01/07/2021 - Ó, Meu Deus!

Quinta-feira, 01 de Julho de 2021                                                       

São Junipero Serra 

Gn 22,1-19                                       

Sl 116(114),1-6.8.9                        

Mt 9,1-8                                                          

Ó, MEU DEUS!

…Jesus, vendo tão grande fé, disse ao paralítico: ‘Tem ânimo, meu filho; os teus pecados te são perdoados’.” (Mt 9,2)

Quando Jesus perdoou os pecados do paralítico, Ele reivindicou fazer algo que somente Deus pode fazer. Ele declarou ser Deus. A única resposta possível para isso era ser acusado de blasfêmia (Mt 9,3) ou ser adorado como Deus.

Jesus repetidamente declarou ser Deus quando se proclamou Senhor do Sabbath (sábado) (Mt 12,8), o Filho de Deus (Jo 5,18) e o grande EU SOU (Jo 8,24.28.58). Jesus é o Verbo que se fez carne (Jo 1,14) e o Verbo é Deus (Jo 1,1). Jesus é Deus.

Jesus espera que nós creiamos que Ele é Deus. De outro modo, nós morreremos em nossos pecados (Jo 8,24). A nossa fé na divindade de Jesus significa não somente uma aceitação mental, mas uma aceitação expressa pelo louvor, obediência, e serviço a Ele. Finalmente, a nossa fé na divindade de Jesus precisa ser tão real que nós daremos tudo a Jesus e faremos tudo por Ele. Abraão exemplificou isso ao ser capaz de sacrificar seu próprio filho único, a alegria de sua vida (Gn 22,10-12). Nós precisamos estar desejosos(as) de fazer sacrifício semelhante. Se nós crermos que Jesus é Deus, nós devemos desejar entregar nossas vidas totalmente a Ele.

O que a sua vida indica sobre a sua fé na divindade de Jesus? Você irá morrer pelos seus pecados ou conquistará o mundo porque crê em Jesus como Filho de Deus, isto é, Deus? (1Jo 5,5).

Oração: Jesus, “…meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)

Promessa:Por tua posteridade serão abençoadas todas as nações da terra, porque tu me obedeceste.” (Gn 22,18)

Louvor: São Junipero Serra, a despeito de uma lesão na perna sofrida no México, levou a palavra do único e verdadeiro Deus para o povo indígena da Califórnia, EUA.

 

02/07/2021 - O Senhor

Sexta-feira, 02 de Julho de 2021                                               

Gn 23,1-4.19; 24,1-8.62-67                                  

Sl 106(105),1-5                               

Mt 9,9-13                                                                  

O SENHOR

Indo adiante, viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: ‘Segue-me’. Este, levantando-se, o seguiu.” (Mt 9,9)

Quando sua(seu) esposa(o) morre, lá está Jesus como Senhor do sepultamento. Como aconteceu no sepultamento de Sara. Ele quer usar essa ocasião para preparar outras pessoas para entrar na terra prometida (Gn 23,19.20). Quando você é atraído(a) por uma pessoa do sexo oposto e até mesmo considerando o casamento, lá está Jesus como Senhor do relacionamento. Quando você está pensando em buscar um trabalho ou mudar de trabalho, lá está Jesus como Senhor do seu emprego e do seu desemprego.

Jesus quer se tornar Senhor do nosso comer, dormir, divertimento, comunicação, dinheiro, tempo, educação, consumo, pensar, sentir, sexualidade, etc. Se Ele não for o Senhor de tudo, Ele definitivamente não é Senhor.

Nós Cristãos continuamos falando sobre Jesus ser o Senhor das nossas vidas (Mt 7,21), mas vivemos como se Ele não o fosse. Se assim o fosse, os funerais Cristãos seriam completamente diferentes dos de não-Cristãos. Se Jesus fosse aceito como Senhor, muitos jovens Cristãos casariam ainda sendo virgens, e alguns(mas) trabalhadores(as) Cristãos(ãs) permaneceriam trabalhando onde estão ou mudariam para um trabalho menos remunerado a despeito de oportunidades mais lucrativas.

Se Jesus fosse aceito como Senhor, os Cristãos(ãs) fariam repetidamente coisas impossíveis de serem compreendidas por aqueles que estão no mundo, a menos que viessem a acreditar na cruz e na Ressurreição de Jesus.

Oração: Jesus, sê o Senhor de áreas da minha vida as quais nunca havia pensado em entregar a Ti.

Promessa:Aleluia! Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque seu amor é para sempre!” (Sl 106(105),1)

Louvor: Joana usa sobras de fábricas de tecidos para fazer mantas para os pobres e os desabrigados. Ela ora continuamente enquanto faz as suas mantas.

 

03/07/2021 - Acredite no Corpo de Jesus

Sábado, 03 de Julho de 2021                                                               

São Tomé, Apóstolo       

Ef 2,19-22                                        

Sl 117(116),1.2                                           

Jo 20,24-29                                               

ACREDITE NO CORPO DE JESUS

…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)

Na elevação da hóstia na Missa, nós proclamamos com São Tomé, “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28). Jesus convidou Tomé a tocar o Seu corpo, de modo que ele pudesse crer que Jesus havia realmente ressuscitado. Na Santa Comunhão, Jesus, da mesma forma, nos convida a tocar e receber o Seu Corpo, para que nós também cresçamos na fé. Existe então uma conexão entre a dúvida de São Tomé e o corpo físico de Jesus.

Na primeira carta de João, nos é dito que todo espírito verdadeiro reconhece Jesus Cristo vindo na carne (1Jo 4,2.3). Na Santa Eucaristia, Jesus vem literalmente na carne (Jo 6,53-56). Pesquisas nos dizem que hoje em dia um grande número de Católicos duvida que Jesus esteja realmente presente na Eucaristia.

Mesmo antes da pandemia do COVID-19, menos da metade dos Católicos participavam das Missas Dominicais. Talvez seja por isso que nós somos ensinados a orar discretamente as palavras de São Tomé: “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28), quando o sacerdote eleva a hóstia consagrada na oração Eucarística. Se nós cremos que Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus, a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25), está realmente presente na Eucaristia, não podemos permanecer afastados da Missa. Jesus está realmente presente na Eucaristia em cada Missa. ‘O  Concílio de Trento resume a fé católica declarando: Porque Cristo, nosso Redentor, disse que o que Ele oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente o seu corpo, sempre na Igreja se teve esta convicção que o sagrado Concílio de novo declara: pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue; a esta mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado, transubstanciação. A presença eucarística de Cristo começa no momento da consagração e dura enquanto as espécies eucarísticas subsistirem. Cristo está todo presente em cada uma das espécies e todo em cada uma das suas partes, de maneira que a fração do pão não divide Cristo’. (CIC, 1376.1377). Creia que Jesus está verdadeiramente presente na Santa Eucaristia (Jo 6,40.47). Receba-O na Missa, diariamente se possível.

Oração: Pai, que eu deseje receber Jesus na Santa Eucaristia sempre que for este o Teu desejo para mim.

Promessa:…[Sois] concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)

Louvor:Tomé lhe diz: ‘Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho’?” (Jo 14,5). São Tomé encontrou o caminho e agora intercede por nós no céu.

04/07/2021 - Sobre esta Pedra

Domingo, 04 de Julho de 2021                                     

São Pedro e São Paulo, Apóstolos                                                                                       

Santa Isabel Rainha de Portugal                                             

At 12,1-11                

Sl 34(33),2-9           

2Tm 4,6-8.17.18                 

Mt 16,13-19                                                        

SOBRE ESTA PEDRA

Simão Pedro, respondendo, disse: ‘Tu és o Cristo, o filho de Deus vivo’.” (Mt 16,16)

O que Jesus pretendia para transmitir a fé para as gerações futuras? Vamos prestar atenção às palavras de nosso Senhor para São Pedro no Evangelho de hoje: “Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,18.19). Jesus não escreveu um manual de instruções. Ele escolheu humildes pescadores (Mc 1,16) para liderar a Igreja. Desde o princípio, Pedro se sentiu indigno de seu chamado apostólico, dizendo: “…Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” (Lc 5,8)

São Paulo também teve um começo difícil. Ele declarou: “…sou o menor dos apóstolos, nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a Igreja de Deus.” (1Cor 15,9). Mas Jesus não deixou Paulo morrer nos seus pecados. “…este homem é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome diante das nações pagãs, dos reis e dos filhos de Israel.” (At 9,15; conf. 2Tm 4,17)

Se você está se sentindo indigno para ser um(a) evangelizador(a), bem-vindo(a) ao clube! Nós tendemos a colocar os santos em um pedestal. Mas muitos deles tiveram um início modesto. Olhe para São Pedro e São Paulo como inspiração, não com exasperação. Eles simplesmente foram tocados pela graça. Por que nós seríamos diferentes?

Oração: Pai, eu oro pelas intenções do Papa, sucessor de São Pedro e Bispo de Roma.

Promessa:Procurei a Iahweh e ele me atendeu, e dos meus temores me livrou.” (Sl 34(33),5)

Louvor: São Pedro deu a São Paulo o ‘aperto de mão da amizade’ (Gl 2,9). Eu Vos agradeço, Senhor, por constituir um Igreja apostólica.

 

05/07/2021 - Fé de Casa Funerária

Segunda-feira, 05 de Julho de 2021                           

Santo Antônio Maria Zaccaria                       

Gn 28,10-22                                   

Sl 91(90),1-4.14.15                        

Mt 9,18-26                                                    

FÉ DE CASA FUNERÁRIA

Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: ‘Ânimo, minha filha, a tua fé te salvou’. Desde aquele momento, a mulher foi curada.” (Mt 9,22)

O Senhor quer nos inspirar a ter uma fé maior através do exemplo do líder da sinagoga e da mulher hemorroíssa. O líder da sinagoga mostrou grande fé em Jesus. A sua filha estava morta, assim ele não pediu a Jesus para curá-la, mas para ressuscitá-la dentre os mortos (Mt 9,18). Antes que Jesus ressuscitasse a menina, uma mulher hemorroíssa havia doze anos expressou a sua fé em Jesus tocando a orla da Sua veste. Pela sua fé, ela foi curada (Mt 9,22).

Você crê que Jesus pode e ressuscita os mortos – não somente no final dos tempos, mas agora mesmo?  Crê que Jesus curará você de uma doença que o(a) acomete há anos, até mesmo por doze anos ou mais? Você crê que o Senhor irá curá-lo(a) imediatamente? Você crê em sinais e prodígios nos quais não acreditava no passado? Você está crescendo na fé, cruzando novos caminhos e movendo montanhas? (Mt 17,20).

A nossa fé em Jesus não está totalmente desenvolvida. Nós temos anos-luz restando para crescer na fé mesmo se já tivermos crescido por anos-luz. “Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17). “…recebei com docilidade a Palavra que foi plantada em vossos corações…” (Tg 1,21). Ouça o Senhor (Mt 17,5). Cresça na fé.

Oração: Pai, aumenta e fortalece a minha fé diariamente (Lc 17.5).

Promessa:…Todos os clãs da terra serão abençoados por ti e por tua descendência. Eu estou contigo e te guardarei em todo lugar aonde fores, e te reconduzirei a esta terra, porque não te abandonarei enquanto não tiver realizado o que te prometi.” (Gn 28,14.15)

Louvor: Santo Antônio Maria foi um advogado precoce da Contra-Reforma Católica. Ele também encorajou santas inovações, recomendando o frequente recebimento da Santa Comunhão.

06/07/2021 - Língua-Presa

Terça-feira, 06 de Julho de 2021                                                        

Santa Maria Goretti                                                         

Gn 32,23-33                                    

Sl 17(16),1-3.6-8.15                                   

Mt 9,32-38                                                               

LÍNGUA-PRESA

Logo que saíram, eis que lhe trouxeram um endemoninhado mudo.” (Mt 9,32)

 No Evangelho de Mateus, nós acompanhamos Jesus numa viagem de milagres e curas (Mt 8 e 9). Mateus guardou o melhor até o final quando Jesus solta a língua de um mudo expulsando um demônio (Mt 9,33). Três capítulos depois, Mateus relata a cura e a libertação de outro mudo (Mt 12,22).

A libertação do mudo é muito importante para Mateus porque ele sabe que todos(as) nós temos a língua presa pelo demônio de alguma forma. Nós podemos não ser capazes de orar espontaneamente, louvar com entusiasmo ou evangelizar corajosamente. Nós somos como Zacarias durante os nove meses da gestação de João (Lc 1,20). O maligno tomou as nossas línguas. Se nós controlamos as nossas línguas, controlamos todo o nosso corpo (Tg 3,2).

O Espírito Santo é derramado para libertar as nossas línguas de modo que possamos orar e louvar em nossa língua nativa e com o dom de línguas (At 2,4). Ou o Espírito solta as nossas línguas e o demônio é amarrado, ou nossas línguas são amarradas e o demônio é libertado. Nossa espada contra o maligno é o Espírito usando as nossas línguas para empunhar a profética Palavra de Deus (Ef 6,17). Vamos desembainhar nossas línguas e atacar as portas do Inferno (Mt 16,18).

Oração: Espírito Santo, usa a minha língua para lutar contra Satanás.

Promessa:…Jacó respondeu: ‘Eu não te deixarei ir se não me abençoares’.” (Gn 32,27)

Louvor: Quando tinha doze anos de idade, Santa Maria Goretti foi apunhalada até a morte resistindo a ser violentada por um jovem vizinho de dezoito anos. Enquanto estava na prisão, o jovem sonhou com Maria colhendo flores e entregando-as a ele. Ele se arrependeu do seu pecado e ajoelhou-se na Praça de São Pedro, em Roma, durante a canonização de Santa Goretti.

07/07/2021 - Culpa Permanente

Quarta-feira, 07 de Julho de 2021                       

Gn 41,55-57; 42,5-7.17-24                       

Sl 33(32),2.3.10.11.18.19             

Mt 10,1-7                                                     

CULPA PERMANENTE

…Em verdade, expiamos o que fizemos a nosso irmão: vimos a aflição de sua alma, quando ele nos pedia graça, e não o ouvimos. Por isso nos veio essa aflição.” (Gn 42,21)

Quando alguma coisa ruim acontece com você, você sente que está sendo punido(a)? O Senhor pode não estar punindo você, mas você pode estar punindo a si mesmo(a) por causa da sua culpa. Como exemplo, os irmãos de José ainda estavam discutindo e se sentindo culpados décadas depois de terem tentado matar José, e por fim, o terem vendido como escravo (Gn 42,22).

Jesus quer libertar você da câmara de tortura da culpa (Mq 7,18.19). Talvez você se sinta culpado(a) do pecado sexual. Se você não confessou o seu pecado, faça isso através do Sacramento da Reconciliação. Ore com Davi: “Tem piedade de mim, ó Deus, por teu amor! Apaga minhas transgressões, por tua grande compaixão! Lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado!” (Sl 51(50),3.4). Peça pela cura. Descarregue todo o seu lixo não sobre si mesmo(a), mas sobre o Calvário (Zc 5,6).

Quando Satanás tentar convencê-lo a não buscar o perdão e a sua libertação, recuse-se a escutá-lo. Mande-o para Jesus e informe-o rapidamente que você não está liberado para discutir os seus pecados e culpas porque eles estão agora nas mãos de Jesus. Isso irá fazê-lo calar.

O Pai celestial diz que você está perdoado(a). O sangue de Jesus diz que você está perdoado(a), o Espírito da Verdade diz que você está perdoado(a). A Igreja de Deus concorda. Você foi perdoado(a), foi lavado(a) e está livre de culpa.

Oração: Purificado(a) finalmente! Senhor Deus altíssimo, purificado(a) finalmente!

Promessa:Chamou os doze discípulos e deu-lhes autoridade de expulsar os espíritos imundos e de curar toda a sorte de males e enfermidades.” (Mt 10,1)

Louvor: Depois de evitar o Sacramento da Reconciliação durante anos, Roberta se sentiu renascida quando finalmente retornou à Confissão.

 

08/07/2021 - Pai Nosso

Quinta-feira, 08 de Julho de 2021

Gn 44,18-21.23-29; 45,1-5

Sl 105(104),16-21

Mt 10,7-15

PAI NOSSO

…Tendes ainda pai?…” (Gn 44,19)

José tinha tudo. Ele era talentoso, formoso e rico. Ele era uma das pessoas mais importantes no mundo. No entanto, tudo isso não significava quase nada para ele. José tinha o coração partido, não tanto por ter sido rejeitado pelos seus irmãos, mas por ter sido separado do seu pai por várias décadas. José expressava a saudade do seu par com fortes soluços (Gn 45,2). Tão logo José revelou sua identidade aos seus irmãos, a primeira pergunta que fez a eles foi: “…Vive ainda meu pai?…” (Gn 45,3)

Todos nós imaginamos o problema de José. Fomos separados(as) do nosso Pai celestial. Não importa o que tenhamos, compramos, possuímos ou fizemos, nós nunca podemos estar felizes. Tudo foi arruinado e a vida era vazia sem o nosso Pai. Então Jesus nos salvou. Ele é o único caminho para o Pai (Jo 14,6) e “é ele o resplendor da glória [de Deus] e a expressão do seu ser…” (Hb 1,3). Se nós vemos Jesus, nós vemos o Pai (Jo 14,9). Jesus e o Pai são Um (Jo 10,30). Jesus nos ensinou a orar ao “…Pai nosso …” (Mt 6,9) e nos reconciliou com o Pai. Como o Pai ama a Jesus, Jesus nos ama (Jo 15,9).

Oração: Abba,

Promessa: Os dons que “…de graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10,8)

Louvor: Walter trabalha com cinema, mas deixou a Luz brilhar através dele assumindo uma posição sobre os bebês não nascidos.

09/07/2021 - Mártir

Sexta-feira, 09 de Julho de 2021                                                                     

Santa Paulina                       

Gn 46,1-7.28-30                 

Sl 37(36),3.4.18.19.27.28.39.40                          

Mt 10,16-23                                                                 

MÁRTIR

E, por causa de mim, sereis conduzidos à presença de governadores e reis, para dar testemunho perante eles e perante as nações.” (Mt 10,18)

Jesus é a Verdade (Jo 14,6), toda a Verdade e nada além da Verdade. Ele não esconde de nós as mais difíceis realidades que acontecem quando O seguimos. Ele declara francamente que nós estamos sendo enviados(as) “…como ovelhas entre lobos…” (Mt 10,16). O sistema político nos levará a julgamento; os líderes religiosos nos flagelarão; até mesmo as nossas famílias nos entregarão às autoridades por causa de nosso testemunho Cristão (Mt 10,17.18.21). Nós “…[seremos] odiados por todos por causa [de Jesus}…” (Mt 10,22)

Somos seguidores(as) de Jesus, não porque não conhecemos nada melhor, mas porque nós O amamos. Naturalmente, nós não queremos sofrer ou ser rejeitados(as). Mesmo assim, nosso amor por Jesus é mais forte que nosso egoísmo ou medo da dor. Nós queremos estar com nosso Senhor, até mesmo aos pés da cruz. Preferimos morrer com Jesus do que viver sem Ele. Nós O amamos ‘nos bons e nos maus momentos, na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença’.

Nem mesmo a morte pode nos separar d’Ele, pois o amor é mais forte do que a morte (Rm 8,35.38.39; Ct 8,6). Jesus, o Noivo, eu Te amo; eu vivo para Ti.

Oração: Jesus, seu for da Tua vontade, que eu morra como um(a) mártir por amor a Ti.

Promessa:José preparou seu carro e subiu ao encontro de seu pai Israel em Gessen. Ao vê-lo, lançou-se ao seu pescoço e, beijando-o, chorou longamente.” (Gn 46,29)

Louvor: Santa Paulina foi perseguida e destituída do cargo de superiora de sua congregação, e ficou exilada em Bragança Paulista, SP. Na ocasião, ela disse: ‘Meu  único desejo é que a obra da Congregação continue para que Jesus Cristo seja conhecido e amado por todos’.

10/07/2021 - Uma Vida de Falsa Culpa

Sábado, 10 de Julho de 2021                                         

Santo Agostinho Zhao Rong 

Gn 49,29-32; 50,15-26                              

Sl 105(104),1-4.6.7                       

  Mt 10,24-33                                                  

UMA VIDA DE FALSA CULPA

Vendo que seu pai estava morto, disseram entre si os irmãos de José: ‘E se José for nos tratar como inimigos e nos retribuir todo o mal que lhe fizemos’?” (Gn 50,15)

Os irmãos de José estavam com medo, cheios de culpa e a um passo da auto-aversão. Eles foram até José e disseram: “…Eis-nos aqui como teus escravos!” (Gn 50,18). Depois de terem tentado matar José e finalmente o terem vendido como escravo, os seus irmãos tinham carregado o fardo de pecado por quase quatro décadas.

Existe algum pecado seu de muitos anos atrás que ainda o(a) incomoda? Você tem algum pecado do qual já recebeu o perdão de Deus, mas ainda não se perdoou si mesmo(a)? Existe alguma perversão, especialmente pecados sexuais passados, deformando a sua auto-imagem? Não é incomum ser como os irmãos de José e passar toda uma vida se remoendo e infeliz pela culpa, mesmo que seja por uma falsa culpa.

O calinho da libertação para nós é nos arrependermos e procurar a Confissão, se ainda não o tivermos feito. Depois devemos pedir que outras pessoas imponham as mãos sobre nós e orem pela nossa cura. Se isso não resultar em cura e libertação, existe alguma coisa errada no nosso relacionamento com o Senhor. Precisamos voltar as nossas vidas para Ele, sem reservas. Ele, que é a Verdade que nos libertará da culpa.

Oração: Pai, “lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado!” (Sl 51(50),4)

Promessa:Não tenhais medo, pois valeis mais do que muitos pardais.” (Mt 10,31)

Louvor: Santo Agostinho Zhao Rong, um soldado Chinês, testemunhou o martírio de um bispo Francês em Pequim. Esse poderoso testemunho levou Agostinho a buscar o Batismo. Ele foi ordenado sacerdote e mais tarde martirizado.

11/07/2021 - Humilde Demais Para Ser Exaltado (Mt 23,12)

Domingo, 11 de Julho de 2021                                    

15º Domingo do Tempo Comum                                                                                            

São Bento                                                                                             

Am 7,12-15                          

Sl 85(84),9-14                     

Ef 1,3-14                  

Mc 6,7-13                               

HUMILDE DEMAIS PARA SER EXALTADO (Mt 23,12)

Mas Iahweh tirou-me de junto do rebanho…” (Am 7,15)

Amós era um menino do campo, um pastor de ovelhas e cultivador de sicômoros – um ninguém escolhido por Deus para profetizar para toda a nação de Israel (Am 7,14-17). Jesus, da mesma forma, enviou os Seus apóstolos como ninguéns. Ele não os deixou ter posses ou dinheiro, os meios que muitas pessoas usam para impor respeito (Mc 6,8.9). Ele nem mesmo providenciou acomodação para eles (Mc 6,10). Os apóstolos tinham tanto prestígio quanto um morador de rua. Certamente, sem credenciais, status, influência ou poder mundano. Eles eram quase rejeitados. Assim Jesus lhes disse para estarem preparados para sacudir o pó dos seus pés de qualquer lugar que não os recebesse (Mc 6,11).

Jesus é o mesmo hoje como era ontem (Hb 13,8). Ele continua a insistir em escolher “o que no mundo é vil e desprezado, o que não é … para reduzir a nada o que é, a fim de que nenhuma criatura se possa vangloriar diante de Deus.” (1Cor 1,28.29). Quando Jesus nos envia com a nossa fraqueza, o Seu poder atinge a perfeição (2Cor 12,9). Jesus prometeu que os mansos (humildes) herdarão a terra (Mt 5,4). Você concorda em ser humilde? Você permitirá que o Senhor se mova através de você?

Oração: Pai, que eu seja humilde aos olhos do mundo e grande aos Teus olhos.

Promessa:Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo.” (Ef 1,3)

Louvor:Eu desci até as raízes das montanhas, à terra cujos ferrolhos estavam atrás de mim para sempre. Mas tu fizeste subir da fossa a minha vida, Iahweh, meu Deus.” (Jn 2,7) Louvor a Jesus, nosso Protetor!

12/07/2021 - Vivendo na Realidade

Segunda-feira, 12 de Julho de 2021                      

Ex 1,8-14.22                                    

Sl 124(123)1-8                                           

  Mt 10,34-11,1                                                     

VIVENDO NA REALIDADE

“Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim.” (Mt 10,38)

Jesus é um Pessoa real. Ele veio do céu para a terra, e viveu entre os seres humanos (Jo 1,14). Durante os três anos do Seu ministério público, Jesus geralmente não tinha um lugar onde repousar a Sua cabeça e nenhuma casa onde pudesse dormir (Lc 9,58). Ele sofreu a rejeição e uma intensa perseguição. Ele sofreu física e emocionalmente (Lc 19,41; Jo 19,33-35). Finalmente, Ele foi injustamente condenado à morte. Para a nossa salvação, Ele carregou a verdadeira cruz, foi pregado nela e morreu pelos nossos pecados.

Jesus eliminou a desordem e a falsidade da nossa cultura nos chamando a segui-Lo e a carregarmos as nossas cruzes diárias (Lc 9,23). Se nós fizermos isso, estaremos tão preocupados(as) com os desafios de carregar essas cruzes, de seguir os Seus passos e de morrer para nós mesmos(as), que essa desordem será provavelmente substituída pela clareza. Para fazer isso, nós precisamos “…[considerar] atentamente a Jesus…” (Hb 3,1) de tal modo que não teremos tempo ou energia para nada mais. Então Jesus nos considerará dignos(as) d’Ele (Mt 10,38).

Diga a Jesus: “É necessário que [Tu cresças] e eu diminua.” (Jo 3,30)

Oração: Senhor Jesus, enche-me de amor por Ti ao ponto de eu Te considerarei o meu maior tesouro (Mt 13,44) e disposto a dar tudo o que tenho para Te possuir.

Promessa:O nosso socorro está no nome de Iahweh, que fez o céu e a terra.” (Sl 124(123),8)

Louvor: Estando inválida por vários anos, Teresa pregava para suas cuidadoras usando de suas palavras amáveis.

13/07/2021 - Milagres e Sodoma

Terça-feira, 13 de Julho de 2021                                                            

Santo Henrique                       

Ex 2,1-15                                         

Sl 69(68),3.14.30.31.33.34                       

Mt 11,20-24                                                           

MILAGRES E SODOMA

…Se em Sodoma tivessem sido realizados os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje.” (Mt 11,23)

Sodoma foi rebaixada na história sendo considerada infame por causa da prática homossexual e outras perversões (Gn 19,5). Jesus nos assegura que os Seus milagres poderiam ter resultado na conversão de Sodoma (Mt 11,23). Ele também nos assegura solenemente que nós, que cremos n’Ele, podemos realizar obras maiores do que as que Ele realizou (Jo 14,12). Isso significa que nós podemos realizar milagres que levariam à conversão de cidades e países ainda piores do que Sodoma.

Eixemos estão de lamentar a fraqueza do mundo e comecemos a acompanhar a Palavra de Deus com sinais e prodígios surpreendentes realizados em nome de Jesus (Mc 16,17-20). Não significa que nós não temos poder, mas que nós não temos fé suficiente para usar esse poder. Jesus nos assegura: “…se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível.” (Mt 17,20)

Jesus espera milagres de você. Ele não encheu a Bíblia com sinais e prodígios para que nós não esperemos que isso se aplique aos dias de hoje. Sabemos que, ao se aproximar o final dos tempos e a segunda vinda de Jesus, Ele irá realizar sinais e prodígios poderosos de um modo sem precedentes. Espere por milagres e realize-os também em nome de Jesus. Sodoma precisa ser convertida agora.

Oração: Pai, usa-me para inspirar muitas pessoas à santidade e à pureza.

Promessa:Porque Iahweh ouve os indigentes, nunca rejeita seus cativos.” (Sl 69(68),34)

Louvor: Santo Henrique foi um Santo Imperador Romano. Sua maior atuação foi estabilizar a Europa para uma paz duradoura. Ele auxiliou o Papa Bento VIII reprimindo distúrbios em Roma.

14/07/2021 - O Amor Ardente de Deus

Quarta-feira, 14 de Julho de 2021                                                       

São Camilo de Léllis 

Ex 3,1-6.9-12                                              

Sl 103(102),1-4.6.7                        

Mt 11,25-27                                                       

O AMOR ARDENTE DE DEUS

       O Anjo de Iahweh lhe apareceu numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia.” (Ex 3,2)

Considere uma vela acesa. A chama da vela definitivamente se apaga quando a cera é consumida. Em Jesus, no entanto, nós não somos como velas que se apagam, mas, ao invés disso, somos como a sarça ardente, que não é queimada nem consumida (Ex 3,2).

Algumas pessoas têm medo de receber o amor de Deus. Elas temem que o fogo do amor de Deus as consuma (Hb 12,29) e que nunca mais sejam as mesmas. Imersas no amor de Deus, elas sabem que têm que se arrepender e se dedicar à santidade (Ex 3,5). Assim como Moisés foi atraído para a sarça ardente pela fantástica visão, o amor de Deus atrai as pessoas a despeito de seu medo.

O ardente amor de Deus é um amor Trino, o fogo do amor que circula perpetuamente entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Deus derrama esse amor Trino, que consome mas não destrói, em nossos corações através do Espírito Santo (Rm 5,5). Nada pode nos separar deste amor (Rm 8,38.39).

Seja como Moisés. Caminhe em direção a Deus, não para longe d’Ele. Tire não somente as suas sandálias, mas também qualquer amor pelas coisas do mundo (1Jo 2,15). Não tenha medo do arrebatador amor de Deus. Muitos(as) foram feridos(as) pelo frágil amor humano, mas o amor de Deus nunca passará (1Cor 13,8). Abandone-se a si mesmo(a) ao amor de Deus. Toda a sua vida tem sido uma procura pelo Seu amor. Seja autêntico(a) para consigo mesmo(a) e para com Deus. Viva em Seu amor (Jo 15,9).

Oração: Deus Trino, transforma-me de um ser consumidor em um ser consumido. Eu me rendo totalmente ao Teu ardente amor.

Promessa:Iahweh realiza atos justos, fazendo justiça a todos os oprimidos.” (Sl 103(102),6)

Louvor: São Camilo de Léllis devotou a sua vida a cuidar dos doentes e foi ordenado sacerdote com a idade de trinta e quatro anos. Ele fundou uma ordem de sacerdotes para continuar a sua missão, os Camilianos.

15/07/2021 - Nada Além de Jesus

Quinta-feira, 15 de Julho de 2021                                                        

São Boaventura 

Ex 3,13-20                           

Sl 105(104),1.5.8.9.24-27                         

Mt 11,28-30                                                    

NADA ALÉM DE JESUS

..De fato, vos tenho visitado e visto o que vos é feito…” (Ex 3,16)

A prova para mostrar a Moisés que ele era enviado por Deus foi que, depois de Moisés ter levado o povo para fora do Egito, eles deveriam servir Deus no monte Horeb (Ex 3,12). A prova depois do fato não é uma prova muito boa pelos padrões humanos. Moisés percebeu isso e pediu uma nova garantia, pediu para que Deus revelasse o Seu nome. Com isso, poderia dizer ao povo Quem o havia enviado. “Disse Deus a Moisés: ‘Eu sou aquele que é’. Disse mais: ‘Assim dirás aos filhos de Israel: ‘EU SOU me enviou até vós’.” (Ex 3,14). Isso também não foi o ideal. Se você se dirigir às pessoas e disser: “EU SOU me enviou até vós.” (Ex 3,14) você pensa que irão entender o que você está dizendo?

Com efeito, o Senhor enviou Moisés ao Egito com nada além da sua fé. Mesmo os jstos que o acompanhavam não foram de grande valia porque os mágicos egípcios podiam realizar os mesmos sinais. A chave do poder para a evangelização não é ter algumas coisas às quais se possa recorrer, mas é não ter a que recorrer. Quando Jesus enviou os apóstolos para evangelizar, Ele os enviou sem lhes dar nada e ainda tomando o pouco que tinham. E Jesus disse-lhes: “…Não leveis para a viagem, nem bastão, nem alforge, nem pão, nem dinheiro; tampouco tenhais duas túnicas.” (Lc 9,3). Jesus ainda está tentando deixar os Seus operários sem nada além da fé n’Ele. Você aceita isso?

Oração: ‘Toma, Senhor, e recebe toda minha liberdade. A minha memória também. O meu entendimento e toda a minha vontade. Tudo que eu tenho e possuo, Tu me destes com amor. Todos os dons que me destes, com gratidão te devolvo. Dispõe deles, Senhor, segundo a Tua vontade. Dá-me somente o Teu amor, a Tua graça, isso me basta. Nada mais quero pedir. Amém!’ (Oração de Santo Inácio de Loyola)

Promessa:Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas, pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mt 11,29.30)

Louvor: Num exemplo concreto da comunhão dos santos, São Boaventura escreveu a biografia de São Francisco de Assis. São Boaventura também ajudou a reformar e reorganizar a Ordem Franciscana.

16/07/2021 - Celebrando a Nova Páscoa

Sexta-feira, 16 de Julho de 2021                                             

Nossa Senhora do Carmo 

Zc 2,14-17                                      

  Lc 1,46-55                                       

Mt 12,46-50                                          

CELEBRANDO A NOVA PÁSCOA

Exulta, alegra-te, filha de Sião, porque eis que venho para morar em teu meio, oráculo de Iahweh.” (Zc 2,14)

A Páscoa (passagem) é uma das celebrações mais importantes na história da raça humana. Ela refere-se ao acontecimento da passagem do Senhor sobre as casas dos Israelitas enquanto leva a morte aos primogênitos dos Egípcios (Ex 12,12.29.30). Desse modo, os Israelitas foram libertados de centenas de anos de escravidão.

Jesus celebrou a Última Ceia na ocasião da Páscoa. Ele disse: “…Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de sofrer.” (Lc 22,15). Ele nos manda fazer a nova Páscoa da Última Ceia em memória d’Ele (Lc 22,19). Depois de Pentecostes, o Espírito dirigiu a Igreja primitiva a se devotar a celebrar a Nova Páscoa (At 2,42). Eles a chamavam de “…a fração do pão…” (At 2,42). Durante dois mil anos a Nova Páscoa tem sido o centro da vida Cristã.

Você está desejando celebrar a Páscoa tanto quanto Jesus deseja celebrá-la com você? (Lc 22,15). A Missa é o coração de sua vida? Você vive para celebrar a Eucaristia? Você tem seguido a orientação do Espírito em se devotar à partilha do pão? (At 2,42). Peça pela graça de amar com todo o seu coração a Jesus na Eucaristia.

Oração: Jesus, que eu possa desejar participar da Missa e receber a Comunhão diariamente. Faz tudo o que for necessário para aumentar esse desejo em mim.

Promessa:…Misericórdia é que eu quero e não sacrifício…” (Mt 12,7)

Louvor: O Monte Carmelo é localizado no norte de Israel e foi morada de muitos ermitões que eram especialmente devotos da Bem-aventurada Virgem Maria. Esses monges se tornaram conhecidos como Irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo. Muitos santos notáveis eram Carmelitas e promoveram a devoção à Imaculada Concepção.

17/07/2021 - Você Será Bondoso (a) ou Perverso (a) ?

Sábado, 17 de Julho de 2021                                  

Bem-aventurado Inácio de Azevedo                                                                      

e seus companheiros                       

Ex 12,37-42                                     

Sl 136(135),1.23.24.10-15            

Mt 12,14-21                                   

VOCÊ SERÁ BONDOSO(A) OU PERVERSO(A)?

Ele não quebrará o caniço rachado nem apagará a mecha que ainda fumega…” (Mt 12,20)

Um homem com a mão atrofiada veio até a sinagoga (Mt 12,10). Esse homem era como uma “…mecha que ainda fumega …” (Mt 12,20). Uma de suas mãos era quase imprestável. Ainda havia alguma vida em sua mão, mas ela era como uma mecha quase sem vida.

Como reagiam os Fariseus quando um caniço estava rachado? Eles reagiram com maldade explorando as esperanças daquele homem para acusar Jesus (Mc 3,2). Quando confrontados com a cura e a vida, eles maldosamente tramaram a Sua morte (Mt 12,14).

Como Jesus reage quando uma mecha está ainda fumegando? Ele responde com bondade e compaixão, trazendo a vida, a cura e a esperança (Mt 12,13). Os Fariseus eram supostamente devotados às profecias do Antigo Testamento. Mas mesmo quando Jesus cumpria aquelas profecias no meio deles (Is 35,6; 58,8; Ez 34,16), eles preferiam de modo determinado agir como cega perversidade diante da verdade sendo revelada diante dos seus olhos.

A despeito de nossa malícia, Deus continua nos tratando com bondade (Mt 11,29). Jesus não apaga uma mecha que ainda fumega, isto é, uma pessoa na qual a luz de Deus está prestes a morrer. Embora Jesus pudesse agir com justiça e severidade diante daqueles(as) que, como os Fariseus, permitiam que a sua esperança n’Ele diminuísse quase até a extinção, Ele, ao invés disso, cobre-os(as) de gentilezas tentando levá-los(as) a ter fé.

Quais são as chamas que ainda fumegam em sua vida? Trabalhe com Jesus para manter viva a chama com a luz de Cristo.

Oração: Jesus, Tu viestes para acender o fogo das mechas que ainda fumegam na minha vida. Usa-me para acender o fogo na vida das pessoas (Lc 12,49).

Promessa:…Muitos o seguiram, e ele os curou a todos.” (Mt 12,15)

Louvor: A Primeira Comunhão de sua filha reacendeu a fé de Marcos e Paula assim como o seu casamento.

18/07/2021 - Alimento e Amor

Domingo, 18 de Julho de 2021                                     

16º Domingo do Tempo Comum                                                       

Jr 23,1-6                              

Sl 23(22),1-6                

Ef 2,13-18             

Mc 6,30-34                                                        

ALIMENTO E AMOR

Assim que [Jesus] desembarcou, viu uma grande multidão e ficou tomado de compaixão por eles, pois estavam como ovelhas sem pastor. E começo a ensinar-lhes muitas coisas.” (Mc 6,34)

A maior responsabilidade de um pastor é alimentar as suas ovelhas. Jesus, o Bom Pastor, está preocupado em alimentar as Suas ovelhas. Ele mesmo ficou sem alimento para alimentar as Suas ovelhas quando as estava ensinando num lugar deserto (Mc 6,31). O modo que Jesus quer utilizemos para mostrar nosso amor por Ele é alimentando as Suas ovelhas (Jo 21,17).

Nós precisamos de alimento tanto físico quanto espiritual, mas o mais importante é o espiritual. Nós somos alimentados(as) espiritualmente de duas maneiras: pela Santa Comunhão e pela Palavra de Deus. Jesus disse: “…minha carne é verdadeiramente comida…” (Jo 6,55) e “…Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4,4)

Esta publicação, “Um Pão, Um Corpo”, pretende alimentar as ovelhas dessas duas maneiras. Nós divulgamos e refletimos sobre as Escrituras para as celebrações diárias de modo a encorajar todos(as) os(as) nossos(as) leitores(as) a lerem a Bíblia e participar da Missa e da Santa Comunhão se possível diariamente. Nós alimentamos as ovelhas desse modo porque amamos as ovelhas e amamos de modo especial o Pastor.

Oração: Jesus, pelo Teu espírito, que eu venha a perder o meu apetite pelas coisas deste mundo e desejar a Ti, o Pão da Vida (Jo 6,35).

Promessa:Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, fostes trazidos para perto, pelo sangue de Cristo.” (Ef 2,13)

Louvor:Depois disso, ouvi como que um forte rumor de numerosa multidão no céu, aclamando: ‘Aleluia!’ A salvação, a glória e o poder são do nosso Deus.” (Ap 19,1). Louvor a Jesus ressuscitado!

19/07/2021 - Lutadores pela Liberdade

Segunda-feira, 19 de Julho de 2021                                    

 Ex 14,5-18                                       

Ex 15,1-6                                         

Mt 12,38-42                                               

LUTADORES PELA LIBERDADE

…Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?” (Ex 14,11)

Patrick Henry foi uma figura proeminente na Revolução Americana, conhecido e lembrado por seu discurso ‘Give me liberty or give me death’ (Dê-me a liberdade ou dê-me a morte). Os Israelitas diziam: “Não é isto que dizíamos no Egito. Deixa-nos, para que sirvamos aos egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Ex 14,12). Muitos(as) de nós podemos nos identificar melhor com os Israelitas do que com Patrick Henry. Nós queremos ‘vida, liberdade, e busca da felicidade’. Todavia, vida e felicidade podem ter uma prioridade maior do que a liberdade. De fato, o prazer geralmente tem uma prioridade maior do que a liberdade. Podemos saber que estamos presos(as) em um comportamento compulsivo. Nós podemos admitir um relacionamento que não é desejo de Deus, mas escolhemos o prazer ao invés da liberdade.

Nós nunca iremos querer liberdade suficiente para morrer por ela até que entreguemos nossas vidas a Jesus, que morreu para nos libertar. Ele é a Verdade que nos liberta (Jo 8,32). Se permitirmos que Ele nos liberte, nós seremos verdadeiramente livres (Jo 8,36). Jesus veio para “…proclamar a remissão aos presos e… para restituir a liberdade aos oprimidos.” (Lc 4,18). Ele é o Redentor, Aquele que pagou o preço para nos libertar da escravidão.

Pense em uma área de sua vida onde você verdadeiramente não quer liberdade suficiente para morrer por ela. Peça a Jesus: ‘Jesus, meu Redentor, tem misericórdia de mim e liberta-me’. Continue fazendo essa oração. Quando você for tentado(a), continue pedindo a proteção de Jesus, o Redentor. Ele irá libertá-lo(a).

Oração: Pai, que eu possa ser libertado(a) para fazer coisas piedosas que a maioria das pessoas em nossa sociedade têm medo de fazer.

Promessa:…Mas aqui está algo mais do que Salomão!” (Mt 12,42)

Louvor: Jesus libertou Tomás das cadeias do alcoolismo.

 

20/07/2021 - Movimento da Mão

Terça-feira, 20 de Julho de 2021                                                         

Santo Apolinário                                                   

Ex 14,21-15,1                                             

Ex 15,8-10.12-17                            

Mt 12,46-50                                                          

MOVIMENTO DA MÃO

Então Moisés estendeu a mão sobre o mar. E Iahweh, por um forte vento oriental que soprou toda a noite, fez o mar se retirar. Este se tornou terra seca, e as águas foram divididas.” (Ex 14,21)

Depois que os Israelitas tinham cruzado o mar e o Senhor havia atolado as rodas dos carros dos Egípcios onde antes havia mar, Moisés mais uma vez “…estendeu a mão sobre o mar e este, ao romper da manhã, voltou para o seu leito…” (Ex 14,17). Isso afogou o exército Egípcio.

Quando Moisés estendeu a sua mão, ele realizou um milagre. Contudo, quando Jesus estende a Sua mão (Mt 12,49), ele realiza coisas ainda maiores. Jesus estendeu Suas mãos para nós, Seus(Suas) discípulos(as), e disse: “…todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12,50). Quando Jesus estendeu as Suas mãos, Ele nos disse, a nós que obedecemos à vontade do Seu Pai, que nós somos Seus(Suas) irmãos, irmãs e mães. Nós somos membros da família de Deus. Temos uma relação pessoal e íntima com Jesus, o Filho de Deus, o próprio Deus, a segunda Pessoa da Trindade.

Estenda a sua mão para as mãos de Jesus, marcadas pelos cravos. Dê a sua mão a Jesus, mesmo que isso signifique ter as suas próprias mãos marcadas pelos cravos. Seja mais do que um Moisés (Mt 11,11). Seja um membro da família de Deus.

Oração: Pai, quando eu receber a Sagrada Comunhão que eu consagre as minhas mãos a Ti.

Promessa:…Eu cantarei a Iahweh, porque se vestiu de glória…” (Ex 15,1)

Louvor: Santo Apolinário, que foi nomeado Bispo de Ravena, na Itália, por São Pedro, converteu muitas pessoas com as suas pregações. Os pagãos, irritados pelo seu sucesso, o agrediam e tentavam matá-lo. Finalmente tiveram êxito depois de Santo Apolinário ter sido Bispo por 26 anos.

21/07/2021 - Deus é Como a Chuva

Quarta-feira, 21 de Julho de 2021                                            

São Lourenço de Brindisi                     

Ex 16,1-5.9-15                                            

Sl 78(77),18.19.23-28                                

Mt 13,1-9                                                        

DEUS É COMO A CHUVA

Eis que o semeador saiu para semear…” (Mt 13,4)

Parece que Deus não é muito eficiente. Ele semeia pão do céu (maná) e carne (aves) como chuva (Ex 16,4; Sl 78(77),27). Ela cai onde quer, sobre todos os campos, sobre todo solo desértico, disponível tanto para os humildes como para os que murmuram (Ex 16,12.13). O Senhor envia até mesmo chuva real para nutrir o solo em todos os lugares, sobre a terra do justo e da do injusto (Mt 5,45). Ele semeia a Palavra como chuva (Is 55,10.11). Ela cai em todos os lugares, mesmo nos caminhos, nos lugares pedregosos e entre os espinhos onde ela aparentemente não pode crescer (Mt 13,4-7).

Louve a Deus por Ele enviar a Sua Palavra a todos os lugares – para os analfabetos, os marginalizados, os murmuradores, os criminosos, os pecadores, para aqueles(as) que O odeiam e para aqueles(as) que estão ávidos(as) por Sua Palavra. “…Aprendei dos lírios do campo…” (Mt 6,28.29), Deus semeia a Sua Palavra e a Sua graça. Tenha a atitude dos agentes de Deus, Suas nuvens de chuva. Elas derramam chuva em qualquer lugar onde estejam. Do mesmo modo, semeie a palavra de Deus em todos os lugares. Não se preocupe em desperdiçar os seus esforços, conservar as suas forças ou ser eficiente com a sua evangelização. Mantenha-a simples. Pense na chuva de Deus, pense no reino de Deus e simplesmente semeie a Palavra.

Oração: Pai, quem sou eu para decidir quem é incapaz de receber a Tua Palavra e as Tuas bênçãos? Que eu possa semear com largueza de modo que Tu possas colher com largueza. (2Cor 9,6).

Promessa:Contudo, ordenou às nuvens do alto e abriu as portas do céu; para os alimentar fez chover o maná, deu para eles o trigo do céu.” (Sl 78(77),23.24)

Louvor: São Lourenço falava fluentemente sete idiomas e usava esse talento para ler e pregar as Escrituras para muitas pessoas

22/07/2021 - Assunto de Família

Quinta-feira, 22 de Julho de 2021                                                  

Santa Maria Madalena 

Ct 3,1-4 ou 2Cor 5,14-17             

Sl 63(62),2-6.8.9                             

Jo 20,1.2.11-18                                                       

ASSUNTO DE FAMÍLIA

Diz-lhe Jesus: ‘Maria!’ Voltando-se, ela lhe diz em hebraico: ‘Rabbuni!’, que quer dizer ‘Mestre’.” (Jo 20,16)

Maria Madalena chamou Cristo ressuscitado de ‘Mestre’. Isso é só o começo do nosso relacionamento íntimo e pessoal com Jesus, pois nós podemos chamá-Lo de ‘Irmão’ (Mt 12,50; Rm 8,29; Hb 2,11). Temos o maravilhoso privilégio de pertencer à família de Deus.

Nós precisamos ter perspectiva para apreciar o nosso privilégio familiar. Um pouco menos de dois milênios antes de Cristo, Deus escolheu a nação Judaica como Seu povo (Dt 7,7). Somente os Judeus eram o povo escolhido de Deus. Todo o resto do mundo podia ser somente ‘os que queriam ser Judeus’. Aquelas pessoas eram chamadas ‘aqueles que temem o Senhor’, isto é, Gentios que tentam viver o Judaísmo da melhor maneira possível. Zacarias profetizou: “Assim disse Iahweh dos Exércitos. Naqueles dias, dez homens de todas as línguas das nações agarrarão um judeu pelas vestes, dizendo: ‘Nós iremos contigo, porque ouvimos que Deus está convosco’!” (Zc 8,23). Os Gideonitas até mesmo mentiram de modo que pudessem ser escravos dos Judeus (Jz 9,3-6).

Antes de Jesus, a melhor chance de vida para um Gentio era pertencer à família de um Judeu ou ser escravo de um Judeu. Depois de Jesus, não foi somente o privilégio de estar no povo escolhido que Deus ofereceu a todos(as), pois nós fomos chamados(as) para estar na família de Deus, a sermos tratados(as) pelo primeiro nome por Jesus, para estar tão perto de Deus como esteve Maria Madalena. “Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)

Oração: Pai, eu me alegro com a minha vida familiar Trinitária.

Promessa:Pois a caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram.” (2Cor 5,14)

Louvor:Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas (Cléofas), e Maria Madalena.” (Jo 19,25). Pai, eu Te louvo por inspirar Santa Maria Madalena

23/07/2021 - Roubar um Cego

Sexta-feira, 23 de Julho de 2021                                                                     

Santa Brígida                       

Ex 20,1-17                                       

Sl 19(18),8-11                                             

Mt 13,18-23                                                          

ROUBAR UM CEGO?

Todo aquele que ouve a Palavra de Deus e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que foi semeado no seu coração …” (Mt 13,19)

Quanto da Palavra de Deus você tem apreciado durante a sua vida, seja em casa, na Igreja, ou na escola, através da leitura e do ensinamento? Quanto da Palavra de Deus você assimilou e vive? A diferença na resposta a essas duas perguntas nos mostra o quanto da Palavra de Deus o maligno roubou de nós. Muitos(as) de nós fomo expostos(as) à Palavra de Deus durante anos mas temos muito pouco para demonstrar dessa Palavra. O maligno literalmente nos roubou como a cegos. Nós nem mesmo reportamos isso às autoridades ou procuramos ajuda. Nós meramente nos resignamos a sermos roubados(as) da Palavra de Deus, diariamente, por Satanás.

A Palavra de Deus nos diz: “Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo e ele fugirá de vós.” (Tg 4,7). Nós podemos roubar de volta do assaltante e recuperar tudo o que o maligno nos tirou (Lc 11,22). E podemos fazer isso pela fé em Jesus Cristo, expressada pela oração e a obediência. O Espírito Santo nos capacitará para nos recordarmos de passagens da Palavra de Deus das quais não nos lembrávamos há vários anos. Iremos nós viver a Palavra de Deus de modo a sermos santos(as) em todos os aspectos de nossas vidas (1Pe 1,15).

Jesus sabe como evitar o roubo do maligno. Informe qualquer roubo a Jesus, a Autoridade. Precisamos de Jesus para nos livrar do Maligno (Mt 6,13). Ele não somente semeia a semente, Ele também a protege.

Oração: Jesus, eu tenho sido roubado(a) muitas e muitas vezes. Eu Te peço que me restituas o que foi roubado.

Promessa:Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que Iahweh teu Deus, te dará.” (Ex 20,12)

Louvor: Santa Brígida foi corajosa. Em 1350, ela bravamente fez uma peregrinação da Suécia até Roma. Naquele tempo, a Europa era atingida pela peste e ela nunca retornou à Suécia. Foi mãe de oito filhos, tinha visões místicas de Jesus e também foi uma ativista social.

24/07/2021 - "...O Sangue da Aliança..." (Mt 26,28)

Sábado, 24 de Julho de 2021                                                              

São Charbel Mahkluf                       

Ex 24,3-8                                         

Sl 50(49),1.2.5.6.14.15                              

Mt 13,24-30                        

…O SANGUE DA ALIANÇA …” (Mt 26,28)

…Este é o sangue da Aliança que Iahweh fez convosco, através de todas essas cláusulas.” (Ex 24,8)

Moisés desceu do Monte Sinai com os Dez Mandamentos e a Lei. Quando ele “…referiu ao povo todas as palavras de Iahweh e todas as leis, e todo o povo respondeu a uma só voz: ‘Nós observaremos todas as palavras ditas por Iahweh’.” (Ex 24,3). Depois de ter escrito a Lei, Moisés reuniu novamente o povo no dia seguinte. Ele construiu um altar e ofereceu holocaustos (Ex 24,4.5). Metade do sangue dos animais sacrificados foi aspergido sobre o altar (Ex 24,6). A outra metade, Moisés aspergiu “…sobre o povo, e disse: ‘Este é o sangue da Aliança que Iahweh fez convosco…” (Ex 24,8)

Imagine ver uma grande quantidade de animais sacrificados e uma grande quantidade de sangue sendo aspergida sobre o altar. Imagine como se sentiria tendo sangue aspergido sobre seu rosto, cabelo, e roupa. Embora isso possa parecer mais estranho para nós do que seria para um Judeu, nós ainda podemos entender a mensagem. A nossa aliança com Deus é o mais sério compromisso possível para um ser humano. Quando nós damos a nossa palavra que iremos obedecer à Palavra de Deus, Ele toma a nossa palavra e nos leva a uma nova e misteriosa dimensão humana cheia de graça. Quando fazemos uma aliança com Deus, decidimos amá-Lo até mesmo a ponto de entregarmos nossas vidas por Ele. Concordar solenemente em obedecer a Deus é sério, cruento, eterno, sacrificado, e misterioso.

Oração: Pai, eu faço aliança contigo e a expresso na Missa diária e na Comunhão.

Promessa:Oferece a Deus um sacrifício de confissão e cumpre teus votos ao Altíssimo.” (Sl 50(49),14)

Louvor: São Charbel Mahkluf, do Rito Maronita da Igreja Católica, devotou sua vida a uma aliança com Deus. Ele foi um sacerdote, monge e eremita, dedicando sua vida à contemplação e à adoração a Deus

25/07/2021 - Multiplicação

Domingo, 25 de Julho de 2021                                     

17º Domingo do Tempo Comum                                                                                            

São Tiago, Apóstolo

 2Rs 4,42-44             

Sl 145(144),10.11.15-18    Ef 4,1-6                                 

Jo 6,1-15                                                           

MULTIPLICAÇÃO

…Como hei de servir isso para cem pessoas?” (2Rs 4,43)

 Muitas vezes, o que temos a oferecer parece ser inadequado. Podemos ter somente algumas horas livres por semana. Então como poderemos renovar a Igreja? Nós podemos estar confinados(as) nas nossas casas. O nosso maior contato com as pessoas é através do telefone. Nessas circunstâncias, como poderemos fazer discípulos em todas as nações? (Mt 28,19). Temos somente dez reais para dar, mas a Igreja precisa de R$100.000,00 para dar abrigo aos abandonados. O que são cinco ou dez reais?

Nós muitas vezes nos vemos na mesma situação de Jesus quando Ele se viu com cinco pães, dois peixes, para alimentar em torno de quinze mil pessoas (Jo 6,9). Talvez nós não precisemos ter o alimento multiplicado tanto quanto o tempo, a energia e o dinheiro. Nós precisamos diariamente do milagre da multiplicação de Jesus para transformar a nossa inadequação em Sua suficiência. Jesus realiza esse milagre diariamente na Missa. Por causa disso, a Igreja primitiva chamava a Missa de “…fração do pão…” (At 2,42). Quando Jesus parte o pão, as nossas pequenas vidas são multiplicadas para transformar o mundo.

Oração: Jesus, eu Te ofereço toda a minha pequena vida. Multiplica-a.

Promessa:Exorto-vos … a andares de modo digno da vocação a que fostes chamados … suportando-vos uns aos outros com amor, procurando conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4,1-3)

Louvor:E assim vemos também que, de um fogo, acende-se outro fogo sem que o fogo que acende seja diminuído: este permanece igual e o novo fogo que se acendeu subsiste sem diminuir aquele do qual se acendeu’ (São Justino, Século II). Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, por inspirar nossos grandes santos.

26/07/2021 - Luta Perdida

Segunda-feira, 26 de Julho de 2021                                       

São Joaquim e Santa Ana                                                                                                                                             

Ex 32,15-24.30-34                         

Sl 106(105),19-23                          

Mt 13,31-35                                                           

LUTA PERDIDA

…Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota: o que ouço são cantos alternados.” (Ex 32,18)

Moisés estava tão irritado, que destroçou as tábuas dos dez mandamentos lançando-as na base da montanha. Ele estava furioso não porque o povo escolhido havia sido derrotado numa batalha, mas derrotado sem que tivesse lutado. Nós também podemos perder porque estamos sendo muito apáticos(as) para lutar. Nós tentamos ignorar a batalha não porque sejamos ‘amantes da paz’, mas porque somos ‘amantes do prazer’. Deixamos de vencer por causa de nosso pecado.

Quando lutamos contra o maligno e perseveramos na batalha, nós não podemos perder, porque Jesus já conquistou a vitória (Hb 10,12.13). É por isso que a primeira tática de Satanás contra nós é nos fazer crer que nós perdemos. Satanás nos diz que não existe Satanás. Se acreditarmos nisso, ele nos diz que não existe batalha. E nós não lutaremos se pensamos não existir uma guerra. Mas se não existe uma guerra, então porque ocorrem tantas fatalidades?

A verdade é essa, Satanás é mentiroso, ladrão e assassino. Nós temos o poder para rapidamente esmagar Satanás debaixo de nossos pés (Rm 16,20). Temos que obedecer a Jesus, a Verdade e lutar contra Satanás, o pai da mentira (Jo 8,44). Lute; não desista nunca.

Oração: Pai, usa-me para lutar contra as obras do aborto, da pornografia, das confissões religiosas, do racismo, da fome, do terrorismo e do militarismo, que na essência são do maligno.

Promessa: …O Reino dos Céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce é a maior das hortaliças e torna-se árvore, a tal ponto que as aves do céu se abrigam nos seus ramos.” (Mt 13,31.32)

Louvor: São Joaquim e Santa Ana dedicaram sua filha a Deus. Eles foram recompensados se tornando avô e avó do Filho de Deus!

27/07/2021 - Face a Face

Terça-feira, 27 de Julho de 2021                                           

Ex 33,7-11; 34,5-9.28                                

Sl 103(102),6-13                             

Mt 13,36-43                                                                    

FACE A FACE

Iahweh, então falava com Moisés face a face, como um homem fala com outro homem…   ”(Ex 33,11)

Que quadro indescritível! Deus Todo-Poderoso e um ser humano falando face a face e Moisés não morreu (Ex 24,11; 33,20; Is 6,5). Mais incrível ainda é o fato de Deus ter convidado a cada pessoa a ter esse tipo de acesso a Ele (Ef 2,28). Cada um(a) de nós também temos um encontro face a face com o Senhor, particularmente na Adoração Eucarística. Adicionalmente, em cada Missa, nós podemos olhar fixamente para a hóstia consagrada, o Corpo e Sangue, alma e divindade, de Jesus Cristo, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Deus nos fala nas Sagradas Escrituras. São Jerônimo declarou: ‘a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC, 133). Uma boa maneira de se conversar com o Senhor é ouvir o que Ele está nos dizendo através da leitura diária da Palavra de Deus. No Sacramento da Reconciliação, o próprio Jesus, através do sacerdote, nos perdoa e nos absolve dos nossos pecados.

Jesus está presente para nós em nossos irmãos e irmãs Cristãos. “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles.” (Mt 18,20). Jesus é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23; 28,20). Ele nos deu muitos caminhos para vê-Lo e ouvi-Lo. Participe da Santa Missa sempre que possível, até mesmo diariamente. Leia a Palavra de Deus diariamente e receba os Sacramentos com frequência. “Uma coisa eu peço a Iahweh e a procuro: é habitar na casa de Iahweh todos os dias de minha vida, para gozar a doçura de Iahweh e meditar no seu templo.” (Sl 27(26),4)

Oração: Pai, não Te mantenhas longe de nós. Que eu possa me dedicar dez vezes mais a Te procurar, começando a partir de hoje (Br 4,28).

Promessa:Como o oriente está longe do ocidente, ele afasta de nós as nossas transgressões.” (Sl 103(102),12)

Louvor: Vitória dedica muitas horas maravilhosas em adoração diante do Santíssimo Sacramento.

28/07/2021 - Resplandecente

Quarta-feira, 28 de Julho de 2021

Ex 34,29-35

Sl 99(98),5-7.9

Mt 13,44-46

RESPLANDECENTE

E os filhos de Israel viam resplandecer o rosto de Moisés. Depois Moisés colocava o véu sobre a face, até que entrasse para falar com [Iahweh].” (Ex 34,35)

Moisés tinha o rosto resplandecente depois de falar com Deus. As pessoas teriam que usar óculos de sol quando olhassem para ele. Você poderia ficar bronzeado(a) somente por se sentar no mesmo aposento que Moisés. Ele era como que um relâmpago humano.

Quando nós falamos com Deus, ficamos iluminados(as) como Moisés ficava? A comunhão com Deus produz um efeito visível em você? Nós podemos não brilhar, mas nós ao menos sorrimos? A luz do Filho afeta você mais do que a luz do sol?

Jesus é a Luz do mundo; n’Ele não existem trevas (Jo 8,12; 1Jo 1,5). Quando nós andamos em Sua luz, nós não somente estamos na luz com também “…[somos] luz no Senhor…” (Ef 5,8). Como seguidores(as) de Jesus, nós também somos “…a luz do mundo…” (Mt 5,14). A luz brilha naturalmente; assim nós temos que “…[brilhar] para todos os que estão na casa. Brilhe do mesmo modo a [nossa] luz diante dos homens, para que, vendo as [nossas] boas obras, eles glorifiquem [nosso] Pai que está nos céus.” (Mt 5,15.16)

É natural você resplandecer, pois você é luz; Jesus, a Luz, habita em você e você está caminhando em Sua luz. Cresça e brilhe!

Oração: Jesus, por Tua causa, que eu possa sorrir mesmo em diante de situações difíceis.

Promessa:O Reino dos Céus é ainda semelhante a um negociante que anda em busca de pérolas finas. Ao achar uma pérola de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.” (Mt 13,45.46)

Louvor: O sorriso de Glória, mesmo sendo uma jovem viúva e mãe, irradia o amor de Jesus e ilumina as vidas de muitas outras pessoas.

29/07/2021 - "...Senhor, Se Estivesses Aqui..." (Jo 11,21)

Quinta-feira, 29 de Julho de 2021                                                                   

Santa Marta 

1Jo 4,7-16                                       

Sl 34(33),2-11                                             

Jo 11,19-27 ou                                                                                                                             

Lc 10,38-42                                   

…SENHOR, SE ESTIVESSES AQUI…” (Jo 11,21)

…Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço? Dize-lhe, pois, que me ajude.’” (Lc 10,40)

Santa Marta culpou Jesus, isto é, Deus, por não dizer a Maria que a ajudasse. Nós também culpamos Deus por não impedir as tragédias e por não fazer aquilo que nós queremos. Marta continuou a culpar Deus por não impedir a morte do seu irmão Lázaro (Jo 11,21). Contudo, ela se conteve em culpar a Deus, começou a crer em Deus (Jo 11,27) e viu a glória de Deus quando seu irmão ressuscitou dentre os mortos, libertado da morte por Jesus (Jo 11,44).

Quando a sua despesa excede a sua receita, seu sustento entra em colapso. Em outras palavras, quando nós tentamos fazer mais do que recebemos da graça de Deus para fazer, nossa vida diária irá nos levar à destruição. Mais ainda, quando estamos culpando Deus, nós colocamos um obstáculo que nos impede de livremente receber as Suas graças, Sua inserção em nossas vidas. Nós não recebemos muito de pessoas as quais responsabilizamos por alguma coisa ruim. Desse modo, precisamos nos arrepender de culpar Deus, ou seremos afastados(as) d’Ele.

Não culpe Deus. Somente Ele é inocente. Agradeça e ame a Deus. Somente Ele é merecedor. Receba a Sua graça. Contemple a Sua glória.

Oração: Pai, eu tirarei a trave dos meus olhos e não Te reprovarei (Mt 7,5).

Promessa:Sim, vale mais um dia em teus átrios que milhares a meu modo, ficar no umbral da casa do meu Deus que habitar nas tendas do ímpio.” (Sl 84(83),11)

Louvor: Como muitos(as) de nós, Santa Marta muitas vezes deixava que os cuidados do mundo obscurecessem a sua visão. Mas no final, ela foi agraciada com o mais significativo dos títulos – Santa.

30/07/2021 - Demasiado

Sexta-feira, 30 de Julho de 2021                                                         

São Pedro Crisólogo                                                                                         

Lv 23,1.4-11.15.16.27.34-37                    

Sl 81(80),3-6.10.11                        

Mt 13,54-58                                                                    

DEMASIADO

…As pessoas que estavam na sinagoga … se maravilhavam …” (Mt 13,54)

Nós queremos que Deus nos ajude e que esteja sempre presente quando nós necessitamos d’Ele. No entanto, Ele quer que nós O ajudemos, O bendigamos e estejamos presentes quando Ele precisar de nós e nos quiser usar. Nós queremos dizer a Deus o que fazer, Ele quer nos dizer o que fazer e assumir as nossas vidas. Isso é muito mais do que nós temos em mente.

Assim como o povo de Nazaré, nós nos escandalizamos com Jesus (Mt 13,57). Se Jesus permanecesse em Seu lugar, viesse quando Ele fosse chamado, falasse somente quando solicitado e nos visitasse ocasionalmente…

Mas, não. Ele quer dirigir toda a nossa vida e estar conosco constantemente. Nós não podemos ir a nenhum lugar sem que Ele esteja junto. Nós não podemos ir a um encontro, assistir televisão, ou até mesmo ir ao banheiro, sem que Ele esteja lá, todo o tempo. Nós podemos estar insistindo em fantasias sexuais, cometendo pecados sexuais, ou obtendo algo mais. Porém, com Jesus presente todo o tempo, nós não podemos sentir nenhum prazer.

Nós não temos privacidade. Não podemos fazer o que queremos. Jesus é demasiado. Ele está muito interessado nas nossas ações. Ele dedica muito tempo para estar conosco. Vinte e quatro horas por dia, todos os dias, é demais. Jesus se recusa a ser Senhor de qualquer coisa em nossas vidas e menos que Ele seja Senhor de tudo.

Será que Ele está pedindo demais?

Oração: Jesus, porque Tu morreste por mim, eu Te entrego toda a minha vida, sem reservas.

Promessa: “…Quando tiverdes entrado na terra que vos dou e fizerdes nela a ceifa, trareis ao sacerdote o primeiro feixe de vossa ceifa.” (Lv 23,10)

Louvor: São Pedro Crisólogo foi Bispo de Ravena, na Itália, durante o Século V. Muitos dos seus sermões subsistiram e podem ser lidos nos dias de hoje. Ele ratificou a leitura como sendo uma obrigação para o desenvolvimento dos talentos concedidos por Deus.

 

31/07/2021 - Bom e Puro Prazer

Sábado, 31 de Julho de 2021                                                               

Santo Inácio de Loyola                                      

Lv 25,1.8-17                                    

Sl 67(66),2.3.5.7.8                          

Mt 14,1-12                                                  

BOM E PURO PRAZER?

Ora, por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodiades dançou ali e agradou a Herodes. Por essa razão, prometeu, sob juramento, dar-lhe qualquer coisa que pedisse.” (Mt 14,6.7)

Se você tivesse perguntado a Herodes se a festa de seu aniversário era por Deus ou por Satanás, ele provavelmente responderia que ela não era fanaticamente religiosa ou demoniacamente possuída. Ele iria sustentar que a festa não era santa nem maléfica, somente ‘um bom e puro prazer’, moralmente indiferente.

Muitas pessoas acham que a maior parte do que elas fazem é moralmente indiferente porque creem erradamente que podem ser neutras. Todavia, não existe essa coisa de neutralidade. O mal é real, poderoso, inescrupuloso e se você não escolher se juntar ao exército de Jesus, Satanás pode arregimentar você para o seu exército através de trapaças e jogando com os seus medos. Nós não podemos impedi-lo porque ele é muito mais poderoso que nós.

O único modo de escapar da escravidão de Satanás e do inferno é nos voltarmos para Jesus por salvação, libertação e proteção. Se nós continuarmos a crer no mito da neutralidade, iremos repetidamente ser surpreendidos quando o nosso ‘bom e puro prazer’ resultar em violência, pecado e morte. Nós iremos nos perguntar como tão poucos(as) Herodiades, Hitlers, e Stalins têm tanta liberdade para destruir e perverter o mundo. Neutralidade é um eufemismo para cumplicidade com o maligno. Se nós não estamos com Jesus, nós estamos contra Ele (Lc 11,23).

Oração: Jesus, por Teu poder, que eu possa atacar os portões do inferno.

Promessa:Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação de todos os moradores da terra. Será para vós um jubileu: cada um de vós retornará a seu patrimônio, e cada um de vós voltará ao seu clã.” (Lv 25,10)

Louvor: Santo Inácio foi um místico. Ele tinha especial devoção pela Santíssima Trindade e pela Sagrada Eucaristia. Ele fundou a Companhia de Jesus, para maior glória de Deus.

.