01/09/2021 - Curando o Entendimento

Quarta-feira, 01 de Setembro de 2021

Cl 1,1-8

Sl 52(51),10.11

Lc 4,38-44

CURANDO O ENTENDIMENTO

“[Jesus] se inclinou para ela, conjurou severamente a febre, e esta a deixou; imediatamente ela se levantou e se pôs a servi-los.” (Lc 4,39)

Jesus cura o doente não somente do câncer, das doenças do coração, da AIDS, da esquizofrenia, da artrite, etc., pois Ele também cura pela evangelização e pelo ministério. Na leitura de hoje do Evangelho, Jesus cura a sogra de Simão da febre e para o imediato serviço (Lc 4,39). Todavia, muitas pessoas doentes, como também pessoas saudáveis, não estão tão interessadas na evangelização e no ministério. Elas simplesmente querem melhorar e deixar por isso mesmo. Provavelmente desejam realizar algumas poucas boas ações, mas não se veem testemunhando por Jesus publicamente. Além disso, elas não querem se ver tão envolvidas no ministério a ponto do seu estilo de vida vir a ser modificado. Muitos Cristãos doentes querem viver não muito diferente dos não-Cristãos doentes.

Isso representa um problema. Jesus chama os Seus seguidores a um modo de vida radicalmente diferente (Mt 16,25). Ele quer que nossas prioridades sejam a evangelização e o ministério, pois são essas as Suas prioridades. Em razão d’Ele nos amar tanto e ao Seu povo, Jesus quer que nós nos levantemos imediatamente e sirvamos ao Seu povo (Lc 4,39). Ele nos chama a buscar primeiro o Seu reino e tudo mais nos será dado (Mt 6,33). Curar não é somente a mudança das condições de nossos corpos, mas principalmente a mudança de nosso espírito para estarmos em conformidade com Jesus.

Oração: Pai, concede-me o pensamento de Cristo (1Cor 2,16).
Promessa: “…Epafras, nosso querido companheiro de serviço, que nos presta ajuda, como fiel ministro de Cristo, e é quem nos deu a conhecer o vosso amor no Espírito.” (Cl 1,8)
Louvor: Rita testemunha sobre a sua cura de um câncer pelo poder da oração a todas as pessoas que conhece.

 

 

 

 

02/09/2021 - Jesus, Senhor do Seu Melhor

Quinta-feira, 02 de Setembro de 2021

Cl 1,9-14

Sl 98(97),2-6

Lc 5,1-11

JESUS, SENHOR DO SEU MELHOR

Jesus, “subindo num dos barcos, o de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra…” (Lc 5,3)

No Evangelho de Lucas, o primeiro encontro de Jesus com Simão se dá quando Ele entra em sua casa e, logo em seguida, cura a sogra dele (Lc 4,38.39). Simão aparentemente ficou impressionado o suficiente para deixar que Jesus usasse o seu barco como púlpito (Lc 5,3). Algumas pessoas não admitiriam Jesus em seu lugar de trabalho, mas Simão foi humilde o suficiente para aceitar o convite de Jesus para ajudá-lo em seu trabalho (Lc 5,4.5).

Jesus havia tocado Simão pelo Seu ministério na sua casa e no seu trabalho. Contudo, o que converteu Simão foi quando Jesus mostrou o Seu absoluto e milagroso senhorio sobre o trabalho dele. Simão era um pescador profissional e Jesus, um Carpinteiro (Mc 6,3), não um pescador. Quando Jesus convenceu Simão que Ele era Senhor dos pescadores, através da milagrosa pesca de tantos peixes (Lc 5,6), Simão aceitou Jesus como seu Senhor e confessou ser um pecador, atirando-se de joelhos aos pés do Senhor (Lc 5,8). Ele se tornou um homem completamente novo em Jesus. Depois disso, Jesus se referia a Simão como Pedro, a Pedra (Mt 16,18).

Qual é a sua área de especialização? O que você faz na maior parte de seu dia? Essa é a principal área de sua vida na qual você deve convidar a Jesus para agir livremente. Quando você dá a Jesus o direito de agir livremente nessa área, Ele permitirá, cheio de amor por você, que você perceba “…a extraordinária grandeza do seu poder…” (Ef 1,19). Esse será o local onde você começará a perceber como é grande o Senhor. Permita que Jesus seja o Senhor do seu melhor.

Oração: Pai, que eu possa “…[ser levado] ao pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e discernimento espiritual.” (Cl 1,9)
Promessa: “[Em Jesus] temos a redenção – a remissão dos pecados.” (Cl 1,14)
Louvor: A Irmã Marta se tornou contemplativa a tal ponto que ela pode passar a sua vida em comunhão com Jesus, o seu Amado.

03/09/2021 - Gostar de Jejuar

Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021 – São Gregório Magno, Papa

Cl 1,15-20

Sl 100(99),2-5

Lc 5,33-39

GOSTAR DE JEJUAR

“Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e naqueles dias jejuarão.” (Lc 5,35)

Jesus disse que nós, Seus(Suas) discípulos(as), certamente iremos jejuar. No entanto, nosso jejum, como discípulos(as) de Jesus, difere do jejum apresentado no Antigo Testamento. O jejum no Novo Testamento é tão poderoso que é compatível somente com o estilo de vida do Novo Testamento (Lc 5,37). Sem o novo odre de um novo estilo de vida para conter o vinho novo de nosso novo jejum, nosso jejum não será construtivo, mas sim destrutivo. Assim sendo, para jejuar como o Senhor nos chama a fazer, nós precisamos primeiramente deixar que o Espírito crie em nós um novo estilo de vida.

O Espírito fará isso nos concedendo um relacionamento com Jesus que tem precedência sobre nossos desejos egoístas, nossas compulsões, e nossos hábitos. No Espírito, nós seremos capazes de dizer: “Mas o que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, eu perdi tudo e tenho tudo como esterco, para ganhar a Cristo e ser achado nele…” (Fl 3,7-9)

Nesse momento da história, o Espírito pode estar chamando a Igreja a jejuar de um modo especial. Jejuar deixa as pessoas livres (Is 58,6) e, junto com oração, é o único caminho para expulsar certos demônios (Mt 17,21). Contudo, para jejuar no poder total do Novo Testamento, nós temos que deixar o Espírito mudar nosso estilo de vida nos concedendo um amor por Jesus que ultrapassa tudo o mais.

Oração: Pai, liberta-me da prisão do egocentrismo, de um estilo de vida de busca pelo prazer.
Promessa: “[Jesus] é antes de tudo e tudo nele subsiste.” (Cl 1,17)
Louvor: O Papa São Gregório Magno teve zelo pela missão de levar o Evangelho aos Anglo-Saxões. Ele difundiu o Evangelho junto a eles depois de ter sido eleito Papa.

04/09/2021 - Odiado

Sábado, 04 de Setembro de 2021

Cl 1,21-23

Sl 54(53),3.4.6.8

Lc 6,1-5

ODIADO

“Vós éreis outrora estrangeiros e inimigos, pelo pensamento e pelas obras más.” (Cl 1,21)

Poucas pessoas admitem que possuem ódio em seu coração. Poucas admitem que atualmente alimentam algum ódio. O ódio é generalizado, até mesmo epidêmico, mas nós nos recusamos a admitir nosso ódio. Somente em Jesus a barreira da hostilidade pode ser derrubada (Ef 2,14). É natural para nós estarmos zangado(a), sermos impiedosos(as), ou estarmos ressentidos(as). ‘Errar é humano, perdoar é divino’, e nós não somos divinos(as). Nós não podemos amar uns aos outros por vontade humana, mas somente em Cristo e por Seu poder.

Temos que admitir que não podemos salvar a nós mesmos(as) e que precisamos desesperadamente do Salvador. “Porque também nós antes éramos insensatos, desobedientes, escravos de toda sorte de paixões e de prazeres, vivendo em malícias e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Mas quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticado, mas porque por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,3-5)

Jesus disse: “Ouvistes o que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem.” (Mt 5,43.44). Nós somos chamados(as) para substituir o ódio pelo amor, mesmo por nossos inimigos. Em Cristo, o ódio não tem que ser alimentado, assim ele morre por desnutrição.

Oração: Jesus, sem Ti eu seria uma pessoa viciada e odiada. Eu Te agradeço por me teres levado à salvação.
Promessa: “…O Filho do Homem é senhor do sábado!” (Lc 6,5)
Louvor: Luísa perdoou a seu pai por tê-la agredido quando era adolescente.

05/09/2021 - Jesus e o Temor

Domingo, 05 de Setembro de 2021 – 23º Domingo do Tempo Comum

Is 35,4-7

Sl 146(145),7-10

Tg 2,1-5

Mc 7,31-37

JESUS E O TEMOR

“Dizei aos corações conturbados: ‘Sede fortes, não temais…” (Is 35,4)

Quando você vê uma criança com medo, o seu coração se volta para ela com compaixão. Isso é um vislumbre do amor que nosso Pai celestial derrama sobre aqueles(as) que estão perturbados(as) e temerosos(as). “Iahweh está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19). Ele quer libertar você da escravidão do medo (Hb 2,14.15) e dar a você uma paz que excede toda a compreensão (Fl 4,7).

“Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Rm 8,32). “Depois disto, o que nos resta dizer? Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31). “Iahweh é minha luz e salvação: de quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” (Sl 27(26),1)

Deixe que o Senhor o(a) ame. Deixe que Ele o(a) liberte. Você não precisa mais ter medo. Entregue a sua vida a Ele. Deixe que o temor do Senhor seja o começo do destemor. Deixe que a fé triunfe sobre o medo. “…o perfeito amor lança fora o temor…” (1Jo 4,18). Jesus diz: “…Tende confiança, sou eu, não tenhais medo.” (Mt 14,27)

Oração: Jesus, confirma essa palavra com sinais e prodígios (Mc 16,17.20). Que o cego veja, que o surdo ouça, que o mudo fale e que o aleijado caminhe ao lerem as Escrituras e o ensinamento desta reflexão (Is 35,5.6).
Promessa: “Atentai para isto, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os pobres em bens deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do Reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2,5)
Louvor: “O Deus da paz, que fez subir dentre os mortos aquele que se tornou, pelo sangue de uma aliança eterna, o grande Pastor das ovelhas, nosso Senhor Jesus” (Hb 13,20), dê a você um espírito corajoso. Agradeça a Jesus ressuscitado.

06/09/2021 - Jesus faz o Certo

Segunda-feira, 06 de Setembro de 2021

Cl 1,24-2,3

Sl 62(61),6.7.9

Lc 6,6-11

JESUS FAZ O CERTO

“…Entrou [Jesus] na sinagoga e começou a ensinar. Estava ali um homem com a mão direita atrofiada.” (Lc 6,6)

No mundo antigo, a mão direita de uma pessoa tinha uma dignidade especial. Ela era usada para conceder uma benção permanente (Gn 48,13-19). Um rei segurava seu cetro com a mão direita (Mt 27,29), a mão direita de um sacerdote era consagrada (Ex 29,20). A mão direita de um ladrão era cortada, reduzindo desse modo a sua condição na sociedade. As pessoas apertam a mão direita para finalizar uma transação, dando à sua mão direita o poder de sustentar a sua palavra.

A mão direita de Deus também carrega uma dignidade e um poder especiais (Ex 15,6.12; Mt 22,44; Sl 44(43),4). Sua mão direita é justa e verdadeira (Sl 48(47),11). Sua mão direita sustenta Seu povo (Sl 18(17),36); 63(62),9).

Portanto, quando Jesus disse ao homem com a mão direita atrofiada para estendê-la, Jesus fez mais do que restaurar sua mão direita (Lc 6,10). Ele também restaurou a dignidade e o poder daquele homem na sociedade.

Junto com a nossa mão direita, Deus nos deu o livre arbítrio. Nós podemos usar a nossa mão direita para servir a Deus ou para pecar (Sl 109(108),6; 144(143),8; 2Sm 20,9.10). Assim, Jesus nos adverte: “Caso a tua mão direita te leve a pecar, corta-a e lança-a para longe de ti…” (Mt 5,30). É melhor perder nosso poder humano e a dignidade social do que fazer mau uso desse poder e dessa dignidade e pecar contra Deus.

Jesus agora se senta à direita de Deus (Mc 16,19; Ef 1,20). Qual será o nosso destino? Usaremos a nossa mão direita para servir ao Senhor e assim sermos colocados à direita de Deus? ( Mt 25,34). Ou nossos corpos irão “…para a Geena.”? (Mt 5,30). Tome a mão direita perfurada de Jesus e deixe que Ele faça a coisa certa em sua vida.

Oração: Senhor, “se eu me esquecer de ti … que me seque a mão direita!” (Sl 137(136),5). Que eu possa usar minha mão direita, e todo o meu corpo e alma, para Te servir e assim desfrutar das “…delícias à tua direita, perpetuamente.” (Sl 16(15),11)
Promessa: “Confiai nele, ó povo, em qualquer tempo, derramai vosso coração em sua presença, pois Deus é um abrigo para nós!” (Sl 62(61),9)
Louvor: Silvia ora regularmente pelos criminosos.

07/09/2021 - Para ser Continuado

Terça-feira, 07 de Setembro de 2021

Cl 2,6-15

Sl 145(144),1.2.8-11

Lc 6,12-19

PARA SER CONTINUADO

“Portanto, assim como recebestes a Cristo Jesus, o Senhor, assim nele andai.” (Cl 2,6)

Não importa quão longo ou quão profundo tenha sido o nosso relacionamento com Cristo, nós sempre enfrentaremos o perigo de nos afastarmos e que nossos “…pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo.” (2Cor 11,3). Nós podemos ser enganados(as) através de “…especulações da ‘filosofia’, segundo a tradição dos homens, segundo os elementos do mundo, e não segundo Cristo.” (Cl 2,8) e nos tornarmos “…incrédulos, dos quais o deus deste mundo obscureceu a inteligência…” (2Cor 4,4). Nós podemos ter um “…coração mau e infiel que se afaste do Deus vivo.” (Hb 3,12)

“Desejamos somente que cada um de vós demonstre o mesmo ardor em levar até o fim o pleno desenvolvimento da esperança, para não serdes lentos à compreensão, e sim imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, recebem a herança das promessas.” (Hb 6,11.12). Nós temos que disciplinar os nossos corpos e manter o controle sobre eles “…a fim de que não aconteça que, tendo proclamado a mensagem aos outros, [venhamos nós mesmos] a ser [reprovados].” (1Cor 9,27). “Portanto, também nós, com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor, rejeitando todo fardo e o pecado que nos envolve, corramos com perseverança para o certame que nos é proposto, com os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus…” (Hb 12,1.2)

“Considerai, pois, aquele que suportou tal contradição por parte dos pecadores, para não vos deixardes fatigar pelo desânimo.” (Hb 12,3). “Por isso mesmo, irmãos, procurai com mais diligência consolidar a vossa vocação e eleição, pois, agindo desse modo, não tropeçareis jamais; antes, assim é que vos será outorgada generosa entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2Pd 1,10.11)

Oração: Jesus, que nós possamos ser alicerçados(as) e fortalecidos(as) em Ti. Que nós possamos crescer cada vez mais fortes na fé e transbordando em ação de graças (Cl 2,7).
Promessa: Jesus “…foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus.” (Lc 6,12)
Louvor: Mônica persiste fielmente na oração do Rosário por suas filhas e seus netos.

08/09/2021 - Presentes de Aniversário

Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021 – Natividade de Nossa Senhora
Mq 5,1-4 ou Rm 8,28-30

Sl 71(70),6; 13(12),6

Mt 1,1-16.18-23

PRESENTES DE ANIVERSÁRIO

“Por isso [o Senhor] os abandonará até o tempo em que a parturiente dará à luz…” (Mq 5,2)

Mesmo sendo esse o aniversário da Mãe Maria e não o seu, o Senhor quer dar a você um presente de aniversário. Ele irá fazer nascer na sua vida algo que havia abandonado (Mq 5,2), algo que você não podia imaginar era para o seu bem (Rm 8,28). Esse presente de aniversário milagroso virá em um pequeno embrulho. Olhe para a pequena cidade de Belém (Mq 5,1), a jovem virgem mãe de Nazaré (Mt 1,23) e a Criança recém-nascida na manjedoura (Lc 2,7). O Senhor se alegra em colocar os Seus mais preciosos presentes em pequenas embalagens.

O seu presente de aniversário será aberto pelo poder do Espírito, ou, mais precisamente, você se abrirá para o presente. Assim como José, você precisará resistir à tentação de se separar do presente do Espírito (Mt 1,19). Assim como Maria, você precisa vencer o medo pela fé e dizer “…faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38). Você irá receber o presente de aniversário de um novo nascimento e uma nova vida, mesmo nas mais impossíveis circunstâncias? Assim como Maria, você irá crer que “para Deus, com efeito, nada á impossível.”? (Lc 1,37)

Oração: Pai, dê-me a fé necessária para esperar e receber um milagre.
Promessa: “Ele se erguerá e apascentará o rebanho pela força de Iahweh, pela glória do nome de Deus. Eles se estabelecerão, pois então ele será grande até os confins da terra. E este será a paz!…” (Mq 5,3.4)
Louvor: “…Minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador.” (Lc 1,46.47)

09/09/2021 - Uma Maneira de Viver Segundo a Palavra de Deus

Quinta-feira, 9 de Setembro de 2021 – São Pedro Claver

Cl 3,12-17

Sl 150,1-6

Lc 6,27-38

UMA MANEIRA DE VIVER SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS

“A Palavra de Deus habite em vós ricamente…” (Cl 3,16)

Uma das razões pelas quais nós, do Ministério da Apresentação, publicamos “Um Pão, Um Corpo” é para encorajar os Católicos e outros Cristãos, a observarem com mais atenção a Palavra de Deus. Nós oramos para que nossos leitores deixem que a Palavra de Cristo habite neles (Cl 3,16) de tal modo que eles(as) possam levar a Palavra de Deus a pessoas que, de outro modo, nunca poderiam recebê-la.

Para permitir que a Palavra de Deus habite em você, faça o seguinte:
• Devore a Palavra de Deus; deixe que ela se torne seu contentamento e alegria (Jr 15,16).
• Estude a Palavra diariamente (At 17,11) e deixe que ela queime em seu coração (Lc 24,32).
• Saboreie a Palavra de Deus. Deixe que ela se torne para você o bem mais precioso, e mais doce que o mel (Sl 119(118),72.103).
• Permita que a Palavra de Deus julgue (Jo 12,48), penetre (Hb 4,12), e modifique você.
• Permaneça na Palavra de Deus (Jo 8,31) e deixe que ela habite em você (Cl 3,16). Dedique seu melhor momento e viva seu tempo livre na Palavra.
• “…[receba] com docilidade a Palavra que foi plantada em [seu coração] e é capaz de salvar a [sua vida]. [Torne-se praticante] da Palavra e não simples [ouvinte]…” (Tg 1,21.22)
• Deixe que a Palavra de Deus encha o seu coração, pensamento, e alma, a ponto da Escritura se tornar como que seu idioma nativo (Sl 119(118),13; Lc 6,45).
• Ensine a Palavra de Deus a outras pessoas ((2Tm 4,2).

Deixe que a Palavra de Cristo habite em você, pois assim “…a palavra de Deus [irá crescer] e se [multiplicar].” (At 12,24)

Oração: Jesus, abre a minha mente para que eu compreenda a Tua Palavra (Lc 24,45). “…eu espero por tua palavra.” (Sl 119(118),114)
Promessa: “…com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38)
Louvor: São Pedro Claver, atendia a mais de 5.000 confissões a cada ano.

 

10/09/2021 - Nós não somos Dignos

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

1Tm 1,1.2.12-14

Sl 16(15),1.2.5.7.8.11

Lc 6,39-42

NÓS NÃO SOMOS DIGNOS

“Sou agradecido para com aquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, que me julgou fiel, tomando-me para o seu serviço.” (1Tm 1,12)

Agora já faz quase dezenove anos que o Padre Al Lauer, durante muito tempo o autor dos textos deste “Um Pão, Um Corpo”, faleceu. Quando a tarefa de continuar esse ministério passou para nós, ficamos tomados pelo grande sentimento de não sermos dignos. Entretanto, quando o Senhor chama alguém para um ministério ou tarefa, Ele providencia ‘…graças especiais que acompanham o exercício das responsabilidades da vida cristã e dos ministérios no seio da Igreja: «Possuímos dons diferentes, conforme a graça que nos foi dada>> …’ (CIC, 2004). Nosso sentimento de não sermos dignos não é desculpa para nos recusarmos a servir a Ele, pois Sua graça é suficiente (2Cor 12,9).

Ninguém é digno de servir ao Deus Altíssimo. Porém quando Ele nos chama para servi-Lo, Ele nos julgou dignos (1Tm 1,12). Pois, “se Deus está conosco, quem estará contra nós?’ (Rm 8,31). Nós também não podemos estar contra nós mesmos. Não podemos mais usar a desculpa que somos muito fracos, pecadores ou limitados para servir-Lo. Seria insultar o poder da graça de Deus e Sua habilidade em escolher Seus servos. Em Sua sabedoria única, Deus se alegra em chamar aqueles que são aparentemente desqualificados (1Cor 1,26-31) e “…iletrados e sem posição social…” (At 4,13)

Servos(as) de Deus, concentrem-se não em si mesmos(as), mas em Jesus (Hb 3,1). “Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3,23). “Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.” (Rm 12,11)

Oração: Pai, Tu me escolhestes para ser Vosso(a) servo(a)! (Jo 15,16). Eu Te entrego a minha vida. Que eu possa produzir muitos frutos para Ti.
Promessa: “Ensinar-me-ás o caminho da vida, cheio de alegrias em tua presença e delícias à tua direita, perpetuamente.” (Sl 16(15),11)
Louvor: Nós Te louvamos, Jesus, por atuar através do Ministério da Apresentação para alcançar o mundo com a Boa Nova.

 

 

11/09/2021 - Um Centavo pelo Seu Pensamento

Sábado, 11 de Setembro de 2021

1Tm 1,15-17

Sl 113(112),1-7

Lc 6,43-49

UM CENTAVO PELO SEU PENSAMENTO

“O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom, mas o mau, de seu coração tira o que é mau; porque a boca fala daquilo de que está cheio o coração.” (Lc 6,45)

Nós guardamos tanto o que é mau quanto o que é bom. Geralmente nós obtemos em abundância de um ou de outro. Falamos a partir desta abundância, que representa o fruto de nossas vidas (Lc 6,44.45).

O segredo para uma vida boa, para bons frutos e para se ter uma boa presença é o que trazemos dentro de nós. Se estivermos abrigando ressentimento, falta de perdão, amargura, dor e luxúria, não demorará muito para que os tenhamos em abundância. Então nós iremos distribuir massivamente todo esse veneno e os frutos das nossas vidas serão a destruição e a morte tanto para nós mesmos(as) como para outras pessoas ( Mt 15,11).
Ao invés disso, guarde os frutos do Espírito: “…amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio…” (Gl 5,22.23). Esses irão fluir de nossas bocas como pura água cristalina e produzir frutos de vida eterna. Assim como Maria, nós conservaremos e meditaremos esses frutos em nossos corações (Lc 2,19.51).
Portanto, “…ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor.” (Fl 4,8)

Oração: Pai, eu continuo pensando em coisas más. Remove de mimesse mal antes que ele transborde e eu contamine a todos.
Promessa: “…Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o primeiro. Se me foi feita misericórdia, foi para que em mim primeiro Cristo Jesus demonstrasse toda a sua longanimidade, como exemplo para quantos nele hão de crer para a vida eterna.” (1Tm 1,15.16)
Louvor: Conduzir estudos da Bíblia levou Eduardo a frequentemente meditar sobre as Escrituras e os ensinamentos do Magistério da Igreja.

12/09/2021 - Como uma Pederneira, porém, Manso

Domingo, 12 de Setembro de 2021 – 24º Domingo do Tempo Comum – Santíssimo Nome de Maria

Is 50,4-9

Sl 116(114),1-6.8.9

Tg 2,14-18

Mc 8,27-35

COMO UMA PEDERNEIRA, PORÉM MANSO

“…Fiz do meu rosto uma pederneira…” (Is 50,7)

A pederneira é a mais dura das pedras. Quando Jesus fez de sua face como uma pederneira, Ele estava absolutamente determinado a caminhar em direção ao Calvário, não importando quais os obstáculos que seriam colocados em Seu caminho. Jesus “…tomou resolutamente o caminho de Jerusalém.” (Lc 9,51). Ele mudou a Sua face para caminhar em direção à cruz, à humilhação, ao escárnio e à morte.

Assim como Jesus, nós somos chamados(as) a tornar as nossas faces como pederneiras, mas não os nossos corações. Temos que ter firmeza de vontade para viver para o Senhor, mas um manso e confiante coração para deixar que seja feito em nós segundo a Sua vontade (Lc 1,38). Muitas vezes acontece de modo inverso: ficamos o coração como pederneira ( Sl 95(94),8) e uma vontade fraca (Mc 14,38). Nós então produzimos poucos frutos (Tg 1,7.8).

Peça ao Senhor firmeza na fé para perseverar e produzir frutos mesmo em tempos espiritualmente difíceis. Peça-Lhe a docilidade de coração que produz boas obras de caridade. Andando firmemente no caminho a que Deus nos chamar, nós proclamamos para o mundo que Jesus é o Cristo. Nós tomamos as nossas cruzes e O seguimos (Lc 9,23). Isso requer uma face de pederneira para caminhar em direção à cruz do sofrimento. Mas requer docilidade de coração para caminhar em Sua paz.

Oração: Senhor Jesus, acende o fogo em minha alma. Eu Te seguirei no caminho para a cruz.
Promessa: “Caminharei na presença de Iahweh na terra dos vivos.” (Sl 116(114),9)
Louvor: “Entretanto, por que se julga incrível, entre vós, que Deus ressuscite os mortos?” (At 26,8). Você acredita que Jesus ressuscitado tem poder para ressuscitar você?

13/09/2021 - Jesus encontrará fé em nós?

Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021-  São João Crisóstomo

1Tm 2,1-8

Sl 28(27),2.7-9

Lc 7,1-10

JESUS ENCONTRARÁ FÉ EM NÓS?

“…Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé.” (Lc 7,9)

Jesus está procurando por fé ( Lc 18,8). Ele encontra a fé que procura em um centurião Romano, um homem que não era de Israel, o Povo de Deus. Israel tinha uma aliança com Deus como Seu ‘povo’ (Jr 31,33). O comentário de Jesus para a multidão significava que Ele estava buscando aquele nível de fé entre o Povo de Deus e ainda não o tinha encontrado (Lc 7,9). Ao invés disso, Jesus encontrou aquela fé fora do povo escolhido por Deus, na pessoa de um oficial Romano, um Gentio.

A Igreja é a nova aliança, o Povo de Deus. ‘Esta nova Aliança instituiu-a Cristo no seu Sangue, chamando um povo, proveniente de judeus e pagãos, a juntar-se na unidade, não segundo a carne, mas no Espírito’ (CIC, 781). O que Jesus iria encontrar se Ele estivesse procurando esse nível de fé dentro da Igreja, ou dentro das ordens religiosas, dos ministros(as) leigos(as), dos apostolados, etc.? Jesus teria que procurar fora de Seu povo mais uma vez nos dias de hoje? Recorde-se de da parábola do Bom Samaritano (Lc 10,25-37). O Samaritano não pertencia ao povo de Deus, os fiéis Judeus que criam adequadamente. Esse Samaritano mostrou o nível de misericórdia e compaixão que Jesus desejava (Mt 12,7), enquanto o Seu povo não o tinha (Lc 10,31-37). Mais uma vez, na casa de um líder religioso Judeu, uma mulher pecadora apresentou a fé que Jesus procurava, enquanto o hospedeiro justo não o fez (Lc 36-38).

Se nós somos membros fiéis da Igreja, o Evangelho de hoje nos serve de advertência. Somente porque pensamos que pertencemos ao Senhor, isso não significa que Ele está encontrando o que Ele está procurando em nossas vidas (Mt 7,21). Que nós nos arrependamos, sejamos humildes diante de Deus, e peçamos a Ele pelo Espírito Santo, de modo que possamos agradar a Deus, e crescer no amor de Deus e dos nossos semelhantes.

Oração: Senhor, “…aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)
Promessa: “[Deus] quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4)
Louvor: São João Crisóstomo desejou se tornar um eremita, mas o plano de Deus foi fazer dele um bispo.

14/09/2021 - Levantem a Cruz Bem Alto

Terça-feira, 14 de Setembro de 2021 – Exaltação da Santa Cruz

Nm 21,4-9 ou Fl 2,6-11

Sl 78(77),1.2.34-38

Jo 3,13-17

LEVANTEM A CRUZ BEM ALTO

Jesus “humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o sobre exaltou grandemente…” (Fl 2,8.9)

Como nós Católicos(as) lidamos com a cruz de sermos chamados(as) a ter uma família grande? Quando vemos passar por nós uma família muito grande, olhamos para eles com pena e dizemos uns aos outros: “…que canseira!…”? (Ml 1,13). Quais são os nossos pensamentos sobre as pessoas que sofrem de Alzheimer, da Síndrome de Down, de distúrbios mentais e emocionais, ou de deficiência física? Como reagimos quando vemos um sacerdote, um irmão ou irmã religioso(a) sobrecarregado(a)? Dizemos a outras pessoas que a cruz do celibato, da solidão e da pobreza não vale a pena?

Se a nossa resposta para aqueles(as) que carregam essas cruzes é ‘que canseira’, nós sutilmente dizemos ao mundo que a cruz de Jesus é algo a ser evitado, não um meio de triunfo. Nós menosprezamos a cruz ao invés de exaltá-la.

Você já humilhou a cruz de Jesus de alguma forma? Arrependa-se! Vamos reverenciar a cruz de outras pessoas de um modo que mostre ao mundo que nós não temos vergonha da cruz de Cristo Jesus (Rm 1,16; Mc 8,38). Levante bem alto a cruz de Cristo! (Jo 8,28). Através dela, Jesus atrairá todos os homens e mulheres a Ele (Jo 12,32).

Oração: Pai, que eu possa “…[não querer] saber outra coisa … a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2)
Promessa: “Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3,17)
Louvor: ‘Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos porque pela Vossa santa cruz remistes o mundo.’

15/09/2021 - Filhos e Filhas da Mãe

Quarta-feira, 15 de Setembro de 2021 – Nossa Senhora das Dores

Hb 5,7-9

Sl 31(30),2-6.15.16.20

Jo 19,25-27 ou Lc 2,33-35

FILHOS E FILHAS DA MÃE

Jesus, “levado à perfeição, se tornou para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna. (Hb 5,9)

Numerosos(as) Cristãos(ãs) bem-intencionados(as) não consideram a Santíssima Virgem Maria como sua mãe. Eles(as) podem assumir alguma atenção a Maria devido ao seguimento de Jesus. Frequentemente os versículos do Evangelho de João do dia de hoje é utilizado para mostrar que a Virgem Mãe é, de fato, nossa mãe: “…‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’ E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa.” (Jo 19,26.27)

Nós Cristãos(ãs) estamos personificados(as) pelo discípulo amado. Como pode ser isso? Maria é um símbolo da Igreja. ‘Mas o seu papel em relação à Igreja e a toda a humanidade vai ainda mais longe. Ela cooperou de modo inteiramente singular, com a sua fé, a sua esperança e a sua ardente caridade, na obra do Salvador, para restaurar nas almas a vida sobrenatural. É, por essa razão, nossa Mãe, na ordem da graça.’ (CIC, 967). A Igreja é também o Corpo de Cristo. Pelo Batismo nós nos tornamos verdadeiramente membros desse Corpo (1Cor 12,13). Consequentemente, o cuidado maternal de Maria se aplica a todos os que foram batizados em seu Filho. ‘Terminado o curso da sua vida terrena, a santíssima Virgem Maria foi elevada em corpo e alma para a glória do céu, onde participa já na glória da ressurreição do seu Filho, antecipando a ressurreição de todos os membros do Seu Corpo’. (CIC, 974). Todos(as) já viram um bebê repousando contente nos braços de sua mãe. De um modo similar, nós estamos seguros(as) no seio da Igreja.

Você ainda não está seguro(a) de Maria ser sua mãe? Não deixe que o demônio tire de você esse seu privilégio familiar. Ele é “…mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44). Satanás está furioso. “Enfurecido por causa da Mulher, o Dragão foi então guerrear contra o resto dos seus descendentes, os que observam os mandamentos de Deus e mantêm o Testemunho de Jesus.” (Ap 12,17)

Sua mãe não se intimida – aprenda com o seu exemplo.

Oração: Pai, pela intercessão de Maria, ajuda-me a aceitar a minha cruz.
Promessa: “E a ti, uma espada traspassará tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações.” (Lc 2,35)
Louvor: Maria não foi protegida do estresse parental. “…Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos, te procurávamos.” (Lc 2,48). Nossa Senhora das Dores, rogai por nós.

16/09/2021 - Uma Narrativa de dois Pecadores

Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 – São Cornélio, Papa – São Cipriano

1Tm 4,12-16

Sl 111(110),7-10

Lc 7,36-50
UMA NARRATIVA DE DOIS PECADORES

“Por essa razão, eu te digo, seus numerosos pecados lhe estão perdoados, porque ela demonstrou muito amor…” (Lc 7,47)

A mulher penitente tinha um grande débito com Deus (Lc 7,43); ela havia cometido muitos pecados (Lc 7,47). Jesus apagou o grande débito dos seus pecados. Ele perdoou todos eles (Lc 7,42.48). A resposta da mulher por ter sido perdoada é um modelo para todos(as) nós. Ela mudou a sua vida, aceitou o dom da fé salvadora (Lc 7,50), ela foi diretamente a Jesus e cobriu-O de amor (Lc 7,45).

Jesus contou a história de outro terrível pecador que tinha uma grande dívida com o Senhor por causa de todos os seus pecados (Mt 18,24). Mais uma vez, Deus, com misericórdia, perdoou aquele homem de todos os seus pecados (Mt 18.27). Aqui termina a similaridade entre esses dois grandes pecadores. O homem pareceu esquecer tudo a respeito do perdão que ele havia recebido e saiu dali (Mt 18,28) para retomar seu estilo de vida de pecador. E ele foi entregue para ser torturado (Mt 18,34).

Jesus “…perdoou a ambos. Qual dos dois o amará mais?” (Lc 7,42). Como você responderá a Jesus e à misericórdia que Ele teve por você?

Oração: Pai, que o meu coração possa transbordar “…de efusivas ações de graças a Deus.” (2Cor 9,12). Eu Te entrego a minha vida cheia de amor por Ti.
Promessa: “O princípio da sabedoria é temer a Iahweh, todos os que o praticam têm bom senso. Seu louvor permanece para sempre.” (Sl 111(110),10)
Louvor: São Cornélio foi perseguido por proclamar a misericórdia e o perdão de Cristo a todos que tinham abandonado a fé, mas depois retornado através do arrependimento.

17/09/2021 - Treinamento Básico

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2021 – São Roberto Belarmino

1Tm 6,2-12

Sl 49(48),6-10.17-20

Lc 8,1-3

TREINAMENTO BÁSICO

“Se, pois, temos alimento e vestuário, contentemo-nos com isso.” (1Tm 6,8)

A Bíblia nos diz que tudo o que nós necessitamos é alimento para comer e de roupas para vestir (1Tm 6,8). Muito poucos Cristãos concordam com isso. A maioria sente que necessita ao menos de uma casa como abrigo, um seguro como garantia, um carro para o transporte, um telefone para comunicação, e uma rede de WiFi para sua diversão. O que essas pessoas consideram uma vida simples é extravagância pelos padrões bíblicos.

A Bíblia considera esse típico estilo de vida da maioria grande das pessoas uma “…tentação e cilada…” (1Tm 6,9). Através de nosso estilo de vida, nós nos deixamos envolver “…em muitos desejos insensatos e perniciosos, que mergulham os homens na ruína e na perdição.” (1Tm 6,9)

Quando Jesus falava desse modo aos “Fariseus, amigos do dinheiro … [eles] zombavam dele. Jesus lhes disse: ‘Vós sois os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus’.” (Lc 16,14.15)

Nós temos que deixar que Jesus seja Senhor de nosso estilo de vida. De outro modo, Ele não será Senhor de nossas vidas.

Oração: Pai, que eles(as) possam saber que nós somos Cristãos através do nosso estilo de vida, vivido em amor a Ti e às outras pessoas.
Promessa: “…[Jesus] andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus…” (Lc 8,1)
Louvor: São Roberto defendeu a verdade e que a doutrina Católica era tão abençoada por Deus que se acreditava erroneamente que ela havia sido escrita por um grupo de acadêmicos.

18/09/2021 - Encarregue-o

Sábado, 18 de Setembro de 2021
1Tm 6,13-16

Sl 100(99),1-5

Lc 8,4-15

ENCARREGUE-O

“Eu te ordeno, diante de Deus … guarda o mandamento imaculado, irrepreensível, até à Aparição de nosso Senhor Jesus Cristo, que mostrará nos tempos estabelecidos o Bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (1Tm 6,13-15)

São Paulo disse: “Esta é a instrução que te confio, Timóteo, meu filho, segundo as profecias pronunciadas outrora sobre ti: combate, firmado nelas, o bom combate.” (1Tm 1,18). Ele encarregou São Timóteo de estar plenamente consciente que Jesus poderia retornar a qualquer tempo e de pregar a Palavra de Deus adequadamente. “Eu te conjuro, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir julgar os vivos e os mortos, pela sua Aparição e por seu Reino: proclama a palavra…” (2Tm 4,1.2)

Se você soubesse com certeza que Jesus retornaria no dia de hoje, você faria alguma coisa diferente? Esperançado(a), você não precisaria fazer nenhuma mudança. O Senhor nos chama a sermos tão conscientes de Sua Segunda Vinda que nós vivamos cada dia como se fosse nosso último dia. Somos chamados(as) a fazer a vontade de Deus durante todo o dia, todos os dias. Esse é o caminho a ser preparado para a Sua vinda.

Você está carregado(a) de certeza sobre a Segunda Vinda de Jesus? Você está ansioso(a) por ver Jesus face a face? Você deseja que Jesus volte hoje? (2Pe 3,11.12). Os(As) verdadeiros(as) discípulos(as) de Jesus ao longo dos séculos têm ficado ansiosos(as) quanto ao retorno de Jesus. Eles(as) amam a Jesus e querem vê-Lo. Vamos encarregar uns aos outros de participar da corrida e enfrentar a luta da vida Cristã por causa da vinda de Jesus (2Tm 4,8).

Oração: Jesus, que eu queira Te ver mais do que eu quero ver a pessoa que mais amo neste mundo.
Promessa: “O que está em terra boa são os que, tendo ouvido a Palavra com coração nobre e generoso, conservam-na e produzem fruto pela perseverança.” (Lc 8,15)
Louvor: Tiago e Diana aproveitam a oportunidade de evangelizar todos os que se aproximam dos seus sete filhos.

19/09/2021 - Ódio dos Cristãos

Domingo, 19 de Setembro de 2021 – 25º Domingo do Tempo Comum São Januário

Sb 2,12.17-20

Sl 54(53),3-8 Tg 3,16-4,3

Mc 9,30-37

ÓDIO DOS CRISTÃOS

“Cobiçais e não tendes? Então matais. Buscais com avidez, mas não conseguis obter? Então vos entregais à luta e à guerra…” (Tg 4,2)

No início do Livro da Sabedoria, um grupo de pessoas decidiu prejudicar, injuriar e torturar um homem justo (Sb 2,12.19). Eles planejaram “[condená-lo] a uma morte vergonhosa…” (Sb 2,20). Esse grupo que se opunha ao homem justo acreditava que não havia vida depois da morte, pois “nós nascemos do acaso e logo passaremos como quem não existiu…” (Sb 2,2). Portanto, eles decidiram comer e beber, pois morreriam no dia seguinte (1Cor 15,32).

Hoje nós chamamos esse tipo de pessoas de ‘humanistas seculares’. Eles acreditam que o homem é a medida de todas as coisas e que esse mundo é tudo com o que deveríamos nos preocupar. Os(As) humanistas seculares gostam de parecer tolerantes. Eles(as) abraçam a filosofia que todas as pessoas devem cuidar de seus próprios interesses. Eles(as) aceitam e até encorajam todos os tipos de desvios de comportamento, especialmente as perversões sexuais.

No entanto, os Cristãos são a única exceção às políticas de tolerância dos(as) humanistas seculares. Os(As) humanistas seculares se tornaram opositores(as) militantes de qualquer expressão de fé Cristã. Eles(as) acreditam no livre discurso de qualquer pessoa, menos dos Cristãos. Eles(as) injuriam e torturam os Cristãos e conspiram para condenar o Cristianismo a uma morte vergonhosa (Lc 21,17). Todavia, fazendo isso, eles(as) provam que o Cristianismo está certo e eles(as) errados(as), pois o Cristianismo resiste às suas tentativas de destruí-lo.

Oração: Pai, que eu possa ser digno(a) de ser perseguido(a) por amor a Ti.
Promessa: “…Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos.” (Lc 9,35)
Louvor: “ele te pediu a vida e tu a concedeste, dias sem fim, para sempre.” (Sl 21(20),5). Jesus ressuscitado, Tu és o eterno Filho de Deus!

20/09/2021 - Indo Para Casa pela Primeira Vez

Segunda-feira, 20 de Setembro de 2021 – Santo André Kin Taegón, São Paulo Chóng Hassang e companheiros

Esd 1,1-6

Sl 126(125),1-6

Lc 8,16-18

INDO PARA CASA PELA PRIMEIRA VEZ

“Todo aquele que dentre vós, pertence a seu povo, Deus esteja com ele…” (Esd 1,3)

O retorno dos Judeus do exílio na Babilônia é considerado obra de Deus, no mesmo nível do milagre do Êxodo dos Israelitas da brutal escravidão no Egito (Jr 16,14.15; 23,7.8). Porém essa libertação do exílio não significou uma benção imediata. Os Israelitas tinham que aprender como viver na liberdade de Deus. Eles enfrentaram dificuldades, trabalhos e sofrimentos na sua nova terra, juntamente com mais riscos e o perigo sempre presente.
Mas é muito mais arriscado se esconder em uma falsa segurança. Como Jesus proclama na passagem do Evangelho de hoje que, ao não progredirmos na fé, nós podemos perder o pouco da fé que pensamos ter (Lc 8,18). Os perigos de se assumir o estilo de vida do Reino são compensados amplamente pelas graças derramadas por Deus sobre aqueles(as) que obedecem a Ele; àqueles(as) que derem esse passo mais será concedido (Lc 8,18).

Nós somos chamados(as) à liberdade (Gl 5,1). Nós também somos chamados(as) a confiar em Deus. “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36). Seja corajoso(a) e siga o Senhor onde que Ele o(a) leve. “Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece.” (Hb 10,35)

Oração: Pai, onde quer que me levares, eu estarei descansado, pois Tu és a minha eterna morada.
Promessa: “Iahweh fez grandes coisas por nós, por isso estamos alegres.” (Sl 126(125),3)
Louvor: Entre os mártires Coreanos se incluíram sacerdotes, bispos, e quase uma centena de pessoas leigas, homens e mulheres, solteiros e casados e crianças.

21/09/2021 - Afastando-se do Trabalho

Terça-feira, 21 de Setembro de 2021 = São Mateus, Apóstolo e Evangelista

Ef 4,1-7.11-13

Sl 19(18),2-5

Mt 9,9-13

AFASTANDO-SE DO TRABALHO

“Exorto-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, a andardes de modo digno da vocação a que fostes chamados…” (Ef 4,1)

Você está trabalhando em algo que é apenas uma perda de tempo e até mesmo imoral? Você pode até não ser um traficante de pessoas ou um membro do sindicato do crime, mas o que você produz, embala, ou vende, desvia ou afasta as pessoas de Cristo? A vida é muito curta para ser desperdiçada trabalhando pelo alimento que se perde (Jo 6,27). A eternidade é muito longa para viver para si mesmo(a) ao invés de para Cristo. Jesus não morreu na cruz para que você dedique seu tempo fazendo outras coisas que não a Sua vontade. Ele tem um projeto precioso para sua vida e seu trabalho. Não aceite nada menos que o melhor de Deus. Veja o que Deus fez com a vida de São Mateus. Ele o chamou para escrever um dos Evangelhos do Novo Testamento.

Tudo isso não se aplica às pessoas que simplesmente não gostam do seu trabalho, mas somente àqueles(as) cujo trabalho é imoral, trabalham naquilo que não serve aos propósitos de Deus. Muitas pessoas são chamadas a continuar realizando seu trabalho, mesmo se não gostarem dele. Mas existem muitas pessoas, como Mateus, que precisam se afastar de seu trabalho.

Pergunte a si mesmo(a): Jesus está entrando em meu local de trabalho, olhando-me diretamente nos olhos, e dizendo para mim o que Ele disse a Mateus: “…Segue-me ..”? (Mt 9,9). Se assim for, que você possa responder fazendo a mesma coisa que Mateus fez: Levante-se, e siga a Jesus.

Oração: Jesus, que eu te aceite como Senhor da minha vida e do meu trabalho.
Promessa: “…Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes.” (Mt 9,12)
Louvor: São Mateus pensava somente em seu próprio lucro. Então ele encontrou Jesus, o Supremo Profeta, e pensou somente em trabalhar para o Rei Jesus.

22/09/2021 - O Acontecimento

Quarta-feira, 22 de Setembro de 2021

Esd 9,5-9

Tb 13,2-5.8

Lc 9,1-6

O ‘ACONTECIMENTO’

“…Meu Deus, estou coberto de vergonha e confusão ao levantar minha face para ti, meu Deus. Porque nossas iniquidades se multiplicaram até acima de nossas cabeças, e nossas faltas se acumularam até o céu.” (Esd 9,6)

Quando Esdras ouviu ‘o acontecido’, ele “…[rasgou] as [suas] vestes e o [seu] manto, [arrancou] os cabelos da cabeça e da barba e [sentou-se] consternado.” (Esd 9,3). Esdras caiu de joelhos e estendeu suas mãos para o Senhor. Por que Esdras estava traumatizado? Foi porque leigos e sacerdotes Israelitas haviam se casado com noivas não-Israelitas. Esdras sabia que eles estavam condenados por terem se envolvido em casamentos mistos, pois “…a linhagem santa misturou-se com os povos das [outras] terras…” (Esd 9,2)

Se Esdras estivesse vivo nos dias de hoje, ele provavelmente cairia morto imediatamente por causa de tantos casamentos mistos. O Catecismo da Igreja Católica ensina, nos itens 1633 a 1637 (Casamentos Mistos e Disparidade de Cultos), que, apesar do casal ter problemas óbvios quando um(a) Católico(a) e uma(um) Protestante se casam, esse casamento não é tão ‘misto’ como quando um(a) Católico(a) se casa com uma(um) não-crente ou um(a) Cristão(ã) não-praticante, mesmo se a(o) esposa(o) for da mesma denominação religiosa.

Mesmo quando um(a) Católico(a) praticante se casa com uma(um) Católica(o) não-praticante nós temos razão para nos lamentar como Esdras. Quando uma pessoa que ama a Jesus se casa com alguém que não O ama, existirão desafios neste relacionamento matrimonial. Se um(a) Cristão(ã) não pode partilhar Cristo com sua(seu) esposa(o), seu amor pode nunca se desenvolver no seu potencial máximo, pois Jesus é o Amor encarnado (1Jo 4,8). Que todas as pessoas casadas possam ter um relacionamento comprometido com o Noivo Jesus (Mc 2,19) e assim partilhar esse relacionamento com sua(seu) esposa(o).

Oração: Pai, que todas as pessoas casadas possam estar casadas em Vosso Filho.
Promessa: “Convocando os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, bem como para curar doenças.” (Lc 9,1)
Louvor: Com simplicidade de fé, Raul, um fumante inveterado, foi imediatamente curado daquele vício pela oração humilde com o poder do Espírito Santo.

23/09/2021 - Procure por Jesus

Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021 – São Pio de Pietrelcina

Ag 1,1-8

Sl 149,1-6.9

Lc 9,7-9

PROCURE POR JESUS

“…[Herodes] queria [ver Jesus].” (Lc 9,9)

Muitas pessoas tentam ver pessoas famosas, tais como atletas, celebridades, artistas, apresentadores, etc. Muitas vezes é por emoção, ou busca de autógrafo, ou simplesmente por fanfarronice. Herodes, da mesma forma, continuava tentando ver Jesus (Lc 9,9, e tinha muita curiosidade em vê-Lo. A curiosidade pode ser benéfica, mas, no caso de Herodes, ele aparentemente não estava interessado na busca pelo Senhor e pela verdade. Herodes finalmente viu Jesus, mas o encontro não beneficiou a Herodes (Lc 23,8-11). De fato, Herodes mudou para pior, pois depois do encontro com Jesus, ele se tornou um aliado e amigo de Pilatos, que deliberava contra Jesus (Lc 23,12).

“Agora, pois, assim disse Iahweh dos Exércitos: Pensai bem em vossos caminhos!” (Ag 1,5). Você está procurando por Jesus para Sua causa, com humildade e verdade? Ou você está procurando por Ele pelo que você pode obter d’Ele? Essa última opção não é necessariamente má, pois Jesus nos convida a vir a Ele em busca de nossas necessidades (Mt 11,28-30). No entanto, que nós escolhamos a melhor parte (Lc 10,42). Que nós nos “…[esforcemos], tendo voltado para ele, dez vezes mais em procurá-lo.” (Br 4,28). Volte-se para Ele na Missa com humildade e honestidade, pois no ambiente da Santa Missa você pode ver Jesus presente na Santa Eucaristia. Deixe que essa visão de Jesus modifique o seu coração e a sua vida.

Oração: Pai, eu preciso de um encontro transformador com o Teu Filho, Jesus. Que meu coração se disponha a procurá-Lo constantemente.
Promessa: “Sim, pois Iahweh gosta do seu povo, e adorna os pobres com salvação!” (Sl 149,4)
Louvor: São Pio, um santo sacerdote Capuchinho, carregou os estigmas das feridas de Cristo crucificado em suas mãos durante cinquenta anos (Gl 6,17).

24/09/2021 - Trabalhadores da Construção

Sexta-feira, 24 de Setembro de 2021

Ag 1,15-2-9

Sl 43,1-4

Lc 9,18-22

TRABALHADORES DA CONSTRUÇÃO

“A glória futura deste Templo será maior do que a passada, disse Iahweh dos Exércitos, e neste lugar eu darei a paz, oráculo de Iahweh dos Exércitos.” (Ag 2,9)

Depois do templo ter permanecido destruído por sessenta e sete anos, os Israelitas retornaram do exílio. Vendo durante mais dezessete anos o templo permanecer em ruínas, o Senhor suscitou os profetas Ageu e Zacarias (Zc 6,11.12) a mandar o governador Zorobabel, o grão-sacerdote Josué e o povo remanescente a assumir trabalho de reconstrução (Ag 2,1.2.4).

Quatro grupos de pessoas foram necessários para a reconstrução do Templo. Se nós temos que reconstruir a Igreja, iremos necessitar dos mesmos grupos de trabalhadores. Primeiro precisamos de profetas para nos dizer o que Deus está falando. Sem eles, não sabemos que trabalho temos que fazer e quando fazê-lo. “Quando não há visão, o povo não tem freio…” (Pr 29,18). Depois dos profetas nos dizerem o que Deus quer, nós precisamos de funcionários públicos que não estejam ligados a partidos políticos, mas que estejam sob o senhorio de Jesus. Logo após, nós precisamos de sacerdotes que irão reconstruir a Igreja proclamando corajosamente nossa necessidade de arrependimento e salvação. Finalmente, nós precisamos do “…resto do povo.” (Ag 2,2) para realizar o trabalho de reconstruir da Igreja. O ‘resto do povo’ não é somente ‘as sobras’, o povo remanescente em um tempo de fé desgastada. Eles(as) são proféticos(as), chamados(as) por Deus, descompromissados(as) com o mundo e totalmente comprometidos(as) com o Senhor.

Com dois profetas, vários políticos e sacerdotes corretos e íntegros e os membros remanescentes, nós temos os trabalhadores necessários para reconstruir a Igreja.

Oração: Pai, faz de mim um novo São Francisco de Assis.
Promessa: “Envia tua luz e tua verdade; elas me guiarão, levando-me à tua montanha sagrada, às tuas Moradias.” (Sl 43,3)
Louvor: Anteriormente regulado pelo relógio em seu pulso, José não usa um relógio há vários anos como um lembrete que Jesus é Senhor do seu tempo.

25/09/2021 - As Apólices de Seguros de Deus

Sábado, 25 de Setembro de 2021

Zc 2,5-9.14.15

Jr 31,10-13

Lc 9,43-45

AS APÓLICES DE SEGUROS DE DEUS

“Mas eu serei para ela – oráculo de Iahweh – uma muralha de fogo ao redor e serei a sua glória.” (Zc 2,9)

Zacarias profetizou que o povo de Deus iria viver como que em um campo aberto (Zc 2,8). Em outras palavras, eles não iriam precisar de um muro, de um exército, ou de outros meios de proteção. O próprio Senhor iria ser “…uma muralha de fogo ao redor…” para protegê-los (Zc 2,9).

Essa profecia foi cumprida em Jesus Cristo. Ele é a nossa Rocha, Fortaleza, e nosso Libertador (Sl 18(17),3). Nós não precisamos mais nos defender ou nos garantir. Jesus é todo o poder de fogo, toda a segurança que nós podemos precisar.

Muitos Cristãos não creem que o Senhor seja tão real. Alguns(umas) dizem que o Senhor nos protege através das empresas de seguros, das forças militares e das agências de segurança do governo. Essa é a ideia do Senhor, ou a teologia baseada na nossa falta de fé? Jesus alguma vez disse que Ele queria que nós usássemos uma empresa para nos dar segurança ou um exército para nos proteger? Será que o Senhor não pretende, atualmente, ser “…uma muralha de fogo ao redor…” para nos proteger? (Zc 2,9).

Nós deveríamos ser sempre motivados pela fé e não pelo medo (Mc 5,36). Que nós não estejamos conformados(as) com o mundo (Rm 12,2), mas sim transformados(as) pelo Espírito.

Oração: Pai, dá-me uma liberdade, um destemor, e uma coragem que eu nunca tive antes.
Promessa: “…Aquele que dispersa Israel o reunirá. Ele o guardará como um pastor a seu rebanho.” (Jr 31,10)
Louvor: Quando encorajados a fazer um aborto, Marcos e Luísa rezaram ao Libertador e foram abençoados com gêmeos saudáveis.

26/09/2021 - Cristãos Ciumentos

Domingo, 26 de Setembro de 2021 – 26º Domingo do Tempo Comum – São Cosme e São Damião

Nm 11,25-29

Sl 19(18),8.10.12-14

Tg 5,1-6

Mc 9,38-43.45.47.48

CRISTÃOS CIUMENTOS

“…Estás ciumento por minha causa?…” (Nm 11,29)

As pessoas a quem foram concedidas uma nova vida em Jesus e foram preenchidas com o Espírito parecem especialmente tentadas ao ciúme espiritual. Elas têm ciúme de Eldad e Medad profetizando (Nm 11,29), de Moisés liderando (Nm 12,1), de um estranho expulsando demônios (Mc 9,38), ou de João e Tiago tentando obter uma promoção espiritual (Mt 20,24).

O Senhor não tolera o ciúme espiritual. Maria “…tornou-se leprosa, branca como a neve…” depois de sua explosão de ciúme contra Moisés (Nm 12,10). Jesus disse que ser afogado ou mutilado era preferível a cair no pecado do ciúme espiritual (Mc 9,42-48). O primeiro assassinato foi cometido por causa do ciúme espiritual. Caim ficou enciumado porque a oferta de Abel foi aceita por Deus e a sua não (Gn 4,4.5). Jesus foi crucificado por causa da inveja dos líderes religiosos (Mt 27,18). Os Judeus de Antioquia da Pisídia perseguiram Paulo e Barnabé por causa da inveja (At 13,45).

Algumas das narrativas dos piores pecados podem ser atribuídas ao ciúme ou à inveja espiritual. Resista a qualquer tentação de ciúme ou inveja e arrependa-se de qualquer desses pecados.

Oração: Pai, que eu possa me alegrar quando outras pessoas são mais abençoadas e mais reconhecidas do que eu sou.
Promessa: “De fato, quem vos der a beber um copo d’água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.” (Mc 9,41)
Louvor: “…[Jesus] não só destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade pelo evangelho.” (2Tm 1,10). Jesus ressuscitado, Tu és digno de todo o louvor!

27/09/2021 - Boa Notícia para o Homem Moderno

Segunda-feira, 27 de Setembro de 2021 – São Vicente de Paulo

Zc 8,1-8

Sl 102(101),16-21.29.22.23

Lc 9,46-50

BOA NOTÍCIA PARA O HOMEM MODERNO

“Assim disse Iahweh dos Exércitos. Velhos e velhas ainda se sentarão nas praças de Jerusalém, cada um com seu bastão na mão por causa da idade avançada. E as praças da cidade encher-se-ão de meninos e meninas que brincarão em suas praças.” (Zc 8,4.5)

No dia de hoje, não assista ao noticiário na televisão ou em seu equipamento eletrônico. Ao invés disso, tenha em mente a notícia profética transmitida por Zacarias na primeira leitura Eucarística de hoje. A lente zoom de uma câmera está focada em um grupo de velhos e velhas sentados tranquilamente em suas cadeiras numa uma praça de Jerusalém. Eles(as) estão observando as brincadeiras de um grupo alegre de crianças (Zc 8,4.5). Zacarias, o profeta-repórter, observa através da câmera. Ele relata que aqueles anciãos viveram muitos anos porque lá não aconteciam carros-bomba, ataques terroristas, ou tiroteios aleatórios. Os anciãos estão seguros e não veem necessidade de se esconder em suas casas buscando segurança. As crianças viveram toda a sua vida na paz e não têm a experiência da opressão e da injustiça (Zc 8,12).

A audiência de Zacarias zomba dessa narrativa idílica. Exilados durante décadas, eles só retornaram a Jerusalém recentemente. Grande parte da cidade ainda está em escombros. A reconstrução segue lentamente porque as pessoas são pobres e indefesas diante dos saqueadores. A notícia profética de Zacarias “…parece impossível aos olhos…” deles (Zc 8,6).

Qual a situação em sua vida que parece ser impossível para você? “Assim [diz] Iahweh dos Exércitos: Porque isto parece impossível aos [seus] olhos … será, por isso, impossível aos meus olhos?” (Zc 8,6). “…a Deus tudo é possível.” (Mt 19,26). O Senhor diz a você: “…Por acaso a minha mão é muito curta para resgatar? Ou não tenho força para libertar?…” (Is 50,2)

Oração: Senhor, “…Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)
Promessa: “…Aquele que me receber recebe aquele que me enviou…” (Lc 9,48)
Louvor: São Vicente de Paulo foi abençoado com caridade e humildade abundantes.

28/09/2021 - Deixe descer o Fogo

Terça-feira, 28 de Setembro de 2021 – São Venceslau – São Lourenço Ruiz e companheiros

Zc 8,20-23

Sl 87(86),1-7

Lc 9,51-56

DEIXE DESCER O FOGO

“Senhor, queres que ordenemos desça fogo do céu para consumi-los?” (Lc 9,54)

Isso é precisamente o que o Senhor quer que nós façamos como Seus(Suas) discípulos(as): invocar que fogo abrasador do Espírito Santo desça do céu (Hb 12,29; At 2,3.4). Quando uma pessoa recebe verdadeiramente o Espírito Santo, isso a destrói, no sentido que morre para o seu antigo ser e vive uma vida nova ressuscitada no Espírito, para o Senhor (Lc 9,23).

Uma outra maneira de invocarmos o fogo do céu sobre alguém é agir com amor e bondade diante de nossos inimigos. Eles ficam tão impressionados por receber bondade ao invés de vingança por parte de alguém a quem feriram, que com certeza nós estamos amontoando brasas de um amor incondicional sobre as suas cabeças (Rm 12,20.21).

Jonas ficou irado porque sua ameaça de vingança contra seus inimigos não foi cumprida (Jn 3,10-4,1). O seu coração ardia com o desejo de que descesse fogo do céu para consumir a cidade de Nínive. Os pensamentos de vingança de Jonas fluíam do que estava cheio o seu coração (Lc 6,45). Nós, como Jonas, precisamos de Deus para remover nossos corações endurecidos e substituí-los com o fogo do amor incondicional de Deus (Ez 36,26).

Um sacerdote recomenda que nós façamos esta oração antes de receber a Santa Eucaristia: ‘Senhor Jesus, tome o meu coração e nunca o devolva. Senhor Jesus, dê-me o Teu coração e nunca o tome de volta’. Com os corações transformados e purificados, que nós possamos invocar o fogo abrasador do céu sobre todas as pessoas que conhecemos.

Oração: Pai, purifica o meu coração de todo o ódio e transforma-me em uma pessoa de amor e perdão incondicionais.
Promessa: “E virão muitos povos e nações poderosas procurar Iahweh dos Exércitos em Jerusalém e aplacar a face de Iahweh.” (Zc 8,22)
Louvor: São Lourenço foi torturado e queimado até a morte por se recusar a comprometer a verdade do Evangelho.

29/09/2021 - Um Time Vencedor

Quarta-feira, 29 de Setembro de 2021 São Miguel , São Gabriel e São Rafael, Arcanjos

Dn 7,9.10.13.14 ou Ap 12,7-12

Sl 138(137),1-5

Jo 1,47-51

UM TIME VENCEDOR

“Houve então uma batalha no céu: Miguel e seus Anjos guerrearam contra o Dragão…” (Ap 12,7). “…Satanás, sedutor de toda a terra habitada, foi expulso para a terra, e seus Anjos foram expulsos com ele.” (Ap 12,9)

São Miguel Arcanjo e os seus anjos guerrearam contra Satanás e os seus demônios. Eles o sobrepujaram e o expulsaram (Ap 12,7-9). Miguel permanece como um baluarte contra Satanás, uma parede reforçada para impedir os seus planos (Dn 10,21b-11,1). São Rafael também derrotou demônios, prendeu-os e acorrentou-os (Tb 8,3).

Jesus, cujo sangue derramado derrotou Satanás (Ap 12,11), deu à Igreja “…poder e autoridade sobre todos os demônios…” (Lc 9,1). Nós, membros da Igreja, fazemos a nossa parte através do nosso testemunho por Jesus (Ap 12,11), orando e jejuando (Mt 17,21, nota f), mantendo o firme propósito de resistir a Satanás (Tg 4,7), com obediência (Rm 16,19.20) e com nosso louvor, coisas que Satanás e seus demônios não podem suportar.
Se Satanás foi vencido, por que nós precisamos continuar lutando contra ele? Ele perdeu a guerra, mas, em seu caminho para o inferno, está tentando causar mais vítimas ao reino de Deus. Ele é um mau perdedor e “…desceu para junto de [nós] cheio de furor, sabendo que lhe resta pouco tempo.” (Ap 12,12). Portanto, se nós “…[desanimarmos] na prática do bem…” (Gl 6,9) e em terminar o combate, nós poderemos causar algumas feridas em nós mesmos(as). Porque Deus usou anjos para lutar com sucesso contra Satanás e porque O Senhor não alterou Seus planos de batalha (Hb 13,8), nós precisamos dos anjos (1Cor 12,18.21). Nós precisamos invocar os anjos regularmente, especialmente os arcanjos, na guerra espiritual. São Miguel Arcanjo rogai por nós.

Oração: Pai, que eu possa empunhar qualquer arma que me deres para promover o Teu reino sobre a terra.
Promessa: “Quando eu gritei, tu me ouviste e aumentaste a força dentro de mim.” (Sl 138(137),3)
Louvor: São Miguel Arcanjo se mantém como “…apoio para [nos] prestar auxílio e [nos] sustentar…” na luta contra o maligno (Dn 11,1).

30/09/2021 - Exposição Extensiva

Quinta-feira, 30 de Setembro de 2021 – São Jerônimo

Ne 8,1-12

Sl 19(18),8-11

Lc 10,1-12

EXPOSIÇÃO EXTENSIVA

“E Esdras leu no livro da Lei de Deus, traduzindo e dando o sentido: assim podia-se compreender a leitura.” (Ne 8,8)

Esdras leu a Bíblia para o povo desde a aurora até o meio-dia (Ne 8,3). O povo ouviu a Palavra de Deus por quase seis horas. Essa exposição extensiva da Palavra levou-os a um compromisso de mudança de vida (Ne 8,6), a um arrependimento lacrimoso (Ne 8,9) e a uma alegre celebração (Ne 8,10).

Quando nós nos expomos à Palavra de Deus por um longo tempo, coisas maravilhosas acontecem. Por exemplo, Jesus ressuscitado passou a maior parte da tarde do dia de Sua Ressurreição explicando as Escrituras a dois discípulos na estrada para Emaús (Lc 24,27). Pelo poder da Palavra de Deus, seus corações começaram a arder quando Ele lhes falava pelo caminho (Lc 24,32). Depois da decapitação de São João Batista e antes da multiplicação dos pães e peixes, Jesus ensinou a uma grande multidão longamente (Mc 6,34). Depois de curar um aleijado, São Pedro e São João pregaram das três horas da tarde até a noite. “…muitos dos que tinham ouvido a Palavra abraçaram a fé. E seu número, contando apenas os homens, chegou a cerca de cinco mil.” (At 4,4). Em uma ocasião, São Paulo pregou aos Cristãos de Trôade até a meia-noite e encerrou a Missa ressuscitando um adolescente (At 20,7-12).

Existem coisas que nunca acontecerão nas nossas vidas sem uma extensa exposição à Palavra de Deus. Devore a Palavra. Que ela possa ser a alegria e o contentamento de seu coração (Jr 15,16).

Oração: Pai, que a leitura diária da Tua Palavra (At 17,11) possa aprofundar o meu relacionamento contigo através de Jesus, e no Espírito.
Promessa: “…A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita.” (Lc 10,2)
Louvor: São Jerônimo encontrou graça e salvação (Rm 1,16) no estudo da Sagrada Escritura.