01/10/2023 - O QUE SIGNIFICA A VIDA

Domingo, 01 de Outubro de 2023 – 26º Domingo do Tempo Comum – Santa Teresa do Menino Jesus – (Santa Teresa de Lisieux)

Ez 18,25-28

Sl 25(24),4-9

Fl 2,1-11

Mt 21,28-32

O QUE SIGNIFICA A VIDA

“E se o ímpio renunciar à sua impiedade, passando a praticar o direito e a justiça, salva a sua vida.” (Ez 18,27)

Jesus começou o Seu ministério público proclamando: “…Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15) Se nós não nos arrependermos dos nossos pecados, o derramamento do sangue de Jesus e a Sua morte na cruz terão sido em vão para nós. O arrependimento é o início e a essência da vida em Cristo. Entretanto, o arrependimento é humanamente impossível, pois o arrependimento não é uma coisa insignificante, mas uma guinada de 180 graus nas nossas vidas e no nosso estilo de vida. Mais ainda, a natureza do pecado é tal que ela nos cega para a seriedade do pecado. Porém a graça de Deus nos basta (2Cor 12,9) e os pecadores se arrependem milagrosamente dia após dia (Ez 18,28).

Em complemento ao arrependimento, uma parte necessária à nossa conversão é a perseverança definitiva. A Palavra de Deus nos diz: “Com efeito, ao renunciar o justo à sua justiça e a fazer o mal, é em virtude do mal que praticou que ele morre.” (Ez 18,26) Depois de nos arrependermos, temos que permanecer fiéis (Lc 21,19). Mesmo se nós pecarmos, temos que retornar para o Senhor cheios de fé e perseverar nessa fidelidade. De outro modo, nós estaremos perdidos(as). Uma vez mais, somos totalmente dependentes da graça de Deus. Mas temos que repetidamente tomar a livre decisão de aceitar a graça da perseverança. Assim, que nós nos humilhemos a nós mesmos(as) em arrependimento na celebração regular do Sacramento da Reconciliação e fortaleçamos a nossa perseverança na celebração frequente ou diária da Eucaristia. O Senhor faz com que a Sua graça esteja sempre disponível para nós. Que nós possamos Lhe agradecer e mergulhemos nas graças batismais agora e para sempre.

Oração: Pai, que eu seja convertido(a) segundo os Teus padrões.
Promessa: “Humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou soberanamente e o agraciou com o Nome que está acima de todo o nome.” (Fl 2,8.9)
Louvor: Louve a Jesus Ressuscitado, “…o Príncipe da Vida..” (At 3,15)

02/10/2023 - A GUARDA INTERNACIONAL

Segunda-feira, 02 de Outubro de 2023 – Santos Anjos da Guarda

Ex 23,20-23

Sl 91(90),1-6.10.11

Mt 18,1-5.10

A GUARDA INTERNACIONAL

“Não desprezeis a nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Muitos Cristãos podem ter a impressão que os anjos são ‘pessoas gentis’, mas eles não são pessoas e nem sempre são gentis. Os anjos não são humanos, apesar de possuir algumas qualidades humanas. O Senhor nos adverte a não nos rebelarmos contra os nossos anjos da guarda, “…porque [ele] não perdoará a [nossa] transgressão…” (Ex 23,21) Jesus também nos orienta a não menosprezar outros Cristãos porque os seus anjos irão fazer com que nós não desejássemos ter cometido tal erro (Mt 18,10). O Arcanjo Rafael corrigiu Tobias, dizendo: “Se estive convosco, não foi por benevolência minha para convosco, mas por vontade de Deus. A Ele deveis bendizer todos os dias, a Ele deveis cantar.” (Tb 12,18) O Arcanjo Gabriel não fez uma crítica a Zacarias. Ele somente disse a Zacarias: “Eis que ficarás mudo e sem poder falar até o dia em que isso acontecer, porque não crestes nas minhas palavras…” (Lc 1,20)

Isto não quer dizer que os anjos são invariavelmente maus ou grosseiros, mas eu não os classificaria como doces, gorduchos e parecendo querubins. Os anjos são guardas, além de suas outras atribuições; eles são tão rígidos quanto precisam ser para realizar as suas tarefas.

Portanto, respeitem o seu anjo da guarda e todos os anjos. Obedeçam-lhes com exatidão e sem demora. Eles são um dom de Deus para vocês, mas vocês têm que respeitá-los.

Oração: Pai, dá-me o temor por Ti, o que és o princípio da sabedoria (Sl 111(110),10).
Promessa: “E aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim.” (Mt 18,5)
Louvor: O jovem Marcos pede proteção ao seu anjo da guarda sempre que dirige um automóvel.

03/10/2023 - INCENDIÁRIO

Terça-feira, 03 de Outubro de 2023

Zc 8,20-23

Sl 87(86),1-7

Lc 9,51-56

INCENDIÁRIO

“…Senhor, queres que ordenemos desça fogo do céu para consumi-los?” (Lc 9,54)

Próximo ao fim do ministério público de Jesus, os Samaritamos não permitiram que Jesus e os Seus discípulos passassem pela sua cidade porque eles estavam a caminho de Jerusalém. São João perguntou a Jesus se ele podia mandar descer fogo do céu para destruir aqueles Samaritanos (Lc 9,51-54). Jesus recusou, repreendendo a João de imediato (Lc 9,55).

Jesus em um dado momento permitiu que João mandasse descer fogo do céu sobre os Samaritanos. São Filipe levou o Evangelho com poder aos descrentes Samaritanos, e eles receberam a Boa Nova (At 8,5-8). “Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria acolhera a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João. Estes, descendo até lá, oraram por eles, a fim de que recebessem o Espírito Santo.” (At 8,14.15) João impôs as suas mãos sobre aqueles a quem ele anteriormente queria incinerar, e o fogo de Deus, o Espírito Santo, desceu sobre eles para consumi-los com o amor de Deus (At 8,17). Jesus atendeu ao desejo de João, mas não do modo que João esperava.

Existe alguma pessoa ou grupo de pessoas que você pensa que Deus podia remover da terra? Você pode imaginar se Jesus eventualmente vier a usar você como Seu agente para trazer essas pessoas para uma vida nova no Espírito? Se nós amamos os nossos inimigos, precisamos da mesma conversão que João experimentou. Arrependa-se! Perdoe e ame a seus inimigos (Lc 6,35). “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Jesus, envia o fogo do Espírito Santo para queimar a dureza do meu coração. Que eu possa levar milhares de pessoas a receber o Espírito.
Promessa: “…Nós iremos contigo, porque ouvimos que Deus está convosco!” (Zc 8,23)
Louvor: Durante uma subida de elevador, Pedro aproveitou a oportunidade para testemunhar sobre Jesus para uma pessoa desconhecida.

04/10/2023 - VENHA QUANDO EU CHAMAR

Quarta-feira, 04 de Outubro de 2023 – São Francisco de Assis
Ne 2,1-8

Sl 137(136),1-6

Lc 9,57-62

VENHA QUANDO EU CHAMAR

“[Jesus} disse a outro: ‘Segue-me’…” (Lc 9,59)

Jesus nos chama para segui-Lo não nos nossos termos, mas nos termos d’Ele. Ele não prega um evangelho de prosperidade. Com efeito, Jesus nem mesmo promete um telhado sobre as nossas cabeças. As raposas e as aves aparentemente têm mais ‘benefícios’ que nós (Lc 9,58). Mais ainda, Jesus não nos deixa escolher nosso próprio caminho, mas exige que nós o sigamos de imediato quando Ele nos chamar. “…Eis agora o tempo favorável por excelência…) (2Cor 6,2)

Jesus pede o nosso ‘todo’. Não seria razoável para nenhuma outra pessoa no mundo pedir tal coisa. Mas um Salvador crucificado, desfigurado, e coroado com espinhos tem o direito de agora esperar tudo. O primeiro de todos os mandamentos é: “…Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento…” (Lc 10,27) Depois do que Jesus fez por nós se tornando homem e morrendo na cruz, como nós podemos dar-Lhe menos do que tudo? O mínimo que podemos fazer é fazer o máximo por Ele. O nosso maior privilégio é ser servo(a) de Jesus (Cl 3,23.24). Nós estamos eternamente em débito para com Ele pela honra de servi-Lo. Eu Te agradeço, Jesus!

Oração: Jesus, concede-me o privilégio de poder servir e morrer por Ti. O maior acontecimento em minha vida é poder servir a Ti.
Promessa: “…Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus.” (Lc 9,62)
Louvor: Jesus falou a São Francisco e disse-lhe: ‘reconstrua a Minha Igreja’. A despeito de inicialmente não ter compreendido a intenção do Senhor, Francisco dedicou o resto de sua vida para cumprir aquela ordem.

05/10/2023 - PEDINDO GRAÇAS

Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023 – São Benedito – Santa Faustina – Bem-Aventurado Francisco Xavier Seelos

Ne 8,1-12

Sl 19(18),8-11

Lc 10,1-12

PEDINDO GRAÇAS

“…A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita.” (Lc 10,2)

Jesus disse aos Seus discípulos que eles não deviam esperar que Ele provesse nem mesmo um telhado sobre suas cabeças (Lc 9,58). Ele disse a eles que respondessem ao Seu chamado imediatamente e que uma continua hesitação não os faria aptos para o reino de Deus (Lc 9,62). Depois de fazer tais declarações extremas aos Seus discípulos, Jesus destacou: “…A colheita é grande, mas os operários são poucos…” (Lc 10,2) A reação óbvia a estas declarações seria culpar Jesus pela falta de operários porque Ele exigia muito deles. Jesus tem uma reação diferente. Ele não vê nenhuma necessidade atenuar o chamado a um discipulado radical; Ele apenas os exorta a orar para que o Senhor da colheita envie operários.
Jesus não tenta nos trapacear, mas, ao invés disso, tenta nos ‘agraciar’. Ele nos adverte que nós seremos “…como cordeiros entre lobos.” (Lc 10,3). Ele promete nos enviar sem bolsa, sem alforje, e sem sandálias (Lc 10,4). Jesus não tenta tonar fácil o discipulado. Com efeito, Ele parece fazê-lo difícil intencionalmente. O verdadeiro discipulado é impossível sem a Sua graça, que sempre é suficiente (2Cor 12,9).

Quando nós vemos a escassez de sacerdotes, irmãs e irmãos religiosos, ministros leigos, ou paroquianos, a resposta ao problema não é o compromisso e o pedido por menos comprometimento. Ao invés disso, a solução é proclamar a natureza radical do Evangelho e orar mais intensamente por operários que obedeçam ao chamado de Deus.

Oração: Pai, ajuda-me a ver as situações nas quais eu preciso desesperadamente de Tua graça. Concede-me somente o Teu amor e a Tuaa graça.
Promessa: “…A alegria de Iahweh é a vossa fortaleza!” (Ne 8,10)
Louvor: Jesus concedeu a Santa Faustina a visão da Sua misericórdia como um vasto oceano. Ela dedicou a sua vida a divulgar a devoção à Divina Misericórdia.

06/10/2023 - LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO...

Sexta-feira, 06 de Outubro de 2023 – São Bruno
Br 1,15-22

Sl 79(78),1-5.8.9

Lc 10,13-16

LOCALIZAÇÃO, LOCALIZAÇÃO…

“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam se convertido, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.” (Lc 10,13)
“E tu, Cafarnaum, te elevarás até ao céu? Antes, até ao inferno descerás!” (Lc 10,15)

Você leu atentamente esses dois versículos da Escritura apresentados acima? As passagens da Bíblia com os nomes de cidades estrangeiras muitas vezes fazem com que nossos olhos passem sobre elas. Assim, vamos tentar um jogo de palavras: ‘Ai de ti, Europa Ocidental Ai de ti, Austrália, Brasil! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam se convertido, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.’ ‘E tu, Estados Unidos da América, te elevarás até ao céu? Antes, até ao inferno descerás!’

Estas palavras certamente assumem um sentido diferente quando a mensagem atingem locais próximos, ou por nós conhecidos. Nas nações industrializadas, nós aceitamos responsabilidade parcial pela cultura da morte contaminando nosso assim chamado mundo desenvolvido (1Pe 4,3; Lc 9,41).

Mas “não temas…” (Is 41,13) Existe esperança. Com a graça de Deus, vocês podem se considerar “…irreprováveis e puros, filhos de Deus, sem defeito, no meio de uma geração má e pervertida…” (Fl 2,15)

O Padre Al Lauer, fundador deste “Um Pão, Um Corpo”, disse: ‘Testemunhar por Cristo ressuscitado transforma a cultura da morte em uma civilização de vida e amor’. Ore sem cessar (1Ts 5,17). Aja quando o Senhor falar ao seu coração. Vamos recuperar nossa cultura para Jesus!

Oração: Pai, eu testemunharei “…até os confins da terra.” (At 1,8)
Promessa: “Não recordes contra nós as faltas dos antepassados! Que tua compaixão venha logo ao nosso encontro, pois estamos muito enfraquecidos.” (Sl 79(78),8)
Louvor: São Bruno fundou a ordem dos monges Cartuxos. Em seu leito de morte, ele declarou: ‘Eu acredito nos sacramentos nos quais a Igreja acredita e sustenta com reverência’.

07/10/2023 - O PODER DA POBREZA

Sexta-feira, 07 de Outubro de 2023 – Nossa Senhora do Rosário

At 1,12-14

Lc 1,46-55

Lc 1,26-38

O PODER DA POBREZA

“Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus e com os irmãos dele.” (At 1,14)

Você quer fazer com que demônios fiquem submetidos a você em nome de Jesus? (Lc 10,17). Você quer ver “…Satanás cair do céu como um relâmpago!” e poder pisar sobre “…todo o poder do inimigo…”? (Lc 10,18.19) O poder sobre Satanás começa em conhecer a Deus, pois o nosso poder está no Seu nome. Quando nós tratamos o Senhor ‘pelo primeiro nome’, quando O conhecemos profunda e pessoalmente, temos o Seu poder agindo através de nós.

Para conhecer Deus e desse modo receber o Seu poder, nós temos que não depender de sermos instruídos(as) ou inteligentes. Ao invés disso, temos que ser como crianças, totalmente dependentes de Deus Nosso Pai (Lc 10,21). E o fundamental para conhecer Deus e usar o Seu poder é depender d’Ele. As pessoas mais próximas de Deus, as pessoas que são as mais poderosas do mundo, são aquelas que percebem que sem Jesus elas não podem fazer nada (Jo 15,5).

São Francisco de Assis, cuja festa foi celebrada na quarta-feira, escolheu e amou a pobreza. Isto o ajudou a ter consciência da dependência de Deus para tudo. Em sua caminhada, São Francisco conheceu a Deus profundamente, e o poder da vida de Francisco reverbera através do mundo durante séculos.

Seja pobre. Seja como uma criança. Esteja perto de Deus. Seja poderoso(a).

Oração: Pai, eu preciso de Ti para minha próxima respiração, batida do coração, minuto e alimento. Eu Te agradeço por prover tudo para mim.
Promessa: “Assim como tivestes o pensamento de andar errantes, longe de Deus, esforçai-vos, tendo voltado para ele, dez vezes mais em procurá-lo. Pois aquele que vos infligiu estes males fará vir sobre vós, com a vossa salvação, a eterna alegria.” (Br 4,28.29)
Louvor: Helena reza o Rosário diariamente pela conversão das pessoas envolvidas com a indústria do aborto.

08/10/2023 - NASCIDO(A) PARA SER SELVAGEM?

Domingo, 08 de Outubro de 2023 –  27º Domingo do Tempo Comum
Is 5,1-7

Sl 80(79),9.12-16.19.20

Fl 4,6-9

Mt 21,33-43

NASCIDO(A) PARA SER SELVAGEM?

“…Por que, quando eu esperava que ela desse uvas boas, deu apenas uvas azedas?” (Is 5,4)

Deus cuida perfeitamente de Sua vinha, a casa de Israel (Is 5,1-7). Como um perfeito Horticultor e com o devido cuidado, você poderia esperar que sua vinha produzisse uvas saudáveis e boas. Ninguém iria logicamente esperar que fossem produzidas uvas selvagens e azedas. Para que isto acontecesse, as videiras saudáveis que foram plantadas precisariam adquirir a fisiologia de uvas selvagens.
Assim sendo, Deus disse ao povo de Israel, e diz também a nós, que se eles queriam ser selvagens, Ele os deixaria viver em uma condição que se ajustasse ao seu desejo de uma vida selvagem. Assim, o Senhor derrubou a cerca que protegia a vinha, permitindo que condições adversas, plantas selvagens e animais selvagens, a invadissem (Is 5,5.6). Talvez então os Israelitas fossem recuperar sua razão e voltar para o Senhor (Lc 15,17-20). Talvez as uvas azedas ensinassem a eles os implacáveis efeitos da vida selvagem e humildemente voltassem para sua boa e frutífera natureza que vem com o fato de ser filhos(as) de Deus.

Quando Jesus proclamou a parábola dos vinhateiros na citada na leitura de hoje do Evangelho, aqueles que a ouviram compreenderam claramente a mensagem de Jesus (Mt 21,45). No entanto, a maioria daqueles que O ouviram rejeitaram a Sua mensagem, rejeitaram a Deus e a Sua proteção e escolheram a selvageria e a separação d’Ele.

A mensagem é clara. O plano de Deus é nos levar para Sua família de modo que nós produzamos bons frutos (Jo 15,5.8.16). Arrependa-se de qualquer desejo de deixar livre o seu lado selvagem e querer se rebelar contra o Senhor (Ex 32,25).

Oração: Pai, faz o que for necessário de modo a fazer através de mim o que for da Tua vontade.
Promessa: “Então a paz de Deus, que excede toda a compreensão, guardará os vossos corações e pensamentos, em Cristo Jesus.” (Fl 4,7)
Louvor: Louvor a Jesus, rejeitado, crucificado, e ressuscitado Senhor Deus!

09/10/2023 - CONTROLE DO TEMPO

Segunda-feira, 09 de Outubro de 2023 – São Dionísio e companheiros – São João Leonardi

Jn 1,1-2,1.11

Jn 2,2-5.8

Lc 10,25-37

CONTROLE DO TEMPO

“E Jonas levantou-se para fugir para Társis, para longe da face de Iahweh…) (Jn 1,3)

Jonas se recusou a obedecer ao chamado de Deus. Então o tempo ficou horrível. O Senhor “…lançou sobre o mar um vento violento…” (Jn 1,4) Jonas tentou ignorar a tempestade indo dormir (Jn 1,5), mas o tempo ficou ainda pior (Jn 1,11). Os marinheiros que estavam no barco com Jonas tentaram escapar do terrível temporal, mas “…o mar se tornava cada vez mais tempestuoso…) (Jn 1,13) Somente quando eles lançaram Jonas ao mar o furacão cessou (Jn 1,15).

Muitas pessoas não obedeceram ao chamado de Deus. Algumas se recusaram a se tornar sacerdotes ou religiosos(as). Muitas desobedeceram ao chamado de Deus para ter uma família numerosa. Deus nos chamou para Nínive, uma cidade de interior, para os pobres, para as missões, para os jovens e para muitas outras arenas, mas nós, ao invés disso, fomos para Társis. Nós fomos ‘cuidar das nossas coisas’ e nos recusamos a responder aos chamados de Deus.

Ao perseverarmos na desobediência e no egoísmo, o tempo moral, social, e espiritual ficou ruim (Os 8,7). Nós respondemos a isto como Jonas o fez. Fomos dormir e tentamos permanecer alheios(as) aos furacões que nós mesmos(as) ajudamos a criar. Quando isto não funcionou, tentamos modificar o tempo sem nos modificarmos a nós mesmos(as). Então o tempo ficou ainda pior.

Somente quando nós saltarmos do barco da desobediência e nos arrependermos nós teremos calma, segurança e paz. Arrependa-se antes que você se fira a si mesmo(a) e a todo um barco cheio de pessoas.

Oração: Pai, que eu possa parar de querer cuidar de minhas coisas, se isto vier a resultar em ferir a mim mesmo(a) ou a outras pessoas.
Promessa: “…Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27)
Louvor: São Dionísio e seus companheiros levaram o evangelho à França e nutriram a nação com seu sangue de mártires.

10/10/2023 - UM MUNDO ESPERANDO POR VOCÊ

Terça-feira, 10 de Outubro de 2023

Jn 3,1-10

Sl 130(129),1-4.7.8

Lc 10,38-42

UM MUNDO ESPERANDO POR VOCÊ

“Os homens de Nínive creram em Deus…” (Jn 3,5)

Nínive, uma cidade sanguinária de 120.000 pessoas, se converteu depois de ouvir a profética advertência de Jonas (Jn 4,11). Vocês acreditam que existam cidades no mundo de hoje que se arrependeriam em massa se alguém somente falasse a Palavra de Deus para elas?

Saulo foi o pior pecador na história (1Tm 1,15), um feroz perseguidor da Igreja (At 22,4; 26,10.11) e um cúmplice no assassinato do primeiro mártir Cristão (At 8,1; 1 Tm 1,13). Provavelmente ninguém acreditaria que ele iria se converter, se tornar um grande missionário Cristão e ainda escrever grande parte do Novo Testamento. Mas ele o fez!

Conversões milagrosas em massa ao redor do mundo estão somente esperando para acontecer, se somente algum Jonas ou Ananias (At 9,10-17) obedecessem a Deus. Uma pessoa, cidade, ou nação pode rejeitar a Deus cinco mil vezes. Mas quem sabe se a próxima vez será o tempo de conversão? Nós nunca saberemos a menos que alguém tente.

Quando nos colocarmos diante do Senhor no Dia do Julgamento, nós não seremos julgados com relação a quantas conversões conseguimos fazer, mas sobre quantas oportunidades de partilhar Jesus nós aproveitamos ou perdemos. A Igreja ensina: ‘… Este apostolado não consiste só no testemunho da vida: o verdadeiro apóstolo procura todas as ocasiões de anunciar Cristo pela palavra, tanto aos não-crentes como aos fiéis’. (CIC 905)

“…Pois bem, eu vos digo: Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita.” (Jo 4,35) Partilhe seu amor. Partilhe Jesus. Você ficará surpreso(a)!

Oração: Pai, que o amor de Cristo possa me compelir (2Cor 5,14).
Promessa: “Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra.” (Lc 10,39)
Louvor: Apesar de ter sido traficante de drogas e ex-condenado, Luís agora trabalha para redirecionar jovens para Jesus.

11/10/2023 - UMA CULTURA ‘ANULADA’?

Quarta-feira, 11 de Outubro de 2023 – Papa São João XXIII

Jn 4,1-11

Sl 86(85),3-6.9.10

Lc 11,1-4

UMA CULTURA ‘ANULADA’?

“Mas isso trouxe a Jonas um grande desgosto e ele ficou irado.” (Jn 4,1)

Nem todas as pessoas querem ter um Pai amoroso, um Abba (Paizinho), como Jesus O chamava (Lc 11,2). Jonas relutantemente reconheceu que Deus era misericordioso e amável, “…lento para a ira, e rico em amor e que se arrepende do mal.” (Jn 4,2) Jonas queria punição para o povo da cidade de Nínive, não misericórdia (Jn 1,3; 4,9-11).

Muitos clamam por ‘anular’ pessoas de quem não gostam. Jonas queria ‘anular’ Nínive; ele queria tanto isso que construiu uma tenda de modo a poder tranquilamente assistir à sua aniquilação (Jn 4,5). Nós, no mundo moderno, temos sofás e aparelhos de televisão, onde com conforto podemos assistir nossos inimigos serem ‘anulados’ e arruinados.

“Iahweh é compaixão e piedade…” (Sl 103(102),8) Jesus revela que Deus quer que nos relacionemos com Ele como nosso querido Pai ao invés de como um terrível Justiceiro (Lc 11,2). Todavia, muitas nações nos dias de hoje não querem misericórdia para com seus inimigos.

Que tipo de Deus você deseja? É o Pai que Jesus revela o seu tipo de Deus? Nós não sabemos se Jonas se modificou depois do seu encontro com Deus. Depois do seu encontro com o Deus de misericórdia hoje, você se modificará? Você permitirá que Deus ‘anule’ o seu ressentimento e a sua falta de perdão? (Lc 9,23). Ou você irá ‘anular’ o desejo de Deus de reinar em sua vida?

Oração: Pai, “…venha o teu Reino.” (Lc 11,2) Ajuda-me a perdoar aos outros como Tu me perdoas (Lc 11,4).
Promessa: “…Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino.” (Lc 11,2)
Louvor: Como um jovem sacerdote, o Papa São João XXIII foi recrutado pelo Exército Italiano durante a Primeira Guerra Mundial para servir como capelão e carregador de macas. Como arcebispo durante a Segunda Guerra Mundial, ele salvou muitos milhares de Judeus de serem levados para campos de concentração.

12/10/2023 - O ESPÍRITO SANTO É O MELHOR PRESENTE

Quinta-feira, 12 de Outubro de 2023 – Nossa Senhora Aparecida

Est 5,1.2; 7,2.3

Sl 45(44),11-16

Ap 12,1.5.13.15.16

Jo 2,1-11

O ESPÍRITO SANTO É O MELHOR PRESENTE

“Um sinal grandioso apareceu no céu: uma Mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12,1)

Eu recebi o Espírito Santo no meu Batismo como uma criança e na minha Confirmação como um jovem de treze anos. Como universitário, participei de um seminário de Vida no espírito e recebi o Batismo no Espírito Santo. Esta experiência transformou a minha vida. O Espírito abriu a minha mente para compreender a Bíblia Sagrada (Lc 24,45). Um dia depois de receber o espírito desta nova maneira, as Escrituras saltaram das páginas para mim. A Palavra de Deus se tornou tão real que foi como se eu pudesse ver tudo junto com os autores bíblicos originais. Nas décadas que se seguiram, o Espírito Santo me concedeu dons, tais como a profecia e a doutrina, que me ajudaram a mudar a vida de outras pessoas. Eu louvo e agradeço a Deus, o Espírito Santo, por habitar em mim e em tantas outras pessoas na Igreja!

O Evangelho de São Mateus atesta: “…quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem!” (Mt 7,11) São Lucas, no entanto, substitui “…o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas!” por “…o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” (Lc 11,13) O Espírito Santo também:
– nos condena pelos nossos pecados (Jo 16,8), luta contra nossa carne (Gl 5,17), e nos leva à santidade, se nós formos dóceis a Ele,
– nos conduz a toda verdade (Jo 16,13),
– vence o nosso pecado (Gl 5,16) e nosso medo (2Tm 1,6-8),
– nos leva a orar (Rm 8,26), louvar e adorar o Senhor “…com submissão e temor.” (Hb 12,28),
– traz unidade entre nossas famílias e a Igreja (Ef 4,3).
“…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) e “não extingais o Espírito.” (1Ts 5,19) “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Vem, Espírito Santo!

Oração: Espírito Santo, leva a Tua Igreja a um novo Pentecostes.
Promessa: “Mas para vós que temeis o meu nome, brilhará o sol da justiça, que tem a cura em seus raios…) (Ml 3,20)
Louvor: Jesus curou Sara do vício de fumar cigarros.

13/10/2023 - RADICAL E FANÁTICO

Sexta-feira, 13 de Outubro de 2023

Jl 1,13-15; 2,1.2

Sl 9,2.3.6.16.8.9

Lc 11,15-26

RADICAL E FANÁTICO

“Tocai a trombeta em Sião. Daí alarme na minha montanha santa!…” (Jl 2,1)

Imagine entrar numa igreja somente para encontrar o sacerdote prostrado diante do altar, chorando e se lamentando em arrependimento pelos seus pecados e pelos pecados do povo de Deus (Jl 1,13). “Porque o salário do pecado é a morte…” (Rm 6,23) Nós estamos começando a receber o nosso salário. De fato, estamos recebendo não somente a morte, mas aquilo que os papas chamam de toda uma ‘cultura da morte’. Nós temos ainda mais razões para chorar e nos arrependermos do que fez o povo no tempo de Joel.

Nós não temos que minimizar ou relativizar os efeitos mortais do pecado. Não devemos deixar avançar os efeitos do pecado, mas levá-los muito a sério – sério o suficiente para chorar e nos lamentar, sério o suficiente para romper nosso ‘status quo’ e declarar um estado de emergência. Nosso problema não é que as coisas estejam más. Ao invés disso, nosso problema é que nós estamos negando que a nossa situação está indo mal. O pecado é a pior situação possível. Incontável número de pessoas estão vivendo no pecado. Portanto, nós estamos em uma verdadeira emergência, mesmo em uma sociedade de emergências artificiais.

Em um estado de emergência, somente aqueles(as) que parecem ser fanáticos estão agindo sensatamente. O pecado está merecendo ser incomodado. “Com efeito, a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação e não volta atrás, ao passo que a tristeza segundo o mundo produz a morte. Vede, antes, o que produziu em vós a tristeza segundo Deus: Que solicitude! Que desculpas! Que indignação! Que temor! Que ardente desejo! Que zelo! Que punição!…) (2Cor 7,10.11) Seja radical; seja fanático(a) sobre o arrependimento.

Oração: Pai, que possa haver mais tristeza na terra por um só pecador que não se arrepende (Lc 15,7).
Promessa: “Contudo, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós.” (Lc 11,20)
Louvor: Marta e Roberto passaram a seus filhos seu amor por Jesus na Eucaristia, na Missa e em adoração.

14/10/2023 - FELIZ DIA DO JULGAMENTO!

Sábado, 14 de Outubro de 2023 – São Calixto I, Papa

Jl 4,12-21

Sl 97(96),1.2.5.6.11.12

Lc 11,27.28

FELIZ DIA DO JULGAMENTO!

“Que partam e subam, as nações, ao vale de Josafá! Sim, ali eu me sentarei para julgar todas as nações dos arredores.” (Jl 4,12)

No Dia do Julgamento, nós seremos levados ao “…vale da Decisão!” (Jl 4,14) Todas as pessoas de todas as nações estarão presentes. Adão, Eva, Judas, Napoleão, Hitler, Stalim, Teresa de Cálcutá, sua mãe, etc. – todos(as) estarão lá. O Senhor irá separar as ovelhas dos cabritos. Ele colocará as ovelhas à sua direita, e elas viverão com Ele para sempre no céu (Mt 25,33.34). Então Ele colocará os cabritos à Sua esquerda, e eles serão condenados eternamente (Mt 25,33.46).

O vale da Decisão é um lugar assustador. No entanto, “…não é da vontade do [nosso] Pai, que está nos céus, que um desses pequeninos se perca.” (Mt 18,14) A vontade do Pai não é que nós sejamos condenados(as), mas sim que sejamos salvos(as) (1Tm 2,3.4). Ele até mesmo enviou Seu Filho para morrer por nós e nos salvar. Porque Jesus está conosco, nós podemos andar sem medo pelo ‘vale da Decisão’ e “…por um vale tenebroso…” (Sl 23(22),4)

No Dia do Julgamento, nós podemos “…[nos erguer] e [levantar] a cabeça…” (Lc 21,28) Nós podemos cantar: “…Aleluia! Porque o Senhor todo-poderoso passou a reinar! Alegremo-nos e exultemos, demos glória a Deus, porque estão para realizar-se as núpcias do Cordeiro e sua esposa já está pronta.” (Ap 19,6.7) “Nisto consiste a perfeição do amor em nós: que tenhamos plena confiança no dia do Julgamento, porque tal como ele é também somos nós neste mundo.” (1Jo 4,17)

Oração: Jesus, Salvador e Juiz, tem misericórdia de mim.
Promessa: “…Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28)
Louvor: O Papa São Calisto I escreveu: ‘Eu aprecio a posse de um reino celestial junto com os patriarcas, os apóstolos e os profetas’.

15/10/2023 - MORTE SUSPENSA

Domingo, 15 de Outubro de 2023 – 28º Domingo do Tempo Comum  – Santa Teresa de Jesus (Teresa d’Ávila)

Is 25,6-10

Sl 23(22),1-6

Fl 4,12-14.19.20

Mt 22,1-14

MORTE SUSPENSA

“Destruiu neste monte o véu que envolvia todos os povos e a cortina que se estendia sobre todas as nações; destruiu a morte para sempre. O Senhor Iahweh enxugou a lágrima de todos os rostos; ele há de remover de toda a terra o opróbrio do seu povo, porque Iahweh o disse.” (Is 25,7.8)

Isaias profetizou que o Senhor iria destruir a morte para sempre (Is 25,8). Jesus cumpriu esta profecia. Por Sua morte na cruz, Ele removeu a vitória da morte, roubou “…o dominador da morte, isto é, o diabo e [libertou] os que passaram toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte.” (Hb 2,14.15) “…A morte foi absorvida na vitória.” (1Cor 15,54) Assim, Jesus tem “…as chaves da Morte e do Hades.” (Ap 1,18) Ele proclama e promete: “…Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim jamais morrerá…” (Jo 11,25.26)

“Pois é preciso que ele reine, até que tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a Morte.” (1Cor 15,25.26) No Dia do Julgamento, “a Morte e o Hades [serão] estão lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo.” (Ap 20,14) Jesus “…não só destruiu a morte, mas também fez brilhar a vida e a imortalidade pelo evangelho.” (2Tm 1,10)

Louvor a Jesus! Aleluia!

Oração: Jesus, que a nossa celebração da vitória da Tua Ressurreição a cada Domingo possa permear as nossas vidas e o mundo.
Promessa: “O meu Deus proverá magnificamente todas as vossas necessidades, segundo a sua riqueza, em Cristo Jesus.” (Fl 4,19)
Louvor: Louvor a Jesus, “…o Caminho, a Verdade e a Vida…” (Jo 14,6), Aquele que foi obediente até à morte. Aleluia!

16/10/2023 - AINDA MUITO MAIOR

Segunda-feira, 16 de Outubro de 2023 – Santa Edwiges – Santa Margarida Maria Alacoque

Rm 1,1-7

Sl 98(97),1-4

Lc 11,29,32

AINDA MUITO MAIOR

“…Mas aqui está algo mais do que Salomão!” (Lc 11,31)

Um grande acontecimento religioso aconteceu em Nínive, uma cidade perversa de 120.000 pessoas (Jn 4,11). “…[pessoas que] se converteram pela pregação de Jonas…” (Lc 11,32; Jn 3,5-10)

“A rainha do sul … veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão…” (Lc 11,31) Ela ficou entusiasmada e sem fôlego com o que viu (1Rs 10,5-8) e proclamou a grandeza do Deus de Israel (1Rs 10,9).

São Paulo testemunhou junto aos Romanos sobre a grandeza da salvação em Jesus (Rm 1,1-7). Em Jesus, existe realmente algo muito maior do que Salomão (Lc 11,31.32).

Se nós, a quem Jesus foi revelado, ignoramos como é grande a salvação (Hb 2,3), o que restará para nós? Paulo expõe a grandeza deste chamado à salvação (Rm 1,4-7). O Salmista proclama a grande notícia que “Iahweh fez conhecer sua salvação, revelou sua justiça aos olhos das nações.” (Sl 98(97),2) Jesus esclarece a grandeza da salvação dizendo: “…mas aqui está algo mais do que Salomão.” (Lc 11,31)

Jonas, a Rainha de Sabá, São Paulo, o Salmista e Jesus estão proclamando em alto e bom som alguma coisa maior para nós. Nós estamos escutando? “…Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” (Lc 8,8) “…Grande é a glória de Iahweh!” (Sl 138(137),5)

Oração: Pai, quão grande e poderoso Tu és! Eu dedico a minha vida a proclamar a Tua grandeza e a grandeza da Tua salvação.
Promessa: “Por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para louvor do seu nome, a obediência da fé entre todos os gentios, dos quais fazeis parte também vós, chamados de Jesus Cristo.” (Rm 1,5.6)
Louvor: Santa Edwiges permaneceu fiel a seu marido apesar de sofrer muito com sua violência e seu belicoso comportamento.

17/10/2023 - O ARREPENDIMENTO

Terça-feira, 17 de Outubro de 2023 – Santo Inácio de Antioquia

Rm 1,16-25

Sl 19(18),2-5

Lc 11,37-41

O ARREPENDIMENTO

“…Tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)

O Fariseu na casa de quem Jesus estava jantando ficou surpreendido por Jesus não ter lavado Suas mãos como parte da Sua oração antes da refeição. Jesus mudou o tema de lavar as mãos para lavar a alma, dizendo: “Agora vós, ó fariseus! Purificais o exterior do corpo e do prato e por dentro estais cheios de rapina e de perversidade!” (Lc 11,39)

Um dia, algumas pessoas falaram a Jesus sobre a notícia de primeira mão que Pilatos havia matado vários Galileus e que dezoito pessoas haviam sido mortas ao serem jogadas da torre de Siloé (Lc 13,1.4). Jesus novamente mudou a conversa para Seu assunto favorito: arrependimento do pecado. Ele nos adverte que todos nós chegaremos a um final trágico a menos que nos arrependamos (Lc 13,5).

Em outra ocasião, Jesus estava em uma sala cheia de gente. Alguém decidiu abrir parte das telhas da cobertura e descer um homem paralítico numa maca (Lc 5,19). Mesmo nessas circunstâncias, Jesus estava preocupado com o perdão dos pecados e disse ao homem paralítico: “…Homem, teus pecados estão perdoados.” (Lc 5,20)

Jesus dificilmente parece estar disposto a falar sem nos chamar ao arrependimento. Todavia, se você fosse morrer na cruz e derramar o seu sangue pelo perdão de todos os pecados, você teria agido da mesma maneira. Nós, Cristãos, devemos estar preocupados com o perdão dos pecados, porque também somos seguidores de Jesus.

Oração: Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!
Promessa: “Na verdade, eu não me envergonho do evangelho: ele é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê…” (Rm 1,16)
Louvor: Pouco antes de ser martirizado, Santo Inácio de Antioquia escreveu: ‘Ele, que ressuscitou por nossa causa, é meu único Desejo’.

18/10/2023 - O EVANGELHO DA MISERICÓRDIA

Quarta-feira, 18 de Outubro de 2023  – São Lucas, Evangelista
2Tm 4,10-17

Sl 145(144),10-13.17.18

Lc 10,1-9

O EVANGELHO DA MISERICÓRDIA

“Somente Lucas está comigo…” (2Tm 4,11)

O Evangelho de São Lucas poderia também ser conhecido como o Evangelho da Misericórdia. Somente no Evangelho de Lucas encontramos a mulher penitente cujos muitos pecados foram perdoados por causa de seu grande amor (Lc 7,47). Em contraste com São Tiago e São João, que queriam destruir uma cidade Samaritana pelo fogo (Lc 9,54), Lucas mostra Jesus exaltando as virtudes do ‘bom Samaritano’ (Lc 10,33). Jesus também exalta um outro grupo imperdoável quando Ele fez uma refeição com o odiado coletor de impostos Zaqueu e concedeu a ele a salvação (Lc 19,5-10).

Somente no Evangelho de Lucas nós também encontramos o filho pródigo, seu pai que perdoa e a falta de perdão do irmão mais velho (Lc 15,11-32). Esta parábola é provavelmente a maior revelação do modo de perdoar de Deus. Deus perdoa afetuosamente, graciosamente e misericordiosamente. Ele honra os(as) pecadores(as) dando a eles(as) dons excepcionais e uma celebração especial.

Somente no Evangelho de Lucas encontramos o ‘bom ladrão’. Enquanto estava sofrendo na cruz, Jesus disse: “…Pai, perdoa-lhes; não sabem o que fazem…” (Lc 23,34) Então Jesus perdoou o ‘bom ladrão’ e prometeu a ele o paraíso naquele mesmo dia (Lc 23,43).

Hoje, leia parte do Evangelho de Lucas e perdoe a todas as pessoas que tiverem ferido você de algum modo.

Oração: Pai, ajuda-me a decidir perdoar a todos como eu sou perdoado(a) – imediata e completamente (Cl 3,13).
Promessa: “Em qualquer casa em que entrares, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’.” (Lc 10,5)
Louvor: São Lucas encontrou misericórdia em Jesus, seu Salvador e a partilhou com o mundo. Ele proclamou que a misericórdia e o amor de Jesus se estendem a todos.

19/10/2023 - DEUS ESTÁ NOS CORTEJANDO

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2023 – São João de Brébeuf – Santo Isaac Jogues e companheiros mártires – São Paulo da Cruz

Rm 3,21-30

Sl 130(129),1-6

Lc 11,47-54

DEUS ESTÁ NOS CORTEJANDO

“…Ele queria assim manifestar sua justiça…” (Rm 3,25.26)

Por que o Deus Altíssimo tem que provar alguma coisa sobre Ele mesmo? Deus evidentemente quer provar muita coisa para a humanidade! Ele quer que nós escutemos o Seu caso. Os profetas falaram sobre um julgamento (Sl 50(49),1-7; Mq 6,2.3). “Confirma-se … que Deus é veraz, enquanto todo homem é mentiroso…) (Rm 3,4)

O Espírito Santo testifica (1Jo 5,6-9). Deus Pai testifica (Jo 5,32.37). Jesus testifica (Jo 5,36). São João Batista testifica (Jo 5,33). As Escrituras testificam (Jo 5,39). Deus está tentando manifestar Sua justiça para nós (Rm 3,25.26). Nós estamos escutando? Colocamos em nossas mentes que Deus não se importa com o que os seres humanos pensam? Por isso nós fechamos os nossos corações e as nossas mentes? Os trechos das Escrituras acima citados mostram que Deus se preocupa com o que estamos pensando, o tanto quanto Ele anseia em nos convencer com um cuidado amoroso, e em atrair nossos corações com Seu amor (Os 2,16). Deus está certamente querendo nos trazer para seu tribunal, mas é para nos cortejar com seu amor ao invés de para nos condenar.

Ouçamos a Deus – através de Sua Palavra, de Sua Igreja, de Seus pregadores. Peçamos ao Senhor por um coração aberto e por ouvidos abertos. Creiamos em Jesus, tenhamos fé no Pai. O Espírito Santo irá provar que o mundo está errado (Jo 16,8). Jesus é a “…pedra angular e preciosa…” (Is 28,16) que foi testada. Ele foi provado até mesmo “…pelo ultraje e pela tortura…” (Sb 2,19) Creiamos nos testemunhos sobre o Senhor. Depois acrescentemos o nosso próprio testemunho para que outras pessoas ouçam.

Oração: Pai, por que tens que sempre explicar as coisas para mim?
Promessa: “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Sl 130(129),4)
Louvor: Alguns índios Norte Americanos mutilaram as mãos e os dedos de Santo Isaac Jogues. Ele respondeu perseverando em seu ministério e batizando setenta e cinco deles.

20/10/2023 - A FÉ FORMANDO O FUTURO

Sexta-feira, 20 de Outubro de 2023
Rm 4,1-8

Sl 32(31),1.2.5.11

Lc 12,1-7

A FÉ FORMANDO O FUTURO

“…Abraão creu em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça.” (Rm 4,3)

No ano de 2000 a Igreja celebrou o Ano do Grande Jubileu. O objetivo primordial do Grande Jubileu foi ser ‘…o revigoramento da fé e do testemunho dos cristãos…’ (Tertio Millennio Adveniente, 42). Os anos de 2012 e 2013 foram declarados pela Igreja como sendo Anos da Fé. Se nós tivéssemos deixado que o Senhor nos tivesse preparado no ano do Grande Jubileu e nos Anos da Fé, deveríamos estar vendo um incrível aumento da fé no Senhor.

Pela fé, seremos capazes de restaurar a justiça em nossa sociedade e viver na liberdade do Grande Jubileu (Lv 25,8-17). Pela fé, nós veremos dívidas sendo perdoadas, especialmente as dívidas do pecado. Pela fé, nós libertaremos centenas de milhões de pessoas escravizadas pelo vício, pelas compulsões, pelas ansiedades, pelos medos, pela aversão a si mesmo(a). Pela fé, a nossa cultura da morte será substituída por uma civilização de amor e vida. A nossa cultura será permeada com o Evangelho de Jesus. ‘…Os fiéis leigos estão na linha mais avançada da vida da Igreja: por eles, a Igreja é o princípio vital da sociedade…’ (CIC, 899)

Quem, então, é o vencedor do mundo? Aquele(a) que tem fé que Jesus é o Filho de Deus (1Jo 5,5). “…E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5,4)

Creia e receba a herança da fé.

Oração: Jesus, eu tenho fé. Ajuda-me em minha falta de fé (Mc 9,24).
Promessa: “…Não tenhais medo, pois valeis mais do que muitos pardais.” (Lc 12,7)
Louvor: São Paulo da Cruz escreveu: ‘Quando a cruz do nosso querido Jesus tiver plantado suas raízes mais profundamente em seus corações, então vocês irão se alegrar’.

21/10/2023 - CHEIO(A) DE FÉ

Sábado, 21 de Outubro de 2023

Rm 4,13.16-18

Sl 105(104),6-9.42.43

Lc 12,8-12

CHEIO(A) DE FÉ

“…A herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência …” (Rm 4,16)

Porque tudo depende da fé, nós oramos: “…Aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5) No entanto, Jesus se perguntava se iria encontrar fé sobre a terra quando Ele retornasse (Lc 18,8). Temos que mover montanhas pela fé ou ser movidos(as) e manipulados(as) pelas forças da apostasia em massa precedendo a Segunda Vinda de Jesus (2Ts 2,3.4). Somente aqueles(as) que têm fé que Jesus é o Filho de Deus vencerão o mundo (1Jo 5,5). Todos os outros não serão vitoriosos, mas sim vítimas do maligno. Portanto, precisamos de uma fé mais profunda e reforçada.

“Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17) Estudando as Escrituras, vivendo a Palavra de Deus, e lendo este livreto, nós aprofundamos a nossa comunicação com o Senhor. Nós O ouvimos melhor. Isto torna possível para termos um relacionamento profundo e pessoal com o Senhor. Como resultado deste relacionamento, temos “…a posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1), isto é, nós temos fé. Assim, as nossas vidas são transformadas, pois “…a herança vem pela fé…” (Rm 4,16) Pela fé aceitamos a graça da salvação (Ef 2,8), agradamos a Deus (Hb 11,6), vencemos o mundo, e vamos para o céu. Cresçamos na fé.

Oração: Pai, que eu possa viver “…pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,20)
Promessa: “Pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer.” (Lc 12,12)
Louvor: A Irmã Maria das Graças respondeu ao chamado de Deus para ser uma missionária na Índia.

22/10/2023 - ESPÍRITO DE MISSÃO?

Domingo, 22 de Outubro de 2023 – 29º Domingo do Tempo Comum – Papa São João Paulo II

Is 45,1.4-6

Sl 96(95),1-3.5.7.10

1Ts 1,1-5

Mt 22,15-21

ESPÍRITO DE MISSÃO?

“A fim de que se saiba desde o nascente do sol até o poente que, fora de mim, não há ninguém, eu sou Iahweh e não há nenhum outro!” (Is 45,6)

Neste Domingo da Missão Mundial, a Igreja nos pergunta, como Cristãos(ãs), sobre o nosso relacionamento com as nações do mundo. Temos que dar às nações o que pertence a elas (Mt 22,21). De modo especial, nós temos que dar Jesus às nações, pois Ele pertence a todas as pessoas e todos nós pertencemos a Ele (1Cor 3,21-23). Portanto, Jesus nos manda: “ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…) (Mt 28,19) e “anunciai sua glória por entre as nações…) (Sl 96(95),3) Temos que “[dizer] entre as nações: ‘Iahweh é Rei!’…” (Sl 96(95),10) de modo que as “…famílias dos povos, [tributem] a Iahweh glória e poder…” (Sl 96(95),7)

Você está dando às nações o que lhes é devido? Você ora todos os dias para que todas as nações “…sejam [salvas] e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4) Você ama e é amigável com pessoas de outras nações na sua escola, trabalho e vizinhança? Você tem orado para que você mesmo(a) e outras pessoas se tornem missionários(as) em seu país ou no exterior? Você tem feito doações substanciais para reforçar o alcance das missões da Igreja?

Um dos últimos e maiores mandamentos de Jesus é: “ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19) Pela graça, com amor e por Jesus – faça isso!

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para fazer de mim uma testemunha por Jesus e um(a) missionário(a) (At 1,8).
Promessa: “Porque o nosso evangelho vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção.” (1Ts 1,5)
Louvor: “Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque seu amor é para sempre! … Ele se lembrou de nós na nossa humilhação, porque o seu amor é para sempre!” (Sl 136(135),1.23)

23/10/2023 - QUAL É O SEU PERFIL DE CRÉDITO?

Segunda-feira, 23 de Outubro de 2023 – São João de Capistrano

Rm 4,20-25

Lc 1,69-75

Lc 12,13-21

QUAL É O SEU PERFIL DE CRÉDITO?

“Não foi escrito só para ele (Abraão): – Foi-lhe levado em conta – mas também para nós. Para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, nosso Senhor.” (Rm 4,23.24)

O patriarca Abraão creu em Deus de um modo bem difícil. “…Abraão creu em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça.” (Rm 4,3.22; ou Gn 15,6) Que coisa maravilhosa é ter crédito.

Muitos(as) estão concentrados(as) em aumentar seu perfil de crédito. Sem um bom perfil de crédito, pode ser bem difícil conseguir um empréstimo, alugar um apartamento, ou até mesmo ganhar a vida. Muitas pessoas observam atentamente sua avaliação de crédito. Elas se preocupam sobre isso e alteram as suas vidas de modo a melhorar seu perfil de crédito.

O homem na leitura do Evangelho de hoje com uma grande colheita deveria ter um alto perfil de crédito. Ele tinha provisões armazenadas para os próximos anos (Lc 12,19). Mas todo o seu tesouro era para si mesmo, não para Deus (Lc 12,21). Quando ele morreu naquela mesma noite, seu alto perfil de crédito de repente não significava nada para seu futuro eterno.

Depositem os seus tesouros no céu, não na terra (Mt 6,19.20). É lá que seu verdadeiro tesouro deveria estar. Coloquem os seus corações e os seus perfis de crédito, no Senhor que está no alto (Cl 3,1.2). Deus não observa o perfil, e nós não podemos obter pontos para ganhar Seu favor, mas Ele credita na nossa obediência nossa conta (Rm 4,23.24). Assim, procuremos ter a fé de Abraão. Que creiamos em Deus em todo tempo.

Oração: Senhor, “…Aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5) Dá-nos uma fé obediente para até caminhar sobre as águas.
Promessa: “Suscitou-nos uma força de salvação … para fazer misericórdia com nossos pais, lembrado de sua aliança sagrada.” (Lc 1,69.72)
Louvor: São João incentivava as pessoas a ser uma luz que ‘ramifica seus raios e brilha à volta de tudo o que chega à sua vista’. Isto reproduz as palavras de Jesus: “Vós sois a luz do mundo…) (Mt 5,14)

24/10/2023 - O IMPACTO DE OBEDECER A DEUS

Terça-feira, 24 de Outubro de 2023 – Santo Antonio Maria Claret

Rm 5,12.15.17-21

Sl 40(39),7-10.17

Lc 12,35-38

O IMPACTO DE OBEDECER A DEUS

“Não quiseste sacrifício nem oferta, abriste o meu ouvido…” (Sl 40(39),7)

O pecado é uma rebelião contra Deus. Em razão de Deus ser tão grandioso, o pecado é tão cruel – tão cruel que ele penetra e deforma a natureza humana. “…por meio de um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte…” (Rm 5,12) Os efeitos do pecado são tão catastróficos que Deus se fez homem, morreu na cruz e nos deu a oportunidade de nascer de novo com uma nova natureza (Jo 3,3).

O pecado é poderoso, mas devemos obedecer a Jesus que é muito mais poderoso. “De modo que, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim, pela obediência de um só, todos se tornarão justos. Ora, a Lei interveio para que se multiplicassem as transgressões; mas onde abundou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,19.20) A obediência de Jesus até mesmo em morrer na cruz (Fl 2,8) é o maior ato de fé jamais feito na terra. Portanto, obedecer ao Pai como Jesus fez é um fantástico privilégio através do qual nós entramos no coração do poder e do amor de Deus. Nós deveríamos ficar chocados(as) pelo Senhor nos ter escolhido para Lhe obedecer e para ser Seus(Suas) servos(as) (Cl 3,24). Por que Deus deveria nos incluir? Por que Deus iria nos mandar fazer alguma coisa? Por que Ele escolheu agir através de nós?

Mais ainda, o Senhor em Seu amor por nós nos dá constantes oportunidades para obedecê-Lo. Se nós tivermos somente uma oportunidade de obedecer ao Senhor, nós deveríamos planejar e concentrar nossas vidas em torno deste precioso momento de obediência. Mas nós podemos viver constantemente na obediência. Que possamos perceber o privilégio de obedecer a Deus. Que possamos ser constantemente surpreendidos(as) com o fato de Deus alguma vez nos mandar fazer qualquer coisa.

Fiquemos chocados(as) por sermos livres e termos cometido pecados. Fiquemos ainda mais chocados(as) porque nós podemos obedecer ao Deus Todo-poderoso e ser perdoados(as).

Oração: Pai, ensina-me a Te obedecer não importa a que custo.
Promessa: “E caso venha pela segunda ou pela terceira vigília, felizes serão se assim os encontrar!” (Lc 12,38)
Louvor: Santo Antônio Maria Claret escreveu: ‘Quem arde com o fogo do divino amor é um filho (ou filha) do Imaculado Coração de Maria’.

 

25/10/2023 - FAZENDO AMIGOS

Quarta-feira, 25 de Outubro de 2023 – Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Rm 6,12-18

Sl 124(123),1-8

Lc 12,39-48

FAZENDO AMIGOS

“Mas, graças a Deus, vós, outrora escravos do pecado, vos submetestes de coração à forma de doutrina à qual fostes entregues e, assim, livres do pecado, vos tornastes servos da justiça.” (Rm 6,17.18)

O Senhor revela que todo ser humano é, por natureza, um servo. Podemos até achar que estamos cuidando dos nossos próprios interesses, mas estamos na realidade cuidando de algo de outra pessoa. Nós não temos escolha quanto a sermos servos(as), mas nós podemos escolher de quem nós seremos servos(as). Nós podemos escolher ser servos(as) “…seja do pecado que leva à morte, seja da obediência que conduz à justiça.” (Rm 6,16) Se nós nos recusamos a escolher, o diabo irá propor que nós o sirvamos, e, se não tivermos escolhido servir a Jesus, não teremos forças para impedir Satanás (Jo 15,5).

Se escolhermos ser servos(as) de Jesus (Cl 3,24), seremos exaltados(as) (Mt 23,12). Possuiremos a maior honra que um ser humano pode ter. Em algum momento, Jesus não nos chamará de servos(as), mas sim de amigos(as), pois Ele nos dará a conhecer tudo o que Ele ouviu de Seu Pai (Jo 15,15).

O caminho para a amizade com Jesus é através do serviço a Ele, pois Jesus “…esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana…” (Fl 2,7) Portanto, perceba que cuidar de seus interesses é um engano. Recuse-se a ser um(a) servo(a) de Satanás. Com alegria escolha ser servo(a) de Jesus e, finalmente, Seu(Sua) amigo(a).

Oração: Pai, que eu possa não ser moldado(a) por esta cultura que vivemos mas transformado(a) pela renovação da minha mente (Rm 12,2).
Promessa: “Aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes. Todavia, aquele que não a conheceu e tiver feito coisas dignas de chicotadas, será açoitado poucas vezes. Àquele a quem muito se deu, muito será pedido e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado.” (Lc 12,47.48)
Louvor: Tereza levou sua amiga Simone ao seu Melhor Amigo, Jesus.

26/10/2023 - SEPARADOS NÓS CAÍMOS – E ASCENDEMOS

Quinta-feira, 26 de Outubro de 2023

Rm 6,19-23

Sl 1,1-4.6

Lc 12,49,53

SEPARADOS NÓS CAÍMOS – E ASCENDEMOS

“Pensais que vim estabelecer a paz sobre a terra? Eu vos digo que não, mas a divisão.” (Lc 12,51)

Jesus é o Divino Médico (Mt 9,12). Numa cirurgia para remover um tumor maligno, o cirurgião separa as células sadias das células cancerosas. Ele remove somente o câncer e deixa o resto. Da mesma forma, Jesus separa o bom do mau (Mt 25,32).
Jesus é O Carpinteiro (Mc 6,3). Na Sua carpintaria, Ele separa a madeira forte da madeira podre. Ele separa pregos quebrados de pregos resistentes. “…o que não presta, [Ele joga] fora.” (Mt 13,48)

Jesus é A Palavra de Deus (Jo 1,1). Ele, A Palavra Viva, “…[divide] alma e espírito, junturas e medulas. Ele julga as disposições e as intenções do coração.” (Hb 4,12) Ele nos afasta dos pensamentos pecaminosos, da amargura, da raiva, da falta de perdão e da impureza.

Jesus está em perfeita comunhão com o Espírito Santo e com o “…Pai de quem toma o nome toda família no céu e na terra.” (Ef 3,14.15) Como Ele separa qualquer coisa, Jesus também divide famílias se elas precisam ser reconstruídas ou restauradas (Lc 12,52.53). Se for necessário, Jesus irá separar pai e filho, mãe e filha, parentes e qualquer um ou qualquer coisa que separa a família do plano de Deus.

Por que Jesus vem para a divisão? (Lc 12,51). É porque Deus é Amor (1Jo 4,8.16). O Amor é consumidor. O Amor sofre angústia (Lc 12,50) até que nós “…[conheçamos] o amor de Cristo que excede a todo o conhecimento…” (Ef 3,19) O Amor não pode tolerar nenhuma coisa nos impedindo desta plenitude. Portanto, arrependa-se completamente de qualquer coisa que o(a) prive do Senhor – antes que Jesus tenha que separar você desta coisa.

Oração: Pai, concede-nos dons que nos fortaleçam com a riqueza da Tua glória (Ef 3,16).
Promessa: “Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!” (Lc 12,49)
Louvor: Jesus libertou Fabíola de uma doença emocional depois de vinte e quatro anos de luta.

27/10/2023 - JESUS OU UM INFERNO DE VIDA

Sexta-feira, 27 de Outubro de 2023

Rm 7,18-25

Sl 119(118),66,68.76.77.93.94

Lc 12,54-59

JESUS OU UM INFERNO DE VIDA

“…Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24)

Todos os seres humanos são concebidos e nascem como prisioneiros de guerra. Nós somos criados prisioneiros da “…lei do pecado que existe em [nossos] membros.” (Rm 7,23) “Verifico pois esta lei: quando eu quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.” (Rm 7,21) É péssimo ter uma guerra acontecendo dentro de nós, sermos prisioneiros nesta guerra, não ter o poder de fazer o bem que queremos (Rm 7,18), e repetidamente, ferirmos as pessoas a quem queremos amar. Quando chegarmos a nos conhecer a nós mesmos(as) e a natureza humana, então clamaremos: “Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24) Quem pode nos salvar? Como podemos conhecer alguma coisa que não seja derrota, escravidão, auto-aversão, perdição e o desespero? No entanto, existe uma esperança. Nossa única esperança é Jesus, Aquele que “…levou cativo o cativeiro…) (Ef 4,8)

Que nós agradeçamos a Jesus constantemente por nos salvar do cativeiro e da escravidão. Se não fosse por Jesus, nós seríamos usados(as) e abusados(as) pelo maligno. Sem o amor libertador de Jesus, nós nos sentiríamos sujos(as), odiaríamos a nós mesmos(as), e nos destruiríamos. Sem Jesus, o nosso passado teria sido horrível, nosso presente pior ainda e nosso futuro, um inferno abominável para sempre. Sem Jesus, nós nada podemos fazer (Jo 15,5). Com Jesus nós temos esperança, liberdade, amor e felicidade para sempre. “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus.” (Rm 8,1) Ofereça a Jesus o seu agradecimento e a sua vida.

Oração: Pai, eu dedico cada momento de minha vida em agradecimento a Jesus.
Promessa: “Eu pertenço a ti: salva-me, pois eu busco teus preceitos.” (Sl 119(118),94)
Louvor: Antes de ser declarado inocente de um crime pelo qual havia sido levado à prisão, Roberto encontrou Aquele que liberta os prisioneiros.

28/10/2023 - O ÚLTIMO DA CLASSE

Sábado,28 de Outubro de 2023 – São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos

Ef 2,19-22

Sl 19(18),2-5

Lc 6,12-19

O ÚLTIMO DA CLASSE

“…Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago e Judas Iscariotes, que se tornou um traidor.” (Lc 6,15-16)

Existem três listas com os nomes dos doze apóstolos nos Evangelhos (Mt 10,2-4; Mc 3,16-19; Lc 6,14-16). Judas Iscariotes, que traiu Jesus, é sempre listado por último. Os apóstolos cuja festa celebramos hoje, São Simão e São Judas (também chamado Tadeu), estão sempre listados na décima e décima-primeira posições nestas listas. Eles são os apóstolos na pior classificação, listados antes do traidor, Judas Iscariotes. Eles queriam ser classificados melhor, como foram os outros apóstolos e queriam saber quem era o maior (Lc 22,24). Em algum momento, eles aprenderam de Jesus a fazer somente aquilo que lhes era designado (1Cor 7,17).
Simão e Judas foram pregar a Palavra, curar os doentes (Mt 10,1), realizar sinais e prodígios (At 5,12) e finalmente entregaram as suas vidas como mártires. Quando açoitados por sua fé, eles se alegraram por terem sido considerados merecedores de um mau tratamento pelo Nome de Jesus (At 5,40.41).

Você pode se alegrar em ser conhecido(a) somente por ser uma pessoa ligada a Jesus? Você pode se alegrar porque o seu nome seja escrito no livro do Senhor (Lc 10,20; Ap 21,27), mesmo se as suas realizações e sofrimentos forem esquecidos? Você pode se alegrar quando Jesus cresce e você diminui (Jo 3,30), mesmo a ponto de ser o último nome em Sua lista?

“Humilhai-vos sob a poderosa mão de Deus, para que na ocasião própria vos exalte.” (1Pe 5,6)

Oração: Senhor, como eu desejo estar naquele número, entre os Teus santos (Ap 21,27), mesmo se estiver entre os últimos. Que sejas glorificado através da minha vida.
Promessa: “Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)
Louvor: São Simão e São Judas Tadeu foram “…de povoado em povoado, anunciando a Boa Nova e operando curas por toda a parte.” (Lc 9,6)

29/10/2023 - AME O AMOR

Domingo, 29 de Outubro de 2023 – 30º Domingo do Tempo Comum

Ex 22,20-26

Sl 18(17),2-4.47.51

1Ts 1,5-10

Mt 22,34-40

AME O AMOR

“Eu te amo, Iahweh,…” (Sl 18(17),2)

Deus é Amor (1Jo 4,8.16). E porque Ele é Amor, nós somos a imagem do Amor, pois fomos criados à Sua imagem (Gn 1,27). Porque Ele é Amor, os nossos pecados contra Ele são muito sérios – tão sérios que a natureza de todos os seres humanos foi ferida pelo ao pecado original. Porque Ele é Amor, Deus nos deu a oportunidade de nos tornarmos novas criaturas (Jo 3,3.5; Gl 6,15) nos dando o Seu Filho (Jo 3,16). Porque Deus é Amor, Ele se fez homem para morrer na cruz e ressuscitar dentre os mortos para a nossa salvação. O Amor se fez carne (Jo 1,14). O Amor teve pregos cravados através d’Ele e espinhos pressionados sobre Ele. O Amor se tornou uma massa sanguinolenta, brutalmente rejeitado e com a respiração ofegante. O Amor foi sepultado; o Amor ressuscitou; e o Amor foi entronizado no céu para sempre.

Em razão do Amor nos ter amado primeiro, nós amamos o Amor (1Jo 4,19). Por Sua graça, nós amamos o Amor “…de todo o [nosso] coração, de toda a [nossa] alma, com toda a [nossa] força e de todo o [nosso] entendimento…” (Lc 10,27; Mt 22,37) Nós amamos o Amor amando-nos a nós mesmos(as), ao nosso próximo (Mt 22,37-39) e até mesmo aos nossos inimigos (Mt 5,44). Nós vivemos no Amor (Jo 15,10). Ame o AMOR.

Oração: Senhor e Amor, que eu possa viver em Ti e Tu em mim (1Jo 4,16).
Promessa: “…Mas propagou-se por toda parte a fé que tendes em Deus … pois eles mesmo contam … como vos convertestes dos ídolos a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro. E esperardes dos céus a seu Filho, a quem Ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus que nos livra da ira futura.” (1Ts 1,8-10)
Louvor: Eu Vos louvo, Jesus ressuscitado. Tu vives e reinas eternamente! Toda glória Te pertence.

30/10/2023 - COM JESUS SOFREDOR

Segunda-feira, 30 de Outubro de 2023
Rm 8,12-17

Sl 68(67),2.4.6.7.20.21

Lc 13,10-17

COM JESUS SOFREDOR

“E se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo, pois sofremos com ele para também com ele sermos glorificados.” (Rm 8,17)

Jesus está conosco (Mt 28,20), e nós estamos com Ele. Nós somos herdeiros com Ele e glorificados com Ele “…pois sofremos com ele…” (Rm 8,17) Todos(as) querem ser herdeiros(as) glorificados(as), mas queremos mesmo ser um(a) sofredor(a) crucificado(a) com Ele? Nós milagrosamente encontraremos alegria em partilhar de Seus sofrimentos? (Cl 1,24; 1Pe 4,13). Consideramos um privilégio não somente acreditar n’Ele, mas também sofrer com e por Ele? (Fl 1,29). Nós “[pensamos], com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós.”? (Rm 8,18)

Jesus quer remover muitos dos sofrimentos das nossas vidas, mas não todos. Jesus continua a libertar homens e mulheres que foram escravizados(as) e presos(as) por Satanás (Lc 13,16), esvaziados(as) de suas forças e severamente humilhados(as) durante dezoito anos (Lc 13,11) ou mais. O coração de Jesus é movido de compaixão por nós (Mt 9,36). Por Suas chagas, Jesus nos curou (1Pe 2,24). No entanto, Jesus não remove todos os sofrimentos. Ele nos dá a oportunidade de “…[completar], na [nossa] carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja.” (Cl 1,24)

Portanto, seja curado(a) de muitos sofrimentos e também tome a decisão de sofrer nos moldes da morte de Jesus (Fl 3,10). Decida-se a sofrer perseguição e rejeição pelo Evangelho. Decida-se pelo jejum, a penitência e outros sacrifícios. Alegre-se! Você não está sofrendo sozinho(a). Você sofre com Ele.

Oração: Jesus, ensina-me como participar dos Teus sofrimentos, conformando-me ao padrão de Tua morte (Fl 3,10).
Promessa: “Deus dá uma casa aos solitários, livra os cativos para a prosperidade, mas os rebeldes habitam na terra seca.” (Sl 68(67),7)
Louvor: O Padre Huang manteve sua fé mesmo estando na prisão durante anos por um governo secular inimigo da Igreja.

31/10/2023 - COMPARADO A QUE?

Terça-feira, 31 de Outubro de 2023

Rm 8,18-25

Sl 126(125),1-6

Lc 13,18-21

COMPARADO A QUE?

“Penso, com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós.” (Rm 8,18)

Nós nunca devemos nos comparar com outras pessoas (Fl 2,3). Nem deveríamos comparar o tempo presente com o passado e imaginar ‘os bons velhos tempos’. Entretanto, devemos comparar os sofrimentos atuais com a glória futura. Quando nós fazemos isto, os nossos sofrimentos parecem nada significar (Rm 8,18). Ficamos cheios(as) de esperança e nos tornamos capazes de enfrentar qualquer coisa, até mesmo os fardos e os aborrecimentos da vida diária.

Quando fixamos os nossos olhos na glória futura (Ag 2,9) não escapamos das realidades do presente. De fato, isto nos dá a força a necessária para enfrentarmos os sofrimentos presentes e os julgamentos sem hesitação. Este tipo de religião não é ‘o ópio do povo’ como Marx alegava. Ao invés disso, a única coisa que a religião da esperança não pode ser considerada é ser o ópio do povo. O comunismo, o capitalismo desenfreado e o secularismo são o verdadeiro ópio do povo. Precisamos de esperança para viver, não de jogos mentais, de ideologias, ou de prazeres mesquinhos. Precisamos de Cristo em nós, a nossa Esperança de glória (Cl 1,27).

Oração: Pai, que eu possa sorrir e me alegrar mesmo na adversidade.
Promessa: “Pois nossa salvação é objeto de esperança; e ver o que se espera não é esperar. Acaso alguém espera o que se vê?” (Rm 8,24)
Louvor: Acamada e sem poder falar, Sara rezava o Rosário pelas almas várias vezes por dia.