01/12/2023 - NO TEMPO OU FORA DO TEMPO?

Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2023

Dn 7,2-14

Dn 3,75-81

Lc 21,29-33

NO TEMPO OU FORA DO TEMPO?

“…Vede a figueira e as árvores todas. Quando brotam, olhando-as, sabeis que o verão está próximo.” (Lc 21,29.30)

Nós temos que saber qual é a estação do ano. Por exemplo, se um agricultor no hemisfério norte trabalha arduamente plantando milho em Dezembro, ele está perdendo seu tempo e suas sementes, pois não é o tempo de plantar milho. Se ele esperar até o inverno para colher da sua safra, ele irá perdê-la e passar fome, pois o outono, e não o inverno, é o período para a colheita. Saber a estação do ano na sociedade agrária é uma questão de sobrevivência.

Jesus nos disse que temos que conhecer os tempos espirituais. Se estamos no outono das nossas vidas ou do nosso mundo, nós somos tolos(as) se agimos como se ainda tivéssemos ainda muito tempo de vida. Se perdemos o tempo de plantar, como poderemos colher alguma coisa? Conhecer o tempo espiritual é uma questão de salvação ou perdição.

Nós podemos saber o tempo espiritual observando “…a figueira e as árvores todas…” (Lc 21,29) O Senhor algumas vezes compara o Seu povo a uma árvore (Lc 13,6-9; Mc 11,13.14; Sl 80(79),9). Consequentemente, podemos saber o tempo espiritual observando o povo de Deus ao redor do mundo. Nós estamos produzindo muito fruto? Então deve ser o tempo espiritual do verão. Nós estamos colhendo os frutos da evangelização? Então deve ser o outono. Se não estivermos produzindo frutos, nós devemos estar no inverno da morte pelo egoísmo ou no inverno da nossa morte pelo pecado por produzida nós mesmos(as).

Olhe para a Igreja. Olhe para si mesmo(a) como membro da Igreja. Qual tempo espiritual é o desejo de Deus para você? É este o tempo que você escolheu para viver?

Oração: Pai, que eu possa estar no Teu tempo.
Promessa: “Da mesma forma também vós, quando virem essas coisas acontecerem, sabei que o Reino de Deus está próximo.” (Lc 2131)
Louvor: A família Silva reza junta o Rosário todas as noites.

02/12/2023 - A TORRE DE VIGIA

Sábado, 02 de Dezembro de 2023

Dn 7,15-27

Dn 3,82-87

Lc 21,34-36

A TORRE DE VIGIA

“Ficai acordado, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem.” (Lc 21,36)

Neste último dia do Tempo Comum, nós lemos sobre o último dia de todos os tempos. Este último dia é chamado de “…aquele Dia.” (Lc 21,34) Jesus nos adverte: “…não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, como um laço; pois ele sobrevirá a todos os habitantes da face de toda a terra.” (Lc 21,34.35) Se nós vigiarmos e orarmos constantemente para termos força, então estaremos seguros(as) diante de Jesus quando Ele retornar para nos levar deste mundo em chamas para a felicidade perfeita do céu (Lc 21,36; 2Pe 3,10).

O último dia será grandioso para nós se somos fortes. Nós seremos fortes se orarmos constantemente. Nós oraremos constantemente se ficarmos de vigia. “Portanto, não durmamos, a exemplo dos outros; mas vigiemos e sejamos sóbrios.” (1Ts 5,6) Temos que ser “…sóbrios e vigilantes! Eis que o [nosso] adversário, o diabo, [nos] rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar.” (1Pe5,8) “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida…” (Lc 21,34) “Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mt 24,42) “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mt 26,41)

Temos que estar prontos(as) para que este último dia do Tempo Comum possa ser o último dia de nossas vidas ou o último dos dias. Vigiai e orai!

Oração: Jesus, volta hoje ou tão logo seja possível. Maranatha! “…Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)
Promessa: “E o reino e o império e as grandezas dos reinos sob todos os céus serão entregues ao povo dos santos do Altíssimo. Seu império é um império eterno. E todos os impérios o servirão e lhe prestarão obediência.” (Dn 7,27)
Louvor: Silvio exorta os jovens a fazer uso do Sacramento da Reconciliação e a abraçar uma nova vida.

03/12/2023 - UMA AVENTURA FAVORÁVEL

Domingo, 03 de Dezembro de 2023 – 1º Domingo do Advento – São Francisco Xavier

Is 63,16.17.19; 64,2-7

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19

1Cor 1,3-9

Mc 13,33-37

UMA AVENTURA FAVORÁVEL

“Desde os tempos antigos nunca se ouviu, nunca se havia sabido, o olho não tinha visto um Deus que agisse em prol dos que esperam nele, exceto a ti.” (Is 64,3)

Nós deveríamos considerar o Advento tão seriamente quanto uma futura mãe considera a sua gravidez. O Tempo do Advento não é meramente uma memória, uma celebração, ou uma benção, mas um tempo novo e extremamente importante encontro com Jesus encarnado. São Carlos Borromeu ensinou: ‘Este tempo sagrado (Advento) nos ensina que a vinda de Cristo não é somente para o benefício de Seus contemporâneos; O Seu poder ainda nos é comunicado’ (Liturgia da Palavra, na primeira semana do Advento). O Advento será uma graça excepcional ou uma oportunidade tristemente perdida.

Assim sendo, nossa preparação no Advento para o Natal é muito importante para o reino de Deus, para a Igreja, para o mundo, para o futuro, para nossas famílias e, para nós mesmos(as). ‘Nossos corações deveriam estar tão preparados para esta vinda de Cristo como se Ele ainda estivesse para vir a este mundo’ (São Carlos Borromeu). Mais ainda, se nós não estamos preparados(as) para este Advento singular de Cristo neste ano, nós não estamos preparados(as) para Sua vinda no final dos tempos.

Consequentemente, “Atenção, e vigiai, pois não sabeis quando será o momento.” (Mc 13,33) “…que nenhum dom vos falte, a vós que esperais a Revelação de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Cor 1,7) Faça deste o melhor Advento jamais vivido, preparando a maior vinda de Cristo no Natal em sua vida.

Oração: Pai, faz neste Advento mais do que nós possamos pedir ou imaginar (Ef 3,20).
Promessa: “…havemos de permanecer para sempre nos teus caminhos e assim seremos salvos.” (Is 64,4)
Louvor: “Aleluia! Louva a Iahweh, ó minha alma! Enquanto eu viver, vou louvar a Iahweh, vou tocar ao meu Deus, enquanto existir!” (Sl 146(145),1.2)

04/12/2023 - “...APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.” (Jo 21,17)

Segunda-feira, 04 de Dezembro de 2023 –  São João Damasceno

Is 2,1-5

Sl 122(121),1-9

Mt 8,5-11

“…APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.” (Jo 21,17)

“Dias virão em que o monte da casa de Iahweh será estabelecido no mais alto das montanhas e se alçará acima de todos os outeiros. A ele acorrerão todas as nações, muitos povos virão, dizendo: ‘Vinde, subamos ao monte de Iahweh, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos instrua a respeito de seus caminhos e assim andemos nas suas veredas …’.” (Is 2,2.3)

Hoje, muitas pessoas se dirigem aos shoppings ou às lojas de varejo dizendo: ‘Vamos terminar nossas compras de Natal’ (comparar com Is 2,3). Muitos comerciantes ouvem este chamado e respondem a ele, abastecendo as lojas para suprir a demanda dos consumidores. Nós do Ministério da Apresentação seguimos um chamado diferente: prover os recursos das Escrituras para aqueles(as) que se dirigem ao Senhor em busca de orientação.

A passagem acima indicada, é a profecia fundamental para o Ministério da Apresentação. Décadas atrás, nós ouvimos o chamado de Deus para receber e exercer o dom espiritual da instrução. Sentimos que Deus estava nos chamando para preparar um banquete de recursos da Escritura para indicar os ‘caminhos’ de Deus e para guiar os Cristãos nos “…seus caminhos …’.” (Is 2,3) Nós ouvimos que haveria uma fome por ouvir a Palavra de Deus (Am 8,11) e que era preciso construir e tornar disponível um depósito de ensinamentos para instruir e alimentar o povo (Gn 41,48.49.56.57).

Orem por nós em nosso ministério de enviar as instruções de Deus. Trabalhem conosco alimentando as pessoas com a Palavra de Deus. Isaias profetizou que as pessoas iriam acorrer ao Senhor pedindo instruções. Alimentem o Seu povo (Jo 21,17).

Oração: Pai, Tu nos tens preparado ao longo dos anos. Que nós estejamos prontos(as) para conduzir o fluxo das multidões para o banquete da Tua Palavra.
Promessa: “…virão muitos do oriente e do ocidente e se assentarão à mesa no Reino dos Céus…” (Mt 8,11)
Louvor: São João Damasceno ajudou outras pessoas a crescer na fé através dos muitos trabalhos teológicos que escreveu.

05/12/2023 - SEMENTES DE ESPERANÇA

Terça-feira, 05 de Dezembro de 2023

Is 11,1-10

Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17

Lc 10,21-24

SEMENTES DE ESPERANÇA

“Um ramo sairá do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes.” (Is 11,1)

A partir do que aparenta ser um beco sem saída, uma situação sem esperança, o Senhor pode fazer surgir uma nova vida que brotará e crescerá (Is 11,1). O seu tronco pode ser uma família devastada sem chance de reconciliação, um casamento arruinado sem possibilidade de reunificação, ou um filho viciado em drogas cuja cabeça e a vida parecem longe de reconstrução. Você parece estar em meio a uma desordem e se vê como um tronco morto. Como pode qualquer vida sair desta morte?

O reino de Davi foi disperso depois da morte de seu filho Salomão. O Reino do Norte de Israel foi derrotado e irremediavelmente perdido. Tudo o que restou foi a tribo de Judá. Todas as promessas de Deus para o Seu povo pareciam perdidas para sempre. Mas a partir dos poucos remanescentes, um Ramo brotou (Is 11,1) e o Messias surgiu: Jesus Cristo, Filho de Davi, Rei de Israel, Messias, Senhor e Deus.

As Escrituras do Advento proclamam que embora nós vejamos uma terra sem vida, Deus vê vida em abundância (Is 35,1.7). Nós vemos uma paisagem “…como terra seca, esgotada, sem água.” (Is 63,2), mas Deus vê rios e árvores frondosas (Is 41,18.19). Nós vemos devastação; Deus vê sementes de vida nova. Caminhemos pela fé e não pela visão (2Cor 5,7). Deixe que o seu coração se atreva a ter esperança. Creia nas Escrituras do Advento.

Oração: Pai, eu me ajoelho em reverência ao Teu misericordioso plano de salvação. Como é grande o Teu amor; como são profundos os Teus desígnios. Eu me ofereço a Ti como Teu servo para levar esta Boa Nova a muitas pessoas.
Promessa: “…Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” (Lc 10,23)
Louvor: Depois de poucas semanas de sua entrada em um retiro para idosos, Marcos iniciou um estudo da Bíblia para os seus companheiros residentes.

06/12/2023 - AÇÃO DE GRAÇAS TODOS OS DIAS

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2023 –  São Nicolau
Is 25,6-10

Sl 23(22),1-6

Mt 15,29-37

AÇÃO DE GRAÇAS TODOS OS DIAS

“Todos comeram e ficaram saciados…” (Mt 15,37)

A Santa Eucaristia parece ser básica e simples. Ela é alimento para aqueles(as) que estão viajando às pressas para fugir da escravidão (Ex 12,11). A Eucaristia é uma pequena bolacha de pão, não muito maior que um chip de batata. Mas ela é rica e suculenta (Is 25,6-12). Ela satisfaz, revigora, revitaliza, preenche e enriquece (Mt 15,37). Ela é o alimento servido na festa do banquete das núpcias do Cordeiro de Deus (Ap 19,9). Ela multiplica riquezas e graças.

Em muitos lugares, as pessoas se reuniram recentemente para as grandes festas de Ação de Graças. Mas a Eucaristia, uma palavra que literalmente significa ‘ação de graças’ é uma festa muito mais rica. Ela ocorre todo santo dia na Santa Missa, e é muito mais abundante. A Eucaristia é a vida em abundância (Jo 10,10).

Tente se imaginar participando de uma suntuosa festa de Ação de Graças todos os dias! Mas a Eucaristia é muito mais do que isto. Ela é ‘…fonte e cume de toda a vida cristã…’ (CIC, 1324). ‘…o corpo e o sangue, conjuntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, Cristo completo…’ (CIC, 1374). Todos os dias, nós podemos participar da mesa do Deus Altíssimo para receber este Pão do Céu, o Pão da Vida (Jo 6,31.35). Portanto, organize a sua vida de modo a ser capaz de receber a Eucaristia sempre que possível, até mesmo diariamente.

Oração: Pai, eu Te agradeço para sempre por me convidares para participar da refeição diária da Tua família, a Santa Eucaristia. Que eu possa desejar receber o Pão da Vida tão ardentemente como Tu desejais partilhá-lo (Lc 22,15).
Promessa: “Iahweh dos Exércitos prepara para todos os povos, sobre esta montanha, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos depurados.” (Is 25,6)
Louvor: São Nicolau apresentou dons que libertaram outras pessoas de ser aprisionadas em um estilo de vida pecaminoso e trouxe-as para mais próximo de Cristo.

07/12/2023 - PREPARADO(A) PARA PROBLEMAS CLIMÁTICOS?

Quinta-feira, 07 de Dezembro de 2023 – Santo Ambrósio

Is 26,1-6

Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27

Mt 7,21.24-27

PREPARADO(A) PARA PROBLEMAS CLIMÁTICOS?

“Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa…” (Mt 7,25)

Um dilúvio aconteceu no tempo de Noé. “Com efeito, como naqueles dias que precederam o dilúvio, estavam eles comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e não perceberam nada até que veio o dilúvio e os levou a todos…” (Mt 24,38.39) Somente Noé estava preparado, pois ele havia escutado o Senhor (Gn 7,1-5).

Jesus fala das ‘enxurradas’ que acontecem nas vidas de cada um(a) de nós (Mt 25.27). Elas podem ser enxurradas destruidoras (Gn 7,11.12), mas elas não deveriam acontecer. As nossas vidas dependem de escutarmos o Senhor e considerarmos a Sua voz (Mt 7,21). Se hoje escutarmos a Sua voz, não deveremos endurecer ou desviarmos o nosso coração (Sl 95(94),7.8). Para sobreviver a essas enxurradas, nós temos que escutar as palavras de Jesus e modificar as nossas vidas para edificá-las sobre a solida fundação de pedra da Palavra de Deus, e na Igreja fundada por Jesus sobre a rocha de São Pedro (Mt 16,18).

As pessoas não estavam prontas na primeira vinda de Cristo (Is 50,2). As Escrituras repetidamente nos advertem para estarmos prontos(as) para Sua Segunda Vinda (Mt 24,42.48-50). Quando deveremos estar preparados(as)? “…Eis agora o tempo favorável por excelência…” (2Cor 6,2) “Não demores a voltar para o Senhor e não adies de um dia para o outro.” (Eclo 5,8) Escute diariamente a Palavra de Deus.

Oração: Pai, que eu possa aceitar as Tuas advertências nas Escrituras mais seriamente do que qualquer outra advertência.
Promessa: “Está decidido: tu manterás a paz, sim, a paz, porque a ti foi ela confiada.” (Is 26,3)
Louvor: Santo Ambrósio, referindo-se às Escrituras, escreveu: ‘Ela que é repleta, revigora outros’. Cheio do próprio Espírito, Santo Ambrósio estimulou grandemente Santo Agostinho, pois ele se converteu do seu estilo de vida pecaminoso para se tornar um Doutor da Igreja Católica.

08/12/2023 - MARIA ALTERA O CARDÁPIO

Sexta-feira, 08 de Dezembro de 2023 – Imaculada Conceição
Gn 3,9-15.20

Sl 98(97),1-4

Ef 1,3-6.11.12

Lc 1,26-38

MARIA ALTERA O CARDÁPIO

“…A mulher que puseste junto de mim me deu da árvore, e eu comi!” (Gn 3,12)

Adão e Eva encontravam-se ao pé da árvore no meio do jardim do Éden (Gn 2,9; 3,3.6). Eles estavam decidindo se deviam comer ou não os seus frutos. A astuta serpente os persuadiu a seguir adiante e comer (Gn 3,1-5). Eva, a primeira mulher, tomou o fruto e o comeu e em seguida, deu o fruto proibido para Adão comer. Eles comeram o fruto da rebelião e da desobediência. Desse modo o pecado original foi cometido.

Maria é a nova Eva. Em sua obediência, ela reverteu completamente o que a primeira Eva havia semeado com sua desobediência. A fiel Imaculada Vigem Mãe ainda permanece ao pé da árvore no meio do jardim do Calvário (Jo 19,25.41), a ‘árvore’ da cruz (Gl 3,13). Uma das coisas que Maria reverteu é nosso padrão alimentar ao pé da cruz. Como a primeira Eva, Maria também está nos persuadindo a comer do fruto desta árvore (Gn 3,1-5), a carne de seu Filho Jesus, a Santa Eucaristia (Jo 6,55.56).

Muitas pessoas têm se empanturrado com as coisas do mundo durante anos (Pr 13,19). Algumas se recusam a seguir com a dieta do mundo e centram as suas vidas na Missa, se devotando a participar do Pão da Vida (Jo 6,35). Outras ainda hoje estão se decidindo se devem ou não comer o fruto dos prazeres mundanos pecaminosos.

Decida-se hoje a seguir a orientação de Maria. Permita que ela reverta completamente a maldição de Eva em sua vida. Receba a Santa Eucaristia.

Oração: Maria Imaculada, eu aceito o Teu conselho de fazer tudo o que Jesus me diz (Jo 2,5). ‘Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós’.
Promessa: “Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.” (EF 1,4)
Louvor: Louvor a Jesus, o Filho de Deus e Filho de Maria. Aleluia!

09/12/2023 - NENHUM HOMEM É UMA ILHA

Sábado, 09 de Dezembro de 2023 – São Juan Diego

Is 30,19-21.23-26

Sl 147(146),1-6

Mt 9,35-10,1.5-8

NENHUM HOMEM É UMA ILHA

Jesus disse: “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita. Chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade…” (Mt 9,38-10,1)

O Senhor prometeu ao Seu povo felicidade, sustento, orientação, abundância, luz e recuperação (Is 30,19-26). Séculos depois, Jesus olhou para a multidão e “…teve compaixão dela porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor…” (Mt 9,36) As promessas de Deus serão verdadeiras? Se o são, por que não as estamos vendo ser cumpridas?

Deus geralmente planeja que nós necessitemos de ajuda para receber as Suas promessas. Ele precisa de operários(as) para a colheita (Mt 9,37). Ele precisa de doze discípulos (Mt 10,1), isto é, de uma pequena comunidade de Cristãos. Nós precisamos de pessoas e de uma comunidade para nos chamar à fé em Jesus e ao total comprometimento com o Seu reino (Mt 10,7). “Mas como poderiam invocar aquele em quem não creram? E como poderiam crer naquele que não ouviram? E como poderiam ouvir sem pregador?…” (Rm 10,14)

Seja um(a) operário(a) na colheita. Outras pessoas precisam de você. Não seja relutante em pedir a outras pessoas para ajudá-lo(a) a crescer junto do Senhor. Você precisa de outras pessoas. Tente se juntar a, ou a formar, uma pequena comunidade Cristã. Você precisa de uma comunidade de Cristãos. Assim como Jesus investiu a Sua vida em doze discípulos nós devemos fazer, o mesmo. Então nós veremos as promessas de Deus sendo cumpridas.

Oração: Pai, que eu possa ver cada uma das Tuas promessas cumpridas e ajudar a outras pessoas a fazer o mesmo.
Promessa: “…De graça recebestes [os dons], de graça dai.” (Mt 10,8)
Louvor: São Juan Diego conseguiu uma grande colheita de conversões com seu testemunho.

10/12/2023 - O CONFORTO DO NATAL

Domingo, 10 de Dezembro de 2023 – 2º Domingo do Advento – Nossa Senhora do Loreto

Is 40,1-5.9-11

Sl 85(84),9-14 2Pe3,8-14

Mc 1,1-8

O CONFORTO DO NATAL

“Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus, falai ao coração de Jerusalém…” (Is 40,1.2)

O Senhor promete nos confortar e falar ternamente ao nosso coração (Is 40,1.2). Na segunda leitura do dia de hoje, a Igreja proclama em nome do Senhor que “…os céus se desfarão com estrondo, os elementos, devorados pelas chamas…” (2Pe 3,10). Que confortador! Na leitura do Evangelho, nós vemos São João Batista, um dos últimos confortadores personagens na Bíblia e na história (Mc 1,2-8). Os caminhos do Senhor não são os nossos caminhos, e Sua ideia de conforto não é a nossa ideia (Is 55,8).

O Senhor não deseja nos dar o conforto superficial de um alívio temporário. Ao invés disso, o Senhor promete nos Batizar no Espírito Santo (Mc 1,8), o Paráclito, o Confortador (Jo 14,16.26; 15,26; 16,7). Este divino Confortador nos libertará de gerações de escravidão, pecado, culpa e castigo (Is 40,2).

O conforto começa com o Espírito Santo convencendo o mundo e a nós do pecado, da justiça e da condenação (Jo 16,8). Então nós temos que deixar o Espírito nos levar da condenação ao arrependimento, à confissão e ao perdão. Depois disso, nós sentiremos pessoalmente que “…onde se acha o Espírito do Senhor aí está a liberdade.” (2Cor 3,17)

No conforto do Espírito, nós entraremos verdadeiramente na liberdade do Senhor. Nós iremos nos afastar da cultura da morte para uma civilização de amor e vida. Vem, Espírito Santo do Natal e do conforto!

Oração: Pai, conforta-me seguindo a Tua direção.
Promessa: “…Eis aqui o vosso Deus! Eis aqui o Senhor Iahweh: ele vem com poder, e seu braço lhe assegura o domínio…” (Is 40,9.10)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, “…Príncipe da Paz…” (Is 9,5) Toda glória e louvor a Ti. Aleluia!

11/12/2023 - 70 X 7

Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023 – Papa São Dâmaso I

Is 35,1-10

Sl 85(84),9-14

Lc 5,17-26

70 X 7

“…Quem é este que diz blasfêmias? Não é só Deus que pode perdoar pecados?” (Lc 5,21)

Jesus sempre tem o perdão em mente. O teto literalmente desabou, mas Jesus respondeu: “…Homem, teus pecados estão perdoados.” (Lc 5,20) Um homem paralítico se encontrava diante d’Ele e Jesus disse: “…Para que saibais que o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados na terra…” (Lc 5,24) Os apóstolos pediram a Jesus que os ensinasse a orar e Jesus respondeu ensinando o Pai-nosso: “…perdoa-nos as nossas dívidas como também nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mt 6,12) Mesmo quando estava pendurado na cruz, entre Suas últimas palavras Jesus continuou dizendo: “…Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem…” (Lc 23,34)

“Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores…” (1Tm 1,15) “Eu vos digo que do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.” (Lc 15,7) Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1,29). Ele é preocupado com o perdão do pecado.

Se nós perguntarmos a Jesus sobre o nosso presente de Natal, Ele nos oferecerá o perdão dos nossos pecados. Se nos preocupamos com nossos problemas, Ele nos chama a fazer a Confissão. Se nós culpamos nossas(os) esposas(os) por alguma coisa, Jesus nos fala sobre a trave em nossos próprios olhos (Mt 7,3). Quando Jesus pensa sobre o Natal, Ele pensa no perdão dos pecados através do Sacramento da Reconciliação. Procure fazer a Confissão. Dê a Jesus o presente de Natal do seu arrependimento.

Oração: Jesus, batiza-me no arrependimento. Envia o Espírito para examinar meu coração. Que eu possa me arrepender no mais profundo do meu ser.
Promessa: “…[trarão] consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão.” (Is 35,10)
Louvor: O Papa São Dâmaso I trabalhou pela reconciliação dos separatistas e heréticos na esperança que a igreja pudesse ser una.

12/12/2023 - QUANDO MARIA VISITA

Terça-feira, 12 de Dezembro de 2023 – Nossa Senhora de Guadalupe

Gl 4,4-7

Sl 96(95),1-3.10

Lc 1,39-47

QUANDO MARIA VISITA

“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na cassa de Zacarias e saudou Isabel.” (Lc 1,39.40)

Quando Maria visitou Isabel, tanto Santa Isabel quanto seu bebê ficaram cheios do Espírito Santo (Lc 1,41). Então Maria proclamou a grandeza do Senhor (Lc 1,46) e anunciou a revolução espiritual na qual os poderosos seriam depostos e substituídos pelos humildes (Lc 1,52).

Quando Maria visitou a área agora chamada de Cidade do México, oito milhões de pessoas foram convertidas para Jesus em sete anos. Isto iniciou uma revolução espiritual que colocou um ponto final no demoníaco sacrifício humano de milhares de crianças e adultos.

Jesus pode estar enviando Sua mãe para nos visitar agora. Se aceitarmos Maria como nossa mãe nos termos de Jesus, teremos um novo Pentecostes. Isto resultará na conversão de milhões e em uma revolução espiritual que colocará um fim nos abortos cirúrgicos e químicos de milhões de crianças a cada ano.

Ao invés de rejeitar a Jesus e à Sua mãe, que nós deixemos espaço para eles em nossas vidas (Lc 2,7). Fazendo isto, teremos esperança, vida abundante e eterna, e um verdadeiro Natal. Quem somos nós para que a mãe de nosso Senhor venha nos visitar? (Lc 1,43).

Oração: Jesus, faz-me tão disponível para a Tua mãe como foi Isabel.
Promessa: “Exulta, alegra-te, filha de Sião, porque eis que venho para morar em teu meio, oráculo de Iahweh.” (Zc 2,14)
Louvor: “…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,46-48)

13/12/2023 - REPOUSANDO SOB O JUGO

Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2023 – Santa Luzia

Is 40,25-31

Sl 103(102),1-4.8.10

Mt 11,28-30

REPOUSANDO SOB O JUGO

“Tomai sobre voz o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração…” (Mt 11,29)

Porque Deus não se cansa (Is 40,28), e porque nós pertencemos a Deus (Rm 14,7.8) e permanecemos em Deus (Jo 15,4), A Sua Palavra nos assegura que nós não ficaremos cansados quando fizermos a Sua vontade (Is 40,29-31). Deus nos dá forças quando nós suportamos o fardo que devemos suportar, que é o Seu jugo (Mt 11,29). A força que nós precisamos, e o descanso que nós precisamos, vem ao fazermos a Sua vontade.

Jesus veio para remover o jugo opressivo dos nossos pecados, que nos atrapalham e nos derrubam. Ele substitui aquele jugo pecaminoso com o Seu jugo, que Ele define como “…meu jugo…” (Mt 11,30). Jesus partilha o jugo conosco e até mesmo chama nosso fardo de Seu fardo. Assim nós encontraremos descanso carregando os fardos deste jugo vindo para Jesus, que está ao nosso lado na outra ponta da canga. Nós não podemos nos distanciar fisicamente d’Ele, pois ele está junto à nossa canga. No entanto, assim como muitos casais casados podem comprovar, alguém pode estar próximo a você, porém a muitos quilômetros de distância. Portanto, nós encontraremos repouso ficando na presença de Jesus, ao nos aproximarmos d’Ele com humildade, gratidão, e com toda a nossa atenção.

Nós temos uma escolha a fazer para estar sob o jugo de Jesus. Podemos respeitá-lo como uma cruz a ser carregada; ou podemos dizer: “…que canseira…” (Ml 1,13). Com esse pensamento, podemos estar seguindo Jesus, mas reclamado e resmungando como os Israelitas no deserto (Nm 14,2-4). Alternativamente, nós podemos vir a Jesus (Mt 11,28), aceitar Sua força e ajuda e desejar ir a qualquer lugar que Ele nos levar. Se fizermos isso, encontraremos repouso, mesmo tendo que carregar o Seu fardo.

Oração: Pai, que eu sempre me empenhe para “…entrar [no Teu] repouso…” (Hb 4,11) e assim encontrar a Tua força.
Promessa: “É ele quem perdoa a tua culpa toda e cura todos os teus males.” (Sl 103(102),3)
Louvor: A mãe de Santa Luzia se opôs ao seu voto de virgindade a serviço de Jesus. Jesus curou a condição física de sua mãe e abriu seu coração para a vocação da filha.

14/12/2023 - NO MEIO DA TEMPESTADE

Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023 – São João da Cruz

Is 41,13-20

Sl 145(144),1.9-13

Mt 11,11-15

NO MEIO DA TEMPESTADE

O Senhor, nosso Deus, nos diz: “…Não temas, sou eu que te ajudo.” (Is 41,13)

Uma vez que o grande EU SOU é Senhor da sua vida, você não tem nenhuma razão para temer as tempestades da vida (Is 41,13.14). Mesmo que você se sinta tão fraco(a) e inútil como uma lagarta ou um verme, o grande EU SOU pode tornar você tão poderoso(a) que poderá reduzir montanhas a pó (Is 41,15). Se você submeter todo o seu ‘eu’ a EU SOU, Ele fará surgir rios e nascentes no deserto para remover suas aflições e prover para suas necessidades (Is 41,17.18). O deserto do seu ‘eu’ e do seu egoísmo será transformado na floresta de EU SOU que traz a vida (Is 41,19) – se você morrer para o seu ‘eu’ de modo a viver para Ele (Lc 9,23).

O maior problema na vida é que muitos(as) de nós tentamos resolver nossos problemas por nós mesmos(as). Sem Jesus, o grande EU SOU (Jo 8,24.28.58), nós não podemos fazer nada (Jo 15,5). “Confia em Iahweh com todo o teu coração, não te fies na tua própria inteligência.” (Pr 3,5) “Não confies em tuas riquezas e não digas: ‘Sou auto-suficiente’. Não sigas teu desejo nem tua força, indo atrás das paixões do coração.” (Eclo 5,1.2) “Entrega teu caminho a Iahweh, cofia nele, e ele agirá.” (Sl 37(36), 5) O pior erro que você pode cometer é tentar fazer as coisas por você mesmo(a). A melhor coisa que pode fazer é ‘deixar que aconteça’ a você conforme a Palavra de Deus (Lc 1,38). O ‘eu’ tem seus problemas, somente EU SOU tem as respostas. Morra para seu ‘eu’; viva para EU SOU.

Oração: Pai, “…não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt 26,39)
Promessa: “Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista, e, no entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele.” (Mt 11,11)
Louvor: Certa vez São João da Cruz ouviu Jesus lhe perguntar que recompensa ele desejava por seus trabalhos pela fé. João respondeu: ‘Senhor, eu não peço nenhuma recompensa a não ser sofrer e ser condenado por Teu amor’.

15/12/2023 - RENDENDO-SE AO JUIZ

Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2023

Is 48,17-19

Sl 1,1-4.6

Mt 11,16-19

RENDENDO-SE AO JUIZ

“A quem vou comparar esta geração? Ela é como crianças sentadas nas praças, a desafiarem-se mutuamente: ‘Nós tocamos flauta e não dançastes! Entoamos lamentações e não batestes no peito’!” (Mt 11,16.17)

Se você lê a seção de comentários de qualquer mídia social, você irá notar que as pessoas fazem julgamentos baseadas em informações limitadas. Apesar de Jesus dizer que nós não devemos julgar (Mt 7,1), fazer juízos é uma atividade corriqueira nas conversas do dia-a-dia ou na mídia social. É fácil e cômodo fazer julgamentos definitivos baseados em informações limitadas. Nós não sabemos os motivos de outras pessoas, sua culpabilidade, ou o grau de formação de sua consciência. Somente o Senhor conhece o que existe de mais profundo do coração de uma pessoa (Jo 2,25).

Graças sejam dadas a Deus porque Ele é o nosso eterno Juiz, ao invés dos tribunais deste mundo. Deus “…é rico em misericórdia…” (Ef 2,4), “…lento para a cólera e cheio de amor.” (Sl 103(102),8) Ele conhece a nossa fraqueza (Sl 103(102),14).

Ao invés de desperdiçar o nosso tempo julgando outras pessoas, deveríamos dedicar as nossas vidas a construir ç nosso relacionamento com Jesus. Vir a conhecê-Lo como misericordioso Salvador, antes de considerá-Lo como Juiz eterno. “Não julgueis para não serdes julgados.” (Mt 7,1) Ele certamente é o Juiz, e estará à porta (Tg 5,9). A estrofe de uma canção Cristã proclama, ‘Olhe nos olhos do seu Juiz e veja lá um Salvador’.

Oração: Pai, eu me declaro culpado(a) e apelo à benevolência da Tua misericórdia. Eu aceito o Teu Filho, Jesus, como meu Salvador e o Espírito Santo como meu Advogado de Defesa.
Promessa: “…Eu sou Iahweh, teu Deus, aquele que te ensina para o teu bem, aquele que te conduz pelo caminho que deves trilhar.” (Is 48,17)
Louvor: Márcia foi uma testemunha de abertura diante da vida ao receber com grande alegria a concepção de sua primeira filha pouco depois do seu casamento.

16/12/2023 - PAIS, RECONSTRUAM A MINHA IGREJA

Sábado, 16 de Dezembro de 2023

Eclo 48,1-4.9-11

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19

Mt 17,9-13

PAIS, RECONSTRUAM A MINHA IGREJA

“tu que fostes designado … para reconduzir o coração dos pais aos filhos…” (Eclo 48,10)

Estudos de pesquisas mostram que um fator significante no futuro atendimento a crianças pela Igreja é o atendimento aos pais das crianças durante sua infância. Os pais têm um papel insubstituível na vida dos seus filhos. Os pais têm uma pequena janela de oportunidades e precisam estar presentes e cheios de fé nos primeiros anos de vida de seus filhos.

Tudo o que o Pai celestial faz Ele mostra a Seu Filho, Jesus (Jo 5,20). Imitando a Deus Pai, os pais terrenos estão bem avisados para mostrar aos seus filhos tudo o que fazem, seja indo à Igreja ou trabalhando no jardim. O pai precisa saber que “…tudo o que [ele] faz o filho o faz igualmente.” (Jo 5,19), assim como Jesus. Pais, o que vocês fazem os seus filhos veem? O que eles veem que você não faz? Deus deu pais a seus filhos para ser exemplos do Seu amor paternal. Pais, vocês têm em suas mãos, literalmente, o futuro do mundo e da Igreja.

Pais, entregando as suas vidas em sacrifício ao Senhor, vocês podem fazer o que o Senhor disse a São Francisco de Assis: ‘Reconstrua a Minha Igreja’. O plano de Deus para as famílias é “…reconduzir o coração dos pais aos filhos…” (Eclo 48,10; ver Lc 1,17) Neste amor paternal, os corações dos filhos se voltarão para seus pais e a futura condenação é afastada (Ml 3,24). Deus diz: ‘PAIS, RECONSTRUAM A MINHA IGREJA’.

Oração: Pai, dá aos pais o Teu próprio coração. Abençoa-os com o Teu cuidado de Pastor pelo Teu povo, especialmente por seus filhos.
Promessa: “…Certamente Elias terá de vir para restaurar tudo.” (Mt 17,11)
Louvor: Apesar de confinada em uma casa de repouso, Maria continua vivendo seus noventa e um anos de fiel serviço ao Senhor participando da Missa diária.

17/12/2023 - A FELICIDADE REAGE, A ALEGRIA TRANSCENDE

Domingo, 17 de Dezembro de 2023 – 3º Domingo do Advento

Is 61,1.2.10.11

Lc 1,46-50.53.54

1Ts 5,16-24

Jo 1,6-8.19-28

A FELICIDADE REAGE, A ALEGRIA TRANSCENDE

“Ficai sempre alegres, orai sem cessar.” (1Ts 5,16.17)

“…A alegria de Iahweh é a vossa fortaleza!” (Ne 8,10) Estas palavras são inspiradoras. Mas eu muitas vezes reclamo mais do que me alegro. Felizmente, o Senhor nos criou e está familiarizado com nossas limitações: “…os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos, oráculo de Iahweh.” (Is 55,8)

Nós, frequentemente, equiparamos felicidade com alegria. Felicidade, uma emoção passageira, não é a mesma coisa que alegria, uma disposição interior. Isto é um desafio. Mas a graça de Deus está agindo nas nossas vidas, assim ela não está inteiramente além da nossa compreensão. Lembre-se, São Paulo nos diz que nós “…temos o pensamento de Cristo.” (1Cor 2,16)

Tendo o pensamento de Cristo, busque a Jesus por indicações. “Com efeito, para isto é que fostes chamados, pois que também Cristo sofreu por vós, deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.” (1Pe 2,21) Esta é a chave para entender a alegria. ‘… O progresso espiritual implica a ascese e a mortificação, que conduzem gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças …’ (CIC,2015). Jesus, embora sendo O eternamente amado do Pai, foi “…um homem sujeito à dor, familiarizado com a enfermidade…” (Is 53,3) Sua obediência tornou completa a Sua alegria (Jo 15,11; 17,13).

Pense na Sua crucificação. Jesus não estava ‘alegre’ antecipando a cruz. Mas as emoções não venceram Sua fidelidade no Jardim de Getsêmani: “Pai, se queres, afasta de mim este cálice! Contudo, não a minha vontade, mas a tua seja feita!” (Lc 22,42)

Sigamos a Jesus, nosso obediente e alegre Salvador.

Oração: Pai, que eu deixe de seguir emoções duvidosas para seguir a alegria enraizada em Ti.
Promessa: “…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador.” (Lc 1,47)
Louvor: ‘Ó Sabedoria, Ó santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave cuidado’.

18/12/2023 - CRISTÃOS DO ADVENTO

Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023

Jr 23,5-8

Sl 72(71),1.2.12.13.18.19

Mt 1,18-25

CRISTÃOS DO ADVENTO

“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamará com o nome de Emanuel, o que traduzido significa: Deus está conosco.” (Mt 1,23)

Na Encarnação, Deus se tornou inteiramente homem enquanto permanecia inteiramente divino. Sem relações sexuais (Mt 1,20.25), Maria, a mãe de Deus, concebeu pelo poder do Espírito Santo. Uma estrela (Mt 2,2) e um coro de anjos (Lc 2,13) anunciaram o nascimento de Jesus. A Encarnação foi um acontecimento mais importante do que a surpreendente libertação dos Israelitas de seu exílio na Babilônia, e a libertação da Babilônia foi mais importante do que a libertação dos Israelitas da escravidão no Egito (Jr 23,7.8). Assim, a Encarnação foi ainda mais importante do que do que estes dois acontecimentos extraordinários.

A Encarnação foi um momento decisivo na história da humanidade. Com efeito, nós datamos a história da humanidade antes da Encarnação (AC) e depois dela (DC). Nós oramos sobre a Encarnação no Credo, na Ave Maria, no Angelus e no primeiro mistério gozoso do Rosário. Celebramos a Encarnação no dia 25 de março, a festa da Anunciação e em todo o Tempo do Advento.

Somos chamados(as) a ter esta espiritualidade encarnada na nossa história, nas nossas orações e nas nossas celebrações. Somos chamados(as) a sermos Cristãos do Advento intensamente e sempre. Louvemos a Jesus, Deus que se fez homem, a Palavra que se tornou carne!

Oração: Pai, faz de mim um(a) Cristão(ã) do Advento.
Promessa: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,21)
Louvor: ‘Ó Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarsa ardente, Tu que destes a ele a lei sagrada no Monte Sinai. Vem, estende a Tua mão poderosa sobre nós e liberta-nos.’

19/12/2023 - EU O FIZ A SEU MODO

Terça-feira, 19 de Dezembro de 2023

Jz 13,2-7.24.25

Sl 71(70),3-6.16.17

Lc 1,5,25

EU O FIZ A SEU MODO

“Deus meu, liberta-me da mão do ímpio, do punho do criminoso e do violento.” (Sl 71(70),4)

O Senhor libertou o Seu povo criando um novo povo. Sansão (Jz 13,24) e São João Batista (L c 1,24), apresentados nas leituras de hoje, são exemplos disso. Todavia, a nossa sociedade secular Ocidental é uma ‘cultura da morte’. Ela não deseja muitas pessoas novas. Ela é contraceptiva, exploradora, e abortiva ao invés de frutuosa e pró-vida.

O Senhor libertou Seu povo chamando-o ao comprometimento. Como exemplo, Sansão e João Batista se comprometeram a ser Nazireus por toda a sua vida (Jz 13,5; Lc 1,15). No entanto, através de nossa cultura humanista secular, nós temos sido programados(as) para sermos céticos(as) e dúbios(as). Parecemos mais com Zacarias (Lc 1,18-20) do que com Maria (Lc 1,34-38).

Os pensamentos de Deus são tão diferentes dos nossos como o céu está acima da terra (Is 55,8.9). Assim sendo, é melhor mudarmos nossos caminhos, ou não permitiremos que o Senhor nos liberte. Então nós iremos perecer. Façamos as coisas do Seu modo.

Oração: Pai, neste Advento, concede-me a graça de mudar os meus pensamentos e os meus caminhos, completa e permanentemente.
Promessa: “…Isto fez por mim o Senhor, quando se dignou retirar o meu opróbrio perante os homens!” (Lc 1,25)
Louvor: “Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo…” (Is 11,10.11)

20/12/2023 - A ESCOLA DE MARIA

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023
Is 7,10-14

Sl 24(23),1-6

Lc 1,26-38

A ESCOLA DE MARIA

“…O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35)

Maria é a discípula modelo. Ela é digna de ser imitada.
– Como serva do Senhor (Lc 1,38), Maria fez a vontade de Deus, não importando o que isso acarretasse.
– Ela recebeu o Espírito Santo quando o Espírito a cobriu com a sua sombra (Lc 1,35). Logo, ela se encarregou de levar o poder e os dons do Espírito durante sua visita a São Zacarias e Santa Isabel. Depois de três meses na escola de Maria, a boca de Zacarias se abriu para proclamar a profecia que a Igreja repete diariamente na Liturgia das Horas (Lc 1,68-79).
– Maria entregou o seu corpo ao Senhor (Lc 1,38). Muitas pessoas nos dias de hoje não deixam o Senhor possuir os seus corpos. Muitas vezes na cultura do ‘primeiro eu’ existente nos dias de hoje, nós ouvimos: ‘o corpo é meu e eu faço dele o que eu quiser’.
– Maria conservou o seu corpo como um templo do Espírito Santo (1Cor 6,19.20) e viveu um santo estilo de vida.
– Ela era pura e santa. Seu Filho era “…Santo…” (Lc 1,35) Nós, discípulos(as) de Jesus temos, da mesma forma, que ser puros(as) (1Jo 3,3) e santos(as) (1Pe 1,16).
– Maria era uma profetiza. Ela profetizou seu Magnificat (Lc 1,46-55), que a Igreja, da mesma forma, reza diariamente na Liturgia das Horas.

Ao se aproximar o Natal, matricule-se na escola do discipulado de Maria. Aprenda as lições da discípula modelo.

Oração: Jesus, que eu possa Te seguir sempre como fez Maria.
Promessa: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14)
Louvor: Ó Chave de Davi, Ó Poder real de Israel, controlando segundo a Vossa vontade a porta do céu: vem, derruba os muros da prisão da morte para aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte; e leve o Vosso povo cativo para a liberdade’.

21/12/2023 - COMO FAZER DEUS CANTAR

Quinta-feira, 21 de Dezembro de 2023 – São Pedro Canísio

Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18

Sl 33(32),2.3.11.12.20.21

Lc 1,39-45

COMO FAZER DEUS CANTAR

“Rejubila, filha de Sião, solta gritos de alegria, Israel! Alegra-te e exulta de todo coração, filha de Jerusalém!” (Sf 3,14)

O Natal é o aniversário de Jesus. Festas de aniversário geralmente significam gritaria e cantoria. Os meninos ou as meninas normalmente gritam de alegria ao abrir os seus presentes. Depois, é claro, todos cantam ‘Parabéns para Você’. Se Jesus vai ter uma verdadeira festa de aniversário neste Natal, nós temos que dar para Ele, presentes que O façam gritar e “…se [regozijar] … com gritos de alegria, como nos dias de festa.” (Sf 3,17.18) Belos embalagens, um bolo e velas não farão Jesus cantar. Com efeito, é difícil dar para Ele uma festa de aniversário ou um presente de Natal porque Ele já tem tudo – sem nenhuma exceção.

O presente que dá a Deus e a todo o céu mais alegria do que qualquer outra coisa é o arrependimento e a conversão (Lc 15,7). Quando nós tiramos a trave dos nossos olhos e depois ajudamos a tirar o cisco dos olhos de outras pessoas, fazemos Deus gritar e cantar (Mt 7,5). Quando nós nos pomos “…a caminho para a região montanhosa…” (Lc 1,39) ou pelas estradas e trilhas (Lc 14,23) e levamos pessoas para Cristo, isto também pede uma canção. Quando Ele canta, nós cantamos: “…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador.” (Lc 1,39) Então nós teremos uma verdadeira festa de aniversário e um Natal verdadeiro.

Oração: Jesus, neste primeiro dia do verão, a9no hemisfério sul) eu peço por uma primavera espiritual.
Promessa: “…Levanta-te, minha amada, formosa minha, vem a mim! Vê o inverno: já passou! Olha a chuva: já se foi! As flores florescem na terra, e o tempo da poda vem vindo…” (Ct 2,10-12)
Louvor: ‘Ó! Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte’.

22/12/2023 - A GUERRA REVOLUCIONÁRIA

Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023

1Sm 1,24-28

1Sm 2,1.4-8

Lc 1,46-56

A GUERRA REVOLUCIONÁRIA

“…A minha boca se escancara contra meus inimigos, porque me alegro em tua salvação.” (1Sm 2,1)

Ana profetizou que os arcos dos poderosos seriam quebrados (1Sm 2,4) e que o Senhor iria elevar os pobres para se sentarem com os nobres (1Sm 2,8). Ana não profetizou explicitamente a queda dos poderosos, mas somente o empoderamento dos pobres.

A profecia de Maria na leitura do Evangelho de hoje é muito mais revolucionária. Ela proclamou que os orgulhosos seriam dispersos e os poderosos depostos de seus tronos (Lc 1,51.52). Na profecia de Maria, os humildes não iriam se juntar aos poderosos, mas sim substituí-los. A profecia de Maria foi cumprida em seu Filho, Jesus.

Herodes compreendeu o significado do Natal muito melhor do que muitas pessoas. Herodes percebeu que o nascimento de Jesus iria significar a sua própria queda (Lc 2,34), e por isso, ele tentou matar Jesus (Mt 2,16).

O Tempo do Natal é tingido com o vermelho do sangue dos mártires. Ele é revolucionário. O Natal é um ataque ao mundo, à carne e ao demônio.

Junte-se ao exército de Jesus. Viva e morra por Seu reino. Junte-se à revolução do Natal.

Oração: Pai, eu me arrependo dos meus pecados e reingresso nas forças da Tua revolução.
Promessa: “Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias.” (Lc 1,53)
Louvor: ‘Ó! Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Ó! Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Vós moldaste do pó’.

23/12/2023 - ALTERE SUA CONDUTA

Sábado, 23 de Dezembro de 2023 – São João Câncio

Ml 3,1-4.23.24

Sl 25(24),4.5.8-10.14

Lc 1,57-66

ALTERE SUA CONDUTA

“E se assentará aquele que funde e que purifica; ele purificará os filhos de Levi e os acrisolará como ouro e prata…” (Ml 3,3)

Antes da chegada de Cristo neste Natal, nós temos que ser purificados(as). De fato, isto é colocado de modo suave. Temos que ser purificados(as) pelo fogo e ter nossos pecados acrisolados (Is 1,18), embranquecidos pela lixívia dos lavadeiros (Ml 3,2). Nós precisamos ser purgados(as), desintoxicados(as) e nos arrepender (Mc 1,4).

Muitos(as) Cristãos(ãs) não se consideram tão sujos(as) que precisem de formas de purificação tão extremas. Tenho certeza que Zacarias, sendo um homem justo e irrepreensível sacerdote (Lc 1,6), não pensava que precisasse ficar mudo durante nove meses para ‘alterar a sua conduta’ (Lc 1,20). Muitos(as) Cristãos(ãs) acreditam que precisam de uma simples espanada do pó, não de serem colocados(s) num alto-forno para se purificarem.

Todavia, o Senhor conhece os Seus filhos mais do que eles se conhecem a si mesmos. Muitas crianças pequenas não se apercebem da sujeira do mesmo modo que os seus pais. As crianças muitas vezes ficam contentes em fazer bagunça e em viver nela. As crianças geralmente não pedem aos pais para limpar os seus quartos, normalmente é o contrário. Nas leituras das Escrituras de hoje e do Tempo do Advento, Deus Pai está nos dizendo, que como Seus(Suas) filhos(as), podemos estar mais sujos(as) do que pensamos.

Peça ao Espírito Santo para convencer você dos seus pecados (Jo 16,8). Arrependa-se! Procure fazer a Confissão antes do Natal. Seja limpo(a) e puro(a) – de acordo com os padrões do Pai.

Oração: Jesus, neste Natal, por Tua graça, que eu seja puro(a) como Tu és puro (1Jo 3,3).
Promessa: “E todos os que ouviam gravavam essas coisas no coração, dizendo: ‘Que virá a ser esse menino’? E, de fato, a mão do Senhor estava com ele.” (Lc 1,66)
Louvor: ‘Ó! Emanuel, Rei e Legislador, Desejo das nações, Salvador de todos os povos, vem e liberta-nos, Senhor nosso Deus’.

24/12/2023 - COMO MARIA, UM FELIZ NATAL

Domingo, 24 de Dezembro de 2023 – 4º Domingo do Advento

2Sm 7,1-5.8-12.14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Rm 16,25-27

Lc 1,26-38

COMO MARIA, UM FELIZ NATAL

“Maria, porém, disse ao Anjo: ‘Como é que vai ser isso …’.” (Lc 1,34)

Para termos um verdadeiro Natal, para encontrarmos Cristo na Missa de uma nova e gloriosa maneira durante o Tempo do Natal, nós temos que ter o Natal de Maria e amar a Jesus como Maria o amou. Para ter o Natal de Maria, nós devemos:
– não temer (Lc 1,30),
– ser preenchidos(as) pela graça de Deus (Lc 1,30),
– ter “o Espírito Santo [sendo derramado] sobre [nós]…” (Lc 1,35),
– crer que “para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37),
– nos alegrarmos por sermos servos(as) do Senhor (Lc 1,38),
– deixar que seja feito em nós segundo a Palavra de Deus (Lc 1,38),
– confiar que “…o que [nos] foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45),
– proclamar a grandeza do Senhor e “…[exultar] em Deus em [nosso] Salvador.” (Lc 1,46.47),
– ser traspassados(as) por uma espada de tristeza (Lc 2,35),
– “…fazer tudo o que [Jesus nos] disser.” (Jo 2,5) e, dizer a outras pessoas para que façam o mesmo,
– estar aos pés da cruz de Jesus (Jo 19,25), e
– juntos nos devotarmos à constante oração por um novo Pentecostes (At 1,14).

Um Natal com Maria é um Natal de fé, alegria, auto-sacrifício, obediência, zelo evangélico, sofrimento redentor, adoração cheia de louvor e constante oração no Espírito Santo.

Feliz Natal, Maria!

Oração: Jesus, que Tu possas obter tudo o que desejas para o Natal.
Promessa: “Vou cantar para sempre o amor de Iahweh, minha boca anunciará tua verdade de geração em geração.” (Sl 89(88),2)
Louvor: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (Lc 1,68)

25/12/2023 - PRESERVE O NATAL EM CRISTO

Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023 – Natal do Senhor

Is 9,1-6

Sl 96(95),1-3.11-13

Tt 2,11-14

Lc 2,1-14

PRESERVE O NATAL EM CRISTO

“…Eia que eu vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor…” (Lc 2,10.11)

Durante centenas de anos, a vinda do Messias vinha sendo profetizada. “…lhe foi dado este nome: Conselheiro-maravilhoso, Deus-forte, Pai-eterno, Príncipe-da-paz, para que se multiplique o poder, assegurando o estabelecimento de uma paz sem fim…” (Is 9,5.6)

No entanto, quando o Messias finalmente nasceu, “…não tinha beleza nem esplendor que pudesse atrair o nosso olhar, nem formosura capaz de nos deleitar. Era desprezado e abandonado pelos homens…” (Is 53,2.3) “Pois os habitantes de Jerusalém e seus chefes cumpriram, sem o saber, as palavras dos profetas que a cada sábado são lidas.” (At 13,27) “Ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu e os seus não o receberam.” (Jo 1,10.11) Jesus nasceu em um estábulo e foi colocado em uma manjedoura porque não havia lugar para Ele no coração de muitas pessoas (Lc 2,7).

Jesus, esvaziado de Sua glória (Fl 2,7), assumindo a condição humana, o Messias sofredor, continua a ser facilmente rejeitado. Ele é tão facilmente rejeitado que mais de um bilhão de pessoas pode celebrar Seu aniversário sem Lhe dar um único presente, nem mesmo um pensamento. Você estará entre os pastores que contaram sobre Jesus – ou mesmo entre os magos que O adoraram? Você será como Maria e José e deixará que o Senhor transforme totalmente a sua vida – tudo pelo Menino Jesus? Você colocará Cristo à frente do Natal?

Rejeitem qualquer coisa no Natal que não agrade a Cristo. Aceitem-no como Senhor e Salvador do Natal.

Oração: Pai, concede-me um Feliz Natal de Maria. Que eu possa amar Jesus como Maria ama.
Promessa: “…[Deus] falou-nos por meio do [Seu] Filho…” (Hb 1,2)
Louvor: “…Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.” (Lc 2,10.11) Um Feliz Natal!

26/12/2023 - AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE ESTEVÃO

Terça-feira, 26 de Dezembro de 2023 – Santo Estevão
At 6,8-10; 7,54-59

Sl 31(30),3.4.6.8.16.17

Mt 10,17-22

AS ÚLTIMAS PALAVRAS DE ESTEVÃO

“…Senhor Jesus, recebe meu espírito.” (At 7,59)

Na Sexta-feira da Paixão nós geralmente ouvimos as ‘últimas sete palavras’ de Jesus, pronunciadas quando Ele estava agonizando preso na cruz. Hoje, nós ouvimos as três ‘últimas palavras’ de Santo Estevão, pronunciadas quando ele estava sendo apedrejado até à morte por sua fé em Jesus crucificado e ressuscitado. Em perfeita imitação a Cristo, Santo Estevão disse:
1) “…Eu vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.” (At 7,56; Mc 14,62) Com Santo Estevão que nós estejamos “com os olhos fixos [em Jesus]…” (Hb 12,2) de modo a nos alegrarmos em tempos de perseguição.
2) “…Senhor Jesus, recebe meu espírito.” (At 7,59) Estevão orava assim ao ser apedrejado. Pouco antes de morrer, Jesus havia orado: “…Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito…” (Lc 23,46) Os discípulos imitam Jesus em Seu caráter e em Seu ministério. Esta disposição nos prepara para responder como Jesus em todos os momentos de nossas vidas.
3) “…Senhor, não lhes leves em conta este pecado…” (At 7,60) Estas foram as últimas palavras ditas por Estevão antes de sua morte. Jesus, da mesma maneira, orou de sua cruz: “…Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem…” (Lc 23,34) Nós falamos daquilo que está cheio o nosso coração (Lc 6,45). Se nós perdoarmos sempre, nós poderemos perdoar mesmo quando somos perseguidos(as).

Um jovem Judeu chamado Saulo de Tarso ficou feliz por testemunhar a morte de Santo Estevão (At 7,58; 8,1). Apesar de Saulo desejar a morte de Estevão, mesmo assim ele ouviu as três últimas palavras de Santo Estevão e, por fim, foi convertido para se tornar um grande apóstolo. Seja como Estevão. Imite a Jesus diariamente em palavras e ações.

Oração: Jesus, que minhas palavras possam trazer várias pessoas para o Teu reino.
Promessa: “Porque não sereis vós que estareis falando, mas o Espírito de vosso Pai é que falará em vós.” (Mt 10,20)
Louvor: Santo Estevão aceitou a graça de ver Jesus no céu e perdoou seus assassinos antes de sua vida terrena terminar.

27/12/2023 - MUITO RAPIDAMENTE

Quarta-feira, 27 de Dezembro de 2023 – São João, Apóstolo e Evangelista

1Jo 1,1-4

Sl 97(96),1.2.5.6.11.12

Jo 20,1-8

MUITO RAPIDAMENTE

“Então, entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: e viu e creu.”(Jo 20,8)

O “…outro discípulo, que Jesus amava…” (Jo 20,2), não somente correu para o sepulcro de Jesus mais rápido do que Pedro, como também havia acreditado mais rapidamente. Todavia, Santa Maria Madalena havia sido mais rápida do que São Pedro e São João. Ela correu para eles antes que eles corressem para o sepulcro (Jo 20,1.2). Ela foi a primeira pessoa mencionada pelo Evangelho como tendo visto Cristo ressuscitado e expressado sua fé n’Ele. Nós podemos ter uma ‘fé rápida’ como teve Maria Madalena.

Quando nós amamos alguém, queremos que esse alguém aceite o nosso amor o mais rápido possível. Jesus não é diferente. Ele quer que nós creiamos imediatamente no Seu amor por nós. Ele quer que nós cresçamos no nosso amor por Ele de modo acelerado. Ele quer que nós aprofundemos o nosso amor por Ele muito rapidamente nas próximas duas semanas do Tempo do Natal.

O Natal é celebrado quando os seres humanos podem tocar, beijar, segurar, sentir, ver e ouvir a Jesus fisicamente (1Jo 1,1.2). Esse contato físico com Jesus torna possível um relacionamento pessoal e profundo com Ele. Nós não perdemos isso quando Jesus ascendeu fisicamente ao céu. Pelo Espírito Santo e através da Eucaristia, nós temos agora oportunidades ainda maiores para um relacionamento próximo e pessoal com Jesus. Neste Tempo do Natal, cresça rapidamente num profundo e íntimo amor por Jesus.

Oração: Pai, que meu relacionamento pessoal contigo através de Jesus possa crescer muito rapidamente neste Tempo do Natal.
Promessa: “E isso vos escrevemos para que a nossa alegria seja completa.” (1Jo 1,4)
Louvor: O amor de São João por Cristo venceu o temor (1Jo 4,18) pois ele recebeu a graça de permanecer ao pé da cruz e foi capaz de participar da Boa Nova da ressurreição de Jesus.

28/12/2023 - CHAMADA DE EMERGÊNCIA

Quinta-feira, 28 de Dezembro de 2023 – Santos Inocentes

1Jo 1,5-2,2

Sl 124(123),2-5.7.8

Mt 2,13-18

CHAMADA DE EMERGÊNCIA

“Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos e não quer consolação, porque eles já não existem.” (Mt 2,18)

No primeiro Natal, as crianças inocentes de Belém foram massacradas por Herodes. Neste Natal, os Herodes do nosso tempo ainda se agitam com a realidade de Deus se tornando homem. Eles expressam a sua repulsa matando crianças dentro e fora do ventre das mães através do aborto, da fome e do abuso.

Para cada Herodes, existe um José. Para cada assassino, existe um discípulo de Jesus, a quem será dito pelo Senhor como salvar a vida das crianças. O Senhor disse a José para “…[tomar] o menino e sua mãe e [fugir] para o Egito…” (Mt 2,13) O que Ele está dizendo para você agora? Você não é responsável por fazer tudo, mas você pode fazer alguma coisa. O que o Senhor está lhe dizendo?

Ele pode falar com você? Você está aberto a surpresas, sacrifícios, correções ou desafios? Existem coisas que você se recusa a ouvir, defesas que você não quer perder, sacrifícios que não quer fazer e pecados que não admite? A primeira pergunta não é: ‘O que estou escutando’?, mas sim ‘Estou disposto(a) a escutar’? O Senhor pode salvar vidas através de você, se deixar que Ele fale com você.

Oração: Pai, que eu não permaneça inativo(a) enquanto pessoas estão morrendo (Lv 19,16).
Promessa: “…se alguém pecar, temos como advogado, junto do Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados. E não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2,1.2)
Louvor: Os Santos Inocentes agora são contados aos milhões. Eles oram para que nós nos arrependamos.

29/12/2023 - RECEBENDO CRENDO

Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2023 – São Tomás Becket

1Jo 2,3-11

Sl 96(95),1-3.5.6

Lc 2,22-35

RECEBENDO CRENDO

“Simeão abençoou-os e disse a Maria, a mãe: ‘Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel e como um sinal de contradição’.” (Lc 2,34)

No quinto dia do Tempo do Natal, o que Deus quer fazer em nossas vidas? Depois deste Tempo do Natal nossas vidas serão diferentes do que eram antes? O Senhor certamente deseja que nós cresçamos na fé. Ele deseja que nós terminemos o Tempo do Natal e comecemos o novo ano com uma fé maior do que nunca antes.

O Senhor nos chama a sermos como Simeão e Ana. Quando Jesus foi apresentado no Templo, centenas de pessoas tiveram a oportunidade de ver o Menino Jesus. No entanto, somente Simeão e Ana o viram com o olhar da fé. Pela fé, eles reconheceram que Jesus não era apenas um bebê, mas a “luz para iluminar as nações…” (Lc 2,32) e a Glória do povo de Deus.

Como continuação do Natal, Jesus quer que nós creiamos muito mais profundamente que:
– Ele é Deus (Mc 14,61.62). Portanto, nós temos que adorar e obedecer-Lhe.
– Na Missa, pão e vinho se tornam o Seu Corpo e Sangue (1Cor 11,24.25).
– A Igreja não é meramente uma instituição, mas o Corpo de Cristo (Ef 1,22.23). ‘A palavra «Igreja» significa «convocação». Designa a assembleia daqueles que a Palavra de Deus convoca para formar o seu povo, e que, alimentados pelo Corpo de Cristo, se tornam, eles próprios, Corpo de Cristo.’ (CIC, 777).
– A oração é comunicação com Deus, e assim, orar é um dos nossos mais importantes e poderosos privilégios (Sl 17(16),6).

A despeito de nossa agnóstica cultura da morte, receba o milagre de uma grande fé através da oração (Jd 20) e da Palavra de Deus (Rm 10,17). Receba o presente definitivo do Natal – uma grande e crescente fé.

Oração: “Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra.” (Lc 2,29)
Promessa: “E, no entanto, é um mandamento novo que vos prescrevo…” (1Jo 2,8)
Louvor: São Tomás Becket foi compelido pelo amor (2Cor 5,14) a enfrentar o exílio e finalmente a morte em defesa da verdade.

30/12/2023 - GUERRA MUNDIAL VENCIDA

Sábado, 30 de Dezembro de 2023

1Jo 2,12-17

Sl 96(95),7-10

Lc 2,36-40

GUERRA MUNDIAL VENCIDA

“…Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” (1Jo 2,15)

Muitos(as) de nós acreditamos que o amor pelo mundo pode evitar que as pessoas recebam o amor de Deus Pai. Em contrapartida, o Senhor sustenta que o amor pelo mundo substitui totalmente o amor do Pai nas nossas vidas. Portanto, não temos de ter nenhum amor pelo mundo (1Jo 2,15), “…não procurar [satisfazer] os desejos da carne.” (Rm 13,14), e “…[crucificar] a carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24) O amor pelo mundo é como um câncer. Mesmo que seja em pequena proporção, ele mata.

E Senhor tem sido extremamente claro sobre nosso relacionamento com o mundo. Ele nos escolheu e separou do mundo (Jo 15,19) e o mundo nos odeia (Jo 15,18; 17,14). Entretanto, nós podemos escolher ser amigos(as) do mundo e, desse modo, nos tornarmos inimigos(as) de Deus (Tg 4,4; Fl 3,18.19).

Apesar da clareza do Senhor quanto ao nosso relacionamento com o mundo, muitos Cristãos nunca entenderam a mensagem. Desse modo, o Senhor enviou mensageiros(as) Cristãos(ãs) que, como crianças, dependem de Deus Pai (1Jo 2,14). Esses(as) ‘pequeninos(as)’ são agraciados(as) pelo Espírito Santo para nos convencer do nosso ‘mundanismo’ (Jo 16,8). Os pais são especialmente ungidos para comunicar a mensagem do amor total de Deus Pai (1Jo 2,13.14). Em nosso amor do Pai, nós temos tudo. Não precisamos do “…mundo … com suas concupiscências…” (1Jo 2,17) Por fim, o Senhor escolheu jovens (1Jo 2,13.14) como São Paulo, Santo Antônio, São Benedito, São Francisco, São Domingos, e outros para se rebelarem contra o mundo. A mensagem destes santos sacudiu o mundo. Por causa deles, muitos(as) crucificaram a si mesmos(as) e viveram no amor do Pai (Gl 6,14).

Oração: Pai, neste Tempo do Natal liberta-me do mundo.
Promessa: “…[Ana] não deixava o Templo, servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações. Como chegasse nessa mesma hora, agradecia a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lc 2,37.38)
Louvor: Marcos projeta páginas eletrônicas que proclamam a Palavra de Deus.

31/12/2023 - DISPUTA FAMILIAR

Domingo, 31 de Dezembro de 2023 – Sagrada Família – São Silvestre I, Papa

Gn 15,1-6; 21,1-3

Sl 105(104),1-6.8.9

Hb 11,8.11.12.17-19

Mt 2,13-15.19-23

DISPUTA FAMILIAR

“…Eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: ‘Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.” (Mt 2,13)

As sagradas famílias de hoje estão caminhando sobre um campo minado. Um passo em falso, e a família irá pelos ares. Os pais Cristãos têm que ser como José que sabem exatamente quando sair e para onde ir. Os pais têm que ser divinamente inspirados e guiados porque nos dias de hoje muitos Herodes estão procurando por seus filhos(as) para os(as) destruir (Mt 2,13). Os pais precisam conhecer e viver a Bíblia e os ensinamentos da Igreja ou serão irremediavelmente confundidos e suas famílias irão sofrer muito. A oração familiar nunca foi tão necessária. As esposas devem se submeter a seus maridos e os maridos devem amar suas esposas (Cl 3,18.19). Agora mais do que nunca, os(as) filhos(as) devem obedecer a seus pais em tudo, “…pois isso é agradável ao Senhor.” (Cl 3,20)

As santas famílias de hoje precisam de ordem, direção, oração, poder e proteção. As famílias precisam de Deus, de Sua graça maravilhosa e de milagres diários. Santas famílias, não sejam desencorajadas! O Senhor promete: “…Eu mesmo contenderei com aqueles que contendem contigo; eu mesmo trarei a salvação aos teus filhos.” (Is 49,25) “Todos os teus filhos serão discípulos de Iahweh; grande será a paz dos teus filhos.” (Is 54,13) Neste Tempo do Natal, deixe que estas palavras se tornem carne e habitem na vida de sua família (Jo 1,14).

Oração: Pai, que os pais (e mães) tenham esperança e confiança sobre o futuro e a eternidade de suas famílias por causa do Teu amor salvador e poder onipotente.
Promessa: “E o menino crescia, tornava-se robusto, enchia-se de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.” (Lc 2,40)
Louvor: “Tributai a Iahweh, ó família dos povos, tributai a Iahweh glória e poder, tributai a Iahweh a glória do seu nome…” (Sl 96(95),7.8)