01/03/2023 - CONECTE OS PONTOS

Quarta-feira, 01 de Março de 2023
Jn 3,1-10

Sl 51(50),3.4.12.13.18.19

Lc 11,29-32

CONECTE OS PONTOS

“…E se converterá cada qual de seu caminho perverso e da violência que está em suas mãos.” (Jn 3,8)

O povo de Nínive, que era fraco, fez a conexão entre os seus pecados e a destruição que viria (Jn 3,8.9). Aquele povo frequentemente brutalizou e matou um grande número de pessoas. Eles eram pagãos, espiritualmente mortos, os últimos a desejarem se arrepender. Mas a palavra profética penetrou em seus corações e eles se arrependeram (Jn 3,5). Jesus os felicitou por isso (Lc 11,32).

Nós nos imaginamos mais sofisticados do que os antigos Ninivitas. Especializamos-nos em saber construir conexões, tais como a conexão entre colesterol e doenças cardíacas, consumir álcool e doenças no fígado, higienização e prevenção de infecções, saúde física e saúde mental, etc. Porém, na nossa cultura avançada, esquecemos a importantíssima conexão entre o pecado e a condenação (Jo 8,24).

A nossa cultura secular esquece as conexões entre pecado sexual e culpa espiritual, consumismo e falta de cuidado com os pobres, contracepção e destruição do casamento e da família, relativismo e diminuição de vocações, etc. A nossa cultura especializou-se em esquecer a conexão entre Jesus e o perdão dos pecados. Tantos(as) de nós agem como os Fariseus, pensando que estão OK com Deus enquanto deixam de reconhecer quais os atos que são pecaminosos ou, até mesmo deixando de reconhecer que são pecadores(as) (Lc 18,11.12). Se nós estivéssemos fazendo essas conexões, as filas para Confissão nas nossas igrejas deveriam ser extensas todas as semanas.

Jesus veio para salvar os pecadores como nós (1Tm 1,15). Tudo o que precisamos fazer é realizar a conexão que nós somos pecadores e Ele é nosso Senhor, Salvador e Redentor. Arrependa-se!

Oração: “…Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!” (Lc 18,13)
Promessa: “Sacrifício a Deus é um espírito contrito, coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas.” (Sl 51(50),19)
Louvor: O diácono Vinicius dedicou várias décadas ensinando a Bíblia para os Católicos na sua paróquia.

02/03/2023 - FORMANDO UMA FORÇA PARA PEDIR

Quinta-feira, 02 de Março de 2023

Est 4,17d.f.g.l.q.t.z

Sl 138(137),1-3.7.8

Mt 7,7-12

FORMANDO UMA FORÇA PARA PEDIR

“Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto; pois o que pede recebe, o que busca acha e ao que bate se lhe abrirá.” (Mt 7,7.8)

Alguns ingênuos pregadores e professores da Bíblia têm tentado expor as diferenças entre pedir, procurar e bater. Todavia, todos os três comandos significam provavelmente a mesma coisa. Jesus é simples e repetidamente nos orienta a pedir, pedir e a pedir. Nós estamos recebendo a mensagem? Se assim for, então por que Jesus continua se repetindo a Si mesmo?

A maioria de nós pede a Deus por uma ou duas coisas. Porém pode ser que Ele queira que nós peçamos a Ele por centenas ou milhares de coisas. Jesus disse aos Seus apóstolos: “Até agora, nada pediste em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16,24) O autor da Epístola de São Tiago registrou: “…Não possuís porque não pedis.” (Tg 4,2)

Jesus quer que nós peçamos mais – não porque não nos conceda as coisas sem pedirmos, mas porque Ele quer que nos comuniquemos mais com Ele. Ele nos chama a permanecer n’Ele (Jo 15,5.7), para viver em Sua presença. Ele não nos chama a pedir cheios(as) de egoísmo, mas cheios(as) de amor (Tg 4,3). Ele quer que nós partilhemos cada detalhe de nossas vidas com Ele. Quer ser a nossa Vida (Fl 1,21; Gl 2,20).

Pedir-Lhe coisas constantemente significa amá-Lo constantemente e viver n’Ele. Peça o Amor (1Jo 4,16). Peça a Vida (Jo 14,6; 11,25). Peça por Jesus.

Oração: Pai, nesta Quaresma ensina-me a pedir como Teu (Tua) filho(a).
Promessa: “Ó Deus, cuja força a tudo vence, ouve a voz dos desesperados, tira-nos da mão dos malfeitores e a mim, livra-me do medo!” (Est 4,17z)
Louvor: Isabel ora muito e com fé pelo fim do aborto.

03/03/2023 - TEMPO DE CONVERSÃO

Sexta-feira, 03 de Março de 2023 – Santa Catarina Drexel

Ez 18,21-28

Sl 130(129),1-8

Mt 5,20-26

TEMPO DE CONVERSÃO

“Assume logo uma atitude conciliadora …” (Mt 5,25)

‘Tudo está bem quando acaba bem’. “Mas quanto ao ímpio, se ele se converter de todos os pecados que cometeu e passar a guardar os meus estatutos e a praticar o direito e a justiça, certamente viverá: ele não morrerá.” (Ez 18,21) O ‘bom ladrão’ viveu uma vida miserável, mas terminou-a bem e foi para o paraíso com Jesus (Lc 23,43).

Em razão do nosso ‘final’ ser tão importante, algumas pessoas esperam até o fim de suas vidas para se converterem. Isso é um grande erro. “Não demores a voltar para o Senhor e não adies de um dia para outro, porque, de repente, a cólera do Senhor virá e no dia do castigo perecerás. Não confies nas riquezas injustas, porque não te servirão para nada no dia da desgraça.” (Eclo 5,7.8) Se nós queremos verdadeiramente morrer com Cristo, por que não iríamos querer viver com Ele tão logo fosse possível? Imagine esperar até quando você estivesse quase morto(a) para se casar com alguém! O seu casamento não teria tempo suficiente para se romper, mas você teria perdido anos de amor matrimonial. Quando você dá seu amor a Jesus, seu único arrependimento será não ter feito isto muito mais cedo.

A melhor maneira de morrer em Cristo é viver n’Ele. Como você pode perseverar se você ainda não começou ou está relutando em começar? “Assume logo uma atitude…” (Mt 5,25) “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2) Agora, neste momento, entregue toda a sua vida ao Senhor.

Oração: Pai, que eu não perca nem mais um minuto na vida sem Ti.
Promessa: “Portanto, se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e depois virás apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23.24)
Louvor: Santa Catarina Drexel levou muitas pessoas a doar não somente dinheiro, mas também as suas vidas, para ajudar no serviço aos nativos norte-americanos e aos afro-americanos.

04/03/2023 - ABBA

Sábado, 04 de Março de 2023 – São Casimiro
Dt 26,16-19

Sl 119(118),1.2.4.5.7.8

Mt 5,43-48

ABBA

“Desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus …” (Mt 5,45)

Neste momento da Quaresma, a Igreja enfatiza mais do que nunca o mandamento: “Portanto, deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5,48) Como nosso Pai, nós temos que mostrar amor na prática, até mesmo por nossos perseguidores e inimigos (Mt 5,44.45).

A Quaresma é tradicionalmente um tempo de Deus Pai confirmar o Seu amor por nós como Seus filhos e filhas. Antes de Jesus ser levado para o deserto pelo Espírito Santo (Mt 4,1), Ele ouviu Seu Pai dizer: “…Este é o meu Filho amado, em quem eu me comprazo.” (Mt 3,17) No deserto, Satanás tentou levar Jesus a duvidar que Ele fosse o Filho amado de Deus (Mt 4,3.6). Mas Jesus venceu estas tentações e foi confirmado no amor do Seu Pai. Durante esta Quaresma nós, tal como Jesus, seremos tentados(as) a duvidar do amor do Pai por nós. Porém nos será concedida a graça de vencer estas tentações e a crer mais do que nunca no infinito amor do Pai por nós.

O Espírito Santo nos concederá a graça da confirmação do amor do nosso Pai através das nossas penitências da Quaresma. Portanto, “…que a tua esmola fique em segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará.” (Mt 6,4) “…quando orares, entra no teu quarto e, fechando tua porta, ora ao teu Pai que está lá, no segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará.” (Mt 6,6) “…quando jejuares, unge a tua cabeça e lava teu rosto, para que os homens não percebam que estás jejuando, mas apenas o teu Pai, que está lá nos Céus te vê em segredo e te recompensará.” (Mt 6,17.18) Viva uma Quaresma na qual você confie plenamente em Deus Pai e deixe que Ele seja o seu Pai. Deixe que o Espírito Santo clame em seu coração, “…Abba, Pai!” (Gl 4,6; Rm 8,15)

Oração: Abba, dá-me a fé humilde de me sentir seguro(a) no Teu amor.
Promessa: “E hoje Iahweh te fez declarar … que observarias todos os seus mandamentos … e tu serias um povo consagrado a Iahweh teu Deus…” (Dt 26,18.19)
Louvor: São Casimiro não aceitou a posição de rei da Hungria, mas escolheu servir ao Rei dos reis.

05/03/2023 - UMA FORÇA INTENSA

Domingo, 05 de Março de 2023 – 2º Domingo da Quaresma
Gn 12,1-4

Sl 33(32),4.5.18-20.22

2Tm 1,8-10

Mt 17,1-9

UMA FORÇA INTENSA

“Não te envergonhes, pois, de dar testemunho de nosso Senhor, nem de mim, seu prisioneiro; pelo contrário, participa do meu sofrimento pelo evangelho, confiando no poder de Deus.” (2Tm 1,8)

Nós Cristãos não fugimos do sofrimento; nós o suportamos e aceitamos. Caminhamos em direção à cruz, não fugimos dela. Não temos medo de julgamentos. Assim, o Senhor nos orienta no Evangelho de hoje: “…Levantai-vos e não tenhais medo.” (Mt 17,7)

Nós sofremos por causa do Evangelho (2Tm 1,8) de modo a proclamar a Boa Nova. Os nossos sofrimentos da Quaresma, de fato todos os nossos sofrimentos, são pela construção do Reino de Deus e nós os enfrentamos propositalmente por causa do evangelho (At 14,22).

Nós enfrentamos o sofrimento com a força que vem de Deus (1Tm 1,8). A alegria do Senhor tem que ser a nossa força (Nm 8,10). Nele, que é a Origem da nossa força e teremos força para tudo (Fl 4,13). Não enfrentamos o sofrimento com nossa própria força estoica, ou nossa força humana, pois até mesmo os mais fortes de nós são fracos. Mas Sua graça é suficiente (2Cor 12,9).

Nós caminhamos através da cruz, através do sofrimento, para a glória transfigurada (Mt 17,2), mesmo ainda aqui na terra. “Pois que Cristo sofreu na carne, deveis também vós vos munir desta convicção: aquele que sofreu na carne rompeu com o pecado.” (1Pd 4,1) Assim, suporte o sofrimento (Cl 1,24).

Oração: Pai, Tu és a “…minha rocha, minha salvação, minha fortaleza – jamais vacilarei.” (Sl 62(61),3)
Promessa: “Eis que o olho de Iahweh está sobre os que o temem, sobre aqueles que esperam no seu amor.” (Sl 33(32),18)
Louvor: “…Se os mortos não ressuscitam, comamos e bebamos, pois amanhã morreremos.” (1Cor 15,32) Jesus ressuscitado, purifica o meu coração para viver para Ti e não para os desejos do mundo.

06/03/2023 - PERMISSIVIDADE E COMPAIXÃO

Segunda-feira, 06 de Março de 2023

Dn 9,4-10

Sl 79(78),8.9.11.13

Lc 6,36-38

PERMISSIVIDADE E COMPAIXÃO

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.” (Lc 6,36)

As leituras de hoje falam de uma crescente conscientização do pecado. O pecado resulta eventualmente das “…faltas dos antepassados …” (Sl 79(78),8). Nações e pessoas que se rebelaram contra Deus (Dn 9,9) irão em algum momento, colher os frutos do pecado, isto é, desastre e morte (Rm 6,23). Como diz Jesus, “…com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38)

Na nossa cultura secular, levantar-se contra o pecado e a imoralidade é considerado um ato de ‘ódio’. Porém não é amor permitir, e às vezes encorajar, uma pessoa a se lançar de cabeça em direção ao desastre. A nossa cultura secular considera a permissividade uma coisa boa. Manter padrões morais é considerado intolerância. Porém a Igreja ensina: ‘A chamada permissividade dos costumes assenta numa concepção errônea da liberdade humana; para se edificar, esta precisa de se deixar educar previamente pela lei moral…’ (CIC, 2526).

O verdadeiro seguidor de Jesus não pode nunca encorajar a ovelha perdida a vagar diretamente para o perigo do pecado ao invés de em direção à amorosa proteção do Bom Pastor. Neste contexto, a permissividade pode ser vista como um ato de indiferença, que é o oposto do amor. Compaixão não julga a motivação do pecador e não ignora os efeitos do pecado; ao invés disso, a compaixão abraça a ovelha perdida e permanece pronta para resgatar aquela ovelha das consequências da sua rebelião (Lc 15,4.5).

Discípulos(as) de Cristo, “sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso.” (Lc 6,36)

Oração: Pai, ensina-me a conhecer a verdade e a falar sobre ela com amor e compaixão (Ef 4,15).
Promessa: “…Com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38)
Louvor: Pedro participa de muitas atividades saudáveis em seu grupo jovem, inclusive na Confissão frequente.

07/03/2023 - UM DILÚVIO DE CULPA

Terça-feira, 07 de Março de 2023 – Santas Perpétua e Felicidade

Is 1,10.16-20

Sl 50(49),8.9.16.17.21.23

Mt 23,1-12

UM DILÚVIO DE CULPA

“Então, sim, poderemos discutir, diz Iahweh …” (Is 1,18)

Na nossa cultura humanística secular, muitas pessoas, até mesmo Cristãos, têm consciências não formadas ou deformadas. Elas não foram “…[exercitadas] para discernir o bem e o mal …” (Hb 5,14) Quem as vê, encontra seres “insensatos, desleais, sem coração nem piedade.” (Rm 1,31) Essas pessoas cometem muitos pecados graves, mas não sentem culpa porque são espiritualmente cegas e imaturas.

Contudo, essa condição de pecado grave, culpa mínima e consciência não desenvolvida não permanecerá indefinidamente. A realidade finalmente aparecerá e elas perceberão que pecaram gravemente. Neste momento, a culpa que estava represada durante anos as inundará. Elas sentem mais culpa em uma semana do que sentiram durante toda a sua vida. Sentem-se condenadas, desesperançadas e sujeitas ao inferno, quando anteriormente dificilmente pensavam sobre a existência do inferno. Arrasadas e quase esmagadas pela culpa (Os 14,2), elas clamam ao Senhor. Ele as perdoa, as liberta e as cura assegurando-lhes: “…Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim tornar-se-ão como a lã.” (Is 1,18)

Existe esperança e cura para a culpa. No Calvário, Jesus tomou nossos pecados sobre Ele (Is 53,5.6). Portanto, nós podemos ser totalmente lavados(as) da culpa e limpos(as) do pecado (Sl 51(50),4; Ap 7,14). Obrigado, Jesus!

Oração: Pai, que eu possa buscar fazer a Confissão, ser curado(a), e ser totalmente libertado(a) da culpa esta semana.
Promessa: “…O maior dentre vós será aquele que serve. Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilhar será exaltado.” (Mt 23,11.12)
Louvor: Santa Perpétua e Santa Felicidade testemunharam o amor de Deus junto a seus companheiros na prisão e até mesmo para os seus guardas e executores.

08/03/2023 - OS POSTOS DE SERVIÇO DA CRUZ

Quarta-feira, 08 de Março de 2023 – São João de Deus
Jr 18,18-20

Sl 31(30),5.6.14-16

Mt 20,17-28

OS POSTOS DE SERVIÇO DA CRUZ

“Desse modo, o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mt 20,28)

Muitas pessoas reconhecem que têm um desejo íntimo de servir aos outros. Milhões estão servindo aos pobres, aos doentes, às crianças, aos desabrigados, etc. No Tempo do Natal, muitas pessoas ficam ainda mais conscientes da sua necessidade de servir.

Contudo, servir tem a tendência de ficar fora de controle. Servir faz se sentir bem, mas servir também machuca. Por exemplo, Jeremias não era somente desvalorizado pelo seu serviço ao povo de Deus, ele era até mesmo retribuído com o mal (Jr 18,20). Depois que Jesus desafiou os Seus apóstolos a se tornarem servos, Ele os chamou a serem escravos de todos, até mesmo a dar as suas vidas pelos outros (Mt 20,27.28). Assim, o serviço para o Senhor muda de uma escolha nossa para Sua liderança, passando para uma piedosa escravidão e a cruz do Calvário.

Apesar de nós termos um íntimo desejo de servir, nós também temos um íntimo desejo de não servir, de limitar o serviço, de abortar o serviço antes que venhamos a sofrer e morrer para nós mesmos(as).

Você beberá do cálice (Mt 20,22) do serviço crucificado, e até mesmo de servir como um(a) escravo(a) do Senhor? Você permitirá que o amor de Deus crucifique a sua carne e o seu egoísmo? (Gl 5,24). Com Jesus, venha para servir (Mt 20,28). Venha para a cruz.

Oração: Pai, eu servirei não importa a que custo.
Promessa: “…Aquele que quiser tornar-se grande entre vós seja aquele que serve.” (Mt 20,26)
Louvor: São João de Deus foi um pastor, um soldado e novamente um pastor antes de servir a Deus e aos pobres.

09/03/2023 - UM CORAÇÃO DURO QUEIMA

Quinta-feira, 09 de Março de 2023 – Santa Francisca Romana

Jr 17,5-10

Sl 1,1-4.6

Lc 16,19-31

UM CORAÇÃO DURO QUEIMA

“…Se não escutam nem a Moisés nem aos Profetas, mesmo que alguém ressuscite dos mortos, não se convencerão.” (Lc 16,31)

O coração humano é tão falso e incorrigível (Jr 17,9) que muitos(as) de nós, mesmo em um mundo de comunicação instantânea, não notamos as centenas de milhões de pessoas famintas que estão à nossa porta (Lc 16,20.21). Nós temos tornado os nossos corações tão endurecidos que, mesmo se alguém ressuscitasse dentre os mortos para nos advertir, nós não iríamos nos arrepender (Lc 16,31). Se algum dia nós viermos a mudar, será através da Palavra de Deus – do Pentateuco de Moisés aos profetas do Antigo Testamento e ao Novo Testamento (Lc 16,31).

Jesus praticou dramaticamente o que Ele pregou na parábola do homem rico e Lázaro. Na tarde do dia em que ressuscitou dentre os mortos, Ele soube que a Sua Ressurreição iria ser somente o início da abertura do coração endurecido da humanidade. Assim, Jesus ressuscitado passou a primeira tarde e noite da Ressurreição interpretando “…em todas as escrituras o que a ele dizia respeito.” (Lc 24,27) e “…abrindo-lhes a mente para que [Seus apóstolos] entendessem as Escrituras.” (Lc 24,45)

Em cada Missa, o Cristo ressuscitado continua a proclamar as Escrituras. A Missa diária é nossa melhor oportunidade para deixar que Deus transforme os nossos corações. Exponha seu coração diariamente à Palavra de Deus proclamada pelo ressuscitado e Eucarístico Senhor.

Oração: Pai, que meu coração possa arder e se derreter quando eu ouvir a Tua Palavra (Lc 24,32).
Promessa: “Bendito o homem que se fia em Iahweh, cuja confiança é Iahweh. Ele é como uma árvore plantada junto da água, que lança suas raízes para a corrente: ela não teme quando chega o calor, sua folhagem permanece verde; em um ano de seca ela não se preocupa e não para de produzir frutos.’” (Jr 17,7.8)
Louvor: Santa Francisca Romana foi uma esposa exemplar que entrou na vida religiosa depois da morte de ser marido.

10/03/2023 - UM MAU PARENTESCO

Sexta-feira, 10 de Março de 2023

Gn 37,3.4.12.13.17-28

Sl 105(104),16-21

Mt 21,33-43.45.46

UM MAU PARENTESCO

“Israel amava mais a José do que a todos os seus outros filhos …” (Gn 37,3)

Israel, também conhecido como Jacó, mereceu o selo de desaprovação em ‘Administração Doméstica’. Ele foi um pai terrível. Favoreceu o seu filho José e fez para ele uma túnica adornada (Gn 37,3) sem dar aos outros filhos nada que a ela se comparasse. Jacó deixou que a comunicação na sua família fosse quebrada a um ponto que os irmãos de José “…odiaram-no e se tornaram incapazes de lhe falar amigavelmente.” (Gn 37,4) Jacó estava tão fora de contato com os sentimentos de sua família que inconscientemente colocou José em uma situação na qual ele foi quase morto pelos seus irmãos (Gn 37,13-20). Mesmo que você tenha cometido um erro como pai ou mãe, você provavelmente não foi pior do que Jacó.

A grade notícia é que o Senhor teve misericórdia de Jacó e da sua família. Depois que José foi vendido como escravo pelos seus irmãos, o Senhor orquestrou os eventos dos trinta e nove anos seguintes para restaurar a família de Jacó. Depois da morte de Jacó, a sua família foi reconciliada. Da mesma forma, o Senhor está ‘fazendo história’ reconciliando a sua família – não importa quão ruim esteja a sua condição. Se você entregar a sua vida e a sua família a Ele, eles poderão vir a chamar você de “…Reparador de brechas, Restaurador de estradas …” (Is 58,12)

Durante esta Quaresma, jejue e reze por sua família. Confesse os seus pecados. Com fé, agradeça ao Senhor por tudo aquilo que Ele estiver fazendo em sua família. Neste Tempo Pascal, celebre a Ressurreição do Senhor e a Sua ressurreição em sua família.

Oração: Pai, que os maus pais e mães se arrependam e formem santas famílias.
Promessa: “…A pedra que os pedreiros rejeitaram tornou-se a pedra angular; pelo Senhor foi feito isso e é maravilha aos nossos olhos.” (Mt 21,42; Sl 118(117),22.23)
Louvor: A fugitiva Marília se reconciliou com o resto de sua família por ocasião da Páscoa.

11/03/2023 - DEVORAR

Sábado, 11 de Março de 2023

Mq 7,14.15.18-20

Sl 103(102),1-4.9-12

Lc 15,1-3.11-32

DEVORAR

“…Veio esse teu filho, que devorou teus bens…” (Lc 15,30)

Não importa quanto qualquer ser humano nos tenha ferido, não importa quanto alguém tenha devorado os nossos bens, desejos, planos, dinheiro, esperanças ou sonhos. Nenhum ser humano nos feriu mais do que nós ferimos o Pai celeste com os nossos pecados. Nós ‘devoramos’ os dons, talentos, e tesouros que Deus nos conferiu. Sim, podemos ter retribuído ao Senhor por tudo o que Ele nos tem dado (Sl 116(115),12). Mas mesmo que nós tenhamos entregue as nossas vidas pelo Senhor, ainda estamos desperdiçando os Seus dons e devorando os Seus bens de algum modo.

Os Fariseus tinham supostamente dedicado as suas vidas ao Senhor. Mas Jesus os acusou de coar o ‘mosquito’ dos santos preceitos de Deus e engolir o ‘camelo’ de suas tradições humanas (Mt 23,24). Do mesmo modo, somos pecadores(as) e causamos dor ao nosso Pai, engolindo muito do que Ele nos tem dado, sem produzir o fruto esperado. Porém Deus é piedade e compaixão (Sl 103(102),8). Ele sente prazer em ser clemente (Mq 7,18). Ele se alegra grandemente quando nós nos arrependemos e pedimos o Seu perdão (Lc 15,7.10.32).

Assim, nós devemos nos arrependamos de devorar os bens de Deus. Podemos ter ficado satisfeitos(as) devorando os bens deste mundo, concedendo indulgência às nossas próprias luxúrias, enquanto deixamos famintas as nossas almas (Pr 13,19). Ao invés disso, vamos engolir o que Deus coloca em nossas bocas: a Santa Eucaristia (Jo 6,51-56) e o rolo da Palavra (Ez 3,3; Ap 10,9).

Oração: Pai, que eu possa devorar a Tua Palavra e a Eucaristia diariamente. Usa-me para o Vosso Reino, e usa-me agora.
Promessa: “Qual Deus é como tu, que tira a culpa e perdoa o crime, que não guarda para sempre a sua ira, porque prefere o amor?” (Mq 7,18)
Louvor: Duas mulheres oravam juntas em adoração Eucarística para que Ester deixasse de fumar. Sendo uma desconhecida para elas, naquele momento, Ester decidiu jogar fora seus cigarros e nunca mais fumou.

12/03/2023 - OS ESCRUTÍNIOS

Domingo, 12 de Março de 2023 – 3º Domingo da Quaresma
Ex 17,3-7

Sl 95(94),1.2.6-9

Rm 5,1.2.5-8

Jo 4,5-42

OS ESCRUTÍNIOS

“Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz…” (Jo 4,29)

Os catecúmenos, aqueles que estão se preparando para ser batizados e entrar para a Igreja, receberão hoje e nos dois próximos Domingos a antiga oração chamada ‘escrutínio’. Nestas orações, nós perguntamos ao Senhor para escrutinizar e purificar os corações dos catecúmenos. Enquanto acompanhamos os catecúmenos fazerem as suas promessas batismais no Domingo da Páscoa, também devemos acompanhá-los no escrutínio.

Hoje oramos para que o Senhor escrutinize nossos corações e faça em nós o que Ele fez para a mulher Samaritana. Jesus penetrou na sua história dos cinco maridos, na auto-aversão, e no auto-engano (Jo 4,18). A mulher sentiu como se Jesus tivesse dito a ela tudo o que ela já havia feito (Jo 4,29). Era como se toda a sua vida tivesse passado diante dos seus olhos durante sua conversa com Jesus. O Senhor está desejando nos escrutinizar e purificar de um modo semelhante.

Depois de Jesus ter removido anos de lixo de nossos corações, o amor de Deus será “…derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5) Depois de esvaziar os nossos corações do pecado e de seus efeitos, o Senhor encherá nossos corações com amor.

Então, nós iremos falar sobre a abundância que existe em nossos corações (Lc 6,45). Como a mulher Samaritana, testemunharemos por Jesus e muitas pessoas de nossa cidade crerão em Jesus conforme a intensidade e a potência de nosso testemunho (Jo 4,39). Assim, os escrutínios resultam em amor e em uma nova evangelização.

Oração: Pai, “examinas meu andar e meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti.” (Sl 139(138),3) Que eu nunca venha a ser o(a) mesmo(a) depois do Teu escrutínio.
Promessa: “Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.” (Rm 5,8)
Louvor: Louvor a Jesus Cristo, “…a Luz do mundo …” (Jo 8,12)

13/03/2023 - LUZ PARA O DESPREZADO

Segunda-feira, 13 de Março de 2023

2Rs 5,1-15

Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4

Lc 4,24-30

LUZ PARA O DESPREZADO

“Diante dessas palavras, todos na sinagoga se enfureceram.” (Lc 4,28)

Quando o Senhor faz alguma coisa para alguém, mas não para você, você se compara com a outra pessoa e se sente desprezado(a) por Deus? Jesus disse à comunidade da Sua cidade que, apesar de muitas viúvas Judias necessitarem de ajuda financeira durante os três anos e meio de fome ocasionados pelo profeta Elias, nenhuma delas foi ajudada. Por outro lado, uma viúva estrangeira recebeu ajuda de Elias (Lc 25.26). Mais ainda, Israel tinha muitos leprosos nos dias de Elias, mas nenhum deles foi curado. Deus, contudo, curou o estrangeiro Naamã (Lc 4,27).

Jesus comparou desfavoravelmente o Seu povo com estrangeiros, não para fazer com que eles se sentissem inferiores ou desprezados, mas para chamá-los ao arrependimento. Eles recusaram o Seu chamado e tentaram lançá-lo do alto de uma colina (Lc 4,29.30). Quando nos sentimos desprezados, vamos tentar lançar do alto de uma colina Jesus ou nosso egoísmo orgulhoso e pecaminoso. Que nós sejamos como Naamã e lancemos fora nosso orgulho, nos arrependamos e humildemente obedeçamos ao Senhor (2Rs 5,11-14).

Agradeça a Deus quando outras pessoas forem abençoadas de uma maneira que você não foi, ou terem sido curadas quando você não foi. Agradeça a Deus que outras pessoas estejam recebendo muito mais atenção da parte de Deus. Isto é um chamado para que você se arrependa (Mc 6,12).

Oração: Pai, remove o orgulho do meu coração, não importa que pareça que Tu tenhas me desprezado.
Promessa: “…a sua carne se tornou sadia como a de uma criança e ficou limpa.” (2Rs 5,14)
Louvor: Tomás levanta-se cedo todas as manhãs há quase cinquenta anos para estudar as Escrituras (At 17,11).

14/03/2023 - JEJUAR + PERDOAR = ?

Terça-feira, 14 de Março de 2023

Dn 3,25.34-43

Sl 25(24),4-9

Mt 18,21-35

JEJUAR + PERDOAR = ?

“Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão.” (Mt 18,35)

Depois de Jesus ter jejuado durante quarenta dias, Ele saiu do deserto “…com a força do Espírito …” (Lc 4,14) Depois do nosso jejum da Quaresma, nós também seremos movidos pelo poder do Espírito, para um novo Pentecostes.

Entretanto, a carne (nossa natureza decaída com seus desejos egoístas) terá “…aspirações contrárias ao Espírito …” (Gl 5,17). A falta de perdão é a causa de muitas obras da carne, tais como “idolatria, ódio, rixas, ciúmes, ira, discussões, discórdia, divisões, inveja, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas …” (Gl 5,20.21) Portanto, a falta de perdão é um dos principais modos pelos quais nós extinguimos (1Ts 5,19) e entristecemos (Ef 4,30) o Espírito Santo. Consequentemente, se a Quaresma está nos levando a Pentecostes, nós temos que aceitar a graça de Deus de perdoar 70 x 7 vezes (Mt 18,22). Temos que perdoar do fundo do nosso coração; de outro modo, nosso jejum da Quaresma não irá resultar em libertação (Is 58,6), mas em tortura (Mt 18,34). Jejuar sem perdoar não significa crucificar a carne (Gl 5,24), mas simplesmente indulgenciar a carne de um modo mais sutil.

Quando você jejuar, perdoe. Quando você perdoar, ore pelo Espírito. Você irá receber um novo Pentecostes.

Oração: Pai, pela Tua graça eu decido perdoar a todos por tudo. Eu Te agradeço pelo milagre do perdão.
Promessa: “Tal se torne o nosso sacrifício hoje diante de ti, e se complete junto a ti, porque não serão confundidos os que confiam em ti. E agora, é de todo o coração que vamos seguir-te, vamos temer-te e procurar a tua face.” (Dn 3,40.41)
Louvor: Marta não pode perdoar o seu ex-marido até que ela adicionou o jejum às suas orações por ele.

15/03/2023 - GRANDES DECISÕES

Quarta-feira, 15 de Março de 2023

Dt 4,1.5-9

Sl 147,12.13.15.16.19.20

Mt 5,17-19

GRANDES DECISÕES

“E qual a grande nação que tenha estatutos e normas tão justas como toda esta Lei que eu vos proponho hoje?” (Dt 4,8)

“…Deus é Amor…” (1Jo 4,16) Em conformidade com isto, Ele quer dar ao povo o melhor, o máximo. Portanto, Ele suscita grandes pessoas para realizar grandes coisas. Deus nos chama à grandeza porque Ele é Amor.
Nós seremos grandes e a nossa nação será grande se nós:
1. Observarmos a Lei de Deus cuidadosamente (Dt 4,6-8; Mt 5,19),
2. Ensinarmos os mandamentos de Deus (Mt 5,19), e
3. Amarmos e servirmos ao povo de Deus (Mt 20,26).

O obedecer, ensinar e servir são tão exigentes que, como Jesus, nós entregamos as nossas vidas por outras pessoas (Mt 20,28). Grandeza significa não uma autorrealização, mas uma autonegação. Grandeza não é ser como Pilatos, Herodes, os Fariseus ou os executores de Jesus, mas ser como Jesus na cruz. O caminho para a grandeza é o caminho da cruz.

Você quer ser grande segundo os padrões de Jesus? Mesmo se você não quiser, de qualquer modo você será grande por amor de Deus e do Seu povo? Escolha a grandeza. Escolha obedecer, ensinar, servir, morrer e amar. Seja grande pelo Amor (1Jo 4,8).

Oração: Pai, que eu possa Te agradar aspirando à grandeza pelo serviço a outras pessoas (Mt 20,26).
Promessa: “Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente; faz cair a neve como lã, espalha a geada como cinza.” (Sl 147,15.16)
Louvor: A pequena Valentina esperou mais ansiosamente pela sua Primeira Comunhão do que pelo seu aniversário.

16/03/2023 - ‘VINDE A MIM, TODOS OS QUE SÃO FIÉIS’

Quinta-feira, 16 de Março de 2023

Jr 7,23-28

Sl 95(94),1.2.6-9

Lc 11,14-23
‘VINDE A MIM, TODOS OS QUE SÃO FIÉIS’

“…A fidelidade pereceu: foi eliminada de sua boca.” (Jr 7,28)

Nosso Pai celeste é o mais Fiel. Jesus Cristo é “…a Testemunha fiel …” (Ap 1,5), “…Fiel e Verdadeiro …” (Ap 19,11). O Espírito Santo é o Espírito da verdade, Isto é, de fidelidade (Jo 16,13). O Deus Trino é perfeitamente fiel (1Ts 5,24). Até mesmo “se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode renegar-se a si mesmo.” (2Tm 2,13) É da natureza de Deus ser fiel.

Deus nos chama a ser santos(as) como Ele. Isto significa que nós temos que ser fiéis. Você tem sido fiel às suas promessas batismais? Esta é a responsabilidade fundamental à qual nós temos que ser fiéis. Você tem sido fiel à sua vocação matrimonial, a permanecer solteiro(a), ao clericato, a ser religioso(a), à paternidade ou maternidade, à filiação, a trabalhar no mundo, ou a ser um operário da igreja? Você tem sido fiel à Igreja, inclusive ao Papa, aos bispos, pastores e irmãos e irmãs em Cristo? Você tem sido fiel em manter a sua palavra e as suas promessas junto àquelas pessoas que o Senhor deu a você para amar?

Se você tem sido fiel, dê glória a Deus, pois é somente por Sua graça que você tem sido fiel. Se você não tem sido fiel, arrependa-se, busque a Confissão, receba a misericórdia de Deus, e seja fiel. No Dia do Julgamento, o Senhor quer dizer a cada um de nós: “Muito bem, servo bom e fiel! …” (Mt 25,21.23)

Oração: Pai, nesta Quaresma faz-me fiel em vida, até à morte.
Promessa: “Quem não está a meu favor está contra mim, e quem não ajunta comigo, dispersa.” (Lc 11,23)
Louvor: O Padre José, um sacerdote Ugandense servindo como missionário no Sudão, batizou 15.000 Sudaneses na Igreja Católica nos últimos seis anos.

17/03/2023 - SOMENTE ESCAPANDO OU TAMBÉM AMANDO?

Sexta-feira, 17 de Março de 2023 – São Patrício

Os 14,2-10

Sl 81(80),6,11.14.17

Mc 12,28-34

SOMENTE ESCAPANDO OU TAMBÉM AMANDO?

“…Voltai a Iahweh …” (Os 14,3)

Como o filho pródigo, nós podemos ter saído de casa (Lc 15,13), cuidado das nossas coisas e sucumbido em nossas faltas (Os 14,2). Nós nos sentimos mal vendo porcos vivendo uma vida melhor do que a nossa (Lc 15,16.17). Finalmente, nós decidimos deixar o pecado e pedir misericórdia ao Senhor.

O Senhor se alegra em nos ver, pois Ele quer curar a nossa apostasia e afastar de nós a sua ira (Os 14,5). O único problema é que o Senhor quer nos amar generosamente (Os 14,5). Ele quer nos amar mais do que Ele quer ser amado. Ttemos medo de entender plenamente “…a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento…” (Ef 3,18.19) Se nós o fizermos, nós nos tornaremos conscientes da nossa responsabilidade de amar o Senhor com todo o nosso coração, toda a nossa alma, todo o nosso entendimento e toda a nossa força (Mc 12,30). Para amar assim, nós teríamos que renunciar a nós mesmos(as) (Lc 9,23). Teríamos que nos arrepender, não somente por causa do nosso egoísmo e pecado serem um beco sem saída, mas porque Deus é Amor (1Jo 4,16), Aquele que nos ama com perfeição, constantemente e infinitamente.

O seu arrependimento consiste principalmente em deixar o que é mau e autodestrutivo, ou está se arrependendo para retornar para o seu Senhor e Amor? Você está simplesmente tentando permanecer fora do inferno, ou você que ver Jesus face a face no céu?

Oração: Pai, eu quero Te amar mais do que eu quero me sentir bem ou ir para o céu.
Promessa: “Eu o alimentaria com a flor do trigo, e com mel do rochedo te saciaria.” (Sl 81(80),17)
Louvor: São Patrício escapou milagrosamente daqueles que o escravizavam, mas ainda mais maravilhosamente retornou para libertá-los de sua escravidão ao pecado.

18/03/2023 - ORANDO A DEUS OU A SI MESMO(A)?

Sábado, 18 de Março de 2023 – São Cirilo de Jerusalém
Os 6,1-6

Sl 51(50),3.4.18-21

Lc 18,9-14

ORANDO A DEUS OU A SI MESMO(A)?

“Eu vos digo que este último desceu para casa justificado, o outro não. Pois todo o que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.” (Lc 18,14)

O Fariseu na leitura do Evangelho de hoje não se humilhou, mas se exaltou. Quando ele “…[orou] interiormente …” (Lc 18,11.12) e falou mais sobre si mesmo do que sobre Deus. Além disso, o Fariseu concentrou a sua oração em comparar-se com o coletor de impostos que se mantinha à distância no final do Templo (Lc 18,13).

O Fariseu estava se destruindo a si mesmo com o seu egocentrismo. Ele era um daqueles que “…convencidos que eram justos desprezavam os outros.” (Lc 18,9) Quando nós confiamos em nós mesmos(as), nos tornamos impiedosos(as) para com os outros, mas ‘errar é humano, perdoar é divino’. Somente aqueles(as) que confiam no poder de Deus podem perdoar. Aqueles(as) que confiam no seu próprio poder não podem perdoar.

Quando não perdoamos, não somos perdoados(as), pois o Senhor nos disse para orar para que nós sejamos perdoados(as) da mesma forma que perdoamos aqueles que pecaram contra nós (Mt 6,12). Quando não recebemos o perdão de Deus, nós não O vemos como nosso amado Abba. Nessas circunstâncias, naturalmente tendemos a orar para nós mesmos(as) ao invés de para Deus. Certamente, esse tipo de oração é, no mínimo, sem sentido. Podemos até mesmo ter deixado de orar – o que muitas pessoas já fizeram. Nossa única esperança de escapar desse dilema represado é nos arrepender de confiar em nós mesmos(as) e entregar as nossas vidas totalmente a Cristo (Rm 7,24.25).

Oração: Pai, eu entrego o meu coração a Ti de modo que eu concentre as minhas orações em Ti.
Promessa: “Sacrifício a Deus é um espírito contrito, coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas.” (Sl 51(50),19)
Louvor: São Cirilo de Alexandria defendeu a divindade de Cristo a despeito de muito sofrimento pessoal.

19/03/2023 - PONTO CEGO

Domingo, 19 de Março de 2023 – 4º Domingo da Quaresma

1Sm 16,1.6.7.10-13

Sl 23(22),1-6

Ef 5,8-14

Jo 9,1-41
PONTO CEGO

“Ao passar, ele viu um homem cego de nascença.” (Jo 9,1)

O mundo está dividido em dois grupos: aqueles que sabem que são espiritualmente cegos e pedem e recebem de Jesus a visão e os que se recusam a admitir que são cegos e ainda estão cegos para o fato estarem cegos (Is 29,9). Jesus disse: “Para um discernimento é que vim a este mundo: para que os que não vêm, vejam e os que vêm, tornem-se cegos.” (Jo 9,39) Muitos(as) se sentem ofendidos(as) por serem chamados(as) de cegos(as). “Alguns fariseus, que se achavam com ele, ouviram isso e lhe disseram: ‘Acaso também nós somos cegos’? Respondeu-lhes Jesus: ‘Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; como dizeis: ‘Nós vemos’! Vosso pecado permanece’.” (Jo 9,40.41)

Nós nascemos espiritualmente cegos(as). Herdamos isso de nossos primeiros pais Adão e Eva. Nossa visão foi restaurada quando nós renascemos nas águas do Batismo. Entretanto, continuamos a ter problemas de visão por causa dos nossos pecados, que causaram originalmente nossa cegueira espiritual. Jesus ‘…foi mais longe, afirmando, diante dos fariseus, que, sendo o pecado universal, cegam-se a si próprios aqueles que pretendem não precisar de salvação’. (CIC, 588). ‘…Assim acontece quando o homem pouco se importa de procurar a verdade e o bem e quando a consciência se vai progressivamente cegando, com o hábito do pecado’. (CIC, 1791). Continuamos nos aborrecendo com as coisas, indo de encontro a paredes e sofrendo terríveis acidentes. O que é necessário para que acordemos para a realidade?

Nós temos que confessar os nossos pecados e Jesus irá novamente restaurar nossa visão espiritual. “…Ó tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminará.” (Ef 5,14) “…O cego foi, lavou-se e voltou vendo.” (Jo 9,7)

Oração: ”Iahweh é meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens me faz repousar. Para as águas tranquilas me conduz e restaura minhas forças …” (Sl 23(22),1-3)
Promessa: “…Deus vê não como o homem vê, porque o homem toma em consideração a aparência, mas Iahweh olha o coração.” (1Sm 16,7)
Louvor: “Como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, também o Filho dá a vida a quem quer.” (Jo 5,21) Louvor a Jesus, crucificado e ressuscitado!

20/03/2023 - SEM MEDO

Segunda-feira, 20 de Março de 2023  – (São José)
2Sm 7,4.5.12-14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Rm 4,13.16-18.22

Lc 2,41-51 ou Mt 1,16.18-21.24

SEM MEDO

“…José, filho de Davi não temas …” (Mt 1,20)

Pouco antes de Jesus ser crucificado, Ele orou: “…Pai santo, guarda-os em teu nome …” (Jo 17,11) “Não peço que os tire do mundo, mas que os guardes do Maligno.” (Jo 17,15) Nós temos que estar em guarda, pois nosso “…adversário, o diabo, [nos] rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar.” (1Pe 5,8) Nós estamos em tal perigo que o Senhor designou anjos de guarda para nós (Sl 91(90),11-13), e o Espírito Santo designou pastores para nos guardar como membros da Igreja (At 20,28).

Provavelmente o maior guardião de todos é São José. Ele recebeu a suprema atribuição de guarda – guardar e proteger a Jesus e a Sua mãe, Maria. Ele também irá nos guardar e proteger, se nós o permitirmos.

Nós certamente precisamos de todos os guardas que possamos obter, considerando as diabólicas armadilhas nas nossas vidas, os perigos à nossa saúde, as tentações contra a nossa fé, a oposição ao nosso ministério, a calúnia contra o nosso caráter, as mentiras contra a verdade e o caos na sociedade. Nós vivemos em tempos muito perigosos. Precisamos de mais guardas do que nunca e nós precisamos mais ainda de São José.

Agradeça ao Senhor por ter dado a você São José como seu guardião. Peça a ele para guardar e proteger a você e para adotá-lo(a). Então viva zelosamente, corajosamente, confiantemente e em segurança, por Jesus. São José, rogai por nós.

Oração: Pai, que eu possa estar seguro(a) “caiam mil ao [meu] lado e dez mil à [minha] direita …” (Sl 91(90)7)
Promessa: “A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim e o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16)
Louvor: “O pai do justo vai saltar de alegria; quem gera um sábio com ele se alegrará.” (Pr 23,24). São José, rogai por todos os pais.

21/03/2023 - CURADO(A) PARA O INFERNO?

Terça-feira, 21 de Março de 2023

Ez 47,1-9.12

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 5,1-16

CURADO(A) PARA O INFERNO?

“…Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!” (Jo 5,14)

O Padre Al Lauer, fundador e autor durante muito tempo deste “Um Pão, Um Corpo”, pregava muitas vezes pela cura. Uma de suas frequentes exortações durante um encontro de cura foi: ‘Deus cura você para o serviço em Seu Reino. Ele não cura você de modo que você seja a pessoa mais curada no inferno’.

O Padre Al se referia à sogra de São Pedro como um modelo de pessoa que havia recebido a cura. Ela estava de cama com febre (Mc 1,30). Jesus curou-a e ela se levantou imediatamente e começou a servir a Jesus e aos apóstolos (Mc 1,31). Este é o objetivo: ser curado(a) de nossas enfermidades físicas e espirituais e ser curado(a) para servir (Ef 2,10), evangelizar (Rm 1,5), louvar e para uma vida de santidade (Ef 1,4).

Um homem estava doente a trinta e oito anos. Jesus curou-o e o exortou a não pecar mais de modo que nada pior pudesse acontecer a ele (Jo 5,14). Existe algo pior do que estar trinta e oito anos acamado: uma vida de pecado e a eternidade no inferno.

A cura de Jesus é tanto espiritual como física. Ele não cura pela metade. Portanto, “…não peques mais…” (Jo 5,14). Deixe que Jesus toque em você com Seu amor curador para uma vida de serviço em Seu reino.

Oração: Jesus, usa-me para levar milhares de pessoas a receber a Tua cura e dedicar as suas vidas ao Teu serviço.
Promessa: “Deus é nosso refúgio e nossa força, um socorro sempre alerta nos perigos. E por isso não tememos se a terra vacila, se as montanhas se abalam no seio do mar.” (Sl 46(45),2.3)
Louvor: Por causa de sua fé em Jesus ressuscitado, Margarida foi capaz de crescer em santidade depois da morte inesperada do seu marido.

22/03/2023 - NO LIMIAR DE..

Quarta-feira, 22 de Março de 2023

Is 49,8-15

Sl 145(144),8.9.13.14.17.18

Jo 5,17-30

NO LIMIAR DE…

“Assim diz Iahweh: No tempo do meu favor te respondi, no dia da salvação te socorri …” (Sl 49(48),8)

Nós temos jejuado por quatro semanas de modo a nos preparar para a Páscoa. O que o Senhor irá fazer nesta Páscoa?
1- Alguns(umas) que se sentem abandonados(as) e esquecidos(as) serão assegurados(as) do amor carinhoso do Senhor (Is 49,14.15). Em princípio, isto não irá mudar as circunstâncias angustiantes em suas vidas, mas irá mudar consideravelmente as suas atitudes diante delas.
2- A desolação existente será substituída pela restauração (Is 49,8).
3- Muitas pessoas enclausuradas na prisão e na escuridão do pecado sairão e aparecerão (Is 49,9).
4- Através de uma série de milagres, muitos(as) de vocês irão retornar de um exílio autoimposto no mundo para a vida no reino de Deus (Is 49,9-12).
5- Os céus, a terra e os montes, cantarão por causa do consolo e da misericórdia que o Senhor nos dará (Is 49,13).
6- Centenas de milhares de pessoas passarão da morte para a vida ouvindo a Palavra do Senhor e acreditando n’Ele (Jo 5,24).

O Senhor ressuscitado realizará milhões de outras coisas neste próximo Tempo Pascal. Estamos no limiar de um derramamento do amor e da graça do Senhor. Prepare-se para participar da Páscoa de 2023. Arrependa-se, confesse-se, perdoe, partilhe, ore, jejue, testemunhe, cure, obedeça, acredite e ame. Vem, Senhor Jesus ressuscitado!

Oração: Pai, que essa possa ser a Quaresma de uma vida e a primavera da minha vida no Espírito.
Promessa: “Não vos admireis com isto: vem a hora em que todos os que repousam nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão …” (Jo 5,28.29)
Louvor: Silvana faz a Confissão semanalmente. Ela deseja ser tudo aquilo que Jesus deseja.

23/03/2023 - TREINAMENTO PARA A SENSIBILIDADE DO ENVIO

Quinta-feira, 23 de Março de 2023 –  São Turíbio de Mogrovejo

Ex 32,7-14

Sl 106(105),19-23

Jo 5,31-47

TREINAMENTO PARA A SENSIBILIDADE DO ENVIO

“…As obras que eu faço dão testemunho de que o Pai me enviou.” (Jo 5,36)

Jesus era profundamente consciente de ser enviado pelo Seu Pai para ministrar para o mundo. No Evangelho de João, Jesus refere-se a Si mesmo como tendo sido enviado pelo Pai não menos de trinta e oito vezes! Ele repetidamente enfatiza que nós temos que crer que o Pai O enviou (Jo 17,21). O Pai e Jesus testificam continuamente que Jesus foi enviado pelo Pai (Jo 5,36). Jesus até mesmo diz a Seus discípulos que o Pai os ama porque eles creram que Ele foi enviado por Deus (Jo 16,27).

Nós, como discípulos(as), imitamos a Jesus. Para ser como Jesus, temos que estar sempre conscientes de que fomos enviados pelo Pai. É crítico para nós ver-nos a nós mesmos como sendo enviados(as). Ao invés de nos identificarmos como carteiro, capataz, livreiro ou dona de casa, nós deveríamos imitar a Jesus e os apóstolos identificando-nos como tendo sido enviados(as) pelo Senhor (Jo 10,36; 2Tm 1,1; Tt 1,1).

Jesus disse aos Seus apóstolos: “…Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” (Jo 20,21) No término de cada Missa (uma palavra que significa ‘enviado’), nós somos enviados(as) para ir e anunciar o Evangelho do Senhor. Assim, nós somos enviados(as) pelo Senhor, a partir da Missa, para ministrar ao mundo (Jo 17,18). Jesus nos diz: “Ide! Eis que vos envio como cordeiros entre lobos …” (Lc 10,3) “Ide … anunciai ao povo …” (At 5,20)

Oração: Pai, eu ouço a Tua voz dizendo: “Quem hei de enviar? Quem irá por nós? …” (Is 6,8) E eu respondo, “…Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6,8)
Promessa: “…Tais obras, eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou.” (Jo 5,36)
Louvor: São Turíbio foi um professor de direito na Espanha. Ele foi posteriormente ordenado como bispo e designado para Lima, no Peru. Acredita-se que ele tenha realizado a confirmação de Santa Rosa de Lima e de São Martinho de Porres.

24/03/2023 - “FEZ-ME SAIR PARA UM LUGAR ESPAÇOSO ...” (Sl 18(17),20)

Sexta-feira, 24 de Março de 2023

Sb 2,1.12-22

Sl 34(33),17-21.23

Jo 7,1.2.10.25-30

“FEZ-ME SAIR PARA UM LUGAR ESPAÇOSO …” (Sl 18(17),20)

“Procuravam, então, prendê-lo, mas ninguém lhe pôs a mão, porque a sua hora não havia chegado.” (Jo 7,30)

Jesus repetidamente tomou publicamente Seu lugar no meio da feroz oposição e ousadamente proclamou a Palavra de Deus. “Alguns de Jerusalém diziam: ‘Não é esse que procuravam matar? Eis que fala publicamente e nada lhe dizem! …’.” (Jo 7,25.26)

Os motivos para o destemor de Jesus são:
1. O Seu relacionamento com Seu Pai. Em razão de Jesus saber que seu Pai O amava (Jo 5,20), Ele tinha total confiança que o Seu Pai iria protegê-Lo, até que Sua ‘hora’ de sofrimento chegasse (Jo 7,30; 12,27).
2. O Seu conhecimento que havia sido enviado pelo Pai para proclamar a Palavra de Deus. Jesus sabia que era respaldado pela total autoridade de Deus Pai (Mt 28,18; Jo 5,36; 7,16). Em razão de Jesus procurar a glória do Seu Pai e não a Sua (Jo 7,18), O Seu coração ardia de zelo e não acovardado pela autopreservação.
3. No Seu amor. “Não há temor no amor; ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor …” (1Jo 4,18)

Jesus disse aos Seus apóstolos, e agora diz-nos a nós: “…A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio.” (Jo 20,21) Que nós confiantemente tomemos nosso lugar no reino de Deus. Deus nos dará forças mesmo diante dos nossos inimigos (Sl 23(22),5). Como o salmista, podemos dizer: “Afrontaram-me no dia da minha derrota, mas Iahweh foi um apoio para mim. Fez-me sair para um lugar espaçoso, libertou-me porque ele me ama.” (Sl 18(17),19.20)

Oração: Pai, eu sei que o medo é inútil. Aumenta a minha confiança em Ti (Mc 5,36) e retira todo o meu medo.
Promessa: “Os males do justo são muitos, mas de todos eles Iahweh o liberta.” (Sl 34(33),20)
Louvor: Durante anos, Silvio se ressentiu do seu severo e desafeiçoado pai. Mas Jesus acalmou os seus corações e agora eles têm um relacionamento próximo.

25/03/2023 - A IMPRESSIONANTE VOLTA À VIDA

Sábado, 25 de Março de 2023 – Anunciação do Senhor

Is 7,10-14; 8,10

Sl 40(39),7-11

Hb 10,4-10

Lc 1,26-38

A IMPRESSIONANTE VOLTA À VIDA

“…O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra …” (Lc 1,35)

Por que o Deus Altíssimo se tornou homem? (2Cor 5,21; Jo 1,14). Para os Muçulmanos e os Judeus, parece uma blasfêmia sugerir que o Ser Supremo tenha se tornado um simples embrião implantado no útero de Maria. Como poderia o Criador “…[tomar] a semelhança humana.” (Fl 2,7) “…Como é que vai ser isso…?” ( Lc 1,34)

A Encarnação de Jesus poderia chocar o nosso pensamento. Isto resultaria em perplexidade ou em temor do Senhor. Se aceitarmos o dom do Espírito do temor ao Senhor, começaremos a ter sabedoria (Pr 9,10). Nós perceberemos que Deus é tão santo que está além do nosso conceito de santidade. Nós sabiamente veremos que somos tão corrompidos(as) que somente o encarnado, crucificado e ressuscitado Deus pode nos salvar dos nossos pecados contra o Deus Altíssimo. Se começarmos a compreender que a Encarnação é um mistério, nós seremos sábios(as) o suficiente para louvar, obedecer e servir a Jesus com total abandono. Então receberemos a Jesus encarnado na Santa Comunhão sempre que possível. Falaremos ao mundo sobre Ele. E nunca mais seremos os(as) mesmos(as). Ficaremos chocados(as) com o nosso egoísmo e trazidos(as) de volta à realidade.

Oração: Pai, “…Faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38)
Promessa: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14)
Louvor: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e nós vimos a sua glória…” (Jo 1,14)

26/03/2023 - A ÚLTIMA PALAVRA NA FÉ

Domingo, 26 de Março de 2023 – 5º Domingo da Quaresma

Ez 37,12-14

Sl 130(129),1-8

Rm 8,8-11

Jo 11,1-45

A ÚLTIMA PALAVRA NA FÉ

“…Crês nisso?” (Jo 11,26)

Dentro de duas semanas, todas as pessoas no mundo que participam da Missa na Páscoa serão desafiadas a rejeitar Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas promessas vãs. Nós rejeitamos a Satanás porque cremos no Pai, no Filho e no Espírito Santo. O Espírito Santo nos conduzirá à verdade plena (Jo 16,13), inclusive à fé na ‘santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna’. As últimas palavras da grande renovação das promessas batismais são ‘na ressurreição da carne e na vida eterna’.

Dentro de duas semanas, Jesus vai nos dizer como Ele disse a Santa Marta: “…Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” (Jo 11,25) Ele irá nos perguntar: “…Crês tu nisso?” (Jo 11,26) Pela graça de Deus, nós seremos capazes de responder: “…Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que vem ao mundo.” (Jo 11,27) Se cremos que Jesus é o Messias e o Filho de Deus, nós cremos que Ele é a Ressurreição e a Vida, Aquele que “…[vai] abrir os [nossos] túmulos …” (Ez 37,12), ressuscitar nossos corpos dentre os mortos e nos dar a vida eterna.

Fixe seus olhos no Senhor ressuscitado (Hb 12,2). Veja Jesus morrendo na cruz e ressuscitando dentre os mortos. Jesus, Aquele que ressuscitou Lázaro dentre os mortos, nos dará a fé necessária para crer n’Ele, para renovar as nossas promessas batismais e desse modo ressuscitar dentre os mortos para a vida eterna.

Oração: Pai, não importando o que possa custar, aumenta grandemente a minha fé nessas próximas duas semanas.
Promessa: “E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós.” (Rm 8,11)
Louvor: Eu desejo “…conhecê-lo, conhecer o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte.” (Fl 3,10)

27/03/2023 - O ESPÍRITO SANTO E A CULTURA DA MORTE

Segunda-feira, 27 de Março de 2023

Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62

Sl 23(22),1-6

Jo 8,1-11

O ESPÍRITO SANTO E A CULTURA DA MORTE

“E o Senhor escutou a sua voz. Enquanto a levavam para fora, a fim de ser executada, suscitou Deus o espírito santo de um jovem adolescente, chamado Daniel, o qual clamou em alta voz: ‘Eu sou inocente do sangue desta mulher’!” (Dn 13,44-46)

Susana era uma mulher “…muito bela e temente ao Senhor.” (Dn 13,2) “Os seus pais também eram justos e haviam educado a filha na lei de Moisés.” (Dn 13,3) Susana tinha um casamento feliz com Joaquim, um homem muito rico que era o mais respeitado de todos os Judeus na Babilônia (Dn 13,4). Ela foi abençoada com filhos em seu casamento (Dn 13,30). Era muito santa, uma mulher muito bonita, uma filha amada, uma esposa fiel e uma mãe dedicada.

Então dois perversos juízes tentaram forçá-la a cometer adultério com eles ameaçando acusá-la falsamente de adultério e condenando-a a morte, se ela não os atendesse. Susana, no entanto, escolheu permanecer pura, fiel e santa, mesmo sabendo que iria perder a sua vida, sua boa reputação, seu casamento e a sua família (Dn 13,23). Este não era o primeiro ato de maldade que aqueles juízes haviam cometido. Eles haviam subvertido a justiça “fazendo julgamentos injustos, [condenando] inocentes e [absolvendo] os culpados…” (Dn 13,53) Eles haviam abusado sexualmente de muitas outras mulheres (Dn 13,57).

O Senhor salvou a vida e a reputação de Susana. Ele salvou o marido, os pais e os filhos de Susana de serem desonrados e ficarem traumatizados. Ele interrompeu a subversão da justiça e o abuso sexual dos juízes, que já existiam há vários anos. O Senhor transformou a sociedade perversa através do “…espírito santo de um jovem adolescente, chamado Daniel.” (Dn 13,45)

Nós também precisamos que o Espírito Santo seja reavivado em nós (2Tm 1,6.7) e transforme nossa cultura da morte em uma civilização de vida e amor. Vem, Espírito Santo, nesta Quaresma, na Páscoa, e em Pentecostes!

Oração: Espírito Santo, clama em meu coração “…Abba, Pai!” (Gl 4,6)
Promessa: “…Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.” (Jo 8,11)
Louvor: Jesus curou Berenice da depressão.

28/03/2023 - ALIMENTO VENENOSO?

Terça-feira, 28 de Março de 2023

Nm 21,4-9

Sl 102(101),2.3.16-21

Jo 8,21-30

ALIMENTO VENENOSO?

“[O povo] falou contra Deus e contra Moisés … Então Iahweh enviou contra o povo serpentes abrasadoras, cuja mordedura fez perecer muita gente em Israel.” (Nm 21,5.6)

Milhares de Israelitas foram repetidamente destruídos por causa dos seus pecados (1Cor 10,8-10; Nm 25,1-9; 14,37). O seu pecado básico foi a idolatria, e uma parte significante deste pecado foi sua ânsia pelo alimento da escravidão. Eles queriam carne, peixe, pepinos, melões, verduras, cebolas, alho (Nm 11,4.5), grãos, figos, uvas e romãs (Nm 20,5). Os Israelitas estavam revoltados com o ‘péssimo’ alimento que Deus lhes dava (Nm 21,5). Eles reclamavam do maná que Deus milagrosamente lhes dava diariamente, de graça.

Um desordenado desejo por alimento está contribuindo para o pecado da idolatria na sua vida? Ezequiel profetizou: “…Não conseguirão saciar-se; o seu ventre não se encherá, pois será uma ocasião de crise, resultante da sua iniquidade.” (Ez 7,19) Paulo falou sobre as pessoas cujo “…fim é a destruição, seu deus é o ventre, sua glória está no que é vergonhoso…” (Fl 3,19) Ele estava falando sobre os “…que são inimigos da cruz de Cristo.” (Fl 3,18), “…e seus pensamentos [estão] no que está sobre a terra.” (Fl 3,19) Paulo nos adverte para evitar a companhia daqueles(as) que causam discórdia e escândalo através da mentira e bajulação (Rm 16,17.18). Estas pessoas “…não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre …” (Rm 16,18) “Filinhos, guardai-vos dos ídolos.” (1Jo 5,21), inclusive do ídolo da comida.

Oração: Pai, ao jejuar nesta Quaresma, faz-me atento(a) às tentações da glutonaria e da idolatria.
Promessa: “…Vós sois daqui de baixo e eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que EU SOU, morrereis em vossos pecados.” (Jo 8,23.24)
Louvor: Filipe confessou o seu vício em comida não saudável e começou a jejuar em favor de outros viciados.

29/03/2023 - GERADO LIVRE

Quarta-feira, 29 de Março de 2023

Dn 3,14-20.24.49.91.92.95

Dn 3,52-56

Jo 8,31-42

GERADO LIVRE

“…Somos a descendência de Abraão e jamais fomos escravos de alguém. Como podes dizer: ‘Tornar-vos-ei livres’?” (Jo 8,33)

A Quaresma é uma imitação do que Jesus fez no Seu jejum de quarenta dias no deserto e da superação das tentações de Satanás. Satanás tentou levar Jesus a duvidar que Ele era o Filho amado de Deus Pai (Mt 3,17; 4,3.6). Se Satanás puder nos levar a duvidar do amor do Pai por nós, então ele pode nos manipular através do suborno ou da intimidação. Se nós duvidamos do amor do nosso Pai, então Satanás pode nos seduzir a pecar e tirar a nossa liberdade, pois “…quem comete o pecado é escravo.” (Jo 8,34)

Quando Jesus proclamou aos Judeus que Ele iria libertá-los, eles ligaram a liberdade à geração. Eles disseram que já eram livres porque Abraão e Deus eram seus pais (Jo 8,39.41). Jesus concordou com os Judeus que a liberdade estava baseada em ter sido gerado por um pai livre, significando ter sido gerado em liberdade. Todavia, Jesus se recusou a aceitar que os Judeus tivessem aceitado Abraão como pai na prática. Nós devemos agir como nossos pais e eles não agiam como Abraão (Jo 8,39.40). Jesus também não aceitou que os Judeus tivessem aceitado Deus como seu Pai; pois assim tivesse sido, os Judeus teriam amado a Jesus como o Pai O amava (Jo 8,42).

Liberdade é uma questão de geração – não somente de geração efetiva, mas de geração na prática.

Oração: Pai, liberta-me de meus vícios, pois eu confio em Ti.
Promessa: “Se, pois, o Filho vos libertar, sereis, realmente, livres.” (Jo 8,36)
Louvor: Davi jejua duas vezes por semana em penitência e em súplica pelas pessoas favoráveis ao aborto.

30/03/2023 - DEUS OU ALGUMA COISA?

Quinta-feira, 30 de Março de 2023

Gn 17,3-9

Sl 105(104),4-9

Jo 8,51,59

DEUS OU ALGUMA COISA?

“Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade, vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU’.” (Jo 8,58)

Jesus é direto. Ele não fica divagando. Está longe de ser diplomático. Ele chama as pessoas de mentirosas (Jo 8,55). Então, aberta e claramente, Ele chama a Si mesmo ‘Deus’ usando a expressão ‘EU SOU’, o nome que Deus usou para identificar a Si mesmo (Ex 3,14).

Não é de causar surpresa o povo tentar apedrejá-Lo e finalmente conseguir crucificá-Lo. Jesus eriçou muitas plumagens, derrubou a mesa dos cambistas na limpeza do Templo e sem meias palavras chamou os Fariseus de ‘guias cegos’, ‘tolos’, ‘hipócritas’ e ‘sepulcros caiados’ (Mt 23,13-36). Ele estava pedindo por problemas…

Jesus age como Deus. Se Ele fosse somente um homem, seria irracional, arrogante e insensível. No entanto, Ele não é somente um homem; Ele é Deus e, portanto, a Sua conduta é justificável. O Seu comportamento é anormal para um simples homem, mas normal para Deus. Nós ficaremos ofendidos(as) com a mensagem e os modos de Jesus a menos que O reconheçamos como Deus. Como as pessoas do tempo de Jesus, nós ficaremos constante conflito com Ele até que nos curvemos diante d’Ele como o grande ‘EU SOU’.

Por causa do modo como Jesus age, Ele não pode ser simplesmente um bom homem. Ou Ele é um homem mau ou um Deus bom. Seu comportamento não pode ser razoavelmente interpretado de nenhum outro modo. Nós temos que adorá-Lo ou odiá-Lo (Ap 3,15.16).

Oração: Jesus, “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
Promessa: “E não mais te chamarás Abrão, mas teu nome será Abraão, pois eu te faço pai de uma multidão de nações.” (Gn 17,5)
Louvor: Helena pediu a seus amigos para rezar uma novena pelo discernimento de sua vocação.

31/03/2023 - NO LIMIAR DA GLÓRIA DE DEUS

Sexta-feira, 31 de Março de 2023

Jr 20,10-13

Sl 18(17),2-7

Jo 10,31-42

NO LIMIAR DA GLÓRIA DE DEUS

“Mas Iahweh está comigo como um poderoso guerreiro; por isso meus perseguidores tropeçarão, eles não prevalecerão …” (Jr 20,11)

Nós estamos no limiar daquilo que pode se provar como as duas das mais importantes semanas de nosso tempo na terra. Na Semana Santa, no Tríduo, na Páscoa e nas suas Oitavas, nós iremos ver Jesus realizar as obras de Seu Pai e vir a “…[conhecer] sempre mais que o Pai está em [Jesus] e [Jesus] no Pai.” (Jo 10,38) Nas próximas duas semanas, muitos(as) virão a crer em Jesus (Jo 10,42).

No entanto, as maravilhosas graças da Semana Santa, do Tríduo e do Tempo Pascal não são incontestáveis. Como Jeremias, podemos ser denunciados(as) e ter que enfrentar “…terror de todos os lados…” (Jr 20,10) Como aconteceu com Jesus, podemos nos sentir como que quase sendo apedrejados(as) – não com pedras, mas com palavras insultuosas, múltiplos problemas e crescente estresse (Jo 10,31).

Não se deixe ser manipulado(a) de modo a perder as tristezas e alegrias das próximas duas semanas. “…considerai atentamente a Jesus…” (Hb 3,1) Mantenha-se livre dos seus compromissos o máximo possível. Dê a Deus o horário nobre na oração pessoal, familiar e comunitária. Reconcilie-se com Deus e com aqueles(as) que o(a) feriram. Busque a Confissão. Tente participar da Missa todos os dias e leia as Escrituras diárias antes e depois de cada Missa. Faça destas próximas duas semanas um retiro de mudança de vida e uma celebração de mudança no mundo. “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

Oração: Pai, nas próximas duas semanas realiza em mim muito além do que eu possa pedir ou conceber (Ef 3,20).
Promessa: “Cantai a Iahweh, louvai a Iahweh, porque ele livrou a vida do pobre da mão dos perversos.” (Jr 20,13)
Louvor: A resolução de Ano Novo de Pedro foi procurar fazer a Confissão todos os meses e participar da Missa diariamente – e, pela graça de Deus, ele a está mantendo.