01/01/2026 - O ANO DA ESPERANÇA
Quinta-feira, 1 de Janeiro de 2026 – Santa Maria, Mãe de Deus
Nm 6,22-27
Sl 67(66),2.3.5.6.8
Gl 4,4-7
Lc 2,16-21
O ANO DA ESPERANÇA
“Foram então às pressas, e encontraram Maria, José e o recém-nascido deitado na manjedoura.” (Lc 1,16)
No final do que pode ter sido o mais importante documento do século XX, na doutrina do Concílio Vaticano II à Igreja a Bem-aventurada Virgem Maria é proclamada como um sinal de esperança segura. ‘… a Mãe de Jesus, assim como, glorificada já em corpo e alma, é imagem e início da Igreja que se há de consumar no século futuro, assim também, na terra, brilha como sinal de esperança segura e de consolação, para o Povo de Deus ainda peregrinante, até que chegue o dia do Senhor.’ (Lumen Gentium, 68). Nós oramos: ‘Salve Rainha, Mãe de Misericórdia, vida e doçura, esperança nossa, salve. A Vós bradamos os degredados filhos de Eva. A Vós suspiramos, gemendo e chorando, nesse vale de lágrimas …’. Sim, muitos de nós estamos nos vales e estamos experimentando o desterro por causa dos nossos pecados. Certamente, Jesus é nossa única esperança. Mas o Senhor escolheu Maria para fazer parte no caminho de esperança que Ele nos apresenta. Maria nos mostra o ‘… bendito fruto do [seu] ventre, Jesus…’.
Hoje, uma vez mais, a Igreja nos chama a começar o ano orando pela paz. Maria também nos chamou durante décadas a orar pela paz. Entretanto, nós podemos nos sentir dizendo: “Já há muito que moro com os que odeiam a paz. Eu sou pela paz, mas, quando falo, eles são pela guerra.” (Sl 120(119),6.7) Existe alguma esperança para a paz? Maria aponta para Jesus, nossa única esperança, e ela nos manda: “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5)
Existe alguma esperança para terminar com o aborto, a fome, o racismo, as guerras, e outras atrocidades? Pela fé, ao lado de Maria, olhem para Jesus, nossa única Esperança e a única Esperança que precisamos.
Oração: Pai, com os meus olhos fixos em Jesus, dá-me um ano novo caracterizado por uma esperança invencível (Hb 12,2).
Promessa: “Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial.” (Gl 4,4.5)
Louvor: “Pois o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. Seu nome é santo.” (Lc 1,49)
02/01/2026 - O CRISTO DO NATAL
Sexta-feira, 2 de Janeiro de 2026 – São Basílio Magno, São Gregório Nazianzeno
1Jo 2,22-28
Sl 98(97),1-4
Jo 1,19-28
O CRISTO DO NATAL
“Quem é o mentiroso senão o que nega que Jesus é o Cristo? Eis o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho.” (1Jo 2,22)
Jesus Cristo é Deus. “porque nele foram criadas todas as coisas, nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis … Ele é antes de tudo e tudo nele subsiste …” (Cl 1,16.17) “Ele é o Princípio, o Primogênito dos mortos (tendo em tudo a primazia)” (Cl 1,18) “pois nele aprouve a Deus fazer habitar toda a Plenitude.” (Cl 1,19) Jesus Cristo é “a Testemunha fiel, o Primogênito dos mortos, o Príncipe dos reis da terra …” (Ap 1,5) Ele é “o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim …” (Ap 21,6)
“Ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: JESUS É O SENHOR.” (Fl 2,10.11) Mesmo os inimigos de Jesus sutilmente sugerem Sua supremacia sendo chamados de ‘anticristos’. Eles são assim chamados em referência a Ele. Jesus estabeleceu o padrão. Tudo é subordinado a Ele. Jesus não é chamado de anti-Satanás ou de anti-malígno. Ele é o Cristo, e até mesmo os anticristos não podem evitar, mas dar testemunho (apesar de relutantes) da divindade de Jesus.
Nós estamos na metade do Tempo do Natal. Mesmo o próprio tempo se curva diante de Cristo. Até mesmo os anticristos existem em referência a Jesus. Que os verdadeiros Cristãos proclamem muito mais o Cristo do Natal!
Oração: “JESUS É O SENHOR.” (Fl 2,11)
Promessa: “Agora, pois, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos plena confiança e não sejamos confundidos, por estarmos longe dele, na sua Vinda.” (1Jo 2,28)
Louvor: Pelo poder do Espírito Santo, São Basílio protegeu a sua diocese da heresia.
03/01/2026 - O NOME QUE PURIFICA
Sábado, 3 de Janeiro de 2026 – Santíssimo Nome de Jesus
1Jo 2,29-3,6
Sl 98(97),1.3-6
Jo 1,29-34
O NOME QUE PURIFICA
“Todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo como também ele é puro.” (1Jo 3,3)
Como nós poderíamos nos manter puros, como Jesus é puro?
– Pelo nome de Jesus. Nesta celebração do Santíssimo Nome de Jesus, “o socorro nosso é o nome de Iahweh …” (Sl 124(123),8) Deus purifica nossos lábios (Sf 3,9; Is 6,6-8) de modo que nós possamos invocar o Seu nome (Sl 116(115),13(4)).
– Pela Confissão frequente. Neste Sacramento, Deus proporciona “uma fonte aberta, para lavar o pecado e a mancha.” (Zc 13,1)
– Pela Santa Eucaristia. Nós, que nos esforçamos para sermos puros, poderíamos pensar: ‘Será que existe algum remédio que possamos usar que nos daria a força para sermos puros?’ Existe este remédio: a Santa Eucaristia, “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29) Desejem receber a Santa Comunhão com frequência, diariamente se possível.
– Pela Oração Diária. É fácil manter alguma coisa limpa, é só limpá-la diariamente. O pecado se apega a nós, mas a oração diária combate a impureza que está tentando subsistir em nossas vidas. É como escovar os dentes diariamente; as impurezas não podem permanecer facilmente em nossos dentes.
– Pelo Espírito Santo. O Espírito luta contra a carne (Gl 5,17) e age para nos tornar puros.
– Pela Palavra de Deus. Mergulhem e purifiquem-se no “banho da água e [santifiquem-se] pela Palavra.” (Ef 5,26; ver Jo 15,3)
Deixem que Jesus tire seus pecados (1Jo 3,5) e os purifique.
Oração: Jesus, refina-me e purifica-me como o ouro no fogo abrasador do Teu amor (Ml 3,3; Hb 12,29).
Promessa: “Vede que prova de amor nos deu o Pai: sermos chamados filhos de Deus. E nós o somos! …” (1Jo 3,1)
Louvor: O Santíssimo Nome de Jesus significa ‘Deus salva’. “Por isso Deus o sobre-exaltou grandemente e o agraciou como o Nome que é sobre todo o nome, para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho dos seres celestes, dos terrestres e dos que vivem sob a terra, e, para glória de Deus, o Pai, toda língua confesse: Jesus é o Senhor.” (Fl 2,9.11) Aleluia!
04/01/2026 - DEIXEM QUE ELE O TENHA
Domingo, 4 de Janeiro de 2026 – Epifania do Senhor – Santa Elizabeth Ann Seton (Isabel Ann Seton)
Is 60,1-6
Sl 72(71),1.2.7.8.10-13
Ef 3,2.3.5.6
Mt 2,1-12
DEIXEM QUE ELE O TENHA
“Todos os reis se prostrarão diante dele, as nações todas o servirão.” (Sl 72(71),11)
Hoje a grande festa da Epifania celebra a manifestação de Jesus às nações. Os magos viajaram uma grande distância, com muitos inconvenientes, trazendo presentes valiosos para homenagear Jesus. A presença do Menino Jesus manifestou o amor em seus corações.
O rei Herodes da mesma forma teve seu amor pelo poder manifestado para que todo o mundo visse. Ele fingiu ser um adorador para enganar os magos (Mt 2,7.8). Por fim, sua mentira foi manifestada, e todos puderam ver claramente a malícia do coração de Herodes (Mt 2,16-18).
As coisas dentro de nós também serão manifestadas. Se nós guardamos qualquer coisa além de Jesus, essa ligação será finalmente manifestada ao mundo (Mt 10,26.27; Lc 12,3). Existe alguma coisa em suas vidas mais importante do que Jesus? Vocês não podem se entregar a Deus e à riqueza material; vocês odiarão um e amarão ao outro. Vocês não podem ter dois senhores (Mt 6,24).
O que será manifestado ao mundo em suas vidas? Como os magos, prostrem-se diante de Jesus em completo auto sacrifício. Deixem que Ele os possua, antes que todo o mundo veja. Jesus irá retribuir isto com Sua graça, de modo que o que for apresentado de suas vidas para o mundo seja suas “boas obras …” (Ef 2,10)
Oração: Jesus, enche-me com o insaciável desejo de Te adorar.
Promessa: “Então verás e ficarás radiante; o teu coração estremecerá e se dilatará …” (Is 60,5)
Louvor: Louvor a Vós, Jesus, Rei do universo. Aleluia!
05/01/2026 - O ANTICRITO
Segunda-feira, 5 de Janeiro de 2026 – São João Neumann
1Jo 3,22-4,6
Sl 2,7.8.10-12
Mt 4,12-17.23-25
O ANTICRITO
“Nisto reconhecereis o espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio na carne é de Deus; e todo espírito que não confessa Jesus não é de Deus; é este o espírito do Anticristo …” (1Jo 4,2.3)
“A vinda do [anticristo] será assinalada pela atividade de Satanás, com toda a sorte de portentos, milagres e prodígios mentirosos, e por todas as seduções da injustiça, para aqueles que se perdem, porque não acolheram o amor de verdade, a fim de serem salvos.” (2Ts 2,9.10) Assim é humanamente impossível reconhecer as trapaças do anticristo que virá no fim do mundo e o espírito do anticristo que “já está no mundo.” (1Jo 4,3) Todavia, o Senhor providenciou uma maneira de evitar que nós sejamos enganados. O espírito do anticristo é reconhecível porque ele se recusa a reconhecer Jesus na carne (1Jo 4,2).
Jesus é na carne em Seu corpo físico, em Seu corpo Eucarístico (Jo 6,51-56), e nos membros de Seu Corpo, a Igreja. O espírito do anticristo irá negar ou diminuir a ênfase da Encarnação de Jesus. Isso pode ser feito proclamando a divindade de Jesus excluindo Sua humanidade ou negando a divindade de Jesus, fazendo com que a concepção e o nascimento de Jesus não sejam diferentes do de nenhuma outra pessoa. O espírito do anticristo pode também ignorar a presença de Jesus Eucarístico. Isso pode fazer com que a Sagrada Comunhão seja somente um símbolo e não um fundamento para o Cristianismo. Finalmente, o espírito do anticristo relega a Igreja a ser somente uma organização humana. O anticristo promove um Cristianismo individualizado e sem igrejas. Porque ele faz de conta que a Igreja é somente o Corpo de Cristo figurativamente e não em realidade, o espírito do anticristo não se submeterá à autoridade da Igreja. “é este o espírito do Anticristo …” (1Jo 4,3) “Nisto reconhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro.” (1Jo 4,6)
Oração: Pai, pela minha obediência a à Tua Palavra e à Tua Igreja, que o ano de 2026 possa ser um ano de verdades e não de mentiras.
Promessa: “Nisto reconhecemos que ele permanece em nós, pelo Espírito que nos deu.” (1Jo 3,24)
Louvor: São João Neumann foi o primeiro bispo nos Estados Unidos da América a introduzir a adoração Eucarística das ’40 horas’.
06/01/2026 - OFERECENDO SEU FILHO
Terça-feira, 6 de Janeiro de 2026 – Santo André Bessette
1Jo 4,7-10
Sl 72(71),1-4.7.8
Mc 6,34-44
OFERECENDO SEU FILHO
“Nisto consiste o amor … [Deus] nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10)
Eu tenho três filhos, e muitos de vocês também têm filhos. Quando vejo o amor de Deus por nós através de Sua altruísta oferta de Seu próprio Filho pelos nossos pecados (1Jo 4,10), eu percebo como estou longe do amor que Deus Pai revela. Eu não posso nem mesmo conceber uma situação na qual eu amaria um grupo de pessoas pecadoras e rebeladas o suficiente para deixar que um dos meus filhos nascesse em um estábulo e fosse colocado em uma manjedoura, ou ser agredido e morto para sua salvação.
“Pois Deus amou tanto o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna.” (Jo 3,16) “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e enviou-nos o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.” (1Jo 4,10) “Deus é Amor.” (1Jo 4,8), e “o amor é de Deus …” (1Jo 4,7) Deus diz a vocês: “Eu te amei com um amor eterno …” (Jr 31,3) Ele quer que vocês “[compreendam] … qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e [conheçam] o amor de Cristo que excede a todo conhecimento …” (Ef 3,18.19)
Ao terminar a última semana do Tempo do Natal, olhem novamente para Cristo-Criança, o Filho único de Deus, que é o Amor Encarnado de Deus derramado em nosso mundo e em nossos corações (Rm 5,5). Permaneçam em Seu amor (Jo 15,10).
Oração: ‘Esta é a noite sobre a qual está escrito: A noite será tão brilhante quanto o dia, deslumbrante é a noite para mim e cheia de alegria. O poder santificador desta noite dissipa a maldade, lava as faltas, restaura a inocência aos caídos …’ (Trecho do Exsultet da Vigília Pascal)
Promessa: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus.” (1Jo 4,7)
Louvor: Santo André Bessette tem sido um instrumento de cura de muitos através de sua poderosa intercessão junto a São José.
07/01/2026 - AMANDO O NATAL
Quarta-feira, 7 de Janeiro de 2026 – São Raimundo de Penhafort
1Jo 4,11-18
Sl 72(71),1.2.10-13
Mc 6,45-52
AMANDO O NATAL
“Se nós amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós.” (1Jo 4,12)
Nós amamos a Deus e aos outros, mas nós precisamos crescer mais profundamente no amor, para sermos perfeitos no amor pela graça de Deus (1Jo 4,17). Pela obediência à verdade, nós podemos nos purificar para um amor verdadeiro a nossos irmãos e irmãs (1Pe 1,22). Quando nosso amor se torna mais profundo, mais maduro, e perfeito, este “perfeito amor lança fora o temor …” (1Jo 4,18) Nós podemos ser tão amorosos e livres do medo “que [viremos a ter] plena confiança no dia do Julgamento …” (1Jo 4,17)
Vocês tiveram um bom Tempo do Natal até agora? Por ‘bom’ não quero dizer presentes e festas, mas amor. A cada dia deste Tempo do Natal, vocês estão crescendo mais profundamente no amor de Deus? Se assim for, vocês estão tendo um Natal maravilhoso. Vocês estão se preparando para um ano novo sem medo e com confiança até mesmo no Dia do Julgamento.
Vamos orar para que o amor de Deus seja “derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5) Vem, Espírito Santo e Espírito do Natal de amor!
Oração: Pai, que eu possa aceitar a Vossa graça de amar tanto meus irmãos e irmãs que eu morreria por eles (1Jo 3,16).
Promessa: “Pois ele liberta o indigente que clama e o pobre que não tem protetor; tem compaixão do fraco e do indigente, e salva a vida dos indigentes.” (Sl 72(71),12.13)
Louvor: São Raimundo foi um confessor do Papa Gregório IX. Ele também sucedeu a São Domingos como dirigente da Ordem Dominicana.
08/01/2026 - O NATAL NO ESPÍRITO
Quinta-feira, 8 de Janeiro de 2026
1Jo 4,19-5,4
Sl 72(71),1.2.14.15.17
Lc 4,14-22
O NATAL NO ESPÍRITO
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu …” (Lc 4,18)
Temos mais quatro dias no Tempo do Natal. Se nós tivermos o verdadeiro Espírito do Natal, que é o Espírito Santo, levamos a Boa Nova de Jesus para os pobres (Lc 4,18). Este foi o sentido original de se em cartões de Natal. No Espírito do Natal, estamos proclamando a liberdade aos cativos (Lc 4,18). O Tempo do Natal não deveria ser um tempo de escravidão, de comportamento compulsivo e de indulgência, mas o início de um ano de vida e libertação em Jesus. Lembrem-se: “Vós fostes chamados à liberdade… entretanto, que a liberdade não sirva de pretexto para a carne…” (Gl 5,13)
Se Cristo está tendo o Seu caminho neste Natal, nós estamos abrindo os olhos dos que estão cegos, tanto física como espiritualmente (Lc 4,18). Nós deixamos o Senhor iluminar nossa visão interior (Ef 1,18), e nós podemos ver mais clara e completamente Seu plano de salvação e a nossa participação nele durante o ano de 2026. Se nós tivermos o verdadeiro Espírito do Natal, nós libertaremos prisioneiros chamando a nós mesmos e convidando a outras pessoas a se arrependerem e romper o cativeiro do pecado (Lc 4,18). Nós chamaremos pessoas a um total comprometimento com Jesus, pois se nós deixarmos Jesus nos libertar nós “[seremos], realmente, livres.” (Jo 8,36)
Esta libertação de nós mesmos e de outras pessoas é o que significa celebrar o Natal. O Tempo do Natal não é uma fuga da realidade, mas a restauração da realidade na imagem e semelhança do Cristo do Natal.
Oração: Pai, dá-me um Natal de acordo com Vossos critérios.
Promessa: “Pois todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5,4)
Louvor: Através do poder de Jesus, Paulo está celebrando agora seu 20º ano de sobriedade.
09/01/2026 - JESUS É VIDA
Sexta-feira, 9 de Janeiro de 2026
1Jo 5,5-13
Sl 147,12-15.19.20
Lc 5,12-16
JESUS É VIDA
“E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna e esta vida está no seu Filho.” (1Jo 5,11)
Quando Deus nos deu a vida, Ele não nos deu um xarope, uma poção, uma pílula, a saúde garantida, a fonte da juventude, ou um ilimitado suprimento de dinheiro. Ao invés disso, Ele nos deu Jesus. Deus enviou Jesus, a Vida, ao nosso mundo, e “a Vida manifestou-se …” (1Jo 1,2)
Jesus é a Ressurreição e a Vida (Jo 11,25). Ele é “o Caminho, a Verdade e a Vida …” (Jo 14,6) Ele é “o pão da vida …” (Jo 6,35) e o “Verbo da vida.” (1Jo 1,1) Para nós, “viver é Cristo …” (Fl 1,21) Jesus, a Vida, testifica: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10,10) Quando você acredita que Jesus é Deus, você “[tem] vida em seu nome.” (Jo 20,31; ver Jo 3,15.16)
Quem é em Jesus encontra a vida (Jo 1,4). “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho não tem a vida. Eu vos escrevi tudo isto a vós que credes no nome do Filho de Deus, para saberdes que tendes a vida eterna.” (1Jo 5,12.13)
Jesus declara o problema sem rodeios: “vós, porém, não quereis vir a mim para terdes vida.” (Jo 5,40) Muitos querem a vida, mas não de Jesus. Vivemos numa cultura da morte. Nós não podemos transformar uma cultura da morte numa civilização da vida, exceto se através de Jesus, que é Vida e Quem dá vida. Somente programas sociais, qualificação médica ou tecnologia avançada sozinhas não podem dar vida. A vida somente é encontrada em Jesus. As Escrituras dizem: “eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19) Escolham Jesus.
Oração: Jesus, Tu és o Alimento e tens palavras de vida eterna (Jo 6,51.68). Eu irei diretamente a Ti pela vida (Mt 11,28).
Promessa: “Quem é o vencedor do mundo, se não aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1Jo 5,5)
Louvor: O carro de Isabel foi totalmente destruído em um acidente de trânsito, mas ela saiu caminhando e louvando ao Senhor.
10/01/2026 - VOCÊS PEDIRAM POR ISSO
Sábado, 10 de Janeiro de 2026
1Jo 5,14-21
Sl 149,1-6.9
Jo 3,22-30
VOCÊS PEDIRAM POR ISSO
“Sabemos que possuímos o que havíamos pedido.” (1Jo 5,15)
Amanhã é o último dia do Tempo do Natal. O Senhor nos surpreendeu novamente ao nos ter amado mais neste Natal do que podíamos ter imaginado ser possível. Mas ainda não terminou. Tão grande como o Natal tem sido, o Senhor pode estar guardando o melhor para o final (Jo 2,10). Ele irá trazer uma conclusão gloriosa para o Natal, mas nós temos que pedir para receber a plenitude do Seu amor (Mt 7,7).
“Esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve em tudo o que lhe pedimos, sabemos que possuímos o que havíamos pedido.” (1Jo 5,14.15)
Peçam ao Pai pelo arrependimento e a salvação de cada membro de suas famílias. Peçam a Jesus para crescer em suas vidas enquanto vocês diminuem (Jo 3,30). Peçam para ouvir a voz de Jesus e ser tomados de alegria na escuta (Jo 3,29). Intercedam por aqueles com autoridade para orientar vidas piedosas e tomar decisões de acordo com a vontade de Deus (1Tm 2,1.2). Rezem com Jesus para que todos sejam um como Ele e o Pai são Um (Jo 17,21). Muitos de nós rezamos para que “todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2,4) Nós ainda não abrimos os nossos melhores presentes de Natal. Peçam e abram.
Oração: Pai, eu peço pelo Espírito Santo (Lc 11,13).
Promessa: “Um homem nada pode receber a não ser que lhe tenha sido dado do céu.” (Jo 3,27)
Louvor: João deu um exemplar do “Um Pão, Um Corpo” ao seu chefe carrancudo, sem notar nenhum resultado durante anos. Em um determinado mês, ele se esqueceu de entregar uma cópia ao seu chefe e este pediu pelo livreto, pois ele o lia fielmente.
11/01/2026 - IGNIÇÃO
Domingo, 11 de Janeiro de 2026 – Batismo do Senhor
Is 42,1-4.6.7
Sl 29(28),1-4.9.10
At 10,34-38
Mt 3,13-17
IGNIÇÃO
“Batizado, Jesus subiu imediatamente da água e logo os céus se abriram …” (Mt 3,16)
Jesus tinha trinta anos de idade (Lc 3,23) quando foi batizado no Rio Jordão. A Sua vida havia sido formada há trinta anos e Ele ainda não tinha deixado a sua casa. Ainda não tinha juntado discípulos e realizado grandes obras. Era desconhecido e parecia ainda não ter começado a cumprir o plano do Pai para a Sua vida.
Então Jesus veio até ao Rio Jordão e foi batizado por São João Batista. “e logo os céus se abriram e ele viu o Espírito Santo descendo como uma pomba e vindo sobre ele. Ao mesmo tempo, uma voz vinda dos céus dizia: ‘Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo’.” (Mt 3,16.17) Depois de ter ficado na ‘rampa de lançamento’ por trinta anos, Jesus ‘decolou’ como um foguete. Veio trazer fogo à terra (Lc 12,49). Explodiu nos três maiores anos de ministério religioso na história. E foi até à Sua morte no Calvário e Sua Ressurreição dentre os mortos (Fl 2,8-11).
Deus Pai tem um grande plano para vocês, Seus amados filhos e filhas. Vocês ainda estão na ‘rampa de lançamento’? Vocês estão vadiando? Neste último dia do Tempo do Natal, renovem seu Batismo; ouçam a voz de seu Pai falando de Seu amor por vocês; explodam em um ano de graça; realizem o plano do Pai para suas vidas.
Oração: Pai, dirige-me, confirma o Teu amor por mim cada vez mais e mais.
Promessa: “como Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder, ele que passou fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo diabo, porque Deus estava com ele.” (At 10,38)
Louvor: “A voz de Iahweh com a força, a voz de Iahweh no esplendor!” (Sl 29(28),4) “E no seu Templo tudo grita: Glória!” (Sl 29(28),9)
12/01/2026 - O ANO DO ARREPENDIMENTO, DA FECUNDIDADE E DA ALEGRIA
Segunda-feira, 12 de Janeiro de 2026 – Santa Margarida Bourgeoys
1Sm 1,1-8
Sl 116(115),12-14.17-19(3-5.8-10)
Mc 1,14-20
O ANO DO ARREPENDIMENTO, DA FECUNDIDADE E DA ALEGRIA
“Ana, por que choras e não te alimentas? Por que estás infeliz? …” (1Sm 1,8)
Ao iniciarmos o novo ano, O Senhor nos manda ser “pescadores de homens.” (Mc 1,17) e de mulheres. Nós temos que ser fecundos em levar outras pessoas para Cristo (Jo 15,5). No entanto, muitos de nós não fomos muito fecundos em 2025 e não fizemos nenhuma mudança para 2026. Podemos estar espiritualmente estéreis como Ana estava estéril fisicamente.
Se não nos arrependermos e começarmos a partilhar nosso amor por Jesus com outras pessoas, podemos nos tornar como Ana de outras maneiras. Além de ser estéril, Ana estava tão desanimada que se recusava a comer (1Sm 1,7) Nós, da mesma forma, podemos perder a nossa alegria (Sl 51(50),14) e nos tornarmos espiritualmente anoréxicos se não produzirmos frutos de evangelização. Muitos Cristãos estão hoje visivelmente infelizes. Pessoas jovens percebem isto e vêm a igreja como um lugar morto, sem alegria. Muitos Cristãos vão à Igreja somente para cumprir sua ‘obrigação Dominical’. Eles não entendem que a Missa é um sacrifício. Não estão oferecendo “[seus] corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus …” (Rm 12,1) Não estão famintos pelo alimento espiritual da Palavra de Deus e da Santa Comunhão.
Nós podemos ser como Ana de muitos modos e não apenas um. Temos que nos arrepender, comprometer nossas vidas com Jesus e partilhar a nossa fé. Então de fato, viveremos a vida.
Oração: Pai, que eu possa fazer uma maior colheita neste ano.
Promessa: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)
Louvor: Com a idade de 69 anos, Santa Margarida caminhou cerca de 257 quilômetros de Montreal até Quebec para fundar uma comunidade de irmãs a pedido do seu bispo.
13/01/2026 - SIMPLES E NOVO
Terça-feira, 13 de Janeiro de 2026 – Santo Hilário
1Sm 1,9-20
1Sm 2,1.4-8
Mc 1,21-28
SIMPLES E NOVO
“Um novo ensinamento com autoridade! …” (Mc 1,27)
Nós estamos iniciando a parte do ano da Igreja chamado de ‘Tempo Comum’, que significa ‘tempo solicitado’ ao invés de ‘tempo monótono’. As leituras Eucarísticas de hoje proclamam que a ‘vida comum’ no Senhor é nova, excitante e gratificante. Como exemplo, os habitantes de Cafarnaum ficaram ‘impressionados’ com Jesus e Seu “novo ensinamento com autoridade! …” (Mc 1,27) Na primeira leitura de hoje, Ana e Elcana não podiam conceber uma criança, mas então eles se alegraram (1Sm 2,1-10) pela vida nova que ela concebera (1Sm 1,19.20).
Talvez vocês tenham sofrido durante um longo e seco período e neste ano parece que vai acontecer a mesma coisa. Todavia, o Tempo Comum é o tempo para um novo começo, uma nova oportunidade. O Senhor declara: “Não fiqueis a lembrar coisas passadas, não vos preocupeis com acontecimentos antigos. Eis que vou fazer uma coisa nova, ela já vem despontando, não a percebeis? …” (Is 43,18.19)
Deus é o Criador e está sempre criando novidades. O Espírito recupera, isto é, “[renova] a face da terra.” (Sl 104(103),30) Estejam abertos neste ano às obras ‘completamente novas’ em seu estilo de vida, em seu casamento, na criação de seus filhos, na oração familiar, na vocação, no trabalho, na santidade pessoal, na comunidade Cristã, na evangelização, nos estudos, etc. Este é o ano para se destacar na fé e viver a radical novidade do Batismo. ‘Não é um exagero dizer-se que toda a existência do fiel leigo tem por finalidade levá-lo a descobrir a radical novidade cristã que promana do Batismo, sacramento da fé, a fim de poder viver as suas exigências segundo a vocação que recebeu de Deus …’ (Christifideles Laici, 10 – Papa São João Paulo II).
Jesus diz: “Eis que faço novas todas as coisas …” (Ap 21,5) Aceitem Jesus como Senhor de suas vidas e sejam “[novas] criaturas …” (2Cor 5,17) Tudo o que importa é a nova criatura (Gl 6,15).
Oração: Pai, eu deixo de lado meu antigo estilo de vida e meu ‘antigo eu’ e “[revisto-me] do Homem Novo …” (Ef 4,22.24) que Tu me destes.
Promessa: “Vai em paz, e que o Deus de Israel te conceda o que lhe pediste.” (1Sm 1,17)
Louvor: Santo Hilário tinha grande zelo ao defender a fé Católica. Como resultado de seu ensinamento e de sua perseverança, toda a cidade de Gaul, na França, foi libertada do ensinamento herético.
14/01/2026 - DIFÍCIL DE OUVIR
Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2026
1Sm 3,1-10.19.20
Sl 40(39),2.5.7-10
Mc 1,29-39
DIFÍCIL DE OUVIR
“Fala, Iahweh, que teu servo ouve …” (1Sm 3,9)
É extremamente importante para nós ouvirmos a Deus. O Senhor prometeu: “Se eles estivessem presentes no meu conselho, teriam feito o meu povo ouvir a minha palavra e o teriam feito retornar de seu caminho mau e da maldade das suas ações.” (Jr 23,22) Ouvindo a Deus, nós podemos transformar o mundo, pois Suas palavras são “[vivas], [eficazes] e mais [penetrantes] do que qualquer espada de dois gumes…” (Hb 4,12)
Todavia, é extremamente difícil para nós ouvir a Deus…
– por causa da nossa natureza decaída.
– porque muitos de nós “não [conhecemos] ainda a Iahweh …” (1Sm 3,7)
– porque “raramente Iahweh [fala], e as visões não [são] frequentes].” (1Sm 3,1) em nossa cultura da morte.e
– até mesmo líderes da Igreja são suscetíveis a estar adormecidos e cegos espiritualmente de modo que não podem nos ajudar (1Sm 3,2).
Entretanto, o Senhor se conectou com Samuel e desse modo converteu todo o povo de Israel (1Sm 7,2). Apesar de podermos ficar tão confusos como o menino Samuel, o Senhor em Sua misericórdia continua a abrir os ouvidos daqueles que estão espiritualmente surdos. Existe esperança não somente porque Deus fala, mas também porque Ele remove muitos grandes e formidáveis obstáculos para O ouvirmos.
Portanto, se vocês não escutam a Deus, admitam isso. Arrependam-se por sua culpa nisso. Busquem o máximo de ajuda da Igreja que puderem. Peçam a Deus para falar com vocês. Leiam os ensinamentos da Igreja, especialmente as Escrituras. Aquietem-se. Simplifiquem suas vidas. Tentem ouvir a Deus. Deus irá falar aos seus corações com “o murmúrio de uma brisa suave.” (1Rs 19,12)
Oração: Pai, abre os meus ouvidos de modo que eu possa Te ouvir.
Promessa: “[Jesus] foi, por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando demônios.” (Mc 1,39)
Louvor: Madalena frequentemente deixava sua televisão ligada para preencher o silêncio em sua casa. Quando Jesus entrou em sua vida com maior plenitude, ela passou a desligar a televisão e encontrou paz e conforto somente com Sua presença.
15/01/2026 - SOLIDARIEDADE
Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2026
1Sm 4,1-11
Sl 44(43),10.11.14.15.24.25
Mc 1,40-45
SOLIDARIEDADE
“Movido de compaixão, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: ‘Eu quero, sê purificado’.” (Mc 1,41)
Nós temos muitos leprosos na nossa sociedade apesar da doença não ser comum. Os leprosos de hoje são qualquer um que seja intocável, incurável ou alienado. Estas pessoas resistem a qualquer tentativa de amá-las e curá-las. Cuidados médicos e mesmo orações de cura não podem curar um leproso. Leprosos têm que ser tocados. Nós temos que nos tornar vulneráveis e até mesmo nos expor à lepra. De fato, temos não somente de aceitar a possibilidade de nos tornarmos leprosos, temos na verdade que nos tornar leprosos. Jesus começou a tocar em leprosos e Ele logo também foi banido, alienado e desprezado.
Nós começamos servindo, logo ficamos vulneráveis e finalmente, alcançamos a solidariedade. Jesus salvou o mundo não somente nos ajudando nem mesmo Se colocando em perigo. Ele nos salvou tornando-se um de nós (Jo 1,14). Ele “esvaziou-se a si mesmo …” (Fl 2,7), e se tornou em tudo semelhante a nós, menos no pecado (Hb 2,17; 4,15). “se fez pobre, embora fosse rico …” (2Cor 8,9) “Aquele que não conhecera o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que, por ele, nos tornemos justiça de Deus.” (2Cor 5,21)
Solidariedade é o propósito de Cristo. Libertamos os pobres não tanto por ajudá-los, mas por nos tornarmos um deles. Capacitamos os incapazes não partilhando a energia, mas partilhando a fraqueza da cruz (2Cor 13,4). Livramos os oprimidos seguindo os passos do nosso Salvador crucificado.
Oração: Jesus, mostra-me como a Tua Encarnação se aplica à minha vida. Ensina-me o que ensinastes a São Francisco e a Madre Teresa.
Promessa: “Quando a Arca de Iahweh chegou ao acampamento, todo o Israel lançou um forte brado a ponto de tremer a terra.” (1Sm 4,5)
Louvor: Gabriel teve que reconhecer sua fraqueza e humilhou-se a si mesmo antes que pudesse confiar seus negócios a Jesus.
16/01/2026 - FORA DE ORDEM
Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2026
1Sm 8,4-7.10-22
Sl 89(88),16-19
Mc 2,1-12
FORA DE ORDEM
“O povo, no entanto, recusou-se a atender a palavra de Samuel, e disse: ‘Não! Mas teremos um rei e seremos, nós também, como as outras nações …” (1Sm 8,19.20)
Os Israelitas quiseram ser governados por um rei. Esta não era a vontade de Deus, mas o povo se recusou a ouvir. Muitos Cristãos hoje em dia também aceitam estruturas sociais que não são da vontade de Deus. Como exemplo, muitos casais Cristãos não aceitam a orientação de Deus para a família. O marido não é a cabeça da sua esposa (1Cor 11,3). Pais não são considerados os primeiros educadores de seus filhos (Dt 6,6-9). Muitas paróquias são tiranias ou democracias, enquanto a vontade de Deus é que a Igreja seja conduzida por líderes-servos indicados pela autoridade de Deus, que amorosamente entregam suas vidas pelos paroquianos e a quem os paroquianos se submetem.
Quando aceitamos estruturas que não estão de acordo com a vontade de Deus, nós podemos, em princípio, pensar que estamos nos protegendo de abusos no exercício da autoridade. Atualmente nos estamos ferindo a nós mesmos e a outras pessoas fazendo coisas do nosso modo ao invés do modo de Deus.
Maridos, arrependam-se por não amar e conduzir suas esposas de acordo com o plano de Deus para o matrimônio (Ef 5,25). Esposas, arrependam-se por não estar sujeitas a seus maridos (Ef 5,22). Pais, arrependam-se por abandonar seus filhos ao sistema educacional, aos meios de comunicação, aos jogos eletrônicos aos telefones celulares, e à televisão. Paroquianos, arrependam-se da rebelião e desobediência. Quando nós vivermos de acordo com a orientação de Deus, nós iremos ver Deus transformar o mundo.
Oração: Pai, que eu possa fazer as coisas do Teu modo.
Promessa: “Jesus, vendo sua fé, disse ao paralítico: ‘Filho, os teus pecados estão perdoados’.” (Mc 2,5)
Louvor: A apatia paralisou Marta até que a leitura das Escrituras e a participação na Missa vários dias na semana reavivaram a sua fé.
17/01/2026 - A DIFERENÇA
Sábado, 17 de Janeiro de 2026 – Santo Antão
1Sm 9,1-4.17-19; 10,1
Sl 21(20),2-7
Mc 2,13-17
A DIFERENÇA
“Nenhum outro havia entre os filhos de Israel mais belo do que ele. Dos ombros para cima era mais alto do que todos.” (1Sm 9,2)
Saul era o mais belo homem em toda a nação de Israel. Ele foi ungido rei. Isso também fez dele o homem mais rico e poderoso da nação. Saul tinha muitas coisas acontecendo para ele, mas cometeu suicídio depois de anos preso ao ódio a si mesmo (1Sm 15,17), à violência e finalmente ao ocultismo (1Sm 28,8-10).
Levi provavelmente não foi tão belo, rico, ou poderoso como Saul, mas era muito rico e influente em sua posição como coletor de impostos. Assim como Saul, ele estava entre as pessoas influentes e ambiciosas da sociedade mundana. Como Saul, Levi também estava preso pelo pecado. Ao contrário de Saul, Levi não foi levado a um trágico fim. Levi deixou o seu trabalho importante e o dinheiro para seguir Jesus (Mc 2,14). O Espírito definitivamente inspirou Levi (São Mateus) a organizar o Evangelho de abertura do Novo Testamento. Finalmente, Jesus levou Levi para estar com Ele para sempre no céu.
Levi e Saul tiveram muito em comum durante suas vidas, mas Levi terminou em glória, enquanto Saul terminou em desespero e desgraça. A diferença entre estes dois homens foi o arrependimento. Levi se arrependeu e Saul não. Isto faz toda a diferença neste mundo e no vindouro. Arrependam-se (Mt 3,2).
Oração: Pai, que eu possa seguir a Jesus agora, antes que seja muito tarde.
Promessa: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim chamar justos, mas pecadores.” (Mc 2,17)
Louvor: Santo Antão deixou o mundo por Deus e a sua santidade atraiu o mundo para ele.
18/01/2026 - SEGURANÇA DOS TÍTULOS
Domingo, 18 de Janeiro de 2026 – 2º Domingo do Tempo Comum
Is 49,3.5.6
Sl 40(39),2.4.7-10
1Cor 1,1-3 Jo 1,29-34
SEGURANÇA DOS TÍTULOS
“Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29)
O Espírito Santo inspirou São João a encher seu Evangelho com títulos de Jesus. Orar e louvar Jesus dizendo Seus títulos e meditando sobre eles é uma segurança contra subestimar Jesus. É um grande caminho para aprofundar nosso relacionamento com Ele.
Entre outros títulos, João se refere a Jesus como:
‘Verbo de Deus’ (Jo 1,1) e ‘Verbo feito carne’ (Jo 1,14), “Cordeiro de Deus …” (Jo 1,29), “Eleito de Deus.” (Jo 1,34), “Rabi (que, traduzido, significa Mestre) …” (Jo 1,38), “o Messias …” (Jo 1,41), ‘Filho de Deus e Rei de Israel’ (Jo 1,18.49), “Filho do Homem.” (Jo 1,51), “pão da vida …” (Jo 6,35.48), “luz do mundo …” (Jo 8,12), “EU SOU …” (Jo 8,28; ver também Ex 3,14), “Senhor …” (Jo 9,38), “bom pastor …” (Jo 10,11.14), “a ressurreição …” (Jo 11,25), “o Caminho, a Verdade e a Vida …” (Jo 14,6), “a videira …” (Jo 15,5), “rei dos judeus.” (Jo 19,19), e “meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
Existem muito mais títulos de Jesus nas Escrituras. Estes títulos combatem a mentira e encorajam a verdade. Louvem a Jesus pelos Seus títulos.
Oração: Jesus, Cordeiro de Deus, eu Vos louvo de todo o meu coração.
Promessa: “Também te estabeleci como luz das nações, a fim de que a minha salvação chegue até as extremidades da terra.” (Is 49,6)
Louvor: Louvem a Jesus, “o Primeiro e o Último, o Vivente; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos …” (Ap 1,17.18)
19/01/2026 - COMO O AMOR OBEDECE
Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2026
1Sm 15,16-23
Sl 50(49),8.9.16.17.21.23
Mc 2,18-22
COMO O AMOR OBEDECE
“Saul respondeu a Samuel: ‘Obedeci a Iahweh! Realizei a expedição a que ele me enviou…’.” (1Sm 15,20)
Depois de flagrantemente desobedecer a Deus, Saul sustentava que ele era obediente. Esse é o comportamento típico das pessoas, até mesmo as cristãs. Por exemplo, alguns Cristãos Católicos deixam de ir à Missa aos Domingos, usam anticoncepcionais, consomem pornografia na televisão, em vídeos, ou virtualmente ou são preconceituosos racialmente. Então, depois de terem cometido estes pecados graves, participam da Santa Comunhão como se tivessem sido obedientes ao Senhor.
Muitos Cristãos, como Saul, acreditam que os mandamentos do Senhor são relativos e genéricos ao invés de absolutos e específicos. Quando sustentamos que obedecemos ‘na maior parte’, isto é mais acertadamente chamado de ‘desobediência’. O Senhor nos manda obedecer-lhe com cuidado e com exatidão (Dt 5,32.33, sem nos desviarmos nem para a direita nem para a esquerda (Dt 5,32). O Senhor veio não para revogar, mas para dar pleno cumprimento da Lei (Mt 5,17.18). Jesus obedeceu ao Pai nos detalhes. Ele não fez nada nem disse nada exceto aquilo que o Pai lhe disse para fazer e dizer (Jo 5,19; 12,49).
Quando vocês amam alguém, vocês tomam cuidado com as formas de expressar esse amor. Vocês querem que tudo seja perfeito para aquele ou aquela que vocês amam. Obedeçam a Jesus adequadamente.
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para dar-me um amor tão grande de modo que eu venha a Te obedecer em detalhes.
Promessa: “Dias virão, porém, em que o noivo lhes será tirado; e então jejuarão naquele dia.” (Mc 2,20)
Louvor: Ana tem sido fiel no ministério de levar a Eucaristia aos encarcerados há vários anos.
20/01/2026 - PAREM DE CHORAR
Terça-feira, 20 de Janeiro de 2026 – São Sebastião – São Fabiano, Papa
1Sm 16,1-13
Sl 89(88),20-22.27.28
Mc 2,23-28
PAREM DE CHORAR
“Até quando continuarás te lamentando por Saul, quando eu próprio o rejeitei, para que não reine mais sobre Israel? Enche de azeite o teu vaso e vai! …” (1Sm 16,1)
Muitos Cristãos cheios do Espírito estão se lamentando por causa das condições da Igreja. Estão muito desapontados com os seus pastores. Eles vêm fortalezas demoníacas na Igreja. Lamentam o esfriamento da fé Católica sobretudo por causa do humanismo secular.
A palavra de Deus para nós é: ‘Parem de chorar e comecem a conduzir pessoas ao Espírito Santo’. Assim como Samuel, nós temos que encher nossos vasos com óleo e ir. “o que está em [nós] é maior do que aquele que está no mundo.” (1Jo 4,4) Somos batizados no Corpo de Cristo e membros de Sua Igreja. Devemos atacar as portas do Inferno, que não podem prevalecer contra nós (Mt 16,18). Nós permanecemos “em Cristo…” (2Cor 5,17), Satanás derramará mais lágrimas do que nós.
Lembrem-se, não somente temos a chance de vencer; nós já vencemos na morte e Ressurreição de Jesus. A vitória está assegurada porque a nossa vitória em Jesus é definitiva. “Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31) “somos mais que vencedores, graças àquele que nos amou.” (Rm 8,37) Mesmo quando nós deixamos o maligno vencer temporariamente, nós podemos nos arrepender e deixar que o Senhor “[coopere] em tudo para o bem daqueles que o amam …” (Rm 8,28) Todos os problemas no mundo e na Igreja não são nada que o Espírito Santo não possa resolver.
Oração: Pai, coloca um sorriso no meu rosto, uma ‘mola’ nos meus pés e alegria no meu coração. Eu Te agradeço pela vitória de Jesus.
Promessa: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado; de modo que o Filho do Homem é senhor até do sábado.” (Mc 2,27.28)
Louvor: O Papa São Fabiano foi louvado por São Cipriano, como ‘um homem incomparável, a glória daqueles cuja morte corresponde à santidade de suas vidas’.