01/07/2024 - ESMAGANDO

Segunda-feira, 01 de Julho de 2024 – São Junipero Serra

Am 2,6-10.13-16

Sl 50(49),16-23

Mt 8,18-22

ESMAGANDO

“Eis que vou abrir o chão debaixo de vós, como abre o chão o carro cheio de feixes!” (Am 2,13)

Os Israelitas estavam correndo perigo de serem esmagados por causa dos seus pecados (Am 2,13). Alguns dos pecados que cometeram foram:
– colocaram o dinheiro e um confortável estilo de vida acima do povo (Am 2,6).
– pisaram na cabeça dos fracos e “…[tornaram] torto o caminho dos pobres…” (Am 2,7) (comparem isto ao aborto).
– tornaram-se lascivos e, portanto, idólatras (Ef 5,5). Tanto os pais como os filhos eram impuros (Am 2,7).
– cobraram juros sobre empréstimos (Am 2,8).
– financiaram suas bebedeiras através de práticas injustas (Am 2,8).

Existem surpreendentes paralelos entre os pecados no tempo de Amós e aqueles de nossa sociedade. Viver um estilo de vida confortável é a principal preocupação no pensamento da maioria das pessoas na nossa cultura. Nós dificilmente percebemos a nossa injustiça para com os pobres, fracos e humildes. Atitudes impuras são uma ocorrência rotineira e são também admitidas, ignoradas e até encorajadas. Mais ainda, o aborto é uma coisa banal.

Nós temos que nos arrepender ou seremos esmagados(as) (Am 2,13). O Senhor quer nos perdoar e salvar, mas Ele não quer nos forçar a aceitar o Seu amor. Deus não tem uma dupla moral. Ele é justo. Ele irá nos tratar como Sodoma, Gomorra ou os Israelitas no tempo de Amós, a menos que nós nos arrependamos.

Procure fazer a Confissão tão logo possível. Assuma a responsabilidade pela sua parte nos pecados de nossa sociedade. Jesus já foi crucificado pelos nossos pecados (Is 53,10). Obedeça a Deus, de modo que Satanás seja esmagado ao Invés de você (Rm 16,20).

Oração: Pai, que eu me arrependa e depois ajude outras pessoas a tirar os pecados de suas vidas (Mt 7,5).
Promessa: “…Mestre, eu te seguirei para onde quer que vás.” (Mt 8,19)
Louvor: São Junipero Serra foi um sacerdote Franciscano que converteu milhares de Nativos Americanos por toda a costa da Califórnia.

 

02/07/2024 - VOCÊ ESTÁ PRONTO(A) PARA MORRER AGORA?

Terça-feira, 02 de Julho de 2024

Am 3,1-8; 4,11.12

Sl 5,5-8

Mt 8,23-27

VOCÊ ESTÁ PRONTO(A) PARA MORRER AGORA?

“…Prepara-te para encontrar o teu Deus!” (Am 4,12)

O Senhor diz a todos(as) nós: “…Dá as tuas últimas ordens à tua casa porque hás de morrer…” (Is 38,1) Se a sua morte é amanhã ou daqui há vinte anos, ela não está muito longe e vocês não têm ideia quando irão morrer ou quando Jesus irá retornar e mundo acabar. Portanto, vocês têm que ter a sua casa em ordem agora. Pela graça de Deus, vocês têm que estar sempre preparados(as) para encontrar Deus. Se vocês não estão preparados(as) para morrer agora, não existe razão para acreditar que estarão preparados(as) depois.

Tomás de Kempis, em seu livro Imitação de Cristo, escreveu: ‘Em todos os teus atos, em todos os teus pensamentos, havias de te comportar como se devesses morrer hoje. Se tivesses boa consciência, não terias grande receio da morte. Mais vale acautelares-te do pecado do que fugir da morte. Se hoje não estás preparado, como o estarás amanhã’? (citado no CIC,1014).

Portanto, “antes de adoeceres, humilha-te; quando pecares dá sinal de arrependimento.” (Eclo 18,21) “Não demores a voltar para o Senhor e não adies de um dia para o outro, porque, de repente, a cólera do Senhor virá e no dia do castigo perecerás.” (Eclo 5,8.9) “…No tempo favorável, eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eia agora o tempo favorável por excelência…” (2Cor 6,2) “…prepara-te para encontrar o teu Deus.” (Am 4,12)

Oração: “…Senhor, salva-nos, estamos perecendo!” (Mt 8,25)
Promessa: “Os homens ficaram espantados e diziam: ‘Quem é este a quem até os ventos e o mar obedecem’?” (Mt 8,27)
Louvor: Jesus curou Isabel de um câncer no seio.

03/07/2024 - COMO UMA ROCHA

Quarta-feira, 03 de Julho de 2024 – São Tomé, Apóstolo

Ef 2,19-22

Sl 117(116),1.2

Jo 20,24-29

COMO UMA ROCHA

“Estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular.” (Ef 2,20)

O Senhor especializou-se em transformar pessoas temerosas, instáveis e relutantes em “…pedras vivas…” (1Pd 2,5), com uma fé sólida como uma rocha, colocando-as como pilares da Igreja. Como exemplo, Jesus veio ao duvidoso Tomé e logo ele estava clamando: “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28) Jesus tomou Simão e mudou-lhe nome para Pedro, que significa Rocha (Cefas) (Jo 1,42). Pedro, no princípio, não era o que dizia o seu nome, mas, depois de ser confirmado pelo Espírito em Pentecostes, a fé de São Pedro nunca falhou e ele foi capaz de fortalecer seus irmãos (Lc 22,32).

Jesus encontrou Natanael, cujo preconceito indicava a sua instabilidade (Jo 1,46). Não muito depois, Natanael estava professando sua fé em Jesus: “…Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” (Jo 1,49) Quando fugiu do Getsêmani (Mc 14,50), Natanael também vacilou em sua fé, mas foi finalmente confirmado pelo Espírito Santo em Pentecostes. São Tomé, São Pedro e São Matias (Natanael), junto com outras pessoas anteriormente instáveis, se tornaram as pedras fundamentais da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14 e At 1,26).

Vocês são instáveis em sua fé? (Jo 6,61) São capazes de ser manipulados por pressões? Vocês seriam martirizados por amor a Jesus ou desistiriam por medo ou egoísmo? Peçam ao Pai e a Jesus para renovar vocês em suas Confirmações pelo Espírito Santo.

Oração: Pai, que eu tenha força para ser martirizado(a) por amor a Ti.
Promessa: “…Porque viste, creste. Felizes os que não viram e creram!” (Jo 20,29)
Louvor: São Tomé pregou a Boa Nova na Índia, onde foi martirizado.

04/07/2024 - EXPULSO!

Quinta-feira, 04 de Julho de 2024 – Santa Isabel de Portugal
Am 7,10-17

Sl 19(18),8-11

Mt 9,1-8

EXPULSO!

“…Vidente, vai, foge para a terra de Judá…” (Am 7,12)

“Pois o Senhor Iahweh não faz coisa alguma sem revelar o seu segredo aos seus servos, os profetas.” (Am 3,7) Portanto, o Senhor mostrou a Amós que o povo de Deus estava para ser dizimado pela fome devido a uma praga de gafanhotos (Am 7,1). Amós clamou pela misericórdia de Deus e o povo foi poupado (Am 7,2.3). O Senhor também mostrou a Amós que o povo de Deus e sua terra estavam para ser destruídos pelo fogo (Am 7,4). Novamente Amós clamou pela misericórdia de Deus e o povo foi poupado (Am 7,5.6). Então, depois de tudo o que Amós havia feito pela nação, ele foi expulso de Betel (Am 7,12). Ele foi expulso de um local que teria sido destruído pelo fogo se não fosse a sua intervenção. Ele foi deportado pela pessoa que poderia ter morrido de fome se não fosse a sua oração. A expulsão de Amós de Betel foi uma das maiores injustiças e ingratidões.

Você alguma vez já foi retirado da sua própria casa, deserdado pela sua família, expulso de uma escola ou da sua igreja, ou ainda despedido do seu emprego? Possivelmente algumas dessas expulsões devem ter sido muito injustas. Jesus quer que você perdoe aqueles(as) que causaram essas expulsões. Ele mesmo foi retirado do nosso mundo quando nós O crucificamos pelos nossos pecados. Mas Jesus, mesmo quando Ele estava sendo cuspido, amaldiçoado, insultado e executado, orou: “…‘Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem’…” (Lc 23,34) Por amor a Jesus, e pelo Seu poder, perdoe.

Oração: Pai, perdoa-me assim como eu perdoo aqueles que me prejudicaram (Mt 6,12).
Promessa: “Vendo o ocorrido, as multidões ficaram com medo e glorificaram a Deus, que deu tal poder aos homens.” (Mt 9,8)
Louvor: José apresentou uma profecia desafiadora para um colega seminarista que estava ficando indiferente. O seminarista ficou hostil e com raiva durante um tempo, mas logo se arrependeu e recebeu o Espírito Santo mais profundamente.

05/07/2024 - PARE COM A FOME

Sexta-feira, 05 de Julho de 2024 – Santo Antônio Maria Zaccaria

Am 8,4-6.9-12

Sl 119(118),2.10.20.30.40.131

Mt 9,9-13

PARE COM A FOME

“Eis que virão dias – oráculo do Senhor Iahweh – em que enviarei fome à terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra de Iahweh.” (Am 8,11)

No Catecismo da Igreja Católica, a Igreja ensina que a fome da Palavra de Deus profetizada por Amós está tendo lugar agora. Existe uma fome na terra, “…não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra de Iahweh.” (Am 8,11) Portanto, ‘… Os cristãos devem mobilizar todos os esforços para anunciar o Evangelho …’ (CIC, 2835; Lc 4,18). Esta fome pode ser interrompida e até mesmo revertida se nós entregarmos as nossas vidas para dar cada pessoa o nosso pão diário da Palavra de Deus (Mt 6,11; Mt 4,4). Por exemplo, Santo Inácio de Loyola humilhou-se a si mesmo indo à escola com crianças pequenas apesar de ser um adulto. Ele fez isso para aprender a ler e para definitivamente proclamar a Palavra de Deus. São Jerônimo viveu numa caverna em Belém durante anos enquanto trabalhava na tradução da Bíblia. São Paulo arriscava a sua vida diariamente proclamando a Palavra de Deus. (1Cor 15,31). São Mateus deixou imediatamente o seu trabalho e sua vida de pecado para seguir Jesus e mais tarde escrever o primeiro livro do Novo Testamento. (Mt 9,9).

Você pode interromper a fome da Palavra de Deus se desejar morrer para si mesmo(a). Sua morte para si mesmo(a) irá impedir as mortes física e espiritual de muitos outros. Seja como o grão de trigo que cai na terra e morre (Jo 12,24). Você irá produzir frutos, alimentar os famintos e interromper a fome.

Oração: Pai, que o “Um Pão, Um Corpo” ajude a interromper e a reverter a fome.
Promessa: “Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Este, levantando-se, o seguiu.” (Mt 9,9)
Louvor: Santo Antônio Maria Zaccaria deixou a prática da medicina para servir a Jesus como sacerdote.

06/07/2024 - ESPERO QUE ...

Sábado, 06 de Julho de 2024 – Santa Maria Goretti
Am 9,11-15

Sl 85(84),9-14

Mt 9,14-17

ESPERO QUE …

“Mudarei o destino do meu povo…” (Am 9,14)

Como temos lido no livro do profeta Amós nesses últimos dias, o Senhor tem sido muito franco conosco e deixado claro que o salário do pecado é a morte (Rm 6,23), até mesmo da ‘cultura da morte’. Todavia, as palavras finais do livro de Amós não são de morte, mas de esperança. O Senhor promete levantar as ruínas e nos reconstruir “…como nos dias antigos.” (Am 9,11)

“Eis que virão dias – oráculo de Iahweh – em que aquele que semeia estará próximo daquele que colhe, aquele que pisa as uvas, daquele que planta; as montanhas destilarão mosto, e todas as colinas derreter-se-ão. Mudarei o destino de meu povo…” (Am 9,13.14) “Sim, eu conheço os desígnios que formei a vosso respeito – oráculo de Iahweh – desígnios de paz e não de desgraça, para vos dar um futuro e uma esperança.” (Jr 29,11) “Pois nossa salvação é objeto de esperança…” (Rm 8,24) “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Com esperança, cultue “…Cristo em vós, a esperança da glória.” (Cl 1,27) “…santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede.” (1Pd 3,15) Em Cristo e com Cristo em nós, nós somos povo e profetas da esperança.

Oração: Pai, torna a minha esperança tão profunda que ela possa ser elevada às alturas.
Promessa: “…Podem os amigos do noivo estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão.” (Mt 9,15)
Louvor: Alexandre Serenelli, o assassino de Santa Maria Goretti, esteve na canonização dela e lá entregou completamente a sua vida a Jesus.

07/07/2024 - “...PELO ESPÍRITO PAUTEMOS TAMBÉM A NOSSA CONDUTA.” (Gl 5,25)

Domingo, 07 de Julho de 2024 – 14º Domingo do Tempo Comum

Ez 2,2-5

Sl 123(122),1-4

2Cor 12,7-10

Mc 6,1-6

“…PELO ESPÍRITO PAUTEMOS TAMBÉM A NOSSA CONDUTA.” (Gl 5,25)

“Enquanto falava, entrou em mim o espírito e me pôs de pé…” (Ez 2,2)

As circunstâncias estão complicadas na sua vida? Você está sendo confrontado(a) pelos seus vizinhos, colegas de trabalho, ou membros de sua família? (Mc 6,1-6). Aqueles com quem você vive “…são insolentes e de coração empedernido…”? (Ez 2,4) Você se sente fraco(a)? (2Cor 12,9.10). Peça ao Senhor para derramar o Espírito Santo sobre você (Rm 5,5).

Quando o Espírito Santo vem a nós, ficamos fortes (2Cor 12,10). O Espírito entra em nós e nos coloca de pé (Ez 2,2). Somos filhos(as) fracos(as) e simples (2Cor 12,9.10), mas através do dom da Sabedoria do Espírito Santo (Is 11,2), Ele é sábio em nós. O Espírito Santo faz a diferença. Ele coloca os nossos pés sobre uma rocha (Sl 40(39),3). Ele nos dá coragem (2Tm 1,7) e palavras às quais ninguém pode resistir ou contradizer (Lc 21,15).

A Igreja explodiu na vida pública quando o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos e discípulos no Cenáculo (At 2,2-4). Paredes, portas fechadas e o medo, não mais restringiam o povo de Deus pois eles estavam cheios do Espírito Santo.

Portanto, peça ao Senhor pelo Espírito Santo (Lc 11,13). Tenha sede do Espírito Santo. Reavive o Espírito Santo (2Tm 1,6-9). “Se vivemos pelo Espírito, pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Oração: Pai, o Teu Filho nos disse para que Te peçamos para nos dares o Espírito Santo (Lc 11,13). Portanto, eu Te peço para derramares o Teu Espírito sobre mim. Sela-me no Espírito (2Cor 1,22) de modo que eu nunca fuja. Faz de mim um vaso que Te sirva em todas as situações (2Tm 2,21; At 20,32).
Promessa: “…Basta-te a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder…” (2Cor 12,9)
Louvor: Todo louvor seja dado a Vós, Jesus ressuscitado. Eu Te agradeço por ter derramado o Espírito sobre nós (Tt 3,6).

08/07/2024 - PARA TER CAPACIDADE ESPIRITUAL, ENTREGUE-SE

Segunda-feira, 08 de Julho de 2024

Os 2,16-18.21.22

Sl 145(144),2-9

Mt 9,18-26

PARA TER CAPACIDADE ESPIRITUAL, ENTREGUE-SE

“…Assim que a multidão foi removida para fora, ele entrou…” (Mt 9,25)

Como diz o profeta Oséias, Deus planeja nos conduzir ao deserto (Os 2,16). O ruído do mundo tem que ser retirado das nossas vidas de modo a ouvirmos a Deus no silêncio e responder ao Seu amor (Os 2,17). O texto do Evangelho de hoje mostra que uma vez que o alvoroço da multidão foi ‘removido’, a cura e a ressurreição puderam acontecer numa atmosfera de fé (Mt 9,23-25).

O que você precisa remover da sua vida hoje? É a sua televisão ou os seus equipamentos eletrônicos? É uma mentalidade cínica, uma atitude de julgamento, ou até mesmo uma amizade que afasta você do Senhor? (1Cor 15,33). Até que nós descartemos toda a desordem, não estaremos leves o suficiente para caminhar com Jesus.

“Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2,15-17) Livre-se de tudo o que afasta você do Senhor (Mt 9,25). Então, entregue-se a uma profunda e total confiança em Jesus (Lc 5,4).

Oração: Jesus, eu Te entrego tudo. Eu Te peço que tomes de mim o que me impede de me entregar totalmente a Ti. Concede-me um desejo insaciável de colocar a minha vida nas Tuas mãos.
Promessa: “Iahweh é piedade e compaixão, lento para a cólera e cheio de amor.” (Sl 145(144),8)
Louvor: Daniel foi chamado a seguir Jesus mais de perto quando observou o amor e a alegria de Deus em seus companheiros de equipe. Pouco depois, Daniel começou a pregar voluntariamente para jovens adultos.

09/07/2024 - PARA SERMOS VOSSOS, JESUS!

Terça-feira, 09 de Julho de 2024 – Santa Paulina

Os 8,4-7.11-13

Sl 115(113B),3-10

Mt 9,32-38

PARA SERMOS VOSSOS, JESUS!

“…Então [Jesus] disse aos seus discípulos: ‘A colheita é grande, mas poucos os operários!

Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita’.” (Mt 9,36-38) Muitas pessoas desejam uma chance de servir ao time vencedor. Se o time coloca um anúncio pedindo por voluntários para entregar suas camisas, muitos iriam orgulhosamente se voluntariar, ansiosos por serem associados ao seu time de coração.

Jesus é o Capitão do eterno time vencedor. Ele fez um pedido por ajudantes (Mt 9,38). Jesus não precisa de nossa ajuda, mas Ele a deseja. Misteriosamente, Jesus até parece precisar de nossa ajuda. Ele decidiu agir através de nós, os membros de Seu corpo (Ef 4,15.16).

Jesus chamou os simples e não instruídos (1Cor 1,27.28). Ele não chamou os qualificados; ao invés disso, Ele qualificou os chamados. Ele derramou o Espírito Santo sobre eles e deu-lhes autoridade (Mt 10,1). Portanto, nós não temos desculpas quando Jesus nos chama para servi-Lo (Lc 14,18-21).

Você pode ouvir atentamente o Seu chamado na sua vida? Ele veio chamar pecadores(as) (Mc 2,17) e então encher aqueles(as) que são chamados(as) “…com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus…” (Ef 1,3) Você está alegre e orgulhoso(a) para responder ao chamado de Jesus por operários(as) como os fãs de esportes estão querendo ajudar o time vencedor?

Oração: Senhor Jesus, eu sou todo Teu. Que eu possa ser mais ‘fanático’ por Ti do que o torcedor mais fanático seu time de coração.
Promessa: “O nosso Deus está no céu e faz tudo o que deseja.” (Sl 115(113B),3)
Louvor: Durante vários anos, Bárbara usou seu período de férias para trabalhar como auxiliar em um ministério de cura.

10/07/2024 - ‘OUTROS CRISTOS’

Quarta-feira, 10 de Julho de 2024 – Santo Agostinho Zhao Rong e Mártires Chineses

Os 10,1-3.7.8.12

Sl 105(104),2-7

Mt 10,1-7

‘OUTROS CRISTOS’

Jesus “chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade para expulsar os espíritos imundos e de curar toda sorte de males e enfermidades.” (Mt 10,1)

Não seria maravilhoso ter Jesus em todas as cidades, vizinhanças e famílias? Jesus caminharia entre nós, proclamando o Seu reino de amor, curando os doentes, expulsando demônios e nos dando salvação. A boa notícia é que Jesus providenciou estas coisas. Jesus está pessoal e poderosamente presente em milhões de lugares em todo o mundo através de Seu Corpo, a Igreja, de um modo especial como Eucaristia e em cada um de Seus discípulos.

Assim, Jesus nos manda fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Quando nós vivemos como discípulos Seus imitando-O, nós nos tornamos ‘outros Cristos’. Desse modo, enchemos o mundo com Jesus e assim, ajudamos a Igreja a se tornar “…a plenitude daquele que plenifica tudo em tudo.” (Ef 1,23) Santa Teresa de Ávila ensinou que Jesus não tem mãos a não ser as nossas, não tem pés que não sejam os nossos, voz que não seja a nossa, etc. Como podem Jesus e a Igreja estar fortemente presentes para pessoas que não conhecem a presença de Jesus, escutam a Jesus, ou vão à Igreja? Você, como discípulo de Cristo é um ‘tabernáculo ambulante’. Você leva Jesus e o Seu Corpo, a Igreja, para aqueles(as) que “…[estavam] sem Cristo … sem esperança e sem Deus no mundo.” (Ef 2,12)

Seja ‘outro Cristo’. Leve esperança e vida para aqueles(as) que estão perdidos(as), sofrendo, ou escravizados(as). Seja um dos Seus discípulos.

Oração: Pai, eu Te ofereço meu corpo e a mim mesmo(a) (Rm 12,1).
Promessa: “…É tempo de procurar a Iahweh, até que ele venha e faça chover a justiça para vós.” (Os 10,12)
Louvor: Os 120 Mártires Chineses, que incluíam homens, mulheres, crianças, sacerdotes, religiosos, e leigos, mostraram a profundidade de sua fé entregando tudo, até mesmo suas vidas, a Jesus.