01/01/2024 - UMA REVOLUÇÃO DE ANO NOVO

Segunda-feira, 01 de Janeiro de 2024 – Maria, Mãe de Deus
Nm 6,22-27

Sl 67(66),2.3.5.6.8

Gl 4,4-7

Lc 2,16-21

UMA REVOLUÇÃO DE ANO NOVO

“Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração.” (Lc 2,19)

Sobre que acontecimentos Maria meditava? Seriam eles sentimentais? Se você tivesse tido um bebê numa estrebaria, que pensamentos sentimentais não poderiam vir à sua mente. Os pensamentos de Maria seriam contemplativos, místicos ou profundos? Possivelmente, mas nós certamente não o saberemos. Os pensamentos de Maria estariam cheios de amargura? Maria tinha razões para se sentir com raiva, pois havia sido forçada a ter o seu bebê em um estábulo, mas nós sabemos que Maria não pecou. Assim sendo, se seus os pensamentos fossem de ira, eles teriam sido de uma justa ira (Ef 4,26).

Certamente ninguém pode dizer o que se passava na mente de Maria. A única declaração prolongada existente na Bíblia na qual podemos basear os sentimentos de Maria está no seu ‘Magnificat’. No texto de Lucas 1,46-55, Maria louva ao Senhor e depois proclama uma revolução. Ela profetizou: “[O Senhor] agiu com a força de seu braço, dispersou os homens de coração orgulhoso. Depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias.” (Lc 1,51-53) Maria convocou para uma revolução não através da violência física, mas através da humildade. Esta revolução se tornou possível por meio do seu Filho Jesus, Aquele que é sinal de contradição para o soerguimento e a queda de muitos(as) (Lc 2,34).

Durante anos, muitos(as) de nós temos formulado e iniciado resoluções de Ano Novo. Mude e inicie uma revolução de Ano Novo em Jesus. Isto tornará o ‘Feliz Ano Novo’ não somente um desejo, mas uma realidade.

Oração: Pai, usa o Tempo do Natal para mudar esse mundo que está de cabeça para baixo para a posição correta.
Promessa: “Iahweh te abençoe e te guarde! Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda a paz!” (Nm 6,24-26)
Louvor: Louvor a Jesus, Filho de Deus e Filho de Maria!

02/01/2024 - UNGIDO, PERMANECENDO E CRESCENDO

Terça-feira, 02 de Janeiro de 2024 – São Basílio Magno – São Gregório Nazianzeno
1Jo 2,22-28

Sl 98(97),1-4

Jo 1,19-28

UNGIDO, PERMANECENDO E CRESCENDO

“…Como sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa, assim como ele vos ensinou, permanecei nele.” (1Jo 2,27)

Na capa deste livreto encontra-se o ‘Rescrito’, a Permissão de Publicação da Igreja Católica. Antes da impressão deste “Um Pão, Um Corpo”, a Igreja revê este livreto para assegurar que ele está livre de erros doutrinais ou morais. Quando o livreto está livre de erros, ‘livre de qualquer mentira’ (1Jo 2,27), a Igreja concede Permissão de Publicação (até recentemente, a Permissão de Publicação era chamada de Nihil Obstat e Imprimatur). No Ministério da Apresentação, permanecer seguros sob a autoridade da Igreja, e é assim que permanecemos em Jesus, como a unção do Espírito Santo nos ensinou (1Jo 2,27).

São João diz que se a unção que vocês receberam de Jesus permanece em vós, então “…não tendes necessidade de que alguém vos ensine…” (1Jo 2,27) Então por que ler este livreto?
– nós somos vasos imperfeitos e vazamos (Jr 2,13). Nós precisamos ser constantemente preenchidos com o Espírito Santo.
– nós temos que nos devotar aos ensinamentos da Igreja e estudar as Escrituras diariamente (At 2,42; 17,11), os quais nos ajudam a crescer (At 20,32).
– A fé vem através da pregação da Palavra de Deus (Rm 10,17). Se nós não crescermos na fé, como podemos ter certeza que permaneceremos n’Ele? Este livreto proclama a Palavra de Deus para aumentar a nossa fé.
– Como a Igreja primitiva, temos que nos dedicar a divulgar a Palavra de Deus (At 6,7) e apascentar Suas ovelhas (Jo 21,17).

A Igreja exorta para ‘…leitura frequente da Sagrada Escritura. Porque a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC, 133). Se nós somos ignorantes com relação a Ele, não podemos permanecer n’Ele (1Jo 2,28). Leia a Palavra de Deus diariamente e permaneça em Jesus.

Oração: Jesus, mantém-me fiel ao Teu ensinamento e nunca permitas que eu me afaste de Ti.
Promessa: “Esta é a promessa que ele mesmo vos fez: a vida eterna.” (1Jo 2,25)
Louvor: Pelo poder do Espírito Santo, São Basílio protegeu a sua diocese da heresia.

03/01/2024 - PASSÍVEIS DE ADOÇÃO

Quarta-feira, 03 de Janeiro de 2024 – Santíssimo Nome de Jesus

1Jo 2,29-3,6

Sl 98(97),1.3-6

Jo 1,29-34

PASSÍVEIS DE ADOÇÃO

“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus…” (1Jo 3,2)

Deus nos ama tanto que Ele nos quer na Sua família. No entanto, a nossa natureza não é compatível com pertencer à família de Deus. Isso seria como uma família humana adotando um besouro, uma barata, uma ameba, um macaco ou uma girafa. Isso simplesmente não dá certo. Mesmo se nós fingíssemos que essas criaturas são parte das nossas famílias, elas não teriam capacidade de se juntar à vida familiar. Elas poderiam ser, na melhor das hipóteses, animais de estimação. Da mesma maneira, seres humanos não têm naturalmente capacidade de pertencer à família de Deus.

Consequentemente, Deus Pai enviou Seu Filho para se tornar homem e assim tornar possível para nossa natureza humana ser transformada tão significativamente que nós podemos ser adotados(as) na família de Deus. “Mas a todos que o receberam [a Jesus] deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que creem em seu nome, ele, que não foi gerado nem do sangue, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1,12.13) “Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos!…” (1Jo 3,1)

Jesus nasceu em Belém e por isso, Ele pode morrer no Calvário. Tendo sido batizados(as) na Sua morte, nós participamos de Sua ressurreição e nos tornamos novas criaturas (Gl 6,15) e filhos(as) adotivos(as) de Deus. O Tempo do Natal é para os(as) filhos(as) – filhos(as) de Deus.

Oração: Pai, eu Te agradeço por nos tornar passíveis de adoção.
Promessa: “…Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo.” (Jo 1,33)
Louvor: “É ele (Jesus) a pedra rejeitada por vós, os construtores, mas que se tornou a pedra angular. Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,11.12)

04/01/2024 - NOME DE CONFIRMAÇÃO

Quinta-feira, 04 de Janeiro de 2024 – Santa Elizabeth Ann Seton (Isabel Ann Seton)

1Jo 3,7-10

Sl 98(97),1.7-9

Jo 1,35-42

NOME DE CONFIRMAÇÃO

“…‘Tu és Simão, o filho de João; chamar-te-ás Cefas’ (que quer dizer Pedra).” (Jo 1,42)

Com treze anos de idade me preparando para a Confirmação, eu não sabia nada sobre a vida dos santos. A minha mãe misericordiosamente sugeriu Francisco como meu nome de Confirmação. Havia dois santos com esse nome, São Francisco de Assis e São Francisco de Sales e eu me senti atraído pelo segundo. Décadas mais tarde eu aprendi que São Francisco de Sales havia publicado muitos livretos religiosos, é o padroeiro dos escritores e também da Arquidiocese de Cincinnati, nos Estados Unidos da América. Eu louvei ao Senhor, que me deu o nome de Francisco na Confirmação e me dirigiu para o padroeiro perfeito para o meu ministério de vida! O Senhor não me viu como um jovem ‘desinformado’, e, ao invés disso, deu-me um novo nome que ‘se ajustava à peça’.

Jesus mudou o nome de Simão para Cefas (Jo 1,42), que significa ‘Pedra’ em Aramaico, o idioma falado na Galiléia, ou Pedro em Grego, também traduzido como ‘Pedra’ (Mt 16,18). Jesus viu Simão não como ele era naquele momento, mas como o homem que iria se tornar, o líder e a pedra da Igreja. Geralmente as ordens religiosas dão um novo nome para os novos membros. O Senhor está sempre agindo através desse novo nome. Com o novo nome também vem o Seu chamado (Gn 17,5; 35,10).

Louve a Jesus, pois Ele vê além de nossas deficiências, fraquezas, pecados passados e presentes. Ele nos vê como “…o povo de sua particular propriedade…” (1Pe 2,9) Jesus nos ama pelo que nós somos, mas nos chama à vocação suprema (Fl 3,14) de sermos Seus(Suas) frutuosos(as) discípulos(as).

Hoje, tenham em mente seu nome de Confirmação. Com aquele nome, vocês são confirmados no Espírito Santo. Vivam seu novo nome e seu novo chamado em Cristo. Sejam reconfirmados(as) no Espírito.

Oração: Pai, que eu possa me tornar a pessoa que Tu vês vedes olhas para mim. Que eu possa viver de acordo com meu novo nome.
Promessa: “…O que pratica a justiça é justo…” (1Jo 3,7)
Louvor: Santa Elizabeth Ann Seton seguiu seu Senhor através de denominações religiosas, através do Oceano Atlântico, onde quer que Ele a dirigisse.

05/01/2024 - NINGUÉM PODE

Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2024 – São João Neumann

1Jo 3,11-21

Sl 100(99),1-5

Jo 1,43-51

NINGUÉM PODE

“…Em verdade, em verdade, vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1,51)

Existe uma canção espiritual intitulada ‘Ninguém pode fazer nada por mim como Jesus’ (Ain’t Nobody Can Do Me Like Jesus). Isto significa que somente Jesus, conhece, modifica e satisfaz o coração humano (Jo 2,25). Jesus é “…o pão da vida…” (Jo 6,35) Ele é a nossa necessidade mais básica e Ele satisfaz todas as nossas demais necessidades. Quando nós temos Jesus, temos tudo o que vale a pena ter e, quando nós temos tudo exceto Jesus não temos nada. Podemos estar entre os ‘mortos-vivos’ (1Jo 3,14), mas Jesus sabe como tocar, atender e completar até o coração mais duro.

Se a nossa única esperança for Jesus, nós entenderemos que Ele é a única Esperança que necessitamos. Todavia, se nós tivermos conquistado o mundo inteiro, mas não tivermos entregado nossas vidas a Ele (Lc 9,25), nós iremos perceber que nossas vidas são vazias sem Ele. Jesus é o Caminho, a Verdade, e a Vida – o único Caminho para o Pai (Jo 14,6). Seu nome é o único nome pelo qual nós podemos ser salvos(as) (At 4,12). Ele é “…nosso único Mestre e Senhor.” (Jd 4) Ele é Deus.

Oração: Jesus, eu Te agradeço por terdes te tornado um homem e deixado que nós Te conhecêssemos.
Promessa: “Nisso conhecemos o Amor: ele deu a sua vida por nós. E nós também devemos dar a nossa vida pelos irmãos. Se alguém, possuindo os bens deste mundo, vê o seu irmão na necessidade e lhe fecha o coração, como permanecerá nele o amor de Deus?” (1Jo 3,16.17)
Louvor: São João Neumann introduziu a Devoção das Quarenta Horas depois de sua viagem de 40 dias da Europa para os Estados Unidos da América.

06/01/2024 - VITORIOSO(A) OU VÍTIMA?

Sábado, 06 de Janeiro de 2024 – Santo André Bessette
1Jo 5,5-13

Sl 147,12-15.19.20

Mc 1,7-11 ou Lc 3,23-38

VITORIOSO(A) OU VÍTIMA?

“Quem é o vencedor do mundo, se não aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1Jo 5,5)

Nós somos vencedores diante do mundo ou vítimas dele. Somente pela fé em Jesus como Deus escaparemos de ser vitimados(as). A menos que oremos ao Senhor, nós nos tornaremos presas do mundo. Ou Jesus dirige as nossas vidas, ou seremos manipulados(as) de modo a arruinar as nossas vidas totalmente, até mesmo indo para o inferno. Por nós mesmos(as) somos incapazes de nos proteger contra demônios inescrupulosos e odiosos. Por nós mesmos(as), as nossas vidas ficam necessariamente fora de controle. Jesus é o único Nome pelo qual podemos ser salvos(as) (At 4,12). Ele é a nossa única Esperança, a única Esperança da qual necessitamos.

Vamos agradecer por Jesus ter se tornado um homem (Jo 1,14), nos salvado, e estar desejoso para assumir as nossas vidas. Ele nos salvou da armadilha condenatória de supostamente tomar as nossas próprias decisões. Ao nos aproximarmos do fim do Tempo do Natal, que nós aceitemos o privilégio de entregar nossas vidas totalmente a Ele. Somente desse modo nós escaparemos de ser vitimados(as) e ter a vida eterna (1Jo 5,11-13). Nós Te agradecemos, Jesus nosso Salvador!

Oração: Pai, nesses últimos dias do Tempo do Natal, faz em mim o que Tu quiserdes de modo a realizar através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Pois ele reforçou as trancas de tuas portas, abençoou os teus filhos no teu seio.” (Sl 147,13)
Louvor: Mais de um milhão de pessoas manifestaram o seu respeito no funeral de Santo André Bessette, o amado ‘Homem Milagroso de Montreal’.

07/01/2024 - A SABEDORIA DO ABANDONO

Domingo, 07 de Janeiro de 2024 – Epifania do Senhor – São Raimundo de Penyafort

Is 60,1-6

Sl 72(71),1.2.7.8.10-13

Ef 3,2.3.5.6

Mt 2,1-12

A SABEDORIA DO ABANDONO

“As nações caminharão na tua luz, e os reis, no clarão do sol nascente.” (Is 60,3)

Homens e mulheres sábios(as), como os magos do primeiro Natal, se prostram diante de Jesus, prestando-Lhe homenagem e entregando-se a Ele (Mt 2,11). Este total abandono não é uma experiência de uma só vez, mas um modo de vida – para sempre.

Homens e mulheres sábios(as) são pessoas dotadas de uma grande alma que não cobiçam nada de Deus. Elas não anseiam por uma Missa mais rápida para cumprir as suas obrigações Dominicais. Ao invés disso, consideram um privilégio louvar ao Senhor durante o maior tempo possível. Homens e mulheres sábios(as) não perguntam se precisam fazer a Confissão anualmente, mas se alegram em celebrar frequentemente o Sacramento da Reconciliação. Homens e mulheres sábios(as) consideram um privilégio partilhar sua fé em Jesus, especialmente em situações onde podem ser perseguidos(as) (At 5,41; 13,52). Sabedoria não é fazer o mínimo, mas sempre procurar novas oportunidades para entregar-se ao amor e à vontade de Deus. Homens e mulheres sábios(as) transcendem suas inclinações naturais para o egoísmo, a preguiça e o medo. Eles(as) vivem naturalmente – pela graça através da fé (Ef 2,8).

O Senhor quer fazer de você um homem ou mulher sábio(a). Você está desejando ser sábio(a), seguir a estrela e entregar tudo a Jesus?

Oração: Pai, nesta Epifania, dá-me o temor a Ti que és o princípio da sabedoria (Sl 111(110),10).
Promessa: “Com efeito, as trevas cobrem a terra, a escuridão envolve as nações, mas sobre ti levanta-se Iahweh e a sua glória aparece sobre ti.” (Is 60,2)
Louvor: Louvor a Jesus, “…manifestado na carne, justificado no Espírito, contemplado pelos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória.” (1Tm 3,16)

08/01/2024 - JESUS ME AMA, ISTO EU SEI

Segunda-feira, 08 de Janeiro de 2024 – Batismo do Senhor
Is 55,1-11 ou 1Jo 5,1-9

Is 12,2-6

Mc 1,7-11

JESUS ME AMA, ISTO EU SEI

“E uma voz veio dos céus: ‘Tu és meu Filho amado, em ti me comprazo’.” (Mc 1,11)

Neste último dia do glorioso Tempo do Natal, o Senhor quer que façamos como Ele fez: seguir “…fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo…” (At 10,38) O Senhor nos chama a estabelecer “…o julgamento na terra…” (Is 42,4), “…abrir os olhos dos cegos, a fim de soltar do cárcere os presos, e da prisão os que habitam nas trevas.” (Is 42,7) O Senhor tem grandes planos para nós neste novo ano.

Contudo, nós não amamos e valorizamos a nós mesmos(as) tanto quanto o Senhor o faz. Muitas pessoas até mesmo se odeiam a si mesmas. Elas acreditam que não podem fazer nada de valor para o Senhor. Acham que não são nada. Portanto, o Senhor tem que mudar a imagem que fazem de si mesmas antes de enviá-las para realizar a Sua obra.

Antes de iniciarmos nosso ministério no Senhor, precisamos vivenciar o que Jesus vivenciou antes de iniciar o Seu ministério público. Nós temos que reconhecer enfaticamente que somos filhos e filhas do Pai, que Ele nos ama e se regozija em nós (Lc 3,22). Precisamos que o Espírito desça sobre nós e clame ‘Abba’ (Pai) (Rm 8,15; Gl 4,6). Temos que ter certeza de que somos escolhidos(as), amados(as), privilegiados(as), e ungidos(as). Então poderemos entrar neste novo ano com o poder do Espírito Santo.

Oração: Espírito Santo, vem e clama no meu coração ‘Abba’.
Promessa: “Pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5,4)
Louvor: Louvor a Jesus, amado Filho de Deus! (Lc 3,22). Glória a Deus no mais alto dos céus.

09/01/2024 - BUSCA DA FELICIDADE?

Terça-feira, 9 de Janeiro de 2024

1Sm 1,9-20

1Sm 2,1.4-8

Mc 1,21-28

BUSCA DA FELICIDADE?

“…Eu sou uma mulher atribulada…” (1Sm 1,15)

Ana se sentia infeliz. Ela levou as suas misérias a Deus e as colocou diante d’Ele (1Sm 1,10), Esta foi uma sábia e frutuosa decisão para Ana, pois Deus ouviu e respondeu às suas orações e seus desejos (1Sm 1,19.20). Ela encontrou felicidade na resposta do Senhor às suas orações.

Muitos homens e mulheres infelizes apresentam suas tribulações ao álcool, o fumo, os vícios, os divertimentos, o jogo, os pecados sexuais ou outras formas perigosas de escapismo. Infelizmente, ao invés de encontrar felicidade, o escapismo não resolve nada e muitas vezes somente se misturam às tribulações.

A chave para uma vida feliz não é perseguir a felicidade, mas perseguir a Deus. Jesus deixou claro que nesta vida nós teremos uma cruz diária para carregar (Lc 9,23). Carregar esta cruz não resulta em infelicidade; pode haver paz e algumas vezes alegria em sofrer por Jesus (Cl 1,24). Carregar nossa cruz com Jesus é uma graça (Fl 1,29).

Deus abençoa aqueles(as) que O procuram. A palavra ‘abençoado’ pode ser traduzida por ‘alegre’. Abençoados(as), alegres, são aqueles(as) que choram, são humildes, e sofrem perseguições (Mt 5,4.5.10.11). Abençoados(as) são aqueles(as) que temem o Senhor e O obedecem, a despeito das consequências (Sl 112(111),1). Você está preocupado(a) com a busca da felicidade? Ao invés disso, busque ao Senhor; “buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus…” (Mt 6,33) “Procurai a Iahweh enquanto pode ser achado…” (Is 55,6)

Oração: Pai, que eu não procure minha própria realização, mas, ao invés disso, procure a realização da Tua vontade (Mc 1,15).
Promessa: “…Que é isto? Um novo ensinamento com autoridade! Ate mesmo aos espíritos impuros ele dá ordens, e eles lhe obedecem!” (Mc 1,27)
Louvor: Carolina venceu sua tendência à falsidade e à falta de coragem voltando seus pensamentos repetidamente para as coisas do alto (Cl 3,2).

10/01/2024 - VOCÊ É UM SACERDOTE ADORMECIDO?

Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024

1Sm 3,1-10.19.20

Sl 40(39),2.5.7-10

Mc 1,29-39

VOCÊ É UM SACERDOTE ADORMECIDO?

“Ora, um dia, Eli já estava deitado no seu quarto – os seus olhos começaram a enfraquecer e não podia mais ver.” (1Sm 3,2)

O sacerdote idoso Eli estava dormindo no serviço. “…naquele tempo, raramente Iahweh falava, e as visões não eram frequentes.” (1Sm 3,1) No entanto, as orientações não frequentes do Senhor não eram porque Deus havia deixado de falar a Seu povo; na verdade, o Senhor estava ocupado chamando pelo jovem Samuel (1Sm 3,4-9).

Os pais são sacerdotes nas suas casas, a ‘Igreja doméstica’. ‘…Desde as suas origens, o núcleo aglutinante da Igreja era, muitas vezes, constituído por aqueles que, com toda a sua casa, se tinham tornado crentes… É aqui que se exerce, de modo privilegiado, o sacerdócio batismal do pai de família, da mãe, dos filhos, de todos os membros da família, na recepção dos sacramentos, na oração e ação de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade efetiva…’ (CIC, 1655.1657). Adicionalmente, todas as pessoas batizadas são sacerdotes, profetas e reis (CIC, 1268). Portanto, todos(as) nós somos chamados(as) a permanecer acordados(as) e alertas, para ouvir a voz do Senhor (Lc 12,37).

A revelação do Senhor é incomum nas nossas vidas e na vida das nossas famílias porque nós estávamos dormindo ao invés de estar escutando a voz de Deus? Jesus se levantava cedo para orar (Mc 1,35). Ele também orava durante toda a noite (Mt 26,36-45), enquanto Seus apóstolos estavam “…dormindo, pois os seus olhos estavam pesados de sono.” (Mt 26,43)

Nós estamos dormindo em vigília, como os apóstolos do jardim de Getsêmani? “…já chegou a hora de acordar…” (Rm 13,11) “…Ó tu que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, que Cristo te iluminará.” (Ef 5,14)

Oração: “…Fala, Iahweh, que o teu servo ouve…” (1Sm 3,9)
Promessa: “E ele curou muitos doentes de diversas enfermidades e expulsou muitos demônios…” (Mc 1,34)
Louvor: Uma igreja doméstica testemunhou por Jesus ao participar de uma marcha pró-vida em sua cidade.

11/01/2024 - A GRANDE MUDANÇA

Quinta-feira, 11 de Janeiro de 2024

1Sm 4,1-11

Sl 44(43),10.11.14.15.24.25

Mc 1,40-45

A GRANDE MUDANÇA

“Ele, porém, assim que partiu, começou a proclamar ainda mais e a divulgar a notícia, de modo que Jesus já não podia entrar publicamente numa cidade; permanecia fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.” (Mc 1,45)

O homem apresentado no Evangelho de hoje foi curado da lepra por Jesus. Ele desobedeceu à advertência de Jesus para não dizer nada sobre a cura (Mc 1,43.44). Por causa da desobediência do leproso, Jesus e o leproso curado trocaram de lugar. O leproso havia sido forçado a viver em lugares desertos. Antes da sua cura, o leproso era intocável, expulso de lugares onde haviam pessoas (Lv 13,46). Agora o leproso, ansioso por pertencer à sociedade, contou a todos sobre a sua cura pelas mãos de Jesus. Será que ele contou aos outros de modo a reforçar sua própria situação e permanecer na sociedade? Aquele status social teria sido restaurado com uma visita ao sacerdote, como Jesus havia recomendado (Mc 1,44), tendo reconhecido assim publicamente o seu bem-estar para toda a comunidade.

Jesus tinha um plano abrangente para a cura física e social do leproso, bem como a reintegração no próprio culto Judeu com a aprovação dos sacerdotes (Mc 1,44). O leproso não seguiu o plano de Jesus e assim, Jesus pagou o preço de sua desobediência aos sacerdotes. Jesus “…levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças.” (Mt 8,17)

Existem áreas em sua vida nas quais você tenha desobedecido aos comandos do Senhor? O plano de Deus foi rejeitado em sua vida e na vida de outras pessoas (Lc 7,30) por causa desta desobediência? Arrependa-se! Obedeça aos comandos do Senhor.

Oração: Jesus, permite que eu nunca venha a pensar que eu posso restaurar a minha vida como Tu podes. Que eu nunca impeça o Teu caminho.
Promessa: “Movido de compaixão, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: ‘Eu quero, sê purificado’. E logo a lepra o deixou. E ficou purificado.” (Mc 1,41.42)
Louvor: Silvio procurou a Confissão antes do Natal e novamente antes da Epifania. Ele queira ser puro como Jesus é puro (1Jo 3,3).

12/01/2024 - A QUEM VOCÊ IMITA?

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024 – Santa Margarida Bourgeoys

1Sm 8,4-7.10-22

Sl 89(88),16-19

Mc 2,1-12

A QUEM VOCÊ IMITA?

“E seremos, nós também como as outras nações…” (1Sm 8,20)

O Senhor chamou os Israelitas a serem “…o seu próprio povo…” (Dt 26,18). Deus era o seu Deus, e eles eram o Seu povo. Eles pertenciam única e particularmente a Ele, e somente a Ele. Todavia, o povo disse: “…seremos, nós também como as outras nações…” (1Sm 8,20) Eles rejeitaram Deus como seu Rei (1Sm 8,7).

Os (As) seguidores(as) de Jesus têm que pertencer ao Senhor (Rm 14,7.8). Nós fomos escolhidos(as) para o Senhor (Rm 1,1), consagrados(as) para o Seu serviço. Ser como as outras nações é uma tentação perigosa, pois isto nos leva a esquecer o que nós somos em Cristo. Nós esquecemos a nossa identidade.

Muitas pessoas imitam os seus heróis esportivos, ou seus apresentadores ou personalidades da mídia. A menos que essas pessoas estejam vivendo estilos de vida santos, imitá-las não acabará bem. É por isso que São Paulo disse aos Coríntios para imitá-lo como ele imitava a Cristo (1Cor 11,1).

A ironia é que nós temos um Rei e Soberano, Cristo Rei, Senhor do Universo (Ap 19,16). Mas muitas vezes nós dizemos: “…Não queremos que este reine sobre nós.” (Lc 19,14) No entanto, nós pertencemos a Jesus, pois Ele pagou um preço por nós (1Cor 6,20). Não deseje ser como os outros que vivem no mundo. “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6,33) Deseje pertencer a Ele.

Oração: Pai, concede-me a graça de fixar meus olhos em Jesus (Hb 3,1) e seguir os Seus passos (Lc 9,23).
Promessa: Todos “…ficaram admirados e glorificaram a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos coisa igual’.” (Mc 2,12)
Louvor: Santa Margarida Bourgeoys recebeu o título de co-fundadora da Igreja do Canadá pregando para as jovens mulheres de Quebec.

13/01/2024 - MENSAGEIROS DE DEUS QUESTIONÁVEIS

Sábado, 13 de Janeiro de 2024 – Santo Hilário

1Sm 9,1-4.17-19; 10,1

Sl 21(20),2-7

Mc 2,13-17

MENSAGEIROS DE DEUS QUESTIONÁVEIS

“As jumentas de Cis, pai de Saul tinham-se desgarrado…” (1Sm 9,3)

Deus usou as jumentas desgarradas para levar Saul à liderança; deste modo, Saul foi levado a Samuel, e ele ungiu Saul como rei (1Sm 9,3.14; 10,1). Assim, através de Saul, Deus libertou Israel dos seus inimigos.

A jumenta de Balaão falou com ele e o advertiu do perigo, o que resultou em uma rica benção sobre Israel (Nm 22,28-35). Deus abriu a boca da jumenta de Balaão de modo a abrir os ouvidos de Balaão para a Sua mensagem.

São Mateus era um homem difícil, um coletor de impostos que explorava e assediava seu próprio povo (Mt 9,9). Jesus incomodou os Seus discípulos convidando um coletor de impostos para se juntar a eles no ministério.

A questão é que Deus envia pessoas condenáveis, e até mesmo animais, para realizar Sua vontade. Aquela pessoa que constantemente frustra você pode ter sido colocada na sua vida pelo Senhor para ajudar a abrir seus olhos e ouvidos para a mensagem que Ele tem tentado comunicar a você.

Não seria muito melhor dedicar um tempo ouvindo a Deus, de modo que Ele não tivesse que enviar mensageiros questionáveis para ganha a sua atenção? “Por isso não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5,17), antes que Deus tenha que enviar “…um jumento selvagem…” (Gn 16,12) à sua vida para entregar a Sua mensagem a você.

Oração: Pai, a cada manhã abra meus ouvidos de modo que eu seja capaz de ouvir a Tua voz (Is 50,4).
Promessa: “…Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mc 2,17)
Louvor: Santo Hilário escolheu o Cristianismo através de um longo e criterioso processo de estudo.

14/01/2024 - QUEM POSSUI VOCÊ?

Domingo, 14 de Janeiro de 2024 – 2º Domingo do Tempo Comum
1Sm 3,3-10.19

Sl 40(39),2.4.7-10

1Cor 6,13-15.17-20

Jo 1,35-42

QUEM POSSUI VOCÊ?

“Fugi da fornicação…” (1Cor 6,18)

A revolução sexual produziu consequências desastrosas de muitas maneiras. Vidas foram destruídas. A sociedade sofreu um sério declínio moral. O casamento e a família foram redefinidos de modo muito diferente do plano original de Deus. As taxas de natalidade caíram a ponto de não haver trabalhadores suficientes para suprir a demanda do trabalho. O convite e a atração de nossas paixões humanas já são fortes o suficiente sem necessidade da pressão sexual da sociedade como um todo (Tg 1,14; 4,1; 1Jo 2,16). Quando nós alimentamos esta paixão assistindo ‘entretimentos’ ou ouvindo música que promove a imoralidade e acende as chamas de nossa luxúria humana, estamos efetivamente colocando munição na arma que Satanás tem apontada para o nosso coração.

Como podemos vencer essas paixões? Faça uma aliança com seus olhos e ouvidos (Jó 31,1). Para de ouvir e pare de assistir a entretenimentos imorais. Deixe Deus ter a custódia de seus olhos e do seu coração (Pr 4,23). Pense somente em coisas santas e boas (Fl 4,8). Peça ao Senhor pelo Espírito Santo, que luta contra a carne (Gl 5,17). Busque o Cordeiro de Deus na Missa, diariamente se possível.
“…o Senhor é para o corpo.” e o corpo, incluindo nossos olhos, ouvidos, pele, e pensamento, é “…para o Senhor…” (1Cor 6,13) Os nossos corpos, pensamentos, e desejos não nos pertencem; Jesus nos comprou pelo preço do Seu próprio sangue (1Cor 6,20). Se você não se dá ao Senhor Jesus, Satanás se sentira em casa dentro de você (Lc 11,24-26). Não existe campo neutro na ‘batalha do corpo’. Entregue seu corpo e sua vida ao Senhor.

Oração: Pai, este é o meu corpo, que me foi dado por Ti.
Promessa: “Realizar tua vontade; meu Deus eu quero ter a tua lei dentro das minhas entranhas.” (Sl 40(39),9)
Louvor: “Eu vos digo isso para que a minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena.” (Jo 15,11) Nós nos alegramos em Ti, Jesus ressuscitado!

15/01/2024 - POR QUE JEJUAR?

Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024

1Sm 15,16-23

Sl 50(49),8.9.16.17.21-23

Mc 2,18-22

POR QUE JEJUAR?

“Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naquele dia.” (Mc 2,20)

Jejuar, abster-se de alimento, é um desafio difícil para a maioria das pessoas. Existem múltiplas razões para jejuar:
– Saúde. Jejuar auxilia na perda de centímetros em uma avolumada cintura e limpa nossos sistemas de toxinas.
– Auto-disciplina. Jejuar ajuda na luta contra a gula, auxilia no combate de maus hábitos alimentares (Pr 23,2), e promove a moderação.
Essas são boas razões para jejuar. Mas Deus quer que nós jejuemos por Ele, não para nosso próprio benefício. “…foi, acaso, por mim que vós jejuastes?” (Zc 7,5) O Senhor e Sua Igreja nos chama a elevar o jejum a um outro nível nos dando motivos adicionais para tal:
– Respeito. Antes de uma refeição importante, nós podemos deixar o café da manhã ou o almoço, de modo a não estarmos satisfeitos quando vamos ter uma grande refeição no jantar. Da mesma forma, nós respeitamos e honramos a Eucaristia jejuando por ao menos uma hora antes de receber a Santa Comunhão.
– Deixar lugar para Jesus. Nós nos esvaziamos de modo a deixar mais espaço para o Senhor Jesus (Jo 3.30).
– Lamento. Jesus disse que Seus discípulos iriam jejuar na Sua ausência (Mc 2,20). Quando um ente querido morre, não é adequado responder jejuando. Devemos jejuar na ausência de Jesus! Como exemplo, a Igreja nos chama a um dia de jejum e abstinência na Sexta-feira da Paixão, quando recordamos a morte de Jesus.
– Vencer batalhas espirituais e físicas. No Antigo Testamento, Josafá e os Macabeus derrotaram as tropas inimigas jejuando antes das batalhas (2Cr 20,3-9; 2Mc 13,12-17). Jesus ensina que alguns demônios e fortalezas do maligno só podem ser expulsos com jejum e oração (Mt 17,21).

“Por acaso não consiste nisto o jejum que escolhi…” (Is 58,6) Peça a Deus a graça de jejuar como Ele deseja.

Oração: Pai, que eu tenha “…fome e sede de justiça…” (Mt 5,6)
Promessa: “…A obediência é melhor do que o sacrifício…” (1Sm 15,22)
Louvor: Trinta e cinco prisioneiros entregaram suas vidas a Jesus em uma Missa de Domingo.

16/01/2024 - O ESPÍRITO DE LIDERANÇA

Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024

1Sm 16,1-13

Sl 89(88),20-22.27.28

Mc 2,23-28
O ESPÍRITO DE LIDERANÇA

“Samuel apanhou o vaso de azeite e ungiu-o na presença dos seus irmãos. O espírito de Iahweh precipitou-se sobre Davi que desse dia em diante…” (1Sm 16,13)

O Senhor disse a Samuel para terminar sua lamentação e partir para suscitar um novo líder para o povo de Deus (1Sm 16,1). Nós também precisamos suscitar novos líderes Cristãos.

Samuel disse ao Senhor: “…Como poderei eu ir lá? Saul o saberá e me matará!…” (1Sm 16,2) Quando nos concentrarmos no Espírito Santo e na liderança, nós seremos uma ameaça para o maligno e também estaremos em perigo.

O Senhor prometeu a Samuel: “…eu mesmo te mostrarei o que deverás fazer…” (1Sm 16,3) Quando obedecemos ao Senhor, “…o Deus da paz não tardará a esmagar Satanás debaixo de [nossos] pés…” (Rm 16,20)

O Senhor disse a Samuel para ungir não aqueles que pareciam ser líderes, mas aquele escolhido por Ele (1Sm 16,7). Da mesma forma, o Senhor escolhe líderes nos dias de hoje; “…o que no mundo é vil e desprezado, o que não é, Deus escolheu para reduzir a nada o que é.” (1Cor 1,28)

Não perca seu tempo se preocupando ou reclamando. Use o seu tempo orando para que o Espírito Santo seja reavivado (2Tm 1,6) nas vidas de líderes simples e populares. Não importa o que Satanás faz para desencorajá-lo(a) ou intimidá-lo(a), continue obedecendo ao Senhor e continue convidando pessoas a receber a plenitude do Espírito em suas vidas. Orando continuamente por mais tantos líderes quantos seja possível para receber o Espírito, você se juntará ao Espírito na renovação da face da terra (Sl 104(103),30). Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, dá-nos muitos novos Pentecostes e novos líderes em Cristo.
Promessa: “…O Filho de Homem é senhor até do sábado.” (Mc 2,28)
Louvor: Marta dedica uma hora por dia à Adoração Eucarística antes de ir para o trabalho.

17/01/2024 - ISTO SIGNIFICA GUERRA

Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024 – Santo Antão
1Sm 17,32.33.37.40-51

Sl 144(143),1.2.9.10

Mc 3,1-6

ISTO SIGNIFICA GUERRA

“Bendito seja Iahweh, o meu rochedo, que treina minhas mãos para a batalha e meus dedos para a guerra.” (Sl 144(143),1)

A Igreja Católica defende o direito á vida, desde a concepção até à morte natural. Nós somos a Igreja Militante e Deus deu a cada um(a) de nós uma importante tarefa a cumprir no campo de batalha. Governos, tribunais, indústrias e lobistas estão conspirando contra os exércitos do Senhor (Mc 3,6); nós, que defendemos a vida, estamos delineando a vitória dos exércitos do Senhor.

A indústria do aborto é como Golias; e nós, que defendemos a vida, somos como Davi. Para a indústria do aborto e os seus muitos apoiadores, devemos parecer ter as mãos atrofiadas (Mc 3,1). Certamente aqueles(as) que se opõem à vida nos consideram como Golias fez com Davi, nos menosprezando (1Sm 17,42).

Deus está agindo para treinar as nossas atrofiadas mãos para a batalha, os nossos dedos para a guerra. Muitas mãos e dedos fiéis irão dedilhar as contas do Rosário hoje, empunhando as armas da oração e do jejum que irão derrubar os Golias. Como Davi, diga a Golias: ‘Você vem contra mim com consideráveis investimentos, autorização governamental, o apoio da mídia secular e apoio legal. Mas eu venho contra ti em nome do Senhor das hostes, o Deus dos exércitos que você insultou’. (1Sm 17,45). Estenda suas mãos atrofiadas para Jesus; Ele as fortalecerá para esta guerra (Sl 144(143),1).

Oração: “….Levanta-te, Iahweh, que sejam dispersos os teus inimigos e fujam diante de ti os que te aborrecem.” (Nm 10,35)
Promessa: “…Iahweh é o senhor da batalha e ele vos entregará em nossas mãos.” (1Sm 17,47)
Louvor: Santo Antão do Egito deu àqueles que vinham a ele no deserto o benefício de suas lições na batalha espiritual arduamente vencida.

18/01/2024 - O OBJETIVO DA CRUZ

Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2024
1Sm 18,6-9; 19,1-7

Sl 56(55),2.3.9-13

Mc 3,7-12

O OBJETIVO DA CRUZ

“E os espíritos impuros, assim que o viam, caíam a seus pés e gritavam: ‘Tu és o Filho de Deus’! E ele os conjurava severamente para que não o tornassem manifesto.” (Mc 3,11.12)

Os demônios tentaram transformar a sua derrota em vitória. Ao invés de esconderem o fato que Jesus os havia expulsado, eles gritavam: “…Tu és o Filho de Deus!…” (Mc 3,11) Os demônios queriam dar a impressão que Jesus, como Messias, teria uma vida com somente óbvias e gloriosas vitórias. Dessa forma, quando Jesus foi mais tarde crucificado e aparentemente derrotado, as pessoas iriam ser tentadas a negar que Ele havia sido o Messias.

Jesus “…os [conjurou] severamente para que não o tornassem manifesto.” (Mc 3,12) Jesus queria ser reconhecido como o Servo Sofredor (Is 52,13-15) e somente de modo secundário como o Realizador de Milagres e Libertador; assim, a Sua morte na cruz não seria uma pedra de tropeço para nós (1Cor 1,23), mas a maior revelação do Seu amor.

A cruz é o centro e o sentido da vida. Os demônios estão tentando usá-la para nos manipular através do medo e da desordem de modo a nos levar a negar Cristo. O Senhor está proclamando a cruz de modo a nos crucificar para o mundo (Gl 6,14) e nos levar à salvação.

Ao pé da cruz, Jesus é amado ou odiado. Como Maria, você O amará? Você será como o bom ladrão que se arrependeu e aceitou a majestade de Jesus? (Lc 23,42) Ou será como o mau ladrão que usou o seu último suspiro para blasfemar contra Jesus e desse modo recusar Sua oferta de vida eterna? Ao pé da cruz, ame a Jesus.

Oração: Pai, que eu possa não querer saber de outra coisa a não ser de Jesus Cristo crucificado (1Cor 2,2).
Promessa: “Em Deus eu confio: jamais temerei! Que poderia fazer-me o homem?” (Sl 56(55),12)
Louvor: Geraldo dedica seu tempo livre conduzindo o louvor, em adoração Eucarística, liderando um grupo jovem Católico.

19/01/2024 - NÓS SOMOS UNGIDOS(AS)

Sexta-feira, 19 de Janeiro de 2024

1Sm 24,3-21

Sl 57)56),2-4.6.11

Mc 3,13,19

NÓS SOMOS UNGIDOS(AS)

“…Que Iahweh me livre de proceder assim com o meu senhor, de levantar a mão contra ele, porque é o ungido de Iahweh.” (1Sm 24,7)

O sanguinário Davi não matou seu grande inimigo, o Rei Saul, porque ele reconhecia Saul como o ungido do Senhor (1Sm 24,7.11). Davi valorizava ser ungido, pois ele também havia sido ungido como rei por Samuel (1Sm 16,13; Sl 89(88),21). Ser o ungido do Senhor tinha extremo significado (Sl 133(132),2.3).

O Messias é chamado em Grego de ‘Cristo’, que significa ‘O Ungido’. Jesus começou o Seu ministério público citando Isaias 61,1: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu…” (Lc 4,18) São Pedro detalhou o ministério de Jesus com estas palavras: “…Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder…” (At 10,38) A designação de Jesus foi ‘Cristo’, isto é, ‘O Ungido’. Os seguidores de Jesus são chamados ‘Cristãos’, isto é, ‘os ungidos’.

Nós Cristãos(ãs) fomos ungidos(as) no Batismo e na Confirmação. Estas unções são ainda mais importantes do que aquelas ministradas a Saul e Davi. Fomos ungidos(as) como sacerdotes, profetas e reis. ‘…Os fiéis exercem o seu sacerdócio batismal através da participação, cada qual segundo a sua vocação própria, na missão de Cristo, sacerdote, profeta e rei. É pelos sacramentos do Batismo e da Confirmação que os fiéis são consagrados para serem um sacerdócio santo’. (CIC,1546). Como Jesus, nós fomos ungidos “…com o Espírito Santo e com poder…” (At 10,38) Em Jesus, nós podemos fazer obras ainda maiores do que as que Ele fez (Jo 14,12). Cristãos(ãs), “…como sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa, assim como ele vos ensinou, permanecei nele.” (1Jo 2,27)

Oração: Pai, faz-me cada vez mais como Cristo e tão mergulhado(a) em Sua Palavra que eu possa ser chamado(a) verdadeiramente de Cristão(ã) (At 11,26).
Promessa: “E constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e terem autoridade para expulsar os demônios.” (Mc 3,14.15)
Louvor: Antes de ler a Bíblia, Pedro pede ao Espírito Santo para abrir os seus ouvidos para a voz de Deus falando através de Sua Palavra.

20/01/2024 - NUNCA SOZINHO(A)

Sábado, 20 de Janeiro de 2024 –  São Sebastião – São Fabiano, Papa
2Sm 1,1-4.11.12.19.23-27

Sl 80(79),2.3.5-7

Mc 3,20.21

NUNCA SOZINHO(A)

“Deste-lhe a comer um pão de lágrimas e tríplice medida de lágrimas para beber.” (Sl 80(79),6)

Jesus estva tendo um dia difícil. Os Fariseus e os Herodianos conspiravam para destruí-Lo (Mc 3,6). Os parentes de Jesus tentaram censurá-Lo dizendo “…Enlouqueceu!” (Mc 3,21) Os escribas asseguravam que Jesus estava possuído por demônios (Mc 3,22). Os apóstolos que Jesus havia acabado e escolher não são mencionados. Pouco depois ouvimos falar que eles estavam aterrorizados com uma tempestade e com falta de fé (Mc 4,40.41). Jesus está sendo atacado por todos os lados – parentes, governo, autoridades religiosas. Ele enfrenta uma barreira de inimigos, aparentemente sozinho.

Isto parece familiar? Talvez você tenha muitos dias difíceis. Muitas vezes sendo bombardeado(a) de todos os lados e além disso se sente sozinho(a)? Jesus tinha os doze apóstolos, mas eles não eram de muita ajuda. Você pode ter uma(um) esposa(o), filhos, família e amigos, mas onde é que eles estão quando você precisa deles? Não importa como e quando, Jesus estará sempre lá por você (Mt 28,20). Mesmo que sua mãe se esquecesse de você, Ele nunca irá deixá-lo(a) (Is 49,15). Jesus declara explicitamente: “…quem vem a mim eu não o rejeitarei.” (Jo 6,37)

Oração: Jesus, por causa do Teu amor eu nunca poderei estar sozinho(a) (Jo 16,32). E eu Te agradeço.
Promessa: “Deus dos Exércitos, faze-nos voltar! Faze tua face brilhar e seremos salvos!” (Sl 80(79),8)
Louvor: São Sebastião foi curado e salvo de uma tentativa de execução e assim ele pode confrontar novamente o imperador, dando um duplo testemunho da sua fé em Jesus.

21/01/2024 - COMO UM PEIXE FORA DA ÁGUA

Domingo, 21 de Janeiro de 2024 – 3º Domingo do Tempo Comum – Santa Inês

Jn 3,1-5.10

Sl 25(24),4-9

1Cor 7,29-31

Mc 1,14-20

COMO UM PEIXE FORA DA ÁGUA

“E imediatamente, deixando as redes, eles o seguiram.” (Mc 1,18)

Quando um peixe é apanhado e retirado da água, ele morre. O modo anterior de vida dele na água acabou (1Cor 7,31). Similarmente, tudo se modifica quando nós entramos no reino de Deus. Viver no reino de Deus é tão diferente de nossa vida pré-Cristã quanto é a vida para aquele peixe tentando viver na terra. Os estilos de vida que funcionam dentro da água não funcionam mais ao ar livre. Para que um peixe viva na terra, aquele peixe precisaria receber uma nova natureza.

Assim acontece conosco, seres humanos. Para viver no reino de Deus, nós morremos para nossa velha natureza no Batismo; nós nos tornamos então “…participantes da natureza divina…” (2Pe 1,4) quando nascemos da água do Batismo. Agora nosso antigo modo de viver não funciona mais. Uma vez que começamos a viver a nova vida de batizados em Cristo, não podemos viver do mesmo modo como vivíamos antes de Cristo. Temos que abandonar aquelas práticas que costumávamos fazer antes de nos entregarmos a Jesus (Ef 4,22-24). Não podemos mais viver como vivem os que não creem (1Pe 4,2.3). Nós morremos para nós mesmos(as), tomamos a nossa cruz a cada dia, seguimos a Jesus (Lc 9,23), e vivemos o novo modo de viver que beneficia um membro da casa de Deus (1Tm 3,15).

Você está tendo dificuldade para viver uma vida santa? Você está tendo dificuldade para respirar o ar ressuscitado? Talvez você ainda não esteja morto(a). Peça a Jesus para crucificar a sua antiga natureza (Gl 5,24) e ressuscitar você para a vida plena (Jo 10,10).

Oração: Pai, eu quero tudo o que Tu tens para mim. Tire tudo o que me afasta de Ti. Dá-me a Tuaa vida ressuscitada.
Promessa: “…Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus, a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25). Eu me alegro em Ti para sempre!

22/01/2024 - INTIMIDADE OU BLASFÊMIA?

Segunda-feira, 22 de Janeiro de 2024 – São Vicente

2Sm 5,1-7.10

Sl 89(88),20-22.25.26

Mc 3,22-30

INTIMIDADE OU BLASFÊMIA?

“Na verdade, eu vos digo: tudo será perdoado aos filhos dos homens, os pecados e todas as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno.” (Mc 3,28.29)

O Espírito Santo é retratado como uma pomba, um símbolo de Israel (Sl 74(73),19), de recriação (Gn 8,11.12), de amor (Ct 5,2) e de paz. O Espírito Santo conhece a profundeza de Deus (1Cor 2,11) e a profundeza dos nossos corações, da qual Ele clama “…Abba, Pai!” (Gl 4,6) O Espírito habita em nossos corpos como Seu templo (1Cor 6,19) e é o Espírito da verdade (Jo 14,17). Nós podemos ter um relacionamento verdadeiro, profundo, suave e íntimo com o Espírito Santo que habita em nós.

Por outro lado, nós podemos recusar a intimidade com o Espírito e insultá-Lo com blasfêmias (Mc 3,29), extingui-Lo (1Ts 5,19), ultrajá-Lo (Hb 10,29) e resistir-Lhe sempre (At 7,51). Nós podemos mentir para o Espírito (At 5,3) e até mesmo expulsá-Lo do templo de nossos corpos ‘sujando’ Seu templo cometendo pecado mortal.

No nosso relacionamento com o Espírito Santo, nós tendemos a ir a extremos – desde uma ternura dócil e intimidade ou uma rejeição brutal, violenta e desrespeitosa. Que nós deixemos nosso abuso do Espírito Santo. Que amemos o Espírito, Aquele que é Amor (1Jo 4,16).

Oração: Espírito Santo, Tu és todo o Amor que eu poderei precisar. Ensina-me a Te amar.
Promessa: “Davi ia crescendo, e Iahweh, Deus dos Exércitos, estava com ele.” (2Sm 5,10)
Louvor: A terrível artrite de Miriam poderia tê-la levado à amargura. Ela entregou sua doença a Jesus e aprendeu a depender totalmente do Senhor para sua resistência e força.

23/01/2024 - DANÇANDO NAS NAVES

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2024 – São Vicente de Saragossa – Santa Marianne Cope

2Sm 6,12-15.17-19

Sl 24(23),7-10

Mc 3,31-35

DANÇANDO NAS NAVES

“Quando os que carregavam a Arca de Iahweh davam seis passos, [Davi] sacrificava um boi e um bezerro cevado. Davi dançava com todas as suas forças diante de Iahweh…” (2Sm 6,13.14)

Muitos(as) de nós não dançamos muito, especialmente numa igreja. Se nós dançássemos na igreja, provavelmente não o faríamos no momento da coleta do ofertório na Missa. Todavia, Davi dançou depois de sacrificar incontáveis bois e bezerros cevados durante a progressão da Arca para Jerusalém (2Sm 6,13). O total desta oferenda deve ter chegado a centenas de bois e bezerros cevados, que certamente custaram um valor muito elevado em valores de hoje. Depois que Davi dançou, ele “…ofereceu holocaustos na presença de Iahweh, bem como sacrifícios de comunhão.” (2Sm 6,17) “Depois distribuiu a todo o povo e à multidão toda de Israel, homens e mulheres, a cada um, um pedaço de pão, uma massa de tâmaras e um doce de passas secas…” (2Sm 6,19) As ofertas adicionais e sua generosa provisão para a ceia oferecida para a multidão custaram a ele ainda mais dinheiro.
Poucos de nós temos os recursos financeiros de Davi. Nós não podemos oferecer ao Senhor valores muito elevados. No entanto, podemos ofertar com a mesma atitude de Davi. Podemos dançar quando esvaziamos os nossos bolsos, encerramos nossas aplicações financeiras, vendemos o que temos (Mc 10,21) e oferecemos com espírito de sacrifício para a Igreja. Temos que ofertar “…sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria.” (2Cor 9,7)

Doe e dance, dance e doe. Alegre-se por Deus ter dado a você algo para oferecer, e que Ele irá aceitar misericordiosamente seu presente.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar lições de dança. Que eu possa dançar como Davi dançou.
Promessa: “Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mc 3,35)
Louvor: Durante muitas décadas, Santa Marianne Cope continuou o ministério junto aos leprosos isolados na ilha de Molokai, no Havaí, que havia sido iniciado por São Damião.

24/01/2024 - DO OUTRO LADO DO EGOÍSMO

Quarta-feira, 24 de Janeiro de 2024 – São Francisco de Sales

2Sm 7,4-17

Sl 89(88),4.5.27-30

Mc 4,1-20

DO OUTRO LADO DO EGOÍSMO

“Natã comunicou a Davi todas essas palavras e toda essa revelação.” (2Sm 7,17)

Davi, assim como todos(as) nós, era muito egoísta. Nós somos assim desde o momento de nossa concepção. Somos naturalmente egoístas. Um dia, ocorreu uma grande benção na vida de Davi: ele teve um pensamento desinteressado. Pensou em construir uma habitação para o Senhor (2Sm 7,2). Apesar de Davi não ter sido escolhido pelo Senhor para fazer isso, o Senhor aproveitou o momento de desprendimento para revelar a Davi uma profecia surpreendente. Através do profeta Natã, o Senhor disse a Davi que sua casa, seu reino, e seu trono iriam permanecer firmes para sempre (2Sm 7,16).

Algumas vezes, pela graça de Deus nas nossas vidas novas através do Batismo, nós também temos pensamentos desinteressados. Como Davi, também receberemos de Deus revelações maravilhosas quando passarmos para o outro lado do egoísmo. Na terra do desprendimento – antes tão estranha para nós – nós não estaremos mais sob a nuvem escura do egoísmo (Is 60,2). Do outro lado do egoísmo, o Senhor brilha e sobre nós aparece a Sua glória (Is 60,2).

Venha para Jesus, arrependa-se; negue-se a si mesmo(a); atravesse para o outro lado.

Oração: Pai, a vida que vivo agora não é a minha. É a vida pela fé em Jesus (Gl 2,20).
Promessa: “Mas há as que foram semeadas em terra boa: estes escutam a Palavra, acolhem-na e dão fruto, um trinta, outro sessenta, outro cem.” (Mc 4,20)
Louvor: São Francisco de Sales escreveu livros apologéticos para a defesa contra livros heréticos e espirituais, de modo a fazer crescer a fé do povo leigo. Deus ungiu de tal modo seus escritos que ele foi homenageado como santo padroeiro dos jornalistas.

25/01/2024 - FAZ O MEU DIA

Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024 – Conversão de São Paulo

At 22,3-16 ou At 9,1-22

Sl 117(116),1.2

Mc 16,15-18

FAZ O MEU DIA

“…Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado.” (Mc 16,15.16)

Hoje a Igreja celebra a festa da conversão de São Paulo. Você fica emocionado ou ao menos feliz por celebrar a conversão de São Paulo ou de alguma outra pessoa? Quanto você deseja “…que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.”? (1Tm 2,4) Você deseja se tornar “…servo de todos, a fim de ganhar o maior número possível.”? (1Cor 9,19) Você fará de si mesmo(a) “…tudo para todos, a fim de salvar alguns a todo custo.”? (1Cor 9,22)

Muitas pessoas estão mais interessadas em quem vai ganhar uma competição do que em quem está se convertendo para Cristo. Muitas pessoas desejam saber as notícias mais do que ouvir a Boa Nova da Bíblia. Quantos Católicos preferem ter seu café da manhã a receber a Santa Comunhão?

Se você sofrer tragédia após tragédia como aconteceu com Jó, você ainda consideraria que os sofrimentos do tempo presente não significam nada (Rm 8,18) se comparados com a alegria de ver um pecador se arrepender? (Lc 15,7.10). Ou um pequeno problema se sobrepõe em importância a todas as conversões no mundo e até mesmo à sua própria conversão? A conversão de Paulo, ou a conversão de qualquer uma pessoa, é tão importante que nós deveríamos nos alegrar por ela para sempre – mesmo em meio a todas as formas de sofrimentos.

O que faz o seu dia? É a conversão ou a perversão?

Oração: Pai, converte-me. Usa-me para converter muitas outras pessoas.
Promessa: “Logo caíram-lhe dos olhos umas como escamas e recobrou a vista. Recebeu, então o batismo.” (At 9,18)
Louvor: São Paulo recebeu o nome de Saulo por causa do primeiro rei de Israel, mas recebeu seu novo nome, Paulo, que significa ‘pequeno’, tendo encontrado o Senhor Jesus com toda a Sua majestade.

26/01/2024 - ACREDITANDO VENDO

Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024 – São Timóteo, São Tito

2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 96(95),1-3.7.8.10

Lc 10,1-9

ACREDITANDO VENDO

“…Para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade…” (Tt 1,1)

Não importando o quanto bem ou mal eu ensino as Escrituras através deste livreto, vocês podem quase imediatamente ao menos duplicar as impressões que recebem lendo as Escrituras das Missas diárias, decidindo partilhar qualquer coisa que receberam. Se vocês colocam qualquer luz que recebem em um candelabro (Mc 4,21), vocês receberão mais luz. “…Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24) Compreender a Bíblia não é tanto uma questão de inteligência, mas sim de partilha.

Porém, para partilhar a Boa Nova com credulidade, temos que viver a Boa Nova. Compreender a Bíblia é basicamente uma questão de obedecê-la. Algumas pessoas sustentam que têm necessidade de compreender qualquer coisa antes de obedecê-la. Com a Bíblia, no entanto, nós temos que obedecê-la antes que nós a compreendamos verdadeira e profundamente. Por exemplo, nós não compreendemos como Jesus está presente na Santa Comunhão meramente porque lemos a Bíblia. A Bíblia não explica isso em detalhes. Contudo, quando nós obedecemos à Bíblia participando da Santa Ceia em memória de Cristo (1Cor 11,24.25), nos concentrando na “…fração do pão…” (At 2,42) e partilhando nossa fé em Jesus presente na Eucaristia, recebemos então surpreendentes impressões. Nós vemos a luz e compreendemos o que a Bíblia significa. Crer, viver e partilhar é ver.

Oração: Pai, dá-me uma sólida fé em Ti através da qual eu possa Te compreender muito mais profundamente.
Promessa: “Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas sim um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,6.7)
Louvor: “Graças sejam dadas a Deus, que colocou no coração de Tito o mesmo zelo por vós.” (2Cor 8,16)

27/01/2024 - CONFIANTES

Sábado, 27 de Janeiro de 2024 – Santa Ângela Mérici

2Sm 12,1-7.10-17

Sl 51(50),12-17

Mc 4,35-41

CONFIANTES

“Depois [Jesus] perguntou: ‘Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?’.” (Mc 4,40)

Vocês têm confiança no Senhor? (Mt 9,28) Vocês podem proclamar: “Tal é a certeza que temos, graças a Cristo, diante de Deus.” (2Cor 3,4) e “Fortalecidos por tal esperança, temos plena confiança.” (2Cor 3,12) Nós somos tentados(as) a pensar que Jesus está dormindo e não se importa que estejamos prestes a perecer (Mc 4,38). No entanto, Jesus está no controle. Ele é o Senhor. Portanto, aproximemo-nos d’Ele “…de coração reto e cheios de fé…” (Hb 10,22)

A vida é “…um combate doloroso…” (Hb 10,32), uma batalha centrada em nossa fé e confiança no Senhor. O Senhor quer aumentar e aprofundar a nossa confiança n’Ele (Lc 17,5). O diabo nos pressiona a perdermos nossa confiança no Senhor (Hb 10,35). Todavia, “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens [e mulheres] da fé, para a conservação da alma.” (Hb 10,39)

O Senhor nos chama a clamar por Ele nas batalhas e tormentas da vida. Ao virmos a conhecê-Lo, deveríamos não mais clamar com dúvida ou confusos(as), mas com grande, total, inabalável e absoluta confiança. Nós sabemos que o nosso Defensor vive (Jó 19,25). Sabemos que o Senhor é fiel às Suas promessas (1Ts 5,24). Sabemos que Ele nunca nos deixará órfãos (Jo 14,18). Sabemos que Ele venceu o mundo (Jo 16,33). Tenha confiança n’Ele.

Oração: Pai, que eu possa reconhecer que eu conheço o Teu amor e poder. Que eu possa aumentar a minha confiança em Ti.
Promessa: “…Natã disse a Davi: ‘Por sua parte, Iahweh perdoa a tua falta: não morrerás’.” (2Sm 12,13)
Louvor: Santa Ângela Mérici era movida por sua compaixão pelas crianças pobres e sem educação. Ela recebeu a graça de Deus para começar uma nova ordem religiosa para ajudar a aliviar os sofrimentos daquelas crianças.

28/01/2024 - CLASSIFICADO COMO ‘RESTRITO’

Domingo, 28 de Janeiro de 2024 – 4º Domingo do Tempo Comum – Santo Tomás de Aquino

Dt 18,15-20

Sl 95(94),1.2.6-9

1Cor 7,32-35

Mc 1,21-28

CLASSIFICADO COMO ‘RESTRITO’

“Digo-vos isto em vosso próprio interesse, não para vos armar cilada, mas para que façais o que é mais nobre e possais permanecer junto ao Senhor sem distração.” (1Cor 7,35)

Nós temos que aceitar certas restrições se desejamos comprometer as nossas vidas totalmente com o Senhor. A pobreza do Evangelho, o celibato, uma família numerosa, um casamento fiel, um ministério desafiador – todos nos restringem significativamente. Contudo, qualquer decisão ou compromisso nos restringem. Qualquer atleta bem-sucedido, bom(boa) profissional ou celebridade colocou severas restrições em si mesmo(a). Quanto mais desejosos(as) nós deveríamos ser em restringir a nós mesmos(as), cheios(as) de amor pelo Senhor (1Cor 9,27).
Consideremos o que Jesus fez por nós. Quando Ele se fez homem, Ele esvaziou-se a si mesmo e assumiu a condição de servo (Fl 2,7). Não existe maior restrição do que ser pregado em uma cruz. Jesus foi a pessoa mais restringida que já viveu, mas também a mais livre. Ele quebrou todas as restrições de espaço e tempo ressuscitando dentre os mortos e ascendendo ao céu (1Pe 3,22). Entregue sua vida completamente a Jesus. Seja restringido(a) e ressuscitado(a) como Ele foi.

Oração: Jesus, dá-me a liberdade de ser comprometido(a) e do sacrifício pessoal.
Promessa: “Então o espírito impuro, sacudindo-o violentamente e soltando grande grito, deixou-o.” (Mc 1,26)
Louvor: Jesus ressuscitou! Nele, nós também iremos morrer e ressuscitar. Aleluia!

29/01/2024 - JESUS RESTAURA AS FAMÍLIAS

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024

2Sm 15,13.14.30; 16,5-13

Sl 3,2-7

Mc 5,1-20

JESUS RESTAURA AS FAMÍLIAS

“…Vai para tua casa e para os teus e anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia.” (Mc 5,19)

A família da Davi era um desastre. O seu filho Absalão se tornou seu rival, derrubou seu governo e estava buscando a sua morte (2Sm 15,1-6; 17,3). Ao invés de procurar a reconciliação com Absalão, Davi fugiu. Ele não tinha dúvidas que Absalão estava totalmente comprometido com a intenção de derrotá-lo (2Sm 15,14).

Davi presumia o pior sobre o seu filho. Muitos(as) de vocês experimentaram, da mesma forma, sérias rupturas nas suas famílias. Como Davi, quando vocês ouviram que algum membro da família estava contra vocês, imediatamente acreditaram que aquela pessoa seria capaz de causar algum dano.

Jesus declarou abertamente que Ele vinha para dividir famílias (Lc 12,51-53). Quando Jesus libertou o homem no Evangelho de hoje, ele pediu para ficar com Jesus (Mc 5,18). Muitos(as) de nós podemos nos identificar isso. A experiência da batalha espiritual quando acompanhando Jesus no ministério pode parecer preferível se comparada à ridicularização e rejeição que poderia receber se dissesse à sua família tudo o que Jesus fez misericordiosamente por você.

Contudo, Jesus enviou o homem que havia sido libertado direto para casa, para sua família, para anunciar a misericórdia de Deus (Mc 5,19). O Senhor pode estar chamando você a fazer o mesmo. Que Jesus use sua conversão, suas orações, sua obediência, suas palavras e o seu testemunho para curar e restaurar a sua família.

Oração: Pai, usa o meu jejum, a minha obediência e as minhas orações para restaurar qualquer área devastada em minha família (Is 58,12). Que eu possa amar minha família com o Teu coração de amor.
Promessa: “Eu me deito e logo adormeço. Desperto, pois é Iahweh quem me sustenta. Não temo o povo em multidão que em cerco se instala contra mim.” (Sl 3,6.7)
Louvor: Durante um encontro de cura e libertação, Jesus libertou Maria de uma vida de ódio a si mesma.

30/01/2024 - ENVELHECIMENTO PERFEITO

Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024

2Sm 18,9.10.14.24.25.30-19,3

Sl 86(85),1-6

Mc 5,21-43

ENVELHECIMENTO PERFEITO

“Guarda-me, porque sou fiel, salva teu servo que em ti confia! Tu és o meu Deus, tem piedade de mim, Senhor, pois é a ti que eu invoco todo o dia!” (Sl 86(85),2)

Davi estava provavelmente com quarenta anos quando cometeu adultério com Betsabéia e providenciou para que seu marido fosse assassinado. Vocês poderiam chamar isso de uma crise de pecado da meia idade. Quando Davi estava com cinquenta ou sessenta anos, seu filho Absalão tentou tomar o reino e matá-lo. Quando Absalão foi morto em batalha, Davi lamentou: “…Meu filho Absalão! meu filho! meu filho Absalão! Porque não morri eu em teu lugar! Absalão, meu filho! meu filho!” (2Sm 19,1)

Este é o mesmo filho com quem Davi não falou durante cinco anos (2Sm 13,38 e 14,28). Porém, Davi perdoou verdadeiramente e continuou perdoando Absalão. Ele o amava incondicionalmente. Davi evoluiu de uma meia-idade luxuriosa e assassina para uma idade avançada de amor, perdão e santidade. Davi ainda precisava de muito mais purificação e crescimento em santidade, mas ele permitiu que o Senhor o mudasse significativamente.

“Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens.” (Lc 2,52) E quanto a você? Todos nós estamos crescendo em idade, mas e quanto à sabedoria e graça? Você tem se arrependido e perdoado? Você deixou para trás os pecados do passado? Você está crescendo “…em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.”? (Ef 4,15) Cresça, não fique velho simplesmente.

Oração: Pai, que toda a minha atenção possa estar voltada para Jesus, pois “…eu não julgo que eu mesmo o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante.” (Fl 3,13)
Promessa: “Tomando a mão da criança, disse-lhe: ‘Talitha kum’ – o que significa ‘Menina, eu te digo, levanta-te’. No mesmo instante, a menina se levantou e andava, pois já tinha doze anos…” (Mc 5,41.42)
Louvor: Alberto tem comungado diariamente há quarenta anos.

31/01/2024 - O SALÁRIO DO PECADO

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024 – São João Bosco

2Sm 24,2.9-17

Sl 32(31),1.2.5-7

Mc 6,1-16

O SALÁRIO DO PECADO

“Depois disso o coração de Davi se descompassou por ter recenseado o povo, e Davi disse a Iahweh: ‘Cometi um grande pecado! Agora, ó Iahweh, perdoa esta falta ao teu servo, porque cometi uma grande loucura’.” (2Sm 24,10)

Davi pecou realizando um recenseamento, indo contra a vontade de Deus. Este pecado causou a morte de 70.000 pessoas em três dias por causa da peste (2Sm 24,15). O salário do pecado é a morte, neste caso, de milhares de mortes (Rm 6,23). Além do mais, provavelmente não foi este o pior pecado de Davi.

Isto nos mostra o efeito devastador de um pecado, e porque um pecado é uma tragédia muito maior do que os piores desastres naturais. Nesta passagem, nós vemos os resultados mensuráveis de um pecado. Isso nos dá alguma ideia do débito astronômico do pecado amealhado pelos pecados acumulados em todos os tempos.

Isso nos ajuda a compreender como estava pesada a cruz que Cristo carregou. “Mas ele foi trespassado por causa das nossas transgressões, esmagado em virtude das nossas iniquidades. O castigo que havia de trazer-nos a paz, caiu sobre ele, sim, por suas feridas fomos curados.” (Is 53,5) “Mas Iahweh quis feri-lo, submetê-lo à enfermidade…” (Is 53,10) A palavra ‘esmagado’ é um grande mal-entendido, mas é a melhor que podemos usar na língua portuguesa.

Nós podemos ver porque Jesus gritou no Calvário: “…Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste?” (Mc 15,34) Ninguém nunca sofreu nada que possa ser remotamente comparado ao sofrimento de Jesus. “Vós todos que passais pelo caminho, olhais e vede: Há dor como a minha dor? Como me maltrataram!…” (Lm 1,12)

Oração: Jesus, eu Te amo. Concede-me a graça de evitar o pecado e levar outras pessoas a ser seus(suas) discípulos(as).
Promessa: “…[Jesus] percorria os povoados circunvizinhos, ensinando.” (Mc 6,6)
Louvor: São João Bosco usava todos os meios que possuía para alcançar os jovens com o Evangelho. Muitos dos jovens para quem João Bosco pregou vieram a se tornar sacerdotes. Um deles, Domingos Sávio, veio a se tornar um santo canonizado.