01/06/2019 - Muito Convidativo?

Sábado, 01 de junho de 2019

São Justino

Novena de Pentecostes – 2º Dia

At 18,23-28

Sl 47(46),2.3.8-10Jo 16,23-28 

MUITO CONVIDATIVO?

Apolo “tinha sido instruído no caminho do Senhor e, no fervor do espírito, falava e ensinava com exatidão o que se refere a Jesus, embora só conhecesse o batismo de João.” (At 18,25)

Apolo era:

– “… um homem eloquente …” (At 18,24), “… versado nas Escrituras.” (At 18,24), “… instruído no caminho do Senhor …” (At 18,25), “…falava e ensinava com exatidão o que se refere a Jesus …” (At 18,25), e “… [falava] com intrepidez na sinagoga …” (At 18,26).

Entretanto, Apolo “… só [conhecia] o batismo de João.” (At 18,25). Ele não tinha a vida nova em Cristo e no Espírito Santo.

Por que Apolo foi convidado a entregar a sua vida a Jesus quando Priscila e Áquila “… [o tomaram] consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o Caminho.”? (At 18,26). Existem vários registros históricos que explicam parcialmente as razões para Apolo, um professor de Cristãos, não ter sido convidado antes a se tornar um Cristão. Contudo nós precisamos fazer a nós mesmos uma outra pergunta: Por que os Cristãos dos dias de hoje não se desafiam uns aos outros mais frequentemente a viverem total e radicalmente as suas promessas batismais? Muitos Cristãos batizados e confirmados nunca comprometeram totalmente as suas vidas com o Senhor. Desse modo, nós precisamos seguir o exemplo de Priscila e Áquila recebendo outras pessoas, inclusive Cristãos, em nossas casas de modo a convidá-las a se entregarem totalmente a Jesus.

Para sermos zelosos(as) e ansiosos(as) sobre uma evangelização pessoa-a-pessoa, particularmente em nossas casas, nós precisamos de fé e amor, isto é, precisamos receber mais intensamente o Espírito Santo, Aquele que nós dá a fé (1Cor 12,9) e o amor (Gl 5,22). Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, neste segundo dia da novena de Pentecostes, leva-me, pelo amor, a partilhar a minha fé mais livremente (ver 2Cor 5,14).

Promessa:pois o próprio Pai vos ama, porque me amastes e crestes que vim de Deus.” (Jo 16,27)

Louvor: São Justino tornou-se o primeiro filósofo Cristão e foi decapitado por causa da sua total adesão à religião Cristã.

02/06/2019 - Amor Perdido ou Novo Amor? Ascensão do Senhor

Domingo, 02 de junho de 2019

Ascensão do Senhor

Novena de Pentecostes – 3º Dia

At 1,1-11

Sl 47(46),2.3.6-9

Ef 1,17-23     ou     Hb 9,24-28; 10,19-23

Lc 24,46-53

 AMOR PERDIDO OU NOVO AMOR?

… foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (At 1,9)

Em razão de nós podermos crescer no amor quando estamos na presença de alguém, nós guardamos os momentos que passamos com aqueles(as) a quem amamos. Um nascimento é um evento maravilhoso porque a criança se apresenta ao mundo e não somente à sua mãe. A morte se torna tão difícil porque não poderemos mais estar na presença daquela pessoa amada que se foi.

Desse modo, a Ascensão de Jesus poderia representar um grande problema. Jesus não poderia mais ser visto, ouvido e tocado. Isso poderia tornar impossível o nosso relacionamento com Ele. No entanto, Jesus disse que Ele não nos deixaria órfãos (Jo 14,18) e que estaria conosco “… todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20). E disse até, que seria melhor para nós que Ele partisse (Jo 16,7).

Depois da Ascensão de Jesus, Ele enviou o Espírito Santo de modo que nosso amor por Ele se tornasse mais profundo do que quando Ele caminhava sobre a terra. No Espírito, nós temos fé para sermos batizados(as) em Jesus (Rm 6,3). Ele vive em nós; e nós vivemos n’Ele (Jo 17,22.23). Nós até mesmo recebemos Seu Corpo e Sangue (Jo 6,56). Nada disso seria possível se Jesus vivesse na terra. A Ascensão de Jesus é uma oportunidade extraordinária para aprofundarmos o nosso amor por Ele, se nós recebermos o Espírito Santo de Pentecostes. Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, nesse terceiro dia da novena de Pentecostes, faz-me ver as inadequações de meu amor por Ti e faz-me desejar uma nova e grandiosa vida.

Promessa:E enquanto os abençoava, distanciou-se deles e era elevado ao céu. Eles se prostraram diante dele, e depois voltaram a Jerusalém com grande alegria.” (Lc 24,51.52)

Louvor: Todo louvor a Jesus ressuscitado que toma agora o Seu lugar à direita do Pai. Aleluia!

03/06/2019 - A Palavra de Deus Vence o Mundo

Segunda-feira, 03 de junho de 2019         

São Carlos Lwanga e companheiros

Novena de Pentecostes – 4º Dia

 At 19,1-8

Sl 68(67),2-7

Jo 16,29-33

 

         A PALAVRA DE DEUS VENCE O MUNDO

… No mundo tereis tribulações, mas tende coragem, eu venci o mundo!” (Jo 16,33)

Aos dezesseis anos, depois de uma Missa de Natal, eu encontrei em um escaninho na Igreja um panfleto intitulado “Um ano através da Bíblia”. Ele apresentava uma relação na qual se podia encontrar vários capítulos da Bíblia para serem lidos a cada dia durante todo o ano. Ao final do ano você teria lido toda a Bíblia. No primeiro dia de 1973, fiquei entusiasmado ao ler vários capítulos do Genesis, e assinalei na publicação as leituras indicadas. Pela graça do Espírito Santo, eu li as Escrituras recomendadas para cada dia e, ao final do ano de 1973 eu tinha lido toda a Bíblia, terminando no dia 31 de dezembro com os capítulos finais do Apocalipse.

O versículo da Escritura que saltou das páginas para mim naquele ano foi o versículo final da passagem do Evangelho de hoje, que está indicado acima. Enquanto eu lia a passagem de Jo 16,33, uma onda alegria e júbilo que eu nunca havia experimentado surgiu dentro de mim. Jesus venceu o mundo! Ele sofreu enormemente, mas venceu toda a maldade que este mundo poderia ter feito a Ele, de modo que nós pudéssemos ser salvos(as) e partilhar a vida eterna com Ele. Aleluia!

Eu ainda não posso ler a passagem de Jo 16,33 sem experimentar a mesma onda de alegria. A Palavra que vence o mundo. O Espírito luta contra o mundo (Gl 5,17) e nos ajuda a vencer o mundo, a carne (Ef 2,3) e o demônio (1Jo 2,16). Louve a Jesus para sempre! Ele venceu o mundo e nos dá coragem para fazermos o mesmo.

Oração: Pai, neste quarto dia da novena de Pentecostes, envia o Espírito Santo para me ensinar a Tua Palavra.

Promessa:E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo veio sobre eles: puseram-se então a falar em línguas e a profetizar.” (At 19,6)

Louvor: São Carlos e seus companheiros se mostraram dispostos a sacrificar as suas vidas ao invés de sacrificar sua castidade e pureza.

04/06/2019 - Reciclagem Espiritual

Terça-feira, 04 de junho de 2019

Novena de Pentecostes – 5º Dia

At 20,17-27

Sl 68(67),10.11.20.21

Jo 17,1-

      RECICLAGEM ESPIRITUAL

… de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.” (At 20,23)

Estamos na metade do caminho da novena de Pentecostes. Durante este período da novena, o Espírito Santo está bem ativo. Ele tem agido na preparação dos nossos corações para Pentecostes. O Espírito nos tem consolado, instruído (Jo 14,26), conduzido à verdade (Jo 16,13), e nos advertido sobre o arrependimento e outras mudanças que temos que fazer em nossas vidas (At 20,23).

Enquanto segue a novena, o Espírito estará nos ajudando a orar, pois nós não sabemos a orar como convém (Rm 8,26). O Espirito irá lutar contra as aspirações da nossa carne pecaminosa (Gl 5,17), nos induzindo a nos arrependermos mais profundamente e nos dando um desejo maior de sermos santos. O Espírito Santo nos dará uma sede maior por Jesus (Jo 7,37-39). Então Jesus derramará o Espírito com mais abundância ainda sobre nós, pois “… ele dá o Espírito sem medida.” (Jo 3,34). Por sua vez, o Espírito nos conduzirá ao Pai, nos inspirando a clamar “… Abba! Pai!” (Rm 8,15). Então o Pai derramará o Seu amor “… em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5) e Jesus nos batizará novamente no Espírito Santo (Mc 1,8). Ao nos aproximarmos Pentecostes, devemos estar tão imersos no amor Trinitário de modo a sermos literalmente “… repletos do Espírito Santo …” (At 2,4)

Dentro de cinco dias, o Espírito Santo será derramado novamente em Pentecostes. O Espírito Santo está advertindo você (At 20,23) para se preparar para um derramamento muito além do que você pode pedir ou imaginar (Ef 3,20). “Se vivemos pelo Espírito, pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)

Oração: Pai, eu coloco o meu coração a serviço dos dons do Espírito (1Cor 14,1).

Promessa:Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e aquele que enviaste, Jesus Cristo.” (Jo 17,3)

Louvor: A sede de Paulo pelo Espírito Santo cresce durante a novena de Pentecostes. Ele lê a Bíblia e participa das Missas diariamente.

05/06/2019 - A Espada do Espírito

Quarta-feira, 05 de junho de 2019

São Bonifácio

Novena de Pentecostes – 6º Dia                  

At 20,28-38

Sl 68(67),29.30.33-36

Jo 17,11-19

 A ESPADA DO ESPÍRITO

Vigiai, portanto, lembrados de que, durante três anos, dia e noite, não cessei de exortar com lágrimas a cada um de vós.” (At 20,31)

Paulo advertiu os Cristãos de Éfeso, individualmente, durante três anos, noite e dia. Ele os advertiu sobre os lobos vorazes existentes entre eles, que tentariam distorcer a verdade e desviar qualquer um que os seguisse (At 20,29.30).

Proteger os Cristãos contra falsos ensinamentos tem a maior ênfase no Novo testamento. Jesus nos adverte contra os lobos em pele de cordeiro (Mt 7,15) e os pastores mercenários que não protegem as ovelhas (Jo 10,12.13). Paulo disse a Timóteo para “… permanecer em Éfeso … para admoestar alguns a não ensinarem outra doutrina.” (1Tm 1,3). Ele advertiu Timóteo: “Pois virá um empo em que alguns não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, segundo os seus próprios desejos, como se sentindo comichão nos ouvidos, se rodearão de mestres. Desviarão os seus ouvidos da verdade, orientando-os para as fábulas.” (2Tm 4,3.4)

Usando a espada do Espírito (Ef 6,17), a Igreja deve ser “… coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15). No poder do Espírito da Verdade (Jo 16,13), nós devemos “… [combater] pela fé, uma vez por todas confiada aos santos.” (Jd 3). Nós devemos ser “de tal modo [fiéis] na exposição da palavra que [sejamos capazes] de ensinar a sã doutrina como também de refutar os que a contradizem. Com efeito, há muitos insubmissos, palavrosos, e enganadores …” (Tt 1,9.10). “Muitos seguirão as suas doutrinas dissolutas e, por causa deles, o caminho da verdade cairá em descrédito.” (2Pe 2,2)

Desse modo, “guarda o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1,14)

Oração: Pai, neste sexto dia da novena ao Espírito Santo, envia o Espírito da Verdade.

Promessa:E, por eles, a mim me santifico, para que sejam santificados na verdade.” (Jo 17,19)

Louvor: São Bonifácio é conhecido como o Apóstolo dos Alemães.

06/06/2019 - O Problema da Verdade e do Amor

Quinta-feira, 06 de junho de 2019

São Norberto

Novena de Pentecostes – 7º Dia

 At 22,30; 23,6-11

Sl 16(15),1.2.5.7-11

Jo 17,20-26

       O PROBLEMA DA VERDADE E DO AMOR                    

Apenas disse isto, formou-se um conflito entre fariseus e saduceus e a assembleia se dividiu.” (At 23,7)

Nós precisamos ser homens e mulheres da verdade, pois Deus é a Verdade (Jo 14,6) e o Espírito Santo nos guia à verdade plena (Jo 16,13). A Igreja é “… coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15), e a “… palavra [de Deus] é verdade.” (Jo 17,17). Assim sendo, os(as) discípulos(as) de Jesus  são “… santificados na verdade.” (Jo 17,19)

Homens e mulheres da verdade têm que defender a verdade e “[lutar] até à morte pela verdade …” (Eclo 4,28). No entanto, nós precisamos fazer isso no amor (Ef 4,15), pois sem amor, não conseguimos nada mesmo vivendo e morrendo pela verdade (1Cor 13,3). Aqueles(as) que lutam pela verdade sem ter amor são fanáticos religiosos. Aqueles(as) que pensam que estão amando sem serem homens e mulheres da verdade enganam e destroem a si mesmos e aos outros.

Somente o Santo “… Espírito da Verdade …” (Jo 16,13), Aquele que é também Espírito de amor (Gl 5,22), pode nos dar a sabedoria para insistir na verdade de um modo amoroso e a insistir no amor como base da verdade. Como nós podemos manter o bem comum e proteger pessoas inocentes de se tornarem vítimas? Como nós podemos deter o planejamento familiar e outras tantas organizações a favor da morte de seu propósito de matar mais milhões de bebês? Como podemos fazer isto no amor e sem violência, mesmo a violência psicológica? Nós precisamos da sabedoria e do poder do Espírito Santo da verdade e do amor. Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, neste sétimo dia da novena de Pentecostes, dá-me o amor necessário para não somente morrer pela verdade como também por aqueles que se opõem à verdade.

Promessa:Na noite seguinte, aproximou-se dele o Senhor e lhe disse: Tem confiança! …” (At 23,11)

Louvor: São Norberto levou uma vida sem disciplina até que teve uma dramática conversão a Cristo no ano de 1115. Depois de ordenado, começou a pregar para os sacerdotes de sua época.

07/06/2019 -Você Ama a Jesus?

Sexta-feira, 07 de junho de 2019

Novena de Pentecostes – 8º Dia

At 25,13-21

Sl 103(102),1.2.11.12.19.20

Jo 21,15-19

  VOCÊ AMA A JESUS?

Pela terceira vez disse-lhe: ‘Simão, filho de Jonas, tu me amas?’ Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara ‘Tu me amas?’ e lhe disse: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ’Apascenta as minhas ovelhas’.” (Jo 21,17)

 

Se nós amamos a Jesus, então apascentaremos as Suas ovelhas, isto é, nós iremos alimentar o povo com a Palavra de Deus, pois “… Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4,4; Dt 8,3). Pedro mostrou o seu amor por Jesus com seu posicionamento no primeiro Domingo de Pentecostes, proclamando Jesus como Messias, e levando três mil pessoas a Jesus e à vida no Espírito (At 2,14 ss). Se nós amamos a Jesus, nós nos posicionaremos neste Pentecostes de 2019 e conduziremos pessoas a Jesus e ao Espírito.

Nós podemos não ter tido a oportunidade de falar para milhares de pessoas como Pedro o fez, mas nós faremos chamadas telefônicas, mandaremos mensagens de texto e e-mails e manteremos conversas. Teremos várias oportunidades para partilhar Pentecostes com as(os) nossas(os) esposas(os), filhos, parentes, colegas de trabalho, vizinhos e amigos. Seremos como candelabros para fazer com que a luz de Pentecostes brilhe para todos que estiverem em contato conosco (Lc 11,33). Se nós não estivermos desejando proclamar o Espírito pelas ruas, não receberemos o Espírito no Cenáculo. Todos(as) os(as) Cristãos(ãs) são chamados(as) a viver Pentecostes, a evangelizar de acordo com o chamado especial que Deus faz a cada um(a) no seu modo de viver.

Oração: Espírito Santo, dá-me o amor que resultará em evangelização. Que eu partilhe o Evangelho com ao menos três pessoas nos próximos três dias.

Promessa:Tinham somente certas questões sobre sua própria religião e a respeito de um certo Jesus, já morto, e que Paulo afirmava estar vivo.” (At 25,19)

Louvor: Marcos aprendeu a amar ‘Jesus disfarçado no pobre’ enquanto ajudava como voluntário na distribuição de sopa.

08/06/2019 -Finais Felizes

Sábado, 08 de junho de 2019

Santo Efrém

Novena de Pentecostes – 9º Dia

At 28,16-20.30.31

Sl 11(10),4.5.7

Jo 21,20-25

FINAIS FELIZES

“… Quanto a ti, segue-me.” (Jo 21,22)

Ao nos aproximarmos do final do Tempo Pascal e a nos prepararmos para um novo Pentecostes, a última palavra dos Atos dos Apóstolos é que nós, a exemplo de Paulo, somos chamados(as) a pregar e a ensinar sobre Jesus e Seu reino “… com toda a intrepidez e sem impedimento.” (At 28,31). As últimas palavras do Evangelho de João são que nós, a exemplo de Pedro, devemos seguir a Jesus e nos recusarmos a nos distrair com outros assuntos (Jo 21,22). Em outras palavras, vamos trancar o Cenáculo onde ocorreu o Pentecostes e seguir a Jesus pelas ruas, casas e vizinhanças, onde reconheceremos publicamente e sem medo, Jesus como nosso Salvador, Senhor, Vida e Deus (Mt 10,32).

No final de nossa caminhada na terra, muitas das coisas que nos preocuparam durante nossas vidas obviamente não terão mais importância. Contudo, o nosso relacionamento com Jesus, o nosso discipulado, e a nossa evangelização farão toda a diferença no mundo e para além do mundo. Há um velho ditado é quase sempre verdade: “Tudo vai bem quando acaba bem”. Se nós terminarmos este Tempo Pascal com um novo Pentecostes, tudo terminará muito bem. Se terminarmos o nosso tempo na terra com o nome de Jesus em nossos lábios e nos lábios daqueles(as) com os(as) quais partilhamos o Evangelho, tudo estará bem para sempre. Hoje, ao terminarmos a novena de Pentecostes, preparemo-nos para o maior final de todos os tempos. Vem, Espírito Santo!

Oração: Pai, envia o Espírito Santo de modo a me deixar pronto(a) para o final dos tempos e a vinda definitiva de Jesus (Ap 22,20). Que esse final grandioso seja um grandioso começo.

Promessa:Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam.” (Jo 21,25)

Louvor: Davi foi batizado no seu leito de morte.

09/06/2019 -Pentecostes: Passado e Presente

Domingo, 09 de junho de 2019

Pentecostes

At 2,1-11

Sl 104(103),1.24.29-31.34

1Cor 12,3-7.12.13     

Jo 20,19-23  ou Rm 8,8-17 ou Jo 14.15.16.23-26

 PENTECOSTES: PASSADO E PRESENTE

Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” (At 2,1)

Cento e vinte discípulos de Jesus ficaram devotados à oração constante durante nove dias (At 1,14). Quando começaram a orar por volta das 09:00h do décimo dia, “de repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam.” (At 2,2). Depois, o Espírito Santo se fez presente de forma audível, manifestando-se a Si mesmo visivelmente quando “lhe apareceram então, línguas como de fogo, que se repartiram e que pousaram sobre cada um deles.” (At 2,3). Essas manifestações exteriores indicavam a transformação interior nos corações dos discípulos de Jesus (At 15,9). Então eles falaram daquilo que os seus corações estava cheio (Lc 6,45) e “… começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem.” (At 2,4). Isso foi somente o início. Depois que Pedro pregou o Evangelho de Jesus e profetizou, esses discípulos se tornaram três mil pessoas, que foram batizadas naquele mesmo dia (At 2,41).

O Pentecostes de hoje será como o primeiro Pentecostes Cristão? Muitas pessoas, até mesmo Cristãos, acreditam que Pentecostes aconteceu no passado e não é para os tempos atuais. Outros creem que novos Pentecostes acontecem hoje em dia, mas somente muito raramente. No entanto, a Igreja sempre ensinou que nós celebramos os eventos da história da salvação não pensando meramente no passado, mas experimentando e realizando esses eventos no presente. Jesus prometeu que se nós crêssemos n’Ele, realizaríamos obras ainda mais grandiosas do que as que Ele realizou (Jo 14,12). Assim sendo, espere por um novo Pentecostes hoje – maior do que nunca antes.

Oração: Pai, que eu espere, neste Pentecostes, experimentar como Tu me amas como Teu filho.

Promessa:Ele lhes disse de novo: ‘A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio’. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo’.” (Jo 20,21.22)

Louvor: Vem, Espírito Santo! Bendito seja o Pai, o Filho e o Espírito Santo, agora e para sempre. Amem.

10/06/2019 -Mãe de todos Nós

Segunda-feira, 10 de junho de 2019         

Maria, Mãe da Igreja

2Cor 1,1-7

Sl 34(33), 2-9

Mt 5,1-12

 MÃE DE TODOS NÓS

Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5,9)

Você se sente frustrado(a) por não conseguir apoio para as suas necessidades? Na vida, as nossas fragilidades humanas muitas vezes nos impedem de servir uns aos outros como deveríamos. Mas não devemos nos desesperar! “Nós cremos que a santíssima Mãe de Deus, a nova Eva, a Mãe da Igreja, continua a desempenhar no céu o seu papel maternal para com os membros de Cristo” (CIC 975).

Maria permaneceu de pé perto à cruz, Mãe e Filho partilharam aquele último momento de rejeição (Jo 19,25). No entanto, não há Ressurreição sem a Crucificação. O mal não triunfa, “… pois não era possível que ele fosse retido em seu poder.” (At 2,24). O sacrifício expiatório de Cristo preparou o caminho para o nosso renascimento. O plano de Deus de que nossa salvação viria através da Igreja foi manifestado quando “… saiu sangue e água.” do lado trespassado de Jesus (Jo 19,34). “Do mesmo modo como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz.” (CIC 766).

Eva tornou-se a mãe de todos os viventes (Gn 3,20). Contudo, ela caiu em tentação e pecou. A obediência de Maria remediou a desobediência de Eva. Assim, Maria é a mãe daqueles(as) que renasceram em Cristo, daqueles “… que observam os mandamentos de Deus e mantêm o Testemunho de Jesus.” (Ap 12,17). Confie no poder da intercessão da Mãe Bendita. Ela está pronta, desejosa e capacitada para ser sua Advogada.

Oração: Senhor Jesus, que todos os Teus discípulos possam obedecer alegremente as Tuas orientações e aceitar Maria como mãe (Jo 19,26.27).

Promessa:Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe’! E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa.” (Jo 19,27)

Louvor: A Memória da Bem-aventurada Virgem Maria, como Mãe da Igreja, foi instituída pelo Papa Francisco em 11 de fevereiro de 2018 – no 160º aniversário da aparição de Maria em Lourdes – através do Decreto Ecclesia Mater.

11/06/2019 -Mudança de Nome

Terça-feira, 11 de junho de 2019

São Barnabé, Apóstolo

At 11,21-26; 13,1-3

Sl 98(97),1-6

Mt 10,7-13

 MUDANÇA DE NOME

Quando ele chegou e viu a graça que vinha de Deus alegrou-se. E exortava a todos a permanecerem fiéis ao Senhor, com prontidão de coração. Pois era um homem bom, repleto do Espírito Santo e de fé …” (At 11,23.24)

O nome de José foi mudado para Barnabé porque ele foi um importante encorajamento para a Igreja através das suas palavras e de suas posses (At 4,36.37). “… o cognome Barnabé … quer dizer ‘filho da consolação’ …” (At 4,36). Para um Judeu, o nome ‘José’ fazia referência ao José citado no livro do Genesis. Ele tinha grandes sonhos, havia sido vendido como escravo por seus irmãos, e foi por fim, responsável pela subsistência do Egito e do resto do Oriente Médio durante os sete anos de falta de alimentos.

A vida de José foi uma história de recuperação – recuperação da sua liberdade, família e alimento. José foi um sobrevivente que ajudou a todos a sobreviver. Barnabé não foi somente um sobrevivente, mas um construtor do reino. Ele não estava somente recuperando o passado, mas construindo o futuro. Ele estava buscando novos caminhos e não somente mantendo o ‘status quo’. Ele estava atacando as portas do inferno (Mt 16,18) e não somente se defendendo. E não estava simplesmente reagindo com fé, mas atuando com fé.

Nós, da mesma maneira, precisamos de uma mudança de nome. Precisamos deixar de intervir nas crises e passarmos à evangelização, passar da sobrevivência para o renascimento e deixar de evitar a derrota para reivindicar a vitória.

Oração: Pai, continua a transformar os Simãos em Pedros, os Saulos em Paulos, e os Josés em Barnabés.

Promessa:Dirigindo-vos a elas, proclamai que o Reino dos Céus está próximo. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça dai.” (Mt 10,7.8)

Louvor: São Barnabé retornou para a sua casa em Chipre para partilhar a boa nova com seus compatriotas. Apesar de não ter sido um dos doze apóstolos originais, Barnabé foi um companheiro muito próximo de São Paulo e de São Marcos. Ele desempenhou um papel fundamental na evangelização da Igreja nascente.

12/06/2019 -A Sua Avaliação de Crédito

Quarta-feira, 12 de junho de 2019

 2Cor 3,4-11

Sl 99(98),5-9

Mt 5,17-19

 A SUA AVALIAÇÃO DE CRÉDITO

 “Não como se fôssemos dotados de capacidade que pudéssemos atribuir a nós mesmos, mas é de Deus que vem a nossa capacidade.” (2Cor 3,5)

Deus realiza algo por nós e nós agradecemos a Ele por fazer isso. Ele faz isso uma segunda vez e nós agradecemos por nos ajudar. Ele faz isso uma terceira vez e então dizemos: “Veja o que eu fiz”. Mudamos rapidamente a nossa posição de dar a Deus o crédito para assumir para nós mesmos o crédito pelas realizações d’Ele.

A nossa perspectiva está errada. Pedimos a Deus para nos ajudar, como se estivéssemos no comando. Na realidade, nós deveríamos pedir a Deus o privilégio de ajudá-Lo. “Assim também [nós], quando [tivermos] cumprido todas as ordens,[devemos dizer]; Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer” (Lc 17,10). Deus não nos deve nada, exceto a punição pelos nossos pecados. Entretanto, Ele tomou as nossas transgressões sobre Si mesmo (Is 53,5), e nós devemos tudo a Ele. “Pela graça fostes salvos, por meio da fé, e isso não vem de vós, é o dom de Deus: não vem das obras, para que ninguém se encha de orgulho.” (Ef 2,8.9)

Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm do alto e desce do Pai das luzes …” (Tg 1,17). “… Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!” (Ap 5,13). “Poderíamos nos estender sem esgotar o assunto; numa palavra: ‘Ele é tudo’. Onde encontrar força para o glorificar? Porque ele é grande, acima de todas as suas obras, Senhor temível e soberanamente grande, sua potência é admirável.” (Eclo 43,27-29)

Oração: Senhor, eu Te dou o crédito por todo o bem e todas as coisas boas que aconteceram  ou venham a acontecer na minha vida.

Promessa:… Aquele, porém, que os praticar e os ensinar [os Mandamentos], esse será chamado grande no Reino dos Céus.” (Mt 5,19)

Louvor: O Dr. Vinicius dava a Deus todo o crédito por cada vida que ele ajudou a salvar.

 

13/06/2019 -O Espírito Revela a Palavra

Quinta-feira, 13 de junho de 2019

Santo Antônio de Pádua

2Cor 3,15-4,1.3-6

Sl 85(84),9-14

Mt 5,20-26

 O ESPÍRITO REVELA A PALAVRA

É somente pela conversão ao Senhor que o véu cai.” (2Cor 3,16)

Aos trinta e um anos de idade eu fui abençoado ao fazer parte de um seminário de Vida no Espírito. Na quinta semana, os dirigentes impuseram as mãos sobre mim e fui batizado no Espírito Santo (At 8,17; 19,5.6). Eu vinha lendo a Bíblia diariamente já há algum tempo. No dia seguinte, eu peguei a Bíblia para meu estudo diário. Quando comecei a ler as Escrituras, a Palavra de Deus se tornou viva de uma nova maneira. Era como se eu pudesse sentir o cheiro da poeira da estrada e ouvir os apóstolos falando. Era como estar vendo um filme em preto e branco que, de repente, tomava um colorido maravilhoso. O Espírito havia removido o véu que estava obscurecendo meu entendimento. A Bíblia subitamente fazia total sentido. Muitas décadas depois, Jesus e o Espírito Santo ainda estão abrindo os meus olhos para o entendimento das Escrituras (Lc 24,32.45). Todo louvor seja dado a Deus!

Nós acabamos de ter a experiência da festa de Pentecostes, da vinda do Espírito Santo. Volte-se para o Senhor (2Cor 3,16) e peça por um novo Pentecostes, um novo derramamento do Espírito Santo (Rm 5,5). Quando nos voltamos para o Senhor, isto é, para o Espírito (2Cor 3,17), o véu é removido (2Cor 3,16.18). O Espírito Santo é o Autor da Bíblia. Nós sempre podemos entender um livro mais claramente se pudermos sentar com o autor e perguntar o que isso ou aquilo significava quando estava escrevendo o seu trabalho. Como poderíamos compreender mais da Palavra de Deus com a inspiração do Espírito Santo! Peça pelo Espírito Santo (Lc 11,13).

Oração: Pai, quão misericordioso Tu és ao me permitir servir-Te, Tu que és onipotente e poderoso. Renova-me com o Teu amor.

Promessa:Sua salvação está próxima dos que o temem, e a Glória habitará em nossa terra.” (Sl 85,10)

Louvor: A vida de Santo Antônio mudou quando os corpos de cinco Franciscanos martirizados retornaram de Marrocos para Portugal. Embora não tenha sido martirizado, ele entregou a sua vida por Cristo.

14/06/2019 -Pura Santidade

Sexta-feira, 14 de junho de 2019

 2Cor 4,7-15

Sl 116(115),10.11.15-18

Mt 5,27-32

 PURA SANTIDADE

Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo: todo aquele que olha para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração.” (Mt 5,27.28)

No Sermão da Montanha, Jesus nos manda exercer o maior cuidado na resistência às tentações sexuais. Nós devemos nos manter puros(as) e livres, mesmo se tivermos que arrancar os nossos olhos ou cortar as nossas mãos (Mt 5,29.30). O Senhor não pretende, literalmente, que nós nos mutilemos, mas precisamos fazer o que for necessário para evitar ocasiões de pecado e assim receber a graça de Deus para viver vidas santas. Algumas pessoas precisam “arrancar” as suas televisões, isto é, abandonar completamente a televisão e não meramente tentar controlar o seu uso. Muitos(as) são chamados(as) a abandonar o uso dos serviços da Internet. Alguns(mas) são chamados(as) a deixar a natação ou outras diversões, que tenham sido afetadas pela falta de modéstia e pelas perversões da sociedade.

Jesus deixa claro que o entretenimento e a procura pelo prazer não devem ser a nossa prioridade. A santidade é a prioridade. Jesus é tão rigoroso sobre a nossa santidade que Ele morreu na cruz de modo que nós pudéssemos nos tornar santos como Ele é santo (1Pe 1,16; Lv 19,2). Ele tomou sobre si os nossos pecados “… a fim de que, por ele, nos tornemos justiça de Deus.” (2Cor 5,21). Assim, nós ajudaremos aos outros a reconhecer como santo o nome de nosso Pai (Mt 6,9). Vem, Espírito de santidade e pureza!

Oração: Pai, dê-me um tal desejo de ser santo(a) que eu padeça todo o meu purgatório antes da minha morte do que depois dela.

Promessa:Trazemos, porém, este tesouro em vasos de argila, para que esse incomparável poder seja de Deus e não de nós.” (2Cor 4,7)

Louvor: Luísa deixou a sua carreira de atriz no cinema para responder a um chamado de santidade em um claustro.

15/06/2019 -A Maratona do Amor

Sábado, 15 de junho de 2019

2Cor 5,14-21

Sl 103(102),1-4.8-12

Mt 5,33-37

 A MARATONA DO AMOR

Pois a caridade de Cristo nos compele …” (2Cor 5,14)

O Senhor nos diz que a vida Cristã é como uma corrida (2Tm 4,7), ou melhor, como uma maratona. Existem muitos(as) que não cruzam a linha de chegada. Eles(as) são chamados(as) Cristãos desistentes. De fato, no final dos tempos um número de Cristãos(ãs) desistentes não cruzarão a linha de chegada. Essa será a grande apostasia. (2Ts 2,3).

Você irá cruzar a linha de chegada e viver com o Senhor para sempre? (Fl 3,14) Nós cruzamos a linha de chegada não porque somos fortes ou melhores do que os outros. Nós cruzamos a linha de chegada porque deixamos que o Senhor nos carregasse através da vida e cruzasse a linha de chegada. Sem Jesus, nós não fazemos nada (Jo 15,5). Somos totalmente dependentes d’Ele.

Nós deixamos que o Senhor nos carregue porque recebemos o Seu amor e decidimos amá-Lo com todo o nosso coração (Mc 12,30). “Pois a caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram. Ora, ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles.” (2Cor 5,14.15). O amor (caridade) é a nossa motivação e inspiração para colocar as nossas vidas nas mãos do Senhor, Aquele que nos leva para casa. “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5). Corra e termine a maratona do amor.

Oração: Jesus, meu Amor (1Jo 4,8.16), eu sou todo(a) Teu(Tua).

Promessa:Seja o vosso ‘sim, sim, e o vosso ‘não’, não. O que passa disso vem do Maligno.” (Mt 5,37)

Louvor: Quando Alberto soube que tinha câncer, ele renovou o seu já forte compromisso em confiar no Senhor.

 

16/06/2019 - Mais Sobre Deus

Domingo, 16 de junho de 2019

Santíssima Trindade

 Pr 8,22-31

Sl 8,4-9

Rm 5,1-5

Jo 16,12-15

MAIS SOBRE DEUS

Tendo sido, pois, justificados pela fé, estamos em paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5,1)

Muitas pessoas sabem que existe um Deus. Algumas pessoas até mesmo tiveram a experiência da presença e do amor de Deus intimamente. Outras somente sentem Deus como uma força. Aquelas pessoas que estão conscientes de Deus como pessoa, sabem que podem rejeitar a Deus através do pecado. Elas algumas vezes percebem que não estão em paz com Deus. Então percebem que precisam agir corretamente com Deus, de modo a serem justificadas (Rm 5,1). Poucas pessoas vivenciam muito mais de Deus do que isto, mas existe muito mais, muito mais sobre Deus. Jesus disse a Seus discípulos: “Tenho ainda muito que vos dizer …” (Jo 16,12)

Deus é Trinitário, três Pessoas em um único Deus. Deus é uma família. Deus se tornou homem. Esse Deus-feito-Homem é Jesus (Jo 1,14), que é plenamente Deus e plenamente Homem. Existe muito mais de Deus do que as nossas experiências. Os maiores santos que já viveram, somente começaram por conhecer Deus. “… o que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que o amam.” (1Cor 2,9)

Neste Domingo da Santíssima Trindade, que possamos experimentar de uma nova maneira o temor do Senhor que é o início da sabedoria (Sl 111,10). Que nós devotemos toda a nossa energia para desenvolver um profundo relacionamento pessoal com a Trindade tão logo possível. Que deixemos o Espírito nos guiar a toda verdade sobre a Trindade (Jo 16,13).

Oração: Pai, Filho e Espírito, eu entrego a minha vida a Ti. Que eu possa seu batizado(a), imerso(a), em Ti (ver Mt 28,19).

Promessa:E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Louvor: Glória às trêsdivinas Pessoas da Trindade, como era no princípio e agora e para sempre e por todos os séculos dos séculos! Amém!

17/06/2019 - A Única Vida que Merece Ser Vivida

Segunda -feira, 17 de junho de 2019

2Cor 6,1-10

Sl 98(97),1-4

Mt 5,38-42

 A ÚNICA VIDA QUE MERECE SER VIVIDA

… em tudo recomendamo-nos como ministros de Deus …” (2Cor 6,4)

Eu espero que você tenha tomado a maior decisão de sua vida e tenha se decidido a viver por Jesus e trabalhar para Ele em tempo integral. Se você é uma dona de casa, um bombeiro, um lixeiro, professor, político eleito, etc., e está servindo a Jesus todo o tempo, sua vida é verdadeiramente digna, desafiadora e indescritivelmente feliz. Você vive com “… grande perseverança nas tribulações, nas necessidades, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nas desordens, nas fadigas, nas vigílias, nos jejuns.” (2Cor 6,4.5). Pelo poder do Espírito Santo, você tem “… pureza, … ciência, … paciência, … bondade, … um espírito santo,  … amor sem fingimento.” (2Cor 6,6); e “pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, pelas armas ofensivas e defensivas da justiça.” (2Cor 6,7), você tem até mesmo o privilégio de ser uma ameaça para o demônio.

Em Jesus, você está vivendo uma vida nova de modo tão radical que sua vida transcende as categorias habituais. Você está morrendo para o egoísmo e desse modo vivendo plenamente (2Cor 6,9). Você se alegra sempre (Fl 4,4), sofrendo simultaneamente frequentes perdas (2Cor 6,10). Pelos padrões do mundo, você não possui nada enquanto de fato você possui tudo (2Cor 6,10), pois Cristo é o seu Tesouro.

Como é gloriosa a sua vida em Jesus! Um dia a Seu serviço é melhor do que milhares de outro modo (Sl 84,11). Em alegre agradecimento, sirva e louve a Jesus para sempre!

Oração: Pai, coloca um sorriso em minha face e a alegria no meu coração para sempre.

Promessa:Ouviste o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo: não resistais ao homem mau; antes, àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda.” (Mt 5,38.39)

Louvor: Quando sua esposa morreu, Willian recebeu um chamado ao sacerdócio e se tornou padre.

18/06/2019 - Pessoas Ricas Que Se Julgam Pobres

Terça-feira, 18 de junho de 2019

2Cor 8,1-9

Sl 146(145),2.5-9

Mt 5,43-48

 PESSOAS RICAS QUE SE JULGAM POBRES

Com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para nos enriquecer com a sua pobreza.” (2Cor 8,9)

O que acontece quando uma pessoa é rica, mas não sabe disso? Ela pode-se privar a si mesma, a sua família, e a outras pessoas das necessidades básicas, desnecessariamente. Pode até mesmo ser possível que um homem rico venha a morrer de fome, se ele não souber que é rico. Você sabia que “… por [nossa] causa {Jesus] se fez pobre, embora fosse rico, para nos enriquecer com a sua pobreza.”? (2Cor 8,9). São Paulo orava: “Que ele ilumine os olhos dos vossos corações, para saberdes … qual é a riqueza da glória da sua herança entre os santos.” (Ef 1,18). Nossa “… riqueza, em Cristo Jesus.” (Fl 4,19) é insondável (Ef 3,8). Contudo, pode ser difícil para nós percebermos o quanto somos ricos ou até mesmo se nós somos ricos.

No entanto, nós precisamos saber como é grande a nossa riqueza em Cristo. Em razão de São Pedro e São João conhecerem esta riqueza, eles curaram instantaneamente um homem aleijado de nascença (At 3,6 ss). Em razão dos Cristãos Macedônios conhecerem a sua riqueza mesmo em meio a uma profunda pobreza material, eles foram capazes de contribuir generosamente para uma coleta de modo a suprir as necessidades de Judeus Cristãos que estavam famintos (2Cor 8,1ss). Aqueles que percebem a sua riqueza em Cristo (Fl 3,8) veem seus pães e peixes se multiplicarem para alimentar um grande número de pessoas (Mt 14,19 ss). Nós somos ricos para fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Se ao menos nós crêssemos nisso!

Oração: Pai, eu não preciso de mais riqueza material, mas dá-me sim uma profunda fé em Ti.

Promessa:Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito.” (Mt 5,48)

Louvor: Marta conheceu incontáveis irmãos e irmãs quando veio para a Igreja.

19/06/2019 - Generosidade Eterna

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

São Romualdo

 2Cor 9,6-11

Sl 112(111),1-4.9

Mt 6,1-6.16-18

GENEROSIDADE ETERNA

Sabei que quem semeia com parcimônia, com parcimônia também colherá, e quem semeia com largueza, com largueza também colherá.” (2Cor 9,6)

Nossa resposta ao chamado de Deus envolve muito mais do que ser generoso(a) no dia da coleta. Nós podemos fazer um cheque generoso para a caridade e nunca pensar sobre a instituição, antes ou depois da doação. Alternativamente, nós podemos orar previamente por discernimento e posteriormente, pelo ministério da caridade. Isso fará com que nossa oferta seja mais frutificante.

No outono o preguiçoso não trabalha, na colheita procura e nada encontra.” (Pr 20,4). O preguiçoso não era totalmente indolente, pois ele saiu e espalhou sementes no campo. Ele havia feito isso porque fez um esforço para sair e procurar pelo que colher. No entanto, ele não dedicou tempo para fazer a aragem. Talvez ele tenha feito a aração no ano anterior e esperasse que ela ainda servisse para uma nova colheita, apesar de já ter se passado um ano. Provavelmente ele esperou até o último minuto para arar a terra, mas o mau tempo o impediu. Ou talvez ele estivesse simplesmente acomodado e sem vontade de trabalhar, esperando que viesse a obter uma boa colheita de qualquer modo. A mensagem é que simplesmente espalhar as sementes não é tão eficiente quanto uma dedicação diligente, uma vida inteira de generosidade.

Que nós não limitemos nossas doações a um único ato de caridade. Ao invés disso, que nós doemos regularmente e generosamente. Semeie e ore previamente; ore e acompanhe posteriormente. Seja magnânimo(a) ao entregar toda a sua vida generosamente e fazer uma colheita abundante para o Senhor.

Oração: Pai, ajuda-me a viver e a me doar generosamente, com abundância (Jo 10,10). Que eu possa servir a Ti até o último suspiro de vida.

Promessa:Aquele que fornece semente ao semeador e pão para o alimento vos fornecerá também a semente e a multiplicará, e fará crescer os frutos da vossa justiça.” (2Cor 9,10)

Louvor: São Romualdo respondeu ao chamado de viver como um eremita, mas continuou a se juntar aos monges Beneditinos em suas orações litúrgicas.

20/06/2019 - O Coração de Deus Partido Novamente

Quinta-feira, 20 de junho de 2019

Corpo e Sangue de Cristo

Gn 14,18-20

Sl 110(109),1-4

1Cor 11,23-26           

Lc 9,11-17

 O CORAÇÃO DE DEUS PARTIDO NOVAMENTE

… na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: ‘Isto é o meu corpo, que é para vós …” (1Cor 11,23.24)

Na Última Ceia, Jesus primeiramente nos deu o Seu Corpo e Sangue na mesma noite em que Ele foi traído. Isso foi o prenúncio do que aconteceria nas Missas que viriam a se seguir. O maior presente de Jesus, o presente do Seu próprio Corpo e Sangue, é muitas vezes rejeitado quando nos recusamos a crer na Eucaristia ou quando tomamos atitudes de egoísmo durante as Missas. Como é doloroso para Jesus quando Ele nos vê tentando fazer com que a Missa se torne conveniente para as nossas vidas ao invés de transformarmos as nossas vidas de modo a centrá-las em nosso Senhor Eucarístico!

Jesus é a mais rejeitada, perseguida e abusada Pessoa que jamais viveu. Apesar disso, Ele continua vindo até nós para receber de nós mais rejeições. Ele se faz vulnerável quando, fiel e constantemente, transforma pão e vinho no Seu Corpo e Sangue. Todavia, Jesus continua a expor o Seu coração partido para um novo quebrantamento porque Ele é Deus, que é Amor (1Jo 4,8.16). O Amor ama incondicionalmente. O Amor ama, mesmo que seja odiado e crucificado em retorno.

Oração: Jesus, concede-me a graça de ser digno(a) de sofrer qualquer coisa de modo a nunca rejeitá-Lo.

Promessa:E tomando os cinco pães e os dois peixes, ele elevou os olhos para o céu, os abençoou, partiu-os e deu aos discípulos para que os distribuíssem à multidão. Todos comeram e ficaram saciados, e foi recolhido o que sobrou dos pedaços: doze cestos!” (Lc 9,16.17)

Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, que derramou Sua última gota de sangue para que nós fôssemos libertados(as).

21/06/2019 - A Insensatez Começa com 'Eu"

Sexta-feira, 21 de junho de 2019

São Luís Gonzaga

2Cor 11,18.21-30

Sl 34(33),2-7

Mt 6,19-23

 A INSENSATEZ COMEÇA COM “EU”

… Como insensato, digo: muito mais eu …” (2Cor 11,23)

São Paulo fundou a Igreja em Corinto. Depois que ele deixou Corinto, vários falsos apóstolos passaram pela cidade. Esses pregadores itinerantes construíam seus próprios ministérios (e cuidaram dos seus bolsos) apresentando suas próprias expressivas credenciais ao invés de apresentarem Jesus. Fazendo uma comparação desfavorável de Paulo em relação a si mesmos, eles enfraqueceram a sua posição como pai da Igreja de Corinto. Mas o mais importante aos olhos de Paulo, era eles estavam enfraquecendo o verdadeiro Evangelho e afastando as pessoas do Senhor (2Cor 11,3 ss).

Os Coríntios, na sua insensatez, exigiram que Paulo comprovasse, mais uma vez, o seu apostolado. Na primeira leitura de hoje, Paulo sarcasticamente desceu ao nível deles na defesa do Evangelho que pregava. Perceba que Paulo usa termos referindo-se a si mesmo dezoito vezes. Para Paulo, essa ênfase em si mesmo é “insensata” (2Cor 11,23). Ser insensato(a) é estar completamente fora da realidade. A principal realidade é que Jesus é o Senhor do céu e da terra (1Cor 12,3). Tudo no céu gira em torno d’Ele (Ap 4,8 ss). Os anjos giram em torno d’Ele (Jo 1,51). Da mesma forma, a terra, uma vez que pertence a Deus (Sl 24,1), foi criada para girar em torno do Filho.

Morra para si mesmo(a) (Lc 9,23). Viva para Jesus (2Cor 5,15).

Oração: Pai, que eu olhe fixa e amorosamente para Ti para sempre (Sl 27,4).

Promessa:Contemplai-o e estareis radiantes, vosso rosto não ficará envergonhado.” (Sl 27,4)

Louvor: São Luís Gonzaga foi chamado para uma vida devotada a Deus com a idade de sete anos. Mesmo sabendo que tinha lugar na corte de Felipe II, ele tornou-se Jesuíta, ministrando junto aos doentes. Ele próprio ficou doente, morrendo aos vinte e três anos.

 

22/06/2019 - Você é o Ponto fraco?

Sábado, 22 de junho de 2019

São Paulino de Nola

São João Fisher

São Tomás More

2Cor 12,1-10

Sl 34(33),8-13

Mt 6,24-34

 VOCÊ É O PONTO FRACO?

No tocante a esse homem, eu me gloriarei; mas, no tocante a mim, só me gloriarei das minhas fraquezas.” (2Cor 12,5)

São Paulo “… foi arrebatado ao terceiro céu …” (2Cor 12,2). Ele “foi arrebatado até o paraíso e ouviu palavras inefáveis, que não é lícito ao homem repetir.” (2Cor 12,4). Apesar dessas “… revelações extraordinárias …” (2Cor 12,7), Paulo não baseou sua evangelização na glória do céu; ao invés disso, ele se concentrou na fraqueza e no escândalo da cruz (1Cor 2,2).

Na sociedade de hoje, São Paulo seria bombardeado com ofertas do cinema, contratos de editoras, passeios turísticos e entrevistas para narrar suas experiências celestiais. Quem não iria querer ouvir uma narrativa sobre o céu? Paulo tinha um poderoso testemunho que iria atrair muitas pessoas. Por que ele não queria passar adiante aquelas Boas Novas?

Paulo sabia que mesmo um poderoso testemunho como a experiência do céu não poderia enfrentar o poder da fraqueza do sofrimento, “… pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder.” (2Cor 12,9). Assim ele prontamente vangloriou-se “… das [suas] fraquezas, para que pouse sobre [ele] a força de Cristo.” (2Cor 12,9)

Qual é a sua fraqueza? Você está limitado(a) fisicamente, cansado(a) por cuidar de filhos pequenos ou de pais idosos, por causa de perseguições, sob ataque por seu estilo de vida, por estar sozinho(a) e sem apoio em sua fé? Você está impedido(a) por obstáculos que parecem não permitir a você avançar em seu poder? (2Cor 12,7). Se assim for, você tem mais poder do que nunca antes. Em sua fraqueza, Deus está com você e Seu poder está sobre você.

Oração: Pai, basta-me a Tua graça (2Cor 12,9).

Promessa:Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal.” (Mt 6,34)

Louvor: São Tomás More foi decapitado por não apoiar o rei Henrique VIII. No ano de 2000 o Papa São João Paulo II nomeou-o padroeiro dos líderes políticos.

23/06/2019 -Vivendo em uma Vizinhança Perigosa

Domingo, 23 de junho de 2019

12º Domingo do Tempo Comum

Zc 12,10.11.13

Sl 63(62),2-6.8.9

Gl 3,26-29

Lc 9,18-24

 VIVENDO EM UMA VIZINHANÇA PERIGOSA

… É necessário que o Filho do Homem sofra muito, seja rejeitado pelos anciãos, chefes dos sacerdotes e escribas, seja morto e ressuscite ao terceiro dia.” (Lc 9,22)

No primeiro século, a cidade de Corinto era uma fossa de promiscuidade, de violência e de práticas de ocultismo. A cultura era sofisticada e humanística secular, tal como a nossa cultura da morte de hoje. São Paulo tinha uma grande preocupação de que os Cristãos de Corinto deixassem que os seus pensamentos fossem corrompidos da sua sincera e completa devoção a Cristo (2Cor 11,3). Ele reconhecia que os Cristãos de Corinto seriam facilmente convencidos a aceitar falsos ensinamentos (2Cor 11,3.4). E considerava isso um sinal de perigo de que eles pudessem perder a sua fé rapidamente.

 

No nosso mundo ocidental, nós vivemos em uma sociedade semelhante à de Corinto. Os Cristãos da nossa sociedade não estão somente correndo perigo de se afastarem da fé como muitos já se afastaram. Antes do final dos tempos, a atual apostasia se tornará muito mais grave (2Ts 2,3). Essas são advertências de que poderemos perder nosso amor pelo Senhor (Mt 24,12).

Assim, pois, aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair.” (1Cor 10,12). Tome cuidado para “… que não haja entre vós quem tenha coração mau e infiel que se afaste do Deus vivo.” (Hb 3,12). “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens de fé, para a conservação da alma.” (Hb 10,39)

Oração: Pai, que eu morra por Ti ao invés de negar-Te de algum modo.

Promessa:Pois, se perdoardes aos homens os seus delitos, também o vosso Pai celeste vos perdoará; mas se não perdoardes aos homens, o vosso Pai também não perdoará os vossos delitos.” (Mt 6,14.15)

Louvor: Marcos e Teresa trabalham para difundir a verdade da Paternidade Responsável.

24/06/2019 -Uma carta para o "Querido João"

Segunda-feira, 24 de junho de 2019

Natividade de São João Batista

 Is 49,1-6

Sl 139(138),1-3.13-15           

At 13,22-26

Lc 1,57-66.80

 UMA CARTA PARA O “QUERIDO JOÃO”

… Desde o seio materno Iahweh me chamou, desde o ventre de minha mãe pronunciou o meu nome.” (Is 49,1)

Os cientistas falam sobre como o código genético determina as características psicológicas de uma criança ainda por nascer. A criança no ventre da mãe deverá possuir as características físicas programadas no DNA das células fetais. Os Cristãos se referem ao permanente chamado de Deus não somente à criança ainda no ventre (Is 49,1), mas também antes que a terra fosse formada (Ef 1,4.5).

São João Batista “… [ficou] cheio do Espírito Santo no seio de sua mãe.” (Lc 1,15). Enquanto ainda estava no ventre, João começou o seu ministério profético de proclamar a vinda de Jesus (At 13,24), estremecendo de alegria ao som da voz da mãe do seu Senhor (Lc 1,41). No nascimento de João, uma cura milagrosa aconteceu (Lc 1,64) e Deus recebeu ainda mais louvor (Lc 1,64.67 ss). Os corações de muitas pessoas se voltaram para o Senhor antes mesmo que João crescesse até a idade adulta (Lc 1,65.66).

Toda pessoa compartilha a missão de João Batista: preparar o caminho do Senhor para alguma outra pessoa ou grupo de pessoas (Mt 3,3). Você pode ter sido uma criança que não era desejada, mas Deus queria você e tem um importante plano de vida para você (Hb 11,40; Ef 2,10). Deus conhece você intimamente (Sl 139,1-5) e chama você pelo seu nome (Is 43,1). Em Jesus, você é maior do que João Batista (Mt 11,11). Assim sendo, conduza outras pessoas a Jesus, o Cordeiro de Deus (Jo 1,36.37).

Oração: Jesus, que Tu possas crescer e eu diminuir.

Promessa:… Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra.” (Is 49,6)

Louvor: O nascimento de São João Batista anunciou o nascimento de Jesus e o renascimento espiritual da humanidade. Sempre humilde, ele disse que não era merecedor de desamarrar as sandálias de Jesus. Ele disse a seus seguidores que precisava diminuir para que Jesus pudesse crescer mais.

25/06/2019 -A Rua Direita (At 9,11)

Terça-feira, 25 de junho de 2019

Gn 13,2.5-18

Sl 15(14),2-5

Mt 7,6.12-14

 A RUA DIREITA (At 9,11)

Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que a encontram.” (Mt 7,14)

O texto do Evangelho de hoje nos apresenta um nítido exemplo de como se seguir por um caminho estreito. Na minha juventude, em um grupo de escoteiros houve uma competição de habilidades. Uma das habilidades envolvia percorrer de bicicleta um caminho estreito e irregular. Para ter sucesso na competição, o ciclista precisava manter as rodas naquele caminho durante todo o percurso.

Enquanto me concentrava em manter as rodas da bicicleta em linha, elas invariavelmente tomavam uma ou outra direção. Estava sendo frustrante a inabilidade de controlar a direção com exatidão. O líder do grupo colocou-se de lado e orientou-me a concentrar-me na linha de chegada ao invés de olhar para o caminho, e também para acelerar em direção ao final. Para minha surpresa, descobri que olhando em frente na direção da meta final, e prestando atenção no caminho, permaneci no percurso e tive sucesso na competição.

Essa é uma analogia adequada para a vida Cristã. Quando nós mantemos “… os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus …” (Hb 12,2) e continuamos a nos movimentar em direção a Ele a cada dia, com toda a nossa atenção na linha de chegada (Fl 3,14), nós podemos permanecer no caminho estreito que nos conduz para Ele de modo irresistível (Jo 12,32). Quando desviamos os nossos olhos de Jesus para nos concentrarmos nos nossos próprios esforços e olhamos para o caminho ao invés de olhar para o Senhor do caminho, nós nos desviamos do caminho estreito (Lc 9,62). “Assim … considerai atentamente a Jesus …” (Hb 3,10) e aproxime-se d’Ele.

Oração: Pai, que Tu me atraias com vínculos humanos e com laços de amor (Os 11,4).

Promessa:não empresteis dinheiro com usura, nem aceiteis suborno contra o inocente. Quem age deste modo jamais vacilará.” (Sl 15,5)

Louvor: Confiando que Jesus transforma os corações fez com que Eduardo se tornasse um evangelizador ainda melhor.

26/06/2019 - A recompensa da Fé

Quarta-feira, 26 de junho de 2019

 Gn 15,1-12.17.18

Sl 105(104),1-4.6-9

Mt 7,15-20

 A RECOMPENSA DA FÉ

… Não temas, Abrão! Eu sou o teu escudo, tua recompensa será muito grande.” (Gn 15,1)

Deus pediu a Abrão para deixar a sua terra natal, quando ele estava com setenta e cinco anos de idade e segui-Lo até uma terra desconhecida. Abrão fez como o Senhor havia pedido. Depois de ter passado algum tempo naquela terra (Gn 15,1), Deus, inesperadamente, prometeu a ele uma grande recompensa.

O Senhor muitas vezes fala das recompensas em resposta a uma fé obediente:

Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece.” (Hb 10,35); “Acautelai-vos, para não perderdes o fruto do nosso trabalho, mas, ao contrário, receberdes uma plena recompensa.” (2Jo 8); “Pois Deus não é injusto. Não pode esquecer a vossa conduta e o amor que manifestastes por seu nome, vós que servistes e ainda servis os santos.” (Hb 6,10); “… o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará.” (Mt 6,4); “Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus …” (Mt 5,12); e “Pois aquele que se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o procuram.” (Hb 11,6).

Que tipo de recompensa nós receberemos por nossa obediente fé e serviço amoroso a Deus? Algumas indicações são encontradas em várias partes das Escrituras: “Aplico meu coração a praticar os teus estatutos, é a minha recompensa para sempre.” (Sl 119,112); “… inutilmente, gastei as minhas forças. E no entanto o meu direito está com Iahweh, o meu salário está com o meu Deus.” (Is 49,4); e “… Eis que a tua salvação está chegando, eis com ele o teu salário; diante dele a sua recompensa.” (Is 62,11).

Próximo ao fim de sua vida, São Tomás de Aquino teve uma visão e ouviu o Senhor perguntar-lhe: “Que recompensa tu desejas por todo o teu serviço a Mim?”. Tomás respondeu: “Nada além de Tu mesmo, Senhor.” Com São Tomás, que nós possamos colocar os nossos corações nesta maior Recompensa.

Oração: Pai, Tu és o meu Prêmio, a minha Alegria e a minha Recompensa.

Promessa:Gloriai-vos com seu santo nome, alegre-se o coração dos que buscam a Iahweh.” (Sl 105,3)

Louvor: Alberto orou para que a sua avó retornasse à Igreja durante trinta anos. Ela retornou à fé em seu leito de morte.

27/06/2019 - Com Autoridade

Quinta-feira, 27 de junho de 2019

São Cirilo de Alexandria

Gn 16,1-12.15.16

Sl 106(105),1-5

Mt 7,21-29

 COM AUTORIDADE

Porque as ensinava com autoridade e não como os escribas’.” (Mt 7,29)

Os líderes religiosos do tempo de Jesus não ensinavam com autoridade como Ele o fazia. Eles informavam, educavam e esclareciam o povo, mas nem sempre esperavam que o povo correspondesse e obedecesse. Jesus fazia isso. Ele nos previne para não louvarmos a Palavra de Deus e invalidarmos os mandamentos (Mt 15,3-9). Jesus disse que se não ouvirmos as Suas palavras e as colocarmos em prática, nossas vidas serão arruinadas (Mt 7,26.27). Ele claramente espera que nós sejamos praticantes da Palavra (Tg 1,22). Ele ensinou com autoridade, e “Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade!” (Hb 13,8)

Quando Jesus faz alguma coisa, Ele o faz como Senhor, e a natureza do senhorio é comandar e esperar obediência. Dê uma olhada nas leituras de algumas páginas anteriores desta publicação. Você aceita Jesus com as Suas Palavras? Você O aceita como o seu Senhor? Você responde à autoridade de Jesus com obediência e submissão? Não importa o quanto da Bíblia nós conheçamos, mas sim o quanto nós a obedecemos. Não são aqueles(as) que dizem “Senhor, Senhor”, mas sim aqueles(as) que obedecem ao “Senhor, Senhor” que entrarão no reino de Deus (Mt 7,21).

Oração: Senhor, eu submeto a Ti a minha vida e a minha vontade.

Promessa:O Anjo de Iahweh lhe disse: ‘Estás grávida e darás à luz um filho e tu lhe darás o nome de Ismael, pois Iahweh ouviu tua aflição’.” (Gn 16,11)

Louvor: São Cirilo de Alexandria desempenhou uma liderança chave no Concílio de Éfeso (431 A.D.). O Concílio lutou contra a heresia Nestoriana e declarou Maria como Theotokos (Mãe de Deus).

28/06/2019 - Seu Coração está Funcionando?

Sexta-feira, 28 de junho de 2019

Sagrado Coração de Jesus

Ez 34,11-16

Sl 23(22),1-6

Rm 5,5-11

Lc 15,3-7

 SEU CORAÇÃO ESTÁ FUNCIONANDO

Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.” (Rm 5,8)

Deus se encarnou. Ele se tornou homem. Em Jesus Cristo, Deus não somente fala aos homens, mas também procura por eles. Jesus fala sobre essa procura no encontro da ovelha perdida (Lc 15,1-7). É uma busca que começa no coração de Deus e termina na Encarnação da Palavra (Novo Milênio Ineunte, 7 – Papa São João Paulo II). Deus é o Bom Pastor, humilhando-se a ponto de correr atrás e perseguir Sua ovelha perdida. O todo Santo, o todo poderoso Deus esvazia-se a si mesmo (Fl 2,7) e vem ao nosso encontro, meros seres humanos. Esse amor humilde de Deus é revelado na visão profética do Sagrado Coração de Jesus.

É imitando a Jesus encarnado, o Bom Pastor e o Seu Sagrado Coração, que nós:

– humildemente persigamos os pecadores para mostrar o amor de Deus por eles;

– lavamos os pés uns dos outros (Jo 13,4 ss);

– abrimos e expomos os nossos corações aos outros (2Cor 6,11-13); e

– entregamos as nossas vidas por nossos irmãos e irmãs em Cristo e até mesmo por nossos inimigos (1Jo 3,16).

 

Jesus nos convida e promete: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas.” (Mt 11,29). Aprenda não somente a amar o Sagrado Coração de Jesus, mas também a amar como o Sagrado Coração ama.

 

Oração: Sagrado Coração de Jesus, neste dia dedicado à oração pela santidade dos sacerdotes, eu peço a Tua misericórdia e coloco a minha confiança em Vós.

Promessa:E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Louvor: O Sagrado Coração de Jesus arde de amor por você. Sagrado Coração de Jesus, graças e louvores sejam dados a Ti a todo momento.

29/06/2019 - Consolidar a Igreja

Sábado, 29 de junho de 2019

Imaculado Coração de Maria

Is 61,9-11

1Sm 2,1.4-8

Lc 2,41-51

 CONSOLIDAR A IGREJA

Ele [Jesus] respondeu: ‘Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai’?” (Lc 2,49)

Em razão de Jesus ser Deus e ser a Cabeça da Igreja, a Igreja é invencível. Por exemplo, Pedro, o líder dos líderes da Igreja nascente, foi milagrosamente libertado do “corredor da morte” imediatamente antes do rei Herodes planejar executá-lo. Paulo, o grande missionário da Igreja nascente, testemunhou: “… eu fui libertado da boca do leão. O Senhor me libertará de toda obra maligna e me levará a salvo para o seu Reino celeste …” (2Tm 4,17.18). Nós, da mesma forma, como membros da Igreja, “… somos mais que vencedores, graças Àquele que nos amou.” (Rm 8,37). As portas do inferno nunca prevalecerão contra a Igreja (Mt 16,18).

No entanto, o Senhor permite que a Sua Igreja seja perseguida. Ele até mesmo deixa que alguns membros de Sua Igreja sejam martirizados. Contrariando as aparências, isso não significa que Sua Igreja seja derrotada e não invencível. Ao invés disso, significa que a Igreja está seguindo os passos da sua Cabeça crucificada, Jesus. “Fiel é essa palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele sofremos, com ele reinaremos. Se nós o renegamos, também ele nos renegará.” (2Tm 2,11.12)

Desse modo, alegre-se porque o Senhor escolheu você para ser membro do Seu Corpo, a invencível e perseguida Igreja. Ame a Igreja (Ef 5,25). Alegre e humildemente e submeta-se à autoridade da Igreja (Hb 13,17). Convide o maior número de pessoas possível para se entregarem a Jesus e fazer parte da Sua Igreja. Assuma a sua responsabilidade na Igreja e assim consolide-a.

 

Oração: Pai, tal como Jesus, que eu entregue a minha vida pela Igreja (Ef 5,25).

Promessa:A sua posteridade será conhecida entre as nações, e sua descendência no meio dos povos. Todos aqueles que os virem reconhecerão que eles são a raça que Iahweh abençoou.” (Is 61,9)

Louvor: São Paulo teve que corrigir fraternalmente a São Pedro. Esse ato fraterno ajudou a reparar a divisão entre Judeus e Gentios (Gl 2,11-21).

30/06/2019 - A Terra da liberdade?

Domingo, 30 de junho de 2019

13º Domingo do Tempo Comum

São Pedro e São Paulo

 At 12,1-11

Sl 34(33),2-9

2Tm 4,6-8.17.18

Mt 16,13-19

 A TERRA DA LIBERDADE?

Este pobre gritou e Iahweh ouviu, salvando-o das suas angústias todas. O anjo de Iahweh acampa ao redor dos que o temem e os liberta.” (Sl 34,7.8)

Depois que tomamos a decisão definitiva de nos convertermos, nós passamos a dedicar todo o nosso tempo ao Senhor e toda a nossa vida a Ele. Então passamos a conhecer o Senhor pessoalmente, e não demora muito tempo para percebermos que O Senhor está preocupado com a nossa liberdade. Devemos esperar por isso porque a missão de Jesus é libertar os cativos (Lc 4,18). Ele morreu na cruz para nos libertar dos nossos pecados, e ressuscitou dentre os mortos para nos libertar de Satanás, o príncipe da morte (Hb 2,14). Somente se Jesus nos libertar ao ponto de seremos realmente livres (Jo 8,36). Jesus é o nosso Redentor, aquele que faz tudo o que for necessário para nos libertar.

Desse modo, Jesus insiste que nós sejamos libertados(as) da falta de perdão, do medo, da auto-aversão, de todos os vícios, do álcool à televisão, dos equipamentos eletrônicos, de alguns tipos de alimentos, do jogo, da pornografia, do cigarro, das drogas, etc.

Deus Pai através de Jesus enviastes o Espírito Santo para nos dar um desejo oposto à nossa natureza decaída e viciada (Gl 5,17). Vivendo o nosso Batismo, isso é, nossas vidas no Espírito, nós seremos libertados(as).

 

Oração: Pai, liberta-me da cultura da morte. Que eu possa sempre ser livre em Ti.

Promessa:Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,19)

Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, “… o Princípio, o Primogênito dos mortos (tendo em tudo a primazia).” (Cl 1,18)