01/12/2021 - Preparando-se para o Sublime

Quarta-feira, 01 de Dezembro de 2021

Is 25,6-10

Sl 23(22),1-6

Mt 15,29-37

PREPARANDO-SE PARA O SUBLIME

“Nesse dia se dirá: Vede, este é o nosso Deu, nele esperávamos, certos de que nos salvaria; este é Iahweh, em quem esperávamos.” (Is 25,9)

O Natal é a vinda de Cristo, dentro de poucas semanas, de um modo novo, poderoso, e muito necessário. O Natal não é somente uma recordação; ele é uma realidade presente. Portanto, o Natal será brevemente uma das melhores coisas que jamais nos aconteceram ou, uma lamentável oportunidade perdida.

Quando Cristo vier neste Tempo do Natal, Ele proverá generosamente o que precisamos. Ele irá ‘destruir o véu’ que nos mantém na escuridão, nos libertará da “…cortina que se [estende] sobre todas as nações.”, “[destruirá] a morte para sempre…”, “…[enxugará] a lágrima de todos os rostos…”, e “…[removerá] de toda a terra o opróbrio do seu povo…” (Is 25,6-8). O Senhor irá aplicar a Sua salvação a todos os aspectos práticos de nossas vidas (Is 25,9). Neste Natal, irá curar especialmente os “…coxos, cegos, aleijados, mudos e muitos outros…” (Mt 15,30). O Senhor tomará as nossas inadequações e multiplicará milagrosamente nosso muito pouco para prover a muitos (Mt 15,32-38).

Porque o Natal significa a vinda de Cristo com tamanho poder e glória, nós não estamos prontos(as) para recebê-Lo. Desse modo, temos que nos preparar para crer e recebê-Lo de modo mais profundo através do nosso arrependimento, disciplina, penitência, serviço e evangelização durante o Tempo do Advento. Em razão de Cristo ser tão grandioso, o Advento é tão necessário. “…Preparai o caminho do Senhor…” (Lc 3,4)

Oração: Pai, prepara-me para uma manifestação sem precedente da glória de Cristo neste Tempo do Natal.
Promessa: “…As multidões ficaram espantadas ao ver os mudos falando, os aleijados sãos, os coxos andando e os cegos vendo. E renderam glória ao Deus de Israel.” (Mt 15,31)
Louvor: A vida de Carlos mudou para sempre depois que ele finalmente deixou Deus entrar nela.

02/12/2021 - Religião e Pecado não se Misturam

Terça-feira, 02 de Dezembro de 2021

Is 26,1-6

Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27

Mt 7,21.24-27

RELIGIÃO E PECADO NÃO SE MISTURAM

Jesus disse: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7,21)

Quando pensamos em pecadores, pensamos nos ateus, agnósticos e naqueles que desprezam a religião. Essas pessoas certamente são pecadoras. Não obstante, como pecadores também se incluem as pessoas religiosas que clamam a Deus: ‘Senhor, Senhor’, mas não fazem a Sua vontade (Mt 7,21). Os primeiros pecadores, Adão e Eva, tinham um relacionamento pessoal com o Senhor, pois passeavam com Ele no jardim ao entardecer (Gn 3,8). Caim, o primeiro assassino, tinha inveja do seu irmão Abel por causa dos assuntos religiosos (Gn 4,4-8). Os sumo-sacerdotes, os Fariseus e os escribas que levaram Jesus a ser crucificado também eram muito religiosos. Muitos daqueles que perseguiram e executaram os primeiros Cristãos reivindicaram estar louvando e obedecendo a Deus (Jo 16,2).

Isso não quer dizer que a religião é um mal. Na verdade, a religião “…é, de fato grande fonte de lucro…” (1Tm 6,6) desde que nós não nos aproximemos dela “…desprovidos de verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro.” (1Tm 6,5) e “[guardando] as aparências da piedade, negando-lhe, entretanto, o poder…” (2Tm 3,5)

Ao nos prepararmos para o Natal, que nós estejamos certos(as) que não estamos fazendo isso somente com os lábios (Mt 15,8), com fingimento ou sendo hipócritas no nosso Natal. Ao invés de darmos a Cristo um ‘tratamento silencioso’ neste Natal, que nós entreguemos as nossas vidas totalmente a Jesus e sejamos Suas testemunhas. Tenha um piedoso e santo Natal.

Oração: Pai, faz-me cada vez mais piedoso(a) e obediente.
Promessa: “Ponde a vossa confiança em Iahweh para todo o sempre, porque Iahweh é uma rocha eterna.” (Is 26,4)
Louvor: José era um Católico ‘morno’ até que recebeu o poder do Espírito Santo.

03/12/2021 - "... Com Tua Luz nós Vemos a Luz".

Sexta-feira, 03 de Dezembro de 2021 – São Francisco Xavier

Is 29,17-24

Sl 27(26),1.4.13.14

Mt 9,27-31

“…COM TUA LUZ NÓS VEMOS A LUZ.” (Sl 36(35),10)

“Partindo Jesus, dali, puseram-se a segui-lo dois cegos, que gritavam e diziam: ‘Filho de Davi, tem compaixão de nós’!” (Mt 9,27)

Dentre outras coisas, o Natal é a celebração de Cristo, a Luz do mundo (Jo 1,5). Mas, e se nós não conseguimos ver a Luz da vida (Jo 8,12) e a Luz do Natal? Nós temos que ser curados(as) da nossa cegueira neste Advento. O Senhor promete: “Naquele dia … os olhos dos cegos, livres da escuridão e das trevas, tornarão a ver.” (Is 29,18). Jesus irá tocar os nossos olhos e nós iremos recuperar nossa visão (Mt 9,29.30). Isso acontece quando nós, pela fé, aceitamos a graça de Deus para nos arrepender de nossos pecados, que nos haviam tornado cegos(as) para o Senhor.

Imagine passar o Natal fingindo que está vendo as luzes e as velas do Natal. Quando outras pessoas chamarem a sua atenção para a beleza das luzes, você fingiria concordar, mas sem ter ideia do que você não estaria vendo. Tantas pessoas passam pelo Natal em uma condição ainda pior. Elas usam a palavra ‘Natal’ sem perceber o que ela significa. Elas vêm a cena da manjedoura com seu olhar físico, mas estão cegas quanto ao seu significado. Cantam ‘Vinde, adoremos …’, mas estão cegas quanto à divindade de Cristo, que O torna adorável. Precisamos de um Advento para nos curar da nossa cegueira espiritual, de modo a vermos e celebrarmos a luz do Natal.

Jesus, Tu abristes os meus olhos no Batismo. Toca nos meus olhos e renova o meu Batismo de modo que eu possa Te ver a Ti, que és a Luz.

Oração: Pai, ‘…Perdido eu andava, mas eu me encontrei. Era cego até que a Jesus enxerguei…’ (Letra da música Graça Maravilhosa).
Promessa: “…Ele santificará o meu nome, santificará o Santo de Jacó e temerá o Deus de Israel. Os que estão com o espírito confuso terão entendimento e os murmuradores adquirirão a instrução.” (Is 29,23.24)
Louvor: São Francisco Xavier evangelizou no Japão e na Índia. Ele e Santa Tereza de Lisieux são padroeiros das missões.

04/12/2021 - Depois que o Messias vier

Sábado, 04 de Dezembro de 2021 – São João Damasceno
Is 30,19-21.23-26

Sl 147(146),1-6

Mt 9,35-10,1.5-8

DEPOIS QUE O MESSIAS VIER

“…O Reino dos Céus está próximo.” (Mt 10,7)

Isaias profetizou que depois que o Messias vier:
– “…tu não tornarás a chorar…” (Is 30,19).
– “…ao ouvi-lo, [o Senhor] te responderá.” (Is 30,19).
– “dar-vos-á o pão da angústia e água racionada…” (Is 30,20).
– “Teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti: ‘Este é o caminho, segui-o …’.” (Is 30,21).
– “Ele enviará chuva à sementeira que semeaste no teu solo…” (Is 30,23).
– “…o pão – produto do solo – será rico e nutritivo…” (Is 30,23).
– “Sobre todo monte alto e sobre todo outeiro elevado, haverá cursos d’água e mananciais…” (Is 30,25).
– “…a luz da lua será igual à luz do sol, e a luz do sol será sete vezes mais forte…” (Is 30,26).
– “…Iahweh [irá] pensar a ferida do seu povo e curar a chaga resultante dos golpes que sofreu.” (Is 30,26)
– Ele dará à Sua Igreja autoridade para “[curar] os doentes, [ressuscitar] os mortos, [purificar] os leprosos, [expulsar] os demônios…” (Mt 10,8)

O Messias veio e está vindo novamente neste Tempo do Natal. Neste Natal, Cristo irá realizar “…infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20). “…o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou [neste Natal] para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9). Aumente suas expectativas. O Natal não é somente lembrar a primeira vinda de Cristo, mas esperar por Cristo pessoalmente aqui e agora. ‘Vem, divino Messias!’

Oração: Pai, dá-me a fé necessária para permitir que seja feito tudo o que Tu desejas.
Promessa: “Ele cura os corações despedaçados e cuida dos seus ferimentos.” (Sl 147(146),3)
Louvor: São João Damasceno foi um grande devoto da Mãe Santíssima. Ele também foi um escritor e poeta.

05/12/2021 - Vem para a Casa para o Natal

Domingo, 05 de Dezembro de 2021 – 2º Domingo do Advento

Bar 5,1-9

Sl 126(125),1-6

Fl 1,4-6.8-11

Lc 3,1-6

VEM PARA CASA PARA O NATAL

“…Deus os reconduz a ti…” (Bar 5,6)

Imagine os seus filhos sendo tirados “…de ti a pé, arrastados por inimigos…” (Bar 5,6). Imagine o seu filho sendo algemado e levado para a prisão. E se os seus filhos fossem exilados para um país estrangeiro e você provavelmente nunca mais fosse vê-los novamente? Isso é semelhante ao que o povo Judeu passou durante o exílio na Babilônia. Cerca de quarenta anos depois, Iahweh realizou um de Seus maiores milagres. Ele libertou os Judeus do exílio, e eles voltaram para casa.

A Igreja chama a nossa atenção para esse fato porque nesse Natal o Senhor quer trazer os Seus filhos(as) de volta para Ele. Ele deseja que todos(as) aqueles(as) que estão aprisionados(as) e exilados(as) se arrependam dos seus pecados e voltem para Ele neste Natal.

Neste momento, algumas pessoas estão possivelmente entrando no inferno. Sentem um odor azedo e putrefato. Elas ouvem gritos e gemidos. Estão sendo atacadas e agredidas por demônios. Passam por dores inimagináveis e por terror.

Neste momento, algumas pessoas estão possivelmente entrando do paraíso. Estão “…[carregadas] de glória, como para um trono real.” (Bar 5,6). Elas estão indescritivelmente alegres (1Pe 1,8) e radiantes. Estão sendo abraçadas por Jesus, pelos seus familiares e amigos que morreram em Cristo. Elas estão completamente felizes para toda a eternidade.
Venha para Jesus no Natal. Isso faz toda a diferença no mundo – a para além deste mundo.

Oração: Pai, que eu possa ter uma celebração de Natal interminável no céu, onde não falte ninguém.
Promessa: “E toda a carne verá a salvação de Deus.” (Lc 3,6)
Louvor: “[Iahweh] destruiu a morte para sempre. O Senhor Iahweh enxugou a lágrima de todos os rostos…” (Is 25,8). Senhor Jesus, nós reconhecemos e louvamos a Vossa Ressurreição. Todo louvor e glória ao nosso Senhor Ressuscitado, que sempre nos conduz no caminho para a glória.

06/12/2021 - O Santo Caminho para Casa

Segunda-feira, 06 de Dezembro de 2021 – São Nicolau
Is 35,1-10

Sl 85(84),9-14

Lc 5,17-26

O SANTO CAMINHO PARA CASA

“Ali haverá uma estrada – um caminho – que será chamado caminho sagrado…” (Is 35,8)

O Advento é como caminhar através de um deserto para fugir do exílio e voltar para casa. Como nós poderemos sobreviver andando centenas de quilômetros através do deserto?
– “Alegrem-se o deserto e a terra seca; rejubile-se a estepe e floresça …” (Is 35,1).
– O Senhor irá “[fortalecer] as mãos abatidas, [revigorar] os joelhos cambaleantes.” (Is 35,3).
– O Senhor diz “…aos corações conturbados: ‘Sede fortes, não temais …’.” (Is 35,4).
– “Então se abrirão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos se desobstruirão. Então o coxo saltará como o cervo e a língua do mudo cantará canções alegres…” (Is 35,5.6).
– “…porque a água jorrará do deserto, e rios, da estepe.” (Is 35,6).

O Senhor realizará uma série de milagres para nos libertar do exílio e da paralisia devido aos nossos pecados (Lc 5,18-20). No entanto, nós temos que aceitar a Sua graça e decidir ser santos(as), pois o caminho para sair da desolação do pecado é “…chamado caminho sagrado…” (Is 35,8). “…por ele trilharão os redimidos.” (Is 35,9). “Assim voltarão os que foram libertados por Iahweh … trazendo consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão.” (Is 35,10)

Que nós deixemos o pecado para trás e escolhamos a santidade. Que nós andemos pelo caminho santo através do deserto do Advento. Lá iremos ver muitos milagres e iremos para casa para o Natal.

Oração: Pai, que neste Advento meu desejo de ser santo(a) possa ser intensificado grandemente.
Promessa: “Vendo-lhes a fé, [Jesus] disse: ‘Homem, teus pecados estão perdoados’.” (Lc 5,20)
Louvor: São Nicolau foi o ponto central de muitas lendas. Nós sabemos com certeza que ele foi Bispo de Mira, na Ásia Menor. Ele é reconhecido pela sua caridade.

07/12/2021 - Misericórdia para o Mais Carente dos Carentes

Terça-feira, 07 de Dezembro de 2021 – Santo Ambrósio

Is 40,1-11

Sl 96(95),1-3.10-13

Mt 18,12-14

MISERICÓRDIA PARA COM O MAIS CARENTE DOS CARENTES

“Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um desses pequeninos se perca.” (Mt 18,14)

Mais de quatro bilhões de pessoas no mundo não conhecem Jesus. A maioria dessas pessoas nunca teve a oportunidade de ouvir falar sobre o amor crucificado de Jesus e sobre a Sua gloriosa Ressurreição. Elas são as pessoas mais carentes do mundo. Têm pouca oportunidade de viver o Natal porque não conhecem a Cristo ou a Missa. A maioria das pessoas no mundo não possui a nova natureza em Cristo. Elas ainda não são filhos e filhas batizados(as) de Deus. Elas nunca receberam o Corpo e Sangue de Jesus, nem mesmo uma vez, na Santa Comunhão. Elas são muito carentes.

O coração de Jesus é cheio de compaixão (Mt 9,36) por todas essas pessoas. “[Jesus] quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4). Jesus, o Bom Pastor, está sempre à procura da ovelha perdida (Mt 18,12). Ele continua a derramar a Sua misericórdia sobre os bons ladrões prestes a morrer (Lc 23,43), as prostitutas (Mt 21,32), os endemoninhados (Lc 8,2), os ferozes perseguidores da Sua Igreja (At 9,18) e sobre cada um(a) de nós. Agora é o tempo da misericórdia. Entregue sua vida totalmente a Jesus e convide tantas pessoas quantas for possível para fazer o mesmo (1Cor 9,19). O tempo da misericórdia pode estar terminando em breve. Volte-se para Jesus agora.

Oração: Pai, eu apelo em Jesus pela Tua misericórdia e salvação.
Promessa: “Seca-se a erva, murcha-se a flor, mas a palavra do nosso Deus subsiste para sempre.” (Is 40,8)
Louvor: Santo Ambrósio foi um controvertido bispo que se levantou contra o governo e a Igreja. Alguns o amavam, outros o odiavam, mas foi Santo Ambrósio que batizou Santo Agostinho.

08/12/2021 - Esperando contra toda Esperança

Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021 – Imaculada Conceição
Gn 3,9-15.20

Sl 98(97),1-4

Ef 1,3-6.11.12

Lc 1,26-38

ESPERANDO CONTRA TODA ESPERANÇA

“…Fomos feitos sua herança, a fim de servirmos para o seu louvor e glória, nós, os que antes esperávamos em Cristo.” (Ef 1,11.12)

Imagine como Adão e Eva se sentiram depois de terem cometido o primeiro pecado. Em princípio, ficaram temerosos, envergonhados e confusos (Gn 3,10). Eles nunca haviam tido a experiência da dor, do sofrimento ou da morte. A primeira morte que experimentaram foi o assassinato de seu filho Abel (Gn 4,8). Como devem ter ficado traumatizados! Tudo a que eles teriam que se apegar era a promessa que a descendência da mulher iria ferir a cabeça da serpente e ser definitivamente vitoriosa (Gn 3,15). Isso foi um vislumbre de esperança no pior dia da história da humanidade.

Maria, a nova Eva, também é ‘…sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante…’ (Lumem Gentium, 68), em tempos traumáticos. Ela foi sem pecado desde o momento da sua concepção. Ela foi imbatível, não por seu poder, mas porque ela deixou que a vitória do seu Filho fosse feita nela (Lc 1,38). Ela é um sinal de esperança para aqueles(as) que esperam contra toda esperança, para ‘…os degredados filhos de Eva, gemendo e chorando neste vale de lágrimas…’ (oração da Salve Rainha). Se você está no vale de lágrimas, em um tempo de dificuldade, em um momento de escuridão – se você está atravessando um tempo de tribulações – Maria é o sinal de esperança até mesmo contra toda esperança.

Oração: Pai, muitas pessoas desistiram e abandonaram qualquer sentido em suas vidas. Que essas pessoas possam começar a ter esperança e viver novamente.
Promessa: “…O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35)
Louvor: Em 1854, o Bem-Aventurado Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição. Isso formalizou a antiga crença da Igreja de que Maria foi redimida no momento de sua concepção.

09/12/2021 - Capacitado(a)

Quinta-feira, 09 de Dezembro de 2021 – São Juan Diego

Is 41,13-20

Sl 145(144),1.9-13

Mt 11,11-15

CAPACITADO(A)

“Não temas, vermezinho…” (Is 41,14)

Os Israelitas estavam exilados na Babilônia. Dentre outros milagres, eles precisavam retornar para casa; precisavam andar centenas de quilômetros através do deserto. Eles não tinham mais chance do que um verme ou uma larva para atravessar aquele deserto e subir as suas montanhas (Is 41,14). Contudo, o Senhor prometeu tomar a fraqueza de Israel e torná-la poderosa (2Cor 12,9) como “…um trilho de malhar, novo e bem cortante…”, capaz de reduzir a pó os montes (Is 41,15).

O Senhor promete tomar a nossa natureza humana decaída e nos adotar como filhos(as) de Deus. “Mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e, o que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; e, o que no mundo é vil e desprezado, ou seja, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é.” (1Cor 1,27.28). Mesmo quando nós estivermos derrotados(as) e abalados(as) pelo pecado, o Senhor nos aceitará, nos levará ao arrependimento e ao perdão, e Ele nos tornará mais do que vencedores(as) (Rm 8,37). No fim do mundo, Jesus retornará e ressuscitará os corpos daqueles(as) que parecem ter sido destruídos(as) pela morte, mas que morreram n’Ele. Então a nós, com toda a nossa fraqueza, será dado o poder de encontrar Jesus nas nuvens (1Ts 4,17). Jesus já organizou todas as coisas para o bem dos insignificantes e fracos que O amam (Rm 8,28).

Oração: Abba, o Espírito Santo clama pelo Vosso nome em meu coração (Gl 4,6).
Promessa: “Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista, e, no entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.” (Mt 11,11)
Louvor: Em 2002, o Papa São João Paulo II, canonizou São Juan Diego na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade do México. Glória a Deus pela abençoada obediência de São Juan Diego.

10/12/2021 - Confirma a Obra de Nossas Mãos!

Sexta-feira, 10 de Dezembro de 2021 – Nossa Senhora do Loreto

Is 48,17-19

Sl 1,1-4.6

Mt 11,16-19

“…CONFIRMA A OBRA DE NOSSAS MÃOS!” (Sl 90(89),17)

“Se ao menos tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” (Is 48,18)

Muitas vezes as leituras do Advento falam de uma inimaginável riqueza e plenitude. Deus não é um Deus fraco; Ele é poderoso e pleno. Ele é um Deus que abençoa e oferece a vida plena (Jo 10,10). Deus vem para nos dar liberdade, amor, dons do Espírito, poder, alegria, e “…toda sorte de bênçãos espirituais…” (Ef 1,3)

Existe indubitavelmente uma cruz diária e uma parcela de sofrimento para se carregar no seguimento do Senhor Jesus Cristo (Lc 9,23; 1Pe 4,1). Contudo, as leituras do Advento, particularmente as leituras de hoje, falam de prosperidade como uma benção de Deus:
– “Se ao menos tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” (Is 48,18)
– “…seu prazer está na lei de Iahweh, e medita sua lei, dia e noite. Ele é como árvore plantada junto d’água corrente: dá fruto no tempo devido e suas folhas nunca murcham; tudo o que ele faz é bem sucedido.” (Sl 1,2.3)

A despeito do sofrimento, da perseguição e da fé menor que um grão de mostarda, Deus promete que se nós nos devotarmos ao estudo de Sua Palavra e obedecermos a Ele, nós prosperaremos. Você quer que seu ministério, a sua família e os seus parentes prosperem com as bênçãos de Deus? Obedeça-Lhe e edifique a sua casa na Sua Palavra.

Oração: Pai, que eu Te obedeça cheio(a) de amor, não somente para receber as Tuas bênçãos. Eu confio que irás me abençoar e recompensar pela Tua transbordante misericórdia (Hb 10,35; 11,6; 2Jo 8).
Promessa: “…A Sabedoria foi justificada pelas suas obras.” (Mt 11,19)
Louvor: O Papa Francisco estabeleceu a celebração de Nossa Senhora do Loreto em 2019. O decreto indica: ‘Essa celebração ajudará a todas as pessoas … a imitar as virtudes desta perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Mãe’.

11/12/2021 - Os Milagres do Arrependimento

Sábado, 11 de Dezembro de 2021 – Papa São Dâmaso I

Eclo 48,1-4.9-11

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19

Mt 17,9-13

OS MILAGRES DO ARREPENDIMENTO

“…Por que razão os escribas dizem que é preciso que Elias venha primeiro?” (Mt 17,10)

Faltam somente quatorze dias para o arrependimento antes do Natal. Dentre as muitas coisas que nós precisamos fazer antes do Natal, o arrependimento deveria ser o primeiro da lista. No entanto, o arrependimento é difícil, até mesmo humanamente impossível. O pecado nos cega para o pecado (1Jo 2,11). Ele nos endurece e paralisa, nos impedindo assim do arrependimento. Portanto, nós temos que nos voltar para o Senhor e pedir a Ele para realizar o milagre do arrependimento em nossas vidas de modo que nós não fiquemos aprisionados(as) em nossos pecados.

Quando oramos pela graça do arrependimento, o Espírito Santo virá para nos lembrar os nossos pecados (Jo 16,8). Ele pode fazer isso trazendo para as nossas vidas pessoas como Elias e João Batista. O Senhor trará profetas e profetizas às nossas vidas com palavras penetrantes e ardentes para nós (Hb 4,12; Eclo 48,1; Mt 10,19.20). Essas palavras irão nos ferir, pois a verdade dói. Então, assim como Ahab, Jezabel, Herodes, e Herodíade fizeram, nós seremos tentados(as) a afastar esses profetas de modo a nos livrarmos das suas profecias. No entanto, se fizermos isso, iremos nos privar a nós mesmos(as) do arrependimento, do Natal, de Cristo e da vida. E viveremos e morreremos nos nossos pecados (Jo 8,21.24).

Aceite o milagre do arrependimento, da profecia, e do Natal. Procure fazer a sua Confissão hoje.

Oração: Pai, envia qualquer pessoa que tenhas escolhido para dizer-me o que eu preciso ouvir. Leva-me ao arrependimento.
Promessa: “Tu que foste designado nas ameaças do furor, para apaziguar a cólera antes do furor, para reconduzir o coração dos pais aos filhos e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes os que te viram e os que adormeceram no amor, porque nós também possuiremos a vida. Tal foi Elias…” (Eclo 48,10-12)
Louvor: O Papa São Dâmaso I liderou a Igreja durante tempos difíceis. Durante sua reforma, ele instituiu o Latim como a principal língua litúrgica. Ele também tinha grande devoção pelos mártires. Promoveu a Bíblia Vulgata e a veneração aos mártires.

12/12/2021 - Fazendo o Natal

Domingo, 12 de Dezembro de 2021 – 3º Domingo do Advento – Nossa Senhora de Guadalupe

Sf 3,14-18

Is 12,2-6

Fl 4,4-7

Lc 3,10-18

FAZENDO O NATAL

“…Mestre, que devemos fazer?” (Lc 3,12)

“E as multidões interrogavam [a João Batista]: ‘Que devemos fazer?’.” (Lc 3,10). Os coletores de impostos perguntaram a João: “…Mestre, que devemos fazer?” (Lc 3,12). Da mesma forma, os soldados lhe perguntaram: “…E nós, que precisamos fazer?…” (Lc 3,14). Ao nos aproximarmos da vinda de Cristo, também devemos perguntar: ‘O que devemos fazer?
’.
O Senhor responde às nossas perguntas através da igreja. Tradicionalmente, hoje é chamado de ‘Domingo Gaudete’. ‘Gaudete’ é a palavra em Latim que significa ‘alegria’. O que nós devemos fazer é clamar por alegria e cantar alegremente (Sf 3,14). O que devemos fazer é “[alegrar-nos] sempre no Senhor! Repito: [alegrar-nos]! Que a [nossa] moderação se torne conhecida de todos os homens. O Senhor está próximo!” (Fl 4,4.5)

Não devemos nos alegrar por causa das circunstâncias em que nos encontramos, que podem até ser trágicas. Não devemos nos alegrar tanto em nós mesmos(as) ou em nossos prazeres quanto no Senhor, que é de fato o nosso Senhor. Isto é, o que nós temos que fazer é nos alegrarmos por O termos aceitado como Nosso Senhor. Então nós não mais tentaremos conduzir as nossas vidas. Nós pertencemos a Ele (Gl 2,20). Nós nos alegramos em Sua salvação (Is 25,9) e em nossa aceitação da salvação através do arrependimento (Lc 15,7.10) e da fé.

O que nós devemos fazer para encontrar Cristo neste Natal? Não devemos somente nos alegrar, mas nos alegrar em nosso Senhor. Se Ele não é o seu Senhor, escolha Jesus agora para ser o Senhor de sua vida, inclusive do seu Natal.

Oração: Jesus, meu Senhor, minha Alegria, meu Deus, eu te amo com todo o meu coração, para sempre.
Promessa: “Com alegria tirareis água das fontes da salvação.” (Is 12,3)
Louvor: “Quanto a nós, anunciamo-vos a Boa-Nova: a promessa, feita a nossos pais. Deus a realizou plenamente para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus…” (At 13,32.33). Louve a Deus!

13/12/2021 - "... Que é a Verdade?

Segunda-feira, 13 de Dezembro de 2021 – Santa Luzia

Nm 24,2-7.15-17

Sl 25(24),4-9

Mt 21,23-27

“…QUE É A VERDADE?…” (Jo 18,38)

“…Eles arrazoavam entre si, dizendo: ‘Se respondermos ’Do Céu’, ele nos dirá: ‘Por que então não crestes nele?’.” (Mt 21,25)

Fica evidente pelas respostas a Jesus que os chefes dos sacerdotes não estavam interessados na verdade de Deus. Até mesmo Balaão, um pagão, um profeta mercenário, estava interessado no que Deus dizia (Nm 24,13). Os chefes dos sacerdotes não iriam falar a favor de Deus (Mt 21,27).

Deus fez Balaão dizer palavras de benção, mesmo sabendo que Balaão era pago para lançar maldições (Nm 23,25.26). Deus usou Balaão para realizar os Seus planos. Por fim, até mesmo os chefes dos sacerdotes que não iriam responder a Jesus trabalharam posteriormente, de maneira inconsciente, para o plano de Deus (Mt 21,28-32).

Deus pode agir através de nós ou a despeito de nós. Que nós nos abandonemos à vontade de Deus de modo que Ele possa agir poderosamente através de nós, ao invés de poderosamente a despeito de nós. Assim, de modo diferente dos chefes dos sacerdotes, que falaram somente o que era politicamente correto ao invés do que havia em seus corações, que nós digamos ‘Sim’, quando for para dizer ‘Sim’, e ‘Não’, quando for para dizer ‘Não’ (Mt 5,37; Tg 5,12).

Faça de Jesus o Senhor das suas palavras, do seu pensamento e do seu coração (Lc 10,27). Então fale a verdade com amor (Ef 4,15).

Oração: Pai, purifica o meu coração de modo que minha única prioridade seja viver totalmente para Jesus.
Promessa: “Iahweh é bondade e retidão, e aponta o caminho aos pecadores.” (Sl 25(24),8)
Louvor: Santa Luzia foi martirizada durante a cruel perseguição do Imperador Diocleciano. Ela dedicou a sua virgindade a Cristo. Ela é a padroeira daqueles que sofrem problemas de visão.

14/12/2021 - Nós Desejamos a Você um Natal Humilde

Terça-feira, 14 de Dezembro de 2021 – São João da Cruz

Sf 3,1.2.9-13

Sl 34(33),2.3.6.7.17-19.23

Mt 21,28-32

NÓS DESEJAMOS A VOCÊ UM NATAL HUMILDE

“Deixarei em teu seio um povo pobre e humilde, e procurará refúgio no nome de Iahweh o Resto de Israel…” (Sf 3,12.13)

O Natal é para os humildes. O Senhor prometeu: “…afastarei do teu seio teus orgulhosos fanfarrões … Deixarei em teu seio um povo pobre e humilde…” (Sf 3,11.12). O Natal está “…[oculto] … aos sábios e entendidos e [revelado] aos pequeninos…” (Lc 10,21). O Natal é a exaltação prometida pelo Senhor àqueles(as) que humilham a si mesmos(as) (Mt 23,12).
Portanto, aprenda de Jesus, Aquele que é “…manso e humilde de coração…” (Mt 11,29). Siga o Seu exemplo e humilhe a si mesmo(a), aceitando obedientemente até mesmo a cruz do sofrimento (Fl 2,8). Ore com Maria: “…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38). Proclame como Paulo: “…Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim…” (Gl 2,19.20). Com os homens e mulheres sábios(as) de todos os tempos, prostre-se diante do Menino Jesus (Mt 2,11).

O Natal é para os humildes. Os orgulhosos não se adaptam à cena da manjedoura. Humilhe-se a si mesmo(a) através do arrependimento, da desculpa, da simplicidade, do serviço, do sofrimento, da obediência, da morte para si mesmo(a), e da adoração. Neste Natal revista-se de humildade (1Pe 5,5).

Oração: Pai, que eu possa desejar que Jesus desperte em mim um forte desejo de ser humilde como Ele é.
Promessa: “…Eles não praticarão mais a iniquidade, não dirão mentiras; não se encontrará em sua boca língua dolosa. Sim, eles apascentarão e repousarão sem que ninguém os inquiete.” (Sf 3,13)
Louvor: São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila foram amigos e trabalharam para reformar a Ordem Carmelita. João foi feito prisioneiro e morreu em uma masmorra, mas não antes de escrever belas reflexões sobre a cruz.

15/12/2021 - O Único Caminho para o Dia do Natal

Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2021

Is 45,6-8.18.21-25

Sl 85(84),9-14

Lc 7,18-23

O ÚNICO CAMINHO PARA O DIA DO NATAL

“…Só em Iahweh há justiça e força…” (Is 45,24)

Existe somente um Nome, existe somente um Senhor e existe somente um Caminho para sermos salvo(a)s, para nos levar ao Pai e termos um Natal (Jo 14,6). Jesus é não somente o Caminho para a salvação (At 4,12); Ele é também o Caminho para a cura, a vitória, a liberdade e, para o Natal. Jesus não é somente ‘o motivo deste Tempo’. Ele é o único Caminho para o Dia do Natal. Jesus é tanto o Início quanto o Fim do Natal (Ap 22,13). Ele é “…Iahweh e não há nenhum outro!” (Is 45,6)

Algumas pessoas tentam fazer do Natal como se tentassem ‘fazer um ambiente de amor’. Um ser humano não pode fazer um verdadeiro Natal nem um verdadeiro ambiente de amor. Sem Jesus nós nada podemos fazer, inclusive o Natal (Jo 15,5). Ao nos aproximarmos do Natal, nós não precisamos fazer mais nada por nós mesmos(as). Ao invés disso, temos que ‘deixar que seja feito’ conosco conforme a Palavra de Deus (Lc 1,38).

Nós temos que estar aos pés de Jesus, como Maria de Betânia (Lc 10,39.42), para ter um ‘Feliz’ Natal. No Natal, não precisamos tanto de mãos que trabalham, mas sim de mãos que oram. Temos que aprender a receber antes de dar, a esperar antes de sair. O Natal é o primeiro presente de Cristo para você antes que você ofereça um presente para Ele. Lembre-se, Jesus nos amou primeiro (1Jo 4,19).

Oração: Jesus, que eu possa me concentrar tão profundamente em Ti que eu não tenha mais espaço para nenhuma outra atração deste mundo.
Promessa: “E feliz aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Lc 7,23)
Louvor: Rafael se envolveu com várias religiões antes de encontrar a Fé Católica.

16/12/2021 - Não Destrua os Planos de Deus para o Natal

Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021

Is 54,1-10

Sl 30(29),2.4-6.11-13

Lc 7,24-30
NÃO DESTRUA OS PLANOS DE DEUS PARA O NATAL

“Os fariseus e os doutores da Lei, porém, não querendo ser batizados por Joã os planos de Deus a respeito deles.” (Lc 7,30)

Deus é todo-poderoso e todo-amoroso. Ele quer nos amar com um amor eterno (Jr 31,3). Todavia, Deus nos deu liberdade para rejeitar os Seus planos a nosso respeito. Nós podemos nos privar de receber o amor de Deus, nos recusando a ser batizados(as) nele, isto é, ser mergulhados(as) no arrependimento (Lc 7,30).

Neste Tempo do Natal, o Senhor tem planos para que nós experimentemos a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do Seu amor (Ef 3,18). No entanto, nós podemos rejeitar os planos de Natal que Deus tem para nós nos recusando a nos arrependermos completa e profundamente. Portanto, que nós preparemos o caminho para o amor do Senhor celebrando o Sacramento da Reconciliação. Sem uma boa confissão no Advento, é como se nós não deixássemos que Deus fizesse o Seu caminho neste Tempo do Natal.

Peça ao Espírito Santo para ajudar você a examinar a sua consciência. Leia os Evangelhos, de modo a ajudá-lo(a) a se preparar para a Confissão. Também jejue de alguma forma por um dia ou mais em preparação para a Confissão. Então busque fazer a sua Confissão. Mantenha os seus olhos fixos em Jesus, não na sua culpa, em seus sentimentos, ou em si mesmo(a). Agradeça a Deus por perdoar você. Então antecipe “…com uma alegria inefável e gloriosa.” (1Pe 1,8) a chegada do Natal de Cristo.

Oração: Pai, que eu possa ver o Sacramento da Reconciliação como uma preparação absolutamente essencial para o Natal.
Promessa: “Entoa alegre canto, ó estéril, que não deste à luz, ergue gritos de alegria e exulta, tu que não sentiste as dores de parto, porque mais numerosos são os filhos da abandonada do que os filhos de uma esposa, diz Iahweh.” (Is 54,1)
Louvor: Maurício quase perdeu seu trabalho e sua a família antes de abandonar o vício do álcool e se voltar para Deus.

17/12/2021 - "... Não se Envergonhe..."

Sexta-feira, 17 de Dezembro de 2021

Gn 49,2.8-10

Sl 72(71),1-4.7.8.17

Mt 1,1-17

“…NÃO SE ENVERGONHE…” (Hb 2,11)

“O cetro não se afastará de Judá …” (Gn 49,10)

Deus age através de pessoas – de muitas pessoas. As leituras de hoje deixam isso claro. A linhagem de Jesus é traçada através da tribo de Judá (Gn 49,8) e a genealogia do Evangelho traça a descendência. A despeito do pecado e da vergonha dos descendentes de Judá, o Divino Médico entrou na linhagem desta família para redimir o pecado e curar os doentes (Mc 2,17).

A genealogia mostra que Deus realmente se fez homem. Jesus é um de nós. Ele vive entre nós (Jo 1,14). Ele redimiu a árvore familiar humana. Ele “…não se envergonha de [nos] chamar irmãos [e irmãs]” (Hb 2,11). Jesus nos ama e o Pai nos ama (Jo 3,16). Jesus não tem preconceito com a raça humana, pois o primeiro Evangelho começa traçando a ancestralidade humana de Jesus, o Messias (Mt 1,1-17).

Que nós digamos como Paulo: “…eu não me envergonho do evangelho…” (Rm 1,16). Jesus disse: “Pois quem se envergonhar de mim e de minhas palavras, o Filho do Homem dele se envergonhará, quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos.” (Lc 9,26). Portanto, peça a Deus para curar você de qualquer vergonha que você possa ter sentido por ter se associado publicamente com aqueles(as) que seguem a Jesus.

Oração: Pai, as pessoas fazem tantas coisas pecaminosas. Dá-me o palpitar do Teu coração pela humanidade pecadora de modo que eu possa ver e amar o Teu povo como Tu fazes (1Jo 4,20).
Promessa: “Que seu nome permaneça para sempre, e sua fama dure sob o sol! Nele sejam abençoadas as raças todas da terra, e todas as nações o proclamem feliz!” (Sl 72(71),17)
Louvor: ‘Oh Sabedoria, Oh santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave cuidado. Vem e mostra a Teu povo o caminho da salvação’.

18/12/2021 - Um Novo e Grandioso Acontecimento

Sábado, 18 de Dezembro de 2021

Jr 23,5-8

Sl 72(71),1.2.12.13.18.19

Mt 1,18-25

UM NOVO E GRANDIOSO ACONTECIMENTO

“Por isso, eis que dias virão – oráculo de Iahweh – em que não dirão mais: ‘Vive Iahweh, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egito’, mas ‘Vive Iahweh, que fez subir e retornar a raça da casa Israel da terra do Norte e de todas as terras para onde ele tinha sido dispersado, para que habitem em seu território’.” (Jr 23,7.8)

O Êxodo foi considerado pelo povo de Israel como o maior milagre. Deus dividiu o Mar Vermelho, com uma parede de água à direita e outra à esquerda, de modo que os Israelitas pudessem atravessar com segurança através do mar pisando sobre terra seca e assim escapar do exército Egípcio (Ex 14,21-31). Deus protegeu o seu povo com poder milagroso.
Então o pior dos desastres ocorreu. O povo de Deus O abandonou e Ele permitiu que os seus inimigos os derrotasse, destruísse o Templo e os exilasse na Babilônia (2Cr 37,17-21). Será que Deus não protegeria mais o Seu povo? Décadas depois, em outro evento inimaginável, o rei Ciro da Pérsia conquistou Babilônia, libertou os Israelitas e encorajou os exilados a retornar a Jerusalém e reconstruir o Templo (Esd 1,1-4). Jeremias profetizou que Deus iria tirar o Seu povo do exílio e isso seria um milagre de tal magnitude que os futuros Israelitas iriam falar do retorno do exílio ao invés do Êxodo (Jr 23,7.8).

Mas Deus ainda não tinha terminado de realizar prodígios para o Seu povo. O Pai enviou Jesus para libertar o Seu povo e fazer novas todas as coisas (Is 43,19). Nós não mais falaríamos do Êxodo ou do retorno do exílio como os maiores milagres de Deus. Deus enviou Seu único e amado Filho para se fazer carne e habitar entre nós (Jo 1,14).

A sua vida está em ruínas? Você crê que Deus não age mais em seu favor? Deus ainda não terminou de realizar prodígios para o Seu povo. Receba a Cristo no Natal, e creia que Deus está agindo.

Oração: Pai, eu creio que nada é impossível para Ti (Lc 1,37).
Promessa: Jesus “…salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,21)
Louvor: ‘Oh Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarsa ardente, Tu que deste a ele a lei sagrada no monte Sinai: Vem, estende a Tua mão poderosa sobre nós e nos liberta.’

19/12/2021 - Esteja você Preparado(a) ou não, Ele está Vindo

Domingo, 19 de Dezembro de 2021 – 4º Domingo do Advento

Mq 5,1-4

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19

Hb 10,5-10

Lc 1,39-45

ESTEJA VOCÊ PREPARADO(A) OU NÃO, ELE ESTÁ VINDO

“Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,43)

Você está pronto(a) para encontrar Jesus de um modo novo, profundo, pessoal, íntimo e transformador neste Tempo do Natal? Como você sabe que deixou o Senhor prepará-lo(a) neste Advento para um Natal real?

Se você pode dizer com confiança que pôde, em cada dia e em cada circunstância da vida, não fazer a sua vontade, mas sim a vontade do Senhor (Hb 10,9; Sl 40(39),8.9; Jo 6,38; Mt 26,39), então você está pronto(a) para a vinda de Cristo, para o Natal e para a vida. Se você está cuidando das suas próprias coisas, então você não está preparado(a).

Se você é como Maria, visitando outras pessoas para partilhar Cristo e o Espírito Santo (Lc 1,39-45), você está preparado(a) para Cristo neste Natal. Mas se você está guardando Cristo para si mesmo(a), você O ama? Como você pode deixar de falar sobre alguém que ama?

Se você ainda não está pronto(a) para Cristo neste Natal, ainda existe esperança. Ainda temos mais cinco dias neste Tempo do Advento. Nesses dias preciosos, você pode receber a graça de se arrepender, de perdoar, de amar e obedecer. Você pode ter um Natal, mas primeiro tem que servi-Lo e partilhar o Seu amor.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para eu ser como Maria, o que me ajudará a ser como Jesus.
Promessa: “Por isso [o Senhor] os abandonará até o tempo em que a parturiente dará à luz…” (Mq 5,2)
Louvor: “Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo…” (Is 11,10.11)

20/12/2021 - Feliz Natal para Jesus

Segunda-feira, 20 de Dezembro de 2021
Is 7,10-14

Sl 24(23),1-6

Lc 1,26-38

FELIZ NATAL PARA JESUS

“…Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus.” (Lc 1,30)

Isaias, o profeta, disse que Acaz estava fatigando Deus (Is 7,13). O escritor do Livro do Gênesis disse que nós entristecemos Deus com os nossos pecados e fazemos com que Ele se arrependa de nos ter criado (Gn 6,5.6). Atribuir emoções a Deus Pai é um antropomorfismo. Nós projetamos as nossas emoções sobre Ele, embora Ele, sendo Espírito, não sinta emoções como nós sentimos.

No entanto, Deus se fez homem. Agora Ele tem um corpo com todas as emoções. Deus Filho agora literalmente se cansa e se entristece. Pelos nossos pecados, nós somos capazes de fazer Deus chorar, gritar, sangrar e até morrer. Somos até capazes de torturar a Deus e enojá-Lo (Ap 3,16). Nós somos capazes de fazer Deus sentir toda a dor da rejeição.

Neste Tempo do Natal, você agradará a Deus ou O rejeitará? “Veio para o que era seu mas os seus não o receberam.” (Jo 1,11). Você irá recebê-Lo? Nesse Natal faça Jesus se alegrar. Que Ele possa “…[exultar] de alegria por tua causa. Renovar-te-á por seu amor…” (Sf 3,17). Que Ele possa “…se [regozijar] por tua causa com gritos de alegria.” (Sf 3,17). Arrependa-se! (Lc 15,7.10). Obedeça, louve, ame, e agrade a Deus. Faça deste um verdadeiro Feliz Natal para Jesus.

Oração: Jesus, que eu possa levar um sorriso ao Teu rosto.
Promessa: “…O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35)
Louvor: “Iahweh, tu és o meu Deus, exaltar-te-ei, louvarei o teu nome, porque tu realizaste os teus desígnios maravilhosos de outrora, com toda a fidelidade.” (Is 25,1)

21/12/2021 - O Fantasma do Natal passado

Terça-feira, 21 de Dezembro de 2021 – São Pedro Canísio

Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18

Sl 33(32),2.3.11.12.20.21

Lc 1,39-45

O FANTASMA DO NATAL PASSADO

“Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi!” (Ct 2,11)

Hoje é o primeiro dia do inverno (no hemisfério norte), a Igreja nos indica a leitura: “Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi! As flores florescem na terra…” (Ct 2,11.12). Isso é um relatório sobre o tempo no Hemisfério Sul. Ao selecionar essa leitura, a Igreja está dizendo que nós que temos a vida eterna em Cristo, transcendemos o tempo de algum modo e muitas vezes o transcendemos completamente e para sempre. Apesar de ser inverno para muitos(as), pela graça de Deus pode ser primavera internamente. Apesar de Jesus ter morrido na cruz há quase dois mil anos atrás, o Seu sacrifício no Calvário se faz presente em cada celebração da Missa. Como pode o passado estar tão presente? O poder de Deus torna isso possível. Apesar do tempo parecer estar se esgotando para nós ao ficarmos mais velhos(as), o fato é que, ao invés disso, somos nós que estamos esgotando o tempo. O tempo irá passar, mas nós iremos viver para sempre (1Jo 2,17). Se nós vivemos para Jesus, o tempo não terá a última palavra em nossas vidas; ao invés disso, Jesus terá a última palavra, pois Ele é o Verbo eterno (Jo 1,1).

Muitas pessoas sentem a tirania do tempo no Tempo do Natal. Elas desejam ter um ‘Natal passado’ quando suas(seus) esposas(os), pais, filhos, e amigos ainda estavam vivos. Mesmo aquelas que estão tendo o assim chamado ‘Feliz Natal’ estão algumas vezes atormentadas pelo pensamento que este ter sido o seu, ou de um ente querido, ‘último Natal’.

Todavia, nós não temos que ficar sob tais ‘limitações de tempo’. Jesus foi concebido e nasceu de modo que nós pudéssemos viver além do tempo. A vida em Jesus é uma vida eterna.

Oração: Pai, eu Te agradeço por colocar no meu coração “…o conjunto do tempo…” (Ecl 3,11) e depois enviar Jesus para reorientar os desejos do meu coração.
Promessa: “Pois quando a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria em meu ventre.” (Lc 1,44)
Louvor: ‘Oh! Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte’.

22/12/2021 - Tudo o que Ele quer para o Natal é...

Quarta-feira, 22 de Dezembro de 2021

1Sm 1,24-28

1Sm 2,1.4-8

Lc 1,46-56

TUDO O QUE ELE QUER PARA O NATAL É …

“O arco dos poderosos é quebrado, os debilitados são cingidos de força.” (1Sm 2,4)

Jesus “…foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição.” (Lc 2,34). Ele foi crucificado porque se acreditava que Ele estaria defendendo uma revolução, porém o Seu reino não era deste mundo (Jo 18,36). Mesmo antes d’Ele nascer, Maria, Sua mãe, profetizou: “Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens os famintos e despediu ricos de mãos vazias.” (Lc 1,52.53)

Logo depois que Jesus nasceu, o rei Herodes tentou matá-Lo, pois Herodes via Jesus como uma ameaça ao seu poder (Mt 2,3.13.16). A Igreja primitiva, seguindo os passos do Senhor, virou o mundo de cabeça para baixo (At 17,6) e foi perseguida assim como Jesus porque ela era uma ameaça aos poderes instalados. O Cristianismo definitivamente derrubou o Império Romano e muitas outras dinastias. No nosso tempo, o Cristianismo derrubou algumas formas de comunismo. Os Cristãos são revolucionários no Espírito Santo.

O Natal é a celebração do nascimento de Jesus. Nós queremos dar a Jesus um presente pelo Seu aniversário, um presente de Natal. Jesus iria querer uma revolução como presente em Seu aniversário/Natal – uma revolução de arrependimento e amor em nossos corações, levando a uma revolução de evangelização e discipulado, que iria reverter a cultura da morte e substituí-la por uma civilização de vida e amor. Dê a Jesus o presente que Ele quer receber no Natal.

Oração: Pai, eu viverei e morrerei por Ti.
Promessa: “Agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso.” (Lc 1,51)
Louvor: ‘Oh! Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Oh! Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Tu moldaste do pó’.

23/12/2021 - Preparado(a) ou não, Aqui vou eu

Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2021 – São João Câncio

Ml 3,1-4.23.24

Sl 25(24),4.5.8-10.14

Lc 1,57-66

PREPARADO(A) OU NÃO, AQUI VOU EU

“Quem poderá suportar o dia da sua chegada? Quem poderá ficar de pé, quando ele aparecer?…” (Ml 3,2)

Quase todo o mundo acredita na preparação para o Natal. Mas estaremos nós preparando o caminho do Senhor (Lc 3,4) ou o caminho do mundo? O Senhor nos chama a fazer mudanças gigantescas nos nossos caminhos. Há prioridades nas nossas vidas, tão grandes como montanhas, devem ser niveladas. Nossos vales, depressões, poços e raízes também têm que ser nivelados. Como os nossos corações são falsos (Jr 17,9), Jesus quer que eles sejam corrigidos. Como nossos limites são ásperos, eles precisam ser atenuados.

O Senhor não está nos chamando a manter e muito menos a promover, a situação atual de um mundo aprisionado no pecado. O Senhor está nos chamando para uma revolução onde os orgulhosos e poderosos são depostos de seus tronos e os humildes são exaltados (Lc 1,51.52). É a isso que Ele se refere quando diz “…Preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas…” (Lc 3,4). Você está preparado(a) para o Natal segundo os critérios de Cristo?

Maria, José, Isabel, Zacarias, João e Jesus, todos passaram por grandes mudanças ao se aproximar o nascimento de Jesus. Você está preparado(a) para fazer o mesmo? Você irá receber o Natal real? Você receberá a Cristo?

Oração: Jesus, a Tua Palavra nos diz que é uma coisa terrível cair nas mãos do Deus vivo (Hb 10,31). Neste Natal, “…faz-Te em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)
Promessa: “…Todos ficaram admirados. E a boca imediatamente se abriu, a língua desatou-se e ele falava, bendizendo a Deus.” (Lc 1,63.64)
Louvor: ‘Oh! Emanuel, Rei e Legislador, Desejado de todas as nações, Salvador de todos os povos, vem e nos liberta, Senhor nosso Deus’.

24/12/2021 - Ele é Deus para Você?

Sexta-feira, 24 de Dezembro de 2021

2Sm 7,1-5.8-12.14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Lc 1,67-79

ELE É DEUS PARA VOCÊ?

“…Assim fala Iahweh dos Exércitos…” (2Sm 7,8)

O Senhor quer nos falar sobre a Sua vinda neste Natal. Ele irá nos falar através da Sua Palavra e através de profetas como Natã, Zacarias, João Batista e Maria. Mas será que nós seremos capazes de ouvir ao Senhor, mesmo se Ele murmurar para nós? (1Rs 19,12).

Antes de receber a profecia de Natã que a dinastia Davídica iria permanecer para sempre, Davi concentrou a sua atenção na construção de uma casa para o Senhor (2Sm 7,2.3). Se nós buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus (Mt 6,33) e devotarmos as nossas vidas para construir a Sua casa, a Igreja (Mt 16,18), então nós, como Davi, iremos preparar o caminho para uma revelação profética do Senhor.

Zacarias ficou incapaz de falar e de ouvir durante nove meses (Lc 1,20.62). Ele abriu os seus ouvidos para a Palavra profética de Deus, arrependendo-se de não ter crido na revelação do Arcanjo Gabriel relativa ao milagroso nascimento de seu filho. Zacarias expressou o seu arrependimento obedecendo à ordem do Arcanjo para dar a seu filho o nome de João (Lc 1,13.63). Nós, da mesma forma, temos que nos arrepender e obedecer para termos nossos ouvidos abertos à Palavra de Deus.

Jesus quer atravessar a ‘noite silenciosa’ do Natal anunciando para você palavras de espírito e vida (Jo 6,63). Abra os seus ouvidos buscando em primeiro lugar o Seu reino, arrependendo-se de seus pecados, e obedecendo à Sua vontade. Esteja pronto(a); Deus está prestes a chamar por você.

Oração: Pai, na manhã do Natal e em todas as manhãs abra meus ouvidos de modo que eu possa Te ouvir (Is 50,4).
Promessa: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (Lc 1,68)
Louvor: Jorge foi criado na Igreja Batista, tornou-se carismático, e finalmente Católico.

25/12/2021 - Quem é Essa Criança?

Sábado, 25 de Dezembro de 2021 – Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Is 9,1-6

Sl 96(95),1-3.11-13

Tt 2,11-14

Lc 2,1-14

QUEM É ESSA CRIANÇA?

“Isto vos servirá de sinal: encontrareis um recém-nascido envolto em faixas deitado numa manjedoura.” (Lc 2,12)

Feliz Natal! Aleluia! Cristo nosso Salvador nasceu. Nesta manhã de Natal muitas pessoas em todo o mundo não têm praticamente nada e vivem em uma abjeta pobreza. Elas vivem em condição semelhante ao primeiro Natal. Não existe lugar para elas dentro da casa (Lc 2,7). Mas há lugar para todos(as) nós no reino do Menino Jesus. Podemos ser rejeitados(as) pelos homens e desprezados(as) pelo mundo, mas nenhuma pessoa que vier a Jesus será jamais rejeitada (Jo 6,37).

‘Óh! Vinde adoremos. Óh! Vinde adoremos. Óh Vinde adoremos o Salvador’. “Com efeito a graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens.” (Tt 2,11). “Mas, quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticado, mas porque, por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,4.5)

Venham para Jesus. Recebam a salvação. “Ah! todos que tendes sede, vinde à água. Vós que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; comprai sem dinheiro e sem pagar, vinho e leite.” (Is 55,1). Venham para Jesus, “…todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e [Ele] vos [dará] descanso.” (Mt 11,28). Venham “…a Belém e [vejam] o que aconteceu, o que o Senhor nos deu a conhecer.” (Lc 2,15). Esse é Cristo Rei, Aquele que os pastores guardam e para quem os anjos cantam. Dê-Lhe graças e louvores a Ele, a Criança, o Filho de Maria.

Oração: Jesus, neste Dia de Natal, eu venho a Ti. Eu me arrependo de meus pecados e Te dou como presente de Natal a minha vida. Eu te aceito como meu Senhor e Salvador.
Promessa: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1,14)
Louvor: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14). Feliz Natal!

26/12/2021 - O Tiro ao Alvo do Inimigo

Domingo, 26 de Dezembro de 2021 – Sagrada Família – Santo Estevão
1Sm 1,20-22.24-28

Sl 84(83),2.3.5.6.9.10

1Jo 3,1.2.21-24

Lc 2,41-52

O TIRO AO ALVO DO INIMIGO

“Eu orava por este menino, e Iahweh atendeu à minha súplica.” (1Sm 1,27)

Você pode determinar o que é importante através dos ataques do inimigo. Militares inimigos atacam fontes de suprimento de água, pontes, estradas e depósitos de provisões. O inimigo não desperdiça valiosos recursos militares atacando alvos de importância limitada. Da mesma forma, você pode determinar o que é espiritualmente importante através dos ataques do maligno e do seu reino de trevas. O casamento e a família são muito importantes na lista de alvos do demônio, como podemos ver nos tempos atuais.

Deus enviou Seu único Filho muito amado ao mundo através de uma família (Lc 2,22-24), assim o maligno odeia o amor de Deus pelo casamento e pela família. Consequentemente, Satanás colocou como alvo a definição do casamento como sendo a união de um homem e uma mulher. ‘Cada um dos dois sexos é, com igual dignidade, embora de modo diferente, imagem do poder e da ternura de Deus … Pela união dos esposos realiza-se o duplo fim do matrimônio: o bem dos próprios esposos e a transmissão da vida …’ (CIC, 2335.2363). Ele também colocou como alvo a família, suscitando continuamente novos Herodes que procuram por crianças para destruí-las (Mt 2,13), através da contracepção, do aborto, do divórcio, das drogas, da imoralidade, da pressão de grupos, do bulling, da rebelião contra os pais e de muitas outras maneiras.

Arrependa-se de qualquer participação no ataque do inimigo sobre o casamento e a família. “…revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro…” (Cl 3,12.13). Traga sua família para o Senhor (Lc 2,22). Ore com a sua família e por todas as famílias.

Oração: “Tributai a Iahweh, ó família dos povos, tributai a Iahweh glória e poder.” (Sl 96(95),7)
Promessa: “Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus…” (1Jo 3,1)
Louvor: “Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe.” (Pr 6,20). Pai, eu Te agradeço por teres confiado o Teu Filho aos cuidados protetores de José e Maria.

27/12/2021 - O Espírito de Amor do Natal

Segunda-feira, 27 de Dezembro de 2021 – São João, Apóstolo e Evangelista

1Jo 1,1-4

Sl 97(96),1.2.5.6.11.12

Jo 20,1-8

O ESPÍRITO DE AMOR DO NATAL

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro, e vê que a pedra fora retirada do sepulcro. Corre então e vai a Simão Pedro e ao outro discípulo, que Jesus amava, e lhes diz: ‘Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram’.” (Jo 20,1.2)

Neste terceiro dia do Natal, nosso verdadeiro Amor, Jesus, nos dá a oportunidade de contemplar a vida de São João, que é tradicionalmente identificado como o discípulo amado. E ao fazermos isso, estaremos em comunhão com João e com todos os santos (1Jo 1,3). Na nossa comunhão com eles, nós permanecemos no amor e permanecemos em Deus (1Jo 4,16). Assim, neste terceiro dia do Natal o nosso verdadeiro Amor nos dá o amor e a graça para amar tão profundamente que nós permanecemos no amor para sempre.

Todos(as) nós desejamos ser amados(as) e amar. Porém, ao mesmo tempo, desejamos ser egoístas e, desse modo, nos confinamos na prisão do orgulho. Precisamos do Espírito Santo, do verdadeiro Espírito do Natal, pois Seus desejos são contrários ao nosso egoísmo e nossos desejos carnais (Gl 5,17). Como o Espírito Santo irá nos conduzir para viver totalmente o nosso Batismo, Ele irá nos condenar pelo pecado de cedermos às demandas do nosso egoísmo (Jo 16,8). Então Ele irá usar os Seus maravilhosos dons para produzir em nós os frutos do Espírito, e o maior deles é o amor (Gl 5,22).

Neste dia de amor, leia e ore o Evangelho de João, as suas três cartas e ainda, o Apocalipse. Leia, ore e obedeça no Espírito. Receba e transmita o profundo amor de Deus para sempre.

Oração: Pai, neste Tempo do Natal, leva-me a uma nova dimensão do amor.
Promessa: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida – porque a Vida manifestou-se: nós a vimos e lhes damos testemunho e vos anunciamos a Vida eterna, que estava voltada para o Pai e que nos apareceu.” (1Jo 1,1.2))
Louvor: São João “…atesta tudo quanto viu como sendo a Palavra de Deus e o Testemunho de Jesus Cristo.” (Ap 1,2)

28/12/2021 - Conformado(a) a Cristo

Terça-feira, 28 de Dezembro de 2021 – Santos Inocentes

1Jo 1,5-2,2

Sl 124(123),2-5.7.8

Mt 2,13-18

CONFORMADO(A) A CRISTO

“…Herodes, percebendo que fora enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou matar em Belém e em todo seu território, todos os meninos de dois anos para baixo…” (Mt 2,16)

Cada menino, morto naquela manhã há mais de dois mil anos atrás em Belém, morreu porque foi confundido com Jesus (Mt 2,13-16). Os soldados que mataram os Santos Inocentes em Belém, pensavam que estavam matando a Cristo, ou alguém que poderia ser Jesus. Para aqueles assassinos, as crianças eram indistinguíveis de Cristo.

As crianças-mártires que nós chamamos de Santos Inocentes, são como um modelo para nós. Temos que levar a luz de Cristo nas nossas vidas de tal modo que Jesus pode nos chamar de “…a luz do mundo…” (Mt 5,14). Nossas vidas têm que ser tão conformadas a Cristo que o mundo, de certo modo, pode nos confundir com imitadores(as) de Cristo (1Cor 11,1). Isso faz de nós uma ameaça para o mundo assim como o Jesus foi uma ameaça, e assim nos arriscamos a ser perseguidos(as). ‘Toda a vida de Cristo decorrerá sob o signo da perseguição. Os seus partilham-na com Ele …’ (CIC, 530). Assim, “Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim.” (Mt 5,11)

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,1.2)

Oração: Pai, molda-me na imagem e no modo de viver de Cristo.
Promessa: “fugimos vivos, como um pássaro da rede do caçador; a rede se rompeu e nós escapamos. O socorro nosso é o nome de Iahweh, que fez o céu e a terra.” (Sl 124(123),7.8)
Louvor: “É valiosa aos olhos de Iahweh a morte dos seus santos.” (Sl 116(115),15). Que os Santos Inocentes inspirem você a aspirar pela santidade.

29/12/2021 - O Amor do Natal e a Evangelização

Quarta-feira, 29 de Dezembro de 2021 – São Tomás Becket

1Jo 2,3-11

Sl 96(95),1-3.5.6

Lc 2,22-35

O AMOR DO NATAL E A EVANGELIZAÇÃO

“Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meus olhos viram tua salvação.” (Lc 2,29.30)

Muitas pessoas associam o Natal com o amor. Todos(as) nós gostamos de pensar em nós mesmos(as) como sendo amorosos(as). Muitas pessoas até mesmo dizem que o amor é o sentido da vida. Mas o que é o amor?

O amor não é necessariamente um sentimento. Ele não é geralmente expressado na atração sexual ou nas relações sexuais? Ele não significa meramente ser bom para com as pessoas ou fazer coisas boas para os outros.

O amor é a natureza de Deus, pois Deus é Amor (1Jo 4,8.16). Amar é partilhar da natureza divina (2Pe 1,4). Ele é uma virtude teológica. Ele é tanto um dom como um mandamento (1Jo 4,19-21). Amar é um caminho para a vida. Nós temos que permanecer nele (1Jo 4,16). O amor é geralmente expressado em ações, mas não em ações esporádicas e diferentes. O amor está relacionado principalmente com a maior das necessidades: ser salvo(a) e santificado(a).

Portanto, se nós não partilharmos a nossa fé em Jesus, será difícil sustentar que estamos amando. Por exemplo, se nós temos comida e não damos a uma pessoa faminta, como podemos estar amando? (Tg 2,15.16). Se nós temos fé, mas não a partilhamos com uma pessoa que está afastada de Deus, como podemos estar amando? Mais realisticamente, amar significa ser solidário(a) o suficiente para partilhar a nossa fé em Jesus com o maior número de pessoas possível.

Oração: Pai, neste Tempo do Natal, envia o Espírito Santo para tornar-me uma pessoa amorosa segundo os Teus padrões.
Promessa: “O que ama o seu irmão permanece na luz, e nele não há ocasião de queda.” (1Jo 2,10)
Louvor: São Tomás Becket foi um amigo e um adversário do rei Henrique II. Como Arcebispo de Canterbury, ele recusou a intromissão do rei em assuntos da Igreja. Foi martirizado na sua catedral.

30/12/2021 - Um Bonde Chamado Desejo

Quinta-feira, 30 de Dezembro de 2021

1Jo 2,12-17

Sl 96(95),7-10

Lc 2,36-40

UM BONDE CHAMADO DESEJO

“Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza – não vêm do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa com suas concupiscências…” (1Jo 2,16.17)

‘Fascinação’, ‘Tentação’ e ‘Sedução’ são três traduções da mesma palavra em Grego. Na versão revisada da Bíblia a partir do Grego a palavra usada é ‘Luxúria’. Todavia, a palavra ‘Luxúria’ tem uma conotação dominantemente sexual, que poderia não ser tão enfática como a palavra Grega, que significa de muitas maneiras ‘forte desejo’.

Desejos decorrentes do egoísmo, da concupiscência e do orgulho, são usados pelo mundo para nos manipular e nos emboscar. Depois que o mundo terminar de nos usar, ele irá nos descartar (1Jo 2,17). No entanto, aquele que não tem amor pelo mundo (1Jo 2,15) e “…faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2,17)

Nós não podemos evitar a armadilha determinada por nossos desejos meramente controlando a demonstração desses desejos. Precisamos de novos desejos. Isso significado que nós temos que ter uma nova natureza. Através da morte e Ressurreição de Jesus e do nosso Batismo n’Ele, nós recebemos uma nova natureza, com bons desejos. Vamos passar o resto de nossas vidas descobrindo e desenvolvendo essa nova natureza com seus novos desejos.

Portanto, “…não consintais em modelar a vossa vida de acordo com as paixões de outrora, do tempo da vossa ignorância.” (1Pe 1,14). “…[em Jesus] fostes ensinados a remover o vosso modo de vida anterior – o homem velho, que se corrompe ao sabor das concupiscências enganosas – e a renovar-se pela transformação espiritual da vossa mente, e revestir-vos do Homem Novo, criado segundo Deus, na justiça e santidade da verdade.” (Ef 4,21-24). “Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24). Aceite os desejos do coração de Jesus.

Oração: Pai, neste Tempo do Natal que eu possa abrir meu presente batismal de novos e bons desejos.
Promessa: “Como chegasse nessa mesma hora, [a profetisa Ana] agradecia a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lc 2,38)
Louvor: Andréia trocou os programas de televisão tarde da noite por Jesus no início da manhã.

31/12/2021 - Jogue fora o Lixo de 2021

Sexta-feira, 31 de Dezembro de 2021 – Papa São Silvestre I
1Jo 2,18-21

Sl 96(95),1.2.11-13

Jo 1,1-18

JOGUE FORA O LIXO DE 2021

“Filhinhos, é chegada a última hora…” (1Jo 2,18)

Neste último dia do ano, que nós possamos:
– jogar fora todo o lixo do ano de 2021 e de qualquer ano anterior,
– concluir qualquer negócio pendente,
– nos arrepender e confessar todos os nossos pecados (1Jo 1,9),
– perdoar a todos que os que nos tiverem ofendido (Mt 6,12),
– nos reconciliar com aqueles que tiverem alguma coisa contra nós (Mt 5,23-26),
– responder a qualquer chamado de Deus, e
– obedecer a todos os mandamentos de Deus (1Jo 5,3).

Que nós não esperemos até o final do próximo ano para aceitar as graças deste ano. Nós não queremos carregar a bagagem dos anos passados para tornar mais difícil enfrentar os desafios do próximo ano.

Quando Jesus morreu, Ele disse: “…Está consumado!…” (Jo 19,30). Jesus glorificou o Pai terminando a obra que o Pai Lhe havia confiado (Jo 17,4). São Paulo orou: “Mas de forma alguma considero minha vida preciosa a mim mesmo, contanto que leve a bom termo a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus: dar testemunho do Evangelho da graça de Deus.” (At 20,24). “tenho plena certeza de que aquele que começou em vós a boa obra há de levá-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus.” (Fl 1,6). O Senhor termina o que Ele começa. Deixe que Ele termine 2021 hoje.

Oração: Pai, limpa o templo do meu coração (Lc 19,45).
Promessa: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1,14)
Louvor: O Primeiro Concílio Ecumênico da Igreja em Nicéia, hoje Turquia, ocorreu durante o período do Papa São Silvestre. Durante o seu papado, o Cristianismo foi legalizado depois da conversão de Constantino.