01/10/2021 - Perdido na Tradução

Sexta-feira, 01 de Outubro de 2021 –  Santa Teresinha do Menino Jesus (Santa Teresa de Lisieux)

Br 1,15-22

Sl 79(78),1-5.8.9

Lc 10,13-26

PERDIDO NA TRADUÇÃO

“…Se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam se convertido, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.” (Lc 10,13)

Jesus criticou algumas cidades onde Ele havia realizado muitos milagres. Ele esperava que aqueles milagres resultassem em arrependimento (Lc 10,13). Nós, do mesmo modo, precisamos nos arrepender. Temos pecado repetidamente, mas dificilmente temos consciência disso. Podemos até nem mesmo nos entristecer com isso. Somos obstinados(as) e temos um coração impenitente (Rm 2,5). Com esperança, nós poderemos recuperar o nosso bom senso quando Jesus nos curar. Nós nos sentiremos envergonhados(as) da nossa rebeldia e rejeição para com Jesus, Aquele que foi ferido de modo que nós fôssemos salvos(as) (1Pe 2,24).

Quando nós formos curados(a), veremos a incongruência entre o Seu amor e o nosso pecado. Inicialmente a cura nos fará felizes, mas logo depois ficaremos contristados(as) (2Cor 7,9). Essa tristeza levará ao arrependimento (2Cor 7,9). “Com efeito, a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás…” (2Cor 7,10) “Vede, antes, o que produziu em vós a tristeza segundo Deus…” (2Cor 7,11), “…Ao Senhor nosso Deus a justiça, mas a nós a vergonha no rosto…” (Br 1,15). Nós “…pecamos diante do Senhor. Fomos desobedientes para com ele…” (Br 1,17.18). Senhor, tem misericórdia mais uma vez.

Oração: “Cura-me, Iahweh, e eu serei curado, salva-me e serei salvo, porque tu és o meu louvor!” (Jr 17,14).
Promessa: “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.” (Lc 10,16)
Louvor: Santa Teresa de Lisieux dotou a Igreja do seu ‘Pequeno Caminho’ de humilde espiritualidade. Isso motivou uma jovem freira de origem Albanesa, já no século XX, a realizar grandes coisas para Deus: Santa Madre Teresa de Calcutá.

02/10/2021 - Seguindo com os Anjos

Sábado, 02 de Outubro de 2021 – Santos Anjos da Guarda

Ex 23,20-23

Sl 91(90),1-6.10.11

Mt 18,1-5.10

SEGUINDO COM OS ANJOS

“O meu anjo irá adiante de ti, e te levará aos amorreus, aos heteus,aos ferezeus, aos cananeus, aos heveus e aos jebuzeus e eu os exterminarei.” (Ex 23,23)

Cada um(a) de nós tem um anjo da guarda, mas muitos(as) negam ou ignoram essa realidade; e desse modo, os seus anjos da guarda são subempregados. Nós poderíamos ter experiências pessoais com os anjos se vivêssemos de modo a necessitar dessa proteção angelical. Os anjos não são prioritariamente guardas de segurança; são mais como defensores em um time de futebol. Um defensor em um time de futebol se coloca em uma linha de defesa e bloqueia aquele que estiver conduzindo a bola, de modo que não chegue até a linha do gol.

O Senhor disse: “Eis que envio um anjo diante de ti para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti.” (Ex 23,20). Os nossos anjos da guarda nos protegerão nas nossas corridas para a meta, exterminando os nossos inimigos (Ex 23,23) e nos levando ao nosso destino final. Teremos uma tarefa para os nossos anjos da guarda se estivermos realizando a nossa missão e buscando alcançar a nossa meta, isto é, se estivermos na ofensiva, atacando as portas do Inferno (Mt 16,18), se estivermos evangelizando e prosseguindo na corrida (Fl 3,12).

Se nós estamos correndo por Jesus, precisamos dos nossos anjos da guarda para bloquear os ataques contra nós. Se não estamos correndo por Jesus, estamos forçando os nossos anjos da guarda a atuarem na defesa ao Invés de atuarem na ofensiva. Que nós não sejamos Cristãos(ãs) apáticos(as) que permanecemos na morte (1Jo 3,14). Você tem que participar do jogo para conhecer o time.

Oração: Pai, eu Te agradeço pela ‘assistência interior’, fornecida pelos anjos da guarda.
Promessa: “Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)
Louvor: ‘O homem nem sempre escolhe o que o seu anjo da guarda pretende’ (Santo Tomás de Aquino). Espírito Santo, abre os olhos do meu coração.

03/10/2021 - Casados na Igreja e na Trindade

Domingo, 03 de Outubro de 2021 – 27º Domingo do Tempo Comum

Gn 2,18-24

Sl 128(127),1-6

Hb 2,9-11

Mc 10,2-16

CASADOS NA IGREJA E NA TRINDADE

“De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe.” (Mc 10,8.9)

Deus significa três pessoas em uma só. Ele é a Trindade Una. Ele nos chama a sermos um como Ele é um (Jo 17,21). A Trindade faz a Igreja una de modo que nós podemos partilhar da Unidade Trina através da Igreja. Jesus fez de duas pessoas unidas pelo matrimônio uma (Mc 10,8) para ser um sinal do amor de Cristo pela Igreja e do mistério da Unidade Trina (Ef 5,32). Assim, a unidade com e em Deus é o sentido e o objetivo da vida, da Igreja e do matrimônio.

A Trindade, a Igreja e o matrimônio seguem juntos. Precisamos de muitos santos, unidos em casamento, para nos mostrar que a Igreja tem que ser Santa, Católica e Apostólica. Em uma Igreja unida, nós iremos penetrar na unidade e no amor Trinitário. O maligno está atacando os casamentos Cristãos de modo a posteriormente danificar a unidade da Igreja e a impedir a nossa realização de penetrar na Unidade Trina. A Igreja também está sendo atacada de modo que pastoreie precariamente os casamentos Cristãos e, desse modo, enfraqueça sua própria missão. Isso levará a uma posterior desagregação da instituição do matrimônio Cristão, até mesmo enfraquecendo posteriormente a Igreja e obscurecendo e bloqueando a Unidade Trina. Portanto, seja um(a) na Igreja, no casamento e na Trindade.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para fazer-me um(a) em Ti (Ef 4,3-6).
Promessa: “Convinha, de fato, que aquele por quem todas as coisas existem, querendo conduzir muitos filhos à glória, levasse à perfeição, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.” (Hb 2,10)
Louvor: Cristo “…destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade pelo evangelho.” (2Tm 1,10). Louvor a Ti, Jesus ressuscitado!

04/10/2021 - Moby Dick

Segunda-feira, 04 de Outubro de 2021 – São Francisco de Assis
Jn 1,1-2,1.11

Jn 2,2-5.8

Lc 10,25-37

MOBY DICK

“E Iahweh determinou que surgisse um peixe grande para engolir Jonas. Jonas permaneceu nas entranhas do peixe três dias e três noites.” (Jn 2,1)

O Senhor está chamando pessoas para se tornarem sacerdotes, irmãos e irmãs religiosos(as), agora muito mais do que nunca antes. Mas o mundo está cheio de Jonas, que embarcam em um navio para Társis para fugir do chamado de Deus (Jn 1,2.3). O Senhor está chamando pessoas para a constituição de famílias numerosas assim como Ele tem feito por milhares de anos. Contudo, os casais estão se fazendo de Jonas e usurpando de Deus o planejamento familiar, como se Ele não soubesse o que está fazendo. O Senhor está chamando por mais missionários estrangeiros e nativos mais do que nunca antes, pois Ele quer que todos “…sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4). Entretanto, a colheita continua grande, mas poucos são os operários (Mt 9,37).

Todos(as) nós que somos como Jonas precisamos de uma baleia como um problema para uma mudança de atitude. Não existe nada como alguns dias dentro do estômago de uma baleia para nos ajudar a mudar o nosso pensamento quanto a fugir do chamado de Deus. Eu oro para que todos nós sigamos a vontade de Deus para as nossas vidas. Esse é o único caminho para sermos felizes e agradarmos a Ele. Eu oro para que, se estivermos resistindo a qualquer chamado de Deus, sejamos engolidos por uma baleia ou por alguma coisa que surta esse efeito. Você pode dizer ‘Amém’ a isto?

Oração: Jesus, leva-me para onde eu deveria estar, fazendo o que eu deveria fazer pelo Teu Reino. Amém.
Promessa: “…Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27)
Louvor: São Francisco converteu-se à Fé enquanto era prisioneiro de guerra. Ele dedicou a sua vida a Jesus de uma maneira muito além do que a maioria das pessoas possa imaginar. Como exemplo, ele participou da Quinta Cruzada para pregar o Evangelho ao mundo Islâmico.

05/10/2021 - Puro Amor Somente

Terça-feira, 05 de Outubro de 2021 – São Benedito – Santa Faustina – Bem-Aventurado Francisco Xavier Seelos

Jn 3,1-10

Sl 130(129),1-4.7.8

Lc 10,38-42

PURO AMOR SOMENTE

“A palavra de Iahweh foi dirigida a Jonas uma segunda vez.” (Jn 3,1)

Depois de ficar algum tempo no estômago de uma baleia. Jonas mudou de atitude e obedeceu ao Senhor (Jn 3,1-3). No entanto, Jonas não obedeceu ao Senhor por amor. Ele foi relutantemente a Nínive e ficou irado quando 120.000 Ninivitas se arrependeram e foram poupados da destruição (Jn 3,10-4,1).

Você está realizando a coisa certa por menos do que a melhor razão? Por exemplo, você obedece a Deus somente para evitar o inferno? Essa é uma boa razão para obedecer a Deus. Contudo, nosso amor por Deus é a melhor razão para realizar qualquer coisa.

Mais ainda, precisamos fazer tudo, ao menos parcialmente, por causa do nosso amor a Deus, pois sem amor até as coisas feitas por bons motivos não significam nada (1Cor 13,3). Deus é Amor (1Jo 4,16); portanto, tudo feito em Deus tem que ser feito com amor.

Nós precisamos não somente fazer tudo com amor, mas também pelo menos com tanto amor como nosso amor inicial pelo Senhor. Se perdermos o nosso amor inicial, o Senhor irá remover o nosso candelabro, isto é, impedirá muitas das nossas atividades (Ap 2,4.5).

Finalmente, o Senhor permitirá somente temporariamente que vivamos motivados(as) por uma mistura de amor com outros incentivos. Ele irá retirar por algum tempo os nossos benefícios por sermos Cristãos(ãs). Então a única razão para amá-Lo será somente o ‘puro amor’.

Oração: Pai, purifica-me para Te amar incondicionalmente. Dá-me puro amor somente.
Promessa: “Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando a Sua palavra.” (Lc 10,39)
Louvor: O Bem-Aventurado Francisco foi um humilde sacerdote Redentorista em Nova Orleans, EUA, em meados de 1800. Numerosos milagres de cura são atribuídos à sua intercessão, inclusive curas de paralisia e leucemia.

06/10/2021 - Senhor, ensina-nos a Orar

Quarta-feira, 06 de Outubro de 2021 –  São Bruno
Jn 4,1-11

Sl 86(85),3-6.9.10

Lc 11,1-4

“…SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR…” (Lc 11,1)

“…Pai, santificado seja o teu Nome…” (Lc 11,2)

Em uma ‘conversa’ com Deus, Jonas, irado, orou “Mas agora, Iahweh, toma, eu te peço, a minha vida … Iahweh disse: ‘Tens, por acaso, motivo para te irar’?” (Jn 4,3.4). Uma parte da oração de Jonas envolvia um diálogo direto com Deus (Jn 4,4.9.10). Contudo, uma conversa pessoal com Deus teve menos impacto em sua mudança de vida do que o fato de Jonas ter passado três dias no estômago de um peixe (Jn 2,1-11). Isso demonstra que estava faltando alguma coisa na vida de oração de Jonas. Da mesma forma, Caim e Salomão mantinham conversas pessoais com Deus Todo-Poderoso (Gn 4,9-16; 1Rs 11-13). Esses encontros com Deus foram malsucedidos, da mesma forma, a mudança dos seus corações.

Quando o meu neto mais novo tinha dois meses, ele havia acabado de aprender a fixar seus olhos nos seus pais. Passava o tempo nos seus braços com o olhar fixo nos seus olhos. Ele estava aprendendo a reconhecer as suas vozes e as expressões faciais. A vida dele era dedicada ao seu relacionamento com sua mãe e o seu pai.

Apesar do meu neto ainda não poder falar, o seu relacionamento com os seus pais é um belo exemplo do tipo de ‘oração’ que Jesus está ensinando aos Seus(Suas) discípulos(as). Como filhos(as) de Deus, nós nos dirigimos a Deus como Jesus nos ensinou, chamando-O de ‘Pai’, uma palavra que revela intimidade, e que pode ser traduzida como ‘Abba” ou ‘Paizinho’ (Rm 8,15; Gl 4,6). Em oração, nós aprendemos quem é nosso Pai, confiamos n’Ele como faria uma criança, e nos entregamos a um profundo amor para com Ele. Atreva-se a orar, ‘Pai nosso que estais no céu …’

Oração: “…Pai, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino…” (Lc 11,2)
Promessa: “Pois tu és grande e fazes maravilhas, tu és Deus, tu és o único.” (Sl 86(85)10)
Louvor: São Bruno foi um grande professor de teologia. Um dos seus alunos, Urbano, mais tarde se tornou Papa.

07/10/2021 - Seja feita a Vossa Vontade?

Quinta-feira, 07 de Outubro de 2021- Nossa Senhora do Rosário

At 1,12-14

Lc 1,46-55

Lc 1,26-38

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE?

“…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38)

Um bom teste para determinar se estamos orando de acordo com a vontade de Deus ou da nossa própria vontade é esse: Como respondemos quando não recebemos aquilo que pedimos? Se ficamos irritados(as) ou aborrecidos(as), isso pode significar que nós estamos orando para que a nossa vontade seja feita ao invés da vontade de Deus. Como exemplo, compare a reação irada de Jonas com a dócil resposta de Jesus (Jn 4,1.8-10; Mt 26,42).

Como Jesus ensina no Pai Nosso, nós oramos para que seja feita a vontade de Deus e que venha o Seu Reino (Mt 6,10; Lc 11,2). Nos versículos imediatamente seguintes ao Pai Nosso, Ele nos diz para pedir com insistência (Lc 11,8). Jesus diz: “…Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto.” (Lc 11,9)

Crianças pequenas não hesitam em ser persistentes. Demanda algum tempo para que uma criança amadureça. Pais amorosos compreendem que a criança está amadurecendo e que os seus pedidos começam a se tornar egoístas. Os pais devem ensinar as crianças a pedir as coisas dizendo: ‘Agora diga: Por favor …’; ‘Agora diga: Obrigado …’ Da mesma forma, nosso Pai celestial nos ensina há muito tempo como orar e pedir com fé, com insistência, e de acordo com a Sua vontade. Desse modo, ore sempre (Lc 18,1) e insista em suas orações (Lc 11,8).

Oração: Pai, que eu nunca me canse de acreditar que Tu amas tudo que se refere a mim. Eu creio que Tu és um Pai amoroso e provedor.
Promessa: “Mas para vós que temeis o meu nome, brilhará o sol de justiça, que tem a cura em seus raios.” (Ml 3,20)
Louvor: O Papa São Pio V estabeleceu a celebração de Nossa Senhora do Rosário em 1573, em ação de graças pela resposta de Maria aos muitos rosários rezados pela vitória da frota Cristã sobre os Turcos Otomanos, na batalha de Lepanto em 7 de Outubro de 1571.

08/10/2021 - Casa Cheia

Sexta-feira, 08 de Outubro de 2021
Jl 1,13-15; 2,1.2

Sl 9,2.3.6.16.8.9

Lc 11,15-26

CASA CHEIA

“Diante disso, vai e toma outros sete espíritos piores do que ele, os quais vêm habitar aí. E com isso a condição daquele homem torna-se pior do que antes.” (Lc 11,26)

“Ninguém pode servir a dois senhores…” (Mt 6,24); existe lugar somente para um. É a isso que Jesus se refere na passagem do Evangelho lida hoje. Nós não podemos ter a mente dividida (Tg 3,9-12). É importante nos esvaziarmos a nós mesmos(as) de todas as coisas e desejos ímpios, mas, uma vez que esvaziamos, existe um vácuo, um vazio. Alguma coisa irá encher esse vazio – sejam bons ou maus desejos. É muito crítico que nós constantemente, dia a dia, nos ocupemos com as coisas de Deus. O Senhor nos diz: “…abre a boca e eu a encherei.” (Sl 81(80),11). O Espírito Santo quer nos preencher (At 2,4).
Deixe o Senhor proteger você contra os demônios e encher você:
– com a Palavra de Deus. Um coração cheio das Escrituras não deixa espaço para as tentações do maligno (Sl 119(118),11).
– com oração diária a São Miguel e a seu Anjo da Guarda.
– com a oração do Rosário, pois Satanás odeia tudo o que se refere a Maria. Ela derrotou Satanás por sua total obediência (Rm 16,20; Lc 1,38).
– com o louvor ao nome de Jesus, professando-O diariamente como Senhor (1Cor 12,3).
– com a resistência ao maligno, permanecendo firme e colocando-o em fuga (Tg 4,7).

Esvazie-se das coisas do mundo e encha-se com as coisas de Deus, pois assim não existirá espaço para o demônio e seus sete companheiros. Que você seja cheio(a) do Espírito Santo.
Oração: Pai, eu Te entrego toda a minha vida, minha alma, minha força, meu coração e meu entendimento (Lc 10,27)
Promessa: “Eis que Iahweh sentou-se para sempre, para o julgamento firmou o seu trono.” (Sl 9,8)
Louvor: Silvio lê a Bíblia até tarde da noite como forma a lutar contra o retorno ao seu vício.

09/10/2021 - Escolhei hoje a Quem Quereis Servir

Sábado, 09 de Outubro de 2021 – São Dionísio e companheiros – São João Leonardi

Jl 4,12-21

Sl 97(96),1.2.5.6.11.12

Lc 11,27-28

“…ESCOLHEI HOJE A QUEM QUEREIS SERVIR…” (Js 24,15)

“Turbas e turbas, no vale da Decisão! Sim, está próximo o dia de Iahweh, no vale da Decisão!” (Jl 4,14)

Na primeira leitura da Missa de hoje, Deus convida os povos para se juntarem no Vale da Decisão. Ele diz, com efeito, aos povos: “…Preparai uma guerra, concitai os fortes! Que se aproximem, que subam todos os guerreiros.” (Jl 4,9). Os povos pensam que irão guerrear, mas na verdade eles estão se juntando para serem julgados.

No vale da decisão, os anjos usam a foice para a colheita no final dos tempos. Haverá uma contagem, um Dia do Julgamento. Jesus está voltando. Nós não sabemos nem o dia nem a hora (Mc 13,32). Portanto, temos de estar prontos(as) desde agora para a Sua vinda. “…No tempo favorável eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência…” (2Cor 6,2)

Joel está profetizando: “…está próximo o dia de Iahweh…” (Jl 4,14). Existe uma condenação eterna real. ‘Ao morrer, cada homem recebe na sua alma imortal a retribuição eterna, num juízo particular que põe a sua vida em referência a Cristo, quer através duma purificação quer para entrar imediatamente na felicidade do céu, quer para se condenar imediatamente para sempre’ (CIC, 1022). Existe um céu eterno e um inferno eterno. ‘Os que morrerem na graça e na amizade de Deus e estiverem perfeitamente purificados, viverão para sempre com Cristo …’ (CIC, 1023). ‘… Morrer em pecado mortal sem arrependimento e sem dar acolhimento ao amor misericordioso de Deus, significa permanecer separado d’Ele para sempre, por nossa própria livre escolha …’ (CIC, 1033).

Assim, qual a sua decisão no Vale da Decisão? “…Escolhei hoje…” (Js 24,15). “…que estais esperando?…” (At 22,16). Nós já ouvimos a Palavra de Deus a esse respeito. Escolha Jesus “…a ressurreição. Quem crê em [Jesus], ainda que morra, viverá.” (Jo 11,25)

Oração: Pai, se eu não me decidir por Ti hoje, talvez eu nunca me decida no futuro. Ajuda-me a aceitar a Tua graça. Tu estais me concedendo este momento. Eu Te entrego a minha vida hoje, amanhã e para sempre.
Promessa: “…Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28)
Louvor: São Dionísio nasceu na Itália, mas se tornou Bispo de Paris. Ele foi martirizado em Montmartre, a ‘montanha dos mártires’, na França.

10/10/2021 - Amar a Deus não é o Bastante

Domingo, 10 de Outubro de 2021 – 28º Domingo do Tempo Comum
Sb 7,7-11

Sl 90(89),12-17

Hb 4,12.13

Mc 10,17-30

AMAR A DEUS NÃO É O BASTANTE

“Fitando-o, Jesus o amou e disse: ‘Uma só coisa te falta …’.” (Mc 10,21)

O desejo do Senhor não é somente que nós O amemos, mas que nós O amemos com todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa força e com todo o nosso entendimento (Lc 10,27). É relativamente fácil dar noventa por cento, e até mesmo noventa e nove por cento, das nossas vidas ao Senhor. Contudo, a maior decisão e a mais violenta batalha estão relacionadas dar o os últimos percentuais de nossas vidas a Deus. O último percentual é nosso tudo, a única coisa que nos falta fazer (Mc 10,21).

Talvez a sua ‘coisa que falta’ seja vender “…o que tens, [e dar] aos pobres…” (Mc 10,21). Outros exemplos de sua ‘outra coisa que falta’ são: perdoar (Ef 4,32), amar um inimigo (Mt 5,44), admitir um vício e entregá-lo ao Senhor, se arrepender e buscar a Confissão, decidir parar a contracepção, começar a evangelizar, dar esmolas, servir e lavar os pés de outras pessoas (Jo 13,5), dizer ‘sim’ a uma vocação pessoal, e entrar em uma comunidade Cristã.
Neste exato momento, Jesus está olhando para você com amor. Dê para Ele ‘a coisa que falta’. Dê para Ele todo o seu amor.

Oração: Pai, eu sou todo Teu.
Promessa: “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes…” (Hb 4,12)
Louvor: “Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como podem alguns dentre vós dizer que não há ressurreição dos mortos?” (1Cor 15,12). Jesus ressuscitado, ilumina meu entendimento!

11/10/2021 - Viver para Proclamar o Evangelho

Segunda-feira, 11 de Outubro de 2021 – Papa São João XXIII
Rm 1,1-7

Sl 98(97),1-4

Lc 11,29-32

VIVER PARA PROCLAMAR O EVANGELHO

“…Jesus Cristo nosso Senhor, por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para louvor do seu nome…” (Rm 1,4.5)

Paulo, “…chamado para ser apóstolo, escolhido para o evangelho de Deus.” (Rm 1,1), escreveu aos Romanos para prepará-los para ser a base para a futura evangelização na Espanha (Rm 15,24.28). Paulo estava sempre pensando em conquistar mais pessoas para Cristo. Ele iria usar um tribunal como fórum para pregar o Evangelho (At 26,1-23). Ele até mesmo se deteve durante uma fuga para converter um carcereiro (At 16,28-34). Paulo repetidamente arriscava a sua vida para pregar o Evangelho (2Cor 11,23-29). Ele tinha um coração singelo; a evangelização era a única coisa que tinha em mente. Ele pagaria qualquer preço para conquistar para Cristo o maior número de pessoas que fosse possível (1Cor 9,19).

Nós ainda temos mais sete semanas no Tempo Comum da Igreja. Nas últimas quarenta e cinco semanas, quantas pessoas nós tentamos levar para o Senhor? Os campos estão preparados para uma grande colheita (Jo 4,35), mas os operários ainda são poucos (Mt 9,37). Se nós não estamos evangelizando, será que nós fomos evangelizados(as)? Que nós nos arrependamos de não partilhar o Evangelho e dedicar o resto deste ano à maior campanha de evangelização de nossas vidas.

Oração: Pai, dá-me um novo Pentecostes que me leve a uma nova evangelização.
Promessa: “A rainha do sul se levantará no Julgamento, juntamente com os homens desta geração e os condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, mas aqui está algo mais do que Salomão! (Lc 11,31)
Louvor: O Papa São João XXIII pediu a renovação tanto do clero quanto do laicato convocando o Concílio Vaticano II em 1962. Espírito Santo, vem renovar a Tua Igreja (Sl 104(103),30).

12/10/2021 - Não me Envergonho

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2021 – Nossa Senhora Aparecida

Est 5,1.2; 7,2.3

Sl 45(44),11-16

Ap 12,1.5.13.15.16

Jo 2,1-11

NÃO ME ENVERGONHO

“Ouve, ó filha, vê e inclina teu ouvido: esquece o teu povo e a casa do teu pai, que o rei se e apaixone por tua beleza: prostra-te à sua frente, pois ele é o teu senhor!” (Sl 45(44),11.12)

A Boa Nova, o Evangelho, é o poder de Deus para a salvação para todos(as) que nele acreditam (Rm 1,16). São Jerônimo declarou: ‘…a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC, 133). Hoje, muitas pessoas se envergonham do Evangelho. Assim o Evangelho foi banido das escolas, dos locais de trabalho, dos ambientes politicamente corretos, da mídia secular, da mídia social e de outros lugares. As pessoas têm vergonha de ensinar o Evangelho sobretudo com relação a:
– ocorrência de sexo somente entre homem e mulher no casamento,
– divórcio (Mt 5,31.32; 19,3-9),
– pobreza e riqueza (Lc 6,20; 12,16-21),
– pecado e santidade (Mt 5,21-30),
– Jesus sendo o único Caminho para a salvação (Jo 14,6; At 4,12),
– misericórdia para os pecadores, detratores e inimigos (Lc 15,1-32), e
-radical dedicação aos pobres, marginalizados e oprimidos (Mt 19,21).

Esses são somente uma amostra do desafio do ensino do Evangelho. Eis um teste para determinar se você tem ou não vergonha do Evangelho. Você se pronuncia em defesa dos ensinamentos do Evangelho quando eles são ridicularizados em uma festa da sua empresa, na reunião em sua escola, ou em um evento público? Você considera as palavras de Jesus: “Pois quem se envergonhar de mim e de minhas palavras, o Filho do Homem dele se envergonhará, quando vier em sua glória e na do Pai e dos santos anjos.” (Lc 9,26). Você se sente envergonhado(a) por causa do Evangelho? Se assim for, peça a Jesus para substituir essa vergonha por alegria e contentamento.

Oração: Pai, muda o meu coração. Que eu possa me identificar tão profundamente com o Evangelho que meu rosto irradie a alegria do Evangelho.
Promessa: “Antes, daí o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)
Louvor: Marcelo incentiva a castidade tanto antes como depois do seu casamento.

13/10/2021 - Dedo de Deus

Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021

Rm 2,1-11

Sl 62(61),2.3.6.7.9

Lc 11,42-46

“…DEDO DE DEUS … (Lc 11,22)

“…E vós mesmos não tocais esses fardos com um dedo sequer!” (Lc 11,46)

Jesus não nos mostra os nossos pecados para nos condenar, mas para nos salvar (Jo 3,17). Ele evidencia os nossos pecados para nos mostrar os danos que eles nos causaram e também, para nos mostrar que nós não podemos apagar esses danos através de nossos próprios esforços. Somente Jesus pode pagar esse preço (Is 26,18; Sl 49(48),8.9). Nós precisamos deixar que Ele pague o preço.

Os critérios de Jesus são ainda maiores do que os dos Fariseus e dos doutores da lei (Mt 5,18). Jesus definitivamente não é menos compassivo para com o pecado; Ele leva o pecado tão a sério que foi crucificado pelos nossos pecados. A diferença entre Jesus e os Fariseus não é que Jesus reduza as exigências da santidade. É que, com Jesus, suportar as exigências da santidade é um fardo que é suave e leve (Mt 11,29). Além disso, de modo diferente dos Fariseus, Jesus faz muito mais do que mover um dedo para ajudar aqueles(as) sobrecarregados(as) pelo pecado (Lc 11,46). Ele suporta, ou carrega, os nossos fardos (Is 53,4). Ele carrega nossa cruz até mesmo antes que ela seja nossa.

O texto de 1Cor 13,4 “…a caridade é prestativa…”, traduzido do texto original Grego, é “…prestante é o amor…”. Jesus é amor (1Jo 4,8.16) e Ele nos agracia para vivermos os critérios elevados da santidade. Entregue sua vida a Jesus e deixe que Ele carregue seus fardos. “Confiai nele, ó povo, em qualquer tempo…” (Sl 62(61),9)

Oração: Jesus, eu aceito o Teu jugo (Mt 11,29.30). Eu Te agradeço por andares ao meu lado e carregar os meus fardos. Eu sou todo(a) Teu(Tua).
Promessa: “glória, honra e paz para todo aquele que pratica o bem…” (Rm 2,10)
Louvor: Marcos divulga os ensinamentos da literatura Bíblica, através do Ministério da Apresentação, àqueles que estão na prisão.

14/10/2021 - O Sangue que Jesus derramou por MIm

Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021 – Papa São Calixto I

Rm 3,21-30

Sl 130(129),1-6

Lc 11,47-54

O SANGUE QUE JESUS DERRAMOU POR MIM

“Agora, porém, independentemente da Lei, se manifestou a justiça de Deus, testemunhada pela Lei e pelos Profetas, justiça de Deus que opera pela fé em Jesus Cristo, em favor de todos os que crêem…” (Rm 3,21.22)

Profetas foram mortos durante milhares de anos, “do sangue de Abel até o sangue de Zacarias…” (Lc 11,51). Contudo, nenhuma dessas mortes foi expiada durante todo esse tempo. Jesus disse: “…Eu lhes enviarei profetas e apóstolos; eles matarão e perseguirão a alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas que foi derramado desde a criação do mundo.” (Lc 11,49.50). Nenhuma das pessoas no mundo tem o poder para redimir um pecado. Porém todos os pecados de todos os tempos foram redimidos por um Homem, Jesus (Rm 5,15). Jesus sozinho justificou todos os pecados. Uma gota do Seu sangue fez o que centenas de animais sacrificados e milhões de boas obras não poderiam fazer (Hb 9,14; 10,4).

“Se são justificados gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus: Deus o expôs como instrumento da propiciação, por seu próprio sangue, mediante a fé…” (Rm 3,24.25). Portanto, “…Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.” (Ap 5,12), “…pois foste imolado e, por teu sangue, resgataste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.” (Ap 5,9)

Oração: Jesus, que ao Teu nome, “…se dobre todo joelho … [e] toda língua confesse: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10.11)
Promessa: “Se fazes conta das culpas, Iahweh, Senhor, quem poderá se manter? Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Sl 130(129),3.4)
Louvor: O Papa São Calisto começou a sua jovem vida como escravo de uma família Romana. Ele desperdiçou dinheiro de seu senhor e passou algum tempo na cadeia! Convertido ao Senhor, ele se tornou Papa no ano de 217.

15/10/2021 - Valiosos(as)

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021 – Santa Teresa de Jesus (Teresa D’Ávila)

Rm 4,1-8

Sl 32(31),1.2.5.11

Lc 12,1-7

VALIOSOS(AS)

“…Não tenhais medo: pois valeis mais do que muitos pardais.” (Lc 12,7)

Quantos(as) de nós temos cofres em bancos e até mesmo em nossas casas onde colocamos todos os nossos objetos de valor de modo a protegê-los de ladrões e do fogo. No entanto, alguns valores não podem ser protegidos deste modo. Um exemplo é a nossa fé. Em razão da confiança de Abraão, Deus colocou-o em um justo e correto relacionamento com Ele (Rm 4,6). Ele proferiu Bem-Aventuranças sobre ele (Rm 4,7.8) e legou a ele uma herança de muitas terras e uma multidão de descendentes. Entretanto o mais valioso tesouro para Abraão era a sua fé.

Abraão não pôde trabalhar pela sua salvação – ele teve que crer primeiro na Palavra de Deu, e depois, ser creditado com justiça (Rm 4,5). Os pardais têm historicamente pouco valor e ainda assim Deus sabe o preço e o valor de cada pardal individualmente (Lc 12,6), pois tudo o que Ele criou tem valor a Seus olhos. O que quer que homens e mulheres façam, Deus sabe o que fazem e conhece os méritos de suas atividades, sejam elas boas ou más. A verdadeira riqueza só pode ser encontrada em Deus e não nas atividades ou valores concebidos pelo homem. Deus, o Criador de tudo, tem tudo na palma das Suas mãos (Ap 1,17.18.20). Os nossos valores têm que estar centrados na nossa crença que Jesus Cristo é o Senhor. Jesus Cristo é o Rei dos reis (Ap 19,16). Jesus Cristo é verdadeiramente Filho de Deus.

Oração: Pai, nunca me deixe esquecer meu valor como um ser humano e um(a) Cristão(ã) aos Teus olhos. A Tua mão poderosa me sustenta.
Promessa: “Bem-Aventurados aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos.” (Rm 4,7)
Louvor: ‘Não conto com os meus méritos, não tenho nenhum; mas espero naquele que é a virtude, a santidade mesma. É Ele somente quem, contentando-se com meus fracos esforços, elevar-me-á até Ele, e far-me-á santa’ (Pensamentos sobre o amor de Deus, Santa Teresa de Jesus). Santa Teresa partilhou os dons que Deus lhe deu com sua Ordem, com Papas e com toda a Igreja.

16/10/2021 - Uma Resposta Espiritual

Sábado, 16 de Outubro de 2021 – Santa Edwiges – Santa Margarida Maria Alacoque

Rm 4,13.16-18

Sl 105(104),6-9.42.43

Lc 12,8-12
UMA RESPOSTA ESPIRITUAL

“Pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer.” (Lc 12,12)

Existem quatro passagens nos Evangelhos nas quais Jesus promete que o Espírito Santo colocará palavras de sabedoria nas nossas bocas, que não poderão ser contestadas (Mt 10,17-20; Mc 13,9-11; Lc 12,11.12; 21,12-15). Em cada passagem, o contexto é que um discípulo foi detido involuntariamente para ser levado a julgamento por seu testemunho por Jesus. Jesus nos promete: “…o que vos for indicado naquela hora, isso falareis; pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito Santo.” (Mc 13,11)

Nós podemos nunca ser presos(as) e levados(as) a julgamento por nossa fé em Jesus, mas, como discípulos(as) de Jesus, iremos enfrentar perseguições (2Tm 3,12). O mundo irá tentar nos intimidar e nos impedir de falar sobre Jesus (At 5,28.40). “Não tenhais medo deles…” (Mt 10,26)

Se nós cremos em Jesus quando Ele promete que o Espírito Santo irá falar através de nós, então nós seremos testemunhas ousadas e sem medo. Consideraremos o nosso julgamento uma pura alegria (Tg 1,2), pois sabemos que Jesus nos dará palavras e sabedoria que não podem ser contestadas pelos nossos adversários (Lc 21,15). A perseguição servirá somente para exaltar o nome de Jesus ainda mais.

Portanto, “tende presente em vossos corações não premeditar a vossa defesa.” (Lc 21,14). Ao invés disso, dedique seu tempo a crescer na fé, pois “…a herança vem pela fé…” (Rm 4,16). “…conduzi-vos pelo Espírito…” todos os dias (Gl 5,16), de tal modo que nossa segunda natureza será “…pelo Espírito [pautar] também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Oração: Jesus, que eu possa dedicar todos os dias do resto de minha vida Te confirmando de algum modo como meu Senhor e Salvador.
Promessa: “Ele se lembra da sua aliança para sempre, palavra empenhada por mil gerações.” (Sl 105(104),8)
Louvor: Santa Margarida Maria foi agraciada por receber algumas das mais profundas revelações privadas na história da Igreja – as visões de Jesus e do Seu Sagrado Coração.

17/10/2021 - O Bom e Mau Sofrimento

Domingo, 17 de Outubro de 2021 – 29º Domingo do Tempo Comum – Santo Inácio de Antioquia

Is 53,10.11

Sl 33(32),4.5.18-20.22

Hb 4,14-16

Mc 10,35-45

O BOM E MAU SOFRIMENTO

“A pós o trabalho fatigante da sua alma ele verá a luz e se fartará. Pelo seu conhecimento, o justo, meu Servo, justificará a muitos e levará sobre si as suas transgressões.” (Is 53,11)

O Senhor remove alguns sofrimentos das nossas vidas para deixar lugar a outros sofrimentos que são redentores. Ele nos cura a fim de nos livrar de ficarmos vulneráveis e sujeitos(as) a sermos feridos(as). Ele nos concede a graça de nos amarmos a nós mesmos(as), de modo a termos coragem de ser odiados(as) e perseguidos(as) por causa do Evangelho (2Tm 1,8). Ele nos abençoa com a auto-aceitação e uma boa auto-imagem a fim de sermos capazes de sofrer rejeição e desprezo.

Jesus quer nos perdoar e nos curar, e desse modo, nos libertar de todo sofrimento desnecessário. “…ele que passou fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo, porque Deus estava com ele.” (At 10,38). Jesus declarou guerra à doença, ao sofrimento, e à escravidão. “…Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8)

Isso não significa que o sofrimento não faça parte do plano de salvação de Deus. Conhecer o sofrimento, apoiado na oração, no molde da morte de Jesus, é bom e redentor (Fl 3,10). Esse sofrimento é pelo reino (2Ts 1,5) e completa o que está faltando nos sofrimentos de Cristo para o bem do Seu Corpo, a Igreja (Cl 1,24).

Oração: Jesus, eu peço para sofrer e saber como sofrer em conformidade com Tua morte (Fl 3,10).
Promessa: “Com efeito, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15)
Louvor: “Sim, esta é a vontade de meu Pai; quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,40). Louvor a Jesus!

18/10/2021 - Uma Pessoa Tranquilizadora

Segunda-feira, 18 de Outubro de 2021 – São Lucas, Evangelista
2Tm 4,10-17

Sl 145(144),10-13.17.18

Lc 10,1-9

UMA PESSOA TRANQUILIZADORA

“Somente Lucas está comigo…” (2Tm 4,11)

São Lucas compilou o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos não para descrever como as coisas andavam bem na Igreja primitiva, mas para indicar como as coisas estavam indo mal depois da primeira geração do Cristianismo. A comunidade Cristã estava atolada com problemas internos e não estava mais motivada a evangelizar. A Igreja estava morna (Ap 3,16). Lucas escreveu o seu Evangelho e os Atos dos Apóstolos para mudar essa situação.
Quando as coisas não estão indo bem e começa o desânimo, é difícil ser a única pessoa motivada e imune à apatia predominante. Contudo, Lucas se movimentou quando ninguém tentava se mover, buscou quando quase ninguém buscava, esperou quando o mau odor do desespero poluía a atmosfera espiritual. Nós, da mesma forma, vivemos em um ambiente morno e apático. Precisamos de Lucas para nos mostrar que nós podemos nos livrar da inércia do pecado e da paralisia do egoísmo.

A colheita é grande, mas os operários continuam sendo poucos (Lc 10,2). Precisamos de Lucas para nos dar esperança, para nos dar um empurrão, e proclamar: “…O Reino de Deus está próximo de vós.” (Lc 10,9)

Oração: Pai, que eu deixe de reclamar e comece a crer, amar, e trabalhar.
Promessa: “Ide! Eis que eu vos envio como cordeiros entre lobos.” (Lc 10,3)
Louvor: “Saúdam-vos Lucas, o médico amado…” (Cl 4,14). Como São Paulo prenunciou, a Igreja Católica reverencia São Lucas como padroeiro dos médicos. São Lucas, orai pela nossa cura!

19/10/2021 - Assim Espero

Terça-feira, 19 de Outubro de 2021 – São João de Brébeuf, Santo Isaac Jogues e companheiros mártires – São Paulo da Cruz

Rm 5,12.15.17-21

Sl 40(39),7-10.17

Lc 12,35-38

ASSIM ESPERO

“Ora, a Lei interveio … para que, como imperou o pecado na morte, assim também imperasse a graça por meio da justiça, para a vida eterna, através de Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rm 5,20.21)

Os Cristãos têm mais razões para terem esperança do que quaisquer outras pessoas que já tenham existido. Nós não temos mais medo da morte (Sl 23(22),4), pois Jesus ressuscitou e a morte perdeu seu aguilhão (1Cor 15,55). “…A morte foi tragada na vitória.” (1Cor 15,54). Jesus obteve a irreversível e final vitória. Ele está sentado em Seu trono, e Ele está meramente aguardando que Seus inimigos sejam colocados sob Seus pés (Hb 10,12.13).

Portanto, nós, que somos discípulos(as) de Jesus Cristo, somos o povo da esperança. Apesar de percebermos que “…avultou o pecado…” (Rm 5,20), nós temos certeza, pela fé, que “…a graça superabundou.” onde havia o pecado (Rm 5,20). “Pois nossa salvação é objeto de esperança…” (Rm 8,24), “e [essa] esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5). Assim, “…santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pede.” (1Pe3,15)

Oração: Pai, faz de mim um sinal de esperança. Dê-me “…um futuro e uma esperança.” (Jr 29,11)
Promessa: “Felizes os servos que o Senhor, à sua chegada, encontrar vigilantes. Em verdade vos digo, ele se cingirá e os colocará à mesa e, passando de um a outro, os servirá.” (Lc 12,37)
Louvor: Santo Isaac Jogues, São João de Brébeuf, e seus companheiros foram os primeiros mártires do continente Norte-Americano reconhecidos pela Igreja.

20/10/2021 - Expectativas Realistas

Quarta-feira, 20 de Outubro de 2021
Rm 6,12-18

Sl 124(123),1-8

Lc 12,39-48

EXPECTATIVAS REALISTAS

“…Àquele a quem muito se deu, muito será pedido…” (Lc 12,48)

Muitos(as) de vocês lendo essa publicação aceitaram Jesus como Senhor de suas vidas e foram preenchidos(as) com o Espírito Santo. Vocês são filhos(as) de Deus. Muitos(as) de vocês conhecem, amam e vivem a Palavra de Deus. Muitos(as) também participam da Missa e recebem a Sagrada Comunhão diariamente ou sempre que possível. Vocês são imensamente abençoados(as) (Mt 13,16). Deus se fez homem e morreu por vocês. Vocês participam da Sua Ressurreição. A Trindade habita em vocês. Vocês são membros do Corpo de Cristo. Por causa da sua fé, vocês podem realizar obras maiores do que aquelas que Jesus realizou (Jo 14,12).

Nós não somos somente privilegiados(as), mas também responsáveis; “…a quem muito se houver confiado, mais será cobrado.” (Lc 12,48). Em razão do que Jesus nos revelou e realizou em nossas vidas, nós merecemos uma severa punição se deixarmos de dar como um presente aquilo que Ele nos tiver dado (Lc 12,47.48; Mt 10,8). Nós estamos sujeitos(as) a um severo julgamento (Tg 3,1.2).

O Senhor deve exigir muito mais de nós do que dos não-Cristãos porque nós somos Sua boca, Seus pés e as Suas mãos – membros de Seu Corpo. Em razão d’Ele querer que todos nós sejamos salvos(as) (1Tm 2,4), temos que insistir no anuncio da Boa Nova da Sua morte e Ressurreição. O Senhor tem que colocar exigências sobre aqueles(as) que foram salvos por causa do Seu grande desejo de salvar o que estava perdido.

Oração: Pai, por Tua graça que eu possa atender às Tuas expectativas.
Promessa: “Mas, graças a Deus, vós, outrora escravos do pecado, vos submetestes de coração à forma de doutrina à qual fostes entregues e, assim, livres do pecado, vos tornastes servos da justiça.” (Rm 6,17.18)
Louvor: Marcos não procura uma pessoa distante para ministrar a Palavra. Ele crê que Deus quer que ele converse com a pessoa que está ao seu lado. Essa é uma oportunidade excelente para ser Jesus para o mundo.

21/10/2021 - Lentamente

Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021

Rm 6,19-23

Sl 1,1-4.6

Lc 12,49-53

LENTAMENTE

“Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49)

Jesus veio para “…trazer fogo à terra…” (Lc 12,49). Ele esteve angustiado até que tivesse completado o projeto do Seu Pai (Lc 12,50). Jesus nos amou tanto que quis que todos fossem salvos o mais rápido possível. Considerando a intensidade de Jesus, Ele deve ficado incomodado com a nossa letargia. Ele tem estado esperando por quase dois mil anos que nós estejamos prontos(as) para Sua segunda e última vinda.

Nós temos retardado o plano de salvação de Deus com nossos pecados e nossa apatia. Temos que nos arrepender, interceder e evangelizar de modo que todos ouçam o Evangelho (Mt 24,14) e Jesus retorne para uma Igreja santa, imaculada e gloriosa (Ef 5,27). Se os(as) Cristãos(ãs) começarem a ter a mesma intensidade de Cristo, o projeto de Deus será restaurado na velocidade que Ele pretende.

O tempo de Deus é acelerado. Ele veio para trazer fogo à terra. Que nós nos arrependamos de andar como sonâmbulos(as) e lentamente de modo que possamos terminar a carreira por Jesus (2Tm 4,7).

Oração: “Que Cristo habite pela fé nos vossos corações e que sejais arraigados e fundados no amor.” (Ef 3,17)
Promessa: “Porque o salário do pecado é a morte, e a graça de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Rm 6,23)
Louvor: Pedro foi gradualmente atraído para Cristo na Eucaristia e se tornou Católico.

22/10/2021 - A única Esperança

Sexta-feira,22 de Outubro de 2021 – São João Paulo II, Papa

Rm 7,18-25

Sl 119(118),66.68.76.77.93.94

Lc 12,54-59

A ÚNICA ESPERANÇA

“Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24)

A nossa natureza humana é decaída, marcada e fraca por causa do pecado dos nossos primeiros pais, isto é, do pecado original. Os nossos desejos, intenções e sentimentos não possuem força (Rm 7,18). “Com efeito, não faço o bem que eu quero, mas pratico o mal que não quero.” (Rm 7,19). Os nossos desejos também são deficientes. Fazemos o que é contra os nossos desejos (Rm 7,20). “Verifico pois esta lei: quando eu quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.” (Rm 7,21). Mais além, os nossos corpos estão sob o poder da morte (Rm 7,24).

Em razão das nossas emoções, desejos e corpos estarem fora de ordem, nós nos encontramos em uma situação impraticável. Nós somos prisioneiros(as) (Rm 7,24), homens e mulheres infelizes (Rm 7,24), que necessitamos de libertação (Rm 7,24). Outras pessoas não nos podem ajudar porque elas estão nas mesmas condições. Parecemos condenados(as) à perdição e ao isolamento eterno, à solidão e à alienação de Deus.

“…Quem me libertará…” (Rm 7,24). “Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso.” (Rm 7,25). Jesus é nosso único Salvador e nossa única Esperança. Agradeçamos para sempre a Jesus por nos ter libertado e salvo por meio da Sua morte e Ressurreição. Tenha fé em Jesus. Ame a Jesus. Louve a Jesus. Viva completamente para Jesus.

Oração: Pai, que eu possa amar as pessoas o suficiente para dizer-lhes que Jesus é a nossa única Esperança.
Promessa: “Eu pertenço a ti; salva-me, pois eu busco teus preceitos.” (Sl 119(118),94)
Louvor: O Papa São João Paulo II viveu na Polônia durante a ocupação Nazista e sob a forte opressão do período Comunista pós II Guerra Mundial. O Espírito Santo usou-o para ajudar a vencer a ambos.

23/10/2021 - Uma Edificação Condenada

Sábado, 23 de Outubro de 2021 – São João de Capistrano

Rm 8,1-11

Sl 24(23),1-6

Lc 13,1-9

UMA EDIFICAÇÃO CONDENADA

“Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1)

Nós muitas vezes nos sentimos condenados(as) ou prestes a ser condenados(as). Nesses momentos, sentimos como se as pessoas estivessem nos julgando, e elas estão. Nós temos medo de não sermos aceitos(as) ou até mesmo rejeitados(as). Sabemos que o amor das pessoas por nós é condicional e que mais cedo ou mais tarde nós não atenderemos às suas condições. Temos um medo obsessivo de seremos condenados(as) não somente nesta vida, mas por toda a eternidade.

A Boa Nova é: “…não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1). Ainda que uma mãe se esquecesse de seu filho, o nosso Pai celestial nunca se esquecerá de nós (Is 49,15). Jesus nunca rejeitará qualquer um(a) que venha a Ele (Jo 6,37). Como Ele fez com a mulher adúltera, Jesus dispersará a multidão que nos condena. Ele irá perguntar: “…onde eles estão? Ninguém te condenou?” (Jo 8,10). Ele dirá: “…Nem eu te condeno …” (Jo 8,11). “…Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei.” (Hb 13,5)

O amor de Jesus é imutável e incondicional. Somente n’Ele nós podemos ter segurança absoluta. “Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3,17)

Oração: Jesus, as pessoas estão pegando em pedras para lançar sobre mim. Protege-me cercando-me com o Teu amor.
Promessa: “…Senhor, deixa-a ainda este ano para que eu cave ao redor e coloque adubo. Depois, talvez, dê frutos…” (Lc 13,8.9)
Louvor: São João de Capistrano foi treinado por São Bernardino de Sena, um exemplo concreto da comunhão dos santos em ação. São João pregou na Itália, na França, na Alemanha, na Áustria e na Polônia. Com a idade de 70 anos, São João de Capistrano liderou soldados na vitória contra os invasores Turcos.

24/10/2021 - Ele Simplesmente tem Compaixão

Domingo, 24 de Outubro de 2021 – 30º Domingo do Tempo Comum – Santo Antônio Maria Claret

Jr 31,7-9

Sl 126(125),1-6

Hb 5,1-6

Mc 10,46-52

ELE SIMPLESMENTE TEM COMPAIXÃO

“…Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” (Mc 10,47)

Bartimeu era cego. Muitas pessoas não tinham compaixão dele, mas, ao invés disso, o repreendiam para que ficasse quieto e desaparecesse (Mc 10,48). Jesus teve compaixão de Bartimeu e o curou (Mc 10,52).

Um leproso era tratado sem compaixão pela multidão. Ele tinha que ser colocado fora do caminho de Jesus; a multidão gritava: “…Impuro! Impuro!” (Lv 13,45). Jesus viu-o, “movido de compaixão, estendeu a mão, tocou-o…” e ele ficou curado (Mc 1,41.42).

Uma grande multidão estava faminta pela Palavra de Deus. Jesus “…ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mc 6,34). Depois Ele os alimentou com a milagrosa multiplicação dos pães e peixes.

E quanto a você? Você está doente, faminto(a), sem trabalho, sem uma moradia ou sem dinheiro, rejeitado(a), esquecido(a), magoado(a), mal amado(a), ou perseguido(a)? Você está “…[semeando] com lágrimas..?’” (Sl 126(125),5). Suplique como Bartimeu: “…Filho de Davi, Jesus, tem compaixão de mim!” (Mc 10,47)

Jesus é o mesmo hoje como Ele foi descrito nos Evangelhos (Hb 13,8). Ele é cheio de compaixão, misericórdia e piedade (Sl 103(102),8). Você pode estar no deserto agora (Sl 126(125),4), mas Jesus pode transformar o deserto mais árido em um lugar de refrigério e júbilo (Sl 126(125),1-6; Jr 31,9).

Jesus está olhando para você, cheio de compaixão e amor. Ele pergunta a você: “…Que queres que eu te faça?…” (Mc 10,51). Levante-se e vá até Jesus (Mc 10,50). Pela a Ele para curar você e deixar que você O veja como seu Senhor.

Oração: Jesus, ….
Promessa: “Vão andando e chorando ao levar a semente; ao voltar, voltam cantando, trazendo seus feixes.” (Sl 126(125),6)
Louvor: “Todo ser que respira louve a Iahweh!” (Sl 150,6). Senhor Jesus, Tua Ressurreição nos deu acesso à glória celeste.

25/10/2021 - Vida no Espírito

Segunda-feira, 25 de Outubro de 2021 – Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Rm 8,12-17

Sl 68(67),2.4.6.7.20.21

Lc 13,10-27

VIDA NO ESPÍRITO

“Pois se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8,13)

Se nós vivemos segundo a carne, isto é, de acordo com a nossa natureza humana decaída, nós morreremos, isto é, seremos condenados(as) ao inferno. Portanto é de suma importância sermos libertados(as) da escravidão da nossa natureza decaída. Devemos eliminar o orgulho e os atos egoístas de nossa natureza decaída através da obra do Espírito Santo. Assim, nós temos que nascer de novo das águas do Espírito (Jo 3,5), e temos que viver no Espírito para viver o nosso Batismo. “Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente…” (Gl 5,17). “Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,24,25)

A nossa vida no Espírito é muito preciosa. Ela é literalmente uma questão de vida ou morte, de salvação ou condenação. Jesus orou para que fôssemos protegidos(as) do maligno (Jo 17,15). Temos que ser vigilantes para proteger a nossa vida no Espírito do pecado e das ocasiões para o pecado, especialmente do esgoto que é a nossa mídia moderna.

Mais além, a nossa vida no Espírito é tão preciosa que temos que fazer dela uma prioridade alimentando-a através da Missa, da Confissão, do estudo da Bíblia, da vida comunitária Cristã e da oração constante.

Nossa vida de batizados(as) no Espírito é nossa salvação para o Senhor. Proteja, alimente, e viva a vida plena no Espírito.

Oração: Pai, que eu nunca extinga (1Ts 5,19) ou entristeça o Espírito Santo (Ef 4,30).
Promessa: “E esta filha de Abraão, que Satanás prendeu há dezoito anos, não convinha soltá-la no dia de Sábado?” (Lc 13,16)
Louvor: A vida, a família, e o casamento de André e Sheila foram enriquecidos por um seminário de Vida no Espírito.

26/10/2021 - Aqueles que Gemem

Terça-feira, 26 de Outubro de 2021

Rm 8,18-25

Sl 126(125),1-6

Lc 13,18-21

AQUELES(AS) QUE GEMEM

“Pois sabemos que a criação inteira geme e sofre as dores de parto até o presente.” (Rm 8,22)

Depois que o primeiro pecado foi cometido, um gemido foi ouvido pela primeira vez. Eva gemeu na sua gravidez; Adão gemeu nos seus trabalhos (Gn 3,16.19). Ambos gemeram quando viram o primeiro corpo morto: o corpo do seu filho Abel, assassinado pelo seu irmão Caim (Gn 4,8). Esse gemido cresceu cada vez mais grave até que todo o mundo gemesse (Rm 8,22).

Finalmente, apareceu um Homem que gemeu como o restante de nós, mas também de um modo diferente de nós. Seu nome era Jesus. Assim como nós, Ele gemeu por causa dos Seus sofrimentos e por causa dos nossos sofrimentos. Diferentemente de nós, quando Jesus gemeu, as coisas se tornaram melhores ao invés de piores. Por exemplo, Jesus gemeu e disse: “…Effatha, que quer dizer: ‘Abre-te!’ Imediatamente abriram-se os ouvidos [do surdo que gaguejava] e a língua se lhe desprendeu e falava corretamente.” (Mc 7,34.35). Quando Jesus geme, é diferente. Finalmente, Ele gemeu quando morreu na cruz (Mc 15,37). Isso resultou na Ressurreição e Ascensão de Jesus e no derramamento do Espírito Santo.

O Espírito, assim como Jesus, geme de um modo diferente. Quando Ele geme, Ele intercede por nós (Rm 8,26). Isso resulta em conversão, perdão, arrependimento, cura, libertação e vida nova. “…também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos interiormente, suspirando pela redenção do nosso corpo.” (Rm 8,23). Contudo, agora é diferente. Pois “…os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós.” (Rm 8,18)

Oração: Pai, que eu possa gemer com esperança.
Promessa: O Reino de Deus “é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e lançou em sua horta; ele cresce, torna-se árvore, e as aves do céu se abrigam em seus ramos.” (Lc 13,19)
Louvor: Mesmo acamada, não podendo mais falar, Mariana continua a fazer suas orações com fé.

27/10/2021 - A Oração de uma Vida

Quarta-feira, 27 de Outubro de 2021

Rm 8,26-30

Sl 13(12),4-6

Lc 13,22-30

A ORAÇÃO DE UMA VIDA

“e aquele que perscruta os corações sabe qual o desejo do Espírito; pois, é segundo Deus que ele intercede pelos santos.” (Rm 8,27)

Por mais de vinte e seis anos, o Papa São João Paulo II nos chamou a uma profunda, crescente e intensa oração (O Redentor do Homem, 22). O Papa ensinou: ‘Uma profunda oração pela vida é urgentemente necessária, uma oração que irá surgir através de todo o mundo. Através de iniciativas especiais e da oração diária, que uma súplica apaixonada chegue até Deus, o Criador e Amante da vida, a partir de toda a comunidade Cristã, de cada grupo e associação, de cada família, e do coração de todos os crentes. O próprio Jesus nos mostrou através de Seu exemplo que a oração e o jejum são as primeiras e mais efetivas armas contra as forças do mal’ (Mt 4,1-11). Como Ele ensinou aos Seus discípulos, alguns demônios não podem ser expulsos a não ser deste modo (Mc 9,29). Há “…necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1)

Como podemos obedecer ao Senhor, à Igreja e ao Papa e fazer a maior oração de nossas vidas? Temos problemas em vigiar durante uma hora com Jesus (Mt 26,40). Como podemos nós orar sempre com amor e com poder? Os primeiros seguidores de Jesus eram pobres em sua falta de oração até que receberam o Espírito Santo. “Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26)

No próximo mês, quando começar o Advento, peça a Jesus para renovar seu Batismo e a sua Confirmação – para imergi-lo(a) no Espírito Santo (Mc 1,8). Então você irá orar no Espírito (1Cor 14,15; Ef 6,18; Jd 20).

Oração: Pai, faz-me dócil ao Espírito e poderoso(a) na oração.
Promessa: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, pois eu vos digo que muitos procurarão entrar e não conseguirão.” (Lc 13,24)
Louvor: Lucas dirige sua família nas orações diárias assim como seus pais fizeram com ele.

28/10/2021 - Consumido(a) Pelo Zelo

Quinta-feira,28 de Outubro de 2021 – São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos

Ef 2,19-22

Sl 19(18),2-5

Lc 6,12-19

CONSUMIDO(A) PELO ZÊLO (Jo 2,17)

“Estais edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, do qual é Cristo Jesus a pedra angular.” (Ef 2,20)

Jesus selecionou doze homens Judeus para serem Seus apóstolos. Um deles foi São Simão, que foi especificamente chamado de Zelota (Lc 6,15), talvez para distingui-lo de Simão Pedro, o líder entre os apóstolos. Os estudiosos debatem se Simão foi um terrorista envolvido na incitação de tumultos contra os Romanos, ou, ao invés disso, era um zeloso Judeu devotado à lei de Israel. Simão certamente era fervoroso.

São Simão pôde compreender o zelo de Jesus. Ele estava presente quando Jesus purificou o Templo com um chicote de cordas, expulsando os cambistas e os animais a serem vendidos para os sacrifícios. Os apóstolos que presenciaram este fato recordaram-se “…do que está escrito: O zelo por tua casa me devorará.” (Jo 2,17; Sl 69(68),10). É como se Simão tivesse sido atraído pelo zelo de Jesus, e assim ter que se sentar aos pés de Jesus e ser transformado em um apóstolo. O zelo de Simão foi importante para a irradiação da Boa Nova, ainda que tivesse que crescer primeiramente na sabedoria divina (Rm 10,2; 2Cor 9,2).

O zelo prevalece na cultura de hoje. Uma simples ‘olhada’ na parte da seção de comentários de qualquer publicação da mídia social mostra uma fartura de zelo por parte daqueles(as) que apregoam suas opiniões. “Onde não há conhecimento o zelo não é bom; quem apressa o passo se extravia.” (Pr 19,2). O zelo pode ser um bom atributo se nós o colocamos aos pés de Jesus e permitimos que Ele o transforme como for o Seu desejo. Simão entregou o seu zelo a Jesus e agora é parte do fundamento da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14). Com São Simão, que nós peçamos ao Senhor sabedoria e o necessário zelo para difundi-la.

Oração: Pai, incinere toda a minha apatia e substitua-a pelo zelo divino. Que o zelo por Vossa casa me consuma e me transforme.
Promessa: “e vós, também, [em Jesus] sois co-edificados para serdes uma habitação de Deus, no Espírito.” (Ef 2,22)
Louvor: “Guardai-vos no amor de Deus, pondo a vossa esperança na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Jd 21)

29/10/2021 - A Missão Dominical Revisitada

Sexta-feira, 29 de Outubro de 2021

Rm 9,1-5

Sl 147,12-15.19.20

Lc 14,1-6

A MISSÃO DOMINICAL REVISITADA

“Quisera eu mesmo ser anátema, separado de Cristo, em favor de meus irmãos, de meus parentes segundo a carne, que são os israelitas…” (Rm 9,3.4)

O que causa a você “…uma grande tristeza e uma dor incessante em [seu] coração”? (Rm 9,2). A tristeza e a dor de Paulo eram devido ao fato de que nem todo o povo Judeu havia aceitado Jesus como seu Messias, Senhor e Deus.

Por que você se faria um escravo – até mesmo um escravo de todos? Algumas pessoas fazem de si mesmas escravas do álcool, da nicotina, das drogas, do dinheiro, da pornografia, de seus negócios, do medo ou da ansiedade. Paulo decidiu ser “…servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.” para Jesus (1Cor 9,19). Tudo o que ele fez foi “…por causa do evangelho…” (1Cor 9,23)

O que você está sendo compelido(a) a fazer? Qual é força motivadora em sua vida? Paulo era compelido a “anunciar o evangelho…” (1Cor 9,16).

Há alguns dias atrás, nós vimos em um Domingo que amar a Deus não é o bastante. Que diferença isso fez em seus pensamentos, suas motivações, suas ações e a sua vida?

Oração: Pai, dá-me a fé e o amor necessários para zelosamente partilhar minha fé em Ti.
Promessa: “[Jesus tomou o homem], curou-o e despediu-o.” (Lc 14,4)
Louvor: O Padre Nelson decidiu no colégio tornar-se um missionário.

30/10/2021 - Um(a) Sabichão(ona)

Sábado, 30 de Outubro de 2021

Rm 11,1.2.11.12.25-29 Sl 94(93),12-15.17.18 Lc 14,1.7-11

UM(A) SABICHÃO(ONA)

“Não quero que ignoreis, irmãos, este mistério, para que não vos tenhais na conta de sábios…” (Rm 11,25)

Algumas vezes nos sentimos desesperados(as) porque a vida parece não fazer nenhum sentido. Nós nos perguntamos se Deus está lá ou se Ele sabe o que está fazendo. Entretanto, a despeito das diversas perturbações causadas pelos nossos pecados e também pelos de outras pessoas, o Senhor tem tudo sob controle. Por exemplo, Ele sabe que um grande número de pessoas do povo Judeu será salvo depois que a plenitude dos Gentios tiver entrado no reino de Deus (Rm 11,25.26). Isso significará “…riqueza para os gentios…” (Rm 11,12). Essa poderá ser uma riqueza espiritual na qual a Igreja irá crescer rica em amor, fé e santidade. Assim, o Senhor irá “…apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante…” (Ef 5,27). Esses serão alguns dos acontecimentos anteriores à vinda final de Jesus.

O Senhor salienta tudo isso para nos assegurar que Ele sabe tudo o que está acontecendo e o que acontecerá. O Senhor tem um projeto maravilhoso; a despeito de nossos pecados, Seu projeto será realizado em todos os detalhes. Portanto, nós não devemos nos desesperar se assistimos a tragédias. O Senhor é maior do que todos os nossos problemas. Ele nos ama e nada pode impedi-Lo de demonstrar o Seu amor por nós.

Que nós nos arrependamos, fixemos os nossos olhos em Jesus (Hb 12,2) e acreditemos que Seu projeto será realizado não importa quantas pessoas tentem prejudicá-lo. Ele é Senhor e Ele é Amor (1Jo 4,16).

Oração: Pai, por causa da minha fé na Tua providência que eu possa me alegrar sempre (Fl 4,4).
Promessa: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” (Lc 14,11)
Louvor: Afastada de seu ex-marido e dos seus filhos, Maria sabe que o projeto do seu Pai para sua família será realizado.

31/10/2021 - Tudo ou Nada

Domingo, 31 de Outubro de 2021 – 31º Domingo do Tempo Comum

Dt 6,2-6

Sl 18(17),2-4.47.51

Hb 7,23-28

Mc 12,28-34

TUDO OU NADA

“Ouve, ó Israel: Iahweh nosso Deus é o únicoDeus! Portanto, amarás a Iahweh teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua força. Que estas palavras que hoje te ordeno estejam em teu coração.” (Dt 6,4-6)

Quando você pergunta às pessoas se elas dariam as suas vidas a Jesus, elas dizem ‘sim’. Quando você pergunta se elas evangelizam, dão esmolas, ou conhecem a Bíblia, elas muitas vezes dizem ‘não’, como se evangelizar, dar esmolas, ou conhecer a Bíblia não fossem partes essenciais do nosso compromisso com Cristo.

Isso não significa que nós temos que ser perfeitos(as) na realização do nosso compromisso com Cristo, mas significa que nós temos que assumir um compromisso total. O primeiro mandamento é: “e amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força.” (Mc 12,30). O Senhor usa a palavra ‘todo(a)’ quatro vezes. Mas muitos(as) Cristãos(ãs) parecem ficar surpresos(as) quando você lhes diz que ‘todo(a)’ significa tudo.

Cristianismo é tudo ou nada. Jesus morreu na cruz e entregou tudo por nós de modo que nós precisamos dar tudo a Ele. Se Ele não é Senhor de ‘tudo’, Ele não é Senhor de absolutamente nada. O projeto de Jesus é salvar toda a nossa vida e não partes dela. Seu reino somente pode ser comprado por nosso ‘tudo’ (Mt 13,44-46).

Oração: Jesus, eu Te dou o meu ‘tudo’.
Promessa: “Por isso é capaz e salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre para interceder por eles.” (Hb 7,25)
Louvor: “A cidade não precisa do sol ou da lua para a iluminarem, pois a glória de Deus a ilumina, e sua lâmpada é o Cordeiro.” (Ap 21,23). Jesus ressuscitado, Cordeiro de Deus, Tu iluminas o meu caminho.