01/06/2021 - A Natureza do Matrimônio

Terça-feira, 01 de Junho de 2021                                                                   

São Justino                                                                                  

Tb 2,9-14 

 Sl 112(111),1.2.7-9                       

Mc 12,13-17

 A NATUREZA DO MATRIMÔNIO

…não acreditei nela e ordenei-lhe que o devolvesse aos seus donos, envergonhando-me por causa dela …” (Tb 2,14)

Tobit ficou cego e incapacitado (Tb 2,10). Naqueles dias, não havia condições de Tobit conseguir um trabalho; assim, sua esposa Ana assumiu o trabalho de tecelã (Tb 2,11). Isso provocou tensão no seu casamento. E, por fim, eles tiveram uma grande briga (Tb 2,13.14). Tobit ficou tão deprimido que orava para morrer (Tb 3,6).

Embora algumas de nossas expectativas ao buscarmos por uma esposa ou um esposo sejam meras tendências culturais, alguns aspectos do matrimônio são estabelecidos por desígnios de Deus. Desse modo, antes de assumirmos os nossos papéis de homem e mulher no casamento, temos que cuidar para que estejamos sendo conduzidos(as) pelo Espírito Santo, conforme a Palavra de Deus, e não sendo manipulados(as) por nossas ignorâncias, mágoas, ou grupos de interesses.

Existe o aspecto da verdade objetiva. Matrimônio não é o que queremos que seja, pois ele foi criado por Deus para funcionar de uma certa maneira. Maridos e mulheres são semelhantes e diferentes. Cada um tem um papel específico para fazer com que seu matrimônio seja um sinal do amor de Deus pela Igreja. A submissão obediente da esposa e o amor sacrificial do esposo são partes da natureza dada por Deus para o matrimônio (Ef 5,31-33). O Senhor pretende fazer do matrimônio uma obra-prima, porém nós precisamos ser humildes o suficiente para seguir as Suas instruções.

Oração: Pai, que eu não seja moldado(a) pelo mundo, mas pela Tua Igreja e a Tua Palavra (Rm 12,2). Que todas as pessoas unidas pelo Matrimônio ao lerem este texto orem com suas(seus) esposas(os).

Promessa:Aleluia! Feliz o homem que teme a Iahweh e se compraz em seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada.” (Sl 112(111),1.2)

Louvor: Em sua juventude, São Justino foi atraído pelos ensinamentos do filósofo Grego Platão. Ele compreendeu que a fé Católica respondia mais completamente a muitas questões da vida. Justina foi martirizado em Roma no ano de 165.

02/06/2021 - Pecado Sepultado

Quarta-feira, 02 de Junho de 2021                                          

Santos Marcelino e Pedro       

Tb 3,1-11.16.17                                          

Sl 25(24),2-9                                    

Mc 12,18-27                                                          

PECADO SEPULTADO

…É melhor morrer do que passar a vida aguentando um mal inexorável…” (Tb 3,6)

Tobit estava cego, magoado com a sua mulher, sem trabalho, financeiramente amarrado, e mal compreendido. Ele se sentia como um fardo para sua mulher, seu filho, ou qualquer outra pessoa. Tobit pensava que a melhor coisa para todos era a sua morte.

Sara havia visto os seus sete maridos mortos por um demônio nas sete noites de núpcias (Tb 3,8). E isso era obviamente um constrangimento e um sofrimento para os seus pais (Tb 8,9.10). Ela estava tornando a vida de suas servas deplorável (Tb 3,9). Sara também sentia que, se ela viesse a morrer, isso seria um alívio para todos (Tb 3,10).

Tanto Tobit quanto Sara sentiam que poderiam levar muitos dos problemas que traziam aos outros para as suas sepulturas; no entanto, as suas eventuais mortes só tornariam as coisas piores.

Só existe um Homem que pode absorver todos os pecados e todas as culpas de todas as pessoas em todos os tempos. Nós não precisamos mais carregar o fardo da culpa; Jesus morreu para que nós possamos viver. “Aquele que não conhecera o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós …” (2Cor 5,21). “Sobre o madeiro, levou nossos pecados em seu próprio corpo…” (1Pe 2,24). Levando nossos pecados para a sepultura com Ele “…condenou o pecado…” (Rm 8,3) “…a fim de que, mortos para os nossos pecados, vivêssemos para a justiça. Por suas feridas [fomos] curados.” (1Pe 2,24). Eu Te agradeço, Jesus!

Oração: Jesus, coloco todas as minhas preocupações sob os Teus cuidados (1Pe 5,7).

Promessa:Pois quando ressuscitarem dos mortos, nem eles se casam, nem elas se dão em casamento, mas são como os anjos nos céus.” (Mc 12,25)

Louvor: A pia tradição nos diz que São Marcelino foi um sacerdote e São Pedro um exorcista. Foram ambos martirizados durante a perseguição do Imperador Diocleciano no início do Século IV. Sua fé foi demonstrada quando foram martirizados, o que e levou à conversão de seu carcereiro e de sua família.

03/06/2021 - Aliança de Sangue e Comunhão

Quinta-feira, 03 de Junho de 2021                                          

Corpo e Sangue de Cristo 

Ex 24,3-8                 

Sl 116(115),12.13.15-18      

Hb 9,11-15         

Mc 14,12-16.22-26                                                 

ALIANÇA DE SANGUE E COMUNHÃO

…Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos.” (Mc 14,24)

Na Última Ceia, Jesus fez uma aliança conosco através do Seu sangue. Nas quarenta e oito horas seguintes, Ele iria derramar o Seu sangue no Calvário (Mc 14,24). Isso nos lembra o derramamento, e até mesmo o esguicho, do sangue no sacrifício de animais sobre o altar, no Templo (Lv 17,6). Derramar sangue é uma expressão dramática e sensorial de total comprometimento com o Senhor.

O escritor da Carta aos Hebreus retrata que o sangue da aliança como não sendo esguichado, mas sim sendo aplicado como um agente de limpeza. O sangue de Cristo “…[purifica] a nossa consciência das obras mortas para que prestemos um culto ao Deus vivo.” (Hb 9,14). A aliança de sangue é usada para o arrependimento e o perdão dos pecados.

Moisés fez uma aliança de sangue entre o Senhor e os Israelitas aspergindo o sangue do sacrifício animal sobre o povo. Imagine gotas de sangue caindo em seus braços, em seu rosto e sobre a sua cabeça. Esse sangue aspergido representa a aliança de obediência, pois, antes da aspersão do sangue, o povo prometeu: “…Tudo o que Iahweh falou, nós o faremos e obedeceremos.” (Ex 24,7.3)

Quando nós recebemos a Santa Comunhão, nós estamos fazendo a aliança de entregar nossas vidas em total amor pelo Senhor, de nos arrependermos de todos os nossos pecados, de ser lavados(as) no Seu sangue (Ap 7,14), e de obedecer ao Senhor em todos os aspectos de nossas vidas. Renove a aliança de sangue hoje na Santa Comunhão, nesta festa do Corpo de Cristo.

Oração: Jesus, que eu possa desejar Te receber na Santa Comunhão todos os dias, pelo resto da minha vida.

Promessa:…Tomai, isto é o meu corpo.” (Mc 14,22)

Louvor:O cálice de benção que abençoamos não é comunhão com o sangue de Cristo?…” (1Cor 10,16). Louvor a Ti, Jesus ressuscitado!

04/06/2021 - Ordens Médicas

Sexta-feira, 04 de Junho de 2021

Tb 11,5-17

Sl 146(145)1.2.6-10

Mc 12,35-37

ORDENS MÉDICAS

…Asseguro-te que se abrirão os olhos de teu pai. Unta-lhe os olhos com o fel do peixe, e o remédio fará as manchas brancas se contraírem, e elas cairão de seus olhos como escamas …” (Tb 11,7.8)

Tobias curou o seu pai da cegueira colocando fel de peixe sobre os seus olhos e descolando a catarata (Tb 11,12.13). Ezequias foi curado de uma doença terminal quando Isaias aplicou uma pasta de figos sobre o abscesso (Is 38,21). Paulo deu um conselho médico a Timóteo para que tomasse um pouco de vinho por causa do seu estômago (1Tm 5,23). A Bíblia aprova a medicina (Sb 1,14) e nos manda tratar com honra os médicos (Eclo 38,1).

Ao mesmo tempo, a Bíblia desaprova a colocação de médicos e da própria medicina à frente de Deus. O Rei Asa foi condenado, conforme as Escrituras, por procurar os médicos ao invés do Senhor para tratar seu pé doente (2Cr 16,12). São Marcos salientou que “…certa mulher que havia doze anos tinha um fluxo de sangue e que muito sofrera nas mãos de vários médicos, tendo gasto tudo o que possuía sem nenhum resultado, mas cada vez piorando mais.” (Mc 5,25.26)

Os médicos têm o seu lugar, mas antes deles nós temos que primeiramente orar, nos arrependermos e louvar (Eclo 38,9-12). O tratamento médico muitas vezes deve ser o nosso último recurso, não o primeiro. O cuidado médico por um longo período, a hospitalização, ou os medicamentos podem significar muito como meios temporários para a cura de Deus e não como elementos principais de nossas vidas.

Oração: Pai, que eu não sofra uma lavagem cerebral por parte da sociedade, mas valorize a tecnologia médica de acordo com a Tua vontade.

Promessa: “…E a numerosa multidão o escutava com prazer!” (Mc 12,37)

Louvor: O Dr. Vinicius ora com ao seus pacientes antes de operá-los.

05/06/2021 - Pequenos em Tudo

Sábado, 05 de Junho de 2021                                                                          

São Bonifácio                       

Tb 12,1.5-15.20                                          

Tb 13,2.6-8                                      

Mc 12,38-44                                                           

PEQUENOS EM TUDO

…Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro. Pois todos os outros deram o que lhes sobrava. Ela, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.” (Mc 12,43.44)

Quem faz as maiores contribuições para a construção do reino de Deus na terra como é no céu? Não são os líderes religiosos oficiais que dão do que lhes sobra, mas as pessoas humildes – as viúvas e os pobres – que dão tudo para o Senhor. Quando as pessoas humildes dão todo o seu pouco, Jesus multiplica aquele pouco para alimentar as massas e renovar a face da terra. “Mas o que é loucura no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e, o que é fraqueza no mundo, Deus o escolheu para confundir o que é forte; e, o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é.” (1Cor 1,27.28)

Nos dias atuais Senhor continua a escolher os pequenos. Ele continua a escolher jovens adolescentes de vilas como Nazaré para mudar o mundo. Ele continua a escolher homens quebrantados e cegos como Tobit e transforma todas as coisas para o bem daqueles que O amam (Rm 8,28). Assim como Jó, você pode ser esmagado(a) por tragédias. Se você der o seu tudo para o Senhor, você produzirá muitos frutos para o Reino (Jo 12,24). Jesus se fez pequeno esvaziando a Si mesmo na Encarnação, e deu o Seu tudo morrendo na cruz (Fl 2,6-8). Que nós sigamos os Seus passos.

Oração: Pai, eu Te amo com todo o meu coração, com toda a minha alma, com todo o meu entendimento, e com toda a minha força (Mc 12,30).

Promessa:…Bendizei a Deus e proclamai entre todos os viventes os bens que ele vos concedeu: bendizei e cantai o seu Nome…” (Tb 12,6)

Louvor: Concentrando-se em corrigir as práticas não Cristãs que encontrou no seu caminho, São Bonifácio foi capaz de restaurar a verdadeira fé para a maioria dos Germânicos.

06/06/2021 - Deus no Quarto de Dormir

Domingo, 06 de Junho de 2021                                              

10º Domingo do Tempo Comum 

Gn 3,9-15                 

Sl 130(129),1-4.6-8            

2Cor 4,13-5,1                      

Mc 3,20-35                                              

DEUS NO QUARTO DE DORMIR

“A minha alma aguarda o Senhor mais que os guardas pela aurora. Mai que os guardas pela aurora aguarda Israel a Iahweh, pois com Iahweh está o amor, e redenção em abundância.” (Sl 130(129),6.7)

Veja o que acontece quando um casal unido pelo matrimônio acolhe a Deus no seu quarto de dormir. Eles se casam “…com reta intenção…” (Tb 8,7), de modo a convencer o mundo que Jesus ama a Igreja refletindo o amor de Deus em seu casamento (Ef 5,25). Eles oram juntos, vivem vidas santas, e transmitem uma fé santa para as gerações futuras.

Você pode pensar que o que se passa em seu quarto de dormir reflete somente sobre você e sua(seu) esposa(o). Ao contrário, suas ações ‘privadas’ impactam nos seus filhos, seus familiares e no mundo. De fato, Jesus proclama que suas ações e palavras “…[faladas] aos ouvidos nos quartos, [serão proclamadas] sobre os telhados.” (Lc 12,3). Mais ainda, se Deus é desalojado do seu quarto de dormir, Satanás entra (Lc 11,24-26). A tarefa do maligno é destruir os casamentos e as famílias. As ações e atitudes privadas de desconfiança para com Deus são mostradas publicamente através da falta de perdão, da amargura e da desconfiança com sua(seu) esposa(o), tudo o que semeia a semente do divórcio.

Casais casados, vocês negligenciam a oração em conjunto? Vocês têm praticado a contracepção, a esterilização ou o aborto? Vocês têm honrado o seu casamento em todas as situações e seu leito matrimonial continua sem pecado? (Hb 13,4). Arrependam-se de qualquer falta de confiança em Deus em seu casamento. ‘A Igreja atribui uma grande importância à presença de Jesus nas bodas de Caná. Ela vê nesse fato a confirmação da bondade do matrimônio e o anúncio de que, doravante, o matrimônio seria um sinal eficaz da presença de Cristo.’ (CIC, 1613). O mundo está prestando atenção ao seu casamento. Será que o mundo decidirá que Deus é digno de confiança observando o seu matrimônio?

 Oração: Jesus, que todos os casais casados Te aceitem como Senhor. Renova a face da terra através de santos matrimônios (Sl 104(103),30).

Promessa:…O Céu decreta que ela te seja dada …” (Tb 7,11)

Louvor:Guardai-vos no amor de Deus, pondo a vossa esperança na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Jd 21)

07/06/2021 - Ondas de Choque

Segunda-feira, 07 de Junho de 2021                       

2Cor 1,1-7                                       

Sl 34(33),2-9                                   

Mt 5,1-12                                                          

ONDAS DE CHOQUE

Bem-aventurados …” (Mt 5,3)

Quando Jesus reuniu os Seus discípulos em torno d’Ele e começou a ensinar-lhes as Bem-Aventuranças, o que os Seus discípulos estavam esperando? Jesus havia chamado aqueles homens para se juntar ao Seu reino (Mt 4,19-22). Ele levou-os em uma viagem com Ele onde viram o Seu poder surpreendente de curar o povo e trazer a libertação do maligno (Mt 4,23.24). Os discípulos viram a popularidade de Jesus e Sua habilidade em atrair multidões (Mt 4,25). Quando Jesus os levou para a região montanhosa, eles possivelmente anteciparam a vinda de pessoas importantes para o Seu reino. Eles podem até mesmo ter esperado receber algum poder, prestígio e dinheiro. Mesmo após Jesus ter corrigido repetidamente a falsa ideia dos discípulos sobre Seu reino, eles ainda continuavam pensando que Seu reino era deste mundo e discutiam quem iria ser o maior (Mt 18,1).

Assim, quando Jesus começou a falar sobre as oito maneiras de ser feliz, isto é, as Bem-Aventuranças, os discípulos podem ter esperado algum tipo de conversa motivacional, como vemos hoje em dia. No entanto, Jesus certamente chocou os discípulos. A felicidade não é a riqueza, mas sim a pobreza; não é vencer, mas sim mostrar misericórdia; não é cuidar de suas próprias coisas, mas sim se dedicar de coração a fazer as coisas de Deus; não é manipular outras pessoas, mas sim fazer a paz; não é a popularidade, mas sim a perseguição (Mt 5,3-10).

Os discípulos não poderiam ter ficado mais chocados com as Bem-Aventuranças, pois elas continuam a enviar ondas de choque através da história da humanidade até os dias de hoje.

Oração: Pai, que eu possa chocar o mundo vivendo as Bem-Aventuranças.

Promessa:Na verdade, assim como os sofrimentos de Cristo são copiosos para nós, assim também por Cristo é copiosa nossa consolação.” (2Cor 1,5)

Louvor: Tiago deixou uma carreira de sucesso para seguir o chamado do Senhor para o sacerdócio.

08/06/2021 - Observando os Luzeiros

Terça-feira, 08 de Junho de 2020                                                                    

Santo Efrém                                                          

2Cor 1,18-22                                   

Sl 119(118),129-133.135                          

Mt 5,13-16                                                

OBSERVANDO OS LUZEIROS

…Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte.” (Mt 5,14)

Uma vez que dedicamos as nossas vidas a Jesus e permitimos que a nossa luz brilhe publicamente, não existe mais como retornar. As nossas vidas não podem mais ficar escondidas (Mt 5,14) uma vez que, com fé, testemunhamos por Jesus no nosso trabalho, na vizinhança, em público, etc. Quando nos colocamos na luz de modo a permitir que o mundo saiba que vivemos em Jesus, a Verdade (Jo 3,21; 14,6), as pessoas passam a prestar atenção em nós para ver quando iremos fraquejar ou até quando permaneceremos fiéis a Jesus. Se nós permitirmos que a nossa luz brilhe diante dos homens e depois desistirmos de seguir a Jesus e nos voltarmos para o estilo de vida do mundo, nós não estamos aptos(as) para dar glória ao reino de Deus (Lc 9,62).

A credibilidade pública do reino de Deus está em jogo e nós estamos em exposição. Ficamos vulneráveis. Nós nos colocamos numa posição onde precisamos desesperadamente do Espírito Santo todos os dias, em todos os momentos, de modo a sermos como “…a lâmpada que arde e ilumina…” (Jo 5,35). Satanás irá nos tentar para fazermos uma pausa, de modo a sairmos da luz para as trevas (Jo 3,19); entretanto, nos afastarmos de Jesus é uma armadilha do maligno. Nós precisamos continuamente vir a Jesus (Mt 11,28) e nunca nos afastarmos d’Ele.

…Considerai atentamente a Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da nossa profissão de fé.” (Hb 3,1), “…a luz do mundo…” (Jo 8,12). “…se caminhamos na luz como ele está na luz, estamos em comunhão uns com os outros…” (1Jo 1,7)

Oração: Pai, permite que a luz da Tua face brilhe sobre mim (Sl 119(118),135) de modo que eu possa brilhar diante dos homens para que eles vejam minhas boas obras, e Te deem o devido louvor (Mt 5,16).

Promessa:Aquele que nos fortalece convosco em Cristo e nos dá a unção é Deus, o qual nos marcou com um selo e colocou em nossos corações o penhor do Espírito.” (2Cor 1,21.22)

Louvor: Sérgio levou a luz de Cristo para prisioneiros durante mais de trinta anos.

09/06/2021 - Ensinar o Antigo Testamento

Quarta-feira, 09 de Junho de 2021                                                     

São José de Anchieta                       

2Cor 3,4-11                                         

Sl 99(98),5-9                                           

Mt 5,17-19                                                 

ENSINAR O ANTIGO TESTAMENTO

Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento.” (Mt 5,17)

Quando a Bíblia fala da Lei e dos Profetas, ela está se referindo ao Antigo Testamento. Pedro pregou a partir do Antigo Testamento no dia de Pentecostes, e três mil pessoas receberam o Espírito Santo (At 2,17.25.34). “Como não será ainda mais glorioso o ministério do Espírito” (2Cor 3,8) começando com a pregação do ministério da Lei e dos Profetas?

A transfiguração de Jesus destacou a Lei, representada por Moisés, e os Profetas, representados por Elias (Lc 9,30). Quando Jesus foi transfigurado em grande gloria (Lc 9,29-36), Ele não revogou a antiga aliança, Ele a cumpriu (Mt 5,17). Assim a presença de Moisés e de Elias na Transfiguração mostra que o Antigo Testamento tem seu lugar no ministério do Espírito do Novo Testamento.

Na noite da Páscoa, Jesus transformou o coração de dois dos Seus discípulos no caminho de Emaús esclarecendo-lhes as Escrituras, o que, naquele momento, correspondia somente ao Antigo Testamento. Jesus “… começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes todas as Escrituras o que a ele dizia respeito.” (Lc 24,27)

Jesus declarou que o Antigo Testamento é mais poderoso para realizar uma mudança em um coração duro do que seria a visão de uma pessoa ressuscitada dentre os mortos! (Lc 16,31). Leia o Antigo Testamento. Depois ensine o Antigo Testamento a um mundo de duro coração (Mt 5,19).

Oração: Espírito Santo, mostrea-me como o Antigo Testamento está realizado no Novo, e como o Novo Testamento é revelado pelo Antigo. ‘Segundo um velho adágio, o Novo Testamento está oculto no Antigo, enquanto o Antigo é desvendado no Novo: «Novum in Vetere latet et in Novo Vetus patet» – «O Novo está oculto no Antigo, e o Antigo está patente no Novo»’ (CIC, 129).

Promessa:Tal é a certeza que temos, graças a Cristo, diante de Deus.” (2Cor 3,4)

Louvor: As fontes da riqueza da vida e da atividade de Anchieta foram: a união profunda e ardente com Deus, o apego a Cristo presente na Eucaristia e o amor a Nossa Senhora.

10/06/2021 - E Seu Jugo é Suave e Seu Fardo é Leve

Quinta-feira, 10 de Junho de 2021

 2Cor 3,15-4,1.3-6                           

Sl 85(84),9-14                                             

Mt 5,20-26                           

SEU JUGO É SUAVE E SEU FARDO É LEVE (Mt 11,30)

E nós todos que, com a face descoberta, refletimos como num espelho a glória do Senhor, somos transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente, pela ação do Senhor, que é Espírito.” (2Cor 3,18)

A palavra bíblica ‘glória’ pode ser também entendida como ‘importância’, uma abordagem pesada demais para ser considerada. Os Israelitas cantavam para o Senhor: “…Eu cantarei a Iahweh, porque se vestiu de glória …” (Ex 15,1)

Ao mergulharmos na glória do Senhor e O louvarmos “…com a face descoberta…”, por exemplo na adoração Eucarística, nós nos revestimos da luz de Deus (2Cor 3,18). Nós somos cobertos(as) pela importância da glória de Deus, como foi Moisés (Ex 34,29-31). Nesse sentido, podemos dizer que o Seu fardo é leve; que o peso da Sua glória que nos cobre é a luz refletida da face de Deus.

Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo…” (Mt 5,14). Ele brilha em seu coração; assim você irá “…fazer brilhar o conhecimento da glória de Deus, que resplandece na face de Cristo.” (2Cor 4,6). Lembre-se de quando você ficou repleto do Espírito Santo (At 2,4), e de como foi fácil irradiar o amor de Deus para todos(as). As pessoas foram atraídas para a luz de Cristo que resplandecia em seu rosto (Is 60,3; Jo 5,35). Definitivamente o peso, ou o fardo, da glória simplesmente se torna o peso de sempre estar pronto(a) para Jesus. Você ficou cansado(a) sob o peso deste fardo, e procura por um descanso fora de Jesus. Você abandonou o seu primeiro amor (Ap 2,4). Você evita aqueles(as) que acorreram até você por causa de um vislumbre da luz da glória de Cristo que resplandecia através de você.

Isso descreve você? Ou você colocou a sua luz debaixo de um alqueire? (Mt 5,15) Venha para Jesus (Mt 11,28). Ele ama você! Ele irá lhe proporcionar descanso, pois o Seu fardo é leve, isto é, a luz da glória brilhando de Sua face, é um fardo suave para carregar (Mt 11, 29.30).

Oração: Jesus, sê o Senhor de minha face. Acende um fogo em minha vida.

Promessa:Pois o Senhor é o Espírito, e onde se acha o Espírito do Senhor aí há liberdade.” (2Cor 3,17)

Louvor: Davi tinha uma bolsa de estudos em Direito quando Deus o chamou para o sacerdócio. Ele agora prega a poderosa mensagem de obediência a Deus e à Sua Igreja

11/06/2021 - Amor Inimaginável

Sexta-feira, 11 de Junho de 2021                                           

Sagrado Coração de Jesus                                                                                        

Os 11,1.3.4.8.9                   

Is 12,2-6                   

Ef 3,8-12.14-19                   

Jo 19,31-37                                                      

AMOR INIMAGINÁVEL

Assim tereis condições para compreender com todos os santos qual é a largura, o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda a plenitude de Deus.” (Ef 3,18.19)

A Palavra de Deus promete que por Sua graça nós podemos compreender totalmente e experimentar pessoalmente o amor de Cristo. Isso é impossível para nós, mas nada é impossível com Deus (Mc 10,27). É difícil imaginar experimentar a plenitude do perfeito, infinito e crucificado amor de Cristo. Entretanto, Ele realizará em nossas vidas mais do que nós possamos pedir ou imaginar (Ef 3,20). “…O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9)

Jesus nos deu uma vivência do Seu infinito amor através da visão profética do Sagrado Coração. Ninguém nunca pensou numa imagem na qual o coração estaria fora do corpo. Isso parece bizarro, até mesmo repulsivo. No entanto, o Sagrado Coração comunicou o terno, reparador e pessoal amor de Deus por cada um(a) de nós. A visão do Sagrado Coração é uma das profecias mais confirmadas, poderosas e de mudança de vida na história da Igreja. Todos os dias olhe para uma imagem do Sagrado Coração e deixe que o Senhor mostre o Seu amor por você de um modo que nunca imaginou ser possível.

Oração: Jesus, faz com que o meu coração seja inundado pelo Teu amor por mim (Os 11,8).

Promessa:Fui eu, contudo, quem ensinou Efraim a caminhar, eu os tomei em meus braços, mas não reconheceram que eu cuidava deles! Com vínculos humanos eu os atraía, com laços de amor eu era para eles como os que levantam uma criancinha contra seu rosto.” (Os 11,3.4)

Louvor: Rosa e Alberto têm demonstrado devoção pelo Sagrado Coração durante todos os seus cinquenta anos de matrimônio e Jesus sempre os abençoou abundantemente.

12/06/2021 - Não Inserido(a)?

Sábado, 12 de Junho de 2021                                                 

Imaculado Coração de Maria

 Is 61,9-11                                         

1Sm 2,1.4-8                                     

Lc 2,41-51                                                           

NÃO INSERIDO(A)?

“A sua posteridade será conhecida entre as nações, e sua descendência no meio dos povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que eles são a raça que Iahweh abençoou.” (Is 61,9)

Uma velha máxima usada por corretores de imóveis diz que o valor de uma propriedade pode ser avaliada por três condições: localização, localização e localização. Esses três ‘localização’ se aplicam ainda mais plenamente ao Cristianismo: é onde você está inserido(a) que faz a diferença eterna. Para ser Cristão(ã) você tem que estar EM CRISTO.

O Novo Testamento se refere a estar em Cristo mais de noventa vezes. Essa expressão não é meramente um jargão Cristão: é a proclamação da Boa Nova que está inserida em Jesus que faz toda a diferença. “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1). Em Jesus, nós temos a redenção (Rm 3,24), a santificação (1Cor 1,2), a liberdade (Gl 2,4) e o triunfo (2Cor 2,14). Nada pode “…nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 8,39). Deus “…nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nos céus, em Cristo.” (Ef 1,3)

Se nós não estamos inseridos(as) em Cristo, então estamos ainda nas “…coisas antigas…” (2Cor 5,17). Nós estamos fora da reconciliação com Deus e continuamos olhando para todos “…segundo a carne…” (2Cor 5,16). Quando estamos inseridos(as) em Cristo, toda a nossa existência está concentrada no que Ele está fazendo. Nós obtemos uma radiante identidade n’Ele que nos torna novas santas criaturas (2Cor 5,17).

Pois nele vivemos, nos movemos e existimos…” (At 17,28). Escolha “[prosseguir] para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3,14)

Oração: Jesus, que eu possa viver não mais para mim, mas para Ti (2Cor 5,15).

Promessa:É ele quem perdoa tua culpa toda e cura todos os teus males.” (Sl 103(102),3)

Louvor:E a ti, uma espada traspassará tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações.” (Lc 2,35). Imaculado Coração de Maria, rogai por nós!

13/06/2021 - Aguardando Julgamento

Domingo, 13 de Junho de 2021                                             

 11º Domingo do Tempo Comum                                                                          

Santo Antônio de Pádua                     

Ez 17,22-24               

Sl 92(91),2.3.13-16                      

2Cor 5,6-10             

Mc 4,26-34                                               

AGUARDANDO JULGAMENTO

Porquanto todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal.” (2Cor 5,10)

Todos nós estamos aguardando julgamento. Jesus irá nos julgar com base na nossa fé, manifestada em ações (Mt 25,31-46). Seremos julgados(as) conforme a nossa fecundidade como Seus(Suas) servos(as) (Mt 25,14.15). Para exemplificar, Jesus espera que aqueles(as) a quem foram dados cinco talentos produzam outros cinco (Mt 16-30). Nós somos responsáveis por produzir frutos espirituais – por levar muitas pessoas ao arrependimento, à salvação, à liberdade, à paz e à vida em Cristo. Nós temos que ser fecundos(as) em fazer discípulos(as) em todas as nações (Mt 28,19), começando pelos nossos filhos, netos, colegas de trabalho, amigos e vizinhos. Quando nós morrermos e enfrentarmos o julgamento, o mundo deveria ser um lugar melhor para se viver. A vida deveria ser mais respeitada e protegida; ao pobre deveria ser feita mais justiça e misericórdia; o reino de justiça, paz e alegria de Cristo deveria estar estabelecido (Rm 14,17).

Muitos de nós não experimentamos uma abundante colheita espiritual nas nossas vidas. Isso é normal de uma certa maneira, pois o crescimento do reino de Deus é invisível a princípio (Mc 4,27). Mesmo se nós pudéssemos ver, ele seria no início como um pequeno grão de mostarda (Mc 4,31). No entanto, se estivermos ligados a Jesus (Jo 15,5) e se morrermos para nós mesmos(as) (Jo 12,24), produziremos muitos frutos e seremos julgados de acordo. Ame o Senhor; produza frutos; enfrente o julgamento; vá para o paraíso.

Oração: Pai, por Tua graça, que a minha vida possa contribuir de algum modo para a construção do Teu Reino.

Promessa:Por isto também nos esforçamos para agradar-lhe, quer permaneçamos na nossa mansão, quer a deixemos.” (2Cor 5,9)

Louvor:Aclamai a Iahweh, terra inteira, daí gritos de alegria!” (Sl 98(97),4). Jesus ressuscitado, eu nunca deixarei de louvar a Ti.

14/06/2021 - Um Completo Absurdo

Segunda-feira, 14 de Junho de 2021                      

 2Cor 6,1-10                                     

Sl 98(97),1-4                                   

Mt 5,38-42                                                      

UM COMPLETO ABSURDO

Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau…” (Mt 5,38.39)

Muitos(as) de nós crescemos num ambiente Cristão. Estamos acostumados(as) com a terminologia e as atividades Cristãs. Por causa disso, é difícil para as pessoas verem o Cristianismo com objetividade. Do ponto de vista das pessoas de fora, o Cristianismo é um completo absurdo, “…é loucura…” (1Cor 1,18). Como exemplo, Jesus nos manda amar aos nossos inimigos (Mt 5,44), “…não [resistir] ao homem mau; antes, àquele que [nos] fere na face direita oferece-lhe também a esquerda.”, dar um bônus para quem nos defraudar em juízo, “e se alguém [nos obrigar] a andar uma milha, [caminhar] com ele duas.” (Mt 5,39-41)

Isso parece absurdo, mas Jesus seguiu esse pensamento literalmente, mesmo até a morte na cruz (Fl 2,8). A Igreja primitiva também fez isso muito bem, com “…grande perseverança nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nas desordens…” (2Cor 6,4.5). Paulo descreve como as pessoas de fora olham para os Cristãos: “…tidos como impostores e, não obstante, verídicos; como desconhecidos e, não obstante, conhecidos; como moribundos e, não obstante, eis que vivemos; como punidos e, não obstante, livres da morte; como tristes e, não obstante, sempre alegres; como indigentes e, não obstante, enriquecendo a muitos; como nada tendo, embora tudo possuamos!” (2Cor 6,8-10)

Isso descreve você como um(a) Cristão(ã)? Ou você meramente concorda com um Cristianismo cultural que está longe de ser o que é realmente? O seu Cristianismo é um completo absurdo, “…é loucura…” (1Cor 1,18)? Ou ele é uma falsificação contemporânea morna?

Oração: Senhor, eu quero ser um(a) Cristão(ã) segundo os Teus padrões.

Promessa:…No tempo favorável, eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

Louvor: Felipe visita Jesus semanalmente na Adoração. Ele sente a Sua presença durante toda a semana.

15/06/2021 - O Amor Maior

Terça-feira, 15 de Junho de 2021                                  

 2Cor 8,1-9                                    

Sl 146(145),2.5-9                            

Mt 5,43-48                                                           

O AMOR MAIOR

Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.” (Mt 5,44)

Amar os nossos inimigos significa tratá-los bem ou ainda melhor do que tratamos os nossos amigos (Mt 5,45; Lc 15,29).

Amar os inimigos significa orar para que eles sejam abençoados pelo Senhor (Mt 5,44) e depois responder à nossa própria oração entregando-a generosamente a eles (2Cor 8,4.5; Lc 15,22-24).

Amar os inimigos significa demonstrar afeto por eles de um modo que eles possam percebê-lo (Lc 15,20).

Amar os inimigos significa honrá-los de modo excepcional (Lc 15,22-24).

Amar os inimigos é obviamente impossível. É pura graça. Isso mostra que somos filhos(as) de nosso Pai Celeste (Mt 5,45) e somos perfeitos(as) como Ele é perfeito (Mt 5,48).

Amar os inimigos é perturbador, profético e evangelizador. Quando nós amamos realmente os nossos inimigos, a morte de Jesus na cruz se torna luminosa. Quando nós amamos os nossos inimigos, incontáveis joelhos se dobram e línguas proclamam que “…Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10.11). Pela graça de Deus, ame os seus inimigos!

Oração: Pai, eu aceito a Tua graça para fazer o impossível. Amar os meus inimigos.

Promessa:Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.” (2Cor 8,9)

Louvor: Quando alguém pergunta a Júlia sobre a sua fé, ela sempre pede, ’Vem, Espírito Santo’, e depois geralmente surpreende a pessoa com belas palavras que vêm a ela para falar.

16/06/2021 - Ofertando e Vivendo

Quarta-feira, 16 de Junho de 2021 

2Cor 9,6-11                                     

Sl 112(111),1-4.9                            

Mt 6,1-6.16-18                                                   

 OFERTANDO E VIVENDO

Sabei que quem semeia com parcimônia, com parcimônia também colherá, e quem semeia com largueza, com largueza também colherá.” (2Cor 9,6)

Algumas pessoas pensam que Deus dá com parcimônia ou abundantemente em função do que nós merecemos. Deus muitas vezes dá abundantemente, não importa o que façamos. Por exemplo, quando a humanidade estava dando com parcimônia, Deus deu com tamanha abundância que foi capaz de dar Seu Filho na Encarnação. Nosso grau de doação não afeta muito o de Deus; ao invés disso, isso afeta o nosso grau de recebimento. Quando damos com abundância, nós nos abrimos para receber de Deus também com abundância. Assim, “…há mais felicidade em dar do que em receber.” (At 20,35; Mc 4,24)

Doação é o ambiente sem o qual os(as) Cristãos(ãs) não podem servir bem. Quando deixamos de nos doar, nós começamos a ficar espiritualmente em choque. Não podemos manter nosso alento – o alento do Espírito. Por outro lado, quando nos arrependemos do egoísmo e doamos de coração, a brisa do ar fresco do Espírito nos enche e nós começamos a respirar livremente. Quando nos doamos, nós oramos, jejuamos, louvamos, testemunhamos e servimos melhor.

No mundo, algumas pessoas saem para comprar coisas que estão necessitando. Nós saímos e damos alguma coisa para começar a reavivar as nossas vidas. Doe! Tome um profundo ar do Espírito! Receba!

Oração: Pai, que eu possa ser um(a) doador(a) livre, generoso(a), alegre e constante (2Cor 9,7).

Promessa:Ele distribui aos indigentes com largueza; sua justiça permanece para sempre, sua força se exalta em glória.” (Sl 112(111),9)

Louvor: Miguel e Laura se abstêm de carne todas as sextas-feiras de modo a livrarem os seus filhos das tentações do mundo para, ao invés disso, serem atraídos para o Senhor.

 

17/06/2021 - Dia do Pai

Quinta -feira, 17 de Junho de 2021                                

2Cor 11,1-11                                              

Sl 111(110),1-4.7.8                        

Mt 6,7-15                                                              

DIA DO PAI

…Vosso Pai sabe do que tendes necessidade antes de lho pedirdes.” (Mt 6,8)

A essência da vida Cristã é conhecer e crer no amor de Deus Pai por nós (1Jo 4,16). Jesus foi enviado para revelar o amor do Pai (Jo 15,9). O Espírito Santo clama em nossos corações “…Abba! Pai!” (Rm 8,15; Gl 4,6). Quando Jesus nos ensinou a orar, Ele nos ensinou a dizer “…Pai nosso…” (Mt 6,9)

Quando Satanás nos tenta, ele nos questiona se somos filhos e filhas de Deus Pai (Mt 4,3.6). Orar é essencialmente expressar e aprofundar o nosso relacionamento com nosso Pai através do Filho e no Espírito. Orar é uma preocupação com o nome de nosso Pai, com Seu Reino e vontade (Mt 6,9.10). Orar é uma experiência de nosso Pai como Provedor, Perdoador e Protetor (Mt 6,11-13).

Quando nós oramos, nós devemos desfrutar do amor e da segurança porque nosso Abba diariamente nos provê, perdoa e protege. Para nós seres humanos agirmos apropriadamente, temos que constantemente respirar nesta atmosfera do amor do Abba. “…Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)

Oração: Abba, eu necessito do Teu amor mais do que da que da própria vida (Sl 63(62),4).

Promessa:…Desposei-vos a um esposo único, a Cristo, a quem devo apresentar-vos como virgem pura.” (2Cor 11,2)

Louvor: Apesar de André nunca ter mencionado sua fé no trabalho, mas ter colocado um crucifixo sobre a sua mesa, um colega de trabalho não Cristão disse-lhe que os Cristãos eram capazes de suportar más notícias melhor do que a maioria das outras pessoas.

18/06/2021 - O Olho do Furacão

Sexta-feira, 18 de Junho de 2021                                                                                                                  

2Cor 11,18.21-30                           

Sl 34(33),2-7                                    

Mt 6,19-23                                                         

O OLHO DO FURACÃO

A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o teu olho estiver são, todo o teu corpo ficará iluminado.” (Mt 6,22)

O seu olho é são? Olhos sãos vêm somente o que Deus quer que eles vejam. Olhos sãos não ficam olhando ao redor descuidadamente (Pr 4,25-27). Isso é muito perigoso. Olhos sãos são seletivos. Nós fechamos os nossos olhos para não ver o mal (Is 33,15). É importante protegê-los do maligno. Nós precisamos empunhar sempre o escudo da fé (Ef 6,16) ou seremos atingidos(as) nos olhos e feridos(as).

Os nossos olhos e pensamentos devem “…[ocupar-se] com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor.” (Fl 4,8). De outro modo, descuidadamente iremos nos expor às tentações. O fruto proibido do pecado é “…[formoso] à vista … desejável …” (Gn 3,6). Nós seremos tentados(as) a entesourá-lo e cometer o pecado. Lembrem-se, “…onde está o teu tesouro aí estará também o teu coração.” (Mt 6,21)

Jesus enfatizava que devemos controlar os nossos olhos a ponto de dizer: “Caso o teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti, pois é preferível que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo seja lançado na Geena.” (Mt 5,29). Ficar observando um rapaz ou uma moça não é um esporte de verão; ao invés disso, é jogar com a condenação ou a salvação eterna. Vestir-se de forma vulgar é extremamente sério. Um entardecer à beira de uma piscina pode levar à eternidade no fogo da Geena. Assistir programas de televisão de maneira indiscriminada é como uma roleta Russa. Centenas de aplicativos eletrônicos permitem acesso a muitos caminhos para a destruição. Jesus não está reagindo exageradamente. Ele é a Verdade (Jo 14,6); nós precisamos nos arrepender e mudar o nosso comportamento.

Oração: Jesus, eu Te aceito como Senhor e Salvador dos meus olhos.

Promessa:Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e onde os ladrões arrombam e roubam.” (Mt 6,19)

Louvor: José e Marta insistem para que os seus filhos se vistam modestamente e tenham os seus pensamentos voltados para a Igreja. Eles querem que Deus seja glorificado e que não sejam tentados durante a Santa Missa.

19/06/2021 - Um Estilo de Vida e Um Estilo de Morte

Sábado, 19 de Junho de 2021                                                                          

São Romualdo 

2Cor 12,1-10                                              

Sl 34(33),8-13                                 

Mt 6,24-34                                                                                                                

 UM ESTILO DE VIDA E UM ESTILO DE MORTE

Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir?” (Mt 6,31)

Em razão de muitos(as) de nós sermos prósperos(as), não nos preocupamos com comida, bebida ou roupas. Ao invés disso, nós nos preocupamos com aposentadoria, inflação e investimentos. Nós somos mais parecidos com Salomão do que com os “…lírio do campo…” (Mt 6,28.29). Confiar no Senhor como os pássaros e as “…aves do céu…” é algo que nos diz respeito (Mt 6,26).

Por causa do nosso egoísmo, do nosso estilo de vida de busca pelo prazer, nós consideramos a Bíblia, especialmente o Sermão da Montanha, arcaica e impraticável. O nosso estilo de vida está nos tornando desligados(as) da realidade; Estamos seguindo os passos dos Esaús e Judas de todos os tempos que tentam salvar as suas vidas e acabam por perdê-las (Lc 9,24), vendendo o seu direito de primogenitura por um pequeno prazer (Gn 25,33.34) ou mesmo por trinta moedas de prata (Mt 26,15). Nós nos recusamos a admitir os nossos pecados, porque estamos cegos pelo deus do tempo presente (2Cor 4,4). Nosso estilo de vida se tornou o nosso estilo de morte.

Isto, portanto, digo e no Senhor testifico. Não andeis mais como andam os demais gentios, na futilidade dos seus pensamentos.” (Ef 4,17). “Já é muito que no tempo passado tenhais realizado a vontade dos gentios, levando uma vida de dissoluções, de cobiças, de embriaguez, de glutonerias, de bebedeiras e de idolatrias abomináveis.” (1Pe 4,3)

 Oração: Pai, que eu não tenha nenhum amor pelo estilo de vida do mundo que Te ignora (1Jo 2,15). Que eu possa Te amar com todo o meu coração.

Promessa:Por isto, eu me comprazo nas fraquezas, nos opróbrios, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Cor 12,10)

Louvor: Depois de ver o seu pai matar um homem em um duelo, São Romualdo voltou as costas para a vida mundana e entrou para um mosteiro e gradualmente iniciou outros mosteiros.

20/06/2021 - Um Cristão Convicto

Domingo, 20 de Junho de 2021                                               

12º Domingo do Tempo Comum                                 

Jó 38,1.8-11            

Sl 107(106),23-26.28-31    2Cor 5,14-17                      

Mc 4,35-41                                                      

UM CRISTÃO CONVICTO

Pois a caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram.” (2Cor 5,14)

Quando nós alcançamos a convicção que uma vez que Um morreu por todos, todos morrem, três coisas acontecem:

  • Nós não vivemos mais para nós mesmos(as) mas para Ele, que morreu por nós (2Cor 5,15);
  • Nós olhamos para as outras pessoas, inclusive para Jesus, e a “…ninguém conhecemos segundo a carne …” (2Cor 5,16);
  • Nós somos levados(as) pelo amor (pela caridade) em vez de motivados (as) por uma mistura de medo, orgulho e pressão (2Cor 5,14).

Obviamente, alcançar esta convicção sobre a morte de Jesus e a nossa morte com Ele é um dos maiores avanços na vida de uma pessoa. Toda(a) Cristão (ã) deveria ter essa percepção, mas claramente muitos(as) não têm, ou nós não viveríamos mais para nós mesmos(as).

Agora mesmo, peça ao Espírito Santo para levar você até a cruz. Através da cruz, o mundo será crucificado para você e você para o mundo (Gl 6,14). O Espírito confirmará, como somente Ele pode fazer, que nós que entregamos as nossas vidas para o Senhor fomos crucificados com Ele (Rm 6,6) e, desse modo, crucificamos nossa carne com as suas paixões e desejos (Gl 5,24). Nós só podemos chegar a essa conclusão pelo Espírito. Quando conseguimos, nos tornamos um(a) Cristão(ã) não somente de nome mas em atitudes, motivação e resultados. Não vivemos mais para nós mesmos(as) mas para Jesus.

Oração: Espírito Santo, leva-me ao Calvário e convence-me do pecado.

Promessa:Levantando-se, [Jesus] conjurou severamente o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Quieto!’ Logo o vento serenou, e houve grande bonança.” (Mc 4,39)

Louvor:…Mostra-te fiel até à morte e eu te darei a coroa da vida.” (Ap 2,10). Louvor a Ti, Senhor Jesus ressuscitado. Tua Ressurreição proporcionou esperança para nossa futura ressurreição.

21/06/2021 - Uma Chamada de Longa Distância

Segunda-feira, 21 de Junho de 2021                                                 

São Luis Gonzaga                       

Gn 12,1-9                             

Sl 33(32),12.13.18-20.22                          

Mt 7,1-5                                         

UMA CHAMADA DE LONGA DISTÂNCIA

…Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que te mostrarei.” (Gn 12,1)

Há mais de trinta anos atrás, Deus chamou a nossa família para deixar para trás tudo o que nos era familiar, viajar milhares de quilômetros e nos juntarmos, como voluntários, ao Ministério da Apresentação (Presentation Ministries). De certo modo, eu vim a aprender um pouco do que Abraão aprendeu sobre seguir o Senhor:

– quando você se afasta daquilo que lhe é familiar, você permite que Deus se torne mais familiar a você;

– antes que o Senhor chame você para algum lugar, Ele já preparou tudo para você (Hb 11,16);

– “Por conseguinte, a herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência…” (Rm 4,16); muitas vezes Deus não concede a graça até que você dê o primeiro passo com uma fé obediente. Então a graça é derramada sem falha;

– “…Não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã…” (Tg 4,14). “Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã…” (Mt 6,34);

– tudo o que você deixar pelo amor de Deus e do Evangelho irá retornar para você cem vezes mais de algum modo (Mc 10,29.30);

– apesar de existirem benefícios pessoais em obedecer ao chamado de Deus, isso não acontece por sua causa; e sim por que Deus está abençoando outras pessoas através de você (Gn 12,3; ver 1Cor 12,7);

– Jesus está sempre com você, sempre (Mt 28,20; Sl 23(22),2);

– “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36);

– o tempo de Deus é perfeito – muito melhor do que o nosso;

– somente no Espírito Santo pode ser encontrado o equilíbrio critico necessário entre sair ativamente motivado(a) pela fé e ter docilidade para deixar que seja feito em você (Lc 1,38);

Oração: Senhor, “…Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6,8)

Promessa:…Com a medida com que medis sereis medidos.” (Mt 7,2)

Louvor: São Luis Gonzaga desistiu de sua posição junto à corte real para se juntar à Companhia de Jesus. Ele escolheu para si próprio uma vida de penitência. Serviu às vítimas da peste que atingiu Roma em 1590 e veio a morrer por causa dessa peste com a idade de 25 anos.

22/06/2021 - Pérolas e Porcos

Terça-feira, 22 de Junho de 2021                                           

São Paulino de Nola                                                                                                         

São João Fisher                                                                                                         

São Tomás More 

Gn 13,2.5-18                                               

Sl 15(14),2-5                                    

Mt 7,6.12-14                                                        

 PÉROLAS E PORCOS

Não deis aos cães o que é santo, nem atireis as vossas pérolas aos porcos, para que não as pisem e, voltando-se contra vós, vos estraçalhem.” (Mt 7,6)

Você já foi tentado(a) a jogar as suas pérolas para os porcos? Mesmo se tomarmos essa passagem com seu significado: ‘Não partilhe as pérolas do Evangelho com os porcos Gentios’, os primeiros Judeus Cristãos inicialmente não evangelizaram os Gentios. Na realidade, o Senhor chamou os Judeus Cristãos para evangelizar os Gentios, porém somente depois que eles tivessem se dedicado a evangelizar os Judeus.

Será que estamos dizendo que Deus tanto nos manda lançar nossas pérolas aos porcos como não lançar nossas pérolas aos porcos? O ponto principal não são as pérolas e sim o quando. Poderia significar que você está trabalhando na Igreja quando deveria estar trabalhando em casa? Talvez você esteja partilhando o Evangelho com estranhos e não com sua(seu) esposa(o) e filhos.

E se você não estiver lançando as pérolas do Evangelho aos porcos? E se no seu tempo livre você não estiver obedecendo a Deus? Nós devemos estar evangelizando quer nós queiramos ou não. Devemos ser evangelizadores(as) primeiramente diante daqueles(as) que estão próximos de nós, especialmente junto àqueles(as) mais difíceis de se falar. Devemos ser evangelizadores(as) daqueles(as) que o Senhor nos designar e não daqueles(as) que escolhermos. Nós lançamos as nossas pérolas diante dos porcos quando fazemos ‘a coisa certa’ no momento errado, às pessoas erradas, ou no local errado.

Oração: Pai, que eu aja do Teu modo, durante todo o caminho e o tempo.

Promessa: Tornarei a tua posteridade como poeira da terra: quem puder contar os grãos de poeira da terra poderá contar teus descendentes!” (Gn 13,16)

Louvor: São João Fisher foi não somente um bispo e cardeal, mas também um líder intelectual na Inglaterra. Ele corajosamente defendeu a validade do casamento do Rei Henrique VII, recebendo a coroa do martírio.

23/06/2021 - Criador da Aliança

Quarta-feira, 23 de Junho de 2021                       

Gn 15,1-12.17.18                           

Sl 105(104),1-4.6-9                        

Mt 7,15-20                                                         

CRIADOR DA ALIANÇA

Ele se lembra da sua aliança para sempre, palavra empenhada por mil gerações, aliança que ele fez com Abraão, e juramento confirmado a Isaac.” (Sl 105(104),8.9)

Deus tomou a iniciativa de fazer uma aliança, uma promessa solene com Abrão. Essa aliança incluía um estranho ritual: Deus, representado por uma fogueira fumegante e tocha de fogo, passava fisicamente entre as partes divididas dos animais sacrificados (Gn 15,9-20). Essa ação é o modo de Deus de prometer que, se Ele não fosse fiel a essa promessa de aliança, poderia ter o mesmo destino dos animais sacrificados e ser dividido ao meio. Esse foi o mais solene penhor de fidelidade a Abrão.

Ironicamente, Deus recebeu a punição de um grande sofrimento, mas não por Sua infidelidade. Ele sofreu por causa da nossa infidelidade, enquanto Abrão recebeu os benefícios e bênçãos das promessas da aliança. Deus fez com que a “…recompensa [fosse] muito grande.” (Gn 15,1). Ele é um Deus absolutamente fiel, digno de total confiança.

Deus também tomou a iniciativa de fazer uma aliança conosco, a Santa Eucaristia e o Matrimônio são alianças com Deus. Que nós façamos essas alianças com Deus e permaneçamos fiéis à aliança de nossa parte. Renove sua aliança com Ele.

Oração: Pai, mostra-me hoje qualquer área de minha vida onde eu ainda não confie em Ti. Faz o que for necessário de modo a fazer através de mim a Tua vontade.

Promessa:Procurai a Iahweh e sua força, buscai sempre a sua face.” (Sl 105(104),4)

Louvor: Paulo e Clara reunem os seus filhos adolescentes e os seus amigos para orarem e louvarem, em família diante da imagem do Sagrado Coração de Jesus.

24/06/2021 - Grande, Maior, Extraordinário

Quinta-feira, 24 de Junho de 2021                         

Natividade de São João Batista                

Is 49,1-6                   

Sl 139(138),1-3.13-15                   

At 13,22-26              

Lc 1,57-66.80                         

GRANDE, MAIOR, EXTRAORDINÁRIO

…Quem virá ser esse menino? E, de fato, a mão do Senhor estava com ele.” (Lc 1,66)

São João Batista nasceu de uma mulher de idade avançada (Lc 1,7). O seu pai, Zacarias, ficou surdo e mudo durante os nove meses da gravidez de Isabel (Lc 1,20.62). Ele foi curado milagrosamente na circuncisão de João (Lc 1,64). Esses fatos surpreendentes cercaram a concepção e o nascimento de João Batista colocando a pergunta: “…Quem virá ser esse menino?…” (Lc 1,66)

As respostas para essa pergunta são:

– João Batista foi “…chamado profeta do Altíssimo …” (Lc 1,76).

– Ele foi o novo Elias (Lc 1,17; Mt 11,14).

– “Ele era a lâmpada que arde e ilumina…” (Jo 5,35).

– João era “… uma voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor …” (Jo 1,23).

– Ele não era “… um caniço agitado pelo vento.” ou “… um homem vestido de roupas finas …” (Mt 11,7.8).

– Ele não se considerava digno de desamarrar as sandálias de Jesus (At 13,25).

– João Batista foi a mais extraordinária pessoa já nascida de uma mulher em qualquer tempo (Mt 11,11).

Porém você e eu, “…[os menores] no Reino dos Céus [somos maiores] do que ele.” (Mt 11,11). João Batista foi o maior, mas nós somos maiores do que o maior em razão do que Jesus realizou nas nossas vidas.

Oração: Jesus, Tu és o Maior, e eu permaneço em Ti e Tu permaneces em mim (Jo 6,56).

Promessa:E a boca imediatamente se lhe abriu, a língua desatou-se e ele falava, bendizendo a Deus.” (Lc 1,64)

Louvor:E, se quiserdes dar crédito, ele é o Elias que deve vir.” (Mt 11,14). Senhor Jesus, eu Te agradeço por revelares a verdade sobre São João Batista!

25/06/2021 - A Última Risada

Sexta-feira, 25 de Junho de 2021                      

Gn 17,1.9.10.15-22                        

Sl 128(127),1-5                                          

Mt 8,1-4                                                         

A ÚLTIMA RISADA

Abraão caiu com o rosto por terra e se pôs a rir, pois dizia a si mesmo: ‘Acaso nascerá um filho a um homem de cem anos, e Sara que tem noventa anos dará ainda à luz’?” (Gn 17,17)

 Abraão e Sara riram com as piadas que Deus nem mesmo tinha dito (Gn 18,12). Nós muitas vezes rimos quando Deus é sério. Deus é sério quanto ao cumprimento das Suas promessas. Ele é sério sobre curar o leproso (Mt 8,3) e aqueles que eram considerados incuráveis pelos padrões médicos. Muitas vezes médicos e Cristãos riram de Deus antes que Ele curasse o doente terminal ou até mesmo ressuscitasse o morto (Mt 10,8).

O Senhor também é extremamente sério quanto a nos salvar. Ninguém em seu juízo perfeito sorri aos pés da cruz. Ele é sério sobre nos limpar dos nossos pecados em Seu sangue. Sangue derramado não é motivo para rirmos.

Contudo, o Senhor não é totalmente sério. Ele ri diante das pessoas cultas e inteligentes que se levam muito a sério (Lc 10,21; 1Cor 1,25). Ele dá gargalhadas diante de nações poderosas que pensam que representam alguma coisa mais do que um momento no tempo (Sl 2,4). Ele considera ridícula a nossa preocupação com o dinheiro e com os bens materiais. Seria ainda mais hilário se nós não fossemos tão insensatos(as) (Lc 12,20).

O Senhor ri muito e até mesmo chora (Lc 19,41). Nós fazemos o mesmo. Porém será que nós rimos e choramos pelas mesmas razões que Deus o faz?

Oração: Pai, ensina-me a rir quando Tu ris, e a chorar quando Tu choras (Tg 4,9).

Promessa:[Jesus] estendeu a mão e, tocando-o disse: ‘Eu quero, sê purificado!’ E imediatamente ele ficou livre da lepra.” (Mt 8,3)

Louvor: Roberto mantém um ministério através da Internet que encoraja Cristãos a se inflamarem com a Palavra e a fazer com que ela brilhe na sociedade.

26/06/2021 - Poder Permanente

Sábado, 26 de Junho de 2021                          

 Gn 18,1-15                                       

Lc 1,46-50.53-55                           

Mt 8,5-17                                                       

 PODER PERMANENTE

…Meu senhor, eu te peço, se encontrei graça a teus olhos, não passes junto a teu servo sem te deteres.” (Gn 18,3)

Como Abraão, nós podemos ter o Senhor bem diante de nós, mas se não pedirmos a Ele para ficar, Ele pode simplesmente passar adiante. Como exemplo, quando Jesus estava andando sobre a água, Ele queria passar adiante dos apóstolos (Mc 6,48). Mas quando eles gritaram por Ele, Jesus “…subiu para junto deles no barco. E o vento amainou …” (Mc 6,51). Também, no dia da Ressurreição, quando Jesus chegou a Emaús com os Seus dois discípulos, “…Jesus simulou que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram, dizendo: ‘Permanece conosco, pois cai a tarde e o dia já declina’. Entrou então para ficar com eles.” (Lc 24,28.29)

Em alguns momentos, Jesus parece ser reservado e quieto, “…não [clama], não [levanta] a voz, não [faz] ouvir a sua voz nas ruas; não [quebra] a caba rachada, não [apaga] a mecha bruxuleante, com fidelidade [traz] o julgamento.” (Is 42,2.3). Ele não se impõe a você. Ele permite que você O ignore ou até mesmo O crucifique. Ele geralmente murmura (1Rs 19,12) e, outras vezes, fica em silêncio (Mt 27,12.14). Se você não quer que Ele fique por perto, Ele sai, sacudindo o pó dos Seus pés (Mt 10,14). Jesus respeita a nossa liberdade e muito. Ele permitirá até que nós O rejeitemos para sempre. E até mesmo permitirá que nós decidamos ficar separados(as) d’Ele para sempre. E isso se chama inferno.

Peça a Jesus para estar com você à noite e também durante o dia. Peça a Ele para permanecer com você para sempre. Ele diz: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap 3,20). Convide-O para entrar.

Oração: Senhor Jesus, concede-me a graça de me afastar de qualquer coisa que me impeça de estar contigo.

Promessa: “…[Jesus], com uma palavra, expulsou os espíritos e curou todos os que estavam enfermos.” (Mt 8,16)

Louvor: Suzana é uma noviça, preparando-se para comprometer-se com Jesus, o Noivo, em uma vida religiosa consagrada.

27/06/2021 - Como Ressuscitar Dentre os Mortos

Domingo, 27 de Junho de 2021                                              

13º Domingo do Tempo Comum                                                                                              

São Cirilo de Alexandria                                                         

Sb 1,13-15; 2,23.24           

Sl 30(29),2.4-6.11-13         

2Cor 8,7.9.13-15    

Mc 5,21-43                                   

COMO RESSUSCITAR DENTRE OS MORTOS

Deus criou o homem para a incorruptibilidade e o fez imagem de sua própria natureza.” (Sb 2,23)

O Senhor quer nos ressuscitar dentre os mortos. Ele fará isso por meio do Seu poder onipotente, mas nós precisamos deixar que isso seja feito (Lc 1,38). Nós deixamos que o Senhor nos ressuscite dentre os mortos crendo n’Ele. Jesus disse a Jairo, diante da notícia que sua filha havia morrido: “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36). No cemitério, após a morte de Lázaro, Jesus, da mesma forma, disse: “…Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive a crê em mim jamais morrerá…” (Jo 11,25.26)

Nós cremos em Jesus não somente pela ressurreição, mas por tudo. Nós cremos nas Suas palavras quando Ele diz que se nós nos alimentarmos de Sua carne e bebermos o Seu sangue, teremos a vida eterna e seremos ressuscitados dentre os mortos (Jo 6,54). Nós cremos que, se morremos com Jesus através do Batismo e diariamente negando-nos a nós mesmos, e viveremos com Ele para sempre (2Tm 2,11). Nós cremos que Jesus nos batiza no Espírito Santo (Mc 1,8) e cremos até mesmo que o Espírito que habita em nós nos ressuscitará dentre os mortos (Rm 8,11).

A nossa ressurreição dentre os mortos é parte da nossa salvação em Jesus. Portanto, a ressurreição é uma dádiva para ser reivindicada pela fé. Que nós creiamos em Jesus e aguardemos com alegria a nossa morte. Em Jesus, as nossas almas ressuscitarão imediatamente após a nossa morte e nossos corpos ressuscitarão no último dia, quando Jesus retornar. ‘O que é ressuscitar? Na morte, a separação da alma e do corpo, o corpo do homem cai na corrupção, enquanto a sua alma vai ao encontro de Deus, embora ficando à espera de se reunir ao seu corpo glorificado …’ (CIC, 997).

Oração: Pai, dá-me fé para mover montanhas (Mt 17,20), até mesmo a montanha da morte.

Promessa:Visto que tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, toda espécie de zelo e a caridade que vos inspiramos – procurai também distinguir-vos nesta obra de generosidade.” (2Cor 8,7)

Louvor:Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu Dia. Ele o viu e encheu-se de alegria!” (Jo 8,56). Louvor a Jesus ressuscitado, eterno Filho de Deus!

28/06/2021 - "Porque Deus não Faz Acepção de Pessoas" (Rn2,11)

Segunda-feira, 28 de Junho de 2021                                                             

Santo Irineu 

Gn 18,16-33                                    

Sl 103(102),1-4.8-11                                 

Mt 8,18-22                       

PORQUE DEUS NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS” (Rm 2,11)        

…Destruirás o justo com o pecador?” (Gn 18,23)

O Senhor é extremamente misericordioso com os pecadores (Sl 103(102),10). Ele é rico em misericórdia e lento na cólera (Ef 2,4; Sl 103(102),8). “…[Deus] faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5,45). Para aqueles(as) apanhados(as) ‘com a boca na botija nos seus pecados, o Senhor diz: “…Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.” (Jo 8,11)

Jesus, o Único verdadeiramente Inocente, que é sem pecado e não carrega nenhuma culpa pessoal, vem como o imaculado Cordeiro de Deus, livremente sacrificado para redimir os(as) pecadores(as) (Hb 4,15). Ele tomou sobre Si os pecados do mundo, os seus e os meus, redimindo os pecados dos culpados com Seu sangue inocente. O Inocente morreu, não com a culpa, mas ao invés disso pelos(as) pecadores(as).

Por que Ele faria isso por nós? Deus é passional no Seu amor por nós. Ele enfrentaria qualquer coisa, até mesmo a morte na cruz (Fl 2,8), a fim de que nós pudéssemos estar com Ele na eternidade. Em resposta a esse amor, que nós entreguemos as nossas vidas ao Senhor, tomemos as nossas cruzes e sigamos em Seus passos (Lc 9,23).

Oração: Senhor, com São Paulo eu digo: “…Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20)

Promessa:Bendize a Iahweh, ó minha alma, e não esqueças nenhum dos seus benefícios. É ele quem perdoa tua culpa toda e cura todos os teus males.” (Sl 103(102),2.3)

Louvor: Santo Irineu venceu a heresia aplicando a cada erro a verdade das Escrituras e dos ensinamentos dos apóstolos.

29/06/2021 - " ...É Suficiente" (Lc 22,38)

Terça-feira, 29 de Junho de 2021  

 Rn 19,15-29                                    

Sl 26(25),2.3.9-12                          

Mt 8,23-27                                                 

…É SUFICIENTE!” (Lc 22,38)

Meu pé está firme no reto caminho, eu te bendigo, Iahweh, nas assembleias.” (Sl 26(25),12)

A Igreja proclama: ‘A virgindade por amor do Reino dos Céus é um desenvolvimento da graça batismal, um sinal poderoso da preeminência da união com Cristo e da espera fervorosa do seu regresso…’ (CIC, 1619). O nosso relacionamento com Jesus tem uma classificação por si só. Somos chamados a amar a Jesus mais do que amamos nossas vidas terrenas, a entregar nossas vidas a Ele, a sofrer por amor a Ele, a tomar nossas cruzes diariamente imitando-O, e até mesmo a morrer por Ele (Mt 10,37.38).

Por causa da supremacia do nosso relacionamento com Jesus, aquelas coisas “…que [eram] para [nós] lucro [nós as temos] como perda …” (Fl 3,7). Nós “…[consideramos] perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus …” (Fl 3,8). Por amor a Jesus, nós “…[perdemos] tudo e tudo [temos] como esterco, para ganhar a Cristo.” (Fl 3,8), nossa Riqueza.

Por causa da supremacia do nosso relacionamento com o Senhor, cada Cristão(ã) tem o privilégio de dizer: “De fato, pela Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20). Nós somos extremamente honrados(as) e amados(as) por termos a oportunidade de “…não viver mais para [nós] …” mas para Ele que “…morreu e ressuscitou por [nós].” (2Cor 5,15).

Aceite o convite do crucificado e glorificado Cristo. Entregue sua vida totalmente a Ele. Ame a Jesus soberanamente.

Oração: Pai, Tu nos abençoas com coisas boas mais do que o suficiente (Lv 25,21). Eu Te agradeço, meu Senhor, meu Deus, meu Tudo.

Promessa:Por isso, eu me comprazo nas fraquezas, nos opróbrios, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias pro causa de Cristo. Pois quando sou fraco, então é que sou forte.” (2Cor 12,10)

Louvor:Aquele, porém, a quem Deus ressuscitou, não experimentou a corrupção.” (At 13,37). Pai, nós Vos louvamos através de Cristo ressuscitado e na unidade do Espírito Santo!

30/06/2021 - Para Clamar aos Céus

Quarta-feira, 30 de Junho de 2021                     

  Primeiros Santos Mártires de Roma                                                                      

Gn 21,5.8-20                                               

Sl 34(33)7.8.10-13                         

Mt 8,28-34                                                   

PARA CLAMAR AOS CÉUS

…[Agar] dizia consigo mesma: ‘Não quero ver morrer a criança’! Sentou-se defronte e se pôs a gritar e chorar.” (Gn 21,16)

Quando as crianças choram, elas podem estar orando. O Senhor ouve o clamor dos pobres, especialmente das pobres crianças pequenas. Em resposta ao choro das crianças, o Senhor envia os anjos da guarda dessas crianças para lidar com o problema. Ele envia anjos para assumir a custódia das nossas vidas (Br 6,6). Esses anjos não estão muito longe de serem também crianças, como os artistas geralmente os retratam. Anjos da guarda são criaturas poderosas, com as quais não se deve brincar (Ap 19,17). Como exemplo, quando Zacarias pareceu não ter ficado muito impressionado com a mensagem do anjo Gabriel, ficou mudo durante nove meses (Lc 1,19.20).

As crianças em todo o mundo estão clamando com gritos silenciosos ao serem abortadas. Outros bebês e crianças mais velhas estão clamando por comida ao passarem fome por causa do egoísmo de políticos injustos e de outras pessoas. Algumas crianças são violentadas física, sexual e psicologicamente, ou até mesmo exploradas sexualmente através da pornografia. Milhões de anjos estão sendo enviados em resposta a esses clamores ensurdecedores de milhões de bebês e crianças. Jesus adverte: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Oração: Pai, que o meu anjo me proteja enquanto eu Vos sirvo obediente com fé.

Promessa:Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos. Jesus lhes disse: ‘Ide’…” (Mt 8,31.32)

Louvor: De acordo com historiador romano Tácito, no ano de 64 muitos Cristãos foram mortos por causa do seu ‘ódio da raça humana’. Os Primeiros Mártires de Roma são honrados por sua retidão, não por seu ódio.