01/12/2025 -ENTRA, SENHOR

Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2025

Is 4,2-6
Sl 122(121),1-9
Mt 8,5-11

ENTRA, SENHOR
“Eu irei” (Mt 8,7)

Estamos providenciando as nossas árvores de Natal. Estamos nos preparando para os convidados que receberemos nas nossas festas de Natal. Nós deixaremos os convidados das nossas festas de Natal entrar nas nossas casas quando eles baterem às nossas portas, mas deixaremos que Jesus entre? O Advento está relacionado com a tentativa do Senhor de entrar. Deixem o Senhor entrar, Ele é o Rei da Glória (Sl 24(23),9).

São José bateu em muitas portas em Belém, procurando por uma casa que abrissem as suas portas para a sua família quando Maria estava prestes a dar à luz Jesus. Todavia, ninguém em Belém os deixou entrar (Lc 2,7). Em outros lugares, alguém deixou o Senhor entrar. O centurião estava pronto para receber Jesus, mesmo não se considerando digno (Lc 7,6). Zaqueu (Lc 19,5.6), Santa Marta (Jo 12,2) e Mateus (Mt 9,10) receberam Jesus nas suas casas.

E quanto a vocês? Jesus está batendo às suas portas (Ap 3,20). No Natal nós iremos cantar: ‘Que cada coração prepare um lugar para Ele’. Preparem suas casas e seus corações para o Senhor. Deixem que Jesus entre sob o teto de sua boca na Santa Eucaristia (Mt 8,8). Participe da Missa com mais frequência neste Advento. Ele deseja que você permita que Ele entre – em sua boca, seu corpo, sua alma, e sua casa.

Oração: Jesus, que eu possa Te receber com a alegria de Zaqueu, Mateus e Marta.
Promessa: “Com efeito, sobre todas as coisas sua glória será um abrigo.” (Is 4,5)
Louvor: O menino Silvio, de seis anos, se escondia atrás do altar quando a sua mãe pedia a ele para tirar a poeira dos bancos da Igreja. Daquele lugar, tudo o que ele podia ver era o grande crucifixo na parede. Olhar para o crucifixo suscitou em seu coração um amor infinito por Jesus crucificado. Silvio, finalmente se tornou um sacerdote Católico e pregou durante décadas. Depois da sua aposentadoria do ministério ativo, a Igreja foi remodelada e o novo pároco deu de presente a Silvio aquele mesmo crucifixo.

02/12/2025 -DEUS FAZ NOVAS TODAS AS COISAS

Terça-feira, 2 de Dezembro de 2025

Is 11,1-10
Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17
Lc 10,21-24

DEUS FAZ NOVAS TODAS AS COISAS

“Então o lobo morará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará. A vaca e o urso pastarão juntos, juntas se deitarão as suas crias. O leão se alimentará de forragem com o boi. A criança de peito poderá brincar junto à cova da áspide, e a criança pequena porá a mão na cova da víbora. Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh como as águas enchem o mar.” (Is 11,6-9)

Vocês podem imaginar essa cena? Os partidos de direita sendo recebidos pelos partidos de esquerda. As crianças nos ventres de suas mães e as pessoas favoráveis ao aborto sendo amigas; os progressistas e os conservadores fazendo refeições em harmonia. Palestinos e Israelenses dispensando suas patrulhas de fronteira. Não há mais necessidade de treinamento obrigatório para a proteção de crianças. Não se tem notícia de divórcios porque maridos e suas esposas estão vivendo felizes e em paz.

Esta cena é o que nós estamos esperando como Natal. Nós acreditamos que Deus irá promover Seu reino de paz, no qual as pessoas estão tão transformadas em Jesus que inimigos mortais se tornam amigos e colaboradores. Aqueles que oram sobre outras pessoas deverão ter uma natureza totalmente nova e diferente em Jesus (Gl 6,15). Antes que nos tornemos céticos, o cenário descrito acima tem acontecido ao longo da história da salvação (At 9,18.26-28; 10,13-15.25-33; Mt 9,9.10; Jo 4,9.39-42).

O ceticismo desaparece na glória que é o temor de Deus (Is 11,3). Permaneçam maravilhados diante da onipotência e da amorosa bondade do nosso Deus. Recebam uma nova natureza em Cristo Jesus, que faz novas todas as coisas (2Cor 5,17; Ap 21,5).

Oração: Senhor, Tu venceste o mundo (Jo 16,33). Que eu possa ser vencedor com temor em Tua presença e nunca vir a duvidar de Vós novamente.
Promessa: “Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, mas não viram, ouvir o que vós ouvis, mas não ouviram.” (Lc 10,24)
Louvor: Alice construiu sua vida em torno de Jesus e recebeu-O diariamente na Eucaristia durante quarenta anos.

03/12/2025 -EU NÃO POSSO ME SENTIR SATISFEITO

Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2025
São Francisco Xavier

Is 25,6-10
Sl 23(22),1-6
Mt 15,29-37

EU NÃO POSSO ME SENTIR SATISFEITO

“Todos comeram e ficaram saciados” (Mt 15,37)

Um efeito colateral do milagre Eucarístico descrito no Evangelho de hoje foi que mais de quatro mil pessoas ficaram satisfeitas depois de uma refeição (Mt 15,37). Muitas vezes nas Escrituras, uma refeição termina com insatisfação (Nm 21,5), em romper com a fé (Gn 25,29-34), em enganar (Gn 27,25-27), e algumas vezes com violência e morte (Gn 37,25-27; Dn 5,1-4.30).

A refeição Eucarística de Jesus com Seus apóstolos, a Última Ceia, também terminou com traição, negação e morte. Todavia, na Eucaristia, Jesus triunfou sobre os pecados e falhas humanas. Ele transformou a insatisfação humana em satisfação (Mt 15,37), em ação de graças (Mt 15,36), e na alegria do banquete celestial que acontecerá (Ap 19,9; Is 25,6).

O mundo e o demônio tentam semear a insatisfação em nós. Com efeito, as propagandas mundanas visam identificar nossas insatisfações ou criar insatisfações nas vidas daqueles que estão satisfeitos atualmente. Portanto, nós temos que fugir das mensagens do mundo para sermos capazes de receber integralmente o Pão do Céu e nos sentirmos satisfeitos conforme os critérios de Deus.

Muitos Católicos nos dias de hoje não recebem a Eucaristia com reverência, amor, solicitude, e santidade, colocando-se em risco de ser considerados indignos e passíveis de condenação (1Cor 11,27-30). ‘Para responder a este convite, devemos preparar-nos para este momento tão grande e santo … Aquele que tiver consciência dum pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da Comunhão’ (CIC, 1385). Jesus planeja nos nutrir com Seu alimento celestial, não nos ferir, mas depende de nós estarmos preparados para recebê-Lo corretamente. Fixemos nossos olhos em Jesus Eucarístico (Hb 12,2). Na Eucaristia, Jesus satisfaz todas as nossas necessidades (Sl 145(144),16; 81(80),17). Comam a carne do Filho do Homem (Jo 6,56) e se sintam saciados (Mt 15,37).

Oração: Jesus, na Eucaristia, Tu tens me dado o Teu melhor. Que eu possa me sentir satisfeito com este presente (Hb 13,5) e Te louvar sempre.
Promessa: “Este é Iahweh em quem esperávamos. Exultemos, alegremo-nos na sua salvação.” (Is 25,9)
Louvor: São Francisco Xavier obedeceu à ordem de Jesus para levar o Evangelho aos confins da terra. Ele evangelizou muitos povos Asiáticos.

04/12/2025 - A ROCHA OU SINOS TOCANDO?

Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2025
São João Damasceno

Is 26,1-6
Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27
Mt 7,21.24-27

A ROCHA OU SINOS TOCANDO?

“Assim, todo aquele que ouve essas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7,24)

O Natal deste ano será um ‘êxito passageiro’ ou a sólida fundação para um novo ano? As pessoas na sociedade moderna estão se tornando cada vez mais instáveis. Para muitas pessoas, o trabalho não está durando o tanto que costumava acontecer. As casas e os carros não estão sendo construídos para durar por muito tempo. Até mesmo os casamentos e as famílias muitas vezes não perduram. Nós somos pessoas em constante movimento. Não somos peregrinos, parecemos mais refugiados. Nós repetidamente deixamos algum lugar para irmos para não se sabe onde.

Contudo, Cristo quer ter misericórdia de nós e constrói nossos Natais e vidas em uma fundação rochosa de escuta e prática de Sua Palavra (Mt 7,24). “Temos uma cidade forte; para nossa salvação ele nos deu muro e antemuro.” (Is 26,1) “Ponde a vossa confiança em Iahweh para todo o sempre, porque Iahweh é uma rocha eterna.” (Is 26,4)
Deixem que Jesus dê a vocês um Natal que podem confiar, permanecer e construir. Para que Jesus seja um ‘refúgio seguro’ para vocês, deixem que Ele seja a sua Rocha neste Natal.

Oração: Pai, estabiliza e transforma todas as vidas até mesmo as vidas mais caóticas.
Promessa: “Com efeito, ele abateu os habitantes das alturas, a cidade inacessível; ele fê-la vir abaixo até o solo, fê-la lamber o pó” (Is 26,5)
Louvor: São João Damasceno presenteou seus dons a outras pessoas sob a forma de poemas, hinos, e ensinamentos, construindo assim a sua fé.

 

05/12/2025 - O PREJUÍZO DA DESOBEDIÊNCIA

Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2025

Is 29,17-24
Sl 27(26),1.4.13.14
Mt 9,27-31

O PREJUÍZO DA DESOBEDIÊNCIA

“Jesus, porém, os admoestou … Mas eles, ao saírem dali, espalharam sua fama por toda aquela região.” (Mt 9,30.31)

Jesus advertiu os dois homens cegos que Ele havia curado: “‘Cuidado para que ninguém o saiba’. Mas eles, ao saírem dali, espalharam sua fama por toda aquela região.” (Mt 9,30.31) A desobediência dos dois homens curados resultou em que algumas pessoas continuassem a ter uma ideia errada sobre o Messias. Isso contribuiu para a rejeição da alegação de Jesus ser o Messias e eventualmente por Sua crucificação e morte. A desobediência é prejudicial, até mesmo vindo a causar a morte de Jesus na cruz.

Iniciando este Advento, que nós obedeçamos ao Senhor sempre e nos detalhes. Que nós nos alegremos em obedecer ao Senhor (Sl 40(39),8.9). O Senhor tem um maravilhoso Tempo do Natal planejado para nós, pois Ele pretende vir até nós de uma maneira especial. No entanto, nós temos que seguir Suas orientações. O que o Senhor planeja para o próximo ano e para nossas vidas é incrivelmente glorioso. Mas somente pela nossa obediência nós iremos viver o Seu plano para nós. O Senhor morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para tornar possível que nossas vidas fossem agraciadas “infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20) No entanto, nós temos que obedecer a Ele. Todos os males entraram no mundo através da desobediência. Mas a graça inundou o mundo através da obediência de Jesus e em nossa imitação de Sua obediência. Obedeçam a Ele.

Oração: Pai, concede-me a graça de Te obedecer e dessa forma receber o Espírito Santo (At 5,32).
Promessa: “Naquele dia, os surdos ouvirão o que se lê, e os olhos dos cegos, livres da escuridão e das trevas, tornarão a ver. Os pobres terão maior alegria em Iahweh, os indigentes da terra se regozijarão no Santo de Israel.” (Is 29,18.19)
Louvor: Carolina sempre é atenciosa com o atendente do posto de gasolina e diz a ele que Jesus o ama. Um dia ele confidenciou a ela que tinha considerado cometer suicídio. Naquele dia que ela lhe disse como Jesus o amava, ele teve coragem de escolher a vida.

 

06/12/2025 - MULTIDÕES NATALINAS

Sábado, 6 de Dezembro de 2025
São Nicolau

Is 30,19-21.23-26
Sl 147(146),1-6
Mt 9,35-10,1.5-8

MULTIDÕES NATALINAS

“Ao ver a multidão teve compaixão dela” (Mt 9,36)

Quando nós vemos as multidões em nossa sociedade, quando nós observamos os sofrimentos e as injustiças no nosso mundo, nós, assim como Jesus, podemos ser movidos pela compaixão. Consequentemente, nós muitas vezes expressamos nossa preocupação (especialmente no Tempo do Natal) fazendo uma contribuição para uma ‘causa nobre’. Graças a Deus por nossas contribuições. Elas são necessárias. Mas o que fez Jesus quando Ele viu a multidão “cansada e abatida como ovelhas sem pastor”? (Mt 9,36)

A primeira resposta de Jesus para as necessidades das pessoas não foi Comunismo, humanismo secular, capitalismo, programas sociais, ou dinheiro. Jesus chamou os Seus discípulos para orar, para “[pedir] ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita.” (Mt 9,37.38) Então Ele enviou Seus discípulos para responder à sua própria oração e para trabalhar no recolhimento da colheita (Mt 10,1-8).

Se vocês se importam, vocês irão orar e trabalhar. Isso significa mais do que simplesmente fazer algumas preces e realizar algumas boas obras durante o Tempo do Natal. Jesus nos chama a orar sempre (Lc 18,1) e trabalhar como Seus servos (Cl 3,23.24). Jesus nos chama a amar a Ele, a Seu povo, e a Seus pobres não mais vivendo para nós mesmos, mas para Ele (Gl 2,20; 2Cor 5,15). Jesus nos chama a amar entregando nossas vidas por Ele, por nossos irmãos e irmãs, e até mesmo por nossos inimigos (1Jo 3,16). Vocês irão somente ‘agradar a multidão’ ou, com Jesus, amarão a multidão?

Oração: Pai, no início deste Natal, que eu possa ajudar aos pobres mesmo que eu venha a me tornar pobre.
Promessa: “Teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti: ‘Este é o caminho, segui-o, quer andeis à direita quer à esquerda’.” (Is 30,21)
Louvor: São Nicolau, um bispo na Grécia no quarto século, defendia vigorosamente a divindade de Cristo contra a heresia Ariana.

07/12/2025 - A PALAVRA POLITICAMENTE INCORRETA

Domingo, 7 de Dezembro de 2025
2º Domingo do Advento

Santo Ambrósio

Is 11,1-10
Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17
Rm 15,4-9
Mt 3,1-12

A PALAVRA POLITICAMENTE INCORRETA

“Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 3,2)

A primeira palavra que Jesus disse em Seu ministério público foi “Arrependei-vos” (Mt 4,17) São João Batista também disse a palavra “Arrependei-vos” (Mt 3,2) Vocês dão a mesma prioridade ao arrependimento como fizeram Jesus e São João Batista? Nos últimos trinta dias, quantas vezes vocês disseram ou escreveram a palavra ‘arrepender-se’? Entre esse momento e o Natal, que palavra vocês usarão mais: ‘Comprar’ ou ‘Arrepender-se’?

O arrependimento não é um assunto muito popular nos dias de hoje. O arrependimento pressupõe pecado e transgressão, e a cultura secular nega os dois. Contudo, multidões respondem com entusiasmo aos chamados de Jesus e de João ao arrependimento (Lc 3,10; 4,14.15). A Palavra de Deus se espalhava amplamente e muitos se arrependeram. Coletores de impostos, prostitutas, e pecadores se arrependeram (Mt 21,32). Vidas e estilos de vida foram modificados (Lc 19,8-10). Pessoas foram curadas. O céu se alegrou (Lc 15,7.10).

Vocês podem começar hoje a enfatizar o arrependimento neste Advento. Convidem seus filhos ou vizinhos para fazer a Confissão. Participem da Confissão junto com eles e celebrem com um ‘novilho cevado’ saindo para jantar (Lc 15,23).

Se vocês falarem sobre o arrependimento, alguns irão se arrepender, enquanto outros irão perseguir vocês (Lc 4,28.29). Arrependam-se por não falar sobre o arrependimento. “o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 3,2) Nosso Salvador está vindo e Seu caminho tem que ser preparado (Lc 3,4). “Recobra, pois, o fervor e converte-te!” (Ap 3,19)

Oração: Pai, que eu possa fazer a Confissão antes de comprar mais um presente de Natal.
Promessa: “Ora tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança.” (Rm 15,4)
Louvor: “Os gentios glorificam a Deus pondo em realce a sua misericórdia, segundo está escrito: Pelo que eu te confessarei entre as nações e salmodiarei o teu nome.” (Rm 15,9)

08/12/2025 - AS PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO

Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025
Imaculada Conceição

Gn 3,9-15.20
Sl 98(97),1-4
Ef 1,3-6.11.12
Lc 1,26-38

AS PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais, nos céus em Cristo.” (Ef 1,3)

Alguns de nossos irmãos e irmãs Protestantes acusam os Católicos de complicar a fé. Os Católicos insistem na Igreja hierárquica, depósito da fé, no Magistério, no ano litúrgico, e em vários outros sistemas complexos. Então trazemos Maria e, se isso não fosse o bastante, nós falamos de sua Imaculada Concepção, do nascimento virgem de seu Filho Jesus (Mt 1,23), de sua Ascensão ao céu, e de suas missões como Medianeira e Rainha do Céu. Nós parecemos complicar nossas complicações. Na verdade, nós deixamos que o todo-santo e trino Deus seja pródigo com suas riquezas sobre nós.

A Abençoada Virgem Maria é, por excelência, exemplo de riqueza espiritual. Ela tem sido surpreendentemente rica em santidade, pureza e poder. Ela é verdadeiramente rainha no céu e na terra com todas as riquezas que acompanham o reinado. ‘…A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos…’ (CIC, 966). Maria é um exemplo do que o Senhor tem reservado para nós. Ele quer nos tornar imaculados através do arrependimento e depois nos levar para o céu onde reinaremos com Ele para sempre. Então nós seremos ricos muito além do que podemos medir ou imaginar.

A celebração de hoje da Imaculada Concepção de Maria é capaz de fazer “infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20) Maria foi concebida por seus pais São Joaquim e Santa Ana pelo método natural; mas, desde o primeiro momento de sua concepção ela foi livre de toda mancha do pecado original. Deixem Deus ser Deus, e nos enriquecer do modo mais misterioso.

Oração: Pai, eu me alegro por serdes um Deus muito além da minha compreensão (Is 55,8.9).
Promessa: “Disse, então, Maria: ‘Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’” (Lc 1,38)
Louvor: “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus!” (Rm 11,33) Louvor a Vós, Senhor, pela obediente resposta de Maria ao Vosso plano da salvação.

09/12/2025 - SUA PAIXÃO PARA QUE TODOS SEJAM SALVOS

Terça-feira, 9 de Dezembro de 2025
São Juan Diego

Is 40,1-11
Sl 96(95),1-3.10-13
Mt 18,12-14

SUA PAIXÃO PARA QUE TODOS SEJAM SALVOS

“Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um desses pequeninos se perca.” (Mt 18,14)

O Senhor quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4). Ele quer que todas as pessoas que foram criadas estejam com Ele no céu para sempre. Se fosse seguida a vontade do Senhor, não haveria ninguém no inferno.

O desejo do Senhor que todas as pessoas sejam salvas não é meramente uma vontade ou uma abstração. Para salvar todas as pessoas, o Senhor chegou ao extremo de esvaziar-se a Si mesmo (Fl 2,7) se tornando homem de modo que Ele pudesse ir até o mais extremo e morrer na cruz para salvar a todos nós (Rm 5,8). O Senhor continua Sua paixão para nos salvar, nos batizando n’Ele (Rm 6,3), vivendo em nós (Jo 17,23), e nos dando Seu Corpo e Sangue.

Se uma pessoa não é salva, não terá sido por uma falta do Senhor. O mais Ele poderia fazer? (Is 5,4) Ele não pode nos amar mais, pois Ele nos ama infinita e perfeitamente – mesmo até a morte na cruz.

Aceitem Seu extremo e crucificado amor. Aceitem Jesus como Salvador, Senhor e Deus.

Oração: Pai, neste Advento, que eu tenha “condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo“ (Ef 3,18.19)
Promessa: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus, falai ao coração de Jerusalém” (Is 40,1.2)
Louvor: É dito que São Juan Diego caminhava vinte e quatro quilômetros, só de ida, para participar da Missa.

 

10/12/2025 - MAIS FORTE DO QUE UM HOMEM FORTE (Lc 11,22)
Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025 – Nossa Senhora do Loreto
 
Is 40,25-31
Sl 103(102),1-4.8.10
Mt 11,28-30
 
MAIS FORTE DO QUE UM HOMEM FORTE (Lc 11,22)
 
“É ele que dá forças ao cansado, que prodigaliza vigor ao enfraquecido. Mesmo os jovens se cansam e se fatigam; até os moços vivem a tropeçar, mas os que põem a sua esperança em Iahweh renovam as suas forças, abrem as asas como as águias, correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.” (Is 40,29,31)
 
Sansão era tão forte que derrubou duas colunas estruturais do templo Filisteu, matando milhares de seus inimigos (Jz 16,27-30). São Paulo era tão forte que sobreviveu a cinco flagelos de trinta e nove golpes cada um (2Cor 11,24). Muitos homens haviam morrido antes dos trinta e nove golpes em somente um flagelo. Paulo e Sansão tinham uma força sobrenatural.
 
Nós também precisamos deste tipo de força. É necessária uma força sobrenatural para cuidar das necessidades de todos os filhos que Deus deseja dar a um casal unido em matrimônio. Sem esperar uma força sobrenatural, um casal pode cair na tentação de planejar sua própria família, se rebelando contra a vontade de Deus, e se recusando a cooperar com Deus na criação de uma pessoa humana. Do mesmo modo, a menos que nós planejemos receber força sobrenatural, nós iremos, desnecessariamente, recusar muitas oportunidades de amar, evangelizar e servir. No entanto, quando nós sabemos que Deus nos promete força humanamente impossível, nós iremos estar abertos para atender a chamados humanamente impossíveis.
 
Para um verdadeiro Natal, precisamos de força sobrenatural. Olhem para Maria viajando para Belém logo após ter tido um filho. Olhem para os magos seguindo a estrela e enfrentando, por muitos meses, os rigores de viajar em tempos antigos. “Procurai a Iahweh e sua força, buscai sempre a sua face.” (Sl 105(104),4) Peçam ao Senhor uma força sobrenatural. “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5) Tenham um verdadeiro Natal.
 
Oração: Jesus, em Ti eu tenho força para tudo (Fl 4,13).
Promessa: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.” (Mt 11,29)
Louvor: O Papa São João Paulo II disse: ‘Loreto é a primeira igreja sobre a qual brilhou a luz da maternidade da Mãe de Deus’.

 

11/12/2025 - NATAL OU FERIADOS?
Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 – São Dâmaso I, Papa
 
Is 41,13-20
Sl 145(144),1.9-13
Mt 11,11-15
 
         NATAL OU FERIADOS?
 
“Não temas, vermezinho de Jacó, e tu, bichinho de Israel. Eu mesmo te ajudarei, oráculo de Iahweh; o teu redentor é o Santo de Israel.” (Is 41,14)
 
Por nós mesmos, nós somos vermezinhos e bichinhos, cordeiros e ovelhas (Jo 21,15-17). Em outras palavras, nós somos deploráveis, pobres de espírito, e indefesos. Sem Jesus, nós nada podemos fazer (Jo 15,5).
 
Todavia, com Jesus, nós somos como debulhadoras poderosas o suficiente para fazer um montão de palha dos outeiros (Is 41,15). No reino de Jesus, nós somos maiores do que São João Batista, Abraão, Moisés, Davi, Elias, Ester, Judite, Débora, etc. (Mt 11,11).
Cuidando de nossas próprias coisas, mergulhados em nós mesmos, nós somos indefesos. Vivendo no Senhor e para Ele, nós somos gloriosos. Jesus faz toda a diferença. “o viver é Cristo” (Fl 1,21)
 
Natal significa Cristo. Se nós aprofundarmos ou iniciarmos nosso relacionamento pessoal com Jesus, este Natal será tão maravilhoso que ele terá um significado internacional e eterno para o reino de Deus. Se nós perdermos o Cristo do Natal, este Natal será uma trágica e perdida oportunidade – uma vã tentativa de negar a realidade ou uma hipócrita e degradante ilusão. Ele será um verdadeiro Natal ou simplesmente um feriado?
 
Oração: Jesus, meu Senhor, meu Deus, meu Tudo! (Jo 20,28).
Promessa: “No deserto estabelecerei o cedro, a acácia, o mirto e a oliveira; na estepe colocarei o zimbro, o cipreste e o plátano, a fim de que vejam e saibam, a fim de que prestem atenção e compreendam que a mão de Iahweh fez isto, e o Santo de Israel o criou.” (Is 41,19.20)
Louvor: Em várias ocasiões, o Papa São Dâmaso I assumiu forte posição para vencer a heresia. Ele lutou para exortar a combater pela fé (Jd 3).
 
 
 
 
 
 
12/12/2025 - NATAL DE MARIA
Sexta-feira, 12 de Dezembro de 2025 – Nossa Senhora de Guadalupe
 
Gl 4,4-7
Sl 96(95),1-3.10
Lc 1,39-47
 
             NATAL DE MARIA
 
“Feliz aquela que creu, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido.” (Lc 1,45)
 
Durante o Advento, o Senhor repetidamente manda que nós preparemos um caminho para Ele. Nós sabemos que o Senhor está falando em nos arrependermos nas estepes, nas veredas, e nos caminhos suaves (Is 40,3.4). Como exatamente devemos fazer isto?
Hoje nós celebramos a festa de Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira das Américas. Maria é especialista na preparação do caminho do Senhor, porque concebeu e deu à luz Jesus. Fora da Cidade do México, centenas de anos atrás, Maria preparou tão bem o caminho para o Senhor que oito milhões de pessoas entregaram suas vidas a Jesus em sete anos. Maria preparou o caminho para o Senhor:
 
– obedecendo. Ela disse: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38; ver Jo 2,5)
– evangelizando. “Naqueles dias, Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade de Judá. Entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel.” (Lc 1,39.40)
– profetizando. Ela anunciou que o Senhor “depôs poderosos de seus tronos, e a humildes exaltou. Cumulou de bens a famintos e despediu ricos de mãos vazias.” (Lc 1,52.53)
– sofrendo. “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe” (Jo 19,25)
– orando. No primeiro Pentecostes Cristão, “Todos estes, unânimes, perseveravam na oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria” (At 1,14)
 
Preparem o caminho do Senhor. Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!
 
Oração: Pai, que eu possa estar preparado para a vinda Cristo neste Natal e que eu possa preparar outras pessoas como fez Maria.
Promessa: “Jamais tua confiança se afastará do coração dos homens, que recordarão para sempre o poder de Deus.” (Jt 13,19)
Louvor: “Pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é Santo.” (Lc 1,49)
 
 
 
 
13/12/2025 - ELIAS ESTÁ VINDO
Sábado, 13 de Dezembro de 2025 – Santa Luzia
 
Eclo 48,1-4.9-11
Sl 80(79),2.3.15.16.18.19
Mt 17,9-13
 
           ELIAS ESTÁ VINDO
 
“Por que os escribas dizem que é preciso que Elias venha primeiro?” (Mt 17,10)
 
Antes que Jesus viesse pela primeira vez, o novo Elias, São João Batista veio (Mt 17,12.13). Antes que Jesus venha no fim dos tempos, Elias virá (Ml 3,23). Antes que Jesus venha para dentro dos nossos corações e do mundo neste Tempo do Natal, Elias também virá.
 
Elias vem como um profeta. Suas palavras são “como uma tocha.” (Eclo 48,1) Ele nos chama ao arrependimento e à purificação. Ele “[reconduz] o coração dos pais aos filhos” a às filhas, e desse modo restaura a vida familiar e reestabelece o povo de Deus (Eclo 48,10).
 
Para encontrar Cristo neste Natal, nós temos que deixar que a palavra profética penetre e julgue “as disposições e as intenções do coração.” (Hb 4,12) Então nós nos arrependeremos e seremos perdoados como nós perdoamos aqueles que tenham pecado contra nós (Mt 6,12) – especialmente nossas esposas e esposos, filhos e pais. Através da palavra profética, “todo vale será aterrado, toda montanha ou colina será abaixada; as vias sinuosas se transformarão em retas e os caminhos acidentados serão nivelados.” (Lc 3,5) Se nós obedecermos à palavra profética do novo Elias, o caminho será preparado para a vinda de Cristo (Lc 3,4), e nós iremos encontrar Jesus neste Natal de uma maneira que leva à mudança de vida e do mundo.
 
Oração: Pai, concede-me a graça do arrependimento mesmo se tiver que ser dizimado pelo zelo (Eclo 48,2).
Promessa: “Nunca mais nos afastaremos de ti; faze-nos viver, e teu nome será invocado.” (Sl 80(79),19)
Louvor: As orações de Santa Luzia foram instrumento de cura das hemorragias de sua mãe.
 
 
 
 
 
14/12/2025 - QUALQUER COISA QUE NOS AGRADAR?
Domingo, 14 de Dezembro de 2025 – 3º Domingo do Advento – São João da Cruz
 
Is 35,1-6.10
Sl 146(145),6-10
Tg 5,7-10
Mt 11,2-11
 
                        QUALQUER COISA QUE NOS AGRADAR?
 
“Ao partirem eles, começou Jesus a falar a respeito de João às multidões.” (Mt 11,7)
 
Jesus explicou que João Batista era “o Elias que [devia] vir.” (Mt 11,14) Ele disse às multidões que João era um mensageiro enviado por Deus para preparar Seu caminho (Mt 11,10). Depois que João foi assassinado pelo Rei Herodes, Jesus explicou a três dos Seus discípulos que os líderes religiosos “fizeram tudo o que quiseram” com João, levando-o à morte (Mc 9,13). Jesus disse isto no contexto de Seu próprio futuro sofrimento (Mc 9,12), antecipando que o povo iria, da mesma forma, fazer tudo o que os agradava.
 
Deus envia várias pessoas às nossas vidas: pais, esposas e esposos, filhos, colegas de trabalho, pastores, etc. Nós estamos fazendo tudo o que nos agrada com essas pessoas, ou estamos fazendo tudo o que Deus deseja que façamos com elas? Isso é uma pergunta importante a ser respondida, porque não somos livres para fazer o que nos agrada com nossa própria vida. Jesus é o Dono de nossas vidas, não nós. Jesus nos comprou com o preço do Seu próprio sangue (1Cor 6,19.20). Ele é nosso Mestre, e nós pertencemos a Ele (Rm 14,7.8).
 
Uma vez que Jesus é nosso Mestre, nós temos que viver neste mundo para agradar inteiramente a Ele e não a nós. Ao se aproximar o Natal, decidam-se a deixar que o Senhor faça com suas vidas absolutamente tudo o que agrada a Ele (Sl 104(103),34).
 
Oração: Pai, faz em mim o que for necessário de modo a fazer através de mim a Tua vontade.
Promessa: “Assim, também vós, esperai com paciência e fortalecei os vossos corações, porque a Vinda do Senhor está próxima.” (Tg 5,8)
Louvor: “Ó Deus, eleva-te acima do céu, tua glória domine sobre a terra inteira!” (Sl 57(56),6)
 
 
 
 
 
15/12/2025 - UM PRESENTE DE NATAL GRÁTIS
Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025
 
Nm 24,2-7.15-17
Sl 25(24),4-9
Mt 21,23-27
 
UM PRESENTE DE NATAL GRÁTIS
 
“Levantando os olhos, Balaão viu Israel acampado segundo suas tribos; o espírito de Deus veio sobre ele e ele pronunciou seu poema” (Nm 24,2.3)
 
Balaão era um homem de grande poder espiritual. Por isso Balac enviou mensageiros e príncipes para persuadir Balaão a amaldiçoar os Israelitas (Nm 22,5-17). Balaão descrevia a si mesmo como “homem de olhar misericordioso … que ouve as palavras de Deus. Ele vê aquilo que Shadai faz ver, obtém a resposta divina e os seus olhos se abrem … conhece a ciência do Altíssimo. Ele vê aquilo que Shadai faz ver” (Nm 24,3.4.16)
 
Embora Balaão fosse excepcionalmente abençoado por Deus e tivesse feito uma das maiores profecias de todos os tempos (Nm 24,17), ele é considerado um vilão no Novo Testamento (Jd 11; Ap 2,14). Seus grandes dons espirituais foram sabotados, pois ele “se deixou levar por uma recompensa injusta.” (2Pe 2,15)
 
“Porque a raiz e todos os males é o amor ao dinheiro, por cujo desenfreado desejo alguns se afastaram da fé, e a si mesmos se afligem com múltiplos tormentos.” (1Tm 6,10) O Natal é muitas vezes o tempo em que surge o nosso amor ao dinheiro e ao que o dinheiro pode comprar (1Jo 2,15). O Natal é uma oportunidade para ver que nós caímos em uma cilada (1Tm 6,9). O Natal é o tempo para nós nos arrependermos, fazer com que Jesus seja a nossa Riqueza (Fl 3,8), e que sejamos libertados da armadilha. Sigam livres neste Natal.
 
Oração: Pai, que eu possa Te amar de todo o meu coração e não amar ao dinheiro (Mt 6,24).
Promessa: “Mostra-me teus caminhos, Iahweh, ensina-me tuas veredas. Guia-me com tua verdade, ensina-me, pois tu és o meu Deus salvador” (Sl 25(24),4.5)
Louvor: Contando que a amizade vale mais do que o dinheiro, Tomás perdoou a dívida que um amigo havia prometido pagar.
 
 
 
 
 
 
16/12/2025 - AGORA É O TEMPO FAVORÁVEL (2Cor 6,2)
Terça-feira, 16 de Dezembro de 2025
 
Sf 3,1.2.9-13
Sl 34(33),2.3.6.7.17-19.23
Mt 21,28-32
 
AGORA É O TEMPO FAVORÁVEL (2Cor 6,2)
 
“Pois João veio a vós, num caminho de justiça, e não crestes nele” (Mt 21,32)
 
Vocês estão prontos para encontrar Cristo neste Natal? A resposta para essa pergunta deveria ser provavelmente: ‘Claro que não, como posso estar pronto para o Natal quando o Advento ainda não terminou?’ Nós precisamos do Advento. De fato, nós precisamos de cada dia e de cada momento do Advento para ter um verdadeiro Natal. Um Advento completo não é meramente uma opção; é uma necessidade.
 
Quando nós percebermos isso, podemos nos sentir indefesos se tivermos ficado à toa neste Advento. Se assim for, que nós clamemos ao Senhor por misericórdia. Nós podemos multiplicar os dias restantes do Advento, ou Ele pode nos dar um Natal atrasado depois do nosso último Advento. Existe esperança para nós termos um Natal se nós nos arrependermos por ter perdido alguns dias do nosso Advento e se nós obedecermos a Deus a partir de agora. Jesus ressalta que pecadores notórios, tais como coletores de impostos e prostitutas, entraram no reino de Deus porque eles se arrependeram (Mt 21,32). Existe esperança em Sua misericórdia e em nosso arrependimento.
 
É melhor um Advento agora do que nunca. É melhor um Natal tardio do que nenhum. Vivam totalmente o Advento – agora.
 
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para guiar-me na verdade do Advento (Jo 16,13).
Promessa: “Sim, então darei aos povos lábios puros, para que todos possam invocar o nome de Iahweh e servi-lo sob um mesmo jugo.” (Sf 3,9)
Louvor: Sara transformou seu Advento decidindo participar diariamente da Missa durante a última metade do Advento.
 
 
 
 
 
 
 
17/12/2025 - PESSOA DO POVO
 
Quarta-feira, 17 de Dezembro de 2025
 
Gn 49,2.8-10
Sl 72(71),1-4.7.8.17
Mt 1,1-17
 
            PESSOA DO POVO
 
“Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos.” (Mt 1,1.2)
 
Deus, sendo o Criador e a família Trinitária, ama as genealogias. Porque Ele ama a relação dos membros do Seu povo escolhido existem muitas genealogias no Antigo Testamento. O Senhor até mesmo começa o Novo Testamento traçando a genealogia de São José e Jesus.
 
Deus ama genealogias porque Ele ama:
PESSOAS – as pessoas humanas são a coroa da criação porque nós somos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1,27).
O PASSADO – o Espírito Santo não começou a agir somente recentemente. O passado está carregado com a graça de Deus e é a base para a obra de Deus no presente e no futuro.
A GRAVIDEZ – na Bíblia, o Senhor lista cada pessoa que ‘gerou’ uma outra pessoa. O Senhor nos manda sermos “fecundos e [multiplicar-nos]” (Gn 1,28) O Senhor veio para nos dar vida em abundância (Jo 10,10). Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6)
OS PAIS – o Senhor ama tanto os pais que Ele até mesmo se encarnou e tem Seus próprios pais. Deus ama os pais.
Isso explica parcialmente o amor de Deus pelas genealogias e por vocês. Deus os ama assombrosamente, incondicionalmente, perfeitamente e infinitamente. Este é o significado do Natal e da vida.
 
Oração: Pai, eu Te agradeço por me amares tanto, a mim e a outras pessoas, ao ponto de teres dado o Teu Filho para morrer por nós (Jo 3,16).
Promessa: “O cetro não se afastará de Judá” (Gn 49,10)
Louvor: ‘Ó Sabedoria, Ó santa Palavra de Deus, Tu governas toda a criação com Teu forte, muito embora suave cuidado. Vem e mostra ao Vosso povo o caminho para a salvação’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
18/12/2025 - CONTENTANDO-SE COM MENOS?
Quinta-feira, 18 de Dezembro de 2025
 
Jr 23,5-8
Sl 72(71),1.2.12.13.18.19
Mt 1,18-25
 
           CONTENTANDO-SE COM MENOS?
 
“José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, pois o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,20.21)
 
O Senhor deu a São José o maior presente chamando-o para ser o esposo de Maria. Entretanto, quando Maria concebeu Deus pelo poder do Espírito, José recebeu um presente muito maior – ser esposo da mãe de Deus e pai terreno de Jesus, que é Deus. Quando José ouviu sobre este grande e misterioso presente, ele certamente ficou, confuso. Estando esse presente era muito além de sua imaginação e ele planejou se separar de Maria (Mt 1,19). Mas pela fé Jesus aceitou o grande presente e deixou Deus amá-lo desta maneira surpreendente.
 
Quando o Senhor nos dá nossos maiores dons, não podemos compreendê-los. Em princípio, e algumas vezes por muito tempo, nós pensamos que nossos maiores dons são tragédias. Somente pela fé nós aceitaremos esses dons e deixaremos Deus ser Deus (Tg 1,17).
 
Neste Natal, o Senhor quer ser o todo-poderoso, todo-santo, perfeito, infinito Ser. Ele quer fazer mais do que nós podemos pedir ou imaginar (Ef 3,20). Pela fé, nós podemos ser como José e deixar Deus nos amar com Sua maravilhosa graça. Então não somente receberemos os menores dons com os quais ficamos confortáveis, mas os maiores dons que nos confundem e dos quais temos medo. ‘Ó vinde todos os fiéis’.
 
Oração: Pai, que eu nunca fiquei contente com menos do que ter o Teu melhor.
Promessa: “Pois ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor; tem compaixão do fraco e do indigente, a salva a vida dos indigentes.” (Sl 72(71),12.13)
Louvor: ‘Ó Santíssimo Senhor do antigo Israel, que Te mostraste a Moisés na sarça ardente, Vós que destes a ele a lei sagrada no Monte Sinai. Vem, estende a Vossa mão poderosa sobre nós e nos liberta.’
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
19/12/2025 - “NÃO TE FIES EM TUA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA.” (Pr 3,5)
Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2025
 
Jz 13,2-7.24.25
Sl 71(70),3-6.16.17
Lc 1,5,25
 
“NÃO TE FIES EM TUA PRÓPRIA INTELIGÊNCIA.” (Pr 3,5)
 
“De que modo saberei disso?” (Lc 1,18)
 
Zacarias era um homem idoso (Lc 1,18). “[sua] súplica foi ouvida” (Lc 1,13) e atendida. Agora ele foi obrigado a acreditar que Deus estava “[fazendo] uma coisa nova” (Is 43,19) Agora Zacarias precisava “[caminhar] pela fé e não pela visão.” (2Cor 5,7), pois ele muito provavelmente não teria vivido para ver seu filho, São João Batista, pregar a Israel.
 
O Advento e a vida, não são sobre nós. São sobre preparar o caminho para Jesus (Mt 3,3). Quanto a nós vermos o apogeu de nossa vida de fé, sofrimento, ou evangelização, isso não é importante. O que é importante é acreditar, obedecer, e amar a Deus e às outras pessoas, e fazer o que nós somos chamados as fazer, se modo que outras pessoas agora e em um futuro além da duração de nossas vidas possam ser abençoadas.
 
O casal mencionado na primeira leitura de hoje é um modelo para nossa resposta ao Senhor. Eles creraram na palavra do anjo e o homem fez um pedido: “Rogo-te, Senhor, que o homem de Deus que tu enviaste venha outra vez visitar-nos, para que nos diga o que devemos fazer” (Jz 13,8) Ao invés de perguntarmos: ‘Como posso saber isso?’, que nós perguntemos: ‘Como podemos preparar Vosso caminho, Senhor?’.
 
Deus está no controle. Nós somos Seus humildes servos, ocupados em levar a vida como o Senhor nos assinalou (1Cor 7,17). Somos chamados a confiar em Seu amor providencial. Assim como Maria, que nós acreditemos e caminhemos pela fé (Lc 1,38).
 
Oração: Pai, ajuda-me a confiar não no meu próprio conhecimento, mas a confiar em Ti com todo o meu coração (Pr 3,5).
Promessa: “Terás alegria e regozijo” (Lc 1,14)
Louvor: “Naquele dia, a raiz de Jessé, que se ergue com um sinal para os povos, será procurada pelas nações, e a sua morada se cobrirá de glória. Naquele dia, o Senhor tornará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo” (Is 11,10.11)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
20/12/2025 - EU O DESAFIO A ORAR
Sábado, 20 de Dezembro de 2025
Is 7,10-14
Sl 24(23),1-6
Lc 1,26-38
 
EU O DESAFIO A ORAR
 
“Acaz, porém, respondeu: Não pedirei nada, não tentarei a Iahweh.” (Is 7,12)
 
Quando nós oramos, nós nos comunicamos com Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,8.16), nosso Salvador e Senhor, nosso Criador e Juiz, “um fogo abrasador.” (Hb 12,29) É um privilégio maravilhoso e uma coisa temerosa nos ter sido dada permissão de Deus para rezarmos (Hb 10,31). Assim, a Igreja tem tradicionalmente nos convidados a participar da Missa para rezarmos o ‘Pai Nosso’ dizendo: ‘Oremos juntos…’. Para dizer docemente, orar é uma coisa perigosa.
 
Por Acaz, o rei de Judá, ter sido tão egoísta, orgulhoso e temível, ele não foi ousado o suficiente para rezar por um grande sinal, como Deus o mandou fazer (Is 7,10-12). Por outro lado, Maria ousou dizer: “Eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” (Lc 1,38), embora sua vida fosse ser transformada dramaticamente e até mesmo perigosamente por ter feito aquela oração.
 
Nós também seremos como Acaz ou como Maria. Nós seremos tão temerosos para começar ou prosseguir com nossas orações; ou teremos fé para pedir que seja feito em nós conforme a Palavra de Deus.
 
Um verdadeiro Natal é ‘para os que pedem’, isto é, para os que oram. Eu os desafio a rezar pelo Natal de acordo com os requisitos de Deus. Vocês podem se achar em um estábulo ou em uma cruz. Eu os desafio a orar e deixar que o Natal seja realizado em vocês pelo próprio Cristo.
 
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me ajudar em minha fraqueza e covardia (Rm 8,26).
Promessa: “Para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37)
Louvor: Ó Chave de Davi, Ó Poder real de Israel, controlando segundo a Vossa vontade a porta do céu: vem, derruba os muros da prisão da morte para aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte; e leve o Vosso povo cativo para a liberdade’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
21/12/2025 - BATER, BATER
 
Domingo, 21 de Dezembro de 2025 – 4º Domingo do Advento – São Pedro Canísio
 
Is 7,10-14
Sl 24(23),1-6
Rm 1,1-7
Mt 1,18-24
 
BATER, BATER
 
“Que entre o rei da glória!” (Sl 24(23),9)
 
Deus tentou entrar na vida de quatro pessoas conforme as leituras da Missa de hoje. A primeira, foi Acaz, o rei de Judá, não deixou o Senhor entrar em sua vida (Is 7,12). As outras três, São Paulo, São José e a Bem-aventurada Virgem Maria, deixaram o Senhor entrar em suas vidas e assumiram todos os planos para elas (Rm 1,1; Mt 1,20-24).
 
O salmo de resposta de hoje deseja que nós deixemos o Senhor entrar (Sl 24(23),9). O Senhor permanece à porta de nossas vidas, batendo (Ap 3,20). Ele tem um plano para nossas vidas (Hb 11,40; Jr 29,11) e Ele quer entrar nelas. Seu plano irá mudar as nossas vidas e as transformará.
 
Os hospedeiros de Belém não deixaram o Senhor entrar (Lc 2,7). Muitas pessoas na cultura secular se recusam a deixar o Senhor entrar. Nenhum de nós é “digno de que [o Senhor entre] em [nossa] casa.” (Lc 7,6) Mas o Senhor permanece batendo às suas portas (Ap 3,20). Vocês abrirão as portas e deixarão o Senhor entrar em suas vidas?
 
Oração: “Senhor, não sou digno de receber-te sob meu teto; mas basta que digas uma palavra” e minha alma ficará curada. (Mt 8,8)
Promessa: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14)
Louvor: ‘Ó Aurora Radiante, Esplendor de luz eterna, Sol de Justiça. Vem brilhar sobre todos aqueles que habitam na escuridão e na sombra da morte’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
22/12/2025 - TRÊS DIAS ANTES DO NATAL
Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2025
 
1Sm 1,24-28
1Sm 2,1.4-8
Lc 1,46-56
 
TRÊS DIAS ANTES DO NATAL
 
“Eu orava por este menino, e Iahweh atendeu à minha súplica.” (1Sm 127)
 
As vozes no mundo secular dizem: ‘Temos somente três dias para as compras até o Natal’. As vozes no reino de Deus proclamarão: ‘Temos somente três dias para nos arrependermos até o nascimento de Jesus’.
 
Para os três dias antes da Páscoa, a Igreja observa o Tríduo Pascal. Fazemos vigília durante três dias, esperando a Ressurreição do Senhor. De modo similar, passemos esses três dias antes do Natal nos arrependendo, nos alegrando, louvando, e agradecendo a Deus por nos amar tanto de modo a enviar Seu Filho para nós – o melhor presente de Natal (Jo 3,16). Hoje, nós temos a oportunidade de fazer a vigília na manjedoura, nos arrependendo (Lc 3,3), preparando o caminho do Senhor (Mt 3,3), e esperando o nascimento do nosso Salvador.
 
Nós temos nos preparado para a vinda de Cristo no Natal durante as três semanas do Advento. Que tenhamos um final intenso para o Tempo do Advento mantendo a vigília durante esses três últimos dias. Ao invés de uma corrida frenética para a compra de presentes de Natal, que possamos escolher a melhor parte (Lc 10,42): sentar junto à manjedoura e preparar as boas-vindas para o Menino Jesus. Não queremos que Ele tenha que nos perguntar: “Por que vim e não havia ninguém?” (Is 50,2) Que cada coração prepare um lugar para Ele.
 
Oração: “A minha alma aguarda o Senhor mais que os vigias pela aurora. Mais que os guardas pela aurora” eu aguardarei por Vós (Sl 130(129),6.7).
Promessa: “Socorreu Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia – conforme prometera a nossos pais – em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre!” (Lc 1,54.55)
Louvor: ‘Ó Rei de todas as nações, a única Alegria de todo coração humano; Ó Pedra Angular da humanidade, vem e salva a criação que Vós moldaste do pó’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
23/12/2025 - PAIS, TENHAM CORAÇÃO
Terça-feira, 23 de Dezembro de 2025 – São João Câncio
 
Ml 3,1-4.23.24
Sl 25(24),4.5.8-10.14
Lc 1,57-66
 
      PAIS, TENHAM CORAÇÃO
 
“Ele fará voltar o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais, para que eu não venha ferir a terra com anátema.” (Ml 3,24)
 
Na nossa cultura da morte, é quase um milagre que os corações dos pais se voltem para seus filhos. Não é nenhuma surpresa que exista mais escuridão e condenação (Ml 3,24) e desesperança em uma cultura na qual tantos pais se afastam de seus filhos.
 
Na nossa sociedade, existe uma desenfreada fornicação, adultério e ‘agito’ fora do matrimônio. Muitos homens geraram filhos através desses pecados sem perceberem isso. Além disso, é como se preferissem não saber que foram pais de uma criança. Seus corações não estão voltados para seus filhos. Muitos homens, se tivessem tido conhecimento de uma gravidez, teriam encorajado ou mesmo pressionado a mãe a abortar a criança. Este coração de pai certamente não estava voltado para seu filho. Se essa criança sobrevivesse no ventre, muitos pais voltariam suas costas para seus filhos através da negligência, da falta de apoio, ou de outros abusos.
 
Mesmo no contexto do matrimônio, existem pais que voltam suas costas para seus filhos de muitas maneiras. Sempre que os pais afastam seus corações de seus filhos, uma condenação não está muito longe (Ml 3,24). E se o coração paternal de São José não tivesse se voltado para o Menino Jesus? Onde nós estaríamos hoje – e eternamente?
 
Pais, peçam ao Senhor para dar a vocês um novo e maior coração para com seus filhos (Eclo 48,10; Ez 36,26). O melhor presente de Natal que vocês podem dar a seus filhos é o seu coração de amor por eles (Lc 1,17).
 
Oração: Pai, que os pais amem os seus filhos e os incluam em tudo o que eles fazem (Jo 5,20).
Promessa: “E todos os que ouviam gravavam essas coisas no coração, dizendo: ‘Que virá a ser esse menino?’.” (Lc 1,66)
Louvor: ‘Ó Emanuel, Rei e Legislador, Desejo das nações, Salvador de todos os povos, vem e nos liberta, Senhor nosso Deus’.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
24/12/2025 - OS PREPARATIVOS DE ÚLTIMA HORA DE DEUS
Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2025
 
2Sm 7,1-5.8-12.14.16
Sl 89(88),2-5.27.29
Lc 1,67-79
 
                OS PREPARATIVOS DE ÚLTIMA HORA DE DEUS
 
“Eis o que dirás ao meu servo Davi: Assim fala Iahweh dos Exércitos” (2Sm 7,8)
 
Neste último dia do Advento, a Igreja chama nossa atenção para alguma coisa que muitos de nós provavelmente nunca pensamos: a profecia de Natã para o Rei Davi que sua casa iria subsistir para sempre (2Sm 7,16). Zacarias profetizou em concordância que “[Deus] suscitou-nos uma força de salvação na casa de Davi, seu servo.” (Lc 1,69) Por causa da profecia de Natã, é extremamente significativo que Jesus é Filho de Davi.
O povo Judeu e a Igreja têm valorizado esta profecia e muitas outras profecias por milhares de anos. Com sua luz, estas profecias continuam a penetrar na escuridão durante todos os tempos. Nestas últimas poucas horas do Advento, que nós nos protejamos contra estarmos tão ocupados nos preparando para os feriados que não estejamos bem-preparados para Cristo na Missa, isto é, para o Natal. Que nós tornemos uma prioridade ler e orar algumas das profecias do Advento. Que nós possamos ler e orar as quatro leituras do profeta Isaias nas quatro Missas do Natal (Is 62,1-5; 62,11.12; 52,7-10; 9,1-6). Em princípio, estas profecias podem parecer não se aplicar a nós, mas “temos, também, por mais firme a palavra dos profetas, à qual [fazemos] bem em recorrer como a uma luz que brilha no lugar escuro, até que raie o dia e surja a estrela d’alva em nossos corações.” (2Pe 1,19)
 
A verdadeira luz do Natal é a luz da profecia. Neste último dia do Advento, vivam a sua comunhão batismal em Cristo, o Profeta.
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para ajudar-me a não me lembrar de alguns dos preparativos para os feriados que conflitam com os preparativos para o Natal.
Promessa: “Zacarias, seu pai, repleto do Espírito Santo, profetizou.” (Lc 1,67)
Louvor: “Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.” (Lc 1,68) Aleluia!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
25/12/2025 - A PRESENÇA NO NATAL
Quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025 – Natal do Senhor
 
Is 52,7-10
Sl 98(97),1-6
Hb 1,1-6
Jo 1,1-18
 
   A PRESENÇA NO NATAL
 
“E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós” (Jo 1,14)
 
Deus, a Palavra Eterna, Aquele que falou e a terra foi feita (Sl 33(32),6.9), veio como uma Criança à terra (Lc 2,7). De certo modo, Deus perdeu Sua voz. O Menino Jesus, a Palavra, não fez nenhum sermão. E se tivesse feito, quem teria sido capaz de ouvi-Lo? Durante várias décadas, Ele esteve escondido: primeiro em uma humilde manjedoura, depois no Egito, depois na modesta Nazaré. 
 
As Escrituras de hoje revelam que Deus Pai agora nos fala através de Seu Filho (Hb 1,2). Ele está presente no sacrário de nossas Igrejas como Pão da Vida (Jo 6,35). De fato, a palavra Grega frequentemente traduzida como “habitou entre nós” (Jo 1,14) literalmente significa ‘o sacrário da Palavra entre nós’.
 
Quando esta reflexão foi escrita, estão acontecendo guerras na Ucrânia e em Gaza, abortos aumentam desenfreadamente, a confusão sexual e a perversão seguem descontroladas, e Satanás supostamente está construindo seu caminho em um mundo ferido e dividido. Alguém pode perguntar onde está Deus em todo este caos. A resposta é que Jesus está presente aqui, escondido, mas pronto para ser encontrado. Jesus é Emanuel, “Deus está conosco.” (MT 1,23) Procurem por Ele. Ele deixará que vocês O encontrem (Jr 29,12.13).
 
Oração: Pai, decidistes nos falar por meio do Teu Filho (Hb 1,2). Que eu possa sempre desejar ouvi-Lo muito mais do que eu quero receber presentes de Natal.
Promessa: “todas as extremidades da terra viram a salvação do nosso Deus.” (Is 52,10)
Louvor: “Aclamai a Iahweh terra inteira, daí grit
os de alegria!” (Sl 98(97),4) Feliz Natal!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
26/12/2025 - GOSTAR DE FALAR
Sexta-feira, 26 de Dezembro de 2025 – Santo Estevão
At 6,8-10; 7,54-59
Sl 31(30),3.4.6.8.16.17
Mt 10,17-22
 
           GOSTAR DE FALAR
 
“Mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com o qual [Estevão] falava.” (At 6,10)
 
Santo Estevão não podia deixar de falar das coisas que viu e ouviu (At 4,20) – “o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus.” (At 7,56) Estevão acreditou e assim ele falou (2Cor 4,13). Estevão estava tão cheio do Espírito Santo e tão cheio de amor que seu coração transbordou através de suas palavras. Ele falou daquilo que o seu coração estava cheio (Lc 6,45).
 
Vocês podem deixar que Jesus preencha os seus corações com Seu amor neste Natal? Vocês podem deixar que o Espírito Santo supra vocês, como Ele supriu a Santo Estevão, que foi um homem cheio do Espírito? (At 6,8). Deus amou tanto o mundo que Ele enviou Seu único Filho (Jo 3,16), o Menino Jesus, para que nossos corações pudessem ficar cheios de amor (Ef 1,4). Preenchidos pelo amor, não existe lugar para o temor (1Jo 4,18).
 
Se o martírio de Estevão faz vocês terem medo, a Resposta para seus medos se encontra na manjedoura. Dobrem seus joelhos aos pés do Menino Jesus e deixem que Ele os preencha com amor. Então vocês não serão capazes de evitar falar daquilo que viram e ouviram (At 4,20). Assim como Santo Estevão, vocês proclamarão aquilo que enche os seus corações (Lc 6,45).
 
Oração: Pai, ensina-me “o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49)
Promessa: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 10,22)
Louvor: “Intervieram então alguns da sinagoga chamada dos Libertos … e puseram-se a discutir com Estevão. Mas não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com o qual ele falava.” (At 6,9.10)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
27/12/2025 - ARREBATADO POR JESUS (Ap 4,2)
Sábado, 27 de Dezembro de 2025 – São João, Apóstolo e Evangelista
 
1Jo 1,1-4
Sl 97(96),1.2.5.6.11.12
Jo 20,1-8
 
ARREBATADO POR JESUS (Ap 4,2)
 
“O que vimos e ouvimos vo-lo anunciamos para que estejais também em comunhão conosco”(1Jo 1,3)
 
O coração de São João estava completamente preenchido com Jesus (Jo 10,10). Portanto, quando João falava, suas palavras eram sobre Jesus (Lc 6,45). O Sinédrio Judeu ordenou que João “absolutamente não [falasse] ou [ensinasse] mais em nome de Jesus.” (At 4,18) João respondeu que ele certamente não poderia “deixar de falar das coisas que [viu] e [ouviu].” (At 4,20)
 
Isto faz de João um santo ideal para o Natal. Diferentemente de muitos que desperdiçam a presença do Menino Jesus no primeiro Natal, João estava imerso em Jesus e foi, desse modo, rápido em reconhecer os sinais de Sua presença (Jo 20,8; 21,7). João viu Jesus, ouviu Jesus, e tocou em Jesus (1Jo 1,1). João tinha que estar com Jesus, não importa se no Monte da Transfiguração (Mc 9,2) ou aos pés da cruz (Jo 19,26). Não surpreende que João não pudesse deixar de falar de Jesus.
 
Para os Cristãos, o Tempo do Natal está somente começando. Nós temos outros quinze dias de Natal até que o Tempo Comum se inicie. Vamos nos alegrar com o verdadeiro Espírito do Natal, o Espírito Santo. Assim como São João, que nós sejamos abundantemente preenchidos com Jesus, a Palavra feita Carne (Jo 1,14), o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23). Então vamos proclamar Jesus para o mundo de modo que eles possam partilhar a vida conosco (1Jo 1,3) e fazer com que nossa alegria seja completa (1Jo 1,4).
 
Oração: Jesus, transforma os meus sentidos para que eu permaneça totalmente ligado a Ti.
Promessa: “A luz se levanta para o justo, e a alegria para os corações retos.” (Sl 97(96),11)
Louvor: São João recebeu uma profusão do Espírito de Jesus ao permanecer fiel a Ele aos pés de Sua cruz (Jo 19,25.26).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
28/12/2025 - QUEM SE PREOCUPA?
Domingo, 28 de Dezembro de 2025 – Sagrada Família
 
Eclo 3,2-6.12-17
Sl 128(127),1-5
Cl 3,12-21
Mt 2,13-15.19-23
 
QUEM SE PREOCUPA?
 
“Filho, cuida de teu pai na velhice, não o desgostes em vida. Mesmo se a sua inteligência faltar, sê indulgente com ele, não o menosprezes, tu que estás em pleno vigor. Pois uma caridade feita a um pai não será esquecida, e no lugar dos teus pecados ela valerá como reparação.” (Eclo 3,12-14)
 
Muito mais crianças do que nunca estão sendo cuidadas por pessoas diferentes dos seus pais, Muito mais pessoas mais velhas do que nunca ante, em qualquer tempo na história estão sendo cuidadas por pessoas que não são os seus filhos. Esses comportamentos não são de todo maus. Alguns desses cuidados por crianças e idosos são centrados em Cristo. Eles são uma expressão de compaixão por aqueles que estão em situações difíceis. Entretanto, em geral o plano do Senhor é que os pais sejam os primeiros cuidadores de seus filhos e os filhos de seus pais.
 
Esse cuidado é humanamente possível de dar. Isso pode nos motivar a clamar a Deus e receber Seu dom de um amor incondicional. Isto fará de nossas famílias ‘sagradas famílias’. Para que nossas famílias comecem a se tornar santas, é necessário que “[volte] o coração dos pais para os filhos e o coração dos filhos para os pais” (Ml 3,24) Então eles se preocuparão e rezarão uns pelos outros e pela graça de Deus serão santos.
 
Como Herodes tentou destruir a Sagrada Família (Mt 2,13), assim também novos Herodes estão tentando destruir suas famílias e sua santidade. Protejam suas famílias amando com um amor sacrificial e incondicional seus pais e filhos. Sejam santos.
 
Oração: Pai, que nossas famílias possam ser santas como Tu és santo (1Pe 1,16).
Promessa: “Vós, mulheres, submetei-vos aos maridos como convém no Senhor. Maridos, amai as vossas mulheres e não as trateis com mau humor.” (Cl 3,18.19)
Louvor: Louvor a Jesus, Aquele que nos ensinou a viver e amar em uma família humana (Lc 2,51).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
29/12/2025 - OS OPOSTOS AINDA SE ATRAEM
Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025 – São Tomás Becket
 
1Jo 2,3-11
Sl 96(95),1-3.5.6
Lc 2,22-35
 
  OS OPOSTOS AINDA SE ATRAEM
 
“Eis que este menino foi colocado … como um sinal de contradição.” (Lc 2,34)
 
Agora que passou o Dia do Natal, Papai Noel e seus duendes desapareceram, para serem esquecidos até o próximo mês de Novembro. Jesus, no entanto, permanece. Ele foi contestado nos últimos meses antes de Seu nascimento. O ‘politicamente correto’ do mundo se opôs a Ele se recusando a pronunciar o Seu nome durante meses, usando somente a expressão ‘feriados’ ao invés da palavra que sustenta o Seu nascimento, Natal. Ele foi contraposto por Papai Noel, que foi usado pelo mundo para distrair milhões de pessoas que poderiam de outro modo ter se preparado para receber bem a Jesus em Seu nascimento.
 
Jesus foi rejeitado por Seu rei Judeu, Herodes, pouco depois de Seu nascimento e quase foi assassinado (Mt 2,13-18). Ele e Seus pais foram tão rejeitados que tiveram que deixar seu próprio país como refugiados para permanecerem vivos. Como um adulto, Ele foi rejeitado com escárnio, zombaria, intrigas, tentativas de prisão, traição, e, finalmente, sendo crucificado. Jesus ainda é rejeitado veementemente até os dias de hoje (Hb 13,8).
 
Entretanto, Jesus prefere ser friamente rejeitado a ser ignorado (Ap 3,16-18). Ele é mais do que capaz para lidar com aqueles que se opõem a Ele (Hb 7,25). Como diz a antiga expressão: ‘os opostos se atraem’. Quando no auge da rejeição, quando pregado na cruz em agonia, Jesus atraiu todos a Ele (Jo 12,32).
 
Cristãos, não sejam desencorajados por aqueles que se opõem vigorosamente a Jesus. Eles podem estar se opondo a Ele agora, mas Jesus os está atraindo incansavelmente para Ele, como Ele fez com Saulo de Tarso (At 9,1-12). Orem e jejuem pela queda e soerguimento dos oponentes de Jesus (Lc 2,34).
 
Oração: Jesus, “luz para iluminar as nações” (Lc 2,32), Senhor salvador (Lc 2,30), traz todos os membros da minha família que ainda não são crentes para a fé em Ti.
Promessa: “Pois que as trevas passam e já brilha a luz verdadeira.” (1Jo 2,8)
Louvor: Santo Tomás Becket foi martirizado porque foi leal ao Rei dos reis ao invés do rei da Inglaterra.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
30/12/2025 - OS DEPRIMIDOS DE JANEIRO
Terça-feira, 30 de Dezembro de 2025
 
1Jo 2,12-17
Sl 96(95),7-10
Lc 2,36-40
 
OS DEPRIMIDOS DE JANEIRO
 
“Porque tudo o que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e o orgulho da riqueza – não vem do Pai, mas do mundo.” (1Jo 2,16)
 
“Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” (1Jo 2,15) O Natal já passou e nada mais se pode fazer a não ser receber o amor do Pai através de Jesus, no Espírito. Portanto, se nós amamos o mundo, tanto o amor do Pai como o Natal foram afastados, empurrados para fora de nossas vidas. Consequentemente, se nós celebramos o ‘Natal mundano’, paradoxalmente nos privamos do Natal real.
 
Alguns são ingênuos o bastante para pensar que podem ter os dois, mas o Espírito e a carne se opõem diametralmente (Gl 5,17). Nós não podemos servir a dois senhores, mesmo no Tempo do Natal (Lc 16,13). “não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus?” (Tg 4,4)
 
Que o seu Natal possa ter sido real e, portanto, eterno. Que o seu Natal possa continuar durante todo o novo ano e não deixar vocês frios e vazios com a chegada de Janeiro. Que vocês possam dar graças a Deus e falar sobre o Menino Jesus Cristo para todos os que aguardam a redenção do povo de Deus (Lc 2,38). Que vocês possam crescer na força, possam ser cheios de sabedoria, e possa a graça de Deus estar com vocês neste Natal e no Ano Novo.
 
Oração: Espírito Santo, que eu possa romper com o mundo de modo a não Te sufocar (1Ts 5,19). Que o Natal possa não desaparecer, mas continuar e crescer no meu coração.
Promessa: “[Ana] não deixava o Templo, servindo a Deus dia e noite com jejuns e orações.” (Lc 2,37)
Louvor: O Padre Tomás dedicava um tempo extra durante a semana para ouvir o Senhor enquanto se preparava para a Missa de Domingo. Durante sua homilia, um homem foi levado às lágrimas e aceitou Jesus no seu coração.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
31/12/2025 - O FIM
Quarta-feira, 31 de Dezembro de 2025 – São Silvestre I, Papa
 
1Jo 2,18-21
Sl 96(95),1.2.11-13
Jo 1,1-18
 
     O FIM
 
“Filinhos, é chegada a última hora” (1Jo 2,18)
 
Ao terminar este ano, perguntem a si mesmos: Como é o meu relacionamento com Deus? A frase ‘Tudo bem quando termina bem’ é certamente verdadeira quando ela vem do nosso relacionamento com o Senhor. É o estado do nosso relacionamento com Ele no final do ano que interessa.
 
Deus nos diz em Sua Palavra que o estado final do nosso relacionamento com Ele é como Ele nos julga. “se o justo renunciar à sua justiça e fizer o mal … poderá ele viver, fazendo isto?” (Ez 18,24) “Mas quanto ao ímpio, se ele se converter de todos os pecados que cometeu e passar a guardar os meus estatutos e a praticar o direito e a justiça, certamente viverá; ele não morrerá … Viverá como resultado da justiça que passou a praticar.” (Ez 18,21.22)
 
Considerem o bom ladrão (Lc 23,40-43). A despeito de ter desperdiçado a vida, ele se voltou para Jesus em sua “última hora” (1Jo 2,18) Agora ele está no Paraíso com Jesus. Por outro lado, vocês podem imaginar como sua esposa ou esposo iria avaliar seu relacionamento se vocês dissessem: ‘Eu dei a você trinta anos, mas agora eu estou cansado(a) de você. Eu estou deixando você por uma outra pessoa’. Nós temos que ser fiéis e permanecer fiéis até o fim (Mc 13,13).
 
Uma vez que nós “reconhecemos que é chegada a última hora.” (1Jo 2,18), que nós reafirmemos nossas vidas junto a Jesus. O Senhor pode fazer milagres maravilhosos e cumprir Suas promessas na última hora. “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.” (Mt 24,13)
 
Oração: Pai, que eu possa viver cada dia como se fosse o meu último dia na terra. Maranatha! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,20).
Promessa: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1,14)
Louvor: Papa São Silvestre I ajudou a terminar a perseguição à Igreja.