01/12/2019 - Um Verdadeiro Natal faz do Advento uma Necessidade

Domingo, 1 de Dezembro de 2019  – 1º Domingo do Advento     

 Is 2,1-5                                    Sl 122(121),1-9                      Rm 13,11-14               Mt 24,37-44

                         UM VERDADEIRO NATAL FAZ DO ADVENTO UMA NECESSIDADE

Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor.” (Mt 24,42)

O significado do Natal determina a importância do Advento e até mesmo a sua necessidade. Se o Natal significa tão somente uma troca de presentes, uma comemoração e uma ornamentação, então nós não necessitamos do Advento. Todavia, se o Natal se refere ao recebimento do maior e melhor de todos os presentes, a salvação em Jesus (Rm 13,11), então nós precisamos de toda a preparação que Deus deseja que tenhamos. Precisamos de cada precioso momento do Advento. Seria uma tolice tentar iniciar o Tempo do Natal antecipadamente. Além disso, se o Natal significa desejar a paz na terra aos homens amados por Deus (Lc 2,14) e que não se façam mais guerras (Is 2,4), então ele irá requerer um Advento de mudança de vida, de conversões que revolucionem o mundo, de modo a aceitar Jesus como a nossa Paz (Ef 2,14 e que os homens se tornem promotores da paz (Mt 5,9). Além disso, se o Natal não se refere a luzes artificiais sobre as árvores e sim sobre Jesus, a Luz do mundo (Jo 1,4), então nós precisamos de um Advento de brilhante arrependimento.

Quando o Natal tem pouco significado, o Advento não significa nada. Quando o Natal significa nada menos do que a vinda de Jesus em nova glória, então o Advento tem uma importância excepcional. Cristo é o mais importante; desse modo, o Advento é uma necessidade.

Obedeça a Deus em cada detalhe deste Advento. Não inicie o Natal previamente, ou você poderá não ter um verdadeiro Natal. Tenha o melhor e o mais santo Advento da sua vida.

Oração: Pai, que neste primeiro dia do ano litúrgico da Igreja, eu comece a viver uma nova dimensão do Reino na minha vida.

Promessa:muitos povos virão, dizendo: ‘Vinde, subamos ao monte de Iahweh, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos instrua a respeito dos seus caminhos e assim andemos nas suas veredas’ …” (Is 2,3)

Louvor:Por isso o Pai me ama, porque dou a minha vida para retomá-la.” (Jo 10,17). Louvor a Ti, Senhor Jesus ressuscitado!

02/12/2019 - Um Advento para ser Lembrado

Segunda-feira, 2 de Dezembro de 2019

Is 4,2-6                                                Sl 122(121),1-9                                              Mt 8,5-11

                                               UM ADVENTO PARA SER LEMBRADO

Mas eu vos digo que virão muitos do oriente e do ocidente e se assentarão à mesa no Reino dos Céus, com Abraão, Isaac e Jacó.” (Mt 8,11)

Feliz Advento e ano novo da Igreja! Deus está realizando grandes coisas. Nós podemos crescer acostumados(as) a pensar na vida Cristã em termos de pequenos ganhos como o tamanho de grãos de mostarda; do mesmo modo pensamos em grandes dificuldades, muitas cruzes e fracassos, e as rejeições ao Senhor por parte dos nossos entes queridos. Nas leituras desta primeira segunda-feira do Advento, nós ouvimos que “… virão muitos do oriente e do ocidente …” (Mt 8,11) para o Senhor. Multidões acorrerão à Sua casa (Is 2,2.3). Eles(as) virão à casa do Senhor celebrando e agradecendo (Sl 122,1.4). Deus irá cobrir Sua morada de grandes nuvens e glória (Is 4,5.6). Isso será ampla e consideravelmente visível.

O santuário da Igreja, vazio nesta manhã pois a ornamentação da festa de Cristo Rei foi retirada, significando o término do ano da Igreja anterior. No entanto, as Escrituras das missas do Advento nos levam a refletir sobre muitas coisas. Preste atenção às leituras diárias das Missas deste Advento. Permita que o Senhor abra a sua mente para a grandeza dos Seus projetos para a raça humana. Deus pensa grande, age com grandeza, e ama enormemente. Ele irá curar o seu coração ferido e o(a) ressuscitará dentre os mortos para a glória. Faça com que esse Advento seja lembrado. Creia nas Escrituras do Advento.

Oração: Pai, derrama sobre mim, em abundância, o dom espiritual de temor ao Senhor. Que eu nunca Te considere um Deus fraco.

Promessa: … Eu irei curá-lo.” (Mt 8,7)

Louvor: Raquel deixou a sua terra natal para encontrar sua verdadeira morada na família de Deus.

 

03/12/2019 - Eu Orarei por Você

Terça-feira, 3 de Dezembro de 2019  – São Francisco Xavier

 Is 11,1-10                               Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17                              Lc 10,21-24

EU ORAREI POR VOCÊ

Então o lobo morará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará.” (Is 11,6)

No nosso mundo, quando o lobo visita o cordeiro para uma refeição, o cordeiro se torna o prato principal. A serpente morde e envenena qualquer criança que brincar no seu raio de ação, e o leão se alimenta do boi ao invés da forragem (Is 11,6-8). Neste nosso mundo, o forte sobrevive. É a sobrevivência do mais forte. Nosso mundo glamouriza os predadores, não as presas. Como exemplo, existem equipes que se chamam Leões, mas não existem equipes de Cordeiros ou Crianças.

Na montanha sagrada de Deus, existe uma nova ordem. O leão troca a carne por uma salada. O cordeiro partilha a refeição com o lobo e o leopardo deita-se com o cabrito. Crianças pequenas, e até mesmo os seus pais, podem dormir com serpentes. O Senhor promete: “Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte …” (Is 11,9)

Como isso pode acontecer? Nós não podemos estar relacionados(as) a esta nova ordem mundial; isso não tem nada a ver com o que temos vivido ou julgamos ser possível. A Palavra de Deus nos revela que nós poderemos nos relacionar com a Sua nova criação “… porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, assim como as águas cobrem o fundo do mar.” (Is 11,9)

Como poderemos ter esse conhecimento do Senhor? Precisamos deixar de nos afligir, começar a orar, e nos “… [tornarmos] como as crianças …” (Mt 18,3). Somente com inocência infantil, nós seremos capazes de receber as revelações que Jesus partilha com os pequeninos (Lc 10,21).

Você está se preparando para o encontro com o Menino Jesus no Natal, Aquele que veio à terra como uma pequena Criança. Torne-se você também uma pequena criança, e se encontre com o Menino Jesus no nível de uma criança. Então você se sentirá capacitado(a) para fazer parte da Sua nova ordem mundial de inocência e paz.

Oração: Jesus, revela-me as coisas grandiosas e inacessíveis ao meu conhecimento (Jr 33,3). Eu quero Te conhecer (Fl 3,10).

Promessa:… Felizes os olhos que veem o que vós vedes!” (Lc 10,23)

Louvor: Aos vinte e dois anos São Francisco Xavier conheceu Santo Inácio de Loyola e a sua vida, bem como a de muitos outros foi modificada. São Francisco Xavier evangelizou na Índia, Malásia, e Japão. Ele e Santa Teresa de Lisieux foram declarados padroeiros das missões em 1925.

 

04/12/2019 - Monte do Advento

Quarta-feira, 4 de Dezembro de 2019  – São João Damasceno                                               

Is 25,6-10                                   Sl 23(22),1-6                                Mt 15,29-37

MONTE DO ADVENTO

Com efeito, a mão de Iahweh repousará neste monte …” (Is 25,10)

A Igreja inicia o Tempo do Advento fazendo-nos subir à montanha. No Domingo, nos foi dito: “Vinde, subamos ao monte de Iahweh, à casa do Deus de Jacó …” (Is 2,3). Lá nós receberemos a Palavra de Deus e a paz de Deus. Ontem o Senhor prometeu: “Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte …” (Is 11,9). Isso será feito pelo Espírito Santo derramado e agindo através do Messias e dos Seus seguidores. Hoje o Senhor promete: “Iahweh dos Exércitos prepara para todos os povos, sobre esta montanha, um banquete de carnes gordas, um banquete de vinhos finos, de carnes suculentas, de vinhos depurados. Destruiu neste monte o véu que envolvia todos os povos e a cortina que se estendia sobre todas as nações; destruiu a morte para sempre. O Senhor Iahweh enxugou a lágrima de todos os rostos …” (Is 25,6-8)

Onde se encontra o monte sobre o qual se depositam as necessidades de todos os povos e onde a morte será destruída? Jesus sugere que nós saberemos a resposta a esta questão quando Ele subir à montanha (Mt 15,29), curando os doentes, multiplicando os pães e os peixes para alimentar as multidões (Mt 15,38). Mesmo apesar de estar na Montanha da Multiplicação, Jesus não provê as necessidades de todas as pessoas e destrói a morte. Ele faz isso no Monte do Calvário. Lá, Ele apresenta a oferta da salvação para todo ser humano, rasga o véu que existia entre Deus e a humanidade (Mt 27,51) e destrói a morte (1Cor 15,26). O Monte do Advento prefigura o Monte do Calvário.

Oração: Jesus, eu escolho subir a montanha em Tua companhia mesmo que tenha que seguir pelo caminho da cruz.

Promessa:Nesse dia se dirá: Vede, este é o nosso Deus, nele esperávamos, certos de que nos salvaria; este é Iahweh, em quem esperávamos. Exultemos, alegremo-nos na sua salvação.” (Is 25,9)

Louvor: São João Damasceno escreveu várias homilias sobre ‘Dormição’, a passagem da Virgem Maria para a vida eterna. Esses ensinamentos ajudaram a traçar a história e o desenvolvimento da doutrina da Assunção. Ele defendeu o entendimento da Igreja sobre a veneração de imagens, isto é, ícones e estátuas.

 

05/12/2019 - Desastre!

Quinta-feira, 5 de Dezembro de 2019                               

Is 26,1-6                  Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27                          Mt 7,21.24-27

DESASTRE!

Caiu a chuva, vieram as enxurradas, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande sua ruína!” (Mt 7,27)

O mercado de ações sofrerá uma queda. Nossos países se destruirão a si próprios internamente. A vida familiar posteriormente se deteriorará. O Natal significará pouco mais do que um tempo perdido de auto-indulgência para milhões de pessoas.

Será que essas declarações são as mais temíveis previsões para o ano de 2020? Não, elas não são previsões, mas conclusões lógicas a menos que os povos se arrependam. O fato é que uma casa construída sobre a areia desabará (Mt 7,26.27). Uma construção sem uma forte fundação não se sustenta e desaba. Uma vida sem um relacionamento pessoal com Jesus não foi construída sobre a Rocha (1Cor 3,11; Is 26,4). Uma nação que não está submetida a Deus será abalada e seguirá o caminho de incontáveis reinos esmagados através da história (Is 26,5). Um sistema financeiro que não é baseado em princípios Bíblicos é uma bomba de efeito retardado. Uma família que não ora junto não permanecerá unida. Um Natal sem Cristo é, no mínimo, sem sentido e potencialmente destrutivo.

Somente aqueles(as) que fazem a vontade do Pai celestial têm um futuro seguro (Mt 7,21-27).

Oração: Senhor, durante este Tempo do Advento, que eu permita que Tu construas um firme alicerce para este Natal, para o ano de 2020 e para a minha vida.

Promessa:Está decidido: tu manterás a paz, sim, a paz, porque a ti ela foi confiada.” (Is 26,3)

Louvor: Jorge aprendeu o que realmente era importante, Deus e a sua família, quando perdeu o emprego ao qual havia se dedicado por um longo tempo.

 

06/12/2019 - Auxiliando o Cego

Sexta-feira, 6 de Dezembro de 2019  – São Nicolau                                              

Is 29,17-24                               Sl 27(26),1.4.13.14                        Mt 9,27-31

 AUXILIANDO O CEGO

Partindo Jesus dali, puseram-se a segui-lo dois cegos, que gritavam e diziam: ‘Filho de Davi, tem compaixão de nós!’.” (Mt 9,27)

O que aconteceria se você ficasse cego(a) agora? Como seria o seu Natal? A Igreja nos fala hoje sobre a cegueira. Isso sugere que nós temos sido espiritualmente cegos(as) pelo pecado. Se não formos curados(as), a nossa cegueira irá arruinar o Natal pois não poderemos ver a Cristo, a razão de ser do Natal.

O Senhor promete através do profeta Isaias: “Naquele dia, os surdos ouvirão o que se lê, e os olhos dos cegos, livres da escuridão e das trevas, tornarão a ver” (Is 29,18). Jesus estende as Suas mãos para tocar os nossos olhos, de modo que nós possamos recuperar a visão (Mt 9,30). Nós só podemos ser curados(as) quando admitirmos que precisamos de cura. Que Jesus possa não precisar nos dizer o que Ele disse aos Fariseus: “… Se fosseis cegos, não teríeis pecado; mas dizeis: ‘Nós vemos!’ Vosso pecado permanece.” (Jo 9,41)

Quando admitimos a nossa cegueira, também precisamos admitir a sua causa, isto é, nosso pecado. O Senhor nos chama a confessar os nossos pecados uns aos outros para encontrarmos perdão e cura (Tg 5,16). Sem o arrependimento do Advento e a Confissão, nós teremos um Natal cego. Ao invés de celebrarmos Cristo, a Luz do mundo, nós estaremos tateando no reino das trevas.

Não perca Cristo, o Natal, a Luz e a Vida. Procure a Confissão. Reconcilie-se! Clame (Mt 9,27) pela misericórdia de Jesus: “… Rabbuni! Que eu possa ver novamente!” (Mc 10,51). ‘Oh Maravilhosa graça, quão doce o som, que salvou um miserável como eu. Eu já estive perdido, mas agora me encontrei, fui cego, mas agora eu vejo.’ (música Amazing Grace – Vasos Quebrados).

Oração: Espírito Santo, convence todos(as) aqueles(as) que não admitem a sua própria cegueira espiritual.

Promessa:Os pobres terão maior alegria em Iahweh, os indigentes da terra se regozijarão no Santo de Israel. Porque já não haverá tirano e o escarnecedor será destruído, todos os que andam a espreita para fazer o mal serão extirpados.” (Is29,19.20)

Louvor: São Nicolau foi Bispo de Mira, na Ásia Menor, atualmente Turquia. Foi venerado tanto no Oriente como no Ocidente pela sua caridade. Ele serviu a Deus fielmente servindo aos pobres.

 

07/12/2019 - Ainda é Tempo de Natal?

Sábado, 7 de Dezembro de 2019 – Santo Ambrósio

                       Is 30,19-21.23-26                       Sl 147(146),1-6                            Mt 9,35-10,1.6-8

 AINDA É TEMPO DE NATAL?

… proclamai que o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 10,7)

Quando o Messias, o Cristo, vier:

– você “… não [tornará] a chorar …” (Is 30,19),

– as nossas orações serão respondidas rapidamente (Is 30,19),

– o Senhor suprirá as nossas necessidades (Is 30,20),

– o Senhor, nosso Mestre, nos indicará a direção correta para nossas vidas (Is 30,20.21),

– Ele nos fará prosperar (Is 30,23-25),

– nós viveremos em uma luz sobrenatural (Is 30,26), e

– Ele cuidará das nossas feridas e nos curará (Is 30,26).

Parcialmente porque essas promessas messiânicas parecem não terem sido cumpridas, Judeus conservadores acreditam que o Messias, o Cristo, ainda não veio até nós e por isso, o verdadeiro Natal ainda não aconteceu. Os Cristãos creem que essas promessas e muitas outras mais foram cumpridas na Encarnação, morte e Ressurreição do Próprio Deus. Nós Cristãos admitimos que a nova e plena vida que nos foi dada por Jesus (Jo 10,10) ainda não foi totalmente aceita em virtude de nossos pecados. Contudo, isso não significa que o Senhor não cumpriu essas promessas messiânicas (Js 23,14).

Neste Natal, que nós nos arrependamos dos nossos pecados e recebamos o cumprimento das Suas promessas messiânicas. Desse modo mostraremos que Jesus é o Messias, o Cristo, e que o Natal é uma realidade.

Oração: Pai, através do meu total comprometimento com Cristo, faz com que minha vida seja a presença do Natal para todos com quem eu me encontrar.

Promessa:Então [Jesus] disse aos discípulos: ‘A colheita é grande, mas poucos os operários! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita’.” (Mt 9,37.38)

Louvor: Santo Ambrósio não se sentia intimidado pelas autoridades civis. Em sua disputa com o imperador Auxentius ele declarou: ‘O imperador está na Igreja, e não acima da Igreja’.

 

08/12/2019 - Esperança - Mesmo em Qualquer Circunstancia

Domingo, 8 de Dezembro de 2019  – Imaculada Conceição de Nossa Senhora                                                                       

 Gn 3,9-15.20                    Sl 98(97),1-4               Ef 1,3-6.11.12             Lc 1,26-38

 ESPERANÇA – MESMO EM QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA

Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos irrepreensíveis diante dele no amor.” (Ef 1,4)

O Senhor criou a raça humana para estar com Ele no Paraíso. No entanto, por causa do pecado original, nós:

– perdemos o Paraíso,

– ferimos seriamente nossa natureza humana,

– abandonamos a graça de Deus, e

– trouxemos para nossas vidas o medo (Gn 3,10), a vergonha (Gn 3,10), a acusação (Gn 3,12.13), a dor (Gn 3,16.19), a violência (Gn 4,8), a morte (Rm 6,23), o auto engano, a auto aversão, a escravidão, a alienação, até mesmo a condenação e muito mais.

O pecado original é o fato mais lamentável na vida. Quando percebemos isso, nós clamamos: “Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24). Somente Jesus Cristo nos liberta do pecado original e dos seus efeitos devastadores. Aliás, Jesus libertou a Sua mãe, Maria, de cometer o pecado original. Ela foi concebida imaculadamente. Maria é, portanto, ‘… sinal de esperança segura e de consolação …’ (Lumen Gentium, 68 – Papa Paulo VI) para todos nós, para que, o pecado original com a sua morte e condenação, não precise ter a palavra final. Jesus é Senhor de tudo, inclusive do pecado original. “Por isso [Jesus] é capaz de salvar totalmente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, visto que ele vive para sempre interceder por eles.” (Hb 7,25). Jesus é o nosso Senhor e Salvador. Maria Imaculada é um sinal de esperança nos indicando seu Filho, Jesus. Não importa o quanto a sua vida esteja abalada, seu mundo esteja partido e quão pecadora seja a sua sociedade, olhe para Jesus e se alegre.

Oração: Pai, neste dia santo, torna-me imaculado(a) ao me arrepender dos meus pecados, para confessá-los e, receber o Teu perdão.

Promessa:Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37)

Louvor:Por uma graça e favor singular de Deus onipotente e em previsão dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada intacta de toda a mancha do pecado original no primeiro instante da sua concepção.’ (CIC, 491). Louvor a Ti, Deus Altíssimo, pela segura esperança que Tu nos destes através de Maria. Aleluia!

 

 

09/12/2019 - O Máximo do Advento

Segunda-feira, 9 de Dezembro de 2019  –  São Juan Diego

                       Is 35,1-10                             Sl 85(84),9-14                        Lc 5,17-26

O MÁXIMO DO ADVENTO

Amor e Verdade se encontram, Justiça e Paz se abraçam; da terra germinará a Verdade, e a Justiça se inclinará do céu.”(Sl 85,11.12)

O objetivo do Advento é preparar o caminho do Senhor, Aquele que está vindo a nós de um novo modo pessoal neste Tempo do Natal. Mas existem diferentes formas e graus de preparação. A Igreja ensina com João Batista que a nossa preparação para a vinda de Cristo neste Natal precisa ser muito extensa. Nós necessitamos até mesmo de um batismo de arrependimento, isto é, sermos mergulhados no arrependimento (Mt 3,11).

A nossa preparação para Cristo neste Natal é comparável a uma escavação onde as montanhas são rebaixadas e um preenchimento sujo é usado para aterrar os vales de modo a tornar suave uma estrada áspera e transformar caminhos tortos em estradas retas (Lc 3,5). Enquanto o mundo nos apresenta uma figura de Papai Noel com um saco de presentes, a Igreja apresenta a cena de um profeta, João Batista, dirigindo uma escavadeira poderosa para enterrar nossos pecados.

Poucos de nós creem que o Natal seja de fato tão grandioso e que nós estejamos tão cheios de pecado a ponto de necessitarmos de tal terremoto para sua preparação. Todavia, a Igreja está correta. Nós precisamos de um grande Advento para vivermos um verdadeiro Natal.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo de modo que eu não minimize mas sim maximize o Advento.

Promessa:Sobre ele repousará o espírito de Iahweh, espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Iahweh.” (Is 11,2)

Louvor:Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder.” (At 2,24). Aleluia!

 

 

10/12/2019 - Escavadoras

Terça-feira, 10 de Dezembro de 2019

Is 40,1-11                   Sl 96(95),1-3.10-13                    Mt 18,12-14

ESCAVADORAS

Eis uma voz que diz: ‘Clama’, ao que pergunto: ‘Que hei de clamar?’ …” (Is 40,6)

Quando pensamos nas preparações para o Natal, nós imaginamos árvores, cartões, presentes, doces e velas. No entanto, a Bíblia fala de um tipo diferente de preparação. Para preparar o caminho do Senhor, nós precisamos transformar a nossa terra desértica e “… [aplainar] uma vereda para o nosso Deus.” (Is 40,3). Isso significa utilizar tratores, retroescavadeiras, dinamite, uma frota de caminhões e um grupo de engenheiros. Tudo isso será necessário para nivelar os montes e as colinas e usar a terra para preencher o vale (Is 40,4).

É uma operação grande e trabalhosa, transformar terrenos sinuosos, acidentados e íngremes em caminhos retos e suaves. Este é o retrato que a Bíblia apresenta sobre a preparação para a vinda de Cristo. O tempo de preparação do Advento requer um trabalho duro, de profundo arrependimento, conversão, exame de consciência e cura. Ele pode ser um tempo de quebra de corações, de dor, de condenação e de lágrimas. Contudo, o seu produto final é um claro e direto caminho para o Natal de Jesus penetrar em nossos corações.

E como ele será? Com superficialidades, desejos mundanos e um mero costume, ou um real Advento em preparação para um verdadeiro relacionamento com Jesus?

Oração: Jesus, traz o trator e as escavadeiras. Tudo o que tenho a perder é o meu pecado e o meu egoísmo.

Promessa:Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um destes pequeninos se perca.” (Mt 18,14)

Louvor: Tomás prepara-se para o Natal levando sua família para a Confissão.

 

 

 

11/12/2019 - Uma Surpresa de Natal

Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019  –  Papa São Dâmaso

Is 40,25-31                        Sl 103(102),1-4.8.10                           Mt 11,28-30

 UMA SURPRESA DE NATAL

Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e eu vos darei descanso.” (Mt 11,28)

Quando Jesus vem até nós, geralmente nós tornamos a Sua cheia de fardos. Ele carrega sobre Si o peso dos nossos pecados ((Mt 8,17), e carrega a cruz para pagar pelos nossos pecados (Jo 19,17; CIC, 598). Quando Jesus vem até nós, nós geralmente não O estimulamos. Ele foi rejeitado (Jo 1,11), ridicularizado (Mt 27,41.42), ultrajado (Jo 18,40), desacreditado (Mt 17,17), desprezado (Is 53,3), escarnecido (Mc 15,19.20) e por fim, crucificado e morto (Jo 19,18). Como é maravilhoso que Jesus não haja para conosco conforme os nossos pecados e não nos trate de acordo com os nossos erros! (Sl 103,10).

Jesus é “… compaixão e piedade, lento para a cólera e cheio de amor.” (Sl 103,8). “É ele quem perdoa [nossa] culpa toda e cura todos os [nossos] males.” (Sl 103,3). “É ele que …  [nos] coroa de amor e compaixão. É ele quem sacia [nossos] anos de bens …” (Sl 103,4.5). Ele nos atualiza, ensina, guia, e ajuda (Mt 11,28-30).

Louve a Jesus para sempre pois Ele não nos trata como nós O tratamos no passado. Que nós O tratemos como Ele nos trata. Como Santa Marta, que nós abramos as nossas casas e a nossa vida para Jesus e O recebamos de braços abertos (Jo 12,2). Como Maria de Betânia, que nós derramemos amor e orações em abundância sobre Jesus (Jo 12,3). Como os magos, que nós possamos dar a Jesus os nossos melhores presentes (Mt 2,11).

Venha para Jesus (Mt 11,28). Ame-O “… de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento …” (Lc 10,27). Que todo coração preparemos um lugar para Ele. Faça um grande acolhimento a Jesus neste Advento, neste Natal e para sempre.

Oração: Maranatha! Vem, Senhor Jesus (Ap 22,20). Vem a mim, e eu Te amarei para sempre.

Promessa:Mas os que põem a sua esperança em Iahweh renovam as suas forças, abrem as asas como as águias, correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.” (Is 40,31)

Louvor: O Papa São Dâmaso I encorajou o seu secretário Jerônimo (posteriormente São Jerônimo) a estudar as Escrituras. Por fim esse estudo levou à Vulgata, a tradução das Escrituras em latim.

 

 

 

12/12/2019 - Ela Reverteu as Maldições

Quinta-feira, 12 de Dezembro de 2019 –  Nossa Senhora de Guadalupe

 Gl 4,4-7                             Sl 96(95),1-3.10                            Lc 1,39-47

 ELA REVERTEU AS MALDIÇÕES

 “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial.’” (Gl 4,4.5)

Quando Adão e Eva cometeram o primeiro pecado, o resultado foram três maldições. O demônio foi amaldiçoado, e o Senhor colocou inimizade entre nós e ele (Gn 3,15). As mulheres também foram amaldiçoadas com as dores da gravidez (Gn 3,16). Os homens foram amaldiçoados com o trabalho braçal (Gn 3,17).

Essas três maldições foram transformadas em bênçãos por Jesus. Em Jesus, Maria inverteu as maldições. Na Encarnação de Jesus, o arcanjo Gabriel anunciou que Maria seria bendita entre todas as mulheres (Lc 1,28). Isabel ficou cheia do Espírito Santo e exclamou: “… Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.” (Lc 1,42). Maria por sua vez, louvando ao Senhor, disse: “… Doravante todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1,48). Ser bem-aventurada é o oposto de amaldiçoada.

O Senhor deu poder a Maria para reverter as maldições porque ela, bem como os outros discípulos de seu Filho, mataram a inimizade do demônio, “pois o Deus da paz não tardará em esmagar Satanás debaixo de [seus] pés …” (Rm 16,20). Preste atenção aos pés de Maria na imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Mais ainda, a gravidez de Maria não foi uma maldição, mas o nascimento daquele que nos liberta das maldições. A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe mostra Maria grávida. Finalmente, Maria dedicou a sua vida a realizar um trabalho árduo. Em seu trabalho, ela foi abençoada, não amaldiçoada. Nossa Senhora de Guadalupe usa as roupas de trabalho de uma camponesa. Ame a Jesus como Maria o faz. Reverta as maldições.

Oração: Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós e pelas Américas.

Promessa:Dizei entre as nações: ‘Iahweh é Rei! O mundo está firme, jamais tremerá. Ele governa os povos com retidão’.” (Sl 96,10)

Louvor: A imagem de Nossa Senhora de Guadalupe apareceu a Juan Diego em uma pequena vila próxima à cidade do México. Ela mostrou-se a ele como uma das pessoas nativas; como a Rainha de todas as pessoas. Como resultado, mais de nove milhões de índios de tornaram Católicos em curto espaço de tempo. Ela ajudou a curar as feridas existentes entre as populações nativas e os colonizadores Espanhóis.

 

 

 

13/12/2019 - Excluído(a)

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019 –  Santa Luzia

Is 48,17-19                    Sl 1,4-6                      Mt 11,16-19

EXCLUÍDO(A)

O seu nome não será cortado nem extirpado diante de mim.” (Is 48,19)

Quando nós decidimos comprometer as nossas vidas com Jesus e expressar a nossa fé através do Batismo, os nossos nomes são inscritos no livro da vida. Essa decisão de aceitar Cristo é mais importante do que qualquer outra coisa na vida. Jesus disse: “… não vos alegreis porque os espíritos se vos submetem; alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus.” (Lc 10,20)

No Dia do Julgamento, qualquer um(a) cujo nome “… não se [achar] inscrito no livro da vida [será] também lançado no lago de fogo.” (Ap 20,15). No entanto, apesar dos nossos nomes estarem no livro, eles podem ser excluídos. Os nossos nomes podem ser cortados e apagados de Sua presença (Is 48,19). “Iahweh respondeu a Moisés: ‘Riscarei do meu livro todo aquele que pecou contra mim’.” (Ex 32,33; e Sl 69,29). Todavia, se nós somos vitoriosos com relação às tentações do demônio, os nossos nomes nunca serão excluídos. Jesus prometeu: “O vitorioso se trajará com vestes brancas e eu jamais apagarei seu nome do livro da vida. Proclamarei seu nome diante de meu Pai e dos seus Anjos.” (Ap 3,5)

Dentro de doze dias será o Natal. Você irá celebrar Cristo e o Natal eternamente ou escolherá ser excluído(a) pelo pecado? Faça com que esse Natal permaneça para sempre. “Por isso mesmo, irmãos, procurai com mais diligência consolidar a vossa vocação e eleição, pois, agindo desse modo, não tropeçareis jamais; antes, assim é que vos será outorgada generosa entrada no Reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” (2Pd 1,10.11)

 Oração: Jesus, que eu nunca Te exclua de nenhum momento da minha vida.

Promessa:… a Sabedoria foi justificada pelas suas obras.” (Mt 11,19)

Louvor: Santa Luzia, que viveu na Sicília, recebeu bravamente a coroa do martírio sob o jugo da perseguição do imperador Diocleciano.

 

 

 

14/12/2019 - Organizando-se para Preparar o Natal

Sábado, 14 de Dezembro de 2019 – São João da Cruz

 Eclo 48,1-4.9-11                   Sl 80(79),2.3.15.16.18.19                   Mt 17,10-13

 ORGANIZANDO-SE PARA PREPARAR O NATAL    

Eu vos digo, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram …” (Mt 17,12)

O ministério profético de Elias preparou o caminho para o ministério profético de São João Batista. João profetizava “… com o espírito e o poder de Elias …” (Lc 1,17). Jesus até mesmo declarou que João “… é o Elias que deve vir.” (Mt 11,14). Elias preparou o caminho para João, que veio “… [preparar] o caminho do Senhor, [tornar] retas suas veredas.” (Mt 3,4). Deus preparou o caminho para a vinda de Seu Filho durante séculos. Ele enviou profeta após profeta. Ele ofereceu visões, avisos e encorajamentos. De fato, todo o Antigo Testamento indica a vinda de Jesus, o Messias.

Se Deus, Aquele que tudo sabe e que está sempre preparado, precisou de séculos de preparação para o Natal, então nós, que tão pouco sabemos e estamos geralmente despreparados para o futuro, certamente precisaremos pelo menos das quatro semanas do Advento para prepararmos  a chegada do Natal de Cristo. Precisamos do ministério de fogo de Elias (Eclo 48,1.3) para queimar as distrações do ‘feriado’ e nos enchermos com o fogo do Espírito Santo. Nós precisamos ser mergulhados no “… batismo de arrependimento …” de João neste Advento (Mc 1,4). A nossa sincera Confissão do Advento remove “… os caminhos acidentados …” do pecado (Lc 3,5), o que nos impede de sermos apressados no acolhimento de Jesus. Ao invés de nos prepararmos para um ‘feriado’ participando de festas de Natal, precisamos nos preparar para a Missa de Cristo, participando dos banquetes de Natal, isso é, das Missas, que são os banquetes Eucarísticos do Cordeiro. “Preparai o caminho do Senhor, tornai retas suas veredas …” (Lc 3,4) neste Advento, e tenha o Natal de sua vida.

Oração: Pai, neste Advento que eu “… [possa] discernir o que mais convém …” nesta vida (Fl 1,10). Eu devoto a minha vida na procura por Jesus.

Promessa:Nunca mais nos afastaremos de ti; faze-nos viver, e teu nome será invocado.” (Sl 80,19)

Louvor:Aquele que não toma a sua cruz e me segue não é digno de mim.” (Mt 10,38). São João da Cruz, que passou um tempo preso por causa de seus esforços reformadores, compreendeu o custo do discipulado.

 

 

15/12/2019 - A Seguir, Rosas

Domingo, 15 de Dezembro de 2019  –  3º Domingo do Advento

 Is 35,1-6.10                 Sl 146(145),7-10             Tg 5,7-10                Mt 11,2-11A

A SEGUIR, ROSAS

Assim voltarão os que foram libertados por Iahweh, chegarão a Sião gritando de alegria, trazendo consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão.” (Is 35,10)

Na comunidade Católica, nós chamamos o dia de hoje de ‘Gaudete’, ou ‘Domingo de Regozijo’, ou seja, de ‘Grande Alegria’. Nós nos regozijamos porque o Natal do Senhor está se aproximando. Os sacerdotes usam hoje paramentos na cor rosa para expressar nossa alegria exuberante. Nós estamos extremamente alegres porque os graves acontecimentos mundiais são ofuscados pela presença de Deus. “À sombra de [suas] asas, [nós gritamos] de alegria.” (Sl 63,8). Nós nos alegramos não pelos acontecimentos, mas pelo Senhor dos acontecimentos (Fl 4,4). E nos alegramos porque Deus está conosco (Is 7,14; Mt 1,23).

Jesus Cristo é o mesmo, ontem e hoje; ele o será para a eternidade!” (Hb 13,8). “os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados.” (Mt 11,5). “Ora, a Lei interveio para que avultasse a falta; mas onde abundou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20). Assim sendo, “sede, pois, pacientes, irmãos, até a vinda do Senhor …” (Tg 5,7). “Nisso deveis alegrar-vos, ainda que agora, se necessário, sejais contristados por um pouco de tempo, em virtude de várias provações, a fim de que a autenticidade comprovada da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, cuja genuinidade é provada pelo fogo, alcance louvor, glória e honra por ocasião da Revelação de Jesus Cristo.” (1Pe 1,6.7)

Oração: Pai, que a alegria que existe em mim possa crescer de modo a que eu exulte totalmente (At 8,8).

Promessa:Alegrem-se o deserto e a terra seca, rejubile-se a estepe e floresça; como o narciso, cubra-se de flores, sim, rejubile-se com grande júbilo e exulte …” (Is 35,1.2)

Louvor: Eu Te agradeço Jesus! Zombaram de Ti, Tu fostes cuspido, açoitado e morto. Conforme Tua promessa, Tu ressuscitastes no terceiro dia (Mc 10,34). Glória a Ti eternamente.

 

 

 

16/12/2019 - Uma Espiral Descendente

Segunda-feira, 16 de Dezembro de 2019  

 Nm 24,2-7.15-17                       Sl 25(24),4-9                    Mt 21,23-27                          

UMA ESPIRAL DESCENDENTE

O batismo de João, de onde vem? Do céu ou dos homens? Eles arrazoavam entre si, dizendo: ‘Se respondermos do Céu, ele nos dirá: Porque então não crestes nele’?” (Mt 21,25)

Muitos dos chefes dos sacerdotes e dos anciãos não acreditavam no batismo de João. Assim, eles não estavam preparados para aceitar a Jesus. Então eles O crucificaram.

Muitas pessoas são tão ignorantes com relação à história ou desobedientes a Deus que não aceitam o Advento com seriedade. Desse modo, elas não estão preparadas para encontrar a Cristo no Tempo do Natal. Desse modo, acabam excluídas da real celebração do Natal.

Quando o Natal está muito longe daquilo que o Senhor deseja que ele seja, muitos não percebem que o problema está no seu entendimento sobre o seu significado, isto é, não têm o modo de pensar de Deus. Ao invés disso, pensam que seu medíocre e enfraquecido Natal seja o verdadeiro significado do Natal. Com esta visão sobre o Natal, eles(as) não esperam muito do próximo Natal. Consequentemente, não vêm necessidade para o Advento, pois as coisas que não têm muito significado (como o Natal) não necessitam de muita preparação. Desse modo, eles(as) têm um novo Advento sem significado, levando-os(as) a ter mais um Natal inadequado e como consequência, a um Advento e Natal ainda mais pobres no próximo ano.

Você está vivenciando uma espiral descendente no seu Advento e no seu Natal? Isso é muito ruim para a sua vida, para a sua morte e para a sua eternidade. Entregue agora o seu coração a Jesus  para viver o Advento antes que você desperdice o Natal mais uma vez.

Oração: Pai, que eu viva o Advento no Teu padrão.

Promessa:Eu vejo – mas não agora, eu o contemplo – mas não de perto: Um astro procedente de Jacó se torna chefe, um cetro se levanta, procedente de Israel …” (Nm 24,17)

Louvor: A fé de Isabel em Cristo e sua compreensão sobre o Seu ensinamento têm crescido firmemente ano após ano.

 

 

 

 

17/12/2019 - Conheça a Sua Gente

Terça-feira, 17 de Dezembro de 2019        

Gn 49,2.8-10                      Sl 72(71),1-4.7.8.17                       Mt 1,1-17

 CONHEÇA A SUA GENTE

Reuni-vos, escutai, filhos de Jacó, escutai Israel, vosso pai.” (Gn 49,2)

Quando um jovem começa a amar seriamente a uma jovem, logo chega o momento que levar a moça a sua casa para conhecer sua família. Geralmente esse é um momento de grande ansiedade. O seu maior medo pode ser que ela venha a deixá-lo por não gostar da sua gente.

Jesus é o Noivo (Mc 2,19) e nós somos as possíveis ‘noivas’. No Evangelho de Mateus, Jesus nos apresenta os Seus ancestrais antes que se torne mais sério o nosso relacionamento com Ele. É como se Ele estivesse dizendo que nós não seremos capazes de amá-Lo a menos que amemos também à Sua família.

Imagine Jesus levando você à Sua casa e apresentando você aos Seus ancestrais: primeiro a Jacó (Mt 1,2), um senhor enganador (Gn 5 22). Depois, Ele quer que você conheça Judá e Tamar (Mt 1,3). Eles não eram casados, e conceberam um filho através da prostituição (Gn 38,18). Em seguida, apresenta uma outra prostituta, Raab (Mt 1,5; Js 2,1). Apresenta agora uma linda mulher, Rute (Mt 1,5). Ela teve que buscar uma nova família fora da original (Rt 1,4). Depois apresenta um de seus ancestrais favoritos, Davi (Mt 1,6), um homem que habitava no coração de Seu Pai. Bem, ele teve um filho originado em um adultério com Betsabéia (2Sm 11,4) e matou o marido dela, Urias e muitos outros. Apresenta também Salomão (Mt 1,7), o mais sábio da família. Este bateu o recorde de luxúria e seu filho Roboão (Mt 1,7) foi o causador de uma guerra civil (1Rs 11,4; 12,13 ss). Conheça também Manassés (Mt 1,10). Ele se enquadra bem na atual cultura da morte (2Rs 21,16), e por aí vai.

Você ainda decidirá caminhar com Jesus? Irá amá-Lo o bastante para permanecer e amar aqueles(as) a quem Ele ama (1Jo 4,21.21)? Permaneça com Jesus, então Ele irá adotá-lo(a) em Sua família (Mc 3,34.35).

Oração: Pai, eu amo todos os Teus filhos(as), a família que Tu remistes através de meu irmão Jesus.

Promessa:Que em seus dias floresça a justiça e muita paz até o fim das luas.” (Sl 72,7)

Louvor: ‘Oh Sabedoria, Oh santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave, cuidado. Vem e mostra ao Teu povo o caminho da salvação.’

 

 

 

 

 

18/12/2019 - Adoção

Quarta-feira, 18 de Dezembro de 2019                                                                

Jr 23,5-8                 Sl 72(71),1.2.12.13.18.19                   Mt 1,18-24

 ADOÇÃO

José, ao despertar do sonho, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu em casa sua mulher.” (Mt 1,24)

José foi um pai adotivo. Ele não foi o pai biológico de Jesus, mas criou Jesus desde o nascimento com todo o amor e fidelidade que um pai biológico teria. Também podemos dizer que São José foi um marido adotivo. Maria é esposa do Espírito Santo. Ela concebeu a Jesus através da sombra do Espírito Santo (Mt 1,18). A Igreja ensina que Maria foi a virgem perpétua, devotada a seu Esposo, o Espírito Santo: ‘… A sua virgindade torna-se fecundidade única, pelo poder do Espírito e da fé.’ (CIC 723). Assim, São José não teve um relacionamento conjugal com Maria, mas apesar disso, serviu-a fielmente como marido, com toda a devoção e com santa proteção como faria qualquer bom marido.

Maria certamente não considerava José como um marido ou pai substituto. Quando ela e José encontraram Jesus, um Menino com doze anos de idade, no Templo, suas palavras foram: “… Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu, aflitos te procurávamos.” (Lc 2,48). Maria seguia todas as decisões de José com total confiança na sua habilidade para escutar ao Senhor.

Deus não considerava José como um pai ou marido substituto. O Senhor confiou a ele a responsabilidade e a honra de dar o nome a Jesus (Mt 1,25). Deus deu a José sonhos e visões. Foi a sua habilidade em escutar ao Senhor que Deus utilizou para dar-lhe ordem para fugir para o Egito e posteriormente para retornar a Israel (Mt 2,13.19-23). Jesus recebeu a Sua linhagem real de Filho de Davi através da pertença a José da tribo de Judá (Mt 1,16). José pode ter sido um pai adotivo e um marido adotivo, mas Deus usou-o como pai de Jesus, o nosso Salvador, Redentor e Messias. Graças sejam dadas a Deus por nos ter dado São José.

Oração: Pai, que São José possa apadrinhar muitas santas vocações para o sacerdócio, para a vida religiosa, para santos matrimônios e para a castidade.

Promessa:Tem compaixão do fraco e do indigente e salva a vida dos indigentes.” (Sl 72,13)

Louvor:Oh Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarsa ardente, Tu que deste a ele a lei sagrada no monte Sinai: Vem, estende a Tua mão poderosa sobre nós e nos liberta.’

 

 

 

 

 

19/12/2019 - Oração Esquecida?

Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019                                        

 Jr 13,2-7.24.25                      Sl 71(70),3-6.16.17                       Lc 1,5-25

 ORAÇÃO ESQUECIDA?

… Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi ouvida …” (Lc 1,13)

O texto do Evangelho de São Lucas nos dá vários indícios dos antecedentes de Zacarias. Zacarias e Isabel eram de idade avançada. Isabel já havia passado da idade de conceber filhos (Lc 1,18.36). Aparentemente, alguns anos antes, Zacarias havia orado para ter filhos; logo, o anjo disse: “… a tua súplica foi ouvida …” (Lc 1,13). A reação assustada e cética de Zacarias indicava que ele provavelmente havia se esquecido de sua oração ou que talvez não tivesse orado por um filho durante alguns anos.

Algumas vezes nós Cristãos assumimos que a oração tem algum tipo de estatuto de limitação espiritual; se Deus não responder à nossa oração dentro do que nos parece “um período razoável de tempo”, talvez Ele tenha se esquecido da nossa oração e desse modo a oração talvez não seja mais válida. No entanto, o anjo disse a Zacarias: “… a tua súplica foi ouvida …” (Lc 1,13). E o anjo acrescentou: “… minhas palavras … se cumprirão no tempo oportuno.” (Lc 1,20)

Você já orou por alguma coisa durante certo tempo, depois deixou de orar porque pareceu a você que Deus não estava ouvindo? Aceite o conselho do anjo: “Silêncio! … diante de Iahweh! …” (Zc 2,17). Fique tranquilo(a) e saiba que Ele é Deus (Sl 46,11).

Oração: Faça agora ao Pai uma oração aparentemente sem resposta, que você já não vem fazendo há vários anos.

Promessa:… Isto fez por mim o Senhor, quando se dignou retirar o meu opróbrio perante os homens.” (Lc 1,25)

Louvor:Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue como um sinal para os povos, será procurada pelas nações e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo …” (Is 11,10.11)

 

 

 

 

20/12/2019 - O Tempo está Cumprido

Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2019                                                                               

 Is 7,10-14                       Sl 24(23),1-6                      Lc 1,26-38

O TEMPO ESTÁ CUMPRIDO

… Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1,28)

Alegre-se no Senhor pois o tempo está cumprido, o tempo aguardado durante muito tempo pelo Rei Davi quando seu trono seria estabelecido para sempre (2Sm 7,16); o tempo citado por São Paulo quando o mistério de Deus, mantido escondido por centenas de anos, seria revelado (Rm 16,25); o tempo esperado pelo povo de Deus e cumprido em Maria quando ela concebeu pelo poder do Espírito Santo (Lc 1,35). Quantas expectativas festivas foram cumpridas no nascimento de Jesus.

Muitas vezes nós procuramos alegria, paz e conforto em lugares e de modos estranhos – na sociedade corrupta, numa vida decadente, na segurança material, agindo com inveja ou com ciúme possessivo. Maria encontrou alegria ao permitir que a Palavra de Deus fosse realizada na sua vida (Lc 1,38). Davi encontrou alegria em ouvir ao profeta Natã e fazer a vontade de Deus (2Sm 7,17 ss). Paulo encontrou alegria na sabedoria de Deus (Rm 16,27). Será que não podemos agir como eles? A alegria é encontrada no serviço e na obediência – não primordialmente na humanidade, mas acima de tudo, em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo. Se nós servimos a Jesus, precisamos necessariamente servir aos nossos irmãos e irmãs. Se nós servimos sem amor de doação aos nossos semelhantes, podemos não estar servindo a Jesus.

Como o Natal se aproxima rapidamente, precisamos sentir a alegria dos pastores nos nossos corações (Lc 2,10) pois sabemos que o tempo agora está cumprido – o tempo para Jesus nos trazer verdadeira alegria e verdadeira paz, o tempo para aclamar o Seu nome junto a todas as pessoas, o tempo para ser um(a) evangelizador(a) para Sua glória.

Oração:Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)

Promessa:Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e pôr-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14)

Louvor:… Assim diz o Santo, o Verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, o que abre e ninguém fecha, e fechando, ninguém mais abre. Conheço a tua conduta: eis que pus à tua frente uma porta aberta que ninguém poderá fechar, pois tens pouca força, mas guardaste minha palavra e não renegaste meu nome.” (Ap 3,7.8)

 

 

 

 

21/12/2019 - Saudações e Visitações

Sábado, 21 de Dezembro de 2019    –  São Pedro Canísio

                       Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18              Sl 33(32),2.3.11.12.20.21               Lc 1,39-45

 SAUDAÇÕES E VISITAÇÕES

A voz do meu amado! Vejam: vem correndo pelos montes, saltitando nas colinas!” (Ct 2,8)

Bem no início de sua gravidez, Maria visitou Isabel. “Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com um grande grito, exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Donde me vem que a mãe do meu Senhor me visite?” (Lc 1,41-43). Isabel e João responderam à presença de Jesus e à visitação de Maria com louvores no Espírito Santo.

No período final da gravidez de Maria, ela e José visitaram uma hospedaria buscando encontrar um lugar para o nascimento da Criança. O hospedeiro respondeu à presença de Jesus e ao pedido da sagrada família com uma rejeição (Lc 2,7). A sua hospedaria e seu coração não tinham lugar para Deus feito Homem.

O Senhor continua a visitar o Seu povo. Ele continua a ser aceito por uns e rejeitado por outros. “Ele estava no mundo e o mundo foi feito por meio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu e os seus não o receberam. Mas a todos os que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus …” (Jo 1,10-12). Se nós pudermos ser como Isabel e João na aceitação de Jesus, poderemos ser como Maria, carregando-O e levando-O ao mundo.

Oração: Jesus, que eu possa me tornar tão sensível à Tua presença que até mesmo uma saudação ou uma palavra possa suscitar o Espírito Santo em mim. Dá-me o Espírito Santo do Natal.

Promessa:Naquele dia, será dito a Jerusalém: Não temas, Sião! Não desfaleçam as tuas mãos! Iahweh, o teu Deus, está no meio de ti, um herói que salva!” (Sf 3,16.17)

Louvor: ‘Oh! Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte!’

 

 

 

 

22/12/2019 - Um Planejamento Antecipado

Domingo, 22 de Dezembro de 2019 –  4º Domingo do Advento                                             

Is 7,10-14                    Sl 24(23),1-6                   Rm 1,1-7                 Mt 1,18-24

 UM PLANEJAMENTO ANTECIPADO

José, ao despertar do sonho, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara …” (Mt 1,24)

Muitos de vocês já têm o Natal planejado. Você estará indo a determinadas festas, preparando-se para encontrar certos membros da sua família, alguns amigos e dando presentes específicos. Você também espera receber alguns presentes e alguns cartões natalinos. O Natal que você planejou é quase o mesmo do ano anterior, com algumas poucas variações.

O que aconteceria se Jesus decidisse mudar drasticamente os seus planos para o Natal? Você permitiria que Ele fosse o Senhor do seu Natal? Acaz tinha planos sobre como impedir a destruição de Judá pelos Assírios. Logo que Acaz elaborou seus planos, Isaias disse a Acaz para esquecê-los e somente confiar em Deus. O Senhor prometeu até um sinal dramático para comprovar a mensagem de Isaias (Is 7,11). Acaz se recusou a pedir o sinal, nem mesmo considerou modificar seus planos, ele mostrou-se “… infiel a Iahweh.” (2Cr 28,19)

José planejou repudiar Maria secretamente porque ela estava grávida e o filho não era dele (Mt 1,19). Um anjo apareceu-lhe num sonho e disse a ele para mudar o seu plano. Ele mudou e se tornou o pai adotivo de Jesus, esposo de Maria e o cabeça da Sagrada Família.

Os melhores Natais não são aqueles nos quais seguimos os nossos caminhos, mas sim quando nós mudamos os nossos planos de modo que Jesus trace o Seu caminho.

Oração: Pai, que não se concretize qualquer planejamento meu que não esteja de acordo com o Teu.

Promessa:Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, o que traduzido significa ‘Deus está conosco’.” (Mt 1,23)

Louvor:Oh! Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Oh! Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Tu moldaste do pó!’

 

 

 

 

23/12/2019 - Sendo Purificado(a), Louve os Sacerdotes

Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019 – São João Câncio

                    Ml 3,1-4.23.24                       Sl 25(24),4.5.8-10.14                    Lc 1,57-66

 SENDO PURIFICADO(A), LOUVE OS SACERDOTES

… ele purificará os filhos de Levi …” (Ml 3,3)

Dois dias antes do Natal, a Igreja nos apresenta a leitura do Livro do profeta Malaquias. Malaquias profetizou para os sacerdotes, chamando-os a terem grande santidade e liderança na oração e nos ensinamentos (Ml 1,6; 2,1.6.7). Malaquias previu que os sacerdotes, isto é, “… os filhos de Levi …”, seriam refinados no fogo “… como ouro e prata, e eles se tornarão para Iahweh aqueles que apresentam uma oferenda conforme a justiça.” (Ml 3,3)

Zacarias foi um sacerdote (Lc 1,5). Ele ficou mudo por causa de sua descrença na Boa Nova de Deus para ele (Lc 1,20). Quando Zacarias obedeceu à profecia de Deus, a sua língua se destravou e ele começou a louvar a Deus (Lc 1,63.64). E este sacerdote purificado ao louvar a Deus causou um grande impacto em todos os que o viram, pois todos eles reverenciaram a Deus (Lc 1,65.66).

Apesar dos sacerdotes ordenados serem chamados à purificação e ao aprofundamento antes do Natal, religiosos e Cristãos leigos, inclusive pais, que também participam do sacerdócio batismal, ‘… os fiéis exercem o seu sacerdócio batismal através da participação, cada qual segundo a sua vocação própria, na missão de Cristo, sacerdote, profeta e rei…’ (CIC, 1546; 1Pe 2,5.9) são, em um certo sentido, ‘sacerdotes’ em suas igrejas domésticas, as suas residências. ‘O lar cristão é o lugar onde os filhos recebem o primeiro anúncio da fé. É por isso que a casa de família se chama, com razão, ‘Igreja doméstica’, comunidade de graça e de oração, escola de virtudes humanas e de caridade cristã.’ (CIC, 1666). Deus está purificando todos os Cristãos(ãs) batizados(as). Todos(as) são chamados(as) a se submeterem à purificação de Deus e a abrir os seus lábios para proclamar louvores a Deus (Sl 51,17).

Sacerdotes ordenados e batizados, que Deus os purifique neste exato momento, mesmo se isso for doloroso e inconveniente. Esses dois últimos dias antes do Natal são talvez os mais trabalhosos para um sacerdote, mas a purificação e o louvor são a maior prioridade na lista de Natal de Deus.

Oração: Pai, eu Te entrego o planejamento do meu Natal. Use-me de modo a fazer a Tua vontade a fim de que muitos possam Te glorificar neste Natal.

Promessa:.. Então, de repente, entrará em seu Templo o Senhor que vós procurais …” (Ml 3,1)

Louvor:Oh! Emanuel, Rei e Legislador, Desejo das nações, Salvador de todos os povos, vem e nos liberta, Senhor nosso Deus!’

 

 

 

 

24/12/2019 - A Gravidez do Advento

Terça-feira, 24 de Dezembro de 2019                                           

2Sm 7,1-5.8-12.14.16            Sl 89(88),2-5.27.29                    Lc 1,67-79

 A GRAVIDEZ DO ADVENTO

Zacarias, seu pai, repleto do Espírito Santo, profetizou …” (Lc 1,67)

Para dar à luz, uma mãe precisa estar grávida por aproximadamente nove meses. Para dar à luz neste Natal, um Cristão(ã) precisa estar preenchido(a) por Jesus por ao menos algumas poucas semanas. O nascimento de toda criatura requer uma gravidez com diferentes períodos de duração. Você já carregou a criança tempo suficiente? Você já chegou ao tempo propício? Como estão as suas contrações? Amanhã é o dia do nascimento, o nascimento de Jesus. Você está preparado(a) para o nascimento?

Zacarias viveu a gestação de sua esposa durante os nove meses. Foi uma gravidez difícil. Ele estava surdo e mudo e ao final dos nove meses mal, parecia estar próximo a gerar uma vida. Ainda assim, ele finalmente obedeceu ao Senhor “e a sua boca se abriu, a língua desatou-se e ele falava, bendizendo a Deus.” (Lc 1,64). Ele deu vida à profecia que tem sido repetida durante anos: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (Lc 1,68)

Natã soube do plano de Davi de construir uma casa para Deus. Ele foi dormir naquela noite e acordou imaginando como fazer acontecer uma das maiores profecias da antiga aliança, o estabelecimento da casa de Davi de modo a subsistir para sempre (2Sm 7,16).

Você levou até ao final a gravidez do Advento. Espere o nascimento em breve e traga à vida a Palavra profetizada.

Oração: Jesus, eu mal posso esperar pelo nascimento de Tua nova vida. “Vem, Senhor Jesus!” (Ap 22,20)

Promessa:Graças ao misericordioso coração do nosso Deus, pelo qual nos visita o Astro das alturas, para iluminar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz.” (Lc 1,78.79)

Louvor: Louvor a Ti, Jesus, por vires até nós como uma Criança indefesa. Ajuda-nos a construir um lugar próprio para Ti no berço de nosso coração.

 

 

 

 

 

25/12/2019 - Pegadas

Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2019    –  Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo

 Is 9,1-6                 Sl 96(95),1-3.11-13               Tt 2,11-14                Lc 2,1-14

PEGADAS

… Não temais! Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: Nasceu-vos hoje um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi.” (Lc 2,10.11)

Nós pais e mães, podemos dedicar muito tempo contemplando os nossos filhos recém-nascidos. Encantamo-nos com o modo como os pés e as mãos das crianças crescem. Cada pequeno movimento nos traz alegria. Sem nos apercebermos, passamos horas contemplando os nossos bebês. Podemos passar até horas olhando para eles sem nos cansarmos disso. Isso acontece por causa do nosso imenso amor por eles.

Jesus se fez carne e se tornou uma criança humana (Jo 1,14). Agora nós podemos nos relacionar com Ele de um modo que antes era impossível. Assim como um pai e uma mãe sentem grande alegria em admirar cada uma das características dos seus recém-nascidos, nós podemos contemplar também as várias características do Menino Jesus Encarnado.

Neste Tempo do Natal, quando você contemplar o Menino Jesus, reflita de modo especial sobre a beleza dos pés de Jesus (Is 52,7). Ele viajou por estradas poeirentas para proclamar a Boa Nova do Reino de Deus (Mt 10,14). Ele deixou que os Seus pés fossem lavados por uma mulher penitente (Lc 7,44-46), de modo que nós deveríamos saber que “… o amor cobre uma multidão de pecados.” (1Pe 4,8). Jesus permitiu que os Seus pés fossem perfurados e pregados na cruz e sangrassem para a nossa salvação. Os seus pés foram pregados por meio de cravos de modo que Ele pudesse respirar por tempo suficiente para dizes Suas últimas palavras ao ser crucificado.

Escolha a melhor parte neste Natal (Lc 10,42). Sente-se junto aos belos pés de Jesus e ouça Suas palavras (Lc 10,39).

Oração: Pai, dá-me um grande amor por Jesus de modo que eu nunca me canse de meditar sobre Ele. Eu Te agradeço por teres enviado Jesus para nos salvar.

Promessa:Mas a todos que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que creem em seu nome.” (Jo 1,12)

Louvor: Louvor a Ti, Menino Jesus! Tua inocência e beleza transformaram o mundo. Aleluia!

 

 

 

 

26/12/2019 - Natal é Guerra no Mundo

Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2019 –   Santo Estevão                                                                            

At 6,8-10; 7,54-59                 Sl 31(30),3.4.6.8.16.17                    Mt 10,17-22

 NATAL É GUERRA NO MUNDO

… Eu [Estevão] vejo os céus abertos, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus. Eles, porém, dando grandes gritos, taparam os ouvidos e precipitaram-se sobre ele. E arrastando-o para fora da cidade, começaram a apedrejá-lo …” (At 7,56-58)

Muitas famílias têm tradições de Natal especiais. No segundo dia do Natal, as famílias Católicas tradicionalmente recordam o brutal assassinato de Santo Estevão, o primeiro mártir. Por que recordar fato tão terrível, especialmente no Tempo do Natal?

O propósito original do Natal foi desafiar o modo de viver do mundo tentando, intencionalmente, destruir os festivais pagãos. No século III, os Romanos colocaram o festival do rei-sol no dia 25 de Dezembro. Eles fixaram esta data anos antes dos Cristãos celebrarem formalmente o Natal no ano de 336. Os Cristãos, intencionalmente, fixaram sua celebração de modo a conflitar com o festival pagão. Nós fizemos isso como um ato de agressão, uma declaração de guerra, arrumando uma disputa e procurando por problemas.

Os Cristãos fizeram muitos inimigos por interromperem festivais pagãos. Nós também ‘pisamos nos calos’ dos comerciantes que ganhavam dinheiro nesses festivais pagãos. Quando você trata mal os negócios, você faz ainda mais inimigos que o levarão aos tribunais, o açoitarão, rangerão seus dentes contra você e começarão a apedrejá-lo (Mt 10,17; At 7,54.58). “E sereis odiados por causa do meu nome. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10,22)

 Oração: Jesus, que o meu Natal possa ser uma ameaça para o mundo, a carne e o demônio (1Jo 2,15-17).

Promessa: E apedrejaram a Estevão, enquanto este invocava e dizia: ‘Senhor Jesus, recebe meu espírito.” (At 7,59)

Louvor:Entretanto, alguns homens piedosos sepultaram Estevão, fazendo grandes lamentações por ele.” (At 8,2). Eu Te louvo, Senhor, por instituíres os Exercícios Corporais da Misericórdia!

 

 

 

 

 

27/12/2019 - Um Olhar no Céu

Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2019 –  São João, Apóstolo e Evangelista

1Jo 1,1-4                  Sl 97(96),1.2.5.6.11.12                   Jo 20,1-8

 UM OLHAR NO CÉU

Então, entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: e viu e creu.”(Jo 20,8)

Hoje a Igreja celebra a festa de São João Evangelista. João é o autor do quarto Evangelho, de  três cartas no Novo Testamento e do Livro do Apocalipse. Ele é um dos doze apóstolos e permaneceu com Jesus ao pé da cruz onde Ele foi crucificado. Deus abençoou João com um dom especial – uma perspectiva celestial do plano da salvação. O seu Evangelho enfatiza de modo especial a divindade de Cristo.

Eu encontro a seguinte imagem quando tento explicar o ponto de vista divino do Evangelho de São João. Vejo Jesus de pé no centro de um aposento com três portas. Ele está diante de uma das portas e existem portas à Sua direita e à Sua esquerda. Imagino São Mateus de pé na porta à esquerda de Jesus, São Marcos na porta que está diante de Jesus, e São Lucas na porta à Sua direita. Cada um desses três evangelistas retrata fielmente Jesus segundo seu ponto de vista particular. Cada um tem uma perspectiva única de Jesus, mas João descreve-O de modo um pouco diferente dos outros evangelistas.  A perspectiva de João, no entanto, se manifesta diretamente sobre o Senhor através de uma claraboia existente no teto do aposento. João tem em mente a perspectiva divina em todo o seu evangelho.

Todos os quatro evangelistas estão descrevendo o mesmo Jesus, mas através de diferentes perspectivas. Assim, diferentes aspectos de Jesus emergem de cada Evangelho. São João olha para Jesus a partir da perspectiva celestial do Pai. Muito do Evangelho de João descreve o relacionamento de Jesus com o Seu Pai. Ele foi enviado pelo Pai (Jo 5,36) e vive no Pai (Jo 10,38). Eu desafio você a ler o Evangelho de João durante o Tempo do Natal. Tenha em mente a perspectiva celestial de João. Creia que Jesus e o Pai são um (Jo 10,30).

Oração:… Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)

Promessa:Porque a vida manifestou-se: nós a vimos e lhes damos testemunho e vos anunciamos a Vida eterna, que estava voltada para o Pai e que nos apareceu.” (1Jo 1,2)

Louvor:Eu vos escrevi tudo isto a vós que creiais no nome do Filho de Deus, para saberdes que tendes a vida eterna.” (1Jo 5,13). Eu Te agradeço, Senhor, pelo ministério de São João Evangelista.

 

 

 

 

 

28/12/2019 - Conformado(a) a Cristo

Sábado, 28 de Dezembro de 2018 – Os Santos Inocentes

1Jo 1,5-2,2                                          Sl 124(123),2-5.7.8                             Mt 2,13-18

 CONFORMADO(A) A CRISTO          

Herodes “… mandou matar, em Belém e em todo seu território, todos os meninos de dois anos para baixo …” (Mt 2,16)

Cada menino assassinado em Belém naquela manhã, há mais de dois mil anos atrás, morreu porque poderia ser Jesus. Os soldados que mataram os Santos Inocentes em Belém pensaram que estavam matando a Cristo, ou alguém que poderia ser Jesus. Para os assassinos, as crianças eram indistinguíveis de Cristo.

As crianças mártires, que nós chamamos de Santos Inocentes, são para nós um modelo. Nós carregamos a luz de Cristo nas nossas vidas como uma forma de expressar o chamado de Jesus para sermos “… a luz do mundo …” (Mt  5,14). Que as nossas vidas possam ser conformadas com uma surpreendente imagem a Jesus para que o mundo, de um certo modo, possa nos confundir com Cristo. Isso faz com que nós sejamos uma ameaça para o mundo tal como foi Jesus, e assim corremos o risco de sermos perseguidos(as). Mas, “bem-aventurados [seremos], quando [nos] injuriarem e [nos] perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra [nós] por causa de [Jesus].” (Mt 5,11)

Exorto-vos, portanto, irmãos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito.” (Rm 12,1.2)

Oração: Pai, molda-me segundo a imagem de Jesus.

Promessa:O nosso socorro é o nome de Iahweh, que fez o céu e a terra!” (Sl 124,8)

Louvor: Jesus disse: “… meu reino não é daqui.” (Jo 18,36). Em razão disso, rei Herodes não deveria ter se sentido ameaçado pelos Santos Inocentes. Eu te agradeço Pai por teres protegido Jesus, Teu Filho, por intermédio desses bem-aventurados Santos Inocentes.

 

 

 

 

 

 

 

29/12/2019 - A Reunião Familiar Eterna

Domingo, 29 de Dezembro de 2019  – Sagrada Família

 Eclo 3,3-7.14-17         Sl 128(127),1-5               Cl 3,12-21                   Mt 2,13-15.19-23

 A REUNIÃO FAMILIAR ETERNA

E reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo …” (Cl 3,15)

Nós queremos celebrar o Natal junto com as nossas famílias. No entanto, o Natal pode ser especialmente difícil para nós se um de nossos entes queridos tiver falecido no último ano. Contudo, nós temos uma grande esperança de que nossa família possa vir a estar unida na eterna felicidade do céu. E nós teremos essa reunião familiar no céu num futuro não muito distante e, com a graça de Deus, nenhum de nossos entes queridos se perderá (Jo 6,39; 1Tm 2,4).

Para que a sua família permaneça unida para uma eternidade de Natais, você precisa:

1 – Se arrepender dos pecados e decidir amar ao Senhor com todo o seu coração, alma, entendimento e força (Mc 12,30).

2 – Falar a todos os membros de sua família sobre o seu amor por Jesus.

3 –Viver em um correto relacionamento com todos os seus familiares. Honrar seus pais (Eclo 3,2), ser submissa a seu esposo, dar a sua vida por sua esposa (Cl 3,18.19), disciplinar os seus filhos.

4 – Orar juntos diariamente como um casal e como uma família (Mt 18,19.20).

5 – Perdoar os membros da sua família setenta vezes sete vezes (Mt 18,22; ver Cl 3,13).

Muitos(as) de vocês se sentem desencorajados(as) sobre o estado espiritual das suas famílias. Ao invés disso, tenham confiança pois o Senhor ama a cada membro da sua família, chegando mesmo ao ponto de morrer na cruz por cada um. Jesus irá modificar até mesmo o coração mais endurecido. Mantenham a esperança.

 Oração: Pai, que eu remove a trave do pecado de meu próprio olho de modo que eu possa ajudar aos membros da minha família a remover os ciscos dos seus olhos (Mt 7,5).

Promessa:Pois a caridade feita a um pai não será esquecida, e no lugar dos teus pecados ela valerá como reparação.” (Eclo 3,14)

Louvor: Nós louvamos a Ti, Pai, “de quem toma o nome toda família no céu e na terra.” (Ef 3,15). Que a Tua luz possa brilhar através das nossas famílias de modo que o mundo possa ver.

 

 

 

 

 

 

30/12/2019 - O Primeiro Desapego

Segunda-feira, 30 de Dezembro de 2019

1Jo 2,12-17            Sl 96(95),7-10              Lc 2,36-40

 O PRIMEIRO DESAPEGO

Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” (1Jo 2,15)

Na espiritualidade Católica tradicional, nós enfatizamos a virtude do desapego dos desejos orgulhosos do mundo, pois “… o mundo passa com suas concupiscências; mas o que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” (1Jo 2,17). Aqueles(as) que são chamados(as) à vida consagrada são um exemplo excepcional deste desapego das coisas do mundo que todos os Cristãos devem ter. Por exemplo, Ana “… não deixava o Templo, servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações.” (Lc 2,37)

No tradicional materialismo Ocidental, nós temos a tendência de enfatizar os vínculos, as fixações. Muitos(as) de nós queremos ter muitas coisas e acabamos demonstrando que somos possuídos(as) por aquilo que julgamos possuir. Nós podemos até mesmo colocar nossas posses à frente de Jesus e nos afastarmos d’Ele em nossa lastimável possessividade (Mc 10,22).

Contrariando a opinião popular – nós não podemos servir a Deus e à riqueza material, isto é, às coisas do mundo (Mt 6,24), pois “… se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” (1Jo 2,15). Amanhã, no mundo Ocidental, é comemorada a Véspera do Ano Novo. Tradicionalmente na nossa sociedade, muitas pessoas dedicarão as primeiras horas e as primeiras atividades às celebrações mundanas. O que você irá fazer? Você irá iniciar o ano novo apegado(a) ao mundo e afastado(a) de Deus ou apegado(a) a Deus e afastado(a) do mundo?

Oração: Pai, ensina-me a me relacionar com o mundo como Jesus o faz (1Jo 2,6; Jo 17,16).

Promessa:… Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, porque a Palavra de Deus permanece em vós, e porque vencestes o Maligno.” (1Jo 2,14)

Louvor: José desistiu de uma carreira de sucesso nos negócios para responder ao chamado de Deus para o sacerdócio.