01/02/2019 - A Obra da Palavra

Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019
Hb 10,32-39
Sl 37(36),3-6.23.24.39.40
Mc 4,26-34

A OBRA DA PALAVRA

… O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente na terra: ele dorme de noite e acorda de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.” (Mc 4,26.27)

Será que a Palavra de Deus age? Será que a fé vem verdadeiramente através da pregação e que a pregação vem da Palavra de Deus? (Rm 10,17). A Palavra de Deus é viva e eficaz? (Hb 4,12). Se assim for, por que o mundo está na situação presente a despeito dos pregadores, das Igrejas, e da Bíblia?

A resposta de Deus para essas questões importantes é que assim como a chuva e a neve sempre cumprem os seus propósitos, a Sua Palavra não retornará vazia até Ele. A Sua Palavra deve cumprir a Sua vontade, atingindo o fim para o qual Ele a enviou (Is 55,10.11). A Palavra de Deus age! “… a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9)

Contudo, os mensageiros da Palavra de Deus podem ser algemados pela falta de fé. Partilhar a Palavra de Deus é como lançar sementes. Nós geralmente não vemos nenhum efeito imediato do nosso trabalho (Mc 4,26ss). Mesmo quando vemos alguns resultados, eles são normalmente tão pequenos como um grão de mostarda (Mc 4,31). Para perseverar na partilha da Palavra de Deus, nós precisamos semear pela fé e não pela visão (2Cor 5,7). “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens de fé, para a conservação da alma.” (Hb 10,39). Trabalhe com fé e dê chance para que a Palavra de Deus aja.

Oração: Pai, que eu tenha plena confiança com relação ao que espero e sobre as coisas que eu não posso ver (Hb 11,1).

Promessa:Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece. De fato, é de perseverança que tendes necessidade, para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que ele prometeu.” (Hb 10,35.36)

Louvor: Lucia, uma não Católica, sentiu-se inspirada para participar de uma Missa Católica. Na elevação da hóstia durante a consagração, ela viu uma luz vindo da Eucaristia e sentiu que aquela luz penetrava no seu coração. Ela se tornou Católica e assumiu o ministério de ensinar a Bíblia para crianças.

02/02/2019 - Apresentação do Senhor

Sábado, 02 de Fevereiro de 2019 

Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18
Sl 24(23),7-10
Lc 2,22-40

… UM FOGO ABRASADOR” (Hb 12,29)
Porque os meus olhos viram a tua salvação. Que preparaste em face de todos os povos, luz para iluminar as nações …” (Lc 2,30-32)

Jesus é a Luz do mundo (Lc 2,32; ver Jo 8,12). “… Porque ele é como o fogo do fundidor …” (Ml 3,2). Ele é “… um fogo abrasador.” (Hb 12,29)

Nós somos como candelabros. E nós seremos luz (Mt 5,14), mas somente se formos consumidos pelo amor de Deus. O Senhor está iluminando agora a várias pessoas com vocações sacerdotais e religiosas. Se você deixar o Senhor acender a luz na sua vida, a sua luz brilhará intensamente. Através da sua vocação como sacerdote, irmã, irmão, diácono ou leigo, e você levará milhares ao reino de luz de Deus. Essas vocações irão consumi-lo(a). Elas irão consumir seu tempo, energia, sexualidade e dinheiro. Essas vocações irão consumir a sua vida totalmente.

O Senhor está iluminando muitas das pessoas que estão lendo esta publicação com a vocação do matrimônio. Se você permitir que o Senhor o(a) ilumine, você será consumido(a) por um amor incondicional por sua(seu) esposa(o), e por uma aceitação incondicional dos filhos que o Senhor lhes dará. Se você já é casado(a), você pode ser tentado(a) a apagar a sua luz por que deseja mais tempo e dinheiro para si mesmo(a). O seu casamento e a sua família estão ocupando toda a sua vida. Entretanto, não apague a sua luz. Se você tentar evitar que a sua vida seja consumida, você irá perde-la (Lc 9,24).

O Senhor está iluminando um grande número de pessoas selecionadas para a vocação leiga.  A sua luz irá brilhar na sociedade secular da política, nos negócios, na educação, na medicina, na imprensa, no entretenimento, etc. A sua luz pode brilhar em meio à cultura da morte com uma intensidade especial.

Deixe Jesus acender seu candelabro e consumi-lo(a) com o Seu amor.

Oração: Pai, faz com que as nossas famílias sejam santas por milhares de gerações (Ex 20,6).

Promessa:… ele purificará aos filhos de Levi e os acrisolará como ouro e prata, e eles se tornarão para Iahweh aqueles que apresentam uma oferenda conforme a justiça.” (Ml 3,3)

Louvor: Aleluia! Louvor a Jesus, sinal de contradição! (Lc 2,34)

03/02/2019 - Domingo do Tempo Comum

Domingo, 03 de Fevereiro de 2019

Jr 1,4.5.17-19
Sl 71(70),1-6.15.17
1Cor 12,31-13,13
Lc 4,21-30
 

SIMPLESMENTE AMOR (CARIDADE)
Agora, portanto, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade.” (1Cor 13,13)

A vida é simples. O sentido da vida é o amor, pois Deus é Amor (1Jo 4,16). Tudo o que nós temos que fazer é amar a Deus com todo o nosso coração (Dt 6,5), amarmo-nos a nós mesmos (Mt 22,39) e, amar os nossos semelhantes (Mt 22,39).

Algumas vezes é fácil amar a Deus (Lc 4,22). Mas então Ele fala a verdade em amor (Ef 4,15), e aí, nós desejamos lançá-Lo do alto de uma colina (Lc 4,29.30). Além disso, nós vivemos em meio a uma epidemia de auto-aversão. Aborto, eutanásia, alcoolismo, conduta de vícios, a idolatria do vício pela televisão e a grande influência da nossa cultura da morte, são óbvias ou subliminares manifestações de auto-aversão. Finalmente, amar os nossos semelhantes significa amar a todos, inclusive aos nossos inimigos (Mt 5,43.44).

Como podemos nós nos relacionar com Deus, Aquele que é Amor, quando não estamos amando? “Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19). Faça uma rápida oração junto a um crucifixo. Olhe para o crucifixo por ao menos um minuto durante nove dias. Deixe que o Espírito revele, de um modo novo, o amor do Pai por você (Gl 4,6; Rm 5,5).

Oração: Abba, que eu viva no amor e viva em Ti (1Jo 4,16).

Promessa:Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se não tivesse caridade, isso nada me adiantaria.” (1Cor 13,3)

Louvor: Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, “… o Caminho, a Verdade e a Vida …” (Jo 14,6). Eu Te adorarei eternamente! Aleluia!

04/02/2019 - Jogar nas Profundezas do Mar

Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019 

Hb 11,32-40
Sl 31(30),20-24
Mc 5,1-20
 

JOGAR NAS PROFUNDEZAS DO MAR
…e a manada – de cerca de dois mil [porcos] – se lançou no mar, precipício abaixo, e eles se afogavam no mar.” (Mc 5,13)

Jesus tira os pecados do mundo (Jo 1,29). Quando Ele os tira, Ele “… calca aos pés as nossas faltas e lança no fundo do mar todos os nossos pecados.” (Mq 7,19)

Jesus tira os nossos pecados e os lança no oceano. Aqueles pecados afundam por milhares de metros até as profundezas do mar, para lá permanecer para todo o sempre. Ninguém pode recuperá-los. Eles se foram para sempre, e você está livre. Caso você queira ter aqueles pecados de volta e retornar ao seu antigo modo de viver pecaminoso (Lc 5,39), note que Jesus colocou um aviso nas praias onde está escrito: “Proibido pescar!”

Arrependa-se de todos os seus pecados. Confesse seus pecados ao Senhor e deixe que Ele os retire (Sl 32,5; Hb 12,1). Não tente ter de volta os seus pecados. Deixe que eles permaneçam no fundo do mar. Quando o Filho libertar você dos seus pecados, você estará realmente livre! (Jo 8,36)

Oração: Pai, eu Te agradeço eternamente por me amares tanto a ponto de enviares o Teu Filho de modo que eu possa ser perdoado(a), salvo(a) e liberto(a), para viver uma vida de discípulo(a) santa, alegre e obediente.

Promessa:Pois Deus previa para nós algo de melhor, para que não chegassem sem nós à plena realização.” (Hb 11,40)

Louvor: Após quinze anos afastada do Sacramento da Reconciliação, Miriam arrependeu-se, fez uma Confissão completa, e agora faz parte do ministério de cura.

05/02/2019 - Santa Águeda

Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019 

Hb 12,1-4
Sl 22(21),26-28.30-32
Mc 5,21-43

 OPERANDO COM FÉ
E caçoavam d’Ele. Ele, porém, ordenou que saíssem todos, exceto o pai e a mãe da criança e os que o acompanhavam e, entrou com eles no local onde estava a criança.” (Mc 5,40)

A família e os amigos de Jairo que haviam se reunido para prantear a morte da sua filha estavam certos que nada mais podia ser feito. Talvez eles tivessem ouvido falar de outras curas operadas através das mãos daquele Pregador itinerante, mas quando Jesus lhes disse que ela não estava morta, eles O ridicularizaram (Mc 5,39.40). Acharam que aquela situação era complicada demais para Jesus cuidar.

Qual a situação que você está enfrentando que é “complicada demais” para Jesus cuidar? Será que Ele não pode cuidar do seu chefe ou dos seus colegas de trabalho? E o que dizer da sua família? Será que você considera as suas finanças ou a sua vida amorosa fora do Seu alcance? Se você ridiculariza a possibilidade de Jesus operar poderosamente em qualquer área da sua vida, você também pode vir a ser “colocado para fora” por Jesus (Mc 5,40). Você não entrará no quarto para testemunhar em primeira mão o maravilhoso trabalho do Mestre-Curador.

De fato, mesmo a fé do tamanho de um grão de mostarda permitirá que você entre pela porta (Mt 17,20). Nós precisamos agir e “… [pedir] com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante às ondas do mar, impelidas e agitadas pelo vento.” (Tg 1,6)

Coloque as suas situações impossíveis nas mãos de Jesus, laceradas pelos cravos. Então Ele não dirá a você, “… Homem fraco na fé, por que duvidaste?” (Mt 14,31). Ao invés disso, Ele exclamará: “… grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!” (Mt 15,28)

Oração: Jesus, ajuda-me a manter os meus olhos fixos em Ti (Hb 12,2).

Promessa:De ti vem meu louvor na grande assembleia, cumprirei meus votos frente àqueles que o temem.” (2Re 5,14)

Louvor: Santa Águeda manteve sua fé apesar de aprisionada e torturada. Ao ser torturada, foi-lhe pedido por três vezes que ela negasse a Cristo. Mas ela agarrou-se firmemente a Jesus todas as vezes e recebeu a coroa da vida (Ap 2,10).

06/02/2019 - São Paulo Miki e Companheiros

Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2019

Hb 12,4-7.11-15
Sl 103(102),1.2.13.14.17.18
Mc 6,1-6
 

NÃO AMARGURADO(A), MELHOR
[vigiai] atentamente para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus. Nem haja raiz alguma de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12,15)

No contexto do versículo acima da Escritura, a amargura não se fecha em si mesma. Ela se espalha para muitos e pode corromper aqueles a quem infectar. A amargura se parece com as pragas da Idade Média, que exterminaram muitas pessoas (Hb 12,15). O autor da Carta aos Hebreus nos exorta a “vigiar atentamente” para que não haja nenhuma raiz de amargura brotando. Como podemos vigiar para que nenhuma raiz de amargura brote?

Primeiramente, olhemos para dentro de nós mesmos. Mesmo o mais leve traço de amargura em nós mesmos deve ser imediatamente eliminado. Nós somos chamados a sermos melhores, não amargurados. Por exemplo, Maria de Betânia escolheu a melhor parte (Lc 10,42) sentando-se aos pés de Jesus para ouvir as Suas palavras. A escuta diária de Jesus leva à disciplina, e essa disciplina “… produz naqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça.” (Hb 12,11). Traga qualquer amargura a Jesus. Ele é capaz de desarraigar a amargura, se você simplesmente pedir.

Em seguida, nós procuramos as raízes da amargura nas outras pessoas. Nós devemos vigiar atentamente para que nenhuma raiz de amargura floresça; contudo, qual a ação que nós podemos tomar quando vemos amargura em alguém? Não existe limite para o poder de nossos atos de amor e misericórdia e para nossa persistente intercessão (1Cor 13,7). Deus os usará para curar um coração amargurado.

Oração: Pai, eu renuncio a toda a raiz e ato de amargura na minha vida. Que eu seja livre para levar o Teu amor caridoso a um mundo amargurado e revoltado.

Promessa:Como um pai é compassivo com seus filhos, Iahweh é compassivo com aqueles que o temem.” (Sl 103,13)

Louvor: São Paulo Miki e seus companheiros oraram por aqueles que os torturaram e mataram.

07/02/2019 - Pano de Pó

Quinta-feira, 07 de Fevereiro de 2019 

Hb 12,18.19.21-24
Sl 48(47),2-4.9-11
Mc 6,7-13 

PANO DE PÓ
E se algum lugar não vos receber nem vos quiser ouvir, ao partirdes de lá, sacudi o pó debaixo dos vossos pés em testemunho contra eles.” (Mc 6,11)

Pois a caridade de Cristo nos compele …” (2Cor 5,14) a partilhar as Boas Novas de Jesus. Algumas pessoas O aceitam enquanto algumas O rejeitam. Quando Jesus é rejeitado por aqueles com quem nós partilhamos o Evangelho, nossa tendência é tomar essa rejeição de modo pessoal. Nós nos sentimos rejeitados, desrespeitados e tratados injustamente.

Nós precisamos então sacudir a sujeira e o pó dessa rejeição, ou ficaremos encrustados(as) de ressentimento. Nós sacudimos a poeira aceitando a graça de perdoar aqueles que tiverem cometido pecado contra nós. Se não sacudirmos o pó, nós provavelmente iremos deixar de partilhar as Boas Novas de Jesus, porque as Suas Boas Novas ficarão cobertas com nosso pó. Se nós tentarmos continuar a partilhar as Boas Novas, apesar de estarmos sujos(as) e empoeirados(as), nós mostraremos às pessoas a poeira do nosso ressentimento ao invés da face de Jesus. Portanto, nós devemos sacudir o pó ou deixar a vida Cristã. Ou nós perdoamos aos nossos inimigos ou nos tornamos inimigos(as) de Deus.

Não permita que o pó o(a) impeça de respirar o ar fresco do Espírito Santo. Perdoe e fique limpo(a) do mais encrustado ressentimento.

Oração: Pai, dá-me a graça de perdoar, de ser curado(a) e de evangelizar.

Promessa:E expulsavam muitos demônios e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,13)

Louvor: Quando o ressentimento começou a tornar a vida de Sara amarga, ela se voltou para o Senhor e ficou cheia de uma alegria jovial.

08/02/2019 - São Jerônimo Emiliani / Santa Josefina Bakhita

Sexta-feira, 08 de Fevereiro de 2019

Hb 13,1-8
Sl 27(26),1.3.5.8.9
Mc 6,14-29 

ASSUNTOS MATRIMONIAIS
Que o matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal sem mancha …” (Hb 13,4)

Quando Deus revelou ao mundo os Seus Dez Mandamentos, Ele deixou de lado dois deles para ensinar a raça humana sobre o Seu pensamento sobre o matrimônio:

  • Não cometerás adultério.” (Ex 20,14).
  • … não cobiçarás a sua mulher (do teu próximo) …” (Ex 20,17).

São Thomas More e São João Batista morreram como mártires protestando em favor do pensamento sobre o matrimônio apresentado por Deus. Certamente muitos outros também devem ter sofrido enormemente através dos séculos na defesa do plano de Deus para o matrimônio.

Lamentavelmente, muitas pessoas não mantêm tal auto-sacrifício obediente pelo plano de Deus para o matrimônio. Adultério e infidelidade abundam, tanto na prática como nas telas do cinema e da televisão. A tão propalada “redefinição” do matrimônio que pretende incluir qualquer coisa que não seja a união diante de Deus de um homem e uma mulher, não honra o matrimônio sob nenhum aspecto (Hb 13,4). O nosso sistema legal não tem a última palavra. Mas o Deus Todo-Poderoso “… julgará os fornicadores e os adúlteros.” (Hb 13,4), e todos aqueles que encorajam tal comportamento. Como Deus julgará os seus pensamentos e ações sobre o matrimônio no Dia do Julgamento? Arrependa-se!

Oração: Pai, que nós cuidemos somente de seguir o Teu plano.

Promessa:Iahweh é minha luz e salvação: de quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” (Sl 27,1)

Louvor: São Jerônimo Emiliani fundou muitos orfanatos, vivendo uma paternidade espiritual.

09/02/2019 - Sobrecarregado (a)

Sábado, 09 de Fevereiro de 2019

Hb 13,15-17.20.21
Sl 23(22),1-6
Mc 6,30-34 

SOBRECARREGADO(A)?
Vinde vós, sozinhos, a um lugar deserto e descansai um pouco. Com efeito, os que chegavam e os que partiam eram tantos que não tinham tempo nem de comer.” (Mc 6,31).

Jesus e os Seus apóstolos estavam sobrecarregados com as muitas demandas que tinham de atender. Jesus tentou resolver o problema indo com Seus apóstolos, de barco, para um lugar deserto (Mc 6,32). No entanto, milhares de pessoas foram encontra-lo do outro lado do lago, e Jesus ficou diante da tarefa humanamente impossível de alimentar aquelas milhares de pessoas no deserto.

Quando as exigências feitas a você parecerem sobrecarregá-lo(a) e quando as suas tentativas de  resolver seus problemas resultarem em problemas ainda maiores, existe esperança porque:

– O Deus da paz irá “… [nos tornar] aptos a todo bem para fazer a sua vontade ….” (Hb 13,21).

– O Senhor mantém a Sua promessa: “… Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei.” (Hb 13,5).

– Jesus “… é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus …” (Hb 7,25).

– Nós podemos “[aproximar-nos], então, com segurança do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos graça, como ajuda oportuna.” (Hb 4,16).

A vida é dura, e às vezes se torna ainda mais dura. Contudo, nós podemos vir a Jesus se nós “… [estivermos] cansados sob o peso do [nosso] fardo …” (Mt 11,28). Somente Ele nos dará descanso, pois Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve (Mt 11,29.30). A paz é o presente de despedida de Jesus para nós (Jo 14,27). Repouse em Jesus!

Oração: Pai, eu confio em Ti nos momentos mais difíceis.

Promessa:… que ele [Deus] realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos! Amém.” (Hb 13,21)

Louvor: Dedicar um tempo frequente para adoração da Eucaristia, fez com que Eduardo não se sentisse dominado pelo mundo.

10/02/2019 - 5º Domingo do Tempo Comum

Domingo, 10 de Fevereiro de 2019

Is 6,1-8
Sl 138(137),1-5.7.8
1Cor 15,1-11
Lc 5,1-11 

CONVERSÃO / CONVERSAÇÃO
Mas pela graça de Deus sou o que sou …” (1Cor 15,10)

O propósito da vida é sermos convertidos ao Senhor. “No ano em que faleceu o rei Ozias, [Isaias viu] o Senhor sentado sobre um trono alto e elevado. A cauda da sua veste enchia o santuário.” (Is 6,1). Isaias foi convertido. Ele viu a glória de Deus, e se tornou dolorosamente consciente de seus próprios pecados, foi perdoado e purificado, e aceitou o chamado de Deus para ser profeta (Is 6,1 ss).

Saulo (Paulo) também foi convertido. Ele não somente viu, mas também ouviu o Senhor ressuscitado (At 9,4). Ele foi mantido cego por três dias, durante os quais ele passou orando (At 9.8.12). Então Ananias impôs as mãos sobre Saulo e o curou da cegueira (At 9,17.18). Saulo foi batizado e ficou repleto do Espírito Santo (At 9,17.18).

Simão Pedro foi convertido quando Jesus o ajudou a ter o melhor dia de trabalho que ele jamais havia experimentado (Lc 5,6 ss). Em seu negócio de pesca, ele nunca havia pescado tamanha quantidade de peixes. Simão Pedro sabia que aquilo era um milagre. Ele se tornou bem consciente de seus pecados (Lc 5,8), deixou tudo e se tornou discípulo de Jesus (Lc 5,11).

Você foi convertido(a) para Jesus? Se já o foi, você está vivendo de acordo com Seus ensinamentos? Seja convertido(a) e viva como tal.

Oração: Abba, “eis-me aqui, envia-me …” para levar outras pessoas à conversão (Is 6,8).

Promessa:… Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a maioria dos quais ainda vive, enquanto alguns já adormeceram.” (1Cor 15,3-6)

Louvor: Aleluia! A pedra foi removida! O sepulcro está vazio! Jesus ressuscitou!

11/02/2019 - Nossa Senhora de Lourdes

Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019

Is 66,10-14
Jt 13,18.19; 15,9
Jo 2,1-11 

CRIAÇÃO E RECRIAÇÃO
… Bendita sejas, filha, pelo Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra, e bendito seja o Senhor Deus, Criador do céu e da terra, que te conduziu para cortar a cabeça do chefe dos nossos inimigos.” (Jt 13,18)

A primeira criação de Deus foi “boa” (Gn 1,10.12.18.25). A nova criação de Deus em Jesus Cristo é ainda melhor. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura …” (2Cor 5,17). “De resto, nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisão, mas a nova criatura.” (Gl 6,15).

Deus fez a Sua primeira criação “boa”, mas através da ilusão de Satanás, o homem caiu no pecado. Desde então, toda a criação está gemendo em dor e agonia (Rm 8,22). Então Deus enviou Seu único Filho para renovar a humanidade e toda a criação – não somente para restaurá-la para a sua bondade original, mas para fazê-la maravilhosamente nova e muito melhor do que antes. Jesus curou toda a criação (Mc 6,56) e a fez nova (Is 43,19; Ap 21,5).

O que você preferiria mais, o bom ou o melhor? Muitos desejam um mundo intocado, onde a Mãe Natureza é deixada preservada. O ambiente é mantido quase que como um deus em si mesmo. Deus realmente criou uma bela natureza. Protegê-la e guardá-la é importante, contudo, Jesus veio para renovar a criação na Igreja. A intenção de Jesus é a melhor. Ele diz: “… Eis que faço novas todas as coisas …” (Ap 21,5)

A criação anseia por sua realização em Jesus (Rm 8,22). Faça a sua parte para restaurar a criação em sua lamentação pelo pecado. Arrependa-se de tudo o que impede Jesus de restaurá-lo(a).

Oração: Pai, que eu seja moldado(a) segundo o Teu desejo. Eu Te dou permissão para formar e reformar minha alma do modo que Tu achares melhor.

Promessa:… E todos os que o tocavam [em Jesus] eram salvos.” (Mc 6,56)

Louvor: O Senhor, através da intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, reduziu o tumor na garganta de Clara.

12/02/2019 - Duas Mudanças

Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019 

Gn 1,20-2,4
Sl 8,4-9
Mc 7,1-13 

DUAS MUDANÇAS
“… Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. Em vão me prestam culto; as doutrinas que ensinam são mandamentos humanos.” (Mc 7,6.7)

Você é uma pessoa que , segundo o coração de Deus, realiza todos os Seus desejos? (At 13,22). Você já entregou o seu coração ao Senhor? O seu coração bate como um único coração junto com o coração do Senhor? O seu coração está próximo ou afastado do Senhor?

É difícil conhecer o nosso coração (Jr 17,9). No entanto, o Senhor nos tem dado um caminho para julgar como se encontram os nossos corações. Jesus disse: “Pois onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” (Lc 12,34). Se o seu tesouro está em um banco, em imóveis, ou no mercado financeiro, então o seu coração pode não estar próximo no coração do Pai, que está no céu. Mas se você “[vender] os [seus] bens e [der] esmolas …” Lc 12,33), você poderá estar reinvestindo os seus tesouros no céu. Isso pode transportar o seu coração para o céu. Então o seu coração estará próximo ao Senhor, a sua reverência não será vazia, e você não estará se servindo, mas servindo a Deus (Mc 7,6). Desse modo, mude o seu coração, transferindo a importância que dá aos bens materiais para o amor a Deus.

Oração: Pai, que eu não coloque o meu coração no lugar errado.

Promessa:Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou. Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a …’” (Gn 1,27.28)

Louvor: Pedro doa regularmente uma quantia para sua paróquia e para obras sociais.

13/02/2019 - Deus é Bom

Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019 

Gn 2,4-9.15-17
Sl 104(103),1.2.27-30
Mc 7,14-23 

DEUS É BOM
Iahweh Deus plantou um jardim em Éden, no oriente, e ali colocou o homem que modelara.” (Gn 2,8)

Deus, livre e amorosamente, criou o homem e lhe deu o sopro da vida. Deus não somente proveu o homem com a abundância de uma boa comida, como também abençoou o espírito do homem criando um ambiente que era agradável de olhar (Gn 2,9). Tudo aquilo era uma dádiva de Deus. No mundo que Ele criou, Deus não necessitava do homem para produzir a sua própria comida; essa necessidade foi escolhida pelo homem quando Adão e Eva decidiram cuidar das suas próprias vidas (Gn 3,19). Deus indicou ao homem que cultivasse e guardasse a terra (Gn 2,15), e o homem não cuidou dela. As pessoas poderiam dizer que “Deus simplesmente não se importou”, mas a verdade é que as injustiças deste mundo ocorrem porque o homem não se importou e não se importa com a criação de Deus.

Na sexta-feira, nós iremos ouvir que a liberdade de escolha do homem foi o que causou a desordem que existe no nosso mundo atual. Mesmo aquela trágica escolha não pode mudar a natureza de Deus. Deus é bom. Ele ama as pessoas que Ele criou e providencia todo o necessário para cada uma delas. Ele não mudou (Hb 13,8; Ml 3,6) e ainda envia provisões para esta terra de modo a satisfazer as nossas necessidades (Mt 5,45; 6,30; Fl 4,19). “Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre!” (Sl 136,1)

Oração: Pai, eu Te agradeço por me teres dado o sopro da vida. Eu dedicarei a minha vida a dar graças e louvores a Ti.

Promessa:Envias o teu sopro e eles são criados, e assim renovas a face da terra.” (Sl 104,30)

Louvor: Tornar-se pai ajudou Carlos a entender melhor o seu Pai celestial. Ele se concentrou a diariamente representar o amor do Pai para cada um dos seus filhos.

 

14/02/2019 - São Cirilo e São Metódio

Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2019

Gn 2,18-25
Sl 128(127),1-5
Mc 7,24-30 

A REALIDADE DE UMA GRANDE ATIVIDADE DEMONÍACA
Ela voltou para casa e encontrou a criança atirada sobre a cama. E o demônio tinha ido embora.” (Mc 7,30)

A nossa sociedade humanística secular gosta de fingir que não existem demônios, ou, se existirem demônios, eles não se encontram ativos ao nosso redor. No entanto, o Papa São João Paulo II declarou que nós, no mundo ocidental, vivemos em uma cultura da morte. Isso significa que Satanás, o príncipe da morte (Hb 2,14), provavelmente tem seu bando de demônios muito ativo na nossa sociedade, nas nossas cidades, na nossa vizinhança, nas nossas igrejas e nas nossas famílias. Neste nosso tempo, pode ser muito apropriado dizer que “… nosso combate não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal, que povoam as regiões celestiais.” (Ef 6,12)

Quando nós admitirmos o nível de atividade demoníaca ao nosso redor, estaremos em contato com a realidade e, desse modo, teremos a possibilidade de aplicar a total vitória de Jesus sobre o demônio à realidade de nossas vidas. Jesus já destruiu as obras do demônio (1Jo 3,8). Ele está sentado à direita de Deus Pai e está esperando “… que os seus inimigos venham a lhe servir de escabelo para os pés.” (Hb 10,13). Nós podemos derrubar todas as fortalezas, raciocínios presunçosos, e todo poder altivo do maligno (2Cor 10,4.5) simplesmente seguindo as instruções do Senhor. Quando nós tivermos decidido obedecer ao Senhor completamente, em todas as áreas de nossa vida (2Cor 10,6), o Senhor “… não tardará em esmagar Satanás debaixo de [nossos] pés …” (Rm 16,20)

Os demônios estão ao nosso redor, mas o Senhor os colocará sob nós quando nós O aceitarmos sobre nós.

Oração: Pai, coloca-me em contato com a realidade, especialmente quanto aos efeitos do mistério Pascal de Jesus.

Promessa:Por isso um homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne.” (Gn 2,24)

Louvor: São Metódio continuou a missão de evangelização de seu irmão São Cirilo na Morávia (parte oriental da República Checa).

15/02/2019 - De Braços Abertos

Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019 

Gn 3,1-8
Sl 32(31),1.2.5-7
Mc 7,31-37 

DE BRAÇOS ABERTOS?
Jesus disse a ele “… Effatha!, que quer dizer ‘Abre-te!’” (Mc 7,34)

Quando Adão e Eva pecaram, foram expulsos do Paraíso, e a porta do Paraíso foi fechada (Gn 3,23.24). Os seres humanos começaram então a se fechar para Deus e uns para com os outros (Gn 3,8 ss). Depois do pecado original, a morte entrou no mundo e nos privou da felicidade da vida eterna. Durante os séculos seguintes ao pecado original, vidas e mais vidas foram sendo privadas da felicidade pela escalada dos efeitos do pecado, tais como guerras, doenças, fome, racismo e violência.

Então Deus se fez Homem e andou pelo mundo fechado de modo a abri-lo completamente para Deus. Jesus “… levantando os olhos para o céu, gemeu, e disse [ao homem surdo] Effatha!, que quer dizer ‘Abre-te’” (Mc 7,34). Esse é um exemplo daquilo que Jesus fez ao longo de Seu ministério público. Ele, em algum momento, emitiu um último gemido na cruz e trouxe a salvação a todo o mundo (Mt 27,50-53).

Jesus está batendo à porta (Ap 3,20). Se você Lhe abrir a porta, Ele abrirá para você a vida e o amor eternos. “Abra totalmente as portas para Jesus!” (Mensagem do Grande Jubileu do ano 2000, Papa São João Paulo II)

Oração: Pai, eu me arrependo de ter-me fechado para Tua vontade. Eu abro completamente meu coração (2Cor 6,11-13).

Promessa:Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: ‘Ele tem feito tudo bem; faz tanto os surdos ouvirem como os mudos falarem’.” (Mc 7,37)

Louvor: Jorge deixou de compartimentalizar a sua vida e deixou que Jesus tivesse o completo senhorio sobre o seu trabalho, família e oração.

16/02/2019 - Não se Preocupe

Sábado, 16 de Fevereiro de 2019

Gn 3,9-24
Sl 90(89),2-6.12.13
Mc 8,1-10 

NÃO SE PREOCUPE
Com o suor de teu rosto comerás o teu pão …” (Gn 3,19)

Deus havia dito ao homem que ele iria comer o pão com o suor do seu rosto (Gn 3,19), através do seu trabalho: plantando, cultivando, colhendo, moendo e preparando os cereais para fazer o pão. Contudo, Deus misericordiosamente enviou o Seu Filho único para nos alimentar com o pão do céu (Jo, 32.33). Em Jesus, o Pão da Vida (Jo 6,35), Deus reverteu as pesadas consequências da degradação do homem. Aquele que comer o pão que Jesus dá nunca terá fome (Jo 6,35) e terá a vida eterna (Jo 6,51).

Mesmo com essa maravilhosa promessa, as pessoas rotineiramente deixam de participar da Missa, ou a abandonam antecipadamente. No entanto, a multidão apresentada no Evangelho de hoje estava tão arrebatada ao ouvir as palavras de Jesus que não deixaram a Sua presença mesmo ao sentirem fome (Mc 8,2). Ali se encontrava um grupo de pessoas que estava tão faminta pela Palavra de Deus, que não queria ir para casa. Embora a multidão estivesse com Jesus havia três dias, ela ainda permanecia com Ele (Mc 8,2). Eles usavam o suor de suas frontes para permanecer com Jesus ao invés de para trabalhar por sua própria comida. Como essa atitude de fome espiritual e de confiança deve ter agradado a Jesus! Ele multiplicou o pão de modo que toda a multidão pudesse ser alimentada (Mc 8,6 ss).

Em Jesus, nós não somos mais obrigados a trabalhar por comida. Agora nossa tarefa é ter fé e confiança n’Ele (Jo 6,27-29) e gastar o nosso suor amando, servindo, e adorando-O. Deseje o Pão da Vida mais do que o alimento deste mundo. Ele proverá todas as suas necessidades (Fl 4,19).

Oração: Pai, reorienta todos os meus desejos de modo a alinhá-los aos Teus.

Promessa:Eles comeram e ficaram saciados …” (Mc 8,8)

Louvor: Jesus deu a Daniel um presente de aniversário especial. Jesus o libertou do vício do cigarro que o acompanhava há trinta e cinco anos.

17/02/2019 - 6º Domingo do Tempo Comum

Domingo, 17 de Fevereiro de 2019

Jr 17,5-8
Sl 1,1-4.6
1Cor 15,12.16-20
Lc 6,17.20-26 

O QUE FAZER COM JESUS?
Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, quando vos rejeitarem, insultarem e proscreverem vosso nome como infame, por causa do Filho do Homem.” (Lc 6,22)

Jesus é um Sinal de contradição (Lc 2,34). Ele diz: “… Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus.” (Lc 6,20) e “mas, aí de vós, ricos, porque já tendes a vossa consolação!” (Lc 6,24). Em contradição, a maioria de nós diz o oposto. Os ricos não gostam de ouvir dizer que suas vidas podem estar sendo desperdiçadas (Ecl 1,2), e os pobres, não gostam da ideia de que Deus pode querer que nunca sejam ricos. Jesus pode conseguir que os dois espectros econômicos fiquem incomodados com Ele. Ele conseguiu que as pessoas ficassem tão incomodadas com Ele que elas (e também nós) O crucificamos (CIC, 598). Jesus disse: “E bem-aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim!” (Mt 11,6)

Neste exato momento, Jesus está chamando você a entregar toda a sua vida a Ele agora e para sempre. Se qualquer outra pessoa fizesse esse pedido a você, isso seria muito irracional. Contudo, Jesus morreu na cruz por você e por você ressuscitou dentre os mortos. Ele, e somente Ele, tem o direito de esperar tudo de você. Você O aceitará em Seus termos, ou irá contradizê-Lo e rejeitá-Lo? Você irá ouvi-Lo e se arrepender, ou irá “… [crucificar] novamente o Filho de Deus e o [expor] às injúrias.” (Hb 6,6)? O que você irá fazer com Jesus?

Oração: Jesus, que Tu possas ser a Pedra Angular (Sl 118,22) e não a Pedra de Tropeço (1Pd 2,7.8) da minha vida.

Promessa:Bendito o homem que se fia em Iahweh, cuja confiança é Iahweh.” (Jr 17,7)

Louvor: Todo o louvor a Jesus ressuscitado, Rei Vitorioso! Tu reinas em glória para sempre. Aleluia!

18/02/2019 - O Pecado é um Demônio à Espreita

Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019 

Gn 4,1-15.25
Sl 50(49),1.8.16.17.20.21
Mc 8,11-13 

O PECADO É UM DEMÔNIO À ESPREITA (Gn 4,7)
… Eu te acuso e exponho tudo aos teus olhos.” (Sl 50,21)

Caim “… ficou muito irritado e com o rosto abatido” porque a oferenda de Abel foi aceita pelo Senhor mas a sua oferenda não (Gn 4,5.6). Então o Senhor interveio e chamou Caim ao arrependimento. Ele o preveniu: “Se estivesses bem disposto, não levantarias a cabeça? Mas se não estás bem disposto não jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita; podes acaso domá-lo?” (Gn 4,7). Mas Caim se recusou a ouvir o Senhor e prosseguiu com o seu projeto de cometer o primeiro assassinato (Gn 4,8).

Quando nós pecamos, o Senhor, em Sua misericórdia, intervém. A menos que nós O ouçamos e saltemos do trem do pecado, isso nos levará a lugares onde não desejamos estar, a encontrar pessoas com as quais nos arrependeremos de ter estado, e a cometer pecados que nós nunca pensamos cometer. O trem descontrolado do pecado poderá finalmente nos levar à morte, à condenação e ao inferno (Rm 6,23).

Obviamente, nós nunca devemos embarcar neste veículo chamado “pecado”. Mas se nós pecarmos, nós precisamos deixar o pecado aceitando a graça de Deus do arrependimento e do perdão, e confessarmos os nossos pecados tão logo seja possível. Desse modo:

– devemos deixar tudo e não perder tempo em nos reconciliarmos com nossos irmãos e irmãs em Cristo (Mt 5,24.25).

– “… que não se ponha o sol sobre a vossa ira.” (Ef 4,26).

– “[vigiai] atentamente para que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus. Nem haja raiz alguma de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados.” (Hb 12,15).

… jaz o pecado à porta, como animal acuado que te espreita …” (Gn 4,7). O pecado é um câncer que se espalha e o(a) matará a menos que você se arrependa de tudo o mais rápido possível. Arrependa-se e seja dominador(a) do pecado (Gn 4,7).

Oração: Pai, grava em mim a necessidade da Confissão frequente.

Promessa:Adão conheceu sua mulher. Ela deu à luz um filho e lhe pôs o nome de Set ‘porque’, disse ela, ‘ele me concedeu outra descendência no lugar de Abel, que Caim matou’.” (Gn 4,25)

Louvor: Marcos queimou as suas revistas pornográficas e entregou sua vida a Jesus.

19/02/2019 - De Coração a Coração

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019 

Gn 6,5-8; 7,1-5.10
Sl 29(28),1-4.9.10
Mc 8,14-21 

DE CORAÇÃO A CORAÇÃO
Iahweh arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra, e afligiu-se o seu coração.” (Gn 6,6)

Afligiu-se o coração de Deus porque “… era continuamente mau todo desígnio …” do coração do homem (Gn 6,5.6). O coração de Deus estava partido porque o coração do homem era duro, desobediente e rebelde.

Jesus revelou a condição do Seu coração através da imagem do Sagrado Coração, sangrando e cercado por uma coroa de espinhos. Deus havia dito que Seu coração estava aflito, mas ninguém poderia suspeitar que isso viesse a se tornar uma verdade absoluta quando Deus se tornou homem e, desse modo, possuiu um coração humano. Da mesma forma, ninguém poderia suspeitar que os nossos corações seriam tão perversos a ponto de matarmos Deus com nossos pecados e até mesmo termos traspassado o Seu coração depois de Sua morte (Jo 19,34). Mais ainda, ninguém pode entender como Jesus pode cumprir a profecia de Ezequiel e nos dar um novo coração (Ez 36,26). Todavia, através do perfeito amor do Senhor por nós, do Seu corpo crucificado e do Seu coração perfurado, nós podemos ser batizados e receber um novo coração.

O coração de Deus é um mistério de amor perfeito e torturante dor. Não continue a perfurar Seu coração através dos seus pecados, mergulhe no misterioso amor do Seu Sagrado Coração.

Oração: “Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em Vós; Sagrado Coração de Jesus, aumenta ainda mais a minha fé.”

Promessa:… Não vos lembrais de quando parti os cinco pães para cinco mil homens, quantos cestos cheios de pedações recolhestes? Disseram-lhe: ‘Doze’.” (Mc 8,18.19)

Louvor: Jesus transformou totalmente os interesses de Roberto e agora os seus desejos estão alinhados com os de Deus.

20/02/2019 - Qual o Significado de não Considerar uma Cidade?

Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019 

Gn 8,6-13.20-22
Sl 116(115),12-15.18.19
Mc 8,22-26 

QUAL O SIGNIFICADO DE NÃO CONSIDERAR UMA CIDADE?
E mandou-o para casa, dizendo: ‘Não entres no povoado!’.” (Mc 8,26)

O povoado mencionado na passagem do Evangelho de hoje era Betsaida, um local que Jesus condenou por sua dura e irredutível atitude (Mt 11,21-24). Esse foi o único incidente no Evangelho no qual Jesus teve de curar uma pessoa em dois estágios. Possivelmente a extrema dureza no povoado tornava a cura definitiva mais difícil.

Primeiramente, Jesus “… tomando o cego pela mão, levou-o para fora do povoado …” (Mc 8,23). A cura normalmente ocorre melhor longe de uma multidão cética, levando-O a escapar da multidão ou a afastar a multidão (Mc 6,6; Mt 9,25). Jesus curou o homem. No entanto, a vista do homem cego não ficou totalmente clara, mas turva. Isso pode ter sido uma indicação de um impacto de longo prazo de uma vida em meio a uma cultura endurecida e cética, muito semelhante à cultura da morte atual. Então Jesus colocou Suas mãos uma segunda vez sobre os olhos do homem “… que viu distintamente e ficou restabelecido e podia ver tudo nitidamente e de longe.” (Mc 8,25)

Finalmente, Jesus enviou o homem curado “… para casa, dizendo: ‘Não entres no povoado!’.” (Mc 8,26). Com isso Jesus provavelmente quis dizer que o homem havia sido curado totalmente, física e espiritualmente. Ele não devia retornar para o ambiente insensível daquele povoado. Ele deveria cultivar uma nova vida no Senhor, e nunca se arriscar a perder a sua visão restaurada na cegueira espiritual daquele povoado.

… Queres ficar curado?” (Jo 5,6). “… Não entres no povoado!” (Mc 8,26). Viva somente para o Senhor.

Oração: Pai, que os habitantes da minha cidade se concentrem em participar da Missa sempre que possível.

Promessa:Cumprirei a Iahweh os meus votos, na presença de todo o seu povo!” (Sl 116,14)

Louvor: Marta se afastou de seus “amigos” que usavam drogas quando decidiu retornar à Igreja.

21/02/2019 - São Pedro Damião

Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019

Gn 9,1-13
Sl 102(101),16-21.29.22.23
Mc 8,27-33 

AS PRIMEIRAS PALAVRAS DE DEUS PARA NÓS
Deus abençoou Noé e os seus filhos, e lhes disse: ‘Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra’.” (Gn 9,1)

Uma das primeiras coisas que Deus disse a Noé depois do dilúvio foi a mesma coisa que Ele disse para a raça humana depois de nos criar: “… Sede fecundos, multiplicai-vos …” (Gn 1,28). Deus concluiu a Sua benção a Noé com as palavras: “… sede fecundos, multiplicai-vos, povoai a terra e dominai-a.” (Gn 9,7; ver Gn 1,22)

O Senhor deixou bem claro que os filhos são uma benção d’Ele (Sl 127,3) e devem ser bem recebidos (Mt 18,5). Na nova aliança, no entanto, o Senhor quer que nós multipliquemos não somente pessoas como também pessoas que que elas sejam Seus discípulos (Mt 28,19). Ele insiste que nós produzamos frutos abundantes através da evangelização, ou nós seremos “… [lançados] fora, como [ramos], e [secaremos]; tais ramos são recolhidos, lançados ao fogo e se queimam.” (Jo 15,6)

Naturalmente, o Senhor deseja seres humanos criados dentro da aliança matrimonial através de relações sexuais e trazidos à vida através da gravidez e do parto das mães. Sobrenaturalmente, o Senhor nos faz novas criaturas (Gl 6,15) e nos dá um novo nascimento (Jo 3,3.5) por nossa relação de aliança com Jesus (Jo 15,5) e nosso sofrimento por amor a Ele.

Não seja pró-aborto ou pró-contracepção. Escolha o amor e uma vida de doação. Escolha viver e ser frutuoso.

Oração: Pai, que seu seja fiel, frutuoso(a), e agradável a Ti.

Promessa:As nações temerão o nome de Iahweh, e os reis da terra a tua glória.” (Sl 102,16)

Louvor: São Pedro Damião foi um eremita, abade e bispo. Ele trabalhou duramente para endurecer as práticas espirituais da Igreja. No fim da sua vida viveu novamente como eremita. Foi declarado Doutor da Igreja em 1828.

22/02/2019 - Cátedra de São Pedro

Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 2019

1Pe 5,1-4
Sl 23(22),1-6
Mt 16,13-19 

UM POR TODOS, E TODOS POR UM
Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus …” (Mt 16,18.19)

O Senhor deseja que sejamos um como Ele e o Pai são um (Jo 17,21). “Pois fomos todos batizados num só Espírito para sermos um só corpo …” (1Cor 12,13). A fonte, centro, e apogeu de nossa fé, é receber e ser unidade, união, e comunhão com o Senhor e com todos.

O Senhor providenciou meios práticos para que nós nos tornemos um. Ele nos deu um representante Seu na terra, o Papa, como centro da unidade (Mt 16,18.19). Assim como receber a Santa Comunhão não é uma mera abstração espiritualizada, mas sim receber realmente o Corpo e Sangue de Jesus, do mesmo modo, a nossa unidade no corpo de Cristo é mais do que uma atitude espiritual. A nossa unidade é baseada em um relacionamento com o Papa no amor, submissão e obediência. Nós celebramos esse relacionamento na festa de hoje, a Cátedra de São Pedro. Nós somos um com e em Cristo. Nós somos um com e através do Papa. Nós somos um com todos os outros. Vamos celebrar nossa unidade e o papado.

Oração: Pai, faz-nos um de acordo com Teus padrões e em Teus caminhos.

Promessa:Apascentai o rebanho de Deus que vos foi confiado, cuidando dele não por coação, mas de livre vontade, como Deus o quer, … como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o supremo pastor, recebereis a coroa imarcescível da glória.” (1Pe 5,2-4)

Louvor: Jesus perguntou a Pedro por três vezes: “Tu me amas?”. Pedro respondeu por três vezes: “Sim, Senhor, Tu sabes que eu Te amo.” (Jo 21,15-17). Com isso, Pedro aceitou o chamado de Jesus para se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.

23/02/2019 - Cátedra de São Policarpo

Sábado, 23 de Fevereiro de 2019

Hb 11,1-7
Sl 145(144),2-5.10.11
Mc 9,2-13 

CORPOS CELESTIAIS
Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e os levou, sozinhos, para um lugar retirado sobre uma alta montanha. Ali foi transfigurado diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes, extremamente brancas …” (Mc 9,2.3)

Na montanha da Transfiguração, Pedro, Tiago e João viram o corpo glorificado de Jesus. Eles também viram seus os próprios corpos parecendo estar no Céu. “… também esperamos ansiosamente como Salvador o Senhor Jesus Cristo, que transfigurará o nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso …” (Fl 3,20.21)

Imagine o corpo transfigurado de Jesus como o padrão com o qual nossos corpos deverão ser refeitos. Deus começou a renovar nossos corpos quando Ele os comprou pelo preço de Seu sangue (1Cor 6,20). Contudo, embora Ele nos possua, Ele não avança em nossa direção a menos que nós ofereçamos nossos corpos como sacrifício vivo (Rm 12,1).

Então o Espírito Santo virá até nós e fará dos nossos corpos Sua morada (1Cor 6,19). Através da vida, o Espírito realizará mais em nossos templos corporais. Ele nos libertará da escravidão dos desejos corporais. Ele irá disciplinar nossos corpos e os controlará (1Cor 9,27).

Finalmente, o Espírito nos ressuscitará dentre os mortos e revestirá a nossa mortalidade com a imortalidade e a nossa corruptibilidade com a incorruptibilidade (1Cor 15,53). “E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós.” (Rm 8,11). Então nossos corpos se parecerão com o corpo glorificado e transfigurado de Jesus. Aleluia!

Oração: Eu Te agradeço, Senhor, por amar não somente a minha alma, mas também o meu corpo.

Promessa:Foi pela fé que compreendemos que os mundos foram organizados por uma palavra de Deus. Por isso é que o mundo visível não tem a sua origem em coisas manifestas.” (Hb 11,3)

Louvor: São Policarpo foi bispo de Esmirna e foi um respeitado líder Cristão. Ele foi considerado uma fortaleza da Fé. Morreu como mártir Cristão no ano de 156.

24/02/2019 - 7º Domingo do Tempo Comum

Domingo, 24 de Fevereiro de 2019

1Sm 26,2.7-9.12.13.22.23
Sl 103(102),1-4.8.10.12.13
1Cor 15,45-49
Lc 6,27-38 

ASSEGURANDO A MISERICÓRDIA
Abisaí disse então a Davi: ‘Deus entregou hoje o teu inimigo nas tuas mãos. Permite que eu o encrave no chão, de um só golpe, com a sua própria lança; não será necessário um segundo golpe’.” (1Sm 26,8)

Abisaí anunciou a Davi a tradicional “sabedoria da guerra”, isto é: “Mata, crava com a lança os inimigos antes que eles façam isso com você”. Em outras palavras, “faz aos outros antes que eles te façam a ti”. Davi surpreendentemente rejeitou a tradicional sugestão de Abisaí (1Sm 26,9). Neste ato, ele prefigurou Jesus, o Filho de Davi.

Jesus não somente falou sobre ter misericórdia para com os nossos inimigos. Ele pagou o preço da misericórdia tomando sobre Si mesmo a justa punição que os Seus inimigos mereciam. Ao invés de pregar Seus inimigos ao chão (1Sm 26,8), Ele deixou que Seus inimigos O pregassem na cruz. Ao invés de empurrar uma lança em Seus inimigos, Ele permitiu que eles trespassassem o Seu lado com uma lança (Jo 19,34). Jesus sabe que tratar inimigos culpados com misericórdia seria injusto. Assim Ele realizou a justiça com amor por Seus inimigos pagando o preço da misericórdia no Calvário.

Portanto, “… amai vossos inimigos …” (Lc 6,35). “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados; perdoai, e vos será perdoado.” (Lc 36.37)

Oração: Jesus, que eu possa receber e conceder a Tua misericórdia preciosa e crucificada.

Promessa:Dai, e vos será dado … pois com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38)

Louvor: Louvor a Jesus Cristo, o ressuscitado Rei da Glória. Aleluia!

25/02/2019 - Quando o Filho do Homem voltar, encontrará a Fé sobre a Terra? (Lc 18,8)

Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019 

Eclo 1,1-10
Sl 93(92),1.2.5
Mc 9,14,29 

QUANDO O FILHO DO HOMEM VOLTAR, ENCONTRARÁ A FÉ SOBRE A TERRA?” (Lc 18,8)
… Ó geração incrédula! …” (Mc 9,19)

Algumas vezes o Senhor realiza coisas em nossas vidas quer nós tenhamos fé ou não. Frequentemente, no entanto, o Senhor quer que nós tomemos a livre decisão de aceitar a Sua graça. Nós expressamos a nossa liberdade pela fé. Por exemplo: Jesus disse ao pai de um filho possuído pelo demônio: “… Tudo é possível àquele que crê!” (Mc 9,23). O pai percebeu que Jesus estava chamando-o a ter fé. “Imediatamente o pai do menino gritou: ‘Eu creio Senhor! Mas ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)

Naquela situação, Jesus chamou à fé não somente o pai, mas também os Seus discípulos e a grande multidão que estava com eles. Jesus disse: “… Ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos suportarei? …” (Mc 9,19). Jesus se sentiu frustrado com aqueles que não exerciam a sua fé. E Ele prometeu: “Por causa da fraqueza da vossa fé, pois em verdade vos digo: se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta montanha: transporta-te daqui para lá, e ela se transportará, e nada vos será impossível.” (Mt 17,20). Nós somos salvos pela graça através da fé (Ef 2,8). “Ora, sem a fé é impossível ser-lhe agradável …” (Hb 11,6). Mas Jesus nos questiona: “… Mas quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” (Lc 18,8)

Que nós clamemos a Deus: “… Eu creio! Mas ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)

Oração: Pai, aumenta a minha fé, mesmo que eu tenha que sofrer.

Promessa:O temor do Senhor alegra o coração, dá contentamento, gozo e vida longa.” (Eclo 1,12)

Louvor: Quando Paulo decidiu manifestar-se por Cristo no trabalho, ele descobriu que não estava sozinho. Agora vários colegas se reúnem em nome de Jesus (Mt 18,20).

26/02/2019 - Confia no Senhor e Ele te Ajudará

Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019 

Eclo 2,1-11
Sl 37(36),3.4.18.19.27.28.39.40
Mc 9,30-37 

CONFIA NO SENHOR, ELE TE AJUDARÁ …” (Eclo 2,6)
Considerai as gerações passadas e vede: quem confiou no Senhor e ficou desiludido? …” (Eclo 2,10)

José foi vendido como escravo pelos seus irmãos e depois aprisionado, perdendo pelo menos dez dos melhores anos da sua vida (Gn 37,18 ss). No entanto ele continuou a ter esperança, e Deus lhe restituiu muito mais do que ele poderia imaginar. Abraão, Josué, Calebe e Rute também sofreram durante anos, porém, “… quem confiou no Senhor e ficou desiludido? Ou quem perseverou no seu temor e foi abandonado?” (Eclo 2,10)

“…A esperança é a expectativa confiante da bênção divina e da visão beatífica de Deus …” (CIC, 2090). Quando a benção divina parece negada por um longo período de tempo, isso pode ser um tempo de julgamento (Eclo 2,1), adversidade (Eclo 2,2), ou de prova (Eclo 2,5) destinado a nos purificar. Se este julgamento é prolongado, nós podemos nos tornar doentes do coração (Pr 13,12) e sermos tentados(as) a perder a esperança. Uma vez que a esperança “… é também o receio de ofender o amor de Deus e de provocar o castigo.” (CIC, 2090), quando perdemos a esperança, tememos menos a Deus e ficamos mais suscetíveis ao pecado. Assim, quando aumenta o pecado, diminui a esperança. O pecado pode drenar a nossa esperança. Desse modo, arrependa-se! “Confia no Senhor, ele te ajudará, endireita teus caminhos e espera n’Ele.” (Eclo 2,6). “Feliz aquele cuja consciência não o acusa e aquele que não perdeu sua esperança.” (Eclo 14,2)

Peça ao Senhor um grande aumento na sua esperança. “Assim compreendei, de geração em geração, que todos os que nele esperam, não irão desfalecer.” (1Mc 2,61). Deus diz: “… Então saberás que eu sou Iahweh: aqueles que esperam em mim não ficarão confundidos.” (Is 49,23)

E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)

Oração: Pai, “sustenta-me, conforme tua promessa, e eu viverei, não deixes que minha esperança me envergonhe.” (Sl 119,116)

Promessa:Coloca tua alegria em Iahweh e ele realizará os desejos do teu coração.” (Sl 37,4)

Louvor: Mônica ora sem cessar e com grande esperança pela conversão dos seus filhos.

27/02/2019 - Campos Minados

Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2019 

Eclo 4,12-22
Sl 119(118),165.168.171.172.174.175
Mc 9,38-40 

CAMPOS MINADOS
Disse-lhe João: ‘Mestre, vimos alguém que não nos segue, expulsando demônios em teu nome, e o impedimos porque não nos seguia.” (Mc 9,38)

Por causa das últimas guerras, grandes áreas de vários países ainda possuem campos minados. Essas minas causam ferimentos devastadores e mortes mesmo após anos do fim das guerras.

A batalha de Jesus com o demônio na terra está terminada. “… Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8). Jesus é totalmente vitorioso. Ele “… sentou-se para sempre à direita de Deus. E então espera que os seus inimigos venham a lhe servir de escabelo para os pés.” (Hb 10,12.13). A guerra está terminada, mas os campos minados espirituais do demônio permanecem e continuam a ferir aqueles que não estão andando com Jesus.

Desse modo:
– não dê nenhum passo sem verificar o caminho com Jesus (Is 30,21);

– previna outras pessoas para cuidarem dos seus passos;

– limpe os campos minados com a oração e o jejum (Mt 17,21 nota f);

– leve outras pessoas a caminhar com Cristo – até mesmo seguindo os Seus passos (1Pe 2,21);

– encoraje outras pessoas a orar e a jejuar; e

– agradeça a Deus por Sua vitória e pela condução do Espírito Santo (Jo 16,13).

Oração: Pai, eu te agradeço pela vitória, proteção, cura, e esperança.

Promessa:A Sabedoria eleva os seus filhos e cuida dos que a procuram. Os que a amam, amam a vida, os que a procuram desde a manhã ficarão cheios de alegria.” (Eclo 4,11.12)

Louvor: Silvio notou que o seu estilo de vida estava literalmente matando os seus amigos que tinham o mesmo modo de viver. Aceitando a graça da conversão, ele se arrependeu e se voltou permanentemente para Jesus.

28/02/2019 - As Famosas Últimas Palavras

Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019 

Eclo 5,1-10
Sl 1,1-4.6
Mc 9,41-50 

AS FAMOSAS ÚLTIMAS PALAVRAS
Não sigas o teu desejo nem a tua força, indo atrás das paixões do coração.” (Eclo 5,2)

Quantas vezes nós dizemos: “Não tem problema!”, “Eu tenho poder!”, “Está tudo sob controle!”, “Quem dominará sobre mim?” (Eclo 5,1.3). Essas são as famosas últimas palavras. Nós nunca as ouvimos em conjunto, e nunca as ouviremos.

E, no entanto, não sabeis nem mesmo o que será de vossa vida amanhã. Com efeito, não passais de um vapor que se vê por alguns instantes e depois logo se desfaz. Em vez de dizer: ‘Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’, vós vos jactais de vossas fanfarronadas. Ora, toda jactância desse gênero é má.” (Tg 4,14-16)

Algumas vezes nós também dizemos: “… Sou auto-suficiente.”; “… Quem dominará sobre mim? …”; “… Pequei: o que me aconteceu …”; “… Sua misericórdia é grande para perdoar meus inúmeros pecados.” (Eclo 5,1-6). Porém não sejamos presunçosos. “Não vos iludais; de Deus não se zomba. O que o homem semear, isso colherá.” (Gl 6,7). Jesus é severo quanto ao pecado; o arrependimento é a única alternativa para a punição eterna. Assim sendo, “Não demores a voltar para o Senhor, e não adies de um dia para o outro.” (Eclo 5,7)

As famosas últimas palavras muitas vezes resultam em tragédia. Mas nós temos as famosas últimas palavras verdadeiras vindas de Jesus. “… Muito bem, servo bom e fiel! Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Vem alegrar-te com o teu Senhor!” (Mt 25,21). Que estas últimas palavras de Deus possam ter sido endereçadas a você.

Oração: Pai, que eu não seja presunçoso(a) ou fora da realidade sobre a vida, o amor, o pecado e a condenação.

Promessa:De fato, quem vos der a beber um copo d’água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.” (Mc 9,41)

Louvor: Contemplando o crucifixo, Marcos percebeu quão pouco ele compreendia do amor de Deus por ele. Ele orava regularmente diante do crucifixo como um caminho de crescimento no amor de Jesus.