01/11/2020 - Comunhão dos Santos Vivos

Domingo, 01 de Novembro de 2020 – Todos os Santos
Ap 7,2-4.9-14

Sl 24(23),1-6 1Jo 3,1-3

Mt 5,1-12

COMUNHÃO DOS SANTOS VIVOS

“Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos!” (1Jo 3,1)

Quando meu filho era seminarista, ele teve que fazer uma cirurgia no joelho na manhã do dia de Todos os Santos. Quando retornamos do hospital para o seu alojamento, eu tive o privilégio de ver a ‘comunhão dos santos’ em ação. Um grupo de seminaristas visitou-o com o propósito de fazê-lo rir. Ao anoitecer, dois outros rezaram a Liturgia das Horas com ele. Outro seminarista apareceu para rezar o rosário. Um outro tratou de mantê-lo com suprimento de comida e bebida. Vários deles deixaram o número de seus telefones com instrução de chamá-los a qualquer hora do dia ou da noite. Um dos sacerdotes trouxe a Santa Comunhão para ele. Os santos vivos em sua comunidade seminarista tomaram conta dele em todas as suas necessidades espirituais, sociais e físicas.

Como é poderosa nesta terra esta ‘comunhão dos santos’ “…os que ainda estiverem aqui…não [passarão] à frente dos que morreram.” (1Ts 4,15). Isso acontece porque, como Jesus tão claramente declarou para aqueles que discutiam a ressurreição do corpo, “…todos, com efeito, vivem para [Deus].” (Lc 20,38). Na Missa e em nossas orações, nós, santos(as) que estamos vivendo em Cristo partilhamos de uma ininterrupta fraternidade com os santos que já morreram – através d’Ele, com Ele, e n’Ele. Desta forma, os seminaristas que oraram com meu filho invocaram as orações de vários santos canonizados que estão no céu. Esses jovens pediram o apoio oracional desses santos com total confiança, como se estivessem falando com um seminarista que estivesse no quarto. Todos nós estamos ligados ao Corpo de Cristo. “Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, … nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso senhor.” (Rm 8,38.39)

Oração: Pai, que eu possa me identificar com cada membro da Tua família, não importando se no céu ou na terra, como Tu quiseres que eu faça.
Promessa: “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou…” (1Jo 3,2)
Louvor: Todos(as) os(as) santos(as) no céu e ainda aqui na terra, rogai por nós.

02/11/2020 - Oração do Outro Lado da Morte

Segunda-feira, 02 de Novembro de 2020 – Fiéis Defuntos

Sb 4,7-15

Sl 27(26),1.4.7-9.13.14

Rm 5,17-21

Mt 11,25-30

ORAÇÃO DO OUTRO LADO DA MORTE

“Sua vida era agradável ao Senhor, por isso saiu às pressas de meio do mal. As multidões o veem, mas não entendem, nada disso lhes ocorre à mente.” (Sb 4,14)

Hoje a Igreja nos convida a orar pelos falecidos, desde que acreditemos que a morte não necessariamente significa uma entrada imediata no céu ou no inferno. A Bíblia nos indica isso quando menciona que oferecer sacrifícios pelos mortos é considerado agir “…absolutamente bem e nobremente…” (2Mc 12,43).

Ainda assim, muitas pessoas ficam confusas, ou ao menos em dúvida, quanto a orar pelos mortos, e desse modo, oramos apenas esporadicamente pelos mortos, se tanto. O Senhor gostaria que nós não “…[ignorássemos] o que se refere aos mortos…” (1Ts 4,13). Ele não quer que nós nos entreguemos à dor ou à apatia, mas quer que tenhamos consciência quanto a orar pelos mortos e orar com comprometimento. “Por isso, não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5,17)

A necessidade de ler as Escrituras nós já mencionamos, pois a fé vem através da pregação da Palavra de Cristo (Rm 10,17). Peça ao Espírito para ensiná-lo(a) sobre tudo e guiá-lo(a) a verdade plena (Jo 14,16; 16,13). Ouça-O. “Pois Deus não é um Deus de desordem, mas de paz.” (1Cor 14,33). Deixe que o Senhor fale a você e lhe mostre coisas novas em Sua Palavra. Ele irá mostrar como rezar. “Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26)

Oração: Jesus, por Tua vitória sobre a morte na Ressurreição e pelo poder do Espírito Santo, que um parente meu já falecido possa ser completamente santificado e entrar no Teu reino.
Promessa: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei.” (Jo 6,37)
Louvor: Desde criança. Luísa tem orado pelas pobres almas a cada dezena do rosário. ‘Dá-lhes ó Senhor o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine’.

03/11/2020 - Os Cristãos querem Cristo?

Terça-feira, 03 de Novembro de 2020 – São Martinho de Lima

Fl 2,5-11

Sl 22(21),26-32

Lc 14,15-24

OS CRISTÃOS QUEREM CRISTO?

“Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus.” (Fl 2,5)

Ter o mesmo sentimento de Cristo parece ser impossível. Todavia, isso não somente é possível como também é uma necessidade (Fl 2,5). A atitude de Jesus é esvaziar-se a si mesmo aceitando com obediência até mesmo a morte na cruz e, através da morte, ser glorificado (Fl 2,7-9). Nós precisamos ter essa atitude. Não existe desculpa (Lc 14,18). Nós somos fracos(as) mas Ele é forte. Não podemos fazer isso por nós mesmos(as), mas podemos deixar que isso seja feito em nós (Lc 1,38). É impossível para nós, mas nada é impossível para Deus (Lc 1,37).

Nós podemos não ter força de vontade, mas precisamos ‘desejar’, isto é, ter disposição de ser como Jesus em todos os aspectos de fortaleza e glória, na morte e na ressurreição, no sofrimento e na vitória. A questão não é: ‘Sou suficientemente forte para seguir a Cristo?’, mas sim ‘Eu quero realmente seguir a Cristo’? “Ele era desprezado e abandonado pelos homens, um homem sujeito à dor, familiarizado com a enfermidade, como uma pessoa de quem todos escondem o rosto; desprezado, não fazíamos caso nenhum dele.” (Is 53,3)

Eu quero seguir esses passos? Quero ser um(a) Cristão(ã)? Jesus obviamente não quer nos fazer deixar o Cristianismo. Certamente, o(a) Cristão(ã) tem a vida eterna. Contudo, O Senhor não usa isso para nos levar para o reino. Ele nos ama dentro do reino.

Oração: Jesus, que eu Te ame incondicionalmente assim como Tu me amas.
Promessa: “…Vai pelos caminhos e trilhas e obriga as pessoas a entrarem, para que a minha casa fique repleta.” (Lc 14,23)
Louvor: São Martinho de Lima foi uma criança extremamente pobre em Lima, Peru. Ele se tornou um sacerdote que cuidava de todas as pessoas e recebeu extraordinários dons de Deus em sua vida de oração. Sua herança biracial e multicultural, combinadas com sua humildade, permitiu que ele servisse poderosamente a Deus. No Peru, ele é louvado pelos Espanhóis, pelos Africanos e pelos Índios.

04/11/2020 - Pessoas que Avaliam

Quarta-feira, 04 de Novembro de 2020 – São Carlos Borromeu

Fl 2,12-18

Sl 27(26)1.4.13.14

Lc 14,25-33

PESSOAS QUE AVALIAM

“…Qual o rei que, partindo para guerrear com um outro rei, primeiro não se senta para examinar se, com dez mil homens, poderá confrontar-se com aquele que vem contra ele com vinte mil?” (Lc 14,31)

Nós estamos construindo a vida nova em Cristo (Lc 14,28) enfrentando uma batalha contra o maligno. Antes de irmos mais adiante, precisamos nos “…[sentar] para calcular as despesas e ponderar se [temos] como terminar.” (Lc 14,28)

Muitas pessoas planejam o futuro financeiramente, mas poucas se preparam espiritualmente. Muitas vidas desmoronam por causa do fracasso em aceitar a graça necessária para perseverar. Muitos casamentos acabam porque o casal não estreitou o seu relacionamento em preparação para os desafios futuros. Pais muitas vezes se arrependem por não ter dedicado mais tempo a seus filhos porque mais tarde veem que o seu relacionamento com eles não é profundo o suficiente para enfrentar as turbulências da adolescência. Até mesmo muitos(as) Cristãos(ãs) não têm a força espiritual necessária para sobreviver à apostasia (2Ts 2,3; Mt 24,10-12). Eles(as) abandonarão tudo antes da vinda definitiva de Cristo porque não estarão preparados(as) (Mt 25,1-13).

Que nós possamos viver hoje como se fosse nosso último dia. Precisamos nos aprofundar e crescer fortes em nosso relacionamento pessoal com Jesus. Que Jesus possa se tornar tão real para nós que nada poderá abalar a nossa fé. Nós precisamos estar preparados(as) para enfrentar qualquer coisa fazendo de tudo para aprofundar nosso relacionamento com Ele.

Oração: Pai, que eu encare a realidade da minha fraqueza, das demandas irresistíveis, e da Tua graça reparadora.
Promessa: “…Agora na minha ausência, operai a vossa salvação com temor e tremor.” (Fl 2,12)
Louvor: São Carlos era sobrinho do Papa Pio IV. Ele foi fundamental na Contra-Reforma do Século XVI. É o santo padroeiro dos catequistas, catecúmenos e seminaristas.

05/11/2020 - Mais Alegria no Céu

Quinta-feira, 5 de Novembro de 2020

Fl 3,3-8

Sl 105(104),2-7

Lc 15,1-10

MAIS ALEGRIA NO CÉU

“Eu vos digo que do mesmo modo haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.” (Lc 15,7)

Termos noventa e nove pessoas que não precisam de arrependimento é um grande milagre e desse modo um motivo de grande alegria. Contudo, uma pessoa se arrependendo é um motivo ainda maior para nos alegrarmos porque:
• sem o arrependimento, o sangue derramado por Jesus no Calvário não tem valor para nós.
• o arrependimento é uma grande mudança, uma volta de 180 graus, reavaliando tudo “…como perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus…” (Fl 3,8), nos despimos “…da [nossa] natureza carnal…” (Cl 2,11).
• o arrependimento é um milagre. O pecado nos cega para o pecado, que depois nos cega para outro pecado, e assim sucessivamente. Por causa dessa cegueira espiritual e dessa ilusão, nós construímos camadas de pecados. Exceto pela milagrosa intervenção de Deus e por Sua graça, não haveria como deixar o pecado.
• o arrependimento é catalítico e contagioso. Quando uma pessoa peca isso tem efeitos inimagináveis, assim, um ato de arrependimento tem um efeito ainda muito maior (Rm 5,20). Como exemplo, 120.000 Ninivitas se arrependeram em um único dia (Jn 4,11).

O arrependimento é uma necessidade absoluta, milagrosa, catalítica e de grande mudança da morte para a vida, de se rebelar da submissão, e das trevas para a luz (Jo 1,5). Por causa disto, um pecador que se arrepende é causa de uma muito maior alegria do que outras excepcionais causas de alegria. Arrependa-se, alegre-se e seja causa de grande alegria no céu.

Oração: Pai, que a tristeza pelo pecado se transforme na alegria do arrependimento (2Cor 7,10).
Promessa: “De volta para casa, convoca os amigos e os vizinhos, dizendo-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida!’.” (Lc 15,6)
Louvor: Jesus libertou Rosa de seu desejo por cocaína. Ele salvou e modificou a vida de Rosa e de sua filha ainda não nascida.

06/11/2020 - Com Amigos como Esse, Jesus não precisava de Inimigos

Sexta-feira, 06 de Novembro de 2020

Fl 3,17-4,1

Sl 122(121)1-5

Lc 16,1-8

COM AMIGOS COMO ESSE, JESUS NÃO PRECISAVA DE INIMIGOS

“Pois há muitos dos quais muitas vezes eu vos disse e agora repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.” (Fl 3,18)

Nosso estilo de vida mostra ao mundo se nós somos amigos ou inimigos de Jesus crucificado (Fl 3,18). Nós Seus (Suas) discípulos(as), testemunhamos nossa crença em Seu amor crucificado pelo modo como agimos, negando a nós mesmos(as) e carregando as nossas cruzes (Lc 9,23)
.
A sua própria vida mostra ao mundo se você é amigo(a) ou inimigo(a) da cruz de Jesus. O que a sua vida está mostrando? De quais cruzes você fugirá se Jesus as oferecer a você? (Mc 14,50.51). Você fugirá das cruzes de:
– ter mais filhos em obediência à vontade de Deus,
– falar de Jesus em público correndo o risco de ser ridicularizado(a),
– doar dez por cento dos seus ganhos,
– jejuar um dia por semana para alcançar vitória espiritual,
– desligar a sua televisão, e limitar o tempo de utilização de seus equipamentos eletrônicos,
– fazer pronunciamentos em favor da vida,
– trabalhar pela justiça para com os pobres e oprimidos,
– declarar-se publicamente pela santidade e pela castidade, e
– cuidar de uma pessoa agonizante ou com necessidades especiais.

Jesus oferece essas e outras cruzes para nós, diariamente. Quando decidimos ser amigos(as) da Sua cruz e tomá-la a cada dia, nós, paradoxalmente, encontramos a nossa vida (Lc 9,24) ao invés de perde-la. “…inimigos da cruz de Cristo: seu fim é a destruição…” (Fl 3,18.19). Arrependa-se de recusar qualquer cruz. Morra para o que está sobre a terra ((Fl 3,19) e levante bem alto a sua cruz.

Oração: Jesus, que eu seja crucificado(a) para o mundo (Gl 6,14). Que eu consiga nunca me afastar da Tua cruz – nem mesmo para um momento de descanso. Que eu encontre meu conforto estando ao Teu lado.
Promessa: “…A nossa cidade está nos céus…” (Fl 3,20)
Louvor: Foi dito a Maria que ela não poderia ter filhos, mas Deus lhe deu dez filhos,

07/11/2020 - Más Condições de Trabalho

Sábado, 07 de Novembro de 2020

Fl 4,10-19

Sl 112(111),1.2.5.6.8.9

Lc 16,9-15

MÁS CONDIÇÕES DE TRABALHO

“…No início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja teve contato comigo em relação de dar e receber…” (Fl 4,15)

Nós Cristãos estamos agora trabalhando sob circunstâncias excepcionalmente difíceis. Quase um terço das pessoas concebidas nos últimos vinte anos foi morta através do aborto cirúrgico. Muitas mais foram mortas através de pílulas e dispositivos abortivos. Isso significa menos operários(as) disponíveis para a colheita de Deus. Além disso, muitos(as) Cristãos(ãs) permanecem imaturos(as). Não podem ou não querem assumir maiores responsabilidades na obra de Deus porque não têm sido fiéis no gerenciamento do dinheiro e dos bens que o Senhor lhes deu (Lc 16,10.11). Também alguns líderes na Igreja são avarentos como os Fariseus (Lc 16,14). Tudo isso torna mais difícil realizar a obra de Deus. Operários(as) do Senhor geralmente recebem pouco apoio pessoal, financeiro, emocional e realista. É por isso que alguns(umas) operários(as) de Deus repetidamente pensam em desistir.

Mas a boa nova é que pela graça de Deus nós podemos nos acostumar com todas as situações (Fl 4,12). Em Jesus, temos força para enfrentar tudo (Fl 4,13); a despeito das dificuldades, o Senhor “…proverá magnificamente todas as [nossas] necessidades…” (Fl 4,19). Embora temporariamente frustrados(as) e muitas vezes desamparados(as), nós continuamos trabalhando para o Senhor. É um privilégio trabalhar para Ele, mesmo sob as piores circunstâncias. “Pois Deus não é injusto. Não pode esquecer a [nossa] conduta e o amor que [manifestamos] por seu nome, [nós] que [servimos] e [continuamos servindo] os santos.” (Hb 6,10). Desse modo, tenha coragem e continue trabalhando para o Senhor (Ag 2,4).

Oração: Pai, que eu possa trabalhar para Ti com toda a minha alma (Cl 3,23).
Promessa: “…Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus.” (Lc 16,15)
Louvor: Mateus ora diariamente por mais vocações para o sacerdócio e para a vida religiosa.

08/11/2020 - Maranatha

Domingo, 08 de Novembro de 2020 – 32º Domingo do Tempo Comum

Sb 6,12-16

Sl 63(62),2-8

1Ts 4,13-18

Mt 25,1-13

MARANATHA

“Quando o Senhor, ao sinal dado, a voz do arcanjo e ao som da trombeta divina, descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts 4,16)

Jesus virá em breve. Ninguém sabe o dia nem a hora (Mt 25,13). Neste caso, a única coisa prática a ser feita é estar pronto(a) e manter nossos olhos abertos (Mt 25,13). Quando Jesus vier novamente no último dia, “…os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.” (1Ts 4,16). Se você mora próximo a um cemitério, essa será uma visão a ser contemplada. “em seguida nós, os vivos que estivermos lá, seremos arrebatados com eles nas nuvens para o encontro com o Senhor, nos ares. E assim, estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4,17). Muito embora esse fantástico evento seja no futuro, desde já nós podemos “[consolar-nos] uns aos outros com essas palavras.” (1Ts 4,18)

Para aqueles(as) que estão se lamentando, a Boa Nova de Jesus está vindo e a ressurreição de nossos corpos nos afastará de “…[ficarmos] tristes como os outros que não têm esperança.” (1Ts 4,13). Saber que Ele está vindo nos mantém trabalhando para o Seu reino, distribuindo a ração de trigo no tempo oportuno (Lc 12,42). Por isso “…[pela aparição de Jesus] e por seu Reino, proclama a palavra, insiste, no tempo oportuno e no inoportuno, refuta, ameaça, exorta com toda paciência e doutrina.” (2Tm 4,1.2). “Não deixemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Procuremos, antes, animar-nos sempre mais, à medida que [virmos] o Dia se aproximar.” (Hb 10,25). A próxima vinda de Jesus transforma o presente, motivando-nos a amá-Lo e viver totalmente para Ele.

Oração: Jesus, que eu apresse o dia da Tua vinda através do arrependimento, da intercessão e da evangelização (2Pe 3,12).
Promessa: “A Sabedoria é radiante, não fenece, facilmente é contemplada por aqueles que a amam e se deixa encontrar por aqueles que a buscam.” (Sb 6,12)
Louvor: “Porque Iahweh é sol e escudo, Deus concede graça e glória; Iahweh não recusa nenhum bem aos que andam na integridade.” (Sl 84(83),12). Louvor a Jesus ressuscitado!

09/11/2020 - Um Fundamento Sólido

Segunda-feira, 09 de Novembro de 2020 Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Ez 47,1.2.8.9.12 ou 1Cor 3,9-11.16.17

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 2,13-22

UM FUNDAMENTO SÓLIDO

“Segundo a graça que Deus me deu, como bom arquiteto, lancei o fundamento; outro constrói por cima. Mas cada um veja como constrói.” (1Cor 3,10)

Desde o ano de 324, a Basílica de São João de Latrão é a própria Catedral do Papa. Essa basílica é a igreja mãe de todo o mundo Cristão. Contudo as leituras da Missa de hoje não falam simplesmente sobre pedra e argamassa; elas também falam sobre a Igreja que não é construída por mãos humanas, o templo do Corpo de Jesus (Jo 2,21). A cada dia, esse templo, a Igreja, tem sido construído sobre um fundamento sólido, Jesus Cristo (1Cor 3,10.11) e a Rocha de São Pedro sobre a qual Cristo construiu a Sua Igreja (Mt 16,16-18).

Nós nos reunimos como Igreja, na Igreja, sabendo que a morada de Deus é em nós como Corpo de Cristo. Isto é um vislumbre e um modelo da cidade santa de Deus no céu, a Nova Jerusalém. O Templo em Jerusalém não mais existe. Um dia, a Basílica de Latrão não estará mais de pé (Mt 5,18). Mas o templo de Deus em nós, o Corpo de Cristo, permanecerá para sempre, porque é a ‘…casa de Deus, na qual habita a sua família…’ (CIC, 756).

Que nós deixemos que o Senhor construa em nós e através de nós. Que nós deixemos que Ele nos faça amorosas, firmes, e fortes pedras vivas para o novo Templo, o Local da Morada do Todo-Poderoso.

Oração: Pai, eu amo ser um membro do Corpo de Cristo. Fortalece a Tua Igreja, fortalecendo a mim.
Promessa: “Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16)
Louvor: São João de Latrão é a igreja do Papa, a catedral da Diocese de Roma. A sua fachada tem as figuras de Cristo, João Batista, João Evangelista e das doze colunas da Igreja. A basílica representa toda a Igreja, ou seja, nós.

10/11/2020 - Pastoreados

Terça-feira, 10 de Novembro de 2020 – Papa São Leão Magno

Tt 2,1-8.11-14

Sl 37(36),3.4.18.23.27.29

Lc 17,7-10

PASTOREADOS

“Com efeito, a graça de Deus se manifestou para a salvação de todos os homens. Ele nos ensina a abandonar a impiedade, as paixões mundanas e a viver neste mundo com autodomínio, justiça e piedade.” (Tt 2,11.12)

São Paulo deu a São Tito a responsabilidade de dar orientações para os idosos e os jovens. Tito deveria dizer-lhes “que os velhos sejam sóbrios, respeitáveis, sensatos, fortes na fé, na caridade e na perseverança.” (Tt 2,2). Ele deveria “[exortar] igualmente os jovens, para que em tudo sejam criteriosos.”, sendo ele mesmo um bom exemplo para eles (Tt 2,6.7). Não foi dito a Tito para dar orientações para as mulheres. Os maridos tinham a responsabilidade de guiar as suas esposas e as mulheres mais velhas ensinar às mais jovens através de seu exemplo (Tt 2,3-5).

Nesse entendimento, três relacionamentos eram chave: entre o pastor e os homens, entre o marido e a mulher, e entre as mulheres mais velhas e as mais jovens. As igrejas e comunidades que falharem em promover esses três relacionamentos podem ser ineficazes no pastoreio de suas ovelhas. Nós vemos pastores sobrecarregados, homens inativos, casamentos turbulentos e uma fraternidade feminina enfraquecida. As ovelhas não estão sendo alimentadas, protegidas, e curadas; ao invés disso estão sendo abocanhadas pelos lobos do mundo (Jo 10,12).

Se amamos verdadeiramente a Jesus, o Bom Pastor, nós iremos fazer do ato de apascentar as ovelhas nossa maior prioridade (Jo 21,16), buscaremos a Palavra de Deus com propósito pastoral, e mudar nosso relacionamento e estilo de vida de modo a maximizar o cuidado com as ovelhas. Todo o rebanho precisa tomar decisões e fazer sacrifícios para ser pastoreado corretamente. Seremos nós bons(boas) pastores(as) e ovelhas ou mercenários(as) vendidos(as) para o mundo?

Oração: Pai, que as nossas igrejas possam se tornar comunidades que alimentam, guiam, e curam seus membros.
Promessa: “Confia em Iahweh e faze o bem, habita na terra e vive tranquilo, coloca tua alegria em Iahweh e ele realizará os desejos do teu coração.” (Sl 37(36),3.4)
Louvor: O Papa São Leão Magno foi um dos melhores administradores da igreja primitiva. Ele também liderou a defesa de Roma contra os ataques bárbaros.

11/11/2020 - Você tem agradecido a sua Igreja Ultimamente?

Quarta-feira, 11 de Novembro de 2020 – São Martinho de Tours
Tt 3,1-7

Sl 23(22),1-6

Lc 17,11-19

VOCÊ TEM AGRADECIDO À SUA IGREJA ULTIMAMENTE?

“[O Espírito] que ele ricamente derramou sobre nó, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que fôssemos justificados pela sua graça, e nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna.” (Tt 3,6.7)

Onde eu posso encontrar um breve e claro documento sobre a doutrina da justificação? Note o que São Paulo escreveu para seu protegido, São Tito: “Mas, quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticado, mas porque, por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele ricamente derramou sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que fôssemos justificados pela sua graça, e nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna.” (Tt 3,4-7)

A Igreja Católica nos ajuda a navegar sobre águas agitadas. De fato, um barco é uma metáfora comum para a Santa Mãe Igreja. Como Católicos(as), nós não somos afogados(as) pela incerteza teológica. Nós nos apoiamos na Escritura, na sagrada Tradição e na autoridade da orientação da Igreja. Portanto, não tema! (Jo 12,15).

O Batismo é o fundamento da nossa justificação diante de Deus. ‘Este sacramento é também chamado «banho da regeneração e da renovação no Espírito Santo», porque significa e realiza aquele nascimento da água e do Espírito, sem o qual «ninguém pode entrar no Reino de Deus».’ (CIC, 1215).

A graça de Deus suscita em nós a virtude da esperança. Assim, acreditamos que, ‘…apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo…‘ (CIC, 1817) seremos justificados. “…O preceito da Lei se [cumpre] em nós que não vivemos segundo a carne, mas segundo o espírito.” (Rm 8,4). O Espírito nos capacita para amar a Deus e amar nosso próximo.

Você é receptivo(a) à graça? Reconcilie-se com Deus. Seja justificado(a)!

Oração: Pai, eu sou Teu(ua) filho(a). Fale a mim através da Tua Igreja.
Promessa: “…[Deus] me guia por caminhos justos, por causa do seu nome.” (Sl 23(22),3)
Louvor: São Martinho foi batizado pouco antes de ser dispensado do serviço militar, e se tronou discípulo de Santo Hilário.

12/11/2020 - Irmão de Sangue

Quinta-feira, 12 de Novembro de 2020 –  São Josafá

Fm 7,20

Sl 146(145),7-10

Lc 17,20-25

IRMÃO DE SANGUE

“Talvez tenha sido retirado de ti por um pouco tempo, a fim de que o recuperasses para sempre, não mais como um escravo, mas, bem melhor do que como escravo, como um irmão amado: muitíssimo para mim e tanto mais para ti, segundo a carne e segundo o Senhor.” (Fm 15.16)

São Paulo tentou enfraquecer a instituição da escravidão não através da política ou da legislação, mas vencendo a individualidade dos Cristãos para uma vida de irmandade na vida comunitária. Convertendo o escravo Onésimo, Paulo transformou, desse modo, o escravo em um irmão para o proprietário de escravos Filemon (Fm 16).

São Francisco usou esse método para interromper as guerras entre as cidades-estado de seu tempo. O senso Franciscano de irmandade subverteu o arraigado sistema militar Europeu. A surpreendente e não violenta derrubada do regime do presidente Marcos nas Filipinas, também é um exemplo da vitória da fraternidade sobre a violência.

Se nós compreendermos que somos irmãos e irmãs, os abortos, o racismo e a apatia deverão perder sua pressão sobre nós. Um dia, nossa fé nos levará a transformar as nossas armas em implementos para alimentar os pobres (Is 2,4). Nós iremos nos recusar a perpetrar injustiças sociais contra o terceiro mundo e os pobres trabalhadores.

Um bom sistema legal pode parcialmente colocar em cheque os males de nossa sociedade, mas uma mudança permanente precisa acontecer nos corações das pessoas. O Espírito nos ensina que somos um corpo, e “se um membro sofre, todos os membros compartilham o seu sofrimento; se um membro é honrado, todos os membros compartilham a sua alegria.” (1Cor 12,26)

Oração: Pai, envia o Vosso Espírito para suscitar, pacificadores(as), combatentes de oração, e opositores conscientes. Que a unidade dos Cristãos(ãs) possa ofuscar o nacionalismo, a situação econômica, as classes sociais e as denominações.
Promessa: “De fato, como o relâmpago relampeja de um ponto do céu e fulgura até o outro, assim acontecerá com o Filho do Homem em seu Dia.” (Lc 17,24)
Louvor: São Josafá é um símbolo da glória e das mudanças da Igreja universal. Nascido dentro da Igreja Ortodoxa Oriental, ele se tornou um mártir promovendo a unidade com Roma.

13/11/2020 - Estar Numa Posição Errada

Sexta-feira, 13 de Novembro de 2020 – Santa Francisca Xavier Cabrini

2Jo 4-9

Sl 119(118),1.2.10.11.17.18

Lc 17,26-37

ESTAR NUMA POSIÇÃO ERRADA

“Quem procurar ganhar a vida, vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la.”(Lc 17,33)

No final dos tempos, duas pessoas “…estarão num leito; uma será tomada e a outra será deixada.” (Lc 17,34). Duas mulheres estarão trabalhando juntas; “…uma será tomada e a outra deixada.” (Lc 17,35). O que determina qual pessoa será tomada para encontrar Jesus ou deixada para a destruição?

Jesus responde: “…Onde estiver o corpo, aí também se reunirão os abutres.” (Lc 17,37). A carcaça é o corpo morto. Assim Jesus está nos dizendo que onde houver morte, lá os abutres da destruição do fim dos tempos se reunirão. Ele está se referindo à morte espiritual devido ao pecado (Rm 6,23). Assim aqueles(as) que se arrependeram dos seus pecados serão levados(as), e aqueles(as) deixados(as) para trás estarão presos à terra por causa do não arrependimento dos seus pecados.

Para escapar no final dos tempos, precisamos ser corpos vivos, não carcaças mortas. Precisamos ser a favor da vida no sentido mais amplo da palavra. Precisamos não somente ser contra o aborto, mas também contra o pecado da violência, do ódio, do racismo, da falta de perdão, da injustiça e da pornografia. A morte no final dos tempos irá destruir somente aqueles(as) que já estão entre os mortos-vivos (1Jo 3,14). No final do mundo, o(a) espiritualmente morto(a) será fisicamente destruído(a), e o(a) espiritualmente vivo(a) encontrará Jesus (1Ts 4,17).

Oração: Pai, “…não nos exponhas à tentação mas livra-nos do Maligno.” (Mt 6,13)
Promessa: “Todo o que avança e não permanece na doutrina de Cristo não possui a Deus. Aquele que permanece na doutrina é o que possui o Pai e o Filho.” (2Jo 9)
Louvor: Santa Francisca se tornou um símbolo do cuidado com os imigrantes. Nascida na Itália, foi para os Estados Unidos da América em 1889. Ela ajudou a educar e catequizar incontáveis Italo-Americanos. Ela foi a primeira cidadã Americana a ser canonizada.

14/11/2020 - Conversa Franca

Sábado, 14 de Novembro de 2020

3Jo 5-8

Sl 112(111),1-6

Lc 18,1-8

CONVERSA FRANCA

“[Jesus] contou-lhes ainda uma parábola para mostrar a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1)

Você já esmoreceu em alguma oração? E se você tiver rezado já há algum tempo para ser curado(a)? Você realmente espera ser curado(a) ou já esmoreceu? Você espera pelo fim do aborto? Você continua acreditando ou já esmoreceu? (Sl 13(12),2)

Algumas vezes quanto mais nós rezamos, menos acreditamos. O Senhor nos garante que, se uma viúva consegue obter os seus direitos de um juiz de má vontade (Lc 18,5), quanto mais serão respondidas nossas orações por nosso Pai celestial que nos deu Seu Filho, nos adotando e nos amando incondicionalmente, muito além do que nos amamos a nós mesmos. “Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Rm 8,32)

Por causa do amor provado e crucificado do Senhor nós podemos ficar certos de que todas as nossas orações serão atendidas como pedimos ou de modo ainda melhor. “E Deus não faria justiça a seus eleitos que clamam por ele dia e noite, mesmo que os faça esperar? Digo-vos que lhes fará justiça muito em breve. Mas quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” (Lc 18,7.8). O Senhor quer que tenhamos fé e não esmoreçamos, pois Seu coração está aberto, trespassado, partido, sangrando, e ardendo de amor por nós.

Oração: Sagrado Coração de Jesus, tem misericórdia de mim. Eu Te amo.
Promessa: “Devemos, pois, acolher esses homens, para que sejamos cooperadores da Verdade.” (3Jo 8)
Louvor: Paulo sempre atende as pessoas que recorrem a ele. Ele se refere a elas como ‘aqueles(as) que caem na minha rede’.

15/11/2020 - Puxa, Obrigado

Domingo, 15 de Novembro de 2020 – 33º Domingo do Tempo Comum – Santo Alberto Magno

Pr 31,10-13.19.20.30.31

Sl 128(127),1-5 1Ts 5,1-6

Mt 25,14-30

PUXA, OBRIGADO…

“…Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei.” (Mt 25,21)

Quando Jesus pede uma descrição do seu trabalho, você diz a Ele: ‘Senhor, eu dei tudo para servir a Ti durante anos, eu fiquei sem dormir, tive vários filhos em obediência a Ti, realizei projetos espirituais com os quais só Tu te importas, fui perseguido(a) e ridicularizado(a) por Ti. Apascentei Tuas ovelhas espiritual e fisicamente também durante anos’ (Jo 21,15). Tudo foi feito porque eu Te amo.

As primeiras palavras que Jesus diz são música para seus ouvidos: “…Muito bem, servo bom e fiel…” (Mt 25,23). Depois Jesus diz a você: “…sobre o muito te colocarei…” (Mt 25,23). Se você é como eu, pode pensar: ‘Puxa, obrigado, Jesus. A propósito, Senhor, você tem notado como eu ando ocupado(a) por Tua causa – ou eu estou envelhecendo e tendo menos energia – ou meus filhos estão pedindo mais atenção?’ Mas Jesus ignora essa resposta sem convicção e exclama: “…Vem alegrar-te com o teu senhor!” (Mt 25,23)

Muitos políticos ficam entusiasmados ao serem colocados ‘em cargos de grande responsabilidade’. Nós Cristãos(ãs), no entanto, geralmente evitamos assumir responsabilidades desafiadoras. Quando discípulos(as) de Cristo não aceitam maiores responsabilidades, nós as devolvemos para o mundano. Por exemplo, grupos como o Planejamento Familiar assumirão com prazer cargos no Congresso ou na Presidência se nós, Cristãos(ãs), não quisermos que Jesus nos sobrecarregue com mais liderança (Jz 8,8-15). Quantos bebês ainda continuarão a morrer através do aborto químico e cirúrgico como resultado disso?

Que nós respondamos ao comando de Jesus olhando para a alegria em Seu rosto (Mt 25,23). Se Jesus encontra alegria em nos colocar a cargo de maiores responsabilidades, então precisamos assumi-los. Ouse ser mais importante para Jesus.

Oração: “Pai nosso que estais no céu…venha o teu Reino, seja feita a tua vontade…” (Mt 6,9.10). Meu Deus, “…foi-me prescrito realizar tua vontade…” (Sl 40(39),8.9)
Promessa: “…todos vós sois filhos da luz, filhos do dia…” (1Ts 5,5)
Louvor: “Por isso o Pai me ama, porque dou minha vida para retomá-la.” (Jo 10,17). Obrigado, Senhor Jesus!

16/11/2020 - Acreditar é Ver

Segunda-feira, 16 de Novembro de 2020 – Santa Margarida da Escócia – Santa Gertrudes

Ap 1,1-4; 2,1-5

Sl 1,1-4.6

Lc 18,35-43

ACREDITAR É VER

“No mesmo instante, ele recuperou a vista, e seguia a Jesus, glorificando a Deus…” (Lc 18,43)

A cura do cego de Jericó realizada por Jesus é precedida pela rejeição de Jesus por parte do jovem rico e seguida pela Sua aceitação por parte de Zaqueu. Jesus não cura somente fisicamente aqueles(as) que são cegos(as), mas também cura espiritualmente os(as) que são cegos(as) pelo deus do tempo atual, o deus da ganância e de um estilo de vida de busca do prazer (2Cor 4,4). O amor pelo dinheiro é a raiz de todo o mal, inclusive da cegueira espiritual (1Tm 6,10).

Por exemplo, Os Fariseus eram ‘guias cegos’ e ‘cegos insensatos’ (Mt 23,16.17) porque eram ‘amigos do dinheiro’ (Lc 16,14). Nós podemos agir como o jovem rico, recusando-nos a deixar que Jesus nos cure da nossa cegueira e saindo pesarosos (Lc 19,8).

No dia em que formos curados de nossa cegueira espiritual, a salvação terá verdadeiramente entrado em nossa casa (Lc 19,9). Mesmo se você estiver cego(a), pela fé aproxime-se de Jesus hoje e peça: “…Senhor, que eu possa ver novamente!” (Lc 18,41). Jesus irá responder: “…Vê de novo; tua fé te salvou.” (Lc 18,42)

Oração: Senhor, eu quero ver hoje.
Promessa: “Feliz o leitor e os ouvintes das palavras desta profecia, se observarem o que nela está escrito, pois o Tempo está próximo.” (Ap 1,3)
Louvor: Santa Gertrudes praticou a espiritualidade chamada de ‘misticismo nupcial’, isto é, ela passou a se ver como a noiva de Cisto. Com grande humildade, ela experimentou profundas revelações privadas da parte do Senhor, que se estenderam por vinte anos.

17/11/2020 - Você me deixa doente

 

Terça-feira,17 de Novembro de 2020 – Santa Isabel da Hungria

Ap 3,1-6.14-22

Sl 15(14),2-5

Lc 19,1-10

VOCÊ ME DEIXA DOENTE

“…Porque és morno, nem frio nem quente, estou para te vomitar de minha boca.” (Ap 3,16)

Jesus disse que os Cristãos(ãs) mornos de Laodicéia faziam com que Ele sentisse com vontade de vomitar. Depois Ele bateu às suas portas e queria cear com eles (Ap 3,20). Não é contraditório querer cear com pessoas que fazem você se sentir doente? Mas Jesus nos ama tanto que está disposto ficar doente, sofrer e morrer, de modo a partilhar a Sua vida conosco.

Zaqueu, o coletor de impostos de baixa estatura, era outra pessoa repugnante. Os coletores de impostos, por causa de sua cumplicidade com o opressivo governo Romano, faziam os Judeus se sentirem doentes. Os Judeus não vomitavam, mas eles iriam cuspir algumas vezes nos coletores de impostos. Jesus sentia repulsa pelos pecados de Zaqueu e pelo pensamento de ter de expiar os seus pecados no Calvário. Entretanto, Jesus dirigiu-se a Zaqueu e convidou a Si mesmo para cear com ele, e assim levou a salvação à sua casa (Lc 19,5.9).

Nós já ficamos ou ainda estamos doentes com nossos pecados. Mesmo quando não podemos suportar a nós mesmos(as), Jesus está batendo à porta.Abra-a para Ele.

Oração: Jesus, vem para a minha vida neste momento.
Promessa: Jesus diz: “..Eu jamais apagarei seu nome do livro da vida. Proclamarei seu nome diante de meu Pai e dos seus Anjos.” (Ap 3,5)
Louvor: Santa Isabel nunca permitiu que sua linhagem real ficasse no caminho de seu serviço aos pobres. Inspirada por São Francisco de Assis, um contemporâneo seu, fundou um hospital em sua homenagem. Ela é a padroeira das instituições de caridade Católicas e da Ordem Secular Franciscana.

18/11/2020 - Treinamento Básico

Quarta-feira, 18 de Novembro de 2020 – Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo
Ap 4,1-11

Sl 150,1-6

Lc 19,11-28

TREINAMENTO BÁSICO

“E, dia e noite sem parar, proclamam: ‘Santo, Santo, Santo, Senhor, Deus todo-poderoso, Aquele-que-era, Aquele-que-é e Aquele-que-vem’.” (Ap 4,8)

Nós rezamos todos os dias “…Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu Nome, venha o teu Reino na terra, como no céu.” (Mt 6,9.10). No céu, é desejo de Deus que nós O louvemos “…dia e noite sem parar…” (Ap 4,8). Quando rezamos o Pai Nosso, nós por consequência estamos louvando a Deus na terra como Ele é louvado nos céus. Cada dia de nossos vidas se torna então um dia de treinamento no louvor, uma preparação para o nosso destino de louvar eternamente o Senhor (Ef 1,3.12). Diariamente nós podemos louvar a Deus:
– em todas as circunstâncias,
– com canções (Sl 92(91),2-4), música (Sl 150,3) e dança (Sl 150,4),
– com nossa família (Sl 96(95),7),
– na Missa, a união definitiva do céu com a terra,
– com cada suspiro (Sl 150,6),
– “sete vezes por dia…” (Sl 119(118),164), como faz a Igreja diariamente na Liturgia das Horas, e
– usar o dom espiritual de línguas, com o qual “…[nossa] ação de graças é valiosa…” (1Cor 14,17).

Depois de uma vida de louvor a Deus (Sl 146(145),2), será uma segunda natureza nossa entrar na corte celestial dando graças (Sl 100(99),4). “Todo ser que respira louve a Iahweh!” (Sl 150,6)

Oração: Senhor, “com exaltações a Deus na garganta…” (Sl 149,6) “vou bendizer a Iahweh em todo o tempo, seu louvor estará sempre nos meus lábios.” (Sl 34(33),2)
Promessa: “Digo-vos, a quem tem, será dado; mas àquele que não tem, será tirado até mesmo o que tem.” (Lc 19,26)
Louvor: Cada um dos ‘Príncipes dos Apóstolos’ tem uma basílica Romana a eles dedicada; a Basílica de São Pedro e a de São Paulo Fora dos Muros. Essas construções comemoram o chamado da Igreja a Judeus e Gentios, a todo o mundo.

19/11/2020 - Se nesse Dia Tu Também Conhecesses a Mensagem da Paz!

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020 – São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João Del Castillo

Ap 5,1-10

Sl 149,1-6.9

Lc 19,41-44

“SE NESSE DIA TAMBÉM TU CONHECESSES A MENSAGEM DA PAZ!.” (Lc 19,42)

“Não reconheceste o tempo em que foste visitada!” (Lc 19,44)

O Rei Jesus visitou o povo de Jerusalém. O povo se recusou a aceitá-Lo como Rei e não descansou até que Ele fosse pregado em uma cruz. A recusa em aceitar Jesus como Rei teve consequências desastrosas. Eles poderiam ter encontrado a paz se tivessem aceitado Jesus (Lc 19,42). Ao invés disso, no ano de 70 foram cercados por seu inimigo, os Romanos e Jerusalém foi completamente destruída (Lc 19,43.44).

No salmo de hoje, o povo reconhece a visita do seu Rei, o Messias. “…os filhos de Sião festejam o seu rei!” (Sl 149,2). Eles O louvam e dançam em festiva celebração (Sl 149,3). Ao invés de serem cercados pelos seus inimigos, eles os prendem com algemas e grilhões, exterminando-os.

Nosso inimigo é Satanás e seu reino de trevas (Ef 6,12). Ele nos tem cercado com sua cultura da morte. E causa-nos uma grande destruição, exterminando milhões de bebês no ventre de suas mães, nos inundando com uma perversão e impureza desenfreada, retirando a oração das escolas, locais de trabalho e às vezes até das igrejas, etc. O salmista proclama que a vitória sobre as mentiras do nosso perverso inimigo é acolher francamente Jesus como Rei. Estaremos nós em uma difícil situação em razão de termos deixado de reconhecer Jesus como nosso Rei?

Dentro de três dias a Igreja celebrará a grande festa de Cristo, Rei do Universo. Em cinco semanas, nós celebraremos o Natal de Jesus. O Rei Jesus está vindo. Que tipo de recepção nós daremos a Ele?

Oração: Jesus, Leão de Judá, eu peço que Tu rujas através de mim.
Promessa: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, venceu para poder abrir o livro e seus sete selos.” (Ap 5,5)
Louvor: Silvio e Marlene colocaram uma placa em sua casa onde está escrito ‘Eu e minha casa serviremos ao Senhor’ (Js 24,15).

o.

20/11/2020 - Agridoce

Sexta-feira, 20 de Novembro de 2020

Ap 10,8-11

Sl 119(118),14.24.72.103.111.131

Lc 19,45-48

AGRIDOCE

“Tomei o livrinho da mão do Anjo e o devorei: na boca era doce como mel; quando o engoli, porém, meu estômago se tornou amargo.” (Ap 10,10)

Imagine ouvir uma voz do céu. Então você encontra um anjo, um anjo gigantesco “…que está em pé sobre o mar e sobre a terra.” (Ap 10,8). Esse anjo manda você comer um livrinho (Ap 10,9). Livros não são o seu alimento preferido, mas tente dizer ‘não’ para um anjo. Surpreendentemente, o livrinho tem sabor adocicado, no entanto, depois se torna amargo em seu estômago e lhe causa indigestão (Ap 10,10).

Comer o pequeno livro é aceitar o chamado de Deus a profetizar. Esse ministério de profetizar se desenvolve bem inicialmente, mas depois se torna uma experiência amarga de rejeição, sofrimento, perseguição e martírio.

Muitos chamados de Deus são também agridoces. Por exemplo, como foi doce e suave a sua lua de mel e aqueles primeiros meses ou até mesmo anos de seu casamento! Mas agora, você pode ser rejeitado(a) por sua(seu) esposa(o) ou enfrentar dificuldades para manter os seus votos matrimoniais. Como foi doce e suave quando você entregou pela primeira vez sua vida a Jesus e juntou-se à Igreja! Mas agora você, assim como Jesus, pode se sentir mal do estômago (Ap 3,16) quando pensa em amar a Igreja e entregar a sua vida por ela (Ef 5,25).

Quando o doce se torna amargo, nós pensamos em mudar nosso comprometimento para a infidelidade. No entanto, pela graça de Deus, nós podemos ser doces como Jesus, mesmo se a vida se tornar amarga.

Oração: Pai. Eu Te ofereço o sacrifício da fidelidade. Que isso possa ser doce para Ti.
Promessa: “Todo o povo o ouvia, enlevado.” (Lc 19,48)
Louvor: Jorge e Carmem perseveraram, atravessando alguns momentos difíceis, para celebrar cinquenta anos de matrimônio. Deus havia restituído a alegria matrimonial dos “…anos que o gafanhoto devorou…” (Jl 2,25)

21/11/2020 - A Verdadeira Igreja

Sábado, 21 de Novembro de 2020 – Apresentação de Nossa Senhora
Zc 2,14-17

Lc 1,46,55

Mt 12,46-50

A VERDADEIRA IGREJA

“Maria, então, disse: ‘Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu salvador’.’”(Lc 1,46)

As duas testemunhas, as duas oliveiras e os dois candelabros mencionados em Ap 11,3.4 representam a Igreja (também Ap 1,20). A Igreja tem tamanho poder que “…de sua boca brota um fogo que devora seus inimigos…” (Ap 11,5). O Senhor deu à Igreja “…as chaves do reino dos Céus…” (Mt 16,19). Ela é “…coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15). Por ser a Igreja o Corpo de Cristo (1Cor 12,27), ela é muito poderosa.

A Igreja é tão poderosa que o mundo se sente ameaçado por ela e tenta destruí-la (Ap 11,7). A Igreja é uma ameaça tal que “os habitantes da terra se rejubilam…” (Ap 11,10) pela suposta morte da Igreja. Eles se sentem tão gratos por ver a aparente morte da Igreja que “…ficam alegres e [trocam] presentes entre si…” (Ap 11,10), porque imaginam que a Igreja “…[atormenta] os habitantes da terra.” (Ap 11,10).

Como essa descrição da Igreja, feita no Livro do Apocalipse, se compara com a Igreja nos dias de hoje? A Igreja tem exercido sua autoridade e seu poder? Quanto se alegraria o mundo hoje com a suposta morte da Igreja? As pessoas em todo o mundo ficariam tão excitadas a ponto de trocarem presentes entre si? Que nós amemos a Igreja (Ef 5,25) e sejamos pedras vivas na Igreja (1Pe 2,5).

Oração: Pai, usa-me segundo a Tua vontade para construir a Igreja. Sou todo(a) Teu(ua).
Promessa: “Ora, ele não é Deus dos mortos, mas sim dos vivos; todos, com efeito, vivem para ele.” (Lc 20,38)
Louvor: De acordo com a santa tradição, Santa Ana e São Joaquim, pais da Virgem Maria, consagraram-na ao serviço de Deus ainda na infância. “…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38)

22/11/2020 - Rei dos Pobres

Domingo,22 de Novembro de 2020 – Cristo, Rei do Universo – Santa Cecília

Ez 34,11.12.15-17

Sl 23(22),1-3.5.6

1Cor 15,20-26.28

Mt 25,31-46

REI DOS POBRES

“Pois é preciso que [Cristo] reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.” (1Cor 15,25)

Os reis tradicionalmente estão mais preocupados com pompas e circunstâncias, poder militar, impostos, palácios e monumentos. O Rei Jesus é completamente diferente. Quando o Rei Jesus “…vier em sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da glória. E serão reunidas em sua presença todas as nações…” (Mt 25,31.32). Ele irá julgar em nome dos refugiados, dos nus, dos doentes e dos aprisionados (Mt 25,36). Ele não tem um conselho de ministros, um orçamento militar ou uma dívida pública. Ele orienta: “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei.” (Rm 13,8)

Os pobres são a sua prioridade. Ele nos manda servir aos pobres. A pobreza material no mundo indica nossa pobreza espiritual na Igreja. Se nós nos curvamos diante do Rei Jesus, os pobres deveriam receber a Boa Nova proclamada para eles e se sentirem livres (Lc 4,18). Se nós temos fé no Rei Jesus, deveríamos “…não [amar] com palavras nem com a língua, mas com ações e em verdade.” (1Jo 3,18)

O Rei Jesus não somente ajuda aos pobres, mas se faz pobre. “Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza.” (2Cor 8,9). Ele escolheu nascer num estábulo em Belém, viveu na modesta Nazaré, realizou um trabalho manual, e por fim, morreu como um escravo numa cruz. O Rei Jesus é um tipo diferente de rei. Ele é Rei dos pobres, e Rei dos reis.

Oração: Ó Rei Jesus, assume a minha vida totalmente.
Promessa: “Com efeito, assim diz o Senhor Iahweh: Certamente eu mesmo cuidarei do meu rebanho e o procurarei.” (Ez 34,11)
Louvor: A Festa de Cristo, Rei do Universo, foi instituída em 1925. Ela nos recorda que Jesus é Rei não somente das almas individuais, mas também das famílias, das sociedades, das nações e dos governantes. Que todos saúdem a Cristo Rei!

23/11/2020 - Tudo Por Dinheiro

Segunda-feira, 23 de Novembro de 2020-  Papa São Clemente I, São Columbano

Ap 14,1-5

Sl 24(23),1-6

Lc 21,1-4

TUDO POR DINHEIRO

“…Esta, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver.” (Lc 21,4)

Jesus elogiou a viúva que ofertou duas moedinhas de prata ao Tesouro do Templo porque fazendo isso ela ofertava toda a sua vida. Esse é a exata explicação para Lc 21,4. As duas moedinhas da viúva eram, não somente todo o seu dinheiro, mas o verdadeiro símbolo de toda a sua vida. A oferta da viúva foi uma declaração do seu total amor por Deus.

As pessoas em todo o mundo usam o seu dinheiro de modo a declarar que o dinheiro é importante e que elas também o são. Você usa o dinheiro para deixar claro que ele não é assim tão importante (Lc 16,10) e que Deus é extremamente importante? Quando você dá esmolas, que tipo de declaração você está fazendo? Quando você dá a partir do seu lucro, você está querendo dizer que Deus merece somente as sobras? Quando você dá, parece estar se sacrificando totalmente? Somente este tipo de oferta faz verdadeiramente a declaração que Jesus é Salvador, Senhor e Deus.

‘Tudo por dinheiro’, ou mais precisamente, falamos através do uso do nosso dinheiro. O dinheiro fala mais alto do que as palavras, isto é, usando o nosso dinheiro mais do que as nossas palavras dá às outras pessoas uma real informação sobre aquilo que nós cremos. “Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 12,34). O seu dinheiro está revelando todos os seus segredos, pois “…a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro…” (1Tm 6,10). Você não pode impedir o seu dinheiro de gritar. Assim, entregue a sua vida a Jesus. E então, o seu dinheiro gritará: ‘Jesus é o Senhor’!

Oração: Pai, que as minhas finanças estejam tão voltadas à Tua vontade que embora as pessoas zombem de mim, possam se arrepender mais tarde (Lc 16,14.15)
Promessa: “…Estes seguem o Cordeiro, onde quer que ele vá. Estes foram resgatados dentre os homens, como primícias para Deus e para o Cordeiro. Na sua boca jamais foi encontrada mentira: são íntegros.” (Ap 14,4.5)
Louvor: São Columbano é o maior dos missionários Irlandeses. Ele viajou para a Europa e ajudou a reavivar uma espiritualidade letárgica.

24/11/2020 - A Destruição Final

Terça-feira, 24 de Novembro de 2020 – Santo André Dung-Lac e Mártires Vietnamitas

Ap 14,14-19

Sl 96(95),10-13

Lc 21,5-11

A DESTRUIÇÃO FINAL

“Estais contemplando essas coisas…Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja demolida!” (Lc 21,6)

Jesus previu a queda de Jerusalém e o fim do mundo. Mateus, Marcos e Lucas colocaram essas duas previsões juntas. Isso às vezes fica confuso porque nós nem sempre compreendemos quando Jesus está se referindo à queda de Jerusalém ou ao fim do mundo.

Contudo, existem ao menos dois benefícios para se juntar essas duas previsões. Primeiro, uma vez que a previsão da queda de Jerusalém foi cumprida no ano de 70, como Ele disse, nós temos todas as razões para crer que Sua previsão sobre o fim do mundo será realizada oportunamente. Segundo, a queda de Jerusalém é uma prefiguração do fim do mundo. Nós podemos aprender muito deste evento passado sobre como nos prepararmos para a futura destruição do mundo.

Jesus sabe sobre o que está falando. Ele conhece o futuro e como nos preparar para ele. Se nós O escutarmos, não seremos nem enganados(as) nem atemorizados(as) (Lc 21,8.9). Quando nós “…[virmos] o Filho do Homem vindo sobre as nuvens com grande poder e glória.” (Lc 21,27), nós nos ergueremos e levantaremos nossas cabeças (Lc 21,28), pois nós seremos colhido(as) por Jesus para seu reino eterno (Ap 14,16).

Oração: Jesus, que eu possa me arrepender e receber a Tua misericórdia ao invés de procrastinar e receber o Teu julgamento.
Promessa: “…Olhei: havia uma nuvem branca, e sobre a nuvem alguém sentado, semelhante a um Filho de Homem, com uma coroa de ouro na cabeça e nas mãos uma foice afiada.” (Ap 14,14)
Louvor: Santo André Dung-Lac foi um dos 117 Cristãos martirizados no Vietnã entre os anos de 1820-1862. Os últimos mártires foram 17 pessoas leigas, uma delas com nove anos de idade.

25/11/2020 - Palavras de Sabedoria

Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020 – Santa Catarina de Alexandria

Ap 15,1-4

Sl 98(97),1-3.7-9

Lc 21,12-19

PALAVRAS DE SABEDORIA

“Pois eu vos darei eloquência e sabedoria, às quais nenhum de vossos adversários poderá resistir, nem contradizer.” (Lc 21,15)

Diante das mais assustadoras circunstâncias – diante da morte, de um julgamento, da traição por parte de um membro da família – nos será dada uma sabedoria sobrenatural. Nós não devemos premeditar o que iremos dizer antes de dizê-lo (Lc 21,14). Seremos surpreendidos com as palavras de sabedoria e coragem que sairão de nossas bocas. Seremos capazes até mesmo de cantar louvores a Deus diante da destruição (Ap 15,3.4).
Nós não seremos os(as) únicos(as) surpresos(as) com nós mesmos(as). Aqueles que estão separados de Deus não serão capazes de escutar a sabedoria das nossas palavras sem darem o crédito a Deus. O que parecia ser uma situação terrível se transformará no fórum ideal para proclamar a Boa Nova de Jesus.

Quando as pessoas virem o poder de Deus resplandecendo na nossa fraqueza (2Cor 12,9), elas irão proclamar que o Senhor está presente e atuando. Isso irá abrir a porta da fé e muitos descrentes crerão em Jesus e O considerarão seu Senhor e Salvador. Tudo o que temos que fazer é viver uma vida que seja um testemunho. O Senhor colocará palavras em nossas bocas e também fará o restante.

Oração: Pai, dá-me a fé necessária para arriscar a minha vida por amor a Ti.
Promessa: “É pela perseverança que mantereis vossas vidas!” (Lc 21,19)
Louvor: Santa Catarina de Alexandria se tornou Cristã depois de ter tido uma visão de Jesus e Maria quando tinha 14 anos. Ela viveu no Século IV. A aptidão de Catarina para o debate levou a Igreja a designá-la padroeira dos filósofos e advogados.

26/11/2020 - A Justiça de Deus

Quinta-feira, 26 de Novembro de 2020 – Bem-aventurado Tiago Alberone
Ap 18,1.2.21-23; 19,1-3.9

Sl 100(99),1-5

Lc 21,20-28

A JUSTIÇA DE DEUS

“Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação.” (Lc 21,28)

Os textos das Escrituras na primeira leitura de hoje parecem sombrios e duros. Mas lê-los com o olhar voltado para a justiça ajuda. “Caiu! Caiu Babilônia, a Grande! Tornou-se moradia de demônios, abrigo de todo tipo de espíritos impuros, abrigo de todo tipo de aves impuras e repelentes.” (Ap 18,2). “Nisso, um Anjo poderoso levantou uma pedra como uma grande mó, e atirou ao mar dizendo: ‘Com tal ímpeto será lançada Babilônia, a grande cidade e nunca mais será encontrada’.” (Ap 18,21)

É assustador pensar na primeira leitura e no evangelho de Lucas do ponto de vista da punição divina da raça humana. Todavia, quando vistas através da lente da justiça divina diante daqueles que oprimem os seres humanos, nós encontramos encorajamento. Assim, pense em Deus derrubando a secular cultura da morte e os demônios que provocam a falsidade, as mentiras e a mentalidade do ódio. Vê-los derrubados e nunca mais sendo encontrados é tremendamente encorajador. Nós temos orado há muito tempo “…venha o teu Reino e seja feita a tua Vontade…” (Mt 6,10). Pensar em Deus surgindo e atuando poderosamente para derrubar a indústria do aborto, a cultura secular da impiedade, etc., é motivo para celebrar. Ore diariamente para que venha a justiça de Deus. Vem, Rei Jesus, com poder e justiça!

Oração: Pai, possa o reinado de Cristo como Rei de nossa sociedade se realizar rapidamente no nosso País e no nosso mundo.
Promessa: “Entrai por suas portas dando graças, com cantos de louvor pelos seus átrios, celebrai-o, bendizei o seu nome.” (Sl 100(99),4)
Louvor: Ler as leituras diárias das Escrituras e orar diariamente fortalece a fé de Tomás.

27/11/2020 - Intervalo

Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020

Ap 20,1-4.11; 21,2

Sl 84(83),3-6.8

Lc 21,29,33

INTERVALO

“O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão.” (Lc 21,33)

Imagine que você pensasse que hoje era o Dia de Ação de Graças e que você se perguntasse onde está o peru. E que então você descobrisse que você seria ‘o peru’. Alguém já telefonou para você às três horas da manhã e perguntou se o(a) havia acordado? Essas são situações onde as pessoas não têm nenhum senso de tempo.

Essa parada no tempo é muito pior na realidade espiritual. Algumas pessoas pensam que ainda têm anos para viver, mas na realidade têm somente minutos. Outras supõem que nossa civilização e estilo de vida permanecerão para sempre, apesar da história indicar justamente o oposto. Algumas pensam que os mil anos mencionados no Livro do Apocalipse não começaram; outras pensam que se trata do término (Ap 20,3.6). Algumas acreditam que não existe hipótese da vinda definitiva de Jesus acontecer hoje; outras dizem que será ‘breve, muito breve’. Jesus diz: “…Vede a figueira e as árvores todas. Quando brotam, olhando-as, sabeis que o verão está próximo. Da mesma forma também vós, quando virdes estas coisas acontecerem, sabei que o Reino de Deus está próximo.” (Lc 21,29-31)

Que horas são? “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2). “…já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé. Portanto deixemos as obras das trevas e vistamos a armadura da luz.” (Rm 13,11.12; Ef 5,14). “Vós, porém, meus irmãos, não andais em trevas, de modo que esse Dia vos surpreenda como um ladrão.” (1Ts 5,4)

“Portanto, não durmamos, a exemplo dos outros; mas vigiemos e sejamos sóbrios.” (1Ts 5,6). Deus está sinalizando para um intervalo. O tempo irá terminar e a eternidade irá começar.

Oração: Senhor, eu quero estar pronto(a).
Promessa: “Vi então um céu novo e uma nova terra – pois o primeiro céu e a primeira terra se foram, e o mar já não existe.” (Ap 21,1)
Louvor: Depois de quase ter morrido em um acidente de carro, Mateus agradece a Deus por cada novo dia.

28/11/2020 - Por último, mas não menos Importante

Sábado, 28 de Novembro de 2020

Ap 22,1-7

Sl 95(94),1-7

Lc 21,34-36

POR ÚLTIMO, MAS NÃO MENOS IMPORTANTE

“Eis que venho em breve! Feliz daquele que observa as palavras da profecia deste livro.” (Ap 22,7)

Hoje, no ultimo dia do Tempo Comum, a Igreja proclama para nós o último capítulo da Bíblia. A Bíblia começa no paraíso terrestre e termina no paraíso celeste. O paraíso celeste não é somente a restauração do paraíso terrestre, mas sua concretização.

O paraíso celeste tem um rio de água que dá vida correndo pelas ruas (Ap 22,1.2). Nos dois lados do rio crescem árvores da vida que dão frutos a cada mês (Ap 22,2). No paraíso celeste, existem doze períodos de crescimento a cada ano (Ap 22,2). Não existe pecado no céu, pois lá os servos de Deus O servem fielmente (Ap 22,3). No céu, nós veremos Deus face a face (Ap 22,4; 1Cor 13,12). Lá, toda luz vem diretamente do Senhor, não da eletricidade ou do sol (Ap 22,5). No céu, nós reinaremos para sempre (Ap 22,5). Tudo isso soa muito bem para ser verdade, mas o Senhor nos assegura isso através de um dos Seus anjos: “Essas palavras são fiéis e verdadeiras…” (Ap 22,6)

O Senhor quer terminar esse Tempo Comum do mesmo modo como Ele o começou – dizendo que Ele nos ama. Ele pretende demonstrar esse amor nos dando a perfeita felicidade no céu. Deixe que o Senhor o(a) ame.

Oração: Pai, neste último dia do Tempo Comum, que eu possa me arrepender de todos os meus pecados e assim remover todos os obstáculos para receber o Teu amor.
Promessa: “Ficai acordados, portanto, orando em todo momento, para terdes a força de escapar de tudo o que deve acontecer e de ficar de pé diante do Filho do Homem.” (Lc 21,36)
Louvor: Quando está orando junto com outras pessoas, Carmem sempre pede que o Espírito Santo deixe as palavras fluírem e as outras pessoas ficam impressionadas como a sua oração é especialmente dirigida às suas necessidades.

29/11/2020 - Esperando e Vigiando

Domingo, 29 de Novembro de 2020 – 1º Domingo do Advento

Is 63,16.17.19; 64,2-7

Sl 80(79),2.3.15.16.18.19

1Cor 1,3-9

Mc 13,33-37

ESPERANDO E VIGIANDO

“E o que vos digo, digo a todos: vigiai!” (Mc 13,37)

Bem-vindos(as) ao Advento. O Natal está próximo! Advento é um tempo de preparação para a vinda do Senhor. Nós começamos um novo ano litúrgico com expectativa e esperança. Isso soa encorajador, mas “…nós pecamos…Todos nós éramos como pessoas impuras, e as nossas boas ações como um pano imundo…” (Is 64,4.5). Dói nos olharmos no espelho.

Felizmente, Deus se recusa a abandonar o(a)s seus(suas) filhos(as) feridos(as). “…Iahweh, tu és nosso pai, nós somos a argila e tu és o oleiro, todos nós somos obras das tuas mãos.” (Is 64 7). Se nos arrependermos e nos abrirmos à Vossa graça, a renovação interior acontecerá. Neste projeto de reconstrução, nós também contamos com ajudantes celestiais. São Paulo ora, “dou incessantemente graças a Deus a vosso respeito, em vista da graça de Deus que vos foi dada em Cristo Jesus.” (1Cor 1,4)

Portanto, nossa obrigação não é agonizar por causa do pecado ou se sentirmos auto-aversão. Ao invés disso, Deus nos quer concentrados(as) nas nossas responsabilidades (Mc 13,34). Isso permite-nos a fazer uma revisão profunda e cumprir nosso papel – e deixarmos de tentar ser uma coisa que nós não somos. O Corpo de Cristo funciona melhor quando cada membro exerce seus próprios dons dados por Deus. Nós então permitimos que o Espírito Santo nos molde como discípulos(as) virtuosos(as).

Agora nós estamos mais preparados(as) para a vinda de Cristo: tanto para Sua vinda como uma Criança em Belém como para Seu retorno no fim dos tempos. “Atenção, e vigiai, pois não sabeis quando será o momento.” (Mc 13,33)

Oração: Pai, faz do Advento um tempo de transformação para mim.
Promessa: “É ele também que vos fortalecerá até o fim, para que sejais irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.” (1Cor 1,8)
Louvor: “Aquele que atesta estas coisas diz: ‘Sim, venho muito em breve!’ Amém! Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)

30/11/2020 - "... O Nome que é Sobre Todo Nome"

Segunda-feira, 30 de Novembro de 2020 – Santo André, Apóstolo

Rm 10,9-18 Sl 19(18),2,5 Mt 4,18-22

“…O NOME QUE É SOBRE TODO O NOME” (Fl 2,9)

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10,13)

A maioria de nós que estamos lendo essa publicação somos Católicos(as) batizados(as). Uma vez no ano, na Páscoa, nós temos a extraordinária oportunidade de renovar as nossas promessas batismais. Neste sentido, nós “…[confessamos] com [nossa] boca que Jesus é Senhor…” (Rm 10,9). Mas se essa confissão não está alicerçada em uma crença sincera e profunda, as nossas palavras soarão ocas. Mais ainda, a salvação não é um evento único. Nós precisamos perseverar, exercendo a virtude da fortaleza. “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 24,13)

Considerando isto, discípulos(as) prudentes se protegem contra a apatia. Estamos ocupados com as coisas do Pai? (Lc 2,49). “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos Céus, mas sim aquele que pratica a vontade de meu Pai que está nos céus.” (Mt 7,21)

Será que podemos viver com padrões tão exigentes? Não se desespere. Nós estamos “…com tal nuvem de testemunhas ao nosso redor…” (Hb 12,1), inclusive Santo André. André foi um dos primeiros evangelistas (Jo 1,41.42). “…Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas notícias.” (Rm 10,15). Ele agora mora no céu, disponível e desejando orar por nós. Na Missa, a Igreja nos lembra que os santos estão intercedendo constantemente na presença de Deus, por isso nós podemos confiar neles para uma ajuda infalível. Não negligencie a Comunhão dos Santos. Lembremo-nos dos nossos irmãos e irmãs mais velhos que já nos deixaram. Santo André, rogai por nós.

Oração: Pai, nos concede-nos a graça de dizer o que pretendemos e expressar aquilo que dizemos.
Promessa: “A lei de Iahweh é perfeita, faz a vida voltar; o testemunho de Iahweh é firme, torna sábio o simples.” (Sl 19(18),8)
Louvor: “André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus.” (Jo 1,40). Obrigado, Santo André, por responder ao chamado do Senhor.