01/11/2022 - A Vida Ressuscitada

Terça-feira, 01 de Novembro de 2022
Fl 2,5-11

Sl 22(21),26-32

Lc 14,15-24

A VIDA RESSUSCITADA

“O Senhor disse então ao servo: ‘Vai pelos caminhos e trilhas e obriga as pessoas a entrarem, para que a minha casa fique repleta.” (Lc 14,23)

A Ressurreição de Jesus Cristo é um fato histórico. Não é simplesmente uma ideia. Através dos séculos, depois que Jesus ressuscitou dentre os mortos, pessoas têm entregue as suas vidas ao martírio para defender a verdade da Ressurreição de Jesus. Numerosos mártires “…foram esquartejados, recusaram o resgate para chegar a uma ressurreição melhor.” (Hb 11,35)

A chave para a vida é ter um encontro com Jesus ressuscitado. Depois que nós tivermos encontrado Cristo ressuscitado, nos tornaremos ‘novas criaturas’. “Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez uma realidade nova.” (2Cor 5,17). Mesmo nesta vida terrena, o nosso estilo de vida muda completamente quando vemos tudo através da perspectiva do reino de Deus ao invés de ver com os olhos do mundo (Mt 6,19-34).

Uma vez que Jesus ressuscitou, nós, que somos batizados(as) em Cristo, podemos participar, mesmo agora, desta vida ressuscitada (Cl 1,10-13). Nossa vida está escondida em Cristo (Cl 3,3). Nós somos moradores(as) do céu (Fl 3,20) enquanto vivendo nesta terra. Aceite Jesus ressuscitado como seu Senhor.

Oração: Pai, que eu seja ainda mais confiante na Ressurreição de Jesus Cristo do que eu sou nos princípios terrenos, como na lei da gravidade.
Promessa: “Mas o Senhor é fiel, e há de fortalecer-vos e guardar-vos do Maligno.” (2Ts 3,3)
Louvor: “Porque nos tornamos uma coisa só com ele por uma morte semelhante à sua, serenos uma coisa só com ele também por uma ressurreição semelhante à sua.” (Rm 6,5) Louvor a Ti, Jesus ressuscitado!

02/11/2022 - Com que Frequencia Rezar Pelos Mortos?

Quarta-feira, 02 de Novembro de 2022 – Fiéis Defuntos
Is 25,6-9

Sl 42(41),2.3.5; 43(42),3-5

Rm 6,3-9

Mt 25,1-13

COM QUE FREQUÊNCIA ORAR PELOS MORTOS?

“Mas se morremos com Cristo, temos fé que também viveremos com ele, sabendo que Cristo, uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre ele.” (Rm 6,8.9)

O Senhor deixou claro, através de várias tradições Judaicas (2Mc 12,43.44), da Igreja primitiva (Mt 12,32) e dos Pais da Igreja que nós devemos orar por aqueles(as) que morreram. Em razão da Igreja pedir pelos mortos em cada Missa diária, é seguro dizer que o Espírito Santo nos leva a rezar pelos mortos diariamente. No entanto, nós precisamos perguntar ao Espírito Santo com que frequência nós devemos orar pelos mortos a cada dia. É importante servir aos mortos o tanto quanto deseja o Senhor porque eles dependem muito de nós e nossas orações fazem uma grande diferença para eles(as).

Santo Agostinho escreveu: ‘Não há sombra de dúvida que os mortos são ajudados pela oração da Santa Igreja e do sacrifício da salvação, e através da esmola’ (Sermão 172). Santo Agostinho nos exorta a mostrar ‘solicitude e cuidado e zelo em ofertar por eles aquelas coisas que ajudam os espíritos dos que partiram – esmolas, orações e súplicas’ (Sermão 172).

Ore pelos mortos diariamente e com a frequência que o Senhor deseja. ‘Pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, nós Vos pedimos por todos os fiéis que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz. Que eles, tendo passado pela morte, participem do convívio de Vossos santos na luz eterna. Que suas almas nada sofram e Vos digneis ressuscitá-los com os Vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa. Perdoai-lhes os pecados para que alcancem junto a Vós a vida imortal no reino eterno. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém’.

Oração: Espírito Santo, ajuda-me em minha fraqueza em não saber como rezar pelos mortos como deveria (Rm 8,26).
Promessa: “Com efeito, é necessário que este ser corruptível revista a incorruptibilidade e que este ser mortal revista a imortalidade.” (1Cor 15,53)
Louvor: O Purgatório é a antecâmara do céu; é a ‘sala de espera’ de Deus. Através de Sua misericórdia, Ele nos permite ozar pelas almas dos falecidos e assisti-las em sua passagem final para a visão beatífica.

03/11/2022 - Perdido e Encontrado

Quinta-feira, 03 de Novembro de 2022 – São Martinho de Lima

Fl 3,3-8

Sl 105(104),2-7

Lc 15,1-10

PERDIDO E ENCONTRADO

“Mas o que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor …” (Fl 3,7.8)

Filemon perdeu um escravo chamado Onésimo (Fm 11); quando Onésimo fugiu, foi a perda de um bem para Filemon. Mas através do ministério de São Paulo, Filemon ganhou um irmão em Cristo (Fm 16). Onésimo foi perdido como escravo e depois encontrado como irmão (Lc 15,32).

Perdemos as nossas vidas por Cristo e, por causa de nossa entrega a Ele, nós consequentemente encontramos as nossas vidas em Cristo (Lc 9,24.25; Jo 12,25.26). Que proveito temos em ganhar o mundo e perder as nossas vidas? (Lc 9,26).

Existe uma forte ligação entre a perda de vínculos, posses, poder, e status e ser ‘encontrado’ por Jesus, o Bom Pastor que veio “…salvar o que estava perdido.” (Lc 19,10; 15,4.5) Nós perdemos a nossa antiga vida e tudo o que nos cegava para o mundo. Em fazendo isso, nós recebemos o Bom Pastor e permitimos que Ele nos encontre e fomos ‘encontrados’; nós ganhamos uma nova vida.

Perca tudo por Jesus. Deixe que Ele seja o seu ganho (Fl 3,8).

Oração: Pai, que eu possa vir a “[conhecer a Cristo], conhecer o poder de sua ressurreição…” (Fl 3,10)
Promessa: “Ele é Iahweh, nosso Deus, ele governa a terra inteira.” (Sl 105(104),7)
Louvor: São Martinho de Lima era filho de um nobre Espanhol e de uma escrava Panamenha. Ele é o santo padroeiro dos que têm origem multicultural, de barbeiros e cabeleireiros e de trabalhadores nos serviços de saúde.

04/11/2022 - Você deve ser Imitado(a)?

Sexta-feira, 04 de Novembro de 2022 – São Carlos Borromeu
Fl 3,17-4,1

Sl 122(121),1-5

Lc 16,1-8

VOCÊ DEVE SER IMITADO(A)?

“Sede meus imitadores …” (Fl 3,17)

A declaração de São Paulo aos Cristãos de Filipos de que eles deviam imitá-lo parece ter sido um pouco de autoconfiança (Fl 3,17). Ele, da mesma maneira, disse aos Cristãos de Corinto: “Sede meus imitadores, como eu mesmo o sou de Cristo.” (1Cor 11,1) Mas São Paulo tinha um propósito maravilhoso. A fé é bem mais captada do que ensinada. As mães e os pais estão mais familiarizados com essa posição. Os filhos naturalmente imitam os seus pais. Muitas vezes vemos crianças fazendo exatamente o que seus pais fazem, tanto coisas boas quanto más.

Jesus percebeu que Ele estava estabelecendo ‘um exemplo’ para Seus discípulos (1Pe 2,21). Quando lavou os pés dos Seus discípulos, Ele disse: “Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, também vós o façais.” (Jo 13,15)

No trabalho, na escola e em diversos lugares, outras pessoas estão observando. Alguém está imitando você, consciente ou inconscientemente. Portanto, peça ao Senhor por mais graças, por mais do Espírito Santo (Lc 11,13). Peça a Deus a graça de ser um ‘bom exemplo’ de um(a) discípulo(a) de Cristo (2Mc 6,28).

Independentemente se está consciente de que uma pessoa está imitando você, “…deveis ser perfeitos …” (Mt 5,48) Seja imitado(a). Imite a Cristo.

Oração: Pai, que minha vida possa ser agradável a Ti (Sl 104(103),34) e mereça ser imitada.
Promessa: “[Jesus Cristo} transfigurará o nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso, pela força que lhe dá poder de submeter a si todas as coisas.” (Fl 3,21)
Louvor: São Carlos nasceu numa família nobre e podia ter vivido uma vida de luxo. Todavia, ainda jovem, pediu ao seu pai para usar a maior parte de sua parte na herança como dádiva aos pobres.

05/11/2022 - Ganhando Uma Promoção

Sábado, 5 de Novembro de 2022

Fl 4,10-19

Sl 112(111),1.2.5.6.8.9

Lc 16,9-15

GANHANDO UMA PROMOÇÃO

“Quem é fiel nas coisas mínimas, é fiel também no muito e quem é iníquo no mínimo, é iníquo também no muito.” (Lc 16,10)

Pense em alguma coisa que você crê que Deus quer que você faça. Você pensou nisso durante algum tempo, mas nunca foi capaz de fazê-lo. Qual é o problema? Possivelmente você não tem sido fiel nas pequenas coisas (Lc 19,17) assim Deus não o(a) promoveu para fazer coisas maiores.

Por exemplo, durante décadas nós temos tentado impedir o aborto, reverter a aparentemente implacável marcha da cultura da morte e substituí-la por uma civilização de amor e vida. Nós temos certeza que o Senhor quer que façamos isto, mas não temos sido bem sucedidos(as) em fazê-lo. Possivelmente não temos sido fiéis em assuntos menores, tais como orar por nossas(os) esposas(os), desligar nossas televisões, deixar de lado nossos equipamentos eletrônicos, procurar a Confissão regularmente, jejuar frequentemente, falar de Jesus em nosso trabalho, etc.

O Senhor observa os mínimos detalhes – obediência completa. Se nós somos obedientes em todos os domínios, podemos realizar coisas maiores derrubando as fortalezas, as mentiras, e as pretensões do maligno (2Cor 10,4.6). Podemos até mesmo tornar “…cativo todo pensamento para levá-lo a obedecer a Cristo.” (2Cor 10,5)

Jesus foi fiel nas pequenas coisas, tais como muitos anos de obscuridade, vida familiar e trabalho manual. A Ele foi confiada a maior de todas as obras – a salvação de todas as pessoas. Seja fiel como Jesus foi fiel.

Oração: Pai, que eu consiga realizar todas as obras que Tu tiverdes planejado para mim (Ef 2,10).
Promessa: “E eu vos digo: fazei amigos com o Dinheiro da iniquidade, a fim de que, no dia em que faltar, eles vos recebam nas tendas eternas.” (Lc 16,9)
Louvor: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Fl 4,13)

06/11/2022 - Pura Santidade

Domingo, 06 de Novembro de 2022 – Todos os Santos

Ap 7,2-4.9-14

Sl 24(23)1-6

1Jo 3,1-3

Mt 5,1-12

PURA SANTIDADE

“Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8)

Os santos vêm a Deus, porque eles são puros de coração. Eles são puros como Jesus é puro (1Jo 3,3). “…Estes são os que vêm da grande tribulação: lavaram suas vestes e alvejaram-nas no sangue do Cordeiro.” (Ap 7,14) “…Estes seguem o Cordeiro, onde quer que ele vá …” (Ap 14,4) Os santos foram refinados “…como ouro e prata, e eles se tornarão para Iahweh aqueles que apresentam uma oferenda conforme a justiça.” (Ml 3,3) “Pela obediência á verdade [os santos purificaram as suas almas] para [praticarem] um amor fraternal sem hipocrisia …” (1Pe 1,22) por seus irmãos e irmãs. Jesus deixou “…uma fonte aberta, para lavar o pecado e a mancha.” (Zc 13,1)

Portanto, “…purifiquemo-nos de toda mancha da carne e do espírito. E levemos a termo a nossa santificação no temor de Deus.” (2Cor 7,1). Que nós nos purifiquemos completamente tão logo possível. Vamos terminar nosso purgatório antes da morte em um futuro próximo. Isso irá agradar ao Senhor e nos fazer mais santos(as), livres e alegres. O quanto mais purificados(as) estivermos em nossa santidade, mais profundo é o nosso amor pelos outros e maior é o nosso serviço a eles.

O que o mundo precisa agora é o que ele sempre precisou – de grandes santos(as). ‘… Os santos e as santas sempre foram fonte e origem de renovação nas circunstâncias mais difíceis, ao longo de toda a história da Igreja. Hoje, temos muita necessidade de santos, graça esta que devemos implorar continuamente a Deus …’ (Vita Consecrata, 35 – Papa São João Paulo II). Seja puro(a) para ser santo(a).

Oração: Pai, faz-me santo(a) tão logo possível – custe o que custar.
Promessa: “Quem pode subir à montanha de Iahweh? Quem pode ficar de pé no seu lugar santo? Quem tem mãos inocentes e coração puro e não se entrega à falsidade, nem faz juramento para enganar.” (Sl 24(23)3.4)
Louvor: Os maiores santos da Igreja foram feitos de carne e sangue, assim como nós. Como poderemos imitá-los no serviço a Jesus ressuscitado?

07/11/2022 - Salvem os Seus Filhos

Segunda-feira, 07 de Novembro de 2022

Tt 1,1-9

Sl 24(23),1-6

Lc 17,1-6

SALVEM OS SEUS FILHOS

Um presbítero deve ser “…homem irrepreensível, esposo de uma única mulher, cujos filhos tenham fé e não possam ser acusados de dissolução nem de insubordinação.” (Tt 1,6)

Se você é pai ou mãe, certamente deseja que os seus filhos “…tenham fé e não possam ser acusados … de insubordinação.” (Tt 1,6). Porém alguns dos mais comprometidos Cristãos tinham filhos(as) que não estavam sob o senhorio de Jesus. Por que muitos pais e mães Cristãos são incapazes de passar a sua fé em Jesus a seus próprios filhos(as)?

Talvez nós possamos estar comprometidos com o mundo. A Palavra de Deus nos diz: “Não ameis o mundo nem o que nele há…” (1Jo 2,15) Até mesmo os mais rigorosos pais e mães expuseram os seus filhos(as) a horas, talvez anos, de más influências através de centenas de equipamentos eletrônicos, de aparelhos de televisão e de “educação moderna”. Nós minimizamos os efeitos deste constante bombardeio e depois ficamos surpresos(as) quando nossos filhos(as) fazem coisas onde indicam não ter quase nenhum relacionamento com Cristo.

Outra razão para o sucesso do maligno em nos roubar os nossos próprios filhos(as) é a falta da oração familiar. Muitos casais Cristãos não oram juntos com frequência. A oração familiar é geralmente relegada a orações às refeições quando a família ocasionalmente se reúne para um almoço ou jantar. Nós não recebemos porque não pedimos (Tg 4,2). Não permanecemos juntos porque não oramos juntos.

Todavia, a boa notícia é que ainda existe tempo para levar os nossos filhos(as) de volta para Deus. Lembremo-nos de Santa Mônica e do seu filho Santo Agostinho. Deus promete: “…Eu mesmo contenderei com aqueles que contendem contigo; eu mesmo trarei a salvação aos teus filhos.” (Is 49,25)

Oração: Pai, que a minha fé possa ser mais forte do que o desestímulo do maligno. Eu creio que todos os meus filhos e minhas filhas aceitarão Jesus como Senhor e Salvador.
Promessa: “Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta-nos a fé’!” (Lc 17,5)
Louvor: Deixando que os seus filhos soubessem que ela orava por eles, Luisa finalmente viu-os retornar para a Mãe Igreja e para o seu Pai celestial.

08/11/2022 - A Celebração da Palavra

Terça-feira, 08 de Novembro de 2022
Tt 2,1-8.11-14

Sl 37(36),3.4.18.23.27.29

Lc 17,7-10

A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA

Exorta os jovens “exprimindo-te numa linguagem digna e irrepreensível, para que o adversário, nada tendo a dizer contra [vós], fique envergonhado.” (Tt 2,8)

O ensinamento ortodoxo baseado na Bíblia é extremamente importante para levar as pessoas a Cristo e para construir a Igreja. O falso ensinamento é extremamente destrutivo para a nossa fé e para a Igreja. Por isso, temos que combater muito pela fé (Jd 3) e “[guardar] o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1,14) Mais ainda, quando nós falarmos, temos que ser cuidadosos(as) de modo que nossa pregação seja consistente com a doutrina (Tt 2,1). Também devemos agir de modo que “…a palavra de Deus não seja difamada.” (Tt 2,5) Trabalhadores Cristãos devem tentar trabalhar mais duramente para os seus empregadores de modo a “…[dar-lhes] motivo de alegria; não sendo teimosos, jamais furtando, ao contrário, dando prova de inteira fidelidade, honrando, assim, em tudo a doutrina de Deus, nosso Salvador.” (Tt 2,9.10) Ensinando, lutando, protegendo, falando, agindo ou trabalhando, nós queremos deixar claro que estamos ajudando as pessoas a se abrirem à Palavra de Deus
.
As nossas vidas estão tão centradas na palavra porque as palavras de Deus “…são espírito e vida.” (Jo 6,63) As suas palavras são “…contentamento e alegria de [nosso] coração …” (Jr 15,16) ‘A Igreja exorta com ardor e insistência todos os fiéis a que aprendam a sublime ciência de Jesus Cristo na leitura frequente da Sagrada Escritura. Porque a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo’ (CIC, 133). “…Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” (Mt 4,4) A Palavra de Deus “…é um bem para mim, mais que milhões em ouro e prata.” (Sl 119(118),72) Nós fomos “…regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra viva de Deus, a qual permanece para sempre.” (1Pe 1,2) Louvor a Ti, Jesus, Verbo de Deus ( Jo 1,1), pela Palavra de Deus!

Oração: Pai, que eu possa meditar na Tua Palavra dia e noite (Sl 1,2).
Promessa: “…Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo por nós, para remir-nos de toda iniquidade, e para purificar um povo que lhe pertence, zeloso no bom procedimento.” (Tt 2,14)
Louvor: A vida de Roberto mudou quando a Palavra de Deus deixou o seu coração em chamas. Ele agora lê a Bíblia diariamente.

09/11/2022 - Glorificai, portanto, a Deus em Vosso Corpo

Quarta-feira, 09 de Novembro de 2022 – Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Ez 47,1.2.8.9.12 ou 1Cor 3,9-11.16.17

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 2,13-22

“…GLORIFICAI, PORTANTO, A DEUS EM VOSSO CORPO.” (1Cor 6,20)

“Ele, porém, falava do templo do seu corpo.” (Jo 2,21)

A celebração da dedicação da Basílica de São João de Latrão em Roma, no dia de hoje, é uma maneira de reconhecer que Deus habita no meio do Seu povo (Jo 1,14). Esta celebração nos recorda a beleza de Deus; que toda beleza é uma maneira de glorificar a Deus. O prédio da Igreja é, da mesma forma, uma bela e santa casa e dela fluem muitas graças para abençoar o povo de Deus.

A celebração de hoje também é um alerta que Deus habita nos nossos próprios corpos (Jo 6,56; 17,23). Devemos dedicar o templo de nossos corpos ao serviço de Deus, assim como a Basílica de São João de Latrão é dedicada ao proveito de Deus. Nós dedicamos os nossos corpos ao Senhor para com eles glorificar a Deus (1Cor 6,20), desse modo nós podemos ser belos(as), bondosos(as), santos(as), e verdadeiros(as), um lugar agradável consagrado a Deus. Que cada um(a) de nós possa ser, da mesma forma, unido(a) a Deus e a outras pessoas na fé, formando uma edificação santa fundada em Cristo (1Cor 3,9-11). Deixe que Deus faça de você um templo do Espírito Santo (1Cor 6,19).

Oração: Pai, eu Te ofereço o meu corpo para ser dedicado ao Teu serviço (2Tm 2,21; conf. Rm 12,1).
Promessa: “Se alguém destrói o templo de Deus, Deus o destruirá. Pois o templo de Deus é santo e esse templo sois vós.” (1Cor 3,17)
Louvor: Uma inscrição Latina existente na Basílica de São João de Latrão, traduzida, significa: ‘A mãe e a cabeça de todas as igrejas da cidade e do mundo’.

10/11/2022 - Evangelização Multicultural

Quinta-feira, 10 de Novembro de 2022 – Papa São Leão Magno

Fm 7-20

Sl 146(145),7-10

Lc 17,20-25

EVANGELIZAÇÃO MULTICULTURAL

“…É na qualidade de Paulo, velho e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, que venho suplicar-te em favor de meu filho Onésimo, que eu gerei na prisão.” (Fm 9.10)

Paulo conduziu Onésimo, um escravo fugitivo e seu companheiro na prisão, para o Senhor (Fm 10). Paulo também conduziu o dono de Onésimo, Filemon, para o Senhor (Fm 19). Ele converteu tanto o escravo quanto o seu dono, tanto o pobre quanto o rico. Em seu ministério de evangelização, Paulo realizou o impensável, convertendo Judeus e Gentios.

A maioria das pessoas vêm ao Senhor por causa do testemunho de alguém como elas. Isso leva uma pessoa admirável a conduzir para o Senhor pessoas de diferentes origens e antecedentes. Por exemplo, a maioria das pessoas que possam se identificar e ter compaixão por um escravo fugitivo, não se relacionam com o seu dono, ou vice-versa. Isso requer uma compaixão excepcional para cuidar tanto do escravo quanto do dono.

Relacione as pessoas para as quais você foi o instrumento para levá-las para o Senhor. Se você respeita as diferenças significativas em suas idades de conversão, origens, raças e situação econômica, então você tem amor que cobre uma multidão de pecados (1Pe 4,8) e constrói pontes para atravessar os maiores desníveis.

Evangelização é primeiramente uma questão de amor profundo e a evangelização multicultural é uma questão de amor ainda mais profundo. Que nós possamos amar o que está perdido mais do que a nós mesmos. Que nós possamos ter um rio de amor tão profundo que venha a cobrir não somente aqueles que estão próximos e nos são familiares, mas também aqueles que estão distantes e que são diferentes de nós.

Oração: Pai, que Vossa amor possa me compelir (2Cor 5,14) a cruzar novos caminhos para partilhar a minha fé.
Promessa: “…Dias virão em que desejareis ver apenas um dos dias do Filho do Homem, mas não o vereis.” (Lc 17,22)
Louvor: O Papa São Leão Magno escreveu: ‘Apesar das muitas partes do corpo santo (de Cristo), a Igreja subsiste como um Ser integral.

11/11/2022 - A Palavra sobre Como Vencer a Tentação

Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022 – São Martinho de Tours
2Jo 4-9

Sl 119(118),1.2.10.11.17.18

Lc 17,26-37

A PALAVRA SOBRE COMO VENCER A TENTAÇÃO

“Acautelai-vos, para não perderdes o fruto de nossos trabalhos, mas, ao contrário, receberdes uma plena recompensa.” (2Jo 8)

Satanás quer manter as pessoas marginalizadas e fora do campo de batalha espiritual. Se Satanás não puder impedir um Cristão de entrar no campo de batalha espiritual, a sua tática seguinte é manter o Cristão fraco e defensivo com acusações constantes (Ap 12,10). Ele tenta manter tanto Cristãos quanto não Cristãos apáticos, temerosos, paralisados, desatentos, e em dúvida.

Contudo, uma das oportunidades especiais de Satanás é quando um Cristão alcança sucesso na batalha espiritual. Então o inimigo irá aspirar por uma retirada violenta. Quando um Cristão poderoso cai, o maligno se assegura de uma publicidade negativa, de modo que milhares de pessoas sejam tentadas a se afastar do Senhor e de Sua Igreja.

Deus aprecia aqueles(as) que trabalharam duro e demasiado por Ele (Hb 6,10). Ele não quer que você perca a sua recompensa (2Jo 8). Satanás tem o objetivo de pressionar tentações obre você (Mt 4,1-10). Assim, um versículo do Salmo de hoje é útil: “Conservei tuas promessas no meu coração para não pecar contra ti.” (Sl 119(118),11)

Portanto, leia e medite a Palavra de Deus a cada dia (Sl 1,2; At 17,11). Guarde-a no seu coração e na sua mente, então, no tempo da tentação, o Espírito Santo poderá trazer à mente os versículos das Escrituras que estão guardados em seu coração, de modo a preveni-lo(a) de sucumbir ao pecado.

Oração: Pai, concede-me a graça constante que preciso, de modo a manter os meus olhos fixos em Jesus (Hb 12,2).
Promessa: “Quem procurar ganhar sua vida, vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la.” (Lc 17,33)
Louvor: Circunstâncias familiares forçaram São Martinho de Tours a se juntar ao exército Romano quando era jovem. Tempos depois, no entanto, Martinho entregou seu manto para um pedinte e encontrou Cristo ressuscitado.

12/11/2022 - Não Esmoreça

Sábado, 12 de Novembro de 2022 – São Josafá

3Jo 5-8

Sl 112(111),1-6

Lc 18,1-8

NÃO ESMOREÇA (Lc 18,1)

“…Já que essa viúva está me dando fastio …” (Lc 18,5)

Se um juiz injusto, que tende a favorecer o mal e que simplesmente quer que a pobre viúva vá embora, vai ceder e fazer-lhe justiça (Lc 18,2-5), quanto mais irá agir corretamente o Justo Juiz, o Senhor.

Nós damos muito crédito para as forças do mal. As fortalezas do maligno parecem ser indestrutíveis para nós (Nm 13,31-33; 1Sm 17,11). Mas o mal está sujeito a implodir e promover a sua própria destruição (Jz 7,19-22). O reino de Deus irá sobreviver às forças do maligno e emergir vitorioso (1Jo 4,4). Mesmo se nós, soldados de Deus, sofrermos desgaste, Deus irá proteger Sua propriedade (Sl 46(45),6).

Jesus se pergunta se haverá alguma fé quando Ele retornar (Lc 18,8). No contexto desta parábola, Jesus também está se perguntando se Ele encontrará alguma perseverança no tempo de Seu retorno. Seja a resposta para a procura de Jesus por fé.

“Assim … considerai atentamente a Jesus …” (Hb 3,1). Persevere. Persista. Confie com fé em Seu poder e em Sua bondade amorosa. Não esmoreça (Lc 18,1).

Oração: Senhor, “…aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5) Dá-nos uma fé firme, perseverante e persistente, para derrotar as forças do maligno.
Promessa: “Aleluia! Feliz o homem que teme a Iahweh e se compraz em seus mandamentos.” (Sl 112(111),1)
Louvor: São Josafá trabalhou diligentemente para restaurar a unidade entre as Igrejas Católica e Ortodoxa Oriental. Ele produziu catequeses e outras obras promovendo o diálogo entre os dois grupos.

13/11/2022 - Advogado de Defesa

Domingo, 13 de Novembro de 2022 – 33º Domingo do Tempo Comum – Santa Francisca Xavier Cabrini

Mi 3,19.20 S

l 98(97),5-9

2Ts 3,7-12

Lc 21,5-19

ADVOGADO DE DEFESA

“Tende presente em vossos corações não premeditar vossa defesa.” (Lc 21,14)

A Palavra de Deus não diz para estar sempre pronto(a) para dar uma resposta para aqueles(as) que o(a) questionam sobre o porquê você vive uma vida de fé? (1Pe 3,15). O Espírito Santo é o Paráclito (Jo 14,26), um termo que pode ter o significado de ‘Advogado de Defesa’. Uma vez que o Espírito Santo é o nosso Advogado de Defesa, nós estaremos extinguindo o Espírito (1Ts 5,19) se tentarmos assumir o trabalho do Espírito. Deixe que o Espírito prepare a sua defesa. Você precisa somente ser Sua testemunha quando chamado(a) a depor.

O Espírito Santo nos recordará tudo o que Ele nos ensinou com antecedência (Jo 14,26; 16,13). O Espírito nos ensinará “…o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49) O Espírito fará um trabalho muito melhor nos defendendo, o que nós nunca conseguiríamos. Assim nós podemos dedicar o nosso tempo agradecendo e louvando a Ele e ouvindo Suas palavras. Então nós podemos deixar Deus realizar a Sua obra. Nosso trabalho é simplesmente seguir a Ele (Jo 21,19).

É uma vida de fé que nos prepara. Nós não podemos pensar em todos os modos que outras pessoas poderão usar para nos desafiar, mas o Espírito sabe isso de antemão. Quando nós vivemos no Espírito e numa vida de oração confiante, com uma consciência bem formada, então o que quer que o Espírito leve à nossa mente é o que Ele quer que seja dito. Mesmo com uma formação de consciência incompleta, se nós somos dóceis ao Espírito, Ele tem o poder para levar as palavras corretas à nossa mente.

Ofereça sua vida a Deus como um sacrifício vivo, então o Espírito Santo renovará e transformará a sua mente (Rm 12,1.2).

Oração: Espírito Santo, abre os meus ouvidos para ouvir a Tua voz e abre os meus lábios para falar a Tuas palavras.
Promessa: “É pela perseverança que mantereis as vossas vidas!” (Lc 21,19)
Louvor: “Já não haverá noite: ninguém mais precisará da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e eles reinarão pelos séculos dos séculos.” (Ap 22,5) Louve a Jesus ressuscitado!

14/11/2022 - Testemunhando Curas

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022

Ap 1,1-4; 2,1-5

Sl 1,1-4.6

Lc 18,35-43

TESTEMUNHANDO CURAS

“…Vê de novo; tua fé te salvou.” (Lc 18,42)

Muitos Cristãos na nossa cultura humanista secular têm sido programados para ter reservas com relação às curas feitas por Jesus. Eles(as) se perguntam se Jesus realmente realizou todas aquelas curas. Mesmo se eles(as) crerem que Ele as realizou, duvidam que Ele ainda faça tais coisas. Acham que as coisas agora são diferentes e, com certeza, estão certos(as). Agora não podemos falar de Jesus com Ele de pé à nossa frente e não podemos ouvir audivelmente a Sua voz. As coisas são diferentes para nós como eram para quem andava e falava com Jesus em pessoa.

No entanto, essas diferenças não significam que Jesus cura menos, mas sim que Ele cura mais. Jesus disse que era melhor para nós que Ele partisse. Depois da Sua Ascensão, Ele e o Pai enviaram o Espírito Santo (Jo 16,7.8). Cheios do Espírito, aqueles(as) que crêm em Jesus podem realizar obras maiores do que as que Ele realizou (Jo 14,12). Jesus começou o ministério de cura no Novo Testamento; Ele ainda não o terminou. Portanto, nós podemos viver a era de ouro da cura. Mas temos que primeiro deixar que Jesus abra os nossos olhos para ver Suas maiores curas e Sua maior glória brilhando através da Igreja do Novo Testamento (2Cor 3,9).

“…Senhor, que eu possa ver novamente!” (Lc 18,41)

Oração: Pai, que eu possa começar a ver as coisas do modo que Tu as vês.
Promessa: “Devo reprovar-te, contudo, por teres abandonado teu primeiro amor. Recorda-te, pois, de onde caíste, converte-te e retoma a conduta de outrora …” (Ap 2,4.5)
Louvor: Glória foi curada de tumores por três vezes, cada uma delas antes de uma operação programada.

15/11/2022 - Jesus Procura o que está Perdido

Terça-feira, 15 de Novembro de 2022 – Santo Alberto Magno

Ap 3,1-6.14-22

Sl 15(14),2-5

Lc 19,1-10

JESUS PROCURA O QUE ESTÁ PERDIDO

“…O Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” (Lc 19,10)

Jesus tem uma habilidade extraordinária em apontar pecados, mas Ele faz isso de tal modo que as pessoas ficam felizes em se arrepender, em fazer penitência, em reparar os danos e depois ter um novo relacionamento de amizade com Ele. Pecadores notórios tais como Mateus e Zaqueu ficaram felizes por estar com Jesus (Mt 9,9.10; Lc 19,6). Ainda é a mesma coisa hoje em dia (Hb 13,8).

Jesus atrai todas as pessoas para Ele (Jo 12,32). Pecadores através dos tempos têm ficado tão felizes por receber o amor e a misericórdia de Jesus que eles alegremente se arrependem e passam a crer. Jesus não ignora o pecado e os(as) pecadores(as) (Jo 8,7-11). Ao invés disso, Ele os(as) ergue do pântano do pecado e os eleva para as alegrias de uma nova e ressuscitada vida com Ele.

Jesus intencionalmente procura as pessoas perdidas e os pecadores deste mundo (Lc 19,10). Ele é o Bom Pastor que deixa a segurança e o conforto do redil para procurar o que estava perdido e ferido (Lc 15,1-7). Ele está batendo à porta do nosso coração (Ap 3,20).
Jesus não é brando com o pecado. Ele é direto e desafiador, mas o Seu toque faz um(a) pecador(a) acolher Sua intervenção. Ele está batendo à sua porta, “…recobra, pois, o fervor e converte-te!” (Ap 3,19)

Oração: Jesus, conceda-me a graça de sempre abrir bem a porta do meu coração à Tua batida (2Cor 6,13)
Promessa: “…Conheço a tua conduta: tens a fama de estar vivo, mas estás morto. Torna-te vigilante e consolida o resto que estava para morrer, pois não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,1.2)
Louvor: Santo Alberto Magno é Doutor da Igreja e padroeiro dos cientistas. Ele também foi um respeitado filósofo, teólogo e professor. Seu principal pupilo foi Santo Tomás de Aquino.

16/11/2022 - Servir ao Rei dos Reis

Quarta-feira, 16 de Novembro de 2022 – Santa Margarida da Escócia – Santa Gertrudes

Ap 4,1-11

Sl 150,1-6

Lc 19,11-28
SERVIR AO REI DOS REIS

“…Não queremos que este reine sobre nós.” (Lc 19,14)

O mal no mundo é tão maciçamente poderoso e bem financiado que a desesperança e o desânimo são reações naturais. Pessoas mundanas odeiam o Senhor e não aceitarão o Seu reino na sociedade secular (Jo 15,18.19). Elas se opõem ao Reino de Deus com toda a sua força.

Na parábola do Evangelho de hoje, Jesus proclama que Ele compreende essa oposição mundana, profetizada por Simeão quando Ele ainda era um bebê (Lc 2,34). Neste próximo Domingo acontecerá a celebração de ‘Cristo, Rei do Universo’. Se o Rei Jesus decidisse, Ele poderia esmagar o mal sob Seus pés imediatamente. Porém, quando Jesus teve essa chance, Ele não esmagou o mal com a força do mundo (Jo 18,36). Ao invés disso, Jesus esmagou o mal na guerra espiritual definitiva; Ele destruiu as obras do diabo (1Jo 3,8).

Jesus disse: “…é do vosso interesse que eu parta …” (Jo 16,7) Misteriosamente, “…onde avultou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20) Permita que o Rei Jesus reine sobre você quando Ele bem entender. Sirva ao Senhor Jesus fielmente e com confiança.

Oração: Rei Jesus, nós queremos que Tu reines sobre nós. “Venha o teu Reino, seja feita a tua Vontade na terra, como no céu.” (Mt 6,10)
Promessa: “Digno é tu, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, pois tu criaste todas as coisas; por tua vontade elas não existiam e foram criadas.” (Ap 4,11)
Louvor: Comentando sobre Santa Gertrudes no dia 6 de outubro de 2010, disse o Papa Emérito Bento XVI: ‘Ela foi uma mulher excepcional, dotada de naturais talentos especiais e extraordinários dons de graça’.

17/11/2022 - Orações Sonoras, Olfativas e que se Movem

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2022 – Santa Isabel da Hungria

Ap 5,1-10

Sl 149,1-6.9

Lc 19,41-44

ORAÇÕES SONORAS, OLFATIVAS E QUE SE MOVEM

“Ao receber o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, cada um com uma cítara e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.” (Ap 5,8)

João chamou as orações do povo de Deus de ‘incenso’. Falando figurativamente, as nossas orações têm um odor agradável, são acompanhadas pelas orações de outras pessoas, e chegam até Deus. As nossas orações têm som, cheiro e movem-se. Mais ainda, as nossas orações são contidas em ‘taças de ouro’. Em razão do conteúdo ser mais valioso do que o recipiente, nossas orações são consideradas mais valiosas do que os vasos de ouro.

As nossas preciosas orações são mantidas pelos anciãos, isto é, pelos líderes da Igreja, que se prostram em adoração diante de Jesus, o Cordeiro (Ap 5,8). Elas estão no contexto de submissão à Igreja, que é submissa a Jesus. Os anciãos da Igreja estão mantendo as nossas orações em uma das mãos e segurando cítaras na outra (Ap 5,8). Isso mostra que as nossas orações estão sempre no domínio das orações celestiais. Todos(as) nós somos membros da comunhão dos santos.

Quando compreendemos o âmbito da oração, quando nós vemos a oração em toda a sua glória, chegamos à conclusão que existe “…a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1). Ore sempre!

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me ajudar a orar na minha fraqueza (Rm 8,26).
Promessa: “Aleluia! Cantai a Iahweh um cântico novo, seu louvor na assembleia dos fiéis.” (Sl 149,1)
Louvor: Santa Isabel tinha tamanho amor pelos pobres e sofredores que é a padroeira das Instituições de Caridade Católicas e da Ordem Secular Franciscana.

18/11/2022 - Enlevados(as)

Sexta-feira, 18 de Novembro de 2022 – Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo
Ap 10,8-11

Sl 119(118),14.24.72.103.111.131

Lc 19,45-48

ENLEVADOS(AS)

“[Jesus] ensinava diariamente no Templo. Os chefes dos sacerdotes e os escribas procuravam fazê-lo perecer, bem como os chefes do povo. Mas não encontravam o que fazer, pois o povo todo o ouvia, enlevado.” (Lc 19,47.48)

Jesus ensinava todos os dias no Templo, mesmo arriscando a sua vida (Lc 19,47). As pessoas achavam o Seu ensinamento doce ao seu paladar (Ap 10,9.10). Elas ficavam enlevadas com Suas palavras (Lc 19,48); para elas Suas palavras eram doces como o mel (Sl 119(118),103).

O fato das pessoas ficarem enlevadas com as palavras de Jesus basicamente garantiu que Ele fosse também elevado, pregado numa cruz. Se as pessoas não prestassem atenção ao ensinamento de Jesus, os chefes dos sacerdotes, os escribas e os líderes do povo (Lc 19,47) não teriam inveja de Jesus e possivelmente O teriam deixado em paz.

Essa é a consequência da doçura da Palavra de Deus: ela se tornará amarga no estômago daqueles(as) que a proclamam (Ap 10,9) – o gosto amargo da perseguição que vem com a fidelidade em partilhar a Palavra de Deus (Ez 3,1-4; Ap 10,9.10). Entretanto, agarre-se às promessas de Deus. Alimente o povo de Deus ensinando a Sua Palavra (Jo 21,15-17).

Oração: Pai, eu irei consumir o rolo da Tua Palavra. Faz de mim um(a) servo(a) da Vossa Palavra, não importa a que custo.
Promessa: “A lei da tua boca é um bem para mim, mais que milhões em ouro e prata.” (Sl 119(118),72)
Louvor: A Basílica de São Pedro foi originalmente construída no ano de 323. Mais de mil anos depois ela foi reconstruída e rededicada. São Paulo Fora dos Muros também é a basílica papal.

19/11/2022 - Não é por isso que Errais...?

Sábado, 19 de Novembro de 2022 – São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castillo

Ap 11,4-12 Sl 144(143),1.2.9.10 Lc 20,27-40

“NÃO É POR ISSO QUE ERRAIS …?” (Mc 12,24)

“Ora, que os mortos ressuscitam, também Moisés o indicou na passagem da sarça…” (Lc 20,37)

É possível ler as escrituras durante anos e perder completamente o que a Palavra de Deus está dizendo. Os Saduceus, que tentavam apanhar Jesus na passagem do Evangelho de hoje, seguiam estritamente a seita do Judaísmo que aceitava somente os cinco primeiros livros das Escrituras, chamados de Pentateuco. Os Saduceus também “…negam existir ressurreição.” (Lc 20,27) Jesus, em Sua sabedoria, usou a passagem da escritura dos poucos livros que os Saduceus aceitavam (Ex 3,6) para mostrar que existe a ressurreição (Lc 20,37).

Os Saduceus, que passavam as suas vidas lendo o Pentateuco, nunca perceberam essa conexão de vida eterna e ressurreição. Assim eles sustentavam com firmeza que não havia ressurreição. Os Saduceus colocavam as suas ideias religiosas em primeiro lugar e tentavam fazer com que as escrituras apoiassem as suas ideias. No entanto, Jesus disse aos Saduceus: “…Não é por isso que errais, desconhecendo tanto as Escrituras como poder de Deus? … Errais muito!” (Mc 12,24.27)

Se nós honestamente procuramos o Senhor, Jesus abrirá nossas mentes para compreender as Escrituras (Lc 24,45). Estamos nós abertos(as) para a Palavra de Deus? Ou nossas ideias vêm primeiro, e assim nós procuramos versículos da Bíblia para suportá-las? Se assim for, nós podemos estar correndo perigo de errarmos muito (Mc 12,24). Deixe que a Palavra Viva (Hb 4,12.13) fale a você. Permita que a Palavra de Deus forme a sua mente.

Oração: Pai, transforma-me através da renovação da minha mente (Rm 12,2). A cada dia, dá-me ouvidos abertos e obedientes para ouvir e compreender a Tua Palavra (Sl 40(39),7).
Promessa: “Bendito seja Iahweh, o meu rochedo, que treina minhas mãos para a batalha e meus dedos para a guerra.” (Sl 144(143),1)
Louvor: José partilha a história de sua conversão de ateu para ministro Cristão em audiência nacional de modo a fazer conhecer as realidades do céu e do inferno.

20/11/2022 - O Crucifixo e o Rei

Domingo, 20 de Novembro de 2022 – Cristo, Rei do Universo

2Sm 5,1-3

Sl 122(121),1-5

Cl 1,12-20

Lc 23,35-43

O CRUCIFIXO E O REI

“E havia uma inscrição acima dele: ‘Este é o Rei dos judeus’.” (Lc 23,38)

Muitas pessoas têm um crucifixo nas suas paredes, nos seus bolsos, bolsas ou no seu pescoço. Geralmente acima deste crucifixo estão as letras I.N.R.I. Isso é uma declaração: ‘Jesus de Nazaré, Rei dos Judeus’. No Calvário, quase ninguém acreditava nessa inscrição. Na verdade, “disseram então a Pilatos os chefes dos sacerdotes dos judeus: ‘Não escrevas ‘O rei dos judeus’, mas ‘Este homem disse: Eu sou o rei dos judeus’.” (Jo 19,21)

E quanto a você? Você crê nas letras que estão em seu crucifixo? Os as letras I.N.R.I. são apenas uma inscrição à qual você nunca prestou atenção? Se você decidir levar o seu crucifixo a sério e ser um(a) fiel subordinado(a) ao Rei Jesus, você tem que:
– ser resgatado(a) “…do poder das trevas …” (Cl 1,13),
– se arrepender,
– contradizer os líderes, os soldados, os criminosos, e as muitas pessoas que continuam a zombar de Seu reinado (Lc 23,35.36.39),
– estar disposto(a) a ser perseguido(a),
– adorar o Rei Jesus, pois Ele é o Rei dos reis (Ap 19,16) e o próprio Deus, e
– falar a todas as pessoas sobre o Rei absoluto, Aquele que é Deus e Amor (1Jo 4,16).

Você está disposto(a) a aceitar Jesus como o seu Rei? Se assim for, ajoelhe-se agora diante d’Ele e dê a Ele os seus mais preciosos dons (Mt 2,11). Entregue toda a sua vida ao Rei Jesus. Comece falando com Jesus. Peça a Ele para lhe mostrar quem Ele é. Comece a se arrepender. Continue falando com Jesus até que você possa novamente, com honestidade, olhar ou carregar um crucifixo não por hábito, mas cheio(a) de amor.

Oração: Rei Jesus, eu dobro os meus joelhos e vontade a Ti e a Teu reino (Fl 2,10).
Promessa: “[Jesus] é antes de tudo e tudo nele subsiste.” (Cl 1,17)
Louvor: “Tocai para o nosso Deus, tocai, tocai para o nosso Rei, tocai! Pois o rei de toda a terra é Deus: tocai música para mostrá-lo.” (Sl 47(46),7.8)

21/11/2022 - A Nova Canção

Segunda-feira, 21 de Novembro de 2022 – Apresentação de Nossa Senhora
Zc 2,14-17

Lc 1,46-55

Mt 12,46-50

A NOVA CANÇÃO

“…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva. Sim! Doravante as gerações todas me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,46-48)

Somente aqueles(as) que estão no céu podem cantar a nova canção do Cordeiro. Somente aqueles(as) batizados(as) em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo cantam a nova canção (Mt 28,19). Somente cantam a nova canção aqueles(as) tão mergulhados na Trindade Santa que trazem em sua fronte os nomes do Pai e do Filho (Ap 14,1). Somente aqueles(as) gerados e pertencentes a Deus cantam a nova canção. Eles(as) “…são virgens. Estes seguem o Cordeiro, onde quer que ele vá …” (Ap 14,4)

Cantar a nova canção significa viver a vida nova em Cristo, amá-Lo de todo o nosso coração, e “…bendizer a Iahweh em todo tempo …” (Sl 34(33),2). Cantar a nova canção significa sermos pessoas que louvam porque somos pessoas que amam. Amar e louvar ao Senhor significa que nós fomos purificados pela obediência à verdade (1Pe 1,22). Isso significa que fomos salvos(as) pela graça através da fé (Ef 2,8) e fomos criados(as) “…em Cristo Jesus para as boas obras que Deus já antes tinha preparado para que nelas andássemos.” (Ef 2,10)

Cante para sempre a nova canção de salvação e viva a vida nova de amor, louvor, purificação e obediência. Pela fé, com boas obras (Tg 2,21.22), aceite a graça de cantar a nova canção.

Oração: Pai, ensina-me como Te louvar sempre e eternamente.
Promessa: “De fato, eu vos digo que esta pobre viúva lançou mais do que todos, pois todos aqueles deram do que lhes sobrava para as ofertas; esta, porém, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver.” (Lc 21,3.4)
Louvor: Maria foi apresentada a Deus no Templo por seus pais e ela nos apresenta ao nosso Pai, seu filho.

22/11/2022 - O Último Evangelho

Terça-feira, 22 de Novembro de 2022 – Santa Cecília

Ap 14,14-19

Sl 96(95),10-13

Lc 21,5-11

O ÚLTIMO EVANGELHO

“…Quando será isso, Mestre, e qual o sinal de que essas coisas estarão para acontecer?” (Lc 21,7)

Apesar de ninguém saber o dia em que o mundo acabará e Cristo retornará, o Senhor tem nos mostrado muitos dos últimos acontecimentos da terra. A lista a seguir é uma relação parcial em uma ordem provável:
1 – “E este Evangelho do Reino será proclamado no mundo inteiro, como testemunho para todas as nações. E então virá o Fim.” (Mt 24,14)
2 – “…todo Israel será salvo …” (Rm 11,26)
3 – Então “…hão de vos prender, de vos perseguir …” (Lc 21,12) “e sereis odiados de todos por causa do meu nome.” (Lc 21,17)
4 – “…muitos virão em [nome de Jesus], dizendo ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo!’ Não os sigais!” (Lc 21,8)
5 – “…deve vir primeiro a apostasia …” (2Ts 2,3) e “…o amor de muitos esfriará.” (Mt 24,12)
6 – Vocês ouvirão “…falar de guerras e subversões … é preciso que primeiro aconteça isso, mas não será logo o fim.” (Lc 21,9)
7 – “Haverá grandes terremotos e pestes e fomes em todos os lugares; aparecerão fenômenos pavorosos e grandes sinais vindos do céu.” (Lc 21,11) “Tudo isso será o princípio das dores.” (Mt 24,8)
8 – “Então aparecerá o ímpio, aquele que o Senhor destruirá … pela manifestação de sua Vinda.” (2Ts 2,8)
9 – “…os céus se desfarão com estrondo, os elementos, devorados pelas chamas …” (2Pd 3,10)
10 – “Quando o Senhor … descer do céu, então os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; em seguida nós, os vivos que estivermos lá … estaremos para sempre com o Senhor.” (1Ts 4,16.17) e “…o veremos tal como ele é.” 1Jo 3,2)

“Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.” (1Ts 4,18)

Oração: Senhor, eu quero estar pronto(a).
Promessa: “…[Iahweh] vem para julgar a terra …” (Sl 96(95),13)
Louvor: Santa Cecília é a padroeira dos músicos e dos poetas

23/11/2022 - Veículo Blindado

Quarta-feira, 23 de Novembro de 2022 – Papa São Clemente I – São Columbano

Ap 15,1-4 Sl 98(97),1-3.7-9 Lc 21,12-19

VEÍCULO BLINDADO

“Antes de tudo isso, porém, hão de vos prender, de vos perseguir …” (Lc 21,12)

Jesus nos diz que nós seremos entregues até mesmo por nossos pais, irmãos, parentes e amigos (Lc 21,16). Isso resultará em alguns de nós sermos levados à morte. Jesus deixou muito claro que, antes disso acontecer haverá paz, depois haverá divisão nas famílias, “…numa casa com cinco pessoas, estarão divididas três contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai, mãe contra filha e filha contra mãe, sogra contra nora e nora contra sogra.” (Lc 12,52.53)

As nossas famílias estarão sob extrema pressão no futuro e serão severamente provadas. Jesus revela o futuro não para nos desencorajar, mas para nos encorajar a planejarmos corretamente o presente. Por exemplo, se estivermos construindo um carro e soubermos que ele poderá ser dirigido através de um fogo cruzado de balas, nós iríamos construir um veículo blindado. Assim, se estamos constituindo uma família e sabemos que esta família será atacada pelo maligno, então constituiremos uma ‘família blindada’. “Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às insídias do diabo.” (Ef 6,11) “Por isso deveis vestir a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e sair firmes de todo o combate.” (Ef 6,13) No Dia de Ação de Graças, muitos(as) de nós estaremos junto com nossas famílias. Podemos ficar envolvidos(as) em superficialidades, manter silêncio sobre Jesus e orar sozinhos(as). Ou podemos pedir ao Espírito para agir através de nós na construção de uma forte, profundamente comprometida e santa família. Você irá se relacionar com sua família de modo diferente se souber que seus membros podem traí-lo(a)?

Oração: Pai, envia o Espírito para dar-me uma visão relista do futuro da minha família. Que eu possa construir minha família para a futura guerra espiritual.
Promessa: “Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo, e os que venceram a Besta, sua imagem e o número do seu nome: estavam de pé sobre o mar de vidro e seguravam as cítaras de Deus.” (Ap 15,2)
Louvor: O Papa São Clemente I foi um discípulo dos apóstolos. Suas obras enfatizam a importância da autoridade e da unidade da Igreja.

24/11/2022 - R.S.V.P.

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2022 – Santo André Dung-Lac e Mártires Vietnamitas

Ap 18,1.2.21-23; 19,1-3.9

Sl 100(99),1-5

Lc 21,20-28

R.S.V.P.

“…Escreve: felizes aqueles que foram convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro …” (Ap 19,9)

Hoje é o Dia de Ação de Graças. Em alguns países é uma festa onde muitas pessoas são convidadas para suntuosos banquetes com a família e os amigos e elas esperam ansiosamente pela refeição de Ação de Graças. Vocês podem imaginar a alegria dos anfitriões quando seus convidados aparecem à porta.

Deus também preparou um banquete hoje que pode, por comparação, fazer como que o peru de Ação de Graças se pareça com “…aves impuras e repelentes.” (Ap 18,2) Na verdade, Ele também preparou esse banquete para amanhã, para esse final de semana, e para toda a eternidade. Esse banquete é o derradeiro: “…banquete das núpcias do Cordeiro …” (Ap 19,9) Ele é celebrado sem interrupção no céu e é celebrado na terra em cada Santa Missa.

Assim como a refeição de Ação de Graças, é fácil imaginar Deus antecipando ansiosamente a chegada de Seus convidados, pois Ele “…convidou a muitos.” (Lc 14,16). Ao invés de ficarem emocionadas por terem sido convidadas, as pessoas, inacreditavelmente, ficam “…unânimes, começam a se desculpar …” (Lc 14,18). Algumas simplesmente ignoraram e “…sem darem a menor atenção, foram-se …” (Mt 22,5) Muitas das pessoas estão se sentindo mais incomodadas do que agradecidas por terem sido convidadas.

Vamos aceitar alegres e agradecidos(as) o convite de Deus e participar da Missa hoje. Ao entrarmos na Igreja para a celebração, que nós “[entremos] por suas portas dando graças, com cantos de louvor pelos seus átrios …” (Sl 100(99),4) Felizes aqueles(as) que foram chamados(as) para o Seu banquete!

Oração: “Eu te celebro, Iahweh, de todo o coração … Na presença dos anjos eu canto a ti, e me prostro voltado para o teu sagrado templo …” (Sl 138(137),1,2)
Promessa: “Quando começarem a acontecer essas coisas, erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação.” (Lc 21,28)
Louvor: Santo Antônio Pedro Dich, um fazendeiro Vietnamita que cultivava a semente plantada do Espírito, foi decapitado por abrigar o Padre James Nam mas agora alegra-se no Reino celestial de Deus.

 

25/11/2022 - Perdendo a Cabeça

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2022 – Santa Catarina de Alexandria
Ap 20,1-4.11-21,2

Sl 84(83),3-6.8

Lc 21,29-33

PERDENDO A CABEÇA

“…Vi também as vidas daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus, e dos que não tinham adorado a Besta, nem sua imagem, e nem recebido a marca sobre a fronte ou na mão …” (Ap 20,4)

Nós somos uma Igreja alicerçada sobre mártires. A arqueologia mostra que a propagação da igreja primitiva pode ser traçada seguindo-se as relíquias dos santos, e os mártires, foram os mais honrados dos santos. Altares muitas vezes foram construídos sobre seus ossos.

Santo Estevão demonstrou o poder do martírio com o seu testemunho à semelhança de Cristo (At 7,59.60). Estevão fielmente influenciou “…um jovem chamado Saulo.” (At 7,58), que estava presente no momento do seu assassinato. Saulo veio a se tornar São Paulo, um dos maiores evangelistas da Igreja (At 9,4-6).

O Apóstolo São Tiago, uma das doze pedras fundamentais da igreja (Ap 21,14; Ef 2,20), recebeu uma das primeiras coroas: “Nessa mesma ocasião, o rei Herodes começou a tomar medidas visando a maltratar alguns membros da Igreja. Assim, mandou matar à espada Tiago, irmão de João.” (At 12,1.2)

De modo semelhante, muitas testemunhas do Antigo Testamento deixaram um exemplo de confiança em Deus. “Foram lapidados, foram serrados e morreram assassinados com golpes de espada. Levaram vida errante, vestidos com peles de carneiro ou pelos de cabras; oprimidos e maltratados, sofreram privações. Eles, de quem o mundo não era digno, erravam pelos desertos e pelas montanhas, pelas grutas e cavernas da terra.” (Hb 11,37.38)

Poucos selecionados entre nós podemos ser chamados a entregar as nossas vidas pela fé em Jesus. Mas a maioria das pessoas que estão lendo esse texto não o será. Isso não nos liberta do dever de sermos testemunhas. Como a minha vida proclama Cristo ressuscitado?

Oração: Pai, dá-me a coragem de viver e morrer por Ti.
Promessa: “O céu e a terra passarão; minhas palavras, porém, não passarão.” (Lc 21,33)
Louvor: Santa Catarina viveu em Alexandria, Egito, durante o Século IV. Ela abraçou a virgindade por amor a Cristo. Sua postura contracultural inspirou muitas jovens; isso também lhe custou o martírio.

26/11/2022 - Adormecido(a) Pela Ansiedade

Sábado, 26 de Novembro de 2022 – Bem-aventurado Tiago Alberone
Ap 22,1-7

Sl 95(94),1-7

Lc 21,34-36

ADORMECIDO(A) PELA ANSIEDADE

“Cuidado para que vossos corações não fiquem pesados pela devassidão, pela embriaguez, pelas preocupações da vida e não se abata repentinamente sobre vós aquele Dia, como um laço …” (Lc 21,34.35)

Jesus junta duas coisas muito diferentes na passagem do Evangelho de hoje: sonolência e ansiedade (Lc 21,34). Geralmente, a ansiedade pareceria estar associada com a insônia ao invés da sonolência. Cuidados e preocupações tendem a nos manter acordados(as) ao invés de nos acalmar para dormir. Porém Jesus, na Sua sabedoria, associa ansiedade com letargia espiritual. Ele classifica ansiedade como uma droga que nos cega para a necessidade de preparação espiritual.

Quando Jesus nos propõe a parábola do solo e da Palavra de Deus, Ele classifica especificamente um terceiro tipo de solo que, pelos “…cuidados do mundo … sufocam a Palavra e a tornam infrutífera.” (Mc 4,19). Ansiedade quanto às preocupações diárias não levam à preparação espiritual; ao contrário, ansiedade leva à paralisia espiritual e ao estupor do mesmo modo como faz a embriaguez (Lc 21,34). Ansiedade, assim como o medo, que é o oposto da fé, “…não temas; crê somente.” (Mc 5,36)

“Não vos inquieteis com nada …” (Fl 4,6). Confie em Deus para suprir as suas necessidades (Mt 6,25-34; Fl 4,19). Tranquilize-se e reconheça que Ele é Deus (Sl 46(45),11).

Oração: Pai, concede-me a graça de terminar esse Tempo Comum confiando em Ti assim como uma criança pequena (Sl 131(130),2).
Promessa: “…Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro.” (Ap 22,7)
Louvor: Linda aceitou o dom da profecia do Espírito Santo e agora usa esse dom para levar outras pessoas a interceder pelo mundo.

27/11/2022 - Pronto(a) Para Saudá-Lo Quando Ele Vier

Domingo, 27 de Novembro de 2022 – 1º Domingo do Advento
Is 2,1-5

Sl 122(121),1-9

Rm 13,11-14

Mt 24,37-44

PRONTO(A) PARA SAUDÁ-LO QUANDO ELE VIER

“Por isso, também vós, ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais.” (Mt 24,44)

Feliz Advento! O Advento é sobre as três vindas de Cristo:
1 – Jesus primeiramente veio à terra, como um Bebê, humilde e limitado, em Belém (Lc 2,4-7).
2 – Jesus virá novamente em Sua Segunda Vinda no último dia (Mt 24,30.31). Esta vinda será tão majestosa quanto a Sua primeira vinda foi humilde (1Ts 4,16; Lc 21,27).
3 – A terceira vinda de Jesus é a vinda de Jesus Eucarístico às nossas almas hoje. A vinda de Jesus na Santa Comunhão é uma vinda humilde, tal como Ele veio à terra em Belém. A sua vinda Eucarística é tão fácil de passar despercebida como foi a Sua vinda em Belém.

Estamos nós preparados(as) para encontrar Jesus Eucarístico quando Ele vem a nós hoje? Se estamos preparados(as) para essa ‘terceira’ vinda, daremos as boas-vindas à Sua primeira vinda no Natal e estaremos preparados(as) para a Sua Segunda Vinda.

Portanto, neste primeiro dia do novo ano da Igreja, neste dia de um novo começo, convide Jesus para vir e reinar em sua vida. “Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus …” (Mt 6,33). “Sede sóbrios e vigilantes! …” (1Pe 5,8), sempre prontos para saudá-Lo quando Ele vier. Viva de modo que Jesus nunca tenha de perguntar: “Por que vim e não havia ninguém?…” (Is 50,2)

Oração: Pai, que eu me prepare para a vinda de Cristo melhor do que eu me prepararia para quando a pessoa mais famosa da terra visitasse a minha casa.
Promessa: “…Já chegou a hora de acordar, pois nossa salvação está mais próxima agora do que quando abraçamos a fé.” (Rm 13,11)
Louvor: “Pois livraste minha vida da morte, para que eu ande na presença de Deus, na luz dos vivos.” (Sl 56(55),14) Aleluia! Louvor a Ti, Jesus ressuscitado.

28/11/2022 - Pedidos Natalinos

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022

Is 4,2-6

Sl 122(121),1-9

Mt 8,5-11

PEDIDOS NATALINOS

“…Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto; basta que digas uma palavra e o meu criado ficará são.” (Mt 8,8)

Neste segundo dia do Advento, nós temos que ser cuidadosos(as) para partir para um bom começo. Precisamos vir ao Senhor, à Missa, à oração e ao arrependimento quando o Senhor nos disser “…Vem! …” (Mt 8,9) Nós também temos que fazer o bem, fazer justiça (Is 1,17), e fazer a Sua vontade quando Jesus nos mandar: “…Faze isto …” (Mt 8,9) Jesus é Deus e somente Ele sabe como nos preparar para Sua vinda especial neste Natal. Consequentemente, como o centurião nós deveríamos dizer a Jesus: “…basta que digas uma palavra …” (Mt 8,8)

É tão fácil deixar que o Advento escape e ficarmos tão distraídos(as) e absorvidos(as) com nós mesmos(as) no tempo do Natal que nós perdemos a vinda de Cristo. A Igreja tem tido séculos de Adventos. Ela aprendeu (muitas vezes do modo difícil) que o Senhor decidiu tornar o Advento necessário para nós estarmos prontos(as) para encontrá-Lo. Então vamos perguntar ao Senhor qual é o Seu desejo para nós neste Advento. Vamos obedecer ao Senhor mais cuidadosamente do que temos obedecido à empresa que nos paga ou a um médico que tenta salvar as nossas vidas, quando estamos seriamente doentes.

A vinda de Cristo neste Natal é mais importante do que o lucro ou a saúde. Procure descobrir as ordens de Deus para você neste Advento. Obedeça-Lhe então cuidadosamente (Rm 6,17).

Oração: Jesus, Bom Pastor, conduz-me a um encontro contigo neste Natal.
Promessa: “Naquele dia, o rebento de Iahweh se cobrirá de beleza e de glória, o fruto da terra será motivo de orgulho e um esplendor para os sobreviventes de Israel.” (Is 4,2)
Louvor: Como um adulto convertido, Luis é muito agradecido por cada vez que recebe a Eucaristia.

29/11/2022 - O Senso de Humor de Jesus

Terça-feira, 29 de Novembro de 2022

Is 11,1-10

Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17

Lc 10,21-24

O SENSO DE HUMOR DE JESUS

“Naquele momento, [Jesus] exultou de alegria sob a ação do Espírito Santo …” (Lc 10,21)

Jesus deve ter rido frequentemente durante Sua vida na terra, mas não temos registro disso nos Evangelhos. Jesus deve ter rido quando Ele exultou de alegria do Espírito Santo (Lc 10,21) depois de proclamar que os nomes de Seus discípulos estavam inscritos nos céus (Lc 10,20). Quando Ele exultava, Ele louvava ao Seu Pai por revelar aos pequeninos o que Ele havia escondido dos sábios e entendidos (Lc 10,21).

Jesus tem um senso de humor diferente da maioria de nós. Nós nos alegramos e rimos por muitas razões, mas geralmente não por nomes inscritos nos céus e mistérios escondidos de alguns e revelados a outros. Precisamos “…[renovar-nos] pela transformação espiritual de [nossa] mente.” (Ef 4,23), conhecer o pensamento de Cristo (1Cor 2,16) e ter o mesmo sentimento d’Ele (Fl 2,5). Fazendo isso, nós riremos quando Ele ri, exultar quando Ele exulta e chorar quando Ele chora.

Que cada um(a) de nós seja capaz de dizer: “…Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim …” (Gl 2,19.20) Quando nós sentirmos a Sua presença em nós, nós teremos o Seu senso de humor.

Oração: Pai, começando este Advento, que as antigas brincadeiras sejam afastadas e Vossa nova vida me inspire.
Promessa: “Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh: no temor de Iahweh estará a sua inspiração …” (Is 11,2.3)
Louvor: Olhando para seu passado pecaminoso, Tomás pode agora rir de sua tolice e se alegrar na incrível misericórdia de Deus.

30/11/2022 - Apóstolos do Amor

Quarta-feira, 30 de Novembro de 2022 – Santo André, Apóstolo

Rm 10,9-18

Sl 19(18),2,5

Mt 4,18-22

APÓSTOLOS DO AMOR

“E por toda a terra sua linha aparece e até os confins do mundo a sua linguagem …” (Sl 19(18),5)

Os Cristãos vivem no amor (Jo 15,9.10), com Deus que é Amor (1Jo 4,8.16). Compelidos pelo amor (2Cor 5,14), nós, publicamente, “…[confessamos] com [nossa] boca que Jesus é Senhor …” (Rm 10,9) e Amor. Nós não nos envergonhamos da Boa Nova do amor de Deus, apesar de ser um amor crucificado (Rm 1,16). O amor é para ser expressado e partilhado – não importa quais as consequências em um mundo de ódio (Pr 27,5). No amor de Deus, nós somos obrigados(as) a reverter essa cultura da morte e substituí-la por uma ‘civilização de amor’, como profetizou o Papa São Paulo VI em 1970.

Que no amor nós possamos ser testemunhas por Jesus (At 1,8) e fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Que nós falemos ousada, livre e abertamente do amor de Cristo (Ef 6,19.20). Que possamos ser como Santo André, que, imediatamente depois de se tornar discípulo de Jesus, convidou seu irmão, Simão, para fazer o mesmo (Jo 1,41). Que possamos ser como Santo André, que proclamou o amor de Deus às nações e foi crucificado em imitação ao amor crucificado de Jesus.

O nosso começo e nosso fim é o Amor. A nossa missão e a nossa mensagem é o Amor. A nossa vida e nossa morte é o Amor. Permaneça no Amor, permaneça em Deus (1Jo 4,16).

Oração: Pai, que eu possa “…compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede a todo conhecimento …” (Ef 3,18.19)
Promessa: “…[Jesus] os chamou. Eles, deixando imediatamente o barco e o pai, o seguiram.” (Mt 4,21.22)
Louvor: “André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram a Jesus. Encontrou primeiramente Simão e lhe disse: ‘Encontramos o Messias (que quer dizer o Cristo)’.” (Jo 1,40.41)