01/04/2021 - Amor Libertador

Quinta-feira, 01 de Abril de 2021 – Ceia do Senhor
Ex 12,1-8.11-14

Sl 116(115),12.13.15-18

1Cor 11,23-26 Jo 13,1-15

AMOR LIBERTADOR

“Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais.” (Jo 13,15)

Na noite anterior à Sua morte, o Senhor instituiu o modo pelo qual Ele iria permanecer conosco para sempre. Ele poderia ter permanecido conosco em gloriosa majestade, em meio ao fogo e às nuvens, como fez com os Israelitas (Ex 19,16-18; 40,34-38). Ao invés disso, Jesus deixou de lado Sua majestade e humilhou a Si mesmo (Fl 2,6-8). Ele decidiu permanecer conosco em Seu Corpo e Sangue Eucarístico.

A Última Ceia de Jesus teve lugar na véspera da festa Judaica da Páscoa. A primeira Páscoa trouxe a libertação da escravidão física e da tirania do Faraó (Ex 12,39-42). A Nova Páscoa (1Cor 5,7), o Santo Sacrifício da Missa, traz libertação da escravidão do pecado e da tirania de Satanás e o seu reino de trevas. Nós somos libertados(as) do pecado e ficamos livres para amar a Deus e entregar as nossas vidas por nossos irmãos e irmãs em Cristo (1Jo 3,16).

Para nos ajudar a compreender isso, Jesus nos deu um exemplo. Ele lavou os pés dos Seus amados discípulos (Jo 13,5). Lavar os pés de alguém era dever de um servo. Porém Jesus era livre, Seu surpreendente amor por nós levou-O a fazer-se um servo (Fl 2,7). No Batismo, Jesus nos libertou (Jo 8,36). Ainda que sejamos livres, imitando a Jesus nós devemos livremente decidir a nos fazermos servos(as) e até mesmo escravos do Senhor e dos outros.

Você quer que Jesus o(a) liberte? Então receba o Corpo e Sangue de Jesus com frequência na Missa, diariamente se possível. Receba o Seu amor que liberta e cura. Então siga adiante para amar e servir ao Senhor e ao Seu povo amado.

Oração: ‘Eu Te adoro, ó Cristo, Deus no Santo Altar. Em Teu Sacramento vivo a palpitar!
Dou-Te partilha, vida e coração, pois de amor me inflamo na contemplação! …’ (0ração de Adoração ao Santíssimo Sacramento)
Promessa: “… Isto é o meu corpo, que é dado por vós …” (1Cor 11,24)
Louvor: Louvor a Jesus, que dá a Si mesmo a nós como Pão diariamente. Senhor eu dobro os meus joelhos diante de Ti.

02/04/2021 - Boas Novas na Paixao do Senhor

Sexta-feira, 02 de Abril de 2021 – Paixão do Senhor – São Francisco de Paula

Is 52,13-53,12

Sl 31(30),2.6.12.13.15-17.25

Hb 4,14-16; 5,7-9

Jo 18,1-19,42

BOAS NOVAS NA PAIXÃO DO SENHOR

“E, levado à perfeição, [Jesus] se tornou para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna.” (Hb 5,9)

Quando nós veneramos hoje a cruz e beijamos as feridas de Jesus, que nós nos comprometamos totalmente com Ele, nos arrependamos de todos os nossos pecados e cuidemos para que todos venham a conhecer o amor de nosso Salvador crucificado. Se a obediência, o arrependimento, e a evangelização não forem a nossa resposta para a morte sacrificial de Jesus, “…então se [torna] inútil a cruz de Cristo.” (1Cor 1,17). O Senhor quer que nós, ao deixarmos a Igreja hoje, desejemos fazer qualquer coisa de modo a levar para Ele o maior número de pessoas possível (1Cor 9,19).

Depois do que Jesus fez por nós, nós precisamos desejar morrer, se somente assim pudermos levar alguém até Ele. A maior necessidade de uma pessoa faminta não é comida, mas sim Jesus, o Pão da vida. A maior necessidade de uma pessoa ferida não é a cura, mas o Médico. Certamente é verdade que nós provavelmente não conseguiremos evangelizar uma pessoa com o estômago vazio; no entanto, a salvação eterna é de uma importância muito maior. Jesus irá providenciar nosso alimento diário e curar as nossas feridas.

Contudo, a nossa necessidade não é primeiramente o que Jesus pode fazer; nossa necessidade principal é pelo próprio Jesus. Uma pessoa faminta ou ferida pode viver para sempre em perfeita felicidade, mas aqueles(as) que não conhecem a Jesus são como mortos-vivos (1Jo 3,14). Para aqueles(as) que creem em Jesus de todo o seu coração, o Senhor transforma até as maiores dificuldades da vida em algo glorioso (Rm 8,28).

A Paixão do Senhor será uma boa experiência quando nós amarmos Jesus partilhando a Boa Nova do Seu amor por cada um de nós.

Oração: Jesus, Tu entregastes a Tua vida por mim; eu entrego a minha vida por Ti.
Promessa: “…Na verdade levou sobre si o pecado de muitos e pelos transgressores fez intercessão.” (Is 53,12)
Louvor:

03/04/2021 - Um Dia sem Jesus

Sábado, 03 de Abril de 2021 – Vigília Pascal

Rm 6,3-11

Sl 118(117),1.2.16.17.22.23

Mc 16,1-7

UM DIA SEM JESUS

“A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.” (Sl 118(117),22)

O primeiro Sábado Santo foi um dia sem Jesus. Ele foi colocado num sepulcro e, por ser Sábado (Sabbath), o Seu corpo não podia ser ungido (Lc 23,56-24,1), possivelmente nem mesmo ser visitado (Mt 28,1) e possivelmente, nem mesmo visitado (Mt 28,1).

Hoje a Igreja recorda aquele primeiro Sábado Santo sem Jesus. O Santíssimo Sacramento não se encontra no Sacrário hoje. Não é celebrada Missa durante o dia. Nós nos identificamos com Jesus colocado no sepulcro (Rm 6,3.4).

Maria Madalena passou o primeiro Sábado Santo esperando. Ela ansiava pelo término do dia de modo a poder ir até ao sepulcro de Jesus. Ela amava tanto a Jesus que preferia permanecer por mil dias no sepulcro ao invés de um dia sem Ele. Ela até mesmo se levantou de madrugada no dia seguinte para ir até ao sepulcro (Jo 20,1).

Os anciãos Judeus, os escribas e o sumo sacerdote que haviam conspirado para entregar Jesus a Pilatos provavelmente passaram o seu primeiro dia sem Jesus fazendo as mesmas coisas que faziam antes que Jesus entrasse nas suas vidas. Foi por isso que eles queriam ficar livres de Jesus: eles não poderiam viver suas vidas normalmente se Jesus continuasse a fazer parte do seu mundo.

E quanto a você? Como é o seu dia sem Jesus? Você sente falta d’Ele como aconteceu com Maria Madalena? Pelo que você está esperando ansiosamente no dia de hoje: pela oportunidade de estar com Jesus Eucarístico nesta noite na liturgia da Vigília Pascal, ou pela oportunidade de finalmente comer as guloseimas que você evitou durante quarenta dias? Os quarenta dias sem prazeres foram mais difíceis de suportar do que um dia sem Jesus? Você está ansioso(a) para voltar à vida que levava antes da Quaresma, ou está ansioso(a) para receber a nova dimensão da vida ressuscitada que Jesus quer dar a você? (Jo 10,10).

Oração: Jesus, longe de Ti eu nada posso fazer (Jo 15,5). Tu és a minha vida (Fl 1,21).
Promessa:
Louvor:

04/04/2021 - Novo e Neste Momento

Domingo, 04 de Abril de 2020 – Ressurreição do Senhor Santo Isidoro
At 10,34.37-43

Sl 118(117),1.2.16.17.22.23

Cl 3,1-4 ou 1Cor 5,6-8

Jo 20,1-9

NOVO E NESTE MOMENTO

“…No entanto mataram [a Jesus], suspendendo-o ao madeiro. Mas Deus o ressuscitou ao terceiro dia…” (At 10,39.40)

Aleluia! Hoje é um dos dias mais importantes de nossas vidas. É o primeiro dia dos cinqüenta dias do Tempo Pascal. Aleluia! Quando cremos em nossos corações que Jesus ressuscitou dentre os mortos (Rm 10,9), tudo é transformado e feito novo. A Morte não mais ofusca a Vida. O medo da morte não mais nos escraviza (Hb 2,15). A Morte perdeu seu aguilhão (1Cor 15,55). A morte não é nossa inimiga, mas sim amiga; ela não é mais o fim, mas o início.

“A [nossa] expectativa e a esperança é de que em nada [seremos] confundidos, mas com toda a ousadia, agora como sempre, Cristo será engrandecido no [nosso] corpo, pela vida ou pela morte. Pois para [nós] o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Fl 1,20.21). “…Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez uma realidade nova.” (2Cor 5,17; Ap 21,5). Nós não precisamos esperar até a nossa morte para participarmos da Ressurreição de Cristo. Podemos participar da Sua ressurreição agora. Através do Batismo e de uma vida de fé, nós já “… [ressuscitamos] com Cristo …” (Cl 3,1). Os nossos corações “…[procuram] as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.” (Cl 3,1). “[Nós pensamos] nas coisas do alto, e não nas da terra.” (Cl 3,2). Agora o maior propósito da vida é ser testemunha de que Jesus ressuscitou dentre os mortos (At 10,41.42).

Aleluia! A Páscoa é nova e é agora.

Oração: Jesus Ressuscitado, eleva-me do sepulcro da dúvida para a luz da fé.
Promessa: “Celebremos, portanto, a festa, não com velho fermento, nem com fermento de malícia e perversidade, mas com pães ázimos: na pureza e na verdade.” (1Cor 5,8)
Louvor: “Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado dentre os mortos, da descendência de Davi …” (2Tm 2,8). Aleluia! Feliz Domingo da Ressurreição! Jesus Ressuscitado, que eu nunca deixe de louvar-Te!

05/04/2021 - Creia e Testemunhe

Segunda-feira, 05 de Abril de 2021 –  Segunda da Páscoa
At 2,14.22-32

Sl 16(15),1.2.5.7-11

Mt 28,8-15

CREIA E TESTEMUNHE

“A este Jesus Deus o ressuscitou, e disto nós todos somos testemunhas.” (At 2,32)

Certa vez Jesus declarou que mesmo que uma pessoa ressuscitasse dentre os mortos, algumas pessoas não seriam convencidas (Lc 16,31). Ele estava se referindo àqueles(as) que não criam nas Escrituras. Os soldados que receberam suborno sabiam muito bem que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos; sabiam que ninguém poderia ter roubado o corpo. Eles também haviam ficado paralisados pelo medo na aparição dos anjos. Mesmo o chefe dos sacerdotes sabia que os discípulos não haviam roubado o corpo de Jesus; eles simplesmente escolheram esconder a verdade, pois ela não se encaixava nos seus planos.
Talvez tenha sido por isso que Jesus não apareceu a todas as pessoas, mas somente para aqueles(as) que criam n’Ele. Ele apareceu para aqueles(as) que iriam fielmente testemunhar por Ele.

O plano de Deus é divulgar a Boa Nova através de testemunhas fiéis e cheias de fé. Isso quer dizer que o plano de Deus é divulgar a Boa Nova através de cada um(a) de nós. Assim, a questão é, e sempre tem sido: ‘Você crê em Jesus ressuscitado? Você modificará a sua vida de modo a viver de acordo com a verdade, a fim de que o mundo creia em Jesus ressuscitado?’ (Jo 17,20.21).

“…Nós todos somos testemunhas.” (At 2,32). As pessoas estão olhando para você procurando uma evidência da Ressurreição. Será que elas acreditarão em Jesus ressuscitado naquilo que vêm em seu modo de viver?

Oração: Pai, muda o que for necessário na minha vida de modo que qualquer pessoa que pense em mim possa crer em Ti.
Promessa: “Portanto, exaltado pela direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e o derramou, e é isto que vedes e ouvis.” (At 2,33)
Louvor: Aleluia! Jesus ressuscitou! Agora e para sempre, Ele está conosco. Aleluia!

06/04/2021 - Meu Rabbuni (Mestre)

Terça-feira, 06 de Abril de 2021 – Terça da Páscoa

At 2,36-41

Sl 33(32),4.5.18-20.22

Jo 20,11-18

MEU RABBUNI (MESTRE)

“Diz-lhe Jesus: ‘Maria!’ Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: ‘Rabbuni!’, que quer dizer ‘Mestre’.” (Jo 20,16)

Jesus havia dito a Maria de Betânia para guardar o perfume para o Seu sepultamento (Jo 12,7; Mc 14,8). Talvez Jesus tenha dito algo parecido a Maria Madalena, pois ela foi até o sepulcro de Jesus para ungir Seu corpo sepultado no terceiro dia após a morte (Lc 24,1.10). Maria estava determinada a encontrar Seu corpo e a ungi-lo.

Então ela viu Jesus ressuscitado e ouviu a Sua voz. A eufórica resposta de Maria, ‘Rabbuni’, é cheia de significado. Rabbuni significa ‘Mestre’ (Jo 20,16), assim como a palavra similar ‘Rabi’.

Maria Madalena foi tão dominada pela presença de Jesus, o seu Rabbuni, que o seu perfume e especiarias foram esquecidos e não mais mencionados no texto do Evangelho. Isso é similar ao que aconteceu com a mulher Samaritana, que ficou tão fascinada com seu encontro com Jesus que deixou o seu jarro de água junto ao poço para falar aos outros sobre Jesus (Jo 4,7.28). Aquelas coisas que anteriormente eram parte de nossa vida não têm mais importância quando nós encontramos Jesus ressuscitado. Durante esta Oitava da Páscoa, peça a Jesus ressuscitado para que Ele se revele a você. Encontre Jesus como seu Rabbuni, o Mestre que está próximo do seu coração. Deixe que a Sua presença ressuscitada transforme você em um(a) discípulo(a) corajoso(a).

Oração: Jesus, meu Mestre, sou todo(a) Teu(Tua). Ressuscita-me para um novo nível de alegria ressuscitada neste Tempo Pascal.
Promessa: “…Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2,38)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus, meu Senhor, meu Deus, meu Tudo.

07/04/2021 - Dando Vida a Uma Cultra da Morte

Quarta-feira, 07 de Abril de 2021 – Quarta da Páscoa

At 3,1-10

Sl 105(104),1-4.6-9

Lc 24,13-35

DANDO VIDA A UMA ‘CULTURA DA MORTE’

“Todo o povo o viu andar e louvar a Deus; reconheciam-no, pois era ele quem esmolava, assentado junto à Porta Formosa do Templo. E ficaram cheios de admiração e de assombro pelo que lhe sucedera.” (At 3,9.10)

Cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus, quase três mil pessoas creram que Ele havia ressuscitado dentre os mortos e que Ele também iria ressuscitar dentre os mortos aqueles(as) que acreditavam n’Ele (Jo 6,40). As outras pessoas estavam confusas e escravizadas por sua ignorância da vida após a morte e do seu medo da morte (Hb 2,15). Como poderiam alguns poucos milhares de pessoas atingir o resto do mundo com a Boa Nova de Jesus ressuscitado? Atualmente nós nos encontramos em uma situação similar. Hoje, o Senhor está chamando 1,5 bilhões de Cristãos(ãs) no mundo a alcançar aproximadamente seis bilhões de pessoas que não conhecem ou não acreditam em Jesus, a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25).

Em alguns poucos anos, a Igreja nascente alcançou milhões de pessoas com a Boa Nova de Jesus ressuscitado. Isso aconteceu pelo poder do Espírito Santo. No Espírito, aquelas pessoas pregaram a Boa Nova de Jesus. Sinais, prodígios e curas, acompanharam a sua pregação (Mc 16,17.18). Algumas vezes o Senhor primeiramente cura as pessoas para dar à Igreja uma abertura para proclamar Cristo ressuscitado (At 3,11.12). Geralmente o Senhor destaca a pregação da Igreja com uma cura, como um ponto de exclamação.

Vamos atingir nossa ‘cultura da morte’ com a mensagem de ressurreição e vida. Receba o Espírito Santo! Proclame a Palavra de Deus! Cure em nome de Jesus (At 3,6). Jesus ressuscitou! Aleluia!

Oração: Pai, eu farei qualquer coisa para alcançar tantas pessoas quantas for possível com a Boa Nova de Jesus ressuscitado (1Cor 9,19).
Promessa: “…Não ardia os nossos corações quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32)
Louvor: Louvor ao Espírito Santo, Aquele que nos mostrará o que dizer quando proclamarmos a Palavra. Aleluia!

08/04/2021 - História de Espírito

Quinta-feira, 08 de Abril de 2021 – Quinta da Páscoa
At 3,11-26

Sl 8,2.5-9

Lc 24,35-48

HISTÓRIA DE ESPÍRITO

“…Imaginavam ver um espírito.” (Lc 24.37). “Então abriu-lhes a mente para que entendessem as Escrituras.” (Lc 24,45)

Os apóstolos pensaram que Jesus era um espírito. Ele não era. Porém os apóstolos estavam concentrados profundamente em considerar a presença de um espírito. Um espírito estava realmente presente no Cenáculo, o Espírito Santo e os apóstolos ficariam cheios do Espírito Santo sete semanas depois em Pentecostes, naquele mesmo Cenáculo (At 2,1-4). Jesus e o Espírito Santo abriram as mentes dos apóstolos para compreender a Palavra de Deus. Então os apóstolos levaram milhares de pessoas para o Senhor no dia de Pentecostes (At 2,41).

Durante esse Tempo Pascal, Jesus e o Espírito Santo estão agindo da mesma forma em você para abrir a sua mente para compreender as Escrituras. Que o Espírito possa também levar muitos a compreender a Palavra de Deus através de você. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) e mergulhai na Palavra de Deus. Faça da Palavra de Deus a sua morada (Jo 8,31). Permita que Jesus abra sua mente ao entendimento das Escrituras através das leituras diárias das Missas. Então permita que o Espírito Santo transmita a Palavra de Deus para muitos(as) através de sua vida.

Oração: Pai, Filho e Espírito Santo, que muitos(as) dos que leem este “Um Pão, Um Corpo” possam levar muitas pessoas a compreender a Palavra de Deus.
Promessa: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, a fim de que sejam apagados os vossos pecados.” (At 3,19)
Louvor: Louvor a Ti, Senhor, por ressuscitar, ascender para o Pai na glória e enviar para nós o Espírito Santo.

09/04/2021 - Começar de Novo

Sexta-feira, 09 de Abril de 2021 – Sexta da Páscoa

At 4,1-12

Sl 118(117),1.2.4.22-27

Jo 21,1-14

COMEÇAR DE NOVO?

“…Vou pescar…’” (Jo 21,3)

Jesus disse a Pedro para deixar o negócio da pesca e segui-Lo (Mt 4,19). Mesmo depois de encontrar Cristo ressuscitado diversas vezes, Pedro negou a Cristo novamente e voltou ao antigo negócio da pesca. Pedro negou a Jesus, a Luz e escolheu a noite. “…Saíram e subiram ao barco e, naquela noite, nada apanharam.” (Jo 21,3). Pedro estava nu (Jo 21,7), e não revestido com poder (Lc 24,49), com a verdade (Ef 6,14) e a vida em Cristo (Ef 4,24). Pedro tinha escolhido a noite, o nada e a nudez.

Jesus, com toda a Sua misericórdia, perdoou Pedro outras três vezes e seguiu insistindo de novo com ele, desde o início. Jesus perguntou a Pedro por três vezes se ele O amava (Jo 21,15-17). Depois Jesus fez o mesmo que Ele havia feito quando viu Pedro pela primeira vez: E pediu-lhe que O seguisse (Jo 21,19). Alguns dias depois disso, Pedro recebeu o Espírito Santo no primeiro Pentecostes Cristão e levou três mil pessoas a serem batizadas em Jesus (At 2,41). E assim, ele se tornou o primeiro líder da Igreja e uma testemunha destemida por Jesus (At 4,8-12).

Você desperdiçou a sua vida Cristã? Você abandonou o seu primeiro Amor? (Ap 2,4). Você forçou Jesus a começar de novo com você? Se você se arrepender, existe esperança. Mesmo se você estiver recomeçando, o Senhor ressuscitado pode fazer de você um(a) grande líder em Seu Reino. Arrependa-se!

Oração: Senhor, tende misericórdia de mim mais uma vez.
Promessa: “É ele [Jesus] a pedra rejeitada por vós, os construtores, mas que se tornou a pedra angular. Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devam ser salvos.” (At 4,11.12)
Louvor: Aleluia! Cristo derrotou o pecado e a morte! Louvor a Ti, Senhor, por Tua ressurreição vitoriosa.

10/04/2021 - Isso não tem Sentido

Sábado, 10 de Abril de 2021 – Sábado da Páscoa

At 4,13-21

Sl 118(117),1.14-21

Mc 16,9-15

ISSO NÃO TEM SENTIDO

“…Censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não haviam dado crédito aos que o tinham visto ressuscitado.” (Mc 16,14)

Na leitura do Evangelho de hoje, os apóstolos que haviam estado com Jesus não acreditaram na Sua ressurreição (Mc 16,11.13). Na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, depois da vinda do Espírito Santo, aqueles que haviam estado com Jesus foram aqueles que creram n’Ele (At 4,13). Qual foi a diferença que levou os apóstolos a acreditarem? A maior diferença foi o derramamento do Espírito Santo sobre eles.

Sem o Espírito Santo, o testemunho da ressurreição não tem sentido. A primeira testemunha foi uma mulher, Maria Madalena. Naquela cultura do primeiro século, os apóstolos não podiam aceitar que a primeira testemunha fosse uma mulher. As mulheres não tinham legitimidade jurídica naquela época. Assim, quando os apóstolos “…ouvindo que ele estava vivo e que fora visto por ela, não creram.” (Mc 16,11). Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus apareceu a dois discípulos, mas os apóstolos não creram neles mais do que em Maria Madalena (Mc 16,13).

A Bíblia está confundindo você? A Ressurreição, o Espírito Santo e o Reino de Deus não fazem sentido para uma mente lógica (1Cor 2,9.10). Somente no Espírito Santo essas coisas podem ser apreciadas. Portanto, nós precisamos pedir ao Senhor pelo dom do Espírito Santo (Lc 11,13). “..Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) e recebei o pensamento de Cristo (1Cor 2,16).

Oração: Senhor, abre os nossos olhos de modo que possamos ver o que estás fazendo. Envia o Teu Espírito Santo de modo que nós possamos Te reconhecer e a crer em Ti.
Promessa: “Eu te celebro porque me ouviste e foste a minha salvação!” (Sl 118(117),21)
Louvor: Aleluia! O sepulcro está vazio. Jesus ressuscitou em glória. Louvor a Vós, Senhor, para sempre.

11/04/2021 - Confissão

Domingo, 11 de Abril de 2021 –  Divina Misericórdia

At 4,32-35

Sl 118(117),2-4.16-18.22-24

1Jo 5,1-6 Jo 20,19-31

CONFISSÃO

“…Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos.” (Jo 20,22.23)

Na noite em que Ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus apareceu aos Seus discípulos, mostrou-lhes as Sua mãos perfuradas e o seu lado aberto, soprou sobre eles, deu-lhes o Espírito Santo e enviou-os (Jo 20,19-22). Jesus enviou os Seus discípulos não somente para fazer um anúncio geral de Sua Ressurreição, mas especificamente para nos convidar a confessar os nossos pecados e sermos perdoados(as) (Jo 20,23; Lc 24,47; At 2,38; 3,19; 5,31; 10,43; 13,38).

Um dos primeiros atos de misericórdia de Cristo ressuscitado foi começar a desenvolver o Sacramento da Reconciliação para o perdão dos pecados. Uma das primeiras coisas que precisamos fazer nesse Tempo Pascal é nos arrependermos e procurarmos fazer a Confissão. Quando removermos as traves do pecado dos nossos próprios olhos, então poderemos ver claro o bastante para convidar outras pessoas a se arrepender, perdoar, buscar a Confissão, ser perdoadas (Mt 7,5) e ser mergulhadas na misericórdia sem limites de Deus.

Sem a Confissão, a nossa celebração do Tempo Pascal será abortada e não chegará a bom termo. Com a Confissão, nós encontraremos Cristo ressuscitado, seremos enviados(as) para proclamar o perdão dos pecados e celebraremos a Cristo ressuscitado por todo o Tempo Pascal e por toda a eternidade.

Oração: Pai, que a minha primeira Confissão neste Tempo Pascal seja uma mudança de vida. Neste Domingo da Divina Misericórdia, que eu possa experimentar a profundidade do Vosso oceano de misericórdia, quando Te reconciliares comigo.
Promessa: “Pois este é o amor de Deus: observar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.” (1Jo 5,3)
Louvor: “…Um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água.” (Jo 19,34). Jesus Misericordioso, faça com que o nosso coração seja receptivo a Ti.

12/04/2021 - Oração de Páscoa

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

At 4,23-31

Sl 2,1-9

Jo 3,1-8

ORAÇÃO DE PÁSCOA

“…Concede a teus servos que anunciem com toda a intrepidez tua palavra, enquanto estendes a mão para que se realizem curas, sinais e prodígios, pelo nome do teu santo servo Jesus.” (At 4,29.30)

Aleluia! Jesus ressuscitou! Ele vive, e nós viveremos eternamente com Ele! Aleluia!

Feliz Tempo Pascal! Esperamos que este Tempo Pascal esteja ficando cada vez melhor para você a cada dia. Se, contudo, o Espírito da Páscoa está sufocado em sua vida, faça a oração dos Atos dos Apóstolos 4,29.30. Os efeitos desta oração farão você tremer (At 4,31). O Senhor irá confirmar a sua proclamação da Sua Ressurreição com sinais e prodígios (Mc 16,17). Você será preenchido(a) novamente com o Espírito Santo e irá continuar “…a anunciar com intrepidez a palavra de Deus.” (At 4,31)

Não faça a oração de At 4,29.30 somente uma vez e depois se esqueça dela. Pode levar algum tempo para que ela se revele e você receba a resposta à sua oração. Como no primeiro Pentecostes, continue orando durante nove dias ou mais, até que você não tenha nenhuma dúvida que o Senhor lhe tenha dado total garantia na proclamação da Sua Ressurreição estendendo a Sua mão e “…[realizando] curas, sinais e prodígios …” (At 4,30).

Depois faça esta mesma oração por alguma outra pessoa. Quando você vir a sua oração sendo respondida, diga à outra pessoa que você está fazendo a oração de At 4,29.30 em seu favor. Peça a ele ou a ela para fazer a oração junto com você, e para escolher uma outra pessoa por quem fazer a esta mesma oração. Ore “…com toda a intrepidez …” (At 4,29)

Oração: Pai, que eu persevere na oração para que este seja um Tempo Pascal extraordinário.
Promessa: “…Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.” (Jo 3,5)
Louvor: Com voz calma e clara, Lucia fala sobre a verdade da Fé Católica.

13/04/2021 - O quê?

Terça-feira, 13 de Abril de 2021 – Papa São Martinho I

At 4,32-37

Sl 93(92),1.2.5

Jo 3,7-15

O QUÊ?

“A multidão dos que haviam crido era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum.” (At 4,32)

Volte e releia o versículo acima. Depois feche seus olhos por um momento e imagine o modo de viver dos primeiros Cristãos. Nossos ancestrais na fé “…[eram] um só coração e uma só alma. Ninguém considerava exclusivamente seu o que possuía, mas tudo entre eles era comum.” (At 4,32). “Não havia entre eles necessitado algum. De fato, os que possuíam terrenos ou casas, vendendo-os, traziam os valores das vendas e os depunham aos pés dos apóstolos. Distribuía-se então, a cada um, segundo a sua necessidade.” (At 4,34.35). Nós herdamos esse modo de viver na fé dos primeiros Cristãos.

Você poderá dizer que é impossível viver desse modo no mundo de hoje. Você poderia estar certo(a). Para viver como os primeiros Cristãos, você precisaria “…[nascer] do alto.” (Jo 3,7). Você teria que, diariamente, ‘…descobrir a radical novidade cristã que emana do Batismo, sacramento da fé, a fim de poder viver as suas exigências segundo a vocação que recebeu de Deus …’ (Christifideles Laici, 10 – São João Paulo II). Você precisaria ter, em todos os momentos, uma fé inabalável na constante providência de seu Pai celestial de prover todas as suas necessidades (Mt 8.11). Esse modo de viver parece ser o seu?

Se nós listarmos cada uma das nossas posses, poderíamos provavelmente encontrar um modo de nos justificar por possuirmos cada uma delas. Todavia, será que poderíamos justificar nossas posses excessivas para os pobres, que precisam de nossa ajuda neste momento; ou, para os primeiros Cristãos, ou até mesmo para Jesus, que fez a Si mesmo pobre por nossa causa?

Oração: Senhor, será que eu realmente confio em Vós? Será que eu realmente creio em Vossa promessa de prover as minhas necessidades? Que eu possa viver o meu Batismo com uma mudança radical.
Promessa: “Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que seja levantado o Filho do Homem, a fim de que todo aquele que crer tenha nele vida eterna.” (Jo 3,14.15)
Louvor: O imperador acusou o Papa São Martinho I de interferência política, simplesmente porque Martinho ensinava um Catolicismo autêntico.

14/04/2021 - Uma Vida Melhor?

Quarta, 14 de Abril de 2021

At 5,17-26

Sl 34(33),2-9

Jo 3,16-21

UMA VIDA MELHOR?

“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” (Jo 3,16)

Aqueles(as) que creem em Jesus têm a vida eterna (Jo 20,31). Jesus veio para que nós pudéssemos ter vida e vida em abundância (Jo 10,10). Jesus é a Vida (Jo 11,25; 14,6). O anjo que libertou os apóstolos da prisão disse-lhes: “Ide, apresentai-vos no Templo e anunciai ao povo todo o que se refere àquela Vida!” (At 5,20)

Essa vida eterna plena é a vida no céu à qual os Cristãos começam a experimentar na terra. Essa vida é caracterizada pelo testemunho público por Jesus e pela pregação e ensinamento. Na vida ressuscitada, nós somos poderosos(as) o bastante para ser uma ameaça para aqueles(as) que estão no controle. Somos dignos(as) de sermos perseguidos(as), e até mesmo presos(as), por causa de Jesus.

Em resumo, a vida em Cristo é eterna, completa e nova. Ela significa servir a Deus. Ela é uma vida de amor, fé e obediência (Jo 15,10; Gl 2,20; 1Pe 1,2). A vida Cristã é tão real e plena que qualquer outra existência parece desperdiçada (1Pe 4,2.3), uma meia-vida, ou até mesmo uma morte para a vida (1Jo 3,14). Homens e mulheres só estão totalmente vivos em Jesus. Cristo é a vida e a vida deve ser Cristo (Fl 1,21). Comece a viver. Viva sempre para Jesus. Viva com Jesus para sempre.

Oração: Pai, eu proclamarei o que tenho visto e ouvido de modo que outras pessoas possam partilhar da vida em Ti (1Jo 1,3).
Promessa: “Pois Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele.” (Jo 3,17)
Louvor: João tem realizado estudos da Bíblia ao longo de quarenta anos.

15/04/2021 - Provocando Movimentos?

Quinta-feira, 15 de Abril de 2021

At 5,27-33

Sl 34(33),2.9.17-20

Jo 3,31-36

PROVOCANDO MOVIMENTOS?

“…É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens.” (At 5,29)

O Espírito Santo é dado àqueles(as) que obedecem a Deus (At 5,32). Manifestações adicionais do Espírito são dadas àqueles(as) que obedecem a Deus de maneira excepcional. A experiência dos discípulos de Jesus ilustra esse princípio. Eles obedeceram a Deus devotando-se à constante oração durante nove dias (At 1,14). Depois receberam o Espírito Santo em Pentecostes. Antes de receberem o Espírito uma segunda vez (At 4,31), eles obedeceram ao Senhor de um modo ainda mais profundo. “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações.” (At 2,42). “Todos os que tinham abraçado a fé reuniam-se e punham tudo em comum: vendiam suas propriedades e bens, e dividiam-nos entre todos, segundo as necessidades de cada um.” (At 2,44.45). Antes do terceiro movimento da vinda do Espírito, eles obedeciam a ponto de serem presos, “…regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome.” (At 5,41). Antes do movimento seguinte do Espírito, Santo Estevão obedeceu a ponto de entregar a sua vida por Jesus e se tornar o primeiro mártir.

O Espírito Santo não é racionado (Jo 3,34), mas é dado prodigamente (Tt 3,6). Os movimentos continuam acontecendo para aqueles(as) que seguem obedecendo de modo ainda mais intenso. Você deseja um novo movimento do Espírito? De que modo você está obedecendo ao Senhor como nunca antes? O Espírito Santo continua a ser dado àqueles(as) que mais obedecem ao Senhor.

Oração: Pai, eu obedecerei a Vós, mesmo até a morte, para, desse modo, ser exaltado (Fl 2,8.9). Vem, Espírito Santo, com os movimentos de Vossos dons e de Vossas graças.
Promessa: “Nós somos testemunhas destas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.” (At 5,32)
Louvor: Alfredo fez a última transição em sua transformação e se tornou Católico nesta Páscoa.

16/04/2021 - Você será aprovado(a) em seu Teste?

Sexta-feira, 16 de Abril de 2021

At 5,34-42

Sl 27(26),1.4.13.14

Jo 6,1-15

VOCÊ SERÁ APROVADO(A) EM SEU TESTE?

Jesus “…falava assim para [por Filipe} à prova, porque sabia o que iria fazer.” (Jo 6,6)

Jesus planeja nos testar. Ele nos apresentará situações humanamente impossíveis (Jo 6,5) para ver se caminharemos pela fé ou pela visão (2Cor 5,7). Ele irá nos testar para ver se julgaremos segundo os critérios de Deus ou dos homens (1Sm 16,7; Mt 16,23). Nós podemos até ser testados(as) pela perseguição. Será que reagiremos como seria natural: odiando os nossos perseguidores e sendo intimidados por eles? Ou iremos perdoá-los, amá-los, e considerar um privilégio sermos “…dignos de sofrer afrontas pelo Nome” de Jesus? (At 5,41)

Nós passaremos nos testes não somente pela graça de Deus no momento da provação, mas também pelas graças de Deus, recebendo horas, dias e até anos antes dos testes. Apesar da capacidade de obter a vitória em tempos de provação, o poder será derramado sobre nós no último momento, a força espiritual, assim como a força física, geralmente é obtida em pequenos incrementos durante um longo período de tempo. O presente é o momento de nos prepararmos para o futuro. Milagres, martírios e outras provas que poderão acontecer dentro de alguns anos podem ser resultado das graças que decidimos receber hoje. Por isso, no dia de hoje, “…[edifiquemo-nos] sobre a [nossa] santíssima fé, orando no Espírito Santo.” (Jd 20)

Oração: Pai, fortalece-me minuto após minuto enquanto eu vivo no amor e na obediência.
Promessa: “Vendo o sinal que ele fizera, aqueles homens exclamavam: ‘Esse é, verdadeiramente, o profeta que deve vir ao mundo’!” (Jo 6,14)
Louvor: Melissa espalha o seu amor por Jesus em seu ministério, evangelizando nas ruas.

17/04/2021 - Quando as Ovelhas se tornam Pastores(as)

Sábado, 17 de Abril de 2021

At 6,1-7

Sl 33(32),1.2.4.5.18.19

Jo 6,16-21

QUANDO AS OVELHAS SE TORNAM PASTORES(AS)

“Procurai, antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos desta tarefa.” (At 6,3)

Você percebeu que os líderes da Igreja primitiva colocavam a responsabilidade de encontrar diáconos na “…multidão dos discípulos…” (At 6,2). Somos nós! Precisamos procurar por aqueles(as) que possam ser bons(as) líderes na Igreja.

Isso era uma novidade para os primeiros Cristãos. Os sacerdotes Judeus e os Levitas nasciam em suas posições. Os apóstolos foram chamados e escolhidos pelo próprio Jesus. A Igreja primitiva, no entanto, chamava o povo leigo a buscar os futuros líderes entre eles mesmos (At 6,3).

Hoje, nossos sacerdotes e bispos possivelmente não conhecem cada pessoa que possa ouvir o chamado à vida religiosa ou outras formas de liderança na Igreja. Eles dependem de cada um(a) de nós para fazer a nossa parte na construção da Igreja. Nós podemos fazer isso:
– pedindo a Deus para nos revelar homens e mulheres “…de boa reputação, repletos do Espírito e de sabedoria…” (At 6,3),
– destacando os próprios dons para essas pessoas,
– encorajando-os(as) (Hb 10,25) e orando por eles(as),
– orientando-os(as) de modo a serem mais ‘espirituais’ (At 6,3),
– apresentando essas pessoas aos líderes da Igreja oferecendo-se para apresentá-las a orientadores vocacionais, orando para que elas participem de retiros, encontros, etc,. e
– fazendo discípulos (Mt 28,19) tendo quantos filhos quantos Deus nos chamar a ter e criá-los amorosamente na fé.

Os líderes da Igreja dependem de você. “Procurai, antes, entre vós, irmãos, …” (At 6,3)

Oração: Pai, que eu possa ser cheio de encorajamento (Nm 13,2.30-33).
Promessa: “Jesus, porém, lhes disse: ‘Sou eu. Não temais’.” (Jo 6,20)
Louvor: Marcos conduz retiros para jovens, especialmente para o discernimento vocacional.

18/04/2021 - A Ignorância não é abençoada

Domingo, 18 de Abril de 2021 – 3º Domingo da Páscoa
At 3,13-15.17-19

Sl 4,2.4.7-9

1Jo 2,1-5

Lc 24,35-48

A IGNORÂNCIA NÃO É ABENÇOADA

“Entretanto, irmãos, sei que agistes por ignorância, da mesma forma como vossos chefes.” (At 3,17)

Contrariamente ao velho ditado, a ignorância não é uma benção. O que você não sabe poderá vir a feri-lo(a). O povo de Deus perece por falta de conhecimento (Os 4,6).

Certamente, o Senhor é misericordioso e irá até mesmo nos perdoar pela nossa ignorância: “…Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem …” (Lc 23,34). No entanto, virá um tempo quando não haverá desculpa para o nosso desconhecimento de Deus, da Sua Palavra e do Seu plano de salvação. “Por isso, não levando em conta os tempos da ignorância, Deus agora notifica aos homens que todos e em toda parte se arrependam.” (At 17,30). “Pois, se a palavra promulgada por anjos entrou em vigor e qualquer transgressão ou desobediência recebeu justa retribuição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?…” (Hb 2,2.3)

Jesus quer que nós O conheçamos e à Sua Palavra. Ele dedicou o primeiro Domingo da Páscoa explicando as Escrituras. Na tarde da Páscoa, Ele ensinou a dois discípulos no caminho para Emaús (Lc 24,27-32). Naquela noite, Ele “… abriu-lhes a mente para que entendessem as Escrituras.” (Lc 24,45). O Espírito Santo instruiu os novos crentes a se devotarem aos ensinamentos dos apóstolos (At 2,42). Passaram então a “…[perscrutar] cada dia as Escrituras para ver se as coisas eram mesmo assim.” (At 17,11)

No momento que vivemos no Espírito, não existe justificativa para a ignorância. “Por isso não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5,17)

Oração: Pai, eu peço desculpas por permanecer na ignorância. E decido, no dia de hoje, a buscar a sabedoria.
Promessa: “Aquele que diz: ‘Eu o conheço’, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e a verdade não está nele.” (1Jo 2,4)
Louvor: “…Amém! O louvor, a glória, a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus pelos séculos dos séculos. Amém!” (Ap 7,12). Jesus Ressuscitado, Tu mereces constante louvor!

19/04/2021 - Permanecendo preenchido(a) com o Espírito

Segunda-feira, 19 de Abril de 2021

At 6,8-15

Sl 119(118),23.24.26.27.29.30

Jo 6,22-29

PERMANECENDO PREENCHIDO(A) COM O ESPÍRITO

“Estevão, cheio de graça e de poder, operava prodígios e grandes sinais entre o povo.’” (At 6,8)

Estevão era descrito como um “…homem cheio de fé e do Espírito Santo.” (At 6,5). Depois de ter sido falsamente acusado, ameaçado e ter visto as pessoas rangendo os dentes contra ele (At 7,54), Estevão ainda era descrito como “…repleto do Espírito Santo…” (At 7,55)

Muitos(as) de você que leem isso receberam o Espírito Santo através do Batismo e da Confirmação. Vocês podem até mesmo ter sido renovados(as) no Espírito Santo através de Seminários de Vida no Espírito, em novenas ao Espírito Santo ou em algum outro programa ou encontro de renovação espiritual. Talvez alguns(umas) de vocês não estejam mais com a mesma efusão do Espírito. Vocês extinguiram ou entristeceram o Espírito (1Ts 5,19; Ef 4,30). Diferentemente de Estevão, quando somos feridos(as) e/ou rejeitados(as), deixamos de proclamar a Palavra de Deus. Tiramos os olhos de Jesus (At 7,55) e nos concentramos nas nossas feridas ou nas pessoas que nos feriram. Se não perdoarmos não seremos cheios do Espírito.

Arrependa-se da falta de perdão. Arrependa-se de ter tirado seus olhos de Jesus. Seja preenchido(a) novamente com o Espírito Santo. Seja como Estevão. Uma testemunha por Cristo ressuscitado. Não centre a sua vida em torno das suas dores, mas leve essas dores a Jesus. Desse modo, você não estará extinguindo o Espírito. “…o Espírito da glória, o Espírito de Deus [repousará] sobre [você].” (1Pe 4,14)

Oração: Pai, que a minha reação à rejeição possa aprofundar a minha vida no Espírito.
Promessa: “.. A obra de Deus é que creiais naquele que ele enviou.” (Jo 6,29)
Louvor: Todo louvor e ação de graças para os poderosos dons do Espírito Santo. Maranatha¹

20/04/2021 - Quem irá Morrer?

Terça-feira, 20 de Abril de 2021

At 7-51-8,1

Sl 31(30),3.4.6-8.17.21

Jo 6,30-35

QUEM IRÁ MORRER?

“Ouvindo isto, tremiam de raiva em seus corações e rangiam os dentes contra ele.” (At 7,54)

No primeiro Pentecostes Cristão, muitos que ouviram a pregação de São Pedro tiveram os seus corações traspassados por suas palavras e pelo poder de convencimento do Espírito Santo (At 2,37). Três mil pessoas se arrependeram, foram batizadas e receberam o Espírito Santo (At 2,38.41).

Depois da pregação de Santo Estevão, as pessoas que ouviram suas palavras também tiveram seus corações traspassados (At 7,54). No entanto, elas não se arrependeram, “…tremiam de raiva em seus corações e rangiam os dentes contra ele.” (At 7,54). “… dando grandes gritos, taparam os ouvidos e precipitaram-se sobre ele. E, arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedrejá-lo …” (At 7,57.58)

“Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes …” (Hb 4,12). A Palavra de Deus enfrenta a nossa resistência e exige uma resposta. Se os nossos corações começam a arder (Lc 24,32) quando eles são penetrados pela Palavra de Deus (Hb 4,12), ou nós crucificamos nossa carne “…com suas paixões e seus desejos.”, ou matamos os profetas do Senhor e, assim procedendo, continuamos a “…[crucificar] novamente o Filho de Deus e o [expor] às injúrias.” (Hb 6,6)

O que você irá fazer? Mesmo que tente se esconder, da Palavra de Deus e Seus profetas podem encontrar você. O que você irá fazer ao ser confrontado(a) com as demandas de mudança de vida apresentadas por Deus? Diga como Maria: “…faça-se em mim segundo a tua palavra …” (Lc 1,38)

Oração: “…Senhor, não lhes leve em conta este pecado.” (At 7,60). “… Senhor Jesus, recebe meu espírito.” (At 7,59)
Promessa: “Pois meu rochedo e muralha és tu: guia-me por teu nome, conduze-me.” (Sl 31(30),4)
Louvor: Marcia leva a Eucaristia e “Um Pão, Um Corpo” para distribuir às pessoas em um asilo.

21/04/2021 - Aumentando as Expectativas

Quarta-feira, 21 de Abril de 2021 – Santo Anselmo

At 8,1-8

Sl 66(65),1-7

Jo 6,35-40

AUMENTANDO AS EXPECTATIVAS

“Foi assim que Filipe, tendo descido a uma cidade da Samaria, a eles proclamava o Cristo.” (At 8,5)

O diácono Filipe é um santo da Páscoa. Ele nos mostra que, por causa de Cristo ressuscitado:
– todas as cidades podem ser convertidas (At 8,14-17; At 9,35.42),
– até mesmo pessoas mais improváveis, como os Samaritanos, entrarão no reino de Deus,
– a perseguição à Igreja irá fortalecê-la, e
– todos os membros da família não somente podem manter a fé como também levar à disseminação do Evangelho (At 21,8.9).

Cristo ressuscitado transforma toda uma cidade, como a dos Samaritanos, a Igreja perseguida, os membros de nossas famílias e a nós mesmos(as).

A vida do diácono Filipe nos encoraja a crer que Cristo ressuscitado pode fazer muito além do que possamos pedir ou imaginar (Ef 3,20). Quantos Cristãos têm orado para que cidades inteiras se voltem para Cristo e esperam que isso aconteça? Você crê que pessoas como Samaritanos, como Saulos, inimigos, perseguidores, favoráveis ao aborto e ateus irão ser convertidos(as) ao Senhor? Nós oramos pelo privilégio de sermos perseguidos(as) por causa de Jesus? (At 5,41; Fl 1,19). Quantos pais Cristãos estão simplesmente esperando que seus filhos adultos voltem à Igreja? Eles(as) não podem imaginar seus filhos ou eles(as) mesmos(as) profetizando, curando, pregando, ensinando ou liderando. Algumas vezes em nossas orações, nós não parecemos estar conscientes da Ressurreição de Jesus e das suas implicações. A vida de Filipe nos abre para uma nova dimensão de vida – a vida ressuscitada.

Oração: Pai, por causa desse Tempo Pascal, que eu nunca mais volte orar da mesma forma.
Promessa: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei.” (Jo 6,37)
Louvor: Santo Anselmo, se tornou um dos maiores teólogos da Igreja. Ele recebeu o título de ‘Pai da Escolástica’. Ele nunca se afastou de conflitos por causa de seus princípios. Designado Doutor da Igreja, seus escritos acadêmicos permanecem influentes até os dias de hoje.

22/04/2021 - Evangelização para Principiantes

Quinta-feira, 22 de Abril de 2021

At 8,26-40

Sl 66(65),8.9.16.17.20

Jo 6,44-51

EVANGELIZAÇÃO PARA PRINCIPIANTES

“O Anjo do Senhor disse a Filipe: ‘Levanta-te e vai, por volta do meio-dia, pela estrada que desce de Jerusalém a Gaza. A estrada está deserta’. Ele se levantou e partiu …” (At 8,26.27)

Existe uma série de livros de treinamento em computadores fazendo muito sucesso que, em todos os títulos, apresentam a indicação ‘Para Principiantes’. Esses livros contêm indicações passo a passo bem simples. Eles têm um grande apelo popular, porque muitas pessoas sentem que os assuntos tratados nesses livros são assustadores e que elas estão sobrecarregadas o suficiente para entendê-los. Instruções simples e específicas são exatamente o que pessoas saturadas estão procurando. Com intenção similar, o Espírito Santo usou essa mesma aproximação com Filipe, o diácono, na primeira leitura de hoje.

O Espírito Santo dirigiu Filipe passo a passo na evangelização, dando-lhe instruções específicas e realizáveis. Qualquer pessoa pode dirigir-se a uma estrada, numa direção específica e alcançar uma carruagem (At 8,26.29.30). Quando Filipe alcançou a carruagem, tudo o que ele teve que fazer foi perceber o que o eunuco estava fazendo e responder às suas perguntas. O eunuco tornou as coisas fáceis para Filipe organizando seu próprio Batismo. Tudo o que Filipe teve que fazer foi ouvir instruções simples e obedecê-las. Porque ele agiu dessa maneira, o Evangelho foi levado ao Continente Africano.

A tarefa de evangelizar um(a) vizinho(a), uma cidade, ou uma nação pode parecer assustadora. Se nos concentrarmos em nossas próprias habilidades, ela será esmagadora. No entanto, o Espírito Santo tem tudo planejado. Tudo que temos de fazer é ouvir o Espírito e estar prontos(as) e desejosos(as) de seguir as Suas instruções.

Oração: Espírito Santo, que eu me concentre em Ti e não em mim mesmo(a).
Promessa: “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6,51)
Louvor: Paulo ouviu o chamado para o seminário e agora é um diácono ordenado.

23/04/2021 - Uma Tempestade de Oração

Sexta-feira, 23 de Abril de 2021 – São Jorge – Santo Adalberto

At 9,1-20

Sl 117(116),1.2

Jo 6,52-59

UMA TEMPESTADE DE ORAÇÃO

“..Ele está orando.” (At 9,11)

A Igreja primitiva era uma Igreja em oração. Ela nasceu em Pentecostes depois de nove dias de gestação em intensa oração (At 1,14). Depois de Pentecostes, a Igreja se dedicava à oração (At 2,42). As orações da Igreja eram tão poderosas que algumas vezes o local onde a Igreja fazia suas orações tremia (At 4,31). Os apóstolos se concentravam na oração e na pregação da Palavra (At 6,4). A Igreja primitiva era uma Igreja em oração.

Os resultados imediatos das orações da Igreja eram variados. O número de discípulos “…multiplicava-se enormemente …” (At 6,7), mas a perseguição à Igreja crescia da mesma forma. Quanto mais a Igreja orava, ela conseguia o melhor e o pior. Finalmente Estevão, um dos primeiros diáconos, foi morto, martirizado, apedrejado até à morte. Era aquela a resposta às orações? Entretanto, a Igreja continuou em oração. Logo, uma cidade da Samaria “…[acolheu] a palavra de Deus…” (At 8,14), um Etíope foi batizado e levou o Evangelho aos confins da terra (At 8,38-39), e Saulo, o temido perseguidor da Igreja, foi batizado e recebeu Espírito Santo (At 9,17.18).

A oração modifica as coisas. Ela pode mudar a resistência em perseguição e homicídio, e a perseguição e homicídio em evangelização do mundo. Neste Tempo Pascal, ore como se sua vida e a salvação do mundo dependessem disso.

Oração: Pai, que eu possa orar de modo a provocar uma tempestade de evangelização.
Promessa: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.” (Jo 6,53)
Louvor: Muitas tradições de devoção construíram histórias heroicas sobre São Jorge. A Igreja declara como corretas a sua caridade, a sua virtude, e o seu martírio. Ele é o santo padroeiro da Inglaterra.

24/04/2021 - A Orientação da Sociedade

Sábado, 24 de Abril de 2021 –  São Fidelis de Sigmaringa

At 9,31-42

Sl 116(115)12-17

Jo 6,60-69

A ORIENTAÇÃO DA SOCIEDADE

“A partir daí, muito dos seus discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele.” (Jo 6,66)

O que poderia Jesus ter dito que resultasse em que muitos dos Seus discípulos se recusassem a permanecer em Sua companhia? Ele disse coisas difíceis de serem ouvidas (Jo 6,60):
– “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. O pão que eu darei é a minha carne para a vida do mundo.” (Jo 6,51).
– “…Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.” (Jo 6,53).
– “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,54).
– “Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.” (Jo 6,55.56).
– “Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimente viverá por mim.” (Jo 6,57).
– “…Quem como este pão viverá eternamente.” (Jo 6,58).

Essas palavras de Jesus escandalizam a sua fé? (Jo 6,61). Supostamente sim. Entretanto, Jesus se recusa a negá-las ou modificá-las somente para manter o grupo unido. Depois que os discípulos descrentes os deixaram, Jesus perguntou àqueles que permaneceram com Ele: “…Não quereis também vós partir?” (Jo 6,67). Como você irá responder a Jesus?

Oração: Jesus, são tantos(as) que se recusam a permanecer junto a Ti. Usa-me para fazer muito(as) retornarem.
Promessa: “…Jesus Cristo te cura! …” (At 9,34)
Louvor: São Fidelis, foi chamado de ‘advogado dos pobres’. Sua oração era para que nunca fosse morno em sua fidelidade a Jesus.

25/04/2021 - Êxtase

Domingo, 25 de Abril de 2021 – 4º Domingo da Páscoa São Marcos

At 4,8-12

Sl 118(117),1.8.9.21.23.26.28.29

1Jo 3,1.2 Jo 10,11-18

ÊXTASE

“Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem, como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas minhas ovelhas.” (Jo 10,14.15)

A Bíblia promete que nós podemos conhecer Jesus, isto é, ter um relacionamento pessoal com Ele, do mesmo modo que o Pai celestial e Deus Filho têm um relacionamento pessoal. Pela graça de Deus, nós podemos nos tornar “…participantes da natureza divina…” (2Pe 1,4) e ter um relacionamento divino com Jesus, o Bom Pastor.

E num relacionamento divino, existe uma unidade e amor que nós, seres humanos, não podemos imaginar (Ef 3,20). De fato, não podemos nem mesmo pedir por ele, pois nenhuma palavra humana pode expressar esse relacionamento. São Paulo declarou que ele “foi arrebatado até o paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não é lícito ao homem repetir.” (2Cor 12,4). Ele somente pode dizer: “… o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9). Nós não podemos expressar isso em palavras. Nós somente podemos dizer que existe muito mais.

“Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.” (1Jo 3,2). Deixe que Deus o(a) ame e surpreenda. Você já viveu a agonia; deixe que o Senhor o(a) leve ao êxtase com Ele. Êxtase não é destinado somente a santos(as) excepcionais, mas para todos(as) aqueles(as) que deixam Deus amá-los(as). O êxtase é para você.

Oração: Jesus, eu Te adoro.
Promessa: “É ele [Jesus] a pedra rejeitada por vós, os construtores, mas que se tornou a pedra angular. Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,11.12)
Louvor: “Com efeito, Cristo morreu e reviveu para ser o Senhor dos mortos e dos vivos.” (Rm 14,9). Louvor a Jesus ressuscitado!

26/04/2021 - O Único Caminho

Segunda-feira, 26 de Abril de 2021

At 11,1-18

Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4

Jo 10,1-10

O ÚNICO CAMINHO

“…Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas.” (Jo 10,7)

Jesus não é somente o Bom Pastor (Jo 10,11); Ele é também o Cordeiro de Deus (Jo 1,29) e a Porta das Ovelhas. Não se case com alguém que busca entrar em sua vida meramente através da amizade ou da atração sexual. Não deixe que pessoas entrem em sua vida por causa de negócios ou de dinheiro, por ser uma personalidade, um(a) atleta ou um(a) apresentador(a) de grande influência na vida de muitas pessoas, mas que entrem através da Porta da Ovelhas, Jesus. “…quem não entra pela porta do redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.” (Jo 10,1)

Não são somente os(as) outros(as) que estão tentando entrar em nossas vidas, mas nós também estamos entrando em suas vidas e em seus mundos. Jesus promete: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.” (Jo 10,9). Em qualquer coisa em que você for entrar, tenha certeza que foi essa a intenção de Jesus. Viva em, com, e através de Jesus. Então você estará seguro(a) ao invés de ferido(a), alimentado(a) ao invés de esgotado(a). Se nos envolvermos em coisas por causa de nosso orgulho, desejo, raciocínio ou do egoísmo, nós seremos roubados(as), mortos(as) e destruídos(as) (Jo 10,10). Se fizermos de Jesus nossa única Porta, nosso único Caminho (Jo 14,6), nós iremos ter vida em abundância (Jo 10,10). Jesus é o Único Caminho.

Oração: Pai, atraí-me para tão perto do Teu Filho Jesus que nada que eu deseje possa fazer com que me desvie do Seu amor.
Promessa: “…Logo, também aos gentios Deus concedeu o arrependimento que conduz à vida!” (At 11,18)
Louvor: Todos os dias, Marta ora para que um membro de sua família seja chamado para a vida religiosa.

27/04/2021 - A Vida Eterna é...

Terça-feira, 27 de Abril de 2021

At 11,19-26

Sl 87(86)1-7

Jo 10,22-30

A VIDA ETERNA É………

“Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão …” (Jo 10,28)

Jesus prometeu nos dar a vida eterna, isto é, a qualidade de vida que é vivida eternamente no céu. Jesus manteve a Sua promessa quando morreu na cruz e ressuscitou dos mortos. Nós recebemos o Seu dom de vida eterna quando somos batizados(as). Vivemos a vida eterna quando entregamos nossas vidas a Jesus e O amamos com todo o nosso coração, todo o nosso entendimento e com toda a nossa força (Lc 10,27).

Pela fé, estamos nós vivendo a vida eterna nesse momento? Se nós não a vivemos na terra antes da nossa morte, porque deveríamos esperar vivê-la no céu depois da nossa morte? Se não decidimos entregar nossas vidas a Jesus agora, porque deveríamos querer estar com Ele para sempre?

Vida eterna não é somente uma alegre vida perpétua; ela é primeiramente uma via de total amor pela Própria Vida, Jesus nosso Senhor (Jo 14,6; 11,25). “Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3). A vida eterna é conhecer Jesus pessoal e intimamente. É viver em Deus, o que significa no amor, pois Deus é amor (1Jo 4,16). “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida.” (1Jo 5,11.12). Viva totalmente para Jesus. Aceite a vida eterna.

Oração: Pai, que eu possa deixar que Tu vivas em mim de modo que eu possa participar de Vossa natureza divina (2Pe 1,4).
Promessa: “…E ninguém arrebatará [as minhas ovelhas] de minha mão.” (Jo 10,28)
Louvor: A cerimônia da Primeira Comunhão de sua filha ajudou Mateus a reafirmar sua vida junto ao mais Santíssimo Sacramento.

28/04/2021 - Um Teste com Consulta

Quarta-feira, 28 de Abril de 2021 – São Pedro Chanel – São Luis Grignon de Montfort

At 12-24-13,5 Sl 67(66),2.3.5.6.8 Jo 12,44-50

UM TESTE COM CONSULTA

“Se alguém ouvir minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo, pois não vim para julgar o mundo, mas para salvar o mundo. Quem me rejeita e não acolhe minhas palavras tem seu juiz: a palavra que proferi é que o julgará no último dia.” (Jo 12,47.48)

Jesus revela claramente que a Palavra de Deus será a referência pela qual somos julgados(as) “…no último dia.” (Jo 12,48). É como aqueles períodos escolares nos quais o professor nos aplicava um teste com consulta. As respostas estavam todas no livro. Um teste com consulta deveria ser o mais fácil dos testes – se tivéssemos tido tempo de aprender a matéria que estava contida no livro. Jesus, o Mestre (Mt 19,16), nos abençoou, nos revelando com antecedência as respostas para o teste no último dia. Está tudo contido no Livro (na Bíblia).

Quando estávamos na escola, nós também tínhamos outros materiais de estudo. Um dos mais comuns era chamado de ‘Lembretes’. O melhor guia de estudos para o teste final é o Catecismo da Igreja Católica, que foi revelado à Igreja, com antecedência, pelo Espírito Santo. Existem muitas centenas de versículos das Escrituras citados no Catecismo. Então a questão passa a ser: Você conhece a Palavra de Deus? Quão profundamente você procura conhecer a Palavra de Deus? Você será surpreendido(a) pelo teste do último dia?

Oração: Pai, que eu possa dedicar o resto de minha vida a ajudar o maior número de pessoas a conhecer, amar e a Te servir nesta vida, de modo a serem felizes junto a Ti na próxima. Que a Palavra do Senhor cresça e se multiplique por causa de meu amor por Ti (At 12,24).
Promessa: “Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12,46)
Louvor: Durante os últimos três séculos São Luis de Montfort tem inspirado muitos fiéis Católicos a confiar a Nossa Senhora o papel de intercessora. Seu livro Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, continua sendo considerado um clássico.

29/04/2021 - Extemporâneo

Quinta-feira, 29 de Abril de 2021 Santa Catarina de Siena

At 13,13-25

Sl 89(88),2.3.21.22.25.27

Jo 13,16-20

EXTEMPORÂNEO

“…Irmãos, se tendes alguma palavra de exortação ao povo, falai. Então, levantando-se, Paulo fez sinal com a mão e disse: ‘Homens de Israel, e vós que temeis a Deus, escutai’!” (At 13,15.16)

Imagine que você está visitando uma Igreja. Você é totalmente estranho. Depois da leitura das Escrituras, todos se sentam. De repente, o sacerdote ou o ministro olha para você e pergunta se você poderia fazer a homilia. O que você fará?

Isso aconteceu com São Paulo quando ele visitou a sinagoga de Antioquia da Pisídia. Quando Paulo se colocou de pé, ele estava pronto. E ele levou a assembleia para uma viagem através da história do povo escolhido (At 13,16-41). Depois disso, ele estava preparado para dar testemunho para o carcereiro durante sua libertação (At 16,29-37). Ele continuou testemunhando sobre Jesus mesmo depois de ter sofrido um naufrágio e ser mordido por uma víbora (At 27,43; 28,4-6). Até mesmo Pedro, que ficou paralisado pelo medo quando uma serva lhe perguntou sobre Jesus, mudou dramaticamente e depois, pode escrever: “…santificai a Cristo, o Senhor, em vossos corações, estando sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir” (1Pe 3,15).

Quando nós fazemos o ato de fé e abrimos as nossas bocas, o Espírito coloca coragem nos nossos corações, revelações nas nossas mentes e palavras nos nossos lábios. Jesus prometeu: “Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar, porque não sereis vós que estareis falando, mas o Espírito de vosso Pai é que falará em vós.” (Mt 10,19.20)

Oração: Jesus, que nas próximas quarenta e oito horas, em possa desbravar novos caminhos e falar sobre Ti para uma pessoa com a qual nunca pude falar.
Promessa: “Em verdade, em verdade, vos digo: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que quem o enviou.” (Jo 13,16)
Louvor: Na curta vida (somente 33 anos) de Catarina de Siena, ela deixou clara sua profunda devoção a Cristo. Em 1970 o Papa Paulo VI nomeou-a Doutora da Igreja. Três sacerdotes foram destacados para perseverar junto àqueles que ela havia levado a se arrependerem.

30/04/2021 - Indo para Casa

Sexta-feira, 30 de Abril de 2021 – Papa São Pio V

At 13,26-33

Sl 2,6-11

Jo 14,1-6

INDO PARA CASA

“E quando eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei novamente e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.” (Jo 14,3)

O grande “…EU SOU…” (Ex 3,14) – o incrível Criador do mundo, Aquele que criou o universo há distantes milhões de quasares de anos-luz – o próprio Deus, quer adotar você tardiamente.

Isso parece inacreditável, mas é verdade. Ele pagou um preço inestimável por você enviando Seu único Filho gerado para entregar a Sua vida. Pela fé, você aceitou a adoção por parte de Deu. Seu Deus Pai ama, alimenta, protege, cura, guia e provê em seu favor. Ele está sempre presente. Porque o Pai vive no céu, você nunca pode vê-lo, mas a alegria de sua vida é falar com Ele e ver as Suas obras prodigiosas. O Espírito clama em você: “…Abba, Pai!” (Gl 4,6). O seu desejo mais profundo é algum dia ir para casa e ver o Pai. No entanto, isso é impossível para nós; mas nada é impossível para Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai a não ser através d’Ele (Jo 14,6). Todos(as) que vêm através d’Ele vão para casa e vêm o Pai. Então, “Ele enxugará toda lágrima dos seus olhos, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor, e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!” (Ap 21,4)

Eu Vos agradeço Pai por me adotares. Eu Vos agradeço, Jesus, por seres o meu Caminho para casa. Eu Vos agradeço, Espírito, por clamares em meu coração, “…Abba, Pai!” (Gl 4,6)

Oração: Abba, eu Te amo.
Promessa: “Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos, e por muitos dias apareceu aos que com ele tinham subido da Galiléia para Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.” (At 13,30.31)
Louvor: O Papa São Pio V dirigiu a reestruturação da igreja no tempo da Reforma Protestante. Ele confrontou os cardeais para que abandonassem seu estilo de vida muitas vezes luxuosas e determinou que os bispos residissem em suas dioceses.