01/02/2022 - Sublocação

Terça-feira, 01 de Fevereiro de 2022
2Sm 18,9.10.14.24.25.30-19,3

Sl 86(85),1-6

Mc 5,21-43

SUBLOCAÇÃO

“…Meu filho Absalão! meu filho! meu filho Absalão! Porque não morri eu em teu lugar! Absalão, meu filho! meu filho!” (2Sm 19,1)

Absalão começou uma guerra civil e tentou matar o seu pai, Davi. Quando Absalão foi morto em batalha, Davi não ficou aliviado nem feliz. Desejou ter morrido no lugar de Absalão. Quem deseja morrer no lugar dos seus inimigos?

Jesus nos ama, a nós Seus inimigos, pois todos somos pecadores e os pecadores são inimigos de Deus. Jesus ama tanto os Seus inimigos que não quer que nós paguemos o preço de nossos pecados, isto é, a morte (Rm 6,23). Ele desejou assumir o preço dos nossos pecados. Assim, na cruz, Ele, com sacrifício, tomou o nosso lugar e morreu por nós.

Depois de termos sido amados(as) por Jesus, até mesmo com a Sua morte na cruz no nosso lugar, nós podemos ter a certeza de que não existe nenhum bem que Jesus não realize por nós (Rm 8,32). O Seu amor é tal que Ele vive em nós e quer que nós vivamos n’Ele (1Jo 4,16). Ele nos cura, liberta e salva. Ele até mesmo nos ressuscita dentre os mortos para vivermos com Ele em perfeita felicidade para sempre (2Cor 4,14). Por causa do seu amor incondicional por nós, Seus inimigos, Ele nos amará infinita e perfeitamente – mesmo se nós decidirmos não nos arrepender e, desse modo, permanecermos como Seus inimigos. Ele nos amará mesmo se nós decidirmos ir para o inferno e nunca aceitarmos o Seu amor. “Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque o seu amor é para sempre! Celebrai o Deus dos deuses, porque o seu amor é para sempre! Celebrai o Senhor dos senhores, porque o seu amor é para sempre!” (Sl 136(135),1-3). Em razão de Jesus ter substituído você na morte, viva em paz, segurança, liberdade e amor.

Oração: Pai, eu não rejeitarei o Teu amor, eu Te amarei, Tu que és Amor.
Promessa: “…Não temas; crê somente.” (Mc 5,36)
Louvor: Marcelo dedicou sua paternidade a demonstrar o suave amor do Pai celestial por cada um dos seus filhos (Os 11,4).

 

 

 

 

 

 

 

02/02/2022 - Apresente seu Tudo ao Senhor

Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2022 –  Apresentação do Senhor
Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18

Sl 24(23),7-10

Lc 2,22-40

APRESENTE SEU TUDO AO SENHOR

“Quem poderá suportar o dia da sua chegada? Quem poderá ficar de pé, quando ele aparecer? …” (Ml 3,2)

Era um dia normal no Templo. Uma Criança recém-nascida foi levada ao Templo para ser apresentada ao Senhor para ser consagrada (Lc 2,22.23), como vinha ocorrendo há séculos. Então aquele dia normal foi abruptamente modificado. Deus apareceu de uma nova maneira. “…Então, de repente, entrará em seu Templo o Senhor …” (Ml 3,1). “Quem poderá suportar o dia da sua chegada? …” (Ml 3,2). Quem estará pronto para saudar o Senhor? Será que Deus virá às nossas vidas e mais uma vez terá que nos perguntar: “Por que vim e não havia ninguém? …” (Is 50,2)

Surpreendentemente, os profetas Simeão e Ana estavam preparados para a vinda de Jesus ao Templo (Lc 2,25.36). Eles haviam experimentado muitos dias ‘normais’. Eles poderiam ter relaxado e vacilado na sua prontidão. Porém, eles perseveraram na esperança e estavam prontos para saudá-Lo quando Ele veio. Diariamente, buscaram o Senhor com orações e jejuns (Lc 2,37). E quando chegou o momento, estavam prontos com palavras de profecia e exortação.

Apresente-se a si mesmo(a) ao Senhor diariamente em um ato de consagração e apresentação. Você deixará que o Senhor o(a) aprimore, dê a você os dons do Espírito, e remova as impurezas de sua vida? Você estará pronto(a) todos os dias, ou você irá relaxar e perder a Sua apresentação?

Oração: Pai, eu sou todo(a) Teu(ua). Faz em mim o que for necessário de modo que seja feita através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Pois tendo [Jesus] sofrido pela tentação, é capaz de socorrer os que são tentados.” (Hb 2,18)
Louvor: A Apresentação do Senhor realiza muitas profecias do Antigo Testamento. “…Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra.” (Is 49,6)

 

 

 

 

 

 

 

03/02/2022 - Sacuda para Fora

Quinta-feira, 03 de Fevereiro de 2022 – São Brás Santo Oscar

1Rs 2,1-4.10-12

1Cr 29,10-12

Mc 6,7-13

SACUDA PARA FORA

“E se algum lugar não vos receber nem vos quiser ouvir, ao partirdes de lá, sacudi o pó de debaixo dos vossos pés em testemunho contra eles.” (Mc 6,11)

Jesus manda que os Seus discípulos sacudam o pó de seus pés e sigam em frente se não forem recebidos em uma cidade (Mc 6,11). Sacudir o pó dos nossos pés depois de termos sido rejeitados(as) assume um ar de humildade. Fazendo isso, nós reconhecemos que Jesus é Salvador e Médico; e que nós não o somos. Temos que renunciar ao nosso orgulho e admitir que os nossos melhores esforços podem não fazer com que os corações dos nossos ouvintes sejam abertos. Isso requer humildade e fé, não irritação, para então nos movermos para uma nova oportunidade de pregação. Nós precisamos de fé para crer que os nossos esforços futuros não serão condenados ao fracasso (Rm 4,16).

O salmo de hoje destaca: “…A ti, Iahweh, a realeza: tu és o soberano que se eleva acima de tudo.” (1Cr 29,11). O Senhor leva ao sucesso, não nós. Que façamos o nosso melhor em pregar, em servir com caridade, em nos esvaziarmos de nós mesmos(as), em amar com humildade. Mas quando nós não somos recebidos(as), não fechamos a porta para um contato futuro, mas nos movemos como Jesus fez (Mc 1,38). Ao nos movermos para a próxima oportunidade de pregação, não levamos bagagem ou feridas, porque sacudimos os nossos pés (Mc 6,11). Ao invés disso, estamos totalmente disponíveis para a próxima pessoa à qual o Senhor nos chama a pregar.

Certamente, nós não deixamos a família quando somos feridos(as). Mas ‘sacudir o pó’ é uma boa maneira de amá-los novamente com o coração curado e renovado. Entregue o seu coração ferido a Jesus. Ele esconderá seu coração dentro do Seu Sagrado Coração e curará você com o Seu amor. “Dar-vos-ei um coração novo, porei no vosso íntimo um espírito novo …” (Ez 36,26)

Oração: Pai, dá-me um coração puro (Sl 51(50),12). Que eu “…não [me irrite], não [guarde] rancor.” (1Cor 13,5), mas sacuda tudo seguindo Vosso comando.
Promessa: “E expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,13)
Louvor: Santo Oscar foi um monge que viveu em um mosteiro Francês. A sua vida mudou drasticamente quando ele foi nomeado bispo de toda a Escandinávia.

 

 

 

 

 

 

 

04/02/2022 - Visualizando Vermelho

Sexta-feira, 04 de Fevereiro de 2022

Eclo 47,2-13

Sl 18(17),31.47.50.51

Mc 6,14-29

VISUALIZANDO VERMELHO

“E imediatamente o rei enviou um executor, com ordem de trazer a cabeça de João. E saindo, ele o decapitou na prisão. E trouxe a sua cabeça num prato. Deu-a à moça, e esta a entregou a sua mãe.” (Mc 6,27.28)

Esta semana a Igreja está visualizando vermelho, vermelho sangue. Nós recordamos a morte sanguinolenta dos Santos João Batista, Brás, Águeda, Paulo Miki e Companheiros. De Jerusalém, ao Japão, até Roma, do tempo de Cristo ao tempo presente, os Cristãos têm entregue as suas vidas por e em imitação ao Mestre, Jesus.
Neste momento, milhares de Cristãos esperam pela execução, e alguns já morreram no dia de hoje. Vivemos em um tempo de mártires. Nunca antes em quase dois mil anos de Cristianismo a ‘cota’ de mártires foi tão rapidamente preenchida (Ap 6,11). Este é um dos sinais que estamos nos aproximando do fim do mundo e da segunda vinda de Cristo (Lc 21,12). Comunistas, fundamentalistas Muçulmanos, secularistas e outros se enfurecem contra os Cristãos em mutas partes do mundo. Alguns, como Herodes, usam de brutalidade e violência (Mc 6,28). Outros usam uma aproximação sutil, porém até mesmo mais devastadora do que o assassinato-martírio.

Que nós nunca nos esqueçamos desses irmãos e irmãs que seguem ao Mestre até a morte, literalmente. Oremos para que o seu testemunho produza muitos frutos e que eles(as) perseverem até o fim.

Oração: Jesus, eu Te agradeço pelos(as) mártires que estão morrendo hoje. Que o Senhor os(as) fortaleça com nova esperança e coragem.
Promessa: “Em todas as suas obras [Davi] rendeu homenagem ao Santo Altíssimo com palavras de glória; cantou de coração, mostrando amor por seu Criador.” (Eclo 47,8)
Louvor: Todas as noites Marcos e sua família rezam por todas as pessoas que morreram naquele dia, algumas das quais podem ter sido martirizadas.

 

 

 

 

 

 

 

05/02/2022 - "Beliscadores"

Sábado, 05 de Fevereiro de 2022 – Santa Águeda

1Rs 3,4-13

Sl 119(118),9-14

Mc 6,30-34

‘BELISCADORES’

“Bendito sejas, Iahweh, ensina-me teus estatutos.” (Sl 119(118),12
)
Apesar de Jesus querer passar algum tempo sozinho com os Seus discípulos, Ele desistiu dos Seus planos para ensinar à grande multidão (Mc 6,34). Ele ficava tão sobrecarregado pelo grande número de pessoas que não podia nem mesmo comer (Mc 6,31). Contudo, Jesus sentia que era mais importante ensinar longamente e com profundidade.

Nós provavelmente não temos as mesmas prioridades de Jesus. Somos como que ‘beliscadores(as)’ espirituais. Geralmente não oramos longamente e com profundidade. Muitos(as) de nós raramente passamos uma hora com Ele. Também não estudamos a Bíblia em profundidade. Nós nos contentamos em ler um pouco aqui e acolá. Geralmente não pregamos para o povo de Deus longamente e com profundidade. Muitos(as) até ajudarão em um projeto específico, mas não assumem compromissos de longa duração.

Os ‘Beliscadores(as)’ geralmente não são saudáveis. Precisamos comer alguma coisa substancial para crescer fisicamente fortes. Da mesma forma, os ‘beliscadores(as)’ espirituais não são saudáveis e não amadurecem (1Cor 3,1-3). Nunca seremos inspirados para construir o Corpo de Cristo a menos que dediquemos o nosso tempo para Deus, para uma substancial leitura da Bíblia e, para um profundo envolvimento pessoal na pregação. Dedique tempo para Jesus. Você nunca se lamentará por isso.

Oração: Pai, que eu possa amadurecer e não permanecer como um(a) Cristão(ã)-criança. Que eu possa passar de uma dieta espiritual de leite para o alimento sólido (Hb 5,12-14).
Promessa: “Daí, pois, a teu servo um coração que escuta para governar teu povo e discernir entre o bem e o mal, pois quem poderia governar teu povo, que é tão numeroso?” (1Rs 3,9)
Louvor: Santa Águeda nasceu em uma família abastada da Catânia, Itália. Ela foi reconhecida por sua pureza e foi martirizada durante a perseguição do Imperador Romano Décio, no Século III. Ela é conhecida como padroeira das mães lactantes, dos pacientes de câncer de pulmão e das vítimas de abusos.

 

 

 

 

 

 

 

06/02/2022 - Sua Convocação para Dar Tudo

Domingo, 06 de Fevereiro de 2022 – 5º Domingo do Tempo Comum – São Paulo Miki e Companheiros
Is 6,1-8

Sl 138(137),1-5.7.8

1Cor 15,1-11 Lc 5,1-11

SUA CONVOCAÇÃO PARA DAR TUDO

“…Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um pecador!” (Lc 5,8)

Isaias, São Paulo e São Pedro foram profundamente tocados por um encontro com Deus Todo-Poderoso. Cada um deles viu a glória e a majestade de Deus e foram preenchidos com respeito e temor ao Senhor. Eles tiveram os seus corações rasgados e perceberam tanto a santidade de Deus quanto sua própria condição pecaminosa. Deus os tocou, e esse toque, removeu os seus pecados. Assim purificados, Deus os chamou e cada um deles respondeu entregando a sua vida ao Senhor: “…Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Is 6,8)

Deus é criativo no modo como Ele nos toca. Pedro era um pescador profissional; Jesus tocou-o no seu trabalho (Lc 5,3-11). Paulo estava perseguindo ativamente a Jesus; o Senhor tocou Paulo em meio à sua oposição (At 9,1-19). Isaias estava dentro do Templo em Jerusalém, provavelmente orando e servindo a Deus, quando o Senhor o tocou (Is 6,1-13).

O Senhor pode tocar você a qualquer momento, em qualquer estado de vida, quer você O esteja servindo ou se opondo Ele. Nem todas as pessoas experimentam esse tipo de encontro com o Deus Todo-Poderoso. Entretanto, Ele dá a cada um(a) de nós a oportunidade de termos um encontro com Ele de várias maneiras: os Sacramentos, as Escrituras, a Igreja e o seu Catecismo, a beleza da criação e muitas mais. Portanto, arrependa-se profundamente. “Procurai a Iahweh enquanto pode ser achado, invocai-o enquanto está perto.” (Is 55,6). Abra a Bíblia e leia-a. Participe da Missa, diariamente se possível. “Procurai a Iahweh e sua força, buscai sempre a sua face.” (Sl 105(104),4)

Oração: Senhor, que eu possa me “…[esforçar], tendo voltado para [Ti], dez vezes mais em Te procurar.” (Br 4,28). Toca-me e converte-me dos meus pecados. Concede-me essa graça de modo que eu ouça e responda ao Teu chamado. Eu sou totalmente Teu.
Promessa: “Iahweh fará tudo por mim: Iahweh, o teu amor é para sempre! Não abandones a obra de tuas mãos!” (Sl 138(137),8)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, Rei do Universo! Aleluia!

 

 

 

 

 

 

 

07/02/2022 - Ofereça-lhe Repouso

Segunda-feira, 07 de Fevereiro de 2022

1Rs 8,1-7.9-13

Sl 132(131),6-10

Mc 6,53-56

OFEREÇA-LHE REPOUSO

“Levanta-te, Iahweh, para o teu repouso, tu e a arca da tua força.” (Sl 132(131),8)

Na primeira leitura e no Salmo de hoje, é apresentada a viagem do Senhor para Seu lugar de repouso no recém terminado Templo em Jerusalém. Deus confirma a Sua aceitação do Templo como uma habitação apropriada através da nuvem que enchia o Templo. A nuvem tinha sido o sinal da presença de Deus durante os quarenta anos do Êxodo e na perambulação dos Israelitas através do deserto. Agora a Sua presença habitava, junto com a arca da aliança, dentro do Templo.

Então Deus enviou o Seu único Filho ao mundo (Jo 3,16). Na Nova Aliança, a presença de Deus habita na terra através de Jesus (Jo 1,14; Hb 1,2.3). Como é irônico então que Jesus não tivesse um local para repousar durante o Seu ministério público; nenhum lugar para reclinar a cabeça (Lc 9,58). Jesus estava constantemente em movimento: em barcos, em vilarejos, em locais desertos e em outras andanças.

No fim de Sua vida, Jesus levou a Sua habitação terrena a um outro nível: Ele escolheu habitar em nós! Depois de ascender ao céu, Jesus permanece com Seu povo através da Sua presença real na Santa Eucaristia. Quando nós recebemos Seu Corpo e Sangue na Eucaristia, Jesus agora habita em nós e permanece em nós (Jo 6,56). Nós nos tornamos sacrários vivos com Sua presença. Jesus vive em nós, de modo a nos assegurar: “…Se alguém me ama, guardará minha palavra e o meu Pai o amará e a ele viremos e nele estabeleceremos morada.” (Jo 14,23)

Quando Jesus nasceu, não havia lugar para Ele, José ou Maria encontrarem repouso (Lc 2,7). Que nós possamos mudar as nossas vidas de modo a preparar os nossos corações para ser um lugar de repouso para Jesus. “Levanta-te, Iahweh, para o teu repouso …” (Sl 132(131),8) em meu coração.

Oração: Senhor, eis-me aqui. Rearruma a minha vida até que Tu a aches pronta e faz em mim a Tua morada.
Promessa: “…E todos os que tocavam [em Jesus] eram curados.” (Mc 6,56)
Louvor: Chegando aos 30 anos, Laura se desesperou por não encontrado um bom marido, mas se devotou a servir a Deus em sua paróquia. O Senhor colocou então em seu caminho um homem amoroso para casar-se com ela.

 

 

 

 

 

 

 

08/02/2022 - A Verdade Sobre o Seu Amor a Deus

Terça-feira, 08 de Fevereiro de 2022 – São Jerônimo Emiliani – Santa Josefina Bakhita

1Rs 8,22.23.27-30

Sl 84(83),3-5.10.11

Mc 7,1-13

A VERDADE SOBRE O SEU AMOR A DEUS

“Em vão me prestam culto …” (Mc 7,7)

O Senhor fez de Salomão o homem mais sábio do mundo (1Rs 3,12). Ele usou a sua sabedoria para construir o templo do Senhor. Salomão ficava impressionado como Deus agia em sua vida (1Rs 8,27). Infelizmente, o coração de Salomão não permaneceu com o Senhor (1Rs 11,9). Ele morreu aprisionado por abominações idólatras, que o afastaram do Senhor.

Davi, pai de Salomão, também recebeu graças excepcionais do Senhor. Seu coração estava com o Senhor (At 13,22). Para expressar seu amor pelo Senhor, Davi compôs e cantou muitos dos salmos. No entanto Davi cometeu adultério e assassinato (2Sm 11,1-17). Obviamente, a despeito da devoção de Davi ao Senhor, ele tinha feito algo muito errado em seu relacionamento com o Senhor. Porém Davi se arrependeu e morreu no amor do Senhor.

As vidas de Salomão e de Davi mostram que nós podemos nos enganar sobre a qualidade e a profundidade do nosso relacionamento com o Senhor. Enquanto nós honramos o Senhor externamente, os nossos corações podem estar muito longe d’Ele (Mc 7,6). Precisamos do Espírito Santo, o Espírito da verdade, para nos guiar a toda a verdade sobre a autenticidade e a pureza de nosso relacionamento com o Senhor (Jo 16,13). Nós precisamos do Espírito Santo para provar que estamos errados(as) sobre quaisquer concessões que tivermos quanto às realidades mundanas (Jo 16,8). Vem, Espírito Santo da verdade e do amor!

Oração: Pai, que eu nunca seja infiel a Ti.
Promessa: “Iahweh, Deus de Israel! …que és fiel à Aliança e conservas a benevolência para com teus servos, quando caminham de todo coração diante de ti.” (1Rs 8,23)
Louvor: Quando o seu primeiro casamento terminou, Glória se dedicou a Jesus, o Noivo, como uma mulher solteira.

 

 

 

 

 

09/02/2022 - Reconheça a Verdadeira Riqueza ou Perca Tudo

Quarta-feira, 09 de Fevereiro de 2022

1Rs 10,1-10

Sl 37(36),5.6.30.31.39.40

Mc 7,14-23

RECONHEÇA  A VERDEIRA RIQUEZA OU PERCA TUDO

“Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, o palácio que fizera para si, as iguarias de sua mesa, os aposentos de seus oficiais, as funções e as vestes de seus domésticos; seus copeiros, os holocaustos que ele oferecia ao templo de Iahweh, ficou fora de si.” (1Rs 10,4.5)

Os Cristãos são o povo mais rico do mundo (Ef 1,18). Porém o que isso significa? A alguns Cristãos foram dadas grandes responsabilidades de administração. O Senhor deu-lhes muitos bens materiais para serem distribuídos de acordo com as Suas orientações específicas. Essa era a deslumbrante riqueza de Salomão.

A todos os Cristãos foi dada uma incrível herança na “…insondável riqueza de Cristo.” (Ef 3,8). Essas são riquezas interiores. Alguns desses ricos devem ser “…ricos em misericórdia …” (Ef 2,4), em amor, em compaixão, em justiça e em muitas outras virtudes, carismas, e graças do Espírito Santo.

Frequentemente, a riqueza espiritual não é reconhecida como tendo valor. Por causa de nossa deficiência pecaminosa, algumas pessoas ganham sucesso mundano e perdem suas almas imortais (Lc 9,25). Todavia, outras pessoas perdem as suas vidas por amor a Jesus e paradoxalmente ganham suas vidas (Lc 9,24) e a riqueza definitiva da vida eterna no céu.

Todos os Cristãos são ricos (Ap 2,9). Mas qual é a verdadeira riqueza? Qual a riqueza que você pode levar com você depois da sua morte? Como podemos guardar riqueza no céu? (Mt 6,20). Tudo está em jogo quando pensamos em como nós vivemos a resposta a essas questões. Seja rico(a) aos olhos de Deus (Lc 12,21).

Oração: Pai, faz-me sábio(a) na área da riqueza de modo que eu possa aceitar a Tua salvação nos Teus termos.
Promessa: “[Jesus] chamando de novo para junto de si a multidão, disse-lhes: ‘Ouvi-me todos, e entendei!’.” (Mc 7,14)
Louvor: Antonio, um advogado, devotou a sua carreira jurídica para defender causas pró-vida.

 

 

 

 

 

10/02/2022 - Um Aviso para os Corações de Meia-Idade

Quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2022 – Santa Escolástica

1Rs 11,4-13

Sl 106(105),3.4.35-37.40

Mc 7,24-30

UM AVISO PARA OS CORAÇÕES DE MEIA-IDADE

“Quando [Salomão] ficou velho …seu coração não foi mais todo de Iahweh, seu Deus…” (1Rs 11,4)

O rei Salomão começou o seu reinado muito jovem (1Rs 3,7). O jovem Salomão começou bem como rei. Ele pediu humildemente a Deus sabedoria para governar bem e construiu o Templo de modo que o Senhor pudesse ser adorado adequadamente. Mas quando ficou velho, o coração de Salomão não fiou mais todo com o Senhor (1Rs 11,4). Que idade tinha Salomão quando seu coração se afastou de Deus? Muitos acreditam que ele morreu em torno dos sessenta anos.

Isso é um aviso categórico para aqueles(as) de nós em nossos quarenta e cinquenta anos. Nós podemos sentir que estamos chegando ao nosso ápice. O rei Davi, pai de Salomão, pode ter se sentido da mesma maneira. O declínio de Davi também começou nos anos de sua meia-idade. Davi estava descontraído em sua casa enquanto seus soldados travavam suas batalhas (2Sm 11,1). Em sua ociosidade, Davi sucumbiu à tentação do adultério e do assassinato (2Sm 11,2-17). Os pecados da meia-idade dos reis Davi e de Salomão plantaram as sementes para o declínio de suas famílias e da nação de Israel.

Um alto preço é pago quando nossos corações de maia-idade não estão mais totalmente com o Senhor. São Paulo adverte: “Receio, porém, que, como a serpente seduziu Eva por sua astúcia, vossos pensamentos se corrompam, desviando-se da simplicidade devida a Cristo.” (2Cor 11,3). Nós podemos pensar na nossa meia-idade que, após décadas de trabalho pesado, nós merecemos um descanso. As escrituras advertem: “Já é muito que no tempo passado tenhais realizado a vontade dos gentios…” (1Pe 4,3). Arrependa-se de qualquer desejo de encontrar repouso longe do Senhor. “Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e eu vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas.” (Mt 11,28.29)

Oração: Jesus, transforma em mim o que for necessário de modo que eu seja todo(a) Teu(Tua).
Promessa: “Feliz quem observa o direito e pratica a justiça em todo o tempo!” (Sl 106(105),3)
Louvor: Existe somente uma ‘Sagrada Família’, mas a Igreja Católica tem produzido muitas santas famílias. Santa Escolástica é a irmã gêmea de São Bento. Louvado seja o Senhor!

 

 

 

 

 

11/02/2022 - Da Riqueza à Pobreza

Sexta-feira, 11 de Fevereiro de 2022 – Nossa Senhora de Lourdes
Is 66,10-14

Jt 13,18.19

Jo 2,1-11

DA RIQUEZA À POBREZA

“Jamais tua confiança se afastará do coração dos homens, que recordarão para sempre o poder de Deus.” (Jt 13,19)

Salomão foi o homem mais sábio do mundo. Ele construiu o templo para ser a oitava maravilha do mundo. Ele foi tão próspero de modo a atrair o reconhecimento em todo o mundo. Seus súditos esperavam que Salomão levasse Israel à proeminência internacional profetizada para a dinastia de Davi. No entanto, ocorreu uma dramática mudança.

“…Assim fala Iahweh, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão …” (1Rs 11,31). O reino de Salomão logo foi dividido e seus descendentes foram deixados com uma tribo de Israel (1Rs 11,32). O que aconteceu? Salomão pecou. Ele caiu na idolatria e colocou outras coisas adiante de Deus. Ele colocou suas esposas e concubinas adiante de Deus, e seu coração se afastou do Senhor (1Rs 11,2.3).

Você é maior o que Salomão. O menor dos nascidos no reino de Cristo é maior o que ele (Mt 11,11). Deus o(a) chama para herdar uma dinastia eterna. Através do pecado, você irá arruinar seu futuro e a eternidade? Ou você irá receber sua herança prometida? Arrependa-se. Busque a Confissão. Resista ao pecado até ao ponto de derramar o seu sangue (Hb 12,4).

Oração: Jesus, que eu morra ao invés de cometer algum pecado.
Promessa: “Com efeito, assim diz Iahweh: Eis que vou trazer a paz como um rio e a glória das nações como uma torrente transbordante. Sereis amamentados, sereis carregados sobre as ancas e acariciados sobre os joelhos.” (Is 66,12)
Louvor: Franz Werfel, um autor Judeu, passou por Lourdes enquanto fugia dos nazistas. Ele fez uma promessa de escrever um romance sobre o milagre de Nossa Senhora de Lourdes. Ele foi para os Estados Unidos da América onde escreveu e publicou seu romance (A Canção de Bernadette).

 

 

 

 

 

12/02/2022 - Conduza Como Jesus

Sábado, 12 de Fevereiro de 2022

1Rs 12,26-32; 13,33.34

Sl 106(105),6.7.19-22

Mc 8,1-10

CONDUZA COMO JESUS

“…[Jeroboão] …continuou a designar como sacerdotes dos lugares altos homens tirados do povo; a quem a desejasse, ele dava a investidura para se tornar sacerdote dos lugares altos.” (1Rs 13,33)

Dois estilos de liderança são confrontados nas leituras da Missa de hoje. A motivação de Jeroboão como líder estava centrada nele mesmo; queria preservar o seu poder (1Rs 12,26-33). Ele tinha pouco interesse no bem-estar do seu povo. Por outro lado, Jesus era motivado por uma desinteressada compaixão pelo Seu povo, centrada em seu bem-estar ao invés de em Sua própria conveniência (Mc 8,2-9).

Jeroboão acreditava que se ele tornasse a adoração conveniente para o povo, eles se ‘esqueceriam’ da verdadeira adoração a Deus e se concentrariam na sua conveniência. Jesus se concentrava em satisfazer o Seu Pai e em levar o Seu povo a um profundo conhecimento do reino de Deus através dos Seus ensinamentos e da oração. Contudo Ele também cuidava de satisfazer as legítimas necessidades humanas, como por exemplo, a fome (Mc 8,6-9).

Cada um(a) de nós é chamado(a) à liderança de algum modo, seja ela grande ou pequena. Autênticos líderes Cristãos são chamados pelo Senhor a entregarem as suas vidas pelo seu rebanho (1Jo 3,16). Nós nos concentraremos em agradar ao Pai e conduzir como Jesus conduz? Morreremos para nós mesmos e tomaremos a cruz da liderança? (Lc 9,23). Iremos diminuir de modo que Jesus possa crescer?

Oração: Pai, faz em mim o que for necessário de modo que possas realizar através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Eles comeram e ficaram saciados …” (Mc 8,8)
Louvor: Maria e Paulo assumiram a liderança de uma grande conferência Católica como um ato de fé. Deus os capacitou para servir dessa maneira durante mais de uma década. Isso fortaleceu a sua fé e o seu matrimônio ao pregarem juntos para milhares de pessoas.

 

 

 

 

 

13/02/2022 - Que o Deus Todo-Poderoso o(a) Abençoe

Domingo, 13 de Fevereiro de 2022 – 6º Domingo do Tempo Comum

Jr 17,5-8

Sl 1,1-4.6

1Cor 15,12.16-20

Lc 6,17.20-26

QUE O DEUS TODO-PODEROSO O(A) ABENÇOE

“Feliz o homem que não segue o conselho dos ímpios, não anda no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: o seu prazer está na lei de Iahweh, e medita sua Lei dia e noite.” (Sl 1,1.2)

O Senhor diz: “Hoje tomo o céu e a terra como testemunhas contra vós; eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida …” (Dt 30,19). O Senhor quer nos dar uma vida de bem-aventuranças. De fato, a Sua intenção é nos ‘sobrecarregar’ com as Suas bênçãos na cidade e no campo, enquanto estivermos indo e vindo, em todos os caminhos (Dt 28,2-8). Porém nós temos que escolher uma vida de bênçãos.

Nós fazemos isso confiando no Senhor ao invés de confiar em nós mesmos(as) ou em outras pessoas (Jr 17,5.7). Nós confiamos no Senhor se:
– decidindo ser pobres de alguma maneira (Lc 6,20), vivendo abaixo das nossas posses ao invés de viver acima delas. Por causa de nossa tendência de depender de coisas materiais, a pobreza voluntária é o ambiente perfeito para escolher confiar no Senhor ao invés de em nós mesmos.
– escolhendo ter fome (Lc 6,21), isto é, decidindo não viver para o máximo prazer, mas sim pela máxima santidade. A jornada para a santidade requer uma constante confiança em Deus.
– escolhendo chorar pelos nossos pecados (Lc 6,21). Se nós não confiamos em alguém, provavelmente não ficaremos tristes por termos ofendido aquela pessoa. A tristeza pelos pecados implica em confiar em Deus.
– escolhendo viver pelo Senhor de modo tão corajoso, radical e total, que mereçamos ser perseguidos(as) (Lc 6,22). Esse é uma grande demonstração de confiança.

Uma vida de benção é escolher confiar profundamente em Deus. Escolha a benção ou você será amaldiçoado(a) (Dt 30,19). Que o Deus Todo-Poderoso o(a) abençoe hoje e sempre.

Oração: Pai, abençoa-me e faz de mim uma benção para todos os que me conhecem (Gn 12,2.3).
Promessa: “…Cristo ressuscitou dos mortos, primícias dos que adormeceram.” (1Cor 15,20)
Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, “…Príncipe da vida …” (At 3,15)

 

 

 

 

14/02/2022 - Pura Alegria

Segunda-feira,14 de Fevereiro de 2022 – São Cirilo e São Metódio

Tg 1,1-11

Sl 119(118),67.68.71.72.75.76

Mc 8,11-13

PURA ALEGRIA

“Antes de ser afligido eu me desviava, agora eu observo a tua promessa.” (Sl 119(118),67)

A Bíblia nos diz não somente para exultarmos ao sermos julgados(as) mas até mesmo para isso ser “…motivo de grande alegria …” (Tg 1,2). Nós ficamos assim alegres porque “…a [nossa] fé, bem provada, leva à perseverança.” (Tg 1,3). Essa perseverança eventualmente nos tornará “…perfeitos e íntegros sem nenhuma deficiência.” (Tg 1,4). Nós “…[temos] por motivo de grande alegria o [sermos] submetidos a grandes provações.” (Tg 1,2) porque desejamos a maturidade mais do que o conforto e o prazer. Nós desejamos servir a Deus e a Seu povo poderosa e efetivamente mais do que desejamos nos sentir bem. Finalmente, queremos ser amadurecidos(as) porque amamos ao Senhor. O amor é maior do que o egoísmo, o medo, a dor, o sofrimento e a morte. O amor se sobrepõe até mesmo ao nosso mais severo julgamento.

Portanto, alegrai-vos “…na medida em que participais dos sofrimentos de Cristo, alegrai-vos, para que também na revelação da sua glória possais ter uma alegria transbordante.” (1Pe 4,13). Tome, agradecido(a), diariamente a sua cruz (Lc 9,23). Encontre a sua alegria no sofrimento que enfrenta pelo Corpo de Cristo, a Igreja (Cl 1,24). “Pois vos foi concedida, em relação a Cristo, a graça não só de crerdes nele, mas também de por ele sofrerdes.” (Fl 1,29). “Nisso deveis alegrar-vos, ainda que agora, se necessário, sejais contristados por um pouco de tempo, em virtude de várias provações, a fim de que a autenticidade comprovada de vossa fé …alcance louvor, glória e honra por ocasião da Revelação de Jesus Cristo.” (1Pe 1,6.7). Alegre-se sempre no amor do Senhor. “Alegrai-vos sempre no Senhor! Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4)

Oração: Senhor, Vosso Amor é melhor do que a vida (Sl 63(62),4). Eu Te amo.
Promessa: “Se alguém dentre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem recriminações, e ela ser-lhe-á dada.” (Tg 1,5)
Louvor: Os Santos Cirilo e Metódio nasceram na Grécia. Cirilo teve educação esmerada e Metódio teve por algum tempo uma posição governamental. Os devotos irmãos mais tarde responderam ao chamado a evangelizar o povo Eslavo.

 

 

 

 

15/02/2022 - Nossa Capacidade Para o Auto-Engano

Terça-feira, 15 de Fevereiro de 2022

Tg 1,12-18

Sl 94(93),12-15.18.19

Mc 8,14-21

NOSSA CAPACIDADE PARA O AUTO-ENGANO

“…Nem assim compreendeis?” (Mc 8,21)

Jesus multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar cinco mil homens e muitos milhares de mulheres e crianças (Mc 6,38-44). Ele repetiu esse milagre em outra ocasião usando sete pães (Mc 8,5-9). Nas duas vezes houve muito mais sobras do que a comida originalmente fornecida por Jesus (Mc 8,18-20). Depois desses dois incríveis milagres, os Fariseus cegamente pediram a Jesus por um sinal (Mc 8,11). Jesus suspirou “…profundamente em seu espírito …” (Mc 8,12). Os Seus discípulos também estavam cegos para a realidade. Ele os questionou: “…Por que pensais que é por não terdes pães? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Tendes o coração endurecido? Tendes olhos e não vedes, ouvidos e não ouvis? …” (Mc 8,17.18)

A estupidez (Mc 7,22) e o auto-engano da pessoa humana é alarmante. Nós podemos ver um milagre bem diante de nossos olhos e ainda assim não o percebemos. Podemos matar milhões de bebês ainda no ventre das suas mães e simplesmente fingirmos, contrariando todas as informações biológicas e científicas, que eles não são seres humanos na realidade. Podemos bombardear os nossos inimigos e dizer que nós na realidade os amamos e estamos travando uma ‘guerra justa’. Podemos assistir ao lixo pornográfico apresentado nos nossos aparelhos de televisão ou nos nossos equipamentos eletrônicos e chamar isso de entretenimento. A capacidade humana para o auto-engano é aterradora.

Podemos estar enganando a nós mesmos(as) a caminho do inferno. Nós precisamos de Jesus desesperadamente. Somente Ele é a Verdade (Jo 14,6).

Oração: Pai, que o Espírito Santo que eu recebi em Pentecostes possa abrir os meus olhos e me levar a uma mudança em minha vida.
Promessa: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! …” (Tg 1,12)
Louvor: Márcio caminhou mais de cem quilômetros em uma santa peregrinação para crescer em sua proximidade com Deus. O Senhor o surpreendeu fazendo com que ele conhecesse aquela que seria sua futura esposa durante a peregrinação.

 

 

 

 

16/02/2022 - Um Tempo para Crescer

Quarta-feira, 16 de Fevereiro de 2022

Tg 1,19-27

Sl 15(14),2-5

Mc 8,22-26

UM TEMPO PARA CRESCER (Ecl 3,1-24)

“…[Jesus] colocou novamente as mãos sobre os olhos do cego, que viu distintamente e ficou restabelecido …” (Mc 8,25)

Na leitura do Evangelho de hoje, vemos que foi necessário um tempo extra e uma segunda oração para que o homem cego fosse completamente curado. Na leitura do Evangelho de amanhã, veremos que também São Pedro precisou de algum tempo para ser completamente formado. Através da inspiração divina, Pedro reconheceu que Jesus era o Messias, o Filho de Deus (Mc 8,29). Mas logo em seguida, Pedro mostrou que ainda precisava crescer mais, ao permitir que o demônio falasse através dele (Mc 8,33).

Em poucos anos, porém, Pedro estava totalmente formado e pronto para servir como o primeiro Papa, a cabeça da Igreja primitiva. Ele estava apto para pregar corajosamente em público, levando três mil pessoas à fé em um único dia, e para realizar curas milagrosas (At 2,14-41; 3,6-8; 5,14-16; 9,33-41).

Você se sente frustrado(a) quando pessoas de suas relações não têm fé ou não crescem na fé como você desejaria? As leituras de hoje oferecem esperança a você. Deus é gentil e paciente. Ele forma Seu povo com terno amor. Ele é um Oleiro divino que molda e transforma as pessoas gentilmente (Is 64,7; Jr 18,3-6). O Senhor às vezes age de maneira encoberta (Mc 4,22-27). Portanto, “confiai [em Deus] ó povo, em qualquer tempo …” (Sl 62(61),9) e nunca esmoreça na oração (Lc 18,1). Diga ao Senhor: “…Eu creio! Ajuda a minha incredulidade!” (Mc 9,24)

Oração: Pai, “…não a minha vontade, mas a tua seja feita!” (Lc 22,42). Ajuda-me a fazer a minha parte em Vosso plano de salvação e a nunca impedir a Tua ação.
Promessa: “…Que seja cada um de vós pronto para ouvir, mas tardio para falar e tardio para encolerizar-se; pois a cólera do homem não é capaz de cumprir a justiça de Deus.” (Tg 1,19.20)
Louvor: Depois de várias tentativas fracassadas, Miriam se desesperou por nunca se livrar de seu vício de fumar. Ele ouviu uma pregação em uma homilia indicar para confiar em Jesus mais uma vez. Então ela colocou sua confiança no Senhor e conseguiu se libertar de seu vício.

 

 

 

 

17/02/2022 - Decisões, Decisões, Decisões

Quinta-feira, 17 de Fevereiro de 2022 – Os Sete Santos Fundadores da Ordem dos Servitas

Tg 2,1-9

Sl 34(33),2-7

Mc 8,27-33

DECISÕES, DECISÕES, DECISÕES

“E vós, perguntou [Jesus], quem dizeis que eu sou? …” (Mc 8,29)

Muitos(as) de vocês reconhecem Jesus como Messias (Mc 8,29). Vocês O aceitaram como seu Salvador. Depois de terem sido sobrecarregados(as) pelos problemas da vida, vocês se sentem felizes por serem salvos(as). Mas quem quer um Senhor? Quem quer ouvir o que fazer e desistir de seguir à sua própria maneira? Contudo, alguns(umas) aceitaram Jesus como Senhor.

O próximo passo é conhecer o Senhor tão profundamente a ponto de reconhecê-Lo como Senhor Deus. Agora nós não somente obedecemos a Ele, mas O adoramos. Depois de reconhecermos Jesus como Messias, Salvador, Senhor e Deus, Ele começa a nos ensinar sobre sofrimento, rejeição, morte e ressurreição (Mc 8,31). Assim como fez com Pedro, Ele quer varrer as realidades insuportáveis (Mc 8,32).

Agora nós precisamos decidir se iremos aceitar o Messias sofredor e crucificado Salvador. Instintivamente, nós sabemos que os(as) seguidores(as) de um Senhor e Deus crucificado também serão crucificados(as). Nós temos que dizer: “De fato, pela Lei eu morri para a Lei, a fim de viver para Deus. Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. Minha vida presente na carne, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou a si mesmo por mim.” (Gl 2,19.20)

Oração: Jesus, meu Senhor, meu Deus (Jo 20,28), meu Deus crucificado. Eu Te adoro.
Promessa: “Atentai para isto, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os pobres em bens deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?” (Tg 2,5)
Louvor: Sete jovens nobres, depois e regularizarem os seus negócios seculares, foram inspirados a estabelecer a ‘Ordo Servorum Sanctae Mariae’. Popularmente chamada ‘Ordem dos Servos de Nossa Senhora’, os Servitas; eles se devotaram à oração e à pregação.

 

 

 

 

18/02/2022 - Workaholic (viciado em Trabalho)

Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022
Tg 2,14-24.26

Sl 112(111),1-6

Mc 8,34-9,1

WORKAHOLIC (VICIADO EM TRABALHO)

“Estais vendo que o homem é justificado pelas obras e não simplesmente pela fé.” (Tg 2,24)

Jesus ama você (Jo 15,9; Ef 5,2). Sua Palavra é “…viva, eficaz …” (Hb 4,12). Está claro que Ele não nos quer perdidos(as). Você tem lido ultimamente na Bíblia as passagens sobre julgamento? Nosso destino eterno está ligado intimamente ao que nós fazemos nesta vida. Não está aberto a debates:
– Estamos nós preparados(as) para nossa revisão de vida? “Vi então os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e abriram-se livros. Também foi aberto outro livro, o da vida. Os mortos foram então julgados conforme sua conduta, a partir do que estava escrito nos livros.” (Ap 20,12; conf 2Cor 5,10).
– Será que nós negligenciamos em alimentar o faminto, dar de beber ao sedento, vestir o nu e visitar o preso? “[Jesus] responderá com estas palavras: ‘Em verdade vos digo: todas as vezes que o deixastes de fazer a um desses pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. E irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna’.” (Mt 25,45.46)
– Estamos enganando a nós mesmos(as)? “Ora, com tua obstinação e com teu coração impenitente estás acumulando ira para o dia da ira e da revelação da justa sentença de Deus, que retribuirá a cada um segundo suas obras.” (Rm 2,5.6; 1Cor 4,3-5)

Como iremos nós sobreviver? É somente porque nós temos um Salvador misericordioso pronto para nos resgatar. “Se confessarmos nossos pecados, ele, que é fiel e justo, perdoará nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.” (1Jo 1,9). Arrependa-se!

Oração: Pai, a Tua graça inicia boas obras que fluem através de mim. Molda-me como Teu servo sempre fiel.
Promessa: “Pois aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas, o que perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho, irá salvá-la.” (Mc 8,35)
Louvor: O Padre Saulo serve a Deus tanto como sacerdote quanto como médico.

 

 

 

 

19/02/2022 - Trêmulo(a) às Suas Palavras

Sábado, 19 de Fevereiro de 2022

Tg 3,1-10

Sl 12(11),2-5.7.8

Mc 9,2-13

TRÊMULO(A) ÀS SUAS PALAVRAS

“E uma nuvem desceu, cobrindo-os com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: ‘Este é o meu Filho amado; ouvi-o’.” (Mc 9,7)

Eu tenho escrito este “Um Pão, Um Corpo” diariamente por quase vinte anos. Tenho ensinado a revelação divina, especialmente as Escrituras, por cerca de trinta anos. Hoje o Senhor me diz e também a muitos(as) de vocês: “Não queirais todos ser mestres, pois sabeis que estamos sujeitos a mais severo julgamento, porque todos nós tropeçamos frequentemente …” (Tg 3,1.2)

Nosso pronunciamento e outras formas de comunicação são muito importantes, “pois a fé vem da pregação e a pregação é pela palavra de Cristo.” (Rm 10,17). O Senhor nos cobra a responsabilidade por cada palavra que pronunciamos porque Ele nos considera responsáveis por cada palavra que ouvimos d’Ele. Enquanto escrevo página por página, lemos e ouvimos página por página de modo a obedecer palavra após palavra de Jesus, que é a eterna e encarnada Palavra. Que nós possamos ser homens e mulheres da Palavra, permanecendo na Palavra de Deus (Jo 8,31), falando, ouvindo e obedecendo à Sua Palavra. Embora aqueles que ensinam sobre Deus “…[estarem] sujeitos a mais severo julgamento …” (Tg 3,1.2), os ouvintes da Palavra de Deus que não obedecerem e não se arrependerem, são julgados com o rigor necessário para ir para o inferno, para se separarem de Deus para sempre. Portanto, que nós sejamos pessoas que o Senhor aprova, os pobres e abatidos que tremem diante de Sua Palavra (Is 66,2). Que nós falemos, ouçamos, e obedeçamos à Palavra de Deus agora como se fosse o primeiro, último, ou o único momento para transmitir e receber Sua Palavra. Permaneça na Palavra de Deus.

Oração: Pai, eu ofereço minha língua, meus ouvidos, meu coração, e todo o meu corpo como sacrifício vivo a Ti (Rm 12,1; 6,13).
Promessa: “…Aquele que não peca no falar é realmente um homem perfeito, capaz e refrear todo o seu corpo.” (Tg 3,2)
Louvor: A vida de Bárbara mudou para sempre quando ela finalmente ouviu a Palavra de Deus com seus ouvidos e seu coração.

 

 

 

20/02/2022 - O Manual sobre Amar os Inimigos

Domingo, 20 de Fevereiro de 2022 – 7º Domingo do Tempo Comum – Santos Francisco e Jacinta Marto
1Sm 26,2.7-9.12.13.22.23

Sl 103(102),1-4.8.10.12.13

1Cor 15,45-49

Lc 6,27-38

O MANUAL SOBRE AMAR OS INIMIGOS

“Eu, porém, vos digo a vós que me escutais: Amai os vossos inimigos …” (Lc 6,27)

Amar os inimigos é mais do que uma atitude. É expressado em:
• ações. “…fazei o bem aos que vos odeiam.” (Lc 6,27)
• pronunciamentos. “bendizei os que vos amaldiçoam …” (Lc 6,28)
• orações. “…orai por aqueles que vos difamam.” (Lc 6,28)

Amar é nos aproximarmos – até mesmo dos inimigos. Nós não podemos nos aproximar e ao mesmo tempo ficar na defensiva. Nossa defensiva, que é a nossa reação natural aos inimigos, tem que ser colocada de lado se queremos nos aproximar deles com amor. Portanto, Jesus ensina: “A quem te ferir numa face, oferece a outra…” (Lc 6,29). Mais ainda, quando nós julgamos e condenamos outras pessoas, estamos reagindo a elas de modo a justificar, proteger e nos defender a nós mesmos(as). Essa defensiva é incompatível com o amor. Assim, o Senhor nos orienta: “Não julgueis, para não serdes julgados; não condeneis, para não serdes condenados…” (Lc 6,37). Ao invés disso, para amar nossos inimigos em pensamentos, atos, palavras e orações, nós devemos começar pelo perdão e doação. Assim, o Senhor nos orienta: “…perdoai e vos será perdoado. Daí e vos será dado …” (Lc 6,37.38)

Amar os nossos inimigos é uma das melhores provas de que nós somos filhos(as) adotivos(as) de Deus (Mt 5,45). Jesus nos deu explicações detalhadas sobre como amar os nossos inimigos. Olhe para Cristo crucificado e ame de acordo com Ele.

Oração: Pai, eu aceito agora a Tua graça de aceitar a pessoa que mais me ofende.
Promessa: “Iahweh retribuirá a cada um segundo a sua justiça e a sua fidelidade …” (1Sm 26,23)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus! Tu ressuscitastes na glória para sempre (Mt 28,6).

 

 

21/02/2022 - Discussão Revoltante

Segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2022 – São Pedro Damião

Tg 3,13-18

Sl 19(18)8-10.15

Mc 9,14-29

DISCUSSÃO REVOLTANTE

“E, chegando junto aos outros discípulos, viram uma grande multidão em torno deles e os escribas discutindo com eles.” (Mc 9,14)

Um menino estava possuído por um espírito mudo e surdo, mas tudo o que os líderes religiosos podiam fazer era discutir. Em outra ocasião, na tarde de Sua Ressurreição, os apóstolos haviam abandonado o Senhor, Jesus havia sido crucificado, Judas havia cometido suicídio, mas os dois discípulos no caminho para Emaús conversavam e conversavam sobre os grandes acontecimentos (Lc 24,14.15).

“Pois o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.” (1Cor 4,20). “…O evangelho que vos foi pregado não [deve ser] somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo …” (1Ts 1,5). São Paulo orientou a Timóteo: “Recorda todas as coisas, atestando diante de Deus que é preciso evitar as discussões de palavras: elas não servem para nada, a não ser para a perdição dos que as ouvem.” (2Tm 2,14). “Evita o palavreado vão e ímpio, já que os que o praticam progredirão ma impiedade; a palavra deles é como uma gangrena que corrói …” (2Tm 2,16.17)

É tempo de deixar de falar e começar a caminhar. Nós já usamos nossa língua por muito tempo, o mundo não necessita mais ouvir palavras dos Cristãos. É tempo de colocar nossas posses e nossas vidas onde estão as nossas bocas. É tempo de construir ou de calar. Vamos parar de meramente discutir os problemas do mundo. Vamos conquistar esse mundo para Jesus Cristo.

Oração: Pai, que eu possa mostrar ao mundo o que Tu podes fazer.
Promessa: “Um fruto de justiça é semeado pacificamente para aqueles que promovem a paz.” (Tg 3,18)
Louvor: São Pedro Damião era órfão. Um de seus irmãos era cruel para com ele, mas outro irmão o tratava carinhosamente e pagou por sua educação. Pedro se tornou monge Beneditino.

 

 

22/02/2022 - O Caminho de Cristo para a Unidade e a Vitória

Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2022 – Cátedra de São Pedro

1Pe 5,1-4

Sl 23(22),1-6

Mt 16,13-19

O CAMINHO DE CRISTO PARA  A UNIDADE E A VITÓRIA

“Aos presbíteros que estão entre vós, exorto eu, que sou presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que há de ser revelada.” (1Pe 5,1)

Hoje nós celebramos a unidade que vem através da submissão à autoridade da Igreja através do Papa. Por causa de sua submissão ao Papa, os Católicos têm vencido suas limitações de uma cegueira pessoal e cultural. Eles podem evitar a fraqueza e a devastadora derrota que acompanham um extremo individualismo e independência.
Na guerra, uma estratégia comum, que muitas vezes é usada por Satanás, é: ‘Dividir para conquistar’. Em alguns dos mais críticos assuntos, e divisão e uma subsequente derrota podem ser evitadas somente pela submissão ao Papa. Basta olhar para as dezenas de milhares de denominações Cristãs que não se submetem à autoridade do Papa. Elas têm se dividido através dos tempos e vêm sendo superadas.

Mesmo dentro da Igreja Católica, nós temos sérias divisões. Isto impede seriamente a obra do Senhor através da Igreja e causa a derrota da Igreja em certas áreas. Se os Católicos são realmente Católicos em espírito e não somente no nome, eles seriam unidos na essência e vitoriosos nos mais importantes aspectos da vida. Uma maneira de se determinar se você é Católico(a) em espírito é olhar para as áreas nas quais você está unido(a) à Igreja somente por causa de sua submissão à autoridade do Papa e não por causa de suas convicções pessoais. Onde você agiu contra a sua consciência porque descobriu que não estava corretamente formada, pois não estava de acordo com os ensinamentos da Igreja como expressados pelo Papa? A submissão à autoridade da Igreja é o único caminho para a grandeza da unidade dos seres humanos mesmo com a nossa ferida e decaída natureza.

Oração: Pai, eu Te agradeço pela Igreja, que afasta Satanás de explorar minha fraqueza humana de modo a causar desunião e fracasso.
Promessa: “…Ele me guia por caminhos justos, por causa do seu nome.” (Sl 23(22),3)
Louvor: “…Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos.” (Lc 22,32). Papa São Pedro, vigário de Cristo, rogai por nós.

 

 

23/02/2022 - O Pecado da Omissão

Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 2022 – São Policarpo

Tg 4,13-17

Sl 49(48),2.3.6-11

Mc 9,38-40

O PECADO DA OMISSÃO

“Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz incorre em pecado.” (Tg 4,17)

Pecado não é somente o que nós fazemos, mas também o que nós deixamos de fazer. Nós seremos julgados não somente pelo que dizemos (Mt 12,36), mas também pelo que não dizemos (Ez 3,18; 33,6). Nós seremos julgados não somente por dedicar nossa presença a coisas que não glorificam a Deus (1Cor 10,31), mas também por nossa ausência das assembleias do povo de Deus (Hb 10,25) e de outras obras do Senhor.

Antes que nós fôssemos criados, o Senhor preparou uma vida de boas obras para cada um de nós realizarmos (Ef 2,10). Ele nos considera responsáveis para a realização de todas essas obras. Como exemplo, Jesus advertiu a igreja de Sardes: “Torna-te vigilante e consolida o resto que estava para morrer, pois não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,2)

Se você está pecando pela omissão, arrependa-se e clame pela misericórdia do Senhor. “[Jesus Cristo] é a vítima de expiação pelos nossos pecados …” (1Jo 2,2). O Senhor perdoará. Por Sua graça, nós faremos o impossível. Nós faremos o que Ele nos pede. Viva sua vida integralmente para Jesus (Jo 10,10).

Oração: Pai, eu coloco a minha vida em Tuas mãos.
Promessa: “Mas o homem não pode comprar seu resgate, nem pagar a Deus seu preço; o resgate de sua vida é tão caro que seria sempre insuficiente para o homem sobreviver, sem nunca ver a cova.” (Sl 49(48),8-10)
Louvor: São Policarpo foi discípulo do Apóstolo São João. Ele também foi amigo de Santo Inácio de Antioquia e deu aulas a Santo Irineu. Que nós possamos nunca deixar de agradecer pela grande riqueza da nossa fé Católica.

 

 

24/02/2022 - Linha Mestra

Quinta-feira, 24 de Fevereiro de 2022

Tg 5,1-6

Sl 49(48),14-20

Mc 9,41-50

LINHA MESTRA

“E se teu pé te escandalizar, corta-o …” (Mc 9,45)

Jesus nos manda arrancar um olho, ou cortar a mão ou o pé sob duas circunstâncias. Jesus não quer que nós nos mutilemos literalmente, mas Ele enfatiza que nós devemos chegar a extremos para resistir às tentações, especialmente às tentações de pecar sexualmente (Mt 5,28.29) ou à de nos opormos ao ministério de outras pessoas (Mc 9,39-47).

Muitos(as) de nós ficamos surpresos(as) com essa ênfase porque não pensamos que um olhar impuro ou uma reação negativa ao ministério de outra pessoa possa ser o pior dos pecados imagináveis. Contudo, nós temos que deixar de lado nossas ideias e assumir a mentalidade de Jesus. Nós não temos nem mesmo de mencionar ou nos referir aos pecados sexuais. Nossa santidade proíbe isso (Ef 5,3). Adicionalmente, nós nunca devemos impedir, criticar ou fazer intriga sobre o ministério de outros Cristãos, mesmo se eles forem baseados em diferentes interpretações teológicas. Nós temos que nos opor às heresias, mas sempre encorajar aqueles(as) que ministram em nome de Jesus, mesmo se não estiverem conosco (Mc 9,38-40). Devemos estar mais reocupados em conter as nossas línguas e em mutilar os nossos corpos do que mutilar o Corpo de Cristo dizendo palavras desanimadoras sobre outras pessoas Cristãs que estão ministrando.

Oração: Pai, que eu nunca prejudique o Corpo de Cristo.
Promessa: “Mas Deus resgatará a minha vida das garras do Xeol, e me tomará.” (Sl 49(48),16)
Louvor: “…Se um membro é honrado, todos os membros compartilham a sua alegria.” (1Cor 12,26)

 

 

25/02/2022 - Jesus Ama Os(as) Divorciados(as)

Sexta-feira, 25 de Fevereiro de 2022

Tg 5,9-12

Sl 103(102),1-4.8.9.11.12

Mc 10,1-12

JESUS AMA OS(AS) DIVORCIADOS(AS)

“…Todo aquele que repudiar a sua mulher e desposar outra, comete adultério contra a primeira; e se essa repudiar o seu marido e desposar outro, comete adultério.” (Mc 10,11.12)

Jesus não acredita no divórcio e Ele nunca acreditará (Hb 13,8). De fato, Jesus repudia o divórcio (Ml 2,16). É claro que isso não significa que Ele repudia aqueles(as) que são rejeitados(as). A verdadeira razão pela qual Ele repudia o divórcio é porque Ele ama aqueles(as) que são rejeitados(as) e não os(as) quer ver feridos(as) pelo divórcio.

A Igreja, como Corpo de Cristo, tem sido sempre fiel a Jesus, Cabeça do Corpo e se opõe ao divórcio. Nas últimas décadas, algumas denominações, que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica, ignoram as palavras de Jesus proibindo o divórcio e um segundo casamento. A Igreja Católica reconhece que o divórcio, algumas vezes, não é culpa de ambas as partes, mas é imposto por uma delas. Neste caso, aquele(a) que é rejeitado(a) não está rechaçando a proibição de Jesus, mas é vítima de uma injustiça. A Igreja Católica também percebeu que nem todo casamento é um casamento segundo os critérios de Deus. Portanto, alguns segundo casamento são em realidade o primeiro e único casamento segundo os critérios de Deus. No entanto, as pessoas não devem discernir sobre isso por si mesmas. Somente a Igreja tem essa responsabilidade.

Levando em conta esses esclarecimentos, como Cristãos nós temos que nos opor ao divórcio e ao segundo casamento. Nós temos que falar, agir e amar como Jesus.

Oração: Pai, eu Teu agradeço pelas pessoas divorciadas que são fiéis, unilateralmente, aos seus votos matrimoniais.
Promessa: “…Ouvistes falar da paciência de Jó e sabeis qual o fim que Deus lhe deu. Com efeito, o Senhor é misericordioso e compassivo.” (Tg 5,11)
Louvor: José conheceu sua esposa em um grupo de apoio para pessoas divorciadas, depois que seu primeiro casamento foi declarado nulo.

 

 

26/02/2022 - Confissão Pública

Sábado, 26 de Fevereiro de 2022

Tg 5,13-20

Sl 141(140),1-3.8

Mc 10,13-16

CONFISSÃO PÚBLICA

“Confessai, pois, uns aos outros, os vossos pecados e orai uns pelos outros, para que sejais curados.” (Tg 5,16)

O Senhor claramente nos manda confessar nossos pecados uns aos outros. Ele ainda nos manda nem sequer mencionar coisas vergonhosas (Ef 5,3.12) e a não tornar públicos os pecados de outras pessoas (Mt 18,15). Todavia, quando nós confessamos certos pecados a outras pessoas, nós temos dificuldade em evitar produzir escândalo. Como exemplo, se você confessasse publicamente o pecado do adultério, a pessoa que ouvisse isso iria naturalmente especular qual a identidade da pessoa com a qual você estivesse sexualmente envolvido(a). Ela poderia facilmente imaginar quem seria sua(seu) parceira(o) sexual, podendo até mesmo envolver uma pessoa inocente.

Como podemos nós obedecer ao comando de Jesus de confessar publicamente nossos pecados, sem desobedecer a um outro comando de Jesus? São Paulo fala de perdoar como um representante da Igreja (2Cor 2,10). Confessando os nossos pecados a um representante da Igreja e do Senhor (Jo 20,21-23), nós podemos confessar nossos pecados publicamente, evitando causar escândalo e recebendo a cura especial que geralmente acompanha as confissões públicas. Diz o Catecismo da Igreja Católica: ‘A confissão (a acusação) dos pecados, mesmo de um ponto de vista simplesmente humano, liberta-nos e facilita a nossa reconciliação com os outros. Pela confissão, o homem encara de frente os pecados de que se tornou culpado; assume a sua responsabilidade e, desse modo, abre-se de novo a Deus e à comunhão da Igreja, para tornar possível um futuro diferente. A confissão ao sacerdote constitui uma parte essencial do sacramento da Penitência …’ (CIC, 1455.1456).

Procure o sacramento da Reconciliação para confessar os seus pecados. Obedeça a Jesus. Seja perdoado(a) e curado(a).

Oração: Pai, que eu possa valorizar tanto a Confissão que eu celebre esse sacramento mensalmente ou ao menos com mais frequência.
Promessa: “Traziam-lhe crianças para que as tocasse …” (Mc 10,13)
Louvor: Mariana valorizou muito mais a Confissão depois de não a ter feito durante o período de confinamento em razão da pandemia.

 

 

27/02/2022 - Falando a Escritura

Domingo, 27 de Fevereiro de 2022  –  8º Domingo do Tempo Comum

Eclo 27,5-7

Sl 92(91),1.3.13-16

1Cor 15,54-58

Lc 6,39-45

FALANDO A ESCRITURA

“…A boca fala daquilo que está cheio o coração.” (Lc 6,45)

“…A palavra do homem faz conhecer seus sentimentos.” (Eclo 27,6). O que você fala revela o que está em seu coração. São Domingos aconselhava a falar somente a Deus ou sobre Deus. Uma das melhores maneiras de se aprender como Deus iria querer que nós falássemos é mergulharmos diariamente na Palavra de Deus. Ao fazermos diariamente nossa morada na Palavra de Deus, a Palavra fará então sua morada em nós. Nossas palavras se tornarão Suas palavras; nossa língua nativa se tornará mais e mais ‘Escritura’. A Palavra de Deus encherá nosso coração e nós falaremos da abundância do nosso coração, que é a Escritura (Lc 6,45).

Assim como Jesus, nós falaremos aquilo que o Pai colocar em nosso coração. Porém nós só falaremos aquilo que irá construir o reino de Deus e não o que for derrubá-lo. “Velemos uns pelos outros para nos estimularmos à caridade e às boas obras.” (Hb 10,24). “Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem.” (Ef 4,29)

Portanto, peça ao Espírito Santo a graça dos “…dons do Espírito, principalmente à profecia.” (1Cor 14,1). Um profeta fala o que Deus está dizendo no momento em que Ele está dizendo. O Espírito Santo é fiel (1Ts 5,24), e Ele irá “…vos recordar tudo o que [o Senhor] vos disse.” (Jo 14,26). Desse modo, “Não extingais o Espírito; não desprezeis as profecias.” (1Ts 5,19.20). “pois o Espírito Santo vos ensinará naquele momento o que deveis dizer.” (Lc 12,12)

Oração: Pai, através da Tua Palavra, ensina-me “…o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49)
Promessa: “Assim, irmãos bem-amados, sede firmes, inabaláveis, fazei incessantes progressos na obra do senhor, cientes de que a vossa fadiga não é vã no Senhor.” (1Cor 15,58)
Louvor: Louvor a Jesus, Senhor ressuscitado de minha vida, meu corpo e minha língua!

 

28/02/2022 - Eu Quero Fazer! "ou" Eu Quero Fazer?

Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 2022

1Pe 1,3-9

Sl 111(110),1.2.5.6.9.10

Mc 10,17-27

‘EU QUERO FAZER!’ OU ‘EU QUERO FAZER?’

“…Mestre, que farei …?” (Mc 10,17)

O jovem rico era o que nós chamamos hoje um ‘faz-tudo’. Ele estava sempre fazendo alguma coisa. Primeiro, ele correu em direção a Jesus e ajoelhou-se diante d’Ele. Depois perguntou: “…Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Mc 10,17). Jesus, conhecendo o pensamento do homem, respondeu dando-lhe uma lista de coisas para fazer destacando os mandamentos. A resposta do jovem foi outra ação orientada: “…Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde minha juventude.” (Mc 10,20). Jesus continuou a fitar o jovem e disse a ele: “…Uma só coisa te falta …” (Mc 10,21). Jesus deu a ele a exata resposta que ele queria – algo que ele poderia fazer para preparar a sua alma para aceitar Jesus e receber a vida eterna – mas o homem “…contristado com essa palavra, saiu pesaroso …” (Mc 10,22)

Se nós baseamos o nosso relacionamento com Jesus no que nós fazemos, Jesus age da mesma forma. Lembre-se, o próprio Jesus disse: “…com a medida com que medis sereis medidos.” (Mt 7,2). Sempre existirá uma coisa a mais que nós temos que fazer, e “…aos homens é impossível …” (Mc 10,27). Quando nós entregamos nossas vidas a Jesus em amoroso serviço, nós estamos na realidade nos ‘casando’ com Ele. Nós dizemos ‘SIM’, como dizem o noivo e a noiva. Ora, nosso valor vem de estarmos em Cristo e nos concentramos em amar e servir à Ele ao invés de impressioná-Lo. Ele continua a nos ver como nós somos – só que agora nós estamos n’Ele e tudo é trazido à perfeição n’Ele.

Eventualmente você pode estar dizendo ‘SIM’ a Jesus. Qual o significado disso para você – casamento ou virtude?

Oração: Jesus, Senhor, Salvador, Deus, ‘SIM, EU QUERO’!
Promessa: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, em sua grande misericórdia, nos gerou de novo, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma esperança viva.” (1Pe 1,3)
Louvor: Artur, um comerciante cheio de fé, faz questão de se certificar que seus empregados são bem tratados e têm condições de sustentar suas famílias.