01/01/2025 - ‘NOITE FELIZ’
Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025
Santa Maria, Mãe de Deus
Nm 6,22-27
Sl 67(66),2.3.5.6.8
Gl 4,4-7
Lc 2,16-21
‘NOITE FELIZ’
“Maria, contudo, conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração.” (Lc 2,19)
O mundo comemora o início do ano com muito barulho, fogos e cacofonia. A Igreja comemora o início do ano na manjedoura com Maria, “…[conservando] cuidadosamente todos esses acontecimentos e os [meditando] em seu coração.” (Lc 2,19) O mundo inicia o ano com uma noite barulhenta; nós Cristãos(ãs) começamos com uma ‘noite feliz’.
Aquilo que começa com um estrondo geralmente termina em um ‘silêncio mortal’. Aquilo que começa em um ‘silêncio vivo’ geralmente termina em um estrondo que modifica o mundo. O Senhor nos orienta: “Tranquilizai-vos e reconhecei: Eu sou Deus…” (Sl 46(45),11) Ele nos assegura, “… na conversão e na calma [estará] a vossa salvação, na tranquilidade e na confiança [estará] a vossa força …” (Is 30,15) A ‘melhor parte’ é sentar-se aos pés do Senhor e ouvir as Suas palavras (Lc 10,39.42).
Ao iniciarmos este novo ano, que nós sejamos “… [prontos] para ouvir, mas [tardios] para falar e [tardios] para [encolerizar-nos].” (Tg 1,19) No silêncio, existe revelação, alegria e paz. “É bom esperar em silêncio a salvação de Iahweh.” (Lm 3,26) “Silêncio! toda carne diante de Iahweh! Sim, ele se levanta em sua morada santa.” (Zc 2,17)
Oração: Pai, neste dia de oração pela paz, faça de mim um(a) pacificador(a) (Mt 5,9), mesmo que eu venha a ter que vir a sofrer pela paz (Cl 1,20).
Promessa: “Iahweh te abençoe e te guarde! Iahweh faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te seja benigno! Iahweh mostre para ti a sua face e te conceda a paz!” (Nm 6,24-26)
Louvor: Louvor a Jesus, eterno Filho de Deus e Filho encarnado de Maria!
02/01/2025 - “... ENSINA-ME TUAS VEREDAS.” (Sl 25(24),4)
Quinta-feira, 02 de Janeiro de 2025
São Basílio Magno
São Gregório Nazianzeno
1Jo 2,22-28
Sl 98(97),1-4
Jo 1,19-28
“… ENSINA-ME TUAS VEREDAS.” (Sl 25(24),4)
“…A unção que recebestes dele permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine …” (1Jo 2,27)
O versículo acima, 1Jo 2,27, refere-se a Jeremias 31,34, onde se lê, “Eles não terão mais que instruir seu próximo ou seu irmão, dizendo: ‘Conhecei a Iahweh’! Porque todos me conhecerão, dos menores aos maiores, oráculo de Iahweh’ …” Isaias profetizou que “… a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh, como as águas enchem o mar.” (Is 11,9) Oséias profetizou que Deus deseja o conhecimento de Si mesmo mais do que sacrifícios (Os 6,6).
Apesar de Deus se fazer conhecido para nós diretamente, nós ainda precisamos ser ensinados(as). Por que então São João diz que nós não temos necessidade de que alguém nos ensine? (1Jo 2,27) Talvez seja porque esteja falando sobre a unção do Espírito Santo. O Espírito Santo nos guia à verdade plena (Jo 16,13) e nos recorda de tudo o que Jesus nos ensinou (Jo 14,26).
A unção do Espírito que nos ensina tudo (1Jo 2,27) também nos culpa pelo pecado (Jo 16,8). “Quem ama a disciplina ama o conhecimento …” (Pr 12,1) Mas muitos(as) de nós não queremos ser corrigidos(as). Assim nós lutamos com a docilidade do Espírito que deseja nos ensinar tudo. Nós precisamos de ajuda; nós precisamos de santos mestres. Se todos(as) nós recebermos o Espírito profundamente e vivermos nosso dia-a-dia no Espírito (Gl 5,25), nós iríamos conhecer o Senhor e seguir a orientação do Espírito. “… Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)
Oração: Pai, “mostra-me os teus caminhos …” (Sl 25(24),4)
Promessa: “Esta é a promessa que ele mesmo vos fez: a vida eterna.” (1Jo 2,25)
Louvor: São Gregório escreveu sobre São Basílio: ‘Nós parecemos ser dois corpos em um único espírito. Nosso único objetivo e ambição foram a virtude e uma vida de esperança nas bênçãos que hão de vir’.
03/01/2025 -RECONHECENDO O ESPÍRITO DO NATAL
Sexta-feira, 03 de Janeiro de 2025
Santíssimo Nome de Jesus
1Jo 2,29-3,6
Sl 98(97),1.3-6
Jo 1,29-34
RECONHECENDO O ESPÍRITO DO NATAL
“…Se o mundo não nos conhece, é porque não o conheceu.” (1Jo 3,1)
Se nós não reconhecemos Cristo, nós não reconhecemos Cristãos, o Natal e outras dimensões da Cristandade. Se não reconhecemos Cristo, nós não reconhecemos o único Caminho para Deus Pai e a Verdade (Jo 14,6). Assim nós nos privamos a nós mesmos(as) da Vida (Jo 14,6).
Sim, temos dificuldade em reconhecer Cristo. São João Batista, cuja missão era preparar o caminho para a vinda de Cristo, não reconheceu Cristo durante algum tempo (Jo 1,31.33). Como então nós podemos reconhecer Cristo, Cristãos, o Natal, e a Cristandade, e desse modo conhecer Deus nosso Pai, viver na Verdade, e ter a vida em abundância? (Jo 10,10). João reconheceu Cristo quando ele viu “… o Espírito descer, como uma pomba vindo do céu, e permanecer sobre ele.” (Jo 1,32) Nós também iremos reconhecer Cristo pela ação do Espírito Santo. Assim, o Natal e a própria vida dependem da nossa docilidade ao único e verdadeiro Espírito do Natal, o Espírito Santo.
Ao nos aproximarmos dos últimos dias do Tempo do Natal, quando nós celebramos o Batismo de Jesus no Espírito Santo, que nós nos arrependamos de qualquer resistência à vontade de Deus e clamemos: ‘Vem, Espírito Santo!’
Oração: Pai, dá-me o verdadeiro Espírito do Natal para sempre.
Promessa: “Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas o que nós seremos ainda não se manifestou. Sabemos que por ocasião desta manifestação seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.” (1Jo 3,2)
Louvor: “Para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,10.11)
04/01/2025 - PERSEVERANÇA
Sábado, 04 de Janeiro de 2025
Santa Elizabeth Ann Seton (Isabel Ann Seton)
1Jo 3,7-10
Sl 98(97),1.7-9
Jo 1,35-42
PERSEVERANÇA
“…Rabi (que, traduzido, significa Mestre), onde moras?” (Jo 1,38)
Dois discípulos de São João Batista estavam seguindo Jesus, mas a certa distância. Esta é muitas vezes a maneira pela qual Cristãos seguem Jesus. Nós tentamos fazer a vontade de Deus na maior parte das vezes, mas intencionalmente mantemos Jesus a uma certa distância. Não deixamos que Ele chegue muito perto de nós. No entanto, Jesus volta-se para nós e nos desafia, perguntando: “… Que estais procurando? …” (Jo 1,38) Se nós respondermos a pergunta de Jesus com confiança, nós poderemos ter que dizer que procuramos bênçãos, segurança, ou paz de espírito, embora devêssemos dizer que procuramos um profundo e pessoal relacionamento com Ele.
Os dois discípulos de João podem ter surpreendido a si mesmos quando perguntaram a Jesus: “…‘Rabi (que traduzido significa Mestre), onde moras?’ Disse-lhes: ‘Vinde e vede’. Então eles foram e viram onde morava, e permaneceram com ele aquele dia…” (Jo 1,38.39) Jesus quer que Seus discípulos permaneçam com Ele, tenham um relacionamento com Ele que seja profundamente pessoal e totalmente consumidor. Ele quer que nós permaneçamos com Ele quando saímos da Igreja, vamos ao trabalho, falamos com não-Cristãos, comemos, consultamos nossos equipamentos eletrônicos, vemos televisão, nos divertimos, e vamos para a cama. Se não aceitarmos Jesus como Senhor de tudo, Ele não é Senhor de nada. Se não permanecemos com Ele, nós não O seguimos verdadeiramente.
Oração: Pai, iniciando este Tempo do Natal, que eu possa permanecer com Jesus em momentos em que anteriormente eu me afastava d’Ele.
Promessa: “… Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8)
Louvor: Ao mesmo tempo em que criou cinco filhos, Santa Elizabeth Ann Seton também fundou a Congregação das Irmãs da Caridade, uma paróquia, uma escola, e um orfanato.
05/01/2025 - A SABEDORIA NÃO SE CONTRADIZ
Domingo, 05 de Janeiro de 2025
Epifania do Senhor
São João Neumann
Is 60,1-6
Sl 72(71),1.2.7.8.10-13
Ef 3,2.3.5.6
Mt 2,1-12
A SABEDORIA NÃO SE CONTRADIZ
“Eles, revendo a estrela, alegraram-se imensamente. Ao entrar na casa, viram o menino com Maria, sua mãe …” (Mt 2,10.11)
Os magos encontraram o Menino Jesus em uma casa alguns dias depois de Jesus ter nascido em um estábulo. Sua visita pode ter ocorrido por volta do tempo da Apresentação de Jesus no Templo, quarenta dias após Seu nascimento, quando Simeão profetizou que Jesus era “… luz para iluminar as nações …” e “… um sinal de contradição…” (Lc 2,32.34) Possivelmente os magos eram sábios porque não contradisseram Jesus, o Sinal que seria contradito.
Porque eles acreditaram que a estrela de Belém estava anunciando o nascimento do Rei dos Judeus, os magos seguiram a estrela, prostraram-se diante de Jesus, e “…abriram seus cofres e ofereceram-lhe presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2,11) As ações dos magos não contradizem Jesus. Contudo, Herodes, depois de ter dito que iria oferecer homenagens (Mt 2,8), se contradisse e tentou matar Jesus (Mt 2,16).
Nós também contradizemos a nós mesmos(as) quando dizemos:
– nós cremos em Deus, mas não falamos a outras pessoas sobre Ele,
– nós recebemos o Corpo e Sangue de Jesus na Santa Eucaristia, mas não permitimos que a Santa Comunhão nos transforme,
– a Bíblia é a Palavra de Deus, mas nós não a lemos diariamente, e
– orar é se comunicar com Deus, mas nós não dedicamos um tempo para a oração diária.
Existem muitas outras contradições em nossas vidas. Mas o homem e a mulher sábios não se contradizem. Eles e elas se prostram para adorar a Jesus.
Oração: Pai, torna-me ser coerente, fiel e sábio(a).
Promessa: “…A tua luz é chegada, a glória de Iahweh raia sobre ti … as nações caminharão na tua luz …” (Is 60,1.3)
Louvor: “…Ele foi manifestado na carne, justificado no espírito, contemplado pelos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória.” (1Tm 3,16)
06/01/2025 - O MAIS GRANDIOSO DIA DO NATAL?
Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2025
Santo André Bessette
1Jo 3,22-4,6
Sl 2,7.8.10-12
Mt 4,12-17.23-25
O MAIS GRANDIOSO DIA DO NATAL?
“O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz …” (Mt 4,16)
Na maior marte do mundo, o ponto alto do Tempo do Natal é a celebração da Epifania. O propósito da vida de cada pessoa é seguir a estrela, encontrar Jesus, dar a Ele o presente de nossa vida, adorá-Lo, e manifestar a luz de Cristo até os confins da terra (Mt 2,10.11). Então a profecia será cumprida: “O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; aos que jaziam na região sombria da morte, surgiu uma luz.” (Mt 4,16)
Portanto, que nós sigamos:
– a estrela do arrependimento, “… porque está próximo o Reino dos Céus.” (Mt 4,17).
– a estrela da oração e “… tudo o que lhe [pedirmos] [receberemos] dele …” (1Jo 3,22), e
– a estrela do serviço. “Servi a Iahweh com temor, beijai os seus pés com tremor, para que não se irrite e pereçais no caminho, pois sua ira se acende depressa. Felizes aqueles que nele se abrigam!” (Sl 2,11.12)
Na verdade, que nós sigamos a estrela da obediência. Somente pela estrita e cuidadosa obediência nós encontraremos Jesus. Aqueles(as) que obedecem a Ele O encontrarão e permanecerão n’Ele, e Ele permanecerá neles(as)((1Jo 3,24).
Nestes seis últimos dias do Tempo do Natal, que nós possamos ser sábios(as) o suficiente para nos entregarmos totalmente a Cristo, deixar que Ele abra novos caminhos em nossas vidas, e nos conduza onde nunca estivemos antes. Que nós mergulhemos ainda mais profundamente no infinito amor do Deus trino. Que nós sejamos consumidos(as) pelo fogo do Seu amor (Hb 12,29).
Oração: Pai, dá-me a Vossa percepção do Natal.
Promessa: “…E nisto reconhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.” (1Jo 3,24)
Louvor: Santo André Bessette foi um humilde porteiro cujas orações pelos doentes produziram muitas curas.
07/01/2025 -‘DEUS É AMOR’
Terça-feira, 07 de Janeiro de 2025
São Raimundo de Penyafort
1Jo 4,7-10
Sl 72(71),1-4.7.8
Mc 6,34-44
‘DEUS É AMOR’
“Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Deus ama tanto o mundo (1Jo 3,16) que Ele:
– nos criou,
– morreu na cruz por nós,
– ressuscitou dentre os mortos por nós,
– nos oferece participar em Sua natureza divina através do Batismo (2Pd 1,4),
– perdoa todos os nossos pecados,
– torna possível para nós sermos Seus filhos e filhas,
– nos convida a sermos membros de Seu corpo místico, a Igreja,
– quer que nós permaneçamos n’Ele e Ele em nós (Jo 6,56; 17,23),
– nos dá Seu Corpo e Sangue na Sagrada Comunhão,
– quer que nós sejamos “… uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade …” (1Pd 2,9), e
– retornará para nos levar para o perfeito amor e felicidade do céu.
“… Deus é Amor …” (1Jo 4,8.16) e não existe amor maior do que o Seu perfeito, infinito, incondicional, e eterno amor. Nós “… [amamos] porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19) Portanto, que nós vivamos em Seu amor (Jo 15,9.10) e amemos uns aos outros (1Jo 4,7), especialmente aos nossos inimigos. Que nós amemos até mesmo a ponto de entregar nossas vidas por nossos irmãos e irmãs em Cristo (1Jo 3,16). Permaneçam no Amor e permaneçam em Deus (1Jo 4,16).
Oração: Pai, neste dia do Tempo do Natal, concede-me o amor “… de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé sem hipocrisia.” (1Tm 1,5)
Promessa: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho único ao mundo para que vivamos por ele.” (1Jo 4,9)
Louvor: São Raimundo foi sucessor de São Domingos na direção dos Dominicanos em todo o mundo.
08/01/2025 - ESCALANDO A MONTANHA DO AMOR
Quarta-feira, 08 de Janeiro de 2025
1Jo 4,11-18
Sl 72(71),1.2.10-13
Mc 6,45-52
ESCALANDO A MONTANHA DO AMOR
“…Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu Amor em nós é levado à perfeição.” (1Jo 4,12)
O Senhor tem um plano maravilhoso para nossas vidas (Jr 29,11). Ele planeja para nós não somente sermos amados(as) ou dar amor, mas até mesmo permanecer no amor e desse modo permanecer em Deus (1Jo 4,16). Deus, que é Amor, orquestra os acontecimentos de nossas vidas para nos ajudar a escalar a montanha do amor incondicional. Quando pecamos, nós caímos da montanha. Quando obedecemos, perdoamos ou nos arrependemos, nós escalamos a montanha. Passo a passo, de amor em amor, nós podemos alcançar o apogeu do amor de Cristo (Ef 3,18.19). Finalmente, nós poderemos alcançar o topo da montanha do amor, isto é, o céu, onde o amor é incondicional, perfeito, e eterno na presença de Deus, Aquele que é infinito Amor.
Neste Tempo do Natal, deem vários passos na montanha do amor. Amem suas(seus) esposas(os) mais do que jamais as(os) tenham amado. Perdoem e amem a seus inimigos. Amem as pessoas estranhas o suficiente para lhes falar sobre a Boa Nova do amor crucificado de Deus. Amem como nunca antes. Este é o significado do Natal e da vida.
Oração: Pai, que eu possa trilhar novos caminhos no amor e subir mais alto do que nunca antes.
Promessa: “Nisto consiste a perfeição do amor em nós: que tenhamos plena confiança no dia do Julgamento, porque tal como ele é também somos nós neste mundo.” (1Jo 4,17)
Louvor: Jesus curou Luiz Fernando de um câncer terminal.
09/01/2025 - JUBILARES PERPÉTUOS
Quinta-feira, 9 de Janeiro de 2025
1Jo 4,19-5,4
Sl 72(71),1.2.14.15.17
Lc 4,14-22
JUBILARES PERPÉTUOS
“…Para proclamar um ano de graça do Senhor.” (Lc 4,19)
Vinte e quatro anos atrás o Papa São João Paulo II fechou a porta santa e encerrou o Grande Jubileu. Isto não significa que nós não somos mais jubilares. Ao invés disso, significa que o maior de todos os jubileus terminou e nós devemos aceitar a graça por nossas vidas serem jubilares perpétuos. Jesus nos prometeu esta graça quando Ele começou Seu ministério público. O Espírito do Senhor estava sobre Ele “… para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor.” (Lc 4,18.19) Batizados(as) em Cristo, nós somos jubilares perpétuos(as).
A cada Natal nós cantamos: ‘Ouvimos anjos nos céus’ e perguntamos: ‘Pastores, por que este jubileu’? Ao continuarmos o júbilo do Tempo do Natal, que nós nos alegremos em um novo Pentecostes no qual o Espírito Santo nos liberte e renove a face da terra (Sl 104(103),30). “Com alegria [tiraremos] água das fontes da salvação.” (Is 12,3) Que nós nos juntemos a Maria, engrandecendo o Senhor e exultando em Deus nosso Salvador (Lc 1,46.47). Que o júbilo do Natal nos lance em um ano jubilar de liberdade, justiça, salvação, reconciliação, e restauração. Sejamos jubilares perpétuos em Cristo.
Oração: Pai, pelo Teu amor, enche-me de júbilo para sempre.
Promessa: “Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro.” (1Jo 4,19)
Louvor: Glória perdoou o motorista bêbado que bateu em seu carro.
10/01/2025 - O MELHOR PARA O FINAL
Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2025
1Jo 5,5-13
Sl 147,12-15.19.20
Lc 5,12-16
O MELHOR PARA O FINAL
“Porque três são os que testemunham: o Espírito, a água e o sangue, e os três tendem ao mesmo fim.” (1Jo 5,7.8)
Ser batizado(a) no Espírito Santo significa ser mergulhado(a) no Espírito Santo e dessa forma no Pai e no Filho (Mt 28,19). Isto significa que não somos mais mergulhados(as) em nossas próprias preocupações, sentimentos, e pensamentos, mas morremos para nós mesmos(as) (Lc 9,23). Ser batizado(a) no Espírito é ser crucificado(a) com Cristo (Gl 2,19.20) e viver não mais para nós mesmos(as), mas para Ele (2Cor 5,15). Sabendo isso, você continuará rezando: ‘Vem, Espírito Santo’?
O Espírito Santo testifica, isto é, dá testemunho por Jesus (1Jo 5,6; Jo 15,26). A palavra para ‘testemunha’ em Grego é ‘mártir’. Isto mostra que testemunhas por Jesus são muitas vezes perseguidas ou até mesmo mortas como foi Jesus. Se você reza pelo Espírito Santo, você está se voluntariando para ser testemunha por Jesus. Você está arranjando dificuldades, se colocando em perigo, e arriscando a sua vida. Não obstante, você continuará rezando ‘Vem, Espírito Santo’?
Você terá o verdadeiro Espírito do Natal, o Espírito Santo? Você terá o Espírito somente quando morrer para si mesmo(a) e aceitar a cruz. Neste novo ano, reze: ‘Vem, Espírito Santo’!
Oração: Pai, dá-me o Espírito do Natal não importa como. Que eu possa desejar o Espírito mais do que eu desejo prazer, conforto, e aceitação de outras pessoas.
Promessa: “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. Eu vos escrevi tudo isto a vós que credes no nome do Filho de Deus, para saberdes que tendes a vida eterna.” (1Jo 5,12.13)
Louvor: Ao invés de apresentar uma reclamação contra um colega de trabalho que a assediou durante anos. Mônica pediu a Deus um crescimento no Espírito Santo de modo a ser capaz de amar aquela pessoa. Ela finalmente foi capaz de se reconciliar pacificamente com seu perseguidor.
11/01/2025 - O ÚLTIMO DEVE SER O PRIMEIRO
Sábado, 11 de Janeiro de 2025
1Jo 5,14-21
Sl 149,1-6.9
Jo 3,22-30
O ÚLTIMO DEVE SER O PRIMEIRO
“Se alguém vê seu irmão cometer um pecado que não conduz à morte, que ele ore e Deus dará a vida a este irmão …” (1Jo 5,16)
Muitas pessoas não tiveram um Natal porque elas não se arrependeram do pecado em suas vidas. Nós devemos pedir ao Senhor pelos pecadores e a vida será dada a eles. Através do perdão do Senhor, será dado um Natal a eles antes que o Tempo do Natal termine. O diabo pensa que lhes roubou o Natal. Mas, pela oração, nós os recuperamos do ladrão e damos a muitas pessoas uma outra oportunidade de ter um Natal.
Neste penúltimo dia do Tempo do Natal, procurem o Sacramento da Reconciliação e convidem outras pessoas a se juntarem a vocês. Para muitas pessoas, a Confissão é a chave do Natal. Elas ainda estão espiritualmente no Advento. Elas precisam obedecer ao chamado de São João Batista ao arrependimento (Lc 3,3). Nós somos chamados(as) a sermos ministros da reconciliação (2Cor 5,18), a encorajar outras pessoas a tirar os ciscos de seus olhos, depois de termos tirado as traves dos nossos (Mt 7,5). O Senhor está nos confiando a mensagem da reconciliação. Isto faz de nós embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse apelando através de nós. Nós imploramos a vocês, em nome de Cristo, reconciliem-se com Deus! (2Cor 5,19.20).
Amanhã, no último dia do Tempo do Natal, vamos ajudar outras pessoas a ter seu primeiro dia do Natal indo juntos para as águas do Jordão e nos arrependendo de nossos pecados.
Oração: Pai, dá-nos um Natal pleno mesmo se nós começarmos o Natal no último dia deste Tempo (Mt 20,14).
Promessa: “É necessário que ele cresça e eu diminua.” (Jo 3,30)
Louvor: Depois de participar de estudos bíblicos por três anos, Luisa veio a acreditar na Real Presença de Cristo da Eucaristia.
12/01/2025 - CHEIO DO ESPÍRITO E DESEJOSO DO ESPÍRITO
Domingo, 12 de Janeiro de 2025
Batismo do Senhor
Santa Margarida Bourgeoys
Is 40,1-5.9-11
Sl 104(103),1-4.24.25.27-30
Tt 2,11-14; 3,4-7
Lc 3,15.16.21.22
CHEIO DO ESPÍRITO E DESEJOSO DO ESPÍRITO
“E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corporal, como pomba …” (Lc 3,22)
Neste último dia do Tempo do Natal, nós podemos receber de uma nova maneira o derramamento do Espírito. Como Jesus, nós temos que ir até o Jordão e encontrar o nosso São João Batista. Existe uma pessoa e um local que o Senhor escolheu para derramar o Seu Espírito sobre nós (Tt 3,6). Como Jesus, nós teremos que negar e humilhar a nós mesmos(as) para estarmos no lugar certo e no momento certo (Mt 3,15). Nós teremos dificuldade para dizer: “… faça-se em [nós] …” (Lc 1,38)
Temos que vencer nossa resistência ao Espírito Santo. O Senhor quer nos dar o Espírito muito mais do que nós queremos de nossa parte receber! Jesus, Aquele que batiza no Espírito (Mc 1,8), é muito calmo e gentil, “… não clamará, não levantará a voz, não fará ouvir a sua voz nas ruas.” (Is 42,2) É tão fácil não percebê-Lo, extinguir o Espírito do Natal, e perder a oportunidade de uma vida. Mas, se nós quisermos, nós poderemos ouvir soprando sobre nós as palavras: “… Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) O Espírito desce mansamente como uma pomba (Mt 3,16), percebido somente por aqueles(as) que devem percebê-Lo.
“Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne.” (Gl 5,16)
Oração: Pai, mergulha-me hoje no Espírito.
Promessa: “…Por sua misericórdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Espírito Santo.” (Tt 3,5)
Louvor: “A voz de Iahweh com a força, a voz de Iahweh no esplendor.” (Sl 29(28),4) “… E no seu Templo tudo grita: Glória!” (Sl 29(28),9)
13/01/2025 - REDE DE TRABALHO
Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025
Santo Hilário
Hb 1,1-6
Sl 97(96),1.2.6.7.9
Mc 1,14-20
REDE DE TRABALHO
“Caminhando junto ao mar da Galiléia, [Jesus] viu Simão e André, o irmão de Simão. Lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.” (Mc 1,16)
Jesus chamou os pescadores, São Pedro e Santo André, depois de observá-los lançando suas redes ao mar. Quando Jesus os chamou, “imediatamente, deixando as redes, eles o seguiram.” (Mc 1,18) Ele chamou os próximos dois apóstolos, São Tiago e São João, enquanto eles estavam consertando suas redes (Mc 1,19). Redes são mencionadas três vezes no registro de Marcos sobre o chamado aos primeiros quatro apóstolos. Qual é a importância das redes?
Do ponto de vista dos peixes, redes são armadilhas que tiram a sua liberdade e os levam à morte. Quando nós seguimos Jesus, nós temos que abandonar nossas redes. Nós temos que abandonar os comportamentos pecaminosos em nossas vidas, que nos prenderam e trouxeram nossa a morte espiritual. Através do arrependimento, nós podemos ser libertados(as) para seguir Jesus.
Do pondo de vista dos pescadores, as redes são essenciais para o seu trabalho. Portanto, essas redes precisam estar em ordem, para os pescadores lançá-las ao mar com habilidade e com frequência. As redes representam nosso esforço evangelizador. Seguir Jesus significa ser pescadores(as) de homens e de mulheres (Mc 1,17). Seguir Jesus sem uma evangelização frequente é uma contradição.
Todos(as) os(as) Cristãos(ãs) têm que evangelizar. Deixem as redes do pecado e lancem as redes da fé.
Oração: Jesus, que eu não deixe nem mesmo um dia sem partilhar o Teu amor com alguém.
Promessa: “Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos Pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho …” (Hb 1,1.2)
Louvor: Santo Hilário escreveu alguns dos maiores trabalhos sobre a teologia da Trindade.
14/01/2025 - TEMPO ORDENADO
Terça-feira, 14 de Janeiro de 2025
Hb 2,5-12
Sl 8,2.5-9
Mc 1,21-28
TEMPO ORDENADO
“…Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos? …” (Mc 1,24)
A Igreja entrou agora no Tempo Comum. Um significado mais preciso poderia ser ‘Tempo Ordenado’, pois este Tempo no Ano da Igreja é marcado por um tempo divino em oposição a uma atividade comum, mundana. O Evangelho de hoje mostra o impacto da ordem de Deus, sobre uma situação. Um homem na sinagoga é possuído por um demônio (Mc 1,23). Sua vida estava em desordem ao invés de ordenada na liberdade dos filhos de Deus. Jesus expulsou o demônio e libertou aquele homem. Este não é um trabalho de oração ‘comum’! A vida do homem está agora sob a ordem de Deus ao invés de possuída por Satanás.
Os demônios perguntam a Jesus: “… Vieste para arruinar-nos? …” (Mc 1,24) A resposta é um sonoro: ‘Sim!’ “… Para isto é que o Filho do Homem se manifestou: para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8) Jesus veio para destruir uma cultura secular sem Deus, o pecado, a morte, o medo, a injustiça, o ódio, o reino das trevas, e tudo o que se opõe ao reino de Deus neste mundo. Jesus destrói de modo que o local da fundação possa ser limpo para construir aquilo que irá perdurar. Jesus é um Carpinteiro (Mt 13,55), e Ele sabe que uma casa não pode ser construída sobre uma fundação desordenada (Mt 7,24-27).
Neste período do Tempo Comum, cooperem com Jesus enquanto Ele destrói e reconstrói. Limpem as suas vidas de qualquer coisa que se opõe à ordem de Deus. Permitam que Jesus destrua o que quer que Ele deseje. Fiquem tranquilos(as) e saibam que Ele é Deus (Sl 46(45),10).
Oração: Pai, eu Te agradeço por me amares tanto que enviastes “… um bom Arquiteto …” (1Cor 3,10) para remodelar minha vida. Faz em mim o que for necessário de modo a fazer através de mim a Tua vontade.
Promessa: “…Que é isto? Um novo ensinamento com autoridade! Até mesmo aos espíritos impuros dá ordens, e eles lhe obedecem!” (Mc 1,27)
Louvor: Mirian esteve afastada da Missa por anos. O seu sobrinho enviou-lhe um vídeo sobre Maria, a mãe de Jesus. Mirian assistiu ao vídeo e ficou tão tocada que entregou sua vida a Jesus e retornou à Igreja.
15/01/2025 - SENHOR DA NOSSA ESCURIDÃO
Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025
Hb 2,14-18
Sl 105(104),1-4.6-9
Mc 1,29-39
SENHOR DA NOSSA ESCURIDÃO
“Ao entardecer, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos e endemoninhados.” (Mc 1,32)
No Evangelho de hoje, Jesus cura ao entardecer, em meio à escuridão (Mc 1,32-34). Jesus entrou na escuridão para expulsar os demônios da escuridão. “O povo que jazia nas trevas viu uma grande luz; aos que jaziam na região sombria da morte, surgiu uma luz.” (Mt 4,16)
Na primeira leitura de hoje, Jesus entra na escuridão de nossa natureza humana decaída (Hb 2,14.15). Ele se tornou um de nós. O Deus Altíssimo que o universo não pode conter (1Rs 8,27), se tornou “..semelhante aos irmãos, para ser, em relação a Deus, um sumo sacerdote misericordioso e fiel, para expiar assim os pecados do povo. Pois, tendo ele mesmo sofrido pela tentação, é capaz de socorrer os que são tentados.” (Hb 2,17.18)
Jesus assumiu nossa condição humana. Ele suportou nossas aflições e enfermidades (Mt 8,17; Is 53,4). Ele tomou a iniciativa de vir até nós não em nossa força e beleza, mas em nossa fraqueza e escuridão. Vocês nunca se sentiram indignos(as) do amor de Deus? Vocês não são indignos(as) para Jesus. Ele veio para procurar e salvar os(as) perdidos(as) (Lc 19,10). Ele é o Cordeiro de Deus, gentil, inocente, e puro, mas Ele veio para tirar os pecados do mundo, inclusive os seus (Jo 1,29).
Jesus chega e bate à porta da nossa escuridão (Ap 3,20). “…dilatai também os vossos corações!” (2Cor 6,13) Deixem o Senhor entrar.
Oração: Pai, Filho e Espírito Santo, nada pode separar-me do Vosso amor, nem mesmo a escuridão (Rm 8,35-39). Trindade Santa, vinde agora ao meu coração.
Promessa: “Uma vez que os filhos têm em comum carne e sangue, por isso também [Jesus] participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo.” (Hb 2,14)
Louvor: Depois que dois líderes de um grupo de oração se reconciliaram, Deus abençoou-os com uma nova fecundidade enviando novos membros para o grupo.
16/01/2025 - DESOBEDIÊNCIA INFORMAL
Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025
Hb 3,7-14
Sl 95(94),6-11
Mc 1,40-45
DESOBEDIÊNCIA INFORMAL
“…Oxalá ouvísseis hoje a sua voz! Não endureçais vossos corações…” (Sl 95(94),7.8)
Jesus milagrosa e instantaneamente curou um leproso e o advertiu severamente para que não contasse nada a ninguém (Mc 1,40-44). O homem rapidamente desobedeceu completamente a Jesus e começou a divulgar toda a notícia (Mc 1,45). Esta atitude informal diante da desobediência tem sido a maldição da raça humana desde Adão e Eva e através da história humana.
Todos nós reconhecemos esta atitude informal com relação à desobediência em outras pessoas. Nó censuramos ou condenamos aqueles(as) que desobedecem em áreas onde nós podemos estar obedecendo. Entretanto, nós provavelmente mantemos em segredo uma atitude informal diante da desobediência em nosso próprio interesse (Mt 7,3). Como exemplo, será que nós obedecemos ao Senhor tomando nossa cruz diariamente (Lc 9,23), nos submetendo às autoridades em assuntos da justiça, nos sacrificando, falando a verdade, evitando ocasiões de pesado, ou evangelizando? Estes mandamentos não são opções, mas são amplamente ignorados.
O fato de que a maioria dos Católicos no mundo Ocidental deixa de ir à Missa aos Domingos é um sintoma de uma cultura de rebelião. O fato de que aconteçam tantas contracepções mostra que nós não somente temos um problema, mas toda uma cultura da morte.
Todavia, quando nossa obediência é completa, nós temos autoridade para derrubar as fortalezas de Satanás e fazemos todos os pensamentos cativos de Cristo (2Cor 10,4-6). De outro modo, nós somos aprisionados(as) na desobediência. Por causa de Deus, e pelo seu próprio interesse, obedeçam!
Oração: Pai, ensina-me a obediência, até mesmo através do sofrimento, se necessário (Hb 5,8).
Promessa: “Exortai-vos, antes, uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’, para que ninguém de vós se endureça, seduzido pelo pecado..” (Hb 3,13)
Louvor: Mauro deixou de acreditar na mentira que sua atividade homossexual era correta. Ele aceitou a graça de viver a castidade.
17/01/2025 - CONFISSÃO MENSAL
Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025
Santo Antão
Hb 4,1-5.11
Sl 78(77),3.4.6-8
Mc 2,1-12
CONFISSÃO MENSAL
“Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra eu te ordeno – disse ele ao paralítico – levanta-se, toma o teu leito e vai para tua casa.” (Mc 2,10.11)
Apesar de muitos Católicos aceitarem a autoridade de Jesus para perdoar pecados, quantos(as) de nós realmente os consideramos? Nós precisamos que Jesus o confirme para nós através da cura do paralítico (Mc 10,10.11).
Se vocês não fazem a Confissão ao menos mensalmente, eu peço a vocês para considerarem começar a fazer a Confissão mensal. Se vocês estão relutantes em fazer isso, eu os desafio a pedir a Jesus para confirmar que o Sacramento da Reconciliação (Confissão) é um dom admirável, e a Confissão frequente é muito importante para se tornar santo como Ele é santo (1Pd 1,15.16).
Alguns(umas) de vocês verão Deus realizar sinais e prodígios, e procurarão a Confissão mensal até o fim de suas vidas. Alguns(umas) verão as obras de Deus de um modo menos dramático, mas saberão que Ele está falando com vocês, esperando que vocês digam ‘Sim’. O Senhor faz praticamente tudo para nos levar ao arrependimento. Ele até mesmo se fez Homem, foi pregado em uma cruz, derramou Seu sangue, e morreu (Fl 2,6-8). O que mais Ele poderia fazer!
Jesus ficará satisfeito ao confirmar que Seu chamado ao arrependimento e à Confissão realizou “… curas, sinais e prodígios …” (At 4,30) Então “… haverá mais alegria no céu por um só pecador que se [arrependeu] …” (Lc 15,7)
Oração: Jesus, que eu possa vir a buscar a Confissão com tanta frequência quanto Vós desejais que eu o faça.
Promessa: “…O Filho do Homem tem autoridade de perdoar pecados na terra …” (Mc 2,10)
Louvor: Santo Antão do Egito guardou no coração a passagem da Escritura “Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã …” (Mt 6,34) Ele deu aos pobres todo o pouco que ainda não tinha dado.
18/01/2025 - PODE ENTRAR, JESUS
Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Hb 4,12-16
Sl 19(18),8-10.15
Mc 2,13-17
PODE ENTRAR, JESUS
“…Quê? Ele come com os publicanos e pecadores?” (Mc 2,16)
Antes de mais nada, Jesus está conosco. Ele é Emanuel, “… Deus está conosco.” (Mt 1,23; ver também 28,20) Na Doxologia da Missa, o sacerdote reza ‘por Cristo, com Cristo, e em Cristo’. Jesus está conosco. Nós vivemos com Ele. Jesus veio estar com os pecadores, os doentes, e os marginalizados. Apesar disso Ele nos chama a trabalhar a Seu serviço. Ele primeiramente vem estar conosco, ter comunhão conosco, partilhar Sua vida conosco. Ele bate à nossa porta (Ap 3,20), pois Ele deseja imensamente partilhar a mesa da comunhão conosco (Lc 22,15).
Jesus veio do céu para a terra para estar conosco e partilhar Sua vida conosco, de modo que pudéssemos estar em Sua Presença. O Criador do Universo, o Rei do Céu e da Terra, se alegra em vocês. Ele quer passar a eternidade com vocês. Ele está batendo às suas portas (Ap 3,20). Vejam, o próprio Deus quer habitar em vocês (Dt 10,14.15). Mais ainda, vocês não têm que passar em um teste difícil, dedicar anos de estudo, ter grandes conhecimentos religiosos, etc. Tudo o que têm que fazer é desenrolar o tapete de boas-vindas, abrir a porta à Sua batida, e deixar Jesus entrar.
Jesus confia que nós ‘… nos [tornamos] dignos de estar aqui na [Sua] Presença …’ (Segunda Oração Eucarística). Aceitemos a Sua oferta de partilhar a Sua vida conosco. Todos(as) somos bem-vindos(as) na casa de Deus. Façamos com que Ele seja bem-vindo em nossas casas.
Oração: Senhor, nós ‘…Te agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir.’ (Segunda Oração Eucarística) Seja bem-vindo à nossa casa. Nós Te agradecemos por quereres partilhar a Tuaa vida conosco.
Promessa: “Aproximemo-nos, então, com segurança do trono da graça para conseguirmos misericórdia e alcançarmos graça, como ajuda oportuna.” (Hb 4,16)
Louvor: Jesus curou Lauro da asma.
19/01/2025 - ACABOU?
Domingo, 19 de Janeiro de 2025
2º Domingo do Tempo Comum
Is 62,1-5
Sl 96(95),1-3.7-10
1Cor 12,4-11
Jo 2,1-11
ACABOU?
“Ora, não havia mais vinho, pois o vinho do casamento tinha-se acabado. Então, a mãe de Jesus lhe disse: ‘Eles não têm mais vinho’.” (Jo 2,3)
No Evangelho de João, Jesus começou Seu ministério público em uma festa de casamento onde eles não tinham mais vinho. Da mesma forma, muitas pessoas começam a deixar Jesus agir em suas vidas quando percebem que não têm mais vinho, amor, força, energia, ideias, e esperança. Na fraqueza do nosso vazio, o poder de Deus em nós pode alcançar a perfeição (2Cor 12,9).
É literalmente uma verdade que sem Jesus nada podemos fazer (Jo 15,5). Pensando em nós mesmos(as), nós estamos sempre ‘vazios(as)’ de coisas importantes na vida. A vida está em uma situação complicada. Isso gradualmente, ou ao menos algumas vezes, se torna óbvio. Nós somos levados(as) ao desespero. Quem pode nos salvar? (Rm 7,24).
Somente Jesus é o nosso Salvador. “Pois não há, debaixo do céu, outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (At 4,12) Assim, a coisa mais importante na vida é entregar nossas vidas e nosso vazio totalmente a Jesus. Nós temos que seguir o conselho de Maria e fazer tudo o que Jesus nos disser (Jo 2,5). Jesus é nossa única Esperança.
Nós vivemos na esperança de Seu senhorio sobre nossas vidas. Nós expressamos esta esperança através da nossa obediência a Ele. Ele nos tirará de nosso vazio para a plenitude das núpcias do Cordeiro no céu (Ap 19,7). Obrigado, Jesus!
Oração: Pai, eu me alegro por toda a plenitude residir em Jesus (Cl 1,19).
Promessa: “Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, até que a sua justiça raie como um clarão e a sua salvação arda como uma tocha.” (Is 62,1)
Louvor: Louvor a Vós, Jesus, a Ressurreição e a Vida! (Jo 11,25). Eu me alegro em Vós eternamente!
20/01/2025 - SACO DE PANCADAS
Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025
São Sebastião
Papa São Fabiano
Hb 5,1-10
Sl 110(109),1-4
Mc 2,18-22
SACO DE PANCADAS
“…Então jejuarão naquele dia.” (Mc 2,20)
Há muitos anos atrás havia uma expressão: ‘Ele não podia socar nada além de um saco de papel molhado’. Esta era uma maneira de chamar alguém de fraco.
As pessoas questionaram por que os discípulos de Jesus não jejuavam. Jesus respondeu que o jejum de Seus discípulos seria tão poderoso e extremo que suas vidas não seriam capazes de suportar os seus efeitos. Ele seria como colocar vinho novo para fermentar em odres velhos (Mc 2,22). Somente depois da morte, Ressurreição, e Ascensão de Jesus ao céu culminando em Pentecostes Seus discípulos iriam ter uma vida e um estilo de vida que comportariam o poder explosivo do jejum do Novo Testamento.
– Vocês jejuam?
– Vocês jejuaram na semana passada?
-Vocês creem que a oração e o jejum são as primeiras e mais efetivas armas contra as forças do mal? ‘…O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal, e ensinou aos seus discípulos que alguns demônios só desse modo se expulsam…’ (Evangelium Vitae, 100 – Papa São João Paulo II).
– Qual a força e poder explosivo que o seu jejum tem?
– Vocês podem jejuar de modo mais forte que um saco de papel molhado? Vocês podem jejuar para vencer a cultura da morte?
Jejuem e receberão.
Oração: Pai, ensina-me a jejuar e dá-me poder para jejuar de modo explosivo.
Promessa: “E levado à perfeição, [Jesus] se tornou para todos os que lhe obedecem princípio de salvação eterna.” (Hb 5,9)
Louvor: O Papa São Fabiano condenou as heresias a ponto de dar a sua vida pelo Senhor no martírio.
21/01/2025 - NUNCA PERCA A ESPERANÇA
Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025
Santa Inês
Hb 6,10-20
Sl 111(110),1.2.4.5.9.10
Mc 2,23-28
NUNCA PERCA A ESPERANÇA
“A esperança, com efeito, é para nós qual âncora da alma, segura e firme, penetrando para além do véu.” (Hb 6,19)
Na vida Cristã, o velho ditado é verdadeiro: ‘Tudo vai bem, quando termina bem’. Algumas pessoas são como o bom ladrão que provavelmente viveu uma terrível vida de pecado, mas se arrependeu momentos antes de sua morte (Lc 23,42.43). Outras podem ser como Judas Iscariotes, que esteve com Jesus durante três anos, mas no final acabou traindo Cristo e cometendo suicídio (Mt 27,5).
Será que cada um(a) de nós iremos perseverar em nossa fé? “Desejamos somente que cada um de vós demonstre o mesmo ardor em levar até o fim o pleno desenvolvimento da esperança.” (Hb 6,11) Nós perseveramos porque temos esperança. “Pois nossa salvação é objeto de esperança …” (Rm 8,24) O Senhor nos deu esperança por Sua promessa e Seu juramento (Hb 6,13.16). “a fim de que por dois atos irrevogáveis, nos quais não pode haver mentira por parte de Deus, nos comuniquem consolação segura, a nós que tudo deixamos para conseguir a esperança proposta.” (Hb 6,18) Não somente a fé vem através de ouvir a Palavra de Deus (Rm 10,17), mas também a esperança vem por acreditar na Palavra de Deus. Acreditando na promessa e no juramento, nós mantemos nossa esperança e não abrimos mão de seguir em frente até que estejamos em casa no céu com nosso Senhor para sempre. Nós perseveramos porque “…deixamos tudo para conseguir a esperança proposta.” (Hb 6,18)
Oração: Pai, completa a minha esperança derramando o Teu amor no meu coração através do Espírito Santo (Rm 5,5).
Promessa: “Aleluia! Celebro a Iahweh de todo o coração na intimidade dos retos e no conselho.” (Sl 111(110),1)
Louvor: Santa Inês pediu a seus executores para se apressarem e matá-la por Jesus. Ela não queria insultar Jesus prolongando a oportunidade de pecar.
22/01/2025 - ATROFIADO?
Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2025
São Vicente
Hb 7,1-3.15-17
Sl 110(109),1-4
Mc 3,1-6
ATROFIADO?
“Ele disse ao homem da mão atrofiada: ‘Levanta-te e vem aqui para o meio’.” (Mc 3,3)
Alguma parte de sua vida está encolhida, murcha, atrofiada? Você tem exercitado seus músculos espirituais, ou eles estão atrofiados por falta de uso? Você usa o poder concedido pelo seu Batismo para evangelizar, curar, libertar, alimentar as massas alquebradas e famintas? Jesus que curar você. Ele quer que cada parte do Seu Corpo e dos nossos corpos e espíritos trabalhem apropriadamente (1Cor 12,12-26).
Talvez sua habilidade de produzir filhos tenha sido atrofiada através dos efeitos da contracepção artificial, da esterilização, ou do aborto. Jesus quer que todas as partes do seu corpo trabalhem de modo que cada parte do Seu Corpo possa trabalhar (Ef 4,16). Jesus chama vocês para virem a Ele e ficarem de pé em frente a Ele (Mc 3,3). Ele pretende desfazer o encolhimento e a atrofia, e usar seu sistema reprodutivo, seu corpo, seu espírito e a sua alma conforme a Sua vontade.
Muitas outras pessoas atrofiadas, e especialmente o próprio Satanás, não querem que vocês sejam curados(as). Pela fé em Jesus, no entanto, “…Estende a mão…” (Mc 3,5) Coloquem as partes atrofiadas das suas vidas, e todas as suas vidas, nas mãos de Jesus.
Oração: Jesus, endireita todas as áreas da minha vida.
Promessa: “… [Jesus] disse ao homem: ‘Estende a mão’. Ele a estendeu, e sua mão estava curada.” (Mc 3,5)
Louvor: Rafael acordou com uma terrível dor de cabeça e não podia enxergar de um dos olhos. Depois de participar da Missa de Domingo, sua esposa fez com que ele pedisse uma oração ao sacerdote. O sacerdote orou por ele em frente à Igreja. Momentos depois, Jesus restaurou a sua visão e a dor de cabeça desapareceu.
23/01/2025 - GRANDES EXPECTATIVAS
Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2025
São Vicente de Saragossa
Santa Marianne Cope
Hb 7,25-8,6
Sl 40(39),7-10.17
Mc 3,7-12
GRANDES EXPECTATIVAS
“Jesus retirou-se com seus discípulos a caminho do mar … uma grande multidão, ao saber tudo o que fazia, foi até ele.” (Mc 3,7.8)
Os demônios reconhecem Jesus (Mc 3,11), mas não O aceitam. Os demônios querem mais do mesmo – impedir aqueles(as) a quem estão oprimindo de pedirem sua libertação a Jesus. Os Fariseus, da mesma forma, não aceitaram Jesus (Jo 1,11), embora não O houvessem reconhecido, a despeito de todas as evidências que Ele apresentou. Eles queriam um Messias, mas não Jesus, Aquele que “…possui um ministério superior…” (Hb 8,6) ao que eles esperavam. Eles não estavam esperando algo melhor, eles queriam mais do mesmo – preservar seu poder, seu status, e sua riqueza. As multidões confiavam em Jesus e O aceitavam, ao menos até este momento do Seu ministério público. Elas esperavam curas e milagres, e elas seguiam Jesus com grandes expectativas.
O que vocês esperam de Deus? Quais são as suas expectativas d’Ele? Qualquer que seja sua expectativa, Jesus tem “… melhores promessas …” (Hb 8,6; ver também Ef 3,20) do que vocês podem pedir ou imaginar. Será que estes planos são muito grandes para vocês? (Mc 6,3). O que vocês farão? Vocês irão rejeitá-Lo ou dispensá-Lo?
Peçam a Jesus pela graça de aceitá-Lo. Deus tem derramado Sua graça como um aguaceiro torrencial. Arrependam-se de qualquer recusa ou hesitação em receber Sua graça. “…ninguém pode dizer ‘Jesus é Senhor’ a não ser no Espírito Santo.” (1Cor 12,3) Arrependam-se de extinguir o Espírito de alguma maneira. A graça de Deus é derramada através do Espírito Santo (Tt 3,4-6). Esperem que o Espírito Santo realize grandes coisas.
Oração: Pai, que eu nunca Te considere um Deus fraco. Aumenta as minhas expectativas de ser digno(a) da Tua poderosa e amorosa majestade.
Promessa: “Agora, porém, Cristo possui um ministério superior … cuja constituição se baseia em melhores promessas.” (Hb 8,6)
Louvor: Em seu martírio, São Vicente enfrentou muita tortura por não negar o Senhor. Seu carcereiro ficou tão comovido pela paz de Vicente em meio à tortura que se arrependeu de seus pecados e se converteu à Fé.
24/01/2025 - OS CAMPOS DE EXECUÇÃO
Sexta-feira, 24 de Janeiro de 2025
São Francisco de Sales
Hb 8,6-13
Sl 85(84),8.10-14
Mc 3,13-19
OS CAMPOS DE EXECUÇÃO
“Depois [Jesus] subiu à montanha, e chamou a si os que ele queria, e eles foram até ele.” (Mc 3,13)
Nos Estados Unidos da América, nesta semana é o aniversário da legalização do aborto pela Suprema Corte, no ano de 1973. Esta decisão legalizou milhões de assassinatos em série. Felizmente, esta decisão foi revogada alguns anos depois a nível federal, mas suas ideias diabólicas continuam poderosas hoje em dia em nossa cultura da morte.
Todavia, existe esperança, porque existe Jesus. Jesus, o Caminho, a Verdade, e a Vida (Jo 14,6), já venceu a morte (Rm 6,9). Nós temos que nos comprometer com a “… nova aliança.” de Jesus (Hb 8,8; Jr 31,31-34). Nós temos que viver o nosso Batismo como membros ativos do Corpo de Cristo, a Igreja. Nós somos membros da Igreja a quem foi dada autoridade para pregar e para expulsar demônios (Mc 3,14.15). Pela obediência ao Senhor – especialmente ao Seu chamado(a) a orar e jejuar (Mt 17,21 – nota f) – nós iremos substituir nossa cultura da morte por uma civilização de amor e vida. Existe esperança em Jesus e somente em Jesus.
Oração: Pai, que eu morra para mim mesmo(a) para salvar vidas e levar outras pessoas para Ti.
Promessa: “Da terra germinará a Verdade, e a Justiça se inclinará do céu.” (Sl 85(84),12)
Louvor: São Francisco de Sales disse: ‘Eu deveria dar mais razão a Deus por tão grande gentileza do que por tão grande severidade’.
25/01/2025 - “...EIS QUE SE FEZ UMA REALIDADE NOVA.” (2Cor 5,17)
Sábado, 25 de Janeiro de 2025
Conversão de São Paulo
At 22,3-16 ou At 9,1-22
Sl 117(116),1.2
Mc 16,15-18
“…EIS QUE SE FEZ UMA REALIDADE NOVA.” (2Cor 5,17)
“Os homens que viajavam [com Saulo] detiveram-se, emudecidos de espanto, ouvindo a voz mas não vendo ninguém.” (At 9,7)
A conversão de São Paulo foi tão espetacular, tão repentina, e tão inesperada que nos deixa boquiabertos(as) pela soberana majestade e incompreensível poder do Senhor Jesus. Por causa do incompreensível poder de Jesus de converter até mesmo o pior dos pecadores, como São Paulo (1Tm 1,15), cada um(a) de nós ficaremos estupefatos(as) e silenciosos(as) diante de Deus (Is 52,15). “Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37) Portanto, a festa de hoje da Conversão de São Paulo é um sinal de grande esperança para nós (1Pd 1,3).
A conversão de São Paulo é tão importante que ela é registrada três vezes nos Atos dos Apóstolos. Possivelmente vocês devem ter rezado pela conversão de seus entes queridos, membros de suas famílias, ou por seus líderes. Eu os(as) encorajo a rezar a conversão de Paulo para que ela aconteça com alguém que vocês duvidem que possa ser convertido. Como exemplo, se vocês estão rezando por três pessoas para terem fé em Jesus, rezem At 9,1-22 por uma pessoa, rezem At 22,3-16 pela segunda pessoa, e rezem At 26,1-23 pela conversão da terceira.
Jesus veio para que todos possam ser salvos (1Tm 2,4). Creia no Seu poder de conversão. São Paulo, orai por nós e por todos aqueles que precisam de conversão.
Oração: “Mas o que era para mim lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda: tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor.” (Fl 3,7.8)
Promessa: “Saulo, porém, crescia mais e mais em poder e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.” (At 9,22)
Louvor: Jesus cegou temporariamente São Paulo para permitir que ele abrisse os olhos dos Gentios e trazê-los das trevas para a luz e para Deus, para conseguir o perdão dos seus pecados (At 26,16-18).
26/01/2025 - IMAGINE O QUE ACONTECEU NA IGREJA NO DIA DE HOJE?
Domingo, 26 de Janeiro de 2025
3º Domingo do Tempo Comum
(Domingo da Palavra de Deus)
São Timóteo São Tito
Ne 8,2-6.8-10
Sl 19(18),8-10.15
1Cor 12,12-30
Lc 1,1-4; 4,14-21
IMAGINE O QUE ACONTECEU NA IGREJA NO DIA DE HOJE?
“…[Jesus] entrou em dia de sábado na sinagoga e levantou-se para fazer a leitura.” (Lc 4,16)
Jesus entrava habitualmente na sinagoga no sábado para louvar a Deus (Lc 4,16). Então, em um dia de sábado especial, o tempo ‘da graça’ chegou (Lc 4,19). Naquele dia, o Espírito Santo ungiu Jesus e O enviou, as Escrituras foram cumpridas. Jesus profetizou com poder, e quase foi morto (Lc 4,23-30).
Uma vez que Jesus é o mesmo hoje como Ele era naquela época (Hb 13,8), Ele está agindo com poder hoje, Seu dia, o Dia do Senhor. Portanto, nós nunca devemos estar acomodados(as) ou complacentes entrando na Igreja. Ao invés disso, nós devemos celebrar “…a liturgia do Senhor …” (At 13,2) com tremor, antecipação, reverência e respeito. Em qualquer momento, em qualquer Missa, o Espírito pode explodir e um ministério internacional e abalador pode nascer (Lc 4,18; At 13,2). Grandes curas (At 20,7-12) ou revelações que mudam vidas (Lc 24,30-32) podem ocorrer. Milagres acontecerão, como o pão e o vinho sendo transformados no Corpo e Sangue de Jesus. As Escrituras proclamadas serão cumpridas nas vidas de muitas pessoas hoje quando Jesus se tornar vivo em seus corações e libertá-las (Lc 4,18; Jo 8,32).
Hoje é o Dia do Senhor, ‘…Este dia tornou-se para os cristãos o primeiro de todos os dias, a primeira de todas as festas …’ (CIC, 2174). “… Hoje é um dia consagrado a Iahweh, vosso Deus!’ …” (Ne 8,9) Hoje o Espírito Santo ungiu vocês (Lc 4,18). Esperem que a Missa de hoje seja carregada de poder enquanto Jesus “… [faz] novas todas as coisas…” (Ap 21,5) – HOJE.
Oração: Jesus, que eu nunca me sinta tão acostumado(a) convosco que eu me torne como o povo de Nazaré e não Te reconheça como Deus.
Promessa: “Ora, vós sois o corpo de Cristo e sois os seus membros, cada um por sua parte.” (1Cor 12,27)
Louvor: Jesus ressuscitado, nós Vos exaltamos, Rei dos reis (Ap 17,14), nós Vos louvamos e adoramos. Seja glorificado eternamente.
27/01/2025 - JESUS NOS SALVA
Segunda-feira, 27 de Janeiro de 2025
Santa Ângela Mérici
Hb 9,15.24-28
Sl 98(97),1-6
Mc 3,22-30
JESUS NOS SALVA
“Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, réplica do verdadeiro, e sim no próprio céu, a fim de comparecer, agora, diante da face de Deus a nosso favor.” (Hb 9,24)
Se nós tivermos pecado uma única vez, e se esse único pecado foi aparentemente o mais inócuo pecado, nós ainda somos culpados(as) por transgredir toda a Lei (Tg 2,10). Como podemos nós então, com todos os nossos pecados, voltarmos um dia às boas graças de Deus? Nada que pudéssemos fazer poderia satisfazer, compensar, redimir, ou expiar aquele único pecado, o que dizer de todos os nossas pecados. Todos(as) nós pecamos e estamos privados(as) da glória de Deus (Rm 3,23). Nós corremos perigo de morrer em nossos pecados (Jo 8,21.24) e sofrer a condenação eterna no fogo do inferno (Mt 25,41). Mais ainda, nós não podemos salvar a nós mesmos(as) (Sl 49(48),8-10; Is 26,18). Esta é sem dúvida uma má notícia.
Existe uma Boa Nova. “… Deus demonstra o seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.” (Rm 5,8) Ele entrou no céu em nosso benefício, por vocês e por mim. Ele trouxe Seu próprio sangue, derramado pelos nossos pecados, diante do Deus Altíssimo para satisfazer, compensar, redimir, e expiar cada um dos nossos pecados (Hb 9,24-26). Ele não esperou que nós nos arrependêssemos nem mesmo que compreendêssemos os danos causados por nossos pecados. Ele nos amou primeiro (1Jo 4,19). Nós temos somente que nos arrependermos, acreditar que Jesus nos ama muito, procurar a Confissão, e oferecer nossas vidas a Ele em retribuição. “Quanto mais, então, agora, justificados por seu sangue, seremos por ele salvos da ira.” (Rm 5,9)
Arrependam-se! Acreditem no amor salvador de Jesus por vocês. Recebam Seu perdão e salvação. “… [Vão], e de agora em diante não [pequem] mais.” (Jo 8,11) Vivam como Seus discípulos e façam discípulos de todas as nações (Mt 28,19).
Oração: Pai, que eu pense em Jesus crucificado quando for tentado(a) a pecar.
Promessa: “…Cristo foi oferecido uma vez por todas para tirar os pecados da multidão. Ele aparecerá uma segunda vez, com exclusão do pecado, àqueles que o esperam para a salvação.” (Hb 9,28)
Louvor: As colaboradoras de Santa Ângela Mérici na caridade se tornaram uma nova congregação, as Ursulinas. Muitas jovens ouviram e responderam ao Evangelho através de seu ministério.
28/01/2025 - VIDA DE AMOR
Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
Santo Tomás de Aquino
Hb 10,1-10
Sl 40(39),2.4.7.8.10.11
Mc 3,31-35
VIDA DE AMOR
“Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” (Mc 3,35)
Deus é Amor (1Jo 4,8.16). Ele nos fez Sua imagem, à imagem do Amor (Gn 1,27). Portanto, nós fomos feitos para o amor e automaticamente procuramos por amor. Assim nós ficamos felizes se sabemos que somos amados(as), mas ficamos com o coração partido se pensamos que não somos amados(as).
Por causa de Seu amor por nós, o Senhor nos quer permanecendo no Amor e n’Ele (1Jo 4,16). Portanto, Ele se fez homem, morreu na cruz por amor a nós, e ressuscitou dentre os mortos por amor a nós (Fl 2,6-9). Desta maneira Ele nos deu uma intimidade com Ele que está além das palavras e pensamentos humanos. Deus Pai até mesmo nos adotou como Seus filhos e filhas (Ef 1,5). Se nós fizermos a Sua vontade, nos tornaremos mães, irmãos e irmãs de Jesus (Mc 3,35). Jesus nos ama tanto que Ele nos dá Seu Corpo e Sangue na Sagrada Comunhão. Ele voltará para nos levar para estar com Ele no eterno amor do céu.
O Senhor não pode nos amar mais do que Ele faz. Seu amor por nós é infinito, perfeito, incondicional, crucificado e eterno. O propósito de nossas vidas é penetrar e viver no amor de Deus e “… [ter] condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo …” (Ef 3,18.19)
Vivam no amor (Jo 15,9.10). Sejam vocês mesmos(as). Sejam felizes. Vivam em Deus para sempre.
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para produzir em mim os frutos do amor (Gl 5,22).
Promessa: “…Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade.” (Hb 10,7)
Louvor: São Tomás de Aquino, talvez o mais sábio e mais prolífico professor na história da Igreja, estava orando diante de um crucifixo próximo ao final de sua vida. Uma voz perguntou a Tomás o que ele queria como recompensa por todos os seus serviços a Deus. Tomás respondeu: ‘Nada a não ser Vós, Ó Senhor’.
29/01/2025 - AQUELE QUE SE FEZ PECADO (2Cor 5,21)
Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2025
Hb 10,11-18
Sl 110(109),1-4
Mc 4,1-20
AQUELE QUE SE FEZ PECADO (2Cor 5,21)
“Ora, onde existe a remissão dos pecados, já não se faz a oferenda por eles.” (Hb 10,18)
Todos os sacerdotes celebram dia após dia e oferecem “…com frequência os mesmos sacrifícios, que são incapazes de eliminar os pecados.” (Hb 10,11) Incontáveis sacerdotes passaram séculos oferecendo centenas de milhares de animais para eliminar os pecados. Ao fim de tudo isso eles não estavam mais próximos de eliminar os pecados do que estavam quando começaram.
“[Jesus], ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus.” (Hb 10,12) “De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição, e para sempre, os que ele santifica.” (Hb 10,14) Jesus fez o que todo o mundo não poderia fazer. Jesus realizou no momento de Sua morte o que nunca havia sido feito em todos os tempos no mundo. Uma gota do sangue de Jesus conseguiu o que nunca havia sido feito pelos rios de sangue dos animais sacrificados.
Portanto, que nós entreguemos nossas vidas totalmente a Jesus e O aceitemos como nosso Salvador do pecado (Tt 3,4.5). Que nós agradeçamos sempre e para sempre a Jesus por Sua morte salvadora. Que nós procuremos a Confissão com frequência e apliquemos o sangue de Jesus aos nossos pecados. Que nós digamos a um mundo pecador que Jesus é “… a vítima de expiação pelos nossos pecados. E não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.” (1Jo 2,2)
Oração: Pai, eu me regozijo no “…Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29)
Promessa: “Mas há as que foram semeadas em terra boa: estes escutam a Palavra, acolhem-na e dão fruto, um trinta, outro sessenta, outro cem.” (Mc 4,20)
Louvor: Jesus curou Rômulo de um câncer terminal no esôfago.
30/01/2025 - DISSOCIADO(A)
Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025
Hb 10,19-25
Sl 24(23),1-6
Mc 4,21-25
DISSOCIADO(A)
“Não deixemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer …” (Hb 10,25)
O autor da Epístola aos Hebreus diz que nós devemos ter “…coração reto e cheio de fé … corpo lavado com água pura … sem esmorecer … afirmar a nossa esperança…” (Hb 10,22.23). Isso desencoraja você? Quando nós vemos as expectativas de Deus junto com nossas fraquezas, isso pode parecer assustador. Entretanto, o Senhor realizará a obra, e tudo o que nós temos que fazer é deixar que seja feito segundo a Sua Palavra (Lc 1,38).
O Senhor usará todas as situações para nos trazer para a Sua santidade total. Ele usará especialmente outros Cristãos. Assim nós devemos “… animar-nos sempre mais…” (Hb 10,25). “Velemos uns pelos outros para nos estimularmos à caridade e às boas obras.” (Hb 10,24) Nós temos que nos reunir para estimular, abençoar, amar, curar, e servir uns aos outros, porque o demônio pode facilmente derrotar um exército de um homem só. Uma ovelha desgarrada é uma presa fácil. Um membro desconectado do corpo tem poder limitado. Jesus constantemente nos chama a estar juntos(as) enquanto Satanás tenta nos dispersar (Jo 10,10).
Quando você está enfrentando tempos difíceis, você alguma vez percebeu como o demônio tenta desviar o seu interesse pelas amizades? Não faça isso. Quando você não se sente estando com outros Cristãos é quando você mais precisa de seus irmãos e irmãs em Cristo. “Alguém sozinho é derrotado, dois conseguem resistir, e a corda tripla não se rompe facilmente.” (Ecl 4,12)
Oração: Pai, faz de mim um homem (ou mulher) de família. Que meu ‘Eu’ e o ‘Meu’ se transformem em ‘Nós’ e ‘Nosso’.
Promessa: “…Cuidado com o que ouvis! Com a medida com que medis será medido para vós, e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24)
Louvor: Cansado depois de trabalhar durante todo o dia para prover para sua família. Marcos viu Deus dar-lhe forças e energia para liderar e inspirar um grande grupo de jovens durante um encontro semanal.
31/01/2025 - A OBRA DA PALAVRA
Sexta-feira, 31 de Janeiro de 2025
São João Bosco
Hb 10,32-39
Sl 37(36),3-6.23.24.39.40
Mc 4,26-34
A OBRA DA PALAVRA
“…O Reino de Deus é como um homem que lançou a semente na terra: ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como.” (Mc 4,26.27)
A Palavra de Deus trabalha? A fé vem realmente pela pregação e a pregação é pela Palavra de Deus? (Rm 10,17). A Palavra de Deus é viva e eficaz? (Hb 4,12). Se assim for, por que o mundo está na situação atual apesar de todos os pregadores, igrejas e Bíblias?
A resposta de Deus para estas importantes questões é que, como a chuva e a neve sempre cumprem o seu papel, assim a Sua Palavra não retornará para Ele sem efeito. Sua Palavra realizará a Sua vontade, alcançando o fim para o qual Ele a enviou (Is 55,10.11). A Palavra de Deus age! “…a palavra de Deus não está algemada!” (2Tm 2,9)
Todavia, os mensageiros da Palavra de Deus podem ser algemados pela falta de fé. Partilhar a Palavra de Deus é como plantar sementes. Nós frequentemente não vemos nenhum efeito imediato do nosso trabalho (Mc 4,26-28). Mesmo quando nós vemos alguns resultados, eles são muitas vezes como pequenos grãos de mostarda (Mc 4,31). Para perseverar na partilha da Palavra de Deus, nós temos que semear pela fé e não pela visão (2Cor 5,7). “Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a conservação da alma.” (Hb 10,39) Trabalhe na fé e dê à Palavra de Deus a oportunidade de agir.
Oração: Pai, que eu tenha absoluta confiança com relação ao que eu espero e convicção sobre as coisas que eu não consigo ver (Hb 11,1).
Promessa: “Não percais, pois, a vossa segurança que tamanha recompensa merece. De fato, é de perseverança que tendes necessidade, para cumprirdes a vontade de Deus e alcançardes o que ele prometeu.” (Hb 10,35.36)
Louvor: São João Bosco, um poderoso e abençoado pregador para os jovens, exigia bondade de todos os seus companheiros pregadores. Ele dizia: ‘Os jovens devem saber que eles são amados’.