01/12/2020 - Abençoados Olhos Infantis

Terça-feira, 1 de Dezembro de 2020

Is 11,1-10

Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17

Lc 10,11-24

ABENÇOADOS OLHOS INFANTIS

“… Felizes os olhos que vêem o que vós vedes!” (Lc 10,23)

Muitas partes do mundo já começaram a celebrar o Natal, mas nós Cristãos, ainda estamos esperando. Estamos vivendo o Tempo do Advento. Nós não nos adiantamos ao Senhor; esperamos a Sua vinda preparando os nossos corações.

E o que é que ouvimos do mundo? Ouvimos que o Natal é o tempo das crianças; crianças inocentes e felizes são sempre apresentadas nas propagandas do “feriado”. Isso também é uma verdade sobre o Natal. Nós vamos nos tornar como crianças, esperando inocentemente, com alegria, a vinda de Cristo em nossas vidas. Da mesma forma Deus pensa que o Natal é para as crianças e para todos(as) que se tornam crianças. Ele enviou profetas para anunciar que uma Criança deverá nos guiar (Is 11,6). Então Ele enviou o Seu Filho como uma Criança para nos guiar para o Seu Reino.

As leituras de hoje mostram que:
– uma criança poderá brincar em segurança nos mais perigosos lugares, tais como a toca de uma víbora (Is 11,8),
– como em uma fábula, oponentes mortais como o lobo e o cordeiro poderão morar em paz (Is 11,6 ss),
-Deus revela coisas especialmente para os pequeninos (Lc 10,21),
– o Rei Criança trará a justiça (Sl 72(71),1),
– essas leituras não são fábulas. Deus tornou esse quadro real se tornando uma Criança encarnada.

Abençoados são os nossos olhos! (Lc 10,23). Se nós pudermos responder a essa Boa Nova com o sentimento de admiração e alegria de uma criança, estaremos preparados(as) para a vinda de Cristo. Peça ao Senhor para ter os olhos abençoados de uma criança.

Oração: Pai, eu permito que me segures em Teus braços e me ames como Teu(ua) filho(a).
Promessa: “… a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar.” (Is 11,9)
Louvor: Estando acamada, Cristina depende confiantemente de outras pessoas e do seu Senhor.

02/12/2020 - Não Próspero(a), Mas de Bem com a Vida

Quarta-feira, 2 de Dezembro de 2020

Is 25,6-10

Sl 23(22),1-6

Mt 15,29-37

NÃO PRÓSPERO(A), MAS DE BEM COM A VIDA

Jesus “tomou os sete pães e os peixes e, depois de dar graças, partiu-os e os deu aos discípulos, e os discípulos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados …” (Mt 15,36.37)

As leituras do Evangelho do dia de hoje prefiguram a maravilhosa festa que é celebrar a Santa Comunhão na Missa. A grande festa (Is 25,6) que é celebrada sobre a mesa do banquete (Sl 23(22),5) para alimentar a multidão (Mt 15,38) é a Eucaristia que nós recebemos em cada Missa. A palavra ‘Eucaristia’ significa inclusive ‘dar graças’.

O banquete divino descrito nas leituras de hoje não é somente um agradecimento a Deus. A Eucaristia ocorre no contexto da Missa, a palavra que significa ‘enviado(a)’. Na Missa estão contidos os elementos de sacrifício, louvor, recebimento da Eucaristia, agradecimento, e envio. A resposta que Deus deseja é um agradecido estilo de vida de uma fé obediente e trabalho amoroso. O espírito da Eucaristia não é somente ‘obter’ mas, sobretudo, ‘dar’, inclusive dar graças ao Senhor indefinidamente.

Aqueles(as) que receberam os pães e os peixes no Evangelho de João responderam com o desejo de fazer de Jesus um rei (Jo 6,15). Jesus quer ser mais do que um provedor, até mesmo muito mais do que um Rei. Sim, Ele promete ‘prover’ (Is 25,6), mas Ele quer que nós sejamos discípulos(as), não simples recebedores(as). O Senhor não está construindo um estado de bem-estar para aqueles(as) que somente recebem, e nunca deixam o estado de simplesmente serem alimentados(as). Ao invés disso, Jesus está construindo um reino de discípulos(as) que alimentam as Suas ovelhas (Jo 21,15-17) com um trabalho amoroso e gratificante.

Oração: Jesus, Tu chamastes os Teus discípulos para alimentar o Teu povo (Mt 15,36; Lc 12,42). Eu distribuirei agradecido(a) as Tuas benções.
Promessa: “Nesse dia se dirá: Vede, este é o nosso Deus, nele esperávamos, certos de que nos salvaria; este é Iahweh, em quem esperávamos. Exultemos, alegremo-nos na sua salvação.” (Is 25,9)
Louvor: Carolina se tornou Católica porque pode sentir a Presença Real de Jesus na Eucaristia na sua primeira ida à Igreja.

03/12/2020 - Construindo Vidas, Anos e o Natal

Quinta-feira, 3 de Dezembro de 2020 – São Francisco Xavier

Is 26,1-6

Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27

Mt 7,21.24-27

CONSTRUINDO VIDAS, ANOS, E O NATAL

“Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7,24)

Jesus, sendo um carpinteiro, pensa em termos de construção. Por exemplo, Ele diz que viver é como construir uma casa. As nossas vidas precisam estar fundamentadas n’Ele, a Pedra Angular (1Cor 3,11), ou elas irão colapsar sob a tensão das tempestades da vida (Mt 7,26.27). Nós construímos as nossas vidas solidamente em Cristo ouvindo e obedecendo às Suas palavras (Mt 7,24).

Este novo Tempo Comum também é como construir uma casa. Se nós estabelecermos e fortalecermos os nossos fundamentos no Senhor durante este Advento e no Natal, nós iremos dedicar esse ano a construir “… um edifício espiritual …” (1Pe 2,5) para a glória de Deus. De outro modo, a nossa fé irá se desgastar e se enfraquecer gradualmente durante esse novo ano. Nós precisamos começar o ano com um sólido Advento e um Natal forte.

Esse Advento é também como construir uma casa, uma casa para o Natal. O Natal não irá simplesmente acontecer daqui a vinte e dois dias; ele precisa ser construído. Ao nos arrependermos, perdoarmos, buscarmos a Confissão, orar, jejuar, evangelizar, servir e sofrer em obediência ao Senhor, nós iremos ver o Senhor, Deus, Carpinteiro, e como um Bebê em Belém, formar o Natal em nós e depois no mundo.

Oração: Pai, que eu possa Te obedecer neste Advento como nunca antes.
Promessa: “Está decidido: tu manterás a paz, sim, a paz, porque a ti foi ela confiada.” (Is 26,3)
Louvor: São Francisco Xavier foi recrutado diretamente por Santo Inácio de Loyola para uma comunidade religiosa recém formada, a Companhia de Jesus. Hoje nós a conhecemos como “ os Jesuítas”. Ele deixou de ser um jovem professor de filosofia, para ser ordenado sacerdote Jesuíta e se tornar um grande missionário para o povo do Extremo Oriente. Ele estabeleceu a Igreja na Índia e no Japão.

04/12/2020 - Categoria Privilegiada

Sexta-feira, 4 de Dezembro de 2020 – São João Damasceno
Is 29,17-24

Sl 27(26),1.4.13.14

Mt 9,27-31

CATEGORIA PRIVILEGIADA

“Uma coisa peço a Iahweh …” (Sl 27(26),4)

Antes Que Jesus curasse os cegos, de acordo com o Evangelho de hoje, eles mostraram o dom da fé (Mt 9,28). Depois de terem recuperado a visão através de Jesus, eles desobedeceram a sua orientação de manter a cura em segredo. Ao invés disso, os homens anteriormente cegos “… espalharam a fama de Jesus por toda aquela região.” (Mt 9,31), antes que o tempo de Jesus tivesse chegado para que aquilo acontecesse.

Em outra ocasião, Jesus curou um leproso (Mc 1,41) que também tinha humildade e fé. Uma vez curado, este leproso da mesma forma desobedeceu a orientação do Senhor de manter a cura em segredo (Mc 1,44). Ele saiu e “… começou a proclamar ainda mais e a divulgar a notícia, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente numa cidade: permanecia fora, em lugares desertos …” (Mc 1,45)

Assim como os homens citados acima, muitos(as) de nós temos sido abençoados(as) com curas e fé. Será que nós temos esse amor sincero por Jesus? É maravilhoso ser beneficiado(a) com os extraordinários dons que Deus nos dá. Todavia, aqueles(as) que amam a Jesus com todo o seu coração (Lc 10,27) estão mais interessados com o que Jesus espera de um dom concedido do que como esse dom o(a)s beneficia. Eles(as) se perguntam: ‘Jesus está satisfeito com o resultado do dom que Ele me concedeu? O Seu Reino cresceu com o resultado?’

Oração: Jesus, Tu me concedes tantos dons. Que eu não os exerça até que esteja pronto(a) para recebê-los de modo que eles sirvam para Te glorificar. Que eu possa estar pronto(a) rapidamente para recebê-los.
Promessa: “Os pobres terão maior alegria em Iahweh, os indigentes da terra se regozijarão no Santo de Israel.” (Is 29,19)
Louvor: São João Damasceno viveu a maior parte da sua vida como monge. Ele é um teólogo altamente respeitado e defendeu a prática de honrar as figuras dos santos. Ele orava, ‘Permita que o Teu bom Espírito me guie ao longo do caminho traçado. O que quer que eu faça, que seja conforme a Tua vontade, agora e para sempre.’

05/12/2020 - Ajuda do Natal

Sábado, 5 de Dezembro de 2020

Is 30,19-21.23-26

Sl 147(146),1-6

Mt 9,35-10,1.5-8

AJUDA DO NATAL

“Ao ver a multidão teve compaixão dela, porque estava cansada e abatida como ovelhas sem pastor.” (Mt 9,36)

O Senhor está planejando um Natal maravilhoso. Ele promete: “…tu não tornarás a chorar…” (Is 30,19). As nossas orações serão respondidas imediatamente (Is 30,19). Nós não seremos mais confundidos(as), pois saberemos exatamente qual o caminho a seguir (Is 30,21). As nossas vidas serão frutuosas e vivificantes (Is 30,23-25). Andaremos na luz como nunca antes e também veremos o Senhor curando o Seu povo (Is 30,26).

Esses são somente alguns planos de Jesus para o Natal. Mas precisamos fazer muito mais para realizar todos esses planos para o Natal. O Senhor decidiu não fazer tudo Ele mesmo, mas Ele enviará operários para amar, consolar, ensinar, liderar, capacitar, iluminar e curar (Mt 9,38).

Você irá trabalhar na Sua colheita do Natal? “A messe é grande e poucos são os operários!” (Mt 9,37). O Senhor dará a você poder suficiente para atuar junto àqueles(as) que estão feridos(as) ou com o coração partido. Ele dará a você dons admiráveis, e tudo o que você tem a fazer é distribuí-los (Mt 10,8).

Você irá trabalhar pelo Senhor neste Advento? Você ama o Senhor e o Seu povo o suficiente para colocar de lado os seus planos e buscar, em nome de Jesus, os doentes, os sofredores e os perdidos? Jesus precisa de ajudantes, mas não aqueles(as) que “…procuram atender os seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo.” (Fl 2,21). Renuncie a si mesmo(a) (Lc 9,23) e trabalhe para Jesus neste Advento e para sempre.

Oração: Pai, que eu considere um privilégio trabalhar para Ti, para Teu o Filho e para o Espírito. Que eu possa realizar um bom dia de trabalho para Ti hoje, e todos os outros dias.
Promessa: “[Iahweh] cura os corações despedaçados e cuida dos seus ferimentos.” (Sl 147(146),3)
Louvor: Roberto e Marli organizam uma ‘Árvore de Presentes’ em sua Paróquia todo Advento, de modo que os pobres, os necessitados e os idosos possam receber presentes de Natal.

06/12/2020 - Ainda há Tempo para se Arrepender

Domingo, 6 de Dezembro de 2020 – 2º Domingo do Advento São Nicolau

Is 40,1-5.9-11

Sl 85(84),9-14

2Pe 3,8-14

Mc 1,1-8

AINDA HÁ TEMPO PARA SE ARREPENDER

“Como um pastor apascenta ele o seu rebanho …” (Is 40,11)

O Senhor pretende consolar Seu povo (Is 40,1). No entanto, é difícil confortar uma pessoa em movimento. Quando meus filhos eram pequenos, eles geralmente caiam e se feriam a si mesmos. Eu podia segurar a criança chorosa nos meus braços (Is 40,11) e tentar dar-lhe algum consolo (Is 40,1). Algumas vezes eles ficavam enrijecidos como uma madeira e se recusavam a ser consolados. Outras vezes, eles se contorciam incansavelmente e não aceitavam o consolo. Quando eles me permitiam consolá-los, eu colocava suas cabeças sobre o meu peito, e eles descansavam, ficando calmos o suficiente para ouvir o meu coração bater.

Esse é o plano de Deus para nós. Ele nos diz: “…Silêncio! Quieto!…” (Mc 4,39). Se nós permitirmos, Ele nos segurará nos Seus braços e tentará nos consolar. Como uma criança, nós podemos nos contorcer e nos distanciarmos d’Ele ou nos tornarmos endurecidos e não deixar lugar para Jesus (Lc 2,7).

Por outro lado, nós podemos decidir ficar quietos(as) o suficiente para ouvir o que o Senhor nos diz (Sl 85(84),9). Iremos então nos alegrar ao ouvir bater o Seu Sagrado Coração enquanto Ele nos fala. Quando ficamos quietos, nós nos colocamos numa posição capaz de ouvi-Lo enquanto Ele pacientemente nos fala de arrependimento e mudança em nosso coração (2Pe 3,9).

Você está se preparando febrilmente para ‘o feriado’, ou está reservando um tempo para estar com Jesus? Você deve ficar tranquilo (Ex 14,14). Fique tranquilo(a) e saiba que Ele é Deus (Sl 46(45),11). Então arrependa-se e confesse seus pecados (Mc 1,5).

Oração: Jesus, ajuda-me a ficar tranquilo e silenciar a minha alma (Sl 131(130),2). “quando as preocupações se multiplicam em mim, as tuas consolações me deleitam.” (Sl 94(93),19)
Promessa: “… [Jesus], porém, vos batizará com o Espírito Santo.” (Mc 1,8)
Louvor: “Porque se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10,9). Eu Te louvo, Jesus!

07/12/2020 - Setenta e Sete Vezes

Segunda-feira, 7 de Dezembro de 2020 – Santo Ambrósio

Is 35,1-10

Sl 85(84),9-14

Lc 5,17-26

SETENTA E SETE VEZES

“…Quem é este que diz blasfêmias? Não é só Deus que pode perdoar pecados?” (Lc 5,21)

Jesus sempre tem o perdão em mente. O telhado literalmente caiu, mas Jesus disse: “…Homem, teus pecados estão perdoados.” (Lc 5,20). Um homem está deitado diante d’Ele paralisado e Jesus disse: “…o Filho do Homem tem o poder de perdoar pecados…” (Lc 5,24). Os apóstolos pediram a Jesus para ensiná-los a orar e Jesus respondeu: “E perdoa-nos as nossas dívidas como também nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mt 6,12). Mesmo quando estava pregado na cruz, entre as Suas últimas palavras Jesus continuou a dizer: “… Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem …” (Lc 23,34)

“Fiel é esta palavra e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores …” (1Tm 1,15). “Eu vos digo do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.” (Lc 15,7)

Jesus é “…o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29). Ele está preocupado com o perdão dos pecados. Se nós perguntarmos a Jesus sobre nosso presente de Natal, Ele irá nos oferecer o perdão de nossos pecados. Se nós nos queixarmos de nossos problemas, Ele nos dirá para buscar a Confissão. Se nós culparmos nossas(os) esposas(os) por alguma coisa, Jesus irá nos falar sobre a trave nos nossos próprios olhos (Mt 7,3). Quando Jesus reflete sobre o Natal, Ele nos leva a refletir no perdão dos pecados através do Sacramento da Reconciliação. Procure fazer sua Confissão. Dê a Jesus como presente de Natal “o seu arrependimento”.

Oração: Jesus, batiza-me no arrependimento. Envia o Espírito para eu examinar o meu coração. Que eu possa me arrepender no mais profundo do meu ser.
Promessa: “Assim voltarão os que foram libertados por Iahweh, chegarão a Sião gritando de alegria, trazendo consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão.” (Is 35,10)
Louvor: Como um adulto jovem, Santo Ambrósio foi um honesto e um político justo em Milão, na Itália. Ele se dedicava inteiramente aos cidadãos. De fato, aqueles cidadãos forçosamente aclamaram Ambrósio como seu novo Bispo! Ele foi ordenado no dia 7 de Dezembro e morreu num Sábado Santo.

08/12/2020 - Invencível

Terça-feira, 8 de Dezembro de 2020 – Imaculada Conceição de Nossa Senhora
Gn 3,9-15.20

Sl 98(97),1-4

Ef 1,3-6.11.12

Lc 1,26-38

INVENCÍVEL

“Ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele no amor.” (Ef 1,4)

Jesus, definitiva e irreversivelmente, venceu o maligno por meio da Sua morte e Ressurreição. Tudo o que faltava era colocar os inimigos sob os Seus pés (Hb 10,13). A vitória de Jesus sobre o pecado e sobre Satanás é disponibilizada para todos(as) os(as) Seus seguidores(as). Nós podemos resistir às tentações de Satanás (Tg 4,7). Tudo isso é verdade, mas podemos ter problemas para crer que podemos ter a vitória de Jesus nas nossas vidas, porque repetidamente caímos no pecado e somos vencidos(as).

Em meio à nossa fraqueza e pecado, Maria é um sinal de esperança. Ela venceu o maligno todas as vezes e provou que Deus nos dá uma saída para todas as tentações (1Cor 10,13) e a Sua graça é sempre suficiente para nós (2Cor 12,9). Porque o Senhor sabia que Maria iria sempre obter a vitória sobre as tentações, Ele deu a ela o dom de não herdar a mancha do pecado original. Maria é um sinal de que nós nunca devemos pecar novamente, que nós podemos esperar ser libertados(as) de pecados antigos e que a vitória de Jesus é agora por nós.

Oração: Pai, que eu não permitir mais que o pecado dirija o meu corpo, mas que eu possa oferecê-lo a Ti como uma arma da justiça (Rm 6,12.13).
Promessa: “Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15)
Louvor: Maria foi declarada ‘Mãe de Deus’ no Concílio de Éfeso no ano de 431. Devido à sua maternidade divina. Deus preservou Maria da mancha do pecado original.

09/12/2020 - Esperando a Elevação

Quarta-feira, 9 de Dezembro de 2020 – São Juan Diego

Is 40,25-31

Sl 103(102),1-4.8.10

Mt 11,28-30

ESPERANDO A ELEVAÇÃO

“Mas os que põem a sua esperança em Iahweh renovam as suas forças, abrem asas como as águias…” (Is 40,31)

O Advento é tempo de esperar. Nós esperamos durante as mais longas noites pela luz da aurora. As crianças esperam para abrir os seus presentes no dia do Natal. Os Cristãos esperam junto com suas famílias e amigos para receber Jesus e celebrar seu primeiro Natal real.

Existem dois tipos de espera: uma espera que nos faz ficar nervoso(as) e emocionalmente esgotados(as), e uma espera que renova as nossas forças. Se nós esperamos contra a nossa vontade como vítimas das circunstâncias, ficamos frustrados(as). Se nós escolhemos esperar em Deus e nos recusamos a controlar as nossas próprias vidas, nos tornamos energizados(as) por este ato de fé. Quando esperamos em Deus, nós estamos realmente esperando por nós mesmos(as) e/ou por outras pessoas que ainda esperam em Deus. Nós estamos escolhendo aceitar o caminho do perdão de Deus, da paciência e da misericórdia. Quando esperamos em Deus, estamos admitindo que somos parcialmente causadores(as) da demora, ou estamos perdoando setenta e sete vezes aqueles(as) que se recusam a cooperar com o Senhor (Mt 18,22).

Esperar no Senhor implica em arrependimento e/ou perdão. Essa espera e exame de consciência irá nos estimular para o Natal. “Espera em Iahweh, sê firme! Fortalece teu coração e espera em Iahweh!” (Sl 27(26),14)

Oração: Pai, eu Te agradeço por esperares por mim quando eu merecia ser deixado(a) para trás.
Promessa: “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso.” (Mt 11,28)
Louvor: O nome de São Juan Diego é sempre interligado a Nossa Senhora de Guadalupe. Em uma revelação privada a Bem-aventurada Virgem apareceu-lhe no Monte Tepeyac, no México, em 1531.

10/12/2020 - O Natal de Maria

Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2020 – Nossa Senhora do Loreto

Is 41,13-20

Sl 145(144),1.9-13

Mt 11,11-15

O NATAL DE MARIA

“Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não surgiu nenhum maior do que João, o Batista, e, no entanto, o menor do Reino dos Céus é maior do que ele.” (Mt 11,11)

Na leitura Livro de Isaias do dia de hoje, Deus nos chama de ‘vermes’ e ‘bichinhos’ (Is 41,14). Em outro momento Ele diz que nós somos como ‘erva’ (Is 40,6). Isso não é um cumprimento; isso significa que nós não somos nada. No Evangelho de hoje, o Senhor diz que nós Cristãos(ãs) somos maiores do que João Batista, que foi o maior nascido até aquele época (Mt 11,11). O Senhor também nos chama de “… uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade …” (1Pe 2,9). Nós até mesmo somos chamados(as) de filhos(as) de Deus, templos do Espírito, e “… participantes da natureza divina …” (2Pe 1,4)

Por nós mesmos, não somos nada. Em Jesus, nós somos muito maiores e “…mais que vencedores…” (Rm 8,37). Em Jesus, nós podemos até mesmo fazer obras maiores do que as que Ele fez (Jo 14,12). Por exemplo, Maria era uma jovem solteira e grávida numa pequena estagnada chamada Nazaré. Ela pertencia a um povo oprimido, os Judeus. Em Jesus, todavia, Maria é bendita entre todas as mulheres (Lc 1,28), imaculadamente concebida, esposa do Espírito, Mãe de Deus, mãe da Igreja e rainha do céu e da terra. Em Jesus, Maria realizou coisas maiores do que fez o seu Filho (Jo 14,12) quando ela apareceu próximo à Cidade do México em 1531. O Senhor a usou para levar, em sete anos, oito milhões de pessoas a Ele, destruindo as fortalezas do maligno (2Cor 10,4) e convertendo muitos outros milhões até os dias de hoje.

Oração: Pai que tudo que eu conheço sobre Maria possa levar-me a novas revelações sobre Jesus.
Promessa: “…Não temas, sou eu que te ajudo.” (Is 41,13)
Louvor: Com a confiança de uma criança, a oração constante de Miguel é ‘Jesus, eu confio em Ti’.

11/12/2020 - Uma Correta Justificação

Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2020 – Papa São Dâmaso I

Is 48,17-19

Sl 1,1-4.6

Mt 11,16-19

UMA CORRETA JUSTIFICAÇÃO

“Se ao menos tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” (Is 48,18)

Jesus está vindo em breve, e Ele planeja acertar as coisas para os justos (Sl 1,6), para aqueles(as) que colocam sua confiança n’Ele. Nós Cristãos(ãs) tomamos as nossas cruzes diariamente (Lc 9,23) e deixamos muitas coisas que o mundo abraça. Isso nos faz parecer tolos(as) aos olhos do mundo. Nós que somos justos(as) precisamos ser justificados(as), mostrar que estamos certos(as) para aqueles(as) que nos condenam.

Quando Jesus vier, o céu nos anunciará: “…Eis que vosso Deus vem para vingar-vos, trazendo a recompensa divina…” (Is 35,4 e Is 63,1). Jesus vem trazer “…um dia de vingança do nosso Deus…” (Is 61,2). Deus não pode descansar até que Ele nos justifique, a nós os Seus servos (Is 62,1). A justificação de Deus é mais abrangente do que as nossas maiores esperanças (Is 62,2); ela será mais brilhante que o sol do meio-dia (Sl 37(36),6).

Enquanto esperamos pela Sua vinda e Sua justificação, nós precisamos enfrentar reclamações e insultos daqueles(as) que nunca estão satisfeitos conosco (Mt 11,16-19). Nós suportaremos essa cruz fixando nossos olhos em Jesus (Hb 12,2). Com os olhos da fé, confessaremos como Jó: “Eu sei que meu Defensor está vivo…” (Jó 19,25). Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20).

Oração: Pai, que a minha vida possa trazer mais honra e glória a Ti e aos olhos de todos (Mt 5,16).
Promessa: “…a Sabedoria foi justificada pelas suas obras.” (Mt 11,19)
Louvor: O Papa São Dâmaso I foi Papa por volta do ano de 378 – um tempo de heresia, um anti-Papa e muitas tribulações das quais ele foi justificado. Ele lutou contra a heresia promovendo o testemunho dos mártires da Igreja.

12/12/2020 - A Estrela da Evangelização

Sábado, 12 de Dezembro de 2020 – Nossa Senhora de Guadalupe

Gl 4,4-7

Sl 96(95),1-3.10

Lc 1,39-47

A ESTRELA DA EVANGELIZAÇÃO

“…Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,48)

O Papa São Paulo VI chamou Maria de ‘estrela da evangelização’. Imediatamente após a concepção, Maria levou a criança em seu ventre a Isabel (Lc 1,39-41). Isabel “…ficou repleta do Espírito Santo.” (Lc 1,41) e João estremeceu de alegria no Senhor.

Ao longo da história, Maria fez tudo o que seu Filho lhe disse (Jo 2,5) e fez discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Provavelmente sua mais frutuosa evangelização teve lugar entre os anos de 1531 e 1538 no monte Tepeyac, próximo ao que agora é chamado de Cidade do México. Durante aqueles sete anos, Maria, com o título de Nossa Senhora de Guadalupe, levou oito milhões de pessoas a entregar as suas vidas a Cristo. Mais de três mil pessoas a cada dia, durante sete anos, foram batizadas. De fato, Maria, que havia orado no Cenáculo antes do primeiro Pentecostes Cristão (At 1,14; 2,1-4), foi usada pelo Senhor para causar um novo Pentecostes a cada dia, por sete anos.

Maria, a estrela da evangelização, irá nos fazer também estrelas da evangelização. Se nós também estivermos ‘…sob a ação iluminadora do Espírito Santo …’ (Novo Millennio Ineunte, 18 – Papa São João Paulo II), e veremos uma nova primavera da vida Cristã. Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós.

Oração: Pai, faz com que esses próximos dois anos sejam os mais frutuosos da minha vida.
Promessa: “Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45)
Louvor: O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe na Cidade do México contém o manto (tilma) de São Juan Diego. A imagem de Nossa Senhora parece ser a mesma hoje com era em 1531!

.

13/12/2020 - A Tragédia das Tragédias

Domingo, 13 de Dezembro de 2020 – 3º Domingo do Advento – Santa Luzia

Is 61,1.2.10.11

Lc 1,46-50.53.54

1Ts 5,16-24

Jo 1,6-8.19-28

A TRAGÉDIA DAS TRAGÉDIAS

“O espírito de Iahweh está sobre mim, porque Iahweh me ungiu…” (Is 61,1)

O Espírito Santo quer levar a Boa Nova aos pobres, curar os corações partidos, e libertar os cativos (Is 61,1). Somente o Espírito Santo pode renovar a face da terra (Sl 104(103),30), No entanto, nós abafamos, extinguimos (1Ts 5,19), e entristecemos (Ef 4,30) o Espírito. Então os pobres permanecem desfavorecidos e oprimidos; os de coração partido estão devastados; os cativos estão acorrentados com ainda mais amarras; e a face da terra se torna ainda mais deformada.

Uma das maiores tragédias na vida é extinguir o Espírito Santo. Essa é uma tragédia que faz com que muitas outras tragédias continuem ou se tornem ainda piores. Antes que o Senhor nos mandasse não abafar ou extinguir o Espírito, Ele nos mandou sempre nos alegrar, orar, e dar graças (1Ts 5,16-18). Se aceitarmos a graça de Deus de sempre realizar essas três coisas e não extinguiremos o Espírito.

Assim sendo, quando você estiver prestes a extinguir o Espírito usando a sua língua para a intriga ao invés de para a evangelização; alegre-se, ore e dê graças. O Espírito será reavivado em chamas em sua vida (2Tm 1, 6.7), e não abafado. Quando você estiver insensatamente assistindo à sua televisão ou usando seu equipamento eletrônico, desligue-o e persevere na alegria, na oração, e na ação de graças. Você estará desligando-o antes de desligar o Espírito em sua vida.

Alegre-se sempre no Senhor (Fl 4,4). Ore sempre (Lc 18,1; Rm 12,12). Dedique-se ao agradecimento (Cl 3,15). Viva no Espírito.

Oração: ‘Vinde Espírito Santo, enchei os corações de Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor …’
Promessa: “…No meio de vós, está alguém que não conheceis, aquele que vem depois de mim, do qual não sou digno de desatar a correia da sandália.” (Jo 1,26.27)
Louvor: “…Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.” (Ap 5,12). Senhor Jesus Tu vencestes a morte! Aleluia!

 

.

14/12/2020 - Desconhecimento

Segunda-feira, 14 de Dezembro de 2020 – São João da Cruz

Nm 24,2-7.15-17

Sl 25(24),4-9

Mt 21,23-27

DESCONHECIMENTO

“…Não sabemos …” (Mt 21,27)

Balaão chamou a si mesmo de o homem “… que ouve as palavras de Deus, daquele que conhece a ciência do Altíssimo …” (Nm 24,4.16). Ele considerava tão altamente a sua habilidade como vidente que as nações enviavam grandes delegações de dignitários, com grandes somas de dinheiro, para obter os seus serviços (Nm 22,6.7.15). Porém esse homem que “…[via] aquilo que Shaddai faz ver…” (Nm 24,16) não podia nem mesmo imaginar que uma jumenta começasse a falar com ele (Nm 22,28-30). Ele teve de admitir que “..não sabia que…” Deus se opunha à sua gananciosa trama contra Israel (Nm 22,34).

Os líderes religiosos Judeus também estavam confiantes do seu profundo conhecimento sobre o plano de Deus. Eles ‘sabiam’ que Jesus era um pecador (Jo 9,24). E também ‘conheciam’ os seus antecedentes (Jo 7,27; 6,42). Porém quando Jesus lhes fez uma pergunta direta para a qual haviam somente duas respostas possíveis, eles tiveram que admitir: “…Não sabemos…” (Mt 21,27). Eles sabiam qual seria o resultado de cada uma das respostas à pergunta de Jesus. Contudo, eles não conheciam Jesus, A Resposta.

Durante este Tempo do Advento, vá humildemente até Jesus. Olhe com admiração o Menino Jesus, o Todo-Poderoso Rei do universo, deitado em uma manjedoura. Sinta novamente admiração pelo fato de que a Palavra Eterna, que criou o céu e a terra, desceria até a terra e se tornaria um de nós. Que nós sejamos realmente homens e mulheres sábios(as), e nos prostremos diante d’Ele (Mt 2,11). “Sabei que só Iahweh é Deus …” (Sl 100(99),3)

Oração: Pai, eu quero conhecer Cristo (Fl 3,10). Concede-me um Espírito de sabedoria e de revelação para Te conhecer claramente (Ef 1,17).
Promessa: “Iahweh é bondade e retidão, e aponta o caminho aos pecadores; encaminha os pobres conforme o direito e ensina o caminho aos infelizes.” (Sl 25(24),8.9)
Louvor: São João da Cruz é um dos maiores místicos e escritores da Igreja. “Quanto a mim, não aconteça gloriar-me senão na cruz de nosso senhor Jesus Cristo …” (Gl 6,14)

 

.

15/12/2020 - O Orgulho da Vida

Terça-feira, 15 de Dezembro de 2020

Sf 3,1.2.9-13

Sl 34(33),2.3.6.7.17-19.23

Mt 21,28-32

O ORGULHO DA VIDA (1Jo 2,16)

“… afastarei de teu seio teus orgulhosos fanfarrões; e não continuarás mais a te orgulhar em minha montanha santa.” (Sf 3,11)

O Senhor nos chama a nos arrependermos do orgulho, da auto-exaltação, da arrogância, e a nos tornarmos “…um povo pobre e humilde…” (Sf 3,12). O orgulho pode nos desqualificar para o Natal. Através da humildade, porém, nós podemos nos encaixar na cena da manjedoura em Belém junto com a serva Maria, com o pobre José e os simples pastores.

Na nossa sociedade, a arrogância tem sempre alcançado novos patamares, como se isso fosse possível. Algumas pessoas são tão cheias de arrogância que negam a verdade da Palavra de Deus, como se milhões de pessoas ao longo de milhares de anos tenham sido tão estúpidas para ver que a Bíblia era somente um livro. Outras negam o significado da diferença física e a clássica entre o homem e a mulher, como se o mundo tivesse vivido nas trevas durante séculos até que elas e os seus amigos entrassem em cena. “…evita o palavreado vão e ímpio, e as contradições de uma falsa ciência, pois alguns, professando-a, se desviaram da fé …” (1Tm 6,20.21)

Mais ainda, não é incomum para os Católicos contradizer o ensinamento da Igreja e do Papa. Eles(as) são supostamente mais iluminados(as) do que os líderes da Igreja no passado e no presente. “Estes, porém, como animais irracionais, destinados por natureza à prisão e à morte, injuriando aquilo que ignoram, perecerão da mesma morte.” (2Pd 2,12). Alguns(umas) até mesmo decidiram arbitrariamente que o antigo conceito da verdade objetiva agora é ‘out’. Eles(as) finalmente descobriram, e agora anunciam para o mundo, que a verdade é relativa.

A arrogância do nosso tempo se aproxima da insanidade. Nós precisamos nos arrepender da arrogância. Isso é necessário para a vida e para o Natal.

Oração: Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso (Mt 11,29).
Promessa: “…darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome de Iahweh e servi-lo sob um mesmo jugo.” (Sf 3,9)
Louvor: A Confissão frequente serviu para que Jorge enfrentasse a tentação do orgulho.

 

.

16/12/2020 - O Único

Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2020

Is 45,6-8.18.21-25

Sl 85(84),9-14

Lc 7,18-23

O ÚNICO

“…Eu sou Deus e não há nenhum outro!” (Is 45,22)

A sua vida e o Natal dependem de alguém ou de alguma coisa que não seja Jesus? O Senhor diz: “…eu sou Deus e não há nenhum outro!” (Is 45,6.18.22). O Senhor proclama que não existe nenhum outro deus além d’Ele (Is 45,21). Ele diz: “… Deus justo e salvador não existe, a não ser eu.” (Is 45,21). O primeiro dos Dez Mandamentos diz: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Ex 20,3; Dt 5,7). Portanto, nós deveríamos orar e dizer sempre: “Só em Deus minha alma repousa, dele vem a minha salvação; só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza – jamais vacilarei!” (Sl 62(61),2.3)

Jesus é o único nome pelo qual podemos ser salvos(as) e “…o nosso único mestre e Senhor.” (Jd 4). Ele é o único Caminho para o Pai (Jo 14,6). Desse modo, nós deveríamos sempre dizer: “…Só em Iahweh há justiça e força …” (Is 45,24).

Muitos Natais Cristãos dependem quase que totalmente da família, dos amigos, dos presentes, das festas, de dinheiro, de comida ou de prazeres. Embora agradeçamos ao Senhor por todos os Seus dons temporais, nós não dependemos deles, mesmo que ligeiramente. Natal e vida significam Cristo (Fl 1,21). Se nós fossemos como Jó, se nós perdêssemos tudo menos o Senhor, se nos tornássemos empobrecidos(as) e famintos(as), abandonados(as) e enlutados(as), nós ainda poderíamos ter um Natal porque nada pode nos separar do amor de Cristo (Rm 8,35). Jesus Cristo é a nossa única Necessidade na vida.

Oração: Pai, eu Vos agradeço por amar-me tanto a ponto de me dar Vosso único Filho. Que eu possa acreditar n’Ele e amá-Lo infinitamente.
Promessa: “…Os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciado o Evangelho.” (Lc 7,22)
Louvor: A Adoração diante do Santíssimo Sacramento mantém Isabel concentrada em Jesus.

 

.

17/12/2020 - Assuntos de Família

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2020

Gn 49,2.8-10

Sl 72(71),1-4.7.8.17

Mt 1,1-17

ASSUNTOS DE FAMÍLIA

“Livro da origem de Jesus Cristo …” (Mt 1,1)

Espere! Não esqueça a genealogia! Porque amamos ao Senhor, nós não podemos deixar de aprender mais sobre Ele. Aqui estão algumas coisas que Deus revela sobre Si mesmo na genealogia apresentada por São Mateus: Jesus Cristo é ‘…verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem …’ (CIC, 467); ‘… nosso Senhor Jesus Cristo, é verdadeiro Deus…’ (CIC, 468). Jesus é Deus, o Messias, nascido de uma virgem (Mt 1,16.18).

A Família vem em primeiro lugar – esses são os primeiros versículos do Novo Testamento e Deus não pode esperar para apresentar a Sua família. Deus age através das pessoas. Deus ama as famílias. Jesus viveu em uma família durante trinta anos. Alguns membros da Sua família são extraordinários (Maria, José, Davi, etc.), outros são fiéis (Rute, Josias), alguns não foram listados (Eliud, Azor); outros são desprezíveis (Manassés, Roboão). Jesus considera todos eles como a Sua família. O plano de Deus foi cumprido através de cada um deles. Algumas, como Rute e Raabe, eram de fora da família, mas foram bem recebidas na família de Deus por sua fé amorosa. Deus é pró-vida. Ele ama pais, mães e filhos(as). Deus tem um lugar em Seu projeto para cada bebê, inclusive aqueles(as) nascidos(as) da prostituição (Farés – Mt 1,3; Gn 38,1-30), da injustiça (Salomão – Mt 1,6; ver 2Sm 1-27) e de casamentos mistos (Jobed – Mt 1,5; Rt 4,5-17). Deus é paciente. Seu projeto pode levar um longo tempo para ser revelado. “…Deus não se envergonha de ser chamado o seu Deus …” (Hb 11,16) e Jesus não se envergonha de Sua família. Ele ama a todos.

“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus …” (1Jo 3,2). Que nós amemos nossos irmãos e irmãs em Cristo.

Oração: Pai, eu Te agradeço por me adotares na Tua família! Que eu possa Te agradar e honrar o nome da Tua família.
Promessa: “O cetro não se afastará de Judá …” (Gn 49,10)
Louvor: ‘Oh Sabedoria, Oh santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave cuidado. Vem e mostra a Teu povo o caminho da salvação’.

 

.

18/12/2020 - Dia dos Pais

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2020

Jr 23,5-8

Sl 72(71),1.2.12.13.18.19

Mt 1,18-25

DIA DOS PAIS

“José, seu esposo, sendo justo…” (Mt 1,19)

São José deveria ter gostado de ouvir a primeira leitura e o salmo de resposta de hoje em algum momento de sua vida. Talvez ele até os tivesse inscrito na memória. Certamente ele nunca suspeitaria que ele um dia criaria e educaria o Rei profetizado nessas leituras quando ouvisse essas passagens serem proclamadas. Porém José certamente imitava e seguia as qualidades atribuídas a esse Rei, pois o Evangelho descreve José como um homem justo (Mt 1,19). Em sua casa e na sua vida pessoal, José viveu essa retidão majestosa e a usou como modelo para sua esposa, Maria e o seu filho adotivo, Jesus.

A justiça florescia na casa de José e a paz reinava nela (Sl 72(71),7). Apesar de Jesus ser divino e possuir os divinos atributos de retidão e justiça, Deus Pai sabia como seria crítico dar a Seu Filho Jesus o melhor pai da terra. A passagem “…tudo o que este faz o Filho o faz igualmente.” (Jo 5,19), se aplica a Jesus seguindo o Seu Pai celestial. No entanto, existe certamente alguma verdade nessa passagem que também se aplica ao Menino Jesus imitando o que Ele aprendeu do correto comportamento de José. José amava Jesus e tudo o que José fazia ele certamente mostrava a Jesus (Jo 5,20). Pais e mães, servem como modelos inabaláveis da Sagrada Família para seus filhos(as) e por isso eles precisam aprender de forma inesquecível o amor de Deus.

Oração: Pai, que os pais e mães possam espelhar as virtudes da Sagrada Família e da Santíssima Trindade para seus filhos(as) através de seu amor sacrificial.
Promessa: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,21)
Louvor: ‘Oh Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarça ardente, Tu que deste a ele a lei sagrada no monte Sinai: Vem, estende a Tua mão poderosa sobre nós e nos liberta.’

 

.

19/12/2020 - Noite Feliz

Sábado, 19 de Dezembro de 2020

Jz 13,2-7.24.25

Sl 71(70),3-6.16.17

Lc 1,5-25

‘NOITE FELIZ’

Isabel “…se manteve oculta por cinco meses.” (Lc 1,24)

Depois de conceber São João Batista, Isabel se escondeu. Como seu marido não podia falar nem ouvir, esse foi sem sombra de dúvidas um período de silêncio para ela. Quando a Bem-aventurada Virgem Maria chegou, no sexto mês da sua gravidez (Lc 1,36.39), Isabel certamente ficou felicíssima por ter uma companheira com quem partilhar sua santa alegria, mais ainda por ter a mãe do Senhor em sua casa.

Zacarias, o marido de Isabel, permaneceu em silencio durante nove meses, refletindo maravilhado sobre o gradual e visível crescimento de seu filho no ventre da sua mulher. A cada dia, Zacarias deve certamente ter se alegrado com a resposta visível à sua oração pedindo um filho, proferida décadas antes. Ele também deve ter refletido sobre o extraordinário poder de Deus, manifestado na visita do anjo Gabriel e na sua própria incapacidade de falar. Zacarias e Isabel fizeram, de certo modo, uma novena de nove meses cheia de respeito e admiração.

A novena terminou com o nascimento do menino e a obediência de Zacarias em chamá-lo de João. O nascimento de João culminou com a explosão da profética oração de Zacarias, o Benedictus (Lc 1,67-79). Permita que a noite feliz do Natal resulte em um derramamento de evangelização e oração em sua vida. Que o louvor a Deus brote fortemente em cada um(a) de nós depois de um Advento de reflexão sobre o poder de Deus.

Oração: Pai, que eu possa transbordar de alegria por Jesus encarnado. Que eu preencha essa última semana antes do Natal com silenciosa oração e profunda alegria.
Promessa: “Terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento.” (Lc 1,14)
Louvor: “Um ramo saíra do tronco de Jessé, um rebento brotará de suas raízes. Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e inteligência, espírito de conselho e fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh: no temor de Iahweh estará a sua inspiração …” (Is 11,1-3)

 

.

20/12/2020 - Promessas de Deus Quebradas?

Domingo, 20 de Dezembro de 2020 – 4º Domingo do Advento

2Sm 7,1-5.8-12.14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Rm 16,25-27

Lc 1,26-38

PROMESSAS DE DEUS QUEBRADAS?

“Fiz uma aliança com meu eleito, eu jurei ao meu servo Davi: estabeleci tua descendência para sempre, de geração em geração construo um trono para ti.” (Sl 89(88),4.5)

Natã profetizou para Davi: O Senhor disse “A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim. E o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16). Depois desta profecia, a casa de Davi foi dividida pela guerra civil e sofreu muitas outras tragédias por cerca de mil anos. A promessa de Deus para Davi não parecia verdadeira.
Mas um dia, “…o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi …” (Lc 1,26.27). O anjo disse à esposa de José, Maria: “Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim.” (Lc 1,31-33). A promessa do Senhor feita a Davi, que sua casa e seu reinado seriam estabelecidos para sempre, foi cumprida em Jesus, filho adotivo de José, da casa de Davi.

A promessa do Senhor, aparentemente quebrada, foi cumprida quando Maria disse: “…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra! …” (Lc 1,38). Se nós, pela fé, decidirmos nos tornar servos(as) do Senhor e deixarmos que Ele faça a o que Ele quiser em nossas vidas, nós também veremos as promessas impossíveis do Senhor acontecerem. “… faça-se em mim …” (Lc 1,38)

Oração: Pai, que as surpresas, convicções, perseguições, sacrifícios e tudo mais, aconteçam em minha vida como Tu disseres.
Promessa: “Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril. Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,36.37)
Louvor: “Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo…” (Is 11,10.11)

 

.

21/12/2020 - Esconda-se e Veja

Segunda-feira, 21 de Dezembro de 2020 – São Pedro Canísio

Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18

Sl 33(32),2.3.11.12.20.21

Lc 1,39-45

ESCONDA-SE E VEJA

“…Deixa-me ver a tua face …” (Ct 2,14)

Nós estamos nos escondendo de Jesus. Ele está tentando nos ver, mas nós estamos nos escondendo d’Ele – seja no vão de um rochedo (Ct 2,14), no pecado, num estilo de vida mundano ou sob o véu do medo. Está estimado que mais da metade dos Católicos no mundo e também no Brasil, se escondem de Jesus simplesmente não participando as Missas aos Domingos.

Nós podemos estar nos escondendo de Jesus, mas isso não O impede de nos procurar (Lc 19,10). Ele nos ama tanto que desceu dos céus para a terra para nos procurar. Nós podemos olhar em um espelho e não gostar do que estamos vendo, mas Jesus gosta de olhar para nós. Ele diz a cada um(a) de nós: “Como és bela,minha amada, como és bela…” (Ct 1,15)

Durante o Tempo do Advento e o Tempo do Natal. Visite Jesus no Santíssimo Sacramento. Sente e olhe para Jesus Eucarístico. Perceba então que Ele também está olhando para você. Enquanto estiver em Sua presença Eucarística, leia todo o Livro Cântico dos Cânticos. Imagine Jesus usando as palavras do noivo para dirigir diretamente a você Suas palavras de amor ardente. Responda amorosamente dizendo a Ele as palavras da noiva.

Não se esconda mais de Jesus. Dê a Jesus o presente de Natal que Ele quer. Deixe que Ele veja sua face (Ct 2,14) e diga a você quanto Ele o(a) ama. Então ame-O também.

Oração: Jesus, por que eu tenho medo do Teu amor? (Sl 139(138),7-12) Por que eu me escondo de Ti? Conceda-me a graça de deixar que Tu me ames.
Promessa: “Iahweh revogou a tua sentença, eliminou o teu inimigo. Iahweh, o rei de Israel, está no meio de ti.” (Sf 3,15)
Louvor: ‘Oh! Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte’.

 

.

22/12/2020 - A Segunda Apresentação

Terça-feira, 22 de Dezembro de 2020

1Sm 1,24-28

1Sm 2,1.4-8

Lc 1,46-56

A SEGUNDA APRESENTAÇÃO

“De minha parte eu o dedico a Iahweh por todos os dias que viver, assim o dedico a Iahweh …” (1Sm 1,28)

Porque o Natal é a celebração do nascimento de Jesus, nós devemos estar pensando que presente de aniversário e de Natal devemos dar-Lhe. Uma vez que “de Iahweh é a terra e o que nela existe …” (Sl 24(23),1), o Senhor já tem tudo. Portanto, é difícil escolher um presente para Ele. Todavia, nós podemos dar-Lhe as nossas vidas, desejos, dias, futuro, e amor. Como Ana, nós podemos também dar nossos filhos a Jesus.

Ana deu Samuel de presente para o Senhor quatro dias após o seu nascimento. Mais tarde, quando Samuel tinha três anos de idade, Ana presenteou-o uma segunda vez. Samuel foi oferecido para ser um servo do Senhor (1Sm 3,1).

Pais e mães, busquem a vontade de Deus quanto a oferecer seus filhos(as) para servir ao Senhor como sacerdotes ou religiosos(as). Se você crê que o Senhor quer que o(a)seu(sua) filho(a) se torne um sacerdote ou religioso(a), apresente seu(sua) filho(a) ao Senhor com essa finalidade, depois da Comunhão, em uma das Missas do Tempo do Natal. Pertence ao seu(sua) filho(a) a decisão de aceitar essa vocação, mas, através de suas orações de apresentação, você terá aberto uma porta muito maior para uma vocação sacerdotal ou religiosa para eles(as). Você terá oferecido um maravilhoso presente de Natal para Deus, para a Igreja, para seu(sua) filho(a), e para si mesmo(a).

Oração: Pai, mostre aos pais e mães o poder único de suas orações por seus(suas) filhos(as)
Promessa: “… Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador …” (Lc 1,46.47)
Louvor: ‘Oh! Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Oh! Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Tu moldaste do pó’.

.

23/12/2020 - A Apresentação do Natal

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020 – São João Câncio

Ml 3,1-4.23.24

Sl 25(24),4.5.8-10.14

Lc 1,57-66

A PRESENÇA DO NATAL

“E todos os que ouviam, gravavam essas coisas no coração, dizendo: ‘Que virá a ser esse menino?’.” (Lc 1,66)

Eu espero que você esteja mais entusiasmado(a) com o Natal do que nunca antes – mais ansioso(a) do que quando era ainda criança, esperando para abrir os seus presentes. O entusiasmo sobre o qual estou escrevendo não é, em princípio, uma emoção, mas sim uma demonstração de fé. Ele não está baseado em presentes de Natal, mas na presença do Natal. O Senhor está presente. Nós podemos vê-Lo libertando os cativos, curando os enfermos, e operando milagres (Lc 4,18). Nós sentimos a Sua presença em nós, enquanto Ele purifica os nossos corações e os volta para Ele. Vemos o Senhor presente na Igreja, em Suas Palavras, e nos Sacramentos.

Apesar dos nossos pecados nos cegarem para Sua presença, nós algumas vezes experimentamos a Sua presença em nós e reconhecemos pela fé que Ele está sempre em nós, e estará “…até a consumação dos séculos.” (Mt 28,20). Hoje, apesar de nós podermos nos sentir como se tivéssemos milhares de coisas para fazer, nós devemos cessar tudo por algum tempo. Se nós aquietarmos os nossos corações, iremos compreender as palavras da canção ‘Noite Feliz’. Quando tudo está calmo, tudo ficará claro com a profunda compreensão da presença de Deus. Quando nos sentamos calmamente aos pés de Jesus (Lc 10,39), os assuntos e os afazeres do Natal que nos deixavam exaustos(as) cederão espaço para uma conscientização e reverência pela presença de Cristo. Nós nos tornaremos como criancinhas (Mt 18,3). Nós entraremos no reino de Deus e ficaremos entusiasmados(as) com o Natal.

Oração: Pai, dá-me uma reverência por Ti que se transforme no início do Natal (Sl 111(110),10).
Promessa: “…Ele purificará os filhos de Levi e os acrisolará como ouro e prata, e eles se tornarão para Iahweh aqueles que apresentam uma oferenda conforme a justiça.” (Ml 3,3)
Louvor: ‘Oh! Emanuel, Rei e Legislador, Desejado de todas as nações, Salvador de todos os povos, vem e nos liberta, Senhor nosso Deus’.

.

24/12/2020 - O Tempo da Realização

Quinta-feira, 24 de Dezembro de 2020

2Sm 7,1-5.8-12.14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Lc 1,67-79

O TEMPO DA REALIZAÇÃO

“Zacarias, seu pai, repleto o Espírito Santo, profetizou.” (Lc 1,67)

Nesta véspera do Natal, nós estamos no limiar da realização da surpreendente profecia. Podemos ter esperado durante meses ou anos por isto, e este Tempo será a realização dessa espera. Muitas dessas promessas proféticas de Deus podem parecer estar mais longe de serem cumpridas agora do que pareceram durante anos. Algumas dessas revelações você dificilmente pode se lembrar. Já faz muito tempo que você as ouviu pela primeira vez. Entretanto, agora você está no seu limiar, apesar de você só perceber isso pela fé, não pela visão (2Cor 5,7).

Hoje, nestas últimas poucas horas antes que o Tempo do Natal comece, ore, jejue, arrependa-se, leia a Bíblia, e se aquiete. Escolha a melhor parte (Lc 10,42). Não se ocupe tanto com os detalhes da hospitalidade (Lc 10,40). Sente-se aos pés de Jesus e ouça as Suas palavras (Lc 10,39). Prepare o caminho do Senhor (Is 40,3). Ele “…certamente virá…” (Hab 2,3); Sua revelação profética “… não falhará!” (Hab 2,3)

“Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d’alva em nossos corações.” (2Pe 1,19; Ap 22,16)

Oração: Pai, reaviva a minha fé que irás manter as promessas que ainda não foram cumpridas durante anos.
Promessa: “A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim, e o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16)
Louvor: Depois de anos de oração e jejum, o marido de Roberta venceu seu vício e seu casamento foi restaurado no Senhor.

.

25/12/2020 - Referência Desonrosa

Sexta-feira, 25 de Dezembro de 2020 Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

Is 9,1-6

Sl 96(95),1-3.11-13

Tt 2,11-14

Lc 2,1-14

REFERÊNCIA DESONROSA

“Com efeito, toda a bota que pisa ruidosamente no chão, toda veste que se revolve no sangue serão queimadas, serão devoradas pelas chamas.” (Is 9,4)

A Boa Nova do Natal é: “…Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor…” (Lc 2,11). “…a tua salvação está chegando…” (Is 62,11). “Mas, quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos.” (Tt 3,4). Se Jesus não tivesse nascido, nosso futuro seria sombrio, nosso presente uma tentativa desesperada de fugir e o nosso passado um fardo ainda mais pesado. Se Jesus não tivesse nascido, o medo, o ressentimento e a depressão, reinariam soberanamente. Se Jesus não tivesse nascido, nós não conseguiríamos viver e teríamos medo de morrer.

Na Missa do Natal, eu olho para a congregação do meu lugar atrás do altar. Uma jovem foi vista se prostituindo. Dois jovens foram vistos em uma perversão homossexual. Um homem de meia idade destruiu a sua família com o alcoolismo. Uma senhora de idade estava mentalmente doente. Um casal estava se divorciando depois de trinta anos de matrimônio. Esse foi um exemplo do povo reunido para a Missa de Natal. Eles(as) precisavam desesperadamente ser salvos(as). Apesar disso, nenhum(a) de seus(suas) companheiros(as) paroquianos(as) falaram a eles(as) sobre Jesus, o Salvador. Eles(as) estavam ocupados(as) cantando canções natalinas, trocando presentes de Natal, e fazendo votos de um Feliz Natal, mas a Jesus era feita somente uma ‘menção honrosa’.
Neste Natal, fale a um mundo quebrantado sobre Jesus. Aceite-O com Senhor e Salvador. Cristo, nosso Salvador, nasceu!

Oração: Jesus, abre meus lábios para falar a um mundo perdido e ferido sobre Teu amor redentor por eles.
Promessa: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1,14)
Louvor: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14). Feliz Natal!

.

26/12/2020 - Natal - Calvário

Sábado, 26 de Dezembro de 2020 – Santo Estevão

At 6,8-10; 7,54-59

Sl 31(30),3.4.6.8.16.17

Mt 10,17-22

NATAL – CALVÁRIO

“E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10,22)

Neste segundo dia do Natal, a Igreja nos apresenta Santo Estevão, o primeiro mártir. A festiva cor vermelha do Natal se mistura com o vermelho-sangue do martírio. A Igreja proclama que o Natal não é somente um costume, uma diversão, ou uma trivialidade. O Natal é glorioso – e sério. O Natal é a proclamação do senhorio de Jesus. É a Palavra confrontando o mundo (Sb 18,15).

Os personagens do Natal da Igreja não são Papai Noel, a rena, ou o boneco de neve. Os nossos santos do Natal são o destemido mártir Estevão, os bebês massacrados em Belém (Mt 2,16), Tomás Becket, que foi assassinado, a feliz e sofredora mãe Maria e o pobre e refugiado José (Lc 2,7; Mt 2,13). A Igreja proclama que o Natal não é primordialmente para os consumidores e comerciantes, mas para as testemunhas, os(as) perseguidos(as) e os(as) pobres.

Você pode ter vivido o Natal do mundo durante anos. Por que não tenta algo diferente e celebra o Natal da Palavra? Arrependa-se, obedeça, testemunhe, e comece o Natal de Cristo.

Oração: Pai, que eu possa viver um bom e antiquado Natal-Calvário de Belém.
Promessa: “E apedrejaram a Estevão, enquanto este invocava e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe meu espírito’.” (At 7,59)
Louvor: “Todos os membros do Sinédrio, como os olhos fixos nele, tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo.” (At 6,15). Senhor, que eu confie em Vós como Santo Estevão confiou.

.

27/12/2020 - A Visão da Realidade

Domingo, 27 de Dezembro de 2020 – Sagrada Família – São João, Apóstolo e Evangelista

Gn 15,1-6; 21,1-3

Sl 105(104),1-6.8.9

Hb 11,8.11.12.17-19

Lc 2,22-40

A VISÃO DA REALIDADE

“Movido pelo Espírito, ele veio ao Tempo, e quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir as prescrições da Lei a seu respeito, ele o tomou nos braços e bendisse a Deus… ”(Lc 2,27.28)

Alguns Judeus ortodoxos têm o costume de usar o nascimento de uma criança como uma ocasião para discursar sobre a vinda do Messias. Um membro mais velho da comunidade tradicionalmente começaria a conversa com a pergunta: ‘Essa criança pode ser o Messias’? Então vários outros membros da comunidade falariam de modo eloquente sobre a vinda e a glória do Messias.

Algumas pessoas podem ter pensado que Simeão e Ana estavam somente engajados nesta discussão tradicional quando falavam sobre o Menino Jesus “…a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lc 2,38). Simeão e Ana devem ter então insistido mais veementemente que Jesus era “luz para iluminar as nações, e glória de [seu] povo, Israel.” (Lc 2,32). Mas as pessoas devem ter pensado que aquilo era somente parte de um ritual. Então Simeão e Ana tentavam dizer-lhes que aquilo não era um ritual, mas a realidade. Aquela Menino era o Messias.

Nós encontramos uma situação similar nos dias de hoje. Quando proclamamos que Jesus é o Messias e Senhor, as pessoas pensam que isso é meramente um jargão religioso e um discurso da Igreja. Porém nós, como Simeão e Ana, precisamos estar cheios do Espírito Santo e proclamar que isso é a realidade: Jesus é o Messias. O Natal é uma realidade. Deus se fez homem. Nós estamos salvos(as). Jesus é Senhor e Deus (Jo 20,28).

Oração: Pai, que a nossa vida familiar possa ser tão santa que isso proclame que Jesus é o Messias.
Promessa: “Ele se lembra da sua aliança para sempre, palavra empenhada por mil gerações.” (Sl 105(104),8)
Louvor: “Meu filho, guarda os preceitos de teu pai, não rejeites a instrução de tua mãe.” (Pr 6,20). Jesus, nós te agradecemos por mostrar a humildade e a obediência através da vida familiar.

.

28/12/2020 - A Inocência dos Inocentes

Segunda-feira, 28 de Dezembro de 2020 – Santos Inocentes

1Jo 1,5-2,2

Sl 124(123),2-5.7.8

Mt 2,13-18

A INOCÊNCIA DOS INOCENTES

“Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos e não quer consolação, porque eles já não existem.” (Mt 2,18)

Enquanto escrevo esse texto, um glorioso dia de primavera chama a atenção fora da minha janela. Mais cedo, um cardeal havia saudado o dia de sol com seu canto inconfundível. Uma nova vida estava no ar. Essa cena contrasta totalmente com os dias frios e chuvosos. É como a celebração dos Santos Inocentes. Nós acabamos de celebrar a gloriosa Natividade. Deus se tornou homem com a Encarnação (Jo 1,14). Agora, abalados(as) pela crueldade e o sofrimento perpetrado conta meninos pequenos, o desespero pode ser a nossa resposta natural. A crueldade e o egocentrismo do rei Herodes realmente nos aterrorizam (Mt 2,16).

Apesar da dificuldade de compreender, Deus pretende tirar desta tragédia um bem maior. Em Sua infinita sabedoria, todos(as) receberão a devida recompensa. Jesus nunca prometeu a ninguém uma vida livre de sofrimentos. Ao contrário, Ele prometeu perseguição; mas para “…os que são perseguidos por causa da justiça, … deles é o Reino dos Céus.” (Mt 5,10)

Qual será a nossa âncora diante do sofrimento? Aprenda com o Senhor! “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16,33)

Será que nós aceitamos a vontade divina de Deus, mesmo quando nossa humanidade não consegue ver sabedoria? E como nós aproveitamos essas promessas de Jesus? A Santa Mãe Igreja provê a estrutura para nós. Pratique a sua fé; receba os Sacramentos. “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36)

Oração: Pai, ajude-me a viver a minha fé vigorosamente durante os dias restantes do Tempo do Natal.
Promessa: “Esta é a mensagem que ouvimos dele e vos anunciamos: Deus é Luz e nele não há treva alguma.” (1Jo 1,5)
Louvor: A Igreja tem honrado os Santos Inocentes como mártires desde a antiguidade.

.

.

29/12/2020 - Seu Nascimento e Nossa Morte

Terça-feira, 29 de Dezembro de 2020 – São Tomás Becket

1Jo 2,3-11

Sl 96(95),1-3.5.6

Lc 2,22-35

SEU NASCIMENTO E NOSSA MORTE

“Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra.” (Lc 2,29)

Simeão disse ao seu Soberano Senhor que ele estava pronto para morrer, pois ele havia visto Jesus, o Messias, vivo, com os seus olhos. Isso destaca a conexão entre a nossa morte e o nascimento de Jesus. A Igreja enfatiza essa conexão celebrando hoje a morte de São Tomás Becket, os Santos Inocentes ontem e Santo Estevão no dia seguinte ao dia do Natal.

O nascimento de Jesus e a nossa morte seguem juntos porque Jesus nos revelou que a nossa morte é o nascimento para a vida eterna no céu (Rm 6,8). A morte não é o fim da vida, mas o fim das limitações terrenas na vida. “Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido.” (1Cor 13,12)

A morte em Jesus é o nascimento para a vida perfeita – uma vida que não podemos ver, ouvir, ou conceber (1Cor 2,9). A nossa vida terrena pode ser comparada com estar ainda no ventre. No ventre, nós somos verdadeiramente seres humanos, podemos experimentar a presença de Deus (Lc 1,41); podemos conhecer o amor, ser alimentados(as) e crescer. Todavia, quando nascemos, todo um mundo novo se abre para nós. A morte é o nascimento através do qual somos transferidos do ventre da vida terrena para a luz da vida celestial. Nós cremos nisso porque conhecemos a própria Vida, Jesus Cristo, o Menino nascido em Belém.

Oração: Pai, que eu não me aborte a mim mesmo(a) pelo pecado.
Promessa: “…As trevas passam e já brilha a luz verdadeira.” (1Jo 2,8)
Louvor: São Tomás estudou direito e se tornou Chanceler da Inglaterra. Como Arcebispo de Canterbury, ele defendeu a Igreja contra as inovações ortodoxas do rei Henrique VII. Logo depois, o rei ordenou a sua execução.

.

.

30/12/2020 - Você teve um Natal Verdadeiro?

Quarta-feira, 30 de Dezembro de 2020

1Jo 2,12-17

Sl 96(95),7-10

Lc 2,36-40

VOCÊ TEVE UM NATAL VERDADEIRO?

“Tributai a Iahweh a glória do seu nome. Trazei a oblação e entrai em seus átrios, adorai a Iahweh no seu santo esplendor, terra inteira, tremei em sua frente!” (Sl 96(95),8.9)

Nós podemos ter dois tipos de Natal – um real e outro falso. A profetisa Ana teve um verdadeiro Natal. Aquela senhora viúva de oitenta e quatro anos “…não deixava o Templo, servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações.” (Lc 2,37). “…agradecia a Deus e falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lc 2,38). Ana conheceu e amou a Cristo. Seu Natal e vida foram centrados em Cristo.

O Natal falso é descrito como “…a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza…” (1Jo 2,16). Esse falso Natal passará. Ele deixará suas vítimas egocêntricas, vazias, e despreparadas para lidar com as demandas da vida e do novo ano. Esse falso Natal não nos permite experimentar o amor de Deus Pai (1Jo 2,15). Ele nos deixa espiritualmente falidos(as) de amor.

E se você tiver sido enganado(a) celebrando esse falso Natal? E se você ainda não decidiu que Natal você quer celebrar? Você pode se arrepender agora. O Senhor está chamando você a ler esse texto por esta razão. Você não tem que deixar o diabo roubar o Natal de você. Ainda existem mais treze dias do Tempo do Natal nos quais você pode encontrar e amar Jesus. Você pode viver para Ele. Você pode ter um Natal verdadeiro.

Oração: Pai, que eu consiga “não [amar] o mundo nem o que há no mundo …” (1Jo 2,15)
Promessa: “Ora, o mundo passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2,17)
Louvor: A secularização do Natal surpreendentemente arrastou Carlos de volta para a Igreja de sua infância.

.

.

31/12/2020 - O Fim

Quinta-feira, 31 de Dezembro de 2020 – São Silvestre I, Papa

1Jo 2,18-21

Sl 96(95),1.2.11-13

Jo 1,1-18

O FIM

“Filhinhos, é chegada a última hora …” (1Jo 2,18)

Neste último dia do ano, você pode olhar para trás e ver que muitos anticristos apareceram ao longo de 2020 (1Jo 2,18). Esse pode ter sido um ano muito difícil. Todavia, anos difíceis não precisam ser anos ruins. Mesmo o mais insuportável ano pode ser bom. Mesmo o ano mais pecaminoso pode ser transformado para o bem através do arrependimento, do perdão e do total comprometimento com Jesus. ‘Tudo vai bem quando acaba bem’. Termine esse ano aceitando a graça de Deus.

Mesmo se tiver enfrentado um ano como o de Jó, você tem muito pelo que agradecer. Nenhum sofrimento ou tragédia ofusca a graça sobre graça que Deus derrama sobre você. “Pois de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.” (Jo 1,16). O Senhor mais uma vez “[coroa] o ano com [sua] bondade e [suas] trilhas gotejam fartura.” (Sl 65(64),12).

“Sempre e por tudo dando graças a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Ef 5,20). “E reine nos vossos corações a paz e Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos.” (Cl 3,15). “… numa palavra: ‘Ele é tudo’. Onde encontrar força para o glorificar? Porque ele é grande, acima de todas as suas obras.” (Eclo 43,27.28)

Eu Te agradeço, Jesus, pelo ano de 2020. Eu Te amo com todo o meu coração.

Oração: Pai, que eu possa perceber que Tu não me deves coisa alguma e que eu Te devo tudo, até mesmo cada momento da minha vida.
Promessa: “No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” (Jo 1,1)
Louvor: No ano de 330, o Imperador Constantino transferiu a sua capital da cidade de Roma para Constantinopla. Constantino deu seu palácio de Latrão para o Papa São Silvestre. Silvestre transformou-o na Basílica de São João de Latrão.

.

.