01/05/2019 - " Fez-me Sair Para Um Lugar Espaçoso...."(Sl 18,20)

Quarta-feira, 01 de Maio de 2019

São José Operário

Ex 1,26-2,3 ou Cl 3,14.15.17.23.24

Sl 90(89),2-4.12-14.16

Mt 13,54-58

 FEZ-ME SAIR PARA UM LUGAR ESPAÇOSO …” (Sl 18,20)

Não é ele o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?” (Mt 13,55)

Os apóstolos estavam na prisão e um anjo do Senhor milagrosamente os libertou (At 5,19). Adicionalmente ao fato de terem sido libertados das correntes que os mantinham na prisão, os apóstolos também foram libertados das correntes do medo que anteriormente os mantinham escondidos antes de receberem o Espírito Santo em Pentecostes (Jo 20,19; At 2,4). Teria sido compreensível se os apóstolos tivessem fugido de Jerusalém para sua própria preservação e pelo desejo de evitar futuras perseguições. No entanto, os apóstolos obedientes e corajosamente assumiram seu lugar em público e retomaram à pregação e ao ensinamento sobre a nova vida em Jesus e a vida no Espírito (At 5,20.21).

O Senhor deu liberdade aos apóstolos (2Sm 22,20; Sl 18,20). Eles eram “… como uma coluna de ferro, como uma muralha de bronze …” (Jr 1,18) diante de seus oponentes. Em Jesus, nós não devemos temer os nossos inimigos nem viver acorrentados(as) pelo medo. O Senhor promete: “… Eles retornarão a ti, mas tu não retornarás a eles!” (Jr 15,19). Na liberdade do Espírito, nós podemos caminhar na luz, na alegria do Senhor, que é a nossa Força (Ne 8,10). Em Jesus, nós venceremos o mundo (Jo 16,3).

… a luz [de Cristo] brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam.” (Jo 1,5). Onze dias atrás, durante a Vigília Pascal, nós realizamos a liturgia das trevas. Nós recebemos a luz de Cristo do Círio Pascal, e logo a escuridão da Igreja foi iluminada pela luz. “Brilhe do mesmo modo a vossa luz diante dos homens …” (Mt 5,16). Não viva no medo. Em Jesus, você é a luz do mundo (Mt 5,14).

Oração: Pai, consome-me. Que eu possa constantemente arder de amor por Ti.

Promessa:Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” (Jo 3,16)

Louvor: São José ensinou a Jesus como trabalhar com a madeira. Jesus realizou a salvação do mundo em uma cruz de madeira.

02/05/2019 - Existe Alguma Coisa Com Relação Àquele Nome

Quinta-feira, 02 de Maio de  2019

Santo Atanásio

At 5,27-33

Sl 34(33),9.17-20Jo 3,31-36

 EXISTE ALGUMA COISA COM RELAÇÃO ÀQUELE NOME

… É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, a quem vós matastes, suspendendo-o no madeiro.” (At 5,29.30)

Jesus de Nazaré morreu para nossa salvação e ressuscitou dentre os mortos. Depois que Ele derramou o Espírito Santo, as pessoas começaram a perceber que o Seu Nome estava acima de qualquer outro nome. Ao Seu Nome, todo joelho terá de se dobrar e toda língua terá de proclamar que Jesus é o Senhor (Fl 2,10.11).

O Espírito inspirou os apóstolos a ensinar sobre o nome de Jesus e encheram Jerusalém com essa doutrina (At 5,28). Entretanto, as autoridades ordenaram que não ensinassem sobre o nome de Jesus (At 5,28). Os apóstolos desafiaram essa ordem (At 5,29). Eles batizavam naquele Nome (At 2,38). Eles curavam e libertavam em Seu Nome (At 3,6. 19,13). Eles estavam impregnados pelo Nome. “Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,12)

Oração: Jesus, que durante o Tempo Pascal, eu possa Te amar profundamente e pronunciar o Teu Nome convenientemente.

Promessa:Quem crê no Filho tem a vida eterna. Quem recusa crer no Filho não terá vida. Pelo contrário, a ira de Deus permanece sobre ele.” (Jo 3,36)

Louvor: Santo Atanásio preparou-se para sua vocação passando dois anos com os monges no deserto. Seu ensinamento corajoso ajudou a derrotar a heresia Ariana.

03/05/2019 - Senhor, Eu não Consigo

Sexta-feira, 03 de Maio de  2019

São Filipe e São Tiago, Apóstolos

 1Cor 15,1-8

Sl 19(18),2-5

Jo 14,6-14

 SENHOR, EU NÃO CONSIGO

… Há quanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe? Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai!’?” (Jo 14,9)

São Filipe fez uma pergunta a Jesus para a qual Ele esperava que Filipe já soubesse a resposta. Infelizmente, eu posso ter dificuldade de relacionar as coisas como São Filipe e talvez alguns(mas) de vocês também possam ter essa dificuldade. Com frequência eu preciso receber uma informação várias vezes antes que ela finalmente penetre em minha mente. Felizmente Filipe não foi orgulhoso ao apresentar ao Senhor a sua ignorância e falta de entendimento. Filipe permitiu que Jesus removesse aquelas falhas e as substituísse com os dons da sabedoria, do conhecimento e do entendimento do Espírito Santo. O Senhor transformou Filipe em um poderoso apóstolo, que pregava na área da atual Turquia e que por fim, foi martirizado pela sua inabalável fé em Jesus.

Jesus pode usar qualquer coisa que ofereçamos a Ele para Seu uso. “Confia em Iahweh com todo o teu coração, não te fies em tua própria inteligência.” (Pr 3,5). Você se sente muito cansado(a), ignorante, fraco(a), ou pecador(a) para ser de alguma utilidade para Jesus? Ofereça a Ele o seu tudo, não importa se você o considera bom ou mau. Jesus é capaz de transformar qualquer coisa; nada é impossível para Ele (Lc 1,37).

Oração: Pai, eu não tenho muito, mas o que eu tenho eu o ofereço a Ti (At 3,6).

Promessa: Jesus “… ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze.” (1Cor 15,4.5)

Louvor: São Filipe e São Tiago foram martirizados na Frígia e em Jerusalém respectivamente, por conhecerem e servirem a Jesus.

04/05/2019 - Quando as Ovelhas Fazem os Pastores

Sábado, 04 de Maio de  2019

 At 6,1-7

Sl 33(32),1.2.4.5.18.19  

Jo 6,16-21

 QUANDO AS OVELHAS FAZEM OS PASTORES

Procurai, antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito Santo e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa.” (At 6,3)

Vocês perceberam que os líderes da Igreja primitiva colocavam a responsabilidade de procurar diáconos na “… multidão dos discípulos …” (At 6,2)? Isso significa “colocar em nós” essa responsabilidade! Nós devemos estar sempre na busca por aqueles que possam ser bons líderes para a Igreja.

Isso foi uma novidade para os primeiros Cristãos. Sacerdotes Judeus e Levitas nasciam com as suas posições na hierarquia religiosa e civil. Os apóstolos foram escolhidos e chamados pelo próprio Cristo. A Igreja primitiva, no entanto, chamou toda a comunidade dos discípulos para suscitar futuros líderes entre eles próprios (At 6,3).

Os nossos sacerdotes e bispos hoje em dia podem não conhecer cada pessoa que possa ter recebido um chamado para a vida religiosa ou outras formas de liderança na igreja. Eles dependem que cada um de nós faça a sua parte na construção da Igreja. Nós podemos fazer isso:

– pedindo a Deus que nos revele aqueles(as) homens e mulheres prudentes,

– ressaltando junto a essas pessoas os seus dons,

– encorajando-os(as) (Hb 10,25) frequentemente e orando por eles(elas),

– orientando-os(as) de modo a serem mais espirituais e prudentes,

– apresentando essas pessoas aos líderes da igreja, e

– fazendo discípulos (Mt 28,19); buscando tantos filhos quantos Deus colocar em nosso caminho, fazendo-os crescer na fé.

Os líderes da Igreja dependem de você. “Procurai … entre vós …” (At 6,3)

Oração: Pai, que eu possa ser para Ti um enviado cheio de coragem (Nm 13,2.30).

Promessa:Jesus, porém, lhes disse: ‘Sou eu. Não temais’.” (Jo 6,20)

Louvor: Marta colocou a incerteza de seu futuro como viúva com três filhos pequenos nas mãos de Deus. Deus a tem sustentado diariamente e seus filhos agora são adultos fiéis.

05/05/2019 - A Terceira Aprovação

Domingo, 05 de Maio de  2019

3º Domingo da Páscoa                              

At 5,27-32.40.41

Sl 30(29),2.4-6.11-13

Ap 5,11-14

Jo 21,1-19

 A TERCEIRA APROVAÇÃO           

… Simão, filho de João, tu me amas? …” (Jo 21,16)

Por três vezes Jesus se dirigiu a Pedro não como “Pedro”, o nome que Jesus havia dado a Ele, mas como “… Simão, filho de João …”, o nome de Pedro antes de se encontrar com Cristo (Jo 21,15.16.17).

E Jesus perguntou a Pedro três vezes; “Tu me amas?”. Será que Ele estava questionando a Pedro sobre o seu amor? Duas semanas atrás, cada católico em todo o mundo que tenha participado da Vigília Pascal e da Missa do Domingo da Páscoa renovou suas promessas batismais rejeitando a Satanás e professando a sua fé em Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. E se Jesus pedisse a você para renovar hoje as suas promessas batismais? E se Ele pedisse a você para renová-las novamente amanhã? Será que, nesse caso, Jesus não estaria demonstrando não estar convencido quanto ao nosso comprometimento?

Jesus descrevia Simão Pedro como sendo um discípulo que andava onde ele queria (Jo 21,18). Todavia, Simão Pedro precisava ser um discípulo que se permitisse a si mesmo entregar a sua vida e até mesmo morrer por Jesus (Jo 21,8.19).

Você merece ser chamado(a) pelo seu nome de batismo? O seu amor por Jesus é convincente? Você é um(a) discípulo(a) de Jesus em seus termos ou nos termos d’Ele?

Oração: Jesus, eu escolho seguir-Te até à cruz.

Promessa:Nós somos testemunhas destas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.” (At 5,32)

Louvor: Louvor a Ti, Jesus, ressuscitado em esplendor e glória. Nós te adoramos de todo o nosso coração. Glórias a Ti eternamente.

06/05/2019 - Você Está Ardendo?

Segunda-feira, 06 de Maio de  2019

 At 6,8-15

Sl 119(118),23.24.26.27.29.30    

Jo 6,22-29

 VOCÊ ESTÁ ARDENDO?

… Que faremos para trabalhar nas obras de Deus?” (Jo 6,28)

Como testemunha do Cristo ressuscitado, você está mais ansioso(a) por Jesus com o avanço do Tempo da Páscoa? Ou seu fogo se apagou? Você se sente esgotado(a)? Pior ainda, você já se sentiu ansiando por Jesus?

Um pedaço de papel pode pegar fogo ao ser focado com os raios do sol sobre ele por um longo tempo através de uma lente de aumento. Nós podemos também arder nos expondo por um longo tempo à graça ampliada de Deus através do estudo da Bíblia (Lc 24,32), dos Sacramentos, de uma comunidade de vida (At 2,42), da perseguição (Mt 5,11), da morte, dos milagres, etc. Através desta longa exposição “à luz do Senhor, você poderá experimentar o fogo do Espírito Santo em seu coração” (At 2,3).

Pois o nosso Deus é um fogo abrasador.” (Hb 12,29). Jesus proclama: “Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49). Seus(suas) filhos(as), discípulos(as), e testemunhas estão prontos para arderem por amor a Deus (Lc 24,32).

Oração: Pai, neste Tempo Pascal que o fogo espiritual se espalhe sobre a terra.

Promessa:Trabalhai, não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna, alimento que o Filho do Homem vos dará.” (Jo 6,27)

Louvor: Através das orações do seu médico, Jesus curou a esposa de Willian de um câncer no cérebro.

07/05/2019 - Seja Mais

Terça-feira, 07 de Maio de  2019

 At 7,51-8,1

Sl 31(30),3.4.6-8.17.21  

Jo 6,30-35

 SEJA MAIS

… Que sinal realizas, para que vejamos e creiamos em ti? Que obras fazes?” (Jo 6,30)

Jesus foi perguntado: “…Que obras fazes?” (Jo 6,30). E Ele respondeu não dizendo o que fazia, mas dizendo Quem Ele era. “Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida …” (Jo 6,35). Viver em Cristo não é primeiramente o que nós fazemos, mas sim quem nós somos em Jesus.

Santo Estevão foi um operário de sucesso. Assumiu uma posição administrativa repleta de dificuldades e lidou com o problema com sucesso (At 6,1 ss). Ele foi até mesmo mais abençoado, recebendo os dons da pregação e da evangelização. Contudo Estevão não estava preocupado desde o início com a continuidade de seu bom trabalho. A prioridade dele era ser um discípulo de Jesus, mesmo que isso significasse que o seu trabalho na terra tivesse que terminar. E assim, Estevão se tornou o primeiro mártir Cristão.

Quando nós enfatizamos quem somos mais do que o que nós fazemos, nós não dizemos que nosso trabalho é menos importante, e sim mais importante. O trabalho que expressa quem nós somos em Cristo é o mais importante trabalho no mundo. Quando nos concentramos em ser filhos(as) de Cristo, nós somos operários(as) em um sentido surpreendente.

Neste Tempo Pascal, que o nosso trabalho possa ressuscitar da morte do orgulho, do egoísmo e da ganância. Que nós possamos trabalhar pelo que nós somos em Cristo ressuscitado.

Oração: Pai, ensina-me a ser o que Tu queres que eu seja. Que todo o meu trabalho seja sempre um resultado do que eu sou em Ti.

Promessa:Depois, caindo de joelhos, gritou em voz alta: ‘Senhor, não lhes leves em conta este pecado’. E, dizendo isto, adormeceu.” (At 7,60)

Louvor: Roberto se identificava como filho do Pai, e como colaborador e discípulo do Filho.

08/05/2019 - Onde Existe a Sua Vontade, Existe o Seu Caminho

Quarta-feira, 08 de Maio de  2019

 At 8,1-8

Sl 66(65),1-7

Jo 6,35-40

 ONDE EXISTE A SUA VONTADE, EXISTE O SEU CAMINHO

E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu, mas o ressuscite no último dia.” (Jo 6,39)

O alimento de Jesus era fazer a vontade do Seu Pai (Jo 4,34). Jesus nos ensina a rezar para que a vontade do Pai seja feita tanto na terra como no céu (Mt 6,10). Ele até prometeu: “… aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12,50). Jesus insiste que somente aqueles(as) que fazem a vontade do Pai podem entrar no Seu reino (Mt 7,21).

Na Sua agonia, antes da morte, Jesus orou ao Seu Pai: “… Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres.” (Mt 39). Jesus disse a Seu Pai: “… Eis que eu vim para fazer a tua vontade …” (Hb 10,9). “E graças a esta vontade é que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.” (Hb 10,10). “Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,40)

Faça sempre um ato de vontade própria para unir a sua vontade à vontade de Jesus e desse modo estar unido à vontade do Pai eternamente.

Oração: Pai, eu vim para fazer a Tua vontade (Hb 10,9). “… No rolo do livro foi-me prescrito realizar tua vontade; meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro das minhas entranhas.” (Sl 40,8.9)

Promessa:De muitos possessos os espíritos impuros saiam, dando grandes gritos, e muitos paralíticos e coxos foram curados.” (At 8,7)

Louvor: Mário venceu o vício das drogas entregando-se diariamente à misericórdia e à providência de Jesus.

09/05/2019 - Murmurando Sobre o Alimento

Quinta-feira, 9 de Maio de  2019

 At 8,26-40

Sl 66(65),8.9.16.17.20

Jo 6,44-51

 MURMURANDO SOBRE O ALIMENTO

Vossos pais no deserto comeram o maná e morreram. Este pão é o que desce do céu para que não pereça quem dele comer.” (Jo 6,49.50)

Deus deu a Adão e a Eva todo tipo de alimento que havia no jardim do Éden (Gn 2,16). Infelizmente, o desejo deles comerem além daquilo que Deus havia fornecido levou à desagregação da espécie humana (Gn 3,6).

Deus proveu o milagroso maná aos Israelitas que estavam presos no deserto (Ex 16,14 ss). Ele “… [proporcionou-lhes], do céu, graciosamente, um pão de mil sabores, ao gosto de todos.” (Sb 16,20). O maná até mesmo “… se convertia naquilo que cada qual queria.” (Sb 16,21). Tudo isso revelava a doçura de Deus em favor dos Seus filhos(as) (Sb 16,21). No entanto, os Israelitas no deserto logo se cansaram daquele milagroso presente de Deus. Eles estavam “… enfastiados [daquele] alimento de penúria.” (Nm 21,5) que Deus providenciara. Eles queriam carne, peixe, pepinos, melões, verduras, cebolas e alhos (Nm 11,4.5).

E assim, Deus mais uma vez proveu Seus filhos(as) com o milagroso Pão do céu. O menino Jesus foi colocado em uma manjedoura, um cocho de alimentação. Para muitas pessoas, isso veio representar que Jesus é o Alimento. A Sua “… carne é verdadeiramente uma comida …” (Jo 6,55). Para fazer com que isso seja incontestável, Jesus proclama: “Eu sou o pão da vida … Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6,48.51). Jesus na Eucaristia é o banquete definitivo de Deus. Nós, agradecidos(as), devemos comer aquilo que Deus colocar em nossos pratos.

 

Oração: Pai, que tudo o que entrar e sair de minha boca esteja totalmente sob o Teu senhorio.

Promessa:Abrindo então a boca, e partindo deste trecho da Escritura, Filipe anunciou-lhe a Boa Nova de Jesus.” (At 8,35; ver At 8,32.33)

Louvor: Anteriormente um descrente, Bernardo agora crê na Real Presença de Jesus na Eucaristia.

10/05/2019 - Face - a - Face

Sexta-feira, 10 de Maio de  2019

 São Damião de Molokai

 At 9,1-20

Sl 117(116),1.2 

Jo 6,52-59

 FACE-A-FACE

… Jesus, o mesmo que te apareceu no caminho por onde vinhas.” (At 9,17)

O Senhor Jesus tem o poder de converter os inimigos. A fúria dos inimigos não pode se manter diante do Senhor. Saulo viu a Jesus, ou ao menos um clarão ofuscante de Jesus, a Luz (Jo 9,5). Essa visão de Jesus permaneceu com Saulo pelo resto de sua vida. Durante os anos seguintes da sua vida, Saulo (depois chamado de Paulo) experimentaria esporádicos problemas nos olhos limitando sua visão física (Gl 4,13.15; 6,11). Contudo, sua visão espiritual era perfeita; Paulo nunca afastou seus olhos de Jesus novamente. Paulo teve um encontro face-a-face com Jesus, e sua vida foi transformada para sempre. Estar face-a-face com Jesus é fundamental para a nossa fé. O Papa São João Paulo II ensinou que um encontro com Jesus Cristo é a chave para nossa caminhada na fé (Ecclesia in América, Papa São João Paulo II, 3).

Na Eucaristia, nós também ficamos face-a-face com Jesus. A Santa Comunhão renova a nossa adoção na Sua família quando do nosso Batismo. Paulo passou o resto de sua vida falando de Jesus. Os apóstolos responderam do mesmo modo quando pressionados sobre o seu relacionamento com Jesus: “Pois não podemos, nós, deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.” (At 4,20). São João escreveu sobre Quem ele viu e suas mãos tocaram (1Jo 1,1). Quando nós encontrarmos Jesus face-a-face verdadeiramente, nós iremos responder da mesma maneira.

Procure a face do Senhor (Sl 27,8). Permita que Ele olhe para você com amor (Mc 10,21). Deixe que o olhar amoroso de Jesus cure, renove e restaure você.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para fazer com que os meus desejos estejam voltados somente para Jesus.

Promessa:Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim.” (Jo 6,55.56)

Louvor: O amor de São Damião foi Maior do que o seu medo de adoecer e morrer de lepra, pois ele manteve seus olhos fixados em Jesus enquanto pregava junto aos leprosos na colônia de Molokai.

11/05/2019 - A Necessidade de Um Novo Pentecostes

Sábado, 11 de Maio de  2019    

 At 9,31-42

Sl 116(115),12-17

Jo 6,60-69

 A NECESSIDADE DE UM NOVO PENTECOSTES

O espírito é que vivifica, a carne para nada serve …” (Jo 6,63)

Na Missa de terça-feira, nós meditamos sobre o Espírito Santo dirigindo Filipe (At 8,29). Ontem, meditamos sobre Paulo ficando “… repleto do Espírito Santo.” (At 9,17). Hoje nós meditaremos sobre o crescimento da Igreja primitiva “… [repleta] da consolação do Espírito Santo.” (At 9,31). Na segunda-feira meditaremos sobre a descida do Espírito Santo sobre Cornélio e os de sua casa (At 11,15). O Senhor através das leituras eucarísticas diárias em Sua Igreja está deixando bem claro que nós não devemos extinguir o Espírito (1Ts 5,19), mas sim sermos dóceis à Sua ação de todo os modos.

No final do Tempo Pascal, nós iremos celebrar a vinda do Espírito Santo em Pentecostes. Que façamos deste Pentecostes o Maior de nossas vidas. Sem o Espírito Santo, nós ficaremos aprisionados(as) no Cenáculo ao invés de sermos enviados para levarmos o Evangelho até os confins da terra. Os anjos e os santos no céu, as pobres almas no purgatório, a Igreja em todo o mundo, e toda a criação está rezando com Jesus: “Veni, Creator Spiritus!”, “Vem, Espírito Criador!”. Vamos nos juntar à sinfonia do Espírito: Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, que o Espírito Santo seja o Desejo do meu coração.

Promessa:Como retribuirei a Iahweh todo o bem que ele me fez? Erguerei o cálice da salvação invocando o nome de Iahweh.” (Sl 116,12.13)

Louvor: Ler os Atos dos Apóstolos levou Luís a um discipulado mais efetivo. Ele orou pelo Espírito Santo e recebeu poder para servir ao Senhor com os dons do Espírito.

12/05/2019 - O Mistério do Pastor

Domingo, 12 de Maio de  2019 

4º Domingo da Páscoa

 At 13,14.43-52  

Sl 100(99),1-3.5

Ap 7,9.14-17

Jo 10,27-30

 O MISTÉRIO DO PASTOR

 “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão.” (Jo 10,27.28)

O dia de hoje é chamado tradicionalmente de o “Domingo do Bom Pastor”. A imagem de Deus como Pastor é antiga e poderosa. Povos de quase todas as culturas têm sido e são profundamente inspirados e consolados pela imagem do Bom Pastor. Milhões de pessoas têm rezado com devoção: “Iahweh é meu pastor, nada me falta.” (Sl 23,1)

No entanto, algumas culturas não toleram os pastores (Gn 46,34). Com efeito, o conflito tradicional entre pastores e fazendeiros está no contexto do primeiro assassinato da história (Gn 4,2 ss). Até mesmo os apóstolos de Jesus, que ouviram a revelação de que Ele próprio era o Bom Pastor, tiveram dificuldades com relação a esta imagem (Jo 10,6).

A imagem de Deus como o Bom Pastor não deve ser aceita impensadamente nem dispensada descuidadamente. Devemos examinar essa grande revelação do Evangelho de João à luz da dinâmica do nosso relacionamento com o Senhor; com a imagem de Jesus, o Bom Pastor.

Nunca nos foi dado um “dever de casa” como esse nesta publicação. Hoje, no entanto, seu “dever de casa” é ler o capítulo 10 do Evangelho de Joao e o capítulo 34 de Ezequiel. Perceba as referências cruzadas. Ore para que o Espírito Santo o(a) ensine sobre a verdade e o mistério da imagem do Bom Pastor.

Oração: Pai, faz de mim uma ovelha segundo Teus critérios.

Promessa:Nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá nem qualquer calor ardente; pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até às fontes de água viva. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.” (Ap 7,16.17)

Louvor: Aleluia, aleluia, dê graças ao Senhor ressuscitado! Aleluia, aleluia, dê glórias ao Seu santo nome!

13/05/2019 - "...Dá-me de Beber!" ( Jo 4,7 )

Segunda-feira, 13 de Maio de  2019

 Nossa Senhora de Fátima

 At 11,1-18Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4

Jo 10,1-10

  “… DÁ-ME DE BEBER!” (Jo 4,7)

… minha alma está bramindo por ti, ó meu Deus! Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo …” (Sl 42,2.3)

Ao meditar sobre o Evangelho da Missa de hoje, veio-me à mente uma viagem a Roma, Itália. O enorme batistério da Basílica de São João de Latrão apresenta uma grande estátua de um cervo, curvado sobre a pia Batismal, ansiando por beber das águas do Batismo (Sl 42,2 ss). A seu modo, o cervo, e todas as criaturas de Deus, estão sedentos pela água viva de Deus.

Jesus também está sedento. Da cruz, Ele geme: “… Tenho sede!” (Jo 19,28). À mulher Samaritana, e a cada um de nós, Jesus pede: “… Dá-me de beber!” (Jo 4,7). Ele anseia que todos bebam das águas do Batismo, a “… água das fontes da salvação.” (Is 12,3) e dos rios do Espírito Santo (Jo 7,37-39).

Deus pôs, em cada pessoa uma ânsia por Ele. Os Judeus ficaram surpreendidos ao verem que os Gentios deveriam ser incluídos nos planos de salvação de Deus (At 11,1 ss). Contudo os Gentios estavam ansiando por Deus e absorviam totalmente a mensagem do Evangelho. Em nossa evangelização, é fundamental lembrar que o Senhor colocou em cada pessoa a ânsia por Ele. Santo Agostinho, alguém que pouco provavelmente seria convertido, expressou sua ânsia dizendo: “Apesar de tudo, o homem, pequena parcela da tua criação, quer louvar-Te. Tu próprio a isso o incitas, fazendo com que ele encontre as suas delícias no teu louvor, porque nos fizeste para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti.” (CIC 30). Mesmo os ossos mais ressequidos podem voltar à vida depois de ouvir a Boa Nova de Jesus (Ez 37,1 ss). Ninguém, não importa quão insensível seja, deixará de estar ansiando por Deus. Assim sendo, continue proclamando a mensagem de Jesus.

Oração: Pai, pela minha constante evangelização, que eu possa dar de beber a Jesus e ao Seu povo sedento.

Promessa:Ora, apenas começara eu a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como sobre nós no princípio.” (At 11,15)

Louvor: Em uma determinada Paróquia, um grupo de Católicos se reúne regularmente para orar a Nossa Senhora de Fátima todo sábado, de modo a seguir seu pedido por constante oração, reparação, e consagração.

14/05/2019 - Você está Pronto (a) Para Ser Um (a) Escolhido (a)?

Terça-feira, 14 de Maio de  2019

São Matias, Apóstolo

 At 1,15-17.20-26

Sl 113(112),1-8 

Jo 15,9-17

 VOCÊ ESTÁ PRONTO(A) PARA SER UM(A) ESCOLHIDO(A)?        

Lançaram sortes sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos.” (At 1,26)

Matias foi escolhido como apóstolo em substituição a Judas; José Barsabás não foi o escolhido, ele foi vencido. Você já foi rejeitado(a) para uma promoção no trabalho, foi rejeitado(a) por uma moça ou um rapaz mais bonito(a), ou perdeu a atenção de seus pais por causa de um(a)  irmão(ã) menor? Se isso acontecer, o que você faria?

Tudo o que sabemos sobre José é o seguinte:

– José seguia a Jesus por onde quer que Ele fosse (At 1,21).

– José era fiel de longo tempo. Ele permaneceu com os discípulos desde o princípio (At 1,22).

– José não procurava honras para si mesmo, ele havia sido indicado pelos outros (At 1,23).

– José era um discípulo poderoso e fiel, merecedor de ser um apóstolo.

– José seguiu aos líderes e a Matias com humildade, buscando fazer a vontade de Deus (At 1,24).

– José estaria pronto para servir a Deus se tivesse sido o escolhido.

Depois que Matias foi escolhido, não ouvimos mais falar de José. No entanto, é fácil admitir que José respondesse ao fato de não ter sido escolhido vivendo a mesma vida anterior de compromisso e de fé. José pode não ter sido o escolhido, mas ele estaria pronto caso o fosse.

Assim como José, nós podemos ser servos fiéis de Deus, “… cada um [de nós agindo] segundo os dons que o Senhor [nos] concedeu …” (1Cor 3,5). Mesmo se não formos escolhidos(as) para uma determinada função, nós sempre seremos “… a pedra viva … diante de Deus eleita e preciosa.” (1Pe 2,4). Escolha permanecer fiel, agradecido(a), e humilde.

Oração: Pai, eu sou teu(tua) servo(a). Faça-se em mim segundo a Tua vontade. Eu Te servirei com alegria em qualquer caminho que Tu escolheres (Sl 100,2).

Promessa:Ele ergue o fraco da poeira e tira o indigente do lixo.” (Sl 113,7)

Louvor: São Matias foi o primeiro dos incontáveis sucessores dos Apóstolos.

15/05/2019 - Corrida

Quarta-feira, 15 de Maio de  2019

 Santo Isidoro

 At 12,24-13,5

Sl 67(66),2.3.5.6.8

Jo 12,44-50

 CORRIDA

… disse-lhes o Espírito Santo: ‘Separai para mim Barnabé e Saulo … Enviados, pois, pelo Espírito Santo, eles desceram até Selêucia, de onde navegaram para Chipre.” (At 13,2.4)

Barnabé era como um líder na primeira viagem missionária da Igreja, como indicado pelo fato do seu nome ser mencionado antes de Saulo. De todos os possíveis destinos em um mundo sem o Senhor, o Espírito Santo enviou Barnabé para casa, para Chipre (At 13,4). Lembrem-se de que Barnabé “… era um levita originário de Chipre.” (At 4,36). Depois de evangelizar Chipre, Barnabé e Saulo evangelizaram várias cidades. Assim, com a cidade servindo de plataforma de lançamento, “… a palavra de Deus crescia e se multiplicava.” (At 12,24)

Jesus certa vez libertou um homem possuído por demônios. O homem queria “… ficar com ele. Ele não deixou, e disse-lhe: ‘Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia.” (Mc 5,18.19). Ele fez isso, mas expandiu sua evangelização proclamando na Decápole (Mc 5,20) o que Jesus havia feito por ele. Com a cidade natal como base de lançamento, “… a palavra de Deus crescia e se multiplicava.” (At 12,24)

Você está confuso(a) sobre o campo de sua missão? Pode ser que Deus esteja enviando você para casa para iniciar Sua missão por você. Talvez seja mais fácil evangelizar estranhos do que partilhar seu testemunho com seu irmão, irmã, ou amigos. Jesus compreende que você pode não ser aceito em sua casa (Lc 4,24). Seu testemunho poderá também causar divisão em sua casa durante algum tempo (Mt 10,34-36). Não importa se você terá ou não sucesso em sua casa, mas utilizando a sua casa como base de lançamento, a palavra de Deus continuará a crescer e a se multiplicar (At 12,24).

Oração: Pai, que eu possa produzir frutos onde Tu me plantares. Que toda a minha casa e a minha cidade venham a Te conhecer, amar e servir.

Promessa:Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12,46)

Louvor: Santo Isidoro foi favorecido com milagres na terra e visões do céu. Ele começava todos os dias com a Missa matinal. Ele e a sua esposa foram ambos canonizados como santos.

16/05/2019 - Jesus é Deus! Jesus é Deus! Jesus é Deus!

Quinta-feira, 16 de Maio de  2019                         

At 13,13-25

Sl 89(88),2.3.21.22.25.27             

Jo 13,16-20                                                                       

 JESUS É DEUS! JESUS É DEUS! JESUS É DEUS!

Digo-vos isso … para que … creiais que EU SOU.” (Jo 13,19)

Jesus disse aos Seus apóstolos que um deles haveria de traí-Lo. Jesus explicou a Sua razão para fazer aquilo: “Digo-vos isso agora antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais que EU SOU.” (Jo 13,19). Jesus está atuando em nossas vidas de modo que venhamos a ter uma fé ainda Maior n’Ele como o grande EU SOU, o Próprio Deus. É de suma importância que nós acreditemos na divindade de Jesus. E Ele diz abertamente: “Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.” (Jo 8,24)

Porque é absolutamente essencial professar que Jesus é Senhor e Deus (Rm 10,9; Jo 20,28), o diabo tenta orquestrar circunstâncias e distorcer interpretações dessas circunstâncias para nos deixar confusos(as), com alguma dúvida sobre a divindade de Jesus, ou até mesmo irritados(as) com Deus por permitir eventos trágicos. Mas o Senhor se antecipa a essas maquinações demoníacas nos aconselhando antes que aconteçam; o Senhor conhece o futuro e está no controle da história – a despeito das informações em contrário. Jesus é o Senhor Deus. Ele está sentado para sempre no trono ao lado do Pai e agora espera que o último dos Seus inimigos seja colocado debaixo dos Seus pés (Hb 10,12.13).

Neste momento, você está travando um combate com sua fé na divindade de Jesus. A Maior de todas as heresias, o Arianismo, está tentando sutilmente arruinar a sua fé na divindade de Jesus. Recuse-se a deixar que roubem a sua fé no Senhor Jesus. Proclame sempre, cada vez mais insistentemente: Jesus, “… meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)

Oração: Pai, dá-me uma fé invencível na divindade de Jesus, com a solidez de uma rocha.

Promessa:Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe, e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Jo 13,20)

Louvor: Carlos retornou para o Senhor enfrentando as dificuldades do dia-a-dia e nunca mais O deixou.

17/05/2019 - Intimado (a) Como Testemunha

Sexta-feira, 17 de Maio de  2019                                              

At 13,26-33 

Sl 2,6-11  

Jo 14,1-6

 INTIMADO(A) COMO TESTEMUNHA

E por muitos dias apareceu aos que com ele tinham subido da Galileia para Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.” (At 13,31)

Através dos Atos dos Apóstolos, o Senhor nos chama a sermos suas testemunhas (At 1,8; 2,32; 3,15; 10,39; 13,31). Agora que já atravessamos mais da metade do caminho no Tempo Pascal, é apropriado nos perguntarmos a nós mesmos o quanto temos obedecido ao chamado do Senhor para sermos Suas testemunhas. Confiantemente, nós temos esperança de ter feito isto durante nossas vidas Cristãs e ainda mais intensamente neste Tempo Pascal.

Se nós formos intimados(as) a sermos testemunhas por um tribunal humano, nós obedeceríamos? Se não o fizermos, nós iríamos enfrentar os encargos do tribunal por termos desacatado a justiça. Cada Cristão(ã) é intimado(a) diariamente, e até com muita frequência, a testemunhar por Jesus. Se nos recusarmos a obedecer, nós potencialmente enfrentaremos não a justiça do tribunal, mas a justiça de Deus. Nós precisamos obedecer e testemunhar.

O Senhor insiste nisso porque Ele nos ama tanto que morreu por nós na cruz e quer que todos sejamos salvos por Sua morte (1Tm 2,4). Para sermos salvos(as), nós temos que aceitar Jesus como nosso Salvador, Senhor e Deus (Jo 20,28). Aqueles(as) que já fizeram isso são chamados(as) a testemunhar por Jesus e a convidar a outras pessoas a aceitarem Jesus. Testemunhar por Jesus é uma parte essencial do plano de Deus. Se nós amamos a Jesus e às outras pessoas, nós temos que testemunhar por Jesus.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar o poder de testemunhar por Jesus (At 1,8).

Promessa:Diz-lhe Jesus: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim’.” (Jo 14,6)

Louvor: Elizabete testemunhou Jesus para sua família por palavras e ações depois de sua própria conversão.

18/05/2019 - Acreditando ou Abandonando

Sábado, 18 de Maio de  201

  São João I, Papa                                                                                                                           

At 13,44-52

Sl 98(97),1-4     

Jo 14,7-14

  ACREDITANDO OU ABANDONANDO

Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.” (Jo 14,11)

Você sabia que as palavras “acreditar ou crer” são usadas oitenta e duas vezes no Evangelho de João? De fato, o principal propósito do Evangelho de João é de que todos os que o lerem possam crer “… que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, [acreditando], [tenham] vida em seu nome.” (Jo 20,31)

Quando um livro ou uma passagem das Escrituras usa a mesma palavra por tantas vezes, o Senhor quer que nós recebamos a mensagem. No Evangelho de hoje, Jesus se refere a crermos n’Ele por quatro vezes.

Se nós acreditamos em Jesus e demonstramos essa crença vivendo uma nova vida n’Ele, nós teremos a vida eterna com Ele (Jo 6,47; 8,31; 20,31). Se nos recusamos a acreditar n’Ele, nós morreremos em nossos pecados (Jo 8,24) e passaremos a eternidade no inferno, separados de Jesus.

João relaciona algumas razões pelas quais as pessoas se recusam a crer em Jesus:

– não leem o Evangelho ou ignoram a sua mensagem,

– não se interessam em se dirigir a Jesus por ajuda,

– falta de amor,

– orgulho ao preferir a aprovação humana ao invés da aprovação de Deus, e

– recusa em acreditar no testemunho de Jesus.

Jesus disse: “… A obra de Deus é que creiais naquele que ele enviou.” (Jo 6,29). Jesus nos pede: “Crede-me: eu estou no Pai e o Pai em mim …” (Jo 14,11)

Oração: Jesus, “… Eu creio! Mas ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)

Promessa:… todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé. Assim, a palavra do Senhor difundia-se por toda a região.” (At 13,48.49)

Louvor: O Papa São João I foi aprisionado por amar a verdade e a unidade, morrendo na prisão por sua fé em Jesus.

19/05/2019 - Duras Liçôes

Domingo, 19 de Maio de  2019

 5º Domingo da Páscoa

 At 14,21-27        

Sl 145(144),8-13              

Ap 21,1-5

Jo 13,31-35                                                                                                                                                       

 DURAS LIÇÕES

… É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus.” (At 14,22)

Ao final de primeira viagem missionária Cristã, Paulo e Barnabé instruíram seus discípulos “… exortando-os a permanecerem na fé e dizendo-lhes: ‘É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus’.” (At 14,22). Tribulações, na verdade muitas tribulações, são previstas para um discípulo, porém Jesus nos garante que “… [seu] jugo é suave e o [seu] fardo é leve.” (Mt 11,30)

A vida é dura. Isso não foi o propósito do Senhor. Ele não criou o pecado original, “… morte, nem luto, nem clamor, e nem dor …” (Ap 21,4; Sb 1,13). Ele, em algum momento, suprimirá todos esses males. Com nossos pecados, nós tornamos a vida mais dura, e o Senhor tem permitido que isso continue.

Pelo pecado, nós endurecemos os nossos corações. Objetos duros podem ser quebrados por outros objetos mais duros (Pr 27,17). O Senhor pode usar vidas difíceis para quebrar e abrir os nossos duros corações. Assim Ele nos permite aprender do modo difícil a fim de que nós nos arrependamos (Mc 1,15), entreguemos nossas vidas a Ele, e não entremos da rigidez eterna do inferno.

… Oxalá ouvísseis hoje a sua voz! ‘Não endureçais vossos corações …’.” (Sl 95,7.8). Arrependa-se de qualquer rigidez em seu coração e faça sua Confissão. Se o seu coração está tão duro que você se recusa a arrepender-se, que a vida dura que você está criando para si próprio(a) quebre a dureza de seu coração;

Logo, se nós abrirmos os nossos corações para o Senhor, Ele nos permitirá participar dos Seus sofrimentos na Sua cruz (1Pe 4,13), a assim abrir o mais duro coração.

Oração: Jesus, Tu nos destes Maria para ser nossa Mãe pouco antes de Tua morte na cruz (Jo 19,26.27). Permite que Maria me ensine os duros acontecimentos e as sublimes alegrias da cruz.

Promessa:Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,35)

Louvor:Ficai sempre alegres.” (1Ts 5,16). “Ele não está aqui; ressuscitou …” (Lc 24,6). Louvor a Ti, Jesus!

20/05/2019 - Como você Quiser

Segunda-feira, 20 de Maio de  2019      

São Bernardino de Sena                                                                                                                            

At 14,5-18

Sl 115(113B),1-4.15.16

Jo 14,21-26

  COMO VOCÊ QUISER   

… Se alguém me ama, guardará minha palavra …” (Jo 14,23)

Nós podemos achar que amamos a Jesus. Assim nós, percebendo um belo entardecer, elevamos nossa voz ao céu e dizemos “Eu Te amo, Jesus”. Mas então nós partimos para dedicar o resto da noite em comportamentos que ofendem a misericórdia e a santidade de Deus. Se nós queremos amar a alguém, é melhor não fazer suposições, mas aprender da(o) amada(o) como ela(ele) quer ser amada(o). Seria esse comportamento o caminho?, saber como Jesus deseja ser amado?

É melhor aprender do próprio Jesus como Ele quer ser amado. Na leitura Eucarística de hoje, Jesus nos diz claramente como Ele quer ser amado. Se nós obedecermos aos mandamentos que recebemos d’Ele, então Ele nos amará (Jo 14,21). “… Se alguém me ama, guardará minha palavra …” (Jo 14,23). Assim, para amá-Lo, nós precisamos dedicar o tempo que for necessário para conhecer verdadeiramente a Sua Palavra. De outro modo, nós podemos pensar que estamos amando a Jesus, mas, de fato, estaremos repetidamente dando a Ele aquilo que Ele não quer.

Na Palavra de Deus, o Senhor nos diz muitas maneiras pelas quais Ele deseja ser amado e servido (Mt 20,25.26). Leia a Sua Palavra. Mostre a Jesus que você O ama – do modo que Ele deseja ser amado.

Oração: Pai, quebra o meu orgulho de modo a me tornar dócil ao Espírito Santo.

Promessa:Um homem aleijado dos pés vivia lá sentado, coxo desde o seio de sua mãe, sem jamais ter andado. Ele ouvira Paulo falar. E Paulo, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse-lhe com voz forte: ‘Levanta-te direito sobre teus pés!’ Ele deu um salto e começou a andar.” (At 14,8.10)

Louvor: São Bernardino de Sena, um órfão, foi criado para amar e servir por uma tia piedosa e carinhosa.

21/05/2019 - Amor Resistente

Terça-feira, 21 de Maio de  2019

São Cristóforo Magalhães e Companheiros                               

At 14,19-28 

Sl 145(144),10-13.21 

Jo 14,27-31

  AMOR RESISTENTE

… É preciso passar por muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.” (At 14,22)

Ser apedrejado até quase à morte por sua fé em Jesus é definitivamente mais do que um julgamento e um sofrimento. Porém levantar-se e voltar à mesma cidade que tentou matá-lo e dar o seu testemunho por Jesus uma credibilidade que ninguém é capaz de negar (At 14,19-21).

O amor resistente de São Paulo era encorajador além de qualquer medida. Que amor resistente Paulo demonstrou ao retornar diretamente para a cidade e assumir imediatamente a sua missão. Quando alguém que tenha sido atingido com pedras e dado como morto lhe diz que você precisa passar por muitas tribulações para entrar no reino de Deus (At 14,19.22), seu testemunho tem que ser recebido seriamente!

Você é tentado a temer esse tipo de julgamento, dor, tribulação e perseguição. Jesus, no entanto, nos dá a Sua paz em meio às dificuldades. Ele, especificamente, nos diz: “… Não se perturbe nem se intimide vosso coração.” (Jo 14,27). Portanto, não se intimide perante os sofrimentos por causa de Deus; eles são as suas cicatrizes de batalha que glorificam a Deus. Eles são as marcas de Jesus registradas em você (Gl 6,17).

Quando as situações ficarem difíceis, o amor resistente o(a) fará seguir em frente.

Oração: Pai, que eu possa estar tão concentrado(a) na morte e ressurreição de Jesus que considere os meus próprios sofrimentos insignificantes (Rm 8,18).

Promessa:Ao chegarem, reuniram a Igreja e puseram-se a referir tudo o que Deus tinha feito com eles, especialmente abrindo aos gentios a porta da fé.” (At 14,27)

Louvor: São Cristóforo Magalhães e os seus vinte e quatro companheiros foram fiéis a Deus até à morte.

22/05/2019 - Produzir Frutos

Quarta-feira, 22 de Maio de  2019  

Santa Rita de Cássia

At 15,1-6                                                           

  Sl 122(121),1-5                                               

  Jo 15,1-8

 PRODUZIR FRUTOS

Meu Pai é glorificado quando produzis fruto e vos tornais meus discípulos.” (Jo 15,8)

Nós somos ramificações de Deus, e por esse motivo, devemos produzir frutos para Ele. Assim, o fruto que produzirmos não é nosso. Por exemplo, eu tenho quatro filhos. Todos eles são adultos e casados, vivendo por sua própria conta. Eu tive que deixar que esses quatro filhos fossem embora. Eles foram minha responsabilidade por mais de vinte anos, amadureceram em minha casa, sob meus cuidados. No final das contas, no entanto, esses filhos pertencem a Deus e eles são Seus frutos.

Repetidamente nós, as ramificações, reproduzimos esse ciclo. Nós continuamos ligados a Jesus, A Videira (Jo 15,1). Nós produzimos frutos, somos podados, algumas vezes dolorosamente e liberamos os frutos para o Pai, quando eles estão maduros. Nós repetimos este ciclo de produzir “muitos frutos” para o Vinhateiro durante toda a nossa vida (Jo 15,8).

Um ramo tem duas áreas abertas: uma está ligada à Videira e a outra, ligada ao fruto. A área que está ligada à Videira é concebida para ser estável, ligada firmemente e, para nunca ser desligada. A área ligada aos frutos é concebida para manter os frutos firmes até que amadureçam, sendo então retirados os frutos; assim as doenças não entram nos frutos nem nos ramos.

Que nós possamos sempre liberar os nossos frutos imediatamente para o Senhor, pois eles são d’Ele. O ramo não existe por si só, mas para a Videira e para produzir muitos frutos. Que nós nos devotemos a Jesus completamente, e nos concentremos a glorificá-Lo produzindo muitos frutos.

Oração: Pai, que eu ame os frutos que Tu possibilitastes que eu produzisse, mas Te ame cada vez mais. Eu confio a Ti os frutos que Tu me permitistes produzir. Usa-me segundo a Tua vontade. Eu sou todo(a) Teu(Tua).

Promessa:Eles, despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, narrando a conversão dos gentios e causando grande alegria a todos os irmãos.” (At 15,3)

Louvor: Quando Santa Rita de Cássia perdeu seu marido e seus dois filhos, ela se devotou ao seu Noivo Celestial, tornando-se uma irmã religiosa.

23/05/2019 - Como é Maravilhoso este Amor

Quinta-feira, 23 de Maio de  2019                                                       

At 15,7-21                                                         

Sl 96(95),1-3.10                                                              

Jo 15,9-11

 COMO É MARAVILHOSO ESTE AMOR

Assim como o Pai me amou também eu vos amei. Permanecei em meu amor.” (Jo 15,9)

O amor do Pai por Seu Filho Jesus é imensamente poderoso. O amor do Pai por Jesus é explosivo, poderoso, criativo, curador, regenerador, selvagem, imensurável, e fica além do controle ou do entendimento humano. Ademais, Jesus ama a cada um(a) de nós desta mesma maneira; Ele nos ama “assim como o Pai [O] amou …” (Jo 15,9). Se nós verdadeiramente experimentássemos e percebêssemos quão profundamente Deus nos ama, nós seríamos transformados(as) gloriosamente. “Pois o nosso Deus é um fogo abrasador!” (Hb 12,29)

O amor de Deus tem um poder insondável, como uma avalanche que remove e arrasta tudo no seu caminho. Deus em sua admirável misericórdia, humilha-se a Si mesmo para que nós possamos ter a possibilidade de nos relacionarmos com o Seu amor. De que modo nós poderíamos explicar que o amor de Deus, poderoso o suficiente para criar o universo, pode estar contido em um pequeno pedaço de pão, a Santa Eucaristia?

O amor de Deus pode nos assustar? Você pensa que será muito difícil servi-Lo? (Mt 25,24.25). Não tenha medo de ser consumido(a) pelo irresistível amor de Deus. Receba o Seu amor. Viva no amor de Deus (Jo 15,10).

Oração: Pai, que eu venha a “… [ter] condições para compreender … qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo o conhecimento …” (Ef 3,18.19). Fortalece-nos para amar aqueles(as) que fazem parte da nossa vida com Teu amor que tudo consome.

Promessa:Eu vos digo isso para que a minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena.” (Jo 15,11)

Louvor: Sheila entregava-se completamente quando estava diante do Santíssimo Sacramento durante a Adoração Eucarística.

24/05/2019 - O fruto do Amor

Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

 At 15,22-31                                                       

Sl 57(56),8-12                                                  

Jo 15,12-17

  O FRUTO DO AMOR

Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que o vosso fruto permaneça …” (Jo 15,16)

No primeiro capítulo da Bíblia, nós ouvimos as primeiras palavras do Senhor para a recém-criada raça humana. Ele nos diz: “… Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra …”(Gn 1,28). Nós fomos escolhidos(as) especificamente com o propósito de produzir muitos frutos e frutos que permaneçam (Jo 15,16.5). Logo depois da Sua Ascenção, Jesus nos mandou ir e fazer discípulos em todas as nações, isto é, produzir frutos de santidade e evangelização (Mt 28,19). Nós teremos um fim trágico a menos que produzamos frutos (Lc 13,5-9), pois nós seremos julgados(as) de modo a determinar se nós tivemos fé e amor para obedecer ao Seu comando, particularmente ao seu mandamento para produzir frutos.

Porque produzir frutos é tão importante, Jesus tenta ter certeza que nós vamos produzi-los. Ele próprio irá produzir frutos através de nós. Tudo o que temos que fazer é permanecer n’Ele e Ele em nós (Jo 15,5). Um relacionamento profundo, permanente e pessoal com Jesus sempre produz Seus frutos. Um ramo não tem que se preocupar quanto a produzir frutos. Ele tem somente que deixar a vida da Videira fluir através dele. A intimidade com Jesus é sempre frutuosa. Permaneça n’Ele e Ele permanecerá em você.

Oração: Pai, faz com que meu relacionamento com o Senhor seja tão profundo que produza a colheita de um cento por um (Mc 4,20).

Promessa:Feita a sua leitura (da carta de Paulo e Barnabé à Antioquia), alegraram-se pelo consolo que trazia.” (At 15,31)

Louvor: Rezando por santidade, Patrícia começou a ver Deus nela mesma e nos outros.

25/05/2019 - Você está Cumprindo a sua Tarefa?

Sábado, 25 de Maio de  2019                                                                                          

São Beda                                                                                                                        

São Gregório VII, Papa                                                                                                                          

Santa Maria Madalena de Pazzi 

                              

At 16,1-10                                                          

Sl 100(99),1-3.5                                                               

Jo 15,18-2

VOCÊ ESTÁ CUMPRINDO A SUA TAREFA?

Assim as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.” (At 16,5)

O Senhor insiste que nós produzamos frutos abundantes e que permaneçam (Jo 15,5.16). Consequentemente, é bom perguntarmos a nós mesmos: “Quantas pessoas eu tentei conduzir a um total comprometimento com o Senhor através do meu amor, serviço, testemunho, palavra, oração e jejum?” Uma outra pergunta importante que devemos nos fazer a nós mesmos é: “Quantos Cristãos(ãs) eu tentei levar a uma liderança na Igreja?” Por exemplo, quando São Paulo ouviu falar sobre a fé de Timóteo, ele ficou ansioso por enviar Timóteo em missão  e começar o aprendizado para a liderança na Igreja (At 16,3; 2Tm 1,5).

O Senhor mantém cada um(a) de nós disponíveis para ser, digamos, um(a) de Seus(Suas) dirigentes vocacionais, levando Cristãos(ãs) de todos os tipos e condições a uma vida de liderança na Igreja. No entanto, nós precisamos primeiro ser testemunhas por Jesus (At 1,8) e evangelizadores(as), pois a essência da vida e da liderança Cristã é evangelística. O Papa São Paulo VI declarou isso suscintamente: “Nós queremos confirmar, uma vez mais ainda, que a tarefa de evangelizar todos os homens constitui a missão essencial da Igreja” (Evangelii Nuntiandi, 14)

Seja produtivo(a). Seja um(a) evangelizador(a). Seja um(a) dirigente vocacional. Seja o que o Senhor quer que você seja.

Oração: Pai, faz-me ver a vida Cristã do modo como Tu queres que eu a veja.

Promessa:… porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo …” (Jo 15,19)

Louvor: As últimas palavras do Papa São Gregório VII foram: “Eu amei a justiça e odiei a iniquidade … desse modo, eu morri no exílio.” (Sl 101)

26/05/2019 - Tomada de Decisão

Domingo, 26 de Maio de  2019                                                                                              

6º Domingo da Páscoa

 At 15,1.2.22-29                

Sl 67(66),2.3.5.6.8                          

Ap 21,10-14.22.23          

Jo 14,23-29                                                                                   

TOMADA DE DECISÃO

De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias.” (At 15,28)

Dentro de duas semanas, nós celebraremos a festa de Pentecostes. Nós teremos a possibilidade de receber de um novo modo o Espírito Santo, o Paráclito, Aquele que o Pai enviará em nome de Jesus (Jo 14,26). O Espírito planeja nos instruir em tudo e nos lembrar de tudo o que Jesus nos disse (Jo 14,26). Essa instrução e essa recordação do Espírito, se discernida e acatada, terá um efeito tal nas nossas vidas, de modo que as nossas decisões serão também decisões do Espírito Santo (At 15,28). Assim sendo, nossas decisões serão corretas, de mudança de vida, vivificadoras, de uma sabedoria milagrosa e frutuosas para o reino de Deus.

Alguns(umas) de nós podemos ter estragado nosso matrimônio, finanças, empregos, vida familiar e estilo de vida por uma série de decisões erradas. O caminho para sair desta situação é tomar uma decisão acertada pelo poder do Espírito. Para tanto, nós precisamos receber o Espírito Santo. Nós precisamos ir para o Cenáculo do arrependimento e da conversão. Lá nós receberemos o Espírito, Aquele que transformará as nossas vidas, corações, mentes e decisões.

Oração: Pai, que eu seja capaz de ouvir e discernir o que o Espírito deseja me dizer.

Promessa:A cidade não precisa do sol ou da lua para a iluminarem, pois a glória de Deus a ilumina, e sua lâmpada é o Cordeiro.” (Ap 21,23)

Louvor: Aleluia! Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25). Toda glória seja dada a Ele!

27/05/2019 - Reconheça o Espírito - Sem Medo

Segunda-feira, 27 de Maio de  2019                                                                    

Santo Agostinho de Cantuária                                                              

At 16,11-15                                                       

Sl 149,1-6.9                                                      

Jo 15,26-16,4                                                                       

RECONHEÇA O ESPÍRITO – SEM MEDO

Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da Verdade, que vem do Pai, ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26)

O Espírito Santo produz testemunhas em favor de Jesus, e aqueles que vivem no Espírito também precisam dar testemunho (Jo 15,27). Testemunhar Jesus ressuscitado está além da capacidade humana. É por isso que as testemunhas de Jesus precisam receber a força do Espírito Santo (At 1,8).

É tanto libertador quanto assustador realizar alguma coisa além dos nossos poderes humanos. Por exemplo, se Jesus deu a você poder para caminhar sobre as águas, você teria medo de dar o primeiro passo? (Mt 14,28-31) A vida no Espírito está, por definição, além de nossa compreensão humana e, em alguns casos, além do nosso controle. Isso pode ser um problema para aqueles(as) que baseiam a sua segurança no controle de algumas situações da vida. O Espírito Santo nos dá tanto ocasiões de sentir medo quanto a fé para vencer o medo.

Mais ainda, se já é uma dificuldade para alguém que está desejando testemunhar por Jesus, imagine como se sentem ameaçados(as) aqueles(as) que se opõem ou que são indiferentes ao Espírito Santo pelo que pode acontecer quando o Espírito Santo provar que estavam errados(as) (Jo 16,8). É fácil entender por que a palavra grega traduzida como “testemunha” também pode ser traduzida como “mártir”. Assim, mesmo se as testemunhas de Jesus não temerem o Espírito Santo, elas são fortemente tentadas a temerem o mundo em sua oposição ao Espírito.

Não tema o Espírito Santo. Não tema aqueles que se opõem ao Espírito Santo. Seja uma testemunha por Jesus, “pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7). Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, que o amor no Espírito não deixe espaço para o medo em minha vida (1Jo 4,18).

Promessa:… O Senhor lhe abrira o coração para que ela atendesse ao que Paulo dizia.” (At 16,14)

Louvor: Santo Agostinho de Cantuária plantou a semente da fé entre os Ingleses. Ele converteu muitos na Inglaterra realizando sinais milagrosos e prodígios em nome de Jesus.

28/05/2019 - Sair da Prisão em Liberdade

Terça-feira, 28 de Maio de 2019                                                                           

At 16,22-34                                                        

Sl 138(137),1-3.7.8                                         

Jo 16,5-11                                                                

SAIR DA PRISÃO EM LIBERDADE

… Não te faças mal algum, pois estamos todos aqui.” (At 16,28)

Em razão de Paulo e Silas terem recebido o Espírito Santo, eles tinham o pensamento de Cristo (1Cor 2,16) e estavam preenchidos pelo amor perfeito, sem medo. Como seu Salvador, eles estavam concentrados na salvação das almas e não em suas próprias necessidades. Paulo e Silas se concentravam somente na vontade de Deus, e assim, eles pensaram imediatamente na salvação de seu carcereiro, que estava prestes a cometer o suicídio (At 16,27). O carcereiro aceitou a salvação, levou Paulo e Silas para sua casa por algumas horas, e toda a sua casa recebeu e aceitou a salvação em Cristo. Inacreditavelmente, Paulo e Silas retornaram então para a prisão junto com o carcereiro e esperaram a sua libertação da prisão através dos meios legais. Quem poderia imaginar que, ao observar a força de caráter de Paulo e Silas diante da adversidade, isso iria fortalecer a crença do carcereiro em suas palavras e confirmar a sua nova fé. Esse carcereiro podia confiar a sua vida ao Senhor porque Paulo e Silas haviam confiado as suas vidas radicalmente a Jesus, por ele.

Você pode estar atravessando dificuldades no seu matrimônio, trabalho, ou situação familiar que parecem aprisioná-lo(a). Quando sua ordem para sair da prisão for apresentada, quase como quando as correntes que prendiam Paulo e Silas se soltaram com um terremoto, você saltará de alegria com a chance de sair livremente? Ou permanecerá naquela situação pela salvação de seu carcereiro(a) se essa for a vontade de Deus?

Receba o Espírito Santo neste Pentecostes (Jo 20,22). Liberte a muitas pessoas pelo seu amor cheio do Espírito e sem medo.

Oração: Espírito Santo, eu coloco a minha vida a Teu serviço. Usa-me conforme a Tua vontade.

Promessa:No entanto, eu vos digo a verdade: é do vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.” (Jo 16,7)

Louvor: Em um matrimônio aparentemente desesperançado, Suzana colocou sua esperança em Jesus e continuou a derramar amor sobre seu esposo.

29/05/2019 - "...Na Roda dos Zombadores." (Sl1,1)

Quarta-feira, 29 de Maio de  2019

 At 17,15.22-18,1                                             

Sl 148,1.2.11-14                                              

Jo 16,12-15

 “… NA RODA DOS ZOMBADORES.” (Sl 1,1)

Ao ouvirem falar da ressurreição dos mortos, alguns começaram a zombar …” (At 17,32)

São Paulo tentava difundir a Boa Nova da Ressurreição de Jesus Cristo em todos os lugares, até mesmo no Areópago. Alguns zombaram e ridicularizaram Paulo e sua mensagem (At 17,32). O Salmo 22 descreve profeticamente a reação da multidão a Jesus crucificado: “todos os que me veem caçoam de mim, abrem a boca e meneiam a cabeça.” (Sl 22,8). É desencorajador ser alvo de zombaria, particularmente por parte daqueles que não dão a você total ou razoável atenção, e também, por aqueles cujos nomes você nem mesmo conhece.

São Paulo caminhou corajosamente por dentro do Areópago e proclamou o Evangelho. Ele pregou a Palavra de Deus por toda parte de modo que ao menos algumas pessoas pudessem ser salvas (1Cor 9,22). Porém somente umas poucas pessoas no Areópago se converteram (At 17,34). Mesmo zombadores e céticos podem ser convertidos. São Tomé zombou dos outros apóstolos quando estes lhe disseram que tinham visto o Senhor ressuscitado, mas, uma semana depois, Tomé exclamava: “… Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,24-28)

A sociedade moderna também está cheia de zombadores e céticos. O novo Areópago, o novo mercado, parece ser a mídia social. Muitos zombam anonimamente através de comentários mordazes. Existe até uma propensão de envergonhar e intimidar aqueles que apresentam suas opiniões, não consideradas como “politicamente corretas”. Os zombadores e os insolentes (Sl 1,1) estão vivos a ativos e agindo no espaço cibernético.

Dentro de dois dias, começaremos a Novena de Pentecostes. No dia de Pentecostes, alguns na multidão em Jerusalém inicialmente zombaram dos apóstolos (At 2,12.13). O apóstolos porém não foram dissuadidos em seu testemunho e com isso, milhares de pessoas foram conduzidas à fé (At 2,41). A mensagem amorosa do Espírito Santo é o remédio perfeito para uma sociedade de zombadores no Areópago da sua vida.

Oração: Pai, dá-me o Espírito para amar os zombadores da minha vida.

Promessa:Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena …” (Jo 16,13)

Louvor: A filha adolescente de Ana escreve um blog pró-Católico.

30/05/2019 - Um Balanço

Quinta-feira, 30 de Maio de 2019                                                             

At 18,1-8                                                            

Sl 98(97),1-4                                                    

Jo 16,16-20                                                                              

UM BALANÇO

Em verdade, em verdade, vos digo: chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará. Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20)

Imagine um menino sentado em um balanço. Um irmão deste menino, um pouco mais velho, começa a empurrá-lo no balanço. No princípio o menino fica encantado. Então seu irmão começa a empurrar mais forte. O menino começa a ficar com medo. Ele pede para que seu irmão pare de empurrar o balanço. O irmão mais velho empurra cada vez mais forte. O menino começa então a chorar e a gritar.

Esta cena é análoga a confiar no Espírito. Quando o vento do Espírito sopra sobre nós, ele pode ser uma delícia. No entanto, se o Espírito Santo nos empurrar mais forte, nós podemos ficar amedrontados(as). Por causa de nossos medos, nós podemos nos recusar a permitir que o vento do Espírito nos leva às alturas.

O Espírito Santo balançou Paulo tão fortemente que ele foi enviado para ser missionário junto aos Gentios (At 18,6). A cruz é o empurrão definitivo do Espírito Santo. Nós naturalmente ficamos receosos(as) de ser levados(as) para a cruz.

Amanhã começa a novena de Pentecostes, que normalmente é sobre crescer na confiança no Espírito Santo antes que Ele comece a empurrá-lo(a) mais forte. Reze com todo o seu coração a novena de Pentecostes.

Oração: Jesus, elevado na cruz, na Ressurreição e em Tua Ascenção, que eu me deixe ser atraído(a) para Ti (Jo 12,32).

Promessa:… Também muitos dos coríntios, ouvindo a Paulo, abraçavam a fé e eram batizados.” (At 18,8)

Louvor: Em um seminário de cura e libertação, Jesus curou Nair de uma torção no pulso, restaurando totalmente seu movimento.

31/05/2019 - Hora de Visita

Sexta-feira, 31 de Maio de  2019                                                                  

Visitação de Nossa Senhora                                                                                                                                   

Novena de Pentecostes – 1º dia                                                             

Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16                                            

Is 12,2-6                                             

Lc 1,39-56                                                                                

HORÁRIO DE VISITA

Naquele dia será dito a Jerusalém: Não temas Sião! Não desfaleçam as tuas mãos!” (Sf 3,16)

Recentemente, eu estive hospitalizado por um curto período. Ninguém sabia que eu estava no hospital, pois eu não tive tempo de avisar às pessoas. Naturalmente, eu não recebi nenhuma visita durante a minha breve estadia. Eu pude facilmente associar a experiência de Isabel no dia que Maria a visitou. Isabel se manteve reclusa durante cinco meses (Lc 1,24), significando que ela não recebeu visitas naquele período. Ela não podia esperar que Maria fosse visitá-la, pois, para ela, Maria não havia sido avisada que ela estava grávida. Deus havia informado Maria diretamente sobre a gravidez de Isabel e colocado no coração de Maria que ela devia visitá-la (Lc 1,36 ss).

Isso significa que a celebração da Visitação de Maria é um grande sinal de esperança. Quando nós precisarmos de uma visita, que nós peçamos a Deus para nos enviar Maria, mesmo se ninguém mais estiver sabendo que precisamos de encorajamento (Sf 3,16). Quando nos isolamos dos outros, Maria não está sujeita a nossas restrições de visitas. Ela é agraciada por Deus (Lc 1,30) com informações privilegiadas sobre a nossa condição. Ela tem um coração materno por nós que encaminha o seu amor para nossa vida. Ela não pode deixar de estar preocupada por seu(sua) filho(a) desencorajado(a) e sofredor(a).

Existe alguma maneira de impedir que uma mãe visite seu filho(a) amado(a)? Não, nós não podemos manter Maria fora de nossas vidas. Ela nos ama demais. Nossa decisão é se nós vamos ou não vamos recebê-la. Maria foi rejeitada pelos hospedeiros em Belém (Lc 2,7), e ainda é rejeitada por alguns Cristãos hoje em dia. “… dilatai também os vossos corações!” (2Cor 6,13) para a mãe de Jesus. Deixe que Maria o(a) visite e o(a) ame.

Oração: Jesus, que eu ame e acolha Maria como Tu fazes.

Promessa:… Iahweh, o rei de Israel, está no meio de ti, não verás mais a desgraça.” (Sf 3,15)

Louvor: A Bem-aventurada Virgem Maria não reteve a Boa Nova para si mesma, mas partilhou seu Filho com sua prima e conosco. Esse ato de bondade ajudou a liberar o poder do Espírito Santo em todo o mundo.