01/05/2021 - Poder de Pai

Sábado, 01 de Maio de 2021 – São José Operário
At 13,44-52

Sl 98(97),1-4

Jo 14,7-14

PODER DE PAI

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará até maiores do que elas …” (Jo 14,12)

O Senhor nos promete que nós faremos obras maiores do que as que Ele fez (Jo 14,12). Ora sabemos que Jesus ressuscitou pessoas dentre os mortos, curou incontáveis doentes, expulsou legiões de demônios, andou sobre as águas, multiplicou pães e peixes, transformou os mais duros corações, etc. Como poderemos nós realizar essas coisas? Como poderemos superar essas obras?

A resposta que Jesus nos deu para essa pergunta é: “…porque vou para o Pai.” (Jo 14,12). Por causa do relacionamento de Jesus com o Pai e por causa de nosso relacionamento com o Pai através d’Ele, nós podemos realizar obras maiores do que as que Jesus realizou. Quando Jesus foi para o Pai, o Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo para clamar em nossos corações “…Abba, Pai!” (Gl 4,6; Rm 8,15). Quando pelo Espírito Santo estamos seguros do amor do Pai, pela fé nós podemos mover montanhas (Mt 17,20) que Jesus jamais moveu durante Seu ministério público. Nós podemos destruir as fortalezas que foram erguidas em oposição a Cristo (2Cor 10,4). Podemos levar centenas e milhares de pessoas para o Seu reino.

Entretanto, somente aqueles(as) que estão seguros(as) do amor do Pai creem nisso e o realizam. Clame ‘Abba, Pai’, realize obras maiores do que as que Jesus realizou, e transforme o mundo (Jo 14,12).

Oração: Abba, Pai …
Promessa: “Quanto aos discípulos, achavam-se repletos de alegria e do Espírito Santo.” (At 13,52)
Louvor: “Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3,23). São José, rogai por nós que trabalhamos.

02/05/2021 - Citações sobre Fruto

Domingo, 02 de Maio de 2021 –  5º Domingo da Páscoa – Santo Atanásio
At 9,26,31

Sl 22(21),26-28.30-32

1Jo 3,18-24

Jo 15,1-8

CITAÇÕES SOBRE FRUTO

“Meu Pai é glorificado quando produzis muito fruto e vos tornais meus discípulos.” (Jo 15,8)

Já é tarde da noite e eu estou cansado. Na minha oração para este texto estou dizendo a Deus que eu quero dormir ao invés de pedir por palavras que frutifiquem a fim de escrevê-las de modo que Ele seja glorificado (Jo 15,8). Não quero ouvir falar sobre ser podado (Jo 15,2). Isto soa familiar para você?

A batalha sobre produzir frutos mostra realmente quem é o senhor de nossas vidas, se Jesus ou nós mesmos(as). Nós podemos produzir qualquer fruto que o Senhor nos peça, porque a energia necessária para produzir o fruto vem infalivelmente de Jesus, a Videira (Jo 15,1). Enraizados(as) em Jesus, nós “… [produziremos] muito fruto …” (Jo 15,5). Assim não é perda de energia, mas na verdade falta de confiança em Sua providência ou falta de desejo de glorificar a Deus permanecendo enraizado(a) em Jesus e produzindo Seus frutos (Jo 15,8).

E quando aos frutos que não queremos produzir? É ter mais filhos, aumentar nossa esmola, jejuar mais, evangelizar porta-a-porta, testemunhar junto aos nossos colegas de trabalho, desistir de nossas posses, podar o nosso estilo de vida, defender a vida, vir a público com nossa fé? Estamos satisfeitos(as) em produzir somente nossa cota de frutos? Deus quer “…que [produzamos] mais fruto ainda.” (Jo 15,2), pois Ele virá em breve com a tesoura de poda.

Questões como essas trespassam os nossos corações e revelam os nossos desejos. Desejamos ser podados(as) porque queremos muito que Deus colha uma maior safra de fé? Ou é nosso desejo limitar ou controlar a poda e a intervenção de Deus em nossas vidas? Com Maria, a especialista em produzir frutos (Lc 1,42), que nossa resposta para Deus seja: “…faça-se em mim segundo a tua palavra …” (Lc 1,38)

Oração: Pai, eu confio na Tua poda muito mais do que confio no melhor cirurgião do mundo para me operar. Que sejas glorificado através de mim.
Promessa: As Igrejas “…se edificavam e andavam no temor do Senhor, repletas da consolação do Espírito Santo.” (At 9,31)
Louvor: “Quando Cristo, que é a vossa vida, se manifestar, então vós também com ele sereis manifestados em glória.” (Cl 3,4). Jesus, eu confio em Vós!

03/05/2021 - Dia do Pai

Segunda-feira, 03 de Maio de 2021 – São Filipe e São Tiago
1Cor 15,1-8

Sl 19(18),2-5

Jo 14,6-14

DIA DO PAI

“…Como podes dizer: ’Mostra-nos o Pai!’?” (Jo 14,9)

Jesus se fez homem para nos revelar que Deus não é somente o Ser Supremo e o Criador, mas também quer ser nosso Pai, pessoal e amoroso ( Mt 11,27). Muitas pessoas no mundo não creem nisso. Por que o fabuloso Criador das galáxias que se estendem por milhões de anos-luz decide nos adotar? Por mais inverossímil que isso possa parecer, é absoluta verdade. Deus Todo-Poderoso quer ser nosso Pai (Os 11,4).

Jesus, como “…resplendor da glória [de Deus] e a expressão do seu ser… (Hb 1,3), vem nos mostrar o Pai. Quando vemos Jesus, estamos vendo o Pai (Jo 14,9). Crendo em Jesus e sendo batizados(as) n’Ele, nos tornamos novas criaturas e desse modo, somos capazes de nos tornarmos filhos(as) adotivos(as) de Deus Pai (2Cor 5,17). Jesus é o único Caminho pelo qual isso pode acontecer (Jo 14,6).

Jesus está preocupado em nos mostrar o amor do Pai. Assim, quando Filipe demonstrou que não conhecia o amor do Pai, desapontou enormemente a Jesus (Jo 14,9). Da mesma forma, quando nós mostramos a nossa insegurança quanto ao amor do Pai, quando vivemos com medo ou ansiosos(as), nós entristecemos a Jesus. Depois de todo esse tempo, depois de todo esse amor, Jesus lamenta que nós ainda não conheçamos a Ele e ao Pai (Jo 14,9). Que possamos agradar a Jesus ficando seguros(as) do amor do Pai.

Oração: Pai, que eu esteja tão seguro(a) do Teu amor ao ponto de não ser manipulado(a) ou pressionado(a) para pecar ou para me comprometer com o mundo.
Promessa: “Posteriormente apareceu a Tiago, e, depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim [Paulo] como a um abortivo.” (1Cor 15,7.8)
Louvor: São Filipe e São Tiago instruíram continuamente outras pessoas sobre “…tudo o que se refere àquela Vida!” em Cristo (At 5,20).

04/05/2021 - A Paz Fundamental

Terça-feira, 04 de Maio de 2021

At 14,19-28

Sl 145(144),10-13.21

Jo 14,27-31

A PAZ FUNDAMENTAL

“…Não se perturbe nem se intimide vosso coração.” (Jo 14,27)

Jesus uma vez disse: “Pensais que vim estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, que não mas a divisão.” (Lc 12,51). Naquele tempo, Jesus estava falando em reconstrução. Ele tem que remover as partes corroídas da fundação de modo a que possa construir sobre uma fundação firme. Ele sabe que uma fundação construída sobre mentiras e rebelião não pode durar muito. Ele pretende construir vidas, corações, casamentos, famílias, paróquias, e nações firmes.

Assim, para aqueles(as) que se recusam a viver de acordo com o projeto do Pai, Jesus traz divisão – mas somente assim o futuro que traz a paz tem a possibilidade de ser recebido e retido.

Para aqueles(as) que O aceitam, o projeto de Jesus é trazer a paz. Para aqueles(as) que não O aceitam, mesmo assim Jesus pretende trazer-lhes a paz, depois de fazer alguns ajustes em suas vidas de modo que a paz seja recebida e retida.

Uma vez que Jesus “…é a nossa paz…” (Ef 2,14), não permitam que os seus corações fiquem perturbados (Jo 14,1). “Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus.” (Fl 4,6.7)

Oração: Pai, faz-me um instrumento da Tua paz.
Promessa: “…É preciso passar por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus” (At 14,22)
Louvor: Todos os dias, Marcelo diz em sua oração: ‘Aqui estou Senhor, eu decido fazer a Vossa vontade. Dê-me um coração que ouve’.

05/05/2021 - Apresente à Igreja

Quarta-feira, 05 de Maio de 2021

At 15,1-6

Sl 122(121),1-5

Jo 15,1-8

APRESENTE À IGREJA

“Reuniram-se então os apóstolos e os anciãos para examinarem o problema.” (At 15,6)

O que você comeu hoje no seu café da manhã? O que você comeu no seu último jantar? Se o resultado da reunião entre São Paulo e São Barnabé, com a igreja em Jerusalém tivesse sido diferente, você não poderia comer bacon ou presunto em suas refeições (At 15,29). Sua vida poderia ser um pouco diferente e talvez você nem fosse um(a) Cristão(ã) atualmente, se os líderes Cristãos em Jerusalém não tivessem seguido a orientação do Espírito Santo.

O discernimento dos primeiros Cristãos era maravilhoso de ser observado. Teria sido fácil para a Igreja insistir em manter as práticas da comida kosher Judaica e outros costumes. No entanto, os líderes da Igreja confiavam no Espírito Santo para o discernimento (At 15,28). Sua abertura ao Espírito resultava da unidade com o Espírito Santo (Ef 4,3).

Durante dois mil anos a Igreja tem discernido com o Espírito. Muitos se recusam a aceitar a unidade oferecida pela submissão ao discernimento e ensinamento da Igreja. Contudo, por sua dócil submissão à Igreja, as vidas de seus entes queridos podem ser mudadas para melhor. Você participará da unidade que o Espírito Santo lhe oferece pela submissão aos ensinamentos da Igreja?

Oração: Pai, ajuda-me a ser dócil ao Teu ensinamento todo o tempo.
Promessa: “…Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5)
Louvor: Roberto e sua esposa não entendiam o ensinamento da Igreja sobre sexualidade até que o praticaram.

06/05/2021 - Silêncio Mortal

Quinta-feira, 06 de Maio de 2021

At 15,7-21

Sl 96(95),1-3.10

Jo 15,9-11

SILÊNCIO MORTAL

“Então toda a assembleia silenciou…” (At 15,12)

Depois que São Pedro falou, toda a assembleia ficou em silêncio. Aquele foi provavelmente um ‘silêncio mortal’. Pedro havia acabado de lançar uma bomba sobre a assembleia, e todos ficaram em choque. Ele declarou que Deus não fazia mais distinção entre Judeus e Gentios (At 15,9), que os Gentios também estavam incluídos no povo escolhido de Deus, e que eles nem mesmo precisavam ser circuncidados. Jesus havia feito claramente uma distinção entre Judeus e Gentios (Mt 7,6; 10,5; 15,24), mas também disse que isso iria mudar (Mt 28,19). Pedro declarou que o tempo para a mudança era aquele. Aquela foi uma declaração tão chocante que sua aceitação pelos líderes Cristãos Judeus em Jerusalém foi verdadeiramente um milagre. Apesar de mais tarde terem acontecido tumultos quanto a assuntos relacionados a isso (At 21,27-31), a Igreja, que era originalmente toda Judaica, prosseguiu em seu curso para se tornar de todos, incluindo os Gentios.

Quando o Senhor revela a você alguma coisa que é absolutamente chocante, quando a sua reação é um ‘silêncio mortal’, você responde como fizeram os líderes Judeus Cristãos em Jerusalém? Você obedece ao Senhor? Ou existem certas coisas que o Senhor nunca pode conseguir através de você? Você seria um sacerdote ou um(a) religioso(a) se o Senhor o indicasse? Você estaria aberto(a) para uma reconciliação com sua(seu) ex-esposa(o)? Você se arrependeria de um pecado que tem guardado há anos? Você venderia os seus bens para dar aos pobres? (Mc 10,21). Depois do ‘silêncio mortal’ vem uma vida de obediência ou a morte no pecado. Siga pelo silêncio da obediência.

Oração: Pai, dá-me o silêncio do respeito e amor por Ti (Ap 8,1).
Promessa: “Eu vos digo isso para que a minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja completa.” (Jo 15,11)
Louvor: Paula dedica uma hora ou duas semanalmente em silenciosa adoração Eucarística..

07/05/2021 - Escravidão Voluntária

Sexta-feira, 07 de Maio de 2021

At 15,22-31

Sl 57(56),8-10.12

Jo 15,12-17

ESCRAVIDÃO VOLUNTÁRIA

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz…” (Jo 15,15)

Jesus nos chama, de Seus discípulos, de ‘servos’. Depois Ele nos chama de ‘amigos’. Para sermos amigos(as) de Jesus, precisamos primeiramente ser Seus(Suas) servos(as). Para saber o que Jesus está fazendo, nós precisamos primeiro obedecer sem saber o que Ele está fazendo (Jo 15,15). Para conhecer Jesus como Amor (1Jo 4,16), temos que primeiramente reconhecê-Lo como Senhor. A Palavra de Deus nos manda reconhecer que “…é Cristo o Senhor a quem [servimos].” (Cl 3,24)

A ideia de ser servo(a) de qualquer pessoa é perturbadora para nós. Queremos manter a nossa independência. No entanto, não existe essa coisa de nossa independência. Isso é um auto-engano. “Não sabeis que oferecendo-vos a alguém como escravo para obedecer, nos tornais escravos daquele a quem obedeceis, seja do pecado que leva à morte, seja da obediência que conduz à justiça?” (Rm 6,16). Nós somos automaticamente servos de alguém ou de alguma coisa. A única pergunta é: De quem nós seremos servos(as)?

Ser servo(a) de Jesus significa não ter mais uma vida própria (Gl 2,20), mas nos deixarmos consumir pelo Deus vivo (Hb 12,29). Ser um(a) servo(a) de Jesus é um privilégio e a maior honra que um ser humano pode alcançar. Jesus, como Senhor, protege, provê e ama profundamente a nós, Seus(suas) servos(as). Jesus “esvaziou-se a si mesmo, a assumiu a condição de servo…” (Fl 2,7) por amor a nós. Você se esvaziará de si mesmo(a) por amor a Ele?

Oração: Jesus, eu fui criado(a) para ser Teu(Tua) servo(a). Eu somente serei livre e realizado(a) como Teu (Tua) servo(a). Eu Te escolho como Senhor. Eu decido ser Teu(Tua) servo(a).
Promessa: “De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além dessas coisas necessárias.” (At 15,28)
Louvor: Como marido, pai e filho cuidadoso, Alfredo cresceu mais dependente de Deus, Ele frequentemente diz: “…Quanto a mim e à minha casa, serviremos a Iahweh.” (Js 24,15)

08/05/2021 - Treinamento de Resistência

Sábado, 08 de Maio de 2021

At 16,1-10

Sl 100(99),1-3.5

Jo 15,18-21

TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA

“Assim as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, dia a dia.” (At 16,5)

Existe uma forma de exercício chamada de ‘treinamento de resistência’. Resistência física e tônus muscular são construídos por meio de deparar-se com uma resistência e perseverar no exercício a despeito dessa resistência. Quando uma pessoa acha fácil realizar um exercício, a quantidade de resistência é então aumentada até que a pessoa possa passar para um nível superior.

Assim como os exercícios desenvolvem a força através da superação da resistência, também a resistência às perseguições pode produzir discípulos de Cristo mais fortes. Enquanto o reino das trevas aumenta a sua resistência aos nossos esforços no discipulado, nós pedimos ao Senhor por mais força para vencê-lo. Gradualmente nossos ‘músculos espirituais’ não ficando mais fortes.

Quando saímos no nosso ministério, em missão, e a resposta aos nossos esforços parece ser um ‘Não’, pode ser que Deus esteja usando a resistência para nos fortalecer para um futuro ministério (At 16,5-10). O mundo, a carne,e o maligno (1Jo 2,16) resistirão sempre aos nossos esforços para servir ao Senhor. Logo, assim como os exercícios para resistência física, a experiência da perseverança espiritual a despeito da oposição pode fortalecer nossos ‘músculos espirituais’, nos atraindo para mais próximo de Jesus. “Resisti [a Satanás], firmes na fé,…” (1Pe 5,9). “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tg 4,7)

Oração: Pai, apesar de eu ser fraco(a), Tu és forte (2Cor 12,9). Eu posso fazer todas as coisas através de Cristo, Aquele que me fortalece (Fl 4,13).
Promessa: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim.” (Jo 15,18)
Louvor: Ricardo venceu o vício em pornografia reeducando sua vontade. Ele ora: “…não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt 26,39)

09/05/2021 - O Espírito está em Movimento

Domingo, 9 de Maio de 2021 – 6º Domingo da Páscoa – Santa Luisa de Marillac

At 10,25.26.34.35.44-48

Sl 98(97),1-4

1Jo 4,7-10

Jo 15,9-17

O ESPÍRITO ESTÁ EM MOVIMENTO

“E os fiéis que eram da circuncisão, que tinham vindo com Pedro, ficaram estupefatos de verem que também sobre os gentios se derramara o dom do Espírito Santo, pois ouviam-nos falar em línguas e engrandecer a Deus…” (At 10,45.46)

Faltam duas semanas para Pentecostes, uma mudança para o mundo, um derramamento do Espírito Santo para uma mudança de vida. Deus quer derramar o Seu Espírito “…sobre toda carne…” (Jl 3,1), inclusive sobre aqueles(as) que são como Cornélio, que nunca teve a oportunidade de ouvir o Evangelho. Se nós nos recusarmos a receber o Espírito Santo em nossas Igrejas, ainda assim Jesus derramará o Espírito nas ruas, nas favelas, e nas matas.

Se nós no Brasil, e no Ocidente, não nos abrirmos ao Espírito, talvez a China o faça. Se os sacerdotes e os ministros sufocarem o Espírito, Jesus irá derramá-Lo sobre as prostitutas transformadas e sobre os(as) alcoólatras recuperados(as). Nós podemos fazer parte do movimento mundial do Espírito Santo, ou simplesmente deixarmos a vida no Espírito passar.

Vamos nos abrir e receber o Espírito Santo agora. “…No tempo favorável eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio …” (2Cor 6,2). ‘Vem, Espírito Santo, Bendito Criador, e faça em nosso coração o Vosso descanso’.

Oração: Senhor, que o Espírito Santo possa ser derramado sobre todos(as) aqueles(as) que escutam essa mensagem (At 10,44).
Promessa: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Louvor: “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos?” (1Cor 15,12). Senhor Jesus, eu confio em Vós.

10/05/2021 - O Espírito do Martírio

Segunda-feira, 10 de Maio de 2021 – São Damião de Molokai

At 16,11-15

Sl 149,1-6.9

Jo 15,26-16,4

O ESPÍRITO DO MARTÍRIO

“…O Espírito da Verdade, que vem do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” (Jo 15,26.27)

Ao nos aproximarmos do final dos cinquenta dias do Tempo Pascal, nós ansiamos por receber o Espírito Santo de uma nova maneira neste Pentecostes. Quando o Espírito vier, Ele produzirá testemunhas por Jesus. Ele espera que nós também criemos testemunhas (At 1,8).

Quando somos testemunhas por Jesus, nós levamos muitas pessoas para Cristo e transformamos o mundo. No entanto, nem todos(as) aceitarão o nosso testemunho. Alguns(umas) irão rejeitar a Jesus e também a nós. Alguns(umas) irão até nos perseguir, nos expulsando de nossas Igrejas e possivelmente até mesmo nos levando à morte (Jo 16,2). Fazendo isso, eles(as) julgarão que estão servindo a Deus (Jo 16,2). Assim, a palavra Grega para ‘testemunha’ que originalmente significa ‘alguém que depõe em um tribunal’, venha a ter como significado ‘mártir’. Logo, quando nós recebemos o Espírito Santo, nos tornamos testemunhas, isto é, mártires.

Um(a) típico(a) Cristão(ã) precisa querer ser preenchido(a) pelo Espírito Santo, porém não quer se tornar mártir. Todavia, essas duas coisas estão sempre juntas. O preço de Pentecostes é a cruz do martírio. Nós iremos recusar ou sufocar o Espírito (1Ts 5,19) a menos que aceitemos o martírio. Decida-se por ser uma testemunha-mártir. Receba o Espírito Santo.

Oração: Pai, que eu me alegre pelo privilégio de sofrer pelo Evangelho (Fl 1,29; Cl 1,24).
Promessa: “Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos a aceitar.” (At 16,15)
Louvor: Você já procurou um verdadeiro desafio? São Damião pediu permissão para servir na colônia de leprosos da ilha de Molokai. Sua solicitação foi atendida; ele morreu de lepra enquanto estava servido àqueles a quem amava.

11/05/2021 - Evangelização de Risco

Terça-feira, 11 de Maio de 2021

At 16,22-34

Sl 138(137),1-3..7.8

Jo 16,5-11

EVANGELIZAÇÃO DE RISCO

“Acordado, e vendo abertas as portas da prisão, o carcereiro puxou a espada e queria matar-se: pensava que os presos tivessem fugido.” (At 16,27)

O carcereiro estava dormindo no serviço, e acordou com um terremoto. Em seguida, estava prestes a cometer suicídio, mas Paulo, um prisioneiro, “…com voz forte gritou: ‘Não te faças mal algum, pois estamos todos aqui’.” (At 16,28). Paulo arriscou a sua vida para partilhar o Evangelho.

Nós temos literalmente milhares de carcereiros ao nosso redor. O mundo está cheio de pessoas adormecidas, agitadas, estressadas, confusas e suicidas. Precisamos de milhares de Paulos que arriscam as suas vidas clamando e cantando louvores a Deus. Quando nós, corajosamente, proclamamos o Evangelho para um mundo ferido, milhões de pessoas irão perguntar: “…que preciso fazer para ser salvo?” (At 16,30). Nossa resposta será: “…Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16,31). “…imediatamente recebeu o batismo, ele e todos os seus.” (At 16,33)

Em todas as horas do dia e da noite, famílias inteiras irão crer em Jesus com todo o seu coração e entregar-Lhe as suas vidas (At 16,34). “…E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos.” (At 2,47)

Muitos(as) acham difícil de acreditar que tantas pessoas possam vir a Jesus tão rapidamente. Lembre-se que Paulo e Silas estavam arriscando as suas vidas pelo Evangelho e haviam sido lançados na prisão. Gritando com o carcereiro eles estavam arriscando as suas vidas. Nós também produziremos frutos abundantes quando nos arriscarmos.

Oração: Pai, envia o Espírito para que meu amor por Ti não fique morno, mas sim esquente cada vez mais (Ap 3,16).
Promessa: “No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.” (Jo 16,7)
Louvor: Estando preso, Marcos testemunhava junto aos seus companheiros de prisão e aos seus carcereiros.

12/05/2021 - Isso é um Desconhecimento?

Quarta-feira,12 de Maio de 2021 – Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio

At 17,15.22-18,1

Sl 149, 1.2.11-14

Jo 16,12-15

ISSO É UM DESCONHECIMENTO?

“…Ora bem, o que adorais sem conhecer, isto venho eu anunciar-vos.” (At 17,23)

Sem a revelação divina, nós tateamos em busca da verdade (At 17,27). A humanidade deseja conhecer o verdadeiro Deus, pois Ele nos fez para Ele próprio, e os nossos corações ficam inquietos até que possam descansar no Senhor (CIC, 30). Sem a revelação divina, nossa visão espiritual é desfocada e confusa (1Cor 13,12). Na nossa racionalidade humana, nós podemos antecipar algo em nosso conhecimento de Deus (Rm 1,19). As pessoas sem a revelação podem crescer espiritualmente somente até certo ponto.

São Paulo tentou esclarecer os cidadãos de Atenas levando a eles a revelação divina, assim eles poderiam ter conhecimento do Senhor Jesus Cristo. Então isso se transformou na seguinte questão: ‘Vocês crerão na Boa Nova’?

A revelação divina está disponível através das Escrituras e dos ensinamentos da Igreja, especialmente através do Catecismo. Você quer receber a revelação de Deus? Ou você optará por continuar na ignorância, como a maioria dos cidadãos de Atenas?

Com a aproximação de Pentecostes, procure conhecer a Verdade (Jo 14,6). Jesus, a Verdade (Jo 14,6) promete: “conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8,32)

Oração: Pai, que eu faça tudo o que for possível para Te fazer conhecido, de modo que “…a terra [fique] cheia do conhecimento de Iahweh, assim como as águas cobrem o fundo do mar.” (Is 11,9)
Promessa: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena …” (Jo 16,13)
Louvor: A tradição nos diz que São Pancrácio foi martirizado durante a perseguição do Imperador Diocleciano no início do Século IV. Consta que ele tinha somente quatorze anos de idade.

13/05/2021 - Orar Sempre

Quinta-feira, 13 de Maio de 2021 – Nossa Senhora de Fátima

At 18,1-8

Sl 98(87),1-4

Jo 16,16-20

ORAR SEMPRE

“Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20)

Amanhã nós começamos a novena de Pentecostes, nove dias de oração nos quais aprofundamos nossa docilidade ao Espírito Santo e, assim procedendo, recebemos um novo Pentecostes. No entanto, o Maligno irá tentar nos roubar Pentecostes. Ele nos subornará para comer, beber, comprar ou para fazer alguma coisa antes de rezarmos a novena ao Espírito Santo. Podemos até pensar que estamos seguindo em oração e podemos racionalizar que estamos somente retardando nossas orações. Mas uma coisa leva à outra e, antes que possamos perceber, perdemos um dia ou dois da novena.

Possivelmente nós a teremos iniciado. Então nos envolvemos em alguma situação. Nós até podemos enfrentar oposição e ouvir blasfêmias e sentir dificuldade em desfazer-nos delas (At 18,6). Quando oramos, nos vemos pensando naqueles(as) que nos ofenderam.

Quando oramos por uma saída dessas dificuldades, podemos achar a nossa oração seca, confusa ou até mesmo dolorosa (Jo 16,20). Enquanto agonizamos em nossa oração, o Maligno nos acusa (Ap 12,10) e lança dardos inflamados contra nós (Ef 6,16). Ele repetidamente nos diz que Deus não responde as nossas orações, que Ele não se importa e que orar é uma grande perda de tempo.

Se todo o inferno se agitar nessa novena de Pentecostes, considere isso um bom sinal. O Senhor é fiel à Sua Palavra. Um novo Pentecostes está esperando por você “…dentro de poucos dias.” (At 1,5)

Oração: Pai, ajuda-me a continuar inabalável, em constante oração (At 1,14).
Promessa: “Um pouco de tempo e já não me vereis, mais um pouco de tempo ainda e me vereis.” (Jo 16,16)
Louvor: Nossa Senhora de Fátima introduziu três admiráveis crianças na Igreja Católica: São Francisco Marto, Santa Jacinta Marto, e a Serva de Deus Lucia Santos. Que nós possamos ter a sua fé infantil!

14/05/2021 - Uma Substituição Necessária

Sexta-feira, 14 de Maio de 2021 São Matias, Apóstolo – Novena de Pentecostes – 1º dia

At 1,15-17.20-26

Sl 113(112),1-8

Jo 15,9-17

UMA SUBSTITUIÇÃO NECESSÁRIA

“…Um outro receba o seu encargo.” (At 1,20)

Durante essa novena de Pentecostes, que começamos hoje, precisamos substituir os nossos Judas por Matias. Os apóstolos estiveram praticamente todos os dias com Judas, durante três anos. Depois que ele vendeu Jesus por trinta moedas de prata e em seguida cometeu suicídio (Mt 27,3.5), os apóstolos provavelmente ficaram traumatizados, com sentimento de culpa e confusos. Eles tinham que lidar com essa catástrofe antes que pudessem receber o Espírito Santo em Pentecostes. Eles tinham que substituir a dor associada a Judas pela paz e cura associadas a Matias.

Para receber o Espírito Santo neste Pentecostes, nós também temos que substituir o trauma de um divórcio pela graça do perdão e da cura. Se você foi abusado(a) fisicamente, emocionalmente, ou sexualmente, você pode precisar substituir a sua dor pelo milagre do amor de Deus.

Por termos sido feridos(as) ou rejeitados(as), nós geralmente tentamos nos esquecer das marcas que os(as) Judas deixaram nas nossas vidas, mas precisamos substituí-las. Primeiramente, precisamos perdoar nossos(as) Judas. Depois, precisamos pedir ao Senhor para realizar todas as coisas para o nosso bem (Rm 8,28) substituindo a desgraça pela graça. O milagre de Matias precede o milagre de Pentecostes.

Oração: Pai, eu levo a minha dor para a cruz e deixo Jesus crucificado me curar e me transformar.
Promessa: “Vós sois meus amigos, se praticais o que vos mando.” (Jo 15,14)
Louvor: São Matias regozijou-se quando foi punido por falar no nome de Jesus (At 5,40.41).

15/05/2021 - Brilhante, Abençoado, Talentoso - e Incompleto

Sexta-feira, 15 de Maio de 2021 –  Santo Isidoro – Novena de Pentecostes – 2º dia
At 18,23-38

Sl 47(46),2.3.8-10

Jo 16,23-28

BRILHANTE, ABENÇOADO, TALENTOSO – E INCOMPLETO

“…Tendo-o ouvido, Priscila e Áquila tomaram [Apolo] consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o Caminho.” (At 18,26)

Apolo era “…eloquente e versado nas Escrituras. Tinha sido instruído no caminho do Senhor e, no fervor do espírito, falava e ensinava com exatidão o que se refere a Jesus…” (At 18,24.25) e falava com intrepidez (At 24,26). Aquele homem tinha muito a ser feito por ele. Assim, quando Priscila e Áquila ouviram Apolo falar, souberam que ele possuía algo, mas também o que ele mais precisava. Apolo sabia sobre Jesus, mas não conhecia Jesus. Ele conhecia somente o batismo de arrependimento de João. Ele não havia recebido a nova natureza da vida no Espírito sendo batizado em Jesus e preenchido pelo Espírito.

Muitas pessoas hoje em dia, mesmo aqueles(as) batizados(as), são como Apolo. Eles(as) têm simplesmente tudo, menos o que mais necessitam. Eles(as) pecaram, sufocaram o Espírito e agora não estão vivendo mais o seu Batismo. Nesta condição, é impossível para eles(as) agradar a Deus, não importa quanto tentem ou quão talentosos(as) sejam (Rm 8,8). Eles(as) devem parar tudo o que estão fazendo, se arrepender, renovar o seu comprometimento com Jesus, e receber o Espírito (At 2,38). Então receberão poder do alto (At 1,8). Somente então irão fazer discípulos(as) em todas as nações e construir o reino de Deus na terra como ele é no céu.

Oração: Espírito Santo, neste segundo dia da novena de Pentecostes, que eu possa decidir nunca tentar seguir adiante sem Ti.
Promessa: “Até agora nada pediste em meu nome; pedi e recebereis, para que vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24)
Louvor: Você sabia que Santo Isidoro é o padroeiro da Vida Rural Católica, uma organização Católica dedicada à vitalidade da zona rural nos Estados Unidos da América?

16/05/2021 - Ainda não Terminou

Domingo, 16 de Maio de 2021 – Ascensão do Senhor – Novena de Pentecostes – 3º dia

At 1,1-11

Sl 47(46),2.3.6-9

Ef 4,1-13 ou 1,17-23

Mc 16,15-20
AINDA NÃO TERMINOU

“Dito isto, [Jesus] foi elevado à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (At 1,9)

Quando Jesus ascendeu ao céu, Ele instalou Seu trono “…por entre ovações, Iahweh, ao clangor da trombeta.” (Sl 47(46),6). Todos os anjos e santos estão prostrados em ovação diante de Jesus em reconhecimento que Ele, o Senhor dos senhores e Rei dos reis (Ap 19,16), cumpriu o plano da salvação.

Os apóstolos participam deste louvor a Cristo entronizado e glorificado, mas eles, porém, haviam duvidado (Mt 28,17). Na cruz, quando Jesus disse: “…Está consumado!…” (Jo 19,30), Seus discípulos podem ter assumido que Ele estava dizendo que Sua vida havia terminado, ao invés de entender que o plano de Deus estava cumprido. Quando da ascensão de Jesus, ninguém tinha uma nova natureza, ninguém era filho(a) de Deus, ninguém tinha a Trindade habitando nele(a), e ninguém tinha o poder de fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Por que deveria ser aclamada a ascensão de Jesus ao céu quando Ele havia deixado tantos assuntos não concluídos?

Em razão de Deus ter enviado, através de Jesus, alguns dias depois, o Espírito Santo, a Ascensão de Jesus aconteceu no devido momento. No Espírito Santo, os discípulos de Jesus foram batizados, se tornaram participantes da natureza divina (2Pe 1,4), habitavam na Trindade e a Trindade habitava neles, e se tornaram “… uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade …” (1Pe 2,9), com poder para levar o Evangelho aos confins da terra.

Pentecostes tornou a Ascensão de Jesus gloriosa o invés de desconcertante. Que nós perseveremos na oração pela vinda do Espírito Santo (At 1,14).

Oração: Pai, no Espírito, que eu possa realizar a parte que me cabe no Teu plano para mim.
Promessa: “…Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, [nos] dê um espírito de sabedoria e de revelação para [podermos] realmente conhecê-lo.” (Ef 1,17)
Louvor: “…Ele foi manifestado na carne, justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória.” (1Tm 3,16)

17/05/2021 - Você acredita Realmente?

Segunda-feira, 17 de Maio de 2021 – Novena de Pentecostes – 4º dia
At 19,1-8

Sl 68(67),2-7

Jo 16,29,33

VOCÊ ACREDITA REALMENTE?

“…Credes agora?…” (Jo 16,31)

Os discípulos de Jesus professavam a sua fé declarando: “Agora vemos que sabes tudo e não tens necessidade de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.” (Jo 16,30). Jesus respondeu com a pergunta: “…Credes agora?…” (Jo 16,31). Quando nós professamos a nossa fé, Jesus responde: ‘Amém’, ou ‘você crê realmente’? Acreditamos naquilo que dizemos ou estamos nos iludindo?

O coração humano é tortuoso, falso e incorrigível (Jr 17,9). O Espírito Santo foge da falsidade (Sb 1,5). Portanto, o coração humano não somente pode se recusar a aceitar o Espírito, como pode até mesmo repelir o Espírito. Em razão de não podermos agradar a Deus sem o Espírito (Rm 8,8.9), nossa falsidade, e seus efeitos sobre o Espírito, nos coloca em uma situação insustentável. Nossa única Esperança é o Senhor, Aquele que pode mudar o mais duro e traiçoeiro coração.

Neste quarto dia da novena ao Espírito Santo, que nós consagremos nossas vidas ao Sagrado Coração de Jesus. Dê tudo a Jesus, arrependa-se dos seus pecados e peça a Ele para criar em você um coração puro (Sl 51(50),12). O Sagrado Coração de Jesus purificará o seu coração da falsidade e lhe dará um novo coração (Ez 36,26). Com este coração novo e limpo você não irá repelir o Espírito Santo mas abraçá-Lo. Você irá expressar o que você diz e não mais iludir a si mesmo(a) e aos outros.

Sagrado Coração de Jesus, tem misericórdia de nós. Prepara os nossos corações para receber o Espírito!

Oração: Espírito Santo, usa a intercessão de Maria para que se revelem os pensamentos do meu coração (Lc 2,35), tornando-me dócil para que Jesus me modifique.
Promessa: “E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles: puseram-se então a falar em línguas e a profetizar. Eram, ao todo, cerca de doze homens.” (At 19,6.7)
Louvor: A preparação para Pentecostes para o recém convertido Luis mudou sua Páscoa e a sua vida.

18/05/2021 - Ousado(a) e Intransigente

Terça-feira, 18 de Maio de 2021 – Papa São João I – Novena de Pentecostes – 5º dia

At 20,17-27

Sl 68(67),10.11.20.21

Jo 17,1-11

OUSADO(A) E INTRANSIGENTE

“pois não me esquivei de vos anunciar todo o desígnio de Deus para vós.” (At 20,27)

Historicamente, quando a Igreja ficou retraída, o Senhor suscitou homens e mulheres resistentes que nunca se sentiram receosos(as) de expressar toda a verdade sobre o plano de Deus (At 20,27). Eles(as) “[conjuraram] judeus e gregos ao arrependimento diante de Deus e à fé em Jesus, nosso Senhor.” (At 20,21). Eles(as) nunca tiveram medo de dizer às pessoas o que era para o seu bem ou de ensiná-las tudo o que pudesse ser útil sobre a verdade de Deus (At 20,20).

O Espírito Santo foi generoso conosco com graças a serem expandidas. Assim nós precisamos colocar de a lado nossa antiga e temerosa natureza que treme de medo diante dos homens. Jesus nos ensinou que não se deve costurar um remendo novo em roupa velha (Mt 9,16), pois ele repuxará a roupa. Não podemos misturar nossa atitude de ‘mosca morta’ com o Espírito Santo. Nada de bom advém de situações distorcidas. Como proclamou Jó: “Sucede-me o que mais temia, o que mais me aterrava acontece-me.” (Jó 3,25)

Arrependa-se do medo. Seja ousado(a) e intransigente no Espírito (At 2,4). Ajude a Igreja a se expandir novamente. “Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7)

Oração: Pai, eu não tenho vergonha do Evangelho (Rm 1,16). Eu tenho orgulho de professá-lo em nome de Jesus Cristo.
Promessa: “Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3)
Louvor: O Papa São João I ajudou a reparar o cisma do ano de 482.

19/05/2021 - A Espada do Espírito

Quarta-feira, 19 de Maio de 2021 – Novena de Pentecostes – 6º dia

At 20,28-38

Sl 68(67),29.30.33-36

Jo 17,11-19

A ESPADA DO ESPÍRITO

“Vigiai, portanto, lembrados de que, durante três anos, dia e noite, não cessei de exortar com lágrimas a cada um de vós.” (At 20,31)

São Paulo advertiu os Cristãos de Eféso, individualmente, durante três anos, dia e noite. Ele os advertiu sobre os lobos vorazes que estavam entre eles e que haveriam de distorcer a verdade “…para arrastarem atrás de si os discípulos.” (At 20,30).

Proteger os Cristãos contra falsos ensinamentos tem a maior ênfase no Novo Testamento. Jesus nos previne contra os lobos disfarçados de ovelhas (Mt 7,15) e sobre os mercenários que não protegem as ovelhas (Jo 10,12.13). Paulo disse a São Timóteo para “…permanecer em Éfeso, …para [admoestar] alguns a não ensinarem outra doutrina.” (1Tm 1,3). Ele advertiu Timóteo “pois virá um tempo em que alguns não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, segundo seus próprios desejos, como que sentindo comichão nos ouvidos, se rodearão de mestres. Desviarão os seus ouvidos da verdade, orientando-os para as fábulas.” (2Tm 4,3.4)

Usando a espada do Espírito (Ef 6,17), a Igreja será “…coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15). Com o poder do “…Espírito da Verdade…” (Jo 16,13), nós iremos “…[combater] pela fé, uma vez por todas confiada aos santos.” (Jd 3). Nós precisamos “…ser [fiéis] na exposição da palavra que seja capaz de ensinar a sã doutrina como também de refutar os que a contradizem. Com efeito, há muitos insubmissos, palavrosos, e enganadores …” (Tt 1,9.10). “Muitos seguirão as suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cairá em descrédito.” (2Pe 2,2)

Portanto, “guarda o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1,14)

Oração: Pai, neste sexto dia da novena ao Espírito Santo, envia-nos o Espírito da verdade.
Promessa: “E, por eles, a mim mesmo me santifico, para que sejam santificados na verdade.” (Jo 17,19)
Louvor: Mesmo sabendo que teria que ficar acamada devido a uma doença incurável, Cristina decidiu viver o restante de sua vida com um canto de louvor em seu coração.

20/05/2021 - "Unidos Venceremos, Divididos Cairemos"

Quinta-feira, 20 de Maio de 2021 – São Bernardino de Sena – Novena de Pentecostes – 7º dia
At 22,30; 23,6-11

Sl 16(15),1.2.5.7-11

Jo 17,20-26

‘UNIDOS VENCEREMOS, DIVIDIDOS CAIREMOS’

“Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra crerão em mim, a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” (Jo 17,20.21)

Jesus ora para que nós sejamos um como Ele e o Pai são Um. Assim o mundo acreditará que o Pai enviou o Filho. As pessoas em todo o mundo observam atentamente os Cristãos lutando uns contra os outros. O maligno apresenta aos não-Cristãos nosso racismo, nossas denominações, nossas divisões e o nosso ciúme. Isso os afasta do Evangelho. Então, com a evangelização do mundo paralisada através da desunião dos Cristãos, Satanás prossegue a massacrar bebês ainda no ventre de suas mães, a destruir os jovens, a dissolver matrimônios, a perverter a sociedade, a promover o reino das trevas e a levar pessoas à condenação eterna. Podemos entender por que Jesus tem orado durante esses dois mil anos para que os Cristãos sejam um.

A oração de Jesus pela unidade começa a ser atendida quando somos preenchidos(as) com o Espírito Santo. O Espírito é a Fonte da unidade (Ef 4,3). “Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres e todos bebemos de um só Espírito.” (1Cor 12,13). Nós somos ‘um no Espírito’. O Espírito reverte divisões que remontam ao pecado original e que foram exacerbadas na torre de Babel (Gn 11,9). Pelo Espírito de Pentecostes, todas as nações podem novamente se comunicar umas com as outras e ser restauradas na unidade do paraíso (At 2,5-11). Então, como no primeiro Pentecostes Cristão, o Espírito mostrará nossa unidade para levar milhares ao reino de Deus (At 2,41), e então, as fortalezas do maligno serão destruídas (2Cor 10,4). Vem, Espírito Santo da unidade, da evangelização e da vitória.

Oração: Pai, neste sétimo dia da novena ao Espírito Santo, que eu possa participar da Missa e receber a Santa Comunhão. Que eu possa estar em comunhão e união convosco e com todas as pessoas.
Promessa: “…É por nossa esperança, a ressurreição dos mortos, que estou sendo julgado.” (At 23,6)
Louvor: São Bernardino re-popularizou um símbolo único em honra a Cristo – ’IHS’ – uma abreviação usando as três primeiras do nome ‘Jesus’ em Grego. Ele é o santo protetor nas doenças respiratórias.

21/05/2021 - Pessoalmente

Sexta-feira, 21 de Maio de 2020 – São Cristóforo Magallanes e Companheiros – Novena de Pentecostes – 8º dia

At 25,13-21

Sl 103(102),1.2.11.12.19.20

Jo 21,15-19

PESSOALMENTE

“…Tu me amas?…” (At 21,15.16.17)

O Cristianismo é a única religião na história a crer na Encarnação, isto é, em Deus se tornando um homem. Assim somente os(as) Cristãos(ãs) creem que homens e mulheres podem ter um relacionamento pessoal com Deus como uma pessoa. A singularidade e a essência do Cristianismo é um relacionamento, uma comunhão, uma intimidade e um amor pessoal.

Alguns(umas) podem argumentar que a Ascensão de Jesus acabou com a oportunidade de um relacionamento pessoal com Deus porque não podemos mais ver, ouvir e sentir a presença física de Jesus. Porém, Jesus prometeu: “…é do vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós…” (Jo 16,7). Pelo poder do Espírito, nós podemos ter um relacionamento pessoal com o corpo de Jesus de dois modos novos. “Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só Espírito.” (1Cor 12,13). No Espírito, nos tornamos membros do Corpo de Cristo, a Igreja. Apesar da Igreja não ser o Corpo físico de Cristo, ela é verdadeiramente o Seu Corpo (At 9,4; Mt 25,40; Mt 18,20), através do qual nós podemos ter um relacionamento pessoal com Deus. O Espírito também nos expõe o Corpo de Cristo na Eucaristia (At 2,42) pela qual, nós podemos nos relacionar tão pessoalmente com Jesus que vivemos n’Ele e Ele em nós (Jo 6,56).

É melhor para nós que Jesus tenha ascendido ao céu. Pelo Espírito, podemos agora ter um relacionamento mais íntimo e pessoal com Deus, nos tornando parte do Seu Corpo, a Igreja e recebendo Deus em nosso corpo na Santa Comunhão. A terceira Pessoa da Trindade torna possível um relacionamento contínuo, profundo e pessoal com Deus.

Oração: Pai, quando eu receber a Comunhão e ouvir as palavras ‘Corpo de Cristo’, que eu possa dizer ‘Amém’ com mais amor do que nunca antes.
Promessa: Os acusadores de Paulo “tinham somente certas questões sobre sua própria religião e a respeito de um certo Jesus, já morto, e que Paulo afirmava estar vivo.” (At 25,19)
Louvor: Como mártir, São Cristóforo pregava a paz. Ele foi martirizado em seu caminho para a Missa.

22/05/2021 - Atos dos Apóstolos

Sábado, 22 de Maio de 2021 – Santa Rita de Cássia – Novena de Pentecostes – 9º dia

At 28,16-20.30.31

Sl 11(10),4.5.7

Jo 21,20-25

ATOS DOS APÓSTOLOS

“…Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.” (Jo 21,22)

Hoje, no último dia de nossa novena ao Espírito Santo e nos últimos dias do Tempo Pascal, nós lemos as últimas palavras dos Atos dos Apóstolos e do Evangelho de João. Que hoje possa ser o início do tempo de não mais nos recusarmos a agir de acordo com os mandamentos de Deus.

Quando o Senhor nos manda segui-Lo até o Calvário, Ele não quer que nos voltemos e perguntemos: “…Senhor, e este?” (Jo 21,21). O Senhor não quer que nós dificultemos a divulgação de Sua Palavra comparando-nos a outras pessoas. Além disso, o Senhor não quer que nos retardemos em agir de acordo com Suas orientações porque estamos enfrentando muitos problemas. Como exemplo, Paulo “[proclamava] o Reino de Deus e [ensinava] o que se refere ao Senhor Jesus Cristo com toda a intrepidez e sem impedimento.” (At 28,31). Paulo agiu de acordo com as ordens do Senhor mesmo sabendo que estava em uma cidade desconhecida, preso em casa, aguardando ser julgado pelo imperador Romano e rejeitado por muitos Judeus Romanos (At 28,16.19.24). Ele tinha muitos problemas e desculpas para não agir, mas obedeceu ao Senhor.

Quando recebemos o Espírito Santo, nós também cumprimos os ‘atos dos apóstolos’. Nós não questionamos a Deus, não nos comparamos com outras pessoas, ou ficamos demasiadamente centrados nos nossos problemas. Nós agimos (Tg 1,22). Que hoje seja a última vez que falhamos em agir de acordo com os mandamentos de Deus. Que hoje possa ser o início de atos ininterruptos de nossa parte, Seus(Suas) discípulos(as).

Oração: Pai, neste último dia de nossa novena ao Espírito Santo, que eu possa fixar meus olhos em Jesus e obedecer a todos os Seus mandamentos.
Promessa: “Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” (Jo 21,25)
Louvor: Santa Rita, famosa por ser a intercessora pelas causas impossíveis, é também intercessora pelos casamentos com problemas, pela infertilidade e pela paternidade e maternidade.

23/05/2021 - Mais de Cinquenta

Domingo, 23 de Maio de 2021 – Solenidade de Pentecostes

At 2,1-11

Sl 104(103),1.24.29-31.34

1Cor 12,3-7.12.13 ou Gl 5, 16-25

Jo 20,19-23

MAIS DE CINQUENTA

“…A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” (Jo 20,21)

Como foram os seus cinquenta dias do Tempo Pascal? Você clamou Aleluia a cada dia? A Ascensão do Senhor produziu algum milagre na sua vida? Você orou com um novo coração em antecipação a Pentecostes, a vinda do Espírito Santo? Você pode estar pensando: ‘Estou cansado(a) e raramente posso fazer isso ao longo do dia’.

Não se desespere! Hoje é o dia de um novo começo. Não é tarde para receber a brisa renovada do Espírito Santo (At 2,2). O Senhor conhece a nossa fraqueza melhor do que nós mesmos(as). Ele é o Deus do encorajamento. Na Última Ceia, Jesus disse aos apóstolos: “Se me amais, observareis meus mandamentos, e rogarei ao Pai e ele vos dará outro Paráclito, para que convosco permaneça para sempre. O Espírito da Verdade …” (Jo 14,16.17). Deus não quebra promessas. “Sem esmorecer, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa.” (Hb 10,23)

Isso deverá colocar vento suave em nossas velas novamente. Cada um(a) de nós tem uma missão. Quando fomos batizados(as), o Espírito Santo colocou um selo nas nossas almas (Ef 4,30). No final de cada Missa, o sacerdote ou o diácono nos envia para o mundo para partilhar a Boa Nova: ‘Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe’. O Senhor é misericordioso, mas também exige que nós façamos a nossa parte para o crescimento do Seu Reino.

Oração: Vem, Espírito Santo!
Promessa: “Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne.” (Gl 5,16)
Louvor: “Envias teu sopro e eles são criados, e assim renovais a face da terra.” (Sl 104(103),30). Deus Pai, nós Te louvamos pelo cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Vem, Espírito Santo! Vem!

24/05/2021 - Aceite a Sua Mãe

Segunda-feira, 24 de Maio de 2021 –  Maria, Mãe da Igreja

Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14

Sl 87(86),1-3.5-7

Jo 19,25-34

ACEITE A SUA MÃE

“Jesus, então, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à sua mãe: ‘Mulher, eis o teu filho’! Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe’! E a partir desta hora, o discípulo a recebeu em sua casa.” (At 19,26.27)

Uma vez ouvi uma homilia sobre a passagem da Escritura acima. O sacerdote ressaltou que a ordem das palavras de Jesus na cruz é importante. Jesus falou primeiro com Maria. Isso não significou que Ele estivesse tomando providências quanto ao futuro dela, mas que Ele estava dando a ela uma incumbência para o futuro. Jesus está entregando a Igreja e todos os Seus discípulos, que Ele vinha formando ao longo de três anos, à Sua mãe Maria. Ele a estava incumbindo do encargo de ser a mãe da nova Igreja.

Depois desta incumbência, Jesus fala em seguida ao discípulo amado, dizendo a ele que sua mãe estava ao seu lado. Em essência, Jesus está dizendo à Igreja, através do discípulo amado, para aceitar Maria como mãe e orientadora. Jesus ‘tem sede’ de que nós a aceitemos (Jo 19,28). O sacerdote continuou destacando que se Jesus tivesse se dirigido a Maria e ao discípulo amado na ordem inversa, Ele poderia estar incumbindo o discípulo de cuidar de Maria, e dizendo a Maria para aceitar esse cuidado.

Nós aceitaremos Maria como nosso modelo de orientadora e mãe? Muitos Católicos, Evangélicos e outros Cristãos não aceitam seu cuidado maternal. Maria, assim como seu Filho, anseia por reunir todos seus(suas) filhos(as) sob suas asas, mas muitos(as) não querem permitir que isso aconteça (Lc 13,34). Maria possui a graça de unir os(as) discípulos(as) através de seu Esposo, o Espírito Santo (At 1,14-26; Ef 4,3-8). Nós desejamos a unidade o suficiente para considerar o ministério de Maria como sendo da Mãe da Igreja?

Oração: Pai, junto com Maria, que eu possa me devotar à constante oração (At 1,14).
Promessa: “…Foi o Altíssimo que a firmou.” (Sl 87(86),5)
Louvor: Maria é mãe “.. [dos] que observam os mandamentos de Deus e mantém o Testemunho de Jesus.” (Ap 12,17)

25/05/2021 - Entregar, Ceder, Desistir

Terça-feira, 25 de Maio de 2021 – São Beda – Papa São Gregório VII – Santa Maria Madalena de Pazzi

Eclo 35,1-15

Sl 50(49),5-8.14.23

Mc 10,28-31

ENTREGAR, CEDER, DESISTIR

“Não te apresentes diante do Senhor de mãos vazias, porque tudo isso se faz por causa de um preceito.” (Eclo 35,4)

Sempre que oramos, sempre que nos colocamos na presença de Deus, nós precisamos fazer como os magos na manjedoura, levando presentes (Mt 2,11). Uma vez que Jesus é o “…Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (Ap 19,16), nós devemos entrar na Sua corte levando presentes. Mãos que oram nunca são mãos vazias. Não é difícil sempre ter alguma coisa para dar ao Senhor. Pois quando nós damos, descobrimos que “…o Senhor retribui a dádiva, [e] dar-te-á em troca sete vezes mais.” (Eclo 35,10), isto é, infinitamente mais.

Nós podemos dar tudo a Deus constante e eternamente, e ainda ter mais para dar como nunca antes. Jesus disse: “…Em verdade vos digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e, no tempo futuro, a vida eterna.” (Mc 10,29.30)

Nós sempre recebemos muito mais do que ofertamos, assim nós sempre temos muito mais a oferecer. Algumas vezes nossas ofertas são dinheiro ou bens materiais. No entanto, nossas ofertas são sempre de nós mesmos(as). Quando nos colocamos diante do trono do “…Cordeiro imolado…” (Ap 5,12), a oferta de algo menos que tudo seria ingrata. “Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” (Jo 3,16)

Oração: Pai, que eu possa dar um passo gigantesco no sentido de oferecer o meu dinheiro, posses, e eu mesmo(a) para Ti.
Promessa: “Dá ao Altíssimo conforme ele te deu, com generosidade, segundo as tuas posses.” (Eclo 35,9)
Louvor: Hildebrando, um monge Beneditino, ascendeu ao papado durante a turbulenta Idade Média. Ele veio a ser conhecido como Papa São Gregório VII e permaneceu firme diante de imperadores ambiciosos.

26/05/2021 - Glória à Sua Direita e à Sua Esquerda

Quarta-feira, 26 de Maio de 2021 –  São Filipe Néri

Eclo 36,1.2.5.6.13-19

Sl 79(78),8.9.11.13

Mc 10,32-45

GLÓRIA À SUA DIREITA E À SUA ESQUERDA

“…Concede-nos, na tua glória, sentarmo-nos um à tua direita, outro à tua esquerda.” (Mc 10,37)

São Tiago e São João perguntaram a Jesus se eles poderiam partilhar intimamente da Sua glória. Eles queriam se assentar à Sua direita e à Sua esquerda quando Ele fosse colocado no Seu trono e entrasse em Seu reino glorioso. Tiago e João não haviam entendido que o trono majestoso de Jesus era a Sua cruz. Quando Jesus entrou em Sua glória na cruz da crucificação, Seu banner inaugural dizia: “…Jesus Nazareno, o rei dos judeus.” (Jo 19,19). Quem recebeu a honra de estar à direita e à esquerda de Jesus quando Ele entrou em Seu reino de glória? Dois criminosos crucificados foram Seus cortesãos, “…um à sua direita, o outro à esquerda.” (Mc 15,27)

Assim como os dois que foram crucificados junto a Jesus, nós também somos pecadores(as). Ainda assim Jesus, da mesma forma, nos convida a partilharmos intimamente do Seu reino glorioso. Ele nos chama a tomarmos as nossas cruzes a cada dia, nos crucificarmos para o mundo (Gl 6,14) e morrermos para nós mesmos(as) (Lc 9,23). Nós somos crucificados(as) com Cristo, e a vida que vivemos não nos pertence; o Rei Jesus vive em nós e partilha a Sua gloria conosco (Gl 2,19.20). A Sua glória nos consome tanto que não queremos saber de nada a não ser do Rei Jesus crucificado (1Cor 2,2).

A cruz diária é torturante, mas lembre-se sempre o que Jesus prometeu a um dos que estava sendo crucificado próximo a Ele: “…Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23,43)

Oração: Rei Jesus, ao partilhar da Tua crucificação a cada dia, eu rogo: “…lembra-te de mim, quando vieres com teu reino.” (Lc 23,42)
Promessa: “Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mc 10,45)
Louvor: São Filipe Neri foi um sacerdote que combinou uma personalidade bem-humorada com uma profunda confiança em Jesus. Ele foi uma das pessoas mais influentes na Contra-Reforma.

27/05/2021 - Como Ser Curado(a)

Quinta-feira, 27 de Maio de 2021 – Santo Agostinho de Cantuária

Eclo 42,15-25

Sl 33(32),2-9

Mc 10,46-52

COMO SER CURADO(A)

“Quando percebeu que era Jesus, o Nazareno, que passava, começou a gritar: ‘Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim’!” (Mc 10,47)

É difícil admitir fraqueza, pecado, ou até mesmo uma doença. A cegueira do orgulho geralmente nos impede de sermos curados(as) de outros tipos de cegueira. Depois que Bartimeu começou a gritar, “muitos o repreendiam para que se calasse. Ele, porém, gritava mais ainda…” (Mc 10,48). Depois de nos humilharmos, o próximo obstáculo para a cura é geralmente a preocupação sobre o que as outras pessoas pensam de nós. Geralmente, para receber a cura, é necessário parecer um(a) tolo(a) aos olhos do mundo.

“Detendo-se, Jesus disse: ‘Chamai-o’!” (Mc 10,49). Bartimeu “deixando a sua capa, levantou-se e foi até Jesus.” (Mc 10,50). Esse gesto foi um grande salto de fé. Pessoas cegas não fazem movimentos bruscos. Se elas saltam, não sabem o que pode acontecer, pois não sabem o que está à sua frente. Jesus disse a Bartimeu: “…‘Vai, a tua fé te salvou’. No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho.” (Mc 10,52)

O que está se posicionando no caminho de sua cura? Você é tão orgulhoso(a) a ponto de não admitir que necessita de ajuda? Você é tão orgulhoso(a) de modo a não confessar os seus pecados? Você fica paralisado(a) pelo pensamento de ser ridicularizado(a)? Você está relutante em parecer tolo(a) por causa de Cristo? (1Cor 4,10). Se você saltar ou cair, você crê que Jesus irá ampará-lo(a)? Não permita que nada nem ninguém o(a) impeça de receber sua cura e seu Médico, Jesus.

Oração: Senhor Jesus, “…que eu possa ver novamente!” (Mc 10,51)
Promessa: “…O Altíssimo possui toda a ciência e vê o sinal dos tempos. É ele que anuncia o passado e o futuro e revela o fundo dos segredos.” (Eclo 42,18.19)
Louvor: Santo Agostinho estava inicialmente temeroso quando foi destacado para evangelizar os Anglo-Saxões na Inglaterra. Estimulado pelo Papa São Gregório, o Grande, ele cumpriu a sua missão. Como resultado o rei pagão se fez batizar.

28/05/2021 - Produzindo Frutos de Santidade

Sexta-feira, 28 de Maio de 2021

Eclo 44,1.9-13

Sl 149,1-6.9

Mc 11,11-26

PRODUZINDO FRUTOS DE SANTIDADE

“Ao ver, à distância, uma figueira coberta de folhagem, foi ver se acharia algum fruto…” (Mc 11,13)

Jesus observava tudo no Templo (Mc 11,11). Ele estava inspecionando o fruto espiritual do culto no Templo. Ele entendia isso pelo fato de que, entre as visitas ao Templo, Jesus examinando uma figueira a amaldiçoou por não produzir frutos (Mc 11,14). Em razão de ser de extrema importância produzir frutos levando outras pessoas a Jesus e receber os frutos da santidade (Gl 5,22.23), Jesus era um ‘Inspetor de Frutos’ rigoroso. Geralmente, nós precisamos produzir frutos não importa qual seja a estação do ano, ou nos arriscamos a ser amaldiçoados(as), mortos(as) e ressequidos(as) até as raízes (Mc 11,20). Algumas vezes, no entanto, o Senhor nos concede um pouco mais de tempo para produzir frutos (Lc 13,7-9) antes de sermos cortados(as) para sermos lançados(as) no fogo (Jo 15,6).

Para produzir frutos, nós precisamos simplesmente viver em Jesus e Ele em nós (Jo 15,5). Então o Espírito Santo produzirá em nós frutos de santidade (Gl 5,22.23). Como resultado disso, pessoas santificadas elevarão Jesus e desse modo produzirão o fruto da evangelização, quando Jesus atrairá todas as pessoas para Ele (Jo 12,32). Quando esses(as) santos(as) evangelizadores(as) morrem mais profundamente para si mesmos(as), eles(as) produzem ainda mais frutos (Jo 12,24).

Que Jesus possa se alegrar ao inspecionar a sua santa produção de almas.

Oração: Pai, eu derramarei lágrimas de arrependimento e ceifarei com alegria (Sl 126(125),5).
Promessa: “Mas eis os homens de bem cujos benefícios não foram esquecidos. Na sua descendência eles encontram uma rica herança, sua prosperidade.” (Eclo 44,10.11)
Louvor: Gentil e fielmente, Luiz conduz seus filhos no caminho da fé em Jesus.

29/05/2021 - A Mulher dos Meus Sonhos

Sábado, 29 de Maio de 2021 – Papa São Paulo VI

Eclo 51,17-27

Sl 19(18),8-11

Mc 11,27-33

A MULHER DOS MEUS SONHOS

“Minha alma lutou para a possuir…” (Eclo 51,19)

Parece a pré-estréia de um filme moderno: “a porta do santuário apreciei-a … procurei ardentemente o bem … minha alma lutou para a possuir …” (Eclo 51,14.18.19). Quem é essa mulher desejável dos sonhos do autor deste livro? Ela é a Senhora Sabedoria (Eclo 51,13).

Vejam o testemunho do autor do Livro do Eclesiástico com ralação à Senhora Sabedoria:
– a Sabedoria é inocente. “Em minha juventude, antes de minhas viagens, procurei abertamente a sabedoria na oração.” (Eclo 51,13); “… a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, … indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos,isenta de parcialidade e de hipocrisia.” (Tg 3,17);
– a Sabedoria também é pura. “Dirigi minha alma para ela e na pureza a encontrei.” (Eclo 51,20);
– a Sabedoria está disponível. “…ela está perto, ao vosso alcance.” (Eclo 51,26);
– a Sabedoria é proveitosa. “O pouco que inclinei meu ouvido, eu a recebi e encontrei muita instrução.” (Eclo 51,16); “Vede com os vossos olhos como estou pouco cansado para conseguir tanto repouso.” (Eclo 51,27);
– a Sabedoria é para toda vida. “…desde o princípio apliquei meu coração a ela, por isso não serei abandonado. Minhas entranhas se agitaram para a procurar, por isso fiz uma boa aquisição.” (Eclo 51,20.21).

O Senhor não dá nada para aqueles(as) que colocam a conveniência antes da sabedoria (Mc 11,33). Ele concede muito para aqueles(as) que ardem de desejo pela sabedoria (Eclo 51,19; 1Rs 3,9-20). “adquire a sabedoria, adquire a inteligência …” (Pr 4,5)

Oração: Jesus, a Sabedoria (1Cor 1,30), eu Te peço com fé que me concedas a sabedoria que Deus prometeu, conforme a Tua Palavra (Tg 1,5).
Promessa: “A lei de ahweh é perfeita, faz a vida voltar.” (Sl 19(18),8)
Louvor: Mariana confiou a sua vida a Maria, nossa Mãe Abençoada, o Trono da Sabedoria, que a trouxe para mais perto ainda de Jesus.

30/05/2021 - Afinidade com a Trindade

Domingo, 30 de Maio de 2021 – Santíssima Trindade

Dt 4,32-34.39-40

Sl 33(32),4-6.9.18-20.22

Rm 8,14-17

Mt 28,16-20

AFINIDADE COM ATRINDADE

“Interroga, pois, os tempos passados, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra: de uma ponta do céu até a outra existiu já uma coisa tão grande como esta?” (Dt 4,32)

Se nós cremos em Jesus e O aceitarmos como Senhor, viveremos eternamente no céu com a Trindade. Daqui milhões de anos, quando não existir mais o tempo, nós estaremos constantemente radiantes, fascinados(as), e deslumbrados(as) com o Deus Trino: Pai, Filho, e Espírito Santo. Seu amor é infinito. Ele é sempre novo, revigorado e surpreendente.
Nós podemos começar esse relacionamento trino agora mesmo, nos tornando discípulos(as) de Jesus e sendo batizados(as) “…em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19). Que nós “…[caiamos] nas mãos do Deus vivo!” (Hb 10,31) e sejamos envolvidos(as) por Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,16). Nosso futuro é o amor: uma eterna e sempre crescente recepção do infinito amor de Deus.

“…O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9). “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm 11,33). “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!” (2Cor 13,13)

Oração: Pai, Filho, e Espírito Santo, que minha vida possa ser nada menos que um profundo relacionamento com o Deus Trino.
Promessa: “Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai! O próprio espírito se une ao nosso espírito para testemunhar que somos filhos de Deus. E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para também com ele sermos glorificados.” (Rm 8,15-17)
Louvor: Louvor a Jesus, Aquele que domina o céu e a terra com o Pai e o Espírito Santo. Amém!

31/05/2021 - Como Pode Acontecer Isso?

Segunda-feira, 31 de Maio de 2021 – Visitação de Nossa Senhora

Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16

Is 12,2-6

Lc 1,39-56

COMO PODE ACONTECER ISSO?

“Feliz aquela que creu …” (Lc 1,45)

Uma vez, neste dia de festa, eu ministrava um Estudo Bíblico em um núcleo para gestantes em um dos arredores da cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos da América. Antes que uma pessoa recebesse os itens que eram distribuídos pelo núcleo, ela era solicitada a frequentar um Estudo Bíblico, onde a distribuição espiritual da fé e o encorajamento ocorriam. Nós estudávamos as diferenças entre a reação de Maria (Lc 1,34) à anunciação da concepção e nascimento de Jesus, comparada à reação de Zacarias (Lc 1,18) quando da anunciação da concepção e nascimento de João Batista.

Apesar da falta da educação formal de Zacarias, que era sacerdote, a jovem Maria não tinha dúvidas de que Deus era poderoso e podia fazer qualquer coisa. O questionamento de Maria se concentrou em ‘como’ Deus iria fazer acontecer a concepção. Por outro lado, Zacarias, o sacerdote bem formado que estava sempre no templo de Deus, duvidou que Deus pudesse fazer o que o anjo estava dizendo. Maria e Zacarias fizeram perguntas que pareceram ser similares. No entanto, a condição escondida em seus corações foi exposta na reação do anjo. Além disso, a resposta de Maria viajando quase 145 quilômetros apressadamente (Lc 1,39) para ajudar e encorajar a idosa Isabel durante o final de sua gravidez, tornou evidente sua crença das promessas de Deus.

Hoje, levamos muitas mulheres que descobrem estar grávidas à oração. Algumas serão bem-educadas, outras não. Ore para que a reação delas seja de uma fé e esperança expectante, confiando que Deus tem grandes planos em mente para elas e para seus filhos(as) não-nascidos(as).

Oração: Pai, aos Vossos olhos não existe uma gravidez não planejada. Derrame hoje o amor pela vida sobre nossa nação.
Promessa: “Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.” (Rm 12,11)
Louvor: Maria é Theotokos, Mãe de Deus. “Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,43)