01/05/2022 - PREÇO DOS ALIMENTOS

Domingo, 01 de Maio de 2022                                          Terceiro Domingo da Páscoa                                                                                                                                                                           São José Operário                                                                                

At 5,27-32.40.41               Sl 30(29),4-6.11-13           Ap 5,11-14   Jo 21,1-19 

                                                PREÇO DOS ALIMENTOS

Pela terceira vez disse-lhe: ‘Simão, filho de João, tu me amas’? Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara ‘Tu me amas’? e lhe disse: ‘Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo’. Jesus lhe disse: ‘Apascenta as minhas ovelhas’.” (Jo 21,17)

Se nós amamos a Jesus, então devemos apascentar as Suas ovelhas. Nós teremos de alimentar os seguidores de Jesus com alimento físico (Mt 25,35) e com o Pão da Vida, isto é, Jesus (Jo 6,35). Se nós amamos a Jesus, teremos de alimentar os Cristãos com Jesus. Fazemos isso partilhando a Palavra de Deus (Mt 4,4) e convidando outras pessoas a vir para Jesus, a juntar-se à Igreja e a receber o Corpo e o Sangue de Jesus (Jo 6,55).

Na noite anterior à morte de Jesus, Ele alimentou as Suas ovelhas na Última Ceia dando-lhes o Seu Corpo e Sangue (Mt 26,26-28). Na tarde do dia em que Jesus ressuscitou, Ele alimentou as Suas ovelhas interpretando para elas “…todas as Escrituras o que a ele dizia respeito.” (Lc 24,27). Então Ele partiu o pão para eles (Lc 24,30). Mais tarde, Jesus alimentou Pedro e outros seis apóstolos com um café da manhã de pão e peixe (Jo 21,9). Jesus ressuscitado revelou-Se àqueles “…que [comeram] e [beberam] com ele, após sua ressurreição entre os mortos.” (At 10,41)

Antes de Jesus nos mandar alimentar as Suas ovelhas, Ele nos mostra como fazer isso de várias maneiras multidimensionais. Em última análise, amar a Jesus e apascentar as Suas ovelhas requer que nós não mais façamos o que nos agrada, mas agir contra os nossos desejos (Jo 21,18). Amar é alimentar, e alimentar é seguir a Jesus mesmo até a morte (Jo 21,19). Você morreria para apascentar Suas ovelhas?

Oração: Pai, eu ofereço a minha vida para apascentar o Teu povo.

Promessa:Transformaste o meu luto em dança, tiraste o pano grosseiro e me cingiste de alegria. Por isso meu coração canta a ti, e jamais se calará. Iahweh, meu Deus, vou louvar-te para sempre.” (Sl 30(29),12.13)

Louvor: Louvor a Jesus Ressuscitado, Aquele que nos enche com Sua alegria e com o Seu Espírito. Aleluia!

02/05/2022 - TRABALHANDO NA OBRA

Segunda-feira, 02 de Maio de 2022                                                        Santo Atanásio                                   

At 6,8-15                          Sl 119(118),23.24.26.27.29.30                         Jo 6,22-29 

                                             TRABALHANDO NA OBRA

…Que faremos para trabalhar nas obras de Deus?” (Jo 6,28)

Uma vez que nós fomos ressuscitados em Cristo, devemos colocamos os nossos corações naquilo que se refere às coisas do alto (Cl 3,1). “…Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez uma realidade nova.” (2Cor 5,17; Ap 21,5). Por exemplo, agora que nós fomos batizados(as) na morte e Ressurreição de Jesus, vemos a obra de uma maneira nova e ressuscitada. Nós não mais trabalhamos “…pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna.” (Jo 6,27). Fazemos “a obra de Deus…” porque cremos “…naquele que ele enviou.” (Jo 6,29). Nós podemos até ser pagos ou receber benefícios, mas essa não é mais a razão pela qual nós trabalhamos. Trabalhamos somente por amor a Deus. Isso pode significar que nós mudamos nosso trabalho como fizeram Pedro, André, Tiago, João e Mateus. Geralmente, trabalhar para Deus significa mudar não o nosso trabalho, mas o modo como realizamos o nosso trabalho.

Quando nós trabalhamos para Deus, também trabalhamos com Deus. Isso significa que recebemos o poder de Deus, através do qual nós trabalhamos. Então, como Santo Estevão, nós realizamos “…prodígios e grandes sinais…” (At 6,8). Também, como Estevão, agimos tão poderosa e frutuosamente pelo reino de Deus que nos tornamos uma ameaça para o demônio. Então ele nos tenta mais e tenta nos intimidar e até mesmo nos matar. No entanto, isso é um tiro pela culatra para ele; a perseguição e o martírio fazem o nosso trabalho ainda mais frutuoso (Jo 12,24).

Trabalhe por, com, e em Deus.

Oração: Pai, atua sobre o meu trabalho de modo que ele seja agradável para Ti.

Promessa:Todos os membros do Sinédrio, com os olhos fixos [em Estevão}, tiveram a impressão de ver em seu rosto o rosto de um anjo.” (At 6,15)

Louvor: Santo Atanásio foi um dos mais importantes e reverenciados pais da Igreja primitiva. Ele lutou corajosamente contra a heresia Ariana, que negava que Cristo era plenamente Deus.

03/05/2022 - “...É VERDADE!...” (Lc 24,34)

Terça-feira, 03 de Maio de 2022                                  São Filipe e São Tiago, Apóstolos            

1Cor 15,1-8                                Sl 19(18),2-5                               Jo 14,6-14 

                                             “…É VERDADE!…” (Lc 24,34)

Posteriormente, apareceu a Tiago, , depois, a todos os apóstolos.” (1Cor 15,7)

Cristo ressuscitado “apareceu a Cefas, e depois aos Doze. Em seguida, apareceu a mais de quinhentos irmãos de uma vez, a Maioria dos quais ainda vive, enquanto alguns já adormeceram. Posteriormente, apareceu a Tiago, e depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim [Paulo] como a um abortivo.” (1Cor 15,5-8). Essas são apenas algumas das muitas testemunhas que viram Jesus ressuscitado dentre os mortos. Mais ainda, muito mais de um bilhão de pessoas em todas as nações, por quase dois mil anos, têm crido na Ressurreição de Jesus. Sua Ressurreição é um dos fatos mais confirmados na história.

Além disso, as obras de Cristo ressuscitado atestam que Ele ressuscitou dentre os mortos (Jo 14,11). Qualquer coisa que pedirmos em nome de Jesus Ele fará (Jo 14,14). As obras de Jesus em resposta aos nossos pedidos mostram que Ele está vivo.

Através da história Cristã, as vidas de milhões de pessoas têm sido dramaticamente modificadas por se encontrarem com Cristo ressuscitado. Por exemplo, como podemos explicar a mudança na vida de São Filipe, São Tiago, dos outros apóstolos e de incontáveis outros santos e mártires? Homens e mulheres temerosos e orgulhosos se tornaram destemidos, servos de Deus que se sacrificaram e entregaram as suas vidas pelo Senhor. Por que alguém dá a sua vida por um outro alguém que ele(a) nem mesmo conhece? Eles(as) devem ter encontrado Cristo ressuscitado.

Jesus ressuscitou (Lc 24,6). Negar isso é negar a realidade. Portanto, encontre Cristo ressuscitado, acredite n’Ele, viva e morra por Ele e seja Sua testemunha.

Oração: Pai, que eu possa viver como se tivesse visto um Homem morto sair da sepultura.

Promessa:Em verdade, em verdade, vos digo: quem crê em mim fará as obras que faço e fará até Maiores do que elas, porque vou para o Pai.” (Jn 14,12)

Louvor:Filipe encontrou Natanael e lhe disse: ‘Encontramos aquele de quem escreveram Moisés, na Lei, e os profetas: Jesus, filho de José, de Nazaré’.” (Jo 1,45). São Filipe, rogai por nós!

04/05/2022 - TEMPOS DIFÍCEIS SÃO TEMPOS BONS

Quarta-feira, 04 de Maio de 2022                                                                              

At 8,1-8                                                Sl 66(65),1-7                               Jo 6,35-40 

                                    TEMPOS DIFÍCEIS SÃO TEMPOS BONS

Ora, Saulo estava de acordo com a sua execução. Naquele dia, desencadeou-se uma grande perseguição contra a Igreja que estava em Jerusalém.” (At 8,1)

Nós podemos estar testemunhando por Cristo ressuscitado pregando (At 2,14-36), curando (At 3,7), nos alegrando (At 3,8), adorando (Jo 20,28), sofrendo (At 5,40) e morrendo (At 7,60). Podemos também testemunhar Cristo ressuscitado continuando a servir ao Senhor, especialmente em tempos difíceis. Por exemplo, “…homens piedosos sepultaram Estevão, fazendo grandes lamentações por ele. Quanto a Saulo, devastava a Igreja: entrando pelas casas arrancava homens e mulheres e metia-os na prisão. Entretanto, os que haviam sido dispersos iam de lugar em lugar, anunciando a palavra da Boa Nova.” (At 8,2-4). Em tempos terríveis, a Igreja continuou a se concentrar em seu trabalho de pregação da boa nova de Cristo ressuscitado.

A nossa reação natural a tempos difíceis é nos fecharmos ou compensar de algum modo. Quando as coisas não correm bem, tendemos a perder a motivação ou nos ocuparmos agitadamente com atividades escapistas. Somente os discípulos de Jesus podem testemunhar, pregar, perdoar e amar, a partir da cruz. Quando perseveramos e até mesmo aceleramos o nosso serviço ao Senhor em tempos difíceis, nós testemunhamos o amor e o poder de Cristo ressuscitado. Paradoxalmente, a cruz é o primeiro lugar a partir do qual se proclama a Ressurreição de Jesus. Transforme os tempos difíceis em tempos vitoriosos. Siga em frente.

Oração: Jesus, derrama o Teu amor no meu coração (Rm 5,5) de modo que eu nunca Te rejeite, mas Te adore constantemente.

Promessa: “…Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim nunca mais terá sede.” (Jo 6,35)

Louvor: Suzana distribui diretamente milhares de livretos de “Um Pão, Um Corpo” com um sorriso, um abraço e um ‘Graças a Deus’.

05/05/2022 - O RESTO DA HISTÓRIA

Quinta-feira, 05 de Maio de 2022                   

At 8,26-40                        Sl 66(65),8.9.16.17.20                                     Jo 6,44-51                                       

                                             O RESTO DA HISTÓRIA

Como poderia, disse ele, se alguém não me explicar?…” (At 8,31)

Jesus, crucificado e ressuscitado, é a realização das Escrituras do Antigo Testamento (Mt 5,17). Jesus não é meramente um grande mestre ou profeta. Jesus é o Messias (Mc 14,61.62). Ele é Deus (Jo 1,1; 8,58).

Viajando na estrada para Gaza, o diácono Filipe imitou o que Jesus fez na estrada para Emaús (Lc 24,16-30) interpretando a passagem do Evangelho que se referia a Jesus para o eunuco Etíope (At 8,31-34; Is 53,7.8). “Abrindo então a boca, a partir deste trecho da Escritura, Filipe anunciou-lhe a Boa Nova de Jesus.” (At 8,35; Lc 24,27-30). Ele explicou que Jesus foi o cumprimento das Escrituras e instruiu sobre a necessidade do Batismo. As explicações de Filipe foram tão boas que o Etíope estava pronto para ser batizado logo que eles encontraram um lugar onde havia água (At 8,36-39).

Quando nós abrimos a Bíblia e mostramos que Jesus é a Realização das Escrituras, o coração das pessoas arde com essa revelação (Lc 24,32). Portanto, nós devemos construir nossa morada na Palavra de Deus (Jo 8,31.32). Como Filipe, que nós estejamos sempre prontos(as) (1Pe 3,15) para partilhar a Boa Nova de Jesus com outras pessoas.

Oração: Espírito Santo, que o meu coração possa arder com a Boa Nova de Jesus, o Messias, Senhor, Salvador e Deus. Faz de mim um frutuoso embaixador do Evangelho (2Cor 5,20).

Promessa: “…Quem escuta o ensinamento do Pai e dele aprende vem a mim.” (Jo 6,45)

Louvor: Marta frequentemente ora, ‘Jesus! Jesus! Jesus! Louvor ao Santo Nome de Jesus!’

 

06/05/2022 - INSISTINDO COM MUITA FÉ

Sexta-feira, 06 de Maio de 2022                                        

At 9,1-20                                    Sl 117(116),1.2                                     Jo 6,52-59 

                                                 INSISTINDO COM MUITA FÉ

Então Jesus lhes respondeu: ‘Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós’.” (Jo 6,53)

Jesus prometeu que Ele nos daria Sua carne para comer (Jo 6,51). Isso é muito difícil de compreender e até mesmo ofensivo, especialmente para os Judeus. Dessa forma, “os judeus discutiam entre si, dizendo: ‘Como esse homem pode dar-nos a sua carne a comer’?” (Jo 6,52). Naquele momento, Jesus não modificou ou explicou a Sua declaração. Ao invés disso, Ele a repetiu mais quatro vezes (Jo 6,53-56). Efetivamente, Jesus insiste que nós estamos recebendo o Seu Corpo e o Seu Sangue na Santa Comunhão.

Isso não é contraditório para a razão. Por exemplo, um bebê ainda no ventre de sua mãe se alimenta de sua carne e de seu sangue. Similarmente, Jesus nos dá Seu Corpo e Sangue para sustentar a nossa vida n’Ele. Contudo, o bebê não precisa acreditar em sua mãe. Mas, apesar de vermos somente o que parece ser pão e vinho, Jesus insiste que temos que crer que Ele está realmente presente como Eucaristia. Santo Tomás de Aquino sustentou que crer na Eucaristia é o mais desafiador ato de fé. Jesus não nos quer caminhando com pouca fé ou sem fé (2Cor 5,7). Ele nos desafia e nos agracia para viver com uma fé viva, especialmente em Sua oferta de Si mesmo como Eucaristia.

Oração: Pai, que eu possa crer tão profundamente na Eucaristia que possa morrer por Jesus.

Promessa:Ananias partiu. Entrou na casa, impôs a mão sobre [Saulo] e disse: ‘Saul, meu irmão, o Senhor me enviou. Jesus, o mesmo que te apareceu no caminho por onde vinhas. É para que recuperes a vista e fiques repleto do Espírito Santo’. Logo caíram-lhe dos olhos umas como escamas, e recobrou a vista. Recebeu, então, o batismo.” (At 9,17.18)

Louvor: Jorge dedica um tempo antes e depois de cada Missa em adoração Eucarística

07/05/2022 - VOCÊ DEVE SAIR!

Sábado, 07 de Maio de 2022                                                       

At 9,31-42                                  Sl 116(115),12-17                       Jo 6,60-69 

                                                    VOCÊ DEVE SAIR!

A partir daí, muitos dos seus discípulos voltaram atrás…” (Jo 6,66)

O início da perseguição à Igreja fez com que muitos discípulos ‘saíssem’ para o mundo (At 8,1). Essa intensa perseguição foi uma oportunidade para anunciar o Evangelho (At 8,4). Infelizmente, na passagem do Evangelho da Missa de hoje, outros discípulos também se afastaram; eles “…voltaram atrás e não andavam mais com [Jesus].” (Jo 6,66). As duras palavras do Senhor fizeram com que: “…se escandalizasse dele.” (Mc 6,3)

São Pedro não deixou Jesus (Jo 6,68.69), mas ‘saiu’ para o mundo, fazendo muitas viagens (At 9,31). Ele saiu em missão para Lida e Jope, curando um paralítico e ressuscitando uma mulher (At 9,34.40). Ele saiu de sua zona de conforto, levando a Palavra de Deus e o Espírito Santo a muitos crentes não Judeus (At 10,23-33).

Quando o Senhor nos chama a ‘sair’ e anunciar a Boa Nova, Ele também está nos chamando para sair de nossa zona de conforto. Suas duras palavras sacodem a nossa fé (Jo 6,61) e nos movem da nossa complacência. Como está a sua atual situação de vida que pode ser uma oportunidade para levar a Boa Nova de Jesus a outras pessoas? “Vede, pois, cuidadosamente como andais: não como tolos, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus.” (Ef 5,15.16). Saia e anuncie a Boa Nova (Sl 19(18),5; At 5,20).

Oração: Pai, move-me diretamente para os braços de Jesus, o Teu Filho. Usa-me para também para levar muitas pessoas para os Seus braços e para o centro do Seu Sagrado Coração.

Promessa: “…Voltando-se então para o corpo, [Pedro] disse: ‘Tabita, levanta-te’! Ela abriu os olhos e, vendo Pedro, sentou-se.” (At 9,40)

Louvor: Inspirada pelo movimento do Espírito Santo encontrado nos Atos dos Apóstolos, Regina ora por um novo Pentecostes após cada novo Pentecostes.

08/05/2022 - REPLETOS

Domingo, 08 de Maio de 2022                                                      4º Domingo da Páscoa                           

At 13,14.43-52                            Sl 100(99),1-3.5                Ap 7,9.14-17           Jo 10,27-30 

                                                          REPLETOS

Quanto aos discípulos, achavam-se repletos de alegria e do Espírito Santo.” (At 13,52)

E se a única coisa que você sabe fazer for se achar cheio(a) de alegria e do Espírito Santo? Depois que São Paulo e São Barnabé foram maltratados violentamente e lançados para fora da cidade, os discípulos souberam reagir de uma única maneira – não com violência, falta de perdão, ou ressentimento, mas “…ficaram repletos de alegria e do Espírito Santo.” (At 13,52)

E se nós formos rejeitados(as), insultados(as), ou acusados(as) falsamente? Provavelmente saberíamos como reagir com alguma coisa, porém não com alegria. Contudo, os primeiros discípulos de Jesus podiam estar cheios de alegria em circunstâncias terríveis (At 5,41) porque eles estavam também repletos do Espírito Santo.

O Espírito crucifica a nossa carne com as suas paixões e desejos (Gl 5,24). Não sabemos mais como reagir com o nosso antigo modo carnal. O Espírito clama ‘Abba’ em nossos corações (Rm 8,15; Gl 4,6), proclama “…Jesus é Senhor…” (1Cor 12,3), e nos enche de amor (Rm 5,5). Sob essas circunstâncias, nós perdoamos e amamos os nossos inimigos e sabemos somente nos encher de alegria. Somente aqueles(as) que estão repletos do Espírito podem reagir desse modo às perseguições. Portanto, “Bem-aventurados sois, se sofreis injúrias por causa do nome de Cristo, porque o Espírito de glória, o Espírito de Deus repousa sobre vós.” (1Pe 4,14)

Oração: Pai, que eu possa reagir aos meus inimigos de tal modo que confunda aos não Cristãos.

Promessa:As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.” (Jo 10,27)

Louvor:Iahweh reina para sempre, teu Deus, ó Sião, de geração em geração!” (Sl 146(145),10). Louvor a Jesus ressuscitado!

09/05/2022 - OUVÍ-O, OUVÍ-O!

Segunda-feira, 9 de Maio de 2022                                                Santa Luisa de Marillac                   

At 11,1-18                                  Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4             Jo 10,1-10

                                                     OUVÍ-O, OUVÍ-O!

Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.” (Jo 10,5)

Você alguma vez, inadvertidamente, se colocou em uma situação que o retrospecto definitivamente não era a vontade de Deus? Obviamente você não estava ouvindo o Senhor. Ele certamente advertiu você milhares de vezes, mas você deve ter perdido isso uma vez atrás da outra. Isso parece indicar que a voz de Jesus é estranha para você.  Você está com problemas. Quando você não ouve Jesus, você não ouve a Palavra (Jo 1,1) e a Verdade (Jo 14,6). Você não ouve a única Pessoa que pode dirigir corretamente a sua vida. Você está fora de controle.

Para ouvir ao Senhor, nós temos que:

1 – Nos arrepender dos pecados que impedem a nossa audição. Busque fazer a Confissão.

2 – Comprometer nossa vida totalmente com Ele. Jesus disse: “…Quem é da verdade escuta a minha voz.” (Jo 18,37).

3 – Reservar um tempo a cada dia para a oração silenciosa.

4 – Orar, ler, e viver a Bíblia. Escutar vem com a Palavra de Deus (Rm 10,17).

5 – Nos aquietarmos por alguns momentos todos os dias. Desligar a televisão e colocar de lado nossos equipamentos eletrônicos.

6 – Simplificar o nosso estilo de via. 

Oração: Pai, que eu possa ouvir cada palavra que Tu disseres (Jo 8,47).

Promessa:Ora, apenas começara eu a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como sobre nós no princípio.” (At 11,15)

Louvor: Roberto e Marta leem as Escrituras e oram juntos ao menos uma vez por dia.

10/05/2022 - FÉ SE SOLETRA COMO R-I-S-C-O

Terça-feira, 10 de Maio de 2022                                         São Damião de Molokai

                                                                                             São João de Ávila 

At 11,19-26                                Sl 87(86),1-7                               Jo 10,22-30 

                                          FÉ SE SOLETRA COMO R-I-S-C-O

Ora, a notícia chegou aos ouvidos da Igreja que está em Jerusalém, pelo que enviaram Barnabé até Antioquia.” (At 11,22)

São Barnabé “…era um homem bom, repleto do Espírito Santo e de fé…” (At 11,24). O Senhor o chamou a viver situações de alto-risco.

Primeiro ouvimos falar de Barnabé, que era chamado naquela época de José, vendendo seu campo e depositando o dinheiro da venda aos pés dos apóstolos (At 4,36.37). Se você fizesse uma coisa dessas, não estaria assumindo um risco? E se a Igreja não provesse você? E se você perdesse tudo?

O próximo grande ato de fé de Barnabé foi a sua coragem em aceitar o recém-convertido Saulo, um antigo assassino de Cristãos. Barnabé era o único discípulo em Jerusalém que não tinha medo de Saulo (At 9,26.27). Muitos pensavam que a conversão de Saulo era apenas uma manobra para matar mais Cristãos. Mas Barnabé, pela fé, assumiu o risco.

A seguir, ouvimos sobre Barnabé sendo escolhido pela igreja de Jerusalém para discernir sobre a autenticidade dos Gentios de Antioquia sendo convertidos ao Senhor. “Quando ele chegou e viu a graça que vinha de Deus, alegrou-se. E exortava a todos a permanecerem fiéis ao Senhor, com prontidão de coração.” (At 11,23). Esse foi um discernimento extremamente controverso e Barnabé, mais tarde, seria severamente perseguido por esse discernimento (At 13,46.50).

Mais tarde, Barnabé empreendeu a primeira viagem missionária Cristã (At 13,2-14). Ele poderia facilmente ter sido morto. Estava arriscando a sua vida novamente e caminhando pela fé.

Você é um homem ou uma mulher de fé? Você se arrisca adequadamente?

Oração: Pai, faz-me livre, destemido(a), puro(a), e livre de intimidação.

Promessa:Eu lhes dou a vida eterna e [minhas ovelhas] jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão.” (Jo 10,28)

Louvor: São Damião deu dignidade, a Eucaristia, e finalmente a sua vida para aqueles leprosos a quem ele serviu na ilha de Molokai.

11/05/2022 - SOMBRAS DAS TREVAS

Quarta-feira, 11 de Maio de 2022                                                                                        

At 12,14-13,5                                        Sl 67(66),2.3.5.6.8                      Jo 12,44-50

                                                 SOMBRAS DAS TREVAS

Eu, a luz, vim ao mundo para que aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” (Jo 12,46)

Neste Tempo Pascal você saiu das trevas do sepulcro para a luz da Ressurreição? É disto que trata a Páscoa? Por exemplo, João Marcos se moveu das trevas para a luz. Ele acompanhou São Paulo e São Barnabé na missão de ajuda a Jerusalém (At 12,25). Ele também os acompanhou na primeira viagem missionária (At 13,5). O primeiro encontro naquela primeira viagem foi traumático. O mago Elimas foi atingido pela cegueira e o governador Sérgio Paulo convertido a Jesus (At 13,11.12). Possivelmente isso foi demasiado para Marcos, pois ele abandonou o barco e deixou a missão (At 13,13; At, 15,38). Ele estava nas trevas do medo e da falta de fé.

São Marcos finalmente retornou ao trabalho missionário como companheiro de Barnabé. Mais tarde ele preparou um dos Evangelhos. Em seu Evangelho, ele ressalta as curas dos cegos por Jesus (Mc 8,22; 10,46). A principal circunstância que pode tê-lo traumatizado está agora levantada para a glória de Deus. Marcos é uma pessoa da Páscoa, que saiu do sepulcro das trevas do medo para a luz ressuscitada.

Oração: Jesus, eu tenho meda das circunstâncias difíceis. Faz com que eu saia desse sepulcro.

Promessa:Quem me rejeita e não acolhe minhas palavras tem seu juiz: a palavra que proferi é que o julgará no último dia.” (Jo 12,48)

Louvor: Mariana deixou a Igreja durante os escândalos sexuais, mas retornou depois de sentir falta do Sumo Sacerdote, Jesus, na Eucaristia

12/05/2022 - UM ENVIADO DE DEUS

Quinta-feira, 12 de Maio de 2022                             Santos Nereu, Aquiles e Pancrácio 

At 13,13-25                                Sl 89(88),2.3.21.22.25.27            Jo 13,16-20 

                                                    UM ENVIADO DE DEUS

“Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Jo 13,20)

Nós aceitamos Jesus e Deus Pai aceitando aqueles(as) que Jesus nos enviar. Jesus nos enviou Seu Corpo, a Igreja. Ele nos enviou os bispos e o Papa como líderes da Igreja. Os membros de nossa paróquia são ‘enviados de Deus’. Ele enviou os membros das nossas famílias para dentro das nossas vidas. Os nossos vizinhos e colegas de trabalho foram ‘enviados do céu’. Até mesmo alguns de nossos inimigos foram enviados por Jesus.

Consequentemente, nós aceitamos Jesus e o Pai:

– amando e obedecendo a Sua Igreja,

– conhecendo e servindo os nossos companheiros paroquianos,

– entregando as nossas vidas pelos membros das nossas famílias,

– amando os nossos colegas de trabalho e vizinhos como a nós mesmos (Mt 22,39), e

– perdoando, amando, e até mesmo morrendo pelos nossos inimigos (Lc 6,27-35).

Aceitar Jesus não é uma decisão isolada. Aceitar Jesus é levar todas as nossas relações a um novo nível. Aceitar Jesus é entrar em uma nova dimensão humanamente impossível, incondicional, e de amor crucificado. Aceitar Jesus é uma graça, um milagre, e um privilégio. Aceite Jesus – em Seus termos.

Oração: Pai, ensina-me a amar.

Promessa:Vou cantar para sempre o amor de Iahweh, minha boca anunciará tua verdade de geração em geração.” (Sl 89(88),2)

Louvor: Os Santos Nereu e Aquiles eram guarda-costas do imperador Romano, soldados da Guarda Pretoriana. Séculos mais tarde, o Papa São Dâmaso homenageou a sua conversão e seu martírio.

13/05/2022 - PERDENDO ALGO?

Sexta-feira, 13 de Maio de 2022                                         Nossa Senhora de Fátima                   

At 13,26-33                                Sl 2,6-11                                    Jo 14,1-6 

                                                      PERDENDO ALGO?

Pois os habitantes de Jerusalém e seus chefes cumpriram, sem o saber, as palavras dos profetas, que a cada sábado são lidas.” (At 13,27)

Nós podemos ir à Igreja toda semana ou até mesmo todos os dias, ouvir a Palavra de Deus e ainda assim deixar de reconhecer Jesus. Podemos ler a Bíblia diariamente, inclusive as leituras e os ensinamentos deste “Um Pão, Um Corpo”, mas não entregar as nossas vidas totalmente ao Senhor. Podemos até mesmo declarar Jesus como Senhor (Mt 7,21), profetizar, realizar milagres e expulsar demônios em Seu nome (Mt 7,22), mas não ter um correto relacionamento com o Senhor. Ele pode nos dizer: “…Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.” (Mt 7,23)

Que nós não percamos o dia da salvação, o tempo de misericórdia e o tempo da visita de Deus (Lc 19,41-44). Fomos batizados em Cristo Jesus. Ele está em nós. “Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?…” (Hb 2,3)

Não demores a voltar para o Senhor e não adies de um dia para o outro…” (Eclo 5,7). “…Eis agora o tempo favorável por excelência. Eis agora o dia da salvação.” (2Cor 6,2). Que nós aceitemos Jesus nos Seus termos. Que nós O amemos com um amor total e crucificado e assim O amemos como Ele nos amou. O Senhor está dando a você a graça neste momento para entregar-se totalmente a Ele. Siga ‘Sim’ para Jesus.

Oração: Pai, eu sou todo(a) Teu(Tua).

Promessa: Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.” (Jo 14,1)

Louvor: Ao aprovar a aparição de Maria, Nossa Senhora de Fátima, a Igreja encorajou muitos Católicos a crescer na piedade. A devoção pública estendendo-se por mais de cem anos fez surgir muitas conversões.

14/05/2022 - DE ABATIDO A ENTUSIASMADO

Sábado, 14 de Maio de 2022                                                        São Matias, Apóstolo                                       

At 1,15-17.20-26                         Sl 113(112),1-8                                     Jo 15,9-17 

                                             DE ABATIDO A ENTUSIASMADO

Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos…” (At 1,15)

Jesus nos manda seguir em frete, produzir frutos (Jo 15,16), fazer discípulos em todas as nações (Mt 28,19) e tomar mais iniciativas na construção do reino de Deus do que o mundo toma para fazer dinheiro (Lc 16,8). Temos que ser zelosos para com o Senhor.

Entretanto, muitos de nós somos muito apáticos e indiferentes. Nós nos sentamos e ficamos pensando em todas as coisas que deveríamos ter feito, mas nunca concluímos. Somos como os discípulos no Cenáculo que não substituíram Judas durante mais de quarenta dias. Alguns(umas) de nós temos um acúmulo de coisas para fazer que se estenderão por mais de quarenta dias ou até mesmo meses e anos.

 

O Espírito Santo está começando a se mover para nos motivar a fazer ao menos uma coisa. Essa única coisa pode ser nos reconciliarmos com alguém, perdoar a quem nos ofendeu ou nos arrependermos de pelo menos um pecado. O Espírito está se movendo gradualmente. A água do Espírito está gotejando para dentro das nossas vidas (Ez 47,2). Se obedecermos ao Espírito nesse momento, esse gotejar do Espírito se tornará rem rios de água viva (Jo 7,38). Fazendo alguma coisa no Espírito, nós abrimos as comportas para que o Espírito seja derramado em um novo Pentecostes.

Oração: Pai, transforma-me de abatido em entusiasmado para estar aberto e promover esse derramamento do Espírito.

Promessa:Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e produzirdes fruto e para que vosso fruto permaneça…” (Jo 15,16)

Louvor: Durante os dias após a Ascensão de Jesus, os apóstolos escolheram dois homens para substituírem Judas. Eles lançaram sorte sobre eles e São Matias foi o escolhido entre os apóstolos de Cristo (At 1,21-26). São Matias restaurou a integridade dos apóstolos. “Ao vencedor concederei sentar-se comigo no meu trono, assim como eu venci e estou sentado com meu Pai em seu trono.” (Ap 3,21)

15/05/2022 - ‘PORQUE ELE VIVE ...’

Domingo, 15 de Maio de 2022                                                      5º Domingo da Páscoa

Santo Isidoro                                                                                         

At 14,21-27            Sl 145(144),8-13               Ap 21,1-5               Jo 13,31-35

                                               ‘PORQUE ELE VIVE …’

Se Deus foi nele glorificado, Deus também o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.” (Jo 13,32)

Nós estamos no meio do Tempo Pascal. Se não podemos nos alegrar com a Ressurreição de Jesus dentre os mortos, devemos estar mortos. Porque o seu túmulo está vazio, nós temos a vida em abundância (Jo 10,10). ‘Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã’, pois Ele enxugou todas as lágrimas de nossos olhos e “…nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor e nem dor haverá mais. Sim! As coisas antigas se foram!” (Ap 21,4). “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez uma realidade nova.” (2Cor 5,17; Ap 21,5)

A vida vale a pena ser vivida simplesmente porque Ele vive’. Assim, “…É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus.” (At 14,22). O Calvário ainda está à frente de cada um(a) de nós ao começarmos a percorrer o caminho da cruz. Somos temerosos(as) e rejeitamos a dor e o sofrimento. Mas, porque Jesus vive, nós “[pensamos], com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós.” (Rm 8,18)

Porque Jesus vive, o demônio não pode mais nos manipular e escravizar por toda a nossa vida pelo medo da morte (Hb 2,15). “…A morte foi absorvida na vitória. Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o teu aguilhão?” (1Cor 15,54.55). Porque Ele vive, “…em tudo isto somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou.” (Rm 8,37)

Oração: Jesus, que eu possa proclamar sobre os telhados que Tu estás vivo (Lc 12,3).

Promessa:Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,35)

Louvor:[Abraão] dizia: Deus é capaz também de ressuscitar os mortos. Por isso, recuperou seu filho, como um símbolo.” (Hb 11,19). Louvor a Jesus, Autor e Realizador da nossa fé (Hb 12,2).

16/05/2022 - SANTA OUSADIA

Segunda-feira, 16 de Maio de 2022                                     

At 14,5-18                                  Sl 115(113B),1-4.15.16                         Jo 14,21-26                                              

                                                     SANTA OUSADIA

Ele ouvira Paulo falar. E Paulo, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse-lhe com voz forte: Levanta-te direito sobre os teus pés!’…” (At 14,9.10)

Você teria coragem e segurança para gritar para uma pessoa em uma cadeira de rodas: ‘Levante-se! Fica sobre seus pés!’ (At 14 10). Com esse ousado comando, São Paulo curou um homem aleijado que nunca tinha dado um passo na sua vida (At 14,8).

Paulo nem sempre teve essa ousadia. Por exemplo, durante vários dias, ele aguentou o comportamento perturbador de uma jovem com um espírito clarividente (At 16,16). “…Fatigado com aquilo, Paulo voltou-se para o espírito, dizendo: ‘Em nome de Jesus Cristo, eu te ordeno que te retires dela’! E na mesma hora saiu.” (At 16,18). Algumas vezes demorava dias para Paulo dar uma ordem que iria curar e libertar.

O Espírito Santo nos confirma na nossa fé de modo que podemos agir no nome de Jesus com autoridade, ousadia e liberdade. O Espírito nos ajuda a orar e ouvir a nosso Pai (Rm 8,26). Nós estamos em contato com Ele; sabemos o que estamos fazendo; temos motivo para ser ousados(as). O Espírito também nos ensina a Palavra de Deus (Jo 14,26), desse modo, sabemos o que nos pertence, o que nós temos que suportar e o que não temos que suportar.

Quando conhecemos a Palavra de Deus, o demônio não pode fugir facilmente após nos roubar. Sabemos o suficiente para exigir a nossa herança. Finalmente, o Espírito nos capacita para obedecer. Durante esse Tempo Pascal, deixe que o Espírito o(a) faça ousado(a).

Oração: Pai, através do Teu poder, que eu possa receber o dom de curar em nome de Jesus.

Promessa: “…Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada.” (Jo 14,23)

Louvor: Como é precioso, ó Deus, o teu amor! Deste modo, os filhos de Adão se abrigam à sombra das tuas asas.” (Sl 36(35),8)

17/05/2022 - ESTRADA CERCADA

Terça-feira, 17 de Maio de 2022                                          

At 14,19-28                                Sl 145(144),10-13.21                            Jo 14,27-31

                                                  ESTRADA CERCADA

Mas, reunidos em torno dos discípulos, Paulo ergueu-se e entrou na cidade…” (At 14,20)

Os perseguidores de Paulo tentaram matá-lo a pedradas. Eles “…arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.” (At 14,19). O grupo dos discípulos ressuscitou o morto.

Precisamos formar grupos de oração em torno dos ‘mortos vivos’ no nosso meio (1Jo 3,14). Qualquer pessoa que não conheça a Jesus está espiritualmente morta, colhendo “…o salário do pecado…” (Rm 6,23). Algumas igrejas estão mortas (Ap 3,1). Alguns casamentos estão mortos. Nós podemos cercar essas pessoas, igrejas e casais, como Josué cercou Jericó, e a muralha ruiu por terra (Js 6,20).

Podemos cercar os mortos e trazê-los de volta à vida literalmente juntando as nossas mãos, em uma semana de oração (como em Jericó), orando sobre as pessoas, formando uma cadeia de orações ou um grupo de intercessão. Se nós somente deixarmos o Espírito nos guiar, podemos cercar o nosso planeta morto com uma oração que traz a vida. Vamos seguir em círculos, em numa espiral de ressurreição, para uma nova vida, uma nova vida de verdadeira liberdade.

Oração: Pai, que as mãos que oram em toda a terra possam se juntar em um círculo de oração e vida ressuscitada.

Promessa: “…Se me amásseis, ficaríeis alegres por eu ir para o Pai, porque o Pai é Maior do que eu.” (Jo 14,28)

Louvor: Quando Henrique teve uma experiência de quase morte, ele começou a considerar a sua vida e a sua vida após a morte mais seriamente. Eu Vos agradeço Senhor Jesus, por atraíres todas as pessoas para Vós (Jo 12,32).

18/05/2022 - BARRACA DE FRUTAS

Quarta-feira, 18 de Maio de 2022                                                           Papa São João I                                                               

At 15,1-6                                    Sl 122(121),1-5                                     Jo 15,1-8 

                                                   BARRACA DE FRUTAS

“…Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.” (Jo 15,4)

As primeiras palavras que Deus disse à humanidade recém-criada foram: “…Sede fecundos, multiplicai-vos…” (Gn 1,28). Algumas das últimas palavras ditas por Jesus antes de Sua Ascensão foram: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” (Mt 28,19). Imediatamente antes de Sua Ascensão, Jesus nos mandou sermos Suas testemunhas “…até os confins da terra.” (At 1,8)

Jesus espera que produzamos frutos abundantemente como os ramos da Videira ou então nós seremos “…recolhidos, lançados ao fogo e [queimados].” (Jo 15,6). Até mesmo os ramos frutuosos o Senhor “…poda, para que produza mais fruto ainda.” (Jo 15,2). O Senhor deixa extremamente claro que nós temos que produzir frutos levando outras pessoas até Ele. Os Cristãos produzem frutos fazendo mais Cristãos. Durante o primeiro Tempo Pascal, os apóstolos foram transformados de infrutíferos em frutíferos. Espere a mesma transformação na sua vida neste Tempo Pascal e em Pentecostes. Jesus proclamou: “Meu Pai é glorificado quando produzis fruto e vos tornais meus discípulos.” (Jo 15,8). “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19).

Oração: Jesus ressuscitado, a única resposta para um mundo pecaminoso, doente, dividido e impiedoso é a conversão a Ti. Que eu possa produzir frutos para o Teu reino. Poda-me.

Promessa:Eles, despedidos afavelmente pela Igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, narrando a conversão dos gentios e causando grande alegria a todos os irmãos.” (At 15,3)

Louvor: O Papa São João I uniformizou a data da Páscoa e promoveu o cântico litúrgico. Ele reuniu o segmento cismático da Igreja. Por fim foi martirizado por Teodorico o Grande, um rei Ariano herege.

19/05/2022 - O SEGREDO DA ALEGRIA

Quinta-feira, 19 de Maio de 2022                  

At 15,7-21                                  Sl 96(95),1-3.10                                    Jo 15,9-11                                                                                                    

                                               O SEGREDO DA ALEGRIA

Eu vos digo isso para que a minha alegria esteja em vós e vossa alegria seja plena.” (Jo 15,11)

Jesus nos prometeu que nós podemos ter a Sua alegria, a alegria de Deus entronizado no céu. Nós recebemos essa alegria observando os mandamentos de Deus como Jesus guardou os mandamentos do Pai (Jo 15,10).

Isso pode parecer uma surpresa para muitos porque achamos que a alegria depende de como vão as nossas coisas ao invés de como vão as coisas de Deus. Contudo, deixemos que os fatos falem por si mesmos. Possivelmente nunca antes uma cultura esteve tão preocupada com se sentir bem, com a busca do prazer e com propósitos egoístas. Mas nós estamos muito descontentes. A juventude alienada, a depressão, o abuso de drogas e de álcool, a violência e a apatia são sinais indicadores de que alguma coisa está muito errada. Nós temos tentado ganhar as nossas vidas, mas, como Jesus disse, nós as perdemos (Lc 9,24).

Se nos recusarmos a aprender pela obediência, talvez nós tenhamos de aprender pela dor. Vamos tentar do jeito de Deus, o caminho da renúncia (Lc 9,23), o caminho da cruz. O modo de Jesus é o único caminho para a felicidade, o contentamento e a alegria. Jesus é o Caminho (Jo 14,6). O pecado e a desobediência roubam a nossa alegria. O arrependimento e a obediência a restauram. “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4)

Oração: Jesus, que eu possa Te encontrar ressuscitado e ser libertado do egoísmo.

Promessa:Ora, o conhecedor dos corações, que é Deus, deu testemunho em favor deles, concedendo-lhes o Espírito Santo assim como a nós.” (At 15,8)

Louvor: Julia venceu a sua depressão lendo e orando os Salmos.

20/05/2022 - REALMENTE UM AMIGO

Sexta-feira, 20 de Maio de 2022                                                   São Bernardino de Sena                                                                                                                      

At 15,22-31                                Sl 57(56),8-12                                       Jo 15,12-17 

                                                    REALMENTE UM AMIGO

“…Eu vos chamo amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu vos dei a conhecer.” (Jo 15,15)

Você é amigo(a) de Jesus? Você é amigo(a) de Jesus se você faz o que Ele manda (Jo 15,14). A sua orientação é para que nos amemos uns aos outros como Ele nos ama (Jo 15,12). Se você faz isso, irá perceber que Jesus entregou a Sua vida por você (Jo 15,13), e você irá entregar a sua vida por outras pessoas (1Jo 3,16). Então você irá compreender sobre o que está falando o Senhor Jesus (Jo 15,15). A obra de Deus não irá confundir você, irá iluminá-lo(a).

Somente os amados e obedientes amigos de Jesus experimentam isso. Esse amor crucificado produz muitos frutos. Abre até os mais duros corações para aceitar Jesus como Senhor e Salvador. Você é amigo(a) de Jesus? Você morreria até mesmo pelos seus inimigos? O seu amor está cobrindo uma multidão de pecados? (1Pe 4,8). Você está produzindo frutos levando outras pessoas para Jesus? Jesus revela os pré-requisitos para ser Seu amigo(a), bem como os efeitos dessa decisão.

Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que temem o Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo.” (Eclo 6,14-17). Os(As) amigos(as) de Jesus se tornam como Ele.

Oração: Jesus ressuscitado, faz-me como Tu, crucificado e glorificado.

Promessa:Feita a leitura, alegraram-se pelo consolo que trazia.” (At 15,31)

Louvor: São Bernardino de Sena é conhecido como ‘o Apóstolo da Itália’. Durante o Século XV, ele usou o seu dom de pregação para reavivar a morna fé Católica do país. Ele propagou a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus.

21/05/2022 - O LOCAL DE UM CRIME

Sábado, 21 de Maio de 2022                          São Cristóforo Magalhães e Companheiros                             

At 16,1-10                                  Sl 100(99),1-3.5                                    Jo 15,18,21 

                                                    O LOCAL DE UM CRIME

Paulo “alcançou em seguida Derbe, depois Listra…” (At 16,1)

Na cidade de Listra, São Paulo teve pedras lançadas sobre si até que o deixaram caído inconsciente (At 14,19). Os seus inimigos lançaram-se sobre ele e o arrastaram para fora da cidade, lançando-o ao solo, possivelmente num depósito de lixo. Os discípulos de Paulo formaram um círculo ao redor dele, e ele recobrou a consciência ou foi ressuscitado dentre os mortos. Então Paulo surpreendente e corajosamente retornou à cidade de Listra (At 14,20).

Paulo retornou em duas outras ocasiões a Listra, o local dos crimes contra ele (At 14,21; 16,1). A última vez que ouvimos falar de Paulo em Listra foi quando ele chamou São Timóteo para o ministério (At 16,1-3). Se Paulo não tivesse retornado ao local do crime, se ele não tivesse sido curado e não tivesse a coragem suficiente para retornar, possivelmente Timóteo nunca tivesse sido elevado a um dos grandes discípulos e líderes da Igreja primitiva.

Onde é a sua Listra? Onde fica o local onde ocorreu um crime contra você? Onde e por quem você foi ferido(a) profundamente? Seja curado(a). Retorne. Deixe que a fé vença o medo. Existe uma benção, um milagre, na sua Listra, se você tiver a recuperação e a coragem para retornar.

Oração: Jesus ressuscitado, segura a minha mão. Conduz-me através do deserto para a terra prometida.

Promessa: “…Porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia.” (Jo 15,19)

Louvor: São Cristóforo serviu como sacerdote no México. Naquele tempo, o governo secular perseguia severamente os Católicos. Ele fundou secretamente um seminário, não permitindo que a intimidação impedisse a educação presbiteral.

22/05/2022 - MAIS DUAS SEMANAS

Domingo, 22 de Maio de 2022                                                      6º Domingo da Páscoa

Santa Rita de Cássia                                                

At 15,1.2.22-29                 Sl 67(66),2.3.5.6.8            Ap 21,10-14.22.23            Jo 14,23-29

                                                  MAIS DUAS SEMANAS

De fato, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor nenhum outro peso além destas coisas necessárias.” (At 15,28)

Mais duas semanas e chegaremos a um dos mais importantes acontecimentos das nossas vidas, Em Pentecostes. Jesus continua a dizer: “Essas coisas vos tenho dito estando entre vós. Mas o Paráclito, O Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse.” (Jo 14,25.26)

Nós precisamos do Espírito Santo. De outro modo, o que Jesus nos disse não se tornará realidade nas nossas vidas. Então ficaremos perturbados(as) e intimidados(as) (Jo 14,27). Sem o Espírito, nós iremos “[guardar] as aparências da piedade, negando-lhe, entretanto, o poder…” (2Tm 3,5), fomentando a dúvida ao invés da fé e promovendo a desunião no Corpo de Cristo. Ou recebemos o Espírito ou permanecemos trancados pelo medo no Cenáculo (Jo 20,19.26). Ou recebemos o Espírito ou vemos a obra das nossas vidas nada significar, pois “…a carne é carne … e o Espírito é espírito.” (Jo 3,6)

A palavra ‘espírito’ também significa ‘alento’. Nós precisamos do Espírito Santo tanto quanto, ou até mesmo mais, do que precisamos de alimento em nossas vidas. Comece a aguardar e a orar (At 1,4), a orar e desejar (Lc 11,13), a ter sede e a crer (Jo 7,37), a crer e a obedecer (At 5,32). Jesus “…soprou sobre eles e lhes disse: ‘Recebei o Espírito Santo’.” (Jo 20,22)

Oração: Pai, renova a minha Confirmação. Enche-me com o Espírito de um modo muito além de qualquer coisa que eu possa ter imaginado (Ef 3,20).

Promessa: O anjo “…arrebatou-me em espírito sobre um grande e alto monte e mostrou-me a Cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus.” (Ap 21,10)

Louvor:E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada do que ele me deu, mas o ressuscite no último dia.” (Jo 6,39). Jesus ressuscitado, eu Te agradeço pela Tua misericórdia.

23/05/2022 - LÍDIA, UMA MULHER ABENÇOADA

Segunda-feira, 23 de Maio de 2022                                   

At 16,11-15                                Sl 149,1-6.9                                Jo 15,26-16,4 

                                            LÍDIA, UMA MULHER ABENÇOADA

Lídia, “…adoradora de Deus, escutava-nos. O Senhor lhe abrira o coração para que ela atendesse ao que Paulo dizia.” (At 16,14)

Lídia é uma pessoa relevante no Novo Testamento. Ela era “…negociante de púrpura da cidade de Tiatira…” (At 16,14), considerado um luxo no mundo antigo. Desse modo, ela era uma mulher com uma boa situação financeira e também capaz de negociar com sucesso devido à sua influência. Ela também tinha um grande dom de persuasão. Pode ter sido a única pessoa no Novo Testamento que teve preponderância ao negociar com São Paulo, quando o convenceu a hospedar-se na sua casa (At 16,15).

Lídia adorava a Deus e o seu coração estava aberto à pregação dos apóstolos (At 16,14). Adicionalmente, ela tinha o dom espiritual de ser ‘assistente’ de Paulo (1Cor 12,28). Lídia também tinha o dom espiritual da liderança (Rm 12,8), quando ‘a igreja doméstica’ em Filipos provavelmente se reuniu na sua casa (At 16,40). Paulo e Silas haviam sido expulsos da cidade depois de uma curta permanência, talvez não mais do que umas poucas semanas ou alguns meses. Assim o fundamento iniciado pelos apóstolos floresceu na igreja que se encontrava da casa de Lídia. A base oferecida pela firme fé de Lídia e a sua casa estável levou à perseverança da comunidade de Filipos. A carta aos Filipenses é um testemunho da importância da igreja que se reunia na casa de Lídia.

Uma pessoa com o coração aberto ao Espírito Santo pode trazer um impacto duradouro para o reino de Deus. Seja como Lídia. Use tudo que for possível na sua vida para o serviço ao Senhor.

Oração: Pai, usa-me para o Teu Reino, e usa-me agora.

Promessa: O Espírito Santo “…dará testemunho de mim. E vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.” (Jo 15,26.27)

Louvor: Marcos aprendeu como criar websites na Internet de modo a levar o Evangelho às pessoas. Seu trabalho de amor alcança agora muitos milhares de pessoas mensalmente com a Palavra de Deus.

24/05/2022 - REAÇÕES RESSUSCITADAS

Terça-feira, 24 de Maio de 2022            

At 16,22-34                                                    Sl 138(137),1-3.7.8                         Jo 16,5-11

                                                       REAÇÕES RESSUSCITADAS

“…Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16,31)

Pois os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e seus desejos.” (Gl 5,24). Nós fomos “…[transformados], renovando a [nossa] mente…” (Rm 12,2). “…Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.” (1Cor 2,16)

Por exemplo, depois que São Paulo e São Silas foram presos, despidos, açoitados e colocados numa prisão de segurança máxima (At 16,22-24), a reação natural deles deveria ser sentirem pena de si mesmos. No entanto, eles se concentraram em Deus e não neles mesmos, ao orarem e cantarem hinos durante toda a noite (At 16,25). Então, quando um terremoto tornou possível que Paulo e Silas escapassem facilmente da prisão, eles não fugiram, como seria o esperado. Nem pensaram que aquela poderia ser a única chance de liberdade, mas permaneceram na cela e converteram o carcereiro e a sua família (At 16,28-34). Quando Paulo e Silas foram, mais tarde naquele mesmo dia, libertados da prisão, eles se recusaram a partir até que os juízes Filipenses fossem tirá-los pessoalmente da prisão (At 16,35-39). Paulo e Silas foram audaciosamente corajosos, extremamente confiantes e profundamente concentrados no Senhor. E por eles terem ressuscitado com Cristo através do Batismo (Cl 3,1), eles pensaram “…nas coisas do alto, e não nas da terra.” (Cl 3,2)

Você está vivendo uma vida ressuscitada de fé? Os seus desejos e pensamentos são novos e transformados? Você tem os desejos e pensamentos de Cristo? Você está vivendo o seu Batismo? Viva a Ressurreição agora.

Oração: Pai, que eu possa permanecer, habitar e viver em Jesus.

Promessa:No entanto, eu vos digo a verdade: é do vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.” (Jo 16,7)

Louvor:Os que são esclarecidos resplandecerão, como o esplendor do firmamento…” (Dn 12,3)

25/05/2022 - INSUCESSO

Quarta-feira, 25 de Maio de 2022                                       São Beda, o Venerável

Papa São Gregório VII

Santa Maria Madalena de Pazzi                   

At 17,15.22-18,1                         Sl 148,1.2.11-14                         Jo 16,12-15

                                                            INSUCESSO

Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena…” (Jo 16,13) 

Para muitos, o Tempo Pascal tem sido fantástico. Para outros tem sido desencorajador. Eles(as) podem se sentir como São Paulo depois de seu insucesso em Atenas. Quando Paulo começou a falar aos Atenienses sobre a Ressurreição de Jesus, alguns o interromperam e zombaram dele. Outros o ignoraram, dizendo que voltasse em outra oportunidade (At 17,32). Apesar de alguns poucos abraçarem a fé, essa foi a pior resposta apresentada na Bíblia à pregação do Evangelho feita por Paulo.

Você também pode se sentir como um fracassado. Pode se sentir tentado a  abandonar tudo e voltando aos negócios, como aconteceu com São Pedro na pesca (Jo 21,3) ou fabricando tendas como Paulo (At 18,3). O Senhor não está dizendo a você para deixar o Seu ministério, mas para deixar o seu desânimo (2Cor 4,1).

Por este motivo, eu te exorto a reavivar o dom de Deus que há em ti pela imposição de minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,6.7). O Espírito Santo é o seu Paráclito, Assistente, Advogado, Aquele que está sempre ao seu lado. Nós precisamos não nos concentrar nas circunstâncias que nos rodeiam, mas no Espírito que está em nós. Nós não precisamos transformar igrejas, ministérios, ou esposas(os). Nós precisamos do Espírito Santo.

Oração: Pai, eu Te agradeço por transformares até mesmo os meus fracassos para Tua honra e glória.

Promessa:Tenho ainda muito que vos dizer, mas não podeis agora suportar.” (Jo 16,12)

Louvor: Santa Maria Madalena de Pazzi disse: ‘Vocês serão consolados conforme a grandeza de seus sofrimentos e aflições; quanto Maior o sofrimento, Maior será a recompensa’.

26/05/2022 - NOVE DIAS PARA O ESPÍRITO SANTO

Quinta-feira, 26 de Maio de 2022                                                           São Filipe Néri 

At 18,1-8                                    Sl 98(97),1-4                               Jo 16,16-20 

                                            NOVE DIAS PARA O ESPÍRITO SANTO

“…Vós vos entristecereis, mas a vossa tristeza se transformará em alegria.” (Jo 16,20)

Por causa do surto do Coronavirus, em todo o mundo, muitos de nós ficamos impossibilitados de participar presencialmente às Missas por um longo tempo. Nós nos entristecemos pela perda da Eucaristia (Jo 16,20). Quando chegou o dia em nós pudemos voltar a participar das Missas e receber a Santa Eucaristia, nossa tristeza se transformou em alegria.

Amanhã começa a Novena de Pentecostes, nove dias de oração em preparação para recebermos o Espírito Santo de um modo transformador de vida em Pentecostes. Jesus insistiu para que Seus apóstolos esperassem e orassem pela vinda do Espírito Santo. A tristeza que experimentamos durante esse tempo em que perdemos a Santa Missa foi transformada numa alegria que ninguém pode tirar de nós (Jo 16,22).

Os primeiros apóstolos também ficaram sem a presença do Senhor entre o dia da Sua Ascensão e o dia de Pentecostes. Eles obedeceram à orientação de Jesus para esperarem pelo Espírito Santo orando fervorosamente (At 1,14). Do mesmo modo, Jesus nos diz: “Eis que vos enviarei o que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade até serdes revestidos da força do Alto.” (Lc 24,49). Jesus tem o presente mais especial para você, o derramamento do Espírito Santo (At 1,8). Em obediência a Jesus, você irá dedicar esses próximos nove dias a orar para receber um novo derramamento do Espírito Santo?

Oração: Pai, eu Te peço para me encheres com o Espírito Santo de um modo novo. Que eu possa usar os dons do Espírito para Te servir com santidade e poder.

Promessa:Iahweh fez conhecer a salvação, revelou sua justiça aos olhos das nações.” (Sl 98(97),2)

Louvor: O fato de nos concentrarmos na nossa cultura moderna pode ser depressivo. São Filipe Neri, o ’santo da alegria’, oferece um remédio. Ele usava seu senso de humor enquanto cuidava dos doentes e prisioneiros.

27/05/2022 - A NOVENA DO ESPÍRITO SANTO

Sexta-feira, 27 de Maio de 2022                                         Santo Agostinho de Cantuária 

                                                                                              Novena de Pentecostes – 1º dia       

At 18,9-18                                  Sl 47(46),2-7                               Jo 16,20-23

                                                   A NOVENA DO ESPÍRITO SANTO

“…A sua hora chegou…” (Jo 16,21)

Hoje começamos os nove dias de oração clamando pelo Espírito Santo, como os apóstolos fizeram no Cenáculo antes do primeiro Pentecostes. Precisamos desse tempo para preparar o caminho para o Espírito. É até possível que você esteja receoso(a) de receber o Espírito, mas “…Deus não nos deu um espírito de medo, mas um espírito de força, de amor e de sobriedade.” (2Tm 1,7). Jesus orienta: “…Não temas. Continua a falar e não te cales. Eu estou contigo…” (At 18.9.10)

Vem, Espírito Santo! Talvez você tenha perdido sua(seu) esposa(o), pais, filho, ou um ente querido para a morte e ainda está muito ferido(a) para pensar em qualquer outra coisa, até mesmo no Espírito Santo. Você sofre, chora e se lamenta enquanto o mundo se alegra (Jo 16,20). Converse com Jesus sobre a morte, a dor e a perda. Faça perguntas para Ele. Um dia você não Lhe perguntará nada (Jo 16,23). O Pai e o Filho enviarão o Espírito Santo para conduzir você à verdade plena (Jo 16,13). Vem, Espírito Santo!

Você irá parar agora e tomar a decisão de orar pelo Espírito Santo nesses próximos nove dias? Procure fazer a vontade de Deus; registre o quanto você acredita que Ele quer que você ore durante esses nove dias. Ore e obedeça. Creia e receba o Espírito Santo.

Oração: Pai, concede-me a graça de orar nesses nove dias de um modo como eu nunca fiz antes.

Promessa:Também vós, agora, estais tristes; mas eu vos verei de novo e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará a vossa alegria.” (Jo 16,22)

Louvor: Santo Agostinho, um monge Beneditino Italiano, foi o primeiro Arcebispo de Canterbury. Nomeado pelo Papa São Gregório Magno, Agostinho viajou para a Inglaterra para pregar o Catolicismo para os pagãos Anglo-Saxões.

28/05/2022 - VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA

Sábado, 28 de Maio de 2022                                              Novena de Pentecostes – 2º dia                                                 

At 18,23-28                                Sl 47(46),2.3.8-10                       Jo 16,23-28 

                                             VOCÊS AINDA NÃO VIRAM NADA

“…Tendo ouvido [Apolo], Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o Caminho.” (At 18,26)

O modo mais efetivo de Satanás nos impedir de receber as graças do Espírito Santo é nos fazer crer que nós já as possuímos. Nós certamente não iremos buscar por algo que nós achamos que já encontramos. O demônio tenta fazer passar coisas boas por coisas de Deus.

Por exemplo, Apolo tinha muito boas coisas a oferecer. Ele era “…eloquente e versado nas Escrituras. Tinha sido instruído no caminho do Senhor e, no fervor do espírito, falava e ensinava com exatidão o que se referia a Jesus…” (At 18,24.25). Mas ele não conhecia Jesus pessoalmente; ele somente ouvira falar sobre Jesus. Ele não tinha o poder sobrenatural do Espírito; ele tinha somente poder natural. Satanás esperava que Apolo se acomodasse com a bondade humana e não recebesse a graça divina. Mas Priscila e Áquila levaram Apolo para casa junto com eles e disseram-lhe que havia muito mais coisas que ele ainda nem havia começado a viver. Ele precisava nascer novamente e receber a vida no Espírito.

Neste segundo dia da novena do Espírito Santo, que nós não nos fixemos em nada que não seja tudo que o Espírito quiser para nós. Vamos entender que nós nem sequer estamos perto de ter tudo e que a bondade natural está muito longe da glória de Deus.

Oração: Pai, que o recebimento dos Teus dons possa não estar limitado pela minha fraqueza humana, mas ser ilimitado pelo Teu poder divino. Vem, Espírito Santo!

Promessa: “…Em verdade, em verdade, vos digo: o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome. Até agora, nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa.” (Jo 16,23.24)

Louvor: A Irmã Inês acaba de celebrar seu 25º aniversário de vida religiosa consagrada. Seu amor por Jesus se irradia através de sua intercessão pelas pessoas.

 

29/05/2022 - FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Domingo, 29 de Maio de 2022                                            Ascensão do Senhor

Novena de Pentecostes – 3º dia

Papa São Paulo VI                                                                               

At 1,1-11      Sl 47(46),2.3.6-9     Ef 1,17-23 ou Hb 9,24-28; 10,19-23       Lc 24,46-53                                                                     

                                                  FONTE DE ALIMENTAÇÃO

Que se ilumine os olhos dos vossos corações, para saberdes qual é a esperança que o seu chamado encerra, qual a riqueza da glória da sua herança entre os santos e qual é a extraordinária grandeza do seu poder para nós, os que cremos, conforme a ação do seu poder eficaz, que ele fez operar em Cristo, ressuscitando-o de entre os mortos e fazendo-o assentar à sua direita nos céus.” (Ef 1,18-20)

Jesus tenta nos dizer que nós temos poder para vencer todos os demônios e para curar doenças (Lc 9,1). Ele nos disse que poderíamos “…[curar] os doentes, [ressuscitar] os mortos, [purificar] os leprosos, [expulsar] os demônios…” (Mt 10,8). Ele até prometeu que nós faríamos coisas bem Maiores do que as que Ele havia feito, se somente crêssemos n’Ele (Jo 14,12).

Mas Jesus guardou o melhor para o fim. Antes da Sua Ascensão, Jesus ressuscitado, com as Suas mãos transpassadas e o lado perfurado, estava falando com os apóstolos a respeito dos sinais que iriam acompanhar aqueles(as) que haviam professado a sua fé (Mc 16,17). Jesus mencionou cinco sinais: expulsar demônios, falar em novas línguas, pegar em serpentes, beber veneno sem sofrer nenhum mal e curar os enfermos (Mc 16,17.18). “Dito isto, foi elevado à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (At 1,9). Jesus ascendeu “…ao céu e sentou-se à direita de Deus.” (Mc 16,19)

Quando um Homem divide as nuvens e deixa o planeta para trás, Ele certamente prova que é um especialista em sinais. Quando Jesus nos diz: “…recebereis uma força, a do Espírito Santo que descerá sobre vós…” (At 1,8). Ele sabe sobre o que está dizendo.

Oração: Glorioso Jesus, que eu creia agora em Ti, nas Tuas promessas e no Teu poder para agir em mim (Ef 3,20).

Promessa:Eis que vos enviarei o que meu Pai prometeu…” (Lc 24,49)

Louvor:Por isso é que se diz: Tendo subido às alturas, levou cativo o cativeiro, concedeu dons aos homens.” (Ef 4,8). Jesus ressuscitado, nós Te louvamos pela Tua Ascensão.

 

30/05/2022 - POR MINHA CAUSA

Segunda-feira, 30 de Maio de 2022                                    Novena de Pentecostes – 4º dia                                       

At 19,1-8                                    Sl 68(67),2-7                              Jo 16,29-33 

                                                            POR MINHA CAUSA

“…‘Recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé’? Eles responderam: ‘Mas nem ouvimos dizer que haja um Espírito Santo’.” (At 19,2)

O Senhor escolhe “…o que no mundo é vil e desprezado…” (1Cor 1,28). Ele derrama o Seu Espírito sobre toda a humanidade e sobre os Seus(uas) servos e servas (At 2,18; Jl 3,1.2). Os ‘abandonados por Deus’ os Samaritanos, o blasfemador Paulo e o pagão Cornélio receberam o Espírito Santo (At 8,9.10). Os doze Efésios, assim como os doze apóstolos, receberam o Espírito Santo e “…puseram-se então a falar em línguas e a profetizar.” (At 19,6). Esses homens nem mesmo conheciam Jesus; eles haviam recebido o batismo de João (At 19,3). Porém, em algumas poucas horas, Paulo os levou a Jesus e à vida no Espírito.

Talvez você ache que não é digno(a) de receber o Espírito Santo. Ninguém é digno, mas de qualquer modo Jesus nos batiza no Espírito. Provavelmente você não é santo(a). Santidade não dá o Espírito a você; no entanto, O Espírito lhe dá a santidade. Talvez ninguém o(a) respeite, mas Jesus promete que Ele de nenhum modo o(a) rejeita (Jo 6,37). O Espírito Santo é enviado ‘por minha causa’ nesse local e nesse momento. ‘Vem Espírito Santo, enchei o coração de vossos fiéis e acendei nele o fogo do Vosso amor …’.

Oração: Jesus, que eu possa ter uma crescente e ardente sede pelo Espírito.

Promessa: “…No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33)

Louvor:Aleluia! Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! … Lembra-te de mim, Iahweh, por amor do teu povo, visita-me com a tua salvação.” (Sl 106(105),1.4)

31/05/2022 - PREPARAR-SE

Terça-feira, 31 de Maio de 2022                               Visitação de Nossa Senhora      

                                                                                    Novena de Pentecostes – 5º dia                                     

Sf 3,14-18 ou Rm 12,9-16                     Is 12,2-6                           Lc 1,39-56                 

                                                          PREPARAR-SE

Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor.” (Rm 12,11)

Quando você recebe o Espírito Santo, o demônio imediatamente tenta extinguir a chama (1Ts 5,19). Ao mesmo tempo, o Senhor reaviva o Espírito Santo com uma chama ainda mais forte na sua vida (2Tm 1,6). Renda-se ao Espírito. Coloque no candelabro da sua vida os dons e os frutos do Espírito (Lc 8,16). O Senhor irá continuar a acender o seu fogo.

Com Maria, vá para a região montanhosa (Lc 1,39) e dê como um presente o que tiver sido dado a você (Mt 10,8). A chama do Espírito irá crescer em você enquanto os Zacarias e as Isabeis em sua vida são preenchidos pelo Espírito e profetizam, e os bebês estremecem de alegria nos ventres (Lc 1,41). O seu ser irá proclamar a grandeza do Senhor e encontrará alegria em Deus seu Salvador (Lc 1,46.47).

Deixe que a Mãe Maria o(a) ajude a confiar que as palavras do Senhor para você e serão cumpridas (Lc 1,45). “Daí, e vos será dado; será derramada em vosso regaço uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante, pois com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38). É dando o Espírito que nós recebemos.

Oração: Pai, dá-me o Espírito Santo a mim e através de mim. Maria minha Mãe, roga por mim.

Promessa:Iahweh, o teu Deus, está no meio de ti, um herói que salva! Ele exulta de alegria por tua causa, renovar-te-á por seu amor, ele se regozija por tua causa com gritos de alegria, como nos dias de festa…” (Sf 3,17.18)

Louvor:Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,43). Espírito Santo, eu te agradeço por inspirar Santa Isabel a nos ensinar a verdade da divina maternidade de Maria.