01/08/2021 - Paganismo Modificado

Domingo, 01 de Agosto de 2021 – 18º Domingo do Tempo Comum

Ex 16,2-4.12-15

Sl 78(77), 3.4.23-25.54

Ef 4,17.20-24

Jo 6,24-35

PAGANISMO MODIFICADO

“…Não andeis mais como andam os demais gentios, na futilidade dos seus pensamentos.” (Ef 4,17)

Paulo fundou a igreja em Éfeso levando doze homens a Cristo e à vida nova no Espírito Santo (At 19,5-7). Alguns anos depois, Paulo observou que os Efésios haviam perdido o seu amor inicial por Cristo (Ap 2,4). E ele podia dizer isso porque o estilo de vida dos Cristãos Efésios havia se tornado meramente um paganismo modificado. Paulo sustentava que quando os Efésios “…[haviam aprendido] assim a Cristo.” (Ef 4,20), eles deveriam ter aprendido um novo estilo de vida deixando de lado o modo de vida anterior (Ef 4,22) e adquirindo uma “…transformação espiritual das [suas] mentes.” (Ef 4,23). Paulo considerou que o compromisso com Cristo implicava numa mudança radical no modo de viver.

Muitos (as) Cristãos(ãs) hoje em dia podem ser similares aos Efésios. É comum para os Cristãos adquirir as mesmas coisas, assistir aos mesmos programas de televisão, ter o mesmo tipo de recreação e fazer os mesmos investimentos como ‘bons’ não-crentes. Muitos(as) Cristãos(ãs) evitam os aspectos grosseiros do modo de vida pagão. No entanto, o seu estilo de vida pode ser descrito mais apropriadamente como ‘paganismo modificado’ ao invés de ‘radicalmente Cristão’. Nós precisamos nos arrepender, sermos crucificados(as) para o mundo (Gl 6,14), e “…tudo [ter] como esterco, para ganhar a Cristo, e ser achado nele…” (Fl 3,8.9)

Oração: Pai, que o meu modo de viver possa não ter nenhum sentido separado do senhorio e da divindade de Jesus.
Promessa: “Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do Homem vos dará, pois Deus, o Pai, o marcou com seu selo.” (Jo 6,27)
Louvor: Jesus ressuscitado, eu sinceramente quero Te seguir. “Eu creio que verei a bondade de Iahweh na terra dos vivos.” (Sl 27(26),13)

02/08/2021 - Fechando o Acordo

Segunda-feira, 02 de Agosto de 2021 – Santo Eusébio de Verselli – São Pedro Julian Eymard
Nm 11,4-15

Sl 81(80),12-17

Mt 14,13-21

FECHANDO O ACORDO

“…Não é preciso que vão embora. Dai-lhes vós mesmos de comer.” (Mt 14,16)

Jesus colocou os Seus discípulos numa posição extraordinária. De um lado estava a raça humana, que continuamente cresce faminta e tem necessidade de se alimentar diariamente. Do outro está o Senhor, Aquele que deseja continuamente alimentar, nutrir, e até mesmo satisfazer a fome da humanidade (Sl 81(80),11.17; Mt 14,20). Deus nos colocou, como Seus discípulos, entre Ele e o restante da raça humana, nos encarregando de alimentar o Seu povo (Mt 14,16; Jo 24,15-17). Nós somos os intermediários, os Seus embaixadores (2Cor 5,20), encarregados de conciliar as duas partes.

Esse é o sonho de um embaixador: uma parte tem uma demanda incessante e a outra Parte uma habilidade ilimitada e o desejo incessante de suprir a demanda (Lc 22,15). No mundo dos negócios, os candidatos competem por esse tipo de oportunidade e correm em massa para lutar por ela, mesmo se condições duras estiverem envolvidas. Muitas pessoas que trabalham com vendas enfrentariam avidamente esse desafio, buscando agressivamente meios criativos para levar as partes a um acordo. No mundo religioso, nós não vemos uma resposta tão ávida com relação a sermos embaixadores de Deus.

Vamos pedir ao Senhor que nos dê o Seu coração, um coração movido pela compaixão para com todas as pessoas (Mt 14,14). Ele deseja constantemente encher as bocas da humanidade faminta com Sua Palavra e com a Eucaristia (Sl 81(80),11), quer ela O aprecie ou não. Ele nos dará o sentimento do Seu coração poel Seu povo de um modo que nós encontraremos descanso (Mt 11,29) ao invés de desventura (Nm 11,15) em alimentá-lo. “Ide e, apresentando-vos no templo, anunciai ao povo tudo o que se refere àquela Vida!” (At 5,20) como embaixadores de Deus.

Oração: Sagrado Coração de Jesus, faz o meu coração semelhante ao Teu. Dá-me o Teu desejo de apascentar os Teus amados (Jo 21,15).
Promessa: “Todos comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram doze cestos cheios dos pedaços que sobraram.” (Mt 14,20)
Louvor: Santo Eusébio de Verselli defendeu Santo Atanásio e a Fé, e assim como ele foi exilado pelo imperador.

03/08/2021 - Oficina de Reparos

Terça-feira, 03 de Agosto de 2021

Nm 12,1-13

Sl 51(50),3-7.12.13

Mt 14,22-36

OFICINA DE REPAROS

“Maria (Mirian) e Aarão murmuraram contra Moisés…” (Nm 12,11)

Moisés orou em favor de Maria(Mirian) depois dela tê-lo acusado, e ela ficou curada (Nm 12,13-16). Jesus orou e sofreu por Seus acusadores. Aqueles que se arrependeram e O receberam foi dada a vida eterna. Ele reconcilia os inimigos e realiza o maior dos atos de misericórdia, que é morrer pelos Seus inimigos (Rm 5,8-10).

Alguns anos atrás, quando surgiram as notícias sobre os escândalos sexuais de alguns padres Católicos, um certo homem criticou publicamente todos os padres, até mesmo durante a Santa Missa. Isso me irritou profundamente a ponto de ter que procurar o Sacramento da Reconciliação. Um santo padre que conheço ouviu a minha Confissão. Com uma calma tranqüilizante, ele me aquietou comentando que é um ato espiritual de misericórdia suportar os erros pacientemente, o que, por outro lado, poderia ser oferecido como reparação a Deus e por todos aqueles(as) impactados pelo escândalo.

Eu considero esse santo padre como sendo, como Moisés, “…o mais humilde dos homens que havia na terra.” (Nm 12,3). Quando erradamente censurado, ele respondeu orando pela cura do seu atormentador.

Muitos(as) irmãos e irmãs religiosas, e até padres, têm dedicado as suas vidas a realizar atos de reparação. Entretanto as vocações e os atos de reparação, estão declinando em todo o mundo. Talvez isso tenha resultado em um aumento dos pecados, parcialmente devido a algum rompimento não reparado. Existe um grande acúmulo na oficina de reparos de Deus e Ele está sempre admitindo operários. Quem irá trabalhar para Jesus fazendo o Seu trabalho de reparação com paciência, graça e misericórdia? Seja um(a) “…Reparador de brechas, Restaurador de estradas…” (Is 58,12). “…[restaurai] o Templo de vosso Deus, segundo as necessidades de cada ano. Fazei isso rapidamente.” (2Cr 24,5)

Oração: Jesus, eu não deixarei o Teu reino cair mais, sem reparação. Concede-me a graça de consertar o que está partido (Is 61,1-3; Lc 4,18.19).
Promessa: Jesus disse: “…Tende confiança, sou eu, não tenhais medo.” (Mt 14,27)
Louvor: Marcos ora diariamente por todos os sacerdotes, por seus acusadores e por toda a Igreja.

04/08/2021 - Mantenha a Fé

Quarta-feira, 04 de Agosto de 2021 – São João Maria Vianney

Nm 13,1.2.25-14,1.26-30.34.35

Sl 106(105),6.7.13.14.21-23

Mt 15,21-28

MANTENHA A FÉ

“Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!’” (Mt 15,28)

A mulher Cananéia clamou a Jesus: “…Senhor, filho de Davi, tem compaixão de mim: a minha filha está horrivelmente endemoninhada’. Ele, porém, nada lhe respondeu…” (Mt 15,22.23). Ela continuou insistindo. Jesus respondeu: “…Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mt 15,24). Ela implorou: “…Senhor, socorre-me!” (Mt 15,25). Jesus respondeu: “…Não fica bem tirar o pão dos filhos e atirá-lo aos cachorrinhos.” (Mt 15,26). Ela insistiu (Mt 15,27). E o seu pedido foi atendido: “…e a partir daquele momento a sua filha ficou curada.” (Mt 15,28). Por que sua filha ficou curada? Sua filha foi libertada não por causa da persistência ou persuasão da mãe, mas por causa da grande fé da mulher.

Esta parte da Bíblia é muitas vezes confundida como uma exortação à persistência na oração, como se o Senhor não quisesse nos ajudar e precisasse ser persuadido. No entanto, Ele quer nos ajudar mais do que nós queremos Sua ajuda. Ele nos ama mais do que amamos a nós mesmos(as). É óbvio que, depois de morrer na cruz por nós, o Senhor não precisa ser persuadido a nos amar.

“Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Rm 8,32). Quando parece que estamos persuadindo o Senhor, na verdade Ele está nos persuadindo, lutando contra a dúvida e a dificuldade de expressarmos a nossa fé.

Oração: Pai, dá-me a fé necessária para remover as montanhas da dúvida que existem em mim (Mt 17,20).
Promessa: “…e a partir daquele momento sua filha ficou curada.” (Mt 15,28)
Louvor: A imperturbável paciência de São João Maria Vianney atraiu muitos pecadores de volta para Deus. Ele geralmente dedicava mais de dez horas por dia ouvindo confissões.

05/08/2021 - Misericórdia Infinita

Quinta-feira, 05 de Agosto de 2021 – Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Nm 20,1-13

Sl 95(94),1.2.6-9

Mt 16,13-23

MISERICÓRDIA INFINITA

“Então Iahweh disse a Moisés e Aarão: ‘Visto que não crestes em mim, de modo a me santificares aos olhos dos filhos de Israel, não fareis entrar esta assembléia na terra que lhes dei’.” (Nm 20,12)

Moisés não tocou o rochedo várias vezes ou teve más atitudes, nem havia dito nada de errado. De algum modo ele não demonstrou fortemente a santidade de Deus ao fazer aparecer água do rochedo. Isso impediu Moisés de entrar na terra prometida.

Graças a Deus nós vivemos no Novo testamento, no tempo da misericórdia de Deus. Nós esperamos nunca mais voltar a pecar, mas “…se alguém pecar, temos como advogado, junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados. E não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2,1.2)

Sabemos que o Senhor perdoará mesmo os maiores pecadores até setenta vezes sete vezes (Mt 18,22). Nós não devemos usar isso como uma desculpa para pecar, mas é bom saber que não é a quantidade ou a gravidade do pecado que impede o perdão do Senhor, mas nós temos que nos arrepender realmente. “Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…” (1Tm 1,15)

Moisés não teve uma segunda chance para entrar na terra prometida. Contudo, a nós foram dadas centenas, e até mesmo milhares, de oportunidades para entrar na definitiva terra prometida do céu. Senhor, tem misericórdia de nós!

Oração: Pai misericordioso, eu Te agradeço por me perdoares mesmo que eu ainda não perdoado a mim mesmo(a).
Promessa: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela.” (Mt 16,18)
Louvor: Maria Joana se envergonhava do seu primeiro nome e usava somente o segundo. Agora exulta em usar o nome da mãe de Jesus como sua santa padroeira

06/08/2021 - Sem Ouvir, não há Amor

Sexta-feira, 06 de Agosto de 2021 – Transfiguração do Senhor
Dn 7,9.10.13.14 ou 2Pd 1,16-19

Sl 97(96),1.2.5.6.9

Mc 9,2-10

SEM OUVIR, NÃO HÁ AMOR

“E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz e disse: ‘Este é o meu Filho amado; ouvi-o’.” (Mc 9,7)

Os apóstolos de Jesus não O ouviram quando Ele lhes falou sobre a cruz e outros assuntos. Se nós não ouvimos a alguém, nós provavelmente não conhecemos bem a essa pessoa. Quando não conhecemos bem a uma pessoa, nós normalmente não a amamos muito. Isso mostrou ser verdade para os apóstolos, pois um traiu a Cristo, outro O negou, e todos, exceto São João, O abandonaram quando Ele foi crucificado.

Na Transfiguração. Jesus tentou mudar a visão que os Seus apóstolos faziam d’Ele, de modo que eles pudessem ouvi-Lo, conhecê-Lo e amá-Lo profundamente. Sabendo que Jesus era Deus, eles ouviram-no? Não, eles não ouviram a Jesus mesmo depois de ver a glória de Jesus como Deus. Depois da Sua crucificação e morte, Jesus ressuscitou dentre os mortos. Se isso não prova que Jesus é Deus e merece ser ouvido, o que provaria? Finalmente, Jesus ascendeu ao céu e o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos em Pentecostes. No Espírito Santo, os apóstolos proclamaram que Jesus é Senhor e Deus (1Cor 12,3). Eles assim ouviram a Ele, conheceram-no pessoalmente, e cada um dos apóstolos O amou com todo o seu coração, alma, força e entendimento (Lc 10,27). Ao invés de abandoná-Lo, eles morreram de amor por Ele. “…Este é o meu Filho, o Eleito, ouvi-o.” (Lc 9,35)

Oração: Jesus, dá-me um novo Pentecostes de modo que eu Te veja como o transfigurado e ressuscitado Senhor Deus e Te ame adequadamente.
Promessa: “Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d’alva em nossos corações.” (2Pe 1,19)
Louvor: Louve a Jesus transfigurado, Aquele que abre os nossos olhos para a glória que nos cerca e nossos ouvidos para ouvir a voz do Pai!

07/08/2021 - Rara e Indispensável Fé

Sábado, 07 de Agosto de 2021 São Caetano, Papa São Sisto II

Dt 6,4-13

Sl 18(17),2-4.47.51

Mt 17,14-20

RARA E INDISPENSÁVEL FÉ

Jesus disse: “…Ó geração incrédula e perversa…” (Mt 17,17)

Jesus chamou Seus discípulos de “…geração incrédula e perversa…” (Mt 17,17) porque eles não foram capazes de expulsar um demônio. Ele insinuou que eles não tinham tido nem mesmo um mínimo de fé comparável a um grão de mostarda (Mt 17,20). Noutra ocasião, Jesus se perguntava se ainda haveria fé no mundo quando Ele retornasse pela segunda e última vez (Lc 18,8).

De acordo com essas declarações de Jesus, a fé parece ser rara, até mesmo ‘uma espécie em extinção’. Contudo, Jesus espera que nós tenhamos fé, pois “…a herança vem pela fé…” (Rm 4,16). “A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêem.” (Hb 11,1). Essa segurança é o resultado de um relacionamento pessoal e profundo. Quando Jesus se pergunta se haverá alguma fé na terra quando Ele retornar, Ele está questionando se alguém estará num relacionamento pessoal e profundo com Ele nessa oportunidade.

Nós sabemos que no final dos tempos haverá uma apostasia em massa (2Ts 2,3) “e pelo crescimento da iniqüidade, o amor de muitos esfriará.” (Mt 24,12). Nós temos esperança, no entanto, que ao menos “…alguns sobreviventes…” (Is 1,9) ainda estarão amando a Jesus e crendo n’Ele. Em razão da fé poder ser tão rara e o fim do mundo tão desafiador, nós precisamos fazer agora tudo o que pudermos para fortalecer nosso relacionamento pessoal com Jesus e desse modo crescer na fé.

Oração: Pai, aprofunda a minha fé e reforça minha audição espiritual enquanto eu leio, medito, e vivo a Tua Palavra (Rm 10,17).
Promessa: “Portanto, amarás a Iahweh teu Deus como todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força.” (Dt 6,5)
Louvor: O Papa São Sisto II, junto com seis companheiros foram martirizados depois de Sisto ter servido somente um ano como Papa.

08/08/2021 - A Censura da Língua

Domingo, 08 de Agosto de 2021 –  19º Domingo do Tempo Comum – São Domingos

1Rs 19,4-8

Sl 34(33),2-9

Ef 4,30-5,2

Jo 6,41-51

A CENSURA DA LÍNGUA

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus…” (Ef 4,30)

Ou nós entristecemos ou alegramos o Espírito pelo uso das nossas línguas. As nossas línguas controlam não somente nossos corpos, mas também o movimento do Espírito (Tg 3,2). Portanto, “não saia de vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem.” (Ef 4,29). “Toda amargura e exaltação e cólera e toda a palavra pesada e injuriosa, assim como toda a malícia, sejam afastadas de entre vós.” (Ef 4,31)

Além disso, nós precisamos controlar as nossas línguas, pois é difícil se ouvir uma palavra desencorajadora. Como exemplo, Elias começou a falar da morte, negativamente e se sentiu derrotado. Rapidamente ele se transformou de um exército de um homem só em uma vítima da depressão. Elias “…pediu a morte, dizendo: ‘Agora basta, Iahweh! Retira-me a vida, pois não sou melhor que meus pais’.” (1Rs 19,4). A Palavra de Deus é “…espírito e vida.” (Jo 6,63) não depressão e morte.

Além disso, devemos nos proteger contra a murmuração e a lamentação (Jo 6,41). O mau uso e abuso da língua privou os Israelitas de entrar na terra prometida (Nm 14,1-24). Isso também impediu os Judeus de receber a grande revelação de Jesus de que Ele era “…o Pão da Vida.” (Jo 6,48)

A língua é como uma válvula do nosso coração, que pode ser aberta ou fechada. Se o Senhor controlar as nossas línguas, Ele controlará todo o nosso corpo (Tg 3,2).

Oração: Senhor, que eu possa oferecer, continuamente, “…um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hb 13,15)
Promessa: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6,51)
Louvor: Santo Estevão disse: “…Eu vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.” (At 7,56). Jesus ressuscitado, eu olho fixamente para a Tua glória!

09/08/2021 - Tenha Temor

Segunda-feira, 09 de Agosto de 2021 – Santa Tereza Benedita da Cruz (Edith Stein)

Dt 10,12-22

Sl 147,12-15.19.20

Mt 17,22-27

TENHA TEMOR

“E agora, Israel, que é que Iahweh teu Deus te pede?…” (Dt 10.12)

“A Iahweh teu Deus temerás e servirás, a ele te apegarás e por seu nome jurarás.”(Dt 10,20)

Se você frequenta a Igreja, você frequentemente será exortado(a) a amar e servir ao Senhor (Dt 10,12). Um uma boa Paróquia, você também será chamado(a) a amar a Deus “…com todo o seu coração e com toda a sua alma.” (Dt 10,12), observando os Seus mandamentos (Dt 10,13). Todavia, ainda há alguma coisa faltando. Antas de nós podermos amar, servir e obedecer totalmente ao Senhor, precisamos temê-Lo (Dt 10,12). Temer ao Senhor não é somente o princípio da sabedoria (Sl 111(110),10); é também a origem de amar a Deus com todo o nosso coração.

Quando somos batizados(as) e confirmados(as), recebemos o temor ao Senhor. Através de uma vida de fé, e nós aprofundamos o nosso temor ao Senhor quando nos deslumbramos com a Sua presença, o Seu amor e o Seu poder. Quando imergimos mais profundamente nas Escrituras, somos movidos por um tremor humilde às Suas Palavras (Is 66,2). Pela graça, o nosso prazer se torna temor ao Senhor (Is 11,3). No Espírito, podemos ser tomados(as) por um temor reverencial (At 2,43) a ponto de sermos submissos uns aos outros (Ef 5,21). Ao fazermos um firme progresso no temor ao Senhor, nós desfrutaremos “…da consolação do Espírito Santo.” (At 9,31), que produz um grande amor em nossas vidas (Gl 5,22).

Oração: Pai, renova o meu Batismo e a minha Confirmação. Que eu Te tema mais profundamente.
Promessa: “Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente.” (Sl 147,15)
Louvor: Santa Tereza Benedita, outrora uma intelectual Judia, renunciou à sua concepção sobre o Messias, converteu-se à Fé Católica e alegremente seguiu a Jesus como o seu senhor.

10/08/2021 - Muitas Gargalhadas

Terça-feira, 10 de Agosto de 2021 – São Lourenço

2Cor 9,6-10

Sl 112(111),1.2.5-9

Jo 12,24-26

MUITAS GARGALHADAS

“…Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

A palavra do texto Grego das Escrituras que se traduziu por ‘alegria’ é ‘hilarion’ da qual derivou a palavra ‘hilário’. Contudo, em razão da palavra ‘hilário’ ter uma conotação que não é a mesma em Grego, não seria bom traduzir a frase como ‘Deus ama um doador hilário’. Entretanto, a tradução ‘quem dá com alegria’ é fraca. A frase poderia ser melhor traduzida como ‘Deus ama a quem dá com bondade’. Nós deveríamos dar com mais do que uma atitude agradável e um sorriso. Deveríamos dar com uma gargalhada – uma boa gargalhada.

Mais ainda, somos chamados(as) não somente a dar alguma coisa a Deus, mas a dar tudo; a ser um grão de trigo que cai na terra e morre (Jo 12,24). Precisamos dar a Deus os nossos corpos, mentes, emoções, dinheiro, tempo, energia, trabalho, desejos, etc.

Nós podemos rir calorosa e alegremente quando entregamos as nossas vidas totalmente ao Senhor, porque sabemos que Deus Pai nos adotou. Jesus morreu por nós e o Espírito Santo fez dos nossos corpos o Seu templo (1Cor 6,19). Depois do que Deus fez por nós, o mínimo que podemos fazer é dar tudo a Ele e nos alegrarmos pelo privilégio de fazermos isso como um presente. Dê tudo ao Senhor com uma gargalhada jovial.

Oração: Pai, eu confio em Vós completamente. Eu estou seguro(a) do Vosso amor.
Promessa: “Quem ama sua vida a perde e quem odeia a sua vida neste mundo guarda-la-á para a vida eterna.” (Jo 12,25)
Louvor: São Lourenço se alegrou quando estava sendo martirizado, até mesmo usando de humor com os seus executores.

11/08/2021 - Boca Fechada

Quarta-feira, 11 de Agosto de 2021 – Santa Clara

Dt 34,1-12

Sl 66(65),1-3.5.16.17

Mt 18,15-20

BOCA FECHADA

Jesus disse: “Se teu irmão pecar, vai corrigi-lo a sós. Se ele te ouvir, ganhaste o teu irmão.” (Mt 18,15)

Os Cristãos não discutem os seus ressentimentos publicamente. Não queremos lavar nossa ‘roupa suja’ para que todos vejam. Não estamos tentando esconder nada, mas respeitamos o direito das pessoas de não serem faladas pelas costas e de não serem confrontadas em público. Nós mantemos essas coisas entre duas pessoas (Mt 18,15). Mesmo esposas(os) e familiares não devem saber das nossas discussões. Disparos de nossas bocas geralmente causam mais danos do que o problema original.

Cristãos despedaçaram-se uns aos outros com línguas afiadas através da história da Igreja. Nós entregamos o jogo diretamente nas mãos do demônio. Fazendo isso, nos tornamos joguetes das táticas do demônio, usados(as) para destruir o Reino de Deus. Mas se deixarmos o Espírito controlar as nossas línguas, podemos controlar todo o nosso corpo (Tg 3,2).

Isso se aplica não somente ao nosso corpo físico, mas ao Corpo de Cristo, a Igreja. Palavras de fofoca, maledicência, negatividade e desestímulo enfraquecem a Igreja e tornam sem efeito o nosso louvor (Tg 1,26). Palavras de elogio, súplica, profecia e encorajamento constroem o Corpo de Cristo (1Cor 14,3.4). A língua é o mais importante membro do Corpo de Cristo.

Oração: Pai, que eu possa proclamar palavras de oração e louvor, não palavras pecaminosas.
Promessa: “Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu; a sua vista não havia enfraquecido e seu vigor não se esgotara.” (Dt 34,7)
Louvor: Santa Clara, segurando bem alto a Eucaristia em um ostensório, expulsou um exército ameaçador.

12/08/2021 - A Celebração da Misericórdia

Quinta-feira, 12 de Agosto de 2021 – Santa Joana Francisca de Chantal

Js 3,7-11.13-17

Sl 114(113),1-6

Mt 18,21-19,1

A CELEBRAÇÃO DA MISERICÓRDIA

“…O senhor, compadecendo-se do servo, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.’” (Mt 18,27)

O Senhor Deus se compadece quando humildemente pedimos a Ele para ter misericórdia de nós (Mt 18,27). Deus fica tão comovido quando alguém pede o Seu perdão que Ele celebra (Lc 15,23) e se alegra (Lc 15,10). O Padre Al Lawer, que durante muito tempo foi autor deste “Um Pão, Um Corpo”, gostava de dizer: ‘Errar é humano, perdoar é divino’. A natureza de Deus diante dos pedidos de perdão de transgressores(as) contumazes é ser movido pela piedade, enquanto nossa natureza humana tende à raiva e à vingança. Somente participando da natureza divina (2Pe 1,4) através da vivência do nosso Batismo nós podemos ter esperança de sermos movidos(as) pela piedade ao invés do farisaísmo quando nos é pedido que perdoemos alguém de coração (Mt 18,35), isto é, ser movidos(as) por sincera piedade para com aquela pessoa.

Se isso não for o suficiente, a parábola de Jesus no dia de hoje sobre o perdão se concentra em um ofensor reincidente. Talvez nós possamos ter piedade para com uma pessoa que nos fere uma ou duas vezes. No entanto, somente sendo imersos(as) em nossas graças batismais nós poderemos perdoar com um coração misericordioso alguém que continuamente peca contra nós (Mt 18,21). A nossa salvação eterna depende de termos um coração que perdoa essas pessoas (Mt 18,35). Precisamos pedir a Jesus que nos dê o Seu perdão, a Sua misericórdia e o Seu coração crucificado. Jesus perdoou aqueles que O continuavam ferindo orando “…Pai, perdoa-lhes: pois não sabem o que fazem…” (Lc 23,34). Agora mesmo, repita a oração de Jesus substituindo a colocação ‘perdoa-lhes’ pelo nome de todas as pessoas que tiverem ferido você: ‘perdoa a ………….’.

Oração: Jesus, o meu coração está ferido, mas o Teu coração foi trespassado pelas minhas ofensas. Faz o meu coração semelhante ao Teu, especialmente com relação à misericórdia.
Promessa: “Iahweh disse a Josué: ‘Hoje começarei a engrandecer-te aos olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como estive com Moisés estarei contigo’.” (Js 3,7)
Louvor: Santa Joana Francisca de Chantal fundou oitenta e seis conventos, e foi como um modelo para incontáveis irmãs.

13/08/2021 - Uma só Carne, Indivisível

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2021 – São Ponciano, Papa – Santo Hipólito – Santa Dulce dos Pobres
Js 24,1-13

Sl 136(135),1-3.16-18.21.22.24

Mt 19,3-12

UMA SÓ CARNE, INDIVISÍVEL

“…Por isso o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher e os dois serão uma só carne.” (Mt 19,5)

Jesus disse: “…nem todos são capazes de compreender essa palavra, mas só aqueles a quem é concedido.” (Mt 19,11)

O marido ama a sua mulher sacrificadamente, como Jesus nos ama (Ef 5,25). Ele precisa entregar a sua vida pela sua mulher (Ef 5,25). Imitando a Jesus, diz à sua mulher: “…Isto é o meu corpo que é dado por vós…” (Lc 22,19). Assim ele desiste dos seus planos, dos seus interesses e das suas disponibilidades pelo bem de sua mulher. Ele “…cuida das coisas do mundo e do modo de agradar à esposa.” (1Cor 7,33)

A mulher reconhece a posição de seu marido como a sua cabeça (Ef 5,23). Ela simplesmente se submete à sua liderança (isto é, ela orienta a sua vida à dele) em imitação a Jesus com relação a Seu Pai. Nessa postura de submissão de sua vida à dele, Deus age através do “…comportamento casto e respeitoso.” (1Pe 3,2) não somente para que ela conquiste o seu marido, mas também para ressaltar o modo de submissão a toda a Igreja (Ef 5,22-24).

Pelo amor visível de um pelo outro, o marido e a mulher podem convencer o mundo que Jesus ama a Igreja (Ef 5,32.33). Quantas pessoas sentem que Deus não se preocupa com elas? Um casal unido pelo matrimônio vivendo sob o senhorio de Jesus pode abrir os corações dessas pessoas que duvidam do amor de Deus. Ame a sua esposa, entregue o seu corpo e a sua vida pela sua esposa e dirija o mundo para o amor de Jesus.

Oração: Pai, que os casais unidos pelo matrimônio se amem tanto que muitas pessoas venham a perceber que Jesus as ama.
Promessa: “De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.” (Mt 19,6)
Louvor: Santo Hipólito serviu como um admirável benfeitor para aqueles que haviam abandonado a Fé e retornaram posteriormente. Ele próprio se afastou, mas retornou definitivamente à sua Fé.

14/08/2021 - Testemunho

Sábado, 14 de Agosto de 2021 –  São Maximiliano Maria Kolbe

Js 24,14-29

Sl 16(15),1.2.5.7.8.11

Mt 19,13-15

TESTEMUNHO

“Josué disse, então, a todo o povo: Eis que esta pedra será um testemunho contra nós…” (Js 24,27)

Uma das palavras mais importantes na Bíblia é ‘testemunho’. Josué disse ao povo: “…Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes a Iahweh para o servir…” (Js 24,22). Josué até tomou uma grande pedra como testemunha. Nós temos o costume de colocar pequenas pedras em um anel, colocar esses anéis em nossos dedos e usá-los como testemunho de nossos votos matrimoniais.

Isaias profetizou que nós somos chamados(as) a sermos testemunhas de Deus (Is 43,10). Pouco antes de Sua Ascensão, Jesus declarou: “Mas recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas…” (At 1,8). Nós temos que ser testemunhas por Jesus onde quer que estivermos, até mesmo nos confins da terra.

Você é uma testemunha por Jesus? Quando foi a última vez que você testemunhou em casa, no trabalho, na escola, ou na Igreja? Não se envergonhe do Evangelho (Rm 1,16). Declare-se por Jesus publicamente (Mt 10,32). Não dê a Jesus um ‘tratamento silencioso’ mas declare seu amor por Ele abertamente, fortemente, livremente e corajosamente. Tente não deixe passar nenhum dia sem testemunhar sobre Jesus para alguém.

Oração: Jesus, reaviva a graça da minha Confirmação de modo que eu testemunhe por Ti (2Tm 1,6).
Promessa: “…‘Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o reino dos Céus’. Em seguida impôs-lhes as mãos e partiu dali.” (Mt 19,14.15)
Louvor: São Maximiliano Maria Kolbe testemunhou para os Poloneses, Japoneses e Alemães durante seu poderoso ministério de evangelização, santidade e absoluta confiança em Deus.

15/08/2021 - Maria, razão da Nossa Alegria

Domingo, 15 de Agosto de 2021 – Assunção de Nossa Senhora
Ap 11,19; 12,1-6.10

Sl 45(44),10-12.16

1Cor 15,20-27

Lc 1,39-56

MARIA, RAZÃO DE NOSSA ALEGRIA

“E o meu espírito exulta em Deus em meu Salvador.” (Lc 1,47)

A bem conhecida oração ‘Ladainha de Nossa Senhora’ se refere a Maria como ‘causa de nossa alegria’. Esse título de Maria é o mais apropriado para a festa de hoje, a da sua Assunção ao céu.

Todo o ser de Maria encontrou alegria no Senhor (Lc 1,46). Ela repartiu essa alegria com outras pessoas, até mesmo com o filho de Isabel ainda não nascido, João, que “…estremeceu no ventre…” de Isabel ao som da voz de Maria, pois Maria levou Jesus no seu ventre para a casa dela (Lc 1,44). Maria também estava presente no Cenáculo em Pentecostes (At 1,14; 2,1-4) e certamente exultou de alegria quando os apóstolos, repletos do seu Esposo, o Espírito Santo, levaram três mil pessoas à Igreja (At 2,41).

Finalmente, Maria “… foi elevada ao céu em corpo e alma …’ (CIC, 966). “… a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do céu, onde participa já na glória da ressurreição do seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os membros do Seu Corpo …’ (CIC, 974). Ela foi “… exaltada pelo Senhor como rainha, para assim se conformar mais plenamente com o seu Filho …’ (CIC, 966). Na sua Assunção “…brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante…” (Lumen Gentium, 68) que Jesus irá nos ressuscitar para nos alegrarmos com Ele eternamente.

O Senhor na Sua Palavra manda nos alegrarmos com Maria ao ser honrada no dia de hoje. Uma vez que Maria “…é [honrada], todos os membros compartilham a sua alegria.” (1Cor 12,26). Nós também devemos alegrar-nos com ela (Rm 12,15). Maria teria sido a primeira a proclamar “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4). Alegre-se com Maria.

Oração: Espírito Santo, alguns(umas) Cristãos(ãs) respondem à alegria de Vossa esposa, Maria com desdém. Converta hoje seu olhar de desaprovação em sorrisos de alegria.
Promessa: “O templo de Deus que está no céu se abriu, e apareceu no templo a arca da sua aliança…” (Ap 11,19)
Louvor: “Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: ‘Agora realizou-se a salvação, o poder e a realeza do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo …’.” (Ap 12,10)

16/08/2021 - Tristeza

Segunda-feira, 16 de Agosto de 2021 –  Santo Estevão da Hungria

Jz 2,11-19

Sl 106(105),34-37.39.40.43.44

Mt 19,16-22

TRISTEZA

“O jovem, ouvindo essa palavra, saiu pesaroso, pois era possuidor de muitos bens.” (Mt 19,22)

Os missionários estrangeiros costumeiramente observam que os Americanos são mais tristes do que seus vizinhos do Terceiro Mundo. Os idosos Americanos observam que as pessoas não são tão felizes com eram no passado. Muitas cidades em todas as partes do mundo, enfrentam uma epidemia sem precedente de suicídios entre os(as) adolescentes. Quase metade das crianças cresce em famílias desunidas. De certa maneira, esta é uma sociedade triste. Assim como o jovem citado na passagem do Evangelho, nós possuímos muitos bens. E nós nos recusamos a ajudar os materialmente pobres, e assim nos tornamos espiritualmente pobres. Não sentimos alegria, felicidade ou realização. Nós escolhemos nos afastar de Jesus ao invés de caminhar com Ele (Mt 19,22).

O amor pelo dinheiro é a raiz desses males (1Tm 6,10). Nós escolhemos distanciamento ao invés de engajamento, posses ou invés de pessoas, luxúria ao invés de amor. Tentamos salvar as nossas vidas, então as perdemos (Lc 9,24). Nós ganhamos todo o mundo, mas perdemos nossa felicidade e nossa alma (Lc 9,25). Os jovens homens e mulheres ricos(as) que não seguiram a Jesus são agora velhos homens e mulheres ricos(as). Mas o Senhor, em Sua misericórdia, está dando a eles e a elas uma nova oportunidade. Jesus diz: “…Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens e dá aos pobres, e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e segue-me.” (Mt 19,21)

Siga a Jesus. “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

Oração: Jesus, que eu escolha ser materialmente pobre e desse modo herde o reino agora (Mt 5,3).
Promessa: “Quando Iahweh lhes suscitava juízes, Iahweh estava com o juiz e os salvava das mãos dos seus inimigos enquanto vivia o juiz…” (Jz 2,18)
Louvor: Santo Estevão, Rei da Hungria, lutou somente para defender seu país, e confiando em Deus, sempre foi vitorioso. Ele se dedicou a fazer não somente a sua família servir ao Senhor, mas também toda a sua nação.

17/08/2021 - Gedeão e os Madianitas

Terça-feira, 17 de Agosto de 2021

Jz 6,11-24

Sl 85(84),9.11-14

Mt 19,23-30

GEDEÃO E OS MADIANITAS

“Muitos dos primeiros serão últimos, e muitos dos últimos, serão os primeiros.” (Mt 19,30)

Os Israelitas eram oprimidos externamente pela nação dos Madianitas, e internamente por sua própria idolatria. Joás, pai de Gedeão, havia construído um altar para um ídolo (Jz 6,25), bem como o poste sagrado usado na adoração do ídolo. Deus chamou o temeroso Gedeão para libertar Israel da opressão Madianita (Jz 6,14).

Quando Gedeão reuniu um grande exército, Deus disse a ele: “…o povo que está contigo é numeroso demais para que eu entregue Madiã nas tuas mãos…” (Jz 7,2). Assim, Deus disse a Gedeão para mandar os homens que estavam temerosos para casa, o que reduziu o exército a 32% de sua força original. Deus disse: “…este povo ainda é muito numeroso…” (Jz 7,4). Então Deus planejou um teste para mostrar quais daqueles homens que não estavam com medo estariam prontos e preparados para a batalha (Jz 7,5; conf. Mt 25,1-13). Depois deste teste restaram menos de 1% dos soldados originais. Foi através desses trezentos humildes e obedientes Israelitas que Deus recebeu a glória quando Ele livrou Israel através de Gedeão. Deus escolhe os fracos, os mais pobres (Jz 6,15; 1Cor 1,27) e humildes de modo que Ele receba a glória (Ex 14,18). Os últimos serão os primeiros (Mt 19,30).

O vitorioso Gedeão se recusou a se apoderar da glória do Senhor. Ao invés disso, ele mandou que o povo se submetesse ao Senhor em vez de aos antigos ídolos, dizendo: “…é Iahweh quem reinará sobre vós.” (Jz 8,23). Deus não precisa de multidões para ser vitorioso. O que Ele quer são servos(as) cheios(as) do Espírito que abandonam a si mesmos(as) à Ele (Jz 6,34) e líderes que colocam a Sua vontade acima da deles próprios (Jz 6,25-32; Mt 19,29).

Oração: Senhor, eu quero ser um “…valente guerreiro” por Vós (Jz 6,12).
Promessa: “…Ao homem isso é impossível, mas a Deus tudo é possível.” (Mt 19,26)
Louvor: Samuel se sentiu chamado a iniciar uma estação de rádio Católica. Ele persistiu, vencendo numerosos obstáculos e, fazendo isso, levou muitas pessoas de volta para a Igreja.

18/08/2021 - Ultrapassando os Espinheiros

Quarta-feira, 18 de Agosto de 2021
Jz 9,6-15

Sl 21(20),2-7

Mt 20,1-16

ULTRAPASSANDO OS ESPINHEIROS

“Um dia as árvores se puseram a caminho para ungir um rei que reinasse sobre elas. Disseram à oliveira: ‘Reina sobre nós!’ A oliveira lhes respondeu: ‘Renunciaria eu ao meu azeite…” (Jz 9,8.9)

Quando aqueles que são chamados a liderar recusam o chamado de Deus, as pessoas ficam presas a líderes maus. Para cada mau líder, três pessoas podem ter recusado o chamado de Deus para liderar (Jz 9,8-15). Para cada espinheiro, uma oliveira, uma figueira e uma videira podem ter se recusado a fazer os sacrifícios necessários para responder ao chamado de Deus. Quando nossos líderes veem do ‘fundo do barril’ isso significa que aqueles que estavam na parte de cima ou no meio do barril estão desobedecendo a Deus, recusando o Seu chamado.

Quantos(as) Cristãos(ãs) têm sido chamados(as) para exercerem cargos políticos, mas disseram ‘não’? Quantos pais deixaram seus filhos entregues à mídia secular para serem adotados? Quantas pessoas têm se recusado à vocação para o sacerdócio ou a vida religiosa? Por que nos surpreendemos por ter tantos(as) líderes medíocres?

Mesmo que nós tenhamos desobedecido a Deus durante anos, devemos nos arrepender e começar a liderar. Jesus pode nos dar o pagamento de um dia por ao menos alguns momentos de liderança de última hora (Mt 20,9). Jesus é misericordioso e nós podemos receber a Sua misericórdia, se somente nos arrependermos e liderarmos.

Oração: Pai, que eu possa fazer qualquer sacrifício que seja necessário para assumir a liderança dos meus filhos, minha Igreja, meus colaboradores e o meu país.
Promessa: “Pois tu o precedes com bênçãos felizes, colocas uma coroa de ouro em sua cabeça.” (Sl 21(20),21,4)
Louvor: Jorge seguiu o chamado para se tornar diácono, além de marido e pai. Sua devoção em servir a Jesus inspirou toda a sua paróquia

.

19/08/2021 - O Supremo Poder do Sacrifício Humano

Quinta-feira, 19 de Agosto de 2021 – São João Eudes

Jz 11,29-39

Sl 40(39),5.7-10

Mt 22,1-14

O SUPREMO PODER DO SACRIFÍCIO HUMANO

“Aquele que sair primeiro da porta da minha casa para vir ao meu encontro quando eu voltar vencedor do combate contra os amonitas, esse pertencerá a Iahweh, e eu o oferecerei em holocausto.” (Jz 11,31)

Nesta nossa sociedade humanista secular, somos praticamente ignorantes com relação ao poder espiritual. Muitas pessoas antigas eram de algum modo mais interessadas do que nós somos em relação às realidades espirituais. Jefté sabia o que poucas pessoas em nossa sociedade entendem: que existia um poder excepcional ao se fazer uma promessa de oferecer um sacrifício humano (Jz 11,30.31). Quando ele fez essa promessa, ele derrotou os Amonitas na guerra. Mais ainda, quando o rei de Moab sacrificou o seu filho primogênito, foi poupado de uma segura derrota na guerra (2Rs 3,27). Abraão pode compreender muito melhor do que nós a lógica por trás da ordem de Deus para que sacrificasse Isaac, seu filho (Gn 22,2). O profeta Miquéias demonstrou o seu conhecimento do poder do sacrifício humano quando profetizou: “Terá Iahweh prazer nos milhares de carneiros ou nas libações de torrentes de óleo? Darei eu o meu primogênito pelo meu crime, o fruto de minhas entranhas pelo meu pecado?” (Mq 6,7). Satanistas e pessoas favoráveis ao aborto também reconhecem o poder do sacrifício humano. No entanto, oferecer sacrifício humano é um pecado muito grave, uma abominação. Isso significa que nós estamos condenados(as) à impotência ou ao pecado? Não, o Senhor realizou o impossível quando Ele se sacrificou a Si próprio no Calvário num sacrifício imaculado para expiação dos pecados de todas as pessoas ao longo de todos os tempos.

Louve a Jesus, Deus e Homem, Sacerdote e Sacrifício, Salvador e Senhor!

Oração: Pai, que eu possa centrar a minha vida na Eucaristia, onde o sacrifício de Jesus no Calvário se torna presente.
Promessa: “Com efeito, muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (Mt 22,14)
Louvor: São João Eudes evangelizou a França orando com devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.

 

.

20/08/2021 - Sendo Um Bom Vizinho

Sexta-feira, 20 de Agosto de 2021 –  São Bernardo
Rt 1,1.3-6.14-16.22

Sl 146(145),5-10

Mt 22,34-40

SENDO UM BOM VIZINHO

“O segundo é semelhante a esse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Desses dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mt 22,39.40)

O segundo mandamento e parte da base de toda a vida Cristã é: “…Amarás o teu próximo como a ti mesmo…” (Mt 22,39). Somente convidando o nosso próximo para entregar as suas vidas a Cristo nós poderemos amá-los verdadeiramente. Um total comprometimento com Jesus é a maior necessidade da pessoa humana, pois sem Jesus nós nada podemos fazer (Jo 15,5). Portanto, se nós falharmos em partilhar Jesus com nosso próximo, estamos nos recusando a dar a eles aquilo que mais necessitam na vida. Isso certamente não é amar, não importa o quanto façamos de bom para aquelas pessoas.

Depois de partilharmos Jesus com o nosso próximo, somos chamados a servi-los de várias maneiras. Isso é o follow-up da nossa evangelização. Estamos praticando sobre o que pregamos. Entretanto, nenhuma quantidade de serviços pode substituir o amar as pessoas o suficiente para dizer-lhes a verdade sobre Jesus. Até mesmo se o nosso próximo rejeitar a mensagem do Evangelho e a nós, ainda assim, nós precisamos amá-los o suficiente para aceitar a sua rejeição. Ainda que a evangelização não esteja presente no amor ao nosso próximo, ela é a essência da obediência ao segundo mandamento. Para os(as) Cristãos(ãs) não existe amor sem evangelização.

Oração: Pai, dá-me um profundo interesse pela salvação daqueles(as) que eu encontrar todos os dias.
Promessa: “…Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento.” (Mt 22,37.38)
Louvor: Os pais de São Bernardo ensinaram e ele a piedade através de seu santo exemplo. As suas santas vidas da mesma forma ensinaram a seus irmãos, irmãs e amigos, que também seguiram Bernardo e se tornaram Cistercienses.

 

.

21/08/2021 - Você abraçou Seu Pároco Hoje?

Sábado, 21 de Agosto de 2021 – Papa São Pio X

Rt 2,1-3.8-11; 4,13-17

Sl 128(127),1-5

Mt 23,1-12

VOCÊ ABRAÇOU SEU PÁROCO HOJE?

“Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, fazei e observai tudo quanto vos disserem. Mas não imiteis as suas ações, pois dizem, mas não fazem.” (Mt 23,2.3)

Às vezes, as pessoas que pertencem à Igreja são pastores, sacerdotes, religiosos(as) e ministros(as) que não vivem vidas santas. Alguns pastores nem mesmo entregaram as suas vidas a Jesus. Alguns extinguiram o Espírito (1Ts 5,19) e são até mesmo usados, inconscientemente, por Satanás. O que você faz nessas circunstâncias? Você deixa a Igreja? Não, você não abandona o corpo por causa de uma parte dele.

Seus bispos e sacerdotes precisam de amor e respeito. Dê a eles o tipo de amor de Deus: o amor incondicional. Certamente, você e muitos(as) outros(as) podem ter sido feridos(as) pelo seu pastor. Você lamenta ver que o seu pároco está trabalhando menos do que devia contra o maligno. Entretanto, ame-o incondicionalmente. Deus faz isso, e está chamando você a fazer o mesmo. Amar é o “…caminho que ultrapassa a todos.” (1Cor 12,31). “…o amor cobre uma multidão de pecados.” (1Pd 4,8). “.. o amor é forte, é como a morte!…” (Ct 8,6). “…o perfeito amor lança fora o temor…” (1Jo 4,18). “A caridade jamais passará…” (1Cor 13,8)

É possível que, depois de tudo o que tenha acontecido, você não seja capaz de amar o seu pároco. Ore por essa graça.

Oração: Pai, que as nossas Igrejas possam ser caracterizadas pelo amor incondicional. Que eu possa começar uma onda de amor incondicional. Que todos possam reconhecer que nós somos Cristãos pelo nosso amor (Jo 13,35).
Promessa: “…Bendito seja Iahweh, que não te deixou sem alguém para te resgatar; que o seu nome seja célebre em Israel. Ele será para ti um consolador e um apoio na tua velhice…” (Rt 4,14.15)
Louvor: O Papa São Pio X lutou pela modernização renovando a Igreja, especialmente a nova recepção da Eucaristia.

 

.

22/08/2021 - Abençoada Submissão

Domingo, 22 de Agosto de 2021 -21º Domingo do Tempo Comum – Nossa Senhora Rainha

Js 24,1.2.15-18

Sl 34(33),2.3.16-23

Ef 5,21-32

Jo 6,60-69

ABENÇOADA SUBMISSÃO

“Como a Igreja está sujeita a Cristo, estejam as mulheres em tudo sujeitas aos seus maridos.” (Ef 5,24)

Essa passagem das Escrituras está entre as mais incompreendidas na Bíblia. Submissão (sujeição, obediência) é uma palavra impopular na nossa cultura contemporânea. Na Bíblia, todavia, a submissão (sujeição, obediência) é altamente valorizada. É a atitude de Jesus na cruz (Fl 2,8). A submissão é o caminho da redenção e do poder de Deus. Não é uma posição de fraqueza; ao invés disso, é uma posição de força sobrenatural. Submissão não significa passividade; ela é uma ativa e amorosa obediência mesmo estando em desacordo.

Nós precisamos nos submeter ao Senhor, à Sua Palavra, e à Sua Igreja (Ef 5,21). Precisamos nos submeter aos nossos pastores, pais, maridos, governantes e líderes (Ef 5,21; conf. Rm 13,7). Se as autoridades se contradizem umas às outras, nos submetemos à mais alta autoridade. Por exemplo, se o governo contradiz a Bíblia, obedecemos à Bíblia e dessa maneira desobedecemos ao governante. Na maioria das vezes, porém, ao nos submetemos a eles, negando a nós mesmos(as), tomamos as nossas cruzes e seguimos os passos de Jesus (Lc 9,23).

Oração: Pai, dá-me a força necessária para aceitar o privilégio da submissão.
Promessa: “…Quanto a mim e à minha casa, serviremos a Iahweh.” (Js 24,15)
Louvor: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,54). Jesus ressuscitado, como eu poderei algum dia Te agradecer o suficiente?

 

.

23/08/2021 - Casuísmo

Segunda-feira, 23 de Agosto de 2021 – Santa Rosa de Lima

2Cor 10,17-11,2

Sl 148,1.2.11-14

Mt 13,44-46

CASUÍSMO

“Quem se gloria, glorie-se no Senhor. Pois não é aquele que recomenda a si mesmo que é aprovado, mas aquele que Deus recomenda.” (2Cor 10,17.18)

As pessoas religiosas fecham as portas do Reino de Deus no rosto de outras pessoas. Além disso, nós podemos demonizar algumas pessoas que podem entrar no Reino de Deus (Mt 23,15). Um dos principais modos de se fazer isso é adotando uma atitude casuística – fazendo picuinhas, procurando falhas e fazendo racionalizações.

O casuísmo é inveja, é uma atitude egoísta na qual nos recusamos a entregar tudo a Deus. Por exemplo, as pessoas religiosas no tempo de Jesus especulavam sobre de quais juramentos elas poderiam se livrar (Mt 23,16-19). Hoje, os(as) jovens perguntam quão longe eles(as) podem ir sexualmente antes de cometerem pecado mortal. Os(As) Católicos(as) recorrem às secretarias paroquiais para perguntar se um certo número de Missas ‘conta’. Muitas pessoas Católicas chegam à Igreja no último minuto e saem imediatamente após a Comunhão. Elas racionalizam isso e muitas outras coisas. Esses são exemplos de casuísmos.

Jesus não nos inveja por nada. Ele não pergunta se somente ser atormentado(a) ‘conta’ para nossa redenção. Ele não tenta encurtar o Seu tempo na cruz. Ele não esconde nada. Ele esvazia a Si mesmo (Fl 2,7) e nos dá o Seu tudo. Se nós dermos menos do que tudo para o Senhor, nós afastamos outras pessoas d’Ele e, pior do que isso, nos recusamos a amar a Jesus.

Oração: Jesus, eu Te entrego tudo.
Promessa: “…O nosso evangelho vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção…” (1Ts 1,5)
Louvor: Santa Rosa de Lima praticou rigorosas penitências e entregou a sua vida em reparação pela sociedade pecadora.

 

.

24/08/2021 - Corpo Conhecido

Terça-feira, 24 de Agosto de 2021 – São Bartolomeu, Apóstolo

Ap 21,9-14

Sl 145(144),10-13.17.18

Jo 1,45-51

CORPO CONHECIDO

“…Crês, só porque te disse…” (Jo 1,50)

“Jesus viu Natanael vindo até ele e disse a seu respeito: ‘Eis um verdadeiro israelita, em quem não há fraude’.” (Jo 1,47). Natanael perguntou a Jesus: “…De onde me conheceis?…” (Jo 1,48). Isso foi uma pergunta reveladora. A resposta típica à manifestação de Jesus, um total estranho, seria perguntar: ‘Como você obteve essa informação sobre mim?’. Porém Natanael perguntou: “…De onde me conheceis?…” (Jo 1,48). O breve encontro entre Natanael e Jesus resultou em um conhecimento sobrenatural, uma união de corações, a união entre o divino e o humano. Natanael (Bartolomeu) teve um encontro pessoal e instantâneo com Cristo e percebeu que Jesus o conhecia, amava e era o Filho de Deus (Jo 1,49).

Jesus fez um outro comentário que era também revelador. Ele perguntou se Natanael veio a acreditar somente porque encontrou Jesus pessoalmente (Jo 1,50). Um encontro pessoal de mudança de vida com Jesus é absolutamente essencial. Todavia, Jesus continuou dizendo que Natanael iria ver coisas muito maiores do que aquelas (Jo 1,50). Ele iria ver a glória do céu (Jo 1,51). Ele iria ver a glória da Igreja, a nova Jerusalém (Ap 21,9-14). Ele seria escolhido como um apóstolo (Mc 3,18), o fundamento do Corpo de Cristo (Ef 2,20; Ap 21,14; Cl 1,18). Natanael veria Jesus não somente como seu Senhor, mas como Senhor do céu e da terra.

Que todos(as) nós possamos encontrar Jesus pessoalmente e aceitá-Lo como nosso Senhor e Salvador. Então, que todos(as) nós O aceitemos como tudo o que Ele é, em toda a Sua glória e esplendor.

Oração: Jesus, que eu possa amar a Igreja como Tu a amas (Ef 5,25).
Promessa: O Senhor “está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente.” (Sl 145(144),18)
Louvor: São Bartolomeu renunciou ao seu preconceito diante dos Nazarenos e aceitou Jesus, o Nazareno, como seu Senhor (Jo 1,49).

 

 

.

25/08/2021 - Poderosa Pregação

Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021 – São Luis de França – São José de Calazans

1Ts 2,9-13

Sl 139(138),7,12

Mt 23,27-32

PODEROSA PREGAÇÃO

“Por esta razão é que sem cessar agradecemos a Deus por terdes acolhido a sua Palavra, que vos pregamos não como palavra humana, mas como na verdade é, a Palavra de Deus que está produzindo efeito em vós, os fiéis.” (1Ts 2,13)

A pregação de Paulo e Silas na Tessalônica foi recebida “…não como palavra humana, mas como na verdade é, a Palavra de Deus…” (1Ts 2,13). Paulo disse “porque o nosso evangelho que vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção…” (1Ts 1,5). A fé dos Tessalonicenses em Deus foi celebrada através de toda região “pois eles mesmo contam … como [se] converteram dos ídolos a Deus, para [servirem] ao Deus vivo e verdadeiro, e [esperar] dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus que nos livra da ira futura.” (1Ts 1,9.10)

O que tornou a pregação de Paulo e Silas aos Tessalonicenses tão poderosa?
• Eles pregaram gratuitamente e executaram outros trabalhos para pagar as suas despesas (1Ts 2,9).
• Eles pregaram aquilo que praticavam. O seu procedimento era “…puro, justo e irrepreensível…” (1Ts 2,10).
• Eles se relacionavam com àqueles(as) que ouviam a sua pregação como pais amorosos se relacionam com seus filhos (1Ts 2,11).

Quando pregarmos a Palavra de Deus em um ambiente de auto-sacrifício, santidade e comunidade Cristã, veremos o poder do Evangelho resultar em muitas conversões de mudança de vida e uma Igreja renovada.

Oração: Pai, que minha vida possa transmitir poder às palavras que Tu falas através de mim.
Promessa: “Se tomo as asas da alvorada para habitar nos limites do mar, mesmo lá é tua mão que me conduz e tua mão direita me sustenta.” (Sl 139(138),9.10)
Louvor: São Luis trabalhou duro sendo um modelo de rei Cristão. Ele foi importante doador de esmolas bem como fundador de hospitais para os pobres.

 

.

26/08/2021 - Você está preparado(a)?

Quinta-feira, 26 de Agosto de 2021

1Ts 3,7-13

Sl 90(89),3.4.12-14.17

Mt 24,42-51

VOCÊ ESTÁ PREPARADO(A)?

“Por isso, também vós, ficai preparados…” (Mt 24,44)

Jesus está voltando para nos levar com Ele (Jo 14,3). Ninguém pode saber o dia e hora exatos do retorno de Jesus (Mt 24,42). Ele retornará no momento que nós menos esperamos (Mt 24,44). Portanto, nós estaremos preparados(as) para a segunda e definitiva vinda de Jesus quando:
• formos servos(as) fiéis e prudentes (Mt 24,45),
• estivermos ocupados(as) alimentando o povo física e/ou espiritualmente (Mt 24,46),
• os nossos corações estiverem fortalecidos, imaculados e santificados (1Ts 3,13),
• tivermos aceitado a salvação de Jesus (2Pe 3,15),
• estivermos “…em paz, vivendo uma vida sem mácula e irrepreensível.” (2Pe 3,14),
• estivermos cantando e louvando ao Senhor (Ap 19,1-3),
• “…[seguirmos] o Cordeiro, onde quer que Ele vá…” (Ap 14,4),
• tivermos lavado nossas vestes no sangue do Cordeiro e sobrevivermos à grande tribulação do julgamento (Ap 7,14),
• tivermos guardado nossos espíritos contra “…[a] devassidão, [a] embriaguez, [as] preocupações do mundo…” (Lc 21,34), e
• estivermos orando constantemente (Lc 21,36; conf. 1Ts 5,17).

Você está preparado(a) para a vinda de Jesus agora? Maranatha! “…Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)

Oração: Jesus, vem agora ou o mais breve possível.
Promessa: “A vós, porém, o Senhor faça crescer e ser ricos em amor mútuo e para com todos os homens, a exemplo do amor que nós vos temos.” (1Ts 3,12)
Louvor: Tiago participa da Missa diariamente e procura fazer sua Confissão mensalmente. Dessa forma, ele vive preparado para cada oportunidade que o Senhor apresenta no seu caminho.

 

 

.

27/08/2021 - Um Surto de Crescimento

Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021 – Santa Mônica

1Ts 4,1-8

Sl 97(96),1.2.5.6.10-12

Mt 25,1-13

UM SURTO DE CRESCIMENTO

“Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação…”(1Ts 4,3)

O Senhor mandou que Paulo dissesse aos Cristãos da Tessalônica para crescer em santidade (1Ts 4,3) e agradar a Deus por sua conduta ainda mais do que antes (1Ts 4,1). O Senhor espera e se alegra em ver Seus(Suas) filhos(as) crescerem em santidade em todos os aspectos de sua vida e conduta (1Pe 1,15).

De fato, o Senhor provavelmente quer que nós tenhamos um surto de crescimento no restante deste ano. Crianças pequenas e adolescentes geralmente crescem alguns centímetros em curto período de tempo. Da mesma forma, nós que somos filhos(as) de Deus podemos crescer em santidade de um modo muito mais acentuado. O Senhor se alegra em ver os(as) Seus(Suas) filhos(as) subirem rapidamente para níveis mais altos de santidade.

Porque amamos o Senhor, nós queremos agradá-Lo crescendo em santidade tão profunda e rapidamente quanto for possível. Que nós nos comprometamos hoje a obedecer ao Senhor de todo e qualquer modo de modo a crescer santos(as). Que nós possamos viver, sofrer e morrer pela santificação. Que essa santificação seja o maior desejo dos nossos corações porque isso é o maior desejo do coração do Senhor.

Oração: Pai, que eu deseje a santificação mais do que qualquer outra coisa.
Promessa: “Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25,13)
Louvor: O marido de Santa Mônica era mal-humorado e infiel. Mônica o amava e orava por ele diariamente. Ele se arrependeu e se converteu à fé em Jesus anos antes de sua morte.

 

 

.

28/08/2021 - Parabólico

Sábado, 28 de Agosto de 2021 – Santo Agostinho

1Ts 4,9-11

Sl 98(97),1.7-9

Mt 25,14-30

PARABÓLICO

“A um deu cinco talentos, a outro dois, a outro um. A cada um de acordo com a sua capacidade…” (Mt 25,15)

Parábolas são geralmente mal interpretadas. É fácil perder a moral da história se prendendo em detalhes. Por exemplo, na parábola sobre o juiz corrupto e a viúva persistente pode ser mal interpretada de modo a pensarmos que Deus está relutante em demonstrar Seu amor por nós. Todavia, a parábola pretende mostrar justamente o contrário. O Senhor não demora, pois irá nos fazer justiça em breve (Lc 18,7.8).

Da mesma forma, a parábola dos talentos não é sobre investimentos, juros ou mesmo diligência. Jesus não está nos dizendo que nós podemos construir o nosso caminho para o céu. Usar os nossos talentos é uma expressão de fé no poder do Senhor, não um exercício de nosso próprio esforço, nem uma tentativa de nos salvarmos a nós mesmos(as). A vida Cristã não é uma questão do que nós tivermos realizado, mas do que Ele realizou no Calvário.

Nós nunca iremos entender o capítulo 25 do Evangelho de Mateus a menos que nos concentremos nos capítulos 26,27 e 28, que narram a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Somos salvos(as) do pecado e ficamos preparados(as) para a vinda definitiva de Jesus por causa da Sua graça, aceita pela fé. “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus: não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho.” (Ef 2,8.9)

Oração: Jesus, obrigado por me teres salvo. Toda a glória pertence a Ti.
Promessa: “…Vem alegrar-te com o teu senhor!” (Mt 25,21.23)
Louvor: Santo Agostinho, um intelectual pecador, abriu a Bíblia aleatoriamente na Carta aos Romanos 13,13.14. Penetrado pela Palavra de Deus, ele se arrependeu, foi batizado na Fé Católica e dedicou sua vida a defender e difundir a Fé.

 

 

.

29/08/2021 - Um Grande 'A Fazer'

Domingo, 29 de Agosto de 2021 – 22º Domingo do Tempo Comum – Martírio de São João Batista

Dt 4,1.2.6-8

Sl 15(14),2-5

Tg 1,17.18.21.22.27

Mc 7,1-8.14.15.21-23

UM GRANDE ‘A FAZER’

“Tornai-vos praticantes da Palavra e não simples ouvintes, enganando-vos a vós mesmos!” (Tg 1,22)

Alguns(umas) de vocês têm lido essa publicação “Um Pão, Um Corpo” há vários anos. Vocês têm lido centenas e milhares de passagens das Escrituras. E por isso são muito abençoados(as). O Senhor não está esperando que nós nos lembremos de todos os versículos da Bíblia ou que saibamos como interpretar cada um deles. Ele espera que vivamos todos eles, por Sua graça.

Conhecer a Palavra de Deus exige que nós façamos o que nos diz a Sua Palavra. No Dia do Julgamento, o Senhor não perguntará o que conhecemos da Sua Palavra, mas sim como nós a vivemos. “Porque não são os que ouvem a Lei que são justos perante Deus, mas os que cumprem a Lei é que serão justificados.” (Rm 2,13)

Assim, não nos enganemos a nós mesmos(as). Que nós aceitemos cada palavra da Bíblia no coração e na vida. “…recebei com docilidade a Palavra que foi plantada em vossos corações e é capaz de salvar as vossas vidas.” (Tg 1,21). O Senhor nunca nos dará um mandamento sem nos fortalecer para realizá-lo.

Jesus prometeu: “Assim, todo aquele que ouve essas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7,24). “Mas aquele que considera atentamente a Lei perfeita da liberdade e nela persevera, não sendo um ouvinte esquecido, antes, praticando o que ela ordena, esse é bem-aventurado naquilo que faz.” (Tg 1,25). Jesus também prometeu: “…Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 8,21). Viva a Palavra.

Oração: Jesus, que obedecendo a Tua Palavra, eu possa ser um devotado membro da Tua família (Mc 3,34.35).
Promessa: “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e as normas que eu hoje vos ensino a praticar, a fim de que vivais e entreis para possuir a terra que vos dará Iahweh, o Deus dos vossos pais.” (Dt 4,1)
Louvor: “Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus, porque estão para realizar-se as núpcias do Cordeiro, e sua esposa já está pronta.” (Ap 19,7). Louve a Jesus ressuscitado!

 

 

.

30/08/2021 - Faça o que Você não quer por causa Daquele que Você Ama

Segunda-feira, 30 de Agosto de 2021

1Ts 4,13-18

Sl 96(95),1.3-5.11-13

Lc 4,16-30

FAÇA O QUE VOCÊ NÃO QUER POR CAUSA DAQUELE QUE VOCÊ AMA

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres…” (Lc 4,18)

Lucas escreve sobre o primeiro dia de Jesus a serviço do Pai de modo a fazer com nós nos interessemos em assumir o serviço da colheita. Jesus proclama a Palavra de Deus pregando, ensinando e profetizando. Ele prega a Boa Nova para os pobres, liberta os cativos, recupera a visão dos cegos e liberta os oprimidos (Lc 4,18).

Você assumirá esse serviço? Casualmente, não existe salário para esse trabalho. Jesus provê as suas necessidades básicas. Você precisa confiar n’Ele para prover o seu pão de cada dia. Além disso, as condições de trabalho deixam muito a desejar. Apesar de algumas pessoas falarem favoravelmente sobre você e se admirarem de suas palavras (Lc 4,22), muitas irão rejeitar a Jesus, a você e o Evangelho.

Ao final da participação de Jesus no Seu primeiro dia de pregação na sinagoga em Nazaré, eles O expulsaram para fora da cidade e tentaram lançá-Lo do alto de uma colina (Lc 4,29.30). Se eles trataram assim ao Mestre, imagine como podem perseguir a vocês e a outros(as) servos(as) (Jo 15,20). Você assumirá a tarefa? “A colheita é grande, mas poucos os operários!” (Mt 9,37), e você pode entender o porquê.

Nós trabalhamos por Jesus e com Jesus. O que faz muitas vezes uma jovem gostar de carros? Pode ser para estar com seu namorado. O que faz um jovem limpar uma casa? Pode ser para agradar a sua namorada. Por que nós sofremos e trabalhamos por Jesus? Deve ser para estarmos com Jesus e agradarmos a Ele.

Oração: Jesus, que eu possa fazer qualquer coisa somente para estar junto de Ti.
Promessa: “Em seguida nós, os que estivermos os vivos, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4,17)
Louvor: O Padre Roberto se tornou um missionário porque queria pregar como Jesus.

 

 

.

31/08/2021 - A Justa Ira de Deus

Terça-feira, 31 de Agosto de 2021

1Ts 5,1-6.9-11

Sl 27(26),1.4.13.14

Lc 4,31-37

A JUSTA IRA DE DEUS

“Portanto, não nos destinou Deus para a ira, mas sim para alcançarmos a salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5,9)

Deus é absolutamente justo. Portanto, o injusto precisa ser punido. Todos nós pecamos e fomos injustos. Desse modo, todos nós merecemos a punição e a ira de Deus (Ef 2,3).

Porém nós podemos “…fugir da ira que está por vir.” (Mt 3,7) sendo batizados na morte justificadora de Jesus e vivendo o nosso Batismo. Assim, aceitamos que Jesus, no Calvário, tomou nossa punição sobre Si mesmo. “Quanto mais, então, agora, justificados por seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm 5,9). No entanto, se não vivemos o nosso Batismo, mas desobedecemos a Deus, a morte justificadora de Jesus por nós terá sido em vão (1Cor 1,17). Então teremos que assumir a nossa punição pessoalmente. “Quem crê no Filho tem vida eterna. Quem se recusa a crer no Filho de Deus não verá vida. Pelo contrário, a ira de Deus permanece sobre ele.” (Jo 3,36). Se nos recusamos a nos arrepender dos nossos pecados, os nossos corações duros e impenitentes vão “…acumulando ira para o dia da ira e da revelação da justa sentença de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras.” (Rm 2,5.6)

Portanto, viva o seu Batismo, obedeça ao Senhor, arrependa-se e busque a Confissão. A ira de Deus certamente virá, mas você pode ficar livre dela (1Ts 1,10). Sempre agradeça a Jesus pelo Seu sofrimento e por Se fazer um sacrifício pelo pecado (Is 53,10). “…Jesus realizou a ação substitutiva do Servo sofredor, que oferece a sua vida como sacrifício de expiação, ao carregar com o pecado das multidões, que justifica carregando Ele próprio com as suas faltas…” (CIC, 615).

Oração: Pai, eu Te agradeço por teres enviado o Teu Filho ao mundo não para nos condenar, mas para nos salvar (Jo 3,17). Nós entregamos nossas vidas a Ele.
Promessa: “…Ele dá ordens com autoridade e poder aos espíritos impuros, e eles saem!” (Lc 4,36)
Louvor: Para colaborar com o projeto do Senhor de libertar seu irmão do vício, a família de André jejuou e orou.
.

 

 

 

.