01/10/2019 -Aprontar, Preparar, Partir

Terça-feira, 01 de outubro de 2019Santa Teresinha do Menino Jesus

  Zc 8,20-23

Sl 87(86),1-7

Lc 9,51-56

 APRONTAR, PREPARAR, PARTIR

Jesus “… tomou resolutamente o caminho de Jerusalém.” (Lc 9,51)

Jesus dirigiu-se a Jerusalém. Essa foi uma das mais importantes decisões na história da humanidade. Essa decisão de ir a Jerusalém foi um momento crucial no plano de salvação de Deus, pois ela terminou na morte redentora e gloriosa Ressurreição de Jesus.

Imediatamente após tomar essa decisão, Jesus foi confrontado pelos Samaritanos e teve que repreender Tiago e João para livrá-los do maligno (Lc 9,53-55). Nós, da mesma forma, enfrentamos sérios problemas depois de tomarmos as decisões mais importantes por Jesus. Quantas pessoas têm sido rejeitadas pelos seus amigos e colegas de trabalho depois de terem decidido entregar as suas vidas a Jesus! Quantos Cristãos(ãs) ao tomarem a decisão de serem puros(as), enfrentaram não somente o que parecem ser grandes tentações, mas até mesmo insultos, por tentarem viver uma vida santa.

Depois que eu me voltei na direção da vocação para o sacerdócio, o demônio tentou me convencer a mudar de opinião mostrando-me os muitos e graves desvios na igreja. Muitos casais Cristãos, depois de terem decidido formar uma santa família, experimentaram dificuldades financeiras. Aqueles que se mantiveram obedientes a Deus tiveram experiências desconcertantes.

Ainda assim, todos nós precisamos manter os nossos rostos voltados na direção da vontade de Deus para as nossas vidas. Se assim o fizermos, nós iremos finalmente ressuscitar dentre os mortos depois de termos sofrido e morrido por amor a Jesus. Mantenha a firmeza em seu rosto (Is 50,7).

Oração: Pai, que eu não me desvie para a direita nem para a esquerda, mas me concentre nos Teus caminhos (Dt 5,32).

Promessa:E virão muitos povos e nações poderosas procurar Iahweh dos Exércitos em Jerusalém e aplacar a face de Iahweh.” (Zc 8,22)

Louvor: Santa Teresinha foi criada em uma família Católica e extremamente devota. Ela é filha de dois Santos canonizados, Louis Martin e Zelie Guerin.

02/10/2019 -Em Guarda !

Quarta-feira, 02 de outubro de 2019

Santos Anjos da Guarda

Ex 23,20-23

Sl 91(90),1-6.10.11

Mt 18,1-5.10

 EM GUARDA!

Pois em teu favor ele ordenou aos seus anjos que te guardem em teus caminhos todos.” (Sl 91,11)

Quando milhares de pessoas são mortas em alguma tragédia, uma pergunta é feita: ‘Onde estavam os seus anjos da guarda?’ Eles parecem não ter desempenhado muito bem as suas funções de guarda. A resposta a essa questão envolve uma outra pergunta: ‘Por que os anjos da guarda de Jesus permitiram que Ele fosse crucificado?’ Jesus impediu os anjos de O protegerem. Ele disse: “… pensas tu que eu não poderia apelar para o meu Pai, para que ele pusesse à minha disposição, agora mesmo, mais de doze legiões de anjos?” (Mt 26,53). Jesus pode também decidir impedir os anjos de proteger a outras pessoas, especialmente aqueles batizados n’Ele. Ele quer nos incluir no mistério Pascal de Sua morte e Ressurreição; nos proteger de males naturais não é o suficiente. O Senhor quer nos guardar dos piores dos males: o pecado e a condenação. Fazendo isso, Ele nos permite partilhar, através dos sofrimentos, em Seu mistério Pascal.

Apesar dos anjos da guarda nos protegerem de piores males, isto é, dos males espirituais, eles também nos protegem dos males naturais. Pode muito bem ter acontecido que muitos(as) de nós termos nos livrado da morte em diversas ocasiões se não fosse pela proteção de Deus através dos nossos anjos da guarda.

Os anjos da guarda são muito ativos para aqueles(as) que vivem no Espírito Santo, pois sua tarefa é ceifar os inimigos daqueles(as) que se movem no Espírito Santo (Ex 23,20 ss). Se nós formos o que fomos chamados a ser, os anjos da guarda serão capazes de fazer o que eles foram chamados a fazer.

Oração: Pai, que eu possa viver uma vida condizente com uma atividade angelical plena.

Promessa:Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Louvor: Referindo-se aos Anjos da Guarda, o Catecismo da Igreja Católica afirma: “Desde o seu começo até à morte, a vida humana é acompanhada pela sua assistência e intercessão. Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida …” (CIC, 336). Eles não protegem somente as almas individuais, mas também comunidades, dioceses e até nações.

 

03/10/2019 -Sem Confortos

Quinta-feira, 03 de outubro de 2019

 Ne 8,1-12

Sl 19(18),8-11

Lc 10,1-12

 SEM CONFORTOS

… dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.” (Lc 10,9)

Jesus enviou os setenta e dois discípulos em missão, sem nenhum apoio ou conforto. Sua principal missão era proclamar às cidades designadas que o reino de Deus estava próximo (Lc 10,9.11). Essa proclamação era tão importante que tudo mais estava em um segundo plano.

Como um exemplo disso, Jesus disse aos Seus discípulos para não andarem de casa em casa quando entrassem em uma cidade (Lc 10,7). Tudo isso poderia ter sido visto como um comando minucioso, mas tinha um propósito. Jesus queria que os Seus missionários se concentrassem na pregação e não em seu próprio conforto. Como os discípulos ficassem algum tempo em uma cidade, se eles ficassem distraídos com o seu próprio conforto, eles poderiam procurar por uma casa onde tivessem melhor comida, melhor lugar para dormir, e um diálogo mais interessante. Em vez disso, os discípulos não deveriam ser distraídos por essas coisas. Melhor, eles deveriam comer o que lhes fosse oferecido (Lc 10,7).

Em nossa vida como discípulos(as), somos sempre tentados(as) sutilmente a procurarmos o nosso próprio conforto. Essa busca pelo conforto pode nos impedir de atender a importantes atividades missionárias como a Missa diária, a oração diária, a leitura da Bíblia, ou a nos fecharmos às oportunidades de partilhar a nossa fé e testemunhar por Jesus. Os confortos têm uma tendência a se tornar necessidades se nós o permitirmos. Seja crucificado(a) para o mundo (Gl 6,14). Coloque seu corpo, sua mente e o seu coração a serviço de Jesus.

Oração: Jesus, que Tua Palavra possa incendiar hoje o meu coração e me purificar de tudo o que coloque o Teu Reino em segundo plano.

Promessa:… A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita.” (Lc 10,2)

Louvor: Marcelo dirige um estudo bíblico para idosos em sua casa.

04/10/2019 -Lições Orais

Sexta-feira, 04 de outubro de 2019

São Francisco de Assis

Br 1,15-22

Sl 79(78),1-5.8.9

Lc 10,13-16

 LIÇÕES ORAIS

Desde o dia em que o Senhor fez sair nossos pais da terra do Egito, até o dia de hoje, temos sido indóceis para com o Senhor nosso Deus e rebeldes, recusando-nos a ouvir sua voz.” (Br 1,19)

Jesus mencionou que as Suas ovelhas conhecem a Sua voz e O seguem (Jo 10,4). Os seguidores de Jesus “… não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (Jo 10,5). Algumas vezes a voz do Senhor não é fácil de ser ouvida. Jesus fala suavemente, e não clamando em voz alta (Mt 12,19). O Senhor frequentemente fala mais poderosamente no “… murmúrio de uma brisa suave.” (1Rs 19,12).

Como Maria de Betânia, nós precisamos escolher a melhor parte, colocar tudo de lado, nos sentarmos aos pés de Jesus, e ouvir a Sua voz (Lc 10,39). Nós precisamos nos arrepender de ignorar a Sua voz e ouvi-la diligentemente. Precisamos desligar os aparelhos de televisão, os nossos telefones, tablets, e computadores. Se nós não desligarmos as vozes daqueles que competem com Deus pela nossa atenção, essas outras vozes podem vir a prevalecer (Lc 23,23 ss). Nós precisamos nos levantar cedo enquanto tudo ainda está tranquilo e ouvir a Sua voz. De outro modo, nós estaremos “…nos recusando a ouvir sua voz.” (Br 1,19).

“… A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo.” (CIC, 133) e da Sua voz. Nós ouviremos a Sua voz se estivermos empenhados(as) a ouvi-Lo e comprometidos(as) com a verdade (Jo 18,37).

No Dia do Julgamento, todos(as) irão ouvir e reconhecer a voz de Jesus (Jo 5,28). Então será muito tarde para o arrependimento e para a mudança (Jo 5,29). O Dia do Julgamento será a primeira vez em que você reconhecerá a Sua voz? “… Oxalá ouvísseis hoje a sua voz!” (Sl 95,7)

Oração: Jesus, assim como São João Batista, eu irei Te ouvir e me alegrarei enormemente ao som de Tua voz (Jo 3,29).

Promessa:Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.” (Lc 10,16)

Louvor: São Francisco de Assis iniciou uma revolução Católica modelando humildemente a pobreza evangélica.

05/10/2019 - "Achados e Perdidos" de Deus

Sábado, 05 de outubro de 2019

São Benedito

Bem-aventurado Francisco Xavier Seelos

Br 4,5-12.27-29

Sl 69(68),33-37 

Lc 10,17-24

  “ACHADOS E PERDIDOS” DE DEUS

Que ninguém se alegre comigo, agora viúva e abandonada de tantos: fiquei deserta por causa dos pecados de meus filhos, porque se desviaram da lei de Deus.” (Br 4,12)

Pode existir uma angústia maior do que pais piedosos que precisam assistir aos seus filhos decidirem renunciar a Deus? (Br 4,8). Esses pais “… [haviam] nutrido com alegria …” seus filhos na fé (Br 4,11). Então, depois de seus filhos terem rejeitado a Deus, eles(as) precisam “… no pranto e na aflição [vê-los] partir.” (Br 4,11).

Se você já viveu essa experiência, imagine o sentimento de Deus Pai. Poderá alguém acolher uma criança (Os 11,4) melhor do que o Pai cria todos os seres humanos? Se um(a) filho(a) pode se rebelar contra o incomparável amor paternal de Deus Pai, então não sinta como se tivesse cometido uma falha completa se sua orientação for rejeitada.

Apesar dos seus filhos terem rejeitado as suas instruções e não ouvirem mais os seus apelos, tenha coragem. Suporte pacientemente essa situação (Br 4,25). Saiba que Deus é ainda mais Pai para seus filhos do que vocês são. Ele irá procurar diligentemente pelos seus filhos através do “deserto” da vida deles até que Ele os(as) resgate (Lc 15,4).

Assim como tivestes o pensamento de andar errantes, longe de Deus, esforçai-vos, tendo voltado para ele, dez vezes mais em procurá-lo.” (Br 4,28). Jesus é sua única Esperança, e “aqueles que esperam em [Iahweh] não ficarão confundidos.” (Is 49,23). “… Não temas; crê somente.” (Mc 5,36). Desse modo, “confiai nele, ó povo, em qualquer tempo …” (Sl 62,9). “… Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16,31)

Oração: Pai, que eu possa ter uma eterna reunião familiar convosco no céu – e que todos os membros de minha família sejam também participantes.

Promessa:Pois aquele que vos infligiu estes males fará vir sobre vós, com a vossa salvação, a eterna alegria.” (Br 4,29)

Louvor: O Bem-aventurado Francisco Xavier Seelos foi um humilde sacerdote Redentorista em Nova Orleans, EUA, em meados de 1800. Numerosos milagres de cura são atribuídos à sua intercessão, inclusive curas de paralisia e leucemia.

06/10/2019 - A Vida no Espírito ou Morte

Domingo, 06 de outubro de 2019

27º Domingo do Tempo Comum

Hab 1,2.3; 2,2-4

Sl 95(94),1.2.6-9

2Tm 1,6-8.13.14

Lc 17,5-10

 VIDA NO ESPÍRITO OU MORTE

Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7)

Nós vivemos em um mundo de “… rapina e violência … há disputa, levantam-se contendas!” (Hab 1,3). O que nós devemos fazer? “… escreve a visão, grava-a claramente sobre tábuas, para que se possa ler facilmente.” (Hab 2,2). Nós teremos visões do Espírito Santo (At 2,17).

Nós precisamos não somente ter uma visão e sermos capazes de expressá-la, mas precisamos também ver a visão ser cumprida (Hab 2,3). Nós fazemos isso pela fé (Hab 2,4). Fé tanto é um dom (1Cor 12,9) como um fruto do Espírito Santo (Gl 5,22).

O profeta Zacarias proclamou: “… Não pelo poder, não pela força, mas sim por meu espírito – disse Iahweh dos Exércitos.” (Zc  4,6). Somente pelo Espírito Santo nós poderemos derrotar os espíritos malignos e ver o plano de Deus ser realizado nas nossas vidas. Quando rezamos o Credo, nós dizemos que Jesus ‘foi concebido pelo poder do Espírito Santo’. O Espírito Santo é necessário para a vida. Extinguir o Espírito (1Ts 5,19) é começar a morrer. Nós precisamos que o Espírito Santo esteja o mais ativo possível nas nossas vidas.

Assim, nós precisamos renovar o nosso Batismo através do qual recebemos o Espírito Santo. Nós precisamos também renovar nossa Confirmação quando recebemos um novo Pentecostes e a plenitude do Espírito Santo. Nós devemos reavivar a força, o amor e a sobriedade que vêm do Espírito Santo (2Tm 1,6.7). Vem, Espírito Santo! Batiza-me, que eu seja mergulhado(a) em Ti (Mt 28,19).

Oração: Pai, que eu não entristeça o Espírito Santo de nenhum modo (Ef 4,30).

Promessa:Porque é ainda uma visão para um tempo determinado: ela aspira por seu termo e não engana; se ela tarda, espera-a, porque certamente virá, não falhará!” (Hab 2,3)

Louvor: Louvor a Ti, Senhor Jesus Cristo, Rei de eterna glória! Toda a criação exulta em Teu amor misericordioso. Aleluia!

07/10/2019 - Quem está agindo com Misericórdia?

Segunda-feira, 07 de outubro de 2019 

Nossa Senhora do Rosário

At 1,12-14

Lc 1,46-55

Lc 1,26-38

 QUEM ESTÁ AGINDO COM MISERICÓRDIA?

Maria então, disse: Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,46-48)

Os marinheiros pagãos trataram Jonas com misericórdia. Eles, com misericórdia, deram mais importância à vida de Jonas do que à sua própria segurança, trabalhando arduamente e arriscando muito para poupar a sua vida. Lamentavelmente, Jonas, o homem religioso, não retribuiu com misericórdia aos marinheiros. Por meio da sua culpa e desobediência, Jonas colocou as suas vidas em grande perigo e isso não o preocupou nem um pouco; ele dormia tranquilamente enquanto eles arriscavam as suas vidas para salvá-lo (Jn 1,5 ss).

Similarmente, as autoridades religiosas, os sacerdotes e Levitas (ajudantes do templo), não trataram um homem ferido com misericórdia ou atenção (Lc 10,30-32). Apesar deles tecnicamente terem obedecido à lei levita para evitar a impureza, arriscando-se ao contato com sangue (Lv 5,3; 7,21), poderiam ter ajudado a vítima de alguma forma. Ao invés disso, eles simplesmente seguiram adiante sem se envolverem. O Samaritano, visto como infiel aos olhos dos fiéis Judeus, foi avaliado por Jesus como aquele que verdadeiramente realizou a essência da lei de Deus (Lc 10,36.37).

O que as pessoas deste mundo vêm quando olham para as nossas vidas? Elas vêm frutos de misericórdia e compaixão? Ou elas nos vêm como pessoas que não se importam com elas e que não querem se envolver com os seus problemas? Que nós possamos ser embaixadores da misericórdia e compaixão de Deus para com todos aqueles que passarem por nossas vidas (2Cor 5,20).

Oração: Pai, abre os meus olhos para as razões que estão por trás de todos os meus comportamentos diante daqueles que me desagradam.

Promessa:… Amarás teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27)

Louvor: A Bem-aventurada Virgem Maria incentiva a oração do rosário por todos(as) aqueles(as) que mais necessitam da misericórdia de Deus. De acordo com o Santo Padre Pio, o rosário é a escada para o céu. Nossa Senhora do Rosário, interceda por nós.

08/10/2019 - Melhor Ainda Se

Terça-feira, 08 de outubro de 2019

Jn 3,1-10

Sl 130(129),1-4.7.8

Lc 10,38-42

 MELHOR AINDA SE …

… Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.” (Lc 10,42)

Existem muitas coisas na vida sobre as quais nós não temos controle. As pessoas não podem escolher os seus pais, irmãos(ãs), o país de nascimento, a altura, ou a cor da pele. Existem tantas coisas estão além do nosso controle que nós podemos ser tentados(as) a nos sentir insignificantes e sem esperança. Apesar disso, nós temos um grande motivo para nos alegrarmos. Mas nós temos controle absoluto sobre ter o Melhor. Nós somos livres para escolher Jesus!

Quando nós escolhemos Jesus por nós mesmos, nós escolhemos o Melhor. Nenhuma outra pessoa pode nos tirar d’Ele (Jo 10,28.29). Ninguém “… poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8,39). Jesus nos prometeu que nós não seremos privados d’Ele (Lc 10,42).

Contudo, a única pessoa que pode separar você de Jesus é você mesmo(a). Quando você escolhe a melhor parte e coloca a sua vida em Suas mãos, você permite que Jesus o(a) envolva em um abraço amoroso. Desde que você “… considere atentamente a Jesus …” (Hb 3,1), você sempre irá ver que Ele é “… a melhor parte, que não lhe será tirada.” (Lc 10,42). Satanás, que sabe que não pode nos despojar de Jesus, tentará então desviar você da atitude de olhar sempre para Jesus. Se ele conseguir que você se concentre em outras coisas como: a televisão, os aparelhos eletrônicos, a pornografia, os esportes, as fofocas, as polêmicas, os prazeres do mundo, “… a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza …” (1Jo 2,16), ele sabe que você poderá escolher essas coisas como a sua ‘melhor parte’. Então você poderá vir a considerar o abraço amoroso de Jesus como um bloqueio e pedir que Ele tire as Suas mãos de você. Desse modo, a cada dia de sua vida, escolha novamente Jesus como a sua melhor parte. Você não deve se privar d’Ele.

Oração: Jesus, eu prefiro ter a Ti a qualquer outra coisa. Protege-me de mim mesmo(a). Nunca permitas que eu me separe de Ti.

Promessa:… com Iahweh está o amor, e redenção em abundância.” (Lc 10,27)

Louvor: O compromisso de adoração Eucarística por uma hora todas as semanas mudou a vida de Roberto.

09/10/2019 -Jonas e o "Pai Nosso"

Quarta-feira, 09 de outubro de 2019

São João Leonardi

 São Dionísio e companheiros

 Jn 4,1-11

Sl 86(85),3-6.9.10

Lc 11,1-4

 JONAS E O “PAI NOSSO”

… venha o teu Reino …” (Lc 11,2)

No texto da leitura Eucarística de hoje, vemos as ações de Jonas em evidente oposição às súplicas do Pai Nosso.

Jesus ensina a verdade radical que nós, humildes seres humanos, precisamos nos dirigir ao Deus Todo-poderoso com intimidade, apesar de usar de reverência, como ao nosso verdadeiro Pai (Lc 11,2). Assim, agimos de modo a honrar o nome da família, santificando o nome do Pai (Lc 11,2). Jonas estava longe de honrar ou santificar o nome de Deus com a sua desobediência.

Jesus nos ensina a pedir ao Pai que o Seu reino seja estabelecido (Lc 11,2). Jonas se opôs a que o desejo de Deus fosse realizado na sua própria vida e na vida de centenas de milhares de Ninivitas (Jn 4,11). Ele até mesmo gastou do seu dinheiro de modo a que o desejo de Deus não pudesse ser realizado, era assim ele pensava (Jn 1,3). Ele se opunha a que a misericórdia de Deus fosse derramada em Nínive (Jn 4,2), e por isso, ele se dirigiu à direção oposta à indicada, que era Jope, “… para longe da face de Iahweh.” (Jn 1,3)

Jesus nos ensina a humildemente pedirmos ao nosso Pai pelas nossas necessidades básicas diárias, como o pão (Lc 11,3). Jonas reclamou com Deus por Ele ter eliminado um pequeno luxo, a sombra de uma árvore (Jn 4,9).

Jesus nos ensina a perdoarmos aqueles(as) que nos ofenderam (lc 11,4). Jonas não pode perdoar os Ninivitas pelas brutalidades cometidas contra os Israelitas (Na 1,1 a 3,19). Ele percorreu vários quilômetros em outra direção quando Deus mandou que ele profetizasse o arrependimento para Nínive. Entretanto, quando Jonas pensou que os Ninivitas poderiam ser atingidos com o fogo celeste, ele avidamente se posicionou em um lugar privilegiado na esperança de vê-los ardendo em chamas e enxofre (Jn 4,5).

Existe algo de Jonas dentro de você? Arrependa-se! Viva o Pai Nosso.

Oração: Espírito Santo, derrama o amor de Deus no meu coração (Rm 5,5).

Promessa:Tu és bom e perdoas, Senhor, és cheio de amor com todos os que te invocam.” (Sl 86,5)

Louvor: São Dionísio é considerado como o primeiro bispo de Paris. Ele foi decapitado no ano de 258, durante a perseguição do Imperador Valeriano.

10/10/2019 -Os Perigos de não se Considerar a Oração como Muito Necessária

Quinta-feira, 10 de outubro de 2019

 Ml 3,13-20

Sl 1,1-4.6

Lc 11,5-13

 OS PERIGOS DE NÃO SE CONSIDERAR A ORAÇÃO COMO MUITO NECESSÁRIA

Também eu vos digo: Pedi e vos será dado …” (Lc 11,9)

Uma das perguntas mais práticas que podemos fazer a nós mesmos é: ‘Quão importante você crê que a oração seja?’ Muitas pessoas creem no poder da oração, mas não o suficiente para dedicar algum tempo de seu dia para uma oração diária, pelo(a) sua(seu) esposa(o), pelos seus familiares, ou para orar no trabalho, nas ruas, ou ainda ao telefone. Essas omissões em fazer orações têm um efeito negativo. Elas contribuem para enfraquecer: a fé, os matrimônios, as famílias e as igrejas. Não valorizar a oração o suficiente para orar sempre, e em todo o tempo e lugar (Lc 18,1; 1Ts 5,17) possibilita o crescimento contínuo da cultura da morte.

Para nos encorajar a orar o máximo possível, o Senhor nos assegura que Ele quer responder às nossas orações mais do que qualquer pessoa possa desejar ou imaginar que sua oração seja atendida. Ele nos concede o que estamos buscando e ainda mais e melhor. Ele promete: “…Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto.” (Lc 11,9). De fato, o Senhor não somente responderá às nossas orações; Ele até mesmo nos dará Deus, na terceira Pessoa da Santíssima Trindade, o Espírito Santo (Lc 11,13). O Espírito “… socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém …” (Rm 8,26). Devemos orar com um maior compromisso, poder e eficácia. Isso nos levará a orar no Espírito com mais intensidade, e “… [receberemos] graça por graça.” (Jo 1,16). Faça da oração uma prioridade total, de modo que você ore sempre no Espírito (Jd 20).

Oração: Jesus, “… ensina-nos a orar …” segundo os Teus critérios (Lc 11,1).

Promessa:Mas para vós que temeis o meu nome, brilhará o sol de justiça, que tem a cura em seus raios.” (Ml 3,20)

Louvor: Luísa ora a Liturgia da Horas diariamente há quarenta anos.

11/10/2019 -Comprometendo-se Com os Demônios?

Sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Papa São João XXIII

Jl 1,13-15; 2,1.2

Sl 9,2.3.6.16.8.9

Lc 11,15-26

 COMPROMETENDO-SE COM OS DEMÔNIOS?

Diante disso, vai e toma outros sete espíritos piores do que ele, os quais vêm habitar aí. E com isso a condição final daquele homem torna-se pior do que antes.” (Lc 11,26)

Quando alguém é libertado de um espírito impuro, sete outros espíritos, piores do que o primeiro, podem retornar para aquela pessoa se ela abrir a porta para os demônios através do não arrependimento dos seus pecados.

O Papa São João Paulo II convocou-nos a uma ‘nova evangelização’. Com isso, ele indicou que nações e culturas que eram outrora Cristãs haviam perdido a fé. Quando essas nações foram evangelizadas, milhões de pessoas receberam uma nova vida em Jesus e foram libertadas de espíritos impuros. Agora, quando essas nações perderam a sua fé, sete vezes mais demônios, e demônios muito piores, tiveram a oportunidade de repossuírem essas culturas (Lc 11,26). Isso significa que a cultura Ocidental, inclusive o Brasil, pode estar repleta de demônios.

Em razão dos demônios serem mestres em falsidade, eles podem disfarçar a sua presença. Assim é difícil determinar o grau da presença demoníaca. No entanto, nós podemos ter uma ideia sobre como os demônios estão ativos olhando para a morte, a escravidão e o medo, pois essas são áreas onde os demônios são especialistas (Hb 2,14.15). O Papa São João Paulo II descreveu essa cultura como ‘a cultura da morte’. Muitos(as) são escravizados(as) pelo vício e pela compulsão. O medo prolifera – do medo do terrorismo ao medo da guerra biológica ou às fobias. Assim sendo, nós temos razões para considerar que existe uma concentração demoníaca muito elevada onde vivemos. Nós não devemos ter medo, mas precisamos manter as nossas mãos nas mãos de Jesus.

Oração: Pai, abre os meus olhos de modo que eu consiga ver o mundo espiritual.

Promessa:Eis que Iahweh sentou-se para sempre, para o julgamento firmou o seu trono. Ele julga o mundo com justiça, governa os povos com retidão. (Sl  9,8.9)

Louvor: O Papa São João XXIII pediu uma renovação tanto do clero como do laicato convocando o Concílio Vaticano II em 1962. Espírito Santo, vem renovar a Tua Igreja (Sl 104,30).

12/10/2019 -Como viver Uma vida de Bênçãos

Sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Nossa Senhora da Conceição Aparecida

 Est 5,1.2; 7,2.3  

Sl 45(44),11-16 

Ap 12,1.5.13.15.16

Jo 2,1-11

COMO VIVER UMA VIDA DE BENÇÃOS

 “Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12,1)

Isabel declarou a Maria e sobre ela: “… Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!” (Lc 1,42). A própria Maria profetizou: “… Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,48). “Enquanto [Jesus] assim falava, certa mulher levantou a voz do meio da multidão e disse-lhe: ‘Feliz o ventre que te trouxe e os seios que te amamentaram’!” (Lc 11,27). Jesus concordou que Sua mãe era abençoada, não tanto por sua maternidade, mas por ouvir e observar a Palavra de Deus (Lc 11,28). Neste caso, nós também podemos ser abençoados.

Você que lê esta publicação provavelmente conhece os ensinamentos da Igreja, especialmente a Bíblia. Em razão de ouvir a Palavra de Deus, você tem a possibilidade de realizar a Sua Palavra e dessa forma ser abençoado(a). Contudo, a nossa tendência natural segue na direção da passividade e da inércia. A nossa tendência é não agir conforme a Palavra de Deus. Entretanto, o Senhor concede a Sua graça de modo que possamos superar essa nossa tendência natural, e sobrenaturalmente, acolher, amar e partilhar a Palavra de Deus. Aqueles(as) que assim o fizerem serão verdadeiramente abençoados(as) nesta dimensão sobrenatural da graça para viver a Sua Palavra.

Seja como Maria. Viva na graça. Cumpra a Palavra de Deus. Seja abençoado(a) agora, sempre e por toda a eternidade.

Oração: Pai, que eu não receba somente a benção, mas viva na benção e seja uma benção (ver Gn 12,2.3).

Promessa:Turbas e turbas, no vale da Decisão! Sim, está próximo o dia de Iahweh, no vale da Decisão!” (Jl 4,14)

Louvor: A fé demonstrada por Cristina inspirava o restante de sua família.

13/10/2019 -Amor Inovador

Domingo, 13 de outubro de 2019

28º Domingo do Tempo Comum

2Rs 5,14-17

Sl 98(97),1-4

2Tm 2,8-13

Lc 17,11-19

 AMOR INOVADOR

… Sendo assim, permite, então, que se dê a teu servo a quantidade de terra que duas mulas podem carregar, pois o teu servo não mais oferecerá holocausto nem sacrifício a outros deuses, mas somente a Iahweh.” (2Rs 5,17)

Quando Naamã, o general Sírio que foi curado da lepra, levou com ele, para sua casa, duas mulas carregadas com a terra de Israel. Ele estava estabelecendo um novo terreno em seu relacionamento com o Senhor. Nós também devemos nos prevenir contra o estabelecimento de limites em nosso amor pelo Senhor. Precisamos procurar crescer sempre mais profundamente em nosso amor para com Ele, ou deixaremos perigosamente de amá-Lo com todo o nosso coração e nos tornaremos mornos(as) (Ap 3,16). Oséias profetizou: “Semeai para vós segundo a justiça, colhei conforme o amor, arroteai para vós um terreno novo: é tempo de procurar a Iahweh, até que ele venha e faça chover a justiça sobre vós.” (Os 10,12)

Pois o nosso Deus é um fogo abrasador.” (Hb 12,29), e nós que O amamos, queremos ser consumidos por Ele mais e mais. O Senhor nos indica: “Crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo …” (2Pe 3,18). O Senhor nos ensinou a orar para “… conhecer o amor de Cristo que excede a todo o conhecimento, para que [sejamos] plenificados com toda a plenitude de Deus.” (Ef 3,19)

A natureza do amor é sempre buscar um amor mais profundo. Que nós possamos orar: “Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te procuro. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como terra seca, esgotada, sem água.” (Sl 63,2), e também “valendo teu amor mais que a vida, meus lábios te glorificarão.” (Sl 63,4). Pela Sua graça, que você penetre em uma nova dimensão do mistério de Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,8).

Oração: Pai, eu me entrego totalmente a Ti e Te louvo, Tu que és Amor (1Jo 4,8).

Promessa:Um dentre eles, vendo-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e lançou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra, agradecendo-lhe …” (Lc 17,15.16)

Louvor:… retiraram-no do madeiro e o depuseram

14/10/2019 -Algo Mais ( Lc 11,32)

Segunda-feira, 14 de outubro de 2019 

Papa São Calisto I

 Rm 1,1-7

Sl 98(97),1-4

Lc 11,29-32

 ALGO MAIS (Lc 11,32)

Iahweh fez conhecer sua salvação, revelou sua justiça aos olhos das nações.” (Sl 98,2)

Deus pode agir através de nós ou apesar de nós. Certamente, Ele iria preferir agir através de nós. Contudo, a última coisa que devemos pensar é que nós somos insubstituíveis; a Igreja mantém Jonas como um sinal para nós (Lc 11,29). O fruto que Deus produziu através de Jonas foi memorável, pois uma cidade inteira se arrependeu e se voltou para o Senhor (Jn 3,10). Mas primeiramente Jonas teve que passar três dias ‘sepultado’ no ventre de um grande peixe (Jn 2,1). Então, ao terceiro dia, Jonas recebeu uma nova vida; uma prefiguração da Ressurreição de Jesus dentre os mortos ao terceiro dia.

Uma outra maneira de se olhar para o sinal de Jonas é que Deus quer o serviço nosso obediente. Jonas era desmotivado e vingativo. Ele orou por Nínive não porque tivesse um coração obediente a Deus e cheio de amor pelo povo ao qual havia sido enviado, mas porque aquilo era preferível a ser engolido por um peixe. Jonas nem mesmo queria que os Ninivitas considerassem sua mensagem! Ele não pronunciou uma mensagem de esperança, de inspiração ou misericórdia. Porém Deus realizou admiráveis conversões através da ‘oração’ de Jonas.

Deus chamou Jonas e agiu tanto através dele como a despeito dele. Deus também chama a cada um(a) de nós (Rm 1,1.6.7). Que nós possamos aprender com Jonas a realizar incondicionalmente a vontade de Deus em tudo o que Ele nos chamar a fazer pelo Seu Reino.

Oração: Pai, atua através de mim tão profundamente que as outras pessoas possam ver Cristo vivendo em mim (Gl 2,19.20).

Promessa:a vós todos … graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1,7)

Louvor: O Papa São Calisto, um dos primeiros papas mártires, louvava a Deus por viver uma vida de extraordinária misericórdia.

15/10/2019 -O Que está Acontecendo?

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Santa Teresa de Jesus (Teresa D’Ávila)

 Rm 1,16-25

Sl 19(18),2-5

Lc 11,37-41

 O QUE ESTÁ ACONTECENDO?

Manifesta-se, com efeito, a ira de Deus, do alto do céu, contra toda a impiedade e injustiça dos homens que mantêm a verdade prisioneira da injustiça.” (Rm 1,18)

A nossa sociedade pode se deteriorar tanto que muitas pessoas ficam “[repletas] de toda sorte de injustiça, perversidade, avidez e malícia …” (Rm 1,29). Nós podemos chegar ao ponto da nossa sociedade ser a coisa mais próxima do ‘inferno na terra’. Esse mal extremo é precedido por “… paixões aviltantes: suas mulheres mudaram as relações naturais por relações contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relação natural com a mulher, arderam em desejo uns para com os outros, praticando torpezas homens com homens e recebendo em si mesmos a paga de sua aberração.” (Rm 1,26.27). Essa barreira do pecado homossexual é por sua vez precedida pela idolatria, adorando “… à criatura em lugar do Criador …” (Rm 1,25). Quando nós praticamos a idolatria, isto é, colocando qualquer coisa antes de Deus, nós preparamos o terreno para pecados bem mais sérios, particularmente os pecados da homossexualidade. Antes da idolatria, arrazoados vãos, espíritos insensatos e simples tolices proliferam (Rm 1,21.22). Então a conclusão desse retrocesso é a repetida recusa de dar a Deus louvor e glória (Rm 1,21).

Usando essa análise da degradação cultural apresentada nos primeiros capítulos da Carta aos Romanos, nós poderemos considerar que apesar da nossa cultura da morte estar nos últimos estágios do mal, ela pode ficar ainda pior. Também poderemos ver o quanto os pecados da homossexualidade são sérios. Mais ainda, poderemos compreender de onde vem a idolatria e até onde ela pretende ir. Finalmente, nós também poderemos ver que o começo de uma sociedade renovada está em se viver vidas de louvor e agradecimento a Deus. Aprenda com a Carta aos Romanos.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar o poder de substituir a cultura da morte por uma civilização de amor e vida.

Promessa:Antes, dai o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)

Louvor: Santa Teresa de Jesus escolheu a vida religiosa porque sabia o quanto ela era propensa ao pecado. Ela orava diariamente pela vinda do Espírito Santo em sua vida.

 

16/10/2019 - A Verdade e as Consequências

Quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Santa Edwiges

Santa Margarida Maria Alacoque

 Rm 2,1-11

Sl 62(61),2.3.6.7.9

Lc 11, 42-46

A VERDADE E AS CONSEQUÊNCIAS

Ou pensas tu, ó homem, que julgas os que tais ações praticam e tu mesmo que as praticas, que escaparás ao julgamento de Deus?” (Rm 2,3)

Se nós pecamos e somos muito resistentes ao arrependimento, estamos acumulando ira para o Dia do Julgamento (Rm 2,4-6). Essa ira inclui fúria, aflição e angústia (Rm 2,8.9). Já para aqueles(as) que se arrependeram e entregaram suas vidas totalmente ao Senhor, “… para aqueles que pela consciência no bem visam à glória, à honra e à incorruptibilidade.” (Rm 2,7), o Senhor dá a vida eterna . A vida eterna inclui “glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem …” (Rm 2,10)

Apesar de sermos tão pequenos diante do universo e o nosso tempo de vida na terra ser tão curto, as nossas vidas têm consequências surpreendentes e eternas. Portanto, precisamos fazer o melhor deste momento para a eternidade, amando ao Senhor com todo o nosso coração (Lc 10,27) e assim procedendo escapar da prisão do egoísmo. “Com efeito, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se ele se perder ou se arruinar a si mesmo?” (Lc 9,25)

Que nós percamos as nossas vidas entregando-as a Jesus. Então, nós salvaremos as nossas vidas e não as perderemos para sempre (Lc 9,24). Jesus é nossa única Esperança, e a única Esperança que nós precisamos. Que nós aceitemos Jesus como nosso Senhor e Deus, nos Seus termos. Que possamos escolhamos Jesus como a nossa Vida (Jo 14,6) e o único Caminho para a vida eterna.

Oração: Jesus, eu sou todo(a) Teu(Tua).

Promessa:Ou desprezas a riqueza da bondade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a benignidade de Deus te convida à conversão?” (Rm 2,4)

Louvor: Santa Margarida Maria ansiava por viver tranquilamente como uma irmã da Visitação. Contudo, Jesus a visitou em inúmeras revelações durante vários anos e a encorajou a promover a devoção ao Seu Sagrado Coração.

17/10/2019 -Espere Com Uma Alegre Esperança

Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Santo Inácio de Antioquia

Rm 3,21-30

Sl 130(129),1-6 

Lc 11,47-54

 ESPERE COM ALEGRE ESPERANÇA         

Eu espero, Iahweh, e minha alma espera, confiando na tua palavra; minha alma aguarda o Senhor mais que os guardas pela aurora …” (Sl 139,5.6)

Quando eu era mais jovem, esperar costumava ser para mim como o barulho do giz sobre um quadro negro. Minha oração muitas vezes era assim: ‘Senhor, eu quero tanto isso, essa conversão, essa vocação. Não é por egoísmo que estou aguardando; Tu mesmo colocaste em meu coração, Senhor. A esperança que tarda deixa doente meu coração (Pr 13,12), e ainda nada aconteceu …’ Gradualmente, eu aprendi que a espera pelo Senhor, se feita com espírito de ‘esperar com o Senhor’, aumenta com o tempo a confiança diária n’Ele, pois os Seus caminhos estão muito acima dos meus caminhos (Is 55,8.9). “Eu espero, Iahweh, e minha alma espera, confiando na tua palavra.” (Sl 130,5)

Os Israelitas esperaram quarenta anos no deserto. Durante aquela espera, eles foram transformados de um povo rebelde em Seu povo confiável, pronto para receber o que Deus havia prometido. A espera, por si mesma se tornou a sua herança. Assim deve ser conosco, discípulos(as) de Jesus. Somente estar com Ele, esperar com Ele, já é bastante, independentemente do resultado da situação pela qual nós oramos. Esperar uma hora com Jesus, como no Getsêmani (Mt 26,40), se torna o desejo de nosso coração. Finalmente, ‘esperar por’ se torna ‘esperar em’, um desejo de consolar o Seu coração. Estar com Jesus modifica nos nossos corações o desejar do que nós queremos em desejar o que Ele quer. De algum modo, isso faz despertar em nós o sentimento de que Ele tem conduzido a condição dos desejos dos nossos corações desde sempre.

Espera em Iahweh, sê firme! Fortalece o teu coração e espera em Iahweh!” (Sl 27,14). Espere em alegre esperança, pois esperar é sua herança e seu privilégio.

Oração: Senhor Jesus Cristo, eu esperarei em alegre esperança pela vinda do Teu reino.

Promessa:Deus o expôs como instrumento de propiciação, por seu próprio sangue, mediante a fé …” (Rm 3,25)

Louvor: O imperador Trajano forçou os Cristãos de Antioquia a escolher entre a morte e a apostasia. O Bispo Santo Inácio não renegou a Cristo e foi condenado à morte.

18/10/2019 -O Evangelho do Espírito Santo

Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

São Lucas, evangelista

2Tm 4,10-17Sl 145(144),10-13.17.18

Lc 10,1-9

 O EVANGELHO DO ESPÍRITO SANTO

Somente Lucas está comigo …” (2Tm 4,11)

São Lucas nunca viu ou ouviu a Jesus, mas ele sabia coisas sobre Ele que mesmo os mais próximos seguidores de Jesus não haviam percebido. Isso motivou Lucas a escrever o seu Evangelho e a sua sequência, os Atos dos Apóstolos. Em Lucas está resumida a declaração de Jesus: “… Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20,29). Apesar de Lucas não ter visto a Jesus, ele conhecia Jesus mais profundamente do que muitos(as) daqueles(as) que haviam caminhado e falado com Jesus (1Pe 1,8).

O Espírito Santo deu a Lucas muitas percepções especiais sobre a pessoa de Jesus. Assim, muitos chamam o seu Evangelho do ‘Evangelho do Espírito Santo’. Da mesma forma, na redação dos Atos dos Apóstolos, Lucas apresenta a atuação da Igreja primitiva através do poder do Espírito.

Ele nos mostra que é melhor para nós que Jesus tenha ascendido ao céu e enviado o Espírito Santo (Jo 16,7). A vida no Espírito é a única maneira de ter uma intimidade com Jesus, “… pois o Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as profundidades de Deus.” (1Cor 2,10). O Espírito nos guia a toda a verdade (Jo 16,13), e Jesus é a Verdade (Jo 14,6). “… ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo.” (1Cor 12,3)

Receba o Espírito Santo. Conheça o coração de Jesus. Partilhe a Boa Nova de Jesus com um mundo que não O conhece.

Oração: Pai, que a profundidade de meu relacionamento com Jesus me conduza a partilhar a boa nova.

Promessa:… dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ E  se lá houver um filho da paz, a vossa paz irá repousar sobre ele; senão, voltará a vós.” (Lc 10,6)

Louvor:a mim também pareceu conveniente, após acurada investigação desde o princípio, escrever-te de modo ordenado, ilustre Teófilo, para que verifiques a solidez dos ensinamentos que recebeste.” (Lc 1,3.4). Eu Te agradeço, Espírito Santo, pelo ministério de São Lucas

19/10/2019 -Uma vida de Fé (Gl 2, 20)

Sábado, 19 de outubro de 2019                                                

São João de Brébeuf, Santo Isaac Jogues

e companheiros mártires

São Paulo da Cruz          

 Rm 4,13.16-18  

Sl 105(104),6-9.42.43

Lc 12,8-12

 UMA VIDA DE FÉ (Gl 2,20)

Por conseguinte, a herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência …” (Rm 4,16)

Tudo depende da fé – matrimônio, responsabilidades parentais, finanças, saúde, educação, felicidade, segurança, etc. Assim sendo, em todas as áreas de nossas vidas, nós devemos buscar oportunidades para agir com fé. Nós não devemos tentar manter um status quo, mas sim trilhar novos caminhos agindo pela fé.

Orar diariamente com sua(seu) esposa(o) seria um ato de fé? Se assim for, faça-o. Ter mais um filho seria um ato de fé? Não importa o que for, “… [caminhe] pela fé …” (2Cor 5.7). Onde se encontram as oportunidades de demonstrar a fé em sua vida? Seria necessária mais fé para manter ou deixar o seu trabalho? A educação doméstica de seus filhos exige fé? De quanto dinheiro você precisa para ajudar nas obras de Deus para mostrar que você tem fé? Os seus padrões de segurança são ‘muletas’ limitando o livre exercício de sua fé? As suas aplicações financeiras o(a) impedem de acreditar na promessa do Senhor de nos dar o pão de cada dia? (Mt 6,11).

Na nossa cultura, nós tentamos manter o controle e agir pela fé o mais ocasionalmente possível. Mais apropriadamente, nós deveríamos maximizar nossas oportunidades de agir pela fé, buscando “… [caminhar] pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7)

Oração: Jesus, que a minha vida não seja conduzida por mim mesmo(a), mas pela fé em Ti, “… que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,20)

Promessa:Pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer.” (Lc 12,12)

Louvor: São João de Brébeuf com outros missionários Norte-americanos foram capturados, torturados, mutilados e mortos pelos índios quando tentavam transmitir-lhes a fé em Jesus.

20/10/2019 -A Revolução na Oração

Domingo, 20 de outubro de 2019

29º Domingo do Tempo Comum

Ex 17,8-13

Sl 121(120),1-8 

2Tm 3,14-4,2

Lc 18,1-8

 A REVOLUÇÃO NA ORAÇÃO                                     

E enquanto Moisés ficava com as mãos levantadas, Israel prevalecia; quando, porém, abaixava as mãos, prevalecia Amalec.” (Ex 17,11)

Moisés primeiramente orava intermitentemente enquanto Josué travava uma batalha. Moisés havia aprendido por experiência própria que ele devia orar continuamente durante o tempo que durasse a batalha. Moisés não tinha imaginado que deveria orar sempre em sua vida diária; ele estava aprendendo a necessidade de orar sempre durante uma batalha.

Milhares de anos mais tarde Jesus nos disse: “… para mostrar a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1). Ninguém nunca havia dito tais coisas sobre a necessidade de oração. Jesus revolucionou o significado, a prática, e o poder da oração nos batizando no Espírito Santo (Mc 1,8). O Espírito “.. socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém …” (Rm 8,26). Orando no Espírito, nós podemos orar:

  • sempre (1Ts 5,17),
  • ao nosso Pai, pois o Espírito clama em nossos corações “… Abba, Pai!” (Gl 4,6),
  • pelos nossos inimigos (Mt 5,44),
  • em outras línguas (1Cor 12,10),
  • com os anjos e santos diante do trono de Deus (Ap 5,8),
  • com o poder de renovar a face da terra (Sl 104,30), e
  • com o poder de expulsar demônios (Mt 17,21 ver nota f).

Você está orando Antes ou Depois de Cristo? Você está orando antes ou depois de Pentecostes? Você está orando sempre no Espírito? Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, envia sobre mim o Espírito Santo de modo que eu ore mais e o melhor possível.

Promessa:Digo-vos que lhes fará justiça muito em breve. Mas quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” (Lc 18,8)

Louvor:Após o trabalho fatigante da sua alma ele verá a luz e se fartará. Pelo seu conhecimento, o justo, meu Servo, justificará a muitos e levará sobre si as suas transgressões.” (Is 53,11). Louvor a Jesus ressuscitado!

21/10/2019 -Veja a Fé da Sua Igreja

Segunda-feira, 21 de outubro de 2019 

Rm 4,20-25

Lc 1,69-75

Lc 12,13-21

 VEJA A FÉ DA SUA IGREJA

Não foi escrito só para ele: – ‘Foi-lhe levado em conta’ – mas também para nós. Para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, nosso Senhor.” (Rm 4,23.24)

Deus prometeu a Abraão que Ele iria remover dele a suposta maldição da infertilidade e o faria pai de muitas nações. Embora Abraão estivesse próximo dos cem anos de idade sem que essas promessas fossem cumpridas (Rm 4,19), “… ele não se deixou abalar pela desconfiança, mas se fortaleceu na fé, dando glória a Deus, convencido de que ele podia cumprir o que prometeu.” (Rm 4,20.21)

Você está totalmente convencido(a) pela fé da promessa de Deus de prover seu futuro financeiro, expressada através do dízimo e da esmola? (Lc 12,16-21). Você está plenamente convencido(a) que o Senhor planejará a sua família sem se importar que você esteja tomando medidas para a contracepção? Você está realmente convencido(a) que todas as decisões da sua vida devam ser tomadas de modo a receber a vida eterna no céu junto a Deus, prometida por Ele?

Pela graça [fomos] salvos, por meio da fé, e isso não vem de [nós], é o dom de Deus.” (Ef 2,8). Jesus disse, repetidamente, “… a tua fé te salvou.” (Lc 17,19). É impossível ser agradável a Deus sem fé (Hb 11,6), e o propósito da vida é ser agradável a Deus. Antes de receber a Sagrada Comunhão na Missa, a Igreja ora para que o Senhor olhe para a nossa fé. Nós somos um povo de fé.

Em Cristo, você é maior do que Abraão (Mt 11,11). Tenha uma fé maior do que a de Abraão. “… [caminhe] pela fé …” (2Cor 5,7)

Oração: Pai, que a nossa cultura não limite a minha fé, mas que a minha fé transforme a nossa cultura.

Promessa:… Precavei-vos cuidadosamente de qualquer cupidez, pois, mesmo na abundância, a vida do homem não é assegurada por seus bens.” (Lc 12,15)

Louvor: Julia não aceitou uma proposta de casamento para responder ao chamado para ser noiva do Senhor, optando por se juntar a uma ordem de irmãs religiosas.

22/10/2019 -Graça Surpreendente

Terça-feira, 22 de outubro de 2019

Papa São João Paulo II

 Rm 5,12.15.17-21

Sl 40(39),7-10.17

Lc 12,35-38

 GRAÇA SURPREENDENTE

… onde avultou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20)

Muitas pessoas creem que o pecado está aumentando. Vejamos o aborto, o racismo, a purificação étnica, a promiscuidade, a violência, a destruição da família, as injustiças sociais, as perseguições, etc. Porém, onde aumenta o pecado, a graça aumenta muito mais.

Consequentemente, a graça é sempre suficiente (2Cor 12,9). A mais perversa situação pecaminosa é sempre superada pela graça de Deus, Nenhuma circunstância da vida é sem esperança. Não deve nunca existir razão para o desespero. Sempre haverá motivo para se ter esperança. Assim, nós podemos “[nos alegrar] na esperança, perseverando na tribulação …” (Rm 12,12), pois “… a esperança não decepciona …” (Rm 5,5). Nós podemos “[alegrar-nos] sempre no Senhor …” (Fl 4,4), “pois de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.” (Jo 1,16)

Para viver uma vida de graças, nós temos que aceitar a graça de Deus. Fazemos isso vivendo da fé e das boas obras (Ef 2,8.10). Dia após dia, circunstância após circunstância, decida-se a confiar em Deus mais do que nas suas próprias coisas. Trabalhe para Deus não para o alimento que se perde (Jo 6,27). Deixe que Jesus seja o Senhor de cada detalhe de sua vida. Então você viverá na graça.

Oração: Pai, que a Tua graça venha constantemente sobre mim e através de mim.

Promessa:E caso venha pela segunda ou pela terceira vigília, felizes serão se assim os encontrar. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse em que hora viria o ladrão, não deixaria que sua casa fosse arrombada.” (Lc 12,38.39)

Louvor: O Papa São João Paulo II nasceu na Polônia, sob o domínio do comunismo e frequentou um seminário clandestino. Não podia imaginar que viria a se tornar o primeiro Papa não italiano em 455 anos. Ele visitou 129 países e incentivou o mundo a abrir as suas portas para Cristo

23/10/2019 -O Amor Divino e a Nossa Responsabilidade

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

São João de Capistrano

Rm 6,12-18

Sl 124(123),1-8 

Lc 12,39-48

 O AMOR DIVINO E A NOSSA RESPONSABILIDADE

… Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, muito será reclamado.” (Lc 12,48)

Nós Cristãos Católicos nos alegramos por termos a plenitude da fé. Ninguém pode receber nada além da plenitude.

Nós recebemos o Corpo e o Sangue, a alma e a divindade de Jesus na Santa Comunhão. O que pode Deus fazer a mais por nós?

Todos os Cristãos têm, pelo Batismo, uma dupla habitação simultaneamente – Deus está em nós e nós estamos n’Ele (Jo 6,56; 17,23). Deus nos deu “… muito além, infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20).

Deus até mesmo se fez Homem, morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para a nossa salvação. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13)

Deus nos deu uma nova natureza (2Pe 1,4) e fez de nós “… uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade, a fim de que [proclamemos] as excelências daquele que [nos] chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.” (1Pe 2,9)

Tudo isso é somente parte do início da manifestação do amor de Deus por nós. Nosso futuro é de esperança (Jr 29,11), pois “… o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9)

É um profundo eufemismo dizer que o Senhor nos deu muito, e muito mais do que muito. Em razão de sermos perfeita e infinitamente amados, muito mais nos será pedido (Lc 12,48). Viva e ame de acordo com essa Palavra.

Oração: Pai, faz com que minha vida seja santa – e da melhor qualidade.

Promessa:… oferecei-vos a Deus como vivos provindos dos mortos e oferecei vossos membros como armas de justiça a serviço de Deus.” (Rm 6,13)

Louvor: São João de Capistrano, foi advogado e juiz antes de se tornar um sacerdote Franciscano. Ele pregou na Itália, Alemanha, Áustria, Hungria e Rússia.

24/10/2019 -Ele é Senhor do Seu Corpo?

Quinta-feira, 24 de outubro de 2019

 Santo Antônio Maria Claret

Rm 6,19-23

Sl 1,1-4.6

Lc 12,49-53

 ELE É SENHOR DO SEU CORPO?

… Como outrora entregastes vossos membros à escravidão da impureza e da desordem para viver desregradamente, assim entregai agora vossos membros a serviço da justiça para a santificação.” (Rm 6,19)

Os corpos daqueles(as) que são batizados(as) em Jesus são templos do Espírito Santo (1Cor 6,19). O Senhor quer que ofereçamos nossos corpos como sacrifício vivo a Ele (Rm 12,1). Ele nos leva a colocarmos tudo, inclusive os nossos corpos, ao Seu serviço (Rm 6,22). Então os nossos corpos estarão a serviço da justiça (Rm 6,19). Isso resultará na nossa santificação. De outro modo, os nossos corpos estarão a serviço da impureza e da desordem (Rm 6,19).

Obviamente, o Senhor está muito interessado nos nossos corpos. Ele os criou. O próprio Jesus tem um corpo. O plano de salvação de Deus culminará na ressurreição dos corpos de todas as pessoas no Dia do Julgamento. Jesus prometeu ressuscitar dos mortos para a vida eterna, os corpos dos Seus discípulos.

Quando você recebe o corpo de Cristo, a Santa Comunhão, em seu corpo, consagra esse corpo ao Senhor. Quando você diz ‘Amém’ em resposta às palavras ‘Corpo de Cristo’ na Santa Comunhão, você apresenta o seu corpo para estar em comunhão com o Senhor para sempre. O corpo é “… para o Senhor, e o Senhor é para o corpo.” (1Cor 6,13). Aceite Jesus como Senhor da sua vida e do seu corpo.

Oração: Pai, ensina-me a respeitar o meu corpo, feito à Tua imagem e semelhança (Gn 1,27).

Promessa:Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49)

Louvor: No Primeiro Concílio do Vaticano, onde Santo Antônio foi um fiel defensor da doutrina da infalibilidade papal, ele conquistou a admiração de seus irmãos bispos.

25/10/2019 -De uma Derrota certa a uma Total Vitória

Sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

 Rm 7,18-25

Sl 119(118),66.68.76.77.93.94

Lc 12,54-59

 DE UMA DERROTA CERTA A UMA TOTAL VITÓRIA

Mas percebo outra lei em meus membros, que peleja contra a lei da minha razão e que me acorrenta à lei do pecado que existe nos meus membros.” (Rm 7,23)

Existe uma guerra civil sendo travada dentro de nós. Somos induzidos(as) a não fazer o bem que queremos, mas a fazer o mal que não pretendemos (Rm 7,19). Somos até mesmo forçados(as) a declarar guerra às nossas próprias almas quando satisfazemos nossos desejos carnais (1Pd 2,11). Todos os seres humanos, por natureza, não podem vencer, mas são derrotados nessa luta interior. Somos prisioneiros desta guerra (Rm 7,23). Nós nos encontramos em uma deplorável condição. Cada um(a) de nós clama: “Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24). A resposta a este dilema humano é: “Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso.” (Rm 7,25)

Jesus é nossa única Esperança, e a única Esperança que nós precisamos. O nome de Jesus é o único Nome pelo qual nós podemos ser salvos(as) (Rm 4,12). Jesus é o único Caminho para sairmos da nossa miséria, da derrota e da escravidão (Jo 14,6). Ele é o único Caminho para a vitória sobre a nossa natureza decaída, sobre Satanás e sobre o mundo (Jo 14,6).

Nós recebemos uma nova natureza e uma nova vida em Cristo quando somos batizados. Para viver ‘através d’Ele, com Ele, e n’Ele’ nós precisamos viver o nosso Batismo “… com toda [nossa] alma, de todo [nosso] entendimento, e com toda a [nossa]força.” (Mc 12,30). Assim sendo, que nós renovemos novamente nossas promessas batismais. Rejeite a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas promessas vãs. Creia em Deus Pai através do Filho e do Espírito Santo. Viva totalmente o seu Batismo em Jesus (Rm 6,3). Seja livre e vitorioso(a).

Oração: Pai, que eu tenha “… uma maior compreensão e vivência das imensas e extraordinárias riquezas e da responsabilidade do Batismo recebido …” (Christifideles Laici, 61 – Papa São João Paulo II).

Promessa:Com efeito, enquanto te diriges com teu adversário em busca do magistrado, esforça-te por entrar em acordo com ele no caminho, para que ele não te arraste perante o juiz …” (Lc 12,58)

Louvor: Jorge se viu livre do vício das drogas para uma nova vida em Cristo.

26/10/2019 -Limites Podem Significar "Salvação"

Sábado, 26 de outubro de 2019

Rm 8,1-11

Sl 24(23),1-6

Lc 13,1-9

 LIMITES PODEM SIGNIFICAR “SALVAÇÃO”

Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa-a ainda este ano para que eu cave ao redor e coloque adubo. Depois, talvez, dê frutos … Caso contrário, tu a cortarás’.” (Lc 13,8.9)

O Senhor declara claramente que Ele espera que nós produzamos frutos, que sejam abundantes (Jo 15,5) e permanentes (Jo 15,16). Ele nos deu tudo o que precisamos para produzir os frutos do Espírito, os frutos da santidade (Gl 5,22.23) e o fruto da evangelização.

Se nós formos verdadeiramente santos(as), então evangelizaremos efetivamente. O Senhor é paciente para conosco. Ele não espera que venhamos a produzir frutos noite e dia (Mc 4,27), porém Ele não vai esperar pelos nossos frutos eternamente. Por exemplo, algumas vezes o Senhor coloca um limite de mais um ano (Lc 13,8). Se nós não aceitarmos a Sua graça de produzirmos frutos dentro de um ano, então esse limite se tornará literalmente a nossa morte espiritual. Todavia, o desejo de Deus é que esse limite se torne uma salvação – um tempo de vida plena e frutificante.

Nós produzimos frutos:

– permanecendo com Jesus (Jo 15,5),

– nos arrependendo e sendo podados(as) (Jo 15,2),

– permitindo que nosso solo seja cuidado (Lc 13,8) por Deus Pai, o Vinhateiro (Jo 15,1),

– permitindo ser fertilizados(as) (Lc 13,8) pela “… educação do Senhor …” (Hb 12,5), e

– pelo poder do Espírito Santo (At 1,8).

Produza frutos para o Senhor. O tempo está passando. O limite de Deus será a sua salvação?

Oração: Pai, que eu Te ame tanto a Ti e às pessoas que não admita produzir nada menos que o máximo de frutos possível.

Promessa:Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1)

Louvor: Depois de criar um filho, Maria tornou a se casar e adotou mais quatro crianças pela graça de Deus.

27/10/2019 -Humilde, Eu Estou com Você

Domingo, 27 de outubro de 2019

30º Domingo do Tempo Comum

Eclo 35,15-17.20-22

Sl 34(33),2.3.17-19.23

2Tm 4,6-8.16-18

Lc 18,9-14

 HUMILDE, EU ESTOU COM VOCÊ

A oração do humilde penetra as nuvens e, enquanto não chega lá, ele não se consola.” (Eclo 35,17)

Nuvens podem ser um sinal da presença de Deus ou, figurativamente falando, uma barreira nos impedindo de nos conectar com Deus. As nuvens não representam problema para a oração do humilde, pois suas orações trespassam as nuvens.

Nós podemos considerar que a oração de muitas pessoas não está se conectando com Deus, pois muitas pessoas oram com pouca frequência. Se elas estão se conectando, provavelmente serão encorajadas a orar sempre (Lc 18,1). Quem quer continuar ligando para um número de telefone com o qual raramente consegue se conectar? Muitos(as) de nós precisamos ser não somente humildes, mas também nos conectarmos e orar mais.

Sinais de não estarmos sendo humildes são:

– não perdoar (Mt 6,15),

– não procurar a Confissão frequentemente,

– não nos submetermos à autoridade do Senhor através da Igreja (Hb 13,17),

– nos concentrarmos em nós mesmos (Lc 18,11.12),

– nos compararmos com os(as) outros(as) (Lc 18,11),

– não lavar os pés dos outros através do serviço a eles (Jo 13,14.15), e

– tentar viver uma vida em função de ter muita influência e conforto.

Jesus é humilde – da manjedoura em Belém à cruz no Calvário, até à aparência como pão e vinho na Eucaristia. Seja como o humilde Jesus e suas orações trespassarão as nuvens.

Oração: Pai, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso (Mt 11,29).

Promessa:O Senhor me libertará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celeste. A ele a glória pelos séculos dos séculos! Amém!” (2Tm 4,18)

Louvor:A este Jesus Deus o ressuscitou, e disto nós somos testemunhas.” (At 2,32). Aleluia!

 

28/10/2019 -Missão de Transmitir

Segunda-feira, 28 de outubro de 2019 

 São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos

Ef 2,19-22Sl 19(18),2-5

Lc 6,12-19

 MISSÃO DE TRANSMITIR

Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos.” (Lc 6,13)

Recentemente, um bispo foi ordenado pela Igreja. Mais tarde ele contou às pessoas que havia chorado lágrimas de alegria quando as mãos foram impostas sobre ele. Ele falou da reverência que sentiu ao perceber que as mãos impostas sobre sua cabeça traçavam uma cadeia de sucessão inquebrável até o primeiro chamado de Jesus aos Seus apóstolos.

O Senhor renova a face da Igreja (Sl 104,30) através dos apóstolos e dos seus sucessores, os bispos. A Igreja está alicerçada “… sobre o fundamento dos apóstolos …” (Ef 2,20; Ap 21,14). Jesus age através dos apóstolos e dos seus sucessores, os bispos – e Ele nos assegura que, se nós os ouvirmos, o ouviremos a Ele (Lc 10,16). Porém, se nós desprezarmos ou ignorarmos o ensinamento do magistério da Igreja, nós estaremos rejeitando e ignorando ao próprio Jesus e a Deus Pai (Lc 10,16).

Você conhece os ensinamentos da Igreja? Você alguma vez estudou o Catecismo da Igreja Católica ou a Bíblia? Tire vantagem da graça desse dia de festa apostólica. Ouça aqueles que continuam a exercer o ministério de formação de Jesus (Lc 10,16). Decida-se hoje a ler diariamente a Bíblia, o livro da Igreja. Decida-se hoje a estudar o Catecismo. Seja edificado(a) na Igreja apostólica e seja “… uma habitação de Deus, no Espírito.” (Ef 2,22)

Oração: Jesus, eu Te agradeço pelo privilégio de Te ouvir. Que eu possa Te ouvir como Tu queres ser ouvido: através do ensinamento e da autoridade daqueles que Tu enviares.

Promessa:Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)

Louvor: São Judas também foi chamado de Tadeu nome Aramaico para “sábio”.

 

29/10/2019 -Segundo Através de Sinais de Esperança?

Terça-feira, 29 de outubro de 2019

 Rm 8,18-25

Sl 126(125),1-

Lc 13,18-21

 SEGUINDO ATRAVÉS DE SINAIS DE ESPERANÇA?

E se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos.” (Rm 8,25)

Uma lenta espera pode aumentar ou quebrar a nossa esperança. Nós podemos reagir aumentando a nossa amargura e perdendo a esperança. “A esperança que tarda deixa doente o coração …” (Pr 13,12). Por exemplo, um homem esteve doente durante trinta e oito anos (Jo 5,5 ss). Apesar dele se colocar diariamente com esperança ao lado da piscina com água que curava, ele não esperava ser curado. Quando Jesus foi até ele, ele apresentou desculpas ao invés de expectativa (Jo 5,7). Ele construíra sua vida em torno de prosseguir através de sinais de esperança, mas “… sem esperança …” (Ef 2,12)

Alternativamente, nós podemos usar um período de espera longo e difícil para crescer na esperança e nos sentir melhores ao invés de amargurados. “… Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança uma virtude comprovada, a virtude comprovada a esperança.” (Rm 5,3.4). Ao invés de romper a nossa esperança, as dificuldades e o longo tempo sem uma mudança fazem com que a esperança seja mantida com perseverança (Rm 8 24.25). Simeão (Lc 2,25 ss) e Ana (Lc 2,36 ss) usaram o longo período de espera para crescer de um modo melhor, não doloroso. Ao invés de seguirem através de resoluções baseadas em expectativas, eles devotaram seus corações a Deus e permaneceram cheios de esperança.

Por que situação você tem esperado e orado por um longo tempo? Você tem seguido os sinais das orações por essas intenções sem ter tido a real esperança de que o Senhor está respondendo a elas? Assim como o crescimento de um grão de mostarda, algumas vezes as coisas no reino de Deus levam algum tempo para se realizar. Peça a Deus por um aumento em sua esperança. Como Simeão e Ana, diga “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Oração: Jesus, “… esperança da glória.” (Cl 1,27), encoraja-me quando eu perder a esperança (Eclo 17,19). Que eu “… [sirva] ao Senhor, [alegrando-me] na esperança, perseverando na tribulação, [assíduo] na oração.” (Rm 12,11.12).

Promessa:Pois nossa salvação é objeto de esperança …” (Rm 8,24)

Louvor: O casamento de Carlos e Marília foi salvo quando eles desistiram de seus próprios desejos e entregaram tudo nas mãos do Senhor.

 

30/10/2019 -Você está Salvo(a) ?

Quarta-feira, 30 de outubro de 2019

 Rm 8,26-30

Sl 13(12),4-6

Lc 13,22-30

 VOCÊ ESTÁ SALVO(A)?

E alguém lhe perguntou: ‘Senhor, é pequeno o número dos que se salvam?’.” (Lc 13,23)

A pergunta acima, feita a Jesus, é tendenciosa por usar a expressão ‘pequeno’. Ainda hoje essa pergunta continuaria sendo tendenciosa: ‘Senhor, não iremos quase todos nós para o céu?’ Jesus respondeu à pergunta original não dizendo que somente poucas pessoas iriam ser salvas, mas Ele certamente não nos deu nenhuma razão para presumir que quase todas seriam salvas. Jesus respondeu: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão.” (Lc 13,24). Isso parece significar que muitas pessoas estão no inferno.

Todavia Jesus “… quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4). A morte redentora de Jesus não ocorreu em vão. Ele transformou e irá transformar os mais duros corações. Por causa da Sua graça, do Seu amor e da Sua misericórdia, nós podemos ter a‘bendita segurança’ da nossa salvação a despeito da nossa resistência ao arrependimento e à conversão. Entretanto, não existe essa coisa de ‘bendita presunção’.

Nós podemos ‘ser contados(as)’ entre os anjos celestiais vivendo o nosso Batismo. Isso implica em rejeitarmos totalmente a Satanás e amar ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo de todo o nosso coração, nossa alma e a nossa força (Lc 10,27). Aceite Jesus como Senhor, Salvador e seu Deus nos Seus termos agora mesmo. Entregue-se totalmente ao Senhor. Seja salvo(a).

Oração: Pai, eu confesso com minha boca que Jesus é o Senhor e creio em meu coração que Tu O ressuscitaste dentre os mortos (Rm 10,9).

Promessa:E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.” (Rm 8,28)

Louvor: Maria Isabel disse algumas palavras de encorajamento a uma amiga e descobriu, anos mais tarde, que o que disse havia mudado completamente a vida da sua amiga.

31/10/2019 -Liberdade para Receber Ameaças

Quinta-feira, 31 de outubro de 2019

 Rm 8,31-39

Sl 109(108),21.22.26.27.30.31

Lc 13,31-35

 LIBERDADE PARA RECEBER AMEAÇAS

Depois disto, o que nos resta dizer? Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31)

São Paulo pergunta: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?” (Rm 8,35). Essa não é uma mera pergunta retórica para Paulo. Ele tinha experimentado em primeira mão todos esses perigos e ainda mais (2Cor 11,23-29). Ele sabia com toda certeza que nada poderia separá-lo do amor de Deus (Rm 8,38.39). Este conhecimento seguro do amor pessoal de Deus por ele deu a Paulo a coragem para ser mais do que vencedor (Rm 8,37). Nenhuma ameaça poderia impedir Paulo de realizar sua missão.

Quando os Fariseus disseram a Jesus que Herodes estava tentando matá-Lo (Lc 13,31), isso não foi uma ameaça hipotética. Herodes havia acabado de matar João Batista, e ainda viria também a matar seu próprio filho, que representava uma ameaça ao seu reinado. Jesus, todavia, também estava certo do amor eterno de Seu Pai por Ele. Destemidamente, Jesus prosseguiu o Seu caminho em direção a Jerusalém, a cidade de Herodes (Lc 13,33). Aconteceu que Herodes realmente teve oportunidade de matar Jesus, mas nem isso afetou Jesus (Lc 23,8 ss). Nenhuma ameaça poderia impedir Jesus de realizar a Sua missão.

Nós somos batizados(as) em Jesus e, assim como Paulo, recebemos uma missão dada por Deus. “Não tenhais medo …” (Mt 10,31). Não permita que nenhuma ameaça o(a) impeça de realizar a missão que lhe foi dada por Deus.

Oração: Pai, que eu não seja intimidado(a) (Mt 10,26) por ameaças de modo a me impedirem de Te amar e servir.

Promessa:Pois ele se põe à direita do indigente, para dos juízes salvar a sua vida.” (Sl 109,31)

Louvor: Carolina foi afastada de várias ordens religiosas antes de ingressar na Ordem Terceira Carmelita.