01/09/2023 - SEXO

Sexta-feira, 01 de Setembro de 2023

1Ts 4,1-8

Sl 97(96),1.2.5.6.10-12

Mt 25,1-13

SEXO

“Então o Reino dos Céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. Cinco eram insensatas e cinco, prudentes.” (Mt 25,1.2)

A pornografia on-line, que entrou na corrente sanguínea até mesmo de pessoas Cristãs, banaliza o sexo. Ela relega o sexo ao físico – um mero jogo ou brinquedo. Portanto, não existe essa coisa de pecado sexual. A culpa sexual é supostamente somente um desligamento cultural. Mas isto é uma mentira. Existe muito mais na vida e no sexo do que a parte física. O pecado sexual e a culpa são realidades objetivas que não desaparecem não importa que tipos de jogos mentais nós pratiquemos.

Deus considera o sexo seriamente. “Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração. Caso o teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti…” (Mt 5,28.29) Ele nos adverte de modo a protegermos nossos órgãos sexuais com santidade e respeito (1Ts 4,4). O pecado sexual é o único pecado contra os nossos próprios corpos (1Cor 6,18). “Nessa matéria ninguém fira ou lese a seu irmão, porque de tudo isso se vinga o Senhor…” (1Ts 4,6)

As leis referentes ao sexo não foram feitas pelo homem. “Portanto, quem desprezar estas instruções não despreza um homem, mas Deus…” (1Ts 4,8) “Pois é bom que saibais que nenhum fornicador ou impuro ou avarento – que é um idólatra – tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os desobedientes. Não vos torneis, pois, coparticipantes das suas ações.” (Ef 5,5-7) “Fornicação e qualquer impureza ou avareza nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.” (Ef 5,3)

Oração: Jesus, que eu possa ver o sexo do modo como Tu vês.
Promessa: “Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25,13)
Louvor: Samanta, uma tetraplégica, nunca se queixou de sua situação. Ela constantemente irradia a alegria do Senhor no trabalho, no transporte e a qualquer pessoa que se aproxima dela.

02/09/2023 - UM MEDO ACOMODADO

Sábado, 02 de Setembro de 2023

1Ts 4,9-11

Sl 98(97),1.7-9

Mt 25,14-30

UM MEDO ACOMODADO

“Assim, amedrontado, fui enterrar o teu talento no chão…” (Mt 25,25)
“A isso respondeu-lhe o senhor: ‘Servo mau e preguiçoso’…” (Mt 25,26)

Na parábola do Evangelho de hoje, Jesus liga o medo à preguiça. O senhor insinua fortemente que não fazer nada não é ‘se isentar’; ao invés disso, é ser mau e preguiçoso (Mt 25,26). De acordo com a parábola, quando cedemos ao medo e permitimos que ele nos paralise, estamos sendo preguiçosos(as).

É necessário diligência, esforço, e oração para vencer o medo. Combater o medo é uma tarefa difícil. O autor da Epístola aos Hebreus nos diz: “para não [sermos] lentos à compreensão e sim, imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, recebem a herança das promessas.” (Hb 6,12) Nós temos que combater ativamente a fraqueza, a preguiça, e a apatia.

Frequentemente nós enterramos os nossos medos para nos protegermos a nós mesmos(as). E, quando enterramos os nossos medos, podemos estar também enterrando os nossos talentos, amedrontados(as) (Mt 25,25). Estamos vivendo com medo? Peça ao Senhor por mais amor, pois “…o perfeito amor lança fora o temor…” (1Jo 4,18) Arrependa-se! Coloque os seus medos sobre o altar durante a Missa e apresente-os a Deus.

Jesus diz: “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36) Não enterre os seus medos e desse modo cresça preguiçoso(a). Entregue os seus medos ao Senhor e deixe que Ele o(a) preencha com o dom da fortaleza do Espírito Santo.

Oração: Pai, Tu és meu refúgio e minha força. Por isso, nada temerei (Sl 46(45),2.3).
Promessa: “Disse-lhe o Senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor’!” (Mt 25,21)
Louvor: Silvio recebeu o chamado para ser padre com a idade de sete anos e manteve esse chamado em seu coração até que tivesse idade suficiente para vivê-lo.

03/09/2023 - A LINGUAGEM CORPORAL

Domingo, 03 de Setembro de 2023 – 22º Domingo do Tempo Comum – São Gregório Magno, Papa

Jr 20,7-9

Sl 63(62),2-6.8.9

Rm 12,1.2

Mt 16,21-27

A LINGUAGEM CORPORAL

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.” (Rm 12,1)

Nós temos que oferecer os nossos corpos como sacrifício a Deus. Também somos chamados(as) a oferecer “…[nossos] membros como armas de justiça a serviço de Deus.” (Rm 6,13) Nós temos que saber que “…[nosso] corpo é templo do Espírito Santo, que está em [nós] e que [recebemos] de Deus.” (1Cor 6,19) Nossos corpos são sacrifícios, armas e templos. Porque os nossos corpos são sacrifícios, nós temos que nos negar a nós mesmos(as) e deixar que Deus nos consuma (Hb 12,29). Temos que dar a Deus o nosso melhor de modo a não oferecer sacrifícios inadequados (Ml 1,7.8).

Porque os nossos corpos são armas, nós não podemos “…[ficar] pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida…” (Lc 21,34) Devemos lutar empunhando “…a espada do Espírito…” (Ef 6,17) e as armas espirituais da oração e do jejum (Mt 17,21). Temos que estar em forma para combater “…o bom combate.” da evangelização (1Tm 1,18).

Porque os nossos corpos são templos, eles devem ser santos, puros, pacíficos e alegres. Nós precisamos nos arrepender dos nossos pecados, buscar a Confissão e estabelecer Jesus como Senhor de nossas vidas e de nossos corpos. Apesar dos nossos corpos serem fracos e frágeis, eles são preciosos aos olhos de Deus. Se nós os usarmos para glorificá-Lo, Ele irá glorificar os nossos corpos e ressuscitá-los dentre os mortos (Fl 3,21). “…glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo.” (1Cor 6,20)

Oração: Pai, eu fui criado(a) para fazer a Tua vontade. Eu ofereço meu corpo a Ti.
Promessa: “De fato, que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro, mas arruinar a sua vida? Ou que poderá o homem dar em troca de sua vida?” (Mt 16,26)
Louvor: Louve a Jesus ressuscitado, o Deus do perdão, da misericórdia e do amor, Aleluia!

04/09/2023 - EM CHAMAS COM O ESPÍRITO SANTO

Segunda-feira, 04 de Setembro de 2023

1Ts 4,13-18

Sl 96(95),1.3-5.11-13

Lc 4,16-30

EM CHAMAS COM O ESPÍRITO SANTO

“O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18)

O Padre Al Lauer, idealizador deste “Um Pão, Um Corpo”, considerava o texto de Lc 4,18 como sendo sua indicação especial de missão. Ao se preparar para a sua ordenação ao sacerdócio, ele escolheu este versículo das Escrituras como seu lema. A passagem foi inserida na homilia da Missa do seu funeral. Padre Al viveu em chamas com o Espírito Santo e trabalhou nos dons do Espírito ao longo de seu sacerdócio.

Jesus disse: “Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49) Jesus veio para nos batizar com o Espírito Santo (Mc 1,8). Na Páscoa, Ele disse aos Seus discípulos: “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) Depois que Jesus ascendeu, os dons do Espírito foram derramados sobre todos nós (Ef 4,10; At 2,17) e a Igreja nasceu.

No Batismo, você recebeu ‘… o poder de viver e agir sob a moção do Espírito Santo e pelos dons do Espírito Santo …’ (CIC, 1266). Mas o mundo, o maligno e a nossa carne constantemente lutam contra o Espírito Santo pelo controle de nossas vidas (Gl 5,17). “Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti…” (2Tm 1,6)

Padre Al uma vez disse: ‘Quanto mais eu digo ‘Não’ para mim mesmo, mais eu digo ‘Sim’ para o Espírito Santo’. Nesse espírito, arrependa-se imediatamente de todo pecado. Negue-se a si mesmo(a) e tome a sua cruz a cada dia (Lc 9,23). Esteja em chamas com o Espírito Santo, vivendo de modo a nunca extinguir ou entristecer o Espírito (1Ts 5,19.; Ef 4,30). “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Oração: Senhor Jesus, que eu possa receber uma dupla porção do espírito que Tu destes ao Teu servo, Padre Al Lauer (2Rs 2,9). Que eu possa desejar o Espírito Santo mais do que eu desejo tomar minha próxima respiração.
Promessa: “…Nós, os vivos que estivermos lá, seremos arrebatados com ele nas nuvens para o encontro com o Senhor nos ares. E assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4,17)
Louvor: Maurício recebeu o poder de Deus para deixar de se masturbar quando ouviu um outro homem testemunhar como Jesus o havia libertado disso.

05/09/2023 - EM GUARDA!

Terça-feira, 05 de Setembro de 2023
1Ts 5,1-6.9-11

Sl 27(26),1.4.13.14

Lc 4,31-37

EM GUARDA!

“Vós, porém, meus irmãos, não andais em trevas, de modo que esse Dia vos surpreenda como um ladrão.” (1Ts 5,4)

Quanto você pensou nesta semana sobre a Segunda Vinda de Cristo? Se você for como muitos Católicos, a mensagem da sua nova vinda entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Todavia, através de Sua Palavra e da Missa, Jesus constantemente nos adverte que Ele está voltando. Quando você participa da Missa de Domingo, você ouve a mensagem da Segunda Vinda de Cristo pelo menos duas e até quatro vezes, dependendo das orações e respostas escolhidas. Se você participa da Missa diariamente, você ouviu sobre a Segunda Vinda entre nove e vinte duas vezes nesta semana! Além disso, numerosos versículos das Escrituras são dedicados à Segunda Vinda de Jesus.

Um bom princípio básico é para nós pensarmos sobre a Segunda Vinda de Cristo pelo menos o tanto que Jesus e a Igreja pensam sobre ela. Se você não pensou recentemente no dia da Segunda Vinda de Jesus, ou ao menos em Sua vinda no dia de sua morte, você provavelmente não está em guarda (1Ts 5,4). Se assim for, não é porque o Senhor e Sua Igreja não tenham prevenido você constantemente. “porque vós sabeis, perfeitamente, que o Dia do Senhor virá como ladrão noturno.” (1Ts 5,2) “Portanto, não durmamos, a exemplo dos outros; mas vigiemos e sejamos sóbrios.” (1Ts 5,6)

Uma boa maneira de pensar constantemente sobre o dia do retorno do Senhor é falar regularmente a outras pessoas sobre ele (1Ts 4,17.18). Divulgue a Boa Nova da salvação (1Ts 5,9) e espere com alegre esperança pela vinda de nosso Salvador, Jesus Cristo.

Oração: Pai, que eu possa estar pronto(a) para saudar Jesus quando Ele vier novamente.
Promessa: “…Que significa isso? Ele dá ordens com autoridade e poder aos espíritos impuros, e eles saem!” (Lc 4,36)
Louvor: Marta contraiu o vírus potencialmente fatal da Hepatite C. Ela recebeu orações em um serviço de cura de um bispo e foi curada.

06/09/2023 - O DEUS TRÊS VEZES SANTO

Quarta-feira, 06 de Setembro de 2023

Cl 1,1-8

Sl 52(51),10.11

Lc 4,38-44

O DEUS TRÊS VEZES SANTO

“Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos que estão em Colossos…” (Cl 1,1.2)

Paulo chamava os Cristãos de ‘santos’ (Cl 1,4). Ele geralmente começava as suas cartas agradecendo a Deus pela santidade de seus irmãos e irmãs Cristãos(ãs). Ele chamava todos os santos a crescerem em santidade.

Nós somos chamados(as) a sermos santos(as) em todos os aspectos de nossas vidas (1Pe 1,15). Temos que ser santos(as) como Deus Pai é santo (1Pd 1,16). Devemos querer ser santos(as) mais do que desejamos ser individualistas. Mais ainda, devemos nos alegrar com Deus por ver pessoas vivendo vidas santas e crescendo em santidade. Que os nossos corações possam desejar que o nome de Deus Pai seja santificado (Mt 6,9), isto é, reconhecido como santo, por causa da santidade de Seus (Suas) filhos(as). No céu, “…dia e noite sem parar, eles proclamam: “Santo, Santo, Santo, Senhor Deus todo-poderoso …’.” (Ap 4,8) Que as nossas vidas santas possam constantemente cantar a santidade do Deus três vezes santo: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus todo-poderoso …’.” (Ap 4,8)

Oração: Pai, que eu possa viver e morrer para ser santo(a).
Promessa: “Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos de males diversos traziam-nos, e ele, impondo as mãos sobre cada um, curava-os.” (Lc 4,40)
Louvor: Daniel participa da Missa todos os dias pelos últimos trinta anos. Ele tem fome e sede de santidade e o Senhor o tem saciado (Mt 5,6).

07/09/2023 - O DEVIDO TEMOR

Quinta-feira, 07 de Setembro de 2023

Cl 1,9-14

Sl 98(97),2,6

Lc 5,1-11

O DEVIDO TEMOR

“…Não tenhas medo!…” (Lc 5,10)

Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus e disse: “…Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” (Lc 5,8) Ele se deparou com o surpreendente poder de Jesus na milagrosa captura de peixes e, cheio medo do Senhor, reconheceu-O como ‘Senhor’.

Sendo um Judeu fiel, São Pedro sabia que ver a face do Senhor significava morrer (Ex 33,20; Jz 13,22). Até mesmo pisar no monte santo ou tocar na Arca da Aliança significava morte imediata (Ex 19,12; 2Sm 6,6.7). Assim Jesus teve que encorajar Pedro a não ter medo (Lc 5,10).

O intocável e todo-poderoso Deus se fez homem em Jesus, e habitou no meio de nós (Jo 1,14). Jesus nos encoraja a amá-Lo, tocá-Lo e até mesmo, a receber o Seu corpo em nossos corpos na Santa Eucaristia. O medo da morte ao encontrar o Senhor foi desalojado pelo novo conforto na presença do Senhor, encorajado pelo próprio Senhor, que repetidamente nos diz “…Não tenhas medo!…” (Lc 5,10)

O temor do Senhor é uma maravilhosa e reverencial sensação da presença de Deus, um dos sete dons do Espírito Santo (Is 11,2.3). Nos dias atuais, o temor do Senhor está aparentemente ausente, mas ainda assim é um dom muito necessário, pois “o princípio da sabedoria é temer a Iahweh…” (Sl 111(110),10) Peça a Deus pelo dom do temor.

Oração: Pai, eu me curvo diante de Ti e Te entrego a minha vida. Usa-me conforme a Tua vontade.
Promessa: “Animados de eficaz energia segundo o poder da sua glória, para toda constância e longanimidade, com alegria dando graças ao Pai, que vos fez capazes de participar da herança dos santos na luz.” (Cl 1,11.12)
Louvor: Pedro e Luísa fizeram da Missa o centro do seu casamento e da sua família.

08/09/2023 - UM MARAVILHOSO DIA DE GRAÇA

Sexta-feira, 08 de Setembro de 2023 – Natividade de Nossa Senhora
Mq 5,1-4 ou Rm 8,28-30

Sl 71(70),6; 13(12),6

Mt 1,1-16.18-23

UM MARAVILHOSO DIA DE GRAÇA

“E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.” (Rm 8,28)

Parecia que São José iria se divorciar de Maria e Maria estaria em perigo de ser executada como adúltera (Mt 1,19). No entanto, José obedeceu à revelação de Deus e Deus “…coopera em tudo para o bem daqueles que o amam…” (Rm 8,28)

Maria, José e Jesus fugiram à noite para o Egito (Mt 2,13-14). A Sagrada Família estava em perigo. Mas eles escaparam do massacre dos meninos em Belém, ordenado por Herodes, pois Deus “…coopera em tudo para o bem daqueles que o amam…” (Rm 8,28)

Maria estava aos pés da cruz de Jesus (Jo 19,25). Ele viu de perto o seu Filho ser torturado e morto. Ele estava sofrendo uma agonia indescritível. Entretanto, o seu Filho ressuscitou dentre os mortos e fez dela Rainha do céu e da terra. Deus “…coopera em tudo para o bem daqueles que o amam…” (Rm 8,28)

Neste dia em que celebramos a natividade de Maria, alguns(umas) de vocês podem estar à beira de um divórcio, em perigo de morte ou em agonia. Jesus os(as) ama infinitamente e morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos por amor a vocês. Nesta celebração da natividade de Maria espere, pois Jesus “…coopera em tudo para o bem daqueles que o amam…” (Rm 8,28)

Oração: Pai, que eu nunca me esqueça deste dia.
Promessa: “Por isso [o Senhor] os abandonará até o tempo em que a parturiente dará à luz…” (Mq 5,2)
Louvor: Silvio, que não era Cristão, veio a conhecer Jesus como Senhor por causa do seu interesse nas mensagens proféticas feitas nas aparições Marianas.

09/09/2023 - COMER VOCÊ VIVO(A)

Sábado, 9 de Setembro de 2023 – São Pedro Claver

Cl 1,21-23

Sl 54(53),3.4.6.8

Lc 6,1-5

COMER VOCÊ VIVO(A)

“Vós éreis outrora estrangeiros e inimigos, pelo pensamento e pelas obras más.” (Cl 1,21)

Hostilidade, falta de perdão, amargura e ressentimento têm um apetite devorador. Eles precisam ser alimentados constantemente com pensamentos amargos e cruéis. Até mesmo isso não é suficiente. Esses pensamentos têm que ser traduzidos em palavras. Nós falamos “…daquilo que está cheio o coração.” (Lc 6,45) “…como um leão a rugir…” (1Pe 5,8), as mandíbulas da falta de perdão mastigam boatos e difamação nascidos do ressentimento. Mas a falta de perdão precisa de mais alimento. Ela incansavelmente devora pessoas, casamentos, famílias e amizades. Ela pode eventualmente cometer suicídio consumindo a própria pessoa de quem se alimentava.

A falta de perdão corrói nossa saúde física, mental, emocional e espiritual. Ela nos come vivos(as). Como câncer, a falta de perdão e a amargura tomam nossos corpos até que nos leve à morte. Como veneno, a hostilidade e o ressentimento destroem indiscriminadamente, arruinando tanto o objeto do ódio quanto aquele(a) que está expelindo o veneno.

Irmãos e irmãs, perdoem ou sejam entregues aos torturadores para ter uma morte horrível e até serem condenados(as) eternamente (Mt 18,34.35). Aqueles(as) que se recusam a perdoar estarão sempre entre os feridos. Decidam-se a perdoar. Jesus concederá esta graça a vocês, pois Ele “…vos reconciliou em seu corpo de carne, entregando-o à morte para diante dele vos apresentar santos, imaculados e irrepreensíveis.” (Cl 1,22)

Oração: Jesus, quando fostes pregado na cruz, Tu me perdoastes (Lc 23,34). Concede-me a graça de estar disposto(a) a perdoar.
Promessa: “…O Filho do Homem é senhor do sábado!” (Lc 6,5)
Louvor: São Pedro Claver foi levado pelo Espírito a deixar sua terra natal e pregar para os pobres, ‘um escravo para os escravos’. Ele batizou várias centenas de milhares de escravos em seus anos de pregação junto a eles.

10/09/2023 - ODIANDO O PECADO, AMANDO O PECADOR

Domingo, 10 de Setembro de 2023 – 23º Domingo do Tempo Comum

Ez 33,7-9

Sl 95(94),1.2.6-9

Rm 13,8-10

Mt 18,15-20

ODIANDO O PECADO, AMANDO O PECADOR

“Quando eu disser ao ímpio: ‘Ó ímpio, certamente hás de morrer’ e tu não o desviares do seu caminho ímpio, o ímpio morrerá por causa da sua iniquidade, mas o seu sangue o requererei de ti.” (Ez 33,8)

“Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…” (1Tm 1,15) Portanto, como seguidores de Jesus, nós temos que estar muito preocupados com relação ao pecado. Primeiro, nós temos que remover a trave do pecado dos nossos olhos de modo que possamos ver claramente para podermos remover o cisco do pecado dos olhos dos nossos irmãos e irmãs (Mt 7,5). Então devemos corrigir e advertir a pessoa que está pecando (Ez 33,8), “…[mas] vai corrigi-lo a sós…” (Mt 18,15) Se a correção privada de uma pessoa que pecou contra nós não é bem recebida (Mt 18,16), devemos trazer outros Cristãos para este ‘ministério da reconciliação’ (2Cor 5,18). Mais ainda, “se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore e Deus dará a vida a este irmão…” (1Jo 5,16) “Saiba que aquele que reconduz um pecador desencaminhado salvará sua alma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tg 5,20) Finamente, nós temos que nos alegrar com o Senhor, com os santos, e com os anjos “…por um só pecador que se arrependa…” (Lc 15,7.10)

Oração: Pai, usa-me para levar muitas pessoas ao Sacramento da Reconciliação.
Promessa: “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei.” (Rm 13,8)
Louvor: Louve a Jesus, ressuscitado, glorificado e sentado à direita do Pai!

11/09/2023 - TUDO POR VOCÊS

Segunda-feira, 11 de Setembro de 2023

Cl 1,24-2,3

Sl 62(61),6.7.9

Lc 6,6-11

TUDO POR VOCÊS

“E quero que saibais como é grande a luta em que me empenho por vós … e por quantos não me conhecem pessoalmente.” (Cl 2,1)

Eu tive o privilégio de servir como editor chefe do Padre Al Lauer na produção deste “Um Pão, Um Corpo”, pelos últimos dez anos de sua vida. Ele nunca mencionaria o que enfrentou para alimentar vocês com a Palavra de Deus, mas a primeira leitura de hoje da Epístola aos Colossenses deveria ter estado no seu coração.

Ele encontrou seu “…regozijo nos [seus] sofrimentos por [vocês]…” (Cl 1,24), seus amados leitores de “Um Pão, Um Corpo”. Na sua própria carne, ele tomou parte nos sofrimentos de Cristo por sua causa (Cl 1,24). Ele escreveu página por página durante vinte anos, seja em seu leito de morte, no hospital, se preparando ou se recuperando de uma cirurgia, nos aeroportos ou nos aviões ou ainda, em lugares públicos se necessário. Nos seus últimos anos, ele continuou a escrever ensinamentos a despeito do doloroso bloqueio intestinal e, finalmente, do câncer terminal.

Ele desejava “…que sejam confortados os seus corações, unidos no amor, e para que eles cheguem à riqueza da plenitude do entendimento e à compreensão do mistério de Deus.” (Cl 2,2), cujo nome é Cristo. Ele queria ensinar a vocês toda a medida da sabedoria, isto é, as Escrituras e os ensinamentos da Igreja, “…a fim de apresentá-los todos, perfeitos em Cristo.” (Cl 1,28) Para isso ele trabalhou e teve dificuldades, “…sustentado pela poderosa energia [do Senhor] que [nele operava].” (Cl 1,29)

O Padre Al Lauer amava cada um(a) de vocês. Se um homem pode amar e sofrer por vocês, tenham certeza que vocês são muito mais amados(as) por Jesus, Aquele que deu a Sua vida por vocês. Vivam em Seu amor (Jo 15,9). “…Vai, e também tu, faze o mesmo.” (Lc 10,37)

Oração: Jesus, eu coloco a minha vida aos Teus pés. Usa-me como Tu quiseres.
Promessa: “…[Jesus] disse ao homem: ‘estende a mão’. Ele o fez, e a mão voltou ao estado normal.” (Lc 6,10)
Louvor: Jesus libertou Silvia do vício de fumar.

12/09/2023 - OS NOVE PRINCIPAIS MOTIVOS PARA AMAR E VIVER O SEU BATISMO

Terça-feira, 12 de Setembro de 2023 – Santíssimo Nome de Maria

Cl 2,6-15

Sl 145(144),1.2.8-11

Lc 6,12-19

OS NOVE PRINCIPAIS MOTIVOS PARA AMAR E VIVER O SEU BATISMO

“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim nele andai, arraigados nele, sobre ele edificados, e apoiados na fé…” (Cl 2,6.7)

Muitos Católicos foram batizados ainda crianças. Não temos lembrança desse acontecimento. Assim, geralmente não percebemos a sua importância:
1 – “Fostes sepultados com ele no batismo, também com ele ressuscitastes…” (Cl 2,12)
2 – A vida ressuscitada é proporcionada porque “…fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,5)
3 – Agora você é salvo(a) pela água batismal que corresponde a Noé e sua família sendo salvos na arca através da água (1Pd 3,20.21)
4 – “Pois todos vós, que fostes batizados em Cristo, vos vestistes de Cristo.” (Gl 3,27)
5 – “…Vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo espírito de nosso Deus.” (1Cor 6,11)
6 – Depois de ver Cristo ressuscitado, o próprio São Paulo foi instruído por Ananias, “…Recebe o batismo e lava-te dos teus pecados, invocando o seu nome!” (At 22,16)
7 – Jesus disse: “…quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3,5)
8 – Jesus também disse: “Aquele que crer e for batizado será salvo…” (Mc 16,16)
9 – Finalmente, Jesus relacionou o Batismo a “…[fazer] que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19)

Seja um(a) discípulo(a). Ame seu Batismo. Viva o seu Batismo.

Oração: Pai, concede-me a graça de viver o meu Batismo generosamente.
Promessa: “Iahweh é bom para todos, compassivo com todas as suas obras.” (Sl 145(144),9)
Louvor: “…Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,48) Nós Vos agradecemos, Espírito Santo, por nos ensinar como reverenciar o Santíssimo Nome de Maria.

13/09/2023 - O ESTILO DE VIDA DOS RICOS E FAMOSOS

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2023 – São João Crisóstomo

Cl 3,1-11

Sl 145(144),2.3.10-13

Lc 6,20,26

O ESTILO DE VIDA DOS RICOS E FAMOSOS

“Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes a vossa consolação.” (Lc 6,24)

Muitos(as) de vocês que leem isto vivem em habitações com água encanada, eletricidade, e ar condicionado. Muitos(as), ou a maioria, têm telefones celulares, automóveis, refrigeradores e aparelhos de televisão. Alguns(umas) têm máquinas de lavar e computadores. Poucos(as) têm uma segunda casa, barcos e aplicações em dinheiro.

Jesus diz: “Mas, ai de vós, ricos…” (Lc 6,24). É tão fácil ignorar Suas palavras e pensar: ‘Ele não pode estar falando sobre mim. Eu não tenho uma máquina de lavar e não tenho uma casa de férias’. Esqueça essas comparações. Se nós tivermos que nos comparar, vamos nos comparar com aqueles(as) a quem Jesus se dirigia. Cada uma daquelas pessoas andava longas distâncias até um “…lugar plano…” (Lc 6,17) através das montanhas. Ninguém tinha ‘coolers’ com gelo e bebidas. Elas não tinham banheiros ou máquinas de refrigerantes. A maioria delas dormia em mantas sobre o chão do que poderíamos considerar palhoças. Mesmo os ricos na multidão e naquela sociedade não podiam imaginar em seu mais ousado sonho o estilo de vida que muitos de nós vivemos hoje em dia. Mas Jesus sentiu que era importante para os Seus ouvintes do primeiro século serem advertidos das angústias da riqueza.

“A propósito, dou-vos um parecer: é o que convém a vós, já que fostes os primeiros, desde o ano passado, não somente a realizar, mas também a querer realizar essa obra.” (2Cor 8,10) Jesus “…é o mesmo, ontem e hoje…” (Hb 13,8) Pelos Seus princípios, nós somos ricos – e corremos o risco de ser infelizes (Lc 6,24). Não ignore as palavras de Jesus. Ele é Senhor e Juiz. Nós temos que tremer diante das Suas palavras (Is 66,2). Temos que conduziras as nossas vidas segundo as Suas palavras e princípios, não conforme aquelas da nossa cultura.

Arrependam-se de não estar usando seus recursos para o reino de Deus. Simplifiquem as suas vidas. Deem esmola e paguem o dízimo, e “…tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)

Oração: Jesus, apesar de rico, Tu te fizestes pobre por minha causa (2Cor 8,9). Eu Te entrego as minhas finanças, meu estilo de vida e tudo de mim.
Promessa: “Quando Cristo, que é a [nossa] vida se manifestar, então [nós] também com ele [seremos] manifestados na glória.” (Cl 3,4)
Louvor: São João Crisóstomo usou o seu dom de paternidade espiritual para ensinar místicos, pastores e todos aqueles que buscavam a santidade.

14/09/2023 - NENHUMA PERDA NA CRUZ

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023 – Exaltação da Santa Cruz

Nm 21,4-9 ou Fl 2,6-11

Sl 78(77),1.2.34-38

Jo 3,13-17

NENHUMA PERDA NA CRUZ

“Humilhou-se e foi obediente até a morte e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou grandemente e o agraciou com o Nome que é sobre todo o nome.” (Fl 2,8.9)

O Evangelho de João destaca particularmente a exaltação da cruz de Jesus. São João proclama que a cruz é o catalisador da fé que leva à vida eterna (Jo 3,14-16) e o lugar onde nós finalmente reconhecemos que Jesus é Deus (Jo 8,28.29).

“…Olharão para aquele que traspassaram.” (Jo 19,37) “O centurião, que se achava de guarda defronte dele, vendo que havia expirado desse modo, disse: ‘Verdadeiramente este homem era filho de Deus’!” (Mc 15,39) Quando vemos Jesus pregado na cruz, assim como Moisés levantou a serpente no deserto, nós temos que ser levados(as) a acreditar e “…[ter] nele vida eterna.” (Jo 3,14.15; 12,32) São Paulo transformou os mais duros corações dizendo: “Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2) Ele proclamou o Evangelho colocando diante dos olhos de todos Jesus Cristo crucificado (Gl 3,1).

Estando sujeitos ao Rei Jesus, vocês são chamados a carregar a cruz a cada dia (Lc 9,23). Vocês carregam a cruz de tal maneira que é uma proclamação para todos que “…Jesus é o Senhor.”? (Fl 2,11) Vocês são abençoados(as) com o indescritível privilégio de partilhar da vitoriosa cruz do Rei Jesus. Portanto, glorifique a cruz e carregue a sua cruz de modo a triunfar.

Oração: Rei Jesus, concede-me a graça de poder carregar a minha cruz de modo que Te proclame Vitorioso ao invés de um mestre sem coração.
Promessa: “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou Seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele” (Jo 3,16.17)
Louvor: ‘Nós Vos adoramos, ó Cristo e Vos bendizemos, porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo’.

15/09/2023 - AS BENÇÃOS DA TRISTEZA DIVINA

Sexta-feira, 15 de Setembro de 2023 – Nossa Senhora das Dores

Hb 5,7-9

Sl 31(30),2-6.15.16.20

Jo 19,25-27 ou Lc 2,33-35

AS BENÇÃOS DA TRISTEZA DIVINA

“…Eis a tua mãe! … (Jo 19,27)

Hoje nós celebramos a memória de Nossa Senhora das Dores. Maria, a Mãe das Dores, enfrentou muitas tristezas no decorrer de sua terrena (Lc 2,48), muitas vezes mostradas em devoções tais como as Sete Dores de Maria. Na atual cultura secular, existe uma falta generalizada de tristeza pelo pecado. Ao invés disso, existe o orgulho, a arrogância e o desprezo por cada conceito de pecado.

Existe o aspecto da tristeza divina, a “…[tristeza] segundo Deus…” (2Cor 7,9) “Com efeito, a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás, ao passo que a tristeza segundo o mundo produz a morte.” (2Cor 7,10) “Vede, antes, o que produziu em vós a tristeza segundo Deus…” (2Cor 7,11): um santo zelo ao invés de apatia, a prontidão para se defender da guerra espiritual ao Invés de permitir ao diabo correr livremente no mundo, um ardente desejo de restaurar a balança da justiça ao invés de aceitar a injustiça e a inocência no lugar da culpa (2Cor 7,11).

A tristeza divina pelo pecado leva à redução do pecado, a um crescente amor e louvor a Deus, a um correspondente desejo de fazer reparação pelo pecado, e a um aumento da justiça, da paz, da humildade, da santidade e da retidão. Adicionalmente, ela leva a bênçãos para aqueles(as) que sofrem pelos pecados. Aqueles(as) que lamentaram os pecados de Israel e as iniquidades foram poupados(as) da destruição (Ez 9,4-7). O próprio Jesus disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados.” (Mt 5,5)

No alto da cruz, Jesus nos mandou receber Maria como nossa mãe (Jo 19,27). Receba Maria em sua casa como sua mãe. Acolha a tristeza divina e as suas bênçãos,

Oração: ‘Minha Mãe, partilha o Teu sofrimento comigo, e deixa-me estar em Tua companhia para prantear contigo a morte de Jesus’.
Promessa: “…Eis que este menino foi colocado para a queda e soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição – e a ti, uma espada traspassará tua alma…” (Lc 2,34.35)
Louvor: Durante anos, Margarida rezou o Rosário dos Servitas de Maria diariamente, meditando as Sete Dores de Maria.

16/09/2023 - ESPERANÇA PARA OS(AS) PECADORES(AS)

Sábado, 16 de Setembro de 2023  –  São Cornélio, Papa – São Cipriano

1Tm 1,15-17

Sl 113(112),1-7

Lc 6,43-49
ESPERANÇA PARA OS(AS) PECADORES(AS)

“Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro.” (1Tm 1,15)

São Paulo foi o pior pecador do mundo (1Tm 1,15). Um caso extremo. Ele foi “…blasfemo, perseguidor e insolente…” (1Tm 1,13) São Paulo disse: “Se me foi feita misericórdia, foi para que em mim primeiro Cristo demonstrasse toda a sua longanimidade, como exemplo para quantos nele hão de crer para a vida eterna.” (1Tm 1,16) Uma vez que o Senhor transformou Paulo, Ele pode transformar qualquer pessoa – até mesmo sua(seu) esposa(o), filho, chefe, inimigo – até mesmo você! Não importa quantos abortos tiverem sido cometidos, quantas crianças tiverem sido abusadas, quantos milhões estiverem passando fome, o Senhor pode modificar qualquer coisa transformando qualquer um.

Quase toda pessoa acredita no poder do mundo, da carne e do diabo para perverter a pessoa humana. Entretanto, não importa quão grande seja esse poder, ele é finito. O poder de Deus para converter uma pessoa humana é infinito. Ele não retira nosso livre arbítrio, mas o poder da morte e Ressurreição de Jesus é tão impressionante que pode vir a evitar que nós coloquemos muita ênfase em nossa vontade rebelde (1Jo 4,4).

A conversão de Paulo é um sinal de esperança. Nós nunca devemos desistir de nós mesmos(as) ou do(a) mais insensível pecador(a). A graça de Jesus é suficiente (2Cor 12,9). “…a palavra de Deus não está algemada.” (2Tm 2,9) Não existe nada impossível para Ele (Lc 1,37). O amor de Jesus nunca falha (1Cor 13,8).

Seja esperançoso(a). Jesus salva.

Oração: Pai, que eu possa esperar pela Tua misericórdia para triunfar no julgamento (Tg 2,13).
Promessa: “…A boca [do homem] fala daquilo de que está cheio o coração.” (Lc 6,45)
Louvor: São Cipriano foi condenado à morte por sua fé em Jesus. Conforme o decreto, ‘É decidido que Tácio Cipriano deve morrer pela espada’. Cipriano respondeu: ‘Louvado seja Deus’.

17/09/2023 - O ABRAÇO FORTE

Domingo, 17 de Setembro de 2023 – 24º Domingo do Tempo Comum – São Roberto Belarmino – Santa Hildegardes de Bingen

Eclo 27,30-28,9

Sl 103(102),1-4.9-12

Rm 14,7-9

Mt 18,21-35

O ABRAÇO FORTE

“O rancor e a cólera, também esses são abomináveis, o pecador os possui.” (Eclo 27,30)

Nossa tendência natural é abraçar fortemente o rancor, a cólera e a falta de perdão. Quando nós estamos dando um forte abraço, nós não podemos abraçar a mais ninguém. Nós não podemos nem mesmo dar um aperto de mão ou tocar outra pessoa. Quando nós estamos abraçando a falta de perdão, não podemos abraçar a Deus e nem mesmo estamos em contato com Ele. Não podemos abraçar as nossas(os) esposas(os) ou filhos. Quando somos capturados(as) no forte abraço da falta de perdão, nós vivemos uma vida ímpia, sem amor. Nós somos “…[entregues] ao verdugo…” (Mt 18,34)

Somente Deus pode nos libertar da escravidão e da asfixia do forte abraço da falta de perdão. Um velho ditado é verdadeiro: ‘Errar é humano, perdoar é divino’. Somente Deus pode nos dar o poder de perdoar. Jesus, Aquele que nos manda perdoar setenta vezes sete vezes (Mt 18,22), está nos dando neste momento a graça de perdoar todos(as) aqueles(as) que tiverem nos ofendido de alguma forma. Decida-se agora a aceitar a Sua graça. Pelo poder de Jesus, perdoe a qualquer pessoa por qualquer coisa que tiver feito contra você. O forte abraço é quebrado. Você está livre; você pode respirar novamente; você pode amar novamente. Você pode abraçar fortemente a Deus.

Oração: Pai, se eu estiver sendo incapaz de perdoar, transforma o meu coração.
Promessa: “…Se vivemos é para o Senhor que vivemos. E se morremos é para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” (Rm 14,8)
Louvor: Louve a Jesus, Amor (1Jo 4,8.16), Médico, Senhor, Ressurreição e Vida! Aleluia!

18/09/2023 - ORAÇÃO PRIORITÁRIA

Segunda-feira, 18 de Setembro de 2023
1Tm 2,1-8

Sl 28(27),2.7-9

Lc 7,1-10

ORAÇÃO PRIORITÁRIA

“Eu recomendo, pois, antes de tudo, que se façam pedidos, orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens.” (1Tm 2,1)

Jesus levantava antes que os Seus discípulos para orar (Mc 1,35). Jesus frequentemente orava durante toda a noite (Lc 6,12; 22,39-46) e falava sobre “…a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1) Apesar disso, os discípulos de Jesus provavelmente não compreenderam o que Ele queria dizer sobre a importância da oração.

Algumas poucas horas antes de ser crucificado, Jesus levou três de Seus apóstolos em Sua companhia ao Jardim de Getsêmani onde Ele esperava que eles fizessem a maior ‘hora santa’ de oração jamais realizada (Mt 26,36-45). Todavia, eles se sentiram sonolentos e perderam esta inestimável lição sobre a oração. Menos de cinquenta dias depois, Jesus ascendeu ao céu e disse aos Seus discípulos para aguardarem em Jerusalém de modo a serem batizados no Espírito Santo (At 1,4.5). Enquanto esperavam, eles perseveraram em constante e comunitária oração (At 1,14). Eles fizeram o que mais tarde seria chamado de ‘a primeira novena’, nove dias de oração. Eles receberam o Espírito Santo, batizaram cerca de três mil pessoas naquele mesmo dia (At 2,41) e assim, a Igreja nasceu. Desse modo, a oração foi reconhecida como uma original e construtiva parte da Igreja. Assim sendo, a Igreja se dedica a orar (At 2,42) e fez da oração uma prioridade. Você irá orar “…antes de tudo …?” (1Tm 2,1)

Oração: Pai, ensina-me a prioridade da oração.
Promessa: “E, ao voltarem para casa, os enviados encontraram o servo em perfeita saúde.” (Lc 7,10)
Louvor: Orar durante uma vigília noturna mudou a vida de Roberto. Ele se sentiu profundamente apaixonado por Jesus na Eucaristia.

19/09/2023 - CIRCUNSTÂNCIAS TRÁGICAS

Terça-feira, 19 de Setembro de 2023 – São Januário

1Tm 3,1-13

Sl 101(100),1-3.5.6

Lc 7,11-17

CIRCUNSTÂNCIAS TRÁGICAS

“Ao se aproximar da porta da cidade, coincidiu que levavam a enterro um morto, filho único de mãe viúva…” (Lc 7,12)

A mãe do morto estava literalmente sozinha. Ela era viúva e aquele era o seu único filho. Aqui nós temos uma combinação de repentinos e trágicos eventos a exemplo do que aconteceu com Jó. Existe alguma esperança nessas terríveis circunstâncias?

Sim! Jesus venceu a morte! Ele é a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25). Ele “…ficou comovido e disse-lhe: ‘Não chores’!…” (Lc 7,13) Jesus irá ressuscitar o morto para continuar a sua vida na terra, ou melhor, ressuscitar o morto para a perfeita felicidade de Sua presença no céu. Jesus irá dizer: “…Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” (Lc 7,14), ou “…Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23,43) Somente Jesus pode enxugar nossas lágrimas (Ap 21,4). “Ele nos consola em todas as nossas tribulações…” (2Cor 1,4) Somente Ele pode fazer a vida merecer ser vivida – e a morte valer a pena. Com Ele nada é impossível (Lc 1,37). Ele pode transformar os mais trágicos acontecimentos para o bem daqueles(as) que O amam (Rm 8,28). Jesus nossa Vida! Jesus nossa Esperança! Jesus nosso Senhor!

Oração: Jesus, concede o consolo sobrenatural para aqueles(as) que tiveram mortes trágicas nas suas famílias.
Promessa: “…[Eles precisam conservar] o mistério da fé com uma consciência limpa.” (1Tm 3,9)
Louvor: São Januário e os seus companheiros foram martirizados, sendo decapitados porque a execução planejada de serem maltratados pelas feras foi evitada quando os animais selvagens não tocaram neles na arena.

20/09/2023 - CONDUTA DESREGRADA

Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023 – Santo André Kin Taegón, – São Paulo Chóng Hasang e companheiros

1Tm 3,14-16

Sl 111(110),1-6

Lc 7,31-35

CONDUTA DESREGRADA

“Todavia, se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo; coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15)

Os Cristãos algumas vezes escondem ao invés de revelar o Cristo através de uma conduta imprópria para ‘um membro da casa de Deus’. Nós agimos “…como crianças sentadas numa praça, a se desafiarem mutuamente…”, egoístas e cheias de queixas (Lc 7,32). Nós muitas vezes fazemos a vida Cristã parecer uma barreira, nos levando a cumprir a nossa ‘obrigação Dominical’, fazendo somente o mínimo, fora do assim chamado amor por Deus.
Adicionalmente, os(as) Cristãos(ãs) têm problemas em suas bocas (Tg 3,8). É questionável se nós fazemos menos intrigas do que os(as) não Cristãos(ãs). De várias maneiras, nós somos praticamente tão mundanos quanto os que não creem. Quantas igrejas levantam fundos através do jogo e da venda de bebidas!

O Senhor nos chama a projetar uma imagem diferente – a Sua imagem. Temos que ter “…fome e sede de justiça…” (Mt 5,6) e em todos os aspectos de nossa conduta sermos santos(as) como Jesus é santo (1Pd 1,15.16). Cristãos(ãs) e igrejas que não são santos(as) mas mornos fazem com que Ele fique enjoado (Ap 3,16). Vamos viver para Deus, sem transigir.

Oração: Senhor, tem misericórdia de mim e perdoa-me.
Promessa: “Mas a Sabedoria é justificada por todos os seus filhos.” (Lc 7,35)
Louvor: Os companheiros de Santo André no martírio incluíram bispos, sacerdotes, homens e mulheres, casados e não casados, crianças e jovens e até mesmo pessoas idosas.

21/09/2023 - O REINO DA MISERICÓRDIA DE DEUS (Mt 9,13)

Quinta-feira, 21 de Setembro de 2023 – São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Ef 4,1-7.11-13

Sl 19(18),2-5

Mt 9,9-13

O REINO DA MISERICÓRDIA DE DEUS (Mt 9,13)

“…Com efeito, eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mt 9,13)

São Mateus escreveu muito sobre o Reino de Deus no seu Evangelho. Mateus apresenta várias parábolas nas quais Jesus ensina sobre o Reino de Deus (por exemplo Mt 13,4-50; 25,1-46).

Mateus passou muitos anos vivendo fora do Reino de Deus. Ele havia sido aprisionado dentro do reino das trevas, traindo e possivelmente extorquindo seu próprio povo como coletor de impostos (Mt 9,9). Assim, quando Jesus entrou na vida de Mateus e o libertou do reino das trevas para a maravilhosa luz do Reino de Deus (Cl 1,13; 1Pe 2,9), Mateus não pôde deixar de se maravilhar com o Reino de Deus e com Jesus, o seu Libertador.

Mateus deve ter dedicado muito tempo refletindo sobre a afirmação de Jesus de que Ele havia vindo para chamar os pecadores e que Deus desejava a misericórdia acima de tudo (Mt 9,13). Mateus sabia o que Jesus, em Sua misericórdia, havia feito por ele, e ele também conhecia o plano de Deus para a redenção do mundo.

Alguns(umas) de vocês que leem isto são como Mateus. Passaram algum tempo no reino das trevas, “…sem esperança e sem Deus no mundo!” (Ef 2,12) Deus deseja fazer de vocês Seus instrumentos de misericórdia. Deixe que venha o Reino de Deus e Sua vontade será feita na vida de vocês (Mt 6,10).

Oração: Pai, transforma-me em um instrumento da Tua misericórdia, de modo que eu espalhe a Tua misericórdia para todos(as) que precisam dela.
Promessa: “Exorto-vos, pois, … a andardes de modo digno da vocação a que fostes chamados … procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4,1.3)
Louvor: São Mateus creu no Messias quando Jesus o chamou para deixar seu trabalho e ainda mais quando o chamou a deixar a sua vida terrena através do martírio.

22/09/2023 - CONTROVERSO

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023

1Tm 6,2-12

Sl 49(48),6-10.17-20

Lc 8,1-3

CONTROVERSO

“Se alguém ensinar uma outra doutrina e não concorda com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo e com a doutrina conforme a piedade, é porque é soberbo, nada entende, é um doente à procura de controvérsias e discussões de palavras…” (1Tm 6,3.4)

Nós gostamos de controvérsias. É difícil prosperar na televisão ou ser notícia na mídia social a menos que você diga ou faça alguma coisa controversa. Mesmo na religião, as denominações denunciam umas às outras. Protestantes protestam, Católicos pontificam. Nós florescemos em polêmicas políticas, debates e editoriais online.

Deus chama estas atitudes de ‘doença’ (1Tm 6,4). A paixão da nossa sociedade pela controvérsia indica prepotência e ignorância (1Tm 6,4), são “altercações intermináveis entre homens de espírito corrupto e desprovidos da verdade…” (1Tm 6,5) Esta atitude pecaminosa resulta em “…inveja, brigas, blasfêmias, más suposições.” (1Tm 6,4) Deus nos diz para “…[fugir] destas coisas. [Seguir] a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança e a mansidão.” (1Tm 6,11)

“Recorda todas estas coisas, atestando diante de Deus que é preciso evitar discussões de palavras: elas não servem para nada, a não ser para a perdição dos que a ouvem.” (2Tm 2,14) “nada fazendo por competição e vanglória, mas com humildade, julgando cada um os outros superiores a si mesmo.” (Fl 2,3)

Oração: Jesus, liberta-me e cura-me da doença de apreciar a controvérsia.
Promessa: “Mas o homem não pode comprar seu resgate, nem pagar a Deus seu preço.” (Sl 49(48),8)
Louvor: Ângela deixou sua carreira na mídia secular para trabalhar na mídia Católica.

23/09/2023 - O CAMINHO ESPINHOSO

Sábado, 23 de Setembro de 2023 – São Pio de Pietrelcina

1Tm 6,13-16

Sl 100(99),1-5

Lc 8,4-15

O CAMINHO ESPINHOSO

“Aquela que caiu nos espinhos são os que ouviram, mas, caminhando sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, ficam sufocados e não chegam à maturidade.” (Lc 8,14)

Se você está lendo este livreto e o texto das Escrituras nele referido, você provavelmente não está no caminho mencionado na leitura do Evangelho de hoje (Lc 8,12), pois você está aberto(a) para a semente da Palavra de Deus. Se você lê este livreto e a Bíblia constantemente, você provavelmente não é o terreno pedregoso (Lc 8,13), pois você perseverou em ouvir a Palavra de Deus. Portanto, ou você tem que estar deixando crescer espinhos que impedem a semente da Palavra de Deus de amadurecer (Lc 8,14) ou você está produzindo o precioso e abundante fruto da Palavra de Deus (Lc 8,15).

Para produzir frutos, você precisa cuidar do jardim da sua vida e remover:
– cuidados ( Lc 8,14). Jesus nos orienta: “…não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir?” (Mt 6,31)
– riquezas (Lc 8,14). O Senhor nos advertiu: “…os que querem se enriquecer caem em tentação e cilada e em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e na perdição.” (1Tm 6,9) Mesmo se nós formos pobres, nós somos aprisionados se quisermos ser ricos.
– os prazeres da vida (Lc 8,14). O Senhor quer que apreciemos a nós mesmos(as) algumas vezes. Assim, nós temos que viver não para os prazeres, mas para Ele, mesmo que isto signifique que venhamos a sofrer muito.

Cuide do seu caminho espinhoso ou você nunca terá uma colheita.

Oração: Pai, faz o que for necessário de modo a purificar o meu coração.
Promessa: “Servi a Iahweh com alegria, ide a ele com gritos jubilosos!” (Sl 100(99),2)
Louvor: São Pio de Pietrelcina, um santo padre Capuchinho, carregou as marcas dos estigmas de Cristo crucificado em suas mãos durante cinquenta anos (Gl 6 17).

24/09/2023 - A MISERICÓRDIA TRIUNFA (Tg 2,13)

Domingo, 24 de Setembro de 2023 – 25º Domingo do Tempo Comum

Is 55,6-9

Sl 145(144),2.3.8.9.17.18

Fl 1,20-24.27

Mt 20,1-16

A MISERICÓRDIA TRIUNFA (Tg 2,13)

“…Volte para Iahweh, pois terá compaixão…” (Is 55,7)

Nós não merecemos mais nada do Senhor Deus. Ele tem sido extremamente generoso conosco nos dando a vida, perdoando os nossos pecados, expiando-os através do Seu sangue na cruz e nos oferecendo a vida eterna com Ele. A nossa postura fundamental diante do Senhor tem que ser nos voltarmos sempre para Ele por misericórdia – para nós mesmos(as) e para outras pessoas. De outro modo, podemos nos tornar invejosos porque Ele é generoso (Mt 20,14.15).

Possivelmente podemos estar usando a saúde para trabalhar, a generosidade para servir a Deus, os dons espirituais para ensinar, curar e testemunhar. Assim, nós servimos a Deus prontamente, com vocação e intensidade. Mas o que nós temos que não tenhamos recebido? Se nós recebemos, porque estamos nos vangloriando de estarmos usando como se fosse por nós mesmos(as)? (1Cor 4,7). Deus nos agracia para trabalhar em todas as ações e serviços, seja por um longo ou curto tempo (Mt 20,12.13). “todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto e desce do Pai…” (Tg 1,17) Mesmo o desejo de trabalhar e servir vem direto de Deus (Fl 2,13).

Podemos até parecer bons(boas) para outras pessoas em algumas áreas de nosso serviço. Mas existirão muitas áreas das nossas vidas nas quais nós precisamos desesperadamente da misericórdia de Deus. Os caminhos de Deus estão muito acima dos nossos caminhos (Is 55,9). Vamos adotar a prática de reagir a tudo nos abandonando à misericórdia de Deus (Lc 18,13.14).

Oração: Pai, eu Te agradeço sempre por tudo o que fizestes por mim. Eu erguerei o cálice da salvação, a Eucaristia, como meu ato de gratidão a Ti (Sl 116(115),12.13).
Promessa: “Com efeito, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos e os vossos caminhos não são os meus caminhos, oráculo de Iahweh.” (Is 55,8)
Louvor: Louve a Jesus, Origem de toda graça e misericordioso Juiz!

25/09/2023 - O PODER DA PALAVRA

Segunda-feira, 25 de Setembro de 2023

Esd 1,1-6

Sl 126(125),1-6

Lc 8,16-18

O PODER DA PALAVRA

“Cuidai, portanto, do modo como ouvis!…” (Lc 8,18)

A Palavra de Deus não ficará oculta (Lc 8,17). Você pode ser uma nuvem obscurecendo a luz da Palavra de Deus, mas a luz continua a brilhar (Sl 119(118),105) e você será soprado(a).

A Palavra de Deus é irresistível (Jt 16,14) para algumas pessoas. Enquanto alguns(umas) resistem à Palavra de Deus, sempre existem outros(as) que a aceitam. Ela é sempre viva e eficaz (Hb 4,12). A Palavra de Deus sempre alcança o fim para o qual foi enviada (Is 55,11).

A Palavra de Deus é irreversível. “…a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9) Jesus, a Palavra de Deus, conduz um irresistível e vitorioso exército (Ap 19,14-16).

A Palavra de Deus é indestrutível. Apesar do céu e da terra passarem, a Palavra de Deus nunca passará (Lc 21,33). Ela é “…incorruptível … viva … permanece para sempre.” (1Pd 1,23).

A Palavra de Deus é revelada pela Igreja. Conforme o Catecismo da Igreja Católica: ‘A Sagrada Escritura é a Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino. A sagrada Tradição, por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores …’ (CIC , 80). Coloque esta Palavra no candelabro de sua vida (Lc 8,16). Partilhe a Palavra de Deus. “…Àquele a quem muito se deu, muito será pedido…” (Lc 12,48) Eu te conclamo: “proclama a palavra, insiste no tempo oportuno e no inoportuno, refuta, ameaça, exorta com toda paciência e doutrina.” (2Tm 4,2)

Oração: Pai, que eu possa ler e partilhar a Tua Palavra diariamente.
Promessa: “Todo aquele que dentre vós, pertence a seu povo, Deus esteja com ele…” (Esd 1,3)
Louvor: Ao partilhar a Palavra de Deus com os seus filhos, Margarida abençoa não somente ela, mas também aos seus netos e bisnetos.

26/09/2023 - TODOS(AS) NA FAMÍLIA

Terça-feira, 26 de Setembro de 2023 – São Cosme e São Damião

Esd 6,7.8.12.14-20

Sl 122(121),1-5

Lc 8,19-21

TODOS(AS) NA FAMÍLIA

“…Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 8,21)

Porque Jesus ressuscitou, a família agora não é mais definida pela linhagem do sangue do pai e da mãe. Depois da Ressurreição de Jesus e do nosso Batismo n’Ele, a família é definida por uma nova linhagem de sangue – o sangue de Cristo. A fé obediente define agora a família de Deus que é selada pelo sangue de Jesus (Lc 8,21).

O chamado de Deus para se juntar à Sua família e tão fundamental que o primeiro parágrafo do Catecismo da Igreja Católica menciona isto. Deus ‘…convoca todos os homens [e mulheres], dispersos pelo pecado, para a unidade da sua família que é a Igreja…’ (CIC, 1). Nós renovamos nossa pertença à Sua família participando da refeição comunitária, a Santa Eucaristia.

Não é mais necessário derramar sangue de novilhos, carneiros e cordeiros (Esd 6,9.10) para demonstrar a lealdade familiar. Nos juntando à família de Deus através do Batismo, nós somos gerados(as) do alto, batizados(as) na morte e Ressurreição de Cristo (Rm 6,3-7). Nós mostramos evidência da nossa lealdade à família ouvindo a Palavra de Deus e agindo de acordo com ela (Lc 8,21; Mc 3,35). Nós agora entendemos tudo em relação à nossa nova família, a família de Deus.

Deus é nosso Pai, Jesus é nosso Irmão, Salvador, e Senhor e o Espírito Santo nos sustenta. Maria é nossa Mãe, São José nosso pai espiritual e protetor e todos(as) os que creem em Cristo são nossos irmãos e irmãs. ‘Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer à família de Deus …’ (CIC, 2233).

Oração: Jesus, possa o Teu “…sangue [cair] sobre nós e sobre nossos filhos.” (Mt 27,25)
Promessa: “Alegrei-me quando me disseram: ‘Vamos à casa de Iahweh’!” (Sl 122(121),1)
Louvor: São Cosme e São Damião acolheram os pequenos de Deus provendo cuidados médicos para aqueles(as) que necessitavam. Eles foram martirizados na Síria por sua fé em Jesus.

27/09/2023 - MULETAS

Quarta-feira, 27 de Setembro de 2023 – São Vicente de Paulo
Esd 9,5-9

Tb 13,2-5.7.8

Lc 9,1-6

MULETAS

“…Não leveis para a viagem, nem bastão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; tpouco tenhais duas túnicas.” (Lc 9,3)

“…A herança vem pela fé…” (Rm 4,16) Nós produzimos frutos abundantes trabalhando para o Senhor, não por causa das nossas habilidades, recursos, ou tecnologia, mas pela fé em Jesus Cristo. Isso fez Jesus enviar Seus apóstolos sem nada com o que contar, somente a fé.

Caminhar pela fé é um desafio. Tendemos a nos agarrar a qualquer ‘muleta’ que pudermos encontrar, enquanto Jesus remove qualquer coisa que possamos usar como ‘muleta’. Ele nos quer firmes pela fé e dependendo somente d’Ele (2Cor 5,7). Você está vendo o poder de Deus na sua vida? Você está vivendo os Atos dos Apóstolos? Se existe alguma coisa paralisando a sua vida Cristã, possivelmente você enfraqueceu em sua fé não a exercendo, mas, ao invés disso, se apoiando numa ‘muleta’.

Você consegue ver alguma coisa da qual você possa se livrar que o(a) forçará a ser totalmente dependente do Senhor? (Mc 20,21). Na fraqueza, o poder de Deus alcança a perfeição (2Cor 12,9). De que maneira você pode deixar de fazer coisas por si mesmo(a) e começar a crer no Senhor? Você precisa fazer menos, ter menos, para que Deus faça mais, dê mais, e liberte mais você.

Oração: Pai, coloca-me numa situação onde eu não tenha mais a quem recorrer a não ser a Ti.
Promessa: “Mas agora, por um breve instante, Iahweh nosso Deus nos concedeu a graça de reservar dentre nós sobreviventes e de permitir que nos fixemos em seu lugar santo; assim nosso Deus deu brilho a nossos olhos e um pouco de vida no meio de nossa escravidão.” (Esd 9,8)
Louvor: São Vicente de Paulo, com Santa Luisa de Marillac, fundou a Congregação das Filhas da Caridade. Após a sua morte em 1660, a congregação tinha mais de quarenta casas em toda a França.

28/09/2023 - GERENCIAMENTO DO TEMPO

Quinta-feira, 28 de Setembro de 2023 – São Venceslau – São Lourenço Ruiz e companheiros

Ag 1,1-8

Sl 149,1-6.9

Lc 9,7-9

GERENCIAMENTO DO TEMPO

“é para vós tempo de habitar em casas revestidas, enquanto esta casa está em ruínas?” (Ag 1,4)

O controle do tempo é essencial. “…Este povo disse: ‘Ainda não chegou o momento de reconstruir o Templo de Iahweh’. (Ag 1,2) Eles pensavam que era tempo para habitar em casas revestidas enquanto a casa de Deus estava em ruínas. O profeta Ageu discordou e profetizou que naquele momento era “…o tempo favorável por excelência…” (2Cor 6,2). Aquele era o momento certo para reconstruir o Templo (Ag 1,8).

O momento do povo era ruim porque eles tinham as prioridades erradas. As suas prioridades eram erradas porque eles estavam vivendo no egoísmo ao invés do amor. Eles estavam vivendo na ilusão do egoísmo ao invés de na realidade de Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,8.16).

Ageu destacou que o momento errado e a prioridade errada são reconhecidos por nós nos sentirmos desprovidos e insatisfeitos algumas vezes até a ponto de sentir um vazio interior (Ag 1,6). Você, o seu casamento, a sua família ou o seu trabalho estão mostrando sinais de um mau gerenciamento do tempo ou de prioridades erradas? Se assim for, arrependa-se do pecado e decida-se a amar a Deus com todo o seu coração (Mt 22,37). Então o tempo será seu amigo, não seu inimigo. Aceite Jesus como Senhor da sua vida e do seu tempo.

Oração: Pai, que eu possa fazer a Tua vontade exatamente quando Tu quiserdes que seja feita.
Promessa: “Que os fiéis exultem de glória e do seu lugar cantem com júbilo.” (Sl 149,5)
Louvor: São Venceslau usou seu tempo como duque para trabalhar pelas necessidades religiosas e educacionais dos seus súditos.

29/09/2023 - O ALIMENTO DOS ANJOS

Sexta-feira, 29 de Setembro de 2023 – São Miguel,  São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Dn 7,9.10.13.14 ou Ap 12,7-12

Sl 138(137),1-5

Jo 1,47-51

O ALIMENTO DOS ANJOS

“[Jesus] lhe disse: ‘Em verdade, em verdade, vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem’.” (Jo 1,51)

Jesus oferece tudo que é possível para nós recebermos. Ele deu a Sua vida por nós. Deu-nos o Seu poder e autoridade através da Igreja (Mt 10,1). Enquanto estava pendurado na cruz, Ele nos deu até mesmo Sua mãe (Jo 19,27). Jesus também nos deu os Seus anjos. Durante Sua vida na terra, os anjos subiram e desceram sobre Ele. O arcanjo Gabriel estava presente na concepção de Jesus (Lc 1,26-38). Coros de anjos cantaram no Seu nascimento (Lc 2,13). Anjos O serviram depois das tentações no deserto (Mc 1,13). Um anjo estava com Jesus no jardim de Getsêmani (Lc 22,43), bem como no jardim onde Ele ressuscitou dentre os mortos (Mt 28,2).

Depois da Sua Ascensão, Jesus enviou estes anjos para nos servirem (Hb 1,14) e nós vemos nos Atos dos Apóstolos uma intensa atividade angelical na Igreja primitiva. Isto deveria ser verdade também na Igreja de hoje. Se os anjos não estão agindo nas suas vidas ou igrejas, vocês provavelmente não estão pedindo para eles fazer alguma coisa por causa de falta de fé.

Agora mesmo, peça a Miguel para ajudar você a clamar sua vitória sobre o diabo (Ap 12,7.8). Peça a Gabriel para dar a você algumas boas notícias (Lc 1,26-28). Peça a Rafael para curar a sua cegueira e guiar você (Tb 11,7.12; 12,15).

Oração: Eu Te agradeço, Jesus, pelos anjos. Que eu possa aceitar todos os Teus presentes.
Promessa: “…Mil milhares o serviam, e miríades de miríades o assistiam…” (Dn 7,10)
Louvor: O Arcanjo São Miguel se levanta para nos prestar auxílio, nos sustentar e nos proteger do maligno (Dn 10,21-11,1).

30/09/2023 - O PROPÓSITO DA CRUZ

Sábado, 30 de Setembro de 2023 – São Jerônimo

Zc 2,5-9.14.15

Jr 31,10-13

Lc 9,43-45

O PROPÓSITO DA CRUZ

“…O Filho do Homem vai ser entregue às mãos dos homens.” (Lc 9,44)

Jesus disse aos Seus discípulos: “Quanto a vós, abri bem os ouvidos às seguintes palavras:…” (Mt 9,44) Então disse aos discípulos sobre os sofrimentos que Ele iria enfrentar (Lc 9,44). Os discípulos não compreenderam o significado das palavras de dele (Lc 9,45). Com efeito, eles nem mesmo quiseram entender o Senhor. “…e tinham medo de interrogá-lo sobre isso.” (Lc 9,45) Essa relutância em ouvir a mensagem da cruz continua até os dias de hoje.

A mensagem da cruz é o poder de Deus (1Cor 1,18). Somos reconciliados(as) com Deus e com os demais pelo sangue da cruz (Cl 1,20). Algumas vezes nós não falamos de outra coisa a não ser de Cristo crucificado (1Cor 2,2). Até recebermos a mensagem da cruz, não temos condição de perceber Jesus como Messias (Mc 8,29-31).

Em razão da mensagem da cruz ser o centro da revelação de Deus, Satanás tentará nos impedir de ouvir de alguma forma a verdade sobre a cruz. Ele tentará usar a sabedoria da linguagem para tornar a cruz de Cristo sem sentido (1Cor 1,17). No entanto, pela graça de Deus, nós podemos receber a mensagem da cruz. Ela pode se tornar o coração de nossas vidas. Nós tomaremos então as nossas cruzes diariamente (Lc 9,23) e não nos gloriaremos com nada a não ser com a cruz de nosso Senhor Jesus Cristo (Gl 6,14). ‘Levante a cruz bem alto’.

Oração: Pai, quando eu fizer o sinal da cruz, que isto possa não ser somente um hábito, mas o sentido da minha existência.
Promessa: “Mas eu serei para ela – oráculo de Iahweh – uma muralha de fogo ao redor e serei a sua glória.” (Zc 2,9)
Louvor: São Jerônimo traduziu toda a Bíblia para o Latim, a principal língua do seu tempo. É dito que ele morreu em Belém com sua cabeça recostada na manjedoura onde Cristo nasceu.