01/02/2020 - Profecia Pura

Sábado, 01 de Fevereiro de 2020                                                                                                                                                                   

2Sm 12,1-7.10-17                       Sl 51(50),12-17                    Mc 4,35-41

PROFECIA PURA

Mas, por teres ultrajado a Iahweh com o teu procedimento, o filho que tiveste morrerá.” (2Sm 12,14)

Nós precisamos de muitas pessoas iguais a Natã e a João Batista para profetizar para uma sociedade revolvendo-se em pecados sexuais. Não costumamos ouvir muitas discussões sobre os pecados do adultério e da prostituição, mas somente daquilo que é chamado de ‘o novo pecado’, contrair doenças sexualmente transmissíveis e gravidezes indesejadas. Ouvíamos também falar sobre a graça de vencer as tentações sexuais. Agora ouvimos sobre preservativos de modo a superar a tentação. Quem irá se posicionar não somente pela pureza, mas também pela sensatez?

Quem irá falar sobre o arrependimento e o compromisso com Jesus? Precisamos de uma educação salvadora ao invés de uma educação sobre sexo seguro. Quem irá amar o suficiente aos adúlteros Davis, Herodes e Herodiades dos dias de hoje de modo a dizer-lhes a verdade? A profecia de Natã foi aceita e Davi se arrependeu (2Sm 12,13). A atitude de João em relação à pureza foi rejeitada, e ele foi decapitado (Mc 6,28).

Não importa se o nosso testemunho profético sobre a pureza é aceito ou rejeitado; nós precisamos amar as pessoas o suficiente para preveni-las da autodestruição do pecado sexual. O único ‘sexo seguro’ é aquele entre um homem e uma mulher no matrimônio. Todas as outras relações sexuais causam um grande dano espiritual e psicológico. Nas relações sexuais, cada um se torna parte e do membro do outro (1Cor 6,15.16). No matrimônio, essa união sexual é adequada. Fora do matrimônio, é uma união que prejudica a essência da pessoa humana. Tão grave quanto o mal causado pela transmissão de doenças através do sexo, é que esse mal não é menos grave, que o dano espiritual causado pela fornicação e pelo adultério (1Cor 6,18). Nós precisamos nos arrepender, sermos puros, e profetizar pela pureza.

Oração: Pai, torna-me puro(a) e profético(a).

Promessa:… Quem é este a quem até o vento e o mar obedecem?” (Mc 4,41)

Louvor: Por causa do exemplo recebido do consagrado matrimônio de seus pais, Cristina decidiu viver para Jesus, o Noivo e, escolheu a vocação de se tornar uma irmã de vida religiosa consagrada.

 

02/02/2020 - Duas Apresentações

Domingo, 02 de Fevereiro de 2020 – Apresentação do Senhor                                     

Ml 3,1-4                     Sl 24(23),7-10              Hb 2,14-18                Lc 2,22-40

 DUAS APRESENTAÇÕES

Maria e José “… levaram [Jesus] a Jerusalém a fim de apresentá-lo ao Senhor.” (Lc 2,22)

O costume dos Judeus de apresentar o filho primogénito ao Senhor é originado pelo conceito que a criança pertence verdadeiramente a Deus. De acordo com lei de Moisés, o marido e a esposa apresentam seu(sua) filho(a) recém-nascido(a) ao Senhor, reconhecendo desse modo que Deus é o Autor e Proprietário da vida daquela criança (Ex 13,2; Lv 12,6-8). Junto com a apresentação da criança, o casal também apresenta um sacrifício, como que um pagamento, neste caso um par de rolas, e Deus devolve a criança aos cuidados de seus pais.

Existe uma segunda apresentação na vida de Jesus. Jesus apresenta toda a humanidade a Deus, Aquele que é verdadeiramente o Proprietário da cada vida humana. Como sacrifício, Jesus apresenta-se a Si mesmo como pagamento pela humanidade e por todos os seus pecados e transgressões contra Deus. O Pai aceita esse sacrifício, porque Jesus ofereceu um sacrifício de valor infinito (Fl 2,6-11). Afinal de contas, Deus está recebendo um sacrifício adequado à Sua dignidade e majestade.

Desse modo, uma vez que nós fomos comprados pelo sangue de Jesus crucificado, que nós apresentemos toda a nossa vida a Deus como um sacrifício vivo nesta festa da Apresentação do Senhor (Rm 12,1.2). Que nós entreguemos a Ele todos os nossos pensamentos, desejos, forças, corações, vidas e ações. Apresente a si mesmo(a) diante do altar de Deus com gratidão e amor.

Oração: Pai, quando Tu olhares para mim, peço que vejas o sangue de Jesus, meu Salvador, como preço do meu resgate. Eu me apresento a Ti como membro do Corpo do Teu Filho.

Promessa:Convinha, por isso, que em tudo [Jesus] se tornasse semelhante aos irmãos, para ser, em relação a Deus, um sumo sacerdote misericordioso e fiel, para expiar assim os pecados do povo.” (Hb 2,17)

Louvor: Eu vos agradeço, São José e Maria Santíssima, pelo vosso exemplo fiel. Mesmo na pobreza, fostes obedientes à lei de Moisés (Lv 12,8).

 

03/02/2020 - Deixado(a) para Trás

Segunda-feira, 03 de Fevereiro de 2020 – São Brás , Santo Oscar

2Sm 15,13.14.30; 16,5-13                Sl 3,2-7                      Mc 5,1-20

 DEIXADO(A) PARA TRÁS

… Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia.” (Mc 5,19)

Jesus foi convidado a deixar o território Geraseno. Mas deixou lá uma parte d’Ele – o homem que havia sido libertado dos demônios que o possuíam (Mc 5,18.19). Esse homem libertado foi o único entre os que viviam no território Geraseno que queria Jesus na sua vida. Ele rogou a Jesus que deixasse que ele O acompanhasse onde quer que fosse. Jesus não atendeu ao seu pedido. Ao invés disso, mandou-o de volta ao território do qual acabara de ser expulso. Ele atribuiu ao homem a tarefa de testemunhar para sua família tudo o que o Senhor havia realizado em sua vida. “Então [o homem] partiu e começou a proclamar na Decápole o quanto Jesus fizera por ele. E todos ficaram espantados.” (Mc 5,20). O homem provavelmente testemunhou junto à sua família e depois na Decápole! Jesus certamente percebeu que o alcance do testemunho daquele homem tornaria possível a divulgação da Boa Nova, o que não havia sido permitido a Ele.

Jesus ainda não foi bem recebido em sua família? Temas religiosos são assuntos proibidos de serem falados com os seus entes queridos? Esse pode ser o caso, de Jesus ter deixado você para atrás, perto dos membros da sua família, para testemunhar “… tudo o que o Senhor, na sua misericórdia fez por você” (Mc 5,19). Jesus pode não ser bem recebido na sua família, mas você é bem recebido nas reuniões familiares. Desse modo, proclame o Evangelho em todas as oportunidades; use palavras se necessário. “… Eles retornarão a ti, mas tu não retornarás a eles! … Eles lutarão contra ti, mas nada poderão contra ti, porque eu estou contigo para te salvar e te livrar, oráculo de Iahweh.” (Jr 15,19.20)

Oração: Pai, faz com que eu seja um(a) missionário(a) da Tua misericórdia.

Promessa:Em alta voz eu grito a Iahweh, e ele me responde do seu monte sagrado.” (Sl 3,2)

Louvor: Santo Oscar é conhecido como ‘apóstolo do norte’, especificamente da Escandinávia. Em meio a dificuldades e desapontamentos, ele trabalhou incansavelmente para converter a cultura pagã.

 

04/02/2020 - Dia do Pai

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2020                                                                          

 2Sm 18,9.10.14.24.25.30-19,3                 Sl 86(85),1-6             Mc 5,21-43

DIA DO PAI

… Meu filho Absalão! meu filho! meu filho, Absalão! Porque não morri eu em teu lugar! Absalão, meu filho! meu filho!” (2Sm 19,1)

Davi se lamentou profundamente quando soube da morte do seu filho Absalão, que havia se rebelado contra ele. No entanto, o verdadeiro sofrimento causado por aquele acontecimento é que ele poderia ter sido evitado se Davi tivesse tido um coração aberto para a reconciliação com Absalão poucos anos antes.

Um rompimento havia acontecido na família de Davi. Amnon, filho de Davi, havia violentado Tamar, irmã de Absalão, e sua irmã de sangue. Davi não tomou nenhuma providência para lidar com aquela situação; ele simplesmente “… ficou indignado, mas não quis castigar o seu filho Amnon …” (2Sm 13,21). Será que esse procedimento não se repete nos dias de hoje, quando pais ficam indignados, mas não atacam a raiz do problema? Absalão ficou furioso por seu pai não ter tomado nenhuma atitude quanto ao problema, nem ao menos ter tentado a reconciliação de sua família. Então ele tomou a solução do problema em suas mãos e matou seu meio-irmão Amnon ( 2Sm 13,23-29). Temendo a fúria de seu pai, Absalão fugiu para outro país por três anos. Davi ansiava por se aproximar de Absalão, mas novamente deixou de assumir uma ação prática (2Sm 13,39; e 2Sm 14,13). Absalão finalmente retornou a Jerusalém, mas seu pai Davi não concordou em recebê-lo durante mais dois anos ( 2Sm 14,21-28). Finalmente Absalão foi admitido na presença de seu pai, que simplesmente o beijou, mas novamente nada fez – nenhuma conversa íntima, de pai com seu filho (2Sm 14,33). Essa foi a ‘gota d’água’ para Absalão.

Infelizmente, Davi teve inúmeras chances de promover a reconciliação da sua família, mas nem sequer tentou. Tudo o que restou foi o sofrimento inconsolável pelo seu filho morto, sua família destruída e a perda de vinte mil soldados.

Existe alguma situação hoje em sua família que você possa reconciliar? Jesus indica: “[Assuma] logo uma atitude conciliadora …” (Mt 5,25)

Oração: Senhor, que o coração de pais e mães se voltem para seus filhos e vice-versa (Ml 3,24; Lc 1,17).

Promessa:… a tua fé te salvou …” (Mc 5,34)

Louvor: José ora diariamente pela reconciliação dos seus filhos.

 

05/02/2020 - Senhor, "... Aumenta a Nossa Fé!"

Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2020 – Santa Águeda

2Sm 24,2.9-17                     Sl 32(31),1.2.5-7                  Mc 6,1-6

 SENHOR, “… AUMENTA A NOSSA FÉ!” (Lc 17,5)

E não podia realizar ali nenhum milagre, a não ser algumas curas de enfermos, impondo-lhes as mãos. E admirou-se da incredulidade deles.” (Mc 6,5.6)

Você vai viajar para algum lugar hoje? Eu dirigi meu carro para participar da Missa hoje pela manhã e depois fui para o trabalho. Eu tinha fé que as estradas estariam em boas condições, que nenhuma ponte iria cair. Afinal eram as estradas pelas quais eu teria de passar  e que me levariam aos mesmos locais de sempre.

As pessoas têm fé em coisas mundanas, tais como as estradas. Porém quando se referem ao Deus Todo-Poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo, esta fé está em crise no mundo de hoje. Deus ama tanto o mundo que enviou Seu Filho único para salvar, abençoar, e curar todos os que estão no mundo (Jo 3,16). Porém existe uma epidemia de ceticismo, dúvida, e descrença prevalecendo no mundo. Até mesmo Jesus foi incapaz de realizar o bem em tal ambiente (Mc 6,1-6). Embora Ele pudesse ter soberanamente realizado prodígios, Jesus deseja agir em um ambiente onde exista fé. Nos Evangelhos, muitas vezes Jesus cura e depois diz que a fé da pessoa agiu como catalisador (Mc 5,34).

Jesus nos revela que se nós tivermos fé do tamanho da menor das sementes, nós poderemos mover montanhas (Mt 17,20). São Paulo até mesmo afirma “… a herança vem pela fé …” (Rm 4,16). Assim sendo, peça ao Senhor que mostre a você qualquer falta de fé na sua vida. Arrependa-se profundamente, e peça ao Senhor para aumentar a sua fé (Lc 17,5). O próprio Jesus diz que tudo é possível para aqueles(as) que creem (Mc 9,23).

Oração: Pai, que Jesus possa habitar no meu coração pela fé (Ef 3,17).

Promessa:… eu disse: ‘Vou a Iahweh confessar a minha iniquidade!’ E tu absolveste a minha iniquidade, perdoaste o meu pecado.” (Sl 32,5)

Louvor: Santa Águeda é venerada como uma virgem mártir da Igreja primitiva. Ela foi martirizada no ano de 251, durante a perseguição do Imperador Décio. Ela manteve sua fé apesar de torturada cruelmente.

 

06/02/2020 - Uma Vida Espetacular

Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 2020 – São Paulo Miki e Companheiros                                         

1Rs 2,1-4.10-12                        1Cr 29,10-12                        Mc 6,7-13

UMA VIDA ESPETACULAR

Vou seguir o caminho de todos …” (1Rs 2,2)

Na leitura da Missa de hoje, é apresentada a morte do Rei Davi. Um breve sumário da vida de Davi poderia ser lido dessa forma:

– a coragem de Davi foi espetacular (1Sm 17,34-39).

– os triunfos de Davi foram espetaculares (1Rs 17,49-51).

– os pecados de Davi foram também espetaculares (2Sm 11,2-24; 2Sm 24,2-26).

– o arrependimento de Davi foi espetacular ( l 51,3-21).

– o louvor de Davi foi espetacular (2Sm 6,14, bem como todos os salmos de louvor que ele escreveu).

– as Escrituras mencionam o Senhor fazendo um resumo sobre Davi, um resumo que todos nós desejaríamos ter: “… Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração que em tudo fará a minha vontade.” (At 13,22; 1Sm 13,14)

Nós podemos viver uma vida mundana, que não seja tão espetacular. Contudo, nós somos filhos(as) batizados(as) de Deus. E desse modo, nós somos maiores do que Davi (Mt 11,11) e, como filhos(as) amados(as) de Deus, somos mais do que vencedores em Jesus (Rm 8,37). O Espírito de Deus precipitou-se sobre Davi (1Sm 16,13), mas Davi não assumiu a totalidade do Espírito, nem recebeu os Sacramentos, o conhecimento salvador de Jesus, ou as grandes bênçãos da Igreja. Que nós possamos nos arrepender como Davi o fez (Sl 51,3-21), dançar como Davi dançou (2Sm 6,14), e sermos homens e mulheres segundo o coração de Deus, e que cumpramos toda a Sua vontade.

Oração:Ó Deus, cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito.” (Sl 51,12)

Promessa:[Os apóstolos] expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,13)

Louvor: São Paulo Miki e os seus companheiros foram espetaculares em seu testemunho e em seu martírio. São Paulo declarou: ‘A única razão da minha morte foi eu ter ensinado a doutrina de Cristo’.

 

 

07/02/2020 - Orgulho, o Maior de Todos os Pecados

Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2020              

Eclo 47,2-13               Sl 18(17),31.47.50.51                Mc 6,14,29

 ORGULHO: O MAIOR DE TODOS OS PECADOS

E o rei Herodes ouviu falar dele. Com efeito, seu nome se tronara célebre …” (Mc 6,14)

O rei Herodes ouviu falar sobre Jesus. Essa poderia ter sido a oportunidade para Herodes crer em Jesus (Rm 10,17) e ser salvo da autodestruição. No entanto, Herodes assumiu a conclusão errada que Jesus era na verdade João Batista, que havia ressuscitado dentre os mortos (Mc 6,16). Possivelmente Herodes estava propenso a crer nessa inverdade porque carregava a culpa de ter assassinado João de modo a manter a sua postura diante dos convidados da sua festa de aniversário (Mc 6,26). Herodes mandou matar João por causa do seu orgulho, e isso levou-o a se perder em outras situações.

Herodes teve uma excepcional oportunidade de encontrar e amar a Jesus pouco antes de Sua crucificação e morte. Contudo, Herodes ainda estava mergulhado no seu egocentrismo. Ele tentou usar Jesus como um joguete em sua postura orgulhosa (Lc 23,8.11). Jesus não tomou parte em seu jogo e se recusou a responder a Herodes (Lc 23,9). Ele esteve diante de Jesus pouco antes da Sua crucificação e morte, mas não houve comunicação entre eles por causa do orgulho de Herodes.

Jesus se tornou homem, morreu na cruz, e ressuscitou dentre os mortos para ter um relacionamento profundo e pessoal com você para todo o sempre. Você irá aceitar, amar, e louvar a Jesus nos Seus termos, ou será condenado(a) para sempre por causa do seu orgulho?

Oração: Pai, que eu aprenda de Jesus a ser “… manso e humilde de coração …” (Mt 11,29)

Promessa:O Senhor apagou as suas faltas, elevou o seu poder para sempre, concedeu-lhe uma aliança real, um trono glorioso em Israel.” (Eclo 47,11)

Louvor: Todas as noites, Alberto reza o rosário com sua esposa e filhos.

 

08/02/2020 - Fazendo a Vontade de Deus egoistamente?

Sábado, 08 de Fevereiro de 2020 – São Jerônimo Emiliani – Santa Josefina Bakhita

 1Rs 3,4-13                            Sl 119(118),9-14                 Mc 6,30-34

 FAZENDO A VONTADE DE DEUS EGOISTAMENTE?

Dá, pois, ao teu servo um coração que escuta para governar teu povo e para discernir entre o bem e o mal …” (1Rs 3,9)

Uma pessoa decide viver sua vida Cristã quando opta por fazer a vontade de Deus ao invés da sua própria vontade (Mt 26,39). Salomão prefigurou isso quando procurou o coração e a vontade de Deus ao invés de seu próprio bem estar, prosperidade, e vitória (1Rs 3,11-14).

Uma vez que decidimos fazer a vontade de Deus e ficarmos envolvidos(as) na vida de Deus, nós, como seres humanos, natural e corretamente, desenvolvemos um senso de pertencimento e propriedade. Nosso serviço para o Senhor se torna não somente a vontade de Deus, mas também a nossa própria vontade (At 15,28). Não obstante, nós podemos querer assumir o controle de realizar a vontade de Deus e acabar caindo na discreta tentação de considerar a vontade de Deus primeiramente como a nossa vontade, e depois como Sua vontade. E desse modo, apesar de estarmos tecnicamente realizando a vontade Deus, nós estamos fazendo mais por nós mesmos do que por Ele. Nós estaremos então fazendo a vontade de Deus com uma motivação errada.

Para verificar se isso está ocorrendo, o Senhor traz interrupções para as nossas vidas. Iremos nós interromper o desejo de Deus em realizar alguma coisa, que de repente se manifeste como Sua vontade? Quando nós percebemos a vontade de Deus em realizar alguma coisa e nos apropriamos dela para nós mesmos(as), temos grande dificuldade em realizá-la quando Deus nos interrompe, mas essa transição é relativamente indolor para aqueles(as) que estão fazendo a vontade de Deus, primeiramente por ser a Sua vontade. Por exemplo, Jesus estava fazendo a vontade do Pai quando chamou Seus apóstolos para descansar e orar (Mc 6,31), mas o Pai tinha outros planos. Jesus fez a transição suavemente e ensinou muitas coisas à multidão (Mc 6,34).

Verifique as situações que são apresentadas como distração divina. Você está fazendo a vontade de Deus primeiramente por ser a vontade d’Ele ou por ser a sua própria vontade?

Oração: Pai, meu alimento é fazer a Tua vontade (Jo 4,34). Alimente-me.

Promessa:Eu te busco de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos.” (Sl 119,10)

Louvor: Santa Josefina foi vendida como escrava no Sudão. Uma vez libertada, tornou-se uma freira Católica.

 

 

 

09/02/2020 - Os Meios de Cura de Deus

Domingo, 09 de Fevereiro de 2020 – 5º Domingo do Tempo Comum                                                  

Is 58,7-10                  Sl 112(111),4-9                   1Cor 2,1-5                 Mt 5,13-16

 OS MEIOS DE CURA DE DEUS

… a cura das tuas feridas se operará rapidamente …”(Sl 58,8)

Em um mundo de sofrimento, dor e quebrantamento, o Senhor faz a surpreendente promessa de uma rápida cura. Esta promessa, como muitas outras promessas do Senhor, é precedida e seguida de várias orientações. O Senhor nos manda jejuar com a atitude correta de modo a servir às necessidades básicas dos pobres (Is 58,6.7). Então Ele irá cumprir várias promessas, se nós estivermos desejando responder às Suas graças pela obediência aos mandamentos adicionais relativos a fazer justiça (Is 58,9-12).

Quando estamos doentes, nossa tendência é querer que Deus nos cure de modo que possamos retornar ao nosso estilo de vida, o qual, pode ter contribuído para a nossa doença. No entanto, o Senhor quer que a nossa cura seja o centro de um maior desenvolvimento em nossa vida, baseado no arrependimento, no amor, na justiça e na misericórdia.

Você aceitará ser curado(a) nos termos do Senhor? Você permitirá que Ele seja o Senhor da sua cura e o Senhor da sua vida? Você permitirá que o Senhor derrube e reconstrua sua vida através da cura? Sua cura será dependente do Senhor, O Curador? (Mc 2,1-12).

Oração: Pai, eu me arrependo de ter feito do meu estilo de vida um ídolo. Eu aceito Jesus como meu Senhor.

Promessa:Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2)

Louvor:O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, suspendendo-o no madeiro.” (At 5,30). Aleluia!

 

 

 

 

10/02/2020 - A Escola da Obediência

Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2020 – Santa Escolástica

 1Rs 1-7.9-13                         Sl 132(131),6-10                 Mc 6,53-56

 A ESCOLA DA OBEDIÊNCIA

Em todos os lugares onde entrava, nos povoados, nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças rogando que lhes permitisse ao menos tocar a orla de sua veste. E todos os que o tocavam ficavam curados.” (Mc 6,56)

Tocar na orla do manto de Jesus era tocar em um sacramental, um sinal da graça de Deus, “… e vendo-a vos lembrareis de todos os mandamentos de Iahweh. E os poreis em prática, sem jamais seguir os desejos do vosso coração e dos vossos olhos, que vos têm levado a vos prostituir.” (Nm 15,39). Como Cristãos(ãs) Católicos(as) batizados(as), nós podemos não somente tocar em um sacramental, mas também receber o Sacramento da Eucaristia, o Corpo e Sangue de Deus.

Portanto, pode parecer que os(as) Cristãos(ãs) Católicos(as) seriam curados(as) em grande número quando recebem a Santa Comunhão. De fato, a Igreja nos leva a orar imediatamente antes de receber a Comunhão: ‘Dizei uma só palavra e minha alma será salva’. Como esperado, muitas pessoas são curadas através da Santa Comunhão, mas isso não significa dizer que o número de pessoas curadas em muitas partes do mundo seja tão grande quanto poderia ser razoavelmente esperado, considerando o infinito poder de cura do Senhor. Nós estamos obedecendo a Palavra do Senhor de modo a sermos curados(as)?

Na nossa cultura humanística secular e no nosso Cristianismo morno tão presente nos dias de hoje, o verdadeiro conceito de obediência pode ter se desgastado. A obediência significa para nós a mesma coisa que significa para o Senhor? Como Jesus, nós aprendemos a obediência pelo nosso sofrimento? (Hb 5,8). Estamos nós matriculados na escola da obediência? Peça ao Senhor que você possa aprender a Sua obediência e desse modo tocar o Senhor e receber a Sua cura.

Oração: Pai, renova minha mente de modo que eu “… [possa] discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,2)

Promessa:Sim, eu construí para ti uma morada, uma residência em que habitas para sempre.” (1Rs 8,13)

Louvor: Santa Escolástica e seu irmão gêmeo, Bento, foram ambos obedientes à vontade de Deus e fundaram ordens religiosas.

 

 

 

 

11/02/2020 - Tenha Coração

Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2020 – Nossa Senhora de Lourdes                                                                                         

1Rs 8,22.23.27-30                           Sl 84(83),3-5.10.11                         Mc 7,1-13

 TENHA CORAÇÃO

… o seu coração está longe de mim.” (Mc 7,6)

Alguma vez você amou alguém que não queria saber que você existia? Você tenta ser bom(boa) para ela(e), mesmo se ela(e) lhe dá atenção somente com o propósito de obter algo de você. Jesus ama incondicionalmente a toda a humanidade, e é isso que Ele espera receber como retorno. Muitos(as) se voltam para Jesus para satisfazer a uma necessidade, mas seus corações estão longe d’Ele (Mc 7,6). O Senhor deseja verdadeiramente prover todas as nossas necessidades (Fl 4,19; Mt 6,30; 7,7-11). Porém, Ele deseja estabelecer conosco um relacionamento de amor mútuo, ao invés de algo como um caixa eletrônico.

O salmista, no salmo responsorial de hoje, ataca essa atitude egoísta. Ele preferiria viver na pobreza dos átrios da casa do Senhor do que viver com conforto sem Ele (Sl 84,11). Quanta alegria esse tipo de amor deve dar ao Senhor!

Está tudo no coração. “Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 12,34). O seu coração está concentrado em satisfazer as suas necessidades ou em confiar no Senhor para satisfazê-las? Peça a Jesus para lhe dar “…um coração novo …” (Ez 36,26), e deixe que o seu coração habite no coração d’Ele. Que o seu amor por Jesus leve alegria ao Seu coração.

Oração: Jesus, derrama o Teu amor em meu coração (Rm 5,5). ‘Sagrado Coração de Jesus, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!’.

Promessa:… Iahweh, Deus de Israel! Não existe nenhum Deus semelhante a ti em cima nos céus, nem cá embaixo sobre a terra; a ti, que és fiel à Aliança e conservas a benevolência para com teus servos, quando caminham de todo o coração diante de ti.” (1Rs 8,23)

Louvor: Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

 

 

 

 

 

12/02/2020 - Homens e Mulheres Sábios(as) ainda O Procuram

Quarta-feira, 12 de Fevereiro de 2020                                               

 1Rs 10,1-10                          Sl 37(36),5.6.30.31.39.40                          Mc 7,14-23

 HOMENS E MULHERES SÁBIOS(AS) AINDA O PROCURAM

 “A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e veio pô-lo à prova por meio de enigmas. Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva …” (1Rs 10,1.2)

Jesus deu testemunho que a rainha de Sabá, isto é, “a Rainha do Sul … veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão.” (Mt 12,42). Ela tinha um grande desejo de ouvir a sabedoria de Israel transmitida através de Salomão (2Cr 9,1.2). Ela voluntariamente se submeteu aos rigores, dificuldades, e custos de uma viagem longa em um mundo árido e milenar para encontrar toda aquela sabedoria (2Rs 10,1-7). Jesus aprovou sua busca, e deduziu que ela “… se levantará no Julgamento …” e encontrará a vida eterna (Lc 11,31). Isaias profetizou que “… todos virão de Sabá trazendo ouro e incenso e proclamando os louvores de Iahweh.” (Is 60,6). Com o espírito da sua rainha, o povo de Sabá percorreu um longo caminho buscando a sabedoria de Deus e trazendo presentes para Ele.

Mais tarde, um outro grupo de viajantes do Oriente buscou o Senhor e a Sua sabedoria, e trouxe presentes de ouro, incenso e mirra (Mt 2,11). Eles também buscavam o Senhor com o espírito da rainha de Sabá. Eles são conhecidos hoje como ‘os reis magos’. A sua verdadeira sabedoria veio não do seu QI, mas em razão deles serem sábios o suficiente para buscar a Deus, não importando as dificuldades da jornada.

Esses peregrinos não se pouparam de nenhum desconforto na busca de Deus e de Sua sabedoria. Eles encontraram o que haviam procurado (Mt 7,7). Por comparação, o quanto você deseja a sabedoria de Deus? Para buscar a sabedoria de Deus nos dias de hoje, nós precisamos somente nos recolher em nossas casas e lermos a Bíblia ou procurarmos uma Igreja e participarmos da Missa. Será que nós pagaremos o preço de buscar a Deus como eles o fizeram? Como Jesus comentou, esses viajantes se levantarão junto de nós no Julgamento. Com Jesus, eles irão julgar outras pessoas (Lc 11,31.32). Como eles irão julgar você?

Oração: Pai, que eu faça qualquer coisa para adquirir sabedoria (Pr 4,7).

Promessa:Entrega teu caminho a Iahweh, confia nele, e ele agirá.’” (Sl 37,5)

Louvor: Silvio e Maria começaram a orar juntos pedindo Sabedoria e nesse processo o Senhor renovou seu matrimônio.

 

 

 

 

 

13/02/2020 - Desejoso ou Irresponsável?

Quinta-feira, 13 de Fevereiro de 2020

1Rs 11,4-13                        Sl 106(105),3.4.35-37.40                        Mc 7,24-30

 DESEJOSO OU IRRESPONSÁVEL?

… Iahweh disse a Salomão: ‘Já que procedeste assim’ …” (1Rs 11,11)

Salomão teve um grande começo no seguimento do Senhor. Na sua juventude, Deus presenteou a Salomão com a chance de ter tudo o que ele quisesse (1Rs 3,5-9). Salomão escolheu a sabedoria, de modo a governar o povo de Deus com compreensão e justiça. Deus se agradou com a escolha de Salomão (1Rs 3,10).

Com o passar do tempo, contudo, Salomão usou seu poder concedido por Deus para satisfazer seus próprios desejos irresponsáveis ao invés do cumprimento dos desejos de Deus. Ele se deixou levar tanto pela luxúria e pela idolatria que seu coração se afastou do Senhor. Salomão não queria mais a Deus, e assim ele mesmo se privou de seu reinado (1Rs 11,11).

Um dia de infidelidade e irresponsabilidade leva ao pecado no dia seguinte. Depois de pouco tempo, o coração de Salomão estava muito longe do Senhor. Salomão quis a infidelidade (1Rs 11,11), e as amargas consequência da infidelidade foi o que ele obteve (Rm 6,23).

A fidelidade a Deus consiste na procura diária por Deus, pelo Seu caminho de justiça e retidão, e pelo Seu reino (Mt 6,33). A cada dia nós, Cristãos(ãs), precisamos tomar as nossas cruzes, negar a nós mesmos(as), e seguir a Jesus (Lc 9,23). Se nós quisermos a Deus, nós podemos encontrá-Lo (Jr 29,13.14). Ele está sempre nos buscando e esperando que nós O queiramos.

Oração: Pai, que eu seja fiel aos Teus ensinamentos, e que eu nunca me separe de Ti.

Promessa:Feliz quem observa o direito e pratica a justiça em todo o tempo!” (Sl 106,3)

Louvor: Depois de visitar uma Igreja Católica, Sheila compreendeu que ela queria ser Católica. Procurou fazer a catequese, e agora se alegra em receber sempre a Santa Comunhão.

 

 

 

 

14/02/2020 - A Cura através do Batismo

Sexta-feira,14 de Fevereiro de 2020 – São Cirilo e São Metódio

 1Rs 11,29-32; 12,19                      Sl 81(80),10-15                    Mc 7,31-37

  A CURA ATRAVÉS DO BATISMO

Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: ‘Ele tem feito tudo bem; faz tanto os surdos ouvirem como os mudos falarem’.” (Mc 7,37)

Jesus curava as pessoas fisicamente como um sinal da cura espiritual promovida nessas pessoas. Ele abriu os ouvidos dos surdos e soltou a língua dos mudos como um sinal de que Ele abriria nossos ouvidos de modo a termos uma maior fé e abriria as nossas bocas para proclamarmos essa fé (Mc 7,35).

A nossa surdez espiritual, insensibilidade, cegueira e paralisia, são potencialmente condenatórias. Nós vivemos em uma condição de potencial devastação espiritual. Todavia, Jesus é a nossa Esperança, a nossa única Esperança, e o Seu ministério de cura contínua comprova essa esperança e indica o seu cumprimento no sacramento do Batismo.

A cura acompanha a proclamação do Evangelho, levando à fé e ao Batismo (Mc 16,16-18). Então o Batismo nos leva a receber e a oferecer o ministério de cura de Jesus, que posteriormente nos leva a participar do ministério da esperança de ver Jesus levando outras pessoas à fé, à salvação, e ao Batismo.

No Batismo, nós fazemos a oração de Jesus “… Effatha, que quer dizer ‘Abre-te!’.” (Mc 7,34). Essa é abertura definitiva. Os batizados têm ouvidos, bocas, olhos e corações espiritualmente abertos. Que a cura possa acontecer no Batismo e através dele.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para guiar-me mais profundamente dentro do mistério do Batismo.

Promessa: Jesus, “levando-o a sós para longe da multidão, colocou os dedos nas orelhas dele e, com saliva, tocou-lhe a língua. Depois, levantando os olhos para o céu, gemeu, e disse Effatha, que quer dizer ‘Abre-te!’.” (Mc 7,33.34)

Louvor: São Cirilo e São Metódio eram irmãos e foram grandes missionários junto ao povo Eslavo no Leste Europeu. São Cirilo devotadamente traduziu a Bíblia e textos litúrgico para a língua eslava.

 

 

 

 

 

15/02/2020 - O Quanto Religioso você é?

Sábado, 15 de Fevereiro de 2020                    

1Rs 12,26-32; 13,33.34                 Sl 106(105),6.7.19-22                             Mc 8,1-10

 O QUANTO RELIGIOSO(A) VOCÊ É?

Jeroboão refletiu consigo mesmo: ‘Desse jeito, o reino pode voltar à casa de Davi. Se este povo continua subindo ao Templo de Iahweh, em Jerusalém, para oferecer sacrifícios, o coração do povo se voltará para seu senhor, Roboão, rei de Judá e matar-me-ão’.” (1Rs 12,26.27)

Jeroboão percebeu que a religião é parte da natureza humana. Portanto, os seres humanos precisam ser religiosos. A única e importante questão é: Nós estamos comprometidos(as) com a única religião verdadeira, ou somos envolvidos(as) pelas milhares de falsas religiões? Algumas pessoas pensam que podem provar que Jeroboão estava errado: elas dizem que não precisam de religião. No entanto, elas acabam substituindo Deus por elas mesmas ou por uma ideia tal como socialismo ou humanismo secular. Então elas seguem religiosamente sua ‘anti-religião’.

Deus nos avisa constantemente para nos afastarmos das falsas religiões de modo a “… [adorar] o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura.” (Jo 4,23). O autor da Epístola de Tiago traça um resumo da verdadeira religião da antiga aliança: A religião que é pura e imaculada diante de Deus é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas tribulações e guardar-se da corrupção do mundo (Tg 1,27). Mesmo com essas explicações, os seres humanos tendem a ser iludidos com relação à religião. Assim Deus Pai enviou Jesus, plenamente homem e plenamente Deus.

Agora nós conhecemos o único Caminho, através do qual nossas aspirações religiosas devem ser dirigidas. Agora conhecemos o Caminho para a verdadeira vida religiosa (Jo 14,6).

Oração: Pai, livra-me das falsas religiões. Que eu siga a Tua pura e verdadeira religião em Cristo.

Promessa:Tenho compaixão da multidão …” (Mc 8,2)

Louvor: Agora que foi libertado de seu vício em pornografia, Marcos testemunha livremente a alegria de viver em Cristo.

 

 

 

 

 

 

16/02/2020 - Vivendo o Impossível

Domingo, 16 de Fevereiro de 2020 – 6º Domingo do Tempo Comum               

Eclo 15,15-20          Sl 119(118),1.2.4.5.17.18.33.34               1Cor 2,6-10  Mt 5,17-37                                                    

VIVENDO O IMPOSSÍVEL

Com efeito, eu vos asseguro que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” (Mt 5,20)

Jesus tinha critérios muito mais elevados do que qualquer outro ser humano que tenha existido. Ele tem critérios com respeito à harmonia nas relações (Mt 5,22), à pureza na sexualidade (Mt 5,28), à fidelidade no casamento (Mt 5,32), à verdade no falar (Mt 5,34), e ao amor para com os inimigos (Mt 5,39.44). Em Jesus, nós não somente controlamos nossos sentimentos, mas os crucificamos (Gl 5,24). Jesus nos manda destruir nossos corpos em lugar de olhar lascivamente para o corpo de outra pessoa, e a nos divorciarmos da falta de perdão e do pecado ao invés das nossas(os) esposas(os). Jesus nos manda falar a verdade ao invés de falarmos o que nos vem à cabeça. Devemos tratar nossos inimigos ainda melhor do que tratamos nossos amigos (Lc 15,20-24).

Os padrões de Jesus são intencionalmente impossíveis. Humanamente falando, não conseguimos ir ao encontro desses padrões, não importando quão duramente o tentemos. Jesus não é pelo auto aperfeiçoamento, mas sim pela autonegação. Não devemos estar preocupados(as) com a mudança de comportamento, mas com o renascimento. Não devemos tentar educar nossa natureza anterior, mas afogá-la nas águas do Batismo. Não devemos tentar nos fazermos melhores, mas permitir que Ele nos faça novos(as) (Ap 21,5).

Oração: Pai, por Tua graça que eu viva o impossível e prove que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6).

Promessa:Mas, como está escrito, o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9)

Louvor: Eu Te agradeço, Jesus! Tu fostes “… entregue pelas nossas faltas e ressuscitado para a nossa justificação.” (Rm 4,25)

 

 

 

 

 

 

17/02/2020 - Vivendo Uma Vida Milagrosa

Segunda-feira, 17 de Fevereiro de 2020 – Os Sete Santos Fundadores dos Servitas

Tg 1,1-11                       Sl 119(118),67.68.71.72.75.76                       Mc 8,11-13

 VIVENDO UMA VIDA MILAGROSA

Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações.” (Tg 1,2)

Por quase trinta anos eu havia ensinado o mandamento do Senhor de considerar as provações com ‘alegria’. Hoje estou lendo essa passagem em um hospital. Não me foi permitido comer ou beber até mesmo tomar um gole de água por quase todo o dia. Estive entubado durante horas. Tive quatro edemas. Nunca foi tão claro para mim que o mandamento de considerar provações com alegria é verdadeiramente um milagre.

Esse mandamento não é um desafio penoso para o nosso poder de vontade, mas um chamado para crescermos internamente e viver na dimensão sobrenatural de depender totalmente do Senhor. Essa graça fortalece a nossa fé, produz a perseverança que resulta em nos tornarmos “… perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência..” (Tg 1,4). Como somos privilegiados(as) por nos movermos de graça em graça e não de limitação humana em limitação humana! Que nós deixemos que o Senhor repetidamente realize o impossível em nossas vidas. Que nós nos alegremos em nossos sofrimentos (Cl 1,24; 1Pe 4,13), amemos nossos inimigos (Lc 6,27.35), renunciemos a nós mesmos(as) (Lc 9,23), e realizemos normalmente coisas que habitualmente não fazemos. Viva uma nova, abundante, e eterna vida no Senhor.

Oração: Pai, enche-me da alegria que é viver em Ti.

Promessa:Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada.” (Tg 1,5)

Louvor: No ano de 1240, sete homens importantes de Florença abandonaram a sociedade para uma vida solitária de oração prestando serviço a Deus. A partir dessa atitude foi criada a Ordem dos Servitas.

 

 

 

 

 

18/02/2020 - O Espírito Santo ou o Ditador Totalitário

Terça-feira, 18 de Fevereiro de 2020                                                                                                             

Tg 1,12-18                            Sl 94(93),12-15.18.19                     Mc 8,14-21

 O ESPÍRITO SANTO OU O DITADOR TOTALITÁRIO?

Antes, cada qual é tentado pela própria concupiscência, que o arrasta e seduz.” (Tg 1,14)

Nossos desejos são perigosos porque eles podem conceber e dar vida ao pecado (Tg 1,15). Quando o pecado cresce, ele “… gera a morte.” (Tg 1,15). Nós temos que controlar nossos desejos, ou viveremos uma morte permanente (1Jo 3,14).

Naturalmente, os nossos desejos procuram ser ditadores totalitários – e dirigir cada momento das nossas vidas. Somente o Senhor, Aquele que criou os nossos desejos, pode redimi-los e nos libertar das suas determinações ditatoriais. O Pai através do Filho envia o Espírito Santo para lutar fortemente em oposição aos nossos desejos naturais e decaídos (Gl 5,17). Se vivemos pelo Espírito (Gl 5,25), vivendo o nosso Batismo, crucificamos “… a carne com suas paixões e seus desejos” (Gl 5,24).

Desta forma, a vida ou é liberdade no Espírito ou é escravizada pelos nossos desejos. Fazer aquilo que se quer não significa liberdade, mas uma sutil e disfarçada escravidão. Fazer as coisas de Deus pelo poder do Espírito Santo é uma liberdade tão profunda que nos liberta até mesmo da morte, e para a vida eterna.

Você deseja a verdadeira liberdade? Então precisa renunciar a si mesmo (Lc 9,23) e ser dócil ao Espírito Santo.

Oração: Pai, que eu consiga não ser enganado(a) pensando que a escravidão é a liberdade.

Promessa:Por vontade própria ele nos gerou por uma palavra de verdade, a fim de sermos como que as primícias dentre as suas criaturas.” (Tg 1,18)

Louvor: Através da fervorosa intercessão de seus amigos, Paulo foi libertado dum vício que o escravizava.

 

 

 

 

 

19/02/2020 - Poder Silencioso

Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Tg 1,19-27                   Sl 15(14),2-5                 Mc 8,22-26

PODER SILENCIOSO

Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1,22)

O autor da Epístola de São Tiago nos manda sermos “… [tardios] para falar …” (Tg 1,19), e para refrear a nossa língua (Tg 1,26). No meio dessas duas referências quanto ao falar, ele nos manda sermos praticantes da Palavra (Tg 1,22). Ele pode estar insinuando que se nós falarmos muito, estaremos vivendo pouco a Palavra de Deus. Um(a) grande ‘palestrante’ muitas vezes realiza poucos trabalhos. Aqueles(as) que falam muito, não caminham muito. O ar quente pode não alimentar nada mais do que um balão.

Muitos(as) Cristãos(ãs) não são produtivos(as). Eles(as) não estão levando pessoas para Cristo e não estão construindo o reino de Deus. Atualmente, muitos(as) Cristãos(ãs) têm falado mais do que quaisquer outro(a)s Cristão(ã)s falaram ao longo da história. Nós somos as menos silenciosas de todas as pessoas. Temos telefones inteligentes, programas de mensagens e sites de conversas. Nós falamos, falamos e falamos. Algumas vezes pensamos que simplesmente falar sobre alguma coisa substitui o fazer alguma coisa. Talvez a nossa fala excessiva tenha alguma coisa a ver com nosso caminhar inseguro. Assim, “… não amemos com palavras nem com a língua, mas com ações e em verdade.” (1Jo 3,18)

Que nós comecemos a recuperar o silêncio como uma parte essencial das nossas vidas em Cristo (Lc 5,16). Fique em silêncio durante algum tempo por ao menos cinco minutos ou mais a cada dia. Durante a Quaresma, aumente esse tempo. Na Páscoa, que você possa irromper em poder e proclamar a Palavra de Deus como nunca antes.

Oração: Pai, faz de nós homens e mulheres de ação, devotados(as) em ouvir a Tua voz. “Iahweh, coloca uma guarda em minha boca, uma sentinela à porta dos meus lábios.” (Sl 141,3)

Promessa:Em seguida, ele colocou novamente as mãos sobre os olhos do cego, que viu distintamente e ficou restabelecido e podia ver tudo nitidamente e de longe.” (Mc 8,25)

Louvor: Bernadete começou a dedicar mais tempo à adoração durante a Quaresma.

 

 

 

20/02/2020 - Zoneamento Parcialmente Residencial

Quinta-feira, 20 de Fevereiro de 2020 – Santos Francisco e Jacinta Marto                                                                                               

Tg 2,1-9                                             Sl 34(33),2-7                                    Mc 8,27-33

 ZONEAMENTO PARCIALMENTE RESIDENCIAL

Meus irmãos, a vossa fé em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas.” (Tg 2,1)

Muitos(as) Cristãos(ãs) não demonstram parcialidade, preconceito, ou racismo através das suas palavras. Eles(as) sabem que isto é errado; e por isso, não o fazem. Contudo, muitos(as) Cristãos(ãs) ainda demonstram parcialidade de modo sutil. Por exemplo, muitos(as) escolhem viver longe dos pobres. Eles(as) podem não ter consultado o Senhor sobre onde morar. Simplesmente assumiram que o Senhor queria que vivessem em uma melhor vizinhança se pudessem pagar por isso, ou até mesmo se não pudessem pagar.

Essa decisão pode ter muitas ramificações. Aqueles(as) que não vivem próximo a pessoas mais pobres não falam, comem, oram, ou fazem compras junto com elas. Por exemplo, algumas pessoas dizem que, nos Estados Unidos da América, as horas em que existe mais segregação racial ocorrem aos Domingos entre as 10:00 h e as 24:00 h, quando as pessoas brancas se dirigem às Igrejas de brancos e as pessoas negras às Igrejas de negros. Essa sutil parcialidade se transforma em segregação, em falta de solidariedade, e numa negação do catolicismo.

Devemos examinar as nossas consciências quanto ao lugar onde moramos. Pela fé em Jesus, que nós eliminemos a parcialidade (Gl 3,28). De outro modo, isso irá modificar a nossa fé. Que nós permitamos que Jesus seja o Senhor das nossas residências e das nossas vidas.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me usares de modo a derrubar a divisão entre os ricos e os pobres.

Promessa:E vós, perguntou ele, quem dizeis que eu sou? … Tu és o Cristo.” (Mc 8,29)

Louvor: A Paróquia de Geraldo dá as boas-vindas aos fiéis de todas as raças, idades, e condição social, e isso tem aumentado bastante a frequência em suas assembleias.

 

 

 

 

21/02/2020 - Viva Sem se Envergonhar

Sexta-feira, 21 de Fevereiro de 2020 – São Pedro Damião

Tg 2,14-24.26                Sl 112(111),1-6                       Mc 8,34-9,1

 VIVA SEM SE ENVERGONHAR

De fato, aquele que, nesta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e de minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos.” (Mc 8,38)

Nós nunca devemos nos envergonhar de Jesus (Mc 8,38), das Suas palavras, ou do Evangelho (Rm 1,16). Não devemos nunca nos envergonhar “… da lei do Altíssimo e da aliança, do julgamento que faz justiça aos ímpios.” (Eclo 42,2). Nós não devemos nunca nos envergonhar de assumir as medidas necessárias para sermos justos(as), cautelosos(as) e discretos(as) (Eclo 42,3-8).

Nós devemos sempre é nos envergonhar da imoralidade, da falsidade, da bajulação, do crime, da deslealdade, da mentira, do roubo, de comer em excesso, da mesquinharia, da indiferença, dos olhares impuros, dos pensamentos e ações impuras, das palavras duras, dos insultos e de trair segredos (Eclo 41,16-26; Gl 5,19-21).

Acreditando em Jesus, e amando-O, não nos envergonhando d’Ele, e receberemos a graça de resistir às tentações e a não cair nas vergonhosas consequências do pecado. “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1). Sem um total comprometimento com Jesus, a vergonha e a consciência da morte são inevitáveis. Somente em Cristo nós não ficaremos envergonhados(as) (Sl 34,6) e viveremos na dignidade completa de sermos filhos(as) de Deus. Em Cristo, viva sem se envergonhar.

Oração: Pai, elimina a vergonha da minha vida.

Promessa:Com efeito, como o corpo sem o sopro da vida é morto, assim também é morta a fé sem obras.” (Tg 2,26)

Louvor: São Pedro Damião geralmente partilhava seu alimento com várias pessoas pobres, servindo-as ele mesmo (Lc 14,13.14).

 

 

 

 

 

22/02/2020 - Aquele que Preside

Sábado, 22 de Fevereiro de 2020 – Cátedra de São Pedro

1Pd 5,1-4                  Sl 23(22),1-6            Mt 16,13-19

 AQUELE QUE PRESIDE

Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela’.” (Mt 16,17.18)

Somente a Igreja Católica celebraria uma cátedra. Nós Católicos(as) não precisamos de muita justificativa para uma celebração. A cátedra representa a autoridade do Papa e a unidade da Igreja. Nós cremos que Jesus escolheu a São Pedro como líder da Igreja e pretendia que outros viessem a suceder a Pedro como líder dela. Nós nos alegramos com essa continuidade porque é o modo que Deus utiliza para nos proteger, guiar e unificar.

Apesar de Satanás ser o mestre da mentira e nós parecermos muito fracos(as) para enfrentar os seus ataques, devemos permanecer confiantes porque o Senhor nos dirá o que fazer. Deus sabe como proteger Seu povo, que “… ninguém pode arrebatar [de sua] mão.” (Jo 10,29)

O Senhor escolheu o Papa como principal instrumento da Sua proteção, orientação, e união. Nós celebramos a provisão de Deus para as necessidades da Igreja. Para nos beneficiarmos plenamente do plano de Deus, nós devemos:

– orar pelo Papa diariamente,

– ler o que ele escreve,

– falar bem dele, e

– obedecer-lhe.

Que nós nos submetamos à autoridade dada por Deus e recebamos os dons de Deus (Hb 13,17).

Oração: Jesus, que eu siga sempre a Tua direção.

Promessa:Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele … Assim, quando aparecer o supremos pastor, recebereis a coroa imarcescível da glória.” (1Pe 5,2.4)

Louvor: São Pedro, nosso primeiro Papa, ensinou muitas verdades profundas em suas duas epístolas. Significativamente, por intermédio da Encarnação, nós “… [nos tornamos] participantes da natureza divina …” (2Pe 1,4)

 

 

 

 

23/02/2020 - Ofereça a Outra Face

Domingo, 23 de Fevereiro de 2020 – 7º Domingo do Tempo Comum – São Policarpo

Lv 19,1.2.17.18        Sl 103(102),1-4.8.10.12.13            1Cor 3,16-23            Mt 5,38-48

OFEREÇA A OUTRA FACE

… não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda.” (Mt 5,39)

Jesus parece tão inocente. Todos(as) sabem que precisamos resistir às injúrias. Jesus nos diz que depois de termos sido agredidos(as) em uma das faces, devemos oferece a outra. Provavelmente achamos que seremos mortos(as) se seguirmos sua orientação. Contudo, o Sermão da Montanha não é ‘uma orientação’; é o mandamento do Senhor. Entretanto, tendemos a racionalizar que a mensagem de Jesus no Sermão da Montanha é poética, simbólica; que é qualquer coisa menos literal.

Algumas vezes Jesus não nos fala literalmente, como quando Ele nos diz para arrancarmos o nosso olho (Mt 5,29). Assim nós somos tentados(as) a assumir que o Sermão da Montanha, especialmente essa parte, não deve ser literal. Porém Jesus literalmente ofereceu a outra face, entregou a Sua túnica e caminhou uma milha a mais, Ele até subiu o Monte do Calvário para ser crucificado (Mt 5,39-41). Se nós negarmos que o Sermão da Montanha é literal, podemos estar negando que devemos imitar a Cristo crucificado. Jesus está literalmente nos chamando a fazer um retorno e a viver um estilo de vida radicalmente diferente. Seguir a Jesus não é simplesmente a modificação de uma vida mundana, mas uma maneira totalmente nova de viver.

Você se decidirá a ser um(a) Cristão(ã) nos termos de Jesus? – não como as outras pessoas o são, não com você quer, mas como Ele deseja? Aceite o Pregador e a pregação do Sermão da Montanha.

Oração: Jesus, é impossível ser um(a) Cristão(ã) sem a Tua constante e maravilhosa graça. Coloca o Espírito Santo em minha vida.

Promessa:pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus …” (1Cor 3,19)

Louvor: Senhor Jesus ressuscitado, como posso Te agradecer o suficiente? Tu és um irmão mais velho, que partistes antes de nós como “… as primícias dos que adormeceram.” (1Cor 15,20). Nós Te adoramos.

 

 

 

 

24/02/2020 - Área demoníaca Altamente Restrita

Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020

 Tg 3,13-18                Sl 19(18),8-10.15                Mc 9,14-29

 ÁREA DEMONÍACA ALTAMENTE RESTRITA

Ao entrar em casa, perguntaram-lhe os seus discípulos, a sós: ‘Por que não pudemos expulsá-lo?’ Ele respondeu: ‘Essa espécie não pode sair a não ser com oração’.” (Mc 9,28.29)

Os demônios fazem parte de cada dia na terra. O Senhor permite que os demônios nos tentem e até mesmo nos molestem. Nós vivemos em meio a uma degradação e destruição demoníaca (1Pe 5,8; Ef 6,12).

No entanto, podemos minimizar enormemente a influência demoníaca ao nosso redor sendo batizados(as) e vivendo total e fielmente o nosso Batismo. Ao sermos batizados(as), nós rejeitamos a Satanás, a todas as suas obras, e as sua promessas vãs. Mesmo se pecarmos depois de nosso Batismo, poderemos cortar prontamente as oportunidades demoníacas buscando a Confissão tão logo possível. Mais ainda, através da Confissão regular, nós poderemos fortalecer-nos a nós mesmos(as) e evitar cometer novos pecados. Finalmente, pela oração comprometida, poderemos expulsar os demônios, que teríamos de enfrentar se fosse de outra forma (Mc 9,29). Tantas pessoas deixam, desnecessariamente, que os demônios persistam durante anos nas suas atividades destrutivas e degradantes porque não levam a sério a afirmação de Jesus: “… Essa espécie não pode sair a não ser com oração.” (Mc 9,29)

Neste momento, Satanás e os seus demônios estão confinados (Ap 20,2; 2Ts 6.7). Que nós nos asseguremos que eles continuarão confinados tanto quanto possível.

Oração: Pai, faz-me completamente intolerante para com a atividade demoníaca.

Promessa:Quem dentre vós é sábio e entendido? Que mostre pelo seu bom comportamento as suas obras repassadas de docilidade e sabedoria.” (Tg 3,13)

Louvor: Depois de confessar os seus pecados, Marcelo recebeu a graça de evitar ocasiões de tentação que o levariam a tornar a pecar.

 

25/02/2020 - Guerra dos Mundos

Terça-feira, 25 de Fevereiro de 2020              

 Tg 4,1-10                                          Sl 55(54),7-11.23                             Mc 9,30-37

 GUERRA DOS MUNDOS

De onde vêm as guerras? De onde vêm as lutas entre vós? Não vêm daqui: dos prazeres que guerreiam nos vossos membros?” (Tg 4,1)

Nós temos soldados, bombas, policiais e advogados para lidar com conflitos e disputas. Gastamos fortunas para combater os sintomas, mas deixamos de tratar das causas, isto é, os nossos desejos íntimos de travar guerras uns com os outros. Somente se considerarmos “… que o [nosso] corpo é templo do Espírito Santo …” (1Cor 6,19), nós poderemos lidar com essa luta interna.

Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente …” (Gl 5,17). “Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne.” (Gl 5,16). “Pois se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8,13)

O Espírito “… estabelecerá a culpabilidade do mundo a respeito do pecado, da justiça e do julgamento.” (Jo 16,8). Ele nos levará até a cruz e nos mostrará a conexão entre os nossos pecados e o sofrimento e morte de Jesus. Depois disso, nós nunca mais seremos os(as) mesmos(as). Seremos crucificados(as) para o mundo e o mundo para nós (Gl 6,14). Não atenderemos mais aos desejos íntimos da carne. Nós nos revestiremos do Senhor Jesus Cristo (Rm 13,14). Então conquistaremos vitórias interna e externamente. A guerra será ganha no poder do Espírito.

Oração: Jesus, Tu venceste a guerra no Calvário. Que eu possa clamar a Tua vitória pelo poder do Espírito. Que eu possa ser mais do que vencedor(a) (Rm 8,37).

Promessa:Descarrega teu fardo em Iahweh e ele cuidará de ti; ele jamais permitirá que o justo tropece.” (Sl 55,23)

Louvor: Jane orou pela graça de deixar de fumar. Ela experimentou um imediato derramamento do Espírito Santo e nunca mais fumou.

 

 

 

26/02/2020 - A Quaresma em um Hospital

Quarta-feira, 26 de Fevereiro de 2020 – Cinzas                                                                              

Jl 2,12-18                  Sl 51(50),3-6.12-14.17                   2Cor 5,20-6,2           Mt 6,1-6.16-18

 A QUARESMA EM UM HOSPITAL

Tocai a trombeta em Sião! Ordenai um jejum, proclamai uma reunião sagrada!” (Jl 2,15)

Eu tenho escrito “Um Pão, Um Corpo” durante quase trinta anos. Quase sempre tenho escrito essas meditações diárias na presença do Santíssimo Sacramento. Ocasionalmente, eu tive que escrevê-las dentro de aviões e em outros locais. Hoje, quando escrevo sobre o primeiro dia da Quaresma, eu estou em um leito de hospital com alguns tubos em meu braço, enquanto aguardo uma provável cirurgia.

Hoje, ao redor do mundo, muitos milhões de Católicos ouvem as palavras sensatas: ‘Lembra-te que tu és pó e para o pó voltarás’. Um leito de hospital é um bom lugar para meditar sobre essas palavras. Um leito de hospital é também um bom lugar para ouvir um outro mandamento: “Agora, portanto – oráculo de Iahweh – retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação.” (Jl 2,12). Nós sabemos que devemos nos arrepender. Mas isto é atualmente uma questão de vida ou morte, de salvação ou de condenação? Um leito de hospital é um bom lugar para ouvir a maravilhosa promessa: “… No tempo favorável eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio …” (2Cor 6,2). Dentro de um hospital, a palavra ‘agora’ tem a tendência de significar mais do que ‘amanhã’. Um leito de hospital é um bom lugar para iniciar a Quaresma e encarar a morte de Deus seriamente, de modo a penetrar ainda mais profundamente na vida eterna.

Tenha a melhor das Quaresmas, a Quaresma da sua vida, a primavera da sua vida no Espírito.

Oração: Pai, ensina-me um significado mais profundo de uma cruz de cinzas.

Promessa:Iahweh encheu-se de zelo por sua terra e teve piedade de seu povo.” (Jl 2,18)

Louvor: Antes de se tornar Católico, Alfredo visitou uma Igreja numa Quarta-feira de Cinzas. Ele sentiu grande paz e procurou receber orientações sobre a Fé em reuniões da Renovação Carismática.

 

 

 

 

27/02/2020 - A Mais Estranha Missa

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2020            

Dt 30,15-20                  Sl 1,1-4.6                    Lc 9,22-25

 A MAIS ESTRANHA MISSA

Jesus disse: “É necessário que o Filho do Homem sofra muito …”(Lc 9,22)

Hoje, quando escrevo sobre o segundo dia da Quaresma, eu participo de uma das mais estranhas Missas em todos os meus quase trinta anos de sacerdócio. Eu estou em um quarto de hospital, e a hora da minha cirurgia de cólon se aproxima. As enfermeiras já me entubaram, e o anestesista se preparava para me aplicar a primeira dose. Eu tenho que me apressar para participar da Missa, tudo isso enquanto enfrento o desconforto de um tubo dentro do meu nariz.

Enquanto eu cuidadosamente leio o Evangelho, os versículos têm para mim um significado muito maior do que nunca antes: “É necessário que o Filho do Homem sofra muito …”(Lc 9,22). Então Jesus disse a todos: “… Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.” (Lc 9,23.24). Jesus sofreu mais terrivelmente do que qualquer outra pessoa. Os discípulos de Jesus partilham os Seus sofrimentos.

Ao iniciarmos a Quaresma e percorrermos o caminho da cruz imitando a Jesus, que nós roguemos por um grande milagre de amor no qual nos alegraremos em partilhar os sofrimentos de Cristo (Cl 1,24; 1Pd 4,13). Quando não sabemos de outra coisa a não ser de Cristo crucificado (1Cor 2,2), nós sabemos tudo o que necessitamos para compreender que estamos prontos(as) para renovar nossas promessas batismais e entrar na glória da Páscoa. “Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos.” (2Tm 2,11; ver Rm 6,8)

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para levar-me a compreender mais profundamente o mistério da cruz.

Promessa:Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19)

Louvor: O Doutor Serafim, um cirurgião, ora com os seus pacientes antes de suas cirurgias.

 

 

 

 

 

28/02/2020 - Estômagos Satisfeitos e Mendes Famintas

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020  

Is 58,1-9                    Sl 51(50),3-6.18.19                 Mt 9,14.15

ESTÔMAGOS SATISFEITOS E MENTES FAMINTAS

… Por que temos jejuado e tu não vês? Temos mortificado as nossas almas e tu não tomas conhecimento? …” (Is 58,3)

Neste terceiro dia da Quaresma e dia mundial de abstinência de carne, é bom recordar que a Quaresma não significa meramente uma abstinência, mas também o jejum, isto é, limitar nosso consumo de alimento e de bebida. A Quaresma significa imitar o jejum de Jesus no deserto durante quarenta dias (Mt 4,2).

O jejum precisa ser feito com o espírito correto (Is 58,3.4), mas esse espírito correto não dever ser um substituto para o jejum, mas sim a sua autenticação. Por exemplo, é bom se abster das fofocas, de assistir televisão, do uso do telefone celular, e de outras ocupações egoístas. Essas coisas precisam acompanhar o jejum, mas não são o jejum, pois o jejum sempre implica a limitação de nossa alimentação e bebida. Que nós não espiritualizemos o Cristianismo e esqueçamos sua fundamental e encarnada essência: “Primeiro foi feito não o que é espiritual, mas o que é psíquico; o que é espiritual vem depois.” (1Cor 15,46)

Que nós possamos viver uma Quaresma tanto natural como espiritual. Que nossa Quaresma possa ser física, com a sensação de estômagos satisfeitos, ficando com fome, e perdendo peso. Que nossa Quaresma possa então ser espiritual, com arrependimento, reconciliação de relacionamentos, e um total comprometimento com o Senhor. Nesta Quaresma, “… [ofereçam seus] corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus … transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,1.2)

Oração: Pai, que eu tenha uma Quaresma repleta de humanidade.

Promessa:Se fizeres isto, a tua luz romperá como a aurora, a cura de tuas feridas se operará rapidamente, a tua justiça irá à tua frente e a glória de Iahweh irá à tua retaguarda.” (Is 58,8)

Louvor: Em uma Missa de cura e libertação, o Senhor curou Bárbara da surdez em um de seus ouvidos.

 

 

 

 

29/02/2020 - Continuando o Jejum

Sábado, 29 de Fevereiro de 2020        

Is 58,9-14                     Sl 86(85),1-6                         Lc 5,27-32

 CONTINUANDO O JEJUM

… serás chamado Reparador de brechas …” (Is 58,12)

Um dos efeitos posteriores do jejum é que “os teus escombros antigos serão reconstruídos; reerguerás os alicerces dos tempos passados e serás chamado Reparador de brechas, Restaurador de estradas, para que possas habitar.” (Is 58,12). A nossa cultura da morte é, por definição, uma cultura de relacionamentos partidos. Nós temos uma produção em massa de propriedades arruinadas. Se você permitir que o Senhor reconstrua essas ruínas antigas para o seu bem, o seu jejum e sua continua obediência serão de excepcional importância para o mundo. Você é uma das pessoas das quais o mundo necessita desesperadamente.

Pense nos corações partidos e traídos e nas pessoas rejeitadas e divorciadas que você pode ver curadas pela sua obediência aos detalhes do ensinamento de Isaias sobre o jejum e sobre os seus múltiplos efeitos catalisadores. Pense em todas as crianças órfãs de pais vivos, e naquelas com múltiplos pais e mães. Pense nos seus distúrbios e na sua insegurança. Pense nos incontáveis abortos, violações, promiscuidades e contracepções. Com amor, jejue em cada dia da Quaresma limitando o seu consumo de alimento e de bebida de acordo com a vontade de Deus. Com amor, continue o seu jejum, dando a outras pessoas a oportunidade de libertação, mostrando misericórdia para com elas (Mt 5,7), e fazendo-lhes justiça (Is 58,6.7.9.10). Se você continuar com o seu jejum, você verá todas as promessas feitas pelo Senhor, conforme o capítulo 58 do livro de Isaias, serem cumpridas, inclusive a reconstrução de escombros antigos. Se você perseverar, o Senhor “… te [fará] levar em triunfo sobre as alturas da terra …” (Is 58,14)

Mostre o seu amor da maneira mais necessária e prática. Aceite o Senhor com a Sua Palavra. Jejue e prossiga.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ajudar-me a compreender Isaias 58 e dá-me a fé e o poder para aceitar suas graças.

Promessa:E, levantando-se, ele deixou tudo e o seguia.” (Lc 5,28)

Louvor: Patrícia trabalha como voluntária em uma cozinha comunitária servindo comida, encorajamento e orações a todos a quem atende.