01/06/2023 - PASSOS PARA O DISCIPULADO

Quinta-feira, 01 de Junho de 2023 – São Justino
Eclo 45,15-25

Sl 33(32),2-9

Mc 10,46-52

PASSOS PARA O DISCIPULADO

“…E seguia-o no caminho.” (Mc 10,52)

O encontro de Bartimeu com Jesus é um modelo exemplar de discipulado. Bartimeu era cego e sabia que precisava de ajuda. Você sabe que nada pode fazer sem o Senhor? (Jo 15,5). Bartimeu clamou ao Senhor por ajuda: “…Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” (Mc 10,47) Você pode clamar a Jesus pela Sua misericórdia? Jesus chamou Bartimeu para junto de Si (Mc 10,49). Você pode responder ao Seu chamado? Bartimeu deixou sua capa antes mesmo de poder ver (Mc 10,50). E se ele não fosse curado e não pudesse achar a sua capa? Ele assumiu um risco pessoal e foi até Jesus. Você pode assumir um risco e correr para Jesus?
Então Jesus perguntou a Bartimeu: “…Que queres que eu te faça?…” (Mc 10,51) E Jesus está fazendo a mesma pergunta a você. Bartimeu disse a Jesus o seu desejo mais profundo; assumiu um outro risco e colocou suas esperanças diante de Jesus: “…Rabbuni! Que eu possa ver novamente!” (Mc 10,51) Você pode dizer a Jesus quais são suas esperanças e seus sonhos? Jesus curou-o e devolveu a visão a ele, dizendo: “…Vai, a tua fé te salvou…” (Mc 10,52) Você tem fé que Jesus pode curá-lo(a)?

Discípulos de Jesus são aqueles(as) que seguem os Seus passos (Lc 9,23). Bartimeu “…recuperou a vista e passou a seguir [Jesus] no caminho.” (Mc 10,52) Seja um(a) discípulo(a) de Jesus. Clame por Ele. Responda ao Seu chamado. Assuma o risco e entregue a sua vida a Jesus. Deixe que Jesus cure você e faça do Seu caminho o seu caminho.

Oração: “Mostra-me os teus caminhos, Iahweh, ensina-me as tuas veredas.” (Sl 25(24),4)
Promessa: “Quero recordar as obras do Senhor, o que vi contarei. Por suas palavras o Senhor fez suas obras e a criação obedece à sua vontade.” (Eclo 42,15)
Louvor: São Justino escreveu para defender a fé Cristã dos hereges. Por causa de seus esforços, ele foi decapitado e recebeu a coroa dos mártires.

02/06/2023 - UM FINAL GLORIOSO

Sexta-feira, 02 de Junho de 2023  – Santos Marcelino e Pedro

Eclo 44,1.9-13

Sl 149,1-6.9

Mc 11,11-26

UM FINAL GLORIOSO

“Na sua descendência eles encontram uma rica herança, sua posteridade.” (Eclo 44,11)

Muitas pessoas trabalham arduamente durante as suas vidas adultas, com o objetivo de desfrutar de uma aposentadoria relaxante e bem merecida. Elas sentem que é o momento de aproveitar a convivência com seus netos(as), desfrutar de passatempos em viagens e do lazer que foi negligenciado durante anos de sacrifícios.

Todavia, os ‘anos dourados’ não são na realidade um tempo de esmorecer; ao invés disso, esses anos são o tempo de ‘certificar’ a herança que foi semeada. Frequentemente, somente uma geração é necessária para uma sociedade perder a sua fé coletiva (Jr 2,7). As décadas de sólida preparação que os pais estabeleceram podem ser perdidas no relaxamento dos anos dourados da aposentadoria. Jesus pode estar fazendo um chamado aos avós quando ele diz: “…Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita.” (Jo 4,35)

Os reis Ezequias e Salomão tiveram um tremendo inicio na reforma das suas nações e levaram o seu povo para o Senhor (2Rs 18,2-8; 1Rs 3,6-15). Porém os seus contributos foram maculados porque eles se descuidaram nos anos seguintes. O resultado final dos seus reinos foi que a nação ficou em uma situação pior quando eles morreram do que estava quando eles iniciaram os seus reinados (2Rs 20,19-21; 1Rs 11,41-43).

Jesus adverte-nos: “Não aconteça que, tendo colocado o alicerce não [ser] capaz de acabar…” (Lc 14,29) Então o nosso legado será simplesmente uma torre inacabada, uma extensa família que não tem fé que perdure. Vamos construir uma herança que permaneça para a glória de Deus (Eclo 44,11).

Oração: Pai, que eu possa concluir “…a obra que me encarregaste de realizar.” (Jo 17,4)
Promessa: “Por isso vos digo: tudo quanto suplicardes e pedirdes, crede que recebestes e assim será para vós.” (Mc 11,24)
Louvor: Cheios do Espírito Santo, São Marcelino e São Pedro foram usados por Deus para a conversão do seu carcereiro e da família.

03/06/2023 - PROCURANDO QUEM É FIEL

Sábado, 03 de Junho de 2023 – São Carlos Lwanga e companheiros

Eclo 51,17-27

Sl 19(18),8-11

Mc 11,27-33

PROCURANDO QUEM É FIEL

“…Procurei ardentemente o bem e não serei confundido.” (Eclo 51,18)

Histórias de conversão são emocionantes. Choramos de alegria quando o bom ladrão crucificado encontra a salvação na sua última e desesperada hora (Lc 23,42.43). Nós nos maravilhamos com a majestade de Deus quando Ele domina o pior pecador, o perseguidor Saulo (1Tm 1,15), que incrivelmente se torna o grande apóstolo e pregador São Paulo (At 9,3-18). Hoje somos fortemente encorajados pela onda de irmãos Protestantes convictos que estudaram e encontraram seu caminho para o Catolicismo e agora defendem poderosamente a Fé.

Uma vida de fidelidade não é tão popular como uma história. As pessoas raramente enchem um auditório para ouvir um sacerdote ou uma religiosa que aceitaram a sua vocação quando criança e nunca titubearam em viver o seu chamado à santidade e fecundidade. Não muitas pessoas buscam a sabedoria de um casal que nunca usou a contracepção artificial, têm uma grande família e criaram filhos que permanecem todos fiéis à Igreja.

A popularidade das conversões é uma coisa boa. Nós precisamos constantemente de ter em mente o poder do Senhor de atrais pessoas para Ele (Jo 12,32). Mas ao encontrarmos pessoas que nunca vacilaram na fidelidade e fielmente produziram frutos ao longo dos anos, nós deveríamos procurá-las a ponto de desgastarmos as soleiras de suas portas (Eclo 6,36). Devemos buscar frequentemente a sua companhia e permanecer próximos(as) a elas (Eclo 6,34). A fidelidade é mais contraída do que ensinada. Busque a fidelidade buscando a quem é fiel.

Oração: Pai, traz para a minha vida pessoas que me levem a uma maior fidelidade.
Promessa: “A lei de Iahweh é perfeita, faz a vida voltar; o testemunho de Iahweh é firme, torna sábio o simples.” (Sl 19(18),8)
Louvor: Os companheiros de São Carlos Lwanga incluíam membros das Igrejas Católica Romana e Anglicana, que entregaram as suas vidas em martírio, ao se recusarem a comprometer sua pureza.

04/06/2023 - TRÊS PARA AMAR

Domingo, 04 de Junho de 2023 – Santíssima Trindade

Ex 34,4-6.8.9

Dn 3,52-56

2Cor 13,11-13

Jo 3,16-18

TRÊS PARA AMAR

“A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós.” (2Cor 13,13)

Ame a Trindade. O sinal da cruz, que é feito no início de todas as Missas, é Trinitário. No Batismo, nós somos batizados(as) na fórmula Trinitária; o próprio Jesus mandou que Seus discípulos batizassem “…em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19)

A Santíssima Trindade é uma comunhão de amor. Tudo o que a Trindade faz – criando, salvando, curando, ungindo – é feito com amor (Jo 3,16; Gn 1,1-27). Se o Deus Trino não nos amasse, nós deixaríamos de existir. O amor é a razão pela qual Deus nos salva (Jo 3,16.17). É o amor de Deus que se esvazia, que se dá constantemente a nós. O amor sempre se esforça; como um exemplo, o pai do filho pródigo se moveu da sua morada para encontrar os seus amados filhos (Lc 15,20.28).

O único modo de podermos conhecer a Santíssima Trindade é quando o Senhor Se revela a nós. Essa revelação íntima acontece porque o Deus Trino derrama o Seu amor sobre nós (Tt 3,6) e quer estar conosco, os Seus amados (Ct 2,8.14).

Neste Domingo da Santíssima Trindade, dê a Deus o presente que Ele mais deseja: o seu coração. Abandone-se nos braços da Santíssima Trindade.

Oração: Pai, Filho, e Espírito Santo, eu revelo meu coração a Vós em resposta à Vossa incrível revelação a mim. Eu sou todo(a) Vosso(a).
Promessa: “…Iahweh! Iahweh … Deus de compaixão e de piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade.” (Ex 34,6)
Louvor: Louve a Santíssima Trindade, Unidade indivisível; Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, seja adorado!

05/06/2023 - VOCÊ DEIXARÁ JESUS OU DEIXARÁ O PECADO?

Segunda-feira, 05 de Junho de 2023 – São Bonifácio

Tb 1,3; 2,1-8

Sl 112(111),1-6

Mc 12,1-12

VOCÊ DEIXARÁ JESUS OU DEIXARÁ O PECADO?

“…Deixando-o, foram embora.” (Mc 12,12)

Quando Jesus contava uma parábola, Ele certamente desejava que os Seus ouvintes respondessem se arrependendo e vindo para Ele. Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus contou uma parábola que convenceria as pessoas dos seus pecados (Mc 12,1-9). No entanto, a resposta dos líderes Judeus à parábola dos vinhateiros foi: “…deixando-o, foram embora.” (Mc 12,12) Os ouvintes de Jesus compreenderam exatamente o que Ele estava dizendo para eles. Infelizmente, escolheram rejeitar tanto a Jesus quanto a Sua mensagem.

O Senhor há muito tempo tem enviado a você mensageiros para entregar a Sua Palavra (Mc 12,2-6). Ele continua falando do seu pecado, não para condená-lo(a) ou puni-lo(a), mas para salvá-lo(a) (Jo 3,17; Rm 8,1). Ele fala como o Bom Pastor que deseja resgatar você da destruição. Ele envia o Espírito Santo para convencê-lo(a) de seu pecado (Jo 16,8).

A Igreja inicia todas as Missas do mesmo modo, nos convidando a nos arrependermos dos nossos pecados. Como nós responderemos quando o Senhor nos condenar pelos nossos pecados? Iremos deixá-Lo e ir embora? (Mc 12,12). Ou deixaremos o pecado para trás e correremos para Jesus?

Oração: Pai, eu coloco meu orgulho, minha vontade, meu coração, minha alma, e meu entendimento aos pés da cruz. Concede-me em retorno somente o Vosso amor e a Vossa graça.
Promessa: “Feliz o homem que teme a Iahweh e se compraz em seus mandamentos.” (Sl 112(111),1)
Louvor: São Bonifácio, um incansável missionário na Alemanha, foi martirizado junto com seus cinquenta e três companheiros quando preparavam candidatos para a Confirmação.

06/06/2023 - RAIVA CEGA?

Terça-feira, 06 de Junho de 2023 – São Norberto

Tb 2,9-14

Sl 112(111),1.2.7-9

Mc 12,13-17

RAIVA CEGA?

“…Não acreditei nela e ordenei-lhe que o devolvesse aos seus donos, envergonhando-me por causa dela…” (Tb 2,14)

Na primeira leitura de hoje, Tobit e Ana tiveram uma discussão terrível, a pior do seu casamento. Tobit fisicamente cego também estava cego para a bondade e o apoio da sua esposa. Como marido e homem, Tobit era atormentado pela sua inabilidade de sustentar a sua família e retirou essa atribuição da sua esposa. O cego Tobit pensava o pior da sua mulher, enquanto ela estava trabalhando duro para sustentar a família (Tb 2,13.14).

Ana, compreensivelmente, era atormentada pela falsa acusação do seu marido de que ela era uma ladra. Mas ela da mesma forma escolheu voltar um olhar cego para a vida de boas obras de Tobit (Tb 2,14). Ela respondeu à raiva com raiva, dizendo algo tão doloroso que Tobit preferiria morrer ao invés de ouvir tais insultos (Tb 3,6).
Jesus nos adverte que nós seremos considerados responsáveis por qualquer palavra inútil que dissermos (Mt 12,36.37). Quando insultado, Jesus não devolveu o insulto (Is 53,7). Ele voltou as Suas costas para aqueles que O ridicularizavam (Mc 10,34; Is 50,6). Quando insultado, Ele respondia com uma benção. O Seu coração estava livre da raiva e cheio de bênçãos.

Jesus diz que falamos daquilo que está cheio o nosso coração (Lc 6,45). Existe raiva, amargura, ou falta de perdão no seu coração? Se assim for, aqueles sentimentos irão emergir quando você falar. Deixe que Jesus purifique o seu coração e as suas palavras. Quebre o ciclo de insultos, ódio e dor.

Oração: Pai, que eu possa deixar para Ti o que é Teu, isto é, a vingança. Que, ao invés disso, eu dê somente amor e bondade para aqueles(as) que me feriram (Rm 12,19.20).
Promessa: “…O que é de César, devolvei a César; o que é de Deus, a Deus…” (Mc 12,17)
Louvor: São Norberto promoveu a Santa Eucaristia e reconciliou inimigos. Ele é o padroeiro dos casais estéreis e da gravidez de alto risco.

07/06/2023 - PERSEVERE NA ESPERANÇA

Quarta-feira, 07 de Junho de 2023

Tb 3,1-11.16.17

Sl 25(24),1-9

Mc 12,18-27

PERSEVERE NA ESPERANÇA

“Naquele instante, na Glória de Deus, foi ouvida a oração de ambos.” (Tb 3,16)

Deus ouviu instantaneamente as orações de Tobit e de Sara (Tb 3,16). Ele também respondeu rapidamente a estas orações, enviando o anjo Rafael para realizar a gloriosa resposta às mesmas (Tb 3,17). Certamente, aquela resposta excedeu a tudo o que Tobit e Sara poderiam pedir ou imaginar (Ef 3,20). Contudo levou algum tempo para que a resposta àquelas orações se revelasse.

O processo de revelação foi tão importante quanto a própria resposta à oração. Dia após dia Tobit e Sara tiveram que perseverar na sua fé em Deus, a despeito de não verem nenhuma solução para os seus pedidos. “Pois nossa salvação é objeto de esperança; e ver o que se espera não é esperar. Acaso alguém espera o que vê?” (Rm 8,24)

Deus nos deixou ver muitas das Suas obras. Não obstante, estão acontecendo muitas coisas no mundo espiritual que nós não podemos ver. Tobit e Sara se apegaram às misericórdias passadas de Deus, enfrentando cada nova dificuldade diária confiando nas Suas futuras misericórdias. “Os favores de Iahweh não terminaram, suas compaixões não se esgotaram; elas se renovam todas as manhãs, grande é a sua fidelidade!” (Lm 3,22.23)

Você tem esperança na misericórdia e na bondade de Deus quando as suas orações parecem não estar sendo respondidas? Você confia em Deus quando o Seu tempo é diferente das suas esperanças? Persevere na esperança. Ore: “…Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)

Oração: Pai, eu confiarei em \\ti em qualquer tempo (Sl 62(61),9), especialmente quando eu estiver cego para Tua ação.
Promessa: “Ora, ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos…” (Mc 12,27)
Louvor: Paulo fumou durante trinta anos. Ao se aproximar mais do Senhor, ele veio a perceber que seu corpo “…é templo do Espírito Santo…” (1Cor 6,19), e que ele estava sendo chamado a deixar de fumar. Ele pediu a Jesus a graça de deixar de fumar e foi libertado desse vício.

08/06/2023 - DISTRIBUIDORES DA COMUNHÃO

Quinta-feira, 08 de Junho de 2023 – Corpo e Sangue de Cristo

Dt 8,2.3.14-16

Sl 147,12-15.19.20

1Cor 10,16.17

Jo 6,51-58

DISTRIBUIDORES DA COMUNHÃO

“…O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo?” (1Cor 10,16)

Este “Um Pão, Um Corpo”, é editado como forma de nos motivar a celebrar a Missa e receber a Santa Comunhão diariamente, ou sempre que possível. No entanto, a celebração do Corpo e Sangue de Cristo é de um significado especial para nós. Nós oramos para que todo(a) aquele(a) que já leu este livreto seja comprometido(a) totalmente com Jesus e esteja em profunda comunhão com Ele. Então seria normal expressar esta comunhão do modo como Jesus nos ensinou na Última Ceia.

Ao fazermos isto em memória d’Ele (1Cor 11,24), nós crescemos em uma profunda comunhão com Jesus. Através de Jesus, nós temos comunhão com o Pai e no Espírito Santo. Nós também estamos em comunhão com todos(as) aqueles(as) que recebem a Santa Comunhão. “Já que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, visto que todos participamos desse único pão.” (1Cor 10,17)

Se pudéssemos receber e oferecer comunhão no sentido mais profundo da palavra, a nossa comunhão seria catalisadora para a mudança do mundo. As nações seriam unidas. As denominações existentes no mundo desmoronariam e todos os Cristãos seriam um como Jesus e o Pai são um (Jo 17,21). Nós veríamos uma profunda unidade dentro das congregações ao invés de mesquinhez e ciúmes. Os casamentos e as famílias seriam unidos(as) pelo coração e pelo pensamento. Todo o mundo seria radical e rapidamente mudado à imagem e semelhança de Deus, se nós recebermos e oferecermos comunhão de um modo profundo e total.

Oração: Jesus, dá-me o desejo de Te receber diariamente na Santa Comunhão.
Promessa: “Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6,55.56)
Louvor: ‘Glórias e louvores sejam dados a todo momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento’.

09/06/2023 - JESUS É O SENHOR

Sexta-feira, 09 de Junho de 2023 – São José de Anchieta – Santo Efrém

Tb 11,5-17

Sl 146(145),1.2.6-10

Mc 12,35-37

JESUS É O SENHOR

“O próprio Davi o chama Senhor…” (Mc 12,37)

Os demônios acreditam em Deus (Tg 2,19). Nos Evangelhos, os demônios se referem a Jesus com diferentes títulos: “…Filho de Deus…” (Mt 8,29; Lc 4,41); “…Santo de Deus.” (Lc 4,34); “…filho do Deus Altíssimo…” (Lc 8,28) Todavia, os demônios nunca se referiram a Jesus com o título de ‘Senhor’. Isto é porque o título de ‘Senhor’ implica em senhorio e os demônios se rebelaram contra serem regidos por Deus. ‘Satanás ou Diabo e os outros demônios são anjos decaídos por terem livremente recusado servir a Deus e aos seus desígnios. A sua opção contra Deus é definitiva …’ (CIC, 414). As Escrituras dizem: “…ninguém pode dizer: ‘Jesus é o Senhor’ a não ser no Espírito Santo.” (1Cor 12,3) e os demônios não vivem conforme o Espírito de Deus.

E quanto a nós? Estamos nos rebelando contra Deus e não vivendo de acordo com o Espírito Santo? Somos melhores que os demônios? Senão, não seremos capazes de nos dirigir a Jesus como Senhor. Chamar a Jesus de ‘Senhor’ tem ramificações na mudança de vida, particularmente na obediência a Jesus. O Senhor Jesus declara: “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7,21) A palavra ‘Senhor’ é algo muito sério.

Na próxima vez que você participar da Missa, conte o número de vezes que você ouve a palavra ‘Senhor’ dita em referência a Jesus. Isto é tanto uma confissão da realidade quanto uma declaração de alegre submissão ao Senhor Jesus. Jesus é real e verdadeiramente Senhor, isto é, nós pertencemos a Ele (1Cor 6,19.20). Nós devemos obediência e total fidelidade ao Senhor Jesus em um mundo hostil ao Seu senhorio (Lc 19,14). Arrependa-se de qualquer recusa a se submeter ao senhorio de Jesus em sua vida. Aceite Jesus como seu Senhor.

Oração: Senhor Jesus, em todas as Missas, sempre que nós dissermos a palavra ‘Senhor’, que nós possamos agradecidamente submeter todas as situações de nossas vidas ao Teu senhorio. ‘Senhor, ouvi a nossa prece’.
Promessa: “Iahweh abre os olhos aos cegos, Iahweh endireita os curvados.” (Sl 146(145),8)
Louvor: Santo Efrém da Síria foi apelidado de ‘Harpa do Espírito Santo’, Ele lutou contra as heresias usando cânticos do seu tempo, reescrevendo as palavras para ensinar as verdades da Fé.

10/06/2023 - SEU ATO PRÁTICO DE FÉ

Sábado, 10 de Junho de 2023

Tb 12,1.5-15.20

Tb 13,2.6-8

Mc 12,38-44

SEU ATO PRÁTICO DE FÉ

“…É melhor praticar a esmola do que acumular ouro. A esmola livra da morte e purifica de todo o pecado…” (Tb 12,8.9)

O Arcanjo Rafael disse a Tobit e a Tobias que “…A esmola livra da morte e purifica de todo o pecado…” (Tb 12,9). Isso parece ser um ensinamento insólito, pois nós acreditamos que o pecado é perdoado pela morte redentora de Jesus e que nós aceitamos este perdão através da nossa fé n’Ele. Entretanto, Jesus mostrou que Ele aceita a recepção da redenção através da esmola quando Ele diz aos Fariseus: “Antes, daí o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)

Para Tobit e para os Fariseus, a esmola não era para ser dada em lugar da fé, mas como um ato de fé. Os Fariseus eram “…amigos do dinheiro…” (Lc 16,14). Eles zombaram de Jesus quando Ele disse que nós deveríamos ser bem generosos ao dar nosso dinheiro para os necessitados (Lc 16,14). Para os Fariseus dar esmolas largamente e tendo o sentimento correto, levaria a um grande ato de fé.

Tobit apesar de não ser tão ‘amigo’ do dinheiro como os Fariseus, também era preocupado com o dinheiro. Antes de ficar cego, ele havia sido procurador do governo (Tb 1,13). Estava deprimido porque tinha que depender do salário de sua mulher para o seu sustento (Tb 2,10.11) e tinha uma grande importância em dinheiro depositada na Média (Tb 4,1). Para pessoas como Tobit e os Fariseus, dar esmolas era um grande ato de fé pelo qual eles poderiam receber perdão por todos os seus pecados. O que é um ato de fé grande e prático para você?

Oração: Pai, dá-me a fé da pobre viúva apresentada na leitura do Evangelho de hoje.
Promessa: “…Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.” (Mc 12,44)
Louvor: Raquel foi prejudicada pelo pecado da intriga. O Espírito Santo tocou o seu coração e agora ela fala frequentemente das boas qualidades que ela vê nas outras pessoas.

11/06/2023 - DEUS NO QUARTO DE DORMIR

Domingo, 11 de Junho de 2023 – 10º Domingo do Tempo Comum – São Barnabé, apóstolo

Os 6,3-6

Sl 50(49),1.8.12-15

Rm 4,18-25

Mt 9,9-13

DEUS NO QUARTO DE DORMIR

“[Abraão], esperando contra toda a esperança, creu e tornou-se assim pai de muitos povos, conforme lhe fora dito: Tal será a tua descendência. E foi sem vacilar na fé que considerou seu corpo já morto – ele tinha cerca de 100 anos – e o seio de Sara também já morto.” (Rm 4,18.19)

Veja o que acontece quando duas pessoas casadas recebem Deus em seu quarto de dormir (Tb 8,4). Tobit e Sara se casaram “…com reta intenção…” (Tb 8,7), de convencer o mundo que Jesus ama a Sua Igreja, refletindo o amor de Deus em seu casamento (Ef 5,25.32). Eles oram juntos, vivem vidas santas e passam a fé em Deus para as gerações seguintes.

Vocês podem pensar que o que acontece no quarto de dormir impacta somente a vocês e às(aos) suas(seus) esposas(os). Pelo contrário, as suas ações ‘privadas’ impactam nos seus filhos, em toda a sua família e no mundo. De fato, Jesus declara que as suas palavras e ações ‘privadas’ que forem “…[faladas] aos ouvidos nos quartos, [serão proclamadas] sobre os telhados.” (Lc 12,3) Mais ainda, se Deus é evitado em seu quarto de dormir, Satanás entra nele (Lc 11,24-26). A obra do demônio é destruir os casamentos e as famílias. As suas ações e atitudes privadas de falta de confiança em Deus são mostradas publicamente através da falta de perdão, da amargura, da desconfiança de sua(seu) esposa(o), todas elas cultivando a semente do divórcio.

Casais casados, vocês negligenciam a oração em conjunto? Você praticaram a contracepção artificial, a esterilização ou o aborto? O seu matrimônio é honrado de todos os modos e seu leito conjugal é mantido sem mancha? (Hb 13,4). Arrependam-se de qualquer falta de confiança em Deus em seu casamento. A reputação de Deus está em jogo. O mundo está observando o seu matrimônio. O mundo decidirá, observando o seu matrimônio, se Deus é digno de confiança?

Oração: Jesus, que todos os casais unidos em matrimônio Te aceitem como Senhor.
Promessa: “…É a ti que ela deve ser dada segundo a sentença da Lei de Moisés, e o Céu decreta que ela te seja dada…” (Tb 7,11)
Louvor: O Padre Lauro amava tanto a Palavra de Deus que ministrava estudos da Bíblia durante o horário de almoço de modo que pessoas que trabalham no centro da cidade pudessem almoçar e também estudar as Escrituras.

12/06/2023 - O SEGREDO DA FELICIDADE

Segunda-feira, 12 de Junho de 2023

2Cor 1,1-7

Sl 34(33),2-9

Mt 5,1-12

O SEGREDO DA FELICIDADE

“[Jesus] pôs-se a falar e os ensinava, dizendo: ‘Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus’.” (Mt 5,2.3)

Jesus proclama que somente Ele sabe o segredo da felicidade. Ele diz que a felicidade é:
1 – decidir ser pobre ao invés de buscar a riqueza (Mt 5,3; Lc 6,20),
2 – entristecer-nos em arrependimento pelos nossos pecados ao invés de nos sentirmos bem (Mt 5,4),
3 – sermos humildes ao invés de procurar ter poder (Mt 5,5),
4 – ansiar pela santidade ao invés de tentar obter o que queremos (Mt 5,6),
5 – ter misericórdia para com outras pessoas ao invés de obter os nossos direitos (Mt 5,7),
6 – considerar somente a Jesus ao invés de nos preocupar com qualquer outra coisa (Mt 5,8),
7 – morrer pelos nossos inimigos ao invés de matá-los (Mt 5,9; ver Rm 5,8-10), e
8 – sermos insultados(as), perseguidos(as) e difamados(as) por causa de Jesus ao invés de sermos populares (Mt 5,10.11).

Muitas pessoas acham que Jesus é louco (1Cor 1,25). O que Ele chama de segredo da felicidade parece ser para eles o caminho da miséria. Todavia, algumas pessoas creem em Jesus. Elas não necessariamente compreenderam as Bem-aventuranças, mas acreditaram nelas e tentaram vivê-las somente porque Jesus lhes disse para fazê-lo. Elas caminharam “…pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7) Essas pessoas se tornaram as pessoas mais felizes da terra e serão completamente felizes no céu. Jesus esteve certo todo tempo.

Você crerá em Jesus, parecerá ser louco(a), viverá as Bem-aventuranças e será feliz? Ou você acha que sabe mais sobre a felicidade do que Jesus?

Oração: Pai, que eu possa ser tão feliz quanto a morte e Ressurreição do Teu Filho me autoriza ser.
Promessa: “Ele nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão em qualquer tribulação, mediante a consolação que nós mesmos recebemos de Deus.” (2Cor 1,4)
Louvor: Jesus curou Fernando de uma dor no ombro.

13/06/2023 - POR ELE

Terça-feira, 13 de Junho de 2023 – Santo Antônio

2Cor 1,18-22

Sl 119(118),129-133.135

Mt 5,13-16

POR ELE

“…É por ele que dizemos ‘Amém’ a Deus para a glória de Deus.” (2Cor 1,20)

Em cada Missa, a oração Eucarística chega ao seu clímax quando o sacerdote eleva o Corpo e o Sangue de Jesus e proclama: ‘Por Cristo, com Cristo, e em Cristo, a Vós ó Pai, Todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda honra e toda glória, agora e para sempre’. Naquele momento, toda a assembleia responde ‘Amém’.

Este é o plano de Deus para o louvor. Através de Jesus, nós louvamos também a Deus dirigindo o nosso ‘Amém’ para o Pai, através de Jesus, no Espírito (2Cor 1,20). Com Jesus (Ef 2,6; Rm 6,8), nós somos elevados(as) ao céu em nosso louvor e participamos da vida do Pai. Em Jesus (Fl 3,9), encontramos a nossa verdadeira vida e participamos da glória do Pai (2Ts 1,12).

Na Missa, cada pessoa, oração, louvor, promessa (2Cor 1,20) e proclamação, são todas envolvidas juntas e oferecidas a Deus através, com e em Jesus. Por Sua vez, Deus Pai partilha Sua vida conosco através, com e em Jesus na unidade do Espírito Santo. Dedique-se frequentemente a Deus através de Jesus durante as Missas, até mesmo diariamente se possível. Alegremente mergulhe no louvor do céu. Experimente a plenitude de Deus – através, com e em Jesus.

Oração: Eu Te agradeço, Jesus, por me elevares até ao Pai na Missa. Eu Te louvarei na alegria da Eucaristia para sempre.
Promessa: “Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, eles glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5,16)
Louvor: Santo Antônio disse: ‘Nosso humilde e sincero pedido ao Espírito para nós mesmos deveria ser que nós pudéssemos conduzir o dia de Pentecostes à sua plenitude’.

14/06/2023 - SER CAPACITADO(A)

Quarta-feira, 14 de Junho de 2023

2Cor 3,4-11

Sl 99(98),5-9

Mt 5,17-19

SER CAPACITADO(A)

“Não como se fôssemos dotados de capacidade que pudéssemos atribuir a nós mesmos, mas é de Deus que vem a nossa capacidade. Foi ele quem nos tornou aptos para sermos ministros de uma Aliança nova…” (2Cor 3,5.6)

O Padre Al Lauer, fundador e durante muitos anos autor deste “Um Pão, Um Corpo”, costumava ensinar que não era importante ser qualificado para um ministério, mas sim ser capacitado. Ele queria dizer que se Deus nos chama para um ministério, Ele irá providenciar a sabedoria e os dons espirituais necessários para conduzir aquele ministério (Rm 12,6-8). ‘Possuímos dons diferentes, conforme a graça que nos foi dada. Quem tem o dom da profecia, comunique-o em harmonia com a fé: quem tem o dom do ministério, exerça as funções do ministério: quem tem o dom do ensino, ensine: quem tem o dom de exortar, exorte; quem tem a missão de repartir, faça-o com desinteresse; quem preside, faça-o com zelo; quem exerce a misericórdia, faça-o com alegria’ (CIC, 2004)

Quando nós reconhecemos que somos chamados(as) por Deus para um ministério e que Deus está providenciando o que precisamos para aquele ministério, isto gera confiança. ‘Devemos distinguir a graça habitual, disposição permanente para viver e agir segundo o apelo divino, e as graças atuais, que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decurso da obra de santificação’ (CIC, 2000). “Tal é a certeza que temos, graças a Cristo, diante de Deus.” (2Cor 3,4) Nós agora nos vemos como cooperadores(as) de Deus (1Cor 3,9). Nós sabemos que qualquer problema que surgir cabe a Ele resolver, não a nós. “Quem [nos] chamou é fiel, e é ele que vai agir.” (1Ts 5,24)

Assim, ao invés de nos preocuparmos ou nos estressarmos com os problemas, nós os levamos até Ele em oração. Nós ouvimos a Deus em Suas respostas. Fazemos o nosso melhor com grande confiança em Deus, ao invés de confiar na nossa própria habilidade de realizar alguma coisa. Como fomos testados(as) tanto por Deus (1Ts 2,4) quanto por outras pessoas, nos alegramos n’Ele que nos chamou. Obrigado, Jesus, Senhor do nosso ministério!

Oração: Pai, abre os meus ouvidos para escutar Teu chamado na minha vida e abre o meu coração para aceitá-lo.
Promessa: “…Aquele, porém, que praticar e ensinar [os Mandamentos], esse será chamado grande no reino dos Céus.” (Mt 5,19)
Louvor: Thiago, embora noivo de Regina, sentiu tão fortemente o chamado ao sacerdócio que terminou o noivado de modo a entrar no seminário. Regina não somente o apoiou, mas o ajudou no seu discernimento ouvindo-o generosamente e orando com ele. Ele tem sido sacerdote já há algumas décadas.

15/06/2023 - UMA BOA CONVERSÃO

Quinta-feira, 15 de Junho de 2023

2Cor 3,15-4,1.3-6

Sl 85(84),9-14

Mt 5,20-26

UMA BOA CONVERSÃO

“É somente pela conversão ao Senhor que o véu cai.” (2Cor 3,16)

Por causa da nossa natureza pecaminosa, um véu obstrui a nossa compreensão da Bíblia. Somente nos convertendo para Jesus e ao Espírito Santo este véu é removido (2Cor 3,14-17). Se nos convertermos ao Senhor, nós olharemos fixamente a Sua glória com as faces descobertas e “…[seremos] transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente, pela ação do Senhor, que é Espírito.” (2Cor 3,18)

Se não nos convertermos ao Senhor, nós acusaremos falsamente a outras pessoas de ‘encobrir’ o Evangelho, apesar deste ‘encobrimento’ ser atualmente devido à nossa falta de compreensão (2Cor 4,3). Por fim, a nossa mente não estará somente velada, mas também blindada pois “…o deus deste mundo obscureceu a [nossa] inteligência…” (2Cor 4,4)

Definitivamente, ou nós estamos desvelados(as) ou então estamos blindados(as). Somos transformados(as) da glória para a glória ou deformados(as) pelos nossos pecados para a destruição e condenação. Nós temos que nos converter ao Senhor levando as nossas vidas para Ele. Este é o único e verdadeiro sentido da vida. Esta é nossa única esperança para o futuro. O Senhor orienta: “Voltai-vos para mim e sereis salvos, todos os confins da terra, porque eu sou Deus e não há nenhum outro!” (Is 45,22)

Oração: Pai, eu Te agradeço por me libertares da cegueira.
Promessa: “Portanto, se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão, e depois virás apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23.24)
Louvor: Silvia começou um estudo bíblico no seu asilo para idosos.

 

Assim, ao invés de nos preocuparmos ou nos estressarmos com os problemas, nós os levamos até Ele em oração. Nós ouvimos a Deus em Suas respostas. Fazemos o nosso melhor com grande confiança em Deus, ao invés de confiar na nossa própria habilidade de realizar alguma coisa. Como fomos testados(as) tanto por Deus (1Ts 2,4) quanto por outras pessoas, nos alegramos n’Ele que nos chamou. Obrigado, Jesus, Senhor do nosso ministério!

Oração: Pai, abre os meus ouvidos para escutar Teu chamado na minha vida e abre o meu coração para aceitá-lo.
Promessa: “…Aquele, porém, que praticar e ensinar [os Mandamentos], esse será chamado grande no reino dos Céus.” (Mt 5,19)
Louvor: Thiago, embora noivo de Regina, sentiu tão fortemente o chamado ao sacerdócio que terminou o noivado de modo a entrar no seminário. Regina não somente o apoiou, mas o ajudou no seu discernimento ouvindo-o generosamente e orando com ele. Ele tem sido sacerdote já há algumas décadas.

16/06/2023 - UM FOGO ABRASADOR

Sexta-feira, 16 de Junho de 2023 – Sagrado Coração de Jesus

Dt 7,6-11

Sl 103(102),1-4.6-8.10

1Jo 4,7-16

Mt 11,25-30

UM FOGO ABRASADOR

“Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele.” (1Jo 4,9)

O Sagrado Coração é mostrado como um coração em fogo. O coração de Jesus é retratado fora do Seu corpo, em chamas com Seu amor ardente. O divino amor de Deus “…é um fogo abrasador!” (Hb 12,29)

Muitas pessoas têm medo de serem capturadas no fogo do amor de Deus. Elas intuitivamente entendem que se forem capturadas no fogo do amor de Deus, isto irá significar entregar as suas vidas inteiramente a Ele. Elas se imaginam como candelabros sendo acesos com o amor de Deus, sendo totalmente consumidas a ponto de serem reduzidas a nada pelo Seu fogo abrasador. Este é um quadro incompleto do que significa ser capturado(a) no fogo do amor de Deus.

Existem outras imagens mais completas nas Escrituras do que se assemelha ser capturado(a) no fogo do amor de Deus. A sarça ardente que atraiu Moisés estava pegando fogo, mas não era consumida (Ex 3,2.3). O arbusto não se consumia, mas, ao invés disto, atraia Moisés para ele. Se nós deixarmos o Senhor nos acender com o fogo do Seu amor, nós iremos irradiar o amor de Deus e não nos consumir (Os 11,9; Is 43,2).

No Antigo Testamento, as pessoas morriam quando se aproximavam muito de Deus (2Sm 6,6.7). Mas, no Novo Testamento, Ele nos chama a nos aproximarmos d’Ele intimamente (Hb 12,18-24). Não tenha medo se Deus lhe pedir muito. Seja inflamado(a) pelo fogo abrasador do Sagrado Coração de Jesus e deixe que ele o(a) consuma.

Oração: Jesus, eu sou todo(a) Teu(Tua). Dá-me somente o Teu amor e eu arderei por Ti.
Promessa: “…Deus é amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)
Louvor: Beatriz ora diariamente a oração de consagração ao Sagrado Coração de Jesus.

17/06/2023 - QUANTO ‘ISTO’ SIGNIFICA ‘AQUILO’

Sábado, 17 de Junho de 2023 – Imaculado Coração de Maria
Is 61,9-11

1Sm 2,1.4-8

Lc 2,41-51

QUANTO ‘ISTO’ SIGNIFICA ‘AQUILO’

“Ao vê-lo, ficaram surpresos e sua mãe lhe disse: ‘Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos te procurávamos’.” (Lc 2,48)

Quando Maria era uma adolescente, ela disse ao Senhor: “…faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38) Agora ela se tornou a mãe de Deus e supostamente uma adúltera se arriscando a ser executada. O ‘isto’ de Maria significou ‘aquilo’. Depois, seu ‘isto’ significou ter um Bebê em um estábulo (Lc 2,7). Logo seu ‘isto’ significou viajar com José e o menino Jesus no meio da noite para o Egito (Mt 2,14). Doze anos mais tarde, o ‘isto’ de Maria significou ser separada de Jesus durante três dias na Páscoa em Jerusalém (Lc 2,44-46). Isto prefigurou a Páscoa cerca de vinte anos mais tarde quando Jesus se tornaria o imolado Cordeiro da Páscoa. Aos pés da cruz, Maria iria testemunhar o seu Filho Jesus sendo imolado. O ‘isto’ de Maria também significou o primeiro Pentecostes Cristão, a sua assunção aos céus, e a sua coroação como a Rainha do céu e da terra.

O propósito da vida de cada pessoa é dizer com Maria: “…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38) Então, quando nós descobrimos os detalhes desta fidelidade, temos que aceitar a graça de Deus de ser como Maria e sermos fiéis ao nosso comprometimento incondicional com o Senhor. Consagre a sua vida ao Sagrado Coração de Jesus através da intercessão do Imaculado Coração de Maria. Então não olhe para trás (Lc 9,62).

Oração: Pai, que meu comprometimento contigo seja total e permanente, como é o Teu comprometimento comigo.
Promessa: “Todos os que ouviam [a Jesus] ficavam extasiados com sua inteligência e com suas respostas.” (Lc 2,47)
Louvor: Valter não foi capaz de vencer as tentações sexuais até que se consagrou ao Imaculado Coração de Maria.

18/06/2023 - INCENTIVOS DE DEUS

Domingo, 18 de Junho de 2023 – 11º Domingo do Tempo Comum
Ex 19,2-6

Sl 100(99),1-3.5

Rm 5,6-11

Mt 9,36-10,8

INCENTIVOS DE DEUS

“..Vos carreguei sobre asas de águia…” (Ex 19,4)

Pesquisadores descobriram que as águias vivem em penhascos da região montanhosa do Sinai nos quais Deus falou para Moisés as palavras acima. Para ensinar os seus filhotes a voar, elas os incentivam a sair dos ninhos, provocando neles uma queda livre do penhasco. Se a jovem águia não for capaz de descobrir como voar com a pressão do momento, a águia mãe se precipita rumo abaixo e ‘captura’ a jovem águia em suas asas estendidas. Ela então voa com seu filhote para transmitir a ele a sensação de voar. Ela repete isso até que a jovem águia aprenda a voar por si mesma.

Moisés declara sobre Deus: “Como a águia que vela por seu ninho e revoa por cima dos filhotes, ele o tomou, estendendo as suas asas, e o carregou em cima de suas penas.” (Dt 32,11) Deus não nos criou para permanecer na segurança do ninho. Ele nos incentiva a sair da nossa zona de conforto, nos carregando nas suas asas quando nós caímos (Ex 19,4), e nos assegurando do Seu cuidado amoroso (1Pe 5,7). Apesar deste incentivo divino frequente poder parecer estressante e até mesmo insuportável, o Senhor o usa para nos renovar ao invés de nos exaurir (Sl 103(102),5).

Uma águia não pode voar se estiver muito assustada. Ela tem que relaxar e voar com o vento. Da mesma forma, nós temos que nos relaxar, deixar que seja feito em nós e deixar que o vento do Espírito nos leve para onde Deus desejar (Jo 3,8). Quando nos abandonamos aos incentivos de Deus, descobrimos que ao invés de nos estressarmos, nós aprendemos a voar. “Confia em Iahweh com todo o teu coração…” (Pr 3,5) “…os que põem a sua esperança em Iahweh renovam suas forças, abrem as asas como as águias…” (Is 40,31)

Oração: Pai, renova a minha vida como a da águia (Sl 103(102),5).
Promessa: “Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.” (Rm 5,8)
Louvor: “Louvai a Iahweh, nações todas, glorificai-o, todos os povos!” (Sl 117(116),1)

19/06/2023 - MORRENDO PARA EVANGELIZAR

Segunda-feira, 19 de Junho de 2023 – São Romualdo

2Cor 6,1-10

Sl 98(97),1-4

Mt 5,38-42

MORRENDO PARA EVANGELIZAR

“…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

“A colheita é grande, mas são poucos os operários!” (Mt 9,37) Mais de quatro bilhões de pessoas não conhecem Jesus. Mais ainda, muitas das mais de um bilhão e meio de pessoas que foram batizadas como Cristãs não amam a Jesus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força (Lc 10,27) Portanto, nós temos a tarefa monumental de proclamar a Boa Nova do reino de Jesus através de todo o mundo (Mt 24,14).

Entretanto, o Senhor irá multiplicar os nossos esforços somente se nós dermos nosso tudo para Ele e para a evangelização do mundo. Temos de desejar fazer, dizer ou sacrificar qualquer coisa para levar as outras pessoas para Cristo. Nós devemos sofrer, com prazer, “…nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nas desordens, nas fadigas, nas vigílias, nos jejuns.” (2Cor 6,4.5) para levar outras pessoas para o Senhor. Temos até mesmo que desejar morrer de modo a levar outras pessoas para Cristo.

Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto.” (Jo 12,24) Jesus morreu para nos salvar. Como Suas testemunhas, nós também temos que amar as pessoas o suficiente para desejar morrer de modo a levá-las à salvação. Ore pelo coração de Cristo. Ore pelo amor crucificado. Ore para que todos “…sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4)

Oração: Pai, modifica o meu coração de modo que eu ame aos outros ao ponto de levá-los para o Teu reino.
Promessa: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda.” (Mt 5,39)
Louvor: Durante um período de seca espiritual, São Romualdo estava orando o Salmo 32 e leu o seguinte versículo: “Vou instruir-te, indicando o caminho a seguir, com os olhos sobre ti, eu serei teu conselho.” (Sl 32(31),8) Com isso, Deus deu a ele uma profunda compreensão do Seu amor.

20/06/2023 - PERFEITO AMOR

Terça-feira, 20 de Junho de 2023

2Cor 8,1-9

Sl 146(145),2.5-9

Mt 5,43-48

PERFEITO AMOR

“…Deveis ser perfeitos como vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5,48)

Agora eu irei mostrar o caminho da perfeição (1Cor 12,31).

Jesus nos manda sermos perfeitos(as) (Mt 5,48). Então Ele tem necessariamente de tornar disponível para nós a graça de sermos perfeitos(as). Na verdade, Jesus nos deu o Espírito Santo. “…o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5) “…Deus é Amor.” (1Jo 4,8), e a nós foi dado o próprio amor de Deus. O amor (caridade) é o caminho da perfeição (1Cor 12,31), e Deus nos deu tudo o que precisamos para sermos perfeitos(as) no amor (caridade).

Jesus, o Amor encarnado (1Jo 4,16), fez-Se pobre (2Cor 8,9) por nossa causa. Assim como Jesus, nós temos que nos amar uns aos outros (Jo 15,12.13) de tal forma a nos reduzirmos ao ponto de entregarmos as nossas vidas. Temos de fazer o que for necessário para servir com amor. Temos de nos fazer pobres (2Cor 8,9), nos humilharmos a nós mesmos(as) (Mt 23,12), nos diminuindo (Jo 3,30) e até mesmo alegremente desaparecemos no esquecimento (Jo 3,29), se isto for necessário para nos amarmos uns aos outros.

Em por Jesus ter derramado o Espírito Santo sobre nós, nunca somos limitados(as) em amar. Podemos até mesmo amar do modo mais perfeito, isto é, amar os nossos inimigos (Mt 5,44). A nossa “caridade jamais passará…” (1Cor 13,8) Não existe limite para a nossa habilidade de amar aqueles(as) que nos feriram (1Cor 13,7).

“…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) Beba avidamente da fonte do perfeito amor. Viva no amor de Jesus (Jo 15,9).

Oração: Jesus, Tu és o Amor encarnado. Enche-me com o Espírito Santo de modo que eu possa espalhar o Teu amor junto aos meus amigos e inimigos (Mt 5,44).
Promessa: “Feliz quem se apoia no Deus de Jacó, quem põe a esperança em Iahweh seu Deus.” (Sl 146(145),5)
Louvor: Roberto foi libertado de seu estilo de vida fatal e agora leva uma vida plena em Cristo (Jo 10,10).

21/06/2023 - MUDANÇAS DE ZONEAMENTO

Quarta-feira, 21 de Junho de 2023 – São Luis Gonzaga

2Cor 9,6-11

Sl 112(111),1-4.9

Mt 6,1-6.16-18

MUDANÇAS DE ZONEAMENTO

“Ele brilha nas trevas como luz para os retos, ele é piedade, compaixão e justiça.” (Sl 112(111),4)

Em muitos aspectos das nossas vidas, temos diversas zonas. Como exemplo, todos(as) nós temos zonas de conforto no trabalho, nos relacionamentos, na oração, no estudo, no serviço, etc. Em nossas zonas de conforto, nós ficamos relaxados(as) e provavelmente nos apreciamos a nós mesmos(as).

Se nós, por causa do amor ou por qualquer outra razão, atravessamos a divisa de nossas zonas de conforto, entramos em uma zona de desconforto. Nesta zona, nós ficamos lutando e sofrendo (1Pe 4,19). Nesta zona, encontramos o perigo de esgotamento e a oportunidade de um significante crescimento em santidade, pois as nossas faculdades são desafiadas e exercitadas vigorosamente.

Se avançarmos mais no amor e cruzarmos a divisa da zona de desconforto, entramos em uma nova e misteriosa zona a qual é difícil de nomear. Ela é a zona do mistério e do paradoxo da alegria indescritível combinada com o amor crucificado. Nesta zona, nós estamos vivendo, doando, orando e jejuando ‘ao extremo’. Estamos secretamente nos aprofundando mais do que nunca antes, e o nosso Pai, que nos vê em segredo, nos recompensará (Mt 6,4.6.18). Esta é a zona das agonizantes tentações e da vitória Pascal.

Cruze a divisa para uma zona de maior amor.

Oração: Pai, que eu possa aceitar que a minha vida é uma mudança de zona em direção à cruz.
Promessa: “Aquele que fornece semente ao semeador e pão para o alimento vos fornecerá também a semente e a multiplicará.” (2Cor 9,10)
Louvor: São Luís Gonzaga entregou a sua vida servindo àqueles que estavam morrendo de uma epidemia.

22/06/2023 - A ORAÇÃO QUE OUSAMOS ORAR

Quinta-feira, 22 de Junho de 2023 – São Paulino de Nola – São João Fisher – São Tomás More

2Cor 11,1-11

Sl 111(110),1-4.7.8

Mt 6,7-15

A ORAÇÃO QUE OUSAMOS ORAR

“…Pai nosso que estás nos céus…” (Mt 6,9)

No Catecismo da Igreja Católica, existe um capítulo inteiro sobre a oração que Jesus nos ensinou, o Pai Nosso (CIC, 2759-2865). O extenso tratamento no Catecismo ensina que existe uma ordem importante na sequência de cada disposição no Pai Nosso. ‘A oração dominical é a mais perfeita das orações […]. Nela, não só pedimos tudo quanto podemos retamente desejar, mas também segundo a ordem em que convém desejá-lo. De modo que esta oração, não só nos ensina a pedir, mas também plasma todos os nossos afetos’ (CIC, 2763).

A oração começa com o reconhecimento que o Deus celestial e todo-poderoso é realmente nosso Pai (Mt 6,9). A oração também começa louvando o Pai celestial, santificando o Seu Nome e reconhecendo Sua grandeza; apesar disso, nós radicalmente O reconhecemos como nosso Pai amado, até mesmo nosso ‘Abba’, nosso Paizinho (Mt 6,9; Rm 8,15; Gl 4,6).

O Pai Nosso apresenta uma visão de Deus com uma ousadia radical, assumindo que Deus nos ama tão profundamente que Ele irá nos escutar e responder às nossas orações. ‘Na liturgia romana, a assembleia eucarística é convidada a orar ao nosso Pai com ousadia filial. As liturgias orientais utilizam e desenvolvem expressões análogas: «Ousar com toda a segurança», «tomai-nos dignos de» …’ (CIC, 2777). A oração é comunitária, pedindo por ‘nós’ ao invés de por ‘mim’ (Mt 6,11). A oração ressalta que nós não oramos sozinhos, mas como parte de uma comunidade de crentes cheios de fé. Como Jesus nos ensinou, atreva-se a rezar o Pai Nosso com ousadia, confiança e convicção.

Oração: “Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o Vosso Nome.” (Mt 6,9)
Promessa: “Grandes são as obras de Iahweh, dignas de estudo para quem as ama.” (Sl 111(110),2)
Louvor: São Paulino vendeu sua propriedade para benefício dos pobres. Ele serviu como bispo durante várias décadas.

23/06/2023 - LUZ NEGRA

Sexta-feira, 23 de Junho de 2023

2Cor 11,18.21-30

Sl 34(33),2-7

Mt 6,19-23

LUZ NEGRA

“…Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas!” (Mt 6,23)

Você já esteve alguma vez em um aposento iluminado por uma luz negra? Tal aposento é muito vagamente iluminado. Tudo o que é branco e transparente se revela, como dentes e meias brancas. Objetos escuros são apenas visíveis. É difícil ver com as coisas se inter-relacionam. Imagine o mesmo aposento com a luz negra sendo substituída por uma lâmpada de cem watts. Agora o aposento está bem iluminado, é fácil ver como os objetos no aposento se relacionam uns com os outros.

Jesus descreve uma situação similar no Evangelho de hoje. Na sociedade moderna, nós somos bombardeados com valores da cultura humanista secular que desconsideram Deus, uma “…geração perversa.” (At 2,40). Se permitirmos que o nosso pensamento e a nossa consciência sejam formados por tais contribuições ímpias, então nós viveremos em profunda escuridão (Mt 6,23). Como a pessoa que está na luz negra, tudo o que é verdade pode ser visto, mas não reconhecido de modo apropriado. Uma pessoa não pode ver claramente com a luz negra, “…pois grandes serão as trevas.” (Mt 6,23). As Escrituras anunciam: “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem mal. Dos que transformam as trevas em luz e a luz em trevas, dos que mudam o amargo em doce e o doce em amargo!” (Is 5,20)

Quais os programas que você assiste na televisão? O que você escuta? “A lâmpada do corpo é o olho…” (Mt 6,22) Jesus diria que os seus olhos são bons ou maus? (Mt 6,22.23). Arrependa-se de se concentrar nas coisas do mundo (1Jo 2,15). Ao invés disso, leia as Escrituras e o Catecismo da Igreja Católica. Mergulhe em Jesus, pois Ele nos chama “…das trevas para a sua luz maravilhosa.” (1Pe 2,9)

Oração: Jesus, que eu nunca prefira a escuridão a Ti (Jo 3,19). Ajuda-me a sempre Te seguir e estar na luz (Jo 8,12).
Promessa: “Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado.” (Sl 34(33),6)
Louvor: Joana trabalhou em tempo integral para o Senhor durante quarenta anos – sem salário ou assistência social. E Jesus proveu todas as suas necessidades.

24/06/2023 - O TRATOR DE DEUS

Sábado, 24 de Junho de 2023 – Natividade de São João Batista

Is 49,1-6

Sl 139(138),1-3.13-15

At 13,22-26

Lc 1,57-66.80

O TRATOR DE DEUS

“…O que virá a ser esse menino?…” (Lc 1,66)

São João Batista foi o precursor, o ‘homem que precedeu’, de Jesus. “Antes da {chegada de Jesus], João proclamara com antecedência, a todo o povo de Israel, um batismo de arrependimento.” (At 13,24)

João foi um trator espiritual que abriu para Deus um caminho reto e preparou uma estrada para Jesus (Is 40,3.4; Lc 3,3-5). Um bom exemplo dos efeitos do trabalho espiritual de João é encontrado em um incidente descrito em Jo 10,39-42. Jesus estava pregando em Jerusalém e os líderes Judeus O rejeitaram. Eles “procuravam prendê-lo. Mas ele lhes escapou das mãos.” (Jo 10,39) João não havia dedicado nenhum tempo para batizar em Jerusalém, o seu ministério foi realizado predominantemente no deserto. A visita de Jesus a Jerusalém não foi preparada por um precursor pregando o arrependimento. Sem tal preparação, as pessoas rejeitariam a Jesus.

Jesus deixou Jerusalém e “partiu de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde João o tinha anteriormente batizado, e ai permaneceu. Muitos vinham a ele…” (Jo 10,40.41) João havia testemunhado sobre Jesus no deserto, e o seu testemunho preparou um caminho reto para o Senhor nos corações das pessoas da região. As pessoas comentavam: “…tudo o que João disse sobre ele era verdade. E muitos, aí, creram nele.” (Jo 10,41.42)

Em um local, João havia ministrado um batismo de arrependimento e as pessoas daquele lugar receberam Jesus e vieram a crer n’Ele. Em outro local, que não havia recebido aquele ‘nivelamento’ do batismo de arrependimento, Jesus foi rejeitado. Arrependa-se! Livre-se de qualquer bagagem que, em sua vida, impeça o caminho do Senhor. “…Preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas.” (Lc 3,4) em sua vida arrependendo-se de todos os pecados.

Oração: Pai, eu me arrependo e buscarei a Confissão imediatamente. Que o ‘trator’ de São João possa preparar um caminho reto em minha vida.
Promessa: “…meu Deus será a minha força!” (Is 49,5)
Louvor: São João Batista pregou: “É necessário que ele [Jesus] cresça e eu diminua.” (Jo 3,30).

25/06/2023 - NÃO TENHA MEDO

Domingo, 25 de Junho de 2023 – 12º Domingo do Tempo Comum
Jr 20,10-13

Sl 69(68),8-10.14.17.33-35

Rm 5,12-15

Mt 10,26-33

NÃO TENHA MEDO

“Não tenhais medo…” (Mt 10,31)

A nossa reação ao medo estará entre os melhores ou piores aspectos das nossas vidas. Nós nos deixaremos manipular pelo medo para compromissos pecaminosos e eventual condenação, ou iremos nos recusar a sermos controlados(as) pelo medo e eventualmente o empurraremos para fora de nossas vidas (1Jo 4,18). Portanto, Jesus repetidamente nos orienta: “Não tenhais medo deles…” (Mt 10,26) “Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma…” (Mt 10,28) “Não tenhais medo…” (Mt 10,31)

A nossa resposta ao medo deveria ser a fé. Jesus disse a Jairo depois que sua filha morreu: “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36) Quando os seus amigos se voltaram contra ele por vingança, Jeremias teve fé para proclamar corajosamente: “Mas Iahweh está comigo como um poderoso guerreiro; por isso os meus perseguidores tropeçarão, eles não prevalecerão…” (Jr 20,11) Mesmo quando nós estamos enfrentando a nossa própria agonia no jardim ou sofrendo o nosso próprio Calvário, pela fé nós podemos nos recusar a sermos manipulados(as) pelo medo. Nós podemos “…dizer com ousadia: O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem?” (Hb 13,6) Pela fé podemos proclamar: “Iahweh é minha luz e salvação; de quem terei medo? … Ainda que um exército acampe contra mim, meu coração não temerá…” (Sl 27(26),1.3) Não tenham medo.

Oração: Pai, que minha compreensão de que Tu estás em mim me faça não ter medo. Que o Teu amor possa expulsar todo o medo da minha vida (1Jo 4,18).
Promessa: “…Se pela falta de um só todos morreram, com quanto maior profusão a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo, se derramaram sobre todos.” (Rm 5,15)
Louvor: Eu te louvo, Jesus ressuscitado, Vitorioso sobre a morte. Tu és a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25). Aleluia!

26/06/2023 - ABANDONO TOTAL

Segunda-feira, 26 de Junho de 2023

Gn 12,1-9

Sl 33(32),12.13.18-20.22

Mt 7,1-5

ABANDONO TOTAL

“Abrão partiu, como lhe disse Iahweh…” (Gn 12,4)

Quando Abrão tinha setenta e cinco anos, O Senhor lhe disse que tomasse a sua família e todos os seus bens, deixasse a sua terra natal e se dirigisse a um local que lhe seria mostrado (Gn 12,1.4.5). Abrão obedeceu. O que você faria se lhe fosse dada uma ordem semelhante?

O Senhor, em um sonho, disse a José: “…Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito…” (Mt 2,13) “Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito.” (Mt 2,14) Você obedeceria como José obedeceu?

O Senhor disse à Bem-aventurada Virgem Maria, uma menina adolescente, para desistir de seus planos futuros e conceber ao Menino Deus pelo poder do Espírito Santo (Lc 1,31-35). O Senhor pode fazer qualquer coisa que quiser com o seu futuro?

Por causa do seu amor obediente ao Senhor, você está ansiando por mudar imediatamente, mudar tudo? Quando nós aceitamos Jesus como Senhor das nossas vidas, nós nos abandonamos a Ele. Nós O convidamos para fazer qualquer coisa que Ele quiser e quando quiser. Nós “…não [vivemos] mais para [nós mesmos], mas para aquele que morreu e ressuscitou por [nós].” (2Cor 5,15) Sob o Seu senhorio, nós perdemos nossas vidas (Lc 9,24). Podemos dizer com São Paulo: “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim…” (Gl 2,20)

Oração: Jesus, Tu destes a Tua vida por mim. Eu entrego a minha vida por Ti.
Promessa: “Não julgueis para não serdes julgados.” (Mt 7,1)
Louvor: O Padre João, sofrendo de um câncer terminal, testemunhou a sua fé em Jesus proclamando: ‘Eu não sei o que o futuro me reserva, mas eu sei Quem realiza o futuro’.

27/06/2023 - DECIDINDO BEM

Terça-feira, 27 de Junho de 2023 – São Cirilo de Alexandria
Gn 13,2.5-18

Sl 15(14),2-5

Mt 7,6.12-14

DECIDINDO BEM

“Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição…” (Mt 7,13)

Para tomar a decisão correta, nós temos que fazer a pergunta correta. Por exemplo, se perguntamos ‘O que eu quero?’, nós estamos nos colocando em posição de tomar decisões erradas; pois a realidade não está baseada no que nós queremos, mas no que Deus quer.

Para tomar a decisão certa, nós temos que decidir pela fé e não pela visão (2Cor 5,7). Por exemplo: Ló viu que as terras de Sodoma e Gomorra pareciam ser as melhores terras (Gn 13,10.11). Assim ele escolheu se estabelecer lá. Mal sabia ele que aquelas terras logo seriam destruídas, quando o fogo e o enxofre se precipitassem sobre elas.

Para tomar a decisão certa, nós não temos que automaticamente tomar o caminho mais fácil, pois o caminho mais fácil geralmente “…conduz à perdição…” (Mt 7,13), enquanto que o caminho árduo da cruz leva à vida eterna (Mt 7,14).

Para tomar a decisão certa, nós, na nossa cultura da morte, temos que escolher a estrada menos usada (Mt 7,13.14). Na nossa cultura, a posição concorrida é geralmente errada. A maioria é mais propensa a ser imoral do que moral.

Para tomar a decisão certa, nós temos que primeiro decidir entregar as nossas vidas a Cristo. Decida-se por Cristo agora.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me guiar à verdade plena (Jo 16,13).
Promessa: “Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas.” (Mt 7,12)
Louvor: São Cirilo de Alexandria foi um Doutor da Igreja, defendendo a Divindade de Jesus. Ele se alegrou em sofrer por Cristo quando foi falsamente acusado de heresia, sendo aprisionado por sua fé (1Pe 4,13-16).

28/06/2023 - EU ME DIVIDO EM DOIS POR VOCÊ

Quarta-feira, 28 de Junho de 2023 – Santo Irineu

Gn 15,1-12.17.18

Sl 105(104),1-4.6-9

Mt 7,15-20

EU ME DIVIDO EM DOIS POR VOCÊ

“[Abrão] lhe trouxe todos esses animais, partiu-os pelo meio e colocou cada metade em face da outra…” (Gn 15,10)

No Antigo Testamento, uma cerimônia de aliança envolvia matar um animal e cortá-lo em duas partes. Ambas as partes envolvidas na aliança caminhavam então entre as duas metades do animal. Essa caminhada garantia os votos de fidelidade aos termos da aliança: Se eu quebrar a aliança, que eu seja dividido(a) em dois como as partes deste animal entre as quais eu caminhei (Jr 34,18).

Deus fez uma aliança com Abrão para provê-lo com muitos descendentes (Gn 15,1-6). Nós temos Abrão cortando vários animais colocando “…cada metade em face da outra…” (Gn 15,10) Na forma de “…uma fogueira fumegante e uma tocha de fogo … [Deus passou] entre os animais divididos. Naquele dia Iahweh estabeleceu uma aliança com Abrão…” (Gn 15,17.18) Deus prometeu a Abrão que Ele iria ser dividido em dois se Ele falhasse em manter os Seus termos na aliança.

Em um casamento na Igreja, a noiva faz uma aliança de ser fiel ao seu marido caminhando pelo corredor central, entra a sua família e a dele. Os Israelitas caminharam entre as duas paredes do Mar Vermelho para receber sua libertação para ser o Povo de Deus (Ex 14,22). Você sente como se estivesse caminhando entre ‘a espada e a cruz’? Poderia isto ser parte do preço a ser pago por ser fiel à nossa aliança com Deus pelo Batismo e pela Eucaristia?

Deus é determinado quanto a manter alianças. Ele deu a Sua vida por nós, e Ele nos chama a fazer o mesmo. Peça ao Senhor a graça de ser fiel à sua aliança.

Oração: Senhor, Tu arriscastes tudo para fazer uma aliança comigo. Que eu possa estar sempre em Ti ao invés de me destruir afastando-me de Ti.
Promessa: “Ele é Iahweh, nosso Deus, ele governa a terra inteira!” (Sl 105(104),7)
Louvor: Santo Irineu, um bispo do Século II, usou sua sabedoria para combater a heresia do Gnosticismo.

29/06/2023 - O MAIOR ACONTECIMENTO DE SUA VIDA

Quinta-feira, 29 de Junho de 2023

Gn 16,1-12.15.16

Sl 106(105),1-5

Mt 7,21-29

O MAIOR ACONTECIMENTO DE SUA VIDA

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7,21)

O seu Batismo foi o maior acontecimento de sua vida e a base para todos os outros grandes acontecimentos em sua vida. Contudo, muitos(as) Cristãos(ãs) não estão conscientes da ‘novidade radical’ das suas vidas de batizados(as) e a imensa e extraordinária riqueza e responsabilidade do Batismo. ‘…Não é um exagero dizer-se que toda a existência do fiel leigo tem por finalidade levá-lo a descobrir a radical novidade cristã que promana do Batismo … a Paróquia é chamada a educar os seus membros para a escuta da Palavra, para o diálogo litúrgico e pessoal com Deus, para a vida de caridade perfeita, permitindo-lhes compreender, de forma mais direta e concreta, o sentido da comunhão eclesial e da responsabilidade missionária …’ (Exortação Apostólica Christifidelis Laici, 10.61 – Papa São João Paulo II).

Quando nós fomos batizados(as), fomos batizados(as) em Cristo (Rm 6,3). A única experiência remotamente semelhante a isto é a gravidez, o tempo em que a criança está no interior do corpo de sua mãe. Imagine se você pudesse entrar novamente no corpo de sua mãe (Jo 3,4). Que mudanças radicais isto iria significar para você! Entretanto, ser batizado(a) em Jesus tem ramificações muito mais extraordinárias. Batizados(as) em Jesus, nós mergulhamos na Sua morte, sepultamento, Ressurreição e temos os benefícios destes eventos (Rm 6,3-5). Em Jesus, não existe condenação (Rm 8,1). Nós fomos redimidos(as), perdoados(as), e escolhidos(as) (Ef 1,7.11). Somos “…uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade…” (1Pe 2,9) Nós passamos as nossas vidas aprendendo como caminhar, como falar, como pensar, como sentir, como trabalhar, como orar, como ouvir, como ver e como amar a Jesus. Nós vivemos o nosso Batismo.

Oração: Jesus, que eu possa celebrar o meu aniversário de Batismo anualmente como sinal de viver o meu Batismo diariamente.
Promessa: “Aquele que ama pai ou mãe mais do que a mim não é digno de mim. E aquele que ama filho ou filha mais do que a mim não é digno de mim. Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim. Aquele que acha a sua vida, vai perdê-la, mas quem perde a sua vida por causa de mim, vai achá-la.” (Mt 10,37-39)
Louvor: Eu te louvo Jesus, Senhor ressuscitado, por amar tanto o mundo que Te tornastes um de nós. Aleluia!

 

30/06/2023 - MUDANÇA DE NOMES

Sexta-feira, 30 de Junho de 2023 – Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma

Gn 17,1.9.10.15-22

Sl 128(127),1-5

Mt 8,1-4

MUDANÇA DE NOMES

“Deus disse a Abraão: ‘A tua mulher Sarai, não mais a chamarás de Sarai, mas seu nome é Sara. Eu a abençoarei, e dela te darei um filho …’.” (Gn 17,15.16)

Todos(as) nós queremos mudar certas coisas. O leproso citado no Evangelho de hoje queria que Jesus o curasse. Jesus tocou nele, “…e imediatamente ele ficou curado da sua lepra.” (Mt 8,3) Algumas vezes nós queremos mudar coisas não para que desapareçam, mas para que apareçam. Por exemplo, Abrão e Sarai queriam ter um filho. Nós, da mesma forma, queremos mudar a nossa saúde, a nossa família, o nosso trabalho, a nossa situação financeira, as nossas igrejas, os nossos políticos e o mundo.

As mudanças que desejamos são na sua maioria exteriores. Todavia, mudanças interiores geralmente precedem mudanças exteriores. Grandes mudanças exteriores podem às vezes ser expressas por uma mudança de nome O nome de Abrão foi modificado para Abraão, e o nome de Sarai para Sara. Então eles foram milagrosamente capazes de conceber uma criança. Nós também muitas vezes precisamos de uma mudança de nome antes de termos mudanças em nossa saúde, nosso trabalho, nossa família, etc.

Volte-se para Jesus. Seu Nome “…é sobre todo o nome.” (Fl 2,9) Seu nome é o único Nome pelo qual nós podemos ser salvos(as) (At 4,12). Quando Jesus muda os nossos nomes, somos realmente mudados(as) por dentro e por fora. Jesus mudou o nome de Simão para Pedro (Pedra) e sobre aquela pedra Ele edificou a Igreja (Mt 16,18). Jesus mudou o nome de Saulo para Paulo e transformou um inimigo, assassino de Cristãos, em um missionário Cristão. Esta mudança de Saulo para Paulo resultou na proclamação do Evangelho para o mundo. A questão principal é a mudança do nome.

Oração: Pai, que eu possa viver plenamente a nova vida expressa pelos meus nomes de Batismo e Confirmação.
Promessa: “Felizes todos os que temem a Iahweh e andam em seus caminhos.” (Sl 128(127),1)
Louvor: Os primeiros mártires da Igreja de Roma serviram como sementes que causaram o crescimento da fé em muitos e muitos outros. Eles vieram de todas as classes da sociedade – soldados, camponeses, nobres e mercadores.