01/06/2020 - Mães

Segunda-feira, 01 de Junho de 2020 – Maria, Mãe da Igreja                                                                                           

Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14             Sl 87(86),1-3.5-7      Jo 19,25-34

 MÃES

O homem respondeu: ‘A mulher que puseste junto de mim me deu do fruto da árvore, e eu comi!’” (Gn 3,12)

Muitos de nós estamos bem familiarizados com a história da queda. Adão e Eva sucumbiram à tentação e frustraram o plano de Deus. Em razão dos nossos primeiros pais terem sido desobedientes, nós sofremos as consequências do pecado original. Com a nossa visão distorcida, poderíamos rotular Adão e Eva como bodes expiatórios. Mas nós e eles somos da mesma família! “O homem chamou sua mulher ‘Eva’, por ser a mãe de todos os viventes.” (Gn 3,20). Você já examinou a sua linhagem? Eva nos deu à luz na ordem natural – ela é verdadeiramente nossa ancestral. O estratagema da serpente, apesar de frustrante, simplesmente expôs a fragilidade humana. Somos nós melhores que Eva? Jesus nos lembra: “…Quem dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra!” (Jo 8,7)

Providencialmente, Deus Pai elaborou um novo plano diretor. Ele desejou nos restituir a sua graça e amor, pois Ele “…quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4). Ele escolheu uma jovem virgem de Nazaré para ajudar a realizar o Seu plano. “…e o nome da virgem era Maria.” (Lc 1,27). Essa nova ‘mulher’ (Gn 3,15) foi destinada a se tornar a ‘nova Eva’. Na ordem espiritual, Maria deu à luz a todos(as)aqueles(as) “…que observam os mandamentos de Deus e mantêm o Testemunho de Jesus.”; a nós, como membros da Igreja, que representamos “…o resto dos seus descendentes …” (Ap 12,17)

Concentre-se na obediência de Maria, não na desobediência de Eva. Reafirme Maria e diga ao Senhor, “…faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38)

Oração: Pai, concede-me a graça de aceitar Maria como minha mãe (Jo 19,27) e de agir sempre de modo a honrá-la (Ex 20,12).

Promessa:Jesus tomou o vinagre, disse: ‘Está consumado!’ E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.” (Jo 19,30)

Louvor: Mãe Maria, tu “…[ajuntas] os teus filhos, como a galinha recolhe os seus pintinhos debaixo das suas asas…” (Mt 23,37)

 

02/06/2020 - Imagens Conscientes

Terça-feira, 02 de Junho de 2020 – Santos Marcelino e Pedro

2Pe 3,12-15.17.18               Sl 90(89),2-4.10.14.16                   Mc 12,13-17

IMAGENS CONSCIENTES

…De quem é esta imagem e a inscrição? …” (Mc 12,16)

Os Fariseus e os Herodianos tinham condição de identificar o titular da moeda Romana por causa da imagem nela gravada. A imagem estampada na moeda a identificava como pertencente a César.

Quando nós fomos batizados(as) em Cristo, também fomos marcados com uma imagem, ‘selados(as)’ com o Espírito Santo (Ef 1,13; 2Cor 1,22). Nós fomos “…[revestidos] do [homem] novo …segundo a imagem do [nosso] Criador.” (Cl 3,10), e agora “…[somos] conformes à imagem do seu Filho …” Jesus (Rm 8,29). Deus nos marcou com Seu próprio selo de modo a nos identificar como de Sua propriedade (Rm 14,8). Isso não é maravilhoso? O mesmo Deus que proibiu a criação de qualquer imagem que venha a ser objeto de culto a algum ídolo (Ex 20,4) gravou agora em nós o Seu próprio selo (Ef 4,30).

Você tem consciência de que foi marcado(a) com o selo de Deus? Outras pessoas podem dizer a Quem você pertence simplesmente olhando para você? Vocês podem polir a sua imagem. Concentrem-se em seu Proprietário e olhem para a glória do Senhor. Então vocês serão “…transfigurados nessa mesma imagem, cada vez mais resplandecente, pela ação do Senhor, que é Espírito.” (2Cor 3,18)

Oração: Pai, que todos(as) que olhem para mim pensem em Ti.

Promessa:O que nós esperamos, conforme a sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça.” (2Pe 3,13)

Louvor: O Imperador Constantino tinha grande respeito pelos Santos Marcelino e Pedro. Ele sepultou a sua mãe, Santa Helena, na basílica que havia construído sobre sua cripta. Esses dois santos foram testemunhas tão poderosas que converteram outros prisioneiros e também o seu carcereiro antes de suas mortes.

 

03/06/2020 - Acenda meu Fogo

Quarta-feira, 03 de Junho de 2020 – São Carlos Lwanga e companheiros

 2Tm 1,1-3.6-12                    Sl 123(122),1.2                    Mc 12,18-27

                                                               ACENDA MEU FOGO

Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.” (2Tm 1,6)

Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus fala sobre o fogo quando se refere à sarça ardente (Mc 12,26). Moisés viu o anjo do Senhor que lhe apareceu “…numa chama  de fogo, no meio de uma sarça …” (Ex 3,2). Aquela experiência acendeu um fogo abrasador no coração de Moisés.

Em nosso Batismo e Confirmação, foram-nos concedidos os dons do Espírito (Rm 12,6-8; Ef 4,8). Centenas de milhões de pessoas nesta terra receberam os extraordinários dons do Espírito Santo. Por que então a terra se encontra nessa confusão quando o Espírito nos concedeu tanto auxílio? Muitos(as) extinguiram (1Ts 5,19) e entristeceram (Ef 4,30) o Espírito “…satisfazendo as vontades da carne e os seus impulsos …” (Ef 2,3), e a carne “…tem aspirações contrárias ao espírito …” (Gl 5,17). Contudo, o Espírito Santo também luta contra a carne (Gl 5,17), porém somente se nós dermos permissão ao Espírito.

Jesus veio para trazer fogo à terra (Lc 12,49), mas muitos(as) têm medo de serem queimados(as). Quando você se sente tentado(a) apagar o fogo do Espírito, Deus deseja que você jogue gasolina nele. Quando você se sente tentado(a) a amortecer o fogo do Espírito ardendo em sua vida, Deus quer colocar um maçarico sobre ele.

O Padre Al Lauer, fundador e durante muito tempo autor das reflexões deste “Um Pão, Um Corpo”, disse certa vez: ‘Quanto mais eu digo ‘Não’ a mim mesmo, mais eu digo ‘Sim’ ao Espírito Santo’. E também: ‘Meu ponto de vista é que vocês deveriam viver em acordo com o Espírito de modo a não continuar sujeitos aos desejos da carne’ (Gl 5,16).

Oração: Pai, que eu não seja tão temeroso(a) de me queimar a ponto de evitar pegar fogo. Fogo Abrasador (Hb 12,29), derreta meu coração com Teu amor.

Promessa: Deus, “que nos salvou e nos chamou com uma vocação santa …” (2Tm 1,9)

Louvor: São Carlos Lwanga e seus companheiros mártires Ugandenses enfrentaram punição cruel e sinistra imposta pelo violento Rei Mwanga. O Papa São Paulo VI os canonizou em 1964.

 

04/06/2020 - Um Deus Fiel

Quinta-feira, 04 de Junho de 2020

2Tm 2,8-15                           Sl 25(24),4.5.8-10.14                      Mc 12,28-34

 UM DEUS FIEL

Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode renegar-se a si mesmo.” (2Tm 2,13)

Quem dentre nós pode honestamente declarar que tem sido fiel a todos os mandamentos do Senhor? Todos(as) nós cairemos em breve; todos nós somos pecadores(as) de alguma maneira (Rm 3,23). A Boa Nova é que Deus permanece fiel a nós, a despeito de nossos pecados e quedas. A fidelidade está no cerne do próprio Deus.

Deus nos ama incondicionalmente, mesmo se nós tivermos voltado as nossas costas para Ele. “…Deus é amor …” (1Jo 4,8.16). Mesmo que uma mãe se esquecesse de seu filho (Is 49,15), ou que um pai rejeitasse seu filho, São Paulo nos diz que Deus é fiel porque é impossível para Ele negar o que se encontra dentro do Seu coração: o amor fiel.

…Mas a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9), e não se pode acorrentar o amor de Deus. Você conhece alguma pessoa que parece não ser capaz de aceitar o amor? Por mais impossível que possa parecer para essa pessoa receber qualquer afeto, nada é impossível para Deus. O mais endurecido coração não é adversário para a avalanche do amor de Deus. Jesus foi pendurado em uma cruz e aceitou a morte pelo fato do seu coração ter um inimaginável amor por cada ser humano. Portanto, tenha uma grande confiança no infinito poder do amor de Deus. A Palavra de Deus penetra nos mais duros corações, e o Seu amor fiel os derrete. “Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque seu amor é para sempre!” (Sl 136(135),1)

Oração: ‘No Coração de Jesus existe tudo o que precisamos: fortaleza para os fracos, coragem para os tímidos, luz e conselho para os hesitantes; e para todos: humildade, paz, caridade e alegria de viver’. (Santa Paula Frassinetti)

Promessa:E amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma, de todo teu entendimento, e com toda a tua força.” (Mc 12,30)

Louvor: Olhar para Cristo crucificado levou Marcos a amar como Jesus amou.

 

05/06/2020 - A Palavra que produz Efeito em Você

Sexta-feira, 05 de Junho de 2020- São Bonifácio

2Tm 3,10-17             Sl 119(118),157.160.161.165.166.168                           Mc 12,35-37

 A PALAVRA QUE PRODUZ EFEITO EM VOCÊ (1Ts 2,13)

…meu coração teme as tuas palavras.” (Sl 119(118),161)

O Ministério da Apresentação publica “Um Pão, Um Corpo” com o propósito de levar as leituras da Sagrada Escritura apresentadas nas Missas diárias ao maior número de pessoas que seja possível. Nós oramos fervorosamente para que cada ensinamento toque profundamente os seus corações e produza muitos frutos em suas vidas, na Igreja, e no reino de Deus.

Nosso princípio orientador é utilizar as referências e as indicações das Escrituras nessas páginas, pois “toda Escritura é inspirada por Deus e útil para instruir, para refutar, para corrigir, para educar na justiça.” (2Tm 3,16). O real poder de cada um desses ensinamentos vem das próprias passagens das Escrituras. “Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas. Ela julga as disposições e as intenções do coração.” (Hb 4,12)

A Palavra de Deus é para sempre (Sl 119(118),160) e infalível (Is 55,11). Quando a Sua palavra é proclamada, ela produz o seu fruto. “…ela não torna a [Deus] sem fruto; antes, ela cumpre a [Sua] vontade e assegura o êxito da missão para a qual [Ele] a [enviou].” (Is 55,11). Quando a Sua Palavra é proclamada na Missa, ela é especialmente poderosa. A Missa é o ambiente propício para os milagres. Em tal cenário, a Palavra de Deus está carregada com um poder ainda maior de transformar vidas. “Por esta razão é que sem cessar agradecemos a Deus por terdes acolhido a sua Palavra, que vos pregamos não como palavra humana, mas como na verdade é, Palavra de Deus que está produzindo efeito em vós, os fiéis.” (1Ts 2,13)

Oração: Pai, que os Católicos possam intensificar a leitura, o estudo, a oração, a partilha, a vida, a proclamação, a obediência, e o ensino de Tua Palavra.

Promessa:Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como certo; tu sabes de quem aprendeste.” (2Tm 3,14)

Louvor: São Bonifácio nasceu na Inglaterra de pais Anglo-Saxões nobres. Ele se tornou um monge Beneditino e devotou a sua vida à conversão de tribos Germânicas.

 

06/06/2020 - Óbolo Poderoso

Sábado, 06 de Junho de 2020 – São Norberto

2Tm 4,1-8                 Sl 71(70),8.9.14-17.22                   Mc 12,38-44

 ÓBOLO PODEROSO

E chamando a si os discípulos, disse-lhes: ‘Em verdade eu vos digo que esta viúva que é pobre lançou mais do que todos os que ofereceram moedas ao Tesouro.’” (Mc 12,43)

Jesus acusou os escribas de consumirem as economias das viúvas e fazerem da religião um espetáculo (Mc 12,40). Então Ele elogiou o fato da viúva “…[oferecer] tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.” (Mc 12,44) na caixa coletora. Por que Jesus elogiou a viúva por ajudar a financiar o mau uso que os escribas faziam da religião para promover a eles mesmos?

Nessa passagem das Escrituras, Jesus não parece estar focado em como o Templo usava o dinheiro, mas sim no espírito do(a) doador(a). Ele destacou a viúva e seu óbolo, suas duas moedas, ao invés dos escribas e das contribuições feitas pelos mais abastados. Jesus se concentrou no poder da fé da viúva ao invés do pecado dos escribas. Nós podemos estar preocupados de que aqueles que possuem autoridade podem estar desperdiçando as nossas ofertas. Mas atualmente, aqueles que possuem autoridade e que podem ter essa pretensão deveriam estar preocupados com o fato de que nossas ofertas, feitas com fé, podem modificar seus corações. O poder está na fé, não no pecado.

Oração: Pai, que o meu dinheiro possa explodir com poder quando eu o dou pela fé.

Promessa:Combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé. Desde já me está reservada a coroa da justiça, que me dará o Senhor, justo Juiz, naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos os que tiverem esperado com amor a sua Aparição.” (2Tm 4,7.8)

Louvor: São Norberto levou uma vida sem disciplina até chegar perto da morte em 1115. Ele se converteu a Cristo e, depois de sua ordenação como sacerdote, relutantemente se tornou Arcebispo de Magdeburgo, na Alemanha central. Trabalhou com São Bernardo para combater o cisma vigente à época.

 

07/06/2020 - Os Três R's

Domingo, 07 de Junho de 2020 – Santíssima Trindade

Ex 34,4-6.8.9            Dn 3,52-56        2Cor 13,11-13                 Jo 3,16-18

 OS TRÊS R’s

A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós!” (2Cor 13,13)

Quando Deus revelou a Moisés que Seu nome era ‘Iahweh’ e que Ele era um “…Deus de compaixão e de piedade, lento para a cólera e cheio de amor e fidelidade.” (Ex 34,6), “…Moisés caiu de joelhos por terra e adorou.” (Ex 34,8). Moisés soube imediatamente que quando Deus faz a grande revelação de Quem Ele é, isto é um fato de grande significado.

Esses são os 3 R’s na vida: revelação, relacionamento e responsabilidade. Quando o Espírito Santo de Pentecostes revela em nós a profundidade de Deus (1Cor 2,11), que Deus é a Trindade, todos os relacionamentos são modificados dramaticamente. Antes da revelação da Trindade, nós éramos o povo de Deus. Depois da Trindade ter sido posteriormente revelada através de do mistério Pascal de Jesus, nós nos tornamos a família de Deus, mesmo sendo Seus filhos e filhas adotivos(as). Mais ainda, antes que a Trindade fosse revelada, o casamento incluía a poligamia, as concubinas e o divórcio. Quando nós começamos a perceber que Deus é Trindade, é Família, e Amor incondicional (1Jo 4,8.16), a monogamia se tornou obviamente a essência do casamento, o divórcio foi revogado, e o matrimônio e a família se tornaram um sacramento do amor Trinitário. Finalmente, esses relacionamentos Trinitários transformados são tão belos e doadores de vida que nós temos a responsabilidade de dizer a todos que a revelação da Trindade pode elevar qualquer relacionamento a um novo nível de amor.

Nós fomos batizados(as) na Trindade, isto é, nós fomos mergulhados(as) no amor Trinitário. Que nós possamos viver de acordo com essa graça.

Oração: Pai, Filho, e Espírito Santo, Tu és a nossa Vida, Amor, e Família. Nós somos todos(as) Teus(Tuas).

Promessa:Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)

Louvor:Guardai-vos no amor de Deus, pondo a vossa esperança na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Jd 21)

 

 

08/06/2020 - O que são Bênçãos?

Segunda-feira, 08 de Junho de 2020 – Santo Efrém

1Rs 17,1-6                                        Sl 121(120),1-8                                            Mt 5,1-1

 O QUE SÃO BENÇÃOS?

Bem-aventurados são …” (Mt 5,3)

As Bem-aventuranças são oito circunstâncias nas quais nós recebemos bênçãos excepcionais. As Bem-aventuranças são a chave para se viver uma vida de bênçãos e sermos uma benção (Gn 12,2). Consequentemente, nós podemos depreender que as pessoas deveriam desejar fortemente viver as Bem-aventuranças. Porém esse não é o caso.

Parte do problema é que poucas pessoas sabem como as bênçãos são importantes, porque elas não compreendem bem o significado das bênçãos. Muitas pessoas pensam que bênçãos são orações para que coisas boas aconteçam. Não, as bênçãos não são orações que partem de nós para Deus, as bênçãos são de Deus para nós e através de nós. Portanto, nós devemos abençoar somente aqueles(as) a quem nós fomos autorizados por Deus a abençoar, no tempo e circunstâncias determinadas por Ele. Quando cantamos ‘Louvado seja Deus, de quem emanam todas as bênçãos’, todas as bênçãos são derramadas por Deus. Abençoadas são as criações de Deus, quando Deus as cria (Gn 1,3-27; Hb 11,3).

Assim sendo, as bênçãos (as Bem-aventuranças) são muito importantes. A bênção ao final de cada Missa e em outros sacramentos tem a capacidade de re-criar o mundo. Os pais privam seus filhos de uma nova vida quando deixam de abençoá-los diariamente. Para aqueles(as) que compreendem a importância da benção, a benção com o Santíssimo Sacramento é reconhecida como uma criação de Deus.

As bênçãos são criação de Deus. Viva as Bem-aventuranças.

Oração: Pai, ensina-me os fundamentos da vida em Ti.

Promessa:Os corvos lhe traziam pão pela manhã e carne à tarde, e ele bebia da torrente.” (1Rs 17,6)

Louvor: Mesmo quando se encontravam materialmente pobres, os membros da família Gomez reconheciam as bênçãos por serem pobres espiritualmente.

 

 

09/06/2020 - De Esgotado para Transbordante

Terça-feira, 09 de Junho de 2020 – São José de Anchieta

1Rs 17,7-16                                     Sl 4,2-8                                  Mt 5,13-16

 DE ESGOTADO PARA TRANSBORDANTE

…Tenho apenas um punhado de farinha numa vasilha e um pouco de azeite na jarra…”(1Rs 17,12)

A comida estava acabando para a viúva de Sarepta. Ela sabia que tinha o suficiente para somente mais uma refeição antes que ela e seu filho morressem de fome. Esperando contra toda a esperança (Rm 4,18), ela acreditava nas promessas de Deus feitas através do profeta Elias, e viu o Senhor multiplicar sua comida durante um ano (1Rs 17,16).

O tempo estava passando para a mãe de Moisés. Ela sabia que seu filho teria somente alguns momentos a mais de vida antes que fosse encontrado e assassinado. Esperando contra toda a esperança, ela prolongou o inevitável colocando seu filho em um cesto, pondo-o no rio (Ex 2,3). Deus resgatou Moisés do modo mais improvável: a filha do homem que havia ordenado a morte de Moisés (Ex 2,6-10).

O que está se esgotando em sua vida? Os seus filhos ficaram sem fé? O amor está se acabando em seu casamento? Está se esgotando a sua energia, o seu tempo, ou o seu dinheiro? Quando alguma coisa estiver se esgotando em sua vida, esse é o momento em que o Senhor vai ao seu encontro (Lc 15,20; Ct 2,8; Sb 18,15).

Portanto, nunca fuja de seus problemas. Mantenha a perseverança, esperando contra toda a esperança, na direção certa rumo ao destino final. “E, no entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! …” (Tg 4,14). O Senhor geralmente faz maravilhas para aqueles(as) que são fiéis a Ele (Sl 4,4) no último momento (Jo 2,10). Ele pode mudar o seu luto em dança (Sl 30(29),12), o seu vazio em abundância (Jo 10,10), e o seu esgotamento em transbordamento (Sl 23(22),5).

Oração: Pai, “…eu espero sem cessar, continuando o teu louvor.” (Sl 71(70),14). Conceda-me a graça de perseverar até o fim.

Promessa:Sabei que Iahweh faz maravilhas para seu fiel …” (Sl 4,4)

Louvor: As fontes da riqueza da vida e da atividade de Anchieta foram: a união profunda e ardente com Deus, o apego a Cristo presente na eucaristia e o amor a Nossa Senhora.

 

10/06/2020 - Uma Vida em Sua Palavra

Quarta-feira, 10 de Junho de 2020

 1Rs 18,20-39                       Sl 16(15),1.2.4.5.8.11                     Mt 5,17-19

 UMA VIDA EM SUA PALAVRA

Porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado.” (Mt 5,18)

Muitos(as) de vocês que lêem esta publicação amam a Bíblia e creem que ela é a Palavra de Deus (1Ts 2,13). Portanto, você deve desejar conhecer a Bíblia para melhor vivê-la. No entanto, você pode não estar lendo a Bíblia diariamente (At 17,11) ou estar desistindo de sua intenção de estudá-la detalhadamente. Todavia, Jesus pode estar chamando você para ir além do bom para o melhor. Ele pode estar chamando você para conhecer, viver e ensinar até mesmo a menor parte de um texto da lei de Deus, que é parte de Sua Palavra (Mt 5,18).

Provavelmente é seguro dizer que o Senhor quer você meditando na Sua Palavra mais tempo do que você dedica a um aparelho de televisão, ou ao seu telefone celular. O Senhor certamente quer que você partilhe a Sua Palavra com os membros de sua família. Ele quer que você use a inteligência que lhe foi dada por Deus mais para Sua Palavra do que para ocupações triviais.

Jesus fala em permanecer em Sua Palavra (Jo 8,31). Isso significa uma vida em Sua Palavra. Simplesmente não adapte a Palavra de Deus à sua vida; ao invés disso, adapte a sua vida à Palavra de Deus. Faça um estudo detalhado e profundo (Eclo 39,1-10) e considere a Palavra de Deus mais importante que milhões em ouro e prata (Sl 119(118),72), que seu alimento preferido (Sl 119(118),103), e que seus mais fortes desejos. Ame a menor parte dos textos da Palavra de Deus. Permaneça em Sua Palavra.

Oração: Pai, faz com que a Tua Palavra seja a alegria e a felicidade dos nossos corações.

Promessa:…Aquele, porém, que praticar e ensinar [os menores mandamentos], esse será chamado grande no Reino dos Céus.” (Mt 5,19)

Louvor: Depois de um tempo procurando a verdade, Alberto ficou tão convencido da verdade da fé Católica que, a despeito da oposição de sua família, se converteu à Igreja Católica.

 

11/06/2020 - A Fé e suas Consequencias

Quinta-feira, 11 de Junho de 2020 – Corpo e Sangue de Cristo, São Barnabé, Apóstolo

Dt 8,2.3.14-16                      Sl 147,12-15.19.20             1Cor 10,16.17          Jo 6,51-58

 A FÉ E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS

Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim.” (Jo 6,54-56)

Quando recebemos a Santa Comunhão e quando celebramos esta solene festa de Corpus Christi, nós estamos realizando um grande ato de fé – Santo Tomás de Aquino sustentava que a fé no Corpo e Sangue de Jesus é o maior ato de fé. Hoje nós professamos publicamente nossa fé em que:

– o que aparenta ser somente pão e vinho é na realidade o Corpo e Sangue de Jesus, porque Ele assim o disse,

– a Bíblia, como apresentada e interpretada pela Igreja, é verdadeira e confiável,

– a Igreja é “…coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15), incluindo a surpreendente verdade da Eucaristia,

– estamos em comunhão fraternal de sangue com nossos(as) irmãos e irmãs que participam desse único pão dignamente (1Cor 10,17),

– devemos considerar todas as outras pessoas como tendo sido chamadas a estar em Comunhão Eucarística conosco, e

– a Santa Comunhão é desse modo a essência e o centro de nossas vidas.

Ter fé na revelação que nós podemos e precisamos receber o Corpo e Sangue de Deus reconfigura dramaticamente nossas vidas em todos os aspectos. Nesta festa de Corpus Christi, aceite a graça de Deus para fazer um ato de fé que seja muito maior do que nunca antes e muito mais agradável para o Senhor.

Oração: Pai, faz com que toda a minha vida gire em torno da preparação para a Missa, da participação na Missa, e em viver a Missa.

Promessa:…Para te mostrar que o homem não vive apenas de pão, mas que vive de tudo aquilo que procede da boca de Iahweh.” (Dt 8,3)

Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, o Pão da Vida! (Jo 6,35).

12/06/2020 - Olhares Indecentes

Sexta-feira, 12 de Junho de 2020                                                       

 1Rs 19,9.11-16                    Sl 27(26),7-9.13.14                         Mt 5,27-32

 OLHARES INDECENTES

 “Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração.” (Mt 5,28)

Nós vivemos em uma sociedade promíscua onde apreciar um jovem ou uma jovem parece ser uma virtude quando comparado com a prostituição, o adultério e a pornografia. O que era chamado pornografia agora é apresentado em programas de televisão em horário nobre. Todavia, Jesus nos chama à pureza sexual, não simplesmente a um menor grau de perversão.

Nós não devemos nem mesmo olhar com luxúria para uma outra pessoa. Jesus nos chama a nos comprometermos com a pureza sexual, de modo que se o nosso olho direito é o nosso problema, nós o arranquemos (Mt 5,29). Jesus não está nos dizendo para nos mutilarmos, mas sim a tomar a firme decisão pela pureza. Nós não devemos olhar lascivamente para uma outra pessoa nem construir imagens mentais impuras através de palavras. “Fornicação e qualquer impureza ou avareza nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.” (Ef 5,3)

Jesus nos clama a sermos puros(as) como Ele é puro (1Jo 3,3). Nossos corpos não são nossos; eles foram comprados pelo preço do sangue de Jesus (1Cor 6,19.20). Todos os nossos corpos, incluído nossos órgãos sexuais, não são para ser usados como armas do demônio, mas como armas de justiça (Rm 6,13). Glorifiquemos a Deus em nossos corpos, especialmente na nossa sexualidade (1Cor 6,20; Rm 12,1).

Oração: Pai, livra-me da culpa do pecado sexual. Substitui-a com a pureza e a liberdade.

Promessa:E depois do terremoto um fogo, mas Iahweh não estava no fogo; e depois do fogo o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com o manto…” (1Rs 19,12.13)

Louvor: Antônio desistiu da televisão por causa do estudo bíblico.

13/06/2020 - A Palavra em nossa palavra

Sábado, 13 de Junho de 2020 – Santo Antônio de Pádua

1Rs 19,19-21                       Sl 16(15),1.2.5.7-10                        Mt 5,33-37

A PALAVRA EM NOSSA PALAVRA

Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não …” (Mt 5,37)

Jesus é, por assim dizer, um Homem conforme as Suas palavras. De fato, Ele é o Deus-Homem da Sua palavra. Ele é a Palavra encarnada e eterna. Consequentemente, foi da natureza de Jesus dizer no Sermão da Montanha: “Seja o vosso ‘sim’, sim, e o vosso ‘não’, não. O  que passa disso vem do Maligno.” (Mt 5,37; conf. Tg 5,12). Jesus “…não foi sim e não, mas unicamente sim. Todas as promessas de Deus encontraram nele o seu sim …” (1Cor 1,19.20)

Portanto, quando nós renovamos nossas promessas batismais na Vigília Pascal e/ou na Missa do Domingo da Páscoa, o Senhor espera que nós estejamos conscientes de nossas palavras, isto é, que nós rejeitemos a Satanás e vivamos uma vida de fé no Pai, no Filho e no Espírito Santo. Mais ainda, depois de rezarmos o Credo, Jesus espera que nós sejamos homens e mulheres de palavra e nos coloquemos sob Seu senhorio e fiéis à Sua Igreja para sempre.

Como Jesus é um Homem que age de acordo com Sua Palavra e Ele é a Palavra de Deus, Jesus também espera que casais unidos em matrimônio sejam fiéis às suas promessas matrimoniais, e que os sacerdotes e religiosos(as) sejam fiéis aos seus votos.

Jesus nos concede a graça de sermos homens e mulheres da palavra tanto em nossos maiores compromissos quanto em nossas conversas casuais. Em razão d’Ele ser a Verdade (Jo 14,6) e viver em nós (Jo 17,23), nós podemos ser verdadeiros(as) e fiéis pela Sua graça. Em Sua Palavra, seja um homem e uma mulher de palavra.

Oração: Pai, envia o Espírito da verdade para tornar-me uma pessoa da verdade (Jo 16,13).

Promessa:Bendigo a Iahweh que me aconselha, e, mesmo à noite, meus rins me instruem. Coloco Iahweh à minha frente sem cessar, com ele à minha direita eu nunca vacilo.” (Sl 16(15),7.8)

Louvor: Santo Antônio nasceu em Portugal. Pela providência de Deus, uma confluência de eventos levaram-no à Itália onde ele se juntou à Ordem de São Francisco de Assis.

 

14/06/2020 - Mais Perseverança

Domingo, 14 de Junho de 2020 -11º Domingo do Tempo Comum                  

Ex 19,2-6                 Sl 100(99),2.3.5       Rm 5,6-11     Mt 9,36-10,8

 MAIS PERSEVERANÇA

Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores. Quanto mais, então, agora, justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm 5,8.9)

Você espera que alguém que seja chamado de “…filho da consolação …” (At 4,36) dedique seu tempo exortando as pessoas a permanecerem firmes em seu compromisso para com o Senhor. Os líderes da igreja de Jerusalém esperavam isso de Barnabé. Foi por isso que eles o enviaram para encorajar os novos convertidos da igreja nascente que enfrentavam potencial perseguição (At 11,19).

Consolação, para Barnabé, não era fazer somente o que era esperado; umas poucas palavras e estar lá junto com os outros. Consolação também significava concluir a missão; fazendo pessoalmente o que fosse necessário para se assegurar que cada pessoa se tornasse um sólido e permanente discípulo de Jesus. Barnabé sabia que o melhor modo de dar a esses novos convertidos uma nova e permanente coragem era alimentá-los com a Palavra de Deus. Logo, Barnabé se assegurou que aqueles que ele estava encorajando recebessem a Palavra de Deus viajando pessoalmente para Tarso, à procura de Paulo, levando-o de volta à Antioquia (At 11,25.26). Quando Barnabé conclui o seu encorajamento, os novos convertidos passaram a ser chamados de ‘Cristãos’ e de ‘discípulos’ (At 11,26), significando aqueles que haviam se comprometido de modo absoluto a seguir a Jesus.

Sejamos filhos e filhas dessa perseverança. “…Procuremos, antes, animar-nos sempre mais …” (Hb 10,25) e terminemos a missão.

Oração: Pai, Fonte de toda perseverança (Rm 15,5), ensina-me como estimular e animar Teu povo (Hb 10,24.25).

Promessa:Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10,8)

Louvor: São Barnabé encorajou o povo de Antioquia a aceitar São Paulo, e a São Paulo a aceitar seu sobrinho, João Marcos.

 

15/06/2020 - Resistência

Segunda-feira, 15 de Junho de 2020                                                  

1Rs 21,1-16                                      Sl 5,2-7                                  Mt 5,38-42

 RESISTÊNCIA

Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau …” (Mt 5,39)

Nós não devemos resistir às injúrias, mas devemos “…[resistir] ao diabo e ele fugirá de [nós].” (Tg 4,7). De fato, nós devemos investir contra as portas do inferno que nunca prevalecerão contra nós (Mt 16,18). Devemos resistir e também agredir o diabo. Todavia, nós não devemos oferecer nenhuma resistência ao insulto das outras pessoas. Nós não devemos nos vingar (Rm 12,19). Não devemos resistir e lutar contra forças humanas, mas sim contra Satanás (Ef 6,12).

A princípio, essa abordagem parece irreal e condenada ao fracasso. Vejam como Nabot foi assassinado pelo inescrupuloso Acab e Jezabel (1Rs 21,13). Vejam como Jesus, o Cordeiro silencioso, foi sacrificado no Calvário (Is 53,7). Porém vejam o resultado final. O Senhor elevou Elias para enfrentar Acab e Jezabel, e toda a perversa nação foi derrubada. Da mesma forma, a falta de resistência de Jesus no Calvário derrubou o reino das trevas. Os corações mais resistentes foram rompidos e a humanidade foi salva.

Oração: Pai, que eu possa, pela fé, ser capaz de entrar no reino do invisível e clamar pelo Teu poder.

Promessa:..Àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda; e àquele que quer pleitear contigo para tomar-te a túnica, deixa-lhe também a veste; e se alguém te obriga a andar uma milha, caminha com ele duas.” (Mt 5,39-41)

Louvor: Quando Ricardo foi tentado a retornar ao seu vício, clamou pelo Santo Nome de Jesus.

16/06/2020 - Nós conhecemos as Coisas Melhor do que Deus?

Terça-feira, 16 de Junho de 2020

 1Rs 21,17-29                       Sl 51(50),3-6.11.16             Mt 5,43-48                                                  

NÓS CONHECEMOS AS COISAS MELHOR DO QUE DEUS?

Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu porém vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; desse modo vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus …” (Mt 5,43-45)

Jesus repetidamente nos manda amar os nossos inimigos. Essa é a essência do ensinamento de Jesus – não somente porque é parte do Sermão da Montanha, mas também porque é o que Jesus fez quando morreu na cruz por nós.

Entretanto, muitas pessoas, inclusive Cristãos, têm ignorado repetidamente a orientação de Jesus de amar os seus inimigos. Elas assumem essa orientação do Filho de Deus, a Própria Sabedoria (1Cor 1,30), como sendo impraticável. E assumem que Deus, que tudo conhece, não conhece a sua situação com seus inimigos. Todavia, nós devemos assumir que o conhecimento do Senhor está muito acima do nosso (Is 55,8.9) e que devemos, pela fé, amar os nossos inimigos, mesmo se não compreendermos essa orientação de Jesus. Nós devemos abandonar nossa ideia absurda que somos mais práticos(as) do que Deus e encarar o fato que temos que demonstrar menos a nossa suposta praticidade. “Pois o que é loucura de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” (1Cor 1,25)

Se não estamos obedecendo aos mandamentos que estão sobre nossas cabeças, não estaremos nós cuidando de nossos próprios interesses sob aparência de Cristianismo, ao invés de obedecer a Deus? Se nós rejeitamos o mandamento de Jesus de amar os nossos inimigos, não estaremos construindo a nossa própria religião? Se não tentamos aceitar a graça de Deus de obedecer a cada Palavra que sai de Sua boca (Mt 4,4), onde está a integridade de nossa fé e como podemos esperar sermos levados(as) a sério?

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para mostrar-me com mais profundidade o que está em jogo no fato de obedecer ou desobedecer ao mandamento de Jesus de amar os inimigos.

Promessa:Quando Acab ouviu essas palavras, rasgou as vestes, cobriu o corpo com pano de saco e jejuou; dormia vestido de pano de saco e andava a passos lentos.” (1Rs 21,27)

Louvor: Sara ora diariamente pela conversão dos descrentes.

17/06/2020 - O Desejo Mais Forte

Quarta-feira, 17 de Junho de 2020                                                      

2Rs 2,1.6-14             Sl 31(30),20.21.24              Mt 6,1-6.16-18

 O DESEJO MAIS FORTE

…Elias disse a Eliseu: ‘Pede o que queres que eu faça por ti antes de ser arrebatado da tua presença’. E Eliseu respondeu: ‘Que me seja dada uma dobrada porção do teu espírito!’” (2Rs 2,9)

Todos(as) os(as) Cristãos(ãs) foram batizados(as) no Espírito Santo (Mc 1,8). Nós fomos mergulhados(as) no Espírito Santo, a terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Fomos preenchidos(as) com o Espírito e envolvidos(as) pelo Espírito. Nós nos preocupamos com o Espírito, se estamos vivendo no Batismo integralmente.

É normal os Cristãos(ãs) que vivem o seu Batismo desejarem a vida plena no Espírito ainda mais do que Eliseu desejou receber uma porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias (2Rs 2,9). É normal para aqueles(as) batizados(as) no Espírito não extinguir (1Ts 5,19) ou entristecer o Espírito Santo (Ef 4,30). Dessa forma, o Senhor nos manda resistir a essas tentações. É normal para os(as) batizados(as) sentirem sede da água viva do Espírito (Jo 7,37.38) mais do que têm sede por qualquer prazer ou necessidade, até mesmo respirar.

Que nós possamos aprender de Eliseu a fazer o que for necessário para receber o Espírito Santo em um novo Pentecostes (2Rs 2,2-6). Que possamos aprender dos apóstolos a orar por quanto tempo se fizer necessário para aumentar nosso desejo pela plenitude do Espírito Santo (At 1,14). Você foi batizado(a) no Espírito Santo. Deseje isso adequadamente.

 Oração: Pai, que eu zelosamente deseje aquilo que Tu queres.

Promessa:Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles. Do contrário, não recebereis recompensa junto ao vosso Pai que está nos céus.” (Mt 6,1)

Louvor: Jorge viu crescer seu amor por Jesus na Eucaristia e agora dedica várias horas por semana à adoração Eucarística.

 

18/06/2020 - Caminhos da Vitória

Quinta-feira, 18 de Junho de 2020                                                                                                                 

Eclo 48,1-15                    Sl 97(96),1-7                    Mt 6,7-15

CAMINHOS DA VITÓRIA

Como tu eras glorioso, Elias, em teus prodígios! Quem pode em seu orgulho igualar-se a ti?” (Eclo 48,4)

Durante quase dez dias, a Igreja nos tem apresentado leituras sobre Elias. Hoje concluímos essa série. Antes de seguirmos adiante, nós precisamos estar certos de que recebemos a mensagem exemplificada por Elias. Elias derrubou com sucesso a cultura da morte liderada por Acab e Jezabel. Nós temos uma missão semelhante: derrubar a cultura humanista secular da morte no mundo Ocidental.

O sucesso de Elias foi baseado na profecia, em ouvir os sussurros de Deus (1Rs 19,12-18), e no discipulado. Essas três dinâmicas essenciais da vida em Cristo são críticas para a Igreja moderna agir com poder. Se os Cristãos(ãs) não têm consciência de que foram batizados(as) em Cristo, o Profeta, eles(as) não entendem ou obedecem ao mandamento do Senhor de buscar o dom da profecia mais do que qualquer outro dom espiritual (1Cor 14,1). Além disso, ouvir os sussurros de Deus em isolamento e silêncio é uma raridade na nossa cultura do ruído dirigida pela mídia. Finalmente, se os(as) Cristãos(ãs) não se identificam primeiramente como discípulos(as) de Cristo, eles(as) não se encontram em condição de fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19).

Quando aprendermos as lições de Elias, veremos a vitória de Elias sobre a nossa cultura da morte. Seja um(a) outro(a) Elias como foi São João Batista (Lc 1,17).

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ensinar-me como aplicar a vitória definitiva de Jesus sobre o maligno.

Promessa:E perdoa-nos as nossas dívidas como também nós perdoamos aos nossos devedores.” (Mt 6,12)

Louvor: Tereza começa e termina o seu dia dedicando um momento para reflexão com o Senhor.

19/06/2020 - Cheio de Amor ou sem Amor?

Sexta-feira, 19 de Junho de 2020 – Sagrado Coração de Jesus / São Romualdo

 Dt 7,6-11                   Sl 103(102),1-4.6-8.10                   1Jo 4,7-16                Mt 11,25-30

 CHEIO DE AMOR OU SEM AMOR?

E nós temos reconhecido o amor de Deus por nós, e nele acreditamos. Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16)

Jesus nos convida a vir até Ele (Mt 11,28). Ele é a Pessoa mais atraente que já andou sobre a terra. Ele atrai todas as pessoas (Jo 12,32). Jesus não é meramente amado; Ele é Amor (1Jo 4,8.16). Nós somos atraídos(as) para nos deixarmos amar pelo Amor – por Jesus, Deus que é Amor. Como é inimaginável e misterioso ser amado(a) pelo Próprio Amor!

Apesar de sermos atraídos(as) para o Deus-Homem que é Amor, nós ficamos naturalmente receosos(as). “Quão terrível é cair nas mãos do Deus vivo!” (Hb 10,31). Ele nos ama sendo coroado com espinhos, derramando Seu sangue, e sendo crucificado. Nós ficamos naturalmente receosos de ser amados(as) pelo Amor crucificado. Se aceitarmos o Seu amor, isso necessariamente modificará tudo em nossas vidas, e viveremos no Amor e o Amor em nós (1Jo 4,16).

Nós hesitamos em deixar que o Amor nos ame. Porém essa é a oportunidade de toda uma vida. Isso é tudo o que nós estivemos esperando – e mais, muito mais. Nós queremos correr para Jesus; nós queremos fugir d’Ele. O Amor nos atrai; o egoísmo nos paralisa. O que nós iremos decidir? Alguns seguem tristes para uma vida confortável e sem amor (Mt 19,22). Outros mergulham no oceano do amor de Deus. O que você irá fazer com o Amor hoje e para sempre?

Oração: Sagrado Coração de Jesus, eu confio em Vós.

Promessa:Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e eu vos darei descanso.” (Mt 11,28)

Louvor:…guardei-os e nenhum deles se perdeu …” (Jo 17,12). Senhor Jesus, nós nos confiamos ao Vosso Sagrado Coração. Concede-nos a graça da perseverança final.

 

20/06/2020 - Imaculado Coração de Maria

Sábado, 20 de Junho de 2020 – Imaculado Coração de Maria                           

Is 61,9-11                              1Sm 2,1.4-8                          Lc 2,41-51

 ATÉ À MORTE?    

É Iahweh quem faz morrer e viver, faz descer ao Xeol e dele subir. É Iahweh quem empobrece e enriquece, quem humilha e exalta.” (1Sm 2,6.7)

Após a morte de Joiada, o sacerdote, os Israelitas abandonaram o templo do Senhor e serviram a falsos deuses. Depois da troca de um pastor, alguns(umas) paroquianos(as) deixam de frequentar a igreja. Depois dos jovens deixarem suas casas, muitos abandonam a prática de sua fé. Depois de Cristãos serem rejeitados pelos seus companheiros de comunidade, alguns deixam os seus ministérios ou se tornam menos ativos em suas paróquias.

A nossa fé em Jesus, nosso culto a Deus e nosso serviço ao Seu povo podem mudar por causa de mudança nas situações. Nossa fé deveria mover montanhas, ao invés de montanhas ou mesmo encostas moverem a nossa fé (Mt 17,20). Contudo, essa firmeza de fé somente pode acontecer pela graça de Deus e a nossa disposição de aceitar a Sua graça. Se percebemos que estamos fracos(as) e inconstantes, nós devemos “…[procurar] com mais diligência consolidar a [nossa] vocação e eleição …” (2Pe 1,10). Nós iremos disciplinar os nossos corpos e dominá-los (1Cor 9,27). Iremos clamar em oração pela graça de Deus, viver em Sua Palavra (Jo 8,31), nos cercar com o Seu povo (Hb 12,1) e obedecer ao Papa e aos líderes da Igreja. Quando percebermos que necessitamos de toda a ajuda que pudermos obter para perseverar na fé, nós iremos procurar e encontrar todo auxílio que necessitamos. Seja solicito(a) para ser fiel.

Oração: Pai, que eu nunca Te seja infiel, não importa quantos(as) se afastem de Ti.

Promessa:Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal.” (Mt 6,34)

Louvor: Numa revelação pessoal, a Mãe Santíssima apareceu em 1917, em Fátima, a três crianças Portuguesas que eram pastores. Desde então, a devoção ao Imaculado Coração de Maria tem aumentado.

 

21/06/2020 - Vivendo Vitoriosamente uma Vida de Medos Diários

Domingo, 21 de Junho de 2020 – 12º Domingo do Tempo Comum

Jr 20,10-13               Sl 69(68),8-10.14.17.33-35           Rm 5,12-15               Mt 10,26-33

 VIVENDO VITORIOSAMENTE UMA VIDA DE MEDOS DIÁRIOS

Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo na geena.” (Mt 10,28)

O Senhor nos diz 365 vezes nas Escrituras: “…Não temais…” (Mt 10,28.31). Com esta orientação, o Senhor nos diz para não temer a nenhum ser humano, nenhuma circunstância humana, ou até mesmo ao diabo. Nós não devemos temer a morte, a agonia, a dor, a perseguição, a rejeição, a solidão, a pobreza, a velhice, ter uma grande família, evangelizar, fazer a Confissão, ser um sacerdote, religioso ou missionário, ser dizimista e dar esmolas, redimensionar nosso estilo de vida, etc.

O Senhor nos diz com frequência para não ter medo porque nós podemos com frequência desobedecer esse mandamento e, em razão de sermos tão frequentemente tentados(as), nos deixarmos ser manipulados(as) pelo medo. Em razão das tentações do medo serem tão generalizadas e fortes, o cumprimento do plano de Deus para nossas vidas, falando realisticamente, provavelmente depende de nós aceitarmos consistentemente a graça de Deus para vencer o medo. De outro modo, seremos eternamente escravos(as) do maligno através do medo da morte e de assuntos a ela relacionados (Hb 2,15).

Deus nos dá a graça da vitória sobre o medo dos homens e dos sofrimentos humanos, nos dizendo para temer o Senhor (Mt 10,28). Pelo poder do Espírito Santo, nós ficaremos deslumbrados com Deus. Então perceberemos que esse Deus maravilhoso é o nosso amado Pai (Mt 10,29), Aquele que nos acalenta como Seus(Suas) filhos(as). Isso nos enche com tamanha confiança n’Ele que ficamos seguros(as) de Seu amor e não nos deixando manipular pelas pressões do medo. Filhos(as) adotivos(as) de Deus Pai, não tenham medo!

Oração: Pai, que Teu amor lance fora o temor (1Jo 4,18).

Promessa:…Se pela falta de um só todos morreram, com quanto maior profusão  a graça de Deus e o dom gratuito de um só homem, Jesus Cristo, se derramaram sobre todos.” (Rm 5,15)

Louvor: Senhor Jesus, os Gentios zombaram de Ti, cuspiram em Ti, açoitaram-Te, e finalmente Te mataram. Mas após três dias Tu ressuscitaste (Mc 10,34). Jesus, nós humildemente Te agradecemos pelo Teu sacrifício.

 

22/06/2020 - Causa e Efeito

Segunda-feira, 22 de Junho de 2020 – São Paulino de Nola / São João Fisher / São Tomás More

 2Rs 17,5-8.13-15.18                       Sl 60(59),3-5.11-13                         Mt 7,1-5

 CAUSA E EFEITO

Mas eles não obedeceram e endureceram a sua cerviz …desprezaram seus estatutos…e as ordens que lhes havia dado …” (2Rs 17,14.15)

Os Israelitas experimentaram as consequências por terem rejeitado a Deus há milhares de anos, e a sociedade moderna está seguindo pelo mesmo caminho. Se as causas são similares, os resultados também devem ser.

Persistir no pecado, e receber o salário do pecado: a morte (Rm 6,23). Condenar os outros, mesmo silenciosamente e ser condenado(a) (Mt 7,2). Deixar de dar esmolas, e fazer com que outras pessoas sofram (Eclo 14,4-9). Falhar em evangelizar e ceifar uma sociedade melhor. Colocar sua confiança na contracepção e cultivar a cultura da morte. Semear vento, e colher tempestade (Os 8,7).

Nossa natureza humana pecaminosa favorece a morte (Rm 8,6) e até mesmo procura a morte. Contudo, nós temos esperança em Jesus, Aquele que é nossa única Esperança. Quando vivemos somente para Jesus, Ele interrompe o ciclo destrutivo do pecado e nos dá um novo conjunto de consequências:

Arrependa-se, obedeça aos mandamentos de Deus, louve somente a Ele e milhares de gerações de descendentes receberão a Sua misericórdia (Ex 20,5.6; 1Pe 2,10);

Semeie a Palavra de Deus e colherá muitos frutos (Mc 4,8);

Confie em Deus e dê esmolas, semeie seu dinheiro generosamente para Ele, e Ele irá deixar tudo claro para você (Lc 11,42), abrirá as comportas do céu para abençoar você com abundância (Ml 3,10), e deixará que você colha com abundância (2Cor 9,6).

…Eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19). Saia desse ciclo vicioso. Obedeça a Deus.

Oração: Pai, salva-me se mim mesmo(a). Salva-me para uma vida de obediência, serviço, santidade, e oração. Eu entrego a minha vida totalmente a Vós.

Promessa:Pois com o julgamento com que julgais sereis julgados e com a medida com que medis sereis medidos.” (Mt 7,2)

Louvor: São Paulino nasceu em uma família abastada. Depois da morte do seu filho único, ele iniciou uma vida de austeridade. Ele foi convertido à Fé por Santo Agostinho, São Jerônimo, São Martinho de Tours e Santo Ambrósio.

 

23/06/2020 - No Caminho da Morte?

Terça-feira, 23 de Junho de 2020

2Rs 19,9-11.14-21.31-36     Sl 48(47),2-4.10.11           Mt 7,6.12-14

 NO CAMINHO DA MORTE?

Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele.” (Mt 7,13)

Se você pudesse ver os rostos e os corações das pessoas que estão trilhando o caminho da condenação, o que você faria? Algumas dessas pessoas podem até serem membros de sua família, amigos, e colegas de trabalho. Você ama essas pessoas? Você as ama o suficiente para se expor à rejeição e à perseguição por causa delas?

Se você vê alguém dirigindo em uma estrada que termina abruptamente em um precipício, se você vê um carro atrás do outro se dirigindo para o precipício, se você ouve as pessoas que estão nesses carros gritando alegres no caminho para sua morte – você as amaria o suficiente para tentar fazer parar os carros trafegando naquela estrada para a morte?

Existe algo pior do que a morte. Existe a “…segunda morte.” (Ap 2,11): a perdição. Existe algo maior do que a vida. Existe a nova e eterna vida em Jesus Cristo. Você ama as pessoas o suficiente para dizer a elas a verdade sobre a morte depois da morte e sobre a vida depois da morte? Se nós não amamos o suficiente para partilhar a nossa fé em Cristo Jesus, nós temos fé n’Ele ou estamos também nós na estrada para a morte?

A vida é curta. Viva para Jesus. Partilhe a sua fé.

 Oração: Jesus, minha Vida, Tu és o meu único Caminho (Jo 14,6). Tu és a Verdade sobre a vida (Jo 14,6).

Promessa:Iahweh é grande e muito louvável na cidade do nosso Deus …” (Sl 48,2)

Louvor: José partilha o evangelho com prisioneiros no Ministério Carcerário há trinta anos.

 

 

 

24/06/2020 - Desaparecendo dentro da Grandiosidade

Quarta-feira, 24 de Junho de 2020 – Natividade de São João Batista

 Is 49,1-6                    Sl 139(138),1-3.13-15                    At 13,22-26               Lc 1,57-66.80

DESAPARECENDO DENTRO DA GRANDIOSIDADE

…Mas aí vem, depois de mim, aquele de quem não sou digno de desatar a sandália.” (At 13,25)

O sentido da vida de São João Batista é o mesmo sentido das vidas de Maria, dos santos canonizados, e de nós mesmos. As suas vidas estão relacionadas à vida e à missão de Jesus. No entanto, tudo que se refere a João aponta para Jesus. A concepção de João está relacionada à concepção de Jesus (Lc 1,36). João ficou cheio do Espírito Santo no ventre de Isabel (Lc 1,15) porque Jesus havia sido concebido em Maria pelo Espírito Santo (Lc 1,35). O nascimento de João aponta para o nascimento de Jesus. João foi como Elias (Lc 1,17) porque Jesus é o Messias para Quem Elias preparou o caminho. João pregava o batismo de arrependimento porque Jesus, o Cordeiro de Deus (Jo 1,29), nos oferece o Batismo que liberta dos pecados e também nos dá uma nova natureza (Mc 1,8). João tinha discípulos de modo que ele os pode enviar a Jesus (Jo 1,36.37). João é a voz (Lc 3,4) porque Jesus é o Verbo (Jo 1,1.14).

A vida de João foi diminuindo (Jo 3,30) a ponto dele não ter mais nada a dizer por ele mesmo, e tudo a dizer por Jesus. Perdendo a sua vida, João encontrou a sua vida (Lc 9,24; Gl 2,20) e se tornou uma das mais importantes pessoas que jamais existiram (Lc 1,15). Seja como João.

 Oração: Jesus, minha Vida! (Jo 14,6).

Promessa: “…Foi em vão que me fatiguei, debalde, inutilmente, gastei as minhas forças. E no entanto o meu direito está com Iahweh, o meu salário está com o meu Deus.” (Is 49,4)

Louvor: O Arcanjo Gabriel anunciou que São João “…será grande diante do Senhor …ficará pleno do Espírito Santo ainda no seio de sua mãe.” (Lc 1,15). São João Batista, rogai por nós!

 

 

 

25/06/2020 - Dons Adicionais

Quinta-feira, 25 de Junho de 2020                              

2Rs 24,8-17                          Sl 79(78),1-5.8.9                  Mt 7,21-29

 DONS ADICIONAIS

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos e em teu nome que expulsamos demônios e em teu nome que fizemos muitos milagres?” (Mt 7,22)

Jesus declara claramente que nós não chegaremos ao céu usando nossos dons espirituais, mas somente fazendo a vontade de nosso Pai celestial (Mt 7,21). Algumas pessoas que tenham profetizado, expulsado demônios, e realizando milagres podem ouvir terríveis palavras de Jesus: “…Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7,23). Algumas pessoas concluem erradamente dessa colocação que os dons do Espírito não são importantes. Todavia, a menos que nós obedeçamos às orientações de Deus para que nossos corações aspirem aos dons espirituais (1Cor 14,1), nós não estaremos fazendo a Sua vontade.

Além de nos mandar aspirar aos Seus dons, o Senhor também nos manda usar os dons da hospitalidade (Hb 13,2), do sofrimento redentor (2Tm 1,8), do ministério (1Pe 4,10), da intercessão (1Tm 2,1), da misericórdia (Mt 18,33), do encorajamento (Hb 10,24.25), etc. Consequentemente, se nós não estamos usando os dons do Espírito, estamos desobedecendo a vários dos mandamentos do Senhor e desse modo não estamos fazendo a vontade de nosso Pai celestial. Portanto, para entrar no reino de Deus nós precisamos tanto usar nossos dons espirituais quanto obedecermos ao Senhor naquilo que Ele nos manda fazer. Usar nossos dons espirituais é uma parte essencial, mas somente uma parte, para entrar no reino de Deus.

 Oração: Pai, que eu possa viver “…para obedecer a Jesus Cristo …” (1Pe 1,2).

Promessa:Socorre-nos, ó Deus salvador nosso, por causa da glória do teu nome! Perdoa nossos pecados, ó Iahweh, liberta-nos, por causa do teu nome!” (Sl 79(78),2)

Louvor: Os membros da comunidade de Daniel usam os dons espirituais de cura e profecia em reuniões de cura ao longo de todo ano.

 

 

 

 

26/06/2020 - Mostra-me o Fruto

Sexta-feira, 26 de Junho de 2020                                

 2Rs 25,1-12                          Sl 137(136),1-6                                Mt 8,1-4

 MOSTRA-ME O FRUTO

…Vai mostrar-te ao sacerdote …para que lhes sirva de prova.” (Mt 8,4)

São Paulo havia sido como um ‘leproso’ para os Cristãos, um cruel perseguidor daqueles que seguiam a Jesus. Ele foi convertido, mas a comunidade não acreditava, e não permitia que Paulo entrasse na família dos Cristãos. Barnabé foi convencido da conversão genuína e autêntica de Paulo e convenceu a comunidade (At 9,26.27). A melhor maneira que Paulo teve para evidenciar a sua cura da ‘lepra’ foi produzir bons frutos e assim glorificar a Deus (Jo 15,8).

São João Marcos foi um ‘leproso’ pois havia desertado da primeira viagem missionária Cristã (At 13,13; 15,38). Barnabé deu a João Marcos uma outra oportunidade. Enquanto Paulo se recusava a acreditar que João Marcos estava verdadeiramente curado e pronto para evangelizar novamente, Barnabé acreditava em João Marcos. A melhor maneira de João Marcos demonstrar a sua cura foi produzir bons frutos e assim glorificar a Deus (Jo 15,8).

Deus é responsável pela cura e conversão de Incontáveis ‘leprosos’, não os homens. Eles não precisam apresentar provas perante os homens.  Todavia, algumas pessoas precisam de uma evidência da total cura e conversão (Mt 3,8), e a melhor evidência é o seu fruto (Mt 7,20), isto é, santidade incontestável e boas obras para o Seu reino.

Todos os discípulos(as) de Jesus estão preocupados(as) em produzir frutos para Ele. Se nós simplesmente nos concentrarmos em produzir frutos para Jesus, Deus irá se certificar que tudo o mais que necessitarmos será resolvido. “Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto…” (Jo 15,16)

Oração: Jesus, por causa dos meus pecados passados, eu tenho sido um(a) ‘leproso(a)’. Que eu possa encontrar a minha identidade somente em Ti e dedicar o resto de minha vida Te servindo frutuosamente com amor.

Promessa:[Jesus] estendeu a sua mão e, tocando-o disse: ‘Eu quero, sê purificado’. E imediatamente ele ficou livre da sua lepra.” (Mt 8,3)

Louvor: David sentia-se indigno de retornar à Confissão, mas de qualquer modo ele o fez, confiando na delicada misericórdia do Senhor.

 

 

 

 

27/06/2020 - Salvem as Crianças

Sábado, 27 de Junho de 2020 – São Cirilo de Alexandria

Lm 2,2.10-14.18.19                         Sl 74(73),1-7.20.21                         Mt 8,5-17

 SALVEM AS CRIANÇAS

Levanta-te, grita de noite, no começo das vigílias; derrama teu coração como água diante da face de Iahweh; eleva a ele tuas mãos, pela vida dos teus filhinhos que desfalecem de fome na entrada de todas as ruas.” (Lm 2,19)

Nós nunca sentimos necessidade de orar, mas agora precisamos sentir. As nossas crianças estão sendo aniquiladas no ventre das suas mães. As nações fingem que fazem política, os banqueiros mundiais jogam ‘monopólio’, os Cristãos fingem ser Igreja, e as crianças morrem de fome ou sofrem danos cerebrais devido à má nutrição. As crianças são possivelmente as maiores vítimas do divórcio, do racismo e da pornografia.

Agora mais do que nunca, nós precisamos nos levantar no meio da noite, elevar nossas mãos para o Senhor, e derrubar as fortalezas do maligno fazendo orações com a fé necessária para mover montanhas (2Cor 10,4; Mt 17,20). Nossas crianças nunca estiveram tão desprotegidas; nós as temos exposto a todo tipo do lixo da nossa sociedade. Muitas já tiveram os seus espíritos oprimidos ou quebrados; elas estão “…[paralisadas], sofrendo dores atrozes.” (Mt 8,6). Somente Jesus pode reparar um coração partido; somente Jesus pode deixar seus espíritos limpos; somente Jesus pode ressuscitar as nossas crianças dentre os mortos.

Mesmo agora, quando já parece ser muito tarde, deixemos que as crianças venham a Jesus (Mt 19,14). “Ao entardecer, trouxeram-lhe muitos endemoninhados e ele, com uma palavra, expulsou os espíritos e curou todos os que estavam enfermos.” (Mt 8,16). SALVEM AS CRIANÇAS.

Oração: Senhor Jesus, misericórdia!

Promessa:…Levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças.” (Mt 8,17)

Louvor: Na sua juventude, São Cirilo tinha uma fé fervorosa, às vezes violenta! Mais tarde, com zelo atenuado, foi protagonista do Conselho de Éfeso no ano de 431. Ele lutou por Jesus e Maria defendendo Cristo como Deus-Homem desde a Sua concepção. Sob sua liderança, Maria foi proclamada Theotokos (Mãe de Deus).

 

 

 

28/06/2020 - A Graça de ser Heroico

Domingo, 28 de Junho de 2020 – 13º Domingo do Tempo Comum / São Pedro e São Paulo, Apóstolos

 At 12,1-11                 Sl 34(33),2-9            2Tm 4,6-8.17.18                  Mt 16,13-19

 A GRAÇA DE SER HERÓICO

…Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim o meu Pai que está nos céus.” (Mt 16,17)

A Igreja primitiva foi a Igreja dos mártires. Pedro, Paulo, Tiago (At 12,2), Estevão (At 7,58-60), e tantos outros(as) famosos(as) ou anônimos(as) deram as suas vidas por amor a Jesus. Por que essas pessoas amaram tanto a Jesus? Não foi porque elas tenham sido tão notáveis, mas sim por causa da imensa misericórdia de Deus (Ef 2,8.9).

Todos nós somos inadequados(as) para viver o heroísmo da vida em Cristo, mas a graça de Deus é suficiente para produzir em nossa fraqueza o Seu amor perfeito (2Cor 12,9). “Ora, a Lei interveio para que avultasse a falta; mas onde avultou o pecado, a graça superabundou, para que, como imperou o pecado na morte, assim também imperasse a graça por meio da justiça, para a vida eterna, através de Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rm 5,20.21). Nós somos privilegiados(as) por viver no reino da graça.

Todavia, algumas graças não são concedidas a nós quer nós gostemos ou não. Nós precisamos aceitar a graça pela fé (Ef 2,8) e agir em obediência ao Senhor (Rm 1,5; Tg 2,26). Como disse Santo Agostinho, existe graça até mesmo na decisão de aceitar a graça. Assim, nossas vidas em Cristo são envolvidas pela graça.

Paulo geralmente começa suas cartas desejando a seus leitores ‘graça e paz’. Se nós decidirmos viver na graça, nós seremos como São Pedro e São Paulo. O amor da graça nos levará a sermos heroicos(as) missionários(as) e mártires, santos(as), abnegados(as), e vitoriosos(as) filhos(as) de Deus. Que a graça vos seja concedida.

Oração: Pai, eu escolho uma vida na graça ao invés de uma vida na mediocridade.

Promessa:Então Pedro, voltando a si, disse: ‘Agora sei realmente que o Senhor enviou o seu Anjo, livrando-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu.” (At 12,11)

Louvor:Considerai a longanimidade de nosso Senhor como a nossa salvação, conforme também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.” (2Pe 3,15). São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

 

 

29/06/2020 - O Supremo Amor

Segunda-feira, 29 de Junho de 2020  

 Am 2,6-10.13-16                  Sl 50(49),16-23                    Mt 8,18-22

 O SUPREMO AMOR

Ao ímpio, contudo, Deus declara: ‘Que te adianta recitar meus preceitos e ter minha aliança na boca, uma vez que detestas a disciplina e rejeitas as minhas palavras?” (Sl 50(49),16.17)

A Igreja proclama: ‘A virgindade por amor do Reino dos céus é um desenvolvimento da graça batismal, um sinal poderoso da preeminência da união com Cristo e da espera fervorosa do seu regresso …’ (CIC 1619). Nosso relacionamento com Jesus tem uma classificação por si só. Nós somos chamados a amar Jesus mais do que amamos nossas vidas terrenas, a entregar nossas vidas a Ele, a sofrer por amor a Ele, a tomar nossas cruzes diariamente imitando-O, e até mesmo a morrer por Ele (Mt 10,37.38).

Por causa da supremacia de nosso relacionamento com Jesus, aquelas coisas “…que [eram] para [nós] lucro[nós as tivemos] como perda …” (Fl 3,7). Nós “…[consideramos] perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus …” (Fl 3,8). Por amor a Jesus, nós “…[perdemos] tudo e tudo [temos] como esterco, para ganhar a Cristo.” (Fl 3,8), nossa Riqueza.

Por causa da supremacia do nosso relacionamento com o Senhor, cada Cristão(ã) tem o privilégio de dizer: “De fato, pela Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20). Nós somos extremamente honrados(as) e amados(as) por termos a oportunidade de “…não viver mais para [nós] …” mas para Ele que “…morreu e ressuscitou por [nós].” (2Cor 5,15).

Aceite o convite do crucificado e glorificado Cristo. Entregue sua vida totalmente a Ele. Ame a Jesus soberanamente.

Oração: Sagrado Coração de Jesus, ao final deste mês do Sagrado Coração, que eu consagre a minha vida a Ti. Eu sou todo(a) Teu(Tua).

Promessa:Vou cantar para sempre o amor de Iahweh, minha boca anunciará tua verdade de geração em geração.” (Sl 89(88),2)

Louvor: Louvor a Ti, Jesus! Tu és “…o Princípio, o Primogênito dos mortos …” (Cl 1,18). A Tua Ressurreição nós dá esperança.

 

30/06/2020 - Eu avisei

Terça-feira, 30 de Junho de 2020 – Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma

Am 3,1-8; 4,11.12                           Sl 5,4-8                                 Mt 8,23-27

 EU AVISEI

Pois o Senhor Iahweh não faz coisa alguma sem revelar o seu segredo a seus servos, os profetas.” (Am 3,7)

Deus nos falou antecipadamente sobre cada coisa boa ou má que já aconteceu algum dia (Am 3,7). Porém nós fomos surpreendidos(as) por guerras mundiais, pelo Terceiro Reich, pelo aborto, pelo 11 de Setembro, pelos ataques terroristas, Tsunamis e por tantas outras catástrofes. Nós nos recusamos a ouvir os profetas que o Pai, pois Ele em Sua amorosa misericórdia enviou “…sem cessar mensageiros …” para nos advertir do mal (2Cr 36,15). Geralmente os profetas nos falam da necessidade de nos arrependermos antes que seja tarde. No entanto, nós nos recusamos a nos voltarmos para Ele e assim somos tratados(as) de acordo com nossas escolhas (Am 4,11.12).

Nesse momento, as tempestades do próximo mês e do próximo ano estão se preparando. Os profetas estão nos advertindo. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas …” (Ap 2,7). Deus não quer nos surpreender, mas sim nos preparar. Todavia, se nós insistirmos em ser silenciados(as) pelo mundo e blindados(as) pelo pecado, nós condenamos a nós mesmos(as) a termos surpresas devastadoras.

Que nós nos arrependamos de viver sem considerar as advertências de Deus e de declarar nossa total independência do Senhor. Que nós nos voltemos agora para o Senhor, antes da catástrofe ao invés de depois dela. Se nós simplesmente tivéssemos ouvido a Deus, quantos soldados, Judeus, crianças, e pessoas inocentes teriam sido poupados(as) dos banhos de sangue de nossos tempos. Jesus diz: “…Ah! Se neste dia também tu conhecesses a mensagem da paz! Agora, porém, isso está escondido a teus olhos.” (Lc 19,42)

Oração: Jesus, eu me arrependo de extinguir o Espírito e de desprezar as profecias, ignorando-as (1Ts 5,19.20).

Promessa:…Por que tendes medo, homens fracos na fé? Depois, pondo-se de pé, conjurou severamente os ventos e o mar. E houve uma grande bonança.” (Mt 8,26.27)

Louvor: No ano de 64, o Grande Incêndio de Roma devastou a cidade. O Imperador Nero, verdadeiramente o vilão da hisstória, culpou a nova Igreja Cristã. Os Proto-mártires da Igreja de Roma pagaram o preço final, mas permaneceram firmes em sua fé como um exemplo para todos os Cristãos que os seguiriam.