01/12/2025 -ENTRA, SENHOR
Segunda-feira, 1 de Dezembro de 2025
Is 4,2-6
Sl 122(121),1-9
Mt 8,5-11
ENTRA, SENHOR
“Eu irei” (Mt 8,7)
Estamos providenciando as nossas árvores de Natal. Estamos nos preparando para os convidados que receberemos nas nossas festas de Natal. Nós deixaremos os convidados das nossas festas de Natal entrar nas nossas casas quando eles baterem às nossas portas, mas deixaremos que Jesus entre? O Advento está relacionado com a tentativa do Senhor de entrar. Deixem o Senhor entrar, Ele é o Rei da Glória (Sl 24(23),9).
São José bateu em muitas portas em Belém, procurando por uma casa que abrissem as suas portas para a sua família quando Maria estava prestes a dar à luz Jesus. Todavia, ninguém em Belém os deixou entrar (Lc 2,7). Em outros lugares, alguém deixou o Senhor entrar. O centurião estava pronto para receber Jesus, mesmo não se considerando digno (Lc 7,6). Zaqueu (Lc 19,5.6), Santa Marta (Jo 12,2) e Mateus (Mt 9,10) receberam Jesus nas suas casas.
E quanto a vocês? Jesus está batendo às suas portas (Ap 3,20). No Natal nós iremos cantar: ‘Que cada coração prepare um lugar para Ele’. Preparem suas casas e seus corações para o Senhor. Deixem que Jesus entre sob o teto de sua boca na Santa Eucaristia (Mt 8,8). Participe da Missa com mais frequência neste Advento. Ele deseja que você permita que Ele entre – em sua boca, seu corpo, sua alma, e sua casa.
Oração: Jesus, que eu possa Te receber com a alegria de Zaqueu, Mateus e Marta.
Promessa: “Com efeito, sobre todas as coisas sua glória será um abrigo.” (Is 4,5)
Louvor: O menino Silvio, de seis anos, se escondia atrás do altar quando a sua mãe pedia a ele para tirar a poeira dos bancos da Igreja. Daquele lugar, tudo o que ele podia ver era o grande crucifixo na parede. Olhar para o crucifixo suscitou em seu coração um amor infinito por Jesus crucificado. Silvio, finalmente se tornou um sacerdote Católico e pregou durante décadas. Depois da sua aposentadoria do ministério ativo, a Igreja foi remodelada e o novo pároco deu de presente a Silvio aquele mesmo crucifixo.
02/12/2025 -DEUS FAZ NOVAS TODAS AS COISAS
Terça-feira, 2 de Dezembro de 2025
Is 11,1-10
Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17
Lc 10,21-24
DEUS FAZ NOVAS TODAS AS COISAS
“Então o lobo morará com o cordeiro, e o leopardo se deitará com o cabrito. O bezerro, o leãozinho e o gordo novilho andarão juntos e um menino pequeno os guiará. A vaca e o urso pastarão juntos, juntas se deitarão as suas crias. O leão se alimentará de forragem com o boi. A criança de peito poderá brincar junto à cova da áspide, e a criança pequena porá a mão na cova da víbora. Ninguém fará o mal nem destruição nenhuma em todo o meu santo monte, porque a terra ficará cheia do conhecimento de Iahweh como as águas enchem o mar.” (Is 11,6-9)
Vocês podem imaginar essa cena? Os partidos de direita sendo recebidos pelos partidos de esquerda. As crianças nos ventres de suas mães e as pessoas favoráveis ao aborto sendo amigas; os progressistas e os conservadores fazendo refeições em harmonia. Palestinos e Israelenses dispensando suas patrulhas de fronteira. Não há mais necessidade de treinamento obrigatório para a proteção de crianças. Não se tem notícia de divórcios porque maridos e suas esposas estão vivendo felizes e em paz.
Esta cena é o que nós estamos esperando como Natal. Nós acreditamos que Deus irá promover Seu reino de paz, no qual as pessoas estão tão transformadas em Jesus que inimigos mortais se tornam amigos e colaboradores. Aqueles que oram sobre outras pessoas deverão ter uma natureza totalmente nova e diferente em Jesus (Gl 6,15). Antes que nos tornemos céticos, o cenário descrito acima tem acontecido ao longo da história da salvação (At 9,18.26-28; 10,13-15.25-33; Mt 9,9.10; Jo 4,9.39-42).
O ceticismo desaparece na glória que é o temor de Deus (Is 11,3). Permaneçam maravilhados diante da onipotência e da amorosa bondade do nosso Deus. Recebam uma nova natureza em Cristo Jesus, que faz novas todas as coisas (2Cor 5,17; Ap 21,5).
Oração: Senhor, Tu venceste o mundo (Jo 16,33). Que eu possa ser vencedor com temor em Tua presença e nunca vir a duvidar de Vós novamente.
Promessa: “Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, mas não viram, ouvir o que vós ouvis, mas não ouviram.” (Lc 10,24)
Louvor: Alice construiu sua vida em torno de Jesus e recebeu-O diariamente na Eucaristia durante quarenta anos.
03/12/2025 -EU NÃO POSSO ME SENTIR SATISFEITO
Quarta-feira, 3 de Dezembro de 2025
São Francisco Xavier
Is 25,6-10
Sl 23(22),1-6
Mt 15,29-37
EU NÃO POSSO ME SENTIR SATISFEITO
“Todos comeram e ficaram saciados” (Mt 15,37)
Um efeito colateral do milagre Eucarístico descrito no Evangelho de hoje foi que mais de quatro mil pessoas ficaram satisfeitas depois de uma refeição (Mt 15,37). Muitas vezes nas Escrituras, uma refeição termina com insatisfação (Nm 21,5), em romper com a fé (Gn 25,29-34), em enganar (Gn 27,25-27), e algumas vezes com violência e morte (Gn 37,25-27; Dn 5,1-4.30).
A refeição Eucarística de Jesus com Seus apóstolos, a Última Ceia, também terminou com traição, negação e morte. Todavia, na Eucaristia, Jesus triunfou sobre os pecados e falhas humanas. Ele transformou a insatisfação humana em satisfação (Mt 15,37), em ação de graças (Mt 15,36), e na alegria do banquete celestial que acontecerá (Ap 19,9; Is 25,6).
O mundo e o demônio tentam semear a insatisfação em nós. Com efeito, as propagandas mundanas visam identificar nossas insatisfações ou criar insatisfações nas vidas daqueles que estão satisfeitos atualmente. Portanto, nós temos que fugir das mensagens do mundo para sermos capazes de receber integralmente o Pão do Céu e nos sentirmos satisfeitos conforme os critérios de Deus.
Muitos Católicos nos dias de hoje não recebem a Eucaristia com reverência, amor, solicitude, e santidade, colocando-se em risco de ser considerados indignos e passíveis de condenação (1Cor 11,27-30). ‘Para responder a este convite, devemos preparar-nos para este momento tão grande e santo … Aquele que tiver consciência dum pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da Comunhão’ (CIC, 1385). Jesus planeja nos nutrir com Seu alimento celestial, não nos ferir, mas depende de nós estarmos preparados para recebê-Lo corretamente. Fixemos nossos olhos em Jesus Eucarístico (Hb 12,2). Na Eucaristia, Jesus satisfaz todas as nossas necessidades (Sl 145(144),16; 81(80),17). Comam a carne do Filho do Homem (Jo 6,56) e se sintam saciados (Mt 15,37).
Oração: Jesus, na Eucaristia, Tu tens me dado o Teu melhor. Que eu possa me sentir satisfeito com este presente (Hb 13,5) e Te louvar sempre.
Promessa: “Este é Iahweh em quem esperávamos. Exultemos, alegremo-nos na sua salvação.” (Is 25,9)
Louvor: São Francisco Xavier obedeceu à ordem de Jesus para levar o Evangelho aos confins da terra. Ele evangelizou muitos povos Asiáticos.
04/12/2025 - A ROCHA OU SINOS TOCANDO?
Quinta-feira, 4 de Dezembro de 2025
São João Damasceno
Is 26,1-6
Sl 118(117),1.8.9.19-21.25-27
Mt 7,21.24-27
A ROCHA OU SINOS TOCANDO?
“Assim, todo aquele que ouve essas minhas palavras e as põe em prática será comparado a um homem sensato que construiu a sua casa sobre a rocha.” (Mt 7,24)
O Natal deste ano será um ‘êxito passageiro’ ou a sólida fundação para um novo ano? As pessoas na sociedade moderna estão se tornando cada vez mais instáveis. Para muitas pessoas, o trabalho não está durando o tanto que costumava acontecer. As casas e os carros não estão sendo construídos para durar por muito tempo. Até mesmo os casamentos e as famílias muitas vezes não perduram. Nós somos pessoas em constante movimento. Não somos peregrinos, parecemos mais refugiados. Nós repetidamente deixamos algum lugar para irmos para não se sabe onde.
Contudo, Cristo quer ter misericórdia de nós e constrói nossos Natais e vidas em uma fundação rochosa de escuta e prática de Sua Palavra (Mt 7,24). “Temos uma cidade forte; para nossa salvação ele nos deu muro e antemuro.” (Is 26,1) “Ponde a vossa confiança em Iahweh para todo o sempre, porque Iahweh é uma rocha eterna.” (Is 26,4)
Deixem que Jesus dê a vocês um Natal que podem confiar, permanecer e construir. Para que Jesus seja um ‘refúgio seguro’ para vocês, deixem que Ele seja a sua Rocha neste Natal.
Oração: Pai, estabiliza e transforma todas as vidas até mesmo as vidas mais caóticas.
Promessa: “Com efeito, ele abateu os habitantes das alturas, a cidade inacessível; ele fê-la vir abaixo até o solo, fê-la lamber o pó” (Is 26,5)
Louvor: São João Damasceno presenteou seus dons a outras pessoas sob a forma de poemas, hinos, e ensinamentos, construindo assim a sua fé.
05/12/2025 - O PREJUÍZO DA DESOBEDIÊNCIA
Sexta-feira, 5 de Dezembro de 2025
Is 29,17-24
Sl 27(26),1.4.13.14
Mt 9,27-31
O PREJUÍZO DA DESOBEDIÊNCIA
“Jesus, porém, os admoestou … Mas eles, ao saírem dali, espalharam sua fama por toda aquela região.” (Mt 9,30.31)
Jesus advertiu os dois homens cegos que Ele havia curado: “‘Cuidado para que ninguém o saiba’. Mas eles, ao saírem dali, espalharam sua fama por toda aquela região.” (Mt 9,30.31) A desobediência dos dois homens curados resultou em que algumas pessoas continuassem a ter uma ideia errada sobre o Messias. Isso contribuiu para a rejeição da alegação de Jesus ser o Messias e eventualmente por Sua crucificação e morte. A desobediência é prejudicial, até mesmo vindo a causar a morte de Jesus na cruz.
Iniciando este Advento, que nós obedeçamos ao Senhor sempre e nos detalhes. Que nós nos alegremos em obedecer ao Senhor (Sl 40(39),8.9). O Senhor tem um maravilhoso Tempo do Natal planejado para nós, pois Ele pretende vir até nós de uma maneira especial. No entanto, nós temos que seguir Suas orientações. O que o Senhor planeja para o próximo ano e para nossas vidas é incrivelmente glorioso. Mas somente pela nossa obediência nós iremos viver o Seu plano para nós. O Senhor morreu na cruz e ressuscitou dentre os mortos para tornar possível que nossas vidas fossem agraciadas “infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20) No entanto, nós temos que obedecer a Ele. Todos os males entraram no mundo através da desobediência. Mas a graça inundou o mundo através da obediência de Jesus e em nossa imitação de Sua obediência. Obedeçam a Ele.
Oração: Pai, concede-me a graça de Te obedecer e dessa forma receber o Espírito Santo (At 5,32).
Promessa: “Naquele dia, os surdos ouvirão o que se lê, e os olhos dos cegos, livres da escuridão e das trevas, tornarão a ver. Os pobres terão maior alegria em Iahweh, os indigentes da terra se regozijarão no Santo de Israel.” (Is 29,18.19)
Louvor: Carolina sempre é atenciosa com o atendente do posto de gasolina e diz a ele que Jesus o ama. Um dia ele confidenciou a ela que tinha considerado cometer suicídio. Naquele dia que ela lhe disse como Jesus o amava, ele teve coragem de escolher a vida.
06/12/2025 - MULTIDÕES NATALINAS
Sábado, 6 de Dezembro de 2025
São Nicolau
Is 30,19-21.23-26
Sl 147(146),1-6
Mt 9,35-10,1.5-8
MULTIDÕES NATALINAS
“Ao ver a multidão teve compaixão dela” (Mt 9,36)
Quando nós vemos as multidões em nossa sociedade, quando nós observamos os sofrimentos e as injustiças no nosso mundo, nós, assim como Jesus, podemos ser movidos pela compaixão. Consequentemente, nós muitas vezes expressamos nossa preocupação (especialmente no Tempo do Natal) fazendo uma contribuição para uma ‘causa nobre’. Graças a Deus por nossas contribuições. Elas são necessárias. Mas o que fez Jesus quando Ele viu a multidão “cansada e abatida como ovelhas sem pastor”? (Mt 9,36)
A primeira resposta de Jesus para as necessidades das pessoas não foi Comunismo, humanismo secular, capitalismo, programas sociais, ou dinheiro. Jesus chamou os Seus discípulos para orar, para “[pedir] ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita.” (Mt 9,37.38) Então Ele enviou Seus discípulos para responder à sua própria oração e para trabalhar no recolhimento da colheita (Mt 10,1-8).
Se vocês se importam, vocês irão orar e trabalhar. Isso significa mais do que simplesmente fazer algumas preces e realizar algumas boas obras durante o Tempo do Natal. Jesus nos chama a orar sempre (Lc 18,1) e trabalhar como Seus servos (Cl 3,23.24). Jesus nos chama a amar a Ele, a Seu povo, e a Seus pobres não mais vivendo para nós mesmos, mas para Ele (Gl 2,20; 2Cor 5,15). Jesus nos chama a amar entregando nossas vidas por Ele, por nossos irmãos e irmãs, e até mesmo por nossos inimigos (1Jo 3,16). Vocês irão somente ‘agradar a multidão’ ou, com Jesus, amarão a multidão?
Oração: Pai, no início deste Natal, que eu possa ajudar aos pobres mesmo que eu venha a me tornar pobre.
Promessa: “Teus ouvidos ouvirão uma palavra atrás de ti: ‘Este é o caminho, segui-o, quer andeis à direita quer à esquerda’.” (Is 30,21)
Louvor: São Nicolau, um bispo na Grécia no quarto século, defendia vigorosamente a divindade de Cristo contra a heresia Ariana.
07/12/2025 - A PALAVRA POLITICAMENTE INCORRETA
Domingo, 7 de Dezembro de 2025
2º Domingo do Advento
Santo Ambrósio
Is 11,1-10
Sl 72(71),1.2.7.8.12.13.17
Rm 15,4-9
Mt 3,1-12
A PALAVRA POLITICAMENTE INCORRETA
“Arrependei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 3,2)
A primeira palavra que Jesus disse em Seu ministério público foi “Arrependei-vos” (Mt 4,17) São João Batista também disse a palavra “Arrependei-vos” (Mt 3,2) Vocês dão a mesma prioridade ao arrependimento como fizeram Jesus e São João Batista? Nos últimos trinta dias, quantas vezes vocês disseram ou escreveram a palavra ‘arrepender-se’? Entre esse momento e o Natal, que palavra vocês usarão mais: ‘Comprar’ ou ‘Arrepender-se’?
O arrependimento não é um assunto muito popular nos dias de hoje. O arrependimento pressupõe pecado e transgressão, e a cultura secular nega os dois. Contudo, multidões respondem com entusiasmo aos chamados de Jesus e de João ao arrependimento (Lc 3,10; 4,14.15). A Palavra de Deus se espalhava amplamente e muitos se arrependeram. Coletores de impostos, prostitutas, e pecadores se arrependeram (Mt 21,32). Vidas e estilos de vida foram modificados (Lc 19,8-10). Pessoas foram curadas. O céu se alegrou (Lc 15,7.10).
Vocês podem começar hoje a enfatizar o arrependimento neste Advento. Convidem seus filhos ou vizinhos para fazer a Confissão. Participem da Confissão junto com eles e celebrem com um ‘novilho cevado’ saindo para jantar (Lc 15,23).
Se vocês falarem sobre o arrependimento, alguns irão se arrepender, enquanto outros irão perseguir vocês (Lc 4,28.29). Arrependam-se por não falar sobre o arrependimento. “o Reino dos Céus está próximo.” (Mt 3,2) Nosso Salvador está vindo e Seu caminho tem que ser preparado (Lc 3,4). “Recobra, pois, o fervor e converte-te!” (Ap 3,19)
Oração: Pai, que eu possa fazer a Confissão antes de comprar mais um presente de Natal.
Promessa: “Ora tudo o que se escreveu no passado é para nosso ensinamento que foi escrito, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que nos proporcionam as Escrituras, tenhamos a esperança.” (Rm 15,4)
Louvor: “Os gentios glorificam a Deus pondo em realce a sua misericórdia, segundo está escrito: Pelo que eu te confessarei entre as nações e salmodiarei o teu nome.” (Rm 15,9)
08/12/2025 - AS PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO
Segunda-feira, 8 de Dezembro de 2025
Imaculada Conceição
Gn 3,9-15.20
Sl 98(97),1-4
Ef 1,3-6.11.12
Lc 1,26-38
AS PESSOAS MAIS RICAS DO MUNDO
“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda sorte de bênçãos espirituais, nos céus em Cristo.” (Ef 1,3)
Alguns de nossos irmãos e irmãs Protestantes acusam os Católicos de complicar a fé. Os Católicos insistem na Igreja hierárquica, depósito da fé, no Magistério, no ano litúrgico, e em vários outros sistemas complexos. Então trazemos Maria e, se isso não fosse o bastante, nós falamos de sua Imaculada Concepção, do nascimento virgem de seu Filho Jesus (Mt 1,23), de sua Ascensão ao céu, e de suas missões como Medianeira e Rainha do Céu. Nós parecemos complicar nossas complicações. Na verdade, nós deixamos que o todo-santo e trino Deus seja pródigo com suas riquezas sobre nós.
A Abençoada Virgem Maria é, por excelência, exemplo de riqueza espiritual. Ela tem sido surpreendentemente rica em santidade, pureza e poder. Ela é verdadeiramente rainha no céu e na terra com todas as riquezas que acompanham o reinado. ‘…A Assunção da santíssima Virgem é uma singular participação na ressurreição do seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos…’ (CIC, 966). Maria é um exemplo do que o Senhor tem reservado para nós. Ele quer nos tornar imaculados através do arrependimento e depois nos levar para o céu onde reinaremos com Ele para sempre. Então nós seremos ricos muito além do que podemos medir ou imaginar.
A celebração de hoje da Imaculada Concepção de Maria é capaz de fazer “infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber.” (Ef 3,20) Maria foi concebida por seus pais São Joaquim e Santa Ana pelo método natural; mas, desde o primeiro momento de sua concepção ela foi livre de toda mancha do pecado original. Deixem Deus ser Deus, e nos enriquecer do modo mais misterioso.
Oração: Pai, eu me alegro por serdes um Deus muito além da minha compreensão (Is 55,8.9).
Promessa: “Disse, então, Maria: ‘Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!’” (Lc 1,38)
Louvor: “Ó abismo da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus!” (Rm 11,33) Louvor a Vós, Senhor, pela obediente resposta de Maria ao Vosso plano da salvação.
09/12/2025 - SUA PAIXÃO PARA QUE TODOS SEJAM SALVOS
Terça-feira, 9 de Dezembro de 2025
São Juan Diego
Is 40,1-11
Sl 96(95),1-3.10-13
Mt 18,12-14
SUA PAIXÃO PARA QUE TODOS SEJAM SALVOS
“Assim também, não é da vontade de vosso Pai, que está nos céus, que um desses pequeninos se perca.” (Mt 18,14)
O Senhor quer que todos sejam salvos (1Tm 2,4). Ele quer que todas as pessoas que foram criadas estejam com Ele no céu para sempre. Se fosse seguida a vontade do Senhor, não haveria ninguém no inferno.
O desejo do Senhor que todas as pessoas sejam salvas não é meramente uma vontade ou uma abstração. Para salvar todas as pessoas, o Senhor chegou ao extremo de esvaziar-se a Si mesmo (Fl 2,7) se tornando homem de modo que Ele pudesse ir até o mais extremo e morrer na cruz para salvar a todos nós (Rm 5,8). O Senhor continua Sua paixão para nos salvar, nos batizando n’Ele (Rm 6,3), vivendo em nós (Jo 17,23), e nos dando Seu Corpo e Sangue.
Se uma pessoa não é salva, não terá sido por uma falta do Senhor. O mais Ele poderia fazer? (Is 5,4) Ele não pode nos amar mais, pois Ele nos ama infinita e perfeitamente – mesmo até a morte na cruz.
Aceitem Seu extremo e crucificado amor. Aceitem Jesus como Salvador, Senhor e Deus.
Oração: Pai, neste Advento, que eu tenha “condições para compreender com todos os santos qual é a largura e o comprimento e a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo“ (Ef 3,18.19)
Promessa: “Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus, falai ao coração de Jerusalém” (Is 40,1.2)
Louvor: É dito que São Juan Diego caminhava vinte e quatro quilômetros, só de ida, para participar da Missa.
10/12/2025 - MAIS FORTE DO QUE UM HOMEM FORTE (Lc 11,22)
Quarta-feira, 10 de Dezembro de 2025
Nossa Senhora do Loreto
Is 40,25-31
Sl 103(102),1-4.8.10
Mt 11,28-30
MAIS FORTE DO QUE UM HOMEM FORTE (Lc 11,22)
“É ele que dá forças ao cansado, que prodigaliza vigor ao enfraquecido. Mesmo os jovens se cansam e se fatigam; até os moços vivem a tropeçar, mas os que põem a sua esperança em Iahweh renovam as suas forças, abrem as asas como as águias, correm e não se fatigam, caminham e não se cansam.” (Is 40,29,31)
Sansão era tão forte que derrubou duas colunas estruturais do templo Filisteu, matando milhares de seus inimigos (Jz 16,27-30). São Paulo era tão forte que sobreviveu a cinco flagelos de trinta e nove golpes cada um (2Cor 11,24). Muitos homens haviam morrido antes dos trinta e nove golpes em somente um flagelo. Paulo e Sansão tinham uma força sobrenatural.
Nós também precisamos deste tipo de força. É necessária uma força sobrenatural para cuidar das necessidades de todos os filhos que Deus deseja dar a um casal unido em matrimônio. Sem esperar uma força sobrenatural, um casal pode cair na tentação de planejar sua própria família, se rebelando contra a vontade de Deus, e se recusando a cooperar com Deus na criação de uma pessoa humana. Do mesmo modo, a menos que nós planejemos receber força sobrenatural, nós iremos, desnecessariamente, recusar muitas oportunidades de amar, evangelizar e servir. No entanto, quando nós sabemos que Deus nos promete força humanamente impossível, nós iremos estar abertos para atender a chamados humanamente impossíveis.
Para um verdadeiro Natal, precisamos de força sobrenatural. Olhem para Maria viajando para Belém logo após ter tido um filho. Olhem para os magos seguindo a estrela e enfrentando, por muitos meses, os rigores de viajar em tempos antigos. “Procurai a Iahweh e sua força, buscai sempre a sua face.” (Sl 105(104),4) Peçam ao Senhor uma força sobrenatural. “Fazei tudo o que ele vos disser.” (Jo 2,5) Tenham um verdadeiro Natal.
Oração: Jesus, em Ti eu tenho força para tudo (Fl 4,13).
Promessa: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração.” (Mt 11,29)
Louvor: O Papa São João Paulo II disse: ‘Loreto é a primeira igreja sobre a qual brilhou a luz da maternidade da Mãe de Deus’.