01/11/2023 - A MENSAGEM, NÃO O MENSAGEIRO

Quarta-feira, 01 de Novembro de 2023
Rm 8,26-30

Sl 13(12),4-6

Lc 12,22-30

A MENSAGEM, NÃO O MENSAGEIRO

“E os que predestinou, também os chamou; e os que chamou, também os justificou e os que justificou, também os glorificou.” (Rm 8,30)

Quando adolescente, eu participava das Missas diárias celebradas pelo Padre Sérgio (não é esse o seu nome verdadeiro). O seu estilo me atingia de maneira errada; era difícil para mim me concentrar em suas homilias. E Deus o usou para ensinar-me a me concentrar na mensagem, não no mensageiro (1Ts 2,13). Aqui apresento algumas palavras de Deus de vários ‘incômodos’ mensageiros ao longo dos anos que estiveram comigo:
– O pecado é grave. Arrependam-se imediatamente (Mc 1,15).
– Nós Católicos recebemos a maior das notícias de todos os tempos. E precisamos partilhar esta Boa-nova com todos (Mc 16,15).
– “e tenho plena certeza de que aquele que começou em vós a boa obra há de levá-la à perfeição…” (Fl 1,6)
-Vocês têm que trabalhar pela justiça se chamam a si mesmos de Cristãos.
-Jesus ama vocês apaixonadamente. Por que vocês não podem amar a Ele?
– Eis como vocês podem esperar no Senhor: vocês têm simplesmente que esperar.
– O Menino Jesus está em uma manjedoura, um comedouro. Através disto Deus nos mostra que Jesus é Alimento para nós (Jo 6,55).
– Ensine a verdade (Jo 17,17).

Deus usa todos os tipos de mensageiros para proclamar as Suas palavras para nós. “Eis que vou enviar o meu mensageiro para que prepare um caminho diante de mim…” (Ml 3,1) Ele pode anunciar as Suas mensagens mais profundas através do mensageiro que nós menos queremos escutar. E se acontecer isso? Que mensagens de Deus você pode escutar de mensageiros cujo estilo você não gosta? Que mensagens de Deus você está perdendo?

Oração: Pai, usa qualquer pessoa que quiserdes para ensinar-me qualquer coisa que Tu desejes. Abre os meus ouvidos de modo que eu possa Te ouvir todas as vezes.
Promessa: “Antes, o maior dentre vós será aquele que vos serve.” (Mt 23,11)
Louvor: Aleluia! Jesus ressuscitou e me ressuscitará dentre os mortos!

02/11/2023 - UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Quinta-feira, 02 de Novembro de 2023 – Fiéis Defuntos
2Mc 12,43-46

Sl 130(129),1-8

2Cor 4,14-5,1

Jo 14,1-6

UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

“Mas, se considerava que uma belíssima recompensa está reservada para os que adormecem na piedade, então era santo e piedoso o seu modo de pensar. Eis porque ele mandou oferecer esse sacrifício expiatório pelos que haviam morrido a fim de que fossem absolvidos dos seus pecados.” (2Mc 12,45)

É um santo e piedoso modo de pensar o orar pelos mortos (2Mc 12,45). É uma boa coisa a se fazer, mas o quanto é bom? Orar pelos mortos deveria ser um ‘lembrete’ para nossa vida Cristã, ou deveria ser uma alta prioridade? Aqueles(as) que saem do purgatório para o céu por meio das nossas orações obviamente sabem que é uma alta prioridade. Além disso, as nossas orações por aqueles(as) que estão no purgatório não somente os(as) ajudam, mas também nos ajudam ainda mais a nos beneficiar das orações das pobres almas por nós. ‘…porque é um pensamento santo e salutar orar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados, por eles ofereceu também sufrágios. A nossa oração por eles pode não só ajudá-los, mas também tornar mais eficaz a sua intercessão em nosso favor’. (CIC, 958). Esta é mais do que uma razão para fazer da oração pelos mortos uma prioridade. Mais ainda, nas orações Eucarísticas, o Senhor nos chama através da Sua Igreja a orar pelos mortos. Mesmo a controvérsia da Reforma Protestante quanto a assuntos relacionados à oração pelos mortos pode ser um sinal da importância desta prática. Satanás muitas vezes destaca abusos em importantes assuntos para nos tentar desviar de algumas coisas importantes ao invés de corrigir esses abusos.

Você tem orado pelos mortos com tanto zelo quanto deveria? Isto tem sido uma alta prioridade para você quanto tem para Deus? Peça ao Senhor para ensinar você sobre isto durante todo o restante do Tempo Comum, isto é, no mês de Novembro. Reserve um tempo a cada dia deste mês para orar pelos mortos. Deixe que o Espírito Santo o(a) ensine (Jo 14,26) sobre a importância de orar por aqueles(as) que estão no purgatório.

Oração: ‘Descanso eterno seja dado a eles, e que a luz perpétua os ilumine. Que as suas almas e as almas de todos os fiéis que partiram em Sua misericórdia possam descansar em paz. Amém’.
Promessa: “Todo aquele que o Pai me der virá a mim, e quem vem a mim eu não o rejeitarei.” (Jo 6,37)
Louvor: Acreditando no ensinamento da Igreja sobre o purgatório, Laura, uma adolescente, tem uma especial devoção em orar pelos fiéis defuntos.

03/11/2023 - DOLOROSO AMOR

Sexta-feira, 03 de Novembro de 2023 – São Martinho de Lima

Rm 9,1-5

Sl 147,12-15.19.20

Lc 14,1-6

DOLOROSO AMOR

“Digo a verdade em Cristo…” (Rm 9,1)

São Paulo assim descreve o seu sofrimento: “…digo: muito mais eu. Muito mais, pelas fadigas; muito mais, pelas prisões; infinitamente mais, pelos açoites. Muitas vezes, me vi em perigo de morte. Dos judeus recebi cinco vezes os quarenta golpes menos um. Três vezes fui flagelado. Uma vez, apedrejado. Três vezes naufraguei. Passei um dia e uma noite em alto-mar. Fiz numerosas viagens. Sofri perigos nos rios, perigos por parte dos ladrões, perigos por parte dos meus irmãos de estirpe, perigos por pare dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos por parte dos falsos irmãos!” (2Cor 11,23-26) Paulo sofreu muito, na maioria das vezes devido ao ódio e perseguição do seu próprio povo. Ele até mesmo disse: “Quisera eu mesmo ser anátema, separado de Cristo, em favor de meus irmãos, de meus parentes segundo a carne, que são os israelitas…” (Rm 9,3.4)

Quando os seus inimigos tentam fazer com que vocês vivam o inferno na terra, vocês os amam? Vocês os amam tanto que fariam qualquer coisa por eles, até mesmo ser condenados por eles, se isso fosse possível? Jesus, Paulo, e muitos Cristãos tiveram a maravilhosa graça de amar os seus inimigos. O Senhor nos concede esta graça, pois Ele não pode nos mandar amar nossos inimigos sem nos dar poder para fazer isto (Mt 5,44).

“Desse modo vos tornareis filhos de vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol igualmente sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5,45) Somente o Senhor e Sua família amam a todos tão prodigamente. Aja como Deus. Receba o milagre do amor. Ame profundamente aqueles(as) que feriram você terrivelmente e continuam a fazê-lo.

Oração: Pai, eu quero ser como Tu. Que eu possa brilhar sobre meus inimigos e abençoá-los abundantemente.
Promessa: “…[Jesus] tomou-o então, curou-o e despediu-o.” (Lc 14,4)
Louvor: Apesar de São Martinho, concebido por pais de raças diferentes e não casados, estar no nível mais baixo da sociedade, a sua santidade e sabedoria foram tais que pessoas de todas as classes sociais buscavam os seus santos conselhos.

04/11/2023 - TENTEM DE TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS

Sábado, 04 de Novembro de 2023 – São Carlos Borromeu
Rm 11,1.2.11.12.25-29

Sl 94(93),12-15.17.18

Lc 14,1.7-11

TENTEM DE TODOS OS MEIOS POSSÍVEIS

“…O endurecimento atingiu uma parte de Israel até que chegue à plenitude dos gentios e assim, todo Israel será salvo…” (Rm 11,25.26)

São João Crisóstomo ensinou: ‘…é o homem, para quem existem o céu e a terra e o mar e a totalidade da criação e a cuja salvação Deus deu tanta importância, que, por ele, nem ao seu próprio Filho poupou. Porque Deus não desiste de tudo realizar, para fazer subir o homem até Si e fazê-lo sentar à sua direita’ (CIC, 358). O Senhor usa de todo os meios para nos chamar à conversão. Como exemplo, “…de sua queda [dos Judeus] resultou a salvação dos gentios…” (Rm 11,11) Mais ainda, a conversão dos Gentios excitou o ciúme de Israel (Rm 11,11) para “na esperança de provocar o ciúme… e de salvar alguns deles.” (Rm 11,14) Porque o Senhor quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4), Ele quer nos levar à conversão através de alegrias, tristezas, nascimentos, mortes, saúde, doença, casamento, vitórias, derrotas, paz, rejeição, solidão, etc.

Relacione três acontecimentos relevantes desta semana. Peçam ao Espírito Santo para conduzir você à verdade (Jo 16,13) que o Senhor está usando nestes três acontecimentos para dirigir vocês a uma profunda conversão. Não se queixem sobre o que está acontecendo na sua vida, mas digam com Maria: “…Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!…” (Lc 1,38) Alegrem-se até mesmo por ser “…[contristados] por um pouco de tempo, em virtude de várias provações…” (1Pe 1,6) “pois que alcançais o fim da vossa fé, a saber, a salvação das vossas almas.” (1Pe 1,9) “De resto, nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisão, mas a nova criatura.” (Gl 6,15)

Oração: Pai, faz com que eu me torne “…tudo para todos, a fim de salvar…” (1Cor 9,22) “…o maior número possível.” (1Cor 9,19)
Promessa: “Pois todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado.” (Lc 14,11)
Louvor: São Carlos Borromeu escreveu: ‘Meditando, nós encontramos a força para fazer Cristo nascer em nós e em outras pessoas’.

05/11/2023 - O GUIA PARA O CÉU

Domingo, 5 de Novembro de 2023 – Todos os Santos

Ap 7,2-4.9-14

Sl 24(23),1-6 1Jo 3,1-3

Mt 5,1-12

O GUIA PARA O CÉU

“…Estes que estão trajados com vestes brancas, quem são e de onde vieram?” (Ap 7,13)

Hoje nós agradecemos a Deus por salvar e santificar os santos na terra e no céu. Agradecemos de modo especial por levar os nossos familiares, parentes, e amigos para estar com Ele no céu. Esperamos nos tornar santos(as) e nos juntarmos a Jesus e à nossa família no céu. E nós não podemos fazer isto através de nosso próprio poder, mas nós podemos deixar que isto seja feito em nós (Lc 1,38).

O Pai e o Filho enviaram o Espírito Santo para nos tornar santos(as). Tudo o que temos que fazer é obedecer seguindo a condução do Espírito (Gl 5,25). Todavia, isto é difícil por causa da nossa carne, da nossa natureza humana, que se opõe ao Espírito (Gl 5,17). Existe uma forte oposição entre o que nós queremos naturalmente e o que o Espírito quer. Portanto, para permitir que o Espírito nos torne santos(as), temos que permitir que o Espírito crucifique a nossa “…carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24) Nós temos que deixar que o Espírito Santo nos leve à cruz para nos crucificar para o mundo (Gl 6,14). Assim fazendo, nos tornamos santos(as), capazes de ser como nosso Pai e assim “…o veremos tal como ele é.” (1Jo 3,2; ver também Hb 12,14)

Santidade é fruto do Espírito, não fruto de nossos próprios esforços. Todos os santos foram produzidos pelo Espírito. A vida no Espírito leva à vida no céu. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Espírito Santo, conduz-me a toda verdade (Jo 16,13). Conduz-me para o céu.
Promessa: “Todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo como também ele é puro.” (1Jo 3,3)
Louvor: ‘Deus eterno e todo-poderoso, que nos dais celebrar numa só festa os méritos de todos os santos, concede-nos, por intercessores tão numerosos, a plenitude da vossa misericórdia’.

06/11/2023 - INFELICIDADE OU MISTÉRIO?

Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023

Rm 11,29-36

Sl 69(68),30.31.33.34.36.37

Lc 14,12-14

INFELICIDADE OU MISTÉRIO?

“…Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm 11.33)

O Senhor disse: “…os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos…” (Is 55,8) Nós sermos muito diferentes de Deus parece inicialmente ser um problema. Nós até mesmo desejamos que Deus seja mais como nós. No entanto, se aceitarmos alegremente a transcendência e o mistério de Deus, poderemos começar a olhar para o que está por trás das piores situações e ver a mão de Deus. Isto nos enche de esperança ao invés de desânimo.

Como exemplo, se você convidasse várias pessoas pobres e deficientes para jantar, mas nunca recebesse qualquer convite para ir às suas casas? Aqui está você – solitário(a), comendo sozinho(a) e até sentindo pena de si mesmo(a). Se você conhece o pensamento de Deus (1Cor 2,16), você começa a se alegrar, pois você vê que se encontra em uma situação maravilhosa pois será “…recompensado na ressurreição dos justos.” (Lc 14,14)

Se você é como São Paulo, sente “…uma grande tristeza e uma dor incessante em [seu] coração.” (Rm 9,2) porque seu país está afastado de Deus. O Senhor, contudo, pode iluminar os olhos do seu coração (Ef 1,18) para ver que Ele está agindo para o bem, mesmo nas piores circunstâncias (Rm 8,28).

Quando olhamos mesmo para as piores coisas do modo que Deus olha, nós exclamamos: “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!… A ele a glória pelos séculos! Amém.” (Rm 11.33.36)

Oração: Pai, preenche-me com alegria por causa do Teu mistério.
Promessa: “Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.” (Rm 11,29)
Louvor: Até encontrar santos homens Cristãos, Abel não foi capaz de crer que Deus se fez homem e se relacionou com as pessoas.

07/11/2023 - EXERCITE-SE NO ESPÍRITO

Terça-feira, 07 de Novembro de 2023

Rm 12,5-16

Sl 131(130),1-3

Lc 14,15-24

EXERCITE-SE NO ESPÍRITO

“Tendo, porém, dons diferentes, segundo a graça que nos foi dada…” (Rm 12,6)

Os médicos recomendam o exercício físico regular para manter os nossos corpos em forma (1Tm 4,7.8). Fisioterapeutas recomendam exercícios específicos para permitir que partes lesionadas do nosso corpo trabalhem normalmente. Os músicos praticam exercícios com seus instrumentos para desenvolver a ‘memória muscular’. Desse modo, os músicos aprimoram os seus talentos físicos a ponto de serem automáticos, deixando-os livres para entrar no espírito da composição.

De um modo ainda mais contundente, o Doutor Jesus nos manda exercitar os dons do Espírito que Ele nos deu (Rm 12,6). Exercitando os nossos dons espirituais, o corpo de Cristo se torna mais vigoroso. Quando exercitados apropriadamente, muitos dons espirituais ajudam a curar as partes lesionadas do corpo de Cristo (1Cor 12,9). Exercitando os nossos dons espirituais regularmente, ficamos tão ‘em sintonia’ com o Espírito que desenvolvemos a ‘memória espiritual’. Nós somos mais rapidamente capazes de reconhecer os movimentos do Espírito Santo, até mesmo a ponto de nos tornarmos cooperadores do Espírito (1Cor 3,9).

Jesus ressuscitado nos deu os dons do Espírito Santo (Ef 4,8.10). Agora nós temos uma escolha. Iremos nós exercitar nestes dons ou vamos apresentar desculpas para não usá-los? (Lc 14,18-20).

Oração: Espírito Santo, “não invalido a graça de Deus…” como desnecessária (Gl 2,21) Preenche-me e usa-me.
Promessa: “Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.” (Rm 12,11)
Louvor: A Irmã Roberta dedica várias horas a cada semana orando para que os pecadores voltem para o Senhor através do Sacramento da Reconciliação.

08/11/2023 - ATÉ À ÚLTIMA GOTA

Quarta-feira, 08 de Novembro de 2023
Rm 13,8-10

Sl 112(111),1.2.4.5.9

Lc 14,25-33

ATÉ À ÚLTIMA GOTA

“Se alguém vem a mim e não odeia seu próprio pai e mãe, filhos, irmãos, irmãs e até a própria vida, não pode ser meu discípulo.” (Lc 14,26)

É preciso deixar tudo o que temos para viver a vida Cristã. Se não fazemos com que o nosso relacionamento com Jesus seja o nosso ‘tudo’(Lc 14,26), se não tomamos a nossa cruz a cada dia (Lc 9.23; 14,27), se não renunciamos a tudo o que possuímos (Lc 14,33), não teremos o que é necessário para construir a torre (Lc 14,28), lutar a guerra (Lc 14,31) ou terminar a carreira da vida Cristã (2Tm 4,7). Se nós completarmos com sucesso a vida Cristã, teremos cruzado a linha de chegada com nada em excesso. Isto requer qualquer milésimo de força, qualquer segundo de tempo e nosso último recurso – tudo o que temos. “Pois nosso Deus é um fogo abrasador.” (Hb 12,29) Se nós dermos qualquer coisa menos do que tudo, iremos falhar por falta do que é necessário para obter o reino de Deus (Mt 13,44-46).

Portanto, surpreenda-se que o Senhor tenha aceitado o nosso pequeno ‘tudo’, e nos deixe entregar nossas vidas “…em libação…” (2Tm 4,6). Que nós amemos a Jesus como Ele nos ama – “…de todo o [nosso] coração, de toda a [nossa] alma, com toda a [nossa] força e de todo o [nosso] entendimento…” (Lc 10,27) Com grande alegria e ação de graças, que nós entreguemos ao Senhor o nosso ‘tudo’; constantemente, diariamente, até o dia de nossa morte. Que nós esvaziemos as nossas vidas até a última gota em imitação a Jesus, que derramou Seu sangue e vida por amor a nós.

Oração: Pai, usa-me totalmente.
Promessa: “Não devais nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o outro cumpriu a Lei.” (Rm 13,8)
Louvor: O Padre João serviu à Igreja por mais de sessenta anos, até muito depois da ‘aposentadoria’. Ele serviu ao Senhor com alegria toda a sua vida (Sl 100(99),2).

09/11/2023 - CONSUMIDO PELO AMOR PELA IGREJA

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2023 – Dedicação da Basílica de São João de Latrão

Ez 47,1.2.8.9.12 ou 1Cor 3,9-11.16.17

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 2,13-22

CONSUMIDO PELO AMOR PELA IGREJA

O anjo “reconduziu-me então para a entrada do Templo e vi ali água que escorria de sob o limiar do Templo…” (Ez 47,1)

Da Igreja flui a água viva que irá mudar nossa cultura da morte em uma civilização de amor e vida “…e assim [renovar] a face da terra.” (Sl 104(103),30)
Para a Igreja exercer totalmente sua autoridade e poder, ela precisa ser “…[constituída] em um edifício espiritual, [dedicada] a um sacerdócio santo, a fim de [oferecer] sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” (1Pe 2,5) “e vós, também, nele sois co-edificados para serdes uma habitação de Deus, no Espírito.” (Ef 2,22) “…Mas cada um veja como constrói.” (1Cor 3,10)
Para a Igreja ser constituída, trazer Jesus ao mundo e tornar cada pensamento cativo de Cristo (2Cor 10,5), ela tem que ser purificada como Jesus purificou o Templo (Jo 2,15-17).

Deixemos que o zelo pela Igreja de Deus nos consuma (Jo 2,17; Sl 69(68),10). Que nós purifiquemos a Igreja primeiramente nos arrependendo dos nossos pecados na Igreja e contra a Igreja. Vamos constituir a Igreja, especialmente formando pequenas comunidades Cristãs. Então nós veremos a Igreja ser exaltada como o Corpo de Cristo (Ef 1,22.23), a Esposa de Cristo (Ap 22,17), “…coluna e sustentáculo da verdade.” (1Tm 3,15), “…uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade, a fim de que proclameis as excelências daquele que vos chamou das trevas para a sua luz maravilhosa.” (1Pe 2,9) Ame a Igreja do modo que como Cristo a amou.

Entreguem-se totalmente por ela (Ef 5,25).

Oração: Pai, que o zelo por Tua Igreja possa me consumir.
Promessa: “Não sabeis que sois um templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16)
Louvor: Honrando a igreja de São João de Latrão, ‘a mãe de todas as igrejas’, nós homenageamos todos os paroquianos que formam o corpo de Cristo. Louvor a Jesus, “…Cabeça da Igreja.” (Ef 1,22)

10/11/2023 - OS SACRAMENTOS DE INICIATIVA

Sexta-feira, 10 de Novembro de 2023 – Papa São Leão Magno

Rm 15,14-21

Sl 98(97),1-4

Lc 16,1-8

OS SACRAMENTOS DE INICIATIVA

“…Os filhos deste século são mais prudentes com sua geração do que os filhos da luz.” (Lc 16,8)

“Se Iahweh não constrói a casa, em vão labutam os seus construtores; se Iahweh não guarda a cidade, em vão vigiam os guardas.” (Sl 127(126),1) “É a Benção de Iahweh que enriquece, e nada ajunta a fadiga.” (Pr 10,22) Não importa o quanto nós tentemos, nós não podemos fazer as obras de Deus acontecerem, “pois é Deus quem opera em vós o querer e o operar, segundo a sua vontade.” (Fl 2,13)

Algumas pessoas pressupõem por esta passagem que os Cristãos não devem tomar iniciativas na construção do reino de Deus tanto na terra como no céu. No entanto, ela não nos diz para não tomarmos iniciativa, mas, ao invés disso, diz para não pensarmos que a nossa iniciativa é a causa de Suas obras.

O Senhor quer que o Teu povo tome mais iniciativas do que os ‘astutos e os agitadores’ deste mundo (Lc 16,8). Como a Igreja primitiva e a Igreja através dos séculos, nós temos que tomar iniciativas ousadas pelo reino de Deus. A Igreja ensina: ‘A iniciativa dos cristãos leigos é particularmente necessária quando se trata de descobrir, de inventar meios para impregnar, com as exigências da doutrina e da vida cristã, as realidades sociais, políticas e econômicas. Tal iniciativa é um elemento normal da vida da Igreja…’ (CIC, 899). Nós Cristãos(ãs) somos pessoas de grande iniciativa, pois seguimos a Deus, de Quem vêm “…todo dom precioso e toda a dádiva perfeita…” (Tg 1,17) Ele faz isto porque Ele é Amor (1Jo 4,16). Nós fazemos isto porque “…a caridade de Cristo nos compele…” (2Cor 5,14)

Oração: Pai, que o zelo pela Tua casa possa me consumir (Jo 2,17).
Promessa: “…Vê-lo-ão aqueles a quem não foi anunciado e conhecê-lo-ão aqueles que dele não ouviram falar.” (Rm 15,21)
Louvor: O Papa São Leão Magno protegeu Roma do ataque de Átila. Ele também restabeleceu as funções do diaconato na Igreja.

11/11/2023 - O CAMINHO CURTO

Sábado, 11 de Novembro de 2023 – São Martinho de Tours
Rm 16,3-9.16.22-27

Sl 145(144),2-5.10.11

Lc 16,9-15

O CAMINHO CURTO

“Quem é fiel nas coisas mínimas, é fiel também no muito…” (Lc 16,10)

De que maneiras simples, ordinárias, despercebidas e até mesmo desagradáveis eu posso demonstrar obediência à fé hoje (Rm 1,5)? Eu sou chamado a ser fiel nas coisas mínimas agora (Lc 16,10), mas eu não quero fazê-lo. Eu prefiro demonstrar meu mérito a todos em momentos extraordinários. Todavia, grandiosidade em assuntos extraordinários nasce de milhares de pequenos fatos nos quais nós cultivamos o hábito de obedientemente servir a Deus (Mt 25,21).

O hábito disciplinado da oração é bom – mas a disciplina é somente uma parte da lealdade. Nossos motivos importam. Os motivos de carregarmos a nossa cruz diária e amar com sacrifício transcendem até mesmo uma vida de fiel diligência. Renunciarmos diariamente a nós mesmos(as) (Lc 9,23) leva a uma vida na qual até mesmo os assuntos mais complicados são resolvidos em confiança (Lc 16,10). Santa Tereza de Lisieux lutou para seguir seu ‘caminho curto’ de servir amorosamente a Deus.

Os apóstolos seguiram Jesus fielmente nos simples assuntos diários durante três anos, mas falharam no grande momento da prisão e Paixão de Jesus (Mc 14,50). Consequentemente, o sucesso nas pequenas coisas não garante a lealdade em assuntos importantes. Mas Jesus diz que a fidelidade em pequenas coisas é um pré-requisito. Assim, siga a Jesus hoje com abnegação, humildade, obediência e amor. Seja leal nas pequenas coisas (Lc 16,10). Deseje servir ao Senhor em obediência simples e despercebida.

Que coisa mínima posso eu fazer hoje para ser obediente de modo que possa não cair quando maiores desafios surgirem?

Oração: Pai, que a cada dia da minha vida eu possa Te servir com satisfação, alegria e fidelidade.
Promessa: “Ao Deus, o único sábio, por meio de Jesus Cristo, seja dada a glória, pelos séculos dos séculos! Amém!” (Rm 16,27)
Louvor: São Martinho de Tours foi um evangelista tão ungido que Jesus converteu famílias e vilas inteiras através dele.

12/11/2023 - FIQUE EM FORMA PARA JESUS

Domingo, 12 de Novembro de 2022 – 32º Domingo do Tempo Comum – São Josafá

Sb 6,12-16

Sl 63(62),2-8 1Ts 4,13-18

Mt 25,1-13

FIQUE EM FORMA PARA JESUS

“…Em verdade vos digo: não vos conheço!” (Mt 25,12)

Em uma primeira leitura, as virgens prudentes parecem egoístas quando elas não dividem o seu azeite com as virgens insensatas (Mt 25,8.9). Todavia, algumas coisas não podem ser divididas. Por exemplo, um corredor de maratona precisa se preparar durante um longo período de tempo para estar em condições de participar da maratona. Se alguma pessoa se aproxima de um corredor de longa distância e diz: ‘Dê-me um pouco da sua resistência’, o corredor iria imediatamente responder: ‘Eu não posso dar isso a você. Este tipo de resistência é conseguido somente através de muito treino diário e muita disciplina’.

Da mesma forma, a ‘conformação’ espiritual necessária para estar pronto(a) para saudar o Senhor quando Ele vier novamente é algo que não pode simplesmente ser passado de uma pessoa que é espiritualmente madura para outra que não é. O nosso relacionamento com Jesus, o Noivo (Mc 2,19), é semelhante a um matrimônio. Um relacionamento matrimonial é cultivado e desenvolvido pela comunicação, pelo sacrifício e pelo amor diários. Os esposos que não tentam crescer no amor mútuo podem um dia olhar para seu(sua) esposo(a) e dizer: “…não vos conheço!” (Mt 25,12)

Agora é o tempo (2Cor 6,2). Comece hoje a conhecer Jesus mais profundamente. Nesta semana, dedique ao menos mais cinco minutos a cada dia em oração com o Senhor. Depois dedique mais dez minutos extras na semana seguinte lendo os Evangelhos. Venha conhecer Jesus (Fl 3,10).

Oração: Pai, atrai-me cada vez mais para perto do Teu Filho. Cria em mim um novo coração para Ele. Que o Teu amor por mim possa valer mais do que a vida (Sl 63(62),4).
Promessa: “Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também os que morreram em Jesus, Deus há de levá-los em sua companhia.” (1Ts 4,14)
Louvor: Louvor a Jesus, que está vindo novamente para julgar os vivos e os mortos. Maranatha! “…Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)

13/11/2023 - ESCANDALIZADO(A) OU NÃO?

Segunda-feira, 13 de Novembro de 2023 – Santa Francisca Xavier Cabrini

Sb 1,1-7

Sl 139(138),1-10

Lc 17,1-6

ESCANDALIZADO(A) OU NÃO?

“[Jesus] disse a seus discípulos: ‘É inevitável que haja escândalos, mas ai daquele que os causar!” (Lc 17,1)

Através da história do Cristianismo e da humanidade, escândalos inevitavelmente surgiram. Boatos e rumores sobre esses escândalos fizeram as coisas ficar piores. No entanto, nós podemos agir com Deus quando Ele faz com que até mesmo os escândalos sirvam para o bem daqueles(as) que amam a Deus (Rm 8,28), se nós:
– nos acautelarmos de modo a não causar escândalos e ficarmos atentos(as) para evitar escândalos (Lc 17,3),
– corrigirmos os nossos irmãos e nossas irmãs (Lc 17,3),
– perdoarmos as outras pessoas 70 x 7 vezes (Lc 17,4; Mt 18,22),
– orarmos por um crescimento na fé (Lc 17,5), e
– usarmos a nossa fé para mover árvores, montanhas e tudo mais, de modo a promover o reino de Deus (Lc 17,6).

Certamente não podemos realizar todas estas coisas por nós mesmos(as), mas somente pelo poder do Espírito Santo (Zc 4,6). Através da história, o Espírito tem transformado as piores situações e continuará a fazer isto também no momento atual. Consequentemente, peçamos que o Espírito Santo (Lc 11,13) reavive o fogo em nossas vidas (2Tm 1,6.7). “…pelo Espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25), pois o Espírito tem aspirações contrárias à carne (Gl 5,17) e estabelece a culpabilidade do mundo (Jo 16,8). Vocês não causarão escândalos, mas farão com que eles se transformem em bênçãos. Eliminem os escândalos.

Oração: Pai, que eu permita que o espírito Santo atue através de mim para renovar a face da terra e para livrá-la de escândalos (Sl 104(103),30).
Promessa: “A Sabedoria é um espírito amigo dos homens, não deixa impune o blasfemo por seus propósitos; porque Deus é a testemunha dos seus rins, perscruta seu coração segundo a verdade e ouve o que diz a sua língua.” (Sb 1,6)
Louvor: A santa celebrada no dia de hoje, registrada com o nome de Maria Francisca Cabrini, mudou seu nome do meio para o do padroeiro das missões, São Francisco Xavier. Ela dedicou a sua vida para cuidar dos pobres, dos doentes, e dos abandonados.

14/11/2023 - GRAÇAS A DEUS!

Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

Sb 2,23’-3,9

Sl 34(33),2.3.16-19

Lc 17,7-10

GRAÇAS A DEUS!

“Acaso se sentirá obrigado para com esse servo por ter feito o que lhe fora ordenado?” (Lc 17,9)

Neste mês de Novembro, as pessoas que vivem em alguns países das Américas pensam em celebrar ação de graças e percebem que Ação de Graças não é somente um dia, mas sim um modo de viver para sempre. “Sempre e por tudo dando graças a Deus, o Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo.” (Ef 5,20)
Será que nós compreendemos quem deve estar agradecendo a Quem? A mensagem da leitura do Evangelho de hoje é tal que qualquer falta de ação de graças deve existir por mais de uma noite. Possivelmente nós pensamos que somos senhores(as) a quem se deve agradecer, ao invés de servos(as) (Lc 17,10) que deveriam agradecer. Quando agradecemos a Deus, nós O reconhecemos não somente como nossa Fonte de bênçãos, mas primeiramente como nosso Senhor. Quando damos graças, nós reconhecemos agradecidos(as) que somos servos(as) do Senhor (Lc 1,38). Portanto, agradecer não é meramente ser polido(a), mas ter fé no Senhor, amá-Lo de todo o nosso coração, e servi-Lo em privilegiada submissão.

Se você reza várias vezes durante o dia, você pensa que está fazendo um favor a Deus? Quando você vai à Igreja, pensa que merece um ‘tapinha’ nas costas? Se você dá uma grande quantia em dinheiro para obras do Senhor, você está sendo generoso(a) ou simplesmente justo(a)? Digamos: “…Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer.” (Lc 17,10)

Oração: Pai, que o temor a Ti possa ser o começo da sabedoria e o início de Vos dar graças. (Pr 9,10).
Promessa: “A vida dos justos está nas mãos de Deus, nenhum tormento os atingirá.” (Sb 3,1)
Louvor: Antes de sobreviver a um acidente de trânsito, Manuel não agradecia a Deus o tanto que começou a fazer depois daquele fato, muitas vezes ao dia.

15/11/2023 - AGRADECIMENTO SOBRENATURAL

Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023 – Santo Alberto Magno

Sb 6,1-11

Sl 82(81),3.4.6.7

Lc 17,11-19

AGRADECIMENTO SOBRENATURAL

“Não houve, acaso, quem voltasse para dar glória a Deus a não ser este estrangeiro?” (Lc 17,18)

O leproso Samaritano agradeceu a Jesus. Em resposta, Jesus disse mais do que ‘Não tem de que’. Ele acrescentou: “…a tua fé te salvou.” (Lc 17,19) Existe um agradecimento que é muito mais do que cortesia e delicadeza. O agradecimento pode ser um ato de fé através do qual nós aceitamos a salvação. Agradecer pode ser um modo pelo qual nós entramos na corte celestial de Deus (Sl 100(99),4). Agradecer pode ser a Eucaristia – o eterno agradecimento do Filho ao Pai no Espírito, como expressado pelo sacrifício de Jesus na cruz.

Agradecer no mais amplo sentido da palavra é sobrenatural. Este agradecimento pode ser oferecido somente pela graça de Deus. Aqueles(as) que são mais agradecidos(as) sobrenaturalmente são muitas vezes os(as) mais pobres, incapacitados(as), e rejeitados(as). Estas pessoas são algumas vezes mais agradecidas por um pedaço de pão do que outras seriam por altos valores e incontáveis prazeres. Aqueles(as) que oferecem este agradecimento sobrenatural são frequentemente os(as) humildes, como os Samaritanos, os estrangeiros (Lc 17,16.18), os servos (Lc 17,9) e os pecadores arrependidos (Lc 7,42.43).

Peça a graça do agradecimento sobrenatural. Ele irá transformar a sua vida.

Oração: “Eu te celebro, Iahweh, de todo o coração…” (Sl 138(137),1)
Promessa: “Ansiai, pois, por minhas palavras, desejai-as e recebereis instrução.” (Sb 6,11)
Louvor: Santo Alberto Magno foi um cientista brilhante, teólogo, professor, defensor da fé e Doutor da Igreja.

16/11/2023 - SEJA SÁBIO(A)

Quinta-feira, 16 de Novembro de 2023 – Santa Margarida da Escócia – Santa Gertrudes

Sb 7,22-8,1

Sl 119(118),89-91.130.135.175

Lc 17,20-25

SEJA SÁBIO(A)

“Sendo uma só, tudo pode; sem nada mudar, tudo renova e, entrando nas almas boas de cada geração, prepara os amigos de Deus e os profetas; pois Deus ama só quem habita com a Sabedoria.” (Sb 7,27.28)

Para sermos amigos(as) de Deus e profetas nós temos que ser sábios(as) (Sb 7,27). Para viver no amor de Deus (Jo 15,10), temos que ser sábios(as) (Sb 7,28). Para derrotarmos a maldade ao invés de sermos vencidos(as) por ela, temos que ser sábios(as) (Sb 7,30). Isaias profetizou que o Messias e o Seu povo iriam ter um “…espírito de sabedoria e de inteligência…” (Is 11,2) Cristo crucificado é “…poder de Deus e sabedoria de Deus.” (1Cor 1,24)

Você é sábio(a)? Os tolos geralmente pensam que são sábios. Portanto, para provar que nós somos sábios(as) precisamos mais do que da nossa opinião ou da opinião de outros tolos. Um sinal indicativo de sabedoria é a nossa prontidão para o final dos tempos, para a vinda definitiva de Jesus, e para o Dia do Julgamento. Como exemplo, as cinco virgens foram prudentes porque estavam sempre prontas para o retorno do Noivo (Mt 25,1-11).

Você está pronto(a) para o retorno de Jesus? Você está clamando com os Cristãos dos últimos vinte séculos: “…Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)? Se você está pronto(a) para o retorno de Jesus agora, provavelmente você é sábio(a) na maioria das áreas da sua vida. Se você não está pronto(a), provavelmente você é tolo(a) de muitos outros modos. No entanto, você pode se arrepender e entregar a sua vida a Jesus. Então deixará de ser tolo(a) e passará a ser uma pessoa sábia. Seja sábio(a).

Oração: Pai, “dá-me a Sabedoria contigo entronizada e não me excluas do número de teus filhos.” (Sb 9,4)
Promessa: “…Eis que o Reino de Deus está no meio de vós. [Jesus] disse ainda a seus discípulos. ‘Dias virão em que desejareis ver apenas um dos dias do Filho do Homem, mas não o vereis’.” (Lc 17,21.22)
Louvor: Santa Margarida da Escócia, pela graça de Deus, foi a ‘rainha e mãe ideal’.

17/11/2023 - DE PRESA A ORANTE

Sexta-feira, 17 de Novembro de 2023 –  Santa Isabel da Hungria

Sb 13,1-9

Sl 19(18),2-5

Lc 17,26-37

DE PRESA A ORANTE

“…Onde estiver o corpo, aí também se reunirão os abutres.” (Lc 17,37)

Na natureza existe uma inter-relação interessante entre o predador e a presa. Uma manada de renas é forte desde que ela permaneça junta. Os lobos testam e sondam a manada, procurando por fraqueza e tentando separar os animais fracos da manada.

Existem algumas semelhanças entre a natureza e o mundo espiritual. Quando o espírito está fraco, então Satanás ataca. Da mesma forma, onde existe decadência, conflito ou discórdia entre pessoas, lá Satanás se concentra para desmanchar as defesas até que seus demônios tenham livre acesso. “…Onde estiver o corpo, aí também se reunirão os abutres.” (Lc 17,37) “Sede sóbrios e vigilantes! Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar.” (1Pe 5,8)

Mesmo quando o Senhor tiver realizado a renovação, se o crescimento espiritual não se seguir, a área renovada se degrada (Lc 11,24-26). Satanás e seus demônios então observam “…aquelas [pessoas] que apenas conseguiram fugir da companhia dos que vivem desgarrados.” (2Pe 2,18) Se aquelas pessoas não procuram crescer fortes no Senhor, “…se reunirão os abutres.” (Lc 17,37) e a morte espiritual está próxima (2Pe 2,20-22).

Portanto, é muito crítico para nós buscar crescer diariamente em Jesus. Peça, procure, bata à porta pela graça de crescer (Mt 7,7). Leiam as Escrituras diariamente. Participem da Missa com frequência, diariamente se possível. Para evitar se tornar uma vítima espiritual, “orai sem cessar.” (1Ts 5,17). “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé e orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deu, pondo a vossa esperança na misericórdia de nosso senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Jd 20.21) Sejam “…[reparadores] de brechas…” (Is 58,12) e não pessoas que tornam as brechas piores.

Oração: Pai, ajuda-me. Concede-me a graça, a energia, e o desejo que Vós façais crescer a Vossa nova vida em mim (Fl 2,13).
Promessa: “Os céus contam a glória de Deus, e o firmamento proclama a obra de suas mãos.” (Sl 19(18),2)
Louvor: Depois da morte de seu marido, Santa Isabel dedicou-se inteiramente a servir aos pobres. Ela morreu com a idade de vinte e quatro anos e foi canonizada apenas quatro anos depois.

18/11/2023 - RESPOSTA RÁPIDA À ORAÇÃO

Sábado, 18 de Novembro de 2023 – Dedicação das Basílicas de São Pedro e de São Paulo

Sb 18,14-16; 19,6-9

Sl 105(104),2.3.36.37.42.43

Lc 18,1-8

RESPOSTA RÁPIDA À ORAÇÃO

“Digo-vos que lhes fará justiça muito em breve…” (Lc 18,8)

Existe um certo tipo de oração que resulta numa ‘justiça breve’. Deus não demora muito a nos responder quando nós oramos deste modo (Lc 18,7). Neste modo de orar, nós clamamos a Deus dia e noite e percebemos que sempre, mesmo nos melhores momentos, precisamos desesperadamente de Deus. Nesta oração, nós clamamos: ‘Salve-nos por Vosso poder e ajuda-me, pois estou sozinho e não tenho ninguém a quem recorrer além de Vós, Senhor’. Jesus ensinava todos os dias no Templo, arriscando a sua vida. Nós oramos com o Salmista: “Das profundezas clamo a ti, Iahweh: Senhor, ouve o meu grito! Que os teus ouvidos estejam atentos ao meu pedido por graça!” (Sl 130(129),1.2) Nós oramos como Jesus como no jardim de Getsêmani (Mc 14,32-36). Quando nós rezamos desta maneira, nós compreendemos “…a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1)

É necessário fé para enfrentar, de cabeça erguida, a terrível condição do nosso mundo e a desesperadora necessidade que nós temos de Deus. Todavia, quando nós oramos com fé, conscientes da nossa tal dependência de Deus, e clamamos ao Senhor dia e noite, a “…Palavra onipotente [lança-se]… do trono real para o meio de uma terra de extermínio…” (Sb 18,15) O Senhor nos salvará. Ele irá intervir, se fazer sentir e nos libertar.

Alguém irá fazer a oração da necessidade e da fé? “Mas quando o Filho do Homem voltar, encontrará a fé sobre a terra?” (Lc 18,8)

Oração: Pai, “…Aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)
Promessa: “Como poldros na pastagem, como ovelhas traquinavam, celebrando-te a ti, Senhor, seu libertador.” (Sb 19,9)
Louvor: A Basílica de São Pedro foi originalmente construída no ano de 323. Mais de mil anos depois ela foi reconstruída e rededicada. São Paulo Fora dos Muros também é a basílica papal.

19/11/2023 - VAMOS DESENTERRAR

Domingo, 19 de Novembro de 2023 – 33º Domingo do Tempo Comum- São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castillo

Pr 31,10-13.19.20.30.31

Sl 128(127),1-5 1Ts 5,1-6

Mt 25,14-30

VAMOS DESENTERRAR

“Assim, amedrontado, fui enterrar o teu talento no chão…” (Mt 25,25)

No mundo antigo, um ‘talento’ era uma grande soma de dinheiro. Nosso Senhor diz claramente que Ele espera muito daqueles(as) a quem muito tiver sido dado (Lc 12,48). Nós servos(as) do Senhor somos ramos conectados à videira, e, por causa desta conexão, iremos produzir frutos (Jo 15,5). Na parábola do Evangelho de hoje, o dinheiro pode ser comparado aos dons e graças espirituais que Deus deu a cada servo(a) (Mt 25,14-30). Deus espera muito como retorno por causa da grande necessidade sofrida pela humanidade pecadora.

Se, por causa da nossa passividade, fizermos nada com os dons e as graças que Ele nos deu, nos tornamos inativos(as), petrificados(as) e fossilizados(as) (Jo 15,6). Nós extinguimos o Espírito (1Ts 5,19) e não produzimos frutos.

Assim, se você tiver enterrado seu ‘talento’, trate de desenterrá-lo. Reavive a chama do dom do Espírito Santo que o Senhor outorgou a você em seu Batismo e Confirmação (2Tm 1,6.7). “…Recebei o Espírito Santo novamente” (Jo 20,22).

O Padre Al Lauer, fundador e durante muito tempo autor deste “Um Pão, Um Corpo”, disse: ‘Quanto mais eu digo ‘Não’ para mim, mais eu digo ‘Sim’ para o Espírito Santo’. Portanto, renuncie a si mesmo(a), tome a sua cruz a cada dia (Lc 9,23), e peça ao Senhor por mais do Espírito Santo (Lc 11,13). Permita que o Espírito Santo assuma o controle da sua vida e produza Seus frutos.

Oração: Pai, faz a poda na minha vida de qualquer coisa que seja do Teu desejo (Jo 15,2) de modo que eu possa ser um ramo frutuoso para Ti.
Promessa: “Porque vós sabeis, perfeitamente, que o Dia do Senhor virá como ladrão noturno.” (1Ts 5,2)
Louvor: Eu Te louvo, Jesus ressuscitado, Emanuel, Deus conosco. Tu te tornaste carne e habitaste entre nós. Eu Te louvo por nos permitir ver a Tua glória (Jo 1,14).

20/11/2023 - EM MEIO ÀS NOSSAS MAIORES NECESSIDADES

Segunda-feira, 20 de Novembro de 2023

1Mc 1,10-15.41-43.54-57.62-64

Sl 119(118),53.61.134.150.155.158

Lc 18,35-43

EM MEIO ÀS NOSSAS MAIORES NECESSIDADES

“Quando ele se aproximava de Jericó, havia um cego mendigando, sentado à beira do caminho. Ouvindo os passos da multidão que transitava, perguntou quem era. Informaram-no de que Jesus, o Nazareno, estava passando.” (Lc 18,35-37)

Imagine se você fosse daltônico e míope, com visão periférica deficiente. Você poderia ver? A resposta é ‘Sim’. Você precisaria de cura para melhorar sua visão? Certamente. Da mesma forma, nós podemos ver espiritualmente, mas “agora vemos em espelho e de maneira confusa…” (1Cor 13,12). Nós não deveríamos deixar que o fato de termos a visão distorcida nos impedisse de clamar a Jesus por uma visão boa o suficiente para viver a Sua abundante vida.
Se nós não vemos melhor Deus presente em nossa(o) esposa(o), qual a chance que temos de perseverar em nossas promessas matrimoniais? Se nós não vemos mais profundamente os planos de Deus, conseguiremos impedir a continuação dos abortos? Até que consigamos ver com os olhos dos nossos corações (Ef 1,18) o nosso Senhor Eucarístico sob as aparências do pão e do vinho, nós não concentraremos nossas vidas em estarmos em comunhão e participar da Comunhão. Isto é uma grave auto-privação.

Alguns(umas) de nós gastamos altas somas de dinheiro para ficarmos melhores fisicamente. Nós usamos óculos, óculos de sol, óculos de leitura, óculos bifocais, trifocais, lentes de contato, colírios e cirurgia a laser para melhorar a nossa visão. É muito mais importante ver melhor espiritualmente. Consequentemente, clame a Jesus “…Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Lc 18,39) Peça a Jesus: “…Senhor, que eu possa ver novamente!” (Lc 18,41)

Oração: Pai, que eu possa ver e seguir as Tuas ordens exatamente do modo como eu desejo ver corretamente.
Promessa: “Os laços dos ímpios me envolvem, eu não me esqueço de tua lei.” (Sl 119(118),61)
Louvor: Marcos perdoou a sua ex-esposa pela sua infidelidade. Quando ela estava no seu leito de morte, ele esteve a seu lado, encorajando-a a confiar em Deus e receber a Sua paz.

21/11/2023 - MORRA E DEIXE VIVER

Terça-feira, 21 de Novembro de 2023 – Apresentação de Nossa Senhora
Zc 2,14-17

Lc 1,46-55

Mt 12,46-50

MORRA E DEIXE VIVER

“Exulta, alegra-te, filha de Sião, porque eis que venho para morar em teu meio, oráculo de Iahweh.” (Zc 2,14)

Jesus disse: “…o que perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.” (Lc 9,24) “…Se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer produzirá muito fruto.” (Jo 12,24) No 2º Livro de Macabeus (2Mc 6,18-31), Eleazar deu um fabuloso exemplo aos jovens sobre como viver e morrer pelo Senhor (2Mc 6,31). No capítulo seguinte, sete jovens foram brutalmente torturados e martirizados por sua fé em Deus. É bem possível que aqueles jovens tenham ouvido a história de fidelidade e coragem de Eleazar e tenham sido inspirados pelo seu exemplo. Estes mártires produziram muitos frutos, pois o seu sangue foi a semente que levou à renovação da fé de Israel no tempo dos Macabeus.

“Pois ninguém de nós vive e ninguém morre para si mesmo, porque se vivemos é para o Senhor que vivemos, e se morremos é para o Senhor que morremos. Portanto, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.” (Rm 14,7.8) Quando nós morremos como membros do Corpo de Cristo, nosso morrer pode trazer a vida de Jesus para o mundo (2Cor 4,11.12). Nós oramos frequentemente para que a Bem-aventurada Virgem Maria interceda por nós ‘agora e na hora da nossa morte’. Pode ser que você possa vir a levar muito mais pessoas para o Senhor pela maneira corajosa e confiante da sua morte do que por sua santa e fiel vida. Seja como Eleazar. Que a sua vida e a sua morte possam ser um “…nobre exemplo…” (2Mc 6,28) para todos(as) que ouvirem falar de você.

Oração: Pai, “…para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro.” (Fl 1,21) Eu Te ofereço o meu presente e meu futuro.
Promessa: “Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido.” (Lc 19,10)
Louvor: Santa Ana e São Joaquim expressaram a sua fé apresentando sua filha, Maria, Nossa Senhora da Apresentação, aos sacerdotes do Templo com a idade de três anos, para servir a Deus.

22/11/2023 - O ÚNICO CAMINHO PARA VENCER O TERRORISMO

Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023 – Santa Cecília

2Mc 7,1.20-31

Sl 17(16),1.5.6.8.15

Lc 19,11-28

O ÚNICO CAMINHO PARA VENCER O TERRORISMO

“Mas sobremaneira admirável e digna de abençoada memória foi a mãe, a qual, vendo morrer seus sete filhos no espaço de um só dia, soube portar-se animosamente por causa das esperanças que no Senhor depositava.” (2Mc 7,20)

Os Selêucidas que perseguiram o povo de Israel no tempo da revolta dos Macabeus eram terroristas. Eles não somente matavam os seus inimigos, mas faziam isso de modo a intimidá-los. Como exemplo, eles não somente mataram sete irmãos Judeus, mas os escalpelaram, desmembraram, e queimaram um por um, enquanto forçavam os irmãos remanescentes e sua mãe a presenciarem o ato de brutalidade. Os Selêucidas pretendiam que a angústia da mãe pudesse ser usada para manipular seus filhos a se tornarem traidores da sua fé ou que eles iriam ao menos abalar o espírito da mãe e da nação Judaica com seu terrorismo.

No entanto, a guerra psicológica terrorista voltou-se contra eles. O relacionamento da mãe com o Senhor e com seus filhos era tão forte que ela não se quebrou mesmo com aquela pressão. Ela fortaleceu os seus filhos para sofrer uma morte heroica, e ela os seguiu no martírio. Aua fé e a fé de sua família foi tão forte que venceu os terroristas. Contrariando ao que muitos acreditam, o terrorismo não é vencido pelo poder militar. Em virtude do terrorismo ser demoníaco, ele não pode ser vencido por meios meramente humanos. Ele só pode ser vencido pela fé em Jesus, especialmente por santas famílias de fé (Mt 17,20.21). Portanto, nós temos que nos tornar discípulos(as) de Jesus repletos de fé, ou ficaremos indefesos(as) e intimidados(as) e então, seremos vítimas manipuladas pelo terrorismo.

Oração: Pai, eu rejeito o espírito do medo e aceito o Espírito Santo (2Tm 1,6.7; Rm 8,15).
Promessa: “Por conseguinte, é o Criador do mundo… quem vos retribuirá, na sua misericórdia, o espírito e a vida…” (2Mc 7,23)
Louvor: Santa Cecília, seu marido, e seu cunhado foram decapitados como mártires por sua inabalável fé em Jesus.

23/11/2023 - VOCÊ ALGUMA VEZ O NEGOU?

Quinta-feira, 23 de Novembro de 2023 São Clemente I, Papa – São Columbano

1Mc 2,15-29

Sl 50(49),1.2.5.6.14.15

Lc 19,41-44

VOCÊ ALGUMA VEZ O NEGOU?

“Os emissários do rei, encarregados de forçar a apostasia, vieram à cidade de Modin para procederem aos sacrifícios.” (1Mc 2,15)

O rei Selêucida tentou forçar a apostasia dos Judeus. Os imperadores Romanos tentaram repetidamente forçar a apostasia dos primeiros Cristãos. Isto continua a acontecer quando Comunistas Chineses oprimem os Cristãos, terroristas brutalizam Cristãos em várias outras nações e humanistas seculares expressam sua intolerância para com os Cristãos no mundo Ocidental. Estas várias tentativas de forçar apostasias irão culminar com a apostasia em massa liderada pelo Anticristo no final dos tempos (2Ts 2,3-5).

Nós não iremos negar Cristo se formos como Matatias. Ele se recusou a ser manipulado desviando-se do culto “…para a direita ou para a esquerda.” (1Mc 2,22) com ameaças e subornos. Ele corajosamente retrucou em alta voz que não iria ser influenciado pela opinião popular (1Mc 2,19-22). Matatias e toda sua família estavam unidos em sua decisão de manter a aliança com o Senhor. Matatias era zeloso (1Mc 2,24) e estava disposto a viver abaixo de suas posses de modo a viver com justiça e retidão (1Mc 2,28.29).

Você é ‘à prova de apostasia’? Você irá suportar a pressão, ou irá se dobrar? Ou você será como Matatias? Deixará para trás seu estilo de vida para salvar a sua vida em Cristo?

Oração: Pai, eu desisto da minha vida por Jesus (Lc 9,24).
Promessa: “Oferece a Deus um sacrifício de confissão e cumpre teus votos ao Altíssimo; invoca-me no daí da angústia: eu te livrarei e tu me glorificarás.” (Sl 50(49)14.15)
Louvor: O Papa São Clemente I escreveu: ‘Somente o Criador, O Pai de todas as eras, o todo-santo, conhece a grandeza e a beleza de Seus dons’.

24/11/2023 - PUREZA

Sexta-feira, 24 de Novembro de 2023 – Santo André Dung-Lac e Mártires Vietnamitas

1Mc 4,36.37.52-59

1Cr 29,10-12

Lc 19,45-48

PUREZA

“E, entrando no Templo, [Jesus] começou a expulsar os vendedores.” (Lc 19,45)

Jesus deixa claro que Ele quer o Seu templo purificado (1Mc 4,36). Jesus nos manda ser puros, “…como também Ele é puro.” (1Jo 3,3) Ele está purificando a Sua Igreja “…com o banho da água e [santificando-a] pela Palavra, para apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensível” (Ef 5,26.27). “Pela obediência à verdade [purificamos] as [nossas] almas para [praticarmos] um amor fraternal sem hipocrisia.” (1Pe 1,22) O Senhor nos prometeu que “…haverá para a casa de Davi… uma fonte aberta, para lavar o pecado e a mancha.” (Zc 13,1)

Esta fonte de purificação é o nosso Batismo em Jesus (Rm 6,3) através do qual nós fomos despidos(as) completamente “…da nossa natureza carnal…” (Cl 2,11). Se vivermos o nosso Batismo, sendo santos(as) em todos os aspectos do nosso comportamento (1Pe 1,15), nós soremos puros(as). Mesmo se nos tivermos contaminado depois do Batismo através do pecado, podemos ser purificados(as) através do Sacramento da Reconciliação. Assim sendo, “…de posse de tais promessas, purifiquemo-nos de toda mancha da carne e do espírito. Elevemos a termo a nossa santificação no temor de Deus.” (2Cor 7,1)

Oração: Pai, que eu possa desejar ser puro(a) mais do que uma pessoa com câncer deseja ficar livre de todas as células cancerosas.
Promessa: “O povo inteiro se prostrou com a face por terra para adorar, elevando louvores ao Céu que os tinha tão bem conduzido até ali.” (1Mc 4,55)
Louvor: São João Teofânio Venard, um dos companheiros de Santo André martirizados no Vietnã, corresponde a Santa Teresa do Menino Jesus (Teresa de Lisieux). Ele também escolheu o ‘curto caminho’ aceitando o martírio cheio de um perfeito amor por Jesus.

25/11/2023 - PREPARE-SE PARA A MORTE VIVENDO PARA JESUS

Sábado, 25 de Novembro de 2023 – Santa Catarina de Alexandria
1Mc 6,1-13

Sl 9,2-4.6.16.19

Lc 20,27-40

PREPARE-SE PARA A MORTE VIVENDO PARA JESUS

“Pois nem mesmo podem morrer: são semelhantes aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição.” (Lc 20,36)

As leituras para a Missa de hoje mostram algumas pessoas que tinham incompreensão sobre a morte. O rei Antíoco estava morrendo confuso nos seus pensamentos e, desse modo, não estava bem preparado para a morte (1Mc 6,8-13). Os Saduceus tentaram ‘usar’ a morte para um absurdo exemplo das suas crenças (Lc 20,27-33). Essas incompreensões sobre a morte continuam até aos dias de hoje. A indústria do aborto exerce o seu comércio com a morte, e realiza os seus lucros com ela. Para eles, a morte significa dinheiro. O Halloween, tradicional festa nos Estados Unidos da América que se espalhou por todo o mundo, envolvendo uma celebração que glorifica a morte, deve agradar a Satanás, “…o dominador da morte…” (Hb 2,14) A cultura secular muitas vezes distorce a morte para parecer atrativa. Não é de se admirar que o suicídio seja tão frequente; ele é apresentado como uma solução para nossos problemas.

Se nós colocarmos as nossas esperanças somente neste mundo, nós “…somos os mais dignos de compaixão de todos os homens.” (1Cor 15,19) Se insistirmos em viver sem Jesus, não estaremos nos preparando bem para a nossa morte.

Amanhã celebraremos a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25), “…o Caminho, a Verdade e a Vida…” (Jo 14,6) Ele é “…o Príncipe da vida…” (At 3,15) Vivendo em Jesus, nós nos orientamos para a vida em abundância (Jo 10,10), não para a morte.

Portanto, “…Escolhe, pois, a vida…” (Dt 30,19). “Em tudo o que fazes, lembra-te de teu fim e jamais pecarás.” (Eclo 7,36) Arrependa-se! “…Eis agora o tempo favorável por excelência…” (2Cor 6,2) Prepare-se para a morte vivendo para Jesus.

Oração: ‘Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém’.
Promessa: “Pois o indigente não será esquecido para sempre, a esperança dos pobres jamais se frustrará.” (Sl 9,19)
Louvor: Diz-se que Santa Catarina teve a visão do Menino Jesus antes de seu Batismo. Deus usou a sua sabedoria para converter cinquenta filósofos pagãos.

26/11/2023 - AOS PÉS DO REI

Domingo, 26 de Novembro de 2023 – Jesus Cristo, Rei do Universo , Bem-aventurado Tiago Alberone
Ez 34,11.12.15-17

Sl 23(22),1-3.5.6

1Cor 15,20-26.28

Mt 23,31-46

AOS PÉS DO REI

“Pois é preciso que [Cristo] reine, até que [Deus] tenha posto todos os seus inimigos debaixo dos seus pés.” (1Cor 15,25)

O Antigo Testamento descreve o plano de Deus de colocar os Seus inimigos debaixo de Seus pés (Sl 110(109),1). Os reis que governaram nos dias do Antigo Testamento punham os seus pés sobre os corpos dos seus inimigos como um sinal de sua submissão. Os inimigos de Deus estão derrotados, da mesma forma, sujeitos à Sua vontade (1Cor 15,27.28).

No Novo Testamento, os inimigos de Deus são descritos como humilhados debaixo dos pés de Jesus (Mt 22,44). Jesus, o próprio Deus, morreu na cruz por todos os Seus inimigos (Rm 5,8). Ele reina na Sua cruz como um Rei crucificado (Jo 19,19).

Todos(as) nós somos inimigos(as) de Cristo Rei ao vivermos em pecado (Rm 5,10). Então que reconheçamos Jesus como Salvador, Senhor, Deus, e Rei, e nos arrependemos. Nos colocamos aos pés de Sua cruz e ficamos chocados(as) e sem palavras quando percebemos o quanto Jesus, Rei do Universo, sofreu por amor por nós (Is 52,15). Nós nos humilhamos junto aos Seus pés crucificados (Mt 22,44) e caímos a Seus pés para adorar, agradecer e louvá-Lo (Lc 17,16).

O Rei Jesus lavou os nossos pés; agora nós devemos lavar os pés uns dos outros (Jo 13,14). Lavamos os pés do Rei Jesus alimentando os famintos, recebendo os estrangeiros, visitando os prisioneiros, confortando os enfermos, etc. (Mt 25,35.36).

Você está sujeitado em tudo ao Rei Jesus? Dê a Ele seu tudo. Coloque tudo “…debaixo dos pés dele…” (1cor 15,27)

Oração: Jesus, “…Rei dos reis e Senhor dos senhores.” (Ap 19,16), eu me alegro por estar sujeitado a Ti. A Ti “…honra e poder eterno! Amém!” (1Tm 6,16)
Promessa: “Com efeito, assim diz o Senhor Iahweh: Certamente eu mesmo cuidarei do meu rebanho e o procurarei.” (Ez 34,11)
Louvor: Senhor Jesus, ressuscitado Rei do Universo, “como são belos, sobre os montes, os pés do mensageiro que anuncia a paz, do que proclama boas novas e anuncia a salvação…” (Is 52,7)

27/11/2023 - O TESTE DE CONFIANÇA

Segunda-feira, 27 de Novembro de 2023

Dn 1,1-6.8-20

Dn 3,52-56

Lc 21,1-4

O TESTE DE CONFIANÇA

“O rei lhes destinava uma parte diária das iguarias reais e do vinho de sua mesa…” (Dn 1,5)

“…Que é que possuís que não tenhas recebido?…” (1Cor 4,7) Tudo o que nós temos vem do Cristo Rei, cuja festa celebramos ontem. O Rei Jesus nos dá, diariamente, o alimento e o vinho de sua mesa real, isto é, a Eucaristia no altar da Santa Missa.

Deus deu o maná aos Israelitas dia a dia no deserto (Ex 16,4). Na Nova Aliança, Cristo Rei nos dá, diariamente, pão e vinho na Missa – o Corpo e Sangue de Jesus na Santa Eucaristia.

Daniel e os seus companheiros arriscaram as suas vidas ao se submeterem ao teste de comer somente vegetais durante dez dias, de modo a viver pela sua fé na santa lei de Deus (Dn 1,12). Eis um teste: durante os próximos dez dias, participe da Missa diariamente, se isto for possível. Faça isso de modo proposital e incomodo – até mesmo um sofrimento, como foi para Daniel e seus companheiros. Coma o alimento do Rei na mesa real por dez dias, isto é, a Santa Eucaristia (Dn 1,14). Como você parecerá depois de dez dias comendo “…o pão vivo descido do céu…” (Jo 6,51) “Depois dos dez dias, o aspecto [de Daniel e de seus companheiros] parecia melhor e eles se apresentavam mais bem nutridos que todos os jovens que se alimentavam das iguarias do rei.” (Dn 1,15)

Se a Missa diária não for possível, faça a comunhão espiritual durante dez dias. Assuma um risco de vida, um risco de mudança de vida pelo Senhor, como fez Daniel e a viúva apresentada no Evangelho de hoje (Dn 1,12; Lc 21,2-4). Arrisque-se pelo Rei. Ele irá sempre prover do céu tudo para os (as) Seus(Suas) servos(as) (Mt 6,33). Faça o teste de confiança.

Oração: Rei Jesus, eu não desejo nada mais do que estar sujeito a Ti. Eu confio em Ti em qualquer tempo (Sl 62(61),9).
Promessa: “…De fato, eu vos digo que esta pobre viúva lançou mais do que todos.” (Lc 21,3)
Louvor: “Bendito és tu sobre o trono do teu reino, digno de sumo louvor e sumamente glorificado para sempre.” (Dn 3,54)

 

28/11/2023 - A CERTEZA DO FIM E DA SUA VINDA

Terça-feira, 28 de Novembro de 2023

Dn 2,31-45

Dn 3,57-61

Lc 21,5-11

A CERTEZA DO FIM E DA SUA VINDA

“…O Deus do céu suscitará um reino que jamais será destruído, um reino que jamais passará a outro povo. Esmagará e aniquilará todos os outros reinos, enquanto ele mesmo subsistirá para sempre.” (Dn 2,44)

A visão que Daniel interpretou tem sido o modelo de toda a história (Dn 2,31-45). Um grande reino após o outro tem sido destruído. Até mesmo o Templo e a cidade de Deus, Jerusalém, foram destruídos pelos Romanos no ano 70 (Lc 21,5.6). Jesus profetizou que a queda de Jerusalém seria a prefiguração do fim do mundo. “Ora, os céus e a terra de agora estão reservados pela mesma Palavra ao fogo, aguardando o dia do Julgamento e da destruição dos homens ímpios.” (2Pe 3,7) “O que nós esperamos, conforme a sua promessa, são novos céus e nova terra, onde habitará a justiça.” (2Pe 3,13)

A despeito da comprovação histórica da profecia de Jesus sobre a destruição de Jerusalém, muitas pessoas, até mesmo Cristãos, duvidam que a destruição de Jerusalém prefigure o fim do mundo. No entanto, muitas das maiores críticas da profecia de Cristo sobre o fim do mundo já foram lançadas no lixo da história. Como exemplo, Karl Marx apresentou a escatologia Cristã como sendo uma fuga de assumir a responsabilidade pela justiça no mundo. Ele chamou o Cristianismo de ‘ópio do povo’. Apesar de milhões ainda acreditarem na critica de Marx ao Cristianismo, o colapso do Comunismo Marxista na antiga União Soviética comprovou a sua fraqueza. Os críticos do Cristianismo e da sua escatologia continuam passando, mas a Palavra de Deus permanece para sempre (Lc 21,33).

Aguardemos que o mundo termine e que Jesus retorne.

Oração: Maranatha! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20).
Promessa: “…O grande Deus manifestou ao rei o que deve acontecer depois disso…” (Dn 2,45)
Louvor: Louvor a Vós, Pai Altíssimo. Nós Vos glorificamos e acreditamos que nós “…[iremos ver] o Filho do Homem vindo numa nuvem com poder e grande glória.” (Lc 21,27)

29/11/2023 - O GRAFITE DE DEUS

Quarta-feira, 29 de Novembro de 2023

Dn 5,1-6.13.14.16.17.23-28

Dn 3,62-67

Lc 21,12-19

O GRAFITE DE DEUS

“De repente, apareceram dedos de mão humana que se puseram a escrever, por detrás do lampadário, sobre o estuque da parede do palácio real e o rei viu a palma da mão que escrevia.” (Dn 5,5)

A primeira leitura de hoje apresenta uma mão humana escrevendo uma mensagem de Deus sobre uma parede, como se estivesse desenhando um grafite para o rei (Dn 5,5). O rei não podia impedir a mão de continuar escrevendo (2Tm 2,9).

Na última Quinta-feira foi o dia de Ação de Graças. Em muitos lugares, famílias se juntaram para um jantar festivo. Talvez houvesse algumas pessoas presentes que não acreditam em Deus e eram somente vozes se opondo a qualquer agradecimento sendo oferecido a Deus.

No Evangelho de hoje, Jesus nos diz: “Tende presente em vossos corações não premeditar vossa defesa; pois eu vos darei eloquência e sabedoria, às quais nenhum de vossos adversários poderá resistir, nem contradizer.” (Lc 21,14.15) Vocês podem estar numa situação onde não lhes é permitido nem ao menos falar. Neste caso, irradie o amor de Cristo através de seu modo de viver a fé (Mt 5,16).

Sejam encorajados(as) mesmo se estiverem se sentindo ‘silenciados(as)’ por algum de seus entes queridos na certeza de que Deus, o próprio Senhor, está testemunhando junto a eles. Ele está apto a escrever para eles mensagens de grafite que não podem ser ignoradas. Talvez Ele possa falar através do seu modo fiel de viver ou através da grandeza de Sua criação (Rm 1,19.20).

Jesus é a Palavra de Deus (Jo 1,14). Ele está escrevendo as Suas mensagens até mesmo para aqueles(as) que até agora O têm ignorado. As suas mensagens são vivas e eficazes e atingem até mesmo os corações mais fechados (Hb 4,12.13).

Oração: Pai, que o Teu amor flua através de mim até aqueles(as) que não creem em Ti.
Promessa: “É pela perseverança que mantereis as vossas vidas.” (Lc 21,19)
Louvor: Depois de três anos de amizade com uma vizinha que estava afastada do Senhor, Margarida levou-a de volta para Cristo.

30/11/2023 - VOCÊ ESTÁ SALVO(A)?

Quinta-feira, 30 de Novembro de 2023 – Santo André, Apóstolo

Rm 10,9-18

Sl 19(18),2,5

Mt 4,18-22

VOCÊ ESTÁ SALVO(A)?

“…Se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10,9)

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10,13)

Você está salvo(a)? A resposta Bíblica para esta pergunta é: ‘Eu fui salvo(a) pela morte e Ressurreição de Cristo’. “…quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos, não por causa dos atos justos que houvéssemos praticado, mas porque, por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,4.5) Mais ainda, nós não somente fomos salvos(as), mas estamos sendo salvos(as) pelo Evangelho neste exato momento, se o observarmos (1Cor 15,1.2). Finalmente, nós seremos salvos(as), se perseverarmos em viver o nosso Batismo (Rm 10,9.13; conf. Mt 24,13).

Se nós já fomos, estamos sendo, e seremos salvos(as), somos motivados pelo amor (2Cor 5,14), a levar outras pessoas para a salvação em Jesus. No entanto, podemos ficar desconcertados(as) quanto a partilhar nossa fé. Santo André pode ser a pessoa perfeita para nos ajudar. Como exemplo, quando alguns gregos vieram a São Filipe e pediram para ver Jesus, Filipe, por alguma razão, não se dirigiu a Jesus, mas sim a André. Então Filipe, junto com André “…conheceu a Jesus.” (Jo 12,21.22)

Aceitem Jesus como Salvador, Senhor e Deus. Peçam a Santo André para ajudá-los(as) a levar outras pessoas para a salvação em Jesus. Depois tornem-se pescadores(as) de homens e mulheres (Mt 4,19) e façam discípulos(as) em todas as nações (Mt 28,19).

Oração: Pai, começando este Tempo do Advento, faz com que “…pela terra inteira [corra] sua voz, e até os confins do mundo as tuas palavras.” (Rm 10,18) Santo André, rogai por nós.
Promessa: “…Conforme está escrito: Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas notícias.” (Rm 10,15)
Louvor: É dito que Santo André pregou o nome de Jesus até mesmo quando estava sendo crucificado em uma cruz em forma de X.