01/03/2022 - Sobriedade Abundante

Terça-feira, 01 de Março de 2022
1Pe 1,10-16

Sl 98(97),1-4

Mc 10,28-31

SOBRIEDADE ABUNDANTE

“Jesus declarou: ‘Em verdade vos digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa e por causa do Evangelho, que não receba cem vezes mais desde agora, nesse tempo…” (Mc 10,29.30)

Depois de termos recebido a água viva do Espírito Santo, nós percebemos que nosso Pai celestial é um provedor pródigo para Seus filhos. Ele nos dá muito além do que nós possamos pedir ou imaginar (Ef 3,20). Ele supre “…magnificamente todas as [nossas] necessidades, segundo a sua riqueza, em Cristo Jesus.” (Fl 4,19). Ele também dá prodigamente. Como exemplo, Ele nos dá cem vezes mais do que nós deixamos para segui-Lo (Mc 10,30). O Pai, o Filho e o Espírito Santo derramam constantemente Seu amor sobre nós.

Em meio a uma vida abundante (Jo 10,10), nós somos levados pelo Senhor a “…[sermos] sóbrios…” (1Pe 1,13). O único caminho para viver sobriamente em meio a tamanha abundância é sermos grandes e totais doadores(as). Temos que nos doar abundantemente; “…uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante …(Lc 6,38). Nós precisamos dar rapidamente – quase tão rápido quanto Deus nos dá. Nós precisamos dar tudo.

Isso parece resolver o nosso problema de como viver sobriamente enquanto recebendo em abundância. Contudo, o Senhor continua dando e quanto mais nós damos, mais ele nos dá (Mc 4,24). Ele sempre nos dá a mais. Para manter a sobriedade, nós temos que continuar dando tudo rapidamente, enquanto nós vivermos. Viva uma vida abundante e sóbria.

Oração: Pai, faz de mim uma pessoa prazerosamente sóbria.
Promessa: “…Sede santos, porque eu sou santo.” (1Pe 1,16)
Louvor: Mauro e sua esposa Leila tinham dificuldades com o alcoolismo. Eles entregaram seu vício a Jesus e receberam cura e a libertação do vício.

02/03/2022 - Ressurgindo das Cinzas

Quarta-feira, 02 de Março de 2022  – Cinzas
Jl 2,12-18

Sl 51(50),3-6.12-14.17

2Cor 5,20-6,2

Mt 6,1-6.16-18

RESSURGINDO DAS CINZAS

“Rasgai os vossos corações…” (Jl 2,13)

Hoje, a Igreja Católica marca nossas cabeças com uma cruz de cinzas. As cinzas conotam humildade e morte. As cinzas são o que resta depois que alguma coisa é queimada. Elas são geralmente associadas com resíduos de destruição e morte (Est 4,3; Jó 2,8). Nós morremos para nós mesmos(as) na auto-negação da Quaresma. As cinzas dos nossos desejos são o que resta depois desta morte.

Depois de um incêndio na floresta, o solo da floresta fica coberto de cinzas. As cinzas são o resíduo da morte e da destruição. No entanto, as cinzas são também o início de uma nova vida para a floresta. O fogo retira o lixo acumulado sobre o solo da floresta que foi sufocando os brotos que lutam para crescer a cada ano. Agora que o fogo queimou esse lixo, as cinzas servem como um tipo de cobertura vegetal que protege e alimenta os novos brotos. Assim, as cinzas permitem que o ciclo de uma nova vida comece.

Nós somos assim. As cinzas da Quaresma do nosso arrependimento (Jó 42,6) e a morte do nosso ego suavizam nossos desejos egoístas, facilitando e nutrindo a nova vida florescendo em nós.

Qual será a vida nova que o Senhor deseja que floresça como resultado de nossa morte para o ego nesta Quaresma? Será um chamado para uma nova vocação, para a concepção de uma nova criança, para uma nova santidade, para ter coragem de testemunhar publicamente por Jesus, ou para nos juntar a uma pequena comunidade Cristã? Arrependa-se! Renuncie a si mesmo(a) (Lc 9,23). Deixe que Jesus crie a Sua nova e abundante vida em você (Jo 10,10).

Oração: Pai, que eu crucifique a minha carne com suas paixões e seus desejos (Gl 5,24). Que eu possa ser sempre fértil e frutuoso(a) para Ti.
Promessa: “…Que a tua esmola fique em segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará.” (Mt 6,4)
Louvor: Sérgio recebeu cedo as suas cinzas na Quarta-feira de Cinzas e fez um testemunho silencioso por Cristo ao ficar com elas durante todo o seu dia de trabalho.

03/03/2022 - Encruzilhadas

Quinta-feira, 03 de Março de 2022

Dt 30,15-20

Sl 1,1-4.6

Lc 9,22-25

ENCRUZILHADAS

“Jesus disse: ‘É necessário que o Filho do Homem sofra muito, seja rejeitado pelos anciãos, chefes dos sacerdotes e escribas, seja morto e ressuscite ao terceiro dia’.” (Lc 9,22)

Jesus descreveu uma jornada através do pântano dos sofrimentos, das escarpas da rejeição, do vale da morte, do sepulcro da Ressurreição. Então Ele pergunta quem estaria disposto a segui-Lo naquela jornada. Quem quer que deseje se tornar Seu seguidor “…renuncie a si mesmo, tome a sua cruz a cada dia…” e siga os passos de Jesus (Lc 9,23)

O mais íntimo do nosso ser repele os sofrimentos, a rejeição e a morte. Nós precisamos negar a nós mesmos para seguir nessa viagem. Na verdade, Jesus nos dá a liberdade para voltar a qualquer tempo. Entretanto, nós precisamos a cada dia fazer a viagem e tomar a nossa cruz. Paradoxalmente, se nós seguimos nessa viagem que inclui a morte, nós vivemos para sempre, pois a morte não é o ponto final. Mas se nós tentamos salvar as nossas vidas nos recusando a seguir em frente, nós morremos de qualquer maneira. Então a morte e mesmo a condenação, é o ponto final. Assim nós perdemos a nossa vida, tentando salvá-la (Lc 9,24). Mesmo se nós ganhássemos o mundo inteiro ao invés de seguir a Jesus em Sua jornada, nossas vidas seriam perdidas e auto-destrutivas (Lc 9,25). Seguir na jornada de Jesus, o caminho da cruz, é tudo o que importa.

Oração: Jesus, que eu possa desejar caminhar junto a Ti mais do que querer me sentir bem.
Promessa: “…Eu te propus a vida ou a morte, a benção ou a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando a Iahweh teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele. Porque disto depende a tua vida…” (Dt 30,19.20)
Louvor: Santa Catarina Drexel foi herdeira das significativas propriedades de seu pai. Ela preferiu doar-se e também sua herança a Deus através do serviço aos nativos americanos e afro-americanos.

04/03/2022 - Um rápido Afastamento?

Sexta-feira, 04 de Março de 2022  – São Casimiro
Is 58,1-9

Sl 51(50),3-6.18.19

Mt 9,14.15

UM RÁPIDO AFASTAMENTO?

“…Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão.” (Mt 9,15)

Jesus prometeu que depois de Sua Ascensão os Seus seguidores iriam jejuar. Consequentemente, através da história, os Cristãos têm jejuado frequente, regular e alegremente. O Papa São João Paulo II até mesmo ensinou que a oração e o jejum são as principais e mais efetivas armas contra as forças do mal. ‘… O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal …’ (Evangelium Vitae, 100; conf. Mt 17,21 nota f).

Jejuar é um poderoso privilégio através do qual nós podemos estar na linha de frente do grande plano de salvação do Senhor. O Senhor tornou o jejum tão importante que o maligno tenta nos roubar a graça do jejum. Satanás tenta sabotar nosso jejum, nos tentando a:
– abandonar a lei de Deus (Is 58,2). Qualquer coisa, incluindo o jejum, se torna uma abominação para o Senhor se não O obedecemos (1Rs 21,9.12).
– cuidar de nossas próprias ocupações quando estamos jejuando (Is 58,3). “…[Correr] atrás dos [nossos] negócios…” certamente é uma maneira de arruinar tudo.
– “…[explorar] os [nossos] trabalhadores.” (Is 58,3). Controlar e manipular pessoas se opõe ao verdadeiro espírito do jejum.
– discutir, brigar ou atacar outras pessoas (Is 58,4). Sem amor, o jejum não traz nenhum proveito para nós (1Cor 13,1-3).

Jejue, conduzido(a) pelo Espírito Santo, durante os quarenta dias da Quaresma. Não deixe que nada prejudique o seu precioso jejum.

Oração: Pai, dá-me a graça de jejuar em verdade e amor.
Promessa: “…Não continueis a jejuar como agora, se quereis que a vossa voz seja ouvida nas alturas!” (Is 58,4)
Louvor: São Casimiro, nascido na realeza da Polônia, se dedicou ao celibato permanente quando ainda jovem. Ele muitas vezes orava durante toda a noite e dormia no chão.

05/03/2022 - O Chamado ao Jejum é um Chamado à Grandiosidade

Sábado, 05 de Março de 2022

Is 58,9-14

Sl 86(85),1-6

Lc 5,27-32

O CHAMADO AO JEJUM É UM CHAMADO À GRANDIOSIDADE

“Os teus escombros antigos serão reconstruídos; reerguerás os alicerces dos tempos passados…” (Is 58,12)

Quando Levi decidiu ser um coletor de impostos (Lc 5,27), ele se afastou do seu povo e da sua família. Isso provavelmente demonstrou que o seu relacionamento familiar estava em ruínas. Mas se o seu relacionamento familiar ainda não estava completamente arruinado, Levi tomou providências para arruiná-lo totalmente tornando-se um coletor de impostos, um cúmplice da opressão Romana e um inimigo do povo Judeu.

Depois que Levi seguiu a Jesus e recebeu o Espírito Santo em Pentecostes, aquele homem cuja casa havia estado em ruínas se tornou parte da fundação apostólica da Igreja (Ef 2,20; Ap 21,14). Levi, que também é chamado de Mateus, compilou e escreveu o primeiro livro do Novo Testamento. Depois que o Senhor restaurou a base familiar arruinada de Levi, Ele cumpriu definitivamente Sua promessa para nós e para Levi que nós iríamos “…levar em triunfo sobre as alturas da terra…” o nome do Senhor (Is 58,14).

O maravilhoso processo pelo qual o Senhor restaurou a base familiar de Levi e transformou incontáveis milhões de pessoas através do Evangelho de Mateus, pode ser iniciado por um verdadeiro jejum (Is 58,6-12). Nosso jejum nesta Quaresma também irá restaurar bases familiares arruinadas e fará surgir grandes líderes, de modo que nós também iremos alcançar as alturas da terra.
O jejum é o início da marcha para a grandiosidade. Jejue e transforme o mundo.

Oração: Pai, envia o Espírito Santo para me guiar para o verdadeiro papel do jejum em Vosso plano da salvação (Jo 16,13).
Promessa: “Iahweh será o teu guia continuamente e te assegurará a fartura, mesmo em terra árida; ele revigorará os teus ossos, e tu serás como um jardim regado, como uma fonte borbulhante cujas águas não faltam.” (Is 58,11)
Louvor: Os colegas de trabalho de Luís o desafiaram a deixar o almoço para se juntar a eles em seu estudo da Bíblia.

06/03/2022 - A Quaresma no Espírito

Domingo, 06 de Março de 2022 – 1º Domingo da Quaresma
Dt 26,4-10

Sl 91(90),1.2.10-15

Rm 10,8-13

Lc 4,1-13

A QUARESMA NO ESPÍRITO

“Jesus, pleno do Espírito Santo, voltou do Jordão; era conduzido pelo Espírito através do deserto durante quarenta dias…” (Lc 4,1.2)

Jejuar é imitar a Jesus durante os quarenta dias no deserto. Jesus começou a Sua ‘Quaresma’ cheio do Espírito Santo e conduzido por Ele (Lc 4,1). Ele também saiu do deserto da Quaresma “…com a força do Espírito…” (Lc 4,14). O Espírito Santo dirigiu Jesus em cada passo do caminho da ‘primeira Quaresma’.

Estamos nós deixando que o Espírito nos conduza nesta Quaresma? (Gl 5,25). Estamos nós jejuando, orando, dando esmolas e evangelizando no Espírito? (Mt 6,3.5.16). O Espírito nos chama a fazer coisas nesta Quaresma que antes nós nunca pensamos em fazer. Se essas coisas parecerem impossíveis, o Espírito nos ajudará em nossa fraqueza (Rm 8,26). Pelo Espírito, nós seremos capazes de jejuar de algum modo em cada um dos quarenta dias da Quaresma. Orando no Espírito, nós iremos orar em um novo nível nesta Quaresma, com maior perseverança e profundidade. Com a fé e o amor do Espírito, nós iremos dar tantas esmolas que teremos de fazer sacrifícios e simplificar nossas vidas. Finalmente, nesta Quaresma, iremos não somente resistir às tentações, mas também fazer um ataque frontal contra as portas do inferno (Mt 16,18.19), a assim ganhar o mundo para Cristo através de uma evangelização cheia do Espírito.

Uma Quaresma conduzida no Espírito é diferente de uma Quaresma à qual muitos(as) de nós estamos acostumados(as). Uma Quaresma cheia do Espírito é como a Quaresma de Jesus. Que nós sigamos os Seus passos.

Oração: Jesus, que esta Quaresma seja como se fosse a primeira.
Promessa: “Porque, se confessares com tua boca que Jesus é Senhor e creres em teu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” (Rm 10,9)
Louvor: Louvor a Ti, Senhor Jesus Cristo, Rei de eterna glória!

07/03/2022 - Faminto(a) por Atenção

Segunda-feira, 07 de Março de 2022  – Santas Perpétua e Felicidade

Lv 19,1.2.11-18

Sl 19(18),8-10.15

Mt 25,31-46

FAMINTO(A) POR ATENÇÃO

“Não serás um divulgador de maledicências a respeito dos teus e não sujeitarás a julgamento o sangue do teu próximo.” (Lv 19,16)

A Quaresma nos prepara para celebrar a Ressurreição. Mas é difícil para alguns(umas) passar de fome para celebrar a Ressurreição de Jesus dentre os mortos. Também é difícil para os Cristãos celebrar a vitória da Ressurreição de Jesus quando estão ao mesmo tempo permitindo que pessoas estejam famintas. “Se alguém, possuindo os bens deste mundo, vê o seu irmão na necessidade e lhe fecha o coração, como permanecerá nele o amor de Deus?” (1Jo 3,17). O próprio Jesus está dizendo: “…tive fome e não me destes de comer…” (Mt 25,42). “…Em verdade vos digo: todas as vezes que o deixaste de fazer a um desses pequeninos, foi a mim que deixaste de fazer.” (Mt 25,45)

Temos que fazer alguma coisa para alimentar Jesus. Durante anos temos ouvido pedidos para ajudar aos pobres e famintos, e a coisa está somente ficando cada vez pior. O pobre se torna cada vez mais pobre e o rico mais rico. Nós temos feito a nossa contribuição, mas não reagimos como se realmente acreditássemos que aquelas pessoas são nossos irmãos e irmãs em Cristo. Se os nossos próprios parentes estivessem passando dificuldades, nós reagiríamos de modo diferente. Se realmente acreditássemos que servir aos pobres é servir a Jesus, nós faríamos qualquer coisa por eles. Nossa resignação à inanição em massa é um escândalo que levanta dúvidas sobre a realidade da Ressurreição. Jesus ressuscitado continua nos dizendo: “…tu me amas? … Apascenta as minhas ovelhas.” (Jo 21,17)

Oração: Jesus, tantas pessoas precisam da minha ajuda imediata ou irão morrer. Que eu ‘não poupe para os dias difíceis’, mas aplique meu dinheiro onde se encontra a minha fé.
Promessa: “E irão estes para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna.” (Mt 25,46)
Louvor: Santa Perpétua era uma mulher nobre da cidade de Cartago, no norte da África. Santa Felicidade era uma escrava. As duas foram aprisionadas por causa de sua fé Cristã e aceitaram bravamente o martírio. Sua alegria diante da morte tem sido testemunhada a milhões durante séculos.

08/03/2022 - Perdoe para sua Eternidade

Terça-feira, 08 de Março de 2022  – São João de Deus
Is 55,10.11

Sl 34(33),4-7.16-19

Mt 6,7-15

PERDOE PARA SUA ETERNIDADE

“Pois, se perdoardes aos homens os seus delitos, também o vosso Pai celeste nos perdoará; mas, se não perdoardes aos homens, o vosso Pai também não perdoará os vossos delitos.” (Mt 6,14.15)

A passagem acima, retirada da leitura do Evangelho de hoje, é direta e clara. “…com a medida com que medis sereis medidos.” (Mt 7,2). Nosso perdão eterno e nossa salvação dependem de se nós perdoamos ou não aqueles(as) que erraram para conosco. Contudo somos somente humanos e a nossa herança pecaminosa herdada do pecado original torna o perdão impossível do ponto de vista humano. Sem Jesus, nós nada podemos fazer, particularmente quanto a decidir perdoar (Jo 15,5). Portanto, temos que constantemente pedir ao Senhor pela graça de perdoar “…setenta vezes sete vezes.” aqueles(as) que nos feriram (Mt 18,22).

Assim, que nós possamos:
1 – olhar para Jesus crucificado, que diz: “…Pai, perdoa-lhes; não sabem o que fazem…” (Lc 23,34),
2 – orar ao Pai Nosso diariamente, pedindo ao Pai “…perdoa-nos as nossas [ofensas], como também nós perdoamos [a quem nos tenha ofendido].” (Mt 6,12),
3 – participar da Missa, se possível diariamente, pois lá nós ouvimos que Jesus perdoou até mesmo na noite em que Ele foi traído,
4 – mergulhar na Palavra de Deus, que fala constantemente sobre o perdão e sempre cumpre a vontade de Deus (Is 55,10.11), e
5 – fazer a Confissão da Quaresma e ser envolvido(a) pelo perdão.

Oração: Pai, nesta Quaresma concede-me a graça de perdoar de coração a todos(as) aqueles(as) que me feriram.
Promessa: “Iahweh está perto dos corações contritos, ele salva os espíritos abatidos.” (Sl 34(33),19)
Louvor: Quando o hospital de São João de Deus pegou fogo, ele transportou todos os pacientes através das chamas, mas nenhum deles sofreu queimaduras (Is 43,2).

09/03/2022 - Um Sinal para Todos os Tempos

Quarta-feira, 09 de Março de 2022 – Santa Francisca Romana

Jn 3,1-10

Sl 51(50),3.4.12.13.18.19

Lc 11,29-32

UM SINAL PARA TODOS OS TEMPOS

“Pois, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também o Filho do Homem será um sinal para esta geração.” (Lc 11,30)

Para os atuais leitores do Evangelho de hoje, o sinal de Jonas é que ele “…permaneceu nas entranhas do peixe três dias e três noites.” (Jn 2,1). Depois de três dias, o peixe “…vomitou Jonas sobre a terra firme.” (Jn 2,11). Desse modo, Jonas prefigurou os três dias de sepultamento de Jesus e a subsequente Ressurreição.

No texto de hoje, Jesus se refere a Jonas como tendo sido “…um sinal para os ninivitas…” (Lc 11,30). O livro de Jonas no Antigo testamento não faz menção a Jonas ter falado ao povo de Nínive sobre a sua história com o peixe. Além disso, desprezou Nínive (Jo 4,1.2). Embora ele possa ter gostado de profetizar a sua destruição, em seu orgulho ele também não teria compartilhado sua experiência humilhante com aqueles a quem odiava. Exatamente como, então, Jonas ‘foi um sinal para os Ninivitas’?

Do ponto de vista dos Ninivitas, o sinal de Jonas pode ter sido as palavras proféticas que ele proferiu. Profetizar significa simplesmente dizer o que Deus está falando no momento em que Ele fala. As oportunas palavras proféticas de Jonas transmitiam o impressionante poder de convencimento do Deus Altíssimo. O imediato e total arrependimento dos Ninivitas comprovou o poder da profecia.

Suas palavras podem ser eloquentes, mas as palavras proféticas de Deus têm poder. “…o tempo se fez curto…” (1Cor 7,29). Vamos dedicar o resto de nossas vidas (1Pe 4,2) a falar as palavras de Deus, não as nossas. Suas palavras, ditas no tempo apropriado, transformam corações (1Ts 2,13; Hb 4,12.13). “…aspirai os dons do Espírito, principalmente à profecia.” (1Cor 14,1)

Oração: Pai, ensina-me o que dizer e o que falar.” (Jo 12,49). Que eu possa ser um sinal do Teu poder para a atual geração.
Promessa: “Os homens de Nínive creram em Deus …’” (Jn 3,5)
Louvor: Depois da morte de seu nobre marido, Santa Francisca Romana “…[ocupou] o último lugar…” (Lc 14,10) entrando para um convento como uma das mais humildes irmãs. Logo Deus a elevou à função de superiora.

10/03/2022 - Ar Fresco Primaveril

Quinta-feira, 10 de Março de 2022

Est 4,17 n.p.r.t-w

Sl 138(137),1-3.7.8

Mt 7,7-12

AR FRESCO PRIMAVERIL

“Ora, se vós que sois maus sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedem!” (Mt 7,11)

Quaresma significa ‘primavera’. Assim como a natureza acorda da dormência do inverno para a vitalidade primaveril, também as nossas vidas no Espírito deveriam romper em uma nova vida. O Senhor quer nos dar o frescor e a novidade em nosso relacionamento com Ele. Ele deseja começar uma ‘segunda lua-de-mel’ conosco e restaurar nosso primeiro amor (Ap 2,4). Ele deseja nos trazer de volta à compreensão infantil de Sua presença amorosa, que nós tínhamos quando começamos a amá-Lo (Lc 18,17).

Para nos dar uma primavera espiritual, o Senhor pode nos conduzir através de um tempo de crise. Como Ester, nós podemos ser tomados(as) por uma angústia mortal e clamar ao Senhor do fundo de nossos corações (Est 17 n). Ou podemos conhecer a glória do Senhor através da conversão, da libertação, da superação, ou da cura em nossas vidas. Então nosso relacionamento será tão renovado que nós iremos orar com a fé de uma criança e simplesmente pedir e receber (Mt 7,7). Nós não suspiraremos mais ofegantes em meio à poluição secular da dúvida e da desordem. Nós podemos tomar uma respiração profunda pela primeira vez após um longo tempo e respirar o ar fresco da primavera da Quaresma.

Oração: “Ó meu Senhor, nosso Rei, tu és o Único! Vem em meu auxílio, pois estou só e não tenho outra proteção fora de ti, pois vou expor minha vida.” (Est 4,17 l)
Promessa: “Põe em meus lábios um discurso atraente quando eu estiver diante do leão…” (Est 4,17 s)
Louvor: Silvio retornou à Confissão depois de uma ausência de vários anos e a paz que experimentou amoleceu seu coração.
Nota: Os textos do Livro de Ester foram tirados da tradução do original em Grego.

11/03/2022 - O Mais Alto Padrão

Sexta-feira, 11 de Março de 2022

Ez 18,21-28

Sl 130(129),1-8

Mt 5,20-26

O MAIS ALTO PADRÃO

“…Todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, terá de responder no tribunal…” (Mt 5,22)

Jesus tem um padrão maior do que o nosso para os relacionamentos pessoais. Ninguém, além de Cristo, demanda tal amor em nossos relacionamentos. Aqui seguem alguns padrões de Jesus para os relacionamentos:
1 – remover imediatamente ressentimentos, falta de perdão e raiva (Mt 5,25),
2 – amar os inimigos até mesmo entregando sua vida por eles (Mt 5,44; 1Jo 3,16),
3 – partilhar a amizade com os pobres, os coxos e os cegos (Lc 14,13),
4 – antecipar-se em mostrar respeito pelos outros (Rm 12,10),
5 – procurar agradar ao próximo ao invés de agir com rivalidade e ciúme (Rm 15,2),
6 – unirem-se uns aos outros assim como o Pai, o Filho, e o Espírito Santo são Um (Jo 17,21),
7 – não julgar a motivação das pessoas (Mt 7,1),
8 – não ser lascivo com o olhar, o pensamento, ou as palavras (Mt 5,28; Ef 5,3.4),
9 – servir a cada um com algum custo pessoal (Lc 10,33-35), e
10 – carregar o fardo uns dos outros, e sofrer com os outros (Gl 6,2; 1Cor 12,26).

Os padrões de Jesus para os relacionamentos são impossíveis para o poder humano. Todavia, “para Deus, com efeito, nada é impossível.” (Lc 1,37)

Oração: Pai, começando esta Quaresma que eu possa ter um amor impossível e incondicional para com as pessoas que Vós colocares em minha vida.
Promessa: “Mas quanto ao ímpio, se ele se converter de todos os pecados que cometeu e passar a guardar os meus estatutos e a praticar o direito e a justiça, certamente viverá; ele não morrerá.” (Ez 18,21)
Louvor: Com fé amorosa, Sérgio sacrificou sua carreira no governo para criar, cuidar, e ensinar em casa sua filha neurologicamente deficiente.

12/03/2022 - Eu Firmemente Decido...

Sábado, 12 de Março de 2022

Dt 26,16-19

Sl 119(118),1.2.4.5.7.8

Mt 5,43-48

EU FIRMEMENTE DECIDO…

“Que meus caminhos sejam firmes para eu observar teus estatutos.” (Sl 119(118),5)

Suas determinações da Quarta-feira de Cinzas permanecem firmes ou as tentações desgastaram sua abnegação? Nossa carne fraca é vulnerável às implacáveis pressões da tentação. Nós desejamos fazer o que é correto, mas não temos o poder de fazê-lo (Rm 7,18). A nossa velha e pecaminosa natureza se rebela contra a nossa nova e resgatada natureza. Existe uma violenta guerra civil dentro de cada um de nós (Tg 4,1). Como somos infelizes! (Rm 7,24). “Quem me libertará deste corpo de morte?” (Rm 7,24)

Jesus já nos libertou (Jo 8,36). Ele nos libertou para uma liberdade eterna (Gl 5,1). Ele destruiu os vínculos do pecado que nos mantinham amarrados e deu-nos uma nova vida e um poder ressuscitado (Cl 2,13.14). Louvores a Jesus!

Porém ainda vivemos em corpos humanos e somos uma carne fraca. Vivemos uma vida ressuscitada (Cl 3,1), mas estamos sujeitos às tentações, assim como Jesus esteve (Mt 4,1-11; Hb 4,15). Com o salmista, oramos para sermos firmes em resistir às tentações (Sl 119(118),5.11). Nós temos que pedir a Jesus: “…Aumenta-nos a fé!” (Lc 17,5), pois a menos que a nossa fé seja firme, nós não seremos firmes (Is 7,9).

Jesus “…é capaz de socorrer os que são tentados.” (Hb 2,18). Peça-lhe para mergulhar você no Espírito Santo (Jo 7,37-39), Aquele que luta contra as tentações da carne (Gl 5,17). “Ora, eu vos digo, conduzi-vos pelo Espírito e não satisfareis os desejos da carne.” (Gl 5,16). “É para a liberdade que Cristo nos libertou. Permanecei firmes, portanto e não vos deixeis prender de novo ao jugo da escravidão.” (Gl 5,1)

Oração: Pai, eu firmemente decido, com o auxílio da Tua graça, a não mais pecar e a evitar qualquer situação de pecado.
Promessa: “…Tu serias um povo consagrado a Iahweh teu Deus, conforme ele te falou.” (Dt 26,19)
Louvor: Enquanto procurava por emprego, Pedro desistiu de ofertas de trabalho que poderiam representar tentações para ele.

13/03/2022 - Subindo a Montanha

Domingo, 13 de Março de 2022 – 2º Domingo da Quaresma

Gn 15,5-12.17.18

Sl 27(26),1.7-9.13.14

Fl 3,17-4,1

Lc 9,28-36

SUBINDO A MONTANHA

“…Tomando consigo a Pedro, João e Tiago, [Jesus] subiu a montanha para orar.” (Lc 9,28)

Neste 2º Domingo da Quaresma, Jesus nos leva à Montanha da Transfiguração. Ele tem muito mais a nos dizer, mas agora nós não podemos suportar (Jo 16,12). Nós temos que “…[subir] ao monte de Iahweh … para que ele nos instrua a respeito dos seus caminhos e assim andemos em suas veredas…” (Is 2,3). Nós iremos ver Jesus glorificado e ouviremos uma voz vindo das nuvens dizer: “…Esse é o meu Filho, o Eleito; ouvi-o.” (Lc 9,35)

Essas revelações no topo da montanha irão impedir que fiquemos desesperados(as) quando o Senhor nos levar até ao Calvário para ver o Seu dolorido corpo trêmulo de dor. A montanha nos prepara para o vale, a glória pelo sofrimento. Por causa da Montanha da Transfiguração, quando nós caminharmos com Ele “…por um vale tenebroso…” (Sl 23(22),4), iremos considerar “…que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós.” (Rm 8,18). Nós iremos fixar nossos os olhos em Jesus (Hb 12,2) e caminhar sobre as águas do mal (Mt 14,29). Nós não temos que fugir da cruz, mas sim gloriar-nos dela (Gl 6,14).

Depois da Transfiguração, conheceremos nossa cidadania no céu e nela esperaremos a vinda de Cristo (Fl 3,20). Perceberemos que estamos no mundo, mas não somos do mundo (Jo 17,15.16). Nós já estamos sentados no trono de Cristo (Ef 2,6) apesar dos nossos corpos estarem longe do Senhor (2Cor 5,6).

Oração: Jesus, que eu possa experimentar o que os apóstolos viram na Montanha da Transfiguração. Prepara-me para o restante da Quaresma e da minha vida.
Promessa: “[Jesus Cristo] transfigurará o nosso corpo humilhado, conformando-o ao seu corpo glorioso, pela força que lhe dá poder de submeter a si todas as coisas.” (Fl 3,21)
Louvor: Senhor Jesus, Tu és a referência para todos, “…e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” (Jo 4,24). Todo louvor a Ti!

14/03/2022 - Perdoe para Doar

Segunda-feira, 14 de Março de 2022

Dn 9,4-10

Sl 79(78),8.9.11.13

Lc 6,36-38

PERDOE PARA DOAR

“Daí, e vos será dado…” (Lc 6,38)

Quando nós doamos, abrimos a porta para permitir que o Senhor derrame prodigamente Seu amor sobre nós. O Senhor deseja nos abençoar com “…uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante…” (Lc 6,38). Mas Ele não impõe Seu amor sobre nós. Nós é que temos que nos abrir ao Seu amor. Doando, nós dizemos a Deus como nós estamos abertos(as) para receber. “…pois com a medida com que medirdes sereis medidos também.” (Lc 6,38)

Muitas pessoas se acham generosas, mas isso muitas vezes não é completamente correto. Os problemas financeiros das Igrejas, a falta de vocações religiosas e as nossas ‘celebrações’ superficiais da Missa são sinais de que estamos tendo problemas para doar. Isso é para ser esperado porque o tipo de doação de Deus vai contra nossa natureza humana egoísta. Quando admitirmos os nossos problemas para doar, nós poderemos pedir a Deus que nos ajude.

Doar não é primariamente uma questão financeira, mas muitas vezes de perdoar. É por isso que o Senhor nos orienta a nos perdoarmos uns aos outros antes de doar. No início do versículo, antes de perdoar, Jesus nos orienta a não julgar ou condenar as outras pessoas (Lc 6,37). As chaves para doar são perdoar a todos e não julgar ou condenar a ninguém.

Oração: Pai, que eu possa ver a minha relutância em doar livremente como um sintoma de falta de perdão.
Promessa: “…Ah, meu Senhor, Deus grande e terrível, que guardas a Aliança e o amor para os que te amam e observam os teus mandamentos.” (Dn 9,4)
Louvor: Estevão perdoou ao seu pai por maltratá-lo quando criança.

15/03/2022 - "... Reconciliai-vos com Deus".

Terça-feira, 15 de Março de 2022

Is 1,10.16-20

Sl 50(49),8.9.16.17.21.23

Mt 23,1-12

“…RECONCILIAI-VOS COM DEUS.” (2Cor 5,20)

“Então, sim, poderemos discutir, diz Iahweh: Mesmo que os vossos pecados sejam como escarlate, tornar-se-ão alvos como a neve; ainda que sejam vermelhos como carmesim tornar-se-ão como a lã.” (Is 1,18)

Os Fariseus e os Saduceus tinham os seus corações voltados para seu próprio reconhecimento (Mt 23,6). Antes que Jesus os criticasse por seu orgulho, Ele chorou por causa deles, lamentando que em seu desejo de reconhecimento, haviam deixado completamente “…a mensagem de paz.” (Lc 19,42). Mais ainda, o orgulho os levou a conduzir mal e a deixar de compreender o poder de Deus (Mc 12,24). O plano de Deus é tocar os corações dos pecadores com um amor humilde e de auto-sacrifício.

A Quaresma é o tempo de humilharmos o nosso egoísmo e nos curvarmos diante do Senhor. Uma das melhores maneiras de se fazer isso é através de uma sincera e verdadeira Confissão. O Senhor abre bem os Seus braços para abraçar o Seu povo. Os nossos pecados não podem afastar o Seu amor; é somente o nosso orgulho arrogante que nos mantém longe os Seus braços.

Pergunte ao humilde Jesus se existe algum orgulho no seu coração. Humilhe-se à vista do Senhor (1Pe 5,6). Confesse-Lhe os seus pecados (Sl 32(31),5). Receba o Seu perdão, Seu amor e a Sua paz. Faça a coisa certa (Is 1,18) e seja purificado(a).

Oração: Pai, que eu possa fazer qualquer mudança que seja necessária para me reconciliar convosco antes que o dia de hoje termine.
Promessa: “…Cessai de praticar o mal, aprendei a fazer o bem! Buscai o direito, corrigi o opressor! Fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva!” (Is 1,16.17)
Louvor: Ao invés de aumentar o seu ressentimento pela perda do seu marido e filho, Tereza começou um trabalho voluntário na sua comunidade Paroquial.

16/03/2022 - Mordendo a Mão que o(a) alimenta

Quarta-feira, 16 de Março de 2022

Jr 18,18-20

Sl 31(30),5.6.14-16

Mt 20,17-28
MORDENDO A MÃO QUE O(A) ALIMENTA

“Acaso se retribui o bem com o mal?…” (Jr 18,20)

Jeremias se sacrificou e sofreu para ser um profeta e afastar a cólera de Deus (Jr 18,20) “…dos homens de Judá e [dos] habitantes de Jerusalém…” (Jr 18,11). Apesar de Jeremias salvar a vida de muitas pessoas, elas não perceberam isso. Elas odiavam Jeremias e planejavam matá-lo. Elas ponderavam que a morte de Jeremias não seria uma perda (Jr 18,18), mas sim um ganho para elas. O bem que Jeremias havia feito seria retribuído com o mal (Jr 18,20).

Todos nós queremos ser valorizados. Assim, ficamos desapontados quando não nos agradecem. Ainda mais quando aqueles que foram beneficiados pelas nossas boas obras nos retribuem fazendo o mal contra nós; ficamos muitas vezes arrasados. Naquele momento pensamos em desistir e definitivamente iremos desistir se estivermos servindo ao Senhor por qualquer outra razão que não seja somente pelo Senhor.

Você está servindo ao Senhor somente pelo Senhor? Se não, você se esgotará. O amor pelo Senhor é a única motivação que permanece. Agradeça ao Senhor quando você não obtiver nada por servi-Lo, exceto a Ele próprio. Essa é a nossa oportunidade de amar incondicionalmente como Ele nos ama. Essa é a nossa oportunidade de sermos crucificados com Jesus (Gl 2,19).

Oração: Pai, eu aceito a Vossa graça de perdoar aqueles que me feriram injustamente.
Promessa: “…O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” (Mt 20,28)
Louvor: Orar a Via Sacra dissolveu o sofrimento de Márcia quando ela vivenciou o arrebatador e sacrificante amor de Jesus por ela.

17/03/2022 - Três Monitores Cardíacos

Quinta-feira, 17 de Março de 2022 – São Patrício

Jr 17,5-10

Sl 1,1-4.6

Lc 16,19-31

TRÊS MONITORES CARDÍACOS

“O coração é falso como ninguém, ele é incorrigível; quem poderá corrigi-lo? Eu, Iahweh, perscruto o coração, sondo os rins, para retribuir ao homem conforme o seu caminho, conforme o fruto de suas obras.” (Jr 17,9.10)

A vida é uma questão de coração. Se nós tivermos aceitado um novo coração da parte do Senhor (Ez 36,26) e vivemos em função d’Ele, amando-O com todo o nosso coração (Lc 10,27), nossa vida na terra será abundante (Jo 10,10), livre, santa e realizada. Então, depois de nossa morte ou da vinda definitiva de Jesus, nós iremos viver eternamente com o Senhor na perfeição do amor do céu.

Se contudo, nós deixarmos os nossos corações se tornarem duros durante a nossa vida e permanecermos desse jeito, iremos viver vidas de crescente insensibilidade. Nós seremos espiritualmente cegos para o pecado em nossos corações e pobres em nosso meio (Lc 16,20-31). Os nossos corações podem se tornar tão duros que nós não ouviremos nem mesmo a alguém que ressuscite dentre os mortos, como o próprio Jesus (Lc 16,31). Se morrermos nesse estado de dureza de coração, iremos para um lugar de tormento eterno (Lc 16,24) e seremos separados de Deus para sempre por um grande abismo (Lc 16,26).

Em razão da vida eterna e da morte eterna serem assuntos do coração, é de grande importância de conhecermos as condições do nosso coração. No terceiro, quarto e quinto Domingos da Quaresma, os catecúmenos de todo o mundo pedem ao Senhor para perscrutar os seus corações. Que todos nós façamos essas orações para termos certeza que estamos vivendo a vida de um novo coração.

Oração: Pai, que eu possa ter uma clara leitura do meu coração através das orações chamadas de ‘Escrutínio’.
Promessa: “Bendito o homem que se fia em Iahweh, cuja confiança é Iahweh.” (Jr 17,7)
Louvor: São Patrício amava tanto aqueles que o haviam raptado e escravizado, que procurava levá-los para o Senhor.

18/03/2022 - Esperando enquanto a Vida está Péssima

Sexta-feira, 18 de Março de 2022 – São Cirilo de Jerusalém
Gn 37,3.4.12.13.17-28

Sl 105(104),16-21

Mt 21,33-43.45.46

ESPERANDO ENQUANTO A VIDA ESTÁ PÉSSIMA

“…A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; pelo Senhor foi feito tudo isso e é maravilha aos nossos olhos. (Mt 21,42; Sl 118(117),22.23)

Se nos arrependemos do nosso pecado, escravidão e miséria, O Senhor tomará o pior em nossas vidas e fará dele o melhor. O Senhor manifesta o seu poder onipotente não apenas fazendo grandes obras, mas realizando os maiores milagres sobre os piores pecados, injustiças e derrotas. “E nós sabemos que Deus coopera em tudo para o bem daqueles que o amam, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.” (Rm 8,28)

Os irmãos de José decidiram matá-lo. Depois mudaram os seus planos de matá-lo para fazê-lo passar fome e finalmente em vendê-lo como escravo. Os irmãos concordaram em mentir para o seu pai sobre a morte de José e desse modo partiram o seu coração (Gn 37,20.22.28.35). Isso foi um pecado grave. O Senhor transformou isso num grande bem, fazendo com que José se tornasse uma das pessoas mais poderosas do mundo. Ele salvou a vida de milhares de pessoas, incluindo a sua própria família, da inanição. Ironicamente, José, que quase foi deixado para morrer de fome, salvou habitantes de vários países da morte pela fome.

O pior mal jamais perpetrado e o ponto focal de todo pecado que já foi ou será cometido é a Paixão e morte de Jesus. O Senhor toma esse pior pecado para suscitar o melhor e definitivo bem – a salvação de todo o mundo.

Se você está atravessando o pior dos momentos da sua vida, essa pode ser uma razão para você ter ainda mais esperança. “[Alegre-se] na esperança…” (Rm 12,12)

Oração: Pai, nesta Quaresma que a esperança possa crescer dentro de mim como nunca antes.
Promessa: “O rei mandou soltá-lo, o senhor dos povos o livrou; constituiu-o senhor da sua casa, administrador de todos os seus bens.” (Sl 105(104),20.21)
Louvor: As instruções de São Cirilo de Alexandria sobre os Sacramentos ainda são relevantes nos dias de hoje.

19/03/2022 - José: Um Ascendente Homem Itinerante

Sábado, 19 de Março de 2022 – São José

2Sm 7,4.5.12-14.16

Sl 89(88),2-5.27.29

Rm 4,13.16-18.22
Mt 1,16.18-21.24 ou Lc 2,41-51

JOSÉ: UM ASCENDENTE HOMEM ITINERANTE

“José, ao despertar do sonho, agiu conforme o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu Maria em casa como sua mulher.” (Mt 1,24)

São José muitas vezes se encontrou envolvido em uma série de circunstâncias inesperadas. Primeiramente, Deus se tornou o Senhor do seu casamento de um modo que nenhum homem pudesse imaginar (Mt 1,18-23). Depois, como um refugiado, foi recusada a José uma acomodação decente quando ele e Maria mais necessitavam dela; no momento do nascimento de Jesus (Lc 2,7). Em seguida, no meio da noite, ele teve que se defender de um plano de assassinato dirigido pelo governo contra seu pequeno Filho adotivo (Mt 2,13). Por três vezes ele teve que arrumar suas coisas e viajar com sua família seguindo avisos prévios. Finalmente, ele e Maria, aflitos, tiveram que procurar por Jesus durante três dias (Lc 2,48).

Para a tarefa de proteger o Menino Jesus, Deus escolheu um homem que se superava em escutar e em obedecer: São José, um homem de fé. José certamente dedicou muito tempo para ficar de joelhos em fervorosa oração pedindo por ajuda. As circunstâncias da sua vida repetidamente o ensinaram a imediata obediência (Mt 2,14), que brotava de sua rápida escuta dos comandos de Deus, que fluíam através de sua constante oração.

Com São José, que nós cresçamos em mobilidade. Que nós possamos cultivar a habilidade de nos voltarmos imediatamente para Deus em oração, que ouçamos a Sua voz e obedeçamos a Ele com fé. São José, rogai por nós!

Oração: Pai, eu confiarei em Ti com todo o meu coração e não me fiarei na minha própria inteligência (Pr 3,5).
Promessa: “Por conseguinte, a herança vem pela fé, para que seja gratuita e para que a promessa fique garantida a toda a descendência…” (Rm 4,16)
Louvor: A fé e a confiança de São José em Deus foram abençoadas de maneira inimaginável: Ele foi escolhido para ser esposo da Imaculada Virgem Maria e protetor do Filho de Deus.

20/03/2022 - A Visão a partir da Cruz

Domingo, 20 de Março de 2022 – 3º Domingo da Quaresma
Ex 3,1-8.13-15

Sl 103(102),1-4.8.11

1Cor 10,1-6.10-12

Lc 13,1-9

A VISÃO A PARTIR DA CRUZ

“Não quero que ignoreis…” (1Cor 10,1)

Quando você está falando com Jesus, parece que Ele está sempre variando o tema do arrependimento. Você pode mencionar como foram trágicos os mais recentes desastres naturais (Lc 13,4). Jesus manobra para que a conversa se volte para nossa necessidade de arrependimento (Lc 13,4.5). Você pode mencionar para Ele como é belo o prédio da sua Igreja (Mc 13,1.2). Mas Jesus muda a conversa para a necessidade de estarmos atentos(as) e de sobreaviso contra a tragédia e o pecado. Você é aplicado(a) no trabalho e Jesus fala em reformar a sua vida (Mt 4,17). Por que o arrependimento está sempre na ponta de Sua língua?

Para responder a essa pergunta, tente se colocar com as sandálias de Jesus. Imagine andar pelas ruas por pelo menos três anos sabendo que iria estender os seus braços e ter a sua mão pregada em uma cruz para que outras pessoas se arrependessem. Imagine-se amarrado(a) a uma coluna e sendo cruelmente açoitado(a) até desmaiar – para pagar o preço pelos pecados de outras pessoas. Imagine estar pendurado(a) em meio a uma dolorosa agonia no lugar de pessoas que não se importam se estão pecando ou não. Agora imagine ter um coração de amor apaixonado por cada uma das pessoas que não têm interesse no arrependimento. Você está tendo um vislumbre da perspectiva de Jesus sobre a importância do arrependimento.

Se você tivesse que sofrer tudo isso, você também iria mudar de assunto. Você não iria querer que nenhuma pessoa perdesse a sua alma se você tivesse que sofrer tanto para que ela pudesse ser salva. Seja como Jesus e proclame: “…Arrependei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus.” (Mt 4,17)

Oração: Jesus, que a Tua morte possa não ter sido em vão para ninguém. Eu dedicarei a minha vida para levar outras pessoas a Ti e ao arrependimento.
Promessa: “É ele quem perdoa tua culpa toda e cura todos os teus males.” (Sl 103(102),3)
Louvor: São Paulo nos disse “que o Cristo devia sofrer e que, sendo o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (At 26,23). Louvores a Jesus!

21/03/2022 - O Homem que Sabia Demais

Segunda-feira, 21 de Março de 2022

2Rs 5,1-15

Sl 42(41),2.3; 43(42),3.4

Lc 4,24-30

O HOMEM QUE SABIA DEMAIS

“…Agora sei…” (2Rs 5,15)

Como soberano governante da nação, o Rei Jorão de Israel estava na posição certa para conhecer o poder de Deus. Ele tinha acesso a qualquer informação que precisasse. Talvez ele tivesse até informações demais: quando Naamã se aproximou dele para buscar a cura de Deus, Jorão presumiu que o rei de Aram queria provocá-lo ( 2Rs 5,7). Como uma escrava capturada, a pequena órfã, da mesma forma não estava em posição de conhecer a força e o poder de Deus (2Rs 5,2). Adivinhe qual dos dois reconheceu o profeta que curava na terra de Israel? (2Rs 5,3). Deus revela às crianças o que Ele esconde dos sábios e entendidos (Lc 10,21).

Como comandante do exército Arameu, Naamã tinha a inteligência e os recursos para compreender a geografia regional e a probabilidade de água pura em Aram e Israel (2Rs 5,12). Os servos de Naamã provavelmente só sabiam o que precisavam saber para realizar tarefas domésticas, mas eles compreendiam o relacionamento entre humildade e cura (2Rs 5,13).

Certamente Deus quer que as nossas mentes sejam desenvolvidas e renovadas (Rm 12,2), pois Ele quer que nós O amemos com todo o nosso entendimento (Lc 10,27). Contudo, os caminhos de Deus não são os nossos caminhos (Is 55,8.9). Se uma pessoa com câncer terminal ou AIDS pedir hoje a você para orar com ela pela cura de Deus, como você reagiria? Você se sentiria abalado(a) e ameaçado(a) como Jorão, irritado como Naamã, ou estaria pronto(a) como os servos de Naamã? Seja humilde. Esteja pronto(a). Receba “…o pensamento de Cristo.” (1Cor 2,16)

Oração: Pai, que eu me humilhe a mim mesmo(a) e desse modo esteja sempre pronto(a) para levar pessoas para Ti (1Pe 3,15).
Promessa: “Envia a tua luz e tua verdade; elas me guiarão, levando-me à tua montanha sagrada, às tuas Moradias.” (Sl 43(42),3)
Louvor: Roberto humildemente recebe Jesus diariamente na Eucaristia, mesmo sabendo que ocupa a poderosa posição de Diretor Geral em uma grande empresa.

22/03/2022 - Eu Perdoei?

Terça-feira, 22 de Março de 2022

Dn 3,25.34-43

Sl 25(24),4-9

Mt 18,21-35

EU PERDOEI?

“Eis como meu Pai celeste agirá convosco, se cada um de vós não perdoar, de coração, ao seu irmão.” (Mt 18,35)

Nós Cristãos sabemos que temos que perdoar ou não seremos perdoados. Jesus até mesmo nos ensinou a orar por isso (Mt 6,12). Portanto, nós Cristãos geralmente dizemos que perdoamos, pois sabemos que não temos outra alternativa aceitável. No entanto, será que perdoamos segundo os padrões de Deus? Será que perdoamos de coração?

Se nós perdoamos verdadeiramente:
– devemos perceber que o perdão é uma milagrosa graça de Deus, pois ‘errar é humano; perdoar é divino’,
– estamos desejosos por nos aproximarmos com amor e misericórdia para honrar e restaurar aqueles que tiverem pecado contra nós, como fez o pai com o filho pródigo (Lc 15,20-24),
– seremos mensageiros e ministros da reconciliação (2Cor 5,18.19),
– reconhecemos os grandes benefícios do Sacramento da Reconciliação, pois nós estaremos perdoando como fomos perdoados,
– estamos ansiosos por abraçar aqueles que pecaram contra nós (Lc 15,20),
– deixamos o Senhor curar e purificar nossa memória do ódio, do rancor, e do desejo de vingança, e
– lembramos não somente os pecados de outras pessoas contra nós, mas especialmente a graça milagrosa na qual nós perdoamos cada um daqueles pecados.
Se existe qualquer dúvida razoável sobre você perdoar a outras pessoas, coloque-se diante de Cristo, presente no Sacrário, e diga: ‘Pela graça de Jesus Cristo, eu perdoo a ___(nome)_______ pelo pecado de _______________’. Repita essa frase até que você esteja totalmente purificado(a) da falta de perdão.

Oração: Pai, eu renego a toda obra de falta de perdão que Satanás quer colocar em mim.
Promessa: “E agora, é de todo o coração que vamos seguir-te, vamos temer-te e procurar a tua face.” (Dn 3,41)
Louvor: Daniel aprendeu a perdoar sua ex-esposa orando por ela diariamente.

23/03/2022 - Obediência Prudente

Quarta-feira, 23 de Março de 2022 – São Turíbio de Mogrovejo

Dt 4,1.5-9

Sl 147,12.13.15.16.19.20

Mt 5,17-19

OBEDIÊNCIA PRUDENTE

“Portanto, cuidai de pô-los em prática, pois isso vos tornará sábios e inteligentes aos olhos dos povos…” (Dt 4,6)

Por causa da sua desobediência, os Israelitas vagaram pelo deserto durante quarenta anos. Eles podem ter assumido que estavam obedecendo a Deus, mas Moisés os preveniu que eles não estavam obedecendo com o cuidado devido (Dt 4,6).

Os discípulos de Jesus provavelmente pensaram que estavam obedecendo a Ele. No entanto, Jesus declarou que Ele esperava que eles obedecessem até mesmo a menor parte da letra da lei (Mt 5,18; Sl 119(118),112). Então eles tinham que obedecer ao espírito da lei (2Cor 3,6) e desse modo pôr em marcha o reino de Cristo.

O Senhor nos promete uma vitória total na qual nós derrubaremos as fortalezas, os sofismas e as pretensões soberbas que se levantam contra o conhecimento de Deus (2Cor 10,4.5). Seremos capazes de reivindicar essa vitória quando a nossa obediência for perfeita, isto é, completa (2Cor 10,6). Quando estivermos comprometidos(as) em obedecer ao Senhor em todas as áreas de nossa vida, rapidamente esmagaremos Satanás debaixo de nossos pés (Rm 16,19.20).

O que nós chamamos agora de ‘obediência’ pode ser mais uma desobediência do que obediência. Para entrar na ‘terra prometida’, viver no reino de Deus e clamar a vitória total, nós precisamos uma obediência no Espírito Santo, que é prudente, rigorosa e completa. Então nós seremos grandes (Dt 4,6.7; Mt 5,19) e teremos um profundo e íntimo amor pelo Senhor (Dt 4,7). Quando obedecermos de um modo novo e mais profundo, nós viveremos uma nova vida.

Oração: Pai, pela minha obediência, eleva-me acima de minhas limitações e fraqueza humanas para a grandeza à qual Tu me chamastes.
Promessa: “Ele envia suas ordens à terra, e sua palavra corre velozmente.” (Sl 147,15)
Louvor: São Turíbio de Mongrovejo batizou e confirmou quase um milhão de nativos sul-americanos.

24/03/2022 - Destruidores de Satanás

Quinta-feira, 24 de Março de 2022

Jr 7,23-28

Sl 95(94),1.2.6-9

Lc 11,14-23

DESTRUIDORES DE SATANÁS

“…Se um mais forte o assalta e vence, tira-lhe a armadura, na qual confiava e distribui os seus despojos.” (Lc 11,22)

A Quaresma é uma imitação dos quarenta dias de Jesus no deserto, onde Ele venceu as tentações de Satanás e o expulsou (Mt 4,2-11). Devemos não somente imitar a Jesus em resistir às tentações, mas também em expulsar Satanás. Mais ainda, nós devemos desarmar e espoliar Satanás (Lc 11,22) e destruir suas fortalezas (2Cor 10,4), especialmente através do uso das armas da oração e do jejum (Mt 17,21). ‘…O próprio Jesus nos mostrou com o seu exemplo que a oração e o jejum são as armas principais e mais eficazes contra as forças do mal e ensinou aos seus discípulos que alguns demônios só desse modo se expulsam…’(Evangelium Vitae, 100 – Papa São João Paulo II).

Satanás pode estar tentando se esconder de nós porque ele sabe que nós estamos indo expulsá-lo pelo poder de Jesus. Mas muitos Cristãos não estão procurando expulsar Satanás porque não percebem a extensão de sua autoridade sobre ele. Imagine um policial em uma rodovia parando um motorista por excesso de velocidade e descobrindo drogas em seu carro. E se o policial simplesmente aplicar uma multa por excesso de velocidade, mas deixar de prender o motorista e confiscar as drogas! Aquele policial teria falhado em cumprir fiel e totalmente a sua autoridade.

Muitos Cristãos são assim! Nós resistimos ao demônio e muitos até mesmo os expulsam, mas Deus nos deu as armas para fazer muito mais. Em nome de Cristo e pelo Seu poder, nós podemos atacar as portas do inferno (Mt 16,18), desarmar e espoliar Satanás, derrubar suas fortalezas, fazer dele um espetáculo público (Cl 2,15), esmagá-lo rapidamente (Rm 16,20) e colocá-lo sob os pés de Jesus (Hb 10,13).

Oração: Pai, que eu possa usar todas as armas que Tu me deste para triunfar sobre Satanás.
Promessa: “…Andai em todo caminho que eu vos ordeno para que vos suceda o bem.” (Jr 7,23)
Louvor: Pablo venceu o seu vício rezando a oração de São Miguel sempre que era tentado.

25/03/2022 - Carta de Amor

Quinta-feira, 25 de Março de 2022 – Anunciação do Senhor

Is 7,10-14; 8,10

Sl 40(39),7-11

Hb 10,4-10

Lc 1,26-38

CARTA DE AMOR

“Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo…” (Lc 1,31.32)

Hoje nós relembramos o surpreendente fato de Deus se fazer uma criança – um pequeno ser humano colocado no útero de uma jovem menina. O altíssimo e infinito Deus se tornou uma carne humana menor do que a sua unha. Ninguém nunca poderia imaginar uma coisa dessas ou orar por isso.

A Encarnação de Deus foi tão surpreendente que ainda nos dias de hoje nós não conseguimos saber o que pensar sobre ela. Por que Ele fez tal coisa? A única resposta que nós podemos ter para o mistério da Encarnação é: “…Deus é Amor…” (1Jo 4,16). Ele faz o inimaginável porque Ele é Amor. Ele se fez humano porque Ele é Amor. Ele se deixou ser crucificado e levado à morte porque Ele é Amor. Ele nos dá o Seu Corpo e Sangue na Santa Comunhão porque Ele é Amor.

A proclamação da Anunciação é: “…Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho e por-lhe-á o nome de Emanuel.” (Is 7,14). O Espírito Santo veio sobre Maria e o poder do Altíssimo a cobriu, logo seu Santo Filho foi chamado Filho de Deus (Lc 1,35). “E o Verbo se fez carne…” (Jo 1,14). O Amor se fez homem. Aleluia!

Oração: Pai, eu Te agradeço por nos amares tanto, a ponto de nos dares o Teu Filho de modo que todo aquele que n’Ele crer não pereça mas tenha a vida eterna (Jo 3,16).
Promessa: “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho…” (Is 7,14)
Louvor: Aleluia! Deus amou tanto o mundo que enviou Seu único Filho (Jo 3,16).

26/03/2022 - Confiança Equivocada

Sábado, 26 de Março de 2022

Os 6,1-6

Sl 51(50),3.4.18-21

Lc 18,9-14

CONFIANÇA EQUIVOCADA

“Que te farei, Efraim? Que te farei, Judá?…” (Os 6,4)

Os fiéis Israelitas cantavam um hino no qual expressavam sua confiança que Deus iria responder favoravelmente às suas ofertas e sacrifícios: “…ele nos curará … ele nos ligará a ferida … nos levantará e nós viveremos em sua presença … certa, como a aurora, é sua vinda…” (Os 6,1-3). Jesus pintou um quadro similar na leitura do Evangelho de hoje. O Fariseu oferecia sacrifícios de esmola, jejum e uma vida de obras santas (Lc 18,11.12). Assim como seus ancestrais haviam feito, ele orava confiantemente a Deus, oferecendo um esplendido sacrifício de oração e santidade. Os Israelitas e o Fariseu apresentados nas leituras estavam confiantes que Deus estava feliz com as ofertas e orações. No entanto, Deus reage a esses belos hinos e belas orações com frustração e desgosto! Ele lamenta: “Que te farei?…” (Os 6,4)

Nós estamos corretos ao nos aproximarmos de Deus com confiança. O Senhor aprova essa atitude (2Cor 3,12; 5,6-8). Todavia, quando colocamos a nossa confiança no poder dos nossos próprios esforços para comover Deus, nós somos “…como a nuvem da manhã … que cedo desaparece.” (Os 6,4). Desaparecemos e Deus só pode exclamar: “Que te farei?…” (Os 6,4)

Por outro lado, quando colocamos toda nossa confiança n’Ele e nenhuma em nós mesmos(as) (Lc 18,13), então nós verdadeiramente temos conhecimento de Deus (Os 6,6). Agora Deus pode nos dizer: ‘O que Eu posso fazer por você? Eu farei com você obras ainda maiores do que o próprio Jesus realizou’ (Jo 14,12).

Oração: “…Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!” (Lc 18,13)
Promessa: “Porque é amor que eu quero e não sacrifícios, conhecimento de Deus mais do que holocaustos.” (Os 6,6)
Louvor: Jesus libertou Ricardo de seu vício em pornografia. Agora Ricardo é um ativo defensor da vida.

27/03/2022 - Mantendo as Promessas na Terra Prometida

Domingo, 27 de Março de 2022 – 4º Domingo da Quaresma

Js 5,9-12

Sl 34(33),2-7

2Cor 5,17-21

Lc 15,1-3.11-32

MANTENDO AS PROMESSAS NA TERRA PROMETIDA

“No dia seguinte à Páscoa, comeram do produto do país, pão sem fermento e trigo tostado, naquele mesmo dia. Ao comerem o fruto da terra, no dia seguinte, cessou o maná. E os filhos de Israel não tiveram mais o maná, mas comeram do fruto da terra de Canaã.” (Js 5,11.12)

A cada dia durante quarenta anos, Deus alimentou os Israelitas com o milagroso maná do céu. Quando eles entraram na terra prometida e sua primeira colheita foi concluída, cessou o maná (Js 5,12). Que Pai amoroso e provedor é o nosso Deus!

Durante os quarenta dias da Quaresma, nós, como os Israelitas, estamos viajando através do deserto da auto-negação em direção à terra prometida da Páscoa. Muitos(as) chegam perto de Deus com exercícios espirituais tais como o crescimento na oração, no jejum, na participação na Confissão e na Missa diária, na leitura da Bíblia, etc. Isso alimenta as nossas resoluções Quaresmais como o maná que Deus providenciava no deserto.

Quando os Israelitas alcançaram a terra prometida, eles se alegraram. Mas agora enfrentavam um novo julgamento. Com a sua nova abundância veio a tentação de deixar a dependência da proteção de Deus (Sl 78(77),56-58). Ao longo do tempo, os Israelitas tenderam a ser como o filho pródigo: muitas vezes se esqueciam de Deus na prosperidade, mas se voltavam para Ele no tempo do julgamento (Lc 15,13.16-20).
Decida-se hoje a seguir o Senhor em qualquer circunstância, seja na abundância ou não (Fl 4,12). Que os sofrimentos da sua Quaresma e a renovação das promessas batismais da sua Páscoa levem você a uma aliança duradoura de fidelidade a Deus (Jr 31,31).

Oração: Pai, “Que me cole a língua ao paladar, caso eu não me lembre de ti…” (Sl 137(136),6). Nunca permita que eu me esqueça de Ti no tempo da abundância (Pr 30,9).
Promessa: “Se alguém está em Cristo, é nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez uma realidade nova.” (2Cor 5,17)
Louvor: Louvor a Ti, Jesus ressuscitado, o Guardião da Promessa (2Cor 1,20). Tu és a Testemunha Fiel (Ap 3,14).

28/03/2022 - Qual é o seu Sinal?

Segunda-feira, 28 de Março de 2022

Is 65,17-21

Sl 30(29),2.4-6.11-13

Jo 4,43-54

QUAL É O SEU SINAL?

“Foi esse o segundo sinal que Jesus fez, ao voltar da Judéia para a Galiléia.” (Jo 4,54)

No Evangelho de João, Jesus fez sete sinais (milagres) “…para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.” (Jo 20,31):
1 – mudou a água em vinho em um casamento (Jo 2,1-12),
2 – curou à distância o filho de um funcionário real (Jo 4,46-54),
3 – curou um homem que estava doente havia trinta e oito anos (5,1-9),
4 – multiplicou pães e peixes (Jo 6,1-14),
5 – andou sobre a água (Jo 6,19),
6 – restaurou a visão a homem que havia nascido cego (Jo 9,1-7), e
7 – ressuscitou Lázaro dentre os mortos (Jo 11,1-44).

Depois do primeiro sinal de Jesus, os discípulos começaram a crer n’Ele (Jo 2,11). Então, muitos começaram a crer no Seu nome quando viram os sinais que Ele estava fazendo (Jo 2,23). No entanto, Jesus reconhecia um problema inato com os sinais realizados: nossa natureza humana pecaminosa. Ele observou: “…Se não virdes sinais e prodígios, não crereis.” (Jo 4,48). Muitas pessoas procuravam por sinais adicionais (Jo 6,30) ou interpretavam mal os sinais porque não estavam procurando a verdade (Jo 9,16). O resultado final foi: “Apesar de ter realizado tantos sinais diante deles, não creram nele…” (Jo 12,37)

Assim Jesus, de uma vez por todas, deu o sinal definitivo: o sinal da cruz. Jesus, o Próprio Deus, deixou de lado o Seu poder (Jo 18,6.11), estendeu os Seus braços, foi pregado em uma cruz, sofreu em agonia e morreu para redimir os nossos pecados. Ele ressuscitou dentre os mortos com poder e majestade e nos deu o Espírito Santo (Jo 20,22). Esse sinal tem poder. Esse sinal penetra os mais duros corações. Levantem bem alto a cruz!

Oração: “…Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,28)
Promessa: “…As coisas de outrora não serão lembradas, nem tornarão a vir ao coração.” (Is 65,17)
Louvor: Pedro, uma pessoa não católica, discerniu que Jesus o estava chamando para ser um sacerdote católico. Agora ele serve como padre na Igreja que antes criticava.

29/03/2022 - Cachoeiras?

Terça-feira, 29 de Março de 2022

Ez 47,1-9.12

Sl 46(45),2.3.5.6.8.9

Jo 5,1-16

CACHOEIRAS?

“Reconduziu-me então para a entrada do Templo e vi ali água que escorria de sob o limiar do Templo para o lado do oriente…” (Ez 47,1)

Ezequiel teve a visão de um milagroso escoar de água fluindo do Templo e se tornando um grande rio de vida. São João, o apóstolo e evangelista, viu o mesmo rio como uma imagem do paraíso (Ap 22,1-5).

Nos batizando e nos dando uma nova natureza, Jesus fez dos nossos corpos templos do Espírito Santo (1Cor 6,19). Ele promete que rios de água viva irão fluir d’Ele e de nós (Jo 7,38). Como templos do Espírito Santo, temos em nós a água viva do Espírito Santo, “…uma fonte de água jorrando para a vida eterna.” (Jo 4,14)

Como templos do Espírito Santo, os nossos corpos são como fontes móveis de batismo. Muitas pessoas no mundo, nesse momento, ainda não receberam a maior manifestação e transformação da vida, que é o Batismo. Até mesmo muitas das mais de dois bilhões de pessoas que são batizadas não estão vivendo o seu Batismo. Nessas circunstâncias, muito do nosso mundo está estabelecido em culturas da morte. Muitos(as) são como os ossos secos que Ezequiel preconizou (Ez 37,1-10). Nessa desolação, nós precisamos da água viva do Batismo. Precisamos de templos do Espírito Santo que ajudem o Espírito a enviar a água da vida. Precisamos de fontes batismais móveis trazendo vida para os locais mais desolados. Renove e viva o seu Batismo integralmente.

Oração: Pai, faz de mim uma fonte batismal móvel e um tabernáculo móvel enquanto eu viver integralmente os Sacramentos da iniciação: Batismo, Confirmação e a Santa Eucaristia.
Promessa: “…Eis que estás curado; não peques mais, para que não te suceda algo ainda pior!” (Jo 5,14)
Louvor: Marta convidou uma amiga para ir à Igreja. A amiga sentiu a presença de Deus e se tornou Católica.

30/03/2022 - Mais Nenhum Outro Erro na Renovação do Seu Batismo

Quarta-feira, 30 de Março de 2022

Is 49,8-15

Sl 145(144),8.9.13.14.17.18

Jo 5,17-30

MAIS NUNHUM OUTRO ERRO NA RENOVAÇÃO DO SEU BATISMO

“Então os judeus, com mais empenho, procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, ele dizia ser Deus seu próprio pai, fazendo-se, assim, igual a Deus.” (Jo 5,18)

Parece que nos últimos anos a renovação das promessas batismais não tem sido satisfatória para a Igreja Católica através do mundo. A evidência para isso é a contínua proliferação da cultura da morte, incluindo o aborto, a contracepção, a falta de perdão, a vingança, as confissões religiosas, a fome e outras injustiças. Os nossos Batismos são tão grandes obras de Deus que se milhões de Cristãos renovassem seu Batismo, não somente poderiam ajudar como também modificar o mundo de acordo com a vontade de Deus.

A chave para a renovação do nosso Batismo é crer que Jesus é Deus. Jesus é o único Caminho para o Pai (Jo 14,6) e Aquele que nos batiza no Espírito (Mc 1,8). Quando nós cremos na Trindade com todo o nosso coração, somos compelidos(as) a rejeitar a Satanás, a todas as suas obras e a todas as suas promessas vãs. Cremos que Jesus é Deus e em Sua revelação da Trindade por causa da Ressurreição de Jesus e por causa da revelação da Igreja, com autoridade, da divindade de Jesus em seus ensinamentos, especialmente nas Escrituras. Sua divindade é corroborada pelo fato de que Ele realiza as obras de Deus (Jo 5,36).

“Como o Pai ressuscita os mortos e os faz viver, também o Filho dá a vida a quem quer.” (Jo 5,21). Eu tenho visto Jesus dar uma nova vida a mim mesmo e a incontáveis outras pessoas através do Batismo. Eu tenho comprovação que Jesus ressuscita os mortos que viveram para Ele. Eu vi Jesus realizar as obras de Deus. Eu tenho boas razões para crer que Jesus ressuscitado, proclamado pela Sua infalível Igreja, é Deus. Eu professarei isso no primeiro dia da Páscoa com todo o meu coração.

Oração: Pai, que a possa renovar o meu Batismo segundo os Teus padrões.
Promessa: “Por acaso uma mulher se esquecerá da sua criancinha de peito? Ainda que as mulheres se esquecessem eu não me esqueceria de ti.” (Is 49,15)
Louvor: Felipe foi batizado na Páscoa, com a idade de 40 anos.

31/03/2022 - Uma Imagem Vale do que Mil Palavras

Quinta-feira, 31 de Março de 2022

Ex 32,7-14

Sl 106(105),19-23

Jo 5,31-47

UMA IMAGEM VALE MAIS DO QUE MIL PALAVRAS

“Iahweh disse a Moisés: ‘Vai, desce, porque o teu povo que fizeste subir da terra do Egito, perverteu-se.’.” (Ex 32,7)

E se um bom amigo que era um artista pintasse um quadro seu, e nele você se parecesse com um porco? Se o seu amigo explicasse que você e o porco se pareciam, certamente você se sentiria constrangido. Você poderia dizer o que Jesus respondeu a Filipe: “…Há tanto tempo estou convosco e tu não me conheces, Filipe?” (Jo 14,9). O seu assim chamado amigo nem mesmo o reconhecia como um ser humano, muito menos o conhecia pessoalmente.

Isso foi o que o povo escolhido fez com o Pai celestial, “…fizeram para si um bezerro de metal fundido, o adoraram, lhe fizeram sacrifícios e disseram: Este é o teu Deus, ó Israel, que te fez sair do país do Egito.” (Ex 32,8). Nós ainda fazemos o mesmo hoje em dia, mesmo após o Pai revelar a Si mesmo através de Jesus no Espírito. Muitos(as) de nós conhecemos pessoalmente o ensino Bíblico sobre Deus, mas nossa experiência disso pode ser de antes de Cristo ao invés de depois de Cristo.

Jesus disse: “Também o Pai que me enviou dá testemunho de mim. Jamais ouvistes a sua voz, nem contemplastes a sua face, e sua palavra não permanece em vós porque não credes naquele que ele enviou.” (Jo 5,37.38). O nosso desejo carnal, nossa tibieza, e nosso pecado nos privam de experimentar o terno cuidado amoroso do nosso Abba, o apaixonado amor de Jesus e o gentil ainda assim poderoso movimento do Espírito. Nós temos que nos arrepender de modo a cair de amor pessoal por Deus, Aquele que é Amor (1Jo 4,16). Nesta Quaresma e na vida, aceite Deus pessoalmente.

Oração: Abba, perdoa-me por não tentar Te conhecer.
Promessa: “Eu, porém, tenho um testemunho maior que o de João: as obras que o Pai me encarregou de consumar. Tais obras, eu as faço e elas dão testemunho de que o Pai me enviou.” (Jo 5,36)
Louvor: Lucia conheceu Jesus, não somente sobre Ele, visitando-O sempre em adoração.