01/02/2024 - A ÚLTIMA PALAVRA

Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024
1Rs 2,1-4.10-12

1Cr 29,10-12

Mc 6,7,13

A ÚLTIMA PALAVRA

“Vou seguir o caminho de todos…” (1Rs 2,2)

Davi teve uma vida agitada. Ele era muito bonito. Com as suas próprias mãos, matou um leão e um urso (1Sm 17,36). Ele decapitou o gigante Golias e conquistou a vitória para a nação de Israel. Davi foi o ungido Rei de Israel durante quarenta anos (1Rs 2,11). Escapou de vários atentados contra a sua vida. Foi o general mais bem sucedido na história de Israel. Venceu muitas guerras e matou milhares de pessoas. O seu reino sobreviveu a uma guerra civil. Teve várias esposas e dezenas de filhos. Um de seus filhos morreu logo após o nascimento. Davi viu setenta mil pessoas morrerem em três dias por causa do seu pecado (2Sm 24,13-15). Ele escreveu muitos dos salmos. E foi um músico talentoso. Foi um homem de negócios de primeira linha e um padrão pelo qual todos os reis seriam avaliados na história Israelita. Para se considerar moderadamente, Davi teve uma vida agitada.

Quando ele estava no seu leito de morte, releu sua vida de prazer, poder, violência, intriga, sexo, dinheiro, pecado, benção, louvor, sucesso, prosperidade, etc. Então Davi olhou para seu filho Salomão e tudo o que ele teve para lhe dizer foi: “Guardarás os mandamentos de Iahweh teu Deus, andando nos seus caminhos, observando os seus estatutos, mandamentos, normas e seus testemunhos…” (1Rs 2,3)

Por fim, depois de tudo que foi dito e feito, o sentido da vida é: ‘Obedeça a Deus’. Tudo o que tivermos feito em obediência a Ele permanece para sempre, tudo mais passa. Obedeçamos a Deus. É nosso dever e privilégio obedecer-Lhe.

Oração: Pai, concede-me diariamente a graça de desejar Te obedecer. Derrama o Teu Espírito sobre mim de modo que eu possa sempre fazer a Tua vontade.
Promessa: “Partindo, eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,12.13)
Louvor: Jesus curou Sara de uma deterioração na sua visão. Ela agora pode ver bem o suficiente para dirigir novamente.

02/02/2024 - LUZ NOS SEUS PÉS

Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024 – Apresentação do Senhor
Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18

Sl 24(23),7-10

Lc 2,22-40

LUZ NOS SEUS PÉS

“luz para iluminar as nações…” (Lc 2,32)

No tempo de Jesus, a luz vinha do fogo ou do sol. Eletricidade e lâmpadas não existiam. As pessoas tinham que acender uma lamparina para que a luz fosse produzida. A escuridão não podia ser vencida a menos que alguma coisa fosse acesa (Mt 4,16).

Jesus, a Luz (Lc 2,32; Jo 8,12), veio “…trazer fogo à terra…” (Lc 12,49). Quando Jesus pregava para o povo, os seus corações ardiam (Lc 24,32) e eles passavam aquela luz para outras pessoas (Lc 24,33-35). A Igreja nos ensina esta verdade muito vivamente na bela liturgia da Vigília Pascal. A igreja está às escuras e a luz de Jesus no Círio Pascal é passada da vela de uma pessoa para a outra. Logo, toda a igreja é iluminada pela intensidade de todas as velas acesas. A festa de hoje, conhecida como Festa da Purificação, enfatiza da mesma forma a benção das velas. Você é uma benção (Gn 12,2) e uma luz (Mt 5,14) para o Senhor.

Um bispo uma vez disse a um padre: ‘Não tenha medo de ser queimado que você nunca pega fogo’. Jesus deseja nos fazer como que sarças ardentes: totalmente em chamas trazendo luz, mas nunca sendo consumidos(as) (Ex 3,2). À visão de estarmos queimando, mas não sendo consumidos(as), irão atrair outras vidas, trazendo-as para a presença de Deus, resultando em santas vocações e libertação (Ex 3,3-6). Deus deseja que até mesmo nações e líderes mundiais caminhem na nossa luz (Is 60,3).

Jesus fornece a luz. Tudo o que nós temos que fazer e desejar ser acesos(as). Seja “…a lâmpada que arde e ilumina…” (Jo 5,35)

Oração: Vem, Espírito Santo! Acende em nós o fogo do Teu amor.
Promessa: “…[Jesus] é capaz de socorrer os que são tentados.” (Hb 2,18)
Louvor: Louvor a Jesus, Deus Encarnado, Aquele que se submeteu à lei para nos libertar!

03/02/2024 - A LUZ DO SACRIFÍCIO

Sábado, 03 de Fevereiro de 2024 – São Brás, Santo Oscar

1Rs 3,4-13

Sl 119(118),9-14

Mc 6,30-34

A LUZ DO SACRIFÍCIO

“…Salomão ofereceu mil holocaustos sobre aquele altar. Em Gabaon, Iahweh apareceu em sonho a Salomão durante a noite…” (1Rs 3,4.5)

Depois que Salomão sacrificou mil holocaustos, o Senhor apareceu-lhe. O Senhor quer Se revelar a nós, mas nós construímos barreiras de egoísmo que nos separam d’Ele. Se nós aceitarmos a Sua graça para modificar nosso egoísmo em abnegação, seremos receptivos(as) à revelação do Senhor. Sacrifício é o pré-requisito para o recebimento de muitas das revelações do Senhor.

Noé e Abraão ofereceram sacrifícios ao Senhor antes que Ele revelasse Sua aliança com eles (Gn 8,20-22; 15,9-20). Depois de oferecer muitos sacrifícios durante a procissão da arca para Jerusalém (2Sm 6,12-15), Davi recebeu a surpreendente revelação que seu reino subsistiria para sempre (2Sm 7,16). O sacrifício definitivo de Jesus, o Filho de Deus, no altar da cruz, foi o pré-requisito para a revelação definitiva de Deus sobre a Ressurreição, o Espírito Santo e a Igreja.

O objetivo deste “Um Pão, Um Corpo”, é encorajar vocês a participar da Missa diariamente ou sempre que possível. Queremos preparar vocês através da Palavra de Deus para estar na presença contínua de Jesus de uma vez por todas no sacrifício do Calvário (Hb 10,10.12). Então, vivendo o sacrifício da Missa (que é o memorial do sacrifício do Calvário), vocês receberão a revelação de Deus. Vocês conhecerão Deus, Seu plano e o Seu amor. Vejam a luz através do sacrifício.

Oração: Pai, eu carregarei as minhas cruzes e caminharei na luz.
Promessa: “Assim que [Jesus} desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor. E começou a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mc 6,34)
Louvor: Santo Oscar fez um grande sacrifício pessoal para evangelizar os povos Dinamarquês e Sueco. Nós Vos louvamos, Pai, pelos santos que vieram antes de nós como luz para nossos caminhos.

04/02/2024 - TÁBUA DE SALVAÇÃO

Domingo, 04 de Fevereiro de 2024 – 5º Domingo do Tempo Comum
Jó 7,1-4.6.7

Sl 147(146),1-6

1Cor 9,16-19.22.23

Mc 1,29-39

TÁBUA DE SALVAÇÃO

“Não está o homem condenado a trabalhos forçados aqui na terra?…” (Jó 7,1)

Muitas pessoas podem se identificar com Jó, pois enfrentaram tragédias, mortes nas suas famílias, doenças, dor e sofrimentos. Mesmo aquelas que até agora tiveram vidas fáceis sabem que a vida pode ser e quase inevitavelmente será, dura. Todos(as) nós fazemos a mesma pergunta que Jó: “Não está o homem condenado a trabalhos forçados aqui na terra?…” (Jó 7,1) Nos sentimos como se “…[tivéssemos] por herança meses de decepção…” (Jó 7,3) Os nossos dias e noites se arrastam vagarosamente (Jó 7,4), enquanto que, ao mesmo tempo, a vida passa rapidamente (Jó 7,6.7).

Não podemos transformar o trabalho forçado e a escravidão da nossa condição humana. Como exemplo, São Paulo tentou durante anos superar nossa condição humana; finalmente, ele foi forçado a clamar em desespero: “Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24) Ao contrário de Jó, Paulo surpreendentemente recebeu uma resposta para sua pergunta não respondida. A resposta foi: “…Jesus Cristo Senhor nosso.” (Rm 7,25)

Somente Jesus pode fazer a vida merecer ser vivida. Somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14,6). Ele é “…nosso único Mestre e Senhor.” (Jd 4) “Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,12) Hoje, entregue sua vida a Jesus.

Oração: Jesus, eu creio que Tu estás me tomando pela mão (Mc 1,31). Pela fé, eu seguro a Tua mão. Vós és meu Salvador e minha única Esperança.
Promessa: “Anunciar o evangelho não é título de glória para mim; é, antes, uma necessidade que se me impõe. Ai de mim, se eu não anunciar o evangelho Se eu o fizesse por iniciativa própria, teria direito a um salário; mas, já que o faço por imposição, desempenho o encargo que me foi confiado.” (1Cor 9,16.17)
Louvor: Todo louvor a Vós, ressuscitado Senhor de poder e força. Toda criação está cheia de Vossa glória. Aleluia!

05/02/2024 - O BATISMO É O MÁXIMO

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2024 – Santa Águeda

1Rs 8,1-7.9-13

Sl 132(131),6-10

Mc 6,53-56

O BATISMO É O MÁXIMO

“Sim, eu construí para ti uma morada, uma residência em que habitas para sempre.” (1Rs 8,13)

Quando o Templo foi dedicado ao Senhor, “O rei Salomão e todo o Israel com ele imolaram diante da Arca ovelhas e bois em quantidade tal que não se podia contar nem calcular. Os sacerdotes conduziram a Arca da Aliança de Iahweh ao seu lugar…” (1Rs 8,5.6) “Ora, quando os sacerdotes saíram do santuário, a Nuvem encheu o Templo de Iahweh.” (1Rs 8,10)

Quando nós fomos dedicados(as) ao Senhor no Batismo, recebemos uma nova natureza, fomos adotados como filhos e filhas de Deus e nos tornamos templos no qual habita a Santíssima Trindade. Isso se fez possível pelo inexprimível sacrifício de Jesus na cruz. Desde o momento do nosso Batismo, o Espírito Santo, como uma nuvem, repousa sobre nós (1Pe 4,14).

A consagração do Templo de Salomão foi um dos maiores eventos na história. Todavia, Jesus é maior do que Salomão (Lc 11,31), e nós fomos batizados n’Ele e somos também maiores do que Salomão (Mt 11,11). Fomos batizados(as) na morte e Ressurreição de Jesus, o mistério Pascal, o maior acontecimento na história da raça humana.

O Papa São João Paulo II ensinou que o propósito de nossas vidas é vir a ‘…descobrir a radical novidade cristã que promana do Batismo … destinados a permitir uma maior compreensão e vivência das imensas e extraordinárias riquezas e da responsabilidade do Batismo recebido…’ (Christifideles Laici, 10.61). Renove suas promessas batismais e viva o seu Batismo em sua plenitude.

Oração: Pai, leva-me a celebrar o aniversário do meu Batismo com exultante alegria.
Promessa: “…E todos os que o tocavam eram salvos.” (Mc 6,56)
Louvor: Quando levada ao martírio, foi dito que Santa Águeda parecia se revestir ‘do brilho da consciência pura e da cor púrpura do sangue do Cordeiro’.

06/02/2024 - A NOVA DIMENSÃO DO AMOR

Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024 – São Paulo Miki e Companheiros
1Rs 8,22.23.27-30

Sl 84(83),3-5.10.11

Mc 7,1-13

A NOVA DIMENSÃO DO AMOR

“Vós não o deixareis fazer mais nada por seu pai ou por sua mãe.” (Mc 7,12)

Jesus chamou alguns líderes religiosos de hipócritas (Mc 7,6) porque eles haviam “…[abandonado] o mandamento de Deus, e [se apegado] à tradição dos homens.” (Mc 7,8) A tradição humana a que se referia Jesus era chamada de ‘corban’ – um costume pelo qual a pessoa preservava seus recursos de estar disponíveis para ajudar seus pais (Mc 7,11).

Antes de Cristo, a monogamia não estava firmemente estabelecida como nós a conhecemos. Além disso, o divórcio era ainda pior diante de Cristo do que em nossa sociedade pós-Cristo (Mt 19,9.10). Isto significava que as famílias eram misturadas e confusas e os filhos e enteados muitas vezes não eram amados. Por seu lado, eles nem sempre tinham muito respeito por seus pais.

O Cristianismo mudou isso. Os pais eram respeitados não somente por serem pais, mas também como irmãos e irmãs no Senhor. Até mesmo maus pais eram amados, porque Cristo nos capacita para amar os inimigos. Esse amor incondicional foi estendido para toda a família. Famílias foram reunidas de um modo raramente visto antes de Cristo. Assim, São Paulo advertia enfaticamente: “Se alguém não cuida dos seus, e sobretudo dos de sua própria casa, renegou a fé e é pior do que um incrédulo.” (1Tm 5,8)

Em Cristo, que nós amemos nossos pais e nossas famílias de um modo milagroso. Que nós sejamos um com eles assim como Cristo e o Pai são um (Jo 17,21). Que nossas famílias vivam na Unidade Trinitária. Que nós amemos como somente aqueles(as) vivendo em Deus podem amar; que nós amemos como aqueles(as) por quem Deus vive e ama. Eles irão saber que nós somos Cristãos(ãs) pela singularidade milagrosa de nosso amor pelos pais, famílias, irmãos, irmãs, vizinhos e inimigos.

Oração: Pai, liberta-me para que eu possa entrar em uma nova dimensão do amor.
Promessa: “Sê atento à prece e à súplica de teu servo, Iahweh, meu Deus, escuta o clamor e a prece que teu servo faz hoje diante de ti!” (1Rs 8,28)
Louvor: Ao ser pregado na cruz do martírio São Paulo Miki disse: ‘Eu espero que meu sangue caia sobre meus companheiros como uma chuva frutuosa’.

07/02/2024 - JESUS SIGNIFICA ‘SALVADOR’

Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

1Rs 10,1-10

Sl 37(36),5.6.30.31.39.40

Mc 7,14-23

JESUS SIGNIFICA ‘SALVADOR’

“Com efeito, é de dentro do coração dos homens que saem as intenções malignas…” (Mc 7,21)

Salomão foi o homem mais sábio que existiu (1Rs 3,12). A rainha de Sabá ficou tão impressionada com sua sabedoria que “…ficou fora de si…” (1Rs 10,5) Entretanto, Salomão mais tarde entregou “…[seu] corpo a mulheres, [deu-lhes] poder sobre [seu] corpo.” (Eclo 47,19) Ele trouxe desonra sobre sua reputação, vergonha sobre seu casamento, indignação sobre seus descendentes e lamentação sobre seu domínio (Eclo 47,20). Ele preparou o terreno para uma guerra civil (Eclo 47,21). Quando até o mais sábio dos homens se torna um tolo e um fracasso, o que irá acontecer com o resto de nós?

Nós fomos concebidos(as) no pecado (Sl 51(50),5). Não importa o quão fortemente tentemos, nós falharemos em ser libertados(as), verdadeiramente felizes, e totalmente humanos(as). Nós nos decepcionaremos a nós mesmos(as) e nos odiaremos. Não podemos fazer nada para nos ajudar (Rm 7,24). Na melhor das hipóteses, podemos ter um controle de danos parcial e temporário. Podemos meramente retardar a auto-destruição total.

No entanto, existe esperança – somente uma Esperança para a raça humana: Jesus. Seu nome significa ‘Salvador’. Somente Ele pode nos salvar de nossa condição humana – de nós mesmos(as), do pecado, da escravidão, da autodepreciação, de Satanás e do inferno. Entreguemo-nos totalmente a Jesus, nossa única Esperança e nosso único Salvador.

Oração: Jesus, meu Senhor, meu Deus, meu Tudo! (Jo 20,28).
Promessa: Jesus “…chamando de novo para junto se si a multidão, disse-lhes: ‘Ouvi-me todos, e entendei’!” (Mc 7,14)
Louvor: Joana foi aprisionada no pecado da prostituição e ficou afastada da Igreja durante anos. Ela clamava ao Senhor em seu sofrimento, arrependida e buscou o Sacramento da Reconciliação. Agora está casada.

08/02/2024 - VOCÊ REALMENTE DESEJA ISSO?

Quinta-feira, 08 de Fevereiro de 2024 – São Jerônimo Emiliani, Santa Josefina Bakhita

1Rs 11,4-13

Sl 106(105),3.4.35-37.40

Mc 7,24-30

VOCÊ REALMENTE DESEJA ISSO?

“…Já que procedeste assim…” (1Rs 11,11)

Certamente muitas pessoas adorariam ter a visão de Deus ao menos uma vez na vida. Salomão, rei de Israel, viu Deus duas vezes (1Rs 11,9). Lamentavelmente, mesmo essas visões não foram suficientes para manter o coração de Salomão junto ao Senhor (1Rs 11,4); “…seu coração se desviara de Iahweh…” (1Rs 11,9) Certamente muitas pessoas desejam dons espirituais tais como a sabedoria. Salomão tinha todos e ainda muito mais. Por fim, Deus disse a Salomão: “…Já que procedeste assim e não guardaste minha aliança e as prescrições que te dei, vou tirar-te o reino…” (1Rs 11,11-13)

Assim como Salomão, os Cristãos da Galácia começaram bem seguindo ao Senhor. Eles começaram no Espírito, mas isso não foi suficiente para eles, e seu relacionamento com o Senhor fraquejou. São Paulo perguntou a eles: “Sois tão insensatos que, tendo começado com o espírito, agora acabais na carne? Foi em vão que experimentastes tão grandes coisas?…” (Gl 3,3.4)

Ao invés disso, o que é necessário é uma humilde fome e sede de Deus. É muito fácil relaxar e procurar conforto nas coisas do mundo e crescer comodista em nossa relação com Deus. Peça ao Senhor pelo Espírito Santo (Lc 11,13), Aquele que luta contra nossos desejos carnais (Gl 5,17).

O perigo sempre presente è que “…[nossos] pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo.” (2Cor 11,3) Que possa Deus nunca ter que nos dizer “…Já que procedeste assim…” (1Rs 11,11) É muito melhor para nós dizer a Deus: Uma vez que é a Vossa vontade, eu Vos ofereço a minha vida de modo que “venha o teu Reino, seja feita a tua Vontade na terra, como no céu.” (Mt 6,10)

Oração: Pai, usa-me segundo o \teu desejo. Que eu possa me esforçar “…dez vezes mais em [Te procurar].” (Br 4,28)
Promessa: “Feliz quem observa o direito e pratica a justiça em todo o tempo!” (Sl 106(105),3)
Louvor: Tendo sido irresponsável, não crente, e violento, São Jerônimo Emiliani se tornou mais do que um conquistador através do poder de Jesus (Rm 8,37).

09/02/2024 - A OBEDIÊNCIA LEVA À CURA

Sexta-feira, 09 de Fevereiro de 2024

1Rs 11,29-32; 12,19

Sl 81(80),10-15

Mc 7,31-37

A OBEDIÊNCIA LEVA À CURA

“Ah! Se meu povo me escutasse…” (Sl 81(80),14)

Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus viajava no território pagão dos Gentios, “…atravessando a região da Decápole.” (Mc 7,31) “Trouxeram-lhe um surdo que gaguejava e rogaram que impusesse as mãos sobre ele.” (Mc 7,32) Esses Gentios tinha a fé parecida com a dos Judeus carregadores de maca que abriram um buraco no teto e levaram um paralítico para ser curado por Jesus (Lc 5,18.19). Como esses Gentios vieram a ter tal fé?

Um pouco antes no Evangelho de Marcos, Jesus expulsou de um homem um grande número de demônios (Mc 5,2-13). E disse-lhe a ele para ir para casa e proclamar a misericórdia de Deus para sua família (Mc 5,19). O homem que havia sido curado testemunhou não somente para sua família e sua cidade, mas também “…partiu e começou a proclamar da Decápole o quanto Jesus fizera por ele. E todos ficaram espantados.” (Mc 5,20)

Quando Jesus expulsou a ‘Legião’ de demônios do endemoniado (Mt 5,9), o homem curado perguntou a Jesus se ele podia acompanhá-Lo (Mc 5,18). “Ele não deixou e disse-lhe: ‘Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia’.” (Mc 5,19) Seu obediente testemunho preparou a Decápole para a futura cura do homem surdo-mudo.

O Senhor pode designar para você uma tarefa que você não gostaria. Você irá obedecer-Lhe de qualquer maneira? Como Ele fez na Decápole, Deus pode usar sua obediência de maneira que você nunca espera.

Oração: Pai, “…não a minha vontade, mas a tua seja feita!” (Lc 22,42) Usa-me do modo como desejas.
Promessa: “…Ele tem feito tudo bem; faz tanto os surdos ouvirem como os mudos falarem.” (Mc 7,37)
Louvor: Roberto, um homem jovem, tomou a decisão de deixar o seu passado para trás, colocou a sua vida nas mãos de Deus e viveu a novidade de cada dia (Fl 3,13; Lm 3,23).

10/02/2024 - JESUS, MEU SENHOR, MEU DEUS, MEU TUDO!

Sábado, 10 de Fevereiro de 2024 – Santa Escolástica

1Rs 12,26-32; 13,33.34

Sl 106(105),6.7.19-22

Mc 8,1-10

JESUS, MEU SENHOR, MEU DEUS, MEU TUDO!

“Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias que está comigo e não tem o que comer.” (Mc 8,2)

Você passaria três dias com Jesus mesmo se não tivesse o que comer durante todo esse tempo? Jesus é “…o pão da vida…” (Jo 6,35) Ele prometeu: “…o que crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35) Somente Jesus preenche todas as nossas necessidades (Mt 6,11) Afastados(as) de Jesus, existe um vazio inevitável e abrangente. Em Jesus, “…[habita] toda a Plenitude.” (Cl 1,19)

Quando nós colocarmos Jesus em primeiro lugar, quando nos esquecermos de nós mesmos(as) e nos concentramos n’Ele, quando buscarmos primeiro o Seu reino, então veremos que “…toas essas coisas [nos] serão acrescentadas.” (Mt 6,33) Isto não quer dizer que nós devemos ser irresponsáveis, mas que devemos ser responsáveis por obedecer-Lhe ao invés de obedecer aos nossos próprios desejos.

Quantos(as) de nós vimos o Senhor multiplicar o alimento, o tempo, a energia ou os recursos? Uma pergunta melhor é: ‘Quantos(as) de nós nos concentramos tanto em Jesus durante três dias para precisar vê-Lo realizar o milagre da multiplicação’? Dê tudo a Jesus e Ele lhe dará tudo o que for necessário para você, mesmo que Ele tenha que multiplicar quase nada para realizar a sua maior necessidade. Faça de Jesus toda a sua vida e Ele dará a você vida em abundância (Jo 10,10).

Oração: Pai, Provedor, Vossa graça é suficiente (2Cor 12,9).
Promessa: “Eles comeram e ficaram saciados…” (Mc 8,8)
Louvor: Santa Escolástica e o seu irmão gêmeo, São Bento, desistiram do seu íntimo relacionamento para formar comunidades religiosas separadas.

11/02/2024 - UMA EPIDEMIA DE LEPRA

Domingo, 11 de Fevereiro de 2024 –  6º Domingo do Tempo Comum – Nossa Senhora de Lourdes
Lv 13,1.2.44-46

Sl 32(31),1.2.5.11

1Cr 10,31-11,1

Mc 1,40-45

UMA EPIDEMIA DE LEPRA

“Um leproso foi até ele, implorando-lhe de joelhos…” (Mc 1,40)

A nossa sociedade e as nossas igrejas estão cheias de leprosos. Essas pessoas não têm uma lepra física, que é a doença de Hanson, mas a lepra espiritual da autodepreciação. Elas continuamente clamam: “…Impuro! Impuro!” (Lv 13,45) Elas fazem coisas de modo a afastar as pessoas delas. Elas chafurdam na depressão e se degradam através das compulsões autodestrutivas tais como ingestão abusiva de alimentos, alcoolismo, uso de drogas, jogo, vicio em televisão e equipamentos eletrônicos, promiscuidade sexual, pornografia, masturbação, fofocas, etc.

Somente uma Pessoa pode curar a lepra espiritual – Jesus. E na nossa condição de leprosos(as), temos que nos ajoelhar e realizar um ato de fé em Jesus, dizendo: “…Se queres, tens o poder de purificar-me.” (Mc 1,40) Ele terá misericórdia de nós , estenderá a Sua mão, tocará em nós e dirá: “…Eu quero, sê purificado.” (Mc 1,41) Então a graça de Deus começará a nos libertar de anos de autodepreciação e autodestruição. Nós não mais seremos ultrajados(as) pela tirania de fazer o que nos faz sentir bem. Seremos verdadeiramente livres e plenamente vivos(as).

Então testemunharemos a nossa cura junto a quem quer que o Senhor nos encaminhe. Essas pessoas também poderão ser leprosas. Elas poderão ter sido desencorajadas pelos leprosos em suas famílias e igreja. Partilhando a nossa cura, nós iremos abri-las para Jesus. Elas não mais irão dizer a Jesus para ficar longe delas, mas permitirão que Ele as toque.

Oração: Pai, que eu me arrependa da autodepreciação e permita que Jesus me toque no Sacramento da Reconciliação.
Promessa: “Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Cor 10,31)
Louvor: A Vós, ressuscitado Senhor Jesus, toda honra e toda a glória para sempre. Aleluia!

12/02/2024 - “ADQUIRE A SABEDORIA...” (Pr 4,5)

Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2024

Tg 1,1-11

Sl 119(118),67.68.71.72.75.76

Mc 8,11-13

“ADQUIRE A SABEDORIA…” (Pr 4,5)

“Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada, contanto que peça com fé, sem duvidar…” (Tg 1,5.6)

Um dos sete dons do Espírito Santo é sabedoria (Is 11,2). ‘Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus …’ (CIC 1831). Deus concede livremente a Sua sabedoria se nós pedirmos por ela. Porém nós temos que pedir a Deus em uma posição de humildade e fé (Tg 1,5.6). A Bíblia inclui atualmente um livro intitulado Sabedoria. Existe até mesmo uma parte da Bíblia chamada de Livros Poéticos e Sapienciais, contendo os livros de Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos, Sabedoria e Eclesiástico. Uma ótima maneira de buscar a Sabedoria de Deus é dedicar tempo para ler os livros da Sabedoria.

A sabedoria do homem é loucura para Deus (1Cor 1,20). Os caminhos de Deus estão muito acima dos caminhos do homem (Is 55,8). “…se alguém dentre vós julga ser sábio aos olhos deste mundo, torne-se louco para ser sábio; pois a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus…” (1Cor 3,18.19)

O jovem Rei Salomão humildemente pediu a Deus por sabedoria. “Agradou ao Senhor que Salomão pedisse tal coisa.” (1Rs 3,10), e Ele deu a Salomão um coração sábio e inteligente (1Rs 3,12). Assim como Salomão, peça a Deus por sabedoria com humilde fé.

Um sacerdote fez, certa vez, uma pregação sobre o tema da sabedoria na Bíblia. Ele começou a pregação dizendo: ‘Esta é a sabedoria de Deus’. Então voltou-se e olhou durante vários minutos para um grande crucifixo existente na parede atrás dele. Jesus Cristo crucificado é “…sabedoria de Deus.” (1Cor 1,24; ver também 1Cor 1,30) ‘… Cristo crucificado é força de Deus e sabedoria de Deus …’ (CIC, 272) “adquire a sabedoria, adquire a inteligência…” (Pr 4,5)

Oração: Pai, “dá-me a Sabedoria contigo entronizada e não me exclua do número de teus filhos.” (Sb 9,4)
Promessa: “pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança.” (Tg 1,3)
Louvor: José lê histórias da Bíblia para os seus filhos durante o jantar. A história favorita de seus filhos é sobre a sabedoria do Rei Salomão no julgamento de seu povo (1Rs 3,16-28).

13/02/2024 - FERMENTADO MAS NÃO TERMINADO

Terça-feira, 13 de Fevereiro de 2024

Tg 1,12-18

Sl 94(93),12-15.18.19

Mc 8,14-21

FERMENTADO MAS NÃO TERMINADO

“…Cuidado! Guardai-vos do fermento dos fariseus…” (Mc 8,15)

Jesus nos adverte para ficarmos em guarda não somente contra Satanás, as tentações, os inimigos, e os perseguidores, mas também contra o fermento (contra todas as coisas). Quando Jesus inicialmente fez esta advertência, os Seus discípulos ficaram confusos. Eles pensaram que Ele estava falando literalmente sobre o fermento usado para fazer pão (Mc 8,16). No entanto, Jesus estava falando do “…fermento dos fariseus e do fermento de Herodes.” (Mc 8,15) Ele estava falando do fermento da hostilidade contra Ele, da hipocrisia (Lc 12,1), e do falso ensinamento (Mt 16,12). Jesus está nos advertindo que o Cristianismo distorcido e morno pode ser contagioso.

Nós não devemos responder à Sua advertência indo procurar a igreja perfeita. Ao invés disso, nós temos que responder vencendo o mal com o bem (Rm 12,21), combatendo a tepidez com fogo (Ap 3,16) e desmascarando o falso ensinamento falando a verdade com amor (Ef 4,15).

Não existe somente o fermento corruptivo, mas também o renovador. Não somente o reino de Satanás como fermento, mas também “…o Reino dos Céus [que] é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e pôs em três medidas de farinha, até que tudo ficasse fermentado.” (Mt 13,33) Não somente o mal pode ser contagioso, a fé também pode. A fé não é somente ensinada, mas colhida. Se você se guardar contra os perigos do fermento da corrupção e da fraqueza (1Cor 5,8), o próprio Satanás será incapaz de impedir o crescente poder do seu fermento de renovação e santidade.

Oração: Pai, usa-me para aumentar a fé em minha família, paróquia, e vizinhança.
Promessa: “Por vontade própria ele nos gerou por uma palavra de verdade, a fim de sermos como as primícias dentre as suas criaturas.” (Tg 1,18)
Louvor: Tomás de rebelou contra Deus durante muitos anos. Deus o fez retornar para Ele quando Tomás ouviu seu canto de louvor favorito na infância.

14/02/2024 - PÓ E CINZAS

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2024 Cinzas – São Cirilo – São Metódio

Jl 2,12-18

Sl 51(50),3-6.12-14.17

2Cor 5,20-6,2

Mt 6,1-6.16.18

PÓ E CINZAS

“Agora, portanto – oráculo de Iahweh – retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação.” (Jl 2,12)

No primeiro dia da Quaresma, Quarta-feira de Cinzas, nós ouvimos o sacerdote dizer: ‘Lembre-se que tu és pó, e para o pó tu voltarás’. Quaresma é tempo de arrependimento e disciplina. Assim como Jó, nós “…[fazemos] penitência no pó e na cinza.” (Jó 42,6)

O pó tem o seu papel no ciclo do arrependimento. Jesus passou quarenta dias no pó do deserto. Ele não tinha necessidade de se arrepender, pois Ele nunca havia pecado. Mas Jesus “…não [desprezou] a educação do Senhor…” (Hb 12,5) A disciplina no pó do deserto levou à mortificação da cruz. Durante a Paixão e morte de Jesus, Seu sangue foi derramado sobre o pó da terra. Assim o Senhor respondeu ao antigo clamor do pó para reparação (Gn 4,10).

Abrace o pó e as cinzas do arrependimento da Quaresma; abrace o chamado pela disciplina no pó do deserto da Quaresma. Esteja com a Cruz de Cristo, e deixe que Ele transforme seu pó e suas cinzas no solo frutuoso do Seu jardim, de modo que você possa produzir uma grande colheita para Jesus (Mc 4,20).

Oração: Pai, que esta Quaresma a mais frutuosa da minha vida. Faz em mim o que for necessário de modo a fazer através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Iahweh encheu-se de zelo por sua terra e teve piedade de seu povo.” (Jl 2,18)
Louvor: Louvor ao Espírito Santo, Aquele que nos conduz através do deserto para sermos libertados(as) (Lc 4,1).

15/02/2024 - ESCOLHENDO A VIDA ESCOLHENDO MORRER

Quinta-feira, 15 de Fevereiro de 2024

Dt 30,15-20

Sl 1,1-4.6

Lc 9,22-25

ESCOLHENDO A VIDA ESCOLHENDO MORRER

“Dizia [Jesus] a todos: ‘Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me’.” (Lc 9,23)

As Escrituras nos exortam: “…Escolhe, pois, a vida…” (Dt 30,19). Todavia Jesus nos diz para morrermos para nós mesmos(as) de modo a segui-lo.Como podemos escolher a vida, mas morrermos para nós mesmos(as)? Jesus nos chama a, com efeito, escolher a morte – a morte para nós mesmos(as), simplesmente isso (Lc 9,23). Como diz a oração de São Francisco de Assis, é morrendo que se nasce para a vida eterna.

Jesus escolheu obedecer à vontade do Pai; Ele não somente morreu para Si mesmo, mas foi levado literalmente à morte. O Pai celestial enviou o Seu Filho para morrer de modo que nós pudéssemos viver (Jo 3,16). Nós, da mesma forma, somos chamados(as) a escolher a vida, não a morte. Porém, no mistério Cristão, escolhendo morrer para nós mesmos(as), para nossa vontade e nossos desejos, e negando a nós mesmos(as) e seguindo os passos de Jesus, nós ganhamos a vida eterna (Mt 16,24.25). Em contrapartida, se nós escolhemos seguir a nossa própria vontade, e aparentemente salvamos nossa vida, nós a perdemos (Mc 8,35).
São Paulo compreendeu isso profundamente. Ele testemunhou: “…Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20) Escolha a vida escolhendo morrer para si mesmo(a) por Jesus.

Oração: Pai, eu Te entrego todos os meus desejos. Eu pertenço a Ti de todo o coração.
Promessa: “Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na lei de Iahweh, e medita sua lei, dia e noite.” (Sl 1,1.2)
Louvor: Ricardo, um homem jovem, continuamente ora pelo renascimento da castidade, especialmente entre os jovens.

16/02/2024 - ‘FAST FOOD’ GRATUITO

Sexta-feira, 16 de Fevereiro de 2024

Is 58,1-9

Sl 51(50),3-6.18.19

Mt 9,14.15

‘FAST FOOD’ GRATUITO

“…É a isso que chamas jejum e dia agradável a Iahweh? Por acaso não consiste nisso o jejum que escolhi em romper os grilhões da iniquidade, em soltar as ataduras do jugo…” (Is 58,5.6)

Jesus prometeu que os Seus discípulos jejuariam depois que Ele ascendesse para o Pai (Mt 9,15). O Senhor também prometeu que, quando nós jejuarmos da maneira correta, receberemos uma admirável libertação na qual aqueles(as) amarrados(as) injustamente são libertos(as), as correias do jugo são desatadas, os oprimidos são libertados, e todo jugo é quebrado (Is 58,6). Essa libertação devido ao jejum é um pensamento catalisador no qual toda uma série de milagres ocorre.

Nesta Quaresma, que nós ‘… encontremos novamente a humildade e a coragem de orar e jejuar, para conseguir que a força que vem do Alto faça ruir os muros de enganos e mentiras que escondem, aos olhos de muitos dos nossos irmãos e irmãs, a natureza perversa de comportamentos e de leis contrárias à vida, e abra os seus corações a propósitos e desígnios inspirados na civilização da vida e do amor.’ (Evangelium Vitae, 100 – Papa São João Paulo II). ‘…O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal (conf. Mt 4, 1-11), e ensinou aos seus discípulos que alguns demônios só desse modo se expulsam (conf. Mc 9, 29)…’ (Evangelium Vitae, 100 – Papa São João Paulo II).

Para quebrar as paredes de nossa ‘cultura da morte’ de modo a escapar das prisões de nossa sociedade humanista secular, e para ser libertados(as) do maligno, o Senhor nos chama a jejuar. Faça desta a grande Quaresma do jejum para nos libertar do pecado para a vida plena em Cristo.

Oração: Pai, liberta-me de Satanás e liberta-me para uma civilização de amor.
Promessa: “Se fizeres isto, a tua luz romperá como a aurora, a cura das tuas feridas se operará rapidamente, a tua justiça irá à tua frente e a glória de Iahweh irá à tua retaguarda.” (Is 58,8)
Louvor: Imitando o modo de vida simples de Jesus, Jairo vendeu o seu carro e passou a ir para o trabalho de bicicleta.

17/02/2024 - A SEMENTE DO JEJUM

Sábado, 17 de Fevereiro de 2024 – Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas

Is 58,9-14

Sl 86(85),1-6

Lc 5,27-32

A SEMENTE DO JEJUM

“Eu grito a ti no dia da angústia, pois tu me respondes, Senhor!” (Sl 86(85),6)

Ontem a Igreja leu a primeira metade do Capítulo 58 do Livro de Isaias durante a Missa. Hoje a Igreja lê a segunda metade do Capítulo. Todo esse Capítulo apresenta o tipo de jejum que Deus deseja (Is 58,6).

Jejuar é o cerne da Quaresma. Imitando o jejum de quarenta dias feito por Jesus, nós faremos uma grande colheita espiritual durante a Páscoa, culminando em Pentecostes. Para que o jejum cresça, nós temos que arrancar o joio do “…jugo, [do] gesto ameaçador e [da] linguagem iníqua.” (Is 58,9) Nós temos que cultivar o solo saciando os famintos (Is 58,10). Então ceifaremos uma milagrosa primeira colheita de luz, orientação, abundância, força e restauração (Is 58,10-12). Então, se nós cultivarmos o solo mantendo santo o Dia do Senhor (Is 58,13), nós ceifaremos uma segunda colheita na qual nos deleitaremos no Senhor e seremos “…[levados(as)] em triunfo sobre as alturas da terra…” (Is 58,14)

O Jejum é uma semente preciosa e frágil. É difícil plantá-lo corretamente. É ainda mais difícil mantê-lo crescendo. Entretanto, se nós seguirmos no jejum como delineado pelo Senhor através do profeta Isaias, colheremos frutos que são preciosos e quase inimagináveis. Deixe o Senhor agir em você através do seu jejum.

Oração: Pai, que este jejum da Quaresma seja o jejum de uma vida.
Promessa: “…levantando-se, [Levi] deixou tudo e o seguia.” (Lc 5,28)
Louvor: Em 1240, sete nobres de Florença, Itália, se retiraram para um lugar isolado para orar e servir a Deus. Em 1244, eles adotaram um hábito (traje) e ficaram conhecidos como Servos de Maria. Seus seguidores forram para os Estados Unidos da América em 1852.

18/02/2024 - A QUARESMA EM JULGAMENTO

Domingo, 18 de Fevereiro de 2024 – 1º Domingo da Quaresma
Gn 9,8-15

Sl 25(24),4-9

1Pd 3,18-22

Mc 1,12-15

A QUARESMA EM JULGAMENTO

“E [Jesus] esteve no deserto quarenta dias, sendo tentado por Satanás…” (Mc 1,13)

A Quaresma é um tempo especial de teste. O Senhor nos deixa sermos tentados(as) por Satanás de modo que nós cresçamos em santidade. Então nós teremos uma fé mais forte através da qual nós poderemos renovar nossas promessas batismais neste Tempo Pascal e receber a glória de Cristo ressuscitado. “Nisso deveis alegrar-vos, ainda que agora, se necessário, sejais contristados por um pouco de tempo, em virtude de várias provações, a fim de que a autenticidade comprovada da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, cuja genuinidade é provada pelo fogo, alcance louvor, glória e honra por ocasião da Revelação de Jesus Cristo.” (1Pe 1,6.7)

Geralmente temos muitos ‘julgamentos’ durante nossas vidas. Todavia, existe algo único sobre os julgamentos da Quaresma. Podem existir mais julgamentos na Quaresma do que em outros tempos ou a combinação de julgamentos pode ser mais desafiadora. Possivelmente o momento de nossos julgamentos da Quaresma pode parecer excepcionalmente adverso ou até mesmo misterioso.

Se nós orarmos mais do que nunca durante esses julgamentos e jejuarmos como fez Jesus no deserto, esses julgamentos suscitarão o melhor em nós. Se nos arrependermos e fizermos penitência, os julgamentos não irão nos perverter, vergar, envenenar, confundir ou enfraquecer. Ao invés disso, Deus usará esses julgamentos para fortalecer grandemente nossa confiança em Sua providência, Sua fé e o Seu perfeito Amor por nós. No entanto, se nós enfrentarmos julgamentos sem oração, jejum e arrependimento, poderemos nos tornar eternamente escravos por causa do medo da morte (Hb 2,15); ou sombras amargas, impiedosas e ressentidas de nosso antigo ser. Se nós misturarmos pecado e julgamento, nós nos tornaremos escravos das compulsões, decepções, e auto-aversão.

Agradeça ao Senhor pelos julgamentos. Seja santo(a) e torne-se ainda mais santo(a).

Oração: Pai, não importando a que preço, faz-me santo(a).
Promessa: “Com efeito, também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus…” (1Pd 3,18)
Louvor: Louvor ao Senhor, pois Sua amorosa generosidade nunca falha. Aleluia!

19/02/2024 - OS ABALOS

Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2024

Lv 19,1.2.11-18

Sl 19(18),8-10.15

Mt 25,31-46

OS ABALOS

“E serão reunidas em sua presença todas as nações e ele separará os homens uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.” (Mt 25,32)

Você sofrerá ‘abalos’ no Dia do Julgamento? Você sentirá frio na barriga? Você ficará com as mãos suadas? Você ficará nervoso(a)? Jesus virá sobre as nuvens em grande glória – o Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 19,16). Ele virá acompanhado de todos os anjos, talvez contados aos bilhões (Mt 25,31). Todas as nações se reunirão diante d’Ele (Mt 25,32). Você será microscópico(a) neste Dia do Julgamento cósmico.

“…Todos [pecamos] e todos [estamos] privados da glória de Deus.” (Rm 3,23) Muito poucos de nós servimos aos irmãos mais pequeninos (Mt 25,40). Muitos de nós nunca visitamos um prisioneiro ou demos mais do que uma moeda como esmola ao faminto. Mesmo os doentes que visitamos eram parentes e amigos e não um dos mais pequeninos. “Torna-te vigilante e consolida o resto que estava para morrer, pois não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,2) Porém “…tenhamos plena confiança no dia do Julgamento…” (1Jo 4,17) Quando nós encontrarmos Jesus como Juiz, nós temos que já ter encontrado com Ele como Salvador.

Oração: Jesus, Juiz, que o meu relacionamento pessoal contigo me dê confiança para cooperar com a Tua graça e faça crescer em santidade.
Promessa: “Não serás um divulgador de maledicências a respeito dos teus e não sujeitarás a julgamento o sangue do teu próximo. Eu sou Iahweh.” (Lv 19,16)
Louvor: A família Silva se junta todos os dias para ler as Escrituras.

20/02/2024 - ORAÇÃO MURMURADA

Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2024 – Santos Francisco e Jacinta Marto
Is 55,10.11

Sl 34(33),4-7.16-19

Mt 6,7-15

ORAÇÃO MURMURADA

“Nas vossas orações não useis de vãs repetições…” (Mt 6.7)

No Evangelho de hoje não é o murmurar (tagarelar) que Jesus está enfatizando, mas o murmurar como os pagãos (Mt 6,7). Como pai, é agradável ouvir o meu filho alegremente murmurar. Da mesma forma, o nosso Pai Celestial ama ouvir os Seus filhos murmurarem – se esse murmurar for feito com fé, esperança e amor. Jesus nos revela que o Pai Celeste não quer que os Seus filhos tagarelem como fazem os pagãos – que “…imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos.” (Mt 6,7)

Como pai, eu amo ouvir os meus filhos se comunicarem comigo. O Pai celeste ama os Seus filhos(as) infinitamente mais do que qualquer pai ou mãe ama os seus filhos. Muito embora nosso Pai celeste saiba tudo o que precisamos antes de nós pedirmos (Mt 6,8), Ele ainda quer que nós peçamos, como Jesus deixa claro (Mt 7,7).

O que o Pai não quer é a tagarelice humana que leva ao orgulho. Os primeiros humanos eram tão cheios de orgulho que a sua cidade se chamava Babel (Gn 11,9). Nas longas ou repetitivas orações como o Rosário, é importante orar como uma criança amada a nosso Pai, ao invés de ficar recitando e “…[simulando] fazer longas preces…” (Mc 12,40).

Muitas pessoas gostam de se sentar à beira de um riacho murmurante. As esposas amam ouvir seus amados repetirem as palavras cativantes, ‘eu te amo’. Esses são sons prazerosos e relaxantes. As orações do sacerdote na Missa são repetidas dia após dia, mas elas expressam perfeitamente o amor do sacrifício de Jesus. Este é o tipo de murmúrio que o Pai ama. Leve alegria ao Pai com seu amoroso murmúrio.

Oração: Pai, Abba, que minhas orações possam ser um doce som aos Teus ouvidos.
Promessa: “Procurei a Iahweh ele me atendeu, e dos meus temores todos me livrou.” (Sl 34(33),5)
Louvor: Marta oferece seu jejum por aqueles(as) que lutam contra o vício.

21/02/2024 - SERÁ ESTA A ÚLTIMA HORA?

Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024 São Pedro Damião

Jn 3,1-10

Sl 51(50),3.4.12.13.18.19

Lc 11,29-32

SERÁ ESTA A ÚLTIMA HORA?

“…Ainda quarenta dias e Nínive será destruída.” (Jn 3,4)

Para criar nossa cultura da morte, muitas pessoas pecaram repetida e gravemente durante muitos anos. A cultura da morte irá, em algum momento, se destruir. Mas quanto tempo ainda falta? Faltam somente quarenta dias antes do fim? (Jn 3,4). Estamos nós em nosso último ano? (Lc 13,8.9). Algumas pessoas acreditam que é muito tarde para reverter a destruição em massa. Quando as pessoas pensaram nisso no passado, o profeta Joel proclamou que o povo de Deus devia se arrepender naquele momento com oração e jejum (Jl 2,12). No tempo de Joel, isso era quase tarde demais, mas ainda havia algum tempo para o arrependimento. Nós ainda estamos no tempo da misericórdia, mas o tempo do julgamento está chegando em breve e possivelmente muito em breve. “…Lembrai-vos de que o Juiz está às portas.” (Tg 5,9)

Nós não sabemos quanto tempo ainda nos resta para nos arrependermos. Consequentemente, a única coisa sábia a fazer é nos arrependermos agora. “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2) Procure fazer a Confissão na primeira oportunidade. Ore e jejue no Espírito Santo para preparar uma Confissão de mudança de vida na Quaresma. Procure fazer a Confissão como se fosse a sua última Confissão. Viva este dia da Quaresma como se fosse a sua última Quaresma e seu último dia.

Oração: Pai, que eu me arrependa mais profundamente hoje do que nunca antes.
Promessa: “Os habitantes de Nínive … se converteram pela pregação de Jonas, e aqui está algo mais do que Jonas!” (Lc 11,32)
Louvor: São Pedro Damião ascendeu de uma vida de monge fervoroso a abade de sua ordem religiosa. Ele encorajou uma regra de vida restrita para os monges. Mais tarde tornou-se cardeal e finalmente foi considerado Doutor da Igreja.

22/02/2024 - O ESPÍRITO SANTO, A UNIDADE, E O PAPA

Quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024 – Cátedra de São Pedro

1Pe 5,1-4

Sl 23(22),1-6

Mt 16,13-19

O ESPÍRITO SANTO, A UNIDADE, E O PAPA

“Jesus respondeu-lhe: ‘Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus’.” (Mt 16,17)

O Senhor quer retornar e nos levar com Ele para o céu em um amor perfeito e eterno (1Ts 4,16.17). Antes, no entanto, Ele quer que todos creiam n’Ele e sejam salvos (1Tm 2,4). O mundo acreditará em Jesus quando os discípulos de Jesus forem um (Jo 17,21). Nós nos tornamos um através do Espírito Santo (1Cor 12,13). O Espírito Santo age através dos bispos, os sucessores dos apóstolos, para nos fazer um. O Espírito Santo age através do Papa, o sucessor de São Pedro, para se certificar que os bispos estão unidos uns aos outros e podem, dessa forma, servirem à unidade da Igreja.

A história confirma que o Espírito Santo nos dá unidade através dos bispos e do Papa. Esses grupos Cristãos que tentaram se formar sem os bispos e o papa se dividiram em milhares de facções. Sem a cátedra de São Pedro, isto é, a autoridade do Papa, falta a eles a unidade no Espírito necessária para que a Igreja complete seu trabalho de evangelização mundial e a preparação para vinda definitiva de Cristo. Fica mais claro hoje do que nunca antes que sobre a rocha de Pedro, Jesus escolheu edificar a Sua Igreja (Mt 16,18). Viva e ame de acordo com isso.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para levar-me a morrer para mim mesmo(a) e ser unido(a) a Ti e à Tua Igreja.
Promessa: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado no céu, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,19)
Louvor: “Pedro ainda estava falando estas coisas, quando o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra.” (At 10,44)

23/02/2024 - MINISTROS DA RECONCILIAÇÃO (2Cor 5,18)

Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2024  – São Policarpo

Ez 18,21-28

Sl 130(129),1-8

Mt 5,20-26

MINISTROS DA RECONCILIAÇÃO (2Cor 5,18)

“Portanto, se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e depois virás apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23.24)

Alguma pessoa tem alguma coisa contra você, mesmo que você nada tenha feito contra ela? Imediatamente, vai e reconcilia-te com essa pessoa. Não perca tempo (Mt 5,25). Porque somos seguidores(as) de Cristo, nós somos ministros(as) da reconciliação. Temos de estender a nossa mão em primeiro lugar. Nós desculpamos e perdoamos primeiro. Visitamos e quebramos o silêncio da ‘guerra fria’. Talvez já tenhamos feito isso e tenhamos sido rejeitados(as), mas em imitação a Jesus, nós tentaremos nos aproximar outras vezes (Mt 18,21.22).

Jesus quer muito que possamos ser um como Ele e o Pai são um (Jo 17,21). Isso significa que precisamos constantemente estar perdoando uns aos outros e aceitando a graça de ser “…um só coração e uma só alma…” (At 4,32) Nós podemos até mesmo ser injustiçados(as), e permitir até que sejamos enganados(as) (1Cor 6,6.7). Devemos nos negar a nós mesmos(as) de modo que as nossas ações não sejam motivo para que outras pessoas pequem (1Cor 8,9-13). Devemos nos aceitar uns aos outros como Cristo nos aceitou, “…para a glória de Deus.” (Rm 15,7)

“O Deus da esperança e da consolação vos conceda terdes os mesmos sentimentos uns para com os outros, a exemplo de Cristo Jesus, a fim de que, de um só coração e de uma só voz, glorifiqueis o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 15,5.6)

Oração: Pai, que nós possamos “[procurar] conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4,3)
Promessa: “Mas quanto ao ímpio, se ele se converter de todos os pecados que cometeu e passar a guardar os meus estatutos e a praticar o direito e a justiça, certamente viverá: ele não morrerá.” (Ez 18,21)
Louvor: São Policarpo foi um bispo na igreja primitiva martirizado por sua fé. Ele morreu no ano de 156.

24/02/2024 - COMO NOS TORNARMOS NOSSO PIOR INIMIGO

Sábado, 24 de Fevereiro de 2024

Dt 26,16-19

Sl 119(118),1.2.4.5.7.8

Mt 5,43-48

COMO NOS TORNARMOS NOSSO PIOR INIMIGO

“Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus…” (Mt 5,44.45)

O Senhor nos manda observar “…os seus estatutos, seus mandamentos, as suas normas e [obedecer] à sua voz.” (Dt 26,17) Se nós Lhe obedecermos, “…ele [nos fará superiores] em honra, fama e glória … e [nós seríamos] um povo consagrado a Iahweh…” (Dt 26,19) Mas se não obedecermos ao Senhor, não O amaremos (Jo 15,10; 1Jo 5,3) e se nós não O amarmos, estaremos condenados(as). Portanto, temos que obedecer ao Senhor, mesmo se tivermos que sofrer e morrer por causa disso.

Um dos mandamentos do Senhor é: “…amai os vossos inimigos…” (Mt 5,44) Obviamente, este mandamento é humanamente impossível de ser obedecido. Somente Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,16) pode amar a qualquer pessoa, especialmente os inimigos. Consequentemente, temos que pedir ao Senhor para nos dar o Seu poder divino de amar nossos inimigos. Nós temos que aceitar a sua graça porque a menos que amemos nossos inimigos, não estaremos obedecendo a Deus e dessa forma não o estaremos amando.

Oração: Pai, eu Te agradeço pela graça de perdoar e amar os inimigos.
Promessa: “Portanto, deveis ser perfeitos como vosso Pai Celeste é perfeito.” (Mt 5,48)
Louvor: Durante muitos anos, Carmem usou sua habilidade musical para voluntariamente ensinar novos seminaristas como cantar e recitar as preces de Deus.

25/02/2024 - “...DAREI EU O MEU PRIMOGÊNITO ?...” (Mq 6,7)

Domingo, 25 de Fevereiro de 2024 – 2º Domingo da Quaresma

Gn 22,1.2.9-13.15-18

Sl 116(115),10.15-19

Rm 8,31-34

Mc 9,2-10

“…DAREI EU O MEU PRIMOGÊNITO ?…” (Mq 6,7)

“…Toma teu filho, teu único, que tanto amas…” (Gn 22,2)

Deus Pai pediu a Abraão para sacrificar o seu único filho, aquele a quem ele amava (Gn 22,2). Deus Pai fez, Ele mesmo, o que pediu a Abraão para fazer. Jesus foi o Seu ‘Isaac’, Seu único Filho, Seu amado (Mc 9,7). Apesar disso, o Pai sacrificou Jesus, Seu “…Filho amado…” (Mt 17,5)

Deus poupou Abraão e Isaac, mas Ele “…não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós…” (Rm 8,32) As Escrituras dizem que Deus “…fez cair sobre [Jesus] a iniquidade de todos nós.” (Is 53,6) Assim como Abraão colocou madeira sobre os ombros de Isaac (Gn 22,6), Deus Pai permitiu que a madeira da cruz e os pecados do mundo fossem colocados sobre os ombros de Seu Filho.

Assim sendo, compreenda na profundidade de sua alma o que Deus é para você. “…Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31) Deus Pai ama tanto a você que Ele enviou o Seu único Filho, e crendo em Jesus você pode ter a vida eterna com Ele no céu (Jo 3,16). O que Deus pede a você é que entregue o seu tudo a Ele (Lc 10,27). Mas Ele primeiramente entregou Seu tudo a você, todo o Seu coração, Seu Filho a quem Ele amava (Mc 9,7).

Portanto, “…[ame] o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento…” (Lc 10,27) Entregue sua vida generosamente a Ele, que Se entregou tão generosamente a você.

Oração: Pai, Tu nunca ocultastes nada de mim. Mostra-me o que eu Te tenho ocultado. Eu peço pela graça de Te entregar tudo.
Promessa: “Cumprirei a Iahweh os meus votos, na presença de todo o seu povo.” (Sl 116(115),18)
Louvor: Louvor e glória a Vós, Senhor Jesus! Vós nos conduzistes ao deserto para falar ao nosso coração (Os 2,16). Nós Vos oferecemos nossas vidas como um sacrifício de louvor (Sl 50(49),23).

26/02/2024 - MUITO OCUPADO(A) PARA JULGAR?

Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024
Dn 9,4-10

Sl 79(78),8.9.11.13

Lc 6,36-38

MUITO OCUPADO(A) PARA JULGAR?

“Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai e vos será perdoado. Daí e vos será dado…” (Lc 6,37.38)

O Senhor nos manda não julgar ou condenar as outras pessoas. Todavia, devemos reconhecer os pecados e seguir as orientações do Senhor de modo que os pecadores tenham a oportunidade de ser libertados do pecado e das suas terríveis consequências (Mt 18,15-17). Depois devemos deixar o julgamento e a sentença para Deus.

Nós somos chamados a advertir, interceder por, ensinar, profetizar para e servir aos pecadores. Jesus nos convida a remover o cisco dos olhos das outras pessoas – a chamá-las ao arrependimento depois de termos deixado que outras pessoas nos tenham ajudado a nos arrependermos (Lc 6,42). Somos ministros da reconciliação (2Cor 5,18). Se agirmos bem, o Senhor não terá muitas condenações a fazer; então Ele nos julgará e a outros pecadores prontos(as) para a felicidade eterna com Ele.

Não julgar nem condenar não significa sermos passivos(as), não fazer nada, ou sermos permissivos(as). Ao invés disso, temos que trazer de volta aqueles(as) que se desviaram da Verdade (Tg 5,19.20).

Oração: Jesus, concede-me a graça de me opor ao pecado e amar os pecadores.
Promessa: “…Ah, meu Senhor, Deus grande e terrível, que guardas a Aliança e o amor para os que te amam e observam os teus mandamentos.” (Dn 9,4)
Louvor: Depois de ter feito um aborto, Sara sentiu-se cheia de culpa. Confessando seu pecado, ela recebeu o perdão e a cura de Deus.

 

 

27/02/2024 - O ORGULHO MATA

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2024 – São Gregório Narek

Is 1,10.16-20

Sl 50(49),8.9.16.17.21.23

Mt 23,1-12

O ORGULHO MATA

“Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.” (Mt 23,12)

Os líderes religiosos no tempo do sacerdócio público de Jesus eram tolos cegos e hipócritas. Eles oprimiam o povo, amarravam “…fardos pesados e os punham sobre os ombros dos homens…” (Mt 23,4) O motivo desta cega e tola hipocrisia opressiva era o orgulho. Esse orgulho se manifestava pelo tipo e modo das atitudes que esses líderes usavam (Mt 23,5), pelos lugares em que se sentavam nos banquetes e nas sinagogas (Mt 23,6), por suas roupas (Mt 23,5) e pelos seus títulos (Mt 23,7-10).

Você mostra sinais de orgulho pelo modo como fala, trabalha, se veste, faz compras, pensa ou até mesmo ora? Você evita sinais de orgulho, mas bem no fundo sabe que é orgulhosos(a) por não parecer orgulhoso(a) ou até mesmo por parecer ser humilde? O orgulho é traiçoeiro e ilusório.

Humilhe-se a si mesmo(a) agora através do arrependimento, do perdão e confessando os seus pecados. Humilhe-se a si mesmo(a) desculpando, simplificando, jejuando, servindo e sofrendo. Humilhe-se a si mesmo(a) tomando a sua cruz a cada dia (Fl 2,8; conf. Lc 9,23). De outro modo, você perderá sua visão espiritual e será um(a) tolo(a) ou um(a) impostor(a), que irá arruinar o espírito de outras pessoas, partir seus corações e frustrar as suas esperanças. O orgulho é um brutal assassino de pessoas inocentes. Veja o que o orgulho de alguns líderes religiosos fez a Jesus. Eles torturaram, crucificaram e mataram a Deus. Arrependa-se do orgulho e humilhe-se a si mesmo(a).

Oração: Pai, pela Tua graça eu decido me humilhar a mim mesmo(a) antes que eu venha a ferir vítimas inocentes.
Promessa: “…Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim tornar-se-ão como a lã.” (Is 1,18)
Louvor: São Gregório Narek, um monge Armênio, foi declarado Doutor da Igreja em 2015.

 

 

28/02/2024 - ENCRUZILHADA

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024

Jr 18,18-20

Sl 31(30),5.6.14-16

Mt 20,17-28

ENCRUZILHADA

“Eis que estamos subindo a Jerusalém e o Filho do Homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e escribas. Eles o condenarão à morte.” (Mt 20,18)

Jesus estava falando aos Seus apóstolos sobre a sua iminente tortura e morte. Disse-lhes: “[Eles me] entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado…” (Mt 20,19) Depois desta comovente conversa sobre um trágico sofrimento e morte, São Tiago, São João e a sua mãe se aproximaram de Jesus e pediram para serem colocados à Sua direita e à Sua esquerda (Mt 20,20.21). Eles se recusaram a relacionar a mensagem à cruz.

Em outra ocasião, quando Jesus mencionou a cruz pela primeira vez, São Pedro disse que aquilo nunca iria acontecer. Jesus teve que dizer a Pedro: “…Afasta-te de mim, Satanás…” (Mc 8,33) A cruz foi e ainda é uma pedra de tropeço para o mundo. Ele se pergunta como o Messias pode libertar pessoas se Ele foi açoitado e executado como um criminoso. Os(As) que buscam o prazer pensam que a cruz é loucura (1Cor 1,23). A cruz não faz sentido para aqueles(as) que tem o pensamento e a atitude do: ‘se isso parece bom, faça-o’.

Crentes e não crentes têm uma coisa em comum: nenhum deles compreende a cruz. No entanto, “…a linguagem da cruz é loucura para aquele que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus.” (1Cor 1,18)

Oração: ‘Jesus, mantenha-me próximo da cruz’. Que eu não queira saber de outra coisa que não seja do que brilha na luz da cruz (1Cor 2,2).
Promessa: “…Lembra-te que eu estava diante de ti para falar bem em favor deles e para afastar deles a tua cólera.” (Jr 18,20)
Louvor: Maria perdoou seu pai por bater nela quando era adolescente.

 

 

 

29/02/2024 - A PALAVRA PARA A QUARESMA

Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Jr 17,5-10

Sl 1,1-4.6

Lc 16,19-31

A PALAVRA PARA A QUARESMA

“Feliz o homem que não vai ao conselho dos ímpios, não para no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na lei de Iahweh, e medita sua lei, dia e noite.” (Sl 1,1.2)

Quando Jesus jejuou durante quarenta dias no deserto, Ele venceu as tentações de Satanás citando as Escrituras (Lc 4,4.8.12).

Jesus disse aos Fariseus que escutar a Moisés e aos profetas, isto é, escutar as Escrituras, tinha mais poder para mudar nossos corações do que encontrar alguém ressuscitado dentre os mortos (Lc 16,31).

No dia em que Jesus ressuscitou dentre os mortos, Ele passou a tarde e a noite interpretando as Escrituras (Lc 24,27.45).

Depois do primeiro Pentecostes Cristão, a Igreja recém-nascida se devotava ao ensinamento dos apóstolos, que era baseado nas Escrituras (At 2,42).

Assim sendo, São Jerônimo, padroeiro dos estudos da Bíblia Católica insistia: ‘A ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’. A Igreja aceita essa afirmação no Concílio Vaticano II. Ela é confirmada no Catecismo da Igreja Católica. ‘Por esta razão, a Igreja sempre venerou as divinas Escrituras tal como venera o Corpo do Senhor …’ (CIC, 103). ‘A Igreja exorta com ardor e insistência todos os fiéis […] a que aprendam “a sublime ciência de Jesus Cristo” na leitura frequente da Sagrada Escritura. Porque a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC, 133).

Permaneça na Palavra de Deus (Jo 8,31; 15,7). Que ela possa ser “…para [você] contentamento e alegria do [seu] coração….” (Jr 15,16)

Oração: Pai, eu coloco a Tua Palavra no candelabro da minha vida de modo a fornecer luz para todos em minha casa (Lc 8,16).
Promessa: “Bendito o homem que se fia em Iahweh, cuja confiança é Iahweh.” (Jr 17,7)
Louvor: João ensinou fielmente a Bíblia por mais de dez anos.