01/05/2020 - Alguma Admiração

Sexta-feira, 01 de Maio de 2020  –  São José Operário                                                                   

Gn 1,26-2,3 ou Cl 3,14.15.17.23.24

Sl 90(89),2-4.12-14.16                      

Mt 13,54-58

ALGUMA ADMIRAÇÃO

E reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos.” (Cl 3,15)

Quando Saulo seguia pela estrada para Damasco, ele devia estar pensando na sua viagem de retorno quando deveria trazer um grupo de Cristãos por aquela mesma estrada de Damasco. Saulo reagiu por ter sido cúmplice no assassinato de Estevão tentando violentamente justificar seu pecado mortal. Ele foi um anticristão tão zeloso que, mais tarde, se classificou como o primeiro pecador do mundo (1Tm 1,15), um “…blasfemo, perseguidor e insolente…” (1Tm 1,13). A conversão de Saulo provou que o Senhor pode, faz e poderá converter qualquer pessoa.

Desse modo:

  • Existe esperança para você pela misericórdia de Deus, não importa o que você tiver feito.
  • Ore esperançoso(a) para que as piores pessoas do mundo se convertam, especialmente os seus inimigos.
  • Existe esperança para o seu casamento e para sua família, não importa o que tenha acontecido.
  • Seja um outro Ananias, trazendo corajosamente uma nova vida no Espírito para pessoas extremamente perigosas (At 9,10 ss).
  • Admire-se pelo amor, o poder e a misericórdia do Senhor na conversão de Saulo.

A conversão de Saulo é algo admirável. Admire-se com esperança e alegria.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar uma nova perspectiva sobre aqueles(as) que eu considere os(as) mais perdidos(as).

Promessa:Que tua obra se manifeste aos teus servos, e teu esplendor esteja sobre nossos filhos!” (Sl 90,16)

Louvor:Não é ele o filho do carpinteiro? …” (Mt 13,55). São José, tu instruístes o jovem Jesus em um trabalho digno; orai por nós que trabalhamos.

02/05/2020 - Simão

Sábado, 02 de Maio de 2020 – Santo Atanásio                                       

At 9,31-42                                         

Sl 116(115),12-17                             

Jo 6,60-69

 SIMÃO

Pedro, mandando que todas saíssem, pôs-se de joelhos e orou…” (At 9,40)

Simão Pedro foi perdoado pelas suas três negações de Cristo, encontrou o Senhor ressuscitado e foi preenchido com o Espírito Santo. Ele se tornou um novo homem. O Senhor usou-o para converter três mil pessoas no primeiro Pentecostes (At 2,41). Ele curou centenas somente através de sua sombra (At 5,15.16). E ainda fez com que Enéias, que havia sido um paralítico durante oito anos, se levantasse e andasse (At 9,33).

Deus ainda tinha mais para Simão Pedro, muito mais. Ele foi convidado para ir a Jope. Esse convite simplesmente dizia: “…Não te demores a vir ter conosco.” (At 9,38). Possivelmente Pedro nem mesmo sabia por que motivo estava sendo chamado. Eles o levaram a um aposento superior onde viu várias pessoas chorando. Finalmente Pedro percebeu que havia sido chamado para ressuscitar uma pessoa morta. Ele pode até mesmo não ter percebido o que fazer, mas simplesmente imitou a Jesus quando Ele ressuscitou a filha de Jairo. Pedro, assim como Jesus, mandou que todos que deixassem o aposento e disse: “… Tabita, levanta-te! …”, ao invés de “… Talitha kum – o que significa: ‘Menina, eu te digo, levanta-te!’” (At 9,40; Mc 5,40.41). Simão Pedro procurou imitar a Jesus com exatidão e ressuscitou a morta.

Oração: Jesus, que esta Páscoa me transforme assim como Tu fizeste com Simão Pedro.

Promessa:… Por isso vos afirmei que ninguém pode vir a mim, se isso não lhe for concedido pelo Pai.” (Jo 6,65)

Louvor: Santo Atanásio é uma figura de destaque na história recente da Igreja. A sua carreira eclesiástica é definida pelo combate à heresia Ariana. De fato, Atanásio foi exilado por cinco vezes em razão de sua defesa da doutrina da divindade de Cristo, representando um total de dezessete anos no exílio.

03/05/2020 - O Maior Acontecimento da Sua Vida

Domingo, 03 de Maio de 2020 – 4º Domingo da Páscoa             

 At 2,14.36-41                        

Sl 23(22),1-6             

1Pe 2,20-25               

Jo 10,1-10

 O MAIOR ACONTECIMENTO DA SUA VIDA

… Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2,38)

Pedro, sobre quem línguas como de fogo pousaram (At 2,3), pregou no primeiro Pentecostes Cristão. Com o poder do Espírito Santo, ele testemunhou Cristo crucificado e ressuscitado. Pedro convidou as milhares de pessoas que ouviram a sua mensagem a receber o Espírito Santo sendo batizadas. “Aqueles, pois, que acolheram a sua palavra, fizeram-se batizar. E acrescentaram-se a eles, naquele dia, cerca de três mil pessoas.” (At 2,41)

Filipe foi enviado pelo Espírito Santo para proclamar Jesus junto ao eunuco Etíope (At 8,29.35). Então “… desceram ambos à água, Filipe e o eunuco. E Filipe o batizou.” (At 8,38)

Pedro foi enviado pelo Espírito Santo (At 10,19) até a casa de um centurião, Cornélio. Lá, ele proclamou o perdão dos pecados através de Jesus, “…o juiz dos vivos e dos mortos …” (At 10,42). Então “… o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra.” (At 10,44). “Então disse Pedro: ‘Poderia alguém recusar a água do batismo para estes, que receberam o Espírito Sato assim como nós. E determinou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo…’” (At 10,46-48)

Depois que o Senhor libertou Paulo da prisão em Filipos através de um terremoto, Paulo e Silas evitaram que o carcereiro cometesse o suicídio. Eles foram até a casa do carcereiro e “anunciaram-lhe a palavra do Senhor, bem como a todos os que estavam em sua casa. Acolhendo-os então, naquela mesma hora da noite lavou-lhes as feridas, e imediatamente recebeu o batismo, ele e todos os seus.” (At 16,32.33)

Nós começamos o Tempo Pascal renovando nossas promessas batismais. Que diferença faz esta renovação em nossas vidas? O Batismo é o maior acontecimento de nossas vidas. Ele é a nossa admissão à vida em Jesus. Viva o seu Batismo em sua totalidade.

Oração: Pai, que eu viva a radical novidade do meu Batismo. ‘… toda a existência do fiel leigo tem por finalidade levá-lo a descobrir a radical novidade cristã que promana do Batismo, sacramento da fé, a fim de poder viver as suas exigências segundo a vocação que recebeu de Deus…’ (Christifideles Laici, 10 – Papa São João Paulo II).

Promessa:… Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)

Louvor:Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito…” (Mt 28,6)

04/05/2020 - Tomado Pelo Espírito

Segunda-feira, 04 de Maio de 2020                                                                                              

 At 11,1-18                                         

Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4                  

Jo 10,11-18

 TOMADO PELO ESPÍRITO

…apenas começara [Pedro] a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como sobre nós no princípio.” (At 11,15)

Pedro, um Cristão e um Judeu, assumiu a atitude sem precedente de entrar na casa de um Gentio, Cornélio (At 10,27). Os Gentios, isto é não Judeus, eram excluídos da companhia dos Judeus. Todavia, o Espírito Santo deixou claro como cristal para Pedro que ele devia entrar na casa de Cornélio (At 11,5-12).

O Espírito ainda não tinha instruído Pedro sobre o que dizer aos Gentios que estavam reunidos. Assim “…Pedro disse: ‘Dou-me conta, em verdade, de que Deus não faz acepção de pessoas.’” (At 10,34), dando testemunho do Senhor ressuscitado. E então ele chamou a atenção para o tema do pecado (At 10,43). Baseado na sua pregação anterior, é bem possível que as palavras seguintes de Pedro tenham envolvido responsabilidade pelo pecado e a necessidade de um profundo arrependimento. Teologicamente isso faz muito sentido, mas o Espírito Santo tem uma intenção diferente em mente, pois o Espírito se fez presente a partir da pregação de Pedro. “Pedro estava ainda falando estas coisas, quando o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviam a Palavra.” (At 10,44). Embora os companheiros Judeu-Cristãos de Pedro tivessem ficado surpresos com os acontecimentos (At 10,45), ele pautou a sua conduta pelo Espírito (Gl 5,25). Ao invés de tentar retomar a ação do Espírito Santo e concluir o seu sermão, Pedro “determinou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo …” (At 10,48)

Que nós ouçamos a voz de Jesus (Jo 10,16) e desse modo aprendamos a ouvir a voz do Espírito. O Espírito Santo sabe exatamente a correta palavra no momento correto (1Cor 2,10-16). Assim como Pedro, que nós “… [vivamos] pelo Espírito, [e] pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Oração: Pai, eu Te servirei não por minha inteligência ou sabedoria, mas por Teu Espírito.

Promessa:Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem.” (Jo 10,14)

Louvor: Márcia e Luiz têm seis filhos e praticam o ensino em casa, ensinando-os na fé Católica em amor e verdade.

05/05/2020 - Gerenciamento Intermediário

Terça-feira, 05 de Maio de 2020

At 11,19-26                                       

Sl 87(86),1-7                                     

Jo 10,22-30

GERENCIAMENTO INTERMEDIÁRIO

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão.” (Jo 10,27.28)

Quando conversamos com alguém ou entramos em sua vida, nós estamos penetrando no meio de alguma coisa. Deus tem agido, e muitas coisas já influenciaram profundamente aquela pessoa. Nós precisamos fazer com que essa conversa e esse relacionamento estejam de acordo com o plano de Deus. Agindo assim, Barnabé foi até Antioquia e imediatamente percebeu o que o Senhor estava fazendo. “Quando ele chegou, e viu a graça que vinha de Deus, alegou-se. E exortava a todos a permanecerem fiéis ao Senhor.” (At 11,23). “… Assim, considerável multidão agregou-se ao Senhor.” (At 11,24)

A chave para o sucesso de Barnabé foi o seu relacionamento com o Senhor. Quando nós vivemos pela fé na vida no Espírito Santo, nós:

– ouvimos a voz de Deus (Jo 10,27),

– estamos sempre no lugar certo e na hora certa,

– tratamos as pessoas com gentileza, “não [quebrando] a cana rachada, não [apagando] uma mecha bruxuleante …” (Is 42,3),

– normalmente não trocamos os pés pelas mãos,

– não nos colocamos no caminho de Deus,

– não ferimos as pessoas tentando ajudá-las,

– não caímos na armadilha de nos tornarmos corresponsáveis permitindo que outras pessoas ajam irresponsavelmente, e

– somos promotores da recepção da reação em cadeia das graças de Deus.

Somente o Senhor sabe onde quer que nós atuemos. Ele nos levará a ser, a dizer e a fazer a nossa parte no Seu plano para nós e para outras pessoas. Ouça a Jesus. Viva em Jesus. Então ame aos outros verdadeiramente.

Oração: Pai, que eu nunca venha a ser usado por Satanás. Que eu nunca reconheça nem obedeça à voz de Satanás (Jo 10,6).

Promessa:… ninguém arrebatará [as minhas ovelhas] de minha mão.” (Jo 10,28)

Louvor: Livrando-se de seus cartões de crédito, a fé de Roberto na providência de Deus cresceu.

06/05/2020 - Enviados(as)

Quarta-feira, 06 de Maio de 2020                                                  

 At 12,24-13,5                                    

Sl 67(66),2.3.5.6.8                             

Jo 12,44-50

 ENVIADOS(AS)

Então. Depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e despediram-nos.” (At 13,3)

Quando os membros da Igreja primitiva se juntavam para orar, eles(as) faziam alguma coisa antes e alguma coisa depois. Eles(as) jejuavam antes de orar. Isso os(as) libertava, “…[rompiam] os grilhões da iniquidade, [soltavam] as ataduras do jugo e [punham] em liberdade os oprimidos e [despedaçavam] todo o jugo.” (Is 58,6). Estavam assim livres para ouvir a voz de Deus, fazer as orações com fé, subir o monte da oração e então mover as montanhas do maligno (Mt 17,20.21). Depois de terem orado, as pessoas não saiam simplesmente, ao invés disso, eram enviadas (At 13,3).

A assembleia em oração devia ser como uma rampa se lançamento, disparando fiéis cheios(as) do Espírito, com poderes, e designados(as) para levar a Palavra de Deus ao mundo. Impulsionados(as) pela oração e pelo jejum da comunidade, nós resgatamos pessoas do reino das trevas para o reino da luz (Cl 1,13) e atacamos as portas do inferno que não podem prevalecer contra nós (Mt 16,18).

A Igreja Católica tem tradicionalmente enfatizado o jejum, a oração e o envio. Antes de receber a Comunhão nós devemos jejuar por pelo menos uma hora. Eu recomendo que nós jejuemos por um período de tempo mais longo. Depois da Santa Comunhão, nós somos enviados(as) com a benção final. Isso é o que significa a palavra ‘Missa’, ‘envio’. Jejum, oração, e envio deram início à primeira viagem missionária, e irá certamente iniciar à derradeira.

Oração: Pai, durante esse Tempo Pascal, se esta for a Tua vontade, envia-me para um trabalho missionário em tempo integral.

Promessa:… o Pai, que me enviou, me prescreveu o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49)

Louvor: A missão de Tomás no ministério carcerário cresceu com as orações de sua comunidade paroquial.

07/05/2020 - Uma Missa de Cura?

Quinta-feira, 07 de Maio de 2020                                      

At 13,13-25                                       

Sl 89(88),2.3.21.22.25.27                 

Jo 13,16-20

 UMA MISSA DE CURA?

…Aquele que come o meu pão levantou contra mim o seu calcanhar!” (Jo 13,18)

No tempo de Jesus, mostrar a sola do pé para alguém era um sinal de desprezo para com aquela pessoa. Judas, na sua traição a Jesus, não mais considerava Jesus como seu Mestre. Ele havia se submetido ao serviço do seu novo mestre, o Sinédrio. “Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo …” (Mt 6,24). E assim, Judas desprezou a Jesus. Participando da Última Ceia com Jesus, ele demonstrou desprezo para com Jesus (Sl 41(40),10), mesmo parecendo externamente sociável.

Quando você parte o pão com Jesus na Missa, você está se apresentando para servir ao Senhor como seu Mestre? Você tem essa intenção em mente? Você está esperando uma mensagem d’Ele? (Jo 13,16). Ou você vai à Missa enquanto está servindo a alguma outra pessoa, tal como a você mesmo(a)? Se você está servindo a qualquer outra pessoa que não a Jesus, você inevitavelmente irá amá-la e odiar a Jesus (Mt 6,24). Outras pessoas podem ver sua participação nas Missas como respeitosa, mas não é o que Jesus vê. Ele pode ver a sola de seu pé se levantando contra Ele como sinal de desprezo (Jo 13,18).

E como é que você preenche seu tempo mais importante? Sua resposta lhe dirá a quem você está servindo. Se a sua resposta não for Jesus e aos Seus interesses, arrependa-se imediatamente. Deixe tudo que você tem para ganhar Jesus como seu Tesouro e seu Mestre (Mt 13,44). Quando você se humilha a si mesmo(a) e aceita Jesus como seu Mestre, Senhor, e Salvador, você, paradoxalmente, descobre quem você é (Mt 10,39). “Se compreenderes isso e o praticardes, felizes sereis.” (Jo 13,17)

Oração: Pai, não viverei mais para mim mesmo, mas por Jesus (2Cor 5,15). Ajude-me a amar a Jesus na Missa ainda mais profundamente.

Promessa:Vou cantar para sempre o amor de Iahweh, minha boca anunciará tua verdade de geração em geração.” (Sl 89(88),2)

Louvor: Explicar a Eucaristia para seus filhos fez com que Carlos se admirasse ainda mais com a Real Presença de Jesus na Santa Comunhão.

08/05/2020 - Os Tranquilos estão em Dificuldade

Sexta-feira, 08 de Maio de 2020                                                                                       

 At 13,26-33                                       

Sl 2,6-11                                            

Jo 14,1-6

OS TRANQUILOS ESTÃO EM DIFICULDADE

Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em mim.” (Jo 14,1)

Logo depois de Jesus ter orientado os Seus apóstolos a não se perturbarem, Ele estava em agonia. Ele orou tão fervorosa e insistentemente que “…o suor se lhe tornou semelhante a espessas gota de sangue que caiam por terra.” (Lc 22,44). Ser tranquilo(a) não significa não estar em dificuldade. Jesus estava enfrentando dificuldades com as autoridades por causa de Sua obediência a Seu Pai. Ser tranquilo(a) não significa não estar com medo ou agoniado(a). O coração de Jesus estava partido. Ser tranquilo(a) significa ter fé em nosso Pai celestial e desse modo ter uma paz “… que excede toda a compreensão …” (Fl 4,7)

Ser tranquilo(a) significa dedicar-se a viver a vontade de Deus. Significa evitar que as nossas dificuldades nos levem a cometer pecados. Paradoxalmente, ser tranquilo(a) significa enfrentar dificuldades com o mundo, pois fazendo a vontade de Deus e nos opomos aos caminhos do mundo. Ser tranquilo(a) pode significar até mesmo ser perseguido(a), com todo o medo e o sofrimento que vêm junto com a perseguição. Em resumo, ser tranquilo(a) significa ter fé para aceitar a graça de realizar a vontade de Deus, resistir às tentações do pecado, enfrentar as dificuldades do mundo, a até mesmo merecer ser perseguido(a) por ele.

Enfim, ser tranquilo(a) significa carregar as nossas cruzes diárias. “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus.” (1Cor 1,18)

Oração: Pai, faça de mim um(a) agitador(a) segundo Teus critérios.

Promessa:Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos, e por muitos dias apareceu aos que são agora suas testemunhas diante do povo.” (At 13,30.31)

Louvor: José está aprendendo a orar sempre. Todos os dias ora para que sua vontade seja guiada pelo Espírito Santo.

 

 

09/05/2020 - A Oferta de Sua Presença

Sábado, 9 de Maio de 2020 –  Santa Luísa de Marillac

At 13,44-52                                       

Sl 98(97),1-4                                     

Jo 14,7-14

A OFERTA DE SUA PRESENÇA

Quanto aos discípulos, achavam-se repletos de alegria e do Espírito Santo.”(At 13,52)

Se vocês fossem perseguidos(as) e expulsos(as) da cidade, de que vocês ficariam repletos(as)? De amargura? De ódio? De medo? Ou ficariam repletos(as) de alegria e do Espírito Santo?

E se fossem presos(as), levados(as) a julgamento, e ouvido mentiras sobre vocês por parte de falsas testemunhas? (At 6,12.13). Qual seria a expressão de seu rosto? Você ficaria estóico(a), lívido(a), ou perturbado(a)? Ou, como aconteceu com Estevão, “…tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo.” (At 6,15)

 Se várias pessoas estiverem rangendo os dentes com ódio de você e preparando acusações para acusá-lo(a) e matá-lo(a) (At 7,54), para onde você dirigiria sua atenção? “Estevão, porém, repleto do Espírito Santo, fitou os olhos no céu e viu a glória de Deus, e Jesus, de pé, à direita de Deus.” (At 7,55)

Se você tem sido maltratado(a) repetida e duramente durante anos por um perverso e irracional empregador, “… [suportaria] aflições, sofrendo injustamente por amor de Deus.”, consciente da Sua presença? (1Pe 2,19)

Muitos(as) de nós que lemos estas reflexões cremos que Deus está presente em nós e conosco. Todavia, faz uma grande diferença o quão profundamente nós estamos conscientes da Sua presença. Se nós deixarmos o Espírito Santo nos ensinar como ‘exercitar a presença de Deus’, nós teremos alegria, paz, liberdade, resistência, e esperança. Isso seria impossível de se conseguir sem uma profunda consciência da presença de Deus. Deus está sempre se ofertando para nós. Será que nós nos ofertamos para Ele?

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para clamar em meu coração “… Abba, Pai!” (Gl 4,6)

Promessa:Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que eu faço e fará até maiores do que elas, porque vou para o Pai.” (Jo 14,12)

Louvor: Quando Thiago não pode ir cedo à Missa para adoração Eucarística, posteriormente ele dedica mais tempo ao seu Amado.

 

10/05/2020 - Jesus, o Caminho

Domingo, 10 de Maio de 2020 – 5º Domingo da Páscoa – São Damião de Molokai

At 6,1-7

Sl 33(32),1.2.4.5.18.19                     

1Pe 2,4-9                   

Jo 14,1-12

JESUS, O CAMINHO

… Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?” (Jo 14,5)

Nós dependemos do nosso telefone celular ou do GPS para nos mostrar qual o caminho a seguir. O aparelho de GPS sabe a nossa exata posição na terra. Você informa a ele para onde deseja ir e então o GPS informa a você cada rua ou avenida onde deve entrar, e para onde se dirigir com exatidão. As pessoas confiam nas informações do GPS.

Cada um(a) de nós tem problemas nesta vida, e nós queremos saber ‘o caminho’ para sair desses problemas. Certamente gostaríamos de um GPS para nos mostrar ‘o caminho’ para sair das nossas dívidas financeiras, para nos libertar dos nossos vícios, para uma reconciliação, etc. Queremos uma direção para uma saída. Nós pedimos: “… Como podemos conhecer o caminho” para sair da nossa situação? (Jo 14,5).

Queremos um mapa, mas Deus tem um plano melhor; Ele nos dá a direção na forma de uma Pessoa: Jesus, o Caminho (Jo 14,6). Jesus sempre sabe nossa exata localização física na terra. Mais ainda, Ele sabe exatamente onde nos encontramos espiritualmente, emocionalmente, e mentalmente. Finalmente, o Seu projeto para nós é o caminho perfeito para chegarmos ao nosso destino!

Nosso derradeiro destino nesta vida é passar a eternidade com Deus no céu, e Jesus nos diz: “…Ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,6). Jesus é o Caminho. Siga-O (Jo 21,19).

Oração: Senhor Jesus, a Tua voz me diz quando virar à direita ou à esquerda (Is 30,20.21). Eu farei aquilo que Tu me disseres e Te seguirei pelo resto de minha vida (Jo 2,5).

Promessa:Eis que o olho de Iahweh está sobre os que o temem, sobre aqueles que esperam seu amor.” (Sl 33(32),18)

Louvor:…É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” (Lc 24,34). Deus Pai, nós nos curvamos diante do Teu plano divino.

 

11/05/2020 - O Sabichão

Segunda-feira, 11 de Maio de 2020          

At 14,5-18                                         

Sl 115(113B),1-4.15.16                                

Jo 14,21-26

O SABICHÃO

Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse.” (Jo 14,26)

A vida eterna é conhecer a Deus Pai e a Jesus (Jo 17,3). Porque amar requer liberdade e liberdade requer algum conhecimento; o conhecimento é necessário para amar. Portanto, nós somos criados tanto para conhecer como para amar a Deus. E nós podemos “… [ser destruídos] por falta de conhecimento…” (Os 4,6)

Por ser o conhecimento tão importante para viver e amar, ensinar é extremamente importante no plano de Deus. Apesar de Deus Pai (Jo 6,44.45) e Jesus nos ensinarem, neste tempo pós-Pentecostes o Espírito Santo é o Ponto Focal do ensino pois Ele nos ensinará tudo (Jo 14,26) e nos guiará a toda verdade (Jo 16,13).

Nós temos a vitória, a liberdade, o amor e a esperança porque sabemos o que é necessário saber. Nós sabemos tudo o que precisamos porque o Espírito Santo nos ensina e porque somos dóceis, isto é, receptivos, aos Seus ensinamentos.

Se você conhece milhões de coisas, isso significa que ainda existem muitos milhões de coisas que você ainda não conhece. Você não conhece o futuro, o seu coração e muito menos o coração dos outros (Jr 17,10). Essas são coisas críticas quando não as conhecemos. Desse modo, somos condenados(as) a sermos insuportavelmente ignorantes. A nossa única esperança é conhecer Aquele que sabe tudo e nos ensinará tudo o que necessitamos conhecer (Jo 14,26). A nossa única Esperança é o Espírito Santo.

Oração: Pai, quebra o meu orgulho para fazer-me dócil ao Espírito Santo.

Promessa:Um homem aleijado dos pés vivia lá sentado. Era coxo desde o seio de sua mãe, sem jamais ter andado. Ele ouvira Paulo falar. E Paulo, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse-lhe com voz forte: ‘Levanta-te direito sobre teus pés!’ Ele deu um salto, e começou a andar.” (At 14,8-10)

Louvor: Várias vezes ao dia Eduardo ora: ‘Jesus, eu confio em Vós’.

12/05/2020 - Deus é Paz

Terça-feira,12 de Maio de 2020 – Santos Nereu e Aquiles

At 14,19-28                                       

Sl 145(144),10-13.21                        

Jo 14,27-31

DEUS É PAZ (Ef 2,14)

 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo dá. Não se perturbe nem se intimide vosso coração.” (Jo 14,27)

Paz é o que Jesus nos deixou como o Seu último desejo e testamento. Por causa disso, a paz tem um significado especial para aqueles(as) que amam a Jesus. A paz é o vínculo obrigatório que une a Igreja, os casamentos, e as famílias (Ef 4,3). A paz é a proteção dos nossos corações e pensamentos (Fl 4,7). Sem paz, nós estaremos sujeitos a uma falência cardíaca e a falhas de percepção. Sem paz, os nossos relacionamentos dados por Deus começam a se desfazer e a sociedade começa a se desintegrar.

O zelo para propagar o Evangelho da paz é o nosso calçado e parte da nossa armadura espiritual (Ef 6,14.15). Sem o zelo para proclamar a paz, os belos pés (Is 52,7) dos Cristãos permanecem desprotegidos. Sob essas circunstâncias, deixamo-nos a nós mesmos(as) muito sujeitos(as) a que Satanás amarre nossos pés, e desse modo, não estaremos mais livres para ir às nações com a Boa Nova de Jesus.

A paz é fruto do Espírito (Gl 5,22). Jesus, o Próprio Deus, é a Paz (Ef 2,14). Portanto, ore por paz, promova a paz (Mt5,9), e adore a Jesus, nossa Paz.

Oração:Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa paz’,

Promessa:…É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus.” (At 14,22)

Louvor: Os Santos Nereu e Aquiles eram soldados do exército Romano. Eles se tornaram Cristãos e, pouco depois de terem sido batizados, foram martirizados.

 

13/05/2020 - Para Colher Frutos, Produza

Quarta-feira, 13 de Maio de 2020 – Nossa Senhora de Fátima

At 15,1-6                                           

Sl 122(121),1-5                                             

Jo 15,1-8

PARA COLHER FRUTOS, PRODUZA

…Todo [ramo] que produz fruto ele o poda, para que produza mais frutos ainda.” (Jo 15,2)

Os discípulos de Jesus produzem muitos frutos, e podem se cansar. Eles precisam de energia porque se consomem, pois vivem de acordo com seu chamado. O maior campo de batalha de um(a) discípulo(a) veterano(a) é a tentação de investir tempo em pessoas ou coisas das quais gostem, que lhes dão vida e os(as) re-energizam. Depois de um certo tempo, o(a) discípulo(a) pode sentir a si mesmo(a) começando a ser energizado(a) o suficiente por esta origem que se voltam para ela ao invés de se voltar para Jesus (Mt 11,28). Neste ponto, a atividade se tornou ‘um ramo sugador’ que não somente não produz frutos, como também consome o tempo dos(as) discípulos(as) de modo que eles(as) não têm muito tempo ou energia para produzir frutos.

Essas atividades podem ser boas, ou até mesmo ‘religiosas’. Porém se não fazemos essas atividades de acordo com a vontade de Deus com o propósito de produzir frutos, o Pai logo virá com uma foice afiada, para cortá-las. “Todo ramo que não produz fruto ele o corta…” (Jo 15,2) de nossa vida. Ele insiste que nós produzamos frutos para Sua glória (Jo 15,8).

Jesus é a Vinha, nossa Energia, e nossa Força (Sl 18(17),2). Ele sabe quando estamos fatigados(as), e assim, Ele nos convida para irmos até Ele para encontrarmos descanso (Mt 11,28). Ele é como “…um fogo abrasador!” (Hb 12,29). Contudo, quando somos abrasados(as) por Ele, não somos consumidos(as) (Ex 3,2). Ao invés disso, nós recebemos uma energia poderosa (Cl 1,29; Hb 1,3) e uma nova vida (Jo 10,10). Em Jesus, a Origem de nossa força, temos força para tudo realizar (Fl 4,13).

Oração: Jesus, ainda que eu esteja cansado(a) por Te servir, que eu nunca me canse de Ti. Sopra na minha vida um novo hálito, o sopro refrescante do Espírito, de modo que eu possa produzir frutos abundantes e duradouros para Tua glória (Jo 15,8.16).

Promessa:Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim, nada podei s fazer.” (Jo 15,5)

Louvor: Nossa Senhora de Fátima apareceu a três crianças em 1917. A mensagem de Fátima é simples: Orem!

14/05/2020 - Veículos Destruídos na Estrada

Quinta-feira, 14 de Maio de 2019 – São Matias, Apóstolo

 At 1,15-17.20-26                               

Sl 113(112),1-8                                             

Jo 15,9-17

VEÍCULOS DESTRUÍDOS NA ESTRADA

E fizeram esta oração: ‘Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolhestes para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu.’” (At 1,24.25)

As coisas quebram. As pessoas quebram e choram, são destruídas e morrem. Tantas coisas e tantas pessoas se destroem de tal maneira que podemos desistir de consertar todas as coisas quebradas, até mesmo as pessoas quebradas. Enquanto dedicamos nosso tempo para consertar coisas quebradas, precisamos levar as pessoas quebradas, os corações partidos, as relações e as vidas destruídas para o Senhor imediatamente. Ele já reparou o quebrantamento de todas as pessoas através de Sua morte e Ressurreição e quer mostrar o Seu amor pelos(as) quebrantados(as) de imediato (Sl 34(33),19).

Depois da morte de Jesus, os discípulos estavam destruídos. Judas havia vendido e traído a Jesus. Depois cometeu suicídio. Pedro negou o Senhor por três vezes. Todos os apóstolos abandonaram Jesus. Todos eles haviam pecado gravemente. E estavam tão quebrantados que se recusavam a encarar sua fragilidade. Mas começaram a se voltar para o Senhor e recolher os pedaços das suas vidas arruinadas quando buscaram o desejo do Senhor para a substituição de Judas. Matias, o substituto de Judas, foi o ponto focal para os apóstolos se arrependerem de sua letargia, entregando seu quebrantamento ao Senhor.

Você tem alguma falha de comunicação, disciplina, liberdade, amor, ou esperança em sua vida? Por quanto tempo você permitirá que esse quebrantamento permaneça intocável? Negocie com seus Judas chamando pelo Senhor. O Senhor enviará a você os Matias da cura e da esperança. Então, com todos os quebrantamentos de sua vida nas mãos do Senhor, você poderá receber o Espírito Santo em um novo Pentecostes.

Oração: Pai, que nós possamos tornar reto o caminho de Espírito Santo.

Promessa:Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz; mas eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer.” (Jo 15,15)

Louvor: A indicação de São Matias marcou o advento da sucessão apostólica (Ef 2,20; Ap 21,14).

15/05/2020 - O Bom de um Estilo de Vida

Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 – Santo Isidoro

At 15,22-31                           

Sl 57(56),8-12                                    

Jo 15,12-17

O BOM DE UM ESTILO DE VIDA

De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além dessas coisas necessárias.” (At 15,28)

Os anciãos da igreja de Jerusalém e o Espírito Santo decidiram que os Cristãos Gentios não precisavam ser circuncidados, mas que teriam que mudar o seu estilo de vida, “…[se absterem] das carnes imoladas aos ídolos, do sangue, das carnes sufocadas, e das uniões ilegítimas…” (At 15,29). A carne sacrificada aos ídolos era o principal produto à venda nos mercados. Portanto, abster-se disso era, de certo modo, uma decisão econômica. Também foi dito aos Gentios para mudar os seus hábitos alimentares e sua atitude acerca das relações sexuais. Em outras palavras, foi solicitado aos Gentios que mudassem seu estilo de vida nas áreas financeira, alimentar e sexual. Isso é comparável a dizer a uma pessoa dos tempos atuais, até mesmo aos Cristãos, para deixar de comprar certos alimentos, a deixar de comer carne ou beber cafeína, a deixar de assistir a programas de televisão com conotações sexuais.

Quando a carta contendo essas regras foi lida, “…alegraram-se pelo consolo que trazia.” (At 15,31). Se uma carta similar requerendo mudanças no estilo de vida fosse lida em sua igreja, o povo se alegraria ou se sentiria desafiado? O estilo de vida é um falso bem na maioria das Igrejas modernas. Nosso conforto, prazer e entretenimento significam mais do que amar a Deus para muitos(as) de nós. São essas coisas que consomem o nosso tempo, o nosso dinheiro e Deus fica com o que sobra, se é que sobra alguma coisa. Arrependa-se!

Oração: Jesus Ressuscitado, que eu me arrependa de viver para um prazer egoísta.

Promessa:Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jo 15,12)

Louvor: Santo Isidoro foi canonizado em 1622. Ele está em muito boa companhia: Santo Inácio de Loyola, São Francisco Xavier, Santa Tereza de Ávila e São Filipe Neri, que foram declarados santos ao mesmo tempo.

 

16/05/2020 - Promessas de Pentecostes e Mandamentos da Páscoa

Sábado, 16 de Maio de 2020                      

At 16,1-10                                         

Sl 100(99),1-3.5                                            

Jo 15,18-21                                                  

PROMESSAS DE PENTECOSTES E MANDAMENTOS DA PÁSCOA

Assim as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.” (At 16,5)

Você poderia dizer que durante este Tempo Pascal as congregações cresceram fortes na fé e aumentaram seu número diariamente? Se nós não vemos Jesus acrescentando novos membros à Igreja diariamente (At 2,47), não é porque as Suas promessas não são verdadeiras, mas somos nós que não as estamos recebendo. Jesus disse: “e, quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim.” (Jo 12,32). Jesus foi elevado na Sua morte, Ressurreição e Ascensão; portanto, nós deveríamos ver pessoas serem atraídas para Ele e para Seu Corpo, a Igreja.

O cumprimento das promessas de Deus é geralmente condicionado à nossa obediência aos Seus mandamentos. Por exemplo, o Senhor aumentará diariamente o nosso número se nós servirmos como Suas testemunhas. Ele nos dará a vitória se nós Lhe obedecermos e entrarmos em batalha. O Espírito milagrosamente nos dará as palavras corretas a serem ditas se nós nos expusermos a formos perseguidos(as) (Mt 10,19.20). Nós realizaremos sinais e prodígios se professarmos a nossa fé (Mc 16,17). Ressuscitaremos dentre os mortos na glória se morrermos em Cristo (2Tm 2,11). A Páscoa nos levará a um novo Pentecostes se nós deixarmos que seja feito em nós segundo a Palavra de Deus (Lc 1,38). Obedeça aos mandamentos de Deus e receba como herança as Suas promessas.

Oração: Pai, que meu prazer seja obedecer à Tua vontade (Sl 40(39),9).

Promessa:Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior que seu senhor…” (Jo 15,19.20)

Louvor: Alice intensificou a sua fé e agora o seu ministério está produzindo muitos frutos.

17/05/2020 - O Mundo Interpreta o Teu Coração

Domingo, 17 de Maio de 2020 –6º Domingo da Páscoa

At 8,5-8.14-17            

Sl 66(65),1-7.16.20               

1Pe 3,15-18               

Jo 14,15-21

O MUNDO INTERPRETA O SEU CORAÇÃO

…Santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações …” (1Pe 3,15)

Logo depois de ouvir a passagem acima na segunda leitura proclamada na Missa, o sacerdote anunciou a leitura do Evangelho e toda a assembleia traçou o sinal da cruz sobre seus corações, bem como sobre suas frontes e seus lábios. Todos(as) que participavam da Missa estavam pedindo ao Senhor que santificasse seus corações para receberem a mensagem do Evangelho e agirem de acordo com ela.

Quando nós temos um coração santificado para entronizar Cristo como nosso Senhor (1Pe 3,15), a nossa vida pode não mudar, mas reflete a alegria do Senhor a despeito das circunstâncias. Falaremos então claramente do tesouro em nosso coração (Lc 6,45), um coração cheio de amor por Jesus (Jo 14,21). O amor de Deus foi derramado em nossos corações santificados através do Espírito Santo (Rm 5,5). Em Jesus, nos foi dado um novo coração para amar a Deus (Ez 36,26). Ninguém pode tirar essa alegria de nosso coração (Jo 16,22).

Alguma pessoa já lhe perguntou recentemente a razão de sua esperança e de sua alegria? Por que alguém nos perguntaria sobre isso? (1Pe 3,15) Isso acontece porque a nossa vida em Cristo e nosso amor por Ele não podem ser mantidos dentro dos nossos corações jubilosos. O Seu amor sempre cresce em um coração santificado, que não pode contê-lo. O Seu transbordante amor extravasa, salta de dentro de nós, e jorra de nosso interior (Jo 7,38; 4,14) para saciar um mundo que está sedento dele, sem vida e sem a água do Espírito Santo (Sl 63(62),2).

Santifique Jesus como Senhor em seu coração (1Pe 3,15). Então as pessoas não serão capazes de abster-se de perguntar a você a razão de sua esperança. Fale do seu amor por Jesus e também da abundância do amor de Deus em seu coração (Lc 6,45). Renove em Cristo os corações de um mundo ferido (Fm 20).

Oração: Pai, santifica o meu coração. Refina-o de qualquer impureza (Ml 3,3).

Promessa:E foi grande a alegria naquela cidade.” (At 8,8)

Louvor: Senhor Jesus, Tu não és um impostor (Mt 27,63). Nós Te louvamos por teres cumprido, em obediência, a Tua missão messiânica.

 

 

 

18/05/2020 - Melhoria da Habitação

Segunda-feira, 18 de Maio de 2020 –    São João I, Papa                                                         

At 16,11-15                                       

Sl 149,1-6.9                                       

Jo 15,26-16,4

MELHORIA DA HABITAÇÃO

Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-nos a aceitar.” (At 16,15)

Depois de sua conversão, as primeiras palavras de Lídia, a primeira pessoa convertida no mundo ocidental, incluíram o convite para fazer da sua casa uma base para a evangelização. Jesus permaneceu em sua casa por cerca de trinta anos, antes de iniciar os Seus três anos de ministério público. A Igreja se reuniu principalmente em casas durante seus primeiros trezentos anos. Os pais da Igreja ensinaram que uma casa Cristã é uma ‘igreja doméstica’. O II Concílio do Vaticano chama à família, segundo uma antiga expressão, «Ecclesia domestica – Igreja doméstica». ‘…A casa de família se chama, com razão, «Igreja doméstica», comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã (CIC, 1656.1666). O Senhor clara e repetidamente declarou que a casa é fundamental e ponto central para o Cristianismo.

Desse modo, Satanás tenta destruir os nossos lares através do aborto, da contracepção, da promiscuidade, da infidelidade e do divórcio. Ele ataca a casa através da televisão, da Internet, e de outras formas de mídia. Satanás faz com que essas coisas pareçam economicamente necessárias para que se possa trabalhar a partir de casa durante a maior parte do tempo. Ele tem sido amplamente bem sucedido em retirar das casas as refeições, a educação, a recreação, o cuidado médico e os negócios. A casa é então relegada a servir como uma pensão onde os(as) residentes simplesmente dormem ou passam algum tempo.

Pelo poder de Cristo Ressuscitado e com a sabedoria do Espírito Santo, que nós recoloquemos as nossas casas na sua posição fundamental no plano de salvação de Deus. Que o Senhor Jesus Ressuscitado, nesses últimos dias da Páscoa, eleve nossas casas das ruínas da nossa cultura da morte.

Oração: Pai, protege-me de receber uma lavagem cerebral.

Promessa:Quando vier o Paráclito, que vos enviarei de junto do Pai, o Espírito da Verdade, que vem do Pai, ele dará testemunho de mim. E vós também dareis testemunho…” (Jo 15,26.27)

Louvor: O Papa São João I obteve a paz entre os imperadores do Ocidente e do Oriente.

 

 

19/05/2020 - Deus no Local de Trabalho

Terça-feira, 19 de Maio de 2020

At 16,22-34                                       

Sl 138(137),1-3.7.8                           

Jo 16,5-11

DEUS NO LOCAL DE TRABALHO

Depois de lhes infligirem muitos golpes, lançaram-nos na prisão, recomendando ao carcereiro que os vigiasse com cuidado. Recebida a ordem, este os lançou à parte mais interna da prisão e prendeu-lhes os pés no cepo.” (At 16,23.24)

O carcereiro de Paulo e Silas realizou o seu trabalho com a maior habilidade. Ele pode até mesmo ter ido muito além de sua atividade profissional normal, pois “… prendeu-lhes os pés no cepo.” (At 16,24). Isso provavelmente não era necessário, pois eles já se encontravam presos com máxima segurança. Contudo o carcereiro pretendia executar seu trabalho muito bem.

Um terremoto abalou a área da prisão e “… abriram-se todas as portas, e os grilhões de todos se soltaram.” (At 16,26). Esse foi certamente o pior desastre que o carcereiro poderia imaginar que acontecesse. Um carcereiro Romano pagava com a própria vida caso um prisioneiro escapasse da prisão. O carcereiro sabia que iria morrer nas mãos de seus chefes, assim “…puxou da espada para se matar…” (At 16,27)

Foi então que o carcereiro conheceu Deus no seu local de trabalho. Os seus prisioneiros mais importantes apelaram para que ele não pusesse fim a sua vida. Eles também evitaram que todos os outros prisioneiros escapassem. Ele sabia que aquilo era impossível! Somente Deus poderia ter transformado seu pior pesadelo no melhor dia de seu trabalho. O carcereiro foi tocado no interior do seu coração e humildemente pediu pela salvação (At 16,30 ss).

O carcereiro era um especialista no seu trabalho. Porém Deus mostrou-lhe a Sua onipotência e misericórdia no meio de sua área de competência, e o carcereiro reconheceu no mesmo instante o Deus do impossível. Que nós possamos, da mesma forma, reconhecer Deus se movendo em nosso local de trabalho, receber a Sua misericórdia e disseminar Seu amor salvador junto a nossos colegas.

Oração: ‘Em meu trabalho, Senhor, que sejas glorificado …’

Promessa:Iahweh fará tudo por mim: Iahweh, o teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos!” (Sl 138(137),8)

Louvor: Alfredo começou um estudo bíblico durante seu intervalo para o almoço no trabalho.

 

 

 

20/05/2020 - Amar em Espírito e Em Verdade

Quarta-feira, 20 de Maio de 2020 – São Bernardino de Sena                                                    

At 17,15.22-18,1                               

Sl 148,1.2.11-14                                

Jo 16,12-15

AMAR EM ESPÍRITO E EM VERDADE

Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras.” (Jo 16,13)

A vida em Cristo é a vida do amor, pois Jesus é Amor (1Jo 4,8.16). Amar requer liberdade. Nós não podemos forçar as pessoas a nos amarem. Liberdade requer conhecimento. Sem algum conhecimento, nós não podemos nos decidir livremente a amar. Portanto, conhecer a verdade é muito importante porque a verdade é um pré-requisito absoluto para se amar. O Senhor “…quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4)

O fruto do Espírito Santo é o amor (Gl 5,22) porque o Espírito nos dá liberdade, e precisamos do Espírito para nos guiar a toda a verdade (Jo 16,13). O Espírito Santo nos mostrará toda a verdade que nós necessitamos conhecer para, com liberdade, amar ao Senhor com todo o nosso coração, para amar aos nossos semelhantes como nos amamos a nós mesmos(as), para amar até mesmo os nossos inimigos, e para vivermos plenamente no amor (Jo 15,9). O Espírito Santo, sendo o Espírito da Verdade (Jo 16,13), produz o fruto do amor nas nossas vidas.

O Senhor diz: “Meu povo será destruído por falta de conhecimento…” (Os 4,6). Isso não significa que seremos salvos(as) pelo conhecimento, mas que o conhecimento da verdade torna possível ter fé no Senhor e amor pelo Senhor. É isso que nos salva. Portanto, nós precisamos que o Espírito Santo da verdade e do amor seja o mais ativo possível em nossas vidas. Vem Espírito Santo!

Oração: Pai, mostra-me a relação entre verdade, liberdade e amor.

Promessa:Porque ele fixou um dia no qual julgará o mundo com justiça por meio do homem a quem designou, dando-lhe crédito diante de todos, ao ressuscitá-lo dentre os mortos.” (At 17,31)

Louvor: Sendo órfão, São Bernardino foi criado por uma tia piedosa. Ele se tornou Franciscano e foi ordenado sacerdote. E pregou sobre o amor misericordioso de Deus. Bernardino idealizou um símbolo, IHS, as primeiras três letras do nome de Jesus em Grego, usando letras Góticas, sobre um sol esplendoroso, para promover a devoção do Sagrado Nome de Jesus.

 

 

 

21/05/2020 - Tempestade Perfeita

Quinta-feira, 21 de Maio de 2020 –  São Cristóvão Magallanes e Companheiros

At 18,1-8                                           

Sl 98(97),1-4                                     

Jo 16,16-20

TEMPESTADE PERFEITA

…Diante da oposição e das blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes…” (At 18,6)

Enquanto escrevo este texto, uma tempestade acaba de desabar. Há um forte vento lá fora (At 2,2). Relâmpagos estão cortando o céu e estrondos poderosos de trovões sacodem as janelas. Eu ouço as sirenes de carros de bombeiros e da polícia e as sirenes de alerta de chuvas muito fortes. Parece que esta tempestade está virando a cidade de cabeça para baixo.

Amanhã nós começaremos a Novena de Pentecostes, nove dias de oração fervorosa para nos prepararmos para um novo derramamento do Espírito Santo em Pentecostes. Que tempestade irá acontecer se você receber o Espírito Santo durante ou após esta Novena? Isso poderia significar que você:

– precisará deixar o seu trabalho, como fez São José (Mt 2,14),

– começará em um novo trabalho, que se torna um trampolim para um nove ministério (At 18,3.5),S

– juntará as suas coisas e se dirigirá para onde o Espírito indicar (At 18,1),

– perderá o seu mentor espiritual (Jo 16,17) e terá que sair e assumir a liderança, como fizeram os apóstolos,

– irá chorar, se lamentar e se entristecer (Jo 16,20),

– sairá em corajosa obediência ao Espírito Santo, e por causa disso, sua Igreja ficará instantaneamente dividida (At 18,4-11),

– fará com que líderes talentosos serão convertidos e elevados (At 18,8),

– possibilitará a muitos ouvir a Palavra de Deus e a crer em Jesus (At 18,8), ou

–  poderá se livrar dos destroços espirituais e físicos deixados pela tempestade (At 18,6), e,

– destemidamente, continuará a produzir frutos com o poder do Espírito (Mt 7,24.25).

…[Receba] o Espírito Santo.” (Jo 20,22), e deixe que Ele reavive o seu mundo (2Tm 1,6).

Oração: Pai, que eu possa ficar mais preocupado(a) em ser separado(a) do Espírito Santo do que ter que enfrentar um transtorno.

Promessa:…a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20)

Louvor: São Cristóvão continuou a pregar a Boa Nova a despeito da perseguição do governo. Por fim, isso custou a sua vida.

 

 

 

 

 

22/05/2020 - O Espírito da Coragem

Sexta-feira, 22 de Maio de 2020 – Santa Rita de Cássia – Novena de Pentecostes – 1º dia

At 18,9-18                                         

Sl 47(46),2-7                                     

Jo 16,20-23

O ESPÍRITO DA CORAGEM

… Não temas. Continua a falar e não te cales.” (At 18,9)

É provável que Deus não tivesse dito a São Paulo que não tivesse medo, pois Paulo não temia coisa alguma. A cidade de Corinto deve ter sido um lugar difícil, pois naquele período da vida de Paulo, ele já havia sido apedrejado, aparentando estar morto, em Listra (At 14,19 ss), e depois, detendo-se em sua viagem, retornou à cidade. Ele havia sido preso e agredido em Filipos, mas milagrosamente foi libertado por um terremoto. Você pode pensar que Paulo não temia nada até este ponto. Mas o medo é uma forte tentação, mesmo para discípulos veteranos.

A Novena de Pentecostes começa hoje. Nós pedimos ao Senhor durante nove dias para nos enviar o Espírito Santo de uma nova maneira em Pentecostes. Um dos efeitos primários do Espírito Santo, biblicamente falando, é pregar corajosamente e agir com ousadia. O medo dos apóstolos trancados no Cenáculo foi afastado pelo derramamento do Espírito Santo em Pentecostes. O perfeito amor do Espírito lança fora o temor (1Jo 4,18). Os apóstolos, cheios do Espírito, saíram do aposento fechado e se dirigiram às praças públicas. Eles corajosamente proclamaram Jesus e levaram três mil pessoas ao Senhor em um único dia.

Um líder do Ministério da Apresentação já disse: ‘O medo é meramente uma falsa evidência aparentemente real’. Receba o Espírito Santo. Seja libertado(a) do medo.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para transformar em ousadia qualquer covardia que possamos ter (2Tm 1,7.8).

Promessa:…Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20)

Louvor: Santa Rita foi esposa e mãe. Depois de ficar viúva e de seus dois filhos morrerem, Rita se juntou às freiras Agostinianas em Cássia. Junto com São Judas Tadeu, ela se tornou a santa protetora das causas perdidas.

 

 

 

 

 

23/05/2020 - Cirurgia de Coração Aberto

Sábado, 23 de Maio de 2020 – Novena de Pentecostes – 2º dia

At 18,23-28                                       

Sl 47(46),2.3.8-10                             

Jo 16,23-28

CIRURGIA DE CORAÇÃO ABERTO

Apolo “… refutava os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.” (At 18,28)

Enquanto se encontrava na cidade de Éfeso, Apolo demonstrou através das Escrituras do Antigo Testamento que Jesus era o Cristo, o Messias (At 18,28). Fazendo isso, Apolo imitou a Jesus, quando Ele se encontrava no caminho para Emaús e, conversando com os dois discípulos, explicou as Escrituras do Antigo Testamento “… começando por Moisés e por todos os Profetas, interpretou-lhes em todas as escrituras o que a ele dizia respeito.” (Lc 24,27)

Enquanto progredimos através da Novena de Pentecostes, nós aumentamos nossa sede de receber o Espírito Santo. Uma boa maneira de nos abrirmos ao Espírito Santo é rever as Escrituras que revelam a identidade de Jesus. A Igreja tem feito isso através das leituras Eucarísticas das missas diárias e Dominicais durante o Tempo da Quaresma e da Páscoa. Para ajudar você a receber o Espírito Santo de modo mais profundo neste Pentecostes, sugerimos que dedique algum tempo hoje e na próxima semana para ler novamente as Escrituras-chave da Quaresma e da Páscoa. Concentre-se especialmente nas leituras da Semana Santa, que sumarizam as Escrituras que provam que Jesus é o Messias (At 18,28). Que a Palavra de Deus possa abrir o seu coração para receber o Espírito Santo de um modo totalmente novo e renovador de vida (Lc 24,32) neste Pentecostes.

Oração: Pai, reaviva a chama do Espírito Santo em minha vida hoje e na próxima semana (2Tm 1,6).

Promessa:Pois o próprio Pai vos ama, porque me amastes e crestes que vim de Deus.” (Jo 16,27)

Louvor: Fazer a Novena de Pentecostes levou Silvia ao mais inspirado Pentecostes da sua vida.

 

 

 

 

 

24/05/2020 - O Chamado Definitivo à Oração

Domingo, 24 de Maio de 2020 –  Ascensão do Senhor – Novena de Pentecostes – 3º dia

At 1,1-11                   

Sl 47(46),2.3.6-9                   

Ef 1,17-23                  

Mt 28,16-20

O CHAMADO DEFINITIVO À ORAÇÃO    

…Vós sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias.” (At 1,5)

Jesus tentou nos dar o Espírito Santo por três vezes. Quando Ele morreu no Calvário Ele entregou o Seu Espírito (Jo 19,30), apesar de que somente uns poucos estivessem presentes para receber o Espírito. A segunda tentativa de Jesus em nos dar o Espírito Santo foi na noite da Sua ressurreição. Ele soprou sobre os Seus apóstolos e declarou: “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22). Parece que eles receberam o Espírito somente de modo parcial, pois permaneceram trancados no Cenáculo. A Igreja, em sua totalidade, recebeu o Espírito Santo em Pentecostes, depois de terem se devotado à oração durante nove dias (At 1,14).

Orar é uma das chaves para receber o Espírito Santo. “Ora, se [nós] que [somos] maus, [sabemos] dar coisas boas aos [nossos] filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem.” (Lc 11,13). Todavia, os seguidores de Jesus têm, tradicionalmente, dificuldade em dedicar uma hora por dia a Ele em oração (Mt 26,40.41). Como Santa Marta, nós algumas vezes ficamos contrariados com aqueles(as) que oram, e com o Senhor que os(as) chama a orar (Lc 10,40-42). Precisamos admitir com honestidade aqueles períodos em que nós não somos pessoas que oram, famílias que oram e casais que oram. Contudo, orar é necessário para receber o Espírito.

A Ascensão de Jesus é o mais poderoso e bem sucedido chamado à oração na Bíblia. Depois da Ascensão, os apóstolos que não haviam orado com Ele durante uma hora no jardim de Getsêmani devotaram as suas vidas à oração constante (At 1,14). Neste dia santo da Ascensão, O Senhor nos oferece um convite especial para orar e o dom da oração. Aceite o Seu convite, ore e receba o Espírito.

Oração: Pai, que a próxima semana de oração possa ser a melhor da minha vida. Jesus, ensina-me a orar no Espírito (Lc 11,1).

Promessa:… E eis que eu estarei convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20)

Louvor:…Pela ressurreição de Jesus cristo, que, tendo subido ao céu, está à direita de Deus, estando-lhe sujeitos os anjos, as Dominações e as Potestades.” (1Pe 3,22)

 

 

 

 

 

 

25/05/2020 - Dores do Crescimento

Segunda-feira, 25 de Maio de 2020 – São Beda, Papa São Gregório VII, Santa Maria Madalena de Pazzi – Novena de Pentecostes – 4º dia

At 19,1-8                                           

Sl 68(67),2-7                                     

Jo 16,29-33

DORES DO CRESCIMENTO

E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles: puseram-se então a falar em línguas e a profetizar.” (At 19,6)

Muitos(as) de vocês que leem essa publicação têm o Espírito Santo vivendo e agindo em sua vidas do seu Batismo e de sua Confirmação. Então, para vocês, esta Novena de Pentecostes deve resultar num crescimento no Espírito. No entanto, os seres humanos, até mesmo os(as) Cristãos(ãs), geralmente não têm um grande desejo de crescimento. É por isso que o Senhor nos chama a crescer (Ef 4,15; 2Pe 3,18). De outro modo, nós não tentaríamos crescer. Não obstante, nós podemos até mesmo ignorar o chamamento do Senhor ao crescimento e desse modo desobedecê-Lo.

A necessidade de crescimento significa que nós ainda não alcançamos a plena maturidade e desenvolvimento. Isso requer humildade para ser aceito. Nós precisamos crucificar o nosso orgulho de modo a mostrar que nós estamos desejando crescer. Crescer também implica em sacrifício e em sentir as ‘dores do crescimento’. Desse modo, precisamos morrer para nós mesmos(as) de modo a pode crescer.

Doze homens de Éfeso cresceram em poucas horas, passando de não-Cristãos a Cristãos cheios do Espírito. “… puseram-se então a falar em línguas e a profetizar.” (At 19,6). Eles cresceram muito e muito rapidamente. Foram humildes o suficiente para admitir sua ignorância sobre o Espírito Santo (At 19,2) e aceitaram o convite de São Paulo para conhecer Jesus. Que nós possamos imitar a atitude e o crescimento desses homens de Éfeso.

Oração: Pai, neste quarto dia da Novena de Pentecostes, quebra o meu orgulho e egoísmo.

Promessa:…No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16,33)

Louvor: O Papa São Gregório VII resistiu violentamente a qualquer ataque à liberdade da Igreja. Por causa disso sofreu muito e finalmente morreu no exílio.

 

 

 

 

 

26/05/2020 - Você tem o Espírito ou Meio-Espírito?

Terça-feira, 26 de Maio de 2020 – São Filipe Néri – Novena de Pentecostes – 5º dia

At 20,17-27                                       

Sl 68(67),10.11.20.21                       

Jo 17,1-11

VOCÊ TEM O ESPÍRITO OU MEIO-ESPÍRITO?

Agora, acorrentado pelo Espírito, dirijo-me a Jerusalém, sem saber o que lá me sucederá. Senão que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.” (At 20,22.23)

O Espírito Santo nos tocará, abençoará e iluminará. Ele pode ser como uma brisa suave, um fogo que aquece e uma água fresca. O Espírito Santo irá também nos compelir, advertir (At 20,22.23) e nos condenar por nossos pecados (Jo 16,8). Ele pode ser como um vento forte e impetuoso (At 2,2), um fogo purificador e abrasador (Hb 12,29) e um rio de água viva (Jo 7,38). O Espírito Santo sempre será muito gentil, porém irá nos fazer tremer com Seu poder onipotente. O Espírito nos dará aquilo que sempre desejamos e aquilo que sempre evitamos. Nós tanto desejamos como não desejamos o Espírito Santo. É uma coisa tranquila e temerosa receber o Espírito Santo.

Nós sentimos como que recebendo a metade do Espírito, mas o Espírito nunca vem desta maneira. Durante cinco dias nesta Novena de Pentecostes, nós temos orado para resolver este dilema. Nosso pecado, nosso egoísmo e nosso medo são fortes, mas a graça de Deus é mais forte (2Cor 12,9). Pela fé, arrependa-se, obedeça, e se entregue. Clame: ‘Vem, Espírito Santo!”

Oração: Pai, “…Faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)

Promessa:Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3)

Louvor: Em obediência ao seu confessor, São Filipe se tornou um sacerdote com quase trinta e seis anos. Ele ficou conhecido pela sua personalidade vitoriosa e o seu espírito alegre. Ele criou o Oratório do Amor Divino – uma congregação religiosa de padres, empenhada de modo particular na educação dos jovens.

 

 

 

 

27/05/2020 - Projetando Pentecostes

Quarta-feira, 27 de Maio de 2020 – Santo Agostinho de Cantuária – Novena de Pentecostes – 6º dia      

At 20,28-38                                       

Sl 68(67),29.30.33-36                                   

Jo 17,11-19

PROJETANDO PENTECOSTES

Após estas palavras, ajoelhou-se e orou com todos eles. Todos, então, prorromperam num choro convulsivo. E, lançando-se ao pescoço de Paulo, beijavam-no, veementemente aflitos, sobretudo pelas palavras que dissera: que não mais haveriam de ver a sua face. E acompanharam-no até ao navio.” (At 20,36-38)

Quando Paulo soube que estava vendo os líderes da igreja de Éfeso pela última vez, ele não sentiu nenhum arrependimento, pois ele não havia se “…[esquivado] de anunciar todo o desígnio de Deus para [eles].” (At 20,27)

Imagine a ocasião em que você irá ver os seus filhos, esposa(o), ou irmãos e irmãs em Cristo pela última vez. Você sentirá algum arrependimento? Você estará pronto(a) para seu encontro com o Senhor? O seu casamento será um magnífico sinal do Amor de Cristo pela Igreja? Os seus filhos serão Cristãos Católicos cheios de fé? Você terá de algum modo impactado nossa cultura com o Evangelho? Você terá completado totalmente a missão que Deus lhe deu nesta terra?

Muitos(as) de nós temos tantos negócios não terminados que nossas vidas parecem infrutíferas. Neste caso, a última vez em que virmos nossos entes queridos será trágica, a menos que o Senhor realize muitos milagres. Isso é exatamente o que Ele fará nos dando o Espírito Santo em um novo Pentecostes.

Se nós olharmos além de nosso curto período na terra, nós poderemos ficar sedentos(as) pelo Espírito (Jo 7,37-39) e desejar a plenitude do Espírito Santo mais do que desejamos qualquer outra coisa, mesmo nossos prazeres. Então nós estaremos nos aproximando do ato de abrir as portas de nossas vidas ao Espírito Santo.

Oração: Pai, neste sexto dia da Novena de Pentecostes, que eu perceba que estou condenado(a) sem a vida nova no Espírito.

Promessa:Santifica-os na verdade; a tua palavra é verdade.” (Jo 17,17)

Louvor: O Papa São Gregório Magno enviou monges missionários à Inglaterra no final do Século VI. Santo Agostinho foi indicado como seu superior e se tornou o primeiro Arcebispo de Cantuária.

 

 

28/05/2020 - Para os Céticos

Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 – Novena de Pentecostes – 7º dia

At 22,30; 23,6-11                              

Sl 16(15),1.2.5.7-11                          

Jo 17,20-26

PARA OS CÉTICOS

Não rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crerão em mim; a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós.” (Jo 17,20.21)

Muitas pessoas mundanas, especialmente os(as) jovens, são extremamente ingênuos com relação à unidade. Eles(as) chegam até mesmo a pensar que podem ‘fazer amor’ e construir unidade por si mesmos(as). Acham que podem realizar um casamento sem um compromisso com o Senhor, sem a Igreja, e até mesmo sem um sacerdote. Muitas dessas pessoas mundanas ingênuas são rapidamente arrasadas por seus relacionamentos partidos.

Como o quebrantamento e a infidelidade se tornam uma tendência em suas vidas, eles(as) perdem a esperança no amor e na unidade e se tornam céticas com relação a essa possibilidade. Assim, quando uma pessoa mundana arrasada e dividida encontra o verdadeiro amor e unidade, ele(a) não pode acreditar. Eles(as) os negam e esperam o momento para os desmascarar. Contudo, se esse casamento, essa família, essa igreja, ou essa comunidade é verdadeiramente uma unidade no amor, essa pessoa mundana será fortemente desafiada a se arrepender, perdoar e a crer em Jesus, Aquele que irá batizá-lo(a) no Espírito da unidade (Mc 1,8). Se eles(as) aceitarem a salvação do Senhor, essas pessoas mundanas divididas terão então um novo Pentecostes onde as barreiras contra a comunicação são derrubadas (1Cor 12,13). Serão um só coração e uma só alma com seus irmãos e irmãs em Cristo (At 4,32). Então começarão a ser um, como Jesus e o Pai são um (Jo 17,21).

Oração: Pai, envia o Espírito Santo da unidade para os(as) mais céticos.

Promessa:Bendigo a Iahweh que me aconselha e, mesmo à noite, meus rins me instruem.” (Sl 16,7)

Louvor: Depois de sobreviver a um ataque cardíaco, João se decidiu a deixar de ser um Cristão morno e passou a ser um fervoroso seguidor de Jesus.

 

 

29/05/2020 - Sendo Julgado(a) por Causa do Evangelho

Sexta-feira, 29 de Maio de 2020 – Papa São Paulo VI – Novena de Pentecostes – 8º dia

At 25,13-21                           

Sl 103(102),1.2.11.12.19.20                         

Jo 21,15-19

SENDO JULGADO(A) POR CAUSA DO EVANGELHO

Mas Paulo interpôs apelação, para que sua causa fosse reservada ao juízo de Augusto. Ordenei, pois, que ficasse detido, até que possa enviá-lo a César.” (At 25,21)

Este aprisionamento de São Paulo representou uma zombaria para a justiça. Os acusadores o acusavam de crimes absurdos. Ele experimentou intermináveis adiamentos enquanto era enviado de uma autoridade para outra. Era como se tivesse se fatigado inutilmente (Is 49,4). Porém, do ponto de vista evangelístico, as circunstâncias aleatórias não eram tão inúteis ou sem objetivo em sua totalidade. Enquanto as perseguições e a má administração aumentavam, isso deu a Paulo oportunidades de divulgar o Evangelho, testemunhar por Jesus e evangelizar. Ele não ficou frustrado ou desgastado, parcialmente porque “… o Espírito Santo [o advertia] dizendo que [o aguardavam] cadeias e tribulações.” (At 20,23)

Paulo preparou a sua alma para os julgamentos que se seguiriam. Decidiu tornar evidente o seu amor por Jesus (Jo 21,15). Ele evangelizava aqueles que eram impedidos de ouvir o Evangelho, tais como Agripa, Festus e o Imperador. Percebeu que sem seu testemunho como prisioneiro, aquelas pessoas nunca conheceriam o Evangelho.

Paulo acatou o aviso do Espírito. Ele purificou-se a si mesmo (At 21,26). Testemunhou para alguns discípulos: “…estou pronto, não somente a ser preso, mas até a morrer em Jerusalém, pelo nome do Senhor Jesus.” (At 21,13). Quando chegou o momento de Paulo ser ouvido, ele pode testemunhar poderosamente a Ressurreição de Jesus.

E quanto a você? Que avisos o Espírito tem dado a você durante esta Novena de Pentecostes? Você receberá o Espírito mesmo sabendo as provações que o(a) esperam? Você estará pronto(a) para falar sobre Jesus àqueles(as) que encontrar? Você O amará o suficiente para apascentar as Suas ovelhas? (Jo 21,17).

Oração: Jesus, que todos(as) os(as) prisioneiros(as) que leem essa publicação recebam o Espírito em Pentecostes e alegremente testemunhem por Jesus. Que sejam abençoados(as) com a esperança.

Promessa:Iahweh firmou no céu o seu trono e sua realeza governa o universo.” (Sl 103,19)

Louvor: O Papa São Paulo VI recusou uma oportunidade de ser Cardeal. Deus elevou esse humilde Bispo a Cardeal e a Papa em dez anos.

 

 

30/05/2020 - Colheitadeira Internacional

Sábado, 30 de Maio de 2020 – Novena de Pentecostes – 9º dia

At 28,16-20.30.31                             

Sl 11(10),4.5.7                                               

Jo 21,20-25

COLHEITADEIRA INTERNACIONAL

Três dias depois, [Paulo] convocou os principais dentre os judeus …” (At 28,17)

Amanhã é a grande festa de Pentecostes. O primeiro Pentecostes Cristão foi um evento multicultural internacional. Pessoas de vários idiomas se juntaram para louvar a Deus. O Espírito Santo suscitou os apóstolos a louvar a Deus publicamente em outras línguas e todos os vários grupos de pessoas os compreenderam (At 2,6).

Uma das razões para o grande poder e as conversões em Pentecostes foi que muitas pessoas diferentes se reuniram (At 2,5.6). O Espírito Santo usou o primeiro Pentecostes para reunir pessoas que haviam estado separadas. Uma vez que Deus “…é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade!” (Hb 13,8), Ele quer levar à mesma unidade.

Logo, depois pode estar querendo que nós procuremos por pessoas não necessariamente como nós mesmos(a) com quem passaremos nosso Pentecostes, pessoas de diferentes raças, religiões ou grupos étnicos. O Espírito não preenche as pessoas individualmente e as leva a se juntarem depois de já terem se convertido. Ao invés disso, pessoas diferentes são primeiramente reunidas, e depois o Espírito milagrosamente cria a unidade (At 2,11).

Jesus irá nos conduzir em direção à unidade Cristã neste Pentecostes. Nossa missão é segui-Lo (Jo 21,22).

Oração: Pai, que eu faça todo o esforço para construir a unidade que possui o Espírito como sua origem e a paz como sua força vinculativa (Ef 4,3).

Promessa:Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” (Jo 21,25)

Louvor: A Paróquia de Santa Mônica é verdadeiramente católica, multicultural, porém com um mesmo espírito.

 

 

 

31/05/2020 - Você morreria por Pentecostes

Domingo, 31 de Maio de 2020 – Pentecostes

At 2,1-11                   

Sl 104(103),1.24.29-31.34    

1Cor 12,3-7.12.13     

Jo 20,19-23

VOCÊ MORRERIA POR PENTECOSTES?

Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (At 2,1)

O Padre Otto Rauschenbach, um missionário ligado à organização Sociedade Missão Católica no Exterior (Catholic Foreign Mission Society), atuando na China Meridional, foi morto por criminosos no dia 14 de Maio de 1945. Por causa da guerra, o Padre Otto teve que se esconder nas montanhas. Ele sabia que se deixasse de se esconder estaria arriscando a sua vida. Porém, o Padre queria celebrar Pentecostes com seu povo e assim ele tentou retornar à sua paróquia (Lc 22,15). No entanto, foi assassinado antes que chegasse à sua paróquia e antes que celebrasse a Missa de Pentecostes.

Você arriscaria a sua vida para celebrar Pentecostes? Você crê que um novo Pentecostes é tão essencial para sua vida que você poderia morrer por ele? Pentecostes é essencial porque, sem o Espírito Santo de Pentecostes, nós:

  • não estaremos unidos (Gn 11,7-9; At 2,8-13) e o mundo não crerá em Jesus (Jo 17,21),
  • não profetizaremos, isto é, nós não receberemos mensagens de Deus (Jl 3,1; At 2,17.18),
  • não rezaremos como deveríamos (Rm 8,26),
  • não teremos poder para testemunhar por Jesus (At 1,8),
  • não poderemos dizer: “…Jesus é Senhor…” (1Cor 12,3), não agradaremos a Deus (Rm 8,8), e
  • não teremos os dons nem os frutos do Espírito (1Cor 12,4-11; Gl 5,22.23).

Nós precisamos de Pentecostes e precisamos de um novo Pentecostes agora. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: ‘Espírito de Deus, enviai dos céus um raio de luz! Vinde, Pai dos pobres dai aos corações vossos sete dons. Consolo que acalma, hóspede da alma, doce alívio, vinde!
No labor descanso, na aflição remanso, no calor aragem. Enchei, luz bendita, chama que crepita, o íntimo de nós! Sem a luz que acode, nada o homem pode, nenhum bem há nele.
Ao sujo lavai, ao seco regai, curai o doente. Dobrai o que é duro, guiai no escuro, o frio aquecei. Dai à vossa Igreja, que espera e deseja, vossos sete dons. Dai em prêmio ao forte uma santa morte, alegria eterna. Amém.’ (Sequência de Pentecostes)

Promessa:Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo …” (1Cor 12,13)

Louvor: Louvor a Ti, Espírito Santo, por renovares a face da terra (Sl 104,30).