01/05/2024 - JESUS OU NADA

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024 – São José Operário
Gn 1,26-2,3 ou Cl 3,14.15.17.23.24

Sal 90(89),2-4.12-14.16

Mt 13,54-58

JESUS OU NADA

“Não é ele o filho do carpinteiro?…” (Mt 13,55)

Os líderes empresariais compreendem bem o conceito de cortar atividades improdutivas no processo dos negócios. Os técnicos esportivos e treinadores de atletas também compreendem quando cortar atividades e peças que não são produtivas. Os agricultores e fazendeiros não perdem seu limitado tempo em atividades que não aumentem a colheita de grãos ou o seu rebanho ou criação. Assim, o ensinamento de Jesus de se desfazer de ramos que não produzem frutos é bem compreendido por muitos (Jo 15,5.6).

O que não está bem compreendido na nossa cultura é a fraqueza da vontade humana sem a força do Senhor. O espírito está desejando, mas a carne é fraca (Rm 7,18). Por nós mesmos(as), nossa resistência irá necessariamente desaparecer. Somente permanecendo em Jesus podemos produzir frutos para Ele (Jo 15,4.5). Fora de Jesus, nós iremos finalmente murchar ou desaparecer ( Jo 15,6).

A sociedade secular ensina que o espírito humano triunfará pelo seu próprio esforço. Ela proclama que a educação tornará você bem-sucedido(a). Jesus, por outro lado, declara abertamente: “…sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5) Jesus não podia deixar a mensagem mais clara: Ou permanecemos em Jesus ou secamos (Jo 15,4-6).

Oração: Pai, que eu nunca venha a tratar o gracioso dom do Teu Filho Jesus como sem sentido (Gl 2,21). Eu quero viver a minha vida como um(a) discípulo(a) fiel e cheio(a) do Espírito.
Promessa: Paulo e Barnabé “…atravessaram a Fenícia e a Samaria, narrando a conversão dos gentios e causando grande alegria a todos os irmãos.” (At 15,3)
Louvor: São José ajudou a dignificar o trabalho servindo a Jesus diariamente através de seu trabalho manual.

02/05/2024 - ENCONTROS DE VONTADES

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024 – Santo Atanásio
At 15,7-21

Sl 96(95),1-3.10

Jo 15,9-11

ENCONTROS DE VONTADES

“Tornando-se acesa a discussão, levantou-se Pedro…” (At 15,7)

Este encontro de líderes da igreja primitiva em Jerusalém foi um dos mais importantes da história. Não porque eles decidiram contra a necessidade da circuncisão dos Cristãos Gentios, mas porque eles removeram um obstáculo para a evangelização do mundo. O resultado da reunião foi que “…Paulo e Barnabé continuaram em Antioquia, onde, com muitos outros, ensinavam e anunciavam a Boa Nova, a palavra do Senhor.” (At 15,35)

A promoção da evangelização é o critério pelo qual julgamos o valor de qualquer reunião. As reuniões do conselho paroquial de sua igreja resultam numa evangelização mais poderosa? As pessoas são enviadas para evangelizar após as suas Missas Dominicais? As suas reuniões familiares proclamam a Boa Nova de Jesus? Por que você participa de reuniões de oração, reuniões sociais, de trabalho, de amizade e outras? Todas as reuniões devem ter uma dimensão evangelística ou não existe razão para sua existência. O Papa São Paulo VI afirmou: ‘…Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição.’ (Evangelii Nuntiandi, 14)

Jesus não disse: ‘Ide, e construam edificações, igrejas, escolas e outras coisas’. Ele disse: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19).

Oração: Jesus, que eu possa ganhar para Ti o Maior número de pessoas possível, não importa a que custo (1Cor 9,19).
Promessa: “Assim como o Pai me amou também eu vos amei. Permanecei em meu amor.” (Jo 15,9)
Louvor: Santo Atanásio defendeu a Verdade contra o Arianismo e foi martirizado depois de vários exílios.

03/05/2024 - EU DESEJO CONHECER CRISTO (Fl 3,10)

Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 – São Filipe e São Tiago, Apóstolos
1Cor 15,1-8

Sl 19(18),2-5

Jo 14,6-14

EU DESEJO CONHECER CRISTO (Fl 3,10)

“Diz-lhe Jesus: ‘Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe?’.” (Jo 14,9)

O apóstolo Filipe viveu, comeu, bebeu, dormiu e viajou junto com Jesus. Depois de três anos, Jesus acabou concluindo que São Filipe ainda não O conhecia (Jo 14,9).
Depois dos mesmos três anos, o apóstolo Pedro admitiu esse mesmo fato. Pedro, do pátio, olhou para Jesus parado, preso e acusado e disse: “…Não conheço este homem!…” (Mt 26,74) Enquanto é verdadeiro que São Pedro falou covardemente, também é importante perceber que Pedro realmente não conhecia Jesus. Ele conhecia Jesus como Professor, Mestre e Milagreiro, mas Pedro não conhecia Jesus, o Servo-Sofredor.

Se os apóstolos não conheciam Jesus, então como nós podemos conhecê-Lo? “E sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos.” (1Jo 2,3) Se dizemos para nós mesmos: “…Eu o conheço, mas não [guardo] os seus mandamentos, [sou] mentiroso.” (1Jo 2,4)

Nós precisamos conhecer os Seus mandamentos de modo a obedecê-los. Consequentemente, nós precisamos dedicar tempo lendo a Sua Palavra e permanecendo nela (Jo 8,31). Nas palavras de São Jerônimo: ‘… a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo.’ (CIC, 133).

Um dia nós iremos dizer a Jesus o quanto nós O conhecemos (Mt 7,22; Lc 13,26). Mas se não mostrarmos que conhecemos Jesus guardando os Seus mandamentos, Sua avaliação sobre nós será: “…Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim…” (Mt 7,23)

Oração: Jesus, eu desejo conhecer-Te, a Tua Palavra, o poder fluindo de Tua Ressurreição e saber como participar em Vossos sofrimentos conformando-me com a Tua morte (Fl 3,10).
Promessa: Jesus “…ressuscitou ao terceiro dia … Apareceu a Cefas, e depois aos Doze.” (1Cor 15,4.5)
Louvor: Depois de receber o Espírito Santo no Cenáculo, São Filipe e São Tiago seguiram seu Mestre mesmo até à morte.

04/05/2024 - O PÃO DIÁRIO

Sábado, 04 de Maio de 2024

At 16,1-10

Sl 100(99),1-3.5

Jo 15,18,21

O PÃO DIÁRIO

“Assim as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.” (At 16,5)

A Igreja primitiva crescia em número diariamente. “…E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos.” (At 2,47) A Igreja primitiva crescia diariamente porque:
– “…mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração.” (At 2,46)
– “E a cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus.” (At 5,42)
– “…acolheram a Palavra com toda prontidão, perscrutando cada dia as Escrituras…” (At 17,11)
– “[Exortavam], antes, uns aos outros, dia após dia…” (Hb 3,13)
– Renunciavam a si mesmos e tomavam as suas cruzes cada dia (Lc 9,23).
– Estavam expostos à morte diariamente por amor a Jesus e na esperança da ressurreição (1Cor 15,31).

O Senhor promete nos dar o pão de cada dia (Mt 6,11) se nós vivermos n’Ele diariamente (Jo 15,5). Receba seu pão de cada dia. Recebe o Senhor.

Oração: Pai, que cada dia do resto da minha vida possa ser um sacrifício agradável a Ti (Rm 12,1).
Promessa: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia.” (Jo 15,19)
Louvor: Dois dos cinco filhos de Sônia aceitaram o chamado para entrar na vida religiosa.

05/05/2024 - QUEM NÃO PODE ENSINAR VOCÊ?

Domingo, 05 de Maio de 2024 – 6º Domingo da Páscoa

At 10,25.26.34.35.44-48

Sl 98(97),1-4 1Jo 4,7-10

Jo 15,9-17

QUEM NÃO PODE ENSINAR VOCÊ?

“Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés, adorando-o.” (At 10,25)

O Espírito Santo quer nos ensinar todas as coisas (Jo 14,26). Como exemplo, Ele quer nos ensinar como ser pais, esposas, maridos, solteiros(as) e membros de comunidades religiosas. O Espírito quer nos ensinar como gastar o nosso dinheiro, como nos alimentarmos, falar, pensar, trabalhar, amar, viver e morrer. Em razão do Espírito Santo querer tanto nos ensinar, o nosso relacionamento com Ele é de estar disposto(a) a aprender, isto é, ser dócil.

Na Maioria do tempo o Espírito não nos ensina diretamente, mas indiretamente. Ele nos ensina através de pessoas, tais como pais, padres, esposas(os), irmãos, irmãs, filhos, estranhos e até mesmo inimigos. Ser dócil significa ser capaz de aprender de qualquer pessoa através da qual o Espírito Santo decida nos ensinar. Por exemplo, Cornélio, um poderoso centurião Romano, se submeteu humildemente ao ensinamento de Pedro, um pescador Judeu sem educação (At 10,25-33).

Quem vocês consideram ser a última pessoa no mundo para ensinar alguma coisa? Se o Espírito assim decidir, vocês desejarão ser ensinados(as) por essa pessoa? Se assim for, vocês são dóceis e estão prontos(as) para receber o Espírito Santo. Se não, vocês correm o perigo de rejeitar o Espírito Santo.

Oração: Pai, ensina-me a ser dócil.
Promessa: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Louvor: Rei de todos os tempos, os Teus caminhos são perfeitos e verdadeiros. Aleluia!

06/05/2024 - ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

At 16,11-15

Sl 149,1-6.9

Jo 15,26-16,4

ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS

“Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-os a aceitar.” (At 16,15)

São Paulo, sendo um bom Judeu, nunca na sua vida havia estado na casa de um Gentio. No entanto, Jesus levou Paulo a pregar para os Gentios estavam em Cristo, “…co-herdeiros, membros do mesmo Corpo e co-participantes da Promessa em Cristo Jesus, por meio do evangelho.” (Ef 3,6) Essa mensagem levantou tal oposição entre os Judeus que Paulo foi repetidamente atacado e aprisionado por pregar tal coisa.

Paulo também foi desafiado a viver fora da sua própria pregação tratando os Cristãos Gentios como irmãos e irmãs – até mesmo permanecendo em suas casas. Isso faria os Judeus ficarem muito mais do que desconfortáveis. Isso também podia expô-los a severas punições da parte de outros Judeus. Os Judeus Cristãos pagavam um alto preço quando permaneciam na casa de um Gentio. Portanto, quando Paulo e seus companheiros permaneceram na casa de Lidia e fizeram refeição na casa do carcereiro Filipense (At 16,15.34), eles estavam renunciando a si mesmos e entregando as suas vidas (Lc 9,23.24).

Quem são os(as) intocáveis que vocês têm que tocar porque vocês são Cristãos(ãs)? A quem vocês têm que convidar para participar das suas famílias e das suas comunidades porque são seus irmãos e irmãs em Cristo?

Oração: Pai, faz com que a minha comunidade reflita o corpo de Cristo em toda a sua riqueza.
Promessa: “Mas eu vos digo tais coisas para que, ao chegar a sua hora, vos lembreis de que eu vos havia dito…” (Jo 16,4)
Louvor: Joana, mãe de vários filhos pequenos, inspirou tanto um amigo paroquiano levando os seus filhos à Missa diária que o pároco foi levado a enviar uma mensagem anônima e um presente para ela.

07/05/2024 - A ÚNICA VIDA PELA QUAL VALE A PENA MORRER

Terça-feira, 07 de Maio de 2024

At 16,22-34

Sl 138(137),1-3.7.8

Jo 16,5-11

A ÚNICA VIDA PELA QUAL VALE A PENA MORRER

“Eu te celebro, Iahweh, de todo o coração …” (Sl 138(137),1)

A ‘novidade radical’ da vida Cristã é, algumas vezes, enterrada sob os nossos pecados e a nossa tibieza (Ap 3,16). ‘…Foi num só Espírito que todos nós fomos batizados, a fim de formarmos um só corpo, de forma que o apóstolo [Paulo] pode dizer aos fiéis leigos: Sois agora corpo de Cristo e Seus membros, cada um na parte que lhe toca…’ (Christifideles Laice, 11 – Papa São João Paulo II). Em nossa recusa de nos abandonarmos totalmente ao Senhor, nós fazemos do Cristianismo um clube, um jogo, uma organização ou um passatempo particular. Todavia, a vida em Cristo não é meramente uma opção ou um meio de vida. Ela é o único Caminho que é verdadeiro, vivificante, amoroso, libertador e vitorioso sobre a morte. Ser um(a) Cristão(ã) é a mais radical e excitante aventura que um ser humano pode algum dia decidir assumir.

Nossa vida em Cristo é a única vida pela qual valha a pena viver. Por ser em e por Cristo é privilégio nosso sermos atacados(as), despojados(as), açoitados(as), aprisionados(as) e martirizados(as) (At 16,22-24). Na vida Cristã, a terra treme, as prisões são abaladas, as portas são abertas e as correntes se soltam (At 16,26.27). A vida sem Cristo é tão monótona que somente aqueles(as) blindados(as) pelo pecado ou a morte podem suportar.

O que vocês estão esperando? Escolham, pois, a vida (Dt 30,19), o excitamento e o amor. “…Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16,31)

Oração: Pai, dá-me uma vida pela qual valha a pena morrer.
Promessa: “No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.” (Jo 16,7)
Louvor: Roberto experimentou uma profunda conversão de coração ao observar a paz de Cristo exibida por um colega de trabalho em meio a um mês de trabalho estressante.

08/05/2024 - VOCÊ REALMENTE CONHECE DEUS?

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

At 17,15.22-18,1

Sl 148,1.2.11-14

Jo 16,12-15

VOCÊ REALMENTE CONHECE DEUS?

“Pois, percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei um altar com a inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Ora bem, o que adorais sem conhecer, isto venho eu a anunciar-vos.” (At 17,23)

Nós, Católicos(as) modernos(as), somos muito diferentes dos antigos Atenienses? Nós realmente conhecemos Deus como Ele se revelou ao Seu povo? Nós nos movemos ‘pelas palavras’, enquanto os nossos corações estão longe de Deus? (Mc 7,6.7). Cremos mesmo que Ele é o Deus que está verdadeiramente presente na Santa Eucaristia? Muitos(as) Católicos(as) não creem nisso.

Jesus diz no Evangelho de hoje que Ele está enviando o Espírito Santo para tomar as riquezas de Deus reveladas em Jesus e anunciá-las a nós (Jo 16,14). Jesus veio para fazer com que Deus seja conhecido por nós. Vamos dedicar as nossas vidas a conhecer a Deus e então, ajudaremos outras pessoas a conhecerem Deus. Deus revelou muito mais coisas sobre Si mesmo – nas Escrituras, no Catecismo da Igreja Católica, nos santos e nas orações. Deus deseja que nós O conheçamos (Os 6,6).

Nós não temos que ser como os Atenienses, que vinham ao altar adorar a um deus a quem não conheciam e orar ‘como se’ esse deus desconhecido tivesse poder para melhorar as suas vidas. Nós não podemos simplesmente dedicar o nosso tempo no altar para o caso que Deus possa vir a nos abençoar (Mc 7,6.7). Ao invés disso, vamos dedicar as nossas vidas a crescer em um relacionamento de amor com o nosso Deus, que quer que a terra fique “…cheia do conhecimento de Iahweh, assim como as águas enchem o mar.” (Is 11,9)

Durante a próxima semana, nós começaremos a Novena de Pentecostes nos preparando para receber o Espírito Santo em Pentecostes. Deus enviou o Espírito de modo que nós possamos conhecê-Lo. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Pai, eu desejo conhecer a Cristo (Fl 3,10), o Espírito Santo e a Ti. Encha-me com uma fome e sede insaciáveis de Te conhecer mais profundamente a cada dia.
Promessa: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena…” (Jo 16,13)
Louvor: O Padre Carlos participou de um seminário de Vida no Espírito e recebeu um amor ainda mais profundo pela Palavra de Deus.

09/05/2024 - NÃO MUITO MAIS TEMPO

Quinta-feira, 9 de Maio de 2024 – Santa Luisa de Marillac

At 18,1-8

Sl 98(97),1-4

Jo 16,16-20

NÃO MUITO MAIS TEMPO

“…Mais um pouco de tempo…” (Jo 16,16.17.19)

Uma simples observação de palavras mostra que ‘um pouco de tempo’ aparece quatro vezes em cinco versículos da passagem do Evangelho de hoje. Essas palavras têm que ter uma grande importância para serem repetidas com tanta frequência. “…o tempo se fez curto…” (1Cor 7,29) “…Pois passa a figura deste mundo.” (1Cor 7,31) Nós temos somente ‘um pouco de tempo’ para produzir frutos nesta terra. Jesus espera que produzamos muitos frutos, os últimos frutos para o Seu Reino durante as nossas vidas (Jo 15,16). Como seguidores(as) do Rei Jesus, nós não queremos que Ele fique descontente com o fruto do nosso trabalho; que nós não O ouçamos nos dizer: “…não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,2) Nós temos somente ‘um pouco de tempo’ para espalhar a Boa Nova para pessoas que precisam desesperadamente ser salvas dos perigos do mundo para seus corpos e almas.

“…Mais um pouco de tempo…” (Jo 16,16), dentro de dez dias para ser mais exato, a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo no Domingo de Pentecostes. Nós não temos muito tempo, mas o Espírito nos dá poder para fazer muitas coisas e percorrer um longo caminho em pouco tempo (At 8,39.40).

Amanhã começa a Novena de Pentecostes, a primeira Novena na história da Igreja. Quando Jesus ascendeu ao Pai, o amor que fluiu entre eles, isto é, o Espírito Santo, inundou o céu. O Pai e o Filho derramaram o Espírito sobre o povo da terra (Rm 5,5). Assim, existe esperança para o mundo, porque o poder do Espírito é explosivo (At 1,8; Lc 24,49). “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Pai, poda-me de qualquer coisa na minha vida que me impeça de produzir frutos para Ti (Jo 15,2).
Promessa: “…O chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa…” (At 18,8)
Louvor: No dia seguinte em que Pedro rezou em um seminário de Vida no Espírito, o Espírito Santo abriu sua mente para compreender as Escrituras de um modo novo e mais claro (Lc 24,45). Desde então ele tem ensinado a Bíblia no poder do Espírito há mais de quarenta anos.

 

10/05/2024 - CLAME PELO ESPÍRITO SANTO

Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 – São Damião de Molokai – São João de Ávila – Novena de Pentecostes – 1º dia

At 18,9-18

Sl 47(46),2-7

Jo 16,20-23

CLAME PELO ESPÍRITO SANTO

“…Em verdade, em verdade, vos digo: o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome.” (Jo 16,23)

Hoje começam os nove dias de oração, a Novena de Pentecostes, para pedir a Deus que prepare nossos corações para receber o derramamento de Espírito Santo em Pentecostes. Deus derrama o Espírito Santo além da medida e sem racionar (Jo 3,34; Ef 3,20). Entretanto, nós temos que preparar os nossos corações. Não fazemos a Novena de Pentecostes porque Deus precisa de persuasão, mas, ao invés disso, porque nós precisamos de docilidade para receber o Espírito.

Jesus revelou que o nosso Pai celestial não nos dará “…uma cobra, se [nós] lhe [pedirmos] um peixe.” (Mt 7,10), e que Ele está predisposto a dar coisas boas para aqueles(as) que pedem a Ele (Mt 7,11). Na versão paralela desta passagem escrita por Lucas, Jesus substitui ‘coisas boas’ por ‘Espírito Santo’ (Lc 11,13).

Na primeira Novena de Pentecostes, os apóstolos e a Santíssima Virgem Maria se juntaram para rezar comunitária e intensamente pela promessa do Pai, isto é, pelo Espírito Santo (At 1,14). Que nós, da mesma forma, nos juntemos a outros Cristãos para orar sinceramente para receber o Espírito Santo, Aquele que já foi derramado sobre nós (Tt 3,6).

Deus quer enviar o Espírito Santo para abrir a nossa “…mente para que [entendamos] as Escrituras.” (Lc 24,45) Portanto, vamos dar a Deus oportunidades para nos conceder o Espírito lendo as Escrituras frequentemente durante a Novena de Pentecostes.

Oração: Pai, derrama o Teu amor em nossos corações através do Espírito Santo (Rm 5,5). Vem, Espírito Santo!
Promessa: “…Não temas. Continua a falar e não te cales. Eu estou contigo…” (At 18,9.10)
Louvor: O amor de São Damião de Molokai foi Maior do que o medo da doença e da morte, pois ele manteve seus olhos fixados em Jesus e dessa maneira deu Esperança aos sem esperança.

 

 

11/05/2024 - OS MAIS OBSCUROS SÃO OS MAIS PODEROSOS

Sábado, 11 de Maio de 2024 Novena de Pentecostes – 2º dia

At 18,23-28

Sl 47(46),2.3.8-10

Jo 16,23-28

OS MAIS OBSCUROS SÃO OS MAIS PODEROSOS

Apolo “começou, pois, a falar com intrepidez na sinagoga. Tendo-o ouvido, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o Caminho.” (At 18,26)

Os Santos Priscila e Áquila foram expulsos de Roma porque eram Judeus (At 18,2). Eles foram vítimas da perseguição religiosa e se tornaram refugiados. Priscila e Áquila eram fabricantes de tendas (At 18,3) e tinham uma comunidade Cristã baseada em sua casa (Rm 16,3-5). Os dois não eram ninguém segundo os padrões do mundo. Eles eram apenas duas pessoas desconhecidas, oprimidas pela máquina política Romana e ignoradas pelo mundo.

Todavia, aos olhos de Deus e, portanto, em realidade, Priscila e Áquila estavam entre as pessoas mais importantes da história. Eles ajudaram Paulo a se recuperar de sua fracassada missão em Atenas (At 17,32-18,3). Levaram com eles para sua casa o grande professor Apolo e o levaram à vida no Espírito (At 18,25-28). Paulo dizia que Priscila e Áquila “…para salvar a [sua] vida expuseram a sua cabeça. Não somente [ele] lhes devia gratidão, mas também todas as Igrejas da gentilidade. (Rm 16,4) Priscila e Áquila foram canonizados.

Priscila e Áquila viveram o seu casamento e sua vida no Espírito Santo. A qualquer lugar que fossem, eles produziam muitos frutos em tudo o que faziam. O Senhor continua a escolher “o que no mundo é vil e desprezado, o que não é…” (1Cor 1,28) para produzir frutos e renovar a face da terra no poder do Espírito Santo (Sl 104(103),30). Neste segundo dia da Novena de Pentecostes, entregue sua vida ao Espírito Santo.

Oração: Pai, faz com que minha vida seja como um grão de trigo que cai na terra, morre, e produz muitos frutos (Jo 12,24).
Promessa: “…Em verdade, em verdade, vos digo: o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome.” (Jo 16,23)
Louvor: Maria se arrependeu de anos de pecados sexuais. Ele retornou à Igreja e agora recebe Jesus Eucarístico todas as manhãs.

 

 

 

12/05/2024 - A ENCARNAÇÃO E A IGREJA

Domingo, 12 de Maio de 2024 – Ascensão do Senhor – Sâo Nereu – Santo Aquiles – São Pancrácio – Novena de Pentecostes – 3º dia

At 1,1,11

Sl 47(46),2.3.6-9

Ef 4,1-13 ou Ef 1,17-23

Mc 16,15-20

A ENCARNAÇÃO E A IGREJA

“Dito isto, foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou a seus olhos.” (At 1,9)

A Ascensão de Jesus parece ter concluído o nosso tempo de nos beneficiarmos de Sua Encarnação. Nós não podemos mais ver Deus face-a-face, ouvi-Lo, e tocá-Lo. No entanto, Jesus prometeu que Ele não nos deixaria órfãos (Jo 14,18). Prometeu estaria sempre conosco (Mt 28,20) e que seria melhor para nós que Ele partisse (Jo 16,7).

Jesus sabia que os Seus apóstolos não iriam compreender a Sua Ascensão e disse-lhes para permanecerem em Jerusalém. Dentro de poucos dias, eles seriam batizados com o Espírito Santo (At 1,5). Eles obedeceram ao Senhor depois de Sua Ascensão e “…voltaram a Jerusalém com grande alegria e estavam continuamente no Templo, louvando a Deus.” (Lc 24,52.53) “Todos estes, unânimes, perseveravam na oração com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus e com os irmãos dele.” (At 1,14)

Depois de nove dias de oração, cento e vinte dos discípulos de Jesus ficaram cheios do Espírito Santo (At 1,15; 2,4). Foram batizadas três mil pessoas naquele dia (At 2,41) e assim, nasceu a Igreja. A Igreja recém-nascida finalmente veio a ser reconhecida como o corpo de Cristo, a continuação e o desenvolvimento da Encarnação de Jesus (1Cor 12,12; Ef 1,23).

Façam a Novena de Pentecostes para que o Espírito Santo venha e guie vocês à verdade plena (Jo 16,13), especialmente à verdade sobre a Sua Encarnação e sobre a Igreja.

Oração: Pai, eu aceito a Tua graça de rezar a Novena de Pentecostes. Vem, Espírito Santo!
Promessa: “Tudo ele pôs debaixo dos seus pés, e o pôs, acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo: a plenitude daquele que plenifica tudo em tudo.” (Ef 1,22.23)
Louvor: Aleluia! Jesus, ressuscitou, ascendeu e foi glorificado! Louvor a Deus Pai, Deus Filho, e Deus Espírito Santo!

 

 

13/05/2024 - “...RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.”

Segunda-feira, 13 de Maio de 2023 – Nossa Senhora de Fátima – Novena de Pentecostes – 4º dia

At 19,1-8

Sl 68(67),2-7

Jo 16,29-33

“…RECEBEI O ESPÍRITO SANTO.” (Jo 20,22)

“…Mas nem ouvimos dizer que haja um Espírito Santo.” (At 19,2)

A despeito de anos de educação Católica de qualidade, incluindo o recebimento dos sacramentos do Batismo e da Confirmação, eu nunca havia dado grande atenção ao Espírito Santo. Pela graça de Deus, eu tropecei em um seminário de Vida no Espírito com a idade de vinte e um anos. As passagens das Escrituras que eu muitas vezes ouvi, mas nunca compreendi, repentinamente se tornaram vivas quando homens e mulheres Católicas partilharam suas experiências do Espírito Santo. O Espírito Santo ensinou-me através deles e delas e tornou tudo novo e vivo (2Cor 5,17). Foi como se eu nunca tivesse ouvido falar do Espírito Santo antes (At 19,2). Pessoas impunham as mãos sobre mim em oração (At 19,6) e me alegrei em receber o Espírito Santo de uma maneira profunda, pessoal e de mudança de vida. Aleluia!

Eu poderia nunca ter recebido o Espírito Santo desse modo se não fosse por pessoas se importarem o suficiente para partilhar o Espírito comigo, ensinar-me e orar comigo para receber o Espírito. Do mesmo modo, doze homens de Éfeso receberam o Espírito porque São Paulo não ficou envergonhado de partilhar o Espírito com eles e impor as suas mãos sobre eles (At 19,6).

Geralmente é plano de Deus passar o Espírito Santo através do ministério pessoal. Muitas pessoas podem nunca vir a conhecer e receber o Espírito Santo se não vierem a conhecer vocês. Como disse Santa Teresa de Ávila, Deus não tem mãos a não ser as suas. Durante esta Novena de Pentecostes, ofereçam os seus corações e suas mãos para o Senhor como instrumentos para o Espírito Santo (Rm 6,13). Semeie no terreno do Espírito, e colha a vida eterna (Gl 6,8).

Oração: Espírito Santo, flua através de mim como um rio de água viva, levando vida nova e cura para muitos(as) (Jo 7,38; Ez 47,1-12).
Promessa: “Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33)
Louvor: Nossa Senhora de Fátima foi direto ao ponto: ‘Orem! Orem! Orem!’.

 

 

14/05/2024 - ALGUMAS POUCAS PALAVRAS ESCOLHIDAS

Terça-feira, 14 de Maio de 2024 – São Matias, Apóstolo – Novena de Pentecostes – 5º dia

At 1,15-17.20-26

Sl 113(112),1-8

Jo 15,9-17

ALGUMAS POUCAS PALAVRAS ESCOLHIDAS

“Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16)
“…Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste.” (At 1,24)

Alguns(umas) de vocês salvaram do aborto centenas de bebês no ventre de suas mães. Agradecemos a Deus pelo seu amor, trabalho e orações! Vocês são pró-escolha?

Esta parece ser uma pergunta maluca a ser feita a pessoas fortemente pró-vida. Contudo, muitas pessoas pró-vida defendem erradamente a ‘escolha’ em situações diferentes do aborto. Como exemplo, toda a vida Cristã é mais uma questão de escolher do que ter sido escolhido(a) (Jo 15,16). Jesus disse: “…Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho, por si mesmo, nada pode fazer mas só aquilo que vê o Pai fazer…” (Jo 5,19) Deus Pai preparou as nossas ações antes que nós as realizemos (Ef 2,10). A nossa função não é essencialmente escolher, mas obedecer. Jesus disse: “porque não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, me prescreveu o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49) Quando nós falamos ‘algumas poucas palavras escolhidas’, nós não devemos estar fazendo a escolha; ao invés disso, nós permitimos que o Espírito Santo escolha o que dizer através de nós (Lc 12,12).

Obviamente, nós temos algumas escolhas a fazer. Nossa principal escolha é escolher não ser pró-escolha, mas sim pró-obediência, pró-Deus e pró-vida. O Senhor diz: “Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós: eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19)

Oração: Pai, por esta Novena de Pentecostes, ajuda-me a fazer a minha parte na preparação da Igreja para um novo Pentecostes.
Promessa: “Isto vos mando: amai-vos uns aos outros.” (Jo 15,17)
Louvor: São Matias “…não [cessava] de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus.” (At 5,42)

 

 

 

15/05/2024 - A VERDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Quarta-feira, 15 de Maio de 2024 Santo Isidoro – Novena de Pentecostes – 6º dia

At 20,28-38

Sl 68(67),29.30.33-36

Jo 17,11-19

A VERDADE E SUAS CONSEQUÊNCIAS

“Não peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.” (Jo 17,15)

Nós seguimos o Espírito Santo, o Espírito da Verdade (Jo 16,13). “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25) Quando nós recebermos o Espírito ainda mais profundamente durante a Novena de Pentecostes e no Domingo de Pentecostes, o Espírito nos conduzirá a toda a verdade, se nós assim permitirmos (Jo 16,13). Nós seremos estimulados(as) a falar a verdade em amor (Ef 4,15).

Através da história, algumas pessoas perverteram a verdade e assim, nós somos compelidos(as) a proclamar a verdade e a defendê-la, seja com palavras, atos, ou estilos de vida. Os inimigos da verdade irão se opor a nós. Jesus não vai nos tirar do mundo para nos proteger desses ataques (Jo 17,15). Ele nos coloca no mundo, como trigo em meio ao joio (Mt 13,29), para amar e converter o joio, isto é, os inimigos da verdade.

É vital defender a verdade e, provavelmente ainda mais importante aos olhos de Deus (Lc 15,7.10), levar pessoas ao arrependimento e à salvação em Cristo. Fale e viva a verdade em amor (Ef 4,15). “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22), o Espírito da Verdade.

Oração: Pai, que eu “nada [possa fazer] contra a verdade, mas só [ter] poder em favor da verdade.” (2Cor 13,8)
Promessa: “Agora, pois, recomendo-vos a Deus e à palavra de sua graça, que tem o poder de edificar e de vos dar a herança entre todos os santificados.” (At 20,32)
Louvor: Santo Isidoro, um santo camponês Espanhol, é o padroeiro da Conferência da Vida Rural nos Estados Unidos da América.

 

 

 

 

16/05/2024 - DOS PIORES MOMENTOS VÊM OS MELHORES MOMENTOS

Quinta-feira, 16 de Maio de 2024 – Novena de Pentecostes – 7º dia

At 22,30; 23,6-11

Sl 16(15),1.2.5.7-11

Jo 17,20-26
DOS PIORES MOMENTOS VÊM OS MELHORES MOMENTOS

“…Tem confiança! Assim como deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que testemunhes também em Roma.” (At 23,11)

Vocês pensam que estão tendo uma semana ruim? Comparem a sua pior semana com a pior semana de São Paulo. Paulo estava orando quietamente no Templo. Alguns Judeus antagonistas que conheciam Paulo da Ásia o reconheceram e “…amotinaram toda a multidão e o agarraram.” (At 21,27) “A cidade toda agitou-se e houve aglomeração do povo…” (At 21,30) “Já procuravam matá-lo…” (At 21,31) “…o tribuno, deteve-o e mandou que o prendessem com duas correntes…” (At 21,33) A multidão seguiu Paulo “…gritando: ‘À morte com ele!’.” (At 21,36) Um pouco depois, a multidão novamente começou “…a gritar: ‘Tira da terra este indivíduo! Ele não merece viver!’.” (At 22,22) Em seguida num julgamento diante do Sinédrio, Paulo quase foi estraçalhado (At 23,10).

Nesta fase negativa, Jesus apareceu a São Paulo durante a noite e o encorajou. O Senhor então designou Paulo para testemunhar por Ele em Roma (At 23,11), o que representava “…os confins da terra.” (At 1,8) O Senhor usou esses traumáticos desastres para orquestrar a missão de Paulo em Roma, o centro do poder naquele tempo.

Quando o céu está desabando ao seu redor, “Tem confiança!…” (At 23,11) Talvez você não seja capaz de perceber, mas sua própria Roma pode estar praticamente na esquina. Deus pode transformar o desastre atual em um triunfo abrangente e vibrante.

Oração: Espírito Santo, acende Vosso fogo sobre a terra (Lc 12,49), mesmo se isso signifique que eu tenha que ser provado nesse fogo (1Pd 1,6.7).
Promessa: “Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estou, também estejam comigo, para que contemplem a minha glória…” (Jo 17,24)
Louvor: Daniel viveu para o prazer somente até encontrar Jesus. Agora, a sua Missa diária e tempo de oração dão a ele mais alegria do que nunca antes (Sl 4,8).

 

 

 

 

 

17/05/2024 - AMOR RESTAURADOR

Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 – Novena de Pentecostes – 8º dia

At 25,13-21

Sl 103(102),1.2.11.12.19.20

Jo 21,15-19

AMOR RESTAURADOR

“Pela terceira vez [Jesus] disse-lhe: ‘Simão, filho de João, tu me amas?’…” (Jo 21,17)

Como Jesus tratou Pedro com amor e fidelidade (Ex 34,6) na margem do lago! Considerem a misericórdia de Jesus.
– Pedro negou Jesus por três vezes, mas permitiu que Pedro desfizesse cada negação com três declarações de amor (Jo 21,15-17).
– Pedro negou Jesus junto a uma fogueira (Jo 18,17.18). Jesus recriou a cena da negação com um outro fogo (Jo 21,9), trazendo a cura de Pedro aos mais profundos sentimentos de vergonha,
– Jesus poderia ter perdoado Pedro privadamente. Contudo, Ele decidiu restaurar Pedro diante dos discípulos, dando a Pedro uma renovada credibilidade e autoridade a seus olhos.
– Uma vez, Jesus disse a Pedro que se ele soubesse os desejos do seu Mestre, mas não se preparasse para realizá-los, ele seria punido severamente (Lc 12,47). Mas Jesus cobriu Pedro de misericórdia (Jo 21,6) e hospitalidade (Jo 21,13) ao invés de com punição quando Pedro voltou as costas ao chamado do seu Mestre.
– Jesus, mais uma vez, confiou em Pedro para apascentar as Suas ovelhas. Ele poderia ter escolhido um outro apóstolo para substituir Pedro, mas Jesus foi fiel a Pedro, assim como Ele é fiel a nós.

O amor de Jesus cobriu uma multidão de pecados de São Pedro (1Pd 4,8). Ao nos aproximarmos de Pentecostes, que nós peçamos a Jesus para derramar o Seu amor nos nossos corações através do Espírito Santo que Ele nos envia (Rm 5,5).

Oração: Espírito Santo, produz em nós o fruto do amor (Gl 5,22). Que nós possamos constantemente alimentar as Tuas ovelhas com as Escrituras.
Promessa: “Como o céu se alteia sobre a terra, é forte seu amor por aqueles que o temem.” (Sl 103(102),11)
Louvor: José aceitou Jesus como Senhor e se tornou Seu servo.

 

 

 

 

 

 

18/05/2024 - O ESPÍRITO DO INFINITO

Sábado, 18 de Maio de 2024 – São João I, Papa – Novena de Pentecostes – 9º dia
At 28,16-20.30.31

Sl 11(10),4.5.7

Jo 21,20-25

O ESPÍRITO DO INFINITO

“Paulo … recebia todos os que vinham visitá-lo, proclamando o reino de Deus e ensinando o que se refere ao Senhor Jesus Cristo com toda a intrepidez e sem impedimento.” (At 28,30.31)

Paulo esteve preso numa casa em Roma por dois anos (At 28,16.30). Antes disso, ele esteve na prisão durante outros dois anos (At 24,27). Ele esteve na prisão várias outras vezes (2Cor 11,23). Julgamentos, sofrimentos, perseguições, fome, nudez, perigo e a espada fizeram com que fosse difícil para Paulo pregar o Evangelho (Rm 8,35). Não obstante, as últimas palavras dos Atos dos Apóstolos são que Paulo pregava o reino de Deus com intrepidez e sem impedimento algum (At 28,31).

Jesus é Deus e desse modo é infinito. Se o Apóstolo João tivesse escrito sobre muitas outras coisas que Jesus havia feito em seus poucos anos nesta terra, sem dúvida “…o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” (Jo 21,25) Porque Jesus é infinito e porque nós estamos n’Ele, nós somos incansáveis – não importam quantas limitações humanas tenhamos ou quão grandes sejam os obstáculos que encontremos. Nós somos livres porque Ele é infinito.

Nós entramos na infinidade e na vitória de Deus pelo poder do Espírito Santo. Em um Espírito nós fomos batizados(as) no único Corpo de Cristo (1Cor 12,13). Nesse último dia da Novena de Pentecostes, orem: ‘Vem, infinito Espírito transcender nossa finitude e nos fazer livres, desimpedidos(as), e vitoriosos(as)’.

Oração: Pai, nesse Pentecostes, que possa ser aparente para todos que me vejam que eu sou obviamente mais do que um(a) vencedor(a) em Jesus (Rm 8,37).
Promessa: “Jesus lhe disse: ‘Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me.’.” (Jo 21,22)
Louvor: O Papa São João I foi aprisionado pelo rei, mas foi libertado pelo Rei do universo.

 

 

 

 

 

 

 

19/05/2024 - SUBMERSOS

Domingo, 19 de Maio de 2024 – Pentecostes

At 2,1-11

Sl 104(103)1.24.29-31.34

1Cor 12,3-7.12.13

Jo 15,26.27; 16,12-15 ou Gl 5,16-25 ou Jo 20,19-23

SUBMERSOS

“Pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres e todos bebemos de um só Espírito.” (1Cor 12,13)

Em Pentecostes, depois de orar durante nove dias, nós recebemos o Espírito Santo (Jo 20,22). Na verdade, nós “…[ficamos] repletos do Espírito Santo…” (At 2,4) Melhor do que isso, nós fomos batizados(as) no Espírito (At 15,5), isto é, fomos imersos(as) no Espírito. Nós não somente bebemos das águas do Espírito, mas, no sentido espiritual, ficamos e permanecemos sob essas águas.

Viver sob as águas do Espírito é uma nova vida. Naturalmente, quando ficamos sob a água, nós não podemos respirar, mas, sobrenaturalmente, estar sob as águas do Espírito é a única maneira pela qual podemos respirar plenamente. Todavia, nós somos tentados(as) a sair das águas do Espírito por mais um sopro do ar poluído do mundo e da carne. “Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne.” (Gl 5,17) Temos que resistir às tentações e permanecer imersos(as) no Espírito Santo. “Com efeito, se, depois de fugir das imundícies do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro.” (2Pd 2,20)

Neste Pentecostes, mergulhe e viva sob as águas batismais do Espírito Santo.

Oração: Espírito Santo, enche-me, envolve-me e mantém-me submerso(a).
Promessa: “…ninguém pode dizer: ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo.” (1Cor 12,3)
Louvor: Louvor a Vós, Abba, por enviar o Espírito Santo. Louvor a Vós, Jesus ressuscitado, por nos batizares no Espírito Santo (Mc 1,7.8). Louvor a Vós, Espírito Santo, porque “envias teu sopro e eles são criados e assim renovas a face da terra,” (Sl 104(103),30)

 

 

 

 

 

 

 

 

20/05/2024 - UMA MORADA PARA A IGREJA

Segunda-feira, 20 de Maio de 2024 – Maria, Mãe da Igreja – São Bernardino de Sena

Gn 3,9-15.20 ou At 1,12-14

Sl 87(86),1-3.5-7

Jo 19,25-27

UMA MORADA PARA A IGREJA

“…Todos têm sua morada em ti.” (Sl 87(86),7)

A morada de Jesus durante os primeiros nove meses de Sua vida foi no ventre de Sua mãe Maria. A morada da Igreja, com Jesus sendo a Cabeça da Igreja (Cl 1,18), foi da mesma forma ‘em’ Maria (Sl 87(86),7). Maria estava com os apóstolos e discípulos no Cenáculo (At 1,13.14) enquanto esperavam pelo Espírito Santo (Lc 24,49). Assim como os nove meses de gestação, os nove dias da Novena de Pentecostes lembram o crescimento de um bebê no ventre da sua mãe. Maria esperou o nascimento da Igreja no Cenáculo. Ela tomou o lugar de Jesus, que “…quis reunir [Seus] filhos como a galinha recolhe seus pintinhos debaixo das asas…” (Lc 13,34)

Desde a cruz, Jesus deu Maria à Igreja como sua mãe (Jo 19,25.27). Maria perdoou os apóstolos por terem abandonado o seu Filho durante Sua Crucificação e os disciplinou no refúgio do Cenáculo. Em certo sentido, o Cenáculo foi o ventre da Igreja, onde ela pode crescer e se desenvolver sob a maternal proteção de Maria. Assim, nós conhecemos Maria também pelo título de ‘Mãe da Igreja’.

Nossa morada como Igreja é ‘em’ Maria (Sl 87(86),7). Maria reverteu o que Eva perdeu no jardim do Éden nos dando a comer o Fruto da árvore da cruz, o Corpo e Sangue do seu Filho Jesus. Coma o Fruto que a Mãe Maria oferece. Faça sua morada na Igreja gestada por Maria.

Oração: Pai, pela desobediência de Eva, nós perdemos a nossa morada no Teu paraíso. Vós “…[previas] para nós algo de melhor…” (Hb 11,40) nos dando Maria como ‘Mãe da Igreja’. ‘Nós cremos que a santíssima Mãe de Deus, a nova Eva, a Mãe da Igreja, continua a desempenhar no céu o seu papel maternal para com os membros de Cristo’ (CIC, 975). Que nós a recebamos como nossa mãe e assim entremos no novo paraíso que ofereceis através da Vossa Igreja.
Promessa: “…Todo homem ali nasceu e foi o Altíssimo que a firmou.” (Sl 87(86),5)
Louvor: “pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo.” (Lc 1,49)

 

 

 

 

 

 

 

 

21/05/2024 - UM PRANTO PURO

Terça-feira, 21 de Maio de 2024 – São Cristóvão Magalhães e Companheiros

Tg 4,1-10

Sl 55(54),7-11.23

Mc 9,30-37

UM PRANTO PURO

“Entristecei-vos, cobri-vos de luto e chorai…” (Tg 4,9)

“Há um momento para tudo e um tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Ecl 3,1), inclusive “tempo de chorar…” (Ecl 3,4) Por causa dos pecados sem arrependimento em todo mundo, agora é tempo de chorar. “…Transforme-se o [nosso] riso em luto e a [nossa] alegria em desalento.” (Tg 4,9) O Senhor através da Sua Igreja nos orienta mais uma vez: “Agora, portanto – oráculo de Iahweh – retornai a mim de todo vosso coração, com jejum, com lágrimas e com lamentação.” (Jl 2,12)

Pode haver esperança nas lágrimas, porque “…a tristeza segundo Deus produz arrependimento que leva à salvação, ao passo que a tristeza segundo o mundo produz a morte.” (2Cor 7,10) “Os que semeiam com lágrimas, ceifarão em meio a canções,” (Sl 126(125),5), pois “…haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrependa do que por noventa e nove justos que não precisam de arrependimento.” (Lc 15,7)

Hoje, que nós façamos atos de contrição, isto é, atos de arrependimento e ódio pelo pecado. Tem que existir esperança no pranto. Chore como Jesus chorou (Lc 19,41).

Oração: Pai, que eu possa ver o pecado como Tu o vês.
Promessa: “Aquele que receber uma destas pequeninos por causa do meu nome, a mim recebe…” (Mc 9,37)
Louvor: São Cristóvão Magalhães e seus vinte e quatro Companheiros foram martirizados entre 1915 e 1937 em oito diferentes estados Mexicanos por sua fidelidade à Igreja Católica.

 

 

 

 

 

 

 

 

22/05/2024 - PECADOS DE OMISSÃO

Quarta-feira, 22 de Maio de 2024 – Santa Rita de Cássia

Tg 4,13-17

Sl 49(48),2.3.6-11

Mc 9,38-40

PECADOS DE OMISSÃO

“Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz morre em pecado.” (Tg 4,17)

Pecados não são somente os que nós cometemos, mas também aqueles sobre os quais nós nos omitimos. Nós seremos julgados(as) não somente pelo que dizemos (Mt 12,36), mas também pelo que nós não dizemos (Ez 3,18; 33,6.8). Seremos julgados(as) não somente por emprestar nossa presença a coisas que não glorificam a Deus (1Cor 10,31), mas também por nossas ausências das assembleias do povo de Deus (Hb 10,25) e de outras obras do Senhor.

Antes de nós sermos criados(as), o Senhor preparou uma vida de boas obras para cada um(a) de nós (Ef 2,10). Ele nos considera responsáveis por todas essas obras (Rm 2,6; Ap 20,12). Como exemplo, Jesus advertiu a igreja de Sardes: “Torna-te vigilante e consolida o resto que estava para morrer, pois não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,2)

Se vocês estão pecando por omissão, arrependam-se e clamem pela misericórdia do Senhor. “Ele é a vítima de expiação pelos nossos pecados…” (1Jo 2,2) O Senhor irá perdoar. Por Sua graça, nós faremos o impossível. Faremos tudo o que Ele nos pedir. Vivam em plenitude suas vidas por Jesus (Jo 10,10).

Oração: Pai, eu coloco minha vida em Tuas mãos.
Promessa: “Mas o homem não pode comprar seu resgate, nem pagar a Deus seu preço; o resgate de sua vida é tão caro que seria sempre insuficiente para o homem sobreviver, sem nunca ver a cova.” (Sl 49(48),8-10)
Louvor: Santa Rita de Cássia é a padroeira das causas impossíveis, especialmente de esposas maltratadas e de mulheres de coração partido. Ela foi esposa, mãe, viúva e membro de uma comunidade religiosa. A sua santidade foi demonstrada em todas as fases de sua vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

23/05/2024 - QUANTO INFERNO?

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Tg 5,1-6

Sl 49(48),14-20

Mc 9,41-50

QUANTO INFERNO?

“São como o rebanho destinado ao Xeol…” (Sl 49(48),15)

Décadas atrás, os pregadores e o povo em geral falavam frequentemente sobre o inferno. Hoje, apesar da palavra ‘inferno’ ser repetidamente mencionada pelos que a usam como profanação, o inferno é negado por muitas pessoas, até mesmo Cristãos ou é muito minimizado. Quanto ‘inferno’ nós devemos proporcionar às pessoas; isto é, quão frequentemente nós deveríamos mencionar seriamente o inferno na igreja e em outros lugares? Essa questão é difícil de ser respondida.

Um possível princípio básico é mencionar o inferno tantas vezes quanto Jesus fez nos Evangelhos. Jesus não estava sempre falando sobre o inferno. Seus assuntos favoritos eram Seu Pai, o reino do céu e a cruz. Entretanto, Jesus não ignorava ou minimizava o inferno. Ele não usava a expressão ‘inferno’, mas falava sobre “…a geena … o fogo inextinguível.” (Mc 9,43) “onde o verme não morre e o fogo não se extingue.” (Mc 9,48) Jesus também se referia ao ‘Hades’, que significa “mansão dos mortos…” (Lc 16,23) Nesse lugar, as pessoas são torturadas nas chamas (Lc 16,24). Quando Jesus ensinou sobre o Dia do Julgamento, Ele mencionou “…castigo eterno…” (Mt 25,46) para os(as) malfeitores(as) que teriam sido lançados(as) “…na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes.” (Mt 13,42)

Fixemos os nossos olhos em Jesus (Hb 12,2) e não no inferno ou em qualquer outra coisa. Entretanto, que nós sejamos tão conscientes do inferno quanto Jesus quer que nós sejamos, como indicado por Suas palavras nos Evangelhos.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar o poder de convencer pessoas a evitar o inferno (Jd 22.23).
Promessa: “Mas Deus resgatará a minha vida das garras do Xeol, e me tomará.” (Sl 49(48),16)
Louvor: Numa pesquisa científica, Rafael encontrou respostas para os mistérios do universo. Ele encontrou seu Criador e Redentor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

24/05/2024 - SALVANDO O CASAMENTO

Sexta-feira, 24 de Maio de 2024

Tg 5,9-12

Sl 103(102),1-4.8.9.11.12

Mc 10,1-12

SALVANDO O CASAMENTO

“De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe.” (Mc 10,8.9)

O nome de Jesus significa: ‘Iahweh salva’. Nós precisamos de Jesus para nos salvar não somente do pecado e da morte, mas também dos dilemas impossíveis do casamento. Por exemplo, os seres humanos são sociais e sexuais. Portanto, nós queremos estar com outras pessoas e somos atraídos(as) para ter relações sexuais com algumas dessas pessoas. Os seres humanos também querem ser amados profundamente e para sempre. Não queremos ser usados(as), ‘descartados(as)’, e rejeitados(as). Portanto, fomos feitos(as) para buscar um compromisso permanente de amor, que é geralmente expresso no casamento. No entanto, por causa da nossa resistente e decaída natureza humana (Mc 10,5), não somos capazes de estar perto de pessoas por um longo tempo sem as ferir e ser feridos(as) por elas. Consequentemente, a nossa natureza tem profundas necessidades que não podem ser preenchidas. Nós estamos condenados(as). O casamento está condenado. Dessa forma, Moisés permitiu o divórcio como uma tentativa de limitar os maus efeitos de estar casado(a) na nossa condição humana (Dt 24,1-4).

Jesus anunciou que o divórcio não era mais necessário (Mt 19,8.9). Ele é Deus e é capaz de mudar nossa natureza humana de modo que nós podemos preencher nossas necessidades legítimas. Batizados(as) em Jesus, podemos amar profundamente e para sempre. A vida e o casamento que nós queremos agora são possíveis. A salvação de Cristo e o nosso Batismo n’Ele tornou o divórcio obsoleto e o matrimonio santo, não prejudicial. Aceite Jesus como Salvador de seu casamento e de sua vida.

Oração: Pai, eu viverei meu novo casamento e minha nova vida em Jesus.
Promessa: “Especialmente, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem por outra coisa qualquer. Antes, seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não, a fim de não incorrerdes em julgamento.” (Tg 5,12)
Louvor: Marcos e Sônia se levantam cedo todas as manhãs para rezar juntos como um casal casado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

25/05/2024 - DIA DE ORAÇÃO, DIA DE ORAÇÃO

Sábado, 25 de Maio de 2024 – São Beda, o Venerável – São Gregório VII, Papa – Santa Maria Madalena de Pazzi

Tg 5,13-20

Sl 141(140),1-3.8

Mc 10,13-16

DIA DE ORAÇÃO, DIA DE ORAÇÃO

“…Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele…” (Tg 5,14)

Os Cristãos a quem Tiago se dirigia estavam divididos e indiferentes. Eles precisavam desesperadamente de ajuda. Depois de lidar com uma variedade de problemas, o autor chegou à conclusão que a melhor coisa a fazer seria orar. Ele reiterou: “Sofre alguém dentre vós um contratempo? Recorra à oração…” (Tg 5,13) “A oração da fé salvará o doente…” (Tg 5,15) “…orai uns pelos outros, para que sejais curados. A oração fervorosa do justo tem grande poder. Assim, Elias, que era um homem semelhante a vós, orou com insistência…” (Tg 5,16.17)

Orem por aqueles que estão sofrendo, doentes ou desgarrados (Tg 5,19), mas o que quer que vocês façam, OREM. Orem como se suas vidas dependessem disso. Orem quando vocês tiverem vontade ou quando não tiverem. Orem sempre, sem nunca esmorecer (Lc 18,1). “Orai sem cessar.” (1Ts 5,17)

A Bem-aventurada Virgem Maria em Fátima, o Papa São João Paulo II em Roma, Santa Teresa de Calcutá, e outros profetas disseram todos a mesma coisa: a Igreja tem que ser novamente uma “…casa de oração…” (Is 56,7)

Jesus está orando à direita do Pai (Hb 7,25). O Espírito irá nos ajudar a nos juntarmos a Ele em oração (Rm 8,26). Orem!

Oração: Senhor, que eu possa “…[orar] em todo tempo, no Espírito…” (Ef 6,18; 1Cor 14,15)
Promessa: “Então, abraçando-as, abençoou-as, impondo as mãos sobre elas.” (Mc 10,16)
Louvor: São Beda, o Venerável, terminou de escrever seu último livro na noite anterior ao dia da Ascensão, rezou o Glória e deu seu último suspiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26/05/2024 - DIA DO PAI

Domingo, 26 de Maio de 2024 – Santíssima Trindade  – São Filipe Néri

Dt 4,32-34.39.40

Sl 33(32),4-6.9.18-20.22

Rm 8,14-17

Mt 28,16-20

DIA DO PAI

“Ide, portanto e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19)

Nós fomos criados para sermos batizados “…em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19) A palavra ‘batizado’ significa ‘ser mergulhado em’. O sentido da vida é ser mergulhado(a) em, ou seja, preocupado com e consumido pela Trindade Santa (Hb 12,29).

Nós entramos no amor e na vida Trinitária através de Jesus, o único Caminho para o Pai (Jo 14,6) e Aquele que nos batiza no Espírito (Mc 1,8). Então o Pai revela o Filho (Lc 10,21.22) e o Espírito dá testemunho de Jesus (Jo 15,26) e proclama Jesus como Senhor (1Cor 12,3). Nós somos então mergulhados no fogo cruzado do amor Trinitário.

Para sermos atraídos(as) ainda mais profundamente pelo mistério do amor Trinitário, um dos fatos mais importantes que têm que ocorrer é que o Espírito clame em nossos corações ‘Abba’, isto é, ‘Pai’ (Rm 8,15; Gl 4,6). Quando nós conhecemos o amor do Pai pessoalmente, nós somos geralmente mergulhados no amor Trinitário para sempre. Contudo, nós podemos nos abster do amor Trinitário se extinguirmos o Espírito, nos recusando a confiar em Deus Pai, a perdoar nossos pais terrenos ou a nos arrependermos dos nossos pecados de egoísmo e auto-suficiência.

Você está permanecendo com a Trindade ou se afastando dela? O Espírito Santo está clamando ‘Abba’. Caia nos braços de seu Pai.

Oração: Abba, …
Promessa: “…E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20)
Louvor: Todo louvor e glória são Vossos, Pai, Filho, e Espírito Santo, agora e para sempre.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

27/05/2024 - PERDENDO TUDO PARA SER SALVO(A)

Segunda-feira, 27 de Maio de 2024 – Santo Agostinho de Cantuária

1Pd 1,3-9

Sl 111(110),1.2.5.6.9.10

Mc 10,17-27

PERDENDO TUDO PARA SER SALVO(A)

“…Então, quem pode ser salvo?” (Mc 10,26)

Nós devemos nos alegrar quando formos “…contristados por um pouco de tempo, em virtude de várias provações.” (1Pd 1,6), se essas provações nos ajudarem a alcançar “…o fim da [nossa] fé, a saber, a salvação das [nossas] almas.” (1Pd 1,9) Devemos estar perfeitamente dispostos(as) a vender tudo o que temos e dar os rendimentos aos pobres (Mc 10,21), se esse for o modo que o Senhor quer usar para operar a nossa salvação (Fl 2,12). Devemos até mesmo desejar morrer ainda jovens “…para que a malícia não [nos perverta] o julgamento e a perfídia não [nos seduza] a alma.” (Sb 4,11) Temos somente um objetivo na vida: ser salvos(as). Nós de bom grado perderíamos tudo para ganhar nossa salvação (Lc 9,24).

Eu convido e desafio vocês a orar ao Senhor: ‘Eu aceito a salvação – não importa a que custo’. Fazendo essa oração, vocês estarão:
– dizendo que sacrificarão tudo para ser salvos(as) (Rm 12,1),
– confiando no Senhor.
– aumentando a probabilidade de mais sofrimentos nas suas vidas,
– aumentando a probabilidade de mais alegria em suas vidas (Cl 1,24),
– tornando suas vidas mais simples,
– tonando suas vidas mais contraculturais, e dessa forma se fazendo mais suscetíveis a perseguições (Mt 5,11), e
– expressando a liberdade definitiva (Jo 8,36).

Jesus é nosso Salvador. Somente através do Seu Nome podemos ser salvos(as) (At 4,12). Esse é o sentido definitivo da vida. Aceite Jesus como seu Salvador.

Oração: Pai, eu coloco minha vida na Tas mãos.
Promessa: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, em sua grande misericórdia, nos gerou de novo, pela ressurreição de Jesus Cristo … (1Pd 1,3)
Louvor: Santo Agostinho de Canterbury pode ser chamado de ‘Apóstolo da Inglaterra’. Ele levou o Evangelho para o povo inglês no ano de 597. Ele purificou ao invés de destruir os templos pagãos e transformou os ritos pagãos em festivais Cristãos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

28/05/2024 - A BATALHA DOS DESEJOS

Terça-feira, 28 de Maio de 2024

1Pd 1,10-16

Sl 98(97),1-4

Mc 10,28-31

A BATALHA DOS DESEJOS

“Como filhos obedientes, não consintais em modelar a vossa vida de acordo com as paixões de outrora, do tempo da vossa ignorância.” (1Pd 1,14)

Satanás está tentando nos fazer seus (suas) escravos(as) nos pressionando e manipulando através de desejos carnais. Ele quer que nós vivamos “…satisfazendo as vontades da carne…” (Ef 2,3) e morrendo espiritualmente (Ef 2,1). Portanto, temos que “remover o [nosso] modo de vida anterior … que se corrompe ao sabor das concupiscências enganosas.” (Ef 4,22) Temos de “…[vestir-nos] do Senhor Jesus Cristo e não[procurar] satisfazer os desejos da carne.” (Rm 13,14) “Pois os que são de Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24)

Ao invés de viver para satisfazermos os desejos de nossa carne, devemos ter fome e sede de justiça (Mt 5,6). Somos chamados(as) a desejar e buscar em primeiro lugar o reino de Deus e o Seu caminho de justiça (Mt 6,33). Como Jesus, com grande desejo nós temos que desejar comer a nova Páscoa com Ele (Lc 22,15), isto é, celebrar a Eucaristia com Jesus.

Finalmente, tanto os bons quanto os maus desejos serão realizados. Se os nossos desejos carnais não tiverem sido crucificados, eles serão ‘realizados’ na solidão e no isolamento da condenação no inferno. Se tivermos crucificado os nossos desejos carnais e alimentado nossos bons desejos, seremos preenchidos pelo amor para todo o sempre, face-a-face com Deus no céu. Anseie pelos desejos do Senhor.

Oração: Jesus, que Tu sejas o Senhor dos meus desejos.
Promessa: “Jesus declarou: ‘Em verdade vos digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e, no futuro, a vida eterna’.” (Mc 10,29.30)
Louvor: Marcos e Sara permitiram que Deus agisse através do seu casamento, ensinando novos Católicos nos programas de evangelização da Igreja, durante dezoito anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29/05/2024 - O SEU AMOR É VERDADEIRO?

Quarta-feira, 29 de Maio de 2024 – São Paulo VI, Papa

1Pd 1,18-25

Sl 147,12-15.19.20

Mc 10,32-45

O SEU AMOR É VERDADEIRO?

“Pela obediência à verdade purificastes as vossas almas para praticardes um amor fraternal e sem hipocrisia.” (1Pd 1,22)

O seu amor por sua(seu) esposa(o), pais, ou filhos é genuíno? Quase todas as pessoas automaticamente responderão ‘Sim’. Vocês acreditam que os membros de suas famílias e seus amigos amam vocês genuinamente? No início das suas vidas a Maioria das pessoas responde automaticamente ‘Sim’.

Ao longo dos anos, no entanto, nós muitas vezes somos forçados a concluir que o ‘amor’ de muitas pessoas por nós não era genuíno. Isso nos faz imaginar se nós ficaremos tristemente desapontados(as) com o ‘amor’ de outras pessoas por nós. Em algum ponto das nossas vidas, alguns(umas) de nós suspeitamos que até mesmo nós não fomos totalmente verdadeiros no nosso amor. Outros(as) ficam surpresos(as) por não terem percebido isso mais cedo.

Por que não descobrir o ‘amor verdadeiro’ agora? O seu amor foi precedido por uma purificação através da obediência à verdade? (1Pd 1,22). Se não, ele pode não ser verdadeiro. O seu amor é baseado na verdade, na virtude, no discernimento, no auto-controle, na perseverança, na piedade, e no cuidado para com seus irmãos e irmãs? (2Pd 1,5-7). Se assim não for, o seu amor pode não ser verdadeiro.

O amor verdadeiro é humanamente impossível, mas sempre acessível pela graça de Deus e a culminante graça de uma grande série de graças. Ame genuinamente.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo de amor para me ensinar a amar (Rm 5,5).
Promessa: “Pois sabeis que não foi com coisas perecíveis, isto é, com prata ou com ouro, que fostes resgatados da vida fútil que herdastes dos vossos pais, mas pelo sangue precioso de Cristo, como de um cordeiro sem defeitos e sem mácula.” (1Pd 1,18.19)
Louvor: O Papa São Paulo VI se tornou o primeiro papa a viajar a outros continentes, fazendo visitas papais à Ásia, África e às Américas do Norte e do Sul.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

30/05/2024 - “...SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA...”

Quinta-feira, 30 de Maio de 2024 – Corpo e Sangue de Cristo
Ex 24,3-8

Sl 116(115),12.13.15-18

Hb 9,11-15

Mc 14,12-16.22-26

“…SE ALGUÉM TEM SEDE, VENHA A MIM E BEBA…” (Jo 7,37)

“Desejai, como crianças recém-nascidas…” (1Pd 2,2)

Alguns(umas) de vocês podem ter perdido alguma coisa em Pentecostes neste ano porque, mesmo depois de quarenta dias de Quaresma e cinquenta dias do Tempo da Páscoa, não ficaram tão sedentos(as) pelo Espírito Santo. Jesus continua a “…[dizer] em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba, aquele que crê em mim’! conforme a palavra da Escritura: De seu seio jorrarão rios de água viva’. Ele falava do Espírito que deviam receber aqueles que tinham crido nele…” (Jo 7,37-39)

Para receber o Espírito, nós temos que estar sedentos(as). Esse é um dos mais fortes desejos humanos e a sede de um bebê recém-nascido é um dos melhores exemplos disso. Assim, o Senhor manda: “desejai, como crianças recém-nascidas, o leite não adulterado [do Espírito], a fim de que por ele cresçais para a salvação.” (1Pd 2,2)

Se não estivemos sedentos(as) no Domingo de Pentecostes, por que, nessa Quinta-feira depois de Pentecostes, deveríamos esperar estar tão sedentos(as) do leite materno como crianças recém-nascidas? Podemos estar com essa sede porque o Senhor está agindo. Nessa semana, o Senhor tem chamado vocês, repetidamente, a sufocar os desejos da carne e ter sede das coisas do Espírito (Gl 5,17). Depois do Domingo de Pentecostes, você pode até mesmo ter começado a ter um pouco mais de sede das coisas de Deus. Somente a graça de ler os ensinamentos da Bíblia neste livreto já é uma das maneiras que Deus usa para aumentar a sua sede pelo “…leite não adulterado [do Espírito]…” (1Pd 2,2)

Talvez a sua sede não seja grande, mas ela é Maior. Agora mesmo, ore por uma Maior sede ou por um novo Pentecostes. Receba o Pentecostes agora ou o mais breve possível. Tenha sede como uma criança recém-nascida.

Oração: Pai, que eu queira vida no Espírito mais do que eu desejo o prazer.
Promessa: “Então Jesus lhe disse: ‘Que queres que eu te faça’? O cego respondeu: ‘Rabbuni! Que eu possa ver novamente’! Jesus lhe disse: ‘Vai, a tua fé te salvou’. No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-o no caminho.” (Mc 10,51.52)
Louvor: Quando tentada a entregar-se à vergonha dos seus pecados do passado já confessados, Silvia recita o Salmo 34(33): “Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado.” (Sl 34,33,6)
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

31/05/2024 - UM GRANDE PENTECOSTES, ATRASADO

Sexta-feira, 31 de Maio de 2024 – Visitação de Nossa Senhora

Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16 Is 12,2-6

Lc 1,39-56

UM GRANDE PENTECOSTES, ATRASADO

“Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo.” (Lc 1,39-41)

Há quase duas semanas atrás, o Senhor deu a vocês o Espírito Santo em um novo Pentecostes. Os dons do Espírito foram estimulados em vocês? Se assim foi, vocês estão agindo como Maria agiu. Provavelmente estão visitando pessoas para partilhar com elas Jesus que está em vocês. Ao fazerem isso, elas também ficarão cheias do Espírito.

Pentecostes é contagioso. Ele é catalisador. Um Pentecostes leva a outros. Cento e vinte pessoas receberam o Espírito Santo na manhã do primeiro Pentecostes Cristão e naquela noite, mais de três mil pessoas receberam o Espírito (At 1,15; 2,41). Pentecostes é um movimento dinâmico. É como o Espírito renova a face da terra (Sl 104(103),30).

Se você está fora do Cenáculo, movendo-se no Espírito, e visitando, não pare. Testemunhe por Jesus onde você está e definitivamente “…até os confins da terra.” (At 1,8)

Se você ainda está no Cenáculo, peça a Maria para visitar você de modo que você possa penetrar nos Atos dos Apóstolos. Considere este dia de celebração da Visitação de Nossa Senhora como uma oportunidade para um grande Pentecostes atrasado. Vem Espírito Santo, outra vez!

Oração: “…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador.” (Lc 1,46.47)
Promessa: “Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.” (Rm 12,11)
Louvor: “pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo.” (Lc 1,49)