1/02/2021 - Sair do Egito?

Segunda-feira, 01 de Fevereiro de 2021
Hb 11,32-40

Sl 31(30),20-24

Mc 5,1-20

SAIR DO EGITO?

“Começaram então a rogar-lhe que se afastasse do seu território.” (Mc 5,17)

É ensinado por alguns que a devoção dos Católicos a Jesus Crucificado, à Sua Paixão e sofrimentos, às Estações da Via Crucis, ao Precioso Sangue de Jesus, e às relíquias dos mártires é morbidez. Isso é realmente difícil para um não-Católico compreender.

Porém existe uma certa fascinação com o macabro na secular cultura da morte. Grupos de rock celebram a banda Grateful Dead, o Satânico e o Gótico. O Halloween é geralmente distorcido como não sendo uma celebração de descrença.

Na passagem do Evangelho de hoje, Jesus triunfa sobre os demônios que possuíam o endemoninhado. Por que os Gerasenos pediram a Jesus que se afastasse depois que Ele havia deixado a sua cidade livre de vários demônios? (Mc 5,17). Em Seu Evangelho, São João declara: “…a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz…” (Jo 3,19)

Foi ainda mais difícil tirar o Egito de Israel do que foi tirar Israel do Egito no Êxodo. Os Israelitas, no deserto, frequentemente olhavam para trás desejando os assim chamados “benefícios” de sua escravidão no Egito (Ex 16,2.3). Do mesmo modo, nós frequentemente somos tentados(as) a olhar para trás com carinho para com nosso antigo aprisionamento no pecado (Lc 5,39).

Não existe zona neutra na batalha entre o reino de Deus e o reino de Satanás. Corra para Jesus. Prenda-se a Ele. Peça a Ele para que o(a) liberte totalmente do contágio do mal.

Oração: Pai, “… livra-nos do Maligno.” (Mt 6,13)
Promessa: “Pois Deus previa para nós algo de melhor, para que sem nós não chegassem à plena realização.” (Hb 11,40)
Louvor: Pedro se separou de seus amigos beberrões e agora tem muitos irmãos e irmãs em Cristo.

 

 

 

 

 

 

 

2/02/2021 - Falando em Público

Terça-feira, 02 de Fevereiro de 2021 – Apresentação do Senhor
Ml 3,1-4 ou Hb 2,14-18

Sl 24(23),7-10

Lc 2,22-40

FALANDO EM PÚBLICO

“… [Ana] falava do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.” (Lc 2,38)

O Menino Jesus não podia falar por Si mesmo na Sua Apresentação no Templo, pois só tinha quarenta dias de vida. Outros, no entanto, falaram por Ele. José e Maria teriam falado aos oficiais do Templo como Seus pais, mas Simeão (Lc 2,29-32) e Ana (Lc 2,38) profetizaram por Ele. Ainda é assim hoje em dia.

Apesar do Menino Jesus ter crescido e falado eloquentemente sobre o Reino de Deus, muitos são incapazes de ouvi-Lo. É por isso que Deus nos enviou. Existem muitas pessoas que precisam ouvir falar sobre Jesus. Deus nos colocou em seu caminho como irmãos, filhos, pais, colegas de trabalho, vizinhos, inimigos e assim por diante. Que nós possamos estar tão prontos(as) e desejosos(as) de falar sobre o Menino Jesus como estavam Simeão e Ana. Eles se prepararam para falar sobre Jesus através da disciplina de uma vida de oração e devoção. Quando chegou o momento apropriado, eles simplesmente falaram daquilo que enchia os seus corações (Lc 6,45). Peça a Deus pelo Espírito Santo de modo que você também possa fazer o mesmo (Lc 11,13).

Oração: Pai, que eu ame tanto a Jesus de modo que isso me faça ficar angustiado(a) por não falar sobre Ele mais do que falar sobre Ele (Jr 20,9).
Promessa: “Pois tendo [Jesus] sofrido pela tentação, é capaz de socorrer os que são tentados.” (Hb 2,18)
Louvor: “Consagra-me todo primogênito, todo o que abre o útero materno, entre os filhos de Israel. Homem ou animal será meu.” (Ex 13,2). Eu agradeço a Maria e José pela sua obediência.

 

 

 

 

 

 

 

3/02/2021 - Fé Admirável

Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 2021 – São Brás – Santo Oscar

Hb 12,4-7.11-15

Sl 103(102),1.2.13.14.17.18

Mc 6,1-6

FÉ ADMIRÁVEL

“E admirou-se da incredulidade deles …” (Mc 6,6)

Jesus ficou admirado com a fé da mulher Cananéia (Mt 15,28). Ele ficou admirado com a fé do centurião (Mt 8,10). E Ele também ficou admirado com a incredulidade do povo de Nazaré (Mc 6,6).

Como obter uma fé admirável?
– Precisamos pedir a Deus por ela. A Fé é um fruto do Espírito (Gl 5,22).
– Precisamos aceitar a correção do Senhor (Hb 12,5-13). Assim ela mesma fará evidenciar a nossa fé.
– Humilhando-nos e mudando nosso estilo de vida para obedecermos à orientação do Senhor. Desse modo, nós mostramos que o Senhor está moldando as nossas vidas e que estamos em Suas mãos.
– Precisamos não reter nada que é do Senhor. “O meu justo viverá pela fé; mas, se esmorecer, nele não encontro mais nenhuma satisfação.” (Hb 10,38)
– Obedecendo aos Seus mandamentos como indicado na Bíblia, no Catecismo da Igreja Católica, e nos ensinamentos da Igreja. Nós atualmente chamamos isso de FÉ.

Que Jesus possa vir a se admirar da nossa fé. Que nós aceitemos com entusiasmo a disciplina do Senhor e confiemos n’Ele. Jesus “… Aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5)

Oração: Pai, “… não a minha vontade, mas seja feita a Tua!” (Lc 22,42)
Promessa: “Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12,14)
Louvor: São Brás foi bispo de Sabaste na Armênia. Ele foi martirizado por volta do ano de 316 durante a perseguição do Imperador Licínio. Ele é o santo padroeiro daqueles(as) que sofrem de males da garganta.

 

 

 

 

 

 

 

4/02/2021 - Apoios

Quinta-feira, 04 de Fevereiro de 2021

Hb 12,18.19.21-24

Sl 48(47),2-4.9-11

Mc 6,7-13

APOIOS

“Partindo, eles pregavam que todos se arrependessem. E expulsavam muitos demônios, e curavam muitos enfermos, ungindo-os com óleo.” (Mc 6,12.13)

Muitos Cristãos aceitaram Jesus como Senhor, foram convertidos, e até mesmo batizados no Espírito Santo. Porém a grande colheita ainda precisa de operários (Lc 10,2). Poucos(as) fizeram a transição para ter um compromisso básico com o ministério. Qual é o nosso problema?

Depois que Jesus convocou e enviou os apóstolos com “… autoridade sobre os espíritos impuros.” (Mc 6,7), “Recomendou-lhes que nada levassem para o caminho, a não ser um cajado …” (Mc 6,8). Ele disse que não levassem até mesmo “… nem pão, nem alforje, nem dinheiro no cinto.”, nem uma segunda túnica, e nem reservar um lugar para ficar (Mc 6,8-10). Poucos(as) já confiaram no Senhor de modo a seguir em frente sem nenhum apoio, totalmente dependentes d’Ele. No entanto, esse é o treinamento básico para o ministério Cristão.

Essa pode ser a causa do nosso problema, uma grande colheita com poucos operários. Nós não precisamos de muito treinamento tanto quanto precisamos de mais confiança. Não precisamos de mais apoios; ao invés disso, precisamos nos apoiar mais em Jesus. Em meio à nossa fraqueza, o Seu poder atingirá a perfeição (2Cor 12,9). Nós não precisamos de mais ‘coisas’, precisamos de mais fé.

Oração: Senhor, perdoa-me e cura-me. Que eu desista dos meus apoios.
Promessa: “Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da Cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial e de milhões de anjos reunidos em festa, e da assembléia dos primogênitos cujos nomes estão inscritos nos céus, e de Deus, o Juiz de todos, e dos espíritos dos justos que chegaram à perfeição, e de Jesus, mediador de uma nova aliança …” (Hb 12,22-24)
Louvor: Mario e Luisa oraram a Deus para terem filhos em seu casamento e foram abençoados com trigêmeos.

 

 

 

 

 

 

5/02/2021 - A Segurança Definitiva

Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021 – Santa Águeda

Hb 13,1-8 Sl 27(26),1.3.5.8.9 Mc 6,14-29

A SEGURANÇA DEFINITIVA

“Que o amor ao dinheiro não inspire a vossa conduta. Contentai-vos com o que tendes, porque [Deus] disse: Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei.” (Hb 13,5)

Nossa ganância e o nosso descontentamento estão baseados no nosso medo de rejeição. Durante a nossa vida, nós temos sido rejeitados(as) muitas vezes. Até ao ponto de quase acreditamos na mentira do maligno que Deus nos rejeitará por causa de nossos pecados. Mas Jesus morreria pelos nossos pecados e depois nos rejeitaria por causa deles?

O pecado não faz com que Deus nos rejeite; ao contrário, ele é um sinal que nós rejeitamos a Deus. Jesus nunca rejeitou e nunca irá rejeita ninguém (Jo 6,37). Ele nem mesmo rejeita aqueles(as) que estão no inferno, apesar deles(as) O terem rejeitado. Portanto, não devemos comprar segurança ou ficar perturbados(as) com o que nós não temos, como se as posses nos protegessem. Ao invés disso, podemos viver como pessoas livres e “…dizer com ousadia: O Senhor é meu auxílio, jamais temerei; que poderá fazer-me o homem.” (Hb 13,6). Não temos com que nos preocupar. Nosso Pai celestial sempre proverá. Ele até mesmo enviou Seu Filho Jesus para morrer por nós. “Depois disto, que nos resta a dizer? Se Deus está conosco, quem estará contra nós? Quem não poupou o seu próprio Filho e o entregou por todos nós, como não nos haverá de agraciar em tudo junto com Ele?” (Rm 8,31.32)

Eu me sinto seguro(a) por causa do amor do meu Pai, pela morte do meu Irmão e pela morada do Espírito. Eu não posso ser rejeitado(a) pelo Senhor. Eu sou livre.

Oração: Pai, que eu seja corajoso(a) diante de situações nas quais eu anteriormente sempre tinha medo.
Promessa: “Iahweh é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? Iahweh é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei?” (Sl 27(26),1)
Louvor: A tradição devocional nos diz que Santa Águeda foi cortejada para casar com um influente funcionário local. Ela decidiu consagrar sua castidade a Jesus. Esse funcionário ficou furioso e providenciou a sua tortura e o seu martírio.

 

 

 

 

 

 

6/02/2021 - Apoiem Seus Líderes

Sábado, 06 de Fevereiro de 2021 – São Paulo Miki e Companheiros
Hb 13,15-17.20.21

Sl 23(22),1-6

Mc 6,30-34

APOIEM SEUS LÍDERES

“Obedecei aos vossos dirigentes, e sede-lhes dóceis; porque velam pessoalmente sobre as vossas almas, e disso prestarão contas. Assim poderão fazê-lo com alegria e não gemendo, o que não vos seria vantajoso.” (Hb 13,17)

Na Missa desta manhã, estou sentado próximo ao Diretor Geral do Ministério da Apresentação. Quando ouvi a passagem acima proclamada pelo leitor, meu coração se voltou para o meu irmão em Cristo. Ele entrega o seu coração e sua vida para dirigir a todos nós. Acontece que ele e eu pertencemos à mesma comunidade, assim, durante anos, eu tenho sido abençoado por testemunhar a sua vida de oração e amor por todos nós do Ministério da Apresentação. Ele se assemelha a Jesus, o Bom Pastor, que entrega a Sua vida pelas Suas ovelhas (Jo 10,11).

É difícil ser um líder. Isso demanda muita responsabilidade e controle. Numerosos problemas precisam ser resolvidos. Mas o texto do Evangelho acima nos ensina que nós podemos capacitar e fortalecer os nossos líderes para servirem com alegria (Hb 13,17). Portanto, ore por todos aqueles que têm autoridade (1Tm 2,1.2). Elevem os seus líderes com seu amor, serviço, docilidade, encorajamento e orações. “… [abrindo] a brecha …”, nós podemos derrubar as paredes do reino das trevas, levando muitas pessoas para a cura e a libertação (Mq 2,13).

Oração: Pai, dá-me um grau de docilidade, coragem, amor e fé cada vez maioesr.
Promessa: “[Deus nos] torne aptos a todo bem para fazer a sua vontade; que ele realize em nós o que lhe é agradável, por Jesus Cristo, ao qual seja dada a glória pelos séculos dos séculos!” (Hb 13,21)
Louvor: O martírio de São Paulo Miki e os seus companheiros demonstra a universalidade da Igreja. Sacerdotes e leigos de origem Japonesa e Européia entregaram suas vidas por Jesus.

 

 

 

 

 

 

7/02/2021 - Empreendedor Urbano

Domingo, 07 de Fevereiro de 2021 – 5º Domingo do Tempo Comum
Jó 7,1-4.6.7

Sl 147(146),1-6

1Cor 9,16-19.22.23

Mc 1,29-39

EMPREENDEDOR URBANO

“Ao entardecer, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os que estavam enfermos e endemoninhados. E a cidade inteira aglomerou-se à porta.” (Mc 1,32.33)

Jó encarou de frente a realidade e declarou: “Não está o homem condenado a trabalhos forçados aqui na terra? Não são seus dias os de um mercenário?” (Jó 7,1). Ele descreveu a vida como tendo “… por herança meses de decepção …” (Jó 7,3). As noites são longas; os dias correm rapidamente e, quando nós chegamos ao fim deles, não temos esperança (Jó 7,4.6).

A única Resposta para o cansaço da existência humana é Jesus. Jesus é a única Esperança para a humanidade, mas a única Esperança que nós precisamos. Jesus caminha por um típico vilarejo cheio de sofrimentos, doenças e de pessoas possuídas pelo demônio. Ele tanto anuncia a Boa Nova como a cria. Começa curando uma mulher com febre e, logo depois, cura muitas pessoas doentes e expulsa vários demônios (Mc 1,31-34). É a Boa Nova da vinda de Jesus à cidade. Ele transforma um pequeno vilarejo miserável em um paraíso de saúde, felicidade e verdadeira liberdade.

Na transformação do vilarejo de Simão e André, Jesus começou estendendo a mão para a sogra de Simão. Uma nova vida e um novo vilarejo começavam com alguém colocando sua mão nas mãos de Jesus. Não é somente um aperto de mãos; é a expressão de total comprometimento com Jesus. Nós devemos deixar tudo a que nós nos seguramos como sentido e esperança na vida, e nos segurarmos em Jesus, somente em Jesus, por toda a vida. Então a Boa Nova para nós e para a nossa cidade começará.

Oração: Pai, que eu possa “… [ir] a outros lugares, às aldeias da vizinhança, a fim de pregar também ali [a Boa Nova] …” (Mc 1,38)
Promessa: “E tudo isso eu faço por causa do evangelho, para dele me tornar participante.” (1Cor 9,23)
Louvor: “…Aquele que está sentado no trono e ao Cordeiro pertencem o louvor, a honra, a glória e o domínio pelos séculos dos séculos!” (Ap 5,13)

 

 

 

 

8/02/2021 - Portanto, Saí do Meio de Tal Gente, e Afastai-vos...

Segunda-feira, 08 de Fevereiro de 2021 São Jerônimo Emiliani – Santa Josefina Bakhita

Gn 1,1-19

Sl 104(103),1.2.5.6.10.12.24.35

Mc 6,53-56

“PORTANTO, SAÍ DO MEIO DE TAL GENTE, E AFASTAI-VOS …” (2Cor 6,17)

“… Deus separou …” (Gn 1,4)

A criação original de Deus envolveu múltiplos atos de separação (Gn 1,4.6.7.14.18). As ‘separações’ de Deus foram ‘boas’ (Gn 1,12.18). A nova criação de Deus em Cristo também envolveu múltiplos atos de separação. Em Sua nova criação, o Senhor nos separou:
– do pecado original e da perda da intimidade com Deus através do Sacramento do Batismo (Gn 3,23). ‘Com efeito, naqueles que foram regenerados, nada resta que os possa impedir de entrar no Reino de Deus: nem o pecado de Adão, nem o pecado pessoal, nem as consequências do pecado, das quais a mais grave é a separação de Deus.’ (CIC, 1263),
– dos nossos pecados através do ministério de Jesus (Mt 1,21),
– daqueles(as) que nos afastam d’Ele, mesmo que possa ser um membro de nossa família (Mt 10,35), e
– do nosso apego às posses; Jesus declara explicitamente: “… qualquer de vós que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.” (Lc 14,33)

A nova criação de um estilo de vida por Deus e um estilo de vida mundano e pecaminoso, não se misturam (Mc 2,21.22). Ninguém pode escolher simultaneamente a Jesus e as coisas deste mundo (Mt 6,24). Infelizmente, um grande número de pessoas não consegue se separar das suas ligações com o mundo. Ao invés disso, elas se separam de Jesus (Mt 19,22). Essa escolha é o inferno na terra, pois ‘…morrer em pecado mortal sem arrependimento e sem dar acolhimento ao amor misericordioso de Deus, significa permanecer separado d’Ele para sempre, por nossa própria livre escolha …’ (CIC, 1033). Arrependa-se de escolher o pecado, o prazer, e as posses. Escolha Jesus.

Oração: Senhor, afasta-me de tudo o que possa me separar de Ti nesta vida e na eternidade.
Promessa: “… E todos os que tocavam [em Jesus] eram salvos.” (Mc 6,56)
Louvor: São Jerônimo foi feito prisioneiro de guerra e se converteu a Cristo enquanto estava acorrentado em seu calabouço. Depois da sua fuga, ele cuidou de órfãos, de vítimas da praga e ministrava junto aos jovens.

 

 

 

9/02/2021 - Boas ou Más Tradições?

Terça-feira, 09 de Fevereiro de 2021

Gn 1,20-2,4

Sl 8,4-9

Mc 7,1-13

BOAS OU MÁS TRADIÇÕES?

“Assim, invalidais a Palavra de Deus pela tradição que transmitistes. E fazeis muitas coisas desse gênero.” (Mc 7,13)

O povo do tempo de Jesus usava as meras tradições humanas para invalidar a Palavra de Deus. Nós fazemos o mesmo hoje em dia. Por exemplo, a Palavra de Deus nos chama a sermos um como Jesus e o Pai são Um (Jo 17,21). Porém nós continuamos divididos nas nossas denominações por centenas de anos. Essa é a nossa tradição.

Na Bíblia, o Senhor nos indica: “… ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso ou que de qualquer modo mereça louvor.” (Fl 4,8). Mas nós temos como tradição assistir a programas de televisão, que geralmente levam os nossos pensamentos para o mal, a luxúria, a ganância, a violência e o orgulho. Jesus proíbe veementemente a menor expressão de impureza.

Se nós caímos na tentação de olhar com luxúria para uma outra pessoa, Jesus nos propõe que arranquemos nossos olhos (Mt 5,28.29). Mas nós temos a tradição de nos vestirmos provocadoramente e fazer brincadeiras sobre assuntos sexuais (Ef 5,3.4).

Na Bíblia, o Senhor repetidamente nos chama a sermos “… sóbrios e vigilantes …” (1Pe 5,8; 1Ts 5,6). No entanto, nós temos como tradição beber bebidas alcoólicas. Algumas igrejas têm a tradição de vender essas bebidas, mesmo quando estão conscientes de estar promovendo o alcoolismo em alguém.

Nós precisamos nos arrepender de estar invalidando a Palavra de Deus observando nossas tradições humanas, e precisamos obedecer à tradição que o Espírito Santo nos deu (2Ts 2,15).

Oração: Pai, destrói as fortalezas do maligno (2Cor 10,4).
Promessa: “Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom …” (Gn 1,31)
Louvor: Michele reza a oração de São Miguel várias vezes ao dia.

 

 

 

10/02/2021 - Força de Trabalho

Quarta-feira, 10 de Fevereiro de 2021 – Santa Escolástica

Gn 2,4-9.15-17

Sl 104(103),1.2.27-30

Mc 7,14-23

FORÇA DE TRABALHO

“Iahweh Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar.” (Gn 2,15)

O trabalho era parte do paraíso. O homem cultivou e guardou o jardim do Éden antes que viesse a pecar. Nós ainda experimentamos lampejos de satisfação e criatividade no trabalho. Porém, depois da queda do homem, o trabalho tem sido corrompido pelo pecado, e nossa experiência de trabalho geralmente mais parece o Inferno do que o Paraíso.

A boa notícia é que Jesus nos redimiu. Ele salvou cada aspecto de nossas vidas, inclusive o trabalho. Não precisamos mais ganhar nosso pão com o suor do nosso rosto (Gn 3,19). Nós temos um Pai amoroso que conhece as nossas necessidades (Mt 6,32). Não precisamos ser como os descrentes, sempre preocupados quanto ao que irão comer, beber, ou vestir (Mt 6,31). Se nós procurarmos primeiro o reino de Deus, tudo o que precisamos nos será dado (Mt 6,33).

Agora nós somos livres para trabalhar “… não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece para a vida eterna …” (Jo 6,27). Você está trabalhando na escravidão ou livre da escravidão? Aceite a redenção e libertação de Jesus para o seu trabalho.

Oração: Jesus, se eu aceitar a Tua libertação em meu trabalho, eu também estarei livre (Jo 8,36).
Promessa: “Envias teu sopro e eles são criados, e assim renovas a face da terra.” (Sl 104(103),30)
Louvor: Santa Escolástica foi absolutamente pura toda a sua vida e viveu para Jesus como freira. Sua vida de fidelidade “… está escondida com Cristo em Deus.” (Cl 3,3)

.

 

 

 

11/02/2021 - V.I.P.

Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 2021 – Nossa Senhora de Lourdes
Gn 2,18-25

Sl 128(127),1-5

Mc 7,24-30

V.I.P.

“Iahweh Deus modelou então, do solo, todas as feras selvagens e todas as aves do céu e as conduziu ao homem para ver como ele as chamaria …” (Gn 2,19)

Deus, Aquele que pode fazer todas as coisas, certamente não precisa de nossa ajuda. No entanto, Ele nos deixa ser envolvidos(as) em Suas grandiosas obras. Por exemplo, quando Deus criou os animais, pássaros e todas as criaturas. Ele poderia ter feito tudo por Si próprio, mas ao invés disso, Ele levou “… todas as feras selvagens e todas as aves do céu e as conduziu ao homem para ver como ele as chamaria: cada qual deveria levar o nome que o homem lhe desse.” (Gn 2,19)

Para o povo Judeu, nomear não era uma tarefa insignificante, mas sim dar a alguém ou a alguma coisa a sua identidade. Desse modo, como Adão deu nome aos animais, pássaros e à primeira mulher, Deus deixou Adão ser co-criador. O Senhor também nos dá outras excepcionais oportunidades. Por exemplo, à mulher Siro-Fenícia foi dado o poder de antecipar o ministério de Jesus junto aos Gentios (Mc 7,25-30). O Senhor nos deu o poder de apressar a Sua Segunda Vinda (2Pd 3,12). Ele decidiu não fazer de nós espectadores(as), mas co-criadores(as) e participantes em Seu glorioso plano de salvação (Hb 11,40).

Desse modo, o que nós fazemos e quando fazemos faz a diferença. Foram-nos dadas oportunidades para complementar o trabalho de Deus ou para prejudicá-lo. As nossas vidas são muito importantes. Por Sua graça, nós precisamos ser responsáveis. “Por isso, não sejais insensatos, mas procurai conhecer a vontade do Senhor.” (Ef 5,17)

Oração: Pai, “que é um mortal, para dele te lembrares, e um filho de Adão, que venhas visitá-lo?” (Sl 8,5)
Promessa: “Ela voltou para casa e encontrou a criança atirada sobre a cama. E o demônio tinha ido embora.” (Mc 7,30)
Louvor: ‘Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadete, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajude a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da Gruta, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso. Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amem!’

.

 

 

 

12/02/2021 - Não Nesses Termos

Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2021

Gn 3,1-8

Sl 32(31),1.2.5-7

Mc 7,31-37

NÃO NESSES TERMOS

“A serpente era o mais astuto de todos os animais dos campos, que Iahweh tinha feito …” (Gn 3,1)

Nunca entre em conversa com o diabo. Recuse-se a falar com ele. “… [ele] é mentiroso e pai da mentira.” (Jo 8,44); é um anjo caído, superior a nós em inteligência. Você é um(a) tolo(a) se falar com o acusador, adversário, e mentiroso.

Esse foi o erro que Eva cometeu. O diabo começa a conversa, mas “a mulher respondeu à serpente…” (Gn 3,2). Desde muito antes Eva pensava que Deus a estava privando de conveniências. Ela acreditou nas mentiras de Satanás e desistiu de sua fé em Deus.

Não entre em uma conversa verbal ou mental com o maligno. Exerça autoridade sobre ele e ordene que ele saia em nome de Jesus. Não dialogue, mas tome a espada da Palavra de Deus e ataque o pai das mentiras com a Palavra da verdade (Ef 6,17). Foi isso que Jesus fez quando foi tentado (Lc 4,1-12). As únicas palavras ditas por Jesus para o diabo foram de negação, terminando com “…Não tentarás ao Senhor, teu Deus.” (Lc 4,12)

Que bem poderá resultar em se falar com um mentiroso? Fale com Jesus, pense em Jesus. Deixe o diabo de fora.

Oração: Pai, que eu não perca meu alento com o diabo, mas dedique minha voz e meus pensamentos para Te louvar.
Promessa: “Tu és um refúgio para mim, tu me preservas da angústia e me envolves com cantos de libertação.” (Sl 32(31),7)
Louvor: Quando Davi olha para um crucifixo, seus olhos espirituais ficam imediatamente abertos, e ele reconhece o seu Salvador.

.

 

 

 

13/02/2021 - Jesus significa "Salvador"

Sábado, 13 de Fevereiro de 2021

Gn 3,9-24

Sl 90(89),2-6.12.13

Mc 8,1-10

JESUS SIGNIFICA ‘SALVADOR’

“… Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15)

Satanás usou o alimento para indispor a raça humana com o Senhor (Gn 3,15). Jesus fez de Sua carne verdadeira comida (Jo 6,55) para nos dar uma íntima comunhão com o Senhor, com Ele vivendo em nós e nós n’Ele (Jo 6,56).

Satanás seduziu Adão e Eva para pecar e com esta queda feriu seriamente e desordenou a natureza humana. Jesus até mesmo se fez pecado (2Cor 5,21) e nos deu uma nova natureza (Jo 3,3.5) pela qual nós podemos ser filhos e filhas adotivos(as) de Deus (Jo 1,12), herdeiros do reino de Deus (Rm 8,17), “…um sacerdócio real, uma nação santa, o povo de sua particular propriedade…” (1Pe 2,9)

Depois do primeiro pecado, o casamento se tornou tão desordenado (Gn 3,16) que o divórcio se tornou necessário (Dt 24,1-4). Jesus é o Noivo (Mc 2,19), Aquele que tornou o divórcio desnecessário para aqueles(as) unidos(as) n’Ele (Mt 19,3-6).

Depois do primeiro pecado, o trabalho passou a ser mais uma expressão de escravidão do que de criatividade (Gn 3,17-19). Jesus é o Operário, o Carpinteiro de Nazaré (Mc 6,3), Aquele que preparou uma vida de boas obras para nós (Ef 2,10).

Jesus se fez homem e não somente nos restaurou, mas também nos transformou. Ele é o novo Adão (Rm 5,17), o Salvador da raça humana (At 4,12), nosso Senhor, e nosso Deus (Jo 20,28). Agradeça a Jesus eternamente. Entregue a sua vida totalmente a Ele.

Oração: Pai, eu aceito Jesus nos Seus termos.
Promessa: “Eles comeram e ficaram saciados. Dos pedaços que sobraram, recolheram sete cestos. E eram cerca de quatro mil. E então os despediu.” (Mc 8,8.9)
Louvor: Vinicius faz jejum pelo retorno de seus filhos para o seu Primeiro Amor (Ap 2,4).

 

 

 

14/02/2021 - A Minha Lepra

Domingo,14 de Fevereiro de 2021 – 6º Domingo do Tempo Comum – São Cirilo e São Metódio

Lv 1.2.44-46

Sl 32(31),1.2.5.11

1Cor 10,31-11,1

Mc 1,40-45

A MINHA LEPRA

“Um leproso foi até ele, implorando-lhe de joelhos: ‘Se queres, tens o poder de purificar-me.’” (Mc 1,40)

A lepra no Novo Testamento é algumas vezes um simbolismo das condições espirituais de falta de perdão, irritação, amargura, ressentimento, ódio, auto-aversão e outros pecados.

A lepra pode parecer uma dermatose (dartro) (Lv 13,2). Uma dermatose é uma ferida que fechou e está começando a cicatrizar. Uma dermatose geralmente produz coceira. Nós somos tentados(as) a debicá-la, reabrindo a ferida, e perdendo a cura já recebida. Você é intransigente? Você está louco(a) para dizer alguma coisa a alguém? Não debique a sua ferida. Volte-se para Jesus para que Ele continue a curar a sua ‘lepra’.

A lepra algumas vezes parece uma pústula (Lv 13,2). Uma pústula é um tipo de tumor causado por uma infecção. Uma pústula contém um líquido infectado chamado pus que precisa ser drenado de modo esterilizado a fim de não causar mais infecção. Uma pústula tem nela uma pressão crescente que forma uma cabeça e expele seu pus. Você está infectado(a) pelo pecado? Você está infectando outras pessoas? Você sente uma pressão crescente para expelir seu pus, seu veneno? Jesus sentiu isso na cruz, mas Ele derramou amor ao invés de ódio. Volte-se para Jesus para curar sua pústula.
A lepra pode parecer uma mancha (Lv 13,2). Nós podemos pensar nela como uma reação alérgica. Certas pessoas, declarações, ou circunstâncias levam você a ficar com medo, com ansiedade, na defensiva, perturbado(a), ou com raiva? Deixe Jesus tocar na sua mancha e em suas causas (Mc 1,41).

Somente Jesus cura a lepra. Nós somos leprosos(as). Nós precisamos de Jesus.

Oração: Pai, que eu deixe Jesus tocar em mim, onde estou mais ferido(a) e com medo.
Promessa: “Portanto, quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Cor 10,31)
Louvor: “Se temos esperança em Cristo somente para esta vida, somos os mais dignos de compaixão de todos os homens.” (1Cor 15,19). Porém Tua Ressurreição nos deu esperança. Louvor a Ti, Jesus!

 

 

 

15/02/2021 - Vida Sem Medo do Senhor

Segunda-feira, 15 de Fevereiro de 2021

Gn 4,1-15.25

Sl 50(49),1.8.16.17.20.21

Mc 8,11-13

VIDA SEM MEDO DO SENHOR

“… terei de ocultar-me longe de tua face …” (Gn 4,14)

Na aceitação do sacrifício de Abel e na rejeição ao de Caim, Deus deve ter manifestado a sua presença a Caim e Abel da mesma maneira. Como poderia Caim ter sabido que Deus havia aceitado a oferta de Abel e não a sua? (Gn 4,4.5). Talvez Deus tenha enviado fogo do céu para consumir o sacrifício, como Ele fez com Elias (1Rs 18,24-40). Talvez Deus simplesmente tenha aparecido ou enviado um anjo para comunicar sua aceitação do sacrifício de Abel.

É inacreditável que a presença de Deus não tenha induzido Caim ao arrependimento. Nas Escrituras, os santos geralmente se prostram na aparição de Deus a eles (Ez 2,1; Ap 1,17) ou tremem de medo. Mas nem todas as pessoas respondem com medo ao Senhor. Salomão teve três ocasiões em que Deus apareceu a ele. Nas duas primeiras aparições, Salomão respondeu com temor e humildade (1Rs 3,6-15; 9,2-9), mas não foi o que aconteceu na terceira vez (1Rs 11,9-13). O Pai Abraão havia declarado que nem todos respondiam com propriedade a mensagens ou manifestações de Deus (Lc 16,31), mas que a resposta pessoal à Palavra de Deus iria determinar sua resposta à presença divina. Deus Todo-Poderoso apareceu a Caim, mas ele respondeu à presença de Deus ficando irritado, abatido, e ressentido (Gn 4,6).

Podem os nossos corações ser tão endurecidos a ponto de respondermos com ira à aparição de Deus para nós? Nossa resposta à Real Presença de Deus na Santa Eucaristia irá revelar muito sobre nós. Você se coloca de joelhos em adoração durante a Missa? Ou você fica irado(a), ressentido(a), ou abatido(a) em Sua presença, como Caim? Arrependa-se. Mergulhe na Palavra de Deus como o Pai Abraão nos aconselhou.

Oração: Pai, suaviza o meu coração com o Teu amor. Que eu possa sempre responder à Tua presença com respeito e obediente gratidão.
Promessa: “… Eu te acuso e exponho tudo aos teus olhos.” (Sl 50(49),21)
Louvor: Sara sempre dedica algum tempo a Jesus presente no Sacrário, antes e depois da Missa.

 

 

16/02/2021 - "Adquire a Sabedoria"

Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2021

Gn 6,5-8; 7,1-5.10

Sl 29(28),1-4.9.10

Mc 8,14-21
“ADQUIRE A SABEDORIA …” (Pr 4,5)

“…Nem assim compreendeis?” (Mc 8,21)

Quando ouvi o Evangelho de hoje terminando com a pergunta acima, eu tive que responder: ‘Não, Senhor, eu ainda não compreendi’. Portanto, o Senhor recomenda que nós não confiemos em nossa própria inteligência (Pr 3,5.6). Deus nos lembra que é melhor confiarmos diariamente em Sua misericórdia e em Sua providência. Isso é vida no Espírito Santo, seguir a condução do Espírito (Gl 5,25). Nós podemos não conhecer o futuro, mas nós conhecemos Aquele que controla o futuro.

Nós podemos não conhecer tudo, mas conhecemos algumas coisas, mesmo que sejam poucas. Nós podemos conhecer o Senhor. Podemos ao menos compreender que o conhecimento mundano incha, mas o amor edifica (1Cor 8,1). Nós devemos saber que podemos ser como criancinhas aos olhos de Deus (Mt 19,13), confiando n’Ele mesmo que nós não compreendamos totalmente.

Que nós possamos viver as nossas vidas buscando diligentemente a sabedoria (Pr 2,4) e o entendimento. Mas, ainda mais diligentemente, que nós busquemos o Senhor, pois Jesus é a nossa Sabedoria (1Cor 1,30).

Oração: Pai, abe o meu coração para receber os dons espirituais da inteligência, da sabedoria e do conhecimento (Is 11,2).
Promessa: “… Iahweh sentou-se como rei para sempre.” (Sl 29(28),10)
Louvor: Durante mais de vinte anos Raul orou e estudou as Escrituras.

 

 

17/02/2021 - Humilde Santidade

Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2021 – Cinzas

Jl 2,12-18

Sl 51(50),3-6.12-14.17

2Cor 5,20-6,2

Mt 6,1-6.16-18

HUMILDE SANTIDADE

“Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que, por ele, nos tornemos justiça de Deus.” (2Cor 5,21)

Quanta humildade para o imortal, o todo-santo Jesus ser mortal e se fazer, como ele fez, pecado. Deus fez Jesus ser pecado – pecado que foi amaldiçoado, pecado que devia ser derrotado. E Ele fez isso “… por causa de nós …” (2Cor 5,21). Agora, por causa d’Ele, nós devemos ser humildes de modo que outras pessoas possam se tornar santidade de Deus.

O segredo é sermos humildes em nossos corações diante de Cristo. O Senhor não pode resistir a um coração humilde e contrito (Sl 51(50),19). Assim é o Seu coração, humilde, e até mesmo aflito (Gn 6,6), como ele estava, pronto para se aproximar e sofrer pessoalmente, apesar de inocente, de modo a resgatar um mundo partido. Assim a Igreja nos convida a participar hoje da humildade de Deus através das cinzas, a participar do lamento de Deus através de “… gemidos inefáveis.” (Rm 8,26), a participar da redenção de Deus através de nossa penitência e atos de reparação.

Vocês irão participar no ministério da humildade, do sofrimento, e da redenção de Jesus? Ele fez de vocês “… justiça de Deus.” (2Cor 5,21) e assim vocês podem ser Seus(Suas) ministros(as) da reconciliação, Seus(Suas) embaixadores(trizes) (2Cor 5,18-20). Um(a) embaixador(triz) vive em nações estrangeiras, representando seu povo em um outro país. Você pode humilhar a si mesmo(a) e representar Deus diante daqueles(as) que ainda não O conhecem?

Oração: Pai, que eu me humilhe totalmente de modo a Te exaltar para todos.
Promessa: “… que a tua esmola fique em segredo; e o Pai, que vê no segredo, te recompensará.” (Mt 6,4)
Louvor: Hoje a Igreja reza ‘Lembre-se que és pó e que ao pó voltarás’. (Ecl 3,20).

 

 

18/02/2021 - Convencido(a) na Quaresma

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2021
Dt 30,15-20

Sl 1,1-4.6

Lc 9,22-25

CONVENCIDO(A) NA QUARESMA

“… eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois a vida, para que vivas tu e a tua descendência.” (Dt 30,19)

Neste segundo dia da Quaresma, a Igreja nos desafia a escolher a vida, a Quaresma e a salvação. Se nós não queremos a Quaresma, nós podemos facilmente ignorá-la. Se nós não queremos vida e salvação, nos podemos recusá-las. Podemos perder nossas vidas mas ganhar a eternidade, ou ganhar todo o mundo e perder a nossa alma (Lc 9,24.25). A escolha é nossa, quer queiramos ou não, nós temos que escolher. Muitos(as) Cristãos(ãs) não rejeitam a Quaresma, mas também não a aceitam. Eles(as) não são nem quentes nem frios(as) com relação à Quaresma, mas mornos(as) (Ap 3,16).

Jesus quer que nós entremos realmente na Quaresma ou que a esqueçamos. Ele não nos quer divergindo sobre a Quaresma. Assim, antes que este dia termine, que nós tomemos uma firme decisão de ser a favor ou contra a Quaresma. Com esperança, nós escolheremos ter a maior Quaresma de nossas vidas, a jejuar de algum modo por todos os quarenta dias da Quaresma, a negar a nós mesmos(as), a tomar as nossas cruzes a cada dia e a seguir os passos de Jesus (Lc 9,23).

O Senhor decidiu escolher você, e decidiu amar e enviar você por um caminho especial nesta Quaresma. Decida-se por Jesus; decida-se pela vida; decida-se pela Quaresma.

Oração: Jesus, porque eu necessito de Ti desesperadamente, eu preciso da Quaresma. Eu decido por ela. Amém.
Promessa: “Se ouves os mandamentos de Iahweh teu Deus que hoje te ordeno – amando a Iahweh, seus estatutos e suas normas -, viverás e te multiplicarás. Iahweh teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando a fim de tomares posse dela.” (Dt 30,16)
Louvor: Jorge pratica abstinência de carne durante a Quaresma e está mais interessado no Alimento do Céu.

 

 

19/02/2021 - Um Coração Batendo Rapidamente

Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021

Is 58,1-9

Sl 51(50),3-6.18.19

Mt 9,14.15

UM CORAÇÃO BATENDO RÁPIDAMENTE

“… Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão.” (Mt 9,15)

Estamos no terceiro dia dos quarenta dias de jejum imitando a Jesus. Jejuar é um dos melhores modos para derrotarmos o demônio (Mt 17,21; conf. nota). É um dos mais importantes meios que o Senhor escolheu para converter o mundo ao Seu Evangelho.

Os efeitos internacionais de jejuar começam com seus efeitos individuais, pessoais. Quando nós mudamos, o mundo começa a mudar. O jejum traz à tona aquelas coisas que estão no mais profundo de nossos corações. O jejum não causa irritabilidade ou compaixão, mas mostra o que já está guardado profundamente em nossos corações. Algumas vezes um dia de jejum irá terminar em “… contendas e rixas …” (Is 58,4). Nós iremos manifestar uma preocupação egoísta “… [em correr] atrás de [nossos] negócios …” (Is 58,3). Nós iremos colocar expectativas injustificadas sobre os outros (Is 58,3). Em outros tempos, jejuar terminava em verdadeira libertação, profunda compaixão pelos pobres, e na luz do Espírito Santo (Is 58,6-8).

Ao final de um dia de jejum, nós deveríamos agradecer ao Senhor pelo bem que emergiu e nos arrepender pelo mal que surgiu. Nós deveríamos pedir perdão e cura. Se fizermos isso a cada dia, durante os quarenta dias da Quaresma, nossos corações serão purificados, e com o bem que enche os nossos corações nós iremos ganhar o mundo para Cristo (Lc 6,45).

Oração: Pai, quando eu jejuar, que meu estômago possa rugir e meu coração ser distendido pelo arrependimento.
Promessa: “Então chamarás e Iahweh responderá, clamarás por socorro e ele dirá: ‘Eis-me aqui!’…” (Is 58,9)
Louvor: A comunidade domiciliar de Eduardo jejua junta às sextas-feiras durante a Quaresma.

 

20/02/2021 - Workshop Dietético

Sábado, 20 de Fevereiro de 2021 – Santos Francisco e Jacinta Marto
Is 58,9-14

Sl 86(85),1-6

Lc 5,27-32

WORKSHOP DIETÉTICO

“Jesus, porém, tomando a palavra, disse-lhes: ‘Os sãos não têm necessidade de médico e sim os doentes’.” (Lc 5,31)

Jesus é um Doutor e um Nutricionista. Ele geralmente trata os Seus pacientes dizendo-lhes o que comer. Uma vez que Ele tudo conhece, as Suas dietas têm efeitos excepcionais de cura. A dieta que o Dr. Jesus nos prescreve vai muito além do mero conhecimento humano sobre calorias ou colesterol. Ele nos manda desistir de coisas que nós não pensamos necessitar desistir, mas nós precisamos confiar em nosso Doutor.

A dieta de Jesus faz muito mais do que nos ajudar a perder peso ou recuperar a saúde. Ela nos dá oportunidades para nos deleitarmos em Suas Palavras e Sua presença. Isso resulta não somente na saúde física, mas também na transformação espiritual. Quando seguirmos a Jesus e a Sua dieta, a luz surgirá para nós na escuridão e o Senhor sempre nos guiará. Ele nos dará com fartura mesmo na terra ressecada, e ira renovar a nossa força (Is 58,10.11).

Os efeitos da dieta de Jesus atingem não somente o indivíduo, mas todo o mundo. “Os teus escombros antigos serão reconstruídos; reerguerás os alicerces dos tempos passados …” (Is 58,12). Nós mudaremos o mundo seguindo a nossa dieta e nosso Nutricionista.

Oração: Jesus, no início desta Quaresma, que Tu sejas o Senhor do meu apetite.
Promessa: “Tu és bom e perdoas, Senhor, és cheio de amor com todos os que te invocam.” (Sl 86(85),5)
Louvor: Ana cumprimenta seus familiares dizendo: ‘Eu estou orando por você’.

 

21/02/2021 - Passeio Fluvial

Domingo, 21 de Fevereiro de 2021 – 1º Domingo da Quaresma – São Pedro Damião

Gn 9,8-15

Sl 25(24),4-9

1Pd 3,18-22

Mc 1,12-15

PASSEIO FLUVIAL

“…Poucas pessoas, isto é, oito, foram salvas por meio da água. Aquilo que lhe corresponde é o batismo que agora vos salva …” (1Pe 3,20.21)

Depois do dilúvio no tempo de Noé, Deus prometeu: “Estabeleço minha aliança convosco: tudo o que existe não será mais destruído pelas águas do dilúvio …” (Gn 9,11). De fato, Deus deu um passo além do que nos destruir pela água. Ele decidiu nos salvar através da água. “… é o batismo que agora vos salva …” (1Pe 3,21)

Durante a Quaresma, milhares de catecúmenos estão se preparando para a vida nova em Cristo através das águas do Batismo (Rm 6,4). Nós, que já fomos batizados(as) e gerados(as) do alto pela fé em Jesus, caminhamos com aqueles(as) que logo serão batizados(as). Essa caminhada Quaresmal para a água viva é uma oportunidade para todos(as) nós renovarmos as nossas promessas batismais junto ao Senhor Jesus. Milhões de pessoas terão essa oportunidade no Domingo da Páscoa em cada Missa que será celebrado em todo o mundo.

Primeiramente, no entanto, nós precisamos atravessas o deserto da Quaresma antes de chegar às águas que trazem a vida na Páscoa (Mc 1,12). Quando jejuamos e oramos, os nossos corações endurecidos começam a mudar. Ao nos arrependemos dos nossos pecados, tiramos das nossas vidas aquelas coisas que são incompatíveis com nosso compromisso batismal com Jesus. Nós somos renovados(as), revigorados(as), e nos tornamos totalmente vivos(as). O nosso Batismo é claramente “… um compromisso solene de uma boa consciência para com Deus pela ressurreição de Jesus Cristo.” (1Pe 3,21)

Oração: Pai, que ao final da Quaresma eu possa sentir como se eu tivesse emergido das águas do Batismo.
Promessa: “Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho.” (Mc 1,15)
Louvor: “Mas Deus resgatará a minha vida das garras do Xeol e me tomará.” (Sl 49(48),16). Louvor a Ti, Jesus! Tua vida e missão foram profetizadas nos Salmos.

22/02/2021 - Dança das Cadeiras nas Alturas

Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021 – Cátedra de São Pedro

1Pd 5,1-4

Sl 23(22),1-6

Mt 16,13-19

DANÇA DAS CADEIRAS NAS ALTURAS

“Aos presbíteros que estão entre vós, exorto eu, que sou presbítero como eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que há de ser revelada.” (1Pe 5,1)

Uma cátedra é um símbolo de autoridade. É por isso que chamamos de cabeça de uma reunião a pessoa que está sentada na principal posição, e por isso a Igreja nomeou esse dia especial como ‘Cátedra de São Pedro’. Os Católicos creem que Pedro e os seus sucessores são clamados pelo Espírito para presidir as reuniões do povo de Deus (Mt 16,18). Nós também cremos que, se fizermos as coisas do modo que Deus quer, de acordo com Sua orientação, veremos a glória e o poder de Deus. Se escutarmos o sucessor de Pedro, o Papa, e deixarmos que ele nos lidere, nós iremos atacar as portas do inferno e as fortalezas do demônio não prevalecerão contra nós (Mt 16,18).

Quando estamos sob autoridade, através de nossa obediência ao instrumento de Deus, o Papa, nós também temos autoridade. Então o que quer que a Igreja venha a “… [ligar] na terra será ligado nos céus, e o que [desligar] na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,19)

É tudo uma questão de sentar na cadeira certa. Por exemplo, quando o piloto, o co-piloto, o navegador, as aeromoças e os passageiros estão sentados nas cadeiras certas, o avião irá voar eficientemente e com segurança. No entanto, se alguém fizer uma dança de cadeiras, o avião poderá cair. Vamos manter nossos cintos de segurança atados e permanecer em nossas cadeiras. Vamos nos submeter alegremente à autoridade do Papa.

Oração: Pai, eu Te agradeço por teres me dado pais, pastores e papas. Eu Te agradeço por enviares líderes à minha vida. Que eu Te escute neles.
Promessa: “Assim, quando aparecer o supremo pastor, recebereis a coroa imarcescível da glória.” (1Pe 5,4)
Louvor: São Pedro demonstrou sua liderança em Pentecostes (At 2,14-36) e no Conselho de Jerusalém (At 15,7-12). Hoje o Papa garante a unidade quando ele nos lidera a partir da Cátedra de São Pedro.

23/02/2021 - O Livro de Orações Definitivo

Terça-feira, 23 de Fevereiro de 2021 – São Policarpo

Is 55,10.11

Sl 34(33),4-7.16-19

Mt 6,7-15

O LIVRO DE ORAÇÕES DEFINITIVO

“Portanto, orai desta maneira …” (Mt 6,9)

Quando nós rezamos o ‘Pai Nosso’, estamos rezando partes da Bíblia (Mt 6,9-13). Considere estender isso e fazer da oração da Bíblia uma de suas principais práticas na Quaresma. Reze a Bíblia palavra por palavra tanto quanto for possível. Mude apenas ligeiramente as palavras para colocá-las em forma de oração. Por exemplo, você pode orar o final da primeira leitura de hoje desta forma: ‘Pai, possa a Tua palavra que sai de Tua boca não retornar a Ti em vão, mas fazendo a Tua vontade, atingindo o objetivo para o qual Tu a enviaste’ (Is 55,11). Da mesma forma, tente personalizar a oração. Por exemplo, na oração acima, você pode orar: ‘Pai, que a Tua palavra para mim referente ao arrependimento da falta de perdão não retorne vazia a Ti’.

Algumas vezes você pode não rezar a Bíblia palavra por palavra, mas ela irá inspirar você para rezar com intenção e rezar de um modo que você nunca havia pensado. Mais ainda, quando você reza a Bíblia, você será desafiado(a) a se arrepender. Os caminhos de Deus geralmente não são os nossos caminhos (Is 55,8). Nós teremos que negar a nós mesmos(as), não fazer a nossa vontade, e fazer a vontade de Deus, para rezar a Bíblia. Finalmente, quando nós rezarmos a Bíblia, nós iremos ver as nossas orações serem respondidas, pois não estaremos rezando em nosso nome, mas em nome de Jesus (Jo 14,14). Reze a Bíblia.

Oração: Pai, nesta Quaresma, que a Bíblia possa se tornar o meu livro de orações.
Promessa: “Iahweh está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19)
Louvor: São Policarpo foi instruído diretamente pelo Apóstolo João. Policarpo, por sua vez, instruiu Santo Irineu de Lyon. Senhor, eu Vos agradeço por nossa fé apostólica!

24/02/2021 - Obrigação Dominical

Quarta-feira, 24 de Fevereiro de 2021

Jn 3,1-10

Sl 51(50),3.4.12.13.18.19

Lc 11,29-32

OBRIGAÇÃO DOMINICAL

“Sacrifício a Deus é um espírito contrito, coração contrito e esmagado, ó Deus, tu não desprezas.” (Sl 51(50),19)

Quando o Senhor chamou Jonas para orar pelo arrependimento junto aos Ninivitas, ele desobedeceu e fugiu para Társis. Depois de passar três dias nas entranhas de uma baleia, Jonas reconsiderou e foi para Nínive. Ele obedeceu a Deus, mas segundo a letra da lei, não em espírito (2Cor 3,6). O seu coração não estava lá. Ele não queria que os Ninivitas se arrependessem e fossem salvos.

Nós algumas vezes obedecemos a Deus quando nossos corações não o querem. Alguns(umas) não cometem adultério somente porque temem as conseqüências ou não têm a oportunidade. Eles(as) estão obedecendo a letra da lei mas não o seu espírito. A Palavra de Deus diz: “Como um eunuco que tenta violar uma jovem, assim é o que quer fazer justiça pela força.” (Eclo 20,4)

Muitas pessoas vão à Missa aos Domingos somente porque é sua ‘obrigação dominical’. Isso é bom, mas o Senhor nos chama a um profundo relacionamento pessoal com Ele. Muitas empresas evitam demonstrar racismo porque não querem ser levadas à justiça ou ter uma má publicidade, embora os presidentes dessas empresas permaneçam sendo preconceituosos.

T. S. Eliot escreveu: ‘A maior traição é fazer a coisa certa pelo motivo errado’ (Assassinato na Catedral). Obedeça tanto à letra como ao espírito da lei.

Oração: Pai, que meu amor por Ti motive todas as minhas ações e decisões (2Cor 5,14).
Promessa: “…coração contrito e esmagado, ó Deus tu não desprezas.” (Sl 51(50),19)
Louvor: Uma experiência de quase morte levou Mário ao arrependimento e a não mais pecar. Ele se aproximou de Jesus como nunca antes.

25/02/2021 - “... Eu Não Estou Só, Porque O PAI Está Comigo.”

Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021

Est 4,17n-t

Sl 138(137),1-3.7.8

Mt 7,7-12

“… EU NÃO ESTOU SÓ, PORQUE O PAI ESTÁ COMIGO.” (Jo 16,32)

“…Vem em meu auxílio, pois estou só e nada tenho fora de ti, Senhor!” (Est 4,17t)

A rainha Ester estava arriscando a sua vida para pleitear diante do rei em favor de seu povo, os Judeus. Sozinha, dentro do palácio, ela não tinha para quem se voltar para ter apoio. Em sua angústia, ela orou fervorosamente: “A nós, salva-nos com tua mão e vem em meu auxílio, pois estou só e nada tenho fora de ti, Senhor!” (Est 4,17t). Ester sabia que Deus estava com ela em seu abandono.

Algumas horas antes de Jesus ser preso, Ele disse aos discípulos que eles iriam abandoná-Lo completamente, “… [deixando-O] sozinho …” (Jo 16,32). E declarou a eles: “…mas eu não estou só, porque o Pai está comigo.” (Jo 16,32)

Paulo foi preso por pregar a fé. Ele nos diz: “Na primeira vez em que apresentei a minha defesa ninguém me assistiu, todos me abandonaram … Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças …” (2Tm 4,16.17). Paulo sabia que o Senhor estava com ele.

“Iahweh Deus disse: ‘Não é bom que o homem esteja só …’.” (Gn 2,18). O plano de Deus é que Seus discípulos agissem aos pares (Lc 10,1) ou em comunidades Cristãs. No entanto, poderá surgir um tempo em nossas vidas em que nós não só estaremos longe da comunhão com outras pessoas, mas totalmente sem suporte e consolação humana. Nesses tempos em particular, nós precisamos conhecer sem sombra de dúvidas que Jesus é Emanuel, Deus conosco (Mt 1,23). Nós nunca estamos sozinhos(as). Jesus nos assegura: “…Eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!” (Mt 28,20)

Oração: Pai, ensina-me a constantemente repousar na Tua presença.
Promessa: “Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei e vos será aberto.” (Mt 7,7)
Louvor: Marta, mesmo acamada, reza vários rosários diariamente por sua família, pelos vivos e pelos mortos.

26/02/2021 - Não me Lembrar?

Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021

Ez 18,21-28 Sl 130(129),1-8 Mt 5,20-26

NÃO ME LEMBRAR?

“Nenhum dos crimes que praticou será lembrado …” (Ez 18,22)

Muitas pessoas com mais idade não conseguem se lembrar do que comeram no almoço, mas se lembram o que aconteceu nos anos de 1950. De um modo figurativo, a Bíblia fala de Deus sendo justamente o oposto. Se nós mudarmos o nosso caminho, podemos fazer com que Deus se esqueça do passado. “Mas quanto ao ímpio, se ele se converter de todos os pecados que cometeu e passar a guardar os meus estatutos e a praticar o direito e a justiça, certamente viverá: ele não morrerá. Nenhum dos crimes que praticou será lembrado …” (Ez 18,21.22). Nós podemos pecar séria e repetidamente durante anos, mas quando nos arrependemos de coração Deus esquece todos aqueles pecados, mesmo se nós e outras pessoas se recusarem a perdoá-los (Sl 103(102),12; 130(129),3.4).

Mas nós podemos viver uma vida justa e correta durante anos, e o Senhor também não pode se esquecer disso. “Por outra parte, se o justo renunciar à sua justiça e fizer o mal … Toda a justiça que praticou já não será lembrada! …” (Ez 18,24)

Que nós nos arrependamos de nossos pecados e perseveremos na virtude; assim Deus irá se esquecer do mal e se lembrar do bem. A Palavra de Deus promete: Ele “…Não pode esquecer a [nossa] conduta e o amor que [manifestamos] por seu nome, [nós] que [servimos] e [continuamos a servir] os santos.” (Hb 6,10). Ainda que uma mãe pudesse se esquecer da criança em seu ventre, nosso Pai celestial nunca se esquecerá de você (Is 49,15).

Oração: Pai, eu me arrependo do pecado que causa a amnésia espiritual. Que o Espírito possa me fazer lembrar e restaurar a minha memória (Jo 14,26).
Promessa: “Portanto, se estiveres para trazer a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; e depois virás apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23.24)
Louvor: A Confissão freqüente ajudou a reduzir e eliminar os pecados de Jairo. Ela também aumentou seu amor por Jesus, o seu Salvador.

27/02/2021 - Povo Particular

Sábado, 27 de Fevereiro de 2021

Dt 26,16-19

Sl 119(118),1.2.4.5.7.8

Mt 5,43-48

POVO PARTICULAR

“E hoje Iahweh te fez declarar que tu serias o seu povo próprio, conforme te falou, e que observarias todos os seus mandamentos.” (Dt 26,18)

O Senhor prometeu “que ele te faria superior em honra, fama e glória a todas as nações que ele fez…” (Dt 26,19). Tudo o que você tem de fazer é “… [ser] o seu povo próprio …” (Dt 26,18). Em outras palavras, você tem que pertencer e se relacionar com o Senhor não como as outras pessoas, mas de um modo especial. Você pertence a Ele não porque foi criado(a) por Ele, mas porque você está comprometido(a) com Ele. Você é perfeito(a) como Ele é perfeito (Mt 5,48) e santo(a) como Ele é santo (1Pe 1,16). A sua relação com o mundo é a mesma que Ele tem (1Jo 4,17).

Porque você tem o coração e o pensamento de Cristo (1Cor 2,16), você age e reage como Ele faz. Você pertence ao Senhor de tal modo que você é o Seu corpo (1Cor 12,13). Você escolheu a pobreza, a perseguição, e a cruz, como Ele fez (2Cor 8,9; Mt 5,3.10).

Finalmente, o que prova definitivamente que você tem um relacionamento único com o Pai é o seu amor pelos inimigos (Mt 5,44). Somente o Pai poderia criar, alimentar, curar, abençoar, e ser misericordioso até mesmo aqueles que Ele sabia que iriam destruir sem misericórdia o Seu Filho. “… ele faz nascer o seu sol igualmente sobre os maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos.” (Mt 5,45). Amar os inimigos é a mais incontestável indicação de ser “… o seu povo próprio …”(Dt 26,18)

Oração: Pai, Tu destes tudo para mim, até mesmo o Teu Filho, quando eu não Te tinha dado nada (Rm 5,8). Eu Te agradeço pelo Teu amor incondicional.
Promessa: “Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a lei de Iahweh!” (Sl 119(118),1)
Louvor: Os colegas de trabalho de Eduardo achavam estranha a sua fé, mas discretamente vinham a ele quando tinham algum problema.

28/02/2021 - Nós Confiamos em Deus?

Domingo, 28 de Fevereiro de 2021 – 2º Domingo da Quaresma

Gn 22,1.2.9-13.15-18

Sl 116(115),10.15-19

Rm 8,31-34

Mc 9,2-10

NÓS CONFIAMOS EM DEUS?

“… Deus pôs Abraão à prova …” (Gn 22,1)

A Quaresma é o tempo de ser testado(a) (Mt 4,1; Gn 2,1). Deus, “…que perscruta o nosso coração…” (1Ts 2,4), nos leva para a escola da obediência nesta Quaresma. Ele está nos testando para ver se confiamos em Suas promessas ou se nossos corações estão longe d’Ele e que nós só estejamos honrando-O com os lábios (Mc 7,6). Há três dias atrás, a Igreja proclamou a promessa de Jesus que Deus quer prover as nossas necessidades (Mt 7,7-11). Amanhã Jesus irá nos prometer que se nós dermos, Deus irá derramar sobre nós “… uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante …” (Lc 6,38)

Nós cremos em Deus e nas Suas promessas? O nosso estilo de vida diz a Ele se nós confiamos ou não nas Suas promessas. Por exemplo, Abraão confiou em Deus por sua família mesmo quando ele não podia ver para onde ia (Hb 11,8-12). Nesta Quaresma, muitas pessoas também estão sendo testadas quanto a conceber mais um filho. Outras irão prestar mais atenção na sua situação financeira, ou em quanta saúde ainda têm, e a dedicar pouca atenção para Deus e para Suas promessas de prover para elas. Ainda que seja sensato tomar decisões prudentes (Lc 14,28), esse teste não é sobre prudência. É sobre confiar em Deus e se entregar em Suas mãos. Você pode confiar em cada uma das promessas de Deus (Js 23,14; 2Cor 1,20).

“As tentações que vos acometeram tiveram medida humana. Deus é fiel; não permitirá que sejais tentados acima de vossas forças. Mas, com a tentação, ele vos dará meios de sair dela e a força para a suportar.” (1Cor 10,13). O exame está começando. Seja aprovado(a) no teste da confiança.

Oração: Pai, que minha vida de confiança em Ti fale mais forte que o dinheiro.
Promessa: “Depois disto, que nos resta dizer? Se Deus está conosco, quem estará contra nós?” (Rm 8,31)
Louvor: “… Não vos espanteis! Estais procurando Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou, não está aqui. Vede o lugar onde o puseram.” (Mc 16,6). Louvor a Ti, Jesus.