01/05/2025 - MERGULHADO NO ESPÍRITO
Quinta-feira, 01 de Maio de 2025 – São José Operário
Gn 1,26-2,3 ou Cl 3,14.15.17.23.24
Sl 90(89),2-4.12-14.16
Mt 13,54-58
MERGULHADO NO ESPÍRITO
“Em tudo o que fizerdes ponde a vossa alma, como para o Senhor e não para homens.” (Cl 3,23)
Há muitos anos atrás, ainda um adulto jovem, eu fui escalado para fazer uma apresentação sobre oração em um retiro para jovens. Na manhã da apresentação, levantei ainda durante a madrugada para orar ao Espírito Santo pela palestra e por todos os que iriam ouvi-la. Enquanto caminhava em direção ao local da palestra, eu fui atingido pela intensidade da claridade do céu ao amanhecer. A constelação da Ursa Maior estava diretamente acima, virada de cabeça para baixo de tal modo que parecia que seu conteúdo estava sendo derramado sobre todo o local do retiro. Eu fiquei atônito ao pensar nos incontáveis trilhões de graças sendo derramados diretamente sobre nós;
“…O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (Rm 5,5) “Com efeito, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque ele dá o Espírito sem medida.” (Jo 3,34) Deus derrama o Espírito sobre nós (Tt 3,5.6). Os dons do Espírito são derramados sem medida, mas cabe a nós recebê-los e usá-los. Quando mais nós usamos os dons do Espírito, mais nós recebemos (Mc 4,25). O Espírito nos leva a obedecer a Deus, e quanto mais obedecermos, mais nós receberemos do Espírito (At 5,32). Mas se não obedecermos a Deus e nos recusarmos a usar os dons do Espírito, nós, com efeito, iremos nos cobrir com um ‘guarda-chuvas espiritual’ e permanecer secos(as) debaixo da enxurrada do Espírito.
Retire qualquer ‘guarda-chuvas espiritual’. Beba intensamente do Espírito. “…Recebei o Espírito Santo.” (Jo 20,22) “Se vivemos pelo Espírito, pelo espírito pautemos também a nossa conduta.” (Gl 5,25)
Oração: Espírito Santo, encharca a minha alma de modo que eu possa encharcar outras pessoas com a Tua graça.
Promessa: “Nós somos testemunhas destas coisas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu aos que lhe obedecem.” (At 5,32)
Louvor: São José foi alcançado pelo dom do discernimento do Espírito Santo através do reconhecimento instantâneo e da obediência aos múltiplos sonhos de Deus (Mt 1,20.21; 2,13.14.19-22).
02/05/2025 - O BONDOSO TESTE DE DEUS
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025 – Santo Atanásio
At 5,34-42
Sl 27(26),1.4.13.14
Jo 6,1-15
O BONDOSO TESTE DE DEUS
Jesus “…disse a Filipe: ‘Onde compraremos pão para que eles comam’? Ele falava assim para pô-lo à prova …” (Jo 6,6)
O teste de um professor não é uma punição. Ele é feito para fazer os estudantes crescerem. Como exemplo, nós temos que passar em um teste para receber uma carteira de motorista. Falhar no teste não é uma punição. É melhor ganhar experiência que nos ajudará a passar no próximo teste.
Os testes de Deus são destinados a nos aprofundar, nos fazer mais santos(as) e mais dependentes de Sua graça, sem a qual nós nada podemos fazer (Jo 15,5). Quando Deus nos testa, nós não somente viemos a nos conhecer melhor, mas também a conhecê-Lo mais profundamente.
Nesta terra, nós temos testes do Senhor (Dt 4,34; 8,2), julgamentos da vida, tentações e julgamentos do reino das trevas, e purificações. “Filho, se te dedicares ao Senhor, prepara-te para a prova.” (Eclo 2,1) Deus “…perscruta o nosso coração.” (1Ts 2,4) Os julgamentos que enfrentamos não são nada comparados com a glória a ser revelada em nós (Rm 8,18) Deus planeja conhecer o que temos no coração e se vamos observar Seus mandamentos ou não (Dt 8,2). “…É Iahweh vosso Deus que vos experimenta, para saber se de fato amais a Iahweh vosso Deus com todo o vosso coração e com todo o vosso ser.” (Dt 13,4) “Apesar de tudo, agradeçamos ao Senhor nosso Deus que nos põe à prova como a nossos pais.” (Jt 8,25) Entretanto, nós não temos que testar Deus (Dt 6,16; Jt 8,12). Jesus repreendeu Satanás especificamente por tentar testar Deus (Mt 4,7).
As Escrituras falam do ouro sendo testado no fogo (1Pd 1,6.7). Portanto, considerem seus testes e julgamentos como purificações de Deus para fazer vocês brilharem mais intensamente. Preparem-se para seus testes estudando as respostas contidas na Bíblia Sagrada e os ensinamentos da Igreja, particularmente no Catecismo da Igreja Católica. Façam uma sólida preparação para passar em Seus testes. Então alegrem-se em todos os julgamentos (Tg 1,2).
Oração: Pai, ajuda-me a me preparar para os teus testes mais seriamente do que eu tenha me preparado para os exames escolares.
Promessa: “Iahweh é minha luz e salvação: de quem terei medo? …” (Sl 27(26),1)
Louvor: Santo Atanásio lutou contra a negação da divindade de Jesus por quase todos os seus setenta e sete anos.
03/05/2025 - ESPERANÇA PARA O FRACO
Sábado, 03 de Maio de 2025 – São Filipe e São Tiago, Apóstolos
1Cor 15,1-8
Sl 19(18),2-5
Jo 14,6-14
ESPERANÇA PARA O FRACO
“Diz-lhe Jesus: ‘Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe?’.” (Jo 14,9)
São Filipe seguiu Jesus durante anos sem conseguir conhecê-Lo completamente. Jesus testou a fé de Filipe antes que Ele multiplicasse os pães e os peixes, Filipe não passou no teste (Jo 6,6-13). Quando alguns Gregos quiseram ver Jesus (Jo 12,21), Filipe não lhes disse que viessem e vissem Jesus, como ele havia dito anteriormente a São Natanael (Jo 1,45.46). Ao invés disso, Filipe foi falar com Santo André, como se tivesse perdido a confiança em como levar alguém a Jesus (Jo 12,22).
Filipe precisava crescer na fé. Mas em sua fraqueza, o poder de Deus encontrou perfeição (2Cor 12,9). Deus deu Seu poder a Filipe no primeiro Pentecostes Cristão. Depois de Pentecostes, ele se tornou uma nova pessoa. Foi um grande líder na Igreja nascente, um dos primeiros missionários e mártir por amor a Jesus.
Todos nós somos como Filipe. Somos “…[carnais], [vendidos] como [escravos] ao pecado.” (Rm 7,14) Todavia, também somos como Filipe naquilo que somos chamados(as) a viver como novas criaturas através de um novo Pentecostes. O Espírito Santo nos confirma, isto é, nos fortalece. Desse modo, o poder de Deus alcança a perfeição em nossa fraqueza. Jesus promete que nós, os(as) fracos(as), receberemos poder quando o Espírito Santo descer sobre nós (At 1,8). Espírito Santo de poder, vinde sobre os(as) fracos(as)!
Oração: Pai, concede-me o Pentecostes de uma vida.
Promessa: “Posteriormente, apareceu a Tiago, e, depois, a todos os apóstolos. Em último lugar, apareceu também a mim [Paulo] como a um abortivo.” (1Cor 15,7.8)
Louvor: São Filipe levou um futuro apóstolo, São Natanael, a Jesus (Jo 1,45.46).
Louvor: Santo Atanásio lutou contra a negação da divindade de Jesus por quase todos os seus setenta e sete anos.
04/05/2025 - A ALEGRIA DA PERSEGUIÇÃO
Domingo, 04 de Maio de 2025 – 3º Domingo da Páscoa
At 5,27-32.40.41
Sl 30(29),2.4-6.11-13
Ap 5,11-14
Jo 21,1-19
A ALEGRIA DA PERSEGUIÇÃO
“Quanto a eles, [os apóstolos] saíram do recinto do Sinédrio regozijando-se, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo Nome.” (At 5,41)
Como vocês sabem se estão realmente entrando no Espírito da Páscoa? Vocês estão sendo perseguidos por causa do seu testemunho por Cristo ressuscitado? Estão alegres por terem sido julgados merecedores desta perseguição? Perseguição e alegria são os sinais reveladores de uma Páscoa real – não por perseguição ou por alegria, mas pelas duas, perseguição e alegria.
Isto não significa que nós temos que nos sentir bem por causa da perseguição, mas, ao invés disso, que nós nos alegremos sempre no Senhor não importa o motivo (Fl 4,4). Alguns Cristãos podem afirmar que estão testemunhando por Jesus, mas não estão sendo perseguidos, porque aqueles ao seu redor são pessoas muito boas para fazer essas coisas. Possivelmente o Senhor os(as) poupou da perseguição por um certo tempo, mas muito provavelmente eles(as) não estão proclamando integralmente o Evangelho radical de Cristo ressuscitado.
Quando pessoas não creem em Cristo ressuscitado, a perseguição é uma resposta natural à agitada, estonteante e transformadora mensagem da Ressurreição. Não existe nada que possa agitar as pessoas mais do que a Ressurreição (Mt 28,11-15). Uma vez que Jesus ressuscitou e a morte foi vencida, as pessoas têm que mudar o seu modo de viver drástica e radicalmente. Este desafio irá resultar em arrependimento ou perseguição, ou possivelmente em ambos. Estas reações resultam em alegria para os Cristãos (Lc 15,7; At 5,41).
Oração: Pai, que eu possa me alegrar mais na perseguição do que no prazer.
Promessa: “…Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!” (Ap 5,13)
Louvor: Louvor a Jesus ressuscitado, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, a única Esperança para o mundo!
05/05/2025 - JESUS, VERDADEIRAMENTE PRESENTE NA EUCARISTIA
Segunda-feira, 05 de Maio de 2025
At 6,8-15
Sl 119(118),23.24.26.27.29.30
Jo 6,22-29
JESUS, VERDADEIRAMENTE PRESENTE NA EUCARISTIA
“…A obra de Deus é que creiais naquele que ele enviou.” (Jo 6,29)
Durante esta semana, a Igreja irá ler para nós o sexto capítulo do Evangelho de João, o discurso do Pão da Vida. Jesus revela a profunda verdade que Ele é o Pão descido do céu para nós comermos e termos a vida eterna (Jo 6,50,51). Na primeira metade deste discurso, Jesus nos diz várias vezes que nós temos que crer que Ele é o Pão da Vida (Jo 6,29-51). Ele começa este discurso declarando que crer n’Ele é a própria obra de Deus e que nós temos que aceitar durante a nossa vida (Jo 6,29).
Neste Tempo Pascal, a Igreja, em alguns lugares, está concluindo três anos de Reavivamento Eucarístico. O discurso do Pão da Vida em João 6 é o ‘grand finale’ deste Reavivamento. No final do discurso, “muitos de seus discípulos, ouvindo [Jesus] disseram: ‘Essa palavra é dura! Quem pode escutá-la’?” (Jo 6,60) Eles “…voltaram atrás e não andavam mais com ele.” (Jo 6,66) Isto ainda acontece hoje, como algumas pesquisas que mostram que muitos católicos não acreditam na Real Presença de Jesus na Santa Eucaristia.
Façam “…a obra de Deus …” (Jo 6,29) Estudem o discurso do Pão da Vida no Capítulo 6 do Evangelho de João. Estudem outros textos sobre a Real Presença na Eucaristia, particularmente as seções 1322 a 1419 do Catecismo da Igreja Católica. O ensinamento é claro, e os bispos estão trabalhando para reavivar a crença em Jesus Eucarístico. Vocês creem no que Jesus revela sobre Si mesmo na Eucaristia? Vocês realmente creem que Jesus está verdadeiramente presente na Santa Eucaristia? Ou vocês também irão deixá-Lo? (Jo 6,67).
Oração: Pai, “faze-me entender os caminhos dos Teus preceitos, e eu meditarei sobre as tuas maravilhas.” (Sl 119(118),27)
Promessa: “…Deus, o Pai, marcou [Jesus] com seu selo.” (Jo 6,27)
Louvor: Sonia tem sido um instrumento fundamental para levar vários de seus vizinhos a uma nova vida em Jesus.
06/05/2025 - SEJA MAIS
Terça-feira, 06 de Maio de 2025
At 7,51-8,1
Sl 31(30),3.4.6-8.17.21
Jo 6,30-35
SEJA MAIS
“Então lhe perguntaram: ‘Que sinais realizas, para que vejamos e creiamos em ti? Que obra fazes?’.” (Jo 6,30)
Perguntaram a Jesus: “…Que obra fazes?” (Jo 6,30) Jesus respondeu, não dizendo o que Ele fazia, mas Quem Ele era. Jesus disse: “…Eu sou o pão da vida…” (Jo 6,35) A vida em Cristo não é essencialmente o que nós fazemos, mas é o que nós somos em Jesus.
Santo Estevão foi um trabalhador bem sucedido. Ele assumiu uma posição administrativa cheia de dificuldades e sucessivas soluções de problemas (At 6,1-7). Ele ainda recebeu dons de pregação e evangelização. Mas Estevão não estava primeiramente interessado em continuar o seu bom trabalho. A prioridade dele era ser discípulo do Senhor, mesmo que isso significasse que a sua obra na terra tivesse que terminar e ele se tornasse o primeiro mártir Cristão.
Quando enfatizamos quem nós somos mais do que o que nós fazemos, nós não tornamos nosso trabalho menos importante, mas mais importante. A obra que expressa quem nós somos em Cristo é a obra mais importante do mundo. Quando nos concentramos em ser filhos(as) de Deus, somos operários(as) de Deus em um sentido sublime (Ef 2,10).
Neste Tempo Pascal, que as nossas obras ressuscitem da morte do orgulho, do egoísmo e da cobiça. Que possamos trabalhar por causa de quem nós somos em Cristo ressuscitado (Cl 3,23).
Oração: Pai, ensina-me a ser o que Tu desejas. Que minhas ações venham sempre de quem eu sou em Ti.
Promessa: “Depois, caindo de joelhos, gritou em voz alta: ‘Senhor, não lhes leve em conta este pecado’. E dizendo isto, adormeceu.” (At 7,60)
Louvor: Marcos e Patrícia confiaram em Deus e foram abençoados com seis filhos.
07/05/2025 - ONDE EXISTE A SUA VONTADE, EXISTE UM CAMINHO
Quarta-feira, 07 de Maio de 2025
At 8,1-8
Sl 66(65),1-7
Jo 6,35-40
ONDE EXISTE A SUA VONTADE, EXISTE UM CAMINHO
“E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nada daquilo que ele me deu…” (Jo 6,39)
O alimento de Jesus era fazer a vontade de Seu Pai (Jo 4,34). Jesus nos ensinou a orar para que a vontade de Seu Pai seja feita assim na terra como no céu (Mt 6,10). Ele também prometeu: “…aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, este é meu irmão, irmã e mãe.” (Mt 12,50) Jesus insistia que somente aqueles(as) que fazem a vontade do Pai podem entrar em Seu reino (Mt 7,21).
Na agonia antes de Sua morte, Jesus orou a Seu Pai: “…não seja feito como eu quero, mas como tu queres.” (Mt 26,39) Jesus disse ao Seu Pai: “…Eis que eu vim para fazer a tua vontade …” (Hb 10,9) “E graças a esta vontade é que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas.” (Hb 10,10) “Sim, esta é a vontade de meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tem a vida eterna …” (Jo 6,40)
Assumam como um ato de vontade sempre unirem a sua vontade à vontade de Jesus e desse modo estarem unidos(as) à vontade do Pai para sempre.
Oração: Pai, eu vim para fazer a Tua vontade (Hb 10,9). “…No rolo do livro foi-me prescrito realizar a tua vontade; meu Deus, eu quero ter a tua lei dentro das minhas entranhas.” (Sl 40(39),8.9)
Promessa: “De muitos possessos os espíritos impuros saiam, dando grandes gritos, e muitos paralíticos e coxos foram curados.” (At 8,7)
Louvor: Maurício venceu o vício das drogas abandonando-se diariamente à misericórdia e providência de Jesus.
08/05/2025 - SEGREDOS PARA ENTENDER A BÍBLIA
Quinta-feira, 08 de Maio de 2025
At 8,26-40 ,
Sl 66(65),8.9.16.17.20
Jo 6,44-51
SEGREDOS PARA ENTENDER A BÍBLIA
“…[Filipe] perguntou-lhe: ‘Entendes o que estás lendo’? ‘Como poderia, disse ele, se alguém não me explicar’? …” (At 8,30.31)
Alguns(umas) de vocês que estão lendo este ““Um Pão, Um Corpo”” são certamente bem mais inteligentes do que eu sou e conhecem mais sobre a Bíblia do que eu. Então por que estão lendo esse texto? O Senhor dispôs que nós precisamos de outras pessoas para nos ajudar a entender melhor a Bíblia. Como exemplo, o eunuco Etíope, “…alto funcionário de Candace, rainha da Etiópia, que era superintendente de todo o seu tesouro…” (At 8,27), provavelmente era mais inteligente do que o diácono Filipe. Mas ele não podia entender a parte da Bíblia que estava lendo sem ter Filipe para explicá-la para ele (At 8,31). Admiravelmente, como um Diácono ordenado, Filipe ensinou-o com a autoridade da Igreja.
Alguns(umas) de vocês lendo isto podem conhecer pouco sobre a Bíblia. No entanto, o Senhor pode ter escolhido vocês para iluminar aqueles(as) superiores a vocês em inteligência e conhecimento da Bíblia. O Senhor se alegra no Espírito Santo de ter “…[ocultado] essas coisas aos sábios e entendidos, a as [revelado] aos pequeninos…” (Lc 10,21)
Portanto, para entender a Bíblia tão bem quanto seja possível nós precisamos ser humildes, dóceis e desejosos(as) de aprender de outras pessoas. Precisamos também perceber que o Senhor nos deu uma compreensão sobre as Escrituras que outras pessoas precisam ver. Portanto, com humildade e docilidade busquem a luz que o Espírito Santo está fazendo brilhar através de outras pessoas. Então ‘deixem a luz do céu entrar’.
Oração: Pai, que a minha humildade possa exceder em muito a minha inteligência (Pr 3,5.6). Permite que Tua Palavra arda em meu coração (Lc 24,32).
Promessa: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia.” (Jo 6,44)
Louvor: José e Marta, que cresceram em uma comunidade familiar, começaram uma outra comunidade por eles mesmos.
09/05/2025 - COM DEUS NADA É IMPOSSÍVEL
Sexta-feira, 9 de Maio de 2025 – Santa Luísa de Marillac
At 9,1-20
Sl 117(116),1.2
Jo 6,52-59
COM DEUS NADA É IMPOSSÍVEL
“E aqui está com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.” (At 9,14)
Os Cristãos de Damasco sabiam que Saulo estava se aproximando da cidade, planejando prendê-los se falassem de Jesus (At 9,13.14). Dias antes da vinda de Saulo, alguns devem ter tido pesadelos sobre um possível aprisionamento, desintegração de casamentos e famílias, sofrimentos e torturas. Alguns podem ter tido um segundo pensamento quanto a seguir Jesus em vista de inevitáveis sofrimentos.
Imaginem a sua alegria quando ouviram que Jesus tanto Se identificara com eles quando estavam sendo perseguidos como Ele foi (At 9,4.5) Que alegria eles devem ter sentido ao ouvir que Jesus não somente havia impedido Saulo de feri-los, mas também o havia convertido em um poderoso evangelizador. Podem vocês imaginar como eles se sentiram ouvindo a voz de Saulo abrandada para “…[confundir] os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.”? (At 9,22)
A conversão de Saulo certamente deu aos Cristãos grande confiança que “…para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37) Através da conversão de Saulo, Jesus garantiu a eles, como depois garantiu a Saulo (agora São Paulo), a confiança de continuar testemunhando sem medo (At 18,9.10). A conversão de Saulo também é hoje um sinal para nós nunca temermos a perseguição por nossa fé. Jesus pode instantaneamente transformar pecadores em santos, converter perseguidores em evangelizadores, e transformar inimigos em aliados. Não tremam diante dos Saulos em suas vidas. Digam a eles que Jesus é Senhor. Então esperem que Ele faça coisas maiores do que vocês podem imaginar (Ef 3,20).
Oração: Senhor Jesus, que nós nunca venhamos a colocar limites a Ti. Usa-nos para promover muitas conversões neste ano.
Promessa: “Pois seu amor por nós é forte, e sua verdade é para sempre!” (Sl 117(116),2)
Louvor: “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são insondáveis seus juízos e impenetráveis seus caminhos!” (Rm 11,33)
10/05/2025 - CORRAM PARA ISSO
Sábado, 10 de Maio de 2025 – São Damião de Molokai – São João de Ávila
At 9,31-42
Sl 116(115),12-17
Jo 6,60-69
CORRAM PARA ISSO
“Encontrou ali um homem chamado Enéias, que havia oito anos estava de cama: era paralítico. Pedro então lhe disse: ‘Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e toma o teu leito’.” (At 9,33.34)
A primeira cura da Igreja nascente registrada nos Atos dos Apóstolos foi a cura de um homem nascido aleijado (At 3,1-10). Depois, São Pedro curou “…Enéias, que havia oito anos estava de cama: era paralítico.” (At 9,33) São Paulo também curou um homem aleijado desde o nascimento (At 14,8-10). Dentre as muitas curas feitas pelo Espírito na Igreja nascente, a cura de aleijados é uma das mais enfatizadas.
Esta é a maneira de Deus dizer “…Quão maravilhosos os pés dos que anunciam boas notícias.” (Rm 10,15; ver Is 52,7) A vida Cristã envolve muito trabalho dos pés. A Igreja precisa caminhar no Espírito antes de falar ao mundo. A Igreja não deveria ser aleijada e paralisada; ela deveria estar “…andando, saltando e louvando a Deus.” (At 3,8) Nós temos que ser como a ressuscitada Tabita (em grego Dorcas), correndo e saltando no encanto e liberdade de Cristo. Todos(as) nós somos aleijados(as) desde o nascimento, mas agora somos curados(as) e libertados(as) através do novo nascimento do Batismo.
Sendo assim, Cristãos, corram para isso. “Não sabeis que aqueles que correm no estádio, correm todos, mas um só ganha o prêmio?” (1Cor 9,24) Que toda a sua atenção esteja na linha de chegada, para “…o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus.” (Fl 3,14) “…Correi, portanto, de maneira a consegui-lo.” (1Cor 9,24)
Oração: Pai, que eu possa correr como Maria Madalena correu na manhã da Ressurreição (Jo 20,2).
Promessa: “…Senhor, a quem iremos? Tens palavras de vida eterna.” (Jo 6,68)
Louvor: São Damião de Molokai deu a sua vida pelos doentes terminais, pelos abandonados e pelos esquecidos.
11/05/2025 - O MISTÉRIO DO PASTOR DE OVELHAS
Domingo, 11 de Maio de 2025 – 4º Domingo da Páscoa
At 13,14.43-52
Sl 100(99),1-3.5
Ap 7,9.14-17
Jo 10,27-30
O MISTÉRIO DO PASTOR DE OVELHAS
“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão, e ninguém as arrebatará de minha mão.” (Jo 10,27.28)
O dia de hoje é tradicionalmente chamado de ‘Domingo do Bom Pastor’. A imagem de Deus como um Pastor é antiga e poderosa. As pessoas de quase todas as culturas têm sido e são profundamente inspiradas e consoladas pela imagem do Bom Pastor. Milhões de pessoas têm orado com todo o seu coração “Iahweh é meu pastor, nada me falta.” (Sl 23(22),1)
Entretanto, algumas culturas desprezam os pastores (Gn 46,34). De fato, o tradicional conflito entre pastores de ovelhas e fazendeiros é o cenário para o primeiro assassinato da história (Gn 4,2-8). Até mesmo os apóstolos de Jesus, que ouviram d’Ele mesmo a revelação como o Bom Pastor, tiveram dificuldades quanto a esta imagem (Jo 10,6).
A imagem de Deus como Bom Pastor não deveria ser impensadamente aceita nem negligentemente desprezada. Vamos nos aprofundar nesta grande revelação do Evangelho de João sobre a dinâmica do nosso relacionamento com o Senhor: a imagem de Jesus, o Bom Pastor.
Dificilmente nós apresentamos um ‘dever de casa’ neste livreto. Hoje, no entanto, seu ‘dever de casa’ é ler João 10 e Ezequiel 34. Prestem atenção nas referências cruzadas. Orem para que o Espírito Santo os(as) ensine sobre a verdade e o mistério da imagem do Bom Pastor.
Oração: Pai, faz de mim um(a) discípulo(a) de acordo com os Teus padrões.
Promessa: “Nunca mais terão fome, nem sede, o sol nunca mais os afligirá, nem qualquer calor ardente; pois o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, conduzindo-os até as fontes de água da vida. E Deus enxugará toda lágrima de seus olhos.” (Ap 7,16.17)
Louvor: Aleluia! Jesus ressuscitou! “Morte, onde está a tua vitória? Morte, onde está o teu aguilhão?” (1Cor 15,55) Aleluia!
12/05/2025 - MORRER POR ...
Segunda-feira, 12 de Maio de 2025 – Sâo Nereu – Santo Aquiles – São Pancrácio
At 11,1,18
Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4
Jo 10,1-10
MORRER POR …
“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo …” (Jo 10,9)
Jesus, o Bom Pastor, veio para que nós possamos ter vida em abundância (Jo 10,10). Paradoxalmente, a vida é dada através da morte (Jo 12,24). Para dar vida às Suas ovelhas, Jesus o Bom Pastor entrega Sua vida pelas Suas ovelhas (Jo 10,11.15.17).
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (Jo 15,13) “Dificilmente alguém dá a vida por um justo; por um homem de bem talvez haja alguém que se disponha a morrer, Mas Deus demonstra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores.” (Rm 5,7.8)
Nós, ‘os(as) mortos(as) por …’ não podemos ajudar, mas fazer a pergunta: “Como retribuirei a Iahweh todo o bem que ele me fez?” (Sl 116(115),12(3)) “Ora, ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles.” (2Cor 5,15) Entreguem suas vidas por amor a Jesus crucificado e ressuscitado (Lc 9,24).
Oração: Jesus, entregastes a Tua vida por mim. Eu entrego a minha vida por Ti.
Promessa: “Ora, apenas começara eu a falar, caiu o Espírito Santo sobre eles, assim como sobre nós no princípio.” (At 11,15)
Louvor: São Pancrácio tinha uma fé ardente em Cristo desde tenra idade e sofreu o martírio com quatorze anos.
13/05/2025 - “NISSO DEVEIS ALEGRAR-VOS ...” (1Pd 1,6)
Terça-feira, 13 de Maio de 2025 – Nossa Senhora de Fátima
At 11,19,26
Sl 87(86),1-7
Jo 10,22-30
“NISSO DEVEIS ALEGRAR-VOS …” (1Pd 1,6)
“Quando [Barnabé] chegou, e viu a graça que vinha de Deus, alegrou-se …” (At 11,23)
Eu estava justamente distribuindo várias cartas de leitores de ““Um Pão, Um Corpo””. Cada carta era um encorajamento de um leitor fiel que usa “Um Pão, Um Corpo” durante suas orações, e cada pessoa expressava sua gratidão, encorajamento, e amor. Esses(as) leitores(as) são como São Barnabé, oferecendo encorajamento para nós a permanecermos firmes em nosso compromisso de produzir “Um Pão, Um Corpo” (At 11,23).
Essas cartas nos dão muita alegria pois nós “…[vemos] a graça que [vem] de Deus …” (At 11,23) Muitos(as) dos que leem “Um Pão, Um Corpo” se comprometeram com a oração diária e a leitura das Escrituras. Vocês participam da Missa sempre que possível e quando impossibilitados(as) de participar da Missa, seguem-na pelos meios de comunicação. Vocês, alegremente divulgam a Palavra de Deus e testemunham por Jesus a partir do amor abundante de seus corações (Lc 6,45). Uma das cartas dizia: ‘Eu amo divulgar a Palavra sempre que tenho a oportunidade’.
Nós damos graças a Deus por vocês (1Ts 1,2; Cl 1,3; Fl 1,3) e nos alegramos por sua fecundidade para com o Senhor. Com amor, nós “…pedimos e exortamos no Senhor Jesus … deveis ainda progredir.” (1Ts 4,1) Vocês estão fazendo grandes coisas; em Jesus vocês podem fazer coisas ainda maiores (Jo 14,12). Continuem a produzir frutos do seu amor por Jesus (Lc 3,8).
Oração: Pai, eu Te agradeço pela nuvem de testemunhas com a qual Tu nos envolveis (Hb 12,1).
Promessa: “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem; eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão …” (Jo 10,27.28)
Louvor: José comprou um rosário enquanto esteve em Fátima. Ele pediu a Nossa senhora de Fátima para lhe mostrar com quem ele deveria se casar, e prometeu dar o rosário para sua futura esposa. Anos depois, ele encontrou uma mulher muito fiel. Quando ele a pediu em casamento, deu-lhe o rosário.
14/05/2025 - VOCÊ PODE SER UM CANDIDATO?
Quarta-feira, 14 de Maio de 2025 – São Matias, Apóstolo
At 1,15-17.20-26
Sl 113(112),1-8
Jo 15,9-17
VOCÊ PODE SER UM CANDIDATO?
“Lançaram a sorte sobre eles, e a sorte veio a cair em …” (At 1,26)
São Matias foi escolhido como apóstolo para substituir Judas. José Barsabás não foi escolhido; ele foi preterido. Você alguma vez foi preterido(a) em uma promoção no trabalho, trocado(a) por um(a) homem(mulher) mais atraente, ou perdido a atenção de seus pais para seu irmão? E agora, o que você vai fazer?
Tudo o que sabemos sobre José Barsabás é o seguinte:
– José seguia Jesus onde quer que Ele fosse (At 1,21).
– José foi fiel durante todo o tempo. Permaneceu na companhia dos discípulos do início ao fim (At 1,22).
– José não procurou honrar a si mesmo, mas foi indicado pelos outros (At 1,23).
– José era um poderoso e fiel discípulo, merecedor de ser um apóstolo.
– José juntou-se aos líderes e a Matias buscando humildemente a vontade de Deus (At 1,24).
– José estava pronto para servir a Deus se tivesse sido escolhido.
Depois que Matias foi escolhido, não ouvimos mais falar de José. Contudo, é como se José respondesse a não ser escolhido vivendo a mesma vida de fé e compromisso de sempre. José pode não ter sido escolhido, mas ele tinha todos os predicados.
Assim como José, nós podemos ser fiéis servos(as) de Deus, “…cada um [de nós agindo] segundo os dons que o Senhor [nos] concedeu.” (1Cor 3,5) Mesmo se preteridos(as) em alguma promoção ou favor, nós somos sempre “…diante de Deus [eleitos(as)] e [preciosos(as)].” (1Pd 2,4) Escolham permanecer fiéis, agradecidos(as), e humildes. Escolham ser ‘candidatos(as)’.
Oração: Pai, eu sou Teu(Tua) servo(a). Faz comigo o que for da Tua vontade. Eu Te servirei com alegria do modo que me escolheres (Sl 100(99),2).
Promessa: “Ele ergue o fraco da poeira e tira o indigente do lixo.” (Sl 113(112),7)
Louvor: “Pelas mãos dos apóstolos (inclusive São Matias) faziam-se numerosos sinais e prodígios no meio do povo.” (At 5,12)
15/05/2025 - REALIZANDO A MISSÃO IMPOSSÍVEL
Quinta-feira, 15 de Maio de 2025 – Santo Isidoro
At 13,13-25
Sl 89(88),2.3.21.22.25.27
Jo 13,16-20
REALIZANDO A MISSÃO IMPOSSÍVEL
“…João, separando-se deles, voltou para Jerusalém.” (At 13,13)
João Marcos tinha acompanhado São Barnabé e São Paulo em uma missão de socorro para ajudar os Cristãos Judeus famintos (At 12,25). Depois, João Marcos acompanhou Barnabé e Paulo na primeira missão evangelizadora da Igreja (At 13,5). Todavia, João Marcos desligou-se da missão (At 13,13).
Existe uma grande diferença entre uma missão de socorro e uma missão evangelizadora. Muitos(as) de nós estivemos em missões de socorro. Dedicamos nosso tempo, energia e dinheiro para ajudar os pobres, os sofredores e vítimas de tragédias. No entanto, poucas pessoas estiveram em missões evangelizadoras. Missões de socorro são muitos importantes e muitas vezes são uma questão de vida ou morte. Missões evangelizadoras, contudo, são de suma importância e uma questão de vida eterna ou morte. ‘Os leigos realizam a sua missão profética também pela evangelização, isto é, pelo anúncio de Cristo, concretizado no testemunho da vida e na palavra. Para os leigos, esta ação evangelizadora adquire um caráter específico e uma particular eficácia, por se realizar nas condições ordinárias da vida secular’. (CIC, 905). Geralmente, nós precisamos de um amor mais forte para seguir em uma missão evangelizadora do que em uma missão de socorro. Muitas vezes teremos de enfrentar batalhas espirituais mais severas numa missão evangelizadora mais do que em qualquer outra atividade.
Nós podemos criticar João Marcos (São Marcos) por deixar a primeira missão evangelizadora Cristã, mas muitos(as) de nós nunca deixamos porque nunca iniciamos. Se nós tivéssemos nos desligado, deveríamos seguir São Marcos no exemplo, no arrependimento e retomar a missão. “Se [compreendermos] isso e o [praticarmos], felizes [seremos].” (Jo 13,17)
Oração: Pai, que eu nunca pare antes de cumprir a Tua vontade.
Promessa: “Em verdade, em verdade, vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.” (Jo 13,20)
Louvor: Santo Isidoro, um camponês, começava todos os seus dias com a Missa. Ele e sua esposa foram canonizados.
16/05/2025 - INTIMADO(A) COMO TESTEMUNHA
Sexta-feira, 16 de Maio de 2025
At 13,26-33
Sl 2,6-11
Jo 14,1-6
INTIMADO(A) COMO TESTEMUNHA
“E, por muitos dias apareceu aos que com ele tinham subido da Galiléia para Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.” (At 13,31)
Através de todo Atos dos Apóstolos, o Senhor repetidamente nos manda sermos Suas testemunhas (At 1,8; 2,32; 3,15; 10,39; 13,31). Agora que já passamos da metade do caminho do Tempo Pascal, é apropriado nos perguntarmos a nós mesmos(as) se temos obedecido ao mandamento do Senhor de sermos Suas testemunhas. Com sorte, nós fizemos isso através de nossa vida Cristã e até mesmo mais intensamente neste Tampo Pascal.
Se você fosse intimado(a) como testemunha em um tribunal humano, você obedeceria? Se não, você enfrentaria as consequências desse desacato. Cada Cristão é intimado diariamente e às vezes com muita frequência a testemunhar por Jesus. Se nos recusamos a obedecer, enfrentaremos não as consequências do desacato, mas as consequências das acusações de Deus. Temos que obedecer e testemunhar (At 5,27-32).
O Senhor insiste nisso porque Ele nos ama tanto que morreu na cruz por nós e Ele quer que todos sejam salvos por Sua morte (1Tm 2,4). Para sermos salvos(as), temos que aceitar Jesus como nosso Salvador, Senhor e Deus, viver o nosso Batismo e perseverar na Sua graça. Aqueles(as) que já tiverem feito isso são chamados(as) a testemunhar por Jesus e convidar outras pessoas a aceitar Jesus. Testemunhar por Jesus é uma parte essencial do plano de Deus. Se nós amamos a Jesus e às pessoas, temos que testemunhar por Jesus.
Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me dar o poder de testemunhar por Jesus (At 1,8).
Promessa: “…ninguém vem ao Pai a não ser por mim.” (Jo 14,6)
Louvor: O conhecimento sobre a comunhão dos santos tem sido uma benção para Marcos desde que se tornou Católico.
17/05/2025 - VIDA NA PALAVRA
Sábado, 17 de Maio de 2025
At 13,44-52
Sl 98(97),1-4
Jo 14,7,14
VIDA NA PALAVRA
“Assim, a palavra do Senhor difundia-se por toda a região.” (At 13,49)
A Palavra do Senhor está sedo levada neste momento através de sua região e através do mundo. No entanto, se existe um pecado não arrependido na sua vida, você será manipulado(a) para rejeitar e se opor à Palavra de Deus (At 13,45.46). Mas se você se arrepender, você crerá na Palavra de Deus, se alegrará nela e a ela responderá com louvor (At 13,48). Isso pode resultar que você seja perseguido(a) por aqueles que rejeitam a Palavra de Deus. Mas, você será “…[repleto] de alegria e do Espírito Santo.” (At 13,52), pois foi privilegiado(a) não somente por crer na Palavra de Deus mas também por sofrer por ela (Fl 1,29). Em seu sofrimento por aceitar a Palavra de Deus, o Espírito Santo repousará sobre você (1Pd 4,14) e você poderá realizar obras maiores do que as que Jesus fez (Jo 14,12). Isto porque tudo o que você pedir em Seu nome, Ele o fará (Jo 14,14).
Quando aceitamos a Palavra de Deus, entramos em um novo modo de viver. Na Palavra de Deus, “…nós recebemos graça por graça.” (Jo 1,16) Vivendo a Palavra de Deus, nós caminhamos na Verdade que nos liberta (Jo 8,31.32). Aceite, permaneçam e leve a Palavra de Deus.
Oração: Pai, que eu possa tremer diante da Tua Palavra (Is 66,2).
Promessa: “…Os confins da terra contemplaram a salvação do nosso Deus.” (Sl 98(97)3)
Louvor: José tomou a decisão de dedicar mais tempo a Jesus no Santíssimo Sacramento assumindo o compromisso de fazer uma hora de adoração toda semana.
18/05/2025 - LIÇÕES DURAS
Domingo, 18 de Maio de 2025 – 5º Domingo da Páscoa – Papa São João I
At 14,21-27
Sl 145(144),8-13
Ap 21,1-5 Jo 13,31-35
LIÇÕES DURAS
“…É preciso passar por muitas tribulações …” (At 14,22)
Ao final da primeira viagem missionária Cristã, São Paulo e São Barnabé orientaram os seus discípulos: “…É preciso passar por muitas tribulações para entrar no Reino de Deus.” (At 14,22) Tribulações, com efeito, muitas tribulações, são um oferecimento para um discípulo, apesar de Jesus dar um jugo suave e um fardo leve (Mt 11,29.30).
A vida é dura. Isso não é ideia do Senhor. Ele não cometeu o pecado original, nem criou “…morte, nem luto, nem clamor, e nem dor …” (Ap 21,4; ver Sb 1,13) Ele irá finalmente abolir todos esses males. Por nossos pecados, nós tornamos a nossa vida dura e o Senhor tem permitido que isso continue.
Pelo pecado, endurecemos os nossos corações. Objetos duros podem ser quebrados por outros objetos mais duros (Pr 21,17). O Senhor pode usar vidas duras para quebrar e abrir os nossos corações duros. Assim Ele nos deixa ‘aprender do modo difícil’ de modo que possamos nos arrepender (Mc 1,15), entregar nossas vidas a Ele, e não entrar na dureza eterna do inferno.
“…Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: ‘Não endureçais os vossos corações…’.” (Sl 95(94),7.8) Arrependam-se de qualquer dureza de coração e busquem a Confissão. Se os seus corações estão tão duros que vocês se recusam a se arrepender, que a vida dura que estão construindo para vocês mesmos possa despedaçar a dureza de seus corações.
Então, se nós abrirmos os nossos corações para o Senhor, Ele nos deixará participar dos duros sofrimentos da Sua cruz (1Pd 4,13) de modo a abrir os mais duros corações.
Oração: Jesus, Tu nos destes Maria para ser a nossa mãe pouco antes da Tua morte na cruz (Jo 19,26.27). Deixa que Maria me ensine os duros fatos da vida e a sublime alegria da cruz.
Promessa: “Nisto reconhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros.” (Jo 13,35)
Louvor: “Alegrai-vos sempre.” (1Ts 5,16) “Ele não está aqui; ressuscitou …” (Lc 24,6) Obrigado, Jesus!
19/05/2025 - OS MANSOS HERDARÃO A TERRA (Mt 5,4)
Segunda-feira, 19 de Maio de 2025
At 14,5-18
Sl 115(113B),1-4.15.16
Jo 14,21-26
OS MANSOS HERDARÃO A TERRA (Mt 5,4)
“Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo …” (Jo 14,26)
Como Jesus é o Paráclito e o Mestre (Jo 20,16), assim o Espírito Santo é “…outro Paráclito …” (Jo 14,16) e outro Mestre (Jo 14,26). A atitude correta para se ter diante de um professor é ser aluno(a), isto é, dócil. O Papa São João Paulo II ensinou que ‘…Ao Espírito de Jesus, acolhido pelo coração humilde e dócil do crente, se devem, pois, o florescimento da vida moral cristã e o testemunho da santidade na grande variedade das vocações, dos dons, das responsabilidades e das condições e situações de vida…’ (Carta Encíclica Veritatis Splendor, 108). Ele profetizou que teríamos uma ‘…nova primavera de vida cristã que deverá ser revelada pelo Grande Jubileu, se os cristãos forem dóceis à ação do Espírito Santo.’ (Carta Apostólica Tertio Millennium Adveniente,18).
Na mesma Carta, o Papa São João Paulo II descreveu Maria como a ‘…mulher do silêncio e da escuta, mulher de esperança, que soube acolher como Abraão a vontade de Deus…’ (Carta Apostólica Tertio Millennium Adveniente,48). Para sermos dóceis, nós temos que ser silenciosos(as), atentos(as), minimizar as distrações, e ter esperança que o que o Espírito está nos ensinando renovará a face da terra (Sl 104(103),30).
Neste mês de Maria, peçam a intercessão da Mãe Santíssima de modo que vocês permitam que seja feito a vocês conforme a Palavra de Deus (Lc 1,38). Sejam mansos(as); conheçam a verdade; transformem o mundo.
Oração: Pai, como meu orgulho deu lugar à docilidade, que esta cultura da morte possa dar lugar a uma civilização de amor e vida.
Promessa: “Um homem aleijado dos pés vivia lá sentado, coxo desde o seio de sua mãe, sem jamais ter andado. Ele ouvira Paulo falar. E Paulo, fixando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado, disse-lhe com voz forte: ‘Levanta-te direito sobre teus pés!’ Ele deu um salto e começou a andar.” (At 14,8-10)
Louvor: Sara recebeu o dom de Deus da cura e descobriu que quando ela estava orando por pessoas, elas algumas vezes eram curadas imediatamente.
20/05/2025 - LUTANDO CONTRA A VONTADE
Terça-feira, 20 de Maio de 2025 – São Bernardino de Sena
At 14,19-28
Sl 145(144),10-13.21
Jo 14,27-31
LUTANDO CONTRA A VONTADE
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou …” (Jo 14,27)
Na última vontade e testamento de Jesus, Ele deixou aos Seus discípulos a paz-shalom. Isto significa que Ele nos deixou uma boa ordem e harmonia nas nossas vidas. A Igreja de Jesus é a executora da Sua vontade na qual Ele deu a ela a responsabilidade de proclamar os detalhes da paz-shalom. Se aceitarmos a nossa herança do Senhor e ouvirmos a Sua Igreja, nós teremos paz, alegria, e liberdade que durarão eternamente (Rm 8,17).
No entanto, Satanás tenta nos convencer que o que herdamos de Jesus não é muito bom ou que nós não devemos confiar no Senhor e na Sua Igreja na realização de Sua vontade. Satanás quer que nós contestemos a vontade de Deus. Como exemplo, alguns Cristãos pensam que através da contracepção eles(as) podem ordenar melhor sua vida sexual no matrimônio. Cada dia se torna mais claro que esses Cristãos estão errados(as) e trouxeram uma desarmonia destrutiva para seus matrimônios, famílias, vidas e sociedade. Outros(as), em sua insegurança, rejeitaram a paz-shalom do dízimo, da esmola e da orientação. Eles(as) também têm que mostrar que o Senhor estava mais uma vez certo sobre a paz-shalom, a vida, e a felicidade.
A paz-shalom que o Senhor nos deixou em sua vontade é um dom tão grande e abrangente que ela é mais do que nós podemos compreender. Portanto, nós temos que humilde e cuidadosamente seguir as orientações do Senhor através de Sua Igreja. De outro modo, nos privaremos das bênçãos da vida e do amor eterno. Não contestem a vontade; ao invés disso, entrem no mistério de Deus (Tt 2,12).
Oração: Pai, faz de mim um(a) construtor(a) da paz não importa o que eu tenha que sofrer (Mt 5,9).
Promessa: “…Apedrejaram, pois, a Paulo e o arrastaram para fora da cidade, dando-o por morto. Mas, reunidos em torno dele os discípulos, Paulo ergueu-se e entrou na cidade …” (At 14,19.20)
Louvor: São Bernardino de Sena ajudou a reformar os Franciscanos com suas pregações sobre a penitência e conversão. Ele é muito conhecido por propagar a devoção ao Santo Nome de Jesus.