01/11/2021 - Alvejados(as)

Segunda-feira, 01 de Novembro de 2021 – Todos os Santos
Ap 7,2-4.9-14

Sl 24(23),1-6 1Jo 3,1-3

Mt 5,1-12

ALVEJADOS(AS)

“…Estes são os que vêm da grande tribulação: lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,14)

Alguns santos viveram vidas muito pecaminosas. Quando eles encontraram o Senhor, perceberam a santidade do Senhor e o seu próprio pecado. Confessaram os seus pecados, se arrependeram profundamente, e mudaram suas vidas completa e permanentemente.

Alguns santos foram chamados ao testemunho definitivo: a entregar suas vidas ao martírio por Jesus. “Foram lapidados, foram serrados e morreram assassinados com golpes de espada…” (Hb 11,37). “Na fé, todos estes morreram …” (Hb 11,13) porque “eles aspiram, com efeito, uma pátria melhor, isto é, uma pátria celestial…” (Hb 11,16)

Alguns santos viveram vidas obscuras de fidelidade e santidade. Eles morreram para si mesmos, tomaram as suas cruzes e seguiram diariamente nas pegadas de Jesus. Como discípulos de Jesus, eles se levantavam de madrugada para rezar (Mc 1,35) e oravam durante a noite inteira (Lc 6,12). Sua intercessão e o seu sofrimento redentor fizeram cessar guerras, trouxeram cura e reconciliação e consolidaram o reino de Deus.

Alguns(umas) santos(as) ainda estão sendo produzidos(as). Alguns(umas) santos(as) são aqueles(as) como você que estão lendo essa página. Vocês enfrentam tribulações (Ap 7,14), mas vivem vidas de esperança em Jesus (1Jo 3,3). Vocês entregaram as suas vidas a Jesus e tiveram suas vestes lavadas nas águas do Batismo e “…no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,14). Santos(as) vivos(as) louvem a Jesus agora e sempre na comunhão dos santos!

Oração: Pai, que minha vida possa resultar em muitos milhares de pessoas Te louvando para sempre no céu
Promessa: “Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus…” (Mt 5,12)
Louvor: Hoje nós saudamos os(as) canonizados(as), os(as) beatificados(as), e os(as) venerados(as). Cada um(a) honrou a Deus através de virtudes heróicas e da caridade. Todos os homens e mulheres santos(as), rogai por nós!

02/11/2021 - A Bíblia em Oração pelos Defuntos

Terça-feira, 02 de Novembro de 2021  – Fiéis Defuntos
Is 25,6-9

Sl 42(41),2.3.5; 43(42),3-5

Rm 6,3-9

Mt 25,1-13

A BÍBLIA EM ORAÇÃO PELOS DEFUNTOS

“Portanto pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova.” (Rm 6,4)

De acordo com a Bíblia, o que acontece conosco quando nós morremos? A Bíblia parece insinuar que algumas pessoas vão imediatamente para o céu após a morte. Jesus disse ao bom ladrão: “…Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso.” (Lc 23,43). Parece lógico também que algumas pessoas vão diretamente para o inferno, apesar de em nenhum lugar na Bíblia isso estar declarado explicitamente. A Bíblia diz: “…é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento.” (Hb 9,27)

A Bíblia também indica que alguns dos mortos não vão imediatamente para o céu ou para o inferno. Judas Macabeu ofereceu “…um sacrifício pelo pecado…” para os soldados que haviam morrido pela fé Judaica (2Mc 12,43). Seria inútil fazer ofertas por pessoas que estão no céu ou no inferno (Lc 16,26), pois essas pessoas precisam estar no caminho para o céu. Nós devemos orar pelos mortos como o Espírito nos indica.

Oração: Pai, que eu possa orar pelos falecidos como fizeram os Cristãos do Novo Testamento.
Promessa: “Quando o Filho do Homem vier em sua glória e todos os anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória.” (Mt 25,31)
Louvor: “De fato, se ele não esperasse que os que haviam sucumbido iriam ressuscitar, seria supérfluo e tolo rezar pelos mortos.” (2Mc 12,44)

03/11/2021 - Um Risco Calculado?

Quarta-feira, 03 de Novembro de 2021 – São Martinho de Lima

Rm 13,8-10

Sl 112(111),1.2.4.5.9

Lc 14,25-33

UM RISCO CALCULADO?

“Quem de vós, com efeito, querendo construir uma torre, primeiro não se senta para calcular as despesas e ponderar se tem com que terminar?” (Lc 14,28)

Jesus nos manda primeiro sentar e calcular (Lc 14,28). Ser um(a) Cristão(ã) é fácil e leve na medida em que o Senhor nos conceda a graça de fazer a Sua vontade (Mt 11,30). Entretanto, a vida Cristã é um jugo e um fardo. Nós precisamos dar tudo de modo a poder vivê-la (Mt 13,44-46).

Você está desejando dar tudo a Jesus? Você dará as costas a tudo e a todos, inclusive ao seu ego, para ser discípulo(a) de Jesus? (Lc 14,26). Você morrerá para si mesmo(a), sofrerá e tomará a sua cruz a cada dia para ser um(a) discípulo(a) do Senhor crucificado e ressuscitado? (Lc 14,27). Você renunciará a todas as suas posses e, como Seu(Sua) discípulo(a), as usará somente como o Senhor Jesus indicar? (Lc 14,33).

Muitos(as) Cristãos(ãs) nunca se sentaram e calcularam as demandas da vida Cristã. Desse modo, eles(as) nunca se decidiram a atender a essas demandas. Suas vidas são torres semi-construídas e guerras mal sucedidas (Lc 14,29-31) O Senhor não nos quer interferindo na vida Cristã. Ele nos quer quentes ou até mesmo frios(as), mas nunca mornos(as) (Ap 3,16). Portanto, por que “…primeiro não se senta para calcular as despesas e ponderar se tem com que terminar?” (Lc 14,28). Por causa do perfeito amor de Jesus crucificado por você, escolha ser um(a) Cristão(ã) nos termos de Jesus. Ame Jesus “…de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento…” (Lc 10,27)

Oração: Pai, que o zelo por Vossa casa possa me consumir (Jo 2,17; Sl 69(68),10).
Promessa: “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei.” (Rm 13,8)
Louvor: A vida de São Martinho de Lima foi um resultado da colonização Espanhola na América do Sul. Seu pai era Espanhol e sua mão uma nativa do Panamá. Ele é o padroeiro das relações inter-raciais. Ele tinha os dons da sabedoria, dos milagres, e especialmente, do amor.

04/11/2021 - Tudo em Família

Quinta-feira, 04 de Novembro de 2021 – São Carlos Borromeu
Rm 14,7-12

Sl 27(26),1.4.13.14

Lc 15,1-10

TUDO EM FAMÍLIA

“Por que julgas teu irmão? E tu, por que o desprezas?…” (Rm 14,10)

Uma pergunta: ‘Quando é que uma porta não é uma porta?’ Resposta: ‘Quando ela está entreaberta.’ Em todo o mundo de hoje, as pessoas fazem pergunta similar: ‘Quando uma pessoa não é uma pessoa?’ Em muitos casos, a resposta será: ‘Quando ela é um estuprador, um assassino, um vagabundo, um feto, um paciente terminal, uma pessoa sem teto, uma prostituta, etc.’

Na parábola do Evangelho de hoje, Jesus fala sobre a ovelha perdida e a moeda perdida. Em ambas as situações, é óbvio para todos que aquilo que foi perdido era digno e valioso. Mais ainda, a ovelha e a moeda são sempre referidas como ‘ovelha’ e moeda’, estando elas perdidas ou em seu devido lugar.

Lucas deu seguimento às parábolas de hoje com a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32). Desta vez, uma pessoa estava perdida. Agora que uma pessoa está envolvida, surge bruscamente uma crise de identidade. É óbvio que uma pessoa perdida tem algum valor. O irmão mais novo não se vê mais como um filho, mas como um escravo (Lc 15,18.19). O irmão mais velho chama a pessoa perdida “…esse teu filho…” (Lc 15,30) ao invés de ‘meu irmão’; ele também se esquece de sua própria identidade e chama a si mesmo de ‘servo’ ao invés de ‘filho’ (Lc 15,29). Somente o pai parece ver os verdadeiros relacionamentos. Ele chama os dois jovens de ‘filho’ (Lc 15,24.31) e diz a eles que eles são ‘irmãos’ (Lc 15,32).

Jesus está nos dizendo que assim como uma moeda e uma ovelha não deixam de ser moeda e ovelha, as pessoas ainda são filhos(as) preciosos(as) de Deus não importa a sua situação. “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus…” (1Jo 3,2)

Oração: Abba, eu Te agradeço por me adotares. Eu amo ser Teu(ua) filho(a), e eu amarei a todos os Teus filhos (1Jo 5,1).
Promessa: “…Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” (Rm 14,8)
Louvor: São Carlos nasceu em meio ao luxo e recebeu um fundo fiduciário. Mas Carlos ouviu a Deus e pediu ao seu pai para dar a maior parte do dinheiro para os pobres.

05/11/2021 - Zeloso(a)

Sexta-feira, 5 de Novembro de 2021

Rm 15,14-21

Sl 98(97),1-4

Lc 16,1-8

ZELOSO(A)

“E o senhor louvou o administrador desonesto por ter agido com prudência. Pois os filhos deste século são mais prudentes com sua geração do que os filhos da luz.” (Lc 16,8)

As pessoas do mundo são geralmente cobradas. Elas estão trabalhando intensamente para ganhar dinheiro e satisfazer os seus desejos carnais. Não se trata de trabalhar cinqüenta, sessenta, ou mais horas por semana. Elas levantam de madrugada para poder pegar uma condução. Nenhum sacrifício parece ser muito grande para seguir em frente ou sentir-se seguro.

Jesus diz que nós Cristãos(ãs) devemos ter esse tipo de iniciativa e ímpeto – não motivados(as) por desejos carnais, mas pelo amor de Deus. Se nós transmitirmos a Boa Nova com o fervor com o qual o mundo divulga as más notícias, que explosão de evangelização isso resultaria! Se nós permanecermos toda a noite em oração enquanto o mundo está se oprimindo, que vitória nós iríamos ver! A Boa Nova não parece tão boa se não é proclamada com abandono.

Jesus disse: “Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como me angustio até que esteja consumado!” (Lc 12,49.50). Subamos ao aposento superior. Que nosso caminhar acompanhe o nosso falar. Nós precisamos de um novo Pentecostes para conquistar o mundo (1Jo 5,5).

Oração: Jesus, eu me desculpo por não percorrer as ruas falando sobre o Teu amor, o Teu amor crucificado, e o poder da Ressurreição.
Promessa: “pois eu não ousaria falar de coisas que Cristo não tivesse realizado por meio de mim para obter a obediência dos gentios, em palavra e ações, pela força de sinais e prodígios, na força do Espírito de Deus…” (Rm 15,18.19)
Louvor: Eduardo compreendeu o significado do amor incondicional depois da doença de sua esposa.

06/11/2021 - Ter uma Vida ou ter "a vida"?

Sábado, 06 de Novembro de 2021

Rm 16,3-9.16.22-27

Sl 145(144),2-5.10.11

Lc 16,9-15

TER UMA VIDA OU TER ‘A VIDA’?

“…Me precederam na fé em Cristo.” (Rm 16,7)

Viver em Cristo é:
– amar, pois os Cristãos são irmãos e irmãs que entregam as suas vidas uns pelos outros (Rm 16,4; 1Jo 3,16),
– trabalhar “…em Cristo Jesus.” (Rm 16,3),
– perigoso, pois os Cristãos são perseguidos, aprisionados (Rm 16,7), e até mesmo martirizados,
– razão para ser agradecido(a) eternamente (Rm 16,4),
– pertencer a uma comunidade doméstica (Rm 16,5),
– “…revelação de um mistério envolvido em silêncio desde os séculos eternos.” (Rm 16,25),
– acreditar e obedecer (Rm 16,26),
– dar glórias à Trindade,
– ser confiável e fiel (Lc 16,10-12), e
– a doação total de nós mesmos(as) ao Senhor (Lc 16,13).

Viver em Cristo é melhor do que ser rico(a), poderoso(a), ou famoso(a). Viver e sofrer em Cristo é melhor do que ter todos os prazeres do mundo. Viver em Cristo é o maior privilégio, desafio, tribulação, e alegria possível para um ser humano. Viver em Cristo é viver com Ele para sempre no céu. Viva n’Ele.

Oração: Pai, “…para mim o viver é Cristo…” (Fl 1,21). Eu vivo não mais para mim mesmo(a) mas para Jesus (2Cor 5,15).
Promessa: “…Vós sois os que querem passar por justos diante dos homens, mas Deus conhece os corações; o que é elevado para os homens, é abominável diante de Deus.” (Lc 16,15)
Louvor: Luís fixa seu olhar em Jesus no Ostensório quando faz adoração,

07/11/2021 - O Dinheiro fala

Domingo, 07 de Novembro de 2021 – 32º Domingo do Tempo Comum
1Rs 17,10-16

Sl 146(145),7-10

Hb 9,24-28

Mc 12,38-44

O DINHEIRO FALA

“…Em verdade vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro.” (Mc 12,43)

A viúva de Sarepta e a viúva apresentada no Evangelho de hoje deram de sua pobreza; tudo o que elas possuíam para viver (Mc 12,44; 1Rs 17,13-16), Quando Zaqueu aceitou a salvação, ele deu metade de seus bens para os pobres (Lc 19,8). Barnabé vendeu a sua fazenda e entregou o dinheiro para a Igreja (At 4,37). Isso se tornou tão comum que Ananias e Safira mentiram e disseram que haviam dado à Igreja todo o dinheiro que haviam recebido pela venda de parte de sua propriedade, apesar de terem ficado com uma parte (At 5,2.3). Paulo teve que aconselhar os Macedônios sobre doar sem causar aflição (2Cor 8,13). Eles doaram a ponto de empobrecerem. Nós não parecemos ter esse problema nos dias de hoje.

Os(As) Cristãos(ãs) de hoje parecem estar distantes anos-luz da doação financeira que nós vemos na Bíblia, especialmente no Novo Testamento. Muitos(as) Cristãos(ãs) nem mesmo dão esmolas e a esmola existe desde antes de Cristo. Já existia há pelo menos dois mil anos antes. Precisamos nos arrepender de diluir a nossa fé. Nós nos tornamos mornos(as) não somente no aspecto financeiro, mas também em muitas outras áreas (Ap 3,16). Temos que nos arrepender, mesmo se formos os(as) primeiros(as) ou os(as) únicos(as) a fazê-lo.

Oração: Pai, que eu dê assim como Tu me dás.
Promessa: Jesus “…aparecerá uma segunda vez, com exclusão do pecado, àqueles que o esperam para a salvação.” (Hb 9,28)
Louvor: Louvor a Ti, Senhor Jesus, pelo presente do Paraíso (2Cor 12,4). Jesus ressuscitado, leva-nos para a casa de Teu Pai!

08/11/2021 - Como Aceitar a Graça da Intimidade Divina

Segunda-feira, 08 de Novembro de 2021
Sb 1,1-7

Sl 139(138),1-10

Lc 17,1-6

COMO ACEITAR A GRAÇA DA INTIMIDADE DIVINA

“A Sabedoria não entra numa alma maligna, ela não habita num corpo devedor ao pecado.” (Sb 1,4)

Se desejamos estar perto de Deus e manter a fé ao invés de perdê-la, nós temos que:
• não tentar a Deus (Sb 1,2). Deus já Se provou na cruz e de milhões de outros modos. Nós precisamos ser testados(as), Ele não.
• não desacreditar em Deus (Sb 1,2). Algumas dúvidas são degraus em direção à fé, mas outras são uma recusa em aceitar o dom da fé. Essas dúvidas têm que ser rejeitadas, não animadas.
• nos arrepender de dar conselhos perversos e sem sentido (Sb 1,3.5; Ef 5,3.4). Nós podemos ter projetos que sabemos que não são de Deus. Podemos mudar esses projetos ou nos separarmos do Senhor.
• nos arrepender de nossos pecados e deixar Jesus pagar nosso débito com o pecado (Sb 1,4).
• não desdenhar da disciplina do Senhor (Sb 1,5; Hb 12,5).

O Senhor quer viver em nós. Deus, que É Amor (1Jo 4,8.16), quer ser Amor em nós. Ele também quer que nós vivamos n’Ele e tenhamos uma intimidade com Ele muito além do que nós possamos imaginar. Ele irá realizar esse milagre de amor. Tudo o que nós temos que fazer é cooperar com Sua graça seguindo as Suas orientações.

Oração: Pai, faz com que cada detalhe da minha vida reflita meu compromisso de viver somente para Ti.
Promessa: “Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta-nos a fé!’ O Senhor Respondeu: ‘Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Arranca-te e replanta-te no mar, e ela vos obedeceria’.” (Lc 17,5.6)
Louvor: Jairo faz a sua Confissão pelo menos uma vez por mês.

09/11/2021 - Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Terça-feira, 09 de Novembro de 2021 – Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Ez 47,1.2.8.9.12 ou 1Cor 3,9-11.16.17

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 2,13-22

JESUS NA IGREJA

“…O zelo por tua casa me devorará.” (Jo 2,17)

Hoje, em todo o mundo, nós celebramos a Igreja e especialmente Jesus, o Fundador e Cabeça da Igreja. Hoje celebramos a unidade da Igreja, a sua autoridade em Cristo (Mt 16,19) e a especial presença de Jesus na Igreja.

Jesus está presente na Igreja universal, pois Ele é a sua Cabeça (Cl 1,18). Ele está presente nas menores comunidades da Igreja, pois Ele prometeu estar conosco de um modo especial onde dois ou três estiverem reunidos em Seu nome (Mt 18,20). Jesus está presente no prédio da Igreja do modo mais especial e central de todos, pois lá Ele está presente na Eucaristia, no Santíssimo Sacramento. ‘Jesus Cristo … está presente na sua Igreja … na sua Palavra, na oração da sua Igreja … está presente sobretudo sob as espécies eucarísticas’. (CIC, 1373)

Neste glorioso dia de festa, o Senhor está nos chamando de várias maneiras. Ele pode estar nos chamando para formarmos ou nos juntarmos a uma comunidade Cristã. Ele está nos chamando a evangelizar e a rememorar a Igreja. Eu creio que neste dia especial o Senhor está nos chamando de modo especial à Adoração Eucarística. O Papa São João Paulo II ensinou: ‘A Igreja e o mundo têm grande necessidade do culto eucarístico. Jesus espera-nos neste sacramento do amor. Não regateemos o tempo para estar com Ele na adoração, na contemplação cheia de fé e disposta a reparar as faltas graves e os pecados do mundo. Que a nossa adoração não cesse jamais’ (CIC, 1380).

Ame a Igreja (Ef 5,25). Adore Jesus na Igreja. Que o zelo por Deus e por Sua casa o(a) consuma (Jo 2,17).

Oração: Pai, porque eu vivo em Cristo (Fl 1,21), que eu possa viver na Igreja.
Promessa: “Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16)
Louvor: A Basílica de São João de Latrão nos lembra um fato que é fácil de esquecer: a Igreja Católica usa a beleza arquitetônica para comemorar e divulgar a verdade do Evangelho. A Basílica de São João de Latrão é a mais antiga Igreja paroquial de Roma. Ela foi originalmente a Igreja do Santíssimo Salvador.

10/11/2021 - Tudo por Jesus

Quarta-feira, 10 de Novembro de 2021 – São Leão Magno, Papa

Sb 6,1-11

Sl 82(81),3.4.6.7

Lc 17,11-19

TUDO POR JESUS

Um homem “lançou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra, agradecendo-lhe. Pois bem, era um samaritano.” (Lc 17,16)

No início do Seu ministério público, Jesus curou um leproso instantaneamente tocando-o (Lc 5,12-14). Depois disse ao leproso curado para ir apresentar-se ao sacerdote. O leproso não fez o que lhe foi pedido. No Evangelho de hoje, ao invés de curar imediatamente os dez leprosos, Jesus disse a eles para que primeiro fossem se apresentar aos sacerdotes. Ele não os curou imediatamente. “…E aconteceu que, enquanto iam, ficaram purificados.” (Lc 17,14)

O sacerdote, declarando os leprosos puros, os reintegrava na tradicional sociedade Judaica (Lv 13,9-17). No entanto, o leproso Samaritano não estava interessado em ser reintegrado na sociedade Judaica ao ser declarado puro. Samaritanos e Judeus geralmente se desprezavam uns aos outros (Lc 9,53.54; Jo 4,9; 8,48). Mesmo sendo curado, o Samaritano também poderia perder o sistema de apoio original dos outros nove leprosos Judeus. Porém, a despeito desse possível futuro de continuado isolamento, o Samaritano estava tão agradecido a Jesus por curá-lo que ele “…voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz e lançou-se aos pés de Jesus com o rosto por terra, agradecendo-lhe…” (Lc 17,15.16)

Se viver no Reino de Deus sob o senhorio de Jesus significa que você tenha de ficar isolado(a), rejeitado(a), mal compreendido(a) e até mesmo perseguido(a), você poderia se alegrar ao encontrar a pérola de grande valor, mesmo se isso custasse tudo a você? (Mt 13,45.46). Não importa quanto isso custe, entregue hoje a sua vida a Jesus. Ele é o Tesouro que vale tudo o que você possui (Mt 13,44).

Oração: Pai, a palavra Eucaristia significa ‘ação de graças’. Enche-me com um tamanho desejo de Te agradecer que eu possa desejar participar da Missa mais intimamente do que nunca antes.
Promessa: “Santos serão os que santamente observam as coisas santas, os que o aprendem encontrarão quem os defenda.” (Sb 6,10)
Louvor: O Papa São Leão Magno ensinou a grandiosidade da Palavra Divina, humana e divina e assim, disseminou verdadeira sabedoria.

11/11/2021 - O Espetáculo de Hoje

Quinta-feira, 11 de Novembro de 2021  – São Martinho de Tours
Sb 7,22-8,1

Sl 119(118),89-91.130.135.175

Lc 17,20-25

O ESPETÁCULO DE HOJE

“…Dias virão em que desejareis ver apenas um dos dias do Filho do Homem, mas não o vereis.” (Lc 17,22)

Hoje nós somos capazes de passar um dia inteiro com Jesus sem muitos obstáculos. Hoje podemos ler a Palavra de Deus e receber a Comunhão. Podemos dedicar algum tempo junto com outros Cristãos e contar a Boa Nova de Jesus para quem Ele nos enviar. “Enquanto é dia, temos que realizar as obras daquele que [nos] enviou; vem a noite, quando ninguém pode trabalhar.” (Jo 9,4)

Vamos apreciar o dia de hoje “remindo o tempo…” (Ef 5,16). Pois “…haverá uma tribulação tal, como não houve desde o princípio do mundo que Deus criou até agora, e não haverá jamais.” (Mc 13,19). Nesse tempo, nós “…[desejaremos] ver apenas um dos dias do Filho do Homem, mas não o [veremos].” (Lc 17,22). O Senhor nunca nos deixará, mas será difícil acreditar nisso conforme as circunstâncias.

Vamos orar e nos preparar para o futuro e não ter medo dele. Nós devemos orar para não sermos submetidos(as) ao julgamento, mas para permanecermos eretos(as) pela fé e manter nossas cabeças elevadas “quando começarem a acontecer essas coisas…” (Lc 21,28). Nós nos preparamos para o futuro usando totalmente as oportunidades do presente. Perdemos tempo suficiente fazendo “…a vontade dos gentios…” (1Pe 4,3). Não devemos desperdiçar o restante de nossos dias “…de acordo com as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus.” (1Pe 4,2). “…já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé.” (Rm 13,11)

Oração: Pai, hoje foi um dos dias em que estou certo de ter vivido. Que eu viva a minha vida e meu dia totalmente por Ti.
Promessa: “Pois ela [a Sabedoria] é um reflexo da luz eterna, um espelho nítido da atividade de Deus e uma imagem de sua bondade.” (Sb 7,26)
Louvor: São Martinho de Tours deu o seu manto para um pedinte tiritante. Logo depois, ele teve a visão de Jesus como sendo aquele pedinte. Ele foi batizado e serviu fielmente à Igreja. São Martinho converteu a sua mãe, que era pagã.

12/11/2021 - Fora deste Mundo

Sexta-feira, 12 de Novembro de 2021 – São Josafá

Sb 13,1-9

Sl 19(18),2-5

Lc 17,26-37

FORA DESTE MUNDO

“Quem procurar ganhar sua vida, vai perdê-la e quem a perder vai conservá-la.” (Lc 17,33)

No último dia muitas pessoas estarão totalmente ‘fora dele’, significando ‘fora da realidade’, porque elas estão agora totalmente ‘nele’, significando ‘no mundo’. Estar no mundo é estar desligado(a) da realidade. O mundano age como se a vida terrestre fosse tudo o que existe. Isso é uma supressão devastadora. Quando Jesus vier, o planeta terra estará reservado ao fogo (2Pe 3,7), o Dia do Julgamento está aí. O mundano estará comprando um maço de cigarros, olhando para o seu telefone celular ou para o seu computador. Ele estará emitindo uma apólice de seguro ou fazendo um investimento, mas tudo estará terminado em segundos.

Jesus disse: “Como aconteceu nos dias de Noé, assim também ocorrerá nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, casavam-se e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca; então veio o dilúvio, que os fez perecer a todos.” (Lc 17,26.27)

Não existe tolo maior do que um tolo condenado. “Pois há muitos dos quais muitas vezes eu vos disse e agora repito, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo: seu fim é a destruição, seu deus é o ventre, sua glória está no que é vergonhoso, e seus pensamentos no que está sobre a terra.” (Fl 3,18.19). Estar no mundo significa estar fora de contato com a realidade. O mundano teme a realidade e tenta escapar dela. Estar fora do mundo é o único caminho para ser real. Somente o sobrenatural pode permanecer em contato com a realidade.

Oração: Jesus, sem Ti eu não conseguiria viver.
Promessa: “Pois se foram capazes de conhecer tanto, a ponto de perscrutar o mundo, como não descobriram antes o seu Senhor?” (Sb 13,9)
Louvor: A intercessão de São Josafá é um vínculo de unificação para os Cristãos Católicos e Ortodoxos Orientais. Nascido Ortodoxo Ucraniano, ele se converteu ao Catolicismo. Jesus orou: “…que todos sejam um…” (Jo 17,21)

13/11/2021 - Persistir e Orar

Sábado, 13 de Novembro de 2021 – Santa Francisca Xavier Cabrini

Sb 18,14-16; 19,6-9

Sl 105(1040,2.3.36.37.42.43

Lc 18,1-8

PERSISTIR E ORAR

“…Escutai o que diz esse juiz iníquo.” (Lc 18,6)

Jesus não nos diz para prestar atenção no que a viúva diz. Ele nos diz para prestar atenção no que o juiz corrupto diz (Lc 18,6). Um dos aspectos desta parábola é que o mal persistente pode ser desgastado pelo bem persistente. Maior é Ele que está em nós do que o que está no mundo (1Jo 4,4). Pode nos parecer que existem fortalezas do maligno que não podem ser vencidas. O mal em nossa cultura parece ser tão grande quanto Golias (1Sm 17,4-7). A viúva podia parecer não ter mais força do que tinha o jovem Davi; muito pequena, muito fraca, sem chance de sair vitoriosa. Assim, Jesus nos diz para prestar atenção na resposta do juiz, que é mau, poderoso e desonesto. O poderoso juiz é convencido pela aparentemente indefesa viúva.

O mal pode parecer poderoso, mas ele não prevalecerá. Portanto, seja encorajado(a) e persista em suas orações. Se você ora com boas intenções que parecem não ser atendidas, perceba que Jesus está dizendo a você para persistir em sua oração. Ele diz a você para orar sempre, sem esmorecer (Lc 18,1). Na verdade, Ele sempre diz que isso é uma necessidade (Lc 18,1). Não esmoreça. Ore sem cessar (1Ts 5,17) e sem esmorecer.

Oração: Pai, Tu falas comigo através de Jesus (Hb 1,2). Conduz-me a uma nova dimensão de oração e confiança.
Promessa: “Fez o seu povo sair com alegria, seus eleitos, com gritos jubilosos.” (Sl 105(104),43)
Louvor: Santa Francisca Xavier Cabrini, é carinhosamente conhecida como ‘Madre Cabrini’. Tem como destaque o fato de ter sido a primeira cidadã Norte Americana a ser canonizada.

14/11/2021 - Preparado(a) ou não, Aqui Vou Eu

Domingo, 14 de Novembro de 2021 – 33º Domingo do tempo Comum
Dn 12,1-3
Sl 16(15),5.8-11

Hb 10,11-14.18 Mc 13,24-32

PREPARADO(A) OU NÃO, AQUI VOU EU

“Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão.” (Mc 13,31)

O fim do mundo é certo. O Senhor proclama: “Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão.” (Mc 13,31). O fim do mundo é imprevisível. “Daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu, nem o Filho, somente o Pai.” (Mc 13,32). O fim do mundo “…será um tempo de tal angústia qual jamais terá havido até aquele tempo…” (Dn 12,1). “Naqueles dias, porém, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas estarão caindo do céu e os poderes que estão nos céus serão abalados…” (Mc 13,24.25). “E se o Senhor não abreviasse esses dias, nenhuma vida se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, ele abreviou os dias.” (Mc 13,20)

O Senhor, que é Amor (1Jo 4,8.16), nos preveniu sobre o fim do mundo de modo que nós estejamos preparados(as) para ele. Se estivermos preparados(as) para o dia final, então nós seremos as pessoas sábias que “…[resplandeceremos], como o resplendor do firmamento…” (Dn 12,3). Se não estivermos preparados(as) para o fim do mundo, nós “…[acordaremos] … para o opróbrio, para o horror eterno.” (Dn 12,2)

Nós estaremos sempre preparados(as) para o fim do mundo quando estivermos batizados(as) em Jesus (Mc 16,16) e vivermos totalmente para Ele e n’Ele. “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1). Em Jesus, nós aceleramos o fim do mundo e “…[apressamos] a vinda do Dia de Deus…” (2Pe 3,12), a vinda definitiva de Jesus. Em Jesus, nós que estaremos na terra no seu fim cantaremos ‘Aleluia!’ quando subir fumaça da terra (Ap 19,3). Você está preparado(a) se o mundo terminar agora? Você está vivendo em Cristo neste momento?

Oração: “…Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)
Promessa: “Ensinar-me-ás o caminho da vida, cheio de alegrias em tua presença e delícias à tua direita, perpetuamente.” (Sl 16(15)11)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus. Por meio de Ti, nós temos acesso ao Pai (1Pe 1,21).

15/11/2021 - "... Sem Deus no Mundo (Ef 2,12)

Segunda-feira, 15 de Novembro de 2021 – Santo Alberto Magno

1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64

Sl 119(118),53.61.134.150.155.158

Lc 18,35-43

“…SEM DEUS NO MUNDO!” (Ef 2,12)

“…Renegaram a aliança sagrada. Assim associaram-se aos gentios e se venderam para fazer o mal.” (1Mc 1,15)

A cultura secular promete unidade, se você se afastar do Senhor. Mas logo a cultura construída sem Deus mostra sua verdadeira face. Sem Deus mostra as suas verdadeiras cores. Não existe liberdade de religião e há uma grande intolerância. As Escrituras são banidas e depois queimadas (1Mc 1,56). Aqueles(as) que persistem venerando a Deus são levados(as) à morte (1 Mc 1,57). A cultura secular usa o seu poder contra aqueles(as) que veneram a Deus (1Mc 1,58).

Colocar o Senhor fora de nossas vidas se torna então uma prévia do inferno, o que significa um ‘… estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados …’ (CIC, 1033). Assim, a separação de Deus leva a uma vida de inferno na terra. A cultura secular não é um parceiro misericordioso, ela se torna um tirano exigente, punindo qualquer coisa que se pareça com adoração a Deus. Essa foi a experiência dos Judeus Macabeus que se aliaram à cultura Grega; essa tem sido a continua experiência dos Cristãos desviados através da história (2Pd 2,20-22). Nós não podemos servir a dois senhores, a Deus e ao mundo (Mt 6,24). Um ou outro terão nosso total comprometimento.
Resista a qualquer tentação para se afastar de Deus. Na nossa promessa batismal, a Igreja nos leva a rejeitar Satanás e todas as suas promessas vãs. Dentro de seis dias, nós estaremos celebrando a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Arrependa-se de qualquer comprometimento com a cultura secular e comprometa-se somente com o Rei Jesus.

Oração: Pai, “resgata-me da opressão dos homens e observarei teus preceitos.” (Sl 119(118),134)
Promessa: “…Vê de novo; tua fé te salvou.” (Lc 18,42)
Louvor: Santo Alberto Magno tinha sede por aprender. Os seus interesses iam muito além da teologia. Ele estudou e escreveu sobre astronomia, economia, ciências naturais, política, e numerosos outros assuntos.

16/11/2021 - O Nobre Exemplo

Terça-feira, 16 de Novembro de 2021 – Santa Margarida da Escócia – Santa Gertrudes

2Mc 6,18-31

Sl 3,2-7

Lc 19,1-10
“…O NOBRE EXEMPLO…” (2Mc 6,28)

“Por isso, trocando agora a vida com coragem, mostrar-me-ei digno da minha velhice e aos jovens deixarei o nobre exemplo de como se deve morrer, entusiasta e generosamente, pelas veneráveis e santas leis.” (2Mc 6,27.28)

Aos noventa anos de idade, Eleazar se recusou a salvar a sua vida fingindo que estava comendo carne de porco. Ele sabia que o exemplo da sua vida de santidade iria permanecer com as outras pessoas muito depois que tivesse morrido. Eleazar intencionalmente decidiu oferecer a sua vida e a sua morte fiel como um exemplo (2Mc 6,19-23). O exemplo do santo martírio de Santo Estevão se tornou um exemplo para Saulo de Tarso, que se tornaria São Paulo (At 7,58). São Paulo compreendeu a importância de ser um exemplo de uma vida de fé para os outros. Ele disse aos Cristãos de Corinto: “Sede meus imitadores, como eu mesmo o sou de Cristo.” (1Cor 11,1). Os Cristãos de Tessalônica, da mesma forma, imitaram o exemplo de Paulo e mais tarde se tornaram exemplo para outros discípulos na Grécia (1Ts 1,6.7).

O próprio Jesus sofreu por você e “…[deixou] um exemplo a fim de que [você siga] os seus passos.” (1Pe 2,21). Quando Jesus se humilhou a Si mesmo para lavar os pés dos Seus discípulos na noite anterior à Sua morte, Ele indicou especificamente para eles: “…como eu vos fiz, fazei também vós.” (Jo 13,15)

Muitas vezes ouço os sacerdotes, durante as homilias, declararem: ‘A fé é muito mais retida do que ensinada’. As pessoas procuram exemplos a serem imitados. Se elas não podem encontrar inspiração nos Cristãos, elas procuram nos artistas, atletas e outras figuras públicas. Nós Cristãos temos a oportunidade e a obrigação de oferecer ao mundo um nobre exemplo de como se viver e morrer alegremente em uma vida de fé. As pessoas estão nos observando. Será que o exemplo de fé que elas vêm em nossa vida as inspiram em seguir a Jesus?

Oração: Pai, quando outras pessoas me vêm, que elas possam ver somente a Jesus.
Promessa: “Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” (Lc 19,10)
Louvor: Os textos escritos por Santa Gertrudes nos ensinam como nos vermos a nós mesmos(as) como a noiva de Cristo.

17/11/2021 - Primeiro Amor

Quarta-feira, 17 de Novembro de 2021 – Santa Isabel da Hungria

2Mc 7,1.20-31

Sl 17(16),1.5.6.8.15

Lc 19,11-28

PRIMEIRO AMOR

“…Aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles na Misericórdia.” (2Mc 7,29)

Amar a Deus é mais importante do que viver (Sl 63(62),4). Assim como os sete irmãos na primeira leitura da Missa de hoje, centenas de milhares de fiéis entregaram suas vidas por amor a Deus.

Amar a Deus tem prioridade sobre qualquer sofrimento. A mãe fiel na primeira leitura enfrentou o extremo sofrimento de ver, pessoalmente, os seus sete filhos mutilados e martirizados.

Amar a Deus tem prioridade sobre a família (Lc 14,26), o dinheiro (Mt 6,24), o estilo de vida, e sobre si mesmo(a) (Lc 14,26). Se você é rejeitado(a), pobre, desabrigado(a) e desprezado(a) como um(a) fracassado(a), apesar disso sua vida é bela se você ama a “…Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento…” (Lc 10,27). Não existe limite para tolerância do amor, para sua confiança, para sua esperança, para seu poder de suportar. O amor nunca passará (1Cor 13,7.8). “Agora, portanto, permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.” (1Cor 13,13). “…Deus é amor; aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)

Olhe para um crucifixo. Deus Pai ama tanto a você que Ele entregou o Seu Filho para morrer por você (Jo 3,16). “Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus…” (1Jo 3,1). “Assim tereis condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que sejais plenificados com toda a plenitude de Deus.” (Ef 3,18.19)

Oração: Deus, Senhor do amor, eu vivo em Ti.
Promessa: “Digo-vos, a quem tem, será dado; mas àquele que não tem, será tirado até mesmo o que tem.” (Lc 19,26)
Louvor: Santa Isabel era filha do rei André II da Hungria. Desde a sua juventude ela demonstrava grande piedade. Nas Missas, ela se recusava a usar a sua coroa real, porque Jesus usava uma coroa de espinhos.

18/11/2021 - Tristeza, Zelo e Vitória

Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021 – Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo
1Mc 2,15-29

Sl 50(49),1.2.5.6.14.15

Lc 19,41-44

TRISTEZA, ZELO E VITÓRIA

“…Matatias inflamou-se de zelo e seus rins estremeceram. Tomado de justa ira, ele arremessou-se contra o apóstata…” (1Mc 2,24)

Jesus chorou sobre Jerusalém (Lc 19,41). “Vede, antes, o que produziu em vós a tristeza…” (2Cor 7,11). As lágrimas de Jesus parecem ter acendido um fogo sobre a terra (Lc 12,49). A tristeza de Jesus não significa desapontamento. Ao invés disso, a Sua tristeza motiva-O a dirigir-se para Jerusalém e morrer na cruz para tirar os pecados de todas as pessoas.

Matatias estava abatido pelos pecados do povo de Deus (1Mc 2,14). A sua tristeza piedosa resultou em zelo (1Mc 2,24). Matatias se recusou à apostasia. Ele começou uma revolução contra o império Selêucida e “então fugiu, ele e seus filhos, para as montanhas, deixando tudo o que possuíam na cidade.” (1Mc 2,28)

Neemias chorou sobre Jerusalém (Ne 1,4). Em sua tristeza, ele orou e pediu ao rei Artaxerxes meios para reconstruir a cidade de Jerusalém (Ne 2,5-8). O seu pedido foi atendido, e Neemias realizou uma das maiores obras da história da salvação. O zelo pela cidade de Deus consumia Neemias (Sl 69(68),10; Jo 2,17).

Eu espero que você esteja chorando sobre a nossa cultura da morte. Eu oro para que sua tristeza seja piedosa e, sendo assim, seja motivo para que você seja zeloso(a) pelo Senhor. Que a sua tristeza e o seu zelo possam renovar a face da terra.

Oração: Pai, dá-me uma profunda contrição.
Promessa: “Não daremos ouvido às palavras do rei, desviando-nos de nosso culto para a direita ou para a esquerda.” (1Mc 2,22)
Louvor: Cada um dos ‘Príncipes dos Apóstolos’ tem uma basílica Romana dedicada ao seu nome, a Basílica de São Pedro e a de São Paulo Fora dos Muros. Essas construções comemoram o chamado da Igreja a Judeus e Gentios; a todo o mundo.

19/11/2021 - Traz-me de volta, Senhor

Sexta-feira, 19 de Novembro de 2021 São Roque Gonzales, – Santo Afonso Rodrigues e São João Dell Castillo

1Mc 4,36.37.52-59

1Cr 29,10-12

Lc 19,45-48

TRAZ-ME DE VOLTA, SENHOR

“Exatamente no mês e no dia em que os gentios o tinham profanado, foi o altar novamente consagrado…” (1Mc 4,54)

O pior dia na vida dos Judeus no tempo dos Macabeus foi o dia em que o Templo foi profanado pelo cruel tirano Antíoco Epífanes (1Mc 1,54).

Qual foi o pior dia de sua vida? Muitos(as)de nós tivemos nossos corpos contaminados por atos de violência, pecado sexual, ou talvez outras indignidades. A lembrança desses acontecimentos pode nos encher de muita dor e consternação.

Jesus entrou em Jerusalém e ocupou o Templo, limpou-o expulsando os que o profanavam (Mt 21,12). Os Macabeus repurificaram o Templo, livrando-se dos objetos de idolatria que o haviam profanado (1Mc 4,43). Porém mais do que simplesmente purificarem o Templo, os Macabeus também regeneraram a má recordação. Eles transformaram o terrível dia de derrota e profanação re-dedicando o Templo no mesmo dia alguns anos depois (1Mc 4,54).
Seu corpo também é um templo, “…templo do Espírito Santo…” (1Cor 6,19). Talvez Deus esteja chamando você a fazer um ato especial de consagração no aniversário do pior dia da sua vida. Dedique a si mesmo(a) ao Sagrado Coração de Jesus nesse dia. Dê a Deus generosa oração e agradecimento como fizeram os Macabeus (1Mc 4,54.55). Deixe Deus transformar seu pior dia no melhor.

Oração: Pai, eu não consigo deixar essas feridas. Tire-as de mim. Livra-me do mal, e transforma tudo em um bem (Rm 8,28). Sê glorificado no Templo do meu corpo (1Cor 6,20).
Promessa: “…O povo todo o ouvia, enlevado.” (Lc 19,48)
Louvor: Todos os anos, Glória se consagra à castidade no dia em que perdeu sua virgindade.

20/11/2021 - À Sua Maneira?

Sábado, 20 de Novembro de 2021

1Mc 6,1-13

Sl 9,2-4.6.16.19

Lc 20,27-40

À SUA MANEIRA?

“Agora, porém, assalta-me a lembrança dos males que cometi em Jerusalém … Reconheço agora que é por causa disso que estes males se abateram sobre mim. Vede com quanta amargura eu morro em terra estrangeira.” (1Mc 6,12.13)

Antíoco Epífanes IV havia mutilado brutalmente o povo de Deus. Por exemplo, ele matou as mães junto com os seus bebês pendurados em seus pescoços (1Mc 1,61). Ele havia imposto militarmente o secular estilo de vida Grego sobre o povo escolhido. Ee le havia saído literalmente impune dos assassinatos.

Deus queria que ele se arrependesse, mas Antíoco persistiu no seu pecado. Assim, Deus deixou que Antíoco seguisse à sua maneira e recebesse o salário do pecado, isto é, a morte (Rm 6,23). Antíoco “…ficou aturdido e fortemente agitado. Lançou-se ao leito e caiu doente, acabrunhado por não lhe terem sucedido as coisas segundo o seu desejo. Permaneceu ali muitos dias, enquanto uma profunda tristeza se renovava continuamente nele. Chegou mesmo a pensar que estava a ponto de morrer.” (1Mc 6,8.9)

“…O Senhor sabe libertar os piedosos da tentação e reservar os injustos sob castigo à espera do dia do Julgamento.” (2Pe 2,9). O Senhor também nos deixa seguirmos à nossa maneira, mesmo para a condenação eterna. Se nós não aceitamos a justiça que Jesus alcançou no Calvário, nós temos que sofrer a terrível justiça do inferno. Que a morte de Jesus não tenha sido em vão. Aceite Jesus como seu Senhor e Salvador. Seja justificado(a) n’Ele.

Oração: Jesus, não permitas que eu insista em seguir à minha maneira e vá para o inferno.
Promessa: “Ora, ele não é Deus de mortos, mas sim de vivos; todos, com efeito, vivem para ele.” (Lc 20,38)
Louvor: Quando Alberto veio para a Igreja, foi seguido por toda a sua família.

21/11/2021 - Buscai, em Primeiro Lugar, o Reino de Deus

Domingo, 21 de Novembro de 2021 – Jesus Cristo, Rei do Universo
Dn 7,13.14

Sl 93(92),1.2.5

Ap 1,5-8

Jo 18,33-37

“BUSCAI, EM PRIMEIRO LUGAR, O REINO DE DEUS…” (Mt 6,33)

“Então Pilatos entrou novamente no pretório, chamou Jesus e lhe disse: ‘Tu és o rei dos judeus’? Jesus lhe respondeu: ‘Falas assim por ti mesmo ou outros te disseram isso de mim’?” (Jo 18,33.34)

O profeta Daniel em visões durante a noite, “…[notou], vindo sobre as nuvens do céu, um como Filho de Homem…” para o trono de Deus onde Ele recebeu um reino que nunca passará (Dn 7,13.14). Jesus é o Cumprimento desta profecia. Ele é o Rei dos reis (Ap 1,5; Ap 19,16).

Você aceitará Jesus como seu Rei? Para fazer isso, você tem que:
• arrepender-se, pois “…o Reino de Deus está próximo…” (Mc 1,15).
• buscar primeiro o Seu reino (Mt 6,33). Construir o Seu reino tem que ser a maior de suas prioridades.
• escolher ser um súdito do Rei Jesus submetendo a sua vontade à Ele em todas as coisas (1Cor 15,27.28).
• alegremente vender tudo o que é seu para comprar a pérola preciosa do reino de Deus (Mt 13,45.46).
• fazer ‘… uma opção radical: para adquirir o Reino é preciso dar tudo …’ (CIC, 546) ao Rei Jesus.

É humanamente impossível escolher estar no reino de Deus. Nós somos muito egoístas e temos muito pouco amor. No entanto, como o bom ladrão, nós podemos receber a graça de Deus para destronar a nós mesmos e aceitarmos Jesus como nosso Rei. Hoje, na festa de Cristo Rei, por Sua graça, aceite Jesus como seu Rei em Seus termos.

Oração: Jesus, “…lembra-te de mim, quando vieres com teu reino.” (Lc 23,42)
Promessa: “Eis que ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, até mesmo os que o transpassaram e todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele. Sim! Amém!” (Ap 1,7)
Louvor: O Arcanjo Gabriel anunciou a Maria que Jesus se sentaria no trono de Davi e que Seu reinado não teria fim (Lc 1,32.33). Que todos saúdem a Cristo Rei!

22/11/2021 - Treinamento para uma Dieta de Dez Dias

Segunda-feira, 22 de Novembro de 2021 – Santa Cecília

Dn 1,1-6.8-20

Dn 3,52-56

Lc 21,1-4

TREINAMENTO PARA UMA DIETA DE DEZ DIAS

“…Estes, pois, entraram para o serviço do rei.” (Dn 1,19)

Ontem, a Igreja celebrou a solenidade de Cristo Rei. Hoje, nós lemos sobre quatro jovens Judeus que treinaram durante três anos para entrar no serviço do rei da Babilônia (Dn 1,5). Da mesma forma, Jesus treinou os Seus doze apóstolos, setenta e dois discípulos e outros seguidores, por um período de três anos. Muitos(as) de nós treinamos para as nossas profissões no colégio por doze anos, e na faculdade por pelo menos mais quatro anos. Quanto tempo estamos dedicando para nos preparar para servir a Cristo Rei?

Você pode dedicar três anos de modo a treinar para servir ao maior Rei, Jesus Cristo? Para fazer esse treinamento, nós precisamos mudar nossa dieta, tanto quanto Daniel, Ananias, Misael e Azarias (Dn 1,12). Eles comiam somente vegetais de acordo com a dieta Judaica, e abandonaram todas as outras comidas. A melhor inclusão à nossa dieta de treinamento é “…uma parte diária das iguarias reais e do vinho de sua mesa…” (Dn 1,5), isto é, Pão e Vinho do Céu, a Santa Eucaristia (Jo 6,55.56).

Você pode fazer o mesmo teste de dez dias (Dn 1,14.15) que esses quatro jovens fizeram? Participar da Missa por dez dias seguidos. Depois de dez dias de uma nova dieta de treinamento, Daniel, Ananias, Misael e Azarias “…se apresentavam mais bem nutridos que todos os jovens que se alimentavam das iguarias do rei.” (Dn 1,15). Abandone a gula e a devoção às comidas do mundo e permita que a Eucaristia realize seu santo e transformador efeito em sua vida.

Oração: Pai, dá-me o desejo de mudar qualquer coisa em minha vida de modo a treinar para servir ao Rei Jesus.
Promessa: “…De fato, eu vos digo que esta pobre viúva lançou mais do que todos.” (Lc 21,3)
Louvor: A pia tradição nos diz que Santa Cecília enfrentou corajosamente o seu martírio. Ela é a padroeira dos músicos e cantores. “Cantai para ele, tocai, recitai suas maravilhas todas!” (Sl 105(104),2)

23/11/2021 - Um Torneio de Boliche

Terça-feira, 23 de Novembro de 2021 – São Clemente I, Papa – São Columbano

Dn 2,31-45

Dn 3,57-61

Lc 21,5-11

UM TORNEIO DE BOLICHE

“…A pedra que havia atingido a estátua tornou-se uma grande montanha, que ocupou a terra inteira.” (Dn 2,35)

Nós temos a falsa impressão de que os nossos governos, dinastias e instituições humanas são invencíveis. Ficamos impressionados(as) com o poderio militar e nuclear. Achamos que algumas coisas que permaneceram durante alguns anos são inexpugnáveis (Sl 90(89),4).

O Senhor liberou uma pedra rolante no curso da história humana, que já arrastou ‘pinos’ governamentais, financeiros e institucionais do planeta terra. Jesus é essa Pedra, rejeitada pelos construtores (Sl 118(117),22; Mc 12,10). “Foi o que pudeste ver na pedra que se destacou da montanha, sem que mão alguma a tivesse tocado e reduziu a pó o ferro, o bronze, a argila, a prata e o ouro. O grande Deus manifestou ao rei o que deve acontecer depois disso…” (Dn 2,45)

Jesus é a Pedra rolante, que é a Pedra Angular da estrutura (Sl 118(117),22; Mt 21,42). Ele também é um Obstáculo e uma Pedra de tropeço. “…Eles tropeçam porque não crêem na Palavra, para o que também foram destinados.” (1Pe 2,8). “Aquele que cair sobre esta pedra se despedaçará e aquele sobre o qual ela cair será esmagado.” (Mt 21,44)

Você está com o Lançador cósmico, nosso Pai celestial e com Jesus, a Pedra rolante, ou você está com os ‘pinos’? É a décima armação e o Senhor precisa de mais um ‘strike’ para um jogo perfeito.

Oração: Jesus, que eu possa rolar contigo ao invés de ser derrubado junto com os ‘pinos’. Eu Te aceito como o meu Senhor.
Promessa: “Como alguns estavam dizendo a respeito do Templo que era ornado de belas pedras e de ofertas votivas, [Jesus] disse: “Estais contemplando essas coisas … Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra que não seja demolida’!” (Lc 21,5.6)
Louvor: São Columbano é o maior dos missionários Irlandeses. Ele viajou para a Europa e ajudou a reavivar uma espiritualidade letárgica.

24/11/2021 - Não Impeça a Palavra de Deus

Quarta-feira, 24 de Novembro de 2021 – Santo André Dung-Lac e Mártires Vietnamitas

Dn 5,1-6.13.14.16.17.23-28

Dn 3,62-67

Lc 21,12-19

NÃO IMPEÇA  A PALAVRA DE DEUS

“Então o rei mudou de cor, seus pensamentos se turbaram…” (Dn 5,6)

Dedos de mãos humanas escreveram as palavras de Deus, isto é, autores humanos escreveram os livros da Bíblia. O rei Baltazar tremeu e ficou profundamente abalado vendo as palavras de Deus sendo inexorável e continuamente sendo escritas sobre a parede (Dn 5.6.9). “…a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9). Talvez o rei tenha ordenado aos serventes para impedir que a mão escrevesse. Mas tais esforços, mesmo que tenham sido feitos, não poderiam dominar a palavra que Deus queria que fosse comunicada.

A Palavra de Deus é viva e eficaz (Hb 4,12). Todas as forças do homem mau podem perseguir aqueles(as) que proclamam a Palavra de Deus através do discurso ou da escrita. Aquelas forças tentam perseguir os(as) mensageiros(as) de Deus de modo a impedir a mão de Deus de escrever e Seu Espírito de falar. Se você acha difícil falar e propagar a Palavra de Deus, considere como é muito mais difícil se opor à disseminação da Palavra de Deus! Como o Senhor disse a São Paulo: “…É duro para ti recalcitrar contra o aguilhão.” (At 26,14). Um aguilhão era uma peça de madeira, apontada em uma das extremidades. A ponta era usada para colocar um boi em movimento. Portanto, se você se opõe a divulgar a Palavra de Deus, você está somente causando mais dor em você mesmo(a). Se opor à Palavra de Deus é um duro e penoso modo de viver.

Oração: Pai, eu sei que nenhuma arma construída para ser usada contra a Tua Palavra pode prevalecer (Is 54,17). Envia o Teu Espírito sobre os Teus servos de modo que possamos Te servir com alegria e confiança.
Promessa: “É pela perseverança que mantereis vossas vidas!” (Lc 21,19)
Louvor: Um dos Mártires Vietnamitas falou de sua alegria enquanto estava sendo torturado porque ele sabia que Cristo estava com ele.

25/11/2021 - A Exaltação do Fiel

Quinta-feira, 25 de Novembro de 2021 – Santa Catarina de Alexandria
Dn 6,12-28

Dn 3,68-74

Lc 21,20-28

A EXALTAÇÃO DO FIEL

“…Disse, porém, o rei a Daniel: ‘Teu Deus, a quem serviste com perseverança, ele te salvará’.” (Dn 6,17)

Daniel foi fiel. Ele se recusou a negligenciar a lei Judaica relacionada à comida kosher (Dn 1,8). O Senhor exaltou Daniel e deu a ele “…a ciência e a instrução nos domínios da literatura e da sabedoria. Além disso, Daniel era capaz de interpretar qualquer sonho ou visão.” (Dn 1,17). O rei Nabucodonosor “…exaltou em dignidade a Daniel e o distinguiu com muitos e magníficos presentes, constituindo-o também governador de toda a província da Babilônia, além de chefe supremo de todos os sábios de Babilônia.” (Dn 2,48)

Daniel foi fiel. Ele infringiu a lei e “…subiu para sua casa. As janelas do seu aposento superior estavam orientadas para Jerusalém, e três vezes por dia ele se punha de joelhos, orando e confessando a seu Deus…” (Dn 6,11). “Então o rei [Dario] deu ordem para trazerem Daniel e de o lançarem na cova dos leões…” (Dn 6,17). Deus enviou um anjo para fechar a boca dos leões (Dn 6,23). “E o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitam sobre a terra…” (Dn 6,26) e decretou “…Em todo o domínio do meu reino, todos devem tremer e temer diante do Deus de Daniel…” (Dn 6,27). O Senhor mais uma vez exaltou o Seu servo fiel.

Jesus é “…a Testemunha fiel…” (Ap 1,5). Ele foi fiel a Seu Pai – até mesmo aceitando a morte na cruz. “Por isso Deus o sobre-exaltou grandemente e o agraciou com o Nome que é sobre todo o nome.” (Fl 2,9)

Seja fiel ao Senhor, à Sua Igreja, às suas vocações, à sua família e às suas responsabilidades. Seja fiel às suas promessas batismais e o Senhor o(a) exaltará e você se sentará com Ele no céu à direita de Deus Pai (Ap 3,21; Ef 2,6).

Oração: Pai, eu Te agradeço pela Tua perfeita fidelidade. Que eu possa ser como Tu és.
Promessa: “E então [os homens] verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” (Lc 21,27)
Louvor: Santa Catarina de Alexandria é a padroeira dos filósofos e advogados. Apesar de pouco se saber sobre a vida de Catarina, a sua habilidade no debate e a sua morte pelo martírio não são contestadas.

26/11/2021 - Sem Possibilidade de Passagem

Sexta-feira, 26 de Novembro de 2021 – Bem-aventurado Tiago Alberone
Dn 7,2-14

Dn 3,75-81

Lc 21,29-33

SEM POSSIBILIDADE DE PASSAGEM

“O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão.” (Lc 21,33)

Somente dois dias nos restam antes que este ano litúrgico chegue ao final; sobre o que você concentra a sua atenção? Será sobre as compras para o Natal? Serão os esportes?

Comparado com a eternidade, somente um curto espaço de tempo resta à sua vida; até que nós morramos ou até que Jesus retorne mais uma vez, sobre o que você concentra a sua atenção? Será em ganhar dinheiro? (1Tm 6,9.10). Será o poder, o prazer, a comida, as roupas? (Mt 6,24-34). As coisas deste mundo, sobre as quais nós dedicamos muita atenção, irão passar (Lc 21,33). “Se todo este mundo está fadado a desfazer-se assim, qual não deve ser a santidade do [nosso] viver e da [nossa] piedade, enquanto [esperamos] e [apressamos] a vinda do Dia de Deus…” (2Pe 3,11.12)

Portanto, que nós coloquemos os nossos corações naquilo que está no alto, e não no que está na terra (Cl 3,1.2). Com São Paulo, que nós professemos: “…Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20). Que nós terminemos este ano da Igreja concentrados naquilo que permanece, não naquilo que passa.

Oração: Pai, que nesses próximos dois dias, eu Te peça para completar tudo aquilo que Tu quisestes realizar em minha vida durante este ano da Igreja.
Promessa: “…Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruído.” (Dn 7,14)
Louvor: Roberto se converteu à Fé no seu leito de morte.

27/11/2021 - O Tempo está Apertado

Sábado, 27 de Novembro de 2021

Dn 7,15-27

Dn 3,82-87

Lc 21,34-36

O TEMPO ESTÁ APERTADO

“…Não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, como um laço; pois ele sobrevirá a todos os habitantes da face da terra. Ficai acordados, portanto, orando em todo momento…” (Lc 21,34-36)

Existe uma série de livros chamada ‘Escolha sua própria aventura’. Esses livros são escritos com vários finais. Em vários pontos críticos da história, o autor pede ao leitor para escolher o que deve acontecer. E o final da história varia de acordo com as escolhas do leitor. As crianças geralmente re-lêem a história e mudam as suas respostas até que encontrem um final feliz.

Jesus, o Autor da vida (At 3,15), da mesma forma, deseja um final feliz para cada um(a) de nós. Neste último dia do ano litúrgico, Ele está fazendo uma pausa na história para colocar várias escolhas diante de nós.

Você escapará da realidade através de programas de televisão, de filmes, de esportes, do cigarro, do álcool, ou de outras substâncias? (Lc 21,34). Você irá negar o senhorio de Jesus sobre você através de um estilo devida que O ignora? Se a sua resposta for ‘Não’, pule para o último parágrafo. Se a sua resposta for ‘Sim’, continue.

Se você ignora as advertências de Jesus sobre o último dia e não muda o seu estilo de vida, se abaterá sobre você “…aquele Dia, como um laço…” (Lc 21,34.35); “…não [poderá] escapar.” (1Ts 5,3). Depois do seu último dia na terra, o tempo de Sua misericórdia terá terminado e tudo o que resta é “…um julgamento tremendo e o ardor do fogo que consumirá os adversários [de Deus].” (Hb 10,27). Portanto, arrependa-se agora (Eclo 5,8.9; 2Cor 6,2).
Se você aceita Jesus como seu Senhor em Seus termos, você escolherá diariamente a santidade (Mt 6,33) e, ao invés de estar imerso nas coisas do mundo, você viverá sua imersão batismal n’Ele. Você será um(a) filho(a) santo(a) de Deus e possuirá Seu reino eternamente (Dn 7,18.22.27). “…Aqui, porém, será o fim.” (2Mc 15,39)

Oração: Jesus, recebe a minha vida. Eu te aceito como meu Salvador e Senhor.
Promessa: “Os que receberão o reino são os santos do Altíssimo, e eles conservarão o reimo para sempre, de eternidade em eternidade.” (Dn 7,18)
Louvor: Mauro e sua esposa Roberta oram juntos pelo menos uma vez ao dia.

28/11/2021 - Grávida Novamente

Domingo, 28 de Novembro de 2021 – 1º Domingo do Advento

Jr 33,14-16

Sl 25(24),4.5.8-10.14

1Ts 3,12-4,2

Lc 21,25-28.34-36

GRÁVIDA NOVAMENTE

“Naqueles dias, naquele tempo, farei germinar para Davi um germe de justiça que exercerá o direito e a justiça na terra.” (Jr 33,15)

Feliz Ano Novo! Hoje nós celebramos o primeiro dia de um novo ano da Igreja e do Advento. Hoje, no sentido espiritual, nós concebemos uma nova vida e nos preparamos para o nascimento dessa vida no Tempo do Natal. O Advento é similar à gravidez, na qual nós carregamos, protegemos e nutrimos a vida nova de Cristo em nós (Rm 6,4). Temos que tomar cuidado para não fazer nada que possa ferir o bebê. Portanto, a Igreja nos adverte: “Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida…” (Lc 21,34). Assim como uma mãe que fuma, bebe, ou usa drogas pode trazer danos a seu bebê, também nossas preocupações pecaminosas com as coisas do mundo podem fazer mal ou mesmo abortar a vida nova do Advento.

Nós devemos começar este ano e esta gravidez espiritual buscando a Confissão. Através do arrependimento, removemos as coisas que reprimem o crescimento da vida de Deus em nós (2Cor 7,10). Devemos também simplificar as nossas vidas, deixando mais tempo para orar, ler a Palavra de Deus, evangelizar e partilhar a fraternidade. Devemos nos alimentar e descansar a nossa gravidez. A televisão, os vídeos e o compulsivo uso dos nossos equipamentos eletrônicos podem muito bem abafar a nossa nova vida em Deus. Advento, como a gravidez, é um tempo maravilhoso se nós protegermos e alimentarmos carinhosamente a nova vida gerada em nós.

Oração: Pai, reforça-nos e faz-nos “…crescer e ser ricos em amor mútuo e para com todos os homens…” (1Ts 3,12)
Promessa: “Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação.” (Lc 21,28)
Louvor: “[Iahweh] destruiu a morte para sempre. O Senhor Iahweh enxugou a lágrima de todos os rostos; ele há de remover de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque Iahweh o disse.” (Is 25,8). Louve a Jesus ressuscitado!

29/11/2021 - Escolha a Luz

Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021

Is 2,1-5

Sl 122(121),1-9

Mt,8,5-11

ESCOLHA A LUZ

“Ó casa de Jacó, vinde, andemos na luz de Iahweh.” (Is 2,5)

No hemisfério norte, os dias começam a ficar mais escuros ao se aproximar o mais curto e mais escuro dia do ano, o solstício do dia 21 de dezembro. No mundo, nós somos um povo que caminha numa terra cada vez mais sombria (Is 9,1).

No mundo espiritual, porém, nós temos a luz do Senhor (Is 2,5). Nós nos preparamos durante este tempo do Advento para a vinda no Natal do Cristo-Criança. No mundo, ainda existem escuridão e sombras (Is 9,1), resultantes de um mundo de pecado e rebelião contra o Senhor. Durante milênios, a humanidade tem se rebelado contra Deus. Isso resulta em uma vida “…sem Deus no mundo.” (Ef 2,12). Mas “…Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3,16.17)

Jesus disse: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12,46). “…Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida.” (Jo 8,12). Viver para Jesus que é o Caminho para escapar de uma vida de trevas (Jo 14,6). Portanto, tome a sua cruz de cada dia, siga a Jesus e “…[ande] na luz de Iahweh.” (Is 2,5)

Oração: “…Senhor, não sou digno de receber-te sob meu teto…” (Mt 8,8). Mas dizei uma só palavra e eu serei libertado das trevas para o Teu reino de luz.
Promessa: “…Uma nação não levantará a espada contra a outra e nem se aprenderá mais a fazer guerra.” (Is 2,4)
Louvor: Paulo tem partilhado a Boa Nova com presidiários há mais de trinta anos.

30/11/2021 - Você está Salvo(a)?

Terça-feira, 30 de Novembro de 2021 – Santo André, Apóstolo

Rm 10,9-18

Sl 19(18),2,5

Mt 4,18-22

VOCÊ ESTÁ SALVO(A)?

“Os preceitos de Iahweh são retos, alegram o coração; o mandamento de Iahweh é claro, ilumina os olhos.” (Sl 19(18),9)

Há alguns anos atrás, eu participava de uma reunião cordial com Cristãos de várias tradições de fé. Um participante não-Católico colocou, entusiasmado, uma questão para o grupo: ‘Irmãos e irmãs, nem todos nós concordamos com o texto de Rm 19,9 “Porque se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.”, certo? Ele assume que todos nós deveríamos fazer uma confissão verbal garantindo a nossa salvação.

Ao invés de responder a pergunta acima, vamos voltar um passo atrás. Por que eu devo crer no texto da Carta aos Romanos ou de qualquer outro livro da Bíblia? Isso pode parecer uma pergunta muito radical, mas não tenha medo de fazê-la! (1Ts 5,21). A Bíblia nunca ofereceu um Índice de Conteúdos inspirado. Leia todo o Novo Testamento e você nunca encontrará uma lista dos vinte e sete livros incluídos. Esse fato nos diz que uma autoridade precisa existir para determinar o que é pertinente. ‘Foi a Tradição Apostólica que levou a Igreja a discernir quais os escritos que deviam ser contados na lista dos livros sagrados. Esta lista integral é chamada Cânon das Escrituras …’ (CIC,120).

Nós temos uma autoridade para interpretar a Sua Palavra. Os apóstolos, comissionados por Jesus, foram enviados pelo Senhor para “…[fazer] que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19). A Igreja Católica é apostólica. Parte da missão da Igreja inclui a compilação da Bíblia e a padronização de seu Índice de Conteúdos. A Sagrada Tradição é confiável e nos protege de tomar qualquer versículo fora do seu contexto. “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra.” (2Tm 3,16)

Oração: Pai, concede-me a graça de “…não [julgar] a mim mesmo.” (1Cor 4,3), mas, ao invés disso, aceitar a Vossa misericordiosa justiça.
Promessa: Jesus lhes disse: “…Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens.” (Mt 4,19)
Louvor: São Filipe procurou a Santo André quando alguns Gregos pediram para ver Jesus (Jo 12,20-22). Senhor, eu Te agradeço por teres chamado Santo André para ser um líder.