01/01/2023 - PACIFICAÇÃO

Domingo, 01 de Janeiro de 2023                                                        

Maria, Mãe de Deus                                                                                                                               

Nm 6,22-27              

Sl 67(66),2.3.5.6.8              

Gl 4,4-7                                 

Lc 2,16-21

 PACIFICAÇÃO

Iahweh te abençoe e te guarde! Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda a paz!” (Nm 6,24-26)

Durante quase cinquenta anos, os papas têm nos chamado a devotar este primeiro dia do ano a rezar pela paz e pela justiça. Poucos Católicos escutaram os papas, e nós fomos envolvidos(as), pelas ondas da nossa desobediência, em guerras e mortes (Rm 6,23).

Que este Dia do Ano Novo possa ser um novo dia. Que nós possamos obedecer e ser pacificadores (Mt 5,9). Maria, a rainha da paz, está orando para que seus filhos e filhas obedeçam ao Papa, seu pai espiritual, e orem pela paz. Maria está repetindo as mensagens de Fátima e pedindo que sejam oferecidas orações e sacrifícios por muitas conversões. Quando Muçulmanos, Budistas, Hindus, Judeus, e outros humanistas seculares em todo o mundo também se voltarem para Jesus, então nós teremos a paz verdadeira. Nós teremos Jesus, nossa Paz (Ef,2,14). Então, depois que todo o mundo for capaz de escutar o Evangelho (ver Mt 24,14), Jesus retornará e levara todos(as) nós para o céu (1Ts 4,16.17). Lá nossas orações pela paz serão perfeitamente respondidas. Nós teremos a paz absoluta.

No primeiro Natal, os anjos cantaram: “Glória a Deus no mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama!” (Lc 2,14) Ore hoje pela paz na terra, a paz do Natal, a paz celestial.

Oração: Pai, eu irei rezar com Maria no aposento superior por um novo Pentecostes de paz (ver At 1,14). Que nós possamos ‘dormir na paz celestial’.

Promessa: Os pastores “foram então às pressas, e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura.” (Lc 2,16)

Louvor: ‘A Virgem Maria, sendo obediente à Sua palavra, recebeu de um anjo o feliz anúncio que ela iria carregar a Deus’ (Contra as Heresias, Santo Irineu, século II).

02/01/2023 - PARTILHANDO A FÉ

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2023

São Basílio Magno

São Gregório Nazianzeno

1Jo 2,22-28

Sl 98(97),1-4

Jo 1,19-28

PARTILHANDO A FÉ

… Eu sou uma voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor …” (Jo 1,23)

Ao iniciarmos um novo ano, o Senhor nos recorda que pessoas e até mesmo demônios estão mentindo em uma tentativa de nos enganar (1Jo 2,22.26). Se nós cairmos em sua trapaça, nós iremos perder tudo, isto é, a vida eterna (ver 1Jo 2,25). Essa trapaça está dirigida a nos fazer negar que Jesus é o Cristo, o Messias, o Salvador do mundo. Em razão de Jesus ser o único Caminho para o Pai (Jo 14,6) e o Único que batiza no Espírito (ver Jo 1,33; Mc 1,8), nós temos que crer em Jesus como Senhor, Salvador, e Deus. De outro modo, nós não conheceremos corretamente Deus Pai (ver 1Jo 2,23) e o Espírito e, assim sendo, não teremos a vida eterna (ver Jo 17,3).

Isso significa que Judeus, Muçulmanos, e as pessoas de outras religiões que não aceitam Jesus como Cristo, não podem conhecer muito bem a Deus Pai. Essas pessoas andam na escuridão de uma vida sem Cristo. Isso não é necessariamente uma culpa delas. O Papa São Paulo VI ensinou: ‘Sendo assim, não deixaria de ter a sua utilidade que cada cristão e cada evangelizador aprofundasse na oração este pensamento: os homens poderão salvar-se por outras vias, graças à misericórdia de Deus, se nós não lhes anunciarmos o Evangelho; mas nós, poder-nos-emos salvar se, por negligência, por medo ou por vergonha, aquilo que São Paulo chamava exatamente “envergonhar-se do Evangelho”, ou por se seguirem ideias falsas, nos omitirmos de o anunciar?’ (Evangelii Nuntiandi, 80). Os Cristãos, especialmente os Cristãos Católicos, têm a surpreendente responsabilidade de partilhar a sua fé em Jesus. Se nós falharmos em tentar partilhar a nossa fé, bilhões de pessoas estão condenadas à miséria de uma existência sem Cristo e têm muito menos oportunidades de receber a salvação em Cristo. “… Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado.” (Lc 12,48)

Neste ano, partilhe a sua fé em Jesus como nunca antes. Peça ao Senhor para ajudá-lo(a). Ele irá enviar o Espírito Santo.

Oração: Vem, Espírito Santo de amor e evangelização!

Promessa: “… sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa …” (1Jo 2,27)

Louvor: São Basílio e São Gregório estudaram juntos em Atenas, Grécia

03/01/2023 - ‘Ó NOITE SANTA’

Terça-feira, 03 de Janeiro de 2023

Santíssimo Nome de Jesus

1Jo 2,29-3,6

Sl 98(97),1.3-6

Jo 1,29-34

‘Ó NOITE SANTA’

Se sabeis que ele é justo, reconhecei que todo aquele que pratica a justiça nasceu dele.” (1Jo 2,29)

Um dos principais propósitos do Tempo do Natal é crescer em santidade – se tornar mais como Deus, assumir as características de Deus. Este santo Tempo do Natal inicia um ano santo em uma vida santa, que dá início a uma santa vida eterna. O Senhor nos criou para sermos santos(as) como Ele é santo (ver 1Jo 3,3), para termos “… santidade perfeita …” (1Ts 5,23) Nós devemos ter “… fome e sede de justiça …” (Mt 5,6) e buscar “… em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça …” (Mt 6,33) Nós temos que aspirar “… a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12,14)

O Senhor espera de nós a ‘perfeita santidade’ porque Ele nos deu poder para nos tornarmos santos(as). Em razão de termos sido gerados(as) por Ele, isto é, termos nascido de novo, pela fé e pelo Batismo (ver Jo 3,3-5), nós temos uma nova natureza pela qual nós podemos viver uma vida santa (1Jo 2,29). Mesmo se nós cairmos em tentação e vivermos de acordo com a nossa antiga natureza pecaminosa, nós podemos nos arrepender e sermos lavados(as) pelo sangue de Jesus. Finalmente, o Pai e o Filho nos deram a terceira Pessoa da Trindade, o Espírito Santo, que nos faz santos(as). Por causa da vida nova nas águas do Batismo, do perdão através do sangue de Jesus derramado no Calvário, e da presença do Espírito, o Senhor espera que nós sejamos santos(as) como Ele é santo. Tenha um santo Tempo do Natal.

Oração: Pai, que meu desejo pela santidade possa ser mais forte que o meu desejo pelo prazer.

Promessa: “… Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo.” (Jo 1,33)

Louvor: “… vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.” (1Cor 6,11). Obrigado, Senhor Jesus!

04/01/2023 - ESTAR PRÓXIMO

Quarta-feira, 04 de Janeiro de 2023

Santa Elizabeth Ann Seton

1Jo 3,7-10

Sl 98(97),1.7-9

Jo 1,35-42

ESTAR PRÓXIMO

Jesus voltou-se e, vendo que eles o seguiam, disse-lhes: ‘Que estais procurando’? …” (Jo 1,38)

André e um outro discípulo de João Batista seguiram Jesus à distância. Hoje, da mesma forma, existem muitos(as) seguidores(as) de Jesus que ficam à distância. Você está próximo(a) de Jesus? Ou suas orações são como ‘sinais de fumaça’?

Jesus se tornou um homem. Ele até mesmo se deu a nós na Eucaristia para estar mais próximo de nós. Ele nos desafia a olhar para os nossos corações e perguntar a nós mesmos(as) o que estamos procurando (Jo 1,38). Jesus, nosso Rabi (Mestre), nos mostrará quais desses desejos estão nos afastando d’Ele. Tudo o que nós temos que fazer é dar a nós mesmos(as) a chance de ouvir, da Própria Verdade, a verdade sobre nossos corações (ver Jo 2,25; 14,6). Nós temos que permanecer com Jesus durante algum tempo. Nós não temos que nos afastar quando Ele falar em mudarmos o que estamos procurando, nos arrepender de nossos pecados, e tomar a nossa cruz diariamente (ver Lc 9,23).

Jesus quer nos dar uma verdadeira restauração, mudar os nossos nomes (ver Jo 1,42), nossa aparência, e o que estamos procurando. Jesus nos quer próximos(as) à Ele. Neste Natal e neste ano, permaneça próximo(a) a Jesus.

Oração: Pai, Vós vos aproximastes de mim na Encarnação de Vosso Filho. Que eu possa me chegar mais a Vós (ver Tg 4,8).

Promessa: “… Para isto é que o Filho do Homem se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8)

Louvor: Santa Elizabeth Ann Seton nasceu de pais ricos pertencentes à Igreja Episcopal em Nova Iorque. Depois de uma visita a Roma, ela se sentiu chamada a jejuar e a orar. O Espírito Santo a levou para a Igreja Católica somente dezesseis anos antes da sua morte.

05/01/2023 - O MILAGRE DOS MILAGRES

Quinta-feira, 05 de Janeiro de 2023

São João Neumann

1Jo 3,11-21

Sl 100(99),1-5

Jo 1,43-51

O MILAGRE DOS MILAGRES

Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Aquele que não ama permanece na morte.” (1Jo 3,14)

Durante o Advento, o Senhor através de Sua Palavra nos prometeu um Natal milagroso. O cego conseguiria enxergar, o aleijado iria andar, o surdo iria ouvir, e o mudo falar. Muitos(as) de nós podemos não ter tido a experiência de tais milagres marcantes neste Tempo de Natal.

Contudo, existe ainda um outro milagre que é ainda mais marcante e importante: o milagre do amor incondicional, o amor pelos inimigos, o amor por aqueles que não são amados. Esse é o milagre definitivo da vida Cristã e do Natal. Quando nós estivermos dispostos(as) a entregar as nossas vidas por amor (1Jo 3,16) por indivíduos preconceituosos, por traidores, e por assassinos, nós teremos recebido o verdadeiro milagre do Natal, do Calvário, e de Cristo. Isto prova que somos filhos e filhas do Pai celestial (ver Mt 5,43-45), e prova que nós tivemos um verdadeiro Natal, porque ninguém a não ser os(as) filhos(as) do Pai podem perdoar e amar aqueles que são mais difíceis de amar.

Pense em seu inimigo ou na pessoa que mais o(a) feriu. Peça ao Senhor para que o Seu amor crucificado por aquela pessoa flua através de você. Abra um amor incondicional como seu presente de Natal.

Oração: Jesus, que eu possa responder ao ódio com amor como Tu fazes.

Promessa: “… Em verdade, em verdade, vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (Jo 1,51)

Louvor: São João Neumann nasceu onde hoje é a República Checa. Não eram necessários sacerdotes adicionais em sua diocese, assim sendo ele emigrou para Nova Iorque. Dezesseis dias depois de sua chegada ele foi ordenado!

06/01/2023 - VENCEDOR OU VÍTIMA?

Sexta-feira, 06 de Janeiro de 2023

Santo André Bessette

1Jo 5,5-13

Sl 147,12-15.19.20

Mc 1,7-11

VENCEDOR OU VÍTIMA?

Quem é o vencedor do mundo, se não aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1Jo 5,5)

Nós somos vitoriosos diante do mundo ou vítimas do mundo? Somente pela fé em Jesus como Deus nós escaparemos de ser vitimados(as). A menos que oremos ao Senhor, nós nos tornaremos presas do mundo. Ou Jesus dirige as nossas vidas, ou nós seremos manipulados(as) de modo  arruinar as nossas vidas totalmente, até mesmo indo para o inferno. Por nós mesmos(as) somos incapazes de nos proteger contra demônios inescrupulosos e odiosos. Por nós mesmos(as), nossas vidas ficam necessariamente fora de controle. Jesus é o único Nome pelo qual nós podemos ser salvos(as) (At 4,12). Ele é a nossa única Esperança, porém a única Esperança da qual necessitamos.

Vamos agradecer por Jesus ter se tornado um homem (ver Jo 1,14), nos salvado, e estar desejoso por assumir as nossas vidas. Ele nos salvou da armadilha condenatória de supostamente tomar as nossas próprias decisões (ver Mt 1,19-24). Ao nos aproximarmos do fim do Tempo do Natal, que nós aceitemos o privilégio de entregar nossas vidas totalmente a Ele. Somente desse modo nós escaparemos de ser vitimados(as) e ter a vida eterna (ver 1Jo 5,11-13). Nós agradecemos a Ti, Jesus nosso Salvador!

Oração: Pai, nesses últimos dias do Tempo do Natal, faça em mim o que Vós quiserdes de modo a realizar através de mim a Vossa vontade.

Promessa: “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está em seu Filho.” (1Jo 5,11)

Louvor: Santo André Bessette se tornou conhecido como ‘O Homem Milagroso de Montreal’ por seu poder de intercessão. O Papa Emérito Bento XVI canonizou Santo André em 17 de outubro de 2010.

07/01/2023 - O ÚLTIMO DEVE SER O PRIMEIRO

Sábado, 07 de Janeiro de 2023

São Raimundo de Penyafort

1Jo 5,14-21

Sl 149,1-6.9

Jo 2,1-11

O ÚLTIMO DEVE SER O PRIMEIRO

Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore e Deus dará a vida a este irmão, se, de fato, o pecado cometido não conduz à morte …” (1Jo 5,16)

Muitas pessoas não tiveram um Natal porque não se arrependeram do pecado em suas vidas. Nós devemos pedir ao Senhor pelos pecadores e a vida será dada à eles (1Jo 5,16). Através do perdão do Senhor, elas receberão o Natal antes mesmo que o Tempo termine. O maligno pensa que lhes roubou o Natal. Todavia, pela oração, nós roubamos o ladrão e damos a muitas pessoas uma outra oportunidade de ter um Natal.

Neste terceiro dia antes do fim do Tempo do Natal, procure a Confissão e convide outras pessoas a fazer o mesmo. Muitas pessoas ainda estão espiritualmente no Advento. Elas precisam obedecer ao chamado de São João Batista ao arrependimento (Lc 3,3). Nós somos chamados a ser ministros da reconciliação, a encorajar pessoas a tirar o cisco de seus olhos, depois de termos retirado a trave de nossos próprios olhos (Mt 7,5). O Senhor “… [colocou] em nós a palavra de reconciliação. Sendo assim, em nome de Cristo exercemos a função de embaixadores e por nosso intermédio é Deus mesmo que [nos] exorta. Em nome de Cristo suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus.” (2Cor 5,19.20)

Dentro de dois dias, no término do Tempo do Natal, vamos ajudar a outras pessoas a ter o seu primeiro dia do Natal mergulhando juntos nas águas do Jordão e nos arrependendo de nossos pecados.

Oração: Pai, dê-nos um Natal completo mesmo se iniciarmos o Natal no último dia do Tempo do Natal (ver Mt 20,14).

Promessa: “Sim, pois Iahweh gosta do seu povo, e adorna os pobres com salvação!” (Sl 149,4)

Louvor: São Raimundo de Penyafort viveu quase cem anos. Sua movimentada vida incluiu estudos da lei civil e canônica, além de dois anos dirigindo a Ordem Dominicana. Ele foi confessor do Papa e impulsionou o Sacramento da Reconciliação.

08/01/2023 - LEVANTAR O VÉU

Domingo, 08 de Janeiro de 2023

Epifania do Senhor

Is 60,1-6

Sl 72(71),1.2.7.8.10-13

Ef 3,2.3.5.6

Mt 2,1-12

LEVANTAR O VÉU

Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente.” (Mt 2,10)

Uma das orações dos fiéis na Missa da Epifania, diz: ‘Assim a Igreja, como a Estrela de Belém, levará o mundo a louvar a Jesus Cristo’. A Epifania é a grande festa do desvelamento. O Natal foi revelação a poucas pessoas; a Epifania é revelação para as nações. É um desvelamento, o véu foi levantado, para que todos possam ver claramente. Primeiramente, os Magos viram claramente, depois, através deles, todas as nações podem ver. Nós devemos ser como aqueles(as) que levantam o véu.

Em um casamento, o pai tradicionalmente levanta o véu da noiva, e assim o noivo pode vê-la claramente. Que nós da mesma forma revelemos Jesus – ensinando Sua Palavra, curando, exortando, adorando e louvando a Jesus e deixando que nossa luz brilhe e ilumine o caminho (ver Mt 5,14-16).

Nós devemos levar as pessoas a ser como noivas de Cristo. A noiva é encoberta em preparação para o casamento. Nós ajudamos a levantar o véu de modo que a noiva possa ver o seu noivo. Vamos levar as pessoas a Cristo crucificado proclamando a sua morte. Quando Jesus morreu, o véu foi rasgado (ver Mt 27,51) e o acesso ao Pai foi desvelado. Ajude as pessoas a se voltarem para o Senhor, pois o véu será levantado (ver 2Cor 3,16). Então elas verão o Senhor “… com a face descoberta …” (2Cor 3,18). Levante o véu.

Oração: Pai, que minha vida possa sempre levar outras pessoas a Jesus.

Promessa: Deus “tem compaixão do fraco e do indigente, e salva a vida dos indigentes.” (Sl 72(71),13)

Louvor: “… Um astro procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta procedente de Israel …” (Nm 24,17) Jesus ressuscitado, através de Tua Epifania, que nossos olhos agora desvelados conheçam a colheita (ver Jo 4,35).

09/01/2023 - COMECE COM O BATISMO

Segunda-feira, 9 de Janeiro de 2023

Batismo do Senhor

Is 42,1-4.6.7

Sl 29(28),1-4.9.10

At 10,34-38

Mt 3,13-17

COMECE COM O BATISMO

Jesus “… começando pela Galiléia, depois do batismo proclamado por João …” (At 10,37)

O Batismo de Jesus é narrado em todos os quatro Evangelhos, indicando como ele é importante (ver Mt 3,13-17; Mc 1,9-11; Lc 3,21.22; Jo 1,29-34). Jesus se submeteu voluntariamente ao batismo de arrependimento de São João, mesmo sabendo que Ele não tinha necessidade de se arrepender de nenhum pecado. Ele foi batizado “… para cumprir toda a justiça …” (Mt 3,15). Foi para isso que Jesus veio à terra. Jesus se submeteu ao Batismo por cada um(a) de nós. Seu Batismo é a manifestação de Seu despojamento (ver Fl 2,7). Todo o ministério de Jesus é de dar-Se completamente, até o último suspiro e a última gota de Seu sangue. Deste modo, Jesus libertou a humanidade da escravidão do pecado.

‘… depois de sua ressurreição, [Jesus} confere esta missão aos Apóstolos: Ide, pois, fazei discípulos de todas as nações; batizai-os … e ensinai-os …’ (CIC, 1223). No Batismo nós somos justificados(as) novamente, através do sangue de Cristo.

O Batismo de Jesus inaugurou o Seu ministério público. No Jordão, Jesus estava antecipando Sua própria morte. Cheio de amor, Jesus consentiu com o batismo de Sua própria morte (ver Lc 12,50). O Pai estava satisfeito com a obediência de Seu Filho (Mt 3,17).

Através de Sua humilde submissão ao Batismo (Mc 1,9), Jesus chama cada um(a) de nós a receber e viver o nosso Batismo. Renove seu Batismo hoje como Seu(Sua) discípulo(a). Viva sua missão batismal de oração, de morrer para o egoísmo, de amar, e de servir com poder ressuscitado.

Oração: Pai, dê-me um maior conhecimento da imensa e extraordinária riqueza e responsabilidade do meu Batismo.

Promessa: “Eu, Iahweh, te chamei para o serviço da justiça …” (Is 42,6)

Louvor: ‘Ele nasceu e foi batizado para que por Sua submissão Ele pudesse purificar a água’ (Carta aos Efésios, Santo Inácio de Antioquia).

10/01/2023 - JESUS COMBATE O MAL

Terça-feira, 10 de Janeiro de 2023

Hb 2,5-12

Sl 8,2.5-9

Mc 1,21-28

JESUS COMBATE O MAL

Na ocasião, estava na sinagoga deles um homem possuído de um espírito impuro …” (Mc 1,23)

Ao iniciarmos o Tempo Comum, nós já estamos lendo sobre Jesus expulsando demônios (ver Mc 1,25.26). Durante o ano, nós iremos ouvir leitura após leitura sobre a vitória do Senhor sobre o maligno. Nós iremos encontrar o arcanjo São Miguel e vários santos, que foram vitoriosos contra o maligno. Nas Missas do Domingo da Páscoa, em cada igreja Católica no mundo, a Igreja irá nos convidar a renunciar publicamente a Satanás, a todas as suas obras, e a todas as suas promessas vãs.

O que nós devemos fazer com todas essas referências ao maligno? Em razão dos efeitos do humanismo secular sobre nós, somos tentados(as) a considerar as tradições da Igreja e a Bíblia como sendo retrógradas e obscuras. Essa atitude moderna é tão arrogante que serve como um bom exemplo das mentiras de Satanás, mesmo quando ele nega tais coisas. No entanto, para sermos intelectualmente honestos(as), nós temos que admitir que a Igreja e a Bíblia pretendem ser consideradas literalmente quando falam de Satanás. ‘… Segundo o ensinamento da Igreja, ele foi primeiro um anjo bom criado por Deus … De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons, mas eles, por si, é que se fizeram maus’. (CIC, 391)

Os Cristãos acreditam que Satanás é um anjo rebelde. Ele não é simbólico ou somente uma força do mal. Ele é uma criatura com vontade e inteligência. Satanás tem vários milhares ou até mesmo milhões de outros anjos decaídos em sua companhia. Esses são chamados ‘demônios’ ou ‘diabos’ (CIC, 414). Eles são reais e poderosos (ver 2Pd 2,4). Eles nos destruiriam se não fosse Jesus, mas nós podemos expulsá-los pelo poder de Jesus (ver Mc 16,17; Mt 10,1).

Oração: Pai, durante este ano que eu possa fixar meus olhos em Jesus (Hb 12,2) e expulsar demônios (Mc 16,17).

Promessa: “Vemos, todavia, a Jesus, que foi feito, por um pouco, menor que os anjos, por causa dos sofrimentos da morte, coroado de honra e de glória …” (Hb 2,9)

Louvor: Estevão se rebelou contra seus pais. Finalmente, seu Senhor, o Guardião do Céu, o conquistou e salvou-o de um estilo de vida decadente.

11/01/2023 - DÊ A ELE A CHAVE DA CIDADEL

Quarta-feira, 11 de Janeiro de 2023

Hb 2,14-18

Sl 105(104),1-4.6-9

Mc 1,29-39

DÊ A ELE A CHAVE DA CIDADE

E a cidade inteira aglomerou-se à porta.” (Mc 1,33)

Cafarnaum era como a maioria das cidades. Muitos de seus habitantes “… passaram toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte.” (Hb 2,15) Certamente, havia muitos “… doentes de diversas enfermidades …” (Mc 1,34), inclusive a sogra de Simão que “… estava de cama com febre …” (Mc 1,30) Além disso, demônios haviam oprimido o povo de Cafarnaum por tanto tempo que ninguém podia se lembrar (ver Mc 1,34).

No entanto, naquele dia as coisas estavam acontecendo de modo diferente. Jesus veio à cidade e os demônios, a doença, e o medo deixaram a cidade. Esse foi o melhor dia na história de Cafarnaum.

Jesus levantou-se bem cedo na manhã seguinte. Seu Pai havia dito a Ele que não ficasse em Cafarnaum, mas para ir “… a outros lugares, às aldeias da vizinhança, a fim de pregar também ali  …” (Mc 1,38)

Jesus está desejando vir à sua cidade. Você dará a Ele a ‘chave da cidade’ e a chave do seu coração? Deixe que Jesus seja Senhor da sua cidade e da sua vida.

Oração: Senhor Jesus, eu permitirei que Tu sigas o Teu caminho em minha vida.

Promessa: “De madrugada, estando ainda escuro, ele se levantou e retirou-se para um lugar deserto e ali orava.” (Mc 1,35)

Louvor: Ângela ora diariamente pela paz em sua casa, em sua vizinhança, em sua cidade, em seu país e no mundo.

12/01/2023 - SOCIALMENTE ACEITÁVEL?

Quinta-feira, 12 de Janeiro de 2023

Santa Margarida Bourgeoys

Hb 3,7-14

Sl 95(94),6-11

Mc 1,40-45

SOCIALMENTE ACEITÁVEL?

Jesus disse-lhe: “… Não digas nada a ninguém; mas vai mostrar-te ao sacerdote …” (Mc 1,44)

O leproso, no Evangelho de hoje, queria aceitação social. Jesus ofereceu essa aceitação social mandando-o apresentar-se ao sacerdote (Mc 1,44) Assim, curado por Jesus e declarado limpo pelo sacerdote, o leproso podia finalmente ser reintegrado oficialmente na sociedade Judaica. Mas ele aparentemente queria estabelecer sua própria aceitação social, e assim ele desobedeceu à ordem de Jesus e “… começou a proclamar ainda mais e a divulgar a notícia …” (Mc 1,45)

Jesus ofereceu uma maior aceitação social através da declaração oficial da cura por parte do sacerdote. Todavia, o antigo leproso desobedeceu, e Jesus teve que pagar o preço de ter que permanecer em lugares desertos (Mc 1,45).

Na mídia social, as pessoas procuram por afirmação e por amizade. Isso é compreensível. Entretanto, Jesus tem um plano melhor (ver Hb 11,40). Ele planeja fazer de você Seu(Sua) companheiro(a) (ver Hb 3,14).

Ser um(a) companheiro(a) de Jesus compensa perder tudo. Você obedeceria a Jesus mesmo se isso significasse perder alguns amigos? Conheça o Senhor e ganhe toda a aceitação de que você precisa (ver Fl 3,8.9).

Oração: Pai, que eu possa nunca tentar estabelecer minha própria justificação, mas, ao invés disso, procure somente a justificação que vem de viver em Jesus (ver Mt 6,33).

Promessa: “Pois nos tornamos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa confiança inicial.” (Hb 3,14)

Louvor: Santa Margarida Bourgeoys nasceu na França e, em 1653, corajosamente viajou para a colônia de Quebec, no Canadá. Ela estabeleceu uma escola em um estábulo, sacrificando os confortos mundanos para ensinar as crianças locais

13/01/2023 - A APROXIMAÇÃO DE UM HELICÓPTERO

Sexta-feira, 13 de Janeiro de 2023

Santo Hilário

Hb 4,1-5.11

Sl 78(77),3.4.6-8

Mc 2,1-12

A APROXIMAÇÃO DE UM HELICÓPTERO

E tantos foram os que se aglomeraram, que já não havia lugar nem à porta …” (Mc 2,2)

Nos Evangelhos, especialmente no Evangelho de Marcos, nós lemos sobre Jesus sendo cercado por tamanhas multidões que era praticamente impossível se aproximar d’Ele. Consequentemente, algumas pessoas imaginavam diversas maneiras de atravessar, contornar, ou passar sobre as multidões. Elas subiam umas sobre as outras (ver Lc 12,1), se empurravam (Mc 3,10), subiam em árvores (Lc 19,4), e até mesmo abriam um buraco no teto de uma casa onde Jesus se encontrava (Mc 2,4).

Podem existir grandes obstáculos entre nós e Jesus. A mídia, nossas ocupações, nosso estio de vida e toda uma cultura da morte podem nos impedir de aprofundar e tornar mais íntimo o nosso relacionamento com Jesus. Nós temos que:

– conseguir carregadores de maca, ou seja intercessores, para nos levar até Jesus sobre a multidão (ver Mc 2,3-5),

– parecer tolos(as) e assumir riscos de modo a chegar até Jesus (Mc 2,4),

– ter sido perdoados(as) dos nossos pecados (Mc 2,5), e

– ficarmos de pé por Jesus (Mc 2,11).

Pela fé, faça como um helicóptero. Passe por cima da multidão. Chegue até Jesus não importa a que custo.

Oração: Pai, faça-me querer estar próximo(a) a Jesus mais do que desejo viver.

Promessa: “Empenhemo-nos, portanto, por entrar nesse repouso, para que este mesmo exemplo de indocilidade não leve ninguém a cair.” (Hb 4,11)

Louvor: Santo Hilário cresceu na França logo após o Edito de Milão, que determinava que o Cristianismo fosse tolerado em todo o Império Romano. Mais tarde, lutou contra a heresia ariana como Bispo de Poitiers.

14/01/2023 - A PALAVRA PENETRANTE

Sábado, 14 de Janeiro de 2023

Hb 4,12-16

Sl 19(18),8-10.15

Mc 2,13-17

A PALAVRA PENETRANTE

Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes …” (Hb 4,12)

Como o bisturi de um cirurgião, a Palavra de Deus corta até o centro do nosso coração e atinge o ponto certo. Jesus é o Verbo (Jo 1,1), “e não há criatura oculta à sua presença. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.” (Hb 4,13). A Palavra de Deus é um bisturi e uma espada (ver Ef 6,17).

Nós confiamos em nós mesmos para encontrar cirurgiões experientes, que empunhem seus bisturis com precisão e eficiência. Será que nós confiaríamos a nós mesmos(as) ao bisturi de Jesus, a Palavra Viva? Para determinar se você confia em Jesus, o Cirurgião, leia Sua Palavra diariamente. Deixe que a Palavra de Deus opere em você – em grandes e pequenas cirurgias, e também em cirurgias reparadoras. “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz …” (Hb 4,12) Mas a poderosa e magnífica Palavra de Deus é uma Pessoa, Jesus, e é afiada como um bisturi e gentil como um Cordeiro.

Abandone suas palavras de raiva, violência e falta de perdão. Transforme-as em arados, prontas para arar os duros corações humanos (ver Is 2,4). Tome “… a espada do Espírito, que é a Palavra de Deus.” (Ef 6,17) A Palavra de Deus é afiada, forte, penetrante, e poderosa, porém doce, regeneradora, gentil, e encorajadora. Ela corta os nossos corações e nos afasta do pecado (Hb 4,12). Nós entesouramos a Palavra em nossos corações para não mais pecar (Sl 119(118),11). Nós refletimos sobre a Palavra guardada em nossos corações (Lc 2,51) e desse modo iremos permanecer enraizados no Senhor. Que nós vivamos as nossas vidas com devoção à Palavra de Deus, Jesus, a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.

Oração: Pai, que eu devote a minha vida a construir a minha casa em Vossa Palavra e a partilhar isso com outras pessoas (ver Jo 8,31).

Promessa: “A lei de Iahweh é perfeita, faz a vida voltar; o testemunho de Iahweh é firme, torna sábio o simples.” (Sl 19(18),8)

Louvor: Jane se arrependeu de um estilo de vida promíscuo, e colocou a sua vida nas mãos de Jesus. Ela agora recebe a Eucaristia diariamente.

 

15/01/2023 - BATIZADO(A) NO ESPÍRITO

Domingo, 15 de Janeiro de 2023

2º Domingo do Tempo Comum

Is 49,3.5.6

Sl 40(39)2.4.7-10

1Cor 1,1-3

Jo 1,29-34

BATIZADO(A) NO ESPÍRITO

Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Espírito Santo.” (Jo 1,33)

Muitas pessoas falam sobre terem sido ‘batizadas no Espírito’. Fazendo isso, geralmente querem dizer que tiveram uma renovação de suas vidas no Espírito. Contudo, a Bíblia considera ser batizado no Espírito a mesma coias que ser batizado, e não a renovação da vida no Espírito. Assim, muitas pessoas usam a frase ‘batizado(a) no Espírito’, de um maneira não bíblica.

Apesar dessas pessoas usarem erradamente a terminologia bíblica, elas estão ‘corretas’ pastoralmente. Nós temos uma grande necessidade de renovar o nosso ser sendo batizados(as) no Espírito. Através do pecado e do egoísmo, muitas pessoas batizadas extinguiram (ver 1Ts 5,19) e entristeceram (ver Ef 4,30) o Espírito.  Se nós queremos viver uma vida Cristã como o Senhor entende que ela seja vivida, nós temos que reavivar a chama do dom do Espírito Santo (ver 2Tm 1,6.7).

As leituras de hoje das Escrituras nos convidam a renovar nossa vida no Espírito. Olhe para Jesus, o Cordeiro de Deus (Jo 1,29). Deus que Ele o(a) liberte como Ele libertou os Israelitas da escravidão no Egito. Deixe que Ele tire seus pecados e os pecados do mundo (Jo 1,29). “… [siga] o Cordeiro, onde quer que ele vá …” (ver Ap 14,4); seja puro(a) e descompromissado(a) com os caminhos do mundo. Receba hoje a renovação de ser batizado(a) no Espírito.

Oração: Pai, que eu possa desejar o Espírito tanto quanto eu quero respirar. Reavive as graças do meu Batismo e da minha Confirmação.

Promessa: “… Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra.” (Is 49,6)

Louvor: “Vou anunciar teu nome aos meus irmãos, louvar-te no meio da assembleia.” (Sl 22(21),23). Jesus ressuscitado, Tu és merecedor do nosso louvor.

16/01/2023 - UMA VIDA DE AMOR

Segunda-feira, 16 de Janeiro de 2023

Hb 5,1-10

Sl 110(109),1-4

Mc 2,18-22

UMA VIDA DE AMOR

… Podem os amigos do noivo jejuar enquanto o noivo está com eles? …” (Mc 2,19)

Jesus é o nosso Noivo (Mc 2,19). Antes de tudo, nosso relacionamento com Ele deve ser um relacionamento de amor. Nós vivemos nossas vidas Cristãs não por compulsão, mas por amor. “Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19)

Nós fazemos tudo como uma resposta amorosa a Jesus. Ele é nosso Esposo, nosso Noivo. Nós vivemos nossa vida Cristã como se estivéssemos em uma festa de casamento. Nós amamos aos outros e os perdoamos porque Jesus nos amou primeiro (1Jo 4,19) e assim nós estamos amando Jesus. Cada dia é uma rica oportunidade para beber mais profundamente da fonte do amor de Jesus.

A Santa Missa é a festa de casamento do Cordeiro. O céu é a festa de casamento de Deus com a humanidade (ver Ap 19,7). Nós participamos da Missa, “… o banquete das núpcias do Cordeiro …” (Ap 19,9), para aprofundar nossa vida de amor ‘nupcial’ com Jesus. Nós sofremos porque amamos Jesus e assim alegremente O imitamos (Hb 5,8).

A cada dia, cresça mais profundamente no amor por Jesus. Ame a Ele amando seu semelhante como a si mesmo(a), pois o homem e a mulher foram criados á imagem e semelhança de Deus (ver Gn 1,26). “… Permanecei em [seu] amor.” (Jo 15,10) Ame o Senhor Jesus com todo o seu ser (ver Lc 10,27).

Oração: Pai, derrame o Vosso amor em meu coração através do Espírito Santo (Rm 5,5).

Promessa: “E, embora fosse Filho, aprendeu, contudo, a obediência pelo sofrimento; e, levado à perfeição, se tornou para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna.” (Hb 5,8.9)

Louvor: Silvio era viciado em drogas. Em um fim de semana, ele pretendia se drogar. Ao invés disso, Deus concedeu-lhe uma visão celestial. Durante três dias, Silvio ficou em seu quarto envolvido pelo amor de Deus. A experiência transformou-o de tal forma que ele se tornou irmão em uma ordem religiosa e alegremente vive uma vida consagrada no amor ao Senhor.

17/01/2023 - ELES CORREM, CORREM, CORREM .

Terça-feira, 17 de Janeiro de 2023

Santo Antão

Hb 6,10-20

Sl 111(110),1.2.4.5.9.10

Mc 2,23-28

ELES CORREM, CORREM, CORREM …

Desejamos somente que cada um de vós demonstre o mesmo ardor em levar até o fim o pleno desenvolvimento da esperança.” (Hb 6,11)

A vida em Cristo é como participar de uma corrida (ver 2Tm 4,7; Fl 3,12; 1Cor 9,24). Nós temos que “… [demonstrar} o mesmo ardor …” e “… não [sermos] lentos à compreensão …” (ver Hb 6,11.12) Nós somos capazes de continuar correndo não importa quanto porque somos amados(as) por Deus e totalmente seguros(as) de herdar as promessas de Deus (Hb 6,11.12). O amor nos mantém correndo para Deus (ver 2Cor 5,14), e amamos porque Jesus nos amou primeiro (1Jo 4,19). Ele enviou Seu Filho para morrer por nós, nos deu uma nova natureza, nos adotou em Sua família, e nos fez Seus(Suas).

Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos! …” (1Jo 3,1) O Senhor nos “… [deu] as preciosas e grandíssimas promessas …” (2Pd 1,4), e Ele continuará a cumprir as Suas promessas perfeitamente. É isso que significa o amor. Portanto, “… não [sejam] lentos à compreensão, e sim imitadores daqueles que, pela fé e pela perseverança, recebem a herança das promessas.” (Hb 6,12)

Amados(as), corram rápido para Deus durante todo o caminho, até à linha de chegada “… para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3,14). Corram, amados(as), corram!

Oração: Pai, Vós sois fiel às Vossas promessas. Vós sois Amor (1Jo 4,16). Eu Vos amo.

Promessa: “… o Filho do Homem é senhor até do sábado.” (Mc 2,28)

Louvor: Santo Antão do Egito foi um líder proeminente entre os Pais do Deserto e preparou o caminho para o monacato Cristão. Ele é venerado tanto no rito Ocidental quanto no rito Oriental da Igreja.

18/01/2023 - COMO NOS TORNAMOS SACERDOTES.

Quarta-feira, 18 de Janeiro de 2023

Hb 7,1-3.15-17

Sl 110(109),1-4

Mc 3,1-6

COMO NOS TORNAMOS SACERDOTES

… Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.” (Sl 110(109),4; Hb 7,17)

Como a maioria das pessoas através da história, o povo Judeu acreditava que o sacrifício era um dos elementos essenciais para lidar com o pecado e libertar a humanidade (ver Lv 4,13.14). A pessoa que oferece sacrifícios a Deus em favor do povo é chamada de sacerdote. Assim, os sacerdotes são uma parte essencial no plano de salvação de Deus. Consequentemente, em razão de Jesus ser o Salvador do mundo, Ele tem que ser um sacerdote. Para os Judeus, todos os sacerdotes descendem da tribo de Levi. Mas Jesus era da tribo de Judá. Como Jesus podia ser um sacerdote?

No livro do Genesis, ouvimos falar sobre o sacerdote Melquisedec (ver Gn 14,18-20). Ele foi um sacerdote antes da existência das  tribos de Israel. Ele foi uma figura misteriosa “sem pai, sem mãe, sem genealogia, nem princípio de dias nem fim de vida! …” (Hb 7,3) O salmista profetizou que o sacerdócio de Melquisedec deveria continuar (Sl 110(109),4). O autor da Epístola aos Hebreus proclamou que Jesus é um sacerdote segundo a ordem de Melquisedec. Jesus sacrificou a Si mesmo no altar da cruz. Ele é verdadeiramente o Salvador do mundo, e nós que somos batizados(as) n’Ele partilhamos de Seu sacerdócio (ver 1Pd 2,9; Ap 5,10). ‘Cristo, sumo sacerdote e único mediador, fez da Igreja um reino de sacerdotes para Deus, seu Pai. Toda a comunidade dos crentes, como tal, é uma comunidade sacerdotal. Os fiéis exercem o seu sacerdócio batismal através da participação, cada qual segundo a sua vocação própria, na missão de Cristo, sacerdote, profeta e rei …’ (CIC, 1546). Através do nosso Batismo “… em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19), nós somos sacerdotes segundo a ordem de Melquisedec. Aleluia!

Oração: Pai, que eu possa viver o meu sacerdócio espiritual de modo completo. Eu Vos ofereço meu corpo como um sacrifício vivo (ver Rm 12,1).

Promessa: “… [Jesus] disse ao homem: ‘Estende a mão’. Ele a estendeu, e sua mão estava curada.” (Mc 3,5)

Louvor: “Que a minha boca diga o louvor de Iahweh e toda carne bendiga seu nome santo, para sempre e eternamente!” (Sl 145(144),21)

19/01/2023 - O MELHOR MOMENTO

Quinta-feira, 19 de Janeiro de 2023

Hb 7,25-8,6

Sl 40(39),7-10.17

Mc 3,7-12

O MELHOR MOMENTO

O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um tal sacerdote que se assentou à direita do trono da Majestade nos céus. Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor, e não por homens.” (Hb 8,1.2)

Jesus é um Sacerdote superior (Hb 7,28) com um ministério superior em “… uma aliança bem melhor, cuja constituição se baseia em melhores promessas.” (Hb 8,6) O povo Judeu não considerava que a obra de Deus neles estava completa. Eles estavam esperando pelo Messias para dar-lhes uma nova aliança. O autor da Epístola aos Hebreus sustentava que Jesus era o Messias, o Cumprimento da lei, o Sumo Sacerdote definitivo, Aquele que fez o sacrifício “… uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.” (Hb 7,27) e rasgou o véu que nos separava da presença de Deus no Santuário (ver Mt 27,51).

Você está vivendo uma vida realizada ou ainda está no tempo A.C.? Você percebe que a Plenitude habita em Jesus? (Cl 1,19). Você está vivendo a nova aliança do Batismo em sua totalidade? Você conhece e vive o Antigo e o Novo Testamento? Você concentra a sua vida na Eucaristia, a perpetuação do sacrifício feito uma vez por todas no Calvário? Você diz ao mundo que Jesus já fez tudo e que Ele é o nosso Tudo em tudo? Em Cristo, nós possuímos tudo o que poderíamos vir a precisar (ver 2Cor 6,10; 1Cor 3,21).

Alegre-se por estar vivendo em Jesus, no tempo Messiânico, no final dos tempos, na nova aliança.

Oração: Pai, eu sei que “… a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado.” (Lc 12,48) Que eu viva de modo apropriado com aquilo que de Vós eu tenha recebido.

Promessa: “Pois havia curado muita gente. E todos os que sofriam de alguma enfermidade lançavam-se sobre ele para tocá-lo.” (Mc 3,10)

Louvor: “Sim, Iahweh, tu abençoas o justo, teu favor o cobre como escudo.” (Sl 5,13)

20/01/2023 - O PREÇO DA DESUNIÃO

Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2023

São Sebastião

Papa São Fabiano

Hb 8,6-13

Sl 85(84),8.10-14

Mc 3,13-19

O PREÇO DA DESUNIÃO

[Jesus] constituiu Doze, para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar, e terem autoridade para expulsar os demônios.” (Mc 3,14.15)

Jesus criou Sua Igreja e deu-lhe poder para expulsar demônios (Mc 3,15). Nós somos autorizados a ser a Igreja Militante e expulsar os demônios do aborto. Uma batalha é travada violentamente nos Estados Unidos, no Brasil, e em outras partes do mundo, sobre a futura legalização do aborto, dividindo severamente as nações.

Na próxima semana será destinado a um momento de oração pela unidade Cristã. O ensinamento da Igreja Católica sobre o aborto está unido com a verdade; todavia, os membros da Igreja não estão unidos, muito menos os membros de todas as denominações Cristãs. Nós temos uma guerra civil ocorrendo em nossos corações (ver Tg 4,1; Jr 17,9). Se a Nova Aliança estivesse verdadeiramente inscrita em nossos corações (ver Hb 8,10), nós não estaríamos tão dispersos e divididos. Se nós seguíssemos a Nova Aliança de Deus e vivêssemos como Seu povo real e unido (Hb 8,10; conf. Jr 31,33), não daríamos permissão para que milhões de bebês fossem mortos ainda no ventre de suas mães.

Eis porque assim declara o Espírito Santo: Hoje, se lhe ouvirdes a voz, não endureçais os vossos corações …” (Hb 3,7.8; Sl 95(94),7.8) Arrependam-se! “… dilatai também os vossos corações!” (2Cor 6,13). Deixem que o Espírito Santo aja em seus corações como Ele desejar (ver Rm 5,5).

Oração: “Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme …” (Sl 57(56),8)

Promessa: “Porque terei misericórdia das suas faltas, e não lembrarei mais dos seus pecados.” (Hb 8,12)

Louvor: O Papa São Fabiano promoveu o trabalho missionário e condenou a heresia, até ao ponto de entregar a sua vida.

21/01/2023 - JESUS “... [OFERECEU-SE] A SI MESMO.” (Hb 7,27)

Sábado, 21 de Janeiro de 2023

Santa Inês

Hb 9,2.3.11-14

Sl 47(46),2.3.6-9

Mc 3,20.21

JESUS “… [OFERECEU-SE] A SI MESMO.” (Hb 7,27)

Jesus “… com o próprio sangue, [obteve] uma redenção eterna.” (Hb 9,12)

A Bíblia Sagrada é muitas vezes chamada de cartas de amor de Deus para a humanidade. Em um certo sentido, a Epístola aos Hebreus é a carta de amor de Deus para os Judeus convertidos à fé Cristã. O autor deixa isto claro quando ele faz referências às mensagens proféticas para o povo Hebreu: “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas.” (Hb 1,1)

Mas a Epístola aos Hebreus também contém uma importante lição para todos nós. Especificamente, o próprio Jesus substituiu Ele mesmo os sacrifícios do Antigo Testamento. Um sacerdote na Antiga Aliança precisava “… oferecer sacrifícios a cada dia, primeiramente por seus pecados, e depois pelos do povo. [Jesus] já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo.” (Hb 7,27)

A primeira leitura Eucarística de hoje apresenta uma bela imagem desta realidade: “Cristo, porém, veio como sumo sacerdote dos bens vindouros. Ele atravessou uma tenda maior e mais perfeita, que não é obra de mãos humanas, isto é, não pertence a esta criação. Ele entrou uma vez por todas no Santuário, não com o sangue de bodes e de novilhos, mas com o próprio sangue, obtendo uma redenção eterna.” (Hb 9,11.12)

Isto nos permite viver como livres filhos de Deus (ver Jo 8,36; conf. Gl 5,13). Nós não precisamos viver na escravidão, preocupados com que ritual é necessário para o perdão (ver At 13,38.39). Aceite a remissão que Jesus oferece a você. Siga a Jesus. Seja livre!

Oração: Pai, conceda-me a graça de seguir Vosso Filho onde quer que Ele me conduza.

Promessa: “Pois Iahweh Altíssimo é terrível, é o grande rei sobre a terra inteira.” (Sl 47(46),3)

Louvor: Santa Inês assumiu as palavras de Jesus em seu coração: “… há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus …” (Mt 19,12) Ela recebeu a sua coroa do martírio.

22/01/2023 - LUZ NOTURNA

Domingo, 22 de Janeiro de 2023

3º Domingo do Tempo Comum

São Vicente

Is 8,23-9,3

Sl 27(26),1.4.13.14

1Cor 1,10-13,17

Mt 4,12-23

LUZ NOTURNA

O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; aos que jaziam na região sombria da morte, surgiu uma luz.” (Mt 4,16)

No hemisfério norte, está escuro e nebuloso. Os dias são mais curtos e as noites mais longas. A novidade das resoluções do Ano Novo já passou, e faz muito frio externamente. Por causa disso, falando espiritualmente, a terra parece estar na região sombria da morte (Mt 4,16). Isso descreve a sua vida?

Então, subitamente, na névoa dessa obscuridade, uma luz intensa brilha: a luz de Cristo. A liturgia da Vigília da Páscoa transmite vividamente essa imagem da passagem da escuridão para a luz. Escuridão e morte são forças poderosas; luz e vida são ainda mais poderosas. Muitas vezes as pessoas que se encontram na escuridão não percebem que lá estão; elas se ajustam à escuridão. É quando a luz aparece que o contraste fica evidente; elas então percebem como estava escuro. Nos focarmos neste mundo pode, da mesma forma, turvar as nossas mentes, e nós somos tentados a ajustar as nossas vidas incorporando ainda mais um estilo de vida mundano. Assim, “… a luz que há em [nós] são trevas …” (Mt 6,23)

As pessoas muitas vezes preferem as trevas (ver Jo 3,19) e não se aproximam da luz. Mas Isaias proclama que a luz causa alegria (ver Is 9,1.2). Cristo é a Luz (Jo 8,12). Não coloque ‘óculos escuros espirituais’ vivendo um estilo de vida mundano e assim bloqueando a luz de Cristo. Ao invés disso, caminhe em direção à luz (1Jo 1,7) através de uma vida mais aprofundada na oração, no serviço, e no estudo.

Oração: Pai, ajude-me a fazer qualquer mudança que seja necessária em meu estilo de vida de modo a viver na luz do Senhor.

Promessa: “Iahweh é minha luz e salvação; de quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida; frente a quem tremerei?” (Sl 27(26),1)

Louvor: “Respondeu-lhes Jesus: ‘Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei’.” (Jo 2,19) Jesus misericordioso, Tua Ressurreição é a precursora da nossa ressurreição.

23/01/2023 - O LIMITE DA BLASFÊMIA

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2023

São Vicente de Saragossa

Santa Marianne Cope

Hb 9,15.24-28

Sl 98(97),1-6

Mc 3,22-30

O LIMITE DA BLASFÊMIA

Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno.” (Mc 3,29)

Os escribas clamavam que Jesus estava possuído por um espírito impuro (Mc 3,30). Essa declaração parecia ser uma blasfêmia contra Jesus, mas Jesus a chamou de uma blasfêmia contra o Espírito Santo (Mc 3,29). Uma blasfêmia contra Jesus significa blasfemar contra o Espírito Santo porque o Espírito Santo dá testemunho em favor de Jesus (ver Jo 15,26; 1Jo 5,5.6; Ap 19,10). Portanto, se alguém diz que Jesus não é Senhor e Deus, esse alguém está dizendo que o Espírito Santo, Aquele que dá testemunho que Jesus é Senhor e Deus (ver 1Cor 12,3), não está dizendo a verdade e desse modo também não é Deus.

Para evitar blasfemar contra o Espírito Santo, nós temos que fazer mais do que manter nossa boca fechada. Em um mundo onde milhões negam o senhorio e a divindade de Jesus, nós também temos que dar testemunho em favor de Jesus (Jo 15,27). De outro modo, nosso silêncio será ensurdecedor. Dando a Jesus um ‘tratamento silencioso’, nos tornamos contratestemunhas e estamos ligados aos blasfemadores, senão sendo os próprios blasfemadores.

Se nós permitirmos, o Espírito Santo nos ensinará no momento certo como testemunhar por Jesus (Lc 12,12). No entanto, se nos recusarmos a aprender, nós ficaremos no limiar da blasfêmia. Se declare por Jesus diante de homens e mulheres (Lc 12,8). Publica e oralmente confesse Jesus como seu Senhor (Rm 10,9). Esteja com o Espírito Santo e não contra Ele.

Oração: Pai, que eu possa proclamar com a riqueza de um coração purificado (ver Lc 6,45).

Promessa: “… Cristo foi oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão. Ele aparecerá uma segunda vez, com exclusão do pecado, àqueles que o esperam para a salvação.” (Hb 9,28)

Louvor: Santa Marianne Cope foi a Superiora Geral de sua congregação em Nova Iorque. Ela e seis outras de suas irmãs religiosas viajaram corajosamente para o Havaí em 1883 para servir junto aos leprosos.

24/01/2023 - TRANSPLANTE DE FAMÍLIA

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2023

São Francisco de Sales

Hb 10,1-10

Sl 40(39),2.4.7.8.10.11

Mc 3,31-35

TRANSPLANTE DE FAMÍLIA

Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mc 3,35)

Jesus disse que Ele veio para a divisão, para dividir uma família, três contra dois (Lc 12,52). Ele quis dizer que alguns membros da família iriam recebê-Lo enquanto outros iriam rejeitá-Lo, pelo menos durante algum tempo. Para aqueles(as) que amam a Jesus e a suas famílias, e ainda assim tenham sido rejeitados(as) por seus familiares por causa do seu amor por Jesus, existe uma grande dor.

Mas Jesus oferece a maior consolação em meio a esta dor. Através do nosso Batismo e fazendo a vontade de Deus, nós somos adotados(as) na família de Deus. ‘… Deus, que nos predestinou para a adoção de filhos, tornou-nos conformes ao corpo glorioso de Cristo. Doravante, pois, participantes de Cristo, sois com todo o direito chamados <cristos> …’ (CIC, 2782; ver Ef 1,5). Nos tornamos um irmão ou irmã de Jesus, um filho ou filha de Deus Pai, unidos no amor através do Espírito Santo. Louvor seja dado à Santíssima Trindade para sempre! Nossa refeição familiar é agora a Missa, quando nos reunimos com o restante de nossa família na mesa do Senhor para receber a Santa Eucaristia.

Nesse meio tempo, continue a amar a sua família biológica e ore por ela. Seu amor e suas orações podem parecer não ter nenhum impacto. Pode até mesmo parecer que seu amor e suas orações estão tornando as coisas piores. De qualquer modo, continue perseverando. Dia a dia, o Senhor está trabalhando nos bastidores (ver Mc 4,26.27) para unir n’Ele a sua família, começando por você. Jesus é a Pedra de tropeço que esmagará a família dividida (Mt 21,44, nota b) e a Pedra Angular sobre a qual a família é reconstruída (ver Mt 21,42; Sl118(117),22; 1Pd 2,7).

Oração: “… eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.” (Hb 10,7)

Promessa: “E graças a esta vontade é que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.” (Hb 10,10)

Louvor: São Francisco de Sales pastoreou seu rebanho com gentileza, paciência, compreensão, e muito amor.

25/01/2023 - A BOA NOTÍCIA

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2023

Conversão de São Paulo

At 22,3-16 ou At 9,1-22

Sl 117(116),1.2

Mc 16,15-18

A BOA NOTÍCIA

… Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura.” (Mc 16,15)

Se nós acreditarmos na Boa Nova de Jesus e aceitarmos o Batismo, nós seremos salvos(as) (Mc 16,16). Se nos recusarmos a acreditar, nós seremos condenados(as) ao inferno para sempre (ver Mc 16,16; Jo 5,27-29). Acreditar na Boa Nova de Jesus é a mais importante realidade em nossas vidas. Acreditar na Boa Nova é tão importante que:

– se nós tivermos feito tudo, mas não acreditarmos na Boa Nova, nossa vidas serão trágicas e condenadas.

– maravilhosos sinais das obras do Senhor acompanham a proclamação da Boa Nova (ver Mc 16,17.18.20).

– o Senhor derrubou Saulo no chão com uma luz vinda do céu para convertê-lo da oposição à Boa Nova, para fazer a sua proclamação (ver At 9,3.4; Gl 1,23).

– o Senhor chamou algumas pessoas a dedicarem toda a sua vida à proclamação da Boa Nova (ver Mt 19,12).

– o Senhor chamou várias pessoas para trabalhar, sem pagamento, durante anos, na proclamação da Boa Nova através do Ministério da Apresentação e deste livreto Um Pão, Um Corpo.

Nesta celebração da conversão de São Paulo, agradecemos ao Senhor pela Boa Nova e por aqueles(as) que entregaram a sua vida para proclamar a Boa Nova de qualquer modo, especialmente em Um Pão, Um Corpo. Agradecemos a vocês.

Oração: Pai, que eu possa tudo fazer “… por causa do evangelho, para dele me tornar participante.” (1Cor 9,23)

Promessa: “E agora, que estás esperando? Recebe o batismo e lava-te dos teus pecados, invocando o seu nome!” (At 22,16)

Louvor: “… Em último lugar, apareceu também a mim como a um abortivo.” (1Cor 15,8) Senhor Jesus, eu Te agradeço por chamar São Paulo para trabalhar diligentemente na vinha do Pai.

26/01/2023 - QUE DESEJO ESTÁ CONSUMINDO VOCÊ?

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2023

São Timóteo

São Tito

2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 96(95),1-3.7.8.10

Lc 10,1-9

QUE DESEJO ESTÁ CONSUMINDO VOCÊ?

Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,6.7)

Muitos(as) de nós que estamos lendo isto somos batizados(as) e confirmados(as). Portanto, nós já temos o Espírito Santo habitando em nós. ‘… Deus Pai marcou-te com o seu sinal, o Senhor Jesus Cristo confirmou-te e pôs no teu coração o penhor do Espírito’ (CIC, 1303). Esta morada do Espírito deve nos fazer mais desejosos(as) de receber o Espírito de um modo novo e profundo, pois o Espírito sempre busca uma união mais profunda com o Pai e com o Filho.

No entanto, nós podemos reagir contra a nossa atual vida no Espírito extinguindo qualquer outro desejo pelo Espírito (ver 1Ts 5,19). Assim, nossa atitude diante do nosso Batismo e Confirmação poderia ser algo como uma vacina, que nos torna imunes à plenitude do Espírito Santo. Nós temos que resistir à preguiça e à apatia e, ao invés disso, reavivar a chama do dom do Espírito Santo (2Tm 1,6.7). Nesse sentido, modo, o Espírito irá renovar a face da terra (Sl 104(103),30), começando conosco.

Você quer uma vida mais profunda no Espírito mais do que você deseja qualquer outra coisa? Você quer que o Espírito arda em sua vida mais do que você quer respirar? Você rezaria no aposento superior durante nove dias para receber o Espírito mais poderosamente? (ver At 1,13.14). Você sofreria para receber e partilhar o Espírito, Pentecostes após Pentecostes? Ore para ter um forte e consumidor desejo pela plenitude do Espírito. Peça a Deus Pai pelo Espírito Santo (Lc 11,13). “… Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Jesus, seja o Senhor e o Centro de minha vida.

Promessa: “Toma por modelo as sãs palavras que de mim ouviste, com fé e com amor que está em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1,13.14)

Louvor: São Tito encorajou e possibilitou o ministério de outras pessoas, incluindo o de São Paulo (ver 2Cor 2,13; 7,6.7).

27/01/2023 - DEUS PODE FALAR COM VOCÊ INDIRETAMENTE?

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2023

Santa Ângela Mérici

Hb 10,32-39

Sl 37(36),3-6.23.24.39.40

Mc 4,26-34

DEUS PODE FALAR COM VOCÊ INDIRETAMENTE?

[Jesus] nada falava [às multidões] a não ser em parábolas. A seus discípulos, porém, explicava tudo em particular.” (Mc 4,34)

Notem que, nos Evangelhos, Jesus explicava os mistérios não a todo mundo, mas particularmente aos Seus apóstolos (Mc 4,34). Hoje os sucessores dos apóstolos são o Papa e os Bispos. ‘… Por isso, a Igreja ensina que, em virtude da sua instituição divina, os bispos sucedem aos Apóstolos como pastores da Igreja, de modo que quem os ouve, ouve a Cristo e quem os despreza, despreza a Cristo e Aquele que enviou Cristo.’ (CIC, 862; ver At 1,20-26). É crítico que reconheçamos este padrão. Jesus fala à Sua Igreja e através da Sua Igreja. Se nós queremos realmente saber o que Jesus está dizendo, nós temos que ouvir a Igreja, pois Jesus disse: “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.” (Lc 10,16)

Jesus espera que nós procuremos conhecer o significado de Sua revelação através de uma busca pessoal e direta da verdade de Sua Palavra, mas também ouvindo aqueles a quem Ele escolheu revelar de modo mais profundo. Jesus revelou algumas verdades somente aos apóstolos e não ao mundo (ver Jo 14,22; Mt 13,10.11). Uma vez, Jesus censurou aqueles que não acreditavam em Suas testemunhas (ver Mc 16,14). Ele não quer que nos afastemos d’Ele devido à obstinação de esperar ouvi-Lo se dirigir a nós diretamente.

Naamã, o sírio, se irritou porque queria que o profeta de Deus falasse com ele diretamente, cara a cara (2Rs 5,11). Deus falou Sua verdade para Naamã, mas indiretamente, através de um simples mensageiro. Naamã arrependeu-se de sua irritação, ouviu o mensageiro, obedeceu à mensagem, e recebeu a cura e a verdade. Você escutará a Deus se Ele falar a você através de outras pessoas?

Oração: Pai, dê-me ouvidos abertos à obediência para ouvir a Vossa mensagem (ver Sl 40(39),7).

Promessa: “De fato, é de perseverança que tendes necessidade, para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que ele prometeu.” (Hb 10,36)

Louvor: Santa Ângela Mérici fundou a primeira ordem secular de ensino para mulheres na Igreja, a Congregação de Santa Úrsula. Ela foi canonizada pelo Papa Pio VII em 1807.

 

 

28/01/2023 - O QUE É FÉ?

Sábado, 28 de Janeiro de 2023

Santo Tomás de Aquino

Hb 11,1.2.8-19

Lc 1,69-75

Mc 4,35-41

O QUE É FÉ?

A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêm.” (Hb 11,1)

Nós somos salvos pela graça através da fé (Ef 2,8). “Por conseguinte, a herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência …” (Rm 4,16) Portanto, a fé no Senhor é absolutamente necessária. Todavia, isso representa um problema porque nós temos falta de fé (ver Mc 4,40). Jesus pergunta: “… quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” (Lc 18,8) Nós temos que clamar ao Senhor: “… Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24) A fé é “… um meio de demonstrar as realidades que não se vêm.” (Hb 11,1) Ela é uma sólida e substancial garantia de segurança, estabilidade, afirmação, e amor incondicional. Nós podemos ter certeza, pois o Senhor é nossa Rocha (ver Sl 18(17),3) e nosso Abba (ver Mt 6,9; Gl 4,6). Nós estamos solidamente mantidos em Seus braços amorosos.

Fé é o resultado de um relacionamento muito bom. Para ter essa garantia substancial e confiante do amor de Deus, nós temos que conhecer verdadeira e profundamente o Senhor. Jesus ensinou e rezou: “Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3) São Paulo orou: “… tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor …” (Fl 3,8) Nós também devemos orar para conhecer Deus de modo a ter fé n’Ele.

Oração: Pai, que meu amor por Vós resulte em fé em Vós. Que essa fé possa me levar a experimentar “… a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento …” (Ef 3,18.19) Que esse amor profundo possa resultar em uma fé mais profunda.

Promessa: “Na fé, todos estes morreram …” (Hb 11,13)

Louvor: São Tomás de Aquino escreveu: ‘É dito que a fé está além da razão, não porque a fé não envolva um ato da razão, mas, ao invés disto, porque a razão envolvida na fé não pode levar uma pessoa a ver as coisas que pertencem à fé’.

 

29/01/2023 - NÃO FAÇA POR VOCÊ MESMO(A)

Domingo, 29 de Janeiro de 2023

4º Domingo do Tempo Comum

Sf 2,3; 3,12.13

Sl 146(145),7-10      1Cor 1,26-31

Mt 5,1-12

NÃO FAÇA POR VOCÊ MESMO(A)

Bem-aventurados os pobres em espírito …” (Mt 5,3)

Jesus disse que a felicidade é:

1 – decidir ser materialmente pobre, pelo menos em algumas áreas de nossa vida (Mt 5,3).

2 – demonstrar mansidão nas atitudes (Mt 5,4).

3- buscar sempre a justiça (Mt 5,6).

4 – mostrar misericórdia para com outras pessoas (Mt 5,7).

5 – fazer do Senhor o único Desejo do nosso coração (Mt 5,8).

6 – promover a paz derramando nosso próprio sangue ao invés do de nossos inimigos (Mt 5,9; ver Hb 12,4; Cl 1,20).

7 – ser perseguido(a), insultado(a) e caluniado(a) como Jesus foi (Mt 5,10.11).

Muitas pessoas, até mesmo muitos Cristãos, pensam que as ideias de Jesus sobre felicidade são absurdas (ver 1Cor 1,27). Todavia, as pessoas mais felizes ao longo da história foram os humildes e modestos remanescentes que tiveram fé para viver as Bem-aventuranças (ver Sf 3,12). Você irá criar as suas próprias ‘Bem-aventuranças’ somente para descobrir mais tarde que perdeu a sua vida e que Jesus conhecia mais sobre a vida e a felicidade do que você? Ou você viverá as Bem-aventuranças de Jesus e descobrirá mais tarde como você foi sábio(a)?

Oração: Pai, faça-me feliz. Eu não tratarei a felicidade como um projeto criado por mim mesmo(a).

Promessa: “Ora, é por [Deus] que vós sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós sabedoria proveniente de Deus, justiça, santificação e redenção …” (1Cor 1,30)

Louvor: “Sim, recebêramos em nós mesmos a nossa sentença de morte, para que a nossa confiança já não se pudesse fundar em nós mesmos, mas em Deus, que ressuscita os mortos.” (2Cor 1,9) Jesus ressuscitado, Tu és digno de confiança.

30/01/2023 - A ESCOLA DOS GOLPES SUAVES

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2023

Hb 11,32-40

Sl 31(30),20-24

Mc 5,1-20

A ESCOLA DOS GOLPES SUAVES

Quando [Jesus] entrou no barco, aquele que fora endemoninhado rogou-lhe que o deixasse ficar com ele.” (Mc 5,18)

Algumas pessoas farão qualquer coisa por Jesus. Elas “… sofreram a provação dos escárnios, experimentaram o açoite, as correntes e as prisões. Foram lapidadas, foram serradas e morreram assassinadas com golpes de espada …” (Hb 11,36.37) Outras pessoas lançarão Jesus para fora de suas cidades somente porque Jesus as fez perder alguns quilos de costeleta de porco, algum bacon e presunto (ver Mc 5,12-17).

Muitas pessoas, até mesmo Cristãos, não se vêm amando ou odiando extremamente a Jesus. Elas não se vêm como mártires porque muitas vezes colocam seus prazeres egoístas à frente do Senhor. Por outro lado, elas não se vêm lançando Jesus para fora de suas cidades. Essas pessoas não são nem quentes nem frias com relação a Jesus, mas mornas (Ap 3,16).

Jesus nos ama muito para deixar que essa tibieza continue. Ele continuará quietamente, respeitosamente, porém insistentemente a chamar a cada um(a) de nós pelo nome e a bater em nossa porta (Ap 3,20). Por fim, nós não mais seremos capazes de varrer Jesus de nossas vidas. Cada um(a) de nós teremos que entregar toda a nossa vida à Ele ou crucificá-Lo (ver Hb 6,6). Por causa da amorosa insistência de Jesus que nos abandonemos à Ele, nós certamente amaremos ou odiaremos a Jesus (ver Mt 6,24). Nós decidiremos estar com Ele eternamente no céu ou sem Ele no inferno para sempre.

Jesus está batendo novamente. Atenda à porta.

Oração: Jesus, que eu possa fazer tudo por Ti – até mesmo viver e morrer por Ti.

Promessa: “… Vai para tua casa e para os teus a anuncia-lhes tudo o que fez por ti o Senhor na sua misericórdia.” (Mc 5,19)

Louvor: Uma visita a uma igreja Católica quando criança foi a semente que certamente levou Luisa para a Igreja.

31/01/2023 - O TOQUE

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2023

São João Bosco

Hb 12,1-4

Sl 22(21),26-28.30-32

Mc 5,21-43

O TOQUE

… Se ao menos tocar em suas roupas, serei salva.” (Mc 5,28)

Uma mulher que sofria de hemorragia tocou em Jesus. De acordo com a lei Judaica, isso torna Jesus impuro (ver Lv 15,25.27). Ao invés disso, esse toque em Suas roupas cura a mulher (ver Mc 5,29-34). Tocar em Jesus é diferente de tocar em qualquer outra pessoa no mundo.

Jesus estende a mão para tocar e segura a mão de uma menina de doze anos já morta (Mc 5,41). De acordo com a lei Judaica, isso torna Jesus impuro (ver Nm 19,11). Ao invés disso, o toque de Jesus ressuscita a menina da morte (Mc 5,42). O toque de nenhuma outra pessoa ressuscita um morto.

Você quer tocar em Jesus ou ser tocado(a) por Ele? Você pode ser tocado(a) por Jesus através dos membros de Seu Corpo, a Igreja. Você pode tocar em Jesus nos Sacramentos, especialmente na Eucaristia, o Corpo e Sangue de Cristo. Fique em contato com Jesus amando a Sua Igreja (Ef 5,25) e recebendo-O na Santa Comunhão. Em contato com Ele, você está em contato com a vida, o amor, a esperança, a paz, a liberdade, a alegria, a pureza, e a vitória. Em contato com Jesus, você está em contato com a cura e a ressurreição. Você está em contato com Deus.

Oração: Jesus, toque em mim e a alegria encherá a minha alma.

Promessa: Mantenha “… os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus …” (Hb 12,2)

Louvor: São João Bosco foi devotado a São Francisco de Sales e ao seu ensinamento. Inspirado pelo Espírito Santo, São João fundou os Salesianos, uma ordem religiosa dedicada a cuidar dos jovens.