01/08/2020 - Furioso(a) com o Mensageiro

Sábado, 01 de Agosto de 2020 – Santo Afonso Maria de Ligório

 Jr 26,11-16.24                         Sl 69(68),15.16.30.31.33.34                           Mt 14,1-12

 FURIOSO(A) COM O MENSAGEIRO

… Este homem não merece a morte, pois ele nos falou em nome de Iahweh nosso Deus.” (Jr 26,16)

 

A Palavra de Deus é uma espada de dois gumes (Hb 4,12), que conforta os aflitos e aflige os que estão confortáveis. Quando a Palavra de Deus contraria os nossos desejos, nós somos tentados a culpar o professor, o pregador, o pastor ou o profeta. Nós culpamos o mensageiro pelo teor da mensagem.

 

Os israelitas fizeram isso com Jeremias. Ele insistiu que a argumentação dos Israelitas não era para com ele, mas sim para com o Senhor, Aquele que o havia enviado (Jr 26,15). As autoridades religiosas no tempo de Jesus confundiram o mensageiro com a mensagem e colocaram os apóstolos na prisão (At 5,17.18). Da mesma forma, Herodes e Herodíades tentaram em vão silenciar a Palavra decapitando João Batista (Mt 14,10). No entanto, “… a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9)

 

Quando somos tentados(as) a rejeitar os(as) mensageiros(as) que nos trazem mensagens de Deus, deveríamos seguir o conselho de Gamaliel: “se vem de Deus, porém, não podereis destruí-los. E não aconteça que vos encontreis movendo guerra a Deus …” (At 5,39)

 

Oração: Pai, que eu escute a Tua Palavra mais do que ao mundo.

Promessa:Porque Iahweh ouve os indigentes, nunca rejeita seus cativos.” (Sl 69,34)

Louvor: Santo Afonso é Doutor da Igreja. Ele foi um autor prolífico e também fundou a Congregação do Santíssimo Salvador, que posteriormente passou a ser chamada de Congregação do Santíssimo Redentor (os Redentoristas). O Papa Pio XII o declarou patrono dos confessores e moralistas.

02/08/2020 - "Escutai-me e Vinde a Mim..."

Domingo, 02 de Agosto de 2020 – 18º Domingo do Tempo Comum – Santo Eusébio de Verselli / São Pedro Julian Eymard       

 Is 55,1-3                      Sl 145(144),8.9.15-18             Rm 8,35.37-39                        Mt 14,13-21

 ESCUTAI-ME E VINDE A MIM …” (Is 55,3)

Ah! Todos que tendes sede, vinde à água …” (Is 55,1)

O nosso Pai celestial repetidamente nos chama a irmos até Ele. E Ele nos diz: “Ah! Todos que tendes sede, vinde à água …” (Is 55,1). E diz aos pobres “… vinde, comprai e comei; comprai sem dinheiro e sem pagar, vinho e leite.” (Is 55,1). Depois o nosso Pai nos diz a ir especificamente até Ele. E nos diz: “Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver …” (Is 55,3). Se nós formos a Ele, Ele renovará conosco a sua aliança eterna (Is 55,3). O próprio Jesus nos diz: “Vinde a mim …” (Mt 11,28)

 

Nós obedecemos ao chamado do nosso Pai quando somos levados(as) ao arrependimento e à conversão, ao louvor e à evangelização, à Confissão e à Missa, ao discipulado e à santidade. O Batismo é o melhor caminho para nós irmos até à “Água Viva”.

 

Neste Domingo, ao nos recordarmos de nosso Batismo na morte e Ressurreição de Cristo (Rm 6,3.4), que possamos ir até à Água Viva e renovar  nossas promessas batismais:

– Você rejeita a Satanás?

– Você rejeita todas as suas obras?

– Você rejeita todas as suas promessas vãs?

– Você crê em Deus Pai?

– Você crê em Deus Filho, encarnado, crucificado, e ressuscitado?

– Você crê em Deus Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos, e na vida eterna?

 

Venha ao nosso Pai através do Filho e no Espírito Santo! Venha!

 

Oração: Maranatha! “… Vem, Senhor Jesus …” (Ap 22,20)

Promessa:Mas em tudo somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou.” (Rm 8,37)

Louvor: Jesus Ressuscitado, eu sinceramente quero Te seguir. “Eu creio que verei a bondade de Iahweh na terra dos vivos.” (Sl 27,13)

03/08/2020 - Ir mais Longe

Segunda-feira, 03 de Agosto de 2020

Jr 28,1-17

Sl 119(118),29.43.79.80.95.102

Mt 14,22-36

IR MAIS LONGE

“Jesus estendeu a mão prontamente e o segurou …” (Mt 14,31)

Quando meus filhos estavam aprendendo a nadar, eu os colocava segurando na borda da piscina. Depois me afastava alguns passos e estendia os braços para eles, mandando que viessem nadando até onde eu estava. E repetia isso muitas vezes, procurando me afastar um pouco de modo que eles tivessem que nadar cada vez mais e assim, aumentavam a sua confiança. Porém, algumas vezes eles ficavam em pânico e começavam a afundar. Era fácil estender as minhas mãos e ajudá-los quando isso acontecia. Eu constantemente reafirmava para eles: ‘Não se preocupem! Seu pai está aqui. Não vou deixar que vocês afundem’.

Quando Pedro “… [começou] a afundar …” (Mt 14,30), ou Jesus estendeu Seu braço por uma distância milagrosa ou então, Pedro estava mais perto de Jesus do que imaginava. Qualquer que tenha sido o caso, Pedro se portou como os meus filhos. Eles confiaram em mim, e Pedro confiou em Jesus, mas todos eles tiveram que crescer em confiança. Assim, Jesus repreendeu a Pedro: “… Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,31)

Se um pai pode testar e ‘esticar’ seus filhos para ajudá-los a crescer mais fortes, quanto mais fará o Senhor, “… que perscruta o nosso coração.” (1Ts 2,4). Pois Ele “está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam sinceramente.” (Sl 145(144),18), à distância de um braço. E o seu braço nunca é muito curto para nos salvar (Is 50,2). Ao segui-Lo diariamente, que nós tenhamos em mente que algumas vezes o Senhor se coloca um pouco mais distante de modo a que possamos crescer em firmeza e fé. Ele quer que nós sigamos mais adiante, e não afundemos no medo. Portanto, caminhe sobre as águas (Mt 14,29), testemunhe com poder, e produza muitos frutos (Jo 15,8). “… não tenhais medo.” (Mt 14,27)

Oração: Jesus, em Ti eu tenho força para tudo (Fl 4,13).
Promessa: “O profeta que profetiza a paz, só quando se realizar a palavra do profeta é que será reconhecido como profeta que Iahweh realmente enviou!” (Jr 28,9)
Louvor: Luísa incentiva a Comunhão diária há mais de trinta anos.

04/08/2020 - Acessível

Terça-feira, 04 de Agosto de 2020 São João Maria Vianney

Jr 30,1.2.12-15.18-22

Sl 102(101),16-21.29.22.23

Mt 15,1.2.10-14

ACESSÍVEL

“…Eu o farei aproximar-se e ele se chagará a mim; com efeito, quem teria coragem de aproximar-se de mim? – oráculo de Iahweh.” (Jr 30,21)

O Senhor frequentemente nos convoca para nos aproximarmos d’Ele. Com efeito, Ele se aproxima de nós de um modo impensável, através de Sua Encarnação. Ele até mesmo se dá a nós na Santa Comunhão. Em razão do Senhor nos ter dado a oportunidade de nos tornarmos tão íntimos d’Ele, podemos vir a nos esquecer da importância e do privilégio de estar em Sua presença e quão maravilhoso é “…cair nas mãos do Deus vivo!” (Hb 10,31)

Podemos algumas vezes nos aproximar do Senhor para receber a Comunhão em situação de pecado e sem o perdão em nossos corações. Nesse caso, a nossa Comunhão pode ser contraproducente para nós, pois ficamos enfermos e corremos risco de morte (1Cor 11,27-30). Contudo, esse perigo não deve nos impedir de nos aproximarmos do Senhor na Santa Comunhão, mas sim nos motivar a nos arrependermos dos nossos pecados, e primeiramente nos aproximarmos d’Ele no Sacramento da Reconciliação. ‘…Aquele que tiver consciência dum pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da Comunhão … Aquele que quiser receber Cristo na Comunhão eucarística deve encontrar-se em estado de graça. Se alguém tiver consciência de ter pecado mortalmente, não deve aproximar-se da Eucaristia sem primeiro ter recebido a absolvição no sacramento da Penitência.’ (CIC 1385.1415)

O Senhor nos ama. Ele nos compreende. Ele “…foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15). Morreu na cruz por nós. Por causa do Seu amor, Ele é mais alcançável do que qualquer outra pessoa que tenha vivido. Ele estende os Seus braços crucificados para nos abraçar. E Ele sussurra: “Vinde a mim …” (Mt 11,28). No entanto, nós precisamos nos arrepender. Arrependa-se, aproxime-se, e receba o Seu amor.

Oração: Jesus, eterno Sumo Sacerdote, Tu és “…capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio [de Ti], se aproximam de Deus …” (Hb 7,25). Eu Te adoro.
Promessa: “Eis que mudarei a sorte das tendas de Jacó, terei compaixão de suas moradas …” (Jr 30,18)
Louvor: Chamado de o Cura D’Ars, São João Maria Vianney é mais conhecido como padroeiro dos párocos e confessores. Ele que é modelo de humildade e coragem, geralmente ouvia confissões por até dezesseis horas por dia!

 

05/08/2020 - Você seria Voluntário(a)?

Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020 Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior
Jr 31,1-7

Sl Jr 31,10-13

Mt 15,21-28

VOCÊ SERIA VOLUNTÁRIO(A)?

“Diante disso, Jesus lhe disse: ‘Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!’ …” (Mt 15,28)

Jesus disse somente a uma pessoa em todo o Evangelho que a sua fé era grande. Apesar de ter certeza que Maria, José e muitos outros(as) tenham tido uma grande fé, a mulher Cananéia foi a única pessoa mencionada no Evangelho a quem Jesus disse “…Mulher, grande é a tua fé! …” (Mt 15,28)

O Papa São João Paulo II sustentava que a principal razão para as várias crises em nosso mundo é a crise da fé. Sob essas circunstâncias, eu poderia supor que o Senhor está suscitando homens e mulheres de grande fé. Você seria voluntário(a) para ser um(a) desses homens e mulheres de grande fé? Se assim for, para mostrar que você está querendo verdadeiramente ser um homem ou mulher de grande fé, você deve:
– Orar diariamente por uma maior fé, especialmente participando da Missa e recebendo o Sacramento da Reconciliação com frequência.
– Ouvir, ler, partilhar e seguir a Palavra de Deus diariamente, “pois a fé vem com a pregação e a pregação é pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17).
– Devotar-se à comunidade Cristã (At 2,42), a atmosfera ideal para crescer na fé e reduzir radicalmente o envolvimento com a cultura da morte, que comprovadamente destrói a fé com uma eficiência sem precedentes.
– Praticar a fé que você tem.

Se nós nos voluntariarmos a sermos homens e mulheres de grande fé e demonstrarmos que estamos sendo sérios(as) quanto a isso, o Senhor provavelmente nos fará homens e mulheres de grande fé, que é o que o mundo está precisando mais do que qualquer outra coisa. “…a herança vem pela fé …” (Rm 4,16)

Oração: Pai, que eu valorize a minha fé e tente fazer com que ela cresça diariamente.
Promessa: “De longe Iahweh me apareceu: Eu te amei com um amor eterno, por isso conservei para ti o amor.” (Jr 31,3)
Louvor: Santa Maria Maior é uma das quatro Basílicas Romanas identificadas como Catedrais Patriarcais. Ela é chamada de ‘Maior’ por ter sido a primeira igreja construída no Ocidente em honra a Maria, a Mãe de Deus.

06/08/2020 - A Glória que Vem

Quinta-feira, 06 de Agosto de 2020 – Transfiguração do Senhor
Dn 7,9.10.13.14 ou 2Pe 1,16-19

Sl 97(96),1.2.5.6.9

Mt 17,1-9

A GLÓRIA QUE VEM

“Temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual fazeis bem em recorrer como a uma luz que brilha em lugar escuro …” (2Pe 1,19)

A Transfiguração mostra o nosso futuro, o que irá nos acontecer se formos verdadeiramente fiéis seguidores do Senhor. Somos destinados(as) a uma vida divina se nós ouvirmos a Ele e aceitarmos as Suas palavras (Mc 9,7). Deus pretende nos fazer “…participantes da natureza divina …” (2Pe 1,4). Se permanecermos em Jesus até o final de nossas vidas, quando Cristo nos aparecer nós “…seremos semelhantes ele, porque o veremos tal como ele é.” (1Jo 3,2). Todos os limites terão desaparecido. Iremos viver para sempre no monte santo de Deus (Is 25,6-8; 56,7; 65,25). Nós estaremos vivendo verdadeiramente na Terra Prometida.

Contudo presentemente vivemos aqui na terra. Nós mantemos os nossos olhos fixados na mensagem profética (2Pe 1,16-19) da Palavra de Deus. Vivemos como cidadãos(ãs) do céu apesar de ainda estarmos na terra, no ‘já, mas ainda não’. A Transfiguração de nosso Senhor nos ajuda a ter um vislumbre da glória futura que Deus nos oferece. ‘Assim como, depois de ter recebido a invocação de Deus, o pão que vem da terra deixa de ser pão ordinário e é Eucaristia, constituída por duas coisas, uma terrena, outra celeste, do mesmo modo os nossos corpos, que participam na Eucaristia, já não são corruptíveis, pois têm a esperança da ressurreição’. (CIC 1000).

Nesta festa da Transfiguração do Senhor, que a Luz do Mundo, Jesus, possa brilhar sobre o nosso caminho através da escuridão deste mundo (Jo 1,5). Portanto, não se concentre nas trevas, mas na promessa de Jesus, Aquele que vence as trevas (Jo 1,5). Luz do Mundo, ilumina a minha esperança em Vós (Jo 9,5).

Oração: Pai, no Monte da Transfiguração Tu me disseste para ouvir a Jesus (Mc 9,7). Dá-me ouvidos abertos para obedecer (Sl 40(39),7) e um coração cheio de esperança, amor, e obediência completa a Ti.
Promessa: “E ali foi transfigurado diante deles. O seu rosto resplandeceu como o sol e as suas vestes tornaram-se alvas como a luz.” (Mt 17,2)
Louvor: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas. Não vim revogá-los, mas dar-lhes pleno cumprimento.” (Mt 5,17). Senhor Jesus, a Tua Transfiguração nos ilumina e prefigura a nossa própria transfiguração para a glória.

07/08/2020 - Mudança de Trabalho

Sexta-feira, 07 de Agosto de 2020 – São Caetano – Papa São Sisto II

Na 2,1-3; 3,1-3.6.7
Dt 32,35.36.39.41
Mt 16,24-28

MUDANÇA DE TRABALHO

“De fato, que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida? Ou que poderá o homem dar em troca de sua vida?” (Mt 16,26)

Cada ser humano quer mostrar um lucro. A maioria tenta resguardar as suas vidas assumindo o controle de coisas, trabalhando duro e fazendo as coisas acontecerem. Foi o que fez o povo de Nínive. Eles montaram grandes exércitos e realizaram campanhas monumentais. Pelos padrões humanos parecia que eles estavam obtendo grandes lucros, mas isso se tornou exatamente o oposto. O resultado final para Nínive foi: “…todo aquele que te vir fugirá de ti e dirá: Nínive está devastada! Quem terá compaixão dela? …” (Na 3,7)

A mesma coisa acontece individualmente. Se nós resolvermos decidir as nossas vidas, isso será ‘um tiro pela culatra’ e nós as arruinaremos (Mt 16,26). Por que sempre temos a impressão que somos nós que controlamos as nossas vidas? Mass não somos as pessoas mais indicadas para essa tarefa como demonstra a nossa história. A melhor coisa que podemos fazer é nos negarmos a nós mesmos e nos dedicarmos ao trabalho para o qual nós fomos criados(as), carregarmos as nossas cruzes (Mt 16,24). Muitas vezes não apreciamos a tarefa, mas pela graça de Deus nós podemos realizá-la muito bem. Podemos dedicar as nossas vidas a outras pessoas. Podemos sofrer perseguições pelo nome de Jesus. Isso é difícil, mas nós podemos realizar a tarefa fielmente. Vamos deixar o trabalho de tentar dirigir a nossa própria vida e aceitar a tarefa que nos trará maior lucro a longo prazo. “Pois aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” (Mt 16,25)

Oração: Pai, perdoa-me por ser independente, ao invés de estar a serviço de Deus.
Promessa: “Pois o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com o seu comportamento.” (Mt 16,27)
Louvor: Em meados do Século III, o Imperador Valeriano proibiu os Cristãos de se reunirem em assembleia. O Papa São Sisto II não concordou. Ele foi decapitado logo após celebrar a Missa nas catacumbas.

08/08/2020 - A Escada da Fé

Sábado, 08 de Agosto de 2020 – São Domingos
Hab 1,12-2,4
Sl 9,8-13
Mt 17,14-20

A ESCADA DA FÉ

“Porque é ainda uma visão para um tempo determinado: ela aspira por seu termo e não engana; se ela tarda, espera-a, porque certamente virá, não falhará.” (Hab 2,3)

Deus nos deu visões, promessas e muita esperança. Ao longo dos anos, algumas dessas coisas não aconteceram e por isso, nós nos esquecemos delas. Algumas vezes nos lembramos dessas promessas, mas não mantemos nossa esperança porque não queremos mais desapontamentos. No entanto, o Senhor nos diz: “…se ela tarda, espera-a, porque certamente virá, não falhará.” (Hab 2,3; conf. 2Pe 3,9)

Nós precisamos viver pela fé e não termos medo de esperar o poder de Deus agir nas nossas vidas (Hab 2,4). Ao nos protegermos dos desapontamentos, nós estamos impedindo o cumprimento das promessas de Deus por causa da nossa falta de fé. Podemos até achar que somos sábios(as) por não alimentarmos as nossas esperanças, uma vez que nossas esperanças não foram realizadas, mas esta atitude impede a Deus de realizá-las.

Os apóstolos foram incapazes de ajudar um menino “…lunático [que] sofre muito com isso …” (Mt 17,15). Ao invés de apresentar desculpas pelo fato, Jesus simplesmente disse que eles haviam falhado por causa da fraqueza da sua fé (Mt 17,20). Ele disse: “…em verdade vos digo: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível.” (Mt 17,20)

Não perca as promessas; mantenha-as. “Porque ainda um pouco, muito pouco tempo, e aquele que vem, lá estará; ele não tardará. O meu justo viverá pela fé; mas, se esmorecer, nele não encontro mais nenhuma satisfação. Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens de fé, para a conservação da alma.” (Hb 10,37-39)

Oração: Pai, que minha fé em Ti possa crescer constantemente. Que eu não me mantenha no nível atual, mas entre em uma nova e mais alta dimensão da fé.
Promessa: “Jesus conjurou-o severamente e o demônio saiu dele. E o menino ficou são a partir deste momento.” (Mt 17,18)
Louvor: São Domingos, fundador da Ordem dos Pregadores, foi um modelo de pobreza angelical. Seu humilde exemplo libertou muitas pessoas da heresia Albigense, que ensinava erroneamente que toda a matéria era maligna.

09/08/2020 - A Sua Autoridade significa "Eu Posso"

Domingo, 09 de Agosto de 2020 – 19º Domingo do Tempo Comum – Santa Tereza Benedita da Cruz (Edith Stein)

1Rs 19,9.11-13
Sl 85(84),9-14
Rm 9,1-5
Mt 14,22-33

A SUA AUTORIDADE SIGNIFICA ‘EU POSSO’

“Pedro, interpelando-o, disse: ‘Senhor, se és tu, manda que eu vá ao teu encontro sobre as água’. E Jesus respondeu: ‘Vem’. Descendo do barco, Pedro caminhou sobre as águas e foi ao encontro de Jesus.”(Mt 14,28.29)

Se você tivesse perguntado a Pedro um dia antes dele ter caminhado sobre as águas: ‘Você pode andar sobre a água?’, Pedro teria respondido: ‘Não’. Ele não podia andar sobre a água a menos que Jesus lhe dissesse para fazê-lo e obedecesse à sua ordem. Esse é o princípio básico da vida Cristã.

Por exemplo, nós precisamos amar os nossos inimigos (Lc 6,27.35) e perdoá-los setenta e sete vezes (Mt 18,22). Mas não podemos fazer essas coisas. Todavia, porque Jesus nos manda fazê-las, nós podemos e precisamos realizá-las. Quando Jesus mandou um homem paralítico andar, somente então ele pode andar (Mc 2,11.12). Jesus já nos mandou “…[fazer] que todas as nações se tornem discípulos …” (Mt 28,19) e que nos tornemos santos(as) em cada aspecto de nossas vidas (1Pe 1,15). Certamente nós não podemos fazer essas coisas por nós mesmos(as). Mas porque Jesus nos mandou, nós podemos. Viver em Cristo é o privilégio emocionante de viver muito além de nossas limitações humanas por causa da autoridade de Jesus e da nossa obediência.

A menos que Jesus retorne antes, nós iremos concluir nossa vida Cristã nesta terra com a nossa morte. Então Jesus irá nos dar mais uma ordem: ‘Ressuscita de entre os mortos’ (Jo 5,28.29). Nós não podemos ressuscitar dentre os mortos. Porém, porque Jesus nos manda ressuscitar de entre os mortos, nós podemos ressuscitar. Obedeça a Jesus; realize o impossível; prepare-se para ressuscitar dentre os mortos.

Oração: Pai, que eu aproveite cada oportunidade que Jesus me der para que eu possa agir acima de minhas limitações humanas.
Promessa: “…e depois do fogo o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta …” (1Rs 19,12.13)
Louvor: “Ora, ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles.” (2Cor 5,15). Louvor a Ti, Jesus!

10/08/2020 - Dando Tudo

Segunda-feira, 10 de Agosto de 2020 – São Lourenço

2Cor 9,6-10
Sl 112(111),1.2.5-9
Jo 12,24-26

DANDO TUDO

“Em verdade, em verdade, vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto.” (Jo 12,24)

Jesus deu-se a Si próprio a nós – tudo o que Ele tinha. Em retribuição, nós deveríamos dar tudo a Jesus em todos os momentos.

O mundo em sua sabedoria nos ensina a guardar para o futuro. O homem rico que planejou derrubar os seus celeiros para construir outros maiores (Lc 12,18) parecia praticar a melhor gestão empresarial do mundo, mas Jesus o chamou de ‘insensato’ (Lc 12,20). Mais adiante no Evangelho de Lucas, Jesus fala sobre um homem rico que não teve consideração por um homem pobre que vivia em sua vizinhança. Esse homem rico desceu à morada dos mortos em meio a tormentos (Lc 16,23-26).

Nós somos chamados a dar, não a investir no nosso próprio futuro, mas dar com generosidade, prodigamente, em completa doação pessoal. Agindo assim, isso se transforma em um ato de confiante entrega a Deus, Aquele que antes se deu prodigamente a nós.

Deus Pai deu tudo – Seu Filho unigênito. Deus Filho deu tudo – cada gota de Seu sangue derramado pela nossa salvação, ‘ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS’. Deus Espírito Santo deu tudo – cada dádiva espiritual nos céus (Ef 1,3). Será que nós podemos receber essas dádivas d’Ele, e não dar a Ele nada menos que o nosso tudo?

Oração: Pai, eu não sou um(a) doador(a) generoso(a) por natureza. Eu decido receber totalmente a Tua graça. Faça com que eu Te ame tanto que, se não puder ajudar, possa responder dando da fonte da graça do Teu amor em minha vida.
Promessa: “Cada um dê como dispôs em seu coração, sem pena nem constrangimento, pois Deus ama a quem dá com alegria. Deus pode cumular-vos de toda espécie de graças, para que tenhais sempre e em tudo o necessário e vos fique de excedente para toda obra boa.” (2Cor 9,7.8)
Louvor: São Lourenço, deu todo o tesouro da Igreja aos pobres, e sua vida por seu Senhor. A tradição nos diz que ele foi assado numa grelha por sua fé. A tradição diz que ele pronunciou as seguintes palavras para o carrasco: ‘Vira-me, que já estou bem assado deste lado’.

11/08/2020 - Anorexia Espiritual

Terça-feira, 11 de Agosto de 2020 – Santa Clara

Ez 2,8-3,4
Sl 119(118),14.24.72.103.111.131
Mt 18,1-5.10.12-14

ANOREXIA ESPIRITUAL

“Tu, filho do homem ouve o que te digo, não sejais rebelde como esta casa de rebeldes. Abre a boca e come o que te estou dando.” (Ez 2,8)

O Senhor mandou que Ezequiel comesse um volume enrolado com mensagens de “… lamentações, gemidos e prantos.” (Ez 2,10). Aquilo parecia ser apenas uma guloseima, mas para Ezequiel, “… na boca[pareceu-lhe] doce como o mel.” (Ez 3,3)

“Quão doce ao meu paladar é tua promessa, é mais do que o mel em minha boca!” (Sl 119(118),103). A Palavra de Deus, inclusive as mais difíceis de Suas Palavras, são doces, nutritivas e gratificantes. A Palavra de Deus é não somente como mel, mas também como pão, leite e carne (Mt 4,4; Hb 5,12; 1Cor 3,2). Nós deveríamos estar ansiosos(as) para saborear a Palavra de Deus como as crianças estão pelo leite de suas mães. A Palavra de Deus é o leite puro do Espírito que nós desejamos “…a fim de que por ele [cresçamos] para a salvação, já que [provamos] que o Senhor é bondoso.” (1Pe 2,2.3)

Apesar da Palavra de Deus ser doce como o mel, necessária como o pão, nutritiva como o leite e alimentadora como a carne, muitos Cristãos(ãs) raramente leem a Palavra. E com isso,nós nos tornamos espiritualmente anoréxicos(as) e perdemos o nosso apetite pelas coisas de Deus. Enchemo-nos tanto com os interesses do mundo que destruímos o nosso apetite “…pelo alimento que permanece para a vida eterna …” (Jo 6,27)

Portanto, precisamos simplificar drasticamente nosso estilo de vida. Então nosso apetite espiritual pela Palavra de Deus irá retornar. Nós iremos devorar a Palavra de Deus (Jr 15,16) e teremos força para ser qualquer coisa que o Senhor quiser que sejamos.

Oração: Pai, que todos(as) possam saber que eu sou Cristão(ã) pelo meu estilo de vida.
Promessa: “Assim, também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.” (Mt 18,14)
Louvor: Você já ouviu falar de um pai enfurecido invadindo um convento Beneditino? Foi precisamente isso que aconteceu quando Santa Clara abandonou sua riqueza por uma vida de pobreza. Nosso Pai foi vitorioso sobre o seu pai.

12/08/2020 - Assinado, Selado e Entregue

Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020 – Santa Joana Francisca de Chantal

Ez 9,1-7.10.18-22
Sl 113(112),1-6
Mt 18,15-20

ASSINADO, SELADO E ENTREGUE

“E Iahweh lhe disse: ‘Percorre a cidade, a saber, Jerusalém e assinala com uma cruz a testa dos homens que estão gemendo e chorando por causa de todas as abominações que se fazem no meio dela.’” (Ez 9,4)

O Senhor destruiu os(as) idólatras de Jerusalém. Somente aqueles(as) que estavam marcados com o sinal da cruz nas suas testas foram poupados(as) (Ez 9,6). Isso foi uma pré-figuração do fim do mundo. Somente aqueles(as) com o selo do Cordeiro de Deus serão salvos(as) (Ap 7,3). Aqueles(as) que tiverem a marca da besta (Ap 13,17) serão condenados(as).

Nós somente podemos receber o selo do Cordeiro de Deus sendo batizados(as) em Jesus e vivendo fielmente a imersão n’Ele. Isso significa:
– lavar as nossas vestes e alvejá-las no sangue do Cordeiro (Ap 7,14),
– aceitar a graça da salvação em Jesus através da fé e de viver a vida de boas obras que o Senhor preparou para cada um(a) de nós (Ef 2,8-10; Hb 13,21), e
– confessar com nossos lábios que Jesus é o Senhor e crer de todo o coração que Ele ressuscitou dentre os mortos (Rm 10,9).

Esses são alguns modos de expressar a riqueza de nossa salvação.

Quando vocês foram batizados(as), vocês provavelmente foram marcados com o sinal da cruz. Isso simboliza a plenitude da salvação. Se vocês viverem o significado do sinal da cruz, vocês serão salvos(as) e viverão eternamente no amor de Jesus. Vivam a cruz.

Oração: Pai, que a principal prioridade de minha vida seja aceitar o Teu Filho, Jesus, como meu Senhor, Salvador, e Deus.
Promessa: “Em verdade ainda vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” (Mt 18,19.20)
Louvor: Santa Joana Francisca de Chantal viveu uma vida plena como esposa e mãe. Como uma viúva entristecida, ela encontrou São Francisco de Sales. Pela providência de Deus e auxiliada por São Francisco, ela fundou a Ordem das Irmãs da Visitação de Nossa Senhora.

13/08/2020 - Você é um Sinal do Deus Vivo

Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020 – Papa São Ponciano – Santo Hipólito

Ez 12,1-12
Sl 78(77),56-59.61.62
Mt 18,21-19,1

VOCÊ É UM SINAL DO DEUS VIVO

“…porque [Eu] te ponho como sinal …” (Ez 12,6)

O perdão radical é um sinal que surpreende as pessoas. Deus diz a Ezequiel para ser um sinal realizando uma série de atividades bizarras – partir quase às cegas, caminhar sem rumo, agir como um exilado. Essas atitudes foram ordenadas por Deus de modo a chocar os Israelitas e os levar a examinar a realidade de seu distanciamento de Deus.

Algumas semanas atrás nas leituras diárias das Missas, Jeremias enterrou a sua vontade própria (simbolicamente através da sua roupa interior) em obediência a um comando de Deus. Algumas semanas depois, quando Deus o mandou recuperar a sua roupa interior, ela estava podre, cheia de buracos. Essa roupa apodrecida foi um sinal para aqueles que ouviam a Jeremias representando, na visão de Deus, a sua infidelidade.

Oferecer o perdão radical àqueles(as) que nos feriram é, da mesma forma, um sinal para levar as pessoas a considerarem a bondade do amor fiel de Deus. A resposta apropriada para tal sinal de Deus é o arrependimento acompanhado pela fiel obediência.

Deus nos diz: “…porque [Eu] te ponho como sinal …” (Ez 12,6). As pessoas prestam atenção em sua vida, mais do que buscam pelos sinais de direção nas ruas e estradas. Quais as mensagens que essas pessoas recebem da sua vida? Será que o modo como você responde a Deus encoraja outras pessoas a mudarem seu comportamento e confiarem em Deus?

Oração: Pai, concede que cada pessoa que me observe possa imediatamente conduzir o seu pensamento para o Teu amor misericordioso.
Promessa: “Diante disso, o senhor, compadecendo-se do servo, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.” (Mt 18,27)
Louvor: O Papa São Ponciano e Santo Hipólito demonstraram que rivais podem se reconciliar, entregando-se à providência divina. Esses dois homens, teologicamente antagonistas, foram martirizados juntos na Sardenha.

14/08/2020 - Pois caminhamos Pela Fé, Não pela Visão

Sexta-feira, 14 de Agosto de 2020 – São Maximiliano Maria Kolbe

Ez 16,1-15.60.63
Sl 12(11),2-6
Mt 19,3-12

“POIS CAMINHAMOS PELA FÉ E NÃO PELA VISÃO” (2Cor 5,7)

“…Quem tiver capacidade para compreender, compreenda!” (Mt 19,12)

Os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55,9). Os seus padrões são muito superiores aos nossos, porém a Sua graça, tão prodigamente derramada, está também muito acima de nossas expectativas.

Viver de acordo com os altos padrões de Deus com relação à pureza sexual é como andar sobre as águas. As tentações são tão fortes, especialmente na cultura secular dos dias de hoje, que a maioria de nós nem mesmo tenta sair do barco em uma tentativa de caminhar sobre as águas de um estilo de vida de pureza.

Algumas pessoas, no entanto, são como Pedro; elas deixam o barco e começam a caminhar ao encontro de Jesus sobre as águas da pureza sexual, mantendo seus olhos fixos em Jesus (Hb 3,1). Qualquer que seja a sua vocação, Jesus também o(a) está chamando para se comprometer a viver um estilo de vida de pureza sexual. Se você tirar os olhos d’Ele, e fixar o seu olhar na televisão, nos filmes, e em outras “… concupiscências [para os] olhos …” (1Jo 2,16), você começará a duvidar (Mt 14,31).

Jesus compreende, Ele também foi submetido às tentações. Ele conhece a nossa fraqueza e nos ama muito mais do que nós possamos compreender. Ao invés de ser permissivo frente ao pecado, Ele entregou a Sua vida de modo que o Espírito Santo pudesse ser derramado sobre nós sem limites. Jesus tem os mais rígidos padrões da pureza sexual, mas Ele também concede as maiores graças para a maior das vitórias. Peça a Ele pelo Espírito Santo (Lc 11,13) a vitória sobre as tentações sexuais.

Oração: Senhor, esse é o meu corpo, que foi entregue por Vós. Em minha fraqueza, todo Vosso poder se torna perfeito (2Cor 12,9). Eu confio em Vós.
Promessa: “Ei-lo, o Deus da minha salvação: sinto-me inteiramente confiante, de nada tenho medo, porque Iahweh é a minha força e o meu canto. Ele é a minha salvação.” (Is 12,2)
Louvor: São Maximiliano viveu o Evangelho, entregando a sua vida pelos seus companheiros em Auschwitz. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13)

15/08/2020 - Salvem as Crianças

Sábado, 15 de Agosto de 2020

Ez 18,1-10.13.30-32
Sl 51(50),12-15.18.19
Mt 19,13-15

SALVEM AS CRIANÇAS

“… Deixai as crianças e não as impeçais de virem a mim, pois delas é o Reino dos Céus.” (Mt 19,14)

Jesus livrou muitas pessoas de demônios. Algumas vezes Ele libertou crianças de demônios (Mt 15,22; Mc 9,17-27). Isso levanta uma questão: Como uma criança inocente, que não podia ter cometido um pecado grave ou ter se envolvido com ocultismo, ser possuída ou perturbada por demônios?

As crianças sofrem inocentemente pelos pecados de seus pais ou pelos pecados do mundo. Esse sofrimento parece incluir até mesmo perseguição por parte do maligno. Pecados cometidos por qualquer um(a) de nós pode resultar em uma severa forma de abuso infantil – expor uma criança à influência demoníaca. A simples leitura de qualquer livro histórico do Antigo Testamento irá demonstrar como os pecados de outras pessoas podem ferir crianças inocentes.

Por que o Senhor não protege as crianças dos efeitos dos nossos pecados? Por que Ele não interveio e salvou os Santos Inocentes martirizados em Belém? Por que Ele não poupa as crianças vitimadas pelo aborto? O Senhor nos permite receber o salário pelos nossos pecados (Rm 6,23). Ele até mesmo nos permite uma herança devastadora a nossos(as) filhos(as) e às crianças de todo o mundo (Ex 20,5). Nossos pecados sem arrependimento abrem as portas para Satanás entrar não somente em nossas vidas, mas também nas vidas de crianças inocentes. Arrependa-se!

Oração: Em nome de Jesus, afasta-te, Satanás, nunca retornes. Eu Te agradeço, Jesus, por Tua vitória.
Promessa: “Assim diz Iahweh: Observai o direito e praticai a justiça, porque a minha salvação está prestes a chegar e a minha justiça, a manifestar-se.” (Is 56,1)
Louvor: “E, se Cristo não ressuscitou, ilusória é a vossa fé; ainda estais nos vossos pecados.” (1Cor 15,17). Deus Pai, eu Te agradeço pelo Teu perfeito plano de redenção.

16/08/2020 - O Melhor Destino

Domingo, 16 de Agosto de 2020 – Assunção de Nossa Senhora

Ap 11,19; 12,1-6.10
Sl 45(44),10-12.16
1Cor 15,20-27
Lc 1,39-56

O MELHOR DESTINO

“E a Mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe havia preparado um lugar …” (Ap 12,6)

Por que a assunção ao céu do corpo de Maria é tão importante a ponto de ser um Dia Santificado na Igreja Católica? Uma das razões é o que a Assunção nos diz sobre a perfeição de Maria e o que isso significa para a nossa perfeição. ‘…A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos’ (CIC 966).

Pela Sua Imaculada Concepção, Maria foi libertada do ônus e do castigo do pecado original. Maria já tem seu corpo na glória da Ressurreição. Ela é assim a profetiza de qual será o nosso destino – a alegria de ter a nossa carne glorificada e ver a Deus face a face no céu (1Cor 15,42-49; 1Jo 3,2). Maria foi antes de nós de modo a interceder para que possamos partilhar do seu destino.

Maria trouxe o Menino Jesus ao mundo. Assunta ao céu, ela intercede junto ao seu Filho para que nós não decaiamos no infortúnio, mas recebamos corpos glorificados e vejamos a Deus em Seu trono santo no céu. Nós Te agradecemos, Senhor, por ouvir a Maria e escutar os seus pedidos (Jo 2,3-5). Como Maria, confie em Deus completamente com todo o seu corpo.

Oração: Pai, eu Te agradeço por assumir Maria no céu. Faz em mim o que for necessário de modo a realizar através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.” (1Cor 15,25)
Louvor: Através de sua pureza e obediência, Maria foi a discípula perfeita. Ela é tanto virgem quanto mãe, um modelo para todos(as) os(as) crentes. Em sua Assunção, Deus levou o corpo e alma de Maria para a glória do céu.

17/08/2020 - Terapia de Choque

Segunda-feira, 17 de Agosto de 2020

Ez 24,15-24
Dt 32,18-21
Mt 19,16-22

TERAPIA DE CHOQUE

“…Porventura não nos vais explicar o que significam estas coisas?” (Ez 24,19)

As ações de Ezequiel e de Jesus nas leituras da Missa de hoje são perturbadoras. Elas são declarações proféticas destinadas a prender a atenção das pessoas.

Na nossa cultura secular, estamos acostumados(as) a comportamentos estranhos e a declarações chocantes. Os locais que vendem jornais, estampam as manchetes típicas usando as palavras ‘chocante’ e ‘tragédia’. Os programas de notícias são apresentados com declarações que prendem a nossa atenção. Com essa prática, depois de um certo tempo nós ficamos insensíveis e nos tornamos ‘à prova de choque’.

Da mesma forma, o jovem rico e o povo do tempo de Ezequiel ficaram perturbados, mas não mudaram as suas vidas. Será que nos tornamos à prova de choque como o povo na época de Ezequiel? Será que nada pode nos afetar? Jesus atingiu o jovem rico, que ficou de fato abalado. Infelizmente, o jovem não pode aceitar a mensagem profética de Jesus e assim se afastou d’Ele. Ele se escandalizou com Jesus (Mc 6,3).

Bem, Jesus realmente é demais. É por isso que precisamos ser imersos(as), batizados(as), em Jesus. Nós e as nossas apreensões precisamos ser mergulhados nas águas do Batismo. Deixe Jesus apertar você em Seu abraço amoroso.

Oração: Senhor, prepara-me a cada dia para Te amar cada vez mais profundamente e amar menos o mundo. Sou todo(a) Teu(ua).
Promessa: “…se queres entrar para a Vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19,17)
Louvor: Mateus retomou a sua fé nesta última Quaresma.

18/08/2020 - "... O Princípio e o Fim"

Terça-feira, 18 de Agosto de 2020

Ez 28,1-10
Dt 32,26-28.30.35.36
Mt 19,23-30

“…O PRINCÍPIO E O FIM.” (Ap 22,13)

“…Vou reduzi-los a pó, apagar sua memória dentre os homens.” (Dt 32,26)

A Palavra de Deus afirma: “Em tudo o que fazes, lembra-te do teu fim e jamais pecarás.” (Eclo 7,36). O rei de Tiro aparentemente não considerava os seus últimos dias, pois era ensoberbecido pelo orgulho. Assim Ezequiel profetizou que os últimos dias do rei seriam preenchidos com recordações que ele não era um deus, mas meramente um homem (Ez 28,7-10).

Da mesma forma, o salmo de de hoje lembra ao orgulhoso que “…o dia de sua ruína vem chegando, seu destino futuro se aproxima.” (Dt 32,35). Na passagem do Evangelho hoje narrada, São Pedro também tinha dúvidas sobre como as coisas iriam terminar para ele depois que havia deixado tudo para seguir a Jesus (Mt 19,27).

O próprio Jesus nos encoraja assegurando que aquele(a) que perseverar até o fim será salvo (Lc 21,19). Ao invés de nos concentrarmos em nós mesmos(as), a Palavra de Deus nos aconselha a ficar “…com os olhos fixos naquele que é o realizador da fé, Jesus …” (Hb 12,2) e a “…[considerar] atentamente a Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote …” (Hb 3,1). Jesus é o FIM (Ap 1,8; 22,13). São Paulo testemunha: “…eu não julgo que eu mesmo o tenha alcançado, mas uma coisa eu faço: esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3,13.14)

Portanto, concentre-se somente no objetivo principal que é o que realmente importa – fazer o que quer que Jesus nos diga, hoje e para todo o sempre (Jo 2,5)

Oração: Pai, eu Te louvo em todas as circunstâncias e coloco a minha vida em Tuas mãos amorosas.
Promessa: “E todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá muito mais e herdará a vida eterna.” (Mt 19,29)
Louvor: O desejo de participar da Missa era tão forte para o jovem Tomás que ele se levantava mais cedo para participar da Missa às 07:00 horas, antes de seguir para a escola.

.

19/08/2020 - O Pastor que é Deus e se torna a Ovelha

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2020 – São João Eudes

Ez 34,1-11
Sl 23(22),1-6
Mt 20,1-16

O PASTOR QUE É DEUS E SE TORNA A OVELHA

“Com efeito, assim diz o Senhor Iahweh: Certamente eu mesmo cuidarei do meu rebanho e o procurarei.” (Ez 34,11)

As ovelhas de Deus estão em más condições. Elas estão mal nutridas (Ez 34,3), fracas, doentes, feridas, desgarradas, perdidas (Ez 34,4), dispersas e vulneráveis (Ez 34,5). Hoje, em muitos lugares, as ovelhas também estão em situação crítica. Na nossa sociedade, setores da Igreja, muitas famílias e incontáveis Cristãos(ãs) estão em condições críticas. No entanto, existe esperança em Jesus, o Bom Pastor.

Jesus já tomou as providências para o pastoreio de todas as Suas ovelhas entregando a Sua vida como o Cordeiro de Deus sacrificado (Jo 1,29; 10,11). O Pastor paradoxal e misteriosamente se torna a Ovelha, ou o Cordeiro, de modo a salvar as Suas ovelhas. Mais ainda, Jesus não destrói aqueles que oprimem Suas ovelhas, mas permite ser Ele mesmo destruído até à morte na cruz (Fl 2,8). Então o Cordeiro que foi imolado (Ap 5,6) ressuscita dentre os mortos e está agora sentado à direita de Deus Pai. No céu, todos proclamam em alta voz: “…Digno é o Cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a honra, a glória e o louvor.” (Ap 5,12). Se estamos desejando seguir o Pastor, até mesmo em Seus sofrimentos, nós iremos para o céu e partilharemos para sempre do banquete das núpcias do Cordeiro (Ap 19,9).

Jesus disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.” (Jo 10,27). Siga-O.

Oração: Pai, quando eu rogo ao Cordeiro de Deus na Missa, antes de receber a Sagrada Comunhão, que isso realmente signifique o que Ele representa para mim.
Promessa: “Assim, os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos.” (Mt 20,16)
Louvor: São João Eudes foi um grande promotor da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Pregando incansavelmente em missões paroquiais, ele também fundou duas ordens religiosas, a Congregação de Jesus e Maria, formada por padres vinculados ao voto da obediência e uma feminina, chamada de Refúgio de Nossa Senhora da Caridade, da qual derivou, no século XIX, a Congregação do Bom Pastor.

.

20/08/2020 - Tudo Terminado

Quinta-feira, 20 de Agosto de 2020 – São Bernardo
Ez 36,23-28
Sl 51(50),12-15.18.19
Mt 22,1-14

TUDO TERMINADO

“Disseram-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem a veste nupcial?’ Ele porém, ficou calado.” (Mt 22,12)

Jesus irá aspergir água pura sobre nós para nos dar vida nova n’Ele e para nos purificar de todas as nossas impurezas. (Ez 36,25). Ele nos dará um novo coração e um novo espírito (Ez 36,26) e até mesmo colocará o Seu Espírito em nós (Ez 36,27). Além disso, Ele irá nos dar vestes de retidão (2Cor 5,3) e nos fará santos como Ele é santo (1Pe 1,16).

Se nós não obtivermos a vitória na terra e na vida eterna no céu, isso não será por culpa de Jesus. Cheio de amor por nós, Ele se tornou homem, morreu na cruz, ressuscitou dentre os mortos e derramou o Espírito. Ele continua conosco na Eucaristia e habita até mesmo em nós com uma intimidade inédita (Jo 6,56; 17,23). O que mais pode Ele fazer?

Nós somente precisamos deixar que seja feito em nós segundo a vontade de Deus (Lc 1,38). Jesus realizou toda a obra. O nosso propósito é crer n’Ele e desse modo aceitar a Sua graça salvadora. Não temos desculpa para não comparecer ao banquete celestial, nenhuma desculpa para ir para o inferno. Aceite a obra final de Jesus. Aceite Jesus como Salvador, Senhor e Deus.

Oração: Jesus, eu decido viver para Ti e não para mim mesmo(a), a fazer a Tua vontade e não a minha.
Promessa: “…sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus.” (Ez 36,28)
Louvor: São Bernardo foi um batalhador pela Igreja. Durante 37 anos como abade do Monastério de Claraval, ele liderou a fundação de 136 outros mosteiros por toda a Europa.

.

21/08/2020 - Esperança mesmo Agora

Sexta-feira, 21 de Agosto de 2020 – Papa São Pio X

Ez 37,1-14
Sl 107(106),2-9
Mt 22,34-40

ESPERANÇA MESMO AGORA

“Então ele me disse … Os nossos ossos estão secos, a nossa esperança está desfeita. Para nós está tudo acabado.” (Ez 37,11)

Nesta última geração, a maior parte do mundo está envolvida em um banho de sangue sem precedente por causa dos abortos químicos e cirúrgicos, da fome, da purificação étnica e de muitas outras atrocidades, demonstrando um flagrante desprezo pela vida humana. Algumas pessoas chegam a comentar que, se Deus não nos destruir, Ele terá que se desculpar junto a Sodoma e Gomorra. Existe esperança para nossa cultura?

Existe esperança porque:
– Jesus já derrotou definitivamente o maligno. Ele agora espera que Seus inimigos sejam colocados sob os Seus pés (Hb 10,12.13).
– O Espírito Santo pode profetizar uma nova vida em nossa cultura, mesmo se ela tiver sido destruída (Ez 37,4-10).
– “… A misericórdia [de Deus], porém desdenha o julgamento.” (Tg 2,13).
– Alguns(umas) daqueles(as) vitimados(as) pela cultura da morte aceitaram o milagre de perdoar e amar a seus inimigos. Existe aí uma grande esperança no milagre do perdão.
– Algumas das incontáveis pessoas que sofrem em nossa sociedade uniram seus sofrimentos com a Paixão e morte de Jesus. O sofrimento redentor pode ser um prelúdio para a vida ressuscitada.

Nós temos esperança, pois Cristo está em nós (Cl 1,27) e “a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5). Encaremos a realidade e as terríveis circunstâncias e assim, “[alegremo-nos] na esperança, perseverando na tribulação, assíduos na oração.” (Rm 12,12)

Oração: Pai, faça com que eu seja realista e extremamente feliz.
Promessa: “[Iahweh] saciou a garganta sedenta e encheu de bens a garganta faminta.” (Sl 107(106),9)
Louvor: ‘Restaurar tudo em Cristo’. O Papa São Pio X lançou este lema em seu pontificado. Segundo consta, ele completou a sua missão, pois ele restabeleceu a valorização da liturgia e da Eucaristia.

.

22/08/2020 - Nossa Senhora Rainha

Sábado, 22 de Agosto de 2020 – Nossa Senhora Rainha

Is 9,1-6
Sl 113(112),1-8
Lc 1,26-38

QUADRO DE HONRA

“Disse, então, Maria: ‘Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’ E o Anjo retirou-se.” (Lc 1,38)

Muitas sociedades tem a cultura e são baseadas em posições de honra. Existem quadros de honra, entrevistas em emissoras de rádio e televisão, ‘Galerias da Fama’, seções de autógrafo, banquetes de premiação e vários outros modos para honrar outras pessoas. Entretanto, quando o Senhor nos chama a honrar nossos pais (Dt 5,16; Eclo 3,2-16) e a todas as pessoas (1Pe 2,17), Ele é inflexível quanto a não procurarmos honrar a nós mesmos(as).

“Seja outro quem te louve e não tua boca; um estranho e não os teus lábios!” (Pr 27,2). Assim, embora não devamos nos elogiar a nós mesmos, nós nem ao menos devemos desejar que as outras pessoas nos elogiem. Isso representa um grande perigo espiritual para nós. “Há fornalha para a prata e forno para o ouro e o homem vale o que vale a sua fama.” (Pr 27,21). Receber elogios pode ser perigoso para nossa alma eterna, pois isso pode levar ao orgulho, o maior de todos os pecados capitais. Assim, nós devemos viver uma vida louvável em público, visível aos homens (Mt 5,16). Como nós nos conduzimos nesta situação de risco?

Nós temos que procurar constantemente nos humilharmos a nós mesmos (Mt 23,12). Então Jesus nos exaltará e então nós precisamos nos humilhar ainda mais, o que leva a uma maior exaltação. Assim, como João Batista, nós devemos procurar constantemente diminuir de modo a que Jesus possa crescer (Jo 3,30). Se Deus então decidir nos honrar com a coroa da glória, nós graciosamente a receberemos e no mesmo instante passaremos a honra da coroa para o nosso Deus (Ap 4,10). Por essa razão, nossa única afeição por lugares de honra deve ser para que Jesus receba maior glória (2Cor 9,13).

Oração: “Não a nós, Iahweh, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por teu amor e tua verdade!” (Sl 115(113B),1). “… santificado seja o Teu nome.” (Mt 6,9)
Promessa: “Amor e Verdade se encontram, Justiça e Paz se abraçam.” (Sl 85(84),11)
Louvor: Maria é Rainha por causa de sua maternidade divina. Ela é também nossa mãe espiritual e enfrenta Satanás em nosso favor (Ap 12,17). Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

23/08/2020 - Aceitando Jesus nos Seus Termos

Domingo, 23 de Agosto de 2020 – 21º Domingo do Tempo Comum – Santa Rosa de Lima

Is 22,19-23
Sl 138(137),1-3.6.8
Rm 11,33-36
Mt 16,13-20

ACEITANDO JESUS NOS SEUS TERMOS

“Porque tudo é dele, por ele e para ele. A Ele a glória pelos séculos! Amém!” (Rm 11,36)

A pergunta mais importante que nós devemos responder na vida é: “…E vós, quem dizeis que [Jesus é]?” (Mt 16,15). Se confessarmos com nossos lábios que Jesus é o Messias, Senhor e Filho de Deus (Mt 16,16; Rm 10,9) e se nós vivermos para Jesus e não para nós mesmos (2Cor 5,15), seremos salvos da morte, da decepção, da escravidão, da condenação, e do inferno. Seremos salvos(as) para a liberdade, para a pureza, para a santidade, para o amor, para a alegria e para a vida eterna.

Mais ainda, quando aceitamos a graça de ter fé em Jesus e de viver para Ele, Jesus abre as portas da Sua Igreja para nós (Mt 16,18). Ele também nos chama a amar a Igreja, até mesmo a entregar as nossas vidas por ela (Ef 5,25).

Você já aceitou a Jesus nos Seus termos? Você já foi crucificado(a) com Cristo? (Gl 2,19). A vida que você está vivendo não pertence mais a você? (Gl 2,20). Você perdeu a sua vida por Jesus? (Lc 9,24). Você simplesmente vai à igreja, ou você é participante da Igreja de acordo com os padrões de Jesus?

“Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm 11,33). Entre no mistério do amor eterno e Trinitário. Entregue a sua vida totalmente a Jesus e à Sua Igreja agora.

Oração: Pai, revela-me Jesus para de modo ainda mais profundo (Mt 16,17).
Promessa: “Porei sobre os seus ombros a chave da casa de Davi: quando ele abrir, ninguém fechará; quando ele fechar, ninguém abrirá.” (Is 22,22)
Louvor: “…Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos, e tenho as chaves da Morte e do Hades.” (Ap 1,17.18). Louvor a Ti, Jesus ressuscitado!

24/08/2020 - De Volta aos Apóstolos

Segunda-feira, 24 de Agosto de 2020 – São Bartolomeu, Apóstolo

Ap 21,9-14
Sl 145(144),10-13.17.18
Jo 1,45-51

DE VOLTA AOS APÓSTOLOS

“A muralha da cidade tem doze alicerces, sobre os quais estão os nomes dos doze Apóstolos do Cordeiro.” (Ap 21,14)

A cidade santa, a Igreja na glória, está edificada sobre os apóstolos (Ef 2,20). Isso nos dá um critério objetivo para reconhecer a Igreja edificada por Jesus. A Igreja edificada por Jesus pode, historicamente, traçar seu retorno aos apóstolos através da ordenação de seus bispos.

Reconhecendo a Igreja de Jesus, nós sabemos em quem acreditar em assuntos críticos da fé e da moral, tais como:
– Recebemos o Corpo e o Sangue de Jesus na Sagrada Comunhão?
– O Batismo é necessário?
– O matrimônio é um Sacramento?
– O Sacramento da Reconciliação provém do Espírito Santo?
– Devo me santificar para ir para o céu?

Esses assuntos importantes e vários outros são discutidos por alguns líderes Cristãos. A Igreja é a única resposta às limitações humanas, às discordâncias e à desordem. Nós precisamos reconhecer a Igreja que Jesus edificou. Isso faz com que os apóstolos e seus sucessores tenham uma especial importância. Ame a Igreja e seus apóstolos.

Oração: Pai, que eu ame a Igreja e entregue a minha vida por ela (Ef 5,25).
Promessa: “…Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel.” (Jo 1,49)
Louvor: São Bartolomeu, uma das doze pedras fundamentais da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14), intercede poderosamente por nós. Ele levou a Boa Nova à Índia e à Armênia.

25/08/2020 - Sedução

Terça-feira, 25 de Agosto de 2020 – São Luiz de França / São José de Calasanz

2Ts 2,1-3.14-17
Sl 96(95),10-13
Mt 23,23-26

SEDUÇÃO

“Não vos deixeis enganar de modo algum por pessoa alguma …” (2Ts 2,3)

Muitas formas de mentiras levam as pessoas a crer em coisas erradas ou a não crer no que é certo. Não devemos “…[nos perturbar] nem por palavra profética, nem por carta …” (2Ts 2,2) sem testar o Espírito para ver se são de Deus (1Jo 4,1). Algumas pessoas não preservam a tradição ensinada na Bíblia (2Ts 2,15). Outras não preservam a tradição recebida através de palavras ou documentos da Igreja (2Ts 2,15). Se não nos guiarmos pela Bíblia, nós seremos iludidos(as) pois ‘a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC 133; conf. São Jerônimo). Mesmo se nos guiarmos pela Bíblia, nós poderemos ser iludidos. Nós precisamos da Igreja, “…coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15)

Para não “…[nos deixarmos] enganar de modo algum …” (2Ts 2,3), precisamos conhecer a Jesus pessoalmente e entregar a Ele as nossas vidas. Nós precisamos do Espírito Santo, o Espírito da verdade, Aquele que nos guia a toda a verdade (Jo 16,13) e nos protege da mentira (1Jo 2,26.27). Precisamos também conhecer e viver a Bíblia. A Palavra de Deus é a verdade (Jo 17,17). Finalmente, nós precisamos da Igreja. Muitos(as) Cristãos(ãs) que se dizem ‘cheios(as) do Espírito’ e ‘conhecedores da Bíblia’, discordam de verdades importantes. Precisamos da Igreja para nos proteger das fraquezas humanas. Nós precisamos de Jesus, a Verdade (Jo 14,6), do Espírito da Verdade (Jo 16,13), da Palavra da verdade (Jo 17,17), e da Igreja, “… coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15)

Oração: Pai, que eu aceite tudo o que Tu estabeleças, de modo a evitar que eu seja seduzido(a) ou enganado(a).
Promessa: “Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo para que também o exterior fique limpo.” (Mt 23,26)
Louvor: São José de Calasanz ensinou que ‘se servindo a Deus você procura a sua própria conveniência, você não está servindo a Deus, mas sim a si mesmo’. O seu trabalho na educação de crianças e sua vida de fé atraíram muitos outros para ajudá-lo em seu ministério.

26/08/2020 - Uma Armadilha Humanamente Inevitável

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2020

2Ts 3,6-10.16-18
Sl 128(127),1.2.4.5
Mt 23,27-32

UMA ARMADILHA HUMANAMENTE INEVITÁVEL

“Com isso testificais, contra vós, que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida dos vossos pais.” (Mt 23,31.32)

Jesus culpou os líderes religiosos da Sua época por estarem preocupados quanto ao seu exterior, mas não com o seu interior. Jesus disse: “…por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.” (Mt 23,28). Esse é um problema perene, muito arraigado. Por exemplo, muito mais pessoas vão a um salão de beleza do que à Confissão. Muitos(as) planejam por décadas o que fazer quando de sua aposentadoria, mas dão muito pouca atenção ao estado de sua alma e da eternidade após a aposentadoria. Os seres humanos são naturalmente aprisionados pelo que é visível e superficial.

Jesus também preveniu os líderes religiosos Judeus de que eles estavam se iludindo muito. Eles honestamente, mas erradamente, pensavam que não eram responsáveis pela morte de profetas no passado (Mt 23,30-32). Nós também pensamos que não deveríamos ser responsabilizados(as) por não ter condenado a escravidão, por ter participado de guerras injustas, por ter aceitado o racismo institucional, ou ainda por termos silenciosamente concordado com os campos de concentração, caso tivéssemos vivido naquele tempo. Mas o Senhor pode estar nos dizendo hoje que nós da mesma forma estamos nos iludindo. A ilusão é uma armadilha que pode levar à nossa condenação.

Os escribas e os Fariseus não estão sozinhos em sua pecaminosa perda de contato com a realidade. Toda a humanidade está aprisionada. Quem pode nos salvar? Jesus já nos salvou (Tt 3,4.5). Entregue sua vida totalmente a Ele e aceite a Sua salvação. Agradeça e louve a Deus para sempre. Fale aos outros sobre o único Salvador (At 4,12).

Oração: Jesus, Tu és a nossa única Esperança e a única Esperança que precisamos.
Promessa: “O Senhor da paz vos conceda a paz, em todo tempo e lugar. O Senhor esteja com todos vós.” (2Ts 3,16)
Louvor: Roberto recusou promoções de modo a manter uma vida familiar e de oração.

27/08/2020 - Ter Uma Posição Ofensiva

Quinta-feira, 27 de Agosto de 2020 – Santa Mônica

1Cor 1,1-9
Sl 145(144),2-7
Mt 24,42-51

TER UMA POSIÇÃO OFENSIVA

“Quem é, pois, o servo fiel e prudente que o senhor constituiu sobre a criadagem, para dar-lhe o alimento em tempo oportuno? Feliz daquele servo que o Senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado.”(Mt 24,45.46)

Desejando receber Jesus a cada dia, a cada hora e a cada momento em nossos corações, nós criaremos as condições de estar sempre prontos(as) para recebê-Lo quando Ele voltar. Deve se tornar um hábito, da nossa natureza, receber o Senhor. Se nós O recebermos verdadeiramente, iremos usufruir d’Ele e servi-Lo, pois Ele viverá em nós. Nós seremos compelidos por esse amor (2Cor 5,14.15) e saciados com Sua presença. Nessa plenitude, estaremos prontos(as) a servi-Lo alcançando outras pessoas, proclamando a Palavra de Deus, no tempo oportuno e no importuno (2Tm 4,2).

É fácil ser cético quanto a esse tipo de prontidão e plenitude. Nós ficamos cansados(as), distraídos(as), desencorajados(as) e feridos(as) no caminho do discipulado. Então é tempo de examinar o que está nos compelindo. Estamos cansados(as) para Jesus? Os estamos cansados(as) de Jesus? Estamos caminhando para Sua vinda? Ou estamos simplesmente buscando por umas ‘férias’ no nosso ministério? As respostas a essas perguntas nos dirão muito sobre nossa motivação para servir ao Senhor.

A Missa diária, a oração diária e a leitura diária da Bíblia são excelentes caminhos para receber Jesus diariamente e nos prepararmos para Sua vinda. Eu posso testemunhar isso. Durante os últimos trinta anos, tenho sido abençoado por poder participar da Missa diariamente, orar e ler a Bíblia diariamente. Um bom dia recebendo Jesus leva a um próximo bom dia, mês e ano. Nós logo passamos a pensar mais em receber Jesus e servi-Lo do que em qualquer outra coisa.

Oração: Vem, Senhor Jesus. Vem a cada dia à minha vida. Faz novas todas as coisas no meu coração e nos meus pensamentos (Ap 21,5). Maranatha!
Promessa: “É [Jesus] também que vos fortalecerá até o fim …” (1Cor 1,8)
Louvor: “…A oração fervorosa do justo tem grande poder.” (Tg 5,16). Santa Mônica demonstrou sua retidão orando por seu voluntarioso filho Agostinho, levando-o para a Igreja.

28/08/2020 - A Luz que vem da Cruz

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2020 – Santo Agostinho

1Cor 1,17-25
Sl 33(32),1.2.4.5.10.11
Mt 25,1-13

A LUZ QUE VEM DA CRUZ

“Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus.” (1Cor 1,18)

As cinco noivas insensatas no Evangelho de hoje pensaram que estariam prontas para a chegada do noivo, mas estavam erradas (Mt 25,12). Nós também podemos estar nos enganando a nós mesmos(as) sobre a nossa prontidão para a vinda definitiva de Cristo, a nossa prontidão para a morte e o nosso relacionamento com o Senhor.

A nossa reação à mensagem da cruz pode ser uma janela da nossa alma. Por exemplo, quando encaramos a cruz de perdoar e amar aos nossos inimigos, abraçamos o perdão como o único caminho para a reconciliação e como uma oportunidade privilegiada de imitar a Cristo crucificado? Ou nós vemos a cruz do perdão como impraticável e não aplicável à nossa situação particular? Além disso, nós pedimos avidamente ao Senhor a Sua permissão para tomar a cruz de fazer mais penitência e jejum? Ou fazemos o que nos parece mais natural, isto é, maximizamos nosso prazer e minimizamos nossas cruzes? Qual é a sua reação à cruz do arrependimento, da evangelização, de pedir desculpas e da perseguição? Se nos gloriamos da nossa cruz, isso é um bom sinal de que estamos vivendo o nosso Batismo e no caminho para a glória celestial (Lc 9,23). Logo, se evitamos a cruz, estamos vivendo de acordo com o pensamento e o coração de Cristo?

Ao fixarmos nossos olhos na cruz de Cristo, Ele nos revelará não somente o Seu amor, mas o estado de nossas almas. Glorie-se na cruz de Jesus (Gl 6,14).

Oração: Pai, que a luz que vem da cruz penetre no meu coração.
Promessa: “Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25,13)
Louvor: Santo Agostinho foi indubitavelmente uma das pessoas mais inteligentes do mundo. Como teólogo e filósofo ele é proeminente entre os Doutores da Igreja – um pilar entre os gigantes.

29/08/2020 - A Pureza Sexual

Sábado, 29 de Agosto de 2020 – Martírio de São João Batista

Jr 1,17-19
Sl 71(70),1-6.15.17
Mc 6,17-29

A PUREZA SEXUAL

“…João dissera a Herodes: ‘Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão’.” (Mc 6,18)

São João Batista chamava pecado de ‘pecado’, mentira de ‘mentira’ e adultério de ‘adultério’. Numa uma sociedade permissiva e promíscua, onde os canais de televisão que apresentam programas que apresentam cenas de sexo estão entre os mais vistos, não é politicamente correto se falar em pureza e pecado sexual. Hoje em dia, se a pessoa não pratica o aborto ou dissemina doenças sexualmente transmissíveis em uma ‘noite de amor’, nós quase a consideramos ‘virtuosa’ se comparada com outras. Até mesmo a pessoa mais rigorosa geralmente compromete seus padrões morais. Se uma bisavó nossa pudesse ver o que se passa hoje em alguns locais, até mesmo em ambientes Cristãos, ela não acreditaria.

Vamos tomar uma posição com relação à pureza sexual. “…levantar-te-ás e lhes dirás tudo o que eu te ordenar…” (Jr 1,17). Como aconteceu com João Batista, a cultura secular irá nos prender e até mesmo tentar nos matar, mas não irá nos derrotar. “Eles lutarão contra [vocês], mas nada poderão contra [vocês], por que eu estarei [convosco] – oráculo de Iahweh – para [vos] libertar.” (Jr 1,19). O Senhor diz: “… eis que te coloco, hoje, como uma cidade fortificada, como uma coluna de ferro, como uma muralha de bronze diante de toda a terra …” (Jr 1,18)

Chegará o dia em que nenhum Cristão(a) observará a imundice e o transformar o seu corpo, templo de Deus, em lata de lixo. Chegará o dia em que todas as noivas e todos os noivos se recusarão a fazer sexo antes de sua noite de núpcias. Chegará o dia em que as mulheres poderão viver sem medo de sofrer um estupro. Chegará o dia em que as doenças sexualmente transmissíveis serão erradicadas por causa da pureza. Junte-se hoje à revolução sexual.

Oração: Jesus, que eu seja puro(a) como Tu és puro (1Jo 3,3).
Promessa: “Eis que o olho de Iahweh está sobre os que o temem, sobre aqueles que esperam seu amor.” (Sl 33(32),18)
Louvor: “Digo-vos que dentre os nascidos de mulher não há um maior do que João, mas o menor no Reino de Deus é maior do que ele.” (Lc 7,28). São João Batista, como podemos ser considerados maiores de tu? Rogai por nós!

30/08/2020 - Linguagem Corporal

Domingo, 30 de Agosto de 2020 – 22º Domingo do Tempo Comum
Jr 20,7-9
Sl 63(62),2-6.8.9
Rm 12,1-2
Mt 16,21-27

LINGUAGEM CORPORAL

“Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.” (Rm 12,1)

Como parte do total comprometimento de nossas vidas para com o Senhor, nós oferecemos os nossos corpos a Ele como sacrifício vivo. Isso significa que o Senhor (e ninguém mais) determina o que nós comemos e bebemos, como nos comportamos, sob que condições usamos nossos órgãos sexuais, como pensamos, como nos vestimos, como usamos os nossos olhos, como usamos nossas as línguas, aonde vamos e vários outros aspectos da vida que se referem aos nossos corpos.

O Senhor pode decidir usar o seu corpo para gerar muitos filhos em uma aliança matrimonial. Algumas dessas crianças podem ser abortadas. Esse é um uso ainda mais difícil do nosso corpo pelo Senhor. O Senhor pode decidir dar a você o dom do celibato. A sexualidade do seu corpo será usada então para produzir exclusivamente frutos espirituais e não biológicos. Se você entregar o seu corpo ao Senhor, Ele poderá fazer de você um(a) cuidador(a), usando o seu corpo no constante cuidado de uma outra pessoa que pode fazer muito pouco para ajudar a si próprio e a você. Entregando o seu corpo ao Senhor, você pode ser curado(a), fortalecido(a), e libertado(a) do estresse. Você pode até se sentir dez ou vinte anos mais novo(a). O Senhor indubitavelmente usará o seu corpo para participar de Seus sofrimentos (Fl 3,10). Finalmente, o Senhor quer ressuscitar o seu corpo dentre os mortos e renová-lo, conformando-o ao Seu corpo glorioso (Fl 3,21).

É uma aventura e um privilégio entregar os nossos corpos ao Senhor. Ninguém sabe o que Ele irá fazer com eles. Então vamos confiar nossos corpos a Jesus e descobrir as maravilhas que Ele planejou para nós.

Oração: Pai, eu Te agradeço pelo dom do meu corpo. Faz com ele o que Tu desejares.
Promessa: “Pois aquele que quiser salvar a sua vida, vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.” (Mt 16,25)
Louvor: “…Mas, se ele oferecer sua vida como sacrifício pelo pecado … por meio dele o desígnio de Deus há de triunfar.” (Is 53,10)

31/08/2020 - Privilégio ou Problema?

Segunda-feira, 31 de Agosto de 2020

1Cor 2,1-5

Sl 119(118),97-102

Lc 4,16-30

PRIVILÉGIO OU PROBLEMA?

“…Em verdade vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.” (Lc 4,24)

Quando Jesus vem para a cidade, Ele vem não para fazer a nossa vontade, mas a Sua vontade. Ele não vem para receber ordens nossas, mas para nos dar ordens. Ele irá fazer coisas que estão além do nosso entendimento (Is 55,8.9). Ele espera que nós confiemos n’Ele como nosso Senhor.

Quando Jesus foi para Sua cidade natal como Senhor, Ele não foi aceito. Quando começou o Seu ministério público, o povo de Nazaré tentou matá-Lo lançando-O do alto de uma colina (Lc 4,28-30). Isso foi uma prévia do fim do ministério público de Jesus quando Ele seria traído, negado, rejeitado, abandonado, e crucificado.

Qual é a sua resposta ao senhorio de Jesus? Você irá dobrar os seus joelhos e proclamar com seus lábios que Jesus é o Senhor? (Fl 2,11; Rm 10,9). Ou você irá insistir em que Jesus se ajuste à sua vida e aos seus termos? Em outras palavras, você irá insistir em ser seu próprio senhor e deus?

Se nós renunciarmos a nós mesmos(as), perdermos as nossas vidas (Lc 9,23.24), mas se entregarmos as nossas vidas totalmente ao Senhor, não estaremos fazendo nenhum favor a Ele. O Senhor é extremamente misericordioso nos concedendo o privilégio de dar as nossas vidas a Ele. Portanto, que nós hoje aceitemos o Senhor em Seus termos e convidemos muitas outras pessoas a terem o mesmo maravilhoso privilégio.

Oração: Senhor, que eu confie em Ti ainda mais profundamente quando Tu fizeres muito além do que eu possa pedir ou imaginar (Ef 3,20).
Promessa: “A fim de que a vossa fé não se baseie sobre a sabedoria dos homens, mas sobre o poder de Deus.” (1Cor 2,5)
Louvor: Marcos partilhou a sua fé com uma mulher que havia sido violentada. Sua fé tocou o seu coração e ela se converteu à fé Católica.