01/03/2024 - ESPERANÇA PARA FAMÍLIAS SEM ESPERANÇA

Sexta-feira, 01 de Março de 2024
Gn 37,3.4.12.13.17-28

Sl 105(104),16-21

Lc 21,33-43.45.46

ESPERANÇA PARA FAMÍLIAS SEM ESPERANÇA

“Seus irmãos viram que seu pai o amava mais do que a todos os seus outros filhos e odiaram-no e se tornaram incapazes de lhe falar amigavelmente.” (Gn 37,4)

A família de Israel (Jacó) estava uma bagunça. Israel tinha duas esposas e duas famílias. Ele favorecia José, seu primeiro filho de sua esposa favorita. Portanto, os irmãos da outra família de Israel se ressentiam de José. Eles “…odiaram-no e se tornaram incapazes de lhe falar amigavelmente.” (Gn 37,4) Os meio-irmãos de José pretendiam matá-lo com suas próprias mãos (Gn 37,18). Depois decidiram lançá-lo em uma cisterna e deixá-lo morrer de fome (Gn 37,22). Por fim, venderam-no como escravo (Gn 37,28) e depois mentiram para o seu pai dando a ele a impressão que José havia sido morto por um animal selvagem (Gn 37,20.31.33). Os irmãos de José viveram aquela mentira durante muitos anos. Alguns deles ficaram cheios de culpa e acusavam uns aos outros por partir o coração do seu pai (Gn 42,22).

Mais e mais famílias podem se relacionar com esse caos da família de Israel. Elas experimentaram a rejeição, o ódio, a infidelidade, o divórcio, a divisão, o abuso ou até mesmo o incesto. Em razão da família de Israel ter finalmente sido reconciliada, curada e restaurada, nós temos a esperança que o Senhor pode restaurar qualquer família. Ele prometeu que agiria através do nosso jejum e que nós seriamos chamados de “…[Reparadores] de brechas, [Restauradores] de estradas…” (Is 58,12) Existe esperança até mesmo para a família mais destruída. Existe esperança nesta Quaresma. Existe esperança em Jesus. “Sim, eu conheço os desígnios que formei a vosso respeito – oráculo de Iahweh – desígnios de paz e não de desgraça, para vos dar um futuro e uma esperança.” (Jr 29,11)

Oração: Pai, sê um pai para as famílias mais feridas.
Promessa: “…A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; pelo Senhor foi feito isso – é maravilha aos nossos olhos.” (Mt 21,42)
Louvor: Bruno, diretor de uma escola, liderou seus estudantes em uma campanha de doação e depois a entregar pessoalmente caixas com itens de sobrevivência em uma cidade destruída por um furacão. Ele estava cheio do amor de Deus por aqueles(as) que haviam sido afetados(as).

02/03/2024 - SÓ MISERICÓRDIA?

Sábado, 02 de Março de 2024

Mq 7,14.15.18-20

Sl 103(102),1-4.9-12

Lc 15,1-3.11-32

SÓ MISERICÓRDIA?

“Os fariseus e os escribas, porém murmuravam: ‘Esse homem recebe os pecadores e come com eles’!” (Lc 15,2)

O profeta Miquéias se maravilhou: “Qual deus é como tu, que tira a culpa e perdoa o crime, que não guarda para sempre a sua ira, porque prefere o amor?” (Mq 7,18) Miquéias estava impressionado pela indulgência de Deus, única, sem comparação, e sem precedente. Outros, no entanto, ficam deprimidos e confusos com a indulgência de Deus (Jn 4,2.3)

Imagine se uma pessoa violenta mata a sua filha. E se esse estuprador e assassino contrito entrega a sua vida a Deus, que retira a culpa do assassino e perdoa o seu pecado. O estuprador não sente culpa, mas o perdão e o amor incondicional. Se ele permanece nesse estado de graça e morre, ele estaria com o Senhor no paraíso do céu (Lc 23,43). Ninguém concede misericórdia ao pecador como Deus faz. Muitos(as) consideram isso como sendo injusto para com as vítimas cujas vidas foram traumatizadas e destruídas pelos pecadores. Essa foi parcialmente a razão do protesto do irmão mais velho do filho pródigo (Lc 15,30).

A misericórdia de Deus não é injusta, porque Ele enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz para redimir todos os pecados cometidos ou até mesmo a serem cometidos. Porque Jesus nos justificou, Ele está livre para ter misericórdia de todos(as) que aceitam Sua salvadora morte de justificação. A misericórdia de Deus é compatível com Sua justiça por causa do Calvário.

Oração: Jesus, TU te tornastes a Vítima definitiva. Tomastes sobre Ti todas as injustiças que foram ou serão cometidas. Derrama a Tua misericórdia para restaurar todas as vítimas e cura-as pelas Tuas (1Pe 2,24). Misericórdia, Senhor Jesus!
Promessa: “Mas era preciso que festejássemos e nos alegrássemos, pois esse teu irmão estava morto e tornou a viver; ele estava perdido e foi reencontrado!” (Lc 15,32)
Louvor: Suzana decidiu ser solteira por causa do Reino de Deus. Ela já ofereceu hospitalidade, conselho e o ensino das Escrituras a muitas pessoas ao longo dos anos.

03/03/2024 - LIMPEZA DE PRIMAVERA

Domingo, 03 de Março de 2024 – 3º Domingo da Quaresma – Santa Catarina Drexel

Ex 20,1-17

Sl 19(18),8-11

1Cor 1,22-25

Jo 2,13-25

LIMPEZA DE PRIMAVERA

“Tendo feito um chicote de cordas, expulsou todos do Templo, com as suas ovelhas e os bois; lançou ao chão o dinheiro dos cambistas e derrubou as mesas.” (Jo 2,15)

Nesta Quaresma, O Senhor quer limpar os templos das nossas vidas em todos os níveis que nós permitirmos. Muitas pessoas querem que Jesus as limpe um pouco ou simplesmente passe sobre elas uma flanela. Muito poucas querem que use um aspirador de pó e faça uma limpeza pesada e séria. Menos ainda querem que Jesus use um chicote de cordas, para expulsar aquelas coisas que existem em suas vidas e que não estão de acordo com a Sua vontade. Por que não confiamos o suficiente em Jesus para permitir que Ele limpe realmente a nossa casa?
Se você deseja que Jesus faça uma limpeza em você,
– faça a Confissão por ao menos duas vezes nesta Quaresma,
– peça ao Espírito Santo para levar você até à cruz e o(a) condene pelo pecado (Jo 16,8),
– pela graça de Deus, decida-se a perdoar a todas as pessoas e peça desculpas a todos(as) que você demorou a perdoar,
– peça ao Senhor para perdoar suas faltas despercebidas e para curar seu subconsciente (Sl 19(18),13),
– peça a outras pessoas para impor as mãos sobre você e rezar pela cura de seu pensamento, corpo e espírito,
– peça ao Senhor para purificar você através do jejum por vários dias, e
– agradeça ao Senhor por limpar você como se você fosse novamente uma criança sendo batizada (2Rs 5,14).

Oração: Senhor, “lava-me inteiro da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado!” (Sl 51(50),4)
Promessa: “Nós, porém, anunciamos Cristo crucificado … poder de Deus e sabedoria de Deus.” (1Cor 1,23.24)
Louvor: Louvo a Vós, Senhor Jesus ressuscitado! Vós derrotastes Satanás no deserto e na cruz. Eu Te louvo ó Cordeiro vitorioso de Deus!

04/03/2024 - A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO

Segunda-feira, 04 de Março de 2024 – São Casimiro
2Rs 5,1-15

Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4

Lc 4,24-30

A LIBERTAÇÃO DA ESCRAVIDÃO

“Desceu, pois, [Naamã] e mergulhou sete vezes no Jordão, conforma a ordem de Eliseu; sua carne se tornou sadia como a de uma criança e ficou limpa.” (2Rs 5,14)

Naamã era famoso, pois ele foi o comandante do exército vitorioso de Aram (2Rs 5,1). Naamã era rico, pois ele facilmente “…[levava] consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes de gala.” (2Rs 5,5) Namã era politicamente importante, pois tinha acesso ao rei de Aram e, através dele, ao rei de Israel (2Rs 5,4-6). Todavia, Naamã não foi curado da lepra porque ele era famoso, rico e importante. Ele foi curado porque ele ouviu a mensagem de uma jovem serva (2Rs 5,3) e de outros servos (2Rs 5,13). Quando Naamã se humilhou a si mesmo diante de seus servos e do profeta Eliseu, ele foi exaltado (Mt 23,12) e curado.

Depois que Eliseu se recusou a receber qualquer presente de Naamã em agradecimento por sua cura, o servo de Eliseu, Giezi, correu atrás de Naamã (2Rs 5,20.21). Gieze mentiu para Naamã dizendo que Eliseu havia mudado de ideia e aceitaria alguns presentes (2Rs 5,22). Eliseu soube da trapaça de Giezi e declarou: “…‘a lepra de Naamã se apegará a ti e à tua posteridade para sempre’. E Giezi saiu de sua presença branco como a neve, por causa da lepra.” (2Rs 5,27)

Quando um senhor se humilha e se torna como um servo, ele é curado. Quando um servo exalta a si mesmo e age como um senhor, é humilhado.

“…É Cristo o Senhor a quem servis.” (Cl 3,24)

Oração: “…Eu sou a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38)
Promessa: “Como a corça anseia por águas correntes, assim minha alma anseia por ti, ó meu Deus!” (Sl 42(41),2)
Louvor: São Casimiro, nascido como príncipe da Polônia, foi um asceta, dormindo no chão e usando roupas comuns. Ele é hoje o santo padroeiro da Polônia e da Lituânia.

05/03/2024 - PALAVRA DECISIVA

Terça-feira, 05 de Março de 2024

Dn 3,25.34-43

Sl 25(24),4-9

Mt 18,21-35

PALAVRA DECISIVA

“…Eu te perdoei toda a tua dívida, porque me rogaste.” (Mt 18,32)

A menos que perdoemos de todo o coração a todos por qualquer coisa feita contra nós, nós seremos entregues aos torturadores (Mt 18,34). Perdoar aos outros de todo o coração significa perdoá-los além do perdão e da misericórdia que tivermos recebido. O senhor perguntou ao servo que não havia perdoado: “Não devias, também tu, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?” (Mt 18,33) O Senhor nos concede a graça de perdoar aos outros fazendo-nos conscientes do quanto nós temos sido perdoados.

Você percebe que foi perdoado(a) por um grande número de pecados? Os seus pecados atuais são parte da razão pela qual Jesus foi torturado e crucificado. Pelos seus pecados, você se rebelou contra Deus que é todo santo e todo amor. Os seus pecados são expressões graves de ingratidão para com Deus, Aquele que cria, nutre, protege e continua a sustentar você. Em razão de você ter pecado contra Deus, seus pecados são tão sérios que é justo que você seja condenado(a) para sempre.

No entanto, nós não precisamos ser condenados(as). Somos perdoados(as). Considerando sua dívida para com Deus, o Seu perdão é surpreendente e de mudança de vida. Depois de tanto termos sido perdoados(as), nós não podemos mais olhar para Deus, para nós mesmos(as), para os outros e viver do mesmo modo (2Cor 5,16). Fomos confrontados(as) pelo perdão de Deus a viver uma vida de louvor a Ele e de perdão aos outros. Seja abalado(a) pelo perdão para o perdão.

Oração: Pai, que eu possa vir a ser sacudido(a) pelo Teu perdão dos meus pecados.
Promessa: “Tal se torne o nosso sacrifício hoje diante de ti, e se complete junto a ti, porque não serão confundidos os que confiam em ti. E agora, é de todo o coração que vamos seguir-te, vamos temer-te e procurar a tua face.” (Dn 3,40.41)
Louvor: O Padre Rogério perdoou os paroquianos que tentaram retirá-lo de sua paróquia.

06/03/2024 - OBEDIÊNCIA TOTAL

Quarta-feira, 06 de Março de 2024

Dt 4,1.5-9

Sl 147,12.13.15.16.19.20

Mt 5,17-19

OBEDIÊNCIA TOTAL

“Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e as normas que eu hoje vos ensino a praticar, a fim de que vivais e entreis a possuir a terra que vos dará Iahweh, o Deus de vossos pais.” (Dt 4,1)

Se nós estamos para receber as maravilhosas graças da justiça, da misericórdia, e da libertação, temos que obedecer ao Senhor:
– cuidadosamente (Dt 4,6), isto é, em detalhe, pois Jesus veio para cumprir até mesmo a mais simples parte da letra da lei (Mt 5,18).
– zelosamente; é privilégio nosso obedecer ao Senhor, Aquele que por amor a nós obedeceu ao Pai até mesmo a morrer na cruz (Fl 2,8). Nós temos que rejeitar a mínima deturpação da vida Cristã, pois “…a letra mata, mas o Espírito comunica a vida.” (2Cor 3,6)
– alegremente; nós nos deliciamos em obedecer à lei do Senhor (Sl 40(39),9). Devemos ao obedecer ao Senhor alegremente, pois o Senhor ama os(as) que dão com alegria (2Cor 9,7).

Jesus disse: “Se observais meus mandamentos, permanecereis no meu amor, como eu guardei os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.” (Jo 15,10) Através do nosso amor, que nós cuidadosamente, zelosamente e alegremente obedeçamos ao nosso caminho para a libertação.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ensinar-me a Te obedecer segundo os Teus princípios.
Promessa: “Aquele, portanto, que violar um só desses menores mandamentos e ensinar aos homens a fazerem o mesmo, será chamado o menor no Reino dos Céus…” (Mt 5,19)
Louvor: Marcos, um estudioso da Bíblia, estudou Grego para aprender melhor o Novo Testamento. Ele ficou surpreso ao aprender que o texto de João 6 na versão em Grego corrobora com a Presença Real de Jesus na Eucaristia. Ele se arrependeu da descrença integrou-se à Igreja Católica e recebeu o Pão da Vida.

07/03/2024 - ‘Ó CHEGAI, TODOS OS FIÉIS ...’ (titulo de uma música)

Quinta-feira, 07 de Março de 2024 – Santas Perpétua e Felicidade

Jr 7,23-28

Sl 95(94),1.2.6-9

Lc 11,14-23

‘Ó CHEGAI, TODOS OS FIÉIS …’ (titulo de uma música)

“…A fidelidade pereceu: foi eliminada de sua boca.” (Jr 7,28)

O nosso Pai celeste é Fiel e Verdadeiro. Jesus Cristo é “…a Testemunha fiel…” (Ap 1,5), Ele “…se chama ‘Fiel’ e ‘Verdadeiro’…” (Ap 19,11) O Espírito Santo é o Espírito da verdade, isto é, da verdade plena (Jo 16,13). O Deus Trino é perfeitamente fiel (1Ts 5,24). Mesmo “se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode renegar-se a si mesmo.” (2Tm 2,13) É da natureza de Deus ser fiel.

Deus nos chama a sermos santos(as), como Ele é Santo. Isso significa que nós temos que ser fiéis. Você tem sido fiel às suas promessas batismais? Essa é a responsabilidade fundamental à qual temos que ser fiéis. Você tem sido fiel à sua vocação ao matrimônio, a permanecer solteiro(a), ao sacerdócio, à vida religiosa, como pais, como filho(a), como trabalhador no mundo ou como trabalhador na igreja? Você tem sido fiel à Igreja, incluído o seu bispo, Papa, pastor e irmãos e irmãs em Cristo? Você tem sido fiem em manter a sua palavra e as suas promessas para com aquelas pessoas que o Senhor deu a você para amar?

Se você tem sido fiel, dê gloria a Deus, pois é somente pela Sua graça que você tem sido fiel. Se você não tem sido fiel, arrependa-se, procura fazer sua Confissão, receba a misericórdia de Deus e torne-se fiel. No Dia do Julgamento, o Senhor quer dizer a cada um(a) de nós: “…Muito bem, servo bom e fiel!…” (Mt 25,21.23).

Oração: Pai, que esta Quaresma me torne fiel por toda a vida, até à morte.
Promessa: “Contudo, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então o Reino de Deus já chegou a vós.” (Lc 11,20)
Louvor: Santa Perpétua e Santa Felicidade foram ambas decapitadas nos jogos públicos no anfiteatro em Cartago. Elas estavam entre as muitas jovens mulheres que, com os seus filhos, foram martirizadas por se recusarem a renunciar à sua fé em Jesus.

08/03/2024 - VICIADO EM SI MESMO OU AMANDO A SI MESMO?

Sexta-feira, 08 de Março de 2024 – São João de Deus
Os 14,2-10

Sl 81(80),6-11.14.17

Mc 12,28-34

VICIADO EM SI MESMO OU AMANDO A SI MESMO?

“Eu curarei a sua apostasia, eu os amarei com generosidade…” (Os 14,5)
“…Amarás o teu próximo como a ti mesmo…” (Mc 12,31)

Nós, seres humanos, somos viciados em nós mesmos por causa de nossa natureza decaída. Somos egomaníacos(as). Somos naturamente preocupados(as) com nós mesmos e automaticamente vivemos para ‘fazer e cuidar das nossas próprias coisas’.

Algumas vezes esse vício no egoísmo é transmitido como amor a nós mesmos. No entanto, o vício em si mesmo está mais próximo do ódio a si mesmo do que do amor a si mesmo. Por exemplo, uma pessoa em um relacionamento emocional ou sexual vicioso não sente um amor verdadeiro pela outra pessoa. Essa pessoa está usando a outra pessoa, e provavelmente está usando, e abusando de si mesma.

Como podemos nos libertar do nosso vício de nós mesmos(as) de modo a podermos amar as outras pessoas e desse modo amar o nosso próximo como a nós mesmos(as)? Somente o amor de Jesus pode quebrar o feitiço do egoísmo de modo a não vivermos mais para nós mesmos(as) mas para Ele (2Cor 5,15). Nós amamos a Deus, a nós mesmos(as) ou a qualquer outra pessoa porque o Senhor nos amou primeiro (1Jo 4,19). Quando recebemos o amor de Deus, nós deixamos de ficar preocupados com nós mesmos e começamos a amá-Lo com todo o nosso coração, toda a nossa alma, toda a nossa inteligência e toda a nossa força (Mc 12,30). Como fomos batizados(as) e imersos(as) no amor do Senhor, nós nos esquecemos de nós mesmos(as) e, paradoxalmente, começamos a nos a nós mesmos(as) (Mt 10,39). Receba Seu amor. Dê Seu amor a Ele, a si mesmo(a), e às outras pessoas.

Oração: Pai, dá-me tanto amor por Ti e por mim mesmo(a) que eu amarei os meus inimigos.
Promessa: “Volta, Israel a Iahweh, teu Deus, pois tropeçaste em tua falta.” (Os 14,2)
Louvor: São João de Deus se arrependeu da vida pecaminosa, tomou o nome de Deus para si mesmo, e fundou a Ordem dos Irmãos Hospitalários, hoje uma reconhecida ordem religiosa mundial.

09/03/2024 - ORAÇÕES RESPONDIDAS

Sábado, 09 de Março de 2024 – Santa Francisca Romana

Os 6,1-6

Sl 51(50),3.4.18-21

Lc 18,9-14

ORAÇÕES RESPONDIDAS

“Dois homens subiram ao Templo para orar…” (Lc 18,10)

O profeta Oséias levou o povo, em oração, a retornar para o Senhor (Os 14,3). O Senhor respondeu àquela oração: “Eu curarei a sua apostasia, eu os amarei com generosidade, pois a minha ira afastou-se dele. Eu serei como o orvalho para Israel, ele florescerá como o lírio, lançará suas raízes como o cedro do Líbano.” (Os 14,5.6) Em outra ocasião, o profeta também levou o povo em oração a retornar para o Senhor (Os 6,1). O Senhor respondeu àquela oração ferindo o povo por intermédio dos profetas, matando o povo com as palavras de Sua boca (Os 6,5).

O Senhor respondeu às mesmas orações de modos opostos porque a oração no capítulo 14 de Oséias foi uma oração sincera de arrependimento da idolatria (Os 14,4.9), mas a oração em Oséias 6 foi feita por um povo infiel ao Senhor (Os 6,7). “O que desvia o ouvido para não ouvir a lei, até mesmo sua prece se torna abominável.” (Pr 28,9)

O Fariseu na leitura do Evangelho de hoje orou, jejuou e deu esmola (Lc 18,11.12). O coletor de impostos “…desceu para casa justificado, o outro não…” (Lc 18,14) Isto aconteceu porque o Fariseu orou de uma maneira orgulhosa, centrada em si mesmo, mas o coletor de impostos se arrependeu e humilhou-se a si mesmo (Lc 18,13.14).

O Senhor responderá às nossas orações. Nós receberemos a severidade que Ele apresenta ao arrogante ou a gentileza que Ele usa para com os humildes? (1Pd 5,5).

Oração: Senhor, ensina-me a raro (Lc 11,1).
Promessa: “…Pois todo o que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.” (Lc 18,14)
Louvor: Santa Francisca Romana deu glória a Deus através do seu amor pelo seu marido, seus filhos e pelo povo pobre e doente de Roma.

10/03/2024 - DEUS É RICO

Domingo, 10 de Março de 2024 – 4º Domingo da Quaresma

2Cr 36,14-16.19-23

Sl 137(136),1-6

Ef 2,4-10

Jo 3,14-21

DEUS É RICO

“Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo…” (Ef 2,4.5)

O dia de hoje é tradicionalmente chamado de ‘Laetare’. ‘Laetare’ significa alegria, regozijo, pois a Quaresma está em sua metade e faltam somente três semanas para a Páscoa. Nós nos alegramos não porque não tenhamos que jejuar por muito mais tempo, mas porque Deus já fez obras maravilhosas nesta Quaresma, e isto é somente o princípio.

O que você está esperando para a Semana Santa e para o Tempo Pascal? Você espera cinquenta dias de Domingo durante o Tempo Pascal? Não importando quão grandes sejam as suas esperanças, o Senhor irá realizar mais do que você possa pedir ou imaginar (Ef 3,20). “Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Rm 8,32)
Depois que Deus amou o mundo de tal maneira que entregou o Seu único Filho (Jo 3,16), nós somente podemos subestimar o amor, a graça e a glória que Deus tem reservado para nós (1Cor 2,9). Ele “…nos fez assentar nos céus, em Cristo Jesus, a fim de mostrar nos tempos vindouros a extraordinária riqueza de sua graça, pela sua bondade para conosco…” (Ef 2,6.7) Somos tão pequenos(as) e tão fechados(as) em nós mesmos(as). Mas Deus é tão grandioso e pródigo em Seu amor. Como pode o oceano do amor de Deus ser derramado no dedal de nosso egoísmo? “…dilatai também os vossos corações!” (2Cor 6,13)

Oração: Pai, eu me desculpo por ter sido tão fechado(a) em mim mesmo(a) para receber o Teu amor. Eu me arrependo. Que seja feito o que quiserdes para dilatar meu coração.
Promessa: “…Todo aquele que, dentre vós, pertence a todo o seu povo, que seu Deus esteja com ele…” (2Cr 36,23)
Louvor: “Aleluia! Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre!” (Sl 106(105),1)

11/03/2024 - ORAÇÕES E SINAIS DE TRÂNSITO

Segunda-feira, 11 de Março de 2024

Is 65,17-21

Sl 30(29),2.4-6.11-13

Jo 4,43-54

ORAÇÕES E SINAIS DE TRÂNSITO

“Então o pai reconheceu ser precisamente aquela a hora em que Jesus lhe dissera: ‘O teu filho vive’; e creu, ele e todos os da sua casa.” (Jo 4,53)

A oração certamente não é para informar ou persuadir a Deus. Ele tudo sabe e é amoroso. A oração é Deus nos informando e nos persuadindo. Oração não é uma tentativa que nossa vontade seja feita. Ao invés disso, nós oramos de modo que possamos conhecer e fazer a vontade de Deus. Em nossa oração, Deus nos persuade que o Seu amor pode mudar os nossos caminhos ao invés de fazer a nossa vontade.

Portanto, não precisamos continuar pedindo a Deus alguma coisa a menos que isso nos ajude a nos rendermos à Sua vontade. A repetição em pedir a Deus é para nosso benefício, não para benefício de Deus. Quando nós deixarmos Deus agir através de nós, as nossas orações serão respondidas. Então devemos parar de pedir e começar a agradecer. Nós não estamos esperando que Deus responda à nossa oração, mas Ele está esperando que nós deixemos que Ele responda à nossa oração. O momento que a nossa oração é respondida não é quando nós vemos a reposta, mas quando nos rendemos à vontade de Deus. Como exemplo, a resposta do funcionário real apresentada na leitura do Evangelho de hoje foi respondida “…à hora sétima…” (Jo 4,52) Ele soube disso no dia seguinte.

Aqueles(as) que entregaram suas vidas a Deus não repetem muito os seus pedidos. A maioria deles(as) agradecem a Deus por constante e rapidamente responder às suas orações. Peça a Deus com simplicidade; renda-se totalmente; agradeça enormemente.

Oração: Pai, em oração que eu possa compreender que, depois que eu obedecer ao sinal de ‘renda-se’, que o próximo sinal seja ‘eu agradeço’.
Promessa: “Com efeito, vou criar novos céus e nova terra; as coisas de outrora não serão lembradas, nem tornarão a vir ao coração.” (Is 65,17)
Louvor: O casamento de Luisa estava uma confusão. Ela fez uma Confissão completa pela primeira vez em dez anos e o Senhor a reconciliou com seu marido.

12/03/2024 - DEIXE AS ÁGUAS ROLAREM

Terça-feira, 12 de Março de 2024

Ez 47,1-9.12

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 5,1-16

DEIXE AS ÁGUAS ROLAREM

“…Vi ali água que escorria de sob o limiar do Templo…” (Ez 47,1)

A nascente de um rio é geralmente um pequeno fio de água. Tipicamente, os rios se tornam profundos através de lençóis freáticos afluentes que aumentam a sua profundidade. Este não foi o caso do rio de Ezequiel. Milagrosamente, a única fonte é a água que escorria do Templo (Ez 47,1). Um outro milagre é que este fluxo de água tornava a água do mar salubre (Ez 47,8.9). Ezequiel estava se referindo ao Mar Morto, o mais salgado lago da terra, mais salgado que o próprio oceano. Não existe vida no Mar Morto. Mas o fio desta santa água leva vida até mesmo ao Mar Morto (Ez 47,10).

O rio santo de Ezequiel é uma profecia da Santa Igreja Católica. Jesus é a Cabeça da Igreja (Cl 1,18). A Igreja é banhada pelo fluxo de água do lado ferido de Cristo (Jo 19,34). Jesus traz vida onde ela não existe. Nós olhamos para as limitações e para a fraqueza dos membros da Igreja quando deveríamos estar olhando para Jesus. Vemos uma Igreja limitada, que é somente um gotejar visível da graça. Mas a vida de Deus começa pequena, como um grão de mostarda, um fragmento de fermento (Mt 13,31-33).

Nunca podemos limitar a graça de Deus. Nós vemos abundar o pecado e somente um gotejar da graça, ao invés de vermos a graça abundar mais do que o pecado (Rm 5,20). Jesus nos orienta: “…Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita.” (Jo 4,35)

Creia que o Senhor está agindo poderosamente através da Sua Igreja. Beba da fonte da água. Ela se tornará um rio de vida, “…jorrando para a vida eterna.” (Jo 4,14; ver também Jo 7,37.38)

Oração: Pai, que eu possa amar a Igreja como Jesus a ama.
Promessa: “Imediatamente o homem ficou curado…” (Jo 5,9)
Louvor: Ricardo ensina os seus alunos a reverência pela Palavra de Deus meramente pelo modo como cuida fisicamente da Bíblia.

13/03/2024 - O MAIOR ATO DE FÉ

Quarta-feira, 13 de Março de 2024

Is 49,8-15

Sl 145(144),8.9.13.14.17.18

Jo 5,17-30

O MAIOR ATO DE FÉ

“…[Jesus] dizia ser Deus o seu próprio Pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.” (Jo 5,18)

Quando renovamos as nossas promessas batismais na Páscoa, declaramos que Jesus é Deus, o Senhor, o único gerado por Deus, “…o Filho do Deus Bendito.” (Mc 14,61.62).

Se Jesus é Deus e se Deus Pai é Deus, isto significa que há mais de um Deus? Se não, Jesus e o Pai são parte de Deus, mas não Deus individualmente? Mas se cada um é Deus, isto não cria dois deuses? Como podem três Pessoas ser um só Deus? A Trindade é uma negação do monoteísmo? Não é fácil responder a essas perguntas. Elas podem parecer lógicas, mas vão além da lógica. Elas não são contraditórias; elas são mistério.

Jesus começou a revelar Sua divindade e a Trindade quando Ele disse:
– “Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho, por si mesmo, nada pode fazer mas só aquilo que vê o Pai fazer; tudo o que este faz o Filho o faz igualmente.” (Jo 5,19)
– “…o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz…” (Jo 5,20)
– “Como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, também o Filho dá a vida a quem quer.” (Jo 5,21)
– “Porque o Pai a ninguém julga, mas confiou ao Filho todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho, como honram o Pai…” (Jo 5,22.23)
– “Assim como o Pai tem a vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter a vida em si mesmo.” (Jo 5,26)

Somente pela graça podemos renovar as nossas promessas batismais crendo na divindade de Jesus e na Trindade. Aceite esta grande graça.

Oração: Pai, concede-me uma grande fé (Mt 15,28).
Promessa: “…Ainda que as mães se esquecessem, eu não me esqueceria de ti.” (Is 49,15)
Louvor: Jesus libertou Diego da sua compulsão pela pornografia.

14/03/2024 - EU DESEJO MISERICÓRDIA

Quinta-feira, 14 de Março de 2024

Ex 32,7-14

Sl 106(105),19-23

Jo 5,31-47

EU DESEJO MISERICÓRDIA

“Então ele decidiu exterminá-los, não fosse Moisés, seu escolhido, que intercedeu diante dele para desviar o seu furor em destruí-los.” (Sl 106(105),23)

A cena descrita no Salmo 106(105),23 pode deixar a impressão que Deus é furioso, vingativo e até interessado em punir. Uma interpretação mais completa é que Deus é perfeitamente justo. Pecados, tanto pessoais como coletivos, têm um efeito danoso sobre as pessoas inocentes e sobre as nações. A justiça exige que esses erros contra a humanidade e a civilização sejam corrigidos. A justiça de Deus também exige que reparações sejam feitas pelos erros que Ele mesmo assumiu pelos pecados da humanidade. Todavia, Deus sente prazer na misericórdia (Mq 7,18) e deseja mais conceder misericórdia do que recebê-la. Não somente isso, pois o próprio Jesus intercede por nós e pelas nações (1Jo 2,1.2). Infelizmente, muitos(as) as bloqueiam a si mesmos(as) e a outras pessoas de receber a misericórdia de Deus (Mt 23,13).

O Senhor declara: “O povo da terra exerce a extorsão e pratica o roubo; ele oprime o pobre e o indigente, sujeita o estrangeiro è extorsão, contra o seu direito. Busquei entre eles um homem capaz de construir um muro e capaz de pôr-se na brecha em prol da nação, para que eu não a destruísse, mas não o encontrei.” (Ez 22,29.30) Esta passagem revela um Deus que quer que a Sua justiça seja anulada com um apelo à Sua misericórdia. Mas quem deseja sacrificar o seu tempo para apelar pela misericórdia da Deus se colocando na brecha para interceder em benefício de um mundo pecador?

O Senhor deseja misericórdia (Mt 9,13). Nós desejamos misericórdia suficientemente para nos colocarmos na brecha e interceder por ela?

Oração: Senhor, tem misericórdia. Cristo, tem misericórdia. Senhor, tem misericórdia.
Promessa: “Iahweh, então, desistiu do castigo com o qual havia ameaçado o povo.” (Ex 32,14)
Louvor: Há muitos anos, vários jovens se juntam mensalmente para rezar o rosário em frente a uma clínica de abortos para um fim na campanha para legalização do aborto.

15/03/2024 - A CERTEZA DA PERSEGUIÇÃO

Sexta-feira, 15 de Março de 2024

Sb 2,1.12-22

Sl 34(33),17-21.23

Jo 7,1.2.10.25-30

A CERTEZA DA PERSEGUIÇÃO

“Condenemo-lo a uma morte vergonhosa, pois diz que há quem o visite.” (Sb 2,20)

Se nós queremos viver uma vida piedosa, podemos esperar ser perseguidos(as) (2Tm 3,12). Não conhecemos a severidade desta perseguição, mas temos a certeza dela.

Apesar de muitos não Cristãos se orgulharem de ser tolerantes, eles provavelmente não toleram Cristãos, pois nós somos desagradáveis para eles (Sb 2,12). Eles pensam que nós nos colocamos contra as suas ações, censurando-os pelas “…faltas contra a lei … [acusando-os] de faltas contra a [sua] educação.” (Sb 2,12), e pelos seus pensamentos (Sb 2,14). O fato de simplesmente nos ver é um sofrimento para muitos não Cristãos porque as nossas vidas são diferentes (Sb 2,14.15). Existe uma tensão automática entre Cristãos e não Cristãos. Definitivamente alguma coisa tem que ser concedida; alguma coisa tem que ser quebrada. Os não Cristãos assumem a cruz de Jesus (Lc 9,23) ou crucificam Jesus resistindo a Ele, desprezando-O e atacando os Seus discípulos (Hb 6,6).

Que a sua vida em Cristo possa ser tão autêntica que você seja digno(a) de ser perseguido(a).

Oração: Pai, que durante a vida eu possa ter levado muitas pessoas para Ti. Na morte, que eu possa levar ainda muito mais pessoas para Ti.
Promessa: “Iahweh está próximo dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19)
Louvor: Jesus curou Miguel de um tumor na garganta.

16/03/2024 - O QUE IREMOS FAZER COM JESUS?

Sábado, 16 de Março de 2024

Jr 11,18-20

Sl 7,2.3.9-12

Jo 7,40-53
O QUE IREMOS FAZER COM JESUS?

“Produziu-se uma cisão entre o povo por sua causa.” (Jo 7,43)

O que iremos fazer com Jesus? (Jo 11,47). Algumas pessoas dizem que Ele é um Profeta e o Messias (Jo 7,40.41). Mais de um bilhão de pessoas dizem que Ele é o nosso Salvador, o Senhor, o Filho de Deus, o próprio Deus. Por mais de dois mil anos, as pessoas têm dito: “…Jamais um homem falou assim!” (Jo 7,46) e “Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz…” (Jo 4,29; Jo 4,39) O que iremos fazer com Jesus? Se nós O aceitarmos como o nosso Senhor e Deus, temos que renunciar a nós mesmos(as) (Lc 9,23) e não vivermos mais para nós mesmos(as), mas para Ele (2Cor 5,15).

Jesus ensinou: “…bem-aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Mt 11,6) Jesus é “…a pedra que os edificadores rejeitaram, essa tornou-se a pedra angular.” (1Pe 2,7) Ele é um Sinal de contradição “…para a queda e o soerguimento de muitos…” (Lc 2,34) Nós iremos crucificar Jesus e expô-Lo a contradições (Hb 6,6) ou seremos crucificados(as) com Ele (Gl 2,19). Se escolhermos Jesus e a cruz, as vidas que vivemos não serão mais por nós mesmos(as), mas será Cristo vivendo em nós (Gl 2,20). O que iremos fazer com Jesus? O que Ele irá fazer conosco?

Oração: Jesus, meu Senhor, meu Deus, meu Tudo! (Jo 20,28).
Promessa: “Iahweh mo fez conhecer e assim eu o conheci; naquela ocasião, tu me fizeste ver os teus atos.” (Jr 11,18)
Louvor: A Irmã Mônica deu um livro de Estudo da Bíblia para um preso. Ela ficou tão tocada que passou a estudar as Escrituras na semana seguinte, deixando de ver televisão.

17/03/2024 - PÁSCOA É SOMENTE PARA OS QUE MORRERAM

Domingo, 17 de Março de 2024 – 5º Domingo da Quaresma – São Patrício

Jr 31,31-34

Sl 51(50),3.4.12-15

Hb 5,7-9

Jo 12,20-33

PÁSCOA É SOMENTE PARA OS QUE MORRERAM

“Quem ama sua vida a perdráe e quem odeia a sua vida neste mundo guardá-la-á para a vida eterna.” (Jo 12,25)

Faltam mais duas semanas para a Páscoa. Nós estamos no limiar de um dos mais significativos momentos das nossas vidas. Esperamos encontrar o Cristo ressuscitado nesta Páscoa? Jesus ressuscitado e glorificado está prestes a vir até nós de um modo especial. No entanto, para experimentar a ressurreição, nós temos que desejar morrer. Somente os mortos podem retornar à vida plena.

“Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer, produzirá muito fruto.” (Jo 12,24) Temos que aceitar a morte do arrependimento, do sacrifício, da obediência, do sofrimento, e da perseguição, ou não teremos os pré-requisitos para a ressurreição. “Incessantemente e por toda parte trazemos em nosso corpo a agonia de Jesus, a fim de que a vida de Jesus seja também manifestada em nosso corpo. Com efeito, nós embora vivamos, somos sempre entregues à morte por causa de Jesus, a fim de que também a vida de Jesus seja manifestada em nossa carne mortal.” (2Cor 4,10.11)

Uma antiga canção diz: ‘Todos querem ir para o céu, mas ninguém quer morrer’. Nós podemos parafraseá-la dizendo: ‘Todos querem a ressurreição sem a crucificação, a glória sem a cruz e a Páscoa sem a Quaresma’.

Oração: Jesus, que as próximas duas semanas possam ser realmente o ‘caminho da cruz’.
Promessa: “…Eu porei minha lei no seu seio e a escreverei em seu coração. Então eu serei seu Deus e eles serão meu povo.” (Jr 31,33)
Louvor: Louvor e honra a Vós, misericordioso Senhor Jesus Cristo.

18/03/2024 - JESUS É CORRETO PARA COM TODOS

Segunda-feira, 18 de Março de 2024 – São Cirilo de Jerusalém
Dn 13,1-9.15-17.19-30.33-62

Sl 23(22),1-6

Jo 8,1-11

JESUS É CORRETO PARA COM TODOS

“…Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais.” (Jo 8,11)

O Evangelho de hoje se concentra na mulher apanhada em adultério e Jesus se recusando a condená-la. E quanto ao marido e os filhos da mulher? Alguém considerou o impacto nas suas vidas repentinamente despedaçadas? Alguém se importou por eles também estarem sofrendo? E quanto aos pais da adúltera e a dor e vergonha que agora teriam que enfrentar? E quanto à mulher e os filhos da ‘outra parte’? O dano causado pelo pecado sexual é abrangente e duradouro. Ele não é reparado somente porque a pessoa que cometeu o pecado sexual recebe o perdão.

Para aqueles(as) que tenham sido inocentemente afetados(as) pelo pecado sexual de outros(as), o Evangelho de hoje pode ser difícil de entender. Vocês veem que Jesus compassivamente protegeu o pecador sexual e isso pode parecer como se Ele tivesse se esquecido de avaliar seu dano. Tenham certeza que Jesus tem uma resposta também para vocês. Ele oferece justiça para vocês. Jesus é sua Justiça (1Cor 1,30). Vocês são vítimas; Jesus se fez Vítima em seu favor. Vocês precisam de cura; Jesus é seu Cuidador (Os 11,4). Somente Ele pode curar a todos impactados pelo pecado sexual. Talvez Jesus estivesse até mesmo pensando em vocês e em seus amados feridos quando Ele escrevia na terra com Seu dedo (Jo 8,6).

Talvez vocês não tenham sido vítimas de pecado sexual, mas ainda estão impactados(as) por esses pecados. São forçados(as) a viver em uma cultura dominada por uma impureza desenfreada. Todos os dias, essa cultura bombardeia vocês com suas mensagens e tenta pressionar vocês e seus entes queridos a pecar. Os pecados sexuais não são privados; eles degradam culturas inteiras. Somente Jesus tem o poder de perdoar pecados, revertê-los, e até mesmo transformá-los para o bem (Rm 8,28). “…onde avultou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20) Coloque a sua confiança em Jesus.

Oração: Jesus, aumenta a nossa fé na Tua capacidade de curar e amar.
Promessa: “Então a assembleia inteira prorrompeu num clamor em alta voz, bendizendo ao Deus que salva os que nele esperam.” (Dn 13,60)
Louvor: São Cirilo de Alexandria continuou a proclamar a verdade apesar de ter sido forçado ao exílio por três vezes.

19/03/2024 - AS DORES DE JOSÉ

Terça-feira, 19 de Março de 2024 – São José
2Sm 7,4.5.12-14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Rm 4,13.16-18.22

Lc 2,41-51 ou
Mt 1,16.18-21.24

AS DORES DE JOSÉ

“…Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos te procurávamos.” (Lc 2,48)

Quando nós vemos a figura de Jesus preso na cruz, percebemos em pequena medida Sua grande dor e sofrimentos. Ele sofreu mais do que qualquer outro ser humano tenha sofrido ou venha a sofrer. Nós também percebemos as dores de Maria, a Virgem Dolorosa. Contudo, nós ouvimos muito raramente, alguma coisa sobre as dores de São José.

O fato de Jesus ter nascido em um estábulo certamente feriu José profundamente. Ele deve ter dito para si mesmo: ‘Um marido e pai não poderia ter feito melhor para sua esposa e o Bebê’? José certamente sofreu muita dor quando ouviu Simeão profetizar que Maria, a sua esposa, seria traspassada por uma espada de dor (Lc 2,35). Quando se ama a alguém, é mais doloroso ouvir sobre seus sofrimentos dos que sofrê-los pessoalmente. José também sofreu quando teve que se levantar e fugir naquela noite com sua mulher e o Menino para o Egito (Mt 2,14). A vida familiar de refugiados é cheia de dores. Como deve ter sido duro para o angustiado José quando ele entendeu que quando Jesus disse que Ele tinha que estar na casa do Seu Pai não estava se referindo à sua casa (Lc 2,49). Além disso, José sofreu as dores diárias de ser deixado de lado por causa de sua humilde profissão (Jo 6,42; Mc 6,3).

Finalmente, depois de uma vida de muitas dores, José teve uma morte feliz. Ele foi para casa de seu Pai, a casa onde Jesus vive. No final, Jesus enxugou todas as lágrimas dos olhos de José (Ap 7,17).

Oração: Pai, que eu possa amar como São José amou. Que eu possa amar o suficiente para sofrer.
Promessa: “A tua casa e a tua realeza subsistirão para sempre diante de mim, e o teu trono se estabelecerá para sempre.” (2Sm 7,16)
Louvor: Os Silva, pais de seis meninas, fizeram uma novena para São José para ter um menino. Ao final da novena, eles conceberam um menino.

20/03/2024 - TRIPLA AMEAÇA

Quarta-feira, 20 de Março de 2024

Dn 3,14-20.24.49.91.92.95

Dn 3,52-56 Jo 8,31-42(Dn 3,14-20.24.49.24.25.27 na Bíblia de Jerusalém)

TRIPLA AMEAÇA

“A seguir, Nabucodonosor aproximou-se da abertura da fornalha acesa. E, tomando a palavra, clamou: ‘Sidrac, Misac e Abdênago, servos do Deus Altíssimo, saí para fora e vinde’!” (Dn 3,93)

No início da Quaresma, ouvimos sobre Jesus jejuando durante quarenta dias e superando três tentações do diabo (Mt 4,2-10). Tradicionalmente, as tentações têm sido atribuídas a três origens: o mundo, a carne e o diabo (1Jo 2,16; Ef 2,1-3). No livro de Daniel, o povo de Deus foi atacado três vezes. Primeiro, Sidrac, Misac e Abdênago foram jogados em uma fornalha acesa (Dn 3,20). Depois, Daniel foi jogado na cova de leões onde ele seria devorado (Dn 6,17). Na terceira vez, Daniel foi jogado novamente na cova de leões onde enfrentou não somente os leões, mas também a fome (Dn 14,31).

Esses três ataques ao povo de Deus podem ser semelhantes à carne, ao diabo e ao mundo. Nós Cristãos vivemos na fornalha acesa da luxúria, do vício e da ira. Mas vivendo no Espírito Santo podemos ser intocáveis pelas chamas da carne (Dn 3,94; Dn 3,27 na Bíblia de Jerusalém). Depois, o diabo é descrito “…como um leão a rugir, procurando a quem devorar.” (1Pe 5,8) Mas nós podemos fechar “…a boca dos leões…” (Dn 6,23) em nome de Jesus. Por fim, nós Cristãos vivemos na cova de leões da nossa cultura da morte. O mundo odeia a Palavra de Deus (Jo 17,14) e quer nos fazer morrer de fome espiritual e nos fazer espiritualmente anoréxicos(as). Mas o Senhor nos alimentará milagrosamente e nos fará famintos por Sua Palavra profética (Dn 14,33-39).

Trindade Santa, concede-nos três vitórias nesta Quaresma.

Oração: Pai, que esta Quaresma possa me levar à vitória final da Páscoa.
Promessa: “…Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo 8,31.32)
Louvor: Jesus libertou Silvio do vício do álcool. Ele não deseja mais beber e serve a Jesus no trabalho e em um ministério da Igreja.

21/03/2024 - JESUS AMOU VOCÊ ATÉ À MORTE

Quinta-feira, 21 de Março de 2024

Gn 17,3-9 Sl 105(104),4-9 Jo 8,51-59

JESUS AMOU VOCÊ ATÉ À MORTE

“Então apanharam pedras para atirar nele; Jesus, porém, ocultou-se e saiu do Templo.” (Jo 8,59)

Jesus é Deus, “…EU SOU.” (Jo 8,58; Ex 3,14) As pessoas não têm nenhum poder sobre Jesus, a menos que ele lhes seja dado do alto (Jo 19,11). Em várias ocasiões, tentaram matar Jesus, mas Ele evitou a morte (Lc 4,29.30; Jo 8,59; Jo 10,31.39). Na próxima semana, a Igreja acompanha a Paixão e morte de Cristo nas mãos dos homens. Jesus poderia ter chamado doze legiões de anjos para rapidamente resgatá-Lo desta horrível morte (Mt 26,53), mas Ele havia decidido livremente entregar Sua vida para nos salvar (Jo 10,17.18).

Quando chegou o momento dele ser aprisionado no Jardim de Getsêmani, Jesus teve tempo e oportunidade para escapar. Uma multidão com tochas veio para prendê-Lo na escuridão da noite. Jesus teria sido capaz de ver as tochas cintilantes vindo em direção ao jardim pelo vale de Cedron (Jo 18,1-3). Ele teve tempo para escapar do alto do Monte das Oliveiras para a região do deserto. Enquanto os soldados subiam o monte, eu imagino Jesus pensando que eu estava correndo o perigo de morrer em meus pecados e decidindo permanecer no jardim de modo que eu pudesse ser salvo(a), ao invés de fugir para salvar a Si mesmo. Vocês conseguem imaginar Jesus pensando em vocês enquanto os soldados marchavam subindo o monte para prendê-Lo? Ele ama a cada um(a) de nós a ponto de fazer isso.

Jesus “…quer que todos os homens [e mulheres] sejam salvos…” (1Tm 2,4) “Não [invalide] a graça de Deus…” (Gl 2,21) Aceite Jesus como Senhor, Salvador e Deus.

Oração: Pai, concede-me nesta Quaresma um reconhecimento mais forte de quão profundamente Jesus me ama.
Promessa: “Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.” (Jo 8,51)
Louvor: Márcio se arrependeu por negar Jesus como seu silêncio.

22/03/2024 - ESCOLHENDO UM DOS LADOS

Sexta-feira, 22 de Março de 2024

Jr 20,10-13 Sl 18(17),2-7 Jo 10,31-42

ESCOLHENDO UM DOS LADOS

“Ele partiu de novo para o outro lado do Jordão, para o lugar onde João tinha anteriormente batizado e ali permaneceu.” (Jo 10,40)

De um dos lados do Jordão, pessoas “…outra vez, apanharam pedras para apedrejá-lo.” (Jo 10,31) Elas acusavam Jesus de estar blasfemando (Jo 10,33). “Procuravam novamente prendê-lo…” (Jo 10,39)

Do outro lado do Jordão, “muitos vinham a [Jesus]…” (Jo 10,41) “e muitos, aí, creram nele.” (Jo 10,42)

Em razão de Deus não ser Aquele que ‘escolhe um dos lados’ por que pessoas rejeitaram Jesus em um dos lados do Jordão e O aceitaram do outro lado? A resposta é: o lado em que pessoas creram em Jesus foi o lado onde São João Batista havia estado batizando (Jo 10,40). O batismo de João era “…um batismo de arrependimento…” (Lc 3,3) Então onde havia arrependimento, havia fé; mas onde havia somente as grandes obras de Jesus, não havia fé (Jo 10,37.38.41).

Se vocês desejam estar no lado certo do Jordão, arrependam-se e confessem os seus pecados; então vocês crerão em Jesus e recebeão o Espírito Santo (At 2,38). “…Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15) “Eu vos digo que … haverá mais alegria no céu por um só pecador que se arrepender…” (Lc 15,7) Arrependam-se ou rejeitem a Jesus. Arrependam-se ou crucifiquem Jesus (Hb 6,6). Arrependam-se!

Oração: Pai, nesta Quaresma que eu possa fazer a melhor Confissão da minha vida. Que a minha Semana Santa possa ser verdadeiramente santa.
Promessa: “Mas Iahweh está comigo como um poderoso guerreiro…” (Jr 20,11)
Louvor: João retornou para a Igreja, em um novo relacionamento com Jesus, poucas semanas antes de morrer.

23/03/2024 - DEIXE DEUS SER DEUS

Sábado, 23 de Março de 2024 São Turíbio de Mogrovejo

Ez 37,21-28

Jr 31,10-13

Jo 11,45-56

DEIXE DEUS SER DEUS

“Se o deixarmos assim, todos crerão nele…” (Jo 11,48)

O Senhor não deixa nada para trás. Os Israelitas se arrastaram quando o Senhor lhes disse para reivindicar a Terra Prometida. A sua falta de fé e de coragem resultou em permanecer quarenta anos vagando e morrendo no deserto ao invés de viver a vida de bênçãos e promessas que Deus havia pretendido para eles (Nm 14,32-34). Então, ao invés de esperar que o tempo de Deus fosse cumprido, os Israelitas ficaram impacientes com Deus. Desobedeceram a Deus, tentaram impetuosamente apoderar-se da Terra Prometida e foram derrotados (Nm 14,39-45).

Não tentemos estar à frente de Deus. Crescia a impaciência de Sarai, esposa de Abrão, por não ter o filho prometido. Então ela tomou a frente de Deus e persuadiu Abrão a dar para ela um filho através de sua serva Agar (Gn 16,1-5). Essa impaciência resultou em numerosos embates entre Abrão, Sarai e Agar, além de uma longa discórdia e disputa entre as gerações que descendem de Isaac e Ismael (Gn 16,6-16; 21,9-21). Quase quinze anos mais tarde, Deus cumpriu Sua promessa de prover a Sara uma descendência através de Isaac. Se Sarai tivesse sido capaz de esperar pelo Senhor ao invés de tentar passar à frente d’Ele, muitos sofrimentos e injustiças poderiam ter sido evitados.

Não confiemos nas nossa inteligência (Pr 3,5.6). “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus…” (Sl 46(45),11) Que nós sejamos instrumentos flexíveis nas mãos de Deus. Como os líderes Judeus disseram no Evangelho de hoje, deixemos Jesus ser assim (Jo 11,48), de modo que Sua vontade seja feita, e todos irão acreditar n’Ele.

Oração: Pai, concede-me a graça de Te seguir com perfeição e sem hesitação. Eu confio completamente em Ti.
Promessa: “A minha Habitação estará no meio deles: eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” (Ez 37,27)
Louvor: São Turíbio, um arcebispo, fazia sua Confissão diariamente.

24/03/2024 - DIGA, VOCÊ CONSEGUE VER?

Domingo, 24 de Março de 2024 – Ramos da Paixão

Is 50,4-7

Sl 22(21),8.9.17-20.23.24

Fl 2,6-11

Mc 14,1-15,47

DIGA, VOCÊ CONSEGUE VER?

“Todos os que me veem caçoam de mim, abrem a boca e maneiam a cabeça.” (Sl 22(21),8)

Muito embora a aclamação da multidão fosse “…Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor!” (Mc 11,9) ela logo se mudaria para furiosos gritos de “…Crucifica-o!” (Mc 15,13) Jesus amava cada pessoa na multidão. Ele tem um olhar amoroso para ver cada pessoa, tanto da posição estratégica em cima do jumento quanto daquela em que estava pregado na cruz. Jesus sabia que Ele não poderia ser influenciado pelo orgulho humano da aclamação temporária (Jo 2,25; 5,41.42). Ele tinha a Sua face como uma pederneira ao se dirigir ao Calvário (Is 50,7), mas o Seu coração não estava endurecido; ele estava cheio de amor pelos abatidos e feridos (Mt 9,36).

Os olhos de Jesus estiveram sempre olhando para nós (Sl 33(32),13-15.18) examinando o mundo. O Senhor Jesus olhou por todos(as) que iriam louvá-Lo em espírito e verdade (Jo 4,23.24). Porém, durante a Sua Paixão, os Seus olhos estavam cobertos pelo Seu Precioso Sangue que cobria a Sua face. Mesmo assim, Jesus fixou Seus olhos em você quando Ele morreu para salvá-lo(a).

Você fixará seus olhos em Jesus? Você olhará para O Crucificado? A Semana Santa é o tempo para olhar para Jesus, como Ele verdadeiramente é, o Servo Sofredor que deu Seu corpo e sangue por você. Não é uma reação automática um(a) discípulo(a) fixar seus olhos em Jesus. Judas desviou os seus olhos de Jesus durante a semana santa. Mantenha os seus olhos fixos em Jesus.

Oração: Pai, hoje eu faço uma aliança com meus olhos (Jó 31,1) de modo a procurar por Jesus diariamente (Sl 27(26),4).
Promessa: “…Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse que: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10.11)
Louvor: “Vós que temeis a Iahweh, louvai-o! Glorificai-o, descendência toda de Jacó! Temei-o, descendência toda de Israel!” (Sl 22(21),24)

25/03/2024 - A ÚLTIMA GOTA D’ÁGUA

Segunda-feira, 25 de Março de 2024

Is 42,1-7

Sl 27(26),1-3.13.14

Jo 12,1-11

A ÚLTIMA GOTA D’ÁGUA

“Os chefes dos sacerdotes decidiram, então, matar também a Lázaro, pois, por causa dele, muitos judeus se afastaram e criam em Jesus.” (Jo 12,10.11)

A ressurreição de Lázaro dentre os mortos foi ‘a gota que fez transbordar o copo’, e colocou em ação o plano para matar Jesus (Jo 12,9). Simplesmente por estar vivo, Lázaro estava levando as pessoas a crerem em Jesus (Jo 12,11).

Isto pode ser dito a respeito de você? Simplesmente pelo fato de você estar vivo(a), e especialmente porque você está vivo(a) em Cristo, as pessoas olham para você e então começam a crer em Jesus? Pessoas precisam estar à sua volta, telefonar para você, escrever para você, olhar para você porque, pela sua simples presença, você irradia a presença de Deus? As pessoas mundanas desejariam ‘cancelar’ você simplesmente porque você vive, e especialmente porque você vive para Jesus como uma testemunha de Sua misericórdia?

Lázaro morreu. Então foi ressuscitado dentre os mortos por Jesus. Mas isto também aconteceu com você – se você foi batizado(a). No Batismo, você morreu com Cristo (Rm 6,3). E foi ressuscitado(a) com Cristo das águas do Batismo (Rm 6,4.5).

Irradie Jesus Cristo vivendo plenamente o seu Batismo. Você morreu com Cristo; agora morra diariamente para si mesmo(a). Negue-se a si mesmo(a) e tome a sua cruz a cada dia. Durante esta Semana Santa, siga Seus passos para o Calvário (Lc 9,23).

Não tenha medo da segunda morte (Ap 2,11). Se você perseverar até o fim, ela não pode feri-lo(a) (Mt 24,13). “pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3,3) Viva plenamente a sua vida em Jesus (Jo 10,10). Seja como Lázaro. Leve outras pessoas para Jesus simplesmente por estar vivo para Ele.

Oração: Pai, faz-me plenamente vivo(a) no Teu Filho Jesus.
Promessa: “Iahweh é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” (Sl 27(26),1)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus, O Escolhido, O Eleito de Deus (Jo 1,34; Lc 3,22). “…tu és o Filho de Deus…” (Jo 1,49)

26/03/2024 - SUA ÚLTIMA COMUNHÃO

Terça-feira, 26 de Março de 2024

Is 49,1-6

Sl 71(70),1-6.15.17

Jo 13,21-33.36-38

SUA ÚLTIMA COMUNHÃO

“…Tendo umedecido o pão, ele o toma e dá a Judas, filho de Simão Iscariotes.” (Jo 13,26)

Na Vigília Pascal e nos próximos dois meses, muitas pessoas, especialmente crianças, estarão celebrando a sua ‘Primeira Comunhão’. Essa será a primeira vez que elas receberão o Corpo e Sangue, alma e divindade de Jesus. Esta Primeira Comunhão estará entre os maiores acontecimentos em suas vidas.

Mas e quanto à sua última Comunhão? Ela poderá ser chamada de ‘Viático’, significando ‘a caminho do céu com Jesus’? Ou será como a Última Ceia quando Jesus deu um pouco de ‘alimento’ para Judas? (Jo 13,26). “Depois do pão, entrou nele Satanás…” (Jo 13,27) A sua última Comunhão acontecerá meses ou anos antes de sua morte, ou momentos antes de sua morte e entrada no céu? A Santa Comunhão é para você ‘coisa de criança’, ou o sentido e coração da sua vida diária?

Dentro de dois dias, celebraremos em todo o mundo a Ceia do Senhor, o dia da primeira Comunhão de todos os tempos. Faça uma nova primeira Comunhão no dia da Ceia do Senhor – a primeira vez em que você tanto amou ao Senhor. Se você continua a crescer no primeiro amor (Ap 2,4) dessa nova primeira Comunhão, sua última Comunhão será uma Santa Comunhão de amor conduzindo ao céu.

Oração: Pai, que as minhas Comunhões nesta Semana Santa possam ser mais santas e continuem a ser mais santas.
Promessa: “Mas eu disse: ‘Foi em vão que me fatiguei, debalde, inutilmente, gastei minhas forças’. E, no entanto, o meu direito está com Iahweh, o meu salário está com o meu Deus.” (Is 49,4)
Louvor: Depois de uma reunião de um grupo de oração, as famílias Sousa e Martins, ambas profundamente endividadas, queimaram seus cartões de crédito e colocaram suas finanças nas mãos do Senhor.

27/03/2024 - DÓCIL OU JUDAS

Quarta-feira, 27 de Março de 2024

Is 50,4-9

Sl 69(68),8-10.21.22.31.33.34

Mt 26,14-25

DÓCIL OU JUDAS

“Então Judas, seu traidor, perguntou: ‘Porventura sou eu, Rabi’?…” (Mt 26,25)

A última coisa que Judas disse a Jesus foi chamá-Lo de ‘Rabi’, significando ‘Mestre’ (Mt 26,49). Uma das primeiras palavras ditas para o Cristo ressuscitado foi: ‘Rabbuni’ (Jo 20,16). Esta é uma variação da palavra ‘Rabi’ e também significa ‘Mestre’.

Judas, o traidor de Jesus e Maria Madalena, a primeira pessoa a se encontrar com Cristo ressuscitado, chamaram Jesus pelo mesmo título. A diferença foi que Maria Madalena ouviu o seu Mestre, enquanto Judas não o fez. Em outras palavras, Maria Madalena foi dócil, isto é, quis ser ensinada e Judas não o foi. A docilidade é a diferença entre o amor e a traição, a vida e a morte, o céu e o inferno.

Como exemplo, de manhã em manhã o Senhor desperta seus ouvidos (Is 50,4). Ele “…desperta [os seus ouvidos] para que [vocês ouçam] como os discípulos.” (Is 50,4) Todavia para falar essas palavras de conforto, vocês têm que sofrer. Vocês devem oferecer seu dorso e sua face “…às injúrias e aos escarros.” (Is 50,6) Naturalmente vocês não querem sofrer e nem mesmo ouvir falar sobre sofrimento. Vocês irão se rebelar ou ser dóceis? (Is 50,5) Se vocês são dóceis aos ensinamentos do Rabi sobre o sofrimento da cruz (Lc 9,23), vocês irão encontrar o Rabi ressuscitado dentre os mortos. Sejam dóceis, ou serão como Judas.

Oração: Rabi, envia-me o Espírito Santo da docilidade.
Promessa: “É o Senhor Iahweh que me socorrerá, quem será aquele que me condenará?…” (Is 50,9)
Louvor: Elisa decidiu aceitar Jesus como o Messias mesmo correndo o risco de perder a sua família.

28/03/2024 - MORRENDO PARA VOCÊ BEBER

Quinta-feira, 28 de Março de 2024 – Ceia do Senhor

Ex 12,1-8.11-14

Sl 116(115),12.13.15-18

1Cor 11,23-26

Jo 13,1-15

MORRENDO PARA VOCÊ BEBER

“…Este cálice é a nova aliança em meu sangue…” (1Cor 11,25)

Na noite da Ceia do Senhor, no jardim de Getsêmani, centenas de soldados caíram por terra quando Jesus de Nazaré disse ‘… SOU EU …’ (Jo 18,6). Mas esse todo-poderoso e divino Deus-Homem suou sangue naquela noite e pediu ao Pai que afastasse d’Ele aquele cálice (Lc 22,42). Ele tomou o cálice que não deixaria passar por Ele, e “…dando graças…” deixou a Seus apóstolos o cálice da benção (Mt 26,27).

O cálice de Jesus incluiu lavar os pés dos Seus Apóstolos. Ele usou jarras de água que eram usadas para as lavagens cerimoniais. Quando Ele transformou água em vinho em Caná (Jo 2,6), Jesus deu aos Seus apóstolos e também a nós, o ‘vinho novo’ que é muito superior ao mais selecionado vinho em Caná (Lc 22,18-20).

O Seu cálice incluiu deixar-Se ser pregado na cruz por aqueles que O traíram e O negaram. Ele orou pela sua unidade, força e proteção. Ele que não conheceu o pecado, mas fez-se pecado por nós, que lhe fomos indiferentes (2Cor 5,21). Ridicularizado e desprezado, Jesus morreu entre dois criminosos. Os Seus não o receberam (Jo 1,11), apesar de séculos de profecias feitas com o propósito de preparar seus corações.

“Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus!…” (Rm 11,33) Como Ele é rico em misericórdia (Ef 2,4). Ele nos deu o Seu Corpo na Eucaristia. Você pode beber o mesmo cálice por Ele que deu o Seu Corpo por você? Receba Jesus como Ele deseja ser recebido (Lc 22,15) – como presente de Seu Corpo e Sangue na Santa Eucaristia.

Oração: Jesus, Tu estás sedento para que eu beba do Teu cálice. Eu devo retribuir me comprometendo a te receber do modo como é o Teu desejo.
Promessa: “Todas as vezes, pois, que comeis desse pão e bebeis desse cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.” (1Cor 11,26)
Louvor: Louvor a Jesus Eucarístico, Aquele que humilhou a Si mesmo por nós!

29/03/2024 - NÃO HÁ DESCANSO PARA OS PERVERSOS

Sexta-feira, 29 de Março de 2024 – Paixão do Senhor

Is 52,13-53,12

Sl 31(30),2.6.12.13.15-17.25

Hb 4,14-16; 5,7-9 Jo18,1-19,42

NÃO HÁ DESCANSO PARA OS PERVERSOS

“Judas, então, levando a coorte e guardas destacados pelos chefes dos sacerdotes e pelos fariseus, aí chega, com lanternas, archotes e armas.” (Jo 18,3)

O único apóstolo acordado na noite da Santa Ceia, Quinta-feira Santa, infelizmente foi Judas Iscariotes, aquele que traiu a Jesus (Jo 18,3). Todos os outros apóstolos que estavam com Jesus durante Sua agonia no jardim estavam sonolentos e não conseguiam manter seus olhos abertos (Lc 22,45). Jesus disse-lhes: “…Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação.” (Lc 22,46) Mas eles estavam sonolentos, até mesmo quando a coorte de várias centenas de soldados se aproximou do jardim sem ser notada exceto por Jesus. Ele sabia que eles estavam vindo para prendê-Lo, mas se recusou a fugir do extremo perigo por amor a todos(as) nós. Enquanto isso, Judas estava bem acordado, mas se opondo a Jesus, não servindo a Ele.

Como um jornalista iria registrar nossa atividade neste Tríduo Pascal? Nós estaremos dormindo ou incapazes de manter os nossos olhos abertos e fixados em Jesus? (Hb 3,1) Estaremos mantendo os olhos abertos, buscando uma oportunidade para pecar ou para trair Jesus? Ou seremos parte da multidão, desatenta aos sofrimentos de Jesus em nosso benefício?

Apesar de Jesus ter advertido os apóstolos por três vezes da sua prisão estar próxima (Mt 16,21; 17,22.23; 20,17-19), eles não estavam preparados quando os soldados apareceram no jardim. Aqueles que estavam contra Jesus estavam bem acordados e prontos para a tarefa. Aqueles que eram por Jesus, em comparação, estavam adormecidos ou letárgicos. Não surpreende Jesus ter dito parábolas sobre Seus servos necessitarem estar sempre prontos, vigilantes e alertas! “Vigiai, portanto, porque não sabeis nem o dia nem a hora.” (Mt 25,13)

Oração: Senhor, ajuda-nos a estar alertas e preparados(as), sempre prontos(as) para abrir quando Tu baterdes à porta de nossos corações (Mt 25,6; Ap 3,20).
Promessa: “…Por suas feridas fomos curados.” (Is 53,5)
Louvor:

30/03/2024 - “ELE NÃO ESTÁ AQUI...” (Lc 24,6)

Sábado, 30 de Março de 2024 – Vigília Pascal

Gn 1,1-2,2

Ex 14,15-15,1

Ez 36,16.17.18-28
Rm 6,3-11 Sl 118(117),1.2.16.17.22.23 Mc 16,1-7

“ELE NÃO ESTÁ AQUI…” (Lc 24,6)

“Portanto pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que, como Cristo ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova.” (Rm 6,4)

Estou sentado na minha Paróquia na manhã do Sábado Santo, esperando a proclamação da Oração da Manhã. O Sacrário está vazio, com as portas abertas. O altar da mesma forma está vazio e descoberto. Nenhuma flor da Páscoa está visível; as imagens estão cobertas. Os castiçais do santuário não estão acesos.

Eu sei em meu coração e mente que esta noite a Igreja será belamente enfeitada para a gloriosa Vigília Pascal. Mas o vazio desta manhã é um componente essencial do Tríduo Pascal.

Nesta manhã nós vivenciamos fortemente a primeira metade da proclamação da Páscoa pelo anjo no Jardim: “Ele não está aqui…” (Lc 24,6) Todavia, nós ainda não vivenciamos a segunda parte daquela proclamação: “…ressuscitou…” (Lc 24,6)

Nesta manhã nós vivenciamos o vazio antes da glória. De certo modo, nossa vida na terra pode ser comparada com a manhã do Sábado Santo. Nós ainda não estamos com Jesus na eternidade. Estamos esperando em vigília. Sabemos pela fé que a vida eterna está nos esperando, mesmo que Jesus não esteja mais caminhando como um homem nesta terra. Sendo assim, no vazio, nós esperamos pela Sua plenitude.

Permitam que este vazio da manhã seja hoje uma rica parte do seu dia. Sejam esvaziados(as) dos desejos deste mundo (1Jo 15.16). Sejam esvaziados(as) do desejo por riquezas, pelas coisas do mundo (Mt 6,24). Sejam vazios(as), de modo que Jesus possa dar a vocês “…vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10)

Oração: Pai, logo o sepulcro de Jesus estará vazio e nós nos alegraremos em exaltação. Até a noite, eu estarei envolvido(a) na esperança do vazio de um dia sem a presença do Teu Filho Eucarístico, ao invés de correndo para os prazeres vazios do mundo.
Promessa:
Louvor:

31/03/2024 - A OFENSIVA DA PÁSCOA

Domingo, 31 de Março de 2024 – Ressurreição do Senhor

At 10,34.37-43

Sl 118(117),1.2.16.17.22.23

Cl 3,1-4 ou 1Cor 5,6-8

Jo 20,1-9

A OFENSIVA DA PÁSCOA

“Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra.” (Cl 3,1.2)

Aleluia! Jesus ressuscitou! A pedra foi retirada! O sepulcro está vazio!

O Senhor da Vida decidiu destruir a cultura da morte de Satanás agora, neste Domingo da Páscoa, neste Tempo Pascal. Nosso Senhor ressuscitado faz isso com o aborto, o racismo, a guerra, a fome, a contracepção e com outras injustiças. Ele decidiu trazer várias centenas de milhões de Cristãos Católicos em centenas de milhares de locais em todo o mundo para se levantar contra Satanás e a publicamente rejeitá-lo e às suas obras e promessas nesta cultura da morte. Essa massiva mobilização de Cristãos Católicos para lançar uma grande ofensiva contra Satanás é chamada de renovação das promessas batismais.

Muitos(as) de vocês podem duvidar que é isso que acontece quando nós renovamos as nossas promessas batismais. Nós as renovamos no ano passado e em anos anteriores e nada parece ter acontecido em grande escala. Mas atualmente quantos Católicos sabem o que estão fazendo ao renovarem suas promessas batismais? Quantos assumem isso seriamente? Talvez exista muito mais poder na renovação das promessas batismais do que nós tenhamos pensado ou imaginado. Vamos renovar nossas promessas batismais não com “…malícia e perversidade…”, mas na “…pureza e na verdade.” (1Cor 5,8)

Oração: Pai, faz de mim uma testemunha extremamente eficaz por Cristo ressuscitado (At 10,41).
Promessa: “[De Jesus] todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, receberá a remissão dos pecados todo aquele que nele crer.” (At 10,43)
Louvor: “Ele não está aqui: ressuscitou…” (Lc 24,6) Aleluia!