01/02/2023 - TENDO NOSSAS DIFERENÇAS

Quarta-feira, 01 de Fevereiro de 2023

Hb 12,4-7.11-15

Sl 103(102),1.2.13.14.17.18

Mc 6,1-6

TENDO NOSSAS DIFERENÇAS

“…Não desprezes a educação do Senhor, não desanimes quando ele te corrige.” (Hb 12,5)

Quando muitos dos Cristãos de hoje ouvem falar sobre a educação do Senhor, eles acham que é sobre levantar cedo para a Missa, serem fiéis à oração diária e à leitura da Bíblia, o jejum e a perseverança no compromisso de servir ao Senhor. Quando o autor da Epístola aos Hebreus pensou em educação, certamente considerou os Cristãos ao derramarem o seu sangue (Hb 12,4) e serem martirizados. As pessoas para quem a Epístola dos Hebreus foi dirigida também consideravam a educação como um insulto público, um aprisionamento e o confisco das suas posses pelo governo (Hb 10,33.34). A nossa educação parece ser um luxo se comparada com a educação daquelas pessoas.

A diferença do modo como nós e os Hebreus entendemos a educação mostra que vivemos em épocas diferentes. A perseguição violenta não chegou tão perto da maioria de nós. Todavia, as nossas diferenças podem também indicar que as nossas vidas em Cristo estão enfraquecidas, não ameaçadas pelo maligno e pecaminosamente suavizadas. O que você pensa sobre isso?

Oração: Pai, que eu também possa trazer fogo à terra (Lc 12,49).
Promessa: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, vigiando atentamente para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus. Nem haja raiz alguma de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12,14.15)
Louvor: O jovem Ricardo ora continuamente pelo renascimento da castidade no mundo, particularmente entre os jovens.

02/02/2023 - MORRER E RESPLANDECER

Quinta-feira, 02 de Fevereiro de 2023 – Apresentação do Senhor
Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18

Sl 24(23),7-10

Lc 2,22-40

MORRER E RESPLANDECER

“Porque meus olhos viram tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações …” (Lc 2,30-32)

Hoje, em todo o mundo, a Igreja proclama que Jesus é a Luz para as nações e a Glória de Israel (Lc 2,32). No entanto, “…a Luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque as suas obras eram más.” (Jo 3,19) Assim, Jesus “…foi [e ainda é] colocado para a queda e para o soerguimento de muitos em Israel [e em todo o mundo], e como um sinal de contradição.” (Lc 2,34) A mensagem da celebração de hoje, a Apresentação do Senhor, é muito controvertida.

Jesus prometeu confirmar a proclamação do Evangelho, inclusive da passagem de hoje, com sinais e prodígios (Mc 16,20). Amanhã, usaremos as velas que foram abençoadas hoje. Através da benção das gargantas a ser realizada amanhã na celebração de São Brás, muitos(as) serão curados(as) e libertados(as) da influência do maligno. Isso irá encorajar a todos(as) nós a aceitar a mensagem da celebração de hoje – a aceitar Jesus como Luz do mundo e Luz de nossas vidas (Jo 8,12; Jo 1,9).

Se aceitarmos Jesus como nossa Luz, nós nos tornaremos também luzes (Mt 5,14). Seremos como velas, fornecendo luz brilhante enquanto são consumidas. Mas nós hesitamos em perder a nossa vida de modo a fornecer nossa luz. Pelas graças de hoje e de amanhã, morra e resplandeça.

Oração: Pai, que as trevas não vençam a minha luz (Jo 1,5).
Promessa: “…ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavadeiros. E se assentará aquele que funde e purifica …” (Ml 3,2.3)
Louvor: Louvor a Jesus, Deus Encarnado, Aquele que se submeteu à lei para a nossa salvação.

03/02/2023 - PURA CORAGEM

Sexta-feira, 03 de Fevereiro de 2023 – São Brás Santo Oscar

Hb 13,1-8

Sl 27(26),1.3.5.8.9

Mc 6,14-29

PURA CORAGEM

“Na ocasião, João dissera a Herodes: ‘Não te é lícito …” (Mc 6,18)

São João Batista teve o amor e a coragem para dizer a Herodes: “…Não te é lícito possuir a mulher do teu irmão.” (Mc 6,18) O autor da Epístola aos Hebreus teve o amor e a coragem para esclarecer e declarar abertamente: “O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha; porque Deus julgará os fornicadores e os adúlteros.” (Hb 13,4) São Paulo falou da verdade em amor (Ef 4,15) quando repetidamente, clara e enfaticamente proclamou: “Pois é bom que saibais que nenhum fornicador ou impuro ou avarento – que é um idólatra – tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs, porque por essas coisas vem a ira de Deus sobre os desobedientes. Não vos torneis, pois, coparticipantes das suas ações.” (Ef 5,5-7; 1Cor 6,9.10; Gl 5,21; Rm 1,18-32; 1Ts 4,7.8) Jesus, a Verdade (Jo 14,6) e o Próprio Amor (1Jo 4,16), ensinou: “Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração. Caso o teu olho direito te leve a pecar, arranca-o e lança-o para longe de ti …” Mt 5,28.29)

Se somos discípulos(as) de Jesus e amamos verdadeiramente à Ele e ao Seu povo, nós devemos ser puros(as) e chamar outra pessoas à pureza. Se não dissermos aos Herodes do mundo de hoje que seu adultério e seus pecados sexuais não são corretos, nós estaremos quietamente concordando com os assassinatos, com a brutalidade, e com as decapitações que eles estão cometendo. Se não nos manifestarmos pela pureza, nós não nos manifestaremos pela vida.

Seja puro(a). Perca a sua vida, não a sua alma. Manifeste-se pela pureza.

Oração: Pai, concede-me a graça do amor, da coragem e da pureza.
Promessa: “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade.” (Hb 13,8)
Louvor: O zelo por evangelizar levou Santo Oscar à Escandinávia para proclamar o Evangelho.

04/02/2023 - TODO O INFERNO ESTREMECEU

Sábado, 04 de Fevereiro de 2023

Hb 13,15-17.20.21

Sl 23(22),1-6

Mc 6,30-34

TODO O INFERNO ESTREMECEU

“Os apóstolos reuniram-se a Jesus …” (Mc 6,30)

Quando Jesus chamou a Si os apóstolos pela primeira vez (Mc 3,13), todo o inferno estremeceu. Os que eram próximos a Ele disseram que estava louco (Mc 3,21), e os líderes religiosos diziam que Ele estava possuído pelo demônio (Mc 3,22).

Quando Jesus “chamou a si os Doze e começou a enviá-los dois a dois. E deu-lhes autoridade sobre os espíritos impuros.” (Mc 6,7), São Marcos considerou que todo o inferno estremeceu novamente, pois, naquele ponto de seu Evangelho, ele inseriu a menção à decapitação de São João Batista por Herodes (Mc 6,14-16).

Quando Jesus, através do Papa São João XXIII, convocou os sucessores dos apóstolos, isto é, os bispos de todo o mundo, para o Concílio Vaticano II, todo o inferno pareceu ter estremecido.
Jesus, no entanto, nunca deixou que isso o incomodasse. Quando o inferno estremece, Jesus convoca e reúne os Seus apóstolos mais uma vez (Mc 6,30-32). Ele pastoreia, ensina e alimenta a Sua Igreja (Mc 6,34-38). Ele realiza o milagre da multiplicação (Lc 6,41-44) e “…coopera em tudo para o bem daqueles que o amam …” (Rm 8,28)

Jesus age através da Sua Igreja, que guarda as chaves do reino de Deus (Mt 16,19). A Igreja pode atacar as portas do inferno, que não prevalecerão contra ela (Mt 16,18). Os nossos bispos, como sucessores dos apóstolos, e nós, que estamos sob a sua autoridade, somos uma ameaça para o demônio. A Igreja Apostólica tem a autoridade e a vitória. Ame a Igreja (Ef 5,25), ouça a Cabeça de Jesus Cristo e os seus bispos.

Oração: Pai, que eu, como membro da Igreja, possa ser uma tal ameaça ao demônio que todo o inferno estremeça, e todo o inferno seja vencido.
Promessa: “Por meio [de Jesus] ofereçamos continuamente um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.” (Hb 13,15)
Louvor: Daniel passou por três entrevistas para o trabalho dos seus sonhos, mas a cada vez um outro colega era escolhido. Ele confiou em Deus e ficou impressionado ao descobrir que se tivesse obtido a posição pretendida, teria ficado desempregado, pois as atribuições daquele departamento foram terceirizadas.

05/02/2023 - SOMENTE JESUS CRUCIFICADO

Domingo, 05 de Fevereiro de 2023 – 5º Domingo do Tempo Comum – Santa Águeda

Is 58,7-10

Sl 112(111),4-9

1Cor 2,1-5

Mt 5,13-16

SOMENTE JESUS CRUCIFICADO

“Pois não quis saber outra coisa entre vós a não ser Jesus Cristo e Jesus Cristo crucificado.” (1Cor 2,2)

Dentro de dezessete dias, será o início do Tempo da Quaresma. Você tentaria seguir as sugestões a serem apresentadas pelos próximos dias? Imitar a São Paulo (1Cor 11,1), falar de nada mais a não ser de Cristo crucificado (1Cor 2,2) até a Quarta-feira de Cinzas. Basear a sua fé “…no poder de Deus.” (1Cor2,5) para falar somente sobre Jesus crucificado durante dezessete dias. Considere que o Evangelho de Jesus crucificado “…é força de Deus para a salvação de todo aquele que crê …” (Rm 1,16)

Como mantemos a cruz de Cristo afastada de perder o seu ‘sabor’ ou se tornar ‘inútil’ (Mt 5,13)? Mantemos “…os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus …” (Hb 12,2)? Como nos afastamos de abandonar o nosso amor por Jesus (Ap 2,4)? Quando falamos e pensamos em Jesus crucificado, vemos a Sua dor, o Seu sangue derramado e o Seu indefectível amor por nós; nesse sentido, não perdemos o nosso jeito, seguimos firmes e não deixamos de amá-Lo. Seria muito doloroso para Ele se nós abandonássemos o nosso amor por Ele (Ap 2,4).

Nós seguiremos um Homem que tem marcas de cravos nas Suas mãos e pés? Para seguir nos Seus passos, temos que seguir as Suas pegadas sangrentas por todo o caminho do Calvário. Quem poderia querer seguir esse tipo de religião? Ela é totalmente contrária ao modo de pensar do mundo (1Cor 1,18; 2,14). Mas quando o mundo observar o nosso amor cheio de alegria e cheio do Espírito por Jesus crucificado a despeito de qualquer sofrimento que isso possa causar, o mundo pode se sentir culpado (Jo 16,8) e ser atraído para Jesus (Jo 12,32). Fale diariamente sobre Jesus crucificado.

Oração: Pai, prega-me na cruz junto com Jesus de modo que eu nunca venha a abandoná-Lo.
Promessa: “…Que a [nossa] fé não se baseie sobre a sabedoria dos homens, mas sobre o poder de Deus.” (1Cor 2,5)
Louvor: “Nosso Deus é um Deus de libertações, do Senhor Iahweh são as portas da morte.” (Sl 68(67),21) Jesus ressuscitado e misericordioso, quando for a hora, leva-me para casa.

06/02/2023 - NOVAS CRIAÇÕES (Parte 1)

Segunda-feira, 06 de Fevereiro de 2023 – São Paulo Miki e Companheiros
Gn 1,1-19

Sl 104(103),1.2.5.6.10.12.24.35

Mc 6,53-56

NOVAS CRIAÇÕES (Parte 1)

“No princípio, Deus criou o céu e a terra.” (Gn 1,1)

Você quer que Deus crie algo novo na sua vida? Você quer que Ele crie amizade, liberdade, um ministério, um trabalho, paz ou esperança? Deus cria hoje o mesmo que Ele criou ontem (Hb 13,8).

Ele começou a criação com o vento poderoso do Espírito soprando sobre as águas (Gn 1,2). Se você quer novas criações, reavive o fogo do dom do Espírito em sua vida (2Tm 1,6.7).

O movimento seguinte ao da criação é a Palavra de Deus. Deus falou e foi feito (Gn 1,3.6.9.11.14.20.24.26). Nada foi criado a não ser pela Palavra de Deus (Jo 1,3; conf. Hb 11,3), “O céu foi feito com a palavra de Iahweh …” (Sl 33(32),6) Se você não está nem mesmo tentando conhecer a Palavra de Deus através de Sua Igreja e da Bíblia, não fique surpreso(a) por Deus não estar criando muita coisa em sua vida.

A primeira coisa que Deus criou foi a luz (Gn 1,3). Assim como as plantas precisam da luz para a criação de sua folhagem e dos seus frutos, também nós precisamos da luz de Deus para que nossas vidas se tornem belos e frutuosos jardins. Renove o seu Batismo, no qual você recebeu pela primeira vez a luz de Cristo. Então a luz criada e criativa irá resplandecer ainda mais brilhante.

O Espírito, a Palavra e a luz são os três primeiros movimentos das novas criações de Deus em sua vida. Amanhã continuamos.

Oração: Pai, “…cria em mim um coração puro, renova um espírito firme no meu peito.” (Sl 51(50),12)
Promessa: “…Todos os que o tocavam eram salvos.” (Mc 6,56)
Louvor: São Paulo Miki e os seus companheiros resistiram à impiedade, confiaram completamente em Deus e foram privilegiados de poder morrer como mártires.

07/02/2023 - NOVAS CRIAÇÕES (parte 2)

Terça-feira, 07 de Fevereiro de 2023

Gn 1,20-2,4

Sl 8,4-9

Mc 7,1-13

NOVAS CRIAÇÕES (parte 2)

“Deus criou …” (Gn 1,27)

No limiar da Quaresma, nós oramos por uma nova primavera no Espírito resultando em novas criações. O Senhor continua a criar, através do Seu Espírito, Palavra e luz.

Na luz de Deus, nós vemos uma terra vazia e vaga nas nossas vidas (Gn 1,2). Vemos que precisamos estabelecer a ordem, a harmonia e a paz de Deus. Agindo de acordo com isso, começamos a separar coisas nas nossas vidas, assim como Deus separou a luz das trevas (Gn 1,4), as águas de cima das águas de baixo (Gn 1,7) e a terra dos mares (Gn 1,9). Uma reordenação é necessária para as recriações e para as novas criações. Nós temos de “…[sair] do meio de tal gente e [afastar-nos], diz o Senhor …” (2Cor 6,17), isto é, temos que nos afastar “…[da] concupiscência da carne, [da] concupiscência dos olhos e [do] orgulho da riqueza …” (1Jo 2,16). Temos que nos afastar dos caminhos do mundo, pois Jesus nos separou do mundo (Jo 15,19). Nas trevas do mundo, o crescimento das criações de Deus é sufocado.

Adicionalmente, para Deus criar algo novo nas nossas vidas, temos que ser fecundos, multiplicar-nos, encher a face da terra e submetê-la (Gn 1,28). Temos que produzir frutos para o reino de Deus partilhando a nossa fé e levando outras pessoas a terem uma nova vida em Cristo. Se nós não participarmos junto com Deus na criação plantando a semente da Palavra de Deus, então não estamos querendo e não iremos receber novas criações de Deus.

Nesta Quaresma, seja separado(a) do mundo e frutifique no Espírito. Seja uma nova criação e seja criativo(a).

Oração: Pai, cria em mim um espírito criativo.
Promessa: “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou.” (Gn 1,27)
Louvor: O Padre Tomás desenvolveu uma escola bíblica para aqueles(as) que queriam buscar a santificação.

08/02/2023 - LIMPEZA É UMA COISA INTERIOR

Quarta-feira, 08 de Fevereiro de 2023 – São Jerônimo Emiliani – Santa Josefina Bakhita

Gn 2,4-9.15-17

Sl 104(103),1.2.27-30

Mc 7,14-23

LIMPEZA É UMA COISA INTERIOR

“…O que sai do homem, é isso que o torna impuro.” (Mc 7,20)

“Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro.” (Mc 7,23)

A origem das “…intenções malignas: prostituições, roubos, assassínios, adultérios, ambições desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez.” (Mc 7,21.22) é a impureza que existe dentro de nós. Consequentemente, é muito importante estar limpo(a) interiormente e manter-se limpo(a) por dentro. Isto significa que:
• o Sacramento da Reconciliação é um dos mais preciosos presentes por causa do seu poder de limpeza.
• o rito penitencial no início das Missas é um dos mais importantes momentos do nosso dia e da nossa vida.
• ouvir a Palavra de limpeza de Deus diariamente é ainda mais necessário do que lavar-se diariamente (Ef 5,26; Jo 15,3).
• jejuar, por causa do seu poder de limpeza, deveria ser altamente valorizado.
• a impureza da maioria dos programas de televisão e o que nós assistimos em nossos equipamentos eletrônicos é intolerável.
• a linguagem chula e as imagens pornográficas são usadas e vistas muitas vezes e são piores do que lixo.
• a impureza da falta de perdão tem que ser removida imediatamente (Mt 5,25).

Seja limpo(a) e permaneça limpo(a) – no mais profundo do seu ser – a assim seja livre e santo(a) (Jo 8,36).

Oração: Pai, custe o que custar, limpa o templo do meu coração (Jo 2,15.16).
Promessa: “Então Iahweh Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente.” (Gn 2,7)
Louvor: São Jerônimo Emiliani dedicou a sua vida a ajudar os pobres.

09/02/2023 - “EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM” (Ap 22,13)

Quinta-feira, 09 de Fevereiro de 2023

Gn 2,18-25

Sl 128(127),1-5

Mc 7,24-30

“EU SOU O ALFA E O ÔMEGA, O PRIMEIRO E O ÚLTIMO, O PRINCÍPIO E O FIM” (Ap 22,13)

“Iahweh Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer uma auxiliar que lhe corresponda’.” (Gn 2,18)

As primeiras palavras ditas sobre o homem na Bíblia dizem respeito ao matrimônio. Adão se alegrou por ter recebido sua amada mulher Eva: “…Esta sim, é osso de meus ossos e carne da minha carne! …” (Gn 2,23) A última vez que um ser humano fala na Bíblia também é uma palavra de alegria sobre um matrimônio: a Noiva, isto é, a Igreja, junto com o Espírito Santo dizem, “…Vem! …” (Ap 22,17). A noiva se alegra porque ela e seu esposo estão unidos pelo matrimônio. As Escrituras sobre o primeiro matrimônio e o último matrimônio estão todas interconectadas no ardente amor de Deus pela raça humana e pelo desejo humano de união com o Senhor. Toda a Bíblia está contida entre dois momentos da alegria do matrimônio. ‘…Do princípio ao fim, a Escritura fala do matrimônio e do seu ‘mistério’, da sua instituição e do sentido que Deus lhe deu, da sua origem e da sua finalidade, das suas diversas realizações ao longo da história da salvação, das suas dificuldades nascidas do pecado e da sua renovação no Senhor, na Nova Aliança de Cristo e da Igreja.’ (CIC, 1602)

Os seres humanos desejam o amor em sua plenitude. O nosso destino humano é estarmos unidos(as) a Deus para sempre, pois foi para isto que Deus nos criou. É somente com Deus que o amor matrimonial é pleno e completo, ao invés de impaciente. Santo Agostinho falou sobre o amor do homem a Deus: ‘…Tu próprio a isso o incitas, fazendo com que ele encontre as suas delícias no teu louvor, porque nos fizeste para Ti e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em Ti’. (CIC, 30). São necessárias três pessoas para experimentar a alegria plena do matrimônio: o marido, a esposa e Deus. “Alguém sozinho é derrotado, dois conseguem resistir, e a corda tripla não se rompe facilmente.” (Ecl 4,12)

Deus é Amor (1Jo 4,8.16). Nós humanos somente somos capazes de amar totalmente porque Deus nos amou primeiro (1Jo 4,19). Deus quer que nós tenhamos vida em plenitude (Jo 10,10). Permita que o Senhor ame você plenamente e traga você “…para o banquete das núpcias do Cordeiro …” (Ap 19,9), a Santa Missa. Cada Missa é o casamento entre o céu e terra. Participe da Missa frequentemente, diariamente se possível e seja envolvido(a) no abraço do Senhor.

Oração: Pai, Tu me escolhestes para o amor (Ef 1,4). Eu te amo com todo o meu ser (Lc 10,27.28).
Promessa: “Felizes todos os que temem a Iahweh e andam em seus caminhos!” (Sl 128(127),1)
Louvor: Jesus curou Silvia do seu desejo de fumar.

10/02/2023 - OUVÍ! OUVÍ!

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023 – Santa Escolástica

Gn 3,1-8

Sl 32(31),1.2.5-7

Mc 7,31-37

OUVÍ! OUVÍ!

“…[Jesus] disse Effatha, que quer dizer ‘Abre-te’!” (Mc 7,34)

Jesus tomou o homem surdo “levando-o a sós para longe da multidão …” (Mc 7,33) Jesus afastou o homem do caos, da desordem, do ceticismo, da pressão do grupo e da negatividade. Essa paz era o ambiente no qual a cura completa podia ser realizada.

Muitas pessoas escutam a tudo e a todos menos ao Senhor. Particularmente, pessoas escutam a voz do maligno (Gn 3,1-6). Na atual cultura secular, a voz do mal ressoa, torcendo e redefinindo a boa e santa ordem de Deus. O reino das trevas “…ao mal [chama] bem e ao bem mal …” (Is 5,20) A cultura secular se opõe a Deus a ao Seu reino (Gl 5,17). Quando as pessoas ouvem essa propaganda por muito tempo, elas creem e também se opõem a Deus.

Nas leituras da Missa de ontem, ouvimos que Deus criou o matrimônio entre um homem e uma mulher (Gn 2,21-24). A cultura secular tenta redefinir o matrimônio torcendo, pervertendo e se opondo ao plano de Deus. Mais cedo nesta semana, as leituras da Missa revelaram que Deus criou o homem e a mulher (Gn 1,27) à Sua imagem divina. A cultura secular, estimulada pelo maligno, torce e confunde a identidade de gênero e assim muitas pessoas estão agora surdas para o seu próprio papel no plano de Deus. Muitas estão confusas porque ouviram ao demônio ao invés de a Deus.

Permita que Jesus leve você com Ele para longe da multidão (Mc 7,33). Jesus quer tocar em seus ouvidos e abri-los para Sua Boa Nova. Bloqueie as mentiras de Satanás. Ouça ao Senhor e seja curado(a). “…Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” (Mc 4,9)

Oração: Pai, faz-me surdo(a) para tudo o que se opõe a Vós. Abre meus ouvidos para escutar a Ti, e somente a Ti.
Promessa: “…Ele tem feito tudo bem; faz tanto aos surdos ouvirem como os mudos falarem.” (Mc 7,37)
Louvor: Santa Escolástica fundou uma comunidade religiosa cinco quilômetros afastada do mosteiro do seu irmão, São Bento.

11/02/2023 - TRANSFORMANDO A NOSSA ALIENAÇÃO

Sábado, 11 de Fevereiro de 2023 – Nossa Senhora de Lourdes
Is 66,10-14

Jt 13,18.19

Jo 2,1-11

TRANSFORMANDO A NOSSA ALIENAÇÃO

“Com efeito, assim diz Iahweh: Eis que vou trazer a paz como um rio e a glória das nações como uma corrente transbordante. Sereis amamentados, sereis carregados sobre as ancas e acariciados sobre os joelhos.” (Is 66,12)

As sementes da alienação e da separação dos homens são evidentes: alienação de Deus, alienação entre o homem e a mulher. “…o homem e a mulher se esconderam da presença de Iahweh Deus entre as árvores do jardim.” (Gn 3,8)

O homem tenta encontrar o seu próprio remédio por ter abandonado a graça ao invés de buscar o remédio que Deus oferece, o Seu Filho Jesus Cristo. Todavia, nós não podemos nos reconciliar com Deus através de nossos próprios esforços. É o Senhor quem inicia a reconciliação. A nossa parte é deixar que seja feito em nós (Lc 1,38). “Mas agora, em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, fostes trazidos para perto pelo sangue de Cristo. Ele é a nossa paz: de ambos os povos fez um só, tendo derrubado o muro da separação e suprimido em sua carne a inimizade.” (Ef 2,13.14)

“…Já não [somos] estrangeiros e adventícios …” (Ef 2,19) Deus enviou Seu único e amado Filho para reconciliar a humanidade pecadora com Ele (Jo 3,16). Você irá aceitar a solução que Deus oferece para remediar os efeitos miseráveis do pecado neste mundo? A vida ressuscitada em Jesus é muitíssimo superior ao belo plano original de Deus para a vida humana no jardim do Éden. Porém muitos(as) respondem, “…Não queremos que este reine sobre nós.” (Lc 19,14)

Quando entregamos as nossas vidas a Jesus, nós deixamos de estar afastados(as) de Deus para estarmos afastados(as) do mundo (Hb 11,13.14). Entregue a sua vida a Jesus. Transforme a sua alienação.

Oração: Pai, concede-me a graça de estar tão comprometido(a) com Teu Filho Jesus que eu nunca venha a me separar d’Ele.
Promessa: “Eles comeram e ficaram saciados. Dos pedaços que sobraram, recolheram sete cestos.” (Mc 8,8)
Louvor: Maria de Lourdes tem uma devoção especial por Nossa Senhora de Lourdes. Ela se alegrou quando seu confessor a orientou a orar à sua padroeira.

12/02/2023 - OS DOIS CAMINHOS

Domingo, 12 de Fevereiro de 2023 – 6º Domingo do Tempo Comum

Eclo 15,16-20

Sl 119(118),1.2.4.5.17.18.33.34

1Cor 2,6-10

Mt,5,17-37

OS DOIS CAMINHOS

“Indica-me,Iahweh, o caminho dos teus estatutos …” (Sl 119(118),33)

Existem dois caminhos na vida, e Deus nos deu liberdade para fazermos nossa própria escolha. “Diante dos homens está a vida e a morte, ser-te-á dado o que preferires.” (Eclo 15,17) Porém Ele nos deu toda orientação necessária para dizer ‘Sim’ ao Seu caminho e ‘Não’ ao caminho de Satanás. Desse modo, a Igreja nos leva a orar como o salmista no salmo de hoje “Indica-me,Iahweh, o caminho dos teus estatutos …” (Sl 119(118),33) Nós precisamos pedir ao Senhor que nos instrua porque nos foi confiado o poder de escolher.

Não existe neutralidade nesta escolha. Assim é importante instruir aqueles(as) que estão sob o nosso cuidado espiritual antes de deixá-los(as) fazer la escolha. Isso se aplica particularmente aos nossos filhos. O mundo irá instruir as pessoas através de Satanás, e fará isso em alta voz e com grande pressão. Nós Cristãos(ãs) temos que instruir da mesma forma essas pessoas e fazer isso com o coração amoroso do Bom Pastor (Mt 11,29). Ao instruir alguém, faça isso com amor.
Nós temos a liberdade de escolher a nossa própria destruição eterna. Temos a liberdade de escolher a alegria eterna e de ter influência na salvação dos nossos entes queridos através da nossa vida de confiança em Deus. O Senhor declara: “Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade … Escolhe pois a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,15.19)

Oração: Pai, “abre os meus olhos para eu contemplar as maravilhas que vêm de tua lei.” (Sl 119(118),18)
Promessa: “…O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, Sabedoria de Deus (1Cor 1,30).

13/02/2023 - O MELHOR OU O QUE RESTOU?

Segunda-feira, 13 de Fevereiro de 2023

Gn 4,1-15.25

Sl 50(49),1.8.16.17.20.21

Mc 8,11-13

O MELHOR OU O QUE RESTOU?

“Abel, por sua vez, também ofereceu as primícias e a gordura do seu rebanho …” (Gn 4,4)

Abel e Caim apresentaram ofertas ao Senhor. Deus aceitou Abel e a sua oferta, mas não olhou com favor para Caim nem para a sua oferta. Apesar de sabermos os detalhes deste acontecimento, a Escritura nos fornece a chave sobre o que Deus buscava em um sacrifício. Abel levou para o Senhor o seu ‘melhor’ (Gn 4,4). Caim simplesmente levou ‘uma oferta’ (Gn 4,3).

O Senhor enfatiza repetidamente a necessidade de apresentarmos a oferta do melhor que nós temos, sem mácula (Lv 1,10). O que damos ao Senhor deveria ser tão perfeito como nós formos capazes de fazê-lo. O profeta Malaquias acusou sem rodeios os sacerdotes de menosprezar o Senhor oferecendo sacrifícios maculados (Ml 1,6-9). Aqueles sacerdotes mantinham os melhores cordeiros para as suas próprias refeições e queimavam os doentes, cegos e fracos como oferendas ao Senhor, opondo-se ao que era estabelecido na lei de Moisés. Malaquias disse para aqueles que ofereciam esses sacrifícios sem convicção e egoístas: “…Oferece-os ao teu governador, acaso ficará contente com isso ou receber-te-á amigavelmente? …” (Ml 1,8)

O nosso chefe ficaria satisfeito em receber algo com a mesma qualidade do que nós oferecemos ao Senhor, Aquele que criou nosso chefe? Nós dedicamos nosso melhor tempo aos nossos trabalhos, à nossa recreação, à televisão, aos nossos equipamentos eletrônicos e aos nossos amigos e depois, damos a Deus o que sobrou? Dê ao Senhor o seu melhor e Ele irá multiplicar o restante (Ml 3,10).

Oração: Pai, eu Te dou a minha vida, a minha energia e toda a minha vontade.
Promessa: “Se estivesses bem-disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem-disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso dominá-lo?” (Gn 4,7)
Louvor: José adotou a prática de ouvir a Deus a cada manhã. Quando o Senhor indicou que ele deveria ir a uma missão no exterior, José obedeceu. Toda uma cidade na África recebeu o presente de água potável por causa do amor obediente de José e de sua capacidade técnica.

14/02/2023 - A CEGUEIRA ESPIRITUAL

Terça-feira,14 de Fevereiro de 2023 – São Cirilo – São Metódio

Gn 6,5-8; 7,1-5.10

Sl 29(28),1-4.9.10

Mc 8,14-21

A CEGUEIRA ESPIRITUAL

“…Tendes o coração endurecido? Tendes olhos e não vedes …?” (Mc 8,17.18)

Jesus ficou chocado com a cegueira espiritual dos Seus discípulos. Eles estavam cegos para o significado da multiplicação de pães e dos peixes. Estavam cegos para entender quem era Jesus. Essa cegueira poderia, por fim, leva-los a abandonar Jesus no Calvário.

A cegueira espiritual provocou a morte de Jesus na cruz. Ela causou o Terceiro Reich, o Holocausto de seis milhões de Judeus, a escravidão durante séculos e incontáveis outras atrocidades. A cegueira espiritual provoca a fome, o racismo, o abuso sexual de crianças, o assassinato em massa através do aborto, etc.

A cegueira espiritual é causada pelo deus do mundo atual (2Cor 4,4) e pela nossa cumplicidade com o mal deste deus do egoísmo e do humanismo secular. A cegueira espiritual é causada pelo pecado. As trevas do pecado nos cega (1Jo 2,11), impedem-nos de ver que estamos cegos(as) (Jo 9,40) e fazem com que nos ceguemos a nós mesmos(as) (Is 29,9). Nações inteiras, cidades, e até mesmo igrejas (Ap 3,17) podem se tornar espiritualmente cegas.

Jesus dividiu o mundo em dois grupos – aqueles(as) que ficam cegos(as) e aqueles(as) que recebem a visão (Jo 9,39). Arrependa-se. Procure fazer sua Confissão e deixe Jesus curar você da cegueira.

Oração: Senhor, através da minha celebração mensal do Sacramento da Reconciliação, restaure a minha visão e me afaste de ficar espiritualmente cego(a).
Promessa: “…Noé encontrou graça aos olhos de Iahweh.” (Gn 6,8)
Louvor: Os Santos Cirilo e Metódio, apóstolos para o povo Eslavo, propagaram a Boa Nova na Polônia, Boêmia, Rússia e Bulgária.

15/02/2023 - UM CORVO OU UMA POMBA?

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2023

Gn 8,6-13.20-22

Sl 116(115),12-15.18.19

Mc 8,22-26

UM CORVO OU UMA POMBA?

“No fim de quarenta dias, Noé abriu a janela que fizera na arca e soltou o corvo …” (Gn 8,6.7)

Se você está cercado(a) pelas águas da destruição, você pode se sentir como o corvo que Noé soltou da arca. Você pode ir e voltar voando sobre as águas (Gn 8,7). No entanto, você irá somente se desgastar e poderá se perder.

Ao invés disso, você pode ser como a pomba que Noé enviou. Mesmo que as águas da destruição ainda estejam cobrindo tudo, você pode ao menos retornar para a arca (Gn 8,9). Na arca da Igreja, você será protegido(a) e nela será parte da nova criação.

Possivelmente as águas da destruição não estão cobrindo tudo em sua vida. Você pode encontrar alguns ramos de oliveira sobre as águas. Colha um ramo de oliveira como um sinal de esperança, mas retorne para a arca da Igreja (Gn 8,11).

Possivelmente as águas da destruição secaram em sua vida (Gn 8,13). Você pode voar com o Espírito Santo. Você pode testemunhar por Jesus (At 1,8), fazer discípulos em todas as nações, e levá-los a ser batizados no Pai, no Filho e no Espírito Santo (Mt 28,19). Você pode seguir adiante na arca da Igreja para levar pessoas de volta para a Igreja da nova criação.

Seja com uma pomba; siga a pomba do Espírito Santo enquanto Ele age através da Igreja.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ensinar-me como viver fiel e poderosamente em um mundo de pecado, morte, aborto, ódio e violência.
Promessa: “…[Jesus] colocou novamente as mãos sobre os olhos do cego, que viu distintamente e ficou restabelecido e podia ver tudo nitidamente e de longe.” (Mc 8,25)
Louvor: Quanto mais Carlos pesquisou sobre a história da Igreja, mais ele foi mergulhado na única, verdadeira, santa e apostólica Igreja.

16/02/2023 - CONTROLE DA NATALIDADE OU CONTROLE DO PECADO?

Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 2023

Gn 9,1-13

Sl 102(101),16-21.29.22.23

Mc 8,27-33
CONTROLE DA NATALIDADE OU CONTROLE DO PECADO?

“Quanto a vós, sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a.” (Gn 9,7; ver também Gn 9,1)

As primeiras palavras de Deus para a humanidade foram: “…Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a face da terra e submetei-a …” (Gn 1,28) Para ter certeza que a humanidade entendesse a mensagem, Deus a repetiu mais duas vezes (Gn 9,1.7). O pecado tirou então vantagem da fertilidade da humanidade para transmitir uma natureza decaída para cada ser humano. Da mesma forma, quando a nossa fertilidade parece multiplicar os nossos problemas, muitos(as) de nós respondemos com o controle da natalidade. Ponderamos que menos pessoas significam menos problemas para nós que já temos muitos. Todavia, o Senhor responde à multiplicação dos nossos problemas não encerrando nossa fertilidade, mas lidando com o nosso real problema, o pecado. Como exemplo, o Senhor tentou lidar com o nosso egoísmo através da inundação no tempo de Noé, enquanto continua a nos orientar a sermos férteis e a nos multiplicarmos.

Nós não precisamos de um controle da natalidade, mas sim de um controle do pecado. Nem precisamos de um controle da natalidade temporário enquanto retardamos em lidar com os nossos pecados. Essa é somente mais uma desculpa para deixar de lado o arrependimento. Temos de nos arrepender dos nossos pecados agora e buscar fazer uma Confissão. Nós entesouramos a Palavra de Deus nos nossos corações de modo a não pecarmos (Sl 119(118),11). O único caminho para salvarmos as nossas vidas é entregá-las totalmente ao Senhor (Mt 16,25). Então a nossa fertilidade será usada para encher a terra com o amor e a vida do Senhor ao fazermos discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Seja fértil e multiplique; arrependa-se dos pecados e encha a terra.

Oração: Pai, concede a muitos casais Cristãos a benção de uma família grande e saudável.
Promessa: “…Tu és o Cristo.” (Mc 8,29)
Louvor: Jorge fez vasectomia por duas vezes, mas finalmente resolveu revertê-la.

17/02/2023 - EM QUEDA LIVRE

Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2023 – Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas

Gn 11,1-9

Sl 33(32),10-15

Mc 8,34-9,1

EM QUEDA LIVRE

“…E foi [em Babel] que Iahweh confundiu a linguagem de todos os habitantes da terra e foi lá que ele os dispersou sobre toda a face da terra.” (Gn 11,9)

Nós somos divididos, fragmentados, e até mesmo destruídos. Até mesmo as nossas divisões são divididas e subdivididas. Nossos diferentes idiomas, nacionalidades e dimensões, dividiram a raça humana e até mesmo o corpo de Cristo em centenas de milhares de peças.

O orgulho é a causa de nossas divisões e desagregações. Assim como os construtores da torre de Babel, nós queremos fazer um nome para nós mesmos(as) e construir monumentos para alcancemos o mais alto dos céus (Gn 11,4). Queremos ser melhores, superiores aos demais e permanecer afastados, isto é, divididos (Lc 18,9-12).

Jesus contradiz o orgulho humano. Ele criou um nome para Si mesmo morrendo no Calvário e Seu monumento para alcançar o céu foi a cruz. Através do sangue fluindo de Seu corpo crucificado, Ele nos reconciliou e fez de dois de nós um (Cl 1,20; Ef 2,14). Ao nos negarmos a nós mesmos e ao tomarmos a nossa cruz (Mc 8,34), nós nos “…[pomos] acordes no mesmo sentimento, no mesmo amor, numa só alma, num só pensamento.” (Fl 2,2) Em Jesus, nós “nada [fazemos] por competição e vanglória…” (Fl 2,3), não “…julgando cada um os outros superiores a si mesmos, nem cuidando cada um do que é seu, mas também do que é dos outros. [Tendo em nós] o mesmo sentimento de Cristo Jesus.” (Fl 2,3-5)

Oração: Pai, que eu possa morrer para o individualismo de querer congregar na unidade sem a Igreja (Jo 11,51.52).
Promessa: “Pois aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas o que perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, irá salvá-la.” (Mc 8,35)
Louvor: Os Sete Fundadores da Ordem dos Servitas, movidos pela fé, renunciaram à sua prosperidade levando uma via de oração e de penitência.

18/02/2023 - COMO DEUS OFERECE A FÉ

Sábado, 18 de Fevereiro de 2023
Hb 11,1-7

Sl 145(144),2-5.10.11

Mc 9,2-13

COMO DEUS OFERECE A FÉ

“Foi [pela fé] que os antigos deram o seu testemunho.” (Hb 11,2)

“…A herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida…” (Rm 4,16) Nós somos salvos(as) pela graça através da fé (Ef 2,8). ‘Para obter a salvação é necessário crer em Jesus Cristo e n’Aquele que O enviou para nos salvar. Porque sem a fé não é possível agradar a Deus e chegar a partilhar a condição de filhos seus; ninguém jamais pode justificar-se sem ela e ninguém que não persevere nela até ao fim poderá alcançar a vida eterna’. (CIC, 161) “…Sem a fé é impossível [agradar a Deus]…” (Hb 11,6) Nós fomos criados(as) para viver “…pela fé no Filho de Deus, que [nos] amou e se entregou a si mesmo por [nós].” (Gl 2,20 2Cor 13,5) Nós temos que “…[caminhar] pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7) Aqueles(as) que creem são os(as) que conquistam o mundo (1Jo 5,5).

“A fé é uma pose antecipada do que se espera, um meio de demonstrar as realidades que não se vêm.” (Hb 11,1) Fé é o resultado de um bom relacionamento pessoal. Um bom relacionamento pessoal é baseado em uma boa comunicação. Uma boa comunicação depende de se ouvir bem (Mc 9,7). “Pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17) As Escrituras são o ponto de referência pelo qual nós podermos discernir quando Deus está por trás dos eventos, pensamentos, atividades e conversas nas nossas vidas. Então, uma vez que deixamos que a Bíblia Sagrada nos ligue ao Senhor, desenvolvemos um bom relacionamento com Ele e estabelecemos a garantida confiança n’Ele, que é a fé.

Permaneça na Palavra de Deus (Jo 15,7). Medite sobre ela (Sl 1,2) e a recite dia e noite (Js 1,8). Você irá ouvir o Senhor. Então você irá crescer em um relacionamento amoroso com Ele e irá aumentar a sua fé n’Ele.

Oração: Pai, eu creio. Mas ajuda a minha falta de fé (Mc 9,24).
Promessa: “E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado; ouvi-o’.” (Mc 9,7)
Louvor: Paulo participou de um curso sobre a Bíblia porque queria ensinar as Escrituras a seus filhos.

19/02/2023 - AMANDO AQUELES QUE FERIRAM VOCÊ

Domingo, 19 de Fevereiro de 2023 – 7º Domingo do Tempo Comum

Lv 19,1.2.17.18

Sl 103(102),1-4.8.10.12.13

1Cor 3,16-23

Mt 5,38-48

AMANDO AQUELES QUE FERIRAM VOCÊ

“Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Iahweh.” (Lv 19,18)

Foi perguntado a Jesus: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” (Mt 22,36) Jesus surpreendeu aqueles que o haviam perguntado mencionando não um mandamento, mas dois. Jesus surpreendeu todo o Judaísmo sustentando que amar o seu próximo como a si mesmo é o segundo mandamento e, junto com o primeiro mandamento, forma a base da lei e dos profetas (Mt 22,40; Rm 13,9.10).

O contexto Bíblico para o segundo mandamento não é simplesmente sobre ajudar o nosso próximo de uma maneira geral ou ser amigável com ele. Em Levítico 19,18, amar nosso próximo significa especificamente não ter rancor contra ele, não procurar se vingar dele e não guardar ressentimento contra ele. Assim, quando foi perguntada a Jesus a indicação do maior mandamento, Ele não adicionou meramente ao primeiro mandamento o mandamento de amar nosso próximo. Ele também enfatizou a proibição de odiar, procurar se vingar e guardar ressentimento.

Existe alguém a quem você odeie? Você quer se vingar de alguém? Você sente algum ressentimento? Você perdoou de coração todas as pessoas por tudo que fizeram? (Mt 18,35). Você ama seu próximo de acordo com os padrões de Deus? Nesta Quaresma, reconcilie-se, perdoe e ame a seu próximo.

Oração: Sagrado Coração de Jesus, purifica o meu coração nesta Quaresma para amar os Samaritanos e os inimigos na minha vida (Lc 10,29-37).
Promessa: “Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16)
Louvor: Louvor a Cristo ressuscitado, Aquele que é o motivo da nossa alegria!

20/02/2023 - ADMINISTRANDO A ANGÚSTIA

Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 2023 – Santos Francisco e Jacinta Marto
Eclo 1,1-10

Sl 93(92),1.2.5

Mc 9,14-29

ADMINISTRANDO A ANGÚSTIA

“[Jesus] respondeu: ‘Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei? …’.” (Mc 9,19)

A falta de fé angustia Jesus (Mc 6,6). Ele foi para o meio da multidão que tinha falta de fé e expressou Sua exasperação abertamente (Mc 9,19.23). Muitos(as) de nós estamos rodeados por multidões de pessoas que têm falta de fé. Qual é o nosso nível de conforto em meio a essa multidão? Causa-nos angústia ver que essas pessoas vivem sem ter fé? Quais as palavras que podemos usar na presença da falta de fé? Nós dizemos:
• ‘Eu compreendo os seus problemas financeiros. Eu concordo, você realmente deveria usar o controle da natalidade’.
• ‘Deve ser horrível viver com uma esposa como essa. Eu concordo, você realmente deveria se separar dela’.
• ‘Eu sei que você está farto(a) da Igreja. Em concordo, você realmente deve se afastar dessas pessoas’.

Ou nós estamos nos sentindo angustiados(as) pela falta de fé e falamos como Jesus?
• “O meu Deus proverá magnificamente todas as vossas necessidades …” (Fl 4,19)
• “De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não deve separar.” (Mt 19,6)
• “Não deixemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Procuremos, antes, animar-nos sempre mais …” (Hb 10,25)

Depois que Jesus expressou a Sua exasperação na leitura do Evangelho de hoje, Ele desafiou a fé do pai (Mc 9,23), elevou o nível de fé do pai (Mc 9,24) e então, ensinou os Seus discípulos a expulsar demônios pela oração e pelo jejum (Mc 9,29; Mt 17,21 nota f). Você se sente angustiado(a) pela falta de fé a ponto de orar, jejuar e falar como Jesus fez? “Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus.” (Fl 2,5)

Oração: Pai, dá-me o pensamento de Cristo (1Cor 2,16).
Promessa: “O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa.” (Eclo 1,12)
Louvor: Sonia lidera um grupo de oração de jovens adolescentes, ensinando-as a louvar a Deus através da música.

ncor contra ele, não procurar se vingar dele e não guardar ressentimento contra ele. Assim, quando foi perguntada a Jesus a indicação do maior mandamento, Ele não adicionou meramente ao primeiro mandamento o mandamento de amar nosso próximo. Ele também enfatizou a proibição de odiar, procurar se vingar e guardar ressentimento.

Existe alguém a quem você odeie? Você quer se vingar de alguém? Você sente algum ressentimento? Você perdoou de coração todas as pessoas por tudo que fizeram? (Mt 18,35). Você ama seu próximo de acordo com os padrões de Deus? Nesta Quaresma, reconcilie-se, perdoe e ame a seu próximo.

Oração: Sagrado Coração de Jesus, purifica o meu coração nesta Quaresma para amar os Samaritanos e os inimigos na minha vida (Lc 10,29-37).
Promessa: “Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16)
Louvor: Louvor a Cristo ressuscitado, Aquele que é o motivo da nossa alegria!

21/02/2023 - GRANDES EXPECTATIVAS

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2023 – São Pedro Damião

Eclo 2,1-13

Sl 37(36),3.4.18.19.27.28.39.40

Mc 9,30-37

GRANDES EXPECTATIVAS

“Filho, se te dedicares a servir ao Senhor, prepara-te para a prova.” (Eclo 2,1)

Ao nos prepararmos para provas, temos que ter explicações. “Aliás, todos os que quiserem viver com piedade em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2Tm 3,12) Espere por isso. “Pois que Cristo sofreu na carne, deveis também vós munir-vos desta convicção …” (1Pe 4,1)

O salmista declarou “Se um inimigo me insultasse, eu poderia suportar … Mas és tu, um homem como eu, meu amigo, meu confidente.” (Sl 55(54),13.14) É muito duro ter sofrimentos causados por aqueles(as) que estão próximos a nós, porque não esperamos ser feridos por eles(as).

Contudo, nós temos que ser como Jesus. Ele sabia e esperava que os Seus apóstolos e discípulos iriam abandoná-Lo. Pedro iria negá-Lo três vezes e Judas iria traí-Lo. Jesus até mesmo sabia que cada um(a) de nós iria participar na Sua crucificação por causa dos nossos pecados. Ele preparou a Si mesmo para a maior de todas as provas.

Espere pelo sofrimento, mas não tenha medo por isso. Ao invés disso, por amor a Jesus, alegre-se no sofrimento (1Pe 4,13; Cl 1,24).

Oração: Pai, purifica-me através de provas.
Promessa: “…Se alguém quiser ser o primeiro, seja o último de todos e o servo de todos.” (Mc 9,35)
Louvor: São Pedro Damião foi um santo monge, bispo, cardeal e doutor da Igreja.

22/02/2023 - QUARESMA DO ARREPENDIMENTO

Quarta-feira, 22 de Fevereiro de 2023 – Quarta-feira de Cinzas – Cátedra de São Pedro

Jl 2,12-18

Sl 51(50),3-6.12-14.17

2Cor 5,20-6,2

Mt 6,1-6.16-18

QUARESMA DO ARREPENDIMENTO

“Pois reconheço minhas transgressões e diante de mim está sempre o meu pecado.” (Sl 51(50),5)

Jesus certa vez ressaltou que se os milagres que Ele havia realizado em Betsaida e Corazim, duas cidades da Galiléia, tivessem ocorrido nas cidades pagãs de Tiro e Sidônia, as pessoas daquelas cidades “…teriam se arrependido, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinzas.” (Mt 11,21) Arrepender-se usando cinzas era um costume do povo eleito.

Jó arrependeu-se com as cinzas (Jó 2,8; 42,6), bem como Daniel (Dn 9,3), Tamar (2Sm 13,19), e Judite (Jt 9,1). Os profetas falaram do arrependimento com cinzas (Is 58,5; Jr 6,26; Ez 27,30), e os Judeus fiéis fizeram o mesmo (Jt 4,11.15; 1Mc 3,47; 4,39; Est 4,1.3). Também os cidadãos pecadores de Nínive se arrependeram com cinzas (Jn 3,6).

Nós começamos hoje o Tempo da Quaresma com a liturgia da Quarta-feira de Cinzas. Cinzas são colocadas sobre as nossas cabeças como um sinal exterior de arrependimento. Morremos para nós mesmos(as) e renunciamos a nós mesmos(as) (Lc 9,23) imitando a Jesus, que deixou de lado a Sua glória para o nosso bem. Temos que diminuir para que Jesus cresça em nossas vidas (Jo 3,30).

A disciplina e a abnegação são com o propósito de arrependimento, assim como tudo em nós deve ser para o Senhor. Que tudo o que for contra o Senhor possa ser levado embora, jogado ao chão e morrer (Jo 12,24) de modo que possamos produzir muitos frutos. Você morreria para si mesmo(a) nesta Quaresma de modo que Jesus possa viver através de você? (Gl 2,19.20) “…Recobra, pois, o fervor e converte-te!” (Ap 3,19)

Oração: Pai, que nosso jejum da Quaresma possa ser agradável a Ti e um remédio de cura para as nossas almas.
Promessa: “…No tempo favorável, eu te ouvi. E no dia da salvação vim em teu auxílio. Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)
Louvor: “Fazes o mortal voltar ao pó, dizendo: ‘Voltai, ó filhos de Adão’!” (Sl 90(89),3) Eu me arrependo dos meus pecados e creio no Evangelho.

 

23/02/2023 - A ESCOLHA É SUA

Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2023 – São Policarpo

Dt 30,15-20

Sl 1,1-4.6

Lc 9,22-25

A ESCOLHA É SUA

“…Eu te proponho a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida…” (Dt 30,19)

Recentemente, um grupo de Católicos estava rezando o terço em frente a um local de abortos. Um carro passou por eles e uma mulher gritou para o grupo, ‘Meu corpo, minha escolha’! Ela fez uma escolha como proclamado nas leituras da Missa de hoje: escolher a vida ou a morte, a benção ou a maldição (Dt 30,19).

Como é difícil de acreditar que o Deus Todo-poderoso tenha dado a nós, seres humanos, a liberdade de escolher o nosso próprio destino eterno, céu ou inferno. Não existe outra opção. O amor de Deus é tão magnânimo e total que Ele nos oferece liberdade para fazer escolhas poderosas. ‘Para ser humana, a resposta da fé, dada pelo homem a Deus, deve ser voluntária. Por conseguinte, ninguém deve ser constrangido a abraçar a fé contra sua vontade. Efetivamente, o ato de fé é voluntário por sua própria natureza…’ (CIC, 160). Todavia, naquele mesmo amor, Ele revela-se a Si mesmo de modo que podemos aproveitar cada oportunidade para escolher a Ele e ao Seu amor. Deus deseja nos cobrir de bênçãos (Dt 28,2). Porém nós temos que escolher a vida de bênçãos que Ele coloca diante de nós (Dt 30,19).

No término da Quaresma, na Vigília Pascal ou no Domingo da Páscoa, nós iremos renovar as nossas promessas batismais. O sacerdote irá nos fazer seis perguntas a serem respondidas ‘Sim’ ou ‘Não’. Da mesma forma, somente duas escolhas são oferecidas por Deus: céu ou inferno, vida ou morte, o reimo de Deus ou o reino das trevas.

Ao iniciarmos a Quaresma, “…Escolhe, pois, a vida …” (Dt 30,19) Escolha a benção. Rejeite a maldição. Rejeite o inferno. Escolha a Deus.

Oração: Pai, nesta Quaresma, que eu possa escolher o Teu caminho de vida a cada momento de cada dia.
Promessa: “…Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e siga-me. Pois aquele que quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas o que perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.” (Lc 9,23.24)
Louvor: ‘Oitenta e seis anos eu O serv, e Ele nunca me enganou. Como, então, eu seria capaz de blasfemar meu Rei, Aquele que me salvou? (O Martírio de São Policarpo, 155 dC)

 

 

24/02/2023 - ESCOLHENDO O JEJUM

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2023

Is 58,1-9

Sl 51(50),3-6.18.19

Mt 9,14.15

ESCOLHENDO O JEJUM

“Por acaso é este o jejum que escolhi, um dia em que o homem mortifique a sua alma? ….” (Is 58,5)

Jejuar é limitar o nosso consumo de alimento em obediência ao Senhor para a construção do Seu reino. Ele pode envolver não comer nada, comer um pouco menos, comer de modo simples, menos alimentos saborosos. Apesar do Senhor nos chamar a cortar significantemente a alimentação, jejuar não é uma questão de quantidade, mas sim de obediência. Para exemplificar: jejuar severamente quando Jesus está nos pedindo outra coisa, não grada a Ele.

O jejum da Quaresma é um pouco diferente de outros jejuns. O jejum da Quaresma é uma intencional imitação de Cristo, pois Ele jejuou durante quarenta dias no deserto. Assim, o propósito do jejum da Quaresma é estar unido(a) a Cristo e crescer em um relacionamento profundo e pessoal com Ele.

Nesta Sexta-feira, o terceiro dia da Quaresma, a Igreja pede aos Católicos do mundo inteiro que se abstenham de carne. Esta simples expressão de unidade encoraja a todos(as) nós a perseverar no jejum e a jejuar visando a unidade – unidade com todos os Católicos do mundo, e especialmente com Jesus. “…Não continueis a jejuar como agora, se quereis que a vossa voz seja ouvida nas alturas!” (Is 58,4)

Oração: Jesus, que eu possa estar em comunhão contigo quando eu jejuar ou quando eu como a Tua Carne e bebo o Teu Sangue (Jo 6,56). Que eu possa também receber comunhão contigo e com o Teu povo quando eu jejuar.
Promessa: “…Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão.” (Mt 9,15)
Louvor: Mesmo quando estava incapacitada para ir à Igreja para receber a Comunhão, Márcia estava em comunhão com a Igreja através do ministro levando para ela a Eucaristia.

 

 

25/02/2023 - CAMINHANDO PARA A GLÓRIA

Sábado, 25 de Fevereiro de 2023

Is 58,9-14

Sl 86(85),1-6

Lc 5,27-32

CAMINHANDO PARA A GLÓRIA

“Então te deleitarás em Iahweh, e eu te farei levar em triunfo sobre as alturas da terra …” (Is 58,14)

Estamos no quarto dia de uma jornada de quarenta dias através do deserto da Quaresma. O nosso destino é a celebração da Ressurreição de Jesus dentre os mortos. Quando encontrarmos o Cristo ressuscitado de uma nova maneira no Tempo da Páscoa, a “…luz brilhará nas trevas e a escuridão será para [nós] como a claridade do meio-dia.” (Is 58,10) “Iahweh será o [nosso] guia continuamente e [nos] assegurará a fartura, mesmo em terra árida …” (Is 58,11) “Os [nossos] escombros antigos serão reconstruídos; [reergueremos] os alicerces dos tempos passados e [seremos chamados Reparadores] de brechas, [Restauradores] de estradas …” (Is 58,12)

Sim, este Tempo da Quaresma será muitos mais do que nós podemos pedir ou imaginar (Ef 3,20). As profecias de Isaias, feitas há mais de 2.500 anos atrás, serão realizadas novamente. O amor e a glória de Cristo ressuscitado serão tão grandemente manifestados nesta Páscoa que seriam demasiado para nós se não tivermos preparado os corações através do nosso arrependimento, jejum, esmolas, penitência e oração durante a Quaresma. Porque ser a Páscoa um acontecimento tão grandioso, a Quaresma é tão necessária. Penetre plenamente na Quaresma.

Oração: Pai, torna-me pronto(a) para qualquer coisa enquanto eu cresço em santidade nesta Quaresma mais do que nunca antes.
Promessa: Jesus “…viu um publicano, chamado Levi, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: ‘Segue-me’! E, levantando-se, ele deixou tudo e o seguiu.” (Lc 5,27.28)
Louvor: Luísa ora, pressiona e trabalha para construir uma cultura de vida.

 

 

26/02/2023 - ‘NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO’

Domingo, 26 de Fevereiro de 2023 – 1º Domingo da Quaresma
Gn 2,7-9; 3,1-7

Sl 51(50),3-6.12-14.17

Rm 5,12-19

Mt 4,1-11

‘NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO’

“Então, aproximando-se o tentador …” (Mt 4,3)

Deus não tenta ninguém (Tg 1,13). Ao invés disso, a cobiça e a avidez da nossa natureza pecaminosa é que nos levam à tentação (Tg 4,1-3; Hb 4,15; 2,18). As tentações muitas vezes ocorrem durante a Quaresma. A tentação pode nos incitar, como um sargento faz com os seus soldados em uma batalha. Nós podemos tentar imaginar onde Deus se encontra durante as nossas tentações. Tenhamos certeza de que o Senhor “…está conosco.” quando nós somos tentados(as) (Mt 1,23; 28,20)

O demônio quer que nos esqueçamos que Deus nos ama. Mas Satanás é um mentiroso (Jo 8,44). Ele mente sobre o caráter de Deus (Gn 3,4.5). Jesus não se envolve em conversas com Satanás, e nós, da mesma forma, nunca devemos fazer isso. Como Jesus, nós temos que dizer ao maligno para nos deixar: “…Vai-te, Satanás …” (Mt 4,10)

Satanás frequentemente nos atrai com promessas de coisas que não nos pode dar. As suas promessas não ‘promessas vazias’. O que Satanás tem realmente a nos oferecer são amarras que cegam, não algo que nos liberte ou nos dê uma vida nova e cheia de alegrias. Adão e Eva não se escondiam de Deus até depois de terem cometido pecado (Gn 3,6-8). Depois de termos sucumbido à tentação, Satanás deixa de fazer suas promessas vazias e passa a nos acusar (Ap 12,10) e depois a nos condenar.

Jesus foi tentado ao final de Seus quarenta dias de jejum (Mt 4,2), quando Ele estava próximo à linha de chegada de Sua corrida. Da mesma forma, é muitas vezes quando a vitória está próxima que vem a tentação. Deus está próximo, está ao nosso lado. Chame por Ele quando for o momento da tentação.

Oração: Pai, que eu guarde a Tua Palavra no meu coração, de modo que eu não peque contra Ti (Sl 119(118),11).
Promessa: “…Pela obediência de um só, todos se tornarão justos.” (Rm 5,19)
Louvor: Deus “…nos vivificou juntamente com Cristo – pela graça fostes salvos! – e com ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos céus, em Cristo Jesus.” (Ef 2,5.6) Pai, eu Vos agradeço por Vosso divino plano de amor. Eu confio em Jesus e rejeito a Satanás.

 

 

 

27/02/2023 - PLANEJAMENTO DEFICIENTE

Segunda-feira, 27 de Fevereiro de 2023 – São Gregório Narek

Lv 19,1.2.11-18

Sl 19(18),8-10.15

Mt 25,31-46

PLANEJAMENTO DEFICIENTE

“…Em verdade eu vos digo: cada vez que o fizeste a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste.” (Mt 25,40)

O Senhor diz que você não deve “…[ser] um divulgador de maledicências a respeito dos teus…” (Lv 19,16) O Senhor nos diz: “…Em verdade eu vos digo: cada vez que o fizeste a um desses meus irmãos mais pequeninos, a mim o fizeste.” (Mt 25,40) e “…Em verdade eu vos digo: todas as vezes que o deixaste de fazer a um desses pequeninos, foi a mim o deixaste de fazer.” (Mt 25,45) O Senhor espera que nós reconheçamos os Lázaros que estão à nossa porta (Lc 16,19-21) e que “…não amemos com palavras e com a língua, mas com ações e em verdade.” (1Jo 3,18) Nós temos que ver Jesus no pobre, amar e servir o pobre e até mesmo ser solidários para com o pobre.

Isso significa que nós temos que ouvir os ensinamentos da Igreja. O Papa São João Paulo II ensinou que nós devemos ‘…[fazer] uma sincera revisão da própria vida, na perspectiva da solidariedade com os pobres …’ (Redemptoris Missio, 60). Temos que imitar a Jesus e ter um amor preferencial pelos pobres. Disse Santa Rosa de Lima ‘…Quando servimos os pobres e os doentes é a Jesus servimos. Não devemos cansar-nos de ajudar o nosso próximo, porque nele servimos a Jesus’. (CIC, 2448) São João Crisóstomo insistia: ‘Não permitir que os pobres partilhem de nossos bens é roubar deles e privá-los da vida. Os bens que possuímos não são nossos, mas deles’. São Gregório Magno ensinou: ‘…Quando damos aos indigentes o que lhes é necessário, não lhes ofertamos o que é nosso: nos limitamos a restituir-lhes o que lhes pertence. Mais do que praticar uma obra de misericórdia, cumprimos um dever de justiça’. (CIC, 2446)

A Igreja através dos séculos ecoa: ‘Ame os pobres em Jesus; ame a Jesus nos pobres’.

Oração: Pai, nesta Quaresma que eu dê esmolas o suficiente de modo a fazer com que meu estilo de vida mude significativamente.
Promessa: “Não te vingarás e não guardarás rancor contra os filhos do meu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou Iahweh.” (Lv 19,18)
Louvor: São Gregório Narek, ou Gregório Narekatel, foi um místico Armênio, poeta e doutor da Igreja.

 

 

28/02/2023 - O GRANDE IRMÃO

Terça-feira, 28 de Fevereiro de 2023

Is 55,10.11

Sl 34(33),4-7.16-19

Mt 6,7-15

O GRANDE IRMÃO

“Procurei a Iahwehe o ele me atendeu, e dos meus temores todos me livrou.” (Sl 34(33),5)

“Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, e quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.” (Lc 10,22) Na passagem do Evangelho de hoje, o Filho único amado nos dá a fórmula para orar ao Seu Pai. Com efeito, nos foi dada permissão para chamar ao Deus do universo de ‘Pai nosso’ (Mt 6,9). “Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba! Pai!” (Rm 8,15; conf. Gl 4,6)

Apesar de repetirmos o ‘Pai Nosso’ incontáveis vezes durante nossas vidas, nós temos que nos prevenir contra a presunção: “Nas vossas orações não useis de vãs repetições, como os gentios, porque imaginam que é pelo palavreado excessivo que serão ouvidos.” (Mt 6,7) A Igreja tem ensinado consistentemente que a oração tem que nos elevar até Deus. ‘… A oração cristã dedica-se, de preferência, a meditar nos mistérios de Cristo, como na «lectio divina» ou no rosário …’ (CIC, 2708)

Por fim, mesmo considerando que “…toda a carne é como erva …” (1Pe 1,24), Deus Pai cuida intensamente de cada um(a) de nós. Aceite o convite do Senhor para uma maior intimidade com Ele. Vocês são Seus (Suas) filhos(as) adotivos(as). Ore ao seu Pai com esperançosa expectativa.

Oração: “…Senhor, ensina-nos a orar …” (Lc 11,1-4)
Promessa: “Iahweh está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19)
Louvor: Berenice, esposa e mãe, levanta-se cedo todas as manhãs para dedicar duas horas à oração.