01/05/2024 - JESUS OU NADA

Quarta-feira, 01 de Maio de 2024 – São José Operário
Gn 1,26-2,3 ou Cl 3,14.15.17.23.24

Sal 90(89),2-4.12-14.16

Mt 13,54-58

JESUS OU NADA

“Não é ele o filho do carpinteiro?…” (Mt 13,55)

Os líderes empresariais compreendem bem o conceito de cortar atividades improdutivas no processo dos negócios. Os técnicos esportivos e treinadores de atletas também compreendem quando cortar atividades e peças que não são produtivas. Os agricultores e fazendeiros não perdem seu limitado tempo em atividades que não aumentem a colheita de grãos ou o seu rebanho ou criação. Assim, o ensinamento de Jesus de se desfazer de ramos que não produzem frutos é bem compreendido por muitos (Jo 15,5.6).

O que não está bem compreendido na nossa cultura é a fraqueza da vontade humana sem a força do Senhor. O espírito está desejando, mas a carne é fraca (Rm 7,18). Por nós mesmos(as), nossa resistência irá necessariamente desaparecer. Somente permanecendo em Jesus podemos produzir frutos para Ele (Jo 15,4.5). Fora de Jesus, nós iremos finalmente murchar ou desaparecer ( Jo 15,6).

A sociedade secular ensina que o espírito humano triunfará pelo seu próprio esforço. Ela proclama que a educação tornará você bem-sucedido(a). Jesus, por outro lado, declara abertamente: “…sem mim, nada podeis fazer.” (Jo 15,5) Jesus não podia deixar a mensagem mais clara: Ou permanecemos em Jesus ou secamos (Jo 15,4-6).

Oração: Pai, que eu nunca venha a tratar o gracioso dom do Teu Filho Jesus como sem sentido (Gl 2,21). Eu quero viver a minha vida como um(a) discípulo(a) fiel e cheio(a) do Espírito.
Promessa: Paulo e Barnabé “…atravessaram a Fenícia e a Samaria, narrando a conversão dos gentios e causando grande alegria a todos os irmãos.” (At 15,3)
Louvor: São José ajudou a dignificar o trabalho servindo a Jesus diariamente através de seu trabalho manual.

02/05/2024 - ENCONTROS DE VONTADES

Quinta-feira, 02 de Maio de 2024 – Santo Atanásio
At 15,7-21

Sl 96(95),1-3.10

Jo 15,9-11

ENCONTROS DE VONTADES

“Tornando-se acesa a discussão, levantou-se Pedro…” (At 15,7)

Este encontro de líderes da igreja primitiva em Jerusalém foi um dos mais importantes da história. Não porque eles decidiram contra a necessidade da circuncisão dos Cristãos Gentios, mas porque eles removeram um obstáculo para a evangelização do mundo. O resultado da reunião foi que “…Paulo e Barnabé continuaram em Antioquia, onde, com muitos outros, ensinavam e anunciavam a Boa Nova, a palavra do Senhor.” (At 15,35)

A promoção da evangelização é o critério pelo qual julgamos o valor de qualquer reunião. As reuniões do conselho paroquial de sua igreja resultam numa evangelização mais poderosa? As pessoas são enviadas para evangelizar após as suas Missas Dominicais? As suas reuniões familiares proclamam a Boa Nova de Jesus? Por que você participa de reuniões de oração, reuniões sociais, de trabalho, de amizade e outras? Todas as reuniões devem ter uma dimensão evangelística ou não existe razão para sua existência. O Papa São Paulo VI afirmou: ‘…Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição.’ (Evangelii Nuntiandi, 14)

Jesus não disse: ‘Ide, e construam edificações, igrejas, escolas e outras coisas’. Ele disse: “Ide, portanto, e fazei que todas as nações se tornem discípulos…” (Mt 28,19).

Oração: Jesus, que eu possa ganhar para Ti o Maior número de pessoas possível, não importa a que custo (1Cor 9,19).
Promessa: “Assim como o Pai me amou também eu vos amei. Permanecei em meu amor.” (Jo 15,9)
Louvor: Santo Atanásio defendeu a Verdade contra o Arianismo e foi martirizado depois de vários exílios.

03/05/2024 - EU DESEJO CONHECER CRISTO (Fl 3,10)

Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 – São Filipe e São Tiago, Apóstolos
1Cor 15,1-8

Sl 19(18),2-5

Jo 14,6-14

EU DESEJO CONHECER CRISTO (Fl 3,10)

“Diz-lhe Jesus: ‘Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe?’.” (Jo 14,9)

O apóstolo Filipe viveu, comeu, bebeu, dormiu e viajou junto com Jesus. Depois de três anos, Jesus acabou concluindo que São Filipe ainda não O conhecia (Jo 14,9).
Depois dos mesmos três anos, o apóstolo Pedro admitiu esse mesmo fato. Pedro, do pátio, olhou para Jesus parado, preso e acusado e disse: “…Não conheço este homem!…” (Mt 26,74) Enquanto é verdadeiro que São Pedro falou covardemente, também é importante perceber que Pedro realmente não conhecia Jesus. Ele conhecia Jesus como Professor, Mestre e Milagreiro, mas Pedro não conhecia Jesus, o Servo-Sofredor.

Se os apóstolos não conheciam Jesus, então como nós podemos conhecê-Lo? “E sabemos que o conhecemos por isto: se guardamos os seus mandamentos.” (1Jo 2,3) Se dizemos para nós mesmos: “…Eu o conheço, mas não [guardo] os seus mandamentos, [sou] mentiroso.” (1Jo 2,4)

Nós precisamos conhecer os Seus mandamentos de modo a obedecê-los. Consequentemente, nós precisamos dedicar tempo lendo a Sua Palavra e permanecendo nela (Jo 8,31). Nas palavras de São Jerônimo: ‘… a ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo.’ (CIC, 133).

Um dia nós iremos dizer a Jesus o quanto nós O conhecemos (Mt 7,22; Lc 13,26). Mas se não mostrarmos que conhecemos Jesus guardando os Seus mandamentos, Sua avaliação sobre nós será: “…Nunca vos conheci. Apartai-vos de mim…” (Mt 7,23)

Oração: Jesus, eu desejo conhecer-Te, a Tua Palavra, o poder fluindo de Tua Ressurreição e saber como participar em Vossos sofrimentos conformando-me com a Tua morte (Fl 3,10).
Promessa: Jesus “…ressuscitou ao terceiro dia … Apareceu a Cefas, e depois aos Doze.” (1Cor 15,4.5)
Louvor: Depois de receber o Espírito Santo no Cenáculo, São Filipe e São Tiago seguiram seu Mestre mesmo até à morte.

04/05/2024 - O PÃO DIÁRIO

Sábado, 04 de Maio de 2024

At 16,1-10

Sl 100(99),1-3.5

Jo 15,18,21

O PÃO DIÁRIO

“Assim as Igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.” (At 16,5)

A Igreja primitiva crescia em número diariamente. “…E o Senhor acrescentava cada dia ao seu número os que seriam salvos.” (At 2,47) A Igreja primitiva crescia diariamente porque:
– “…mostravam-se assíduos no Templo e partiam o pão pelas casas, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração.” (At 2,46)
– “E a cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Boa Nova do Cristo Jesus.” (At 5,42)
– “…acolheram a Palavra com toda prontidão, perscrutando cada dia as Escrituras…” (At 17,11)
– “[Exortavam], antes, uns aos outros, dia após dia…” (Hb 3,13)
– Renunciavam a si mesmos e tomavam as suas cruzes cada dia (Lc 9,23).
– Estavam expostos à morte diariamente por amor a Jesus e na esperança da ressurreição (1Cor 15,31).

O Senhor promete nos dar o pão de cada dia (Mt 6,11) se nós vivermos n’Ele diariamente (Jo 15,5). Receba seu pão de cada dia. Recebe o Senhor.

Oração: Pai, que cada dia do resto da minha vida possa ser um sacrifício agradável a Ti (Rm 12,1).
Promessa: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia.” (Jo 15,19)
Louvor: Dois dos cinco filhos de Sônia aceitaram o chamado para entrar na vida religiosa.

05/05/2024 - QUEM NÃO PODE ENSINAR VOCÊ?

Domingo, 05 de Maio de 2024 – 6º Domingo da Páscoa

At 10,25.26.34.35.44-48

Sl 98(97),1-4 1Jo 4,7-10

Jo 15,9-17

QUEM NÃO PODE ENSINAR VOCÊ?

“Quando Pedro estava para entrar, Cornélio saiu-lhe ao encontro e prostrou-se a seus pés, adorando-o.” (At 10,25)

O Espírito Santo quer nos ensinar todas as coisas (Jo 14,26). Como exemplo, Ele quer nos ensinar como ser pais, esposas, maridos, solteiros(as) e membros de comunidades religiosas. O Espírito quer nos ensinar como gastar o nosso dinheiro, como nos alimentarmos, falar, pensar, trabalhar, amar, viver e morrer. Em razão do Espírito Santo querer tanto nos ensinar, o nosso relacionamento com Ele é de estar disposto(a) a aprender, isto é, ser dócil.

Na Maioria do tempo o Espírito não nos ensina diretamente, mas indiretamente. Ele nos ensina através de pessoas, tais como pais, padres, esposas(os), irmãos, irmãs, filhos, estranhos e até mesmo inimigos. Ser dócil significa ser capaz de aprender de qualquer pessoa através da qual o Espírito Santo decida nos ensinar. Por exemplo, Cornélio, um poderoso centurião Romano, se submeteu humildemente ao ensinamento de Pedro, um pescador Judeu sem educação (At 10,25-33).

Quem vocês consideram ser a última pessoa no mundo para ensinar alguma coisa? Se o Espírito assim decidir, vocês desejarão ser ensinados(as) por essa pessoa? Se assim for, vocês são dóceis e estão prontos(as) para receber o Espírito Santo. Se não, vocês correm o perigo de rejeitar o Espírito Santo.

Oração: Pai, ensina-me a ser dócil.
Promessa: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Louvor: Rei de todos os tempos, os Teus caminhos são perfeitos e verdadeiros. Aleluia!

06/05/2024 - ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS

Segunda-feira, 06 de Maio de 2024

At 16,11-15

Sl 149,1-6.9

Jo 15,26-16,4

ASSEMBLÉIAS COMUNITÁRIAS

“Tendo sido batizada, ela e os de sua casa, fez-nos este pedido: ‘Se me considerais fiel ao Senhor, vinde hospedar-vos em minha casa’. E forçou-os a aceitar.” (At 16,15)

São Paulo, sendo um bom Judeu, nunca na sua vida havia estado na casa de um Gentio. No entanto, Jesus levou Paulo a pregar para os Gentios estavam em Cristo, “…co-herdeiros, membros do mesmo Corpo e co-participantes da Promessa em Cristo Jesus, por meio do evangelho.” (Ef 3,6) Essa mensagem levantou tal oposição entre os Judeus que Paulo foi repetidamente atacado e aprisionado por pregar tal coisa.

Paulo também foi desafiado a viver fora da sua própria pregação tratando os Cristãos Gentios como irmãos e irmãs – até mesmo permanecendo em suas casas. Isso faria os Judeus ficarem muito mais do que desconfortáveis. Isso também podia expô-los a severas punições da parte de outros Judeus. Os Judeus Cristãos pagavam um alto preço quando permaneciam na casa de um Gentio. Portanto, quando Paulo e seus companheiros permaneceram na casa de Lidia e fizeram refeição na casa do carcereiro Filipense (At 16,15.34), eles estavam renunciando a si mesmos e entregando as suas vidas (Lc 9,23.24).

Quem são os(as) intocáveis que vocês têm que tocar porque vocês são Cristãos(ãs)? A quem vocês têm que convidar para participar das suas famílias e das suas comunidades porque são seus irmãos e irmãs em Cristo?

Oração: Pai, faz com que a minha comunidade reflita o corpo de Cristo em toda a sua riqueza.
Promessa: “Mas eu vos digo tais coisas para que, ao chegar a sua hora, vos lembreis de que eu vos havia dito…” (Jo 16,4)
Louvor: Joana, mãe de vários filhos pequenos, inspirou tanto um amigo paroquiano levando os seus filhos à Missa diária que o pároco foi levado a enviar uma mensagem anônima e um presente para ela.

07/05/2024 - A ÚNICA VIDA PELA QUAL VALE A PENA MORRER

Terça-feira, 07 de Maio de 2024

At 16,22-34

Sl 138(137),1-3.7.8

Jo 16,5-11

A ÚNICA VIDA PELA QUAL VALE A PENA MORRER

“Eu te celebro, Iahweh, de todo o coração …” (Sl 138(137),1)

A ‘novidade radical’ da vida Cristã é, algumas vezes, enterrada sob os nossos pecados e a nossa tibieza (Ap 3,16). ‘…Foi num só Espírito que todos nós fomos batizados, a fim de formarmos um só corpo, de forma que o apóstolo [Paulo] pode dizer aos fiéis leigos: Sois agora corpo de Cristo e Seus membros, cada um na parte que lhe toca…’ (Christifideles Laice, 11 – Papa São João Paulo II). Em nossa recusa de nos abandonarmos totalmente ao Senhor, nós fazemos do Cristianismo um clube, um jogo, uma organização ou um passatempo particular. Todavia, a vida em Cristo não é meramente uma opção ou um meio de vida. Ela é o único Caminho que é verdadeiro, vivificante, amoroso, libertador e vitorioso sobre a morte. Ser um(a) Cristão(ã) é a mais radical e excitante aventura que um ser humano pode algum dia decidir assumir.

Nossa vida em Cristo é a única vida pela qual valha a pena viver. Por ser em e por Cristo é privilégio nosso sermos atacados(as), despojados(as), açoitados(as), aprisionados(as) e martirizados(as) (At 16,22-24). Na vida Cristã, a terra treme, as prisões são abaladas, as portas são abertas e as correntes se soltam (At 16,26.27). A vida sem Cristo é tão monótona que somente aqueles(as) blindados(as) pelo pecado ou a morte podem suportar.

O que vocês estão esperando? Escolham, pois, a vida (Dt 30,19), o excitamento e o amor. “…Crê no Senhor e serás salvo, tu e a tua casa.” (At 16,31)

Oração: Pai, dá-me uma vida pela qual valha a pena morrer.
Promessa: “No entanto, eu vos digo a verdade: é de vosso interesse que eu parta, pois, se eu não for, o Paráclito não virá a vós. Mas se eu for, enviá-lo-ei a vós.” (Jo 16,7)
Louvor: Roberto experimentou uma profunda conversão de coração ao observar a paz de Cristo exibida por um colega de trabalho em meio a um mês de trabalho estressante.

08/05/2024 - VOCÊ REALMENTE CONHECE DEUS?

Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

At 17,15.22-18,1

Sl 148,1.2.11-14

Jo 16,12-15

VOCÊ REALMENTE CONHECE DEUS?

“Pois, percorrendo a vossa cidade e observando os vossos monumentos sagrados, encontrei um altar com a inscrição: ‘Ao Deus desconhecido’. Ora bem, o que adorais sem conhecer, isto venho eu a anunciar-vos.” (At 17,23)

Nós, Católicos(as) modernos(as), somos muito diferentes dos antigos Atenienses? Nós realmente conhecemos Deus como Ele se revelou ao Seu povo? Nós nos movemos ‘pelas palavras’, enquanto os nossos corações estão longe de Deus? (Mc 7,6.7). Cremos mesmo que Ele é o Deus que está verdadeiramente presente na Santa Eucaristia? Muitos(as) Católicos(as) não creem nisso.

Jesus diz no Evangelho de hoje que Ele está enviando o Espírito Santo para tomar as riquezas de Deus reveladas em Jesus e anunciá-las a nós (Jo 16,14). Jesus veio para fazer com que Deus seja conhecido por nós. Vamos dedicar as nossas vidas a conhecer a Deus e então, ajudaremos outras pessoas a conhecerem Deus. Deus revelou muito mais coisas sobre Si mesmo – nas Escrituras, no Catecismo da Igreja Católica, nos santos e nas orações. Deus deseja que nós O conheçamos (Os 6,6).

Nós não temos que ser como os Atenienses, que vinham ao altar adorar a um deus a quem não conheciam e orar ‘como se’ esse deus desconhecido tivesse poder para melhorar as suas vidas. Nós não podemos simplesmente dedicar o nosso tempo no altar para o caso que Deus possa vir a nos abençoar (Mc 7,6.7). Ao invés disso, vamos dedicar as nossas vidas a crescer em um relacionamento de amor com o nosso Deus, que quer que a terra fique “…cheia do conhecimento de Iahweh, assim como as águas enchem o mar.” (Is 11,9)

Durante a próxima semana, nós começaremos a Novena de Pentecostes nos preparando para receber o Espírito Santo em Pentecostes. Deus enviou o Espírito de modo que nós possamos conhecê-Lo. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Pai, eu desejo conhecer a Cristo (Fl 3,10), o Espírito Santo e a Ti. Encha-me com uma fome e sede insaciáveis de Te conhecer mais profundamente a cada dia.
Promessa: “Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena…” (Jo 16,13)
Louvor: O Padre Carlos participou de um seminário de Vida no Espírito e recebeu um amor ainda mais profundo pela Palavra de Deus.

09/05/2024 - NÃO MUITO MAIS TEMPO

Quinta-feira, 9 de Maio de 2024 – Santa Luisa de Marillac

At 18,1-8

Sl 98(97),1-4

Jo 16,16-20

NÃO MUITO MAIS TEMPO

“…Mais um pouco de tempo…” (Jo 16,16.17.19)

Uma simples observação de palavras mostra que ‘um pouco de tempo’ aparece quatro vezes em cinco versículos da passagem do Evangelho de hoje. Essas palavras têm que ter uma grande importância para serem repetidas com tanta frequência. “…o tempo se fez curto…” (1Cor 7,29) “…Pois passa a figura deste mundo.” (1Cor 7,31) Nós temos somente ‘um pouco de tempo’ para produzir frutos nesta terra. Jesus espera que produzamos muitos frutos, os últimos frutos para o Seu Reino durante as nossas vidas (Jo 15,16). Como seguidores(as) do Rei Jesus, nós não queremos que Ele fique descontente com o fruto do nosso trabalho; que nós não O ouçamos nos dizer: “…não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus.” (Ap 3,2) Nós temos somente ‘um pouco de tempo’ para espalhar a Boa Nova para pessoas que precisam desesperadamente ser salvas dos perigos do mundo para seus corpos e almas.

“…Mais um pouco de tempo…” (Jo 16,16), dentro de dez dias para ser mais exato, a Igreja celebra a vinda do Espírito Santo no Domingo de Pentecostes. Nós não temos muito tempo, mas o Espírito nos dá poder para fazer muitas coisas e percorrer um longo caminho em pouco tempo (At 8,39.40).

Amanhã começa a Novena de Pentecostes, a primeira Novena na história da Igreja. Quando Jesus ascendeu ao Pai, o amor que fluiu entre eles, isto é, o Espírito Santo, inundou o céu. O Pai e o Filho derramaram o Espírito sobre o povo da terra (Rm 5,5). Assim, existe esperança para o mundo, porque o poder do Espírito é explosivo (At 1,8; Lc 24,49). “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22)

Oração: Pai, poda-me de qualquer coisa na minha vida que me impeça de produzir frutos para Ti (Jo 15,2).
Promessa: “…O chefe da sinagoga, creu no Senhor com toda a sua casa…” (At 18,8)
Louvor: No dia seguinte em que Pedro rezou em um seminário de Vida no Espírito, o Espírito Santo abriu sua mente para compreender as Escrituras de um modo novo e mais claro (Lc 24,45). Desde então ele tem ensinado a Bíblia no poder do Espírito há mais de quarenta anos.

 

10/05/2024 - CLAME PELO ESPÍRITO SANTO

Sexta-feira, 10 de Maio de 2024 – São Damião de Molokai – São João de Ávila – Novena de Pentecostes – 1º dia

At 18,9-18

Sl 47(46),2-7

Jo 16,20-23

CLAME PELO ESPÍRITO SANTO

“…Em verdade, em verdade, vos digo: o que pedirdes ao Pai, ele vos dará em meu nome.” (Jo 16,23)

Hoje começam os nove dias de oração, a Novena de Pentecostes, para pedir a Deus que prepare nossos corações para receber o derramamento de Espírito Santo em Pentecostes. Deus derrama o Espírito Santo além da medida e sem racionar (Jo 3,34; Ef 3,20). Entretanto, nós temos que preparar os nossos corações. Não fazemos a Novena de Pentecostes porque Deus precisa de persuasão, mas, ao invés disso, porque nós precisamos de docilidade para receber o Espírito.

Jesus revelou que o nosso Pai celestial não nos dará “…uma cobra, se [nós] lhe [pedirmos] um peixe.” (Mt 7,10), e que Ele está predisposto a dar coisas boas para aqueles(as) que pedem a Ele (Mt 7,11). Na versão paralela desta passagem escrita por Lucas, Jesus substitui ‘coisas boas’ por ‘Espírito Santo’ (Lc 11,13).

Na primeira Novena de Pentecostes, os apóstolos e a Santíssima Virgem Maria se juntaram para rezar comunitária e intensamente pela promessa do Pai, isto é, pelo Espírito Santo (At 1,14). Que nós, da mesma forma, nos juntemos a outros Cristãos para orar sinceramente para receber o Espírito Santo, Aquele que já foi derramado sobre nós (Tt 3,6).

Deus quer enviar o Espírito Santo para abrir a nossa “…mente para que [entendamos] as Escrituras.” (Lc 24,45) Portanto, vamos dar a Deus oportunidades para nos conceder o Espírito lendo as Escrituras frequentemente durante a Novena de Pentecostes.

Oração: Pai, derrama o Teu amor em nossos corações através do Espírito Santo (Rm 5,5). Vem, Espírito Santo!
Promessa: “…Não temas. Continua a falar e não te cales. Eu estou contigo…” (At 18,9.10)
Louvor: O amor de São Damião de Molokai foi Maior do que o medo da doença e da morte, pois ele manteve seus olhos fixados em Jesus e dessa maneira deu Esperança aos sem esperança.