01/01/2021 - Os Começos

Sexta-feira, 01 de Janeiro de 2021- Santa Maria, Mãe de Deus

Nm 6,22-27

Sl 67(66),2.3.5.6.8

Gl 4,4-7

Lc 2,16-21

OS COMEÇOS

“Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, foi-lhe dado o nome de Jesus, conforme o chamou o anjo, antes de ser concebido.” (Lc 2,21)

Quando nos tornamos Cristãos, nós começamos como crianças, “…como crianças em Cristo.” (1Cor 3,1). Assim como as crianças precisam ser ensinadas a falar, a andar, a comer, a vestir-se, etc, assim também os Cristãos, como crianças, precisam ser ensinados a falar, andar, pensar, sentir e a agir como Cristo. Nós não sabemos como viver, nem mesmo como começar o dia ou o ano. Precisamos ser ensinados(as) em cada pequena coisa. O mundo nos programou para começar o novo ano acordando mais tarde, alterando nossa consciência sobre o consumo de álcool, nos preocupando com prazeres fúteis, e nos divertindo com as propagandas exageradas apresentadas na televisão ou com os jogos de futebol.

Todavia, o Senhor começa os Seus dias e anos de modo diferente. Ele anunciou o incrível sinal de Seu nascimento de uma virgem, séculos antes (Is 7,14). Ele fez com que ela fosse concebida imaculadamente uma geração antes. Começou a Sua vida na obscuridade do ventre de uma jovem na pequena cidade de Nazaré (Lc 1,35). E começou a Sua vida pública como mais um em meio à multidão aguardando para ser batizado por João (Mt 3,13). Depois jejuou durante quarenta dias no deserto (Mt 4,2). Jesus começou os Seus dias orando de madrugada em um local deserto (Mc 1,35).

Os começos de Jesus foram ocultos, quietos, humildes e em oração. Como você vai começar esse ano?

Oração: Jesus, que eu deixe Tua mãe me ensinar a viver como Tu o fizeste. Maria que esse seja um dia de oração pela paz e justiça no nosso mundo.
Promessa: “Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração.” (Lc 2,19)
Louvor: No ano de 431, o Concílio de Éfeso decretou que a Igreja estava correta em chamar a santa Virgem Maria de ‘Theotokus’ (Portadora de Deus). Deste termo deriva o título de ‘Mãe de Deus’.

02/01/2021 - Deixe-me ver a Sua Identidade

Sábado, 02 de Janeiro de 2021 – São Basílio Magno – São Gregório Nazianzeno
1Jo 2,22-28

Sl 98(97),1-4

Jo 1,19-28

DEIXE-ME VER A SUA IDENTIDADE

“Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. O que confessa o Filho também possui o Pai.” (1Jo 2,23)

Quando foi perguntado a João Batista: “…Quem és tu?” (Jo 1,19), ele se identificou de acordo com seu relacionamento com Cristo (Jo 1,23-34). Nós também somos frequentemente questionados quanto à nossa identidade. As pessoas dizem, ou ao menos pensam: “quem você pensa que você é’? ou ‘Quem é você para me dizer o que eu devo fazer’? Como João, nós devemos nos identificar de acordo com o nosso relacionamento com Cristo. Devemos nos ver primeiramente como Cristãos(ãs), discípulos(as) do Senhor Jesus Cristo. A nossa herança, casamento, trabalho, saúde, ou fama não são tão importantes como o fato de que nós como Cristãos(ãs) tenhamos sido batizados(as) em Cristo.

Desse modo:
– viva sempre e plenamente o seu Batismo em Cristo,
– fixe os seus olhos em Jesus (Hb 12,2),
– “…não [queira] saber outra coisa … a não ser Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2),
– fale claramente, categoricamente, e cada vez mais de Jesus Cristo (Ecclesia in America, 66-67, Papa João Paulo II), e
– declara-se por Jesus publicamente (Mt 10,32) e nunca renegue Jesus (Lc 22,57-60).

Preencha a sua vida, sua família, sua Igreja, sua vizinhança e sua cidade com a proclamação do nome de Jesus.

Oração: Pai, faz com que esse ano seja o ano de Jesus na minha vida.
Promessa: “Esta é a promessa que ele mesmo vos fez: a vida eterna.” (1Jo 2,25)
Louvor: Você gostaria de conhecer alguns parentes de São Gregório Nazianzeno? Muitos foram canonizados, a saber: São Gregório Velho (pai), Santa Nonna (mãe), São Cesário (irmão), e Santa Gorgonia (irmã).

03/01/2021 - O Dom de Si Mesmo

Domingo, 03 de Janeiro de 2021 –  Epifania do Senhor

Is 60,1-6

Sl 72(71),1.2.7.8.10-13

Ef 3,2.3.5.6

Mt 2,1-12

O DOM DE SI MESMO

“…Em seguida, abriram os seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2,11)

Na maior parte do mundo, a celebração de hoje da Epifania é o dia mais importante do Tempo do Natal. É o dia em que muitas pessoas trocam presentes e imitam os magos que levaram presentes para Jesus. Hoje o Senhor está nos chamando para dar a Jesus o presente de nós mesmos(as), para nos prostrarmos diante d’Ele e Lhe prestarmos homenagens (Mt 2,11).

Assim como os magos, nós devemos expressar a nossa oferta a Jesus ofertando-Lhe algo – um presente que representasse o nosso tudo. Alguns(umas) de nós devemos dar ouro a Jesus. Nós devemos dar dinheiro para as obras de Deus em um valor que represente um significativo efeito em nosso estilo de vida. Outros(as) devem oferecer incenso. Na Bíblia, nossa oração é representada pelo incenso (Sl 141(140),2). Nós devemos nos comprometer dedicando um tempo à oração e ao jejum e assim, de fato, oferecer-Lhe as nossas vidas.

Por fim, devemos ofertar mirra ao Senhor. A mirra está associada com a morte, pois ela é um perfume usado na preparação de um corpo morto para o sepultamento. Nós deveríamos ofertar um presente que nos forçasse a morrer para nós mesmos(as). Nesta grande festa da Epifania, que nós sejamos sábios o suficiente para oferecermos o nosso tudo a Jesus.

Oração: Jesus, nesse tempo em que celebramos o Teu nascimento, eu Te ofereço a mim mesmo(a) e a minha vida para sempre.
Promessa: “Põe-te em pé, resplandece, porque a tua luz é chegada, a glória de Iahweh raia sobre ti.” (Is 60,1)
Louvor: “Ouvindo isto, os gentios se alegravam e glorificavam a palavra do Senhor, e todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé.” (At 13,48). Louve a Jesus, Rei do universo!

.

04/01/2021 - Arrependa-se!

Segunda-feira, 04 de Janeiro de 2021 – Santa Isabel Ann Seton

1Jo 3,22-4,6

Sl 2,7.8.10-12

Mt 4,12-17.23-25

ARREPENDA-SE!

“…Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.” (Mt 4,17)

Jesus começou o Seu ministério público pregando a mensagem do arrependimento para entrar no reino de Deus. Tão elementar quanto essa mensagem seja, ela precisa penetrar profundamente nos nossos corações, como se nós a estivéssemos ouvindo pela primeira vez.

O que significa arrependimento? Certamente significa confessarmos os nossos pecados ao Senhor e fazer uma boa Confissão através do Sacramento da Reconciliação. Arrependimento também significa nos desviarmos de tudo que nos afasta do Senhor, bem como nos voltarmos para Deus. Arrependimento significa uma mudança no estilo de vida – no pensamento, nas palavras, e nas ações.

O que significa “…está próximo o Reino dos Céus.”? (Mt 4,17). Significa que o Senhor é Rei (Sl 97(96),1). Não podemos mais viver conforme os padrões deste mundo. Nós somos súditos do Rei dos reis (Ap 19,16). Transferimos o nosso comprometimento com o mundo e os seus caminhos para o Senhor e os Seus caminhos. Você pode perguntar: Quais são os Seus caminhos? Dedique o restante deste ano de 2021 a se encontrar com o Rei Jesus e aprender os Seus caminhos através da leitura da Bíblia todos os dias e estudando o Catecismo da Igreja Católica. Fazendo isso e considerando profundamente o que você leu, você terá entrado no Reino de Deus. Arrependa-se! Viva um estilo de vida adequado para o Rei.

Oração: Pai, ajuda-me a “…[voltar] dez vezes mais [a procurar-Te].” (Br 4,28). Eu Te amo com todo o meu coração.
Promessa: “Nisto reconhecereis o espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus.” (1Jo 4,2)
Louvor: Santa Isabel (Elizabeth) Ann Seton foi uma mulher de iniciativas. Ela estabeleceu a primeira comunidade religiosa feminina nos Estados Unidos da América, as Irmãs de Caridade, a primeira a escola paroquial e o primeiro orfanato Católico Americano. E ela fez tudo isso enquanto criava cinco filhos.

!

.

05/01/2021 - Eu Estou Morrendo de Vontade de Alimentar Você

Terça-feira, 05 de Janeiro de 2021 – São João Neumann

1Jo 4,7-10

Sl 72(71),1-4.7.8

Mc 6,34-44

EU ESTOU MORRENDO DE VONTADE DE ALIMENTAR VOCÊ

“…[Jesus] repartiu também os dois peixes entre todos. Todos comeram e ficaram saciados.” (Mc 6,41.42)

O amor alimenta. Jesus, o Amor encarnado, alimenta os que estão famintos física e espiritualmente. Uma mãe dá tudo de si para amamentar a sua criança. Pais e mães trabalham arduamente para alimentar os seus filhos. O amor dá tudo de si e o amor alimenta. Jesus, por amor, alimenta as multidões (Mc 6,34-42).

Como é incrível que Jesus se tenha dado a nós tão inteiramente ,e ao mesmo tempo encontrou uma maneira de nos alimentar. Ele fez isso dando-nos a Sua própria carne para nos alimentar na Eucaristia. A mãe dá de si mesma para amamentar a sua criança, mas a sua amamentação não a mata nem a consome (apesar dela certamente sentir-se assim algumas vezes). Contudo o alimento que Jesus nos dá, junto com o Seu Corpo e Sangue está relacionado com a Sua morte. Ele morreu para nos dar a vida – e nos alimenta nos dando a Sua carne. “…Isto é o meu corpo que é dado por vós…” (Lc 22,19). E nós respondemos, recordando a Sua morte por nós: ‘Anunciamos, Senhor, a Vossa morte, e proclamamos a Vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!’ ou ‘Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa morte, enquanto esperamos a Vossa vinda!’

Deus deu tudo para nos alimentar. A antífona da Comunhão de hoje nos diz: ‘Por causa do grande amor com que Deus nos ama, Ele enviou Seu Filho na imagem da carne pecadora’. O que Ele deseja de nós em retorno é comer e nos alegrar. Você pode satisfazer o Seu desejo? “…se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.” (Jo 6,53).

Oração: Jesus, esse é o meu corpo, a ser entregue por Ti. Que eu morra para mim mesmo(a) para que outros(as) vivam para Ti.
Promessa: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o Seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele.” (1Jo 4,9)
Louvor: São João Neumann foi um sacerdote diocesano que depois se juntou à Congregação dos Redentoristas. Ele aprendeu doze idiomas para ajudar no ministério junto aos imigrantes. Ele promoveu quarenta horas de Adoração Eucarística nos Estados Unidos da América.

!

.

06/01/2021 - Amor Surpreendente

Quarta-feira, 06 de Janeiro de 2021- Santo André Bessette
1Jo 4,11-18

Sl 72(71),1.2.10-13

Mc 6,45-52

AMOR SURPREENDENTE

“.. Eles, porém, no seu íntimo estavam cheios de espanto.” (Mc 6,51)

Durante a semana da Epifania, a Palavra de Deus proclama o domínio de Jesus sobre a criação. Ele pode curar o doente (segunda-feira), multiplicar o alimento (terça-feira), e andar sobre as águas (hoje) (Mc 6,48). Esses milagres nos mostram o poder onipotente de Jesus e o quanto Ele se esvaziou de Si mesmo (Fl 2,7) quando se tornou uma Criança indefesa. O todo-poderoso Criador do mundo não podia andar ou falar. A Segunda Pessoa da Santíssima Trindade murmurava coisas de bebê, molhava Suas fraldas e golfava a Sua comida. O Deus Onipotente ganhava apenas poucos quilos, estremecia, chorava e era amamentado no seio de Sua mãe.

A mensagem do Natal e da Encarnação de Deus é surpreendente. Ele que criou bilhões de galáxias com bilhões de estrelas, que criou incontáveis criaturas neste pequeno planeta, se tornou completamente dependente dos Seus pais, como qualquer um(a) de nós. Parece quase uma blasfêmia sugerir que Deus se tornou um ser humano fraco. Sim, Ele o fez, cheio de amor por nós, e assim, surpreendentemente, “… devemos, nós também, amar-nos uns aos outros.” (1Jo 4,11). “…Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós…” (1Jo 4,12). “…Deus é Amor: aquele que permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece nele.” (1Jo 4,16). O significado do Natal é surpreendente, mas definitivamente, é amor.

Oração: Menino Jesus, eu me prostro em homenagem diante de Ti.
Promessa: “Não há temor no amor; ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor …” (1Jo 4,18)
Louvor: Santo André Bessette teve uma grande devoção por São José. O Espírito Santo inspirou André para obter os recursos iniciais para construir o que iria se depois se tornar o Oratório de São José em Montreal e Quebec, no Canadá. Foi dado a ele o dom de cura e suas orações eram solicitadas por muita gente.

.

07/01/2021 - Movimentos do Espírito

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021 – São Raimundo de Penyafort

1Jo 4,19-5,4

Sl 72(71),1.2.14.15.17

Lc 4,14-22

MOVIMENTOS DO ESPÍRITO

“Jesus voltou então para a Galiléia, com a força do Espírito …” (Lc 4,14)

Jesus iniciou o Seu ministério público proclamando: “O Espírito do Senhor está sobre mim…” (Lc 4,18). No Espírito Jesus pregava, profetizava, ensinava, curava e libertava muitas pessoas do diabo. Ele nos chama a nós, os Seus(Suas) seguidores(as), a fazermos o mesmo. Ele até mesmo promete que nós faremos coisas maiores do que aquelas que Ele fez (Jo 14,12).

Muitos(as) Cristãos(ãs) na nossa cultura humanística secular têm dúvidas quanto a terem tal poder no Espírito. Eles(as) não vêm muitas conversões, curas e libertações. As suas experiências, ou falta de experiências, parecem provar que a Bíblia está errada. Porém, e se as nossas experiências e não a Bíblia, é que estão erradas e lamentavelmente limitadas?

Antes que Jesus manifestasse a grandiosidade do poder no Espírito, o Espírito já havia realizado duas grandes obras na Sua vida. No rio Jordão, o Espírito desceu sobre Jesus (Mc 1,10) e clamado em Seu coração: “…Abba, Pai!” (Gl 4,6). Depois, confirmado como o amado e preferido Filho de Deus, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo através do deserto (Lc 4,1). Para receber o poder do Espírito, nós precisamos primeiro ir com o Espírito às águas do rio Jordão e depois ao deserto. Lá nós conheceremos mais profundamente o amor pessoal do Pai por cada um(a) de nós. Então receberemos o poder do Espírito para ser como Jesus. Neste Domingo, na celebração do Batismo de Jesus, receba novamente o sopro do Espírito.

Oração: Pai, dá-me o Espírito Santo de um modo mais profundo, o único Espírito do Natal verdadeiro.
Promessa: “Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19)
Louvor: São Raimundo de Penyafort viveu até os cem anos de idade e contribuiu muito para o corpo da Igreja. Ele foi um Doutor da Lei Canônica e da Lei Civil. Foi o sucessor de São Domingos na liderança dos Dominicanos e trabalhou para a conversão dos Mouros estabelecidos na Espanha.

.

08/01/2021 - O Paráclito toma o Lugar de Testemunha

Sexta-feira, 08 de Janeiro de 2021

1Jo 5,5-13

Sl 147,12-15.19.20

Lc 5,12-16

O PARÁCLITO TOMA O LUGAR DE TESTEMUNHA

“…E é o Espírito que testemunha, porque o Espírito é a Verdade.” (1Jo 5,6)

Neste décimo quarto dia do Tempo do Natal, o nosso verdadeiro Amor, Jesus, nos dá a vitória. Ele derrotou o maligno “…pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho…” (Ap 12,11), isto é, do nosso testemunho.

A água do batismo de Jesus e o sangue da Sua morte testemunham que Ele é o Filho de Deus (1Jo 5,6-8). Todavia, esses testemunhos nem sempre são compreendidos ou aceitos. Assim, o Espírito serve de testemunha para esses testemunhos (1Jo 5,6). Ele é uma testemunha em favor de Jesus (Jo 15,26). “O próprio Espírito se une ao nosso espírito para testemunhar…” (Rm 8,16). Por isso, pelo Espírito Santo, nós cremos que Jesus é Deus, pois “…ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo.” (1Cor 12,3). Pelo poder do Espírito Santo, nós nos tornamos testemunhas por Cristo ressuscitado (At 1,8) e dessa forma vencemos o mundo.

O Espírito Santo deseja repousar sobre nós (Lc 4,18) e nos fazer testemunhas por Jesus e mais do que vencedores (Rm 8,37). Ouça a voz do Espírito e renove a face da terra. (Sl 104(103),30).

Oração: Espírito Santo, clama no meu coração “… Abba, Pai!” (Gl 4,6).
Promessa: “A notícia a seu respeito, porém, difundia-se cada vez mais, e acorriam numerosas multidões para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades.” (Lc 5,15)
Louvor: Luísa se tornou uma virgem dedicada, uma das poucas de sua diocese, comprometida totalmente com o seu Noivo.

.

09/01/2021 - Alegrando-se e Diminuindo

Sábado, 09 de Janeiro de 2021

1Jo 5,14-21

Sl 149,1-6.9

Jo 3,22-30

ALEGRANDO-SE E DIMINUINDO

“É necessário que ele cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)

Ao chegarmos aos dois últimos dias do Tempo do Natal, nós ficamos cheios(as) de alegria. Durante o Advento, esperamos pelo Senhor. No Tempo do Natal, somos tomados de alegria ao ouvir a Sua voz (Jo 3,29). Com João Batista, podemos dizer: “…Essa é a minha alegria e ela é completa!” (Jo 3,29). A alegria de João ao ouvir a voz de Jesus levou-o a declarar: “É necessário que ele [Jesus] cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)

Nós devemos tomar essa mesma decisão. Depois de termos nos enchido de alegria neste Tempo do Natal, devemos diminuir e decidir devotar esse ano e essa vida a fazer com que Jesus cresça no nosso mundo. Jesus é o nosso mundo. Se diminuirmos em riqueza e poder, o que importa é que Jesus cresça enquanto Seu Corpo, a Igreja, cresce em santidade, número de membros e alcance. Se tivermos uma redução de popularidade, devemos nos alegrar contanto que Jesus seja louvado. Se perdermos as nossas forças nos dedicando no serviço ao Senhor, seremos felizes por estarmos aptos(as) a ajudar no crescimento do reino de Cristo.

Finalmente Jesus crescerá tanto que Ele com o Pai e o Espírito Santo serão “…tudo em todos.” (1Cor 15,28) e nós diminuiremos e nos tornaremos como crianças (Mc 10,15). Então nós seremos pequenos o suficiente para entrar no reino de Deus através da porta estreita (Lc 13,24).

Oração: Pai, que eu alegremente renuncie a mim mesmo (Lc 9,23).
Promessa: “Esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve.” (1Jo 5,14)
Louvor: Daniel aumentou a sua frequência diária às Missas e começou a dedicar algumas horas semanais à adoração. Ele recebeu muita alegria e paz nesse processo

.

10/01/2021 - Eis que vos Enviarei o Que Meu Pai Vos Prometeu

Domingo, 10 de Janeiro de 2021 – Batismo do Senhor

Is 42,1-4.6.7

Sl 29(28),1-4.9.10

At 10,34-38

Mc 1,7-11

“EIS QUE VOS ENVIAREI O QUE MEU PAI PROMETEU…” (Lc 24,49)

“Aconteceu, naqueles dias, que Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão.” (Mc 1,9)

No Rio Jordão, “Iahweh disse a Josué: ’Hoje começarei a engrandecer-te aos olhos de todo Israel, para que saibam que assim como estive com Moisés estarei contigo.” (Js 3,7). Então Josué liderou os Israelitas através do Rio Jordão para a terra prometida (Js 3,14-17). Uma vez na terra prometida, os Israelitas “…se saciaram; uma vez saciados, seu coração se exaltou; por isso eles se esqueceram de [Deus].” (Os 13,6)

No mesmo Rio Jordão, Jesus, o novo Josué, foi batizado. Jesus se ergueu das águas do Jordão, e Deus O exaltou à vista de todos certificando que Jesus é o Seu amado Filho (Lc 3,21.22; 1Jo 5,9). Jesus deixou o Jordão e andou pela mesma terra prometida como Josué havia feito anteriormente, nos convidando a um novo começo e uma nova plenitude batismal.

Nesta terra da promessa. Jesus nos diz: “Eis que eu vos enviarei o que meu Pai prometeu…” (Lc 24,49), vida no Espírito Santo. Jesus nos batiza na família de Deus para que nós pudéssemos “…[nos tornar] participantes da natureza divina…” (2Pe 1,4). Ele derrama o Espírito sobre nós (Tt 3,6; Jo 3,34) para nos dar vida em abundância (Jo 10,10; Is 55,2.3).

Neste último dia do Tempo do Natal, prometa ao Senhor que você não se tornará orgulhoso e se esquecerá d’Ele como fizeram os Israelitas. Mantenha a sua promessa deixando que Jesus “..[o(a) batize] com o Espírito Santo.” (Mc 1,8). A cada dia, “..[procure] a Iahweh…” (Is 55,6) e ouça a Jesus (Lc 9,35). Viva a ‘…a radical novidade cristã que promana do Batismo, sacramento da fé…’ (Christifideles Laici, 10 – Papa João Paulo II).

Oração: “Ei-lo, o Deus da minha salvação: sinto-me inteiramente confiante, de nada tenho medo, porque Iahweh é a minha força e o meu canto. Ele é a minha salvação.” (Is 12,2)
Promessa: “Ah! Todos que tendes sede, vinde à água…” (Is 55,1)
Louvor: Louvor a Jesus, cujo Espírito é a Promessa do Pai (At 1,4). Louvor a Jesus, o Filho Amado do Pai. Aleluia!

11/01/2021 - O Significado de "Vinde"

Segunda-feira, 11 de Janeiro de 2021

Hb 1,1-6

Sl 97(96),1.2.6.7.9

Mc 1,14-20

O SIGNIFICADO DE “VINDE”

“…Vinde em meu seguimento e eu vos farei pescadores de homens.” (Mc 1,17)

Jesus continua a dizer a cada um(a) de nós: “…Segui-me…” (Mc 1,17). Se nós somos Cristãos(ãs) comprometidos(as), nós tendemos a pensar que nós já fizemos isso. No entanto, seguir atrás de Jesus pode significar uma nova experiência a cada dia, ao penetrarmos no amor de Deus.

Centenas de milhões de Cristãos(ãs) não percebem que seguir a Jesus significa seguir a Igreja, seus bispos e o Papa. Alguns(umas) Cristãos(ãs) tentam seguir a Jesus sem tentar conhecer a Bíblia. Centenas de milhões de Cristãos(ãs) não percebem que seguir a Jesus significa participar da Santa Comunhão sempre que seja possível e centrar as suas vidas na Eucaristia. Alguns Cristãos(ãs) permanecem num Cristianismo ultrapassado ou num Cristianismo isolado, sem uma vida comunitária.

Quando Jesus diz: “…Segui-me…” (Mc 1,17), Ele quer enfatizar que nós podemos passar toda a vida aproveitando os incontáveis desdobramentos da vinda do crucificado e ressuscitado Deus-Homem.

Preenchidos(as) com o Espírito Santo do Natal, neste primeiro dia do Tempo Comum, que nós saiamos em seguimento a Jesus.

Oração: Pai, eu seguirei e adorarei a Ele, Cristo o Senhor.
Promessa: “Como retribuirei a Iahweh todo o bem que ele me fez? Erguerei o cálice da salvação invocando o nome de Iahweh.” (Sl 116(115),12.13)
Louvor: Enquanto cuidava de seu marido enfermo, Luisa veio a perceber que quando servia a seu marido, ela estava servindo a Jesus. Ela sentia prazer em servir a ambos.

12/01/2021 - "... Perfeitos em Cristo"

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021 Santa Margarida Bourgeoys

Hb 2,5-12

Sl 8,2.5-9

Mc 1,21-28

“…PERFEITOS EM CRISTO.” (Cl 1,28)

“…Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que lhe ficasse insubmisso. Agora, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. Vemos, todavia, a Jesus, que foi feito, por um pouco, menor que os anjos, por causa dos sofrimentos da morte, coroado de honra e de glória …” (Hb 2,8.9)

Quanto mais profundo for o nosso relacionamento com Jesus, melhor será para nossa vida. Se não cremos em Jesus como Deus, desperdiçamos a nossa vida (1Jo 5,12). Se não conhecemos Jesus como homem, perdemos o amor. Se conhecemos Jesus como Curador mas não como Salvador, podemos nos tornar as pessoas mais saudáveis no inferno. Se nós O conhecemos como Senhor mas não como Curador, estamos salvos mas não recebemos todos os benefícios da salvação.

Jesus revelou-se a Si mesmo com tamanha plenitude não meramente para a nossa informação, mas por motivos práticos. O demônio irá explorar qualquer falha no nosso relacionamento com Jesus. Nós precisamos “…compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade e conhecer o amor de Cristo …” (Ef 3,18). Cada palavra e característica de Jesus é uma revelação de imensurável e prático significado.

O Senhor nos preveniu: “Meu povo está perecendo por falta de conhecimento …” (Os 4,6). Mas se nós conhecermos Jesus pessoal e profundamente herdaremos a promessa do Senhor: “Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar.” (Is 11,9)

Oração: Jesus, nome sobre todos os nomes, magnífico Salvador, glorioso Senhor; Emanuel, Deus conosco, abençoado Redentor, Palavra viva.
Promessa: “Então o espírito impuro, sacudindo-o violentamente e soltando um grande grito, deixou-o.” (Mc 1,26)
Louvor: Santa Margarida é considerada a co-fundadora da igreja do Canadá.

13/01/2021 - Esponja Humana

Quarta-feira, 13 de Janeiro de 2021 – Santo Hilário

Hb 2,14-18

Sl 105(104),1-4.6-9

Mc 1,29-39

ESPONJA HUMANA

“Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isso também [Jesus] participou da mesma condição …” (Hb 2,14)

Jesus participou da mesma condição humana nossa. Essa é uma realidade chocante. Como escreve São Paulo, Jesus, que não conheceu pecado, fez-se pecado por nós (2Cor 5,21). Ele não pecou, mas tomou sobre Si a nossa condição pecadora. Jesus “…foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15), o que significa que Ele foi tentado a matar, a cometer pecados sexuais, a mentir, a guardar ressentimentos, a amaldiçoar, a odiar, etc.

Apesar disso, Jesus nunca pecou, Ele ‘…reparou as nossas faltas e satisfez ao Pai pelos nossos pecados’ (Catecismo da Igreja Católica, 615). “Mas ele foi trespassado por causa das nossas transgressões, esmagado em virtude das nossas iniquidades …” (Is 53,5). “… Iahweh fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.” (Is 53,6). Sob o inexprimível peso de todos os nossos pecados, “… Jesus deu um grande grito: ‘Eli, Eli, lemá sabachtáni’?; isto é: ‘Deus meu, Deus meu, por que me abandonaste’?” (Mt 27,46)

Jesus absorveu todos os pecados do mundo e os destruiu por Sua morte. Portanto, arrependa-se de todos os seus pecados e entregue-os a Jesus. Entregue-Lhe os seus fracassos, suas fraquezas, suas esperanças, seus sonhos e os seus desejos. Aceite Jesus como seu Senhor, Salvador e Deus.

Oração: Jesus, por que Tu me amas tanto?
Promessa: “E [Jesus] foi por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.” (Mc 1,39)
Louvor: Como muitos através dos séculos, Santo Hilário foi convertido ao Cristianismo depois de ler o prólogo do Evangelho de São João. Ele ajudou o seu amigo, São Martinho de Tours, a estabelecer a vida monástica na França.

14/01/2021 - O Acessível pelo Inalcançável

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2021

Hb 3,7-14

Sl 95(94),6-11

Mc 1,40-45

O ACESSÍVEL PELO INALCANÇÁVEL

“Um leproso foi até ele, implorando-lhe de joelhos…” (Mc 1,40)

Os leprosos eram obrigados por lei a ficar longe das outras pessoas de modo a não propagar a lepra. Eles tinham que viver em locais isolados e avisar a qualquer pessoa desconhecida para não se aproximar deles pois eles eram impuros (Lv 13,45). O leproso do Evangelho de hoje fez justamente o oposto; ele se aproximou de Jesus. Jesus também fez o impensável estendendo a sua mão e tocando no leproso (Mc 1,41).

Jesus é acessível não importa qual seja a nossa condição. Ele nunca nos rejeita não importa quem sejamos, o que fizemos, ou como parecemos (Jo 6,37). Muitas pessoas têm uma forma de lepra espiritual. Por dentro, muitos(as) de nós nos sentimos sujos, feios, leprosos(as). Não falamos a ninguém sobre isso por medo de sermos rejeitados(as) por todos. Entretanto, nós podemos entregar essas coisas vergonhosas a Jesus.

Nós podemos ‘ir como estamos’ até Jesus; sendo assim, não devemos ‘permanecer como estamos’. Ele perdoará os nossos pecados e curará a nossa condição de ‘leprosos(as)’
.
Oração: Jesus, que eu possa fazer minha Confissão tão logo possível e ser curado(a).
Promessa: “Pois nos tornamos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa confiança inicial.” (Hb 3,14)
Louvor: Jesus curou Rosa instantaneamente de uma dor no quadril em um retiro de cura e libertação.

15/01/2021 - 70 x 7 (Mt18,22)

Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2021

Hb 4,1-5.11

Sl 78(77),3.4.6-8

Mc 2,1-12

70 X 7 (Mt 18,22)

“Jesus, vendo sua fé, disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’.” (Mc 2,5)

Quando Jesus viu o teto sendo desmontado, Ele falou sobre o perdão dos pecados. Quando Ele viu a paralisia, Ele pensou no perdão. Quando Ele foi pregado na cruz, Ele disse: “…Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem…” (Lc 23,34). Jesus, com clareza, tinha o perdão na Sua mente.

Se nós tivéssemos o pensamento de Cristo (1Cor 2,16), também estaríamos preocupados(as) com o perdão. Quando vemos ou lemos matérias censuráveis, deveríamos orar: ‘Pai, perdoai-nos’. Quando nos sentimos doentes, devemos buscar a Confissão antes de ir ao médico. Quando o telefone toca, a palavra ‘perdão’ deve estar na ponta de nossas línguas.

Quantas vezes você disse hoje a palavra ‘perdão’? Uma vez que o perdão é a solução para os nossos problemas, deveríamos anunciar constantemente que a Boa Nova do perdão está disponível para todos(as) através do sangue derramado por Jesus no Calvário. Se nós não falarmos sobre o perdão, não estaremos tratando da origem dos nossos problemas, mas falando somente superficialmente.

Receba o perdão; dê o perdão; proclame o perdão.

Oração: Pai, “perdoa-nos as nossas [ofensas] como também nós perdoamos [a quem nos tem ofendido]” (Mt 6,12)
Promessa: “Empenhemo-nos, portanto, por entrar nesse repouso, para que este mesmo exemplo de indocilidade não leve ninguém a cair.” (Hb 4,11)
Louvor: Fazendo sua Confissão todos os meses durante décadas, João ouviu ‘Seus pecados estão perdoados…’ mais de 70 x 7 vezes.

16/01/2021 - Jesus de Misericórdia

Sábado, 16 de Janeiro de 2021

Hb 4,12-16

Sl 19(18),8-10.15

Mc 2,13-17
JESUS DE MISERICÓRDIA

“…Jesus lhes disse: ‘Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores’.” (Mc 2,17)

O Papa Francisco disse: ‘A Eucaristia não é um prêmio para quem é perfeito, mas um remédio para os pecadores’. “Com efeito, não temos um sumo sacerdote incapaz de se compadecer das nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. Aproximemo-nos, então, com segurança do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos graça, com ajuda oportuna.” (Hb 4,15.16)

“A lei de Iahweh é perfeita, faz a vida voltar…” (Sl 19(18),8). Nós humanos estamos longe de sermos perfeitos. No entanto, Deus veio até nós antes mesmo de pensarmos de ir até Ele. Isso é pura misericórdia. Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19), e quer nos reafirmar: “…E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20)

É como se Deus passasse o Seu tempo pensando em novas e criativas maneiras de fazer com que os(as) pecadores(as) percebam que são amados(as), queridos(as), e bem recebidos(as) por Ele. Ele enviou o Seu Filho para ser pregado em uma cruz. Jesus permitiu ser contido em uma hóstia e no cálice na Eucaristia. Ele permitiu ser colocado em um sacrário noite e dia. Ele revelou o Seu Sagrado Coração e a Sua Divina Misericórdia de modo que o mundo pudesse conhecer os extremos da Sua misericórdia.

O que mais Ele pode fazer para conseguir a nossa atenção? Ele já fez de tudo. Pagou o preço em meio a muita perseguição e rejeição e continua a esperar pacientemente pela nossa amorosa resposta. Você irá consolar o Seu misericordioso coração entregando seu coração a Ele?

Oração: Jesus, Tu entregastes a Tua vida por mim. Eu Te entrego toda a minha vida a Ti.
Promessa: “O temor de Iahweh é puro, estável para sempre; as decisões de Iahweh são verdadeiras, e justas igualmente.” (Sl 19(18),10)
Louvor: Quando lê sobre aqueles que cometeram crimes graves, Bruno ora: “…Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem …” (Lc 23,34)

17/01/2021 - Sonolento

Domingo, 17 de Janeiro de 2021 – 2º Domingo do Tempo Comum  – Santo Antão

1Sm 3,3-10.19

Sl 40(39),2.4.7-10

1Cor 6,13-15.17-20

Jo 1,35-42

SONOLENTO

“…Samuel estava deitado no santuário de Iahweh, no lugar onde se encontrava a Arca de Deus.” (1Sm 3,3)

Você ficará sonolento durante o ano de 2021 ou estará acordado(a) e responderá ao chamado de Deus? Muitas pessoas, inclusive pessoas religiosas, irão dizer a você “…volta a deitar-te …” (1Sm 3,5.6). Ao invés disso, você deverá voltar-se para Deus e dizer: “… Fala, Iahweh, que o teu servo ouve…” (1Sm 3,9)

O ano de 2021 pode ser o melhor ano da sua vida. “…o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9). Algumas das pessoas que estão lendo isso morrerão e irão para o céu neste ano. Outras poderão estar a um passo do inferno a menos que se arrependam e se voltem para Jesus. Outras terão de tomar as mais importantes decisões diante dos grandes desafios para as suas vidas durante 2021.

Se nós soubéssemos o que irá acontecer internacionalmente em 2021, cairíamos de joelhos em oração: “…Ó tu, que dormes, desperta e levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Vede, pois, cuidadosamente como andais: não como tolos, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5,14-17; Rm 13,11; 1Ts 5,6)

Oração: Pai, eu Te agradeço por me criares-para viver para Ti em 2021.
Promessa: “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós e que recebestes de Deus? … e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? Alguém pagou alto preço pelo vosso resgate; glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo.” (1Cor 6,19.20)
Louvor: “…Jesus Cristo, que transfigurará o nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso, pela força que lhe dá poder de submeter a si todas as coisas.” (Fl 3,20.21). Louvor a Jesus ressuscitado!

18/01/2021 - No Tempo Previsto

Segunda-feira, 18 de Janeiro de 2021
Hb 5,1-10

Sl 110(109),1-4

Mc 2,18-22

NO TEMPO PREVISTO

“Os discípulos de João e os fariseus estavam jejuando e vieram [dizer a Jesus]: ‘Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e teus discípulos não jejuam’?” (Mc 2,18)

As pessoas mencionadas no Evangelho de hoje pensavam que era tempo de jejuar, no entanto era tempo de festejar. Elas tinham o pensamento correto, mas o momento estava errado. Você pode estar fazendo alguma coisa apropriada para o modo como as coisas eram feitas há vinte anos atrás, mas inadequada para o tempo presente. Por exemplo, se você manda seus filhos para a escola na qual você estudava quando jovem, pode estar cometendo um grande erro. Aquela escola teve a sua época, mas possivelmente o tempo dela não é mais o mesmo, se você quer que seus filhos sejam seguidores de Jesus.

Se você conversa com seus filhos sobre as tentações sexuais tanto quanto seus pais conversaram com você, descobrirá que o que funcionava para seus pais pode não funcionar para você. Os tempos mudaram. Se você ora junto com seus filhos tanto quanto seus pais rezaram com você, sua família pode vir a sofrer muito mais pela falta de oração do que a família na qual você cresceu.

No momento atual, a oração se tornou mais e mais nossa única esperança. “Há um tempo para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Ecl 3,1). Você está no tempo previsto ou fora de sincronismo com o plano de salvação revelado por Deus?

Oração: Jesus, que sejas Senhor do meu tempo e momento.
Promessa: “É ele que, nos dias de sua vida terrestre, apresentou pedidos e súplicas, com veemente clamor e lágrimas, àquele que o podia salvar da morte; e foi atendido por causa da sua submissão.” (Hb 5,7)
Louvor: O jejum ajudou Bárbara a orar com poder e ajudar as pessoas por quem ela orava.

19/01/2021 - Âncora

Terça-feira, 19 de Janeiro de 2021

Hb 6,10-20

Sl 111(110),1.2.4.5.9.10

Mc 2,23-28

ÂNCORA

“A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme, penetrando para além do véu, onde Jesus entrou por nós, como precursor…” (Hb 6,19.20)

Imagine um navio afastado da costa sendo alcançado por uma tempestade, um mar bravio e açoitado por fortes ventos. O comandante, evitando a tempestade, busca abrigo em um porto seguro, lança a âncora até o fundo do mar para evitar que o vento e as ondas o arrastem. No navio, as condições são adversas e perigosas. No fundo do mar, no entanto, as condições são tranquilas. A âncora prende segura e firme (Hb 6,19). Apesar do navio ter sido pego em uma tempestade, ele está solidamente fixado pela âncora que evita que ele se perca (Mt 7,25).

O autor da Carta aos Hebreus compara nossa esperança em Jesus com a segura e firme âncora do navio. Quando temos esperança em Jesus, apesar das circunstâncias em nossa vida estarem tempestuosas, a nossa esperança se assemelha a uma âncora que se estende da turbulência da vida na terra até a perfeita calma do céu (Hb 6,19.20). A nossa vida interior está em paz, não no caos. Nós sabemos que não seremos arrastados(as) pela turbulência do mundo. Conectados(as) na âncora da esperança, nós vivemos nossas vidas, segura e firmemente, na fé, na esperança e no amor.

Que aproveitemos a esperança que nos é proposta (Hb 6,18). Agarre-se a Jesus e não se separe d’Ele. “… demonstre o mesmo ardor em levar até o fim o pleno desenvolvimento da esperança.” (Hb 6,11). “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Oração: Jesus, encoraja aqueles(as) que estão perdendo a esperança. Envia o Teu Espírito sobre mim de modo que eu possa levar as pessoas a terem esperança em Ti.
Promessa: “…O Filho do Homem é senhor até do sábado.” (Mc 2,28)
Louvor: Julio diz que a melhor hora de sua semana é aquela que ele dedica à Adoração Eucarística.

20/01/2021 - O Grande Motim

Quarta-feira, 20 de Janeiro de 2021 – São Sebastião – São Fabiano, Papa
Hb 7,1-3.15-17

Sl 110(109),1-4

Mc 3,1-6

O GRANDE MOTIM (MUTINY ON THE BOUNTY)
“Ao se retirarem, os fariseus e os herodianos imediatamente conspiraram contra ele sobre como o destruiriam.” (Mc 3,6)

Os Fariseus, líderes religiosos de Israel, aliaram-se aos Herodianos, seus líderes políticos, para destruir Jesus. Estamos vendo a mesma coisa nos dias de hoje? Ainda existem Judas entre os discípulos de Jesus, que irão vendê-Lo por moedas de prata? Jesus ainda é uma ameaça para as instituições religiosas? Ele foi entregue para ser crucificado não tanto pelos pagãos Romanos, mas pelos líderes religiosos. O anticristo sempre foi ‘Cristão’, ao menos no nome (1Jo 2,18.19). Algumas partes do corpo da Igreja ainda estão crucificando a Cabeça da Igreja, Jesus, “…e o expõem às injúrias?” (Hb 6,6)

Muitos(as) de nós queremos crer que os lideres religiosos de hoje sejam diferentes daqueles do tempo de Jesus. Os nossos líderes podem não ser perfeitos, mas nós assumimos que eles não estão querendo destruir Jesus. De fato, muitos líderes religiosos são modelos verdadeiros de discípulos comprometidos. Porém, nós ainda temos Fariseus, Herodianos, e Judas hoje em dia. Como nos tempos Bíblicos, os opositores de Jesus dos nossos dias podem ultrapassar o número de Seus discípulos. Nós devemos esperar perseguições (2Tm 3,12). Jesus disse: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo.” (Jo 16,33)

Oração: Jesus, assim como Tu, que eu possa esperar perseguição não somente dos descrentes, mas até mesmo dos meus irmãos e irmãs Cristãos. Que eu possa perdoar e amar meus inimigos.
Promessa: “Desde Sião Iahweh estende teu cetro poderoso, e dominas em meio aos teus inimigos.” (Sl 110(109),2)
Louvor: São Sebastião foi um soldado Romano Cristão. Ele foi martirizado no final do Século III durante a perseguição do Imperador Diocleciano. Ele é o santo padroeiro dos atletas.

21/01/2021 - Aniversário da Vergonha

Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2021 Santa Inês

Hb 7,25-8,6

Sl 40(39),7-10.17

Mc 3,7-12

ANIVERSÁRIO DA VERGONHA

“Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois é ele o mediador de uma aliança bem melhor, cuja constituição se baseia em melhores promessas.” (Hb 8,6)

O dia de amanhã marca o 48º aniversário da trágica decisão da Suprema Corte legalizando o aborto nos Estados Unidos da América. Neste dia uma lei foi promulgada transformando aquela nação em um cemitério, uma lei que transformou o ventre da mulher em uma sepultura de bebês.

Todavia, nós temos esperança. Jesus “…é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre interceder por eles.” (Hb 7,25). “O tema mais importante nessa exposição é este: temos um tal sacerdote que se assentou à direita do trono da Majestade nos céus.” (Hb 8,1). “E os espíritos impuros, assim que o viam, caiam a seus pés e gritavam: ‘Tu és o Filho de Deus’!” (Mc 3,11)

Por causa de Jesus, o eterno Sumo Sacerdote (Hb 7,24), Libertador de demônios, e Vitorioso sobre a morte, a esperança nasce eterna. Por causa de Jesus, a palavra final não será ‘morte’ mas sim ‘vida’ eterna, nem ‘aborto’ mas sim ‘adoção’ como filhos(as) de Deus, nem ‘pecado’ mas sim ‘salvação’.

“…De tarde vem o pranto, de manhã gritos de alegria.” (Sl 30(29),6). O sepulcro está vazio! O Senhor ressuscitou! Nós somos o povo de Deus para a vida, até mesmo a vida em abundância (Jo 10,10). Escolha a vida (Dt 30,19).

Oração: Pai, que eu não venha a favorecer o aborto e a mentalidade abortiva através da minha apatia e do meu egoísmo.
Promessa: “Pois havia curado muita gente. E todos os que sofriam de alguma enfermidade lançavam-se sobre ele para tocá-lo.” (Mc 3,10)
Louvor: Santa Inês é a santa padroeira da pureza. Uma basílica foi construída sobre a sua sepultura no ano de 324. O Papa Honório I completou sua reforma no ano de 630. Ela permanece raticamente inalterada até os dias de hoje.

22/01/2021 - Morrendo para Viver

Sexta-feira, 22 de Janeiro de 2021 – São Vicente

Hb 8,6-13

Sl 85(84),8.10-14

Mc 3,13-19

MORRENDO PARA VIVER

“E constituiu Doze para que ficassem com ele, para enviá-los a pregar e terem autoridade para expulsar os demônios.” (Mc 3,14.15)

Nesta semana estaremos envolvidos(as) numa uma série de celebrações para aqueles que sofreram martírios sangrentos por Jesus. Hoje também lembramos a mais desastrosa decisão judicial na história dos Estados Unidos da América, a legalização do aborto no dia 22 de Janeiro de 1973. Nesse exato momento o Senhor nos desafia a escolher a vida (Dt 30,19.20).

No entanto, para escolher a vida para outras pessoas nós precisamos geralmente escolher a morte para nós mesmos. Jesus escolheu morrer de modo que nós, outrora Seus inimigos, pudéssemos viver e nos tornar Seus amigos (Jo 15,14.15; Rm 5,10). Precisamos escolher morrer para nós mesmos de modo que outros possam viver, ser transformados de ‘propagador(a) da morte’ em ‘morto(a) para si mesmo(a)’.

Ao menos metade dos apóstolos se envolveram com a violência, o ódio e o assassinato. Pedro atacou Malco com uma espada (Jo 18,10). João e Tiago queriam incendiar um povoado da Samaria (Lc 9,54). Bartolomeu (Natanael) era um intolerante (Jo 1,46). Mateus, o coletor de impostos, possivelmente usava extorsão para ajudá-lo a coletar os impostos. Simão, o Zelota, era membro de um grupo revolucionário (hoje seria considerado terrorista). No entanto, Jesus transformou essas pessoas violentas. Ele nos transformará, se nós estivermos dispostos(as) a morrer para nós mesmos(as) e nos arrependermos, de modo que outros possam viver.

Oração: Pai, usa a minha vida e a minha morte para salvar as vidas de crianças ainda no ventre de suas mães.
Promessa: “Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois é ele o mediador de uma aliança bem melhor, cuja constituição se baseia em melhores promessas.” (Hb 8,6)
Louvor: Senhor Deus, nós louvamos e agradecemos pelas mulheres que decidiram pela opção da adoção ao invés do aborto.

23/01/2021 - Jesus é o Alimento

Sábado, 23 de Janeiro de 2021 – São Vicente de Saragossa – Santa Marianne Cope

Hb 9,2.3.11-14

Sl 47(46),2.3.6-9

Mc 3,20.21

JESUS E O ALIMENTO

“[Jesus] voltou para casa. E de novo a multidão se apinhou, de tal modo que eles não podiam se alimentar.” (Mc 3,20)

Jesus foi e é um sinal de contradição (Lc 2,34). Como Profeta, Ele fez e disse coisas que eram desafiadoras, conflituosas, até mesmo chocantes. Apesar de não agradar a algumas pessoas, o povo não ficava muito incomodado com aquelas coisas. Quando se viu em meio a uma multidão ficou difícil até mesmo obter alimento para Ele. Os familiares de Jesus “…tomaram conhecimento disso, saíram para detê-lo, porque diziam: ‘Enlouqueceu’!” (Mc 3,21)

Através da história, o povo de Deus parece pensar em alimento de modo diferente do que Ele pensa. Deus teve que nos mostrar que alimentos não deveríamos comer porque nós não conhecíamos nada melhor (Lv 11). A comida kosher era somente uma pequena parte da revelação de Deus sobre comida. O Senhor nos revelou a necessidade e o privilégio do jejum (Is 58,6-12). Ele até mesmo enviou os primeiro missionários sem nenhum alimento (Lc 9,3)
.
São Paulo adverte contra aqueles que “…não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre …” (Rm 16,18). “O seu fim é a destruição, o seu deus é o ventre, a sua glória está no que é vergonhoso e os seus pensamentos no que está sobre a terra.” (Fl 3,19). Eles são “…inimigos da cruz de Cristo.” (Fl 3,18). Se Jesus é Senhor de nossas vidas, Ele precisa ser Senhor do nosso alimento.

Oração: Jesus, ensina-me a orar, amar, viver e comer.
Promessa: “Quanto mais o sangue de Cristo que, por um Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo a Deus como vítima sem mancha, há de purificar a nossa consciência das obras mortas para que prestemos um culto ao Deus vivo.” (Hb 9,14)
Louvor: Santa Marianne Cope ficou conhecida como a Madre Marianne de Molokai. Ela assumiu o trabalho que São Damião havia iniciado e mudou a vida dos leprosos da ilha de Molokai.

24/01/2021 - Existe Algo sobre a Palavra de Deus

Domingo, 24 de Janeiro de 2021 –  3º Domingo do Tempo Comum – São Francisco de Sales

Jn 3,1-5.10

Sl 25(24),4-9

1Cor 7,29-31

Mc 1,14-20

EXISTE ALGO SOBRE A PALAVRA DE DEUS

“Jonas entrou na cidade e a percorreu durante um dia. Pregou, então, dizendo: ‘Ainda quarenta dias e Nínive será destruída’. Os homens de Nínive creram em Deus …” (Jn 3,4.5)

Na Missa desta manhã, um senhor sentado diretamente em frente a mim não prestou a mínima atenção à homilia. Ele estava inquieto em seu banco, olhando para ambos os lados enquanto o sacerdote contava várias histórias relacionadas às leituras de hoje. Na metade da homilia, o sacerdote mencionou de memória as palavras de Jesus em Mt 25,34-45. Naquele mesmo instante em que o sacerdote mencionava as primeiras palavras da passagem do Evangelho, a cabeça daquele homem voltou-se literalmente por noventa graus, e ele olhou fixamente para o sacerdote. Ele permaneceu ouvindo com atenção e imóvel pelo restante da homilia. A mudança foi curiosa de se perceber. Havia algo diferente na Palavra de Deus.

As nossas palavras podem ajudar a outras pessoas, mas é a Palavra de Deus que tem o poder de alcançar os corações. Jonas proclamou a Palavra de Deus e obteve resultados imediatos (Jn 3,4-10). Jesus disse “…a palavra que vem da parte de Iahweh.” (Ez 33,30) e obteve resultado instantâneo; os discípulos imediatamente abandonaram as suas redes e O seguiram (Mc 1,17-20).

A Palavra de Deus é viva e eficaz. Trespassa o coração ((Hb 4,12). Ela sempre cumpre a sua missão (Is 55,10.11). Reverbera dentro do coração das pessoas e produz o seu fruto nas vidas de homens e mulheres (Mc 4,28). Revise o seu vocabulário. Fale a Palavra de Deus – para que haja mudança.

Oração: Pai, que as pessoas possam sempre tomar a Tua palavra como ela realmente é, a Palavra de Deus ao invés de as palavras dos homens (1Ts 2,13). Que eu possa dedicar a minha vida a proclamar para Tua Palavra.
Promessa: “…Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” (Mc 1,17)
Louvor: “Digno é ele de louvor: eu invoco a Iahweh e sou salvo dos meus inimigos.” (2Sm 22,4). Jesus ressuscitado, nós temos segurança em Ti!

25/01/2021 - Transformando Conversas

Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2021 –  Conversão de São Paulo

At 22,3-16 ou At 9,1-22

Sl 117(116),1.2

Mc 16,15-18

TRANSFORMANDO CONVERSAS

“Pois tu hás de ser testemunha, diante de todos os homens, do que viste e ouviste.” (At 22,15)

A conversão de São Paulo é repetida três vezes ao longo livro dos Atos dos Apóstolos (At 9,1-22; At 22,1-21; At 26,1-23). Essa repetição indica como era crítico para o povo ouvir sobre Deus realizando a conversão de alguém.

Ouça o testemunho de Paulo: “Quanto a mim, pareceu-me necessário fazer muitas coisas contra o nome de Jesus, o Nazareno. Foi o que fiz em Jerusalém: a muitos dentre os santos eu mesmo encerrei nas prisões, recebida a autorização dos chefes dos sacerdotes; e, quando eram mortos, eu contribuía com o meu voto. Muitas vezes, percorrendo todas as sinagogas, por meio de torturas quis forçá-los a blasfemar; e, no excesso do meu furor, cheguei a persegui-los até em cidades estrangeiras.” (At 26,9-11). “…Mas obtive misericórdia, porque agi por ignorância, na incredulidade. Superabundou, porém, para mim a graça de nosso Senhor, com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.” (1Tm 1,13.14). Paulo sintetizou o propósito para seu testemunho como segue: Os Cristãos “apenas ouviam dizer: quem outrora nos perseguia agora evangeliza a fé que antes devastava e por minha causa glorificavam a Deus.” (Gl 1,23.24)

Paulo sabia que quando ele contasse a história de sua conversão, Deus iria receber a glória (Gl 1,24). Sabia também que Satanás seria derrotado pelas testemunhas de sua conversão (Ap 12,11). Por isso, ele nunca se envergonhou “…de dar testemunho de nosso Senhor …” (2Tm 1,8)

O Senhor planeja fazer o mesmo com os nossos testemunhos de conversão. Desse, Ele também nos diz: “…apareci para constituir-te servo e testemunha da visão na qual me viste e daquelas nas quais ainda te aparecerei.” (At 26,16). “…sereis minhas testemunhas…” (At 1,8)

Oração: Pai, que eu creia tão profundamente em Ti que eu nunca veja nenhuma situação ou pessoa como sem esperança.
Promessa: “…O Deus de nossos pais te predestinou para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a voz saída de sua boca.” (At 22,14)
Louvor: São Paulo, intercedei para que nós experimentemos uma nova conversão e renascimento de nossa fé.

26/01/2021 - Árvore Genealógica

Terça-feira, 26 de Janeiro de 2021- São Timóteo e São Tito
2Tm 1,1-8 ou Tt 1,1-5

Sl 96(95),1-3.7.8.10

Lc 10,1-9

ÁRVORE GENEALÓGICA

“Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos.” (2Tm 1,6)

Quanto você conhece sobre os seus ancestrais Católicos? Você sabe que Timóteo e Tito foram ordenados bispos? (2Tm 1,6-8). Pela imposição das mãos, o Apóstolo Paulo designou os dois para o serviço evangélico. “Quanto a Tito, é meu companheiro e colaborador junto a vós …” (2Cor 8,23). Isso mostra o tempo da sucessão apostólica do Novo Testamento.

Paulo também determinou uma missão específica a Tito: “Eu te deixei em Creta para cuidares da organização e ao mesmo tempo para que constituas presbíteros em cada cidade.” (Tt 1,5). Assim vemos o funcionamento da hierarquia na Igreja primitiva.

Onde nós, Católicos do Século XXI, nos posicionamos nesta descendência? Será possível que o seu bispo diocesano seja um descendente espiritual de São Timóteo ou de São Tito? Lembre-se que bispos só podem ser ordenados por outros bispos através da imposição das mãos. Isso é uma corrente inquebrantável desde os tempos apostólicos. Pondere as surpreendentes possibilidades de sua árvore genealógica Católica.

No Evangelho de Marcos, Jesus à primeira vista parece insensível diante de Sua família (Mc 3,31-35). Dentro do contexto, uma profunda verdade se torna aparente. A intenção de Nosso Senhor não é insolente diante da Mãe Santíssima. Ao invés disso, Ele tira proveito para um momento de ensinamento: “Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mc 3,35). Jesus chamou Paulo; Paulo ordenou Timóteo e Tito; nós somos adotados na Sua família. Em obediência ao seu bispo, como você irá servir aos seus irmãos e irmãs em Cristo?

Oração: Senhor Jesus, fortalece-me para servir.
Promessa: “Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7)
Louvor: “Foi em vista disso que vos enviei Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor; ele vos recordará minhas normas de vida em Cristo Jesus, tais como as ensino em toda parte, em todas as Igrejas!” (1Cor 4,17)

.

27/01/2021 - Crescimento Milagroso

Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2021 – Santa Ângela Mérici

Hb 10,11-18

Sl 110(109),1-4

Mc 4,1-20

CRESCIMENTO MILAGROSO

“Mas há as que foram semeadas em terra boa: estes escutam a Palavra, acolhem-na e dão fruto, um trinta, outro sessenta, outro cem.” (Mc 4,20)

Jesus falou às multidões sobre a fecundidade da terra boa e as razões pelas quais o solo não produz frutos. Ele também deu conselhos sobre como transformar um solo improdutivo em solo produtivo, tal como Ele fez com São Paulo. Mas nós somos colaboradores de Deus, e Jesus pretende nos usar para cultivar o solo e cuidar dele (Gn 2,15). Isso inclui cuidar do nosso próprio coração e alma.

Existe um produto para jardinagem chamado ‘fertilizante’. Ele funciona. Jesus tem Seu próprio ‘fertilizante’. É o Seu Corpo e Sangue Eucarísticos. É participar da Missa com frequência, se possível diariamente. É a Sua Igreja. É a Sua Palavra, as Sagradas Escrituras. É a oração diária. São os dons do Espírito Santo. É a Comunidade Cristã. Tudo isso são ‘fertilizantes’ espirituais. Todos agem para fazer o solo do nosso coração frutificar. Durante mais de trinta anos eu fui abençoado por participar da Missa diariamente e estar envolvido com tudo o que foi apresentado acima. Eu posso testemunhar alegremente o crescimento milagroso do poder do projeto de Senhor para difundir a Palavra de Deus.

Esses pontos para o crescimento milagroso funcionam. Você está ansioso(a)? Cheio(a) de problemas e preocupações? Necessita de bases? O seu coração está endurecido ou atribulado? Deus deu a você uma ajuda milagrosa. Tudo o que você precisa fazer é buscar a Sua ajuda e recebê-la. Será que nós amaremos ao Senhor o suficiente para humildemente receber Sua ajuda e produzir Seus frutos?

Oração: Faz as suas raízes em mim, Palavra Viva. Prepara o meu coração para Tua morada. Abra meus lábios, Senhor, para pregar a Tua verdade. Realiza uma colheita de fé através de mim.
Promessa: “Não me lembrarei mais dos seus pecados, nem das suas iniquidades.” (Hb 10,17)
Louvor: Santa Ângela fundou a Congregação de Santa Úrsula, uma instituição secular dedicada a ensinar as jovens a serem boas e santas mulheres, esposas, mães, professoras e catequistas.

.

28/01/2021 - São Tomás de Aquino

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021 – São Tomás de Aquino

Hb 10,19-25

Sl 24(23),1-6

Mc 4,21-25

AUSÊNCIAS INJUSTIFICADAS

“Não deixemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Procuremos, antes, animar-nos sempre mais, à medida que vedes o Dia se aproximar.” (Hb 10,25)

Essa passagem das Escrituras é usada para encorajar as pessoas a ir à Igreja aos Domingos, mas também se aplica a muitas outras reuniões. Quantas pessoas fizeram do culto aos Domingos uma obrigação? Essas pessoas certamente também não participam de assembleias durante toda a semana.

Alguns(umas) vão às assembleias mas ficam ausentes. Estão presentes em corpo, mas ausentes em espírito. Muitos Cristãos se ausentam das reuniões limitando as suas orações à Igreja e não se reunindo para uma oração familiar em casa. Muitos(as) Católicos(as) procuram as Missas mais rápidas, chegam tarde, se sentam próximo às portas e ainda saem mais cedo. Algumas pessoas vêm à Igreja por motivos errados; elas podem ser meramente Cristãos(ãs) de estatísticas ou estar buscando fazer uma acordo com Deus. Isso também é uma ausência. Quantos(as) se reúnem em nome de Jesus e não em seu próprio nome?

Nós precisamos nos arrepender de nossas ausências e estar presentes na Igreja, presentes junto ao outro e na presença de Deus.

Oração: Pai, Tu estás sempre presente, sempre lá por mim. Que eu possa estar presente por Ti..
Promessa: “…Cuidado com o que ouvis! Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24)
Louvor: São Tomás usou sua imensa inteligência para sintetizar a filosofia Grega e a teologia Católica. A sua influência permeia todos os aspectos da Fé.

.

29/01/2021 - Suicídio Espiritual?

Sexta-feira, 29 de Janeiro de 2021

Hb 10,32-39

Sl 37(36),3-6.23.24.39.40

Mc 4,26-34

SUICÍDIO ESPIRITUAL?

“Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece.” (Hb 10,35)

Satanás está tentando nos fazer perder a nossa segurança, nos fazer recuar (Hb 10,38.39), desistir, cometer suicídio espiritual. Para manter a fé, temos que enfrentar “…um combate doloroso.” (Hb 10,32). Esse combate levará muito tempo. O alívio para nossos sofrimentos parece estar indefinido (Hb 10,37). Qualquer benefício para nossos sofrimentos parece ser invisível ou insignificante.

Sob essas circunstâncias, nós nos sentimos como que prestes a desistir. Satanás tentará até mesmo nos deixará desistir sem parecer que estamos desistindo de tudo. Ele nos deixará manter os sinais exteriores do Cristianismo desde que sejamos indiferentes em relação ao nosso compromisso com Jesus (Ap 3,16). Então é fácil desistir e nem mesmo olhar para trás, para outros Cristãos.

Quantos(as) ‘frequentadores(as) da Igreja’ estão passando por essa situação? Nós até podemos parecer Cristãos(ãs) embora atualmente sejamos quase contrários a Cristo. Quantos(as) esposos(as) estão divorciados(as) no coração e no espírito apesar de não estarem no papel? Quantos pais e mães já desistiram de disciplinar seus filhos? Quantas igrejas já desistiram de tentar evangelizar?

Se você está desistindo da vida e de Deus, arrependa-se. O Senhor o(a) tomará de volta. Se você está mantendo a fé, mas se perguntando por quanto tempo terá que sofrer, fixe seus olhos em Jesus, e você se alegrará considerando que está sofrendo por Ele (1Pe 4,13; conf. Rm 8,17).

Oração: Pai, que minha fé possa mover montanhas e não vice-versa (Mt 17,20).
Promessa: “Põea tua alegria em Iahweh e ele realizará os desejos do teu coração.” (Sl 37(36),4)
Louvor: Como voluntária em um ministério Católico, Márcia atende telefonemas várias vezes ao dia e ora com as pessoas que estão sofrendo.

.

30/01/2021 - Cheio(a) de fé?

Sábado, 30 de Janeiro de 2021

Hb 11,1.2.8-19

Lc 1,69-75

Mc 4,35-41

CHEIO(A) DE FÉ?

“A fé é uma posse antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1)

A fé é uma garantia. Essa garantia confiante se refere ao que esperamos, mas não podemos ver. Nós somos salvos(as) pela fé em Jesus (Ef 2,8). “…a herança vem pela fé…” (Rm 4,16). Sem fé, é impossível agradar a Deus (Hb 11,6). Os(As) vencedores(as) do mundo são aqueles(as) que têm fé que Jesus é o Filho de Deus (1Jo 5,5). Quando Jesus voltar pela segunda e última vez, Ele estará procurando ver se ainda encontrará alguma fé nesta terra (Lc 18,8). Assim sendo, nós definitivamente precisamos ter fé.

Fé é um dom de Deus. Ele nos concede o dom da fé nos dando a Si próprio. Nós aceitamos o Dom do Próprio Deus entregando as nossas vidas totalmente a Jesus. Então podemos ter um relacionamento pessoal e profundo com o Pai através do Filho e no Espírito. Neste relacionamento, nós desenvolvemos uma fé forte e verdadeira.

Se nós resistirmos à tentação de tomar o controle das nossas vidas, se não tentarmos prover todas as nossas necessidades por nós mesmos(as), nós veremos Deus nos apadrinhar e aprofundar a nossa fé. Se tomarmos as nossas cruzes diárias (Lc 9,23), crermos ainda mais profundamente em Jesus crucificado. Se deixarmos que seja feito em nós segundo a Palavra de Deus (Lc 1,38), desenvolveremos a fé no Espírito Santo, Aquele que nos ensina (Jo 14,26) a ouvi-Lo, ouvindo a Palavra (Rm 10,17). O propósito da vida é ter fé, crescer na fé, e caminhar pela fé em Deus (2Cor 5,7).

Oração: Pai, pela fé em Vós que eu possa fazer o que nunca havia feito antes.
Promessa: “Levantando-se, [Jesus] conjurou severamente o vento e disse ao mar: ‘Silêncio! Quieto!’ Logo o vento serenou, e houve grande bonança. Depois, ele perguntou: ‘Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?’” (Mc 4,39.40)
Louvor: Praticamente todos os dias algum novo discernimento sobre o plano de Deus é revelado a Lucia ou à sua comunidade.

.

31/01/2021 - Capacitado para ser Profeta

Domingo, 31 de Janeiro de 2021 – 4º Domingo do Tempo Comum – São João Bosco

Dt 18,15-20

Sl 95(94),1.2.6-9

1Cor 7,32-35

Mc 1,21-28

CAPACITADO PARA SER PROFETA

“…Se o profeta tiver a ousadia de falar em meu nome uma palavra que eu não tiver ordenado, ou se falar em nome de outros deuses, tal profeta deverá ser morto.” (Dt 18,20)

Se o profeta diz alguma coisa que Deus não o mandou dizer, ele se arrisca a morrer. Isso faz com que os profetas sintam como se tivessem que ficar quietos. No entanto, se o profeta não “…disser ao ímpio: ‘Ó ímpio, certamente hás de morrer’ e não o [desviar] do seu caminho ímpio, o ímpio morrerá por causa da sua iniquidade…” (Ez 33,8). Se nós silenciarmos diante do mal, somos considerados(as) culpados(as) pela morte dos pecadores. Precisamos ser cuidadosos quando profetizamos, mas não devemos ficar em silêncio. Esse dilema faz-nos sentir como não sendo profetas. No entanto, o Senhor nos manda aspirar entre todos os dons o dom da profecia (1Cor 14,1).

Mesmo se não tivermos o dom da profecia, precisamos obedecer às mensagens dos profetas, pois sem a profecia nós desapareceremos (Pr 29,18). Se não escutarmos a Jesus e a Seus profetas, nós seremos “…[exterminados] do meio do povo.” (At 3,23)

Em resumo, nós não devemos desprezar as profecias (1Ts 5,20), mas estar atentos a elas. Por melhor que possamos discernir, nós precisamos dizer o que o Senhor nos manda dizer, quando Ele nos manda dizer. Profetize docilmente, corajosamente, ousadamente e cuidadosamente.

Oração: Pai, que eu possa ser iluminado(a), encorajado(a) e fortalecido(a) pelas mensagens proféticas do Papa.
Promessa: “Sim, é ele o nosso Deus e nós o povo do seu pasto, o rebanho de sua mão…” (Sl 95(94)7)
Louvor: “Pois Iahweh é grande e mui digno de louvor, mais temível que todos os deuses.” (1Cr 16,25). Jesus, nós Te adoramos, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem!