01/10/2020 - Ele Vive

Quinta-feira, 01 de Outubro de 2020 Santa Teresa do Menino Jesus

Jó 19,21-27

Sl 27(26),7-9.13.14

Lc 10,1-12

ELE VIVE

Jó orou para que “as [suas] palavras fossem escritas” (Jó 19,23). A s9ua oração foi respondida quando essas palavras se tornaram parte da Bíblia. Jó também orou para que ”fossem gravadas numa inscrição; com cinzel de ferro e estilete fossem esculpidas na rocha para sempre!” (Jó 19,23.24). E as palavras seguintes foram ainda mais imortalizadas na obra-prima da história da música Messias, de Handel. Jó proclamou “Eu sei que meu Defensor está vivo e que no fim se levantará sobre o pó.” (Jó 19,25), que também pode ser traduzido como “Eu sei que meu Redentor está vivo.”

Nota do Editor: Estas palavras lidas acima são as últimas palavras do Padre Albert Lauer, fundador e durante muito tempo autor deste “Um Pão, Um Corpo”. O Padre Albert deixou esta vida para a eterna recompensa do Redentor no dia 13 de Outubro de 2002. Ele escreveu essas palavras em meio a grandes sofrimentos em seu leito de morte, duas semanas antes de morrer em virtude de um câncer no fígado. Tão intensos foram os seus sofrimentos naquela última semana que ele não foi capaz de completar essa última reflexão.

As palavras daqueles(as) que estão morrendo no Senhor são preciosas para Ele ( Sl 116(114-115),15). As últimas palavras do Padre Lauer dirigidas a você proclamam a sua fé imortal em Jesus, seu Redentor. A sua vida foi uma constante proclamação que Jesus é Senhor e Redentor, ”a ressurreição. Quem crê [n’Ele], ainda que morra, viverá.” (Jo 11,25), ”o Caminho, a Verdade e a Vida ” (Jo 14,6). Pedimos que vocês orem pela sua alma e estejam seguros(as) que ele está orando e intercedendo assiduamente por vocês, seus(suas) queridos(as) leitores(as) de “Um Pão, Um Corpo”

No Espírito Santo, e no espírito do Padre Albert, nós do Ministério da Apresentação continuamos produzindo “Um Pão, Um Corpo”. Nós produzimos os ensinamentos de “Um Pão, Um Corpo” ao longo desses dezoito anos, desde a morte do Padre Lauer, apoiando-nos fielmente nos ensinamentos dele durante vinte anos.

Padre Albert Lauer rogai por nós!

“Eu sei que meu Defensor está vivo e que no fim se levantará sobre o pó.” (Jó 19,25)

02/10/2020 - Custódia Plena

Sexta-feira, 02 de Outubro de 2020 – Santos Anjos da Guarda

Ex 23,20-23

Sl 91(90),1-6.10.11

Mt 18,1-5.10

CUSTÓDIA PLENA

“Pois em teu favor ele ordenou aos seus anjos que te guardem em teus caminhos todos.” (Sl 91(90),11)

As nossas vidas são tão preciosas para Deus que Ele criou e designou um anjo especialmente para cada um(a) de nós. ”Cada fiel tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para o guiar na vida ” (CIC, 336). O Senhor diz: “Pois o meu Anjo está convosco, e pediria contas de vossa vida.” (Br 6,6). Para cada um(a) que pensa que cuida de sua própria vida: é importante saber que um anjo da guarda foi autorizado por Deus a ter custódia plena de sua vida.

O seu anjo da guarda está:
– concentrado constantemente em Jesus (Mt 18,10; Jo 1,51). “Cristo é o centro do mundo dos anjos” (CIC, 331). A vida de seu anjo é a volta de Jesus (Jo 1,51).
– dedicado ao seu cuidado e bem-estar pessoal (Sl 91(90),11; Br 6,6). Deus declara especificamente: “Eis que envio um anjo diante de ti para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti.” (Ex 23,20).
Jesus revela que seu anjo está constantemente contemplando ”a face do [Seu] Pai que está nos céus.” (Mt 18,10). Isso dá ao seu anjo a posição privilegiada de ouvir, receber, e transmitir ordens especificamente relacionadas a você. Seu anjo está atento a você em todos os momentos. Desse modo, obedeça aos ensinamentos de Deus e esteja atento(a) a seu anjo e escute fielmente a sua voz ( Ex 23,21.22).

Oração: Pai, eu Te agradeço por me amares de modo tão pessoal a ponto de criar e designar um anjo especialmente para mim. Eu me arrependerei de modo a causar alegria a Vós e ao meu anjo da guarda ( Lc 15,10).
Promessa: ”Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus.” (Mt 18,3)
Louvor: “Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador ”

03/10/2020 - Demônios Escondidos

Sábado, 03 de Outubro de 2020

Jó 42,1-3.5.6.12-17

Sl 119(118),66.71.75.91.125.130

Lc 10,17-24

DEMÔNIOS ESCONDIDOS

“Os setenta e dois voltaram com alegria, dizendo: ‘Senhor, até os demônios se nos submetem em teu nome!’.” (Lc 10,17)

Jesus se alegrava no Espírito Santo e louvava o Seu Pai. Ele ficava muito feliz porque o Seu Pai escondia coisas dos sábios e entendidos e as revelava aos pequeninos (Lc 10,21).

Os discípulos haviam acabado de retornar, impressionados porque tinham sido capazes de expulsar demônios em nome de Jesus. Eles haviam expulsado a Satanás e tinham ”o poder de pisar em serpentes, escorpiões e todo o poder do Inimigo ” (Lc 10,18.19)

Essa vitória sobre Satanás parecia ser aquilo que fora revelado aos pequeninos e escondido dos sábios e entendidos. Essa mesma situação persiste nos dias atuais. Muitos dos entendidos e sofisticados, até mesmo entre líderes religiosos, não têm consciência do poder de Satanás. O maligno facilmente os manipula, e eles exercem pouco ou nenhum poder sobre ele. Eles se encontram às escuras e se escondem da verdade.

Os pequeninos – pessoas consideradas com pouca bagagem intelectual – não são muito respeitados em nossa sociedade. Apesar disso, pela fé eles são muito respeitados pelo arcanjo decaído Lúcifer, que treme e se esconde quando esses pequeninos exercem a sua autoridade dada por Deus.

Você será um(a) perdedor(a)sofisticado(a) ou um(a) vitorioso(a) pequenino(a) cheio(a) de fé?

Oração: Pai, que eu não venha a construir barreiras de orgulho para esconder-me da Verdade.
Promessa: “Reconheço que tudo podes e que nenhum dos teus desígnios fica frustrado.” (Jó 42,2)
Louvor: A cada dia, Eduardo pede ao Arcanjo Miguel para defendê-lo dos poderes de Satanás.

04/10/2020 - Amando a Pessoa Mais Rejeitada

Domingo, 04 de Outubro de 2020 – 27º Domingo do Tempo Comum – São Francisco de Assis
Is 5,1-7

Sl 80(79),9.12-16.19.20

Fl 4,6-9

Mt 21,33-43

AMANDO A PESSOA MAIS REJEITADA

“A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; pelo Senhor foi feito isso e é maravilha aos nossos olhos.” (Mt 21,42; Sl 118(117),22)

Pense em uma pessoa que você ama muito. Possivelmente é sua(seu) esposa(o), mãe, pai, filho(a), irmão, irmã, ou amigo(a). Você ama tanto a essa pessoa que você daria até mesmo a sua vida por ele ou ela. Agora imagine ver essa pessoa, que você tanto ama, ser cruelmente rejeitada. Isso irá partir o seu coração e você tentará consolá-lo(a) declarando seu amor por ele ou ela.

Essa situação que acabamos de descrever é a circunstância na qual vive o(a) Cristão(â). Nós, discípulos(as) de Jesus, amamos a Jesus com todo o nosso coração ( Mt 22,37). Ele é a Alegria e o Amor de nossas vidas. Nós O amamos mais do que amamos a qualquer outra pessoa. Nós O amamos mais do que a nossa vida. Jesus, nosso Amor e Vida, é a Pessoa mais rejeitada que existiu. Por nossos pecados, Ele é cruelmente rejeitado milhões de vezes todos os dias. De certo modo, Jesus continua a ser crucificado e injuriado ( Hb 6,6). Ele continua a ser ”A pedra que os construtores rejeitaram” (Mt 21,42)

Respondendo com amor ao continuamente rejeitado Jesus, que nós rejeitemos a Satanás, as suas obras e as suas promessas (ao invés de rejeitar a Jesus). Que nós amemos tanto a Jesus que sejamos rejeitados(as) com Ele.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para levar-me a renovar minhas promessas batismais mais profundamente do que nunca antes.
Promessa: “Não vos inquieteis com nada; mas apresentai a Deus todas as vossas necessidades pela oração e pela súplica, em ação de graças.” (Fl 4,6)
Louvor: “Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor, e todos tinham grande aceitação.” (At 4,33). Louvor a Ti, Jesus!

05/10/2020 - Ande no Caminho

Segunda-feira, 05 de Outubro de 2020 – São Benedito – Bem-aventurado Francisco Xavier Seelos

Gl 1,6-12

Sl 111(110),1.2.7-10

Lc 10,25-37

ANDE NO CAMINHO

“Certo samaritano em viagem, porém, chegou junto dele” (Lc 10,33)

Na primeira leitura de hoje, São Paulo não admite que exista algum compromisso entre o Evangelho pregado por ele e aquele apresentado pelos novos Cristãos na Galácia (região da atual Turquia). O Evangelho, puro e completo, precisa ser apresentado. Nenhuma concessão é permitida; o Evangelho de Cristo não poderia ser diluído de modo nenhum. Or outro lado, aquela pessoa merecia ser anátema de algum modo; Paulo até mesmo repete isso duas vezes para enfatizá-lo (Gl 1,8.9). Porém, na passagem do evangelho, Jesus apresenta duas pessoas que são puras doutrinariamente e um homem que não o é. O herói da parábola de Jesus é aquele doutrinariamente impuro, porém foi o que agiu de acordo com a essência do evangelho, diferentemente dos outros dois que tinham a sua própria doutrina, mas não agiram com a caridade exigida pelo evangelho de Cristo.

Interpretando juntas as duas passagens de hoje, a Igreja nos diz que tanto a nossa doutrina quanto o nosso estilo de vida têm que ser puros, completamente em linha com o Evangelho. Nós devemos aspirar pela pureza da fé e pela caridade na ação. É um caminho difícil de ser percorrido. Porém o Senhor derrama o Espírito Santo de modo que nós teremos a profusão de graças necessária para agir em espírito, verdade, e caridade. Jesus colocou um alto padrão, porém Ele o viveu pessoalmente, enviou-nos o Espírito Santo, e também nos disse: ”Vai, e também tu, faze o mesmo.” (Lc 10,37)

Estude a sua fé, especialmente como apresentada no Catecismo da Igreja Católica e nas escrituras. Peça ao Senhor pela graça de ser capaz de receber os dons do Espírito Santo em sua totalidade.

Oração: Pai, ajuda-me a crer verdadeiramente no evangelho. Cobre-me com o Espírito Santo de modo que a Tua caridade possa ser derramada na minha vida. Abre os meus olhos para que eu veja todos(as) aqueles(as) em meu caminho que precisam da Tua ajuda amorosa.
Promessa: “Não que haja outro [Evangelho]” (Gl 1,7)
Louvor: O Bem-aventurado Francisco Xavier Seelos nasceu na Alemanha. Ele pregou em Inglês e Alemão através dos estados do meio-oeste e do atlântico central dos Estados Unidos. Ele capacitou estudantes em seminários Redentoristas. O Presidente Lincoln atendeu ao seu pedido de não alistar os seus estudantes na Guerra Civil.

06/10/2020 - A Extrema-Unção

Terça-feira, 06 de Outubro de 2020 – São Bruno
Gl 1,13-24

Sl 139(138),1-3.13-15

Lc 10,38-42

A EXTREMA-UNÇÃO

“Ouvistes certamente da minha conduta e de outrora no judaísmo, de como perseguia sobremaneira e devastava a Igreja de Deus.” (Gl 1,13)

Paulo ”perseguia sobremaneira e devastava a Igreja de Deus.” (Gl 1,13). Ele tinha extremo ”zelo pelas tradições paternas.” (Gl 1,14), o que significava que ele era um fariseu extremamente zeloso. Ele descrevia a si mesmo como sendo um exemplo (1Tm 1,16). Paulo foi um extremista.

Muitos(as) de vocês que estão lendo esse texto também são extremistas. Vocês podem ser extremistas comendo, trabalhando, comprando, se preocupando, temendo, bebendo, vendo televisão, ou usando seus aparelhos eletrônicos. Apesar do atual direcionamento do seu extremismo poder ser uma maldição, ele pode se tornar uma benção. Se, como Paulo pela graça de Deus, você puder direcionar seu extremismo para longe do comodismo, da autodestruição e da oposição a Deus, você será capaz de usar seu extremismo para a construção do reino de Deus.

Jesus foi e é um Extremista. Ele foi tão extremista que se tornou Homem e morreu na cruz por amor a nós (Fl 2,7.8). Ele nos convida a amá-Lo com todo o nosso coração, toda nossa alma, todo nosso entendimento, e toda a nossa força (Lc 10,27). O que é mais extremo do que ‘todo’? Ele nos dá Seu Corpo e Sangue sob a aparência de pão e vinho. Você já ouviu algo mais radical, mais extremo?

Jesus nos ama ao extremo. O que mais Ele pode fazer? Nós precisamos ir ao extremo para amá-Lo em retribuição.

Oração: Pai, Tu fostes ao extremo ao nos dar o Teu Filho para nossa salvação. Eu Te amo e agradeço.
Promessa: ”Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escutando a sua palavra.” (Lc 10,39)
Louvor: O Papa Urbano II, durante a sua juventude, foi aluno de São Bruno. Depois que Urbano foi aclamado Papa, ele convocou seu antigo professor para ir a Roma. Bruno se tornou confessor do Papa. Ele escreveu ‘O Deus Todo-Poderoso inscreverá em seus corações com Seu dedo não somente o Seu amor, mas também o conhecimento de Sua santa lei’.

07/10/2020 - Gostar Muito de Orar

Quarta-feira, 07 de Outubro de 2020 – Nossa Senhora do Rosário

At 1,12-14

Lc 1,46-55

Lc 1,26-38

GOSTAR MUITO DE ORAR

”Pedro e João, Tiago e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, o Zelota; e Judas, filho de Tiago. Todos estes, unânimes, perseveravam na oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos dele ” (At 1, 13.14)

Você tem muito o que aprender sobre oração? Você quer aprender como orar mais e mais profundamente? Quanto tempo e energia você está pretendendo gastar aprendendo a rezar? Se nós amamos o Senhor, deveríamos querer aprender a orar melhor, pois a oração é a comunicação com Aquele que é o Amor das nossas vidas (1Jo 4,16). No entanto, muitos Cristãos não oram o bastante e deixam de buscar qualquer meio prático para aprender a orar. Isso normalmente indica uma ausência de amor pelo Senhor.

O amor é a base da oração. Onde existe amor verdadeiro, nós sempre encontraremos oração e o desejo de aprender a orar melhor. Consequentemente, antes de pedir a Deus que nos ensine a orar, nós deveríamos pedir a Ele para nos ensinar a amar. Quando abrirmos o nosso coração para receber o Seu amor, nós iremos orar. O amor sempre leva à oração.

Nós falamos e oramos sobre aquilo de que está cheio o nosso coração (Lc 6,45). Assim, problemas de oração são problemas do coração, que são problemas de amor. Para começar a aprender a orar, peça ao Sagrado Coração de Jesus que, junto com o Pai, reavive em seu coração ”um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,6.7). Então o Espírito derramará amor no seu coração (Rm 5,5), e esse amor transbordará em oração.

Oração: Jesus, ensina-me a gostar de orar.
Promessa: “Louvai a Iahweh, nações todas, glorificai-o, todos os povos!” (Sl 117(116),1)
Louvor: O Papa São Pio estabeleceu a celebração de Nossa Senhora do Rosário em 1573. O Papa Clemente XI estendeu a celebração para a Igreja universal em 1716. ‘Santa Maria, rogai por nós ’.

08/10/2020 - Persista na Oração

Quinta-feira, 08 de Outubro de 2020
Gl 3,1-5

Lc 1,69-75

Lc 11,5-13

PERSISTA NA ORAÇÃO

”Por causa da sua insistência ” (Lc 11,8)

O Evangelho de hoje é um encorajamento de Deus, e até mesmo uma orientação, a sermos persistentes. Jesus nos ensina: “digo-vos, mesmo que não se levante para dá-los por ser amigo, levantar-se-á ao menos por causa da sua insistência, e lhe dará tudo aquilo de que precisa.” (Lc 11,8)

Vocês que são pais e mães lembram-se de quando seus filhos eram bebês, e depois crianças pequenas? Existe alguma coisa mais insistente do que um bebê querendo mamar ou uma criança querendo comer? Como pais e mães, nós levantamos no meio da noite para alimentá-los, e cuidar deles. Na maioria das vezes isso é feito por amor, mas algumas vezes, como nos mostra a parábola de hoje, isso não é feito por amizade, mas somente por causa da insistência da criança, que nos desgasta.

As nossas orações de intercessão e de súplica têm que ser persistentes, mas não com o propósito de desestruturar de Deus de modo a conseguirmos aquilo que pedimos. Deus nunca se desgasta. Ele nos ama profundamente. É Ele quem nos diz para pedir, buscar, e bater (Mt 7,7). Deus é Aquele que é persistente em nos amar. Ele é o Pai que nós tentamos ser para com os nossos filhos. Assim, com confiança e obediência, nós persistimos na oração de intercessão. Deus está longe de se cansar das nossas orações. Ele está mais preocupado com a nossa fé, e que nós venhamos a perder a esperança e deixar de orar. Portanto, continue a pedir, buscar, bater, e persista, a despeito do que parece ser uma ausência de resposta do Senhor. Nunca perca a fé no desejo de Deus de escutar e responder nossa oração (Mt 6,6).

Oração: ”Senhor, ensina-nos a orar ” (Lc 11,1)
Promessa: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem.” (Lc 11,13)
Louvor: Luís orou durante anos para que sua avó retornasse à Igreja. Ela retornou à fé em seu leito de morte.

09/10/2020 - A Pior Condição

Sexta-feira, 09 de Outubro de 2020 – São Dionísio e companheiros – São João Leonardi

Gl 3,7-14

Sl 111(110),1-6

Lc 11,15-26

A PIOR CONDIÇÃO

”E com isso a condição daquele homem torna-se pior do que antes.” (Lc 11,26)

A pior condição possível para um ser humano não é ser um ateu dominado pelo demônio, mas se tornar um Cristão afastado, apóstata, ou um crente indiferente. Jesus prefere que a pessoa seja um ateu do que um Cristão ‘morno’ (Ap 3,15). A tibieza, a indiferença, causa náuseas a Jesus (Ap 3,16). “Com efeito, se, depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro.” (2Pe 2,20)

O escritor da Carta aos Hebreus também indica a repugnância de Jesus diante da tibieza: “De fato, os que uma vez foram iluminados – que saborearam o dom celeste, receberam o Espírito Santo, experimentaram a beleza da palavra de Deus e as forças do mundo que há de vir – e, não obstante, decaíram, é impossível que renovem a conversão uma segunda vez, porque de sua parte crucificam novamente o Filho de Deus e o expõem às injúrias.” (Hb 6,4-6)

Apesar disso parecer nos dar pouca esperança de arrependimento, Jesus chama os indiferentes a se arrependerem. Ele declara: ”Recobra, pois, o fervor e converte-te! Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap 3,19.20). Que nós nos arrependamos de não nos comprometermos totalmente com o Senhor. Que obedeçamos ao primeiro e maior dos mandamentos, e amemos o Senhor com todo o nosso coração, a nossa alma e todo o nosso entendimento (Lc 10,27).

Oração: Jesus, eu sou toda(a) Teu(Tua).
Promessa: “a fim de que a benção de Abraão em Cristo Jesus se estenda aos gentios, e para que, pela fé, recebamos o Espírito prometido.” (Gl 3,14)
Louvor: São João Leonardi viveu a sua vocação pastoral servindo em hospitais e prisões. Ele é uma inspiração para os capelães, tendo morrido enquanto estava atendendo aqueles atingidos pela peste. Fundou a primeira organização de sacerdotes dedicados às missões estrangeiras.

10/10/2020 - Bênção sobre Bênção

Sábado, 10 de Outubro de 2020

Gl 3,22-29

Sl 105(104),2-7

Lc 11,27.28

BENÇÃO SOBRE BENÇÃO

”Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28)

Os relacionamentos físicos podem ser muito gratificantes para os seres humanos. Por exemplo, o relacionamento físico entre um casal unido pelo matrimônio expressado na relação sexual pode ser uma benção extraordinária. O relacionamento físico entre uma mãe e a criança que ela concebeu, deu à luz e amamentou, também é uma das maiores bênçãos da vida. Por isso, uma mulher levanta a voz e diz para Jesus: ”Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!” (Lc 11,27). No entanto, Jesus responde: ”Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28). As relações físicas podem ser maravilhosas, até mesmo tão maravilhosas como o relacionamento físico de Maria com Jesus, mas ainda mais abençoado é ouvir a palavra de Deus e observá-la.

Viver a Palavra de Deus é uma benção tão grande que quando Jeremias encontrou as palavras de Deus, ele as devorou (Jr 15,16). Elas tornaram-se a alegria e felicidade do seu coração (Jr 15,16). O salmista deliciava-se a obedecer à Palavra de Deus (Sl 40(39),9). A Palavra de Deus era mais preciosa para ele do que ”milhões em ouro e prata.” (Sl 119(118),72). Quando Esdras proclamou a Palavra de Deus para o povo, eles se alegraram e celebraram durante oito dias (Ne 8,9.10.17.18). Jesus dedicou a tarde e a noite do dia da Sua Ressurreição abrindo os corações e as mentes de dois discípulos e dos apóstolos para as Escrituras (Lc 24,27.32.45). Existe algo muito abençoado relacionado a ouvir e observar a Palavra de Deus. Seja abençoado(a).

Oração: Pai, eu me comprometo pela Tua graça a orar e ler a Bíblia todos os dias pelo resto de minha vida.
Promessa: “E se vós sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa.” (Gl 3,29)
Louvor: Marta dedica algum tempo para orar diante do Santíssimo Sacramento todas as semanas, há vinte anos.

11/10/2020 - Local de Pescaria

Domingo, 11 de Outubro de 2020 – 28º Domingo do Tempo Comum – Papa São João XXIII

Is 25,6-10

Sl 23(22),1-6

Fl 4,12-14.19.20

Mt 22,1-14

LOCAL DE PESCARIA

“Ide, pois, às encruzilhadas e convidai para as núpcias todos os que encontrardes.” (Mt 22,9)

Deus quer que a Sua casa esteja cheia para o Seu banquete celestial (Lc 14,23). E a estratégia divina para encher a Sua casa é enviar os Seus servos a todo o Seu reino, especialmente às encruzilhadas (Mt 22,9), praças e ruas (Lc 14,21) e outros locais improváveis. Assim, o banquete de Deus ficará cheio somente se os Seus servos encontrarem todos aqueles(as) que são difíceis de localizar.

Jesus compreende esse dilema. É por isso que Ele chama os Seus servos especificamente de ‘pescadores de homens’ (Mt 4,19). Qualquer pescador que quer trazer para casa o produto de uma pescaria sabe que provavelmente não será fácil trazer um grande número de peixes; melhor, ele precisa ”[estar] acostumado com toda e qualquer situação.” (Fl 4,12). Ele sabe que precisa estudar os hábitos dos peixes e dedicar muito tempo, esforço, e frustração aprendendo os seus locais e períodos de alimentação preferidos. Uma pescaria de meio dia, sem pressa, pode ser conveniente para o pescador, mas provavelmente ele voltará para casa com o barco vazio. A melhor pescaria pode acontecer pouco antes do amanhecer, com tempo frio, em águas perigosas, ou após muitas tentativas infrutíferas. A questão principal é: O pescador quer ter trabalho para encontrar os peixes?

Políticos, homens de venda, marqueteiros e pesquisadores compreendem esse conceito claramente. A ousadia e coragem em chegar aos inacessíveis levam ao sucesso de seus empreendimentos. Seguidores de Jesus, ”erguei os olhos e vede os campos; estão brancos para a colheita.” (Jo 4,35). Há uma casa a ser preenchida. Convide a todos (Lc 14,21).

Oração: Pai, eu tomarei a iniciativa apropriada para alcançar as pessoas que Tu queres que eu encontre.
Promessa: “O meu Deus proverá magnificamente todas as vossas necessidades, segundo a sua riqueza, em Cristo Jesus. (Fl 4,19)
Louvor: “Após o trabalho fatigante da sua alma ele verá a luz e se fartará ” (Is 53,11). Jesus Ressuscitado, Tu és a Luz do Mundo que nos conduzirá à salvação!

12/10/2020 - Enfim Livre?

Segunda-feira, 12 de Outubro de 2020 – Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Est 5,1.2; 7,2.3

Sl 45(44),11-16

Ap 12,1.5.13.15.16

Jo 2,1-11

ENFIM LIVRE?

“Sua mãe disse aos serventes: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’.” (Jo 2,5)

Foi para a libertação do pecado que Cristo nos libertou (Gl 5,1). Uma vez que estamos livres do pecado através do Batismo, da conversão e do Sacramento da Confissão, nós nos tornamos um alvo para o demônio e o seu reino de trevas. Satanás e os seus demônios constantemente apelam para a nossa velha natureza humana que foi submersa nas águas do Batismo. Aquela natureza humana, herdada do pecado original, está constantemente buscando prazeres egoístas. As Escrituras demonstram que foi mais fácil para Deus retirar fisicamente Israel do Egito do que foi retirar o Egito do coração dos Israelitas. No deserto, fora do Egito, os Israelitas continuaram desejando os ‘benefícios’ da escravidão, tais como comida saborosa e carne (Ex 16,2.3).

Assim, São Paulo nos diz para não voltarmos para a escravidão do pecado e de um estilo de vida de busca pelo prazer (Gl 5,1). A Escritura nos ensina que o pior estado possível para um ser humano é acreditar em Cristo, mas depois voltar as costas para Ele para retornar a uma vida em pecado (Lc 11,24-26; 2Pe 2,19.20). Portanto, ”não esqueças nenhum dos seus benefícios.” (Sl 103(102),2), particularmente a libertação da escravidão do pecado.

Peça a Deus a graça de desejar permanecer em Seu amor (Jo 15,9).

Oração: Jesus, que eu seja pregado na cruz Junto a Ti, de modo que eu nunca possa deixar-Te pelos prazeres do mundo ou para evitar o sofrimento.
Promessa: “Ele ergue o fraco da poeira e tira o indigente do lixo.” (Sl 113(112),7)
Louvor: Frederico nunca se sentiu embaraçado ao dizer aos seus colegas de trabalho que seguia a Jesus e notou que eles o respeitavam por isso.

13/10/2020 - Seguindo a Lei do Coração

Terça-feira, 13 de Outubro de 2020

Gl 5,1-6

Sl 119(118),41.43-45.47.48

Lc 11,37-41

SEGUINDO A LEI DO CORAÇÃO

“Vou andar por um caminho largo, pois eu procuro teus preceitos.” (Sl 119(118),45)

Quando as Escrituras se referem à lei, está falando muito do Antigo Testamento. São Paulo defende fortemente que a graça é o que é crítico ao invés da lei. Não significa que a lei não é importante; a lei simplesmente se enfraquece em comparação com a grandeza absoluta de Jesus Cristo e a graça que Ele oferece a cada um(a) de nós. Assim a lei trata do que é exterior mas, como diz o Evangelho, Deus está mais interessado no interior, no nosso coração.

A lei serve a bons propósitos, estabelecer as bases do relacionamento entre Deus e o homem. O próprio Jesus disse que Ele não veio para revogar a lei, mas para dar-lhe cumprimento (Mt 5,17). Com o Salmista, que nós amemos a lei do Senhor. A Graça não revoga a lei; Jesus deixou claro que se os O amamos, cumpriremos os Seus mandamentos, isto é, a Sua lei (Jo 15,10).

Portanto, conforme o seu coração e sua mente com a graça de Jesus Cristo. ”Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22), Aquele que irá guiá-lo(a) para a lei do Espírito (2Cor 3,6). Obedeça aos Seus mandamentos pelo poder de Sua graça santificadora e amando ao Senhor.

Oração: Pai, permite que eu ande na Tua presença na minha vida diária (Sl 27(26),13).
Promessa: “Antes, daí o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós.” (Lc 11,41)
Louvor: Por mais difícil que possa parecer, Sérgio está comprometido em viver um estilo de vida santo e assim ele não se relacionou mais com pessoas que o levavam à tentação de pecar.

14/10/2020 - O Espírito e a Cruz

Quarta-feira, 14 de Outubro de 2020 Papa São Calisto I

Gl 5,18-25

Sl 1,1-4.6

Lc 11,42-46

O ESPÍRITO E A CRUZ

“Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24)

Se você tem um câncer no seu corpo, você quer se ver livre de qualquer célula cancerosa. Deixar para trás mesmo uma única célula cancerosa pode resultar em um futuro aparecimento de câncer. Se você tem ervas daninhas no seu gramado, você quer se ver livre de todas elas. Deixar somente uma erva daninha pode resultar que todas retornem com mais força.

Será que podemos perceber que os pecados da carne parecem um câncer ou uma erva daninha? Será que consideramos a impureza da mesma forma? Será que pensamos que nós podemos simplesmente seguir adiante e assistir a este filme ou aproveitarmos somente este final de semana de prazer? Ou temos o nosso pensamento voltado completamente para crucificar nossa carne? (Gl 5,24; 6,14). Antes que você responda a essas perguntas, dedique apenas um minuto olhando para um crucifixo. Jesus falou seriamente quanto a livrar-se do pecado. Ele sofreu em agonia na cruz para expiar os nossos pecados.

O Padre Albert Lauer fundador e durante muito tempo autor deste “Um Pão, Um Corpo”, disse próximo de sua morte: ‘Quanto mais eu digo Não para mim mesmo, mais eu digo Sim para o Espírito Santo’. O Espírito se opõe às tentações (Gl 5,17) e nos leva à vitória. Peça ao Senhor para lhe dar o Espírito Santo (Lc 11,13).

Oração: Jesus, que eu seja pregado na cruz junto a Ti de modo que eu nunca Te deixe nos momentos de tentação. Dá-me o Espírito Santo de modo que possa ser fiel a Ti e seja purificado de todo o egoísmo.
Promessa: “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)
Louvor: No século III, o Papa São Calisto supervisionou e organizou o primeiro cemitério público oficial Cristão. É reverenciado como um dos primeiros mártires da Igreja. Ele escreveu: ‘O espírito de um caráter forte e estável fortalecido pela meditação subsiste’.

15/10/2020 - Marcado(a) pelo Pecado

Quinta-feira, 15 de Outubro de 2020 – Santa Teresa de Jesus (Teresa D’Ávila)

Ef 1,1-10

Sl 98(97),1-6

Lc 11,47-54

MARCADO(A) PELO PECADO

“Iahweh fez conhecer sua salvação, revelou a sua justiça aos olhos das nações.” (Sl 98(97),2)

Jesus acusou o povo de seu tempo de aprovar as mortes cometidas pelos seus pais (Lc 11,48). Eles haviam matado os profetas inocentes e santos, que eram mensageiros de Deus. Agindo assim rejeitaram a Deus, que havia enviado os profetas (Mt 21,33-46). Jesus sustentava que à Sua geração ”se [pediriam] contas do sangue de todos os profetas que foi derramado desde a criação do mundo.” (Lc 11,50). A reação à condenação de Jesus foi terrível (Lc 11,53). Isso resultou no assassinato dos assassinatos cometido contra Jesus, o Todo-santo, perfeito inocente Profeta dos profetas.

O pecado é epidêmico e autoperpetuado de modo que ele nos cega para pecarmos. O pecado também é extremamente mortal, até mesmo a ponto de matar Deus. Portanto, quando nós pecamos, ficamos encurralados(as). Pelo nosso próprio esforço, nós não podemos fazer nada para deixar o pecado. Morrer em nossos pecados (Jo 8,24) e seremos condenados, não por Jesus. Jesus nos salva. Ele age e destrói o poder do pecado em nossa vida. ”é pelo sangue [de Jesus] que temos a redenção, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que ele derramou profusamente sobre nós infundindo-nos toda sabedoria e prudência.” (Ef 1,7.8)

Nós precisamos agradecer sempre a Jesus por nos livrar do pecado. Precisamos evitar, a qualquer custo, cair no pecado e precisamos dizer ao mundo todo sobre o único Salvador que pode nos livrar do pecado.

Oração: Jesus, que eu busque a Confissão e deixe que Tu me laves dos meus pecados.
Promessa: “Dando-nos a conhecer o mistério da sua vontade, conforme decisão prévia que lhe aprouve tomar para levar o tempo à sua plenitude; a de em Cristo encabeçar todas as coisas, as que estão nos céus e as que estão na terra.” (Ef 1,9.10)
Louvor: Santa Teresa de Jesus e Santa Catarina de Siena foram declaradas Doutoras da Igreja em 1970. Elas foram as primeiras mulheres honradas com esse título.

16/10/2020 - Nascido(a) para Louvar

Sexta-feira, 16 de Outubro de 2020 Santa Edwiges – Santa Margarida Maria Alacoque

Ef 1,11-14

Sl 33(32),1.2.4.5.12.13

Lc 12,1-7

NASCIDO(A) PARA LOUVAR

“Afim de servirmos para o seu louvor e glória, nós, os que antes esperávamos em Cristo.” (Ef 1,12)

Nós fomos feitos(as) sob medida para louvar a Deus. Nossas vozes são para cantar. Nossas mãos, olhos, e ouvidos são feitos justamente para nos voltarmos para o Senhor. Com os nossos pés podemos dançar diante do Senhor (2Sm 6,14). Todo o nosso corpo pode ser oferecido ”como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o [nosso] culto espiritual.” (Rm 12,1). Nossos pensamentos e emoções podem ser treinados e motivados até para fazer música para o Senhor e para expressar nosso amor por Ele através de palavras.

Nascemos para louvar o Senhor, ou mais precisamente, renascemos para louvá-Lo. Praticamente todas as outras atividades passarão. Logo nós não estaremos mais orando, ensinando, curando, trabalhando e sofrendo. Contudo, estaremos sempre louvando, porque louvar é uma atividade eterna.

Assim, não tenha medo de louvá-Lo. “Nada há de encoberto que não venha a ser revelado, nem de oculto que não venha a ser conhecido. Pois tudo o que tiverdes dito às escuras, será ouvido à luz do dia, e o que tiverdes falado aos ouvidos nos quartos, será proclamado sobre os telhados.” (Lc 12,2.3). Mesmo as mais silenciosas e ocultas obras de Deus serão proclamadas. E você será aquele(a) que as irá proclamar.

No final, todo joelho se dobrará e toda língua proclamará que Jesus Cristo é Senhor (Fl 2,10.11). Então por que esperar? Louve ao Senhor agora. Faça do louvor a sua prioridade. Não é isso que a vida e a vida eterna significam? O Senhor merece ser louvado (Ap 5,12). Um velho ditado nos diz: ‘Eu não sei o que você veio fazer, mas eu vim para louvar o Senhor’.

Oração: Pelo poder do Espírito, que eu possa bendizer o Senhor em todo tempo; que ”seu louvor [esteja] sempre nos meus lábios.” (Sl 34(33),2)
Promessa: “Até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo: pois valeis mais do que muitos pardais.” (Lc 12,7)
Louvor: Como Duquesa da Silésia, hoje Polônia, Santa Edwiges nunca deixou que os ornamentos da nobreza afetassem sua devoção. Através de sua gentil fortaleza, ela exerceu muita influência sobre questões laicas.

17/10/2020 - Quando 32 significam 100

Sábado, 17 de Outubro de 2020 –  Santo Inácio de Antioquia

Ef 1,15-23

Sl 8,2-7

Lc 12,8-12

QUANDO 32 SIGNIFICAM 100

”Pôs [Jesus], acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu corpo” (Ef 1,22.23)

Enquanto estou escrevendo esse texto, o orador mencionou o dado estatístico que somente trinta e dois por cento daqueles que estão registrados como Cristãos nos Estados Unidos da América participam das Missas dominicais. A nossa Igreja Católica está definhando. As nossas artérias espirituais estão bloqueadas. Nossa força vital, isto é, o Precioso Sangue de Jesus, literalmente não está circulando através de todo o nosso corpo.

Jesus se preocupa profundamente com qualquer parte ferida do Seu corpo. Ele deixaria os(as) noventa e nove ovelhas no deserto para salvar um(a) perdido(a). Nós estamos entre os 32% que participam da Missa. A palavra Missa significa ‘enviado(a)’. Nós estamos sendo enviados(as) aos 68% que não estão participando da Missa (Mt 10,16).

Tinta e dois por cento não alcançarão sessenta e oito por cento com uma dedicação parcial. Se nós insistirmos em sonegar qualquer coisa de Jesus, então seremos como que um colesterol espiritual que bloqueia 68% de receberem a vida em Jesus. Quando damos menos que tudo para Jesus, logo nós estaremos reduzindo parte dos 32%. É necessário dar tudo para alcançar tudo. Quando dermos com abundância, nós teremos vida em abundância (Jo 10,10).

Arrependa-se de dar menos do que o seu tudo para Jesus. Ele deu a você o Seu tudo. Dê seu tudo para Ele também. Então distribua a Sua vida para os membros da Igreja (Ef 1,18). Vá até eles(as), e ”não fiqueis preocupados como ou com o que vos defender, nem com o que dizer, pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer.” (Lc 12,11.12)

Oração: ”Que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espírito de sabedoria e de revelação para poderdes realmente conhecê-lo.” (Ef 1,17)
Promessa: “Eu vos digo: todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, o Filho do Homem também se declarará por ele diante dos anjos de Deus.” (Lc 12,8)
Louvor: Santo Inácio foi um pilar para a Igreja primitiva. Ele foi o terceiro Bispo de Antioquia. São Pedro havia sido o primeiro. Enquanto viajava para Roma onde foi martirizado, escreveu sete eminentes cartas. Próximo da morte, ele disse: ‘Eu prefiro a morte em Cristo Jesus ao poder sobre os mais avançados limites da terra’.

18/10/2020 - Todas as Armadilhas

Domingo, 18 de Outubro de 2020 – 29º Domingo do Tempo Comum –  São Lucas, evangelista
Is 45,1.4-6

Sl 96(95),1-5.7-10

1Ts 1,1-5

Mt 22,15-21

TODAS AS ARMADILHAS

“Quando eles partiram, os fariseus fizeram um conselho para tramar como apanhá-lo por alguma palavra.” (Mt 22,15)

Os discípulos dos Fariseus tentaram uma armação contra Jesus fazendo uma pergunta a Ele: ”É lícito pagar imposto a César, ou não?” (Mt 22,17). Se Jesus respondesse: ‘Paguem impostos a Roma’, Ele iria perder a Sua popularidade junto à massa de pessoas simples que compreendia a grande maioria dos seus seguidores. Essas pessoas simples eram Judeus que naturalmente se opunham aos seus conquistadores e opressores, os Romanos. Os Fariseus encorajavam Jesus a desapontar Seus seguidores lembrando-O que Ele não devia dar preferência a ninguém ou agir com falta de consideração (Mt 22,16). Mas Jesus não respondeu: ‘Paguem impostos a Roma’.

Por outro lado, se Jesus respondesse: ‘Não paguem impostos a Roma’, Ele iria manter Sua popularidade junto às pessoas, mas ficari em dificuldade junto a Roma. A oposição de Jesus à taxação Romana seria então devidamente reportada aos oficiais Romanos pelos simpatizantes de Herodes presentes naquela ocasião (Mt 22,16). Mas Jesus não respondeu: ‘Não paguem seus impostos’.

O que fez Jesus? Ele se esquivou da pergunta? Não. Ao invés disso, Ele se transformou no Questionador ao invés de ser questionado. Ele poderia ter acusado os Fariseus e seus discípulos por seu compromisso pecaminoso com o opressivo governo Romano. Simplesmente possuir uma moeda Romana era uma experiência condenatória para um Judeu ortodoxo que considerava a imagem gravada em uma moeda como culto a um ídolo. Simplesmente dizer o nome ‘César’ deixava um gosto amargo na boca de um Judeu. Aqueles que tentavam colocar Jesus em uma armadilha devem ter percebido que eles haviam caído em uma armadilha. “Ao ouvirem [a pergunta de Jesus], ficaram admirados e, deixando-o, foram-se embora.” (Mt 22,22)

Oração: Pai, neste Domingo Mundial da Missão, torna-me cativo da Tua vontade de modo que eu escape do laço do diabo (2Tm 2,26).
Promessa: “Porque o nosso evangelho vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção ” (1Ts 1,5)
Louvor: Louvo a Ti, Senhor Jesus Cristo, Rei de eterna glória!

19/10/2020 - Rico(a) em Cristo

Segunda-feira, 19 de Outubro de 2020 – São João de Brébeuf, Santo Isaac Jogues e companheiros mártires – São Paulo da Cruz

Ef 2,1-10

Sl 100(99),1-5

Lc 12,13,21

RICO(A) EM CRISTO

”Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança.” (Lc 12,13)

No mundo antigo o recebimento de uma herança era fechar ou romper um contrato para o resto da vida. Não receber a sua parte na herança a que tinha direito poderia possivelmente condenar uma pessoa à miséria. Jesus foi insensível ao pedido desse homem para que seu irmão lhe desse a parte da herança a que tinha direito? Parece ter sido isso.

Porém Jesus tem uma perspectiva celestial. Ele está tentando persuadir o povo a se concentrar naquilo que não desaparece. Ele está concentrado em coisas maiores (Cl 3,2). O que importa para Jesus é tão diferente daquilo em que os humanos dedicam muito tempo: sua segurança, saúde, etc.

Pelo menos em cinco vezes nas leituras de hoje a palavra ‘rico’ é usada:
– ”a terra de um rico produziu muito insensato, nessa mesma noite ser-te-á reclamada a alma ” (Lc 12,16.20),
– apesar de uma pessoa ser rica, a sua vida não é assegurada por seus bens (Lc 12,15),
– ”a extraordinária riqueza da sua graça, pela sua bondade para conosco em Cristo Jesus.” (Ef 2,7),
– “Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou.” (Ef 2,4),
– tente ser rico(a) naquilo que importa a Deus (Lc 12,21), em contraste com o homem rico que enriqueceu para si mesmo.

Você não pode servir a Deus e ao dinheiro (Mt 6,24). Você é rico(a) por causa de Jesus (2Cor 8,9). Dedique a sua vida a ajuntar tesouros no céu (Mt 6,20).

Oração: Pai, ensina-me a buscar o Vosso caminho para a santidade (Mt 6,33).
Promessa: “Quando estávamos mortos em nossos delitos, [Deus] nos vivificou juntamente com Cristo – pela graça fostes salvos!” (Ef 2,5)
Louvor: Santo Isaac e seus companheiros retornaram para salvar as suas almas dos seus torturadores.

20/10/2020 - Batendo à Porta

Terça-feira, 20 de Outubro de 2020 – São Paulo da Cruz
Ef 2,12-22

Sl 85(84),9-14

Lc 12,35-38

BATENDO À PORTA

“Sede semelhantes a homens que esperam seu senhor voltar das núpcias, a fim de abrirem a porta logo que ele vier a bater.” (Lc 12,36)

Jesus diz que quando batermos à porta, ela nos será aberta (Mt 7,7). Deus não dorme nem cochila (Sl 121(120),4). Ele está sempre pronto para responder ao nosso chamado. A Escritura também nos revela que Jesus bate à nossa porta. Ele diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo.” (Ap 3,20). Será que nós abriremos a porta para Ele sem demora? (Lc 12,36).
Nós temos que aproveitar ao máximo a oportunidade atual (Ef 5,16). Para fazer isso, precisamos estar esperando um bater à nossa porta, de modo que tenhamos a oportunidade de abri-la para o Senhor. Simeão estava esperando pelo Messias; Deus havia revelado isso a ele previamente (Lc 2,26). Desse modo, Simeão estava preparado e pronto quando Jesus entrou na sua vida. Ana, a profetisa, não havia tido o benefício dessa revelação prévia. Todavia, ela também se mostrou imediatamente pronta para dar graças ao Senhor e falar sobre Ele (Lc 2,36-38). Da mesma forma, a leitura do Evangelho nos dá o prenúncio de estarmos constantemente prontos(as) e vigilantes para responder à presença do Senhor.

O Papa São João Paulo II frequentemente exortava: ‘Abram totalmente as portas para Cristo!’. É como que uma profecia o fato de que os mais prolíficos curadores do Século XX terem sido porteiros. Santo André Bessette e Padre Solanus Casey dedicaram vários anos de suas vidas como porteiros em suas ordens religiosas, o primeiro no Colégio Notre Dane em Quebec no Canadá, e o segundo no Monastério de São Boaventura em Detroit nos Estados Unidos da América. Eles estavam sempre prontos para ouvir e responder ao Senhor, abrindo largamente suas portas para Cristo e para Seu povo sofredor. Muitos milhares de pessoas foram curadas através de seu ministério de responder ao bater em suas portas. Eles foram treinados para ouvir, abrir e responder. Que nós possamos também ‘ir e fazer o mesmo’ (Lc 10, 37).

Oração: Pai, abre os meus ouvidos, olhos, e coração de modo que eu esteja sempre pronto(a) para Ti em todos os momentos.
Promessa: “Ele [Jesus] é a nossa paz ” (Ef 2,14)
Louvor: São Paulo da Cruz foi inspirado pela meditação sobre os sofrimentos de Jesus. Ele fundou a Congregação dos Padres e das Irmãs Passionistas.

21/10/2020 - Agora é o Tempo Favorável

Quarta-feira, 21 de Outubro de 2020

Ef 3,2-12

Is 12,2-6

Lc 12,39-48

AGORA É O TEMPO FAVORÁVEL (2Cor 6,2)

“Se aquele servo, porém, disser em seu coração: ‘O meu senhor tarda a vir’ ” (Lc 12,45)

Cada dia é o tempo em que Cristo vem. Jesus nos ensina que ao invés de tentar saber o tempo de Seu retorno ou da nossa morte, nós devemos viver cada dia, e até mesmo cada momento, pensando que o Senhor pode retornar. Se nos empenharmos em viver desse modo, nós seremos inteiramente confiantes, nada temendo (Is 12,2; Ef 3,12). O Senhor está aqui – presente em cada Missa na Santa Eucaristia, presente na Sua Palavra, no Seu povo, Sua criação. Ele é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23). Quando servimos aos pequeninos de Seu povo, Jesus deixa claro que nós estamos servindo a Ele (Mt 25,40.45).
“E agora, que estás esperando? ” (At 22,16). Sirva a Jesus agora. Viva para Ele agora. Hoje, neste momento, ”esforçai-vos, tendo voltado para ele, dez vezes mais em procurá-lo.” (Br 4,28)

Sim, o Senhor espera muito de nós. Porém Ele dá muito mais. Jesus disse que daquele a quem muito tiver sido dado, muito será esperado (Lc 12,48). Os frutos que o Senhor espera de nós flui através de nós porque o Espírito Santo vive em nós (Gl 5,22). “Pois o [seu] jugo é suave e o [seu] fardo é leve.” (Mt 11,30). Assim, “procurai a Iahweh e sua força, buscai sempre a sua face.” (Sl 105(104),4). ”Eis o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2)

Oração: Pai, eu confio na habilidade do Espírito Santo em fazer-me fiel e um instrumento Teu, fiel e determinado, contrariando a minha própria fraqueza. Derrama agora em mim o Espírito Santo.
Promessa: “segundo o desígnio preestabelecido desde a eternidade e realizado em Cristo Jesus nosso Senhor, por quem ousamos chegar-nos a Deus confiantemente, pela fé.” (Ef 3,12)
Louvor: Luís não procura uma pessoa distante para ministrar a Palavra. Ele acredita que Deus quer que ele converse com a pessoa que está ao seu lado. Essa é uma oportunidade excelente para ser Jesus para o mundo. Maranatha! Vem, Senhor Jesus!

22/10/2020 - Todos na Família

Quinta-feira, 22 de Outubro de 2020 – Papa São João Paulo II

Ef 3,14-21

Sl 33(32),1.2.4.5.11.12.18.19

Lc 12,49-53

TODOS NA FAMÍLIA

“Por essa razão eu dobro os joelhos diante do Pai – de quem toma o nome toda a família no céu e na terra – para pedir-lhe que ele conceda ” (Ef 3,14-16)

A primeira leitura de hoje é possivelmente a maior oração familiar já feita. Ela nos ensina que, quando oramos por nossas famílias e pelos outros, nós devemos em primeiro lugar orar a Deus para ”que ele nos conceda, segundo a riqueza de sua glória, que [nós sejamos] fortalecidos em poder pelo seu Espírito ” (Ef 3,16). Necessitamos não somente de dons divinos e força interior, mas também precisamos que o próprio Deus habite em nossas famílias (Ef 3,17). Com Deus habitando atualmente em nossa família, o amor pode ser agora a raiz e o fundamento da nossa vida familiar (Ef 3,17), pois Deus é Amor (1Jo 4,16). ”Porque o amor cobre uma multidão de pecados.” (1Pd 4,8) e ”jamais passará ” (1Cor 13,8), nossas famílias serão famílias santificadas, edificadas no amor (Ef 4,16).

Isso pode parecer impossível para você, mas “Aquele, cujo poder, age em nós, é capaz de fazer muito além, imensamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20). Assim, comece a fazer a oração familiar de Efésios 3,16.17. Continue orando e obedecendo. A sua família será tão transformada que, quando você tiver uma reunião familiar no céu, nenhum único membro de sua família estará faltando.

Oração: Pai, que a minha família possa ”compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo o conhecimento ” (Ef 3,18.19)
Promessa: “Eu vim trazer fogo à terra, e como desejaria que já estivesse aceso!.” (Lc 12,49)
Louvor: O Papa São João Paulo II beatificou 1.338 pessoas e canonizou 482 santos em seu longo papado. Ele foi o primeiro Papa não italiano em 455 anos. Ele foi responsável pelo colapso do Comunismo na Europa Central e Oriental.

23/10/2020 - A Unidade Sétupla

Sexta-feira, 23 de Outubro de 2020 – São João de Capistrano

Ef 4,1-6

Sl 24(23),1-6

Lc 12,54-59

A UNIDADE SÉTUPLA

“[Procurem] conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Ef 4,3)

Desde a prisão, São Paulo exortava os seus irmãos e irmãs Cristãos(ãs) a ”[andar] de modo digno da vocação a que [foram] chamados.” (Ef 4,1). Isso significava serem humildes, mansos e tolerantes (Ef 4,2). Esse modo de viver radicalmente diferente foi necessário para preservar e aprofundar a unidade da Igreja primitiva no Espírito (Ef 4,3). A prioridade era a unidade no corpo, unidade no espírito, e unidade na esperança; unidade no Senhor, na fé, e no batismo e unidade em Deus Pai de todos (Ef 4,4-6). Essa unidade sétupla ainda é necessária para que nossas vidas sejam merecedoras de terem sido chamadas pelo Senhor.

Jesus continua orando para que nós sejamos um como Ele e o Pai são um (Jo 17,21). Apesar de séculos de desunião entre as várias denominações Cristãs; apesar de milhões de pessoas não vivenciarem suas promessas matrimoniais ou viverem juntas sem o Sacramento do Matrimônio; apesar do quase total desprezo por uma vivência prática fora da comunidade batismal; apesar da absoluta divisão e desunião do pecado, o Senhor nunca se modifica (Ml 3,6; Hb 13,8). Ele quer a nossa unidade com Ele e com cada uma das outras pessoas. Nós precisamos ser unidos(as) mesmo se tivermos que morrer por isso, porque Ele já morreu por isso (Jo 11,51.52).

Arrependa-se! Viva uma vida de unidade, digna e humilde.

Oração: Pai, dá-me o Teu coração pela unidade de todos os Cristãos.
Promessa: “Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” (Ef 4,5.6)
Louvor: Você já foi atraído por um excepcional pregador? São João viveu durante um tempo de apatia religiosa, mas enfrentou as adversidades atraindo dezenas de milhares de ouvintes para os seus sermões. Ele e doze de seus companheiros Franciscanos foram um instrumento para a renovação de uma fé agonizante na Europa Central.

24/10/2020 - Tempo de Arrancar a Planta

Sábado, 24 de Outubro de 2020  – Santo Antônio Maria Claret

Ef 4,7-16

Sl 122(121),1-5

Lc 13,1-9

”TEMPO DE ARRANCAR A PLANTA.” (Ecl 3,2)

”Cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo, cujo Corpo, em sua inteireza, bem ajustado e unido por meio de toda junta e ligadura realiza o seu crescimento para a sua própria edificação no amor.” (Ef 4,16)

Deus começou seu plantio da terra no Jardim do Éden (Gn 2,8-15). O homem foi designado para cuidar do Jardim do Éden, mas o homem e a mulher não se interessaram em cuidar do jardim. Ao invés disso, se importaram em satisfazer sua própria curiosidade. Por isso o homem foi expulso do jardim. Então veio Jesus para restabelecer o acesso do homem à jardinagem de Deus. Para realizar isso, Jesus teve que ser traído, sofrer grande angústia, e ser preso em um jardim, Getsêmani. Por fim, “havia um jardim, no lugar onde [Jesus] fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado.” (Jo 19,41)
Maria Madalena, na manhã do dia da Ressurreição, pensou que Jesus fosse o Jardineiro (Jo 20,15). De certo modo ela estava correta. Jesus recuperou o jardim e fez com que ele superasse até mesmo a beleza original do Éden. Ele agora nos chama para nos juntarmos a Ele para sempre para ”comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus.” (Ap 2,7)

Nós precisamos crescer de pequenas plantas para a plenitude, nos tornando plantas frutuosas (Ef 4,11-15). Jesus, o Jardineiro, nos dá todo o necessário para florescer em Seu jardim. Mas nós não temos um tempo ilimitado para produzir frutos. Há um tempo para colher frutos de nossas vidas (Lc 13,8.9). Temos um Jardineiro misericordioso que nos dá todas as oportunidades, e faz isso com muito mais paciência que a maioria dos jardineiros jamais fizeram. Portanto, que nós entreguemos todo o nosso cultivo a Jesus, o Jardineiro.
Mesmo que tenhamos vivido muitos anos infrutíferos e pecaminosos, Jesus, o Jardineiro, pode tornar nossas vidas benditas e frutuosas – por Sua graça e não por nosso esforço. Assim como Maria, que nós permitamos que tudo seja feito conforme a vontade de Deus.

Oração: Pai, faz em mim o que o achares necessário, para fazer através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Mas, seguindo a verdade em amor, cresceremos em tudo em direção àquele que é a Cabeça, Cristo.” (Ef 4,15)
Louvor: Santo Antônio Claret é reconhecido como pai espiritual de Cuba. Em sua missão popular ele colocava ênfase na Eucaristia e no Imaculado Coração de Maria.

25/10/2020 - Caixa de Perguntas

Domingo, 25 de Outubro de 2020 – 30º Domingo do Tempo Comum – Santo Antônio de Sant’Ana Galvão

Ex 27,20-26

Sl 18(17),2-4.47.51

1Ts 1,5-10

Mt 22,34-40

CAIXA DE PERGUNTAS

“Os fariseus, ouvindo que ele fechara a boca dos saduceus, reuniram-se em grupo e um deles – a fim de pô-lo à prova – perguntou-lhe: ‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?’.” (Mt 22,34-36)

Foi perguntado a Jesus qual era o maior mandamento. Ele respondeu não somente dizendo-lhes o maior mandamento, mas também o primeiro, o segundo e a base de toda a lei dos profetas (Mt 22,37-40). Quando fazemos um pedido a Jesus, nós geralmente recebemos muito mais do que pretendíamos. É por isso que podemos ficar receosos de fazer pedidos a Ele (Mc 9,32).

Jesus pode ser demais para nós (Mc 6,3). Ele nos dará mais do que podemos pedir ou imaginar (Ef 3,20). Isso significa que não controlamos tudo. O Senhor será Senhor de nossas dúvidas. De fato, Ele quer ser Senhor de tudo, inclusive de nossas vidas. ”ao nome de Jesus, se dobre todo joelho ” (Fl 2,10)

Então, eu desafio você a fazer um pedido a Jesus. Esteja preparado(a) para descobrir que não está preparado(a) e não está no controle. Esteja preparado(a) para ser amado(a) e surpreendido(a), para se arrepender e obedecer.

Somente Jesus é a Resposta. Portanto, ao fazermos um pedido a Jesus, nós podemos esperar algo especial. Vá em frente, atreva-se a fazer um pedido a Jesus.

Oração: Jesus, eu confiarei em Ti o suficiente para pedir e receber (Mt 7,7).
Promessa: “Porque, partindo de vós, se divulgou a Palavra do Senhor propagou-se por toda parte a fé que tendes em Deus ” (1Ts 1,8)
Louvor: “Pois, assim como todos morrem em Adão, em Cristo todos receberão a vida.” (1Cor 15,22). Jesus Ressuscitado, como podemos agradecer a Ti por Teu sacrifício? Somos todos(as) Teus (Tuas).

26/10/2020 - Os 10 Mandamentos da Pureza Sexual

Segunda-feira, 26 de Outubro de 2020

Ef 4,32-5,8

Sl 1,1-4.6

Lc 13,10-17

OS DEZ ANDAMENTOS DA PUREZA SEXUAL

“Pois é bom que saibais que nenhum fornicario ou impuro tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5,5)

A Palavra de Deus fala ousadamente a uma sociedade envolta pelo pecado sexual:
1 – Nossa santidade proíbe a menção de “fornicação e qualquer impureza ou avareza ” (Ef 5,3).
2 – Não somente o que é obsceno, mas também ”ditos indecentes, picantes ou maliciosos ” (Ef 5,4) são descabidos.
3 – Nós devemos substituir essas conversas por palavras de ação de graças (Ef 5,4).
4 – Uma pessoa impura ou lasciva é de fato um idólatra (Ef 5,5).
5 – Nenhuma pessoa lasciva ”tem herança no Reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5,5)
6 – As pessoas usarão palavras vãs para nos iludir sobre a moralidade sexual (Ef 5,6).
7 – Os pecados sexuais trazem ”a ira de Deus sobre os desobedientes.” (Ef 5,6)
8 – Não devemos nos tornar coparticipantes de suas ações (EF 5,7).
9 – Devemos ir ao extremo para resistir à tentação de ”olhar para uma mulher com desejo libidinoso ” (Mt 5,28)
10 – “Portanto, quem desprezar estas instruções não despreza um homem, mas Deus, que vos infundiu o seu Espírito Santo.” (1Ts 4,8)

O Senhor não somente nos manda resistir às tentações sexuais, mas também nos concede a graça de fazê-lo. Por Sua graça, nós podemos ser puros como Jesus é puro (1Jo 3,3).

Oração: Pai, que eu seja puro(a) e ”[siga] o Cordeiro, onde quer que ele vá.” (Ap 14,4)
Promessa: “E esta filha de Abraão que Satanás prendeu há dezoito anos, não convinha soltá-la no dia de sábado?” (Lc 13,16)
Louvor: Jane e suas companheiras consagradas se vestem da mesma maneira, modestamente (1Jo 3,3).

27/10/2020 - Livre e Feliz Submissão

Terça-feira, 27 de Outubro de 2020

Ef 5,21-33

Sl 128(127),1-5

Lc 13,18-21

LIVRE E FELIZ SUBMISSÃO

“Submetei-vos uns aos outros no temor de Cristo. As mulheres estejam sujeitas aos seus maridos, como ao Senhor.” (Ef 5,21.22)

A coisa mais importante na vida é fazer a vontade de Deus. Fazer vontade de Deus é o nosso alimento (Jo 4,34). Se não fizermos a Sua vontade, nós não entraremos em Seu reino (Mt 7,21). Aquele(a) que fizer a vontade de Deus ”que está nos céus, esse é irmão, irmã e mãe” de Jesus (Mt 12,50). “E graças a essa vontade é que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.” (Hb 10,10)

A principal questão na vida é: ‘Eu estou fazendo a vontade de Deus?’ Na maior parte do tempo nós sabemos se estamos fazendo a vontade de Deus porque Ele nos tem revelado a Sua vontade através da Igreja e especialmente pelas Escrituras. Porém geralmente existem momentos em que nós definitivamente não conhecemos a vontade de Deus. Nesses casos, precisamos discernir a Sua vontade e seguir a nossa consciência ou nos submetermos à autoridade dada por Deus. Quando seguimos a nossa consciência, nós não estamos sempre seguros(as) de estarmos fazendo a vontade de Deus. Quando nos submetemos àqueles a quem Deus deu autoridade sobre nós, estamos seguros(as) de estar fazendo a Sua vontade.

Submissão é um dom que nos garante que estamos fazendo a vontade de Deus. A submissão nos dá liberdade e felicidade. Alegre-se com o dom da submissão.

Oração: Pai, através da submissão torna-me livre e não-dependente.
Promessa: “E vós, maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de purificá-la com o banho da água e santificá-la pela Palavra.” (Ef 5,25.26)
Louvor: Roberto e Ana sempre organizam uma reunião familiar mesmo com o crescimento de sua família. Eles confiam no Senhor para abençoar o seu matrimônio com sua crescente graça.

28/10/2020 - Sucessão Apostólica

Quarta-feira,28 de Outubro de 2020 – São Simão e São Judas Tadeu, apóstolos

Ef 2,19-22

Sl 19(18),2-5

Lc 6,12-19

SUCESSÃO APOSTÓLICA

“Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos.” (Lc 6,13)

Jesus subiu a montanha, orou durante toda a noite em comunhão com Deus e, quando o sol nasceu, escolheu os doze que seriam Seus apóstolos (Lc 6,12.13). Com essa definição extraordinária, Lucas indica que os apóstolos eram muito importantes no plano de Deus. De fato, a Igreja está edificada sobre eles (Ef 2,20; Ap 21,14).

A Igreja primitiva acreditava que os apóstolos tinham que ter sucessores. Através dos bispos da Igreja (At 1,20-22), o ministério apostólico continuaria como uma parte essencial da ordem da Igreja e do plano de salvação de Deus. A sucessão apostólica foi uma crença da Igreja universalmente aceita por mais de 1.500 anos até o tempo da Reforma Protestante. Alguns Protestantes negam a sucessão apostólica. A fragmentação da Igreja em milhares de denominações e o enfraquecimento da Igreja através do Iluminismo e do humanismo secular certamente não confirmaram essa negação. Hoje nós temos ainda mais razão para acreditar que o ministério apostólico continua através dos bispos da Igreja.

Isso significa que os bispos são importantes, e que é de vital importância para nós conhecermos e nos submetermos aos seus ensinamentos. A verdade da sucessão apostólica também indica que o Papa, como bispo de todos os bispos, é muito importante. Obedecendo ao Papa e aos bispos, nós conheceremos a verdade, a qual nos libertará (Jo 8,32), seremos unidos como membros do Corpo de Cristo e construiremos verdadeiramente o reino de Deus tanto na terra como no céu.

Oração: Pai, que faça uma diferença significante para mim que a Igreja seja apostólica.
Promessa: “Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)
Louvor: “ao único Deus, nosso Salvador, mediante Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, poder e domínio, antes de todos os séculos, agora e por todos os séculos! Amém.” (Jd 25)

29/10/2020 - Guerra Espiritual

Quinta-feira, 29 de Outubro de 2020

Ef 6,10-20

Sl 144(143),1.2.9.10

Lc 13,31-35

GUERRA ESPIRITUAL

“Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo.” (Ef 6,11)

“Sede sóbrios e vigilantes! Eis que vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir procurando a quem devorar.” (1Pe 5,8). O diabo nos odeia. Ele quer nos usar para mostrar seu ódio por Jesus. O seu plano é nos enganar, escravizar, usar, explorar, degradar, matar e condenar. Portanto, ”o nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais.” (Ef 6,12).

Nós estamos em extremo perigo, mas não precisamos ter medo porque, em Cristo, a Igreja tem autoridade sobre todos os demônios (Mt 10,1). Teremos a vitória se nós:
– nos ”[fortalecermos] no senhor e na força do seu poder.” (Ef 6,10),
– nos “[revestirmos] da armadura de Deus ” (Ef 6,11),
– ”[resistirmos] às insídias do diabo.” (Ef 6,11),
– ”[pudermos] resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate.” (Ef 6,13),
– pela fé ”[pudermos] extinguir os dardos inflamados do Maligno.” (Ef 6,16),
– resistirmos ao Maligno com a espada de dois gumes do Espírito usando a Palavra de Deus e a oração (Ef 6,17.18),
– orarmos e jejuarmos (Mt 17,21; Mc 9,29), e
– obedecermos ao Senhor e à Sua Igreja (2Cor 10,6).

Obedeça ao Senhor e à Sua Igreja e você verá o Senhor rapidamente esmagar Satanás sob Seus pés (Rm 16,20).

Oração: Pai, coloca a Tua Palavra em nossos lábios de modo que nós possamos ”anunciar com ousadia o mistério do evangelho.” (Ef 6,19)
Promessa: ”Bendito aquele que vem em nome do Senhor!” (Lc 13,35)
Louvor: Felipe resistiu a uma determinada tentação durante anos e ficou agradecido ao verificar que Deus a tinha removido.

30/10/2020 - A Profecia de um Estilo de Vida

Sexta-feira, 30 de Outubro de 2020
Fl 1,1-11

Sl 111(110),1-6

Lc 14,1-6

A POFECIA DE UM ESTILO DE VIDA

“E é isto que eu peço; que vosso amor cresça cada vez mais, em conhecimento e em sensibilidade, a fim de poderdes discernir o que mais convém, para que sejais puros e irreprováveis no dia de Cristo.” (Fl 1,9.10)

Paulo orava para que os Filipenses aprendessem o valor das coisas que realmente importavam. Ele queria que o seu relacionamento com Cristo lançasse alguma luz sobre suas prioridades, e os levasse a considerar tudo como perda (Fl 3,7.8). Uma vez que os Filipenses perdessem tudo por causa de seu amor por Jesus e considerassem tudo mais como refugo, Cristo seria verdadeiramente sua Riqueza (Fl 3,8). Assim eles teriam aprendido o valor das coisas que realmente importavam, valorizando Aquele que realmente importava, Jesus Cristo.

As suas prioridades parecem irracionais para aqueles(as) cujos pensamentos se concentram nas coisas terrenas? (Fl 3,19). As outras pessoas se surpreendem ou até mesmo se sentem coagidas pelas mudanças em sua vida? Você já sofreu perseguição? (2Tm 3,12). O seu relacionamento com Jesus afetou drasticamente o seu estilo de vida? A sua vida tem sentido somente para aqueles(as) que conhecem Jesus de modo pessoal? Você está crucificado(a) para o mundo? (Gl 6,14). Você percebe que o mundo o(a) odeia? (Jo 15,18). O seu estilo de vida é no mesmo Espírito daquele que existiu na Igreja após Pentecostes?

A menos que Jesus seja o Senhor do nosso estilo de vida, Ele não será o Senhor da nossa vida.

Oração: Pai, que o meu estilo de vida possa ser uma clara profecia da Tua presença, amor, e verdade.
Promessa: ”É licito ou não curar no sábado? Eles, porém, ficaram calados. Tomou então [o homem], curou-o e despediu-o.” (Lc 14,4)
Louvor: Ana vive de contribuições de sua comunidade, trabalhando todo o tempo como voluntária para o Senhor.

31/10/2020 - Alegria no Corredor da Morte

Sábado, 31 de Outubro de 2020

Fl 1,18-26

Sl 42(41),2.3.5

Lc 14,1.7-11

ALEGRIA NO CORREDOR DA MORTE

“A minha expectativa e a esperança é que em nada serei confundido, mas com toda a ousadia, agora como sempre, Cristo será engrandecido no meu corpo, pela vida ou pela morte.” (Fl 1,20)

Quando São Paulo escreveu aos Filipenses, estava no corredor da morte esperando alegremente a sua execução. Ele estava esperando ansiosamente morrer para estar com Cristo (Fl 1,23). Se, no entanto, Paulo fosse poupado da morte e/ou libertado da prisão, isso iria representar uma situação frutífera para o Evangelho (Fl 1,22) e seria também muito bom.

Paulo estava bem disposto porque não importando o que fosse acontecer com ele, isso seria bom. Se nós estivéssemos no corredor da morte, a maioria de nós estaríamos transtornados(as), deprimidos(as) ou temerosos(as). Paulo sentia-se diferente porque tudo o que importava para ele era que Cristo fosse proclamado de qualquer maneira (Fl 1,18). Para ele ”o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Fl 1,21). Viver para Cristo era alegria, não importando se isso significasse trabalhar para Ele, ou morrer por Ele.

Paulo nos mostrou que o segredo da felicidade não são as circunstâncias favoráveis, mas sim estar amando a Jesus. O amor do Senhor ”cobre uma multidão de pecados.” (1Pe 4,8). Ele nos dá alegria em meio aos sofrimentos. O amor do Senhor nunca falha (1Cor 13,8).

Oração: Jesus, que o Teu amor possa me fazer esquecer de mim mesmo(a) e de meus problemas.
Promessa: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.” (Lc 14,11)
Louvor: Um grupo jovem, “Grupo Jovem São João Bosco” celebra o Dia de Todos os Santos vestindo-se como seu santo de devoção.