Orações

Orações extraídas do Livro Exercícios de Piedade em Honra a São José.
Clique no sinal de + para abrir a oração.
ATO DE CONSAGRAÇÃO AO GLORIOSO PATRIARCA SÃO JOSÉ
ATO DE CONSAGRAÇÃO AO GLORIOSO PATRIARCA SÃO JOSÉ (Para o último dia)
Prostrados aos vossos pés, eis-nos aqui, gloriosíssimo São José. Injustiça seria não reconhecer os benefícios sem número que de Vós recebemos, e negra ingratidão deixar de manifestar-vos o nosso reconhecimento. E que faremos nós, e que vos daremos pobres e sem méritos como somos? Isto mesmo é o que viemos vos oferecer. Nada valemos, nada podemos, mas o que temos, nossa vida, nossas forças, nossa atividade ou ao menos nosso bom desejo, isso vos oferecemos: doravante nos propomos consagrarmos inteiramente a vosso serviço e trabalharmos o quanto de nós depender, para que sejais de todo conhecido e amado, e se propague sempre mais vossa devoção, para que sejam mais numerosos os que vos honrem e participem de vossas graças.Somos fracos e inconstantes, bem o sabemos e choramos, mas, por isso mesmo vimos a vós, para que intercedais por nós e nos alcanceis de Deus a graça e a perseverança nela.Lembrai-vos que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse implorado vosso socorro e não fosse por vós consolado. Acolhei-nos e aceitai-nos agora, por vossos servos e por vossos filhos no céu. Amém.
Obs.: Rezando durante sete domingos seguidos, em qualquer época do ano, porém mais especialmente os que precedem a festa de São José, esta Coroa, ou havendo legítimo impedimento, apenas 7 Pai Nosso, 7 Ave Maria e 7 Glórias, lucra-se, em cada domingo, 5 anos de indulgência, e uma plenária, comungando e orando na intenção do Santo Padre.
BREVES ORAÇÕES A SÃO JOSÉ
* São José, Pai de meu coração! Vosso nome ande sempre em meus lábios, vossa lembrança não se aparte de meu espírito, para que, na minha hora extrema, vosso nome santíssimo seja o último que eu pronuncie, unido ao de Jesus e ao de Maria.

* Salve, São José, pai dos pobres, refúgio dos miseráveis, amparo de todos os cristãos! Alegra-se minha alma de ver-vos tão alto no céu, elevado acima dos querubins e serafins, tão junto de Jesus e Maria, tão chegado ao trono da Santíssima Trindade. Vossa glória é imensa, vosso poder não tem limites. Rogo-vos, pai meu e Senhor de meu coração, que me tomeis sob vossa guarda e me livreis de todo mal. A vós me consagro, a vós me entrego.

* São José, sereis sempre meu guia, meu protetor, o distribuidor dos tesouros de Deus para minha alma. Sim, tenho confiança em vós. Aumentai cada dia, na minha alma, a devoção filial para convosco e sede para mim pai amoroso.

* São José, se na terra não houve grandeza maior que a vossa, creio que também não haverá no paraíso. Rogai por este vosso filho, para que um dia vos contemple reinando com Jesus e Maria.

* Do céu, parece Jesus entregar-nos a São José, como na cruz nos confiou à sua divina Mãe. “José, eis aí teu filho!” diz Ele ao glorioso Patriarca. Depois, dirigindo-se a nós: “Eis aí vosso Pai!” Sim, Jesus, é com júbilo, é com júbilo imenso, com gratidão desmedida que recebo o vosso Pai por meu Pai e que me dou a Ele por filho. Chamai, bom Jesus, todas as almas ao conhecimento e ao amor deste bom e amado Pai. Por Ele cheguemos a Maria, nossa Mãe amabilíssima, e a vós meu Senhor e meu Deus, nesta vida e por toda s eternidade.

* São José, como não ficou vossa alma, dessa virginal convivência de trinta anos, com a mais perfeita das criaturas? Contemplo-vos e parece-me que estou contemplando a Virgem das virgens. Ouço-vos e vossas palavras me parecem as dela. Maria é toda semelhante a Deus. Vós sois todo semelhante à Maria. É sua pureza, sua modéstia, sua santidade, sua amabilidade que se refletem em vosso exterior. É sua bondade, sua mansidão e humildade, sua prudência e sabedoria que ecoam em vossas palavras e transparecem em vossas ações. Sua alma é o modelo de vossa alma. Ó esposo sacratíssimo, admiti-me em vossa puríssima companhia e tornai-me bem menos indigno de vós.

* São José, que amor, que reverência e veneração, que submissão e obediência vos consagrou na terra, e vos consagra ainda na glória, a Mãe de Deus! Quanto vos ama vossa Esposa Imaculada! Uno-me a esta Mãe, dulcíssima dos meus amores, para louvar, São José, e peço-vos, que me leveis a vos amar, naquelas moradas ditosíssimas, onde o amor não tem fim.

* Gloriosíssimo Santo, agradeço-vos de coração tudo quanto fizestes por aquela que é a minha Rainha e minha Mãe. Agora compreendo melhor os laços de eterna gratidão que devem prendê-la a vós.

* Guarda de Jesus, guarda de Maria, sede também meu guarda. Nas tentações sede meu Pai que me proteja, defenda, ampare e leve para o céu,. São José, guardai meu corpo casto, mortificado, penitente. Guardai minha alma limpa de todo pecado e rica da graça de Deus. Guardai meu espírito reto, esclarecido, iluminado pela fé. Guardai meu coração puro, desapegado e ardente no divino amor.

* São José, como sois grande! Jesus e Maria, habituados a obedecer-vos na terra, continuam a obedecer-vos no céu. Advogado meu poderosíssimo, rogai, intercedei por mim.

* São José, quero conhecer Aquele a quem meu coração ama, quero amá-lo como amaram os Santos. Quero desfazer-me em amor pela Virgem, minha Rainha e minha Mãe. Sede meu iniciador nesta ciência divina. Dai-me amor. Fazei-me conhecer e amar a Jesus, meu Senhor, a Maria, minha Mãe e Senhora amabilíssima.

* São José, vossa santidade é inigualável, sim, mas imitável, porque é simples e humilde como a do Filho de Deus. Entrego-me à vossa direção, fazei-me progredir cada dia na virtude, na graça, na santidade, no amor, até que minha alma se torne toda bela e toda amável ao Coração de Jesus, ao de minha Mãe do céu e ao vosso.

* São José, bem sabeis que meu corpo teve sua primeira origem no limo da terra e que minha alma é um abismo de iniqüidades. Entretanto, guardai-me junto a vós, a Jesus e Maria. Concedei-me a graça de estar sempre ao vosso lado. Levantar-me-ei acima de mim mesmo e me tornarei todo semelhante a vós.

* Defendei os interesses de Jesus que perigam. Salvai a santa Igreja de Deus. Livrai-nos dos escândalos. Desviai para longe de nós as ocasiões de perdição e de pecado. Guardai, São José, a inocência das crianças, a pureza da juventude, a dignidade do lar.

* São José, quero tornar-me menos indigno de vós. Quero imitar em vida a vossa prudência, tendo vida de oração, apartando-me do pecado, do mundo e de tudo que me pode induzir ao mal. Quero obedecer às santas leis de Deus e procurar sempre fazer o que for do seu agrado, finalmente, esforçar-me para que minha vida não dê pesar na hora da morte.

* São José, vejo-vos curvado sobre o tosco banco de carpinteiro, ganhando com o penoso trabalho o pão de cada dia. Contemplo-vos na oração, nos afazeres domésticos, no trato com o próximo, na vida de família e compreendo que minha santidade está em ser fiel em todas as coisas, mesmo nas mais pequeninas e ignoradas, à imitação vossa, São José.

* São José, bendito carpinteiro de Nazaré, mostrai aos que têm o mesmo estado que tivestes na terra, que não há maior que sacrificar-se pelo bem da humanidade. Convencei-os de que a pobreza do trabalhador honrado não é alheia a um certo bem-estar relativo, que muito mais contenta e farta do que o luxo dos opulentos.Dizei-lhes que a paz e a felicidade fogem dos palácios e se refugiam nas choupanas. Sobretudo, São José, ensinai-os a acatar a santa vontade de Deus; a não querer ocupar, na sociedade, outro lugar, senão o que lhes foi assinalado pela Divina Providência, sempre justa, sempre reta, sempre cheia de amor e misericórdia. E depois, apontai-lhes o céu. Descortinai-lhes aos olhos os segredos maravilhosos desse reino eterno, onde o próprio Filho de Deus feito homem, foi na terra, pobre operário; sua Mãe divina, uma humilde donzela do povo; vós, Pai nutrício desse mesmo Deus humanado, um obscuro carpinteiro.

* Este vosso filho e servidor, São José, como não sabe, se no fim da vida será capaz de invocar-vos, quer desde já pedir vosso amparo e valia para a hora suprema; quer que vosso nome bendito, o de Jesus e o de Maria, de tal modo, vivam no seu coração e nos seus lábios, que os possa pronunciar então, mesmo inconscientemente, como senha de salvação, que afugente todos os inimigos e lhe abra as portas do céu.

* Poderosíssimo protetor e senhor de minha alma, São José, este vosso filho, tão mesquinho e necessitado, entrega-se todo ao vosso patrocínio. Velai sobre mim na casa de Deus, que é a Igreja, para que eu seja um dia morador da casa de Deus no céu.

* A vós, Pai amantíssimo, São José recorremos, à vossa proteção nos entregamos. A vós confiamos tudo: corpo, alma, família, reputação, interesse, necessidade. De vós esperamos todas as graças necessárias à nossa salvação. Em vossas mãos depomos nossa alma, para que a santifiqueis. Ó Pai santíssimo, valei-nos sobretudo na hora da morte. Fazei-nos expirar em vossos braços, assistidos por Jesus e Maria, e levai-nos a ver, possuir e louvar a Deus, convosco, na glória da eternidade.

Amém.

CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ
São José, eu te consagro, minhas alegrias e meus sofrimentos, todos os meus bens, o que sou e o que tenho, meu corpo e minha alma.
Eu me consagro, cheio de confiança, a tua benevolência e proteção.
Sou teu filho, tem compaixão de mim,
Leva-me em teus braços, os mesmos braços que levaram o Filho de Deus.
Amém.
CONSAGRAÇÃO DA FAMÍLIA A SÃO JOSÉ
Ó glorioso São José, que por Deus fostes escolhido para cabeça e guarda da mais santa entre as famílias, dignai-vos lá do céu ser, também, cabeça e guarda desta que aqui está prostrada diante de vós e pede que a recebais sob o manto do vosso patrocínio. Nós, desde este momento, vos escolhemos para Pai, Protetor, Conselheiro, Guia e Padroeiro e pomos debaixo da vossa guarda especial a nossa alma, corpo e bens, quanto temos e somos, a vida e a morte.

Olhai-nos como vossos filhos e coisa vossa. Defendei-nos de todos os enganos de nossos inimigos visíveis e invisíveis. Assisti-nos em todos os tempos, em todas as necessidades, consolai-nos em todas as amarguras da vida, mas em especial, na agonia da morte. Dizei, em nosso favor, uma palavra Àquele amável Redentor, que, em menino, trouxestes em vossos braços, àquela Virgem gloriosa de quem fostes amantíssimo Esposo. Alcançai-nos deles Bênçãos que conheceis serem necessárias ao nosso verdadeiro bem e eterna salvação. Numa palavra, ponde esta família no número das que amais e ela procurará, por meio de uma vida, verdadeiramente cristã, não se tornar indigna do vosso especial patrocínio.

Assim seja.

COROA DAS SETE TRISTEZAS E DAS SETE ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ
1) Ó Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim, como foi grande a amargura de vosso coração na perplexidade de abandonardes a vossa castíssima Esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos pedimos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte, semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

2) Ó felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para ser o Pai adotivo do Verbo emanado, a tristeza que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus menino, se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a Angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela brilhantíssima noite.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores de glória celeste.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

3) Ó obedientíssimo executor das divinas Leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na Circuncisão derramou o Redentor-Menino vos transpassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expirar cheios de júbilo com o nome de Jesus no coração e na boca.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4) Ó fidelíssimo Santo, que tivestes parte nos mistérios de nossa Redenção, glorioso São José, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer, vos causou mortal angústia, também vos encheu de suma alegria pela salvação e gloriosa ressurreição que, igualmente, predisse teria de resultar para inumeráveis almas.

Por esta tristeza e por esta alegria, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da SS. Virgem, sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

5) Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito. Mas, qual não foi também vossa alegria o por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos egípcios.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente, com a fuga das ocasiões perigosas, sejam extirpados do nosso coração todos os idílios de afetos terrenos e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e, na alegria do seu amor, expiremos.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

6) Ó anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso a vossos mandados, se a vossa consolação, ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, contudo, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e  Maria.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz da consciência, de viver seguros com Jesus e Maria e também de morrer assistidos por eles.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

7) Ó exemplar de toda santidade, glorioso São José, que perdeste, sem culpa vossa, o Menino Jesus, e com grande angústia houvestes de procurá-lo por três dias até que, com sumo júbilo, gozastes do que era vossa vida, achando-o no Templo entre os doutores.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca se suceda perder a Jesus por culpa grave; mas, se por desgraça o perdermos, com tão grande dor o procuremos que o achemos favorável, especialmente em nossa morte, para passarmos a gozá-la no céu e lá cantarmos convosco suas divinas misericórdias.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Rogai por nós, Santíssimo José.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Ó Deus, que por Vossa inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de Nossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

COROA PARA IMPLORAR O AUXÍLIO DE SÃO JOSÉ
V – Louvemos de todo coração o Senhor Deus nosso.
R – Honrando e recomendando-nos com muito fervor a São José, nosso fiel e benéfico protetor.

V – Louvemos e demos graças à Trindade Santíssima, porque predestinou o glorioso São José para a dignidade mais alta e excelente, depois da divina maternidade.
R – Por todos os séculos dos séculos.

V – Louvemos e demos graças à Trindade generosíssima, por ter adornado o glorioso Patriarca São José mais que a nenhum outro santo com seus celestes dons e divinos carismas.
R –  Por todos os séculos dos séculos .

V – Louvemos e demos graças à Trindade bondosíssima, por ter constituído o glorioso São José sobre sua família, e havê-lo instituído em nosso favor, fiel administrador de todos os nossos bens.
R – Por todos os séculos dos séculos.

Louvado, exaltado e glorificado seja o Pai Eterno, por ter escolhido o excelso São José para que, junto ao Filho de Deus, fizesse suas vezes na terra, e por lhe ter dado um coração amoroso e paternal para com o divino Filho, e, supliquemos-lhes com grande fervor e profundíssima humildade, nos conceda, benignamente, o que tanto desejamos. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Louvado, exaltado e glorificado seja o Filho Unigênito, por ter recebido o excelso São José por seu Pai adotivo, e infundido em seu coração um cuidado amoroso e diligente para zelar de sua vida, alimentá-lo, vesti-lo e defendê-lo; e, supliquemos-lhe, confiadamente, nos conceda a graça de que tanto necessitamos. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Louvado, exaltado e glorificado seja O Espírito Divino, que no justo São José deu à Virgem Imaculada um esposo castíssimo, muito semelhante ao celeste Senhor, e fiel custódio de sua virgindade, enchendo, ao mesmo tempo, o coração do ilustre Patriarca de muito amor e estima grande do tesouro que lhe tinha confiado; e roguemos-lhe, supliquemos-lhe e até importunemo-lo, humildemente, e com afeto de filhos, para conseguir a graça que tanto precisamos, que tanto desejamos, e pela qual tanto suspiramos. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

DEVOÇÃO DOS SETE DOMINGOS EM HONRA DE SÃO JOSÉ
Esta devoção manifestada pelo mesmo São José a dois religiosos franciscanos, foi confirmada e indulgenciada pelos Sumos Pontífices, principalmente por Pio IX.
Exercícios para cada um dos sete domingos dedicados em honra e veneração das sete principais dores e sete gozos que teve São José durante sua vida mortal.

Primeiro Domingo
A santa Comunhão deste dia se oferecerá para agradecer a São José, os serviços que prestou a Jesus e Maria.
A indulgência plenária aplicar-se-á pelas almas do purgatório que mais amaram o glorioso Patriarca.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA PARA TODOS OS DOMINGOS

ATO DE CONTRIÇÃO
Deus e Senhor meu, em quem creio e espero e a quem amo sobre todas as coisas, entre a multidão de meus pecados, me confundo e com sincero arrependimento, peço-Vos perdão e clemência. Pesa-me de Vos ter ofendido e proponho, com a Vossa Divina Graça, nunca mais tornar a vos ofender. Tende piedade de mim, Senhor. Escutai os meus rogos e não permitais que eu me separe de vós.

E Vós, bondoso São José, intercedei por mim para que Jesus perdoe os meus pecados e derrame sobre a minha alma os tesouros de Sua santa graça para que eu possa fazer, com fruto, os Sete Domingos, em vossa honra e bem de minha alma.

Lembrai-vos, meu doce protetor, que nenhum dos que têm implorado vosso auxílio têm ficado sem consolo. Animado desta confiança, venho à vossa presença neste dia, suplicando-vos as graças de que necessito e que espero conseguir de Jesus e Maria. Amém.

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e Alegrias de São José na maternidade de Maria.
Após a meditação sobre o tema acima, reza-se:

COROA DAS SETE TRISTEZAS E DAS SETE ALEGRIAS DE SÃO JOSÉ
1) Ó Esposo puríssimo de Maria Santíssima, glorioso São José, assim, como foi grande a amargura de vosso coração na perplexidade de abandonardes a vossa castíssima Esposa, assim foi indizível a vossa alegria quando pelo Anjo vos foi revelado o soberano mistério da Encarnação.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos pedimos a graça de consolardes agora e nas extremas dores, a nossa alma, com a alegria de uma vida justa e de uma santa morte, semelhante à vossa, assistidos por Jesus e por Maria.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

2) Ó felicíssimo Patriarca, glorioso São José, que fostes escolhido para ser o Pai adotivo do Verbo emanado, a tristeza que sentistes ao ver nascer em tanta pobreza o Deus menino, se vos mudou em júbilo celeste ao ouvirdes a Angélica harmonia e ao contemplardes a glória daquela brilhantíssima noite.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos a graça de nos alcançardes que, depois da jornada desta vida, passemos a ouvir os angélicos louvores e a gozar os resplendores de glória celeste.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

3) Ó obedientíssimo executor das divinas Leis, glorioso São José, o sangue preciosíssimo que na Circuncisão derramou o Redentor-Menino vos transpassou o coração, mas o nome de Jesus vo-lo reanimou, enchendo-o de contentamento.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos viver sem pecado, a fim de expirar cheios de júbilo com o nome de Jesus no coração e na boca.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4) Ó fidelíssimo Santo, que tivestes parte nos mistérios de nossa Redenção, glorioso São José, se a profecia de Simeão a respeito do que Jesus e Maria teriam de padecer, vos causou mortal angústia, também vos encheu de suma alegria pela salvação e gloriosa ressurreição que, igualmente, predisse teria de resultar para inumeráveis almas.

Por esta tristeza e por esta alegria, obtende-nos que sejamos do número daqueles que, pelos méritos de Jesus e pela intercessão da SS. Virgem, sua Mãe, têm de ressuscitar gloriosamente.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

5) Ó vigilantíssimo custódio, íntimo familiar do Filho de Deus encarnado, glorioso São José, quanto sofrestes para alimentar e servir o Filho do Altíssimo, particularmente na fuga com Ele para o Egito. Mas, qual não foi também vossa alegria o por terdes sempre convosco o mesmo Deus e por verdes cair por terra os ídolos egípcios.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos que, afastando para longe de nós o infernal tirano, especialmente, com a fuga das ocasiões perigosas, sejam extirpados do nosso coração todos os idílios de afetos terrenos e que, inteiramente dedicados ao serviço de Jesus e de Maria, para eles somente vivamos e, na alegria do seu amor, expiremos.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

6) Ó anjo da terra, glorioso São José, que cheio de pasmo vistes o Rei do Céu submisso a vossos mandados, se a vossa consolação, ao reconduzi-lo do Egito, foi turbada pelo temor de Arquelau, contudo, sossegado pelo Anjo, permanecestes alegre em Nazaré com Jesus e  Maria.

Por esta tristeza e por esta alegria, alcançai-nos a graça de desterrar do nosso coração todo temor nocivo, de gozar a paz da consciência, de viver seguros com Jesus e Maria e também de morrer assistidos por eles.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

7) Ó exemplar de toda santidade, glorioso São José, que perdeste, sem culpa vossa, o Menino Jesus, e com grande angústia houvestes de procurá-lo por três dias até que, com sumo júbilo, gozastes do que era vossa vida, achando-o no Templo entre os doutores.

Por esta tristeza e por esta alegria, vos suplicamos, com o coração nos lábios, que interponhais o vosso valimento para que nunca se suceda perder a Jesus por culpa grave; mas, se por desgraça o perdermos, com tão grande dor o procuremos que o achemos favorável, especialmente em nossa morte, para passarmos a gozá-la no céu e lá cantarmos convosco suas divinas misericórdias.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Rogai por nós, Santíssimo José.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Ó Deus, que por Vossa inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de Nossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Assim seja.

Segundo Domingo
A Santa Comunhão deste dia, se oferecerá para dar graças a São José pelos favores que nos tem alcançado com sua poderosa intercessão. A indulgência plenária será aplicada pelas almas do purgatório que mais devoção tiverem à Sagrada Família.

Reza-se o ato de Contrição

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e as Alegrias de São José por ocasião do nascimento do Menino Jesus no Presépio de Belém.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Terceiro Domingo
A Santa Comunhão deste dia se oferecerá pela conversão dos inimigos da Igreja. A indulgência plenária se aplicará pelas almas do purgatório que mais tiveram devoção ao precioso sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Reza-se o Ato de Contrição

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e as Alegrias de São José na circuncisão do Menino Jesus. (após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Quarto Domingo
A Santa Comunhão deste dia se oferecerá ao Pai Eterno, para imitar a São José quando lhe ofereceu o Menino Jesus. A indulgência plenária se aplicará pelas almas do purgatório que mais trabalharam em propagar a devoção a São José.

Reza-se o Ato de Contrição

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e as Alegrias de São José na apresentação do Menino Jesus no Templo.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Quinto Domingo
A Santa Comunhão deste dia se oferecerá para arrojarmos de nosso coração todo ídolo que ocupar o lugar de Jesus. A indulgência plenária será aplicada pelo descanso eterno dos missionários falecidos que levaram o culto de São José a países infiéis.

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e as Alegrias de São José por ocasião de sua fuga para o Egito.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

Sexto Domingo
A Santa Comunhão deste dia se oferecerá pelas necessidades do Soberano Pontífice da Igreja. A indulgência plenária será aplicada pelos que nesta vida tiveram o nome de José.

Reza-se o Ato de Contrição

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas e as Alegrias de São José por ocasião de seu regresso do Egito.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Tristezas e das sete Alegrias de São José)

SÉTIMO DOMINGO
A Santa Comunhão deste dia se oferecerá a São José, pedindo-lhe que nos conceda a graça de que todos os anos, durante nossa vida possamos fazer com fruto esta devoção dos sete domingos. A indulgência plenária será aplicada em sufrágio das almas do purgatório que foram fiéis em praticar esta mesma devoção.

MEDITAÇÃO
Sobre as Tristezas a as Alegrias de São José quando perdeu o Menino Jesus no Templo de Jerusalém.
(Após a meditação sobre o tema acima, reza-se a Coroa das sete Dores e das sete Alegrias de São José)

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO GLORIOSO

PATRIARCA SÃO JOSÉ
(Para o último dia)
Prostrados aos vossos pés, eis-nos aqui, gloriosíssimo São José. Injustiça seria não reconhecer os benefícios sem número que de Vós recebemos, e negra ingratidão deixar de manifestar-vos o nosso reconhecimento. E que faremos nós, e que vos daremos pobres e sem méritos como somos? Isto mesmo é o que viemos vos oferecer. Nada valemos, nada podemos, mas o que temos, nossa vida, nossas forças, nossa atividade ou ao menos nosso bom desejo, isso vos oferecemos: doravante nos propomos consagrarmos inteiramente a vosso serviço e trabalharmos o quanto de nós depender, para que sejais de todo conhecido e amado, e se propague sempre mais vossa devoção, para que sejam mais numerosos os que vos honrem e participem de vossas graças.

Somos fracos e inconstantes, bem o sabemos e choramos, mas, por isso mesmo vimos a vós, para que intercedais por nós e nos alcanceis de Deus a graça e a perseverança nela.

Lembrai-vos que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse implorado vosso socorro e não fosse por vós consolado. Acolhei-nos e aceitai-nos agora, por vossos servos e por vossos filhos no céu. Amém.

Obs.: Rezando durante sete domingos seguidos, em qualquer época do ano, porém mais especialmente os que precedem a festa de São José, esta Coroa, ou havendo legítimo impedimento, apenas 7 Pai Nosso, 7 Ave Maria e 7 Glórias, lucra-se, em cada domingo, 5 anos de indulgência, e uma plenária, comungando e orando na intenção do Santo Padre.

JACULATÓRIAS A SÃO JOSÉ
Dai-me São José, inteira confiança na vossa poderosa intercessão.
Ao vosso serviço me consagro para sempre, ó São José.
São José, pela obediência que Jesus vos prestou, tornai-me obediente a todas as vontades de Deus.
São José, que sois tão grande, e ao mesmo tempo tão humilde, obtende-me a verdadeira humildade.
São José, salvai-nos. Nossa salvação está em vossas mãos.
São José, sede sempre nosso pai e concedei-nos a graça de sermos verdadeiros filhos vossos.
São José, penetrai nossos corações de contrição e tornai-nos mais sensíveis às amabilidades de Jesus.
São José, quero ser todo vosso, para preservar, por meio de vós, todo de Jesus e Maria.
São José, lírio brilhante de castidade, conservai em nós esta virtude dos anjos.
São José, aumentai a minha devoção à Maria.
São José, inflamai-nos no amor de Jesus.
São José, obtende-me um grande espírito de oração.
São José, poderoso protetor de nossas almas, livrai-me de todo pecado.
São José, sede minha defesa nas tentações e a minha força nas adversidades.
Dai-me, São José, a graça de vencer as paixões e ter horror ao pecado.
São José, socorrei-me em todas as necessidades.
São José, rogai sempre para mim, a perseverança em bem orar.
São José, consolador das almas aflitas, a vós recorro em todas as minhas aflições.
São José, assisti-me em minha agonia.
São José, fazei que vos invoque sempre cheio de confiança.
São José, fazei que eu ame a Jesus como Ele quer ser amado por mim.
São José, fazei que eu morra, como vós, nos braços de Jesus e Maria.
São José, mostrai que sois meu pai.
São José, tenho confiança em vós, defendei-me, guardai-me.
São José, tornai cada vez mais conhecido o poder de vossa proteção eficacíssima.
Bendito sejais, São José, pelo amor com que sois amado por vosso Deus e Senhor.
Amabilíssimo São José, a cada respiração minha, cresça em mim o vosso amor.
São José, mostrai sempre e em toda parte que sois meu pai.
São José, fazei que eu vos ame cada vez mais.
LADAINHAS DE SÃO JOSÉ
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo,ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus Pai Celestial, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,tende piedade de nós.
Deus Espírito Santo, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós,
São José,rogai por nós.
Ínclito descendente de Davi, rogai por nós.
Luz dos Patriarcas, rogai por nós.
Esposo da Mãe de Deus, rogai por nós.
Casto Guarda da Virgem, rogai por nós.
Pai nutrício de Jesus Cristo, rogai por nós.
Desvelado defensor do Filho de Deus, rogai por nós.
Chefe da Sagrada Família, rogai por nós.
José justíssimo, rogai por nós.
José castíssimo, rogai por nós.
José prudentíssimo, rogai por nós.
José fortíssimo, rogai por nós.
José obedientíssimo, rogai por nós.
José fidelíssimo, rogai por nós.
Espelho da paciência, rogai por nós.
Amante da pobreza, rogai por nós.
Modelo dos operários, rogai por nós.
Honra da vida doméstica, rogai por nós.
Guarda das Virgens, rogai por nós.
Amparo das famílias, rogai por nós.
Consolo dos aflitos, rogai por nós.
Esperança dos enfermos, rogai por nós.
Padroeiro dos moribundos, rogai por nós.
Terror dos demônios, rogai por nós.
Protetor da Santa Igreja, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, São José.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Ó Deus, que por uma inefável Providência vos dignastes escolher o Bem-aventurado São José para esposo de Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que, aquele mesmo, que na terra veneramos como protetor, mereçamos tê-lo no céu por intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos.
Amém.

LADAINHAS EM HORA DE SÃO JOSÉ PEDINDO UMA BOA MORTE
Senhor, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.
Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho de Deus e Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Espírito Santo,  Deus,  tende  piedade  de  nós.
Jesus, que pela nossa salvação vos dignastes morrer na cruz, tende piedade de nós.
São José, que morrestes no mais perfeito amor de Deus, rogai  por nós.
São José, que vivestes como se cada dia fosse o derradeiro da vossa vida, rogai por nós.
São José, que compreendestes tão bem a verdade de que Deus nos concedeu o tempo, unicamente, para tratarmos da salvação da nossa alma, rogai por nós.
São José, que considerastes este mundo como uma sombra passageira, rogai por nós.
São José, que nunca vos afeiçoastes àquilo que um dia há de acabar, rogai por nós.
São José, que na vida nada desejastes, a não ser a eternidade feliz, rogai por nós.
São José, que na hora da vossa morte fostes assistido pelo Salvador e pela sua dulcíssima Mãe, rogai por nós.
São José, que nas vossas agonias fostes confortado pelas bênçãos do Redentor, rogai por nós.
São José, que nos vossos últimos instantes fostes consolado pelas orações da Mãe da misericórdia, rogai por nós.
São José, que a vossa morte pronunciastes,  tão  suavemente, os nomes de Jesus e Maria, rogai por nós.
São José, que oferecestes os vossos últimos momentos para alcançar uma boa morte aos vossos devotos, rogai por nós.
São José, que morrestes, suavemente, entre os braços de Jesus e Maria, rogai por nós.
São José, que Deus escolheu como protetor dos agonizantes, rogai por nós.
São José, que acudis em suas agonias aos que vos honram durante a vida, rogai por nós.
São José, que jamais permites uma morte má, entre os vossos fiéis devotos, rogai por nós.
Pela vossa morte felicíssima, rogai por nós.
Quando a doença nos abater, rogai por nós.
Quando chegarem os nossos derradeiros instantes, rogai por nós.
Quando nossos olhos, obscurecidos pela aproximação da morte, nada mais enxergarem deste mundo sensível, rogai por nós.
Quando os nossos ouvidos se fecharem às palavras dos homens, rogai por nós.
Quando o nosso coração pulsar pela última vez, rogai por nós.
Quando dermos o último suspiro, rogai por nós.
Quando nossa alma comparecer ao tribunal de Deus, rogai por nós.
Se for condenada ao Purgatório, rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós Senhor.

V – São José, patrono da boa morte, rogai por nós.
R – Para que sejamos dignos de morrer nos vossos braços.

Oremos:
Ó querido São José, socorrei-nos em todos os dias da nossa vida, especialmente, porém, nos últimos momentos dela. Disponde então, das nossas almas para que recebam os santos Sacramentos com  grande  fé, com  viva  esperança  e  ardente  caridade. Com a vossa poderosa intercessão afastai de nós os assaltos do demônio.  Fazei que morramos para, juntamente convosco ir bendizer a Jesus e Maria, por todos os séculos.
Assim seja.

LEMBRAI-VOS DE SÃO JOSÉ
Lembrai-vos ó puríssimo Esposo de Maria Virgem, ó meu doce protetor, São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós consolado e atendido. Com esta confiança venho à vossa presença e a vós fervorosamente me recomendo. Não desprezeis a minha súplica ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente.

Assim seja.

(Indulgência de 300 dias) (Oração de Pio IX)

LOUVEMOS A SÃO JOSÉ
I – Louvados e benditos sejam eternamente, ó glorioso São José, vossos olhos puríssimos, que durante tantos anos contemplaram extasiados a divina beleza de Jesus; fazei com que meus olhos fechados às belezas caducas da terra, tenham a dita de ver a Jesus e a Maria no céu. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

II – Louvados e benditos sejam, ó glorioso São José, vossos castíssimos lábios, que oscularam tantas vezes o Menino Jesus; fazei com que os meus, sentindo amargura nas delícias da terra, procurem só as delícias do céu. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

III – Louvada e bendita seja, ó glorioso São José, vossa língua sagrada, que tantas vezes pronunciou o nome de Jesus; alcançai-me a graça de sempre ocupar a minha nos louvores de Jesus e de Maria, e nunca manchá-la com palavras profanas. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

IV – Louvados e benditos sejam, ó glorioso São José, vossos afortunados braços, que tantas vezes trouxeram o menino Jesus; fazei com que os meus apertem ao coração todas as cruzes que Jesus, me enviar. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

V – Louvadas e benditas sejam, ó glorioso São José vossas nobres mãos, que por tanto tempo se calejaram, para ganhar o sustento do vosso caro Jesus; fazei que eu trabalhe com fervor e perseverança na prática das boas obras para ganhar a minha eterna salvação. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

VI – Louvados e benditos sejam, ó glorioso São José, vossos pés abençoados, que tanto caminharam para salvar a preciosa vida de Jesus; fazei que os meus passos nunca se afastem do caminho da virtude e da felicidade. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

VII – Louvado e bendito seja, ó glorioso São José, vosso peito abrasado de amor, no qual tantas vezes descansou Jesus; fazei que todas as vezes que Jesus vem sacramentado a meu peito, ache nele sua digna morada. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

VIII – Louvados e benditos sejam, ó glorioso São José, vossos ouvidos, que por tantos anos escutaram os celestiais colóquios do divino Jesus; fazei que fechados os meus, às seduções do inimigo, fiquem sempre abertos para ouvir as instruções de Deus. Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…

IX – Louvado e bendito seja eternamente, ó gloriosos São José, vosso coração amantíssimo, que foi sempre estreitamente unido aos de Maria e de Jesus; Ó meu caro protetor, o meu desejo é que, vivendo o meu coração aceso de divino amor, à vossa imitação na terra, chegue convosco a viver de eterno amor para com Jesus e Maria aí no céu.

Amém.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

NOVE QUARTAS-FEIRAS
1ª. Quarta-Feira

Invocação:
A Vós, ó bem aventurado São José, recorremos, implorando vosso poderoso auxílio. Vós fostes o guarda da Sagrada Família, e sois o protetor da Santa Igreja. Lançai um olhar compassivo sobre o povo que Jesus lavou com seu sangue! Afastai, ó Pai amantíssimo, para longe de nós, os erros na fé, os escândalos nos costumes e os maus exemplos na vida! Protegei-nos em nossas dificuldades; ajudai-nos na luta pelo pão de cada dia; e, como livrastes outrora da morte a vida do Deus-Menino, defendei, agora a Santa Igreja de Deus, vossa família muito querida! Tornai-a esposa sem mancha de Jesus Cristo, sempre protegida e abençoada por tão excelso padroeiro.

INTERCESSÃO:
P – São José, luz dos patriarcas.
T – Iluminai a Igreja de Deus.

P – São José, zeloso defensor de Cristo.
T – Defendei a Santa Igreja, presença de Cristo na terra.

P – São José, protetor da Santa Igreja.
T – Ensinai-nos a vencer o erro e a malícia.

ORAÇÃO:
Ó Deus, todo poderoso,/ pela intercessão do bem aventurado São José, / Vos pedimos por nossa Mãe a Santa Igreja; fazei-a digna / de cumprir sua missão na terra; / levar as criaturas humanas a Cristo, / e por Ele a Vós que viveis eternamente./ Amém.

2ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó Santo Patriarca, / vossa fé foi tanto mais admirável / quanto mais foi provada. / Maria é bem aventurada / por ter acreditado; também Vós, / ó Santo Patrono, / o sois pela vossa fé. / Crestes, que pelo poder de Deus / a maternidade se aliaria à virgindade / para fazer nascer o Esperado de todos. / Crestes que o menino, / nascido numa estrebaria / era o Criador do Universo. / Viste-o chorar, / e O acreditastes alegria dos anjos. / Fugistes com Ele nos braços para o exílio, / e O acreditastes Senhor de tudo. / O que vistes, / e o que ouvistes, / sobre o Divino-Menino, / isto mesmo que para muitos é tropeço na fé, / foi para Vós / alimento e vigor na fé na Encarnação do Verbo de Deus. / Obtende-nos / ó santo Padroeiro, / uma parcela de vossa fé capaz de transportar montanhas. / Intercedei por nós / para que não fracassemos na fé!

INTERCESSÃO:
P – São José, fidelíssimo.
T – Dai-nos seguir vosso exemplo.

P – São José, espelho de paciência.
T – Ensinai-nos a fazer a vontade de Deus.

P – São José, modelo de obediência.
T – Ensinai-nos o respeito pela palavra de Deus.

ORAÇÃO:
Ó Deus, que nos destes São José como exemplo de fé viva, concedei-nos imitar seus exemplos nesta vida para Vos contemplarmos na eternidade. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

3ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó meu glorioso Protetor / São José / vossa vida na terra foi uma antecipação da vida dos bem aventurados, / sempre na presença de Jesus e Maria. / Vossa conversa estava nas coisas do céu, / e passastes a vida na presença de Deus. / Ó grande Mestre da vida da alma, / sabeis como as ilusões nos enganam / e nos fazem perder a Deus em nossa vida. / A conselho de Santa Tereza / hoje, vos escolhemos / como nosso mestre e guia de nossas almas, / e conduzidos por Vós, / estamos certos de não errar o caminho da casa do Pai. / Atravessastes este mundo / como hóspede e peregrino, / sem apegos, / sem ambições, / sem mesquinhos interesses. / Ensinai-nos / como tornarmos nossas casas / e seus moradores, / um santuário / onde vivamos alegres / e Deus viva conosco.

INTERCESSÃO:
P – São José, Mestre da vida das almas.
T – Ensinai-nos o amor de Deus.

P – São José Castíssimo.
T – Protegei-nos contra a leviandade.

P – São José, defensor da Mãe de Deus.
T – Firmai-nos em nossos bons propósitos.

ORAÇÃO:
Ó Deus, / que nos destes São José / como Mestre da vida interior, / concedei-nos / pelos seus merecimentos, / a firmeza em nossas resoluções. / Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

4ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó glorioso protetor São José / hoje imploramos vossa caridade / por aqueles nossos irmãos / que não têm uma casa para morar, / e um emprego com que ganhar, honestamente, suas vidas. / Lembrai-Vos dos que têm fome, / e que não têm o que comer. / Valei “aos que vão dormir mais cedo / porque não têm luz, / e se levantam cedinho / porque têm frio”. / Velai pelos que nem mais falam de sua miséria, / porque não há quem os queira ouvir. / Protegei aos que têm de fugir / para salvar a vida, / como também fugistes. / Compadecei-Vos dos que trazem nos corpos e nas almas / as cicatrizes / dos maus tratos e das incompreensões sofridas. / Socorrei, ó Consolador dos necessitados, / nossos irmãos que nada têm / e lhes é tirado o direito de possuir. / Ensinai-nos, / ó grande amigo dos pobres, / como vivestes em Nazaré. / Socorrei os que, como Vós, / têm de provar / como é amargo o pão da esmola entre desconhecidos.

INTERCESSÃO:
P.- São José, amante da pobreza.
T – Socorrei os necessitados.

P.- São José, alívio dos infelizes.
T – Compadecei-Vos de sua dor.

P – São José, espelho de paciência.
T – Tornai-nos conformes a Cristo crucificado.

ORAÇÃO:
Ó Deus, / que fizestes São José, / tão pobre e desprovido de bens terrenos, / o senhor de vossa casa, / e administrador de vossos bens; / concedei-nos a graça de, a seu exemplo, / possuirmos os verdadeiros tesouros: Jesus e Maria. / Livrai-nos dos espinhos e agruras da miséria! / Vós que viveis eternamente. / Amém.

5ª. Quinta-Feira

Invocação:
Ò São José, / compassivo amigo dos doentes, / amparai os que sofrem nos corpos e nas almas! / Havendo saúde / as dificuldades da vida são suportáveis, / mas quando a doença prostra o corpo / e o desânimo invade-nos a alma, / o cálice torna-se amargo demais para nossa fraqueza humana beber. / Nós Vos imploramos, / levantai-nos o ânimo / quando o sofrimento nos acabrunhar, / nos desanimar, / nos desesperar!/ Compadecei-Vos / daqueles cujos corpos / nada mais são que restos e sobejos de vermes e doenças. / Velai à cabeceira dos que morrem. / Quando nos visitar a dor, / alcançai-nos / a calma imperturbável, / a paciência sem limites, / e o abandono perfeito nas mãos da Divina Providência. Nas dores e penas, recordai-nos nosso Divino Modelo. / que “tomou sobre si nossas enfermidades” / e “carregou-se de nossos sofrimentos”: / Ele não abriu a sua boca em queixumes / nem se revoltou com os que o expulsavam da vida. / Alcançai-nos / fortaleza e coragem / nas doenças e na morte.

INTERCESSÃO:
P – São José, esperança dos enfermos.
T – Valei-nos na aflição e na dor.

P – São José, fidelíssimo.
T – Livrai-nos de desespero.

P – São José, padroeiro dos que morrem.
T – Assisti-nos em nossa passagem para o Pai.

ORAÇÃO:
Ó Deus, / que tornastes São José / o amigo dos doentes, / dai-nos, por seus merecimentos, / que tiremos da doença e da dor o inestimável tesouro do perdão dos nossos pecados, / e nossa mais perfeita semelhança com Jesus / o Homem das dores. Vós que viveis eternamente. Amém.

6ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó glorioso protetor São José / da vossa caridade / não estão excluídos os fiéis falecidos / que se purificam no Purgatório. / Lembrai-Vos, / bondoso protetor, / dos que participam desta vida, / e que não puderam ser logo recebidos no céu! / Aliviai-lhes suas penas. / Consolai-os no seu exílio / longe de Deus; / lembrai-Vos que, também, vivestes desterrado, / longe de vosso povo. / Tende compaixão dos que erguem para Vós / as mãos suplicantes! E, como o antigo José / aliviou os sofrimentos do povo / dando-lhe alimentos; / valei agora, àqueles que expiam suas faltas / e têm fome e sede do céu.

INTERCESSÃO:
P – São José, consolador das almas justas.
T – Consolai as santas almas do Purgatório.

P – Dai-nos morrer, como Vós, entre os braços de Jesus e Maria.
T – Conduzi-nos à vida bem aventurada.

ORAÇÃO:
Ó Deus, / todo poderoso, / compadecei-Vos de nossos irmãos falecidos, / que em suas vidas mortais / não cumpriram com perfeição / os desígnios de vossa vontade, / e, agora estão no Purgatório purificando-se. / Abreviai-lhes o tempo de purificação. / Atendei os rogos / que por eles Vos fazemos. / Seja, São José, nosso advogado e intercessor junto a Vós, / que viveis eternamente. Amém.

7ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó São José, / guarda de Jesus, / esposo de Maria, / vossa vida foi cumprir com perfeição / a santa tarefa / que Deus vos confiou: / sustentar com vosso trabalho, / o Filho de Deus e sua santa Mãe. / Por isso, conheceis bem / nossos desejos, / nossos desesperos / e nossas esperanças. / Hoje, / recorremos a Vós, / porque temos certeza / que nos compreendeis e nos protegeis. / Pela intimidade com o filho de Deus, / e vossa Santa Esposa Maria Santíssima, / tivestes a alma repleta de paz e alegria. / Fazei-nos compreender que não estamos sozinhos / no cumprimento de nossa tarefa / penosa e sublime: / levar nossa família a Deus. / Ensinai-nos a descobrir Jesus / em nossos semelhantes, e que saibamos acolhê-lo e conservá-Lo / como Vós o fizestes. / Dai-nos / que em cada família, / a vida seja santificada, / pela caridade, / pela paciência, / pela justiça / e o desejo de praticarmos o bem.

INTERCESSÃO:
P – São José, pai nutrício do filho de Deus.
T – Ensinai-nos a vida em família.

P – São José, esposo da Mãe de Deus.
T – Alcançai-nos amor e compreensão.

P – São José, espelho de paciência.
T – Ensinai-nos a governar nossas casas.

ORAÇÃO:
Ó Deus, Pai todo poderoso, / que escolhestes São José / para exercer junto a Vosso Filho, o papel de pai, concedei-nos/ que a seu exemplo, / e amparados pela sua proteção, / sejamos em nossas famílias / vossos representantes. / Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

8ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó glorioso patriarca de Nazaré, / digno esposo da Mãe de Deus,/ dignai-Vos socorrer nossas famílias cristãs / na crise tão difícil que atravessam. / Esposo sem igual, / ensinai-nos o amor que sabe compreender, / a dedicação que não mede sacrifícios / e o desvelo pelo maior bem dos seres que amamos. / Pai modelar, / que a vosso exemplo, / cumpramos nossa tarefa com firmeza e bondade. / Guia da vida doméstica, / defendei-nos das ciladas e dos erros que envenenam a vida familiar. / Alcançai-nos / mansidão e bondade / para que não provoquemos iras e revoltas./ Sustentáculo das famílias, / sabeis quão grandes são as nossas preocupações / com o alimento de cada dia, / com o vestuário, / e que aflição, / quando a doença nos visita! / Alcançai-nos força e saúde / para ganharmos nosso pão de cada dia, como Vós, / digno trabalhador de Nazaré. / Fazei-nos participantes daquele amor incansável/ que dedicastes à Maria e ao Deus Menino.

INTERCESSÃO:
P – São José, esposo da Mãe de Deus.
T – Fazei-nos sinceros para merecermos a mútua confiança.

P – São José, chefe da Sagrada Família.
T – Alcançai-nos humildade e mansidão na vida doméstica.

P – São José, fortíssimo.
T – Afastai de nós o desânimo e a covardia na vida familiar.

ORAÇÃO:
Ó Deus,/ Pai de bondade / pela intercessão de São José, / salvai nossas famílias, / daí que vivamos enlaçados pelo amor / que nem a morte desfaça, / e assim como nos fizestes unidos / nesta vida pelo sangue / reuni-nos pela caridade do vosso reino eterno. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

9ª. Quarta-Feira

Invocação:
Ó São José, / bem aventurado carpinteiro de Nazaré, / mostrastes pela vossa vida, / que a maior glória / é viver pelo Reino de Deus / e a serviço do próximo. / Experimentastes o cansaço e o esgotamento / para provar-nos que o trabalho humano / vale mais que o ganho fácil / e muitas vezes pecaminoso. / Convencei-nos que a paz e a felicidade / só existem onde há verdadeiro amor a Deus, / o que foi vosso grande segredo. / Ensinai-nos ver nossos semelhantes / com aqueles olhos com que vistes / o Filho de Deus / que trabalhava ao vosso lado.

INTERCESSÃO:
P – São José, modelo dos operários.
T – Dai-nos seguir-Vos o exemplo.

P – São José, glória da vida familiar.
T – Protegei nossas famílias.

P – São José, amparo das famílias.
T – Socorrei-nos em nossas necessidades.

ORAÇÃO:
Ó Deus, / que escolhestes São José, / para exemplo da vida operária, / que em cada fábrica, / em cada oficina, / em toda parte / onde trabalhamos / se respire / e se viva / o ar santificado da oficina de Nazaré. Por Cristo, Nosso Senhor.

Amém.

NOVENA A SÃO JOSÉ
1º. Dia – SÃO JOSÉ, PAI NUTRÍCIO DE JESUS.
Amabilíssimo São José, que tivestes a honra de alimentar, educar e abraçar o Messias, a quem tantos profetas e reis desejaram ver e não viram, obtende-me, com o perdão de minhas culpas, a graça da oração humilde e confiante que tudo alcança de Deus. Acolhei com bondade paternal os pedidos que vos faço nesta novena … e apresentai-os a Jesus que se dignou obedecer-vos na terra.
Amém.

Rogai por nós, São José, Pai nutrício de Jesus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

2º. Dia – SÃO JOSÉ, CASTÍSSIMO ESPOSO DA MÃE DE DEUS.
São José, castíssimo esposo da Mãe de Deus e guarda fiel da sua virgindade, obtende-me por Maria, a pureza do corpo e da alma e a vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendo-vos também os esposos cristãos, para que, unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça, se amparem, mutuamente, nos sofrimentos e tribulações da vida. Amém.

Rogai por nós, São José, esposo da Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte  na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

3º. Dia – SÃO JOSÉ, CHEFE DA SAGRADA FAMÍLIA.
Glorioso São José, que gozastes, durante tantos anos, da presença e filial afeição de Jesus, a quem tivestes a dita de alimentar e vestir, juntamente com vossa Esposa Santíssima, vos suplico, me alcanceis o dom inefável de sempre viver unido com Deus, pela graça santificante. Obtende, também, para os pais cristãos, a graça do fiel cumprimento dos seus graves deveres de educadores, e, aos filhos, o respeito e a obediência, segundo o exemplo do menino Jesus. Amém.

Rogai por nós, São José, chefe da Sagrada Família.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

4º. Dia – SÃO JOSÉ, EXEMPLO DE FIDELIDADE.
Fidelíssimo São José, que nos destes tão belo exemplo no fiel cumprimento de vossos deveres de protetor da Santíssima Virgem e de pai nutrício do Redentor, rogo-vos me obtenhais a graça de imitar o vosso exemplo na fidelidade a todos os deveres do meu estado de vida. Ajudai-me a ser fiel nas coisas pequenas, para o ser também nas grandes. Alcançai esta mesma graça para todos que me são caros nesta vida, a fim de chegarmos a gozar no céu o prêmio prometido aos que forem fiéis até a morte. Amém.

Rogai por nós, São José, exemplo de fidelidade.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

5º. Dia – SÃO JOSÉ, ESPELHO DE PACIÊNCIA.
Bondoso São José, que suportastes com heróica paciência as provações e adversidades na viagem a Belém, na fuga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré e me destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus; obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai, também, invencível paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que, se unam sempre mais a Jesus, divino modelo de mansidão e paciência.

Rogai por nós, São José, espelho de paciência.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

6º. Dia – SÃO JOSÉ, MODELO DOS OPERÁRIOS.
Humilde São José, que vivendo em pobreza, dignificastes a vossa profissão, pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria, com o fruto dos vossos suores, alcançai-me amor ao trabalho que me foi imposto como dever de estado, procurando cumprir nisto, sempre, a vontade de Deus. Protegei os lares operários do Brasil contra as influências nefastas dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja. Obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho, pela reta intenção, em tudo conformados com os desígnios da Divina Providência. Amém.

Rogai por nós, São José, modelo dos operários.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

7º. Dia – SÃO JOSÉ, PROTETOR DA SANTA IGREJA.
Glorioso Patriarca São José, protetor e padroeiro da Igreja universal, obtenha-me a graça de amar a Igreja como Mãe e de honrá-la como verdadeiro discípulo de Cristo.  Rogo-vos que veleis sobre o seu Corpo místico, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os bispos, os sacerdotes e os religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância, a castidade da juventude, a honestidade do lar, a ordem e paz da sociedade. Amém.

Rogai por nós, São José, protetor da Santa Igreja.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

8º. Dia – SÃO JOSÉ, ESPERANÇA DOS ENFERMOS.
Compassivo São José, esperança dos doentes e necessitados, valei-me em todas as enfermidades e tribulações, alcançando-me plena conformidade com os admiráveis desígnios de Deus. Obtende-me, também, a cura das enfermidades, fraquezas, faltas e pecados e protegei-nos contra as tentações do inimigo de nossa salvação. Amém.

Rogai por nós, São José, esperança dos enfermos.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

9º. Dia – SÃO JOSÉ, PADROEIRO DOS MORIBUNDOS.
Ditoso São José, morrendo nos braços de Jesus e Maria, partistes deste mundo ornado de virtudes e enriquecido de méritos, assisti-me na hora suprema e decisiva de minha vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-me a graça de morrer, confortado com os santos sacramentos, necessários para a minha salvação. Tende compaixão de todos os agonizantes, alcançando-lhes a graça da salvação, por intermédio de Maria, vossa Esposa Santíssima. Amém.

Rogai por nós, São José, padroeiro dos moribundos.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai eterno, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer tenha alguém recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pescadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena … Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor. Assim seja.

NOVENA A FAMÍLIA DE SÃO JOSÉ
1 – Canto: “Vinde alegres”
Vinde , alegres, cantemos
A Deus demos louvor
A um pai exaltemos
Sempre com mais fervor.

Refrão:
São José, a vós nosso amor
Sede nosso bom protetor
Aumentai o nosso fervor

São José triunfante
Vai a glória gozar
E para sempre reinante
No Senhor repousar
Vós, esposo preclaro
Amantíssimo pai,
Dos cristãos firme amparo
Este canto aceitai.

2 – Ó glorioso São José, pai de Jesus Cristo e esposo de Maria Santíssima, volvei vosso olhar de misericórdia para as nossas famílias, protegendo-as como protegestes a Sagrada Família de Nazaré. Abençoai os pais, para que saibam dirigir o lar com prudência e firmeza, promovendo a felicidade da família. Abençoai os filhos, para que sejam a honra e a esperança dos seus genitores. Não permitais que venham faltar em nossos lares o carinho e o amparo de que todos necessitam. Enfim, abençoai todos os moradores da nossa casa, para que encontrem no recesso do lar a felicidade tão desejada. Pelo amor que demonstrastes para com vosso Filho adotivo, zelai pelos nossos filhos. Pelo carinho que tivestes para com a vossa Santíssima esposa Maria, Mãe de Deus, amparai as mães. Já que nos colocamos debaixo da vossa poderosa proteção, livrai-nos dos males que estão ameaçando as famílias cristãs. Inspirai a todos, como fugir do abismo que destruirá os laços sagrados que unem as famílias cristãs. Nós vos pedimos, glorioso protetor:

Dos ataques do demônio, Livrai-nos, Senhor.
Dos males que nos ameaçam, Livrai-nos, Senhor.
Das rixas e contendas, Livrai-nos, Senhor.
Das doenças e aflições, Livrai-nos, Senhor.
Da tristeza e do desespero, Livrai-nos, Senhor.
Do espírito mundano, Livrai-nos, Senhor.
Da imoralidade degradante, Livrai-nos, Senhor.
Da rebeldia religiosa, Livrai-nos, Senhor.
Da falta de amor, Livrai-nos, Senhor.
Das dificuldades financeiras, Livrai-nos, Senhor.
Das desonras e leviandades, Livrai-nos, Senhor.
Da falta de pão e agasalho, Livrai-nos, Senhor.
Dos perigos do mundo, Livrai-nos, Senhor.
Das enfermidades, Livrai-nos, Senhor.
Da moda escandalosa, Livrai-nos, Senhor.
Das amizades nocivas e perigosas, Livrai-nos, Senhor.
Da falta de fé, Livrai-nos, Senhor.
Das incompreensões e dúvidas, Livrai-nos, Senhor.
Da morte eterna, Livrai-nos, Senhor.
Da desunião e fraqueza, Livrai-nos, Senhor.

Isto vos suplicamos, ó grande Santo, pelo amor que tivestes a Jesus e Maria.
E vós, Deus de bondade e misericórdia, pela intercessão de São José, salvai as nossas famílias, daí que vivamos enlaçados pelo amor que nem a morte desfaça, e assim como nos fizestes unidos nesta vida pelo sangue, reuni-nos pela caridade, no vosso reino eterno. Por Cristo, Nosso Senhor.

Amém.

NOVENA DE SÃO JOSÉ
NOSSOS AGRADECIMENTOS AO PADRE RAIMUNDO NOGUEIRA-NDS, QUE TRADUZIU DO INGLÊS. 

Ouça o que lhe diz o irmão André…, Grande devoto de São José.

“Reze a São José. Ele não o abandonará nunca.”
“ Faça uma novena. Você começará por confessar-se e comungar.”
“ O óleo e a medalha o farão lembrar-se de São José e despertará em você a confiança nele.”
“ Reze a São José. Eu rezarei com você.”
“ Você deveria confiar mais em São José.”
“ Muitos doentes teriam sido curados se houvessem perseverado na oração por mais tempo.”
“ Vá e reze diante da imagem de São José. Diga-lhe: “ São José, ore por mim, como o Senhor teria rezado, em meu lugar, se o Senhor estivesse ainda na terra.”
“ São José vai curar você.”
“ Você crê em Deus? Você acredita que Deus tem o poder de curar você? Fique de pé e caminhe!”
“ Deus é infinitamente bom. Estas curas são ótimas para as pessoas que são curadas e para outras que vão ouvira respeito delas.”
“ Nós iremos e faremos preces de ação de graças para agradecer ao nosso bom Deus.”
“ É extraordinário que, no mais das vezes, as pessoas que pedem para serem curadas, mas, muito raramente, fazem súplicas para obterem a humildade ou o espírito de fé. E, no entanto, isto é tão importante.”
“ Na oração, a pessoa fala com Deus como se fala com um amigo.”
“ Devemos rezar. Quando você murmura: “ Pai nosso que estas no céu…., o ouvido de Deus está bem junto a sua boca.”

SÃO JOSÉ, UMA VIDA DE FÉ BEM SUCEDIDA.
Nós tendemos espontaneamente a admirar os indivíduos excepcionais, que ultrapassam toda a sorte de barreiras e, assim, excitam a nossa imaginação com uma perspectiva que se estende além de nossos limitados horizontes.

Com um profundo interesse volvemos nossos olhares para os grandes artistas internacionais, os  astronautas, os astros esportivos, os cientistas e os chefes de estado. O sucesso destas celebridades nos impressiona e fascina.

Isto é verdadeiro também na vida cristã. Sentimos uma urgência semelhante a nos render admiração àqueles que foram bem sucedidos na busca da fé, porque fizeram algo de suas vidas e encontraram a Deus. Agora, eles estão, de fato, numa posição de nos guiar e nos dirigir. Unidos a nós em cristo, eles levam a peito os nossos interesses e mantêm-se sempre atentos a nossas esperanças e apreensões.

A novena de são José, que se inicia hoje, nos proporciona uma oportunidade de levantarmos, uma vez mais, os nossos olhos para o grande Santo e , assim, apreciar as lições exemplares de sua vida cotidiana.

Portanto, deveríamos ter todo apreço em responder ao desafio de seu exemplo e encomendar-lhe, confiantemente, nossas intenções e as de toda a Igreja.

1º DIA – São José modelo de fé.
São José, hoje nós vos invocamos como modelo de fé. Vós acolhestes com amor, à Deus nossa vida. Atento a sua palavra, vós concordastes em participar do mais profundo dos mistérios, o da encarnação do filho de Deus.

Vossa esposa virgem concebeu sem intervenção humana, e um filho lhe nasceu, que era Deus. E Vós o adorastes e protegestes. Estes acontecimentos foram perturbadores e surpreendentes e, para aqueles que crêem, poderiam  parecer impossíveis.

Mas, Vós certamente compreendestes que, quando Deus fala a um homem, Ele não tenta seduzi-lo ao erro. Sem contestar ou questionar a vontade de deus a vosso respeito, fostes em frente, pondo vossa confiança na luz que só ele nos proporciona.

Por vossa vida com Maria, Vós contribuístes para a implementação da salvação da humanidade.

Nós também queremos ter uma fé como a vossa, para que Deus possa habitar em nós e, assim, sejamos fiéis a vossa vontade. Às vezes, nós hesitamos  em nossa vida cristã. Acreditamos em Deus, em cristo e na Igreja, mas muitos vivemos uma fé marginalizada.

Contudo, pois que a fé modelou toda a nossa vida, nós vos suplicamos que esta mesma fé seja para nós a  luz que sem cessar nos cative e guie nossas ações cotidianas. Que sempre vejamos, numa perspectiva de fé, a mão de deus em todos nossos acontecimentos diários e em tudo que nos acontece. Assim, pois participaremos de vosso trabalho de justiça, e de paz e de amor. Amém.

2º DIA – São José, modelo de esperança.
Durante a vossa vida, Ó São José, fostes um homem de esperança. Como o povo de Israel, partilhastes  a esperança de ver um dia consumada a redenção da humanidade.

E foi assim, que bem no seio do vosso lar, unido a Vós como um filho a seu pai, viveu o Messias. Isto foi um sinal da bondade e fidelidade do Senhor e o próprio deus mostrou-se fiel a suas promessas e novos horizontes de esperança se manifestaram a toda humanidade.

Que Vós houvésseis esperado a salvação de Maria e a vossa, poderia ser de outro modo, pois que acolhestes o próprio Deus em vossa vida. Nos imprevisíveis acontecimentos que se sucederam, tais como as aflições  que envolveram o nascimento mesmo de Jesus e a fuga para o Egito, vossa única força foi a inabalável esperança que pusestes na bondade, no poder e na fidelidade do Senhor.

Sem sombra de  dúvida, isto explica a serenidade cheia de paz que irradiava de vosso lar. Vós sabíeis que, em tudo o que vos acontecia, Deus teria sempre a última palavra.

Dai-nos, ó São José, aprender a ter esperança como vós tivestes. Muitas vezes nós somos tão passivos diante de nossas responsabilidades cotidianas. Falhamos tantas vezes no cumprimento de vossas promessas. Ontem prometíamos nos dedicar ao serviço ao próximo e hoje nos surpreendemos envolvidos em ridícula mesquinhez; prometemos amar com todo o nosso coração e hoje contatamos nossa dificuldade de amarmos plenamente os outros; prometemos realizar o bem e hoje  nos defrontamos com nossas próprias limitações.

Quantas vezes nos desanimamos. Conscientemente, ou não, as vezes colocamos a esperança em segundo plano e dizemos: “Afinal de contas, para que serve tudo isto?

São José, ensinai-nos a esperar contra todos os obstáculos; o mal jamais poderá dominar as pessoas que elevam seu olhar para Deus. Para além de toda fraqueza há sempre a fidelidade do criador; só com ele nós contamos. Para nós há apenas um caminho para se viver e este é – ter esperança. Que esta esperança nos transforme e nos dê segurança e força em nossa vida  de todos os dias. Amém.

3º DIA – São José, modelo de Amor.
São José, vossa vida foi ocupada inteiramente por um generoso amor. Vós amaste Maria, que trouxe ao mundo o Filho de Deus. E, assim, com Ela participastes, de modo especial, do mais belo ato de amor jamais conhecido neste mundo; a vinda do Filho de Deus para a salvação da humanidade.

Deus, que é amor, viveu em nosso lar. Ele se alimentou à vossa mesa, partilhou da intimidade de vossa vida familiar, de vossas alegrias e tristezas; enfim, participou de todos os momentos de vossa vida.

Como a atenção dos pais tem como centro os seus filhos, porque os amam, assim vossa generosidade e a de Maria tinham naturalmente o seu centro no Filho de Deus, vosso próprio Filho. Como uma única família, amastes aqueles que estavam ao seu redor.

Por causa de vosso  profundo amor, merecestes desempenhar uma parte ativa e importante no mistério da salvação, o mais perfeito ato de amor que abarca em seu amplexo todos os homens.

São José, o amor foi uma praticamente permanente em toda a nossa vida. Ensinai-nos a fazer o mesmo. Ajudai-nos a compreender que o amor vem de Deus. Quando não conseguimos compreender  a vontade de Deus, e às vezes vivemos mesmo no ódio, ajudai-nos no desejo de realizar a vontade de Deus a nosso respeito. Sabemos que, uma vez que nossos corações se abrirem ao amor, a face do mundo se transformará. O nosso próximo não será mais uma pessoa voltada ao menosprezo, mas ao amor.

Concedei-nos ver que a vida cristã é uma vida de amor total, e que, realmente, com exceção do amor de Deus e do próximo, nada é verdadeiramente importante. Como vós, ó São José, desejamos amar a Deus cada vez mais e partilhar com nosso próximo um amor fiel e generoso. Amém.

4º DIA – São José, o pai de Jesus.
São José, para o povo de Nazaré, Jesus era o vosso filho, pois eles mesmos disseram quando ele os visitou durante o seu mistério. “ Não é ele o filho do carpinteiro?” Vós fostes verdadeiramente um pai para Jesus, o Filho de Deus.

Vossa solicitude paternal se mostrou no terno carinho para com Maria, durante os meses que precederam o nascimento de Jesus. Constantemente, Vós a ajudastes e animastes. Deus vos escolheu porque sabia que teríeis um terno amor por Maria. Ele sabia que Vós seríeis capaz de lhe falar de um modo encorajador, quando ela se sentisse cansada ou em dificuldades: este amor contribui para a formação do caráter humano do Filho de Deus.

Como um bom pai Vós proporcionastes a Jesus uma boa educação. Vós lhe ensinastes, quando ele ainda era criança, todas as coisas que um pai partilha com seu filho. Sua prontidão para com as pessoas e as coisas se desenvolveram sob vossa influencia de tal modo que, juntos, admiraram os lírios dos campos, os pássaros do céu, os vinhedos e os trigais. Em vossa companhia Jesus veio a descobrir, por própria experiência, a beleza da terra e da humanidade. Sem o saber, estáveis ajudando a preparar algumas das mais belas páginas do Evangelho.

São José ensinai-nos a mar nossos próprios  filhos, como vós amastes a Jesus. A partir do exemplo de vosso amor, possam eles ter em apreço a fé, a pureza, a devoção e o respeito por tudo o que é belo. Que sua visão da vida possa ser sempre centrada no Cristo. Amém.

5º DIA – São José, esposo da Mãe de Deus.
São José, quando contemplamos a fé de Maria, seu amor, coragem e pureza, compreendemos vossa felicidade em tê-la como esposa.

Éreis marido e mulher e vos dedicastes um ao outro. Vosso amor era terno e repleto de ação mútua. Era um amor forte, nunca abalado pelas provações e dificuldades da vida; era um amor puro, que renunciou às gratificações da carne a fim de realizar o plano salvador de Deus.

A Virgem Maria  vos confiou seu corpo e alma e, assim, permaneceu sempre virgem de comum  acordo convosco. Vosso amor mútuo floresceu, através de vossa virgindade, como um sinal do amor de Deus pelo homem. A solidariedade de Adão e Eva rejeitou a Deus, enquanto vossa união com Maria trouxe o Cristo ao mundo.

São José, ensinai-nos a amar, não de modo egoísta, pensando só em nós mesmos, mas generosamente, com um amor terno, gentil, dedicado a outra pessoa. Sabemos, perfeitamente, que a pessoa que diz amar, quando na realidade só pensa em si mesma, é mentirosa.

Não somos todos chamados à virgindade como Vós. Nossos matrimônios são bons, de acordo com o plano Criador . Ensinai-nos a fidelidade em nosso amor, para que nosso matrimônio seja um testemunho da presença de Deus em nós. Ensinai-nos a respeitar um ao outro para juntos, conseguirmos a salvação.

São José, Vós abristes ao mundo o caminho da salvação na pureza de vosso amor. Concedei-nos acolher com amor o Filho de Deus em nossas vidas e sermos vossas testemunhas em nosso mundo contemporâneo. Amém.

6º DIA – São José, Homem de Oração.
Ao terminar vosso trabalho no fim do dia, ó meu caro São José, Vós procuráveis Maria para, juntos, cuidarem do Menino Jesus, pois, à semelhança das outras crianças, o Filho de Deus necessitava de alguém que o orientasse e guiasse enquanto crescia. De fato, segundo a tradição judaica, era o vosso papel, como chefe de família, ensinar-lhe tanto as lições da vida quanto os ensinamentos da Bíblia, porque assim prescrevem as Escrituras: “Tu repetirás e inculcarás estas palavras a teus filhos.” (Dt.6-7).

Junto com Maria, Vós, portanto, deveis ter falado a Jesus sobre tudo o que Deus fizera por seu povo, bem como lhe haveis ensinado tanto o significado quanto o uso de sinais e gestos sagrados. Em tudo isto Vós pudestes ser um verdadeiro pai para Jesus e, assim, com a colaboração de Maria fostes competente, ao cumprir a responsabilidade de formar a sua alma humana.

Com certeza, juntamente com vossa família, Vós recitastes a grande oração do Deuteronômio: “ Ouve, ó Israel, o Senhor teu Deus é o único Deus. Por isso, tu amarás o Senhor teu deus de todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda as tuas forças. “Sem dúvida , Vós haveis pronunciado estas maravilhosas palavras lentamente, para que Maria tivesse tempo de poder ajudar vosso filho a repeti-las.

Familiarizado com a palavra divina, vós deveis, também, ter rezado nos momentos de alegria e de mágoa, especialmente quando éreis incapaz de compreender tudo  que estava acontecendo ao vosso redor. Por isso, ó doce São José, ensinai-nos como devemos rezar e como devemos valorizar os momentos em que, sozinhos, com nossas famílias ou com toda a comunidade cristã, convidamos a Deus para que faça parte de nossa vida de todos os dias. Amém.

7º DIA – São José, modelo justo.
Ajudai-nos, ó São José, a sermos justos. Vós sabeis que, para sermos um homem completo, nossos corações e mentes devem estar abertos ao nosso Criador. Vosso filho não nos pede uma falsa piedade, mas um  coração sintonizado com a vontade de Deus. Àqueles  que se contentavam com uma oração ritual e formal, ele disse: “ Não aqueles que dizem Senhor!, Senhor!, que entrarão no reino dos céus, mas os que fazem a vontade de meu Pai. “O mais importante é viver todos os dias na presença de Deus”.

À primeira vista, nossa vida pode nos parecer ter sido bem banal. Eram as mesmas coisas a serem feitas todos os dias; os mesmos encargos e obrigações a serem cumpridos. Porém, vós os realizastes com tal alegria e fidelidade que, aos olhos de Deus, fostes digno de ser o pai nutrício de Jesus.

Em vossa família partilhastes com Jesus e Maria trabalho, sofrimento e amor; com humildade cumpriste a missão que vos foi confiada pelo amor de nosso Deus.

São José, ensinai-nos a ser justos. Como Vós, nós queremos viver uma vida de fidelidade a nosso Criador. Ajudai-nos a compreender que amar é partilhar. Ensinai-nos a fazer a vontade de nosso Pai que nos ama tanto. Amém.

8º DIA – São José, Operário modelo.
Quando Deus criou o mundo, segundo os planos do Criador, o trabalho deveria ser algo agradável e realizador. Mas, depois que o homem se afastou de Deus, o trabalho tornou-se fonte de dificuldades e sofrimentos. São José, Vós vos submeteste a lei do trabalho porque compreendeste que o trabalho deveria novamente tornar-se bom e enobrecedor, de acordo com o projeto do Criador. Este foi o segredo de vossa vida de operário.

Quando Deus decidiu que seu Filho teria um pai adotivo, Ele escolheu um operário, para mostrar seu apreço pelo trabalho. E Vós não o desapontastes. Pusestes todo vosso coração no cumprimento de vosso labor, que se tornou uma expressão de amor para com o Senhor.

Hoje, nós vos imaginamos facilmente sorrindo, a face bronzeada brilhante de suor, caminhando pela estrada em direção a Nazaré, com uma sacola de ferramentas no ombro. Éreis, então, um carpinteiro e trabalhavas a madeira, cortando, aplainando, serrando e pregando. Fizestes tudo o que os carpinteiros sabem fazer, pois, com efeito, vosso trabalho era semelhante ao de qualquer outro carpinteiro de osso tempo, só que tudo era feito inteiramente na presença de Deus.

São José, ensinai-nos a amar nosso próprio trabalho, de tal modo que ele se torne para nós fonte de realização e de felicidade. Concedei-nos fazer nosso trabalho com justiça e honestidade, considerando que um trabalho bem feito é uma expressão do amor que temos por nosso Deus. A vosso exemplo, ensinai-nos a acolher com carinho o Filho de Deus, onde quer que estejamos trabalhando. Amém.

9º DIA – São José, Modelo de obediência.
São José, vossa constante obediência a Deus foi uma das mais notáveis características de vossa vida espiritual, porque toda vossa vida foi baseada na fidelidade, confiança e obediência ao Senhor que vos amou.

Bem no início do Evangelho, conta-se que Maria, que vos estava prometida em casamento, ficou grávida. Sendo um homem justo, Vós decidistes abandoná-la secretamente para não prejudicá-la. O Senhor, no entanto, vos pediu que a desposasse como a uma esposa fiel e, Vós, em atenção a esta primeira intervenção de Deus, penetrastes plenamente com Ele, nos sempre misteriosos caminhos da Encarnação.

Apenas uns meses mais tarde, o Imperador Romano ordenou que um recenseamento fosse feito em todo seu Império. Com firme confiança na Providência Divina Vós aceitastes esta segunda provação. Assim, vos pusestes a caminho de Nazaré para Belém, a cidade de Davi, onde nasceu o filho de Deus.

Após a visita dos Magos, novamente o Senhor vos ordenou: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até o tempo que eu te disser.” Sem hesitar um só momento, despertastes vossa família e, naquela mesma noite, iniciaste viagem para o Egito e lá permanecestes todo o tempo que a Deus aprouve.

Numerosos anos se passaram até a morte do Rei Herodes, mas, finalmente, o Senhor ordenou uma vez mais: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe volta para a terra de Israel.” E, então, com admirável fidelidade, Vós vos levantastes, tomastes o menino e sua mãe e voltastes para viver na aldeia de Nazaré.

Embora o Evangelho seja muito parcimonioso sobre como aconteceram estas intervenções, a cada momento ele diz que Deus enviava o Anjo para vos comunicar a sua vontade. Estes exemplos bastam para nos fazer compreender como obedecestes completamente a estes mensageiros.

Porém, como Vós bem sabeis, o Senhor nos fala também em nossas vidas; isto Ele o faz pelos acontecimentos que se sucedem a nosso redor, no silencio da oração, nos ensinamentos da Igreja. Ajudai-nos, ó glorioso  São José, a discernir a voz de Deus no meio de todas as distrações do nosso mundo.

Amém.

ORAÇÃO À FAMÍLIA SAGRADA, PELA FAMÍLIA
Ó Deus, somos uma família e nos dirigimos a Vós, ó Senhor, que sois a verdadeira Família no céu e quisestes também na terra colocar uma Família Santa,  em Nazaré: JESUS, MARIA e JOSÉ
Com isto queríeis que a nossa Comunidade e as vossas famílias fossem parecidas com estes modelos. Por isso, nós Vos pedimos, Senhor:
– Que os nossos PAIS, realizem a paternidade, a autoridade, a responsabilidade, a dedicação que São José exerceu na Sagrada Família de Nazaré.
– Que as nossas MÃES, como Maria, tenham a mesma fé, o mesmo amor fiel, o mesmo carinho e o mesmo heroísmo em relação aos maridos e aos filhos recebidos por Deus.
– Que as nossas Crianças e Jovens se inspirem em Jesus, para crescerem como Ele crescia: em idade, sabedoria e Graça.
– Que na família achem o primeiro lugar de encontro convosco e com o mundo, onde são chamados a viver, a primeira escola de virtudes e a primeira Igreja.

Amém.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ - 1
Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos, Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável!

Ó pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vo-lo pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José do perpétuo socorro, rogai por nós que recorremos a Vós.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ - 2
Ó glorioso São José, que Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo Puríssimo da Virgem Maria e chefe da Sagrada Família e que o Sumo Pontífice declarou padroeiro e protetor da Igreja fundada por Jesus, nós recorremos a vós, neste momento, e imploramos, com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante.

Protegei, especialmente, com o vosso amor verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os bispos e sacerdotes unidos à Santa Sé de Pedro.

Defendei os que trabalham pelas almas entre as angústias e tribulações desta vida e fazei que, todos os povos da terra, se sujeitem, docilmente, à Igreja que é o meio de salvação necessário para todos.

Dignai-vos, também, querido São José, aceitar a consagração que vos fazemos. Sejais sempre o nosso Pai, o nosso protetor e o nosso guia no caminho da salvação.

Alcançai-nos um amor ardente à vida interior e uma grande pureza de coração.

Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as nossas obras sejam dirigidas para maior glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus e com o Coração Imaculado de Maria e convosco.

Rogai por nós, para que possamos participar da paz e da alegria que gozastes na vossa santa morte.

São José, verdadeiro Esposo de Maria SSma., e Pai adotivo de Jesus, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ - 3
São José, esposo abnegado de Maria, terno pai nutrício do Menino Jesus, protetor e amparo da Sagrada Família, por vossa intercessão junto a Jesus e Maria, atendei-me, no que tão ardentemente, peço para mim e para os meus.

Coloco-me, inteiramente, debaixo de vossa poderosa proteção, ao lado de Jesus e Maria que sob a vossa proteção, fugiram em segurança e voltaram a salvo.

SÃO JOSÉ, se houver em minha conduta algo que desagrada a Jesus ou a sua Mãe, ajudai-me a tirá-lo, pois, quero ser santo como vós e Jesus e Maria são Santos, quero morar com eles debaixo do mesmo teto e não quero conservar nada que os possa contrariar.

Ó SÃO JOSÉ, pedi luz para meu espírito, luz para os meus olhos, coragem para meu coração, maior temor do pecado.

Ó SÃO JOSÉ, peço-vos a paz no meio de tantos que se odeiam e se perseguem uns aos outros: paz nos corações, paz nos lares, paz em todos os países.

Ó SÃO JOSÉ, fazei com que o mundo se torne de novo uma só família santa, onde o leão sedento de sangue e o manso cordeiro encontrem igualmente sossego.

Sim, reconheço que sou pecador, muito pecador, e não mereço levantar os olhos para vós.

Misericórdia, rogai a Jesus, misericórdia para mim e pedi a Maria, sua poderosa intercessão.

Receio morrer e comparecer diante do tribunal de Deus, se vós, São José, e vós Maria, não fordes meus advogados. Tenho, porém, confiança, ó grande Santo, de que o vosso auxílio e o de Maria, não me faltarão.

SÃO JOSÉ, embora no derradeiro momento não possa eu falar, intercedei por mim. É necessário, senão nunca poderei salvar-me.

SÃO JOSÉ, olhai por todos que confiam em vós. Sabeis o que desejo para mim e para os meus. Como Santa Tereza, confio que as minhas orações não serão em vão, mas que serão ouvidas e levadas até os pés de Jesus e de Maria.

Se, porém, for da vontade de Deus, que não me seja tirado o meu sofrimento, mas que fique, pedi, então, para mim, a força para que eu não sucumba debaixo de minha cruz.

SÃO JOSÉ, ouvi-me. Estou diante da porta da Sagrada Família. Não quero afastar-me sem que me tenhais ouvido.

SÃO JOSÉ, ajudai-me no sofrer, ajudai-me no suportar, ajudai-me a me salvar. AMÉM.

São José, Consolação dos aflitos, rogai por nós.

São José, Esperança dos enfermos, rogai por nós.

São José, Patrono dos Moribundos, rogai por nós.

Constitui-o, Senhor de sua casa e príncipe de todas as suas possessões.

Oremos:
Ó Deus que por uma inefável providência, vos dignastes de escolher a SÃO JOSÉ para esposo de vossa Mãe Santíssima, fazei, vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no céu aquele a quem veneramos como protetor na terra. Vós que viveis e reinais por todos os séculos.

AMÉM.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ DA MONTANHA

Para ser recitada durante trinta dias seguidos em louvor aos trinta anos que José viveu com Jesus e Maria.
Para qualquer favor que se deseja alcançar

Sejais sempre, bendito e glorioso São José, amável e indulgente pai e amigo compassivo de todos os que sofrem!

Por aquele grande PESAR com que teu coração foi traspassado quando consideraste os sofrimentos do Salvador Menino, e em profética visão contemplaste sua mais ignominiosa Paixão e Morte, suplico, tenhas piedade de minha pobreza e necessidade: aconselha-me em minhas dúvidas e consola-me em todas as minhas ansiedades.

Tu és o bom pai e protetor dos órfãos, o advogado dos indefesos e o amparo dos que estão sem consolo nas necessidades. Não desatendas, pois, a súplica de teu devoto; meus PECADOS têm atraído sobre mim a justa indignação de Deus e por isso estou rodeado de aflições. A ti, amoroso protetor da pobre e desprezada família de Nazaré, a ti recorro, em demanda de amparo e proteção.

Ouve-me, pois, atende, com a solicitude de um pai, a ardente súplica de um filho, e concede-me o objeto de meu desejo.

Peço-te, pela infinita misericórdia do Eterno Filho de Deus que o induziu a tomar nossa natureza e nascer neste vale de lágrimas.

Peço-te, por aquela dor e aflição, que inundou teu coração, quando, ignorado o mistério operado em tua imaculada Esposa, resolveste separar-te dela.

Peço-te, pelo cansaço, solicitude e sofrimento que padeceste quando buscavas, em vão, um lugar em Belém para que desse à luz à Santa Virgem, e, não o achando, te viste na necessidade de buscar um estábulo, onde nascesse o Redentor do mundo.

Peço-te, por aquela dor que tiveste ao presenciares o doloroso derramamento do precioso sangue na Circuncisão.

Peço-te, pela doçura e poder do sagrado nome de Jesus, que impuseste ao adorado menino.

Peço-te, pela mortal angústia que experimentaste, quando ouviste a profecia do Santo Simeão, que declarava que o Menino Jesus e sua Santíssima Mãe seriam as futuras vítimas de seu grande amor por nós, pecadores.

Peço-te, pela dor e aflição que inundou tua alma, ante a declaração do anjo, de que seus inimigos procuravam o Menino Jesus para matá-lo, e que te obrigou a fugir para o Egito com Ele e sua Mãe Santíssima.

Peço-te, por todas as penas, fadigas e trabalhos que padeceste nessa tão longa e penosa viagem.

Peço-te, por todas as dores que sofreste no Egito, quando, em algumas ocasiões, apesar de teu trabalho, não tinhas alimento para dar à tua pobre família.

Peço-te por todos os cuidados em preservar ao Divino Menino e à sua Imaculada Mãe, durante a segunda viagem, quando recebeste a ordem de voltar ao teu país natal.

Peço-te, pela vida tão pacífica que tiveste em Nazaré, cheia de tantas alegrias e dores.

Peço-te, por tua extrema aflição em estar três dias privado da companhia do Menino adorado.

Peço-te, pela alegria que tiveste, quando o achaste, no templo, e pela inexplicável consolação que sentias na casinha de Nazaré, vivendo com o Divino Menino.

Peço-te, pelo heróico sacrifício de tua vontade, pelo qual ofereceste ao Eterno Pai, o último e terrível instante em que o Deus-Homem ia expiar por nossa salvação.

Peço-te, pelo perfeito amor e conformidade com que recebeste a divina ordem de partir deste mundo e da companhia de Jesus e Maria.

Pelo-te, pela grandíssima alegria que inundou tua alma, quando o Redentor do mundo, triunfando da morte e do inferno, entrou na possessão do seu reino, conduzindo-te também à glória com honras especiais.

Peço-te, pela gloriosa Assunção de Maria Santíssima e por aquela infinita bem-aventurança de que participa na presença de Deus.

Ó amabilíssimo Pai! Suplico-te, por todos os sofrimentos, aflições e alegrias que passaste neste mundo, que me ouças e me obtenhas o favor de minhas súplicas (aqui se pede o favor que se deseja alcançar por intermédio do Santo). Suplico-te, ainda, em favor de todos aqueles que se encomendam às minhas orações, para que lhes concedas o que mais lhe convier, segundo os desígnios de Deus.

Finalmente, meu amado Protetor e Pai São José, sede-nos propício nos últimos instantes de nossa vida, para que possamos cantar, eternamente, os louvores de Jesus, Maria e José.

Oração a São José da Montanha, tradução do livro “Quem é São José” do Bispo de Salford (Inglaterra).

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PARA OS OPERÁRIOS (1º DE MAIO)
Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtende-me a graça de trabalhar com espírito de penitência para expiar meus numerosos pecados; de trabalhar com consciência, pondo o culto do dever acima das minhas inclinações; de trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolver, pelo trabalho, os dons recebidos de Deus; de trabalhar com ordem, paz, moderação e paciência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar, sobretudo, com pureza de intenção e com desapego de mim mesmo, tendo sempre diante dos olhos a morte e a conta que deverei dar do tempo perdido, dos talentos inutilizados, do bem omitido e da vã complacência nos sucessos, tão funesta à obra de Deus.
Tudo para Jesus, tudo para Maria, tudo à vossa imitação, ó Patriarca São José. Tal será minha divisa na vida e na morte. Assim seja.
ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PARA PARA PEDIR A GRAÇA DA BOA MORTE
São José, que morrestes nos braços de Jesus e Maria, meu amável protetor, socorrei-me em todas as necessidades e perigos da vida, mas, principalmente, na hora suprema, vindo suavizar minhas dores, enxugar minhas lágrimas, fechar suavemente meus olhos, enquanto pronunciar os dulcíssimos nomes: Jesus, Maria, José, salvai a minha alma.

Amém.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PEDINDO PARA EVITAR O PECADO
Glorioso São José, eu desejaria nesta hora, uma parte da enorme dor que experimentastes quando perdestes o amabilíssimo Jesus no Templo. Quão grande pena sentistes em vosso coração!

Eu me envergonho e me confundo de não experimentar nenhum desgosto, depois de ter perdido a divina graça, tantas vezes, por meus pecados. Ó São José, alcançai-me uma dor verdadeira e perfeita das minhas culpas.

Obtende-me fervor para fazer um firme propósito de não mais ofender a Deus. Arrependo-me de ter ofendido a Deus, tão bom e digno de ser amado e resolvo nunca mais ofendê-lo.

Confio também que por vosso poderoso Patrocínio os agonizantes se arrependerão dos seus pecados, Confessa-los-ão todos com viva dor e, assim purificados e reconciliados com Deus, terão direito às alegrias do céu.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PEDINDO UMA GRAÇA
Socorrei-nos com a vossa santa proteção, e na vossa misericórdia e poder, alcançai-nos do Senhor aquilo que nos é necessário e especialmente, a graça que necessitamos…

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PELA FAMÍLIA
Ó São José, guarda amorosíssimo de Jesus e Maria, concedei-nos o socorro de vossa proteção, em todas as nossas necessidades, espirituais e temporais, a fim de que possamos, com a bem-aventurada Virgem Maria e convosco, louvar e bendizer, eternamente, a Jesus Cristo, nosso Divino Redentor. Amém.

Ó glorioso Patriarca São José, que tiveste o sublime encargo de chefe da Santa Família, valei-me com a vossa proteção e apresentai a Jesus, pelas mãos de Maria, a minha família para que Ele a abençoe e livre de todo o mal.

Amém.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ PELA IGREJA
A Vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança, solicitamos também o vosso Patrocínio.

Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada. Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tiveste ao Menino Jesus, ardentemente, vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus Cristo conquistou com o seu sangue e nos socorrais, em nossas necessidades, com vosso auxílio e poder. Protegei, ó guarda previdente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo.

Afastai, para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas e, assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim, também, defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós cm vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e alcançar, no céu, a eterna bem-aventurança.

Amém.

1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e 1 Glória pelo S. Padre o Papa.

Obs.: Indulgência: 7 anos no mês de outubro, após o rosário.

ORAÇÃO A SÃO JOSÉ, PROTETOR DA IGREJA
Ó glorioso São José, a quem Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo puríssimo da Virgem Maria e Chefe da Sagrada Família, e que o Sumo Pontífice declarou Protetor da Igreja, fundada por Jesus, recorro a vós neste momento e imploro, com a maior confiança, vosso poderoso auxílio para toda a Igreja militante.

Protegei toda especialmente, com vosso amor, verdadeiramente paternal, o Vigário de Cristo e todos os Bispos e Sacerdotes, unidos à Santa Sé de Pedro.

Defendei os que trabalham pelas almas, entre as angústias e tribulação desta vida, e fazei que todos os povos da terra se sujeitem, docilmente, à Igreja, que é o meio de salvação para todos.

Amém.

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO A SÃO JOSÉ
Depois de haver detestado minhas culpas no tribunal, eu recorro a Vós, ó São José, a fim de que agradeçais por mim ao Senhor. Peço, particularmente, vosso auxílio, para que se avive, em meu coração, o grande fervor do espírito, com que guardastes o Menino Jesus e a sua Santa Mãe. Não deixeis de guardar minha alma limpa, isenta de toda e qualquer mancha.

Lembrai-vos, também, dos que sofrem no leito da agonia entre o crepúsculo da vida e a aurora da eternidade. A eles, também, guardai, a eles também amparai, fazendo que se despojem de seus pecados, para que no céu, possam agradecer mais este benefício do vosso poderoso patrocínio.

Jesus, Maria, José, aceitai meu coração agradecido e contrito e amparai-o para fazer uma santa e frutuosa Comunhão.

ORAÇÃO DE SÃO CLEMENTE A SÃO JOSÉ
São José, ó meu terno pai, ponho-me para sempre sob a vossa proteção; considerai-me como vosso filho e preservai-me de todo o pecado. Lanço-me nos vossos braços para que me acompanheis no caminho da virtude, e me assistais na hora da minha morte.
ORAÇÃO DOS SACERDOTES A SÃO JOSÉ
Ó Deus vós nos destes um sacerdócio régio. Como São José, concedestes poder tocar com as próprias mãos, respeitosamente, o vosso Filho Unigênito, nascido da Virgem Maria, concedei-nos, vo-lo pedimos, poder servir, também, nós aos vossos altares na pureza do coração e na candura do procedimento, para recebermos sempre, dignamente, o santíssimo corpo e o preciosismo sangue do vosso Filho, e assim, chegarmos à recompensa eterna na vida futura! Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

ORAÇÃO EM COMUNIDADE (MARÇO: MÊS DE SÃO JOSÉ)
Leitor: Glorioso Pai, São José, chego-me a vós, de coração vos venero como Esposo fidelíssimo da Mãe de Deus, chefe da família mais santa que viveu neste mundo, como Pai nutrício de Jesus Cristo, fiel administrador dos bens da Santíssima Trindade.

TODOS: Em vossa pessoa venero a escolha que Deus Pai fez de vós, concedendo-vos participar de sua autoridade sobre seu unigênito e eterno Filho. Adoro a escolha do Filho de Deus que quis obedecer a vós e receber do trabalho de vossas mãos o seu sustento. Adoro a escolha do Espírito Santo que vos confiou sua Esposa caríssima e vos deu a ela por seu consorte e protetor.

LEITOR: Bendito sois, porque vos foi dado carregar em vossos braços o Menino Jesus, aconchegá-lo ao vosso peito, abraçá-lo, cobri-lo de lágrimas e satisfação.

TODOS: Penetrado de respeito e amor, à vista de vossa grandeza e santidade, eu vos dedico e consagro meu coração. Impetrai-me um amor de Deus, sincero, perseverante e todas as graças de que necessito para a salvação eterna.

LEITOR: Alcançai-me uma fé viva, uma dedicação sincera a Deus, fidelidade, justiça e zelo em minha profissão, resignação humilde à santa vontade de Deus, em todas as circunstâncias desta vida terrena.

TODOS: De modo todo especial, dai-me provas de vossa amizade na hora de minha morte. Vinde, então, com Jesus e Maria em meu auxílio, a fim de que me toque a dita inefável de louvor e exaltar convosco, no céu, o Deus uno e trino, por toda a eternidade.

LEITOR: Glorioso Patriarca, São José, chefe e protetor da mais santa das famílias, acolhei esta família que prostrada de joelhos a vossos pés, se recomenda à vossa proteção.

TODOS: Escolhemo-vos por nosso pai, amparo e guia. Sob vossa especial proteção colocamos nosso corpo e nossa alma, nossos bens, nossa vida e saúde, sobretudo na hora de nossa morte.

LEITOR: Aceitai-nos por vossos filhos, e os nossos bens por propriedade vossa. Livrai-nos de todos os perigos, de todas as ciladas e armadilhas dos nossos inimigos visíveis e invisíveis. Assisti-nos sempre e em todas as angústias. Consolai-nos nas aflições, mormente na hora de deixarmos este mundo.

TODOS: Dizei uma única palavra ao nosso Salvador, a quem carregastes como criança em vossos braços, e, também, à gloriosa Virgem, cujo esposo vós fostes, e obtereis todas as graças que nos hão de ser úteis para nosso bem-estar nesta vida e na outra. Incluí-nos entre vossas famílias prediletas, que nos esforçaremos por ser dignos de vossa especial proteção, por meio de uma vida, realmente, cristã.

Amém.

ORAÇÃO EM COMUNIDADE (EM HONRA A SÃO JOSÉ)
LEITOR: Saúdo-vos, varão, conforme o coração de Deus, São José. Deus vos achou justo na terra e vos escolheu para esposo da Santíssima Virgem e pai adotivo de Seu amado Filho.

TODOS: Confiou a vós o cuidado das pessoas mais santas e queridas do mundo. Enviou a vós o seu anjo para vos revelar os admiráveis mistérios da Encarnação de seu Unigênito e os insondáveis caminhos de seus desígnios divinos.

LEITOR: Recebestes de Deus inúmeras graças, sentistes muitas alegrias no convívio das mais santas pessoas e por dilatados anos, vivestes com elas alegres no trabalho; paciente e submisso a Deus na provação.

TODOS: São José, seguistes com a máxima exatidão e docilidade todo aceno de Deus, submetendo-vos com inteira confiança à sua paternal Providência. E Deus dirigiu de tal forma a vossa vida, que sempre lhe adorastes a amorosa solicitude.

LEITOR: Deus também velará por mim, se, a vosso exemplo, viver de acordo com a sua vontade santíssima, só a ele ter em vista, só a ele procurar, tender só a seu Reino e só querer sua paz.

TODOS: São José, quero pensar em vós, quando se me tornar penoso ser fiel à virtude e a meu dever. Quero seguir-vos e confiar no auxílio divino, a fim de que, como vós, abençoado por Jesus e amparado por Maria, tenha a morte do justo.

LEITOR: Sois agora glorificado com Jesus e Maria nas alegrias do céu e poderoso por vossa intercessão, junto ao trono de vosso divino Filho. São José, pai nutrício de Jesus, olhai por mim com aquela fiel solicitude com que cuidastes de Jesus e amparastes Maria, a fim de que, siga firme o caminho do meu destino eterno e feliz.

TODOS: Alcançai-me fé viva, fiel dedicação a Deus, justiça e piedade autêntica, confiança em Deus e resignação nas provações da vida. Na hora da morte, porém, vinde com Jesus e Maria em meu socorro, para que vá participar da redenção definitiva dos filhos de Deus e em vossa companhia, com Maria e todos os Santos, louve, eternamente, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém.

Encomendação a São José
LEITOR: Esposo virginal da Mãe Santíssima de Deus e fiel Pai nutrício de Jesus Cristo, glorioso São José, eis-me aqui para vos dizer de meu amor filial e de minha gratidão.

TODOS: Uni-me ao puríssimo e santíssimo amor que Jesus e Maria vos devotaram e aos de todos os Anjos e Santos que, no céu, sempre vos dedicam.

LEITOR: Amável São José, sede sempre meu padroeiro e intercessor junto a Deus. Pelos merecimentos de Jesus e Maria e pelos vossos próprios méritos, obtende-me do Espírito Santo perdão de todos os pecados e remissão de todas as penas a eles devidas, e, tal pureza e inocência, como eu as possuía após o batismo. Alcançai-me as virtudes necessárias, sobretudo fé viva, firme e profundo amor.

TODOS: Assisti-me em todas as necessidades do corpo e da alma, em especial no transe de minha morte. Vinde em meu socorro, então, com Jesus e Maria, para que me despeça desta vida, nos vossos braços e sob a vossa proteção.

LEITOR: São José, protetor da santa Igreja, eu vo-la recomendo e também o Santo Padre, os bispos, sacerdotes e religiosos, os governos e seus assessores, os doentes e moribundos, os necessitados e pobres, os aflitos e abandonados, os pecadores, os pagãos e hereges.

TODOS: Piedade, também, São José, das almas do Purgatório, sobretudo, de nossos parentes e bem assim, dos sacerdotes e religiosos. Obtende-lhes a remissão das penas de seus pecados, a fim de que, convosco e todos os Santos e Anjos, louvem, eternamente, a Santíssima Trindade no céu.

Amém.

ORAÇÃO PARA A ESCOLHA DO ESTADO DE VIDA
Glorioso São José, que tão dócil fostes à voz do Espírito Santo, alcançai-nos, benignamente, a graça de conhecer que estado de vida, Deus em sua infinita sabedoria e bondade, me destinou. Não permitais que me engane nesta importante escolha, da qual depende toda a minha eterna salvação. Fazei, pois, glorioso protetor das almas, que, esclarecido a respeito da vontade divina e fiel em segui-la, encontre no caminho que o Senhor me tem destinado com infinito amor, a bem-aventurança eterna. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR A GRAÇA DA SANTIFICAÇÃO
Glorioso São José, conjuro-vos, pelo coração paternal que Deus vos deu para com seu Filho, e pelo coração de filho que Jesus teve para convosco, tomai cuidado da santificação de minha alma. Sede, vós mesmo, meu diretor, meu guia, meu pai e meu modelo.

Fazei-me humilde, enchei-me do espírito de oração, dai-me o mais generoso amor para com Jesus e Maria, a fim de que, imitando vossas virtudes, chegue à felicidade dos eleitos.

(100 dias de indulgências. Uma vez ao dia)

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR A VIRTUDE DA PUREZA
Glorioso São José, Pai e Protetor das virgens, guarda fiel, a quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e  Maria a Virgem das Virgens!

Eu vos peço e vos rogo por Jesus e Maria, esse dúplice depósito que vos foi feito tão querido, que me livreis de toda a mancha e que com a alma incontaminada, o coração puro e o corpo casto, sirva constantemente a Jesus e Maria.

ORAÇÃO PARA ALCANÇAR UM SANTO CASAMENTO
Meu bom São José, já que os bons casamentos se fazem no céu, eu vos peço, humildemente, pela felicidade que tivestes ao ser designado para esposo da Santíssima Virgem Maria, me ajudeis a encontrar um santo marido (ou uma santa esposa), com quem eu possa amar e servir a Deus e obter, assim, a sua Celestial Bênção sobre a minha família.

Amém.

ORAÇÃO PARA O DIA DE FESTA DE SÃO JOSÉ (19 DE MARÇO)
Ó benigníssimo protetor São José, vós que fostes escolhido por Deus para esposo da mais pura das Virgens e para defensor e guarda de seu virginal candor; vós que tiveste a honra incomparável de trazer nos braços e de proteger como pai o próprio Filho de Deus, o Senhor do Universo, vós que tão felizmente consumastes a mortal carreira, expirando nos braços de Jesus e de Maria; sede-me propício e ouvi meus rogos.

Alcançai-me de vosso Jesus, que eu também O ame, como o amaste; que seja Ele o único objeto de meus pensamentos, como foi dos vossos; que constante em seus propósitos, passe em seu santo serviço todos os dias de minha vida, como empregastes todos os vossos em sua cuidadosa guarda.

Alcançai-me, finalmente, que chegando minha última hora, assistida por vós, Jesus e Maria, com vossos santíssimos nomes na boca, exale o espírito. Assim seja.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

ORAÇÃO PARA PEDIR A SÃO JOSÉ UM NEGÓCIO IMPORTANTE
Glorioso São José, cheio de confiança em vosso poder e bondade, suplico-vos que tomeis sob a vossa proteção o negócio que vos recomendo, se o feliz resultado for para glória de Deus e salvação de minha alma.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória

ORAÇÃO PEDINDO A PUREZA
(Os sacerdotes rezam, a São José na hora da ação de graças, depois da Santa Missa, e que se recomenda a todos os fiéis.)

Glorioso São José, pai e protetor das virgens, guarda fiel a quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e Maria, a Virgem das Virgens; eu vos peço e rogo, por Jesus e Maria, esse dúplice depósito, para que façais que eu, livre de toda mancha, com a alma não contaminada, o coração puro e o corpo casto, sirva inocente a Jesus e Maria. Amém.

(Indulgência de três anos).

(Indulgência de sete anos, todos os dias do mês de março e todas as quartas-feiras do ano).

(Indulgência plenária com as condições de costume, se for repetida durante o mês inteiro – Enchiridion Indulgentiarum).

ORAÇÃO PEDINDO A SAÚDE PARA UM DOENTE
Onipotente e poderosíssimo Senhor, que sois a saúde eterna para todos os que crêem em Vós e de coração vos amam; escutai pelos méritos de São José, pai adotivo de vosso filho Jesus, as orações que vos dirigimos por este doente.

Pelo cuidado e diligência com que o Santo Esposo de Maria, tratou da saúde e vida de Jesus, Vos pedimos que aparteis deste doente a doença que o aflige, e fazei que os remédios que se lhe aplicam, produzam com eficácia o efeito desejado. Bem conhecemos que todos os recursos da ciência e todos os remédios humanos nada podem sem Vós, pois, pomos nossa confiança e não seremos confundidos.

Consolai, ó bom Jesus, este pobre doente que tanto sofre assim como outrora Vos consolou o glorioso São José, para que livre da doença que o atormenta, louve vossa misericórdia, eternamente.

(Extraída do “Devoto Josefino”)

ORAÇÃO PELA CONVERSÃO DE UM PECADOR
Ó justo e glorioso São José, recomendo-vos incessantemente, a salvação da alma de (…), que Jesus resgatou à custa de seu precioso Sangue.

Sabeis, quanto são infelizes aqueles que, tendo banido de seu coração o divino Salvador, ficam expostos a perdê-lo por toda a Não permitais, pois, que esta alma, que me é tão querida, fique por muito tempo separada de Jesus.

Fazei-lhe conhecer os perigos, que a ameaçam.

Falai, fortemente, a seu coração.

Reconduzi este filho pródigo ao seio do melhor dos pais, e não o deixeis, sem lhe terdes aberto as portas do céu, onde Vos bendirá, eternamente, pela felicidade de vos ter procurado.

Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

ORAÇÃO PELA FAMÍLIA
Grande Santo, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede vós, vo-lo pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morremos no amor de Jesus e Maria.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

ORAÇÃO PELOS AGONIZANTES
São José, Pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro esposo da Virgem Maria, rogai por nós e pelos agonizantes deste dia (desta noite).

V: São José, padroeiro dos agonizantes.
R: Rogai por nós.

ORAÇÃO DE SANTO AFONSO A SÃO JOSÉ
– Santo Patriarca, pela pena que padeceste, vendo o Verbo divino nascido num estábulo, em tão grande pobreza, sem fogo, sem vestidos, chorando de frio, vos peço, me obtenhais verdadeira dor dos meus pecados que foram causa das lágrimas de meu Jesus. Pela consolação que depois tivestes, ao contemplar o Menino Jesus no presépio, tão belo e atraente, que o vosso coração começou, desde então, a arder em amor mais vivo para com um Deus tão amável, obtende-me a graça de amá-lo, também, com um grande amor na terra, a fim de poder possuí-lo, um dia no céu.

– Santo protetor meu, pela vossa pronta e contínua obediência à vontade de Deus, alcançai-me do vosso Jesus a graça de obedecer aos seus divinos preceitos. Alcançai-me que, na viagem que faço para a eternidade, no meio de tantos inimigos, não perca jamais a companhia de Jesus e Maria até ao meu último suspiro. Nesta companhia, todas as penas da vida e a própria morte me serão doces e preciosas.

– Ó grande Santo, pelo merecimento da angústia que padecestes, quando perdestes a Jesus no templo, obtende-me, para mim, lágrimas com que choro, incessantemente, as injúrias que fiz ao meu divino Senhor. Pela alegria que tivestes, encontrando-o no templo, rogo-vos, me alcanceis a felicidade de achá-lo também, fazendo-o entrar em minha alma, pela sua graça, e de não perdê-lo nunca mais.

– Ó santo Patriarca, pelas lágrimas que derramastes, contemplando antecipadamente a Paixão de vosso Jesus, alcançai-me contínua e terna memória dos tormentos do meu Redentor. Pelas santas chamas de amor, que estes pensamentos e colóquios acendiam no vosso coração, obtende-me uma centelha dele, para a minha alma, que, pelos seus pecados, tanto contribuiu para as dores de Jesus.

– Alegro-me com a vossa felicidade e glória, ó meu santo Patriarca, pois fostes considerado digno de governar como Pai a Jesus e de vos fazer obedecer por Aquele a quem o céu, e a terra obedecem. Visto como, ó grande Santo, um Deus vos quis servir, quero, também eu, por-me em o número dos vossos servos. Escolho-vos para meu principal advogado e protetor, depois de Maria.

Prometo honrar-vos cada dia, com alguma homenagem especial.

Cada dia quero colocar-me de novo sob o vosso patrocínio. Pela doce companhia de Jesus e Maria, da qual tanto gozastes, durante a vossa vida, protegei-nos, sempre, por todo o decurso da minha. Pela assistência que na vossa morte vos prestaram Jesus e Maria, protegei-me especialmente na minha última hora. Fazei que, morrendo assistido por vós, por Jesus e Maria, vá agradecer-vos no paraíso e possa em vossa companhia louvar e amar a Deus por séculos eternos. Assim seja.

PRECE PELOS MORIBUNDOS
Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, escolhido por vós para ser o Vosso representante na terra, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Eterno Filho, pelo amor que tendes a São José, vosso guarda fidelíssimo, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Eterno Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, zelosíssimo guarda da Santíssima Virgem Maria, vossa amada Esposa, tende misericórdia de nós e dos pobres moribundos.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Jesus, José e Maria, o meu coração vos dou e minha alma.

Jesus, José e Maria, assisti-me na última agonia.

Jesus, José e Maria, expire em paz entre vós a minha alma.

PRIMEIRAS QUARTAS-FEIRAS DEDICADAS A SÃO JOSÉ
A vós querido São José, recorremos, cheios de confiança, solicitando o vosso valioso patrocínio.

Ó querido São José, pelo privilégio incomparável, de Esposo puríssimo da Imaculada Virgem, Mãe de Deus, Pai adotivo de Jesus, de chefe augusto da sagrada família, protegei a grande família de Jesus, a santa Igreja Católica, o santo Padre o Papa!

Conservai e aumentai a pureza de nossa mocidade, a felicidade e dedicação dos esposos, o zelo dos pais na educação religiosa dos filhos! Santificai nossas famílias, na fé e na piedade cristã, na união dos corações e na paz!

Ó querido São José, que com tanto amor e carinho, criastes o nosso Sumo Sacerdote Jesus, despertai numerosas vocações sacerdotais e religiosas! Daí aos escolhidos perseverança na vocação! Purificai e Santificai nossos Sacerdotes! Acendei em seus corações zelo apaixonado, pela glória de Deus e salvação das almas!

Ó querido São José, que tivestes a ventura de morrer nos braços de Jesus e de Maria, socorrei a nós e a todos os pobres moribundos, para que confortados com os santos Sacramentos, possamos, confiantes, entregar nossa alma nas mãos misericordiosas de Jesus, nosso Juiz, mas também nosso Salvador.

Jesus, Maria, José, eu vos dou meu coração e minha alma!

Jesus, Maria, José, assisti-me na última agonia!

Jesus, Maria, José, expire em paz, entre vós, a minha alma.

(Para cada jaculatória: 7 anos de indulgência)

Obs.: A Igreja no seu livro oficial de indulgências, concede indulgências de 5 anos, e indulgência plenária com as condições de costume aos fiéis, que, na primeira quarta-feira do mês, fizerem algum exercício piedoso em honra de São José.

As condições de costume são: Confissão, Comunhão e visita a uma Igreja, rezando pelas intenções do Santo Padre.

ROSÁRIO COM SÃO JOSÉ
Não se esqueça do “Lembrete de Nossa Senhora de Fátima”: “Meditar” o Rosário. O Rosário pode ser rezado perante uma grande platéia: “O Rosário com os Santos”. Pode ser vivenciado no Espírito Santo: “O Rosário no Espírito”. E o Rosário torna-se muito Carinhoso “com José”, o casto esposo de Maria.

Deixe o Espírito Santo, “ENSINAR” os conteúdos internos dos mistérios do Rosário.

Ou, deixe-o “RECORDAR”, alguns pormenores surpreendentes no decorrer do Rosário.

Observe como a Virgem está em meditação, pois “não conhece homem”. Está pensando em seu noivo José.

– Procure adivinhar MISTÉRIOS GOZOSOS

1 – ANUNCIAÇÃO

O SUSTO DA “NOIVA”
O amor puro de Maria por José. Ambos receberam o dom da castidade.

O primeiro aviso da Encarnação do Verbo foi dado à Maria: mas, depois, também, a José. Cada vez, pelo Anjo.

José ficou desnorteado quando viu Maria grávida, mas, um Anjo o acalmou, explicando a sublimidade do mistério.

José estava disposto a deixar Maria, em segredo, mas, um Anjo evitou o primeiro divórcio na história da Salvação.

José assumiu, perante a sociedade, a gravidez de Maria, isto salvou Maria de uma interpretação maldosa.

Seguindo o conselho do Anjo, José aceitou Maria, isto fez estremecer de júbilo o menino Deus no seio de sua Mãe Santíssima.

Deus escolheu, livremente, Maria por sua mãe, … e livremente José por seu pai adotivo. Ambos, no plano de Deus.

Maria perguntou… José perguntou, mas, a certeza foi tanto maior, porque transmitida por um Anjo.

No auge de sua interrogação, Maria pensou em José, quando disse: “Não conheço homem”. Queria dizer que ambos eram puros.

A máxima alegria dum casal é saber que estão no plano de Deus; é o caso exato de Maria e José. O mesmo acontece no sacramento do matrimônio.

Os dois maiores tesouros do mundo são Jesus e Maria, ambos sob os cuidados de José, digno desta missão por parte de Deus. Se penetrarmos os íntimos sentimentos de Maria, neste mistério gozoso da Anunciação, é evidente que José ocupou grande parte, pois houve alusão indireta a ele durante o diálogo com o Anjo Gabriel.

2 – VISITAÇÃO

A SAUDADE DO “ESPOSO”
Observe, como a Virgem está segura, pois José  “a recebeu em sua casa” . Está amando com gratidão a José.

– Procure adivinhar, a alegria da Mãe de Jesus, por ter um companheiro que a protege ,com o grande segredo que leva em seu seio.

Maria caminha em direção das montanhas de Judéia; José continua o seu trabalho em Nazaré, providenciando o sustento para mãe e filho.

O mesmo Espírito Santo, que fecundou o seio da Virgem Maria, enche de sublime gozo o coração de José, tornando-o responsável, como pai de Jesus, perante a sociedade humana.

Maria permaneceu três meses em casa de Isabel; é claro que José tinha saudade de sua castíssima esposa.

No seu, “Magnificat”, Maria louvou a humildade, que é sempre exaltada por Deus: José também era humilde, por isso, foi exaltado por Deus, para ser o pai adotivo do Verbo Encarnado.

Maria exclamou: …”todas as gerações me proclamarão bem-aventurada”. José é o responsável por Maria, como esposo e protetor.

Sentindo a proximidade com Jesus, o menino João, estremeceu, no seio de sua mãe Isabel. José é chamado a viver na intimidade de Maria e Jesus, longos anos de sua vida, dia por dia.

Na sua ausência de Nazaré, Maria terá pensado, cada dia em seu esposo distante, na Galiléia. José terá pensado também,cada dia, em sua esposa distante, nas montanhas da Judéia.

Maria, certamente, vive admirando a profunda fé de seu esposo, que seguiu o conselho do Anjo, “aceitando em sua casa”; José sente um grande respeito pela pureza de sua esposa, que foi escolhida para ser a Virgem Mãe do eterno Deus feito Homem.

Maria é chamada bendita entre todas. as mulheres por parte de sua prima Isabel. José é bendito entre todos os homens, por ser o protetor escolhido de Maria e Jesus.

Maria leva, por ora, Jesus, em seu seio virginal, mais tarde, José sustentará esposa e Filho em sua casinha operária de Nazaré.

– Se penetrarmos os sentimentos de ternura de Maria para com José, compreenderemos melhor o sublime gesto de José em aceitá-la em sua casa… grávida. Amor e compreensão se completam!

3 – NASCIMENTO

A FELICIDADE DO “CASAL”
Observe a expectativa no rosto de Maria e José, ambos esperando o nascimento divino.

– Procure adivinhar a sintonia dos dois corações: de José e Maria. Felizes em torno do filho, prestes a nascer.

Ao nascer, Jesus une ainda mais José e Maria, e José já sente a sua responsabilidade de chefe de família.

Nos albergues da cidade o casal não foi aceito, “não havia lugar para eles”, apesar de estarem na gruta de Belém, José dá total segurança à sua esposa e ao filho recém-nascido.

Os anjos cantam …, amigos, conhecidos de Maria e conselheiros seguros de José, e servos dóceis do Menino recém-nascido.

Os pastores acorrem e vêm a Sagrada Família, certamente, os impressionou José, pobre como eles, mas, muito feliz.

Herodes trama uma perseguição sanguinolenta contra o menino misterioso, mas, aí está o valente defensor, José, que há de fugir para o Egito com a esposa e o Filho.

As profecias mostraram, desde séculos, Belém como berço do Messias a nascer, e José teve que procurar esta cidade, por ser de descendência de Davi.

Momentos inesquecíveis,José toma, pela primeira vez, o Menino Jesus no seu colo, sentindo crescer, dentro de si, a responsabilidade paterna.

Aos poucos a criança sentirá, em torno de si, duas belas realidades, o calor da mãe e a segurança do pai.

Os Magos adoram o Menino Jesus no presépio, Maria e José também o adoram. Ambos conseguem descobrir a sublime realidade, através da aparência duma criança inerme.

Espetáculo sublime ver Maria e José se entreolhando e dizendo: “eis aí nosso filho”. José terá sentido a gratuidade do dom de Deus, em ser perante os homens, o pai do Menino Jesus.

– Se penetrarmos os sentimentos internos de José, neste sublime acontecimento do nascimento de Jesus, compreenderemos a sua disposição de doar todo o conforto à sua esposa e ao divino Infante. Sente-se realizado como pai!

4 – APRESENTAÇÃO

AS “POMBAS” DE JOSÉ
Observe como José e Maria caminham juntos, como verdadeiros esposos, levando o Menino Jesus ao templo.

– Procure adivinhar o espírito de fé e amor de Maria e José, levam o próprio Deus a seu templo.

O nome do Menino é Jesus, o nome foi transmitido a José por um Anjo do céu.

Maria e José levam o dono do mundo ao templo, mas, José leva apenas duas pombas, porque é pobre.

Vendo o Menino, a profetisa Ana reconheceu o Messias prometido, certamente, saudou com muito respeito a mãe e o pai José.

Simeão pode morrer tranqüilo, pois acabou de ver o Messias do mundo, antes de morrer, José levará ainda por muito tempo o Menino no colo, e lhe ensinará a profissão de carpinteiro.

Uma espada atravessará o coração de Maria, José não terá permanecido insensível ao ouvir esta frase dos lábios de Simeão.

O Espírito Santo fecundou o Verbo no seio de Maria, o mesmo Espírito Santo, transmitiu a alegria de pai a José, e revelou o Messias à certas pessoas, como Simeão e Ana.

Após ter entregue as pombas como oferta, José, certamente, tomou em seus braços o Menino, para a mãe poder descansar um pouco.

A pobreza e a simplicidade do casal Maria e José não terá impressionado a ninguém, no templo, no entanto, exercem um papel de per si reservado, aos próprios Anjos.

José e Maria estavam admirados das coisas que diziam do Menino, via-se, nos olhos de José, um brilho de mistério.

O Menino está destinado a ser causa de queda e de soerguimento para muitos…, mais tarde, Jesus dirá a seu pai José, quem não está com ele, já está contra ele.

– Penetrando os sentimentos de José, notaremos neste mistério um grande ponto de interrogação em seus olhos: “Que dirá o futuro a respeito deste Menino, agora meu filho?”.

5 – REENCONTRO

O “SOBRESSALTO” DE JOSÉ
Observe a preocupação, na fisionomia de Maria e José, quando percebem a ausência do Menino Jesus.

– Procure adivinhar a angústia no coração deste casal tão religioso. Não sabiam que direção tomar…

Quando Maria e José notam que Jesus não está no meio da caravana, ambos se sobressaltam, José sentiu-se o mais responsável.

Sentindo a perda de seu filho de doze anos …, José, sentiu crescer em si a missão de pai.

Neste mistério, vemos mais uma espada de dor atravessando o coração Imaculado de Maria, mas, o coração de José, também, sofre.

Durante três dias procuram o Menino …, José terá usado de todos os meios para a sua dileta esposa Maria.

Quando o reencontram sentado no Templo a mãe não se contém: “Meu Filho que nos fizeste? Eis que teu pai e eu andávamos a tua procura”. Maria fala expressamente de seu esposo José.

Mas Jesus ajuda seu “Pai”: “Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?”. José percebe que, todos nós temos um Pai Divino, que tem o direito de chamar a quem quiser; e, os pais da terra devem doar seus filhos para os planos do Pai eterno.

“Quando Maria e José o viram no meio dos doutores, ficaram admirados”. José torna-se ainda mais pensativo, pois, o mistério divino cresce sobre seu Filho.

Quando Maria e José erravam pelas estradas em busca do Menino, nenhum Anjo lhes veio em socorro. José percebe que todos os amigos de Deus devem carregar a sua cruz às costas.

Jesus desceu com os pais a Nazaré e lhes foi submisso. José torna-se ainda mais pensativo, quando vê, o próprio Deus feito homem, obedecer-lhe prontamente.

Maria disse que procuravam seu Filho “cheio de aflição”, certamente, José não conteve algumas lágrimas… , de saudade.

– Penetrando os sentimentos internos de José, após o reencontro do Menino Jesus no Templo, podemos imaginar as manifestações de carinho por tê-lo achado novamente…

MISTÉRIOS DOLOROSOS

1 – AGONIA

A “FALTA” DO PAI
– Observe
Jesus, estirado no Jardim das Oliveiras, abandonado de todos…, até do pai José, que já morreu.

– Procure adivinhar a sede de amizade e companheirismo de Jesus, quando se aproximou dos apóstolos dormindo… .

Jesus sua sangue no Horto das Oliveiras, prevendo sua morte … cruenta. Jesus foi circuncidado, perante os pais Maria e José, dando as primeiras gotas de sangue por mim.

Jesus sente um abandono tremendo, pedindo ao Pai, que afaste o cálice, se for possível. O abandono de Jesus vai até na saudade de seu pai José, já falecido.

Jesus pediu apenas uma hora em companhia da parte dos apóstolos sonolentos, e José deu tantas horas de bela companhia a Jesus, quando viviam ainda na casa de Nazaré.

Jesus confessou que estava numa tristeza mortal; será que não se lembrou das grandes alegrias vividas em Nazaré, com José e Maria?

E os apóstolos dormem cansados a sono solto. Quantas vezes José teve que levantar-se de noite para cuidar do Menino Jesus, sem falar da imprevista fuga para o Egito!

Como bom filho, Jesus se preocupa ainda por sua Mãe, distante e aflita.  Se José estivesse vivo, pelo menos cuidaria de sua esposa castíssima.

Jesus está prostrado de rosto por terra, e este rosto encostava-se com tanto carinho, no peito de José, na meninice.

O lugar em que Jesus sofre a previsão de sua morte cruenta é o Monte das Oliveiras. Este lugar fica tão longe daquele lugar saudoso, na Galiléia, que é Nazaré.

Quando Jesus foi preso no Horto das Oliveiras, aludiu aos Anjos, que estão às suas ordens, mas, não os chama. os Anjos que falaram à Virgem e orientaram José, não socorrem Jesus, neste instante.

Palavra sublime de Jesus … “seja feita a Vossa vontade”. Maria também disse o sublime: “faça-se segundo a tua palavra”, e José aceitou a orientação do Anjo, quando viu a sua noiva grávida.

– Penetrando os sentimentos de Jesus, podemos fazer-lhe companhia neste mistério, substituindo a saudosa falta de seu solícito pai José.

2 – FLAGELAÇÃO

AS “CARÍCIAS” DE JOSÉ

– Observe o contraste: em Nazaré, amor e carinho; agora, em Jerusalém, flagelação e maus tratos.

– Procure adivinhar a dor de Jesus ao ver tanta ingratidão por parte dos homens: “veio para o que era seu, e os seus não o receberam”.

Cena constrangedora ver o dorso de Jesus encurvado e chicoteado, como se fosse um assassino;  em Nazaré, Jesus não precisava ser castigado por José; era sempre dócil.

Nenhum familiar está ao lado de Jesus, para defendê-lo contra as chicotadas; se José estivesse vivo, ninguém o reteria, estaria ao lado de seu Filho, defendendo-o.

O corpo de Jesus está rasgado, com grandes feridas; não é mais aquele corpinho delicado, que José acariciava em Nazaré.

Jesus é manietado como um prisioneiro perigoso; estas mesmas mãos presas enrolavam, festivamente, o pescoço de José, quando Jesus era criança.

Arrancaram-lhe a túnica; a túnica feita pelas mãos carinhosas de Maria e adquirida com o suor de José, no trabalho de carpinteiro.

Jesus pensa em todos, enquanto os chicotes assobiam enfurecidos sobre seu dorso; também pensa, com saudades, em seu pai José.

Certamente a algazarra da soldadesca era ensurdecedora, ao redor do inerme sofredor; que saudade das conversas harmoniosas e cheias de amizade em Nazaré!

As chicotadas são tão violentas, que de vez, em quando um gemido de dor escapa dos lábios de Jesus; estes gemidos são muito diferentes dos “ais” do Menino Jesus, quando acariciava o rosto de sua Mãe Maria e de seu pai José.

Pilatos não se comprometeu com Jesus, mandando-o açoitar. José até arriscou a vida por Jesus, por exemplo, quando se levantou em plena noite para fugir com a esposa e o menino até o Egito.

Será que os soldados sabiam que era Jesus, a quem açoitavam?  Talvez, dirão laconicamente: “É o filho de um tal de José… e sua mãe se chama Maria!”

Penetrando os sentimentos internos de Jesus flagelado, podemos continuar as “carícias” que José lhe dava em Nazaré, oferecendo-lhe nossa amizade sincera.

3 – COROA DE ESPINHOS

OS “CARACÓIS” DOS CABELOS

Observe, como, os soldados, entre algazarras e chacotas, comprimem a coroa de espinhos na cabeça de Jesus.

– Procure adivinhar a grande dor de Jesus, ao ser desprezado, justamente, na sua divina realeza.

São burlescas as genuflexões blasfemas dos soldados, diante de Jesus, coroado de espinhos; muito diferente a adoração de Maria e José diante do presépio de Belém.

Os soldados gritavam, sarcasticamente: “Salve, ó rei dos judeus!”  – Se soubessem que até cânticos angélicos soaram um dia aos ouvidos de Maria e José, homenageando o Menino Jesus…

É entristecedor o cenário dos cabelos empapados de sangue, na cabeça de Jesus, coroado de espinhos? Estes mesmos cabelos, encaracolados, eram afagados pelas mãos de José, quando Jesus era criança.

Um tosco tronco de árvore faz, às vezes de trono real de Jesus, coroado de espinhos; naquela vez, foi uma simples manjedoura em que reinava o divino Rei, como criança recém- nascida. E Maria e José descobriram Deus naquela criança indefesa.

Jesus pensa de novo, com saudade, no seu pai falecido José; se ele estivesse vivo e visse esta cena, morreria de dor e compaixão.

Os espinhos são fincados, violentamente, na cabeça de Jesus, jorrando sangue em seguida; os dedos de José alisavam os caracóis dos cabelos do Menino Jesus, preocupado que, um dia, esta cabeça poderia ser maltratada.

Jesus é, literalmente, pisoteado por todos os soldados, que tornam o ambiente insuportável; o ambiente amigável de Nazaré, com seus pais José e Maria, Jesus talvez, só o encontrará, de novo, no céu.

Cai em vista que, nesta cena de coroação de espinhos, ninguém defende Jesus; parece mesmo que desde a morte de José, o grande defensor de todas as hora boas e más, ninguém mais defende Jesus.

“Advinha quem te bateu?”, diziam os soldados, batendo-o com uma vara, tendo-lhe vedado os olhos; mas, eles mesmos não sabiam, que Jesus conhece todos os corações… e o coração que ele conhecia, com muita gratidão, era o de José e de sua mãe Maria.

Jesus pensa em sua mãe aflita e solitária; se ao menos José estivesse ainda vivo, para cuidar dela, diminuiria ao menos um pouco a sua dor.

– Penetrando os sentimentos internos de Jesus, coroado de espinhos, podemos compreender como lhe fazem falta os agrados contínuos de José, na sua infância.

4 – VIA-SACRA

A SAUDADE DO “COLO”
– Observe,
como o amor transforma até uma cruz pesada sobre as costas.

– Procure adivinhar, o desejo de Jesus, em ter seguidores com a cruz às costas, no mesmo amor de Maria e José.

Jesus carrega, sozinho, a cruz para fora da cidade, para o longínquo  Egito, Jesus fora carregado por Maria e José, em criança.

Quem carrega a cruz une-se a Jesus; José carregou a sua cruz com muito amor, em sustento e defesa de Jesus, em Nazaré.

Maria perdeu e reencontra, de novo Jesus, agora, com a cruz às costas, na quarta estação; mas, desta vez sem José, o saudoso esposo.

Cirineu ajuda Jesus a carregar a cruz; é ele o substituto de José… Eu também posso substituir José na via –sacra.

Quando Jesus olhou para sua mãe, com a cruz às costas, certamente, se comoveu; faltava José para consolar a mãe.

A certa altura da via-sacra, Jesus cambaleou e caiu; quando criança, Jesus ensaiava os primeiros passos,  amparado pela mão caridosa do pai José.

Jesus leva conformado a cruz ao calvário; a conformidade foi virtude clássica de seus pais José e Maria.

Maria sofre muito, ao ver seu Filho com a cruz da condenação às costas; desta vez, não pode contar com o consolo de José como foi na perda e reencontro do Menino Jesus, no Templo de Jerusalém.

Jesus carrega a todos nós na cruz; mas, a saudade do colo de José é grande, pois ele o carregava, quando era criança.

Jesus leva a cruz às costas com a intenção de nos redimir; José também ofereceu a sua vida, em união com Jesus, para a redenção da humanidade; mais um motivo para ser também nosso pai.

Penetrando os sentimentos íntimos de Jesus, carregando a cruz nas costa, podemos deduzir; como era diferente; nos tempos de criança, quando José o carregava no seu colo, com carinho e amor.

5 – CRUCIFIXÃO

O “BERÇO” DISTANTE…
– Observe
o desfecho de uma família harmoniosa; pai falecido, o filho crucificado, a mãe olhando a morte do filho.

– Procure adivinhar os íntimos desejos, do coração atravessado de Jesus: Ele morreu por puro amor.

Com que dor, a mãe deve olhar o Filho estirado sobre a cruz, enquanto, os pregos perfuram mãos e pés; o presépio distante era muito mais suportável, porque José e Maria amavam a criança.

Com os braços abertos, no alto da cruz, Jesus relembra outra cena; em criança, corria de braços abertos ao encontro de José e Maria, sua mãe.

Jesus disse: “Tenho sede”! Trouxeram-lhe fel com vinagre. José dava sempre água fresca da fonte de  Nazaré.

Jesus disse: “ Perdoai, porque não sabem o que fazem!” Certamente, José também disse: “perdoai”, quando Herodes perseguiu o Menino Jesus.

“Eis aí teu filho”, disse Jesus para sua mãe, João Evangelista dará apoio à Maria, que antes dava o casto esposo José.

“Pai, porque me abandonastes?” Além da falta do pai José, Jesus sentiu a falta do Pai celeste; abandono completo.

“Hoje estarás comigo no Paraíso,” disse Jesus ao bom ladrão. José já estava no paraíso à espera de seu filho Jesus.

“Está tudo consumado”, disse Jesus. A missão redentora começou em Nazaré, junto de seu pai José, e agora, termina em Jerusalém, junto de sua mãe co-redentora.

Jesus inclinou a cabeça… e morreu. Na infância, Jesus gostava de reclinar cabeça no regaço de seu pai José e da mãe Maria.

Jesus morreu sobre o leito duro da cruz, abandono de todos; Jesus nasceu sobre o berço frio do presépio, mas, acalentado por anjos, pastores e seus queridos pais Maria e José.

– Penetrando os sentimentos íntimos de Jesus, pregado na cruz, podemos compreender a profunda dor do abandono, tendo experimentado tantas carícias na infância e juventude, por parte de Maria e José, seus pais.

MISTÉRIOS  GLORIOSOS

1 – RESSURREIÇÃO

A ALEGRIA DO “REENCONTRO”
– Observe
como Jesus sai radiante do sepulcro, perante os guardas ofuscados.

– Procure adivinhar o desejo íntimo de Jesus, em transmitir a sua vitória, sobre a morte de todos os homens.

Os três dias em que Jesus permaneceu no reino dos mortos lembram outro fato; lembram os três dias de incessante busca do Menino Jesus, enfim, encontrado no Templo, entre os doutores.

No Natal Jesus saiu do seio virginal de Maria; na Ressurreição saiu do seio da terra: em ambos os casos José foi testemunha privilegiada, pois, Jesus visitou o pai José no reino dos mortos.

Que vigor a força da ressurreição de Jesus! – Esta força divina da ressurreição dormitava, antigamente, no colo de José.

Com a ressurreição Jesus venceu a morte; esta vitória foi, também, a seu inesquecível José.

A primeira visita de Jesus ressuscitado, certamente, foi à sua Mãe Maria; ambos terão comentado o saudoso pai e esposo José.

Antes da ressurreição e depois dela, Jesus continua o mesmo… filho de José.

Os discípulos ainda duvidavam da ressurreição de Jesus…! José acreditava, cegamente, no que o Anjo lhe dizia a respeito de Maria.

Os apóstolos serão testemunhas da ressurreição de Jesus; implicitamente, darão testemunho de José, que é pai adotivo do ressuscitado.

A ressurreição de Jesus é a nova vida, que nos une todos, na grande família de Deus; a família de Nazaré foi a semente desta grande família a ser eterna no céu.

Após a ressurreição, Maria e Jesus se reencontraram; o reencontro de ambos com José será um pouco mais tarde.

– Penetrando os sentimentos íntimos de Jesus ressuscitado, compreendemos o amor; sempre mais profundo; entre os membros da Sagrada Família, que continuará unida; certamente no céu.

2 – ASCENSÃO

 PREPARANDO A “NOVA” NAZARÉ
– Observe
a despedida de Jesus, elevando-se para o céu e levando consigo uma amostra da humanidade.

– Procure adivinhar, o amor de Jesus por Maria, a quem deixa, e o amor por José, a quem vai reencontrar no céu.

Enquanto Jesus sobe, Maria olha – como se enviasse saudações e abraços a seu esposo José.

Jesus é realmente o centro dos corações; une em si, a Mãe, ainda na terra, e o pai José, já de posse da alegria celeste.

Jesus acabou de fundar a Igreja sobre os apóstolos; mas, José é o patrono da Igreja, o corpo místico de Cristo.

Jesus foi sentar-se à direita do Pai, sim, do Pai-Eterno e tendo do seu lado o pai adotivo, São José.

Maria começou a desejar, veemente o céu, porque lá estão o esposo José e o Filho Jesus.

Os Anjos que orientaram Jesus na terra, respeitam agora José no céu.

Jesus promete a sua volta; na primeira vinda à terra, foi recebido de braços abertos por José e Maria.

José aprecia, do céu, os apóstolos, além de serem incumbidos de levar o nome de Jesus até os confins da terra, foram rezar no cenáculo com sua esposa Maria, esperando o Espírito Santo.

Jesus intercede por nós junto ao Pai, e José, intercede por nós junto a seu Filho Jesus.

À direita do Pai, Jesus espera, com José, a chegada de Maria; todos os devotos de Maria, também, são esperados por José e Jesus.

Penetrando as disposições internas de Jesus, elevado ao céu, podemos perceber seu amor constante pela Mãe que deixa e pelo pai José, que reencontra. Logicamente, este amor se estende aos devotos de Maria e José.

3 – PENTECOSTES

O TELÉGRAFO DO “AMOR”
– Observe
os apóstolos reunidos com Maria, no cenáculo, na expectativa de Pentecostes, que uniria o céu e a terra, no mesmo impulso de amor divino.

– Procure adivinhar a alegria de Jesus, que logo mais, há de unir, no seu amor pessoal, José e Maria, embora distantes.

O Espírito Santo está prestes a gerar a Igreja, corpo místico de Cristo, através de Maria, e José, está prestes a ser o protetor universal, desta mesma Igreja, corpo místico de seu filho Jesus.

O amor sempre elimina distâncias; o amor pessoal de Jesus, que é o Espírito Santo, unirá Maria na terra e José no céu, intimamente, entre si, neste mesmo amor pessoal de Jesus.

O Espírito Santo transformou os apóstolos em arautos de Jesus;  o mesmo Espírito Santo tornou José, o grande defensor do mesmo Jesus.

O nascimento da Igreja, Cristo místico foi com o vento; o nascimento de Cristo físico foi no silêncio da noite, com José e Maria.

Maria rezou com os apóstolos, preparando o Pentecostes; Maria rezou com José, preparando o Natal.

A família de Nazaré avolumou-se no Pentecostes; Maria, Mãe da Igreja, e José protetor inicial.

O Espírito Santo leva a todos para a intimidade de Jesus; Maria e José, também, vivem, intimidade, de Jesus, no seu Espírito Santo.

O Espírito Santo é tão familiar à Maria! Jesus foi gerado em Maria pelo Espírito Santo, e José assumiu a paternidade social.

O amor de Jesus é de todos os batizados; através deste amor pessoal de Jesus, aproximando-nos, intimamente, de Maria e José.

Jesus teve saudades de sua Mãe, ainda na terra; mandou o Espírito Santo para permitir a intimidade espiritual com ela e, dela, com o esposo José no céu.

Penetrando os sentimentos internos do Coração de Jesus podemos pressentir, que Ele, não há de tardar em buscar sua Mãe, diretamente, para o céu, de corpo e alma.

4 – ASSUNÇÃO

A NAZARÉ “CELESTE”
– Observe
o momento exato da entrada de Maria de corpo e alma no céu.

– Procure adivinhar os sentimentos de alegria de Jesus, seu Filho, e de José, seu castíssimo esposo.

Houve o primeiro encontro da Sagrada Família, em Belém. O segundo, no templo de Jerusalém, que foi um reencontro cheio de angústia. – Agora, o reencontro é definitivo, no céu.

No momento da Assunção de Nossa Senhora ao céu – os Anjos festejam o Natal eterno da Sagrada Família.

O reencontro da Sagrada Família cheio de alegria, e cada qual continua na sua função, de esposo, esposa, pais e filho.

Se a Sagrada Família é a mesma no céu, então José, ainda continua com grandes chances de mandar e pedir obediência a Jesus.

Ao verem o sepulcro de Maria vazio, os apóstolos, certamente, iluminados pelo Espírito Santo, se deram conta, de que podem contar com sua ajuda celeste, juntamente, com o casto José.

Os Anjos, que orientaram José na terra, estão agora, atentos às ordens de José, por causa de sua privilegiada esposa Maria.

A honra de ter protegido, na terra, os corpos gloriosos de Jesus e Maria, continua sendo fonte de muita alegria no céu,  para o sempre disponível José.

Maria e Jesus não se cansarão de agradecer todo o amor de José, na vida terrena, sinal de que os devotos de José podem contar com a garantia das graças pedidas.

Já que Jesus é o centro de todos os corações, certamente, todo o céu gira em torno de seu divino coração…, com o pormenor, de serem os seus mais íntimos, Maria e José.

O momento da entrada gloriosa de Maria, no céu, foi um momento festivo sob os aplausos de miríades de Anjos, mas os aplausos de José terão sido os mais emocionantes.

– Penetrando os sentimentos internos de Maria, elevada ao céu, de corpo e alma, podemos, facilmente, deduzir que seu olhar carinhoso sobre o esposo José é de imensa gratidão e amor.

5 – COROAÇÃO

O TRIO GLORIOSO
– Observe
como todo céu converge para Maria, como sua Rainha; o próprio Rei eterno se inclina sobre ela.

– Procure adivinhar, os sentimentos de estima e apreço para com seu casto esposo José.

Se Maria é Medianeira de todas as Graças, através de seu trono de Rainha recebemos tudo; para termos total garantia, podemos ainda, recorrer a um trono vizinho, que é de São José.

Os Anjos, que estão às ordens da Rainha do Céu e da Terra, certamente, serão dóceis a São José, quando este pede por seus devotos.

Nossa Senhora é a Rainha e Mãe da Igreja; São José é protetor.

Cada progresso do Reino de Cristo na terra é um triunfo no céu; reflete  no rosto glorioso de Maria e de seu esposo José.

Maria obedecia a José, na terra, certamente, agora, como Rainha do Céu e da Terra, não negará os pedidos do esposo José.

Quem não quer causar alegrias à Mãe do céu? Homenageie seu esposo fiel e justo, São José.

É indescritível a alegria de São José, ao ver a homenagem que, “todas as gerações”, prestam à sua dileta e puríssima esposa Maria.

O espírito de família é radicalmente divino, por isso, José participa, de certa maneira, do reinado de Maria e de Jesus.

O trio de Nazaré continua glorioso e inseparável no céu, por isso, muitos santos repetiam esta jaculatória: Jesus, Maria e José.

O trono de Maria está sempre assediado; aproveitemos seu esposo José, para termos audiência pronta e imediata!

Penetrando os sentimentos maternais de Maria, Rainha do céu e da terra, podemos usar a lógica do coração; a devoção a seu esposo castíssimo,  José, deve ser muito agradável a seu coração de Mãe e Rainha.

ROSÁRIO DE SÃO JOSÉ PELOS MORIBUNDOS
Ó Santo Patrono dos moribundos, ofereço-vos, humildemente, este devoto exercício de meditação e oração, por todos que se acham, nesta hora, nos apertos da agonia e por mim, quando chegar a minha última hora.

MISTÉRIOS GOZOSOS
(Para 2as e 5as feiras)

No 1º. Mistério se contempla o gozo que provou São José, ao ser-lhe comunicado o mistério da Encarnação do Filho de Deus.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 2º. Mistério se contempla o gozo de São José, ao saber que Santa Isabel saudara Maria com o nome de Mãe do seu Senhor e ao ter notícia da cura prodigiosa de Zacarias.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 3º. Mistério se contempla o gozo de São José, quando, por ocasião do nascimento do Redentor Divino, viu os anjos descerem do céu, e os humildes pastorzinhos acudirem pressurosos à choupana, adorando o recém-nascido, o desejado Messias.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 4º. Mistério se contempla o gozo de São José, quando, na apresentação ao templo, ouviu do santo velho Simeão a profecia anunciando a salvação do mundo, que a divina criança vinha realizar.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 5º. Mistério se contempla o gozo de São José, que, após três dias de aflitivas pesquisas, teve a felicidade de achar no templo o perdido Redentor.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e

MISTÉRIOS DOLOROSOS
(Para 3as e 6as feiras)

No 1º. Mistério se contempla a dor que amargurou o coração de São José, ao ver Jesus nascer num estábulo miserável, sofrendo os rigores do inverno, e aquecido apenas pelo sopro dos animais.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 2º. Mistério se contempla a dor de São José na dolorosa circuncisão, a que se submeteu, em obediência à lei mosaica, o Salvador recém-nascido.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 3º. Mistério se contempla a dor que São José sentiu ao ter de fugir para o Egito, afim de subtrair a criança divina ao furor do rei Herodes.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 4º. Mistério se contempla a dor de São José, quando, por três longos dias, juntamente com Maia Santíssima chorou a perda do amado Jesus.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 5º. Mistério se contempla a dor de São José, à hora de sua morte, quando se separou das duas pessoas que mais amava sobre a terra, Jesus e Maria.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

MISTÉRIOS GLORIOSOS
(Para domingos, 4as feiras e sábados)

No 1º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver-se escolhido para esposo de Maria, pai nutrício de Jesus e chefe da Sagrada Família.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 2º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver os sacerdotes e os doutores da lei ouvindo admirados a palavra de Jesus, que aos doze anos apenas , discutia no templo, e ao ouvir dos mesmos chamá-lo filho dele.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 3º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ser, pelo espaço de longos anos, na casinha de Nazaré, obedecido, reverenciado e servido pelo Filho de Deus.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 4º. Mistério se contempla a glória de São José, quando, morto entre os braços de Jesus e Maria, ao ver-se recebido pelos santos escolhidos no Limbo, que o proclamam Primeiro Patriarca dentre todos a anunciar o já vindo Messias, de quem fora pai nutrício e guarda fidelíssimo.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

No 5º. Mistério se contempla a glória de São José, ao ver-se colocado no Céu, o primeiro depois da Santíssima Virgem, reverenciado pelos anjos e santos, e invocado sobre a terra como primeiro e principal patrono da Igreja Universal.

1 Pai Nosso, 10 Ave Marias e 1 Glória e, em seguida, a jaculatória: “Ó São José, pai adotivo de Jesus Cristo e verdadeiro Esposo da Santíssima Virgem, rogai por mim e pelos agonizantes deste dia” (ou desta noite).

Oremos:
E Vós, ó caríssimo Pai e protetor, São José, dignai-vos aceitar o humilde tributo deste Rosário, que acabamos de recitar em vossa honra e sede servido de alcançar-nos todas as graças espirituais e temporais de que precisamos, não esquecendo os pobres e agonizantes deste dia (ou desta noite).

Ó Deus, que havendo-me condenado à morte, quisestes ocultar-me o momento e a hora da execução, concedei-me que, vivendo na justiça e santidade, todos os dias da minha vida, possa merecer sair deste mundo no ósculo do vosso santo amor. Pelos merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo. Assim seja.

OBS.: Acrescentamos 3 Ave Marias em honra da Santíssima Virgem pela parte relevante que tomou nas alegrias, dores e glória do seu esposo São José.

SALMOS DE SÃO JOSÉ
Antífona: À vossa proteção e amparo recorro, São José, Pai nutrício de Jesus! Não desprezeis as minhas súplicas em minhas necessidades, mas livrai-me sempre de todos os perigos, ó glorioso e bendito Pai São José.

1º. SALMO
São José, sois poderoso, grande e sumamente louvável!

Reinais sempre à direita de vossa Esposa imaculada.

O céu e a terra exaltam a vossa misericórdia e bondade. Vosso Filho Jesus abençoa as obras de vossas mãos.

Em vosso amor, velai por nós, vossos servos, e apresentai a vosso Filho as nossas necessidades.

Confio firmemente em vossa intercessão, porque o Senhor não pode recusar os nossos pedidos.

Em todas as conjunturas da vida temos em vós um amigo e protetor. Vós nos defendeis de todos os adversários.

Se vamos a vós com o coração triste e aflito, volvemos consolados e revigorados.

São José, filho de Davi, compadecei-vos de nós! Depois de Maria sois nossa maior esperança e a luz de quantos em vós confiam. Peço-vos, Pai amoroso, que rogueis por nós, mudai nossa tristeza em alegria.

Quanto maior a necessidade e miséria em que nos debatemos, tanto maior a vossa solicitude em nos socorrer.

Aquele a quem alimentastes e provestes, quando criança, não pode recusar-vos nenhum pedido e por vós nos atenderá.

Recomendo-vos meu corpo e minha alma, com todos os seus problemas, minha vida e a hora de minha morte.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

2º. SALMO
Pecadores, acercai-vos de São José, prostrai-vos a seus pés, pedi-lhes seu amparo.

Abri os vossos corações e apresentai-lhes as vossas precisões e sereis consolados.

Em razão de nossos pecados, somos indignos de vossa proteção, contudo, sede nosso protetor, ó São José.

Tomai a peito os nossos negócios junto ao Senhor e alcançaremos o perdão de nossos pecados.

Povos da terra, observai os mandamentos do Senhor! Não vos esqueçais de São José e sereis felizes!

Chefe da Sagrada Família, prestai ouvidos ao nosso clamor e apresentai ao vosso Divino Filho as nossas necessidades.

Tantas vezes já nos livrastes de nossos inimigos e desviado os nossos passos do caminho do pecado.

Peregrinos do vale de lágrimas, temos no céu um protetor poderoso.

Se nos volverdes o rosto, se nos encherá o coração de consolo e alegria.

Ofertai-lhes os vossos corações e vossas ações todas, ele vos obterá de seu Filho Jesus bênçãos e paz interior.

Quantas vezes, já salvou a tantos, de perigos, de morte temporal e eterna. Seu socorro não falha a quem lhe pede auxílio.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

3º. SALMO
Em vós, santo Pai, encontramos auxílio e proteção! Esmagastes o poder de nossos inimigos.

Enviai-nos os anjos do céu, para que nos guardem e protejam de nossos adversários.

Velai por nós, vossos servos fiéis, e seremos livres de toda aflição e perigo

Sede nosso intercessor junto a vosso Filho Jesus e a ira dele se apaziguará.

Vede nossa pobreza e não tardeis em remediar nossa miséria e  tribulação.

Sede nosso abrigo seguro, estendei-nos a mão misericordiosa, que nos arranca da miséria.

Ficai ao nosso lado, aconselhai-nos, velai por nós e todos os males se desvanecerão.

Volvei vossos olhos benignos a nós, servidores, e não permitais pereçamos nos perigos que nos cercam.

São José, alcançai-nos de vosso Filho Jesus, toda a riqueza das virtudes, e a ira de Deus se desviará de nós.

Lembrai-vos, Pai amantíssimo, de nossa misericórdia e levantai nossos corações abatidos com vosso olhar de Pai.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

4º. SALMO
São José, deposito em vós toda a minha confiança, porque Jesus e Maria vos foram submissos.

Vinde em meu auxílio e advogai a minha causa. Minha confiança em vós jamais será frustrada.

Iluminai-nos com a luz de vossa misericórdia e conduzi-nos, com mão forte, por entre os ardis do inimigo.

Renovai em nós os muitos milagres que se operam por vossa intercessão. Fazei-nos sentir o auxílio poderoso do vosso braço.

Afastai-nos de todos os males e consolai-nos, pai amoroso, pois, vos foi confiado o Filho unigênito de Deus.

É impossível não sermos atendidos em nossas necessidades, se fordes o nosso intercessor.

Ouvi a nossa oração e até vós chegue o nosso clamor.

Pai nutrício do Verbo eterno, depomos em vossas mãos, os anelos e pedidos de nossos corações, e esperamos em vós, nosso intercessor.

Ouvi a todos os que a vós recorrem em suas necessidades e alcançai-lhes a graça junto a Deus.

Sintam os efeitos do vosso socorro, os que vos invocam nos perigos e em qualquer dificuldade.

Não se ouviu, ainda, tivesse alguém recorrido a vós e não tivesse sido atendido.

Em vós, encontram alívio e remédio, os que se voltam a vós em suas aflições e os consolais em vosso amor de pai.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

5º. SALMO
Pai nutrício do Senhor, vede minha aflição e meu estado e vinde em meu auxílio.

Sois porto de salvação para mim e para todos que vos invocam.

Com justiça, vos chamamos porta do céu. Introduzi-nos no gozo do Senhor.

Honra, glória e ações de graças a vós, por todos os benefícios que por vós recebemos.

Dia após dia, têm provas de vossa poderosa intercessão, os que, confiantes, vos apresentam seus pedidos.

Vossa vida foi modelo de virtudes. Seja nosso ideal, em tudo, tornar-nos semelhantes a vós.

Implantai em nosso coração vossa humildade, mansidão e obediência e seremos agradáveis ao Senhor.

Patrono dos pobres e aflitos, livrai-me das tribulações e dores, confortai meu coração atribulado.

Por vossa intercessão, fazei desaparecer a peste, a fome e a guerra. Porventura não seríamos atendidos em nossas tribulações e sofrimentos?

Fazei-nos repousar, à sombra de vosso poderoso patrocínio e nossas dores se mudarão em gozo.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

6º. SALMO
Sede louvado, São José, fonte de graças para os atribulados e sofredores.

Confiando em vosso auxílio, não perecemos. Sois pai bondoso de vossos servidores.

Curai nossos males e lavai nossa alma de toda mácula de pecado.

Se a Deus erguerdes as mãos em nosso favor, cessa para logo, toda tribulação e vossa palavra acalmará toda dor.

Por vossa intercessão, esperamos com confiança, o perdão dos pecados e o atendimento de nossos pedidos.

Auxílio dos necessitados, ide ao trono de vosso Filho Jesus e pedi que sejamos livres de nossos temores.

Pedimo-vos, pelo poder de vosso nome, a que Jesus nada pode recusar.

Estendei vosso manto protetor sobre vossos filhos e nos veremos livres da tristeza e do desalento.

Se vos tivermos como Pai e intercessor, baixará a nossos corações a paz e a serenidade.

Pai, São José, todas as gerações da terra vos hão de venerar e amar, e todos os anjos do céu hão de louvar vossa glória.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.

Como era no princípio, agora e sempre.

Amém.

SALVE Ó SÃO JOSÉ
(Para o dia 19 e primeira 4ª feira de cada mês)

Salve, ó São José, Esposo de Maria, cheio de graça; Jesus e Maria estão convosco; bendito sois entre todos os homens e bendito é Jesus, o Filho de Maria.

São José, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Eu Vos saúdo, glorioso São José, pelos grandes privilégios e alegrias que Deus vos concedeu. Por eles vos suplico que me livreis de todo o mal e que me alcanceis, principalmente, a graça do Senhor nesta vida e depois a glória eterna para acompanhar-vos na glorificação e Gozo do supremo Bem.

Intercedei também pela conversão dos infiéis, hereges e pecadores, pelos agonizantes e viajantes, pela perseverança dos justos, pelas almas do purgatório, pela exaltação da fé católica e pela prosperidade de nossa Mãe, a Igreja, do Sumo Pontífice e de nossa Nação.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

Jaculatória: São José, modelo e protetor dos amigos do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.

SAUDAÇÕES A SÃO JOSÉ
(M. Olier)

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Imagem de Deus Pai.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Pai do Filho de Deus.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Santuário do Espírito Santo.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Coadjutor fidelíssimo do grande conselho de Deus.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Digníssimo esposo da Virgem Maria.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Pai de todos os fiéis.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Guarda das virgens santas.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Exatíssimo observante do silêncio.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: “amante” da pobreza.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Exemplo de mansidão e de paciência.

LEITOR: Eu vos saúdo, São José,
TODOS: Espelho de humildade e de obediência.

LEITOR: São José,
TODOS: Sois bendito entre todos os homens.

LEITOR: Sim, benditos os vossos olhos,
TODOS: Que viram o que vistes.

LEITOR: Bendito os vossos ouvidos,
TODOS: Que ouviram o que ouvistes.

LEITOR: Benditas as vossas mãos,
TODOS: Que tocaram no Verbo Encarnado.

LEITOR: Benditos os vossos braços,
TODOS: Que carregaram Aquele que sustenta todas as coisas.

LEITOR: Bendito o vosso peito,
TODOS: Onde docemente repousou o Filho de Deus.

LEITOR: Bendito o vosso coração,
TODOS: Abrasado nas chamas ardentes do Seu amor.

LEITOR: Bendito o Pai eterno,
TODOS: Que vos acolheu.

LEITOR: Bendito o Filho,
TODOS: Que vos amou.

LEITOR: Bendito o Espírito Santo,
TODOS: Que vos santificou.

LEITOR: Bendita Maria, vossa Esposa,
TODOS: Que vos amou como esposo e irmão.

LEITOR: Bendito o anjo,
TODOS: Que vos guardou.

LEITOR: Benditos sejam eternamente,
TODOS: Os que vos bendizem e amam.

SETE SÚPLICAS A SÃO JOSÉ
(Para obter graças)

I – Amabilíssimo São José, pela singular honra que vos distinguiu o Eterno Pai, escolhendo-vos para serdes seu representante aqui na terra, como pai presuntivo de seu Filho Unigênito, obtende-me de Deus, ó grande Santo, a graça que tanto desejo.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

II – Felicíssimo São José, pelo amor filial que Jesus vos consagrou, reconhecendo-vos como respeitoso filho, alcançai-me de Deus, ó meu caro Santo, a graça que, do fundo do coração, vos imploro.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

III – Puríssimo São José, pela graça, especialíssima, que recebestes do Divino Espírito Santo ao dar-vos por esposa a sua própria esposa Maria Santíssima, nossa Mãe querida, rogai a Deus, me outorgue a graça que, instantemente, vos peço.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

IV – Amantíssimo São José, pelo amor puríssimo que tivestes a Jesus e Maria, amando a Jesus como vosso filho e vosso Deus, e a Maria Santíssima, como vossa esposa, obtende-me de Deus, ó glorioso santo, a graça desejada.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

V – Dulcíssimo São José, pelo grande gozo que vos inundou o coração, por terdes sempre convosco Jesus e Maria e pelos serviços que lhes prestastes, impetrai de Deus, ó grande Santo, a graça que vos suplico.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

VI – Poderosíssimo São José, pela boa sorte que vos coube de morrer nos braços de Jesus e Maria, e de ser por eles consolado e confortado na vossa agonia e morte, tornando-se-vos, ambos um verdadeiro êxtase de amor, alcançai-me de Deus, ó grande Santo, a graça que tanto almejo.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

VII – Gloriosíssimo São José, pai poderoso de minha alma, pela reverência que vos tributa a corte celeste, como pai nutritivo de Jesus e esposo da Mãe de Deus, Rainha de todo o universo, atendei, ó grande Santo, minha súplica.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Jesus, José e Maria, eu vos dou meu coração, alma e minha vida.

Jesus , José e Maria assisti-me na hora da agonia.

Jesus, José e Maria, fazei que, em paz, expire na vossa companhia.

V – Rogai por nós Bem-Aventurados São José.

R – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração
Ó Deus, que por inefável providência vos dignastes de escolher o bem-aventurado São José, para esposo de vossa Mãe Santíssima, concedei-nos, vo-lo suplicamos, mereçamos ter como intercessor no céu, aquele que veneramos na terra como protetor; vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos.

SÚPLICAS A SÃO JOSÉ (SÃO FRANCISCO DE SALES)
Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos pelo Coração de Jesus Cristo.

Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possíveis as coisas impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos.

Nas dificuldades e tristezas que nos afligem, recorremos a vós, com toda confiança.

Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo, este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações. Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja.

SÚPLICAS A SÃO JOSÉ
Ó São José, Esposo da Virgem Maria e escolhido guarda do Filho de Deus, depositamos toda confiança em vós; temos a fé e certeza na eficácia do vosso grande poder em nos ajudar, pois tudo podeis junto de Jesus e Maria.

Ó São José, proclamado modelo e protetor das famílias, suplicamo-vos de abençoar nossas famílias, para que nelas nunca falta a graça divina, o pão, o trabalho e a saúde.

Ó glorioso São José, abençoai-nos, protegei-nos juntamente com os nossos benfeitores, familiares e amigos. Hoje e sempre. Assim seja.

São José, protetor das famílias, rogai por nós.

São José, modelo dos operários, rogai por nós.

SÚPLICAS EFICACÍSSIMAS
Para serem recitadas em estado de graça, a fim de se alcançar aquilo que se tem mais necessidade.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

São José, protetor e advogado nosso, a vós é que recorro para que me alcanceis a graça que me traz a vossos pés gemendo e suplicando. Sim, é verdade que os desgostos presentes, as amarguras que me cruciam e as desolações que me circundam, são o justo castigo de meus pecados. Reconheço que sou culpado de tantos erros, mas perderei então a esperança de ser ajudado por Deus e desesperar-me-ei?

“Não, certamente não, míseros pecadores, exclama Santa Teresa, a vossa maior devota, a propagadora de vossas glórias, em qualquer necessidade, por mais grave que seja, recorrei à eficaz intercessão do patriarca São José; procurai-o com fé verdadeira, e vossas súplicas certamente serão atendidas.”

Confiante, pois, me prostro ante vosso glorioso trono e de vós imploro piedade e misericórdia.

Ah! São José, fazei tudo quanto está em vosso poder para aliviar minhas tribulações.

A minha fraqueza supri-a vós! Poderoso como sois, fazei que, obtendo por vossa piedosa intercessão a graça, ardentemente, desejada, possa eu, alegre e contente, achegar-me de vosso altar para, agradecido, render-vos homenagens de gratidão e em vossa honra cantar, jubiloso, hinos de louvores e agradecimentos.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Não vos esqueçais, ó glorioso São José, que jamais pecador algum, recorrendo a vós, ficou iludido na fé e esperança que pôs em vós. Numerosíssimas são as graças que fulgem e os favores que brilham, alcançados aos pobres aflitos por vossa intercessão. Doentes de todo gênero, infelizes de toda espécie, oprimidos, caluniados, traídos, abandonados de todo conforto humano, miseráveis necessitados de pão e de amparo, de todos que recorrem à vossa real proteção, são ouvidas as súplicas.

Ah! Não permitais, ó grande santo, que entre tantos beneficiados seja eu o único, que chorando e aflito, fique privado da graça que vos pedi. Mostrai-vos, também, poderoso e liberal, e minha língua, meu coração e minha alma agradecendo-vos hão de cantar: “Viva, eternamente o pai adotivo do Verbo Encarnado, ó gloriosíssimo São José”.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Ó chefe excelso da Sagrada Família, eu vos venero, profundamente, e de coração vos invoco. Já a milhares de almas aflitas, que vos invocaram antes de mim, concedestes conforto, paz, graças e favores. Dignai-vos consolar, também, a minha alma atribulada que não encontra descanso no meio das angústias que a oprimem.

Sapientíssimo santo, bem conheceis em Deus todas as minhas necessidades, mesmo antes que vos suplique, portanto, conheceis, perfeitamente, quanta necessidade tenho da graça que vos peço.

Nenhum coração humano pode consolar-me. Por vós quero ser consolado, e por vós mesmos, ó glorioso santo.

Se me concedeis a graça que vos peço, com tanta insistência, hei de propagar vossa devoção, ajudar a sustentar as obras que surgem em vosso nome para alívio de tantos outros infelizes. Ó São José, consolador dos aflitos, compadecei-vos de minha dor.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Pode-se rezar a Ladainha a São José

Ajuntem-se mais estas breves súplicas às pessoas adoráveis a Santíssima Trindade.

Eterno Pai, pelo amor que tendes a São José, que entre todos o escolhestes para ser vosso representante aqui na terra, tende piedade de mim.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Eterno Divino Filho, pelo amor que tendes a São José, vosso fidelíssimo guarda na terra, tende piedade de mim.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Eterno Divino Espírito Santo, pelo amor que tendes a São José, que com tanta solicitude guardou a Maria Santíssima, vossa esposa predileta, tende piedade de mim.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Termina-se com as seguintes invocações:

Ó excelso Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus, pelo tesouro de vossa perfeitíssima obediência a Deus, tende compaixão de mim.

Pela vossa santa vida, cheia de méritos, ouvi-me.

Pelo vosso poderosíssimo nome, ajudai-me.

Pelas vossas santas lágrimas, tende compaixão das minhas.

Pelo vosso clementíssimo coração, favorecei-me.

Pelos vossos dolorosos suspiros, tende piedade do meu sofrer.

Pelas vossas sete dores, tende compaixão de mim.

Pelos vossos sete gozos, consolai-me o coração.

São José, ouvi-me!

São José, atendei-me!

São José, tende compaixão de mim!

De todo mal da alma e do corpo, livrai-me!

Socorrei-me com a vossa santa proteção, e na vossa misericórdia e poder alcançai-me do Senhor, aquilo que me é necessário e, especialmente, a graça que necessito. (Aqui pede-se a graça).

Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai.

Finalmente com grande devoção e convicção diga-se o “Creio em Deus Pai…”

CREIO em Deus Pai Todo-poderoso,/ criador do Céu e da Terra / e em Jesus Cristo, / seu único Filho, / Nosso Senhor / que foi concebido pelo poder do Espírito Santo / nasceu da Virgem Maria, / padeceu sob Pôncio Pilatos, / foi crucificado, / morto e sepultado / desceu à mansão dos mortos / ressuscitou ao terceiro dia / subiu ao céu, / está sentado à direita de Deus pai Todo-poderoso, / donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. / Creio no Espírito Santo, / na Santa Igreja Católica, / na comunhão dos Santos, / na remissão dos pecados, / na ressurreição da carne, / na vida eterna. / Amém.

Cum aprobatione ecclesiástica.

TERÇO DE AGRADECIMENTO A SÃO JOSÉ
Na Cruz

Lembrai-vos ó puríssimo Esposo de Maria Virgem, ó meu doce protetor, São José, que jamais se ouviu dizer, que alguém tivesse invocado a vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido. Com esta confiança venho à vossa presença e a vós, fervorosamente, me recomendo. Não desprezeis a minha súplica, ó Pai adotivo do Redentor, mas, dignai-vos acolhê-la piedosamente. Assim seja. (Oração de PIO IX – (Indulgência de 300 dias).

Nas contas grandes – Rezar o Pai Nosso.

Nas contas pequenas – São José, nós vos agradecemos.

No final: “Jesus, Maria, José abençoai-nos, socorrei-nos, guiai-nos.” (3 vezes).

TERÇO DE SÃO JOSÉ
Na Cruz
Lembrai-vos ó glorioso São José, esposo da Virgem Maria e doce protetor nosso, que nunca se ouviu dizer, que algum daqueles que recorrem à vossa proteção implorando o vosso auxílio, fosse por vós abandonado.

Animado, pois, de igual confiança, a vós recorro e devotamente me recomendo. Não desprezeis, pois, as minhas súplicas, ó Pai adotivo do meu Redentor, mas, dignai-vos ouvi-las propício e alcançar-me o que vos rogo. (Indulg. de 300 dias).

Nas contas grandes
Meu glorioso São José, no vosso maior vexame, na vossa maior tribulação, um anjo do céu não nos veio Valer? Valei-me, glorioso São José.

Nas contas pequenas – São José, valei-me.

No final: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

TRÍDUO DE AÇÕES DE GRAÇAS
I – Bendigo-vos e vos rendo graças, ó meu amorosíssimo protetor São José, por haverdes volvido vosso olhar benigno ao mísero pecador, vosso devoto, por me terdes consolado na aflição e socorrido na dura necessidade que tanto me oprimia. Fazei que eu, ó Santo querido, não cesse jamais de vos ser agradecido pelo benefício recebido, de modo que possa gozar sempre de vossa proteção.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

II – Bendigo-vos e vos rendo graças, ó meu poderosíssimo advogado São José, por terdes prestado ouvido atendo e benévolo às minhas súplicas, por me haverdes livrado do perigo e acudido na hora da tribulação. Rogo-vos, ó meu amado Santo, que vos digneis assistir-me com vosso valioso patrocínio em todo o curso da vida, e, especialmente, na hora da morte.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

III – Bendigo-vos e vos rendo graças, ó meu afetuosíssimo São José, por me haverdes estendido a mão benfazeja, a socorrer-me com tanta liberdade na terrível crise, em que ainda há pouco, animado de justa confiança, vos invoquei, ó dileto Santo, vós que tudo podeis, como Pai adotivo de Jesus e puríssimo esposo de Maria, sua Mãe Santíssima, continuai a abrigar-me com vosso manto, concedei-me a graça de, mediante uma vida, inteiramente cristã e uma santa morte, chegar a gozar de Deus, a render-lhe graças e bendizê-Lo convosco por todos os séculos no paraíso. Amém.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

TRÍDUO DEVOTO AO GLORIOSO SÃO JOSÉ
I – Ó Advogado e Protetor amabilíssimo de minha alma, grande São José, que com admirável disposição do Céu, fostes escolhido para Esposo da Rainha das virgens, da SS. Mãe do Filho de Deus, ah! Volvei o vosso olhar piedoso sobre mim, prostrado aos vossos pés, enquanto medito as vossas eminentes virtudes, com o coração aberto, Vos rogo, por amor a Maria SS., alcançai-me a graça de que tanto necessito. Oh! Sim, pelo afeto castíssimo que tivestes à vossa santíssima Esposa, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria  e Glória ao Pai.

II – Ó celeste conforto dos atribulados e doce esperança dos aflitos, amável São José, que à preferência de todos, tivestes o singular privilégio de fazer aqui na terra, o ofício ao filho do Altíssimo, ah! Lembrai-vos de mim mesquinho, que, enquanto contemplo a dignidade, à qual fostes elevado, encarecidamente, Vos suplico que me alcanceis do vosso querido Jesus, a mercê que tanto suspiro. Oh! Sim, pelo carinhoso desvelo que lhe dedicastes, aqui na terra, quando estava entregue aos vossos cuidados, tende compaixão de mim, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

III – Amorosíssimo Pai, glorioso São José por aquele sublime grau de glória, a que fostes exaltado no Céu, e pelo sumo poder de que fostes investido por Deus, fazei com que eu experimente a eficácia de vossa proteção. Intercedei por mim, junto de Jesus, considerado como Filho vosso, e de Maria Santíssima Imaculada, vossa Esposa, e alcançai-me a graça que tanto vos suplico.

Se até agora ninguém recorreu a vós que não acolhido e consolado, por ventura tão somente eu não experimentarei os benéficos efeitos de vossa proteção? – Ah! Não. – Tudo espero receber de Vós, do vosso coração pronto a beneficiar, da vossa mão poderosa para me ajudar.

Eia, pois, grande Patriarca São José, ouvi-me, atendei-me e consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria, e Glória ao Pai.

Oremos:
Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos, pelo Coração de Jesus Cristo.

Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possível as coisa impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos.

Na dificuldade e tristeza que nos afligem, recorremos a vós com toda confiança.

Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações… e alcançai-nos a graça…

Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja

São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus

Rogai por nós (3 vezes)

TRÍDUO DO PATROCÍNIO DE SÃO JOSÉ
I – Ó Advogado e Protetor amabilíssimo de minha alma, grande São José, que com admirável disposição do Céu, fostes escolhido para Esposo da Rainha das virgens, da SS. Mãe do Filho de Deus, ah! Volvei o vosso olhar piedoso sobre mim, prostrado aos vossos pés, enquanto medito as vossas eminentes virtudes, com o coração aberto, Vos rogo, por amor a Maria SS., alcançai-me a graça de que tanto necessito. Oh! Sim, pelo afeto castíssimo que tivestes à vossa santíssima Esposa, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria  e Glória ao Pai.

II – Ó celeste conforto dos atribulados e doce esperança dos aflitos, amável São José, que à preferência de todos, tivestes o singular privilégio de fazer aqui na terra, o ofício ao filho do Altíssimo, ah! Lembrai-vos de mim mesquinho, que, enquanto contemplo a dignidade, à qual fostes elevado, encarecidamente, Vos suplico que me alcanceis do vosso querido Jesus, a mercê que tanto suspiro. Oh! Sim, pelo carinhoso desvelo que lhe dedicastes, aqui na terra, quando estava entregue aos vossos cuidados, tende compaixão de mim, ouvi-me, consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

III – Amorosíssimo Pai, glorioso São José por aquele sublime grau de glória, a que fostes exaltado no Céu, e pelo sumo poder de que fostes investido por Deus, fazei com que eu experimente a eficácia de vossa proteção. Intercedei por mim, junto de Jesus, considerado como Filho vosso, e de Maria Santíssima Imaculada, vossa Esposa, e alcançai-me a graça que tanto vos suplico.

Se até agora ninguém recorreu a vós que não acolhido e consolado, por ventura tão somente eu não experimentarei os benéficos efeitos de vossa proteção? – Ah! Não. – Tudo espero receber de Vós, do vosso coração pronto a beneficiar, da vossa mão poderosa para me ajudar.

Eia, pois, grande Patriarca São José, ouvi-me, atendei-me e consolai-me.

Pai Nosso, Ave Maria, e Glória ao Pai.

Oremos:
Glorioso São José, esposo de Maria, concedei-nos vossa proteção paterna, nós vos suplicamos, pelo Coração de Jesus Cristo.

Vós, cujo poder se estende a todas as necessidades, sabendo tornar possível as coisa impossíveis, volvei vossos olhos de pai sobre os interesses de vossos filhos.

Na dificuldade e tristeza que nos afligem, recorremos a vós com toda confiança.

Dignai-vos tomar sob vosso poderoso amparo este negócio importante e difícil, causa de nossas preocupações… e alcançai-nos a graça…

Fazei que o seu êxito sirva para a glória de Deus e bem de seus dedicados servos. Assim seja

São José, amigo do Sagrado Coração de Jesus

Rogai por nós (3 vezes)

TRÍDUO PARA A FESTA DO TRÂNSITO
(Começa em 16 de março)

I – Ó gloriosíssimo São José, que pela vossa ilibada pureza merecestes ser escolhido para esposo da mais pura das Virgens e guarda de sua virgindade; pelos merecimentos de Jesus, alcançai-me o dom da santa pureza.

Pai Nosso –  Ave Maria – Glória.

II – Ó gloriosíssimo São José, que pela vossa ardentíssima caridade, merecestes que fossem confiados a vossos cuidados o próprio Filho de Deus, e sua Mãe Santíssima; pelos merecimentos de Jesus, alcançai-me verdadeiro amor e constante devoção a Jesus e Maria.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

III – Ó gloriosíssimo São José, que me premiou da fidelidade com que cumpristes o cargo de chefe da Sagrada Família, tivestes a sorte de morrer nos braços de Jesus e de Maria; alcançai-me, a graça de viver fiel aos deveres de meu estado, para que mereça morrer nos braços de Jesus e de Maria.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

Oremos:
Ó Santo, digno de ser venerado, invocado e amado sobre todos os habitantes do céu, pela vossa excelsa glória e poderosa proteção, na presença de Jesus Cristo, que vos elegeu por seu pai putativo, e de Maria, vossa puríssima esposa, renovamos, hoje, a escolha que de vós fizemos para ser amabilíssimo intercessor e protetor fidelíssimo de cada um de nós, de nossas famílias, desta nossa casa e de tudo o que nos pertence; propomos, firmemente, nunca nos afastarmos de vossa proteção e tudo fazermos para vos honrar devidamente.

Instantemente vos suplicamos que nos acolhais debaixo de vossa especial proteção; sede nosso arrimo nos trabalhos e aflições e nosso advogado junto de Jesus e de Maria. Obtende-nos, principalmente, o conforto de que necessitamos na hora da morte. Assim seja.

TRÍDUO PARA PEDIR GRAÇAS
I – Amabilíssimo Esposo de Maria, sempre Virgem, e nosso amorosíssimo advogado, São José, a vós recorro humildemente, por aquelas sete dores acerbíssimas que transpassaram vosso coração no curso desta vida mortal, recomendo este negócio pelo qual tanto anseia meu coração. Impetrai-me, ó grande santo, esta tão suspirada graça, em memória daquela afetuosa assistência, que Maria vos prestou na hora de vossa preciosa morte. Apresentai-me em seu misericordiosíssimo trono. Ó Maria, dizei-lhe: tende piedade deste infeliz, por aquele amor que eu vos tive como esposa dileta.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória e Oremos…

II – Amabilíssimo Pai putativo de Jesus Redentor, a vós recorro, suplicando-vos por aquelas sete suavíssimas alegrias que inundaram vosso coração nesta vida, vos recomendo este negócio que tanto me aflige. Alcançai-me, ó grande Santo, tão suspirada graça, em memória daquele admirável conforto, que vos prestou Jesus nos últimos momentos de vossa vida. Apresentai-me em seu piedosíssimo trono. Dizei-lhe: tende Jesus, meu caro e amado Filho, piedade deste infeliz, por aquele amor que vos consagrei.

Pai Nosso – Ave Maria – Gloria e Oremos…

III – Amabilíssimo representante, na terra, da Trindade Sacrossanta, e meu amorosíssimo advogado São José, a vós recorro devotamente, por aqueles altíssimos favores dos quais fostes, no céu, largamente enriquecido, recomendo-vos com todas as veras de meu espírito, este negócio que tanto me interessa. Impetrai-me, ó grande Santo, tão suspirada graça, em memória daquela glória inefável, à qual fostes pela Santíssima Trindade sublimado depois de vossa venturosa morte neste vale de lágrimas. Apresentai-me em seu clementíssimo trono. Dizei-lhe: tende, ó Deus, piedade deste infeliz, por aquela humilde reverência que a mim tiveste sobre a terra, e por aquela glória sublimíssima, com que vos dignastes honrar-me no céu.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória e Oremos…

Oremos:
Não, gloriosíssimo protetor São José, não, aqui nada posso obter por mim mesmo. Reconheço minha fraqueza e ingenuamente a confesso.

Eis-me, porém, implorando vosso potentíssimo patrocínio, o que por mim não posso conseguir, alcança-lo-ei por meio de vossa intercessão. Ouvi, ó grande Santo, meus gemidos, atendei meus suspiros; as lágrimas que a vossos pés derramo vos movam à piedade. A vós, sim, a vos recorro, ó liberalíssimo advogado, afim de que me impetreis aquela graça, pela qual me vedes aqui diante de vós, gemendo e suplicando.

Quando, pois, podeis junto à Maria, quanto junto à SS. Trindade, tudo, tudo empregarei a tal fim. Supri a minha fraqueza, e fazei que, alcançando-me vós, tão suspirada graça, venha eu alegre e contente dar-vos as devidas ações de graças, e cantar hinos de eternos louvores e de eterno reconhecimento.

V – Rogai por nós, São José.

R – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

TRÍDUO POR UM ENFERMO
I – Glorioso Patriarca São José, fazei com que o pobre enfermo por quem vos rogamos, compreenda bem e pratique esta grande verdade que por vossa intercessão alcance de Deus a graça da saúde, a fim de que, socorrido por vós, diga com reconhecimento: servirei sempre a Deus que é tão bom e tão poderoso.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

II – Glorioso São José, fazei que o enfermo por quem vos rogamos, deteste, eficazmente, sua faltas, corrija seus defeitos, e seja para sempre fiel a seus deveres. Que ao mesmo tempo vosso poderoso patrocínio restitua-lhe a saúde, a fim de que, contente e reconhecido, ele proteste: invocarei sempre a São José que tudo pode com sua intercessão.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

III – Glorioso São José, fazei, que o enfermo por quem Vos rogamos, aproveite de seus sofrimentos para adquirir méritos, para santificar-se cada dia mais, e para melhor satisfazer à justiça divina. Mas, fazendo-o progredir na virtude, obtende-lhe a cura que ele espera de quem dá a morte, mas também vivifica; e que, não permita o Senhor Onipotente sejam contínuas e sem termo as tribulações, quando as alegrias e consolações não o são.

Lembrai-Vos, ó grande Santo, de que tendes em vossos braços o Menino Jesus e vede que, ainda quando parece dormir em vosso peito, seu coração vela e escuta vossas orações. Sim, nós sabemos todos, para nossa viva consolação, que vosso valimento é poderosíssimo, porque as súplicas que dirigirdes ao Filho de Deus, são irresistíveis para aquele que vos elegeu seu Pai adotivo.

Pai Nosso – Ave Maria – Glória.

V – Rogai por nós, bem-aventurado São José.

R – Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oração:
Senhor, Deus Onipotente, salvação eterna dos que crêem e confiam em Vós, socorrei vosso servo enfermo, em favor de quem imploramos a mediação de São José, de modo que recobrando a saúde e a paz, ele Vos renda contínuas graças e Vos sirva fielmente no seio da Igreja. Amém.