01/12/2022 - A EXTREMA TRANSFORMAÇÃO DO CORAÇÃO

Quinta-feira, 01 de Dezembro de 2022

 Is 26,1-6

Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27                             

Mt 7,21.24-27

                                       A EXTREMA TRANSFORMAÇÃO DO CORAÇÃO

Ponde a vossa confiança em Iahweh para todo o sempre ...” (Is 26,4)

O Advento é o tempo de prepararmos os nossos corações para a vinda de Jesus no Natal. Assim como uma mãe prepara a sua casa para a chegada de um novo bebê, também nós temos quatro semanas para prepararmos o caminho do Senhor nas nossas vidas. É fácil dar a Jesus somente meras palavras e não uma vida útil (Mc 7,6.7). Um teste decisivo para os nossos corações é comparar nosso estilo de vida e nossas ações em contraste com a Palavra de Deus:

1 – Você tem seguido os mandamentos de Deus? Jesus diz: “Quem guarda os meus mandamentos e os observa é que me ama …” (Jo 14,21; 15,10)

2 – Você está possibilitando a vinda do Reino de Deus? Por exemplo, quando você reza o Pai-Nosso, você diz Deus ‘seja feita a Vossa vontade’, mas, se está usando métodos contraceptivos, você impede a Sua vida e assim o Seu Reino não pode vir (Mt 6,10).

3 – Você está se comportando como um órfão, mesmo sabendo que é filho(a) de Deus? Por exemplo, você tem medo de não poder alimentar a sua família, mesmo sabendo que o Deus Todo-Poderoso prometeu providenciar o que for necessário para você? (Mt 6,32-34).

Existem muitas outras passagens nas Escrituras pelas quais nós podemos avaliar os nossos corações em contraste com a Palavra de Deus. O seu estilo de vida demonstra que seu coração confia em Deus? “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36). Peça ao Senhor neste Advento para dar a você um novo coração (Ez 36,26).

Oração: Senhor Jesus, não conhecer a Escritura significa não te conhecer a Ti. ‘A Igreja exorta com ardor e insistência todos os fiéis a que aprendam a sublime ciência de Jesus Cristo …’ (CIC, 133). Neste Advento, eu me comprometo a me relacionar com Cristo segundo Seus padrões (2Cor 5,16).

Promessa:Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7,21)

Louvor: Quando orou pedindo a ajuda de Deus com um espírito de total entrega, Márcio recebeu a graça de vencer o seu vício.

02/12/2022 - A VISÃO DO NATAL

Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2022

 Is 29,17-24                                      

Sl 27(26),1.4.13.14                         

Mt 9,27-31

                                                           A VISÃO DO NATAL

Jesus “…tocou-lhe os olhos e disse: ‘Seja feito segundo a vossa fé’. E os seus olhos se abriram ...” (Mt 9,29.30)

A Igreja nos prepara para a vinda do Natal de Cristo proclamando a cura de um cego feita por Jesus (Is 29,18; 35,5). Isso se aplica não somente aos fisicamente cegos, mas especialmente aos cegos espirituais, que ficaram cegos pela escuridão do pecado (1Jo 2,11) e pelo “…deus deste mundo …” (2Cor 4,4). A causa da cegueira espiritual é o pecado, e nós somos libertados(as) desta cegueira pelo arrependimento. Quando pecamos, é como se tivéssemos tomado uma faca e furássemos os nossos olhos com ela (Is 29,9). Quando nos arrependemos e buscamos a Confissão, é como se nos submetêssemos a uma operação na qual nossa visão é restaurada.

O(a)fisicamente cego(a) será capaz de ver Cristo neste Natal através dos olhos da fé, mas o(a) espiritualmente cego(a) não poderá ter um verdadeiro Natal porque ele(a) não pode ver o Cristo do Natal. A cegueira espiritual é uma condição especialmente patética não somente porque nós somos cegos para Cristo e para o Natal, mas porque somos também cegos para nossa própria cegueira. Somente através de uma intervenção de Jesus, nosso Salvador, nós podemos enxergar nossa cegueira e pedir por ajuda. Clame a Jesus: “…Rabbúni! Que eu possa ver novamente!” (Mc 10,51) Jesus irá nos curar e nos dar um presente de Natal que tornará possível para nós termos um Natal.

Oração: Pai, que eu possa ver Jesus presente na Santa Comunhão de modo que eu deseje recebê-Lo diariamente na Missa.

Promessa:Os que estão com o espírito confuso terão entendimento e os murmuradores adquirirão a instrução.” (Is 29,24)

Louvor: A jovem Silvia contundiu o ombro e não podia levantar o seu braço. Participou de um encontro de cura, foi totalmente curada de sua lesão e testemunhou para todos os presentes girando completamente seu braço contundido.

03/12/2022 - TRABALHANDO NO NATAL

Sábado, 03 de Dezembro de 2022                                                     

São Francisco Xavier

 Is 30,19-21.23-26                           

Sl 147(146),1-6                              

Mt 9,35-10,1.5-8

                                                     TRABALHANDO NO NATAL

A colheita é grande, mas poucos os operários!” (Mt 9,37)

Vários bilhões de pessoas não conhecem o Cristo do Natal. Elas não sabem que Ele as ama tanto que morreu na cruz por elas. Elas não sabem que Ele pretende ressuscitá-las dentre os mortos. Existe um grande número de pessoas que não ouviram a Boa Nova de Jesus, porque são muito poucos os que estão trabalhando para falar às pessoas sobre Jesus.

Portanto:

1 – “Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita.” (Mt 9,38)

2 – Responda à sua própria oração trabalhando na colheita.

3 – Acredite que Jesus deu aos Seus apóstolos “…autoridade para expulsar os espíritos imundos e de curar toda a sorte de males e enfermidades.” (Mt 10,1)

4 – Trabalhe para mostrar que o reino de Deus está próximo, dando de graça o que recebeu (Mt 10,8).

Ao nos prepararmos para o Natal, temos muitas coisas para fazer. Entretanto, a nossa maior ocupação é falar às outras pessoas sobre Jesus, pois ninguém pode ter um Natal sem conhecer Cristo. Ore por mais operários. Seja um(a) operário(a). Seja um(a) construtor(a) de milagres. Trabalhe para preparar a si mesmo(a) e o mundo para o Natal.

Oração: Pai, dá-me o zelo evangelista de um missionário.

Promessa: “…À voz do teu clamor, ele fará sentir a sua graça; ao ouvi-lo, ele te responderá.” (Is 30,19)

Louvor: São Francisco Xavier é o padroeiro de muitos estabelecimentos de ensino. Nessa lista está, por exemplo, a Universidade Xavier na Louisiana, a única universidade Católica negra nos Estados Unidos da América.

04/12/2022 - COMPARTILHANDO UM PROFETA

Domingo, 04 de Dezembro de 2022

2º Domingo do Advento

São João Damasceno

Is 11,1-10                 

Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17 Rm 15,4-9                

Mt 3,1-12

                                                 COMPARTILHANDO UM PROFETA

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia.” (Mt 3,1)

Hoje a Igreja nos apresenta um duro personagem chamado São João Batista. Ele se vestia com roupas feitas de pelos de camelo (Mt 3,4). Se você conhece alguma coisa sobre os repulsivos hábitos dos camelos, compreende porque não iria querer cortar os seus pelos para fazer uma roupa. João não somente de vestia de forma estranha, mas também se alimentava de modo esquisito. “Seu alimento consistia em gafanhotos e mel silvestre.” (Mt 3,4), enquanto nós ingerimos batatas fritas e sanduiches.

João falava do modo que você espera de uma pessoa que come gafanhotos. Ele urrava contra os líderes religiosos: “…Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?” (Mt 3,7) Certamente João era o único que lhes dizia para fugirem da ira que estava por vir. Ele era um profeta, e mais do que um profeta (Mt 11,9). Nós precisamos ouvi-lo. Papai Noel, Frosty (o boneco de neve), e a rena, não nos chamam ao arrependimento, mas João sim. Os vendedores nas lojas, os anúncios na televisão e as celebridades, não nos dizem a verdade do Evangelho, mas João sim.

E João ainda brada: “…Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 3,2) “…Preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas.” (Mt 3,3) “Produzi, então, fruto digno de arrependimento.” (Mt 3,8)

Oração: Pai, envia alguém à minha vida para me levar ao arrependimento. Que eu possa buscar o Sacramento da Reconciliação o mais breve possível.

Promessa:Sobre ele repousará o espírito de Iahweh …” (Is 11,2)

Louvor:Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora – e é agora – em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que o ouvirem, viverão.” (Jo 5,25) Eu Te agradeço por isso, Jesus ressuscitado!

05/12/2022 - PROCURAM-SE: MAQUEIROS E REPARADORES DE TELHADOS

Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2022                                                     

 Is 35,1-10                                        

Sl 85(84),9-14                                             

Lc 5,17-26

 PROCURAM-SE: MAQUEIROS E REPARADORES DE TELHADOS

Vieram então alguns homens carregando um paralítico numa maca; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante [de Jesus]. E como não encontravam um jeito de introduzi-lo por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com a maca no meio dos assistentes…” (Lc 5,18.19)

 

Muitas pessoas, até mesmo Cristãos, têm sofrido uma lavagem cerebral tão grande, manipulação e opressão pela propaganda exagerada de consumo do Natal que não conseguem ver o Cristo do Natal por causa dessa quantidade de obstáculos. Entretanto, algumas dessas pessoas não foram tão escravizadas a ponto de não terem salvação. Estas pessoas, como fez Zaqueu, podem subir em uma árvore, ver Jesus, e ter esperança na Sua misericórdia (Lc 19,3.4). Outras estão tão aprisionadas e precisam de um auxílio especial para ver Jesus. Como o paralítico, elas precisam de quatro bons amigos que tenham amor e fé suficientes para carregá-las até Jesus e até mesmo, para desfazer a cobertura do telhado se necessário (Lc 5,19).

Pergunte a Jesus quem Ele quer que você carregue até o Natal. Ore por essas pessoas diária e repetidamente, durante vários dias. Depois de ter falado com Deus sobre essas pessoas, fale com elas sobre Deus. Peça ao Senhor para lhe dar palavras proféticas que irão remover as telhas que estão entre elas e Jesus. Depois de toda essa oração e profecia, desça-as até Jesus. Jesus irá declarar para elas: “…teus pecados estão perdoados.” (Lc 5,20) Pela graça de Deus e pela sua fé, aqueles(as) que você tiver carregado podem se arrepender, receber o perdão e entregar suas vidas a Jesus. Então nós teremos um verdadeiro Natal – nova vida e o nascimento de Jesus em nossas vidas.

Oração: Pai, permite-me carregar outras pessoas no meu coração até que Cristo seja formado nelas.

Promessa:Ali haverá uma estrada – um caminho que será chamado caminho sagrado …” (Is 35,8)

Louvor: Marcos foi convidado pela sua cunhada para a Missa do Natal e passou a acreditar em Jesus.

 

06/12/2022 - ZONA DE CONFORTO

Terça-feira, 06 de Dezembro de 2022 

São Nicolau                                         

Is 40,1-11                                        

Sl 96(95),1-3.10-13                        

Mt 18,12-14

                                                            ZONA DE CONFORTO

Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus.” (Is 40,1)

O Senhor ordena a Sua corte celestial que leve consolo para o Seu povo na terra. Esse ‘consolo’ não significa se sentir bem e satisfeito em termos de ‘consolo humano’, mas ser libertado da escravidão de um estilo de vida de busca pelo prazer (Is 40,2). O consolo de Deus não é uma satisfação exterior dos sentidos, mas uma libertação interior do pecado e da culpa (Is 40,2).

Um anjo obedece à ordem de Deus de consolar o Seu povo clamando: ‘Terremoto’! Esse é provavelmente o significado de “Seja entulhado todo vale, todo monte e toda colina sejam nivelados; transformem-se os lugares escarpados em planície, e as elevações, em largos vales.” (Is 40,4) Uma voz clamando ‘terremoto’ não parece ser consoladora, mas ela mostra que a ideia de consolo de Deus não está baseada em circunstâncias.

A seguir, uma outra voz, provavelmente de um anjo, manda Isaias clamar. Isaias não compreende o que deve dizer. A voz lhe diz para clamar que ‘toda a raça humana é como erva’ (Is 40,6). Que pensamento consolador! Obviamente, o consolo de Deus não é baseado no poder humano.

Finalmente, é dito a Jerusalém para subir a uma alta montanha e clamar com toda a sua voz: “…Eis aqui o vosso Deus!” (Is 40,9) Consolo não é um sentimento, um prazer, uma circunstância ou, uma conquista humana. Não importa em que circunstâncias, o verdadeiro consolo é estar na presença do Senhor e em um comprometido relacionamento com Ele.

Oração: Pai, dá-me a Tua forma de consolo no Natal.

Promessa:Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um desses pequeninos se perca.” (Mt 18,14)

Louvor: Acredita-se que o jovem São Nicolau fez uma peregrinação ao Egito para estudar com os Pais Católicos do Deserto. Quando do seu retorno, ele foi ordenado Bispo de Mira, na Ásia Menor.

07/12/2022 - E TODOS VIERAM

Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2022

 Santo Ambrósio               

Is 40,25-31                                      

Sl 103(102),1-4.8.10                                 

Mt 11,28-30

                                                             E TODOS VIERAM

A quem me haveis de comparar? A quem me assemelharei? pergunta o Santo.” (Is 40,25)

Ninguém é igual a Deus em coisa alguma. Considere a força de Deus; Ele é inigualável em força. O Deus Todo-poderoso é tão forte que Ele criou e sustenta os bilhões e bilhões de estrelas que alcançam anos-luz no espaço (Is 40,26).

O Deus Todo-poderoso deseja partilhar a Sua força ilimitada conosco. “É ele que dá forças ao cansado, que prodigaliza vigor ao enfraquecido.” (Is 40,29) Quando Deus fortalece pessoas velhas e fracas, elas podem se superar, se desenvolver e sobreviver mais do que pessoas mais jovens. Aqueles(as) que deixam Deus renovar as suas forças “…abrem as suas asas como as águias, correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.” (Is 40,31)

Para ficar ainda melhor. Deus fará você tão sobrenaturalmente forte que você será capaz de dizer como São Paulo: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fl 4,13) O amor de Deus em você será mais forte do que a morte (Ct 8,6). Morte, doença, dor e Satanás sofrerão desgaste diante de você. Você terá a força para entrar e descansar na vida eterna (Mt 11,29).

Para receber essa força sobrenatural, todas as pessoas têm de vir a Jesus. “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e eu vos darei descanso.” (Mt 11,28), venha para Jesus.

Oração: Pai, começando este Advento que eu possa ter a Tua força para tudo.

Promessa: “…o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,30)

Louvor: Santo Ambrósio é Doutor da Igreja. Ele escreveu extensivamente sobre assuntos que abrangiam desde o arrependimento até a importância do exemplo deixado pelos santos mártires.

08/12/2022 - IMACULADAMENTE RECUPERADA

Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2022                                              

Imaculada Conceição                                                                            

Gn 3,9-15.20                                   

Sl 98(97),1-4           

Ef 1,3-6.11.12                     

Lc 1,26-38

                                                 IMACULADAMENTE RECUPERADA

 “…[Deus] nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis…” (Ef 1,4)

Nós temos que ser ‘perfeitos em santidade’ e para sermos “…guardados de modo irrepreensível para o dia da Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Ts 5,23) O Senhor está retornando para encontrar a Igreja “…gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” (Ef 5,27) Se nós estamos nos preparando para ver o Senhor face a face no céu (Hb 12,14), temos que nos tornar imaculados(as) e santos(as) em todos os aspectos de nossa conduta (1Pe 1,15).

Nós nos tornamos santos(as) e imaculados(as) sendo batizados(as) em Cristo e recebendo uma nova natureza. Quando pecamos depois de ter recebido a nova vida em Cristo, nós podemos ser imaculadamente recuperados(as) através do arrependimento pelos nossos pecados, confessando-os, e aceitando o perdão de Deus. Através de uma vida em Cristo resistindo às tentações, nos arrependendo dos pecados, e sendo purificados(as), nos tornamos imaculados(as). Se nós tivermos entregue as nossas vidas totalmente a Jesus, mas não nos tornamos imaculados(as) quando da nossa morte, nós seremos feitos imaculados(as) no purgatório após a nossa morte. Se nós pudermos ver o Senhor no céu, nós tornaríamos imaculados(as) pela sua graça (Hb 12,14).

A solene celebração do dia de hoje, a Imaculada Concepção de Maria, nos mostra tanto a necessidade quanto a esperança de nos tornar imaculados(as). O Senhor fez Maria imaculada desde a sua concepção. Isso nos encoraja a acreditar que Ele nos tornará imaculados(as) depois de nossa concepção, através de nossas vidas, e antes ou, se necessário, depois da nossa morte.

‘Ó Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós’!

Oração: Pai, “lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado!” (Sl 51(50),4)

Promessa:Disse, então, Maria: ‘Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra’! …” (Lc 1,38)

Louvor: Maria ‘…mais resplandecente que o sol ,conciliadora do céu e da terra, paz, alegria e salvação do mundo, honra das virgens, toda pura, imaculada, incorrupta, santíssima, inviolável, venerável, honorifica …’ (invocação a Maria feita por Santo Efrém).

 

09/12/2022 - O PROTAGONISMO DA OBEDIÊNCIA

Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2022                                                            

São Juan Diego                    

Is 48,17-19                                      

Sl 1,1-4.6                                        

  Mt 11,16-19

                                                O PROTAGONISMO DA OBEDIÊNCIA

Se ao menos tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então a tua paz seria como um rio e a tua justiça como as ondas do mar.” (Is 48,18)

O Natal, como a vida, é uma questão de obediência. Se nós obedecermos aos mandamentos do Senhor, seremos prósperos, justificados, abençoados e garantidos neste Natal (Is 48,18.19). Entretanto, muitas vezes somos rebeldes, como crianças desobedientes que querem dar ordens ao invés de recebê-las (Mt 11,16.17). Nós temos que nos arrepender dessa obstinada atitude de desobediência ou privaremos a nós mesmos(as) do Natal e até mesmo de Cristo.

No primeiro Natal, o Senhor apresentou a Maria e a José os Seus mandamentos através do Seu anjo (Lc 1,28; Mt 1,20) e do governo (Lc 2,1). Ele orientou os magos através de uma estrela e das Escrituras (Mt 2,1-6). Ele orientou os pastores por meio de um coro de anjos (Lc 2,8-12). Os poucos que obedeceram estiveram presentes no primeiro Natal. Mas vários hospedeiros não tiveram espaço em seus corações nem mesmo para o Messias (Lc 2,7).

Acontece a mesma coisa hoje. A realidade do Natal, o encontro pessoal com Cristo, é para aqueles(as) que creem o suficiente no Senhor para obedecer-Lhe. Somente aqueles(as) que seguem a estrela da obediência farão o seu caminho até a manjedoura e encontrarão o Menino Jesus.

Oração: Senhor, se eu não morrer para o egoísmo, eu perderei o Natal mais uma vez e nunca Te amarei. Eu me arrependo disso.

Promessa:Assim diz Iahweh, o teu redentor, o Santo de Israel: Eu sou Iahweh teu Deus, aquele que te ensina para o teu bem, aquele que te conduz pelo caminho que deves trilhar.” (Is 48,17)

Louvor: É fácil esquecer que São Juan Diego nasceu como um camponês Azteca. Ele se converteu ao Catolicismo mais tarde. Providencialmente, o Senhor frequentemente escolhe os humildes para divulgar a Sua mensagem.

 

10/12/2022 - “...CERTAMENTE ELIAS TERÁ DE VIR PARA RESTAURAR TUDO.” (Mt 17,11)

Sábado, 10 de Dezembro de 2022                                          

Nossa Senhora do Loreto                                           

Eclo 48,1-4.9-11                 

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19                        

  Mt 17,9-13

             “…CERTAMENTE ELIAS TERÁ DE VIR PARA RESTAURAR TUDO.” (Mt 17,11)

Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas” (Mt 17,11)

Jesus disse que Elias iria restaurar tudo. (Mt 17,11) Que declaração! Tudo? Como poderia alguém restaurar tudo? Jesus disse que a restauração de tudo havia começado com São João Batista (Mt 17,13), que veio “…com o espírito e o poder de Elias …” (Lc 1,17; conf. Mt 11,13.14). O Poder para essa restauração universal é o Espírito Santo. Consequentemente, João era “…pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe.” (Lc 1,15) João começou a restauração de tudo “…[convertendo] os corações dos pais aos filhos …” (Lc 1,17)

Essa restauração universal ainda está em processo. Quando nós a completarmos, o mundo terminará e Jesus retornará. Até lá, “…o céu deve acolher [Jesus] até os tempos da restauração de todas as coisas, das quais Deus falou pela boca de seus santos profetas.” (At 3,21) Assim Jesus está pacientemente esperando que nós terminemos o trabalho (2Pd 3,15). Nós podemos nos sentir sobrecarregados(as) com essa responsabilidade, uma vez que a restauração universal parece não ser agora menos monumental do que era no tempo de Jesus, a despeito de tudo o que o Senhor tem feito desde aquele tempo. Todavia, tudo o que nós temos que fazer é o que Elias e João Batista fizeram – ser cheios(as) do Espírito, obedecer ao Senhor, e nos concentrar em “…converter os corações dos pais aos filhos…” (Lc 1,17) Se fizermos isso, estaremos realizando a nossa parte para trazer a restauração universal e apressar a volta definitiva de Jesus (2Pe 3,12). Você é um outro Elias e João. Trabalhe e viva como tal.

Oração: Pai, que este Advento e minha vida possam agir seguindo a tradição de Elias e de João.

Promessa: tTu que foste designado nas ameaças do furor, para apaziguar a cólera antes do furor, para reconduzir o coração dos pais aos filhos e restabelecer as tribos de Jacó.” (Eclo 48,10)

Louvor: Em 2019, o Papa Francisco acrescentou a celebração de Nossa Senhora do Loreto ao calendário litúrgico da Igreja. Ele chamou Loreto de ‘um lugar onde as pessoas jovens podem vir na busca de suas vocações’.

 

11/12/2022 - RECOMPENSA DIVINA

Domingo, 11 de Dezembro de 2022                                       

3º Domingo do Advento 

São Dâmaso I, Papa                                                                                     

Is 35,1-6.10                         

Sl 146(145),6-10      Tg 5,7-10                

  Mt 11,2,11

                                                            RECOMPENSA DIVINA

 “…Eis que o vosso Deus vem para vingar-vos, trazendo a recompensa divina. Ele vem para salvar-vos.” (Is 35,4)

Muitas vezes eu ouço pessoas exprimirem a sua impressão de que quando Deus vier até às suas vidas, Ele virá com uma recompensa; elas esperam que Ele venha para retribuir cada pessoa de acordo com os seus pecados e quedas com punição e julgamento. Similarmente, São João Batista esperava que Deus viesse como Todo-poderoso para julgamento (Mt 3,10.11).

As leituras de hoje das Escrituras, como de fato todo o Evangelho, proclamam uma mensagem diferente. Deus virá com misericórdia, bondade e justificação (Tt 3,4-7). João Batista esperava um Messias que exercesse um julgamento (Mt 3,10.11). Aparentemente, muitos(as) esperam o mesmo. O próprio João era austero e severo. Ele ficou muito surpreso quando Jesus veio como um gentil Rabbi, apesar de ser Aquele que realizava as obras milagrosas de Deus. João esperava o fogo purificador do imediato julgamento divino, profetizando que “A pá está na sua mão; vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro: mas à palha, vai queimá-la num fogo inextinguível.” (Mt 3,12) Mas João ficou surpreso por encontrar Jesus manifestando tanto poder quanto humildade (Mt 11,2-6).

As leituras do Domingo de Gaudete (Alegria) mostram um grande motivo para celebrar em meio à solene espera do Advento. Deus vem com bondade e misericórdia. Ele vem, tanto com humildade quanto com justiça, para salvar. Ele retribuirá um mundo pecaminoso com ‘recompensa divina’; “…Ele vem para salvar-vos.” (Is 35,4)

A questão agora é: você se regozijará e aceitará Sua misericordiosa salvação, ou recusará o tempo de misericórdia que o Senhor oferece e estabelece para o julgamento divino?

Oração: Pai, transforma o meu coração para humildemente receber o que quer que Tu desejas dar a mim.

Promessa:E bem-aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Mt 11,6)

Louvor:Ora, ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos. Errais muito!” (Mc 12,27) Jesus ressuscitado, eu Te agradeço por abrir os nossos olhos para a verdade.

12/12/2022 -COM CRISTO DENTRO DE SI

Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022                       

Nossa Senhora de Guadalupe

 Gl 4,4-7                                            

Sl 96(95),1-3.10                                         

Lc 1,39-47 

                                                COM CRISTO DENTRO DE SI

Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na cassa de Zacarias e saudou Isabel.” (Lc 1,39.40)

Quando pensamos em Nossa Senhora de Guadalupe, nós pensamos na sua imagem milagrosa em seu manto de tilma (tecido indígena feito a partir do cacto), no milagre das rosas, na grande basílica e especialmente, nos milhões de conversões. O motivo de todas essas maravilhosas obras está simbolizado pela faixa preta no centro da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Essa faixa é um sinal de que Maria estava grávida de Jesus. Jesus, que estava em Maria, fez e continua a fazer incontáveis milagres através de Nossa Senhora de Guadalupe. Jesus, através de Maria, continua a converter milhões de pessoas para uma nova vida n’Ele.

Neste grande dia de festa, que nós aceitemos a graça de Deus para sermos semelhantes a Nossa Senhora de Guadalupe. Que nós sejamos preenchidos com Jesus. Que sejamos como Maria e visitemos todas as pessoas que estão em nossas vidas, como a visita a Isabel e João (Lc 1,39.41). Cristo em nós é nossa Esperança de glória (Cl 1,27). “…Porque o que está em [nós] é maior do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4,4) Quando temos consciência que Jesus vive em nós (2Cor 13,5), Jesus realizará milagres através de nós e levará a salvação a milhares de pessoas.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai para que nós sejamos como Tu. Que nós possamos deixar que Jesus em nós transforme o mundo à nossa volta. Somos servos(as) do Senhor; que tudo seja feito em nós segundo a Sua Palavra (Lc 1,38).

Oração: Jesus, durante o Advento prepara-nos para estarmos cheios(as) de Vida neste Natal, pois Tu és “…o Caminho, a Verdade e a Vida …” (Jo 14,6)

Promessa:Jamais tua confiança se afastará do coração dos homens, que recordarão para sempre o poder de Deus.” (Jt 13,19)

Louvor: Aproximadamente dez milhões de peregrinos visitam a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, na cidade do México, todos os anos. Somente a Basílica de São Pedro, em Roma, recebe mais visitantes anualmente.

13/12/2022 - VAGANDO PELO REFÚGIO

Terça-feira, 13 de Dezembro de 2022

 Santa Luzia                      

Sf 3,1.2.9-13                       

Sl 34(33),2.3.6.7.17-19.23                                    

Mt 21,28-32 

                                                   VAGANDO PELO REFÚGIO

Deixarei em teu seio um povo pobre e humilde, e procurará refúgio no nome de Iahweh o Resto de Iahweh …” (Sf 3,12.13)

As leituras de hoje destacam a palavra ‘refúgio’. O povo humilde de Deus deve humildemente buscar refúgio no nome do Senhor (Sf 3,12). “Iahweh resgata a vida dos seus servos, os que nele se abrigam jamais serão castigados.” (Sl 34(33),23) Para tornar Deus nosso refúgio, nós também temos que obedecer-Lhe permanecendo humildemente no refúgio e não vagando longe dele. Um refúgio é um lugar de abrigo seguro onde somos protegidos(as) dos perigos externos. Adicionalmente, um refúgio é um lugar onde somos protegidos(as) de qualquer coisa que nos afaste do Senhor.

 

Jesus diz que ninguém pode nos arrancar de Suas mãos protetoras (Jo 10,28.29). No entanto, uma vez que estamos seguros(as) e salvos(as) em Suas mãos, nós podemos parar de olhar para Jesus e tristemente olhar para nossa vida anterior de pecado, em nossa anteriormente chamada ‘liberdade. Nós podemos tirar nossos olhos de Jesus (conf. Hb 12,2). Podemos deixar vagar a nossa mente dentro das paredes seguras de Seu refúgio e desejar os prazeres de nossa vida anterior de escravidão. Os Israelitas fizeram isso no deserto, desejando retornar aos prazeres fugazes da escravidão no Egito (Nm 11,4-6).

O Padre Al Lauer, fundador e autor durante muito tempo de “Um Pão, Um Corpo”, próximo ao fim de sua vida disse: ‘Quanto mais eu digo ‘Não’ para mim mesmo, mais eu digo ‘Sim’ para o Espírito Santo’. Diga ‘Sim’ para o Senhor e ‘Não’ para si mesmo(a). “…considere atentamente a Jesus…” (Hb 3,1). Recuse-se a olhar para trás (Lc 9,62). Neste Advento, permaneça no refúgio.

Oração: Pai, que, a cada momento, eu agradecidamente “…[me abrigue] à sombra das tuas asas.” (Sl 36)35),8)

Promessa:Sim, então darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome de Iahweh e servi-lo sob um mesmo jugo.” (Sf 3,9)

Louvor: Santa Luzia consagrou sua virgindade a Cristo. Isso ofendeu tanto ao governador Romano local quanto aos homens jovens que queriam se casar com ela. Pouco tempo depois, Luzia foi martirizada e morta por sua fé.

14/12/2022 - BOA NOVA?

Quarta-feira, 14 de Dezembro de 2022 

São João da Cruz

 Is 45,6-8.18.21-25 

Sl 85(84),9-14                                            

Lc 7,18-23

                                                           BOA NOVA?

feliz aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Lc 7,23)

Na cultura de hoje, as pessoas são rápidas em se sentirem escandalizadas. Aqui estão alguns aspectos do ensinamento de Jesus capazes de ofender os ouvidos modernos:

  • o ensinamento da Igreja sobre a castidade e a pureza sexual, inclusive a negação do divórcio e do controle da natalidade (CIC, 1650 e 2370),
  • mostrar misericórdia para com os ofensores (Lc 15,22-32),
  • perdoar aqueles que o(a) ofenderam, até mesmo pessoas violentas (Pr 19,11),
  • renunciar a si mesmo (Lc 9,23),
  • o simples e o inculto serem mais abençoados do que o sábio,
  • a aflição e a pobreza serem abençoadas ao invés da riqueza (Mt 5,3; Lc 6,20),
  • servir, ao invés de ser servido(a) (Mt 20,28),
  • não fazer por si mesmo(a), mas deixar que seja feito em você (Lc 1,38),
  • somente uma nação que se coloca sob Deus será forte (Is 26,1-3),
  • Jesus é o único Nome pelo qual o homem pode ser salvo (Jo 15,5; At 4,12), pois a salvação vem através da morte de Jesus na cruz, não através da auto-ajuda e da força,
  • jejuar e dar esmola, e
  • o humilde deve ser o primeiro.

Para muitos(as) o Evangelho não é a Boa Nova, mas uma má notícia. Eles(as) pensam que ele significa regras severas ao invés de libertação, tolices ao invés de sabedoria (1Cor 1,18). Se vocês estivessem em uma festa e esses assuntos viessem a ser motivo de conversa, vocês se sentiriam envergonhados(as) do Evangelho? (Rm 1,16). Arrependam-se e creiam no Evangelho, pois ele é o poder de Deus levando à salvação (Rm 1,16).

Oração: Pai, “venha o teu Reino, seja feita a tua Vontade…” (Mt 6,10) Que eu entregue a minha vida pelo Evangelho.

Promessa: “…Só em Iahweh há justiça e força…” (Is 45,24)

Louvor: São João da Cruz é Doutor da Igreja. “Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2)

15/12/2022 -PROCURANDO O AMOR

Quinta-feira, 15 de Dezembro de 2022

 Is 54,1-10                                        

Sl 30(29),2-4.6.11-13                                

Lc 7,24-30

                                                  PROCURANDO O AMOR

“…Que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento?” (Lc 7,24)

Jesus pergunta à multidão e a cada um de nós: ‘O que, realmente, vocês estão procurando ver, alguém vestido luxuosamente’? Lembrem-se, aqueles(as) vestidos(as) luxuosamente e se alimentando no esplendor são encontrados(as) nos shoppings, nos resorts, e nos intermináveis especiais de Natal apresentados na televisão (Lc 7,25). As multidões se juntam para ver o Papai Noel, buscando por boas notícias, ânimo, e talvez, quem sabe, um pouco de amor.

Hoje, a Igreja proclama para a multidão que as boas notícias e o amor estão disponíveis em Jesus. Ele nos ama com “…um amor eterno …” (Is 54,8) Ele jurou “…que nunca mais [se encolerizaria] contra ti, que nunca mais te [ameaçaria].” (Is 54,9) Ele nos assegura: “Os montes podem mudar de lugar e as colinas podem abalar-se, mas o meu amor não mudará, a minha aliança de paz não será abalada, diz Iahweh, aquele que se compadece de ti.” (Is 54,10)

Seja como os magos (Mt 2,11). Eles viajaram uma longa distância, com grande transtorno e despesas, até que encontraram o Senhor. Saíram para ver o Menino Jesus, e encontraram o Amor muito além do que esperavam. Seja como a noiva do Cântico dos Cânticos. Ela dedicou dias e noites procurando por Aquele a quem amava (Ct 3,1-3). Procure pelo Senhor e Ele será encontrado (Jr 29,13.14; Is 55,6). Busque o Amor e Ele encontrará você.

Oração: Pai, que eu possa Te buscar por amor, e não buscar o mundo.

Promessa:Digo-vos que dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João, mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lc 7,28)

Louvor: Cheio de amor pelo Bom Pastor, Márcio, um veterinário, frequentemente trabalha para pequenos e pobres criadores de animais sem receber pagamento.

Oração: Pai, “venha o teu Reino, seja feita a tua Vontade…” (Mt 6,10) Que eu entregue a minha vida pelo Evangelho.

Promessa: “…Só em Iahweh há justiça e força…” (Is 45,24)

Louvor: São João da Cruz é Doutor da Igreja. “Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2)

16/12/2022 -DOMINGO E O DIA DO NATAL

Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022

Is 56,1-3.6-8                                    

Sl 67(66),2.3.5.7.8                          

Lc 5,33-36                           

                                                DOMINGO E O DIA DO NATAL

Assim diz Iahweh: Observai o direito e praticai a justiça, porque a minha salvação está prestes a chegar …” (Is 56,1)

Neste Natal, a salvação do Senhor está prestes a chegar, a sua justiça prestes a se manifestar. Para receber a Sua salvação e justiça, temos que “…[observar] o direito e [praticar] a justiça …” (Is 56,1) Nós temos, especialmente, que manter o ‘sabbath’ livre da profanação (Is 56,2.6). Nós temos que obedecer ao Terceiro Mandamento e manter santo o Dia do Senhor, o Domingo, o ‘sabbath’ da nova aliança (Ex 20,8). Obedecendo a isso, nós faremos das nossas igrejas e lares casas de oração (Is 56,7). Isto preparará o caminho do Senhor (Mt 3,3). Em outras palavras, o Domingo é a chave para o Natal; a Missa de Domingo é a chave para o Cristo-Missa.

Essa revelação pode ser uma surpresa para muitos de nós que geralmente dedicamos o Dia do Senhor para cuidar das nossas próprias coisas. Para muitos de nós, o Domingo é o nosso dia, não o Dia do Senhor. No entanto, se não fizermos do Domingo o Dia do Senhor, as nossas vidas não são vidas no Senhor. Se não estivemos sob o senhorio de Jesus, como podemos aceitar Jesus em uma manjedoura nos nossos corações? Como nós podemos ter um verdadeiro Natal?

Oração: Pai, eu me arrependo por desobedecer ao Terceiro Mandamento.

Promessa:Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me encarregou de consumar. Tais obras, eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou.” (Jo 5,36)

Louvor: O Natal de Maurício se tornou preenchido por Cristo quando Jesus o levou de volta à Igreja depois de décadas de afastamento.

17/12/2022 - VOCÊ PERDEU A SUA FAMÍLIA?

Sábado, 17 de Dezembro de 2022                

Gn 49,2.8-10                                               

Sl 72(71),1-4.7.8.17                                   

Mt 1,1-17

                                                 VOCÊ PERDEU A SUA FAMÍLIA?

Livro da origem de Jesus Cristo ...” (Mt 1,1)

Hoje é o primeiro dia do ‘Segundo Advento’, 17 a 23 de Dezembro. Este período é semelhante à Santa Semana da Quaresma. Nas primeiras três semanas do Advento, a ênfase foi na Segunda Vinda de Cristo. Agora nos concentramos na semana de Sua primeira vinda no Natal.

As leituras de hoje das Escrituras se concentram particularmente em estabelecer a identidade da linhagem real de Cristo. A genealogia de Jesus estabelece que Ele é descendente direto do Rei Davi (Mt 1,6.17). Ele é também descendente de Judá, cuja tribo é descendente da realeza por natureza (Gn 49,9.10). Ele deve reinar com justiça e muita paz, para sempre (Sl 72(71),1.2.7).

A genealogia também demonstra que a linhagem de Jesus é seriamente deficiente. As mulheres antes da Santíssima Virgem Maria somente são mencionadas se existe algum tipo de gravidez (Mt 1,3.5.6). Mas a genealogia também mostra esperança, pois Deus transforma tudo num resultado glorioso. Jesus entra na nossa existência humana como Redentor e transforma a árvore genealógica. Assim Ele não se envergonha de nos chamar de Seus irmãos e irmãs (Hb 2,11; 11,16).

Eu tenho percebido através de décadas que as pessoas tendem a cochilar ou a perder o interesse durante a leitura da genealogia de Jesus durante a Missa. Mas traçar o histórico familiar se tornou imensamente popular durante a era digital. Rastrear o DNA mostra de quem você é filho(a) – pessoas procuram por pais, mães, avós. Elas sentem que alguma coisa está faltando ou está incompleta até que sabem quem elas são.

Como um(a) filho(a) de Deus, Jesus está em seu DNA. Se você sente que está faltando alguma coisa na sua vida, procure por Jesus, o Príncipe da Paz (Is 9,5). Você é membro da família de Deus, e Jesus, é o seu elo perdido. Encontre Jesus e descubra que você é (Mt 10,39).

Oração: Jesus, em qualquer momento em que eu estiver perdendo a paz em minha vida, que eu possa te encontrar a Ti, o Príncipe da Paz.

Promessa: “…[Em Jesus] sejam abençoadas as raças todas da terra, e todas as nações o proclamem feliz!” (Sl 72(71),17)

Louvor: ‘Ó Sabedoria, Ó santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave cuidado. Vem e mostra ao Teu povo o caminho da salvação’.

18/12/2022 - ESPAÇO PARA CRESCER

Domingo, 18 de Dezembro de 2022                                       

4º Domingo do Advento 

 Is 7,10-14                             

Sl 24(23)1-6             

Rm 1,1-7                  

Mt 1,18-24

                                                    ESPAÇO PARA CRESCER

“…Deus está conosco.” (Mt 1,23)

Na passagem do Evangelho de hoje, lemos sobre a Encarnação, Deus se tornando homem no ventre da Bem-aventurada Virgem Maria. A Palavra se fez carne (Jo 1,14), nasceu e produziu frutos abundantes. “…bendito é o fruto de teu ventre!”, Jesus  (Lc 1,42)

Cada Santa Comunhão recebida carrega uma similaridade com a Encarnação, na qual Deus entra no corpo humano. Esta morada do Senhor é destinada ao nosso crescimento. O Corpo de Cristo vive em nós (Jo 6,57). Nós somos então distendidos(as) quando a vida de Deus começa a crescer em nós. Quando a vida de Deus permanece e cresce em nós, somos então levados(as) a produzir frutos de Deus (Jo 15,5.8).

Nesta última semana antes de celebrarmos o nascimento do Senhor Jesus, “…[prepare] o caminho do Senhor …” em seu coração (Mt 3,3). De modo diferente do estalajadeiro de Belém, que não tinha lugar para Jesus (Lc 2,7), abra bem as portas da sua vida para Cristo (Ap 3,20). Não existe lugar em sua vida para Jesus? Então a sua vida está muito cheia! Livre-se da ‘tralha’ que bagunça a sua vida. Simplifique o seu estilo de vida de modo que haja espaço para que a Vida Eucarística do Senhor cresça e produza frutos em você. Que todo coração prepare Seu espaço.

Oração: Pai, Tu me destes o Pão do céu (Jo 6,32) no corpo Eucarístico do Teu Filho. Concede-me a graça de mudar a minha vida de modo a alegremente receber a Jesus na Santa Comunhão.

Promessa: “…Graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.” (Rm 1,7)

Louvor: ‘Ó Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarsa ardente, Vós que destes a ele a lei sagrada no Monte Sinai: Vem, estende a Tua mão poderosa sobre nós e liberta-nos.’

19/12/2022 -QUAL É A DESGRAÇA REAL?

Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2022                                         

 Jz 13,2-7.24.25                                          

Sl 71(70),3-6.16.17                        

Lc 1,5,25 

                                                    QUAL É A DESGRAÇA REAL?

“…Isso fez por mim o Senhor, quando se dignou retirar o meu opróbrio perante os homens!” (Lc 1,25)

Na cultura Judaica no tempo do Novo Testamento, não ter filhos era considerado uma desgraça (Lc 1,25). Que diferença dos tempos atuais! Na cultura secular moderna, muitas vezes é considerado uma benção não ter filhos.

Uma cultura que tolera a matança se fecha para a vida e acolhe a morte. Adequadamente, quando se dirigia para a morte, Jesus profetizou: “…eis que virão dias em que se dirá: Felizes as estéreis, as entranhas que não conceberam e os seios que não amamentaram.” (Lc 23,29) Jesus antevia que uma sociedade que resolvia seus problemas matando, tal como a cultura que O enviou para Sua crucificação, iria, em essência, amaldiçoar-se a si mesma, considerando a morte uma benção e uma solução.

A Palavra de Deus ensina que cada criança é uma benção de Deus (Sl 127(126),3). “…Conceberás e darás à luz um filho …”, Sansão “…será [consagrado a] Deus desde o ventre de sua mãe até à morte!” (Jz 13,7) Mesmo dentro do ventre, São João Batista foi preenchido pelo Espírito Santo (Lc 1,15). Ele pulou de alegria dentro do ventre de sua mãe na presença da Bem-aventurada Virgem Maria, grávida de Jesus (Lc 1,41.44).

A verdadeira desgraça é que a vida e a fé estão sendo suprimidas por uma cultura de morte. Bebês sendo impedidos de ser concebidos pela contracepção desenfreada e abortados química e cirurgicamente são uma desgraça para o Deus Altíssimo. Essa batalha pela vida é a batalha espiritual definitiva entre o reino de Deus e o reino das trevas. “Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19)

Oração: Pai, dá-me o pensamento de Cristo (1Cor 2,16).

Promessa:Terás alegria e regozijo, e muitos se alegrarão com o seu nascimento.” (Lc 1,14)

Louvor:Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo ...” (Is 11,10.11)

20/12/2022 - ENTENDEU?

Terça-feira, 20 de Dezembro de 2022                                                                                                                      

Is 7,10-14                                         

Sl 24(23),1-6                                   

Lc 1,26-38 

                                                           ENTENDEU?

“…O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus.” (Lc 1,35)

A Igreja nos encoraja a rezar o ‘Angelus’ quando estamos acordando, ao meio-dia e ao anoitecer. Três vezes ao dia nós oramos e refletimos sobre a Encarnação de Jesus. Quando nós rezamos o terço, remetemo-nos à Encarnação cinquenta e três vezes – cada vez que rezamos ‘Ave Maria …’. Nós rezamos sobre a Encarnação quando oramos o primeiro mistério glorioso do terço. O Espírito Santo tem levado a Igreja a se preocupar com a Encarnação de Jesus.

 

Hoje, quando o Evangelho proclama pelo Arcanjo Gabriel o anúncio do Advento da Encarnação, que nós oremos para que as centenas de milhares de ‘Ave Maria …’ que temos rezado cheguem ao seu destino. Que nós possamos entender e ficar impressionados(as) pelo fato de que Deus se fez homem. Assim como os reis magos, que nós nos prostremos diante do Homem-Deus, o Menino Jesus (Mt 2,11). Como José, que nós possamos estar desejosos por mudar todos os nossos planos por causa da Encarnação (Mt 1,20-24). Como Maria, que nós possamos oferecer os nossos corpos e as nossas vidas como um sacrifício vivo ao Senhor (Rm 12,1) e dizer: “…faça-se em mim segundo a tua palavra! …” (Lc 1,38)

Quando finalmente ‘entendermos’ e acordarmos para o fato de que Deus nos ama tanto que Ele se fez um de nós, começaremos a tremer em temor ao Senhor. “O princípio da sabedoria é temer a Iahweh …” (Sl 111(110),10), bem como compreender a vida nova em Cristo. Entendeu?

Oração: Jesus, na Missa de hoje, que eu possa me curvar diante de Ti em adoração. Que nunca mais seja o(a) mesmo(a) depois de te amar hoje. Maria, roga por mim agora.

Promessa:Pede um sinal a Iahweh, o teu Deus, ou nas profundezas do Xeol, ou nas alturas.” (Is 7,11)

Louvor: Ó Chave de Davi, Ó Poder real de Israel, controlando segundo a Vossa vontade a porta do céu: vem, derruba os muros da prisão da morte para aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte; e leve o Vosso povo cativo para a liberdade’

21/12/2022 - DEUS DANÇA COM RELAÇÃO A VOCÊ

Quarta-feira, 21 de Dezembro de 2022  

 São Pedro Canísio                       

Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18                            

Sl 33(32),2.3.11.12.20.21             

Lc 1,39-45

                                             DEUS DANÇA COM RELAÇÃO A VOCÊ

Iahweh, o teu Deus, está no meio de ti, um herói que salva! Ele exulta de alegria por tua causa, renovar-te-á por seu amor, ele se regozija por tua causa com gritos de alegria, como nos dias de festa. …” (Sf 3,17.18)

O texto de Sofonias 3,17.18 pode ser interpretado como ‘Deus dançará por você com alegria’. Uma outra interpretação possível é ‘Deus de alegra sobre você com movimentos do corpo’. Certamente, “Deus é espírito …” (Jo 4,24) e não um homem. Mas as Escrituras daquele tempo descrevem Deus em termos humanos, o que torna fácil para nós nos relacionarmos com Ele. Deus ama seu povo como um pai ou uma mãe (Os 11,4; Is 49,15.16; Lc 15,20-24). Deus é descrito como que saltando sobre as montanhas como uma pessoa que muito ama, para estar conosco (Ct 2,8).

Tão maravilhoso quanto isso é deliciar-se na maravilha que é ter Deus dançando por nossa causa; é ainda mais maravilhoso considerar que nós, seres humanos, temos a capacidade de dar alegria ao Criador do universo (Sf 3,17). Nós podemos fazê-Lo feliz, de certo modo. Nós podemos consolar o coração do Senhor.

Deus não precisa do nosso louvor, mas Ele se alegra com Seu povo (Sl 149,4). Que possamos dedicar as nossas vidas levando alegria para Aquele que nos ama tão profundamente. Que nós possamos receber a alegria de Deus (Jo 15,11) e então devolver esta alegria a Ele (Lc 15,10; Ap 4,9-11). Leve a Deus grande alegria com seu arrependimento, seu amor, sua obediência, e sua vida na fé.

Oração: ‘Sinta alegria, meu Rei, naquilo que ouves. Que seja um doce, doce som aos Teus ouvidos’.

Promessa:Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45)

Louvor: ‘Ó! Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte’.

22/12/2022 - A BEM-AVENTURADA MÃE

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2022                                             

1Sm 1,24-28                                   

1Sm 2,1.4-8                                     

Lc 1,46-56 

                                                   A BEM-AVENTURADA MÃE

“…Doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,48)

Na sua visitação à casa de Isabel e Zacarias, a Bem-aventurada Virgem Maria profetizou que todas as gerações iriam chamá-la de “…bem-aventurada.” (Lc 1,48) Esta profecia tem sido comprovada como verdadeira. Através da história da Igreja, ela tem sido chamada de ‘Mãe bem-aventurada’. Da mesma forma, ela é chamada de ‘Virgem Maria, mãe de Deus’ nas Orações Eucarísticas II, III, e IV da Missa.

Na oração da Ave Maria, nós igualmente cumprimos esta profecia rezando as palavras de Isabel: “…Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42) Certamente muitos milhões de vezes a cada dia em todo o mundo, Maria é chamada de bem-aventurada cada vez que é rezado o terço (Lc 1,48).

Isabel chamou Maria de bem-aventurada uma segunda vez: “Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido!” (Lc 1,45) Jesus também cumpriu a profecia de Maria quando Ele a chamou de bem-aventurada porque ela ouviu a Palavra de Deus e a obedeceu (Lc 11,28). No seu ‘Magnificat’, que é mencionado no Evangelho de hoje, Maria reconhece que Deus a abençoou grandemente e prontamente redireciona o foco para o próprio Deus. Ela proclama a grandeza de Deus, se alegra n’Ele e louva a sua misericórdia e a sua justiça (Lc 1,46-55).

Imite a Bem-aventurada Virgem Maria. Use todas as suas bençãos para proclamar a grandeza do Senhor (Lc 1,46).

Oração:Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador.” (Lc 1,46.47)

Promessa:Eu orava por esse menino, e Iahweh atendeu à minha súplica.” (1Sm 1,27)

Louvor: ‘Ó! Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Ó! Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Tu moldastes do pó’

23/12/2022 - PAIS: SIMBOLIZEM O PAI CELESTIAL

Sexta-feira, 23 de Dezembro de 2022                                                

São João Câncio                       

Ml 3,1-4.23.24                                 

Sl 25(24),4.5.8-10.14                                 

Lc 1,57-66 

                                            PAIS: SIMBOLIZEM O PAI CELESTIAL

Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais ...” (Ml 3,24)

Muitos pais terrenos não têm seus corações voltados para os seus filhos. Na cultura de hoje, existe uma epidemia de filhos sem pais. Tristemente, muitas crianças se sentem ‘sem pai’ mesmo que seus pais morem na mesma casa. Muitos pais também não têm seus corações voltados para seus possíveis futuros filhos. A atitude de ser um pai é difícil e está intencionalmente sob o ataque de Satanás que tenta modelar a moderna cultura secular.

Deus chama ‘pais’ a um dos maiores fundamentos da história: simbolizar Deus Pai para suas esposas e filhos. Isso é uma tarefa insubstituível na vida de um filho (Lc 1,17). Deus Pai ama todas as pessoas com um amor eterno; os pais são chamados a ensinar essa verdade a seus filhos através do constante amor paternal (Jr 31,3). Deus Pai sabe o que o Seu povo precisa e provê para ele sem falhar (Lc 11,11-13); os pais são chamados a dedicar as suas vidas confiando na providência de Deus para suas famílias e a trabalhar diligentemente para prover para seus filhos (Mt 6,32-34).

Pais, vocês têm mais fé na habilidade de Deus em prover para todos os filhos que Ele enviar para vocês, ou vocês têm mais fé nas restrições de uma economia difícil, no aumento do custo de vida e nos elevados custos da educação e da saúde? Vocês usam as suas línguas para bendizer o Senhor (Lc 1,68) ou falam sobre as razões por que vocês não devem ter filhos?

Através de sua confiança ou medo, os pais ensinam seus filhos a confiar ou não em Deus Pai. Pais, Deus colocou o futuro do mundo em suas mãos. Assim, confie em Deus em qualquer tempo (Sl 62(61),9).

Oração: Pai, suscita milhões de pais piedosos para transformar essa cultura da morte em uma civilização de amor e vida.

Promessa:O segredo de Iahweh é para aqueles que o temem, fazendo-os conhecer a sua aliança.” (Sl 25(24),14)

Louvor: ‘Ó! Emanuel, Rei e Legislador, Desejo das nações, Salvador de todos os povos, vem e nos liberta, Senhor nosso Deus’.

24/12/2022 - A ORAÇÃO MATINAL DA IGREJA

Sábado, 24 de Dezembro de 2022                        

2Sm 7,1-5.8-12.14.16                               

Sl 89(88),2-5.27.29                       

  Lc 1,67-79

   A ORAÇÃO MATINAL DA IGREJA

Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (Lc 1,68)

Muitas centenas de milhares de sacerdotes e religiosos(as) prometeram sob pena de pecar a rezar a oração matinal do Evangelho de hoje, o cântico de Zacarias, como parte da Liturgia das Horas. Eu prometi fazer isso há vários anos atrás, e, pela graça de Deus, tenho mantido a minha promessa.

A Igreja enfatiza tanto a profecia de Zacarias porque:

  • ela é uma profecia, e os profetas são parte do fundamento da Igreja (Ef 2,20-22).
  • Zacarias fez essa oração quando estava “…repleto do Espírito Santo …” (Lc 1,67). Que nós também possamos estar cheios(as) do Espírito Santo quando a rezarmos.
  • essa profecia nos ensina que cada manhã deveria nos lembrar que Jesus é “…o Astro das alturas.” (Lc 1,78), “…a brilhante Estrela da manhã.” (Ap 22,16), “…a luz do mundo…” (Jo 8,12)
  • essa profecia precede imediatamente o registro do primeiro Natal na Bíblia e rezar essa oração demonstrou ser um bom caminho para se preparar para encontrar Cristo de um modo novo durante o Tempo do Natal.

Apesar de muitos(as) de vocês não serem obrigados(as) a rezar o cântico de Zacarias a cada dia, faça essa oração hoje e todos os dias durante o Tempo do Natal. Você pode vir a se decidir a rezá-la para sempre quando Jesus “…guiar [seus] passos no caminho da paz.” (Lc 1,79)

Oração: Jesus, que eu possa vir a fazer qualquer sacrifício que seja necessário para me entregar a Ti como Teu presente de Natal.

Promessa:A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim, e o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16)

Louvor: Márcia tem rezado diariamente a oração da manhã e da noite da Liturgia das Horas durante vinte anos.

25/12/2022 - NATAL DE AMOR

Domingo, 25 de Dezembro de 2022                  

Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

 Is 9,1-6                                 

Sl 96(95),1-3.11-13            

Tt 2,11-14                

Lc 2,1-14 

                                                          NATAL DE AMOR

Com efeito, a graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens.” (Tt 2,11)

‘…Jesus Cristo é verdadeiro Deus e verdadeiro homem…’ (CIC, 464). No Seu nascimento, Jesus saiu do ventre de Maria para o mundo exterior. Isso tornou possível que todos(as) se relacionassem com Ele de modo pessoal. Então foi possível abraçar, beijar, tocar, ver e ouvir Jesus. Ele também era capaz de ser agredido, ferido, rejeitado e crucificado. A mudança de estar no ventre da mãe para viver no mundo exterior é perigosa. É por isso que celebramos um nascimento. Uma perigosa transição ocorreu sem nenhum problema mais sério, apesar dos perigos de viver em mundo decaído ainda permanecer.

Pelo poder do Espírito Santo, nós ainda podemos nos relacionar com Jesus de um modo pessoal. Nós podemos ser como Maria, José, os pastores, os magos, Simeão e Ana. Podemos ser pródigos(as) em nosso amor por Jesus – pessoa a Pessoa. Todavia, também podemos ser como Herodes rejeitando a Jesus e nos recusando a ceder qualquer espaço para Ele em nossas vidas e em nossos corações (Lc 2,7). O Natal nos recorda que Jesus permanece disponível para nós em uma relação pessoa a Pessoa.

Neste primeiro dia do Tempo do Natal, obedeça ao primeiro e mais importante mandamento de todos. “…Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento…” (Lc 10,27)

Oração: Jesus, neste Dia de Natal, eu decido, por Tua graça, amar-Te de modo completo, incondicional e eterno.

Promessa:Pois de sua plenitude todos nós recebemos graça por graça.” (Jo 1,16)

Louvor: “…Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo-Senhor, na cidade de Davi.” (Lc 2,10.11) Feliz Natal!

26/12/2022 - TESTEMUNHA

Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2022

  Santo Estevão                                                                                                     

At 6,8-10; 7,54-59                          

Sl 31(30),3.4.6.8.16.17                             

  Mt 10,17-22 

                                                               TESTEMUNHA

E, por causa de mim, sereis conduzidos à presença de governadores e de reis, para dar testemunho perante eles e perante as nações.” (Mt 10,18)

O Natal é uma oportunidade especial para se testemunhar por Jesus. Em razão de Santo Estevão ter sido a primeira testemunha a entregar a sua vida por Jesus, a Testemunha fiel (Ap 1,5), é apropriado dizer que ele é o primeiro santo do Natal. Testemunhar não é somente falar coisas boas sobre Jesus. Testemunhar é comunicar uma experiência pessoal de Jesus. Santo Estevão foi uma testemunha não somente porque ele falou sobre Jesus, mas porque ele viu Jesus à direita do Pai e proclamou isso para a multidão (At 7,56). Testemunhas por Jesus partilham não somente o que receberam de outros seres humanos em conversas ou orientação. Ao invés disso, seu testemunho é baseado em sua experiência pessoal da revelação de Cristo (Gl 1,12).

Mais ainda, testemunhar não é somente comunicar uma experiência pessoal de Jesus. Testemunhar está relacionado a um julgamento. Pode não ser um julgamento legal, mas qualquer situação onde pessoas decidiram examinar Jesus novamente e colocar em julgamento Seus seguidores. Esses ‘tribunais’ estão situados no trabalho, na política, nos eventos sociais, nos entretimentos, na mídia, e até mesmo na igreja. Quando nós proclamamos a nossa experiência pessoal de Jesus numa corte legal ou num pseudotribunal, somos testemunhas por Jesus no real sentido da palavra. Então o Espírito Santo colocará palavras nas nossas bocas (Mt 10,20). Nós seremos perseguidos(as) e possivelmente até martirizados(as). Então os Saulos se tornarão Paulos e o Natal será realmente a celebração do nascimento de Jesus.

Oração: Pai, que o meu testemunho simples e persistente agite a estrutura social na qual estou envolvido(a).

Promessa:E apedrejaram a Estevão, enquanto este invocava e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe meu espírito’.” (At 7,59)

Louvor:Todos os membros do Sinédrio, com os olhos fixos [em Estevão], tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo.” (At 6,15) Santo Estevão interceda para que o Espírito Santo nos dê corações serenos e corajosos.

27/12/2022 - AMOR SUPREMO, INFINITO E DIVINO

Terça-feira, 27 de Dezembro de 2022                         

São João, Apóstolo e Evangelista                                                        

1Jo 1,1-4                                         

Sl 97(96),1.2.5.6.11.12                              

Jo 20,1-8 

                                         AMOR SUPREMO, INFINITO E DIVINO

No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro, e vê que a pedra fora retirada do sepulcro. Corre então e vai a Simão Pedro e ao outro discípulo, que Jesus amava, e lhes diz: ‘Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram’.” (Jo 20,1.2)

São João tem sido tradicionalmente identificado como ‘o discípulo amado’ (Jo 13,23; 19,26; 20,2; 21,7). No entanto, a Igreja também interpreta o texto de Jo 19,26 para indicar que o discípulo amado pode não ter sido mencionado nominalmente para mostrar que ele representa todos os discípulos de Jesus em todos os tempos. Todos os discípulos de Jesus são amados. Todos os Seus discípulos podem ter um relacionamento milagroso e misterioso com Ele na Eucaristia (Jo 13,23). Todos os discípulos de Jesus têm que estar de pé aos pés da cruz (Jo 19,26), renunciar a si mesmos, e tomar a sua cruz a cada dia (Lc 9,23). Todos os discípulos de Jesus podem e têm que acreditar no Senhor ressuscitado (Jo 20,2) e declarar publicamente: “…É o Senhor! …” (Jo 21,7)

O Natal é o tempo em que todos os discípulos amados são especialmente convidados a se tornarem mais conscientes de que são amados por Cristo. Muitos(as) de nós sabemos que Jesus nos ama. Todavia, ninguém sabe o quanto Ele nos ama. Se pudéssemos compreender um milionésimo de Seu infinito amor por nós, ficaríamos tão chocados(as) que poderíamos morrer. Portanto, durante este Tempo do Natal, que nós aproveitemos o mais completamente que pudermos com nossas limitações humanas “…a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento, para que [sejamos] plenificados com toda a plenitude de Deus.” (Ef 3,18.19)

Oração: Pai, nas Missas deste Tempo do Natal, revela=me mais profundamente na Tua Palavra o amor do Teu Filho por mim.

Promessa:O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que contemplamos, o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida.” (1Jo 1,1)

Louvor: São João partilhou a Boa Nova para “…[sabermos] que [temos] a vida eterna.” (1Jo 5,13)

28/12/2022 - OS HERODES PODEM SE TORNAR ‘SANTOS INOCENTES’

Quarta-feira, 28 de Dezembro de 2022                                               

Santos Inocentes                                                        

1Jo 1,5-2,2                                      

Sl 124(123),2-5.7.8                        

Mt 2,13-18 

                        OS HERODES PODEM SE TORNAR ‘SANTOS INOCENTES’

Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos e não quer consolação, porque eles já não existem.” (Mt 2,18)

Por que o Senhor permite o mal? Por que Ele admite “…matar, em Belém e em todo o seu território, todos os meninos de dois anos para baixo …” (Mt 2,16) Uma explicação é que Ele ama muito os Herodes do mundo e quer salvar a todos eles (1Tm 2,4). O sofrimento daqueles inocentes é o meio mais poderoso no plano de salvação de Deus para mudar o coração endurecido dos Herodes. Nós vemos isso na morte dos mártires e especialmente nos sofrimentos e na morte de Jesus, o mais ‘Santo inocente’ de todos.

Por que o Senhor permite o aborto de milhões de ‘santos inocentes’? Uma explicação pode ser que Ele ama aqueles(as) que matam seus filhos e mesmo a nós que, por nossos pecados, participamos na Sua morte (Rm 5,8). Os abortos cessarão quando muitos(as) de nós (não somente aqueles(as) diretamente envolvidos(as) no aborto) deixarmos de pecar, pararmos de negar nossos pecados, e começarmos a nos arrepender (1Jo 1,8-10). No entanto, se nós não aceitamos a graça do arrependimento sendo derramada sobre nós através de Seus ‘santos inocentes’, os abortos somente serão interrompidos quando nós formos impedidos(as) pela morte, pelo julgamento, e pelo inferno.

Neste quarto dia do Natal, arrependa-se e permita que o Senhor transforme o Herodes que existe em você em um ‘santo inocente’.

Oração: Pai, em nossa cultura contraceptiva e abortiva, que eu possa escolher a vida, escolhendo o arrependimento.

Promessa:Se dissermos: ‘Não pecamos’, fazemos dele um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1Jo 1,10)

Louvor: Os Santos Inocentes se tornaram as primeiras vítimas por Jesus Cristo. Eles nos fortalecem para a santidade e a inocência.

29/12/2022 - OBEDIÊNCIA: O CAMINHO PARA O AMOR

Quinta-feira, 29 de Dezembro de 2022                                               

Santo Tomás Becket

 1Jo 2,3-11                                       

Sl 96(95),1-3.5.6                             

Lc 2,22-35 

                                    OBEDIÊNCIA: O CAMINHO PARA O AMOR  

Mas o que guarda a sua palavra, nesse, verdadeiramente, o amor de Deus é perfeito ...” (1Jo 2,5)

O objetivo do Tempo do Natal é nos fazer crescer muito no amor por Jesus. Crescer no amor requer a graça de Deus, nossa disposição em aceitar a Sua graça e um processo pelo qual nós somos transformados(as) e nos tornamos mais capacitados(as) para amar. Nós atravessamos esse processo de transformação dando um passo atrás do outro na obediência. “Pela obediência à verdade purificastes as vossas almas para praticardes um amor fraternal sem hipocrisia …” (1Pe 1,22) “E sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos.” (1Jo 2,3)

Por obediência, Maria concebeu Cristo e amou-O mais profundamente do que qualquer outra pessoa possa ter amado a Ele. Por obediência, José se tornou pai adotivo de Jesus e cresceu no amor. Por obediência, os pastores e os magos viram o Menino Jesus e começaram para sempre uma nova vida de amor. Por obediência, Simeão “…veio ao Templo …” (Lc 2,27) onde encontrou Jesus, a Luz dos Gentios, a Glória de Israel (Lc 2,32), e o Deus que É Amor (1Jo 4,16).

O Natal é uma jornada para compreender “…a largura e o comprimento e a altura e a profundidade.” (Ef 3,18) do amor de Cristo. Nós não conhecemos o caminho, mas Jesus, o Caminho (Jo 14,6), irá nos dizer cada passo a ser dado. Obedeça ao Amor no caminho para o amor.

Oração: Abba, leve-me a amar com um amor de mártir.

Promessa: “…Eis que este menino foi colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel, e como um sinal de contradição – e a ti, uma espada traspassará tua alma! – para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações.” (Lc 2,34.35)

Louvor: São Tomás Becket, Arcebispo de Canterbury, recusou a intromissão do rei Henrique II nos assuntos da Igreja. Quatro cavaleiros do rei assassinaram Tomás na Catedral de Canterbury.

30/12/2022 - HERODES EM SUA CASA

Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2022  

Sagrada Família                                                                     

Eclo 3,3-7.14-17     

Sl 128(127),1-5                   

Cl 3,12-21                

Mt 2,13-15.19-23 

                                                HERODES EM SUA CASA

“…Herodes vai procurar o menino para o matar.” (Mt 2,13)

Os Herodes do mundo moderno ainda estão procurando por crianças a serem destruídas (Mt 2,13). Esses Herodes ganham acesso às casas debaixo do nariz dos pais e mães, que se encontram paralisados ou adormecidos (Mt 26,40). Uma vez que os Herodes ganham acesso à casa, eles tentam assumir a formação dos filhos naquela casa.

Santa Elizabeth Ann Seton profetizou, nos anos 1800, que o mal iria vir a todas as casas através de uma ‘caixa preta’. Existem muitas dessas ‘caixas’ nas casas modernas. A televisão é uma das principais portas de entrada para os Herodes modernos. Sim, existem bons canais e programas de televisão. Mas Herodes espreita constantemente, a um mero apertar de botão de distância, para se infiltrar na mente e na alma de uma criança. Videogames e desenhos animados muitas vezes mergulham as crianças na violência. A criança é gradualmente dessensibilizada para o sofrimento humano, o que pode levá-la a atitudes e comportamentos violentos. Herodes age através da internet, “…[rodeando] como um leão a rugir, procurando a quem devorar.” (1Pe 5,8) Herodes entra na alma de uma criança através de seus olhos e ouvidos. A criança ouve a música secular com letras impuras durante horas através de ‘caixas pretas’ tais como tablets, smartfones, etc.

Pais, criem um ambiente familiar santo. Com Deus, vocês podem mais do que vencer a cultura da morte (Rm 8,37). Expulsem Herodes de todos os aposentos de sua casa. Acolham a Jesus para assumir o lugar de Herodes (Ap 3,20). Façam de Jesus o Senhor de sua casa. Sua casa é d’Ele, e Ele quer que ela fique repleta de amor e de fé (Lc 14,23).

Oração: Pai, dá aos pais e mães a força para “[discernir] tudo e [ficar] com o que é bom.” (1Ts 5,21) Que os pais e mães possam ser santos em seu comportamento (1Pd 1,15) de modo que o maligno não tenha acesso à sua casa.

Promessa:Mas sobre tudo isso, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.” (Cl 3,14)

Louvor:Tributai a Iahweh, ó famílias dos povos, tributai a Iahweh glória e poder.” (Sl 96(95),7)

 

31/12/2022 - COMO TERMINAR UM ANO

Sábado, 31 de Dezembro de 2022

Papa São Silvestre I

1Jo 2,18-21

Sl 96(95),1.2.11-13

Jo 1,1-18

COMO TERMINAR UM ANO

Filhinhos, é chegada a última hora. Ouviste dizer que o Anticristo deve vir; e já vieram muitos anticristos; daí reconhecemos que é chegada a última hora.” (1Jo 2,18)

“…já vieram muitos anticristos …” (1Jo 2,18) “Eles saíram de entre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco …” (1Jo 2,19) Existem Cristãos batizados que são oficialmente membros da Igreja, mas não pertencem à Igreja em seus corações.Essas pessoas se juntaram à Igreja social e culturalmente, mas não entregaram totalmente suas vidas a Jesus e a Seu Corpo, a Igreja. Elas foram sacramentalizadas, mas não evangelizadas e correm o perigo de se tornarem anticristos.

Neste último dia do ano secular, que cada um(a) de nós possa assumir um comprometimento total com Jesus. Jesus é Deus (Jo 10,30; conf. Jo 8,58). Ele é a eterna e encarnada Palavra de Deus (Jo 1,1.14). “Tudo foi feito por meio dele e sem ele nada foi feito.” (Jo 1,3) Jesus é “…a luz verdadeira que ilumina todo homem …” (Jo 1,9) Nós não estamos fazendo um favor a Jesus ao entregarmos nossas vidas à Ele. Nós somos privilegiados(as) por Ele nos ter dado a vida, a liberdade, o alento, a fé, e o amor para entregar nossas vidas à Ele. Como podemos não entregar nossas vidas a Ele! Não devemos permitir que passe outro ano, dia, hora, ou minuto sem entregar tudo a Jesus. “Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas a todos os que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus …” (Jo 1,11.12) Vamos não somente constar nos registros da Igreja, mas pertencer a Cristo e à Sua Igreja. Vamos viver por Cristo e não sermos anticristos.

Oração: Abba, ao começar um novo ano, eu respondo ao Vosso amor renovando minhas promessas batismais.

Promessa:E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós; e nós vimos a sua glória, glória que ele tem junto ao Pai como Filho único, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1,14)

Louvor: O Papa São Silvestre I iniciou a construção tanto da Basílica de São Pedro quanto da Basílica de São João Latrão, em Roma.