01/07/2025 - GUIA TURÍSTICO
Terça-feira, 01 de Julho de 2025 – São Junipero Serra
Gn 19,15-29
Sl 26(25),2.3.9-12
Mt 8,23-27
GUIA TURÍSTICO
“Depois disso, [Jesus] entrou no banco e os seus discípulos o seguiram.” (Mt 8,23)
Depois do Sermão da Montanha, Jesus decidiu levar os discípulos em um percurso com Ele. Foi um percurso de curas, milagres e libertação. Os discípulos viram um leproso ficar limpo, o servo de um centurião ser curado da paralisia, a sogra de Pedro ser curada de uma febre, uma tempestade cessar, dois homens serem libertados de demônios, um paralítico ser curado, a filha de Jairo ressuscitar dos mortos, uma mulher que tinha uma hemorragia por doze anos ser curada, dois homens cegos recuperarem a visão e um mudo ser libertado de um demônio e ser capaz de falar (Mt 8,1-9,34). Que percurso!
Os discípulos eram ‘turistas’ neste percurso. No final, Jesus pediu a seus discípulos para orarem por guias turísticos, isto é, operários para a colheita (Mt 9,38). Eles se tornaram a resposta para suas próprias orações e a eles foi dada autoridade para fazer aquilo que eles tinham acabado de ver Jesus fazer (Jo 14,12).
Jesus deu a Seus apóstolos “…autoridade para expulsar os espíritos imundos e de curar toda a sorte de males e enfermidades.” (Mt 10,1) Adicionalmente, o Espírito Santo deu a muitos Cristãos dons para realizar grandes obras para o bem comum (Rm 12,6-8; 1Cor 12,4-11). Mas muitos Cristãos não acreditam n’Ele. Nós deveríamos fazer primeiro um percurso com Jesus e ver Suas grandiosas obras. Então nós iríamos acreditar em Suas promessas. Obedeçamos a Ele. Vamos, vejamos e vençamos.
Oração: Jesus, abra meus olhos para o Vosso onipotente poder e amor.
Promessa: “Teu servo encontrou graça a teus olhos e mostraste uma grande misericórdia a meu respeito, salvando-me a vida…” (Gn 19,19)
Louvor: São Junipero Serra fundou vinte e uma missões que se tornaram os alicerces das primeiras cidades da Califórnia, Estados Unidos da América.
02/07/2025 - FORA DE SINCRONIA COM DEUS
Quarta-feira, 02 de Julho de 2025
Gn 21,5.8-20
Sl 34(33),7.8.10-13
Mt 8,28-34
FORA DE SINCRONIA COM DEUS
“…Expulsa esta escrava e seu filho…” (Gn 21,10)
Deus prometeu um filho a Abraão de modo que ele pudesse ser o pai de muitas nações (Gn 15,4-6). Todavia, Abraão e Sara estavam ficando muito idosos e a promessa de Deus parecia que não ia se realizar. Assim Sara assumiu o controle e entregou a Abraão sua serva Agar como uma mãe substituta. “…Abraão deu ao filho que lhe dera Agar o nome de Ismael.” (Gn 16,16) Anos depois, o tempo perfeito de Deus chegou e Sara concebeu e deu à luz Isaac. “Iahweh visitou Sara, como dissera e fez por ela como prometera.” (Gn 21,1) Mas uma grande questão de sofrimento e injustiça humana ocorreu na família de Abraão porque Sara e Abraão tomaram a frente de Deus e tentaram assumir o controle longe d’Ele. Em Sua misericórdia, Deus transforma alguns futuros problemas familiares em um bem (Rm 8,28), mas muitos futuros problemas surgiram desse rompimento entre Sara e Agar. Nós oramos para que em um dia glorioso os descendentes de Abraão nesses tempos modernos sejam totalmente reconciliados.
Os Israelitas não aprenderam a lição. Deus livrou-os milagrosamente da escravidão no Egito. Então planejou para eles caminharem para a terra prometida e conquistá-la (Nm 13,2-20). No entanto, eles temiam os habitantes da terra prometida mais do que temiam ao Deus que os tinha feito passar através do Mar Vermelho. Tinham deixado Deus para trás e não entrariam naquela terra. Como consequência desse medo rebelde, eles vagaram pelo deserto durante quarenta anos (Nm 14,32-34). Esperando fugir deste destino, alguns deixaram de ficar para trás com relação a Deus e se anteciparam a Ele. Invadiram a terra prometida e foram derrotados (Nm 14,39-45).
O tempo de Deus é perfeito; nós somos imperfeitos. Estejam em sincronia com Deus ouvindo a Ele atentamente a cada dia. Deixem que Sua vontade seja feita em suas vidas e Ele os(as) conduzirá com perfeição (Is 30,21).
Oração: Pai, eu sei quão facilmente eu posso prejudicar os Teus planos, mas eu confio cada vez mais que Ti me conduzirás por caminhos justos (Sl 23(22),3).
Promessa: “Temei a Iahweh, vós, santos seus, pois nada faltará a quem o teme.” (Sl 34(33),10)
Louvor: Silvio transporte voluntariamente suprimentos de alimentos em seu carro para um local que alimenta os famintos (Mt 25,35).
03/07/2025 - O AMOR QUE NÃO CONHECE LIMITES
Quinta-feira, 03 de Julho de 2025 – São Tomé, Apóstolo
Ef 2,19-22
Sl 117(116),1.2
Jo 20,24-29
O AMOR QUE NÃO CONHECE LIMITES
“…Mas [Tomé] lhes disse: ‘Se eu não vir em suas mãos o lugar dos cravos e se não puser meu dedo no lugar dos cravos e minha mão no seu lado, não crerei’.” (Jo 20,25)
Era injustificável que São Tomé fizesse um exame nos ferimentos de Jesus como um pré-requisito para acreditar na Ressurreição de Jesus. Ninguém, inclusive Tomé, tem o direito de examinar os ferimentos de Jesus e de nenhuma outra pessoa. Entretanto, Jesus atendeu à injustificável solicitação de Tomé. Jesus vai a extremos para nos amar e salvar. Sua Encarnação, Sua crucificação e morte, o presente do Seu Corpo e Sangue, Seu repetido perdão e misericórdia e Sua humildade em concordar com nossos injustificáveis pedidos são indicações surpreendentes que Seu amor por nós não conhece limites.
Mas algumas pessoas são tão fechadas que elas não reconhecem o amor radical do Senhor. Algumas são tão insensíveis que presunçosamente pensam que podem retardar sua conversão para o Senhor porque Ele continuará dando a elas chance de se arrepender. No entanto, outras respondem ao amor radical do Senhor por elas como Tomé finalmente respondeu. Elas clamam a Jesus com todo o seu ser: “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
O Senhor nos criou para nos amar. Ele nos tem perseguido durante anos. Ele é loucamente apaixonado por nós. Vocês O amarão? Amem a Ele de todo o seu coração (Mt 22,37). Aceitem Jesus como seu Senhor e Deus.
Oração: Deus, eu Vos amo, Vós que sois Amor (1Jo 4,8.16). Eu viverei e morrerei por Vós.
Promessa: “Portanto, já não sois estrangeiros e adventícios, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus.” (Ef 2,19)
Louvor: “Respondeu-lhe Tomé: ‘Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
04/07/2025 - VIVENDO E MORRENDO PELA FÉ
Sexta-feira, 04 de Julho de 2025 – Santa Isabel de Portugal
Gn 23,1-4.19; 24,1-8.62-67
Sl 106(105),1-5
Mt 9,9-13
VIVENDO E MORRENDO PELA FÉ
“…E ela morreu…” (Gn 23,2)
Sara morreu com a idade de cento e vinte e sete anos (Gn 23,1). Abraão, seu marido, morreu quarenta e oito anos depois com a idade de cento e setenta e cinco anos (Gn 25,7). Deus havia prometido a Abraão que ele seria o pai de muitas nações e receberia a terra prometida. Quando Abraão morreu, ele possuía uma pequena parte da terra prometida que ele havia comprado para o sepultamento de Sara (Gn 23,19). Quando da sua morte, Abraão tinha somente dois netos de Isaac, o único filho de seu casamento com Sara. Com a morte de Abraão, a promessa de Deus feita para ele parecia quase impossível de ser cumprida. Aos olhos dos homens, a vida de Abraão parecia incompleta.
Jesus morreu com cerca de trinta e três anos. Ele revelou que Ele era o Salvador do mundo, o Senhor dos senhores e o próprio Deus (Jo 20,28). Dificilmente alguém creria n’Ele. Até mesmo Seus discípulos O abandonaram para ser executado na cruz. Jesus parecia ter falhado na Sua missão.
O reino de Deus é como uma semente de mostarda (Mt 13,31). Ela começa muito pequena. Finalmente se torna uma grande árvore, apesar disso ocorrer anos depois de sua morte. Vocês podem ver somente a menor realização das promessas de Deus e morrer com essa aparente falha. Vocês têm que viver pela fé (2Cor 5,7) e morrer pela fé (Hb 11,21.22). Na sua morte, vocês podem não ter visto o fruto de suas vidas. Sua única garantia pode ser que vocês amaram seu Senhor. Amem, arrependam-se, vivam, morram e acreditem.
Oração: Pai, que eu possa viver pela fé e morrer no Amor.
Promessa: “…Viu Jesus um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: ‘Segue-me’. Este, levantando-se, o seguiu.” (Mt 9,9)
Louvor: Selma orou mais de quarenta anos para que sua filha retornasse a praticar sua fé Católica. Ela acreditava a cada dia que Deus havia ouvido suas orações e se alegrou em ver que Deus respondeu totalmente a cada uma das suas orações.
05/07/2025 - O JEJUM DO NOVO TESTAMENTO
Sábado, 05 de Julho de 2025 – Santo Antônio Maria Zaccaria
Gn 27,1-5.15-29
Sl 135(134),1-6
Mt 9,14-17
O JEJUM DO NOVO TESTAMENTO
“…Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão.” (Mt 9,15)
Os discípulos de Jesus não jejuavam, enquanto os Fariseus e os discípulos de João faziam jejum (Mt 9,14). Jesus explicou que Seus discípulos iriam jejuar mais tarde, depois que tivessem recebido a vida nova no Espírito. Isso foi necessário porque jejuar em nome de Jesus é tão poderoso que isso seria incompatível com o antigo estilo de vida.
Como exemplo, o tipo de jejum de Jesus é algumas vezes muito rigoroso. Jesus jejuou durante quarenta dias e noites (Mt 4,2). Isso era muito mais do que o jejum anual dos Israelitas no Dia da Expiação e até mesmo do jejum de dois dias semanais dos Fariseus. Sem a vida nova no Espírito, nós não temos o discernimento, a força e a pureza de motivação que é importante para um jejum prolongado.
O tipo de jejum de Jesus também era diferente do jejum do Antigo Testamento porque era uma ação mais do que uma reação. O jejum do Antigo Testamento era geralmente uma reação ao pecado e a seus desastrosos resultados. Contudo, Jesus usou o jejum para iniciar Seu ministério público. A igreja de Antioquia da mesma forma jejuou para lançar a primeira viagem missionária (At 13,2.3). Sem uma vida de ministério e missão, nós não temos a capacidade para assumir o modo de jejuar de Jesus. Se nós temos problemas para jejuar ou não vemos o seu valor, talvez nós tenhamos que primeiro mudar o antigo fundamento do nosso estilo de vida.
Oração: Pai, conduza-me a uma drástica mudança em meu estilo de vida. Que eu possa então vivenciar a grande necessidade do jejum.
Promessa: “Que os povos te sirvam, que nações se prostrem diante de ti!…” (Gn 27,29)
Louvor: Santo Antônio Maria Zaccaria refletia o amor de Jesus através de sua compaixão e de seu ministério de cura, tanto física como espiritual.
06/07/2025 - PODE DEUS CONSOLAR VOCÊ?
Domingo, 06 de Julho de 2025 – 14º Domingo do Tempo Comum – Santa Maria Goretti
Is 66,10-14
Sl 66(65),1-7.16-20
Gl 6,14-18
Lc 10,1-12.17-20
PODE DEUS CONSOLAR VOCÊ?
“Como a uma pessoa que a sua mãe consola, assim eu vos consolarei…” (Is 66,13)
Na primeira leitura de hoje, Isaias profetiza que o Senhor anseia por consolar Seu povo como uma mãe anseia por consolar seu filho. “pois sereis alimentados e saciados pelo seu seio consolador, pois sugareis e vos deleitareis no seu peito fecundo.” (Is 66,11; ver também Is 40,1) Será que nós relaxaremos e confiaremos no cuidado providencial de Deus para conosco? Ou nós resistiremos e nos enrijeceremos, recusando o consolo de Deus?
Jesus planeja nos enviar como Seus operários e missionários. Para nós sermos efetivos no campo da missão, nós temos que confiar completamente no cuidado de nosso Pai. Jesus nos chama a sermos “…como cordeiros entre lobos.” (Lc 10,3) Considere que Deus Pai enviou Seu Filho Jesus para a terra como um jovem Cordeiro no meio a lobos. Jesus confiou totalmente em Maria e José para cuidar d’Ele, mesmo sabendo que lobos como o rei Herodes procuravam levá-Lo à morte (Mt 2,16-18).
Jesus quer que nós sejamos missionários(as) que confiam no Pai como crianças confiam em seus pais. Ele nos envia sem “…bolsa, nem alforje…” (Lc 10,4) de modo a não confiarmos em nossas próprias provisões, mas somente naquilo que o Pai prouver. Ele nos diz para não passar de casa em casa e para comer daquilo que nos for servido (Lc 10,7). Isso é para que não procuremos conforto na hospedagem e na alimentação; ao invés disso, para que nós imitamos crianças que comem o que os seus pais colocam na mesa. Assim nós podemos não nos concentrar em nossas próprias necessidades, mas em consolar o povo de Deus como Ele nos tem consolado (2Cor 1,3-7). Acalmem-se e confiem em Deus como uma criança confia em sua mãe.
Oração: Pai, fazei em mim o que seja da Vossa vontade de modo que Vós possais fazer através de mim a Vossa vontade.
Promessa: “De resto, nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisão, mas a nova criatura.” (Gl 6,15)
Louvor: Todo louvor a Vós, Jesus ressuscitado, Senhor do Universo. Aleluia!
07/07/2025 - O CENÁRIO DA SANTIDADE
Segunda-feira, 07 de Julho de 2025
Gn 28,10-22
Sl 91(90),1.4.14.15
Mt 9,18-26
O CENÁRIO DA SANTIDADE
“[Jacó] levantando-se de madrugada, tomou a pedra que lhe servira de travesseiro, ergueu-a como uma estrela e derramou óleo sobre o seu topo. A este lugar deu o nome de Betel…” (Gn 28,18.19)
Jacó encontrou um templo pagão. Lá ele adormeceu e teve um sonho no qual ele encontrava Deus e recebia uma revelação especial. “…A este lugar deu o nome de Betel…” (Gn 28,19), isto é, ‘a casa de Deus’.
O Senhor deseja que cada um(a) de nós tenhamos várias Betel em nossas vidas. Como exemplo, o Senhor provavelmente quer que várias pessoas decidam entregar suas vidas a Ele enquanto estão em suas cozinhas ou em suas salas de estar. Então nós teremos ainda mais razões para chamar nossas casas de Betel, ‘a casa de Deus’. O Senhor deseja perdoar, libertar, curar e conduzir as pessoas à conversão em nossos locais de trabalho. Então aquele hospital, fábrica, escritório, escola, estúdio, ou campo serão corretamente chamados de Betel, ‘a casa de Deus’. O cenário de nossas vidas deveria ser pontuado de Betels.
O Senhor está presente em todos os locais, mas existem locais santos onde Sua presença é mais acentuada. Ele está mais profundamente presente na Eucaristia (1Cor 11,27-29). O Senhor deseja que nós sejamos Sacrários vivos e que enchamos este mundo com lugares santos onde Seu amor Eucarístico tenha transformado vidas e levado salvação. Com Jesus, faça novas Betel.
Oração: Pai, faça-me santo(a) e faça lugares santos.
Promessa: “Jesus, voltando-se e vendo-a, disse-lhe: ‘Ânimo, minha filha, a tua fé te salvou’. Desde aquele momento, a mulher foi salva.” (Mt 9,22)
Louvor: Túlio organiza um estudo mensal da Bíblia na sala de estar de sua casa.
08/07/2025 - LUTANDO POR UMA BENÇÃO
Terça-feira, 08 de Julho de 2025 – Santo Agostinho Zhao Rong e Companheiros
Gn 32,23-33
Sl 17(16),1-3.6-8.15
Mt 9,32-38
LUTANDO POR UMA BENÇÃO
“…Eu não te deixarei se não me abençoares.” (Gn 32,27)
Jacó certamente entendeu a importância de uma benção. Ele lutou com um anjo durante toda a noite até que ele conseguisse sua benção (Gn 32,25-29). Jacó disse ao anjo: “…Eu não te deixarei se não me abençoares.” (Gn 32,27) Antes ele havia sido conivente com sua mãe e se disfarçado para receber a benção especial de seu pai Isaac (Gn 27,4-40).
Não é incomum ver pessoas deixarem a Missa logo após receber a Sagrada Comunhão. Esses(as) tolos(as) infelizmente deixam de receber a benção do sacerdote ao final da Missa. Se eles(as) compreendessem o poder de uma benção, eles(as) iriam lutar pelo privilégio de receber a benção (Gn 32,25), ao invés de lutar com outros paroquianos pela chance de vencer o trânsito com muito tráfego depois da Missa.
Muitas pessoas pensam que bênçãos são orações para que coisas boas aconteçam. Não, bênçãos não são orações nossas para Deus, mas bênçãos são de Deus para e através de nós. As bênçãos ao final da Missa e em outros Sacramentos têm o potencial de recriar o mundo.
Quando nós tratamos uma benção como sem importância, não é uma opção neutra. Biblicamente, o oposto de uma benção é uma maldição. Uma maldição pode penetrar se uma benção é abandonada (Dt 27,12-28,68). Portanto, é muito importante ser como Jacó e buscar a benção. Deus Pai deseja nos sobrecarregar com Suas bênçãos (Dt 28,2). E nós, desejamos deixar Deus nos sobrecarregar?
Oração: “Que Deus nos abençoe e todos os confins da terra o temerão.” (Sl 67(66),8)
Promessa: “[Jesus] … curava toda sorte de doenças e enfermidades.” (Mt 9,35)
Louvor: Santo Agostinho Zhao Rong foi um soldado que se converteu à fé Católica enquanto escoltava um bispo Francês. Ele se tornou sacerdote e pregou o Evangelho até ser preso. Ele morreu como mártir enquanto estava na prisão.
09/07/2025 - “...APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.” (Jo 21,17)
Quarta-feira, 09 de Julho de 2025 – Santa Paulina
Gn 41,55-57; 42,5-7.17-24
Sl 33(32),2.3.10.11.18.19
Mt 10,1-7
“…APASCENTA AS MINHAS OVELHAS.” (Jo 21,17)
“…A fome se agravou por toda a terra.” (Gn 41,57)
Em ambas as leituras da Missa de hoje, existe falta de alimentos. Em ambas as leituras, ela está concentrada nas doze tribos, que desempenharam um papel fundamental para terminar com a falta de alimentos. José era um dos doze filhos de Israel, isto é, Jacó. O José do Antigo Testamento armazenou víveres para distribuição futura durante a falta de alimentos que se anunciava (Gn 41,47-57). O jovem Jesus armazenou grãos espirituais pelos primeiros trinta anos de sua vida, através da ajuda de Seu pai adotivo, São José. Então Ele chamou novos Doze, Seus apóstolos, para ajudar a distribuir este alimento espiritual armazenado para um mundo que tinha fome de ouvir a Palavra do Senhor. Os doze, em ambos os casos, ajudaram a distribuir alimento para o mundo.
E quanto ao momento atual? A falta de alimentos atingiu proporções impressionantes. Existe falta de alimentos, falta de confiança em Deus, falta de santidade e fome por ouvir a Palavra do Senhor (Am 8,11).
A Igreja representa os novos Doze, edificada sobre o fundamento dos Doze Apóstolos (Mt 10,1; Ef 2,20; Ap 21,14). Jesus armazenou grãos espirituais para alimentar o mundo com o pão da Palavra de Deus (Mt 4,4) e com o Pão da Vida, isto é, a Sagrada Eucaristia (Jo 6,35). Agora o desafio está na distribuição deste alimento espiritual. No Evangelho de ontem, Jesus chamava operários para a colheita (Mt 9,37.38). Ele nos chama a alimentar os famintos (Mt 25,35.42). Com nossa vocação específica, Jesus chama a cada um(a) de nós a apascentar Suas ovelhas famintas (Jo 21,15-17). Vocês são a resposta ao chamado de Jesus por operários. Respondam ao Seu chamado.
Oração: Pai, usa-me para levar Teu alimento para um mundo faminto.
Promessa: “…o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 10,7)
Louvor: Durante anos, Antônio abençoou seus filhos à noite ao levá-los para dormir. Cada um deles permaneceu fiel à Igreja Católica depois de adulto.
10/07/2025 - APROXIMAR-SE
Quinta-feira, 10 de Julho de 2025
Gn 44,18-21.23-29; 45,1-5
Sl 105(104),16-21
Mt 10,7,15
APROXIMAR-SE
“…Aproximai-vos de mim…” (Gn 45,4)
A conversa entre o poderoso José, segundo em comando em todo Egito e os seus irmãos alienados não estava correndo bem. José rompeu o bloqueio da conversa colocando de lado a sua glória (Fl 2,7), esvaziando-se a si mesmo de seu poder (Fl 2,7.8), dizendo a seus irmãos “…Aproximai-vos de mim…” (Gn 45,4)
No Cântico dos Cânticos, Deus da mesma forma diz a Seus amados, escondidos “…nos vãos dos rochedos … Deixa-me ver tua face…” (Ct 2,14) O Senhor quer nos manter próximos(as), como um pai aproxima um filho de seu rosto (Os 11,4), como uma mãe “…acaricia os seus filhinhos.” (1Ts 2,7) Como José, Jesus diz a cada um(a) de nós, “Vinde a mim…” (Mt 11,28) Ele nos assegura que Ele é gentil e humilde de coração de modo que nós não temos que temer nos aproximarmos d’Ele (Mt 11,29).
Vamos acolher o Senhor dizendo para Ele: “Arrasta-me contigo…” (Ct 1,4) Jesus é Emanuel, Deus conosco (Mt 1,23). Ele habita entre nós (Jo 1,14). Toda a Escritura mostra um Deus que deseja ardentemente estar próximo de nós (Lc 22,15). Ele não encontra satisfação quando nos afastamos d’Ele (Hb 10,38). Na morte de Jesus na cruz, o próprio Deus rasgou o véu do santuário (Mt 27,51), que separava o povo da presença de Deus. Deus agora está tão próximo de nós que Ele até mesmo entra em nossos corpos na Sagrada Eucaristia. Portanto, qualquer falta de proximidade é de nossa parte, não d’Ele. O Senhor Deus diz: “…Aproximai-vos de mim…” (Gn 45,4) Como vocês responderão?
Oração: Jesus, nada pode me separar do Teu amor (Rm 8,39) exceto a minha própria livre escolha. Prega-me na Tua cruz de modo que eu nunca saia do Vosso lado.
Promessa: “…Proclamai que o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 10,7)
Louvor: Durante décadas, Marta dirigiu um centro de gestação no interior de seu estado, pregando para mulheres empobrecidas e seus bebês, levando-as para mais próximo de Deus.
11/07/2025 - PRONTO(A) PARA MORRER
Sexta-feira, 11 de Julho de 2025 – São Bento
Gn 46,1-7.28-30
Sl 37(36),3.4.18.19.27.28.39.40
Mt 10,16,23
PRONTO(A) PARA MORRER
“Israel disse a José: ‘Agora posso morrer, depois que vi teu rosto e que ainda estás vivo’.” (Gn 46,30)
Simeão orou: “Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra.” (Lc 2,29) Simeão estava pronto para morrer porque ele havia visto Cristo.
Santo Estevão, o primeiro mártir Cristão, estava pronto para morrer porque pouco antes de sua morte ele viu “…os céus abertos e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.” (At 7,56)
A morte está batendo à porta. Jesus também se encontra na porta de nossas vidas e bate (Ap 3,20). Se nós abrirmos a porta, veremos Jesus e se entregarmos nossas vidas à Ele, nós estaremos prontos(as) para morrer e para viver.
Jesus prometeu: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8) Ver Jesus não é uma questão do olhar, mas do coração (Ef 1,18). Quando nós vemos Jesus como nosso Senhor, Salvador e Deus, então nós temos uma nova vida, uma vida mais forte que a morte (Mt 16,25).
Vejam Jesus. Amem Jesus. Vivam em Jesus. Morram em Jesus. Vivam para sempre em Jesus.
Oração: Pai, “…ilumina os olhos [do meu] coração…” (Ef 1,18)
Promessa: “Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados em saber como ou o que haveis de falar. Naquele momento vos será indicado o que deveis falar, porque não sereis vós que estareis falando, mas o Espírito de vosso Pai é que falará em vós.” (Mt 10,19.20)
Louvor: São Bento operava milagres, profetizava e escreveu uma regra de vida monástica que vem sendo seguida por monges durante séculos.
12/07/2025 - O QUE PODE SER DESCARTÁVEL?
Sábado, 12 de Julho de 2025
Gn 49,29-32; 50,15-26
Sl 105(104),1-4.6.7
Mt 10,24-33
O QUE PODE SER DESCARTÁVEL?
“Quanto a vós, até mesmo os vossos cabelos foram todos contados.” (Mt 10,30)
Hoje é dia de cortar o cabelo. O avental que uso ao sentar na cadeira do barbeiro está coberto com pequenas aparas de cabelo branco. Quando o corte está terminado, o barbeiro tira o avental e o sacode, espalhando aquelas aparas sobre o chão. Depois ele varre o chão e joga as aparas do meu cabelo no lixo. Deus contou todos os cabelos da minha cabeça (Mt 10,30), mesmo aqueles que não estão mais lá e foram jogados no lixo.
Como o Papa Francisco muitas vezes disse que nós vivemos numa cultura de descartáveis. A sociedade secular trata muitas coisas como dispensáveis e não merecedoras de respeito: bebês abortados (exceto por partes de seus corpos), as pessoas idosas que não são mais produtivas, o que não é lucrativo, os(as) que estão na prisão, etc. Mas Jesus ensina que “…todos, com efeito, vivem para ele.” (Lc 20,38)
Jesus recicla as pessoas que foram descartadas (2Cor 5,17). Ele fertiliza os(as) infrutíferos(as) repetidamente e derrama Sua graça sobre eles(as) continuamente, mesmo que outras pessoas os(as) considerem como mero entulho (Lc 13,7-9). Nosso lixo é o tesouro de Jesus. Jesus toma os(as) mais não amados(as) e os(as) cura e perdoa, restaura suas almas (Sl 23(22),3) e cria uma obra de arte em suas vidas.
Mesmo se vocês tenham jogado fora as suas vidas, entreguem-se agora a Jesus. Nada é impossível (Lc 1,37) pois Deus guarda cada cabelo de suas cabeças e se recusa a descartá-los.
Oração: Jesus, eu coloco o depósito de lixo da minha vida ao pé da Vossa cruz. Tome a minha vida e a recrie segundo a Vossa imagem.
Promessa: “Todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante de meu Pai que está nos Céus.” (Mt 10,32)
Louvor: Laura de arrependeu de ter abortado seu filho. Jesus a libertou da auto-aversão e a ergueu para liderar um ministério em sua paróquia.
13/07/2025 - QUASE PERDENDO?
Domingo, 13 de Julho de 2025 – 15º Domingo do Tempo Comum – Santo Henrique
Dt 30,10-14
Sl 69(68),14.17.30.31.33.34.36.37
Cl 1,15-20
Lc 10,25-37
QUASE PERDENDO?
“…Porque a palavra está muito perto de ti…” (Dt 30,14)
O sacerdote e o Levita viram a vítima ferida, mas não quiseram chegar perto dele para evitar se tornarem ritualmente impuros (Lc 10,31.32). O Samaritano, no entanto, não mostrou hesitação quanto a se aproximar do homem ferido. O Samaritano aproximou-se dele (Lc 10,34) e “…usou de misericórdia para com ele…” (Lc 10,37)
Amar significa se aproximar e se envolver. O amor por sua própria natureza não pode manter distância. Jesus, que é Amor, podia ter permanecido no céu em eterna bem-aventurança com Seu Pai. No entanto, Seu amor O compeliu (2Cor 5,14) a nos procurar (Lc 19,10), estar perto de nós (Sl 145(144),18) e até mesmo ser Deus conosco, Emanuel (Mt 1,23). Agora Ele está tão perto de nós que Ele habita em nós (Jo 6,56; 17,23).
Existe alguma pessoa, grupo, ou tipo de pessoa de quem vocês não querem se aproximar? Vocês se mantêm afastados(as) dos pobres, dos sem educação, dos aleijados, do idosos, dos criminosos, dos que não se arrependem, ou daqueles de uma diferente raça ou religião? Essas pessoas podem ser suas ‘vítimas feridas’, sua chance de ser um Bom Samaritano. Jesus pode estar dizendo que todas as vezes que vocês deixaram de se aproximar dessas pessoas, vocês deixaram de se aproximar d’Ele (Mt 25,45).
Oração: Jesus, Tu nunca mantiveste distância de ninguém. Que eu e todos(as) que Te seguem possamos amar como Vós amais.
Promessa: “Porque Iahweh ouve os indigentes, nunca rejeita seus cativos.” (Sl 69(68),34)
Louvor: Louvor a Vós, Jesus, ressuscitado, ascendido e glorificado. Vós estais à direita do Pai para interceder por nós (Rm 8,34). Aleluia!
14/07/2025 - DESAFIANDO A MORTE?
Segunda-feira, 14 de Julho de 2025 – São Camilo de Léllis
Ex 1,8-14.22
Sl 124(123),1-8
Mt 10,34-11,1
DESAFIANDO A MORTE?
“…Eis que o povo dos filhos de Israel tornou-se mais numeroso e mais poderoso do que nós. Vinde, tomemos sábias medidas para impedir que ele cresça…” (Ex 1,9.10)
O Faraó tentou dizimar o povo escolhido ordenando: “…Jogai no rio todo menino que nascer. Mas, deixai viver as meninas.” (Ex 1,22) Satanás está tentando dizimar o povo Cristão nos mandando não conceber e não ter filhos ou, caso isso falhe, matar nossos filhos através do aborto químico ou cirúrgico. Se nós obedecermos ao comando de Satanás, nós iremos perpetuar e estender nossa cultura da morte. Mas se nós, como a mãe de Moisés, nos rebelarmos e escolhermos a vida (Ex 2,1-10), iremos ver o Senhor elevar nossa cultura da morte para uma cultura da vida.
Muitas pessoas não reconhecem as tentativas de Satanás de impor sua vontade sobre nós. Satanás disfarça o fato de que ele procura nada menos que uma ditadura totalitária. Ele gosta de deixar seus joguetes pensarem que eles estão fazendo suas próprias coisas. É divertido para ele quando seus escravos pensam que estão livres.
Assim, “…[escolham], pois, a vida…” (Dt 30,19) e se rebelem contra a tirania do príncipe da morte (Hb 2,14). Escolham Jesus, “…o Caminho, a Verdade e a Vida…” (Jo 14,6) Rejeitem o pecado e seu salário mortal (Rm 6,23). Não permitam ser usados(as) e abusados(as) pela nossa cultura da morte. Juntem-se ao êxodo do povo de Deus da morte, do pecado e da condenação para uma vida eterna.
Oração: Pai, eu aceito totalmente a abundante vida dada a mim através da morte de Teu Filho (Jo 10,10).
Promessa: “E quem der, nem que seja com copo d’água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo que não perderá sua recompensa.” (Mt 10,42)
Louvor: Louvor a Deus pelos que trabalham na área da saúde que, seguindo o abnegado exemplo de São Camilo, dedicam horas de trabalho cuidando de pessoas doentes, muitas vezes colocando as próprias vidas em risco.
15/07/2025 - IMAGEM DE UM BEBÊ
Terça-feira, 15 de Julho de 2025 – São Boaventura
Ex 2,1-15
Sl 69(68),3.14.30.31.33.34
Mt 11,20-24
IMAGEM DE UM BEBÊ
“…Tomou um cesto de papiro, calafetou-o com betume e pez, colocou dentro a criança e a expôs nos juncos, à beira do Rio.” (Ex 2,3)
Imaginem um cesto feito em casa flutuando em um rio. Dentro deste cesto está um bebê de três meses chorando. Este bebê irá crescer para salvar a nação Israelita da escravidão.
Imaginem um Bebê recém-nascido envolto com faixas e colocado em uma manjedoura (Lc 2,7). Este Bebê nasceu em um estábulo e está cercado de animais. Este Bebê é Deus e o Salvador do mundo.
Imaginem os vários milhares de bebês que serão abortados hoje cirúrgica ou quimicamente. Vejam-nos flutuando e crescendo dentro de suas mães. Estes bebês morrerão de fome, envenenados, ou desmembrados hoje. Estes bebês estavam destinados a serem filhos de Deus.
Esses três conjuntos de imagens de bebês separados por milhares de anos estão relacionados. Peçam ao Espírito Santo para mostrar a vocês como a imagem de Jesus é a imagem da vida e da liberdade. Existe uma imagem de Bebê que nós temos que olhar constantemente. “…considerai atentamente a Jesus…” (Hb 3,1), o Salvador e a Esperança do mundo.
Oração: Pai, que eu deixe de olhar para mim mesmo(a).
Promessa: “Porque Iahweh ouve os indigentes. Nunca rejeita seus cativos.” (Sl 69(68),34)
Louvor: São Boaventura escreveu: ‘Que nós passemos com Cristo crucificado deste mundo para o Pai’.
16/07/2025 - CADEIA DE MONTANHAS
Quarta-feira, 16 de Julho de 2025 – Nossa Senhora do Carmo
Zc 2,14-17
Lc 1,46-55
Mt 12,46-50
CADEIA DE MONTANHAS
“Silêncio! toda carne diante de Iahweh! Sim, ele se levanta em sua morada santa.” (Zc 2,17)
Existem muitas montanhas na vida. Como exemplo, o Monte Garizim é a montanha das bênçãos de Deus pelo povo obediente, enquanto o Monte Ebal é a montanha das maldições (Dt 27,12.13). O Monte Sinai (Horeb) é a montanha dos mandamentos (Ex 19,2-8) e o Monte Carmelo é a montanha da restauração da nossa aliança com Deus e a superação da idolatria e dos falsos profetas (1Rs 18,19-40). Por fim, Jesus nos quer caminhando com Ele ao Monte do Calvário, pelo qual somos atraídos(as) “…do monte Sião e da Cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial…” (Hb 12,22)
Para começar a subir a montanha de Deus, nós precisamos começar como Moisés começou – no Monte Horeb (Ex 3,1). Lá nós veremos Deus na sarça ardente (Ex 3,2-4). Nós veremos Deus nos consumindo pelo fogo do Seu amor (Hb 12,29). No Monte Horeb, nós ouviremos Deus chamar os nossos nomes (Ex 3,4) e nos revelar o Seu nome (Ex 3,14). O Monte Horeb é solo sagrado (Ex 3,5). Aqui nos tiramos os nossos sapatos (Ex 3,5) e nos humilhamos a nós mesmos(as). No Monte Horeb, nós ingressamos no temor do Senhor, que é o princípio da sabedoria (Sl 111(110,10) e em grande parte da vida Cristã.
Subam o Monte Horeb. Lá seu Pai os(as) chamará pelo nome.
Oração: Pai, depois de começar pelo Horeb, que eu possa terminar no Sião.
Promessa: “…ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelar.” (Mt 11,27)
Louvor: Nossa Senhora do Carmo prometeu que seu Filho iria transformar nossas vidas se nos arrependêssemos.
17/07/2025 - PONTO DE REPOUSO
Quinta-feira, 17 de Julho de 2025 – Bem-aventurado Inácio de Azevedo e Companheiros
Ex 3,13-20
Sl 105(104),1.5.8.9.24-27
Mt 11,28-30
PONTO DE REPOUSO
“Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso de vosso fardo e eu vos darei descanso.” (Mt 11,28)
Imaginem-se vindo até Jesus com um grande peso sobre suas costas. (Sl 81(80),7). Antes que vocês possam agradecer a Ele e se afastar sem o peso, Ele toma um enorme peso de Suas costas e o coloca nas suas. Agora vocês têm mais peso para carregar do que nunca antes. Por alguma razão, no entanto, Seu “…jugo é suave e o [Seu] fardo é leve.” (Mt 11,30) Porque este é o fardo de Jesus, Ele está carregando a maior parte do peso. Vocês são outros Simão de Cirene ajudando Jesus a carregar a cruz (Lc 23,26). Vocês foram criados(as) para carregar esta cruz. Vocês irão descansar e se fortalecer carregando esta cruz. Vocês chegaram a um ponto onde não se gloriam de nada a não ser da cruz de Jesus Cristo (Gl 6,14).
Realisticamente, nós não podemos ser aliviados(as) nesta vida na terra. Nós podemos somente ser sobrecarregados com o fardo de Jesus, a cruz. Fingir que nós podemos aliviar a nós mesmos(as) faz a vida mais pesada. Nós podemos fazer a vida ficar mais difícil tentando torná-la fácil. Paradoxalmente, o fardo mais pesado, isto é, a cruz, é o mais fácil de ser carregado porque Jesus a carrega. È com o esforço de carregarmos a cruz que nós entraremos em Seu repouso (Hb 4,11). Tomemos a sua cruz a cada dia (Lc 9,23) e consigamos o melhor repouso que podemos conseguir nesta terra.
Oração: Pai, concede-me tanto o repouso na terra como na eternidade.
Promessa: “…De fato, vos tenho visitado e visto o que vos é feito…” (Ex 3,16)
Louvor: Suzana semeia a Palavra de Deus partilhando sua fé com aqueles(as) que se encontram nas prisões e em casas de repouso.
18/07/2025 - A PÁSCOA
Sexta-feira, 18 de Julho de 2025
Ex 11,10-12,14
Sl 116(115),12.13.15-18
Mt 12,1-8
A PÁSCOA
“…É uma Páscoa para Iahweh.” (Ex 12,11)
Através da Páscoa, o Senhor libertou a nação Israelita de séculos de escravidão. O Senhor decidiu fazer uma das Suas maiores obras através de uma refeição familiar acompanhada por orações. Esta refeição pascal foi tão importante que ela se tornou ‘um memorial’ a ser celebrado por todas as gerações como “…um decreto perpétuo.” (Ex 12,14)
Algumas horas antes de Jesus morrer na cruz para nos salvar do pecado e para a vida eterna, Ele disse: “…Desejei ardentemente comer esta páscoa convosco antes de sofrer.” (Lc 22,15) Então Jesus mandou: “…Fazei isto em minha memória.” (Lc 22,19) Jesus ligou a Páscoa com Sua morte na cruz. Ele tornou a Eucaristia a Páscoa definitiva.
São Paulo não somente identificou a Eucaristia com a Páscoa, como também foi mais longe ao chamar Jesus de nossa Páscoa (1Cor 5,7). A Páscoa é nossa maior festa de libertação e o memorial da salvação. O quanto a Páscoa é importante em suas vidas? Quão grande é o seu desejo de celebrar a Páscoa? Vocês querem receber Cristo, sua Páscoa, hoje? Vocês querem convidar outras pessoas para uma nova Páscoa? As suas vidas estão baseadas em Jesus eucarístico? Celebrem a Páscoa da Nova Aliança.
Oração: Pai, que eu possa desejar receber a Eucaristia mais do que eu desejo qualquer outra coisa.
Promessa: “…quando eu vir o sangue, passarei adiante e não haverá entre vós o flagelo destruidor…” (Ex 12,13)
Louvor: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo.” (Ef 1,3)
19/07/2025 - QUE ASSIM SEJA
Sábado, 19 de Julho de 2025
Ex 12,37-42
Sl 136(135),1.23.24.10-15
Mt 12,14-21
QUE ASSIM SEJA
“E no seu nome as nações porão sua esperança.” (Mt 11,21)
A Igreja através do Papa Pio XII estabeleceu o dogma da Assunção de Maria em 1950. Depois de todos os séculos que a Assunção era pregada e acreditada, a Igreja decidiu defini-la em 1950 como uma proclamação do Papa. O principal documento do Concílio Vaticano II concluiu pela proclamação de Maria como ‘sinal de esperança segura’. ‘…a Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante …’ (Lumen Gentium,68).
O Papa São João Paulo II na introdução do Catecismo da Igreja Católica apresentou o seguinte texto: ‘Venerai o Senhor, isto é, Cristo, em vossos corações. Se alguém perguntar a vocês a razão desta esperança, estejam sempre prontos para responder’ (1Pd 3,15). O Papa São João Paulo II profeticamente nomeou um de seus livros de ‘Cruzando o Limiar da Esperança’, publicado em 1994. “Pois nossa salvação é objeto de esperança; e ver o que se espera não é esperar. Acaso alguém espera o que vê? E se esperamos o que não vemos, é na perseverança que o aguardamos.” (Rm 8,24.25)
Ouçam a profecia da esperança. Sejam um sinal de esperança. Sejam profetas da esperança. “E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5)
Oração: Pai, que eu possa ser motivado(a) pela esperança.
Promessa: “Esta noite, durante a qual Iahweh velou para os fazer sair do Egito, deve ser para todos os filhos de Israel uma vigília para Iahweh, em todas as suas gerações.” (Ex 12,42)
Louvor: Apesar de ainda estar na adolescência, Carolina se sente entristecida quando não pode participar da Missa diariamente.
20/07/2025 - A MELHOR COISA EM TODA A MINHA VIDA É...
Domingo, 20 de Julho de 2025 -16º Domingo do Tempo Comum – Santo Apolinário
Gn 18,1-0
Sl 15(14),2-5
Cl 1,24-28
Lc 10,38-42
A MELHOR COISA EM TODA A MINHA VIDA É…
“Marta estava ocupada pelo muito serviço. Parando, por fim, disse: ‘Senhor, a ti não importa que minha irmã me deixe assim sozinha a fazer o serviço…’.” (Lc 10,40)
Uma das melhores coisas que um ser humano pode fazer é oferecer hospitalidade. Quando Abraão e Sara ofereceram hospitalidade, eles acolheram Deus e anjos (Hb 13,2), que revelaram a Abraão que sua mulher Sara iria, milagrosamente, ter seu primeiro filho, com a idade de noventa anos (Gn 18,2-10). Jesus ofereceu Seu Corpo e Sangue em um contexto de hospitalidade na Última Ceia. Para se qualificar como líder Cristão, uma pessoa tem que ser hospitaleira (1Tm 3,2). Portanto, a hospitalidade de Santa Marta para com Jesus e Seus apóstolos foi uma grande obra de Deus.
Entretanto, algumas coisas são ainda maiores do que a grandeza da hospitalidade. Ser um(a) discípulo(a), sentar-se aos pés do Senhor e ouvir Suas palavras (Lc 10,39). Isso é tão importante que Jesus ressuscitado mandou Seus apóstolos fazerem discípulos em todas as nações (Mt 28,19). Este comando é muitas vezes e corretamente chamado de ‘Grande Incumbência’. O discipulado é a essência do plano de Deus. É nosso maior privilégio e responsabilidade ser e fazer discípulos do Senhor. Nós fomos batizados(as) no discipulado (Mt 28,19).
Renovem seu Batismo. Neguem-se a si mesmos(as), tomem a sua cruz a cada dia, renunciem às suas vidas (Lc 9,23.24) e sejam discípulos(as) do Senhor.
Oração: Pai, que eu possa viver e morrer conformando-me com Jesus (Fl 3,10).
Promessa: “Agora eu me regozijo nos meus sofrimentos por vós e contemplo, na minha carne, o que falta das tribulações de Cristo pelo seu Corpo, que é a Igreja.” (Cl 1,24)
Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, Mestre de Seus discípulos!
21/07/2025 - ARQUIBANCADA
Segunda-feira, 21 de Julho de 2025 – São Lourenço de Brindisi
Ex 14,5-18
Ex 15,1-6
Mt 12,38-42
ARQUIBANCADA
“…Não temais; permanecei firmes e vereis o que Iahweh fará hoje para vos salvar…” (Ex 14,13)
Se nós permanecermos firmes, veremos a vitória do Senhor, pois Ele lutará por nós (Ex 14,14). Moisés fez esta promessa antes que o Senhor resgatasse o povo escolhido afogando os Egípcios no Mar Vermelho. Este é um símbolo do Batismo.
Quando nós permanecermos firmes em nosso Batismo, nós iremos ver a vitória do Senhor. Nós temos que permanecer firmes pelo fato de que através do Batismo nós estamos em Cristo (Gl 3,27). Portanto, nós somos novas criaturas, filhos(as) de Deus Pai, redimidos(as) pelo sangue de Jesus, templos do Espírito Santo e membros da Igreja, o Corpo de Cristo (CIC, 1265.1267).
Se nós permanecermos firmes por nosso próprio poder, planos, ou importância, nós não veremos a vitória do Senhor. Nossa própria base para a vitória não tem firmeza (Lc 14,28-30).
A vitória de Deus vem para aqueles(as) que estão no terreno correto: o terreno de Deus. Muitos Cristãos não consideraram os sinais de ‘Não Ultrapasse’ de Deus e permaneceram no terreno errado. Quando eles(as) se arrependerem, retornarem para o lugar a que pertencem e permanecerem lá, eles(as) verão a vitória de Deus. Voltem para o Batismo. Avancem para a vitória (Ex 14,15).
Oração: Pai, que eu permaneça no lugar que Vós me disserdes para ficar.
Promessa: “A Rainha do Sul se levantará no Julgamento juntamente com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Mas aqui está algo mais do que Salomão!” (Mt 12,42)
Louvor: São Lourenço de Brindisi defendeu a Igreja contra os hereges e assaltantes bandos de Turcos.
22/07/2025 - “...DEUS É AMOR...” (1Jo 4,16)
Terça-feira, 22 de Julho de 2025 – Santa Maria Madalena
Ct 3,1-4 ou 2Cor 5,14-17
Sl 63(62),2-6.8.9
Jo 20,1.2.11-18
“…DEUS É AMOR…” (1Jo 4,16)
“…Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscá-lo!” (Jo 20,15)
“…Deus é Amor…” (1Jo 4,16), mas Ele não é qualquer tipo de amor. Ele é ‘amor ágape’. A palavra Grega ágape que aparece nas Escrituras significa amor incondicional. Deus ama a cada um(a) de nós perfeita e infinitamente. Ele nos ama mesmo sabendo que nós ajudamos a crucificar Seu Filho com nossos pecados (At 3,15). ‘…Porque foram os nossos crimes que fizeram nosso Senhor Jesus Cristo suportar o suplício da cruz, é evidente que aqueles que mergulham na desordem e no mal O crucificam de novo em seu coração …’ (CIC,598). Ele nos ama quer nós O tenhamos amado ou não. Ele nos ama mesmo se nós decidirmos nunca amá-Lo, mesmo se nós decidirmos odiá-Lo e ficarmos separados d’Ele para sempre.
Santa Maria Madalena amou Jesus com um amor incondicional. Ela perguntou onde poderia buscar o corpo morto de Jesus (Jo 20,15). Ela queria preservar Seu corpo mesmo se Ele não pudesse tocá-la, ouvi-la, ou falar com ela. Preservar o corpo de Jesus iria fazer com que ela sentisse uma dor extrema, mas ela queria preservá-lo de qualquer maneira. Ela amava Jesus incondicionalmente.
Vocês amam Jesus quando Ele parece morto para vocês? Vocês amariam Jesus se Ele nunca respondesse a nenhuma de suas orações? (Hab 3,17.18). Vocês O amariam se nunca tivessem sentido Sua presença? Vocês O amariam se Ele permitisse que seus filhos morressem em um dia? (Jó 1,19-22). Vocês morreriam por amá-Lo (Dn 3,18) mesmo se Ele os deixasse sofrer fortes dores e doenças (Jó 2,7).
Deus é Amor (1Jo 4,8). Recebam Seu amor e amem a Ele com o mesmo amor incondicional. Santa Maria Madalena, rogai por nós.
Oração: Pai, faz o que for necessário para que eu Te ame incondicionalmente.
Promessa: “Pois a caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram. Ora, ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles.” (2Cor 5,14.15)
Louvor: Santa Maria Madalena, antes possuída por sete demônios (Lc 8,2), livremente dedicou-se Àquele que a havia libertado.
23/07/2025 - O TESTE DO MANÁ
Quarta-feira, 23 de Julho de 2025 – Santa Brígida
Ex 16,1-5.9-15
Sl 78(77),18.19.23-28
Mt 13,1-9
O TESTE DO MANÁ
“…Eis que vos farei chover pão do céu…” (Ex 16,4)
Deus fez chover o maná sobre o Seu povo. Maná, o pão milagroso com que Deus proveu Israel durante quarenta anos, era “…uma coisa miúda, granulosa, fina como a geada sobre a terra.” (Ex 16,14) Jesus proclamou que o maná do Novo Testamento é tanto a Eucaristia como o pão da Palavra de Deus (Mt 4,4). Jesus também proclamou: “Este é o pão que desceu do céu. Ele não é como o que os pais comeram e pereceram; quem come este pão viverá eternamente.” (Jo 6,58) Este pão é Jesus “…carne para a vida do mundo.” (Jo 6,51), isto é, a Sagrada Comunhão. Na nova aliança, nós podemos receber o novo, “…escondido…” (Ap 2,17) e definitivo Maná, o próprio Jesus, o Pão da Vida (Jo 6,35).
Quando o Senhor fez chover o maná sobre o Seu povo, Ele o testou para ver se eles iriam seguir Suas instruções ou não (Ex 16,4). Na nova aliança, quando o Senhor faz chover sobre nós o maná da Sua Palavra e da Eucaristia, Ele está nos testando para ver se nós não somente iremos ouvir Sua Palavra mas também praticá-la (Tg 1,22). O Senhor nos dá o novo maná da Sua Palavra e da Eucaristia para ver se nós iremos viver vidas eucaristicamente centradas e produzir frutos em uma colheita abundante (Mt 13,8).
Vocês estão passando no teste do maná? Vocês estão seguindo todas as instruções de Jesus, não somente na letra da lei mas também no Espírito? (2Cor 3,6). Permaneçam na Palavra de Deus (Jo 8,31); vivam em comunhão com Ele; sejam aprovados(as) no teste do maná.
Oração: Pai, que eu me alegre em Vos obedecer (Sl 40(39),9).
Promessa: “Quem tem ouvidos, ouça!” (Mt 13,9)
Louvor: Desde muito nova, Santa Brígida dedicava todas as sextas-feiras à meditação sobre a Paixão de Jesus.
24/07/2025 - TIRAR ALGO
Quinta-feira, 24 de Julho de 2025 – São Charbel Mahklouf
Ex 19,1.2.9-11.16-20
Dn 3,52-57
Mt 13,10-17
TIRAR ALGO
“…Lhe será tirado.” (Mt 13,12)
As graças que são tiradas de nós porque nós não as usamos não irão ser tiradas por Deus. Mais exatamente, elas ‘foram tiradas’, dispensadas, deixadas ir pela pessoa que não abraça aqueles dons e aquelas graças. Nós as ‘perdemos’ (Mt 13,12).
Se nós nos concentramos em possuir graças e dons, acumulando experiências espirituais como se fossem uma ‘lista de desejos’, nós corremos o perigo de que os dons e graças sejam ‘tirados’. “Assim acontece àquele que ajunta tesouros para si mesmo e não é rico para Deus.” (Lc 12,21) Para o homem citado no Evangelho de Lucas, tudo foi tirado em uma noite quando sua vida lhe foi exigida (Lc 12,20).
Os dons do Espírito são destinados a fluir sem impedimento. Não existem barreiras na vida espiritual. A graça está destinada a fluir sem restrição, não ser interrompida como se pudesse ser controlada para uso futuro. A graça tem que fluir. Ela é corroída por ‘traças’ e ‘ferrugem’ que comem o que não usamos para Deus, mas que nós guardamos como um tesouro em nossos álbuns de recortes. Isso é similar ao maná que irá apodrecer se não for usado no momento oportuno (Ex 16,20).
Vocês não devem ter medo de perder o que Deus lhes tiver dado se vocês desejam partilhar esses dons “…para a utilidade de todos.” (1Cor 12,7) Vocês os mantêm deixando-os ir, usando-os para o bem do Senhor e de outras pessoas. Se concentrem em usar estes dons no serviço do Senhor – e mais será dado a vocês (Mt 25,29). “…Com a medida com que medis será medido para vós e vos será acrescentado ainda mais.” (Mc 4,24)
Oração: Pai, derrama o Teu Espírito sobre mim de modo de as Tuas graças sempre fluam através de mim para um mundo ferido.
Promessa: “Mas felizes os vossos olhos, porque veem e os vossos ouvidos, porque ouvem.” (Mt 13,16)
Louvor: São Charbel Mahklouf foi um monge Libanês que viveu na pobreza como eremita, com sacrifício pessoal e em oração, durante vinte e quatro anos.
25/07/2025 - FUJA DISSO
Sexta-feira, 25 de Julho de 2025 – São Tiago, Apóstolo
2Cor 4,7-15
Sl 126(125),1-6
Mt 20,20-28
FUJA DISSO
“…Dize que estes meus dois filhos se assentem um à tua direita e o outro à tua esquerda no teu Reino.” (Mt 20,21)
Se vocês estão servindo a Jesus pelo que vocês podem ‘obter disso’, então cedo ou tarde, vocês irão ‘deixar disso’. Isto é, em algum momento vocês irão deixar de servir a Cristo. Isto é porque servir e seguir Jesus consiste no que Jesus deixou para trás ao invés do que nós abandonamos.
São Tiago aprendeu esta lição muito bem. O rei Herodes mandou decapitar Tiago (At 12,2). Tiago ‘deixou’ o ministério de Jesus não por ter desistido, mas sendo morto por causa d’Ele. Tiago havia desejado ser o primeiro no ministério de Jesus (Mt 20,21). Ironicamente, Tiago foi realmente o primeiro entre os Doze apóstolos – o primeiro a ser martirizado.
Tiago deve ter sido um apóstolo muito poderoso para ser selecionado para ser morto por Herodes. Tiago deve ter falado poderosamente (2Cor 4,13) de seu Espírito de fé. Caso contrário, os Judeus não teriam se agradado tanto com a sua morte (At 12,3). Somente depois de Tiago ter sido morto os líderes Judeus se voltaram para São Pedro para também matá-lo (At 12,2-4). Herodes poderia ter escolhido qualquer um dos apóstolos para ter a ‘honra’ de ser o primeiro a ser decapitado. Mas escolheu Tiago.
Vocês estão sendo tentados a ‘deixar’ o ministério porque não estão deixando ‘de fora’ o suficiente? Aprendam a lição de São Tiago e entreguem toda a sua vida a Jesus (Mt 20,22.23). Permitam que Jesus deixe tudo o que Ele puder ‘fora’ de vocês.
Oração: Senhor Jesus, minha vida é Tua. Faz o que for necessário de modo que através de mim seja feita a Tua vontade.
Promessa: “E tudo isto se realiza em vosso favor…” (2Cor 4,15)
Louvor: É dito que São Tiago evangelizou poderosamente a Espanha. Incontáveis peregrinos têm tido a experiência do amor do Senhor enquanto percorrem o Caminho de Santiago e visitam o túmulo de São Tiago em Santiago de Compostela na Espanha.
26/07/2025 - CEIFADOR DE JOIO
Sábado, 26 de Julho de 2025 – São Joaquim e Santa Ana
Eclo 44,1.10-15
Sl 132(131),11.13.14.17.18
Mt 13,16.17
CEIFADOR DE JOIO
“Quando o trigo cresceu e começou a granar, apareceu também o joio.” (Mt 13,26)
No norte da linha do equador é verão e talvez algumas pessoas estejam fazendo alguma limpeza em seus jardins. Se elas pedirem ajuda a Jesus, talvez se surpreendam quando Ele disser que Ele não faz a limpeza antes do tempo da colheita (Mt 13,29.30). No entanto, Jesus pode estar desejando mudar seu joio em trigo. Isso poderia dobrar sua colheita e se livrar do seu joio, não arrancando, mas transformando-o.
É muito fácil notar o muito joio que nos cerca. A dúvida, a hipocrisia, a confusão e os boatos do joio torna a vida lastimável. Parece melhor para todos se livrar do joio. Mas o Senhor sabe que uma vez arrancado, ele está morto. Assim ele deixa que o joio viva e que o trigo sofra um certo tempo de modo que o joio tenha todas as oportunidades para se arrepender e se tornar trigo (2Pd 3,9).
Alegrem-se quando vocês sofrem redentoramente (Cl 1,24), pois isso significa que existe tempo para que o joio se transforme e que vocês colham o dobro.
Oração: Pai, que eu possa me arrepender, evangelizar, orar e sofrer por uma máxima colheita.
Promessa: “…Este é o sangue da Aliança que Iahweh fez convosco, através de todas essas cláusulas.” (Ex 24,8)
Louvor: São Joaquim e Santa Ana aceitaram o chamado de Deus para se casar e criar uma filha. Eles dedicaram sua filha a Deus e Deus a fez a bem-aventurada entre todas as mulheres.
27/07/2025 - DEUS DESCEU
Domingo, 27 de Julho de 2025 – 17º Domingo do Tempo Comum
Gn 18,20-32
Sl 138(137),1-3.6-8
Cl 2,12-14
Lc 11,1-13
DEUS DESCEU
“Vou descer e ver se eles fizeram ou não…” (Gn 18,21)
Deus disse que Ele iria descer do céu à terra para apurar se havia pecado sobre a terra. Ele desceu para Sodoma e Gomorra e encontro pecado – muito pecado. Essas duas cidades pecadoras foram destruídas (Gn 19,24.25). Deus ouviu “…o grito contra Sodoma e Gomorra…” (Gn 18,20) e respondeu com justiça.
Depois Deus veio novamente em resposta a muitos outros clamores. Desta vez Ele veio com misericórdia como uma Criança indefesa. Ele desceu do céu à terra e “…não [quebrou] o caniço rachado…” (Mt 12,20). O Filho de Deus veio não como um dominador que transforma uma nação pecadora em ruínas incandescentes, mas como uma frágil Criança.
Jesus nos ensinou a buscar Deus como um Pai amoroso quando nós suplicamos. Na Nova Aliança, Jesus nos ensina a orar, a procurar, a pedir e a bater por conversões e por misericórdia. Jesus nos ensinou que misericórdia é o que Deus deseja (Mt 9,13) e Sua “…misericórdia desdenha o julgamento.” (Tg 2,13) Deus nosso Pai sabe o que nós precisamos mais do que o mais amoroso pai na terra (Mt 6,32).
Se o ensinamento de Jesus para confiar em nosso Pai celeste não nos impulsionar a depender totalmente de Deus, então talvez Seu exemplo venha a ser o ímpeto que nós precisamos. Jesus veio a esta terra como uma Criança indefesa, totalmente dependente de Seus pais terrenos, a Santíssima Virgem Maria e São José. Que nós, da mesma maneira, sejamos como pequenas crianças, totalmente dependentes de nosso Pai amoroso. Jesus nos garante: “…se não [nos convertermos] e não [nos tornarmos] como as crianças, de modo algum [entraremos] no Reino dos Céus.” (Mt 18,3)
Oração: “Pai, santificado seja o teu Nome; venha o teu Reino…” (Lc 11,2-4)
Promessa: “Vós estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne e ele vos vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou de todas as nossas faltas.” (Cl 2,13)
Louvor: Jesus ressuscitado, Vós sois o misericordioso Cordeiro de Deus e o poderoso Leão de Judá. Toda glória e honra são Vossas. Aleluia!
28/07/2025 - HOMENS LÍDERES
Segunda-feira, 28 de Julho de 2025
Ex 32,15-24.30-34
Sl 106(105),19-23
Mt 13,31-35
HOMENS LÍDERES
“…Que fez este povo para atrair sobre si um pecado tão grave?” (Ex 32,21)
O estilo de liderança de Aarão era satisfazer o povo. Quando o povo se aproximava dele com um problema, Aarão não considerava a vontade de Deus. Ao invés disso, ele tentava satisfazer os desejos do povo. Não tendo sucesso, ele simplesmente “…os [abandonava] à vergonha no meio de seus inimigos.” (Ex 32,25) Sob a fraca ‘liderança’ de Aarão, o pecado, o caos e a confusão reinavam ao invés da boa ordem (1Cor 14,33.40).
Moisés foi um verdadeiro servo-líder (Lc 22,26). Ele exerceu sua autoridade dada por Deus quando necessária (Ex 32,26), mas foi humilde, como era sua característica (Nm 12,3), enquanto ouvia as necessidades do povo (Ex 18,13). Seu estilo de liderança era satisfazer a Deus e amar seu povo com sacrifício. Ele constantemente buscava a orientação de Deus ao submeter sua liderança a Deus (Ex 34,34). Ele intercedia em favor de seu amado povo, mesmo se ele tivesse que sofrer por causa disso (Ex 32,10-14.32).
Deus está chamando você para ser um(a) líder? Procure os desejos de Deus. Responda ao Seu chamado. “Subiu diante deles aquele que abre a brecha; eles abriram a brecha, passaram pela porta e saíram por ela…” (Mq 2,13)
Oração: Pai, que eu possa obedecer aos líderes que Tu nos dás e ser dócil a eles de modo que eles possam se alegrar em Te servir (Hb 13,17).
Promessa: “…Abrirei a boca em parábolas; proclamarei coisas ocultas desde a fundação do mundo.” (Mt 13,35)
Louvor: Alice descobriu que quanto mais tempo ela dedicava a Deus em oração, mais rapidamente suas tarefas domésticas eram realizadas.
29/07/2025 - NAVIO AFUNDANDO
Terça-feira, 29 de Julho de 2025 – Santa Marta – Santa Maria – São Lázaro
1Jo 4,7-16
Sl 34(33),2-11
Lc 10,38-42 ou Jo 11,19-27
NAVIO AFUNDANDO
“…Pouca coisa é necessária, até mesmo uma só. Maria, com efeito, escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada.” (Lc 10,42)
Não faça simplesmente alguma coisa, sente-se lá. Nosso mundo constantemente nos empurra para fazer alguma coisa, para ter pressa e correr. Nosso mundo nos diz que aumentar nossa velocidade irá nos compensar por não sabermos para onde estamos indo. Deus nos diz para desacelerar, nos sentarmos, ou nos ajoelharmos, mas não para acelerar. Muitos(as) de nós somos como Santa Marta, agindo freneticamente, nos “…[inquietando] e [agitando] por muitas coisas.” (Lc 10,41) Jesus nos chama a sermos como Santa Maria de Betânia, que “…ficou sentada aos pés do Senhor, escutando-lhe a palavra.” (Lc 10,39)
Realisticamente, tomar a decisão de parar e rezar é a coisa mais prática que nós podemos fazer. O mundo está em uma correria, em rota de colisão com a morte e nossa única esperança é rezar. “…Que os meus olhos derramem lágrimas, noite e dia e não se tranquilizem, porque a virgem, filha do meu povo, foi ferida com um ferimento grave, com uma ferida incurável.” (Jr 14,17) Nenhum volume de atividades irá consertar este mundo. Nós precisamos de um milagre. Ele só está a uma oração de distância.
A oração com fé é nossa única esperança e a única esperança que nós precisamos. Nosso mundo está morto. Está no túmulo o tempo suficiente para cheirar a corrupção (Jo 11,39). Não há nada que possamos fazer a não ser acreditar em Jesus, a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25).
Oração: Pai, eu entendo que preciso estar ocupado(a) limpando um navio afundado. Eu oro por um milagre e aceito a Tua divina vontade.
Promessa: “Como o céu que se alteia sobre a terra, é forte seu amor por aqueles que o temem.” (Sl 103(102),11)
Louvor: Santa Marta amava tanto a Jesus que ela serviu um banquete em sua honra (Jo 12,2).
30/07/2025 - UMA LUZ
Quarta-feira, 30 de Julho de 2025 – São Pedro Crisólogo
Ex 34,29-35
Sl 99(98),5-7.9
Mt 13,44-46
UMA LUZ
“E os filhos de Israel viam resplandecer o rosto de Moisés…” (Ex 34,35)
Quando Moisés desceu do Monte Sinai com “…as duas tábuas do Testemunho…” (Ex 34,29), ele tinha a pele do rosto resplandecendo como nunca se tinha visto. Ele tinha essa luz por ter conversado com Deus (Ex 34,29) e naquele momento recebido os Dez Mandamentos.
Assim como Moisés, nós deveríamos receber uma luz em nossos rostos. Com efeito, nós temos uma maior oportunidade de receber essa luz do que Moisés (Mt 11,11), pois nós temos acesso ao Espírito Santo (2Cor 3,7.8.18). Nós recebemos nossa luz sendo batizados(as), vivendo na fé, crescendo em santidade através de conversas com Deus e especialmente através da obediência aos Seus mandamentos. ‘Obedecer (ob-audire) na fé é submeter-se livremente à palavra escutada, por a sua verdade ser garantida por Deus, que é a própria verdade. Desta obediência, o modelo que a Sagrada Escritura nos propõe é Abraão. A sua realização mais perfeita é a da Virgem Maria.’ (CIC, 144).
Assim, obedecer ao Senhor não é um fardo (1Jo 5,3); ao invés disso, é uma oportunidade salva-vidas para nos tornarmos santos(as), receber uma luz e viver com Deus para sempre. Obedecer a Ele é o nosso prazer (Sl 40(39),9). O Senhor não teve que nos escolher para obedecer a Ele. Ele podia ter avançado sem nós. Nós somos privilegiados(as) por ter a oportunidade de obedecer ao Senhor.
Agradeçam a Deus por podermos obedecer a Ele. Ajam de acordo com Ele, obedeçam a Ele e resplandeçam com sua luz.
Oração: Pai, faz-me resplandecer com amor por a Ti.
Promessa: “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo…” (Mt 13,44)
Louvor: São Pedro ganhou reconhecimento como Doutor da Igreja por suas pregações práticas e de mudança de vida, baseadas no Evangelho.
31/07/2025 - FAZENDO A ÚLTIMA SELEÇÃO
Quinta-feira, 31 de Julho de 2025 – Santo Inácio de Loyola
Ex 40,16-21.34-38
Sl 84(83),3-6.8.11
Mt 13,47-53
FAZENDO A ÚLTIMA SELEÇÃO
Jesus disse: “O Reino dos Céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, que apanha tudo.” (Mt 13,47)
Neste momento, a rede está sendo lançada sobre a terra. Ela está recolhendo todo tipo de coisas – igrejas, Cristãos comprometidos, os indiferentes, os pecadores, as confissões religiosas, os ministérios, os ‘religiosos’, os frequentadores de igreja, etc. O Senhor irá selecionar através desta multidão variada quando a rede finalmente tiver sido içada no Dia do Julgamento no fim do mundo. Então os anjos irão separar o que presta do que não presta (Mt 13,48-50).
Deus espera até o final antes de separar o trigo do joio (Mt 13,30) e as ovelhas dos cabritos (Mt 25,32). Os seres humanos têm uma abordagem diferente para essa situação. Ao contrário de Deus, nós queremos arrancar o joio antes da colheita (Mt 13,28). Nós decidimos quem faz parte do time e quem não faz antes do tempo da colheita começar. Todavia, Deus faz o último corte no final. O demônio usa isso para causar confusão. Nós pensamos que, se estamos participando de jogos religiosos, temos uma posição no time e marcamos alguns pontos, nós temos que estar no time até o fim. Mas Deus ainda não fez a última seleção.
Muitas coisas estão na rede, mas somente aqueles(as) salvos(as) e santificados(as) por Jesus através do Espírito passarão pela última seleção.
Oração: Jesus, concede-me a graça de estar pronto(a) agora para a Tua Segunda Vinda.
Promessa: “A nuvem cobriu a Tenda da Reunião e a glória de Iahweh encheu a Habitação.” (Ex 40,34)
Louvor: Santo Inácio fundou a Companhia de Jesus, que durante sua existência espalhou a boa nova de Jesus Cristo desde o Brasil até a Índia.