01/10/2025- O APOGEU DA VIDA HUMANA

1 de Outubro de 2025
Santa Teresinha do Menino Jesus
(Santa Teresa de Lisieux)

Ne 2,1-8
Sl 137(136),1-6
Lc 9,57-62
O APOGEU DA VIDA HUMANA

“…Alguém lhe disse na estrada: ‘Eu te seguirei para onde quer que vás’.” (Lc 9,57)

Para sermos discípulos de Jesus, isto é, Cristãos, temos que entregar a Jesus toda a nossa vida. Não temos que esperar nada em troca, pois Jesus e os Seus discípulos não têm onde repousar suas cabeças (Lc 9,58). Não temos somente que entregar tudo para Jesus, mas temos que fazer isso sem demora (Lc 9,59-62). Não devemos adiar isso, esperar até amanhã, ou fazer alguma outra coisa primeiro (Lc 14,18-20). Além disso, discípulos de Jesus se comprometem totalmente com Ele para sempre. Não deve existir o ‘voltar atrás’ (Lc 9,62).

Se nós compreendemos o que significa ser Cristão, rapidamente percebemos que tal amor total é humanamente impossível. No entanto, “Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37) Ele nos concede a graça de amá-Lo como Ele quer ser amado, e Sua graça é sempre suficiente (2Cor 12,9). Assim, “pela graça [fomos] salvos, por meio da fé, e isso não vem de [nós], é o dom de Deus.” (Ef 2,8)

Por isso, aceitem Jesus em Seus termos. Sua graça está disponível para vocês neste momento. Por Sua graça, arrependam-se de qualquer coisa que vocês estejam colocando adiante de serem discípulos de Jesus. Se vocês já aceitaram Jesus como seu Senhor, renovem seu Batismo e partilhem a sua fé em Jesus com outras pessoas tão logo seja possível. Um sinal revelador de ser discípulo de Jesus é que vocês estão tentando fazer “…que todas as nações se tornem discípulos …” (Mt 28,19)

Ser discípulo de Jesus é o apogeu da vida humana. É o privilégio dos privilégios. Alegrem-se sempre por Jesus ter escolhido vocês para serem Seus discípulos.

Oração: Pai, dá-me um coração de discípulo. Santa Teresinha, rogai para que eu ame Jesus muito mais profundamente.
Promessa: “…O rei concedeu o que pedi, pois a mão benevolente do meu Deus estava sobre mim.” (Ne 2,8)
Louvor: Santa Teresa comprometeu a sua vida com o Senhor dando tudo a Ele a cada momento. Ela dominou a prática de oferecer diariamente incontáveis pequenos atos de amor a Jesus.

02/10/2025- ALIMENTO DOS ANJOS

Quinta-feira, 02 de Outubro de 2025
Santos Anjos da Guarda

Ex 23,20-23
Sl 91(90).1-6.10.11
Mt 18,1-5.10

ALIMENTO DOS ANJOS

“…Os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

As Escrituras nos dizem para tomar cuidado de não nos rebelarmos contra nossos anjos da guarda (Ex 23,21). Muitos de nós não pensamos em sermos culpados por nos rebelarmos porque dificilmente pensamos em nossos anjos da guarda. Possivelmente é por isso que as Escrituras nos dizem para “…observarmos a sua voz …” (Ex 23,21) Ignorar nossos anjos da guarda pode ser uma maneira sutil de nós rebelarmos contra eles. Não é de admirar que nosso inimigo, o diabo, parece querer obter o melhor de nós, apesar de Deus prometer que nós teremos a vitória (Ex 23,22), pois esta promessa está condicionada a ouvirmos a voz dos nossos anjos.

Não devemos dar aos anjos o ‘tratamento silencioso’ de desconsiderá-los ignorando a Palavra de Deus sobre eles. Eles nos ouvem e nunca nos esquecem. Jesus nos adverte a não desprezar os pequeninos, isto é, Cristãos, dizendo: “…os seus anjos nos céus veem continuamente a face de meu Pai que está nos céus.” (Mt 18,10)

Todos nós temos pessoas que nos ignoram, assim sabemos como os anjos se sentem. Somente porque os anjos são invisíveis, isso não é razão para ignorá-los. Muitas das melhores coisas na vida são invisíveis. Temos fé através da qual nós agimos em uma dimensão invisível. Fé é “…um meio de demonstrar as realidades que não se veem.” (Hb 11,1) Com os olhos da fé, sejamos atentos aos nossos anjos. Isso nos ajudará a amar a Jesus.

Oração: Pai, aumenta a minha fé de modo que eu não perca as coisas que são mais importantes na vida.
Promessa: “Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E aquele que receber uma criança como esta por causa do meu nome, recebe a mim.” (Mt 18,4.5)
Louvor: Louvor seja dado ao Deus Trino, que deu a cada um de nós um anjo para ser nosso guardião.

03/10/2025- ARREPENDAM-SE!

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025

Br 1,15-22
Sl 79(78),1-5.8.9
Lc 10,13-16

ARREPENDAM-SE!

“…A nós a vergonha no rosto …, aos nossos reis e chefes, aos nossos sacerdotes e profetas e aos nossos pais, porque pecamos diante do Senhor. Fomos desobedientes para com ele; não escutamos a voz do Senhor nosso Deus, para andarmos segundo os preceitos que o Senhor havia dado aos nossos olhos.” (Br 1,15-18)

Apesar de Jesus ser livre do pecado (Hb 4,15), Ele começou Seu ministério público recebendo o batismo de arrependimento de João (Mc 1,4.9). A mensagem inicial e fundamental de Jesus foi: “…Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15) Jesus esperava que Seus milagres levassem as pessoas ao arrependimento. Ele declarou: “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Pois se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam se convertido, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas.” (Lc 10,13) Jesus contou parábolas sobre a alegria celestial que acompanha o arrependimento (Lc 15,7.10). Jesus viveu e morreu nos chamando ao arrependimento. No primeiro Pentecostes Cristão, a Igreja, em seu nascimento, abraçou a mensagem do arrependimento. Quando foi perguntado a Pedro: “…Irmãos, que devemos fazer?” (At 2,37), ele respondeu: “…Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão de vossos pecados …” (At 2,38)

Que nós possamos, da mesma maneira, compreender a mensagem básica de Cristo. Que possamos nos arrepender, confessar nossos pecados e aceitar Jesus como nosso Salvador e Senhor. Que nós também possamos ser ministros da reconciliação e convidar outras pessoas a se arrepender (2Cor 5,18; Mt 7,5). Que nós possamos partilhar da alegria do céu por um pecador que se arrepende (Lc 15,7). Que o sangue derramado por Jesus e a morte de Jesus para nos libertar de nossos pecados possam não ter sido em vão (1Cor 15,2). Que nós possamos ser pessoas de arrependimento, salvação, libertação, reconciliação, alegria e amor.

Oração: Pai, batiza-me, mergulha-me no arrependimento.
Promessa: “Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou.” (Lc 10,16)
Louvor: Ouvir um amigo mencionar seu desejo de receber o Sacramento da Penitência foi o suficiente para inspirar Silvio a fazer o mesmo.

04/10/2025- É UMA DESCRAÇA NÃO APRENDER NADA DE UMA DESGRAÇA

Sábado, 04 de Outubro de 2025
São Francisco de Assis

Br 4,5-12.27-29
Sl 69(68),33-37
Lc 10,17-24

É UMA DESCRAÇA NÃO APRENDER NADA DE UMA DESGRAÇA

“Pois aquele que vos infligiu estes males fará vir sobre vós, com a vossa salvação, a eterna alegria.” (Br 4,29)

Quando uma desgraça nos atinge, alguns podem pensar: ‘Por que Deus deixou que isso acontecesse comigo’? Uma possível resposta para essa pergunta é: a desgraça nos atingiu porque nós, nossa família, ou nosso país ‘irritamos’ a Deus caindo no pecado da idolatria (Br 4,6.7). Nós consideramos alguma coisa mais importante para nós do que Deus. Se assim for, nós podemos nos arrepender e fazermos alguma coisa com relação à causa do problema ao invés de nos fazermos de vítima e culpar outras pessoas por nossos problemas.

Desgraças podem ser um chamado ao arrependimento (Lc 13,3.5) e ao comprometimento com o Senhor. Deus pode transformar as piores desgraças em “…eterna alegria.” (Br 4,29) se nós “…[nos esforçarmos], tendo voltado para ele, dez vezes mais em procurá-lo.” (Br 4,28) Depois de uma desgraça, nós ficamos muitas vezes traumatizados e espiritualmente paralisados. No entanto, “…onde avultou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20) Depois de uma desgraça, nós devemos ‘aproveitar’ a graça do momento e nos voltarmos para o Senhor com zelo dez vezes maior. Nós temos que resgatar o tempo “…porque os dias são maus.” (Ef 5,16) Quando não aprendemos nada com uma desgraça, nós abrimos caminho para a próxima desgraça. “…[nos esforcemos], tendo voltado para ele, dez vezes mais em [procurar o Senhor].” (Br 4,28) Deus promete: “…Eu afastarei de ti as desgraças…” (Sf 3,18)

Oração: Pai, que eu possa não assumir o papel de vítima, mas sim de vitorioso.
Promessa: “Contudo, não vos alegreis porque os espíritos se vos submetem; alegrai-vos, antes, porque vossos nomes estão inscritos nos céus!” (Lc 10,20)
Louvor: São Francisco transformou a desgraça de uma Igreja necessitada de restauração em um glorioso ato de fé e obediência voltando sua energia para buscar o Senhor e servir a Ele.

05/10/2025 -INCÊNDIO FLORESTAL DO ESPÍRITO?

Domingo, 05 de Outubro de 2025
27º Domingo do Tempo Comum

São Benedito
Santa Faustina
Bem-Aventurado Francisco Xavier Seelos

Hab 1,2.3; 2,2-4
Sl 95(94),1.2.6-9
2Tm 1,6-8.13.14 Lc 17,5-10

INCÊNDIO FLORESTAL DO ESPÍRITO?

“Até quando, Iahweh, pedirei socorro e não ouvirás, gritarei a ti: ‘Violência!’ e não salvarás?” (Hab 1,2)

Muitos de nós estamos orando e reclamando, como fez o profeta Habacuc, que nossas orações não estão sendo respondidas, que Deus não nos está ajudando, e que nós não podemos continuar nesse caminho muito mais tempo. Uma das mais frequentes respostas de Deus para esta reclamação é: “…eu te exorto a reavivar o dom [do Espírito Santo] que há em ti …” (2Tm 1,6)

Nós não precisamos de circunstâncias que estão fora de nós para mudar as que estão dentro de nós. Nós entristecemos O Espírito Santo pelos nossos pecados (Ef 4,30). Nós extinguimos o Espírito nos entregando a temores (1Ts 5,19), “pois Deus não nos deu um espírito de medo …” (2Tm 1,7) Nós temos que nos arrepender e viver o nosso Batismo (At 2,38). Então nós iremos ver o restante da centelha de nossa vida no Espírito brilhar como o clarão de uma fornalha ou até mesmo como um incêndio florestal de uma vida de graças e de um amor renovador do mundo.

O que o mundo precisa é de Cristãos plenamente vivos no Espírito Santo. Nós precisamos de um novo Pentecostes. Nós precisamos de Cristãos dóceis ao Espírito Santo. Nós precisamos de Marias Cristãs que convidem o Espírito para suas vidas dizendo: “…Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38) Pare de reclamar (Fl 2,14.15). Acenda a chama dos dons do Espírito Santo.

Oração: Senhor, “…Aumenta-nos a fé.” (Lc 17,5)
Promessa: “Guarda o bom depósito, por meio do Espírito Santo que habita em nós.” (2Tm 1,14)
Louvor: Louvor ao nosso Senhor Jesus ressuscitado, que tem “…as chaves da Morte e do Hades.” (Ap 1,18)

06/10/2025- OUÇAM A TODOS, MAS ...

Segunda-feira, 06 de Outubro de 2025

Santa Faustina Kowalska
São Bruno

Jn 1,1-16; 2,1.11
Jn 2,2-5.8
Lc 10,25-37

OUÇAM A TODOS, MAS …

“A palavra de Iahweh foi dirigida a Jonas …” (Jn 1,1)

Jonas é tanto semelhante quanto diferente de Jesus. Jonas e Jesus são as únicas duas pessoas na Bíblia que dormiram em um barco durante uma tempestade (Jn 1,5; Mc 4,38). A tempestade no caso de Jonas cessou quando Jonas foi sacrificado, sendo lançado ao mar (Jn 1,14.15). Pela morte sacrificial de Jesus no Calvário, as tempestades do pecado e da morte foram interrompidas para aqueles que creem n’Ele. Assim como Jonas permaneceu três dias nas entranhas de um peixe (Jn 2,1), Jesus permaneceu três dias no seio da terra (Mt 12,40).

Contrastando com essas incríveis similaridades, Jonas foi totalmente o oposto de Jesus em outras situações. Jonas se afastou da vontade de Deus Pai; Jesus obedeceu ao Pai. Jonas era culpado; Jesus era inocente. Jonas foi vingativo; Jesus foi e é clemente e misericordioso.

Ironicamente, Jonas foi, ao menos originalmente, considerado mais bem sucedido que Jesus. 120.000 Ninivitas se converteram em um único dia quando Jonas relutantemente disse para se arrependerem (Jn 3,4.5; 4,11). Todavia, Jesus também disse repetidamente e continua dizendo ‘Arrependam-se’, mas poucos O escutam. Os Ninivitas serão mencionados por isso no Dia do Julgamento: “Os habitantes de Nínive se levantarão no Julgamento juntamente com esta geração, e a condenarão, porque se converteram pela pregação de Jonas, e aqui está algo mais do que Jonas!” (Lc 11,32)

Ouçam a Jesus mais do que ouvem a qualquer outra pessoa, governante, chefe ou celebridade. Arrependam-se!

Oração: Pai, capacita-me para que me arrependa total e imediatamente.
Promessa: “…Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu conhecimento; e a teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27)
Louvor: São Bruno devotou a sua vida à profunda oração e solicitude de modo a ser um com Deus.

07/10/2025- ESTARÃO CHEGANDO AS MAIORES CONVERSÕES?

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025
Nossa Senhora do Rosário

At 1,12-14
Lc 1,46-55
Lc 1,26-38

ESTARÃO CHEGANDO AS MAIORES CONVERSÕES?

“…Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus em meu Salvador, porque olhou para a humilhação de sua serva …” (Lc 1,46-48)

Antes do Grande Jubileu, o Papa São João Paulo II profetizou que o Senhor queria promover numerosas conversões no ano de 2000. ‘…o jubileu é exatamente este « ano de graça », ano de remissão dos pecados e das penas pelos pecados, ano de reconciliação entre os desavindos, ano de múltiplas conversões e de penitência sacramental e extra-sacramental …’ (Tertio Millennio Adveniente,14). Hoje, o Senhor também pretende promover conversões surpreendentes em grande número. Em nosso cético mundo, algumas pessoas acharam isso difícil de acreditar. Entretanto, nós devemos ter em mente que 120.000 pessoas da perversa Nínive se arrependeram em um dia (Jn 3,4.5; 4,11) ou que oito milhões de pessoas se converteram em sete anos através do ministério de Nossa Senhora de Guadalupe. Existem ainda maiores colheitas de almas em alguns países da África, na China, e na Coréia do Sul. Jesus produz frutos cada vez mais abundantes (Jo 10,10).

Esperem Jesus manifestar o Seu divino amor convertendo, em pouco tempo, milhões e até mesmo bilhões de pessoas. Jesus prometeu: “e, quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim.” (Jo 12,32) Sejam convertidos; sejam testemunhas por Jesus (At 1,8); sejam parte das maiores obras de salvação.

Oração: Pai, que eu possa viver e morrer para levar pessoas para Jesus.
Promessa: “Sua irmã, chamada Maria, ficou sentada aos pés do Senhor, escudando-lhe a palavra.” (Lc 10,39)
Louvor: Foi através da oração do Rosário que o Padre Carlos recebeu um grande derramamento do Espírito Santo. Nossa Senhora do Rosário, rogai por nós.

 

08/10/2025- A JUSTIÇA EGOISTA É INJUSTA

Quarta-feira, 08 de Outubro de 2025

Jn 4,1-11
Sl 86(85),3-6.9.10
Lc 11,1-4

A JUSTIÇA EGOISTA É INJUSTA

“…Por isso fugi apressadamente para Társis; pois eu sabia que és um Deus de piedade e ternura, lento para a ira, e rico em amor e que se arrepende do mal.” (Jn 4,2)

Em princípio Jonas se recusou a chamar os Ninivitas ao arrependimento porque ele se recusava a perdoá-los pelas atrocidades que haviam cometido contra o povo. A atitude impiedosa de Jonas poderia ser vista por muitos Israelitas de seu tempo como um clamor por justiça, não parecendo que estava na verdade mascarando o egoísmo de Jonas.

O Senhor desmascarou o egoísmo de Jonas enviando um verme que picou uma mamoneira que acabou fazendo Jonas quase desfalecer (Jn 4,7). Jonas ficou tão perturbado por perder seu ‘ar-condicionado’ que queria estar morto (Jn 4,8). Jonas se preocupava mais com seu conforto do que com a vida de 120.000 Ninivitas (Jn 4,10.11).

Deus é justo (Dt 32,4). Portanto, Seus seguidores têm que se levantar pela justiça. Todavia, algumas vezes nossos clamores pela justiça são falsos. O que nós chamamos de justiça pode ser uma desculpa para satisfazer nosso egoísmo ou impiedade. Como exemplo, muitas pessoas promovem a pena de morte como uma expressão de justiça. Contudo, se não perdoarmos nossos piores ofensores 70 x 7 vezes (Mt 18,21.22), nosso clamor por justiça pode ser uma desculpa para o egoísmo. Isso é profundamente injusto.

Oração: Pai, que o Vosso amor possa quebrar a magia do egoísmo em minha vida.
Promessa: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos aos nossos devedores …” (Lc 11,4)
Louvor: Os pais não Cristãos de Alice colocaram-na em uma escola Católica para receber uma boa educação. No segundo grau, as crianças rezavam o Rosário. Alice pediu a seus pais que rezassem com ela em casa, de modo que ela pudesse aprendê-lo melhor. Anos depois seus pais se tornaram Católicos, Alice é hoje uma irmã religiosa e é diretora de uma escola Católica.

09/10/2025- A ORAÇÃO QUE SEMPRE É RESPONDIDA

Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025
São Dionísio e companheiros
São João Leonardi

Ml 3,13-20
Sl 1,1-4.6
Lc 11,5-13

A ORAÇÃO QUE SEMPRE É RESPONDIDA

“…Pedi e vos será dado …” (Lc 11,9)

Se pela nossa persistência nós podemos fazer com que alguém nos dê alguma coisa (Lc 11,8), “…quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem.” (Lc 11,13) Porque o amor de Deus Pai por nós é perfeito e infinito, nós podemos ter certeza que receberemos o que pedirmos em oração – ou até melhor do que pedimos (Ef 3,20). ‘…Não te aflijas, se não recebes logo de Deus o que Lhe pedes: é que Ele quer beneficiar-te ainda mais pela tua perseverança em permanecer com Ele na oração. Ele quer que o nosso desejo se exercite na oração dilatando-nos, de modo a termos capacidade para receber o que Ele prepara para nos dar.’ (CIC, 2737)

No entanto, o autor da Epístola de Tiago ensina: “Pedis, mas não recebeis, porque pedis mal, com o fim de gastardes nos vossos prazeres.” (Tg 4,3) O Senhor sempre responde as orações verdadeiras, isto é, orações feitas com amor a Ele e não por egoísmo. Mas, por causa de nossa natureza decaída, nós somos egoístas. Isto significa que a nossa oração é deliberadamente sabotada?

O Espírito “…socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém …” (Rm 8,26) Quando nós deixamos o Espírito nos guiar na oração (Jo 16,13), nós não rezamos para informar a Deus as nossas necessidades ou para persuadi-Lo a nos ajudar. Deus tudo sabe. Mais ainda, Ele é amor (1Jo 4,8.16), assim Ele não precisa ser persuadido a nos amar. Mas nós precisamos de informação, persuasão, revelação e transformação. A oração no Espírito não tenta ajudar Deus a responder ou tenta modificá-Lo. Orar no Espírito louva a Deus pelo que Ele é, enquanto nos modifica. Orando no Espírito Santo, nós crucificamos nossa carne e nosso egoísmo (Gl 5,24), e, portanto, a oração no Espírito sempre é respondida.

Oração: Pai, que eu possa fazer orações que façam doer o coração e transformar a vida.
Promessa: “Mas para vós que temeis o meu nome, brilhará o sol da justiça, que tem a cura em seus raios.” (Ml 3,20)
Louvor: São Dionísio viajou muito para partilhar a Boa Nova. Ele entregou alegremente a sua vida pela fé.

10/10/2025-RETOMADA.

Sexta-feira, 10 de Outubro de 2025

Jl 1,13-15; 2,1.2
Sl 9,2.3.6.16.8.9
Lc 11,15-26

RETOMADA

“…Todo reino dividido contra si mesmo acaba em ruínas, e uma casa cai sobre outra.” (Lc 11,17)

Pode parecer que a garra do diabo sobre esse mundo é robusta. No entanto, o tempo dele está acabando (Ap 12,12). O Senhor destrói o fraco (Sl 9,6); até mesmo as fracas criações e tramas definitivamente saem pela culatra (Sl 9,16.17). Jesus é mais forte do que Satanás (Lc 11,22). Quando Jesus ataca incansavelmente as fortalezas de Satanás, a garra de Satanás fica afrouxada.

Por causa do pecado original, existem redutos em nosso coração; locais feridos em nosso interior que agem continuamente para nos manter cativos. A boa notícia é que Jesus, quando nós O convidamos para entrar em nosso coração através da fé e do Batismo, é mais forte do que essas fortalezas do reino das trevas (Lc 11,22). Jesus veio “…para destruir as obras do diabo.” (1Jo 3,8) Ele está sempre agindo para recuperar os territórios capturados para o reino de Deus.

Peçamos a Jesus para assumir o controle total de todas as divisões em nossos corações (Hb 4,12). Quanto mais fortalezas das trevas forem conquistadas pelo Senhor, mais nossos corações se tornam mais unidos e infusos com Sua graça. Jesus está preparando um lugar para o Seu reino em nossos corações (Jo 14,2). Dê a Ele total permissão para retomar sua vida.

Oração: Jesus, sê o Senhor de todos os reinos do meu coração.
Promessa: “Eis que Iahweh sentou-se para sempre, para o julgamento firmou o seu trono.” (Sl 9,8)
Louvor: Por mais de doze anos, Breno participou da Adoração Eucarística às quartas-feiras, de 01:00 h às 03:00 h. Apesar de estar cansado naquele horário, Jesus renovava sua força a cada semana (Is 40,29.31).

11/10/2025-PALAVRA ASSIMILADA, PALAVRA ANUNCIADA

Sábado, 11 de Outubro de 2025
Papa São João XXIII

Jl 4,12-21
Sl 97(96),1.2.5.6.11.12
Lc 11,27.28

PALAVRA ASSIMILADA, PALAVRA ANUNCIADA

“…Felizes, antes, os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28)

Deus fala e a Palavra que procede de Sua boca realiza coisas: criação, milagres, conversões, e muito mais. A Palavra de Deus é viva e trespassa corações (Hb 4,12). A Palavra de Deus realiza seus propósitos (Is 55,11).

Nossas palavras também realizam coisas. Nossas palavras vêm do fundo dos nossos corações e têm o poder de agir para o bem e para o mal. Elas elevam pessoas ou as despedaçam. Com nossas palavras, nós podemos semear justiça, paz, amor, compaixão, generosidade, perdão e encorajamento. Alternativamente, com nossas palavras nós podemos semear frutos maus tais como: amargura, fúria, condenação e impiedade. “O homem bom, do bom tesouro do coração tira o que é bom, mas o mau, de seu mal tira o que é mau; porque a boca fala daquilo que está cheio o coração.” (Lc 6,45)

Uma vez que nossas palavras provêm dos nossos corações, nós temos que permitir que o Senhor purifique os nossos corações para produzir o fruto bom que Ele espera (Jo 15,8.16). A Palavra de Deus é o perfeito agente purificador do coração (Jo 15,3). Nosso desafio, então, é preencher regularmente nossos corações com a Palavra de Deus e, desse modo, dar em nossos corações um banho diário na Palavra de Deus (Ef 5,26). Nossas línguas nativas se tornarão então ‘Escritura’ e nossas palavras Irão produzir muitos bons frutos. Assim nós seremos “…os que ouvem a palavra de Deus e a observam.” (Lc 11,28)

Oração: Pai, enche-me do desejo cada vez mais profundo de fazer da Tua Palavra minha morada (Jo 8,31). Ensina-me “…o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49)
Promessa: “Ó justos, alegrai-vos com Iahweh e celebrai sua memória sagrada!” (Sl 97(96),12)
Louvor: Ao Papa São João XXIII é creditada a salvação de muitos Judeus enquanto servia como arcebispo na Grécia durante a 2ª Guerra Mundial.

12/10/2025-“...QUERES FICAR CURADO?” (Jo 5,6)

Domingo, 12 de Outubro de 2025
28º Domingo do Tempo Comum

Nossa Senhora Aparecida

Est 5,1.2; 7,2.3
Sl 45(44),11-16
Ap 12,1.5.13.15.16
Jo 2,1-11

“…QUERES FICAR CURADO?” (Jo 5,6)

“…Que queres de mim, mulher? Minha hora ainda não chegou.” (Jo 2,4)

Nas passagens de 2Rs 5,14 e Lc 17,14 os passos envolvendo as curas de leprosos são convencionais ao invés de espetaculares. A humilde obediência foi requerida dos leprosos, que não foram curados até que obedecessem. Estas curas são similares ao aparentemente convencional poder de cura dos Sacramentos. ‘O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitência e o da Unção dos Enfermos.’ (CIC, 1421) Nós temos que participar dos Sacramentos para experimentar seus efeitos de cura. Como exemplo, o Sacramento da Reconciliação não tem efeito até que nós nos apresentemos ao sacerdote na Confissão (Lc 17,14). Depois de fazer isso, nós somos perdoados e curados.

Pode parecer que a cura em um Sacramento é algo como uma transação impessoal. Na verdade, os Sacramentos são totalmente pessoais. Na Santa Comunhão, a carne do Senhor Jesus habita em nossa carne (Jo 6,56; 17,23). Na Confissão, o sacerdote, apesar de parecer distante, está apoiado na pessoa de Cristo. ‘Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote exerce o ministério do bom Pastor que procura a ovelha perdida…’ (CIC, 1465) Através dele, Jesus perdoa seu pecado de modo muito pessoal. Os outros Sacramentos também são ministrados através do toque pessoal do Senhor.

Naamã queria uma cura pessoal e espetacular (2Rs 5,11.12). Mas ele conseguiu o resultado que queria através da simples obediência (2Rs 5,14). Através de Sua Igreja, Jesus derramou um incrível poder de cura. “…. Queres ficar curado?” (Jo 5,6) o suficiente para receber a cura através dos Sacramentos que Jesus estabeleceu em Sua Igreja?

Oração: Pai, que eu possa buscar a cura nos Teus termos.
Promessa: “Fiel é esta palavra: Se com ele morremos, com ele viveremos. Se com ele sofremos, com ele reinaremos. Se nós o renegamos, também ele nos renegará.” (2Tm 2,11.12)
Louvor: Louvor a Vós, Jesus, ressuscitado em esplendor. Vós que curais. Aleluia!

13/10/2025- VIVENDO PARA PROCLAMAR O EVANGELHO

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025

Rm 1,1-7
Sl 98(97),1-4
Lc 11,29-32

VIVENDO PARA PROCLAMAR O EVANGELHO

“…Jesus cristo nosso Senhor, por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para louvor do seu nome …” (Rm 1,4.5)

São Paulo, “…chamado para ser apóstolo, escolhido para o evangelho de Deus.” (Rm 1,1), escreveu aos Romanos a fim de prepará-los para servir como base para a futura evangelização da Espanha (Rm 15,24.28). Paulo estava sempre pensando em alcançar mais pessoas para Cristo. Ele iria usar um tribunal como um fórum para pregar o Evangelho (At 26,1-3). Ele até mesmo se deteve para converter o carcereiro depois de um terremoto (At 16,28-33). Paulo repetidamente arriscou a sua vida para pregar o Evangelho (2Cor 11,23). Ele era sincero; a evangelização era a única coisa em sua mente. Ele pagaria qualquer preço para ganhar tantos quantos fosse possível para Cristo (1Cor 9,19).

Temos ainda sete semanas no Tempo Comum. Nas últimas quarenta e cinco semanas, quantas pessoas nós tentamos levar para o Senhor? Os campos estão amadurecidos para uma grande colheita (Jo 4,35), mas os trabalhadores ainda são poucos (Mt 9,37). Se nós não estamos evangelizando, será que fomos evangelizados? Que nós nos arrependamos de não partilhar o Evangelho e façamos com que o restante deste ano seja o maior trabalho de evangelização de nossas vidas.

Oração: Pai, dê-me um novo Pentecostes que leve a uma nova evangelização.
Promessa: “A rainha do sul …veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, mas aqui está algo mais do que Salomão!” (Lc 11,31)
Louvor: Jorge, um atleta profissional, não esconde sua fé em Jesus Cristo e tem sido uma frutuosa testemunha de sua fé.

14/10/2025- VERDADEIRO AMOR

Terça-feira, 14 de Outubro de 2025
Papa São Calisto I

Rm 1,16-25
Sl 19(18),2-5
Lc 11,37-41

VERDADEIRO AMOR

“Por isso Deus os entregou, segundo o desejo dos seus corações, à impureza em que eles mesmos desonraram seus corpos.” (Rm 1,24)

Se nós nos envolvemos com a idolatria, isto é, dando prioridade a alguma coisa antes de Deus, o Senhor irá nos entregar “…à impureza em que [nós] mesmos [desonramos nossos] corpos.” (Rm 1,24) e “…a paixões aviltantes …” (Rm 1,26). Mulheres irão mudar “…as relações naturais por ralações contra a natureza.” (Rm 1,26), e homens irão deixar “…a relação natural com a mulher…” (Rm 1,27) e irão “…[arder] em desejo uns para com os outros …” (Rm 1,27) Eles irão praticar “…torpezas homens com homens e [receber] em si mesmos a paga da sua aberração.” (Rm 1,27)

A Igreja Católica aplicou esses versículos da Epístola aos Romanos na seguinte declaração: ‘…Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves a Tradição sempre declarou que «os atos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados». São contrários à lei natural, fecham o ato sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afetiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados’. (CIC, 2357) Esta é a forma como os versículos acima têm sido entendidos por quase dois mil anos.

Quando nós reconhecemos o fato que os atos homossexuais são intrinsecamente desordenados e gravemente pecaminosos, nós temos base para amar verdadeiramente aqueles(as) que experimentam a atração pelo mesmo sexo. Nós podemos trazer-lhes esperança e cura em Jesus. Se eles(as) tiverem pecado, nós podemos encorajá-los(as) a abraçar o arrependimento e a castidade. Qualquer entendimento sobre a homossexualidade não baseado na verdade é prejudicial para aqueles(as) que experimentam a atração pelo mesmo sexo. Amem a verdade (1Jo 3,18).

Oração: Pai, que eu possa amar as pessoas o suficiente para dizer-lhes a verdade.
Promessa: “Antes, daí o que tendes em esmola e tudo ficará puro para vós!” (Lc 11,41)
Louvor: O Papa São Calisto I foi um servo humilde. Jesus o exaltou (Mt 23,12) e colocou-o na posição de Papa. Como tal, Calisto exaltou a Jesus e defendeu vigorosamente Sua divindade.

15/10/2025 - ARREPENDIMENTO CONTÍNUO

Quarta-feira, 15 de Outubro de 2025
Santa Teresa de Jesus (Teresa d’Ávila)

Rm 2,1-11
Sl 62(61),2.3.6.7.9
Lc 11,42-46

ARREPENDIMENTO CONTÍNUO

“Ou pensas tu, ó homem, que julgas os que tais ações praticam e tu mesmo as práticas, que escaparás ao julgamento de Deus? Ou desprezas a riqueza da sua bondade, paciência e longanimidade, desconhecendo que a benignidade de Deus te convida à conversão?” (Rm 2,3.4)

Jesus disse aos líderes religiosos do Seu tempo que eles estavam “…[deixando] de lado a justiça e o amor de Deus!” (Lc 11,42) Por causa do seu orgulho pecaminoso, eles estavam espiritualmente mortos. Eles eram “…como esses túmulos disfarçados, sobre os quais se pode transitar, sem o saber.” (Lc 11,44) Paulo escreveu aos Cristãos de Roma que eles tinham o “…coração impenitente …” e estavam “…acumulando a ira para o dia da ira …” (Rm 2,5)

Muitas pessoas religiosas frequentemente têm se arrependido dos seus pecados. Mas, isso é somente um começo. Precisamos nos arrepender com uma profundidade muito maior. Todavia, porque nós já nos arrependemos, pensamos que terminamos o arrependimento. Ao invés do nosso arrependimento inicial ser um catalisador que conduz a um arrependimento maior, ele se torna, com efeito, sendo como uma vacina. Nós usamos um pequeno arrependimento para nos inocular de modo que nunca mais progredimos para um profundo arrependimento.

Para evitar que nosso arrependimento inicial seja usado contra nós, devemos:
– buscar a Confissão ao menos mensalmente,
– pedir ao Sagrado Coração de Jesus para revelar os pensamentos e intenções dos nossos corações (Hb 4,12),
– olhar silenciosamente para um crucifixo por ao menos um minuto a cada dia, e
– pedir ao Espírito Santo para nos mostrar os nossos pecados (Jo 16,8).

Oração: Pai, faz com que eu mergulhe no arrependimento (Lc 3,3).
Promessa: “[Deus] retribuirá a cada um segundo suas obras: a vida eterna para aqueles que pela constância no bem visam à glória, à honra e à incorruptibilidade; a ira e a indignação para os egoístas, rebeldes à verdade e submissos à injustiça.” (Rm 2,6-8)
Louvor: Santa Teresa de Jesus, evoluiu progressivamente na santidade ao aprender a aceitar o sofrimento imitando o Senhor.

16/10/2025 - “IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULOS...” (Mt 28,19)

Quinta-feira, 16 de Outubro de 2025
Santa Edwiges
Santa Margarida Maria Alacoque

Rm 3,21-30
Sl 130(129),1-6
Lc 11,47-54

“IDE, PORTANTO, E FAZEI QUE TODAS AS NAÇÕES SE TORNEM DISCÍPULOS…” (Mt 28,19)

“são justificados gratuitamente, por sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus.” (Rm 3,24)

Hoje eu participei de uma Missa em uma paróquia que fazia a celebração para várias escolas. Havia centenas de estudantes de várias idades, presentes na Missa. Em sua homilia, o sacerdote perguntou aos estudantes se eles conheciam a missão da Igreja Católica. Um estudante do segundo grau levantou a sua mão. O sacerdote chamou-o e o menino disse: ‘Vão e façam discípulos em todas as nações’. O sacerdote, olhando para o estudante um pouco impressionado, deu um largo sorriso e disse à congregação que a resposta do menino havia sido uma das melhores que ele havia ouvido. Se percebeu ou não, o menino estava citando o texto de Mateus 28,19.

Um discípulo de Jesus Cristo:
– é aquele que imita a Jesus em Seu caráter e em Seu ministério,
– aceita e vive a disciplina do Senhor (Hb 12,5-13),
– declara Jesus como Senhor e Deus (Jo 20,28),
– morre para si mesmo e segue os passos de Jesus (Lc 9,23),
– vive um estilo de vida de santidade, oração, louvor, estudo, e serviço,
– recebe o Espírito Santo (Jo 20,22) e é conduzido pelo Espírito (Gl 5,25), e
– faz discípulos que levam outros ao discipulado.
“Se compreenderdes isso e o praticardes, felizes sereis.” (Jo 13,17)

Oração: Jesus, eu serei Teu discípulo (Lc 9,57). Ensina-me Vossos caminhos (Sl 25(24),4.5).
Promessa: “Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.” (Sl 130(129),4)
Louvor: Roberto fumou durante anos. Jesus veio à sua mente lembrando que seu corpo era “…templo do Espírito Santo …” (1Cor 6,19) Com aquela revelação veio a graça de deixar de fumar.

 

17/10/2025 -COMO SATANÁS USA O MEDO CONTRA NÓS

Sexta-feira, 17 de Outubro de 2025
Santo Inácio de Antioquia

Rm 4,1-8
Sl 32(31),1.2.5.11
Lc 12,1-7

COMO SATANÁS USA O MEDO CONTRA NÓS

“Meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois disso nada mais podem fazer.” (Lc 12,4)

A graça de Deus continua a ser prodigamente derramada sobre nós para nos libertar para amá-Lo de todo o nosso coração. Nesse amor, nós temos poder para transformar o mundo. Contudo, Satanás tenta nos impedir de receber a graça e o amor de Deus. Ele faz isso nos tentando para pecarmos, e ele nos manipula para pecarmos de várias maneiras, especialmente através do medo. Portanto, o Senhor nos manda 365 vezes na Bíblia: “…não tenhais medo …” (Lc 12,4)

Nós podemos nos recusar a ser manipulados através do medo:
– temendo a Deus ao invés de a qualquer outra coisa (Lc 12,5; Eclo 34,14),
– percebendo nosso valor (Lc 12,7). Entregar-se ao medo é rebaixar nossa dignidade como filhos e filhas de Deus,
– tendo fé (Mc 5,36), e
– amando a todos, até mesmo aos nossos inimigos (1Jo 4,18).

A graça de Deus é sempre suficiente para tudo (2Cor 12,9), mas nós temos que aceitá-la. Pecar é rejeitar a graça de Deus, e o medo é uma das mais eficientes maneiras que Satanás usa para nos levar a pecar. Portanto, aceitemos a graça de Deus de nunca nos entregarmos ao medo, pois se tivermos medo, provavelmente sucumbiremos ao pecado e rejeitaremos graças futuras.

Oração: Pai, reaviva a chama do Espírito da fé em minha vida (2Tm 1,6.7).
Promessa: “Bem-aventurados aqueles cujas ofensas foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não leva em conta o pecado.” (Rm 4,7.8)
Louvor: O amor de Santo Inácio de Antioquia por Deus era tão grande que ele corajosamente enfrentou o martírio no Coliseu Romano. Ele foi ardentemente devotado à divindade e à Ressurreição de Jesus Cristo.

18/10/2025 -“...É UMA SÓ A ESPERANÇA DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS.” (Ef 4,4)

Sábado, 18 de Outubro de 2025
São Lucas, evangelista
2Tm 4,10-17
Sl 145(144),10-13.17.18
Lc 10,1-9

“…É UMA SÓ A ESPERANÇA DA VOCAÇÃO A QUE FOSTES CHAMADOS.” (Ef 4,4)

“Somente Lucas está comigo …” (2Tm 4,11)

São Lucas é o maior professor sobre o Espírito Santo. Ele é o Evangelho do Espírito Santo, e seu ‘Atos dos Apóstolos’ é o relato da criação e do desenvolvimento da Igreja pelo Espírito Santo. Em razão de Lucas ser cheio do Espírito, ele enfatiza o chamado de Deus à unidade e à comunidade, pois o Espírito é a Origem da nossa unidade (Ef 4,3; 1Cor 12,13). Lucas narra que Jesus enviou Seus discípulos dois a dois (Lc 10,1). O próprio Lucas foi companheiro de São Paulo em algumas de suas missões (2Tm 4,11). Lucas também registrou que Jesus queria que Seus discípulos usassem a casa das pessoas como suas bases para a evangelização (Lc 10,7; At 16,15). Além disso, Lucas enfatizava que o Espírito Santo de Pentecostes nos chama a nos devotarmos à vida comunitária (At 2,42).

No nosso mundo solitário e de isolamento, com a Igreja muitas vezes dividida ao invés de unida, quando matrimônios e famílias continuam se separando, quando a comunidade Cristã parece mais um culto do que um chamado – nós precisamos mais do que nunca da ênfase de Lucas no Espírito Santo da unidade. Leiamos Lucas; vivamos Lucas. Sejamos “…um só coração e uma só alma …” (At 4,32) no Espírito Santo.

Oração: Pai, une-me mais profundamente com vários irmãos e irmãs em Cristo.
Promessa: “…A colheita é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita.” (Lc 10,2)
Louvor: Por causa de São Lucas, o mundo conhece mais sobre a Anunciação e a Natividade, resultando em um fervoroso culto a Jesus através dos séculos.

 

19/10/2025 -DÊ-ME UMA AJUDA

Domingo, 19 de Outubro de 2025
29º Domingo do Tempo Comum

São João de Brébeuf
Santo Isaac Jogues e companheiros mártires
São Paulo da Cruz

Ex 17,8-13
Sl 121(120),1-8
2Tm 3,14-4,2
Lc 18,1-8

DÊ-ME UMA AJUDA

Jesus “contou-lhes ainda uma parábola para mostrar a necessidade de orar sempre, sem jamais esmorecer.” (Lc 18,1)

“E enquanto Moisés ficava com as mãos levantadas, Israel prevalecia; quando, porém, abaixava as mãos, prevalecia Amalec. Ora, as mãos de Moisés estavam pesadas; tomando então uma pedra, puseram-na debaixo dele e ele se sentou; Aarão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um de um lado e o outro do outro. Assim as suas mãos ficaram firmes até o pôr-do-sol. E Josué pôs em fuga Amalec e seu povo ao fio da espada.” (Ex 17,11-13)

Jesus, pregado na cruz, lutou contra o reino das trevas por nossas almas. Suas mãos ficaram cansadas quando Ele as estendeu em oração por nós. Embora Ele não tivesse ninguém para sustentar Seus braços cansados, os pregos mantinham Suas mãos elevadas; assim Ele pode mantê-las levantadas em oração e vencer a batalha.

Talvez vocês estejam sozinhos em sua fé e não tenham um Aarão e Hur para apoiar suas mãos e seus espíritos enquanto vocês oram. Suas cruzes estão pesadas, suas mãos estão ficando cansadas, e é difícil mantê-las erguidas em confiante oração. Mas, se vocês “…[foram crucificados] com Cristo.” (Gl 2,19), pode ser que os pregos que prendem vocês às suas cruzes são os seus ‘Aarão’ e ‘Hur’, mantendo seus braços levantados e estendidos em persistente oração.

Talvez se as circunstâncias fossem mais favoráveis em suas vidas, vocês poderiam ser tentados a relaxar e deixar de orar. Mas suas cruzes, os pregos, e o sofrimento mantêm suas mãos estendidas em oração e os levam à vitória em suas batalhas espirituais. “Por isso, reerguei as mãos enfraquecidas e os joelhos trôpegos.” (Hb 12,12) Orem persistentemente, como Jesus orienta (Lc 18,1-5). ‘Cansem-No’ com suas orações (Is 62,6.7).

Oração: Senhor, quando eu ficar cansado por Ti, que eu nunca fique cansado de Ti.
Promessa: “O meu socorro vem de Iahweh, que fez o céu e a terra.” (Sl 121(120),2)
Louvor: “Celebrai a Iahweh, porque ele é bom, porque seu amor

20/10/2025 -DIA DA INDEPENDÊNCIA

Segunda-feira, 20 de Outubro de 2025

Rm 4,20-25
Lc 1,69-75
Lc 12,13-21
DIA DA INDEPENDÊNCIA

“E direi à minha alma: Minha alma, tens uma quantidade de bens em reserva para muitos anos; repousa, come, bebe, regala-te.” (Lc 12,19)

O homem mencionado no Evangelho de hoje já era rico (Lc 12,16). Ele tinha uma grande produção de grãos em sua propriedade (Lc 12,17.18). Havia passado um ano de sua última colheita, e ele não tinha espaço para guardar a colheita do ano. Portanto, ele ainda tinha ao menos um ano de trigo de reserva. Então ele teve uma boa produção (Lc 12,16), tão grande que seu celeiro iria transbordar. Deus havia abençoado aquele homem do modo anunciado pelos profetas (Am 9,13.14; Is 30,23-25).

Mas o pensamento daquele homem revela o seu coração (Lc 6,45). Apesar de rico, ele estava preocupado com o seu futuro. Ele podia ter agradecido a Deus pela generosa colheita; ao invés disso, ele dizia a si mesmo que ele estava finalmente seguro o suficiente para ‘relaxar’ (Lc 12,19). Ele poderia ter partilhado sua fartura com os famintos, ficando assim rico para Deus. Ao invés disso, ele somente pensou em crescer em riqueza para si mesmo (Lc 12,21).

Quando decidindo como tratar a sua colheita, ele consultou a si mesmo ao invés de Deus. Agora ele seria auto-suficiente, independente de um Deus que ele nunca mencionava e nem agradecia. Suas ações e palavras mostraram que ele não confiava no único Deus que continuava a abençoá-lo de modo tão abundante, que não pode ser comprado, e que continuava a prover para ele. Em Sua misericórdia, Deus reservou um local para esse homem e para todos os outros que insistem em permanecer independentes d’Ele pelos próximos anos (Lc 12,19). Isso é chamado ‘inferno’.

Nós também podemos cair nessa ‘armadilha’ de desejar estar seguros pelo resto de nossas vidas (1Tm 6,9). Arrependam-se! Confiem somente em Deus.

Oração: Pai, eu confio somente em Ti para minhas necessidades diárias (Mt 6,11). Que eu nunca venha a afastar-me de Vós em tempos de prosperidade (Pr 30,7-9).
Promessa: “Não foi escrito só para ele: – [a fé] Foi-lhe levado em conta – mas também para nós. Para nós que cremos naquele que ressuscitou dos mortos, Jesus, nosso Senhor.” (Rm 4,24)
Louvor: São Paulo da Cruz fundou a Congregação dos Clérigos da Santa Cruz e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma ordem religiosa devotada a propagar a memória da Paixão de Jesus (1Cor 2,2).

 

21/10/2025 -É A VOSSA VEZ

Terça-feira, 21 de Outubro de 2025

Rm 5,12-15.17-21
Sl 40(39),7-10.17
Lc 12,35-38

É A VOSSA VEZ

“…Em verdade vos digo, ele se cingirá e os colocará à mesa e, passando de um a outro, os servirá.” (Lc 12,37)

Há uma inversão de papéis na passagem do Evangelho de hoje. Um senhor servir aos servos seria virar a ordem social de cabeça para baixo (Lc 12,37). Mas Jesus lavou os pés dos discípulos para ser um exemplo para eles (Jo 13,5.15). Jesus virou o mundo de cabeça para baixo através de Sua morte e Ressurreição (Rm 5,19-21). Os apóstolos missionários também viraram o mundo de cabeça para baixo (At 17,6). A Bíblia está repleta de boas viradas.

Nós, discípulos de Jesus temos que estar sempre vigilantes, alertas para a volta do Senhor (Lc 12,36). No Santo Sacrifício da Missa, Jesus vira o céu e a terra de cabeça para baixo, retornando todos os dias para nos servir e esperando que nós retornemos para Ele. Ele retorna nos pobres e necessitados, nos feridos e quebrantados. Jesus retorna em Seu Corpo Místico, a Igreja.

O quanto invertido é isso? O Senhor serve, o Rei do Universo aparece humilde na forma do pão e do vinho, os fracos são fortes (2Cor 12,9.10), os orgulhosos são humilhados, e os pobres e os mansos herdam a terra (Mt 5,5). O Reino de Deus não é o reino deste mundo (Jo 18,36). O mundo está de cabeça para baixo, o solo que permite a semente germinar, crescer e produzir frutos está revirado. Deixem que Jesus faça qualquer inversão e comoção que sejam necessárias. Deixem que Ele revire suas famílias, seus locais de trabalho, seus casamentos e suas vidas. Em Jesus a inversão é colocar na posição correta.

Oração: Pai, eu me entrego à Tua vontade. Transforma a minha vida do modo que desejares.
Promessa: “…Onde avultou o pecado, a graça superabundou.” (Rm 5,20)
Louvor: Roberto e Sonia participam da Missa e da Adoração Eucarística juntos várias manhãs a cada mês.

22/10/2025 -AMAR PARA ESPERAR

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025
Papa São João Paulo II

Rm 6,12-18
Sl 124(123),1-8
Lc 12,39-48

AMAR PARA ESPERAR

“Feliz aquele servo que o senhor, ao chegar, encontrar assim ocupado!” (Lc 12,43)

A São Pedro foram entregues as chaves do Reino dos Céus (Mt 16,19). Ele viu o Senhor ressuscitado no dia em que Jesus ressuscitou dentre os mortos. Pedro havia sido advertido várias vezes para ser vigilante e fiel em sua missão porque Jesus, seu Mestre, poderia abreviar Seu momento de retorno (Lc 12,45; Mt 25,5.19). Apesar de muito ter sido dado a Pedro (Lc 12,48), ele não pode esperar por Jesus algumas poucas semanas. Assim, pouco depois da Ressurreição de Jesus, Pedro voltou a trabalhar em sua pesca comercial (Jo 21,3).

No Evangelho de hoje, Jesus advertiu Pedro que o servo “…que conheceu a vontade do seu senhor, mas não se preparou e não agiu conforme sua vontade, será açoitado muitas vezes.” (Lc 12,47) Mas quando Jesus retornou para testar Seu servo Pedro, Ele não o açoitou. Ao invés disso, Jesus deu a Pedro uma milagrosa pesca de peixes e preparou-lhe uma refeição (Jo 21,6.13). Naquele momento, Jesus não aplicou um ensinamento ou contou uma parábola para Pedro, Ele simplesmente perguntou a Pedro: “…tu me amas mais do que estes?” (Jo 21,15)

Esperar por algumas semanas, alguns meses, ou até mesmo alguns anos para Jesus vir até nós não será um problema se nós O amarmos o suficiente. Se nós amarmos a Jesus, nós estaremos envolvidos em ministrar a Palavra de Deus para Suas ovelhas em nosso meio (Jo 21,15; Lc 12,42). Se nós amarmos a Jesus, nós não iremos desperdiçar os dons e privilégios que Deus nos concedeu com nossos próprios prazeres (Lc 12,45.46). A vigilância e a espera vêm naturalmente para aqueles que amam (Ct 1-3; 5,2). “Pois a caridade de Cristo nos compele …” (2Cor 5,14) a divulgar a Palavra de Deus. Jesus pergunta a cada um de nós: “…tu me amas mais do que estes?” (Jo 21,15)

Oração: Pai, derrama o Teu amor no meu coração através do Espírito Santo (Rm 5,5) de modo que eu possa esperar com alegre esperança.
Promessa: “O socorro nosso é o nome de Iahweh, que fez o céu e a terra!” (Sl 124(123),8)
Louvor: O Papa São João Paulo II considerou uma prioridade estar presente em vários Encontros Mundiais da Juventude, para levar a esperança do Evangelho a milhões de jovens de todo o mundo.

23/10/2025 - DIVIDINDO DE MODO A UNIR

Quinta-feira, 23 de Outubro de 2025
São João de Capistrano

Rm 6,19-23
Sl 1,1-4.6
Lc 12,49-53

DIVIDINDO DE MODO A UNIR

“Pensais que eu vim para estabelecer a paz sobre a terra? Não, eu vos digo, mas a divisão.” (Lc 12,51)

Cristo reúne. Ele morreu “…para congregar na unidade todos os filhos de Deus dispersos.” (Jo 11,52) Apesar de ter vindo para juntar e unir, Jesus disse que Ele veio causar divisão nas famílias no sentido de que Ele acende Sua luz da verdade em cada membro da família (Lc 12,52.53). Em sua livre vontade, algum membro da família pode ter decidido não ouvir a voz da verdade.

Satanás divide; o seu propósito é causar a desunião. Ele faz tudo que está ao seu alcance para dividir e isolar. É como diz Jesus: “…Um inimigo é que fez isso …” (Mt 13,28) Depois de semear a desunião e a discórdia (Mt 13,25), o diabo atrevidamente tenta lançar a culpa dos problemas sobre o Senhor, Aquele que é o Único que trabalha para juntar e unir.

Assim quando Jesus diz: ‘Eu vos trago a divisão’ (Lc 12,51), Ele está agindo primeiramente para separar os membros da família de sua união com o maligno. Esse trabalho fundamental tem que ser feito antes que o trabalho de unir e construir possa ser iniciado. Jesus, a Palavra Viva, “…penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas …” (Hb 4,12) Ele faz a cirurgia em cada pessoa, julgando “…as disposições e as intenções do coração.” (Hb 4,12), tal como um cirurgião separa as células do câncer das células sadias para remover o câncer do corpo da pessoa.

Assistam ao Senhor em Seu trabalho de juntar e unir. Permitam que Ele divida e retire vocês de qualquer ligação que separe vocês da união com Deus.

Oração: Senhor Jesus, eu me entrego completamente a Ti. Faz o que for necessário para que possas fazer através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Mas agora, libertos do pecado e postos a serviço de Deus, tendes vosso fruto para a santificação e, como desfecho, a vida eterna.” (Hb 6,22)
Louvor: Por várias décadas, São João de Capistrano viajou muitos quilômetros através da Europa Central, pregando em missões e renovando a devoção em uma área devastada pela peste.

24/10/2025 - PRIMAVERA EM OUTUBRO

Sexta-feira, 24 de Outubro de 2025
Santo Antônio Maria Claret

Rm 7,18-25
Sl 119(118),66.68.76.77.93.94
Lc 12,54-59

PRIMAVERA EM OUTUBRO

“…Por que não discernis o tempo presente?” (Lc 12,56)

Na maioria das vezes é possível prever o tempo. Jesus considerou que também é possível interpretar os sinais dos tempos (Lc 12,56). Quais são os sinais dos nossos tempos? Que tempo é esse espiritualmente?

O Papa São João Paulo II profetizou em sua primeira ‘primavera’ para a Igreja. ‘…Não podemos ficar tranquilos, ao pensar nos milhões de irmãos e irmãs nossas, também eles redimidos pelo sangue de Cristo, que ignoram ainda o amor de Deus. A causa missionária deve ser, para cada crente tal como para toda a Igreja, a primeira de todas as causas …’ (Redemptoris Missio, 86). Isso significa que nós fizemos a previsão de um longo e frio inverno espiritual. Alguns morreram espiritualmente durante este inverno; outros estão famintos, doentes ou fracos. Nós temos que alcançar nossos irmãos e irmãs em Cristo para ressuscitar, alimentar e curar. Nós devemos também falar-lhes sobre a boa nova que, apesar da primeira primavera algumas vezes parecer como o inverno, ela ainda é uma primavera. Nós temos a certeza da esperança de uma nova vida. “Vê o inverno já passou! Olha a chuva: já se foi! As flores florescem na terra, o tempo da poda vem vindo, e o canto da rola está se ouvindo em nosso campo.” (Ct 2,11.12)

Apesar de podermos estar preparados para o inverno no ano calendário, o inverno terminou no calendário espiritual. A pomba, o Espírito Santo, está cantando uma nova canção de uma nova vida em nossa terra. Vem, Espírito Santo da primavera!

Oração: Pai, envie o Espírito Santo para ensinar-me a ler os sinais dos tempos.
Promessa: “Infeliz de mim! Quem me libertará deste corpo de morte? Graças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo Senhor nosso.” (Rm 7,24.25)
Louvor: Santo Antônio Maria Claret não somente assumia ele próprio missões, ele fundou a Congregação dos Filhos Missionários do Imaculado Coração de Maria.

 

25/10/2025 - O FRUTO DO AMOR

Sábado, 25 de Outubro de 2025
Santo Antônio de Sant’Anna Galvão

Rm 8,1-11
Sl 24(23),1-6
Lc 13,1-9
O FRUTO DO AMOR

“…Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Veio a ela procurar frutos …” (Lc 13,6)

Jesus nos manda produzir frutos de santidade e evangelização, ou nós seremos ‘cortados’ (Lc 13,9) e “…lançados ao fogo…” (Jo 15,6) Em outras palavras, nós podemos eventualmente ir para o inferno por não viver e partilhar a fé.

Jesus é muito rigoroso quanto a isso porque Ele é Amor (1Jo 4,8.16) e portanto, quer que todas as pessoas sejam salvas (1Tm 2,4) do pecado, da morte, e do inferno por acreditarem n’Ele. Por causa do pecado, todo o mundo está condenado ao medo, à escravidão, ao engano, à culpa, ao ódio a si mesmo, à ira, e à violência. Jesus, em Seu amor, morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para nos salvar desta terrível condenação. Então, Ele nos fez missionários e mensageiros desta Boa Nova. Em Seu amor, nós temos que insistir em entregar a seguinte mensagem para um mundo condenado: “Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. A Lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te libertou da lei do pecado e da morte.” (Rm 8,1.2)

Se nós amamos a Deus e às outras pessoas, seremos missionários. Se nós não amamos, nós “…[permanecemos] na morte.” (1Jo 3,14) Amem, e produzam o fruto da evangelização.

Oração: Pai, com amor, que eu possa produzir frutos constantes e abundantes (Jo 15,5).
Promessa: “E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vós, aquele que ressuscitou Cristo Jesus dentre os mortos dará vida também a vossos corpos mortais, mediante o seu Espírito que habita em vós.” (Rm 8,11)
Louvor: Sonia venceu o medo e deu testemunho de como Deus havia atuado em sua vida.

26/10/2025 -TUDO FOI OFERECIDO

Domingo, 26 de Outubro de 2025
30º Domingo do Tempo Comum

Eclo 35,12-14.16-18
Sl 34(33),2.3.17-19.23
2Tm 4,6-8.16-18
Lc 18,9-14

TUDO FOI OFERECIDO

“Quanto a mim, já fui oferecido em libação …” (2Tm 4,6)

São Paulo, próximo ao fim de sua vida, disse que ele estava sendo “…oferecido em libação…” (2Tm 4,6) A libação é o ato de derramar um líquido sobre o solo, geralmente em uma cerimônia religiosa. O ato da libação se parece como desperdiçar óleo ou vinho (Gn 35,14; Lv 23,13). Similarmente, para aqueles sem fé, parece ser um mau uso de talento alguém dedicar a vida a serviço do Senhor. Mas para aqueles com fé, isto não é um desperdício, mas uma libação, uma vida oferecida no serviço a Deus.

Isto é como Deus se relaciona conosco. Ele derrama o Espírito Santo sobre nós (Rm 5,5), quer nós nos preocupemos ou não em recebê-Lo. Ele derrama a chuva sobre os justos e os injustos (Mt 5,45). Jesus crucificado não retém nenhuma gota de Seu sangue.

No serviço a Deus, humildemente nos esvaziamos de nós mesmos (Fl 2,7). Somos chamados a oferecer tudo, a nos esvaziarmos, como uma libação (Fl 2,17). Nada foi deixado no cálice uma vez que a libação é oferecida.

Imitem a Jesus. Ofereçam-se a si mesmos. Ofereçam-se completamente a Ele. Não retenham nada. Ofereçam-se como uma libação para o Senhor (2Tm 4,6).

Oração: Pai, eu ofereço a minha vida por Ti. Eu confio em Ti para preencher-me novamente.
Promessa: “Iahweh está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19)
Louvor: Louvor a Vós, Jesus ressuscitado, Logos Divino, por irrigar a terra como Vossa Palavra cheia de poder (Is 55,10.11).

 

27/10/2025 -NÃO HÁ VAGAS

Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025

Rm 8,12-17
Sl 68(67),2.4.6.7.20.21
Lc 13,10-17

NÃO HÁ VAGAS

“Pois se viverdes segundo a carne, morrereis, mas, se pelo Espírito fizerdes morrer as obras do corpo, vivereis.” (Rm 8,13)

Para seguir a Cristo, nós temos que renunciar a nós mesmos (Lc 9,23) e crucificar nossa carne com suas paixões e desejos (Gl 5,24). Temos que disciplinar nossos corpos de modo que os dominemos (1Cor 9,27). Isso parece necessitar de uma grande força de vontade. Entretanto, vencer nossa fixação na carne não é por nosso poder ou força, mas pelo Espírito Santo (Zc 4,6). Nós “…[fazemos] morrer as obras do corpo …” (Rm 8,13) não pelo poder da nossa vontade, mas pelo poder do Espírito. “Pois a carne tem aspirações contrárias ao espírito e o espírito contrárias à carne. Eles se opõem reciprocamente …” (Gl 5,17)

O Espírito se opõe fortemente à nossa procura pelos prazeres. Assim, nós devemos “…[conduzir-nos] pelo Espírito e não [satisfaremos] os desejos da carne.” (Gl 5,16) Por exemplo, como a carne nos fez deixar nosso tempo de oração nos últimos dois dias? Nós não tivemos um ato de vontade para rejeitar a oração, mas simplesmente não achamos tempo rezar. Pois como vamos deixar o uso excessivo do celular, da televisão, do álcool, da cafeína, da fofoca, etc.? Nós fazemos isso escolhendo as coisas do Espírito e outras coisas e deste modo sendo empurrados para fora de nossas vidas. Os desejos da carne se desenvolvem no vácuo, no vazio. Numa vida cheia do Espírito, não existe lugar para a carne.

Oração: Pai, eu estou muito ocupado e desordenado, mas não estou satisfeito. Preenche cada situação da minha vida com o Espírito Santo.
Promessa: “E esta filha de Abraão que Satanás prendeu há dezoito anos, não convinha soltá-la no dia de sábado?” (Lc 13,16)
Louvor: Cheio de amor por Carlos, Jesus deu a ele a graça de deixar de fumar permanentemente.

28/10/2025 -PROTETORES DA CONFUSÃO DE IDENTIDADE

Terça-feira, 28 de Outubro de 2025
São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos

Ef 2,19-22
Sl 19(18),2-5
Lc 6,12-19

PROTETORES DA CONFUSÃO DE IDENTIDADE

Jesus “…escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos …Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago …” (Lc 6,13.15.16)

Os santos celebrados hoje são São Simão e São Judas. Cada um tem o mesmo nome que os mais conhecidos apóstolos. Simão, o Zelote, tem o mesmo nome que Simão Pedro, o líder dos apóstolos. Judas Tadeu partilha o nome com Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus (Mc 3,19). Judas Tadeu é o nome utilizado para não confundir com Judas Iscariotes. Alguns podem considerar Simão e Judas patronos da confusão de identidade. Mas eles são parte do fundamento da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14). Estes dois foram líderes escolhidos por Jesus (Mt 10,1-4; Mc 3,13-19; Lc 6,12-16). Todos nós fomos beneficiados por sua abençoada liderança.

Nós Cristãos muitas vezes sofremos confusão de identidade (ver1Cor 4,9-13). Nós somos chamados de hipócritas, intolerantes, odiosos e fanáticos. Nossos pais, familiares, amigos, e filhos que não acreditam em Cristo pensam que nós somos algo diferente do que somos em Jesus. Eles não podem ver nossa verdadeira identidade em Cristo (1Cor 2,14). Não podem ignorar nossa história ou nossos pecados passados. Eles nos identificam com um estereótipo ao invés de nos dar a chance de ser o que nós somos em Cristo. São Simão e São Judas compreenderam bem o que é isso.

Em Jesus, não somos mais estranhos (Ef 2,19). Nossa identidade está n’Ele (At 17,28). Deus nos conhece e ama completamente (Sl 139(138),1-3). Isto foi o suficiente para Simão e Judas serem santos gloriosos, filhos adotivos de Deus, potências no reino de Deus. Deixem que suas identidades sempre estejam seguramente enraizadas em seus relacionamentos com Jesus.

Oração: Senhor, concede que minha identidade esteja sempre somente em Ti.
Promessa: “e vós, também, [em Jesus] sois coedificados para serdes uma habitação de Deus, no Espírito.” (Ef 2,22)
Louvor: De acordo com a tradição, São Simão estava pregando no norte da África quando foi martirizado. É dito que ele foi serrado ao meio. São Simão rogai por nós.

29/10/2025 -QUAIS SÃO AS SUAS CHANCES DE SALVAÇÃO?

Quarta-feira, 29 de Outubro de 2025

Rm 8,26-30
Sl 13(12),4-6
Lc 13,22-30

QUAIS SÃO AS SUAS CHANCES DE SALVAÇÃO?

“…Senhor, é pequeno o número dos que se salvam? …” (Lc 13,23)

A pessoa que fez esta pergunta a Jesus provavelmente estava perguntando: ‘Quais são as minhas chances de ser salvo’? Mais adiante, depois de ter ouvido a resposta de Jesus, aquele que perguntou estava provavelmente pensando que suas chances não eram tão boas se somente poucas pessoas seriam salvas.

Jesus não deu a impressão que era fácil ser salvo. Jesus disse: “Esforçai-vos por entrar pela porta estreita …” (Lc 13,24) Ele também disse que muitos irão “…[procurar] entrar e não conseguirão.” (Lc 13,24) Jesus também explicitou que estar na Igreja, orar, e ser instruído na fé não nos garantia entrar em Seu reino (Lc 13,26.27). Jesus também dirá a alguns: “…afastai-vos de mim, vós todos que cometeis injustiça!” (Lc 13,27) Isso irá nos causar surpresa, pois existem “…primeiros que serão últimos.” (Lc 13,30)

Por outro lado, “eis que há últimos que serão primeiros …” (Lc 13,30) “…Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas no Reino de Deus …” (Lc 13,28) “…virão [povos] do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.” (Lc 13,29) Também “…sabemos que Deus coopera para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo seu desígnio.” (Rm 8,28) Finalmente, Jesus quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4), e Ele morreu na cruz para salvar a todos. Consequentemente, nós temos razões para estar confiantes em nossa salvação, mas não a ser presunçosos. Arrependam-se, acreditem em Jesus e entreguem suas vidas a Ele.

Oração: Pai, que eu possa fazer qualquer sacrifício que seja necessário para levar para Ti o maior número de pessoas que seja possível (1Cor 9,19).
Promessa: “Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis.” (Rm 8,26)
Louvor: Mário ora por sua família paroquial enquanto limpa a sua paróquia a cada semana.

30/10/2025 -MISSÃO IMPOSSÍVEL

Quinta-feira, 30 de Outubro de 2025

Rm 8,31-39
Sl 109(108),21.22.26.27.30.31
Lc 13,31-35

MISSÃO IMPOSSÍVEL

“Quem não poupou seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com ele?” (Rm 8,32)

“Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37) Apesar disso, a boa notícia é que algumas coisas não são possíveis para Deus.

É impossível para Deus nos amar nem mais nem menos. Ele nos ama infinitamente e incondicionalmente. É impossível para Ele não responder com amor a todas as nossas orações, pois ele é Amor (1Jo 4,16). Ele irá responder como nós pedimos ou com alguma coisa melhor. É impossível para nosso Pai celeste não “…nos agraciar em tudo …” (Rm 8,32) è impossível para Deus estar contra nós, mesmo se nós fizermos coisas contra nossos próprios interesses (Rm 8,31). É impossível para Ele nos abandonar. Ele nunca deixará nada nos separar do Seu amor (Rm 8,35). Ele nos amará eternamente mesmo se nós nos separarmos d’Ele escolhendo o egoísmo e o inferno. É impossível para a Palavra de Deus não ser verdadeira ou Suas promessas não serem cumpridas.

O que não é possível para Deus é possível para nós. Nós podemos escolher aceitar o Seu amor ou não responder ao Seu amor. Salvação e condenação são possíveis para nós. Portanto, entreguem suas vidas para Ele, o Senhor e Salvador.

Oração: Abba, Tu me criastes. Tu me chamastes pelo nome, e eu sou Teu (Is 43,1).
Promessa: “…Eis que eu expulso demônios e realizo curas hoje e amanhã …” (Lc 13,32)
Louvor: Através de sua fidelidade a seu ministério de intercessão, Bárbara vive a passagem da Escritura em que ‘Nada é impossível com Deus’.

 

31/10/2025 -MANTENDO A OBSERVÂNCIA DO DOMINGO?

Sexta-feira, 31 de Outubro de 2025

Rm 9,1-5
Sl 147,12-15.19.20
Lc 14,1-6

MANTENDO A OBSERVÂNCIA DO DOMINGO?

“…E eles o espiavam.” (Lc 14,1)

Bem, em certo sentido, os Fariseus certamente mantinham “…os olhos fixos naquele que é o autor e realizador da fé, Jesus …” (Hb 12,2) “…e eles o espiavam.” (Lc 14,1)

Eles observaram onde Jesus estava sentado e então colocaram o homem hidrópico diante dele (Lc 14,2). Tristemente, seus corações estavam tão fechados para a misericórdia que eles não tiveram compaixão pela dignidade do pobre homem sofredor, convidando-o somente com o propósito de desafiar Jesus a quebrar o descanso do Sabbath realizando uma cura. Isso fica evidenciado pelo fato que Jesus compreensivamente aliviou o homem de seu desconforto e mandou-o seguir seu caminho depois de curá-lo, apesar da refeição não ter terminado (Lc 14,4). Aquele pobre homem havia sofrido o bastante, mas os Fariseus não observaram seu embaraço nem a gentileza de Jesus.

Quando vocês observam Jesus com o propósito de ajustá-Lo a seus planos, vocês “…certamente [haverão] de enxergar, e jamais [verão].” (Mt 13,14) Isto é porque vocês “…fecharam os olhos …” (Mt 13,15) para quem Jesus realmente é.
Arrependam-se de qualquer fidelidade à cultura secular, para com “…o deus deste mundo [que] obscureceu a inteligência, a fim de que não vejam brilhar a luz do evangelho da glória de Cristo …” (2Cor 4,4) Peçam a Deus pela unção do Espírito Santo da verdade “…para que [unjas] teus olhos e possas enxergar.” (Ap 3,18) Então, livres da cegueira espiritual, vocês “…vejam e saibam, a fim de que prestem atenção e compreendam …” (Is 41,20) que Jesus é Senhor.

Oração: “…Senhor, que eu possa ver novamente!” (Lc 18,41)
Promessa: “Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente.” (Sl 147,15)
Louvor: Silvio se recusava a permitir que seus filhos assistissem a programas de redes de televisão ou a filmes questionáveis. Ele queria que seus filhos vissem o melhor que a Igreja tinha a oferecer, livres da bagagem trazida pelo entretenimento secular. Quando seu filho alcançou a idade adulta, entrou em um seminário